Edição 1128 - 24.3.12

16
Praia Grande, sábado, 24 de março de 2012, Ano 47 – Nº 1128 – Distribuição gratuita para toda a Baixada Santista – 10 mil exemplares Entidades convocam protesto para 1° de abril Página 4 Entidades convocam protesto para 1° de abril Página 4 Partidos se preparam para as eleições Páginas 3 e 4 Ministério Público pede dados sobre meningite Página 5 Santos enfrenta o Bragantino domingo Página 10 Usuários não conseguem consultas em Usafa Página 6 Veja onde tem Farmácia Popular Página 11 Confira as vagas de empregos e cursos Página 13 “Nosso samba ainda é na rua” Página 14 E tem mais... [email protected]

description

Notícias da Baixada Santista

Transcript of Edição 1128 - 24.3.12

Praia Grande, sábado, 24 de março de 2012, Ano 47 – Nº 1128 – Distribuição gratuita para toda a Baixada Santista – 10 mil exemplares

Entidades convocam protesto para 1° de abril Página 4

Entidades convocam protesto para 1° de abril Página 4

Partidos se preparam para as eleiçõesPáginas 3 e 4

Ministério Público pede dados sobre meningitePágina 5

Santos enfrenta o Bragantino domingoPágina 10

Usuários não conseguem consultas em UsafaPágina 6

Veja onde tem Farmácia PopularPágina 11

Confira as vagas de empregos e cursosPágina 13

“Nosso samba ainda é na rua”Página 14

E tem mais...

[email protected]

2 Folha da Baixada

ExpedienteFolha da Baixada, jornal semanal, é uma publicação da Grande Sol Editora Ltda – CNPJ 04.531.335/0001-97. Rua Honduras, 885, Sala 22, - Jd. Guilhermina – Praia Grande/SP. Telefone: 3371 3066. E-mail: [email protected]. Leia também no Facebook: Folha da Baixada. Jornalista responsável: Maurici de Oliveira - MTb 21503. Amanda Barbieri - MTB 48.105, colaboradora. Fotos: Maurici de Oliveira, assessorias de imprensa e divulgação. Diagramação: Guilherme Horta. Impressão: Metromidiagrafica. Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião do jornal.

Editorial

Hoje, sabemos mais sobre os direitos básicosHá 24 anos, ou seja, quase um quarto de século, o Brasil edi-

tou, em uma Assembleia Nacional Constituinte, a sua Constituição Federal. Oferecida ao povo como a Constituição Cidadã, trouxe uma série de mudanças em relação à Carta ante-rior, elaborada em 1967, em plena ditadura militar.

Com a nova Carta Magna, vieram a seguir novas regras e novas práticas, como por exemplo, a lei de responsabilidade fiscal e o código de defesa do consumidor. No âmbito das cida-des, vimos serem criados os conselhos municipais e uma série de aparatos legais com a intenção de promover maior controle da sociedade sobre a gestão pública. Hoje, temos conselho de saúde, de segurança, de cultura, tutelar e em vários setores da vida da comunidade.

Vimos serem estabelecidas as audiências públicas, como forma de dar conhecimento e participação de ações com reper-cussão no meio ambiente, na economia e na sociedade. Vemos todos os anos, as conferências públicas para os vários setores, como na Educação, na saúde, na cultura e na juventude.

Vimos o fortalecimento do Ministério Público, assistimos a adoção, por partidos populares, do orçamento participativo, além de várias outras ferramentas de cunho democratizante. Tudo com a finalidade de, além de promover a necessária parti-cipação popular, evitar o centralismo político, o autoritarismo e

a falta de transparência no trato da coisa pública. Vimos ainda, como em nações mais avançadas, serem colocados em prática, programas de renda cidadã como o Bolsa Família.

Com o fortalecimento das instituições, pelo menos na última década, pudemos ver o combate à corrupção, com autoridades como juízes, presos, processados e condenados, políticos com mandatos cassados, além de ações ousadas da Polícia Federal derrubando arrojados esquemas. Vive-se um clima de liberdade de expressão e de crítica.

Todo este esforço tem um único objetivo. Fortalecer as insti-tuições e fazer com que o cidadão comum continue acreditando no País, em suas regras e que vale a pena trilhar pelo caminho do bem. Nas duas últimas décadas, a sociedade aprendeu muito sobre como e onde fiscalizar os recursos públicos. Aprendeu sobre licitações, sobre aditamentos de contratos, compra com dispensa de licitação, responsabilidade fiscal, a obrigatoriedade de gastos com a educação, e, principalmente, que o cidadão tem direitos.

Hoje, sabemos reclamar melhor do que há 20 anos. Se um governo, em nível federal, estadual ou municipal, se omite na garantia de direitos básicos, não tardará a ser publicamente denunciado, cobrado e sofrer as conseqüências da usurpação cometida.

Sidnei AranhaAdvogado, pré-candidato a prefeito de Guarujá pelo PT

Seriedade na questão da água

Neste dia 22 de março foi comemorado mais um Dia Internacional da Água. Para quem pensa que esse é mais um tema recorrente, apenas na pauta dos “ecochatos”, informo que o equí-voco é grande. Há muito tempo a questão extrapolou o âmbito ecológico. A escassez hídrica é hoje, ou pelo menos deveria ser uma preocupação mundial, uma vez que coloca em risco, entre outros fatores, as metas da Declaração do Milênio, assinada por 191 países no ano 2000, com o desafio de reduzir a pobreza, a fome e a mortalidade infantil no mundo inteiro, até 2015.

A questão pede urgência até mesmo por comprometer a sobrevivência da raça humana em um futuro bem próximo. Não se surpreenda se em menos de 50 anos as principais dis-putas do planeta não forem por petróleo, ouro ou carvão, mas sim, por água. E o Brasil, apesar de possuir 12% de toda a água doce disponível no mundo, não vem fazendo sua “lição de casa”.

Devido a uma rede de distribuição obsoleta, avariada e insu-ficiente para atender a população, quase metade de toda a sua água encanada acaba se perdendo. E mais: apesar de nos últi-mos anos a quantidade de água distribuída aos brasileiros ter crescido em 30%, o percentual de água da torneira sem trata-mento praticamente dobrou nesse mesmo período, subindo de 3,9% para 7,2%. Com isso, foi reduzido o consumo de água potável, o que gera graves problemas de saúde pública.

Para transformarmos a situação atual, é necessária a imedia-ta conscientização e a valorização da água, levando-se em conta a perda de sua principal característica que é ser um recurso natural renovável. Ou começamos a mudar a forma de como lidamos com o tema, exigindo principalmente mais seriedade por parte do Poder Público, ou é melhor que come-cemos a procurar outro planeta onde a água não seja uma questão tão vital.

Claudionor Mendonça dos Santos

A moradia e a lei No exercício dos direitos reconhecidos pela ordem jurídi-

ca é que se percebe o grau de democracia vigente numa comunidade.

Embora consagrado pelo constituinte como direito, a proprie-dade, para sua efetiva garantia, deverá atender a sua função social. A reforma agrária, em países menos democráticos, não mereceu a devida capacitação de técnicos para sua implantação. A terra, já se proclamou, constitui para o homem que a lavra a base de sua estabilidade econômica, fundamento do seu pro-gresso e bem estar, garantindo-lhe a dignidade, fundamento da República Federativa do Brasil.

Necessário, portanto, disciplinar de maneira adequada os interesses da ecologia e da proteção dos recursos naturais para que as ocupações sejam feitas em termos humanitários e racio-nais, a fim de que todos que se dediquem a terra encontrem a imprescindível segurança, proveito e paz.

Assim, no aperfeiçoamento, defesa e efetiva realização dos direitos fundamentais, destaca-se a necessária sensibilidade dos órgãos competentes na aplicação do direito, com destaque maior para o direito à moradia, em detrimento da propriedade, muitas vezes adquirida através de mecanismos que atingem contornos penais. A plena realização dos direitos sociais não pode e nem deve ser alcançada através da tutela jurídica formal, mas num contexto de uma ordem social justa, atribuição maior

do Estado.Os direitos do cidadão exigem a consciência dos agentes

estatais no sentido de contribuir para a supressão, ou pelo menos, atenuação das gritantes desigualdades que hostilizam os direitos do homem e do cidadão.

É absolutamente condenável a postura daqueles que, num dogmatismo cruel, aplicam a norma de maneira robótica, sem qualquer juízo de valor, sem equidade, numa visão caolha, con-tribuindo para a perpetuação da miséria e desigualdade que maculam o verdadeiro Estado Democrático de Direito.

Tal postura revela a falta de senso crítico e de coragem para mudar o "status quo" numa situação cômoda que não atinge a verdadeira justiça que não pode se resumir ao velho brocardo “dar a cada um o que lhe é devido”, que já foi complementado nos seguintes termos: ao pobre, a pobreza, e ao rico a riqueza.

A comunidade consciente deve exigir do Estado Juiz a devida proteção e imparcialidade, na velha e atual lição de Rui, que considerava o Judiciário o baluarte das liberdades civis, o guar-da da Constituição, defensor da moralidade pública, assinalando que em todas as questões que se referem a invasões de direitos civis, em todas as de ameaça à nossa vida, saúde, competirá ao Judiciário não só fixar a lei, mas também acomodá-la às altera-ções sucessivas do estado social e sustar sua ação quando ofen-siva à lei fundamental.

