Edição - 124

16
Estudo alerta: região precisará de novos mananciais até 2015 dia da água política> PÁGINA 4 E 5 Deputados estreiam com prioridades, mas sem projetos Partidos querem mais cadeiras na Câmara de Osasco Às vésperas da comemora- ção do Dia Mundial da Água, em 22 de março, um estudo divul- gado pela Agência Nacional de Águas alerta para o esgotamen- to da capacidade dos manan- ciais das regiões metropolita- nas e aglomerações urbanas do país. A situação só poderá ser revertida, disse o Atlas Regiões Metropolitanas, se forem reali- zados investimentos em novos sistemas de abastecimento e mananciais até 2015. Barueri, Cotia, Osasco, Santana de Par- naíba e Itapevi estão entre as cidades que necessitarão de in- tervenção para garantir a oferta de água. A Sabesp informou que tem cronograma de investimen- tos para os municípios. PÁGINA 9 Prefeitura e Sabesp discutem cronograma de obras Verba federal garante mais três ecopontos para a cidade parnaíba> PÁGINA 10 cotia> PÁGINA 6 Cruze, da GM, quer enfrentar Corolla e Civic autos> PÁGINA 15 Publisher: Cláudia Azevedo www. girosa .com.br Ano III - nº 124 Sexta-feira, 18 de março de 2011 Daniel Boaventura é Juan Perón em nova versão de “Evita” entrevista s/a> PÁGINA 13 “Sexo sem compromisso” une Portman e Kutcher cinema> PÁGINA 14 BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI Em Barueri, , Central de Videmonitoramento reproduz imagens de 270 câmeras Unifesp inicia atividades com oferta de quatro cursos de graduação osasco> PÁGINA 6 educação> PÁGINA 8 MEC aumenta investimentos em ensino técnico; região ganhará com medida big brother PÁGINA 10 Para auxiliar nas políticas de segurança pública, cidades adotam sistema de videomonitoramento para combater a criminalidade e auxiliar na elucidação de delitos. Especialista diz que medida deve ser incentivada. Região tem mais de 390 câmeras de segurança DIVULGAÇÃO JOÃO CALDAS FOTOS: JULIE CAMPANHOLI - GIRO S/A PARAMOUNT PICTURES BRASIL

description

 

Transcript of Edição - 124

Page 1: Edição - 124

Estudo alerta: região precisará de novos mananciais até 2015

dia da água

política> Página 4 e 5

Deputados estreiam com prioridades,

mas sem projetos

Partidos querem mais

cadeiras na Câmara de Osasco

Às vésperas da comemora-ção do Dia Mundial da Água, em 22 de março, um estudo divul-gado pela Agência Nacional de Águas alerta para o esgotamen-to da capacidade dos manan-ciais das regiões metropolita-nas e aglomerações urbanas do país. A situação só poderá ser revertida, disse o Atlas Regiões Metropolitanas, se forem reali-zados investimentos em novos sistemas de abastecimento e mananciais até 2015. Barueri, Cotia, Osasco, Santana de Par-naíba e Itapevi estão entre as cidades que necessitarão de in-tervenção para garantir a oferta de água. A Sabesp informou que tem cronograma de investimen-tos para os municípios. Página 9

Prefeitura e Sabesp discutem cronograma de obras

Verba federal garante mais três ecopontos para a cidade

parnaíba> Página 10

cotia> Página 6

Cruze, da GM, quer enfrentar Corolla e Civic

autos> Página 15

Publisher: Cláudia Azevedo

www.girosa.com.br

Ano III - nº 124Sexta-feira, 18 de março de 2011

Daniel Boaventura é Juan Perón em nova versão de “Evita”

entrevista s/a> Página 13

“Sexo sem compromisso” une Portman e Kutcher

cinema> Página 14

BaruEriSantana DE ParnaíBa

alPhavillE | taMBOréalDEia Da SErra

COtiaGranJa viana

OSaSCOSãO FranCiSCO | aDalGiSavila yara | vila CaMPESinaParquE COntinEntal

itaPEvi

Em Barueri, , Central de Videmonitoramentoreproduz imagens de 270 câmeras

Unifesp inicia atividades com oferta de quatro cursos de graduação

osasco> Página 6

educação> Página 8

MEC aumenta investimentos em ensinotécnico; região ganhará com medida

cotia> Página13big brother Página 10

Para auxiliar nas políticas de segurança pública, cidades adotam sistema de videomonitoramento para combater a criminalidade e auxiliar na elucidação de delitos. Especialista diz que medida deve ser incentivada.

Região tem mais de 390 câmeras de segurança

DIV

ULG

ÃO

JOÃ

O C

ALD

AS

FOTOS: JULIE CAMPANHOLI - GIRO S/A

PAR

AM

OU

NT

PIC

TU

RE

S B

RA

SIL

Page 2: Edição - 124

entendimento. Com isso, voltou-se ao entendimento anterior, de que o adicional de insalubridade deveria ser calculado pelo salário mínimo, mas a questão ainda será definitivamente apreciada pelo Supremo Tribunal Federal.

Até lá, aguarda-se que o legislador tome providên-

cia para disciplinar a mate-rial retirando o indexador do salário mínimo, pela incompatibilidade com a Constituição Federal.

Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), há insalubridade, geradora do direito ao adicional de natureza salarial, quando o empregado sofre a agres-são de agentes físicos ou químicos acima dos níveis de tolerância fixados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em razão da natureza e da intensida-de do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos (critério quantitativo); ou, ainda, de agentes biológicos relacionados pelo mesmo órgão (critério qualitativo).

O labor em condições insalubres garante ao em-pregado o recebimento do respectivo adicional, que pode ser de 40% (grau máximo), 20% (grau mé-dio) e 10% (grau mínimo), segundo as Normas Regu-lamentadoras do MTE.

O critério para cálculo do adicional de insalubridade era absolutamente pacífico, eis que o artigo 192, da CLT, dispõe que será realizado com base no salário míni-mo. Por exceção, em de-corrência dos princípios da norma mais favorável e da condição mais benéfica, é que se admitia o cálculo do adicional de insalubridade com base em salário previs-to em Convenção Coletiva de Trabalho ou em Acordo Coletivo de Trabalho.

Com a Constituição Fe-deral de 1988, passou-se a discutir a constitucio-nalidade da utilização do salário mínimo como fator de indexação, inclusive em relação à base de cálculo do adicional de insalubri-dade. Isto, porque o artigo

7º, da Carta Maior, prevê como direito dos traba-lhadores urbanos e rurais o “salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente uni-ficado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimenta-ção, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, trans-porte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qual-quer fim”.

Ocorreu, no entanto, que o Poder Judiciário, de início, não interpretou tão restritivamente a norma constitucional, ampliando as hipóteses que era pos-sível utilizar o salário mí-nimo como indexador, es-pecialmente nos casos de alimentos, de indenizações decorrentes de atos ilícitos e na base de cálculo do adi-cional de insalubridade.

O próprio Tribunal Supe-rior do Trabalho, diante do dispositivo constitucional que proíbe o uso do salário mínimo como fator de inde-xação, continuou acolhen-do a tese de que o salário mínimo poderia ser utiliza-do como base de cálculo do adicional de insalubridade, exceto quando “por força de lei, convenção coletiva ou sentença normativa, o trabalhador perceber salá-rio profissional”.

