Edição 202

20
Rio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013 Ano X - Edição nº 202 Valor: R$ 2,00 JORNAL A T RIBUN A DO VALE www.jatv.com.br O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é. Provérbios 11, 30 02/2013 3564 1175 3564 1175 RUA 29 DE DEZEMBRO, 218 89198. 000 - RIO DO CAMPO - SC A caminho de um Sonho Pág. 16 Campeonato Municipal inicia entre março e abril, em Rio do Campo Pré-escolar de Rio do Campo já tem local definido Pág. 19 Pág. 05 Crime choca a região do Alto Vale Pág. 02 Vereadores de Taió vistoriam Unidades de Saúde Pág. 18 Salete lança edital para a contratação de professores Pág. 09 Mirim Doce - Secretária de Saúde viaja à Brasília Pág. 07 Cresol de Rio do Campo contempla cinco famílias com programa de habitação rural Pág. 05

description

Edição 202

Transcript of Edição 202

Page 1: Edição 202

Rio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013 Ano X - Edição nº 202 Valor: R$ 2,00

JOR

NA

L

ATRIBUNADO VALE

www.jatv.com.br O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é. Provérbios 11, 3002/2013

3564 11753564 1175

RUA 29 DE DEZEMBRO, 21889198. 000 - RIO DO CAMPO - SC

A caminho de um SonhoPág. 16

Campeonato Municipal inicia entre março e abril, em Rio do Campo

Pré-escolar de Rio do Campo já tem local definido

Pág. 19

Pág. 05

Crime choca a regiãodo Alto Vale

Pág. 02

Vereadores de Taió vistoriam Unidades deSaúde

Pág. 18

Salete lança edital paraa contratação deprofessores

Pág. 09

Mirim Doce - Secretáriade Saúde viaja à Brasília

Pág. 07

Cresol de Rio do Campocontempla cinco famílias com programa de habitação rural

Pág. 05

Page 2: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 02Rio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

É como muita alegria que começamos nosso ano de trabalho, também nosso trabalho aqui neste e s p a ç o i n f o r m a t i v o o n d e continuaremos a nos encontrar periodicamente. Master Mind é para nós símbolo de melhoria continuada (o ser humano somente poderá considerar-se pleno quando trabalhar seus medos, ansiedades, pontos a melhorar e atingir seus objetivos) desde a nossa concepção já começamos a interagir com o meio através das percepções de nossa mãe, (segundo alguns estudiosos), é certo que durante t o d a a n o s s a i n f â n c i a , adolescência e idade adulta e s t a m o s a d q u i r i n d o conhecimentos.

A importância deste espaço Este espaço tem como o b j e t i v o p r o m o v e r o questionamento de nossas ações enquanto ser humano dotado da capacidade de raciocínio e que busca seu aperfeiçoamento. Muitas pessoas fazem uma especialização, uma faculdade, um curso técnico, trabalham cinco anos na mesma função e já se dizem prontos para o dia a dia; a grande verdade é que ninguém esta pronto, sempre estamos

aprendendo algo e também ensinando, a vida é uma escola onde todos somos aprendizes e mestres ao mesmo tempo. Neste espaço destilaremos experiências e lançaremos ideias novas ou não tão novas assim, contudo são ideias que irão servir para qualquer pessoa que queira crescer e ter qualidade de vida.

O que iremos abordar Obviamente como somos uma escola de negócios e nosso compromisso é a melhoria continuada e temos como missão, “capacitar o ser humano para ser agente de transformação e atingir suas plenas potencialidades criando um mundo melhor”, o que abordaremos irá auxiliá-lo a questionar-se e buscar caminhos melhores, mais seguros para sua jornada, seja ela qual for. Master Mind também significa resultados acima da média e o que balizará nosso trabalho é a incontestável obra de Napoleon Hill que é um dos livros mais lidos e estudados do mundo, “A Lei do Triunfo” que é a base a c a d ê m i c a d e n o s s o s treinamentos.

Um bom final de semana e boa semana a todos.

“O ano das maravilhas 2013”

COLUNA MASTER MIND

Gestor da Marca Master Mind no Alto Vale, Planalto Serrano e Meio Oeste Catarinense, Instrutor Master Mind, Terapeuta, Comportamental, atua a mais de 25 anos nas áreas comercial e administrativa e Líder Global de Futura pela UCSD - Califórnia.

Antonio Gonçalves

JOR

NA

L

ATRIBUNADO VALE

Rua Antônio Losi, 55 - Bairro Sulbrasil

CEP: 89198.000 - Rio do Campo - SCCNPJ: 11.614.277/0001-20 - Insc. Estadual: Isento

- Inscr. Municipal: 5607

Diretor Presidente

Wagner Sorrilha Apodaca

E-mail: [email protected]

Fone: (47) 3564-1414 / 8485-3484

Editora, Redação e Jornalista Responsável

Chirlei Cristina da Silva Back

SC-02588-JP

E-mail: [email protected]

Fone: (47) 8462-1920

DIAGRAMAÇÃO:

Wagner Sorrilha Apodaca e Elenice Weber

site: www.jatv.com.brE-mail: [email protected]

“O Jornal não se responsabiliza por conceitos emitidos em artigos assinados, por não constituir vínculo empregatício. Sendo de total

responsabilidade de seus titulares”.

Filiad

o:

Circulação: Rio do Campo - Santa Terezinha - Salete - Taió - Mirim Doce

Geral

Missão, “capacitar o ser humano para ser agente de transformação

e atingir suas plenas potencialidades criando um mundo melhor”

Editorial Nesta edição você irá conferir uma entrevista exclusiva com a aleta Vanessa Israel, que está na equipe de Nova Trento desde 2011 e representa muito bem o município de Rio do Campo e o Alto Vale do Itajaí. Sabemos que o seu sonho é se tornar uma atleta profissional, espero que você realize, a torcida

por você é grande. Lute! Batalhe pelo seu ideal. Para ser uma a t le ta destaque, requer, em primeiro lugar, o dom para o esporte e agrupar determinação, disciplina e responsabilidade para poder atingir o resultado.

Boa sorte!

E l e s c o n f e s s a r a m a participação no crime, mas se isentam do homicídio. Carro da vítima foi incendiado após com dois litros de óleo diesel. Um taxista de 43 anos foi assassinado com sete golpes de faca no pescoço e tórax em Pouso Redondo, no Vale do Itajaí. O crime, que ocorreu neste domingo (27), por volta de 17h, está sendo investigado pela Polícia Civil do município. De acordo com a polícia, Jeferson Paulo Schnoor, de 19 anos, contratou a corrida de Valdemar Oliveira dos Santos com destino à localidade de Rio Novo. Em determinado momento da viagem, o taxista avistou uma moto caída na e s t r a d a c o m o c o n d u t o r aparentemente desmaiado. Segundo o relato, Valdemar parou para prestar socorro ao motociclista. Neste momento, Douglas Nunes Melo, que estava deitado no chão, e Jeferson atacaram o taxista com uma faca. Ainda segundo a polícia, a ação foi planejada, já que Jeferson estava carregando dois litros de óleo diesel. Depois de matar o taxista, ele

colocou fogo no veículo. O corpo da vítima foi encontrado a 20 metros do carro. No momento em que Jeferson incendiava o táxi, um casal trafegava pela estrada e avisou a polícia. Ele fugiu para o mato e foi localizado a 2 km de distância do local. Ao ser levado a delegacia, ele revelou onde Douglas morava. A Polícia Civil se deslocou até a localidade de Rio de Trás e efetuou a prisão. Os dois envolvidos foram presos em flagrante por homicídio qualificado e incêndio. Ambos confessaram a participação no crime, porém se isentam do assassinato, colocando a culpa no outro. Na madrugada desta segunda-feira (28), os dois suspeitos foram levados ao presídio de Rio do Sul e estão sob juízo da comarca de Trombudo Central. A faca utilizada no crime tem aproximadamente 18 cm de lâmina e foi encontrada na carenagem da motocicleta. O corpo do taxista foi recolhido pelo Instituto Médico Legal (IML) de Rio do Sul.

