Edição 191

16
Pág. 5 Págs. 7, 8 e 9 Pág.15 CAOS A situação na Secretaria de Transportes e Trânsito beira o caos. A afirmação é de agentes de fiscalização da STT ao Folha do Ponto. “ Meio século de vida é uma ocasião especial. Merece comemoração.’’ Com essas palavras, o presidente José Pereira dos Santos deu início às comemorações dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. Ano IV - Número 191 De 30 de Abril a 08 de Maio /13 - Distribuição Gratuita FORA A folha do passageiro ‘‘ VAMO SUBI MENGO ’’ METALÚRGICOS 50 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS VICE-LÍDER, O FLAMENGO DE GUARULHOS PRECISA DE DUAS VITÓRIAS EM CASA PARA CHEGAR À SÉRIE A2 DO CAMPEONATO PAULISTA. Pág. 12

description

Jornal Folha do Ponto

Transcript of Edição 191

Page 1: Edição 191

Pág. 5

Págs. 7, 8 e 9

Pág.15

CAOSA situação na Secretaria de Transportes e Trânsito beira o caos. A afirmação é de agentes de fiscalização da STT ao Folha do Ponto.

“ Meio século de vida é uma ocasião especial. Merece comemoração.’’ Com essas palavras, o presidente José Pereira dos Santos deu início às comemorações dos 50 anos do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

Ano IV - Número 191De 30 de Abril a 08 de Maio /13 - Distribuição Gratuita

FORA

A folha do passageiro

‘‘ VAMO SUBI MENGO ’’ METALÚRGICOS 50 ANOS DE LUTAS E CONQUISTAS

VICE-LÍDER, O FLAMENGO DE GUARULHOS PRECISA DE DUAS VITÓRIAS EM CASA PARA CHEGAR À SÉRIE A2 DO CAMPEONATO PAULISTA. Pág. 12

Page 2: Edição 191

02 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br

PONTO DE VISTAGil [email protected](11) 7746.7651

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 2013

Diretor Geral: Sebastião Bispo da SilvaDiretora Administrativa: Marilene Ferreira

Editor: Gil Campos (MTb 33.028) [email protected] de arte:Jéssica Caroline, Leonardo Bergamini, Thaís Arielle

Diagramação: Rafael dos Anjos Candidopublicação da BAMF-Eventos Ltda., CNPJ no 10721005/0001-67,

Av.Silvestre Pires de Freiras, 2311, Jardim Paraiso, CEP 07144-000, Guarulhos, SP.

Tiragem: 20 mil exemplares

Telefone: (11) 2279-2152 - Redação: [email protected]ão: TAIGA - F.: 2409-7926

O PERIGO MORA AO LADOA novela Salve Jorge, exibida no ho-

rário nobre da Rede Globo, vem mos-trando a ação dos traficantes de seres humanos que agem no país. Mas a rea-lidade é muito mais cruel do que aque-la mostrada no folhetim.

Apesar de muita gente achar que trata-se de uma lenda urbana, todos os dias, mulheres, meninas e travestis são retirados dos seus estados sob a falsa promessa de um trabalho digno, ou não, pois há casos que as vítimas têm cons-ciência de que irão se prostituir, mas não que ficarão em cárcere privado, vi-vendo em condições subumanas e com todos os seus documentos em poder dos traficantes.

As vítimas, em sua maioria, são tra-ficadas para fins de exploração sexual. Em alguns casos, meninas são vendidas por míseros reais e nunca mais retor-nam para casa.

Dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT) revelam que 20,9 mi-lhões de pessoas no mundo são vítimas de trabalho forçado/exploração sexu-

al. Em média, por ano, 2,4 milhões de pessoas são traficadas; no Brasil, são 70 mil.

Somente este ano, o Posto Avança-do de Atendimento Humanizado aos Mi-grantes, referência no Brasil no atendi-mento às vítimas desta prática crimino-sa e em funcionamento desde 2006 no Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, em Cumbica, conseguiu evitar que, pelo menos, cinco pessoas fossem cair nas mãos de traficantes de seres humanos.

O número pode parecer pequeno, mas ainda é muito alto em um país que não tem políticas específicas de comba-te a este tipo de crime e onde a polícia ainda tem muitas dificuldades em iden-tificar e prender os criminosos.

Pior é sabermos que o perigo mora ao lado. É necessário endurecer a legis-lação para o tráfico de pessoas no país e investir mais recursos no seu combate. Assim, quem sabe um dia, essa questão se torne, realmente, mais uma lenda urbana no nosso país.

[email protected]

PONTO SEM NÓ

OS RESPONSÁVEIS PELA CRISENos bastidores, a maioria dos militantes petistas

elegem o deputado estadual Alencar Santana (foto) e o atual secretário de Governo, João Roberto, culpados pela crise financeira por qual passa o governo Almeida. As informações dão conta que Alencar não soube fazer um bom planejamento financeiro do governo quando esteve à frente da secretaria, deixando a “bucha” para João Roberto que, sendo intransigente ao extremo, só fez piorar a situação no Paço Municipal.

FONE: 2279 2152

ANUNCIE:2279 2152

EVANGÉLICOS NA BRONCAOutros que parecem estar também na bronca são os líderes evangélicos

da cidade. O alvo: a deputada federal Janete Pietá. Segundo os pastores, lá em Brasília, ela desce o pau nos evangélicos ao fazer oposição ao Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão dos Direitos Humanos. Já nos finais de semana, pega na bíblia e vai para as igrejas evangélicas como se nada tivesse acontecido. Chega inclusive a pedir para cantar no púpito, segundo denúncia de alguns pastores.

ALMEIDA NA BRONCAAté o prefeito Sebastião Almeida anda reco-

nhecendo que sua administração não vai bem, deixando a desejar em vários setores. No último sábado, ele teria convocado vários secretários e diretores para uma conversa séria no gabinete do Bom Clima. As broncas sobraram para “meio mundo”. Frases como: “aqui parece que não acontece nada, já estou de saco cheio”, foram as mais amenas vindas da boca do chefe do Executi-vo. Os secretários mais cobrados teriam sido o do Meio Ambiente e o da Habitação.

QUEREMOS MAISE por falar em cargos de confiança, parece que a maioria dos presidentes

de partidos aliados do governo Almeida, não está nem aí para o alto custo que a administração gasta com estes cargos - cerca de R$ 200 milhões anuais. Na maioria indicados por vereadores pertencentes a estas siglas. Em reunião em um restaurante chique da capital, na última semana, vários partidos teriam se reunidos para montar a estratégia e, assim, cobrar mais cargos do prefeito. Do jeito que Almeida está bonzinho, não será difícil.

