Edição 181

15
SEX TA-FEIRA, 11/11/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 181 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » LEVINO FANSERES SERÁ ABERTO HOJE FILIPE RODRIGUES DIVULGAÇÃO/PMCI CIDADES| Pág 16 PRESO POR ABUSAR DE SOBRINHA DE 6 ANOS CASAGRANDE TAMBÉM ANUNCIARÁ A DUPLICAÇÃO DA » AVENIDA JONES DOS SANTOS NEVES LEONIDAS NERES JORDÃO ESTAVA ESCONDIDO EM ATÍLIO VIVÁCQUA, ONDE FOI » PRESO PELA POLÍCIA CIVIL DE GUAÇUÍ GERAL | Pág 05 SEGURANÇA | Pág 13 SEGURANÇA | Pág 13 CACHOEIRENSES PARTICIPAM DE ATO A FAVOR DO VETO DOS ROYALTIES Apresentadas as ações para o Objetivos do Milênio Polícia prende homem acusado de assassinato GOVERNADOR INAUGURA HOJE O LICEU MUNIZ FREIRE RECORTE E GANHE >> >> MEIA-ENTRADA PARA OS CINEMAS DE CACHOEIRO WWW.AQUIES.COM.BR >> PÁG 04 DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO/PMCI ECONOMIA | Pág 04

description

Edição 181 do Jornal Aqui Notícias

Transcript of Edição 181

Page 1: Edição 181

sexTA-FeIRA, 11/11/2011 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 181 | CACHOeIRO De ITAPeMIRIM e ReGIÃO sULR$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » LeVINO FANseRes seRÁ ABeRTO HOJe

FILI

PE R

ODRI

GUES

DIvU

LGaç

ãO/P

mcI

CIDADES| Pág 16

PRESO POR ABUSAR DE SOBRINHA DE 6 ANOS

tamanho do texto em 16 tamanho do texto em 16 tamanho do texto »em 16 tamanho do texto em 16 tamanho do texto em 16

CaSaGRande tamBÉm anUnCIaRÁ a dUPLICaÇÃo da »aVenIda JoneS doS SantoS neVeS

LeonIdaS neReS JoRdÃo eStaVa eSCondIdo em atÍLIo VIVÁCQUa, onde FoI »PReSo PeLa PoLÍCIa CIVIL de GUaÇUÍ

gErAl | Pág 05 SEgUrANÇA | Pág 13

SEgUrANÇA | Pág 13

CACHOEIrENSES PArTICIPAM DE ATO A FAVOr DO VETO DOS rOYAlTIES

Apresentadas as ações para o

Objetivos do Milênio

Polícia prende homem acusado de assassinato

GOVeRNADOR INAUGURA HOJe O LICeU MUNIZ FReIRe

ReCORTe e GANHe >> >>MeIA-eNTRADA PARA Os

CINeMAs De CACHOeIRO WWW.AQUIes.COM.BR>> PÁG 04

DIvU

LGaç

ãO

DIvU

LGaç

ãO/P

mcI

ECONOMIA | Pág 04

Page 2: Edição 181

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Leandro MoreiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DIAGRAmADORA: Suheley Garcia SuhettDEPARTAmENTO COmERCIAL: Joana Campos (28) 3521 7726COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Wellington Santiago, José Montoni, Sérgio Garschagen, Luiz Trevisan, Adilson Conti, Antônio Fernando de Souza, Maurílio Carvalho, Gilvan Rodolpho, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Daniel Diirr, Edison ZardiniDPTO. JuRíDICO: JC ASSAD - ADVOCACIADR VICTOR CERQUEIRA ASSAD - OAB/ES 16.776

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

SEXTA-FEIRA, » 11/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

wAGNER MEDEIROS [email protected] / www.wagnermedeirosjr.blogspot.com »

Depois de tantas evidências, só mesmo aqueles sem informações (ou por oportunismo) dirão que “agora a corrupção aparece por-que ela é fiscalizada”. Este chavão da era Lula da Silva foi por terra há algum tempo. A verdade, en-tretanto, é cristalina: a corrup-ção aparece porque aumentou, chegando a níveis escandalosos, “como nunca antes se viu na his-tória deste país”.

Em apenas dez meses de gover-no Dilma Rousseff, chegamos ao sexto escândalo seguido; desta vez no Ministério do Trabalho e Em-prego (MTE). O primeiro foi na Casa Civil, seguido dos ministé-rios do Transportes e do Dnit, da Agricultura, do Turismo e do Es-porte. É este o resultado da troca de apoio político por lotes no go-verno - um NEOMENSALÃO, uma herança realmente maldita, entranhada por todos os lados do governo.

No entanto, por melhor inten-ção que tenha a presidenta Dilma Roussef , são enormes as dificulda-des para a faxina, a começar pelo incômodo que a limpeza provoca no ex-presidente Lula da Silva. O atual governo é de continuidade; foi da cabeça do ex-presidente que saiu o ministério, agora ele não quer ficar exposto.

Outra dificuldade é o próprio PT. No passado o PT aparecia como guardião da moralidade e da ética; depois de tanto desdi-zer aquilo que pregava, procura como governo esconder todos os malfeitos, encobrindo-os. Assim, a presidenta Dilma torna-se refém das ações do seu partido.

Mas, por mais que o PT e os aliados dissimulem tantas maze-las, esconder tanta sujeira é quase impossível. Não é só a imprensa que denuncia: o Tribunal de Con-tas da União (TCU) há tempo vem alertando para os contratos com as ONG’s e superfaturamen-to de obras e serviços - diz que “a situação é critica”; a Controlado-ria Geral da União (CGU), por

sua vez, não se cansa de fazer o mesmo alerta.

São muitas as denúncias e evi-dências de superfaturamento e cor-rupção. Somente, nesta semana, o TCU recomendou a paralisação de mais 26 obras, das quais 19 são do PAC, após constatar graves irregu-laridades.

