Edição 185

16
A folha do passageiro Ano IV - Número 185 / Distribuição Gratuita Guarulhos, de 14 a 20 de março de 2013 Deputado federal Carlos Roberto sai em defesa da estatal durante seminário Em protesto por terem tido suas liminares cassadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em recurso da Prefeitura de Guarulhos, mais de 100 perueiros estão acampados no Paço Municipal. Eles prometem pedir asilo à Embaixada dos EUA por perseguição. A beleza de Grazi Massafera, a protagonista da nova novela das seis, “Flor do Caribe” COMEÇOU! O governador Geraldo Alckmin deu o “ponta-pé” inicial nas obras do Trecho Norte do Rodoanel. Em Guarulhos ocorrerão mais de 800 desapropriações. Nesta edição, tire suas dúvidas Págs. 7 a 10 PETROBRAS “DAQUI NÃO SAIO” Pág. 5 Pág. 5 Pág. 15 Astral Alto Alexandre Sone

description

Folha do Ponto

Transcript of Edição 185

Page 1: Edição 185

A folha do passageiroAno IV - Número 185 / Distribuição Gratuita

Guarulhos, de 14 a 20 de março de 2013

Deputado federal Carlos Roberto sai em defesa da estatal durante seminário

Em protesto por terem tido suas liminares cassadas pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em recurso da Prefeitura de Guarulhos, mais de 100 perueiros estão acampados no Paço Municipal. Eles prometem pedir asilo à Embaixada dos EUA por perseguição.

A beleza de Grazi Massafera, a protagonista da nova novela das seis, “Flor do Caribe”

COMEÇOU!O governador Geraldo Alckmin deu o “ponta-pé” inicial nas obras do Trecho Norte do Rodoanel. Em Guarulhos ocorrerão mais de 800 desapropriações. Nesta edição, tire suas dúvidas

Págs. 7 a 10

PETROBRAS

“DAQUI NÃO SAIO”

Pág. 5

Pág. 5Pág. 15

AstralAlto

Alexandre Sone

Page 2: Edição 185

02 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br

PONTO DE VISTAGil [email protected](11) 7746.7651

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 2013

Diretor Geral: Sebastião Bispo da SilvaDiretora Administrativa: Marilene Ferreira

Editor: Gil Campos (MTb 33.028) [email protected] de arte:Jéssica Caroline, Leonardo Bergamini, Thaís Arielle

Diagramação: Rafael dos Anjos Candidopublicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67,

Av.Silvestre Pires de Freiras, 2311, Jardim Paraiso, CEP 07144-000, Guarulhos, SP.

Tiragem: 20 mil exemplares

Telefone: (11) 2279-2152 - Redação: [email protected]ão: TAIGA - F.: 2409-7926

MAIS UMA VEZ, PERDEMOSPARA A ARGENTINA

A escolha do sucessor de Ben-to 16, na tarde desta quarta-feira (dia 13) - horário de Brasília, dei-xou milhares de católicos brasi-leiros - que tinham esperanças na figura do cardeal de São Paulo, D. Odilo Scherer - decepcionados.

Foram necessários cinco vota-ções durante o concílio, na Ca-pela Sistina, no Vaticano, para que os cardeais escolhessem Jor-ge Mario Bergoglio, de 76 anos, o cardeal de Buenos Aires, como o novo líder da Igreja Católica no mundo. Ou seja, mais uma vez, perdemos para a Argentina.

O novo papa se chamará Fran-cisco, alcunha que homenageia São Francisco de Assis e que nun-ca tinha sido usada. Bergoglio é o primeiro papa sul-americano.

De origem jesuíta, ele ficou conhecido por ter sido respon-sável na América Latina pela re-dação do documento sobre o se-gredo de Aparecida. Figura con-trovertida no cenário argentino, ele se destaca por sua forte per-sonalidade e pelo afrontamento declarado à atual força política do país, o Kirchnerismo.

Papa Francisco terá grandes desafios pela frente para reorga-nizar uma igreja conservadora, arcaica e afundada em denún-cias de corrupção e casos de pe-dofilia.

Que os brasileiros o apoiem. Até porque, quem falar agora mal da Argentina, de Messi ou de Maradona, com certeza não irá para o céu.

Sebastião Alemão - Fone: (11) 7865 2240 [email protected]

PONTO SEM NÓ

“NÃO PRECISO DO ALMEIDA”E por falar em prestígio, o deputado estadual

Alencar Santana parece que está p... da vida com o prefeito Almeida. Tanto que anda choramingando pelos cantos reclamando do fato do chefe do Executivo não tê-lo prestigiado com indicações na composição do secretariado. E muito menos com cargos de segundo e terceiro escalões. Segundo fontes, Alencar anda dizendo para amigos mais próximos que vai dar o contra-golpe e provar que não precisa do apoio do prefeito para se reeleger nas próximas eleições.

A DAMA DE FERROEsta semana, a classe política da cidade conheceu

a “dama de ferro” de Guarulhos. Trata-se de Marisa de Sá, segunda suplente do PT e vereadora em exercício. Ela ocupa vaga do presidente da Proguaru, o todo poderoso Zé Luiz que se licenciou e começou uma queda de braço com Marisa. Ela não teria aceitado dividir a assessoria com o ex-líder do governo. Quando todos pensavam que a moça estava desprestigiada, és que ela aparece como presidente do PT até o mês de novembro. E mais: a indicação partiu do próprio prefeito Sebastião Almeida que, por baixo dos panos, deu a ordem. Quem tem juízo, obedece.

FONE: 2279 2152

SEM SALÁRIONos bastidores petistas todos comentam a justificativa do prefeito alegando que

a escolhida teria que ser um parlamentar, pois não precisa do salário. Acredite se quiser: na boca pequena, comenta-se que o partido está sem dinheiro, cheio de dívidas e não poderia gastar, nesse momento, com o salário de presidente. Como Auriel Brito é considerado um “incontrolável” e Rômulo Ornelas, nem se fala, a presidência do partido na cidade caiu no colo de Marisa de Sá.

MEU NOME QUE ESTAVA NA CÉDULANa semana passada teria havido uma discussão entre petistas, e um aliado de

Almeida teria dito a Alencar que sem o apoio do prefeito ele não teria sido eleito deputado estadual. “Era meu nome que estava na cédula, não o do Almeida”, disse. Com esse clima, Alencar faz aniversário nesta quinta-feira, dia 14. A festa é no Clube Recreativo, no centro.Se a bebida não for de graça, é um bom momento para medir o seu prestígio político.

AH, SE A MODA PEGA!Na semana passada, o juiz eleitoral de Ribeirão Preto,

Héber Mendes Batista cassou o mandato da prefeita Dárcy Vera (PSD) e do seu vice Marinho Sampaio (PMDB). Motivo: o uso de funcionários comissionados em sua campanha eleitoral, em 2012. Apesar da condenação ser em primeira instância, com a prefeita podendo recorrer, fica um exemplo para todo o país, onde essa prática é comum para os que detém a máquina administrativa, principalmente na cidade de Guarulhos onde “choveram” denúncias no último pleito.