FALTA DE CADEIRASAlém de esquentar a cabeça para decidir qual

credor irá receber primeiro, João Roberto (foto) tem outra tarefa difícil: encontrar cadeiras e mesas para vários funcionários de confiança que foram nomeados na Secretaria de Governo. Segundo denúncias que chegam ao Folha do Ponto, ele estaria preferindo que eles sentem-se na cadeira da casa de cada um, mas ganhando o salário. É claro!

FESTA COM DINHEIRO PÚBLICOA festa está tão boa que, se não bastasse os vereadores da base aliada

abocanharem grande parte das vagas dos cargos comissionados na prefeitura, os partidos afim de manter futuros candidatos a vereador nas próximas eleições, estão colocando à disposição dos suplentes, vários cargos para serem ocupados por eles e por parentes dos mesmos. É pai, mãe, irmão, filho, sogras e até namoradas são indicados para nomeação. A ordem é “aproveitar o dinheiro do povo”. Detalhe: a maioria dos nomeados dificilmente irá trabalhar.

Page 3: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 2013 03A folha do passageiro

Page 4: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 201304 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Política

Investir na produção,a melhor homenagem ao trabalhador

*Carlos Roberto

Não é novidade para ninguém que a economia brasileira chega a mais esse Dia do Trabalhador em uma situação bastante delicada. Ao mesmo tempo em que o governo federal demonstra-se incapaz de combater a inflação, que começa a fugir das metas estabelecidas, o Brasil não avança. O pibinho registrado no ano passado revelou que a economia está mais ao “deus dará” sem que haja um devido planejamento sobre os caminhos a seguir.

Neste sentido, perdem todos. O setor produtivo, que inclui desde os trabalhadores até os empresários, passando por sindicatos laborais e patronais, sempre acaba sendo o mais penalizado, já que não consegue suportar uma situação bastante danosa. Da parte do governo federal, vislumbra-se um quadro nada alentador, já que a administração da presidente Dilma Rousseff (PT) não faz outra coisa que ações eleitoreiras fora de hora, de olho na perpetuação no poder.

Desta forma, o cidadão é obrigado a engolir todo tipo de propaganda enganosa, numa tentativa desenfreada de querer fazer parecer que o Brasil vive um mar de rosas quando, na verdade, a situação é bastante diferente. Assim, o setor produtivo precisa se unir para encontrar formas de superar essas condições adversas, que incluem a má gestão de recursos públicos, falta de investimentos no setor de infra-estrutura, alta carga tributária e, lamentavelmente, a volta da inflação.

É fundamental, neste momento, que trabalhadores e empresários busquem uma linguagem única já que – diferente do que se convencionou em outros tempos – todos estão no mesmo barco. O momento exige que se crie uma agenda positiva, que passa necessariamente pela desoneração da folha de pagamento, diminuição da incidência de custos trabalhistas sem que as conquistas sociais sejam prejudicadas e facilitação para a contratação de mão de obra. Tudo isso deve ser acompanhado de programas de especialização para melhorar as condições de acesso ao mercado de trabalho, com a garantia de maior qualificação profissional.

O Brasil só vai avançar no momento em que entender que o melhor caminho a seguir é por meio do produtivismo moderno, em que se produz mais, melhor e mais barato. Ao conseguir imprimir esse conceito na atividade produtiva, o país terá condições de crescer, gerando empregos e renda e melhorando a vida das pessoas. Como esse tipo de ação passa longe das ambições do atual governo, torna-se imperioso que o setor produtivo assuma esse papel, a fim de garantir que o Brasil não perca o rumo de desenvolvimento sustentado.

*Carlos Roberto é deputado federal, membro do Conselho Fiscal do PSDB Guarulhos e industrial

2279 2152

PROJETO GUARD REALIZA A PRIMEIRA FORMATURA DE 2013

Os alunos do ensino fundamental da EPG Capitão Gabriel José Antônio foram a primeira turma formada este ano no projeto Guard (Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas) da Guarda Civil Municipal (GCM). Na ma-nhã de sexta-feira (26), 60 crianças re-ceberam o certificado de conclusão. O evento contou com a participação do Corpo Musical (CMus) da GCM.

As aulas aconteceram uma vez por semana, durante quase dois meses. Nos encontros, os guardas abordaram

os perigos e consequências de ser um usuário de drogas lícitas e ilícitas, uti-lizando abordagem lúdica, através de debates, brincadeiras e teatros.

“Este projeto é muito importante para evitar que no futuro encontremos nossos alunos viciados em qualquer tipo de droga. É uma iniciativa admirá-vel da GCM, que preza pelo futuro de nossas crianças”, disse a vice-diretora Alice Helena Terdolini. O Guard pre-tende atender 45 escolas neste ano, abrangendo cerca de 20 mil alunos.

Page 5: Edição 191

GUARULHOS, 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 2013 05A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brCidade

FISCAIS BUSCAM MOTORISTAS EM CASA

BURACOS - Alguns mi-croônibus rodam sem as mínimas condições, principalmente aque-les que circulam em bairros mais distantes, que têm ruas esbura-cadas. Há vias quase intransitá-veis que não recebem os servi-ços de manutenção por parte da administração municipal, como no Marmelo e Água Azul, só para citar dois exemplos. Assim, não é raro ver microônibus com sérios problemas de suspensão.

ESCOLARES - Os agentes de-nunciam haver em curso dentro da STT um processo para tirar das ruas vans escolares já que o secretário Atí-lio Pereira teria interesse em colocar carros de uma determinada empresa

que estaria disposta para abrigar an-tigos perueiros que ficaram fora do sistema de transportes para realizar esse tipo de serviço. Há muitas vans em situação irregular, apenas com a faixa Escolar escrita nas laterais, mas sem as devidas condições. Tirar es-ses veículos das ruas seria fácil caso houvesse estrutura para fiscalização.

ARTICULADOS - Os dois ônibus articulados que foram apre-sentados com pompa pela STT logo que a crise com os perueiros foi deflagrada não passam de jogo de cena, segundo os fiscais os veícu-los, fazem as linhas entre o Termi-nal Pimentas e Terminal São João ao Centro, segue a determinação da secretaria de transportes: duas viagens de manhã e duas à tarde, só para aparecer para a população.