A parcela mais informada da nossa sociedade já começa a reagir, mostrando grande indignação. Pa-rece, contudo, que o governo do PT acredita fielmente na passividade e ignorância do nosso povo e na ino-perância dos órgãos da justiça.

Exemplo disto nos dá o ex-mi-nistro do Esporte e atual governa-dor do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Depois de indiciado por graves suspeições de irregularidades no Ministério do Esporte, agora se junta aos ex-inimigos que denun-ciava, para evitar a abertura de uma CPI. Quando estava fora do gover-no de Brasília o PT era um, agora é outro. São duas faces; dois pesos e duas medidas.

A história, entretanto, tem mos-trado que o tempo pode tardar, mas não falha. Pode-se até usar do sentimentalismo do povo brasileiro, como no caso atual da doença do ex-presidente Lula da Silva. Toda pessoa sensata e de boa índole ja-mais deixará de estar solidária ao ex-presidente. A condição humana é igual para todos. Mas não se pode esquecer que o NEOMENSALÃO começou no governo Lula da Silva. A doença é uma coisa; governo é outra.

(Será que eles entendem? Não fo-ram os mesmos que tiraram sangue do governador Mário Covas, quan-do estava fragilizado, com câncer?)

Espera-se, contudo, que a presi-denta Dilma Rousseff possa se des-vencilhar das amarras e dos tentácu-los que ora a prendem, e que venha a realizar uma reforma ministerial adequada, contemplando o méri-to e a competência. Afinal, como brasileiros não podemos desistir de ter um dia um país melhor e mais decente.

Dois pesos e duas medidas

A DIVISÃO DO PARÁAlberto Dines »

Engajada na maratona de derrubar ministros, nossa mídia está esquecen-do outros deveres tão importantes quanto o de acabar com a corrupção e a improbidade na administração pública.

Imprensa e cidadania são gêmeas siamesas, inseparáveis, uma serve à outra. Nosso inesgotável acervo de mágicas conseguiu, porém, que cami-nhem separadas, geralmente às turras. Se a imprensa pretende reassumir-se como Quarto Poder deve lembrar que esta é uma tarefa full-time, com dedicação exclusiva – bico, biscate e regime de meio expediente não criam um ambiente de responsabilização e transparência.

Exemplo da desatenção e descaso da mídia dita nacional é o plebiscito que no próximo dia 11 de dezembro deverá decidir sobre a divisão do atual territó-rio do Pará em mais dois estados.

A propaganda da Justiça Eleitoral no rádio e na TV já está convocando o eleitorado paraense – residente no estado ou fora dele – para a consulta popular. Legítimo. A Constituição de 1988 prevê a criação de novos estados federativos e territórios desde que ou-vida a “população diretamente inte-ressada” (artigo 18, parágrafo 3º).

Manifestação embargada• Algum editorialista especializado

em investir contra o Estado paqui-dérmico e os escorchantes impostos lembrou-se de assestar suas baterias contra o novo assalto ao Erário?

Algum dos eminentes colunistas desceu do pedestal das suas transcen-dências para cuidar de assunto tão insignificante como o de triplicar as despesas de uma unidade federativa – uma dos maiores – num momento em que o mundo inteiro empenha-se em cortar despesas para enfrentar a crise econômica global?

Algum pauteiro lembrou-se de mandar um repórter ouvir juristas e filólogos para discutir o exato signifi-cado e as implicações do advérbio “di-retamente”? A população diretamente interessada no assunto é apenas aquela com domicílio eleitoral no Pará? Os demais contribuintes não têm o di-

Plebiscito já – para todosreito de se manifestar sobre o destino do seu rico dinheirinho? Melhorar o SUS e a deplorável qualidade do ensi-no básico em todo território nacional não interessa diretamente à população brasileira?

A fabulosa despesa mensal para pa-gar mais dois governadores e respec-tivas cortes, mais 50 secretários, pelo menos mais uma centena de depu-tados estaduais, batalhões de magis-trados, procuradores, promotores de justiça, policiais, professores, médicos, não seria mais bem aplicada na dimi-nuição das desigualdades sociais e me-lhoria de nossos índices de qualidade de vida no próprio estado do Pará, na Amazônia ou na periferia das grandes cidades brasileiras?

Os repórteres que cobrem o Tribunal Superior Eleitoral não souberam que, em 9 de julho de 2011, o eminente constitucionalista e professor Dalmo de Abreu Dallari entrou com uma re-presentação na qualidade de cidadão arguindo essa absurda descriminação contra o cidadão-eleitor-contribuinte dos demais estados, proibido de mani-festar-se sobre uma questão que o afeta diretamente e cuja fatura será certa-mente obrigado a pagar? [Ver abaixo a íntegra da representação.]

Três macaquinhos• É possível que ruralistas, desmata-

dores e matadores, políticos com ficha dúbia e barões do crime organizado amparados em pareceres “técnicos” encontrem argumentos em defesa da nova fragmentação do antigo Grão-Pará. A mídia precisa ouvi-los. Tam-bém os especialistas em segurança na-cional sobre os perigos de tornar ainda mais despoliciadas, mais porosas e pe-rigosamente permeáveis as fronteiras do norte do país.

O que não se pode, sob qualquer hipótese, é embarcar cegamente nessa aventura secessionista, alucinada e fal-samente nacionalista, sem um debate verdadeiramente nacional.

Ao contrário dos três macaquinhos sábios que só queriam o bem, a ma-cacada midiática nada vê, nada ouve e nada diz. Adora ser passada para trás.

Page 3: Edição 181

Filipe Rodrigues

aQUItemMuitos políticos do Espírito Santo participaram ontem

do ato público na Praça dos Namorados, em Vitória. A maioria deles sequer foi notada. Muitos passaram despercebidos, mas se mantiveram como cidadãos comuns de bem, lutando pelo interesse coletivo. Vereadores de Vargem Alta, Muqui, Montanha, Venda Nova, Vila Pavão, entre outras cidades foram vistos com camisas e adesivos, em apoio a manifestação.

