Edição 141 - Jornal União do ABC

8
ANO 8 - Nº 141 www.uniaoabc.com.br ( (11) 4396-8833 | 2831-4247 R$ 1,00 UNIÃO DO ABC 02 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 PÁGINA 2 PÁGINA 7 PÁGINA 8 PÁGINA 4 Após a balsa, bairros inteiros se delineiam, com residências, áreas de lazer e muitas demandas a serem resolvidas pelo poder público Foto: Divulgação Balsa do Riacho Grande é a maior do ABC e transporta mais de 9 mil pessoas por dia Salles esteve entre os manifestantes no ato contra o crack, que percorreu da Avenida Santos Du- mont ao Paço Municipal Foto: Bruno Coelho Salles quer Clínica de Recuperação para dependentes químicos Foto: Divulgação A tentação, por exemplo, de comer algo que não deve ou não pode, traz um conflito em duas partes do cérebro humano Ter tentações traz conflitos para o cérebro Previdência Social abre concurso para 8.826 vagas

description

Já está nas ruas a edição 141 do Jornal União do ABC! Esta semana, o jornal traz como destaque o transporte da balsa do Riacho Grande que é a maior do ABC transportando 9 mil pessoas por dia. Além disso, a Previdência Social abre concurso para 8.826 vagas de emprego. Leia também sobre ter tentações, que traz conflitos para o cérebro e Tv por Assinatura atinge 50 milhões dos brasileiros. Confira.

Transcript of Edição 141 - Jornal União do ABC

Page 1: Edição 141 - Jornal União do ABC

ANO 8 - Nº 141 www.uniaoabc.com.br ( (11) 4396-8833 | 2831-4247 R$ 1,00

UNIÃO DO ABC02 A 12 DE OUTUBRO DE 2012

PÁGINA 2PÁGINA 7

PÁGINA 8

PÁGINA 4

Após a balsa, bairros inteiros se delineiam, com residências, áreas de lazer e muitas demandas a serem resolvidas pelo poder público

Foto: Divulgação

Balsa do Riacho Grande é a maior do ABC e transporta mais de 9 mil pessoas por dia

Salles esteve entre os manifestantes no ato contra o crack, que percorreu da Avenida Santos Du-mont ao Paço Municipal

Foto: Bruno Coelho

Salles quer Clínica de Recuperação para dependentes químicos

Foto: Divulgação

A tentação, por exemplo, de comer algo que não deve ou não pode, traz um conflito em duas partes do cérebro humano

Ter tentações traz conflitos para o cérebro

Previdência Social abre concurso para 8.826 vagas

Page 2: Edição 141 - Jornal União do ABC

Administração, Redação e Publicidade: Av. Maria Servidei Demarchi, 1.898 - Demarchi - S.B Campo/SP CEP 09820-000 - Fone/Fax: (11) 4396-8833 / 2831-4247Diretoria: José de Lima Ribeiro Marleide Rosa de Lima

Circulação: São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema,Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

Fotolito e Impressão: Grafica Folha

[email protected] | [email protected]@uniaoabc.com.br | www.uniaoabc.com.br

Assessoria Jurídica: Dr. Jazanias Oliveira SantosAv. Santos Dumont, 761 - S. Loja - Casa Branca - Santo André - SPFone: (11) 2668-3045 / Cel.: (11) 7872-7501

Diagramação e Arte Final: Alessandro Bueno

Periodicidade: Semanal

O Jornal ‘União do ABC’ está registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, sob o nº 827.225.180, no Registro de Títulos e Documentos Cível de Pessoas Jurídicas sob o nº 178.263,

“Os artigos não refletem a opinião deste jornal, sendo as opiniões e matérias de inteira responsabilidade de seus autores. Fica assegurado o direito de resposta a quem interessar, na forma do Artigo 5º incisos V da Constituição Federal.”.

Jornalistas:José de Lima Ribeiro MTB 56.758, Fábio S. Gomes, Giuliana MarthaFotos: Aylton Ribeiro e Lucas Lima

JORNAL UNIÃO DO ABCA2

UNIÃO DO ABC

A reta final chegou!

Ame a si mesmo e vote certo

Durante as últimas edições do Jornal União do ABC, falamos muito sobre as elei-ções municipais, repercu-tindo aquilo que vemos na cidade. Os carros de som vão silenciar, as placas vão sair das ruas e os santinhos, estes, eu espero que não su-jem mais ainda nossas ruas. E as urnas dirão os eleitos na tão aclamada “festa da

O que esperar dos novos pre-feitos e vereadores do ABC? O que não esperar deles? Política é um assunto saturado.

O problema é que temos que votar. Mas votar em quem? Naquele que me pro-meter mais coisas? No que é mais próximo de mim? De-veríamos ver o voto como ele é, um poder.

Não somos nós que preci-samos de políticos e sim eles que precisam de nós. Eu quero ver quem vai bater na minha porta para discutir os problemas urbanos depois que acabar a eleição. Quero ver quem vai mandar bilheti-nho de aniversário pra mim, até porque, meu aniversário

SAÚDE/ESPORTE

Fábio Silva [email protected]

Giuliana [email protected]

democracia”.Conforme já havíamos fa-

lado aqui, desejamos sempre muito boa sorte aos postu-lantes que se dispõem a tra-balhar pela cidade com uma boa intenção. Aos eleitores, aconselhamos que avaliem e reavaliem seus candida-tos: há neles capacidade de gestão? Vontade de realizar? Qual o passado deles? Um bom político não precisa ter tido cargo eletivo para saber atuar, no entanto, é preciso saber como ele se comporta na profissão em que trabalha.

O voto é algo precioso e é dele que parte o futuro da sociedade. Não desperdice esta oportunidade, pois o lamento posterior de nada adiantará. É mais uma eta-pa eleitoral que se encerra, e estamos aqui para noticiar os informes e os aconteci-mentos deste momento tão peculiar.

é no domingo. Porque falar que vai fazer,

que pretende fazer é bem fá-cil. Não é novidade pra nin-guém e devemos levar isso em consideração para, de fato, votar consciente nessa e nas próximas eleições. Chega de votar por interesses.

O nosso voto não tem que ser comprado por uma televi-são, um conserto no carro, um amigo do bairro que prometeu ajudar o processo na justiça, se for eleito. Nosso voto tem que estar nos valores e no caráter do candidato. Ele é sincero? Fala muito ou fala pouco? É com-prometido, esforçado, íntegro, qualificado, esperto, bondoso? O caráter de alguém é difícil de mudar e são coisas que nós pouco nos importamos.