SECRETARIA DE TRÂNSITO VIVE O CAOS,E POPULAÇÃO SOFRE COM SUAS FALHAS

A situação na Secretaria de Transpor-tes e transito, beira o caos. A afirmação é de agentes de fiscalização da STT ao Folha do Ponto. Eles relatam problemas estruturais, falta de condições de traba-lho, que acabam desencadeando fiscali-zação precária ao sistema de transpor-tes e, consequentemente, falhas graves no atendimento à população.

Atualmente, a STT conta apenas com 26 fiscais, divididos em três turnos (10 pela manhã, nove à tarde e sete à noite) para cuidar de todo o sistema de transportes na cidade, incluindo ônibus, microônibus, vans escolares e táxis. Há em uso só qua-tro viaturas, mesmo assim em condições precárias, como falta de equipamentos de sinalização e segurança. O pátio do De-partamento de Transportes Internos (DTI) está repleto de veículos oficiais aban-donados, por falta de peças e manuten-ção. Não há fornecimento de uniformes aos agentes. Muitos deles são obrigados a comprar calçados com o próprio dinheiro. Segundo os agentes, há problemas graves no transporte em decorrência da falta de fiscalização. O número de microônibus no sistema alimentador, que liga os bairros aos terminas urbanos, é insuficiente para a demanda. A situação é mais grave nas linhas que saem dos terminais Pimentas e São João para os bairros da região. Um exemplo claro da saturação é a linha 490, que liga o Santa Paula ao Terminal São João. São 19 micros que saem um atrás do outro e, mesmo assim, os pontos estão sempre lotados.

Secretário de Transportes, Atílio Pereira

Várias viaturas estão recolhidas no pátio sem uso para a população

... e várias vias de linhas de ônibus estão esburacadas e sem infraestrutura

Fotos: divulgação

O problema se agrava quando - sem fiscalização - os permissionários dei-xam de cumprir a jornada completa de trabalho, já que são pagos por dia e viagens realizadas e não por núme-ro de passageiros transportados. Mui-tos, segundo os fiscais, fazem apenas uma viagem no dia mas registram ter realizado várias.

Não é raro acontecer de, em mo-mentos mais críticos, os fiscais irem até as casas dos permissionários para chamá-los a fim de cumprir as jorna-das e atender a população. “Cansei de bater na porta de micreiro pedin-do para fazer seu trabalho”, relatou uma das fontes.

Fora estes problemas, os fiscais - quando tentam realizar o trabalho - esbarram nos problemas jurídicos que envolvem as licitações para a es-colha dos micreiros. Segundo conta-ram, foram realizadas duas, mas que caíram na Justiça. Ou seja, se eles levarem a lei ao pé da letra, todos os micros são clandestinos, já que não há regulamentação dentro do siste-ma. Há ainda a falta de pagamento. Muitos alegam que não vão cumprir as jornadas de trabalho porque os pa-gamentos estão atrasados e eles, em alguns casos, não conseguem fazer a devida manutenção dos veículos. “Não temos autoridade alguma para fiscalizar”, revelou.

Page 6: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 201306 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Cidade

Ex-secretário do Meio Ambiente conquista liminar contra a EDP Bandeirante, que poderá pagar R$ 10 mil por cada árvore cortada ou podada na cidade sem acompanhamento

AÇÃO POPULAR

Gil Campos

A 2ª Vara da Fazenda Pú-blica de Guarulhos concedeu liminar na ação popular im-petrada pelo ex-secretário do Meio Ambiente, Alexandre Kise, contra a EDP Bandei-rante Energia, que – segundo Kise – vinha promovendo “um verdadeiro show de horror” ao podar e/ou cortar árvo-res na cidade, sem nenhum critério técnico. “As árvores estão sendo tratadas como meros obstáculos para a ma-nutenção da rede de energia elétrica, como um problema para a empresa e não, como

deveria ser, um patrimônio ambiental assegurado a to-dos”, denunciou.

Segundo o ex-secretário, na pressa e ânsia de desobs-truir os fios para evitar in-terrupções no fornecimento de energia elétrica, evitando assim, prejuízos financeiros, a empresa vem realizando serviços de poda sem o me-nor critério técnico.

Agora, a Justiça concedeu liminar no processo número 0037288-72.2012.8.26.0224 (224.01.2012.037288) deter-minando que a EDP Bandei-rante Energia “se abstenha de promover qualquer inter-

venção nas árvores do Muni-cípio de Guarulhos sem que seja comprovada sua real necessidade e a impossibili-dade de alternativa e desde que acompanhada de profis-sional habilitado, sob pena de multa de R$ 10.000,00 por árvore podada ou cortada”.

“O mérito ainda vai ser discutido no curso da ação, porém a decisão, mesmo que liminarmente, é uma vitória da população e para o nos-so meio ambiente. Estamos buscando que a Bandeirante conviva pacificamente com nossas árvores”, afirmou Kise.

Com a decisão, a Justiça ratificou a importância das árvores no meio urbano.

SUSPENSÃO - Na ação po-pular, Kise solicitou que fosse determinada a imediata sus-pensão de todos os serviços de poda de galhos pela cida-de, sem que os funcionários da empresa estejam acom-panhados de um profissional habilitado, como biólogo, engenheiro florestal ou agrô-nomo; a alteração do siste-ma de distribuição de ener-gia onde há interferência nas árvores, como um sistema subterrâneo por exemplo; e a elaboração de um plano de

manejo para substituição das árvores nas zonas urbanas.

Solicita ainda a compen-sação do suposto dano am-biental, a aquisição de áreas para a implantação de flores-tas nas regiões de mananciais para compensar os prováveis danos e que a prefeitura for-neça, em 15 dias, uma cer-tidão com o levantamento arbóreo da cidade para indi-car as árvores danificadas. “A Bandeirantes tem demonstra-do em Guarulhos total omis-são às questões ambientais. Não podemos permitir que está situação se prolongue”, enfatizou o ex-secretário.

Segundo a Bandeirante, Guarulhos é responsável pela maior deman-da em instalação de energia elétrica da empresa e detém 40% da ener-gia consumida de todos os 28 municípios atendidos pela EDP.

“Diante desta informação, a Ação Popular quer assegurar a todos um meio ambiente ecologicamente equilibrado, o que é essencial à sadia qualidade de vida como determina o artigo 225 da Constituição Fede-ral, pois a empresa promoveu uma série de degradações ambientais na cidade, pois tem agido ferozmente e de forma comissiva, no afã de ‘de-sobstruir’ sua rede de distribuição, mutila as poucas árvores existente na zona urbana, condenando-as à morte”, observou.

