Edição - 169

13
BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI estatística Dados da Secretaria de Se- gurança Pública (SSP) aponta- ram que os homicídios dolosos caíram 20,3% no primeiro tri- mestre deste ano, em compara- ção ao mesmo período do ano passado, nas cidades de Barue- ri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba. A queda foi impulsionada pela redução dos delitos em Santana de Par- naíba, Osasco e Itapevi. Já em relação aos roubos de veículos, a região registrou um salto de 28% nas ocorrências. PÁGINA 9 FOTOS: MICHELA BRíGIDA - GIRO S/A GUI PAGANINI Região tem queda no número de assassinatos no trimestre BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA ALPHAVILLE | TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA COTIA GRANJA VIANA OSASCO SÃO FRANCISCO | ADALGISA VILA YARA | VILA CAMPESINA PARQUE CONTINENTAL ITAPEVI política> PÁGINAS 4, 5 E 6 Cinco deputados estaduais da região têm processos nas costas, diz ONG Prof. Helio renuncia após denúncias sobre venda de diplomas em Parnaíba O Departamento de Águas e Ener- gia Elétrica (DAEE) afirmou que o contrato entre o governo do esta- do e a Delta Construtora S/A está regular. A empresa foi contratada para realizar a limpeza dos pis- cinões na região metropolitana, entre eles os localizados nos bair- ros do Jardim Bonança e Rochdal- le, em Osasco. A Delta é investiga- da por suspeita de participar de esquema de corrupção. Cotia investe na instalação de câmeras de monitoramento Contrato da Delta está regular em Osasco, diz DAEE segurança PÁGINA 8 piscinão PÁGINA 11 PARAMOUNT PICTURES Comando da Polícia Militar diz que vai intensificar rondas e bloqueios para inibir o roubo de veículos, que teve aumento na região Publisher: Cláudia Azevedo Ano IV - nº 169 Sexta-feira, 27 de abril de 2012 www. girosa .com.br Super-heróis da Marvel se reúnem em “Os vingadores” Roberta Sá apresenta seu novo CD em show, em São Paulo Tudo pronto para megashows do Dia do Trabalho em Parnaíba, Osasco e Jandira cinema> PÁGINA 14 entrevista s/a> PÁGINA 13 1 o de maio> PÁGINA 11 uniÍtalo PÁGINA 12 Barueri ganha time profissional de vôlei feminino

description

 

Transcript of Edição - 169

Page 1: Edição - 169

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

estatística

Dados da Secretaria de Se-gurança Pública (SSP) aponta-ram que os homicídios dolosos caíram 20,3% no primeiro tri-mestre deste ano, em compara-ção ao mesmo período do ano passado, nas cidades de Barue-ri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba. A queda foi impulsionada pela redução dos delitos em Santana de Par-naíba, Osasco e Itapevi. Já em relação aos roubos de veículos, a região registrou um salto de 28% nas ocorrências. Página 9

Fo

to

s: m

ich

ela

br

ígid

a -

gir

o s

/a

gu

i pa

ga

nin

i

região tem queda no número de assassinatos no trimestre

BarueriSantana de ParnaíBa

alPhaville | tamBoréaldeia da Serra

CotiaGranja viana

oSaSCoSão FranCiSCo | adalGiSavila yara | vila CamPeSinaParque Continental

itaPevi

política> Páginas 4, 5 e 6

Cinco deputados estaduais da região

têm processos nas costas, diz

onG

Prof. helio renuncia após

denúncias sobre venda de diplomasem Parnaíba

O Departamento de Águas e Ener-gia Elétrica (DAEE) afirmou que o contrato entre o governo do esta-do e a Delta Construtora S/A está regular. A empresa foi contratada para realizar a limpeza dos pis-cinões na região metropolitana, entre eles os localizados nos bair-ros do Jardim Bonança e Rochdal-le, em Osasco. A Delta é investiga-da por suspeita de participar de esquema de corrupção.

cotia investe na instalação de câmeras de monitoramento

contrato da delta está regular em osasco, diz daee

segurança Página 8

piscinão Página 11

par

am

ou

nt

pic

tu

re

s

Comando da Polícia Militar diz que vai intensificar rondas e bloqueios para inibir o roubo de veículos, que teve aumento na região

Publisher: Cláudia Azevedo

Ano IV - nº 169Sexta-feira, 27 de abril de 2012

www.girosa.com.br

super-heróis da marvel se reúnem em “os vingadores”

roberta sá apresenta seu novo cd em show, em são paulo

tudo pronto para megashows do dia do trabalho em parnaíba, osasco e Jandira

cinema> Página 14

entrevista s/a> Página 13

1o de maio> Página 11

uniÍtalo Página 12

barueri ganha time profissional de vôlei feminino

Page 2: Edição - 169

A Secretaria da Cultura de Osasco, apresenta no dia 2, às 19h, no Espaço Cultural Grande Otelo, sessão do filmne “Onde está a felicidade?”, com a presença da atriz e roteirista Bruna Lombardi e do diretor Carlos Alberto Ricelli.Rua Dimitri Sensaud de Lavaud 100 - Centro.

No dia 6 de maio, às 19h, o Circuito Sesc de Artes apresenta a banda Os Opalas e Max B.O, no Teatro Municipal de Barueri. Gratuito. Informações 4198-0972.

De 2 a 4 de maio, das 9h às 16h, a Prefeitura de Cotia realiza um bazar com peças artesanais para levantar recursos para entidades do município. Avenida Prof. Manoel José Pedroso 1347, Jardim Nomura.

Até o dia 4 de maio, a Secretaria de Meio Ambiente de Osasco recebe as inscrições para o Curtas & Meio – 1º Festival de Vídeos Ambientais. Informações 3652-9511.

No dia 28, às 21h, a atriz Elizabeth Savalla apresenta o espetáculo A.M.A.D.A.S, em frente ao Paço Municipal de Cotia. E no dia 29, às 20h, na Praça dos Romeiros. Gratuito.

No sábado (28), às 16h, o Fundo Social de Solidariedade de Cotia inaugura o Espaço Viver a Vida e a Praça de Exercícios do Idoso. Haverá show com Jerry Adriani. Rua Senador Feijó 110, centro.A partir do dia 15 de maio, o Shopping Granja Vianna recebe a exposição Fotógrafos Contemporâneos. Serão 40 obras de diversos artistas. Gratuito. Até 16 de junho.

No dia 28, às 20h, o Cine Teatro Coronel Raymundo apresenta o espetáculo Mais ou menos como era....”. No dia 29, às 16h, é a vez do espetáculo infantil João e o pé de feijão, e às 20h, a montagem Satiricômicos. Gratuito. Informações 4154-4447.

A Secretaria de Cultura de Barueri está com as inscrições abertas para o Festival de Música Popular de Barueri 2012 (Femupo). Informações em www.barueri.sp.gov.br e 4199-1600.

Em comemoração aos 90 anos da Semana de Arte Moderna de 1922, o Unifieo está com exposição bibliográfica sobre o movimento vanguardista, na biblioteca do campus Vila Yara. Gratuito.

ministrativa, Maria da Penha e as normas contra o cancro da corrupção -, poderá re-colher-se em paz ao abrigo compulsório da aposenta-doria aos 70 anos. Aliás, um luxo de país que comete a estultice de desprezar expe-riência, prestígio e energia criadora de quadros no auge de sua sabedoria e elevação espiritual.

Por último, oportuno res-saltar que o Judiciário tam-bém enfrenta seu calvário. Se é o Poder de que mais se exige pudor e respeito à ética, a verdade se impõe:

não é imune ao erro. Pre-cisa também ser objeto de investigação. Aos juízes, recomenda-se refletir sobre o canto poético de Carlos Ayres Britto: façam como as garças, que vivem em am-bientes enlameados, mas executam uma coreografia cuidadosa que preserva a alvura de suas penas.