JUIZ ELEITORAL ARQUIVOU DENÚNCIAS EM GUARULHOSQuem elogiou a decisão do juiz eleitoral de Ribeirão Preto foi o deputado federal

Carlos Roberto (PSDB), que disputou as últimas eleições e saiu derrotado pelo atual prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida. Segundo o parlamentar, nas eleições foram protocoladas denúncias com o mesmo teor e até mais fundamentada que o de Ribeirão, com vídeos provando o uso da máquina administrativa na campanha petista, e o juiz eleitoral desta cidade arquivou os pedidos. O deputado não descarta a possibilidade de tentar o desarquivamento das denúncias, inclusive provocando o Ministério Público Eleitoral.

Page 3: Edição 185

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 2013 03A folha do passageiro

Page 4: Edição 185

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 201304 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br PolíticaRoberto Samuel

[email protected]:@robertosamuel10

(11) 7748.5993

*Carlos Roberto de Campos

Em todos os discursos dos governistas de plantão, há um ponto em comum, que enaltece o avanço do Brasil, propondo dias melhores com geração de renda, principalmente para a população mais pobre. Seria bastante nobre se as palavras tivessem uma relação direta com a prática, o que não é o caso. Como não são do ramo, esses interlocutores do Planalto, incluindo-se aí o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tentam vender uma imagem de que tudo são flores, quando – na realidade – o país caminha entre espinhos.

Não é possível conceber tanto otimismo quando os índices econômicos revelam um período de estagnação. O governo não enxerga a necessidade de buscar soluções para estimular a produção em sua essência. Em diferentes segmentos, os setores responsáveis por garantir o avanço da economia estão sendo massacrados por uma administração ruim. Há dez anos, o Brasil está entregue a gente que não busca outra coisa que não seja se perpetuar no poder, deixando de lado investimentos em infraestrutura, por exemplo.

Como querer garantir a geração de empregos, em um país que tem um dos piores crescimentos do PIB após o período de estabilidade econômica, garantido pelo governo de Fernando Henrique Cardoso? De forma hostil, o governo federal comemora o aumento da arrecadação, que se dá à custa de uma das maiores cargas tributárias do mundo, que oneram não só as empresas mas principalmente o cidadão comum. A inflação, pasmem, está de volta. Os preços do arroz e do feijão, na gôndola do supermercado, batem recordes ao mesmo tempo em que o setor agrário consegue números expressivos, mas que não se convertem em benefícios à população.

Na indústria, a situação é mais preocupante ainda. As taxas de desemprego só avançam, numa demonstração de que faltam estímulos à produção. Desta maneira, as empresas não conseguem se manter no mercado, frente à concorrência – muitas vezes desleal – dos produtos que vêm de fora. O Brasil, em um passo atrás, volta a ser apenas um exportador de

comodities, perdendo a chance de transformar matéria prima em produto acabado. Mandamos minério de ferro para a China e compramos deles o carro pronto, numa evidente inversão de valores no processo comercial.

Não à toa, o Brasil coleciona, nos últimos meses, déficits seguidos na balança comercial, já que o país acaba se tornando cada vez mais dependente dos produtos estrangeiros. Passa da hora do setor produtivo, em suas diferentes esferas, ser visto como prioridade neste país. Se não privilegiarmos o fato gerador, vamos ser obrigados a investir cada vez mais em programas assistencialistas, distribuindo bolsas como forma de diminuir a miséria, quando o melhor – para todos, sem exceção – seria estimular a produção, fazendo a cadeia girar em um sentido positivo. Mais produção, mais emprego, maior consumo, renda em ascensão e vida melhor para as pessoas.

*Carlos Roberto de Campos é deputado federal, presidente do PSDB Guarulhos e industrial.

Estimular a produção e qualidade de vidaFantazini, o retorno

O ex-vereador, ex-deputado federal e atual secretário de habitação, Orlando Fantazini, não descarta a possibilidade de ser candidato a De-putado Estadual ou Federal. Isso deve deixar muita gente feliz e outras muito preocupadas, pois ninguém duvida do potencial eleitoral do petista dos velhos tempos. É ela!

A vereadora Dona Maria (PT) quer ser deputada. Ainda não ficou claro se federal ou estadual, mas a ideia começa a pegar corpo. Um grupo polí-tico da cidade de São Paulo se agradou e apoia essa iniciativa. E por aqui, como seria sua aceitação?

A presidente do PTA vereadora em exercício pelo PT, Marisa de Sá, foi escolhida para o

mandato tampão que vai até novembro, quando será realizado o Processo Eleitoral do Diretório (PED). Ela diz poderá sim concorrer para um man-dato completo. “Não participei da reunião em que fui indicada, não me pediram nada nem fiz nenhum acordo. Pelo que eu sei todos os vereado-res não se opuseram ao meu nome”, explicou a vereadora Maria de Sá.

Reavaliando! MagoeiTava tudo certo, o secretário adjunto de Obras, Arnaldo Souza chegou

muito animado no dia e no horário certo para tomar posse como vereador no lugar do vereador Pezão (PT), que sairia para sofrer uma cirurgia na perna. Mas na hora H, o vereador não saiu. A cirurgia havia sido adiada e o Souza não virou vereador. Diante disso, e não por isso, Souza reavaliou e não ocupará a vaga do Pezão.

Trocando de ArnaldoSeguindo a lista, a ex-vereadora Eneide Lima seria a próxima, mas ela

está bem empregada em São Paulo. Assim sobrou para o 8° suplente, Ar-naldo Filho. Ele foi informado da decisão de seu xará, mas no dia seguinte foi avisado que mais uma vez a intervenção cirúrgica foi adiada outra vez. Assim sua posse deverá ocorrer somente semana que vem.

Cadê o canudo?A esperança de tomar posse com vereador era tão pequena que nem

diploma de suplente Arnaldo Filho havia solicitado à Justiça. O pedido foi feito somente nesta quarta-feira, dia 13 de março. Seu eu fosse o 9° suplente, o ex-vereador Jonas Dias e o 10° suplente de vereador do PT, Alemão do Transporte, providenciaria esse diploma.

Paz no ninho.Segundo o vereador Geraldo Celestino o ninho tucano está tranquilo.

“Quem apostava em crise no PSDB, se enganou. A paz reina na casa da Social Democracia”, afirma o vereador. Para o líder da oposição na Câ-mara guarulhense, para realizar o projeto de seu partido, não é possível perder tempo o foco. Paz no PTN

O vereador João Dárcio assumiu a Secretaria de Segurança. Assim, o primeiro suplente do PTN, Novinho Brasil, assume finalmente a cadeira no Legislativo. Problemas internos teriam retardado o processo.

Page 5: Edição 185

GUARULHOS, 14 A 20 DE MARÇO DE 2013 05A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brCidade

Félix: “vamos para a Embaixada”

Fotos: Diogo Rodrigues

ACAMPADOS NO PAÇO, PERUEIROS FALAM EM PEDIR ASILO À EMBAIXADA DOS EUA

Mais de 100 perueiros, im-pedidos de trabalhar após te-rem suas liminares cassadas em processo da prefeitura de Guarulhos junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, estão acampados na porta do Paço Municipal desde a noite da última terça-feira, dia 12.

