Edição 139

16
QUARTA -FEIRA, 21/09/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 139 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » ESCRITOR LANÇA LIVRO PELA INTERNET LEANDRO MOREIRA DIVULGAÇÃO EDUCAÇÃO | Pág 16 GAO APREENDE 1 KG DE MACONHA NO LITORAL PROFESSORES » FORAM À CÂMARA E ESTUDANTES MANIFESTARAM NO AEROPORTO DA CAPITAL DE AGOSTO ATÉ AGORA FORAM FEITAS VÁRIAS » AÇÕES VOLTADAS AO COMBATE À CAÇA A DROGA ESTAVA ESCONDIDA NA RESIDÊNCIA DE FÁBIO DE SOUZA LEAL, 31 » ANOS, CONHECIDO COMO “FABIANO”, LOCALIZADA NA RUA DO CAIC ESPORTES | Pág 14 CIDADES | Pág 06 SEGURANÇA | Pág 13 PROTESTOS DO IFES EM CACHOEIRO E EM VITÓRIA Amanhã tem rodada do Sulino de 2011 Tomates produzidos sem agrotóxicos POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE MAIS ARMAS RECORTE E GANHE >> >> MEIA-ENTRADA PARA OS CINEMAS DE CACHOEIRO WWW.AQUIES.COM.BR >> PÁG 03 | AQUI/TEM MAIS SEGURANÇA | Pág 13 DIVULGAÇÃO TENENTE ROBERTO MARTINS

description

Jornal Aqui Notícias Folha do Caparaó

Transcript of Edição 139

Page 1: Edição 139

QUARTA-FEIRA, 21/09/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 139 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SULR$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » ESCRITOR LANÇA LIVRO PELA INTERNET

LEAN

DRO

MOR

EIRA

DIvu

LgAç

ãO

EDUCAÇÃO | Pág 16

GAO APREENDE 1 KG DE MACONHA NO LITORAL

PROFESSORES »FORAM À CÂMARA E ESTUDANTES MANIFESTARAM NO AEROPORTO DA CAPITAL

DE AGOSTO ATÉ AGORA FORAM FEITAS VÁRIAS »AÇÕES VOLTADAS AO COMBATE À CAÇA

A DROGA ESTAVA ESCONDIDA NA RESIDÊNCIA DE FÁBIO DE SOUZA LEAL, 31 »ANOS, CONHECIDO COMO “FABIANO”, LOCALIZADA NA RUA DO CAIC

EsPOrtEs | Pág 14 CiDADEs | Pág 06

sEGUrANÇA | Pág 13

PrOtEstOs DO iFEs EM CACHOEirO E EM VitÓriA

Amanhã tem rodada do sulino

de 2011

tomates produzidos sem

agrotóxicos

POLÍCIA AMBIENTAL APREENDE MAIS ARMAS

RECORTE E GANHE >> >>MEIA-ENTRADA PARA OS

CINEMAS DE CACHOEIRO WWW.AQUIES.COM.BR>> PÁG 03 | AQUI/TEM MAIS

sEGUrANÇA | Pág 13

DIvu

LgAç

ãO

TEN

ENTE

ROB

ERTO

MAR

TIN

S

Page 2: Edição 139

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Leandro MoreiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DIAGRAmADORA: Suheley Garcia SuhettDEPARTAmENTO COmERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Wellington Santiago, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison ZardiniDPTO. JuRíDICO: JC ASSAD - ADVOCACIADR VICTOR CERQUEIRA ASSAD - OAB/ES 16.776

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

QUARTA-FEIRA, » 21/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Em bem pouco tempo os brasileiros vão pagar (literalmente) caro por ser um povo desligado, desinteressado, alheio à política e às intenções dos políticos. O clamor pela volta da CPMF (Contri-buição Provisória sobre Movimentação Financeira) – ou a criação de imposto semelhante – é forte em nosso Congresso Nacional e nos bastidores político Brasil afora. A presidente Dilma Rousseff dis-se que “o Brasil não pode abrir mão da receita gerada por esse imposto”. Vários governadores fazem coro com a presi-dente, dentre eles, e talvez o mais eufóri-co de todos com essa possibilidade, está o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, para quem “a extinção da CPMF foi uma covardia; fez mal ao povo”.

Também, não é para menos. No meio político, basta falar que vai se criar al-gum tipo de arrecadação, o que represen-ta mais dinheiro nos cofres públicos, e, consequentemente, mais dinheiro para ser roubado, para que os políticos tram-biqueiros fiquem eufóricos, parecendo cães famintos em frente a assadeiras de frangos em porta de padaria.

Esse discurso da presidente Dilma so-bre a volta da CPMF não é novo. Ain-da durante a sua campanha, em uma entrevista veiculada no Jornal Nacional no quadro “O dia dos candidatos”, ela falou com todas as letras que iria lutar pela volta da CPMF, pois o Brasil esta-ria “perdendo” “40 milhões mensais em arrecadação” com o fim desse imposto. Tomou um pito do presidente Lula, que não é bobo nem nada para deixá-la falar uma besteira dessa em plena campanha eleitoral, e se desdisse em entrevistas se-guintes.

Portanto, se a CPMF voltar, agora travestida de Contribuição Social para Saúde (CSS), não será novidade para ninguém. E vale registrar: foram apre-sentadas ao governo federal outras pos-sibilidades de financiamento da Saúde, como uma maior taxação do álcool e do cigarro e também a taxação de grandes fortunas – por sinal, duas ótimas ideias. Mas, ao que tudo indica, imediatamen-te descartadas, pois se estaria mexendo com prováveis patrocinadores de cam-panha, empresários, enfim, com quem o governo não tem o menor interesse em contrariar.

Para as obras da Copa de 2014 e Olimpíadas em 2016 não faltará di-

nheiro, conforme pronunciamento da própria presidente em cadeia na-cional de televisão – e nem precisa de licitações. Mas para a Saúde precisa-se onerar mais ainda o já sofrido contri-buinte. “Quem falar que resolve isso (problemas na Saúde) sem dinheiro é demagogo. Mente para o povo” – disse ela. Entretanto, se a roubalheira dos cofres públicos diminuísse em 50% apenas, sobraria dinheiro para, além da Saúde, Educação, Segurança Pública, e tudo mais que o brasileiro carece. E a conta é simples: dos cofres públicos brasileiros vão 6 BILHÕES POR ANO para o bolso dos políticos corruptos – de 2002 a 2008 foram 40 BILHÕES, segundo o econo-mista Marcos Fernandes da Silva, da Fundação Getúlio Vargas. A cobran-ça da CPMF/CSS não arrecadaria 1 BILHÃO sequer. Diminui-se essa roubalheira e com certeza, ao invés de se criar novos impostos, vamos é acabar com grande parte deles. Esse é o discurso que precisamos ver da pre-sidente e dos políticos em geral.

******************************Outra discussão calorosa que não

sai de pauta também no meio polí-tico lulista-petista é a possibilidade de se amordaçar a imprensa – sonho antigo de Lula, só não visto pelos elei-tores brasileiros que vivem de novelas e futebol. E sabe por que a cúpula do PT quer calar a mídia, tema ampla-mente discutido e aprovado no IV Congresso Nacional do PT, ocorrido há alguns dias, em São Paulo? Exata-mente devido aos constantes escânda-los de corrupção e tudo de mais podre que o governo e seus “aliados” estão metidos e a imprensa tem tornado público. Disfarçado de “controle da mídia”, o projeto da cúpula do PT quer mesmo é que pessoas como Pa-locci, José Dirceu e outros delúbios da política petista fiquem escondi-dos, intocáveis, inacessíveis em suas atividades clandestinas de desvios de dinheiro público.

É isso aí: Mordaça na imprensa, volta da CPMF/CSS, obras públicas sem licitações... Coisas do PT. Um dia ainda acabo concordando quan-do dizem que cada povo tem o gover-no que merece.

Obras sem licitações, a volta da CPmF, mordaça na imprensa... Coisas do PT

MAURILIO CARVALHOmaurí[email protected] »

A nosso ver, não são os tipos penais, por si só, que tornam um crime hediondo. Além do tipo penal, as circunstâncias em que o crime foi cometido é que darão ao crime o caráter de hediondo.

Um crime grave, embora continue grave, pode perder o caráter de hediondez, em face de determi-nadas circunstâncias atenuantes.

Um crime menos grave pode, em sentido inverso, assumir extrema gravidade em razão de circunstân-cias agravantes.

Cabe ao juiz a missão de individualizar a pena. A individualização da pena, na sentença, e do cumpri-mento da pena, durante a execução, é justamente a descida da abstração da lei para a concretude das situações com as quais o magistrado se defronta.

A lei dos crimes hediondos seguiu princípio oposto a este. Determinou que certos crimes sejam considerados hediondos, independente de qualquer circunstância e à margem do critério do julgador.

A individualização da pena foi um progresso do Direito conquistado no evolver da História. Não resultou do capricho deste ou daquele legislador, mas de um avanço da cultura humana, no campo do Direito, da Criminologia, da Psicologia, da An-tropologia, da Sociologia.

A lei dos crimes hediondos derruba o princípio da individualização da pena e representa um retro-cesso científico.

O Poder Judiciário, devidamente provocado, tem entendido que “a lei dos crimes hediondos” não fere a Constituição Federal. Parece-me equivocada essa interpretação.