Você já está cansado da falta de saneamento básico no seu bairro? Está cansado da fal-ta de estrutura nos hospitais e nas escolas? Está cansado de aumento de impostos e diminuição de salário e bene-fícios? Então vote consciente, ame a si mesmo. Vender seu voto por uma televisão, por exemplo, é legal de ganhar, mas não compra a sua digni-dade e direitos como cidadão.

EDITORIAL

Por Giuliana Martha

A tentação é um sentimento muito intrigante. Geralmente é impulsiva e este sentimento tem como objetivo um alvo de desejo.

Contudo, alguns cientistas abordam a tentação no ponto de vista do autocontrole, como por exemplo, quando você quer uma sobremesa, mas sabe que deveria evitá-la. E esse sistema de autorregulação parece gerar uma verdadeira tempestade ce-rebral, acionando simultanea-mente áreas antagônicas.

Conforme a Dra. Cendri Hu-tcherson, do Instituto de Tec-nologia da Califórnia, é como se tivéssemos sistemas inde-pendentes, que são capazes de guiar nossas decisões e, em situações de tentação, nossos sistemas podem competir para controlar o que devemos fazer.

Foto: Divulgação

A tentação, por exemplo, de comer algo que não deve ou não pode, traz um conflito em duas partes do cérebro humano

Ter tentações traz conflitos para o cérebro

Cendri verificou que os dois sistemas cerebrais não são opo-sitores persistentes. Na verdade, eles quase sempre guiam nosso comportamento na mesma dire-ção, sem qualquer conflito.

Mas, em alguns casos, como na situação comum de resistir à tentação de comer um choco-late, por exemplo, eles podem

guiar o comportamento para ações diferentes.

As duas áreas do cérebro que são ativadas no momento da tentação são o córtex prefrontal dorsolateral (atrás das têmpo-ras) e o córtex prefrontal ven-tromedial (no centro da testa, logo acima dos olhos).

Conforme a pesquisa dos

cientistas para descobrir sobre o conflito do cérebro na hora de lidar com as tentações, os vo-luntários que diziam não que-rer a comida, a primeira dessas áreas parece assumir o controle, com uma forte correlação entre a ativação da região dorsolate-ral e o comportamento.

Quando os voluntários cediam à tentação, a correlação apare-cia entre o comportamento e a segunda região, a ventromedial.

Os pesquisadores também descobriram que a capacidade do cérebro de mudar de con-trole entre essas duas áreas não é imediata. Demora cerca de dois segundos antes de o cé-rebro ser plenamente capaz de ignorar a região em conflito.

“Esta pesquisa sugere uma razão pela qual é tão difícil controlar nosso comportamen-to,” conclui a pesquisadora.

02 A 12 DE OUTUBRO DE 2012

No espaço, haverá aulas de natação e aperfeiçoamento para crianças, jovens e adultos, além da realização de diversos eventos

Esta corrida, em especial, teve uma trajetória repleta de arvores, pássaros e com a Represa Billings ao fundo

Por Tássio Rodriguez

Da Redação

No último dia 24/09, a Se-cretaria de Esporte e Turismo reinaugurou o Parque Aquáti-co Carlos Antonio Biazzoto. Neste moderno espaço haverá aulas de natação e aperfeiçoa-mento para crianças, jovens e adultos, além da realização de diversos eventos.

Juntando-se ao Centro de Treinamento de Judô e Cen-tro Integrado de Lutas, o polo esportivo em parceria com a AD São Caetano deverá mo-vimentar cerca de 1.000 pes-soas/dia, sendo uma referên-cia para nossa cidade.

“Estamos oferecendo à po-pulação mais 800 novas vagas para a prática da Natação, in-cluindo cursos para crianças, jovens e adultos. Trata-se de mais um Centro de Excelência

A terceira etapa do Circuito de Corrida de Rua e Caminhada, organizada pela prefeitura de São Bernardo do Campo acon-teceu neste último domingo (30/09), numa trajetória reple-ta de arvores, pássaros e com a Represa Billings ao fundo. O atleta patrocinado pelo Jor-nal União do ABC, Adalberto Mohai Szabó Jr, participou da corrida de 5 km, com o tempo de 28 minutos. O diferencial da corrida, além do trajeto, foi que ela aconteceu de forma gratuita.

Adalberto é especializado em Gestão e Manejo Ambiental

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Parque Aquático Carlos Antonio Biazzoto é Reinaugurado em São Caetano do Sul

Mohai participa da terceira etapa do Circuito de Corrida em São Bernardo

Esportiva na cidade. Nossos sinceros agradecimentos ao Presidente da AD São Caetano,

Sr. Nairo Ferreira de Souza”. Disse o Secretário de Esporte e Turismo Marcos Siarvi.

O Parque Aquático está loca-lizado na Rua Fernando Simon-sen, 130 – Bairro Cerâmica.

pela Faculdade Oswaldo Cruz, graduado em Química pela Fa-culdade São Bernardo e Mestre em Educação pela Universi-dade Metodista de São Paulo. Além disso, já escreveu sete li-vros e atua como professor em duas universidades, além de ser um grande atleta amador.

Page 3: Edição 141 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABC A3

O sindicato elogiou o perfil de diálogo do candidato e abriu espaço para o prefeiturável mostrar seu trabalho e suas propostas

Ramos, que foi vereador, secretário e subprefeito, falou sobre demandas para a cidade

Da Redação

Da Redação

No último dia 13/09, a di-retoria do Sindicato dos Co-merciários do ABC e região recebeu o deputado estadual Carlos Grana (PT), candidato a prefeito pela cidade de San-to André. Na ocasião, Grana explanou sobre suas propostas e apresentou seu plano de go-verno, respondendo também às perguntas dos convidados.