Eles foram chegando aos poucos, mas organizados, e prometem que só deixarão o local quando voltarem a tra-fegar pelas ruas da cidade. O presidente da Cooperativa San-ta Emília, Vitor Jonas Rocha, o

Félix, de 49 anos, um dos orga-nizadores do movimento junto com outras cooperativas, ad-mitiu que, se a situação conti-nuar, irão pedir asilo na Embai-xada dos Estados Unidos. “Já estamos vivendo uma situação de perseguição política. Se ne-nhuma providência for tomada, vamos pedir ajuda ao governo norteamericano”, afirmou.

Além dos veículos parados na porta do gabinete do pre-feito Sebastião Almeida, os perueiros levaram para o local barracas com vários utensílios,

como cafeteiras, fogões e ge-ladeiras. Ontem, organizaram um churrasco em plena via pública. Até a conclusão desta edição, eles não tinham con-seguido nenhuma reunião com integrantes do governo.

“Apenas recebemos um re-cado do secretário de Transpor-tes e Trânsito (STT), Atílio Perei-ra, por intermédio de um verea-dor, afirmando que a única coisa que poderia fazer seria inter-ferir junto às empresas de ôni-bus de Guarulhos para arrumar emprego para todo mundo. Isso

não tem cabimento. Não vamos abdicar dos nossos direitos para satisfazer ego de nenhum secre-tário”, afirmou Félix.

Os perueiros pretendem, até o final de semana, reunir cerca de 600 pessoas no acam-pamento, entre os trabalhado-res, mulheres e filhos. “A vida está complicada, temos dívidas para serem pagas”.

A categoria está planejando um mapa de ações para serem executadas nos próximos dias. “Queremos chamar a atenção de todo o país”, disse.

Carlos Roberto sai em defesa da Petrobrás em Brasília

Hoje, a Petrobras é “a imagem da desconfiança e de prejuízos”. Esse é o diagnóstico de políticos do PSDB, comandados pelo presidente Sérgio Guerra e pelo sena-dor Aécio Neves, que se reuniram na tarde de terça-fei-ra, dia 12, em Brasília, com politicos de vários partidos de oposição e especialistas em petróleo, infraestrutura e planejamento energético, num seminário para discutir a situação da estatal. O slogan da conferência foi “Recu-perar a Petrobras é o nosso desafio”.

Os tucanos afirmam que, ao contrário do anúncio fei-to em 21 de abril de 2006 pelo então presidente Lula, de autossuficiência do setor petroleiro no Brasil, o País gastou só em 2012 U$ 7,2 bilhões com importação de de-rivados de petróleo: gasolina, diesel, nafta e querosene. Carlos Roberto saiu em defesa da Petrobrás na conferência

O deputado federal Carlos Roberto (PSDB) participou do evento. Segundo dados apresen-tados pelo parlamentar, entre 1995 e 2002, du-rante o governo FHC, a Petrobrás teve aumento médio de 10% na produção de petróleo, mas viu esse índice despencar para 2,4% ao ano desde que o PT chegou ao poder. Já a dívida líquida da empresa saltou de R$ 26 bilhões para R$ 130 bilhões entre 2007 e 2012.

O deputado afirmou que o aumento de fun-cionários colaborou para o crescimento da dívi-da. De 2002 a 2008, a empresa saltou de 45 mil empregados efetivos e 100 mil terceirizados para 85 mil efetivos e 300 mil terceirizados.

Dados da consultoria Economática mostra-dos pelo tucano apontam que nos últimos anos a empresa perdeu 47,7% do valor de merca-do, numa desvalorização de R$ 179,3 bilhões. “No governo do PSDB a empresa era a segunda maior petrolífera do mundo em valor de merca-do, a Petrobras ocupa hoje a oitava posição”. Concluiu Carlos Roberto.

Conforme o presidente nacional da legenda, deputado Sérgio Guerra (PE), só há uma forma de salvar a companhia: “É devolvê-la a uma gestão técnica, acabando com o loteamento político de suas diretorias.”

Dividas e funcionários crescem no governo do PT

Page 6: Edição 185

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 201306 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Cidade

Almeida assinou o termo acompanhado dos secretários Wagner Freitas e Moacir de Souza

No mesmo dia em que foram divulgados dados alarmantes sobre a Educação brasileira, mostrando que 90% dos jovens brasileiros ter-minam o ensino médio sem aprender matemá-tica, o Congresso Nacional Brasileiro, demons-trou toda sua irresponsabilidade e falta de compromisso com a população ao votar contra o veto da presidenta Dilma Rousseff, sobre os royalties do petróleo e com isso, prejudicando diretamente a Educação do nosso país.

É que a proposta da presidenta Dilma que mantinha a regra de distribuição de royalties do petróleo entre os Estados e municípios para os contratos já existentes, previa que mais recursos seriam destinados à Educação. A Educação, apontada por todos especialistas como principal alternativa para o conjunto de problemas enfrentados pela sociedade bra-sileira, foi tratada com desdém pelos nossos congressistas.

Agora governadores e prefeitos vão poder aplicar o dinheiro do petróleo como bem en-tenderem, em vez de investirem na Educação, como previa a proposta original do Executivo.

São atitudes como essa por parte dos par-lamentares brasileiros que contribuem para a péssima imagem que a população tem do Congresso Nacional. Não é difícil melhorar a imagem do Congresso. Bastaria votar projetos de interesse da maioria da população, o que não ocorreu neste caso, em que nossos par-lamentares preferiram esquecer o conjunto da população com objetivo único de privile-giar pequenos grupos vinculados às suas bases eleitorais.

Entre tantos desafios que nós que atuamos na área da Educação já somos naturalmente obrigados a enfrentar, mais esse: buscar alter-nativas aos recursos que agora sabemos que não mais chegarão. Tudo para compensar o despreparo e a falta de compromisso de quem foi eleito para representar o povo mas, que infelizmente deixa muito a desejar.

A Medida Provisória 592/2012 que garante 100% dos royalties do petróleo para a Educa-ção que ainda está em vigor, agora será ana-lisada pelo Congresso Nacional, porém, já é possível prever o resultado, catastrófico para o nosso país. A Educação, aquela que deveria ser a principal âncora do desenvolvimento do Brasil foi jogada na lata do lixo, para nossa tristeza.

É por isso que para a Educação, aquela quinta-feira [7], dia em que foram divulgados os resultados da votação sobre os royalties do petróleo pelo Congresso Nacional pode ser considerado um dia de luto. Sabemos que a partir de agora, com esta decisão, tudo ficará ainda mais difícil, porém, é da nossa nature-za lutar pela melhoria da qualidade social da Educação em nosso país e vamos continuar lu-tando até o fim.

