EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

12

description

Aparelhos Ortodônticos

Transcript of EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

Page 1: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007
Page 2: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

2

Publicação Trimestral de responsabilidade da Clínica Provida

Visite o novo site da Pró-Vidawww.clicprovida.com.br

Deseja saber quais vacinas seu filho precisa e quando elas devem ser tomadas? Quer infor-mações sobre como você deve proceder antes de uma ultrassonografia, eletrocardiograma, tomografia ou outro exame? Ou simplesmente ler dicas de saúde super interessantes e ficar por dentro das novidades na área de dermatologia e estética? Todas estas informações já podem ser conferidas pelo público de Tubarão e região no novo site da Clínica Pró-Vida.

Clicando no endereço eletrônico www.clicprovida.com.br a pessoa vai conhecer toda a estrutura da Clínica, bem como os serviços e especialidades médicas oferecidas pela Pró-Vida. Também vai ler artigos sobre saúde escritos pelos

especialistas de cada área, além de conhecer o corpo clínico e saber detalhes dos exames e pro-cedimentos efetuados na Clínica.

O site traz também informações sobre o cen-tro cirúrgico onde são realizados desde os mais simples procedimentos, com anestesia local, até cirurgias de médio porte como catarata, lipoaspi-ração, prótese de silicone, amígdalas, adenóides, hérnias e outras nas mais diversas áreas. O serviço de pronto-atendimento adulto e pediátrico é outro assunto de destaque no site.

Na área de odontologia, o internauta poderá conferir informações sobre a Clínica Pró-Odonto e os serviços por ela oferecidos nas áreas de clínica geral odontológica, endodontia (Tratamento de

Canal), exodontia (extração), implantes, odon-tologia estética, ortodontia, periodontia, prótese, radiologia odontológica e restauração.

A interatividade da página é outro destaque, permitindo ao usuário sanar dúvidas ou solicitar informações pela Internet e fazer downloads . Para as crianças, um programa permite colorir desenhos na tela do computador. O internauta também pode se inscrever para receber gratuitamente um boletim com as novidades. O novo site é mais uma estratégia da Pró-Vida visando a satisfação e bom atendimento de seus clientes em Tubarão e região.

Vivermelhor

Dr. Jaime César Souza - Diretoria Executiva / Dr. Nei E. Fava - Diretoria Executiva / Dr. Varne Viana - Diretoria Executiva / Fábio Vandresen - GerenteRedação: Denilson Simerman - Jornalista - SC 02158-JP / e-mail: [email protected] visual: Adriano Fernandes da Silva - Designer Gráfico - e-mail: [email protected]

Avenida Marcolino Martins Cabral, nº 2075, Centro - Tubarão - Santa Catarina.

Telefone: (48) 3631-1500

www.clicprovida.com.br

Setembro/Outubro/Novembro/2007Informe Viver Melhor On-line

Page 3: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

3

Obesidade é um problema que já atinge entre 7% e 15 % das crianças, brasileiras, contribuindo para o aumento dos casos de colesterol alto, dos problemas de coluna e diabetes entre a população infantil. Um dos motivos está no estilo de vida atual que faz com que os pais, oprimidos pelos compromissos do dia-a-dia, mudem os hábitos alimentares da família. Substituem pratos balancea-dos e refeições caseiras por pizzas, massas prontas, biscoitos e refrigerantes.

A situação se agrava ainda mais no Brasil onde culturalmente a população consome muitos alimentos com alto teor de açúcar e frutas e horta-liças em quantidade insuficiente. Por outro lado, as brincadeiras de rua foram substituídas no cotidiano das crianças por horas na frente da televisão, vide-ogame ou computador.

Uma maneira de prevenir os maus hábitos alimentares e, conseqüentemente, a obesidade infantil, é educar a criança desde cedo para uma alimentação saudável. A dieta correta começa já nos primeiros seis meses de vida do bebê. “Neste período o leite materno é o alimento mais recomen-dável. Ele contém todos os nutrientes necessários para proteger a criança de doenças gastrointestinais, infecções em geral e alergias, contribuindo assim

para o seu desenvolvimento saudável. Além disso, dispensa o consumo de outros alimentos ricos em açúcares e gorduras, o que ajuda na prevenção da obesidade infantil”, afirma a nutricionista da Pró-Vida, Tatiane Coan, mãe de gêmeas que, desde o nascimento, há três meses, são alimentadas exclusivamente com o leite materno.

Segundo Tatiane o ideal é que a criança seja amamentada até os dois anos de idade, sendo que após os seis primeiros meses, os pais podem incorporar frutas, iogurtes e sopinhas à dieta. O cuidado com a alimentação, no entanto, tem que continuar ao longo da infância. Na fase escolar evite lanches prontos, alimentos com alto teor de gordura e açúcar, como chocolates, bolachas recheadas, frituras e doces em geral, dando pre-ferência a uma dieta rica em fibras, com inclusão de frutas, legumes e cereais. A nutricionista diz, porém, que não se deve “proibir” certos alimentos, como chocolate, por exemplo, mas sim moderar a ingestão. Os pais devem dar o exemplo demons-trando sempre a importância dos bons hábitos alimentares. Outro fator importante é incentivar a prática de atividades físicas, que atuam juntamente com a alimentação equilibrada, contribuindo para uma vida saudável.