Creio que a lei dos crimes hediondos agride fron-talmente a Constituição, pois que esta, no item 46 do artigo 5º, estabelece textualmente que a lei re-gulará a individualização da pena.

Oponho-me à lei dos crimes hediondos, não por razões colocadas com certa frequência (superlota-ção dos presídios), mas porque a lei, em si e por si, consagra, a meu ver, um tratamento científico errôneo da matéria, além de ser flagrantemente in-constitucional.

Crimes Hediondos

jOÃO bATISTA HERkENHOFFE-MAIL: [email protected] HOMEPAGE: www.jbHERkENHOFF.COM.bR »

João Baptista Herkenhoff, 74 anos, professor da Faculdade Estácio de Sá de Vila Velha (ES), palestrante Brasil afora e escritor. Autor do livro Direitos humanos – uma ideia, muitas vozes (Editora Santuário, Aparecida, SP). E-mail: [email protected] Homepage: www.jbherkenhoff.com.br

Page 3: Edição 139

9 Faça uma criança feliz

TragédiaTiro de Guerra

Juventude

INTERINO aQUITemSerá realizado na comunidade Remanescente Quilombola

de Monte Alegre, no dia 12 de outubro, a 9ª edição do “Faça uma Criança Feliz”. O evento será na Rua Vovô Marcelino, Zona Rural de Cachoeiro. A programação tem início às 13h00 e a organização espera contar com o apoio de vários colaboradores. Para tanto, basta entrar em contato pelos telefones (28) 35227347 – 99599161 – 35212259.

Cachoeirenses passados com a morte da jovem Daniela Moreira, ontem, em acidente de carro. Ela é bastante conhecida no município e mãe de uma criança de apenas seis meses. A família, até ontem, estaria decidindo se doaria ou não os órgãos da moça. Uma atitude louvável, depois de uma situação triste como essa.

Quem também esteve ontem na Câmara foram os atiradores do Tiro de Guerra, para conhecer as atividades legislativas. Eles ouviram uma explanação do Professor Léo (PT) sobre o funcionamento da Casa e receberam os cumprimentos do demais parlamentares. Os respectivos comandantes também aproveitaram para conhecer um pouco mais da Câmara Municipal.

Representando Cachoeiro na Conferência da Juventude Mercosul, Gutemberg Evangelista e Thiago Tognere, além de mais 40 delegados da região sul do Espírito Santo, de municípios como Muqui, Vargem Alta, Marataízes, entre outros.

º

O deputado estadual Glauber Coelho (PR) apresentou, na sessão realizada nesta segunda-feira (19), na Assembleia Legislativa, um projeto de lei que concede à Cachoeiro de Itapemirim o Título de Capital Estadual do Mármore. A honraria, de acordo com Glauber, seria uma justa homenagem à principal atividade econômica da cidade que tanto contribui para o desenvolvimento regional. “Sabemos que Cachoeiro já é destaque no cenário internacional. O título é o reconhecimento de sua importância para o setor, já que é o maior produtor do Estado”, lembrou.

Na edição nº 138, de ontem, erramos ao colocar a foto do estudante assassinado em Itaóca Pedra, Rafael Coutinho Dalto, ocorrido na madrugada de segunda-feira. Na foto, divulgada pela polícia, aparece Rafael Soares Coutinho.

Em Cachoeiro, tem gente mudando de opinião de forma abrupta. É como deixar o céu e pedir pra ir ao inferno ou vice-versa. A velha história da água para o vinho. O prefeito de Iconha já foi alvo de duras críticas e denúncias, mas, atualmente, vem recebendo tratamento privilegiado de alguns cachoeirenses. Vai entender...

Ontem, os professores grevistas do Ifes estiveram na Câmara Municipal para fortalecer o debate e tornar ainda mais público a insatisfação com a falta de negociação com o Governo Federal. A greve já se estende há quase dois meses e não há previsão para o término. Reajuste salarial e melhor qualidade nos institutos são algumas das reivindicações.

Capital estadual do mármore

errata

O tempo passa, as coisas mudam

Professores na Câmara

eSPaÇO POPULaR

QUaRTa-FeIRa, 21/09/2011 CaCHOeIRO De ITaPemRIm e ReGIÃO SUL 03OPINIÃOwww.aQUIeS.com.br

[email protected]

PaRTICIPe: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

LeaNDRO mOReIRa

@moreira238

FILIP

e RO

DRIG

UeS

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça aQUI

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

facebook.com/leandromoreira23

COmeNTáRIOS DIveRSOS Na ReDe SOCIaL

O ponto de ônibus que há anos funcionava ao lado da Praça Pedro Cuevas Junior foi transferido para a Linha Vermelha.

Page 4: Edição 139

Nada menos do que R$ 10 milhões são as cifras que o Nossocrédito de Cachoei-ro de Itapemirim atingiu no mês de setembro. A marca é resultado de oito anos de atuação do Programa, que ajudou a manter 3.215 pos-tos de trabalho e criar outros 538 no município do Sul capixaba.

Para o diretor-presidente do Banco de Desenvolvi-mento do Espírito Santo (Bandes), Guerino Bales-trassi, o programa de cré-dito é um forte aliado do município. “Os números do Nossocrédito reforçam todo o potencial que Ca-choeiro tem para crescer. A cidade tem o segundo maior polo comercial do Estado e a atuação do Nossocrédito vem como um alicerce ao desenvolvimento dos micro e pequenos empreendedores do município, oferecendo financiamentos com juros baixos e prazo competitivo”, explica Guerino.

O número de financia-mentos consentidos tam-bém impressiona. Desde 2003, foram 3.076 contra-tos para micro e pequenos empreendedores, que ajuda-ram a levar desenvolvimento econômico para a região.

Segundo Guerino, a atu-ação dos agentes de crédito é a receita para os bons nú-

meros do Nossocrédito. “O trabalho realizado pelos nos-sos agentes faz toda diferença para o sucesso do programa no Estado. São eles que apre-sentam o Nossocrédito para os clientes, muitas vezes de porta em porta, oferecendo auxílio e todo o tipo de infor-mações que empreendedores precisam para ter o apoio do Programa”, afirma.

ApoioPara a cabeleira Rosemere

Ribeiro, o programa Nosso-crédito foi mais do que um parceiro para crescer. Ela trabalhava como vendedo-ra, mas tinha o desejo de

aumentar a renda familiar. Para isso, ela resolveu lançar mão de um antigo talento e abriu um salão de beleza, no segundo andar da casa em que mora, em Alto In-dependência, Cachoeiro de Itapemirim.

“Há 24 anos eu fiz um curso de cabeleireira, mas continuei trabalhando como vendedora. Em 1995, eu re-solvi abrir um salão para cor-tar cabelo, que era o que eu gostava de fazer, e consegui crescer aos poucos”, conta.

No entanto, em 2001, seu marido foi enviado para trabalhar em São Mateus e Rose se mudou com ele, para

QUARTA-FEIRA, 21/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 ECONOMIA

CACHoEiRo DE iTApEMiRiM ESTADUAL

Marca histórica de financiamentos em microcrédito

DESDE 2003, FORAM 3.076 CONTRATOS PARA MICRO E PEQUENOS EMPREENDEDORES »

para Rose, proprietária de salão, o microcrédito é excelente para quem quer ampliar e investir

divulgação

divulgação

o Norte. Na nova cidade, a cabeleireira chegou a abrir um salão, mas a dificuldade em se adaptar ao novo local fez com que ela voltasse para Cachoeiro.

De volta à cidade natal, ela não se contentou em apenas reconquistar os antigos clien-tes e resolveu dar um passo maior. O plano era abrir um novo salão no Centro, mas a falta de recursos era o entrave para a realização de seu sonho. Para resolver o problema, ela pediu ajuda ao programa Nossocrédito e, em 2005 abriu o Instituto de Beleza Rose Ribeiro. “Se não fosse o Nossocrédito não teria conseguido chegar onde estou. Com um salão novo, muitos clientes e com vontade de crescer cada vez mais”, conta.

O financiamento, em 2005, entretanto, foi ape-nas o primeiro. Atualmente, Rose já acumula quatro pe-didos de créditos aprovados e garante que o programa de microcrédito do Governo do Estado é o melhor caminho para quem quer desenvolver o seu negócio. “O Nosso-crédito ajuda muito quem precisa. Os juros são baixos e com muito prazo, sempre conseguimos pagar as parce-las sem comprometer o or-çamento. Indico o programa para todo mundo”, conta.

A próxima edição do Fó-rum Sul/ Sudeste de Bebi-das será realizada amanhã e sexta-feira em Vitória. O evento contará com a par-ticipação das secretarias da Fazenda dos Estados do Es-pírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o objetivo de definir os valores sobre os quais vai incidir a cobrança de ICMS de cerve-jas, refrigerantes, isotônicos, energéticos, água mineral e gelo, que é feita por meio de substituição tributária (ICMS/ST).

Nesta modalidade de co-brança do imposto, ele é re-colhido na origem, levando em conta um valor final de venda ao consumidor co-nhecido por meio de pesqui-sa de mercado. A alíquota de ICMS para a cerveja, assim como para as demais bebidas alcoólicas, é de 27%. Para as outras bebidas, a alíquota é de 17%.