O Congresso Nacional contra a Educação

Prof. Moacir de Souza

Secretário Municipal de Educação

CIDADE TERÁ 11 NOVAS CRECHESE MAIS 8 MIL VAGAS ATÉ 2014

Bairros como Jardim Acácio, Parque Primavera, Vila Dinamarca, Parque São Miguel, Jardim Maria de Lourdes, Parque Cecap, entre outros, serão beneficiados

As 20 mil crianças que estudam nas creches municipais de Guaru-lhos deverão ganhar, no próximo ano, mais de 8 mil novos cole-guinhas. É que a cidade assinou, no início desta semana, o termo de compromisso com o Progra-ma Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Pública de Educação In-fantil – ProInfância, do Ministério da Educação, para a construção de 11 creches, cinco quadras es-portivas cobertas com vestiário e cobertura de outras três quadras. “Vamos ampliar o número de va-gas nas creches da rede para dar mais segurança às mães que preci-sam trabalhar”, afirmou o prefei-to Sebastião Almeida.

Segundo ele, as novas unidades serão construídas no Parque Prima-vera, Vila Dinamarca, Parque São Miguel, Jardim Acácio, Vila Nova Carmela, Jardim Maria de Lourdes, Parque Cecap, Parque Uirapuru, Vila Alzira, Vila Galvão e Parque Santo Antonio. Desta forma, a ci-dade ganhará 8.220 novas vagas, num total de R$ 59.681.471,10 em investimentos da Prefeitura e do Governo Federal. As obras devem ser iniciadas ainda no segundo se-mestre deste ano.

Almeida destacou que a es-colha das áreas foi motivada por critérios técnicos, como a de-manda por vagas e a disponibili-dade de terrenos. “Vamos redu-zir ainda mais o déficit na rede municipal”, disse o prefeito. Até 2001, Guarulhos tinha apenas 350 vagas em creches à dispo-sição das crianças matriculadas nas creches. Hoje, a Prefeitura já oferece mais de 20 mil vagas aos alunos da rede em creches espalhadas por todas as regiões.

EDUCAÇÃO - O secretário de Educação, Moacir de Sou-za, destacou a importância da construção das creches para a população e também reforçou a parceria com o Ministério da Educação. De acordo com ele, a prefeitura está próxima de universalizar o atendimento às crianças na faixa de 4 e 5 anos de idade. “Nosso próximo desa-fio é fazer o mesmo para crian-ças em idade de creche”, afir-mou o secretário.

Maurício Burin

Sidnei Barros/PMG

Page 7: Edição 185

GUARULHOS, 14 A 20 DE MARÇO DE 2013 07A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brEspecial

dias do Trecho Norte

do Rodoanel

1.079

Governador Geraldo Alckmin dá “ponta-pé” inicial

na obras, que começaram por Arujá e devem chegar

a Guarulhos em até 30 dias. Mais de 800 famílias

deverão ser desapropriadas. Tire suas dúvidas sobre os

processos de desapropriação e reassentamento

Alexandre Sone

Page 8: Edição 185

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 201308 A folha do passageiro

Especial

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 2013 09Especial

Em protesto, os perueiros tomaram as ruas centrais da cidade

“Concluído, o complexo viário irá atrair novos investimentos para a cidade”, disse Carlos Roberto

O deputado federal Carlos Roberto com os deputados estaduais João Caramez (à esquerda) e Celino Cardoso

GUARULHOS PREPARADA PARA O RODOANELPor Gil CamPos

Enfim, as obras do trecho Norte do Rodo-anel tiveram início na manhã de terça-feira, dia 12, na cidade de Arujá. E a contagem re-gressiva para o seu término começou: serão 1.079 dias, com um custo de aproximada-mente R$ 1,5 bilhão (do montante de R$ 5,6 bilhões total, incluindo desapropriações) e remoção de 806 famílias. Serão seis frentes de trabalho, que no prazo de até 30 dias, atingirão Guarulhos, palco de parte estraté-gica das obras.

“Este é um momento histórico, e esta é uma das obras mais importantes do país. A região metropolitana de São Paulo é uma das maiores do mundo, com 22 milhões de pessoas. No trajeto de área das obras en-contraremos 5 mil famílias. Não tenho dú-vidas de que estamos iniciando uma obra das mais complexas, mas de extrema im-portância para o Brasil”, disse o governa-dor Geraldo Alckmin.

O governo do Estado de São Paulo con-tratou em 7 de fevereiro as obras com 23,1% de desconto frente ao valor de refe-rência da licitação (R$ 5 bilhões). O valor proposto pelas empresas foi de R$ 3,9 bi-lhões, que representou economia de cerca de R$ 1,2 bilhão. A licitação do Rodoanel Norte foi a maior em andamento no país entre 2011 e 2013. Trata-se da maior obra rodoviária financiada pelo BID no mundo.

Segundo Alckmin, a rodovia terá 44 qui-lômetros de extensão e interligará os tre-chos Oeste e Leste do Rodoanel. “Teremos mais 3,6 km para chegarmos dentro do Ae-roporto de Cumbica”, informou o governa-dor. Durante a cerimônia, ele fez um agra-decimento especial ao prefeito Sebastião Almeida, e anunciou obras de canalização do Baquirivu e suas pistas.

DESAPROPRIAÇÕES – Em Guarulhos, a previsão é de que, inicialmente, 200 pro-priedades deverão ser removidas. Também será executado o programa de reassenta-mento, onde serão inseridas as famílias que não possuem documentação do imóvel.

Até o momento, a Dersa (Desenvolvi-mento Rodoviário S/A) registrou 606 famí-lias de Guarulhos no projeto. Neste caso, as famílias cadastradas poderão optar em re-ceber um imóvel da Companhia de Desen-volvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do programa Minha Casa, Minha Vida ou o valor em dinheiro – que será definido por meio da elaboração de laudos, que seguem os padrões da Associação Brasileira de Nor-mas Técnicas (ABNT) e do Instituto Brasi-leiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE).

Ao lado do governador Geraldo Alckmin, o de-putado federal Carlos Roberto (PSDB-SP) parti-cipou da cerimônia de inauguração das obras do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, em Arujá. A obra será realizada em 36 meses, a um custo de R$ 5,6 bilhões. Para o parlamentar, o empreendi-mento marcará um novo ciclo de desenvolvimento para Guarulhos, com maior fluidez no trânsito das principais rodovias, além de geração de emprego e renda.

“Com todas as implicações ambientais, a obra tinha tudo para não sair. No entanto, o espírito empreendedor do PSDB levou o governador (Geral-do Alckmin) a resolver todos os impasses e ainda buscar recursos para baratear os custos, diferente das contratações feitas pelo governo federal, em que os orçamentos só aumentam”, afirmou.

Carlos Roberto acredita que a conclusão do complexo viário contribuirá para atrair novos em-presários e projetar a cidade para que ela tenha o merecido destaque no cenário nacional. “De outra forma, o município precisa aproveitar essa oportunidade e começar a se preparar para re-ceber o Rodoanel. Se a cidade não oferecer um planejamento viário para se adequar aos acessos, de pouco adiantará essa grande obra”, ponderou.

Deputado Carlos Roberto enaltece novo período de desenvolvimento

Trecho NorTe PlaNTões sociaisO trecho Norte é uma rodovia “Classe Zero”

(de alto padrão técnico e controle total de acesso) com quatro faixas de rolagem por sen-tido entre o Rodoanel Oeste e a rodovia Fernão Dias. O segmento entre a Fernão Dias e a via Dutra terá três faixas de rolagem de 3,6 me-tros de largura em cada pista. A rodovia ainda é provida de canteiro central com 11 metros de largura e terá velocidade de 100 km/h.