O ex-secretário municipal em Cachoeiro, Pastor Vasni, está, agora, na prefeitura da Serra. Ele participou ontem do ato público em Vitória, onde informou que está trabalhando no setor de habitação. “Estamos muito bem por lá”, resumiu

É claro que toda e qualquer manifestação é válida e legítima. Mas há tempo para todas as coisas debaixo do céu. Um sindicato aproveitou a ocasião e, com um mini trio elétrico, pediu melhores condições de trabalho e reajuste salarial para a categoria, enquanto rolava o ato público em favor da manutenção do sistema de partilha dos royalties. Passou despercebido.

Na manhã de ontem, o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal assinaram 28 contratos que formalizam o repasse de recursos para a execução de obras PAC 2. As obras são nas áreas de saneamento, habitação e melhorias urbanas em 11 municípios capixabas. As intervenções totalizam investimento de R$ 220 milhões que serão distribuídos em vários municípios entre eles Cachoeiro de Itapemirim e Iúna no sul do estado. Está prevista a construção de 1.145 unidades habitacionais para o PAC 2.

Um dos principais acessos ao bairro Recanto a partir da região central de Cachoeiro, a rua Coronel Marins está interditada desde ontem e continuará hoje. A prefeitura atua no trecho para consertar danos de erosão causados pelas chuvas de outubro.

A via, próxima à praça Pedro Cuevas Jr, é muito usada para quem precisa ir, por exemplo, aos fundos do Edifício Pasteur, que fica próximo ao Centro Regional de Especialidades (CRE), ou aos dois campi do Centro Universitário São Camilo e à região do Shopping Sul.

As alternativas de trânsito até o fim da obra são a escadaria próxima à Casa de Cultura Roberto Carlos, para os pedestres, e a rua Álvaro Ramos (atrás do prédio da antiga sede do Sindicato dos Ferroviários), para veículos.

Muita gente achou que o ato público pela manifestação do sistema de partilha dos royalties era festa, afinal, tinha música de qualidade, inclusive, com artistas famosos. A cerveja rolou solta e alguns até exageraram na dose, perdendo o foco do evento. Mesmo assim, tudo ficou sob controle.

Foi bem

Na Serra

InoportunoPaC

Rua interditada Foi mal

SeXta-FeIRa, 11/11/2011 CaCHOeIRO De ItaPemRIm e ReGIÃO SUL 03OPINIÃOwww.aQUIeS.com.br

[email protected]

LeaNDRO mOReIRa

@moreira238facebook.com/leandromoreira23

Page 4: Edição 181

Todas aquelas pessoas de calça jeans, tênis, uns até de terno e gravata, forma-vam um cenário atípico às margens da praia, em Vitó-ria. A música dava um tom de festa, mas o assunto era sério, por isso aquele nú-mero expressivo de gente, com camisas, faixas, gritos de ordem e tudo de direito em uma manifestação, no intuito de pressionar o go-verno federal a vetar o pro-jeto que muda o sistema de distribuição dos royalties, penalizando os Estados pro-dutores em bilhões de reais.

Vereadores, prefeitos, deputados, senadores e o governador Renato Casa-grande estiveram presen-tes, mostrando a preocu-pação com aquilo que eles

chamam de covardia com o Espírito Santo.

O senador Ricardo Fer-raço (PMDB) concedeu entrevista para este jornal e disse que a presidente Dil-ma Rousseff se comprome-teu, na época da campanha, em não assinar ou sancio-nar nenhum projeto que penalizasse o povo capixa-ba. “É difícil precisar quan-to o Estado perderia, mas

estimo que em um curto espaço de tempo seria algo em torno de três bilhões de reais. Tenho esperança que nossa presidente Dilma vai vetar, assim como Lula fez na época em que era o che-fe do Executivo, alegando inconstitucionalidade”, co-mentou Ricardo Ferraço.

O deputado estadu-al Glauber Coelho (PR) participou de uma passea-ta que saiu da Assembleia Legislativa, com destino

SEXTA-FEIRA, 11/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 ECONOMIA

ESTADUAL

O petróleo é nossoCAPIXAbAS SE REUNIRAM ONTEM, EM VITóRIA, PARA PRESSIONAR O GOVERNO »

FEDERAL A VETAR O PROjETO QUE MUDA O SISTEMA DOS ROyALTIES

filipe [email protected]

filipe rodrigues

a Praça dos Namorados, onde acontecia o evento. “O petróleo é do Brasil, mas os royalties são nossos. O Congresso Nacional não pode fazer isso com o povo capixaba. É um assalto a luz do dia”, enfatizou Glauber.

O vereador de Cacho-eiro, Alexandre Bastos (PSB) também participou do ato. “É importante es-tar junto e fortalecendo essa manifestação, porque todos os municípios serão penalizados, caso o projeto dos royalties seja aprovado.

Vamos lutar para que isso não aconteça”, ponderou Alexandre.

O presidente da Assem-bleia Legislativa do Espíri-to Santo também conce-deu entrevista e disse que ontem foi a apenas um marco, mas a luta conti-nua. “O capixaba deu uma demonstração da força que tem e qual é o seu de-sejo. O nosso Estado está organizado e caminhando rumo ao desenvolvimen-to, mas forças externas querem nos prejudicar. Vamos lutar para que isso não nos atrapalhe”, disse Chamoun.

Se não todos, a maio-ria esmagadora dos mu-nicípios capixabas estava representado no ato pú-blico. O prefeito Carlos Casteglione também este-ve presente, acompanhado do secretário da Fazenda, Lúcio Berilli, e três ônibus da excursão.

O jogador de futebol de areia, Buru, eleito melhor do mundo várias vezes, apoiou a manifestação. “Vamos nos unir, não só hoje, mas até que o nosso direito seja respeitado. A luta não é só dos políticos. É de toda população capi-xaba”, disse.