O Fórum de Bebidas é realizado três vezes ao ano

Espírito Santo vai definir imposto da cerveja com Estados vizinhos

e, além de representantes das Secretarias de Estado da Fazenda, tem a participação dos fabricantes e/ou de suas entidades representativas, sindicatos e associações. Serão analisados os preços de cerca de 500 produtos comercializados no Estado do Espírito Santo.

O auditor fiscal da Recei-ta Estadual responsável pelo segmento de Bebidas Frias na Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Adelmo Gomes da Costa, explica que dois institutos de pes-quisa contratados pelas em-presas fazem o levantamen-to dos preços praticados no mercado, com acompanha-mento da Secretaria da Fa-zenda.

“Essas reuniões são mui-to importantes, pois har-monizam o entendimento entre o Fisco e as empresas de bebidas. O preço final dos produtos é debatido e estabelecido de forma con-sensual”, afirma o auditor fiscal.

Page 5: Edição 139

Fortalecer e incentivar o au-mento na produção de carne e leite no município de Cacho-eiro de Itapemirim. Esse é o objetivo da 1ª Feira de Touros Registrados, que será realizada no próximo sábado, a partir de 8h00, no Frigorífico Munici-pal, na localidade de Morro Grande. A expectativa é que sejam comercializados 120 animais, de raças diversas.

Segundo informações da Secretaria de Agricultura de Cachoeiro, já estão inscritos

60 produtores. Desses, alguns são até de fora do Espírito Santo, de Estados como Bahia e Rio de Janeiro. Serão comer-cializados touros reproduto-res, das raças guzera, nelore e gir leiteiro.

O público alvo do evento são aquelas pessoas que já tra-balham nesse segmento. Mas, ainda segundo informações da própria secretaria, será aberto a todos que se interessarem e quiserem conferir mais essa novidade.

Estarão presentes no even-to instituições como o Banco do Brasil, Sicoob e Agrosul,

oferecendo linhas de crédito para facilitar a comercializa-ção, com juros e condições de pagamento mais leves para os produtores rurais.

O evento é organizado pela Prefeitura de Cachoeiro, atra-vés da Secretaria de Agricultu-ra, em parceria com o Incaper e a Associação Brasileira de Criadores de Zebu. A expec-tativa é que cada animal custe, em média, R$ 3.000,00 (três mil reais).

Os animais em negociação terão idade máxima de 42 me-ses, Registro Genealógico De-finitivo, exame andrológico

quarta-FEIra, 21/09/2011 CaCHOEIrO DE ItaPEMrIM E rEGIÃO SuL 05aGrICuLturawww.aquIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

EsTADuAl

Cachoeiro realiza 1ª Feira de Touros Registrados

O EvEntO é InéDItO E buSCa »FOMEntar a PrODuçÃO DE CarnE E

LEItE nO MunICíPIO

filipe [email protected]

ilustração

ilustração

Pesquisa com apoio da Fapes compara a qualidade cultivo orgânico e tradicional dos cafezais

Um projeto, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), avalia a qualidade do solo em plantações cafe-eiras orgânicas e convencio-nais. O trabalho é a tese de

mestrado de Gabriel Pinto Guimarães, beneficiado pelo edital 03/2010, referente a bolsas de mestrado.

O coordenador da pes-quisa, professor Eduardo Sá Mendonça, explica que o ob-

jetivo é avaliar os indicadores da qualidade ambiental do solo, de áreas cultivadas com café orgânico e convencio-nal, em propriedades rurais da região do Caparaó. “Esta-mos avaliando a hipótese de que solos de cultivo orgânico apresentam melhor qualidade do que solos sob cultivo con-vencional de café. Além disso, estamos avaliando o impacto da mudança do sistema con-vencional para o orgânico nos aspectos sociais e econômicos das famílias rurais”.

O coordenador explica, também, que o cultivo or-gânico gera matéria que me-lhora as características e pro-priedades físicas, químicas e biológicas do solo. Segundo o professor Eduardo, a agri-cultura orgânica propor-ciona maiores rendimentos econômicos, qualidade de vida e preservação ambiental do que a agricultura conven-cional.

A equipe já se reuniu com agricultores da região do Caparaó e selecionou

áreas para estudo. Diversas análises físicas e de matéria orgânica serão feitas no solo das propriedades seleciona-das, buscando identificar o impacto da agricultura or-gânica sobre a qualidade do solo.

O coordenador destaca a importância do apoio da Fundação à pesquisa e ao bolsista. “A parceria com a Fapes é fundamental para a realização dos trabalhos científicos. O Gabriel Pin-to Guimarães não teria

condições de se manter no mestrado sem a bolsa de estudos fornecida pela Fa-pes e assim não teria tran-quilidade para conduzir os estudos”.

Com a conclusão da pes-quisa, a equipe irá se reunir com os agricultores envol-vidos e sindicatos rurais dos municípios da região para apresentar os resulta-dos alcançados. Dessa for-ma, o projeto proporciona-rá também discussões sobre o manejo dos cafezais.

positivo e atestados negativos para brucelose e tuberculose. Todos têm um bom históri-

co genético e possuem mães e avós que já demonstraram oferecer maior produtividade

do que a média nacional e que geram filhotes com as mesmas características.

Page 6: Edição 139

QUARTA-FEIRA, 21/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br06 CIDADES

As unidades de referência em cultivo do tomate de Córrego dos Monos já pro-duzem frutos sem resíduos de agrotóxicos. As equipes da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento Tecno-lógico e Cultural (Fadtec) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Abasteci-

mento (Semag), estiveram no Bernardino Monteiro para apresentar ao prefeito em exercício, Braz Barros, a qualidade dos frutos produ-zidos.

Os tomates chamaram a atenção pela boa aparência. Grandes, com casca brilhosa e sem imperfeições, eles fo-

ram produzidos com uma quantidade de agrotóxicos bem menor do que a usual-mente empregada, graças à adoção de técnicas comple-mentares como o monitora-mento das pragas e o ensaca-mento dos frutos.

Segundo o professor dou-tor em entomologia, Dirceu

Amanhã e sexta-feira, é a vez do distrito de Córrego dos Monos receber a equipe do Procon Itinerante. Au-ditores fiscais vão estar no distrito dando orientações sobre o direito do consu-midor e realizando ações de fiscalização preventiva nos estabelecimentos comerciais, das 09h00 às 16h00.

O carro adaptado para o atendimento vai ficar em frente à igreja católica para orientar a população do dis-trito e localidades próximas.

Serão distribuídos, também, o código de defesa do consu-midor, o manual do consu-midor e do fornecedor.

“Estamos oportunizando às comunidades distantes da sede do município o mesmo atendimento de quem está em Cachoeiro. É uma forma de estreitarmos os laços da população com o Procon. A comunidade está muito ani-mada e ansiosa com a ida do projeto ao distrito” afirma o coordenador do Procon Mu-nicipal, Rogério Athayde

O Procon Itinerante teve início no mês de agosto, no distrito de Itaóca. Durante três dias a equipe de auditores realizou 96 atendimentos e fiscalizou 20 estabelecimen-tos comerciais, como lojas, padarias e supermercados, orientando os comerciantes conforme termo de inspeção e advertência.

O trabalho educativo e fiscalizatório nos supermer-cados e padarias avaliou as informações de data de vali-dade, produtos vencidos ou

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Tomates produzidos sem resíduos de agrotóxico

O TRAbALHO QUE ESTá SEnDO »DESEnvOLvIDO EM CóRREGO DOS

MOnOS OFERECE RESULTADOS

POSITIvOS PARA TODOS

Os responsáveis fizeram uma apresentação dos frutos para o prefeito em exercício Braz Barros

divulgação/PMCi

Procon Itinerante vai a Córrego dos Monosdeteriorados, preço visível e legível, conforme determina o Código de Defesa do Con-sumidor (CDC). Foram apreendidos e descartados alguns produtos sem data de fabricação/validade e fora de validade e lavradas quatro notificações.

Para utilizar os serviços do Procon Itinerante, para formalizar reclamações, o consumidor precisará ter em mãos cópias dos docu-mentos pessoais e as cópias dos documentos referentes

ao fato a ser registrado, tais como contratos, boletos, notas fiscais, comprovan-tes de pagamento firmados entre partes e protocolos de registros feitos junto às em-presas.

COMEMORAçãOCinco processos, envol-

vendo planos de saúde, produtos defeituosos e pro-blemas nas contas de água e energia, foram formalizados durante ação do Procon Mu-nicipal, na praça Jerônimo

Monteiro. Também foram feitas abordagens educativas e distribuição do código de defesa do consumidor, ma-nual do consumidor e do fornecedor, pelos auditores fiscais do órgão.

A ação foi realizada para lembrar os 21 anos do Có-digo de Defesa do Consumi-dor, comemorado no dia 11 de setembro. Desde que foi criado, o CDC vem sendo modificado para melhorar a relação entre consumidores e prestadores de serviço.

Pratissoli, responsável por acompanhar o projeto que está sendo realizado em Ca-choeiro graças à iniciativa da prefeitura, os produtores de tomates geralmente fazem até 40 aplicações de agrotóxicos durante o processo de produ-ção – número considerado alto pelos especialistas.