A obra contemplará toda a Região Metropo-litana de São Paulo (RMSP), em especial San-tana do Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Arujá, Guarulhos e São Paulo. Após sua conclusão, 17 mil caminhões por dia serão reti-rados da Marginal Tietê, na capital.

O prefeito Sebastião Almeida acompanhou o início das obras do Trecho Norte Alckmin posou com técnicos e operários que vão trabalhar nas obras do Trecho Norte do Rodoanel

O governador Geraldo Alckmin iniciou a contagem regressiva para o término das obras: serão 1.079 dias, segundo o cronograma dos trabalhos

CENTRO DE DEFESA E SOLIDARIEDADERua Granito, 664, Vila UniãoAtendimento: segundas e quartas, das 9h30 às 12h30 e 13h30 às 15h30

GARAGEMRua das Margaridas, s/n, Cidade SoberanaAtendimento: quintas, das 9h30 às 12h30 e 13h30 às 15h30

ALÇA AEROPORTORua Tibre, 17, Jardim São JoãoAtendimento: terças, quartas e quintas, das 9h30 às 12h30 e 13h30 às 15h30

PONTO DE CULTURARua B Particular, 27, Jardim dos CardososAtendimento: terças, das 9h30 às 12h30

Fotos: Alexandre Sone e divulgação

Page 9: Edição 185

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 201308 A folha do passageiro

Especial

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 2013 09Especial

Em protesto, os perueiros tomaram as ruas centrais da cidade

“Concluído, o complexo viário irá atrair novos investimentos para a cidade”, disse Carlos Roberto

O deputado federal Carlos Roberto com os deputados estaduais João Caramez (à esquerda) e Celino Cardoso

GUARULHOS PREPARADA PARA O RODOANELPor Gil CamPos

Enfim, as obras do trecho Norte do Rodo-anel tiveram início na manhã de terça-feira, dia 12, na cidade de Arujá. E a contagem re-gressiva para o seu término começou: serão 1.079 dias, com um custo de aproximada-mente R$ 1,5 bilhão (do montante de R$ 5,6 bilhões total, incluindo desapropriações) e remoção de 806 famílias. Serão seis frentes de trabalho, que no prazo de até 30 dias, atingirão Guarulhos, palco de parte estraté-gica das obras.

“Este é um momento histórico, e esta é uma das obras mais importantes do país. A região metropolitana de São Paulo é uma das maiores do mundo, com 22 milhões de pessoas. No trajeto de área das obras en-contraremos 5 mil famílias. Não tenho dú-vidas de que estamos iniciando uma obra das mais complexas, mas de extrema im-portância para o Brasil”, disse o governa-dor Geraldo Alckmin.

O governo do Estado de São Paulo con-tratou em 7 de fevereiro as obras com 23,1% de desconto frente ao valor de refe-rência da licitação (R$ 5 bilhões). O valor proposto pelas empresas foi de R$ 3,9 bi-lhões, que representou economia de cerca de R$ 1,2 bilhão. A licitação do Rodoanel Norte foi a maior em andamento no país entre 2011 e 2013. Trata-se da maior obra rodoviária financiada pelo BID no mundo.

Segundo Alckmin, a rodovia terá 44 qui-lômetros de extensão e interligará os tre-chos Oeste e Leste do Rodoanel. “Teremos mais 3,6 km para chegarmos dentro do Ae-roporto de Cumbica”, informou o governa-dor. Durante a cerimônia, ele fez um agra-decimento especial ao prefeito Sebastião Almeida, e anunciou obras de canalização do Baquirivu e suas pistas.

DESAPROPRIAÇÕES – Em Guarulhos, a previsão é de que, inicialmente, 200 pro-priedades deverão ser removidas. Também será executado o programa de reassenta-mento, onde serão inseridas as famílias que não possuem documentação do imóvel.

Até o momento, a Dersa (Desenvolvi-mento Rodoviário S/A) registrou 606 famí-lias de Guarulhos no projeto. Neste caso, as famílias cadastradas poderão optar em re-ceber um imóvel da Companhia de Desen-volvimento Habitacional e Urbano (CDHU), do programa Minha Casa, Minha Vida ou o valor em dinheiro – que será definido por meio da elaboração de laudos, que seguem os padrões da Associação Brasileira de Nor-mas Técnicas (ABNT) e do Instituto Brasi-leiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE).

Ao lado do governador Geraldo Alckmin, o de-putado federal Carlos Roberto (PSDB-SP) parti-cipou da cerimônia de inauguração das obras do trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, em Arujá. A obra será realizada em 36 meses, a um custo de R$ 5,6 bilhões. Para o parlamentar, o empreendi-mento marcará um novo ciclo de desenvolvimento para Guarulhos, com maior fluidez no trânsito das principais rodovias, além de geração de emprego e renda.

“Com todas as implicações ambientais, a obra tinha tudo para não sair. No entanto, o espírito empreendedor do PSDB levou o governador (Geral-do Alckmin) a resolver todos os impasses e ainda buscar recursos para baratear os custos, diferente das contratações feitas pelo governo federal, em que os orçamentos só aumentam”, afirmou.

Carlos Roberto acredita que a conclusão do complexo viário contribuirá para atrair novos em-presários e projetar a cidade para que ela tenha o merecido destaque no cenário nacional. “De outra forma, o município precisa aproveitar essa oportunidade e começar a se preparar para re-ceber o Rodoanel. Se a cidade não oferecer um planejamento viário para se adequar aos acessos, de pouco adiantará essa grande obra”, ponderou.

Deputado Carlos Roberto enaltece novo período de desenvolvimento

Trecho NorTe PlaNTões sociaisO trecho Norte é uma rodovia “Classe Zero”

(de alto padrão técnico e controle total de acesso) com quatro faixas de rolagem por sen-tido entre o Rodoanel Oeste e a rodovia Fernão Dias. O segmento entre a Fernão Dias e a via Dutra terá três faixas de rolagem de 3,6 me-tros de largura em cada pista. A rodovia ainda é provida de canteiro central com 11 metros de largura e terá velocidade de 100 km/h.

A obra contemplará toda a Região Metropo-litana de São Paulo (RMSP), em especial San-tana do Parnaíba, Cajamar, Francisco Morato, Franco da Rocha, Caieiras, Mairiporã, Santa Isabel, Arujá, Guarulhos e São Paulo. Após sua conclusão, 17 mil caminhões por dia serão reti-rados da Marginal Tietê, na capital.