CONSUMO

Danos com a poda irregular1 – o desequilíbrio na copa das árvores faz com que as raízes se concentrem no lado opos-to, fazendo uma compensação natural, a fim de suportar o peso existente, danificando com isso, as calçadas, os muros ou, também, o próprio pavimento asfáltico das ruas;

2 – a poda irregular facilita o surgimento de doenças e pragas, levando a efetiva morte da árvore;

3 – o desequilíbrio de seus troncos afeta a passagem de pedestres e, quando do lado opos-to, impede o fluxo de veículos;

4 – causa a morte imediata da árvore;

5 – menor absorção de CO² nas áreas urbanas;

6 – aumento das ilhas de calor, provocando o desconforto térmico e a baixa umidade nas épocas mais secas do ano;

7 – modificações negativas da paisagem.

A EDP Bandeirante negou as acusa-ções de que realiza a poda de árvores na cidade sem critérios. Por meio de nota da sua assessoria de imprensa, in-formou que as ações seguem os critérios do Guia de Arborização Viária e Áreas Verdes, publicado pela EDP em 2011 e que as podas são realizadas em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

“A poda realizada pela Distribuidora tem o objetivo de manter a qualidade da energia distribuída, sem prejudicar a

vegetação local, uma vez que tal ativida-de (poda) é caracterizada como limpeza urbana de responsabilidade dos municí-pios” e que há acompanhamento de pro-fissionais que receberam treinamentos com o objetivo de orientar a atividade.

Segundo nota encaminhada, “a arborização urbana existente é ina-dequada e pode ser encontrada espé-cies não indicadas nas vias públicas, o que prejudica a acessibilidade dos munícipes”.

Empresa nega acusações

Page 7: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 2013 07A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brEspecial

METALÚRGICOS,

LUTAS E CONQUISTAS

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região reúne novos e antigos companheiros para comemorar cinco décadas. Os festejos vão até dia 05 de maio, confira a história e toda a programação que terá como destaque o grande show da dupla Zezé de Camargo e Luciano e do Cantor Daniel.

Páginas 8 e 9

Page 8: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 201308 A folha do passageiro

Especial

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 2013 09Especial

Chicão, presidente por mais de uma década é homenageado

AOS 50 ANOS, METALÚRGICOS REÚNEM 58 MIL TRABALHADORESSindicato de Guarulhos e Região comemora cinco décadas de muita luta e conquistas para a categoria

Em 1963, o ministro do Trabalho do governo João Goulart, Almino Afonso, concedeu a Carta Sindical ao Sindicato dos Metalúrgicos de Guaru-lhos e Região. A partir daquele momento, a en-tidade, mais forte, enfrentou a ditadura militar que no ano seguinte derrubou Jango e se firmou como um dos sindicatos mais atuantes no país nos últimos 50 anos.

Essa história está sendo contada por um livro a ser lançado nesta terça-feira, dia 30, quando o sindicato comemora cinco décadas de luta e de conquistas da classe. Hoje são cerca de 58 mil trabalhadores em mais de 1.500 fábricas de Gua-rulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, onde 98% estão com carteira assinada e 84% já receberam participação nos lucros.

“Meio século de vida é uma ocasião espe-cial. Merece comemoração. Vamos comemorar com a base, porque essa história não foi escrita só pelas direções sindicais, mas pelas gerações de metalúrgicos e metalúrgicas, de 1963 até hoje”, disse o presidente do sindicato, José Pe-reira dos Santos.

“Quando estourou o golpe, eu tinha 5 anos de idade. Sai do Vale do Jequitinhonha e vim para Guarulhos, sem saber ler e escrever. Nun-ca imaginei que iria presidir, com muito or-gulho, um dos maiores sindicatos da América Latina”.

JANTAR – Na noite de sábado, 27, foi realiza-da uma grande festa no Clube de Campo do Sin-dicato (Parque Primavera), que reuniu ex-presi-dentes, metalúrgicos e o filho do ex-presidente da República Jango, o empresário João Vicente Goulart, 56. Durante o evento, foi apresenta-do um vídeo do governador Geraldo Alckmin parabenizando a categoria. “Não há nada mais importante que a sociedade civil organizada. E os metalúrgicos de Guarulhos e Região têm essa história de luta e conquistas, numa cidade que é uma colméia de trabalho e desenvolvimento”.

O ex-ministro Almino Afonso e José Ibrahim, sindicalista histórico, que enfrentou a ditadura na greve da Cobrasma, em 1968, seriam home-nageados no evento, mas não puderam compare-cer. A festa foi encerrada com um show do cantor Agnaldo Timóteo, ex-torneiro mecânico.

“Jango ainda precisa ser reconhecido”, diz o filhoO filho do ex-presidente João Goulart, João Vicente

Goulart, representou a mãe Maria Tereza Goulart, que por problemas de saúde não teve condições de receber a ho-menagem do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

Para João, o Brasil precisa reconhecer a luta de Jango. “O golpe não foi contra Jango, foi contra a Constituição, contra o Brasil. Jango salvou o país de uma carnificina e foi o grande vitorioso ao garantir a conservação da territoria-lidade nacional”, disse.

João é o presidente do Instituto João Goulart, fundado em 2004, que tem o objetivo de resgatar as grandes lutas e grandes transformações nacionais, principalmente entre capital e trabalho, do seu governo.

O prefeito Sebastião Almeida prestigiou o aniversário do Sindicato dos Metalúrgicos e foi homenageado pelo presidente da entidade, José Pereira

O filho de Jango, João Vicente Goulart, recebe troféu de Pereira Antiga sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, que hoje tem 58 mil associados

Chicão e outros ex-presidentes do sindicatoLivro será lançado nesta terça-feira

Às 9h desta terça-feira, dia 30, será lançado o livro “Perfil dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região”. A obra registra os resultados de pesquisa feita pelo Die-ese com 2.088 trabalhadores, em 100 fábricas de pequeno, médio e grande porte. Haverá coletiva de imprensa, na qual Sindicato e Dieese falarão sobre os números e dados da mais extensa pes-quisa já feita em toda a base. Será no auditório da sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro).

Já no domingo, dia 5 de maio, a par-tir das 10h, no Clube de Campo do Sin-

dicato, será realizada uma grande fes-ta somente para sócios e dependentes. Estão confirmados shows com artistas populares, como Zezé Di Camargo & Lu-ciano, Daniel, Katinguelê e Grupo Reve-lação, além de grupos formados na base metalúrgica.

