Edição - 153

11
Câmara especial vai discutir despoluição do Rio Tietê metropolitana Durante workshop da re- cém criada região metropo- litana, que ocorreu nesta ter- ça-feira (29), em Santana de Parnaíba, o secretário de De- senvolvimento Metropolita- no, Edson Aparecido, anun- ciou que o Rio Tietê ganhará câmara temática exclusiva para tratar de projetos de despoluição. De acordo com o secretário, os 39 municí- pios que compõem a região metropolitana já aderiram ao programa Tietê Vivo. “Eles farão parte do grupo que vai fazer um estudo técnico para implantação de projetos do governo”, disse Aparecido. Governo vai construir Etec de Itapevi Sabesp vai ampliar rede de esgoto até 2015 ensino PÁGINA 12 parnaíba> PÁGINA 12 BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI política> PÁGINA 7 Para vencer atual grupo político, PT de Barueri luta por coligação com Gil Bruna e João Paulo estão entre os deputados mais atuantes na web MICHELA BRÍGIDA - GIRO S/A BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI “Operação presente” resgata magia do Natal “Os Muppets” estão de volta em novas aventuras cinema> PÁGINA 15 Cauby faz show para lançar CD triplo weekend> PÁGINA 17 MARCO MAXIMO WALT DISNEY Cidades que integram Região Metropolitana farão parte do grupo de estudo técnico para despoluição do TietÊ Cidades inauguram temporada de luzes de Natal decoração> PÁGINA 9 Adriana Calcanhotto cai no samba entrevista s/a> PÁGINA 11 ULISSES BARBOSA GILDA MIDANI Publisher: Cláudia Azevedo Ano III - nº 153 Sexta-feira, 2 de dezembro de 2011 www. girosa .com.br SONY PICTURES

description

 

Transcript of Edição - 153

Page 1: Edição - 153

Câmara especial vai discutir despoluição do Rio Tietê

metropolitana

Durante workshop da re-cém criada região metropo-litana, que ocorreu nesta ter-ça-feira (29), em Santana de Parnaíba, o secretário de De-senvolvimento Metropolita-no, Edson Aparecido, anun-ciou que o Rio Tietê ganhará câmara temática exclusiva para tratar de projetos de despoluição. De acordo com o secretário, os 39 municí-pios que compõem a região metropolitana já aderiram ao programa Tietê Vivo. “Eles farão parte do grupo que vai fazer um estudo técnico para implantação de projetos do governo”, disse Aparecido.

Governo vai construir Etec de Itapevi

Sabesp vai ampliar rede de esgoto até 2015

ensino Página 12

parnaíba> Página 12

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

política> Página 7

Para vencer atual grupo

político, Pt de Barueri luta por coligação

com Gil

Bruna e joão Paulo estão

entre os deputados

mais atuantesna web

MIChEla bRíGIda - GIRo S/a

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

“operação presente” resgata

magia do Natal

“os Muppets” estão de volta em novas aventuras

cinema> Página 15

Cauby faz show para lançar Cd triplo

weekend> Página 17

Ma

RC

o M

ax

IMo

wa

lT d

ISN

Ey

Cidades que integram Região Metropolitana farão parte do grupo de estudo técnico para

despoluição do TietÊ

Cidades inauguram temporada de luzes de Natal

decoração> Página 9

adriana Calcanhotto

cai no samba

entrevista s/a> Página 11

UlI

SSE

S b

aR

bo

Sa

GIl

da

MId

aN

I

Publisher: Cláudia Azevedo

Ano III - nº 153Sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

www.girosa.com.br

SoN

y p

ICT

UR

ES

Page 2: Edição - 153

caos deixado por Berlusconi, e Lucas Papademos, que domi-na a planilha de contas, mas parece perdido diante dos co-fres vazios da Grécia. Exímios tecnocratas, deverão pôr em prática as ordens de quem realmente dá o tom da Euro-pa - Alemanha e França, cujos mandatários, Angela Merkel e Nicolas Sarkozy, são jocosa-mente chamados de Merkozy.

Afinal, o tecnocrata faz mal à democracia? A pergunta está no ar desde a queda do Muro de Berlim, no vácuo deixado pelo desvaneci-mento das ideologias e pela pasteurização partidária. De lá para cá, governos esvazia-ram seus compartimentos doutrinários, preenchendo--os com quadros burocrá-ticos e apetrechos técnicos para obter eficiência e eficá-cia. Inaugurava-se o ciclo que Maurice Duverger cogno-mina de “tecnodemocracia”, que sucede à democracia liberal. Seus eixos se apoiam

em organizações complexas e racionais e, hoje mais que nunca, levam em conta a gangorra dos capitais finan-ceiros mundiais. A política deixou de ser uma unida-de autônoma, porquanto passou a depender de mais duas hierarquias: a alta ad-ministração do Estado e os negócios. Esse é o feitio dos modernos sistemas demo-cráticos. E é essa modelagem que explica manifestações radicais das massas em qua-drantes diferentes do pla-neta. Busca-se um salvador da pátria, seja ele socialista, populista, liberal, conserva-dor de direita, tecnocrata ou intelectual. Se ele não apare-cer, um ditado conhecido dos ditadores poderá emergir: quando nada mais se apre-senta, o trunfo é paus.

4Sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

agendas/a

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramanho, nº 512, Osasco - CEP - 06230-030 - Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

E-mail da redação: [email protected]

cenário urbano

As quedas sucessivas de governos europeus - Islândia, Dinamarca, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Irlanda, Eslo-váquia, Portugal, Itália e Espa-nha - abrem intensa polêmica sobre o fenômeno da regiona-lização, sinalizam a ascensão da tecnocracia ao centro do poder político e contribuem para mobilizar massas, até então amorfas, em países cre-dores e devedores. Abrigados nas margens do espectro ide-ológico, grupos de todos os matizes passam a agir como exércitos destemidos, toman-do as ruas, exigindo a saída de governantes açoitados pela crise financeira e a entrada na cena política de figurantes e de propostas inovadoras.

Espraia-se na Europa uma agitação que clama por mu-danças drásticas, tendência que se enxerga na ação de partidos de extrema direita na Itália, França, Holanda, Áus-tria e Finlândia, e de setores populistas que pretendem sacudir o continente e inserir na agenda amplo debate sobre os parâmetros que regulam a União Europeia (UE). A par de explícitos interesses de gru-pos radicais, que esquentam a polêmica e partem para o em-bate, o que está em jogo neste momento, também nos EUA e em outras praças, é o próprio equilíbrio do sistema demo-crático, a ensejar a instigante questão: a crise financeira ameaça os valores da demo-cracia?