Promotor de Justiça, presidente do Movimento do Ministério Público Democrático

Chama o síndicoA pergunta que não quer calar nas ruas e bares: quem vai assumir as reformas estruturais de Praia Grande no ano 13?

nova troca no pmdbO partido que já trocou de comando recentemente, com a saída não explicada de Cássio Navarro da presidência, tem nova mudança. Assume interinamente a direção local do partido, Francisco Bonito, o Chiquinho do Caiçara. É pau para toda obra.

licitações em saúdeA propósito de matéria do Fantástico da Rede Globo sobre licitações públicas na área da saúde, em muitas cidades, empresários que prestam serviços às administrações municipais já estão com as barbas de molho. Vale salientar que o que separa o lícito do ilícito é apenas uma vogal.

alpiste iPixoxó, este é o nome do passarinho que vem tirando o sono do presidente interino do Sindicato dos Servidores de Praia Grande, Givanildo Berto da Silva. Pixoxó vem apontando, uma a uma, questões que, inclusive, já chegaram ao Tribunal Regional do Trabalho. Uma delas diz respeito à irregularidades em eleição recente.

alpiste iiEmbora bloqueada pela Justiça, a eleição do Sindicato dos Servidores teve até posse. Só não avisaram os convidados de que a cerimônia não era válida.

hora da bóiaSegundo fonte ligada à Administração praiagrandense, apesar da retomada do refeitório municipal, está difícil comer após as 13h. Quem chega a partir deste horário corre o risco de não encontrar o cardápio completo. Isso ocorre apesar de as pessoas estarem cadastradas para fazer a refeição no local.

feijão pretoVem sendo organizada com a natural motivação da Escola de Samba Casa do Mestiço, a tradicional Feijoada de São Jorge. Será em 22 de abril, a partir do meio dia, no Casebre de Ouro, na Av. Marginal, 4450, no Jardim Melvi.

queremos o nossoRecente paralisação dos trabalhadores que atuam em obra na Av. Presidente Kennedy, em Praia Grande, colocou muita gente em polvorosa. Motivo: o atraso nos pagamentos. O Sindicato da Construção Civil botou a boca no trombone.

Convenções partidáriasO PT de Praia Grande é um dos primeiros a anunciar a data das prévias internas. Será em 15 de abril.

Conselhos tutelaresA cidade se prepara para as eleições de conselheiros, em 27 de maio. Com votos da população, serão eleitos cinco representantes para atuar em questões da infância e juventude.

Opinião

Folha da Baixada 3Política

Partidos preparam-se para as eleições de outubro

Os partidos políticos de oposição à atual administração estão se orga-nizando para as eleições de outubro de 2012. Realizando encontros, reuniões e articulações de bastido-res, um arco de alianças se forma a

convidados partidos com alguma identidade com a proposta cen-tral do Governo da presidente Dilma, de combate à pobreza, da promoção social e redução das desigualdades.

fim de construir uma base sólida, com forças vivas da cidade, visan-do oferecer uma opção ao tom monocórdio que tomou a gestão municipal nas décadas recentes.

Para integrar este bloco, são

Na Baixada Santista, Praia Grande é uma das cidades adminis-tradas por partidos de fora do arco nacional das políticas do governo da presidente Dilma. Ainda que o governo federal continue enviando

recursos para o município, algumas políticas dependem de maior com-promisso do município, como por exemplo, com o programa Minha Casa Minha Vida, destinado a construção de casas.

Alexandre Cunha reforça a necessidade de discutir projetos para a cidade

Presente ao lançamento do nú-cleo do PT no Anhanguera, o vice-prefeito Alexandre Cunha (PT), pré-candidato ao Executivo, desejou sucesso à empreitada que está sendo assumida. Para ele, é necessário fazer a comparação de projetos e ideias, principalmente porque muitas medidas tomadas em relação à gestão da cidade são feitas sem consulta à população.

“O núcleo será importante para provocar o diálogo com o vizi-nho da esquerda, da direita, para discutir que cidade nós quere-mos. Poderíamos ter uma cidade melhor, ter avançado mais, se o governo tivesse foco nas pessoas. Vamos fazer a discussão política

e o enfrentamento de idéias, é isso que pretendemos”, disse.

Para ele, o trabalho no bairro vai render frutos. “Cada um deste núcleo está de parabéns. É uma semente que está sendo plantada e vai crescer, pois temos muitas etapas a vencer”. Ele falou ainda sobre as prévias internas do par-tido, agendada para 15 de abril, em que disputará a legenda com mais dois concorrentes. “Vou pe-dir apenas que seja feita a melhor escolha para fazer a cidade ama-durecer”, afirmou. Também na cerimônia, representantes da ala feminina petista falaram da im-portância dada à mulher dentro do partido.

Edson do Samba Bem lidera o núcleo Anhanguera do PT

Elemento importante de rela-ção com a comunidade dentro do processo de construção par-tidária, o PT acaba de ganhar o primeiro núcleo na cidade, no bairro Anhanguera. À frente da unidade está o cantor Edson do Samba Bem. Conhecido no bair-ro e do público em geral, o artista ingressa firmemente na atuação política, colocando-se como pré-candidato a vereador.

O anfitrião da noite de quin-ta apresentou o núcleo para os convidados, propôs reflexões e convidou para reuniões e encon-tros temáticos. Segundo ele, o núcleo, é aberto a toda a popu-lação, não apenas a filiados ou simpatizantes. “Nós queremos discutir com a população aqui-lo que preocupa as pessoas. Nós iremos a cada rua, cada casa; lá onde não entra carro, onde não

entra moto, para ouvir as pesso-as e convidá-las a participar da discussão política sobre a nossa cidade”, disse.

Instalado na Rua Manoel Ro-satto Navarro, 201, já está sendo montado um calendário de en-contros com a população. Edson agradeceu a presença da direção do partido, como a presidente Janaína Ballaris, secretários e di-rigentes, além do pré-candidato a prefeito, Alexandre Cunha. “Quero agradecer também a pre-sença do Andy, do projeto Papo de Samba, um projeto social que é realizado às segundas-feiras. “E vejam o maior preconceito que nós enfrentamos no início, com pessoas dizendo: ‘Ah, mas, na rua do canal? Será que vai dar certo?’ Se pode ser em outro lugar, por-que não pode ser aqui?”, questio-nou, clamando pela autoestima e o orgulho dos moradores.

Edson do Samba Bem falou ainda sobre outra questão. “Um dos maiores problemas na região do Anhanguera, todo mundo sabe que é a saúde. Infelizmen-te, o governo atual boicotou o lançamento de uma unidade bá-sica aqui. Só que ninguém ficou sabendo, ninguém falou nada. E temos de esperar seis meses para passar por consulta”, criticou.

Linha divisória é o alinhamento ou não com as políticas do governo da presidente Dilma (PT)

Vitrolinha e o PTN levam apoio aos colegas de oposição

O PTN também levou seu apoio para o lançamento do núcleo do PT. O vereador Euvaldo Reis dos Santos Menezes, o Vitrolinha, disse que caminhará junto com o grupo de oposição. “Quero saudar em nome do PTN o novo núcleo e dizer que eu deixei o grupo políti-co pelo qual fui eleito porque todas as promessas de campanha não foram cumpridas, principal-mente em relação ao congelamen-to do IPTU, reformas na área de esportes e vários outros projetos, como na saúde. Eu fui coerente, hoje eu estou aqui fazendo parte de um grupo que quer mudar a Praia Grande”, disse.

Ele falou sobre a dificuldade em conviver com um sistema político centralizador e antidemocrático.

“Vocês são testemunhas de que não é fácil ser vereador, é preciso agüentar a pressão para ter identi-dade, manter a sua conduta moral. Esta cidade não é fácil, estou sofrendo as conseqüências”.

Apesar de sentir-se pressionado, Vitrolinha disse que marcha com a oposição até o fim e não se furtará a apresentar na Câmara, os ques-tionamentos necessários sobre atos a administração. “Estou pedindo no Ministério Público informações sobre gastos da saúde. São R$ 119 milhões que eles não explicaram até agora. Fiz denún-cia sobre a informalidade do res-taurante, o refeitório, porque esta-va irregular, não tinha licitação e o resultado não tinha destino legal”, afirmou.

4 Folha da Baixada

Entidades convocam ato de protesto para 1° de abril, em Praia Grande

Política

Uma grande manifestação contra o reajuste do IPTU na cidade, além de outras questões, será realizada por enti-dades da sociedade civil e partidos políticos de oposição, em primeiro de abril, em Praia Grande.

Encabeçando a oposição, o ex-vice-prefeito Alexandre Cunha, pré-candidato do PT ao Executivo, afirma que a intenção é realizar um protesto pluripartidário, de todos os descontentes com os rumos da administração da cida-de. “Convocamos todas as pessoas de bem de Praia Grande para um protesto político, pacífico e organizado, a fim manifestarmos o nosso descontentamento pela forma como as questões públicas são tratadas, sem nenhum diálogo com a população, sem consulta àqueles que são os maiores interessados”.

Ele comentou sobre a escolha do dia para a manifesta-ção. “A data foi escolhida por conta do significado que ela tem, que é o dia da mentira. Não é por outro motivo. Foi dito quer o IPTU seria congelado, não teria nenhum tipo de reajuste ou correção dos valores. Dois anos depois, foi aumentado, já por duas vezes, em alguns casos, passando de 40%. Um reajuste absurdo. E há vários outros motivos, como a promessa de geração de 25 mil empregos, por exemplo. O povo não quer mais men-tiras”, disse.

O protesto está sendo organizado nas bases dos parti-dos, em entidades, organizações não-governamentais, sindicatos e centrais sindicais. Será realizado a partir das 10h, na Praça 19 de Janeiro, na Av. Costa e Silva, no Boqueirão.

O aumento do IPTU é um dos motivos da manifestação convocada por partidos e entidades da sociedade civil organizada

PR faz encontro regional e recebe Valdemar Costa Neto

PSD está coeso e vai marchar pela renovação política em Praia Grande

O Partido da República – PR realizou encontro regio-nal em São Vicente, na sex-ta-feira (16), com a presença de cerca de uma centena de filiados e dirigentes, além de parlamentares da legenda. De Praia Grande, Henrique Gomes Toschi, presidente em exercício do diretório local, e Ednaldo Tavares da Silva, secretário, além de outros, representaram a cidade.

