Edição 1235

48
243 309 600 Telefone 243 333 766 Fax · CNE - Quinta das Cegonhas - Apartado 355 - 2000-471 Santarém · [email protected] · www.oribatejo.pt DIRECTOR Joaquim Duarte SEMANÁRIO 3 de Julho de 2009 | Ano XXIII | N. 1235 | €0,80 (IVA 5% incluído) Santarém Município adere à rede de carros eléctricos página 6 Rota das Freguesias Benfica do Ribatejo vai estar em festa páginas 11 a 14 Região Suspeita de homicídio de jovem no Cartaxo página 15 Projecto Nacional Projecto Nacional tra tra z z 2500 2500 empregos empregos para para Santarém Santarém Caracol é rei do petisco Caracol é rei do petisco em Alcanena, Cartaxo em Alcanena, Cartaxo e Santarém e Santarém Politécnico Matemática trocada por miúdos na ESES página 20 Abrantes Alvano Santos pode ser expulso do PS página 18 Negócios Torres Novas cria 174 empregos página 29 QUINTA DA CAPA ROTA Tomar Casal condenado por rapto de criança página 19 l página 34 Na Quinta da Capa Rota, freguesia de Achete, vai nascer um complexo de saúde, turismo e lazer no valor de 275 milhões de euros. A Câmara de Santarém deu luz verde ao plano de urbanização. O complexo vai criar 4.000 postos de trabalho, dos quais 2.500 directos. | página 7

description

Jornal O Ribatejo edição 1235 PDF inteligente

Transcript of Edição 1235

Page 1: Edição 1235

243 309 600 Telefone 243 333 766 Fax · CNE - Quinta das Cegonhas - Apartado 355 - 2000 -471 Santarém · [email protected] · www.oribatejo.pt

DIRECTOR Joaquim Duarte

SEMANÁRIO 3 de Julho de 2009 | Ano X XIII | N. 1235 | €0,80 (IVA 5% incluído)

SantarémMunicípio adere à rede de carros eléctricos

página 6

Rota das FreguesiasBenfica do Ribatejo vai estar em festa

páginas 11 a 14

RegiãoSuspeita de homicídio de jovem no Cartaxo

página 15

Projecto NacionalProjecto Nacional

tratraz z 25002500empregosempregos

para para SantarémSantarém

Caracol é rei do petiscoCaracol é rei do petisco

em Alcanena, Cartaxoem Alcanena, Cartaxo

e Santaréme Santarém

PolitécnicoMatemática trocada por miúdos na ESES

página 20

AbrantesAlvano Santos pode ser expulso do PS

página 18

NegóciosTorres Novas cria 174 empregos

página 29

QUINTA DA CAPA ROTA

TomarCasal condenado porrapto de criança

página 19

l página 34

Na Quinta da Capa Rota, freguesia de Achete, vai nascer

um complexo de saúde, turismo e lazer no valor de 275

milhões de euros. A Câmara de Santarém deu luz verde

ao plano de urbanização. O complexo vai criar 4.000

postos de trabalho, dos quais 2.500 directos. | página 7

Page 2: Edição 1235

2

praçapública

elesdizem

PRAÇA PÚBLICA | OPINIÃO O Ribatejo3 | Julho | 2009

r “A crise vai ter

um fim, vai ter que

acabar, não vai durar

para sempre. São os

primeiros sinais de

que assim será”

Teixeira dos Santos Ministro das Finanças, numa reac-ção aos dados divulgados pelo INE

que revelam uma melhoria dos níveis de confiança.

rNão vale a pena juntar

[eleições]. Santana Lopes

merece os seus 15 dias de

fama, e as populações têm

direito a discutir os proble-

mas das suas cidades, sem

a interferência da Manuela

e do José”. João Miguel Tavares

Diário de Notícias

r Teixeira dos Santos

está muito acima da

triste média que este

Governo exibe. Será

descabido compará-lo

com a dupla circense

Pinho-Lino”

Carlos Abreu AmorimCorreio da Manhã

rAs semelhanças entre

Sócrates e Obama são

cada vez maiores: Oba-

ma matou uma mosca

durante uma entrevista;

Sócrates deu uma entre-

vista em que parecia uma

mosca morta” Ricardo Araújo Pereira

Visão

crónica de maldizer

Eurico H. Consciência

Teatro contemporâneoEstão em cena dois diabos, Berzebu e

Dinato, este preparado para escrever.Entra Todo o Mundo, rico mercador, e

faz que procura alguma cousa que perdeu; e logo após ele um homem vestido como po-bre que se chama Ninguém, e diz:

Ning. - Que andas tu aí buscando? Tod. - Mil cousas ando a buscar: delas não posso achar, porém ando porfiando, por quão bom é porfiar. Ning. - Como te chamas, cavaleiro? Tod. - Chamo-me Todo o Mundo, e meu tempo todo inteiro sempre é buscar dinheiro e sempre nisto me fundo.

Ning. - E eu hei nome Ninguém, e busco a consciência.

Berzebu para Dinato:

Ber. - Esta é boa experiência! Dinato, escreve isto bem. Din. - Que escreverei, companheiro? Ber. - Que Ninguém busca consciência. e Todo o Mundo dinheiro

Ninguém para Todo o Mundo:

Nin. - E agora que buscas lá? Tod. - Busco riqueza muito grande. Nin. - E eu virtude, que Deus mande que tope co’ela já.

Berzebu para Dinato:

Ber. - Outra adição nos acude: escreve logo aí ao fundo que busca riqueza Todo o Mundo e Ninguém busca a virtude.

Todo o Mundo para Ninguém:

Tod. - E mais queria o Paraíso, sem mo ninguém estorvar. Ning. - E eu ponho-me a pagar. quanto devo para isso.

Berzebu para Dinato:

Ber. - Escreve com muito aviso. Din. - Que escreverei? Ber. - Escreve que Todo o Mundo quer paraíso e Ninguém paga o que deve.

Todo o Mundo para Ninguém:

Tod. - Folgo muito d’enganar, e mentir nasceu comigo. Ning. - Eu sempre verdade digo, sem nunca me desviar.

Berzebu para Dinato:

Ber. - Ora escreve lá, compadre, não sejas tu preguiçoso! Din. - Quê? Ber. - Que Todo o Mundo é mentiroso e Ninguém diz a verdade.

Passos do premonitório Auto da Lusitâ-nia que Mestre Gil escreveu há quase 500 anos.

O vosso dedicado escriba actualizou meia dúzia de palavras.

Luís Fé de Pinhoesclarece

A propósito da notícia que aqui publi-cámos sobre a investigação judicial feita ao ex-presidente da Câmara de Santarém, José Miguel Noras, e que o tribunal agora arquivou, veio o ex-vereador e Prof. Luís Fé de Pinho esclarecer-nos do seguinte:

Que na origem deste processo não pode estar nenhuma queixa sua à Procurado-ria Geral da República porque o que fez, junto daquele órgão, foi apresentar uma exposição com base nas notícias do nos-so jornal sobre o penalizador relatório da auditoria da Prince Waterhouse Coopers à gestão da Câmara entre 2000 e 2001 (en-comendada pelo também ex-presidente socialista Rui Barreiro). Nessa exposição feita à PGR solicitava uma investigação às supostas acusações produzidas nesse re-latório por entender que o seu nome tam-bém era atingido enquanto vereador em exercício nesse período e não por qualquer queixa intencional contra Miguel Noras.

Esta semana ficou conhecida a lista com-pleta dos candidatos autárquicos do PS à Câmara Municipal de Santarém. Surpre-endentemente, entre os três primeiros da lista vão dois independentes que em tem-pos integraram as fileiras do PSD.

Imediatamente, um dirigente laranja de fino humor pôs a circular na cidade que havia militantes socialistas a pedirem para entrar no PSD… só para assim consegui-rem arranjar um lugarzinho nas listas au-tárquicas do PS.

Listas trocadas Ruído na paisagem

Uma boa imagem pode bem va-ler mil palavras. Nesta montagem, é perceptível o impacto que o volu-me do futuro Museu Ibérico vai ter na silhueta da cidade de Abrantes. A exposição sobre o projecto do fu-turo Museu está patente ao público no Castelo de Abrantes e compre-ende-se o desassossego que já co-meçou a levantar localmente.

David Antunes é o grande sucesso do momento no YouTub. O músico de Santarém e nosso colaborador na área multimédia, escreveu, interpre-tou e colocou no YouTube uma can-ção dedicada a Michael Jackson, que atingiu o top 100 dos vídeos mais vis-tos no início desta semana.

O vídeo foi editado no sábado, dia 27, e na segunda-feira já tinha 25 men-ções honrosas do YouTube por es-

tar entre os 100 vídeos mais vistos no mundo inteiro entre os inúmeros tri-butos ao falecido cantor Michael Ja-ckson.

Nesse mesmo dia, chegou a es-tar no top 10 dos mais vistos no Rei-no Unido. Mas o melhor é vê-lo no endereço www.youtube.com/watch?v=Q7iChi7SSYU ou então procurar no Google por “David An-tunes Michael Jackson”.

David Antunes faz sucesso no YouTube

Page 3: Edição 1235

CartoondeAntónio Maia

Estava disposto (a) a comprar e conduzir um carro eléctrico?

Vânia NetoVereadora na Câmara de

Santarém

Estava disposto a experimentar um carro eléctrico. Mas pen-so que não é ainda uma solução pertinente devido aos custos, aos consumos de energia e sobretudo à operacionalidade das viaturas. É ainda um tipo de transporte com problemas de au-tonomia.

Orlando FerreiraAdministrador da Rodoviária do tejo

Sou uma ecologista por natureza, reciclo tudo em casa, e logo que tenham oportunidade de adquirir um novo carro vou con-certeza pensar em comprar um carro desse tipo. Numa cidade como Santarém não se justifica andar com um carro a gasóleo ou a gasolina havendo veículos eléctricos. Para quem trabalha e vive em Santarém, um carro eléctrico é mais do que suficien-te.

Com todo o gosto. Aliás, quando precisar de trocar de carro vou pensar nisso. Ou compro um carro eléctrico, se já existir no mercado, ou então um carro híbrido. Há mais de um ano que a Câmara de Almeirim enviou uma carta à EDP a mostrar a nossa disponibilidade para aqui instalarmos um ponto de carregamen-to. Infelizmente nunca tivemos resposta mas estamos disponí-veis para isso. Desde que seja possível fazer um abastecimento razoavelmente rápido, que o preço seja baixo e que haja a rede de abastecimento, o carro eléctrico pode ter muito sucesso. Pedro Ribeiro

Vereador na Câmara de Almeirim

a pergunta da semana

O Ribatejo3 | Julho | 2009

LenaComunicação sempre a crescer

3OPINIÃO | PRAÇA PÚBLICA

editorialF

Não me importava nada de experimentar e de andar num des-ses carros. Aliás, aqui na Renault estamos mesmo a pensar em instalar um sistema de abastecimento assim que os carros es-tejam disponíveis. São veículos mais do que suficientes para a maioria das deslocações do dia-a-dia e são óptimos para servi-rem a nossa frota de viaturas, sobretudo para o vaivém que an-dam entre o stand e a cidade.

José Alberto RoqueSócio-gerente da

Roques

A família da “Lena Comuni-cação”, onde orgulhosamente se integra O Ribatejo, continua a crescer com ambição e contra a corrente destes tempos dominados pela palavra crise. Em apenas meio ano lançámos três novos títulos de jornais, criámos cerca de centena e meia de novos postos de trabalho e alcançámos uma expansão à esca-la nacional, fazendo desta subhol-ding do Grupo Lena um dos mais dinâmicos grupos de comunicação social do país e, claramente, o que detém hoje uma maior e mais uni-forme expansão territorial.

Depois do novo diário “i”, lan-çado há apenas dois meses e que, em tantos assuntos, tem vindo a marcar a agenda política nacional, surge esta semana nas bancas o “Grande Porto”. Sob a direcção do jornalista Manuel Queiroz, este novo semanário é mais um projec-

to editorial da Lena Comunicação que, naturalmente, vem privilegiar a cobertura jornalística da Região Norte. Com doze jornalistas no seu quadro e um painel alargado de opi-nião de personalidades políticas, sociais e empresariais da região, o “Grande Porto” assume no seu Estatuto Editorial a defesa da cria-ção das regiões administrativas.

E convoca-nos para que a re-gionalização do país, tantas vezes adiada, seja também ela um tema incontornável ao debate eleitoral das campanhas já em curso e que a próxima legislatura venha a con-cretizar.

Sendo um projecto que terá “a Regionalização como bandeira” o novo semanário da Lena Comuni-cação não deixará, porém, de re-flectir a vida nacional e a política internacional, olhando-a com o “sotaque” natural de quem vive e

trabalha no “Grande Porto”, como muito bem nos recorda Rogério Gomes, administrador da empresa detentora do título “Grande Porto”.

As páginas do novo semaná-rio apresentam uma linha gráfi-ca com a assinatura de Agostinho Franklin, que também desenhou O Ribatejo e daí as semelhanças grá-ficas. Integralmente a cores e com uma tiragem inicial de cerca de 30 mil exemplares, o Grande Porto é distribuído em todo o Norte do País e ainda num conjunto selecciona-do de pontos de venda em Lisboa.

O projecto insere-se na estraté-gia de crescimento da Lena Co-municação e as sinergias são evi-dentes com os restantes títulos re-gionais do grupo, presentes nos distritos de Faro, Santarém, Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro e ago-ra Porto, mas especialmente com o diário “i” de que a redacção do

Grande Porto é o principal apoio a Norte do País. A Lena Comuni-cação, recorde-se, integra ainda os semanários O Ribatejo, Jornal do Centro, Jornal da Bairrada, Re-gião de Leiria, O Algarve, o Diá-rio As Beiras e os mensários gra-tuitos O Aveiro, O Eco, Jornal de Abrantes e Negócios & Notícias. Além destes jornais regionais, de-tém ainda duas rádios regionais, Rádio NOAR (Viseu) e Rádio An-tena Livre (Abrantes), uma agência especializada na gestão de espaços publicitários na imprensa regional, a MeioRegional; e uma editora, a Imagens & Letras.

Continuamos a crescer, contra a corrente. É na crise e apesar dela, que emerge o melhor de nós, que temos de ser capazes de nos rein-ventarmos. É esse o desígnio da Lena Comunicação.

Joaquim Duarte

Page 4: Edição 1235

4

foto denúncia

Autorizado pelos CTT a circular em invólucro fechadode plástico envoi fermé autorisé par les PTT Portugais

· Autorização - Autorisation: Nº 16 DE 001602 DCEpode abrir-se para verifi cação postal

DirectorJoaquim Duarte [email protected] CP. n.º 867

Redacção - 243 309 601João Baptista (chefe) [email protected] - CP. n.º 1157João Nuno [email protected] - CP. n.º 6911Bruno [email protected] - CP. nº 8754Jorge Guedes - CP. nº 2798Maria João Ricardo - CP. nº 6383 (Abrantes)

ColunistasArmando Fernandes, Beja Santos, Carlos Chapar-ro, Daniel Abrunheiro; Eurico Heitor Consciência, Luís Eugénio Ferreira, Renato Campos, Rosalina Melro, António Maia (Cartoon)

ColaboradoresAntónio Branquinho Pequeno, António Brotas, Alexandre Manuel, André Lopes (desporto), Adol-fo Luís (fotografi a futebol), Carlos Alberto Cruz, Hélder Duque (fotografi a futebol), Jerónimo Belo Jorge (Abrantes), Joaquim Dâmaso (fotografi a), João Grego Esteves, José A. Costa (fotografi a futebol), Júlio Freches, Nuno Abreu (fotografi a futebol), Nuno Matos (fotografi a futebol), , Rogério Rodrigues, Vítor Gomes (fotografi a futebol)

Departamento GráficoVítor Arsénio (chefe), António VieiraProjecto Gráficodefrank - Comunicação [email protected]

Departamento Comercial - 243 309 602Rita Duarte (directora comercial)962 108 [email protected]ís Silva - 962 108 756Ana Marecos - 962 108 762Sandra Amendoeira - 961 736 350

Secretariado - 243 309 600Ana Sousa - 962 108 760

Sede:Centro Nacional de ExposiçõesQuinta das Cegonhas Apartado 3552000-471 SantarémGeral: 243 309 600

Publicidade243 309 602 Fax: 243 333 766

[email protected]

Internetwww.oribatejo.pt

Serviços assinaturas243 309 600

Paginação e montagemJortejo, Lda. - Santarém telef.: 243 309 605

ImpressãoImprejornal, S.A.Rua Rodrigues Faria 103, 1300-501 Lisboa

DistribuiçãoVasp

Assinaturas (52 Números)Portugal: 25 €Europa: 50 €Resto do Mundo: 75 €Preço Avulso 0.80 €(IVA incluído)

Editora e proprietária:Jortejo, Lda.Apartado 355 2002 SANTARÉM Codex

GERÊNCIAFrancisco Santos, Ângela Gil, Albertino Antunes

Departamento FinanceiroÂngela Gil (Direcção) Catarina Branquinho, Celeste Pereira, Gabriela Alves e João [email protected]

Departamento de MarketingPatricia Duarte (Direcção), Catarina Fonseca e Catarina Silva. [email protected]

Departamento Recursos HumanosSónia Vieira (Direcção) [email protected]

Departamento Sist. InformaçãoTiago Fidalgo (Direcção) Hugo [email protected]

Tiragem semanal 9.500 exemplaresDepósito Legal 13 983/86

Sócios com mais de 10% de capitalSojormédia: 83%

Nº Registo no ICS: 111209 (20.11.85)Nº Contribuinte: 501636110

São apenas dezenas de me-tros de estrada no lugar da Corredoura, em S. Vicente de Paul, mas há meses que estão neste estado. Mais um efeito colateral das obras da A1, que também afectaram estradas na freguesia de Ca-sével. Este troço em S. Vi-cente é ainda mais gritante quando todo o resto desta es-trada até à N3 está reparado. Tudo se arrasta por causa de um conflito judicial entre a Brisa, que quer reparar, e al-guns vizinhos desta estrada que colocaram problemas.

PRAÇA PÚBLICA | OPINIÃO O Ribatejo3 | Julho | 2009

Opinião

A justiça americana, da inves-tigação ao julgamento e à sentença do banquei-ro Madoff, levou meia dúzia de meses. Chei-ra-me que cá em Portugal não vai ser assim.

“Vão roubar prá estrada!” Madoff, Bernard Madoff, banqueiro

americano, foi condenado nos Estados Unidos a 150 anos de prisão. Por bur-la. E por nunca ter investido um único cêntimo dos 13 mil milhões de dólares que lhe foram confiados por particula-res, por bancos e até por instituições de caridade. O dinheiro esfumou-se. Mui-tos milhares de americanos ficaram na miséria. Alguns suicidaram-se. Jorge Jardim Gonçalves, ex-presi-dente do BCP, contratou consigo pró-prio uma reforma supermilionária e escandalosa. 80 milhões de euros (16 milhões de contos!) foi o montante que ele e outros administradores recebe-ram quando, em finais de 2007, dei-xaram o BCP. Mas, para além da bilio-nária reforma, Jardim Gonçalves tam-bém recebeu de Jardim Gonçalves uma guarda pretoriana de 40 seguranças privados e um jacto Falcon posto à dis-posição para viajar para onde lhe des-se na real gana. Tudo pago pelo BCP. Isto é, pago por milhares de clientes e pequenos accionistas como eu. O ho-mem, coerentemente, também é acó-lito da Opus Dei.

Paulo Teixeira Pinto – que enquanto presidente do BCP também foi mem-bro da Opus Dei – sucedeu a Jardim Gonçalves. Desempenhou o cargo ape-nas durante ano e meio. Aos 46 aos – e depois de 18 meses de presidência – saiu com uma indemnização de 10 mi-lhões de euros (2 milhões de contos!) e uma modesta reforma vitalícia de cer-ca de 10 mil contos mensais.

José Oliveira e Costa foi presiden-te todo poderoso do BPN e está preso desde Novembro de 2008. Conseguiu ser o primeiro banqueiro português a ser metido e fechado numa cela. Mas, antes disso, foi Secretário de Estado das Finanças em governos de Cavaco Silva. E, ainda antes, foi, no Banco de

Portugal, o responsável máximo pela supervisão do sistema bancário!!! Le-vou para o BPN uma boa meia dúzia de ex-ministros dos governos do actu-al Presidente da República. Conseguiu fazer do BPN, não um banco, mas um bando. Um bando de vigaristas.

João Rendeiro, fundador e presi-dente do BPP, no próprio dia em que o Estado tomava conta do seu banco, es-tava a lançar – com pompa e circuns-tância, incluindo todas as TV’s – o “best-seller” em que conta a história do seu fulgurante sucesso como banquei-ro! Deixou milhares de clientes pen-durados e a manifestarem-se nas ruas do Porto e de Lisboa, mas continua na maior, dando entrevistas e exibindo a sua mansão na Quinta Patiño.

Estes são os nomes mais sonantes. Mas, por detrás deles, muitos outros se escondem, desesperados, à espera de que a borrasca passe e a justiça não os vá sacar das suas tocas.

Todos estes meliantes que alegre-

mente por aí circulam imunes e im-punes, fizeram do sistema bancário e financeiro português um imenso ter-ritório de fraudes e um oceano de des-confianças. Tudo isto é anterior à eclo-são da crise mundial, sendo que esta apenas serviu para destapar e pôr a descoberto vigarices e roubalheiras.

Bernard Madoff foi condenado a 150 anos de prisão. Estava em tão maus len-çóis que os seus advogados já achavam excelente uma condenação de 20 anos. Ora, como o homem já tem 71... é só fa-zer as contas.

A justiça americana, da investigação ao julgamento e à sentença, levou meia dúzia de meses. Cheira-me que cá em Portugal não vai ser assim. Os melho-res e mais caros advogados do País vão entrar em campo e inventar toda a es-pécie de expedientes e manobras di-latórias para conseguirem arrastar o processo até à prescrição.

Em Portugal, e para esta gentalha, o crime ainda compensa.

José Niza

Page 5: Edição 1235

Todos tememos, regra geral, a consumação do princípio de Mur-phy e seus derivados, nas mais di-versas circunstâncias. O princípio de Murphy tem o valor de não ser optimista nem pessimista, contra-riamente a vários comentadores que o consideram um optimista por excelência. O seu princípio resulta da constatação empírica dos factos. Não é um destino, que é uma categoria subjectiva, que aceita qualquer solução inequívo-ca e incontornável.

O princípio de Murphy enuncia-se assim na sua generalidade: “Se alguma coisa parece que vai cor-rer mal, correrá mal”. Tanto basta para que os meus receios aumen-tem consideravelmente, sempre que ouço falar Medina Carreira, sobre o estado a que chegamos, ou pelo menos, sobre o estado para o qual caminhamos imparavel-mente.

Falou recentemente na Televi-são. Fala muitas vezes. E a sua fala é como um eco repercutido pelas frágeis paredes deste país que se afunda lentamente. Fala, subli-nhando as palavras com gestos de enfado, encolhendo os ombros, entrelaçando as mãos, como sa-bendo de antemão, que está a falar para uma chusma “de ignorantes médios, ou incompetentes assu-midos” (sic).

A sua fala é todavia um aviso que nos diz que a andarmos assim, dentro de 15 anos Portugal poderá deixar de existir como país. Refe-re-se, obviamente ao país moral, a um país que vai perdendo o sen-tido e a razão de ser. Todos sabe-mos que um país fisicamente, não se oculta, não se evapora, como

os coelhos em mãos de mágico. O que Medina diz (para quem o ouve), é que o país se tornará in-governável e insustentável, acre-ditemos ou não nas coordenadas expostas por Murphy, como têm funcionado ao longo dos séculos.

Quando Damião de Góis es-crevia ao rei, avisando-o de que a pimenta estava a ser negocia-da em alta, que as contas do rei-no assentavam sobre uma moeda baixa, que os gastos eram exage-rados em obras desnecessárias e dispendiosas, que a manutenção dos territórios que ocupávamos, nos consumiam todos os recur-sos, que a agricultura tinha sido praticamente abandonada, etc. Góis vaticinava um triste fim para o reino.

Aí, o princípio de Murphy mos-trou a sua exactidão. Pouco de-pois, a casa de Portugal na Flan-dres entrava em colapso e Por-tugal deixava de poder solver os seus compromissos no exterior, declarando insolvência.

É doloroso pensar que as pa-lavras de Medina Carreira, pre-ludiarão as consequências do princípio de Murphy, apesar dos optimistas profissionais e dos patriotas de ocasião, adoptarem para seu consolo, a primeira lei de Scott, que diz: tudo o que parece correr mal, terá sempre a aparên-cia de que tudo está bem.

Ma é bom que não esqueçam, e porque estamos numa de leis, o princípio de Finagle que refe-re: quando algo corre mal, qual-quer coisa feita para a corrigir, só a piorará.

E que bons exemplos temos à nossa frente.

OPINIÃO | PRAÇA PÚBLICA

estrelas

Luís Eugénio Ferreira

Militante do PS e ex-verea-dor na Câmara de Abrantes, de onde saiu em ruptura com o ac-tual presidente, o arquitecto Al-bano Santos encabeça agora uma candidatura independente, em disputa directa com a lista ofi-cial do seu partido. A comissão política local já reclamou a sua demissão de militante, coisa que ele recusa, pelo que o caso subiu agora à federação com o pedido de expulsão. (Pág. 18)

Albano SantosCandidato autárquico

independente

O Ribatejo3 | Julho | 2009

5

há vinte anos números

18Segundo o ministério da saú-

de, vai em 18 o número de infec-tados em Portugal com o vírus H1N1. A chamada Gripe-A con-tinua assim, paulatinamente, o seu percurso invasivo e por ve-zes mortífero. Dados da organi-zação mundial de saúde apon-tam para 73 mil casos regista-dos em todo o mundo e destes 317 mortes provocadas pelo ví-rus da perigosa gripe.

Tempos de glória para José Eduardo Moniz. Tempos de azar para José Sócrates. Nes-ta época de exames, os resul-tados de Moniz são notáveis, os resultados de Sócrates le-vam muitos a duvidar do seu êxito na segunda época em fi-nais de Setembro. O director da TVI estudou o programa, deu uma olhadela no progra-ma dos outros, teve o cuidado de não amarfanhar as folhas da prova benfiquista, gozan-do agora merecidas férias ori-ginadas pelo sucesso.

Os infelizes professores Po-lanco e Zeinal Bava interro-gam Sócrates, este atribui ao azar a energia de Manuela Fer-reira Leite no desfazer do ne-gócio. Algumas pessoas pas-maram ante a actuação da le-ader laranjinha na SIC, outras pasmaram pelo desaire do até agora imbatível Sócrates, pas-mados não andam os órgãos de comunicação social pois passaram a conceder mais tempo de antena à Senhora, ou não existisse um ambiente de mudança.

Hoje, vistas as coisas a dis-tância, nada se desvaneceu. Relembro certos olhares fe-rozes ou sobrolhos franzidos quando Cavaco Silva iniciou funções como primeiro-mi-nistro e as mudanças operadas ao ganhar eleições com maio-ria absoluta devido ao desva-rio da cúpula do PRD, apesar de cautos avisos de sinal con-trário expressos em documen-tos convenientemente guar-dados.

O actual primeiro-ministro começa agora a receber os pri-meiros sinais de ingratidão, as amizades piegas tendem a desvanecer-se, enquanto os cínicos e calculistas estudam jogadas capazes de lhe propor-cionarem lucros em caso de vitória ou derrota.

Apesar disso, o animal-fe-roz ainda possui muitos fô-legos, sendo um deles, nada despiciendo, o de escolher os nomes a integrar nas listas de candidatos a deputados. Esse poder provoca ânsias, azias e insónias a muitas mulheres e homens.

Os últimos desaires podem ser consequência de maléfica acção das bruxas. Dizia o ou-tro: eu não acredito em bruxas, mas que há, há. O primeiro-ministro, certamente, há pou-co tempo passou por debaixo de alguma escada numa sexta-feira, deitou ao chão uma te-soura deixando-a ficar aber-ta ou então acredita piamente nos horóscopos publicados na imprensa cor-de-rosa. Até a Nandinha está mais calma!

Um exorcismo a tempo e ho-ras apaga os efeitos das pragas rogadas ou olhares ruins, mas à cautela o melhor será cum-prir o desejo de Carlos César – colocar biombos à frente de alguns ministros –, e estudar afincadamente para a segun-da época.

Caso deixe os ministros à solta e seja madraço, chumba estrepitosamente e regressa de monco caído à carteira da oposição.

A espuma dos dias

Glória e azar

O primei-ro-minis-tro come-ça agora a receber os primeiros sinais de ingratidão, as amiza-des piegas tendem a desva-necer-se, enquanto os cínicos e calcu-listas estudam jogadas capazes de lhe propor-cionarem lucros em caso de vitória ou derrota.

Armando Fernandes

Opinião

Medina Carreira e a lei de Murphy

Neste tempo de preocupante escalada do desemprego, há que aplaudir todo o esforço na criação de novos postos de tra-balho. Nesse sentido, salienta-se aqui o mérito do autarca An-tónio Rodrigues pela criação de 174 novos empregos, destina-dos a desempregados, mercê da parceria que criou com o IEFP e mais sete instituições de solida-riedade social do concelho de Torres Novas. (Pág. 21).

António RodriguesPresidente da Câmara

de Torres Novas

A empregada de limpeza da sede do PSD despediu-se, depois de ter ganho 51 mil contos no totoloto. Aos 89 anos, não havia cofre com segredos para o serralheiro Silvino Seco. Mariana Ginestal Machado dava a última aula de filosofia no Sá da Bandeira. As freguesias de Pernes e Vaqueiros faziam novo boicote à marcação do acto eleito-ral para as europeias, por causa da poluição do Alviela.

O que Medina Carreira diz (para quem o ouve), é que o país se tornará ingoverná-vel e insus-tentável, acredite-mos ou não nas coor-denadas expostas por Mur-phy, como têm fun-cionado ao longo dos séculos.

O jovem Gonçalo Pereira Si-mões Matos, de 17 anos, residen-te em Mação, foi medalha de ouro nacional nas Olimpíadas de Ma-temática. Estudante do 12 º ano do ensino secundário, vai agora par-ticipar nas Olimpíadas interna-cionais de matemática, que este ano decorrem em Bremen, na Alemanha, entre 13 e 22 de Julho. A sua maior ambição é entrar no curso de Matemática Aplicada à Computação, no IST de Lisboa.

Gonçalo Pereira MatosEstudante do Ensino

Secundário em Mação

Page 6: Edição 1235

TOXICODEPENDENTE ASSALTA POR ESTICÃO

Um toxicodependente foi detido por vários po-pulares na rua João Afonso, no centro his-tórico, após ter rouba-do por esticão um fio de ouro a uma septuage-nária, na sexta-feira, dia 25. O assalto foi cometi-do à entrada do edifício onde a idosa reside, mas, quando tentava fugir, o homem foi agarrado por testemunhas que assis-tiram ao crime, e que o guardaram até à chegada da PSP. A polícia apurou que este era o segundo roubo por esticão que o sujeito cometeu no espa-ço de uma hora, e con-seguiu ainda recuperar o ouro, e devolveu-o às vítimas.

O arguido, de 36 anos, morador em Alcanhões, foi presente no sábado ao Tribunal, de onde saiu com termo de identida-de e residência e a obri-gação de se apresentar diariamente no pos-to da GNR. Entretanto, o homem é já suspeito de mais dois furtos, um roubo por esticão no do-mingo e o furto de qua-tro rodas de um carro estacionado junto à es-tação de Santarém, que a PSP conseguiu recupe-rar. Na segunda-feira, o indivíduo foi constituído arguido no âmbito deste segundo inquérito.

CONSERVATÓRIO NA REDE DE ESCOLAS DA UNESCO

A UNESCO aceitou a candidatura do Con-servatório de Música de Santarém para integrar a sua Rede de Escolas As-sociadas. Esta rede inclui mais de 7500 instituições de ensino, em 175 países. O projecto de candida-tura do Conservatório tem como tema “Cultu-ra e Formas Musicais”. O Conservatório passa, assim, a ser o primeiro Conservatório de Mú-sica do país a integrar a Rede SEA UNESCO, e a quarta Escola do Distrito de Santarém.

Bombeiros de Alcanede com casa novaQuartel ∑ Obra está pronta depois da corporação estar mais de 20 anos em instalações sem condições

A O ministro Rui Pereira elogiou esta obra que considera ser mérito da comunidade e do esforço do presidente Moita Flores

Está inaugurado o novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Alcane-de, uma obra esperada há mais de 20 anos por esta corporação que funciona-va até aqui em instalações sem as mínimas condições. A inauguração aconteceu no passado dia 27 de Junho, e contou com a presença do ministro da Adminis-tração Interna, Rui Pereira, que já tinha estado no local e que contribuiu para um novo impulso ao projecto

com um apoio de 100 mil euros à corporação. Entre 2005 e 2009, o Governo en-tregou a esta corporação, em apoios operacionais ao funcionamento, cerca de 703 mil euros.

A primeira fase da obra, que colocou a funcionar a parte operacional do quar-tel, custou cerca de 770 mil euros, uma verba conse-guida com apoios da Câ-mara de Santarém, que contribuiu com 325 mil euros, e sobretudo com o

grande apoio das popula-ções de Alcanede (e loca-lidades vizinhas) e tam-bém dos empresários des-ta zona que contribuíram no total com 340 mil euros, quer em verba quer em material. A Junta de Fre-guesia de Alcanede apoiou com 80 mil euros que re-verteu para a compra de material.

Concluída que está esta primeira fase mais opera-cional e que envolveu mais verbas, fica por concluir o

1º piso do quartel, que será uma área mais social e de apoio à associação, e tam-bém a renovação da frota de veículos da corporação, assim como o refeitório e o museu. Mas, para já, a associação vai “dar folga” aos financiadores do pro-jecto até porque o quartel está pronto a funcionar em pleno e a dar resposta aos muitos incêndios e ocor-rências que se registam nesta zona.

Rui Pereira destacou o

esforço da comunidade e deu os parabéns à popu-lação de Alcanede por ter erigido este quartel que o ministro chamou de “tem-po ao altruísmo”. “Esta foi uma obra feita de baixo para cima, com o espírito de iniciativa e de perseve-rança desta comunidade”, frisou Rui Pereira. de bom-beiros.

Santarém foi um dos 21 municípios que assinaram na segunda-feira, o proto-colo com o Governo para o lançamento da rede nacio-nal de carregamento para veículos eléctricos.

O presidente da Câma-ra, Francisco Moita Flores, afirmou que Santarém será dotada, até ao final de 2010, com equipamentos para carregamento de carros eléctricos. O autarca disse, na reunião da Câmara, que,

se voltar a ser eleito presi-dente da Câmara em Outu-bro, vai elevar para 30 por cento a fasquia de renova-ção com veículos eléctricos da frota do município entre 2011 e 2015.

Moita Flores disse ainda que Santarém vai criar vá-rios estímulos, além dos es-tipulados no protocolo, para levar os particulares a ade-rirem à aquisição de auto-móveis eléctricos.

De salientar que a rede pi-

loto terá cem pontos de car-regamento ainda este ano e cerca de 1300 em 2011, ins-talando-se em parques de estacionamento públicos, centros comerciais, bom-bas de gasolina, hotéis, ae-roportos, garagens particu-lares e vias públicas do mu-nicípios.