Para evitar a obesidade infantil

Informe Viver MelhorSetembro/Outubro/Novembro/2007Leite Materno

Dicas para Crianças ObesasGrupos alimentares: A dieta ideal deve apresentar os três grupos alimentares: construtores (carnes magras, leite e derivados desnatados, leguminosas), energéticos (cereais, massas,pães integrais), e reguladores (verduras e legumes).

Sobremesas: prefira as frutas, gelatina light e/ou frutas em calda. Evitar sorvetes, tortas e chocolates.

Refeições:Importante preparar os alimentos com baixa quantidade de gordura, selecionando carnes magras, receitas leves e produtos integrais. Já no supermercado escolha alimentos lights, carnes sem gorduras, leites desnatados e cereais com fibras. Não leve para casa alimentos tentadores como bolachas recheadas, chocolates e refrigerantes. Deixe à disposição o que for mais saudável.

Refrigerantes:Não apresentam nenhum valor nutricional. O ideal é incentivar o consumo de sucos, água in natura, água de côco e chás. Em situações especiais, se for o caso, dar preferência aos refrigerantes lights ou zero açúcar.

Fast foods:Evite ao máximo. Na maioria das vezes estes lanches são muito gordurosos e acabam substituindo uma refeição mais saudável. Caso seja necessário e indispensável, optar por versões menos gordurosas. Importante preparar os alimentos com baixa quantidade de gordura, selecionando carnes magras, receitas leves e produtos integrais.

Dica importante: Não pressione seu filho (a). Converse e oriente levando-o a um especialista. A obesidade deve ser tratada de forma correta.

Page 4: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

4

Um belo sorriso, além de melhorar a auto-estima, é essencial para o sucesso no convívio social. Mas para isso é preciso estar atento à saúde de sua boca e de seus dentes. Desde maio a população de Tu-barão e região conta com os serviços da Clínica Pró-Odonto, que executa desde um simples exame preventivo até os mais complexos tratamentos corretivos, nas mais diversas áreas da Odontologia.

A nova clínica é fruto da parceria de duas instituições já reconhecidas pelo público de Tubarão e região: a clínica Pró-Vida e a Clínica de Odontologia Falchetti. Sua moderna estrutura com cinco consultórios, equipe com excelentes profissionais e equipamentos de ultima ge-ração, garantem a qualidade na realização de tratamento preventivo, reabilitação oral, edodontia, odontologia estética, perio-dontia e central de esterilização. A clínica também atua na implantação de aparelho ortodôntico e na prevenção e tratamento de irregularidades dento-faciais que podem comprometer a mastigação e a correta har-monia facial. Outro diferencial é o horário de atendimento, das 13 às 22 horas, sendo que a parte da manhã é reservada para o agendamento de consultas. Para saber mais sobre os serviços da Pró-Odonto você pode ligar para o telefone (48) 3631-1550 ou acessar a página www.clicprovida.com.br. A Pró-Odonto está localizada na Avenida Marcolino Martins Cabral, 2069, sala 04, no prédio anexo à Pró-Vida.

Pró-Odonto surge como diferencial em serviços odontológicos

Já se foi o tempo em que usar aparelho nos den-tes era motivo de constrangimento. O tratamento, antes caro e voltados quase que exclusivamente para crianças e adolescentes, tornou-se mais acessível e virou moda também entre os adultos.

De acordo com o cirurgião dentista e espe-cialista em Ortodontia, Dr. Rafael Falchetti, da Clínica Pró-Odonto, em Tubarão, problemas he-reditários de projeção, ausência e falta de espaço entre os dentes são algumas das complicações que podem ser corrigidas pela ortodontia, o ramo da odontologia que trata desse assunto. Além disso, problemas como atresia de maxila, mor-dida cruzada, além de problemas na articulação temporomandibular (ATM) também podem ser tratados com a ortodontia.

Rafael explica que o tratamento não se resume em colocar aparelhos nos dentes. Nas crianças e adolescentes, por exemplo, o uso de aparelhos pode ser evitado se os pais fizerem uma avaliação na época adequada. A prevenção geralmente é desenvolvida com o acompanhamento de um odontopediatra, que realiza atividades de orientação para a criança e para os pais, ensina a limpeza e

aplicação de flúor, remoção de hábitos deletérios, além de restaurações adequadas, quando necessário.

Já a ortodontia interceptativa visa tratar os des-vios da normalidade que já estão presentes durante a fase de dente de leite e de troca de dentes, com o objetivo de recuperar as condições normais. O tratamento está indicado em casos de mordida cru-zada, perda precoce dos dentes de leite ou quando a criança tem o hábito de sucção de chupeta ou dedo. “Nesta fase também podem ser utilizados aparelhos ortopédicos, que atuam no desenvolvimento dos os-sos da face, e aparelhos miofuncionais, que ajudam a normalizar as atividades musculares em casos de deglutição atípica”, afirma Rafael. Os aparelhos utilizados nestes casos são, geralmente, removíveis.

Já nos adolescentes e adultos, o tratamento é corretivo, pois a dentição já é a permanente. Segundo o Dr. Rafael, o uso do “aparelho fixo” visa melhorar a função mastigatória e a estética facial. “Mesmo quem já não é tão jovem pode se beneficiar deste tipo de tratamento”, assegura o cirurgião-dentista ao salientar que o tipo de aparelho é definido de acordo com a idade, nível de desenvolvimento dos dentes e o grau da alteração presente.