2Sexta-feira, 27 de abril de 2012

editorialNa contramão do

estado, nas cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Parnaíba os homicídios dolosos caíram 20,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o estado, houve alta de 7,08%, na capital paulista, o aumento chegou a 14,22% no período comparado. Os dados são da estatística de criminalidade divulgados nesta quarta-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Por outro lado, as cidades da região registraram um salto de 28% nas ocorrências de roubo de veículos, seguido a tendência do estado, que teve aumento de 16,88% no primeiro trimestre deste ano.

O Comando da Polícia Militar na região disse à reportagem que, com esse resultado, vai reforçar operações e bloqueios para tentar coibir o assalto a veículos.

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.

Diretor Executivo: J. C. Rocha | Publisher: Cláudia Azevedo Editora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson Novais | Departamento Comercial: [email protected] - Rua João Ramalho 512, Osasco - CEP 06230-030 Tel. 4208-3777. | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Mar Mar Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

E-mail da redação: [email protected]

O episódio do mensalão, que poderá ser julgado no Supremo Tribunal Federal (STF) ainda neste semes-tre, apresenta-se como um dos mais emblemáticos da história jurídica do País. Sua singularidade começa com o número de acusados, 38, atravessa a montanha de três centenas de volu-mes, fora os apensos, para abarcar cerca de 600 tes-temunhas. A polêmica que reacende ocorre às vésperas de uma campanha eleitoral e no momento em que uma CPI se forma para investigar o escândalo mais recente de corrupção na esfera política, devendo a decisão ser toma-da - se o processo for de fato a julgamento - sob a presi-dência de um ministro que permanecerá apenas sete meses no comando da Corte. Vale lembrar que o caso ga-nha acesa polêmica sob ima-gens contrastantes: de um lado, avoca-se papel “mais ativo e progressista” para o STF; de outro, surgem bor-rões sobre situações vividas por magistrados em instân-cias da Justiça. Vê-se ainda o balão da opinião pública pairando sobre a cabeça dos julgadores e, por último, se distingue a argumentação levantada por implicados alicerçada na tese de que os ministros devem julgar o caso sob o prisma técnico, e não político. O novelo tem fios com as cores do arco--íris.

A começar pela visão mo-dernizante proporcionada pelo STF a partir de decisões recentes, como reconheci-mento da união homoafeti-va, liberação da marcha da maconha e legalização do aborto de fetos anencéfalos, é razoável supor que o men-salão, em seu grand finale, seja encurralado no paredão da ilegalidade. A expectativa é que o evento, como outros escândalos, seja extirpado da cena institucional. Donde emerge o dilema: o juiz deve ou não abrir os ouvidos ao clamor social? O juiz, diz a

entreaspas

lição, não deve ser vassalo da sociedade. Os ditames da Justiça recomendam que jul-gadores devem apartar inte-resses de uns e outros, acu-sados e acusadores, separar a faceta política do escopo técnico, elevando o corpo de provas ao alto patamar do julgamento. É impossí-vel, porém, fechar os olhos ao eco do povo. O exercício consiste em juntar as partes no todo, unir o particular ao global e chegar, na expres-são de Bacon, à rota da justa sentença, “como Deus costu-ma abrir o seu caminho ele-vando os vales e abaixando montanhas; de maneira que, se aparecer, ao lado de uma das partes, um braço pode-roso, uma pressão violenta, astuciosas vantagens, com-binações, nesse caso a vir-tude do juiz consiste em ni-velar as desigualdades para poder fundar sua sentença em terreno plano”.

Não é fácil definir “prisma técnico”, como pregam agen-tes envolvidos no mensalão, em meio a núcleos variados: político, financeiro, publi-citário, ao lado da tessitura que liga uns a outros, sob fartas provas documentais e testemunhais, algumas plenas de evidências, ou-tras escassas de concretude ou deixando dúvidas. Não haveria um “celofane políti-co” embalando os “pacotes técnicos”? A materialidade dos crimes de formação de quadrilha, corrupção ati-va e passiva e lavagem de dinheiro, todos com prova documental, não se reves-te de caráter político? Eis a questão a ser respondida pelos 11 ministros do STF. O clima ambiental tende a influenciar a Corte? Se acei-tarmos o princípio de que as leis se originam na rea-lidade social, não há como descartar a hipótese. Nesse caso, o sentimento é de que o affaire deve ter seu desfe-cho o mais rápido possível. Quando um assunto vira sinônimo de “tramoia”, sua permanência no meio social

artigo

agendas/a

Gaudêncio Torquato

Gaudêncio Torquato, jornalista, é professor titular da USP e consultor políticoe de comunicação. Twitter: @GaudTorquato

contribui para expandir prejulgamentos. Ademais, o novo presidente do Su-premo, Carlos Ayres Britto, defende o julgamento neste semestre, sob pena de ser difícil deixá-lo para o próxi-mo, quando seis ministros estarão ocupados com o processo eleitoral.

Leve-se em conta que a CPI formada para investi-gar as atividades de Carlos Cachoeira e suas ligações com as áreas política e em-presarial deve acender fo-gueiras, acirrar ânimos par-tidários e tumultuar o fluxo de decisões no Parlamento. O ambiente institucional poderá esfumaçar-se. Per-cepção final: fogo generali-zado deixa só uns poucos a salvo. Se o sergipano Ayres Britto, exímio intérprete da lei - como deixou transpa-recer na bela peroração de posse no STF - e artesão da expressão jurídica, lograr o feito de comandar o julga-mento do mais rumoroso caso de corrupção da con-temporaneidade, entrará na galeria dos modeladores do moderno Judiciário brasi-leiro. Britto é um ponto de exclamação no rol de inda-gações que fragmenta a vida nacional. Sabe ler a alma do homem da rua. Entende que o espírito do Supremo deve impregnar-se da aura social. Filtrando, claro, os raios que podem ferir o corpo jurí-dico. Como poeta, canta os sentimentos coletivos. As-sume com convicção o papel de missionário. Desfralda a bandeira de mudança de paradigmas. Veste o traje de independência do juiz sem deixar de lembrar que já foi militante partidário. Tem compromisso com a clareza. Afinal, a transparência, pilar da democracia, é o territó-rio contra o poder invisível, biombos e coxias.

Se em sete meses conse-guir, como julgador e presi-dente do STF, fazer valer o ideário da dignidade - real-çando leis como as da Ficha Limpa, da Improbidade Ad-

Mensalão - Prisma técnico ou político?

opinião

“O número de processos é altíssimo. [...] Essas condenações não são por problemas pequenos, a maior dos políticos não foi processada por ter um cheque devolvido. O único jeito de isto mudar é as pessoas escolherem bem e não votarem nos condenados”, Sônia BarBoza, direTora da onG VoTo ConSCienTe, SoBre o leVanTaMenTo da onG TranSParênCia BraSil SoBre ProCeSSoS ConTra dePuTadoS eSTaduaiS

cenário urbano

Page 3: Edição - 169

nacional cenário urbano

O secretário de Bio-diversidade e Flo-restas do Minis-

tério do Meio Ambiente, Roberto Brandão Caval-canti, disse hoje (26) que a ministra Izabella Teixei-ra pediu para que órgãos da pasta analisem o texto do novo Código Florestal, aprovado ontem (25) pela Câmara dos Deputados, principalmente as mu-danças promovidas em relação ao texto do Sena-do. A análise será entre-gue à presidenta Dilma Rousseff que decidirá se sanciona ou veta disposi-tivos do texto.

Na votação do Códi-go Florestal, o Palácio do Planalto defendia a apro-vação pelos deputados do texto que havia sido aprovado pelo Senado. No entanto, com apoio maci-ço da bancada ruralistas, o relator da proposta na Câmara, deputado Paulo Piau (PMDB-MG), promo-veu mais de 20 mudanças a contragosto do governo.