Recentemente, porém, o Supremo Tribunal Federal consolidou seu posicio-namento acerca do tema, através da edição da súmu-la vinculante nº 4, que tem a seguinte redação: “Salvo

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo - ([email protected])Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramanho, nº 512, Osasco - CEP - 06230-030 - Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Atlântica Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

Base de cálculo do adicional de insalubridade

E-mail da redação: [email protected]

2Sexta-feira, 18 de março de 2011

agendas/a

entreaspas“O Brasil quer uma relação de igual para igual. As circunstâncias no mundo de hoje favorecem isso”, Antonio PAtriotA miniStro dAS relAçõeS exterioreS, neStA quintA-feirA (17), SoBre viSitA do PreSidente AmericAno BArAck oBAmA Ao BrASil no SáBAdo (19)

“A vista dele é uma etapa que mostra prestígio do país. É significativa a presença dele no Brasil, sobretudo simbólica. Não acredito que tenha resultados imediatos ou qualquer mudança fundamental na política do Brasil com os EUA”, JoSé SArney (PmdB), PreSidente do SenAdo, neStA quintA-feirA (17), SoBre viSitA de oBAmA Ao BrASil

“Sinto como se minha família e eu estivéssemos sendo perseguidos pelo tsunami, de Aceh até o Japão”, ZAhrul fuAdi, 39 AnoS, indonéSio SoBrevivente do terremoto e tSunAmi no JAPão, nA SextA-feirA (11) e que tAmBém SAiu ileSo em 2004 de tSunAmi nA indonéSiA

artigoeditorial

Alguns se incomodam com a ideia de que estão sendo observados a todo tempo, como um grande Big Brother da vida real. Mas em reportagem publicada na página 10 desta edição, David Azevedo, professor de Direito da USP e especialista em Segurança Pública, ressaltou os benefícios do sistema de videomonitoramento no combate à criminalidade. “Ao mesmo tempo em que previne o crime, ou porque inibe a ação do criminoso ou porque a central acompanha e responde a atitudes suspeitas, o videomonitoramento serve como prova de autoria de crime em ação penal”, disse. Para ele, os números de criminalidade são satisfatórios em pontos monitorados e os investimentos não podem parar.

Para os que chegam a dizer que o sistema é uma invasão, nunca a tecnologia esteve tão a serviço dos interesses humanos.

Olha a câmera!Cláudia AzevedoPublisher

Adriano cury Borges

Nesta sexta-feira (18), às 15h, o Teatro Municipal de Barueri recebe a peça juvenil Os Olhos de Nebul, da cia Gioconda. Indicação 10 anos.

Neste domingo (20), às 16h, o Teatro Municipal de Barueri apresenta o musical infantil Meu Amigo Charlie Brown. Entrada franca. Informações 4198-0972

Neste sábado (19), a partir das 10h, acontece a saída da III Caminhada da Mulher em Cotia. A partida na Praça da Matriz. Informações 4148-8607

Até o dia 27, o Super Shopping Osasco estará com uma pista de mini golfe. Cada participante tem direito a

até oito tacadas por pista no circuito de oito pistas.

Neste sábado (19), às 20h, o Cine Teatro Coronel Raymundo recebe o espetáculo Pelo Cano, de Paola Musatti e Vera Abbud. Entrada franca. Informações 4154-4447

Nos dias 28 e 29, o curso de Biologia do Unifieo Osasco promove simpósio sobre impactos ambientais. Aberto ao público. Inscrições 3651-9921

De 21 de março a 29 de abril, estão abertas as inscrições para o Mapa Cultural Paulista. Artistas de Itapevi podem se inscrever na rua Ezequiel Dias Siqueira 150, Jardim da Rainha. {va}

índices

dólar

indicadores salário mínimo

Compra Venda Dólar comercial (em R$) 1,6840 1,6860Dólar turismo (em R$) 1,6200 1,7800Dólar paralelo (em R$) 1,5900 1,7300

Global 40TR/Taxa ReferencialCDISelicIPCA (fev. 2011)

134,625% 0,129%

11,640% 11,75%

0,80%

desde Março/ 2011R$ 545,00 / mês

Valor

Adriano Cury Borges é advo-gado sênior do escritório De Vivo, Whitaker, Castro e Gon-çalves Advogados, especialista em Direito do Trabalho.

cenário urbano opinião

os casos previstos na Cons-tituição Federal, o salário mínimo não pode ser usado como indexador de base de cálculo de vantagem de ser-vidor público ou de empre-gado, nem ser substituído por decisão judicial”.

Em relação ao adicional de insalubridade e sua base de cálculo, a consequ-ência da edição da Súmula Vinculante foi fulminante: começou a prevalecer o entendimento pela incons-titucionalidade do artigo 192, da CLT, conforme já se observava de alguns julga-mentos anteriores.

Entretanto, em Reclama-ção Constitucional aforada perante o Supremo Tribu-nal Federal, a Confedera-ção Nacional da Indústria atacou o entendimento que adotava o salário básico do trabalhador como base de cálculo para o adicional de insalubridade.

O Ministro Gilmar Men-des, presidente do Supre-mo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar nos au-tos da RCL 6266, suspen-dendo a aplicação desse

Page 3: Edição - 124

nacional cenário urbano

Em sua primeira pas- sagem pelo Brasil, o presidente dos

Estados Unidos, Barack Obama, fará um discur-so ao povo brasileiro na tarde do domingo (20) na Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro. Ape-sar da popularidade de Obama em todo mundo, o governador Sérgio Cabral (PMDB) não quis estimar quantas pessoas devem comparecer ao evento.

Para evitar o esvazia-mento, os organizadores vêm sondando artistas com o objetivo de trans-formar o discurso num “showmício” – Afroreggae e Caetano Veloso já foram consultados. A visita se dará em meio a um forte esquema de segurança, e também incluirá uma passagem pela favela de Cidade de Deus, recente-mente pacificada com a implantação de uma UPP (Unidade de Polícia Paci-ficadora).

Obama chega ao Bra-sil neste sábado (19), onde se reúne no Palácio do Planalto com a pre-sidente Dilma Rousseff (PT). Cerca de 2,5 mil agentes de diversas for-ças devem trabalhar na segurança do mandatário norte-americano em Bra-sília, onde será discutida a exportação de petróleo e etanol brasileiro aos Estados Unidos, dentre temas comerciais.

Dilma também deve pedir ao colega norte-americano apoio ao in-gresso do Brasil no Conse-lho de Segurança da ONU, reivindicação antiga do Itamaraty. Em novembro de 2010, quando visitou a Índia, Obama declarou apoio à entrada do país asiático no órgão.

Da ReDaçã[email protected]

Com agência estado

em 1ª visita ao Brasil, obama discursa para cariocas no domingo

3Sexta-feira,

18 de março de 2011

negócios Dilma e presidente norte-americano devem discutir exportação de petróleo e etanol para os eUa

Quatro blindados do tipo Urutu, do Exército, e seis helicópteros vão fazer a segurança do presidente dos Estados Unidos e de sua família durante a visita ao Rio de Janeiro

DivUlgação

no RioFala de obama será aberta ao público na Cinelândia

aS

SoC

iat

eD

PR

eS

S

Page 4: Edição - 124

políticacenário urbano

Os sete deputados da região oeste que tomaram posse na

Assembleia Legislativa na terça-feira (15) já têm suas prioridades para o primeiro ano de mandato: as áreas de saúde e trans-portes. Entre os gover-nistas, a chegada do me-trô de superfície é o tema mais citado. “Investir em transporte sobre trilhos é um trabalho perene”, disse o deputado reeleito João Caramez (PSDB). “A solução são os VLTs (veí-culos leves sobre trilhos) e o metrô”, afirmou Mar-cos Neves (PSC).

A oposição, por outro lado, promete dar aten-ção especial aos pedá-gios, cujo valor das tarifas foi o centro da campanha

Oposição reúne assinaturas, mas não consegue criar CPI

pedágios

4Sexta-feira, 18 de março de 2011

bastidoresDeputados priorizam saúde e transporte na região oeste

estreia Parlamentares que tomaram posse na Assembleia elencam prioridades do mandato, mas ainda não têm novos projetos

DIegO [email protected]

A bancada de oposi-ção ao governo Geraldo Alckmin (PSDB) conse-guiu reunir as 32 assina-turas necessárias para a criação de uma CPI (Co-missão Parlamentar de Inquérito) para investi-gar as tarifas de pedágio

nas estradas paulistas. A base governista, porém, foi acusada de manobrar para evitar que a co-missão fosse instalada. “Eles criaram um mon-te de CPIs sem sentido nenhum para impedir que a CPI dos pedágios

chegasse à pauta”, criti-cou o deputado Marcos Martins (PT). Pelo re-gimento da Assembleia Legislativa, apenas cinco CPIs podem ser instala-das por vez.