O trabalho que está sendo desenvolvido em Córrego dos Monos oferece resul-tados positivos para todos, pois significa economia para o produtor e qualidade para o consumidor final. Mas nada disso seria possível sem o empenho da prefeitura.

Neste ano, a administra-ção assinou um convênio de repasse de dinheiro no valor de R$ 27 mil para a Fadtec investir em um trabalho para diminuir a quantida-

de de agrotóxicos utilizados nas lavouras de tomates. Os resultados foram considera-dos animadores. “Esse é um tomate de qualidade, não escolhido, do jeito que está sendo entregue para a Cea-sa”, contou Dirceu.

Segundo o prefeito em exercício, Braz Barros, os re-sultados merecem ser come-morados. “Essa é uma im-portante notícia para todos nós e para o produtor, espe-cialmente nesse contexto. É um trabalho que vai engran-decer ainda mais Cachoeiro de Itapemirim”.

SElOHoje, os tomates sem

resíduos de agrotóxicos já podem ser encontrados no mercado, com características melhores do que os comuns.

Mas o secretário municipal de Agricultura e Abasteci-mento, José Arcanjo, conta que a ideia é criar um selo, no futuro, para identificar esses frutos e mostrar ao consumidor final que ele está comprando um produ-to com mais qualidade.

“Quando esse diferencial cair na mídia, acredito que a procura por esse produto vá ser muito grande. Esse trabalho tem uma relevância muito grande porque vai dar mais um incentivo para que os agricultores produzam com mais qualidade. Hoje, Cachoeiro vive um outro tempo com relação à agricul-tura porque o prefeito Caste-glione faz questão de investir em ideias que possam dar valoração ao município”, disse.

Page 7: Edição 139

A Praça Jerônimo Monteiro vai virar um cinema a céu aberto na noite de hoje. Um telão com 14 metros de ex-tensão e 9 de altura será montado no local para exibição de um filme, a partir das 19h00. Depois da projeção, ainda have-rá um show com atração nacional.

As atividades são gra-tuitas. Fazem parte do Cinearte Sarau, que vem a Cachoeiro pela pri-meira vez e conta com o apoio da Secretaria

Cinearte Sarau 2011

Exibição do filme Viva Voz e show com o grupo Tambolelê

Quando: hoje, a partir das 19h00

Onde: praça Jerônimo Monteiro, Centro

Entrada franca

Viva VozO filme mostra um dia da

vida de Duda, um jovem e inseguro empresário que está prestes a receber uma grande quantia de dinheiro. Tudo que ele queria era pôr sua vida em ordem e a partir deste dia passar a ser tudo que não é: honesto, fiel e seguro de si. O primeiro passo para isto é romper com sua amante, mas sua esposa acidentalmente ouve tudo pelo viva-voz do celular e esta ligação vira tudo de cabeça pra baixo.

quarta-Feira, 21/09/2011 DiÁriO| ano 1 | n° 139

Cachoeiro de itapemirim e região Sul

Sessão de cinema e Show de graça na Praça Jerônimo monteiro

um telãO COm 14 metrOS De extenSãO e 9 De altura SerÁ mOntaDO »na praça JerônimO mOnteirO

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

Municipal de Cultura. O projeto é patrocinado pela Petrobras e já per-correu diversos municí-pios do país.

O filme que será exi-bido é o brasileiro “Viva Voz”, uma comédia de 2004, estrelada pelos atores Dan Stulbach, Vi-vianne Pasmanter e Bet-ty Gofman.

Às 20h00, terá início uma apresentação do grupo Tambolelê. Com seus tambores, o trio mi-neiro mistura ritmos an-cestrais com pitadas de

sons contemporâneos, como blues, rock’n roll, funk e black music.

“Iniciativas como o Cinearte Sarau contri-buem para democratizar o acesso aos bens cultu-rais, e por isso são sem-pre muito bem vindas em Cachoeiro. Ele está em consonância com o nosso projeto de ocupa-ção dos espaços públicos com atividades culturais, para levar cultura para todos”, destacou a secre-tária municipal de Cul-tura, Cristiane Paris.

Page 8: Edição 139

O escritor castelense, Marcos Bento chega ao mercado com novidades, ele está lançando seu li-vro pela internet. Ele está focado no trabalho de di-vulgação de seu primeiro livro de ficção, voltado para o público infanto-juvenil. “O Incrível Con-tador de Histórias”, que tem 69 páginas e narra a vida de um adolescente amedrontado que depois de sofrer um acidente desmaia e vive uma his-tória de conquistas en-frentando seus medos e problemas.

Segundo com o autor, os fatos narrados na obra literária lembram parte da fase da própria adolescên-cia. “É através da internet que o leitor consegue ter

acesso a este conteúdo”, disse o escritor, que está comercializando o livro por meio do Clube de Autores (www.clubede-autores.com.br).

De acordo com a de-manda, a obra pode ser disponibilizada em ar-quivo em formato “pdf ” ou do modo tradicional, impresso. “Os convites para palestras aumen-tam a cada dia e os temas ganharam cunho moti-vacional como relacio-namentos: interpessoal e intrapessoal”, continuou o autor, que também é palestrante.

A trajetória de Marcos Bento como escritor co-meçou no ano de 1995 na cidade de Vargem Alta onde morava. Foi através

de publicações de poesias no jornal Católico “Hori-zonte Jovem”, que Marcos aguçou o interesse pelas letras. Naquela época o tema era sempre voltado para religião, conforme a linha editorial do veículo de comunicação mantido pela igreja.

Depois de se mudar para Castelo, encontrou no “Jornal do Povo”, também já extinto, espaço para continuar publican-do as poesias que escrevia. Em 2001, descobriu na internet uma ferramenta de valor para divulgar os escritos em sites.

Quatro anos depois ao participar de um Concur-so Nacional de Poesias no município de Colatina, Marcos Bento se classi-

DIVULGAÇÃO

QUARTA-FEIRA, 21/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02

Escritor castElEnsE lança livro pela intErnEt

www.aquies.com.br

MARCOS BEnTO TAMBéM »MInISTRA PALESTRAS COM CUnHO MOTIvACIOnAL COMO RELACIOnAMEnTOS InTERPESSOAL E InTRAPESSOAL

O escritor castelense, Marcos bento está lançando seu livro pela internet

Dilma na ONU...Agora ela é o cara para o Obama#Lula na Bahia...Recebendo título de Dr Honoris Causa#Secretária Márcia Fardin...Vai tomar mais uma bola nas costas#De olho em voltar para a Gaiola de Ouro....Um colega secretário indicou raposa para tomar conta de galinheiro#Pega mal ocupante de cargo importante na administração...Postar foto em rede social ao lado de possível concorrente...Do prefeito em 2012##011070227894...01070228025...0000543-

64.2005.025002#Os dois primeiros são processos no TJ.ES ...O último é no TRF-2#É só tirar...O coelho da cartola no google...Que a mágica aparece#E a máscara....Cai#E assim caminha...A humanidade#Sandy trocou a Devassa pela Caracu#Vai ser aparecer nas propagandas da cerveja dizendo...Caracu: a cerveja de quem gosta de dar o redondo#Primavera quase...Chegando e muita coisa para desabrochar na Terra de Nenem Doido#As famosas tendas cantadas e prosa e verso...Estão agoras abrigando a patuléia...No ponto

de ônibus da Linha Vermelha na antiga estação#Deviam colocar também...No ponto de ônibus em frente ao centro de saúde#Ilauro de Oliveira...Acordando com o cantar do galo#Para enfrentar a batalha...Na Muribeca#Barbosa do Mourad’s...Instalou uma Jacuzzi em seu duplex na Guararema#Segundo eles....É para as primas se banharem#Gordo do Village...Procurando partido para se filiar...Quer ser candidato a vereador em 2012#Hoje é quarta...Dia de futebol#Vamos ver o galo...Depena o urubu...

FRASE DO PIPOQUEIRO FRASE DO SORVETEIRO

“APRENDA UMA COISA: O MUNDO NãO GIRA EM TORNO DE VOCê… Só QUANDO VOCê BEBE DEMAIS”.

PATULEIA

“ESTUDOS COMPROVAM QUE A POSIçãO SExUAL MAIS USA-DA PELOS CASAIS é A DE CAChORRINhO: O MARIDO SENTA E IMPLORA... A MULhER ROLA E FINGE DE MORTA.”

Quando as dificuldades atingem o apo-geu, induzindo os companheiros mais va-lorosos a desertarem da luta pelo estabele-cimento das boas obras, e prossegues sob o peso da responsabilidade que elas acar-retam, na convicção de que não nos cabe descrer da vitória final...

Quando os problemas se multiplicam na estrada, pela invigilância dos próprios ami-gos, e te manténs, sem revolta, nas realiza-ções edificantes a que te consagras...

Quando a injúria te espanca o nome, pro-curando desmantelar-te o trabalho, e conti-nuas fiel às obrigações que abraçaste, sem atrasar o serviço com justificações ociosas...

Quando tentações e perturbações te ameaçam as horas, tumultuando-te os pas-

sos, e caminhas à frente, sem reclamações e sem queixas...

Quando te é lícito largar aos ombros de outrem a carga de atribuições sacrifi-ciais que te assinala a existência, e não te afastas do serviço a fazer, entendendo que nenhum esforço é demais em favor do próximo...