O primeiro-ministro anunciou incentivos a quem comprar carros eléc-tricos, incluindo benefícios de IRS até 800 euros e isen-

ções fiscais para empresas que optem por este tipo de automóveis. O anúncio foi feito por José Sócrates na cerimónia de assinatura do acordo final, na Feira In-ternacional de Lisboa, com a aliança Renault- Nissan para criar em Portugal uma rede de abastecimento para o projecto de veículos eléc-tricos em 2010.

Depois de isentar de im-posto de circulação auto-móvel os veículos eléctri-

cos, Sócrates afirmou que vão ser tomadas medidas para ultrapassar “um dos obstáculos” à compra deste tipo de automóvel - o pre-ço. Além de uma questão ambiental, o primeiro-mi-nistro disse que a “opção pelos carros eléctricos” é uma “prioridade” pela oportunidade tecnológica e por as energias renováveis serem “uma resposta” aos problemas como a crise dos combustíveis.

Santarém adere à rede de carros eléctricos

6 O Ribatejo3 | Julho | 2009

santarém O W-Shopping recebe, até dia 13 de Julho, a exposição “Edifícios Arquitectónicos dos séculos XIX e XX em Santarém”, realiza-da pelos alunos do 12º ano da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado.

D Exposição no W Shopping

Page 7: Edição 1235

A Câmara de Santarém aprovou a elaboração de um Plano de Urbanização para a zona da Quinta da Capa Rota, freguesia de Achete, onde a Lusofun-do pretende construir um “complexo médico-social, de turismo e lazer” que po-derá vir a ser classificado Projecto de Interesse Na-cional (PIN).

O presidente da autar-quia, Francisco Moita Flo-res, disse na reunião de se-gunda-feira que o investi-mento privado na Quinta da Capa Rota irá resolver o problema da desertificação da zona central do conce-lho.

A unidade de cuidados de saúde continuados in-tegrados, aliada a uma ver-tente de turismo e de lazer, vai representar um inves-timento de 275 milhões de euros. Foi anunciada por Moita Flores em Setem-bro como uma das partes do pacote de contraparti-das negociadas com o Go-verno na sequência da de-cisão de construir o novo aeroporto em Alcochete. O autarca disse na altura que a unidade, a desenvolver por um consórcio francês, belga e suíço, vai ter 1.360 camas para a prestação de cuidados continuados e paliativos, irá gerar mais de 4.000 postos de traba-lho, dos quais 2500 direc-tos. O processo está a ser desenvolvido no âmbito da Agência Portuguesa de In-vestimento, podendo vir a ser classificado como PIN pelo Ministério da Econo-mia.

O director do Departa-mento de Ordenamento e Desenvolvimento da autar-quia, António Duarte, dis-se que caberá ao município estabelecer as orientações “do que poderá ser feito”, assumindo uma função de coordenação do plano ur-banístico.

Se for aprovado como PIN, qualquer alteração terá de voltar a ser submeti-da a ratificação camarária, disse o arquitecto. António Duarte adiantou que o pla-no de urbanização será su-portado por um contrato de planeamento a celebrar entre o município e os pro-prietários do terreno.

Segundo a proposta, ape-nas 35 por cento dos 223,28 hectares da propriedade serão urbanizados, com ín-dices de construção “que dão garantias de qualida-de e qualificação da envol-vente”, afirma o arquitecto, sublinhando que o plano deverá incluir um relatório de avaliação ambiental es-tratégica, “a ser concluído num prazo de dois anos e executado pelo proprietá-rio do terreno, sob a orien-tação da Câmara”.

O espaço poderá ser uti-lizado para construção de infra-estruturas de saúde e residências assistidas, para turismo e lazer, “associado às actividades agrícolas e aos elementos patrimoniais e históricos”, sendo permi-tida uma altura de dois pi-sos, “admitindo-se até qua-tro pisos em figuras turís-ticas, residências assistidas e demais equipamentos ou usos de saúde e serviços”.

Quinta da Capa Rota vai ter centro de saúde e turismo

Escola de Hotelaria cria novo doceConcurso ∑ Alunos da Escola de Hotelaria de Santarém estão a inventar novos doces

A Escola de Hotelaria de Santarém foi palco na sex-ta-feira da 1ª fase do con-curso da criação de um novo doce regional. Foram 17 os alunos do curso de co-zinha/pastelaria que parti-ciparam nesta 1ª fase com 11 doces, dos quais foram apurados 4 finalistas (Bru-no Costa, Duarte Moura,

Hugo Souto e Tiago Luís). A receita do doce vence-dor “deverá ser divulga-da às pastelarias de Santa-rém, de forma a enrique-cer a nossa doçaria”, disse Sónia Pais, a directora da Escola de Hotelaria de Santarém, pertencente ao agrupamento formativo do Estoril, sendo uma das

16 escolas de hotelaria do Turismo de Portugal e não da INFTUR, conforme er-radamente escrevemos na edição passada, entidade foi extinta com a criação do Turismo de Portugal. A funcionar na Casa do Cam-pino desde 1999, a EHS tem abertas as inscrições até 10 de Julho para os cursos de

técnicas de cozinha/paste-laria e técnicas de serviço de restauração e bebidas e de operações turísticas e hoteleiras, assim como um curso de especialização tecnológica (nível IV) de técnicas de gestão hotelei-ra e ainda um curso on-the-job de técnicas de serviço de restauração e bebidas.

O Ribatejo3 | Julho | 2009

7SANTARÉM

Page 8: Edição 1235

O tenor José Carreras vai protagonizar um concerto único, no dia 25 de Julho, na Fundação da Liberdade, na ex-Escola Prática de Cava-laria, em Santarém.

José Carreras regressa as-sim a Portugal, um mês de-pois de ter estado no Porto onde a Universidade local lhe atribuiu o grau de Dou-tor Honoris Causa, como reconhecimento do traba-lho que a Fundação José Carreras tem desenvolvido na luta contra a leucemia.

Nascido em Barcelona a 05 de Dezembro de 1946, José Carreras estreou-se profissionalmente em 1970 ao lado de Monserrat Ca-ballé na ópera “Norma” de Bellini. Um ano depois venceu o concurso de Vo-zes Verdianas em Parma, o que lhe abriu caminho para uma ascensão vertiginosa na carreira de tenor.

Scala de Milão, Metropo-litan Opera de Nova Iorque, Royal Opera House e Ópe-

ra de Munique são algumas das salas onde Carreras já cantou, sob a batuta de ma-estros como Von Karajan, Claudio Abbado, Ricardo Mutti, James Levine e Le-onard Bernstein, entre ou-tros. Em 1987 foi-lhe diag-nosticada uma leucemia.

Só um ano depois vol-tou a cantar, num concerto de beneficência integrado na Exposição Universal de Barcelona.

Carreras continua a apre-sentar-se em conceituados teatros de ópera da Euro-pa e trabalha em prol da sua fundação.

Viagens a Cuba continuamSatisfação ∑ Segundo grupo de doentes diz-se encantado com os tratamentos

Enquanto houver “ma-rosca” nas cirurgias e consultas externas de oftalmologia em Portu-gal, a Câmara de Santarém vai continuar a enviar do-entes para operações em Cuba. A garantia, em jei-to de provocação, foi dada pelo presidente Moita Flo-res, durante um almoço onde se juntaram os 13 pa-cientes do segundo grupo que a autarquia enviou à ilha, e que decorreu na ter-ça-feira, 30 de Junho. Um dos momentos altos do encontro ocorreu quando um dos doentes oftalmo-lógicos pediu a Moita Flo-res para lhe autografar o seu último livro, uma vez que agora já vê o suficien-te para voltar a ler.

Sindina Jorge, residente em Santarém, foi operada às cataratas nas duas vis-tas e regressou com ma-ravilhas para dizer da es-tadia. “Os médicos, as en-fermeiras e todo o pessoal são de uma simpatia extre-

ma”, referiu ao nosso jor-nal, acrescentando que só tem pena de não ter ficado mais tempo para conhe-cer a ilha. “Vi coisas que já não esperava ver na vida”, desabafa Manuel Pedro, de Alcanhões, que tam-bém regressou de Cuba

com o problema das cata-ratas resolvido. Segundo a psicóloga Alice Teixei-ra, uma das coordenado-ras deste programa, con-tinuam a chegar à Câmara de Santarém muitos pedi-dos de informação ou de inscrição para uma nova

viagem a Cuba, muitos deles de doentes que re-sidem nas mais variadas zonas do país, casos de Coimbra ou Porto. “Mas o programa é exclusivo para residentes no conce-lho”, conclui a mesma res-ponsável.

A Segundo grupo foi composto por 13 doentes, entre os 60 e os 80 anos.

José Carreras vai actuar na Fundação da Liberdade

ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE SANTARÉM

EDITAL08/2009

ANTÓNIO JÚLIO PINTO CORREIA, PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DO CONCELHO DE SANTARÉM:

TORNO PÚBLICO que, de harmonia com o artigo 91º, da Lei nº 169/99, de 18 de Setembro, alterada pela Lei 5-A/2002, de 11 de Janeiro, na Sessão Ordinária de 25 de Junho de 2009, foram tomadas as seguintes deliberações:

• RATIFICAR A MINUTA DO CONTRATO DE PROMESSA DE COMPRA E VENDA DE BENS FUTUROS ENTRE A ESTAMO – PARTICIPAÇÕES IMOBILIÁRIAS, SA E O MUNICÍPIO DE SANTARÉM.

• APROVAR A PROPOSTA DE REGULAMENTO MUNICIPAL DE APOIO ÀS ORGANIZAÇÕES DE ECONOMIA SOCIAL E ASSOCIAÇÕES HUMANITÁRIAS PROMOTORAS DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DE SAÚDE NO CONCELHO DE SANTARÉM.

• APROVAR A PROPOSTA DE AQUISIÇÃO DO TERRENO DO CAMPO DE FUTEBOL DE CHÃ DAS PADEIRAS – CONTRATO-PROMESSA DE COMPRA E VENDA.

• DESIGNAR O SENHOR DR. ANTÓNIO JÚLIO PINTO CORREIA COMO REPRESENTANTE DO MUNICÍPIO DE SANTARÉM NO AGRUPAMENTO DE CENTROS DE SAÚDE DO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE (ACES).

• RATIFICAR A DESIGNAÇÃO DO REPRESENTANTE DA ASSEMBLEIA (ENG. LEONEL MARTINHO DO ROSÁRIO) PARA INTEGRAR A COMISSÃO DE ACOMPANHAMENTO DE REVISÃO DO PDM.

PARA QUE CONSTE E DEVIDOS EFEITOS, será este EDITAL afi xado noslocais do costume e publicado nos jornais da região.

Assembleia Municipal de Santarém, 26 de Junho de 2009.

O Presidente da Assembleia MunicipalAntónio Pinto Correia

A N Ú N C I O e ÉDITOS DE 20 DIASPROCESSO DE EXECUÇÃO FISCAL Nº 2089200401049160 AP

CITAÇÃO DE CREDORES E VENDA DE BENS1ª PUBLICAÇÃO

JORGE MANUEL SARDINHA SERRA, Chefe do Serviço de Finanças do concelho de Santarém.Faz saber que por este Serviço de Finanças correm ÉDITOS DE 20 DIAS, contados da segunda e última publicação deste anúncio, citando, nos termos do n.º 2 do artigo 239º do Código de Procedimento e de Processo Tributário (CPPT), os credores desconhecidose sucessores dos credores preferentes do executado TIAGO FILIPE DA CUNHA GOMES, no estado de casado com Carla dos Reis Andrade Gonçalves Gomes, com domicílio fi scal na Rua Júlio Queijeiro – Jardim de Cima LT C RC ESQ - 2005-283 Santarém, para no prazo de 15 (QUINZE) DIAS posteriores aos dos éditos, reclamarem os seus créditos pelo produto da venda do bem a seguir indicado, sobre o qual tenham garantia real (art. 240º, CPPT) e que foi penhorado em 13 de Junho de 2006 no processo de execução fi scal acima identifi cado, instaurado para pagamento de dívidas de que são responsáveis respeitantes a Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e Coimas Fiscais (CF), dos anos 2004 a 2006, no montante actual de 5.293,24 €, sendo 3.845,84 € de quantia exequenda e 1.447,40 € de acréscimos legais.

BEM A VENDER

Fracção autónoma designada pela letra G do prédio urbano constituído no regime de propriedade horizontal, sito na Rua Júlio Queijeiro, LT C – Jardim de Cima, na freguesia de S. Salvador, concelho de Santarém, cuja fracção respeita ao RÉS-DO-CHÃO ESQUERDO composto de sala, três quartos, roupeiro, hall, duas casas de banho, cozinha, despensa e varanda, com a área de 96,00m2 e uma arrecadação no sótão com a área de 28,25m2 identifi cada com o nº 2. Tem as seguintes CARACTERÍSTICAS: Afectação: Habitação, Tipologia/Divisões: 3, Permilagem: 100,00, Nº de pisos: 1, Área do terreno integrante: 00,00m2, Área bruta privativa: 96,00m2, Área bruta dependente: 28,25m2, Tipo de prédio: Prédio em Regime de Propriedade Horizontal, Nº de pisos: 4, Área total do terreno: 216,00m2, Área de implantação do edifício: 216,00m2, Área bruta privativa total: 96,00m2, Área do terreno integrante das fracções: 00,00m2. Inscrito na matriz no ano de 1996 sob o artigo urbano nº 3683 – Fracção G, da freguesia de S. Salvador. Acha-se descrito na Conservatória do Registo Predial de Santarém sob o nº 01291/250593-G (S. Salvador)

É depositário o Sr. Tiago Filipe Cunha Gomes, executado nos autos, o qual, nessa qualidade e depois de contactado no seu domicílio fi scal, o mostrará aos interessados.Findo o prazo dos éditos, no dia 26 de AGOSTO de 2009, pelas 11 horas, proceder-se-á à sua venda por meio de PROPOSTAS EM CARTA FECHADA (art. 248º/1,CPPT) sendo o valor base para a venda de 42.560,00€, correspondente a 70% do valor atribuído em avaliação, não sendo consideradas as de valor inferior (art. 250º/4, CPPT).As propostas poderão ser submetidas através da Internet no site (www.e-fi nancas.gov.pt/vendas/.) ou, em alternativa, serem entregues pessoalmente neste Serviço de Finanças ou remetidas pelo correio em sobrescrito fechado, dentro de outro envelope, de forma a serem recebidas até às 16 horas do dia anterior ao da venda, e delas deve constar a referência “PROPOSTA PARA A VENDA Nº 2089.2009.141 – TIAGO FILIPE DA CUNHA GOMES”, bem como o preço oferecido e a identifi cação completa (Nome, morada e CF) e a assinatura do proponente, ocorrendo a sua abertura no dia e hora acima designados, na presença do Chefe do Serviço de Finanças, podendo assistir ao acto o executado e seu cônjuge, os proponentes e eventuais titulares do direito de preferência,os quais, por este meio, fi cam notifi cados para, nos termos do art. 892º do Código de Processo Civil, exercerem o seu direito.Se o preço mais elevado, com o limite mínimo da base de licitação, for oferecido por mais de um proponente, e se estiverem presentes no acto da abertura, abrir-se-á logo licitação entre eles, salvo se declararem que desejam adquirir o bem em compropriedade.Estando presente só um dos proponentes do maior preço oferecido, poderá este cobrir as propostas dos outros, e, se nenhum deles estiver presente ou nenhum quiser cobrir as propostas dos outros, proceder-se-á a sorteio, com vista à determinação da proposta que deverá prevalecer (art. 253º/c. CPPT).Adjudicado o bem, deverá ser depositada na Secção de Cobrança deste Serviço de Finanças a totalidade do preço ou parte dele, não inferior a 1/3 do valor da venda, devendo a restante parte ser depositada no prazo de 15 dias, sob pena das sanções previstas na Lei do Processo Civil.Sendo devido Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis (I.M.T.), o pagamento deverá ocorrer no prazo de 30 dias contados da data da adjudicação, nos termos do n.º 3 do artigo 36º do respectivo código.É devido o Imposto do Selo a que se referem as verbas nºs 1 e 3 da respectiva Tabela.SERVIÇO DE FINANÇAS DE SANTARÉM, aos vinte e nove dias do mês de Junho do ano de dois mil e nove.

O CHEFE DE FINANÇAS, O ESCRIVÃO, (Jorge Manuel Sardinha Serra) (João José Marcelino Tavares)

(em Jornal “O Ribatejo”, edição n.º 1235 de 3.07.2009)

8 O Ribatejo3 | Julho | 2009 SANTARÉM

Page 9: Edição 1235

9PUBLICIDADEO Ribatejo3 | Julho | 2009

Page 10: Edição 1235

Ex-vereadora de Moita Flores é terceira na lista do PS para a CâmaraAutárquicas ∑ António Carmo escolheu independentes para os segundo e terceiros lugares da lista

Lígia Batalha, a verea-dora da maioria social-de-mocrata na Câmara Mu-nicipal de Santarém que suspendeu o mandato em Março, foi apresentada esta segunda-feira como tercei-ra na lista do PS à Câma-ra Municipal de Santarém.

Poucas horas antes des-ta apresentação da lista de candidatura de Antó-nio Carmo à imprensa, a renúncia da independente Lígia Batalha foi apresen-tada na reunião de Câmara Municipal de segunda-fei-ra. No final da reunião do executivo camarário de se-gunda-feira, Moita Flores recusou comentar o facto de Lígia Batalha integrar a lista socialista, declarando apenas que deixa a “discus-são política” para fora dos Paços do Concelho.

Lígia Batalha justificou a decisão de aceitar o convi-te de António Carmo com o facto de ter trabalhado com ele numa das escolas da cidade, conhecendo “a sua capacidade de lideran-ça e de trabalho em grupo”,

e por não poder ser indife-rente “à grande coragem que representou o avanço da sua candidatura nestas circunstâncias”.

Lígia Batalha disse que acredita que na equipa de António Carmo po-derá “acabar o projecto” que iniciou na autarquia, sublinhando que um dos

motivos por que suspen-deu o mandato em Março se prendeu com o facto de querer que “algumas inde-finições se resolvessem”, pensando que ainda iria voltar. “Esperava que as coisas se aclarassem, mas foi bem patente a dimensão da mudança desde que saí do executivo”, disse. Lígia

Batalha pediu a suspensão do mandato em Março, de-pois de ter perdido, em No-vembro, o pelouro da Edu-cação, que passou para o presidente Moita Flores. António Carmo justificou a escolha com a necessida-de de “dar continuidade” ao trabalho da educação, área que considera “uma

das grandes preocupações e das primeiras priorida-des” da sua candidatura. Lígia Batalha foi o terceiro membro da equipa de Moi-ta Flores eleita em 2005 a abandonar a equipa, de-pois de Mário Santos, em Setembro de 2006, e do vi-ce-presidente Ramiro Ma-tos, em Novembro de 2008.

António Carmo apresenta outro independente a nú-mero dois da lista, Ludgero Mendes, que já foi candida-to em eleições anteriores pelo PSD e pelo CDS-PP.

Os restantes elementos da sua lista - Luís Baptista, Ricardo Martinho do Ro-sário e Patrícia Moital - são militantes socialistas.

José Luís Cabrita é o ca-beça de lista da CDU à Assembleia Municipal de Santarém nas próximas eleições autárquicas de 11 de Outubro. A apresenta-ção decorreu na sexta-fei-ra, 26 de Junho, dia em que a CDU anunciou o advoga-do João Luís Madeira Lopes e a técnica de contas Salo-mé Vieira como números dois e três, respectivamen-te, da lista à Câmara Muni-cipal, encabeçada por José Marcelino.

“Vamos continuar a lutar para que a Assembleia Mu-nicipal seja um órgão dig-no e verdadeiramente fis-calizador da acção do exe-cutivo, e não apenas uma caixa de ressonância do partido que está no poder”, disse José Luís Cabrita, para quem, durante este manda-

to, a Assembleia Municipal “foi marginalizada” pelo presidente Moita Flores e restantes vereadores, “que demasiadas vezes não se dignaram sequer a respon-der às solicitações que lhe foram feitas pelos eleitos”.

O cabeça de lista, de 54 anos, secretário-geral da FENACOOP, acusou ain-da a Câmara de ter altera-do à posteriori deliberações tomadas neste órgão. “É o caso do contrato com a Es-tamo, aprovado numa ver-são em Dezembro de 2008 e presente ao Tribunal de Contas com uma nova ver-são”, afirmou, acrescentan-do que “alguém na Câmara, não sabemos quem, supri-miu cláusulas e artigos da versão aprovada pelos elei-tos municipais”.

Para o candidato à Câma-

ra de Santarém, estes três nomes “engrandecem as listas da CDU e dão-nos a perspectiva de realizar uma boa campanha e um bom mandato”. “Todos já de-monstraram a sua capacida-de de trabalho, competência

e honestidade, que são tam-bém o lema da CDU”, frisou José Marcelino, sublinhan-do a necessidade dos comu-nistas “voltarem a ter voz no executivo municipal”, o que deixou de acontecer desde a polémica ruptura

com a vereadora Luísa Mes-quita. “Há eleitores que po-dem não votar em nós por causa desse processo, assim como outros o farão por causa disso. Penso que an-dará pelo empate”, disse o candidato quando questio-

nado sobre a possibilidade da CDU perder votos com a saída de Luísa Mesquita.

O resultado ideal para José Marcelino seria “ob-viamente, vencer as elei-ções”, mas o cabeça de lista já ficaria satisfeito se a CDU conseguisse eleger nova-mente dois vereadores, o que aconteceu nas autárqui-cas de 2001. Em 2005, a coli-gação ficou novamente ape-nas com um eleito. “Uma maioria do PSD no próximo mandato seria muito nega-tivo para o concelho, a ava-liar pelo que o presidente Moita Flores tem feito ao longo destes últimos qua-tro anos”, disse ainda José Marcelino, criticando “a fal-ta de rigor e o esbanjamento de dinheiro e recursos que não podem continuar a ser desbaratados”.

CDU apresenta José Luís Cabrita para a Assembleia Municipal e Madeira Lopes e Salomé Vieira na lista para a Câmara

A António Carmo rodeado pelos candidatos do PS à Câmara, faltando aqui apenas Ludgero Mendes

A José Marcelino acredita que a equipa da CDU vai garantir um “bom resultado”

10 O Ribatejo3 | Julho | 2009SANTARÉM

Page 11: Edição 1235

O Ribatejo3 | Julho | 2009

11

benfica do ribatejotexto e fotos ∑ João Baptista

A vila de Benfica do Ribatejo vai estar em fes-ta nos dias 9, 10, 11 e 12 de Julho. Todos estão con-vidados para participar nesta festa popular que é também uma demonstra-ção da vida económica e cultural da jovem vila. Os festejos populares são or-ganizados pela Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, em colaboração com as colectividades da freguesia. A festa vai ter lugar junto ao pavilhão gimnodesportivo da vila e conta com cerca de 30 stands sobre os mais di-versos aspectos da vida da freguesia e ainda sete tasquinhas que irão apre-sentar a gastronomia lo-

cal. Estas tasquinhas vão estar representadas por cinco colectividades, que tiveram a primazia na atri-buição dos espaços, como forma de angariarem ver-bas para a sua actividades, e dois cafés/restaurantes.

O presidente da Junta de Freguesia, Amândio Freitas, refere que dan-

tes esta festa realizava-se em Agosto, mas esse é um mês de intensa actividade agrícola, o que nos levou a mudar a data, quando a autarquia decidiu agarrar a organização”.

Do programa da festa destaca-se logo o dia da abertura com uma festa da amizade e da sardinha

assada, baile e animação musical. Na sexta-feira, destaca-se a actuação da artista Ana Rita e o baile também pela noite dentro.

No sábado, a festa pro-mete muita animação com o “Tributo a Tony Carreira”, pelo artista Dá-rio Mira que se estreou na música com um álbum de

músicas do popular Tony Carreira. Domingo, atin-girá o apogeu com o con-certo de Adelaide Ferreira e um espectáculo de fogo de artifício.

“No ano passado, toda a gente nos felicitou pela melhoria das festas; este ano vamos ver se conse-guimos repetir o êxito, mas tudo depende sem-pre do mais importante que é a adesão e a partici-pação das pessoas”, afir-mou Amândio Freitas.

Desde que a Junta de Freguesia agarrou na ini-ciativa, as festas beneficia-ram de um novo impulso, com as novidades a agra-darem à população que tem aderido em força

MANDATO DA JUNTA DE FREGUESIA COM BALANÇO MUITO POSITIVO

“Por muito que se faça, fica sempre muito por realizar”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, Amândio Frei-tas, num breve balanço ao trabalho realizado neste mandato.

O autarca considera “muito positivo o tra-balho realizado nestes 4 anos, em que conse-guimos manter um re-lacionamento óptimo com a Câmara Munici-pal de Almeirim, inde-pendentemente de ser-mos de forças políticas diferentes”. Recorda que um dos principais pro-blemas com que se de-parou quando tomou posse foi a falta de trans-portes para as crianças do pré-escolar e das es-colas da freguesia e até para os idosos. Tudo por-que os veículos da jun-ta não estavam adapta-dos de acordo com a le-gislação. “Chegámos a acordo com a Câmara de Almeirim e comprá-mos um autocarro, por cerca de 100 mil euros”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo, O novo autocarro está ao serviço das escolas, das colectividades e serve ainda a população, que beneficia de mais este transporte público diário gratuito e complementar para os moradores dos lugares de Azeitada, Cor-tiçóis e Foros de Benfica, na ligação a Benfica do Ribatejo, para virem tra-tar dos seus assuntos nos diversos serviços locali-zados na vila.

Quatro dias de festa rija na vilaAnimação ∑ Adelaide Ferreira, tributo a Tony Carreira, tasquinhas e mostra económica

A O executivo da Junta: Amândio Freitas (presidente), Eduardo Batista (secretário) e João Paulo Santos (tesoureiro).

∑ A festa vai ter como principais artistas Adelaide Ferreira e Dário Mira que tem feito sucesso com o seu tributo a Tony Carreira. Mas já na próxima quinta-feira, terá lugar a abertura com uma festa da amizade e da sar-dinha assada e baile. Na gastronomia, os visitantes vão ter sete tasquinhas estendidas ao longo de 42 metros, com petiscos para todos os gostos. A mostra econonó-mica e cultural contou no primeiro ano com 14 exposito-res, passando no ano passado para 22 stands, e este ano vai ter 30 expositores.

Adelaide Ferreira, tributo Tony Carreira e gastronomia

ROTA DAS FREGUESIAS

Page 12: Edição 1235

12 O Ribatejo3 | Julho | 2009

A Associação Cultural e Recreativa Ribatejana é uma das mais jovens as-sociações da freguesia de Benfica do Ribatejo, com as marchas populares.

Formada há cinco anos, a associação das marchas populares já antes anima-va o Carnaval.

“Tudo começou com os desfiles de Carnaval de Almeirim e depois fomos tendo outras actividades e tivemos a necessidades de legalizar a associação”, contou-nos Maria Eugé-nia, dirigente da colecti-vidade.

“Temos sempre man-tido diversas actividades como noites de fados, bai-les, festas de Carnaval e outras actividades para angariar fundos para a colectividade”, disse Ma-ria Eugénia.

Nesta época dos Santos populares, a marcha de

Benfica do Ribatejo não pára, sendo solicitada a

participar nas mais diver-sas localidades da região.

A marcha é inteiramen-te dedicada à freguesia desde os trajes á música. Conta com 49 elementos com idades entre os 16 e os 56 anos.

Os trajes, que vão mu-dando todos os anos, consoante os temas, são confeccionados por Ma-ria Eugénia que faz tudo na vida, “desde modista a empregada doméstica”. Agora, nas festas da vila, as Marchas vão apresen-tar os seus petiscos numa das tasquinhas.

Antes, dia 5, vai haver uma festa com marchas populares e artistas de va-riedades.Além de Maria Eugénia, fazem parte da direcção Joaquim Toita, João Côdeas, Gil Agolada e Celeste Proa.

ROTA DAS FREGUESIAS | BENFICA DO RIBATEJO

“Já temos cerca 90 % das ruas alcatroadas na fregue-sia, pelo que a nossa grande frente de batalha está agora na limpeza”, disse Amândio Freitas. “O trabalho só com um cantoneiro de limpeza e com os contratados através do Centro de Emprego não estava produzir efeito, pelo que avançámos para a com-pra de uma varredora me-cânica, por cerca de 120 mil euros”, adianta o autarca.

A campanha “Semear limpeza, colher saúde” está em curso e já se sentem os resultados. “Com a varre-dora mecânica consegui-mos num único dia fazer o trabalho que anteriormente demorava duas semanas e ocupava meia dúzia de pes-soas”. A melhoria do serviço de higiene e limpeza fez-se sentir também com o refor-ço dos contentores de resí-

duos sólidos e de ecopontos que vieram melhorar signi-ficativamente a cobertura geral da freguesia.

A Junta de Freguesia de Benfica ocupa seis pessoas nos serviços de limpeza e de jardinagem. “Tem sido nos-sa preocupação melhorar os espaços verdes da vila, pois anteriormente a manuten-ção era feita por uma empre-sa e não estava resultar, o que nos levou a assumir esse ser-viço, com bons resultados já visíveis”, adiantou o autarca.

Amândio Freitas refe-re ainda que continuou a investir no alcatroamento das ruas da freguesia, a 1ºde Maio em Foros de Benfica, uma Cortiçóis, uma em Benfica e outras na urbani-zação nova. “Não estamos ainda a 100% porque faltam cerca de 100 metros de rua por alcatroar na Azeitada”.

“A batalha da limpeza está a ser ganha na vila”

Marcha de Benfica do Ribatejo anima a festaAnimação ∑ Marcha Popular de Benfica do Ribatejo criou associação

A Maria Eugénia, dirigente das Marchas Populares

Page 13: Edição 1235

O Ribatejo3 | Julho | 2009

13BENFICA DO RIBATEJO | ROTA DAS FREGUESIAS

Amândio Freitas vai re-candidatar-se à presidên-cia da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo pela CDU. “O nosso programa eleitoral vai assentar, no es-sencial, nos projectos que vamos deixar prontos a exe-cutar ou em elaboração”, afirmou Amândio Frei-tas. Entre esses projectos, destaca a criação do Mu-seu Etnográfico e do Tra-je em Benfica do Ribatejo. “Vamos lançar em breve um edital à população para que contribua com objec-tos, documentos, alfaias, trajes, etc. para o espólio do futuro museu”, afirmou Amândio Freitas. O Mu-seu deverá ocupar o Mer-cado de Benfica, que desde há 10 anos está resumido a uma comerciante de pei-xe. Amândio Freitas afir-ma que “mão se justifica ter uma infra-estrutura desta dimensão apenas ao servi-ço de uma única pessoa e que já nem sequer aceita o

pagamento da taxa. Além do Museu Etnográfico, o Mercado irá servir de espa-ço multiusos, para diversas actividades, e terá também uma área para biblioteca que é uma carência sentida há muito na freguesia, prin-cipalmente para apoio aos estudantes, mas também para o enriquecimento cul-tural da população.

A principal intervenção prevista no projecto diz res-peito à substituição do te-lhado, pois o actual é em fi-brocimento e não pode con-tinuar como está. A calçada à portuguesa será aprovei-tada e polida e todo o espa-ço beneficiará de pinturas e melhoramentos. “Não sa-bemos se vamos começar a obra neste mandato, mas venha quem vier já tem o projecto pronto para avan-çar com os trabalhos para dar um aproveitamento dig-no aquele espaço, e contri-buir para o enriquecimento cultural da vila”.

Museu Etnográfico e centro cultural no mercado da vila

Amândio Freitas afirmou que o grande investimen-to em curso na freguesia neste mandato é a conclu-são da rede de saneamento básico na zona de Foros de Benfica do Ribatejo. “Esta era uma grande lacuna sen-tida há muito anos pela po-

pulação”, afirmou o autarca. “Metade da obra já está con-cretizada, esperamos tê-la concluída até meados de Outubro”. Fica ainda a fal-tar a conclusãpo do sane-amento básico em parte da Azeitada, nomeadamente na zona nova.

Saneamento leva 1,5 milhões de euros

Petanca é a nova paixão em Benfica do RibatejoTorneio ∑ Os Amigos da Petanca de Benfica do Ribatejo organizam torneio

A José Braulino, um dos dirigente do grupo dos Amigos da Petanca de Benfica do Ribatejo

De Alpiarça a Benaven-te, a petanca é já uma das modalidades mais popu-lares nas localidades do distrito ao sul do Tejo. Em Benfica este desporto mo-vimenta largas dezenas de praticantes que se or-ganizaram há 4 anos em secção do Clube de Fute-bol de Benfica do Ribatejo. “Começámos a jogar aqui e acolá, especialmente em Almeirim e Alpiarça, onde há excelentes cam-pos, e depois amigo cha-ma a amigo e acabámos por formar a secção de pe-

tanca do clube”, afirmou José Braulino, um dos diri-gentes do grupo que conta com cerca de duas deze-nas de praticantes mais re-gulares, com idades entre os 209 e os 70 anos. “Reu-nimo-nos num campo que construímos no terreno de um dos amigos, na Azei-tada, e além do convívio e do petisco, sempre vamos fazendo algum exercício que nos ajuda a vencer o stress e a perder a barri-ga”, afirmou José Brauli-no. “Temos participado em vários torneios na re-

gião, mas ainda estamos a criar experiência para ga-nhar balanço para nos fe-derarmos e entrarmos em competições”, adianta.

Além de explorarem uma tasquinha durante as festas da vila, os Amigos da Petanca de Benfica do Ribatejo vão organizar tam-bém o seu torneio anual, no dia 11, aberto á participa-ção de todos os praticantes.

A petanca foi criada no princípio do século XX em França, embora tam-bém muito praticado nas zonas rurais espanholas,

sobretudo na Catalunha. Foi trazida para Portugal nos anos 80 por emigran-tes em França.

O jogo consiste no lança-mento de bolas metálicas, com o objectivo de ficar o mais próximo possível de uma pequena bola de ma-deira (cochonette). Cada bola que, uma vez conclu-ída a partida, se encon-tre mais próxima do bo-liche que as dos adversá-rios conta como um ponto. Ganha o jogador ou a equi-pa que chegue primeiro a marcar treze pontos.

Page 14: Edição 1235

14 O Ribatejo3 | Julho | 2009ROTA DAS FREGUESIAS | BENFICA DO RIBATEJO

O presidente da Junta de Freguesia de Benfica do Ribatejo afirma que uma das obras mais importan-tes para o próximo manda-to vai ser o centro desporti-vo no Pinhal do Bacalhau. “O projecto já começou a ser elaborado e vai estar em condições para iniciar a primeira fase da obra no próximo mandato”, disse Amândio Freitas. O pro-jecto incluirá a construção, por fases, numa área de 5,5 hectares, de diversas infra-estruturas de desporto e actividades ao ar livre, Vai ter um campo de futebol de 11 com relvado sintético, um campo de futebol de 7 em piso pelado, uma pis-ta de manutenção, courts de ténis, e uma zona para jogos tradicionais como o chinquilho ou a petanca, modalidade com grande popularidade no concelho. A construção será faseada e o investimento total ronda os 900 mil euros. Amândio Freitas recorda, com ironia, que no início do mandato, quando apresentou a ideia de fazer o parque despor-tivo na propriedade da fre-guesia do Pinhal do Baca-lhau: “Fui apelidado de me-galómano, mas hoje já me deram razão e o projecto teve luz verde para avançar

com a elaboração dos pro-jectos técnicos, para que se possam apresentar as can-didaturas aos fundos comu-nitários e outros ”. Amândio Freitas só lamenta que o pa-vilhão gimnodesportivo, re-centemente construído, não tenha sido projectado para a zona do Pinhal do Baca-lhau. “O pavilhão tem exce-lentes condições, mas ficou mal localizado e o facto de ter sido necessário rebaixar a sua construção para que não ficasse acima da Igre-ja está a causar alguns pro-blemas de humidades que se teriam evitado”, referiu o autarca.