O prefeito Sebastião Almeida acompanhou o início das obras do Trecho Norte Alckmin posou com técnicos e operários que vão trabalhar nas obras do Trecho Norte do Rodoanel

O governador Geraldo Alckmin iniciou a contagem regressiva para o término das obras: serão 1.079 dias, segundo o cronograma dos trabalhos

CENTRO DE DEFESA E SOLIDARIEDADERua Granito, 664, Vila UniãoAtendimento: segundas e quartas, das 9h30 às 12h30 e 13h30 às 15h30

GARAGEMRua das Margaridas, s/n, Cidade SoberanaAtendimento: quintas, das 9h30 às 12h30 e 13h30 às 15h30

ALÇA AEROPORTORua Tibre, 17, Jardim São JoãoAtendimento: terças, quartas e quintas, das 9h30 às 12h30 e 13h30 às 15h30

PONTO DE CULTURARua B Particular, 27, Jardim dos CardososAtendimento: terças, das 9h30 às 12h30

Fotos: Alexandre Sone e divulgação

Page 10: Edição 185

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 201310 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Especial

TIRE AS SUAS DÚVIDAS

- QUANDO INICIA O PROCESSO DE DESA-PROPRIAÇÃO?A Dersa já está realizando o cadastramento das propriedades para identificar as desa-propriações. As áreas serão desapropriadas dependendo do andamento das necessida-des da frente de obra, obedecendo um cro-nograma físico/financeiro.

- QUANDO DEVO ENTREGAR A POSSE DO MEU IMÓVEL À DERSA?Poderá ocorrer após acordo amigável ou por ordem do juiz da causa, com avaliação prévia e depósito da quantia estabelecida.

- A DERSA PODE ENTRAR NO IMÓVEL PARA VISTORIÁ-LO?A Dersa, por meio do levantamento de Cadastro Físico e Dominial, necessitará vistoriar o imóvel para perfeita identifi-cação do terreno, construções e benfei-torias. Somente a Dersa ou as empresas por ela autorizadas poderão fazer a vis-toria.

- QUE VALOR SERÁ PAGO PELO MEU IMÓVEL?Será oferecido um valor que represente a justa indenização, levando em conta o pre-ço do mercado imobiliário da região.

- SEREI PAGO PELO MEU TERRENO?As famílias que apresentarem títulos de propriedades do terreno serão atendidas por meio do Programa de Desapropriação, de acordo com o regulamento legal. A inde-nização do imóvel será fixada com base no valor do mercado imobiliário da região. As famílias que não apresentarem títulos de propriedade serão atendidas por meio do Programa de Reassentamento.

- O QUE É PRECISO PARA RECEBER A INDE-NIZAÇÃO?Apresentar à Dersa, quando solicitado, toda documentação necessária referentes ao imóvel e propriedade do terreno.

- O INQUILINO TEM DIREITO À INDENIZAÇÃO?Não.

Programa de Desapropriação

Programa de Reassentamento- QUANTO SERÁ PAGO PELA MINHA MORADIA SE EU NÃO APRESEN-TAR TÍTULO DE PROPRIEDADE?O morador será atendido por meio do Programa de Reassentamento e o valor pago pela moradia será de acordo com o laudo social de equiparação de moradia, que será elaborado por uma equipe técnica especializada. A família poderá optar por receber o valor do laudo ou uma unidade habitacional.

- QUANDO COMEÇARÃO AS REMOÇÕES?Inicialmente ocorrerão reuniões com as lideranças locais da comuni-dade e a população para esclarecer os procedimentos do Programa de Reassentamento e serão instalados plantões sociais para atender as famílias impactadas pelo empreendimento. As remoções se ini-ciam após o processo de cadastro e elaboração de laudos.

- TODOS OS IMÓVEIS QUE TIVEREM O SELO DE CADASTRO SOCIAL SERÃO REMOVIDOS?Não, a selagem não é a certeza da remoção.

- ONDE SERÃO AS NOVAS MORADIAS DAS FAMÍLIAS QUE OPTAREM PELO REASSENTAMENTO?O objetivo é realocar as famílias para imóveis regulares, preferen-cialmente, próximos às áreas de origem.

- PARA QUEM DEVO ENTREGAR OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA SER INDENIZADO OU REASSENTADO?Os documentos devem ser entregues somente para a equipe social ou técnica devidamente identificada. Tais documentos serão soli-citados durante as visitas domiciliares ou nos plantões sociais, que serão implantados próximos das áreas de influência das obras.

Page 11: Edição 185

GUARULHOS, 14 A 20 DE MARÇO DE 2013 11A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brSaúde

Além do trabalho de combate à dengue realizado na cidade durante o ano todo, a Secretaria Municipal de Saúde implantou nessa semana uma nova modalidade de ação: a fiscali-zação com finalidade educativa, mas também com notificação e autuação de imóveis reincidentes na manuten-ção de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Tra-ta-se de um projeto piloto que ini-cialmente está sendo desenvolvido na região da Ponte Alta.

“É importante destacar que nos-

sa ação é essencialmente educativa, mas nos casos em que as pessoas in-sistem em manter criadouros, mes-mo com todas as orientações recebi-das da equipe que faz as visitas casa a casa, iremos adotar medidas mais punitivas”, explicou a médica vete-rinária Cristina Magnabosco, diretora do Departamento de Higiene e Prote-ção da Saúde. Mais de dez técnicos do Centro de Controle de Zoonoses e da Vigilância Sanitária Municipal estão envolvidos nessa fiscalização.

Como explicou a médica veteri-

nária, em um primeiro momento os agentes irão vistoriar os imóveis, orientar e notificar o morador quan-do forem encontrados criadouros do mosquito da dengue, concedendo prazo de acordo com a complexida-de do problema para sua solução. Na segunda visita, caso a irregularidade persista, a pessoa poderá ser autua-da. De acordo com o Código Sanitá-rio Municipal, a multa será calculada conforme a gravidade do problema, podendo dobrar em casos de reinci-dência.

VISTORIAS - Nessa primeira etapa do trabalho de fiscalização serão vis-toriados cerca de 20 endereços alvos de denúncias. Na sequência, a ação poderá ser estendida para os demais imóveis do bairro e também para ou-tras regiões da cidade. “Nosso foco neste momento são cerca de 20 imó-veis denunciados na região da Pon-te Alta, atualmente um dos bairros críticos da cidade, com 31 dos 138 casos confirmados da doença no mu-nicípio até o último dia 6”, explicou a diretora.

Guerra contra a dengue

Imóveis reincidentes em criadouros poderão ser multados; projeto piloto está em execução na Ponte Alta

A Prefeitura de Guarulhos abriu concursos públicos para 119 vagas na área da saúde, nas funções de auxiliar em saúde/enfermagem (5), auxiliar em saúde/imobilização ortopédica (1), auxiliar em saúde bucal (1), ci-rurgião dentista (1), enfermeiro (5), enfermeiro da família (3), especia-lista em saúde/assistência social (1), especialista em saúde/nutricionista (1), rádio operador (cadastro reser-va), técnico de saúde/enfermagem (1), técnico de saúde/protético den-tário (1), técnico de saúde/saúde bu-cal (1), médico veterinário/atuação na área da saúde (1), além de médico em diversas especialidades.

