Ediçao 165

24

description

De 14 a 20 de Janeiro de 2011

Transcript of Ediçao 165

Page 1: Ediçao 165
Page 2: Ediçao 165

14 a 20 de janeiro de 20112 - GERAL

Diretor: Sérgio Dal Gallo

Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR

Diagramação e arte final: Tatiana Carla de Souza

Departamento Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Jornal A Semana MetropolitanaAv. Brasil, 1890 - Sobrado 01

Eucaliptos - Fazenda Rio GrandeFone: (41) 3627-1997 / 9162-6192

[email protected]

Os artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade de seus autores.O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

Fonte: www.simepar.br

D&S COMUNICAÇÃOCNPJ: 08.707.885/0001-75

Tiragem: 12 mil/mês

Impressão: Editora O Estado do Paraná S/A

O jornal é distribuído na RMC

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

Sexta Sábado Domingo Segunda Terça

Fazenda Rio Grande, Curitiba, Araucária, São José dosPinhais, Piraquara, Pinhais, Quatro Barras, Mandirituba,

Quitandinha, Campo do Tenente, Agudos do Sul,Piên e Tijucas do Sul

As duas pulgas

CURIOSIDADE E PIADA

Campeonato Paranaense 2011

Participe desta coluna, envie sua meditação para oe-mail: [email protected]

céu com

muitas

nuvens

Máx. 26º

Mín. 15º

parcialmente nublado

com pancadas de

chuva à tarde

Máx. 26º

Mín. 15º

céu com

muitas

nuvens

Máx. 26º

Mín. 15º

DATAS E FATOS REFLEXÃO

ACONTECE

EXPEDIENTE

parcialm. nublado com

pancadas de chuva e

trovoadas à tarde

Máx. 28º

Mín. 17º

céu com

muitas

nuvens

Máx. 27º

Mín. 17º

Muitas instituições caíram e caem na armadilhadas mudanças drásticas de coisas que não precisamde alteração, apenas aprimoramento. O que lembraa história de duas pulgas.

Elas estavam conversando e então uma comen-tou com a outra:

- Sabe qual é o nosso problema? Nós não voa-mos, só sabemos saltar. Daí nossa chance de sobre-vivência, quando somos percebidas pelo cachorro, ézero. É por isso que existem muito mais moscas doque pulgas.

Diante disto elas contrataram uma mosca comoconsultora, entraram num programa de reengenhariade vôo e saíram voando. Passado algum tempo, aprimeira pulga falou para a outra:

- Quer saber? Voar não é o suficiente, porque fi-camos grudadas ao corpo do cachorro e nosso tem-po de reação é bem menor do que a velocidade dacoçada dele. Temos de aprender a fazer como asabelhas, que sugam o néctar e levantam vôo rapida-mente.

E elas contrataram o serviço de consultoria deuma abelha, que lhes ensinou a técnica do chega-suga-voa. Funcionou, mas não resolveu. A primeirapulga explicou por quê:

- Nossa bolsa para armazenar sangue é peque-na, por isso temos de ficar muito tempo sugando. Es-capar, a gente até escapa, mas não estamos nos ali-mentando direito. Temos de aprender como os perni-longos fazem para se alimentar com aquela rapidez.

E um pernilongo lhes prestou uma consultoriapara incrementar o tamanho do abdômen. Resolvi-do, mas por poucos minutos. Como tinham ficadomaiores, a aproximação delas era facilmente per-cebida pelo cachorro, e elas eram espantadas an-tes mesmo de pousar. Foi aí que encontraram umasaltitante pulguinha:

- Ué, vocês estão enormes! Fizeram plástica?- Não, reengenharia. Agora somos pulgas adap-

tadas aos desafios do século XXI. Voamos, picamos epodemos armazenar mais alimento.

- E por que é que estão com cara de famintas?- Isso é temporário. Já estamos fazendo consulto-

ria com um morcego, que vai nos ensinar a técnicado radar. E você?

- Ah, eu vou bem, obrigada. Forte e sadia.Era verdade. A pulguinha estava viçosa e bem ali-

mentada. Mas as pulgonas não quiseram dar a pata atorcer:

- Mas você não está preocupada com o futuro?Não pensou em uma reengenharia?

- Quem disse que não? Pensei, sim! E fui conver-sar com a minha avó, que tinha a resposta na pontada língua.

- E o quê ela disse?- Não mude nada. Apenas sente no cocuruto

do cachorro. É o único lugar que a pata dele nãoalcança.

MORAL: Você não precisa de uma reengenhariaradical para ser mais eficiente. Muitas vezes, a GRAN-DE MUDANÇA é uma simples questão de reposicio-namento.

O leão na bíblia

Também o leão é um animal conhecido na Bíblia. Este animalfoi enfrentado por homens de Deus tais como Sansão e Davi, ealgumas vezes o leão foi usado como instrumento de punição porDeus. E eis que alguns homens passaram, e viram o corpo lança-do no caminho, como também o LEÃO, que estava junto ao corpo;e foram, e o disseram na cidade onde o velho profeta habitava.

"E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse:É o homem de Deus, que foi rebelde à ordem do SENHOR; porisso o SENHOR o entregou ao LEÃO, que o despedaçou e matou,segundo a palavra que o SENHOR lhe dissera." 1 Reis 13:25-26

Outras vezes, os homens tentaram fazer justiça com suaspróprias mãos através dos leões, como no caso de Daniel, porémos anjos de Deus desceram em socorro a Daniel e os animaisreconheceram a autoridade dos anjos e calaram-se, fechandosuas bocas, e impedindo assim a morte de um justo.

· O Leão da Tribo de Judá é o tão esperado redentor dahumanidade! Jesus é comparado ao leão por motivos simples:

O Leão é o Senhor da florestaO Leão é o mais forte dos animaisO Leão tem autoridadeO Leão exerce juízo sobre os outros animaisPor isso é dito sobre Jesus: "E disse-me um dos anciãos:

Não chores; eis aqui o LEÃO da tribo de Judá, a raiz de Davi,que venceu, para abrir o livro e desatar os seus sete selos."Apocalipse 5:5

Aleluia, porque nosso Senhor Jesus Cristo reina!

Piadas:

Um menino pediu ao pai para adivinhar a seguinte charada:- Três rãs estavam sentadas num tronco. Uma delas decidiu

saltar. Quantas ficaram?- Duas, claro.- Não, papai, ficaram três. Eu disse que uma delas "decidiu

saltar". Eu não falei que ela já tinha saltado.

***Um homem perguntou a Deus:- Deus, por que fizeste a mulher tão bonita?- Para que você pudesse amá-la.- Mas por que a fizeste tão burra?- Para que ela pudesse amá-lo também.

***- Doutor, como eu faço para emagrecer?- É simples, basta mover a cabeça da esquerda para direita e

da direita para esquerda.- Quantas vezes, doutor?- Todas as vezes que lhe oferecerem comida!

***Um homem, viajando de ônibus, fica impressionado com uma

matéria que lê no jornal, falando sobre índice de mortalidade nomundo... Ele vira-se para a passageira do lado e diz:

- Senhora, você sabia que cada vez que falo uma palavramorre alguém no mundo?

- Nossa! - exclama ela - Também... Com esse bafo!!

Para Meditar:

"Há coisa que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavrapronunciada e a oportunidade perdida"

14/01/1914 - Henry Ford, fundador da Ford, anunciou umnovo sistema na linha de montagem de sua fábrica, que reduzia de12,5 horas para 93 minutos a produção de um carro.

15/01/1962 - Pela primeira vez o Centro Meteorológico Britâ-nico utilizou os graus centígrados. O fato ocorreu mais de 200anos depois da morte do cientista que inventou a escala Celsius,batizada com seu nome.

16/01/1945 - Hitler se escondeu em seu bunker em Berlim,onde ficaria até se suicidar, 105 dias depois.

17/01/1982 - O desabamento de uma ponte pênsil sobre osalto de Sete Quedas, no Paraná, provocou a morte de 29 pesso-as. Cerca de mil turistas ficaram isolados e tiveram de ser resga-tados por helicópteros.

18/01/1974 - Israel e Egito assinaram acordos de paz. Umano antes, o Egito, juntamente com a Síria, atacou Israel na guerrade Yom Kipur, que durou 19 dias.

19/01/1915 - Dois dirigíveis Zeppelin participaram da primeiraoperação de bombardeio aéreo contra a Inglaterra, durante a Pri-meira Guerra Mundial.

20/01/2002 - O prefeito de Santo André, Celso Daniel, foi en-contrado morto pela polícia militar de Juquitiba (SP). Ele havia sidoseqüestrado dois dias no momento em que saía de um restauran-te de São Paulo, onde havia jantado com um amigo.

1ª Rodada - 16 de janeiro

Paraná x Corinthians Domingo 19h15 PFCAtlético x Arapongas Domingo 17h PFCOperário x Coritiba Domingo 17h Aberta/PFCRoma Apuc x Rio Branco Domingo 17hCianorte x Iraty Domingo 17hParanavaí x Cascavel Domingo 17h

2ª Rodada - 19 e 20 de janeiro

Corinthians x Atlético Quarta 16h30 PFCRio Branco x Paraná Quarta 21h50 Aberta/PFCCascavel x Operário Quarta 20h30Iraty x Roma Apuc Quarta 16h30Arapongas x Cianorte Quarta 16h30Coritiba x Paranavaí Quinta 19h30 PFC

Fórmula:

Disputado em turno e returno, com todas as equipes se en-frentando dentro e fora de seus domínios, o Paranaense 2011 serámarcado pelo fim do Supermando. Com uma fórmula simples, ocampeão da fase inicial enfrenta o da fase final na disputa do título.A novidade para o torneio será a oficialização do título de campeãodo interior, com disputa de finais nos mesmos moldes do campe-onato geral.

No 2º turno, os jogos se repetem, invertendo-se somente osmandos.

Page 3: Ediçao 165

População denuncia crimeambiental na implantação do novo

parque industrial em FRG

O rastro da incompetência!EDITORIAL

14 a 20 de janeiro de 2011 LOCAL - 3

A análise da atual gestão pública de Fazenda Rio Grandepode ser facilmente vista pelas marcas por ela deixadas aolongo da caminhada destes últimos dois anos, sejam elas po-sitivas ou negativas. E quando tentamos falar em marcas posi-tivas concluímos que estas não existem. O que se viu ao longodestes dois primeiros anos de administração Chico Santosforam apenas inaugurações de obras deixadas pela gestãoanterior vindo de encontro com aquilo que ouvimos diuturna-mente pelas ruas da nossa cidade, vale dizer, “Chico Santosnão fez nada”.

Rastros da atual administração que estão sendo deixadospelos caminhos consubstanciados pela falta de ação daquelesque integram o alto escalão municipal de Fazenda Rio Grandenos mostram inclusive aquilo que um dia uma pessoa mefalou: “o Chico é inábil”. O ocorrido foi quando ainda no períodode campanha da última eleição para prefeito em Fazenda RioGrande, um forte líder que era contrário a atual administração,olhou nos meus olhos e disse: “não podemos entregar a pre-feitura para o Chico Santos, pois ele é incapaz”.

Hoje me arrependo amargamente por ter, juntamente coma maior parte da população na época, ajudado a eleger o atualgrupo que está no comando fazendense. E para aqueles quenos indagam a respeito de o porquê que só agora manifesta-mos nossa contrariedade ao prefeito eleito (pois até então falá-vamos bem das ações da atual administração) a minha res-posta é que também cansamos de dar oportunidades para assuas desculpas, afinal, tudo tem um limite!

E tais desculpas já deixaram muitos - assim como nós -com seus tímpanos calejados de ouvir. No primeiro ano aconversa era que o Toninho havia deixado o orçamento en-gessado; depois o problema da falta de segurança competiaao Estado; quanto à saúde precisamos da saída do Dr. Nassibe sua esposa. Há pouco tempo ouvimos a última desculpa deque tudo mudaria se Beto Richa fosse eleito governador. Ora,mas não era o atual prefeito que se intitulava como o “salvadorda pátria”? Pois é! A população acreditou, depositou seu preci-oso voto de confiança. E daí?

E até mesmo os mais próximos ao prefeito declaram suagrandeza como pessoa, mas que deixa a desejar no âmbitopolítico. Ainda, aqueles que convivem diariamente em nossacidade e tem uma visão crítica e não parcial acerca da atualsituação do município de Fazenda Rio Grande, atestam tudo oque dissemos e muito mais. Inclusive, dizem as más línguasque a atual gestão, já sabedora de ser administração de ummandato somente, já prepara suas malas. Mas será que àqueleeleito pelo povo tido como filho da terra, que tem família, pai,mãe e um nobre irmão empresário moradores deste municí-pio têm conhecimento daquilo que terá que responder peloresto da sua vida diante da sociedade não só fazendense. Ofato é que a jovem cidade de Fazenda Rio Grande deu oportu-nidade a um filho da terra sem tino de governante.

Você pode até se chatear contra nós deste veículo, contu-do, se nos procurar em nosso endereço lhe apresentaremosinfinitas reclamações contra a atual gestão pública fazendense.Não são apenas coisinhas praticadas por falta de aptidão, massim coisas absurdas daqueles que passaram dois anos ape-nas preocupados em retalhar a administração anterior a qual,aliás, já deixa saudades.

Eu lhe convido nobre leitor deste veiculo e cidadão com-prometido na atual lambança a dar uma volta juntamente co-nosco pelas ruas para vislumbrar o quanto somos cobradospor pessoas vindas tanto do lado A quanto do B, isto porque umdia manifestamos o nosso apoio a atual administração. E esteé o motivo de também nos rebelarmos em relação a inativida-de administrativa na prefeitura de Fazenda Rio Grande.

Vou adiantar alguns assuntos que serão tratados nas pró-ximas edições para esclarecer ao nobre cidadão fazendense:a falta de apreço com a saúde publica da nossa querida Fa-zenda Rio Grande, a ausência de segurança, a falta de cum-primento dos projetos que vêem de encontro com a necessi-dade da população por serem de autoria de vereadores daoposição, e por aí afora.

Por fim, e não querendo ser chato, lhe convido a conhecera inércia e morosa administrativa da atual gestão acessando osite: www.setp.pr.gov.br (Secretaria de Estado do Trabalho,Emprego e Promoção Social), link “Fazenda Rio Grande” everificar quem é o gerente lá nominado: Rubens Bocutti. Paraatualizar o comando depende da atual comp... administração.Será? Acho que tudo menos isso! Como diz aquele narradorde futebol da televisão: pelas barbas do profeta! Um forte abra-ço e viva o Senhor Jesus.

Dimas Rodrigues

Enquanto o País tenta re-duzir o desmatamento, espe-cialmente na Amazônia, Fa-zenda Rio Grande se mostrana contramão desta luta. A fi-losofia de que é possível de-senvolver sem desmatar pa-rece não ser seguida. Ao me-nos se for considerado o quefoi previsto pelas autoridadespara a criação de um novoparque industrial na cidade,chamado Distrito IndustrialSul. Uma denúncia da popu-lação chegou até o jornal ASEMANA de que árvores na-tivas estavam sendo derruba-das e queimadas na áreadestinada ao Distrito Industrialo que se configuraria um su-posto crime ambiental.

A reportagem esteve nolocal e constatou o ataque con-tra a natureza. Restos de quei-mada, troncos serrados, galhosespalhados pelo chão. Árvoresque atingiam 10, 20 metros, vi-raram pedaços de madeira.Espécies como a Canela com

mais de 40, 50 anos de exis-tência, estavam cortadas eempilhadas para serem trans-portadas.

A responsabilidade pelaárea é da Prefeitura Municipalque executa obras de infra-es-trutura e da empresa Ortega &

Lopes Imóveis que comerci-aliza os lotes e também ficouresponsável pela obtenção daslicenças ambientais. SegundoAdemar Salvador Lopes, dire-tor da incorporadora, a obraestá legalizada. "Está tudo cer-to e foi tudo licenciado", afirmou.

Em conversa com os po-pulares, o sentimento de des-confiança misturava com a in-dignação. "Quando a gente pre-cisa cortar uma árvore grandedentro do quintal, que ás vezescai galhos no telhado ou na ca-lha, é aquela burocracia. A gen-te não pode cortar e eles? Estácerto isso aí?", disse um vizi-nho da área que pediu para nãoter o nome revelado.

Procurado pela reporta-gem, o IAP, através da asses-

soria de imprensa não retornouao pedido de entrevista até o fe-chamento da edição.

Para responder a pergun-ta do morador foi consultado umespecialista na área ambiental,o Prof. Dr.Rodrigo Berté, presi-dente da Unibio - UniversidadeLivre de Proteção à Biodiversi-dade. Segundo Berté, a áreatem vegetação nativa e o corte éproibido pela legislação. Caso sejaconstatado irregularidade pelo ór-gão responsável, o empreendi-mento corre o risco de ser em-bargado. "O único órgão ambi-ental que pode autorizar o corte éo IAP - Instituto Ambiental do Pa-raná, onde o mesmo envia técni-cos habilitados até o local paraverificar se poderá haver ou nãoo corte", disse o professor.

A Semana: Essa área é própria para o empreendimen-

to?

Prof. Berté: Parte da área é edificável podendo ser utilizadapara o empreendimento que o município destinou com o objetivode atrair novas empresas e gerar emprego, no entanto, a maiorparte da área é de vegetação de sucessão primária e secundáriaum pouco antropizada, com árvores nativas, inclusive algumasdelas na lista do Ibama de vias de extinção.

A Semana: O desmatamento que está ocorrendo pode

ser autorizado, sabendo que na área existe mata nativa com

árvores centenárias?

Prof. Berté: Em se tratando de questões legais, o únicoórgão ambiental que pode autorizar o corte é o IAP - InstitutoAmbiental do Paraná, onde o mesmo envia técnicos habilitadosaté o local para verificar se poderá haver ou não o corte. Hánecessidade neste caso de um profundo estudo e um inventárioo que chamamos de fitossociológico, que tem por objetivo identi-ficar as espécies em diferentes pontos da floresta e conforme ograu de importância ambiental poderá não ser permitido que hajao corte. Se existem árvores centenárias a proibição de corte élegitimada por legislação.

A Semana: O poder público pode autorizar isolada-

mente essa derrubada de árvores sem estudos técnicos?

Prof. Berté: Não, a Prefeitura pode emitir apenas uma anu-ência, que significa que a mesma não se opõe ao corte, mas issonão é uma autorização. Quem autoriza neste caso, é o IAP -Instituto Ambiental do Paraná. Lembrando também que uma au-torização mesmo do órgão responsável pode ser contestadaatravés de ações civis públicas, onde o principal órgão que dará

Confira a entrevista completacom o Prof. Dr. Rodrigo Berté sobre o assunto:

sustentação ao um processo dessa maneira, é o Ministério Pú-blico com o advento da Constitutição de 1988.

A Semana: Na sua opinião, o que a sociedade poderia

propor para reparação ambiental desta área?

Prof.Berté: Se for identificado que o corte é irregular, que oprejuízo ambiental será irreparável, a denúncia é o melhor cami-nho. Em Fazenda Rio Grande tem o Ministério Público a Promo-toria do Meio Ambiente e em último caso uma denúncia ao Cen-tro de Apoio das Promotorias do Meio Ambiente na Capital, ondeo Procurador poderá nomear um Perito para verificar a veraci-dade dos fatos evidenciados pela comunidade local.

A Semana: Existe o risco da área ser embargada em

razão deste crime ambiental?

Prof. Berté: É óbvio, e creio que o empreendedor ou omunicípio conhecem o risco. É lamentável que esta área nãopassou por debate de audiência pública ou tão menos pelo Con-selho de Defesa do Meio Ambiente no qual sou Vice Presidente.Uma área dessa embargada sofrerá uma série de penalizaçõesprevistas no código florestal brasileiro Lei Federal 4.771/65 Art.2,e da Lei de Crimes Ambientais n. 9605/98, responsabilizando apessoa física e jurídica o que causaria um desconforto muitogrande a quem o faz desta forma. A Unibio, junto com outrasONGs, convidando a AMAR da Presidenta Lidia Lukaski pro-moverá uma investigação séria a respeito ao qual encaminharáao Ministério Público.

Por fim, cuidar do meio ambiente é um dever de toda asociedade Art n. 225 Constituição Federal, não é pela ganânciade negócios, que deixaremos de legar a geração futura umamelhor qualidade de vida.

Professor Berté (dir) da Unibio emoradores se mostraram indignados com a devastação

Fogo consumiu parte na mata nativa

Page 4: Ediçao 165

Cancha de Futebol deGrama Sintética

14 a 20 de janeiro de 20114 - LOCAL

Atacadão da BR se transformaem nova rota de compras

Viajar para São Paulo paracomprar roupas para revenderem Curitiba foi durante muitotempo a única opção de lojistase grandes consumidores quebuscavam preços baixos. Noentanto, desde julho do ano pas-sado, os lojistas curitibanos des-cobriram sem sair da cidade,mas na mesma rodovia que oslevava para SP uma nova rotade compras: o Atacadão da BR.