A estética é outra preocupação quando o assunto é aparelho ortodôntico. Com a evolução tecnológica, no entanto, novas opções de aparelhos transparentes já estão disponíveis no mercado, tornando o trata-mento menos traumatizante. Os aparelhos de por-celana, por exemplo, tem a mesma função e técnica de tratamento que os metálicos, porém, são mais discretos. Uma outra novidade é os mini-implantes, que tem facilitado a vida dos ortodontistas com resultados satisfatório para o paciente, aumentando inclusive a chance de sucesso no tratamento.

Apesar de toda a evolução da ortodontia, o paciente ainda é uma peça fundamental para que o tratamento tenha sucesso. Cuidar dos aparelhos e

Modernos e discretos

Solução para um

belo sorriso em qualquer

idade

Informe Viver MelhorSetembro/Outubro/Novembro/2007

Ortodontia

da higienização da boca é essencial, já que a falta de higiene pode acarretar em problemas gengivais, por exemplo. “Os aparelhos ortodônticos por si só não aumentam a incidência de cárie, o que pode acontecer é um maior acúmulo de placa bacteriana quando o paciente tem dificuldade de higienização. O paciente deve estar atento à escovação dos dentes e ao uso do fio dental”, conclui o especialista.

Além dos tratamentos básicos em ortodontia a Pró-Odonto também realiza procedimentos Orto-Cirúrgicos que implicam na correção cirúrgica das bases ósseas, maxila e mandíbula.

Page 5: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

5

Se você acha que seu filho ainda é muito novo para ir ao dentista provavelmente vai se espantar com esta notícia: “A primeira visita ao consultório deve ocorrer antes mesmo do nascimento dos primeiros dentes de leite,

ou seja, antes dos seis meses de vida”, afirma a odon-topediatra, Karin Faust Souza, Mestre e Doutoranda em Odontopediatria pela Universidade Federal de Santa Catarina.

A dentista, que presta atendimento especiali-zado para bebês, crianças e adolescentes na clínica Pró-Odonto, em Tubarão, vai mais longe: o ideal seria que a mãe procurasse o odontopediatra durante a gravidez para ser orientada sobre os cuidados com amamentação, sobre o uso de chupetas e mama-deiras, além da higiene oral do bebê. Amamentar no peito, por exemplo, traz muitos benefícios tanto para o bebê como para a mãe. Além da importância afetiva e nutricional, a força muscular exercida durante a sucção no seio materno ajuda no desen-volvimento correto dos ossos e músculos da face. Vale ressaltar que a amamentação exclusivamente no peito é indicada até os seis meses de idade, pois o leite materno, por ser rico em nutrientes e anticorpos, é considerado pela Organização Mundial de Saúde como o alimento ideal durante esse período.

A doutora Karin alerta, no entanto, que tanto a amamentação quanto o aleitamento artificial, devem ser seguidos de cuidados especiais com a higiene oral da criança. “Com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa e enrolada no dedo, a mãe deve fazer a limpeza da gengiva e da língua do bebê depois que ele mamar, principalmente à noite”, ensina a dentista. Assim, cria-se o hábito de higiene oral que continuará após o nascimento dos primeiros dentes. Sem este cuidado, a bactéria que causa a cá-rie encontra os restos alimentares, formando a placa bacteriana, o que pode levar ao desenvolvimento da doença cárie. A odontopediatra Karin fala ainda que a cárie é uma doença infecciosa e transmissível, e

Como cuidar do

orienta que não se deve experimentar, nem soprar a comida do bebê, nem beber no mesmo copo e não beijar a criança na boca, pois, dessa forma, pode-se estar transmitindo a bactéria causadora da cárie.

Deve-se prestar também atenção com as chu-petas e mamadeiras. Segundo Karin, esses hábitos devem ser evitados, mas, quando forem necessá-rios, devem-se escolher os bicos anatômicos com formato achatado que imita a forma do seio, pois causam menores danos no desenvolvimento da arcada dentária. Orienta também para que o uso de chupeta e mamadeira não deve ultrapassar os três anos de idade.

Os cuidados com a higiene oral devem ser realizados preferencialmente após as refeições e principalmente à noite já que, durante o sono, a criança tem menor fluxo salivar e seus dentes estão menos protegidos. Deve-se utilizar uma escova de dente pequena e macia, com pouca quantidade de pasta de dente. O fio dental deve ser introduzido o mais cedo possível, criando-se o hábito de ser utilizado junto com a escova.

Até os três anos de idade, a escovação deve ser realizada sem pasta de dente ou com pasta de dente sem flúor, pois se ele for engolido freqüentemente, pode causar manchas nos dentes permanentes em formação. Após os três anos de idade, o flúor pode ser utilizado na pasta de dente com alguns cuidados: Existem alguns cremes dentais no mercado com menor quantidade de flúor, entre 500 e 600ppm. Estes valores podem ser observados no rótulo dos produtos. A doutora Karin ressalta ainda que, até os sete ou oito anos de idade, é importante que os pais supervisionem a escovação, para não deixar a criança engolir a pasta de dente.