Quando podes censurar e não censuras, exigir e não exiges...

Então, terás levantado a fortaleza da pa-ciência no reino da própria alma.

Nem sempre passividade significa resig-nação construtiva.

Raramente pode alguém demonstrar confor-midade, quando se encontre sob os constrangimentos da provação.

Paciência, em verdade, é perseve-rar na edificação do bem, a despeito das arremetidas do mal, e pros-seguir

corajosamente cooperando com ela e junto dela, quando nos seja mais fácil desistir.

O jeito correto de carregar um maço de cigarros

Placa em um pé de jaboticaba

ficou em 67º lugar entre 600 trabalhos enviados de todas as partes do país, com a poesia intitu-lada “O Trem das Sete”. Em casa, um troféu o faz lembrar com orgulho do fato.

Em 2007, depois de iniciar o curso superior de licenciatura plena em Letras, passou a receber convites para dar pales-tras e participar de me-sas redondas em escolas de Castelo. Motivado, resolveu inscrever o poe-ma “Seus Beijos” em um Concurso Internacional. A confiança o fez conse-guir a 25ª colocação entre 1.500 poesias. Concor-rência acirrada com tra-balhos enviados de todas as partes do mundo.

Page 9: Edição 139

quarta-FEIra, 21/09/2011 CaCHOEIrO DE ItaPEMIrIM E rEGIÃO SuL 03www.aquies.com.br

Áries Touro Gêmeos20/0320/04

21/0420/05

21/0520/06

Mercúrio e Sol em graus bem próximos melhoram a comunicação, especialmente em seu dia a dia de trabalho e relacionamento com colegas. Acordos comerciais e assinatura de novos contratos em alta.

A tensão aumenta no céu e seu regente está diretamente envolvido. O trabalho pode ser afetado por algumas mudanças que podem mexer com seu humor e estabilidade. O novo deve ser injetado nesse setor.

O céu fica mais tenso e algumas energias devem ser compreendidas, especialmente as relacionadas aos seus romances e ao amor verdadeiro. É hora de fazer uma limpeza no setor e deixar apenas o que de fato vale a pena.

Wanessa Camargo exibe barriguinha de cinco meses

Wanessa exibe a barriguinha de cinco meses na gravação do DVD da dupla Zezé di Camargo e Luciano. “É o primeiro show em que o José Marcus vai”, afirma a cantora à “Contigo!”.

Giovanna Lancellotti e Pe Lanza anunciam término do namoroNa noite desta segunda-feira, 19, Giovanna Lancellotti e Pe Lanza usaram o Twitter para anunciar

o término do relacionamento. “Bom galera, não gosto de falar muito sobre minha vida pessoal, mas antes que saiam especulações por aí, sempre disse que a verdade sairia, mas da minha boca. Não estou mais namorando. Nossos focos agora são os nossos trabalhos! Amizade continua sempre! Obrigada por todo carinho e a vida continua...”, escreveu a atriz em sua página no microblog.

“É com você que quero me casar”, diz Nicole Bahls para Léo Santana

O amor é lindo e os pombinhos Nicole Balhs e Léo Santana, após indas e vindas, parecem mesmo apaixonados. A panicat usou sua página no twitter para se declarar ao amado.”Léo Santana você é o homem da minha vida! Te amo muitoooo! É com você que quero me casar e construir família”, escreveu a morena, toda romântica, na rede social. O casal está namorando desde o final do mês de agosto, quando o cantor resolveu oficializar a relação.

Malhação,17h30Gabriel se assusta com a

mensagem na parede e acredita que Cristal e Babi desconfiem dele. Ademir repreende Guido por não ter apagado os torpedos trocados com Laura. Natália não aceita que Sandra tenha expulsado seu pai de casa. Aparecida repreende Jefferson por destratar Dieguinho. Babi consola Cristal. Gabriel afirma a Ziggy que não sabe quem escreveu na parede de seu quarto

Morde e Assopra - Globo, 19h15Celeste rejeita a ideia de se

casar com Áureo e Salomé não se conforma. Abner convida Júlia para o casamento da mãe. Ela fica balançada com a visita de Abner e Deo percebe. Áureo pede para Josué acompanhá-lo no casamento do tio. Celeste põe uma roupa provocante para ir ao casamento e Abner se aborrece. Ela vê Salomé na igreja e estranha. Júlia e Deo chegam à igreja e encontram a noiva pronta para entrar. Plínio e Hortência se casam. Salomé

anuncia, no meio da igreja, que o filho que Celeste teve é de Áureo

Fina Estampa - Globo - 21h00 A atendente do salão recrimina

Teodora por ter abandonado Quinzé e o filho para ficar com Wallace. Ellen suspeita que Vanessa esteja interessada em Renê, mas Patrícia não acredita. Daniel comenta com Antenor que ele ainda pode ter chance de voltar com Patrícia. Esther diz a Paulo que vai procurar Danielle para conversar sobre uma possível gravidez. Marcela invade o quarto de Teodora e ela fica atônita com a atitude da jornalista. Wallace vai à casa de Griselda para falar com Quinzé.

Rebelde - Record - 19h00 Carla sai correndo e Pilar

decide tirar satisfações com Tomás. Ele conta a Pedro o que aconteceu no bar e pede conselhos ao amigo. Roberta conta a Diego como foi seu namoro com Binho e os dois se beijam. Pedro visita Alice e sobe para seu quarto pela janela. Eles

Câncer leão Virgem21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Hoje o dia pode ser mais tenso que o normal, pois as energias ficam ainda mais densas. Os tempos são de rompimentos necessários. No entanto, deve usar ao máximo a racionalidade e evitar atitudes impulsivas.

Dia tenso com energias densas no céu pressionando seus relacionamentos, especialmente os de amizade, mas também suas finanças. Procure não gastar além do necessário e manter a paciência e a tolerância em alta.

Sol e Mercúrio em seu signo são duramente pressionados por Urano e você certamente começa a sentir uma forte necessidade de mudar muitas cosas. Alguns rompimentos serão inevitáveis. Mantenha a calma.

libra Escorpião Sagitário23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

O céu fica mais tenso hoje e você deve ter muita cautela com seus relacionamentos, além de sua saúde, que pode ressentir pelo stress. Apesar de Vênus estar em seu signo você pode sentir a pressão para mudanças. Pegue leve.

Vênus em Libra prejudica sua energia, pois a pressão exercida sobre ela pode prejudicar sua energia vital. Cuidado com ambientes e pessoas carregadas, pois seu campo está muito aberto. Preserve-se.

Tome cuidado com atitudes intempestivas em assuntos relacionados à sua carreira e ao trabalho. Urano não perdoa e pede mudanças efetivas em suas metas de trabalho. Amor passa por uma fase de reavaliação e mudanças.

Capricórnio 22/1221/01 Aquário 21/01

18/02 Peixes 19/0219/03

Energias tensas continuam atingindo seu signo e alguns projetos e metas podem passar por mudanças e reavaliações. É possível que algo seja deixado para o futuro. Amor e relacionamentos em ótima fase.

Nesta fase você começa a questionar algumas escolhas feitas, especialmente em projetos de trabalho. Sua fé, religião ou crenças espirituais também passam por uma fase de reavaliações e possíveis mudanças.

Seus relacionamentos podem passar por uma fase mais tensa a partir de hoje e você deve ficar atento para manter a calma e a paciência. A energia é passageira, portanto, nada de ações impensadas e intempestivas.

HOrÓSCOPO

BaBaDOS DO DIa rESuMO DaS NOVELaS

conversam, decidem esquecer todos seus problemas, pelo menos por uma noite. Leila e Jonas namoram em casa. Tomás não gosta do que vê e diz ao diretor que como a casa é dele, as regras são as mesmas do colégio. Roberta liga para Pedro para dizer que ela e Alice vão voltar para o colégio. Franco escuta e diz que ninguém sairá sem autorização.

Vidas em Jogo - Record - 22h15 O médico conta que Belmiro e

Hermezinda não resistiram aos ferimentos e faleceram. Roseli vai a cadeia visitar Ivan e o acusa de ter colocado a bomba no restaurante de Severino. O médico diz a Severino e Divina que Daniel terá que fazer uma cirurgia para tentar recuperar a visão. Patrícia acusa Regina de ter mandado alguém colocar a bomba dentro do restaurante. Ernesto liga para Divina pedindo dinheiro e a ameaça dizendo que caso ela não arranje a quantia que pediu, ele irá sequestrar Jaqueline e vendê-la para algum estrangeiro.

Page 10: Edição 139

04

Andreas Gold Inaugura Loja Nova

O Shopping Sul ganha hoje uma nova loja, linda, rosa, ele-gante, alegre e vibrante, como sua proprietária e minha ami-ga querida Andrea Benincá. É claro que muita gente bacana passará por lá para prestigiar esta pequena grande mulher, que venceu porque é uma guerreira. Trabalhadora, íntegra, com um bom gosto único, ela é merecedora de todo o sucesso. Eu já posso imaginar os detalhes da loja, as vitrines cheias de peças deslumbrantes e algum charme extra que há de me encantar, e claro me surpreender, como Andrea sabe fazer com maestria. Eu me despenderia de onde estivesse para abraçar esta minha amiga, desejar-lhe todo o sucesso que ela com certeza terá e tirar muitas fotos lindas para depois mostrar para vocês com exclusividade. Se você passar pelo Shopping Sul hoje, suba até o segundo andar para bisbilhotar e entender melhor tudo isso que eu estou lhes escrevendo. Tenho certeza de que vai con-cordar comigo.