"Antes eu só compravaem São Paulo e Santa Catarinae para mim facilitou um monteporque tenho criança pequena,difícil pedir favor para parentespara cuidar. Para mim o Ataca-dão foi uma maravilha. Depoisque abriu não viajei mais, o pre-ço é melhor, tem grande varie-dade", atesta a revendedora au-tônoma Alexandra dos Santos.

Em pouco tempo, comprodutos de qualidade e umagigantesca variedade - são mais

de 1 milhão de itens - o Atacadãoda BR que trabalha com confec-ções e acessórios, conquistoumilhares de clientes e já se des-taca no concorrido mercado.

"Eu comprava em SãoPaulo e agora aderi ao Ataca-dão porque tem qualidade e pre-ço equivalente ao de São Pau-lo. Tem muita variedade no

ramo de roupas. Em termos deroupas estou satisfeito e nãopreciso mais viajar", afirmouSérgio Martins, lojista e verea-dor de Campo Magro.

A fórmula do sucesso doAtacadão da BR está na fabri-cação das roupas e na parce-ria com fornecedores de todo oPaís. A fábrica está localizada

na cidade de Gaspar, em SantaCatarina. "Percebemos que nãoexistia um atacado aqui que aten-desse os lojistas com esses pre-ços e essa variedade de produ-tos. Largamos na frente. Vende-mos mais barato porque fabri-camos", afirma Karimy Cristinade Queiroz, sócia-gerente.

Às vésperas do Natal , aloja registrou um movimentorecorde. Filas de clientes se for-maram em frente ao atacado eo que se percebia eram pesso-as saindo com caixas e saco-las a todo instante. "Felizmenteencheu a loja. A aceitação dosclientes reforça a ideia de queestamos no caminho certo", fi-nalizou a sócia da empresa.

Serviço:Atacadão da BR

Endereço: BR-116, 13.057 -Linha Verde (em frente aestação tubo Vila Fanny)

Tel.: (41) 3045-6515

Em tempos em que a fro-ta de veículos aumenta diaria-mente e o trânsito nas cida-des torna-se cada vez maiscaótico, uma nova opção delocomoção, para distânciascurtas e médias, deverá ga-nhar muitos adeptos neste anoem Fazenda Rio Grande etoda RMC: é a bicicleta moto-rizada. Comercializada na ci-dade pela Cicles Basico, re-presentante do produto naRegião Sul, a bicimoto podeser adquirida a partir deR$1.100,00 e por ter um mo-tor de 48cc, não é necessárioter carteira de habilitação paraguiá-la.

A "magrela hi-tec" alia apraticidade e leveza da bicicletacom a agilidade de uma moto.Ela atrai também por ser eco-nômica, pois com o pequeno

Bicicleta motorizada deve invadirruas e avenidas da Grande Curitiba

tanque de dois litros é possívelpercorrer 90km. "A tendênciano mercado é essa. Já pegou.Tenho um cliente que tem moto,carro, mas só está andandocom a bicicleta motorizada, porela ser prática e gostosa de an-dar", disse entusiasmado Ale-

xandre Basico, sócio-gerenteda Cicles Basico.

O motor é fabricado naChina e diferente das motos elé-tricas, ajuda o condutor a ven-cer íngremes subidas e resistea chuvas e trovoadas. "A motoelétrica não pega na chuva, é

mais cara e não passa de 20km/h. Essa chega até 60km/h.A média de velocidade é de40km/h", explica Basico.

O motor funciona com aforça de uma pedalada. Depoisde uma pedalada completa,solta-se a embreagem e a bi-cimoto te leva. Ela pode serusada somente como bicicle-ta, para isso, basta segurar aembreagem e pedalar. "Temuma velocidade boa rapaz. Onegocinho é gostoso demais",sorriu o pedreiro Amilton dosSantos, 47 anos que não re-sistiu e pediu para dar umavolta na novidade.

E quem não vai querer teruma dessa para passear outrabalhar? "Em menos de 30dias vendemos 17 peças. Temcliente esperando o produto", fi-nalizou Basico. (DR)

Rua Farid Estephens

Esquina com Alfredo Gonchorovski

Reserve seu horário pelo telefone:

(41) FONE 9993-7037 Falar com Abrãao

Dezenas de pessoas feri-das, muitas residentes em Fa-zenda Rio Grande, foi o saldode um acidente na tarde do sá-bado (8) no Centro de Curitiba,entre um biarticulado da linhaSanta Cândida/Capão Raso eum ligeirinho da linha Curitiba/Fazenda Rio Grande. A colisãoocorreu na esquina da Rua An-dré de Barros com a Travessada Lapa. O impacto foi tão forteque o biarticulado chegou a in-vadir um edifício.

Apesar da gravidade doacidente, a maioria das vítimas,segundo informações do tenen-te-coronel Luiz Henrique Pom-bo, do Corpo de Bombeiros,teve apenas ferimentos leves."Das 40 pessoas que se ma-chucaram, nove tiveram lesõesmoderadas e o restante, feri-mentos leves. A habilidade do

Moradores de FRG ficamferidos em acidente entre ônibus

Revendedora Alexandra dos Santos Lojista e vereador Sérgio Martins

A bicimoto faz 90km com apenas 2 litros de gasolina

Movimento comprova o sucesso da loja

motorista do biarticulado evitouque algo ainda pior aconteces-se, pois ele conseguiu desviarum pouco. Ao colidir contra oprédio, o motorista acertou umaporta em vez de acertar a pare-de", revelou o oficial.

O autônomo Rafael Está-cio, que estava dentro do biarti-culado, conta que tudo foi mui-to rápido. "Foi do nada. Estavaconversando com a minha na-morada e com a amiga delaquando deu a batida. Fui joga-do para o outro lado. Por sorte,não me machuquei muito. Mi-nha namorada e sua amiga,que estavam sentadas, acaba-ram se cortando com os vi-dros, mas não foi nada maissério", afirma. A URBs infor-mou que vai montar uma co-missão para apurar as causasdo acidente.

Page 5: Ediçao 165

Boletos do IPVA voltam aser enviados para o

proprietário de veículos

14 a 20 de janeiro de 2011 LOCAL - 5

Moradores pedem obrasprometidas para a BR-116

A MURB - Movimento dosUsuários das Rodovias do Bra-sil e moradores da Estrada doGanchinho e Campo da Cruz,em Fazenda Rio Grande, pro-moveram uma audiência públi-ca popular junto a praça de pe-dágio da BR-116, entre Fazen-da Rio Grande e Mandirituba.Na oportunidade foi elaboradodocumento pedindo com urgên-cia as construções de passa-relas, trincheiras e a duplicaçãoda rodovia no trecho entre o RioIguaçu e a ponte preta, em Cu-ritiba. Durante pouco mais demeia hora, foram discutidas asobras prometidas em contratopela OHL, empresa que admi-nistra o pedágio na região. "Te-mos medo de atropelamentose não queremos esperar quemorra mais gente nesta rodo-via, especialmente nesta liga-ção entre as comunidades",argumentou Edemir, líder co-munitário. O documento elabo-rado na audiência pública foienviado por e-mail para aANTT - Agência Nacional deTransportes Terrestres, quepromoveria uma audiência pú-blica na última quarta feira emBrasília para discutir com dire-tores da empresa concessio-nária a realização de obras.

Na audiência pública, osrepresentantes da MURB in-formaram aos presentes quetomaram conhecimento deque a OHL estaria mais umavez adiando algumas obras,como a construção de passa-relas, entre elas a ligação en-tre as comunidades da Estra-da do Ganchinho e Campo daCruz. "A empresa só pensaem arrecadar e cadê as obrasprometidas? Afinal o pedágiovem sendo cobrado há doisanos e nós moradores conti-nuamos correndo risco ao atra-vessar a rodovia”.

Outra reivindicação dos

moradores, que têm carro, éa isenção da cobrança da ta-rifa para quem mora nas pro-ximidades da praça de pedá-gio e que constantemente pre-cisam se locomover entreFazenda e Mandirituba. "Mo-radores do Campo da Cruz,Ganchinho, Jardim Colonial,Jardim Veneza e Jardim SãoSebastião precisam dar umavolta enorme para chegar aqualquer lugar se não quise-rem pagar o pedágio de R$3,10 cobrado pela concessi-onária", afirma Edemir. Osmoradores, revela Edemir,estão ansiosos pela constru-

ção da passarela e de outrasobras prometidas pela empre-sa concessionária e não estádescartado o fechamento dapraça de pedágio em protestopelo descaso. "Se nenhumaresposta condizente chegar,pretendemos fechar a praça.O que não pode continuaracontecendo são acidentes eatropelamentos nesta rodoviade grande movimento. A em-presa tem o dever de reali-zar as obras prometidas emcontrato", apela o líder. Na pri-meira quinzena de fevereiroestá marcada uma nova au-diência.

Moradores pedem inicio das obras na rodovia

Vindo de São Paulo, San-ta Catarina, Mato Grosso, o vi-ajante chega a Curitiba por ro-dovias duplicadas. A única ex-ceção é para quem chega acapital paranaense pela BR-116, passando por Fazenda RioGrande. Entre a ponte sobre oRio Iguaçu e a entrada do bair-ro Tatuquara, são aproximada-mente 7 quilômetros de pistasimples que causam congesti-onamentos nos horários depico. O trecho é o que apresen-ta o maior índice de acidentesda Região Metropolitana deCuritiba.

O trecho de 7 quilômetros,ironicamente, vem sendo cha-mado de Rodovia do Lixo, di-ante do número elevado de ca-minhões vindos de diversas ci-

"Rodovia do lixo"é a única sem duplicação

dades da região em sentido aoaterro sanitário da Estre. O ven-

dedor de alimentos Carlos Au-gusto Pereira reclama da pre-

sença dos caminhões de lixona rodovia. "Você ter que ficarlogo atrás de caminhões chei-os de lixo, exalando cheiro in-suportável e ter que dirigir emvelocidade baixa por causa docongestionamento é uma situa-ção complicada. A duplicaçãoé uma necessidade e acreditoque os moradores de FazendaRio Grande e que trabalham emCuritiba devam promover ummanifesto fechando a rodovia eexigir da concessionária o ini-cio imediato da duplicação. AOHL, pelo que sei, se compro-meteu em duplicar a rodoviaquando adquiriu a concessão.Se prometeu tem que cumprire as autoridades municipaisdevem cobrar o inicio da dupli-cação", reclama Carlos.

O vendedor Carlos fotografou umcaminhão na rodovia do interior do seu carro

Foto

: C

arl

os

August

o P

ere

ira

Os proprietários de veículos automotores registrados noParaná voltarão a receber em suas casas, neste ano, o boletopara pagamento do Imposto sobre Propriedade de VeículosAutomotores (IPVA). O envio dos boletos, que foi suspensoem 2010, será retomado em 2011 por determinação do gover-nador Beto Richa, em cumprimento à lei 16735, de dezembrode 2010.

O Paraná tem uma das menores alíquotas de IPVA, de 2,5%sobre o valor de mercado do veículo. Em São Paulo, MinasGerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, a alíquota é de 4%.

Os boletos serão entregues pelos Correios em fevereiro,mas os contribuintes que desejarem pagar o imposto antes,integral ou parcialmente, podem imprimir a ficha de compen-sação na página da Secretaria de Estado da Fazenda(www.fazenda.pr.gov.br) e fazer o pagamento em qualquer ban-co ou, com a apresentação do número do Renavam, no Ban-co do Brasil.

O calendário do IPVA prevê bonificação de 5% para paga-mentos à vista feitos em fevereiro de acordo com tabela abai-xo, que considera o final da placa. Para os contribuintes queoptarem pelo pagamento parcelado, a primeira parcela deveser paga em março.

Pagamentos do IPVA à vista com desconto de 5%,

de acordo com o número final da placa

Final 1 - Até 14 de fevereiroFinal 2 - Até 15 de fevereiroFinal 3 - Até 16 de fevereiroFinal 4 - Até 17 de fevereiroFinal 5 - Até 18 de fevereiroFinal 6 - Até 21 de fevereiroFinal 7 - Até 22 de fevereiroFinal 8 - Até 23 de fevereiroFinal 9 - Até 24 de fevereiroFinal 0 - Até 25 de fevereiro

Page 6: Ediçao 165

Urbs abre licitação para a Rua 24 Horas14 a 20 de janeiro de 20116 - CURITIBA

Famílias do Parolindeixam área de risco

para ganhar novas casasA Urbs, Urbanização de

Curitiba S/A lançou na última ter-ça-feira (11) edital de licitaçãopara administração e exploraçãocomercial da Rua 24 Horas.Reformada pela prefeitura, a Ruaque fez história em Curitiba seráadministrada pela empresa ven-cedora pelo prazo de dez anos,prorrogável por mais dez anos.

A concorrência 001/2011prevê manutenção, conserva-ção, segurança e limpeza doespaço. A administradora seráresponsável pelo funciona-mento da 24 Horas e instala-ção de lojas de comércio eserviços a partir de um planobásico de uso sugerido pelaUrbs, a quem caberá a fiscali-zação do contrato.

A outorga da concessãocustará ao concessionário ummínimo de 300 mil reais e re-passe à Urbs de 30% ou maisdo faturamento bruto mensal.Vence quem oferecer o maiorvalor e maior percentual de re-passe mensal. O custo daoutorga poderá ser pago em

sete parcelas a partir do mêsseguinte ao do início da comer-cialização do espaço.

O plano de ocupaçãoprevê que a 24 Horas seja umespaço de atração de turistas.Podem ser instaladas lojascomo revistaria, chocolateria,livraria, auto-atendimentobancário, farmácia, cybercafé, souvenirs, agência deturismo, correio, confeitaria,artesanato, relojoaria, perfu-maria e cosméticos, chavei-

ro 24 horas, perfumaria e cos-méticos, confeitaria e locado-ra de veículos.

A proposta é que a Rua 24Horas volte a ser ponto de refe-rência em Curitiba. Ela foi refor-mada pela Prefeitura que inves-tiu, na obra iniciada em mea-dos do ano passado, em tornoR$ 4 milhões. A 24 Horas ga-nhou cobertura nova, com iso-lamento térmico garantindomais conforto aos usuários;novo piso, iluminação e revisão

hidráulica e elétrica.Quando do anúncio da

obra, no ano passado, o presi-dente da antiga Associação deComerciantes da Rua 24 Ho-ras, o empresário Roberto Ama-ral, não escondeu a emoção aofalar do retorno de um ícone."Uma cidade é a cultura do seupovo, o entrosamento de co-mércio, serviço, indústria, po-der público, comunidade.

As cidades mudam, sur-gem problemas novos e este eraum problema que estamos ago-ra resolvendo. Eu estou muitofeliz com isso", disse ele, lem-brando a fama da 24 Horasmundo afora. "Mesmo depois defechada, vinha gente aqui prá ver.Vi até casamento na 24 Horas,noivos fazendo questão de pas-sar por ali no caminho entre aIgreja e a festa. Curitiba está res-gatando sua história", afirmou.

Inaugurada em 1991, a ruaficou conhecida no Brasil inteiropor seu relógio de 24 horas eporque, à época, não existiacomércio aberto à noite.

A Prefeitura de Curitibacomprou mais uma máquinarecicladora de asfalto que vaipavimentar as ruas de antipó dacidade. O novo equipamento foiadquirido no fim do ano passa-do e entrará em operação emmarço. Com a nova máquina,a Prefeitura pretende dobrar acapacidade de pavimentaçãodo antipó, atingindo a marca de90 quilômetros por ano. Desdejaneiro de 2009, a Prefeitura deCuritiba já entregou 259 quilô-metros de asfalto.

"A meta é reduzir o núme-ro de ruas de antipó, pavimen-tando as vias por onde passamo transporte coletivo, perto dosequipamentos públicos e degrande trânsito", disse o prefei-to Luciano Ducci. A aquisiçãodos novos equipamentos per-mitirá uma redução média de40% do custo de pavimentaçãoda cidade.

Com a recicladora, foramadquiridos mais 19 equipamen-tos que serão usados na ma-nutenção de ruas. "Houve umamodernização do equipamentode pavimentação da cidade, oque vai dar mais agilidade aotrabalho de recuperação deruas de antipó, com vida útilvencida e que são danificadascom as fortes chuvas", disse osecretário municipal de ObrasPúblicas, Mário Tookuni.

Prefeitura vai pavimentar 90 km de antipó por ano

O secretário municipal deObras Públicas, Mario Tooku-ni, explica que o novo sistemamoderniza o processo de pavi-mentação de Curitiba, com ouso de máquinas de alta tecno-logia. "A nova recicladora triturao asfalto antigo e usa este mate-rial para a fabricação da basecom cimento. O resultado émenor custo, mais agilidade emenor impacto ambiental, como reaproveitamento de resídu-os na própria obra", afirma.

A equipe recuperação depavimentos terá uma máquinarecicladora, três rolos compac-tadores, caminhões de cargas,entre outros equipamentos.Para operar, será usado o as-falto produzido pelas usinas daSecretaria Municipal de ObrasPúblicas. "O uso de equipe pró-pria também ajuda a diminuir o

custo da obra. Em alguns ca-sos, conforme as condições doterreno, o preço da recupera-ção das ruas pode sair pelametade do valor cobrado nomercado", garante.

O sistema de reciclagemde asfalto se mostrou rápido eeficiente. Com a recicladora,

retira-se o asfalto velho, tritura,mistura com cimento e devolvepara a mesma rua, como basepara a nova pavimentação. Oasfalto é retirado, processado edevolvido à rua em 40 minutos,a cada 100 metros. Depois estematerial é umedecido e e com-pactado para receber a capaasfáltica. Todo o processo nãodura mais que uma hora.

Com o método tradicional,que usa uma máquina paracada etapa - retirada, correçãodo solo, compactação e prepa-ração da base -, seriam neces-sárias pelo menos meio dia detrabalho para preparar os mes-mos 100 metros, para depoisreceber a capa asfáltica. Asruas recuperadas terão vida útilde 10 anos, período superior aoantipó, que dura apenas trêsanos.

Famílias da Vila Parolin que serão reassentadas no próxi-mo mês estão trabalhando desde já para melhorar as casasonde passarão a morar. Elas foram autorizadas a iniciar aconstrução de muros, instalação de grades e colocação depiso cerâmico nas unidades que estão em fase final de obras.

O reassentamento de famílias que vivem em situação derisco na Vila Parolin é um dos componentes do projeto deurbanização que a Companhia de Habitação Popular de Curi-tiba (Cohab) está realizando na área. "Estamos oferecendouma nova condição de vida para os moradores da Vila queconvivem há muito tempo com a ameaça de enchentes, desa-bamentos e com a insalubridade", diz o prefeito Luciano Ducci.

A construção de muros, em paralelo às obras de acaba-mento das casas, está provocando uma grande movimenta-ção no final da rua Manoel Hygino dos Santos, onde estãolocalizadas as 73 unidades que fazem parte da próxima etapade reassentamento de famílias da Vila. No canteiro de obras,os operários da construtora se juntam aos trabalhadores infor-mais que foram contratados para executar as melhorias nascasas.

"A Cohab, a pedido da Associação de Moradores, autori-zou as famílias da Vila Parolin a antecipar a construção dosmuros e outros serviços nas casas. Isso reforça o vínculo queelas terão com a futura moradia e dá mais ânimo para asmudanças", explica o presidente da Companhia, João Elias deOliveira.

Abel Alexandre, aposentado que trabalho com coleta dematerial reciclável para complementar a renda, é um exemplo.Ele estava economizando dinheiro há mais de um ano paraaplicar em benfeitorias na casa nova. Com R$ 1,6 mil poupa-dos mês a mês, ele está erguendo o muro, instalando o portãoe colocando lajota no piso da unidade de dois quartos onde irámorar com a mulher e um filho. A família está hoje na beira dorio e mostra-se animada com a mudança. "É como uma ben-ção. No lugar onde eu vivo, estou sempre preocupado, mastudo vai mudar. Aos 66 anos, vou receber o melhor presenteda minha vida", diz ele.

O aposentado Francisco Raimundo dos Santos está naVila há 40 anos e também convive com a insegurança. Comuma família grande - são 10 pessoas, incluindo mulher, filhos,noras e netos -, ele mora numa casa com rachaduras na beirado rio. "Ela está desbarrancando um pouco a cada dia", conta.Com as chuvas recentes, o temor é constante.

Por isso, ele não vê a hora de sair da beira do rio e,enquanto isso não acontece, está trabalhando para melhorar acasa onde irá morar com parte da família (os filhos casadosserão reassentados em casas diferentes). Com um pedreirocontratado, está concluindo a construção do muro e assentan-do lajota.