Além disso, contar com o acompanhamento do dentista desde os primeiros meses de vida e ao longo da infância é muito importante. Com uma abordagem especial o profissional pode diagnos-ticar eventuais problemas e orientar para que os pais desenvolvam na criança hábitos saudáveis de alimentação e higiene.

Levar uma criança ao dentista nem sempre é uma tarefa fácil ou agradável. Em muitos casos a resistência vem dos próprios pais, que temem pela segurança do filho. O medo pode vir de uma experiência ruim que a própria criança vivenciou em atendimentos anteriores ou de presenciar con-versas de adultos que passaram por experiências negativas no passado. É aí que o profissional tem que usar a psicologia para descobrir de onde vem a reação e reverter o quadro, conquistando a confiança da criança aos poucos. Para minimizar os medos de ambas as partes o especialista em odontologia infantil realiza seu trabalho de forma diferenciada. A Dra. Karin ressalta que a abordagem é feita de forma cuidadosa e segura para que a criança não sinta dor ou desconforto durante o atendimento.

Tratamento diferenciado

A palavra-chave para dentes saudáveis é prevenção. E não há medida preventiva de cárie que traga melhor resultado do que escovar os dentes todos os dias. Mas evitar alimentos açucarados também ajuda nesta ação. De acordo com a odontopediatra Karin Faust Souza, da Pró-Odonto, uma dieta equilibrada, rica em frutas e verduras é a mais indicada para se evitar cáries. “É muito difícil impedir que as crianças comam doces, mas é possível disciplinar este consumo. O doce pode ser servido como sobremesa, por exemplo, ensinando a criança a escovar os dentes logo após”, diz a dentista.

O açúcar, porém, não é o único inimigo dos dentes. Alimentos ácidos, como suco de laranja, também devem ser consumidos com moderação. Em excesso, podem acarretar a per-da mineral dos dentes provocando o desgaste da superfície, o que é chamado de “erosão dental”.

Alimentação saudável ajuda prevenir cárie

Mesmo sendo temporários os dentes decí-duos, popularmente conhecidos como dentes de leite, são muito importantes e precisam de cuidados especiais. Eles começam a nascer por volta dos seis meses de idade e aos cinco ou seis anos, começam a dar lugar à dentição permanente. Com os dentes de leite, o bebê aprende a falar, mastigar e sorrir corretamente. Além disso, eles servem de guia para erupção dos dentes permanentes e como mantenedores naturais do espaço.

Segundo a Dra. Karin, a perda precoce dos dentes de leite pode levar a falta de espaço para a dentição permanente. Além disso, se os dentes de leite forem acometidos por cárie ou trauma, os dentes permanentes poderão sofrer sérias conseqüências, como manchas ou altera-ções de forma. “Os dentes de leite que estão na boca da criança e os dentes permanentes que estão se formando dentro do osso estão muito próximos uns dos outros. Tudo o que acontece, de bom ou de ruim para os dentes de leite, vai repercutir da mesma forma para os permanen-tes. Então, na verdade, o odontopediatra cuida das duas dentições: cuida dos dentes de leite para que os dentes permanentes possam vir saudáveis”, afirma Karin.

Temporários, mas fundamentais

Odontologia

sorriso do seu filho

Page 6: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

6

Imagine poder conhecer alguns dos mais belos destinos em uma única viagem, desfrutando de muito conforto, comodidade e segurança, sem perder tempo em aeropor-tos ou com vôos atrasados. Estas e outras condições vantajosas fizeram do cruzeiro marítimo a mais atrativa forma de turismo atualmente no Brasil. “Com a queda do dólar, o preço dos pacotes em navios está mais acessível, o que tornou esta opção realmente mais vantajosa, considerando a gama de atrações e comodidades que este tipo de turismo oferece”, afirma Kaio Fernandes, da Fekatur Viagens, agência de Tubarão que comercializa pacotes turísticos em cruzeiros.

Além do mais, em tempos de apagão aé-reo e caos nos aeroportos, o navio tornou-se a maneira mais segura e tranqüila de viajar.

Segundo Kaio existem no país vários navios que seguem viagem para os mais diversos destinos do litoral nacional e, alguns também em território estrangeiro. Diversos pacotes, inclusive, têm saída prevista do porto de Itajaí, aqui mesmo, em Santa Catarina. Alguns dos locais por onde eles passam são Fernando de Noronha, Maceió, Búzios, Angra dos Reis, Porto Seguro, Fortaleza, além de Buenos Aires, na Argentina e Punta del Este, no Uruguai.

Mas sair do navio e conhecer todas es-sas maravilhas é só um detalhe. Enquanto estiver a bordo, a diversão do passageiro está garantida com variadas opções de lazer. “A maioria desses navios é quase uma cidade, com lojas, teatros, cinemas, cassinos, quadras de esporte, restaurantes e muitas outras atrações”, diz Kaio.

Os cruzeiros marítimos representam uma forma cômoda para viajar de férias: nada de coincidências, nada de malas para fazer e desfazer e nem restaurantes ou locais a reservar. “Enquanto não se viver a primeira experiência de um cruzeiro, não se consegue imaginar a variedade, o nível e a eficiência dos serviços”, explica o agente de turismo Kaio Fernandes, da Fekatur Viagens. As tarifas a bordo geralmente incluem cabine, refeições, as atividades a

Durante o dia, o turista pode curtir a piscina, tomar sol, praticar seu esporte preferido, queimar calorias nas salas de ginástica ou ainda relaxar em saunas e jacuzzi. Para mulheres e homens vaidosos, é possível preparar a produção da noite nos salões de beleza e de massagem. Para as crianças há áreas de lazer reservadas com atividades programadas e sob orientação de recreadores.