Taxista é assassinado com sete facadas por dois jovens de 19 anos

Fato da semana que chocou a região

Foto: Rádio Educadora Divulgação

Page 3: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 03GeralRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

Novo TítuloEnquete da Semana em

Rio do Campo e Santa Terezinha

Marineiva Salvador , 26 anos, agricultora, sempre residiu no município de Santa Terezinha na Tifa São Vicente “Eu não sou contra a pessoa que gosta, mas eu não gosto, pois na minha opinião não é uma coisa educativa e produtiva para a nossa vida e a vida de uma criança, e acho também que o horário que está passando é muito inadequado pois hoje em dia as crianças 22h30m ainda estão acordadas”.

Volnei Jorge Simplício, 39 anos, empresário, reside em Rio do Campo há 21 anos“ E s t ã o t e n d o m u i t a s c e n a s inadequadas, inconvenientes para o horário em que passa o programa. Influencia na educação de nossos filhos, estão dando mau exemplo, na verdade. Deveriam mudar de horário para mais tarde ou não exibir cenas inadequadas”.

Silvestre Blonkowski, 61 anos, agricultor, sempre residiu em Santa Terezinha “Na minha opinião esses programas não ajudam em nada na nossa vida, aliás, hoje existem poucas coisas boas na televisão, eu acredito que ao invés de investir em coisas desnecessárias do tipo, as pessoas deveriam investir mais na agricultura, pois os colonos estão sendo muito desprezados”.

Leonor Marcelino Fernandes, 65 anos, aposentado, reside no município de Santa Terezinha há 36 anos.“Com certeza está em horário impróprio, contém cenas inadequadas e para a educação dos filhos isso é péssimo, muito ruim. Eu acredito que eles deveriam investir mais em saúde, educação e não investir em tais programas”.

Andreia Färber Andreatta, 40 anos, professora e comerciante, reside em Rio do Campo há 8 anos; “Sou contra, há tempos atrás, no início de tudo, era pura comédia, mas atualmente é dispensável, são cenas que perturbam a ideia de menores, que ainda não estão preparados para ver tais apresentações. Infelizmente muitas crianças estão acordadas e o que é pior, muitos pais não controlam o que os filhos assistem. Enquanto as emissoras de TV disputam audiência, a população “paga” por isso’’.

Cinthia Alexssandra Antunes, 32 anos, comerciante, sempre Residiu em Rio do Campo“A Fazenda eu nunca assisti. O Big Brother, quando estou em casa, assisto, mas se eu tivesse uma criança eu não assistiria, devido às cenas inadequadas. Na minha opinião o correto seria não transmitir cenas impróprias e mudar o horário para mais tarde, pois para a educação de uma criança não é viável este tipo de programa ”.

Reality show é um tipo de programa televisivo baseado na vida real. Podemos então falar de reality show sempre que os acontecimentos nele retratados sejam fruto da realidade e os visados da história se jam pessoas rea i s e não personagens de um enredo ficcional.Exemplo deste é o programa mundialmente conhecido, Big Brother criado em 1999 por John de Mol. Embora t enha hav ido precedentes no rádio e na televisão, o primeiro reality show, como hoje sentido foi a série An American Family, transmitida em doze partes em 1973 nos EUA; a série ficou famosa por lidar com divórcio em uma família nuclear, e ainda, pela revelação de que um dos filhos, Lance Loud, era homossexual. Vários shows na Inglaterra e Austrália usaram o mesmo enredo. A série que teria criado o interesse moderno em reality shows foi talvez COPS, lançada em março

de 1989. Foi seguido por The Real World, da MTV, (lançado no Brasil como Na Real. que se tornou fenômeno de popu la r idade . Em2000, com o surgimento do Big Brother e da Expedition Robinson na Europa, assim como Survivor nos EUA, houve multiplicação de shows baseados em reality shows, sendo que a crítica e a população sentiram que com gosto questionável. No Brasil, pode-se dizer que a "onda" de reality shows começou, basicamente, com o programa No Limite, baseado em Survivor, em 2000. Em 2001, foi criado o programa Casa dos Artistas, fenômeno notável de audiência do SBT. Em2002, surgiu o maior expoente deste gênero no Brasil, o programa Big Brother Brasil, da TV Globo. Posteriormente em 2009, a TV Record lança A Fazenda, versão brasileira de The Farm (criado na Suécia pelo produtor Strix). O termo reality show é conhecido por mostrar, de forma

simulada, uma realidade. Em tais programas não há roteiros a serem seguidos e os participantes têm que resolver problemas ou apenas conviver com outros participantes, como no caso do programa Big Brother e outros. Os chamados reality shows entretêm as pessoas com a reação de seus participantes em apenas viverem um cotidiano ou realizarem alguma prova. Alguns outros reality shows como O Aprendiz ou O Desafiante - 2005, levam aos seus participantes desafios que eles poderiam encontrar em suas profissões ou em suas próprias vidas. Há também o Esquadrão da Moda, cada episódio apresenta uma "vítima" de moda e reforma do seu guarda-roupa. A maior participação popular em Reality Shows no mundo todo aconteceu no Big Brother Brasil 10, onde a final do programa obteve quase 160 milhões de votos.

Como você avalia os reality Shows tipo ‘Big Brother’ e ‘A Fazenda’?

2º Desafio de Ciclismo será realizado em nova data

Os organizadores do 2º Desafio Almir da Luz e Walmor Giovanella de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike alteraram a data de realização da

Inicialmente marcado para acontecer no dia 7 de abril, o Desafio ocorrerá no dia 17 de março. Conforme o ciclista Almir da Luz, a mudança da data foi necessária em virtude da prova de Mountain Bike que será realizada em Ituporanga, no dia 7 de abril, pelo Campeonato Catarinense.

competição.

Page 4: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 04PublicidadeRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

CONCHA EM V, PARA ABERTURAS DE VALOSCONCHA EM V, PARA ABERTURAS DE VALOS

TERRAPLANAGEM - ATERROS

DESTOCAS - BARROS PARA JARDIM

SERVIÇOS EM GERAL

TERRAPLANAGEM - ATERROS

DESTOCAS - BARROS PARA JARDIM

SERVIÇOS EM GERAL

Page 5: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 05GeralRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

Faça-nos uma visita

O pré-escolar será no centro da cidade

O Secretário de Educação de Rio do Campo, Marinho Meurer, explica que esta mudança de local trará benefícios aos pais e aos alunos “Traremos para o Centro de Múltiplo U s o p o rq ue hav i am v á r i a s reclamações, devido aos alunos estarem sendo transportados para a Rio Verde. A estrutura de lá é boa, mas o problema era o transporte. Outra situação é que com a mudança será desocupado um ônibus e utilizado para fazer a linha do Carneiro, sem ser terceirizado”. Esta possibilidade surgiu

depois de procurarem vários lugares “No centro surgiu a ideia de conversar com os idosos para fazer uma parceria com eles, pagando o aluguel do salão da igreja católica em troca de cederem o clube, que é considerado o clube do idoso, mas é um centro de múltiplo uso, que é de propriedade da prefeitura, e com a manifestação de aceitação da grande maioria dos idosos, resolvemos trazer o pré-escolar para este local, onde eu acredito seja mais adequado, principalmente pela acessibilidade, não tem rampas, nem escadas para a