A reunião discutiu o cená-rio das eleições 2012 e con-tou com a presença de diri-gentes partidários de toda a

Liderado em Praia Grande pelo vereador Toto Toschi, o PSD, que tem no prefeito paulistano Gilberto Kassab, um de seus maiores expoen-tes, está em processo de dis-cussão interna sobre a com-posição do bloco de oposição na cidade. Com uma análise de conjuntura realizada pe-los dirigentes, reunidos na noite de sexta-feira (16), a legenda traçou planos, metas e discutiu estratégias para engrossar a campanha por uma Praia Grande com maior abertura política e alternân-

região, bem como de verea-dores e do deputado federal Valdemar Costa Neto. Em uma noite de clima agradá-vel, a Porto Marina, na Av. Tupiniquins, ficou repleta de convidados para o cardápio político um coquetel à beira-mar. “Estamos aqui trazendo o apoio do nosso diretório, de Praia Grande, alinhados com o pensamento nacio-nal do nosso partido. Vamos unidos e fortalecidos para as eleições de outubro”, disse Henrique Toschi, da juven-tude do partido.

cia no poder.Além de Toto, estiveram

presentes os dirigentes Paulo Tavares, de Cubatão, Geral-do Feitosa, de Guarujá, José Geraldo Fiarresgo, de Ita-nhaém, Balduino Diniz, de Monaguá, Roberto Varella, de Santos, e Márcio Perretti Papa, de São Vicente. Pres-tigiaram ainda o evento os vereadores Bigode, de Cuba-tão, Badú, de Mongaguá, e Walter Suman, de Guarujá. O encontro foi na Churras-caria Leitão, na entrada da cidade.

Protesto será semelhante a outro realizado em fevereiro, no mesmo lugar

Folha da Baixada 5Geral

Ministério Público cobra informações da Prefeitura sobre casos de meningite

Mais de 30 mil escolas vão ter aula em tempo integral ainda este ano

Mais de 30 mil escolas em todo o país vão ter aula em tempo integral ainda em 2012. A informação é da própria pre-sidente Dilma Rousseff. Segundo ela, o Programa Mais Educação, que oferece ativida-des em tempo integral aos estu-dantes do 1º ao 9º ano, deve beneficiar 5 milhões de estu-dantes em todo o país – inclusi-ve em escolas rurais.

“O Programa Mais Educação é responsável por uma grande transformação que já estamos fazendo em 15 mil escolas do ensino fundamental de todo o país. Hoje, 2,8 milhões de estu-dantes do 1º ao 9º ano já ficam

na escola o dia todo. Eles parti-cipam de atividades orientadas, que vão desde o acompanha-mento das tarefas escolares até a prática de esportes, aulas de arte e informática”, explicou.

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma ressal-tou que a meta de 30 mil escolas com ensino fundamental em tempo integral era esperada para 2014 e que o novo número defi-nido para o último ano de gover-no passou a ser de 60 mil escolas integradas ao Mais Educação. “Elas [as crianças] ficam na escola, no mínimo, sete horas por dia. Lá, recebem um lanche pela manhã, almoçam e depois,

à tarde, fazem novo lanche. E o que é importante: têm reforço em matemática, português, ciên-cias, praticam esportes, têm aula de arte e ainda fazem informáti-ca”, disse.

O Ministério da Educação está com inscrições abertas até o próximo dia 30 para novas adesões das prefeituras ao Mais Educação. Ao todo, o governo deve investir R$ 1,4 bilhão este ano no programa. Têm priorida-de escolas onde estudam bene-ficiários do Bolsa Família e também as que tiveram baixa avaliação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Parceria entre Sabesp e Senai tem vagas para 552 aprendizes

O projeto Aprendiz da Sabesp, parceria da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo com o Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial -, vai selecionar 552 estudantes do 1º ou 2º ano do Ensino Médio, para curso de formação de agente administrativo.

As inscrições já estão aber-tas e devem ser feitas no site

da Fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) até o dia 10 de abril. A taxa é de R$ 40. O jovem deve ter de 14 a 21 anos, da rede pública ou particular. Do total de vagas, 36 são para a Baixada Santista: Santos (17), Guarujá (4), Praia Grande (3), Bertioga (2), Cubatão (2), Itanhaém (2), Mongaguá (2), Peruíbe (2) e São Vicente (2).

Os dois casos de meningite registrados em Praia Grande nas últimas semanas, um com vítima fatal, mereceram providências por parte do Ministério Público. Promotores da Vara da Infância e Juventude solicitaram informa-ções à Prefeitura, sobre quais as ações tomadas.

A pedido de mães que demons-traram preocupação com eventu-al contágio, foi aberto um inqué-rito a fim de reunir dados sobre a situação.

O registro de casos de meningi-te ocorreu em escolas vizinhas e, várias mães deixaram de levar os

filhos para as aulas. O Ministério Público no município pediu que fosse enviado um relatório, para esclarecer quais providências estão sendo tomadas pela Prefeitura, tanto em relação à reposição das aulas perdidas, quanto em relação à saúde.

O prazo para a entrega do relató-rio terminou na terça-feira. De acordo com Carlos Cabral Cabreira, promotor da Vara da Infância e da Juventude de Praia Grande, a Secretaria de Educação entregou o documento e informou que tomará todas as medidas necessárias, visando a compensação das aulas.

“Assim, os alunos não vão perder os dias que faltaram”.

Ainda na terça-feira à tarde, ele aguardava o retorno da Secretaria de Saúde. “Caso não entreguem, podem responder por desobediên-cia”. Até o último contato feito pela reportagem, na tarde de quarta-fei-ra, a promotoria ainda aguardava o retorno da Secretaria de Saúde.

Dois casos - No começo de março, um menino de nove anos, que estudava na escola Ary Cabral, morreu de meningite. A doença

dele foi do tipo viral e o caso dei-xou pais e alunos do colégio preo-cupados. Em seguida, um bebê da escola vizinha contraiu a meningite bacteriana, foi medicado e estava fora de perigo.

Para evitar a transmissão da doença, parentes e alunos, que tive-ram contato direto com a criança, receberam antibiótico. O procedi-mento evita um possível contágio. A creche onde o bebê estava fica na mesma quadra da escola Ary Cabral.

Dois casos, um com vítima fatal, preocuparam as mães, que deixaram de levar os filhos à escola. Elas foram à Vara da Infância e Juventude

Primeiro caso de meningite não foi diagnosticado a tempo no PS Quietude

Promotor Carlos Cabral Cabreira, da Vara da Infância e Juventude

Turma de alunos jovens do Senai

Alunos de escola do Guarujá receberam instrumentos para fanfarra por meio do Mais Educação

6 Folha da Baixada Geral

Todo mês é o mesmo trans-torno: quando chega o dia de marcar consulta na Usafa do Jardim Real, em Praia Grande, os usuários já sabem que terão de enfrentar filas gigantescas, aborrecimento e um dia todo brigando na unidade para con-seguir o que deveria ser direito deles, a consulta.

Na última segunda-feira não foi diferente. Os funcionários tinham 28 fichas para distri-buir aos pacientes, mas a fila era de aproximadamente 100 pessoas. Idosos passavam mal, aguardando sua vez embaixo do sol forte.

O zelador Milton José da Silva, de 50 anos, chegou às 9 horas. E, para azar dele, as fichas acabaram bem na sua vez. “Deram 28 e eu era o 29º. Tive que brigar aqui junto com o pessoal e ameaçar chamar a imprensa para que eles come-çassem a entregar mais núme-ros. Até que conseguimos uma senha, mas a consulta é só pra junho”.

Milton tem pressão alta e pro-blema de ácido úrico. Sua mulher, Marta Marques Conceição Silva,

não consegui a consulta pra saber se tenho alguma coisa”.

A maior preocupação dela é com o marido Bento Serafim de Carvalho, de 53 anos. Ele des-cobriu em um exame que tem uma arritmia cardíaca. “Foi na semana passada. O médico pediu o exame com urgência e estou aqui lutando para conse-guir marcar a consulta. Na semana passada ele veio aqui, nem sabia da arritmia, mas ten-tou marcar uma consulta e não conseguiu”.

A Prefeitura de Praia Grande foi procurada e informou o que segue: “O agendamento aconte-ce a cada 15 dias gerando um total de 150 vagas por mês. O horário para atendimento dos pedidos é das 7h30 e apenas se encerra quando acabam as vagas. Na última segunda-feira (19), o desentendimento ocorri-do foi motivado porque alguns pacientes quiseram marcar a consulta fora do horário e, con-sequentemente, não havia mais vagas. Todo agendamento con-templa as vagas do mês seguin-te, não podendo ultrapassar para meses posteriores”.

de 44 anos, tem diabetes e tam-bém, pressão alta. Ambos fize-ram todos os exames solicitados pelo médico em agosto do ano passado. “Quando a gente conse-guir passar pela consulta, nossos exames não vão mais valer, por-

que vai ter passado quase um ano. Então, vamos ter que fazer tudo outra vez”.