Politicamente, Grana nasceu no sindicalismo. Foi eleito pre-sidente do Sindicato dos Meta-lúrgicos de Santo André aos 18 anos de idade. Por este motivo, afirmou: “estar num sindicato dos trabalhadores, para mim, é muito gratificante. Sinto-me em casa!”. Explanou sobre o movimento sindical e sua im-portância, dizendo que a mídia e outras esferas já tem opinião formada. “Quem forma opinião

Vereador por 20 anos, ex-secre-tário municipal e ex-subprefeito de Riacho Grande, José Ramos de Oliveira é um dos mais ex-perientes pleiteantes à vereança em São Bernardo, sendo tam-bém um dos mais cotados de seu partido, o PSC (Partido Social Cristão). Empresário do ramo de transportes, amante de auto-móveis antigos e presidente li-cenciado da AERG (Associação dos Empreendedores de Riacho Grande), Ramos de Oliveira es-teve na redação do Jornal União do ABC esta semana, para falar sobre suas propostas e projetos.

Ramos de Oliveira nasceu em Rio Real-BA e chegou a São Bernardo do Campo em 1962. Aqui, constituiu família, sua vida e sua história, sendo eleito vereador pela primeira vez em 1983. É o autor da lei que criou o HMU – Hospital Municipal Universitário. Abaixo, alguns comentários e propostas sobre

Foto: Lucas Lima

Foto: Lucas Lima

Sindicato dos Comerciários do ABC e região recebe Carlos Grana

Ramos de Oliveira concede entrevista exclusiva ao Jornal União do ABC

02 A 12 DE OUTUBRO DE 2012 SINDICAL/POLITICA

é o dirigente sindical”, disse.O sindicato elogiou o per-

fil de diálogo do candidato e abriu espaço para o prefeitu-rável mostrar seu trabalho e suas propostas. Agradecido, Grana citou Celso Daniel e sua elogiada administração no paço andreense e emendou estar (o partido e seu projeto) em evolução permanente. Para o vice-presidente do Sindica-to dos Comerciários do ABC, Lourival Cristino dos Santos, receber os candidatos é funda-mental. “Vivemos numa socie-dade democrática e, para tal, devemos dar espaço aos pre-feituráveis para conhecermos e debatermos as propostas. O sindicato é a casa do trabalha-dor, e nossa função também é mostrar aos nossos associados e à categoria os projetos liga-dos ao futuro de nossa cidade”, concluiu Cristino.

Canassa pretende trabalhar pela melhoria da segurança na cidade

Da Redação

Nascido em Santo André, para onde vieram seus pais nos anos 1960, Francisco Canassa Júnior é investiga-dor da Polícia Civil há 18 anos, sempre em seu muni-cípio de origem. Seu amor pela cidade o fez decidir candidatar-se a vereador pela primeira vez em 2012, observando as demandas da cidade e juntando a sua vi-são à de outros moradores andreenses.

Canassa participou por quatro anos do CONSEG Santo André Norte (Con-selho Comunitário de Se-gurança), onde ficou mais próximo aos anseios da po-pulação. Acredita que todo vereador deveria participar do conselho, para ter uma base maior das reivindica-ções da cidade. Em parceria com o CONSEG, tem como

Canassa quer lutar por Santo André

proposta fortalecer o proje-to “Vizinhança Solidária”, onde a comunidade interage para defesa mútua com auxí-lio da Polícia Militar, Civil e Guarda Municipal, tornando as comunidades mais segu-ras, e associando a ação a um melhor monitoramento

temas de interesse da cidade, nas palavras do próprio Ramos:

SISTEMA VIÁRIO – É pre-ciso implantar novos viadutos, eliminar passarelas e sincroni-zar semáforos. São Bernardo é uma cidade muito grande, que

está crescendo ainda mais, e suas ruas já não comportam o tráfego intenso de veículos. Acredito que dois pontilhões – um ligando a Av. Armando Italo Setti ao Viaduto José Fer-nando Medina Braga e outro li-

gando a Av. Lucas N. Garcez à Rua dos Vianas – melhorariam muito o tráfego na região do Paço Municipal que, se pára, congestiona a cidade toda. Outro cruzamento é o da Rua dos Feltrins com a Av. Maria Servidei Demarchi, pólo das cegonhas, e que necessita de um replanejamento urgente. A cidade só vai andar quando forem feitas verdadeiras inter-venções de melhora da fluidez, muitas delas previstas no pro-jeto São Bernardo Moderna, e com a chegada do metrô, pro-jeto no qual o nosso deputado estadual, Orlando Morando é um dos que está batalhando muito para a concretização.

ESPORTE – A cidade precisa facilitar e estimular o desenvol-vimento do esporte, pois trata-se de uma questão de saúde. Ele deve ser tratado como um dos pilares da medicina preventiva, pois se o corpo está são, a mente também está. Deve-se priorizar o esporte em todas as idades,

desde as crianças e os jovens até a terceira idade. E não falo aí em um ou outro esporte apenas, mas sim dando a mesma atenção a todas as categorias esportivas.

INDÚSTRIA DA MULTA – Tenho visto que São Bernardo se transformou na cidade que mais aplica multas na região. No meu entendimento, usa-se isso mais para arrecadar que para educar. Sou a favor da educação do mo-torista, e não apenas da punição. Acredito que cada localidade precise ter apoio e fiscalização conforme suas necessidades e os radares móveis podem ser retira-dos, pois não são necessários.

TURISMO – Nossa cidade possui um potencial turístico maravilhoso e que não tem sido explorado corretamente. Temos uma represa que foi o “mar pau-lista” nos anos 1960, que recebia esportes náuticos, pescaria, e que hoje não tem o cuidado devido. É preciso reaver isso, pensar em fazer o peixamento da represa para pesca, capacitar os garçons e

trabalhadores dos restaurantes da região e criar um festival, seja do cambuci, da tilápia... isso gerará emprego, renda e desenvolvi-mento. Para fazer tudo isso, pen-saremos também numa logística: onde estacionar os carros? Há como facilitar os acessos? Tudo isso deve ser planejado.

MUSEU DO AUTOMÓVEL – Como amante dos automóveis antigos, e certo de estarmos na cidade que é a capital do auto-móvel, precisamos pensar num espaço que mostre o passado, presente e o futuro dos carros. É possível viabilizar tudo isso atra-vés de um grande contato com as montadoras, colecionadores e educadores profissionalizan-tes, a fim de criarmos um grande pólo de exposições, feiras, mu-seu, aprendizado e negócios.

Escritura já: o candidato tem proposta para, reunindo poder público e população, entregar as 100 mil escrituras definitivas de casas que ainda não têm, a exem-plo do que fez na Vl. Carminha.

por câmeras, principalmente nas portas de escolas.