Entre as mudanças aprovadas no novo Códi-go Florestal estão o fim da obrigatoriedade de se di-vulgar na internet os da-

DA ReDAçãocom Agência Brasil

3Sexta-feira,

27 de abril de 2012

O advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que representa o senador Demóstenes Torres, entregou nesta quarta-feira (25) a defesa do senador no Conselho de Ética da Casa. Ele afirmou que há manipulação nas conversas do cliente, acusado de participar de esquema ilegal em favor do contraventor Carlinhos Cachoeira

O secretário do Ambiente do estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, conversou rapidamente, nesta quinta-feira (26), com a presidenta Dilma Rousseff, em um evento no Rio de Janeiro. Segundo relatou, a presidenta sinalizou a intenção de vetar trechos do Código Florestal, aprovado ontem (25) pela Câmara dos Deputados. A proposta foi aprovada por 274 votos, contra 184 e duas abstenções.

De acordo com Minc, Dilma dis-se que “não decepcionaria [o eleitor dela] e manteria todos os compro-missos” assumidos em campanha. A expectativa do secretário é que a presidenta vete parcialmente o texto aprovado. “Quando sugeri uma me-dida provisória que recompusesse de outra forma aqueles dispositivos que

viessem a ser vetados, ela deu um riso bem significativo e disse: ‘vocês podem contar, não vamos romper nossos compromissos e não vamos desguarnecer o meio ambiente’. Entendi que ela vai realmente vetar alguns dispositivos”, declarou o secretário.

Na avaliação de Minc, se a presidenta não tomar alguma me-dida em relação ao texto aprovado com apoio da bancada ruralista, seria como aceitar “a derrota no Congresso”. Ex-ministro do Meio Ambiente, Minc preparou um estu-do sobre 30 artigos do texto-base do Código Florestal aprovado ontem “que podem ser melhorados por medida provisória”. Ele ofereceu o estudo à presidenta, como subsídio ao debate.

A reserva de vagas em uni-versidades públicas com base no sistema de cotas raciais foi consi-derado constitucional pela maioria dos ministros do STF (Supremo Tri-bunal Federal), nesta quinta-feira (26). Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Marco Aurélio Mello

votaram, com isso, oito dos dez ministros julgaram constitucional o sistema. Ainda faltam dois votos.

Embora tenha sido a favor, Gilmar Mendes fez ressalvas sobre o modelo adotado pela Universi-dade de Brasília (UnB). Para o mi-nistro, é necessário fazer uma re-visão, pois o modelo pode tender

à inconstitucionalidade posterior-mente. “Todos podemos imaginar as distorções eventualmente in-voluntárias e eventuais de caráter voluntário a partir desse tribunal [racial da UnB], que opera com quase nenhuma transparência”, disse o ministro.

O partido Democratas (DEM),

autor da ação, questiona as cotas raciais para ingresso na UnB.

Para o DEM, esse tipo de política de ação afirmativa viola diversos preceitos fundamentais garantidos na Constituição. A UnB foi a primeira universidade federal a instituir o sistema de cotas, em junho de 2004.

sistema

Mais dois ministros do Supremo votam a favor das cotas em universidades

FAB

io R

oD

Rig

ue

S Po

zz

eB

oM

/AB

R

Dilma pode vetar itens

ABR

veto interlocutor disse que, em conversa com Dilma, presidente teria demonstrado intenção de vetar trechos do Código Florestal

Análise do Ministério do Meio Ambiente sobre novo código será técnica, diz secretário

dos do Cadastro Ambien-tal Rural (CAR); a queda da obrigatoriedade de recompor 30 metros de mata em torno de olhos nascentes de água nas áreas de preservação per-manente ocupadas por atividades rurais consoli-dadas até 22 de julho de 2008 e a retirada do texto da regra de recomposição de vegetação nativa em imóveis de agricultura fa-miliar e naqueles com até quatro módulos em torno de rios com mais de 10 metros de largura.

VeTA, DiLMA enquanto deputados comemoram a aprovação do novo Código Florestal, a deputada Rosana Ferreira faz

manifestação pedindo o veto da presidenta Dilma Rousseff

Page 4: Edição - 169

políticacenário urbano

4Sexta-feira, 20 de abril de 2012

Em reunião na terça-feira (25), o prefeito de Osasco Emidio de Souza assinou acordo de cooperação entre a prefeitura e o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia, a fim de fortalecer a inovação tecnológica da Incubadora de Empresas do município

Depois de retirar seu nome da lista de pré-candidatos

do PT à Prefeitura de Ba-rueri, o vereador Agné-rio Neri declarou apoio incondicional a Ronaldo Araújo, presidente muni-cipal da legenda, na dis-puta interna do partido.

Além de Ronaldo, con-correm à indicação petis-ta Baltasar Rosa, Gilberto Rosa (irmão de Baltasar) e a pastora Elisabeth Du-tra. “Declaro meu apoio total a ele”, disse Agnério. “Em hipótese nenhuma eu apoiaria Baltasar ou a pastora. São 24 anos de caminhada conjunta com

A deputada federal Bruna Furlan (PSDB) enviou nota, por meio de sua assessoria de imprensa, na segunda--feira (23), desmentindo informações da Folha de S. Paulo dando conta que ela não teria assina-do a lista para criação

da Comissão Parlamen-tar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a relação do empresário Carlinhos Cachoeira com políticos e com empre-sas privadas. “A deputa-da foi uma das primeiras pessoas a assinar a lista, porém, no dia que a re-

portagem foi editada, a parlamentar acompanha o governador Geraldo Alckmin em sua agenda de trabalho”, diz a nota.

Nesta quarta-feira (25), a CPMI aprovou requerimentos de aces-so a inquéritos sobre Cachoeira. {va}

prévias Filiados do PT decidirão quem será o candidato da sigla no dia 6 de maio

Agnério apoia Ronaldo à prefeitura após desistir de pré-candidatura

Bruna chia e diz que foi umas das primeiras a assinar a CPI de Cachoeira

na bronca

dIego [email protected]

bastidores

Ronaldo”, afirmou. Cerca de 800 filiados

ao PT de Barueri estão aptos a participar do processo de escolha, que será realizado no dia 6 de maio. Ronaldo também terá o apoio de Valdeci Chiranha, que também abdicou de concorrer à indicação pelo partido. “Terei o apoio de ambos”, comemorou Ronaldo.

Sem rancorTido como favorito

devido à exposição que tem por ser vereador, Agnério Neri negou que sua desistência tenha se dado por imposição de outras esferas do PT. “Há pessoas dentro do PT que não enxergam minha

mIC

he

lA B

Ríg

IdA

- g

IRo

S/A

Vereadores de Parnaíba participam de entrega de kits esportivosNa noite desta quarta-feira (18/04), presidente da Câmara de Santana de Parnaíba Régis Salles (PMDB), o vice- presidente do Legislativo Ronaldo Santos (PSB) e o vereador Vicente Augusto da Costa (Vicentão) (PMDB) prestigiaram a entrega do

leAndRo PAlmeIRA

candidatura como a mais viável”, disse, sem citar nomes. “A candidatura não era minha, era de um grupo de pessoas. Não conseguimos, e agora, eu sou um soldado do parti-do”, afirmou.

gR

Az

IelA

Co

STA

- g

IRo

S/A

Page 5: Edição - 169

política cenário urbano

Overeador Helio Fernando de Car-valho, o professor

Hélio (PCdoB), de San-tana do Parnaíba, renun-ciou ao mandato na últi-ma quinta-feira (19). Uma reportagem da rádio CBN revelou que o parlamen-tar vendia diplomas de ensino médio por R$ 1,3 mil por meio de uma es-cola de sua propriedade, localizada em Osasco.