movimentação dos alunos. O espaço será adequado de acordo para o bem estar, com qualidade para a educação das crianças. O Norberto, Secretário de Obras, está fazendo, com sua equipe, a limpeza e a colocação de barro, assim plantaremos grama para adequar o espaço para os momentos de brincadeiras”, comenta Marinho. A Secretaria de Educação, junto com a Adminis t ração M u n i c i p a l t e m a i d e i a d e futuramente reativar o centro da Rio Verde “Faremos uma sondagem para ver a quantidade de alunos, e se comportar, realmente será aberto um jardim ou uma creche na Rio Verde”, afirma Marinho Meurer. Para a segurança dos alunos a administração já iniciou o processo de licitação para a construção de um muro em volta de todo o terreno. O Secretário de Educação também ressalta que serão pintadas as faixas de pedestres em frente ao pré. Será colocado um portão para que os pais deixem os seus f i lhos com segurança, e dentro da sede do pré serão usadas as divisórias que a prefeitura já possui, são divisórias que estavam sendo usadas no espaço alugado, onde funcionava o EJA, que será no mesmo espaço do pré, para também economizarem no aluguel que era pago pela sala. O início das aulas está

previsto para 14 de fevereiro “Em princípio a nossa ideia seria manter o prazo, mas estaremos reunindo os pais, verificando a viabilidade, e se for necessário vamos pedir um prazo um pouquinho maior para as determinadas obras, não maior do que uma semana. Ressalto que a ideia é manter o prazo até dia 14”, esclarece o secretário. Para o pré-escolar e para o jardim a diretora será a Professora Márcia Roseli Back Zickuhr, t a m b é m j á f o i d e f i n i d o a coordenadora do EJA que é a Professora Roseli Augusto Borinelli, a diretora da Santa Maria será a professora Zenita Balak Schwarz, no entanto ainda estão sendo definidas a direção da Creche e da APAE.

Agora o pré-escolar vai ser no Centro de Múltiplo Uso, denominado também como Clube do Idoso

Foto: JATV

Foto: JATV

A Cresol Vitor Meireles-PA Rio do Campo contempla cinco famílias com o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), em parceria com a Caixa Econômica Federal. No d i a 1 7 d e j a n e i r o o s beneficiários assinaram os contratos para a liberação de 125 mil reais para a construção de 5 unidades habitacionais nas

áreas rurais do município de Rio do Campo, esse recurso é subsidiado pelo Governo Federal. Sérgio Gorges, diretor da Cresol de Rio do Campo, afirma que a Cresol apoia nessa área social, pois almeja a dignidade e o bem estar das famílias, e a cooperativa está sempre em busca de melhorar a vida dos agricultores.

Cresol contempla 5 famílias com programa de habitação rural

Page 6: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 06GeralRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

Olá, queridos leitores! Escrevo novamente muito feliz, pois essa semana, recebi boas novas via facebook. Uma delas ainda me disse que o Padre Saule Dias lê todas as minhas colunas. Mesmo não o conhecendo pessoalmente, vou cuidar ainda mais com que eu escrevo! Agradeço de coração às queridas Nana Schmitz e Joicely da Silva Back pela leitura! Vamos ao que interessa!****************Uma pessoa jovem, que não revelarei a identidade, me contou que estava em Taió praticando um esporte, quando sentiu um desconforto no joelho e foi parar no Pronto Atendimento. Chegando lá, o médico disse pra essa pessoa que o motivo da dor foi o impacto no chão, já que a pessoa tá muito gorda. Conhecendo essa vítima do bullyng do médico de Taió, garanto que ela está longe da obesidade. E ele, longe de ser um grande profissional. Tirando dois ou três, a safra de médicos em Taió está muito ruim há alguns anos. Que venham novos ares! Ah... Esse cara não sou eu! Eu juro, padre Saule!****************Também fiquei sabendo que na região de Rio do Campo e Santa Terezinha, o sinal de celular está péssimo. Num dia funciona, no outro não. Peço encarecidamente que encerrem de vez com isso. As pessoas precisam estabelecer contatos pessoais e profissionais. Sem telefonia celular, hoje em dia, não se vive mais. Apesar de que vejo pessoas que após alguns meses, descobrem que o celular também efetua chamadas. Digo isso porque usam o aparelho como d e s p e r t a d o r , v í d e o g a m e encaminhar mensagem de texto, mandar e-mails, navegar na internet e tantas outras funções. Com tanta internet e tanto celular, raro mesmo é ver pessoas conversando. Batendo um papo produtivo.****************Fiquei com pena dos meus vizinhos nesses últimos dias. Quinta passada, fiz uma festinha pros meus

colegas de profissão. Tudo estava bem até chegar o violão. Aí os peitos apaixonados falaram mais alto. Na segunda-feira, era aniversár io da minha mãe (Parabéns, mãe). Tudo estava bem até o maldito do violeiro chegar. Resultado? Fomos dormir depois das duas horas da manhã! Os vizinhos também!****************Tive a oportunidade de conversar por alguns minutos em particular com o Secretário da Saúde de Taió, Klaus Dieter, e com o Secretário de Educação, Fiorelo Zanella. S inceramente , f ique i mais confiante. Os atendimentos via SUS e os partos devem voltar a acontecer no Hospital Dona Lisette. Já na área da Educação, vejo mais empenho e vontade, pelo menos nesse início de mandato. Mesmo ambos tendo o perfil conservador, acredito numa melhoria. Estamos precisando!****************Não tem como passar em branco a tragédia de Santa Maria. Mais de 230 mortos. Os motivos, todos vocês já sabem. Em entrevista, o Comandante dos Bombeiros Militares do Alto Vale não descartou uma tragédia na nossa região. Após a vistoria e o “ok” dos Bombeiros, os promotores de evento mudam muitas coisas. Colocam enfeites nas placas de indicação da saída de emergência, trancam saídas laterais e mudam todo o esquema aprovado pelos Bombeiros. Isso quando possuem alvará! Esse fato lamentável, certamente servirá para que as boates e salões da região tenham maiores cuidados com seus clientes.

****************Dessa forma, encerro mais uma vez nosso encontro semanal. Agradeço de coração a todos os leitores! Que Deus nos acompanhe de forma especial nesse início de fevereiro. Dicas, críticas e sugestões, encaminhem para o e-mail que está lá em cima na coluna ou por facebook! Até a próxima!

‘‘O que está

acontecendo

na região’’

Por Lucas Fach ([email protected])

A Secretaria de Agricultura de Rio do Campo está promovendo uma campanha de alevinos. Os alevinos são peixes recém saídos do ovo e que já reabsorveram o saco v i t e l i n o o u , n o c a s o d o s ovovivíparos, como os lebistes, logo após o nascimento.

Os pedidos podem ser feitos até 10 de abril na Secretaria de Agricultura que fica localizada no prédio da Prefeitura. A entrega do alevinos está prevista para o dia 12 de abril. Confira os preços para a Safra 2012/2013:

Secretaria de Agricultura de Rio do Campo

promove campanha de alevinos

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS, retornou as suas atividades normais nesta segunda-feira (28). Ainda seguem abertas as inscrições para os cursos do Pronatec e para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - PETI. As reuniões da famílias PAIF / Bolsa Família irão ocorrer nos dias 27 e 28 de fevereiro às 9h30min e às 15h.

CRAS de Rio do Campo retoma atividades

A Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió comunica a toda comunidade escolar, que as atividades administrativas nas escolas da rede estadual de ensino terão início dia 4 de fevereiro. Já os alunos retornarão para as salas de aula no dia 14 de fevereiro.