3 meses - A dona de casa Maria das Graças Moura Silva Carvalho, de 48 anos, passa pelo mesmo problema. Ela

tenta, há três meses, marcar uma consulta, mas sempre fica de fora. “Eles atendem só quem tem o cartão azul, que são os idosos e os casos mais graves. Eu fiz um raio-x de um dedo e um exame ginecológico e ainda

A marcação ocorre uma vez por mês e nem todo mundo consegue agendar

Esgoto entupido transborda dentro das casas no Jardim Glória

Nas últimas duas semanas, a dona de casa Josefa dos San-tos Pageu, de 73 anos, não sabe o que é respirar tranqui-lamente na rua onde mora. O mau cheiro, causado pelo en-tupimento da rede de esgoto da Avenida Ministro Marcos Freire, no Jardim Glória, em Praia Grande, está cada vez pior. “É um horror. A rua fica

cheia de lama podre, porque a água vaza pelas caixas de esgoto da rua e nos ralos das casas”.

Segundo ela, que mora pró-ximo ao viaduto 18, o quintal de sua residência fica cheio de água suja. “Meu marido tirou a tampa pra olhar e não está escoando mesmo, porque elas estão transbordando. É

insuportável o cheiro”.A situação piora ainda mais

quando os ônibus passam pela avenida. “Aí entra aquela água suja nas casas. Fora o pessoal que precisa descer e pisa nes-se esgoto. Um horror”. Recla-mações já foram feitas à Sa-besp, mas nada foi resolvido até agora. “Já chamamos, mas ninguém nem veio olhar”.

Usuários não conseguem passar por consulta na Usafa do Jardim Real

Pacientes aguardam no sol e não conseguem consulta

Iniciativas culturais de jovens podem concorrer a prêmio nacional

Jovens que atuam em projetos culturais podem concorrer a finan-ciamento do Ministério da Cultura. Para isso, até 30 de abril, novos projetos ou ações em andamento poderão ser inscritos no Prêmio Agente Jovem de Cultura. Serão premiadas 500 iniciativas de jovens entre 15 e 29 anos, em todo o País.

A seleção é feita por meio de uma parceria entre o MinC – que investirá R$ 2,9 milhões – e os ministérios da Saúde (R$ 1 milhão) e do Desenvolvimento Agrário (R$ 600 mil), além da Secretaria-Geral da Presidência da República/Secretaria Nacional de Juventude (R$ 500 mil).

Podem concorrer ao prêmio ini-ciativas existentes e já concluídas nas áreas de comunicação, tecno-logia, pesquisa, formação cultural, produção artística, intercâmbio e sustentabilidade. Cada selecionado receberá premiação de R$ 9 mil. Serão 200 bolsas na faixa entre 25 e 29 anos, número igual para 18 a 24 anos e outras 100 para 15 a 17 anos. As inscrições poderão ser feitas pela internet, por meio do SalicWeb - www.cultura.gov.br/site/2011/11/30/salicweb -, ou

pelos Correios.O edital terá duas fases: habilita-

ção das propostas (análise docu-mental eliminatória) e seleção (eli-minatória e classificatória). Os projetos serão avaliados a partir dos seguintes critérios: criativida-de, inovação e boas práticas; impacto social da iniciativa; com-provação da qualidade e efetivida-de das estratégias de comunicação e de estratégias que promovam o empoderamento; sustentabilidade, valorização da cidadania e da diversidade cultural brasileira.

Grupo de Dança de Rua Jovens de Periferia, contemplado pelo Minc

em 2011Severino e Josefa reclamam do mau cheiro e desconforto

Folha da Baixada 7Geral

Guarda Civil Municipal exerce o poder de polícia

Quando se fala em poder de polícia, é comum as pessoas atri-buírem esse poder às organizações policiais como, por exemplo, as Polícias Civil e Militar. Mas é importante frisar que só o Estado detém o Poder de Polícia. Fala-se aqui de Estado enquanto Poder Público e não estado ente federa-do, estado membro. Portanto, o agente do Estado, neste caso o Guarda Civil Municipal, tem o poder de polícia, que na verdade é o poder de contrariar interesse particular em benefício da coleti-vidade. Dessa maneira, o GCM pode, no caso concreto, parar uma motocicleta para averiguar uma situação suspeita, usando para isso a técnica correspondente à ação, sempre respeitando o cidadão.

É comum também, por uma questão cultural, as pessoas aceita-rem de forma natural uma inter-venção da Polícia Militar e estra-nharem a mesma ação desenvolvi-da pela Guarda Civil Municipal.

Além disso, o Ministério da Justiça tem investido muito nas

Guardas Municipais, que têm con-tribuído de forma inteligente nas ações de segurança, por meio de convênios. Praia Grande tem con-vênio firmado com o Ministério da Justiça, através da superinten-dência da Polícia Federal para concessão de portes de armas, para acesso à Rede InfoSeg e tam-

bém ao Sistema integrado de Prevenção da Violência e Criminalidade.

Não se trata de um “Arranjo local”, como foi citado no texto, mas de Gestão Integrada de Segurança, e a Administração Pública Municipal está a passos largos nesta política e tem avança-

do bastante, sempre com muita técnica e planejamento.

Por fim, é importante observar que a Guarda Civil Municipal de Praia Grande é uma corporação que vem ascendendo de forma muito positiva junto à sociedade praiagrandense. E essa ascensão é fruto do trabalho que desenvolve

com técnica e inteligência. Para o desenvolvimento dos tra-

balhos, a Guarda Civil Municipal conta em sua estrutura com Corregedoria e Ouvidoria autôno-mas e independentes, que agem nos casos de desvio de conduta ou abuso cometido por qualquer Guarda Civil Municipal, quando denunciado, ou flagrados pelos seus superiores ou pessoas que por alguma razão sin-tam-se prejudicadas.

A Guarda Civil Municipal, em caso de flagrante delito, já efetuou centenas de prisões e, atualmente, quando necessário, realiza pesqui-sas de pessoas e veículos envolvi-dos em situações de fundada sus-peita em razão do mencionado convênio com o Ministério da Justiça, que disponibilizou à GCM o acesso à Rede InfoSeg. Trata-se de um sistema de informação nacional que permite a pesquisa de pessoas e veículos, oferecendo informações importantes como o andamento de processos crimi-nais, prisões, mandados de prisões e procurados da Justiça.

Em função de uma nota sobre a atuação da corporação, o comando da Guarda Civil de Praia Grande, por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura, encaminhou ao Folha da Baixada o seguinte texto

Novo prédio do Posto Fiscal de Praia Grande fecha devido à queda do forro

Descoberta nova jazida de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos

Apesar de inaugurado em se-tembro de 2011, pouco mais de seis meses, o Posto Fiscal de Praia Grande, órgão da Secretaria da Fa-zenda, está fechado devido ao desa-bamento de parte do forro de gesso do teto. Na porta, um aviso indica o fechamento por motivo de “força maior”. O desabamento teria sido causado pela chuva e o vento for-te, no dia 15, durante a noite, fora do horário de funcionamento. Nin-guém se feriu.

A assessoria de imprensa da Se-cretaria da Fazenda esclareceu que houve um entupimento na grelha da coluna de águas pluviais por areia e folhas, o que causou o transborda-mento da água da chuva para dentro do prédio. Com o peso e acumulo

A Petrobras confirmou esta semana nova descoberta de petróleo na Bacia de Santos. Desta vez, no bloco BM-S-8, em águas ultraprofundas, durante a perfuração do poço batizado de Carcará, a 232 km do litoral do estado de São Paulo. O resultado foi comprovado por meio de amostragem de petróleo em reservatórios situados a 5.750 metros de profundidade.

O poço continua em perfuração, buscando determinar o limite inferior dos reservatórios, bem como identificar outras possíveis zonas de inte-resse. Carcará é o terceiro poço perfurado na área do Plano de Avaliação da Descoberta da área de Bem-te-vi, a 20 km da pioneira descoberta, em águas onde a profundidade é de 2.027 metros.

de água, ocorreu a queda de algu-mas placas de gesso. A vistoria re-alizada pela construtora do imóvel não identificou qualquer problema ou falha estrutural na obra. Os re-paros estão em curso. Foi elabo-rado um cronograma de vistoria e limpeza de todo o sistema de águas pluviais.

Ainda de acordo com a Secreta-ria, o município cedeu à Delega-cia Regional Tributária do Litoral (DRT-2) uma área no setor de aten-dimento na sede da Prefeitura. Três servidores da Secretaria da Fazenda realizarão o atendimento ao público (orientações plantão fiscal de dúvi-das, ITCMD, IPVA e Nota Fiscal Paulista). Os serviços de maior complexidade serão prestados aos

contribuintes diretamente no Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda em

Santos. Os reparos no imóvel de Praia Grande já estão em curso e o

atendimento voltará ao normal as-sim que forem concluídos.

Curso de formação de novos guardas civis municipais

Fachada do prédio inaugurado em 1° de setembro de 2011

8 Folha da Baixada

O Internacional Futebol Clu-be estreou com vitória na 3ª Copa Máster - atletas com mais de 50 anos - de Futebol Ama-dor de Praia Grande. A equipe do Antártica ganhou de 3 a 2 do time do Vila Nova FC, que tem sede no Glória. O jogo foi realizado no sábado (17), no Campo do Treze de Maio FC no Sítio do Campo.

Com o resultado o Interna-cional assume a liderança da competição. Isso porque no outro confronto da rodada, no Campo do Unidos FC (Tupi), houve empate sem gols entre os selecionados do Unidos e Botafogo FC (Antártica). O torneio é realizado pela Liga Praiagrandense (www.lfapg.com.br) e tem apoio da Secre-taria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Neste sábado (24), às 15h30,

serão realizados três jogos pela segunda rodada da Copa Más-ter. No Campo do Unidos FC (Rua Orivaldo Augusto Oli-veira, 26.466, Tupi), o time da casa enfrenta a equipe do Vila Nova FC. No Campo do Cesac (Rua Cíntia Giufrida, s/nº, For-te), enfrentam-se os selecio-nados do Esporte Clube Vila Mirim e do Cesac. No Campo do Botafogo FC (Rua dos Tra-balhadores, Antártica), jogam Botafogo e Internacional.