Haverá ainda o sorteio de quatro motos zero e de muitos outros prêmios. Cupons devem ser retirados pelos sócios no dia 5 de maio, no Clube de Campo, a partir das 10 horas. A festa de 5 de maio terá cobertura da rádio Band FM, parcei-ra do evento.

Sua atuação na luta sindical, defen-dendo os metalúrgicos de Guarulhos, já consumiu mais da metade de sua vida, precisamente 44 anos, pois foi em 1966, que Francisco Cardoso Filho, o Chicão, assinou sua ficha de associado na enti-dade, por ele presidida, anos mais tar-de por quatro mandatos consecutivos, ou, simplesmente, 14 anos.

“É a coisa que mais gosto de fazer na vida: estar em contato com o traba-lhador, falando diretamente com ele na porta das fábricas”, desabafou ao Fo-lha do Ponto, o hoje aposentado Chi-cão. E ele foi um dos homenageados nos 50 anos da entidade que presidiu.

Sua primeira eleição para presidente do sindicato foi em 1987, mas desde a década de 1960 já fazia parte da dire-toria. Durante o regime militar foi preso duas vezes – uma delas, em 1978, con-seguiu a liberdade sob a influência do então prefeito Oswaldo De Carlos. Chi-cão atuou durante anos no antigo MDB, onde conheceu vários tucanos, entre

eles o governador Mário Covas (mor-to em março de 2001), que o levou ao PSDB anos mais tarde.

Como líder sindical, comandou vá-rias greves em Guarulhos e conquistou muitos benefícios para os metalúrgicos. “Quando comecei a atuar no sindicalis-mo, isso na década de 1960, o sindica-to era mais unido. O trabalhador ainda estava conquistando muitas garantias e benefícios. Com o patrão a coisa girava na greve, pois o patronato não cedia só com conversa”, relembrou.

As greves sempre fizeram parte do dia-a-dia de Chicão.. Uma delas ele não esquece. Foi em 1996, na Borlem. Du-rou 16 dias. As pressões nos metalúrgi-cos eram fortíssimas. Mesmo com toda atuação do sindicato, 120 funcionários foram demitidos por justa causa. Entre eles, o atual prefeito Sebastião Almeida (PT). “Na minha época, a greve nascia e terminava nas assembleias da catego-ria. Tenho saudade deste tempo”, en-fatizou.

O cantor, e ex-torneiro mecânico, Agnaldo Timóteo encerrou o jantar com emocionante show

Page 9: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 201308 A folha do passageiro

Especial

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 2013 09Especial

Chicão, presidente por mais de uma década é homenageado

AOS 50 ANOS, METALÚRGICOS REÚNEM 58 MIL TRABALHADORESSindicato de Guarulhos e Região comemora cinco décadas de muita luta e conquistas para a categoria

Em 1963, o ministro do Trabalho do governo João Goulart, Almino Afonso, concedeu a Carta Sindical ao Sindicato dos Metalúrgicos de Guaru-lhos e Região. A partir daquele momento, a en-tidade, mais forte, enfrentou a ditadura militar que no ano seguinte derrubou Jango e se firmou como um dos sindicatos mais atuantes no país nos últimos 50 anos.

Essa história está sendo contada por um livro a ser lançado nesta terça-feira, dia 30, quando o sindicato comemora cinco décadas de luta e de conquistas da classe. Hoje são cerca de 58 mil trabalhadores em mais de 1.500 fábricas de Gua-rulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, onde 98% estão com carteira assinada e 84% já receberam participação nos lucros.

“Meio século de vida é uma ocasião espe-cial. Merece comemoração. Vamos comemorar com a base, porque essa história não foi escrita só pelas direções sindicais, mas pelas gerações de metalúrgicos e metalúrgicas, de 1963 até hoje”, disse o presidente do sindicato, José Pe-reira dos Santos.

“Quando estourou o golpe, eu tinha 5 anos de idade. Sai do Vale do Jequitinhonha e vim para Guarulhos, sem saber ler e escrever. Nun-ca imaginei que iria presidir, com muito or-gulho, um dos maiores sindicatos da América Latina”.

JANTAR – Na noite de sábado, 27, foi realiza-da uma grande festa no Clube de Campo do Sin-dicato (Parque Primavera), que reuniu ex-presi-dentes, metalúrgicos e o filho do ex-presidente da República Jango, o empresário João Vicente Goulart, 56. Durante o evento, foi apresenta-do um vídeo do governador Geraldo Alckmin parabenizando a categoria. “Não há nada mais importante que a sociedade civil organizada. E os metalúrgicos de Guarulhos e Região têm essa história de luta e conquistas, numa cidade que é uma colméia de trabalho e desenvolvimento”.

O ex-ministro Almino Afonso e José Ibrahim, sindicalista histórico, que enfrentou a ditadura na greve da Cobrasma, em 1968, seriam home-nageados no evento, mas não puderam compare-cer. A festa foi encerrada com um show do cantor Agnaldo Timóteo, ex-torneiro mecânico.

“Jango ainda precisa ser reconhecido”, diz o filhoO filho do ex-presidente João Goulart, João Vicente

Goulart, representou a mãe Maria Tereza Goulart, que por problemas de saúde não teve condições de receber a ho-menagem do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região.

Para João, o Brasil precisa reconhecer a luta de Jango. “O golpe não foi contra Jango, foi contra a Constituição, contra o Brasil. Jango salvou o país de uma carnificina e foi o grande vitorioso ao garantir a conservação da territoria-lidade nacional”, disse.

João é o presidente do Instituto João Goulart, fundado em 2004, que tem o objetivo de resgatar as grandes lutas e grandes transformações nacionais, principalmente entre capital e trabalho, do seu governo.

O prefeito Sebastião Almeida prestigiou o aniversário do Sindicato dos Metalúrgicos e foi homenageado pelo presidente da entidade, José Pereira

O filho de Jango, João Vicente Goulart, recebe troféu de Pereira Antiga sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, que hoje tem 58 mil associados

Chicão e outros ex-presidentes do sindicatoLivro será lançado nesta terça-feira

Às 9h desta terça-feira, dia 30, será lançado o livro “Perfil dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região”. A obra registra os resultados de pesquisa feita pelo Die-ese com 2.088 trabalhadores, em 100 fábricas de pequeno, médio e grande porte. Haverá coletiva de imprensa, na qual Sindicato e Dieese falarão sobre os números e dados da mais extensa pes-quisa já feita em toda a base. Será no auditório da sede (rua Harry Simonsen, 202, Centro).