Um suplente, a ser definido pela Justiça Elei-toral, deve assumir sua cadeira no dia 8 de maio, segundo Régis Salles (PMDB), presidente da Câmara do município. “O suplente, em tese, deveria ser o Índio. Mas como ele mudou de partido, recor-remos à Justiça para de-

Diego [email protected]

5sexta-feira,

27 de abril de 2012

parnaíba Vereador Índio deveria assumir a cadeira, mas presidente da Casa, Régis salles, recorreu à Justiça para determinar o nome do novo suplente

No último fim de semana, o deputado federal João Paulo Cunha (PT) foi orador em dois seminários de preparação aos pré-candidatos às eleições 2012 dos partidos PHS, PTN, PCdoB, PSL, PSDC e PRB, no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco

Vereador Helio renuncia e suplente deve assumir no dia 8 de maio

Segurança em pautaNa quarta-feira (25), o prefeito de Cotia, Carlão Camargo (PSDB), esteve no gabinete do secre-tário de Segurança Pública do estado, Antônio Ferreira Pinto, para pleitear mais investimentos em segurança no município. Carlão saiu da reunião com a promessa de que a Polícia Militar vai intensificar as ações na Granja Viana, Cotia e Caucaia do Alto. {va}

DiVulgação

Fo

to

s: m

iCH

ela

BR

ÍgiD

a -

giR

o s

/a

Helio e Régis Vereador enviou carta anunciando renúncia, recebida com surpresa pelo presidente

bastidores

cidir isso”, explicou. “Foi uma surpresa muito gran-de”, afirmou o peemede-bista, colega de Helio na base governista da Casa.

Ele negou que os vere-adores tenham manobra-do, a pedido do prefeito Silvio Pecciolli (DEM), para evitar a cassação do parla-mentar, devido à ausência da maioria dos vereadores na última sessão, realizada na terça-feira (24). “De for-ma alguma, eu nem falei com o prefeito sobre isso”, minimizou.

Sem ter o mandato cassado, o comunista está livre para disputar novas eleições no futuro. “Pode ser que ele tenha pensado nisso politicamente [ao re-nunciar]”, admitiu Salles. “Mas eu te garanto que ele está muito abalado com a situação”, afirmou.

A reportagem tentou

falar com o vereador He-lio, mas não obteve retor-no. Em sua carta de renún-cia, o vereador se defende: “imputam-me açöes que jamais poderiam fazer parte dos principios que sempre mantive e pro-curei repassar às minhas amadas filhas”. O presi-dente do PCdoB local, Pau-lo Caldeira, também não foi localizado.

Page 6: Edição - 169

políticacenário urbano6Sexta-feira, 27 de abril de 2012

REIS, MARTINS, CARAMEZ, GIL E GIGLIO Com exceção de Giglio, todos os deputados foram ouvidos pela reportagem

9 de maio é o último dia para o eleitor requerer inscrição eleitoral ou transferência de domicílio. A data também marca o � m do prazo para eleitor que mudou de residência dentro do município pedir alteração no seu título

A região tem cinco deputados esta-duais com proces-

sos nas costas, segundo levantamento divulgado nesta semana pela ONG Transparência Brasil. São eles: Celso Gilgio (PSDB), João Caramez (PSDB), Gil Arantes (DEM), Marcos Martins (PT) e Isac Reis (PT).

Ao todo, são 24 parla-mentares nessa condição, o equivalente a 28% dos deputados da Casa. Destes, 19 já foram condenados em primeira instância, segundo a ONG. Todos eles, porém, podem se candidatar ao pleito des-te ano, já que a Lei da Ficha Limpa só barra os candidatos com condena-ção em órgão colegiado, isto é, em segunda ins-tância.

“O número de proces-sos é altíssimo”, avaliou Sônia Barboza, diretora da ONG Voto Consciente. “Se for condenação em pri-meira instância, não adian-ta - é a população que tem que fazer essa peneira”, defendeu.

Há meses, Gil Arantes é pré-candidato declara-do à Prefeitura de Barue-ri, enquanto João Cara-mez será o nome tucano na disputa pelo comando de Itapevi. Celso Giglio, por sua vez, é o principal nome do PSDB na corrida eleitoral em Osasco, em-bora ainda não tenha as-sumido a intenção de sair candidato.

transparência brasil ONG divulgou levantamento com nomes de parlamentares com processos

Região tem cinco deputados com processos; três disputarão prefeituras

DIEGO [email protected]

Outro ladoMarcos Martins e João

Caramez alegaram não ha-ver decisão judicial contra eles. Gil Arantes disse que seu caso foi julgado impro-cedente. Isac Reis a�irmou ter sido multado pelo TCE (Tribunal de Contas do Es-tado) devido a um erro de seu contador. Celso Giglio não se manifestou.

“Essas condenações não são por problemas peque-nos, a maioria dos polí-ticos não foi processada por ter um cheque devol-vido”, a�irmou Sônia. “O único jeito de isso mudar é as pessoas escolherem bem e não votarem nos condenados”, a�irmou.

FO

TO

S: M

ICH

ELA

BR

ÍGID

A -

GIR

O S

/A

WIL

LIA

M C

AM

AR

GO

- A

RQ

UIV

O G

IRO

S/A

DIVULGAÇÃO

FO

TO

S: A

ND

ER

SON

ALV

ES

- A

RQ

UIV

O G

IRO

S/A

Page 7: Edição - 169

metrópolecenário urbano

8Sexta-feira, 27 de abril de 2012

segurança Região central vai receber um total de cinco câmeras, que devem ajudar na pronta resposta a atitudes suspeitas

Por conta do feriado de 1º de maio (Dia do Trabalho), os órgãos públicos municipais não terão expe-diente na segunda-feira (30 de mar-ço), já que as prefeituras decretaram ponto facultativo nas repartições. Funcionam apenas, em caráter de plantão, os pronto-socorros e guar-

das municipais. Já nos postos Pou-patempo, o expediente será normal em todo o estado, das 7h às 20h. Em Barueri, o Ganha Tempo não atende-rá com serviços municipais.

A Federação Brasileira dos Ban-cos (Febraban) informou também que os bancos terão expediente nor-

mal no dia 30 e permanecerão fe-chados no dia 1º de maio. As contas com vencimento no feriado podem ser pagas no dia 2, sem incidência de multa. Como o expediente ban-cário será normal no dia 30 de abril, a regra não se aplica aos vencimen-tos da segunda-feira.{va}

Nesta quinta-feira (26), o se-cretário estadual de Esporte, Lazer e Juventude, Benedito Fernandes, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, realizaram o lançamento dos Jogos Regionais do Idoso (Jori), em Santana de Parna-íba. O evento contará com a parti-cipação de atletas de 29 municípios da Grande São Paulo.

O lançamento aconteceu na Skyline, no Polo Empresarial do Tamboré, e contou com a presença do prefeito Silvinho Peccioli e da primeira-dama Alessandra No-gueira.

As disputas terminam no do-mingo (29) e buscam estimular a população idosa à prática de ati-

feriado

parnaíba

O Banco de Leite Humano do Hospital e Maternidade Amador Aguiar em Osasco solicita doação de leite materno para bebês prematuros

internados. Mais informações: 2183-3449

Mic

he

la B

Ríg

ida

- g

iRo

S/a

Rc

io M

aR

tin

ell

i

leiamaisEntre amigosA Prefeitura de Barueri realiza mais uma Ação Entre Amigos em prol da Campanha do Agasalho Tudo Novo 2012. Para participar basta comprar um bilhete e concorrer a um veículo 0 km como primeiro prêmio. Serão sorteadas ainda TVs LCD de 42 e 32 polegadas. Informações: 4199-2800.

ContençãoAs obras de contenção em Alphaville, na avenida Altos de Alphaville, estão em fase de conclusão e vão receber a instalação de canaletas de águas pluviais, por onde a água da chuva será escoada. A Prefeitura de Santana de Parnaíba e o empreendimento Alphasítio realizam o trabalho.

VestibulinhoAs inscrições para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre de 2012 começam nesta sexta-feira (27), e vão até 17 de maio. Mais informações www.vestibulinhoetec.com.br. {va}

Sem revelar o local exato de implanta-ção dos cinco equi-

pamentos, a Secretaria de Segurança Pública de Co-tia afirmou que a região central da cidade será vi-deomonitorada para aju-dar na pronta resposta da Guarda Municipal e da Polícia Militar a atitudes suspeitas, e aumentar a segurança da população. “Os locais, por enquanto, serão preservados”, afir-mou Cilso Vieira, titular da secretaria.