Entre as especialidades médicas, estão: anestesista, cardiologista pediatra, cirurgião geral, cirurgião pediatra, cirurgião vascular, clíni-co geral, clínico geral intensivista, médico de família, dermatologista, médico do adolescente, endocrino-logista, gastroenterologista, gas-troenterologista pediatra, geriatra, hematologista pediatra, hemotera-

peuta, homeopata, infectologista, mastologista, nefrologista, neuro-logista, neuropediatra, oncologista, ortopedista, pediatra, pediatra in-tensivista, psiquiatra, psiquiatra pe-diatra, pneumologista, pneumologis-ta pediatra, proctologista, reuma-tologista, reumatologista pediatra, socorrista clínico geral, socorrista ortopedista, socorrista pediatra, so-corrista psiquiatra, ultrassonografis-ta e urologista.

Os salários oscilam de R$ 1.494,66 (auxiliar em saúde/ enfermagem e imo-bilização ortopédica) a R$ 11.044,87 (médico de família). As inscrições de-vem ser realizadas até as 12 horas do dia 28 de março pela internet, no site www.ibamsp-concursos.org.br . A taxa de inscrição varia entre R$ 38 e R$ 79, conforme a escolaridade.

INFORMAÇÕES - Mais informações podem também ser obtidas na Seção de Gestão e Recrutamento e Sele-ção, da Secretaria de Administração e Modernização, pelo telefone 2423-7436/7471.

GUARULHOS ABRE CONCURSO PARA 119 VAGAS NA SAÚDE

Das 119 vagas, o concurso garantirá uma para cirurgião dentista; inscrições vão até o dia 28 deste mês

Page 12: Edição 185

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 201312 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Esporte

O zagueiro Bruno está confiante na equipe para a temporada

2279 2152ANUNCIE:

AD SEGUE PREPARAÇÃO PARA O PAULISTA A Associação Desportiva Guarulhos

treina diariamente, no Estádio Cícero Miranda, para a estreia da Segunda Di-visão do Campeonato Paulista, prevista para começar no dia 27 de abril. Com a base de atletas nascidos na cidade de Guarulhos, o Índio pretende criar iden-tidade com o município e entrar prepa-rado na competição estadual.

Dando continuação na base que dis-putou o campeonato no ano passado, o treinador Olavo Henrique da Silveira contou que o time está mais experiente e preparado em 2013, e que o principal objetivo é passar da primeira fase. Na última temporada, o time brigou até a rodada final, mas não se classificou para a segunda fase.

“Os atletas estão demonstrando mui-ta vontade. Eles amadureceram, estão mais experientes e saberão se compor-tar melhor na competição este ano”, co-mentou Silveira. Cerca de sete jogadores que compuseram o elenco em 2012 per-maneceram. Segundo o técnico, o ideal é “fechar o time com 30 atletas”. Alguns ainda passam por fase de avaliações.

Na última quarta-feira (6), a Federa-ção Paulista de Futebol (FPF) divulgou uma nova tabela da competição. O time guarulhense está no Grupo 6, junto a EC Primavera (Indaiatuba), Nacional, SEV (Hortolândia), Atibaia e Sumaré. A estreia acontece em Guarulhos, no Es-tádio Antônio Soares de Oliveira, no dia 27, às 15h, contra o SEV.

Alguns atletas que partici-param do elenco do ano passa-do do AD Guarulhos confiam na classificação do time, creditando ao amadurecimento dos jogado-res ao longo do ano de 2012. É o terceiro ano do zagueiro Bruno Amaral, 23, conhecido como Bra-dy, no time.

Para ele, a equipe que está sendo formada neste ano tem mais qualidade e peças de repo-sição. “O time do ano passado era bom, mas agora, o treinador tem mais atletas a disposição, com qualidades diferentes. Com isso, temos mais opções de for-mações e jogadas”, declarou.

Uma das principais novidades deste ano na equipe será a pre-sença do volante guarulhense, Henrique Costa, 23. Em 2012, o atleta ajudou o Joseense, de São José dos Campos, a conquistar o acesso a Série A3 do Campeonato Paulista. “Ainda estou me adap-tando ao time, mas acredito que pela qualidade da equipe, vamos passar de fase”, comentou. Hen-rique espera poder contar com o apoio da torcida guarulhense para ajudar o time em todos os jogos.

Jogadores estão confiantes

Page 13: Edição 185

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 2013 13A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brCultura

Maria Gadú encantou o público que lotou o Teatro Adamastor Centro

Page 14: Edição 185

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 201314 A folha do passageiro

Socialwww.folhadoponto.com.br CLICK’S DAS MELHORES BALADASPor Edgar Guilherme

www.oruspix.com.br

O Folha do Ponto, seu companheiro in-separável nas baladas

TIAGO E MONIQUE

BIRA LV E RENATO VIANNA

THALLES ROBERTO

KALIBA

JULIO E MENDY

WELLINGTON E LEONARA

BADU E IRÃ

CLAUDIA E FERNANDO DIRK E VANESSA

CRISTIANE, BEATRIZ, LETICIA E FERNANDA.

THAIS, SUELEN, IARA E MARIANA

AV. PAULO FACCINI Nº2171 MAIA - GUARULHOS

SHOPPING INTERNACIONALRDV. PRESIDENTE DUTRA

GUARULHOS/SP TEL: (11) 2425-0097

RUA JOÃO CAVALARI Nº133 PONTE GRANDE -GUARULHOS/SP

TEL: (11) 2425-0097

INTERNACIONAL EVENTOS

na balada

de Guarulhos, está sempre pronto a divulgar os momentos de alegria dos baladeiros de plantão.

Fique atento, pois o próximo a ser clicado por nossa equipe pode-rá ser você. Curta a festa, e divirta--se com responsabilidade!

Se a Balada for Boa

a gente vai lá

Conferir!

(CANTORES) (CANTOR)

(CANTOR)

Page 15: Edição 185

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 2013 15A folha do passageiro

www.mariblogandogeral.blogspot.comTÁ N O P O N T O ! PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

www.coquetel.com.br

NAS BANCAS e livrAriAS

DeSCuBrA que A matemática não é

uM BiCho De √9 + 22 cabeças

de11 a 15 anos

BANCO 51

Os leito-res do

sistemaBraile

"Você é(?)", bor-dão do

Patolino

Fez sinaiscom algu-ma partedo corpo

Divisãodo set, na

partida de tênis

Clínicaspara trata-

mentosestéticos

Baralhousado em

carto-mancia

SinclairLewis,

escritordos EUA

Acompa-nhamento da moque-ca (Cul.)

Ser queseduz na-vegantes

(Mit.)Letra aque se

apõe til, noespanhol

Signifi-cado do"A" na

sigla AI-5

Espéciede lobo

americano

Registrodo alunona escola

AvrilLavigne,cantora

canadense

Cada uni-dade emuma enu-meração

O conjuntodos seresvivos deuma área

"O Mágicode (?)",clássico

do CinemaOrifícios

obstruídospor cravos

(Anat.)

Planta, em inglês

O amadode Julieta(Teatro)

Ministronos reinos muçulma-

nos

O de SãoNunca éesperadoem vão

Classe (?):surgiu

com o Ca-pitalismo

Vogaltônica de"rubrica"(Gram.)