Dentre os planos de Ca-nassa, está trabalhar junto ao prefeito para tirar os 30 mil jovens que estão fora da rede de ensino, profissiona-lizando-os. Também ajudar o prefeito com o projeto de mobilidade urbana para via-bilizar o transito na cidade, já que Santo André tem mais de hoje 425 mil veículos circu-lando por suas vias.

Canassa observa que a ci-dade pode melhorar muito, basta uma melhor organiza-ção nas esferas e maior apli-cabilidade de boas propos-tas. Quer trabalhar por uma Santo André melhor e retri-buir tudo o que ela trouxe de bom a ele e à família, de ori-gem italiana como tantas ou-tras, e que viu no município há mais de 50 anos a oportu-nidade de uma vida melhor.

Eleitor só poderá ser preso em flagrante delito, sentença condenatória por crime inafiançável ou desrespeito ao salvo-conduto

Foto: DivulgaçãoDa redação, com informações da Agência Brasil

Faltando uma semana para as eleições municipais, a Justiça Eleitoral aumenta a fiscalização sobre o cumprimento da legis-lação que prega uma série de regras às vésperas da votação. Cerca de 140 milhões de pessoas deverão ir às urnas para escolher prefeito e vereador. De terça--feira (02/10) até o dia 9 nenhum eleitor poderá ser preso ou deti-do, exceto em flagrante delito ou devido à sentença criminal con-denatória por crime inafiançável e desrespeito a salvo-conduto.

Três dias antes das eleições, na quinta-feira (04/10), está fixado o limite para os candidatos fa-zerem campanhas de rua e co-mícios. Também a partir dessa data os juízes eleitorais poderão expedir salvo-conduto em favor de eleitor ameaçado de violência moral ou física que ponha em risco sua liberdade de votar.

Na quinta-feira será o último dia para a veiculação da pro-paganda eleitoral gratuita nas emissoras de rádio e televisão,

Semana das eleições altera cumprimento da lei

assim como em reuniões públi-cas ou comícios, com a utiliza-ção de aparelhagem de som.

Dois dias antes das eleições, na sexta-feira (05/10), será o último momento para a divul-gação paga, na imprensa escrita e na internet, de jornal de pro-paganda eleitoral. A véspera da votação, no dia 6, é o último dia para o eleitor receber a segunda via do título. Também é a última oportunidade de fazer propagan-da eleitoral usando alto-falantes

e amplificadores de som.As votações, no dia 7, ocor-

rem das 8h às 17h. Nesse dia, os eleitores podem manifestar publicamente suas preferên-cias, usando camisas, bonés e adereços dos candidatos, mas é proibida a propaganda eleito-ral por meio de grupos de pes-soas e carros de som. A partir do fechamento das urnas, há a emissão dos boletins de urna e o início da apuração e da tota-lização dos resultados.

Page 4: Edição 141 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABCA4 REGIONAL/POLITICA 02 A 12 DE OUTUBRO DE 2012

Por Giuliana Martha

Conforme pesquisa feita pela Anatel, o Brasil fechou o mês de agosto com mais de 15,1 milhões de casas com TV por assinatura, foram 319,5 mil adesões. De ju-lho para agosto deste ano, o cres-cimento foi de 2,16% e de 30% em relação a julho de 2011. Os serviços de TV por assinatura são distribuídos para aproximada-mente 50 milhões de brasileiros.

A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 59% da base e a dos serviços a cabo alcançou 39,8% dos assinantes.

O universo de assinantes que recebem os serviços via TV a cabo registrou acréscimo de quase 75 mil novas assinaturas - crescimento de 1,3% em agos-to. As prestadoras de MMDS ou Cabo Wireless, por sua vez,

TV por assinatura atinge 50 milhões de brasileiros

perderam 9,7 mil assinantes no mesmo período, o que represen-tou queda de 5,4% de sua base.

De acordo com estimativas da Anatel, em agosto de 2012, os

serviços de TV por assinatura estavam presentes em 25,5% dos domicílios no país. Ape-sar do crescimento observado nas regiões Nordeste, Norte e

Centro-Oeste, a região Sudes-te ainda lidera com a presença desses serviços em 36,6% dos domicílios.

Novo equipamento da Saúde está localizado na Rua Coronel Agenor de Camargo, 129, no Centro

Por Daniel Betega

A Prefeitura de Santo An-dré, por meio da Secretaria de Saúde, colocou em fun-cionamento na segunda-feira (24/09) sua terceira Unida-de de Pronto Atendimento (UPA). Localizada na Rua Coronel Agenor de Camargo, 129, no Centro, o novo equi-pamento tem capacidade para até 300 atendimentos por dia. Os secretários de Saúde, An-tonio de Giovanni Neto, e de Obras e Serviços Públicos, Alberto Rodrigues Casalinho, vistoriaram a unidade no pe-ríodo da manhã.

A UPA Centro, que leva o nome do ex-prefeito de Santo André Newton da Costa Bran-dão, atenderá até nove mil

Foto: Edmilson Magalhães/ PSA

UPA Centro inicia atividades em Santo Andrépessoas por mês, já que a uni-dade é do tipo 2. Com até 12 leitos, atende com clínicos e pediatras, além de contar com exclusivo aparelho de raios X digital, que acelera o atendi-mento e o diagnóstico nos ca-sos de urgência e emergência.

A nova unidade de saúde foi erguida em método cons-trutivo não convencional. A estrutura foi feita em steel frame, com lajes e painéis em steel deck e fechamento de painéis em dry wall. A partir da colocação da estrutura me-tálica, cerca de 60% da obra ficou concluída. O método de construção utilizado em Santo André é bastante di-fundido nos Estados Unidos, tendo como pontos positivos

o custo mais baixo, ganho de tempo na construção e mais durabilidade da obra.

Ampliar a redeDesde abril, está em funcio-

namento a UPA Sacadura Ca-bral, unidade do porte 1, com seis leitos, clínicos, pediatras e até 150 atendimentos diá-rios. No dia 1º de julho, a Se-cretaria de Saúde colocou a UPA Jardim Santo André em operação. O equipamento, localizado em uma das regi-ões mais populosas de Santo André, é do porte 3, a maior liberada pelo Ministério da Saúde, com até 450 atendi-mentos dia. São 20 leitos e médicos nas especialidades clínico geral e pediatria.