Dois equipamentos foram localizados pela reportagem: um na Ave-nida Engenheiro Leon Psanguevichi, em frente ao Recinto de Eventos, e outro na Avenida Nossa Senhora de Fátima, perto de um posto da Guarda

natação Modalidade esportiva está entre as 14 disputadas no Jori

Serviços públicos não terão expediente na segunda-feira (30)

governo do estado dá largada aos Jogos Regionais

cotia investe R$ 280 mil em videomonitoramentoVânia [email protected]

Municipal. Segundo Vieira, o vi-

deomonitamento está em fase de testes, e não tem previsão de quando en-trará em funcionamento. As imagens captadas pe-las câmeras serão acom-panhadas de uma central de monitoramento, equi-pada com infreaestrutu-ra para gerar imagens, com sistema de antenas. De acordo com Vieira, a prefeitura está investin-do aproximadamente R$ 280 mil na central, que fica na Avenida Rotary.

Vieira não deu muitos detalhes sobre a capaci-

centRo Cinco câmeras estão em fase de testes pela Secretaria de Segurança

dade dos equipamentos instalados em Cotia. Ele afirmou apenas que “tra-ta-se de material de últi-ma geração no mercado de segurança pública e videomonitoramento”.

Na região oeste, Ba-rueri, Osasco, Itapevi e Santana de Parnaíba contam com vias moni-toradas pelas Guardas Municipais. As imagens captadas, inclusive, já ajudaram na elucidação de crimes e na captura de criminosos, além de prevenirem ações ilícitas, como a que aconteceu no final de 2011, quando as imagens das câmeras de Barueri mostraram um sequestro-relâmpago na região central.

diVulgação

vidades esportivas. Entre as mo-dalidades do Jori estão atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, natação, tênis, tênis

de mesa, voleibol e xadrez.A programação completa pode

ser conferida no site www.santana-deparnaiba.sp.gov.br/jori.{va}

Page 8: Edição - 169

metrópole cenário urbano

Na contramão do estado, nas cida-des de Barueri,

Cotia, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana de Par-naíba os homicídios do-losos caíram 20,3% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Em todo o estado, houve alta de 7,08%, na capital paulista, o aumento che-gou a 14,22% no período comparado. Os dados são da estatística de crimina-lidade divulgados nesta quarta-feira (25) pela Secretaria de Segurança Pública (SSP).

A queda de assassina-tos na região foi impul-

Vânia [email protected]

9sexta-feira,

27 de abril de 2012

ao contrário do estado, região temqueda no número de assassinatos

trimestre Queda de homicídios foi impulsionada pela redução do delito em santana de Parnaíba, Osasco e itapevi

alerta Comando da Polícia Militar na região disse que vai reforçar bloqueios e operações

A Prefeitura de Osasco passou a disponibilizar a Central 156 para agendar busca por vagas de emprego e entrada no Seguro-Desemprego

Mic

he

la b

ríg

ida

- g

irO

s/a

FOnte: ssP

diVulagçãO

tística. No primeiro tri-mestre de 2011 quatro pessoas foram assassina-das no município, já nos três primeiros meses de 2012, foram dez.

Roubo de veículos aumenta Juntas, as cidades da

região registraram um salto de 28% nas ocor-

Variação entre os primeiros trimestres de 2011 e 2012

rências de roubo de veí-culos, seguido a tendên-cia do estado, que teve aumento de 16,88% no primeiro trimestre des-te ano. Os dados da SSP indicam que na região, o número de veículos sub-traído aumentou de 425 para 544 entre os trimes-tres comparados. A úni-ca baixa do delito, ainda que modesta, foi anota-da em Jandira (-3,5%). Em Itapevi, o aumento foi de 123,5% e em Co-tia, 60,6%. Em Barueri o crime também aumentou em 17,6% e em Osasco 19,3%. Em Santana de Parnaíba o número de roubo de veículos perma-neceu estável, com seis casos nos dois trimestres analisados.

sionada pela redução do delito em Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba, que registraram redução

de 80%, 51,8% e 50%, respectivamente. Em Ita-pevi, o homicídio doloso caiu de dez para dois nos

trimestres analisados. Em Jandira, o número de assassinados aumentou 150%, segundo a esta-

Barueri 125% 17,6%Cotia 14,2% 60,6%Itapevi -80% 123,5%Jandira 150% -3,5%Osasco -51,8% 19,3%S. Parnaíba -50% 0Total -20,3 28%

Homicídio Roubo de veículos

Page 9: Edição - 169

metrópolecenário urbano10Sexta-feira, 27 de abril de 2012

Osasco vai apressar conclusão de obra viária

viário Prefeitos Emidio e Kassab discutiram ações conjuntas em área invadida que possam permitir passagem da via

O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda termina na segunda-feira (30). Quem perder

o prazo pagará multa de R$ 165,74 ou 20% do imposto devido. Prevalece o maior

Mic

hE

la B

ríg

ida

- g

irO

S/a

Para criar alterna-tiva à congestio-nada Avenida dos

Autonomistas, e outras importantes vias de Osasco, a prefeitura es-pera em breve concluir um corredor viário ligan-do o bairro Km 18 à ca-pital paulista. O projeto, que contempla a dupli-cação da Rua da Estação, a abertura da Avenida Hilário Pereira de Souza e a Avenida Presidente Altino, está esbarrado em uma área invadida que fica na divisa dos dois municípios, na Ave-nida Manoel Pedro Pi-mentel, no Jadim Wilson. O assunto foi discutido entre os prefeitos Emi-

Vânia [email protected]

ta” e “Minha Casa, Minha Vida”. “Vamos também liberar a continuidade desta rua, já que pode se constatar pela própria guia que as famílias in-vadiram a via e isto pre-judica a circulação de pessoas e de veículos”, afirmou Kassab. O secre-tário Penido afirmou que a CDHU já está negocian-do áreas no entorno para construir os prédios para as famílias.

Emidio demonstrou pressa na conclusão do corredor viário. “Não quer dizer que tenhamos que esperar [construção das unidades habitacio-nais]. Nós vamos pros-seguir os entendimentos agora, porque se nós re-solvermos fazer a obra da avenida imediatamen-

BlOquEiO Barracos invadiram avenida e impedem passagem do corredor viário

diVulgaçãO

te podemos pagar bolsa aluguel por um período. O bolsa aluguel é um pro-grama que resolve muita coisa”, afirmou.

Corredor viárioA obra viária começou

com a criação da Avenida Hilário Pereira de Souza, um prolongamento da Avenida Manoel Pedro Pimentel, na Vila Yara, que liga a Vila Yara ao Largo de Osasco. Entre o Centro e o Km 18, a Pre-feitura de Osasco executa as obras de duplicação do último trecho da Rua da Estação. Com a liberação da Avenida Manoel Pedro Pimentel, a prefeitura vai interligá-la à Avenida Presidente Altino, crian-do o maior corredor viá-rio da cidade.

dio e Gilberto Kassab, e o secretário-adjunto de Habitação do estado, Marcos Rodrigues Peni-

do, na sexta-feira (20).Na ocasião, o governo

estadual iniciou um ca-dastro social das famílias

que vivem na divisa das cidades para inseri-las em programas de habi-tação, como “Casa Paulis-

Page 10: Edição - 169

metrópole cenário urbano

Na terça-feira (24), a Controladoria--Geral da União

(CGU) instaurou um pro-cesso para apurar as de-núncias de tráfico de in-fluência e corrupção pela empresa Delta Constru-ções S.A. A empreiteira é suspeita de envolvimento com o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carli-nhos Cachoeira, chefe de uma quadrilha que explo-rava caça-níqueis.