Além de Martins, os deputados Isac Reis (PT)

e Gilmaci Santos (PRB) também assinaram o pe-dido. “A gente sabe que não é fácil”, disse Reis. “Pedágio um em cima do outro e transporte cole-tivo de péssima qualida-de. Não é possível”, criti-cou Martins. {ds}

Ex-prefeito de Osasco, Celso Giglio (PSDB), foi eleito na terça-feira (15) o 1° vice-presidente

da Assembleia Legislativa paulista

JulIe CAmPAnhOlI - gIrO S/A

DiscursoO prefeito Carlão Camargo, durante a convenção municipal do PSDB, realizada no domingo (13), na Câmara Municipal, pediu o apoio de vereadores e aliados para continuar governando Cotia. E ressalvou: “eu só não vou perdoar aqueles que estiveram ao meu lado e me traíram na última hora”. Não esclareceu a quem se referia, mas foi muito aplaudido pelos militantes tucanos presentes à convenção.

ParabenizandoQuem também esteve na posse da última terça-feira foi a deputada federal Bruna Furlan (PSDB-SP). Ela conversou com deputados da região em pleno plenário durante as votações do dia. “Vim parabenizá-los”, disse. Na ocasião, João Caramez (PSDB), Isac Reis (PT), Celso Giglio (PSDB) e Marcos Neves (PSC) tiveram conversas animadas com a parlamentar.

Corredor OestePai de Bruna, o prefeito de Barueri, Rubens Furlan (PMDB), deve receber o deputado estadual João Caramez (PSDB) em uma audiência nesta sexta-feira (17). Na pauta do encontro, obras do Corredor Oeste. O presidente da EMTU, Joaquim Lopes da Silva Júnior, também

participará a reunião.

CirculandoO secretário de governo de Osasco, Jorge Lapas, prestigiou a posse do deputado estadual Marcos Martins (PT) na terça-feira (15). Enquanto o colega de partido votava a composição da mesa diretora da nova legislatura, Lapas podia ser visto em rodas de bate-papo no gabinete do petista na Assembleia Legislativa.

RecursosO prefeito Emidio de Souza (PT)

foi a Brasília na terça-feira (15) para discutir a liberação

de recursos federais para obras em Osasco. Ao lado

do deputado João Paulo Cunha (PT-SP), Emidio se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, e com o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sergio de Oliveira. {ds}

eleitoral ao governo do estado no ano passado. “Vou continuar cobrando o governador (Geraldo Alckmin/PSDB) a revisão de preços”, disse Marcos Martins (PT). “A questão do pedágio é absurda”, criticou Isac Reis (PT).

Enquanto isso, a área de saúde, citada por todos os parlamentares, deve ser prioridade dos deputados Gilmaci Santos (PRB) e Cel-so Giglio (PSDB). “Quero continuar trabalhando, so-bretudo na área da saúde, que em Osasco está muito carente”, disse Giglio. “A prioridade é conseguir um hospital com uma equipe de neurocirurgiões”, afir-mou Gilmaci.

Exceção, o deputado Gil Arantes (DEM) disse não ter prioridades. “O que a região necessitar, a gente vai lutar”, disse.

ProjetosMesmo apontando áreas

prioritárias, os deputados ainda não têm projetos re-lacionados aos temas para apresentarem. O foco, di-zem, é trabalhar em pro-postas que vêm trami-tando desde mandatos anteriores. “Nós não paramos de traba-l h a r ” , afirmou Ca-ramez.

“Tenho um pro-jeto pronto que dispo-nibiliza gratuitamente assistência de engenhei-ros e arquitetos para a população de baixa renda construir suas casas”, dis-se Martins. Gilmaci, por sua vez, quer criar uma frente parlamentar para “cuidar mais de perto” da região. “Acho que estamos devendo ainda”, admitiu.

FOtOS: JulIe CAmPAnhOlI - gIrO S/ADIvulgAçãO

luíS

OlI

ve

IrA

gIlmACI, neveS, ArAnteS, mArtInS e CArAmez Junto com Celso giglio e Isac reis representam a região na Assembleia legislativa

Page 5: Edição - 124

política cenário urbano

Cidade mais popu-losa da região, com 666 mil habitan-

tes, segundo o IBGE, Osas-co recebeu em 2010 um total de R$ 242,7 milhões em repasses de ICMS (Im-posto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços). Com menos da metade do número de moradores (240 mil), Ba-rueri recebeu mais que o dobro. No período foram transferidos R$ 472 mi-lhões ao município. Em terceiro lugar, Cotia rece-beu no ano passado R$ 105,7 milhões; seguida por Santana de Parnaí-ba, com R$ 67 milhões; e Itapevi, com R$ 59,9 mi-lhões.

Na avaliação de Esta-nislau Dobbeck, secretá-rio de Finanças do mu-nicípio, 2010 foi um ano bom de ICMS para Osas-co. A lei destina 25% do total arrecadado com o imposto às cidades, que dividem entre si os recur-sos de acordo com o Ín-

Partidos querem mais cadeiras na Câmara de Osasco

novas vagas

César GreCO

5sexta-feira,

18 de março de 2011

Osasco recebe metade do ICMs de Barueri

para cima secretário de Finanças projeta percentual maior em 2011

DIeGO [email protected]

Dirigentes de sete par-tidos reuniram-se na sede do PCdoB de Osasco e ini-ciaram conversas para pressionar a Câmara Mu-nicipal a aumentar o nú-mero de cadeiras para as próximas eleições. Atual-mente são 21 vereadores, mas uma emenda consti-tucional sancionada em setembro de 2009 pode fazer a quantia aumentar. Pela nova lei, municípios com entre 600 e 750 mil habitantes podem ter até 27 representantes em suas câmaras. Segundo o IBGE, 666 mil pessoas

moravam em Osasco em 2010. O aumento, porém, depende de alteração na Lei Orgânica do municí-pio. “Não sou favorável nem contrário. No mo-mento adequado nós va-mos discutir”, afirmou o presidente da Casa osas-quense, Aluísio Pinheiro (PT), que disse não ter recebido nenhuma pro-posta sobre o assunto. “Tem de ser aprovada esse ano para valer já no ano que vem”, disse José Roberto dos Santos, pre-sidente do PCdoB muni-cipal. {ds}

dice de Participação dos Municípios, calculado de acordo com os valores produzidos na cidade. Os recursos são depositados semanalmente pelo go-verno estadual na conta das prefeituras.“No caso de Barueri, a arrecada-ção é alta por causa do petróleo”, disse Dobbe-ck, citando a existência de uma refinaria da Pe-trobras na cidade. “Isso influencia fortemente no ICMS”, afirmou.

Em Osasco, segundo Dobbeck, o bom resulta-do nos repasses de 2010 pode ser atribuído ao bom desempenho do setor fi-nanceiro. “Fundamental-mente o Bradesco”, disse, prevendo uma maior fatia do bolo de repasses para a cidade em 2011.

Do total de repasses de ICMS recebido pelos municípios, 25% são des-tinados a gastos com edu-cação, enquanto outros 15% custeiam a saúde. “O resto pode ser gasto com todos os projetos do go-verno”, explicou Dobbeck. Ele ressalva, porém, que,

“em 2011, deve haver uma queda na arrecada-ção, por conta da desace-leração no PIB”.

OsasCO apesar dos 666 mil habitantes, município recebeu r$ 242 mi; Barueri ficou com mais de r$ 470 mi

Page 6: Edição - 124

metrópolecenário urbano

Desde o final do ano passado, a Prefei-tura de Cotia já

tem em caixa cerca de R$ 300 mil, repassados pelo governo federal, para im-plementar o trabalho de coleta seletiva na cidade. Hoje, apenas 10% do ma-terial reciclado produzido no município têm desti-nação correta. O restante acaba indo para o aterro sanitário. “Precisamos au-mentar os ecopontos [gal-pões para receber o mate-rial recolhido e separado] para então expandirmos o trabalho de coleta”, disse Alcides Fernandes, secre-tário-adjunto de Obras.