Novos EmprEENdimENtos »Eu já falei mil vezes na coluna que o Shopping Sul está

estourando a boca do balão. Numa única semana duas novas lojas abriram as portas, enriquecendo ainda mais o mix de lojas do centro empresarial que já está bacanérrimo. Ontem foi a iLab, hoje Andreas Gold. Qual será a próxima?

sElita madE iN rio »Eu estou me auto nomeando embaixador oficial da

Selita no Rio de Janeiro. Sempre que estou na cidade maravilhosa, sou abordado por algum cachoeirense que sabe que tenho na geladeira os produtos únicos como o doce de leite, requeijão de copo e de barra e queijo parmesão. Fazem um grande sucesso.

rock iN rio »Quem tem amigo não morre pagão. Eu que relaxei quanto

a comprar convites para o maior evento de música de todos os tempos quase fiquei de fora . Minha sorte é que minha boa amiga Lílian Rabinovitch, bem relacionada que é lá de Londres descolou convite vip para camarote. Ela arrasou.

FEsta do sEtE dias »Hoje mesmo vou visitar meu amigo Luís Bandeira na

Grafband para tratar de projetos futuros, e aproveitar para escolher uma boa mesa na festança que ele organiza para comemorar o aniversário do Sete Dias no próximo dia 08 de outubro. Será no Unimed Hall com show de Dom Américo.

Fotos ws

saudadEs do GladstoNE »Na última segunda, se vivo fosse, Gladsotne

Rubim teria completado 61 anos. Quem conheceu, como eu tive a honra, sabe que ele foi um dos médicos mais humanos, dedicados e honrados que Cachoeiro já viu. Deixa muitas saudades, compensadas pela pequena Olga que herdou seu jeito amoroso e carinhoso.

iphoNE 5 »No próximo mês a Apple lança mundialmente

a nova versão do iPhone. E para provar que não veio para brincar, a iLab que inaugurou ontem no Shopping Sul, receberá os novos aparelhos antes mesmo que Vitória. Aconselho todos aguardarem mais um pouquinho para ter o seu em primeira mão.

quarta-FEira, » 21/09/2011

www.aquiEs.com.br

Duas preciosidades da minha vida que eu amo de paixão, minha amiga irmã RENATA BAPTISTA e o homem mais bacana que eu conheço e que tanto gosto, acima de qualquer dúvida, ROBERTO THIRY. Para minha sorte eles são bons e queridos amigos.

Dois homens admiráveis que eu tanto gosto, respeito e não canso de tecer os melhores elogios porque eles são merecedores de todos eles, o grande empresário JOSÉ LUIZ BALARINI e

meu amigo irmão WILSON FERREIRA.

Page 11: Edição 139

O distrito de Conduru, em Cachoeiro de Itapemi-rim, é a próxima parada do projeto Tenda Cul-tural, desenvolvido pela Secretaria Municipal de

Cultura (Semcult). Várias atividades culturais gratui-tas estarão ao alcance dos moradores da comunidade durante três dias desta se-mana.

A programação começa amanhã, às 13h00, com uma oficina de fotografia. Os participantes vão rece-ber instruções sobre o uso da câmera e técnicas foto-gráficas. Depois, vão às ruas para fazer registros da natu-reza e do dia-a-dia da comu-

nidade. A oficina continua na sexta-feira. No sábado, as fotografias produzidas serão expostas na Tenda, que será montada na praça central do distrito.

Na sexta-feira, acontece a estreia da oficina de blog do projeto, a partir das 08h00. A ideia é que os participantes aprendam a montar um blog, relatem o andamento das ativida-des da Tenda Cultural e postem fotos. “Será como

QUARTA-FEIRA, 21/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 11CIDADESwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Conduru é a próxima parada da Tenda Cultural

VáRIAS ATIVIDADES »CULTURAIS GRATUITAS

ESTARÃO AO ALCAnCE

DOS MORADORES DA

COMUnIDADE DURAnTE

TRêS DIAS DESTA SEMAnA

Exibição de curtas metragens é uma das atividades do projeto

divulgação

Tenda Cultural em ConduruAmanhã13h00 – Oficina de Fotografia

Sexta-feira08h00 – Oficina de Blog e Fotografia18h00 – Apresentação musical - Fanfarra

José Taveira (Fanfajota)19h00 – Mostra de curtas metragensO Juramento Santo e a cidade que se

acabou anates de começar(Leo D. E William Paiva, Animação, 2007, 11 min.)No Tempo da Nonna(Oficina do MCA Rural, Vargem Alta,

Documentário, 2010, 10 min.)O Observador(Alexandre Serafim, Ficção, 2008, 12 min)20h00 – Apresentação musical – Élito e João Paulo

Sábado 08h00 - Oficina de blog08h30 – Rua de Lazer: guloseimas, brinquedos

e brincadeiras com a Turma da Tina09h00 – Oficina de maquiagem12h00 – Choro na Praça16h00 – Oficinas de danças – Studio Mexa-se18h00 – Apresentação musical - Banda Lira de Ouro18h30 – Abertura da exposição de fotografias produzidas19h00 – Apresentação do grupo de teatro e dança do CIE20h00 – Apresentação musical – Dukasamba

PROGRAMAçÃO

COMUNICADOCardozano Indústria e Comércio de Bebidas Ltda. - ME, torna público que requereu do IEMA, através do processo nº 31024858, Licença de Operação (LO) para Padronização e Envase, sem produção de bebidas em geral, alcoólicas ou não, exceto aguardente na Rua Independência, n° 100, Bairro Morada Feliz, Município de Barra de São Francisco. Enq. 17.02

uma cobertura em tempo real das atividades”, expli-ca o gerente de artes da Semcult e coordenador do projeto, Anclébio Junior.

No mesmo dia haverá apresentação da Fanfarra José Taveira (Fanfajota), às 18h00, uma mostra de curtas metragens brasilei-ros, a partir das 19h00, e show com a dupla Élito e João Paulo, às 20h00.

No sábado, as ativida-des também começam às

08h00 e vão até depois das 20h00. Recreação para crianças, oficinas de maquiagem e dança, apre-sentação teatral e shows de chorinho e samba com-põem a programação do dia.

A Tenda Cultural é um projeto da Secretaria Mu-nicipal de Cultura (Sem-cult), em parceria com o

Conselho dos Royalties. Este ano, ela circula pe-los distritos de Cachoeiro. Começou por Burarama, em agosto, e nos próximos meses vai a Soturno, Itao-ca e Gironda. “Queremos com isso facilitar o acesso dos moradores dos distri-tos a atividades e bens cul-turais”, destaca Anclébio Junior.

Page 12: Edição 139

QUARTA-FEIRA, 21/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br12 GERAL

Dia 21 de setembro é o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Cachoeiro de Itapemirim não ficou de fora das ações, desenvolvidas nos demais municípios da federação, no intuito de chamar a atenção das autoridades para a problemática de quem vive o dia a dia no desafio de conseguir levar uma rotina como as de-mais pessoas.

Ontem, representantes da Associação dos Defi-cientes Físicos estiveram

na Câmara para cobrar mais ação do Poder Le-gislativo, em leis que possam contribuir para uma vida mais digna e igualitária.

Hoje, a partir das 19h00, no auditório da Unimed Sul Capixaba, será feito o lançamento da cartilha “Direitos da Pessoa com Deficiência”, para convidados. E na quinta-feira as atividades começam com mobiliza-ção bem cedo: das 8h00 às 10h00, nas ruas do município e nos meios de transporte da cidade, bem como no comércio.

O dia 23 também será de mobilização popu-lar. De 8h00 as 10h00, a intenção é que acon-teça panfletagem no co-mércio, nas principais ruas de Cachoeiro de Itapemirim, fechando, assim, a programação alusiva ao Dia Nacional da luta da pessoa com deficiência.

Dia 21O Dia Nacional de

Luta das Pessoas De-ficientes foi instituído pelo movimento social em Encontro Nacional, em 1982, com todas as

CaCHOEiRO DE iTaPEMiRiM

Hoje é Dia Nacional de luta da pessoa com deficiência

OnTEM FOI O PRIMEIRO ATO, REALIzADO nA CâMARA MUnICIPAL. PROGRAMAçÃO COnTInUA HOjE E TERMInA nA SExTA-FEIRA »

filipe [email protected]

ilustração

ESTaDO DO ESPÍRiTO SaNTOPODER JUDiCiÁRiO

FÓRUM DE CaCHOEiRO DE iTaPEMiRiM1ª VaRa CÍVL E COMERCiaL

EDiTaL DE CiTaÇÃO COM PRaZO DE 30 (trintas) DiaS

aÇÃO DE USOCaPiÃO/PROC. N° 011090052116N° DE ORDEM: 42.213/09REQUERENTE: DEOLiNDO ÁLVaRO TaVaRES COSTa E OUTRO

OBJETO: “ Um imóvel urbano, SITUADO NA RUA PROJETADA S/N°, BAIRRO UNIÃO, NESTA CIDADE, MEDINDO EM SUA TOTALIDADE 12.000,00 (DOZE MIL) METROS QUADRADOS, COM 120,00 (CENTO E VINTE) METROS EM CADA UM DE SUAS LATERAIS, COM 100,00M (CEM) METROS DE FRENTE E DE FUNDOS, CONFRONTANDO-SE PELAS LATERAIS MARCO ANTÔNIO GRANDE RIBEIRO, E CERÂMICA SÃO BRAZ LTDA, FUNDOS COM RIO ITAPEMIRIM E FRENTE COM A REFERIDA RUA PROJETADA, POSSUINDO UMA CASA CONSTRUÍDA, COM POMAR, LAGOA E JARDIM.”