Page 5: Edição 181

Cachoeiro de Itapemi-rim sediou ontem, um seminário para debater os Objetivos de Desen-volvimento do Milênio (ODM). Membros da sociedade civil, empre-sas privadas e órgãos públicos da cidade se reuniram no auditório do Senai para o evento. As metas foram criadas por países membros das Nações Unidas e pre-tendem tornar o mun-do mais justo até 2015.

A prefeitura apresen-tou as ações que já de-senvolve no município como forma de con-templar as oito metas da ODM. Dentre elas podemos citar as ativi-dades da Escola Família Agrícola, programas de compra direta de pro-dutores o que garante alimentos frescos e sau-dáveis na merenda es-colar da rede municipal de educação, inclusão de alunos com neces-sidades educacionais especiais, instalação de salas multifuncionais e prédios escolares adap-tados garantindo mais acessibilidade, amplia-ção da licença mater-nidade e campanhas de preservação ambiental e uso racional dos recur-sos hídricos, como os eventos do Planta Ca-choeiro e Cachoeiro no Caminho das Águas.

“Cachoeiro está no caminho certo. A ad-ministração está de-senvolvendo ações conforme as metas da ODM. O Governo Federal também de-senvolve programas e projetos nesse sentido e por isso o país já al-cançou as metas, mas é preciso que o poder municipal junto com a sociedade civil esteja comprometido com es-sas atividades para que todos os brasileiros se-jam contemplados com

essas ações”, enfatiza o representante da Se-cretaria Geral da Pre-sidência da República, Ubirajara Augusto.

Representantes da Caixa Econômica Fe-deral e Unimed Sul Ca-pixaba também apre-sentaram as atividades desenvolvidas e que contemplam as metas para um mundo mais justo.

O tema da municipa-lização dos ODM e a participação social fo-ram apresentados pela articuladora nacional do movimento, Rosa-ne Fontoura. Isso se faz necessário para que to-dos os brasileiros alcan-cem as conquistas e os resultados obtidos pelo Brasil.

A partir do seminário vai ser dado início ao processo de formação de um núcleo munici-pal do Movimento pela Cidadania e Solidarie-dade, o Nós Podemos, etapa importante no processo de municipa-lização dos ODM. Para tanto foram entregues termos de adesão para a inscrição de represen-tantes da sociedade civil e entidades participa-rem do Nós Podemos.

SEXTA-FEIRA, 11/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 05GERALwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Ações para Objetivos do MilênioUbIRAjARA AUGUSTO APRESEnTOU AS AçõES DO GOvERnO FEDERAL PARA CUMPRIR AS METAS PROPOSTAS PELOS ODM »

A prefeitura apresentou as ações que já desenvolve no município como forma de contemplar as oito metas da ODM

Divulgação/PMCi

Page 6: Edição 181

SEXTA-FEIRA, 11/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aquies.com.br

Com o agito do dia a dia, muitas pessoas precisam al-moçar fora de casa. E nada melhor do que um restaurante que ofereça requinte e boa comida. Pensando nesse públi-co que leva uma vida corrida o restaurante Olivier há 10 anos prepara o Almoço Executivo.

“O Almoço Executivo do Olivier foi idealizado para empresários, profissionais liberais, médicos, advogados, enfim para toda a classe que possui horário de almoço limitado, mas não abrem mão da qualidade na hora de suas refeições”, explicou Nelson Campos Filho.

Segundo ele, o serviço é A La Carte, porém com valores promocionais e com tempo de preparo reduzido. “O car-dápio do Almoço Executivo é bem variado e tem opções

de saladas, pratos com filé mignon, filé de frango, peixes e carne suína. Os pratos são preparados na hora o que garantem a qualidade e o sabor desejados. Eles têm um tempo médio de preparo de 20 minutos”, disse.

Um dos destaques do cardápio é o Escalopinho a Brasi-leira, que é uma releitura do nosso tradicional arroz com feijão, bife e batata frita. No novo formato o feijão é servido sem caldo, com arroz e bacon frito acompanhados de mini batatas fritas e escalopinhos de filé mignon.

O Olivier possui um atendimento especializado, am-biente discreto e aconchegante totalmente climatizado e com internet Wi-Fi gratuita, o que fazem dele o ambiente perfeito para um almoço de negócios ou familiar

Olivier comemora 10 anOs do seu almOçO executivo

Page 7: Edição 181

“A vendedora de Bonecas”, de Júlio Cesar Pires – fotografia“Série Bordados Urbanos 1”, de Pâmela

Reis – bordado sobre tecido“A Caminho do Destino”, de Jonathan Holz – óleo sobre tela“Sem Medo...Vejo Flores, Apesar dos Espinhos”,

de Maria Helena Nemer – técnica mista“Autorretrato como Carneiro no Pasto sob ninho de

cobras”, de Breno Machado Cola – óleo sobre tela“No Fear”, de Lúcio Volpini – Acrílica e

esmalte sobre seda e papel paraná“Minhas Ruas”, de Boi – caneta Bic sobre folha de papel canson“Medo de Quê?”, de Marco Antônio Guedes da Costa

Filho – Ilustração, sobreposição e manipulação de fotos“Delivery”, de Anderson Fraga – instalação“Sem título da série Entre Mentes”, de André Açari – fotografia“Caminhando”, de Ailton Costa – resina

com folha de ouro, alumínio e papel“Com vestido de Chita”, de Catarina Zambe

– Acrílica sobre tela e resina polivinílica“Telhado #5”, de Vitor Monteiro – Impressão de papel de

fibra de algodão mais colagem em chassi de madeira.“Arte Urbana”, de Jordana Nascimento – técnica mista

Obras seleciOnadas

seXTa-Feira, 11/11/2011 diÁriO| ano 1 | n° 181

cachoeiro de itapemirim e região sul

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

Será aberta hoje à noite a exposição do VI Salão Levi-no Fanzeres. Também serão anunciados os vencedores

desta edição, são 14 trabalhos de artistas visuais do municí-pio, da grande Vitória e de outras regiões do estado. A

exposição será na Sala Levino Fanzeres, no prédio do Ber-nardino Monteiro, centro.