A Delta tem um con-trato em curso com o go-verno paulista, por meio do Departamento de Águas e Energia Elétri-ca (DAEE). O documento foi firmado no final de 2011 para a limpeza de piscinões: dois em Osas-

Vânia [email protected]

11sexta-feira,

27 de abril de 2012

segundo Daee, contrato com a Delta em Osasco está regular

Barueri amplia atendimento com duas policlínicas

itapevi e Cotia definem calendário de vacinação

escândalo empresa é suspeita de tráfico de influência, corrupção e pagamento de propina a políticos

antirrábicarede

ROChDalle Limpeza no piscinação ainda não foi concluída

A Fundação Pró-Sangue afirmou que os estoques de sangue já registram baixa antes do feriado prolongado de 1º de maio. Saiba onde doar em www.prosangue.sp.gov.br

MiC

he

la B

Ríg

iDa

- g

iRO

s/a

DiVulgaçãO

A empresa concluiu apenas a limpeza do pisci-não do Jardim Bonança. A previsão para limpeza do piscinão do Rochdalle era de 30 dias a partir do final de janeiro. Mas, segundo o DAEE, o trabalho esbar-rou em barracos constru-ídos às margens do pis-cinão e do Rio Ribeirão Vermelho [veja o box].

A Delta tem contratos com o governo federal. Se

declarada inidônea pela CGU, não poderá parti-cipar de licitações e os contratos em andamento podem ser cancelados. Uma Comissão Parlamen-tar Mista de Inquérito (CPMI) investiga a relação do senador Demóstenes e outros cinco deputados federais, funcionários pú-blicos do Distrito Federal e de Goiás com a Delta e Cachoeira.

Nesta terça-feira (24), o DAEE informou que a limpeza do piscinão do Rochdalle, em Osasco, esbarrou em problemas habitacionais. Se-gundo a assessoria de imprensa, as máquinas que realizam o trabalho não podem aprofundar o desassoreamento devido à construção de barracos às margens do Rio Ribeirão Vermelho e do próprio piscinão. Além disto, o DAEE afirma que existe muito assoreamento à margem do piscinão retirado pela prefeitura e que não foi levado para um bota--fora. “Não cabe ao DAEE retirar aquele material”, afirmou a assessoria. A Prefeitura de Osasco foi procurada para comentar o assunto, mas não retornou até o fechamento desta edição.

limpeza esbarra em invasão

co (Jardim Bonança e Rochdalle). Por meio da assessoria de imprensa, o DAEE informou que o contrato está regular, com vigência até dezem-

bro. “Houve uma licita-ção e a empresa Delta apresentou um desconto de 26% no preço de saí-da (R$ 40 milhões), a DP Barros deu 18%. A licita-

ção atrasou devido a um recurso da DP Barros, que foi indeferido pela Justiça. Não há nada que desabone o contrato com a Delta”, afirmou o DAEE.

Após dois anos sem realizar a Campanha de Vacinação Antir-rábica, as Secretarias de Saúde de Itapevi e Cotia receberam as doses

para imunizar cães e gatos contra a doença.Cotia realiza a campanha de 7 a 31 de maio. Em Caucaia do Alto, a vacinação acontecerá na

Praça dos Romeiros; e na Granja Viana, na Avenida São Camilo 1181, nos dias 12, 13, 19, 20, 26 e 27 de maio, a partir das 9h. {va}

Estão adiantadas as obras de adequação de dois prédios da Prefeitura de Barueri para abrigar as policlínicas que serão inauguradas no mês de junho. Os equipamentos de saúde foram anunciados pelo prefeito Rubens Furlan em 2010, como alternativa de pronto-atendimento de baixa complexidade, com especialida-des como Cardiologia, Oftalmo-logia, Neurologia, Pneumologia, Fonoaudiologia, Ginecologia e Obstetrícia.

Uma das policlínicas vai funcionar na Avenida Brigadeiro Manoel Rodrigues Jordão 483, no Jardim Silveira, e a outra na Ave-nida Capitão Francisco César 1338, no Engenho Novo. {va}

1o de maio

Motorista terá que usar desvios por conta de megashows

Por conta dos megashows contratados pelas Prefeituras de Santana de Parnaíba e Osasco, para comemorar o Dia do Traba-lho (1º de maio), os motoristas terão que utilizar desvios nas regiões dos eventos. Em Santana de Parnaíba, a avenida Tenente Marques, entre as ruas Sergipe e Guanabara, na Fazendinha, ficará interditada a partir das 9h.

Motoristas que seguirem sentido Parnaíba-Cajamar terão que utilizar a rua Espírito Santo ou estrada Marica Marques. Para o sentido Cajamar-Parnaíba, o acesso será pela estrada Marica Marques.Não haverá interdição no Parque Santana e Centro, que também terão eventos.

Em Osasco, no cruzamento com rua Curitiba, a partir das 6h

do dia 30.

ProgramaçãoSantana de Parnaíba: A par-

tir das 10h, na Fazendinha e Par-que Santana atrações como Rua de Lazer. No Centro Histórico, a partir das 14h30, Projeto Música na Praça, com o Trio Zabumbão. Péricles (ex-Exaltasamba) e Frank Aguiar se apresentam a partir das 18h, na Fazendinha. No Parque Santana, a Turma do Pagode e o cantor Washington Brasileiro se apresentam na Pra-ça Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Osasco: A partir das 15h, shows na avenida Brasil com Zezé di Camargo e Luciano, Luan Santana, Gian & Giovani, entre outros outros. {va}

OsasCO Zezé di Camargo e Luciano estão confirmados

DiV

ulg

ãO

flá

ViO

CO

sta

Page 11: Edição - 169

Sexta-feira, 27 de abril de 2012

fo

to

S: G

ui P

aG

an

ini

Serviço “Segunda pele”

Roberta Sá. Dia 4 de maio, às 22h.

HSBC - Rua Bragança Paulista 1281 -

Chácara Santo Antonio. Ingressos:

R$ 80 a R$ 120.Telefone: 4003-1212.

13classeA

Consagrada como a melhor cantora de MPB do último Prêmio da Música Brasileira, Ro-berta Sá apresenta pela primeira vez em São Paulo o quinto disco de sua carreira, “Segunda Pele”. O show acontece no HSBC Brasil, no dia 4 de maio, como parte da turnê de lançamento do álbum. Além das canções do novo trabalho, a cantora potiguar canta sucessos de outros discos como “Brasei-ro”, “Que belo estranho dia pra se ter alegria” e “Quando o canto é reza”.

A variedade de parceiros, como Caetano Veloso, Lula Queiroga e Dudu Falcão, no novo disco aponta o foco do projeto. “Eu realmente não queria fazer um disco autoral. Queria fazer um disco de intérprete. Mas esse movimento está cada vez mais difícil, porque eu tenho que ter uma relação pessoal com os compositores que gravo. Mesmo que seja breve, porque uso a música como matéria prima da aproxima-ção. Preciso saber se eu quero dizer o que ele está dizendo. O Lula me apresentou o Dudu Falcão, o Moreno Veloso me chamou a atenção para o Rubinho Jacobina. No fim, eu estava com um repertório que eu queria. Deu tudo certo”, explicou.

A direção musical do show é de Rodrigo Campello, que também toca guitarra, violão tenor, e assina os arranjos e as programa-

ções. Os músicos que acompanham Roberta no palco são: Antônia Adnet (violão de 6 e 7 cordas), Sacha Amback (teclados e programa-ções), André Rodrigues (baixo), Paulino Dias (percussão), Edu Neves

(flauta e sax), Élcio Cáfaro (bateria) e Moisés Alves (trompete e flugelhorn). “Os outros tra-balhos eram minimalistas. Esse vem com o peso de arranjos de sopro muito maior”, ava-liou a cantora.

“Segunda pele” apresenta uma inclinação mais pop, mas Roberta diz que nunca se consi-derou cantora de samba, gênero que a consa-grou. “Mas o samba me abraçou de uma ma-neira tão deliciosa. Minha formação passa por outros estilos e quis experimentar novidades, e levar isso para o meu público. É natural um artista querer liberdade para criar. Vou cantar samba para sempre. Faz parte da minha his-tória e das minhas predileções. Inclusive no show, vou continuar cantando os sambas dos discos anteriores”, disse.