Partamos da análise dos efeitos da regionalização na vida dos países. A crítica mais comum é quanto à sensível perda das identidades nacio-nais. E as nações passaram a ter governos manietados, ou,

artigoGaudêncio Torquato

para usar termo mais leve, controlados pelo mandatário--mor do planeta, o capital in-ternacional. Parcelas expressi-vas das populações europeias se queixam de que a erosão de suas fronteiras, a eliminação das moedas nacionais e a im-posição de uma nova ordem pela troica UE-Banco Central Europeu-FMI interferem no seu modo de ser, pensar e agir. Não se conformam com o enxerto em suas culturas de sementes estranhas ao solo pátrio e apontam para o esgarçamento da teia de valores que formam o cará-ter de seus povos. A expres-são das comunidades, agora mais acesa, resgata a tese de que as economias continen-tais diferem bastante para fi-carem sob as rédeas de uma única política monetária.

O ordenamento do império financeiro - inspirado na pro-teção dos cofres e no fortale-cimento dos PIBs nacionais - acaba tapando os olhos para o conforto social, ainda que as equações produzidas pe-los formuladores de plantão tentem demonstrar relação de causa e efeito, ou seja, a es-tratégia de defender o bem da nação seria chave para abrir as portas do bem-estar geral. Não faltarão questionamen-tos à abordagem, basta lem-brar a receita brasileira: para enfrentar a crise prescreveu o acesso da população ao crédi-to e consumo.

Dito isto, analisemos agora o segundo ator importante no quadro das democracias contemporâneas: o tecno-crata. De início, é oportuno lembrar que não há mais no planeta brilhantes estrelas da política. O painel político da

humanidade locupleta-se de figurantes sem o glamour de líderes que marcaram presen-ça na História. Os tempos são outros. Queixumes se ouvem nas praças do mundo: quem lembra a sabedoria e o tino de figuras portentosas como De Gaulle, Churchill e mesmo Margaret Thatcher ou Willy Brandt? As nações dispõem hoje de quadros funcionais de limitado ciclo de vida polí-tica. Os conflitos do passado, cujo foco era a geopolítica e a expansão de domínios, cedem lugar às lutas internas contra o dragão que devasta as fi-nanças e corrói os Tesouros. É natural, pois, que o perfil do momento seja o treinado nos salões da tecnocracia. Aliás, o termo vem a calhar nestes tempos de insegurança, eis que agrega habilidade (tekné) ao poder (krátos). Isso é o que se espera dos “solucionado-res de problemas”, entre eles, Mario Monti, novo primeiro--ministro italiano, que herda o

Até o dia 18, o Shopping Iguatemi Alphaville está com a oficina gratuita Doçuras de Natal, com atividades para crianças entre quatro e 12 anos. Todos os dias das 14h às 20h. Piso Tocantins.

Nesta sexta-feira (2), às 19h, o professor Paulo Roberto Barsano, de Barueri, lança o livro Segurança do Trabalho para Concurso Público, no ITB Professor Munir José, Jardim Paulista.

No sábado (3), a Defesa Civil de Barueri realiza mais uma edição do curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas, em parceria com a Japauto da Honda. Informações 4199-1400.

Nesta sexta-feira (2) e domingo (4), a partir das 18h30 e 8h, respectivamente, Barueri sedia a I Copa do Brasil de Vôlei Sentado. Ginásio Parque dos Camargos.

Nos dias 9 e 10, das 8h às 16h, o Grupo Vida – Brasil promove o bazar beneficente Brechó da Vovó, especial de Natal. Avenida Itaqui 325, Jardim Belval, Barueri.

Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP e consultor político e de comunicação. Twitter: @GaudTorquato

EXTRAVIO DE NOTA FISCALA Empresa Wab Estacionamentos e Garagens Ltda, situada na Alameda Rio Negro 1286 - Alphaville - Barueri - SP, inscrita no

CNPJ nº 01.268.026/0013-11, ccm 452232-8, declara o extravio da Nota Fiscal de Serviços nº 2428 do dia 28 de Outubro de 2011

opinião

A ordem tecnodemocrática

editorialUma recém instituída câmara especial vai discutir

a despoluição do Rio Tietê, anunciou na terça-feira o secretário de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, em encontro realizado em Santana de Parnaíba. O assunto é sério, e merece atenção.

Para se ter uma ideia da sujeira hoje acumulada no Rio Tietê, num trecho de 40 quilômetros entre São Paulo e Santana do Parnaiba, o rio tem hoje dois

milhões de metros cúbicos acumulados. Seria o mesmo que 15 mil barcaças cheias de entulho. É

muita sujeira. Os municípios terão um papel

importante neste projeto, já que os 39 prefeitos aderiram ao programa Tietê

Vivo farão parte do grupo que vai discutir projetos técnicos para a despoluição do Rio Tietê. Vamos torcer para que a iniciativa saia do

papel. É se torne de fato uma realidade.

Page 3: Edição - 153

política cenário urbano

5Sexta-feira,

2 de dezembro de 2011

Zicardi “Prioridade é ajudar Furlan a fazer o melhor governo da hitsória”

FotoS: anderSon alveS - arquivo giro S/a

Opré-candidato à Prefeitura de Ba-rueri, Carlos Zi-

cardi (PMDB), foi multado na terça-feira (29) pelo TRE-SP em R$ 5 mil por propaganda antecipada na imprensa escrita, em ma-téria veiculada em feverei-ro deste ano.

Contactado pela repor-tagem, Zicardi minimizou o caso, afirmando que sua atuação na administração municipal como secretário de Esportes e vice-prefei-to tem sido confundida com propaganda ante-cipada. “Houve um erro de interpretação, nossa prioridade é ajudar o pre-feito [Rubens] Furlan a fazer o melhor governo da história de Barueri. Com

atuação intensa provocou erro de interpretação, diz Zicardi sobre multa

Pt anuncia candidatura de toninho Kalunga em cotia

confirmada

O PT de Cotia aprovou, no últi-mo sábado (26), a candidatura do vereador Toninho Kalunga à prefei-tura, confirmando a tendência do partido em lançar nomes próprios em cidades da região oeste para o pleito de 2012. Esta foi a primeira vez em que o partido aprovou uma pré-candidatura por unanimidade. “É preciso ter uma opção ao atual prefeito [Carlão Camargo]. Nós podemos e vamos ser uma alterna-tiva”, afirmou Kalunga. Nesta quar-ta-feira (30), o vereador esteve em Brasília onde se encontrou com o deputado Cândido Vaccarezza (PT), que na semana anterior esteve em Cotia para apoiar sua candidatura, além dos deputados federais Carlos Zarattini e Paulo Teixeira, ambos do PT. “Estamos dando início ao proces-

so de diálogo com todos os partidos da base governista. Com exceção do PSDB, DEM e PPS, vamos dialogar com todos. Nós não queremos uma imposição política, mas um diálogo político”, disse. Além da articulação para a campanha, Kalunga garan-tiu junto aos deputados R$ 600 mil para a secretaria de Saúde de Cotia (R$ 300 mil referentes a emendas de Vaccarezza e outros R$ 300 mil de Teixeira), valor que será destinado à aquisição de um mamógrafo.