Já no domingo, dia 5 de maio, a par-tir das 10h, no Clube de Campo do Sin-

dicato, será realizada uma grande fes-ta somente para sócios e dependentes. Estão confirmados shows com artistas populares, como Zezé Di Camargo & Lu-ciano, Daniel, Katinguelê e Grupo Reve-lação, além de grupos formados na base metalúrgica.

Haverá ainda o sorteio de quatro motos zero e de muitos outros prêmios. Cupons devem ser retirados pelos sócios no dia 5 de maio, no Clube de Campo, a partir das 10 horas. A festa de 5 de maio terá cobertura da rádio Band FM, parcei-ra do evento.

Sua atuação na luta sindical, defen-dendo os metalúrgicos de Guarulhos, já consumiu mais da metade de sua vida, precisamente 44 anos, pois foi em 1966, que Francisco Cardoso Filho, o Chicão, assinou sua ficha de associado na enti-dade, por ele presidida, anos mais tar-de por quatro mandatos consecutivos, ou, simplesmente, 14 anos.

“É a coisa que mais gosto de fazer na vida: estar em contato com o traba-lhador, falando diretamente com ele na porta das fábricas”, desabafou ao Fo-lha do Ponto, o hoje aposentado Chi-cão. E ele foi um dos homenageados nos 50 anos da entidade que presidiu.

Sua primeira eleição para presidente do sindicato foi em 1987, mas desde a década de 1960 já fazia parte da dire-toria. Durante o regime militar foi preso duas vezes – uma delas, em 1978, con-seguiu a liberdade sob a influência do então prefeito Oswaldo De Carlos. Chi-cão atuou durante anos no antigo MDB, onde conheceu vários tucanos, entre

eles o governador Mário Covas (mor-to em março de 2001), que o levou ao PSDB anos mais tarde.

Como líder sindical, comandou vá-rias greves em Guarulhos e conquistou muitos benefícios para os metalúrgicos. “Quando comecei a atuar no sindicalis-mo, isso na década de 1960, o sindica-to era mais unido. O trabalhador ainda estava conquistando muitas garantias e benefícios. Com o patrão a coisa girava na greve, pois o patronato não cedia só com conversa”, relembrou.

As greves sempre fizeram parte do dia-a-dia de Chicão.. Uma delas ele não esquece. Foi em 1996, na Borlem. Du-rou 16 dias. As pressões nos metalúrgi-cos eram fortíssimas. Mesmo com toda atuação do sindicato, 120 funcionários foram demitidos por justa causa. Entre eles, o atual prefeito Sebastião Almeida (PT). “Na minha época, a greve nascia e terminava nas assembleias da catego-ria. Tenho saudade deste tempo”, en-fatizou.

O cantor, e ex-torneiro mecânico, Agnaldo Timóteo encerrou o jantar com emocionante show

Page 10: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 201310 A folha do passageiro

Page 11: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 2013 11A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brCidade

Neste ano, o 1º de Maio, Dia do Tra-balhador, comemora os 70 anos da con-quista da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Criada por então presidente da República Getúlio Vargas, em 1943, a CLT é um verdadeiro patrimônio da clas-se trabalhadora.

Em contrapartida, boa parte da classe empresarial do País não arquiva a ideia de diminuir o que chamam de custo do trabalho. A Confederação Nacional da In-dústria (CNI), por exemplo, propõe nada menos do que 101 mudanças na CLT. Argu-mentam que tais alterações resultariam em mais produtividade e maior competi-tividade para a indústria nacional. Mas, na verdade, representam menos salários e menos direitos para os trabalhadores. Por outro lado, muitos industriais brasi-leiros tem apoiado a presidenta Dilma Roussef no seu esforço de mudar a polí-tica macroeconômica, principalmente no tocante a diminuição dos jurose a eleva-ção do câmbio. Soma-se a isso os esfor-ços por parte do governo para fortalecer o parque industrial (Plano Brasil Maior, Programa de Investimentos em Logística)

e um conjunto de medidas para facilitar o crédito e diminuir os encargos tributá-rios e trabalhistas.

Tais medidas devem servir para esti-mular os investimentos e reverter o pro-cesso de sucateamento industrial. Todo o esforço deve se concentrar no rumo do desenvolvimento, que garanta aos traba-lhadores e as camadas mais vulneráveis da sociedade usufruir desse crescimento econômico. Guarulhos, com não poderia deixar de ser, se insere nesse esforço pela valorização do trabalho,principalmente no que se refere a capacitação profis-sional. O prefeito Sebastião Almeida entende que a qualificação dos traba-lhadores é condição sine qua non para que a cidade continue crescendo. Por isso, a Secretaria do Trabalho não tem medido esforços para ampliar e aperfei-çoar os programas sociais voltados para o trabalho produtivo e para a geração de renda. Tais medidas não podem es-tar divorciadas das políticas de desen-volvimento econômico e tecnológico e, principalmente, das demandas reais do mercado e da sociedade.

O Centro Integrado de Emprego, Trabalho e Renda (CIET), da Secretaria do Trabalho, destaca nesta semana 200 vagas de emprego para os cargos de atendente de lanchonete (35), auxiliar de linha de produção (12), conferente de carga e descarga (10), cuidador em saúde (15), empacotador, a mão (7), leiturista (12), motorista carreteiro (27), motorista de caminhão (6), operador de empilhadeira (15), porteiro (21), serralheiro (30) e vigilante (10).

A carga horária e os benefícios variam de acordo com os cargos pretendidos. A faixa salarial vai de R$ 735,00 a R$ 2.050,00. As exigências de experiência e de escolaridade também são abrangentes. Mesmo candidatos que não termi-naram os estudos podem participar da seleção para um novo emprego. O número de vagas oscila conforme o fluxo de pre-enchimento e captação de novas oportunidades de emprego.

Vagas especiaisO CIET também está intermediando 41 vagas para pessoas

portadoras de deficiência, sendo 5 para agentes de proteção de aeroporto, 10 para ajudante de carga e descarga de mer-cadoria, 10 para auxiliar de administração, 6 para auxiliar de enfermagem e 10 para vendedor interno.

Os interessados podem fazer o cadastro gratuitamente e devem levar carteira profissional, CPF, RG, título de eleitor e número do PIS, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, em um dos quatro postos do CIET:

Centro – rua Doutor Gastão Vidigal, 200;Cumbica – rua Capitão Aviador Walter Ribeiro, 359;Vila Augusta – rua Antônio Iervolino, 225;Pimentas – avenida Juscelino Kubitscheck, 2.760.