São fotografias, pinturas, instalação, bordado sobre tecido e desenhos escolhidos pela comissão organizadora do Salão entre 39 trabalhos inscritos. Os três melhores trabalhos serão premiados, na avaliação do júri técnico, formado por críticos de arte e artistas plásticos. O pri-meiro lugar recebe R$ 2,5 mil; o segundo, R$ 1,5 mil; e o terceiro, R$ 1 mil.

As 14 obras selecionadas ficam expostas na Sala Levi-no Fanzeres até o dia 20 de janeiro. Durante esse período, o público poderá votar nas obras que julgar melhores. O autor da mais votada recebe uma certificação especial no último dia da exposição.

O tema desta sexta edição do Salão Levino Fanzeres é “Sem medo, indo pela rua”, trecho da canção “Cabras Pastando”, do cantor e com-positor cachoeirense Sérgio Sampaio.

Por StHefany Ávila

cOluna srTa. ÁvilaAbertura do SAlão levino FAnzereS

O evenTO serÁ realizadO na sala levinO Fanzeres, às 19h00 »divulgação

COISA DE CRIANÇA

Como uma deusa que nada, você me mantém como criança, com os olhos cheios de planos e esperanças, sonhos descabidos e sem medo do despertar.

Sensação de que a brincadeira vale a pena, mesmo que custe uns arranhões na cara, porque essa coisa de ter noção do perigo foi feita pra adulto, que se limita nas experiências alheias.

Quero mesmo é o prazer de sentir o frio na barriga, olhar com os olhos esbugalhado pros lados mesmo sabendo que não tem ninguém, só pra ter certeza de que não haverão testemunhas, ficar amparada na ideia de que se não sair como deveria, as lágrimas irão apagar as consequências da burrada.

Esses sorrisos sem motivos, gargalhadas lançadas ao vento, e vida embalada por trilha sonora imaginária… são coisas de criança! Coisas minhas!

E assim vou brincando de viver, dançando as cirandas do tempo, sonhando com o ‘felizes para sempre’ das histórias de amores mágicos e surreais contadas antes de dormir… com a certeza de que tudo é possível, pois meu pai sempre me disse que pra ser alguém nessa vida é preciso deixar de ser medíocre e ir além, pois universo é o limite!!

Page 8: Edição 181

CM

YK

Page 9: Edição 181

GENTE & NEGÓCIOS DE LÚCIO ANNEO SÊNECA: Não é porque as coisas são difíceis que nós não ousamos. É porque nós não ousamos que elas são difíceis.

SEXTA-FEIRA, 11/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04

@ramonbarros [email protected] RamON BaRROS

Moças coMpetentes e elegantes: adriana carreiro, roberta Vereza e Marta Helena Martins scardua prestigiando o lançaMento da caMpanHa de natal acisci 2011, sorteando uM apartaMento, uM carro e uMa Moto

FOTO RAMON BARROS

FOTO CINTIA CAMPAGNA

THE WALL STREET JOURNAL publicou em sua revista Barron’s que o Brasil é o local ideal para inves-timentos, principalmente em ações da Vale e Petrobrás. A revista traz análise detalha-da da economia Brasileira.

RIO DE JANEIRO é um dos pontos que a Revista destaca como exce-lente para investimentos, devido às Olimpíadas de 2016.

O BRASIL surge como objeto de desejo dos Americanos: classes mé-dia e alta serão responsáveis por mais de 70% da população do Brasil em 2014, segundo a matéria.

US$ 60 MILHÕES entraram na economia Brasileira em 2011, em forma de capital estrangeiro.

MIMOSO DO SUL recebe esta Coluna, logo mais para cobertu-ra do Prêmio Destaque. Veja os ganhadores no link http://migre.me/67oUa

ÁGUA MINERAL é indicada tan-to para higiene quanto hidratação. Tonifica a pele e cabelos.

CONSUMIR água mineral dia-

riamente contribui para eliminar medicamentos e ajuda a ema-grecer.

MARIANA MONTEIRO orga-nizando as novidades do verão 2012, que chegam à sua Loja: aten-ção mulheres fique a postos.

CARLOS CASTEGLIONE chegou ontem (10) de Vitória, trazendo novidades para a Agricultura que você lê AQUI amanhã.

QUE O 11/1/11 cheio de mistérios,

traga para você, Leitor (a) muita saú-de, paz, sucesso e Fé em Deus. O Bem contagia, o Mal contamina

FECHOU EM ALTA

FECHOU EM BAIXA

Feiras Livres de Cacho-eiro: comprar produtos frescos, mais baratos além de saudável é potencializar a agricultura familiar. Na cidade temos várias opções para adquirir frutas, verdu-ras e legumes deliciosos, que estão presentes tam-bém na alimentação escolar.

Restaurantes e Lancho-netes que insistem em esconder sua cozinha dos Clientes. É direito dos Clientes. Se você quer conhecer a qualidade de um estabelecimento, peça ao Proprietário ou Gerente e visite a cozinha. Se notar algo errado, ligue na hora para a Vigilância Sanitária.

Um Trio mais qUe especial,

sempre presenTe

nos melhores

evenTos de cachoeiro: BeTh eiras,

marlUce eiras e paUla

sanTos marino

Page 10: Edição 181

Sorriso e lágrimas. Os alunos que ganharam o 1º lugar da categoria 6º ao 9º da V Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura de Cachoeiro de Itapemirim, realizada na escola Anísio Ramos, eram só emoção. Assim que receberam a notícia de que tinham sido os escolhidos, pula-ram e choraram de alegria durante a comemoração.