Ciclovia e parque infan-til na Fonte Branca. A Jun-ta de freguesia de Benfica está a elaborar um projecto para a construção de uma via de ligação da nova ur-banização da Fonte Branca à zona do Alqueve, com a construção de um paseeio pedonal e de uma ciclovia, a construção de uma nova rotunda e de um parque in-fantil. “Já se conseguiu che-gar a um acordo entre a Câ-mara e a empresa promo-tora da urbanização Fonte Branca que irá ceder terre-no para esta obra, estando já em curso a elaboração do projecto”, adiantou o presi-dente da Junta.

Parque desportivo vai ser no Pinhal do Bacalhau

“Fonte Branca” contribui para desenvolvimento localNova urbanização ∑ Empresa dinamiza espaço lúdico inserido em zona verde

A Empreendimento oferece preços mais convidativos do que nas cidades à volta e beneficia de bons acessos

H e l e n a , M a n u e l e Adriano Malfeito Ferreira, sócios da empresa pro-prietária do empreendi-mento Fonte Branca, em Benfica do Ribatejo, con-tinuam a acreditar que “vale a pena trabalhar para que o sonho se torne realidade”. Por isso, man-têm o optimismo e a von-

tade férrea de levar a bom termo aquele que, desde o seu início, se tem revelado um projecto estruturado e equilibrado, implantado numa cativante zona do Ribatejo.

“As vendas, que abran-daram com a crise em que o País está envolvido (não vale a pena negar que ela

anda aí e em força…), estão a revelar alguma retoma, o que incentiva os sócios”, adiantaram.

“E como a vida não pára, nem pode parar, na Urba-nização já se deu início à dinamização do espaço lú-dico, inserido na zona ver-de, o qual é vocacionado para as lides equestres e

outras actividades de inte-resse para todos”, sublinha-ram os sócios da empresa.

Em paralelo, outras ini-ciativas, ligadas à abertu-ra de novas vias e acessos, estão em curso, em conju-gação de esforços e de so-nhos que se têm que tornar realidade, com a autarquia local e municipal.

Page 15: Edição 1235

PONTE MILITAR MONTADA SOBRE O SORRAIA

A maior ponte militar alguma vez montada em Portugal abriu ao trân-sito na terça-feira, 20 de Junho, em Coruche, para permitir que os habitan-tes do concelho conti-nuem a fazer a travessia entre as duas margens do rio Sorraia. Devido às obras de manutenção em várias das sete pon-tes de Coruche, o Exér-cito Português, a Câma-ra Municipal e o Institu-to Estradas de Portugal celebraram um protoco-lo para a construção de uma ponte metálica de 51 metros sobre o rio Sor-raia, instalada num des-vio provisório do trânsi-to da EN114.

A infra-estrutura construída pela Escola Prática de Engenharia e que irá ser utilizada nos próximos dois meses. No caso da construção da ponte de Coruche, que decorreu entre 8 e 19 de Junho, foram uti-lizados 232 painéis me-tálicos, ligados entre si por 45 vigas metálicas - totalizando 103 toneladas - e estiveram envolvidos cerca de 40 militares e 10 viaturas.

JOSÉ MÚRIAS CONCORRE PELO CDS EM BENAVENTE

José Múrias vai ser o cabeça de lista à Câmara Municipal de Benavente pelo CDS/PP nas próxi-mas autárquicas de 11 de Outubro. Formado em engenharia, José Mú-rias é actualmente eleito pelos populares na As-sembleia Municipal de Benavente, órgão para o qual a cabeça de lista será novamente Margarida Netto. Em comunicado, o CDS/PP divulgou tam-bém os cabeças de lista a duas Assembleias de Freguesia do concelho: o empresário João Cor-deiro em Samora Cor-reia, que concorre como independente, e Vasco Dias, também empresá-rio, em Benavente.

Jovem morre carbonizadono carro do irmãoInsólito ∑ Cadáver foi descoberto sentado no banco do pendura

A A Polícia Judiciária está a investigar as circunstâncias que levaram à morte de Hélio Cruz

Um jovem de 25 anos morreu carbonizado den-tro do carro do irmão, que ardeu por completo em circunstâncias mis-teriosas numa estrada de terra batida na Quinta do Gaio, Cartaxo, na madru-gada de sábado, 27 de Ju-nho. Hélio Cruz era soltei-ro e residia com os pais em Casais Lagartos, freguesia de Pontével, onde foi a en-terrar na quarta-feira, 1 de Julho.

O caso está a ser inves-tigado pela Polícia Judici-ária (PJ), uma vez que po-derá estar em causa um possível homicídio. O fac-to do cadáver ter sido des-coberto sentado no banco do pendura do carro, um Volkswagen Golf, é um dos indícios que apontam para a hipótese de crime.

No local, vários elemen-tos do Laboratório Cientí-fico da PJ estiveram a reco-

lher provas durante mais de quatro horas. O cadáver foi analisado e identifica-do no Instituto de Medici-na Legal, em Lisboa, mas a PJ não forneceu quaisquer informações sobre a inves-tigação em curso à família quando libertou o corpo, para a realização do fune-ral.

A família e os amigos mais próximos não con-seguem explicar o que terá

acontecido a Hélio Cruz. António Rebelo, um ami-go de infância, foi a última pessoa a vê-lo na madru-gada de sábado. “Estive-mos até às quatro da ma-nhã num bar em Pontével. Quando saímos, eu con-videi-o para passarmos ainda no Cartaxo, mas ele disse-me que se ia deitar”, contou ao nosso jornal, ex-plicando que Hélio Cruz pegou no carro e afastou-

se sozinho.O amigo, que foi cha-

mado no sábado de ma-nhã pela PJ e prestou de-clarações no local onde o jovem morreu, diz não conseguir entender como o carro foi parar àquela es-trada, a cerca de 150 metros da Nacional 3. “Que eu sai-ba, não era costume ele vir por este caminho quando ia para casa, apesar de mo-rar perto”, afirmou.

“E ele nem sequer esta-va bêbedo, porque duran-te toda a noite só o vi be-ber uma cerveja”, acres-centou António Rebelo, que o descreve como uma pessoa pacata e que nunca se mete em confusões. “Eu nunca o vi levantar a voz a ninguém, quanto mais me-ter-se em brigas ou fazer mal a alguém”, garantiu.

João Nuno [email protected]

AMIGOS DO TEJO CRITICAM AUTORIDADES DE FISCALIZAÇÃO

A Associação dos Ami-gos do Tejo (AAT) acu-sou as autoridades poli-ciais de fazerem “pouco ou nada” para combater a pesca ilegal do meixão no rio. “São conhecidos perfeitamente os portos onde esta mercadoria é desembarcada, sabem-se perfeitamente as es-tradas por onde os car-ros que a transportam passam. Nem era preci-so fazer rusgas na água”, disse à Lusa Carlos Sal-gado, presidente da asso-ciação, para quem uma “operação stop”, com apreensões do carro, do condutor e do pescado teria mais resultados do que as fiscalizações ma-rítimas.

O major Joaquim Nunes, do Comando da GNR de Santarém, contrapõe, que “com os meios disponíveis”, têm sido feito algumas ope-rações em que se inuti-lizam as redes apreendi-das, acrescentando que só na zona controlada pelo comando, estima-se que existam no rio Tejo cerca de 150 redes.

VACA FAZ TRÊS FERIDOS EM BENAVENTE

É Uma vaca brava que fugiu do recinto da 41ª festa da amizade de Benavente fez três feri-dos ligeiros antes de ser dominada a cerca de um quilómetro do local das largadas, e mais de uma hora depois de se ter eva-dido durante uma troca de veículos de transpor-te de gado.

Dois dos feridos circu-lavam nas ruas do centro da vila e foram colhidos à passagem do animal, ao passo que a terceira vítima foi um dos ho-mens que a tentou agar-rar numa zona de mato onde a vaca se abrigou. Não se registaram mais incidentes durante as festas de Benavente, que reuniram mais de dois mil aficionados do mun-do taurino.

∑ Os muitos habitantes de Casais Lagartos que no sábado de manhã se deslocaram ao local onde foi descoberto o carro ar-dido não poupavam elo-gios a Hélio Cruz, um jo-vem muito bem visto na aldeia. “Era uma jóia de rapaz, e daqueles que não faltavam um dia ao tra-balho”, resumiu ao nosso jornal um vizinho.

Jovem eramuito bemvisto naaldeia

O Ribatejo3 | Julho | 2009

15

D MIC Coruche concorre na ErraDepois de apresentar candidaturas nas freguesias de Santana do Mato e Branca, o Movimento Independente de Cidadãos por Coruche (MIC) vai apresentar o seu candidato na Erra no sábado, 4 de Julho, às 18h30, no centro social.

regiãolezíria do tejo

Page 16: Edição 1235

VIADUTO DE SANTANA VAI AVANÇAR

Em Agosto, a Câmara do Cartaxo, a REFER e a Estradas de Portugal vão assinar um protoco-lo para a construção do viaduto de Santana, obra que a autarquia conside-ra “fundamental para a mobilidade na lezíria e na zona sul do conce-lho”. Segundo uma nota de imprensa, o municí-pio será o dono da obra e assegura uma verba de 800 mil euros, num in-vestimento global que ronda os 6,1 milhões de euros.

A obra implica a cons-trução de uma passagem superior à linha ferrovi-ária do Norte, que vai eliminar a passagem de nível em Santana e asse-gurar o trânsito em altu-ras de cheia. Como a in-tervenção também se vai estender ao Caminho de Meias, a população ribei-rinha da freguesia de Va-lada não ficará isolada. Ainda não há uma data prevista para o arranque da obra, mas o processo de expropriação dos ter-renos já está na fase fi-nal.

HOMEM MORRE ESMAGADO POR MÁQUINA EMALPIARÇA

Um trabalhador da fá-brica Monliz, na zona industrial de Alpiarça, morreu na sequência de um acidente de trabalho, ao ficar esmagado numa máquina industrial na terça-feira, 30 de Junho. A vítima ainda foi assisti-da no local e transporta-da em estado muito gra-ve ao Hospital de Santa-rém, mas acabou por não resistir aos ferimentos. Pedro Parracho tinha 28 anos, residia em Alpiarça e deixa um filho menor.

O acidente ocor-reu às 11h09, segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS). No local, esti-veram os bombeiros vo-luntários de Alpiarça, com dois veículos e oito elementos, e a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do hospital de Santarém. A fábrica desta empre-sa de transformação de produtos congelados en-cerrou o resto do dia.

MICA divulga primeiroscandidatos em AlmeirimAutárquicas ∑ Movimento independente quer concorrer a todos os órgãos

A Ana Fonseca Casebre lidera a lista à Assembleia Municipal, e Paulo Roma avança em Benfica do Ribatejo

A advogada Ana Fon-seca Casebre é a cabe-ça de lista à Assembleia Municipal do Movimen-to Independente do Concelho de Almeirim (MICA), cuja candidatura à Câmara Municipal é li-derada pelo actual verea-dor Francisco Maurício. A candidata tem 30 anos, re-side em Paço dos Negros e tem escritório montado em Almeirim. Em termos associativos, está ligada ao grupo de danças de folclo-

re de Benfica do Ribatejo e à Associação 20Kms de Almeirim.

Em comunicado, o MICA divulgou também os cabeças de lista a três das quatro Assembleias de Freguesia do concelho. A enfermeira e professora Maria do Rosário Salaves-sa é a candidata em Almei-rim, a professora Dorinda Figueiredo assume a can-didatura nas Fazendas de Almeirim, e Paulo Roma da Silva, funcionário públi-

co, avança em Benfica do Ribatejo. O nome do can-didato na Raposa, a fre-guesia mais pequena do concelho, ainda não é co-nhecido.

Depois de, na semana passada, o MICA ter apre-sentada a fadista interna-cional Cristina Branco como mandatária da can-didatura, o movimento adiantou agora que Amân-dio Branco e Manuel Evangelista serão os man-datários nas freguesias de

Benfica do Ribatejo e Fa-zendas de Almeirim, res-pectivamente. Neste mo-mento, o movimento está a recolher as assinaturas necessárias para oficia-lizar a candidatura junto do Tribunal Constitucio-nal, processo que deve-rá estar concluído duran-te a primeira quinzena de Agosto, e a elaborar as lis-tas para concorrer a todos os órgãos autárquicos do concelho, segundo o mes-mo comunicado.

ASSEMBLEIA APROVA MOÇÃO QUE CRITICA EXECUTIVO

“Onde está a nova esquadra da PSP no Cartaxo?” é o nome da moção apresentada pelo PSD que foi aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal do Cartaxo na terça-fei-ra, 30 de Junho. A inér-cia revelada pela Câma-ra, liderada por Paulo Caldas, na exigência da concretização do equipa-mento é um dos aspectos salientados nesta moção, que contou com os votos favoráveis da bancada do próprio PS, força política que, ao longo deste man-dato, sempre pautou a sua actuação pela defesa das estratégias do execu-tivo socialista.

O documento apresen-tado pelo PSD relembra que, em Janeiro de 2009, o secretário de Estado da Administração Inter-na, Rui Sá Gomes, esteve no Cartaxo para assinar com a autarquia o proto-colo para a construção da nova esquadra, orçada em 1,1 milhões de euros, prometendo o arranque da obra para o primei-ro trimestre deste ano. A autarquia comprome-teu-se a ceder o terreno e a suportar 90% do custo da infra-estrutura.

Como ainda “não exis-te qualquer obra inicia-da”, é “urgente” que o governo e a Câmara “es-clareçam porque é que o protocolo não está a ser cumprido”, lê-se no do-cumento aprovado pe-los eleitos municipais, onde pedem que a Câ-mara exija ao governo que assuma as promes-sas e compromissos.

Durante esta sessão da Assembleia Munici-pal, foi ainda aprovada por maioria uma segun-da moção do PSD que apresenta um “veemente protesto” à actuação da Câmara no atraso na ce-lebração dos protocolos de transferência de com-petências para as Juntas de Freguesia e nos pro-tocolos de apoio ao asso-ciativismo.

A abstenção da ban-cada do PS permitiu viabilizar a aprovação do documento, que con-tou com quatro votos fa-voráveis dos eleitos do PSD, dois da CDU e um do Bloco de Esquerda.

A advogada América Cravo vai ser candidata à Câmara Municipal de Alpiarça nas próximas elei-ções autárquicas, pela co-ligação PSD e CDS/PP. A cabeça de lista é natural de Alpiarça, onde reside, pres-tou serviço no gabinete ju-rídico da autarquia duran-te o primeiro mandato de Joaquim Rosa do Céu, e tem escritório em Almeirim.

A apresentação públi-ca da candidatura, assim como dos cabeças de lista à Assembleia Municipal e Assembleia de Freguesia,

deverá ocorrer a meio de Julho, segundo João Brito, presidente da concelhia so-cial-democrata de Alpiarça. Esta será a primeira vez que PSD e CDS/PP concorrem coligados no concelho e “o entendimento tem sido to-tal, porque partilhamos os mesmos objectivos”, frisou o responsável. “Esta can-didatura não é contra nin-guém nem por qualquer vingança, é para dar voz às pessoas de Alpiarça, por-que tem faltado muito di-álogo e respeito pelos mu-nícipes na política local”,

explica João Brito. “Quere-mos ser a balança do poder, porque Alpiarça precisa de todas as forças políticas re-presentadas no executivo

municipal, ou teremos mais do mesmo”, acrescentou.

Actualmente, PSD e CDS/PP não têm qualquer eleito na Câmara, compos-ta por três elementos do PS e dois da CDU. Com a sa-ída de Rosa do Céu para a Entidade Regional de Tu-rismo de Lisboa e Vale do Tejo, Vanda Nunes assu-miu a presidência da autar-quia, mas a cabeça de lista do PS nestas eleições é a ac-tual deputada Sónia Sanfo-na. Pela CDU, o candidato é o actual vereador Mário Pereira.

Advogada América Cravo lidera coligação PSD / CDS em Alpiarça

A América Cravo

16 O Ribatejo3 | Julho | 2009REGIÃO | ALMEIRIM | ALPIARÇA | CARTAXO

Page 17: Edição 1235

Francisco Colaço, úni-co eleito do Bloco de Esquerda (BE) na As-sembleia Municipal do Cartaxo neste mandato, vai ser o cabeça de lista do partido à Câmara nas próximas eleições autár-quicas, que se vão reali-zar no próximo dia 11 de Outubro. Francisco Cola-ço disse à Lusa que apos-ta na “luta contra o betão” e quer “encerrar o ciclo do socialista Paulo Cal-das, que se tem revelado desastroso”. Apesar de há quatro anos o BE ter fica-do muito longe de eleger um vereador, a quase du-plicação dos votos obtidos nas últimas eleições para o Parlamento Europeu no concelho faz o candida-to, um agente comercial de 49 anos, acreditar ser possível a eleição de um

vereador e o aumento do número de eleitos na As-sembleia Municipal, onde o partido se tem destaca-do na oposição à maioria PS.

Caso venha a ser eleito para a Câmara, a realiza-ção de uma auditoria às contas municipais é a pri-meira medida que vai pro-por. “A defesa do ambien-te, políticas sociais acti-vas, nomeadamente para jovens e idosos, e ainda políticas de atracção e fi-xação de empresas” são, segundo o candidato, as-pectos relevantes do pro-grama do BE para o con-celho.

A candidatura de Fran-cisco Colaço será apre-sentada na sexta-feira, 3 de Julho, pelas 20 horas, num restaurante da cida-de, conjuntamente com a

de Pedro Mendonça, ex-director do Centro Cul-tural do Cartaxo e actu-almente quadro superior no Teatro da Trindade, que será o cabeça de lista

à Assembleia Municipal. Actualmente, o executi-vo municipal do Cartaxo é composto por quatro elei-tos do PS, dois do PSD e um da CDU.

CÂMARA PAGA CONCLUSÃO DE SEDE EM PONTÉVEL

A Câmara Munici-pal do Cartaxo e a As-sociação Humanitária da Freguesia de Ponté-vel (AHFP) vão estabe-lecer um protocolo para a conclusão da sede des-ta instituição de socorro, que está há muito tempo por concluir por falta de verbas. A autarquia vai transferir cerca de 250 mil euros para a AHFP, montante que permite abrir o concurso para a última fase dos tra-balhos. O protocolo foi aprovado pelo executi-vo municipal na reunião de Câmara de 25 de Ju-nho, onde Paulo Caldas, presidente da autarquia, considerou que as no-vas instalações são um “equipamento da maior importância social, não só para a freguesia de Pontével, mas para todo o concelho, pela relevân-cia dos serviços presta-dos por aquela associa-ção”.

Os trabalhos devem arrancar dentro de um a dois meses, após o fim do concurso público.

Francisco Colaço é candidato pelo Bloco Cartaxo ∑ Cabeça de lista quer auditoria às contas da Câmara

A Francisco Colaço

740 MIL EUROSEM ESTRADAS

A Câmara do Cartaxo vai investir cerca de 740 mil euros na beneficiação de estradas, caminhos e arruamentos munici-pais nas oito freguesias do concelho. A abertu-ra do concurso públi-co para esta empreita-da foi aprovada na reu-nião de Câmara de 24 de Junho, onde o executi-vo explicou que preten-de requalificar não só a rede viária no interior do concelho e alcatroar alguns acessos a novos aglomerados urbanos, mas também as estra-das que ligam a conce-lhos vizinhos. O inves-timento é comparticipa-do a 65% por fundos do QREN.

VALTER MARQUESÉ MANDATÁRIODO PSD

O ex-secretário de Es-tado do Tesouro de Ca-vaco Silva, Valter Mar-ques, natural do Cartaxo, é o mandatário político da candidatura de Pau-lo Neves à Câmara do Cartaxo.

O Ribatejo3 | Julho | 2009

17CARTAXO | REGIÃO

Page 18: Edição 1235

GNR DESTRÓI PLANTAÇÕES DE CANNABIS EM TORRES NOVAS E CORUCHE

Uma operação de vi-gilância do Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Torres No-vas culminou na deten-ção em flagrante delito de um homem suspei-to de cultivar plantas de haxixe numa horta casei-ra na Serra de Santo An-tónio, concelho de Alca-nena. O indivíduo, de 42 anos e residente nesta lo-calidade, estava a regar as plantas quando foi sur-preendido pelos milita-res, na quinta-feira, 25 de Junho. Passou a noite no posto da GNR de Torres Novas e foi ouvido em primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Alcanena no dia seguin-te, onde foi constituído arguido e libertado sujei-to a termo de identidade e residência. Na horta, a guarda encontrou 13 pés de cannabis, com cerca de um metro de altura, em estado semi-adulto, que pesavam cerca de 1,2 quilos. Segundo um comunicado da guarda, a operação foi montada após uma denúncia que chegou ao posto da GNR de Alcanena.

Na quarta-feira, 24 de Junho, o Núcleo de In-vestigação Criminal da GNR de Coruche apreen-deu também cerca de 37 plantas de haxixe em es-tado adulto, com um peso total de 21 quilos. As plan-tas estavam escondidas num local ermo, dentro de um matagal à entrada da vila. Os militares não fizeram nenhuma deten-ção, mas estão agora a in-vestigar o caso para iden-tificar os responsáveis pelo cultivo das plantas.

A Associação TAGUS apresentou um projec-to global de investimento para candidaturas ao Pro-grama LEADER, que ron-da os 9 milhões de euros, a concretizar até 2013. Cerca de 4,4 milhões serão para garantir a criação de postos de trabalho, a maior aposta do programa. Conservar e valorizar o património ru-ral é outro dos objectivos que também tem um supor-te financeiro de peso, cerca de 3,5 milhões de euros.

O programa abrange 31 freguesias, 26 das quais ru-rais, e vai apoiar 142 novos projectos e 80 micro-em-presas, onde se pretende as-segurar a criação de 134 no-vos postos de trabalho na região.

Durante o mês de Ju-lho, a TAGUS vai deslocar-se a várias freguesias dos concelhos de influência - Abrantes, Constância, Sar-doal e Vila Nova da Barqui-nha - para dar a conhecer o projecto.

Tagus apresentaprojectos de 9 milhões de euros

O município de Constân-cia foi distinguido como “o melhor município para es-tudar”, após uma candida-tura feita aos “Prémios de Reconhecimento à Educa-ção”. A entrega do galardão decorreu no dia 29 de Ju-nho, na Universidade Cató-lica de Lisboa, numa sessão presidida pela ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues.

“A Câmara sente-se mui-to honrada com esta distin-ção, e tem que reconhecer publicamente o papel fun-damental de todos os par-ceiros e entidades que tra-balham com a autarquia no sentido de ver consagrado o objectivo de garantir um

futuro mais promissor para todos aqueles que vivem e estudam no nosso conce-lho”, frisou o presidente An-tónio Mendes.

A iniciativa teve como ob-jectivo galardoar as entida-des que se destacaram pelo contributo que estão a dar à comunidade educativa no ano lectivo 2008/2009, ao nível do ensino conven-cional, de projectos espe-cíficos de formação profis-sional e de situações de en-volvimento da comunidade alargada no contexto esco-lar. Apesar de ser a primei-ra edição, os “Prémios Re-conhecimento à Educação” receberam mais de 80 can-didaturas.

Constância é omelhor municípiopara estudar

Albano Santos não se demite do PSProcesso ∑ Federação distrital vai analisar expulsão

A A candidatura independente do ex-vereador socialista está a provocar polémica

A comissão política do PS de Abrantes quer que o ex-vereador socialista Albano Santos, que enca-beça uma candidatura in-dependente à Câmara de Abrantes nas próximas au-tárquicas de 11 de Outubro, apresente a sua desfiliação do partido. Caso o militan-te não abandone o partido por vontade própria, o pro-cesso visando a sua expul-são será desencadeado.

“Não me demito de coi-síssima nenhuma e vamos ver nas eleições onde é que o eleitorado socialista de Abrantes se revê”, garan-tiu Albano Santos ao nosso jornal, dizendo mesmo co-nhecer “os estatutos do PS há muitos anos”. “A minha candidatura não é contra ninguém, é pela defesa dos interesses da nossa terra”, frisou o cabeça de lista do movimento inde-pendente. “Existem mui-tos outros militantes do PS na lista que lidero e o que interessa verdadeiramen-te são as ideias, a filosofia e os projectos que se têm

para o concelho. Não este tipo de ataques com repre-sálias pessoais, políticas e profissionais, como os ac-tuais dirigentes têm feito”, afirmou.

Para a presidente da concelhia do PS, Isilda Jana, “é óbvio que ele de-via demitir-se, uma vez que está a organizar uma candidatura contra as de-cisões tomadas dentro da concelhia do partido”. A mesma responsável adian-tou que o processo vai ser apreciado pela comissão de jurisdição da federação distrital do PS, o que pode levar à expulsão de Alba-no Santos.

Ao nosso jornal, Isilda Jana descreveu o candida-to independente como “o homem de um ano”. “Há uns anos apareceu com uma ideia: abrir um bar, que esteve aberto um ano. Mais tarde, esteve à frente de uma rádio local que du-rou um ano. Depois, apa-receu com outro projec-to, um jornal que passado um ano já não existia. Se-

guidamente entrou para a Câmara, e passado um ano já lá não estava”.

Militante do PS desde 1996, Albano Santos re-nunciou em Novembro de 2006 ao mandato de vereador na Câmara após o presidente da autarquia lhe ter retirado todos os pelouros e o cargo de vi-ce-presidente. Esse foi o culminar de um conflito pessoal e político que en-volveu Nelson Carvalho e o seu número dois duran-te o primeiro ano do actu-al mandato. Albano Santos foi substituído no executi-vo por Maria do Céu Albu-querque, que é hoje a can-didata do PS à presidência da Câmara. Albano Santos promete baralhar as con-tas na disputa autárquica de Abrantes, município tradicionalmente socialis-ta, onde estão no terreno seis candidaturas na busca da sucessão a Nelson Car-valho, que decidiu não se recandidatar.

Maria João Ricardo

18 O Ribatejo3 | Julho | 2009

O terceiro e último debate do ciclo que o Bloco de Esquerda do Entroncamento dedicou à temática da ferrovia decorre sexta-feira, 3 de Julho, a partir das 21h15, na sede da Junta de Freguesia de São João Batista.

D Ferrovia em debateregiãomédio tejo

Page 19: Edição 1235

LUÍSA MESQUITAPREOCUPADA COM PROFESSORES DE ABRANTES

A deputada Luísa Mes-quita considera um “es-cândalo” o facto de cerca de 50 professores de Ac-tividades de Enriqueci-mento Curricular (AEC) de Abrantes estarem sem receber há três meses, e apresentou um requeri-mento na Assembleia da República onde questio-na o Ministério da Edu-cação sobre as medidas que vão ser tomadas para regularizar a situ-ação. Os professores, tal como o nosso jornal no-ticiou, estavam contra-tados a recibo verde pela empresa Lúdico Ideias, vencedora do concurso promovido pela Câmara Municipal de Abrantes, e deixaram de dar aulas de educação física e ex-pressão musical no dia 1 de Junho, devido aos sa-lários em atraso.

No requerimento, en-tregue a 23 de Junho, a deputada independente quer que o governo apu-re “as responsabilidades dos parceiros envolvi-dos” (ministério, autar-quia e empresa) e per-gunta qual “a remunera-ção mensal paga a estes profissionais qualifica-dos”. “Obviamente que por decisão e permissão deste governo todos es-tes docentes trabalham a recibos verdes”, assina-la Luísa Mesquita, lem-brando que cerca de mil crianças ficaram sem au-las.

Para os professores, a situação mantém-se num impasse, mesmo depois de uma reunião ocorrida na semana pas-sada com o dono da Lú-dico Ideias, Joaquim Al-buquerque. “Disse-nos que ia tentar arranjar di-nheiro para pagar em Ju-lho os salários referentes a Abril e Maio, mas vol-tou a desculpar-se com o facto da Câmara não pa-gar à empresa”, disse ao nosso jornal João Gon-çalves, um dos docentes afectados por esta situa-ção. Neste encontro, es-tiveram presentes cerca de 40 dos 50 professores das AEC, e alguns deles já têm a folha de serviço com as horas lecciona-das para apresentar nos concursos do Ministério da Educação, adiantou ainda João Gonçalves.

O edifício onde funcio-nou o antigo centro de emprego de Abrantes, no Largo Ramiro Guedes, vai acolher a futura loja do mu-nícipe, onde serão concen-trados vários serviços pres-tados pela Câmara Munici-pal e por outras empresas privadas (gás, electricida-de, telecomunicações, etc). O protocolo de colaboração entre a autarquia e o Institu-

to do Emprego e Formação Profissional (IEFP) foi assi-nado por Nelson de Carva-lho e Francisco Madelino na quarta-feira, 1 de Julho. Em troca do edifício, onde o município planeia também instalar serviços de aconse-lhamento juvenil, a Câmara cede alguns espaços nos pa-vilhões do Tecnópolo para o IEFP ministrar cursos de formação profissional.

Loja do munícipeno antigo centro de emprego

Para tomar posse, a nova direcção da Associação Humanitária dos Bombei-ros Voluntários da Golegã (AHBVG) exigiu a demis-são do actual comandante da corporação, Pedro Sil-va. “Foi de facto uma condi-ção imposta por muitos dos elementos que fazem parte desta nova lista”, confirmou ao nosso jornal o novo pre-sidente, António Elias, que tomou posse na segunda-feira, 22 de Junho.

Sem querer entrar em polémicas, António Elias adiantou que, na base des-ta ruptura, “esteve o espíri-to com que, por vezes, o co-mandante conduziu o cor-po activo de bombeiros, levando à demissão de mui-tos elementos, e alguns con-flitos com anteriores direc-ções”. Segundo o mesmo, há elementos na corporação que podem assumir interi-namente o comando até à nomeação definitiva de um novo comandante opera-cional. “Sabemos que a ta-refa que temos pela frente não será fácil, porque é pre-ciso combater alguns hábi-

tos instalados, mas somos todos pessoas de bem e va-mos com certeza chegar a bom porto”, afirmou Antó-nio Elias, que aceitou este desafio para tentar resolver a instabilidade directiva na AHBVG.

“Eu é que pus o meu lugar à disposição numa assem-bleia-geral em que não apa-receu ninguém para tomar conta da associação, no caso de haver quem não queira trabalhar comigo”, contra-pôs ao nosso jornal Pedro Silva. O mesmo acrescen-tou que já se demitiu pe-rante a nova direcção, mas que esse facto ainda não foi comunicado ao Comando Distrital de Bombeiros, ór-gão que terá que homologar o seu abandono do cargo. “Não sei o que vai acontecer no futuro, mas também já estou um bocado farto dis-to”, desabafou o comandan-te, que lidera a corporação desde 1988. Segundo o nos-so jornal conseguiu apurar, Pedro Silva vai manter-se como comandante opera-cional municipal, a nível da Protecção Civil.

Nova direcção exige demissãodo comandante

Casal condenadopor rapto de criançaIndemnização cível ∑ 10 mil euros por danos morais

A Menor saiu de casa sob falsas promessas de estrelato no mundo do espectáculo

Quatro anos e meio de prisão efectiva foi a pena aplicada pelo Tri-bunal Judicial de Tomar a um homem de 25 anos pelo rapto de uma meni-na de 13 anos, agravado pelo facto de ter tentado manter relações sexuais com a criança. A esposa e cúmplice do arguido, de 28 anos, foi condenada a três anos com pena suspensa, pelo crime de subtracção de menor.

O casal residiu quase dois meses com a famí-lia da vítima, na aldeia da Linhaceira, concelho de Tomar, entre Maio e Ju-nho de 2008. Sob falsas promessas de a tornar fa-mosa no mundo do espec-táculo, como actriz e mo-delo, os arguidos conven-ceram a criança a fugir de casa, levando-a para a sua residência na Brandoa, Amadora. Foi aqui que, segundo o acórdão lido na segunda-feira, 29 de Junho, ocorreram contac-tos íntimos entre o preda-dor sexual e a menor, em-bora a cópula nunca tives-se sido consumada porque

a vítima estava menstru-ada.

Os pais da menor apre-sentaram de imediato queixa pelo seu desapa-recimento e tentaram em vão contactar o casal, já suspeitando que a filha estaria com eles. Os ar-guidos tiraram-lhe o te-lemóvel e já discutiam a possibilidade de a levar para o estrangeiro. No dia seguinte, e após a PSP ter batido à porta da sua casa na Brandoa, os casal as-sustou-se e libertaram a menina, mandando-a de comboio novamente para Tomar.

O homem, que reco-

lheu ao Estabelecimento Prisional de Leiria após a leitura do acórdão, já esta-va em prisão preventiva desde Dezembro de 2008. A título de indemnização cível por danos morais, cada um dos arguidos foi condenado ao pagamento de cinco mil euros à me-nor, que apresenta des-de então distúrbios emo-cionais e dificuldades em dormir. A mulher terá que pagar esta quantia nos pró-ximos seis meses, para se manter em liberdade com pena suspensa.

João Nuno [email protected]

∑ O facto do arguido não ter mostrado arre-pendimento durante o julgamento foi censurado pelo colectivo de juízes. O homem defendeu sempre que foi a criança quem quis deixar os pais e ir vi-ver com ele e a mulher, o que não o iliba da sua res-ponsabilidade no desapa-recimento da menor, se-gundo o tribunal.

Arguidonão semostraarrependido

O Ribatejo3 | Julho | 2009

19ABRANTES | GOLEGÃ | TOMAR | REGIÃO

Page 20: Edição 1235

r A exigência dos consumidores é o motor da

consumidores é o motor consumidores é o motor

competitividade”.académico Instituto Politécnico de SantarémIntegram o Instituto Politécnico a Escola Superior Agrária de Santarém, Escola Superior de Educação de Santarém, Escola Superior de Desporto de Rio Maior, Escola Superior de Saúde de Santarém e Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém

politécnicoO Ribatejo

3 | Julho | 200920

A Escola Superior de Educação de Santarém (ESES) está a “ensinar” os professores dos 1º e 2º ciclos de todo o distrito no-vas estratégias para o en-sino da matemática. Este projecto faz parte da For-mação Contínua da Mate-mática, um programa pro-movido pelo Ministério da Educação em cooperação com as escolas superio-res e universidades, para ajudar os docentes des-tes dois ciclos de ensino a melhorarem e a desenvol-ver as suas abordagens ao ensino da matemática. A ESES já desenvolve forma-ção contínua da matemá-tica desde há quatros anos e este programa abrange neste momento cerca de 40% dos docentes de todo o distrito.

Com um novo progra-ma de matemática entre mãos, os responsáveis por este projecto têm ago-ra um novo desafio como explica a coordenadora

desta formação na ESES, a professora Susana Cola-ço: “a diferença nesta for-mação é que funciona ao longo de um ano inteiro e envolve supervisão em sala de aula, actuando a três níveis – didáctico, ma-temático e curricular”. A responsável pelo projecto diz ainda que a mais-valia deste projecto é que per-mite aos docentes “reflec-tirem e partilharem sobre os pontos fortes e fracos da sua estratégia, tendo o apoio de uma pessoa ex-terna que ajuda na elabora-ção de novas abordagens”.