Roberta resume a expectativa em relação ao trabalho recém lançado com a letra de uma das novas canções. “Como diria Lula Queiroga, em ‘Felicidade, o alívio da dor’, a gente vive em um mundo tão difícil e instável que me agra-da muito a ideia de levar alegria às pessoas”, finalizou.

Mais pop, a cantora potiguar Roberta Sá apresenta em São Paulo seu quinto disco, “Segunda pele”, que traz canções

de Caetano Veloso, Wilson Moreira e Lula Queiroga

Roberta Sá Por Graziela [email protected]

para dançar

Page 12: Edição - 169

Programação válida de 27/4 a 3/5emcartazShopping Tamboré www.cinemark.com.brBarueri | Avenida Piracema, 669 | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 JogoS VorazeS (Dub) - 14 Anos 11h00 E - 14h00 - 17h00 - 20h00 - 23h00 A Sala 2 Fúria de TiTãS 2 3D - 12 Anos 17h40 - 22h20 | Fúria de TiTãS 2 3D (Dub) - 12 Anos 15h25 - 19h55 | o lorax: em BuSca da TrúFula Perdida 3D (Dub) - Livre 11h10 E - 13h20 Sala 3 oS VingadoreS 3D - 12 Anos 23h55 D | TiTanic 3D - 12 Anos 13h00 - 16h50 - 20h50 P Sala 4 a PerSeguição - 14 Anos 12h40 - 15h15 - 17h50 - 20h20 - 23h10 A Sala 5 o diario de um JornaliSTa BêBado - 16 Anos 13h50 - 16h35 - 19h15 - 21h50 Sala 6 guerra é guerra (Dub) - 12 Anos 22h00 | eSPelho, eSPelho meu (Dub) - Livre 12h30 - 14h50 - 17h15 - 19h40 Sala 7 Fúria de TiTãS 2 - 12 Anos 21h40 - 00h00 A | 12 Horas - 12 Anos 12h50 - 17h10 | como agarrar meu ex namorado - 12 Anos 15h00 - 19h20 Sala 8 eSPelho, eSPelho meu (Dub) - Livre 11h20 E - 13h40 - 16h00 - 18h30 - 21h00 Sala 9 american Pie: o reenconTro - 14 Anos 13h10 - 15h40 - 18h10 - 20h40 - 23h20 A Legendas A Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (21/04). D Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (26/04). E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (21/04) e Domingo (22/04).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.br São Paulo | Av. das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros | Tel.: 3024-3705 | Ingressos R$14 a R$ 27

Sala 1 oS VingadoreS 3D - 12 Anos 23h55 D | american Pie: o reenconTro - 14 Anos 12h55 - 15h40 - 18h20 - 21h00 P - 23h50 C Sala 2 xingu - 12 Anos 12h35 - 15h00 | como agarrar meu ex namorado - 12 Anos 17h25 - 19h40 - 22h00 - 00h15 C Sala 3 JogoS VorazeS - 14 Anos 12h45 - 16h00 - 19h05 - 22h05 Sala 4 Fúria de TiTãS 2 3D - 12 Anos 14h50 N | o lorax: em BuSca da TrúFula Perdida 3D (Dub) - Livre 12h40 | TiTanic 3D - 12 Anos 17h20 N - 21h20 | chamPionS league: real x Bayern dig - Livre 15h30 B Sala 5 eSPelho, eSPelho meu (Dub) - Livre 13h05 - 15h30 - 18h00 - 20h30 - 23h00 C Sala 6 Flor da neVe e o leque SecreTo - 12 Anos 12h50 - 15h20 - 17h50 - 20h20 - 22h50 C Sala 7 SeSSão Trailer cinemark - 14 Anos 13h00 | a Toda ProVa - 14 Anos 14h05 - 16h20 - 18h40 - 21h15 - 23h30 C Legendas B Esta sessão será exibida SOMENTE Quarta-feira (25/04). C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (20/04) e Sábado (21/04) D Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (26/04). N Esta sessão NÃO será exibida Quarta-feira (25/04). P Esta sessão NÃO será exibida Quinta-feira (26/04).

Super Shopping oSaScowww.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 eSPelho, eSPelho meu (dub) – livre – 14h – 16h20 – 18h40 – 21h Sala 2 Área q (nac) – 10 anos – 14h10 – 16h30 | Fúria de TiTãS 2 (dub) – 12 anos – 18h50 – 21h10 Sala 3 JogoS VorazeS (dub) – 14 anos – 14h50 – 17h50 – 20h50 Sala 4 como agarrar meu ex-namorado (dub) – 12 anos – 15h30 – 17h30 – 19h30 – 21h40 – Sab/dom: 13h30 – 15h30 – 17h30 – 19h30 – 21h40 Sala 5 oS VingadoreS 3D (leg) – 12 anos – 23h59 | TiTanic 3D (dub) – 12 anos – 16h40 – Sab/dom: 13h – 16h40 – leg: 20h20 Sala 6 Fúria de TiTãS 3D (dub) – 12 anos – 15h – 17h10 – 19h20 – Sab/dom: 17h10 – 19h20 – leg: 21h30 | o lorax 3D (dub) – livre – 15h Sala 7 american Pie – o reenconTro (dub) – 16 anos – 14h20 – 16h40 – 19h – 21h20 | oS VingadoreS (dub) – 12 anos – 23h59

Shopping união de oSaSco www.cinemark.com.brOsasco | Avenida dos Autonomistas | Ingressos R$ 12 a R$ 28

Sala 1 oS VingadoreS D (Dub) - 12 Anos 23h55 D | TiTanic 3D (Dub) - 12 Anos 11h50 - 15h50 - 19h50 Sala 2 xingu - 12 Anos 17h10 - 22h20 | eSPelho, eSPelho meu (Dub) - Livre 12h10 - 14h30 - 19h30 Sala 3 JogoS VorazeS (Dub) - 14 Anos 11h40 E - 14h40 - 17h50 - 21h00 - 00h10 C Sala 4 Fúria de TiTãS 2 (Dub) - 12 Anos 15h10 - 17h40 - 20h10 - 22h35 | Área q - 10 Anos 12h30 Sala 5 eSPelho, eSPelho meu (Dub) - Livre 11h10 E - 13h40 - 16h20 - 18h50 - 21h30 Sala 6 12 horaS (Dub) - 12 Anos 15h00 - 22h10 - 00h30 C | como agarrar meu ex namorado (Dub) - 12 Anos 12h40 - 17h20 - 19h40 Sala 7 o diario de um JornaliSTa BêBado - 16 Anos 12h20 - 15h20 - 18h00 - 20h40 Sala 8 american Pie: o reenconTro (Dub) - 14 Anos 14h50 - 17h30 - 20h00 - 22h40 C Sala 9 Fúria de TiTãS 2 3D (Dub) - 12 Anos 16h30 - 21h20 | o lorax: em BuSca da TrúFula Perdida 3D (Dub) - Livre 12h00 - 14h20 - 19h00 Sala 10 american Pie: o reenconTro dig (Dub) - 14 Anos 11h20 E - 14h00 - 16h40 - 19h20 - 22h00 Legendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (20/04) e Sábado (21/04) D Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (26/04). E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (21/04) e Domingo (22/04).

Shopping granja Vianna www.cinemark.com.br Cotia | Rodovia Raposo Tavares km 23 - Granja Viana | Ingressos R$ 11 a R$ 23

Sala 1 Fúria de TiTãS 2 3D - 12 Anos 14h40 | o lorax: em BuSca da TrúFula Perdi-da 3D (Dub) - Livre 12h30 | TiTanic 3D - 12 Anos 17h10 - 21h10 Sala 2 eSPelho, eSPelho meu (Dub) - Livre 11h30 E - 14h00 - 16h30 - 19h00 - 21h30 | oS VingadoreS 3D - 12 Anos 23h55 D Sala 3 american Pie: o reenconTro - 14 Anos 13h00 - 15h30 - 18h10 - 20h50 - 23h30 C Sala 4 xingu - 12 Anos 12h40 - 15h00 | 12 horaS - 12 Anos 17h30 - 19h40 - 22h00 Sala 5 JogoS VorazeS - 14 Anos 13h40 - 16h50 - 20h00 - 23h10 C Legendas C Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (20/04) e Sábado (21/04) D Esta sessão será exibida SOMENTE Quinta-feira (26/04). E Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (21/04) e Domingo (22/04).