“A gente não tinha es-peranças. Já estávamos quase indo embora e to-mamos um susto quando nossa escola foi chama-da”, disse o estudante da escola municipal Profes-

sor Florisbelo Neves (Alto Novo Parque), João Car-los Ferraz Correa, 14. Ele e suas colegas Gleyziane Rocha, Giovana Oliveira Vieira, Brenda Formagio e Marcely Paulino, todos com 14 anos e matricu-lados no 9º ano, levaram para a unidade de ensino onde estudam o primei-ro título de campeão da mostra.

A professora de ciências do grupo, Simone Ferraz, comemorou o resultado. “Nunca ganhamos antes. Estamos muito felizes com o resultado. Nos-so trabalho falou sobre

pesquisas que apontam que, com o aumento de substâncias dissolvidas na água devido à poluição, o congelamento não deverá continuar acontecendo a 0º, mas a uma tempera-tura menor”, explicou.

Mas a escola Florisbe-lo Neves não foi a única a comemorar. Além dela, outras 11 escolas foram premiadas: três na catego-ria educação infantil; três na 1º ao 5º; três na 6º ao 9º; três na ensino médio; um na ensino médio pro-fissionalizante e um na en-sino médio Educação de Jovens e Adultos (EJA).

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Emoção na premiação da 5ª Mostra de Ciência

DesDe alunos Da eDucação infantil até Do ensino méDio participaram Do evento, que tem como objetivo »Despertar o interesse Dos alunos pela ciência, incentivanDo o espírito crítico e empreenDeDor

Os alunos da escola municipal Florisbelo Neves comemoraram o resultado

divulgação/PMCi

seXta-feira, 11/11/2011 cacHoeiro De itapemrim e reGião sul 11Geralwww.aquies.com.br

Dos pequenos aos gran-des – todos por um mun-do melhor

A 5ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Cultura foi promovida pela prefeitura de Cachoeiro e envolveu 32 trabalhos de escolas públicas. Desde alunos da educação infantil até do ensino médio participa-ram do evento, que tem como objetivo despertar o interesse dos alunos pela ciência, incentivando o espírito crítico e empre-endedor.

Já na entrada da escola Anísio Ramos, onde esta-va acontecendo a mostra,

o visitante era incentiva-do a refletir sobre o tema “Mudanças climáticas, desastres naturais e pre-venção de riscos”, pois os alunos da escola Luiz Marques Pinto, do bairro Boa Vista, instalaram um túnel retratando o mun-do preservado e o não preservado. Em seguida, o visitante deparava com o trabalho das outras es-colas, que refletiam sobre o meio ambiente.

O resultado foi aprova-do pela secretária muni-cipal de Educação, Maria Deuceny Lopes Bravo. “É bom ver que nossos alunos estão muito en-tusiasmados e ver a pre-sença grande das comu-nidades escolares, com presença de professores e gestores. Com certeza, essa realidade só tende a contribuir com a inicia-ção científica desses estu-dantes”, disse.

Page 11: Edição 181

SEXTA-FEIRA, » 11/11/2011

Ilha dos FrancesesLocalizada a 3,5 km da Praia de Itaoca, em Itapemirim, a Ilha dos Franceses é um local paradisíaco, que pertence à Marinha do Brasil. Ela pode ser vista de diversas praias do litoral e o acesso deve ser programado com antecedência. Um passeio maravilhoso e imperdível, mas com espírito de preservação!

lImpeza da praIa Em Anchieta acontece hoje, a partir das 7 horas, a Limpeza Ecológica das Praias Baleia e Ubú. Uma ideia de preservação ambiental e sustentabilidade que serve de alerta para todos os moradores do Litoral. Vamos cuidar melhor de nossas praias!.

decoração natalInaVai até o dia 18 de novembro,

próxima sexta-feira, o período de inscrições para o “I Concurso de

Decoração Natalina de Fachadas Residenciais” do município de

Anchieta. Os prêmios totalizam 12 mil reais para os três

primeiros colocados nos quesitos criatividade e iluminação. A

cidade ficará ainda mais linda!

educação e desenvolvImentoA Ferrous do Brasil promoveu na quarta-feira desta semana, em Marataízes e na quinta-feira em Presidente Kennedy, a “I Mostra Conviver” de projetos culturais desenvolvidos pelas escolas em parceria com a empresa. A proposta foi compartilhar com a população, pesquisas sobre a chegada do porto na região com sustentabilidade. Parabéns aos professores e alunos que se envolveram com o projeto!

chegada do verãoEnquanto Marataízes se prepara para a chegada do verão, pesquisas sobre a balneabilidade das praias são realizadas com frequência pelo Iema – Instituto Estadual de Meio Ambiente, através da Coordenação de Análises e Parâmetros Ambientais. As praias de Marataízes estão em excelentes condições segundo pesquisas de coletas do órgão.

12

www.AQUIES.com.br

poR MARcElo SoncIno | (28) 9945 4927 | [email protected]

Vip’s do LiToRAL

Page 12: Edição 181

O ajudante de pedreiro Leonidas Neres Jordão foi preso na manhã de ontem, em Atílio Vivácqua, por po-liciais civis de Guaçuí, acu-sado de abusar da sobrinha de apenas seis anos. O caso aconteceu na localidade de São João da Serra, zona ru-ral do município, no mês de julho.

Segundo informações do delegado Fábio Teixeira, Le-onidas aproveitou que a mãe da criança não estava em casa para cometer o crime. “Ele persuadiu o irmão da vítima a sair do local, emprestando sua moto para o adolescente

de 13 anos dar umas voltas e ficar sozinho com a criança”, disse.

Leonidas então abusou da sobrinha, que contou para sua mãe. Imediatamente, a mãe da criança foi até a de-legacia e denunciou o crime. O acusado fugiu para não ser preso.

O delegado Fábio Teixeira representou pela prisão pre-ventiva do acusado e a Justi-ça acatou o pedido expedin-do mandado de prisão. Na manhã de ontem, após al-gumas diligências, Leonidas foi encontrado escondido em Atílio Vivácqua. Ele foi preso e encaminhado até a carceragem de Guaçuí, onde está à disposição da Justiça.