Salles esteve entre os manifestantes no ato contra o crack, que percorreu da Avenida Santos Du-mont ao Paço Municipal

Da Redação

O candidato à Prefeitura de Santo André, Raimundo Salles (PDT), afirmou que construirá uma Clínica de Re-cuperação para dependentes químicos em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, como o existente na vizinha São Bernardo. Nes-te domingo (23), o pedetista participou da segunda edição do ato “Crack, tire essa pedra do seu caminho”, promovi-do pela Igreja Universal do Reino de Deus. A caminhada concentrou cerca três mil pes-soas, que partiram da Avenida Santos Dumont rumo ao Paço Municipal.

O pedetista afirmou que, se eleito, buscará convênio com o Palácio dos Bandeirantes para a construção da clínica para os usuários de drogas em seu primeiro ano de gestão. Ainda segundo o postulante, a parceria com a FEASA (Fede-

Foto: Bruno Coelho

Salles quer Clínica de Recuperação para dependentes químicos

ração das Entidades Assisten-ciais de Santo André) também

auxiliará nesse objetivo.“Não adianta deter o uso das

drogas por meio, somente, de força policial. Santo André ca-

rece de iniciativas que visem a recuperação dessas pessoas e possa fazer com que as mes-mas possam ser reintegradas à sociedade. Por essa razão, que-ro, como prefeito, colocar em prática essa iniciativa e busca-rei um terreno para que o pré-dio seja erguido”, discorreu.

Para Salles, o município possui diversos pontos de uso de drogas, sendo muitos deles classificados como “cracolân-dias”, a exemplo dos focos existentes na Vila Guiomar (prédios do IAPI), na Ave-nida Industrial e no Parque Chácara Baronesa, além das comunidades carentes.

O postulante criticou a omis-são da administração do atual prefeito, Aidan Ravin (PTB), que disputa reeleição, perante o problema. “A prefeitura, nes-tes quatro anos, nada fez para frear o consumo de drogas em Santo André. Por essa razão, é comum vermos cada vez maior o número de jovens envolvidos

com esse problema”, criticou.Sobretudo, o candidato de-

fendeu a política de preven-ção através de palestras contra as drogas em escolas da rede municipal e reforço da ronda escolar em suas localidades. Salles lembrou que cerca de 20 mil adolescentes, entre 15 e 17 anos, estão fora das salas de aula, o que corresponde a 17% dos jovens em Santo An-dré. “Combater o déficit edu-cacional também é uma forma de deter o uso das drogas e consequentemente a crimina-lidade”, frisou.

O ato contra o crack teve início na própria sede da Igreja Universal, onde ocor-reu uma peça teatral sobre o drama de uma mãe ao ver seu filho viciado na droga. Logo em seguida, os mani-festantes iniciaram, por volta das 15h, a caminhada rumo à prefeitura, cujo percurso teve uma hora de duração.

Page 5: Edição 141 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABC A5ESPECIAL02 A 12 DE OUTUBRO DE 2012

Da Redação

No último dia 21 de setem-bro, o Restaurante Florestal Demarchi recebeu um dos mais aguardados eventos do ano. A festa do 8º aniversário do Jornal União do ABC, co-memorada com um grandioso jantar, reuniu mais de 1600 pessoas e uma média de 80 instituições, entre empresas, sindicatos (mais de 20) e ou-tras entidades.

Após o coquetel, a cerimônia solene foi iniciada no palco com cerimonial conduzido por Amilcar Pezzolo e Jazanias de Oliveira Santos. Após a fala de José de Lima Ribeiro, diretor--presidente do jornal, Marlei-de Rosa de Lima Ribeiro, sua esposa e diretora do jornal, e Antonio de Lima Ribeiro, um dos fundadores do veículo de comunicação, um pouco da história foi contada pelo jorna-lista Fábio Silva Gomes que, ao lado da jornalista Giuliana Martha, conduziu ao palco os homenageados da noite.

Os homenageados foram doze, conforme seguem: Ad-

Aniversário de 8 anos do Jornal União do ABC reúne mais de 1600 pessoas

milson Lúcio Oliveira (presi-dente do Sindicato dos Traba-lhadores da Construção e do Mobiliário de São Bernardo do Campo e Diadema), Antonio Bezerra Dantas (secretário ge-

ral do Sindicato Nacional dos Cegonheiros), Aparecido Iná-cio da Silva (presidente do Sin-dicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul), Francisco Ca-lasans Lacerda (presidente do

SINTHORESP), Isaías Karra-ra de Souza Silva (presidente do Sindicato dos Trabalhado-res Gráficos do ABC), Jacks Douglas Gomes (presidente do Sindicato dos Motoristas

Cegonheiros), Luís Ricardo Vasques Davanzo (advogado e vice-presidente da OAB--SBC), Mário de Abreu (chefe de distribuição e logística da Acrilex), Octávio Leite Val-

lejo (presidente do Sindicato dos Concessionários e Distri-buidores de Veículos no Esta-do de São Paulo), Paulo César Ferrari (diretor presidente do Grupo Octopus), Silvio Gomes Miranda (presidente do Grupo Pró-São Bernardo e da empre-sa SGM Consultoria) e Teodo-ro da Silva (diretor da Rede de Concessionárias Vetelli).

Na ocasião, também foram feitas entrevistas para a TV Jornal União do ABC, cujos vídeos estão disponíveis no canal do jornal no Youtube. Foram realizados diversos sor-teios de prêmios (uma TV, um computador, duas bicicletas, dois DVDs, dois fornos de mi-croondas e um kit da empresa Energético Fab), além da dis-tribuição de milhares de cane-tas e outros brindes, pelo jornal e por parceiros como Tony’s Brindes, Atlântida, Porto Se-guro e Unip. Fundado em 2004 como União dos Bairros, o Jor-nal União do ABC hoje tem a expressiva tiragem de 36.000 exemplares semanais e circula nos semáforos e displays nas sete cidades do Grande ABC.

Um dos eventos mais aguardados do ano, aniversário do Jornal União do ABC foi sucesso de público, reunindo leitores, colabora-dores, empresas, entidades e sindicatos

Eliezer e amigos, empresários da Sodexo, prestigiam a festa de oito anos do jornal. O casal Rosângela e Antonio de Lima Ribeiro, a matriarca, D. Matilde Maria da Conceição, e o casal José de Lima Ribeiro e Marleide Rosa de Lima Ribeiro

O primeiro sorteado da festa, Alcides Rocha Lins Filho, ganhou uma bicicleta.