O novo equipamento foi adquirido no fim do anopassado e entrará em operação em março de 2011

Foto

:Luiz

Cost

a/S

MC

S

As famílias foram autorizadas a iniciar a construção demuros, instalação de grades e colocação de piso

cerâmico nas unidades que estão em fase final de obras

Foto: Eduardo Martins Amatuzzi/Cohab

Foto

:Luiz

Cost

a/S

MC

S

O tradicional ponto turístico seráadministrado pela iniciativa privada

Page 7: Ediçao 165

QB rumo a alcançar 100% deassistência à população no

Programa Saúde da Família

14 a 20 de janeiro de 2011 QUATRO BARRAS - 7

Quatro Barras atrai novas empresase avança na geração de empregos

Quatro Barras atravessaum período de avanços e de-senvolvimento em diversasáreas e setores, entre eles nageração de empregos, que vemalcançando índices bastanteexpressivos. Em dois anos, fo-ram criadas no município maisde 500 novas vagas de traba-lho - mais da metade da metade empregos prevista para osquatro anos de governo do pre-feito Loreno Tolardo.

O número de contrataçõesprofissionais deve-se principal-mente à instalação de oito no-vas empresas na cidade, entreelas a Leadership, Michel Thi-erry Unit Components (MTUC)e Perfipar. Um índice que embreve será dobrado, com achegada de outras empresas,como a Metalúrgica Schwarz,a Dometal e a Metalkraft, quejuntas serão responsáveis pormais 300 novos empregos.

Destaque na RMC

Além das novas vagasabertas pelas empresas, os ín-

Com mais de 500 vagas criadas em dois anos, o município estáa caminho de alcançar a meta proposta em plano de governo com antecedência

dices de colocações no mer-cado de trabalho também cha-mam a atenção. Por dois anosconsecutivos, a Agência doTrabalhador do município vembatendo recordes: em 2009, fo-ram 1.200 pessoas emprega-das, e em 2010, 1.120. Núme-ros que ultrapassaram o dobrodas metas anuais estipuladaspelo Estado, que era de 500."O grande diferencial é que te-mos batido nossas metas comantecedência. No ano passado,por exemplo, fechamos as 500colocações em julho, cincomeses antes do prazo", contoua gerente Wilsen Andreatta.

O balanço de atendimen-tos efetuados em 2010 trouxesaldos positivos ao município,com uma média de 90 coloca-ções mensais. Produtividadeque classificou a Agência doTrabalhador de Quatro Barrascomo a segunda mais atuanteda Região Metropolitana deCuritiba, conforme dados dasecretaria de Estado do Traba-

lho, Emprego e Promoção So-cial. Além disso, durante o anopassado ainda foram contabili-zados 1.319 novos cadastrose 4.511 encaminhamentos.

Políticas de incentivo

O prefeito Loreno Tolardocomemora as taxas de empre-gabilidade que vem sendo re-gistradas no município. "O cres-cimento nos índices de criaçãode vagas e colocação de pro-fissionais no mercado de traba-lho representa o cumprimento

de mais um compromisso queassumimos com a população.Colocamos a geração de em-pregos como uma prioridadeem nossa gestão e adotamosnovas políticas de incentivo, quealiam desenvolvimento econô-mico e preservação ambiental.Hoje, registramos númerosbastante satisfatórios e a expec-tativa é de que a nossa meta demil novos postos de trabalhoseja atingida bem antes de fe-char os quatro anos", disse.

Em Quatro Barras, o Programa Saúde da Família (PSF)avança a passos largos. Em pouco mais de um ano, o pro-grama expandiu sua área de cobertura de 19% para 91%,conforme dados do Ministério da Saúde. Agora, com a con-cretização de novas ações, o município caminha rumo a al-cançar 100% de assistência à população.

Dentro deste contexto, uma das principais ações, ainda emandamento, é a contratação de novos Agentes Comunitários deSaúde, aprovados em concurso público. Uma medida impor-tante, que além de eliminar a necessidade de substituição dosprofissionais - que antes cumpriam contrato por tempo determi-nado -, também vai permitir ampliar a atuação do programa. Anova equipe será composta por 49 integrantes, cinco a mais doque no ano passado, o suficiente para possibilitar a abertura doatendimento também no bairro Colônia Maria José.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. JulioPereira Lopes, a proposta é investir na prevenção, na orienta-ção direta às famílias e no trabalho gradativo, que percorrecasa a casa. Atualmente, o PSF atende aos bairros da Sede,Jardim Menino Deus, Borda do Campo e Itapira e ainda ascomunidades rurais da Campininha e Palmitalzinho.

Da contratação à atuaçãoA Prefeitura realizou o concurso público em novembro do

ano passado e já em dezembro deu início ao chamamentodos agentes aprovados. A primeira equipe, formada por 16pessoas, já assinou contrato e se apresentou na Unidade deSaúde do Jardim Menino Deus, na última segunda-feira (10).Nos primeiros dias de atividade, estão previstos o mapeamen-to dos bairros e a contagem de residências, o que facilitará adivisão de áreas a serem atendidas pelo programa.

A previsão é de ter as equipes completas até fevereiro,quando devem ser encerrados os chamamentos e contrata-ções. Após esta etapa, os agentes participam de um treina-mento, antes de iniciarem efetivamente o trabalho em campo,com as visitas domiciliares.

No dia a dia, os profissionais terão a atribuição de colocarem prática estratégias específicas no atendimento à saúde, alémdo recadastramento epidemiológico, garantindo à populaçãoações de prevenção, reabilitação de doenças e monitoramentode situações de risco às famílias, seguindo as diretrizes do sis-tema Único de Saúde (SUS) e da administração municipal.

Novo conceitoOs investimentos no Programa Saúde da Família integram

um amplo plano de ações, que vem sendo colocado em práticana área da saúde. O objetivo, segundo o prefeito Loreno Tolardo, égarantir a qualidade do atendimento à população. "Hoje o municípioavança na construção de um novo conceito na área da saúde e,para isso, temos implementado uma série de medidas", disse.Entre os grandes destaques já realizados está a nova Unidade deSaúde do Jardim Menino Deus, que oferece atendimento espe-cializado na região mais populosa da cidade; a reforma do Cen-tro de Atenção Psicossocial (Caps); a contratação de novosmédicos, inclusive na área rural; a implantação do plantão am-bulancial e ainda a elaboração de projetos para construção denovas Unidades de Saúde e adequações das já existentes.

Empresas têm garantido novas oportunidades detrabalho aos quatrobarrenses

Foto

: Jo

siany

Ohde/

PM

QB

Há poucos dias, QuatroBarras iniciou o maior progra-ma de sinalização viária da his-tória. São ruas de toda a áreaurbana e avenidas de grandecirculação que estão ganhan-do novas placas de trânsito epintura de faixas. O projeto seestende desde a entrada da ci-dade, na Avenida Dom PedroII, e segue pelas AvenidasPrefeito Mocelin Neto e Ave-nida das Pedreiras, até a Bor-da do Campo.

A execução do programajá estava prevista desde julhodo ano passado, quando o pre-feito Loreno Tolardo formalizou

Programa de sinalização viária é executado em Quatro Barras

parceria com o Departamentode Trânsito do Paraná (Detran),através de um convênio de co-operação técnica, com repas-

se no valor de R$ 184 mil. Qua-tro Barras foi uma das 110 ci-dades contempladas pelo pro-grama em todo o Estado. A

ação está sendo coordenadapela da secretaria de Infraes-trutura e Logística.

Segurança e mobilidade

Para o prefeito Loreno To-lardo, os investimentos repre-sentam melhorias para a se-gurança no trânsito e para amobilidade de motoristas e pe-destres. "A sinalização é umdos itens fundamentais para asegurança nas vias, e por issoa relevância da ação. Com aexecução deste convênio, que-remos melhorar as condiçõesno trânsito de nossa cidade,oferecendo infraestrutura ade-quada", disse.

Investimentos vão garantir mais segurança emobilidade no trânsito da cidade

Page 8: Ediçao 165

Ivan Rodrigues autoriza pacote deobras orçadas em R$ 10,3 milhões

Prefeitura anuncia cerca deR$ 3,5 milhões de investimentos

na área da educação

14 a 20 de janeiro de 20118 - SÃO JOSÉ DOS PINHAIS

O prefeito de São José dosPinhais, Ivan Rodrigues, assi-nou, na manhã desta terça-fei-ra (11), 19 ordens de serviçoavaliadas em cerca de R$ 10,3milhões em obras que contem-plam as áreas de educação,pavimentação, saúde e meioambiente. O pacote de investi-mentos faz parte do programaRevitaliza São José. Com aassinatura das ordens de ser-viço, as empresas contratadasjá podem começar os traba-lhos.

"Quando assumimos aPrefeitura há dois anos, noscomprometemos a melhorar avida dos cidadãos de São Josédos Pinhais. Começamos poráreas que estavam mais críti-cas como a saúde, a seguran-ça e a pavimentação de ruasimportantes. Nesta segundaetapa do programa RevitalizaSão José, levamos as obraspara todo o município. Sãoobras que jamais foram vistasno município. O ritmo de açõesno primeiro semestre de 2011será mais acelerado em rela-ção ao ano passado", disse oprefeito Ivan Rodrigues.

No pacote de ações, cons-tam a recuperação de impor-

tantes ruas da cidade como aIeda Solange Ribeiro, principalvia do Jardim Alegria, que vaireceber um investimento dequase R$ 2,3 milhões para adrenagem da água da chuva eimplantação de paralelepípedo."A recuperação desta rua é umareivindicação antiga dos mora-dores da região que passa porum processo de transformaçãocompleta", disse o secretárioMunicipal de Obras, NivaldoCarneiro Rodrigues. Além des-ta rua, também serão revitali-zadas vias como rua Canoi-nhas, na Borda do Campo, eavenida Guatupê.

A revitalização da avenidaGuatupê faz parte do programaVizinhança Solidária, do gover-no federal. O programa contem-pla obras em torno da bacia dorio Itaqui, como pavimentaçãode ruas, construção de escolas,melhoria na vazão do rio, entreoutras. Sempre pensando emmelhorar a qualidade de vida dosmoradores próximos ao rio.

Para a Educação, o pre-feito autorizou investimentos dequase R$ 3,5 milhões em am-pliações e reparos de diversasescolas da cidade para garantirestrutura de qualidade aos alu-nos que retornam para o ano

letivo de 2011.Outra obra importante que

contemplará a região do Gua-tupê será a construção da Uni-dade de Saúde da Família. Oprédio terá mais de mil metrosquadrados e conta com um in-vestimento de quase R$ 1 mi-lhão. A previsão para a conclu-são das obras é de seis me-ses.

Na área do meio ambien-te, a população da cidade ga-nhará um Horto Municipal, comuma construção de 1,3 mil me-tros quadrados dentro do novoParque de São José dos Pi-nhais. Lá, além de ser realiza-do o cultivo de plantas e árvo-res que embelezam os jardins,parques, praças e ruas da ci-dade, também acontecerão ati-vidades educativas. "Pela pri-meira vez na história um prefei-to vai valorizar os profissionaisque trabalham da Divisão dePaisagismo, cuja função é darum ar mais belo ao município",avalia a secretária Municipal deMeio Ambiente, Edilaine Vieira,que ainda acrescenta que nolocal serão instalados uma es-tação de tratamento de água,auditório para palestras, além deum jardim das sensações.

O prefeito de São José dos Pinhais, Ivan Rodrigues, as-sinou, nesta terça-feira (11), dez ordens de serviço que, jun-tas, somam aproximadamente R$ 3,5 milhões em investi-mentos na construção, ampliação e reforma de escolas muni-cipais. As obras fazem parte de um pacote de cerca de R$ 10milhões que ainda vão beneficiar áreas como saúde, pavi-mentação e meio ambiente.

"A educação será a área com um dos maiores investi-mentos neste pacote. São obras que fazem parte do progra-ma Revitaliza e que irão trazer à cidade e, sobretudo, aosestudantes são-joseenses, mais qualidade de ensino, garan-tindo que a estrutura usufruída pela rede pública de ensinoesteja adequada à realidade do município", garante Ivan.

Cinco escolas municipais irão receber obras de amplia-ção que vão desde cerca de 150 m² até 250 m², de acordocom a necessidade do local. Além disso, quatro escolas terãosuas coberturas reformadas, acabando com problemas comogoteiras e infiltrações. A ordem de serviço com maior valor dizrespeito à construção de um novo Centro Municipal de Edu-cação Infantil, com uma área de aproximadamente 900 m² naVila Nossa Senhora de Fátima.

"Essa é uma conquista não só da Secretaria de Educa-ção, mas, sobretudo da população, que irá contar com umaestrutura de atendimento de qualidade na área educacional",afirma a secretária de Educação, Tânia Galvão.

Assim como a saúde e a questão viária, a Educação éuma das áreas que vem recebendo um grande investimentoda administração. "Essas são áreas fundamentais, que de-vem ser priorizadas. Pela primeira vez São José está rece-bendo investimentos que condizem com seu crescimento ecom a sua importância no cenário paranaense. Estamos real-mente revitalizando a cidade, e em breve a população poderáver o resultado desse investimento", complementa o prefeito.

Escolas que serão ampliadas

Escola Municipal Almir Ferraz - Riacho DoceEscola Municipal Paulo Pimentel - Jardim MarambaiaEscola Municipal José de Anchieta - Conjunto GuaraniEscola Municipal Aníbal Ribeiro - QuissisanaEscola Municipal Narciso Mendes - Jardim Alfredo Lincoln

Escolas que receberão reforma na cobertura

Escola Municipal Leci Caldeira Scherner - Jardim Santa FéEscola Municipal Irmã Maria Eufrásia Torres - Jardim IpêEscola Municipal Ananias Antonio Mauad - Conjunto ApoloEscola Municipal Elvira Pilotto Carrano - Jardim Vaticano

O prefeito Ivan Rodrigues assinou as ordens deserviço que contemplam as áreas de educação,

saúde, pavimentação e meio ambiente

SJP comemora 158 anos deEmancipação Política

A Prefeitura de São José dos Pinhais promoveu na últimasexta-feira, a solenidade em comemoração aos 158 anos deEmancipação Política da cidade, no Paço Municipal. O eventocontou com a presença do secretariado, autoridades religio-sas, lideranças comunitárias e Servidores Municipais.

No local, o secretário municipal de Governo Miguel Ga-wloski representou o prefeito Ivan Rodrigues. “Comemorar aEmancipação Política de São José dos Pinhais deve ter comoproposta a união da população com o Poder Público. A nossaadministração é norteada pela participação do Servidor Públi-co, que pode e deve auxiliar na formulação e reformulação deações”, destaca Miguel. A comemoração contou ainda com abênção do Pároco da Catedral da cidade Padre Aleixo W. deSouza e do Pastor Jonas Ayres e com a presença da BandaMarcial do município.

HistóriaNo dia 08 de janeiro de 2011, São José dos Pinhais come-

mora a sua emancipação política, sendo que o município teve asua lei de criação decretada pela Assembléia Legislativa Provin-cial de São Paulo, no dia 16 de julho de 1852, quando foi sancio-nada a Lei nº10, pelo vice-presidente da Província de São Paulo.A instalação solene da nova cidade, com a posse dos seusprimeiros vereadores, ocorreu no dia 08 de janeiro de 1853.

Conselheiros Tutelares são empossadosParalelamente às come-

morações dos 158 anos deEmancipação Política de SãoJosé dos Pinhais, foram em-possados os conselheiros tute-lares do município. “São dezservidores, divididos entre asregionais I e II, pertencentes aoCentro e ao Afonso Pena. Elesatuarão em conjunto com oPoder Executivo na indicaçãode serviços e programas ne-cessários ao atendimento dacriança e do adolescente”, ex-

plicou a secretária de Assistên-cia Social em exercício, Linda-mir Colontonio.

“Nessa nova fase de traba-lho, espero poder contribuir paraque as pessoas conheçam seusdireitos e deveres”, ressaltou apedagoga e conselheira empos-sada, Maria Carla Kramar.

Os conselheiros são elei-tos pela comunidade e qualquercidadão pode participar da elei-ção dos representantes. “Elestêm como função primordial fa-

zer valer o Estatuto da Criança edo Adolescente (ECA). Tambémé função deles o que chamamosatenção primeira, que é o primei-ro contato com a criança quan-do há violação de direitos”, pon-tuou Valéria Santos Cruz, presi-dente do Conselho Municipal dosDireitos da Criança e do Adoles-cente em São José dos Pinhais.

Além da votação, o candi-dato deve preencher alguns re-quisitos como idade superior a21 anos e ensino médio com-

pleto. “Eles também passam porum teste de conhecimentos edevem comprovar que partici-param de conferências, seminá-rios ou fóruns na área de defesados direitos da criança e do ado-lescente”, enfatizou Valéria.

Os dez conselheiros tute-lares empossados farão parteda gestão 2011/2013. Os telefo-nes para mais informações so-bre o Conselho Tutelar são:3282-5233 (Regional Centro) e3282-2244 (Afonso Pena).

Page 9: Ediçao 165

Operação tapa-buracos éiniciada em Mandirituba

14 a 20 de janeiro de 2011 MANDIRITUBA - 9

Nesta quinta-feira a prefei-

tura de Mandirituba iniciou a

operação tapa-buracos come-

çando pela localidade da Lago-

inha, na Av. Paraná, via de gran-

de tráfico de veículos. Para a

operação serão usadas cinco

toneladas de CBUQ (Cimento

Betuminoso Usinado à Quen-

te) com a contrapartida da Pre-

feitura cedendo o rolo liso para

a empresa Transacom. Tal

medida faz parte de um progra-

ma da Prefeitura de Mandiritu-

ba para reestruturar a malha

viária do município.

A Farmácia básica de

Mandirituba ampliou os itens

oferecidos à população em

67,50% em 2010. De 135 itens

oferecidos em 2009, saltou para

200 no último ano. O aumento

contribuiu também para ampli-

ar o número de atendimentos,

que de 41.877 em 2009 subiu

para 48.702 em 2010. A melho-

ria se deve aos esforços da atu-

al administração, conduzidos

por meio da Secretaria de Saú-

de, que conquistou um espaço

mais adequado para o estoque

de medicamentos e atendimento

ao público.

Farmácia Básica de Mandirituba amplianúmero de atendimento e de medicamentos

"A maioria dos que pro-

curam as medicações na far-

mácia básica encontram o re-

médio prescrito pelo médico",

afirma a farmacêutica Ana

Claudia Martins, técnica res-

ponsável. "Muitos saem com

o atestado completo, só aque-

le remédio mais específico que

não encontram."

A Farmácia Básica fica si-

tuada, desde 18 de maio de

2009, na Rua Francisco Oli-

veira Mendes, n°130 sala 3,

atrás do Teatro Municipal. Te-

lefone para contato (41) 3633-

1973.

No último dia 11, o prefeito

Machadinho recebeu a visita da

gerente da Agência dos Correi-

os de Mandirituba, Elisabete

Nascimento, do coordenador

do setor operacional, Jonas

Paulo Kusminski, e da assis-

tente comercial, Marli Mendes

Alberti. Na oportunidade, eles

trataram da ampliação dos ser-

viços postais a domicílio, no

município.

Atualmente, somente o

centro de Mandirituba é con-

templado pelos serviços de en-

Mandirituba trabalha na ampliaçãode serviços postais a domicílio

trega de correspondência em

domicílio. A ideia é que uma

parceria entre a Prefeitura e a

agência dos Correios permita a

inclusão de novas localidades

para receber esse tipo de ser-

viço.

Durante o encontro, tam-

bém foi feita a renovação do ter-

mo de convênio entre a Prefei-

tura e a Empresa de Correios e

Telégrafos para dar continuida-

de aos serviços da agência de

correios comunitária do distrito

de Areia Branca dos Assis.

O prefeito Machadinho, de

Mandirituba, conheceu no últi-

mo dia 10, a Usina de Asfalto do

município de São José dos Pi-

Novas estratégias para Mandiritubanhais. A visita ocorreu logo após

o seu encontro, para troca de

ideias, com o secretário de Via-

ção e Obras Públicas de São

José, Nivaldo Carneiro. Ma-

chadinho busca novas estraté-

gias para o setor rodoviário de

Mandirituba.

O prefeito Machadinho es-

teve esta semana em Curitiba na

sede da Secretaria Estadual de

Desenvolvimento Urbano -

SEDU e foi recebido pelo asses-

sor parlamentar Carlos Camar-

go, o Carlinhos.

Na ocasião, Machadinho aproveitou para conversar com o

novo Secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, Cesar

Silvestri, sobre projetos importantes para o município, encami-

nhados na gestão anterior e também sobre as tendências para o

encaminhamento de novos projetos.

Machadinho visita novosecretário da SEDU

Page 10: Ediçao 165

14 a 20 de janeiro de 201110 - PARANÁ

Segurança pública é prioridade nº 1,diz Richa na posse da PM e da Civil

Presídios do Paraná terãomais 6 mil vagas até 2014

O governador Beto Richadeterminou nesta segunda-fei-ra (10) a liberação de R$ 41,3milhões para pagar as verbasrescisórias de 32.517 professo-res e funcionários contratadospor Processo Seletivo Simplifi-cado (PSS), não pagos pelo go-verno anterior ao fim do contrato,em dezembro de 2010. O dinhei-ro será depositado na conta dosprofessores e funcionários nestaterça-feira (11). "A regularizaçãodá tranquilidade a esses profissi-onais, que estão sendo atendidosno seu direito, e nos dá seguran-ça para trabalhar, cada vez mais,por uma Educação de qualida-de", afirmou Richa.