A tabela da Liga determina chave única, em que jogam to-dos contra todos, em turno e returno. Os quatro primeiros colocadas classificam-se para a fase semifinal, sendo que os dois primeiros jogam com a vantagem do empate para chegar à decisão. Em 2011, o Cesac foi o campeão da Copa Máster.

Anunciada a seleção praiagrandense de taekwondo

Praia Grande anunciou os convocados da seleção praia-grandense de taekwondo, que começa preparação para a dis-puta dos 56º Jogos Regionais do Estado de São Paulo, em julho. A equipe foi montada após seletiva realizada pelas secretarias de Juventude, Es-porte e Lazer – Sejel – e de Educação – Seduc. “A seletiva foi um sucesso, pois consegui-mos montar uma equipe com-pleta e forte. Agora é trabalhar duro para os Regionais”, afir-

mou o técnico desportivo pe-dagógico André Marques.

Integram a equipe muni-cipal os lutadores Gustavo Rodrigues Marçal e Eduardo Marques Medeiros (categoria até 58 quilos); Adenilson dos Santos Júnior, Murilo Snayder Perelli e Icaro Lucas de Souza (58 a 68 kg); Johnatan Luiz dos Santos e Otto Gustavo Mendes da Silva (68 a 80 kg); e Daniel Alves Santos (mais de 80 kg). E também as atletas Renata Mori Vidotto e Bruna Paixão

Santos (até 49 kg); Alessandra Emmerich de Souza Menzio e Camila Mayara Silva (49 a 57 kg); Caroline Gomes San-tos (57 a 67 kg) e Jennifer de Oliveira Gonçalves (mais de 67 kg).

Os atletas atuam em centros de treinamento e instituições como Academia Arena Omega Fitness (Bairro Caiçara), Aca-demia Red Tiger (Boqueirão), Associação Rogério Botelho (Jardim Leblon) e Team Cai-çara (Caiçara).

Internacional vence na estreia da Copa Máster de Futebol

Proposta a capacitação em inglês para atletas, visando às olimpíadas

Independente do Parque na final da Copa Narciso de Futsal

Uma parceria inteligente para ensinar inglês foi anun-ciada por um instituto e uma escola de idiomas de Praia Grande, a fim de preparar esportistas e profissionais de imprensa com foco nas Olim-píadas de 2016, no Brasil. A proposta foi protocolada na administração municipal.

O Instituto Social de Edu-cação Esportiva – ISEE e Wizard estão concedendo 48 bolsas para funcionários da Prefeitura, atuantes no es-porte ou em cobertura espor-tiva. O investimento anual é

no valor de R$149.760,00. “A iniciativa objetiva a ca-pacitação em idioma estran-geiro, especificamente o inglês, daqueles que podem ter contato direto com es-portistas e visitantes estran-geiros, sobretudo no período em que as olimpíadas acon-tecerão no Brasil, em 2016. A concessão integral de bol-sas de estudos, em caráter anual, é voltada para alunos iniciantes, que tem pouco ou nenhum conhecimento do idioma”, informaram os par-ceiros.

O EC Independente do Parque disputa neste sábado (24), em Santos, o título da Copa Narciso de Futsal. A equipe do Parque das Amé-ricas entra na quadra para fazer a final do campeona-to sub-12 contra o Grande Lance, em jogo a partir das às 9h30, na sede da Unimes

– Universidade Metropolita-na de Santos, na Av. Conse-lheiro Nébias, esquina com a Av. Francisco Glicério. Gilmar dos Carrinhos, Góis Material de Construções, Padaria 1º de Maio e Limp & Cia Material de Limpeza são os apoiadores da equipe dirigida pelo técnico Chico.

Time do Bairro Antártica venceu por 3 a 2 a equipe do Vila Nova

Esporte Amador

Maurici, do Cesac, carrega a bola no título do ano passado

Seletiva foi realizada em um dos ginásios municipais

9 Folha da Baixada

Jogos Abertos da Juventude estão sendo realizados na Baixada

Paratletas santistas vão a Lisboa em prova com elite do esporte

Os paratletas santistas Jaciel Paulino e Carlos Neves (ADD / Avianca / Fila / Fast Wheels / Fupes / Prefeitura de Santos), que venceram a São Silvestre e a Meia Maratona de Miami, res-pectivamente, embarcaram esta semana para mais um grande de-safio. Acompanhados do treina-dor Eduardo Leonel, foram para Portugal, onde, neste domingo (25), é realizada a Meia Marato-na de Lisboa, uma das competi-ções mais difíceis da categoria.

Paratletas da elite mun-

dial confirmaram presença na competição, entre eles o suíço Heinz Frei, considerado o me-lhor da história na modalidade. Paulino e Neves são os primei-ros brasileiros a participar da prova. “O convite para ir a Por-tugal foi feito pela organização da prova, devido aos resulta-dos expressivos que os dois conquistaram. Hoje, eles são os melhores sul-americanos da categoria. Lutaremos para ficar entre os dez primeiros”, disse Eduardo Leonel.

Os Jogos Abertos da Juventude, os Joguinhos, realizados pela Se-cretaria Estadual de Esporte, La-zer e Turismo (SELT) para a faixa entre 10 a 18 anos, estão sendo realiados na Baixada Santista. As seleções masculina e feminina de xadrez de Praia Grande disputa-ram partidas na quarta, quinta e sexta-feira (21, 22 e 23), em San-tos. Elas enfrentam as equipes de Cubatão, Santos e São Vicente na fase sub-regional. Na sequência (fase regional), as disputas en-globam as turmas vencedoras das disputas do Litoral Sul e do Vale do Ribeira, mais os campeões da sub-regional. Por fim, chega-se à fase estadual, reunindo os melho-res times de São Paulo.

Além do xadrez masculino e

feminino, a delegação de Praia Grande na fase-sub-regional dos Joguinhos reúne times de atletis-mo, basquete, futsal, handebol, gi-nástica artística, ginástica ritmica desportiva, judô, natação, vôlei e futebol de campo.

Praia Grande será sede de duas disputas desta fase inicial dos Jo-guinhos. Em abril, a competição de atletismo será na pista muni-cipal (Rua José Bonifácio, s/nº, Bairro Sítio do Campo). Em maio, as lutas de judô serão no Ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer (Avenida Ministro Marcos Freire, 33579, Bairro Tupi). Os torneios de handebol e vôlei serão no Giná-sio Rodrigão (esquina da Avenida Presidente Kennedy com a Rua Arari, Bairro Tupi).

Kelly Antunes, uma campeã na natação e na vida

A nadadora brasileira com Síndrome de Down, Kelly Antunes, moradora em Itanhaém, prova todos os dias que superação é algo a ser con-quistado. Aos 30 anos, atrás de um rosto tímido e de poucas palavras, ali está uma autêntica campeã das águas. É dona de vários títulos e mais de 200 medalhas. No momento, ela treina para representar o País e trazer medalhas de um campeo-nato, na Itália, ainda este ano.

A vontade de praticar nata-ção surgiu por conta própria, já que ninguém em casa é espor-tista. Assim que pôs os pés na água, Kelly se familiarizou com o meio. E a cada braçada, a atleta sentia-se mais motivada a seguir com os treinos. Foi então que a nadadora teve segu-rança e trocou o sonho de ser ginasta olímpica para ser nada-

dora.Aos 10 anos, Kelly começou

a competir em campeonatos pequenos, mas aos poucos foi se descobrindo e ganhando notoriedade para disputar gran-des provas. Sua atuação lhe rendeu participações em cam-peonatos nacionais e interna-cionais realizados em Paraná, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Equador, Argentina, Suécia, Itália e Portugal. “Adoro nadar. Quero continuar nessa carreira por muitos anos. Isso aqui é tudo para mim”, diz a nadadora.

Atualmente, Kelly é integran-te da equipe brasileira de nata-ção de pessoas com deficiência intelectual, com especialidade em 200m Medley e 100m Borboleta. Nunca houve recuos da nadadora, mesmo porque os desafios não a intimidam. Há

mais de um ano a atleta treina no Complexo Educacional Harry Forssell, com os técnicos

Milena Pedro de Moraes e Yucatan Koki de Araujo. A mãe Albertina da Silva, 50

anos, elogia: “Kelly é uma garota determinada. Ela só pensa na natação”.

A atleta tem Síndrome de Down, é dona de vários títulos e mais de 200 medalhas

Atleta treina para competir na Itália, este ano

Jaciel Paulino (esq.), vice campeão, Carlos Neves (dir.) campeão na categoria cadeirantes, e Anderson San-tos (centro) campeão categoria deficiente físico

Seletiva para a formação das equipes

Esporte Amador

10 Folha da Baixada Esporte

Santos enfrenta o Bragantino na Vila Belmiro, domingo, pelo Paulistão

Pelo Campeonato Paulista, o Santos enfrenta o Bragantino, em casa, domingo, a partir das 18h30. A equipe espera grande presença da torcida para fazer a tradicional pressão aos visitantes, no alçapão da vila. O time de Muricy Ramalho está devendo para a torcida uma vitória na competição, a fim de manter as chances de permanecer entre os oito primeiros, que pas-sam à fase seguinte.

No jogo anterior, contra o São Paulo, a equipe deixou escapar a vitória e agora precisa vencer para não se distanciar de Palmeiras que lidera com 32 pontos, e São Paulo e Corínthians, ambos com 31. O Santos tem 27 pontos na competi-ção. O Bragantino é o oitavo colocado, com 23 pontos.