PlataformaKalunga também definiu a

plataforma: vai priorizar a transpa-rência do gasto público, o planeja-mento urbano ordenado da cidade e a reorganização do sistema de saúde. {lb}

luíSa [email protected]

multa ter-SP multou pré-candidato à Prefeitura de barueri por propaganda antecipada

relação às eleições, isto será uma consequência do trabalho desenvolvido e será tratado em momento oportuno”, afirmou. Zicar-di não confirmou se irá en-trar com recurso ao TSE.

Este é o primeiro caso julgado pelo órgão para as eleições 2012, sendo que o recurso antes apre-sentado pela defesa de Zi-cardi foi negado por una-nimidade, mantendo a decisão de primeiro grau do juiz. De acordo com o magistrado, alusões à sua experiência como admi-nistrador e foto de Zicardi na capa da revista foram fatores para o caso ser julgado como irregular.

O deputado federal João Paulo Cunha (PT) deve anunciar na segunda-feira (5), em plenária do partido na cidade, o seu nome

como pré-candidato à Prefeitura de Osasco. O evento não formaliza a candidatura, mas coloca o deputado na disputa pela primeira vez.

Cerca de 20 partidos devem discutir apoio ao seu nome.

Page 4: Edição - 153

políticacenário urbano6Sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Agnério “Ficaria mais feliz em ser vice nesta coligação do que candidato a prefeito”

O deputado estadual Celso Giglio (PSDB), também presidente da Frente Parlamentar Municipalista do Estado de São Paulo, participou na quarta-feira

(30) do seminário Transição de Governo nos Municípios Paulistas, organizado pelo Cepam. O tema foi a importância de uma transição planejada e organizada.

O PT de Barueri de-cide os rumos a serem tomados

pela sigla nas eleições municipais do ano que vem. O vereador Agnério Néri (PT) tenta costurar um acordo para ser vice do deputado estadual Gil Arantes (DEM) no pleito, o que contraria a diretriz petista que proíbe coli-gações com DEM, PSDB e PPS. “Eu ficaria mais feliz em ser vice nesta co-ligação [com Gil] do que candidato a prefeito pelo PT”, afirmou Néri. Para ele, os méritos da aproxi-mação são duplos. “Estou muito disposto a discutir este projeto maior para a cidade, que tiraria o go-verno Furlan do poder e no qual o PT não seria um mero coadjuvante”, afirmou.

A disposição de Agné-rio para se coligar ao de-safeto do prefeito Rubens Furlan (PMDB) não é vis-ta com bons olhos por to-dos os petistas. O alto es-calão do partido, ouvido

2012 Presidentes das executivas estadual e nacional disse que apoiarão decisão dos

reinAldo vAz

PT de Barueri luta por coligação com gil

emidio e João Paulo buscam recursos para osasco em Brasília

barueri

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), esteve nesta terça--feira (29) em Brasília, acompa-nhado pelo deputado federal João Paulo Cunha (PT), em busca de liberação de recursos para Osasco junto aos ministérios da Saúde, Cidades, Turismo e do Esporte.

O ministro da Saúde, Ale-xandre Padilha, garantiu recursos para reforma e ampliação de 26 Unidades Básicas de Saúde (UBS) e liberou verbas, já anunciadas, para a construção de mais sete novas unidades. Além disso, a pasta tam-bém liberou a destinação de 20% a mais do recurso para o custeio do

programa Saúde da Família.O repasse de verbas federais

destinadas a obras na cidade tam-bém foram solicitadas em audiên-cia com Gastão Vieira, ministro do Turismo, que garantiu a liberação de recursos de emendas cadastra-das e afirmou que irá avaliar outras propostas apresentadas. Entre as áreas contempladas estão o recape-amento de ruas, reforma de praças e a revitalização do Largo de Osasco.

Esporte e pavimentaçãoJá no Ministério do Esporte,

Emidio e João Paulo reivindicaram verbas para a reconstrução do Gi-

násio Ives Tafarello e a liberação de R$ 975 mil para a implantação, reforma e iluminação de áreas de lazer em Osasco, conforme emen-da já apresentada pelo deputado. O investimento em academias da terceira idade e no (Centro de Ginástica Olímpica) Ginásio Olím-pico também foram pautas da reu-nião com o ministro Aldo Rebelo. Eles estiveram ainda em audiência com o ministro das Cidades, Mário Negromonte, para onde levaram propostas de emendas para obras de pavimentação, recapeamento, canalização de córregos e calça-mento. {luísa bittencourt}

grAzielA CoSTAdiego [email protected]

bastidoresCiclo de debatesO PV de Osasco realiza no dia 2, às 19h, na Câmara Municipal, o 2° Ciclo de Formação Política do PV Osasco e Bacia 6. A palestra será ministrada por Vera Mota, advogada e vice-presidente estadual do partido, e abordará temas como legislação eleitoral, propaganda e compromissos partidários. Av. dos Autonomistas 2607.

China em OsascoAs delegações chinesas de Suzhou e Xuhui estiveram na cidade de Osasco nos dias 23 e 24, onde foram recebidas pelo prefeito Emidio de Souza e seu secretariado e realizaram visitas a projetos, secretarias e instalações da administração. A vinda das comitivas visam a troca de experiência entre as cidades e o estreitamento das relações entre os dois países. {lb}

pelo Giro S/A, aposta na candidatura do próprio Agnério ou de Baltasar Rosa, uma das principais lideranças petistas no município. Há ainda a re-cém filiada pastora Eliza-beth Dutra, que já tornou público o desejo de ser candidata e vem cavando espaço na sigla desde que nela ingressou há cerca de dois meses.

“Eu não creio que ela [Elizabeth] será candida-ta do partido”, disse Ag-nério. A pastora garantiu

ter apoio do deputado Rui Falcão (PT), presidente nacional da legenda e do presidente estadual, Edi-nho Silva. No entanto, Rui Falcão disse em nota que “a tática eleitoral do PT para 2012 será decidida pelos diretórios munici-pais”. Já Edinho ressaltou que “estará empenhado em defender e eleger a candidatura que o Diretó-rio Municipal considerar sua melhor opção”.

Agnério disse que vai se esforçar no diálogo

O que diz o diretório municipalEm nota assinada por

Ronaldo Araújo, presi-dente do diretório mu-nicipal do PT, e Carlos Alberto, coordenador do Grupo de Traba-lho Eleitoral, a legenda afirmou que mantém um diálogo permanen-te com os partidos e as lideranças de oposição na cidade, visando criar condições para alian-ças sólidas em 2012. “Apresentaremos alter-nativas ao grupo políti-co, já fragmentado, que dominou nossa cidade por vários anos. Vamos acompanhar e seguir as resoluções superiores dos diretórios estadual e nacional, sem abrir mão do compromisso com o povo de Barueri”,

disse a nota. Se a decisão for

candidato próprio, já há opções. Ainda diz a nota: “para a candida-tura majoritária, temos nomes fortes dentro do partido, como o do vereador Agnério e Baltasar Rosa, pessoas que têm compromisso partidário. O PT de Ba-rueri tem consciência de que para derrotar seu principal adversário político talvez tenha que se unir com outras forças de oposição na cidade. Portanto, não existe can-didatura a prefeito pelo PT enquanto perdurar o debate interno no diretó-rio e a possibilidade do partido indicar um vice em uma ampla coligação, que poderá tornar o pro-jeto vitorioso em 2012”.