Shopping iguaTemi alphaVillewww.cinepolis.com.brBarueri | Alameda Rio Negro 111 | Tel: 2078-8000. | Ingressos R$ 17,50 a R$ 29,50 - VIP R$ 38 a R$ 52

Sala 1 o lorax: em BuSca da TrúFula Perdida (dub) – livre - 14h 16h15 | a Toda ProVa (leg) – 14 anos - 18h30 20h45 Sala 2 12 horaS (leg) – 12 anos - 15hD 19h20 | como agarrar meu ex-namorado (leg) – 12 anos - 14hC | como agarrar meu ex--namorado (leg) – 12 anos - 12h50D 17h10 21h30 Sala 3 eSPelho, eSPelho meu (dub) – livre - 12h30A 14h55 17h20 19h45 | o PrínciPe do deSerTo (leg) – 14 anos - 22h10 Sala 4 eu receBeria aS PioreS noTíciaS doS SeuS lindoS lÁBioS – 16 anos - 12h45A 15h10 17h35 20h 22h25B Sala 5 Fúria de TiTãS 2 (leg) – 12 anos - 13h10 15h30 18h 20h30 Sala 6 american Pie: o reenconTro (leg) – 16 anos - 13h15 15h50 18h25 21h | oS VingadoreS (leg) – 12 anos - 00hE Sala 7 Flor da neVe e o leque SecreTo (leg) – 12 anos - 14h30 17h 19h30 22h Sala 8 o lorax: em BuSca da TrúFula Perdida (dub) – livre - 13h50 | TiTanic (leg) – 12 anos - 16h15 20h20 Sala 9 a PerSeguição (leg) – 14 anos - 13h 15h45 18h30 21h15 Legenda A - Somente sábado (21/04) e domingo (22/04) B - Somente sexta (20/04) e sábado (21/04) C - Somente terça (24/04) D - Exceto terça (24/04) E - Somente quinta (26/04)

Cali

rn

ia f

ilm

es

Par

am

ou

nt

PiC

tu

re

s

ima

ge

ns

fil

me

s

Com um orçamento estimado em US$ 150 milhões, “Os Vingado-res 3D” (The Avengers/2011) reúne os principais personagens da Marvel, como Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Gavião Arqueiro (Jeremy Renner), Hulk (Mark Ruffalo), Viúva Negra (Scarlett Johanson) e Nick Fury (Samuel L. Jackson), na agência de espionagem internacional S.H.I.E.L.D. A missão é defender o planeta contra ameaças interga-lácticas. Estreia prevista para sexta-feira (27). {graziela costa}

reunião de super-heróis da marvel ganha as telonas nesta sexta-feira (27)

14sexta-feira, 27 de abril de 2012 classeA

Baseado em dois livros escritos por Colin Clark, o jovem assistente de direção vivido nas telas por Eddie Redmayne, o filme “Sete dias com Marilyn” (My week with Marilyn/2011) narra os bastidores das filmagens de “O príncipe encantado”, onde Marilyn Monroe (Michelle Willia-ms) contracena com Sir Laurence Olivier (Kenneth Branagh), na Londres de 1956. A convivência entre ambos foi ruim, mas a semana rende um romance entre o jovem assistente e a diva. O filme rendeu a Michelle o Globo de Ouro de melhor atriz. Diretor: Simon Curtis. Estreia prevista para sexta-feira (27). {gc}

filme sobre marilyn monroe mostra romance da diva em londres

Relatado por uma versão moderna do Cupido (Vit-torio Emanuele Propizio), “As idades do amor” (Manuale d´am3re/2011) conta três histórias sobre pessoas totalmente diferentes, mas que se aproximam de forma mágica. Entre eles estão Roberto e Sara (Riccardo Scamarcio e Valeria Solarino); e Fabio e Eliana (Carlo Verdone e Donatella Finoc-chiaro). Destaque para Adrian (Robert De Niro), professor norte-americano de história, que vai morar em Roma depois do divórcio e sente a paixão reacender ao conhecer Viola (Monica Belluci), filha de seu melhor amigo. Direção: Giovan-ni Veronesi. Estreia prevista para sexta-feira (27). {gc}

Cupido em versão moderna

Page 13: Edição - 169

classeA

fo

to

s: d

ivu

lga

çã

o g

m

Versão Economy é o aditivo

“verde” da linha do Fiat Uno, o

novo líder de vendas nacional

Ultrapassagemforçada

A Fiat conseguiu de novo. Desbancou o Volkswagen Gol da

liderança do mercado na-cional de carros e colocou o Uno na frente pela tercei-ra vez na história do mo-delo. O resultado marcante aconteceu em março deste ano, e se juntou aos meses de fevereiro e dezembro de 2011 como os períodos que o subcompacto italia-no foi mais vendido que o modelo da fabricante alemã. E o sucesso do Uno está na cara. Ou melhor, nas muitas caras do carro. Enquanto a Volks ofere-ce o Gol em apenas uma proposta – a aventureira Rallye vende bem pouco –, a Fiat diversifica. No to-tal, são cinco diferentes variantes para o modelo, que passam pela esporti-va Sporting e chegam até a mais recente, a ecológi-ca Economy. Além disso, o carro tem uma “aura” jovial

15sexta-feira,

27 de abril de 2012

e bem-humorada, com mui-tas opções de personaliza-ção, o que o torna bem mais atrativo. Longe da seriedade alemã, por exemplo.

Ou seja, o Uno abrange um grande espectro de con-sumidores com os gostos mais variados. Ao menos por enquanto, os compradores “verdes” não têm ido às con-cessionárias com tanta von-tade. A Fiat declara que ape-nas 7% dos Uno vendidos são da configuração Economy. Mas, em números absolutos, a história fica mais interes-sante. Afinal, a porcentagem representa um total de cer-ca 1.400 unidades mensais. Quando é feita a comparação direta com o Gol em núme-ros de vendas, a importância das diversas versões aparece ainda mais. A diferença entre os dois em 2012 é de apenas 495 carros – até março. Ou seja, qualquer impulso para um dos lados é fundamental para definir a liderança. Vale lembrar que tanto Uno como Gol continuam com suas ge-rações antigas à venda e os números de emplacamentos são somados no ranking da Fenabrave.

Para trazer a proposta ecológica para um carro de alcance popular, a Fiat pre-feriu usar um motor mais

forte que um 1.0 – que preci-sa ser usado em giros muito altos para ter um desempe-nho aceitável. E, para isso, deixou o 1.4 Evo – de 88 cv e 12,5 kgfm – mais manso. A central eletrônica do motor foi modificada para benefi-ciar o consumo. O sistema cut-off – que corta a inje-ção de combustível quando o carro está engatado e em desaceleração e usado em todos os motores com inje-ção eletrônica – também foi recalibrado para entrar em ação com mais rapidez, sem comprometer a dirigibilida-de. A relação final do câmbio também mudou e agora está 9% mais longa – apesar de a quinta marcha ser mais curta –, o que deixa o motor trabalhando sempre em ro-tações mais baixas.

O carro ficou 10 mm mais baixo para melhorar a resistência ao ar e o conjun-to de suspensão teve molas e amortecedores revistos para manter o comporta-mento dinâmico da linha. No total, a Fiat declara que tudo isso diminui o consumo de combustível em 10% a 15%, mesmo que o peso declara-do do carro seja exatamente o mesmo da versão Attrac-tive, em que a Economy se baseia.Igor Macário e Rodrigo Machado - Auto Press