Equipe precisa vencer para não se distanciar na tabela

Arouca, em treino do Santos durante a semana

Santos e Bahia farão o jogo de abertura do Brasileirão 2012, em 19 de maio

Gerson Magrão chega ao Santos para ajudar equipe na lateral e no meio-campo

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela do primeiro turno do Campeona-to Brasileiro 2012. O Santos FC fará sua estreia no dia 19 de maio, contra o Bahia, na Arena Pituaçu, em Salvador (BA), a partir das 18h30. Em 2012, o Campeonato Brasileiro segue a mesma fór-mula dos anos anteriores: pontos corridos com 20 equipes, que jo-garão em turno e returno até o 2 de dezembro, para a definição do campeão.

No ano passado, o Santos, campeão da Copa Libertadores e do Paulistão, terminou o Bra-sileiro na décima colocação, com 53 pontos, após 15 vitórias, oito empates e 15 derrotas. O time de Muricy Ramalho marcou 55 gols e sofreu outros 55. Mesmo sem ter levado o título, o Peixe teve o artilheiro do torneio, o atacante Borges, com 23 gols.

Novo reforço do Santos FC, Gerson Magrão foi apresenta-do oficialmente na terça-feira (20), após o treino da equipe santista no CT Rei Pelé. Poli-valente, o jogador de 26 anos disse em sua chegada que pode atuar tanto como volan-te, como lateral esquerdo. “É bom para o Muricy. Venho para ajudar, independente de jogar na lateral ou no meio. Ainda não tive uma conversa com ele, mas se precisar de mim estou pronto para aju-dar”, declarou o jogador, que firmou contrato com o Santos

FC por empréstimo até de-zembro de 2013.

Realizando treinamentos físicos com o Peixe desde o início do ano, Gerson Magrão ainda não está pronto para estrear pelo time santista. Porém, o jogador terá tempo para se preparar, pois só po-derá atuar na segunda fase da Copa Libertadores. “Condi-ções de estrear eu não teria agora. Falta ritmo de jogo e contato com a bola, o que há muito tempo não tinha. Estou há duas semanas treinando com bola, e com os coletivos

vou adquirindo ritmo”. Sem atuar desde agosto do

ano passado, quando defendia o Dínamo de Kiev (Ucrânia), Gerson Magrão revelou a an-siedade de voltar a entrar em campo, agora pela atual equipe campeã da Copa Libertadores. “Ficar só na academia e não ter a oportunidade de treinar no campo é muito ruim. Espe-rar é ruim, mas agora já tenho uma data para voltar a jogar e vou estar preparado, seja para a segunda fase da Libertado-res, como para o Campeonato Brasileiro”.

Confira e guarde a tabela do SantoS no primeiro turno do braSileiro

19/05 - Santos FC X Bahia (BA), 18h30 - Arena Pituaçu 27/05 – Santos FC X Sport (PE), 16h00 – Vila Belmiro

06/06 – Santos FC X Fluminense (RJ), 21h50 – Engenhão10/06 – Santos FC X São Paulo (SP), 16h00 – Morumbi17/06 – Santos FC X Flamengo (RJ), 18h30 – Engenhão

24/06 – Santos FC X Coritiba (PR), 18h30 – Vila Belmiro01/07 – Santos FC X Portuguesa (SP), 16h00 – Canindé

08/07 – Santos FC X Grêmio (RS), 16h00 – Vila Belmiro15/07 – Santos FC X Internacional (RS), 16h00 – Beira-Rio18/07 – Santos FC X Botafogo (RJ), 19h30 – Vila Belmiro

21/07 – Santos FC X Vasco da Gama (RJ), 18h30 – São Januário26/07 – Santos FC X Atlético (MG), 20h30 – Arena do Jacaré29/07 – Santos FC X Ponte Preta (SP), 18h30 – Vila Belmiro

05/08 – Santos FC X Náutico (PE), 18h30 – Aflitos08/08 – Santos FC X Cruzeiro (MG), 21h50 – Vila Belmiro12/08 – Santos FC X Atlético (GO), 18h30 – Vila Belmiro

16/08 – Santos FC X Figueirense (SC), 20h30 – Orlando Scarpelli19/08 – Santos FC X Corinthians (SP), 16h00 – Vila Belmiro

25/08 – Santos FC X Palmeiras (SP), 18h30 – Pacaembu

Jogador atuará na segunda fase da Libertadores

Santos 1 X 1 Bahia, pelo Brasileirão 2011

Folha da Baixada 11Saúde

Programa Farmácia Popular tem medicamentos com até 90% de desconto

O Programa Farmácia Popular, do Governo Federal, visa promo-ver o fornecimento de medica-mentos gratuitos ou a baixo custo para a população. Ele funciona tanto em farmácias próprias, cria-das pelo governo, em regiões dis-tantes, e em unidades da rede pri-vada.

As unidades credenciadas ofere-

cem uma lista de 25 produtos. Além dos gratuitos para hiperten-são e diabetes, há medicamentos com até 90% de desconto para o tratamento de outras doenças, tais como colesterol, Parkinson, glau-coma e rinite. Também são dispo-nibilizados anticoncepcionais e fraldas geriátricas - para pessoas com mais 60 anos. As farmácias

da rede própria oferecem 113 itens. Fique atento a esta chamada: Aqui Tem Farmácia Popular.

Somente em 2011, o governo investiu mais de R$ 700 milhões no abastecimento e distribuição de medicamentos nas farmácias populares da rede própria, além do ressarcimento às farmácias da rede privada credenciadas.

Veja onde tem farmáCia popular em praia grandeBalneário Maracanã - Av. Pres. Kennedy, 9.943 - fone 3471 9809Boqueirão - Av. Presidente Costa e Silva, 328 – fone 35914181Boqueirão - Av. Pres. Costa e Silva, 1140 - fone 33794388 Centro - Av. Pres. Costa e Silva nº 325/331 - fone 37077900Cidade Ocian - R. Fagundes Varella, nº 283 - fone 37077900Parque das Américas - Av. Estados Unidos nº1044 - fone 35923095Vila Caiçara - Av. Presidente Kennedy, 12555 - fone 38785100Vila Caiçara - Pres. Kennedy, nº 12713 loja 01 - fone 34775504Vila Mirim - R. Júlio Prestes de Albuquerque, 313 - fone 34944824Vila Sônia - Rua Antônio Cândido da Silva, nº186 loja 01 e 02, fone 34816161Vila Tupi - Av. Pres. Kennedy nº 5341 - fone 35923095

Somente em 2012, o governo federal investiu mais de R$ 700 milhões no programa

Programa funciona na rede própria do Governo e nas credenciadas

Há regras para o convívio entre crianças e bichos de estimação

Más condições de vida favorecem o surgimento de transtornos mentais na população

O Hospital das Clínicas da Fa-culdade de Medicina da USP aler-ta para os cuidados que se deve ter com animais domésticos e silvestres em casas onde moram bebês e crianças pequenas. "Os animais não têm, obviamente, os nossos hábitos de higiene. Eles possuem uma flora bacteriana própria que, por contato oral, por pele, nasal ou pela urina, podem causar infecções nos bebês com até seis meses", alerta a pediatra do Instituto da Criança do HC, Fi-lumena Gomes.

Os riscos são grandes se não forem tomados os cuidados ne-cessários. Os pelos dos gatos, por exemplo, podem agravar um quadro de asma. Além disso, há risco de doenças como fungos de pele (micose); toxocaríase (doen-

A violência urbana e a falta de qualidade de vida favorecem o desenvolvimento de transtornos mentais na população, segundo a coordenadora do Núcleo Epi-demiológico da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Laura Helena Andrade. Para a pesquisadora, esses fatores são responsáveis pela prevalência de problemas como a ansiedade, depressão e uso de drogas em cerca de 30% dos paulistanos. O dado faz parte de uma pesquisa feita em consórcio com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Universidade de Harvard, pu-blicada no mês passado.

O estudo conseguiu identificar grupos mais vulneráveis a esses

transtornos, como os migrantes que moram nas regiões pobres da cidade. “A gente vê que os homens migrantes que vão para essas regiões têm mais risco de desenvolver quadros ansiosos, do que os que migram para as regiões com melhor condição”, ressaltou. “As mulheres que vi-vem nessas regiões mais remo-tas, que são chefes de família, têm mais risco de quadros an-siosos e quadros de controle de impulso”, completou.

As condições de vida dessa população fazem com que o Brasil tenha um número maior de afetados, cerca de 10%, do que outros países que partici-param do estudo, além de uma ocorrência maior de casos mo-

derados e graves. “Em segundo lugar vem os Estados Unidos, com menos de 7%, e em outros países é menos de 5%”, disse a pesquisadora.

Para Laura Andrade, as do-enças são indicativos dos pro-blemas sociais enfrentados pela população da periferia da capital paulista. “Essas pes-soas que estão vindo para São Paulo, estão vindo para regi-ões mais violentas, estão mais expostas à violência. Então, acho que [elas] precisariam realmente ter políticas habita-cionais. Tem que melhorar a qualidade de vida das pesso-as. Melhorar a escolaridade, o ambiente onde elas vivem”, declarou.

ça causada pelo verme Toxocara canis), toxoplasmose e traumas

como cortes, arranhões e morde-duras.

Confira aS diCaS para um ConVíVio SaudáVel Com animaiS em CaSa:

1 - O animal precisa ter o seu espaço delimitado. Não deve transitar livremente por todos os cômodos da sala; principalmente pela sala, quartos e cozinha;

2 - O adulto que cuida do animal deve sempre manter as mãos muito bem higienizadas.

3 - O pelo de alguns animais pode agravar quadros de asma em crianças; a higiene na casa é fundamental.

4 - Além da contaminação direta, o animal pode contaminar uma criança de forma indireta se tiver contato com a água, alimentação ou berço, sofá e roupas das crianças.

5 - Uma criança nunca deve ficar sozinha em algum ambiente com o animal; sempre deve ter a supervisão de um adulto.