para garantir a coligação. Podemos ser a exceção, isso é possível”, defendeu Agnério, sobre a resolu-ção nacional do partido que veta coligações com o DEM, PPS e PSDB.

miC

he

lA B

ríg

idA

- g

iro

S/A

Page 5: Edição - 153

política cenário urbano 7Sexta-feira,

2 de dezembro de 2011

DeputaDa Bruna sugeriu a criação do cursinho preparatório em junho, durante Feira estudantil em Barueri

A agência Medialo-gue publicou nes-ta semana uma

pesquisa analisando a atuação dos deputados federais e senadores bra-sileiros na internet e em redes sociais. Segundo o levantamento, João Paulo Cunha (PT) e Bruna Furlan (PSDB) estão no grupo dos 88 parlamentares (17% de um total de 513 depu-tados) que mais interagem com os eleitores na web. Além disso, João Paulo foi considerado um dos depu-tados mais destacados por sua atuação virtual. Ele re-cebeu nota oito, empatado em primeiro lugar com ou-tros sete deputados.

No entanto, quando o assunto é prestação de contas pela internet, tanto o petista quanto sua colega do PSDB vão mal. Nenhum deles divulga os gastos do mandato em seus sites. De acordo com o levantamen-to, somente 13 deputados (2,5% do total) usam a web para prestar contas.

Em outra avaliação, os pesquisadores envia-ram emails a cada um dos deputados solicitando in-formações sobre o man-dato. Apenas 12% deles responderam o pedido no mesmo dia. João Paulo e Bruna Furlan, porém, não o fizeram no mesmo dia.

Outro item pesquisa-do foi a facilidade de con-tato com o parlamentar, medida pela divulgação de email para contato di-reto com o gabinete. João Paulo Cunha disponibiliza o endereço eletrônico; a deputada tucana, não.

Além disso, João Paulo aparece como o 4o depu-tado com o maior número de publicações em seu ca-nal no YouTube, com 288 vídeos. Já Bruna tem o 10o vídeo mais visualizado entre os parlamentares, com 32.720 acessos.

pesquisa destaca atuação de João paulo na internet Diego [email protected]

web levantamento colocou petista e Bruna Furlan (pSDB) como dois dos mais interativos na rede

Page 6: Edição - 153

metrópolecenário urbano

Desde o governo anterior, na ges-tão de José Serra,

a política estadual de ex-pansão das Escolas Técni-cas Estaduais (Etec) tem contado com a parceria dos municípios, onde as escolas serão implanta-das. Pelo acordo, a admi-nistração municipal cede o terreno e constrói o pré-dio, ou adapta algum imó-vel e doa ao estado, para implantação dos cursos.

Em Itapevi, a parceria será diferente. O municí-pio doará o terreno e o próprio governo estadual construirá o prédio, equi-pará a escola e implanta-rá os cursos. A informa-ção foi dada ao Giro S/A

Vânia [email protected]

8sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Governo abrirá exceção e construirá etec itapevi

em um mês, mais de 190 motoristas são autuados em Barueri

aprovado Vereadores dão aval para que executivo doe terreno para implantação na Vila santa Rita

A restrição de caminhões em dias úteis, das 17h às 20h, vale apenas para sete vias de Alphaville e Tamboré, em Barueri. Mas, em pouco mais de um mês, 197 mo-toristas foram autuados por desres-peitarem a medida, que faz parte de um projeto da prefeitura para garantir mais fluidez ao tráfego nos bairros em horário de pico. Segun-do o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), a maioria das infrações é cometida nas alamedas Tucunaré, Piraíba e Avenida Ceci.

Dezenove agentes de trânsito são responsáveis pela fiscalização. Os motoristas autuados receberam

número de infectados por dengue dobra na região

restrição

alerta

DiVulGação

Desde sábado (26), o Papai Noel está no Shopping União de Osasco. O velhinho chegou de helicóptero ao mall e desde

então está em seu trono, perto do cinema

leiamais

Fo

to

s: M

ich

ela

BR

íGiD

a -

GiR

o s

/a

pelo deputado estadual João Caramez. “Tenho participado ativamente do projeto de implanta-ção da Etec em Itapevi, e

teRReno Vista da área que a prefeitura cedeu para a implantação da escola técnica

PaRnaíBa Agentes intensificam ações de combate

Táxi mais caroPor meio do decreto 10628, a Prefeitura de Osasco reajustou as tarifas dos serviços de táxis do município. Desde o dia 23, as tarifas praticadas são: R$ 4,10 para a bandeirada (saída); R$ 3,25 para o quilômetro rodado na bandeira I e R$ 4,54 na bandeira II. R$ 33 a hora parada e R$ 3,60 adicional de bagagem quando utilizado o porta baladas (excetuando transporte de cadeiras de rodas).

Aumenta restriçãoDesde o início de novembro, a Prefeitura de Santana de Parnaíba aumentou a restrição de caminhões pesados. Além das avenidas Alphanorte; Yojiro Takaoka; Estrada do Suru; Rua Benedito Crispim de Oliveira; avenida Angola; Rua Líbano; Rua Luiz Maximiliano Chiló, na rua D`Alessandro Carmine, no Parque dos Monteiros, também não pode circular caminhões com PBT superior a 15 toneladas em qualquer dia e horário.

Sorteio do ProhabNesta semana, a Prefeitura de Barueri publicou um edital informando que o sorteio das unidades habitacionais do Conjunto Habitacional no Bairro dos Altos acontece no dia 18 de dezembro, às 10h, na Arena Barueri. O sorteio faz parte do Programa de Habitação de Barueri (Prohab) que garante moradia à população da cidade que atendam a alguns requisitos pré definidos. Informações www.barueri.sp.gov.br.

Cursinho popularEstão abertas as inscrições para as turmas de 2012 do Cursinho Popular de Jandira (CPJ) nos períodos vespertino e noturno, que serão preparatórias para vestibulares e concursos públicos. O CPJ fica na Via Expressa Mauri Sebastião Barufi 71 e oferece o material pedagógico gratuitamente. Mais informações 4707-7669. {va}

Segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), da Secretaria de Estado da Saúde, o número de pessoas contaminadas por dengue mais do que dobrou nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba, juntas, as cidades contabilizam 1259 pessoas contaminadas dentro de suas próprias cidades (casos autóctones) entre janeiro e outubro deste ano. Em 2010, foram 429 segundo o CVE.

tive garantias do gover-nador [Geraldo Alckmin] de que o estado vai cons-truir a escola”, disse o de-putado.