A Secretaria de Estado daEducação também anunciouque serão chamados 3.000profissionais de Educação apro-

Objetivo do novo comando é integrar o trabalho dos policiais; módulos devem voltar

A segurança pública é aprincipal prioridade das famíli-as paranaenses e deste gover-no, que tem o compromisso dereduzir os índices de violência,de criminalidade e de comba-ter o tráfico de drogas e de ar-mas. A afirmação foi feita nanoite da última quarta-feira pelogovernador Beto Richa ao par-ticipar, juntamente com o secre-tário da Segurança Pública,Reinaldo de Almeida CésarSobrinho, das solenidades detransmissão de cargo do novodelegado-geral da Polícia Civil,Marcus Vinicius Michelotto; edo comandante-geral da Polí-cia Militar, Marcos TeodoroScheremeta.

"Tivemos especial cuida-do na escolha de nomes, queestão entre os nossos melho-res quadros da Polícia, e comeles estamos prontos e prepa-rados para dar as respostas queo povo desse estado aguardapor muito tempo", afirmou ogovernador na Escola de Polí-cia Civil.

Richa disse que tem certe-za de que com a integração daspolícias estaduais e a parceriaque será feita com a Polícia Fe-deral - instituição à qual pertenceo secretário da Segurança - etambém com as Guardas Mu-nicipais, o Governo do Paranáirá apresentar grandes resulta-dos a todos os paranaenses naárea de segurança.

O secretário Reinaldo de

Almeida César Sobrinho disseque a integração entre os orga-nismos de segurança está sematerializando. "Temos umamissão importantíssima no Pa-raná, que é de nos unirmos emtorno de um projeto de segu-rança pública. O Paraná unidoserá muito mais forte e sendomais forte será mais seguro",destacou.

O secretário salientou queo novo delegado-geral poderálevar a instituição para o estágioque todos desejam: reconheci-da, prestigiada, com tradição,presença na comunidade, re-lacionamento e integração coma vida comunitária, e com nú-meros importantes na reduçãodos índices de criminalidade edo combate sem tréguas aocrime organizado.

O delegado Marcus Mi-chelotto, que substitui o delega-do Jorge Azor, foi prestigiadocom a presença de mais de 500pessoas entre policiais civis,autoridades, amigos e familia-res na transmissão de cargo.Ele disse que tem convicção dacapacidade dos policiais civisparanaenses. "Eles estão en-tre os melhores do país"

Michelotto disse que co-nhece os desafios à frente,como a falta de efetivo e do ex-cesso de presos nas delegaci-as. "Para superar os desafios,vamos formar uma equipe téc-nica e criar setores especiali-zados na elaboração projetos,

para buscar recursos, e emsetores de inteligência em todasas principais cidades do esta-do", explicou. O delegado dis-se ainda que irá regulamentar aAgência de Inteligência da Polí-cia Civil.

Polícia Militar Na cerimônia no Quartel

da Polícia Militar, o governadordisse que a PM inicia um novomomento. O coronel MarcosScheremeta, afirmou Beto Ri-cha, tem competência paraexercer o comando e o governonão vai medir esforços para ga-rantir os investimentos necessá-rios para que as polícias tenhammelhores condições de trabalho.Com aparelhamento, equipa-mento, investimentos e tecnolo-gia e inteligência - acrescentou -será possível garantir a seguran-ça para as famílias do Paraná.

O governador lembrou arelação especial que seu pai, oex-governador José Richa,mantinha com os servidores emgeral, mas em especial com aPolícia Militar, sempre tratadacom grande respeito e conside-ração. Lembrou da amizade queele mantinha e da satisfação deestar com policiais militares, sejaem reuniões de trabalho, seja navalorização dos membros dacorporação e nos momentos dedividir o lazer.

Embora mantenha o mes-mo quadro de policiais, o objeti-vo do novo comando da PM éreadequar as escalas de traba-

lho, colocando efetivo em horá-rios de maior incidência de cri-minalidade. Scheremeta disseque é preciso "inteligência nasações", o reaparelhamento dacorporação, com novas viatu-ras e armas.

MódulosOs módulos policiais de-

sativados em 2003 devem vol-tar a operar em alguns bairros.Estão previstos ainda a contra-tação de 5000 policiais, confor-me compromisso de campa-nha de Richa.

O novo comandante daPM falou do amor e da dedica-ção irrestrita que tem para coma Polícia Militar e pediu a cola-boração irrestrita de todos ospraças e oficiais, bombeiros,para que estejam comprometi-dos com a linha do governo ecom os ditames constitucionaise com os deveres militares.

Marcos Scheremeta dis-se que irá incrementar o polici-amento comunitário e trabalha-rá pela integração com as de-mais forças policiais e com acomunidade, desenvolvendoações de combate à violência eà criminalidade.

No próximo dia 20, o go-vernador Beto Richa receberáo ministro da Justiça, JoséEduardo Cardozo, para discu-tir um conjunto de ações inte-gradas para combater a crimi-nalidade nas regiões de frontei-ra, em especial na região deGuaíra.

Delegado Marcus Vinicius MichelottoComandante-geral da Polícia Militar,Marcos Teodoro Scheremeta

Foto

s: A

EN

Richa determina pagamento de R$ 41,3 milhõesem verbas rescisórias a professores temporários

vados em concurso público em2007 - que tem validade até 2012- e serão contratados 30.000professores e funcionários pormeio de Processo Seletivo Sim-plificado, para atender a deman-da do início das aulas, em feve-reiro. Até o momento, mais de250 mil profissionais já se ins-creveram para esse processo.

"Este é o último ano queesperamos recorrer ao PSS.Vamos nos programar e fazero planejamento para que emoutubro esteja tudo preparadopara que professores e direto-res tenham o planejamento doano seguinte", disse o secretá-rio da Educação e vice-gover-nador, Flávio Arns.

O secretário disse aindaque, mesmo estando fora dasmedidas anunciadas pelo go-

vernador Beto Richa para cortede gastos de custeio adminis-trativo de 15%, a secretaria daEducação também vai adotarmedidas para reduzir gastos decustei. "Estamos adotando mé-todos de gestão e planejamentoprofissional para reduzir nossoscustos em 15%. Com isso es-peramos obter uma economiaentre 400 e 500 milhões de reaispor ano. Tudo que for poupadoserá investido em reforma deescolas, compra de equipamen-tos e aumento de salários, paramelhoria da qualidade da edu-cação no Paraná", afirmou Arns.

"Sabemos da situação di-fícil em que se encontra a edu-cação e temos certeza que coma competência que tem o se-cretário Flávio Arns e as medi-das que estamos adotando va-

mos rapidamente atingir umpatamar de excelência na edu-cação no Estado", disse Richa.

O secretário da Fazenda,Luiz Carlos Hauly, disse que opagamento das verbas resci-sórias dos professores e funci-onários representa aproximada-mente 5% da folha de saláriosdo Governo do Estado. Os re-cursos sairão do orçamentopara 2011 da Secretaria deEducação e não constavam darelação de restos a pagar pelaadministração do governo an-terior. O pagamento foi anunci-ado para 31 de dezembro,como a última parcela, depoisde consecutivos atrasos no pa-gamento de férias, férias pro-porcionais ao tempo de serviçoe do salário referente ao mêsde dezembro.

A criação de seis mil vagas no sistema penitenciário é umdos objetivos do governo Beto Richa estabelecidos para operíodo 2011 a 2014, informou na última quarta-feira a secretá-ria de Estado da Justiça e Cidadania, Maria Tereza Uille Go-mes, no Palácio das Araucárias. A secretária também listoumedidas emergenciais para desafogar, de início, o sistemaprisional do Estado do Paraná.

De imediato, informou a secretária, foi criado um grupo detrabalho entre a Secretaria da Justiça (Seju), a Secretaria deSegurança Pública, Ministério Público e o Poder Judiciáriopara montar um banco de dados e um diagnóstico da situaçãonos distritos policiais e penitenciárias do estado. "Primeira-mente, toda ação depende de um diagnóstico. Com essesnúmeros, poderemos entender a situação e tomar as atitudescabíveis", afirmou Maria Tereza.

Alternativa

Com base no banco de dados, a equipe poderá executarum projeto para a construção de galpões industriais e aloja-mentos para abrigar os presos em regime semi-aberto, crian-do assim, aproximadamente mil novas vagas, já no ano de2011. "A minha intenção é verificar a implantação de regimesemi-aberto de maneira descentralizada no interior do estado.Alguns municípios mostraram interesse na instalação de uni-dades do regime".

Atualmente, três novas unidades penitenciárias estão emobras: em Maringá, Cruzeiro do Oeste e Piraquara. Elas es-tão sendo executadas com recursos do estado, deverão serentregues este ano e abrirão outras vagas para reduzir o nú-mero de presos nas delegacias do estado.

A secretária informou ainda, que está em trâmite o repas-se pelo Ministério da Justiça de R$ 79 milhões, para a execu-ção de obras das Casas de Custódia. O projeto arquitetônicoserá levado a Brasília nos próximos dias.

Maria Tereza destacou a necessidade de integração en-tre todos os responsáveis pela ação penal, e levantou a ques-tão da regulamentação da Defensoria Pública. Adiantou que oprojeto está em análise para possíveis adequações. "Em ca-ráter emergencial, precisamos da institucionalização da De-fensoria Pública. Ela será importante para oferecer um apoiojurídico adequado", destacou a secretária.

Valorização

Para todos os cargos de direção e chefia, a secretárianomeou funcionários de carreira, antiga reivindicação da clas-se para a valorização do servidor. "Dei prioridade para quetodos os cargos fossem assumidos por funcionários da casa,até porque existe um programa de valorização do servidorpúblico para que eles ocupem seus espaços. Vou pedir àEscola Penitenciária cursos específicos para a formação denossos agentes, e dos presos também".

Maria Tereza Uille Gomes acrescentou ainda a necessi-dade da realização de concursos públicos para a ampliaçãodo quadro efetivo dos agentes e servidores administrativos,visando potencializar a estrutura, hoje composta por 4.500servidores para 14 mil presos no sistema penitenciário.

A Secretária da Justiça e Cidadania, Maria TerezaUille Gomes, durante coletiva com a imprensa, no

Palácio das Araucarias

ACESSE:www.asemananews.com.br

Page 11: Ediçao 165

MAREA 1999 2.0, branca, completa,alarme, excelente estado, confira. Fone:3608-1000 Rotta 8 Veículos.

MAREA HLX, 2.0, 1999/99, verde, com-pleta. Entrada + 48X. Fone: 3604-2428 Ria-le. www.rialeveiculos.com.br

PALIO 4 portas,2006, ac, direção hi-dráulica, air bag duplo, pára-choques per-sonalizados. Em excelente estado de con-servação. Fone: 3079-8866 /3014-8867.www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO fire 2003 4p, vermelho, ar quen-te, desembaçador, limpador, vidros elet, ex-celente estado. Financia até 60x. Confira.Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos

PALIO fire 2005 4p, branco, dir. hidráu-lica, ar condicionado, alarme. Excelente es-tado. Financiamento até 60x. Confira Fone:3608-1000 Rotta 8 Veículos

PALIO Fire 2008, placa A , prata. Emexcelente estado de conservação. Fone:3079-8866 /3014-8867.www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO Fire 4 portas, 2008, placa A , pra-ta. Em excelente estado de conservação.Fone: 3079-8866 /3014-8867.www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO fire 4p 2002, cinza, ar quente,limpador, desembaçador, alarme. Excelen-te estado. Financia até 60x. Confira. Fone:3608-1000 Rotta 8 Veículos

PALIO Fire Celebration 2008,prata, arcondicionado, dh, vidros e travas elétricos,limpador e desembaçador, pára-choquespersonalizados, em excelente estado deconservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867.www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO Fire Flex, 2008, placa A , pinturametálica, pára-choques personalizados.Emexcelente estado de conservação. Sem en-trada + 60X. Fone: 3079-8866 /3014-8867.www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO Fire, Flex, 1.0, 2008, 4 portas,completo. Única dona, manual e Nota Fis-cal. R$ 24.000,00 Fone: 3604-6258 Fazen-da Automóveis.

PALIO Fire,2008, Flex. R$ 21.500,00.Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

PALIO weekend adventure, 2007, Flex,palaca a, pintura metálica, dh, vidros e tra-vas elétricos, MP3, manual, chave cópia.Em excelente estado de conservação. Fone:3079-8866 /3014-8867.www.vancarmultimarcas.com.br

PALIO youn, 2001, 4 portas. R$13.500,00. Estado de zero a toda prova.Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

SIENA EX 2001, placa A, pintura metá-lica, aq, des, pára-choque personalizados,em excelente estado de conservação. Fone:3 0 7 9 - 8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

SIENA Fire 8V 2003,placa A, prata, ac,dh, pára-choque personalizados, em exce-lente estado de conservação. Fone: 3079-8 8 6 6 / 3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

SIENA flex, 2008, preto, vidros elétri-cos, ar quente, desembaçador, baixa kilo-metragem. financia até 60x. Confira! Fone:3608-1000 Rotta 8 Veículos

UNO 2004 GNV 60 X s/ent. Em excelen-te estado de conservação, 41-3079-8866 /3 0 7 9 - 8 8 6 8www.vancarmultimarcas.com.br

UNO 2004 4 portas, ac, manual, chavecopia, em excelente estado de conserva-ção. Sem entrada + 60 X. Fone: 3079-8866 /3 0 7 9 - 8 8 6 8www.vancarmultimarcas.com.br

UNO fire 4p 2003, preto, ar quente, de-sembaçador, limpador, alarme. Financiaaté 60x. Confira Fone: 3608-1000 Rotta 8Veículos

UNO Mille Economy Way, flex 2010/2011, 4 pt, preta, ar quente, desemb. trasei-ro, vte, chave cópia, manual, NF, Mp3 player,Breack light, 2 mil km rodados. Entrada +60 X de R$ 499,00 .Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

UNO Mille, 2003, álcool. R$ 12.800,00.Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

FOCUS, GLX, 1.6, 2008, Flex, ar condici-onado, direção hidráulica, vidros e travaselétricas, alarme. Em excelente estado deconservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867.www.vancarmultimarcas.com.br

KA 1999, branco, completo, vidros elé-tricos, dh, trava elétrica, alarme. Entrada +48X. Fone: 3604-2428 Riale.

www.rialeveiculos.com.br

KA 2004,pintura metálica,em excelen-te estado de conservação. Sem entrada +60 X. Fone: 3079-8866 /3079-8868www.vancarmultimarcas.com.br

KA Gl, 2007,prata, impecável, R$15.000,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Auto-móveis.

ROYALE 1996, placa A, pint. metálica,dh, ve, em excelente estado de conserva-ção. Fone: 3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

ASTRA Confort 2005, flex, prata, com-pleto, placa a, excelente estado, financiaaté 60x. Confira Fone: 3608-1000 Rotta 8Veículos

ASTRA Sedan , branco, ano 2003, álco-ol,1.8, original. R$ 24.500,00. Tratar comMailton, fone: 3627-2215 / 9966 7085/3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br .

ASTRA Sedan advantage, 2009, prata,ar condicionado, direção hidráulica, vidrose travas elétricas, alarme, cd. Em excelenteestado de conservação. Fone: 3079-8866 /3 0 1 4 - 8 8 6 7 .www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2008, pára-choque personaliza-do, manual, em excelente estado de con-servação. Fone: 3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2008, prata, ac, trava elétrica,pára-choque personalizados, em excelenteestado de conservação. Sem entrada+ 60X.Fone: 3079-8866 /3014-8867.www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 2008, prata, ac, trava elétrica,pára-choques personalizados, Em excelen-te estado de conservação. Fone: 3079-8866/ 3 0 1 4 - 8 8 6 7 .www.vancarmultimarcas.com.br

CELTA 4p 2004, prata, ar quente, desem-baçador e limpador, placa a. Financia até60x. Confira Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veí-culos

CELTA, 2009, ar condicionado, GNV.Em excelente estado de conservação.Fone: 3079-8866 /3014-8867.www.vancarmultimarcas.com.br

CORSA 1.8. joy, 2004/05, 4 portas, azul,FLEX, ar quente, limpador e desembaçadortraseiro, alarme e trava elétrica. Sem En-trada + 60X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA 1998/99 wind, 02 portas, desem-baçador traseiro e insulfilme. Entrada + 60xde R$ 399,00. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA sedan 2003, preto, ar quente,desembaçador, vidros elétricos, alarme, ro-dasde liga leve . Excelente estado. Financi-amento até 60x confira. Fone: 3608-1000

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.Rotta 8 Veículos.

CORSA sedan 2008, cinza, ar quente,desembaçador. Baixa quilometragem. Fi-nancia até 60x. Fone: 3608-1000 Rotta 8Veículos

CORSA Wind 1.0, ano 2001, a toda pro-va. R$ 13.000,00. Fone: 3604-6258 Fazen-da Automóveis.

CORSA, 2003/2003, gasolina, azul, lim-pador e desembaçador traseiro, trava elé-trica, placa a. Sem entrada +60X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

IPANEMA 1994,placa a, dh, em exce-lente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

MERIVA 1.8 2003, branca, completa,alarme, excelente estado, financia até 60x.Confira. Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veículos

MONTANA 1.8, FLEX, 2005/05, cinza, ro-das de liga leve , vidros e travas elétricos,dh, ar quente, anti-furto e alarme. Sem en-trada +60x. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SANTANA confort 2006, prata, comple-ta, alarme, excelente estado. Financiamen-to até 60x. Confira. Fone: 3608-1000 Rotta8 Veículos

VECTRA GLS 2.2, 1998/98, bordô, com-pleto, ar digital. Entrada +48X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

ZAFIRA 2003 CD 8V GNV, pintura metá-lica, teto solar, ar condicionado, dh, vidrose travas el, cd,em excelente estado de con-servação. R$ 29.900,00. Fone: 3079-8866 /3 0 7 9 - 8 8 6 8www.vancarmultimarcas.com.br

GOL 1.0 8V 2004 4 portas,placa A, ál-cool, limp, desembaçador, pára-choquepersonalizados, em excelente estado deconservação. Sem entrada + 60 X. Fone:3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL 1.0,ano 1997, bom estado. R$10.000,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Auto-móveis.

GOL 1.6, 2008, pára-choques persona-lizados, em excelente estado de conserva-ção. Fone: 3079-8866 /3014-8867.www.vancarmultimarcas.com.br

GOL 1.6, Power, 2007, 4 portas, dire-ção hidráulica, Flex. R$ 26.000,00. Fone:3604-6258 Fazenda Automóveis.

GOL 2007, flex, preto, ar quente, lim-pador e desembaçador, placa A, financiaaté 60x. Confira Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

GOL 4p 2005, flex, vermelho, ar quen-te, desembaçador e limpador, baixa quilo-metragem. Financia até 60x. Confira Fone:3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

14 a 20 de janeiro de 2011 11

Page 12: Ediçao 165

SCENIC RXE 2.0 2002, preta, automáti-ca, manual, chave copia, ac, vd. el, dh, airbag duplo, banco de couro, som, rodas,emexcelente estado de conservação. Fone:3079-8866 /3079-8868www.vancarmultimarcas.com.br

SCENIC, 2000, 1.6, verde, completo, ro-das de liga leve, engate traseiro, banco emcouro. S/entrada + 60x. Fone: 3604-2428Riale. www.rialeveiculos.com.br

BLASER v6, DLX, 1998, automática kitGNV. R$ 23.500,00. Fone: 3604-6258 Fazen-da Automóveis.

BLAZER EXECUTIVE 1998, preta, Arcond., dir. hid., vd. El., couro, rodas, CD, Emexc. estado de conservação, 41-3079-8866/ 3 0 7 9 - 8 8 6 8www.vancarmultimarcas.com.br

BLAZER EXECUTIVE 1999, preta, top delinha. Preço imperdível, excelente esta-do. Confira! Fone: 3608-1000 Rotta 8 Veí-culos.

CHEVY 1.6, 1994, a álcool. R$ 7.800,00.Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

CURIER, 1.6, 2001, gasolina perfeito es-tado. R$ 15.000,00. Fone: 3604-6258 Fazen-da Automóveis.