Elaine Aparecida Rodrigues da Silva ganhou a cesta de prêmios do energético FAB.

Marília Silva, Aylton Ribeiro, Marleide, José de Lima, Marcos Lima, Camila, Val Bilu e Matheus.

Foram feitos oito sorteios. Na foto acima, José de Lima Ribeiro entrega um dos microondas.

Alcides Vertematti, sua sobrinha Marisete Vertamatti, ganha-dora do computador, e José de Lima Ribeiro

Foto: Claudio Grana

Foto: Claudio Grana Foto: Claudio Grana

Foto: Claudio Grana

Foto: Claudio Grana

Foto: Claudio Grana

Foto: Claudio GranaFoto: Claudio Grana

A festa de aniversário do Jor-nal União do ABC contou com diversos parceiros. Uma das em-presas participantes foi a segu-radora Porto Seguro, que esteve

Equipe da Porto Seguro prestigia festa do Jornal União do ABC

Wellington Rocha, Silvia Furtado e Paulo Henrique, da empresa Porto Seguro

Foto: Claudio Grana

presente junto à sua equipe.Prestigiaram a festa Silvia,

Heloisa e Luiz, da Porto Se-guro Consórcios, Paulo e sua equipe de vendas: Rocha, Wil-

son e Felipe. A Porto Seguro acompanha, já há longo perí-odo, o crescimento de nosso jornal.

Page 6: Edição 141 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABCA6 SINDICAL/REGIONAL 02 A 12 DE OUTUBRO DE 2012

Cruzamento é tido como um dos mais perigosos da região pelo fluxo de veículos. Acesso deverá ser feito pelo viaduto Moysés Cheid, recém-inaugurado

Por Fábio Silva Gomes

Da Redação

Por consequência da inau-guração do viaduto Moysés Cheid, finalizado após 36 anos, o cruzamento em nível entre as avenidas Capitão Casa e Maria Servidei Demarchi, na altura do km 23,5 da Anchieta, será fechado. Tido como um dos cruzamentos mais perigosos da região, visa diminuir o núme-ro de acidentes de quem segue em direção ao Bairro dos Casa, fazendo com que os motoristas utilizem o acesso sobre o via-duto, com mais segurança.

A data prevista, para o fim de setembro, foi adiada por motivos técnicos e para que haja mais tempo de divulgar a mudança. O fechamento deve ocorrer no final de outubro. Enquanto isso, a prefeitura já

O desemprego no ABC di-minuiu de 10,8% em julho, para 10,2% em agosto e atingiu o menor valor den-tre toda a série da Pesquisa de Emprego e Desemprego – PED/ABC, isto representa cerca de 146 mil pessoas.

A pesquisa foi feita pela

Foto: José de Lima

Cruzamento entre avenidas no km 23 da Anchieta será fechado

Taxa de desemprego do ABC cai pelo segundo mês consecutivo

realiza uma operação assistida, com monitoramento de trânsi-to e sinalização.

Depois do fechamento da passagem, quem segue do

Centro de São Bernardo com destino ao Bairro dos Casa deverá acessar a Via Anchieta sentido São Paulo e, em segui-da, a alça do viaduto do km

22,5. Já o motorista que vem do Bairro dos Casa com desti-no à Via Anchieta sentido São Paulo utilizará o novo acesso do viaduto.

Fundação Seade e Dieese, e divulgada pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. A PED também re-velou que os empregos as-salariados no setor privado, com ou sem carteira assina-da, apontou crescimento no mês de agosto.

Além disso, os 146 mil de-

sempregados na região re-presenta 7 mil a menos do que no mês de julho. Esta queda no desemprego foi resultado da geração de 25 mil postos de trabalho.

Conforme a visão setorial, o número de empregados nos Serviços aumentou para 6.2% ou a criação de 40 mil

postos de trabalho. No setor da Indústria e Transforma-ção o aumento foi de 0,9$ ou 3 mil postos. Contudo, no Comércio e Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas reduziu 4,7% ou eliminação de 10 mil postos.

Bonome esteve no sindicato juntamente com o candidato a vereador Renê Garrido para falar sobre suas propostas para a cidade de Santo André

Da Redação

Com o costumeiro respeito e imparcialidade, o Sindicato dos Comerciários do ABC e Região proporcionou, em sua sede, localizada em Santo An-dré, um espaço de diálogo para os candidatos à prefeitura da cidade terem a oportunidade de expor e discutir suas propostas.

Após as palestras do atual prefeito da cidade, Aidan Ra-vin, do deputado Carlos Gra-na e do advogado Raimundo Salles, foi a vez de Nilson Bo-nome, postulante pelo PMDB, tendo como vice Rafael Da-niel. Bonome é advogado, nas-cido em Mauá, contudo, já foi secretário de Finanças, Gabi-nete e Saúde do município de Santo André nos últimos anos.

Para o vice-presidente do SEC ABC, Lourival Cristino, é de grande importância abrir as portas para conhecer mais os candidatos. “é fundamental pro-

Foto: Lucas Lima

Nilson Bonome promove palestra no Sindicato dos Comerciários do ABC e região

tal na Vila Luzita e um hospital 24 horas.

Na segurança, pretende iluminar todos os pontos es-curos da cidade, aumentar o monitoramento, valorizar os guardas municipais com equipamentos e contratações e fortalecer a parceria com os policiais militares.

Bonome comenta que não é possível ter uma boa adminis-tração sem parcerias. “Não é somente construir um prédio para saúde, outro prédio para creches, é necessário geren-ciar estes estabelecimentos e administrar com bons médi-cos, bons professores, com boa qualidade de vida”.

No trânsito, ele também se preocupa e diz que a mo-bilidade urbana é um ponto crítico em Santo André. “E que a cidade seja vitoriosa”, expressou Bonome, no fim de sua palestra.

mover a democracia em nossa região. Além disso, o sindicato gosta de motivar estas palestras

pois, o voto é algo irreversível, conhecer as propostas de cada um é de extrema valia”.