Comunicado

Page 7: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 07GeralRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

A resolução nº. 429 estabelece critérios para o registro de tratores destinados a puxar ou arrastar maquinaria de qualquer natureza ou executar t rabalhos agr ícolas e de cons t rução, de pavimentação ou guindastes (máquinas de elevação). Esta resolução entrou em vigor em 1º de janeiro de 2013. Para os tratores (máquinas) fabricados a partir de 1º de janeiro de 2013 o registro terá início a partir de 1º de junho de 2013, e para os fabricados antes de 1º de janeiro de 2013 o registro poderá ser feito sem a necessidade de pré-cadastramento. Para os tratores (máquinas) que transitarem em vias públicas, será exigido:- Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito – CAT- Código de marca/modelo/versão específica.- Realização do pré-cadastro pelo fabricante ou montadora, órgão alfandegário ou importador.Para os tratores (máquinas) que não transitarem em vias públicas, ainda assim será exigido:- Oficio de marca/modelo/versão emitido pelo DENATRAN- Realização de pré-cadastro pelo fabricante ou montadora, órgão alfandegário ou importador. Aos veículos que forem destinados apenas a trabalhos, dentro da propriedade agrícola, não será exigido o lançamento de placa. Enquanto àqueles que transitarem em vias públicas deverão ter , obrigatoriamente, o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo ( CRLV), bem como o uso da placa traseira de identificação lacrada ao veículo juntamente com a tarjeta, em local de visualização integral. Fica dispensado o uso da placa dianteira. Para fins de transferência, de regravação da identificação, ou de reposição de plaqueta de identificação dos tratores fabricados a partir de 1º de janeiro de 2013, a comprovação da propriedade se dará através do Certificado de Registro de Veículo (CRV) expedido pelo órgão executivo de trânsito do Estado ou do Distrito Federal. Vale salientar que o “não” cumprimento do referido nesta resolução, sujeita o infrator às penalidades e medidas administrativas previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), constituindo infração gravíssima, sujeito à multa e apreensão do veículo, e a medida administrativa de remoção do veículo. Em resumo os tratores e máquinas agrícolas que transitarem em vias públicas, deverão ter toda a documentação exigida aos outros veículos, com a diferença que, para os veículos agrícolas, a placa exigida será somente a traseira.

Nilséa Regiane de Souza Instrutora/Diretora de EnsinoCFC / Auto-escola Rio do Campo([email protected])

É Importante Saber

Resolução nº. 429, de 05 de Dezembro de 2012

A p re fe i tu ra de Mirim Doce lançou nesta terça-feira (29/01) o edital para a contratação da e m p r e s a q u e f a r á a revitalização da Praça Pedro Felizari, no centro da cidade. A obra está orçada em R$ 280 mil, com R$ 195 mil oriundos do Ministério do Turismo e os R$ 85 mil restantes como contrapartida do município. De acordo com o diretor de Convênios e Contratos, Ezio Olson, o projeto da nova praça prevê a construção de um palco coberto, além da substituição do piso atual por pavler colorido. “Vamos fazer a nova praça de acordo com as regras de acessibilidade, também com piso podotátil, serão colocadas mesas fixas em baixo das árvores, com bancos de madeira tratada e

ajardinamento no entorno”, salientou. Olson ainda destacou que na primeira parte do projeto, que terá início assim que concluído o processo licitatório, será feito todo o trabalho de drenagem do local. “A praça, atualmente, sofre com muita infiltração,

portanto, estamos com esse projeto de drenagem para que não tenhamos nenhum problema futuro e também vamos fazer toda a parte elétrica subterrânea. Os moradores terão um local de lazer totalmente revitalizado e muito bonito”, assegurou.

Mirim Doce terá nova praça central

A s a s s i s t e n t e s sociais do município de Salete participaram na quar ta- fe i ra (23) , na AMAVI, de uma reunião para tratar do Programa Nacional de Habitação Rural "Minha Casa Minha Vida", do Governo Federal. A reunião foi coordenada p e l o s t é c n i c o s d a instituição, a assistente social Denise Garcia Dolejal e o engenheiro civil Walter Dalpiaz Júnior, que

no dia 11 de janeiro par t ic iparam de uma reunião sobre o assunto com técnicos da Caixa Econômica Federal em Blumenau. Os técnicos da A M AV I r e p a s s a r a m instruções sobre concessão d e s u b s í d i o s a o s a g r i c u l t o r e s p a r a construção de unidade habitacional em área rural. De acordo com o programa, s e r ã o b e n e f i c i a d o s

agricultores familiares com renda bruta anual de até R$ 15.000,00, sendo que o subsídio concedido é de R$ 28.500,00. Na ocasião foi entregue aos representantes dos municípios material i n f o r m a t i v o s o b r e condições básicas do Programa Nacional de Habitação Rural; roteiro de p r o c e d i m e n t o s e documentação exigida.

Município de Salete recebe instruções sobre

o Programa Nacional de Habitação Rural

Trânsito -

Ve d a K r a e m e r participará do Acolhimento Nacional aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde. A secretária de Saúde de Mirim Doce, Veda Kraemer, participa nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro do “Acolhimento Nacional aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde”. O evento será realizado no Centro de C o n v e n ç õ e s U l y s s e s

Guimarães, em Brasília. Estarão presentes no encontro o ministro de estado de saúde, Alexandre Padilha, o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Wilson D u a r t e A l e c r i m e o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Antônio Carlos Figueiredo Nardi. P a r a V e d a a convenção será uma boa

oportunidade de adquirir novas experiências. “É excelente para trocarmos experiências com outros secretários e podermos assim, promover melhorias na área da saúde para a população”, destacou. Serão debatidos temas como “Melhoria da qualidade e acesso na atenção básica”, “Regionalização e contrato organizativo de ação” e “Redes de Atenção à Saúde”.

Secretária de Saúde de Mirim Doce viaja à Brasília

Page 8: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 08PublicidadeRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

Page 9: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 09GeralRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

A Prefeitura de Salete, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto inicia nesta terça-feira, 29 de janeiro, o processo de matrículas para alunos na rede municipal de ensino. Os pais devem procurar as unidades escolares das

9h às 11h munidos de documentos para confirmar as vagas. O período de matrículas se estenderá até dia 6 de fevereiro. De acordo com a Secretaria de Educação de Salete as aulas na rede municipal iniciam no dia 14 fevereiro.

Salete – Secretaria de Educação abre matrículas para estudantes da rede municipal

Abertas inscrições para estagiários

Nesta segunda-feira (28) foi publicado no site da Prefeitura de Salete, www.salete.sc.gov.br dois editais para a contratação de e s t a g i á r i o s n í v e l m é d i o e universitário. Os interessados poderão efetuar as inscrições até o dia 22 de fevereiro, no horário das 7h às 11h, na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto munidos dos documentos pessoais.

A c l a s s i f i c a ç ã o d o s candidatos será de acordo com a nota obtida na prova escrita, que ocorrerá no dia 23 de fevereiro, as 08h30min, nas dependências da EEF. Bernardo Rohden, situada na Rua Germano Niehues, Bairro Schreiber. Os novos estagiários irão compor vagas de trabalho nas unidades escolares e nas repartições da administração municipal.