Por contato oral, pele, nasal ou urina, flora bacteriana dos animais pode causar infecções nos bebês com até seis meses

Grupos como o de migrantes que moram em regiões pobres têm maior propensão aos distúrbios

12 Folha da Baixada Saúde

Agentes comunitários terão reajuste de mais de R$ 400 milhõesCerca de 250 mil profissionais de Saúde da Família têm aumento no benefício de mais de 16%

Agentes atuam nos municípios em programa com recursos do governo federal

Tratamento convencional associado à acupuntura provoca queda significativa em dores

Estudo do HC comprova eficácia da acupuntura para tratar lombalgia

Estudo realizado pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Me-dicina da USP, unidade da rede pública estadual e maior comple-xo hospitalar da América Latina, demonstra que a acupuntura asso-ciada ao tratamento convencional é eficaz para dor lombar crônica. A lombalgia (dor lombar) é uma das principais causas de afastamento do trabalho. Até 90% das pessoas sofrerão, em algum momento de suas vidas, com este desconforto, que para alguns indivíduos se tor-na crônico.

O estudo foi realizado pelo Centro de Acupuntura do Institu-to de Ortopedia e Traumatologia

do HC. Um grupo de 60 pacien-tes com lombalgia crônica foi avaliado: 28 pacientes receberam tratamento convencional e 32, tra-tamento convencional associado à acupuntura. “Após o termino das seis sessões de acupuntura, verifi-camos que o grupo que teve o tra-tamento convencional associado à acupuntura apresentou uma queda significativa na escala de dor”, relata o fisiatra intervencionista João Amadera.

O tratamento convencional - uso de analgésicos, exercícios e recomendação de posturas corre-tas para atividades diárias - nem sempre é eficaz para o alívio da

dor lombar crônica de alguns pa-cientes. “Quando estas medidas são insuficientes, recomenda-se a associação de procedimentos não farmacológicos, como exercícios terapêuticos e acupuntura, por exemplo, ao tratamento conven-cional”, diz Amadera.

A melhora da dor nos pacientes avaliados persistia após três meses do término do tratamento. Segun-do João Amadera, foi possível, por meio deste estudo, comprovar a eficácia da técnica chinesa mile-nar associada ao tratamento con-vencional. “Há um alívio da dor lombar crônica em curto prazo”, finaliza o especialista.

O Ministério da Saúde aumentou o incentivo financeiro que repassa mensalmente aos municípios, para os 250.903 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs). Eles atuam na estratégia Saúde da Família. O reajuste é de 16,3%, retroativo a janeiro, e eleva o valor do incen-tivo de R$ 750 para R$ 871. Para garantir este benefício, o inves-timento do ministério será de R$ 403 milhões por ano, recursos que poderão ser ainda maiores, uma vez que a quantidade de agentes está crescendo.

Os Agentes Comunitários de Saúde são profissionais vincula-dos às Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Eles realizam ações indi-viduais ou coletivas de prevenção a doenças e promoção de saúde por meio de ações educativas nos domicílios e na comunidade. Com o reajuste, o financiamento anual do ministério para esta conta pas-

sa de R$ 2,5 bilhões para R$ 2,9 bilhões. “Essa previsão considera o número atual de ACSs no país. “Com a expansão da cobertura do Saúde da Família, esse valor pode-rá chegar a R$ 500 milhões até o final deste ano”, disse o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães.

Cada Agente Comunitário de saúde é responsável pelo acom-panhamento de, no máximo, 150 famílias ou 750 pessoas. Atual-mente, o país conta com 32.498 equipes de Saúde da Família atu-ando em 5.288 municípios, o que representa um percentual de 95% de cobertura. Para ser um ACS, é preciso que o profissional seja morador da área onde exercerá as atividades, ter disponibilida-de de tempo integral e passar em processo seletivo promovido pelo município, com o acompanha-mento estadual.

Calvície afeta cerca de 60% dos brasileiros

Independente dos padrões de es-tética ou gosto pessoal, os cabelos representam uma marca individual. Contudo, muitos sofrem com um problema conhecido que afeta e in-comoda cerca de 60% da população masculina brasileira com idade en-tre 18 e 60 anos: a calvície. Desen-cadeada especialmente por herança genética e presença de hormônios andrógenos, a doença não tem cura e ocorre quando as células-tronco existentes na unidade capilar não se reproduzem mais, fazendo com que o cabelo caia e não volte a crescer, segundo o Dr. Carlos Oscar Uebel, presidente da International Socie-ty Of Aesthetic Plastic Surgery, ISAPS.

A alta incidência da patologia é creditada a fatores como o estres-se contemporâneo, pois os jovens ocupam cargos de responsabilida-de cada vez mais jovens, especial-mente aqueles do setor financeiro, e também à longevidade. “É cada vez mais comum os idosos acima dos 70 anos recorrerem ao processo de micro implante já que sabem que com o passar dos anos, o cabelo vai afinando e caindo”, revela o espe-cialista.

Além da genética e dos hormô-

nios, outros problemas atuam como agentes desencadeadores da calví-cie, além do estresse emocional, a seborreia, e no caso das mulheres, a menopausa. Para os indivíduos com pré-disposição, os primeiros indícios dos cabelos calvos come-çam a aparecer a partir dos 20 anos. “Pesquisas apontam que 50% dos homens acima dos 50 anos tornam-se calvos”, alerta o médico.

Prevenção - Alguns tratamentos ajudam a minimizar o problema. “Os tratamentos para calvície mais modernos são o Microtransplante Capilar com Unidades Foliculares e a estimulação das células-tronco destas unidades. A técnica consiste em transplantar raízes capilares da região da nuca – onde é encontrada a melhor qualidade genética do ca-belo – para a área calva por meio de microincisões. Para pacientes com áreas doadoras menos densas ou com mais idade, as células-tronco dos micro implantes podem ser esti-muladas com fatores de crescimento obtidos do próprio paciente. A téc-nica possibilita a implantação de até seis mil fios de cabelos e é feita com anestesia local e sedação. O proce-dimento dura cerca de três horas”, explica o Dr. Carlos Oscar Uebel.

Queda de cabelo ocorre a partir dos 20 anos, acelerada por diversos fatores

Folha da Baixada 13

Os candidatos têm opções em diversas áreas de atuação

O Posto de Atendimento ao Tra-balhador (PAT) de Praia Grande está com 45 oportunidades de em-prego disponíveis em várias áreas de atuação. Entre os cargos estão pizzaiolo, mecânico, manicure e oficial de serviços gerais.

Os interessados devem compare-cer ao PAT, que fica na Secretaria de Relações de Emprego e Traba-lho (Seret), de segunda a sexta-fei-ra, a partir das 8 horas. O endereço

é Avenida Ministro Marcos Freire, 6.650, Quietude, próximo ao Pron-to Socorro local. Para este tipo de atendimento, são distribuídas 30 senhas por dia.

Todas as vagas exigem experi-ência na função e para se cadastrar, o candidato deve apresentar RG, CPF, Carteira de Trabalho e o nú-mero do PIS. Quem preferir, ainda pode realizar o cadastro pelo site www.mais emprego.mte.gov.br.

PAT oferece 45 vagas de emprego

Oportunidades

Operador de empilhadeira é uma das funções em aberto

Emprega São Paulo oferece mais de 17 mil vagas de emprego no Estado

O Emprega São Paulo, sistema online e gratuito de intermediação de mão de obra, em parceria com o Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), gerenciado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), disponibiliza mais de 17 mil vagas de trabalho para diver-

sos setores em todo o Estado de São Paulo. As mais ofertadas são para operador de telemarketing, auxiliar de limpeza, atendentes de balcão, auxiliar de produção, entre outras.

Os interessados podem se can-didatar as vagas pelo site www.emprego.sp.gov.br, fazer login

e senha e informar os dados so-licitados. Outra opção é compa-recer em uma unidade do Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT) com RG, CPF e carteira de trabalho. É importante que o usuário mantenha seus dados do cadastro atualizados para não per-der oportunidades de trabalho.

Confira a Seguir oS CargoS e o número de VagaS:Pizzaiolo: 2Montador mecânico: 1Empregada doméstica: 1Motorista entregador: 2Oficial de serviços gerais: 5Motoboy: 3Diarista: 1Mecânico a diesel: 2Meio oficial de mecânico: 1Vidraceiro: 1Operador de empilhadeira: 2Operador de caixa: 1

Manicure: 2Depiladora: 2Auxiliar de lavanderia: 2Funileiro: 3Carpinteiro: 3Arrumadeira: 1Cozinheira: 1Copeiro: 2Churrasqueiro: 1Atendente de lanchonete: 5Gerente administrativo: 1

Há muitas vagas com o crescimento do telemarketing

Cidade abre 240 vagas para cursos de produtos voltados à Páscoa

Os cincos Programa de Integra-ção e Cidadania (PICs) e os três Centros de Apoio à Família do Educando (Cafes) de Praia Gran-de oferecem workshops temáticos sobre a Páscoa. Foram abertas 240 vagas para atividades que en-sinarão a fazer trufas, bolos em formato de ovos de Páscoa, além dos ovos recheados. As inscrições já estão sendo aceitas desde o dia 14, nas unidades dos PICs e Cafes.

inSCreVa-Se noS workShopS que ainda Serão realizadoS

piC Vila Sônia, 26 de março (segunda-feira), às 14h30 Rua G, s/n, Bairro Vila Sônia. Telefone 3496-5069piC forte, 27 de março (terça-feira), às 14h30Rua Xixová, s/n Bairro Canto do Forte. Telefone 3496-5068Cafe Vila Sônia, 28 de março (quarta-feira), às 14h30Rua Teodósio de Augustinis, s/n, Bairro Sítio do Campo. Tele-fone 3496-5066 Cafe Sérgio mainente, 29 de março (quinta-feira), às 14h30 Rua Ana Pereira de França, 295, Bairro Esmeralda. Telefone 3496-5070

Todos os cursos são gratuitos.Para se inscrever, o interessado

deve ir à unidade mais próxima de onde reside e apenas informar o nome. “Queremos oferecer uma atividade para que os nossos mo-radores tenham a oportunidade de aprender a confeccionar os doces e conseguir uma renda extra neste período de Páscoa”, disse a coor-denadora dos PICs e Cafes, Deni-ze Pontes.