Segundo ele, a prefei-tura ainda vai definir as melhores áreas, que esta-

Vânia [email protected]

6sexta-feira, 18 de março de 2011

Cotia quer aumentar coleta seletiva até o final deste ano

convênio Governo federal liberou cerca de R$ 300 mil para custear parte dos ecopontos na cidade

estReia Campus inicia aulas oferecendo quatro cursos

Região registra queda de 57% nos casos de dengue

Unifesp oficializa atividades com 320 vagas em Osasco

1º bimestre

ensino

jU

lie

Ca

mpa

nh

Oli

- G

RiO

s/a

aRqUiVO GiRO s/a

Nesta sexta-feira (18), às 14h, o Centro de Educação para Sustentabilidade (foto), em Santana de Parnaíba, lança o programa

Jovem Sustentável 2011 para estudantes da rede municipal da cidade. O objetivo é capacitar os jovens e ampliar a visão ambiental

Na esteira dos núme-ros divulgados pelo esta-do, as cidades de Barue-ri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba registraram queda de 57% no número de casos de dengue nos meses de janeiro e fevereiro deste ano em comparação com o primeiro bimestre de 2010. No estado, a que-da foi de 92,6%, segundo balanço da Secretaria de Estado da Saúde divul-

gado nesta semana. Os dados mostra-

ram que 3.390 pessoas tiveram dengue contra 46.050 no mesmo perí-odo do ano anterior. As informações são preli-minares e sujeitas à re-visão. Em Osasco, cidade com maior incidência da doença, foram anotados seis casos da doença no primeiro bimestre des-te ano contra 22 no ano passado. {va}

Na segunda-feira (14), Walter Manna Albertoni, reitor da Universidade Fe-deral de São -----Paulo (Uni-fesp), e o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, partici-param da cerimônia de apresentação e recepção dos calouros do campus na cidade. Nesta semana, a Unifesp iniciou as ati-vidades com 320 vagas e oferta de quatro cursos. O campus de Osasco funcio-na no Jardim das Flores, no prédio que abrigava a Fac-Fito, transferida para um novo prédio construí-do pela prefeitura.

A Unifesp em Osasco havia sido prometida pelo governo federal em 2008 e o município foi escolhido pelo Ministério da Educa-ção (MEC) para receber um campus da universi-dade. Para entrar em fun-cionamento ainda neste ano, a prefeitura cedeu o prédio provisoriamente, já que não existe previsão de quando o campus defi-nitivo, a ser construído no bairro do Quitaúna, ficará pronto. O campus oferece cursos de Economia e Ne-gócios; Administração de Empresas; Ciências Econô-micas e Contábeis e Rela-ções Internacionais.

rão nos bairros do Centro, Granja Viana e Caucaia do Alto. “O valor do con-vênio não será suficiente para os três ecopontos. A empresa que hoje faz a coleta de lixo comum fará investimentos na coleta seletiva para re-torno futuro”, comple-tou Fernandes, falando sobre a PPP [Parceria Público Privada] que possibilitará a iniciativa. “Atualmente, a única co-operativa de reciclagem que existe na cidade está com capacidade máxima e o convênio com o go-verno federal não prevê a sua ampliação, apenas a construção de uma nova cooperativa ou ecoponto”, explicou.

Com a implantação dos novos ecopontos, a prefeitura iniciará um

trabalho de reciclagem dos catadores de rua para trabalhar na coope-rativa. Com isto, a coleta seletiva será estendida às residências. Hoje, o material é recolhido em farmácias, escolas e al-guns condomínios.

Reciclagem de entulhoConsta também no

cronograma da Secreta-ria de Obras, até 2012, colocar em funcionamen-to uma usina de recicla-gem de entulho. “Precisa-mos dar uma destinação correta a este material oriundo da construção civil e reaproveitá-lo em novas obras”, disse Fer-nandes. Segundo ele, a prefeitura está desenhan-do o formato da usina e a definição da área.

FOnte: CVe / seCRetaRia de estadO da saúde

1º bimestre de 2011 Autóctone ImportadoBarueri - -Cotia 1 -Itapevi 6 -Osasco 1 5S. Parnaíba - 1

1º bimestre de 2010 Autóctone ImportadoBarueri 5 4Cotia - -Itapevi - -Osasco 16 6S. Parnaíba - 2

Page 7: Edição - 124
Page 8: Edição - 124

metrópolecenário urbano

Na última semana, o Ministério da Educação anun-

ciou que neste ano serão investidos R$ 320 milhões na melhoria e expansão da educação profissional no país. O valor é cerca de 20% maior do que os investimentos de 2010. A verba estará à disposição dos estados por meio de convênios com o programa Brasil Profissionalizado.

Em São Paulo, o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), enviou quatro propostas para o ensino médio concomi-tante ao ensino técnico para a educação de jo-vens e adultos (EJA), en-

Vânia [email protected]

8sexta-feira, 18 de março de 2011

investimentos devem garantir mais vagas profissionalizantes

mec Governo federal anuncia aumento de verba para a educação profissional. Região pode ser beneficiada

PaRnaíba Prefeitura licita obra para construção da 2ª Etec, ao lado do Senai na Fazendinha

caRtão Postal Ponte Metálica de Osasco, na região central, teve luzes apagadas em 2010

Faltam oito dias para apagar a luz pelo planeta

WWF

Julie camPanholi - GiRo s/a

DiVulGação

Na segunda-feira (14), a Prefeitura de Cotia iniciou a entrega dos conjuntos de uniformes e kit de material escolar nas escolas municipais. O prefeito Carlão Camargo participou da

entrega em três escolas. Ao todo, serão entregues 26 mil kits e 52 mil conjuntos de uniformes

AgitaíNeste sábado (18), acontece a primeira edição do programa Agitaí Barueri, promovido pela prefeitura com a participação de todas as secretarias. O bairro escolhido foi

o Jardim Maria Helena que das 10h às 17h, vai ter programação de lazer, cultura e esportes. Estão

leiamais

No início deste mês, o WWF co-meçou a divulgação do documentá-rio “Carbono & Metano”, voltado para o tema do aquecimento global. O objetivo é conscientizar crianças e jo-vens, com idade entre 10 e 15 anos, sobre o aquecimento global com a história de Carbono e Metano, e suas tentativas de dominar o mundo por meio do efeito estufa e do aqueci-mento global. O material foi lançado pela PH Multivisão e Vídeo e vem ao encontro do evento Hora do Plane-ta, promovido mundialmente pelo WWF que alerta para os problemas

causados pelo aquecimento global e cobra atitudes dos governos e da população para frear o problema.

Nesta semana, o município de Itapevi anunciou que vai apoiar a Hora do Planeta juntando-se a mi-lhares de cidades em todo o mundo, além de Barueri, Cotia e Osasco. No dia 26, as luzes serão apagadas das 20h30 às 21h30 em diversos pon-tos. A adesão das cidades foi come-morada pela superintendente de marketing do WWF-Brasil, Regina Cavini. “Ela [adesão] representa um ganho incrível pelo efeito multipli-

cador da iniciativa para os municí-pios. A ideia é colocar o Brasil em destaque nesse movimento mun-dial, com uma participação intensa e criativa”, disse.

Em Osasco, a Hora do Planeta será lembrada durante a programação da Semana da Água. Em Barueri, um passeio noturno de ciclismo vai mar-car o evento. Em Itapevi, a Secretaria de Meio Ambiente ainda vai definir a programação. Para saber mais sobre a Hora do Planeta, acesse http://www.horadoplaneta.org.br. O Giro S/A tam-bém apoia o evento. {va}

previstas apresentações de skate, tai chi chuan, ginástica, show e muito mais. A participação é gratuita e o programa é itinerante e vai percorrer todos os bairros da cidade.