FIORINO Furgão, 1997. R$ 9.800,00.Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

FRONTIER XE 2007 4X4 Diese l ,p laca A , p intura met , ar cond, d i r.h idr, manual , em exce lente es tadod e c o n s e r v a ç ã o . F o n e : 4 1 - 3 0 7 9 -8 8 6 6 /3 0 1 4 - 8 8 6 7w w w.va n c a r m u l t i m a rcas . co m . b r

HILUX 1999 Diesel 4X4, dh, Cabine du-pla, Em excelente estado de conservação.Fone: 3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

HILUX SRV CD 4X4 2004, prata, diesel,ar cond, dir. hid, vd.el, som, Sto Antonio,quebra mato, cap. mar, manual, chave có-pia, em excelente estado deconservação.Fone 3079-8866 /3079-8868www.vancarmultimarcas.com.br

GOL G3, 1.6, 2003/2003, dourado, com-pleto, menos ac. Entrada + 60X. Fone: 3604-2428 Riale. www.rialeveiculos.com.br

GOL GIV 4 portas 2009, prata, pára-choques personalizados, manual, em ex-celente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL GIV 8V 2008 GNV, pára-choquepersonalizado,GNV,manual,em excelenteestado de conservação. Fone:3079-8866 /3 0 1 4 - 8 8 6 7www.vancarmultimarcas.com.br

GOL GIV 8V 2008,pára-choque perso-nalizado, manual, em excelente estado deconservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

GOL special 2002, preto, exelente es-tado, baixa kilometragem. Finaciamentoaté 60x. Confira. Fone: 3608- 1000 Rotta 8Veículos.

GOL Star, 1.6, 1998/98, vermelho, dire-ção hidráulica , vidros elétricos, ar quente,rodas de liga leve, alarme e som. Entrada +48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOLF GL 1.8 MI, 4 portas, branco, 1997/1997, completo, alarme, ar condicionado,ar quente, dês. E limp. Traseiro, rodas deliga leve, dh, trio elétrico, espelho e parachoques personalizados. Entrada + 60X.Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOLF 2.0 Glx, 1996, bordo, gas. vidrose travas elétricos, teto solar, dh, ar , rodasde liga leve,aro 17, desemb. traseiro. Sementrada em 48X. Fone: 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PARATI 1.6 track e Field 2004 flex,prata,ac, vidros e travas elétricas, direção hidráu-lica, rodas, manual, chave copia. Em exce-lente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3079-8868www.vancarmultimarcas.com.br

PARATI Trackfield 2005, flex, prata,completa + couro, rodas de liga leve, alar-me, excelente estado. Financia ate 60x. Con-fira Fone: 3608- 1000 Rotta 8 Veículos.

PARATI 1.8 plus 2008, placa a, prata,ac, dh, vidros e travas elétricos, pára-cho-que personalizados, em excelente estadode conservação. R$29.900,00. Fone: 3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

POLO Hatch 1.6, 2008, prata, ac, dh,air bag, vidros e travas elétricas, MP3,manual, chave cópia, sensor de ré,em ex-celente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

SANTANA 2.0,1994/95, GLSI, gasolina,banco pérola, completo, 4 pts, rodas de ligaleve. Entrada + 48X. Fone: 3604-2428 Riale.

www.rialeveiculos.com.br

SANTANA CL, 1.8, 1987, bom estado. R$5.300,00. Fone: 3604-6258 Fazenda Auto-móveis.

SANTANA Quantum, evidence, 1996,completo. R$ 11.000,00. Fone: 3604-6258Fazenda Automóveis.

VENDO TROCO QUANTUM, 96, únicodono, cinza, baixa quilometragem, trio elé-trico, documentos ok. Fone 3627-1869 /9686-9656

CLASSE A 190, Elegance, Spirit,2002,prata, air bag duplo, ac, dh, vidros e travaselétricas, manual, NF,couro, impecável,aceito troca. R$ 23.000,00. Fone 3627-4882/ 9981-3927.

CLIO SEDAN 1.6, 2007, flex, verde, com-pleto, alarme, baixa quilometragem, finan-cia até 60x. Confira Fone: 3608-1000 Rotta8 Veículos.

LOGAN 1.6 privilege 2008, placa a, pra-ta, ac, dh, air bag, vidros e travas elétricas,al, cd, rodas, em excelente estado de con-servação. Fone: 3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

MEGANE Dynamique 2008, pintura me-tálica, couro, ac, ve, air bag, dh, piloto au-tomático, manual, ch. cópia, rodas,em ex-celente estado de conservação. Fone: 3079-8866 /3014-8867www.vancarmultimarcas.com.br

MERCEDES C230 K 1997 blindado, pin-tura metálica, ac, vd. el, dh, automático,teto solar, chave copia, manual, em exce-lente estado de conservação, 41-3079-8866/ 3 0 7 9 - 8 8 6 8www.vancarmultimarcas.com.br

PEUGEOT presence, Sw 206, 2007/2008,prata, completo, sem entrada + 60X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SCENIC 2004, prata, completa, automá-tica + couro. Excelente estado, placa a. Fi-nancia até 60x. Confira. Fone: 3608-1000Rotta 8 Veículos.

ÁREA localizada na Av. Nossa Sr.ª Apa-recida, contendo 1.660,00 m², R$215.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓ-VEIS

EXCELENTE CASA, averbada, com 3quartos, sala, cozinha, banheiro e garagem,localizada na Rua Nogueira - Sidom - R$130.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓ-VEIS

TERRENO DE ESQUINA 17x30, ÁREA CO-MERCIAL - Avenida Portugal - Nações 2 - R$160.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 3608-

14 a 20 de janeiro de 201112 - CLASSIFICADOS

S10 rodeio, 2005, diesel, preta, com-pleta, turbo, traçada, excelente estado. Fi-nancia até 60x. Confira! Fone: 3608-1000Rotta 8 Veículos.

BIZ 2005, ótimo estado. R$ 3.000,00.Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

SHADOW prata inox 1998, em perfeitoestado, 600cc, toda customizada, estilochopper. R$ 16.000,00. Fone: 8527-2988 -3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

SUZUKI 125 CC , 2007. R$ 3.500,00 .Fone: 3604-6258 Fazenda Automóveis.

TWISTER 250 cc, 2008/08 amarela, 3mil Km, estado de zero. Entrada + 48X. Fone:3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br.

Page 13: Ediçao 165

0347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓ-VEIS

CHÁCARA contendo 964,00m², locali-zada no Bairro Santa Maria - R$ 30.000,00,muito barato. CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓ-VEIS

TERRENO 12x36 totalizando 427,00m²,localizado na Rua Itália - Centro - R$160.000,00 - CRECI 16.499 - Fone: 3608-0347 - www.imobiliariajja.com.br - JJA IMÓ-VEIS

SANTA TEREZINHA- Área de 3.600,00m2,(residencial/comercial) em uma regiãonobre, com asfalto, calçada, já com estudode frações R$380.000,00 – IMOBILIÁRIA PA-NAKOL LTDA - CRECI- 1564-J FONE: 3627-1002 – 8417-7720 - www.panakol.com.br

SANTA TEREZINHA – Casa com 50,00m2(RES. FELIPE) – sendo 02 dms, sala, coz, bwce área de serviço, R$85.000,00 Quitada ouEnt+Financ. CAIXA podendo Utilizar seuFGTS- e ganhe até R$17.000,00 da CAIXAcom o Plano Minha Casa Minha Vida- IMO-

BILIÁRIA PANAKOL LTDA. – CRECI- 1564-JFONE: 3627-1002 – 8417-7720 -www.panakol.com.br

GRALHA AZUL - Casas com 52,00m2,02 dormitorios, sala,coz + dep excelente lo-calização, pequena entrada, utilize seu FGTS- PLANO MINHA CASA MINHA VIDA - Casas apartir de R$84.000,00. IMOBILIARIA PA-NAKOL LTDA - CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

SANTA TEREZINHA- RESIDENCIAL FELI-PE II - Casas com 55,00m2, 02 dormitorios,

sala,coz + área de serviço externa excelen-te localização, pequena entrada, utilize seuFGTS - PLANO MINHA CASA MINHA VIDA -Casas a partir de R$90.000,00. IMOBILIA-RIA PANAKOL LTDA - CRECI-1564-J - Fone:3627-1002 - www.panakol.com.br-

SANTA TEREZINHA - RESIDENCIAL FELI-PE I - Casa com 48,00,00m2, 02 dormitori-os, sala,coz + área de serviço externa exce-lente localização, rua de ônibus, colégio,pequena entrada, utilize seu FGTS - PLANOMINHA CASA MINHA VIDA - R$90.000,00.

14 a 20 de janeiro de 2011 CLASSIFICADOS - 13

Page 14: Ediçao 165

IMOBILIARIA PANAKOL LTDA - CRECI-1564-J -Fone: 3627-1002 - www.panakol.com.br-

SANTA TEREZINHA - RESIDENCIAL TALINE - Ca-sas com 63,00,00m2, com laje, 03 dormitorios,sala,coz + área de serviço externa excelente locali-zação, asfalto, colegio, utilize seu FGTS - PLANO MI-NHA CASA MINHA VIDA - R$110.000,00 IMOBILIA-RIA PANAKOL LTDA - CRECI-1564-J - Fone: 3627-1002- www.panakol.com.br-

FAZENDA RIO GRANDE - Vendo terrenode esquina 12X23, com casa de 5 peças,mais ponto de comercio medindo 15metrosquadrados, aceito troca por imovel em FRGe Curitiba. Fone: 9610-3485.

VENDE LOTES em Fazenda Rio Gran-de, Jardim Santarém, com 510 m2, esqui-na, com luz, água, colégio, ônibus, ótimopara construção de casas do projeto mi-nha casa minha vida. Duas unidades .Va-lor R$ 60.000,00 cada, somente à vista.MMD Incorp. E participações Ltda, CRE-CI- J0158, RUA Jacarandá 208, sobre loja04, telefone 3627-2037.

CASAS em alvenaria – 02 Quartos –50,00m2 – Bairro PIONEIROS – “AVERBADA”,próximo a ESCOLA INTERATIVA. R$ 89.900,00Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Use seuFGTS). “MINHA CASA, MINHA VIDA”. IMÓVEISCONSULT – 3604-7878 / 9686-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS em alvenaria – 03 Quartos –56,00m2 – Bairro IGUAÇÚ – “AVERBADA”,ESQUINA, próximo ao COLÉGIO DR. BAYARDOSNA. R$ 105.000,00 Quitada ou Ent. + Fi-nanc. CAIXA (Use seu FGTS). IMÓVEIS CON-SULT – 3604-7878 / 9940-7171 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS em alvenaria – 02 Quartos –42,00m2 – Bairro EUCALIPTOS – “AVERBA-DA”, ÓTIMO ESPAÇO DE TERRENO, próximoa Av. Venezuela. R$ 83.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS). “MI-NHA CASA, MINHA VIDA”. IMÓVEIS CONSULT– 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASA em alvenaria – 02 Quartos, –55,00m2 – Bairro SANTA TEREZINHA – “AVER-BADA”, COM LAJE, “CONDOMÍNIO PAN-THEON”, condomínio fechado, c/ toda in-fra-estrutura, salão de festa, play ground,lago, portaria, excelente p/ morar. Próximoao Posto MIME. R$ 105.000,00 Quitada ouEnt. + Financ. CAIXA (Use seu FGTS). IMÓ-VEIS CONSULT – 3604-7878 / 9698-4699Creci 13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS em alvenaria – 02 Quartos, – à par-tir de 40,00m2 – Bairro JD CANAÃ – “AVERBA-DAS”, COM LAJE, ótimo acabamento, próximoao CONDOR, a poucos metros da BR. Á partir deR$ 91.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). “MINHA CASA, MINHA VIDA”. IMÓ-VEIS CONSULT – 3604-7878 / 9686-4699 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

14 a 20 de janeiro de 201114 - CLASSIFICADOS

MONTADOR DE MÓVEIS- desmontagense montagens de móveis. Para orçamentosligar (041) 9969-1102 falar com Wiliams.Rua Laranjeiras 587. Bairro: Eucaliptos- Fa-zenda Rio Grande.

MOTOR de popa vendo, 4hp, selva. Bomestado. Funcionando. R$ 1.500,00, parcelaem até 6 X no cartão. Tel: 3627-1442.

ANTENA PARABÓLICA, marca Century.Valor R$ 280,00. Fone: 9907-5409.

VENDO LOJA de cereais no antigo ter-minal de Fazenda Rio Grande, com mais dequatrocentos itens, clientela formada amais de seis anos, venda diária comprova-da. Aceito proposta, tel: 3287-1155 ou9125-1972 – 9251-5177.

DIVISÓRIAS EM EUCATEX novas e usa-das, montagem e desmontagem, Tel: 9225-0925 com Eziel

AGENTE FUNERÁRIO 1180907 M A SAJUDANE DE CARGA E DESCARGA 1179822 M A SAJUDANTE DE MOTORISTA 1179696 M A SAUXILIAR DE ESTOQUE 1179710 M A SAUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO 1181140 M A SAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1170180 M A SAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1181340 M A SCONTADOR 1180636 M A SDESENHISTA PROJETISTA 1180529 M A SESTOQUISTA 1181216 M A SFUNILEIRO 1180373 M A SINSPETOR DE QUALIDADE 1180624 M A SJATISTA 1180732 M A SLATOEIRO DE REP DE ÔNIBUS 1180343 M A SLAVADOR DE ÔNIBUS 1181622 M A SMECÂNICO 1180030 M A SMECÂNICO DE MANUTENÇÃO 1181366 M A SMECÂNICO INDUSTRIAL 1180274 M A SMECÂNICO MONTADOR 1181707 M A SMONTADOR DE ESTRUT METÁLICAS 1171659 M A SMOTORISTA - HABILITAÇÃO – C 1179686 M A SMOTORISTA DE CAMINHÃO – (D) 1171055 M A SORIENTADOR DE TRAFEGO 1181166 M A S

PEDREIRO 1179884 M A SPEDREIRO 1180867 M A SPINTOR INDUSTRIAL 1171670 M A SSERRALHEIRO 1180413 M A SSERVENTE DE OBRAS 1170023 M A SSOLDADOR 1180404 M A SSOLDADOR MIG 1171655 M A SSOLDADOR MIG 1181738 M A STÉCNICO DE MAN DE COMPUT 1181279 M A SAJUDANTE DE COZINHA 1172440 F E MAUXILIAR ADMINISTRATIVO 1180659 F E MAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1179726 F E MCAIXA 1179793 F E MCAMAREIRA DE HOTEL 1180677 F E MOPERADOR DE CAIXA 1179656 F E MVENDEDOR 1179980 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1180171 INDFVENDEDOR 1180223 INDFAUXILIAR ADMINISTRATIVO 1180516 INDFASSISTENTE DE DEP PESSOAL 1181616 INDF

Interessados comparecer na Agência doTrabalhador de FRG - Av. Brasil, 2171 das 8has 12h - 13h as 17h munidos de documentos

CASAS em alvenaria – 02 Quartos –54,00m2 – Bairro GRALHA AZUL – “AVERBADA”,próximo ao SUPERMERCADO ESTRELA. R$85.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA (Useseu FGTS). “MINHA CASA, MINHA VIDA”. IMÓ-VEIS CONSULT – 3604-7878 / 9940-7171 Creci13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS em alvenaria – 02 Quartos, comlaje – 43,00m2 – Bairro IGUAÇÚ – “AVERBA-DA”, próximo ao SUPERMERCADO ASSIS. Ápartir de R$ 83.000,00 Quitada ou Ent. +Financ. CAIXA (Use seu FGTS). “MINHA CASA,MINHA VIDA”. IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 / 9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS em alvenaria – 03 Quartos –55,00m2 – Bairro NAÇÕES – “AVERBADA”, pró-ximo ao Material de Construção NAÇÔES. R$90.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAIXA(Use seu FGTS). “MINHA CASA, MINHA VIDA”.IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 / 9940-7171Creci 13.363 www.imoveisconsult.com.br

CASAS em alvenaria – 02 e 03 Quartos –à partir de 43,00m2 – Bairro GRALHA AZUL –“AVERBADAS”, Av. Albatroz, ônibus na frente.Á partir de R$ 80.000,00 Quitadas, ESQUINAp/ R$ 95.000,00 Quitada ou Ent. + Financ.CAIXA (Use seu FGTS). “MINHA CASA, MINHAVIDA”. IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 /9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br

CASAS em alvenaria – 02 Quartos – de45,00m2 a 50,00m2 – Bairro SANTA TEREZI-NHA – “AVERBADAS”, próximo ao PostoMIME e Colégio CUNHA PEREIRA. A partir deR$ 88.000,00 Quitada ou Ent. + Financ. CAI-XA (Use seu FGTS). “MINHA CASA, MINHAVIDA”. IMÓVEIS CONSULT – 3604-7878 /9686-4699 Creci 13.363www.imoveisconsult.com.br.

CENTRO/EUCALIPTOS - FAZENDA RIOGRANDE linda casa 2qts, averbada, con-dom. fechado sem taxa, semi-nova, estaci-onamento, rua tranqüila, asfaltada, ótimop/ investir. Financia. R$75mil. 3248-3030www.varnierimoveis.com.br c15442

VAGAS PARA:

Motorista de ônibus urbano

Possuir habilitação D, 1° grau completo ecurso de capacitação de transporte coletivo. Sa-lário de R$ 1.234,00, transporte e cesta basica.Possuir experiencia com caminhão ou ônibus.Interessados comparecer ao sine com carteirade trabalho e o numero da vaga 1168146.

Cobrador de transporte coletivo

Possuir 1° grau completo, disponibilidadepara trabalhar em escala de turno, finais de se-mana e feriado. Salário de R$ 700,00, transportee cesta básica. Sem experiência. Interessadoscomparecer ao Sine com carteira de trabalho e onumero da vaga 1168091.

Emissor de passagens

Possuir 2° grau completo, disponibilidadede horário inclusive finais de semana, necessá-rio curso de informática e experiência com aten-dimento ao público. Salário de R$ 700,00 trans-porte e cesta básica.Interessados comparecerao Sine com carteira de trabalho e o numero davaga 1173554.

Operador de caixa

Possuir 1° grau completo, sem experiên-cia, salário de R$ 640,00 reias, mais vale trans-porte, vale refeição, e alimentação na empresa,para trabalhar no centro de são josé dospinhais.Interessados comparecer ao sine comcarteira de trabalho e o numero da vaga 1174878.

Oficial de serviços gerais

Possuir 1° grau incompleto, para realizarserviços de limpeza e jardinagem, salário de R$548,00 mais R$102,00 de insalubridade, vale ali-mentação de R$ 255,00 e vale transporte. Inte-

AGÊNCIA SJP

Page 15: Ediçao 165

14 a 20 de janeiro de 2011 CLASSIFICADOS - 15

MMD INCORPORAÇÕESE PARTICIPAÇÕES LTDA.

Convoca a Sra.Giovana Nogarolli, CPF:028.181.019-21, promitente, compradora, doLOTE 14, da QUADRA 03, DO LOTEAMEN-TO denominado SANTARÉM II, para paga-mento do débito de R$ 2.349,16, correspon-dente ao período de 15/12/2009 a 15/11/2010,sob pena de rescisão do respectivo contrato. Opagamento deverá ser realizado no escritórioda empresa à Rua JACARANDÁ, 208 SL 04,no prazo de 30 ( trinta) dias da publicação dopresente edital.

ressados comparecer ao sine com carteira detrabalho e o numero da vaga 1173032.

JardineiroPara fazer poda, corte de árvore, tem que

saber trabalhar com roçadeira. Segunda a sextadas 08:00 as 18:00. Para trabalhar em são josédos pinhais. R$ 640,00 vale transporte e vale ali-mentação. Interessados comparecer ao sinecom carteira de trabalho e o numero da vaga1175749.

Gerente de vendasTer experiência na coordenação de equipe

de vendas, elaboração e controle de metas edemais atividades da função. Estar cursando su-perior na area ou completo, com experiencia re-gistrada. Salário fixo de R$ 1.500,00 mais metasobre equipe podendo chegar a R$ 5.000,00.In-teressados comparecer ao Sine com carteira detrabalho e o numero da vaga 1179838.

Vendedor de serviçosVenda de planos corporativos(empresas) de

telefonia fixa e celular,vai trabalhar em Curitiba eregião metropolitana,salário por comissão, não énecessário possuir experiência salário fixo de R$

EXTRAVIO DE NOTA FISCAL

A empresa Farias, Ogata & Cia Ltda, ins-crita no Município sob CCM n° 378, declarapara os fins de baixa no Município de Fazen-da Rio Grande e a quem interessar possaque os blocos Serie F numeração de 1 a 500foram extraviados.

650,00 mais comissão podendo ultrapassar r$2.000,00.Interessados comparecer ao Sine comcarteira de trabalho e o numero da vaga 1179830.

Obs: Sujeito a Alterações - Confirmaras Vagas Diretamente na Agência – Av Rui

Barbosa 9.244 – Centro - São Jose dosPinhais – Tel: 3283-6800

Page 16: Ediçao 165

Polícia perto de elucidarassassinato de jovem sequestrado

Frentista bate motoem ônibus e morreem Mandirituba

14 a 20 de janeiro de 201116 - SEGURANÇA

Desvia de catador de papel e matahomem sentado em frente da casa

Um sequestro seguido dehomicídio intriga e assusta osmoradores do Bairro Naçõesem Fazenda Rio Grande. Ger-son Gonçalves de Souza, 22anos, foi agredido na frente daesposa, grávida de nove me-ses, e em seguida colocadonuma Ipanema bordô ocupadapor seis homens com capuzes,fortemente armados e usandocoletes balísticos. A ação ocor-reu por volta das 20 horas dodomingo (9) e o rapaz foi en-contrado morto nas primeirashoras da segunda-feira na lo-calidade de Passo Amarelo. Apolícia promoveu alguns levan-tamentos e em conversa comfamiliares acredita chegar aosautores em breve, Gerson jáesteve preso por envolvimentocom drogas.