E quando o dia acaba, a diversão é garantida. Afinal os passageiros a bordo podem tentar a sorte em algum cassino ou jogar conversa fora e fazer novas amizades nos bares. Para os mais agitados, os cruzei-ros também programam diversos shows e festas temáticas. Tudo para que o passageiro aproveite ao máximo a sua viagem.

Pacotes incluem atividades à bordo e espetáculosbordo e espetáculos.

Dependendo do pacote e do navio esco-lhido as acomodações na cabine oferecem desde muito conforto até o mais alto luxo. Em praticamente todos os navios as acomo-dações privativas possuem ar condicionado, telefone, rádio com vários canais, TV via satélite e cofre.

As demais áreas dos navios também são dotadas de todo o conforto, luxo e alto padrão de serviços. Os restaurantes a bordo,

por exemplo, costumam ser um atrativo especial, com muitas opções de gastrono-mia. Neles o turista pode escolher entre finíssimos pratos da cozinha internacional, cardápios típicos dos lugares visitados até uma saborosa pizza ou as delícias servidas nos cafés. A maioria dos navios também disponibiliza dietas especiais para celíacos, diabéticos (mediante prévia solicitação, no momento da reserva), além de menus light e vegetarianos

Cruzeiro marítimoEmbarque nesta emoção

Informe Viver MelhorSetembro/Outubro/Novembro/2007

Page 7: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

Cruzeiro marítimoAlgumas sugestões antes de viajar.

Para os passageiros de primeira viagem algumas sugestões que vão garantir o conforto e tornar o passeio mais agradável:

Ao preparar a mala para um cruzeiro nacional, observe que a roupa ideal para a maior parte dos destinos (principalmente se a viagem for no verão e pelo litoral brasileiro) consiste em roupas leves de algodão, shorts, roupas de banho, chinelos e saída de praia

ou camisetas, para se movimentar nas áreas internas. Para visita aos portos de escala aconselha-se o uso de tênis ou de sapatos sem saltos.

Nas noites formais, as senhoras podem usar vestidos sociais, enquanto que os ho-mens podem optar por um terno escuro. Para as outras noites, habitualmente os homens usam casacos e calças esportivas e as senho-

ras, roupa mais informal. Geralmente os na-vios contam com serviço de lavanderia, mas o ideal é não levar mais do que o necessário, considerando sempre a duração do cruzeiro.

Ao chegar ao terminal, o passageiro deve ter os documentos de embarque à mão para o check-in juntamente com os seus documentos de identificação.

Page 8: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

8

Pró-Vida traz para Tubarão novo tratamento da celulite

Uma nova arma para ajudar a vencer a celulite chega ao mercado de Tubarão. Trata-se da Subci-sion, uma técnica cirúrgica especialmente indicada para o tratamento dos “buraquinhos” provocados pela celulite mais avançada de nível 3 ou 4. “Ge-ralmente esta celulite aparece na região glútea e na face posterior da coxa”, explica o dermatologista Luis Gustavo Sponchiado de Ávila, do Centro de Estética da Clínica Pró-Vida.

O tratamento Subcision existe no Brasil des-de 1997 e é indicado quando a celulite existe há bastante tempo e suas fibras já estão endurecidas. A técnica consiste em separar a pele da gordura com celulite. Este procedimento é repetido em cada depressão. Segundo Luis Gustavo o processo é muito rápido, levando, em média, três minutos para corrigir cada depressão.

No procedimento cirúrgico são também cor-tados pequenos vasos sangüíneos presentes junto aos septos, resultando na formação de hematomas. Esses hematomas estimulam a formação de um novo tecido conjuntivo que vai atuar preenchendo

o local tratado e redistribuir a gordura, além de re-organizar as fibras de colágeno do local. Uma das vantagens do tratamento é a recuperação rápida, o que permite que a paciente retorne para casa imediatamente após o procedimento.

De acordo com o dermatologista Luiz Gus-tavo, da Pró-Vida, a técnica Subcision também repara cicatrizes deprimidas e seqüelas de lipoas-piração e de injeções realizadas na infância, além de corrigir rugas, sulcos da face e outras alterações do relevo cutâneo. Mas é importante não esquecer que, para manter a pele bem cuidada, é preciso ter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos. Assim, a celulite não volta nunca mais.

Para saber mais sobre o tratamento com Sub-cision procure o setor de dermatologia da Pró-Vida, ou informe-se pelo telefone (48) 3631-1500 ou ainda no site www.clicprovida.com.br.

Celulite - Este é o nome popular da pato-logia conhecida como Paniculopatia Edemato Fibrosa. Ela atinge até 95% das mulheres, prin-

cipalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais, como a puberdade, gravidez e durante o uso de pílulas anticoncep-cionais, sendo uma das queixas mais freqüentes em relação à estética feminina. Os famosos “furinhos” causam incômo-do e insatisfação com o próprio corpo, levando a procura de uma solução para o problema.