A implantação da Etec em Itapevi é um projeto antigo, que se arrasta des-de 2007, mas dependia do Centro Paula Souza,

gestor das Etecs em todo o estado, aprovar as áre-as disponibilizadas pela prefeitura. O que só acon-teceu neste mês, quando técnicos do Centro Paula Souza foram ao municí-pio conhecer quatro áre-as disponíveis. Diante da aprovação de uma delas, a prefeita Ruth Banhol-zer encaminhou, e os ve-readores aprovaram, um projeto de lei que autoriza a cidade a doar ao estado um terreno de 16.071,46 m², na Vila Santa Rita.

Com a aprovação do terreno, o Centro Paula Souza aguarda a entrega da documentação e escri-tura do imóvel para dar início à licitação da cons-trução do prédio. A escola ainda não tem data para ser inaugurada.

O aumento mais expressivo foi anotado em Santana de Parnaíba. No período, 293 pessoas contraíram a doença dentro do município, ante os sete casos anotados em 2010. “Estamos fazendo visita de casa a casa com intensificação. Atenção especial para bairros que fazem divisas”, disse Flávio Rodrigues Andrade, coordenador do setor de combate à dengue. Segundo ele, o maior número de infectados está na Cidade São Pedro, que faz divisa com Cajamar.

Em Cotia também houve salto de contaminados: de sete casos para 138 em 2011. Barueri foi a única cidade da região que registrou queda nos casos. Foram 63 em 2010 e 49 neste ano. A cidade acaba de aprovar o Plano de Intensificação das Ações de Vigilância e Controle de Dengue para o período 2011/2012. O objetivo é melhorar ainda mais a gestão para as ações de prevenção e combate ao mosquito vetor da doença. {va}

sanção de R$ 85,13 e mais qua-tro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Desde que a restrição começou, de acordo com o Demutran, o trânsito nos bairros melhorou 38%. O tempo

de deslocamento da Alameda Araguaia, entre a Rio Negro e a Piracema, caiu pela metade. Ou seja, o motorista gasta em média sete minutos no trecho, desde a implantação da restrição. {va}

DesResPeito Motorista ignora

restrição na Araguaia

GR

az

iela

co

sta

- a

Rq

uiV

o G

iRo

s/a

Page 7: Edição - 153

metrópole cenário urbano

Vânia [email protected]

metropolitana Parnaíba sediou workshop sobre governança da região

Michela brígida - giro s/a

Poluído Trecho que corta Santana de Parnaíba é um dos mais afetados pela poluiçãoDentro da recém ins-

tituída região me-tropolitana de São

Paulo (lei complementar 1139 de junho de 2011), Santana de Parnaíba se-diou o quarto e penúltimo workshop que discute o novo formato da gover-nança nos 39 municípios que compõem a região. Du-rante o evento, que acon-teceu na terça-feira (29), representantes das cidades discutiram o formato da composição e das regras de funcionamento dos con- selhos consultivos sub--regionais e das câmaras temáticas que vão tratar de assuntos específicos. Além das câmaras temáticas per-manentes, serão criadas câmaras especiais, e o Rio Tietê ganhou a Câmara do Rio Tietê.

Segundo Edson Apare-cido, secretário de Desen-volvimento Metropolitano, o problema de poluição do Tietê não é apenas sa-neamento, o lixo também contribuiu com a morte do rio no trecho que cor-ta a Grande São Paulo. “O problema do lixo é gravís-simo na poluição do rio. Os municípios vão ter um pa-pel importante, já que os 39 prefeitos aderiram ao Programa Tietê Vivo”, ex-plicou Edson, ressaltando que o grupo vai fazer um estudo técnico para im-plantação de projetos do governo. “Vamos fazer isso rápido”, garantiu. Anfitrião do evento, o prefeito Silvi-nho Peccioli comemorou a criação da câmara e co-brou investimentos fede-rais no trabalho de despo-luição do Tietê. “São ações da Sabesp e dos governos municipais. E o governo federal precisa aportar recursos, porque senão é impossível. Depende de vontade política, e o gover-nador Geraldo Alckmin já demonstrou esta vontade. Cabe a nós utilizarmos os instrumentos para que haja uma sinergia para a solução deste grande pro-blema”, concluiu.

9sexta-feira,

2 de dezembro de 2011

Tietê ganha câmara para discutir despoluição

Page 8: Edição - 153

metrópolecenário urbano

A té 2015, quando termina a tercei-ra etapa do Pro-

jeto Tietê, o governo do estado, por meio da Sa-besp, vai ligar mais dez mil imóveis de Santana de Parnaíba à rede cole-tora de esgoto. Este é o prazo para a conclusão das obras de coletores troncos, estações eleva-tórias, linhas de recalque, redes coletoras e ligações domiciliares no municí-pio. O material coletado será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Fazendinha, que deve ficar pronta até de-zembro de 2013. Com o término das obras, a ci-dade passará de 5% para 41% de esgoto tratado.

Vânia [email protected]

10sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Dez mil imóveis serão ligados à rede de esgoto até 2015

Cidades ganham as luzes e as cores do natal

parnaíba sabesp prevê investimentos de R$ 14,5 milhões na terceira etapa do Projeto Tietê

eTe FaZenDinHa Obras da estação de tratamento ficam prontas até 2013

RuTH “Nunca fui acionada pelo Tribunal de Contas”

OsasCO Show marcou inauguração das luzes de Natal

Prefeita Ruth não descarta processar Caramez

itapevidecoração

Ga

bR

iel

bO

na

miC

Hi

JOel RibeiRO

Desde o dia 24, o estacionamento na avenida 26 de Março, em frente ao Ganha Tempo de Barueri e na extensão central das alamedas Madeira e

Cauaxi, em Alphaville estão com sistema de zona azul implantados

“Se juridicamente hou- ver alguma brecha, o de-putado [João Caramez] vai responder [na Justiça], porque eu me senti ofen-dida. No mínimo, ele me chamou de idiota”. Esta foi a declaração da prefeita de Itapevi, Ruth Banhol-zer (PT), ao tomar ciência do discurso do deputado estadual João Caramez (PSDB), na Assembleia Legislativa, no dia 22. Na ocasião, o deputado afir-mou que a prefeita não estaria aplicando corre-tamente os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Edu-cação Básica e de Valori-zação dos Profissionais da Educação (Fundeb), re-passados pelo Ministério da Educação. O deputado teria se baseado em um email anônimo.

De acordo com Ca-ramez, o denunciante afirma que os 60% do Fundeb, que deveriam ser utilizados para valo-rização e capacitação dos

A ETE começou a ser construída em outubro, ocasião em que o governa-dor Geraldo Alckmin es-teve na cidade e anunciou

investimentos de R$ 14,5 milhões, que vão beneficiar em torno de 60 mil pesso-as dos bairros da região de Fazendinha, Cidade São

Pedro e Centro. O prefeito Silvinho Peccioli afirmou que o governo do estado atrasa projetos importan-tes para a região. “A ETE Fa-

zendinha ficou por um ano aguardando liberação am-biental da Cetesb, que é do próprio estado. Vamos tor-cer para que a Sabesp con-siga cumprir estes prazos”, disse. Peccioli teme que, a exemplo do que aconteceu com a ETE Barueri, o equi-pamento na Fazendinha fique ocioso por conta da demora na implantação dos coletores. “Aquela ETE [Barueri] gigante ficou parada mais de décadas aguardando chegar os cole-tores”, completou Peccioli.