Graziela conta que o mari-do estava na garagem da casa,localizada na Rua Santiago,quando os elementos chega-ram e invadiram a residência."Eles espancaram o Gerson edepois o colocaram no carro esaíram rapidamente. Desespe-rada chamei a polícia militar queao tomar conhecimento da situ-ação saiu no encalço dos rapa-zes. Ao amanhecer, fui informa-da de que meu marido estavamorto. Não sei o que pode ter

acontecido, pois Gerson eramtrabalhador. Quem sabe sou-besse de alguma coisa e foimorto como queima de arqui-vo. A polícia, com certeza, vaidescobrir o que realmenteaconteceu", disse Graziela.

O Dr. Mauricio Luz e osuperintendente Valdir Ferreiraestiveram no local onde Ger-son foi morto e promoveramlevantamentos. "Encontramosduas cápsulas de pistola 12 aolado do corpo e isso nos fazacreditar que o jovem foi morto

por vingança. Sabemos queGerson já esteve preso por en-volvimento com drogas, mas afamília garante que ele estavalimpo, ou seja, estava longe dasdrogas, mas a forma como foimorto nos permite acreditar quetinha algum envolvimento comtraficantes", comentou o delega-do Maurício.

João Gonçalves disse queos elementos chegaram àcasa do filho e se identificaramcomo sendo policiais. "Elessabiam o que estavam fazen-

do, vieram e agrediram o Ger-son, assustaram todo mundoe levaram só ele", comentou opai, que confirmou que o filhojá esteve preso por envolvi-mento com drogas. "Mas issoaconteceu uns 8 anos atrás.Meu filho morreu porque sa-bia alguma coisa. Ele andavacom um primo viciado e quemsabe ficou sabendo de algoerrado e foi morto por queimade arquivo. Cabe a polícia apu-rar o que realmente aconte-ceu", sugeriu o pai.

Um homem que estavasentado em frente da sua casa,na Rua São Nicolau, BairroSanta Terezinha, em Fazen-da Rio Grande, acabou sen-do atropelado e morto por umveículo desgovernado na tar-de do sábado (8). Moradoresda rua promoveram um pro-testo e pedem a instalação delombadas. A vítima, de 39anos, costumava ficar sobuma árvore apreciando o mo-vimento. A motorista atropela-dora chegou a ser detida, masfoi liberada diante do paga-mento de fiança no valor deR$ 500,00.

Elizangela Pereira dosSantos conduzia o Kadett pla-ca AHC-8364 pela Rua SãoNicolau e relatou em depoi-mento que perdeu o controle

da direção do carro, que des-governado invadiu a calçadaonde estava sentado LauroVanjura. "Eu desviei de umhomem que puxava um car-rinho de reciclagem. Perdi ocontrole do carro que invadiua calçada. Infelizmente na-quele lugar estava uma pes-

soa que acabou falecendo",relatou a mulher. Moradoresda Rua São Nicolau garan-tem que lombadas precisamser colocadas na via que temmovimento intenso de veícu-los. "É uma reta e algunsmotoristas andam acima davelocidade permitida e se os

redutores não forem coloca-dos, mais acidentes acontece-rão aqui", resumiu Luiz, quetem casa nas imediações doacidente.

Elizangela chegou a serpresa, mas pagou fiança eresponderá o processo emliberdade. "Mesmo sendopresa em flagrante a lei per-mite fiança neste caso. Opróximo passo da políciaserá interrogar testemunhase levantar mais informaçõessobre o caso", disse o su-perintende Valdir Ferreira dadelegacia de Fazenda RioGrande.

Um acidente fatal foi registrado no final da tarde de quarta-feira (12), depois que o um frentista perdeu a direção da moto-cicleta e se chocou violentamente contra um ônibus escolar daprefeitura da cidade. O acidente ocorreu na estrada da ColôniaRetiro, zona rural do município, por volta de 17 horas.De acordo com informações do cabo Ribeiro, do 17º Batalhão,a vítima, identificada apenas como Ademir, trafegava pela es-trada quando foi abalroada pelo coletivo. A forte chuva que aco-meteu a região nos últimos dias e ocasionou vários pontos dealagamento na via pode ter sido a causa do choque. Segundoinformações de populares, Ademir tinha aproximadamente 30anos e trabalhava num posto da BR-116.

João Luiz Gai, 46 anos, achado morto no interior da suamadeireira no bairro Campo de Santana, em Curitiba, na ma-nhã da quarta-feira (12) esteve preso em Fazenda Rio Granderecentemente por direção perigosa. Ele foi morto a facadas eamordaçado pelos ladrões, que fugiram na Saveiro da vítima,encontrada queimada na rua Mato Grosso, no Bairro Estados,em Fazenda Rio Grande. A polícia não descarta a possibilidadedos assassinos serem moradores do município fazendense.

Segundo informações, o empresário teria sido assassi-nado durante a madrugada, depois que bandidos invadiram asua residência, que fica anexa a madeireira. Durante a ação dosmarginais, vários objetos eletrônicos foram roubados da casa,assim como o carro da vítima, uma saveiro branca com placasde Curitiba, encontrada queimada em Fazenda Rio Grande. Po-pulares que foram até o local para conferir o crime comentaramque o empresário fazia parte de uma tradicional família da região,que é dotada de diversas chácaras e sítios. Quando questiona-dos sobre o incidente, nenhum dos moradores afirmou ter per-cebido a movimentação dos bandidos. A investigação do crimefica por conta da Delegacia de Homicídios, que ainda não possuinenhum suspeito de ter executado João Luiz.

Carro de empresárioassassinado em Curitiba é

encontrado queimado em FRG

Uma quadrilha tentouroubar dois bancos emQuitandinha na madruga-da da quarta-feira (12).Apesar da ousadia impe-trada nas ações, levaramapenas uma arma de umvigilante. Para entrar numdos bancos atiraram con-tra a porta de vidro e ape-sar do disparo do alarme, ficaram no interior da agência tran-quilamente, mas nada levaram a exceção do revólver.Uma testemunha contou que o bando chegou num Vectra e emuma camionete. Inicialmente chegou ao Banco Itaú e para en-trar na agência um dos elementos disparou um tiro para arre-bentar a porta. Deste banco, a quadrilha levou apenas a armado vigia. Em seguida, o grupo seguiu até o Banco do Brasil epara chegar ao recinto usou uma marreta para quebrar a porta."O alarme disparou mas eles permanecem tranquilamente nobanco. Como não conseguiram chegar ao cofre, foram embo-ra", comentou a testemunha que viu a ação de longe. As tenta-tivas de roubo aconteceram depois das 3 horas. O gerente doBanco Itaú foi procurado pela reportagem, mas não quis co-mentar a ação. Apenas disse que o banco foi visitado na ma-drugada e que não poderia entrar no assunto.

Bando tenta roubar bancosem Quitandinha

Uma das agências visitadapela quadrilha

Delegado Maurício da Luz observa o local do homicídio; Gerson morre com tiros na cabeça

Motorista perdeu o controle e matou homem

Page 17: Ediçao 165

14 a 20 de janeiro de 2011 GERAL - 17

Page 18: Ediçao 165

ÁriesTente manter a discrição

no campo profissional, assimpoderá obter sucesso. A Luaem sua Casa da Fortuna evi-dencia seu progresso materi-al. O setor afetivo está bem-am-parado, mas alguém vai ter queceder um pouquinho!

TouroTente manter a discrição no

campo profissional, assim pode-rá obter sucesso. A Lua em suaCasa da Fortuna evidencia seuprogresso material. O setor afe-tivo está bem-amparado, masalguém vai ter que ceder umpouquinho!

GêmeosCuidado com o clima de

competição no ambiente de tra-balho. Convém agir discreta-mente neste período. Roman-ce recente tem tudo para darcerto, já as relações desgasta-das correm sérios riscos.

CâncerPeríodo favorável para

trabalhar em equipe. Novasexperiências e oportunida-des poderão enr iquecer oseu currículo. Não perca ofoco das suas necessidadesemocionais e não vai se ar-repender.

LeãoQuem trabalha com espor-

te, diversão ou entretenimentoconta com a proteção dos as-tros. A dois, a fase é de alegria,satisfação e complementaridade.Aproveite para conquistar maisintimidade com o par!

VirgemNa área de lazer, recrea-

ção ou entretenimento, você po-derá unir o útil ao agradável. Noinício da semana, cuidado com aimpaciência no relacionamento.O astral fica tudo de bom com opassar dos dias!

LibraO período é favorável a

quem trabalha em casa ou porconta própria. Quanto mais li-berdade de ação tiver, maiscriativo(a) será! O momento éoportuno para se mostrar maissolícito(a), generoso(a) ecompreensivo(a) com quemama.

EscorpiãoAproveite este período

para trocar ideias, experiênci-as e trabalhar em equipe. Aten-ção com os altos e baixos nasfinanças – é melhor tomar cui-dado com desperdícios! Apesarda sua inconstância na área afe-tiva, o astral revela forte erotis-mo e sensualidade.

SagitárioÉ hora de arregaçar as

mangas e ir à luta, principal-mente se trabalha por contaprópria. Cuidado com distra-ções ou ingenuidade. No amor,o seu sucesso será absoluto,convém lutar por sua estabili-dade afetiva.

CapricórnioQuanto mais prazeroso for

o seu trabalho, maior a suaprodutividade. Não se deixe in-f luenciar pelo pessimismoalheio. No campo sentimental,o astral é dos mais felizes. É sóagir com a discrição e terá bonsresultados.

AquárioNo trabalho, é melhor agir

discretamente e evitar brigas econfrontos desnecessários. Vocênão deve se envolver com osproblemas financeiros dos ou-tros. No romance, mostre que tematitude e só terá a ganhar!

PeixesEncare os fatos com obje-

tividade e tenha cuidado com oexcesso de ambição e confian-ça. Na vida a dois, saberá apa-ziguar os sentimentos e estabi-lizar as suas emoções.

Além da VidaCuritiba 1: 14h, 16h40, 19h20 e 22hEstação 3: 16h05, 18h45 e 21h25Cinemark Barigüi 3: 12h15, 15h10, 18h e 21hCinemark Müeller 2: 11h10, 13h50, 16h35, 19h20 e 22h10Unibanco Arteplex 3: 13h40, 16h10, 18h40 e 21h10Palladium 6: 16h, 18h40 e 21h20 EnroladosCinesystem Cidade 5: 14h, 16h30 e 19hÁgua Verde 1: 3D 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30 (dub)Curitiba 6: 14h, 16h30 e 19h (dub)Estação 2: 12h30, 14h45, 17h, 19h15 e 21h30 (dub)Estação 5: 13h20, 15h35, 17h50 e 20h10 (dub)Cinemark Barigüi 4: 10h40, 12h50, 15h20, 17h30 e 19h40 (dub)Cinemark Barigüi 6: 11h, 13h30, 16h10, 18h40 e 21h10 (dub)Cinemark Müeller 1: 11h50, 14h10, 16h30 e 18h50 (dub)Cinemark Müeller 3: 3D 10h50, 13h20, 15h50, 18h20 e 20h40 (dub)Unibanco Arteplex 2: 13h, 15h10, 17h20, 19h30 e 21h40 Total 2: 3D 14h, 16h30 e 19 (dub)CinePlus Xaxim 1: 14h30, 16h30, 18h50 e 20h50 (dub)Palladium 5: 3D 13h30, 15h45, 18h e 20h15 (dub)Entrando Numa Fria Maior Ainda com a FamíliaCinesystem Cidade 3: 14h20, 16h40, 19h10 e 21h40Curitiba 2: 14h30, 17h, 19h30 e 21h50Estação 1: 13h, 15h10, 17h20, 19h30 e 21h50Cinemark Barigüi 1: 11h40, 14h, 16h20, 18h50 e 21h20Cinemark Müeller 8: 12h50, 15h20, 17h40, 20h e 22h15Unibanco Arteplex 5: 13h, 15h, 17h, 19h e 21hCinePlus Jardim das Américas 4: 13h30, 15h40, 17h40, 19h40 e 21h40Cinesystem Total 5: 14h20, 16h40, 19h10 e 21h40Palladium 3: 13h10, 15h20, 17h30, 19h40 e 21h5072 HorasEstação 9: 13h e 20h25Cinemark Barigüi 8: 15h, 17h50 e 20h50Cinemark Müeller 6: 15h e 20h05Cineplex Batel 3: 18h20 e 10h40Palladium 8: 17h10, 19h50 e 22h30Aparecida - O MilagreÁgua Verde 2: 18h10Estação 8: 13h05 e 15h15CinePlus Xaxim 2: 14hCineplex Batel 3: 14h e 16h20Palladium 8: 13h10 e 15h10As Crônicas de Nárnia - A Viagem do Peregrino da Alvorada CidadeCinesystem Cidade 1: 13h40, 19h15 e 21h35 (dub)Curitiba 4: 14h30 e 19h20 (dub)Estação 7: 19h35 (leg) / 12h15, 14h40 e 17h10 (dub)Cinemark Barigüi 4: 21h55 (dub)

Cinemark Barigüi 5: 3D 13h50 e 19h20 na sexta e domingo a quinta. (dub)Cinemark Müeller 7: 11h, 13h30, 18h45 e 21h15 (dub)CinePlus Jardim das Américas 2: 15h20 e 19h20 (dub)Cinesystem Total 1: 14h10 e 21h (dub)CinePlus Xaxim 3: 14h20, 16h40, 19h e 21h15 (dub)Cineplex Batel 5: 13h45 e 18h35Palladium 4: 3D 16h05 e 21h20 (dub) De Pernas Pro ArCinesystem Cidade 2: 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30Curitiba 5: 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30Estação 6: 12h10, 14h20, 16h30, 18h40 e 20h50Estação 8: 17h25, 19h35, 21h45 e 23h55Cinemark Barigüi 2: 12h30, 14h50, 17h10, 19h30 e 22hCinemark Müeller 4: 12h20, 14h40, 17h15, 19h30 e 21h50Unibanco Arteplex 4: 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30CinePlus Jardim das Américas 3: 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30Cinesystem Total 4: 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 e 21h30Palladium 1: 13h, 15h10, 17h20, 19h30 e 21h40 Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1Água Verde 2: 15h40 (dub)Estação 4: 20h30 e 23h30 (leg) / 13h10 (dub)CinePlus Xaxim 2: 21h (dub)Cineplex Batel 5: 15h50Palladium 6: 13h05 (dub)MegamenteÁgua Verde 2: 13h50 e 19h50 (dub)Curitiba 4: 17h (dub)Estação 4: 16h10 e 18h20 (dub)Cinemark Barigüi 8: 10h30 e 12h40 (dub)Cinemark Müeller 6: 12h10 e 17h50 (dub)Cinesystem Total 1: 16h30 (dubCinePlus Xaxim 2: 15h45, 17h30 e 19h15 (dub)Cineplex Batel 4: 14h e 16h (dub)Palladium 2: 12h05, 14h05 e 16h05 (dub) Tron - O LegadoCinesystem Cidade 1: 16h (dub)Cinesystem Cidade 5: 21h20 (dub)Curitiba 4: 21h50Curitiba 6: 3D 21h20 (dub)Estação 3: 13h30 (dub)Estação 5: 3D 22h25 (dub)Cinemark Barigüi 5: 11h10 e 21h50 no sábado. 16h30 na sexta e domingo a quintaCinemark Müeller 3: 3D 23h na sexta e sábadoCinePlus Jardim das Américas 2: 3D 21h35 (dub)Cinesystem Total 1: 18h30 (dub)Cinesystem Total 2: 21h20 (dub)Palladium 4: 13h20 e 18h35 (dub)Imax: 12h10 e 14h45 (dub) / 17h20, 19h55 e 22h30 (leg)

Jota Quest em Guaratuba

14 a 20 de janeiro de 201118 - DIVERSÃO

HORÓSCOPO PROGRAMAÇÃO MUSICAL

CINEMA

É oficial: a venda de ingres-sos para a quinta edição doCountry Festival começou nes-ta, quarta-feira, dia 12. Os fãs jápodem se programar para as-sistirem a nada mais nada me-nos do que cerca de quinzeshows, entre eles, talvez este-jam presentes as quatro maisfamosas duplas sertanejas dopaís. Marcado para o dia 02 deabril, novamente na Arena Ex-potrade Pinhais, o Country Fes-tival 2011 terá a maior estrutura

Depois de mais de 250

apresentações por todo o

Brasil e também nos EUA e

Argentina, os mineiros do

Jota Quest vem colhendo

os frutos do elogiado CD

“La Plata” (2008), que

encerrou turnê no final do

ano passado. Para

comemorar a onda de

sucesso, a banda chega a

Guaratuba para agitar a

temporada de verão no

próximo sábado, dia 15 de

janeiro, em única

apresentação na Prime

Arena Curaçao, no Café

Curaçao (Av. Brejatuba,

500) em Guaratuba, a

partir das 0h30. O show

traz uma mistura rítmica

que vai de canções

dançantes, com influência

do samba, passando pelo

rock e culminando na já

conhecida pegada pop da

banda. O vocalista

Rogério Flausino ao lado

dos parceiros de banda

prometem mostrar ao

público, sucessos de

quase 15 anos de carreira

que consagraram a

banda como uma das

mais bem sucedidas do

pop nacional.

A 5ª edição do Country Festival já está com data marcadade todas as edições. Palco prin-cipal, Palco Universitário e TrioElétrico irão receber as atraçõese cercar as pessoas de músi-ca e diversão.

Como já é marca regis-trada, além de pista e camaro-tes, haverá o Backstage, es-paço super vip com open bar,open food, entrada exclusiva,estacionamento coberto, am-bientação personalizada, aces-so à frente e a espaço em cimado palco, telas de plasma e

sound systeme integraçãocom todos os outros espaços.Além do Paraná, os ingres-sos também estarão dispo-níveis em Santa Catarina (Jo-inville, Blumenau, BalneárioCamboriú e Florianópolis); noRio Grande do Sul (Porto Ale-gre) e em São Paulo, capital.Todas as novidades e infor-mações sobre o CountryFestival 2011 podem seracompanhadas no sitewww.countryfestival.com.br.

Page 19: Ediçao 165

"Nem sempre convém

virarmos a página, pôr vezes é

preciso rasgá-la"

14 a 20 de janeiro de 2011 SOCIAL - 19

ANIVERSÁRIOS DA SEMANA

Na primeira semana do ano esta colunista comemorou idade nova ao lado de amigose familiares no Sheridan's Irish Pub, entre os convidados presentes a também

jornalista Elis Cabanilhas Glaser e sua mãe Ocimara Cabanilhas. Vale resaltar que oatendimento da casa foi espetacular.

Foto: Emelin Leszczynski

No último sábado, 08, os goianos Guilherme & Santiago se apresentaram na Arenado Hyddra Concept Lounge, em Caiobá. No repertório, sucessos como “Tá se

achando” e “Solteiro sim, sozinho nunca”, fizeram o público cantar e dançar muito.Na foto, a apresentadora do Programa da Gi, Giselle Macedo, e seu marido, Augusto

Goedert, que prestigiaram o show

Foto: Roberto Grube

A dupla Alysson e Fernando pararam a Cidade Nova Fátima no norte pioneiro. Nanoite da virada todos habitantes do município deixaram suas casas para prestigiar a

dupla fazendense que animou a festa de reveillon, sucesso!

ACESSE:www.asemananews.com.br

Dupla Alysson e Fernando

Nayara M. Dalgallo completa idadenova no próximo dia 18, recebe o

carinho do pai Sergio Dalgallo e detodos seus familiares. Um abraço

grande de toda a equipe do jornal ASEMANA, felicidades e sucesso

Nayara!

Pedro Henrique Camargo, o bomatleticano, estará completando 16

anos no dia 18 e recebe o carinho deseus pais Sueli e Marco Aurélio e dosmanos Fernando e Matheus. A equipedo jornal A SEMANA também abraça o

amigo que diz que seu timeconquistará o BI este ano. Sucesso!

Page 20: Ediçao 165

Águas de Janeiro

Richa recebe o presidente daCâmara dos Deputados

14 a 20 de janeiro de 201120 - POLÍTICA

ECONOMIA

Por César Graça Professor da FALECe Engenheiro Mecânico (ITA)

A SEMANA NA POLÍTICA

Suplentes assumem cadeiras na Assembleia Legislativa

Todo o ano é a mesma coisa: chove muito, no ve-rão. Grandes desastres ocorrem, e o culpado é sem-pre o mesmo, São Pedro. Pois se não chovesse muito,não teríamos desastres.

Até quando essas desculpadas esfarrapadas se-rão usadas? É uma total afronta aos cidadãos. Seriamuito mais digno assumir a omissão e começar a tra-balhar. A gestão pública no país é muito incompetente,a mentira a sua maior arma.