Susana Colaço explica ainda que o novo progra-

ma de matemática apela a uma nova forma de ensi-no, mais centrada na reso-lução dos problemas atra-vés da comunicação e do estímulo às capacidades transversais dos alunos. “Não chega ensinar nú-meros e operações, não chega falar de grandezas e medidas. É preciso en-tender como é que os alu-nos chegam a determina-do resultado, como fazem o seu raciocínio. É preci-so escrever sobre a mate-mática”, saliente a coorde-nadora deste projecto na ESES.

Apesar de reconhecer que o novo programa de

matemática é “mais exi-gente”, Susana Colaço diz que é mais “útil e práti-co” e que incide na forma como se devem apresen-tar os conteúdos aos alu-nos. Mas a formação não se resume à forma e tem também um aspecto “ma-temático” em que se pro-cura saber e desenvolver os conhecimentos da ma-téria da matemática que os docentes precisam para leccionar.

Susana Colaço garante que o programa de forma-ção está a ter uma grande adesão dos professores da região e que, durante estes quatro anos, já for-mou mais de 9 centenas de deocentes do distrito. “ Um dos objectivos que te-mos é conseguir articular a matemática com outras áreas de ensino, até por-que a maioria dos nossos formandos são professo-res de 1º ciclo e lidam com várias áreas”, diz ainda a docente Susana Colaço.

ECONOMIA SOCIAL EM COLÓQUIO NA ESCOLA DE GESTÃO

A Escola Superior de Gestão e Tecnologia re-cebe nos dias 10 e 11 de Julho o 5º Colóquio Ibé-rico de Economia So-cial e Cooperativismo. O tema deste ano é “A Economia Social e o De-senvolvimento Susten-tável” e vai ser abordado na perspectiva de da li-gação entre solidarieda-de e cooperação, entre a economia social e a crise alimentar; a responsabi-lidade social das empre-sas e o papel da econo-mia social numa lógica de proximidade.

O colóquio arranca na manhã de sexta-feira, pe-las 10h, no auditório da Escola de Gestão, e vai contar com as presen-ças de Eduardo Graça - Presidente do INSCO-OP, de Ricardo Server da CIRIEC Espanha, de Rui Namorado da Rede Portuguesa de Formação para o Terceiro Sector e do presidente da Escola de GEstão, Jorge Faria.

Durante o dia vão por aqui passar vários espe-cialistas e responsáveis da área da economia so-cial, de Portugal e Espa-nha, e também alguns docentes universitários e investigadores.

No sábado é dia de apresentar comunica-ções durante a manhã e de debater o papel da economia social na crise alimentar.

PÓS-GRADUAÇÕES NA ESCOLA DE SAÚDE

Estão abertas até 11 de Setembro as candida-turas para os cursos de pós-graduação na Esco-la Superior de Saúde de Santarém. Assim estão disponíveis inscrições para as pós-graduações em Cuidados Paliativos, Enfermagem de Família, Cuidados Continuados e Supervisão Clínica. Es-tão também abertas as candidaturas até 19 de Setembro para o curso de pós-licenciatura em En-fermagem Comunitária.

ESES “ensina” matemática “trocada por miúdos”Formação Contínua∑ Escola dá formação aos docentes de 1º e 2º ciclos do distrito

A “Não chega ensinar números e operações. É preciso entender como é que os alunos fazem o seu raciocínio”, diz Susana Colaço (à direita)

INCENTIVOS A EMPREENDER NA EUROA

“O teu mundo, a tua empresa” é uma nova iniciativa europeia para introduzir na es-cola questões sociais e ambientais em maté-ria de educação para o empreendedorismo. Este projecto resulta de um parceria entre a Co-missão Europeia e a Ju-nior Achievment-Young Enterprise e destina-se a alunos dos 16 a 19 anos. O objectivo é incentivar espírito empresarial de criatividade, dinamis-mo e de respeito pelo ambiente.

Empreendedorismo responsável é o mote desta iniciativa, que dá continuidade aos objec-tivos da política europeia nos domínios da respon-sabilidade empresarial e da educação para o empreendedorismo. Os materiais disponíveis in-cluem dois vídeos e um guia para professores com indicação de activi-dades para desenvolver na sala de aulas ou fora delas. Estes materiais es-tarão disponíveis em 24 línguas.

CANDIDATURA AO ENSINO SUPERIOR

Os candidatos ao Ensi-no Superior que preten-dam fazer a candidatu-ra on-line devem come-çar por pedir a senha em www.dges.mctes.pt. Em seguida têm que validar essa senha na instituição de ensino superior que desejam.

No caso do Politécni-co de Santarém, devem fazê-lo no Gabinete de Acesso ao Ensino Supe-rior do IPS, que se situa nos Serviços Centrais do Instituto, no Complexo Andaluz em Santarém. Se optarem por candi-datura presencial devem igualmente dirigir-se a este Gabinete de Acesso ao Ensino Superior, den-tro das duas fases dispo-níveis: 1ª Fase de 13 a 24 de Julho e de 31 de Julho a 7 de Agosto; 2ª Fase de 14 a 18 de Setembro.

∑ Esta quinta-feira, realizou-se o seminário final des-te programa em que foram apresentadas as conclusões do trabalho desenvolvido ao longo do ano e também foram trocadas experiências de ensino. Destaque para a intervenção do professor João Pedro da Ponte, autor do novo programa de Matemática para o ensino básico, que arrancar no próximo ano lectivo.

Seminário apresenta conclusões do ano

Page 21: Edição 1235

Julho 2009 InFormando

Este suplemento é parte integrante da edição n.º 1235 de 3 de Julho de 2008 do Jornal “O Ribatejo“ e não pode ser vendido separadamente

Julho 20098.ª Edição

Escola Técnica e Profissional do Ribatejo:Escola Técnica e Profissional do Ribatejo: Na Construção do Teu Futuro!Na Construção do Teu Futuro!

Boas Férias!Boas Férias!

Page 22: Edição 1235

Julho 2009InFormando2

EditorialEditorial

Há uns dias, numa conferência sobre edu-cação, o orador terminou a apresentação com a frase, já minha conhecida, de Nel-

son Mandela: “A Educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo”. Realmente, ao relembrar-me das palavras do líder africano e um dos símbolos mundiais da luta pela Liberdade, não pude, inconscientemente, ficar indiferente a tão for-te oração…

Educação, Liberdade e Desenvolvimento consti-tuem, sem dúvida alguma, no presente, o mote para podermos vir a construir um país e, como é lógico, um Ribatejo mais próspero, mais fazedor, mais ca-paz. Educação – o principal factor de medição de de-senvolvimento dos povos, das nações… Liberdade – de ousar, de construir, de iniciativa e de escolha. Logo, é de extrema importância, poder, assim, fazer escolhas educativas em Liberdade.

Um adolescente, a quem seja permitido escolher um percurso educativo,terá, com toda a certeza, su-cesso. Sucesso pessoal, académico e profissional, pois exercendo um direito que é seu, em Liberdade e de uma forma responsável, escolheu e traçou para si próprio um percurso de vida.

Agora, num momento em que o Ensino Profissio-nal tem estado tão presente, através da Iniciativa No-vas Oportunidades, é necessário ser muito responsá-vel, saber perceber as necessidades de uma região, saber ir ao encontro dos anseios de alunos e pais, em suma… Saber Fazer… pois “A Educação é a mais po-derosa arma pela qual se pode mudar o mundo”.

Na Escola Técnica e Profissional do Ribatejo pre-ocupamo-nos, todos os dias, com o futuro, esforçan-do-nos por saber munir os jovens das melhores fer-ramentas, das melhores “armas” pessoais e profis-sionais que lhes venham a possibilitar a realização a todos os níveis.

Temos, também, como objectivo, formar bons ci-dadãos, homens e mulheres socialmente interventi-vos, com opinião, com responsabilidade cívica.

Visto esta publicação ser a última, do presente ano lectivo, queremos deixar um obrigado e um abra-ço muito forte aos alunos, professores e auxiliares educativos que dia-a-dia fazem desta escola um es-paço educativo que consideramos ser singular.

Aos alunos e Encarregados de Educação que já fi-zeram da ETPR a sua escolha para o próximo Ano Lectivo desejamos muito boa sorte, prometendo não os defraudar e exigindo apenas aquilo que também temos para dar – Empenho e Dedicação.

Não poderíamos deixar de agradecer a todos aque-les que edificaram esta publicação escolar, os alunos, os professores e a Equipa do Jornal Informando.

Um Abraço… …Até Setembro.

O Director Pedagógico,Gonçalo Pereira

Ficha TécnicaFicha TécnicaEdição: Jornal O Ribatejo

Escola Técnica e Profissional do Ribatejo

Director Pedagógico: Gonçalo Pereira

Coordenadores Editoriais: Martinha Duro e Nuno Nunes

Redacção: Martinha Duro

Colaboração: Fausto Carvalho, Jorge Franco, Maria Emília Cavalheiro,

Nelson Matias, Nuno Nunes, Sérgio Rodrigues

Informática, Design Gráfico e Fotografia:

Nelson Mineiro e Nuno Nunes

Relações Públicas: Martinha Duro

E-mail: [email protected]

Sede: 2025-502 Tremês

Impressão: Imprejornal, S.A.

Distribuição: Vasp

OEnsino Profissional é uma mo-dalidade inserida no Ensino Se-

cundário que se caracteriza por uma forte ligação com o mundo laboral. Este surge como um método que se adapta às características inerentes ao perfil do aluno, fornecendo-lhe competências para o exercício de uma profissão. Este tipo de ensino, pela sua especificidade, apresenta-se como uma alternativa sensata para os alunos que fogem do “academismo” escolar, bem como dos programas e métodos demasiado retóricos e em total falta de sintonia com o mercado de trabalho, pois entre os milhares de alunos que abandonam a escola, mui-tos queixam-se de um ensino dema-siado teórico e generalista que nada diz relativamente às suas expectati-vas profissionais.

A qualidade formativa das esco-las prof issionais, comprovada pe-los empresários e pelo próprio po-der político, permite concluir que estas instituições desempenham um papel determinante para o sucesso de qualquer reforma económica que se venha a pretender desenvolver no nosso país, representando, por isso, uma verdadeira alternativa não só ao ensino regular, como também ao en-sino dos cursos profissionais nas es-colas públicas, dado que a sua estru-tura organizativa, a sua f lexibilidade

de gestão e funcionamento, a ligação dos seus formadores às empresas, a maior proximidade com os alunos e o respectivo projecto pedagógico, constituem factores de diferencia-ção positiva relativamente às esco-las chamadas regulares, constituin-do uma base de apoio segura para os jovens que pretendem ingressar na vida activa.

Ciente de que a redução do défice de escolarização da população por-tuguesa favorece o crescimento, quer porque melhora a qualidade do tra-balho, quer porque facilita a adop-ção de novas tecnologias, a ETPR tem procurado formar quadros mé-dios com cursos predominantemente orientados para áreas de incidência nos recursos endógenos da região, perseguindo o objectivo de contri-buir para que o sector económico-empresarial da região de Santarém se desenvolva e aumente os seus ní-veis de produtividade e de competi-tividade. Simultaneamente, e porque os cursos profissionais, para além de atribuírem uma certificação profis-sional de nível três, possibilitam o prosseguimento de estudos, esta ins-tituição não só tem procurado elevar o gosto pelo estudo e pela busca con-tínua de formação por parte dos alu-nos, como também tem fomentado o acesso ao ensino superior.

Procurando crescer de forma gra-dual e sustentada, a ETPR alicerça a sua actividade na construção de um futuro promissor para os seus formandos. Com efeito, cerca 40 por cento dos alunos da ETPR está a prosseguir estudos superiores. Os restantes 60% ingressam no merca-do de trabalho e a taxa de empre-gabilidade, medida 6 meses após a conclusão dos cursos, situa-se acima dos 90%. Estes índices evidenciam o sucesso do projecto educativo da ETPR, cujo sucesso apraz toda a co-munidade educativa.

Cada vez mais, os jovens entendem o Ensino Profissional como uma al-ternativa que valoriza e aproveita as competências e capacidades de cada um, conferindo-lhes, ao mes-mo tempo, as bases de uma literacia que lhes permita atingir os objecti-vos do nível de ensino que frequen-tam. A comprová-lo estão os alunos que frequentam os cursos ministra-dos na ETPR e a crescente procura destes cursos.

Investir em educação corresponde a aprender mais hoje mas, também, a criar melhores condições para dar continuidade a trajectórias de apren-dizagem ao longo da vida, desenvol-vendo, simultaneamente, elevados níveis de empregabilidade (in: www.novasoportunidades.gov.pt).

Ensino Profissional: uma opção com futuro!

Page 23: Edição 1235

3Julho 2009 InFormando

Ocurso de Técnico de Análise Laboratorial

privilegia a componente la-boratorial, que vai evoluindo ao longo dos seus três anos de duração. Inicialmente, pre-tende-se que os formandos aprendam a trabalhar num laboratório de química, para depois saberem preparar so-luções de reagentes e apre-enderem todas as metodo-logias, que se utilizam em química, para quantificar es-pécies químicas. Para além do trabalho em laboratório, é objectivo primordial dotar os formandos de competências que favoreçam a crítica de resultados e a implementação de metodologias aplicadas. Procura-se, assim, que a for-mação prática seja simultaneamente acompanhada quer por uma evolução técnica, quer por uma evolução da per-sonalidade do formando, tornando-o num cidadão respon-sável e consciente da importância do trabalho em grupo, uma prioridade na sociedade de hoje.

O terceiro ano contempla uma componente de Forma-ção em Contexto de Trabalho, durante cerca de dois meses e meio. Esta formação tem como objectivo a inserção dos alunos no contexto real de trabalho de uma empresa, onde

poderão implementar e de-senvolver os conhecimentos adquiridos ao longo do cur-so. Esta é também uma opor-tunidade para os formandos crescerem individual e pes-soalmente, tornando-se pro-fissionais responsáveis no seu trabalho, pois são uma parte de um todo que trabalha por objectivos comuns. Até este momento, as empresas têm

ficado agradadas com a FCT dos nossos alunos, razão pela qual este ano se repetiram grande parte dos protoco-los assinados no ano transacto.

A Prova de Aptidão Profissional, projecto individual realizado também no último ano, é, geralmente, desen-volvida na empresa onde o aluno realiza a sua FCT. Tra-ta-se de um projecto que, para além da realização do tra-balho prático, prevê a realização de um suporte teórico, sob a forma de relatório escrito. Habitualmente, os temas seleccionados para a realização deste projecto são mui-to diversificados, enquadrando-se na área de preferência dos alunos.

Jorge Franco FerreiraCoordenador do Curso

Curso Técnico de Análise Laboratorial

Depois de frequentar o Ensino Secundário regular percebi que preferia enveredar por um tipo de ensino que alias-

se as vertentes teórica e prática, o que facilitaria a aquisição de conhecimentos. Como gosto de Física e Química, decidi optar por um curso profissional nesta área, enveredando pelo Ensino Profissional.

A formação na ETPR centra-se tanto na vertente pessoal, como na vertente profissional. O aluno consegue estabelecer uma óp-tima relação com o professor, que nos transmite alguns dos va-lores necessários à nossa vida futura. O curso correspondeu a todas as minhas expectativas, tanto nas aulas teóricas como nas aulas práticas, proporcionando boas aprendizagens no domínio da Química, a área de que mais gosto.

Joana DuarteAluna Finalista

Antes de vir para a ETPR, frequentei o ensino secundário regular, até ao 12,º ano. Como meu objectivo nunca foi ir

para a Universidade, decidi procurar um curso mais voltado para o mundo do trabalho e que me propiciasse uma boa for-mação. O curso é muito prático, trabalhamos muito em contex-to laboratorial, realizando as mais diversas experiências, o que me garante uma sólida formação e me dá as bases para exercer a minha profissão com profissionalismo.

As vantagens do ensino profissional são a possibilidade de ter uma óptima experiência e qualificação, especialmente na parte prática, mantendo-se a hipótese de entrarmos na Univer-sidade no final do curso; estágios em empresas que podem, muitas vezes, garantir um emprego; e o mais importante, uma carteira profissional que é um bom cartão de visita para qual-quer futuro emprego, sendo este o tipo de especialização que as empresas procuram.

Tânia BrancoAluna do 2.º Ano

Apesar de ainda não ter terminado o primeiro ano do curso, tenho excelentes razões para afirmar que nesta escola há

um grande nível de profissionalismo e de vontade de educar, por parte de todos os docentes. Esta escola aposta na formação de futuros profissionais competentes e cumpridores .

Marco CarvalhoAluno do 1.º Ano

Actualmente, estou a trabalhar no laboratório onde realizei a Formação em Contexto de Trabalho. Já lá vão 9 meses e

estou certo de que a empresa gostou da preparação que eu trazia para o mercado de trabalho, tendo-me assim garantido emprego como Técnico de Análise Laboratorial. Agora percebo a impor-tância das regras implementadas. São estes métodos utilizados na ETPR que nos fazem crescer, tanto a nível profissional, como a nível social. Crescemos enquanto pessoas e cidadãos íntegros e responsáveis.

A ETPR é uma escola de referência, onde é incutida ao aluno a vontade de querer fazer “o melhor” da melhor maneira possível. Quando se quer, tudo se conquista, e acho que esta escola ofere-ce vantagens para obter o melhor, basta utilizá-las em benefício próprio.

Nuno BonitoEx-aluno

ímica, para quantificar es-

pseasotucsofitrdom

ficado agradadas com a FCT

Page 24: Edição 1235

Julho 2009InFormando4

Curso Técnico de Apoio à Infância

Éfenomenal quando entramos em estágio e aplicamos todos os conceitos que tivemos de

adquirir na teoria, fazendo assim “boa figura” e um óptimo estágio.

Alexandra RosaAluna do 1.º ano

Oestágio ajuda muito as futuras Técnicas de Apoio à Infância a estarem mais em contac-

to com as crianças e a tomarem consciência da profissão que escolheram.

Cláudia AlagoaAluna do 1.º ano

Optei pelo ensino profissional, numa altura em que não estava muito motivada e sentia

a necessidade de estudar e aprender algo de que realmente gostasse. Como gosto muito de crian-ças e tinha muita vontade de aprender mais acer-ca do seu desenvolvimento e contribuir para o seu bem-estar num futuro próximo, escolhi o Curso de Técnico de Apoio à Infância.

O estágio, que começa logo no primeiro ano, é uma das mais-valias do curso de TAI, pois per-mite-nos aplicar, na prática, o que aprendemos na teoria. O contacto constante e permanente com as crianças, observando a sua rotina diária e o seu de-senvolvimento como um todo, é, sem dúvida, uma experiência muito enriquecedora.

A Prova de Aptidão Profissional, um projecto individual, que dá imenso trabalho e exige muita dedicação e empenho, é também um aspecto mui-to positivo. Este trabalho permite-nos aplicar os conhecimentos adquiridos na formação, possibi-litando-nos aprofundar uma área específica, esco-lhida por nós, de acordo com o tema do projecto.

A formação da ETPR é excelente. Os professo-res são exigentes e nunca desistem de nós, apoian-do-nos e ajudando-nos sempre que é necessário. Na minha opinião, quem entra para a ETPR, sai uma pessoa muito diferente, certamente, mais responsável.

Vanessa MirandaAluna Finalista

Optei por um curso profissional porque além de, após a conclusão do mesmo, ter um di-

ploma de 12.º ano, obteria uma qualificação pro-fissional, uma especialização profissional, no meu caso, na área de serviços de apoio a crian-ças e jovens.

Actualmente, trabalho como Auxiliar de In-fância numa Creche. Estou a adorar a experiên-cia, pois tenho oportunidade de implementar e desenvolver as aprendizagens que adquiri du-rante a minha passagem pela ETPR. Nesta escola tornei-me responsável e desenvolvi todo um con-junto de competências, nomeadamente o espírito de iniciativa e de integridade, fundamentais no desempenho da minha profissão.

Alexandra BernardinoEx-aluna

Nas aulas, dinamizamos muitas actividades que acabamos por implementar na Forma-

ção em Contexto de Trabalho, o que favorece o nosso desempenho. Sinto que ficamos bem pre-paradas quer para ingressar no mercado de traba-lho, quer para o prosseguimento de estudos nesta área, pois a formação é muito abrangente, rigoro-sa e metódica. Simultaneamente, desenvolvemos outras aprendizagens e outras competências com a participação nas várias actividades extracurri-culares oferecidas.

Nádia SilvaAluna do 2.º ano

Há uma grande preocupação não apenas em transmitir conteúdos, mas principalmente

em nos fornecerem instrumentos e técnicas que favoreçam a nossa autonomia e evolução enquan-to profissionais e cidadãos.

Neste momento, no primeiro ano da licencia-tura em Educação Básica, as bases adquiridas na ETPR assumem um importante papel no meu desempenho. A forte componente teórica, com-plementada pela prática pedagógica, possibilitou-me uma aprendizagem consistente que me levava a reflectir acerca das minhas acções e competên-cias. A grande “família” constituída no seio da comunidade educativa é um pilar fundamental no desenvolvimento da nossa personalidade.

Liliana CorreiaEx-aluna

Aevolução do quadro social e familiar tem influenciado as medidas de orien-

tação política, no que diz respeito à educação pré-escolar, já que aquela nos dá conta de al-terações na sua organização ao longo dos úl-timos anos: pai e mãe trabalham fora de casa, o número de elementos na família tende a re-duzir e os avós ainda estão empregados ou vivem longe.

A educação pré-escolar é também assu-mida de forma inquestionável como a pri-meira etapa da Educação Básica no proces-so de educação ao longo da vida, capaz de proporcionar às crianças oportunidades de autonomia e socialização e de garantir uma integração equilibrada na vida em sociedade. Os benefícios da frequência da educação pré-escolar para uma escolarização bem sucedida são, hoje, amplamente reconhecidos.

Posto isto, o alargamento da cobertura da educação pré-escolar está a ser uma priorida-de, cujo objectivo consiste fundamentalmente em expandir a rede nacional de ofertas e me-lhorar as condições social, educativa e pre-ventiva - funções que vão sendo sucessiva-mente atribuídas à educação de infância.

A presença de profissionais com compe-tências científicas específicas para o acom-panhamento de crianças nesta faixa etária e para o desenvolvimento das suas competên-cias pessoais, sociais e cognitivas nas creches e jardins-de-infância parece-nos, por princí-pio, positiva.

Percebemos, assim, que a procura do curso de Técnico de Apoio à Infância, por parte dos jovens, tenha aumentado progressivamen-te, sobretudo, para os que querem responder aos desafios do bom desempenho de técnico

qualificado; apostar na área da Educação de Infância como objectivo profissional futuro; ou, nomeadamente, para o prosseguimento de estudos.

Assim, é nosso grande objectivo formar jo-vens, preparando-os para apoiar, acompanhar e animar grupos de crianças em diferentes contextos sócio-educativos, bem como asse-gurar as suas necessidades básicas, em arti-culação com os educadores de infância, pro-fessores, famílias e outros agentes educativos da comunidade

Ao longo dos três anos de curso os alunos realizam um estágio curricular que é conside-rado por todos, alunos e professores, o motor em torno do qual tudo se desenrola. É pela ex-periência, e com o entusiasmo da prática, que os alunos aprendem e fundamentam todas as suas aquisições teóricas; por sua vez, os pro-fessores consideram-no como um comple-mento enriquecedor das componentes socio-cultural, científica e técnica. O estágio é ain-da o elo de ligação com a comunidade através de iniciativas recíprocas, envolvendo a Escola em contactos com o exterior, sendo motivo de comunicação com autarquias, agrupamentos, escolas e outras instituições similares.

Empenhar-nos-emos sempre para que a es-cola continue a ser uma comunidade de vida e de aprendizagem num espaço de cultura e formação, segundo diversos aspectos, con-tribuindo através de diversas formas para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.

Maria Emília CavalheiroCoordenadora de Curso

auinOesã

edemlhvm

Page 25: Edição 1235

5Julho 2009 InFormando

Curso Técnico de Comércio

Decidi optar por um curso profissional visto que facilita o acesso ao mercado

de trabalho, pois numa escola profissional a ligação com o mundo empresarial é muito mais próxima, o que pode abrir portas para os estudantes. Apesar de inicialmente ter pen-sado noutra área, não me arrependo da mi-nha opção. Já aprendi muita coisa essencial para uma vida futura como vendedora ou, quem sabe um dia mais tarde, como gestora de uma empresa.

O facto de no segundo ano existir um pe-queno período de estágio enriquece a nossa formação e permite-nos contactar mais cedo com a nossa realidade profissional.

Andreia PereiraAluna do 2.º ano

Ocurso de Técnico de Comércio, na ETPR, encontra-se no seu segundo ano

de funcionamento. Esta formação, que pro-cura responder às necessidades do tecido comercial da região, confere aos técnicos competências para realizarem trabalhos na área do comércio, habilitando-os para desen-volverem a sua actividade nas vertentes das vendas ou da gestão, quer pela participação em equipas de trabalho, quer respondendo individualmente pelo ponto de venda.

A partir do segundo ano, os alunos de Téc-nico de Comércio da ETPR realizam um pe-ríodo de Formação em Contexto Trabalho, no âmbito de um protocolo celebrado com a Associação Comercial e Empresarial de Santarém, que não só permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, como também facilita o desenvolvimento das com-petências inerentes à exigência do comércio e do atendimento ao público. Neste sentido, no final do ano lectivo, em Junho/Julho, a turma de segundo ano de Técnico de Co-mércio terá o seu primeiro contacto com o mercado de trabalho. Tratando-se da primei-ra turma deste curso na escola, não há, natu-ralmente, qualquer feedback com alunos de anos anteriores, daí que os futuros técnicos estejam ainda mais expectantes, evidencian-

do um misto de sensações: curiosidade, an-siedade, receio e muita vontade de aprender. Entramos, portanto, numa fase muito impor-tante e decisiva do curso, que permitirá aos alunos a passagem da teoria à prática, cujas dificuldades não se resolvem com mais um, ou vários dias de estudo, mas com a experi-ência e o contacto com a realidade do mun-do do trabalho.

Como forma de dinamizar o curso, alian-do, o mais possível, as componentes teórica e prática, os alunos do Curso de Comércio são frequentemente convidados a participar e a integrar as equipas dinamizadoras de algu-mas actividades extracurriculares. Esta par-ticipação eleva os níveis de motivação e de-sempenho, o que, certamente, contribui para o sucesso no aproveitamento dos alunos.

O curso de Técnico de Comércio, além de proporcionar aos formandos uma qualifica-ção profissional de nível III, respondendo às exigências do mercado de trabalho, que aposta cada vez mais em profissionais qua-lificados, possibilita o acesso ao Ensino Su-perior, como a qualquer outro aluno do En-sino Secundário regular.

Fausto CarvalhoCoordenador de Curso

Tomei conhecimento da ETPR porque ti-nha aqui amigos a estudar que diziam

muito bem da escola, decidi arriscar e não estou arrependida. Aqui ensinaram-me o sig-nificado das palavras Empenho, Trabalho, Profissionalismo e Rigor.

Os professores “puxam” por nós, tentan-do-nos “abrir os olhos” para o mundo real em que estamos inseridos, procurando fazer de nós, para além de bons técnicos, homens e mulheres melhores, capazes de enfrentarem a vida futura.

Raquel GraçaAluna do 1.º ano

Uma boa razão para optar pela ETPR é a qualidade da formação, aliada à exce-

lente relação estabelecida com os professores que estão sempre disponíveis para ajudarem os alunos a apreenderem os conteúdos neces-sários. Para além disso, o facto de a escola ter transportes próprios é uma mais-valia que contribui para o nosso bem-estar.

Nelson PedroAluno do 1.º ano

Há quem pense que os cursos profissio-nais são frequentados maioritariamente

por alunos problemáticos, mas não é verdade. Se repararmos bem, quase metade dos jovens portugueses está inseridos no ensino profis-sional. Isto vem demonstrar que um curso profissional tem várias vantagens: garante-nos o 12.º ano, fornecendo-nos a experiência necessária no estágio, caso queiramos ingres-sar no mundo do trabalho, e faculta-nos uma certificação de nível III.

O curso de Comércio parece-me uma boa opção, uma vez que na região existem bas-tantes espaços comerciais que, certamente, procurarão cada vez mais pessoas com qua-lificações nesta área, até porque a formação será, com toda a certeza, um factor de ponde-ração na selecção de um colaborador.

Se um aluno pretende inscrever-se numa escola que o acolha e o acompanhe na sua ca-minhada ao longo do curso, então, sem dúvi-da, a ETPR é a opção mais eficaz.

Vanessa BotelhoAluna do 1.º ano

nrnaSptpentmmrrae

dcccávvei

nn

á quem pense que os cursos profissio-

Page 26: Edição 1235

Julho 2009InFormando6

Curso Técnico de Electrotecnia

Escolhemos este curso porque tem muitas saídas no mercado de tra-

balho, para além de esta ser uma área que nos interes-sa bastante. É um curso com uma grande componen-te prática, o que nos agrada bastante. Assim, não só nos motivamos mais, como sentimos que estamos a aprender conceitos e técnicas que implementaremos quando formos trabalhar.

A formação na ETPR é diversificada e bastante boa, pois temos vários tipos de aulas: teóricas, práti-cas, interactivas e expositivas. A relação com os pro-fessores também é muito boa, pois, apesar de exigen-tes, são muito profissionais, preocupam-se connosco e com o nosso sucesso e tentam motivar-nos para ob-termos melhores resultados.

Temos alguns colegas que acabaram o curso em anos anteriores que já estão a trabalhar e são muito bem remunerados. Esta noção de que além de termos emprego, seremos bem pagos é mais um factor que nos motiva e nos leva a querer concluir este curso com sucesso.

André Oliveira e David PaulinoAlunos do 1.º ano

Escolhi o ensino profissional porque, ao mesmo tempo, tirava o 12º ano e tinha a

oportunidade de ter um curso que me ajudará a ter uma melhor profissão no futuro. Optei por este curso porque gosto de trabalhar com aparelhos eléctricos/electrónicos e, também, por saber que o curso tem muitas saídas pro-fissionais, havendo muita procura de técni-cos nesta área.

Esta escola tem boas instalações e pro-porciona boas condições nas aulas práticas dos cursos.

Roberto Leppers Aluno do 2.º ano

Apesar de o meu curso ser de Elec-trónica e Telecomunicações, sempre

tive uma maior apetência pela electricida-de e pela electrónica, pelo que queria es-tagiar numa destas áreas. Neste sentido, estou a fazer o meu estágio na Thyssen Krupp Elevadores, onde faço manutenção e reparação de elevadores e de comandos. Tem sido uma experiência muito gratifi-cante, que me tem permitido aprofundar e desenvolver os conhecimentos que adquiri na ETPR. De facto, a formação que rece-bi na Escola tem sido uma mais-valia no desempenho das minhas funções, não só a nível técnico, mas sobretudo a nível pes-soal, pois cresci muito, tornando-me numa pessoa mais responsável e humilde, capaz de enfrentar o mundo do trabalho.

André BacalhauAluno Finalista

Aelectrotecnia é uma área na qual os jovens devem apostar, pois

está em expansão. Pode-se trabalhar em vários ramos dentro deste sector, o que dá uma maior mobilidade e fa-cilita o acesso ao emprego.

Actualmente, sou técnico de Do-mótica e considero que ter tido profes-sores com experiência na área foi muito im-portante, pois, para além dos conhecimentos que nos transmitiram, alertaram-nos para as circunstâncias do mundo do trabalho, pas-sando-nos a própria experiência.

Tiago RaposoEx-aluno

Vivemos num mundo que não funciona sem ener-gia, sendo esta, ou a sua falta, um dos factores de

preocupação ambiental e económica. A energia eléctri-ca assume um papel preponderante no nosso quotidia-no, a dependência que temos dela transborda os limites da razão. É frequente, por exemplo, continuar a tentar ligar um interruptor, mesmo sabendo que há uma falha na energia. Além dos particulares, também a indústria assenta a sua fonte de energia, maioritariamente, na eléctrica, pois são eléctricos a maioria dos equipamen-tos industriais. Gerar, transportar e utilizar a energia são processos quase invisíveis, mas a dependência dos mesmos não nos é indiferente.

A formação de técnicos que trabalhem na área do su-porte, manutenção, construção, exploração de equipa-mentos e instalações eléctricas é, antes de mais, uma necessidade comum ao país e à Europa. A procura, por parte das empresas, de jovens técnicos, excede larga-mente o número de alunos que abraçam esta área. As organizações procuram jovens ambiciosos, motivados e com vontade de trabalhar. Porém, a principal carac-terística que uma empresa procura num técnico é a res-ponsabilidade. Neste âmbito, as escolas profissionais assumem um papel relevante, apostando na formação integral do indivíduo. Na área da electrotecnia, em parti-cular, é fundamental sensibilizar para a responsabilida-de e brio profissionais. Despertar o gosto pela área; aci-catar a vontade de querer saber mais e, responsavelmen-te, explicar que o todo é apenas a soma das partes, sendo que até o equipamento mais complexo assenta em coisas tão simples como um parafuso, deverão ser os principais objectivos a ter em conta no plano formativo.

O futuro passa pela formação dos trabalhadores, para que possam ser mais autónomos e especializados, dis-tanciando-se das dificuldades de ser trabalhador indi-ferenciado.

O número crescente de empresas da região que pro-curam técnicos de electrotecnia, assim como a resposta, muito positiva, à solicitação de parcerias para estágios curriculares é, sem dúvida, um estímulo para alunos e professores no sentido de fazerem mais e melhor.

Para os alunos que pretendam enveredar pelo mer-cado de trabalho, o curso de Técnico de Electrotecnia fornece ferramentas que lhes permitirão iniciar, desde logo, a profissão num leque de empresas e actividades variadas. Para quem pretende prosseguir estudos, a for-mação profissional congrega dois aspectos fundamen-tais. Por um lado, a escolha, em consciência, da área de formação que pretende seguir; por outro lado, a opção por um curso na área em que pretende formar-se, pode-rá ser uma mais-valia, pois no Ensino Superior abordará temas já tratados durante o curso.

Nuno José NunesCoordenador de Curso

número crescente de empresas da região que pro-

bsatenapqu

bcafeteete

anmaléé mqu

ue nos interes-

Page 27: Edição 1235

7Julho 2009 InFormando

Curso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos

AETPR é uma escola que dá importância à vertente profissional, mas também à vertente pessoal, a fim de

criar bons técnicos e bons cidadãos.Apostei em Gestão de Equipamentos Informáticos pois

futuramente quero seguir Engenharia Mecânica e acho que assim terei boas bases para o fazer. Esta é uma escola que alia muito bem a parte teórica com a prática, e é assim que consegue atrair cada vez mais alunos ao longo dos anos.

Cátia Duarte Aluna do 1.º ano

Tinha inúmeros amigos que estudavam na ETPR e me falavam sempre bem da mesma, influenciando a minha

escolha. Sabia que a minha oportunidade na informática estava exactamente nesta Escola e não hesitei. Nunca tive intenção de ir para a Universidade, pelo que optei por um curso profissional. Deste modo, se um dia mudasse de ideias não estava impedido de ir para a faculdade. O curso de TGEI foi uma boa opção, além de ser uma área de que gosto, na ETPR as aulas estão bem organizadas e há muitas aulas práticas, o que nos motiva.