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto do município de Salete lançou na segunda-feira (28), um edital para processo seletivo de admissão de professores em caráter temporário na disciplina de Língua Estrangeira (Inglês). Todas as informações com a documentação necessária para a inscrição estão disponíveis no www.salete.sc.gov.br

Os interessados poderão se inscrever até o dia 28 de fevereiro, no horário das 7h às 11h, na sala da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, situada no prédio da Prefeitura, Rua do Santuário, Centro. A vaga oferecida corresponderá ao regime de 10, 20 e 40 horas semanais de professor nas séries iniciais e finais do ensino fundamental.

e lança edital para a contratação de professores

Foi realizado nesta segunda-feira, 28, no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Taió, um encontro com Secretários Municipais de Saúde, técnicos responsáveis pela alimentação dos sistemas de Saúde e coordenadores

do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), dos seis municípios que compõem a SDR. “ U m a d a s m a i o r e s preocupações da população é com a saúde. Os nossos municípios têm condições de fazerem ainda mais por

toda comunidade”, destacou o secretário regional em exercício Moacir Oenning. Conforme a apoiadora do C o n s e l h o d a s S e c r e t a r i a s Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems), Ângela Raquel

Niehues o objetivo do encontro foi orientar os atuais gestores da Saúde para a atualização dos diversos cadastros do Ministério da Saúde, bem como, para o cadastro dos municípios nos programas que trarão benefícios para a Estratégia de Saúde da Família.Ângela falou ainda, sobre o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). De acordo com ela, é importante que os municípios recebam orientações para que busquem apoio para a

organização da Atenção Básica e salientou que alguns dos municípios da Regional já vem buscando ampliar a cobertura. Outros temas colocados em pauta foram: o Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), Programa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e o Programa Bolsa Família. Os gestores também foram informados sobre a situação das obras que es tão sendo construídas com recursos do Fundo Nacional de Saúde. “A reunião foi muito proveitosa, conseguimos transmitir para os profissionais que eles têm q u e u s a r e s s a s e q u i p e s multidisciplinares existentes em casa município”, explicou o gerente de Saúde da SDR, Tercílio Bonessi. Para o gerente, é necessário buscar atingir todas as camadas sociais, ou seja, todas as pessoas que necessi tam de atendimento, preconizando o objetivo maior que é a saúde preventiva.

SDR Taió promove encontro com gestores da Saúde da região

Page 10: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 10Rio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013 Publicidade

Tele Entrega: 3564-0224RUA 29 DE DEZEMBRO, 387 - CENTRO - RIO DO CAMPO - SC

PIZZA

Forno à LenhaVaridades de Petiscos

Todos os sábados Rodízio

Tamanhos B P M G

Nas terças-fe

ira

não abrimos

Page 11: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 11GeralRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

Como toda profissão requer seu comprometimento, dedicação, responsabilidade, ser jornalista, não é diferente, no entanto nem todos têm essa consciência. O jornalismo é massacrado pela incompetência de muitos que acham que qualquer um pode assumir a função, por acreditar que nós apenas escrevemos, falamos em emissoras de rádio ou aprecemos arrumadinhos diante das câmeras. Ser jornalista é ir além da escrita, ter o compromisso com a informação que passou, desde a apuração dos fatos até a elaboração da redação. Esta profissão não é tão simples assim como muitos pensam, ainda há muito sensacionalismo e a falta de ética de certos profissionais

em ganhar audiência a qualquer custo.Ser jornalista é saber persuadir. Hoje, sabemos que a internet influencia muito na vida das pessoas. É a ferramenta de comunicação mais usada pela sociedade, a plataforma digital oferece inúmeras informações em curto espaço de tempo, deixando o jornal impresso com uma fatia menor de oportunidade na sociedade, no entanto o jornal impresso tenta sempre algo novo para atrair o leitor, e possui maior credibilidade. Trabalhar no jornal impresso é uma realização pessoal, se você pretende ser um jornalista e trabalhar em um jornal impresso, ame a língua portuguesa, pois você vai precisar diariamente.

Como é a vida de um jornalista

O Curso tem como missão g a r a n t i r a s e u s a l u n o s conhec imen tos , a t i v idades e h a b i l i d a d e s c a p a z e s d e l h e s proporcionarem condições de

empregabilidade no mercado de míd ia loca l , que r se j a como mediadores de informações do interesse público, quer seja no respeito às fontes de informação e seleção crítica dos códigos e seus efeitos nas massas.• Devem-se fo rmar c idadãos preocupados com a interação na sociedade;• Quando necessário, deve-se mudar todo um paradigma presente;• A construção de uma sociedade mais justa depende de nossa atuação individual e coletiva;• Para ser profissional jornalista é preciso optar por ser observador e participante do social;• Trabalha-se na perspectiva do aprender a aprender sempre;

Um pouco sobre o curso de jornalismo

O profissional formado em C o m u n i c a ç ã o S o c i a l c o m habilitação em Jornalismo pode realizar uma grande variedade de atividades em diferentes mídias: jornais, televisão, rádio e revistas,

além do mais, recente jornalismo online na Internet. Cada tipo de mídia utiliza um determinado suporte, ou seja: papel, som, celulóide ou vídeo, por radiodifusão ou teledifusão eletrônicas.

Onde o jornalista pode trabalhar?

Por Chirlei Cristina -

Jornalista do Jornal

A Tribuna do Vale

A Secretar ia de Obras concluiu a obra de reparos na Estrada Geral que liga a localidade de Rio da Prata até a divisa com Vitor Meireles. Ao todo, 17km receberam melhorias. O importante trecho cruza as comunidades de Rio da Prata Central e Varaneira. Os

trabalhos foram concluídos na última sexta-feira (25). "Esse reparo foi muito bom para nós, antes, os caminhões que transportavam nossos produtos precisavam até ser rebocados com guincho e trator" comentou uma moradora da Varaneira.

Secretaria de Obras de Rio do Campo

repara 17km de estrada

‘‘Ser jornalista é ir

além da escrita, ter

o compromisso com

a informação que

passou, desde a

apuração dos fatos

até a elaboração

da redação’’.

A equipe do Jornal A Tribuna do Vale parabeniza sua jornalista, Chirlei Cristina, pela passagem do Dia do Jornalista, comemorado no dia 29 dejaneiro, ‘‘Somos gratos por sua dedicação e profissionalismo’’.

Page 12: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 12GeralRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

O prefeito Rodrigo Preis esteve em Brasília para participar do “Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável”. O evento que foi promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Milhares de novos gestores de todo país acompanham desde a última segunda-feira (28) a apresentação de projetos e programas de diversas áreas do Governo Federal. A presidente Dilma Rousseff abriu o evento e fez um relato das principais ações do Governo nas áreas sociais. O Alto Vale do Itajaí esteve representado no evento por uma comitiva de 19 prefeitos, assessores e secretários municipais, coordenada pelo presidente da AMAVI prefeito Hugo Lembeck, Resumo das medidas anunciadas pelo Governo Federal:No discurso da presidente Dilma Rousseff:- Governo Federal não admite tratamento discriminatório por questões ideológicas. "Precisamos trabalhar mais e cada vez mais juntos. Queremos a cooperação de todos e vamos atrás dela". - O governo federal começará a compensar os municípios que têm dívidas com a Previdência Social, anunciou a presidenta Dilma Rousseff. Segundo ela, 833 municípios começarão a receber compensações de R$ 500 mil mensais. - Disponibilização de R$ 66,8 bilhões para investimento das prefeituras neste ano, dos quais R$ 35,5 bilhões já contratados, que serão liberados a partir do final de fevereiro, e R$ 31,3 bilhões de recursos novos para projetos a serem selecionados, que já podem ser apresentados. - No Programa Minha Casa, Minha Vida, foram contratadas 1,3 milhão de novas moradias e estão previstas mais 1 milhão em esforço conjunto com as prefeituras. - Liberação de R$ 66,8 bilhões para auxiliar os municípios a construir creches, escolas, reformar postos de saúde, levantar novas unidades de pronto atendimento e fazer obras de saneamento e de pavimentação, entre outros investimentos.