EcofeiraNeste domingo (20), acontece a primeira Ecofeira 2011 na Faculdade Mário Schenberg, em Cotia. A Ecofeira será das 9h às 14h e terá uma variedade de produtos na linha natural, sem defensivo químico ou orgânico, além de flores, produção de alimentos artesanais e arte. Neste ano a Ecofeira, que começou na

sino médio integrado ao técnico e ensino técnico a distância. Há um con-vênio firmado em 2009 de R$ 64,6 milhões, mas os recursos ainda não foram disponibilizados pelo MEC.

Enquanto isto, o esta-do vai expandindo a rede profissionalizante por meio de parcerias com as prefeituras. Em Santana de Parnaíba, por exem-plo, a assessoria de im-prensa do município in-formou que a prefeitura já dispõe de uma área de 10 mil m² na Avenida Te-nente Marques, ao lado do Senai Suzana Dias, que será doado ao esta-do para a segunda Escola Técnica Estadual (Etec). A primeira funciona na região central.

A prefeitura informou ainda que está em anda-mento a licitação para a construção do prédio. O Centro Paula Souza confirmou que serão im-plantados os cursos de Administração, Contabi-lidade, Informática para Internet, Redes de Com-putadores e Segurança do Trabalho. A previsão é para 2012.

Em Itapevi, cidade que pleiteia uma Etec desde 2007, não há previsão de quando a unidade será implantada. A prefeitura informou que disponibili-zou vários prédios para a entidade avaliar, mas não obteve retorno. O Centro Paula Souza afirmou que aguarda apenas infraestru-tura física adequada para a escola.

Granja Viana, será itinerante. Mais informações 4614-2952.

Disk-fiscalização Segundo a secretaria de Habitação e Urbanismo de Cotia, após um mês de criação dão disk-fiscalização, a prefeitura já recebeu mais de cem ligações denunciando terrenos abandonados ou sujo, falta de muro frontal, má conservação de calçada, descarte de entulho e esgoto e outras irregularidades com sanções previstas em Lei. O número para denunciar é 0800-7571010. {va}

iVan cRuz

Page 9: Edição - 124

metrópole cenário urbano

Às vésperas do Dia Mundial da Água, lembrado no dia

22, a Agência Nacional de Águas (ANA) divulgou o Atlas Regiões Metropoli-tanas com um estudo que abrange a totalidade das regiões metropolitanas e aglomerações urbanas do país, alertando para um grande desafio: a susten-tabilidade hídrica e urba-na das principais cidades onde se projeta um incre-mento demográfico, até o ano de 2025, de quase 25 milhões de habitantes. Isso implica em um aumento das demandas de abasteci-mento urbano e exige apor-tes superiores a 84 m³/s nos próximos 20 anos.

O Atlas apontou, por exemplo, que até 2015 Osasco precisará de novo manancial para atender a demanda que será de 3.161 litros de água por segundo. A cidade é abas-tecida pelas represas Ja-guari, Jacareí, Atibainha, Cachoeira e Paiva de Cas-tro. O documento aponta a necessidade de inves-timentos na ampliação e melhorias do sistema Can-tareira e São Lourenço.

Vânia [email protected]

9sexta-feira,

4 de março de 2011

Região precisará de novos mananciais em quatro anos

dia da água Dados da agência nacional de Águas indicam que mananciais não atenderão a demanda

estado lança campanha de vacina para quem vai viajar

Dia da Água é lembrado

sarampo

aRquiVo giRo s/a

Nesta sexta-feira (18), às 20h, a dupla sertaneja Gian & Giovani faz show gratuito na avenida Diretriz, Jardim Mutinga. A apresentação faz parte do

calendário de comemoração de aniversário de 62 anos de Barueri (26 de março)

Desde terça-feira (15), a secretaria de Estado da Saúde está vacinando a população contra o Sa-rampo. A campanha tem como foco as pessoas que vão viajar ao exte-rior ou a outros estados e que nunca tenham sido imunizadas, já que a va-cina é dose única e vale para a vida toda. A cam-panha foi lançada depois da confirmação do pri-meiro caso da doença no estado desde 2005.

Trata-se de um homem de 41 anos, morador de Campinas, que contraiu o vírus em janeiro du-rante uma viagem aos Estados Unidos.

A vacina é gratuita e está sendo oferecida em todos os postos de saúde com o objetivo de evitar que a doença vol-te a circular no estado. A recomendação da secre-taria é para motoristas de táxi, funcionários de hotéis, restaurantes, que

mantém contato com muitos turistas, também sejam vacinados, além de profissionais de saú-de e de educação.

Há registro de surtos de sarampo no Canadá, Estados Unidos e Argen-tina, além de casos ano-tados na Europa, África e Austrália. No Brasil, os 68 casos confirmados em 2010 são importa-dos. Casos autóctones não são registrados des-de 2000. {va}

Em Barueri, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente realiza uma série de ações. No dia 22, alunos da rede municipal vão abraçar simbolicamente o Rio Tietê e depois plantarão 200 mudas às suas mar-gens. Haverá seminário, às 14h, na Fatec, sobre contaminação de água. Em Itapevi, 60 estudantes visitarão a Estação de Tratamento de Água, em Morro Grande Cotia, para aprender sobre o processo de tratamento da água e visitarão o Museu da Água. Em Osasco, a Semana da Água, de 21 a 25, terá visita a nascentes e ato pela despoluição do Rio Tietê no dia 22, às 10h, na Avenida Nações Unidas. {va}

Nas cidades de Ba-rueri, Cotia, Itapevi e Santana de Parnaíba, a situação não é diferente. Nesta última, dos sete sistemas que atendem o município, apenas dois estarão em situação sa-tisfatória em 2015, co-brindo apenas 25% da demanda na cidade.

Em Barueri, o Atlas aponta necessidade de

investimento em novo sistema e ampliação nos sistemas Cantareira e Baixo Cotia. Este último também atende 96% do município de Itapevi. Em Cotia, no ano de 2015, dos quatro sistemas, apenas o Jar-dim Japão terá situação satisfatória.

IntervençõesSegundo a Sabesp,

estão previstas obras de

reforço nos sistemas de distribuição de água, me-lhoria de bombeamentos locais, ampliação de sis-tema de bombeamento, reforço nas redes de dis-tribuição, novas redes de distribuição e implemen-tação de reservatórios na região. Pelo cronograma, as intervenções estarão concluídas até dezembro de 2012.

abRaço Rio Tietê será abraçado por estudantes de Barueri, em 22 de março, Dia Mundial da Água

DiVulgação

Page 10: Edição - 124

metrópolecenário urbano

Quatro das cinco cidades cober-tas pelo Giro S/A

contam com videomo-nitoramento de ruas e prédios públicos. A única que ainda não tem a fer-ramenta, Cotia, está em fase de implantação do sistema. O objetivo é dar uma pronta resposta ao crime, auxiliar e prevenir acidentes, além de iden-tificar indivíduos que praticam delitos. Juntas, as cidades de Barueri, Osasco, Itapevi e Santana de Parnaíba somam 398 câmeras instaladas em pontos estratégicos que ajudam na segurança da população.

Pelo menos 270 má-quinas estão em Barueri. Ali, além das câmeras que captam toda a movimen-tação pública, a Secretaria dos Assuntos de Seguran-ça conta com um software inteligente que entra em funcionamento duran-te a madrugada. “Pontos como a Avenida Campos Sales praticamente não têm movimento na ma-drugada. Se a câmera cap-tar movimento de duas ou mais pessoas, ela foca naquele ponto chamando a atenção do guarda que está na central”, disse o secretário da pasta Edson dos Santos Silva.