As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas. Não há um consenso sobre as mesmas. Acredita-se que uma predisposição hereditária, além de alterações hormonais e enzi-máticas, bem como alterações circulatórias estejam envolvidas diretamente, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.

As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdome, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.

Setembro/Outubro/Novembro/2007Informe Viver Melhor Subcision

Page 9: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

Anátomo patologiaCistoscopiaColposcopiaDensitometria ósseaEcocardiograma (Adulto e pediátrico)EletrocardiogramaEletroencefalogramaEspirometriaExames de LaboratórioHolter digitalLaboratório de HalitoseMamografiaMAPA (Monitorização ambulatorial da pressão arterial)

PH-MetriaRaio-X simples e contrastadoTeste de Esteira ComputadorizadaTomografia ComputadorizadaUltra-Som com Doppler coloridoUrodinamicaVídeo ColonoscopiaVídeo Endoscopia Digestiva

Relação de exames que a Pró-vida oferece

Exames

AnestesiologiaCardiologiaCardiologia pediátricaCirurgia geralClínica médicaCirurgia pediátricaCirurgia plásticaCirurgia oncológicaDermatologiaEndocrinologiaGastroenterologiaGastroenterologia pediátricaGenéticaGeriatriaGinecologiaHomeopatiaInfectologiaMedicina do TrabalhoNefrologiaNeurologia NutricionistaOftalmologiaOncologiaOrtopediaOtorrinolaringologiaPediatriaPneumologia (adulto e infantil)ProctologiaPsiquiatriaReumatologia PediátricaUrologia

Relação das especialidades da Pró-vida

Centro de estéticaCentro CirúrgicoFisioterapiaLaserServiços de enfermagemPsicologiaPuva

Especialidades

Outros Servicos

9

Um simples exame de aproximadamente 30 minutos de duração, sem qualquer dor ou descon-forto para o paciente, é hoje a principal ferramenta para o diagnóstico de problemas cardiovasculares e importante medida de prevenção do acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como “der-rame cerebral”. Trata-se do Ecodoppler de carótidas e vertebrais, método de diagnóstico já disponível em Tubarão, na Clínica Pró-Vida.

Através dele o médico especialista avalia o fluxo sanguíneo nas artérias carótidas em busca de placas que dificultam a circulação. Quando este problema ocorre, a passagem de oxigênio que alimenta o cérebro fica comprometida aumentando os riscos de um tipo de acidente vascular cerebral. Atualmente o AVC é a segunda causa de óbitos no mundo. Aproximadamente 80% dos casos são de etiologia isquêmica, sendo que 20% a 30% tem origem nas artérias carótidas.

Os números demonstram cada vez mais a impor-tância do exame de artérias carótidas como método auxiliar no diagnóstico e prevenção das doenças car-diovasculares, possibilitando desta forma uma signifi-cativa redução da morbidade e mortalidade.

De acordo com o Dr. Denis Balsini, cardiologista especialista em ecocardiografia e médico da Pró-Vida, o Ecodoppler permite o exame detalhado dos vasos sanguíneos arteriais e venosos. As informações são traduzidas em imagens coloridas que ajudam o médi-co a identificar, quantificar, classificar e acompanhar eventuais estreitamentos, alargamentos ou oclusões das artérias. “Através do Ecodoppler podemos observar as

lesões até a hora em que elas necessitem de intervenção cirúrgica. E após a cirurgia acompanhar sua evolução”, afirma Balsini.

O exame é indolor, o paciente não sente descon-forto e é extremamente seguro, mesmo para gestante e crianças. Dura em média 30 minutos sendo que o paciente não necessita de preparo.

As indicações clínicas para o exame de carótidas estão relacionadas principalmente com as doenças neurológicas. Entre elas o acidente vascular cerebral (derrame cerebral), o ataque isquêmico transitório, ar-teriopatia obstrutiva de outros territórios (a pessoa que apresenta doença nos vasos das pernas, por exemplo, também tem indicação para o exame porque pode estar associado à obstrução dos vasos do pescoço), avalia-ção pré-operatória de outras cirurgias, principalmente a cirurgia cardíaca e da artéria aorta.

A indicação do exame de carótidas serve princi-palmente para os portadores de hipertensão arterial sistêmica (pressão alta), diabetes mellitus, pacientes com colesterol e triglicerídeos aumentados, fumante, pessoas obesas e de vida sedentária ou com histórico familiar de doenças cardíacas como a angina e o infarto. Em todos estes casos o risco de doenças car-diovasculares é maior. Pacientes que apresentam sopro na região do pescoço também devem ser submetidos ao diagnóstico com ecodoppler.

O Dr. Denis Balsini destaca que o custo do exame é relativamente baixo quando comparado com outros métodos de diagnósticos principal-mente os exames invasivos (que exigem corte ou perfurações).

Informe Viver MelhorSetembro/Outubro/Novembro/2007Diagnostico´

Exame simples e rápido ajuda prevenir derrame cerebral

Sintomas - As manifestações clínicas relacionadas à isquemia cerebral decorrentes de do-enças que afetam as artérias carótidas como os distúrbios motores e sensitivos, a perda fugaz da visão e dificuldade na linguagem e nas artérias vertebrais (isquemia vértebro basilar) são principalmente tonturas, parestesias ou formigamentos nos membros, náuseas, alterações da marcha, dificuldade para engolir e falar, visão dupla, desmaio e até cegueira. O cardiologista Denis Balsini ressalta, porém, que antes de qualquer iniciativa é necessária uma avaliação criteriosa do médico, porque estes sinais e sintomas podem também estar presentes em diver-sas patologias oftalmológicas e neurológicas o que, às vezes, pode dificultar o diagnóstico.