- O governo está abrindo dois processos de seleção em educação, para creches e quadras. No segundo processo seletivo, será assegurada a construção e cobertura de 2.927 quadras em escolas públicas. Essas escolas poderão se qualificar, desde que tenham 100 ou mais alunos. Saúde:- A meta do Ministério da Saúde para este ano é construir 1.253 de novas UBS, outras 5.629 serão ampliadas e 4.348 serão reformadas. Está previsto ainda R$ 1,2 bilhão para a compra de equipamentos pa ra as UBS. O programa de requalificação já beneficiou 3.872 municípios em todo Brasil, apoiando construções, reformas e ampliações de UBS. Para melhorar a estrutura física das UBS, o ministério aumentou a área total mínima das unidades. A UBS de porte I aumentou de 153,24 m², para 297,72 m² e a UBS de porte II aumentou de 293,28 m² para 374,04 m². Além disso, serão financiadas também UBS de porte III, com 481,32 m², e ainda a UBS de porte IV, com 564,84 m². Social:- Programa "O Viver Sem Limite" tem R$ 7,6 bilhões em recursos para implementar políticas públicas em todo o país. A iniciativa é coordenada pela SDH/PR, envolvendo 15 ministérios e o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade). Somente na área educacional, a meta é adquirir 2,6 mil veículos adaptados e tornar 13,5 mil salas de aula acessíveis. - Os prefeitos e prefeitas devem criar conselhos da pessoa com deficiência. Outra ação frisada é a implantação de 45 centros de referência em reabilitação.- Governo pediu para que os prefeitos deem suporte à qualificação dos Conselhos Tute lares , pois es tá disponibilizando 500 kits para os órgãos, compostos por um carro, cinco computadores , uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro. Para isso, as prefeituras precisam se habilitar junto à SDH/PR. Superação da miséria:- Segundo o secretário extraordinário

para Superação da Extrema Pobreza do MDS, Tiago Falcão, há recursos financeiros e ferramentas, com acesso simplificado, para apoiar a elaboração de ações e programas sociais nos municípios. Para auxiliar os prefeitos e prefeitas, o ministério elaborou uma cartilha com os programas e ações do plano de superação da extrema pobreza para distribuir no evento. Durante o encontro, o MDS também lançou o portal Plano Brasil Sem Miséria no Seu Município. Educação:- O ministro disse que a posição do Ministério da Educação é que o piso nacional do magistério precisa continuar crescendo de forma sustentável e p r o g r e s s i v a , p a r a a t r a i r b o n s profissionais. Ele apontou como alternativa de financiamento a destinação dos recursos dos royalties do petróleo para a educação. "Se tivermos recursos dos royalties, vamos resolver o problema de financiamento, inclusive salarial dos professores".Cultura:- A ministra da Cultura, Marta Suplicy, disse que o Vale-Cultura vai fomentar a economia dos municípios. Durante o encontro, Marta explicou aos prefeitos de todo o país sobre o funcionamento do Vale-Cultura e do Sistema Nacional de Cultura. O trabalhador com carteira assinada terá R$ 50 para gastar com programas culturais como shows, cinemas, exposições, teatro, além de poder comprar livros e revistas. Cada beneficiário terá descontado de sua folha salarial R$ 5, ao passo que os demais R$ 45 ficam a cargo do empregador. Telecomunicações:- O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu a ajuda dos prefeitos para facilitar a instalação de antenas de telefonia móvel no país para ampliar a infraestrutura nas cidades para aumentar o acesso da população aos serviços de telecomunicação. Bernardo lembrou que, em muitos municípios, as legislações para instalação de antenas e torres de celulares são muito restritivas. Uma lei federal para unificar as regras já foi aprovada no Senado, e a expectativa do governo, segundo o ministro, é que a matéria seja analisada pela Câmara dos Deputados ainda no primeiro semestre deste ano. - Projeto Cidades Digitais deve selecionar este ano cerca de 200 municípios que irão receber infraestrutura de rede para ligar todos os pontos da administração municipal. O programa garante acesso da população aos serviços de governo eletrônico e à internet, por meio de postos instalados em praças, rodoviárias e outros espaços públicos. A iniciativa viabiliza a conexão entre os órgãos públicos, por meio de fibra ótica, com a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico, capacitação de pessoal local e fornecimento de aplicativos nas áreas de gestão financeira, tributária, de saúde e educação. Incentivos à Exportação:- Secretaria de Comércio Exterior (Secex)

do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) apresentou as principais ferramentas de apoio público e governamental às exportações brasileiras. Citou o programa Redeagentes que capacita estudantes para se tornarem agentes que orientarão, gratuitamente, empresários de pequeno e médio porte sobre como exportar. Os agentes são voluntários e, desde 2000, já foram realizados mais de 800 cursos e treinamentos, com capacitação de mais de 22 mil pessoas em todos os estados brasileiros.- O MDIC dispõe ainda de uma série de serviços estatísticos que permitem aos empresários e gestores públicos se informarem sobre a realidade e os processos relacionados ao comércio exterior. Nas estatísticas da Secex, os interessados podem conferir os dados da balança comercial do país, dos estados e d o s m u n i c í p i o s , a t u a l i z a d o s mensalmente, além dos recortes setoriais por cooperativas e trading companies. Os dados municipais trazem informações sobre os produtos exportados e importados, e os mercados de destino e origem de cada município que tenha realizado operações de comércio exterior.- A série Aprendendo a Exportar é uma coleção multimídia orientada para o ap rend izado das ope rações de exportação, que inclui central de atendimento, simulador do preço de exportação e o fluxo lógico e operacional do processo de vendas aos mercados exteriores. Atualmente, já foram desenvolvidas edições da série para confecções, móveis, calçados, artesanato, alimentos, flores e plantas ornamentais, máquinas e equipamentos, gemas, joias e afins, e pescado.- No serviço Comex-Responde, os usuários podem tirar dúvidas diversas sobre exportações e importações. Trata-se de um canal de contato direto e descomplicado pela internet, que já recebeu mais de 31 mil consultas. No AliceWeb? , é possível realizar pesquisas detalhadas sobre o fluxo comercial dos produtos de toda a pauta de exportação e importação brasileira.- Na Vitrine do Exportador, os empresários podem desenvolver páginas personalizadas para promover os seus produtos, com a possibilidade de inclusão de vídeos, fotos e aplicativos de geolocal ização, a lém de dados comerciais diversos, como descrição da empresa e seus produtos e mercados. Existe ainda uma área para formulário de propostas de negócios de importadores estrangeiros.- O Sistema de Registro de Informações de Promoção (Sisprom), que auxilia no processo de internacionalização das empresas, com redução à zero do imposto de renda sobre remessas ao exterior para pagamento de despesas com promoção de produtos, serviços e destinos turísticos. O objetivo principal do Sisprom é estimular a participação de empresas na prospecção de novos mercados, tendo como consequência alavancar as exportações.

Prefeito de Rio do Campo Rodrigo Preis participa do ‘‘Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável”

Page 13: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 13Rio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013 Publicidade

Page 14: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 14GeralRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

Page 15: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 15GeralRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

A Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos de Mirim Doce divulgou na terça-feira (29/01) o calendário de eventos do município. Diversos eventos que serão realizados durante o ano estão programados, visando sempre a interação entre os moradores e a diversão em família. A secretária de Cultura, Turismo e Eventos, Nilsa de Oliveira, destacou que está preparando também um cronograma de eventos que serão realizados durante o ano na Praça Pedro Felizari, no Centro da cidade. “Faremos eventos duas vezes por mês, com temas voltados para as igrejas e intercâmbios culturais. A ideia é que os moradores tenham mais esta opção de lazer”, frisou.