É preciso se indignar. Mostrar aos administradorespúblicos que não somos seres desprovidos de qual-quer inteligência. Estamos atordoados pelos brasilei-ros mortos dentro de casa. Solidários com os que per-deram tudo, e terão de recomeçar a sua vida. E o go-verno só tem desculpas para dar.

Mas além da dor que sentimos pelos nossos ir-mãos precisamos mostrar a indignação pelo governoque nada faz. Enchentes em São Paulo, mortes pordeslizamentos no Rio e em Minas, de vez em quandotambém em Salvador.

As razões são sempre as mesmas: construçõesprecárias em zonas de riscos. Propaganda temos bas-tante: minha casa, minha vida; projetos de dragagemdos rios e proteção das encostas, mas os resultadossão os mesmos, inundações e mortes.

Curitiba não está nesse noticiário, é uma rara ex-ceção nesse rosário de calamidades. Qual seria a cau-sa disso. Será que em Curitiba não chove no verão?Que aqui não existem rios, que cortam a cidade?

Quem tiver mais de cinquenta anos lembra bemdas enchentes em Curitiba. A Praça Zacarias se trans-formava em um grande piscinão. Hoje não nos lem-bramos mais das obras feitas para conter essas inun-dações.

Os parques de Curitiba foram construídos para ab-sorverem as águas das chuvas e encherem os seuslagos, em vez de invadirem as ruas e as casas daspessoas. Quem morava nas áreas de riscos de en-chentes foi transferido para novas residências sem es-ses riscos. São ações simples que mudaram o cenáriodo verão curitibano.

Por que as outras cidades não fazem planos se-melhantes? Estratégias que vão prevenir essas gran-des catástrofes. O que está faltando são planos de pre-venção, que sejam construídos continuadamente.

O planejamento urbano contínuo é o que diferen-cia Curitiba das outras cidades brasileiras. Essa dife-rença é percebida pelos outros brasileiros, o que leva auma migração para Curitiba. Esse crescimento deCuritiba já é facilmente percebido. O tráfego já come-ça a ter engarrafamentos. Coisa muito recente. A ten-dência é que essa migração se acentue nos próximosanos.

Várias empresas nacionais e internacionais estãotransferindo as suas sedes para Curitiba. Pois está muitodifícil continuar em São Paulo e Rio de Janeiro. O de-senvolvimento do petróleo no pré-sal vai impactar ain-da mais as estruturas dessas grandes regiões metro-politanas. Muitas das estruturas não podem ser trans-feridas, principalmente as operacionais. No entanto,as gerenciais podem ser transferidas.

Esse movimento vai transformar a Região Metro-politana de Curitiba no terceiro centro urbano do Bra-sil. É um movimento que não pode ser inibido. A solu-ção é planejar para esse crescimento. Pensar numaestrutura que suporte toda essa transformação.

Governo prorroga sindicância sobre assinatura de PadilhaO Palácio do Planalto prorrogou por mais 30 dias a sindicância

aberta para apurar o uso da assinatura do agora ministro da Saúde,Alexandre Padilha, para favorecer um instituto fantasma no Ministé-rio do Turismo, quando ele era ministro das Relações Institucionais.O Diário Oficial da União publicou hoje a prorrogação da investiga-ção, iniciada no dia 10 de dezembro do ano passado. A portaria éassinada pelo sucessor de Padilha, o ministro Luiz Sérgio.

Dissidentes iranianas saúdam fala de Dilma RousseffDissidentes iranianas comemoram as declarações do gover-

no brasileiro sobre as violações de direitos humanos no Irã eesperam agora que Brasília transforme seu discurso em umanova posição nas votações de resoluções na Organização dasNações Unidas (ONU) sobre a situação em Teerã.

Correios vendem 240 mil selos em homenagem a LulaEm menos de duas semanas, a Empresa Brasileira de Cor-

reios e Telégrafos (ECT) vendeu 239.879 unidades do selo emhomenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A imagem

estampada no selo, que custa R$ 2, é a de um retrato de Lula tiradonos jardins do Palácio da Alvorada pelo fotógrafo oficial da Presi-dência, Ricardo Stuckert. A tiragem do selo comemorativo é de900 mil exemplares.Beto quer integração dos municípios para Copa do Mundo

O governador Beto Richa determinou ao secretário especialpara Assuntos da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha, a realiza-ção de levantamento dos estádios, centros de treinamentos e áre-as de lazer e turismo do Paraná, para que todos os municípiosvenham a se envolver com a Copa do Mundo de 2014, que temCuritiba uma de suas doze cidades-sedes.

Dilma cria conselho para cobrar ministériosNa primeira reunião ministerial de seu governo, a presidente Dil-

ma Rousseff comunicou sua decisão de impor um forte ajuste nosgastos públicos, especialmente com custeio, que será monitorado deforma rigorosa pelo governo. Ela reforçou a advertência de que asindicações políticas serão respeitadas, mas que os titulares das pastasterão de se comprometer com resultados que serão cobrados.

O governador Beto Richarecebeu na última quinta-feira opresidente da Câmara dos De-putados, o deputado federal ga-úcho Marco Maia. Candidatoa presidir a Câmara na próxi-ma legislatura, a partir de 1º defevereiro, Maia disse que es-pera que com apoio e partici-pação efetiva dos maiores par-tidos representados na Câma-ra, e principalmente dos gover-nadores, é possível elaboraruma agenda positiva para dis-cutir os grandes temas estru-turantes no país. "O importanteé construir os consensos e osacordos necessários que via-bilizem a discussão e o de-bate dos projetos de interes-se da sociedade brasileira edo Brasil, que precisa conti-nuar crescendo e se desen-volvendo. E a Câmara dosDeputados tem que dar sua

contribuição nesse processo",afirmou.

No encontro, o deputadoMarco Maia convidou o gover-nador para ir à Câmara dosDeputados, mantendo uma re-lação direta, para que possademonstrar os interesses e ne-cessidades que o Estado do

Paraná gostaria de ver aprova-dos. Beto Richa disse que estádisposto a contribuir e que estáaberto ao diálogo para que sepossa produzir bons resultadosna gestão pública para a me-lhoria da qualidade de vida dosparanaenses.

"A intenção é manter essa

relação de parceria e compro-misso, para que o que for dis-cutido e votado na Câmara te-nha impacto positivo nas açõesdesenvolvidas pelos nossosgovernadores, prefeitos e dapresidente Dilma Roussef nopaís", disse o deputado Maia.Entre os temas prioritários queprecisam ser debatidos na Câ-mara Federal, segundo o de-putado, estão o combate à po-breza e as reformas tributária epolítica, entre outros.

Acompanharam o encon-tro os deputados federais Arlin-do Chinaglia e Paulo Teixeira,de São Paulo; Eduardo Go-mes, do Tocantins; e os para-naenses Luiz Carlos Hauly (atu-almente licenciado e ocupandoa Secretaria da Fazenda doParaná), Alfredo Kaefer, Leopol-do Meyer, Cezar Silvestri, AlexCanziani e André Vargas.

Foto

: Ric

ard

o A

lmeid

a -

SEC

S

Beto Richa recebe em seu gabinete visita de deputadosfederais.E/D - Arlindo Chinaglia, Dep. Fed. PT/SP - Marco

Maia, Presid. da Câmara - Beto Richa, Gov. Paraná

Tomaram posse na As-sembleia Legislativa os deputa-dos José Domingos Scarpelini(PSB), Alisson Anthony Wan-dscheer (PPS) e André Gusta-vo Pegorer (PMDB). Os trêsnovos parlamentares são su-plentes e substituem WilsonQuinteiro, Durval Amaral e LuizCláudio Romanelli, respectiva-mente, que passaram a integraro Governo estadual.

Segundo a ConstituiçãoFederal e o Regimento Internoda Casa, as cadeiras dos de-putados estaduais não podemficar vagas e os suplentes de-vem ser convocados imediata-mente para assumir, indepen-dentemente do período em que

exercerão o mandato. Scarpe-lini, Wandscheer e Pegorer fi-cam no cargo até o dia 31 dejaneiro.

No dia 1º de fevereiro to-mam posse no Legislativo to-dos os deputados eleitos e ree-leitos no dia 3 de outubro de2010, inclusive, os deputadosDurval Amaral e Luiz CláudioRomanelli, que na sequênciadevem solicitar nova licençapara exercerem os cargos es-taduais para os quais foramnomeados. Neste momento -quando se inicia a 17ª Legisla-tura -, os suplentes que assu-mirão as vagas de Amaral eRomanelli em fevereiro sãoDuílio Genari (PP) e Elton Wel-

ter (PT). Wilson Quinteiro nãose reelegeu.

Quinteiro assumiu a secre-taria Especial de Relações coma Comunidade; Romanelli é onovo secretário do Trabalho,Emprego e Promoção Social eDurval Amaral é o novo chefeda Casa Civil do governo doEstado. Todos foram nomeadosno último dia 1º, data da possedo governador Beto Richa.

SuplentesJosé Domingos Scarpeli-

ni foi deputado estadual por cin-co mandatos, sendo que o últi-mo foi em 2004, quando assu-miu a vaga do atual prefeito deCuritiba, Luciano Ducci. Na épo-ca, Ducci renunciou à cadeira

parlamentar para assumir ocargo de vice-prefeito.

Filho do ex-prefeito de Fa-zenda Rio Grande, na RegiãoMetropolitana de Curitiba(RMC), Antonio Wandscheer,Alisson Anthony Wandscheerfoi deputado em 2008, quandoassumiu a vaga do deputadoFelipe Lucas, licenciado na épo-ca para tratamento de saúde.

André Gustavo Pegorer éjornalista, graduado pela Ponti-fícia Universidade Católica doParaná (PUC-PR). Foi secre-tário executivo do ConselhoRevisor do governo do Para-ná, entre 2007 e 2008. Em 2008assumiu a direção-geral da se-cretaria de Estado da Saúde.

Page 21: Ediçao 165

Prefeitura de Teresópolis manda abrir300 covas no cemitério municipal

14 a 20 de janeiro de 2011 BRASIL - 21

A SEMANA NO BRASIL

Chuva causa atrasose cancelamento de voos

Teresópolis (ABR) -Embora o número total demortos por causa das chu-vas em Teresópolis aindaseja desconhecido, a prefei-tura mandou abrir 303 covasno Cemitério Municipal Car-linda Berlim. Segundo o se-cretário municipal de Obrase Serviços Públicos, Luiz An-tônio da Costa Jorge, a me-dida é uma precaução, ba-seada na estimativa do totalde mortos na cidade.

Os primeiros sepulta-mentos foram de três pes-

soas de uma mesma fa-mília: Eliésia de Ameida(41 anos), o filho dela,Douglas (13), e a netaLarissa, de apenas ummês e meio. Eles mora-vam no bairro de SantaRosa e tiveram a casaatingida por lama e pe-dras. Dos seis morado-res da casa, três sobre-viveram. Mais sete cemi-térios de cidades vizi-nhas poderão receber asvítimas das chuvas na re-gião serrana.

Peritos exibem fotos das vítimas em frente ao IML parareconhecimento por parentes e os primeiros corpos

começam a ser sepultados no cemitério municipal, ondeforam abertas 300 covas

Foto

s: V

ladim

ir P

lato

now

/ABr

Brasília(ABr) - A chuvaque atinge boa parte do paíscontinua provocando atrasos ecancelamentos de voos nosprincipais aeroportos brasilei-ros. Só no Aeroporto Internaci-onal Tancredo Neves, em Con-fins, na região metropolitana deBelo Horizonte (MG), 39 dos69 voos programados para de-colar até as 13 horas de hoje(13) partiram com mais de 30minutos de atraso. Mais 14 fo-ram cancelados.

Segundo a Empresa Bra-sileira de Infraestrutura Aeropor-tuária (Infraero), os atrasos sãoconsequência do mau tempo,que, em Confins, obrigou a in-terrupção dos pousos e deco-

lagens entre as 6h35 e as9h15. No momento, o aero-porto opera por instrumentosuma vez que a visibilidadecontinua prejudicada.

No Rio de Janeiro, 15,ou 19,7%, dos 76 voos parti-

ram atrasados do AeroportoSantos Dumont. Já no Galeão,o percentual chegou a 17,6% dototal. Nos dois aeroportos, foramcancelados, respectivamente,26,3% e 5,4% do total de voosprogramados.

Em São Paulo, o índice deatrasos registrados no Aeropor-to Internacional de Guarulhos,na região metropolitana da ca-pital, também foi alto. Dos 104voos que deveriam partir até as13 horas, 32, ou 30,8% decola-ram além do previsto. Já emCongonhas, na zona sul da ca-pital, os atrasos ultrapassaramos 17% do total. Em Viracopos,em Campinas, 20 dos 47 voos,ou 42,6% do total programado,sofreram atrasos.

A chuva também causoutranstornos para os usuários doAeroporto de Vitória, no EspíritoSanto, onde, até o meio-dia, opercentual de atrasos chegavaa 30,4%.

A SEMANA NO BRASILDilma sobrevoa cidades atingidas

pela tragédia e promete ações firmes

Após sobrevoar de helicóptero a região serrana do Rio deJaneiro, castigada pela forte chuva nos últimos dias 11 e 12, apresidenta Dilma Roussef desceu no campo de futebol do Fri-burguense e, acompanhada de seis ministros e do governa-dor do Rio, Sérgio Cabral, visitou a Praça Getúlio Vargas, nocentro de Friburgo. A praça continua coberta de lama e lixotrazidos pela enxurrada.

Fenômeno raro e ocupação agravam tragédia no Rio

A catástrofe na região serrana do Rio de Janeiro foi causa-da por um tipo de deslizamento considerado raro e avassala-dor por geólogos. Além do escorregamento de terra, a tragédiafoi agravada por um fenômeno chamado de corrida de lama edetritos. É quando uma série de deslizamentos acontece aomesmo tempo, no mesmo lugar, e tão rápido que praticamenteimpede que as pessoas se protejam. Trata-se da maior mag-nitude de escorregamento de terra possível.

Itamaraty espera detalhes sobre censura a Coelho

O Itamaraty espera informações mais concretas sobre acensura aos livros do escritor Paulo Coelho no Irã para deter-minar que tipo de reação o governo brasileiro deverá ter. Atéagora, não há detalhes sobre qual o grau de proibição dasobras - se realmente houve um banimento, apenas uma reco-mendação de não publicação - ou se é realmente uma iniciati-va do governo.

Filho suspeito de matar o pai é preso em Guaíba-RS

Um adolescente foi apreendido e um homem foi preso emGuaíba, no Rio Grande do Sul. Os dois são suspeitos da mortede um empresário de 56 anos em agosto de 2010. O rapaz de19 anos confessou, diante da advogada, ter encomendado eparticipado da morte do próprio pai.

Minas registra caso de 131 submetidos a escravidão

Operação da Superintendência Regional do Trabalho eEmprego de Minas Gerais encontrou 131 trabalhadores emsituação análoga à escravidão em lavouras de feijão em duasfazendas de Unaí e Buriti, no noroeste do Estado. Foram liber-tados 78 trabalhadores na Fazenda Gado Bravo, em Buriti, e53 na São Miguel, em Unaí. Entre eles havia 17 mulheres eoito adolescentes de 13 a 17 anos. Ninguém tinha carteira detrabalho assinada.

Page 22: Ediçao 165

Você tem alguma dúvida?Mande-a para o e-mail [email protected], e

estaremos respondendo nas próximas edições.

Vaca imortal não morrenem com tiros e atropelamento

14 a 20 de janeiro de 201122 - MUNDO

SEU DIREITO

Daniele Silvia de Oliveira - Advogada,especialista em Direito pela FEMPAR

A SEMANA NO MUNDO

Mulher de 49 anos faz tatuagem gigante de Crepúsculo

Empregados de lotéricas

e Correios podem ter jornada de 6 horas

A Câmara analisará o Projeto de Lei n° 7190/10, de auto-ria do deputado Vicentinho (PT-SP), que altera a Consolidaçãodas Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43) e estende ajornada especial de trabalho dos bancários aos empregadosque exercem atividades semelhantes em agências sejam deserviço postal (Correios) ou em casas lotéricas.

A jornada máxima do bancário é de 30 horas de trabalhopor semana, divididas em seis horas contínuas de segunda asexta-feira.

Segundo o projeto, o Executivo deverá estabelecer pro-cedimentos e requisitos próprios de segurança para as agên-cias de serviço postal e as casas lotéricas, em razão do volu-me menor de operações financeiras feitas nesses locais.

O projeto, de caráter conclusivo, foi apensado ao Projetode Lei n° 1417/07, que trata do mesmo tema, e será analisadopelas comissões de Seguridade Social e Família; de Traba-lho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tribu-tação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Projeto aumenta valor-limite

para processo em juizado estadual

A Câmara analisa o Projeto de Lei n° 7804/10, do Sena-do, que altera a Lei dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais(Lei 9.099/95) e que aumenta de 40 para 60 salários mínimoso valor-limite para que as conciliações, os processos e osjulgamentos de causas e títulos extrajudiciais possam ser fei-tos por juizados especiais cíveis estaduais.

O projeto tramita em conjunto com o Projeto de Lei n°6954/02, também do Senado, que trata de assunto semelhantee já foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e deCidadania. As propostas estão em regime de urgência e aguar-dam análise pelo Plenário.

Propostas acabam com posse

de suplentes durante recesso

A Câmara analisa duas propostas (PECs n° 05/07 e 18/07) que proíbem a posse de suplentes em períodos de reces-so parlamentar.

As duas propostas, que tramitam em conjunto, já foramaprovadas pela Comissão de Constituição e Justiça.

Projeto proíbe comercialização

de bebidas em latas de aço

A Câmara analisa o Projeto de Lei n° 7918/10, de autoriado deputado Edmar Moreira (PR-MG), que proíbe a comerci-alização de bebidas envasadas em latas de aço em todo oPaís. O objetivo é estimular o uso exclusivo de latas de alumí-nio para facilitar a reciclagem. A indústria de bebidas utilizaatualmente os dois materiais, apesar de o alumínio ser o maiscomum.

A fiscalização da medida, de acordo com o projeto, seráfeita pela Vigilância Sanitária. Os estabelecimentos reinciden-tes no descumprimento da proibição poderão ser interditadospor 90 dias.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será ana-lisada pelas comissões de Meio Ambiente e DesenvolvimentoSustentável; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Co-mércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Um ano após terremoto, Haiti aguarda reconstrução

O corpo do homem estava com a face voltada para baixo,com sua camiseta branca brilhando ao sol. Ele foi achado nasruínas de um restaurante no centro de Porto Príncipe, um ano apóso terremoto que devastou o Haiti. É mais um sinal de quão distanteo país está de se recuperar de um desastre que deixou sua capitalem ruínas e matou mais de 230 mil pessoas, segundo estimativas.Para marcar o aniversário do terremoto, amanhã haverá umamissa em frente à catedral destruída, ainda em ruínas.

66 jornalistas foram mortos em 2010, diz associação

A Associação Mundial de Jornais, entidade que representajornais de todo o mundo, informou que 66 jornalistas funcionáriosde empresas de comunicação foram assassinados no ano pas-sado por causa de sua profissão. O número foi menor do que oregistrado em 2009, quando 99 jornalistas foram mortos.

Organizações preveem mais mortes por cólera no Haiti

Organizações de auxílio e autoridades de saúde internacio-nais disseram hoje que o cólera segue como uma grande ameaçano Haiti, onde um milhão de pessoas continuam vivendo em acam-pamentos desde o terremoto do início do ano passado. O subse-cretário-geral da Cruz Vermelha Internacional, Matthias Schmale,disse que há um temor de que a epidemia siga avançando.

Deputada baleada no Arizona abre os olhos pela 1ª vez

A deputada americana Gabrielle Giffords, ferida no sábado emum ataque armado em Tucson, no Arizona, "abriu os olhos pela

primeira vez", afirmou o presidente Barack Obama durante ceri-mônia em memória das vítimas do massacre.

Corte aprova referendo sobre imunidade de Berlusconi

A Corte Constitucional da Itália legislou hoje a favor da realiza-ção de um referendo sobre a imunidade temporária que protege oprimeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, de ser indiciado porfraude e suborno. A proposta de referendo foi apresentada ao tribu-nal pela Itália dos Valores, um pequeno partido da oposição chefia-do pelo ex-magistrado Antonio Di Pietro, que comandou na décadade 1990 a operação Mãos Limpas contra políticos corruptos emafiosos.

Palin defende ultraconservadores e acusa imprensa

A republicana de extrema direita Sarah Palin, ex-governadorado Alasca, defendeu o Partido Republicano das acusações deincitar o ódio e a violência após o atentado em Tucson (Arizona),no qual seis pessoas foram mortas e a representante democrataGabrielle Giffords levou um tiro na cabeça e ficou gravementeferida.Protestos contra alta do gás deixam dois mortos no Chile

Duas mulheres morreram e quatro pessoas ficaram feridas,entre elas um bebê de dois anos, ao serem atingidas por umcaminhão que as lançou contra uma fogueira na cidade de PuntaArenas, sul do Chile. O acidente ocorreu minutos depois do iníciode um protesto contra elevação de 16,8% do preço do gás. Omotorista dirigia com as luzes do veículo apagadas e fugiu do local.