Paulo AlvesAluno do 1.º ano

Optei por este curso porque penso que é um curso com saída no mercado de trabalho e é uma área de que eu

gosto. Escolhi esta escola por ter boas referências. É uma escola de qualidade. Em termos de formação e relaciona-mento com os professores, é excepcional. Adquirimos co-nhecimentos tanto a nível profissional, como pessoal. As experiências, os trabalhos e os projectos ajudam-nos a en-tender melhor o mundo do trabalho.

Algumas das razões que me levam a sugerir a ETPR são as actividades, o tipo e a qualidade do ensino, que nos pro-porcionam uma oportunidade única na vida.

Cristiano Pereira Aluno do 2.º ano

Optei por um curso profissional pelo facto de, após o seu término, ter alguma experiência, pois, ao longo dos

três anos, este curso é muito prático. No final do 3.º ano, re-alizamos um estágio profissional que nos permite contactar com o mercado laboral e adquirir mais responsabilidade.

Em relação à formação da ETPR, cresci muito desde que entrei para aqui; fiquei mais adulto porque os professores apoiam-nos muito e ensinam-nos a ser muito melhores e têm sempre a preocupação de nos ajudar em tudo. São nos-sos amigos.

António RodrigoAluno Finalista

Inicialmente, não entendia porque é que exi-giam tanto de nós, mas, ao longo do triénio,

percebi que se o fazem é porque acreditam em nós, porque se preocupam connosco e querem fazer de nós pessoas melhores e ver-dadeiramente profissionais.

Os professores estão sempre disponíveis, fazem o seu melhor e mantêm uma relação muito próxima com os alunos. São incansá-veis na tentativa de formarem bons técnicos que executem as suas tarefas com Empenho, Trabalho, Profissionalismo e Rigor.

O estágio é uma experiência bastante enri-quecedora, tanto no que diz respeito a conhe-cer o mundo do trabalho na área que estamos a estudar, como em relação aos comporta-mentos a ter numa empresa, permitindo-nos perceber se realmente gostamos e queremos exercer esta actividade no futuro.

Quando entrei para a ETPR, pensava fi-car apenas pelo 12.º ano, mas com o decorrer do curso percebi que poderia ir mais longe. Pensei, então, concorrer ao Ensino Superior. Neste momento, estou no 1.º ano da Licencia-tura em Informática na ESGT de Santarém. Agora considero que nada foi em vão, pois a formação na ETPR foi bastante importante e permitiu-me adquirir bases sólidas e conhe-cimentos que utilizo todos os dias.

Tânia SantosEx-aluna

Ocurso Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos é reconhecido pelo Ministério da Educação, através da portaria n.º 897/2005, conferin-

do aos formandos uma habilitação equivalente ao 12º ano de escolaridade. As actividades principais desempenhadas por este técnico são: montar, con-

figurar computadores em rede ou isolados; fazer o diagnóstico e a correcção de falhas no funcionamento de sistemas informáticos, isolados ou integrados numa rede de dados; configurar software de sistema e de aplicação em esta-ções de trabalho; seleccionar e utilizar aplicações e utilitários informáticos.

Este curso profissional privilegia a formação prática em contexto de traba-lho que é realizada no final do curso, que implica sempre uma estreita relação da escola com a realidade e o tecido empresarial envolventes.

Os formandos apresentam a Prova de Aptidão Profissional, de âmbito prá-tico, desenvolvida durante o último ano do curso, e que tem como objectivo desenvolver as capacidades de selecção, de análise e de síntese, responsabili-zando-os e preparando-os para o mundo do trabalho. A formação que os nos-sos alunos recebem é vasta, tanto ao nível do saber ser, como do saber fazer, mas é fundamental e integrante no processo ensino-aprendizagem.

Nelson MatiasCoordenador de Curso

Page 28: Edição 1235
Page 29: Edição 1235

A Câmara Municipal de Torres Novas e sete ins-tituições particulares de solidariedade social do concelho (IPSS) assina-ram no dia 26, vários pro-tocolos para a criação de 174 empregos, no âmbito da iniciativa Emprego 2009, do Instituto de Emprego e formação Profissional (IEFP).

A cerimónia foi presidi-da pelo ministro do Tra-balho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, que apelou às empresas para aderirem mais a este pro-grama de apoio ao empre-go, nomeadamente, para aproveitarem os apoios que são dados à contrata-ção de jovens e desempre-gados de longa duração e à realização de estágios profissionais. “Podem es-tar isentos de pagar a Se-gurança Social desse tra-balhador por 3 anos, ou então por dois anos e ain-da recebem uma quantia em dinheiro”, relembrou o governante, lamentando

que as empresas e outras entidades empregadoras não tenham ainda aderido a estes apoios.

Os contratos assinados em Torres Novas vão per-mitir que sejam criados 174 empregos, no âmbito do programa de Contra-tos de Emprego-Inserção e Emprego-Inserção +. Es-tes contratos vão ter uma duração de 12 meses e vão permitir aos agora desem-pregados que desempe-nhem funções quer na au-tarquia torrejana quer nas sete IPSS que assinaram

estes protocolos. Destas 174 vagas, 77 já foram pre-enchidas e os trabalhado-res começam a trabalhar na Câmara Municipal de Torres Novas já no próxi-mo dia 29 de Junho.

A autarquia torrejana vai assumir ao todo 124 do total de empregos previstos, ca-bendo os restantes às IPSS do concelho que aderiram: o Centro Social e Paroquial de Santo António, o Cen-tro Social do Divino Espí-rito Santo, o Centro Social e Paroquial Padre José Fili-pe Rodrigues, o Centro de

Integração e Recuperação Torrejano (CRIT), o Gru-po de Amigos “Avós e Ne-tos”, o Centro de Bem-Es-tar da Zona Alta e o Centro de Assistência Paroquial de Pedrógão.

Os Contratos de Empre-go-Inserção destinam-se a desempregados que bene-ficiem do subsídio de de-semprego e que passam a receber mais 20% de ren-dimento pago pela entida-de que acolhe o programa. Os Contratos de Emprego-Inserção + destinam-se a beneficiários do Rendi-

mento Social de Inserção (RSI) que passam a rece-ber um valor suplementar correspondente aos Inde-xante dos Apoios Sociais e ainda subsídios de alimen-tação e de transporte.

“O nosso objectivo é conseguir que estes pro-gramas cheguem a 200 pessoas do concelho”, dis-se António Rodrigues, pre-sidente da Câmara de Tor-res Novas, salientando que esta iniciativa não significa que o concelho esteja com “problemas graves de de-semprego”. “É um apoio suplementar”, frisou An-tónio Rodrigues, apelan-do aos que vão trabalhar na autarquia que “se sin-tam tão funcionários como os outros”. O autarca disse mesmo que esta cerimónia foi “das mais importantes” porque representa a cria-ção de “uma oportunida-de de vida” para as pesso-as que vão ser abrangidas pelos apoios

Bruno Oliveira

CAP CONTRA NOVA LEI DO AZEITE

A CAP denuncia que a nova legislação que o Ministério da Agricul-tura quer publicar e que, segundo a confederação de agricultores, vem per-mitir a mistura de azei-te com outros óleos ve-getais, o que para a CAP “coloca em risco a segu-rança alimentar e a saú-de pública dos consu-midores”. A CAP refere em comunicado que os restantes países produ-tores de azeite na União Europeia proíbem a mis-tura de azeite com ou-tros óleos vegetais e que o ministério da Agricul-tura português, ao pre-tender permitir esta si-tuação, se prepara “para destruir a credibilidade e o prestígio do azeite no nosso mercado, colo-cando também em ris-co mais um importante sub-sector da economia nacional”.

Para justificar este pe-rigo alimentar, a CAP diz que não existem tes-tes analíticos que per-mitam identificar com exactidão os componen-tes das misturas, e lem-bra que, há alguns anos em Espanha, faleceram várias pessoas devido à incorporação de óleo de colza em azeite.

PETROIBÉRICA RECEBE MEDALHA DE OURO

A Petroibérica, empre-sa participada pelo Gru-po Lena, recebeu nodia 20 de Junho, a Medalha de Ouro de Mérito Mu-nicipal do concelho de Ourém, concelho onde está sedeada.

FORMAÇÃO AVANÇADA PARA GESTORES

A Nersant está a de-senvolver um Programa de Formação Avança-da em Gestão, uma ac-ção que será realizada em seis sessões, com a duração de 7 horas cada destinada a empresários, gestores e quadros supe-riores de empresas.

Torres Novas cria 174 empregosEmprego 2009 ∑ Câmara e IPSS assumem a criação de 174 empregos durante 12 meses

A António Rodrigues, presidente da Câmara, abraça o ministro Vieira da Silva e o secretário de Estado, Fernando Medina

∑ O secretário de Estado, Fernando Medina, disse que as medidas de apoio consagradas no programa Em-prego 2009 já permitiram que 15 mil jovens fossem con-tratados sem termo e que mais 15 mil estejam a usufruir de estágios profissionais remunerados. No âmbito da medida “Qualificação e Emprego” já foram abrangidas 6 mil pessoas, disse ainda o secretário de Estado.Ao assumir o apoio à criação destes empregos, o Gover-no investe em Torres Novas cerca 470 mil euros, atra-vés do pagamento da comparticipação dos salários, aos quais se juntam mais 70 mil euros que é o valor assumi-do pela Câmara de Torres Novas.

“Emprego 2009” já colocou 15 mil jovens em contratos sem termo

21O Ribatejo3 | Julho | 2009

negócios D Stocks até sábado em TomarA Comissão de Lojistas do Centro Comercial Templários – Tomar decidiu prolongar por mais uma semana a realização da IV Feira de Stocks, que vai funcionar até este sábado, dia 4. Nesta Feita é possível encontrar diversos produtos com descontos.

Page 30: Edição 1235

22 O Ribatejo3 | Julho | 2009PUBLICIDADE

Page 31: Edição 1235

CARTAXO QUER ACOLHER CIDADE DO CONHECIMENTO

“A Câmara do Cartaxo está a desenvolver nego-ciações para se tornar numa ‘Knowledge City’ – Cidade do Conheci-mento”, a implementar numa zona de 190 hecta-res à futura Área de Lo-calização Empresarial do Falcão, no nó da A1. Para isso, a autarquia já aprovou e vai assinar um protocolo que tem como parceiros o grupo india-no Pitroda, reconhecido internacionalmente pela criação de projectos nes-ta área, e também com o Banco Efisa e outras en-tidades do mundo acadé-mico e empresarial.

Este projecto consis-te em criar nesta zona uma espécie de “clus-ter do conhecimento”, como lhe chama o presi-dente da Câmara, Paulo Caldas. “Uma zona onde pessoas e empresas pos-sam conviver, trabalhar, colaborar e inovar em conjunto, à semelhança do que já existe em vá-rias cidades do mundo”, acrescenta o autarca. Esta será também uma área vocacionada para o desenvolvimento de produtos e serviços ino-vadores, aliando a isso “emprego altamente qualificado e centros de inovação e empreende-dorismo”.

PNEUSOL COM CAMPANHA DE TROCA DE PNEUS

A Pneusol em Santa-rém está a promover até 11 de Julho uma campa-nha de verificação dos pneus em que analisa gratuitamente a pressão e o estado dos pneus e ainda ofecere o Atlas Mi-chelin 2009. Além dis-so, se optar por pneus da Michelin, a Pneusol, en-quanto centro Via Líder, ainda promove o sorteio de 200 euros em vales de compras por dia.

NOVA MISSÃO EMPRESARIAL A ANGOLA

A Nersant está a or-ganizar uma nova mis-são empresarial a Ango-la, marcada para 09 a 16 de Agosto nas regiões de Benguela e Huíla.

O Programa de Moderni-zação do Comércio – MOD-COM – atribuiu ao distri-to de Santarém mais de 2,3 milhões de euros em incen-tivos, no âmbito da sua 4ª fase que disponibilizou em todo o país cerca de 50 mi-lhões a fundo perdido. Es-tes 2,3 milhões permitiram alavancar investimentos na ordem dos 4,9 milhões de euros, distribuídos por 70 projectos. Santarém foi apenas o 7º distrito do país em termos de incentivos, embora tenha sido o sexto em termos de investimen-to global.

A quarta fase deste pro-

grama apoiou 1425 projec-tos que se juntam aos 2619 já apoiados nas fases an-teriores. Os 1425 projectos apoiados nesta 4ª fase cor-respondem a um investi-mento global de cerca de 112 milhões de euros. Esta fase representou também um aumento dos apoios a fundo perdido que passa-ram para 50% no caso das empresas mantendo-se os apoios de 60% no caso das associações comerciais.

Ao todo foram criados 2526 novos empregos. Em Santarém, estes projectos representam 99 novos em-pregos.

MODCOM “dá”2,3 milhões ao distrito

O restaurante “A Taberna do Gaio”, no Cartaxo, com-pletou em Junho o seu 7º aniversário. Este restauran-te começou como uma pe-quena taberna em que eram servidos petiscos, mas cedo os proprietários, os irmãos Mário e Jorge, avançaram para a criação de restau-rante.

Actualmente, aos deli-ciosos pratos que confec-cionam, entre os quais se

destacam os grelhados, os proprietários apostam em estabelecer com os clientes “relações de amizade”, que consideram ser uma das principais explicações para o sucesso deste restauran-te”. Situado à beira da N3, o restaurante “A Taberna do Gaio” dispõe de um am-biente acolhedor, parque de estacionamento próprio e muitos sabores e saberes para descobrir.

Taberna do Gaio festeja 7 anos de boa gastronomia

Renoldy já não está em risco de fecharNovos contratos∑ Fábrica já tem novas encomendas

A Fábrica tem 55 postos de trabalho directos e dá trabalho a mais algumas dezenas

A Renoldy, fábrica de leite de Alpiarça, está a negociar novos contra-tos de fornecimento de leite com o grupo Au-chan (proprietário dos supermercados Jumbo) e já teve a garantia de que outras duas grandes superfícies, a Sonae e a Jerónimo Martins que-rem continuar a comprar leite português e o leite distribuído por esta fábri-ca. A garantia é dada pela presidente da Câmara de Alpiarça, Vanda Nunes, que garante estar a acom-panhar o processo e que recebeu a garantia da ad-ministração da empresa que não há razões para o anunciado encerramen-to e para que os cerca de 60 postos de trabalho di-rectos e mais um. Além disso, também a Sonae já anunciou em comunica-do que esta semana fez uma encomenda de 1,2 milhões de litros de leite à fábrica de Alpiarça.

O processo começou no sábado, quando o secre-tário-geral da CAP, Luis Mira, alertou para uma carta enviada pela Renol-dy a cerca de 100 produ-tores de leite do Centro e do Sul onde a empresa

dizia que iria encerrar a partir de 15 de Julho e dei-xar de lhes comprar leite, por alegada falta de enco-mendas da grande distri-buição.

Segundo a empresa, nos primeiros quatro me-ses do ano o Grupo So-nae, para onde era des-tinada cerca de 75% da produção da empresa, comprava cerca de três milhões de litros por mês e que no mês de Maio baixou para 2,7 milhões. Em Junho, afirma a ad-ministração da fábrica, o grupo não comprou qual-quer quantidade de leite da marca “E”. Mas a So-nae diz que não preten-dia interromper as com-pras e que só não adquire mais devido à falta de ca-pacidade de resposta da fábrica de Alpiarça.

Após o alarme instala-do, o ministério da Agri-cultura sentou à mesa re-presentantes da empresa e das grandes cadeias de distribuição nacional, as-sim como a Associação Portuguesa das Empre-sas de Distribuição. Nes-ta reunião, os grupos de distribuição reafirma-ram o seu interesse em comprar leite nacional e o ministro da Agricultura anunciou que iria colocar a ASAE a inspeccionar o leite dos supermercados para detectar se tem qua-lidade.

Em causa está também a posição dominante da Lactogal, que detém 80% do mercado, uma situa-ção que o ministro da Agricultura garantiu pe-dir a Bruxelas para ava-liar.

∑ A presidente da Câ-mara, Vanda Nunes, tem estado empenhada neste processo e tem a garan-tia da administração da renoldy de que os cerca de 60 trabalhadores já fo-ram “sossegados” quan-to à continuidade do seu emprego.

Postos de trabalho não estão em risco

A Fernando Serrasqueiro, secretário de Estado do Comércio em visita a Santarém, no balanço do MODCOM

arqu

ivo

O Ribatejo3 | Julho | 2009

23INVESTIR & AGIR | NEGÓCIOS

Page 32: Edição 1235

24

desporto

A direcção presidida por Frederico Guedes já fixou os limites orçamentais para a época que agora começa a construir. O orçamen-to mensal não deverá ex-ceder os 5000 euros men-sais, valor pelo qual a nova equipa técnica, liderada por Cláudio Madruga, terá que se reger na política de contratações. Entretanto, o treinador admitiu já ter al-guns jogadores debaixo de olho, mas nada por enquan-to foi efectivado.

Cláudio Madruga regres-sa assim ao comando das hostes cartaxenses, depois de um ano de intervalo. Será coadjuvado por Pau-lo Mendonça, que faz parte da casa.

Os jogadores Marmelo, Adilson e Batista são saí-das confirmadas. Por outro

lado, uma parte importante da equipa já tem o contra-to renovado: Nuno Casimi-ro, Tiago Dias, Peter, Pedro Henriques, Joel, Eduardo, Violais, João Neves, Caria e Bruno Brito. Os ex-juniores Gil, Bernardo e Miguel Ca-

listo serão também presen-ças confirmadas no relvado na próxima época.

Frederico Guedes, que já fez parte de anteriores di-recções, revelou-nos que o clube tem as contas todas em dia e que o objectivo para este ano é consolidar a equipa com elementos das camadas jovens e lutar pe-las vitórias, sempre com o título de campeão distrital na mira.

Assim, alguns dos objec-tivos deste ano passam pelo investimento nas camadas jovens, fonte de parte subs-tancial do actual plantel. Entre as acções previstas está o melhoramento das condições do secundário Campo das Pratas, com a construção de novos bal-neários e nova sede para o clube.

Os valores exclamam uma vontade firme em manter o clube no cam-peonato profissional. Há um aumento substancial em relação à época em que o clube figurou na Honra pela primeira vez: cerca de 150 mil euros é a margem que significará a tranqui-lidade.

O presidente Luís Albu-querque admite que esse é o objectivo, pelo que já estão assegurados cinco reforços, enquanto outros estão ainda na calha.

Contratados estão já o defesa Branquinho (ex-Varzim), o médio Kata (ex-Vizela) os avançados Marco Matias (e-Varzim), Wanderson (ex-Caniçal) e Nuno Sousa (ex-Estoril), vêm colmatar algumas saídas de peso, nomeada-mente no sector ofensivo, como o internacional Bru-no Matias e o brasileiro Is-mael.

Entretanto, a base da

equipa campeã já reno-vou: Índio, Veríssimo, Serginho, Duarte Macha-do, Samuel, João Fonseca, Miguel Neves, Jorge Ne-ves, Nené, Hugo Pinhei-ro e Heldon já renovaram contrato.

O plantel vai sendo constituído aos poucos, sendo que conta já com 16 jogadores. Para a pré-épo-ca, Rui Vitória conta ain-da testar cinco juniores, dos quais dois ou três pro-vavelmente ficarão no

plantel sénior.Apesar do arranque da

pré-época estar previsto para o dia 6 de Julho, com a apresentação oficial aos sócios, Albuquerque con-fessou-nos que poderão surgir algumas novidades no plantel ainda depois disso.

Para a fase preparatória do campeonato, a equipa terá uma programação bem dinâmica. Aliás, todo este mês será intenso para os atletas da cidade religio-sa estando, em termos de jogos de preparação, vá-rias efemérides progra-madas.

O calendário contempla os seguintes jogos particu-lares: dia 15 com o Cardiff (Escócia) em Fátima; dia 18 com o Vitória de Setúbal na Quinta do Pinheiro, dia 25 com a equipa do Sindi-cato dos Jogadores e dia 28 com o Nacional da Ma-deira no Municipal de Fá-tima.

O Ribatejo3 | Julho | 2009

D Pentatlo moderno em Abrantes

Futebol: Época 2009/2010

As finais do campeonato da Europa de juvenis de pentatlo moderno decorrem este fim-de-semana, dias 4 e 5 de Julho, na cidade desportiva de Abrantes, entre as 10 e as 18h30. É a primeira vez que esta prova se realiza no escalão de juvenis.

Fátima com orçamentode 550 mil euros

A Luís Albuquerque não quer voltar a deixar esca-par a Liga de Honra

Cartaxo sem pressas

A Frederico Guedes lidera o Cartaxo no regresso ao distrital

A direcção do Assentis vai colocar um pedido de esclarecimento à AFS, com o intuito de esclarecer a si-tuação da repescagem do Ouriense para a manuten-ção na Divisão de Honra. A direcção do clube baseia a sua reclamação no prece-dente da época passada, em que por desistência do Cha-musca, houve uma equipa da 1ª Divisão (Ferroviários) que subiu, e não uma da Honra que manteve. Apesar de ser uma situação diferen-te, a repetir o procedimento de repescagem do ano pas-sado, o Assentis seria pro-

movido este ano, colmatan-do a vaga aberta pelo alarga-mento a 14 clubes.

Entretanto, o clube do concelho de Torres Novas ainda não pagou as despesas de toda a época referentes a ordenados bem como às obrigações para com a AFS. A direcção afirma que sem receber a totalidade do sub-sídio da câmara referente à época passada e o restante da anterior, não é possível regularizar nenhuma das dívidas. Recordamos que o incumprimento das taxas da AFS impede a inscrição de jogadores na época seguinte.

Assentis reclama

A Assembleia-Geral do Riachense foi adiada por duas semanas, após saírem frustradas as expectativas do aparecimento de uma lista candidata à direcção. A actual direcção diz-se pre-

parada para novo manda-to, faltando apenas alguém para tomar o papel de presi-dente. O mesmo aconteceu em Rio Maior, não obstante, as condições dos clubes se-rem bem diferentes.

Impasse directivo noRiachense e Rio Maior

Já em Tomar, também houve Assembleia-Geral, com o intuito de delinear uma estratégia para tratar a dívida de 115 mil euros às finanças. Prestes a ser re-vertida para os directores, o clube quer resolver a dí-

vida de uma vez por todas, para assim poder terminar a penhora fiscal do subsídio da câmara. Só após a dita responsabilização é que será aberta uma conta para aceitar alguns apoios já pro-metidos.

Fisco aperta U. Tomar

Pereira regressa ao Torres Novas

A carreira do defesa Perei-ra tem sido feita entre o Ria-chense e o Torres Novas. A próxima época vai alinhar pelos amarelos. Quem o di-vulgou foi o presidente João Martins na noite de apre-

sentação do plantel, a 26 de Junho. Também Martim (ex-Ferroviários), e Nelson (ex-Amiense) foram apre-sentados aos sócios, juntan-do-se ao lote de jogadores anteriormente divulgado.

BENFICA NA GOLEGÃ

A inauguração do Estádio Manuel Ben-to será laureada com o jogo entre Goleganen-se e Benfica. Apesar de a confirmação só valer após as eleições do clube encarnado, a data já acertada é 6 de Setembro.

Com esta renovação, para além do relvado sintético, o Golega-nense vai contar com nova iluminação, bal-neários, duas pistas de atletismo e uma nova sede, que inclui um espaço d e d i -cado ao l e n d á -rio guar-da-redes.

Page 33: Edição 1235

25O Ribatejo3 | Julho | 2009 MODALIDADES | DESPORTO

Briosa vence dois e perde três jogos

Copa Foot 21, no Algarve

Soube a pouco a partici-pação da equipa de sub-9 da Académica de Santa-rém no torneio Copa Foot 21, que decorreu em Vila Real de Santo António, no Algarve, entre 21 e 28 de Ju-nho. Três derrotas e duas vitórias é o saldo da parti-cipação scalabitana nesta edição. A briosa começou por vencer o primeiro jogo por 5-0 frente ao São Luís, de Faro, mas as duas derro-

tas seguintes, por 12-0 con-tra o Foot21 e por 7-2 fren-te ao Fabril, acabaram por impedir a passagem à fase seguinte e empurrar a Aca-démica para o torneio de honra. Nesta competição, os scalabitanos venceram o Fornelos por 5-1, mas perde-ram por 3-2 frente à escola Mr. Foot, de Almada, num jogo em que a Briosa me-recia outro resultado, pelo que fez em campo.

Café Melro vencetorneio de Santarém

A equipa do Café Mel-ro, da Portela das Padeiras, venceu o 2º torneio de futsal organizado pelo Grupo Futsal Achete, que se dispu-tou no pavilhão gimnodes-portivo de Santarém, com 10 formações inscritas. Na final do torneio, disputada no domingo, 28 de Junho, o Café Melro derrotou por 5-0 a equipa dos “Marretas”,

que assim ficou na segun-da posição. O terceiro lu-gar foi para o “Euroventu-ra”, de São Vicente do Paul. Em termos de troféus indi-viduais, o Café Melro con-quistou ainda a melhor de-fesa e o melhor marcador, entregue a Mário Matias. A equipa da “Três Aldeias”, de Comeiras, conquistou a taça disciplina.

Carlão é reforço doAtlético de Pernes

CAMINHADA NOCTURNA EM SALVATERRA

A próxima iniciativa do projecto “rotas pe-destres 2009” é uma ca-minhada nocturna que se realiza no sábado, 4 de Julho, com concen-tração marcada para as 21 horas junto à Câmara de Salvaterra de Magos. A inscrição custa dois euros, incluindo segu-ro e reforço alimentar, e recomenda-se o uso de calçado e roupa con-fortável neste passeio pedestre de dificuldade reduzida.

VANESSA FERNANDES VENCE EM ABRANTES

Vanessa Fernandes, vice-campeã olímpica nos jogos de Pequim 2008, não sentiu gran-des dificuldades para vencer a sexta etapa da Taça de Portugal de Triatlo, que se disputou em Abrantes, no passa-do domingo, 28 de Ju-nho. A atleta do Benfica terminou a prova com o tempo 1h03m54s, dei-xando nos segundo e terceiro lugares Joana Marques e Raquel Ro-cha, respectivamente. De resto, apenas os três classificados do sector masculino consegui-ram fazer melhor que Vanessa Fernandes, sendo eles José Estran-geiro (que venceu a eta-pa nesta categoria com 1h01m56s), Vasco Pes-soa e Lino Barruncho.

O jovem avançado Car-lão vai vestir a camiso-la do Atlético Clube de Pernes (ACP) na época 2009/2010. Carlos André Alves Gameiro, 22 anos, fez a sua formação nas ca-madas jovens da União Desportiva de Santarém, esteve no campeonato de futebol do Inatel ao ser-viço do Raposense, onde se destacou pelos muitos golos que apontou, e re-

presentou o “Águias” de Alpiarça na temporada passada. Segundo um co-municado da direcção do ACP, o plantel ficará fe-chado nos próximos dias com a contratação de mais quatro atletas. O início dos trabalhos está marcado para 24 de Agosto.

A nível do futebol de for-mação, o ACP vai realizar os primeiros treinos de captação no sábado, 4 de

Julho, no campo do Livra-mento. Para as pré-esco-las (miúdos nascidos em 2002, 2003 e 2004), escolas (1999, 2000 e 2001) e infan-tis (1997 e 1998), a concen-tração está marcada para as 10 horas. Pelas 17 horas, começam os treinos para os iniciados (nascidos em 1995 e 1996) e juvenis (1993 e 1994). Os atletas devem levar equipamento e sa-patilhas.

JAC Alcanena perde título em casa

Andebol

A equipa feminina de ju-venis do Juventude, Ami-zade e Convívio (JAC) de Alcanena perdeu a oportu-nidade de sagrar campeã nacional de andebol peran-te o seu público. O grande equilíbrio entre as quatro equipas presentes foi a nota dominante da “final four”, disputada no passado fim-de-semana no pavilhão da Escola Secundária de Al-canena, onde a equipa do

Maiastars acabou por se sagrar bicampeã nacional, em igualdade pontual com o Colégio Bartolomeu Pe-restrelo, da Madeira.

O JAC acabou por termi-nar a prova na 3ª posição, com um total de cinco pon-tos, fruto de uma vitória por 41-34 frente ao Valongo do Vouga, e duas derrotas, 36-30 contra o Bartolomeu Perestrelo, e 36-23, frente à equipa maiata.

Futsal

Gala encerra época de judoA secção de judo da Casa

do Benfica de Santarém en-cerrou oficialmente a épo-ca 2008/2009 com uma grande gala que reuniu mais de 100 convivas, entre atletas, familiares e amigos do clube, num restaurante de Santarém, no domingo,

28 de Junho. Durante a fes-ta, bastante animada com música, karaoke e apresen-tações multimédia, foram homenageados todos os atletas com classificações em campeonatos nacionais e internacionais, e distribu-ídas lembranças a todos os

outros. Dos resultados des-ta época, destaque para o título de campeões nacio-nais de equipas juniores, resultado que vem confir-mar a CBS como um dos principais clubes do país a nível da formação, no judo.

Torneio de ténis junta 50 jovens

Entroncamento

Francisco Ferreira foi o vencedor do escalão sub16 masculinos no torneio de ténis “Festas da Cidade”, organizado pelo Clube de Lazer, Aventura e Compe-tição (CLAC) do Entron-camento, e que reuniu cer-ca de 50 jovens tenistas de todo o país. Na final, o jo-vem tenista derrotou Daniel Venâncio, do CITL, que, juntamente com Frederico Lopes, se sagraram vence-

dores na categoria de pa-res. Nos sub16 femininos, a vitória sorriu a Lídia Ser-ras, do Clube de Ténis de Abrantes, que bateu na fi-nal Inês Gomes, do Clube de Ténis de Pombal. No es-calão de sub12, os vencedo-res foram Maxim Farber, da Academia de Ténis Serguei Likhatchev, em masculinos, e Teresa Carolino, do Clu-be Ténis de Santarém, nas mulheres.

“Tigres” de Almeirim reforçam plantel

Hóquei em patins

O Hóquei Clube “Os Ti-gres” de Almeirim refor-çaram bastante o plantel para a época 2009/2010, em que vão disputar o campeonato nacional da 3ª divisão, e assumem-se mesmo como candidatos à subida de divisão. Do Sporting de Tomar, vem o guarda-redes Ivo Ribei-ro, o defesa João Silva e os avançados Sandro e Le-

andro Santos. Às ordens do treinador Carlos Gar-ção, vão estar ainda Ivo Saldanha (ex-Alenquer), Filipe Vicente (ex-Sintra) e João Patrício (ex-Vialon-ga). Dos jogadores da épo-ca passada, permanecem o guarda-redes Alberto e o defesa Mário Almei-da. O plantel ficará fecha-do com a contratação de mais um defesa.

A Clube começa este fim-de-semana com os treinos de captação

Page 34: Edição 1235

culturas

SANTARÉMW Shopping - CinemasTel: 707220220

Castello Lopes 1Ligações PerigosasDrama (M12) - Com Russell Crowe, Ben Affl eck, Rachel McAdams. Sessões às 21h10. Também às 0h10 de sexta e sábado.

A verdadeira história do Gato das Botas Animação (M6) - Sessões às 13h, 15h10, 17h20 e 19h10.

Castello Lopes 2A Ressaca

Comédia (M12) - Sessões às 12h20, 16h, 18h50 e 21h45. Também às 00h30 de sexta e sábado.

Castello Lopes 3Idade do Gelo 3 - Despertar dos DinossaurosAnimação (M4) - Sessões às 12h50, 15h, 17h10, 19h20 e 21h30. Também às 23h50 de sexta e sábado.

Castello Lopes 4Transformers - a retaliaçãoFicção Científi ca (M12) - Ses-sões às 12h40, 15h40, 18h40 e 21h40.

Castello Lopes 5A Última Casa à EsquerdaTerror (M18)- A família Collingwood vive numa casa isolada, inserida num cená-rio campestre e tranquilo, que de repente se transfor-ma num palco de horror.Sessões às 13h10, 15h50, 18h30 e 21h20. Também às 00h20 de sexta e sábado.

Castello Lopes 6Idade do Gelo 3 - Despertar dos DinossaurosAnimação (M4) - Sessões às 12h50, 15h, 17h10, 19h20 e 21h30.

Transformers - a retaliaçãoFicção Científi ca (M12) - Ses-sões 00h de sexta e sábado

TORRES NOVASTorreshopping Sala 1Transformers - a retaliaçãoFicção Científi ca (M12) - Ses-sões às 12h40, 15h40, 18h40 e 21h40.

Sala 2Transformers - a retaliaçãoFicção Científi ca (M12) - Ses-sões às 23h40 de sexta e sábado.

recomenda-se

Tributo a Carlos Paredes em SantarémA Conservatório de Música de Santarém organiza este sábado, dia 4, pelas 21h45, no Teatro Sá da Bandeira em Santarém, um concerto de homenagem a Carlos Paredes, inserido no Ciclo de Guitarra Portuguesa que está a decorrer. Bilhetes à venda no Conservatório.

roteiro cinemas ∑

destaque

O Pavilhão Multiusos de Alcanena recebe, nos próximos dias 3, 4 e 5 de Julho, a 3ª edição do Festival Gastronómico do Caracol, uma iniciati-va do JAC – Juventude, Amizade e Convívio. Entra-das gratuitas. Na sequência do sucesso alcançado na 1ª Festa da Sopa, o Agrupamento 1120 do Cartaxo (do Corpo Nacional de Escutas) vai ago-ra realizar o 1º Congresso do Caracol. A “caracolada” tem data marcada para os próximos dias 4 e 5 de Ju-lho no Pavilhão de Exposições do Cartaxo. No dia 4 o pavilhão abrirá as portas a partir das 18h e no dia 5 a partir das 12h.

E por falar em caracóis, o Teatro Sá da Bandeira em Santarém recebe um curioso espectáculo que junta a música da banda “Le Taraf Goulamas”, um colectivo que traz música das fanfarras Tzigane dos Balcãs, ao mesmo tempo que se podem provar ca-racóis que serão confeccionados no bar do teatro. O espectáculo segue depois pelas ruas e bares da cida-de. Esta sexta-feira, dia 3, a partir das 22h30.

Caracóis com música em Santarém

O segundo fim-de-semana de animação em Mação traz um espectáculo de Paulo Gonzo, que actua no sába-do, dia 4. Já esta sexta-feira é a vez da girlsband dos Mo-rangos com Açúcar, as Just Girls. O popular cantor Rober-to Leal encerra o cartaz musical, no domingo, dia 5. Estes concertos acontecem no âmbito da Feira Mostra do Con-celho de Mação, que comemora, este ano, duas décadas de existência e que vai dar a conhecer ao p+ublico muita gas-

tronomia, produtos típicos e artes e tradições de Mação. A Feira decorre novamente no Largo Infante D. Hen-rique (junto Alameda Infante D. Henrique), conhecido como Largo da Feira, junto ao Museu, Piscinas e GNR.

Recomenda-se ainda uma visita ao Museu de Arte Pré-Histórica e do Sagrado do Vale do Tejo, que estará aberto ao público durante o horário da Feira e cuja en-trada se fará pelo stand da Câmara Municipal de Mação.