Quando a Sabesp con-cluir a terceira etapa do Projeto Tietê, Santana de Parnaíba deixará de lan-çar 125 litros por segun-do de esgotos sem trata-mento, e contribuirá com a despoluição dos córre-gos Jaguari, Paiol Velho, das Furnas e afluentes.

Nesta quarta-feira (30), a Prefeitura de Osasco, por meio do Fundo Social de Solidariedade, inaugurou a decoração de Natal. Um show com a Família Lima mar-cou o evento na avenida Bussoca-ba, em frente a prefeitura. Já em Santana de Parnaíba e Itapevi, a decoração começa a tomar forma. Itapevi ainda não tem data para inaugurar a iluminação temática, mas já está implantando a deco-ração. Eventos estão programados para o dia 5, com a Banda Musical da Guarda, a partir das 10h, na Praça José Batista Silveira, que vai

apresentar repertório de músicas natalinas, e no dia 6, às 19h30, o Espaço Cultural 930 recebe o Con-certo de Natal, com a Banda Sinfô-nica Jovem e o Coro Municipal.

No dia 10 é a vez de Santana de Parnaíba inaugurar a tradicio-nal decoração natalina que arrasta centenas de pessoas todos os anos ao Centro Histórico da cidade. O presépio, com personagens em tamanho real, já está sendo montado ao lado da Igreja Matriz. Barueri, Cotia e Jandira não in-formaram sobre programação de Natal. {va}

leiamaisPrêmios de NatalDe 1 a 23 de dezembro, o Shopping União de Osasco está uma campanha de Natal que vai sortear 23 Tablets, 23 TVs de 32” Led Full HD, e três automóveis Gol Geração 5 - 0km entre os consumidores. A cada R$ 250,00 em compras os participantes tem direito a um cupom e participar de sorteios nos dias 10, 17 e 23, às 18h. Informações www.shoppinguniao.com.br.

Check-in compartilhadoA partir de fevereiro de 2012, começam a funcionar os balcões de check-in compartilhados entre as companhias aéreas, medidas que visa a redução de filas e o tempo de embarque em horários de pico, segundo projeção da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Hoje, cada empresa tem sua área de check-in definida. Com a mudança, nos períodos de maior movimento, um balcão ocioso da TAM, por exemplo, poderá ser usado pela Gol, ou vice-versa.

Vila do NatalNos dias 3, 4, 10 e 11 de dezembro, a MPD Engenharia realiza a Vila do Natal, no empreendimento Reserva AlphaSítio, em Tamboré. Na programação haverá contador de histórias e apresentações de teatro. A entrada é gratuita. Sempre às 11h tem contador de história, cada dia uma nova narrativa e às 16h apresentação de teatro infantil. Neste sábado (3), às 16h, o Papai Noel chega ao local. Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, altura do número 1001.

Animais peçonhentosO Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde, alerta para os cuidados que devem ser tomados para evitar acidentes com animais peçonhentos, principalmente com a proximidade do verão e a elevação das temperaturas. O número de casos aumenta cerca de 80% de novembro a março. O Instituto disponibiliza um telefone para orientações em caso de emergência 3726-7962 e www.butantan.gov.br.

Doação de SangueEntre os dias 18 e 25 de novembro, a Secretaria de Saúde de Barueri realizou a Semana de Doação de Sangue, no Ginásio José Corrêa. Foram coletadas 404 bolsas de sangue. A ação teve parceria da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo e Hemocentro da Santa Casa de São Paulo. Houve ainda, o cadastro de 178 novos prováveis doadores de medula óssea, em coleta de amostras {va}

professores, estariam sendo utilizados em re-formas e construção de escolas. “Utilizamos mais do que o valor dos 40% em construções porque colocamos verba própria. Existem leis que regula-mentam a utilização do Fundeb e sou fiscalizada 24h”, rebateu a prefeita.

Questionado sobre o motivo de levar a denún-cia anônima à Assem-bleia Legislativa, o de-putado disse que é para pressionar os órgãos competentes a fiscalizar as contas da prefeitura.

“Eu não tenho elementos para acionar o Ministério Público. Mas acho que, a partir do momento que isto se tornar público, o MP tomará alguma provi-dência”, disse.

Se por um lado o de-putado quer provocar investigações, por outro a prefeita afirma que o Tribunal de Contas nunca a acionou sobre o Fun-deb. “Nunca fui acionada pelo Tribunal e nem pelo Ministério da Educação para esclarecer nada, porque sempre paguei o Fundeb”, disse. {va}

uli

sse

s b

aR

bO

sa

miCHela bRíGiDa - GiRO s/a

Page 9: Edição - 153

classeA 11Sexta-feira,

2 de dezembro de 2011

Depois de uma temporada feliz e frutí-fera com trabalhos dedicados ao público in-fantil, sob o heterônimo Adriana Partimpim, Adriana Calcanhotto volta a cantar para fãs já crescidos por meio das canções do novo CD “O micróbio do Samba. O show do CD es-treou no palco do Sesc Vila Mariana apenas nesta quinta-feira (1) e segue na sexta-feira (2) e sábado (3) depois de já ter passado por turnê na Europa e principais capitais do país. “Foram shows mágicos, que eram para ser os únicos do Micróbio, e de certa forma, eles fo-ram”, relembra a cantora sobre as apresenta-ções para o público português, onde iniciou a turnê.

Lançado em março, o trabalho baseia-se exclusivamente nas batucadas, o que Adria-na diz ser uma feliz coincidência. “As canções foram compostas entre 2006 e 2010, elas foram saindo como sambas, não sei bem por que. Fui deixando fluir, não tinha noção de conjunto, só quando fui gravar, para registro, todas juntas, foi que cogitei a ideia de álbum. Nesse momento me deparei com o depoi-

mento de Lupicínio Rodrigues falando sobre o “micróbio do samba”, e não resisti ao nome, decidi lançar”, explica.

Acompanhada por Davi Moraes (violão, cavaquinho), Alberto Continentino (baixo acústico) e Domenico Lancellotti (bateria), Adriana apresentará os sambas que com-põem o repertório do CD, entre eles “Mais perfumado” (da própria Adriana, e que lhe rendeu uma indicação ao Grammy de Melhor Canção de Língua Portugesa); “Tão chic” e “Deixa gueixa” (também de autoria da artis-ta) e “Esses Moços” (de Lupicínio Rodrigues), “Argumento” (Paulinho da Viola) e “Dos pra-zeres, das canções”, de Péricles Cavalcanti. O show, que está sendo registrado ao longo de suas diversas apresentações no Brasil e no mundo, em breve será lançado em DVD.

A demora em chegar a São Paulo não foi planejada. “Foi acontecendo assim, começa-mos fora, depois fizemos algumas cidades no Brasil, seguimos para o Japão, estamos agora em São Paulo, e estamos apenas começando; o Micróbio gosta da estrada”, brincou.