Essa é, literalmente, avaca louca.

O fazendeiro Oscar Wil-cox, de 70 anos, estava traba-lhando em seu rancho nos Es-tados Unidos no primeiro diadeste ano quando começou aser importunado por sua vaca.

De repente, a mulher deOscar ouviu um grito do mari-do. Ela correu até o pasto e viuque ele estava sendo atacadopelo animal.

Ela atacou um fazendeiro, que acabou se machucando e indo parar no hospital

O fazendeiro estava apa-nhando, mas não deixou bara-to: como ele estava armadocom sua pistola calibre 22, deuum tiro na vaca. Nem fez dife-

rença.O bicho, que sempre foi

agressivo, continuou batendo nohomem. Para tentar salvar omarido, a mulher entrou emseu caminhão e atropelou avaca, mas também não adian-tou.

Quando ela viu a pistola domarido largada no chão, pegoue deu mais tiros. Foram neces-sárias várias balas na cara paraela parar de atacar.

Segundo o site MSNBC,a mulher de Oscar disse à po-lícia que a vaca sempre foi as-sim.

A mulher de Oscar Wilcoxafirmou que a vaca sempre foiagressiva e a atacou cerca deuma semana atrás, causandoferimentos.

Oscar se machucou, enão foi pouco: teve que ir para ohospital. E logo no primeiro diade 2011. (R7)

Ela gastou mais de R$5.200 nisso porque os perso-nagens a “ajudaram” a per-der peso.

A saga de livros e filmesde Crepúsculo já conquistoumilhares de fãs no mundo todo- muitos deles, fanáticos. Dis-so, todos nós já sabemos.

Só que, se havia algum

limite para este fanatismo, eleacaba de ser quebrado: a bri-tânica Cathy Ward, de 49anos, fez uma tatuagem dospersonagens da série.

Mas não é só isso. Nãoé uma simples tatuagem. Éuma imagem gigante que co-bre todo seu dorso. O custo?Mais de R$ 5.200.

Ela diz que os persona-gens a ajudaram a perderpeso - apesar de ela trabalhar

no setor de bolos em um su-permercado. É que, quandoela tinha vontade de comerdoces, ia direto ler os livrosda saga.

- Ainda há algumas coi-sas para fazer. Eu vou tatuarmeus braços antes do meuaniversário de 50 anos, noverão. (R7)

Ele disse à polícia que fo-ram as músicas do cantor queo fizeram transgredir as regras.

William Liston, de 33 anos,foi preso por policiais ao serpego no flagra dirigindo bêba-do, na véspera de Natal, nosEUA. Aí não teve jeito, ia aca-

Flagrado dirigindo bêbado culpa Ozzy Osbourne

bar na cadeia. Só que ele ten-tou um último apelo, para tentar

se safar: ele disse que a culpafoi toda do Ozzy Osbourne.

O quê? Se o Ozzy deubebida para ele (ou algo do tipo)?Não, nada disso.

William disse que estavaouvindo clássicos do cantor,como Paranoid, e disse que

eles foram as causadoras detodo essa confusão.

Ozzy Osbourne e suamúsica me fizeram fazer isso.

Obviamente, o argumentonão colou. O cara (William, éclaro, não Ozzy) deve ser jul-gado em breve. (R7)

Page 23: Ediçao 165

Cruzada da Semana nº 35

SOLUÇÃO Nº 36 -1- Acionistas; 2- Morgana; 3- IP; 4- Refeitos; 5- Loureiro; 6- Abade; 7- Éber 8- Amir; 9-Plêiade, IA; 10- Copeiro; 11- Lord; 12- Danoso; 13- IR; 14- Faculdade; 15- Ogue; 16- NR; 17- Road; 18- Taboca; 19-NA; 20- SP; 21- Lesão; 22- Instruido; 23- Al, Esaú; 24- Sapo; 25- RR, Ali; 26- Sebe, Roa; 27- Du; 28- Saborosos,Fé; 29- ADF; 30- Ló; 31- Acã; 32- Sueli; 33- Saguão.

1- "(?) do Nada", livro de Orlando Zaccone.

2- "(?) das Fadas", famosa personagem, figu-rante nas histórias do Rei Artur.

3- Ivan Pavlov, vencedor do Prêmio Nobel deFisiologia/Medicina em 1904.

4- "Elos (?)", livro de Jaime Lisandro Pacheco.

5- Tania (?), intérprete de Branca D'ávila na no-vela "Irmãos Coragem".

6- João (?), um dos líderes guerrilheiros, durantea "Guerra dos Canudos".

7- Personagem bíblico, pai de Pelegue e Joctã.

8- (?) Haddad, teatrólogo, natural de Guaxupé-MG.

9- Primeiro movimento organizado da poesia fran-cesa, surgido no século XVI.

- Ivo Andric, vencedor do Prêmio Nobel de Lite-ratura em 1961.

10- Reassumiu o cargo na casa do "Faraó", apóstrês dias passados em que seu sonho, foi inter-pretado por José na prisão.

11- (?) Byron, poeta britânico, autor das obras-primas: Peregrinação de Child Harold e DonJuan".

12- "A Privação da Liberdade: O Violento, (?),Doloroso e Inútil Sofrimento da Pena", livro deMaria Lúcia Karam.

13- Itzhak Rabin, 1º ministro israelita nos perío-dos 1974/77 e1992/95.

14- Felicidade! Passei no vestibular, Mas a (?),É particular, trecho da música "O Pequeno Bur-guês" de Martinho da Vila.

15- Gigantesco rei de Basã, derrotado por Moi-sés em Edrei.

16- Nereu Ramos, Presidente do Brasil no perí-odo de 11/11/1955 a 31/1/1956).

17- "The (?)" (A Estrada), filme dirigido por John

Hillcoat.

18- Empresa, pioneira na mineração e metalur-gia do estanho no Brasil.

19- Neil Armstrong, comandante da Apolo 11, oprimeiro homem a pousar na Lua, a bordo domódulo lunar Eagle, no dia 21 de julho de 1969.

20- Sigla do Estado, cujo ponto culminante é amontanha "Pedra da Mina".

21- Violação de um direito, prejuizo.

22- Adestrado, esclarecido.

23- Símbolo químico do Alumínio.

- "(?) e Jacó", penúltimo livro de Machado deAssis.

24- "Engolir (?)", passar por situação constran-gedora, sem se manifestar.

25- Ronald Reagan, presidente dos EstadosUnidos, no período de 1981 a 1988.

- Muhammad (?), ex-campeão mundial deboxe (peso-pesado).

26- Cerca de varas ou ripas entrelaçadas.

- Augusto (?) Bastos, escritor paraguaio, pre-sente na "Guerra Del Chaco" ocorrida contra aBolívia.

27- Hüsker (?), banda americana de rock alter-nativo formada em Minneapolis-Saint Paul em1979, dissipada em 1987.

28- "Nigella Express - 130 Pratos Rápidos e (?)",livro de Lawson Nigella.

- Santa (?), cidade natal do futebolista argenti-no "Messi".

29- Automatic Direction Finder (Sigla).

30- Pai e avô de Moabe.

31- Personagem bíblico, filho de Carmi.

32- Personagem de Giovanna Ewbank, na no-vela "Escrito nas Estrelas".

33-"Cobras no (?)", livro de Scott MacLeod.

Atlético e Coritiba tentar passar paraterceira fase da Copa São Paulo de Juniores

14 a 20 de janeiro de 2011 ESPORTE AMADOR- 23

Lutador de Fazenda Rio Grandeencara desafio em Santa Catarina

Incentivadores de projetos esportivosterão desconto de até 66% no IPTU

Com aproveitamento de100%, o Atlético Paranaensejoga no próximo sábado contrao Mogi Mirim, às 16 horas paratentar seguir firme rumo ao iné-dito título da Copa São Paulo deFutebol Júnior. Outro represen-tante paranaense qualificadopara a segunda fase, o time doCoritiba, entra em campo nomesmo dia, um pouco maiscedo, às 15 horas para pegaros meninos do Atlético Mineiro.O Paraná ficou fora da disputacom apenas dois pontos soma-dos em três jogos.

Na segunda fase, a com-petição que começou com 92equipes e agora segue o pa-drão mata-mata. Na primeira,os times estavam divididos emgrupos de quatro e se classifi-caram os primeiros colocadosem cada chave, além dosnove melhores segundo luga-res. O Atlético fechou esta eta-

pa sem perder pontos, soman-do nove, nos três jogos com12 gols marcados e apenasum sofrido. O adversário doAtlético no primeiro mata-matada competição, o Mogi Mirim,somou sete pontos e teve sal-do de gols menor do que oFuracão: nove gols.

Já o Coritiba passou aper-tado para segunda fase, comseis pontos ganhos, mesmo doMonte Azul-SP que ficou emsegundo. O Coxa terá umduro obstáculo para seguir

Foto

: Site o

fici

al A

tlético

PR

em frente, pois irá encarar oAtlético Mineiro que teve osegundo melhor ataque dacompetição até agora com 14gols marcados - o Corinthi-ans que balançou 17 vezesas redes adversárias lideraa artilharia.

Contudo, o Coxa se clas-sificou em um grupo conside-rado difícil, com Monte Azul,Fortaleza e Vila Nova-GO e poressa razão, a equipe está con-fiante na classificação à terceirafase da Copinha.

GuilhermeBatata, autorde um dosgols contra oRed BullBrasil é umdosdestaques daequipe

A praia do Balneário deCamburiú/SC vai recebernesse sábado (15), o eventoCenturiun MMA. O eventocontará com 14 lutas no total,sendo uma de Jiu-Jitsu, trêsde Submission, uma de K-1,uma de Muay Thai e oito deMMA. Um dos destaques danoite é o combate entre duasmodalidades de luta em péque são bem tradicionais, oBoxe Thailandês e o BoxeChinês, segundo confirmou oorganizador do evento, Mar-celo Brigadeiro.

O atleta Anderson Cruz, doCentro de Treinamento Elite Fi-ght Team, de Fazenda Rio

Grande estará em ação noMMA contra Zé Maria "SemChance".

Organizações não gover-namentais, sindicatos, federa-ções, associações, conselhos,fundações e clubes sociais semfins lucrativos que aderirem àLei Municipal de Incentivo aoEsporte da Prefeitura de Curiti-ba poderão ter desconto de até66,66% do Imposto Predial Ter-ritorial Urbano (IPTU). O des-conto poderá ser requerido nocomeço de 2011.

"A cada ano percebemosque a demanda pela Lei de In-centivo ao Esporte tem aumen-tado, o que demonstra a impor-tância deste subsídio para criaroportunidades para jovens re-

velações e promover o cresci-mento e aprimoramento de nos-sos atletas", diz o secretáriomunicipal do Esporte, Lazer eJuventude, Marcello Richa.

A dedução fiscal prevê aredução de R$ 3,00 do impostodevido para cada R$ 1,00 pagoa projetos esportivos de pesso-as físicas ou jurídicas com fina-lidade sem fins lucrativos.

O dinheiro arrecadado dotributo irá apoiar atletas, federaçõesesportivas e projetos educativosna área de esportes de Curitiba.O objetivo é ampliar a captaçãode recursos para a área esporti-va e contribuir para atletas curiti-

banos participarem de competi-ções nacionais e internacionais.

"A Lei do Incentivo benefi-cia a todos os envolvidos, poisos incentivadores poderão pa-gar IPTU reduzido e contribu-em para a estruturação e exe-cução de projetos esportivos emCuritiba", diz Marcello Richa.

A Prefeitura pretende in-vestir R$ 1,4 milhão na Lei Mu-nicipal de Incentivo ao Esporteem 2011, um crescimento dequase 10% na verba para apoioaos atletas curitibanos e residen-tes na cidade, instituições espor-tivas e projetos educacionaisenvolvendo o esporte.

Page 24: Ediçao 165

Fonte e fotos: Site Terra

14 a 20 de janeiro de 201124 - ESPORTE

Atlético quer resgatarfutebol ofensivo em 2011

Time estreia no Estadual no domingoe aposta na dupla Branquinho e Madson

Coritiba inicia ano em busca do bi

Fórmula 1:

Chefe da Ferrari: "espero ver Massa perto ou à frente de Alonso"

A fraca temporada 2010 de Felipe Massa rendeu cobranças públicas daFerrari nas últimas semanas, mas o chefe da equipe, Stefano Domenicali, acreditaque o brasileiro já dá sinais de recuperação. O dirigente declarou que espera queo piloto ande próximo ou até à frente de Fernando Alonso em 2011. "Felipe é umpiloto que sempre demonstrou um grande poder de reação, e estou convencido deque fará isto da melhor maneira possível", declarou o chefe da Ferrari, demonstrando otimismo."Espero vê-lo andando mais perto de Fernando Alonso, ou mesmo melhor", emendou. Domenicalitambém comentou sobre a principal queixa de Felipe no ano passado: as dificuldades no aquecimentodos pneus Bridgestone, agora substituídos pela Pirelli. No primeiro teste com os novos compostos,realizados logo após o encerramento do Mundial, Massa foi o mais rápido na pista, três décimosmelhor que o campeão Sebastian Vettel, segundo colocado.

Tênis:

Wozniacki jogará Aberto da Austrália com modelo de Stella McCartney

A dinamarquesa Caroline Wozniacki, líder do ranking mundial feminino, divul-gou nesta quarta-feira o modelito que usará durante o Aberto da Austrália, primeiroGrand Slam da temporada: um vestido branco, sobre um top laranja e uma saia. Omodelo é criação de Stella McCartney, estilista filha do ex-Beatle Paul McCartney.

Rumo a 2012:

COI reitera apoio à regra que deixará 40 atletas fora dos Jogos

O Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou na última quarta-feira que apoiaa generalização da regra segundo a qual nenhum atleta olímpico que foi suspensopor mais de seis meses por uso de doping pode disputar os Jogos seguintes. Aregra vai impedir que mais de 40 esportistas do mundo inteiro participem da Olim-píada de Londres, no ano que vem. O caso mais emblemático é o do últimacampeão dos 400 m, LaShawn Merritt, que cumpre suspensão de 21 meses por ter utilizado anabo-lizantes três vezes entre outubro de 2009 e janeiro de 2010. "Eu sou a favor da tolerância zero como doping. Eu sempre serei a favor de qualquer regra antidoping, porque o uso de substância tira aglória do esporte", afirmou Frank Fredericks, coordenador da Comissão de Atletas para Londres2012, durante coletiva de imprensa na sede do COI em Lausanne, na Suíça.

Futebol:

Gremistas criam site sugerindo mudança de nome a Ronaldinho

Site de torcedores tricolores ironiza ex-jogador do clube. No dia emque Ronaldinho seria apresentado como reforço do Flamengo, a torcidado Grêmio deu mais uma prova de que não perdoará o meia-atacantepor não ter se transferido para o Olímpico. Um grupo de torcedores

tricolores criou um site sugerindo com ironias uma mudança de nome ao craque, que, segundoeles, não voltou ao futebol gaúcho exclusivamente por dinheiro. "Depois de duas semanas deconfusões da família Assis, ficou claro que o Ronaldinho não está nem aí para o futebol. O queinteressa é apenas grana", escreve o site "nomedoronaldinho.com". “Os criadores ainda apre-sentam aos internautas cinco opções de votos de novos nomes para o astro: "Ronaldeuro","Ronaldólar", "Ronaldindin", "Mercenaldinho" e Enganaldinho".

Futebol Internacional:

Zé Eduardo pode deixar o Santos e ir para a Juventus, diz jornal

O atacante Zé Eduardo reclamou em entrevista coletiva, na semana passa-da, sobre uma falta de valorização do Santos pelo futebol apresentado em 2010.Ao mesmo tempo, o jogador negou que sua viagem para a Europa no final do anopassado, quando tirou passaporte italiano, significasse uma transferência para oexterior. Mas, segundo a imprensa italiana, Zé Eduardo está na mira da Juventuse pode se transferir ainda neste mês para um dos times mais tradicionais do país.

Brasil 2014:

Mano aprova volta de Ronaldinho para "vê-lo" de perto

A volta de Ronaldinho ao futebol brasileiro foi comemorada pelotécnico da Seleção Brasileira, Mano Menezes. O técnico está na GranjaComary, em Teresópolis, onde a Seleção Sub-20 se prepara para oSul-Americano da categoria, que será realizado no Peru. "Estamosmuito contentes com a volta dele ao Brasil", disse Mano. "Quem sabemudando de ares, como já aconteceu com o Robinho, ele pode recu-

perar muito da condição e o nível que apresentou a nós todos", afirmou o treinador. Ronaldinhoficou de fora da Copa da África do Sul e voltou à Seleção em 2010 ao ser convocado para umamistoso contra a Argentina, o qual o Brasil perdeu por 1 a 0. "A volta de grandes jogadores aofutebol brasileiro é benéfica para o futebol brasileiro, tanto em relação aos clubes e quanto para aSeleção", afirmou o treinador.

Atual vice-campeão Para-naense, o Atlético não quer ficarno quase nesta temporada. Otime rubro-negro que perdeuparte do sistema defensivo,mas se reforçou do meio parafrente com a chegada do baixi-nho Madson(ex-Santos) e doatacante Lucas, ídolo do clubeque estava no Japão, preten-de resgatar um futebol ofensi-vo e menos dependente do ex-periente maestro Paulo Baier.O time estreia no Estadual con-tra o Arapongas, neste domin-go, às 17 horas, na Arena daBaixada.

O técnico Sérgio Soaresestá otimista em relação ao po-tencial do elenco atleticano.Embora não possa contar naestreia com o atacante Lucas,em razão do demorado proces-so burocrático do registro doatleta na CBF em razão da

transferência internacional, So-ares acredita que o Atlético em2011 poderá ter mais força ofen-siva com a presença do trioBranquinho, Madson e Lucas.

Por outro lado, o treinadoratleticano espera que o time

mantenha a eficiência defensi-va da última temporada, embo-ra tenha perdido o goleiro Netoe praticamente outros dois jo-gadores do setor: Chico e Rho-dolfo, esse último com propos-tas do futebol italiano. Rhodofoque viu a negociação com oGenoa recuar na última quinta-feira, soube pela imprensa itali-ana que o Bari também fariauma proposta oficial ao Atléticopara levá-lo.

Caso a dupla saía, Mano-el e Rafael Santos devem for-mar o miolo da zaga atleticana.No gol, João Carlos assume oposto de Neto. Nas laterais,Wagner Diniz e Paulinho de-vem ser mantidos. Soares tes-tou Vitor, Paulo Baier e Bran-quinho no meio e na frente,Madson e na ausência de Lu-cas, Bruno Mineiro ou IvanGonzáles.

A temporada 2010 foi per-feita para o Coritiba com a con-quista do Paranaense, do títuloda Série B e o retorno para aelite do Brasileirão. Porém, parao torcedor coxa-branca, alegriamesmo é repetir nesta tempo-rada o bom desempenho no anopassado, a começar com umavitória sobre o Operário, naabertura do Paranaense, às 17horas, em Ponta Grossa.

A competição vencida peloCoxa no ano passado está maissimples e enxuta neste ano,com 12 equipes jogando entresi em turno e returno. Os cam-peões de cada turno decidem otítulo e, caso o mesmo timevença os dois turnos, será au-tomaticamente o campeão Pa-ranaense 2011. Caso o timealviverde consiga manter a boafase do ano passado, ao finaldo Estadual, o time pode con-

quistar o bicampeonato e o 35ºtítulo Paranaense na história.

A equipe manteve a base doano passado e trouxe reforçosqualificados como o zagueiroEmerson e o meia Davi, do Avaí.A confiança está em alta no Altoda Glória, ainda mais depois de otime ter goleado em jogo treino naúltima quarta-feira os juniores doABC, de Foz por 10 a 0. "Monta-mos uma boa equipe, um elencomuito forte e vamos dar muitasalegrias ao torcedor", afirma, mes-

mo sabendo que o tempo de pre-paração é curto. "É pouco tempode trabalho, mas a equipe já temuma base e isso é muito impor-tante. Faremos um grande ano ea torcida ficará feliz com o nossodesempenho", garante o volanteLeandro Donizeti, uma das estre-las da equipe.

Paraná

O Tricolor quer correr porfora e surpreender em 2011.Depois de sofrer com baixorendimento dentro de campo eproblemas financeiros fora deleem 2010, o Paraná quer mu-dar esse quadro. E já dá sinaisdesta mudança. No único amis-toso agendado na preparaçãodo time, o Tricolor com 11 joga-dores contratados, totalmentedesconhecidos do torcedor, otime venceu o Cerro Porteno por2 a 0, na última quarta-feira. Éesperar para ver.

Paraná tentasurpreender em 2011

Ídolo, Lucasretornou ao clube

após 10 anos

Foto

s: D

ivulg

açã

o