MÃOS À OBRARabih Khalil 33 anos - Jornalista e Secretário do Trabalho/Guarulhos

para pessoas com deficiência41 vagas de emprego

Page 12: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 201312 A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.br Esporte

Batatais e Flamengo fecharam a terceira rodada da fase semi-final do Campeonato Paulista da Série A3, na noite de sábado (27), com a vitória do Flamengo pelo placar de 3 a 1. O Flamengo soma agora quatro pontos e as-sume a vice-liderança do Grupo 03, ao lado do Independente. O Batatais segue com três pontos conquistados.

O próximo confronto do Corvo do Tranquilidade será, novamen-te, contra o Batatais, no dia 5 de maio, agora jogando em casa, no estádio Antonio Soares de Oliveira, às 10h, pela 4ª rodada do Grupo 03 da Fase Semifinal da Série A3.

Na sua última partida, jogan-do na casa do adversário, o Fla-mengo iniciou no ataque, não se intimidando pelo fato de jogar

fora de casa e buscando pressio-nar para criar chances de gol no Osvaldo Scatena, enquanto o Ba-tatais tentava responder. Alemão, aos 24, abriu o placar para o time de Guarulhos, que se manteve no ataque, conseguindo chances e impedindo os avanços do time da casa na partida.

A pressão flamenguista conti-nuou no segundo tempo e Dario, aos cinco minutos, aumentou a vantagem do time visitante. O Fla-mengo dominava a partida e dei-xava pouco espaço para a pressão do Batatais.

Moisés, aos 20, anotou o ter-ceiro do Flamengo. O Batatais buscou reagir e Marcelo Souza, aos 26, diminuiu o placar, mas não conseguiu impedir a derrota do time da casa. Lance de uma das partidas realizadas pelo Flamengo de Guarulhos que sonha com a série A2

VICE-LÍDER, O FLAMENGO VOLTA A ENFRENTAR O BATATAIS PELA 4ª RODADA

Ivanildo Porto

CONVÊNIO JÁ GARANTE AMPLIAÇÃO DE VAGAS NA GINÁSTICA ARTÍSTICA

O convênio entre a Secretaria de Es-porte, Recreação e Lazer e a Liga Gua-rulhense de Desporto já garante o au-mento no número de vagas nas turmas de ginástica artística do Ginásio Boni-fácio Cardoso. A parceria possibilitará a ampliação do atendimento das atuais 150 para 450 crianças.

A iniciativa é parte das novas dire-trizes da pasta que incluem a amplia-ção da oferta de vagas na iniciação e na massificação esportivas com foco nas crianças e jovens. A previsão é que

as aulas comecem no próximo mês. Em breve serão divulgadas as informações sobre inscrições e horários das novas turmas.

Atualmente, a prefeitura atende cerca de 2,2 mil crianças através do projeto Viva Esporte, que tem 26 nú-cleos localizados em vários bairros. Nos locais, crianças e jovens com idade en-tre 6 e 17 anos participam de aulas de diversas modalidades, entre elas, fut-sal, voleibol, futebol, basquete, kara-tê, judô, ginástica artística e rítmica.

Imprensa/PMG

Page 13: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 2013 13A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brCultura

Gil Campos

Uma caminhada de muito axé. Assim foi a 1ª Marcha para Ogum de Guaru-lhos, que aconteceu na manhã de sába-do, dia 27, e reuniu pais, mães e filhos de santos, sacerdotes, religiosos e sim-patizantes dos cultos afro-brasileros. O evento, inédito na cidade, foi organiza-do pela Federação de Umbanda e Can-domblé do Estado de São Paulo (Fucesp

- www.fucesp.com), que no último dia 24 completou 60 anos e tem Ogum – que no sincretismo com a Igreja Católica re-presenta São Jorge – como seu patrono.

A caminhada teve início pouco antes das 10h e saiu da sede da Fucesp, na Alameda Yayá, e percorreu as ruas de Gopoúva. “Foi um momento de muita fé e de união dos cultos afro. A caminhada despertou a curiosidade das pessoas que demonstraram respeito por onde passa-

mos. Foi muito emocionante”, disse o presidente honorário da Fucesp, Carlos Roberto Salun, de 66 anos, o Pai Salun.

Mais de 200 pessoas participaram da marcha, que contou com a parti-cipação de templos de umbanda e ro-ças de candomblé de Guarulhos e de outras cidades da Grande São Paulo. “Com muita luta, vamos quebrando o preconceito que, infelizmente, ainda existe com as religiões afro-brasileiras

e seus seguidores”, observou Pai Salun. Representantes do Superior Órgão

de Umbanda do Estado de São Paulo (Souesp), do Primado Organização Fe-derativa de Umbanda e Candomblé do Brasil, do Movimento Político Umban-dista e da Igreja Anglicana prestigia-ram a caminhada, que teve o apoio de agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito (STT) e da Guarda Civil Munici-pal (GCM) de Guarulhos.

MARCHA PARA OGUM

Page 14: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 201314 A folha do passageiro

Socialwww.folhadoponto.com.br

O Folha do Ponto, seu companheiro inseparável nas baladas de Guarulhos, está sempre pronto a divulgar os mo-mentos de alegria dos baladeiros de plantão. Fique atento, pois o próximo a ser clicado por nossa equipe poderá ser você. Curta a festa, e divirta-se com res-ponsabilidade!

Se a Balada for Boaa gente vai lá

Conferir!

CLICK’S DAS MELHORES BALADAS

Por Edgar Guilherme

www.oruspix.com.br

ATALANTA, CARLOS, ANDRESSA, BRUNO E RODOLFO

ROBERTA, MARIANA E NATHALIA TALIRAGUSTAVO, MARRIMANN, ANDRE, VICTOR, JOAO, ROLLER, ANA CAROLINA, LEO E UICKED

JESSICA, DOUGLAS, GABRIEL, MUNIR E RENATO

PAULO ROBERTO, LUCAS E ANDRE

VANESSA, TONINHO MESSIAS E KELLY

BRUNA, DANUSA, FERNANDA, FABIANA, LARISSA, AGATHA, JULIANE, KEYLA, AMANDA E PRISCILA

CURTA A NOSSA PÁGINA

facebook.com/DoPontocomunicacao ALESSANDRA, DANIEL E ALINEEVANDRO, KAROLYNE, BABI, FELIPE, MAYSA, MARINA E BARBARA

GABRIEL VIEIRA

AV. PAULO FACCINI, 2207, GUARULHOS(11) 2440-4236

Page 15: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 2013 15A folha do passageiro

www.folhadoponto.com.brTÁ N O P O N T O ! PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

NAS BANCAS

Aprender é divertido...