Vânia [email protected]

10sexta-feira, 18 de março de 2011

Mais de 390 câmeras ajudam na segurança das ruas da região oeste

cerco Para especialista em segurança pública, videomonitoramento deve ser incentivado nas cidades

barueri Guarda Municipal acompanha imagens de 270 câmeras espalhadas na cidadereunião Peccioli e Oliveira durante encontro

sabesp apresenta balanço de obras em santana de Parnaíba

empresas apostam no crescimento de consumidores

satisfação

compra

Julie CaMPanholi - Giro s/a

roberto andrade

Julie CaMPanholi – Giro s/a

Cinco blocos de carnaval de Santana de Parnaíba, entre eles o Berro da Noite do Sexo Forte (foto), arrecadaram 4.079,50 kg de alimentos que foram trocados por seus abadás.Os donativos foram

entregues ao Fundo Social de Solidariedade que os repassará às famílias cadastradas no órgão

Remédios mais caros em abrilNa terça-feira (15), aAnvisa informou que a partir de 31 de março os fabricantes de medicamentos poderão reajustar os preços entre 3,54% e 6,01%. No caso de fitoterápicos, homeopáticos e os que têm grande concorrência, como a aspirina, o aumento é livre. Os fabricantes não são obrigados a reajustar os preços, mas quem não respeitar o limite está sujeito a multa.

Obras em AlphavilleNesta semana, o prefeito de Barueri Rubens Furlan se reuniu com cerca de 20 empresário de Barueri para falar do que ele

leiamais

Na quarta-feira (16), o prefeito de Santana de Parnaíba, Silvinho Peccioli, recebeu o su-perintendente Regional Oeste da Sabesp, Milton de Oliveira, para uma prestação de contas das obras que estão sendo realizadas pela empre-sa na cidade, além das propostas e projetos para investimentos ao longo do ano. De acordo com Milton, a cidade receberá investimentos no valor de R$ 800 mil. Entre os pro-jetos apresentados está a ligação de água que vai do Centro ao bairro Vila Rica,

havendo a possibilidade, após estudos, de extensão ao bairro Taquaral.

Em relação aos prazos das obras de ligação de rede de água em anda-mento na cidade, o supe-rintendente informou o Jardim Anhembi, Campo da Vila (Rua João Santana Leite) e a Chácara Clari-ce estão dependendo do Departamento de Estra-da de Rodagem (DER), por haver intervenção na Estrada dos Romeiros. A conclusão da instalação da rede de água na Ponte de Cimento está prevista para maio.{va}

Em um ano, os consumidores de São Paulo e da região oeste da Grande São Paulo terão mais três opções de compra e lazer. Isto porque, além dos já anunciados shoppings Iguatemi Alphaville (que será inaugurado no dia 19 de abril)] e Parque Barueri (que deve abrir as portas em novembro), as empresas Jones Lang LaSalle, GC2000 e SuccesPar Real Estate anunciaram que, em 2012, vão inaugurar o São Paulo Prime Ou-tlet, no Km 46 da Rodovia Castello Branco. O objetivo é atender con-sumidores de Alphaville, Granja Viana, Osasco, São Paulo, além de

cidades do interior como São Ro-que e Sorocaba.

A empresa aposta no cresci-mento da região e o número de pessoas que passam anualmente pela rodovia: cerca de 21 milhões de veículos por ano, segundo An-dré Costa, diretor de Locação da Jones Lang LaSalle. Mas não são apenas os empreendedores que estão otimistas com a demanda do local. De acordo com Costa, na primeira fase de comerciali-zação dos espaços, no mesmo dia em que as propostas foram enviadas, o retorno foi bastante positivo. “A aceitação dos lojistas

está sendo excelente”, comentou. Grifes como Tommy Hilfiger, Ellus e Adidas estariam entre as inte-ressadas em ter um espaço no empreendimento.

O outlet contará com 20 mil m² de área bruta locável (ABL), que abrigará em sua primeira fase 130 lojas de marcas nacionais e internacionais. “O outlet faz parte de uma grande área na qual está inserido um condomínio logístico com capacidade para 600 mil m² de armazenamento e o condomí-nio residencial Ecoville”, disse Cé-sar Viana, CEO da SuccesPar Real Estate S.A.{va}

passou a chamar de programa Alphaville Trânsito Melhor. Trata-se das já anunciadas obras de melhoria viária como novo acesso à rodovia Castello Branco, em Tamboré (que está em licitação); passagem subterrânea na alameda Rio Negro (que será entregue no dia 26) e estudo viário (que será concluído no dia 21).

Clínica em CotiaNesta quinta-feira (17), o secretário de Saúde de Cotia, Antonio de Melo, apresentou a que será a futura Clínica da Mulher na cidade. O equipamento de saúde dará prioridade a gestantes e fará o acompanhamento da criança até um ano de idade para reduzir a mortalidade infantil. Além disto,

Em Osasco, são 73 câ-meras entre móveis e fi-xas instaladas em pontos estratégicos da cidade, além do entorno de uni-dades escolares. Nas ruas e avenidas da região cen-tral de Itapevi, são 25 câ-meras, mas outras cinco estão em fase de aquisi-ção. Santana de Parnaíba conta com 30 câmeras e a prefeitura já tem um pro-jeto aprovado para ins-talação de mais 89. Cotia vem na esteira e, apesar de não ter nenhuma câ-mera instalada, possui um termo de ajuste feito

com o Shopping Granja Vianna para instalação de três câmeras, para o final de março, na região da Granja Viana.

Prevenção e execução penalPara David Azevedo,

professor de Direto da USP e especialista em Segurança Pública, o sis-tema de câmeras na se-gurança pública é uma importante ferramenta de prevenção e execução penal. “Ao mesmo tempo em que previne o crime, ou porque inibe a ação

do criminoso ou porque a central acompanha e responde a atitudes sus-peitas, o videomonitora-mento serve como prova de autoria de crime em ação penal”, disse. Para ele, os números de crimi-nalidade são satisfatórios em pontos monitorados e os investimentos não podem parar. “A tecnolo-gia está a serviço dos in-teresses humanos e, em segurança, não é diferen-te. Os investimentos não podem parar e precisam ser mais incentivados”, concluiu.

alguns exames poderão ser realizados no local como mamografia, ultrassonografia e coleta de exames ginecológicos. A Clínica será inaugurada em abril na rua Topázio 96, Jardim Nomura.

Ação voluntária Neste domingo (20), a Fundação Bradesco e a Organização Bradesco realizam o Dia Nacional de Ação Voluntária com atividades gratuitas como exame de diabetes, saúde bucal, palestras, emissão de documentos e outros. Em sua nona edição, a ação acontece simultaneamente nas 40 escolas da Fundação em todo o país. Em Osasco dez pontos recebem o evento. Informações e programação www.voluntariado.fb.org.br/voluntariado

Page 11: Edição - 124
Page 12: Edição - 124

esportecenário urbano

Na terça-feira (15), o secretário de Es-portes de Barueri,

Carlos Zicardi, falou pela primeira vez à imprensa so-bre a citação da cidade no Guia da Fifa/Copa 2014, que traz Barueri como uma das potenciais cida-des paulistas que servirão como subsede do mundial de futebol. “Dependemos apenas de uma seleção nos escolher”, disse o se-cretário. Segundo Zicardi, a secretaria inicia a for-mação de uma comissão para cuidar dos ajustes necessários para o evento mundial. “Será uma equi-

vânia [email protected]

Barueri aguarda visita da Fifa para sediar jogo na Copa

arena Cidade está entre as 37 aptas para ser subsede do mundial de futebol em 2014

nia

alv

es

- Gir

o s

/a

Entre os dias 21 e 23, a secretaria de Esportes de Barueri estará com as inscrições abertas para a nova modalidade

esportiva oferecida gratuitamente: beisebol. Ao todo, são 120 vagas em dois períodos. Informações 4199-1700

12sexta-feira, 18 de janeiro de 2010

arena “Dependemos apenas de uma seleção nos escolher”, disse o secretário Zicardi

DivulGação

pe formada por integran-tes de diversas secretarias como Indústria e Comér-cio, Saúde, Transportes, Segurança”, completou.

Zicardi destacou a in-fraestrutura da cidade e do estádio Arena Barue-ri como determinantes para a escolha da Fifa. “Temos outros municí-pios com estrutura mui-to boa, mas são distan-tes da capital”, declarou. Barueri aposta no fácil acesso viário, na proxi-midade com a Rodovia Castello Branco e na rede hoteleira localizada em Alphaville para ser esco-lhida por uma das sele-ções que vão disputar o mundial no Brasil. “A Fifa

deve iniciar visitas em todos os estádios e pedir adequações. No nosso caso, se for preciso, será pouca intervenção”, co-mentou.