Caracol é rei do festival em Alcanena e decongresso no Cartaxo

Paulo Gonzo em Mação

e Alcaneeena s 3,

ra-a do

Festa

26 O Ribatejo3 | Julho | 2009

Page 35: Edição 1235

Pinto Basto

no CartaxoO fadista António Pinto Basto é o primei-

ro artista convidado na iniciativa Noites de Verão que a Câmara do Cartaxo organiza durante o mês de Julho no Jardim dos Paços

do Concelho, nas noites de sexta-feira e sábado. Pinto Basto ac-

tua este sábaod, dia 4, a partir das 21h30, acompanhado por outras seis vozes do fado. A seguir há baile com o grupo Idade Mé-dia.

fado

Os espectáculos da dupla romântica Miguel e André (no dia 3, às 23h) e da canto-ra Tina T (no dia 5, às 23h) são os grandes atractivos mu-sicais das festas da Moçar-ria, que acontecem este fim-de-semana de 3 a 6 de Julho. Mas para além destes con-certos, as festas vão ter um passeio todo-o-terreno em duas e quatro rodas, no dia 5, a partir das 9h, numa orga-nização do Moçarria Aven-tura Clube.

Vão haver ainda danças de salão da colectividade da ter-ra Centro Moçarriense e ain-da jogo de futebol “solteiros & casados” no dia 5, às 10h30. As entradas são livres.

festas

Ballet no CartaxoNo dia 4 de Julho de 1776, era assinado o documento da Declaração da Independência dos EUA. Para assinalar essa data, a SFC do Cartaxo traz um espectáculo da sua Escola de Ballet ao Centro Cultural, no dia 4, às 17h30.

roteiro cinemas

PINTURA NA BAR-QUINHA∑ De 4 de Julho a 1 de Agosto estará patente na Ga-leria de Arte a exposi-ção anual do Atelier de Desenho e Pintura do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha.

DESIGN NO COMÉR-CIO TRADICIONAL∑Aliar design ao comér-cio tradicional é o gran-de objectivo do projec-to da “aforestdesign” que vai decorrer em Torres Novas de 1 a 31 de Julho, em 5 lojas do centro histórico. Nes-tas lojas vão estar ex-postos objectos Com-bo, da autoria da de-signer Sara Lamúrias e que vão represnetar ambientes de 5 tipos de lojas de comércio tradicional: uma dro-garia, uma mercearia, uma florista, uma pas-telaria e uma livraria.

J O G O S F L O R A I S E M A L C A N E N A∑Entrega dos prémios dos XXIII Jogos Flo-rais do Concelho de Alcanena, no próxi-mo dia 5 de Julho, às 16h, no Auditório do Cine-Teatro São Pedro, em Alcanena.

exposições

ABRANTESCine-teatro S. PedroCada um o seu cinemaUm fi lme absolutamente único, realizado por ocasião dos 60 anos do Festival de Cannes, o festival de cinema mais importante do mundo, reúne o modo como 33 cineastas de 25 países olham o cinema e as salas de cinema. Com depoimentos de Gus Van Sant, David Lynch, Manoel de Oliveira entre muitos ou-tros. Sessão no dia 8 de Ju-lho, às 21h30 no Cine-teatro S. Pedro.

A RessacaComédia (M12) - Sessões às 12h50, 15h, 17h10, 19h20 e 21h30.

Idade do Gelo 3 - Despertar dos DinossaurosAnimação (M4) -Sessões às 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 e 21h20. Também às 23h30 de sexta e sábado

ABRANTESCentro Comercial MIlleniumIdade do Gelo 3 - Desper-tar dos DinossaurosAnimação (M4) - Às 21h30.

CONSTÂNCIABiblioteca Municipal A Casa FantasmaAnimação (M6) - Sessão às 15h de dia 3 de Julho.

RIO MAIORCine-teatroSinais do FuturoDrama (M12) - Sessão às 21h30 de dia 3 de Julho.

TOMARCine-teatro ParaísoStar TrekFicção Científi ca (M12) - Ses-

sões às 21h30 de sexta e às 15h30 e 21h30 de sábado e do-mingo.

indy

Miguel & André e Tina Tnas festas da Moçarria

Ateliers de música para criançasO Conservatório de Música de Santarém promove de 6 a 10 de Julho e de 20 a 24 de Julho. As inscrições podem ser feitas pelos contactos 243327070 e 915335478.

Passeio pedestre nocturno em CorucheDecorre este sábado, a partir das 20h30, um passeio pedestre em Coruche, a partir das piscinas municipais.

entrevista

Como nasceu a ideia deste livro?Sempre fiz um diário

dentro da escola da Ope-ração Triunfo, onde ano-tava aquilo que ia sentido e aquilo que ia aprendendo no dia-a-dia. Nunca pensei em fazer um livro. O que pensei foi juntar essas me-mórias e os recortes de re-vistas e jornais e, no Natal, oferecer à minha família.

Mas houve um professor que me incentivou a fazer um livro e começámos a trabalhar para estruturar essas memórias em livros.

O que podemos encontrar no livro?São memórias que vão

desde o momento em que vi um spot televisi-vo a anunciar a Operação Triunfo até ao momento em que gravei o meu disco a solo. Em 14 capítulos, vou contando a experiência dos castings, pelo que aprendi nas aulas e pelos erros que cometi. Tento também res-ponder a algumas pergun-tas que muita gente me faz, seja na rua, seja em entre-vistas. Tento responder à pergunta de como é que se pode participar e o que se deve fazer em programas como estes, como agir nos castings e esse tipo de coi-sas que aprendi nesta ex-periência.

Este livro é também acom-panhado por um novo disco. Quando vai estar pronto esse novo trabalho?

Já fiz as gravações e ago-ra estou à procura de edi-tora. Este novo disco, o se-gundo que fiz a solo, cha-ma-se “Terra, Água, Fogo, Ar…de Rock, e resultou de um trabalho de gravação que fiz com a minha ban-da, num retiro que fizemos em Novembro passado na zona da Albufeira de Cas-telo de Bode. Daí vem o nome, porque quis salien-tar o ambiente e natureza que nos rodeava neste pe-ríodo de criação das mú-sicas. Neste álbum encon-trei por fim o meu som de guitarra e a sonoridade que estou a procurar há alguns anos.

Bastidores da “Operação Triunfo”em livro

Filipe SantosCantor e músico

27O Ribatejo3 | Julho | 2009

Page 36: Edição 1235

música no Jardim das Rosas

culturas Danças Orientais em Rio MaiorLiz Rayze dá um espectáculo no Cine-TEatro, este sábado, dia 4, pelas 21h30. Liz é professora, bailarina e coreógrafa, iniciou os estudos na dança em 1990 e tem formação em Ballet Clássico. Neste espectáculo, Liz Rayze irá apresentar em palco a Dança do Ventre.

Músicas do Mundo em Torres Novas

D e p o i s d o s o m construído artesanal-mente pelos Tokono, que actuam esta sexta-feira, as Festas do Almonda continuam já no sába-do com a banda Pontos Negros, seguindo-se a actuação das Tucanas, o grupo português de world music que aposta na voz e no talento mu-sical de cinco jovens a tocar os mais variados e estranhos instrumen-tos.

Segue-se no domingo,

os Ciganos do Rajastão, na Índia, e Luna Pena, na segunda-feira, uma “fa-

dista exótica” que junta Amália e Chico Buarque na mesma frase musical.

Destaque ainda para o concerto de Paulo de Carvalho, no dia 8.

das letras

Bebido o luar, ébrios de horizontes,Julgamos que viver era abraçarO rumor dos pinhais, o azul dos montesE todos os jardins verdes do mar.

Mas solitários somos e passamos,Não são nossos os frutos nem as flores,O céu e o mar apagam-se exterioresE tornam-se os fantasmas que sonhamos.

Porquê jardins que nós não colheremosLímpidos nas auroras a nascer,Porquê o céu e o mar se não seremosNunca os deuses capazes de os viver.

Sophia de Mello Breyner AndresenFalecida a 2 de Julho de 2004

Bebido o Luar

Cursos de Verão na Casa dos Patudos

alpiarça

A Casa dos Patudos está a ser palco de três cursos de Verão - His-tória da Arte, Poesia e História da Música - que estão a ser um êxito e com uma boa adesão. Os cursos são dirigidos por dreputados especia-listas como o prof. José Carlos Pereira, da Facul-dade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Teresa Castanheira, pro-fessora do Conservató-rio Nacional, e por José Fanha, escritor, profes-sor e autor de centenas de letras de músicas.

Além dos cursos, no sábado de manhã, os apaixonados por arte ti-

veram a oportunidade de ouvir uma excelen-te palestra do professor Fernando Baptista Pe-reira sobre o tema “Ecos de Leonardo da Vinci nas colecções dos Patu-dos”.

E n t r e t a n to , e s t á marcada para dia 7 a sessão de lançamen-to da obra de requali-ficação global da Casa dos Patudos - Museu de Alpiarça, com as pre-senças da secretária de Estado da Cultura, Ma-ria Paula Fernandes dos Santos, e o secretário de Estado da Presidência do Conselho de Minis-tros, Jorge Lacão.

28 O Ribatejo3 | Julho | 2009

Page 37: Edição 1235

LIVROAcordar dentro de um sonho

Filipe SantosEditora Prefácio

O cantor e músico do Entroncamento, Filipe Santos, um dos vencedores da 1º edi-ção do programa “Operação Triunfo” da RTP, lança em livro um conjunto de me-mórias e experiências da sua passagem por este programa, pelo mundo da músi-ca e pela experiência da fama. Um livro com a chancela da Editora Prefácio e com o prefácio de Catarina Furtado, a apresen-tadora do programa. A história do livro vai desde o início dos castings, passando pelas Galas do programa, pela tournée que ter-minou no Coliseu dos Recreios em Lisboa, pela gravação do primeiro álbum a solo do cantor até ao seu primeiro concerto em nome próprio.

CD Virgem Suta

Virgem SutaPVP: 13,95€

Descobertos num concurso de música por Hélder Gonçalves, dos Clã, Os Vir-gem Suta lançam agora o primeiro traba-lho em disco, em que assumem as raízes porruguesas nos instrumentos que to-cam - adufe e ocavaquinho - mas com um som actual.

DVDA MensagemLuis Vidal Lopes

PVP: 14,99€

Um fi lme que contém a história do livro de Fernando Pessoa, a mensagem, o único escrito em prosa em português pelo poeta, em 1934, um ano antes da sua morte.

JOGO Wii Sports

ResortPlataforma: Wii

PVP: 49,99€

Este jogo permite uma visita virtual à Wii Sports Resort, uma solarenga ilha onde a diversão e a competição vivem a par e onde toda a acção desportiva pode ser controlada de forma inovadora, com o novo acessório Wii MotionPlus (que vem com o jogo).

O Rapaz que não podia parar de correrRTP2Sábado, 4 de Julho, 20h56Budhia Singh não é um rapaz vulgar. Des-de os três anos de idade que ele corre pelo menos vinte quilómetros por dia. Aos qua-tro anos ele correu na sua primeira mara-tona. Com tudo isto ele espera tornar-se no mais novo corredor do mundo. Uma história de um extraordinário talento ou a triste história da exploração de uma crian-ça que arruina o seu corpo na esperança de entrar no recorde dos livros?

O Império Romano: A Primeira Guerra BárbaraHistóriaSábado, 4 de Julho, 17hNo ano 113 a.C. Roma é uma república, um pequeno império que assenta na ribeira do Mediterrâneo. Embora seja uma de-mocracia em nome e espírito, um homem deve ser rico e de classe nobre para ocu-par os altos cargos, tanto políticos como militares. O sistema funcionou bem du-rante três séculos.

televisãoescaparate

Cabe-lhe ter um papel moderador, quer no âmbi-to conjugal quer no plano familiar. Relações em tumulto ou desinteligências podem agora ser su-peradas. Deixe fl uir os acontecimentos para ver até onde vão as coisas. Mas só intervenha se não surgirem as resoluções naturais.

carneiro21/3 a 20/4

touro21/4 a 21/5

gémeos22/5 a 21/6

balança24/9 a 23/10

virgem24/8 a 23/9

leão23/7 a 23/8

caranguejo22/6 a 22/7

peixes20/2 a 20/3

aquário21/1 a 19/2

capricórnio21/12 a 20/1

sagitário23/11 a 20/12

escorpião24/10 a 22/11

horóscopoMantenha os pés em terra e ideias fi rmes e so-bretudo não actue em antecipação. Expresse as suas opiniões com clareza, evitando explosões verbais mesmo que tenha toda a razão. Poderá mostrar uma maior fl exibilidade em horários ou negociações, mas não dê tudo.

Não tem muita paciência para lidar com proble-mas que se repetem, mas evite dar uma imagem de superfi cialidade fugindo das coisas. Ligações em boa fase, retribua sem reservas os sentimen-tos. Sector profi ssional está bastante protegido.

Pode surgir um grande e novo amor mas, por ou-tro lado, pode surgir algum orgulho ou precon-ceito e trazer problemas. Tendência para alcan-çar objectivos; mostre-se convicto e seguro, mas nunca prepotente. Em assuntos económicos, a persistência dará resultados.

Semana excelente para ponderar sobre a sua vida e tomar decisões relevantes. Não faça mui-tas confi dências pois poderá, em consequência, sentir algum afastamento. Não deixe que facto-res de índole afectiva o façam lidar eternamente ligado a locais de trabalho.

Não construa relacionamentos com base em falsas premissas. Deverá promover uma maior aproximação nas relações para formar melhor os juízos e sentimentos. Necessita de colocar um ponto de ordem na sua vida. Faça alguns reajus-tamentos e transferências de recursos.

Semana preciosa: as relações em curso tendem a viver momentos de harmonia e ternura e, se estiver só, novos conhecimentos prometem ser entusiasmantes. Faça uma gestão sensata do seu património e aceite opiniões ou críticas. O factor sorte estará agora do seu lado.

A sua capacidade de conquista está em bom ní-vel; far-se-á notar independentemente de qual-quer intenção sua. Seja cauteloso e não tente im-por directamente a sua vontade. Semana intensa com opções variadas; contudo, não facilite nada ou caia em nenhuns idealismos.

Divergência de opiniões ou dúvidas sentimen-tais serão benéfi cas para as relações mas não seja muito exigente ou excêntrico. Deixe o romance acontecer. Não vire as costas a novas respon-sabilidades, mas não aceite o que não lhe cabe. Cuidado com novas experiências.

O seu ritmo de vida, situações da vida profi ssio-nal e também um assomo excessivo de indepen-dência tendem a afectar o desenvolvimento das relações. Preste muita atenção a pormenores e arrisque só quando estiver convencido da viabi-lidade de projectos.

Bons momentos, sobretudo depois de modifi ca-ções provocadas ou assumidas. Favorecidas visi-tas, viagens e toda a espécie de convívio social e íntimo. Agarre os acontecimentos pessoal e de-terminadamente. Poderá não conseguir resolver tudo a contento.

Não se mostre desinteressado nem enterre a cabeça na areia. Olhe com determinação para a sua vida sentimental e para as suas reais neces-sidades. Obterá algumas compensações se não se colocar em situações cómodas ou de apatia. Procure soluções a médio prazo.

joker5 . 6 5 2 . 4 7 5

euromilhões

sorte

Estes resultados não dispensam a consulta da lista ofi cial do Departamento de Jogos da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

loto2| | | | | |2 10 16 24 33 45 18

totoloto| | | | | |28 29 34 36 41 43 14

| | | | | |6 11 21 30 39 2 8

Concurso nº 26/2009

totobolax 1 2 1 1 1 1 x 2 x 1 1 2 Super 14. Palmeiras - Santos 1 : 1

Bandas na Festa do Avante A Juventude Comunista Portuguesa está a realizar o seu Concurso Nacional de Bandas. O concurso da região de Santarém, o Ribavante, realiza-se dia 3, em Alpiarça, no “Pavilhão do Partido”.

Folclore em Glória do RibatejoNo próximo sábado, dia 4, decorre o 34º Festival de Folclore de Glória do Ribatejo, este ano sobre o tema “Casamento”. O desfile dos grupos começa às 19h.

Fórum Cívico em Rio MaiorO Grupo de Dirigentes Associativos do concelho de Rio Maior organiza esta sexta-feira, pelas 21h, na Biblioteca Municipal, um Fórum Cívico com a participação de várias associações do concelho.

palavras cruzadas Marcos Cruz - Rede Expresso sudoku

6 4 31 7 8

2 4 1 57 3

8 1 4 6 7 55 9

9 3 6 87 6 4

6 1 9 3

HORIZONTAIS: 1 - Estuda insectos. 2 - Não se deve meter a foice na alheia. Em sete há dois. É a cara do doente. 3 - Meio tolo. Constitui prin-cípio de prova. 4 - Transporta petróleo. No ta 5 - Transforma o trigo em farinha. Imperador piróma no. Rio da Suíça. 6 - No princí pio não soa. Fica entre a tra queia e a base da língua. 7 - Calão. Feitos de bronze. 8 - Carde-ais. Utilizem. 9 - Ro mance de Eça de Queirós. Classifi cação. 10 - Quando nasce é para todos. Em cem há dez. 11 - Fio de metal. O árabe.

VERTICAIS: 1 - O dos ruminantes tem quatro partes. É melhor do que mal acompanhado. 2 - Cavaquismo, por exemplo. 3 - Fim da me ta. Não existe na lua. A dos Namorados combateu em Aljubarrota. 4 - Gigante caçador, na mitologia grega. Primeiro no me de um ditador do Uganda. 5 - Nel son, líder e Nobel da Paz sul-africano, Acrescente. 6 - Essa pedra acaba por ce der à água mole. Sirvam-se de. 7 - Dão audiências aos jornais. Povinho de Ra fael Bordalo Pinheiro. 8 - Falava-se na Câmpania. Foi, por duas vezes, imperatriz do oriente. 9 - à do mar chama-se actínia. 10 – Gosta de carne crua. Estabe lece uma relação entre pai e fi lho. 11 - São intersecções de dois planos.

Só há uma regra: completar a grelha, de modo a que cada linha, cada coluna e cada bloco de 3x3 incluam os números de 1 a 9, sem repetições!

2 83 6 29 5 1

9 5 8 75 31 9 4 2

1 9 84 7

3 4

Soluções

HORIZONTAIS: 1 - entomólogo. 2 - seara; és; má. 3 - to; indício. 4 - oleoduto; fa. 5 - mó; Nero; Aar. 6 - aga; laringe. 7 - gíria, éreos. 8 - OS; usem. 9 - Malas; nota. 10 - sol; dezenas. 11 - arame; ai.

VERTICAIS: 1 - estômago; só. 2 - neologismo. 3 - ta; ar; ala. 4 - Orion; idi. 5 - Mandela; ada. 6 - du ra; usem. 7 - leitores; Zé. 8 - Osco; Irene. 9 - anémona. 10 - omofago; tal. 11 - arestas.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11123456789

1011

29O Ribatejo3 | Julho | 2009

Page 38: Edição 1235

30 O Ribatejo3 | Julho | 2009

comeres & beberesSardinhas em Benavente

Ano após ano, a Festa da Amiza-de/Sardinha Assada de Benavente fortalece-se, ganha expansão e é imi-tada noutras localidades a dizer que a marca hospitaleira está consolida-da. Por todas as razões e outras de cunho pessoal tento honrar o convi-te endereçado pelo estimado Antó-nio José Ganhão, não lhe chamo ve-lho amigo, porque a namorada do fi-lho o achou mais que novo, mas digo do orgulho de o ser há mais de qua-renta anos. Independentemente de gostos, crenças e ideologias – a ami-zade – nunca esteve em causa a sig-nificar têmpera e rechaço de carti-lhas impregnadas de intolerância. O António José juntou à mesma mesa, tal como em anos anteriores, mulhe-res e homens de muitos quadrantes e tendências a desdizerem que é im-possível o diálogo e a convivialidade entre os contrários. Já não foi assim

em relação à minha pessoa por parte da mulher de Sérgio Carrinho, pois não quis ficar a meu lado temendo as animosas palavras com descre-vo a refeição neste jornal. Estou a brincar, ficou mesmo em frente e, tal como o marido desde há 33 anos, revelou enorme paciência ante as minhas diatribes. O bufete sortido de expressões culinárias de cunho ribatejano, nem poderia ser de outra forma, consolou na primeira fase os estômagos mais impetuosos – quase todos – nessa altura recebi beijinhos das senhoras por via dos cumpri-mentos, mas o grande campeão em tal matéria foi Dionísio Mendes. O autarca de Coruche ouviu piropos rechonchudos enquanto era oscu-lado, à boa maneira dos galãs dos anos quarenta sorria e, quero crer, que numa das vezes até corou. As sardinhas assadas dentro do cânone

recebiam hossanas e louvores, o tin-to Catapereiro coadjuvava em con-formidade, mais uma salada airosa de pimentos, tomate e cebola. Antes das sobremesas doceiras ainda sur-giram na mesa tentadoras tiras de entremeada a obrigarem os amesen-dados a resvalarem para o pecado da gula. O irreverente Xico Sousa Dias continua em plena ascensão para a galeria dos iconoclastas, nem a ele-gantíssima Salomé Rafael conseguiu travar a sua impetuosidade. Peço perdão à senhora anfitriã por ainda não a ter nomeado – os últimos são os primeiros –, sempre alegre, obser-vadora, discreta e amiga. Por razões familiares faltou Jaime Soares, a agu-çada troca de opiniões ficou adiada para o próximo ano, pois a festa con-tinuará para nossa alegria e apra-zimento do António José Ganhão.

Armando Fernandes

Aconselho aos leitores desta coluna a passagem dos olhos pela crónica de Rui Falcão, inserta no últi-mo número do suplemento Fugas do jornal Público. Não alargo o conselho aos produ-tores e enólogos ribatejanos para não parecer atrevido, mais a mais, muitos de nós só aprendemos quando sen-timos no corpo e na carteira o ilogismo de determinadas criações ou atitudes. O texto em causa é cruento, no en-tanto, coloca o dedo na buba no referente à proliferação de vinhos todos iguais, aborre-cidos, o termo mais correc-to é incorrecto por ser calão: chatos – e desencorajadores do seu consumo. Hoje trago

à colação um tinto Dão, da boa colheita de 2005, resulta-do da junção de uvas das cas-tas: Alfrocheiro, Jean e Tou-riga Nacional. É um vinho da Sociedade Agrícola Castro de Pena Alba, a indiciar ori-gem de Penalva do Castelo. No copo mostrou-se retinto e brilhante, o nariz recebeu aromas de fruta muito ma-dura, talvez ginjas, ameixas e amoras, na boca mostrou-se denso, equilibrado, robus-to e com um final prolonga-do. Para meu gosto os 14,5º de volume estão em dema-sia, mas por cá a moda de vi-nhos muito graduados con-tinua em alta, vamos ver até quando.

AF

Pico do CoutoDão tinto ∑ 2005

Município de Salvaterra de MagosCâmara Municipal

EDITALAna Cristina Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, nos termos do preceituado da alínea v), do n.º 1, do art. 68.º, conjugado com o art. 91.º, ambos da Lei n.º 169/99, de 18 Setembro, com a alteração introduzida pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, e do disposto nos art.os 130.º e 131.º, do C.P.A., torna público, que se encontra a decorrer o “Concurso Público de Concessão do Direito de Exploração do Restaurante, Alojamento, Vivenda e Casa de Chá, na Falcoaria Real, em Salvaterra de Magos“.

Mais torna público que, as propostas deverão ser entregues, até às 17 horas, do dia 27/07/2009, na Secção de Expediente Geral, da Divisão Administrativa desta Câmara Municipal, con-forme anúncio de procedimento nº 2883/2009, publicado na II Série, do Diário da República nº 122, em 26/06/2009.

Para qualquer esclarecimento respeitante ao concurso público em apreço, bem como, a aquisição do “Programa de Procedimento“ e “Caderno de Encargos“, poderão ser obtidos junto da referida Secção de Expediente Geral.

Para constar e surtir os devidos efeitos, se publica o presente edital e outros de igual teor, que vão ser afi xados nos lugares do estilo, designadamente, no Edifício dos Paços do Município e em todas as Juntas de Freguesia.

Município de Salvaterra de Magos, 29 de Junho de 2009.

A Presidente da Câmara Municipal(Ana Cristina Ribeiro)

Page 39: Edição 1235

31

SANTARÉMA GrelhaEspecialidades Peixe Fresco, Bacalhau Assado com Magusto, Espetadas de Lulas com Gambas, Espetadas de carne Barrosã com Gambas e Ananás, Espetadas Mistas, Arroz de Feijoca, Bons Vinhos da Região Folga 2ª Feira Morada R. Ateneu Comer-cial, 1 r/c Esq. – Santarém Telefone. 243333348/ 243322636/ 917604488

Adega do BacalhauEspecialidades Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau assado com Magusto, Bife à Casa Folga Domingo Morada Travessa da Boleta, 2 e 4 (centro histórico) Santa-rém. Tel. 243306519- 964569837.

Quintal do BecoEspecialidades Lulas fritas com cama-rão, Bife à Beco. Folga Domingo. Mora-da Beco dos Fiéis de Deus, nº 15, Santa-rém. Tel. 243391247.

Oh VargasEspecialidade Comida Tradicional Fol-ga Sábado (excepto para serviços mar-cados) Morada EN 3 - Portela das Padeiras - Santarém Tel. 243351146.

O SalsaEspecialidades Peixe Fresco, Carnes da Especialidade, Massinhas de Peixe, Açorda de Ovas Folga Domingo - Aber-to nos Feriados Morada EN 3 – Portela das Padeiras – Santarém Tel. 243351341

J F RestauranteEspecialidades Folhado de Perdiz, Ba-calhau frito com Gambas e Coentros, Camarão com Risotto 3 queijos, Bifes do lombo, Cozinha Tradicional portu-guesa Folga 3ª Feira Morada Jardim de Cima - Santarém Tel. 243302200

Casa CondeçoEspecialidades Açorda de Bacalhau à Barrão, Molhinhos de Carneiro com Grão, Migas Ribatejanas c/ Bochechas de Porco Favas com Entrecosto Folga 2ª Feira Morada Rua do Alfageme, 41 – Ribeira de Santarém - Santarém Tel. 243326887

A CarroçaEspecialidades Bacalhau à Carroça; Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau à Brás, Carne de porco à Alentejana, Petiscos (amêijoas, moelas, pica-pau) - Aberto todos os dias Morada Rua Principal – Advagar - Achete Tel. 243478216

Luís do LeitõesEspecialidades Leitão assado à Bairrada, Bacalhau à Lagareiro, Grelhados varia-dos Folga 2ª Feira Morada Rua Teófilo Braga, 10 - Santarém Tel. 243332102

O BacalhauEspecialidades Borrego à Casa, Baca-lhau à Lagareiro, Peixe Fresco Folga 3ª feira à tarde Morada Rua S. Tiago - Tre-mez Tel. 243479196

Fonte Vale da VideiraEspecialidades Costeleta de Novilho, En-sopado de Galinha, Pernil no Forno, Carne de Porco Preto, Bacalhau c/Magusto e Batata a Murro. Pão Quente. Folga 2ªs feiras. Morada Rua José Júlio S Delgado, 37 – Póvoa de Isenta Tlm: 962559852.

Taberna do QuinzenaEspecialidades: Magusto com Baca-lhau Assado, Pato Assado no Forno, Cozido à Portuguesa, Cabrito Assado no Forno, Pernil de Porco e Naco de Toiro Bravo Avinhado Folga Domingo Morada Taberna I - Rua Pedro Santa-rém, 93/95 - Santarém Tel. 243322804 Morada Taberna II – Cerco da Mechei-ra, 20 - Santarém Tel. 243333110

Adega dos SaboresEspecialidades Cabrito Assado no Forno, Bacalhau assado com batata a murro, Pol-vo à Lagareiro. Folga 5ª feira e domingo ao Jantar. Morada Rua 25 de Abril, 27 – Casa dos Pinheirinhos- Casal da Charneca – Al-moster – Santarém. Tlm 916845000

O Cantinho da BelaEspecialidades Bacalhau gratinado, bacalhau à casa, ensopado de borrego, lombo assado com migas, coelho à ca-çador Folga Domingo Morada Estrada Nacional 3, Lote 3, Pernes Tel. 243 449 514.

Quinta dos GravelhosFolga 3ª feira Morada: Rua do Comér-cio, 58 - Moçarria Tel. 243499300 Tlm. 967062629

Dom TachoEspecialidades Ensopado de Enguias, Feijoada de Gambas, Mar e Terra Mora-da Rua Marquesa da Ribeira Grande 53, Vale de Santarém Tel. 243 761078. Aberto todos os dias.

O Cantinho dos SaboresEspecialidade Bacalhau Assado com Açorda de Grelos Folga: Domingo. Morada Estrada Nacional 3, Alto do Vale, Vale de Santarém Tel. 243761268

Taberna RentiniEspecialidades Cozinha Tradicional, Grelhados no carvão Morada Casais do Quintão - Perofilho, 2005-021 Várzea - Santarém Tel. 243499254

Chafarica da TorreEspecialidades Carne de Vitela Maro-nesa, Bacalhau na brasa, Camarão Tigre, Raia com molho de alcaparras Folga Domingo Morada Praceta João Caeta-no Brás, 9 - S. Domingos - Santarém Telf. 243 372 649 - 96 6620790

O TascoEspecialidades Massa à Barrão, Baca-lhau grelado com Magusto, Bife à Tas-co, Entrecôte com Migas, Carnes de Porco Preto grelhadas Folga Domingo Morada EN 3 – S. Pedro (frente à JAE) – 2005 Santarém Tel. 243302740 Tlm. 917062391

Mina VelhaEspecialidades: Bacalhau Assado com Magusto, Bacalhau c/ Broa, Massa à Barrão, Bife à Mina Velha, Posta à Mina Velha. Folga : Domingo à Noite e 2ª Feira. Contacto 243 372 581. Morada : Urb. Quinta das Fontainhas – Santarém. Long. 08´42´20” O. Lat. 39´42´19” N

O BernardoEspecialidades: Bacalhau no forno com Broa de Milho, Polvo no forno, En-sopado de Borrego, Cabrito no Forno e Lombos de Fataça Grelhados Folga: 2ªas Feiras Morada: Loja Nova – S. Vicente do Paúl Contactos: 243428388 Telemóvel 9918939656

ABRANTESO FumeiroEspecialidades Bife da casa, Fondue de Porco Preto, secretos com migalhana, Ovas na Brasa com Açorda de Ovas, Bacalhau à Fumeiro Folga Domingo Morada Rua do Pisco, 9 – Abrantes Tel. 938851963 Email [email protected]

CristinaEspecialidades Bacalhau c/Broa, Polvo à Lagareiro, Cherne c/molho de coen-tros, cabrito assado no forno, Arroz de Pato à Antiga, Perna de Borrego assada c/alecrim. Folga Domingo à tarde e 2ª feira Morada Rio Moinhos – Abrantes Tel. 241881177 Fax: 241881343 Email [email protected] Web www.restaurante-cristina.com

AvenidaEspecialidades Polvo a Lagareiro, Baca-lhau a Braga, Pescada Gratinada com Camarão, Bifes da vazia à Portuguesa com Pimenta ou com Alho. Reservas para grupo e Serviço de Take Away pelo 968486613 - Karaoke aos Sábados Mo-rada Av. Forças Armadas - Abrantes

SALVATERRATira PicosEspecialidades Grelhados Folga 2ª Fei-ra Morada Foros de Salvaterra - Salva-terra de Magos Tel. 263501447

Preto & BrancoEspecialidades Bacalhau com natas, Porco Preto, Arroz de Pato, Enguias do Rio, Carne Mirandesa Folga 2ª feira Morada Av. Dr. Roberto Ferreira da Fonseca, 144 - Salvaterra de Magos Tel. 263507858 - 918675981

Parque RealEspecialidades Cataplanas de Enguias e Mariscos. Mariscos e Peixe fresco du-rante todo o ano. Espetadas variadas. Folga à 5ª Feira. Tel.: 263505508; Telm: 969517664. Morada Estrada Nacional 118, nº51 – Val Queimado – Salvaterra de Magos

Adega da RosaEspecialidades Picanha, Bacalhau à La-gareiro, Chocos à Lagareiro, Espetada de lulas c/gambas, costeleta Mirande-sa. Garrocheira – Foros de Salvaterra; Telf: 263 507 240

Cabana dos ParodiantesEspecialidades Bife à Patilhas & Ven-toinha, Molhata de Enguias (caldeirada típica avieira). Pode encomendar Barre-tes, Bolo Rei e outras especialidades. Folga 4ªs feiras à tarde. Av. Dr. Roberto Ferreira da Fonseca. Mail: [email protected] telf: 263504177 ; site: www.cabanadosparodiantes.com

EscaroupimEspecialidades Enguias todo o ano, Açorda de Sável, Lampreia em época, Arroz de Bacalhau c/ Farinheira, Migas, Tarte de Perdiz Folga 5ª Feira e Domin-go ao jantar Morada Largo do Avieiros - Escaroupim - Salvaterra de Magos Tel. 263107332 telemóvel: 912539228 e mail: [email protected]

A CasinhaEspecialidades Ensopado de Enguias, Enguias Fritas, Picanha, Plumas de Por-co Preto, Alheira, Caça Grelhada Folga Domingo Morada Av. Dr Roberto Ferreira da Fonseca 54 - Salvaterra de Magos Tel. 263504795

Dom RobertoEspecialidades Enguias à Lagareiro, Grelhados Folga 5ª Feira Morada Av. Dr. Roberto Ferreira da Fonseca, 70/ 72 - Salvaterra de Magos Tel. 263504484

BARQUINHAAlmourolEspecialidades Enguias, Sável e Lam-preia Folga 3ª Feira Morada Tancos, Vila Nova da Barquinha Tel. 249 720 100. Mail: www.almourol.com

GOLEGÃCentralEspecialidades: Bife à Central com Molho à Brogueira, Entrecosto à Gole-ganense, Açorda de Sável- Sobremesa: Toureiros Telefone : 249976345 Mora-da : Largo Imaculada Conceição 3 a 8 - 2150-125 Golegã. [email protected] www.cafecentral.pt

O BarrigasEspecialidades: Buffet de entradas re-gionais, fritada de camarão com açorda e naco de boi no carvão.Folga: Domin-go ao jantar e 2ª feira Morada: Largo 5º Outubro, nº 55 e 56 – Golegã Contacto: 240 717 631 Site: www.obarrigas.com Outras info: Zona para fumadores

ALMEIRIMRetiro do CampinoEspecialidades Sopa da Pedra, Grelha-dos no Carvão Folga 3ª Feira Morada Largo da Praça de Toiros, 1 A - Almeirim Tel. 243592528

Constantino das “Enguias”Especialidades: Enguias Fritas, Enso-pado, Grelhados no carvão Folga à 2ª Feira. Aceita reservas Morada Foros de Benfica – Benfica do Ribatejo Tel. 243589156

O GalinhaEspecialidades Sopa 3/1, Sopa da Pe-dra, Polvo à Lagareiro, Cozido à Portu-guesa, Arroz de Tamboril, Massada de Cherne, Bife à Cortador Folga 3ª Feira. Aceita-se reservas para grupos Morada Rua Ilha da Madeira, 16 J - Almeirim Tel. 243579797

David ParkEspecialidades Arroz de Tamboril, Es-petadas de Lombinhos c/ Gambas, Co-zinha Tradicional, Peixe Fresco grelhado na Brasa Folga 4ª feira Morada Largo da Praça de Touros, 15 - Almeirim Email: davidparkmai l . te lepac.pt . Tel. 243591475

O FornoEspecialidades Sopa da Pedra, Peixe Fresco, Carne Porto Preto e Grelhados Folga 3ª feira Morada Largo da Praça de Touros, 23 - Almeirim Tel. 243592916

O ChurrascoEspecialidades Frango, Coelho, Carnes grelhadas. Pratos do dia. Cozido à por-tuguesa (à quinta-feira). Morada R. 5 de Outubro, 115 - Almeirim Telem: 963458371