ServiçoAdriana Calcanhotto

“O micróbio do samba” - Sesc Vila Mariana. Sexta-feira (2) e sábado (3), às 21h. Ingressos:

R$ 42 Rua Pelotas 141. Telefone: 5080-3000 Adriana Calcanhotto

traz “O micróbio do samba” a São Paulo

Por Graziela [email protected]

entrevistas/a

Page 10: Edição - 153

Warner Bros.

xx

xx

xx

son

y P

ict

ur

es

Wa

lt D

isn

ey

Programação válida de 2 a 8/12emcartazShopping Tamboré www.cinemark.com.brBarueri | Avenida Piracema, 669 | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 Não Sei Como ela CoNSegue - 14 Anos 12h50 - 15h20 - 17h40 - 20h10 - 22h25 Sala 2 Palavra CaNtada 3D - Livre 11h20 | amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos 13h00 - 16h00 - 19h00 - 22h00 Sala 3 amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos 15h30 - 21h30 | amaNheCer - Parte 1 (Dub) - 14 Anos 12h30 - 18h30 Sala 4 amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos 12h00 - 14h50 - 18h00 - 21h00 - 00h00 B Sala 5 gigaNteS de aço (Dub) - 10 Anos 11h15 - 18h50 | o Preço do amaNhã - 12 Anos 14h10 | 11-11-11 - 12 Anos 16h35 - 21h35 - 23h50 B Sala 6 o Zelador aNimal (Dub) - Livre 10h55 - 13h20 | atividade ParaNormal 3 - 14 Anos 15h45 - 17h50 - 19h55 | oS eSPeCialiStaS - 10 Anos 22h10 Sala 7 o Palhaço - 10 Anos 12h20 - 15h00 - 17h30 - 19h50 - 21h55 Sala 8 haPPy Feet 2: o PiNguim (Dub) - Livre 11h00 - 13h10 - 15h25 - 17h45 - 20h05 - 22h20 Sala 9 amaNheCer - Parte 1 (Dub) - 14 Anos 11h10 - 14h00 - 17h10 - 20h00 - 23h00 B Legendas: B Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (26/11).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.br São Paulo | Avenida das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros |Tel.: 3024-3705| Ingressos R$14 a R$ 27

Sala 1 Palavra CaNtada 3D - Livre 11h30 G | amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos 16h00 - 21h40 - 00h30 C | amaNheCer - Parte 1 (Dub) - 14 Anos 13h05 - 18h50 Sala 2 diário de um BaNaNa 2: rodriCk é o Cara (Dub) - Livre 12h15 | o Palhaço - 10 Anos 14h00 D | o Preço do amaNhã - 12 Anos 17h20 | a Pele que haBito - 16 Anos 14h40 V - 19h30 - 22h10 Sala 3 amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos 12h30 - 15h40 - 18h30 - 21h20 - 00h10 C | amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos Sala 4 haPPy Feet 2: o PiNguim (Dub) - Livre 11h00 G - 13h10 - 15h30 - 17h50 - 20h10 - 22h20 Sala 5 amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos 12h00 - 14h50 - 17h40 - 20h30 - 23h40 C Sala 6 amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos 12h00 - 14h50 - 17h40 - 20h30 - 23h40 C Sala 7 reFéNS - 12 Anos 15h00 | aSSalto em doSe duPla - 14 Anos 12h20 - 17h10 - 19h20 - 21h30 Legenda C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (25/11) e Sábado (26/11) D Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (01/12). G Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (26/11) e Domingo (27/11). V Esta sessão NÃO será exibida Quinta-feira (01/12).

Super Shopping oSaScowww.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1amaNheCer – parte 1 (leg) – 14 anos – 14h – 16h30 – 19h – 21h30 Sala 2 o Palhaço (nac) – 10 anos – 14h40 – 16h50 – 18h52 – 20h50 Sala 3 aSSalto em doSe duPla (leg) – 14 anos – 15h – 17h – 19h – 21h10 Sala 4 11-11-11 (dub) – 12 anos – 14h30 – 19h10 | gigaNteS de aço (dub) – 10 anos – 16h30 – 21h20 Sala 5 amaNheCer – parte 1 (dub) – 14 anos – 13h – 15h30 – 18h – 20h30 | amaNheCer – parte 1 (leg) – 14 anos – 23h Sala 6 haPPy Feet 2 3D (dub) – livre – 14h – 16h20 – 18h40 – 21h10 Sala 7 amaNheCer – parte 1 (dub) – 14 anos – 13h30 – 16h – 18h30 – 21h – sex/sab: 13h30 – 16h – 18h30 – 21h – 23h30

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.brOsasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 10,00 a R$ 27,00

Sala 1amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos 11h05 - 23h10 C | amaNheCer - Parte 1 (Dub) - 14 Anos 14h00 - 17h10 - 20h00 Sala 2 amaNheCer - Parte 1 (Dub) - 14 Anos 11h30 - 14h35 - 17h40 - 20h30 - 23h40 C Sala 3 diário de um BaNaNa 2: rodriCk é o Cara (Dub) - Livre 12h15 | aSSalto em doSe duPla - 14 Anos 14h20 - 16h20 - 18h50 - 21h20 Sala 4 amaNheCer - Parte 1 (Dub) - 14 Anos 12h30 - 15h30 - 18h30 - 21h30 Sala 5 o Preço do amaNhã - 12 Anos 11h10 | amaNheCer - Parte 1 (Dub) - 14 Anos 13h30 - 16h40 - 19h30 - 22h30 Sala 6 11-11-11 (Dub) - 12 Anos 12h45 - 15h00 - 17h20 - 19h40 - 21h50 Sala 7 gigaNteS de aço (Dub) - 10 Anos 15h50 - 21h40 | atividade ParaNormal 3 - 14 Anos 11h50 | o Palhaço - 10 Anos 13h50 - 19h20 - 00h20 C Sala 8 Palavra CaNtada 3D - Livre 11h20 | amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos 13h00 - 16h10 - 19h00 - 22h00 Sala 9 haPPy Feet 2: o PiNguim 3D (Dub) - Livre 11h00 - 13h15 - 15h35 - 17h50 - 20h05 - 22h20 Sala 10 amaNheCer - Parte 1 (Dub) - 14 Anos 12h00 - 14h50 - 18h00 - 21h00 - 00h10 C Legendas: C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (25/11) e Sábado (26/11)

Shopping granja Vianna www.cinemark.com.br Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 - Granja Viana | Ingressos R$ 13 a R$ 25

Sala 1 Palavra CaNtada 3D - Livre 11h50 G | amaNheCer - Parte 1 (Dub) - 14 Anos 13h30 - 16h20 - 19h20 - 22h10 Sala 2 amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos 11h40 G - 14h35 - 17h30 - 20h40 - 23h30 C Sala 3 amaNheCer - Parte 1 - 14 Anos 15h10 - 21h30 | amaNheCer - Parte 1 (Dub) - 14 Anos 18h20 - 00h20 C | o Preço do amaNhã - 12 Anos 12h10 G Sala 4 haPPy Feet 2: o PiNguim (Dub) - Livre 12h50 - 15h20 - 17h40 - 20h00 - 22h20 Sala 5 o Palhaço - 10 Anos 12h30 G - 17h15 - 22h00 | 11-11-11 - 12 Anos 15h00 - 19h25 - 00h10 C Legendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (25/11) e Sábado (26/11) G Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (26/11) e Domingo (27/11).