FiNaLiDaDE: CiTaÇÃO dos réus em lugar incerto, dos possíveis interessados e o credor abdaia Elias alex, de todos os termos da Ação de Usucapião, processo sob referência acima e, para contestá-la, caso queiram, em quinze (15) dias, advertidos de que não o fazendo, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelos autores (artigo 285 do CPC).

Cachoeiro de Itapemirim/ES, 30 agosto 2011.

entidades nacionais. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximi-dade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nasci-mento das reivindicações de cidadania e participa-ção plena em igualdade de condições.

Essa data é comemo-rada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refle-tir e buscar novos cami-nhos nas lutas, e também como uma forma de di-vulgar as batalhas por inclusão social.

Page 13: Edição 139

Na tarde de ontem, poli-ciais militares do Grupo de Apoio Operacional (GAO) de Marataízes, apreende-ram um quilo de maconha e prenderam uma pessoa. Fá-bio de Souza Leal, 31 anos, conhecido como “Fabiano”, foi autuado em flagrante.

Segundo informações do delegado Edson Lopes Ju-nior, os policiais receberam denúncias anônimas e se-guiram até a rua Caic, onde localizaram “Fabiano”, que acabou confessando ter dro-ga escondida em casa.

Os policiais então se-guiram até a residência do acusado e lá encontraram a droga escondida. Ele

Policias civis da Delegacia de Marataízes apreenderam, na manhã de ontem, quatro adolescentes suspeitos de ter furtado, durante a madruga-da, uma empresa de alimentos naturais no bairro Esplanada, no município. Um jovem de 18 anos, acusado de ser o mentor do crime, foi autuado em flagrante, no bairro Belo Horizonte, no município.

De acordo com o delegado Edson Lopes Junior, a polícia foi acionada logo após o esta-belecimento ser arrombado. “As investigações indicaram três adolescentes, de 16 anos

confessou que a maconha veio da Bahia e seria ven-dida na região.

Fábio foi encaminhado à Delegacia de Marataízes, onde foi autuado em flagrante por

QUARTA-FEIRA, 21/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 13SEGURANÇAwww.AQUIES.com.br

MARATAÍZES

MARATAÍZES

REGIONAL

GAO apreende um quilo de maconha no litoral

UMA PESSOA FOI PRESA ACUSADA DE TRáFICO DE DROGAS E CONTOU AOS POLICIAIS QUE O ENTORPECENTE vEIO DA BAHIA »

Desde agosto, a Polícia Ambiental desencadeou várias ações voltadas para o combate à caça de animais silvestre

Tayrone foi autuado em flagrante por receptação e está preso no CDP de Marataízes

Fábio de Souza Leal, conhecido como “Fabiano” foi autuado em flagrante por tráfico de drogas

Com o acusado, a polícia encontrou um quilo de droga que seria vendida na região

ALISSANDRA [email protected]

TENENTE ROBERTO MARTINS

dIvulgAçãO

dIvulgAçãO

Quatro adolescentes são apreendidos acusados de furto

Polícia Ambiental apreende cinco armas e várias munições

e outro de 14 anos seriam os autores do crime”, disse o de-legado.

Com os jovens foi detido Tayrone Duarte Pereira, 18 anos, no bairro Belo Hori-zonte. “Desde janeiro estes adolescentes vem praticando esses crimes no bairro e T. é apontado como mentor das ações”, concluiu o delegado.

Os computadores e celu-lares furtados do estabeleci-mento já foram localizados e entregues às vítimas. Tayrone foi autuado por receptação e os adolescentes por formação de quadrilha.

No fim de semana, a Polí-cia Militar Ambiental sul do Estado do Espírito Santo, apreendeu mais cinco armas de fogo sendo três no mu-nicípio de Alegre e duas no município de Castelo.

Uma equipe na região do Caparaó durante diligência na localidade de Córrego Capoeirinha, no distrito de Anutiba, em Alegre, apre-endeu com M.R.A., uma espingarda Rossi calibre 32, 15 espoletas, dois frascos de chumbo, um chumbeiro, dois socadores de espoleta, duas sacolas de chumbo, dois soquetes para carregar cartuchos e sete cartuchos deflagrados calibre 32.

Na mesma localidade, ainda foi apreendido com A.R.V., uma espingarda, um frasco de chumbo, um frasco de pólvora, um chumbeiro e um cartucho deflagrado calibre 32, sendo ainda en-contrado nas proximidades, neste caso, com A.R.S., mais uma espingarda.

Os envolvidos e todo o material foram enca-minhados para o DPJ de Alegre onde foram autu-

ados por porte ilegal de armas.

Essa é quarta apreensão consecutiva desta mesma equipe de policiais ambien-tais em seus plantões, que em função dos vários levan-tamentos já realizados estão cada vez mais intensificando a fiscalização naquela região.

Enquanto isso, outra equi-pe que atua área de Cacho-eiro de Itapemirim, cumpria diligências no município de Castelo, quando na localida-de de Santa Clara, surpreen-deram em flagrante A.E.L., com duas espingardas sendo uma calibre 32 e a outra calibre 36 e duas munições intactas calibre 32.

A.E.L. foi conduzido para o DPJ de Cachoeiro de Ita-pemirim onde foi autuado por porte ilegal de armas.

Desde o dia 27 de agosto, a Polícia Militar Ambiental desencadeou várias ações voltadas para o combate a caça de animais silvestre e o emprego de arma de fogo nessa atividade criminosa, resultando nas apreensões de até agora, 24 armas e 97 munições de vários calibres.

tráfico de drogas e está preso no Centro de Detenção Provi-sória (CDP) de Marataízes.

Page 14: Edição 139

QUARTA-FEIRA, 21/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br14 ESPORTES

As partidas entre Mu-qui e Piúma, e Atlético de Jerônimo Monteiro e Independentes de Mimo-so do Sul, válidas pelas segunda e terceira rodada do campeonato Sulino de 2011, canceladas por causa das chuvas, acon-

tece amanhã, a partir das 20h30.

Já pela terceira rodada, o Independentes de Cacho-eiro empatou com o Gua-çuí em 2 x 2 e assumiu a liderança isolada da com-petição. O Castelo FC fi-cou em segundo, mas está com uma partida a menos, e o Guaçuí subiu para a terceira colocação;

Os participantes do Su-lino de 2011 são: Castelo, Atlético de Jerônimo Mon-teiro, Muqui, Independente de Mimoso do Sul, Guaçuí, Piúma e Independente de Cachoeiro de Itapemirim.

As equipes jogarão entre si em turno único com jogos só de ida.

Se classificam para a fase semifinal as quatro equipes

CASTELO

Amanhã tem rodada do Sulino de 2011OS jOGOS SÃO váLIDOS PELA SEGUnDA RODADA DA COMPETIçÃO, QUE REúnE SETE EQUIPES »

PRóxIMOS jOGOS: AMAnHÃ

Independente de Mimoso x Atlético Jerônimo Monteiro

Muqui x Piúma

Os jogos em atraso no Campeonato Sulino de 2011 serão realizados amanhã à noite

ALISSANDRA [email protected]

divulgação

primeiro colocadas e os jogos serão de ida e volta, sendo a segunda partida no campo das equipes classificadas em 1º e 2º lugares. A final tam-bém será em duas partidas, sendo a segunda no campo da equipe que tiver a melhor campanha no campeonato contando todas as fases.

O jogo entre Muqui e Pi-úma teve que ser cancela-do por causa de problemas com a iluminação do está-dio em Muqui e a partida entre Atlético Jerônimo Monteiro e Independente de Mimoso esteve sob jú-dice. O Castelo folgou na rodada.

Page 15: Edição 139

A liderança do Vasco no Campeonato Brasileiro empolgou de vez os vasca-ínos. Na manhã de ontem uma grande fila se formou nas bilheterias de São Ja-nuário por torcedores ávi-dos em garantir seus in-gressos para o jogo contra o Atlético-GO, amanhã, às 20h30.

Na segunda, apenas sócios do clube puderam comprar. E, no primeiro dia de ven-das para não-associados, cerca de 200 torcedores compareceram cedo à Coli-

na. A expectativa é de casa cheia novamente. A partida do último sábado contra o Grêmio teve 16.014 pa-gantes. Mesmo assim, mui-

tos ficaram fora do estádio cruz-maltino.

O maior público do Vas-co no Brasileiro deste ano foi na reapresentação de

Sem vencer há nove jogos, a fase no Flamengo não é das melhores, porém, ao menos o atacante Jael tem motivos para sorrir. O jogador en-trou no segundo tempo do clássico com o Botafogo e marcou o gol de empate da equipe rubro-negra. Moti-vado para obter a vaga entre os titulares, ele revelou, nes-ta segunda-feira, um segre-do que, segundo o próprio, vem o ajudando dentro de campo.