Benefício arbitrado na Vara de FamíliaPreço-base da hos-pedagem em hotéis

RespostaafirmativaCoautorde "Gita"

O maior caído noBrasil é o de Benden-

gó, com 5.360 kg

Ousadiaexcessiva

É acesa na Grécia a cada 4 anos

Envoltório da larva do bicho-da-seda

A servidora públicanão regida pela CLT

Dentro, em inglêsTorta, em

inglês

Origem da Fênix

renascidaFoco da

atenção doatiradorRelativo à boca

Elétron(símbolo)Proprie-tários

Prezado;estimadoLocal de

filmagens

Título de chefemafiosoAmolar

Pôs-se acaminhoDisco,

em inglêsF O I

MCSPTEMERIDADEOTGAMEIN

ACENOUSPASHOSLPIRÃO

TAROSEREIACOIOTEEAL

LTCINZAIBIOMAXITEM

MTALVOEPOROSEDON

VIZIRPLANTCCAROFOI

CASULODISCELMEDIAI

ESTATUTARIA

2/in. 3/don — pie — set. 4/disc — game. 5/bioma — plant.

Mari

[email protected]

Realizada tanto na vida profissional quanto na pessoal. A protagonista da novela das seis, “Flor do Caribe”, que estreou nesta segunda-feira (11) e mãe de Sofia, de 9 meses, acredita que está tudo caminhando perfeitamente.Grazi se tornou conhecida pelo público, após sua participação na quinta edição do Big Brother Brasil. Depois de sair da casa, ela ganhou a oportunida-de na trama ‘Páginas da Vida’ (2006), interpretando Thelma Ribeiro. Em seu primeiro papel, Grazi foi bem e recebeu convites para fazer participações em outros programas, como no ‘Casseta e Planeta, Urgente’. A segunda novela que Massafera atuou, foi em ‘Desejo Proibido’ (2007), como Florinda Palhares. Em seguida, Grazi viveu sua primeira protagonista em ‘Negócios da China’ (2008), como Lívia Noronha.Em ‘Tempos Modernos’ (2010) a bela fez a vilã Deodora Madureira. No mesmo ano, a loira participou da série ‘As Cariocas’, no episódio ‘A Desinibida do Grajaú’ No papel seguinte, Grazi emplacou mais uma antagonista. Em ‘Aquele Beijo’ (2011), deu vida a personagem Lucena Zambelli.

CURTAS

Niana Machado, de 75 anos, atriz do seriado Pé na Cova, exibido nas noites de quinta--feira na Globo, passou por uma cirurgia no cérebro na noite de domingo (10). “Vamos mandar boas vibrações para ela”, escre-veu Miguel Falabella, diretor e ator da série, no Twitter. Niana seguia internada até o fecha-mento desta edição.

Separado de Zilu, com quem foi casado por 30 anos, Zezé Di Ca-margo admitiu que pulava a cerca durante o casamento. Zezé e Zilu se separaram oficialmente em agosto de 2012, mas continuam amigos. O sertanejo assumiu que vive um novo relacionamento, mas não fala sobre a namorada.

RECUPERANDO-SE

PULOU A CERCA

Grazi MassaferaAlto Astral!

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Aquário - 21/01 a 19/02

Sagitário - 22/11 a 21/12Peixes - 20/02 a 20/03

Libra - 23/09 a 22/10

Escorpião - 23/10 a 21/11Leão - 22/07 a 22/08

Virgem - 23/08 a 22/09

Câncer - 21/06 a 21/07Áries - 21/03 a 19/04

Touro - 21/04 a 20/05

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Ei tome cuidado com provocações e brigas

O momento ótimo para novas amizades. Mas

que podem acontecer. Procure manter a calma e o equilíbrio.

é hora de rever de fato o que realmente quer para sua vida.

Momento ótimo para começar alguma coisa

nova. Seguir um novo cami-nho, uma nova estrada.

Momento de renova-ção da fé. Fique atento

às oportunidades, que surgi-rão para sua vida.

Deixe a agressividade destrutiva de lado. Mui-

ta coisa pode ser construída. Tenha paciência.

Tome muito cuidado com mal entendidos,

pois eles podem criar situa-ções ilusórias de rejeição .

Você deve ter paciên-cia, agir com raciona-

lidade e não se deixar levar pelos acontecimentos.

Aproveite as boas energias para firmar

sua relação amorosa. Mante-nha-se atento

Mudanças chegarão e você não vai poder evi-

tá-las. Suas energias estão in-tensas, use - as em seu favor.

Não tente controlar os acontecimentos, mas

mantenha o auto controle.

O momento é de tudo ou nada. Agora chegou

o momento de colocar os pin-gos nos is !!!

Algumas mudanças interessantes podem

acontecer Se serão positivas ou não vai depender de você.

Horóscopo Geremy Batins

Alberto presenteia Ester com duas passagens aéreas para a lua de mel dela e Cassiano no Caribe. Cassiano é preso. Dom Rafael mente para Cristal, dizendo que Cassiano é um marginal e está preso na delegacia. Ester fica tensa com a demora de Cassiano. Alberto chega no lugar de Cassiano e assusta Ester.

Flor do Caribe – 18h, Globo

.

“Minha Novela” Próximas emoções...

Enviada por Pedro Henrique - Cocaia , envie também sua piada para [email protected]

A loira não conseguia passar no teste para nenhum empre-go. Resolveu tomar uma atitude extrema para ganhar dinhei-ro: - Vou sequestrar uma criança! - pensou! Com o dinheiro do resgate eu resolvo a minha vida. Ela encaminhou-se para um playground, num bairro de luxo, viu um menino muito bem vestido, puxou-o para trás da moita e foi logo escrevendo o bilhete: ‘Querida mãe isto é um sequestro. Estou com seu filho. Favor deixar o resgate de R$10.000,00, amanhã, ao meio-dia, atrás da árvore do parquinho. Ass: Loira seques-tradora. Então ela pegou o bilhete, dobrou e colocou no bol-so da jaqueta do menino, dizendo: - Agora vai lá e entrega esse bilhete para a sua mãe. No dia seguinte, a loira vai até o local combinado. Encontra uma bolsa. Ela abre, encontra R$10.000,00 em dinheiro e um bilhete junto,dizendo: ‘Está aí o resgate que você pediu. Só não me conformo como uma loira pôde fazer isso com outra...’

Manoela vê Fábio e Juliana se beijando. Nando perdoa Kiko. Roberta fica perturbada com um toque de Felipe em sua mão. Carolina afirma que se vingará de Charlô. Felipe e Roberta conversam como amigos. Ulisses e Vânia se beijam em um provador de roupas. Carolina não gosta de ouvir Felipe elogiar Roberta. Dominguinhos chega à mansão para falar com Charlô.

Almir impede Morena de sair do carro e ir ao encontro de Lívia. Zyah não vai ao encontro com Bianca. Tartan fala para Cyla que acredita que o filho de Morena seja de Mustafá. Élcio chega com Raquel à Turquia. Lívia e Wanda veem Helô em Istambul. Ayla discute com Bianca na rua. Áurea se irrita com Érica. Raquel vê Wanda no hotel. Helô se surpreende ao ver Morena grávida.

Guerra dos sexos-19h,Globo

Salve Jorge-21h, Globo

Page 16: Edição 185

GUARULHOS, DE 14 A 20 DE MARÇO DE 201316 A folha do passageiro