Na manhã de ontem, Daniel Souza da Silva, 18 anos, acusado de assassi-nar Wilbrain Leonardo Pimentel, conhecido como “Brain”, se entregou à po-lícia e confessou o crime, que aconteceu no dia 04 de novembro, em Marataízes.

Segundo o delegado Ed-son Lopes Junior, “Brain” foi assassinado após uma discussão relacionada com o tráfico de drogas. Além do crime, Daniel também atingiu outras duas pesso-as, um irmão de “Brain” e uma mulher, no entanto, eles não foram atingidos com gravidade.

No dia seguinte ao assas-sinato de “Brain”, parentes da vítima se armaram à pro-cura de Daniel, para vingar a morte de Wilbraim. No entanto, a Polícia Militar conseguiu interferir e efe-

tuou a prisão de quatro pessoas: Wanderson Leo-nardo Pimentel, 29 anos, Wanderson Leonardo Pi-mentel, 20 anos, o “Peque-no”, Wallace Pimentel, 38 anos, e Patrick Risperi, 20 anos.

Com eles foram encon-trados dois revolveres mu-niciados. Eles foram presos por porte de arma e forma-ção de quadrilha.

“A Polícia Civil já havia identificado o autor e sua prisão solicitada à Justiça. Assim, a polícia pratica-mente encerra as investi-gações”, completou o de-legado.

De acordo com o de-legado, constavam várias denúncias anônimas na Delegacia apontando que, tanto vítima quanto o au-tor, estavam envolvidos com o trafico de drogas.

SEXTA-FEIRA, 11/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 13SEGURAnçAwww.AQUIES.com.br

GUAÇUÍ MARATAÍZES

Homem é preso acusado de abusar da sobrinha

O ACUSADO ESTAvA ESCOnDIDO EM ATíLIO vIváCQUA, APóS DESCObRIR QUE A POLíCIA já TInHA COnHECIMEnTO DO CRIME »

Leonidas Neres Jordão foi preso acusado de abusar da sobrinha de seis anos

ALISSANDRA [email protected]

Divulgação/PC

Prefeitura tapando ontem...O buraco na rua Araujo Machado...Ponto para Casteglione#Se for verdade...Vai virar escândalo no meio evangélico e político nacional...Uma recente separação conjugal#Não desejar a mulher do próximo...Faz parte dos 10 Mandamentos#E assim caminha...A humanidade#E o Nem da Rocinha...Foi tirado de circulação#As famílias que sofreram com as ações do traficante...

Estão alegres com a prisão#E em uma administração de um município do sul do estado...Tem secretário cobrando “taxa de pedágio”...Acima do mercado#Quem não concordar em pagar o fixado...Fica chupando dedo#Grande expectativa para a próxima sessão da Gaiola de Ouro...Para ver qual o traje o vereador professor Léo vai comparecer...Depois do que o Elias de Souza disse para ele#Vai de modelito estilo

Dilma, Marta Suplicy, Benedita da Silva...Ou de “Guevara Vip Fashion” customizado#Segunda-feira é ponto facultativo...Por causa do feriado de terça#Em resumo...Tudo parado na próxima semana#Despacho de hoje é para o...”Caboclo Zé Bicheiro deu no poste ”#Para ver se ele ensina a um G-10...Deixar de ser G-14 do dinheiro público... E muitos menos G-24# E esse vai ser... Por minha conta mesmo

FRASE DO PiPOQUEiRO FRASE DO SORVETEiRO

“TOMO chá VERDE PARA EMAGREcER, MAS cOMO é MUiTO AMARGO MiSTURO cOM TODDy”.

“QUANTO MAiS EU REZO, MAiS PRESTAÇõES ME APAREcEM.”

Aprendi que nossa idade é medida mais pelas nossas vivências do que pelo tempo que passamos...Que a vida tem o gosto que queremos que ela tenha...De-pende do jeito que a gente vê e sente as coisas....Podemos Vê-la... Com alegria no rosto desfrutando das pequenas coisas que Deus nos dá ou com tristeza...estampada no coração...aceitar os caminhos de Deus com alegria.amar as pessoas que passam pela nossa vida...com a intensidade queri-da e necessáriaagarrá-las em nossos braços e fazê-las felizes...Viver intensamente esse sentimento divino que é o amor...O amor

PATULEiA

Um PM de São Paulo teve o seu sonho realizado

por tudo que é de Deus,mostrado pelos pe-quenos e grandes gestos da nossa vida...Não se abata pelos obstáculos que aparecerem em sua vida!

Cada um deles teve sua missão e seu aprendiza-do...Nenhuma flor nasce sem que seja consenti-mento do Criador...DEUS...Curte a vida!Abra os Olhos...olhe para o céu e sinta-se envolver pela magia da natureza!Porque tudo que Deus faz e maravilhoso.Deixe o palco dos medos e das dúvidas.De um sorriso e enfrente os desa-fios e os sonhos.Não venha com esse olhar de dúvidas.Não fique espantado...Acredite!Você pode sonhar e realizar seus sonhos.

Viva suas fantasias.Deixe o arco-íris passas na sua vida!Sinta o poder de Deus ao seu redor.

Você pode!Acredite em Deus.

Acusado de assassinato se entrega à polícia

Page 13: Edição 181

Assuntos referentes à criança e o adolescente foram discutidos na sema-na passada, durante a 9ª Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada no Teatro Municipal Fernan-do Torres. Representantes dos Conselhos Tutelares da Criança e do Adolescente, e das Secretarias Munici-pais da Assistência Social dos municípios de Guaçuí, Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Iuna, Irupi, Ibatiba, Muniz Freire e São José do Calçado aderiram a Confe-rência que teve como tema central “Mobilizando, im-plementando e monito-rando a política e o Plano Decenal de direitos hu-manos das crianças e dos adolescentes nos Estados,

GUAÇUÍ

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Município sedia Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente

O eventO teve O ObjetivO de mObilizar O sistema de garantir Os direitOs e da pOpulaçãO em geral »Serrana Filetti

cidades seXta-Feira, 11/11/2011 cacHOeirO de itapemrim e regiãO sul

www.aQuies.com.br14

no Distrito Federal e nos municípios”.