O secretário não sou-be dizer se até a Copa de 2014 o estádio estará com todas as arquibancadas cobertas, mas afirmou que até o meio deste ano deve ser dado início às obras de cobertura da terceira arquibancada. “Não sei dizer se está previsto no orçamento deste ano toda a cobertura que falta, por-que a licitação é feita por lotes”, disse. Entre as ci-dades aptas para ser sub-sede estão ainda Cotia, São Roque e Campinas.

Giro s/a contrata

executivo de ContasPara região de alphaville, osasco e Granja viana

envie seu currículo para:[email protected]

Page 13: Edição - 124

classeA 13Sexta-feira,

18 de fevereiro de 2011en

trevis

ta s

/a

chega a São Paulo com

ares de superprodução

Depois do sucesso com a interpre-tação de Cláudya, em 1983, e de ga-nhar as telonas em versão que trazia a popstar Madona vivendo a perso-nagem principal, em 1996, o musical “Evita” chega aos palcos brasileiros em uma nova versão. Com ares de superprodução, a peça conta com 45 atores e cantores no elenco e orques-tra com 20 músicos para recontar a histó-ria de Evita Perón, des-de sua origem pobre, sua carreira como atriz e cantora de rádio, lí-der política do povo ao lado de seu marido, o general Juan Perón, até sua morte prematura em 1952, com 33 anos. Dirigido por Jorge Takla, o musical entra em cartaz em 26 de março no Teatro Alfa, protagonizado pelos atores Da-niel Boaventura (Juan Perón), Paula Capovilla (Evita) e Fred Silveira (Che). “Este musical não envelhece é um dos grandes do século XX. Para mim, o melhor já escrito pela dupla Tim Rice e Andrew Lloyd Webber”, comentou Takla.

No espetáculo concebido por Takla, a história da “mãe dos pobres”, como era conhecida, é comentada, em flashbacks, por outro mito argentino, Che Guevara. “Evita e Che são, no fun-

do, muito parecidos. Ambos morre-ram muito jovens levando junto os so-nhos e as esperanças dos oprimidos”, avalia o diretor.

Boaventura, o ator global que já participou de outros musicais como “A bela e a fera”, “Chicago” e “My fair lady”, disse que mergulhou fundo no estudo na história do personagem,

um homem rígido que fazia um governo marcado pelo extremo autoritarismo. “Assis-timos documentários e lemos livros sobre os personagens. Há mui-to folclore sobre Eva e Juan Perón, dessa for-ma é possível explorar a história e esse ima-ginário que povoa a mente de todos”, con-

tou. Ensaiando há dois meses, o ator disse que vive fase boa na carreira. “Ganhei esse presente que é esse per-sonagem, logo quando sai da novela “Passione”. Além disso, estou fazendo shows, depois do lançamento do meu CD [Songs 4 U]. É um momento muito produtivo”, comentou.

De acordo com o diretor, “Evita” deve chegar aos palcos do Rio de Ja-neiro no final deste ano, “mais tardar no ano que vem”. “Também estamos negociando um CD com as músicas do espetáculo”, comemorou Takla.

“Evita”

“Há muito folclore sobre Eva e Juan

Perón, assim é possível explorar a

história e o imaginário coletivo”, disse Daniel

Boaventura

Jair

o g

olD

flu

S

fo

to

S: J

o c

alD

aS

Por graziela [email protected] graziela [email protected]

Page 14: Edição - 124

Depois de ganhar um Globo de Ouro e um Oscar

pelo papel da bailarina perturbada no thriller

psicológico “Cisne negro”, Natalie Portman estreia

nesta sexta-feira (18), ao lado de Ashton Kutcher,

sua primeira comédia romântica: “Sexo sem

compromisso” (No Strings Attached/2011). Na pele

de Emma e Adam, eles são amigos de longa data que acabam transando e, por

não quererem assumir um namoro sério, decidem

que só vão fazer sexo sem compromisso. Diretor: Ivan Reitman. {graziela costa}

14Sexta-feira, 18 de março de 2011

Par

am

ou

nt

Pic

tu

re

S B

ra

Sil

classeA

cinema

natalie Portman estreia comédia romântica com ashton Kutcher

Inspirado em um caso real, “Jogo de poder” (Fair Game/2011) mostra a vida da agente da CIA, vivida por Naomi Watts, que tem sua identidade secreta revelada depois que seu marido, Joseph Wilson (Sean Penn), escreve um artigo para o The New York Times, em 2003. Ele acusa o governo George Bush de farsa e diz que era mera desculpa o Iraque possuir armas de destruição em massa. Diretor: Doug Liman. Estreia prevista para sexta-feira (18). {gc}

os bastidores do governo Bush são pano de fundo de “Jogo de poder”

ima

ge

m F

ilm

eS

Par

iS F

ilm

eS

Statham encarna assassino de elite vivido

por charles Bronson

Programação válida de 18 a 24/3/2011emcartazShopping Tamboré www.cinemark.com.br | Barueri | Avenida Piracema, 669. | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 Rango (Dub) - 10 Anos 12h50 - 15h05 - 17h30 - 19h55 | gnomeu & Julieta (Dub) - Livre Sala 2 eSpoSa de mentiRinha (Dub) - 12 Anos 13h20 - 16h00 - 18h50 - 21h50 - 00h20 A Sala 3 Sala Fechada - Livre Sala 4 Sala Fechada - Livre Sala 5 VoVó... Zona 3 (Dub) - 12 Anos 13h00 - 15h10 - 17h35 - 20h00 | paSSe liVRe - 12 Anos 22h25 Sala 6 gnomeu & Julieta (Dub) - Livre 13h05 - 15h00 - 17h05 | aSSaSSino à pReço Fixo (Dub) - 16 Anos 19h05 - 21h20 - 23h30 A Sala 7 BRu-na SuRFiStinha - 16 Anos 14h05 - 16h30 - 19h00 - 21h30 A - 00h00 A Sala 8 Sexo Sem compRomiS-So - 14 Anos 13h10 - 15h30 - 18h00 - 20h30 - 23h00 A Sala 9 inVaSão do mundo: Batalha de loS angeleS (Dub) - 12 Anos 12h55 - 15h40 - 18h20 - 21h00 - 23h40 A Legendas: A Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (19/03).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.br | São Paulo | Avenida das Na-ções Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros |Tel.: 3024-3705| Ingressos R$14 a R$ 27

Sala 1 aSSaSSino à pReço Fixo - 16 Anos 17h50 - 20h00 - 22h10 | gnomeu & Julieta 3D 3D (Dub) - Livre 13h20 - 15h30 Sala 2 o diScuRSo do Rei - 12 Anos 17h25 | Jogo de podeR - 12 Anos 19h55 - 22h20 | paSSe liVRe - 12 Anos 12h45 - 15h00 Sala 3 inVaSão do mundo: Batalha de loS ange-leS - 12 Anos 12h05 F - 14h35 - 17h20 - 20h05 - 23h00 B Sala 4 ciSne negRo - 16 Anos 21h30 - 23h50 B | caRmen em 3d - 10 Anos 17h00 D | Ran-go (Dub) - 10 Anos 19h00 N | animaiS unidoS, JamaiS SeRão VencidoS 3D (Dub) - Livre 12h10 F - 14h20 - 16h30 N Sala 5 Sexo Sem compRomiS-So - 14 Anos 13h10 - 15h40 - 18h15 - 20h40 - 23h20 B Sala 6 eSpoSa de mentiRinha - 12 Anos 11h00 F - 14h30 - 17h10 - 19h50 - 22h30 | SeSSão tRaileR cinemaRk - 14 Anos 13h30 Q Sala 7 BRuna SuR-FiStinha - 16 Anos 17h40 - 20h10 - 22h35 | Rango (Dub) - 10 Anos 12h50 - 15h20 Legenda B Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (18/03) e Sábado (19/03) D Esta sessão será exibida SOMENTE Domingo (20/03). F Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (19/03) e Domingo (20/03). N Esta sessão NÃO será exibida Domingo (20/03). Q Esta sessão NÃO será exibida Sábado (19/03) e Domingo (20/03).