Aulas ajudarão a iniciar uma produção em casa

14 Folha da Baixada Diversão e arte

Apresar da verticalização: “nosso samba ainda é na rua”

Apesar da crescente verticaliza-ção em Santos, com novas cons-truções ocupando os espaços das casas antigas e dos chalés, ainda há espaço para o samba na rua, pelo menos no Marapé, bairro de classe média, tradicional re-duto de grupos como o aclamado Ouro Verde e a Escola de Samba União.

Além destes, que realizam eventos em suas sedes, há outro que faz a exaltação do ritmo mu-sical, todas as tardes de sábados, na rua, à sombra de um pé de aba-cate. Na roda de samba, alguns já se referem ao evento como o Samba do Abacateiro. Ali, na esquina das ruas Ana Nery, com Francisco de Souza Dantas, pró-ximo ao canal 1.

O mineiro Vander José Felicia-no, 56 anos, e décadas de samba pelo mundo afora, é um dos lí-deres. Aprendeu a amar a músi-ca, ainda pequeno. Aos 13 anos, já participava das congadas, em Minas Gerais, com o pai, também músico. Ele conta que gostava de tocar sambas antigos e seus ins-trumentos no início, eram latas de produtos alimentícios. Até que veio para Santos, já adulto, onde começou a procurar por escolas de samba, para continuar a fazer o que ele sempre mais gostou: a música.

“Fiz teste na Império do Sam-ba, passei e comecei a tocar surdo na bateria da escola. Após muito tempo de avenida, passei a me apresentar em casas noturnas da cidade. Até que entrei para um

grupo famoso, chamado Origi-nais do Samba, onde fiquei por 9 anos, viajando pelo Brasil e pelo mundo”.

Na África, América do Norte ou Oriente Médio, Vander pôde aprimorar seu repertório e levar a diferentes culturas a Música Po-pular Brasileira. Há 10 anos ele parou de tocar profissionalmente e passou a exercer sua outra pro-fissão, mas ainda se apresenta

atendendo a convites. “Mantenho meu amor pela música no Abaca-teiro. Chegamos lá todo sábado, por volta das 5 da tarde, e ficamos até o pessoal cansar. Canto músi-cas minhas e de artistas famosos, como Chico Buarque e Zeca Pa-godinho. É o que eu amo fazer e o que me faz bem”. Pra quem quiser conferir ao vivo o Samba do Aba-cateiro, é só comparecer ao local no horário programado.

Equipe prepara alunos de várias idades para a dança

Equipe Evolution convida para aulas gratuitas de dança na Vila TupiProjeto Junto e Misturado é realizado aos sábados e domingos, na Escola Magali Alonso

Crianças, jovens e adolescentes da Vila Tupi, em Praia Grande, têm um motivo muito animado para não ficar perambulando pe-las ruas, nas tardes de sábados e domingos. Nesta parte do final de semana eles estão na escola Pro-fessora Magali Alonso. Dançando. Isto mesmo. Sob a coordenação da Equipe Evolution, eles partici-pam do projeto Junto e Misturado, aberto a toda a comunidade.

À frente da iniciativa, o coreó-grafo Cristiano Mendes comanda o grupo que tem Jaqueline Ferrei-ra, Marcos Alves e Tauan Passos como coordenadores. “Quem qui-ser fazer parte da equipe é só com-parecer na escola, aos sábados e domingos, uma hora da tarde, que nós vamos estar aqui para receber todo mundo”, convida Cristiano.

Segundo a equipe, não precisa saber dançar, basta querer. “Para quem não sabe nós estamos aqui para ensinar. Precisa de dedicação

e participação nos ensaios. Tendo vontade fica mais fácil”, afirma Marcos Alves.

As aulas de dança são possíveis com o apoio da direção da escola, que abre a unidade para o projeto. Sem isso, ficaria bem mais difícil para o grupo oferecer este trabalho para a comunidade. E, dificulda-des, o grupo conhece bem. Em 14 anos de estrada, avaliam que a ati-vidade ainda é pouco reconhecida na cidade.

Com foco nos ritmos axé, pago-de e um pouco de sertanejo, Cris-tiano procura levar a arte da dança para setores da cidade com poucos atrativos culturais. É uma forma de oferecer uma atividade saudá-vel, prazerosa e que mantém a ju-ventude fora das ruas. “Uma arte como a dança ajuda a desenvolver sensibilidade, expressão corporal e ajuda muito na autoestima”. Para quem quiser participar, o convite está feito.

A roda do Samba do Abacateiro é realizada no final da tarde de sábado

Vander tocou no Originais do Samba

Vespasiano Rocha

Vespasiano Rocha

Folha da Baixada 15

Em Jogos Vorazes Jennifer Lawrence luta para manter-se viva

Diversão e arte

Veja outroS filmeS em Cartaz

Cinesystem do litoral plaza Shopping

John Carter 3D, Dublado, 12 anos, ação, 2h12

Pequenos espiões 4 (3D), Dublado, livre, aventura, 1h29

Cada um tem a gêmea, Dublado, 10 anos, comédia, 1h31

O grande milagre, Dublado, livre, drama, 1h47

Guerra é guerra, Dublado, 12 anos, ação, 1h40

Motoqueiro Fantasma 2, Dublado, 12 anos, ação, 1h35

Projeto X, 18 anos, comédia, 1h28

Anderson Silva,Como água, Dublado, 14 anos,

documentário, 1h16

Em Jogos Vorazes Jennifer Lawrence luta para manter-se viva

Em um estranho mundo, a cada temporada, dois jovens são escolhi-dos como “tributos” e são treinados em sobrevivência, para lutar até a morte. Como mocinhos não que-rem morrer, a luta é para mudar o final da história, ou, a regra do jogo. Jennifer Lawrence faz o papel principal nesta estreia mundial, em 23 de março.

Antes de protagonizar a jovem Katniss, ela foi Mística, em “X-Men: Primeira Classe". Com

apenas 21 anos, ela despontou em “Inverno da Alma”, um sucesso de crítica de 2010, que lhe rendeu uma indicação para o Oscar de melhor atriz.

A fita é baseada em uma trilogia contada em livro de Suzanne Collins. Por enquanto, não há sinais de que o filme possa virar uma série, como Harry Potter, mas, nos Estados Unidos, o título lidera a lista dos mais lidos atualmente. Dublado, 14 anos, ficção, 2h24.

Tanah Corrêa dirige Canção para Othello, no Municipal, em Santos

Encenada no Teatro Munici-pal de Santos, a ópera Canção para Othello comemora 35 anos de carreira do diretor santista Tanah Corrêa, que retorna à cidade exclusivamente para a exibição do espetáculo. A mon-tagem estreou em 16 de março e fica em cartaz por curta tempo-rada, nos dias 24, 25, 28, 29 e 30 de março, sempre às 21h00.

Tanah, pai dos atores Ale-xandre Borges, Nathália e Lu-dmila, tem uma rica história no teatro, no cinema e na te-levisão. Militante político so-cialista, também é ativista na

defesa dos interesses da clas-se artística. Em Canção para Othello este veterano diretor está à frente de um elenco de 23 artistas que integram o Gru-po Tescom - Escola de Teatro e Agência de Artistas e Técni-cos, que idealizou e viabilizou a homenagem.

Os ingressos estão disponí-veis no Tescom, na Pinacoteca Benedicto Calixto, na loja Iria-na Básico, no Smart Center e no Teatro Municipal. O Teatro Municipal Brás Cubas fica na Av. Pinheiro Machado, 48. O telefone é 3226 8000.

O Lorax vai agradar a crianças e adultosBaseada no conto infantil do es-

critor Dr. Seuss, O Loraxe conta a história de uma criatura da floresta que tem o poder da esperança. A fita começa apresentando um garoto de 12 anos que enfrenta uma série de perigos para descobrir a história de Lorax, e com isso, ganhar o amor da garota de seus sonhos. O problema é que essa criatura laranja é extre-mamente mal-humorada e promete dificultar muito as coisas.

O filme que é dirigido pelos mes-mos diretores de “Meu Malvado Fa-vorito” e promete deixar no especta-dor o gosto de quero mais, ou seja, uma continuação. A trama retrata a luta de Lorax para proteger seu mundo e salvar uma floresta de uma empresa de tecidos. Com uma dire-ção de arte impecável e roteiro leve, o longa-metragem é uma boa opção para a família toda. Está disponível em 3D, o que é ainda melhor. Du-blado, livre, animação, 1h34. Criaturas lutam para proteger a floresta

A atriz foi Mística em X-Men e já mereceu indicação para o Oscar, o maior prêmio do cinema

16 Folha da Baixada Flashes

Eles saem no sábado para dançarO sucesso se repetiu mais

uma vez. A união de gente bonita e animada, em um lugar aconchegante e agra-dável, promovido por pesso-as de vibração muito positi-va. Não poderia ter sido diferente o Saturday Live, realizado no Vila Boêmia, no Forte, em Praia Grande, no sábado (17). As fotos são de André Clark, diretor da Cia P&B Produções, que aparece ao lado do video-maker Daniel Meteoro e de Zinho Agrício, promotor do evento. Confira.