De acordo com o regi-mento interno, a Confe-rência teve o objetivo de mobilizar o sistema de ga-rantir os direitos e da popu-lação em geral pela imple-mentação da Política Na-cional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no âmbito dos municípios de Alegre, Apiacá, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Iùna, Irupi, Ibatiba, Muniz Freire e São José do Calçado.

Segundo o secretário municipal de Ação Social, João Fernando de Faria, o evento é importante para toda a região porque possi-bilita traçar propostas que garantem os direitos da criança e do adolescente.

A prefeitura de Cacho-eiro de Itapemirim está com inscrições abertas para professores e profis-sionais da área adminis-trativa, com o objetivo de preencher vagas já existen-tes e criar um cadastro de reserva para contratação em regime de Designação Temporária. As inscrições começaram nesta quinta (10) e vão até o próximo dia 20 de novembro, no

portal da administração municipal – www.cacho-eiro.es.gov.br.

Há oportunidades para professores licenciados em diversas graduações, bem como para quem tem ca-pacitação para ministrar aulas de ensino religioso e na área de educação es-pecial. Há possibilidade de convocação, também, para docentes que tenham o curso Normal Superior.

Já no nível administrativo, há vagas para agente de bi-blioteca escolar, almoxarife, agente de serviços da edu-cação, ajudante geral, auxi-liar de serviços da educação, auxiliar de serviços públicos municipais, bombeiro hi-dráulico, carpinteiro, eletri-cista, marceneiro, motorista, nutricionista, pedreiro, pin-tor, servente de obras, técni-co em contabilidade, técnico em informática e vigia.

As regras completas do concurso podem ser confe-ridas no site da prefeitura, onde já se encontram os editais número 03/2011 e 04/2011. Para acessar, bas-ta clicar no full bannner do concurso, disponível na página principal do site da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. No mesmo local, é possível saber mais sobre a atribuição de cada cargo.

Inscrições abertas para trabalho na educação

Há oportunidades para trabalhar em diversas funções na educação

Ao final da Conferência, as propostas foram apresentadas

divulgação/pmci

“Vejo que muitas crianças e adolescentes ainda hoje não tem seus direitos res-peitados”, enfatizou.

Quem também esteve presente na Conferência foi o representante do Conse-lho Municipal da Criança e do Adolescente Jorge Luiz Couto. Segundo ele, a Conferência traz propostas

que causam impactos posi-tivos na vida de crianças e adolescentes.

Já o chefe de Gabinete, Cloves Francisco Souza, que na oportunidade represen-tou o prefeito Vagner Ro-drigues Pereira, falou sobre a importância do Estatuto da Criança e do Adolescen-te. “O Estatuto da Criança

e do Adolescente constitui uma legislação de vanguar-da dos direitos da criança e do adolescente. O futuro deles é agora”, concluiu.

A Conferência também teve a participação do vere-ador Francisco Carlos Ran-gel Pereira que na oportuni-dade representou a Câmara Municipal de Guaçuí; do

responsável pelo Pólo II da Assistência Social do Espírito Santo, Cleber Ma-chado e do delegado res-ponsável pela Delegacia de Polícia do Espírito que atua na área da infância e ado-lescência, Marcelo Nolasco Abreu, que na oportunida-de ministrou uma palestra para os presentes.

Page 14: Edição 181

SEXTA-FEIRA, 11/11/2011 CACHOEIRO DE ITAPEMRIM E REGIÃO SUL 15www.AQUIES.com.br

Page 15: Edição 181

cidades seXTa-FeiRa, 11/11/2011 cacHOeiRO de iTaPeMRiM e ReGiÃO sUL

www.aQUies.com.br16

O governador Renato Ca-sagrande estará em Cacho-eiro hoje, para inaugurar a reforma do Colégio Estadual Liceu Muniz Freire, de uma sub-estação de energia, no bairro Vila Rica e de escola em Burarama.

A expectativa também é que Casagrande faça o anún-cio de pelo menos mais três grandes obras: ampliação da avenida Jones dos Santos Neves, criação de um trevo em frente ao novo Super-mercado do Perim, e refor-ma e duplicação da rodovia que entre o local conhecido

como trevo da Coca-Cola até o trevo de Itaoca.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Cachoeiro, o cronograma de visita do governador será o seguin-te: 11h00 na subestação da EDP, no bairro Vila Rica; 15h00, uma visita a escola Wilson Rezende, Burarama; 17h00, assinatura do edital de duplicação da Rodovia Jones dos Santos Neves; 18h00, inauguração do Li-ceu Muniz Freire, no bairro Coronel Borges. A assinatu-ra do edital será no Liceu.

Com a intervenção, o Liceu terá capacidade para 1.920 alunos. O investimen-

to total do governo do Esta-do é de R$ 3,9 milhões. As obras adaptaram as salas de aulas ao número de alunos e incluiu laboratórios de infor-mática, plataforma elevatória e banheiros para usuários de cadeira de rodas. O auditó-rio ganhou um camarim e os laboratórios de Física, Biolo-gia e Matemática também foram reformados.

Na área externa foi cons-truído o ginásio da escola. O muro da frente da escola foi substituído por grades e as árvores foram podadas para melhorar a visibilidade do prédio principal. A pis-cina da escola também foi reativa.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Governador entrega três obras e vai anunciar duplicação da Santos Neves

casaGRande esTaRá nO MUnicíPiO PaRa inaUGURaR a ReFORMa dO cOLéGiO esTadUaL LiceU MUniz FReiRe, e UMa sUb-esTaçÃO de eneRGia, nO baiRRO ViLa Rica »

filipe [email protected]

divulgação/pmci