SepúlvedaEspecialidades Bacalhau à Lagareiro, Molhinhos c/ Grão, Entremeada de Vi-tela, Moelas estufadas c/ batata frita, Chocos e Grelhados Folga Não tem Morada Rua Vinha do Santíssimo, Blo-co 32 - Almeirim Tel. 938732058

CambáiaEspecialidades: Ensopado de Enguia e Enguias Fritas. Folga 4ª e 5ª feira (excepto feriados). Morada Rua do Campo da Bola - Foros de Benfica. Tel. 243580934

ALPIARÇATertúliaEspecialidades Ensopado de enguias, bacalhau com broa, bacalhau com fa-vas, bacalhau (frito) à marialva, porco preto, borrego à moda de Alpiarça, cos-teletas de borrego, espetada de javali, alheiras (caça/ mirandesa), coelho com molho de coentros. Bons vinhos da Re-gião e de outras regiões. Ementas per-sonalizadas para grupos e ocasiões es-peciais. Abrerto todos os dias Morada Rua Engº Álvaro da Silva Simões, 108 - Alpiarça Tel: 243558588 Reservas 935587920. Site http//tertulia-rest-bar.hi5.com Email:[email protected]

CARTAXOQGFolga 3ª feira Morada: Praça 15 de De-zembro, 1 - Cartaxo Tel. 243499300 Tlm. 967062629

O ChurrascoEspecialidades Frango, Coelho, Coste-letas e Mistas grelhadas. Pratos do dia. Cozido à portuguesa (à quinta-feira). Morada R. Dr. Gomes da Silva (Socieda-de Filarmónica Cartaxense) - Cartaxo Telem: 963458371

Taberna do GaioEspecialidades Pratos Regionais e gre-lhados de peixe e carne. Jantares às sex-tas e sábados. Folga ao domingo. Estra-da Nacional N3 - Cruz do Campo - Cartaxo. Telf: 243 759 883

CharanaEspecialidades Mão de vaca c/grão, pernil no forno, entrecosto de novilho, chocos grelhados, grelhados no carvão. Folga domingo Morada Rua 25 Abril,131 – Vale da Pedra. Tlm. 912274197

CORUCHEO FarnelEspecialidades Bacalhau à Farnel; Ba-calhau assado c/migas à moda de Coruche; cabrito frito à lavrador; migas de batata c/carne de porco; ensopado de borrego, grelhado de novilho bravo e porco preto na telha Folga 2ª feira Mo-rada Sala p/banquetes no Monte da Barca. Rua Vasconcelos Porto – Coruche Tel. 243675436

Ó ManelEspecialidades: Espetadas do Toiro Bravo. Dobrada e mão de vaca. Sopa de Rabo de boi. Grelhados: Rua de S Tomé, 4 – Bairro Novo. Tel: 243675878. Folga ao Domingo

Jakim GirassolEspecialidades: Bacalhau c/ Migas, Fei-joada de Chocos c/ Gambas, Borrego as-sado no forno, Pernil de Porco no Forno, Arroz de Pato, Bacalhau gratinado c/ca-marões. Petiscos variados. Morada: Es-trada Nacional 119 (Área de serviço Repsol) – Biscainho . Telf: 243660333

A TascaEspecialidades Pernil de porco no for-no, cozido à portuguesa. Carne Brava Folga Domingo Morada Mercado Mu-nicipal – Coruche Tel. Telef: 243675232

O ChoupoEspecialidades Bacalhau à Choupo; ensopado de enguias; cabrito assado à padeiro; medalhões de porco à Ti Fernanda Folga 2ª feira (após almoço) Morada Montinhos dos Pegos (1 Km cruz. Monte da Barca) – Coruche Tel. 243618875

Sal & BrasasEspecialidade: Carnes na brasa Folga 2ª feira Morada Cruzamento Monte da Barca - Coruche Tel. 243618319

Ponte da CoroaEspecialidades: Cozinha regional e grelhados no carvão Folga Domingo Morada Estrada Nacional 114 - Coruche Tel. 243617390

RIO MAIORManjar do ParqueEspecialidades Leitão assado em forno de lenha, Picanha à Brasileira, Secretos de porco preto na brasa , Manjar de Gambas, Bacalhau Maravilha, Bife à Casa. Leitão assado para fora. Ementas para grupos Morada Rua Almirante Cândido Reis, 26 R/c (junto ao jardim) – Rio Maior Tel. 243997071 Email [email protected]

Palhinhas GoldEspecialidades Alheira de caça, Carne mirandesa, Porco preto com migas, Pi-canha, Bacalhau com crosta de azeito-na, Tiborna de bacalhau, Caril de gambas, Arroz de tamboril, , Pão de Ló caseiro. Folga Domingo à noite e 2ª Fei-ra. Morada Trav. do Palhinhas (centro da cidade) - Rio Maior Tel. 963435547. Site www.palhinhasgold.pt

MAÇÃOO GodinhoEspecialidades Café – Restaurante.Cozinha Regional. Quarta-Feira: Cozido à Portuguesa. Serve Almoços e Jantares. E n c e r r a a o D o m i n g o . T e l f : 241572874;tlm 962536310 Rua da Repu-blica – Mação

O CantinhoE s p e c i a l i d a d e s R e s t a u r a n t e Marisqueira; Especialidades: Arroz de Marisco, Cataplana de Cherne, Bife à Cantinho na Frigideira e Maranho de Mação.Almoços e Jantares.Aberto to-dos os dias.Telf: 241107558.Tlm: 964677705. Rua Monsenhor Alvares de Moura - Mação

O Ribatejo3 | Julho | 2009 RESTAURANTES E ESPECIALIDADES | COMERES & BEBERES

Page 40: Edição 1235

32 O Ribatejo3 | Julho | 2009ADVOGADOS

SANTARÉM

A Dr. José Francisco Faustino;Drª. Cristina Alvarez; Dr. João Rafael; Dr. Pedro Goulão; Dr. Pedro Matos Barbosa; Dr. Francisco Lopes Leitão - Rua Capitão António Montez, 10 – Santa-rém - Tel. 243327159 Fax 243327160 - [email protected]

A Oliveira Domingos - LargoCândido dos Reis, 3 -1º - Santarém - Tel. 243326310 - Fax 243333587 [email protected]

ASandra Alexandre - Rua do ColégioMilitar, 10 - 2º esq. - 2000-230 Santa-rém - Telef./Fax: 243 322 268

A Dr. Francisco Antunes Luís - Av.D. Afonso Henriques, 89 - 2º Dtº - Santarém - Tel. 243321024/ 243321426 - Fax 243321425 - [email protected]

A Drª Sónia Bento - Av. do Brasil,13 – 1º Andar – Santarém - Tel. 243372159 Fax 243372159 - [email protected]

A Dr. Marco Pires - Av. do Brasil, 13– 1º Andar – Santarém - Tel. 243372159 Fax 243372159 - [email protected]

A Dr. Morgado Ribeiro - Av. doBrasil – Edifício Scálabis, 1º Esq – Santarém - Tel. 243323143 Fax 243326144 - [email protected]

A Drª Margarida Lencastre Fróis- Praça Sá da Bandeira, 22 – 1º -Santarém - Tel. 243325178 Fax 243325178 - [email protected]

A Drª Cristina Saldanha - Av. D.Afonso Henriques, 67 – 1º Esq – Santarém - Tel. 243323019 Fax 243333414 - [email protected]

A Dr.º Martins Carreto - Rua Dr. António José de Almeida, 17-2º Dto - 2000-238 Santarém - Telefone 243333519 Fax 243326531 e-mail: [email protected]

A Dr.ª Helena MarquesDuarte - Rua Pedro de Santarém - 2 – 2º A - Tel. 243 352 407 – Fax. 243 352 409 - 2000-223 SANTARÉM (Defronte do W Shopping) - [email protected]

ALMEIRIM

A Dr. Manuel Faustino Silva - PraçaLourenço Carvalho, 23 – 1º D – Almeirim - Tel. 243593626 Fax 243593626 - [email protected]

A Dr. Adriano de Melo NazarethBarbosa - Praça da República, 29 – 1º Esq. – Almeirim - Tel. 243597997/8 Fax 243597999

A Drª Ana Sofia Casebre - RuaDionísio Saraiva, Lote 1 – 1º Andar – Porta A – Almeirim - Tel. 243579134 Fax 243579134 TLM 936280534

A Dr. Sérgio Luís Coutinho dosSantos - Praça da República, 18 A 1º - Apartado 61 – 2080-044 Almeirim - Tel. 2435991172 - Fax 243593224sergiosantos - [email protected]

A Dr. Vítor Sousa - Praça LourençoCarvalho, 23 – 1º D – Almeirim - Tel. 243593626 Fax 243593626

A Drª Célia Sousa Pinhal - PraçaLourenço de Carvalho, 12 A 1º - 2080-043 Almeirim - Tel. 243593737 Fax 243593737 TLM 966110936 - [email protected]

A Drª Ana Oliveira Simões - Rua 5de Outubro, 63 - 1º A/B – 2080-052 Almeirim - Tel. 243570092 Fax 243570099 - [email protected]

A Drª Ana Gomes Ribeiro - Rua 5de Outubro, 63 - 1º A/B – 2080-052 Almeirim - Tel. 243570093 Fax 243570099 - [email protected]

A Dr. Pedro Borrego - Rua 5 deOutubro, 63 - 1º A/B – 2080-052 Almeirim -Tel. 243570091 Fax 243570099 - [email protected]

A Drª América Cravo - R. Dr. Óscarda Costa Neves, 8 - 1º - 2080-130 Almeirim - Tel. 243597946/8 Fax 243597947 - [email protected]

ABRANTES

A Mário P. Claro - Célia CruzRua Luís de Camões nºs 9 - 11,1º Esq., 2200-421 Abrantes - Tel 241 379 090 - Fax.: 241 363 364;Trv. da Batoca, 6 - 2140-149 Chamusca; Tel/fax: 249 760 058 E-mail: [email protected]

A Norberto Timóteo - Advogado -Praceta do Chafariz, Lote 6- 1º Esq. - Apartado 93 - 2204-909 Abrantes; Tel.: 241 363 484; Fax: 241 365 234; Email: [email protected]

A Eurico Consciência & Associados- Abrantes - Apartado 37Tel: 241372831 /2/3 - Fax: 241362645 - E-mail: [email protected]

A António Pires de Oliveira- Rua de Santa Isabel, nº 1- 1º Dto.2200-393 Abrantes Tel.: 241 360 540 - Fax: 241 372 481 E-mail: [email protected] - Cédula Prof. 355 Évora

CARTAXO

A Drª Liliana Pita - R. Dr. ManuelCorreia Ramalho, 9 – 2º Esqº - 2070-095 Cartaxo - Tel 243703631 Fax 243703631- [email protected]

A Drª Rute Nunes - Rua Dr. LopesBatista, 5 B -1º E – Cartaxo - TLM 914177635 Fax 243120102 - [email protected] - www.apoiojuridico.com

A Drª Ana Fonseca e Silva - Praça15 de Dezembro, 23ª - 2º A – 2070-049 Cartaxo - Tel. 243704323 Fax. 2437074328 - [email protected]

LISBOAA Albertino Antunes - Av. 5 De Outubro, Nº 77, 3º Dtº 1050-049Lisboa Tel. 213172720 Fax. 213172729

A Alexandre Oliveira - Telem.: 969 239 263 - Av. 5 De Outubro, Nº 77, 3ºDtº 1050-049 Lisboa - Tel. 213172720 - Fax. 213172729

ORLANDO MENDESTERESA PINTO FERREIRA

SOCIEDADEDE ADVOGADOS, RL

Travessa do Fróis, 3 - 1º e 2ºTel: 243 328 444 - Fax: 243 391 079

2000-145 SANTARÉME-mail: [email protected]

MADEIRA LOPESFRANCISCO MADEIRA LOPES

ADVOGADOSTel.: 243323700 - Fax: 243332994

Rua Elias Garcia, 24 - 1º

Apartado 173

2001-902 Santarém

ANA MARTINHO DO ROSÁRIOISABEL ALVES DE MATOS

VICTOR BAPTISTA

ADVOGADOSAv. do Brasil - Edifício Scalabis - 1º F

Tef.: 243326242

2000 SANTARÉM

Fernando MartinhoSofia MartinhoJosé Carlos Pó

ADVOGADOSRua Dr. António José de Almeida

nº 17, 1º EsquerdoTel.: 243326821 - Fax: 243333830

2005-238 SANTARÉM

Francisco Pedrógão

Armando Ferreira

ADVOGADOS

Pcta. Pedro Escuro n. 2 1.º Esq.Telef.: 243333821Fax: 243391021

2000 SANTARÉM

ALBERTINO ANTUNES

ALEXANDRE OLIVEIRA

Telem.: 969 239 263ADVOGADOS

Av. 5 de Outubro, Nº 77, 3º Dtº 1050-049 LISBOA

Tel. 213172720 Fax. 213172729

ADVOGADOS� Eurico Heitor Consciência � Rui Roboredo Consciência� João Roboredo Consciência � Fernando Zuzarte Saraiva� Teresa Roboredo Consciência � Rita Teimão Figueiredo

ABRANTES: Rua de S. Domingos – 336-2º A - Apart. 37 Tel. 241 372 831/2/3 - Fax: 241 362 645

2200 - 397 ABRANTESSANTARÉM: Rua Pedro de Santarém - 2 – 2º A

Tel. 243 352 407 – Fax. 243 352 4092000-223 SANTARÉM (Defronte do W Shopping)

LISBOA: Rua Braamcamp – 52 – 9º Esqº Tel. 213 860 963 – 213 862 922 – Fax: 213 863 923

1250–051 LISBOAE.Mail: [email protected]

assinatura anual por apenas

25 €

FARMÁCIAS DE SERVIÇOSANTARÉM

Sexta 3 Pereira Av. Grup. Forcados Amadores St - 8 243 325 113

Sábado 4 Sá da Bandeira Av.ª do Brasil, 38 243 322 966

Domingo 5 Confi ança Urb. Oliv. Arame - S. Domingos 243 306 410

Segunda 6 Vitorino Av.ª Bernardo Santareno, 24 243 326 704

Terça 7 Helena R. Dr. Jorge Sena, 12 - Alto do Bexiga 243 420 214

Quarta 8 Flama Vitae Pç. Sá da Bandeira, 4 e 5 243 322 195

Quinta 9 Baptista Rua Serpa Pinto, 101/3 243 322 072

Sexta 10 Veríssimo R. Capelo Ivens, 74 243 330 230

TOMARSexta 3 Misericórdia Rua Infantaria, 15, Nº 9 249 312 465

Sábado 4 Torres Pinheiro Rua Serpa Pinto, 27-33 249 312 206

Domingo 5 Ribeiro dos Santos Av. Norton de Matos 249 324 373

Segunda 6 Dias Costa Rua Serpa Pinto, 160-162 249 312 203

Terça 7 Nova Rua Silva Magalhães, 77-79 249 310 360

Quarta 8 Central Rua Marquês de Pombal, 16 249 312 329

Quinta 9 Misericórdia Rua Infantaria, 15, Nº 9 249 312 465

Sexta 10 Torres Pinheiro Rua Serpa Pinto, 27-33 249 312 206

ABRANTESSexta 3 Silva Tavares Rua do Comércio, 56 241 371 713

Sábado 4 Duarte Ferreira R. Tenente Cor. J. B. Canejo, 13 241 333 222

Domingo 5 Duarte Ferreira R. Tenente Cor. J. B. Canejo, 13 241 333 222

Segunda 6 Motta Ferraz Largo Mota Ferraz, 7 241 360 520

Terça 7 Santos Av.ª Dr. Ant. A.s. Mart. 47 241 360 530

Quarta 8 Silva Rua José Estevão, 1 241 360 060

Quinta 9 Silva Tavares Rua do Comércio, 56 241 371 713

Sexta 10 Duarte Ferreira R. Tenente Cor. J. B. Canejo, 13 241 333 222

ALMEIRIMSexta 3 Barreto do Carmo Praça da República, 45/7 243 592 379

Sábado 4 Mendonça Praça da República, 12 243 592 265

Domingo 5 Central Rua 5 de Outubro, 58/60 243 592 265

Segunda 6 Barreto do Carmo Praça da República, 45/7 243 592 379

Terça 7 Mendonça Praça da República, 12 243 592 265

Quarta 8 Central Rua 5 de Outubro, 58/60 243 592 265

Quinta 9 Barreto do Carmo Praça da República, 45/7 243 592 379

Sexta 10 Mendonça Praça da República, 12 243 592 265

ALPIARÇASexta 3 Gameiro Rua Silvestre Bernardo Lima, 94 243 558 365

Sábado 4 Leitão Rua José Relvas, 208-A 243 558 435

Domingo 5 Leitão Rua José Relvas, 208-A 243 558 435

Segunda 6 Gameiro Rua Silvestre Bernardo Lima, 94 243 558 365

Terça 7 Aguiar Avenida Casa do Povo, 15 243 558 424

Quarta 8 Leitão Rua José Relvas, 208-A 243 558 435

Quinta 9 Gameiro Rua Silvestre Bernardo Lima, 94 243 558 365

Sexta 10 Aguiar Avenida Casa do Povo, 15 243 558 424

CARTAXOSexta 3 Abílio Guerra Rua de S. Sebastião, 3 243 702 653

Sábado 4 Pereira, Sucrs Rua Serpa Pinto, 8 243 700 130

Domingo 5 Pereira, Sucrs Rua Serpa Pinto, 8 243 700 130

Segunda 6 Abílio Guerra Rua de S. Sebastião, 3 243 702 653

Terça 7 Correia dos Santos Rua da República, 10 243 770 997

Quarta 8 Pereira, Sucrs Rua Serpa Pinto, 8 243 700 130

Quinta 9 Abílio Guerra Rua de S. Sebastião, 3 243 702 653

Sexta 10 Correia dos Santos Rua da República, 10 243 770 997

TORRES NOVASSexta 3 Higiene Lg. Cor. António Maria Batista, 7 249 819 540

Sábado 4 Higiene Lg. Cor. António Maria Batista, 7 249 819 540

Domingo 5 Higiene Lg. Cor. António Maria Batista, 7 249 819 540

Segunda 6 Nicolau Rua 25 de Abril, 7 249 830 180

Terça 7 Lima Av. de Sá Carneiro, Lote 7 249 822 067

Quarta 8 Central Rua de São Pedro, 5 249 822 411

Quinta 9 Higiene Lg. Cor. António Maria Batista, 7 249 819 540

Sexta 10 Nicolau Rua 25 de Abril, 7 249 830 180

CORUCHESexta 3 Frazão Rua Direita, 64 243 660 099

Sábado 4 Higiene Rua da Misericórdia 243 675 070

Domingo 5 Misericórdia Largo de S. Pedro, 4 243 610 370

Segunda 6 Almeida Rua da Misericórdia, 16 243 617 068

Terça 7 Frazão Rua Direita, 64 243 660 099

Quarta 8 Higiene Rua da Misericórdia 243 675 070

Quinta 9 Misericórdia Largo de S. Pedro, 4 243 610 370

Sexta 10 Almeida Rua da Misericórdia, 16 243 617 068

SALVATERRA DE MAGOSSexta 3 Martins R. Heróis de Chave 263 504 319

Sábado a Sexta 4 a 10 Carvalho R. Dr. Gregório Fernandes, 20/2 263 504 451

RIO MAIORSexta 3 Cândido Barbosa Rua Serpa Pinto, 50 243 994 700

Sábado a Sexta 4 a 10 Almeida R. Almir. Cândido dos Reis, 19 243 992 255

BENAVENTEFunciona 9 às 22 h Baptista Av. Dr. Francisco S. Dias, 8, 1º 263 580 108

Assegura serviço durante a noite Martins R. do Diário de Notícias, 9-r/c 263 517 633

Page 41: Edição 1235

FAUSTINO SANTOSAcupunctura / Hipnoterapia Clínica

Licenciado em Medicina Tradicional ChinesaCurso pós-graduado de aperfeiçoamento de Hipnose em Clínica Médica (componente de especialização) da Faculdade de Medicina de Lisboa

Rua Pedro de Santarém, nº 65, 1º andar(antiga Rua do Matadouro perto do W Shopping)

MARCAÇÕES - Telemóvel: 962 600 338www.faustinosantos-acupunctura.com

MARCAÇÕES Tel 243 593 422Tlm 969 902 195

MEDICINA GERAL E FAMILIAR

Dr.ª Emanuela Santos AndradeDr. Generoso Barbosa

Dr.ª Anabela Xavier de BastoPSIQUIATRIA

Dr.ª Joana AlexandreCARDIOLOGIADr.ª Marisa Peres

NEUROCIRURGIADr. Rui Bello SilvaPSICOLOGIA

Dr.ª Sandra SilvaDr. Ricardo Luciano (Avaliação

Psicoterapia c/ crianças)ENDOCRINOLOGIADr. Carlos Fernandes

PEDIATRIADr. Nuno Carvalho

Dr.ª Teresa BarrachaGINECOLOGIA/OBSTETRICIA

Dr. Pedro Rocha (HDS)Dr.ª Lucília Gaspar (HDS)

PODOLOGIADr.ª Sandrina Fortunato

UROLOGIADr. António Oliveira

ORTOPEDIADr. Joaquim Simões

CONSULTÓRIOS MÉDICOS DO JARDIM

Praça da República, Nº 47 - 1.º - ALMEIRIMJunto à Farmácia Barreto do Carmo

Acordos com ADVANCE CARE; MULTICARE e MÉDISANÁLISES CLÍNICAS - com todos os acordos

CIRURGIA VASCULARDr. Edgar BerdejaFISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Fisioterapeuta Alexandra ClaudinoPNEUMOLOGIADr.ª Paula Cravo

IMUNOALERGOLOGIADr. Abreu Nogueira

DIETISTA/NUTRICIONISTADr.ª Helga MarquesACUPUNCTURA

Dr.ª Alda CostaHOMEOPATIA/FISIOTERAPIA

Dr. Rui PintoDr. Raúl Silva

TERAPIA DA FALATerapeuta Dora Colaço

SERVIÇOS DE ENFERMAGEMEnf.ª Ana

SHIATSUDrª Mª Rosário Salavessa

ELECTROCARDIOGRAMAS Com Técnico Especializado

CTG - GrávidasHolter - 24 h

Mapa (Tensão Arterial)

CONSULTÓRIO DENTÁRIO- Nova morada -

DR. MARCÃOMédico especialista de ESTOMATOLOGIA

(Doenças da boca e dentes)pela Ordem dos Médicos e pelo Hospital de Santa Maria

CLÍNICA - CIRURGIA - PRÓTESES DENTÁRIASCONSULTAS TODOS OS DIAS

Largo Cândido dos Reis, 11 - 1º Direito(junto à rotunda do hospital velho)

Telef: 243 326 435 - 2000 SANTARÉM

33

saúdeElementar sobre micoses do pé

O vulgarmente conhe-cido “pé de atleta” ou “tinha do pé”, é uma mi-cose dos pés. Trata-se de uma infecção por fungos, extremamente comum, que ataca mais homens do que mulheres, que pode incidir na pele e nas unhas, na região dos pés, sendo mais acentuado entre os dedos dos pés e de trata-mento mais prolongado quando afecta as unhas.

Provoca prurido, desca-mação e até fissuras, po-dendo estender-se a outras pregas interdigitais e até mesmo à superfície plan-tar dos pés, atingindo as unhas e em casos extre-mos disseminar-se até às virilhas.

Trata-se de uma doen-ça contagiosa cuja trans-missão ocorre especial-mente em locais fechados e pouco arejados. Pense-se na humidade que pre-valece nos ginásios, pisci-nas, instalações de apoio a veraneantes em praias, pois são tudo espaços que favorecem a infecção.

Os diferentes estudos

conduzidos para conhecer a contaminação de fungos causadores destas mico-ses mostram claramente o peso que têm os balne-ários, os ginásios e as are-ais das praias. No entanto, é a contaminação dos gi-násios e dos balneários a fonte mais importante de contágio do pé de atleta, havendo uma muito mais baixa probabilidade de contaminação nas areias das praias.

Na inúmera documen-tação existente sobre o pé de atleta ressaltam os avi-sos importantes para evi-tar o contágio como se-jam: quando se sofre de alterações nas unhas dos pés, pode-se estar a sofrer de pé de atleta, sendo re-comendada a ida ao der-matologista ou falar com o farmacêutico; nos balne-ários, ginásios, clubes de saúde não se deve andar descalço, usando sempre os chinelos próprios; lavar bem os pés e enxugar prin-cipalmente entre os dedos; não usar meias de fio sin-tético preferindo sempre

o algodão.Convém recordar que as

micoses são sempre infec-ções humanas ou animais originadas por fungos. As mais comuns são as su-perficiais como as tinhas e a candidíase. Nas mico-ses superficiais os fungos causadores desenvolvem-se em situação de parasi-tismo.

Para além do pé de atle-ta (que é a infecção micó-tica mais frequente e que aparece nos meses quen-tes) temos também a varie-dade “comichão dos sus-pensórios” (pequenas bo-lhas na pele, sobretudo na face interna das coxas), a tinha do couro cabeludo (que pode causar placas de calvície) e a tinha das unhas (o fungo penetra na unha provocando espes-samento).

A candidíase pode ser muito dolorosa, infectan-do a pele e as membranas mucosas e as suas mani-festações mais conhecidas são as erupções nas pregas cutâneas, infecções vagi-nais, aftas e boqueiras.

As micoses são tratadas com antifúngicos (poma-das, cremes, soluções, tin-turas, pós e preparações orais).

Há diversas formas clí-nicas que requerem tra-tamentos diferenciados: para tratar a descamação com sensação de ardor ou comichão no pé; para tra-tar um eritema com en-volvimento da planta do pé e calcanhar; para tratar pequenas vesículas e para tratar ulcerações em carne viva. Os antifúngicos nas farmácias uns não prescri-tos, outros prescritos pelo médico. Considera-se que os cremes ou as soluções são a forma mais efectiva de libertar os ingredientes na epiderme.

Compete ao dermatolo-gista diagnosticar as mi-coses mais rebeldes e os casos de pitiríase, candi-díase e caspas. È hoje bas-tante larga a lista de medi-camentos não compartici-pados e de dispensa pelo farmacêutico.

Beja Santos

A Doença Venosa Crónica (geralmente conhecida como varizes) é evolutiva e pode gerar casos extremos de in-capacidade funcional. Em Portugal existem cerca de 3 milhões de pacientes. Destes, 2 milhões são mulheres e no total só 1,5 milhões têm um diagnóstico correcto e recebem tratamento adequado. Regra geral, os fármacos veno-activos servem ao tratamento dos casos ligeiros a moderados da DVC. Especialmente os fármacos mais recentes porque combinam alívio e tratamento, contribuindo para travar a progressão da doença.

DTrês milhões com varizes

O Ribatejo3 | Julho | 2009

“Pé de atleta” ou “tinha do pé” ∑ Uma infecção por fungos que tem tratamento

Page 42: Edição 1235

Drª MADALENA BARRETOINSTITUT SUTHERLAND DE PARIS

OSTEOPATIAAv. Bernardo Santareno, 39 - 1.º Esq.

Telefone 243327546 - 2000 SANTARÉM

DR. JOSÉ LUÍS P. BARRETOUROLOGISTA

Pela Ordem dos MédicosDOENÇAS DOS RINS,

VIAS URINÁRIAS E APARELHO SEXUAL

MASCULINOCONS. - SURGIMED

Pr. Eduardo Rosa Mendesn.º 6 R/C - Telef.: 243305780

2000 SANTARÉMDr. Martinho do Rosário

Médico de UrologiaCONSULTAS

2ªs, 4ªs e 6ªfeirasa partir das 15 h.

MARCAÇÕEStodos os dias,

a partir das 15 h.Rua José Saramago, 17

Telef.: 243327431 - 2005-185 SANTARÉMSANTARÉM

Dr. Rui CastroMédico Especialista

de Clínica Geral

CONSULTÓRIO:Rua José Saramago, 17-1º(edifícios atrás do Banco de Portugal)

Telef. e Fax: 243 327 431

Telemóvel: 917 770 678

CONSULTAS E MARCAÇÕES DIÁRIAS

CLIMECO - Clínica Médicade Eduardo Lopes

OftalmologiaDr. Eduardo Lopes

Acordos c/ Médis / Advancecare / EDP Portugal Telecom / CGD / SAMS / Multicare

Oftalmologia PediátricaDrª Cristina Amorim

Acordos c/ Médis / Advancecare / EDP Portugal Telecom / CGD / SAMS / Multicare

OrtópticaDr. Alfredo Sousa - Drª Ana Ascensão

NeurocirurgiaDr. Bello da Silva

Acordos c/ Multicare

NeurologiaDrª Adelaide Palos

DermatologiaDrª Maria JoãoReumatologia

Drª Manuela MicaeloAcordos c/ Multicare

PsicologiaDrª Edite Oliveira - Drª Isabel Baptista

MARCAÇÕES PELO TELEFONE 243 328 303Rua Colégio Militar, Lt. A - 1º Esquerdo

(junto ao antigo Campo dos Leões)2000 SANTARÉM

Sandra SilvaPSICÓLOGA

CLÍNICA

Avaliação Psicológica e Acompanhamento:

Crianças, Adolescentes e Adultos

Santarém - Climeco Rua do Colégio Militar

lt. 10 1º Esq.

Telefone 243 328 303

F. RIBEIRO DE CARVALHOCIRURGIÃO PLÁSTICO

Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética

Cirurgia Estética e Reconstrutiva da MamaCirurgia do Contorno Corporal

Cirurgia Estética Facial

Surgimed Pcta. Praceta Eduardo Rosa Mendes, 6 - r/c

SANTARÉMMarcações pelo Tel: 243 30 57 80

34 O Ribatejo3 | Julho | 2009SAÚDE

Page 43: Edição 1235

Sílvia Lencastre FróisPsicóloga Clínica

Psicologia Clínica e Psicoterapia

Marcações pelo tmóvel - 918 732 116Santarém • Coruche • Rio Maior

Dr. A. JÚLIO SILVAMédico

Especialista

ORTOPEDIA(Centro Clínico do Choupal)

R. Capitão António Montez, 4-A Tel. 243326935

SANTARÉM

JÚLIO ARANHACARDIOLOGISTA

ElectrocardiogramaM.A.P.A.

Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial

E. C. G. Holter 24 HorasEcocardiograma

Av.ª José Saramago, nº 17 - 1ºSANTARÉM

Telef.: 243327431

CENTRO CLÍNICO DO CHOUPALMED. FÍSICA E REABILITAÇÃO

CONSULTASFisiatria (Dr.ª Helena Martins) (Dr. José Miguel Pais)Ortopedia (Dr. A. Júlio Silva)Psicologia (Dr.ª Elsa Couchinho) (Dr.ª Teresa Molina)Clínica Geral e doenças do Coração (Dr.ª Liliana Aleksandrov)

ACORDOS FISIOTERAPIA: ADSE, ADMFA, ADMA, C.G. DEPÓSITOS, CTT, SAMS, TELECOM e SEGURADORAS

R. Capitão António Montês, 4-A (Rampa Ciclistas)

Tel. 243326935 - Fax: 243326935 2000 SANTARÉM

DRA. MARISA PERESMÉDICA CARDIOLOGISTAConsultas e Exames de Cardiologia

Santarém:GFS: 243 328 890IMS: 962 567 961

Almeirim:Clínica do Jardim: 243 593 422

Enfercentro: 243 579 601

Aveiras de Cima:Centro Médico de Aveiras: 263 474 976

CLÍNICA OTORRINODR. FLÁVIO DE SÁ

CONSULTAS• Otorrino• Pediatria• Alergologia• Clínica Geral• Cirurgia Geral

EXAMES• Audiogramas• Timpanogramas• Endoscopia ORL• Electrocardiogramas

TODOS OS DIAS DAS9.00 - 20.00 horas

R. Dr. António José de Almeida, n.º 11 - 2.º Esq.º

Tel./Fax 243 329 010 - SANTARÉM

Exames Complementares e Outros:

Marcações das 9:00 às 19:00 de 2ª a 6ª FeiraTelef: 243 305 780 Fax: 243 305 781

Praceta Eduardo Rosa Mendes, 6-r/c 2005-174 SANTARÉMEmail: [email protected]

SurgimedAnat. Patológica

Dra. Margarida Mendes

Cir. Geral / ObesidadeDr. Joaquim Costa

Cirurgia GeralDr. Paulo Alves

Cirurgia PlásticaDr. Ribeiro de Carvalho

Cirurgia VascularDr. Mário Soares

Clínica GeralDra. Hélia Castro

Dr. Benjamim Coimbra

DietéticaDra. Célia Dias

GastroenterologiaDr. Júlio Veloso

EndocrinologiaDr. Luís Raposo

Medicina InternaDra. Luísa

Wandschneider

NeurocirurgiaDr. Carlos Calado

NeurologiaDr. Jorge Becho

OftalmologiaDr. Juan Palomares

Dr. Castela RodriguesDr. Fábio Trindade

OrtopediaDr. D. Cadavez

Otorrino.Dr. Flávio de Sá

PneumologiaDr. Marco da Costa e Silva

PsicologiaDra. Elsa Martins

Dr. João Paulo Ribeiro

PsiquiatriaDr. Vítor Henriques

ReumatologiaDr. Teixeira Costa

UrologiaDr. Luís Barreto

Rosa FerroPsicóloga Clínica

Avaliação e Acompanhamento Psicológico de Crianças, Adolescentes e Adultos.

Orientação Escolar.

Consultório:Cartaxo e LisboaTlm: 914 646 937

E-mail: [email protected]

• Endoscopia Digestiva Alta• Colonoscopia• Fibrorectosigmoidoscopia• Polipectomia Endoscópica• Citologia Aspirativa• Urofl uxometria• E.C.G.

• Trat. varizes (esclerose e laser)• Sedação profunda c/apoio de

Anest. p/ exames endoscópicos• Laser Cirúrgico• Internamento (Piso 10 – HDS)• M.A.P.A.• Holter 24 horas

CENTRO MÉDICO E DE ENFERMAGEMDE ABRANTES

Largo de S. João, N.º 1 - Telefones 241 371 566 - 241 371 690

CONSULTAS POR MARCAÇÃOACUPUNCTURADr.ª Elisabete Alexandra Duarte SerraALERGOLOGIADr. Mário de Almeida; Dr.ª Cristina Santa MartaCARDIOLOGIADr.ª Maria João CarvalhoCIRURGIADr. Francisco Rufi noCLÍNICA GERALDr. Pereira Ambrósio - Dr. António PrôaDERMATOLOGIADr.ª Maria João SilvaGASTROENTERELOGIA E ENDOSCOPIA DIGESTIVA Dr. Rui Mesquita; Dr.ª Cláudia SequeiraMEDICINA INTERNADr. Matoso FerreiraNEFROLOGIADr. Mário SilvaNEUROCIRURGIADr. Armando LopesNEUROLOGIADr.ª Isabel Luzeiro; Dr.ª Amélia Guilherme

OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIADr.ª Lígia Ribeiro, Dr. João PinhelOFTALMOLOGIADr. Luís CardigaORTOPEDIADr. Matos MeloOTORRINOLARINGOLOGIADr. João EloiPNEUMOLOGIADr. Carlos Luís LousadaPROV. FUNÇÃO RESPIRATÓRIAPatricia GerraPSICOLOGIADr.ª Odete Vieira; Dr. Michael Knoch;Dr.ª Maria Conceição CaladoPSIQUIATRIADr. Carlos Roldão Vieira; Dr.ª Fátima PalmaUROLOGIADr. Rafael PassarinhoNUTRICIONISTADr.ª Carla LouroSERVIÇO DE ENFERMAGEMMaria JoãoTERAPEUTA DA FALADr.ª Susana Martins

Drª ISABEL MONTEIROMédica Cardiologista

• Consultas de Cardiologia

• Electrocardiogramas

• Ecocardiogramas Modo M, 2D

e Doppler a cor

• M.A.P.A.