BANCO 3

Acidenteem que ocarro girasobre si

Estruturabásica deedifícios

modernos

Curso depós-gra-duação

Na (?): àforça

(bras.)

Mulherque

adminis-tra o lar

Estudominucioso

Cortarcom osdentes

(?) Pires,atriz bra-

sileira

Entefolclóricode uma

só perna

Vogalrepetida

em "índio"

O ângulode 90graus

(Geom.)

A roupatípica da

noivaProduzirsom forte

(?) mari-nha, ve-

getal ricoem iodo

Lugaronde se

escova osdentes

(?) bull,raça de

cães

Local do velocíme-

tro nocarro

Formato dabola de fu-tebol ame-ricano (pl.)

AluísioAzevedo:escreveu "O Cortiço"

Critériona es-

colha detintas

Significa"Letras"na sigla

ABL

A ti(Gram.)

Aí está(pop.)

Frequen-tador debiblio-tecas

Emissorade TV

Aquele quediscursa

Palco dos vencedoresSílaba de

"teste"

Padre

Gálio(símbolo)

Fase maisdemoradado traba-

lho departo

Artigo de-finido (pl.)

BaralhociganoCasa

indígena

Estômagode avesMatéria

vulcânica

Espéciede cho-calhoFiel

Paraná(sigla)

De outromodo

Ensina;instrui

Hiato de"miolo"

4/toar. 5/guizo — moela — pódio. 7/análise.

Marilene Ferreira

[email protected]

CURTAS

Pois é, a namoradinha de Luan Santana era proibida de se ex-por e de falar com jornalistas. As coisas mudaram pois Jade e Luan foram capa de uma fa-mosa revista de celebridades e fizeram de sua vida pessoal um livro aberto...

Na última semana, o cantor Netinho da Bahia foi interna-do na UTI de um hospital de Salvador, capital do estado. O músico passou por uma cirur-gia em que foram descobertos pequenos tumores no fígado. Até o fechamento desta edi-ção, Netinho segue em obser-vação e sem previsão de alta.

“Na mídia”

Em recuperação

Capricórnio - 22/12 a 20/01

Aquário - 21/01 a 19/02

Sagitário - 22/11 a 21/12Peixes - 20/02 a 20/03

Libra - 23/09 a 22/10

Escorpião - 23/10 a 21/11Leão - 22/07 a 22/08

Virgem - 23/08 a 22/09

Câncer - 21/06 a 21/07Áries - 21/03 a 19/04

Touro - 21/04 a 20/05

Gêmeos - 21/05 a 20/06

Tomar decisões será mais fácil por causa de

Não se apegue a senti-mentos passados e seja

seu equilíbrio emocional e se-gurança.

otimista. As coisas podem sem-pre melhorar...

Cuidado para não se expor de mais, cuidado

ao demosntrar suas opniões.

Tenha mais equilibrio nas decisões a serem

tomadas, não se deixe levar pelas aparencias.

Sentimento de inferiori-dade não combina com

você, levante a cabeça e encare os problemas.

Eplore seu potencial, mostre do que é capaz.

Sua auto estima estará eleva-da nos próximos dias.

Desconfie de apoios oportunos, esteja sem-

pre atento a tudo e a todos

Faça valer suas opni-ões, afinal você tem

muito a oferecer aos que lhe rodeiam.

Recolher-se as vezes é necessário para refletir

sobre as decisões a serem to-madas.

Tenha calma, mudan-ças estão a vista. seja

otimista sempre.

Vale lembrar, quem avisa amigo é. Esteja

atento a comselhos de pes-soas próximas.

Cuidado com muita empolgação, nem tudo

que reluz é ouro. Esteja alerta.

Horóscopo Geremy Batins

Barros prende Wanda, depois de afas-tar Lucimar. Helô pede para Mustafa sair com Aisha e conversa com Berna. Ricar-do leva a fornecedora de Wanda para ser interrogada. Aisha não aceita almoçar com Mustafa em um bar e pede para ir a um bom restaurante.

Flor do Caribe – 18h, Globo

“Minha Novela” Próximas emoções...

Enviada por Paulo Menezes - Bom Clima

Damáris chega ao velório e tenta consolar Bárbara. Fabinho consegue informações sobre o passado de Plínio e Irene. Bento reclama de Amora para Gílson. Wilson considera uma ideia de Érico, e Natan se irrita. Renata fica incomodada com a pressão de Verônica sobre seu casamento com Érico.

Ester diz a Alberto que cede à chantagem, desde que passem a dormir em quartos separados. Mila descobre que Natália está apaixonada por Juliano e avisa à mãe que contará ao pai. Ester diz a Márcia que o Grupo Albuquerque deixará de patrocinara ONG.

Sangue Bom -19h, Globo Salve Jorge-21h, Globo

- Minha mulher só ganha presentes caros do chefe dela: colar de

brilhantes, anel de esmeraldas e até carro. Hoje é aniversário dele e eu nem

sei o que lhe dar.- Da uma “chifrada” nele seu corno…

facebook.com/marileneferreira

No dia em que completou 85 anos, a Mangueira escolheu novo presidente e com isso, já anunciou mudanças para o carnaval de 2014. A eleição re-alizada no domingo (27) deu vi-tória ao deputado Chiquinho da Mangueira, que passa a presi-dir a mais tradicional escola de samba carioca. Em 2014, a Man-gueira não terá mais Gracyan-ne Barbosa como rainha da bateria. A Mangueira sempre se caracterizou por exaltar sua comunidade. A rainha da bate-ria será a Ewelyn Bastos, atual rainha do carnaval. De férias em Paris com o marido, Belo, Gracyanne deve anunciar em breve seu novo destino na fo-lia. Vale lembrar que – no Rio - ela já reinou no Salgueiro, Vila Isabel e Unidos da Tijuca. Rosa Magalhães, que nos últimos anos fez os desfiles da Unidos de Vila Isabel, será a nova car-navalesca da verde-e-rosa.

Tá fora...Gracyanne

Page 16: Edição 191

GUARULHOS, DE 30 DE ABRIL A 8 DE MAIO DE 201316 A folha do passageiro