Mirim Doce divulga calendário de eventos para 2013

Fevereiro04 - Noite da pizza da comunidade IECLBMarço04- Domingo Kolping17 e 18 – Festa do padroeiro São José OperárioAbril07- Baile de Páscoa São José Operário21 e 22 – Encontro de jovens da igreja Assembleia de DeusMaio0 1 - D o m i n g o K o l p i n g e comemoração do dia do trabalhador06 - Festa do Padroeiro Divino Espírito Santo, de Taquaruçu10 - Homenagem às Mães escola da Paleta12 - Homenagem às Mães E.E.B. Bruno Heidrich19/20 - Fes ta da Colhe i ta , C o m u n i d a d e E v a n g é l i c a d e Confissão Luterana no Brasil IECLB - Jantar dos Piscicultores, Associação dos PiscicultoresJunho9 e 10 - Festa de Santo Antônio da comunidade de Volta Grande05 – 4º Encontro de Corais, C o m u n i d a d e E v a n g é l i c a d e

Confissão Luterana no Brasil.22 - Festa junina da escola da Paleta.23 e 24 - Festa do Padroeiro São João Batista, Comunidade de Pinhalzinho - Conferência Municipal da Assistência Social29 - Festa de São João, Centro Educacional Giacomo Zommer - Pinhalzinho.Julho07- Festa Juliana, E.E.B. Bruno Heidrich08 - Feijoada da Paróquia São Miguel Arcanjo da Paleta.14 - Pastelada do coral da igreja IECLB21- Café Colonial do Clube de Mães, de Mirim Doce.Agosto09 - Homenagem do Dia dos Pais da escola da Paleta10 – Homenagem do Dia dos Pais da escola de Pinhalzinho11- Homenagem do Dia dos Pais E.E.B. Bruno Heidrich18 – Promoção Família Trentina21 - Festa do Padroeiro São Bom Jesus, Comunidade de Serra Vencida26 - Encontro da OASE de Mirim Doce.Setembro

09 - Domingo Kolping20/21/22/23/ - 12º Festa do Melhor Arroz e 21º Aniversário de Emancipação Política Administrativa de Mirim Doce.29 - Festa do Padroeiro São Miguel Arcanjo, Comunidade de PaletaOutubro19/20 - Encontro da União Feminina, Igreja Assembleia de Deus.27 – Jantar do SINDSERV28 - Comemoração do Dia do Servidor Público.Novembro10 - Festival de Dança Estudantil E.E.B. Bruno Heidrich03 - Festa Tutti Insieme Família Trentina de Mirim DoceDezembro01- Encerramento dos Idosos01 - Festa Natalina, Centro Espírita de Mirim Doce.08 - Encerramento do Culto Infantil.09 - Aber tu ra Doce Na ta l , Administração Municipal.13 - Encerramento dos trabalhos da Secretaria de Assistência Social15 - Formatura E.E.B. Bruno Heidrich.30 - Costelaço, CTG Pioneiros da Tradição

Page 16: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 16EsporteRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

Vanessa Israel, com apenas 15 anos já se prepara para iniciar o 3º ano com a equipe de vôlei de Nova Trento, a atleta conta como tudo começou “Como eu joguei em 2010 a OLESC por Taió, o técnico me indicou para fazer a ‘peneira’, que realizei no final de 2010 e passei”. Para Vanessa garantir a vaga na equipe precisa de dedicação nos treinos e afirma “O meu bom desempenho lá é que faz com que eu permaneça”. Hoje, ficar longe de casa não é a maior dificuldade, mas no início foi um pouco difícil “Não conhecia ninguém na escola e nem na equipe de treinos, mas logo fui fazendo amizades com as meninas e com as mães delas. Hoje é bem tranquilo, quando não estou estudando ou treinando estou na companhia das amigas e das famílias delas”. Vanessa mora em um apartamento na cidade de Nova Trento com outras atletas. “Feliz e realizada”, resume Vanessa, quando o assunto é o esporte e conta que o que mais aprendeu é ser independente, ter disciplina e responsabilidade. A atleta riocampense tem suas expectativas para 2013, que requer muita dedicação “Meu principal objetivo para este ano é conseguir entrar para a seleção catarinense, a vaga é disputada entre várias atletas de Santa Catarina da

categoria. Também conseguir vencer o estadual infantil e infanto, alcançar uma boa colocação no JESC, que é um campeonato muito importante em nível estadual, com passaporte para o bras i le i ro . Estaremos competindo também os joguinhos regionais, estaduais e a OLESC”. Para se manter na equipe Vanessa ganha alimentação, moradia e materiais para os treinos e jogos, da

instituição do voleibol, os demais g a s t o s s ã o o s p a i s q u e s e responsabilizam.

De uma oportunidade surgiu um talento “Até os doze anos eu jogava mais futebol, até porque aqui em Rio do Campo o voleibol p r a t i c a m e n t e n ã o é desenvolvido, seja com t r e i n a m e n t o s o u campeonatos específicos. Em 2010, quando passei a jogar por Taió, ainda no

p r i n c í p i o p e n s e i q u e n ã o conseguiria, pois as outras meninas da minha equipe já treinavam muito

e se destacavam, mas com o passar dos dias encontrei meu talento que hoje é minha vida e meu futuro, desejo continuar nesta atividade, mesmo se não conseguir avançar como profissional nas competições estaduais e brasileiras. Pretendo estudar na área de educação física e em Rio do Campo poder treinar e incentivar este esporte”. A equipe feminina de vôlei de Nova Trento já destacou a integrante da seleção brasileira i n f a n t o - j u v e n i l , R o s a m a r i a Montibeller. Rosamaria disputou em 2012 a sua primeira superliga, defendendo a equipe de São Caetano.

Atleta Riocampense almeja vaga na

seleção catarinense de voleibol

Mural da VanessaOs pais

Amigas inseparáveis

Coordenadora Vandeca, esposo e filho Jogos do JESC Final do Estadual Infantil 2012

Sempre juntas

JEBS em João Pessoa na Paraíba

Page 17: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 17SocialRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

Com as Bençãos

do Senhor Jesus

alcançamos a

felicidade plena

Page 18: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 18GeralRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

A Resolução 432, de 23/01/13, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), publicada no Diário Oficial da União de 29/01/13, tornou mais rigorosa ainda a chamada Lei Seca. Agora, para a configuração da infração de trânsito, prevista no Artigo 165 do CTB, com relação ao teste do etilômetro (bafômetro), o novo valor considerado (VC) é de quantidade igual ou superior a 0,05 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, a metade da quantidade anterior, que era de 0,1 mg/L. Ao se submeter ao teste do bafômetro, o valor considerado (VC), é o valor encontrado na medição realizada (MR) menos o erro máximo admissível (EM) constante da Portaria 006/02, do INMETRO, que é de 0.032 mg/L. Como no resultado são consideradas apenas duas casas decimais, na prática o erro máximo é arredondado para 0,04 mg/L. Assim, somente quando o sopro atingir dosagem igual ou superior a 0,09 mg/L é que a infração administrativa se caracterizará. Para o enquadramento no crime (Art 306 do CTB), pelo teste do bafômetro, manteve-se a quantidade igual ou superior a 0,34 mg/L (também o erro máximo admissível é observado). Na prática o valor considerado (VC) é igual ou superior a 0,3 mg/L. N o e n t a n t o , p a r a caracterização da infração, através de

e x a m e d e s a n g u e , q u a l q u e r concentração de sangue registrada tipifica a infração. Ou seja, no exame de sangue a tolerância é zero para a infração administrativa. Já para a configuração do crime, através do exame de sangue, a dosagem alcoólica encontrada terá que ser igual ou superior a 6 (seis) decigramas de álcool por litro de sangue (6dg/L), mantendo-se como anteriormente. Registre-se que a nova resolução do CONTRAN estabelece, em seu Artigo 6º (sexto), parágrafo único que “serão aplicadas as penalidades e medidas administrativas previstas no Artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ao condutor que RECUSAR a se submeter a qualquer um dos procedimentos previstos na presente resolução, sem prejuízo da incidência do crime previsto no Artigo 306 do CTB caso o condutor apresente os sinais de alteração da capacidade psicomotora”. Os procedimentos previstos na Resolução 432/13 para enquadrar motoristas na infração ou crime de direção alcoolizada são: exame de sangue; exame clínico com laudo conclusivo firmado por médico perito; exame de laboratório especializado (especialmente em casos de consumo de outras substâncias psicoativas que determinem dependência); teste do etilômetro (bafômetro), além da constatação, pelo agente de trânsito,

com relato de informações dos sinais d e a l t e r a ç ã o d a c a p a c i d a d e psicomotora observados, devendo c i ta r, quando for o caso , a identificação de testemunhas e a anexação de fotos, vídeos ou outro meio de prova complementar. O cerco, portanto, está apertando para os que insistem em beber e dirigir. É bom lembrar que a perigosa mistura álcool e direção tem sido causa de inúmeras tragédias no trânsito brasileiro. Quando for beber,

deixe o carro na garagem. Se for enquadrado na Lei Seca, a multa é de R$ 1,915, 40 tendo ainda o motorista o direito de dirigir suspenso por um ano, sem falar na possibilidade de responder também a processo criminal, com pena de detenção que varia de seis meses a três anos, conforme o estabelecido no Artigo 306 do CTB. Preserve a sua vida e a dos demais usuários da via pública. No trânsito, quanto mais se aprende, mais se vive.