“Desde que eu cheguei aqui perdi quatro quilos e estou querendo perder um pouqui-nho mais”, declarou o Cruel, que foi mais além e disse que

A passagem do Flumi-nense por Pituaçu plantou uma dúvida na cabeça dos torcedores: O argentino Lanzini, sozinho, é capaz de dar conta da armação das jogadas do time? Con-tra o Bahia, a resposta foi não. A derrota levanta uma questão que deverá receber atenção especial de Abel Braga nos próximos dias.

No meio de campo es-calado pelo treinador, o losango deixa bem claro quem é o homem do apoio. Lanzini, geralmente, não sobe sozinho. Mariano e Carlinhos o acompanham. Mas quando os dois não aparecem, quem é que dá suporte para o argentino? Geralmente, Marquinho. Porém, o camisa 7 tem tan-tas obrigações de marcação

Loco Abreu chamou a atenção no empate diante do Flamengo, domingo, pela comemoração ao estilo ‘Para-do na Esquina’, em coreogra-fia idêntica à dança do funk que ficou famoso por causa de Ronaldinho. Provocação ou não, Abreu admitiu após o duelo que tem comemora-ção especial para todo clás-sico. A torcida vibrou com o atacante, que já tem data para nova festa pensada: o próximo confronto estadual marcado: 13 de novembro, contra o Vasco.

“Sempre que enfrento o Vasco, me vem à cabeça aquela comemoração na qual mostro que o nosso time tem vonta-de. Fiz uma vez, repeti a dose e vou comemorar assim sem-pre que marcar um gol neles”, disse El Loco, referindo-se à comemoração do ‘colhão’, na

QUARTA-FEIRA, 21/09/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 15ESPORTE NACIONALwww.AQUIES.com.br

VASCO FLAMENGO

FLUMINENSE BOTAFOGO

Vascaínos formam fila em São Januário por ingressos

VITóRIA CONTRA O »ATLéTICO-GO AMANHÃ

IRá CONSOLIDAR O

VASCO NA LIDERANçA

ISOLADA DO CAMPEONATO

BRASILEIRO-2011

Torcedores fazem fila por ingresso em São Januário para Vasco x Atlético-GO

Loco Abreu parado na esquina após o gol de cabeça contra o Flamengo

Gilvan de Souza

RodRiGo CiantaR

RiCaRdo Rimoli

Jael revela o seu segredo: perda das ‘gordurinhas’

Derrota mostra que Flu pode precisar de mais um armador

Loco já tem data para fazer nova comemoração especial

há mais de dois anos não atua no seu peso ideal:

“Já tinham dois, três anos que eu estava jogando um pouco acima do peso, agora estou emagrecendo. É o tra-balho do Mello (preparador físico). Fiz um sacrifício, mas é para o meu bem. Espero baixar mais ainda para che-gar no meu peso ideal e ficar 100%.”

Cuiabano, Jael terá que continuar evitando os praze-res da culinária para alcançar seu objetivo: “Churrasco faz muito tempo que não como. Estou comendo muito pei-xe que minha mãe trouxe de Cuiabá”, revelou.

que nem sempre consegue chegar com força ao ata-que.

Contra o Bahia, o meio foi formado quase em lo-sango. Assim, Marquinho fica muito recuado, deixan-do Lanzini isolado. Com o retorno de Deco, o argenti-no teria companhia na hora de atacar. Ele se deslocaria para um lado enquanto Deco entra no outro.

Diante do Bahia, ficou evidente que o Tricolor terá dificuldades quando atuar contra um time formado por três volantes. A missão agora é saber superar esse problema contra o Avaí, quarta-feira, no Engenhão.

“Perdemos para uma equipe que ganhou de três e atuou com três volantes, mas o percurso ainda está

qual aponta as mãos para as partes íntimas.

O Vasco já viu o festejo de Abreu duas vezes: no empate por 2 a 2, em 22 de setembro de 2010, e no 4 a 0 do Glorio-so, em 7 de agosto deste ano.

Voltando ao Fla, Loco ne-gou que tenha ironizado o adversário e alegou que já comemorou com os braços cruzados, como o funk de Ronaldinho, em 2007, quan-do defendia o Tigres, contra o Monterey, no México.

“Não fiz para provocar nin-guém. Nem o Ronaldinho, nem o Flamengo. É só um jeito de comemorar como qualquer outro. Quando faço um gol, gosto de brincar”, comentou, por meio de sua assessoria.

Para os alvinegros, tudo é festa. Nas redes sociais, ontem, a foto da comemoração fez

na nossa frente. Vai depen-der de nós. E, no próximo jogo, temos que seguir da melhor maneira possível, mais perto do que pode-mos fazer neste Brasileiro”, disse Abel Braga.

Contra os catarinenses, o Flu já tem um alento garantido: o lateral-direito Mariano volta de suspen-são e provavelmente a pro-dução pelos lados deverá aumentar.

De qualquer forma, fi-cou a dúvida para Abelão na arrancada que o clube das Laranjeiras precisa em-placar para garantir a vaga na Libertadores-2012 ou o título do Campeonato Brasileiro: Lanzini é bom, mas pode ser o responsável sozinho pela criação das jo-gadas no meio?

sucesso. Responsável pelo site oficial de Loco Abreu, Martín Rodriguez se impressionou: “Nossa caixa de e-mails ficou cheia com tantos parabéns ao Loco”.

Juninho Pernambucano, contra o Figueirense. Na ocaisão, 17.777 torcedores presenciaram a volta do Reizinho.

Jael quer ficar ainda mais ‘fininho’

Page 16: Edição 139

quarta-FEIra, 21/09/2011 CaCHOEIrO DE ItaPEMrIM E rEGIÃO SuL

www.aquIES.com.br16 EDuCaçÃO

estadual

Grevistas do Ifes protestam em Cachoeiro e Vitória OntEM, rEPrESEntantES DO COManDO DE GrEvE Da InStItuIçÃO FOraM »

à CâMara E EStuDantES ManIFEStaraM nO aErOPOrtO Da CaPItaL

Ministra Iriny lopes embarcando no aeroporto de Vitória, enquanto estudantes protestamem Cachoeiro, o professor do Ifes, José Pontes schayder usou a tribuna da Câmara para pedir apoio aos vereadores

LEANDRO MOREIRA DIvuLgAçãO/cMcI

Representantes do Co-mando de Greve no Ifes es-tiveram na Câmara ontem, prestando informações sobre o movimento, que já passa de um mês, e solicitando que os vereadores encaminhem aos treze parlamentares da bancada federal uma moção de apoio às reivindicações da categoria.

Segundo o professor José Pontes Shayder, a greve mo-biliza professores e demais servidores da escola, e tem o apoio de alunos e pais. A rei-vindicação é por reajuste sa-larial de 14,67%; revisão do plano de carreira dos técnico-administrativos; equivalência salarial entre professores anti-gos e novatos; valorização do professor que faz mestrado e doutorado; fim do projeto de lei que congela salários por 10 anos; e a destinação de 10% do PIB para educação.

Os vereadores solidariza-ram-se com os grevistas e comprometeram-se a enviar ainda esta semana aos con-gressistas o documento soli-citado.

eM VItórIaO editor deste jornal, Le-

andro Moreira, embarcou ontem para Brasília, para

participar e cobrir evento nacional sobre agências re-guladoras. No saguão de embarque, em Vitória, Lean-dro registrou a manifestação de estudantes e funcionários do Ifes da capital, quando a ministra do governo Dilma, Iriny Lopes, e o deputado federal Carlos Humberto Manato se preparavam para embarcar.

A ministra Iriny, de cadeira de rodas por contas em pro-blemas no seu pé esquerdo,

não teve condições de parar e ouvir os manifestantes. Já o deputado Manato até ten-tou, mas o tempo corrido não permitiu prolongar as conversas.

reIVIndICaçõesAtravés do Sindicato Na-

cional dos Servidores Fe-derais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), que representa tanto os professores como demais funcionários do

Ifes, a reivindicação é por reajuste salarial de 14,67%, mas o governo, até agora, ofereceu 4%, o que não agradou aos manifestantes; revisão do plano de carreira dos técnico-administrativos; equivalência salarial entre professores antigos e nova-tos; valorização do professor que faz mestrado e douto-rado; fim do projeto de lei que congela salários por 10 anos; e a destinação de 10% do PIB para educação.

No site do sindicato, a nota oficial explica que: “Mesmo após abrir canal de negocia-ção com o MEC, ainda en-contramos a já conhecida in-transigência do Ministério o Planejamento, que insiste em não receber as entidades em greve. E é com este ministé-rio que temos de negociar as nossas reivindicações relativas às questões econômicas.

O absurdo neste momen-to, em que já aguardamos as respostas do MEC às nossas

demandas, é que ainda não tivemos avanços no Minis-tério do Planejamento. Os representantes desta pasta, nem mesmo em reunião com a nossa Central (CSP-Conlutas), não apresentaram qualquer proposta para o SI-NASEFE”.

E finaliza dizendo que “é preciso manter nossa força na greve e reforçar nossa mo-bilização que já atinge mais de 70% da Rede Federal de Ensino”.