(Monitorização Ambulatória da Pressão Arterial)

Rua Dr. António José de Almeida, nº 11, 4º Dt.º

2000 - SANTARÉM

Telef. 243 326 957

Dr. ARMANDO RODRIGUES LOPESINSTITUT SUTHERLAND DE PARIS

OSTEOPATIAAv. Bernardo Santareno, 39 - 1.º Esq.

Telefone 243327546 - 2000 SANTARÉM

35SAÚDEO Ribatejo3 | Julho | 2009

assinatura anual por apenas

25 €

JOSÉ MANUEL PIRES TEIXEIRAMÉDICO ESPECIALISTA - GINECOLOGISTA / OBSTETRA

ASSISTENTE HOSPITALAR GRADUADO do HOSPITAL DE SANTARÉMDOENÇA DA MAMA - DIPLOMADO e MASTER em Senologia /

/ Pat. Mamária pela F. de Medicina da Un. de Barcelona

CONSULTÓRIO NA CLÍNICA “FERRO DE ENGOMAR”Rua do Quintino, 9 - A - Tel.: 243770939 - CARTAXO

João Paulo RibeiroPSICÓLOGO

• Psicoclínico / Psicoterapeuta• Psicoterapia de Crianças, Adolescentes e Adultos

Surgimed - Tel. 243 305 780 • SANTARÉM

Page 44: Edição 1235

Vivemos numa épo-ca em que a economia de recursos se tornou prioritária para todas as organizações, no entan-to, desperdiçamos um dos recursos mais preciosos: o conhecimento.

Gerir conhecimento é gerir informações, gerir competências, gerir com-portamentos e gerir rela-cionamentos. Para criar co-nhecimento, uma organi-zação tem, acima de tudo, de gerir a interacção entre os diferentes actores (den-tro e fora da organização).

A maioria dos respon-sáveis das nossas organi-zações desconhece esta abordagem, preocupan-do-se demasiado com a gestão de recursos finan-ceiros e delapidando, em muitos casos, os talentos dos seus colaboradores. As organizações de suces-so são aquelas que conse-guem utilizar o conheci-

mento em prol dos clien-tes, criando assim formas de inovação, que as posi-cionam de forma vantajo-sa no mercado.

Para isso é necessário motivar, desenvolven-do relações de confiança, de compromisso e de le-aldade entre os colabora-dores.

Se associarmos a estes factores capacidade de li-derança, temos os ingre-dientes essenciais para criar e gerir conhecimento.

Em épocas turbulentas, como a que vivemos actu-almente, é a gestão do co-nhecimento que pode fa-zer a diferença entre as or-ganizações de sucesso.

Mas podem as organiza-ções aprender a gerir co-nhecimento?

A resposta é afirmativa, as organizações podem aprender a gerir conheci-mento, mas para tal pre-cisam de apostar forma-ção. Se a formação for ade-quada, durante o processo de formação, a base do co-nhecimento dos indivídu-os pode alterar-se.

Os processos de forma-ção podem ser orientados para o desenvolvimento da imaginação e das ca-pacidades de resolução de

problemas. Por exemplo, fornecer aos formandos problemas que necessitem da utilização da imagina-ção, jogos e simulações em contexto empresarial, são abordagens que facilitam o desenvolvimento do co-nhecimento.

O desenvolvimento de competências em tecno-logias de informação e co-municação, mesmo em or-ganizações com actividade fora das novas tecnologias, é também uma importan-te forma de criação de co-nhecimento.

O conhecimento tam-bém pode surgir para além das fronteiras da organiza-ção, por isso, quando os in-divíduos têm oportunida-de de conhecer contextos de outras organizações, de melhorarem a sua escola-ridade, de participarem em eventos como feiras ou conferências, podem de-senvolver conhecimento.

Assim, a implementação de um Programa de For-mação, numa dada orga-nização, deve obedecer a critérios de qualidade e de adequabilidade às necessi-dades dessa organização. Esse Programa não deve apenas envolver os indiví-duos, que vão ser alvo da

formação, mas toda a or-ganização.

O que se passa é que a maioria dos responsáveis das nossas organizações enviam os seus colabora-dores para Programas de Formação inadequados, cujo principal objectivo é cumprir a legislação, ig-norando os benefícios que poderiam tirar da forma-ção para o conhecimento.

Por outro lado, quando a formação permite aos formandos a criação ou o desenvolvimento de co-nhecimento e estes regres-sam à organização, que não está preparada para os receber, não conseguem fazer a transferência desse conhecimento e entram, muitas vezes, em proces-sos de desmotivação.

As nossas organizações não podem continuar a desperdiçar os seus par-cos recursos, é essencial que tomem consciência que têm que fazer uma verdadeira aposta na ges-tão do conhecimento dos seus colaboradores, en-contrando aí as vantagens competitivas que, de outro modo, não terão capacida-de de desenvolver.

(*) Investigadora MRC /ISCTEConsultora PMEConsult

Florinda Matos(*)

Formar para o conhecimento

PRECISA-SE

FARMACÊUTICA/O

Para FARMÁCIA CATARINO

MAÇÃO

TEL: 241 519 010

IPTV TELECOMAdmite para os seus quadros (m/f)

Técnico(Requisitos preferenciais)* Conhecimento em instalação e manutenção de redes;* Carta de condução.* Disponibilidade imediata;

Comercial* Capacidade de Comunicação;* Dinamismo e espírito de equipa;* Full -� me/Part-� me.* Disponibilidade imediata;

Oferecemos ord. Base + comissões em função do per� l apresentado.Envio de curriculum para e-mail: [email protected]

e/ou marcação entrevista para o 300309000

36

emprego & formaçãoO Ribatejo

3 | Julho | 2009

Page 45: Edição 1235

37O Ribatejo3 | Julho | 2009 SERVIÇOS | PUBLICIDADE

assinatura anualpor apenas 25 €

C R É D I T O SP A U L O N I Z A

* CRÉDITO RÁPIDO P/ INÍCIO DO SEU NEGÓCIOTaeg desde 12,49%

* CRÉDITO PARA MÁQUINAS INDUSTRIAIS, AGRÍCOLAS E VEÍCULOS PESADOS

Taeg desde 6,06%

* CRÉDITO PESSOAL RÁPIDO ATÉ 60.000€OU CONSOLIDADO S/ HIPOTECA C/ REDUÇÃO

ATÉ 50% DO ENCARGO MENSAL, AMBOSC/ ASSINATURA DE 1 SÓ TITULAR, SE CASADO

Taeg desde 12,49%

* CRÉDITO COM GARANTIA DO SEU AUTOMÓVEL E NEGÓCIOS AUTO ENTRE PARTICULARES

Taeg desde 18,52%

* CRÉDITO HABITAÇÃO SEM FIADORES E COMREDUÇÃO DA SUA PRESTAÇÃO MENSAL

PARA TRANSFERÊNCIASTaeg desde 5,1994%

* CRÉDITO CONSOLIDADO MESMO P/ PESSOASCOM PROBLEMAS BANCÁRIOS,

DÍVIDAS FISCAIS, S. SOCIAL E PENHORASTodos os créditos num só, com redução

Até 60% da prestação mensalTaeg desde 6,509%

Auxilia Portugueses e Estrangeiros:A iniciar o seu novo negócio ou empresa com créditos

Para fundo de maneio, instalações e equipamento

AUXILIA A CONCRETIZAR SONHOSUrb. Vila das Taipas. Lt.4 – r/c Drt. 2080-067 Almeirim

Telf.: 243 579 296 Fax: 243 591 298 Telm. 938 879 678

Salão de CabeleireiroTRESPASSA-SE

Recente, c/ Gabinete Estética, equipado- em funcionamento - Centro de Santarém,

renda baixa. 15.000 €Telef.: 967 873 840

O MUNDO DE CRISTALMedium e Espírita - Lê cartas e faz regressão

de vidas. Tem problemas c/ dinheiro, Álcool ou tóxicos na Família? Seu amor sumiu e quere-o de volta? Ninguém ajuda? Pois bem D. Cristal está aqui para resolver e solucionar tudo que

precisar com a sua Espiritualidade mundialmente conhecida. Venha-me conhecer. Ligue-me.

Nada é impossível para Deus

Tel: 964 948 188 / 918 666 438

Falar com: D. Cristal

Page 46: Edição 1235

Tribunal Judicial de Santarém3.º Juízo Cível

Campo Sá da Bandeira - 2000-024 SantarémTelef. 243305150 - Fax: 243327791 - Mail: [email protected]

ANÚNCIO2ª PUBLICAÇÃO

Processo: 2783/08.0TBSTRAcção de Processo SumárioN/Referência: 2723992 - Data: 04-06-2009Autor: Álvaro Manuel Marques DelgadoRéu: Fábio Luís Lopes Simões

Nos autos acima identifi cados, correm éditos de 30 dias, contados da data da publicação do anúncio, citando: Réu: Fábio Luís Lopes Simões, domicílio: Rua Joaquim Gonçalves Ferreira, N.º 50, Pombalinho, 2150-085 Pombalinho para, no prazo de 20 dias, decorrido que seja o dos éditos, contestar, querendo, a acção, com a cominação de que a falta de contestação importa a confi ssão dos factos articulados pelo(s) autor(es) e que em substância o pedido consiste no pagamen-to ao Autor da importância de €5.690,20 tudo como melhor consta do duplicado da petição inicial que se encontra nesta Secretaria, à disposição do citando.O prazo é contínuo, suspendendo-se, no entanto, durante as férias.Terminando o prazo em dia que os tribunais estiverem encerrados, transfere-se o seu termo para o primeiro dia útil.Fica advertido de que é obrigatória a constituição de mandatário judicial.

O Juiz de Direito,Dr(a). Cristina Maria Xavier Machado Dá Mesquita

O Ofi cial de Justiça,João Garcia

(em Jornal “O Ribatejo”, edição n.º 1235 de 3.07.2009)

Para os devidos efeitos, comunica-se que no próximo dia 05 de Julho de 2009 (Domingo), prevê-se o corte de corrente nos locais e períodos abaixo mencionados:

DRC TEJOConcelho de BenaventeFreguesia de Benavente: Av. A.Calheiros Lopez, Av. A.Calheiros Lopez Lt, Rua C - Bairro 1º Maio Lt, Bairro Caixa Previdencia Lt, Rua César Luís Lt, Av. Dr. M. Lopes Almeida, Rua Drª M. Luísa Borralho, Lavadouro, Av. Francisco Calheiro Lopes, Rua Prof. Clemente Filipe, Rua S. Bento, Trav. S. Bento, Parque 25 de Abril, Largo S. Bento, Rua A - Bairro 1º de Maio, Praça Anselmo Xavier, Rua B - Bairro 1º de Maio, Bairro Caixa de Previdência, Rua César Luís, Rua Prof. Salvado Pires, Rua César Luís - Oli. Basto, Trav. das Lavadeiras, Lotm. da Vermelha, Rua Álvaro R. Azevedo Lt, Herdade Zambujeiro. (das 08:00 às 12:00 horas)

Concelho de SantarémFreguesia de Santarém (Salvador): Quinta Besteira. (das 08:00 às 12:00 horas)Freguesia de Santarém (Salvador): Rua Besteira, Estrada Nacional 3, Rua 19 de Março, Rua da Portela. (das 09:00 às 11:00 horas)

Concelho de TomarFreguesia de Paialvo: Rua Principal. (das 07:00 às 12:00 horasFreguesia de Junceira: Rua Principal, Sítio Cardelas, Casal Mina, Estrada das Macieiras, Quinta da Pachinha, Rua Espinhal, Rua Cabaceiro, Estrada Ponte Bairrola. (das 07:00 às 12:00 horas)Freguesia de Santa Maria dos Olivais: Estrada Nacional 110, Rua Dr. Júlio Lopes Carvalheiro, Rua Casal do Alecrim, Casal Matos, Rua Pinheirinho, Estrada Santa Cruz, Rua Sto. António, Rua Principal, Rua Medronheiros, Rua Passarinhos, Rua Eiras, Rua Estrada, Rua Graça, Rua Choupana, Rua Sandorninho, Rua Rancho Folclórico, Rua Pinheirinho, Rua Florinda M. Silveira, Rua Escola Primária, Rua Direita, Rua Alexandre Cruz, Estrada Avessadas, Rua Santo António, Rua Emigrantes, Rua Hortas, Casal Matos, Rua Tomar. Estrada Lugar, Rua Nova, Rua António Santos Ferreira. (das 07:00 às 12:00 horas)

Nota: Devido a situações imprevistas, os trabalhos poder-se-ão prolongar até às 15:00 horas.

Por motivos de segurança e dado poder haver necessidade de proceder a ensaios ou ser feito o restabelecimento antecipado, as instalações deverão ser consideradas permanentemente em tensão.

IMOBILIÁRIOarrenda-se

A CARTAXO Loja de 3 assoa. c/ 55 m2, perto daEscola Básica José Tagarro 300 € RE/MAX Milénio AMI 6883 www.remax.pt/121871014-74 Tel: 961334730

A CARTAXO Loja c/ 54 m2 Qta. das Correias 350€ RE/MAX Milénio AMI 6883 www.remax.pt/121871014-74Tel: 961334730

A SANTARÉM – T4 transformado em T3,lareira, parqueamento, centro da cidade 500€ RE/MAX Milénio AMI 6883 www.remax.pt/121871054-29 Tel: 961778965

A GARAGEM junto Rotunda Forcado/ StrTL919068162

A QUARTO zona EDP emSantarém TL 969303121

A RIO MAIOR quarto mobilado TL 969544511

A QUARTOS raparigas junto Politécnico/Str TLM919068162

A T1 mobilado p/ prof., enf.,etc. TLM 911010160

A T4 Santarém. Marvila Com logradouro. Preço:400€ - Ref. A86 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf – 915084892/243094092

A T4 Santarém. Marvila Remodelado. 2º Andar s/elevador Preços: 350€ Ref. A85 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf – 915084892/ 243094092

A APT T2 – Marvila Prédio com elevador. Bemlocalizado. Preço: 300€ - Ref. A89 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf- 915084892 /243094092

A ESCRITÓRIOS Marvila - Str. Com roupeiro, serviçorecepção incluído, excelente localização. Valor: 250€ CADA - Ref. A73/A77 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf – 915084892/243094092

A T2 C/ QUINTAL Alto do Bexiga. Cozinha,despensa, sala, 2 quartos, wc e quintal. Preço: 400€ - Ref. A88 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf – 915084892/243094092

A ARMAZÉM Na Zona Industrial. Com cerca de1.500m2. Valor: 2.500€ - Ref. A83 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf – 915084892/243094092

A LOJA Junto ao Centro de Emprego Área: 250m2+ 250m2 de cave. Preço: 2.000,00€ - Ref. A84 Go Imobiliária AMI – 8191 Tlf – 915084892/243094092

A APT T2 mobilado, no Cartaxo, 380€, AMI 7252,Localvoga, Lda TLM 961503151

A APT T2 semi-novo c/ 1 lugar de garagem, noCartaxo, 350€, AMI 7252, Localvoga, Lda TLM 961503151

A APT T3 no centro do Cartaxo, 425€/mês, AMI7252, Localvoga, Lda TLM 961503151

IMOBILIÁRIOtrespassa-se

A BAR c/ grande afluência de clientes, no centro deSantarém, junto a escolas superiores. Todo Equipado. Em pleno funcionamento Ref. 3390 Trata: Era Santarém AMI 5563 – Telf. 243303390

A LAVANDARIA em pleno funcionamento eamplamente equipada, situada numa das zonas nobres da cidade de Santarém. Grande oportunidade de negócio (30.000€) Ref; 001001008 Trata: Imovenda, Lda – AMI 5774 www.imovenda.pt – 243306076/ 917 997770

A CABELEIREIRO c/ gab. estética equipado centroStr renda baixa 15000€ TL 967873840

IMOBILIÁRIOvende-se

A CASA mobilada centro Alcanhões TLM 919112841

A LOJA nova 110m2 Str barata TLM 911010160

A MORADIA c/ terreno nova ou permuto TL911010160

A MORADIA c/ ou s/rendimento em Str TL911010160

A APT T2 c/ terraço, r/ch alto, no Cartaxo, grandesáreas, pouco uso, varanda, 2 despensas, marquise, 73.000€. AMI 7252 Localvoga, Lda TLM 961503152

A APT T2 no Cartaxo, r/ch, c/ acesso à A1, áreaútil 95m2, lareira, cozinha semi-equipada, despensa e varanda fechada, roupeiros. wc, videoporteiro, garagem c/ portão automático, elevador, 70.000€, AMI 7252, , Localvoga, Lda TLM 961503152.

A VILA DA MARMELEIRA – Moradia V3 recuperadac/ logradouro 60.000 € RE/MAX Milénio- AMI 6883 www.remax.pt/121871057-319 Tel: 961778997

A CARTAXO – T2 recente c/ sótão, lareira, barbecue90.000 € RE/MAX Milénio – AMI 6883 www.remax.pt/121871002-967 Tel: 961778995

A CARTAXO – Ap. T3 recente, quintal privativo elugar garagem 92.500 € RE/MAX Milénio – AMI 6883 www.remax.pt/121871030-8 Tel: 961535235

A ALMOSTER – Herdade c/ 56,9 ha., olival, floresta,várzea grande, pasto, Paul c/ flamingos… RE/MAX Milénio – AMI 6883 www.remax.pt/121871014-41 Tel: 961334730

A CARTAXO – moradia V3 c/ garagem e quintal125.000 € RE/MAX Milénio – AMI 6883 www.remax.pt/121871002-966 Tel: 961778995

A APT T3, em cond. fechado, zona sossegada a5 min. centro da cidade. 3 quartos, cozinha equipada c/ placa, forno, exaustor, frigorifico e máq. lavar roupa, sala c/ lareira (A ESTREAR!) e a.c.. Garagem p/ duas viaturas. Arrecadação por cima da sala c/ possibilidade de transf. em duplex – 108.000€ www.remax.pt/120431071-42 AMI 5430 – RE/MAX SCALA – San-tarém. Tel: 243 307 500

A APT 4 assoa., 2 casas de banho, cozinha,despensa, hall, 2 varandas e arrecadação no sótão. Encontra-se em bom estado de conservação possui recup. de lareira, a varanda da cozinha fechada – 85.000€ www.remax.pt/120431106-12 AMI 5430 – RE/MAX SCALA – Santarém. Tel: 243 307 500

A MORADIA c/ traça única, total. remod. em2005, respeitando materiais originais. O r/c tem sala/ estar, sala/ jantar, escritório, cozinha e wc. 1º andar c/ quarto principal amplo, 2 quartos, salinha,

closet e 2 casas de banho. O logradouro é constituído pelo páteo com floreiras e árvores, arrecadação e casa das máq.- 180.000€www.remax.pt/120431071-38AMI 5430 - RE/MAX SCALA - Santa-rém. Tel: 243 307 500

A APT T1 bem conservado, óptima vistadas janelas e varanda na sala, roupeiro no hall, soalheiro. Zona privilegiada do Cartaxo. Próximo Intermarché, cafés, restaurantes, farmácias, outro comércio e parque infantil. A 2 min. a pé da zona comercial e Jardim de Infância do Cartaxo– 58.000€ www.remax.pt/120431071-40AMI 5430 - RE/MAX SCALA - Santa-rém. Tel: 243 307 500

A APT T2 excelente estado de conservação,sala c/ lareira, óptimas áreas e lugar de parque. na cave, por portão automático. Perto do centro de Almeirim , comércio, transportes e espaços de lazer– 95.000€ www.remax.pt/120431092-16 AMI 5430 - RE/MAX SCALA - Santarém. Tel: 243 307 500

A APT T4 a 50 mts do Hospital, em zona resid.Aprazível, bom estado de conservação, sala c/ lareira, 4 quartos, 2 casas-de-banho (1 c/ 2 janelas) e despensa. Cozinha equipada, 2 roupeiros, pré-instalação de aquecimento central – 95.000€ www.remax.pt/120431108-24 AMI 5430 - RE/MAX SCALA - Santa-rém. Tel: 243 307 500

A CASA p/ remodelação total ou terreno p/construção prédio de 5 pisos, sendo o R/chão para loja e os restantes pisos p/ habitação de 4 apt (1 p/ piso). No centro do Cartaxo ( Avenida Mestre Cid) – 65.000€ www.remax.pt/120431070-98 AMI 5430 - RE/MAX SCALA - Santa-rém. Tel: 243 307 500

A APT T3 c/ pouco tempo de uso. Possibilidade deespaço de garagem. Santarém – S. Domingos (95.000€) Ref; 001001018 Trata: Imovenda, Lda – AMI 5774 www.imovenda.pt – 243306076/ 917 997770

A MORADIA geminada c/ 3 assoa., 2 pisos, terraço elogradouro.Centro da cidade. Bom preço. Calçada do monte – Santarém (95.000€) Ref; 001002002 Trata: Imovenda, Lda – AMI 5774 www.imovenda.pt – 243306076/ 917 997770

A V2, pré-instalação a.c., cozinha rústica c/ lareira,telheiro c/ barbecue e lavatório, parqueamento, murado e possib. construção de 182m2. Frade de cima – (125.000€) Ref; 001003006 Trata: Imovenda, Lda – AMI 5774 www.imovenda.pt – 243306076/ 917 997770

A QUINTINHA c/ 10.200 m2, moradia c/ 4 quartos,sala comum (32.85 m2) c/ recup. calor, Cozinha semi-equipada, pré-instalação de aquec. central e garagem p/ 2

carros. Piscina (4.5mx9m). Achete (199.000€) Ref; 001004007 Trata: Imovenda, Lda – AMI 5774 www.imovenda.pt – 243306076/ 917 997770

A APT T2 em muito bom estado, situado na zonanobre de S. Domingos – Santarém (95.000 €) Ref; 001005001 Trata: Imovenda, Lda – AMI 5774 www.imovenda.pt – 243306076/ 917 997770

A APT T2, Almeirim, coo novo, cozinha equipada,logradouro c/churrasqueira. Valor 90.000,00€ - Ref. A-327 TLF: 243595033 www.habigotica.com AMI 5915

A TERRENO c/ 165m2, Almeirim, c/ moradia parademolir. Valor 27.500,00€ Ref A-326 TLF: 243595033 www.habigotica.com AMI 5915

A APT T3, Almeirim, novo, lugar garagem, arcondicionado, cozinha equipada, excelentes. Valor 115.000,00€ - Ref. A-322 TLF: 243595033 www.habigotica.com AMI 5915

A MORADIA T2 rural, na Várzea, 1900m2 terreno,zona sossegada. Valor 68.000,00€ - Ref. A-320 TLF: 243595033 www.habigotica.com AMI 5915

A LOJA em Santarém, nova, 110m2, grandesmontras. Valor 97.500,00€ - Ref. S-574 TLF: 243595033 www.habigotica.com AMI 5915

38 O Ribatejo3 | Julho | 2009

imobiliário & classificados

Page 47: Edição 1235

A São Vicente Paúl - Moradia T3, usada, como nova, c/ 2 quartos, suite , cozinha, sala, 2 wc, alpendre, garagem. 2 cadernetas urbana c/1.000m2 e rústica c/3.020m2. convida ao relax e qualidade de vida . ZEN , c/ a capital do gótico e entrada para A1 a 10 min. ZEN MOR.199 PREÇO 175.000€ AMI 6566 ZEN Santarém TLM 919727243

A Santarém – Jardim de Baixo Moradia T3, r/c e 1º,usada, soalheira, em ópt. estado, pré-instal. p/ paneis solares, logradouro, alpendre, garagem indiv..Zona residencial mtº aprazível, próx. entrada A1, zonas comercias, escolas e cidade de Santarém. ZEN MOR.198 PREÇO 165,000€ AMI 6566 ZEN Santarém TLM 919727243

A Romeira Moradia T4+1. r/chão, cave e sótão. No r/chão: hall, sala, quarto,suite, wc e alpendre; na cave: cozinha, despensa, casa máq., 2 quartos, casa jantar e wc. Sótão amplo. 2 cadernetas, urbana c/ 450m2, rústica c/ 11.680m2. ZEN MOR.130 PREÇO 199.000€ AMI 6566 ZEN Santarém TLM 919727243

A Alpiarça Moradia T5+1,usada ( cave, r/c e1º), proj. numa construção e acab. Qualidade, zona habitacional privilegiada...Barragem, Museu dos Patudos e Reserva Natural do Cavalo Sorraia. ZEN MOR.168 PREÇO 280.000€ AMI 6566 ZEN Santarém TLM 919727243

A Santarém – S.Salvador Apt Duplex T2, usado, bemcons., bons acab., 2 quartos, sala, Wc ,cozinha,

zona arrumos, garagem priv. c/acesso ao duplex, arrecadação, em zona calma, a 3 min. centro da cidade, e 5 min. acesso a A1 .ZEN APT.107 PREÇO 97.500€ AMI 6566 ZEN Santarém TLM 919727243

A Almeirim Apt T3, novo, hall (tecto falso c/ projec.) 2 quartos (roupeiros de correr), 1 suite( banheira hidrom. wc c/ janela), sala, wc, cozinha semi-equipada c/ electrodom. INDESIT, garagem (box indiv. exterior, c/ água e luz ligado cada fracção), zona agradável, c/ jardim, bons acessos rodoviários ZEN APT.155 PREÇO 105.000€ AMI 6566 ZEN Santarém TLM 919727243

A Apt. usado T2 Almeirim c/ 1 lugar de garagem . 100.000€ - Xequecasa, Lda – AMI 6019 TLF 243306653

A Casa antiga em Ponte do Soleiro/ Santa-rém. 50.000€- Xequecasa, Lda – AMI 6019 TLF 243306653

A LOJA c/ + - 40 m2 em Santarém na zonahistórica. 42.500€ neg - Xequecasa, Lda – AMI 6019 TLF 243306653

A Apt. usado T2 em Santarém. 65.000€- Xequecasa, Lda – AMI 6019 TLF 243306653

A Apt. novo T3 c/ garagem em Almeirim. 126.000€ - Xequecasa, Lda – AMI 6019 TLF 243306653

A APT 4 assoa. e arrecadação em Santarém.Área total 114 m2 Oportunidade! Ref. 3142

Preço: 44.000.00 € Trata: Era Santarém AMI 5563 – Telf. 243303390

A MORADIA p/recuperar nos arredores deSantarém. Habitação c/72 m2 + Logradouro Excelente Vista Panorâmica. Oportunidade de Negócio! Ref. 1952 Preço: 20.000.00 € Trata: Era Santarém AMI 5563 – Telf. 243303390

A TERRENO c/ 3.400 m2 nos arredores deSantarém. Índice de Construção 300 m2 p/ Moradia R/C e 1º andar + 4% Anexos. Água e Luz. Junto a estrada principal Ref. 3326 Preço: 20.000.00 € Trata: Era Santarém AMI 5563 – Telf. 243303390

A APT 4 assoa. no centro de Santarém. ExcelenteExp. Solar e Vista

Panorâmica. Zona privilegiada da Cidade Ref. 2279 Preço: 46.250.00 € Trata: Era Santarém AMI 5563 – Telf. 243303390

A MORADIA p/ recuperar nos arredores de Santarémc/ 3 assoa. logradouro à frente da casa e outro atrás. Excelente Localização. Ref. 3261 Preço: 30.000.00 € Trata: Era Santarém AMI 5563 – Telf. 243303390

VEÍCULOSvende-se

A SEAT Leon 1.9 tdi sport Bom preço TL 911010160

A PEUGEOT 205 XAD 95 revisão feita TLM965175504

DIVERSOS geral

A ONIDUO Tel+Net Banda larga novo TL965478731 e 927295726

A FAÇO leitura Tarot,se tem problemas dificeis, se precisa de afastar ou aproximar alguém... encontre ajuda. Contacte 910921407

A EXPLICAÇÕES de Matemática A e B; biologia,geologia, física, química,

geografia, estatística e MACS aos 2º e 3º ciclos e nível universitário. Perto da Ginestal Machado. Contacto: 914626531

EMPREGOoferece-se

A CHURRASQUEIRO ajudante p/ Str TL965478731

A SENHORA p/ limpeza de casa/ escadas/ passar aferro em casa TLM 919406071

A MOTORISTA ligeiros/bagageiro c/ exp.TL965478731

CENTRO SOCIAL INTERPAROQUIAL SANTARÉM

RESULTADO DO SORTEIO DE RIFAS

JORNADA SOLIDARIEDADE 09

1º PRÉMIO – N.º 990

2º PRÉMIO – N.º 1194

3º PRÉMIO – N.º 445

4º PRÉMIO – N.º 1095

O Ribatejo3 | Julho | 2009

39IMOBILIÁRIO & CLASSIFICADOS

Page 48: Edição 1235

A Câmara do Cartaxo estabe-leceu um protocolo com um de-zena de parceiros privados para ser criado um projecto museo-lógico e turístico no Ribatejo, ten-do como objectivo implementar uma rede de “ecomuseologia” e alargar as “paredes” do museu a um vasto conjunto de entidades. “O museu pretende ir mais além da investigação e preservação do território. Pretende fomentar o acesso do visitante, ao vivo e nos seus próprios ambientes, a patri-mónios como a vinha, as adegas, os lagares de azeite, as paisagens da lezíria, com o touro e o cavalo, os sabores tradicionais ou o rio Tejo”, explicou António Nabais, director científico do Museu.

O secretário de Estado do Tu-rismo, Bernardo Trindade, assim como Luís Patrão, Presidente do Concelho Directivo do Turismo de Portugal, marcaram presença na assinatura do protocolo, que de-correu na adega do Museu. O go-vernante elogiou a iniciativa e ape-

lou aos privados para que “tenham confiança para poderem investir”. Desta rede fazem parte as quin-tas Vale d’Algares, Vale de Fornos (Azambuja), e vários restauran-tes Adega do Avô (Pontével) e Pão e Vinho (Vale de Santarém); Ol-lem Turismo Fluvial (Valada/Car-taxo) – viagens náuticas no Tejo; Quinta do Gaio de Baixo (Carta-

xo), no âmbito na fauna e flora do Ribatejo – touro, cavalo, sobreiro; Marchanta (Valada/Cartaxo) – tu-rismo no espaço rural; Vale de Lo-bos (Azóia de Baixo/Santarém), na área do azeite; Quinta da Boavista (Santarém) – carros de atrelagem e paisagem; e Coudelaria Henri-que Abecassis (Azambuja), tam-bém ligada ao turismo equestre.

3 | JULHO | 2009 Impresso em papel que incorpora 30 por cento de fibra reciclada, com tinta ecológica de base vegetal

tempo: solA próxima semana vai trazer de volta o sol e o céu limpo. Ainda assim estão previstas temperaturas máximas que não ultrapassam os 30ºC e durante a noite o tempo vai mesmo esfriar.

Sexta-feiraMoçarria∑ Miguel&André actuam nas Festas da Moçarriam,às 23h

SábadoSantarém∑ Tributo a Carlos Paredes no teatro Sá da Bandeira, pelas 21h45.

Torres Novas∑ As Tucanas actuam nas Festas do Almonda, a partir das 23h.

Mação∑ Paulo Gonzo nas Festas, às 23h.

agenda∑

A Secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, apadri-nhou cerimónia

Eco-Museu no CartaxoParcerias∑ Câmara faz acordo com 10 entidades para criar rede de ecomuseologia

Daniel Abrunheiro

rosário breve

Crónica afro-ribatejana

IPT abre licenciatura em Biorrecursos

O Instituto Politécni-co de Tomar vai abrir no próximo ano lecti-vo de 2009/2010 uma nova licenciatura em Tecnologia de Biorre-cursos, que vai funcio-nar em regime diurno na Escola Superior de Tecnologia de Tomar.

O curso direccio-na-se para a formação de técnicos nas áreas do aproveitamento e transformação de re-cursos naturais, em es-pecial ligados às filei-

ras florestal, mineral, papeleira e energética. A grande área de traba-lho destes técnicos será a indústria de pasta de papel, mas o curso dá também preparação adequada para técni-cos da indústria quí-mica e biotecnológica, bioenergias, técnicos comerciais de equi-pamentos e reagentes para a indústria; técni-cos para o controlo de qualidade , entre ou-tras.

Não sei que fazer à ou da mi-nha vida desde que o Micha-el Jackson deixou de estar en-tre nós. Já quando foi aquilo do O.J. Simpson, a coisa também não esteve fácil. Com o Rod-ney King, safei-me mais ou me-nos bem. Com o Luther tam-bém King, também. A cena do motel com o Sam Cooke ain-da me está aqui atravessada. O avião do Otis Redding, também está. O pai do Marvin Gaye a matar o filho a tiro, enfim, há que pesar muito bem os prós e os contras destas situações. É ver aquilo do Johnny Ace, que também morreu cedo de mais: acontece com alguma frequên-cia, sobretudo quando se brin-ca com uma pistola afinal car-regada. A Billie Holiday, esse “estranho fruto”, não é menina para ajudar muito a adoçar a pí-lula. Aquilo da Ella Fitzgerald ter casado com um vigaristazi-to branco (e norueguês) só me veio amargar o rebuçado, aliás. Claro que ele há sempre o Den-zel Washington, o Sidney Poi-tier, o Morgan Freeman, o Sa-muel L. Jackson, o Stevie Won-der e a Pam Grier. Pois há. Mas ele há também a Oprah (bufa) para descompensar. Eu sei, eu sei: Mahalia Jackson, Nina Si-mone, Bessie Smith, Sarah Vau-ghan e tal. Tudo gente boa. Mas agora sem o Michael como é que faço? Como é que fazemos? Já nem o Prince se chama Prin-ce, quanto mais… Há-de valer-me muito andar a desculpar o Miles Davis pelas maluquei-ras do fim da vida (tipo uma nota sozinha cada 43 compas-sos). Vem mas é logo o Charlie “Bird” Parker autoperseguir-se até à morte de velhice com ape-nas 34 anos de idade. Sempre posso contrabalançar a coisa com o gigantismo de uns Duke Ellington, Count Basie, Dizzy Gillespie, John Coltrane, pois posso. O Louis Armstrong não me interessa por aí além. So-bretudo desde que me falta o Michael, coitadinho.

Coitadinho mas é de mim, que cresci a ouvir o Duo Ouro Negro. “Vou levar-te comigo, meu irmão” Michael. Etc.

Tomé recandidato em Torres Novas

O advogado e actu-al vereador da CDU na Câmara Municipal de Torres Novas, Carlos Tomé, volta a liderar a lista da CDU às elei-ções autárquicas. O ad-ministrador hospitalar Manuel Ligeiro, de 60 anos, vai encabeçar, a lista à Assembleia Mu-

nicipal e o mandatário das candidaturas é o advogado Carlos Trin-cão Marques. O candi-dato defende “um de-senvolvimento equi-librado” do concelho, acusando o actual exe-cutivo de se ter voltado “exclusivamente para a cidade”.

O Ribatejo dá bilhetes

(ver página 28)(verpágina28)

ConcertoSiempre Así

Santarém, 4 de Julho, 22h

(ligar para 243 309 600)