A nova Lei Seca e os limites de tolerância

Vereadores de Taió vistoriam unidades de saúde Vereadores do município de Taió iniciaram o ano com a agenda cheia. O presidente do Poder Legislativo Taioense, Arno Xavier (PMDB), está programando uma série de visitas às secretarias e órgãos da prefeitura municipal. As obras em andamento do município, estradas e outros setores também vão receber a visita dos vereadores. A ideia é aproximar os parlamentares dos problemas e situações relatadas por moradores. Além, do presidente, participaram da visita os vereadores, Valmor Zanghelini (PSD), Iara Bonin (PR), Marlete Sandri (PSD) e Marliza Martins (PSDB). “Além da gente se apresentar para a população, as visitas ajudam a entender a real situação do nosso município. Nosso objetivo é estabelecer uma relação boa com a administração, também é dever do vereador fazer a fiscalização”, relatou Arno Xavier. Na manhã dessa terça-feira, o grupo esteve visitado o

Posto de atendimento da Estratégia da Saúde da Família (ESF), do bairro Centro e da localidade de Palmital. Os vereadores conversaram com os servidores que relataram os p r o c e d i m e n t o s d i á r i o s d o s atendimentos. Os vereadores também ouviram reclamações e sugestões que poderão contribuir para melhorar o setor de saúde em Taió. Depois das visitas os vereadores conversaram com o secretário municipal de saúde, Klaus Dieter Diel, que aprovou a ação dos vereadores. “Quanto mais pessoas compreenderem os problemas que enfrentamos diariamente, melhor será para que possamos corrigir esses problemas”, avaliou o secretário. N a o p o r t u n i d a d e , o s vereadores ouviram do secretário as mudanças e os projetos que estão em curso na secretaria de saúde. Como a nova unidade do ESF do Bairro Padre Eduardo e a contratação de

novos médicos. Ele também adiantou detalhes de um projeto de lei que será enviado à Câmara de Vereadores e pretende atrair os profissionais médicos para a cidade de Taió. Klaus respondeu há vários questionamentos dos vereadores que

se mostraram satisfeitos com a boa vontade do secretário. Já os pa r l amenta res apresen ta ram algumas sugestões , como a implantação de um telefone do ESF de Alto Palmital.

Page 19: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 19GeralRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013

MODELO ANO COMB CORGOL 1.0 TREND G6 OKM 2013 FLEX VERMELHOFIESTA SEDAN 1.0 COMP.OKM 2013 FLEX BRANCAKA 1.0 FLEX OKM 2013 FLEX VERMELHAGOL 1.0 G5 2011 FLEX VERMELHAFIESTA 1.0 FLEX COMPLETO 2009 FLEX PRATACELTA 1.0 4P SPIRIT 2008 FLEX PRATAPALIO FIRE 4PORTAS COMP. 2003 GAS AZULCELTA 1.0 2001 GAS PRATAUNO MILLE FIRE FLEX 2007 FLEX BRANCACOROLLA XEI 1.8 AUT. 2001 GAS PRATAPAMPA 1.6 GL 1991 GAS BRANCAGOL 1.0 GIII 2005 GAS PRETOESCORT 1.0 HOBBY 1994 GAS VERMELHAGOL 1.6 CL 1989 GAS BEGECHEVETTE 1.6 L 1993 GAS BRANCAFIESTA 1.0 SEDAN STREET 2002 GAS BRANCAUNO MILLE ECONOMY 2010 FLEX BRANCACORSA SEDAN 1.0 WIND 2001 GAS AZULFIESTA GL 1.0 2000 GAS VERMELHAFIESTA GL 1.0 2000 GAS PRATAUNO MILLE EX 2000 GAS CINZABLAZER DLX 1999 DIE PRATARANGER XLT CD 4X4 COMPLETA 2001 DIE PRATAGOL CL 1.8 MI 1997 GAS VERDECORCEL I 1976 GAS MARROMGOL 1.0 I 1997 GAS CINZATOYOTA SW4 3.0 TURBO 1997 DIE AZULFIESTA 1.0 4 PORTAS 1998 GAS VERMELHAFIESTA 1.0 GL 2001 GAS PRATAFIESTA 1.0 C/AR E DH 1999 GAS CINZAVECTRA CD 1995 GNV BRANCAGOL 1000 1995 GAS AZULMONZA GLS 1994 GAS VERMELHAM.BENZ/CLASSE A 160 2001 GAS VERMELHAGOL 16V 1998 GAS PRATAESCORT 1.6I GL 1995 GAS BRANCAGOL 1000I 1995 GAS BRANCAGOL 1.0 MI 1997 GAS MARROMCELTA 1.0 4P SPIRIT 2010 FLEX PRATA

HONDA/CG 125 FAN 2008 GAS PRETAHONDA/CBX 250 TWISTER 2005 GAS PRATAHONDA/CG 150 TITAN KS 2005 GAS VERMELHAHONDA/BIZ 125 KS 2007 GAS AZULHONDA/CG 125 TITAN 1998 GAS AZUL

Vendemos carros novos de todas as marcas e modelos, a pronta entrega, venha conferir nossos preços....

SALA COMERCIAL122 M²

AO LADO DA ACADEMIABODY EVOLUTION

A Administração Municipal de Rio do Campo ainda não tem um Diretor Esportivo, mas Joseanair Hermes afirma que estão verficando como vai ficar a situação do esporte "Há vários projetos na área esportiva que serão colocados em prática já neste ano. O Campeonato Municipal

de Futebol de Campo, que é uma tradição do município, está em fase de organização, a previsão é que inicie entre março e abril. Reuniões nas comunidades serão feitas para discutir o campeonato e estamos estudando a possibilidade de descentralizarmos as competições,

que não ocorram apenas no módulo esportivo, mas que os campos ex i s t en tes nas comunidades consigam também acolher". A S e c r e t á r i a d e Administração afirma que estão se preparando para ter um esporte de qualidade em Rio do Campo "Criaremos condições e daremos estímulo para que os riocampenses pratiquem esporte. Está sendo criada uma política municipal de esporte que vise crianças, adolescentes,

adultos, idosos e portadores de deficiência, independente de sexo, cor, raça ou situação social". J á o c r o n o g r a m a e planejamento não foram definidos, estão sendo discutidos entre as pastas de esporte e adminis t ração, "Podemos adiantar que no mês de março acontecerá o JASTI - Jogos da T e r c e i r a I d a d e d a f a s e microrregional promovido pela FESPORTE", afirma Joseanair.

Secretária da Administração comenta como vai ser o início do esporte em Rio do Campo

Foto: JATV

Foto: JATV Equipe Rio Verde Campeã em 2012

Page 20: Edição 202

JO

RN

AL

ATRIBUNADO VALE 20PublicidadeRio do Campo SC, sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2013