Super Shopping www.kinoplex.com.br | Osasco | Av. dos Autonomis-tas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 eSpoSa de mentiRinha (dub) – 12 anos – 14h20 – 16h40 – 19h05 – 21h30 Sala 2 Rango (dub) – 10 anos – 14h – 16h10 – 18h40 | VoVó Zona 3: tal pai, tal filho (dub) – 12 anos – 21h Sala 3 BRu-na SuRFiStinha (nac) – 16 anos – 14h40 – 17h – Sab/Dom: 19h20 – 21h40 | gnomeu e Julieta (dub) – livre – sáb/Dom: 14h40 – 17h Sala 4 Sexo Sem compRomiSSo (leg) – 14 anos – 14h10 – 16h30 – 18h50 – 21h10 Sala 5 inVaSão do mun-do – Batalha de loS angeleS (dub) – 12 anos – 13h50 – 16h20 – 18h50 – 21h20 Sala 6 animaiS unidoS, JamaiS SeRão VencidoS 3D (dub) – li-vre – 15h – 17h10 – 19h20 – Sab/Dom: 13h – 15h – 17h10 – 19h20 | paSSe liVRe (leg) – 14 anos – 21h30 Sala 7 aSSaSSino a pReço Fixo (dub) – 16 anos – 14h30 – 16h50 – 19h10 – 21h20

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.br | Osasco | Avenida dos Auto-nomistas | Ingressos R$ 10,00 a R$ 27,00

Sala 1inVaSão do mundo: Batalha de loS angeleS (Dub) - 12 Anos 11h00 F - 13h40 - 16h20 - 19h00 - 21h40 - 00h20 B Sala 2 Rango (Dub) - 10 Anos 12h40 - 15h20 - 17h50 - 20h30 - 23h10 B Sala 3 VoVó... Zona 3 (Dub) - 12 Anos 12h30 - 17h10 - 22h00 | gnomeu & Julieta (Dub) - Livre 15h00 - 19h40 Sala 4 aSSaSSino à pReço Fixo (Dub) - 16 Anos 13h30 - 16h05 - 19h15 - 21h35 - 23h50 B Sala 5 BRuna SuRFiStinha - 16 Anos 13h25 - 16h00 - 18h30 - 21h00 - 23h30 B Sala 6 BeSou-Ro VeRde (Dub) - 12 Anos 12h20 | paSSe liVRe - 12 Anos 15h05 - 17h30 - 20h10 - 22h30 Sala 7 o diScuRSo do Rei - 12 Anos 17h40 - 22h15 | doce Vingança - 18 Anos 13h00 | miStéRio da Rua 7 - 10 Anos 15h30 - 20h15 Sala 8 eSpoSa de menti-Rinha (Dub) - 12 Anos 14h00 - 16h40 - 19h20 - 21h55 - 00h30 B Sala 9 Sexo Sem compRomiSSo - 14 Anos 10h50 F - 13h20 - 16h10 - 18h50 - 21h30 - 00h10 B Sala 10 gnomeu & Julieta 3D (Dub) - Livre 13h50 - 18h00 - 22h20 | animaiS unidoS, JamaiS SeRão VencidoS 3D (Dub) - Livre 11h40 F - 15h50 - 20h00 Legendas: B Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (18/03) e Sábado (19/03) F Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (19/03) e Domingo (20/03).

Shopping granja Vianna www.cinemark.com.brCotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 – Granja Viana | Ingressos R$ 13 a R$ 25

Sala 1 caRmen em 3d - 10 Anos 17h00 D | eSpo-Sa de mentiRinha (Dub) - 12 Anos 13h00 - 15h40 N - 18h20 N - 21h00 - 23h50 B Sala 2 BRuna SuR-FiStinha - 16 Anos 17h10 - 19h50 - 22h20 | gno-meu & Julieta 3D 3D (Dub) - Livre 12h40 - 14h50 Sala 3 Sexo Sem compRomiSSo - 14 Anos 13h20 - 16h30 - 19h10 - 22h00 - 00h20 B Sala 4 inVaSão do mundo: Batalha de loS angeleS (Dub) - 12 Anos 12h10 F - 14h40 - 17h40 - 20h20 - 23h00 B Sala 5 ciSne negRo - 16 Anos 22h30 | Rango (Dub) - 10 Anos 12h30 - 15h00 - 17h30 - 20h00 Legenda: B Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (18/03) e Sábado (19/03) D Esta sessão será exibida SOMENTE Domingo (20/03). F Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (19/03) e Domingo (20/03). N Esta sessão NÃO será exibida Domingo (20/03).

Arthur Bishop (Jason Statham) é um assassi-no de elite - o papel foi interpretado por Charles Bronson em 1972 - que possui um código restrito e um talento especial para eliminar seus alvos. Quando seu mentor Harry (Donald Sutherland) é assassinado, ele toma para si a missão de vingar sua morte. A trama fica mais complicada quando o filho de Harry, Steve (Ben Foster), assume que tem o mesmo objetivo de Bishop. Direção: Simon West. Estreia prevista para sexta-feira (18). {gc}

Page 15: Edição - 124

Houve um tempo em que a Chevrolet do Bra-sil dava as cartas em

todas as faixas do mercado em relação aos sedãs. Mas a concorrência foi ficando cada vez mais feroz e a marca lite-ralmente se apequenou. Ou seja, passou a dominar ape-nas os segmentos de carros compactos e perdeu a hege-monia entre os modelos mé-dios e grandes. Nos últimos meses, no entanto, a Gene-ral Motors decidiu retomar a briga. Trouxe o Malibu e o

novo Omega para os segmen-tos superiores e prepara a chegada de seu modelo mais internacional. O Chevrolet Cruze pode ser visto circu-lando em todas as partes do mundo. Está na China, na Eu-ropa, no Oriente Médio e até nos Estados Unidos, onde é considerado compacto. No Brasil, o modelo deve estrear ainda este ano e marca o iní-cio de uma grande renovação na gama da marca.

A função do Cruze é cla-ra: enfrentar os também in-

ternacionais Honda Civic e Toyota Corolla. O modelo da Chevrolet, lançado em 2008, é produzido em nada menos que seis países: Casaquistão, China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Tailândia. Por ter essa característica multina-cional, as linhas externas do modelo evitam os exageros. Buscam um equilíbrio entre sobriedade e modernidade para não desagradar em can-to nenhum. O perfil é domina-do pelo teto em arco perfeito. A linha de cintura reta, pa-

General Motors prepara a chegada

do Cruze, sedã médio mundial

que vai enfrentar Corolla e Civic

15Sexta-feira,

18 de março de 2011au

tos

Globe-trotter de Gravata

ralela ao chão, cria volumes planos à frente e atrás e dá ao conjunto um grande equi-líbrio. A frente traz a identi-dade de marca internacional da Chevrolet, com a grade bi-partida horizontalmente, tem uma dose bem medida entre a agressividade e o desenho clássico. Já a traseira é do-minada pelas lanternas ho-rizontais, que engordam nas extremidades externas.

Com a chegada do Cruze ao Brasil, a GM deve inter-romper a produção do Astra e trazer o Vectra para a base do mercado de médios. O novo sedã, nesse caso, entra-ria na briga direta com os ja-poneses e com Peugeot 408, Citroën C4 Pallas e Ford Fo-cus de topo. O Vectra ficaria na briga com Renault Fluen-ce, Nissan Sentra e ainda ata-caria os sedãs compactos mais completos e caros, como Hon-da City, Fiat Linea, Ford New Fiesta e Volkswagen Polo. Em um segundo momento, em 2012, esta mesma plataforma seria utilizada na nova mini-van da marca, Orlando, que deve ter versões de cinco e de sete lugares.

classea

Por Eduardo Rocha (Auto Press)Por Eduardo Rocha (Auto Press)

div

ulg

ão

Page 16: Edição - 124