Page 10: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

Chapéus, Viseiras, Camisetas, Luvas, Maiôs que filtram 98% dos raios UV.

Ultravioleta

50+www.uvline.com.brAcesse o site:

Revendedor autorizado para toda região.

Fator de Proteção

Você vai ter motivosde sobra para ficarbrincando com seus cabelos.

www. .com.br

Rua Lauro Müller, 17 - Centro - Tubarão - SC - Fones: (48) 3622-1880 / 3626-2303

A Cosmestics acaba de lançar o Shampoode Ervas que vai tornar seus cabelos mais saudáveis e belos.

10

Ficar mais bonita e com aparência jovem é o sonho de muitas mulheres. Recorrer ao laser para isto, tem sido a mais rápida, eficiente e segura forma de tratamento indicada pelos dermatologistas e esteticistas. Em Tubarão o Centro de Estética da Clínica Pró-Vida possui tecnologia de ponta em tratamentos para quem quer rejuvenescer a pele, amenizar rugas ou re-tirar manchas causadas por fotoenvelhecimento.

No processo de rejuvenescimento o laser funciona como estimulante à produção de colágeno. Com os anos esta substância vai di-minuindo deixando a pele menos elástica o que ocasiona rugas. “Com duas a três aplicações é possível diminuir as rugas mais finas, podendo até mesmo fazê-las desaparecer, além de atenuar as mais profundas”, explica o dermatologista Luis Gustavo Ávila, da Pró-Vida. O laser pode ser usado ainda na correção de pequenos vasos e manchinhas da pele. A melhora ocorre com

Laser: apenas uma sessão.

Outra indicação do laser é na eliminação de pêlos escuros, tanto para mulheres quanto para homens. A atendente empresarial Sylvia Gui-marães Antunes Figueiredo, 34 anos, recorreu ao laser para eliminar alguns pêlos escuros do queixo. O problema a incomodava muito e até prejudicar seu desempenho profissional. As notícias do resultado da depilação com laser, no entanto, motivaram Sylvia a ir em busca de solução.

Em dezembro de 2005, após uma cuidadosa pesquisa, ela decidiu se submeter ao tratamento com o Dr. Luiz Gustavo, na Pró-Vida, e com apenas uma sessão de laser, conseguiu eliminar definitivamente o problema. “Foi o melhor in-vestimento que já fiz”, conta a atendente.

A dermatologista Maria Virgínia, que também atende na Pró-Vida, ressalta que os melhores resultados da depilação a laser ocor-

Setembro/Outubro/Novembro/2007Informe Viver Melhor Estetica´

um aliado da pele jovem e bonitarem justamente em pessoas com pele clara, pêlo escuro e grosso. Por isso antes de marcar o procedimento é importante agendar com um médico uma avaliação.

A maioria das mulheres procura a Pró-Vida para depilar com laser o buço, queixo, axila e virilha. Embora em menor número, os homens também têm recorrido à novidade para corrigir ou livrar-se da barba. O tratamento é indicado principalmente para quem fica com a pele irritada e inflamada depois da depilação ou do barbear. “Em algumas situações, com uma ou duas aplicações este problema pode ser solucio-nado”, afirma Maria Virgínia.

Apesar do custo do tratamento com laser ser alto, o benefício em longo prazo acaba por compensar o investimento. Quando são necessá-rias mais de quatro sessões a Pró-Vida inclusive facilita o pagamento.

Page 11: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

11

Ambientes adaptados melhoramQualidade de vida do idoso

Um terço dos atendimentos por lesões trau-máticas nos hospitais do país ocorre com pessoas com mais de 60 anos, segundo dados do Sistema Único de Saúde (SUS). E o mais espantoso é que cerca de 75% dessas lesões acontecem dentro de casa, quase a metade delas, no trajeto entre o banheiro e o quarto (por tontura ou dificuldade de locomoção), principalmente à noite.

A boa notícia é que a prevenção é simples e implica apenas a mudança de alguns hábitos. Medidas preventivas na organização da casa, disposição dos móveis e utensílios estão entre os cuidados que melhoram a qualidade de vida na terceira idade. “Pelas suas condições o idoso está mais propenso a sofrer traumatismos provo-cados por quedas, e muitas vezes, a pessoa cai porque vive num ambiente inadequado”, afirma o geriatra da Pró-Vida, Dr. Rodrigo Derech.

A arquiteta tubaronense Andréa Guglielmi (foto acima) explica que alguns cuidados específicos na construção e decoração do ambiente podem evitar acidentes e facilitar a vida do idoso. “Com a idade, certas ações se tornam difíceis, como subir e descer a escada ou usar o banheiro, por exemplo. Por isso os

degraus devem ser acompanhados de corrimãos ou rampas com inclinação máxima de 10%. Da mesma forma os banheiros precisam ser espaçosos e com barras de apoio, para que o idoso possa se equilibrar melhor e circular com apoios e cadeiras de rodas”, afirma Andréa. As alças que circundam quarto e ligam ao banheiro geram conforto e segurança. Quando instaladas ao longo de todo o banheiro (bacio/cuba e chu-veiro), ajudam a evitar acidentes.