Shopping iguaTemi alphaVillewww.cinepolis.com.brBarueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000. | Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 – VIP R$ 38,00 a R$ 52,00

Sala 1 dawSoN ilha 10 – 14 anos - 12h15 14h55 17h35 20h15 23h00B Sala 2 a Saga Cre-PúSCulo: amaNheCer - Parte 1 (leg) – 14 anos - 13h35 16h25 19h15 22h05 Sala 3 Jardim daS FolhaS SagradaS – 14 anos - 13h 17h25 21h40 | Reféns (leg) – 14 anos - 15h10 19h35 Sala 4 a Saga CrePúSCulo: amaNheCer - Parte 1 (dub) – 14 anos - 11h30A 14h20 17h10 20h, 22h50B Sala 5 a Saga CrePúSCulo: amaNheCer - Parte 1 (leg) – 14 anos - 12h50 15h40 18h30 21h20 Sala 6 haPPy Feet 2: o PiNguim (dub) – livre - 12h20 14h40 17h 19h20 | Happy Feet 2: O Pinguim (leg) – livre - 21h45 Sala 7 o Palhaço (nac) – 10 anos 13h05 15h15 | Não Sei Como ela CoNSe-gue (leg) – 14 anos - 17h20 19h30 21h50 Sala 8 a Saga CrePúSCulo: amaNheCer - Parte 1 (leg) – 14 anos - 12h10 15h 17h50 20h40 23h30B Sala 9 a Saga CrePúSCulo: amaNheCer - Parte 1 (leg) – 14 anos - 11h10A 14hC 16h45 19h40 22h30B | a Saga CrePúSCulo: amaNheCer - Parte 1 (leg) – 14 anos - 14hD Legenda A - Somente sábado (26/11) e domingo (27/11) B - Somente sexta (25/11) e sábado (26/11) C - Exceto terça (29/11) D - Somente terça (29/11)

12sexta-feira, 2 de dezembro de 2011 classeA

“Operação presente” (Artus Christma’s) narra a história de Arthur, filho do Papai Noel, que tem uma tarefa especial no período natalino: é o encarregado de receber os pedidos e responder a todas as crianças que mandam cartinhas para o bom velhinho. Mas uma falha o faz embarcar em uma superaventura pelo mundo, para fazer a última entrega. Para a missão, ele contará com a ajuda do avô (um antigo Papai Noel) e de uma elfa-operária. Direção: Sarah Smith. Estreia prevista para sexta-feira (2). {graziela costa}

Magia do natal é mantida em “operação presente”

Em “Os especialistas” (Killer Elite/2010), que estreia nesta sexta-feira (2), Danny (Jason Statham) é um ex-agente britânico que finalmente acha que aproveitará a sua aposentadoria em paz. Mas, descobre que terá de cumprir uma última missão: libertar o seu mentor, Hunter (Robert De Niro), que está nas mãos de seu inimigo, Spike (Clive Owen). Direção: Gary McKendry.{gc}

Depois de uma ausência de 10 anos das telonas, Caco e sua turma estreiam “Os Muppets” (The Muppet´s/2011) nesta sexta-feira (2). Na. Na nova aventura, um fã dos famosos bonecos, Walter, vai viajar com seu irmão Gary (Jason Segel) e a namorada dele, Mary (Amy Adams), para Hollywood, onde vai conhecer os esquecidos estúdios Muppets, abandonados há anos, já que cada personagem seguiu sua vida e nem são mais lembrados pelo grande público. Lá, Walter terá a missão de, ao lado de Kermit, reunir o grupo para um último espetáculo, que visa salvar o teatro das garras do milionário Tex Richman (Chris Cooper), que quer destruir o local para perfurar o solo em busca de petróleo.{gc}

“os especialistas” reúne De niro e astrosde filmes de ação

os Muppets estão de volta

cine

ma

Page 11: Edição - 153

Neste sábado (3), às 21h, Carlinhos Brown apresenta no Auditório Ibira-puera o espetá-culo “Romântico Ambiente”. O repertório mes-cla canções dos mais recentes álbuns do cantor baiano, “Adobró” e “Diminuto”, além dos suces-sos que marcam seus mais de 30 anos de carreira. Brown lançou os dois CDs simultaneamen-te em 2010, com produção do seu próprio selo, Candyall Music.

Enquanto Diminuto é embalado por sambas, baladas e bossas e recebeu duas indicações no Grammy Latino 2011 (melhor álbum de cantor-compositor e melhor engenharia de gravação), Adobró se esparrama no axé, funk, reggae e merengue. Ingressos: R$ 20. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 2 do Parque do Ibira-puera. Telefone: 3629-1075. {graziela costa}

14Sexta-feira, 2 de dezembro de 2011 weekend classeA

Aos 80 anos de vida, e 60 de carreira, a disposição de Cauby Peixoto parece renovada para os shows que acontecem nesta sexta-feira (2), às 15h30, sábado (3), às 21h, com participação de Ângela Maria, e domingo (4), às 19h, com Vânia Bastos, no Sesc Pompeia. Durante o show, ele lança a cai-xa “Cauby – o Mito – 60 anos de música”, com três CDs: “A voz do violão”, “Cauby ao vivo – 60 anos de música” e “Caubeatles”, apenas com canções do famoso quarteto de Liverpool. O repertório terá músicas imortalizadas nas vozes de Frank Sinatra. Canta Roberto Carlos e também sucessos de sua carreira, como “Bastidores”, “My way”, “Ne Me Quitte Pás”, “Granada” e “Conceição”. Ingressos: R$ 20. Rua Clélia 93. Telefone 3871-7700. {gc}

Cauby lança CD triplo em show no Sesc Pompeia

Me

lin

Da

le

rn

er

Ma

rC

o M

ax

iMo

Carlinhos Brown apresenta “romântico ambiente”

A partir deste sábado (3), será aberta na Galeria de Arte do Clube A Hebraica, a exposição do fotógrafo norte-americano Cary Wasserman. O olhar apurado para a essência de objetos e cenas, ressaltado tam-bém na revelação de suas imagens, será apresentado nas fotografias das cidades de Nova York, Boston, Paris, Poços de Caldas e São Paulo, quando simples fachadas de empreendimentos privados são transfor-madas em objetos de admiração por conta de suas cores e das técnicas de retorsão feitas no momento da revelação. De terça a domingo, das 8 às 20h. Até 10 de janeiro de 2012. Entrada gratuita. Rua Hungria 1.000. Telefone: 3818-8888. {gc}

Transformando ordinário em extraordinário

Car

y W

aS

Ser

Ma

n