Como prioridade, Bonome fala da saúde, a segurança e do desenvolvimento econômico e

social. Ele pretende construir quatro casas para a melhor ida-de, três UPA’s, um novo hospi-

Page 7: Edição 141 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABC A7REGIONAL02 A 12 DE OUTUBRO DE 2012

Automóvel Renault Sandero 0km está exposto no Auto Posto Estônia 3, na Av. Francisco Prestes Maia, em São Bernardo

Após a balsa, bairros inteiros se delineiam, com residências, áreas de lazer e muitas demandas a serem resolvidas pelo poder público

Da Redação

Por Fábio Silva Gomes

A rede Estônia de postos de ga-solina, com cinco lojas no ABC, vai sortear no Auto Posto Estônia 3 (Rua Santa Filomena X Av. Francisco Prestes Maia, em São

No caminho para São Paulo pelo Riacho Grande, desconhe-cido por muitos, há três balsas, sendo duas delas em São Ber-nardo: a João Basso, maior de todas, conhecida como “Balsa do Riacho Grande”, a do Ta-quacetuba, que liga São Bernar-do à Ilha do Bororé (na capital), e a que liga a ilha ao Grajaú, extrema zona sul de São Paulo.

O pós-balsa é um mundo den-tro de São Bernardo. Separada pela Balsa João Basso e pela re-presa Billings do resto da cidade, a região tem suas peculiaridades e abriga a área rural do municí-pio. Mas não só isso: além das chácaras, há bairros inteiros e muitos pedidos do outro lado.

Só a balsa, em números, já mostra a grandiosidade do que existe do outro lado: a travessia foi criada em 1927 e hoje é de responsabilidade

Foto: Fábio Silva Gomes

Foto: Divulgação

Motoristas da região podem faturar automóvel 0km

Balsa do Riacho Grande é a maior do ABC e transporta mais de 9 mil pessoas por dia

num percurso de 650m, nas 24h do dia.

O asfalto, que chegava até a entrada do Bairro Tatetos, está avançando, com a meta de che-gar até o Bairro Santa Cruz. Fala-se na construção, em diá-logo recente, de uma ponte em substituição à balsa existente, o que divide opiniões: alguns são a favor, alegando que a constru-ção da ponte aumentaria, princi-palmente, a mobilidade de pes-soas em situação de emergência e a rapidez no acesso. Outros criticam exatamente este pon-to, dizendo que a construção de uma ponte aumentaria o adensa-mento populacional e, com isso, o desmatamento da área de pre-servação que ainda resta.

O Jornal União do ABC, em campo, ouviu as reivindica-ções dos moradores do pós--balsa. No levantamento que fez, viu que a questão mais criticada é a saúde, com a

falta de uma UBS ou Pronto Socorro 24h, o que já levou muitas pessoas a morrerem na travessia ou na espera da balsa, além da demora extre-ma na marcação de consultas com especialistas. Outros pontos abordados são a falta de uma ronda policial mais efetiva e de um posto ou base comunitária, uma saí-da/entrada pela Rodovia dos Imigrantes anterior ao pedá-gio, melhoria no transporte urbano e iluminação das vias e a chegada ou ampliação de serviços, como internet, far-mácia, supermercado e ou-tros. Algumas pessoas citam, ainda, que turisticamente o pós-balsa poderia ser melhor aproveitado, já que conta com muitos pesqueiros, alguns alambiques e peculiaridades que só o pós-balsa tem, mas que muitos ainda não tiveram a oportunidade de conhecer.

da EMAE (Empresa Metro-politana de águas e energia) e transporta boa parte dos mais de 9,1 mil moradores (segun-do dados oficiais, já que fala-se em número bem superior)

que moram nos bairros Tate-tos, Taquacetuba, Santa Cruz, Curucutu, Capivari, Rio Pe-queno e Imigrantes, dividi-dos em diversas vilas. A re-gião faz parte da área gerida

pela subprefeitura de Riacho Grande. Pela travessia sobre as águas, passam diariamen-te 2.078 veículos e 6.940 pe-destres (238 passageiros e 20 veículos leves por viagem),

Bernardo) um automóvel Re-nault Sandero 0km!

Para participar, basta abastecer 25 litros de combustível ou tro-car o óleo do carro no Auto Posto Estônia 3, preencher o cupom e esperar o sorteio, no próximo dia

06 DE OUTUBRO!A rede existe há mais de 20 anos

e tradicionalmente sorteia auto-móveis há mais de uma década. Todos seus postos são 24h e com lojas de conveniência próprias.

Inscrições se iniciam no dia 8 de outubro e vão até 9 de novembro

Da Redação

O Tribunal de Justiça do Esta-do de São Paulo divulgou dois editais de concursos públicos para 534 vagas para assistente social e psicólogo, de nível su-perior. O salário para ambos é de R$ 4.567,44 e as vagas são para todo o estado.

São 278 vagas para assisten-te social judiciário. As funções estão entre proceder as avalia-ções sociais, elaborar e anali-sar laudos técnicos, relatórios e outros documentos relacio-nados aos processos judiciais,

Foto: Edmilson Magalhães/ PSA

Tribunal de Justiça de São Paulo abre concurso com 534 vagas para assistente social e psicólogo

pareceres, tudo estabelecido pelo Tribunal de Justiça.

Para o cargo de psicólogo ju-diciário são 256 vagas, entre as funções estão proceder as avaliações psicológicas, elabo-rar e analisar laudos técnicos, pareceres, relatórios e outros documentos, relacionados aos processos judiciais e adminis-trativos da área de suas compe-tências, também estabelecidas pelo Tribunal de Justiça.

Os dois cargos também exer-cem o atendimento ao públi-co interno de acordo com as orientações existentes. A jor-nada de trabalho é de 40 horas

semanais. Além do salário, os profissionais também vão rece-ber auxílios para alimentação, saúde e transporte.

Serviço:Inscrições: Do dia 8 de outu-

bro a 9 de novembro pelo site www.vunesp.com.br.

Taxa: R$ 68,00. Sendo o can-didato estudante, recebendo remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou esteja desempregado paga metade do preço na inscrição.

Data: A prova objetiva será no dia 16 de dezembro. Haverá ainda prova de títulos para am-bos os cargos.

Page 8: Edição 141 - Jornal União do ABC

JORNAL UNIÃO DO ABCA8 SOCIAL 02 A 12 DE OUTUBRO DE 2012

Daniel Caldeira serve paella valenciana, prato principal preparado por ele e servido na festa, ao som da música flamenca

DR. RICARDO CAMILO BUSSAB

Convidados se reúnem durante inauguração do Bookafé em São Bernardo: bênção

Por Fábio Silva Gomes

Da Redação

No último dia 28 de setem-bro, gastronomia e cultura estiveram juntas em Ribeirão Pires. A cidade recebeu a Noite Espanhola, no salão social do Ribeirão Pires Futebol Clube, em que os convidados pude-ram prestigiar um primoroso espetáculo de dança flamenca enquanto saboreavam um dos mais tradicionais pratos es-panhóis, a paella valenciana, feita pelo músico, cozinheiro e organizador Daniel Caldeira.