Outro cuidado especial é com o piso que deve ser feito, de preferência, com material an-tiderrapante e que absorva o impacto no caso de queda. Evitar desníveis dentro de casa também é fundamental. Mas se isto não for possível e a casa tiver dois andares, é aconselhável mudar o quarto e o banheiro do idoso para o piso de baixo.

Prever largura entre móveis para a circula-ção de cadeiras de roda também é importante. As áreas de circulação devem ser completamente livres de obstáculos em todos os ambientes da casa. “Móveis demais atrapalham a locomoção e enfeites ou objetos baixos podem passar des-percebidos. O dimensionamento das portas entre

ambientes, bem como do box do chuveiro, também tem que ser ob-servados para que idosos e cadeiran-tes movimente-se com tranqüilidade”, explica a arquiteta Andréa Guglielmi. Outra preocupação que deve ser leva-da em conta é evitar mobílias com cantos vivos. Da mesma forma os armários devem ser baixos para evitar a queda quando o idoso utilizá-los.

Os ambientes devem ser bem iluminados em função da deficiência visual. Em certos casos a instalação de um sistema de iluminação automá-tica ou interruptor ao lado da cama, aumentam o conforto e segurança.

A automação é outra medida de segurança. Persianas automáticas bem como botões de emergência nos cômodos, ou telefones em ba-nheiros e quartos facilitam a comunicação no caso de uma situação de emergência. Quanto às áreas externas, qualquer que sejam os desníveis, o acesso deve ser através de rampa respeitando a inclinação máxima de 10%.

Informe Viver MelhorSetembro/Outubro/Novembro/2007Melhor idade

Page 12: EDIÇÃO 10 – SET.OUT.NOV - 2007

A Durante utiliza modernos processos de manipulação do

alumínio para buscar produtividade e agilidade. Estes

princípios poderão ser conferidos em portões, fachadas,

portas e janelas fornecidos para todos os tipos de obra,

proporcionando aos clientes o melhor custo benefício.

A Durante Esquadrias de Alumínio é especializada em:

Fachadas Structural Glazing

Fachadas em ACM (Alumínio Composto)

Alumínio, linhas: Cita Due, Fórmula, Gold, Inova, Master e Suprema

Vidros: Laminados, Temperados, Comum e Sistema Screen Glass (Reiki)

Detalhes que fazem a diferença no seu projeto.

Rua Luiz Pedro de Oliveira, 319 - Tubarão - SC - www.durante-esq.com.br

Fone: (48) 3626-5020É com grande orgulho que pela terceira vez estamos participandode uma importante obra da Clínica Pro-Vida, o Medical Center.

´

Uma parceria entre a prefeitura de Tubarão, Unisul e o Comitê para Democratização da In-formática (CDI), com apoio da Clínica Pró-Vida, está possibilitando que menores infratores presos no Centro de Internamento Provisório (CIP), de Tubarão, participem de aulas de informática dentro da própria instituição. Os computadores utilizados nas aulas foram doados pela Pró-Vida no início deste ano. A Clínica também é responsável pelo pagamento dos instrutores.

O projeto, que iniciou há quatro anos, já ensinou informática básica para mais de 150 adolescentes que passaram pelo Centro de Internamento Provi-sório. Dentre eles o garoto W.A.N, de 17 anos, que é um dos alunos mais recentes. Até ser recolhido ao CIP ele nunca havia utilizado um computador. Por

Saude da Mulher´

Um clic para a cidadania

não ter acesso ao equipamento, o menor conta que nunca se interessou em aprender informática. Foi no CIP que W.A.N recebeu as primeiras aulas e, aos poucos, está se familiarizando com o computador.

Uma vez por semana ele e mais 17 menores internos participam do treinamento, que inclui aulas de programas básicos como Word e Excel. “Um dos objetivos do Centro de Internação Provisório é promover medidas educativas para que o menor in-frator posse ser reinserido na sociedade após a liber-dade. Ensinar a utilizar o computador e prepará-lo para o mercado de trabalho é uma das maneiras de cumprir com este objetivo”, diz o instrutor Fabrício Faustina, que trabalha com os adolescentes desde o lançamento do projeto, em 2003.

A psicóloga Saray Battistella, que presta as-

sistência aos menores detidos no CIP, diz que as aulas de informática são muito mais do que um passatempo para os internos. “Elas representam a chance de reeducação e preparação para uma nova vida fora da prisão”, explica.

Além dos internos do CIP, também participam do projeto alguns internos do Desafio Jovem, uma clínica para recuperação de dependentes químicos que fica ao lado do Centro de Internamento. Me-nores que cometeram infrações, mas que estão no programa de Liberdade Assistida, portanto fora da cadeia, também são integrados nas aulas, realizadas na Unisul. Para muitos deles, esta é a oportunidade para recomeçar de uma forma diferente, uma nova fase de vida.

Setembro/Outubro/Novembro/2007Informe Viver Melhor

12

Doação da Pró-Vida ajuda menores infratores presos a aprenderem informática