O flamenco é a música e a dança cujas origens remontam às culturas cigana e mourisca, influenciada por árabes e ju-deus. A cultura do flamenco é associada principalmente à região da Andaluzia, na Espa-nha, bem como Múrcia e Es-tremadura, e tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola. Com o grupo de flamenco que se apresentava no palco, estava também Davi Caldeira, filho

Reunir os cristãos e suas fa-mílias de todas as religiões e denominações. Trazer a todos a palavra de Deus, num local aconchegante, com boa estru-tura e atendimento igualmen-te cristão. É esse o Intuito do “Bookafé – Um lugar de ora-ção”, inaugurado no último dia 15/09 em São Bernardo.

“Bookafé é um projeto exis-tente no mundo inteiro e que trouxemos para São Bernardo. O objetivo é alcançar a todos, pois as pessoas são escolhidas para a salvação. Nosso propó-sito é que todos tenham acesso à palavra de Deus”, disse Cé-sar Pereira, um dos organiza-dores e mantenedores da casa, que faz parte de um grupo de mais de sessenta pessoas que lutaram pela realização.

O espaço agrega cafeteria, livraria, biblioteca e espaço

Foto: Fábio Silva Gomes

Foto: Fábio Silva Gomes

Noite Espanhola esquenta Ribeirão Pires

Cafeteria e biblioteca cristã Bookafé é inaugurada em São Bernardo

do chef Daniel.A paella é um dos mais tí-

picos pratos espanhóis, feito com arroz e frutos do mar. Junto a ela, era servida a

para workshops. “Livros são ferramentas importantes para o conhecimento do propósito de

sangria, bebida feita com base numa mistura de vinho tinto ou vinho branco, sumo de fruta, pedaços de frutos e açúcar. Para saber mais so-

Deus”, disse César. O Bookafé está na Rua Alferes Bonilha, 264, centro de São Bernardo.

bre o evento ou solicitar os deliciosos pratos servidos na festa, acesse www.facebook.com/paelladanielcaldeira

Abre de segunda à sábado das 7h30 às 19h30 e aos domingos até o meio-dia.

Da Redação

De acordo com a legislação vigente, está proibida qualquer nota promissória ou garantia, bem como o preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimen-to médico hospitalar emergencial.

Publicado na edição de 29 de maio do Diário Oficial da União, o Decreto-Lei 2.848, criminaliza a exigência de cheque-caução para aten-dimento médico de emer-gência. Resolução nº 44 da Agência Nacional de Saúde já proibia esta prática desde 2003, mas era desrespeitada pelos hospitais.

A pena para o estabelecimen-to que descumprir as regras é de multa e detenção de três meses a um ano, sendo que

Lei proíbe cheque caução em hospitalEstá em vigor lei que proíbe a exigência de garantias financeiras para o

atendimento médico hospitalar emergencial. Cartazes terão que informar.

Os fornecedores não podem se aproveitar de uma situa-ção de vulnerabilidade, para obrigar os consumidores a dar garantias de que pagarão os débitos caso os custos não se-jam cobertos pelos planos de saúde. Muitas vezes os fami-liares do paciente chegam ao hospital abalados emocional-mente (desespero) e são ca-pazes de fazer qualquer coisa para assegurar o atendimento. As pessoas são capazes de dar até bens como garantia.

Os hospitais são obrigados, afixar cartazes informativos nas recepções dos hospitais da rede particular/privada de todo o país informando sobre a proibição dessa exigência. Di-reito a informação antecipada, garantia dada pelo Código de Defesa do Consumidor.

Se o hospital, mesmo assim, cobrar o cheque, segue a su-gestão: faça o cheque, (ligue no serviço de atendimento ao cliente do seu banco, bloque-ando o cheque em seguida), e, depois, no dia seguinte, visite pessoalmente sua agência ban-cária e confirme sua sustação do cheque. No motivo, escre-va: “cheque-caução entregue no hospital. Proibição pelo decreto-lei: 2848”.

DR. RICARDO CAMILO BUSSAB

ADVOGADO ESPECIA-LISTA EM DIREITO DO CONSUMIDOR

WWW.ADVOCACIABUS-SAB.COM

TELS: 11-7815-1597 NEX-TEL, 11-99943-2001 VIVO, 11-99257-8239 CLARO, 11-98656-6060 TIM

este período pode ser aumenta-do até o dobro se a negativa de atendimento resultar em lesão corporal de natureza grave, e até o triplo em caso de morte.

Da Redação

A Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência So-cial (Dataprev) divulgou 8.826 vagas do concurso público para formação de cadastro reserva. Os cargos de analista de tecno-logia de informação, analista de processamento, engenheiro de segurança do trabalho e médico do trabalho são oportunidades para os participantes gradua-dos. Aqueles que possuem ní-vel médio podem concorrer aos cargos de técnico de segurança do trabalho e auxiliar de enfer-magem do trabalho.

O salário inicial para os car-gos variam entre R$ 1.754,74 e R$ 4.135,18. Além do salário base, os vencimentos incluem adicional de atividade de R$ 554 e auxílio alimentação/re-feição no valor de R$ 604,92.

Os aprovados terão outros benefícios como reembolso

pré-escola (para filhos matricu-lados em creche, maternal, jar-dim e classe de alfabetização), reembolso escolar (para os de-pendentes dos empregados ma-triculados no ensino fundamen-tal e médio), apoio financeiro a tratamento especializado, e Pla-no de Previdência Complemen-tar (opcional). A carga horária varia de 20h à 40h semanais, conforme cada função.

A seleção será composta por provas discursivas e objetivas, além de avaliação de títulos. As provas deverão ser aplica-das em todas as capitais na data provável de 11 de novembro. As inscrições começam hoje e poderão ser feitas até 17 de outubro no site da banca orga-nizadora do concurso, Instituto Quadrix. A taxa de inscrição é de R$ 35 para nível médio e R$ 60 para nível superior.

Previdência Social abre concurso para 8.826 vagas