EDição 2060

20
Empresárias de Marataízes preparam desfile "Inverno Quente" TENDÊNCIAS DA moda no litoral PMDB ESNOBA PT e terá candidato Partido define chapa completa para o ano que vem e se afasta do entendimento eleitoral com o PT de Casteglione ELEIÇÃO MUNICIPAL 5 Camilo Cola é a principal aposta do PMDB FGTS: DOCUMENTAÇÃO SAI NA hora e dinheiro em sete dias Cachoeirenses atingidos pela maior enchente dos últimos tempos são atendidos pela prefeitura no Caçadores Carnavalescos Clube para dar entrada no processo Preso por vender BEBIDA A MENOR página 19 Mais seis títulos A FOLCLORISTAS Reconhecidos como patrimônio vivo do município, grupos vão desenvolver atividades para repassar seus conhecimentos e técnicas em comunidades BÊBADO ESPANCA MULHER GRÁVIDA DE CINCO MESES página 19 7 Dario Dias 2 Divulgação/PMCI Arquivo FATO José Rubens Brumana 10

description

Espírito Santo de Fato

Transcript of EDição 2060

Page 1: EDição 2060

Empresárias de Marataízes preparamdesfile "Inverno Quente"

TENDÊNCIAS DAmoda no litoral

PMDB ESNOBA PTe terá candidato

Partido define chapa completa para o ano que vem e se afasta do entendimento eleitoral com o PT de Casteglione

ELEIÇÃO MUNICIPAL

5

Camilo Cola é a principal aposta do PMDB

FGTS: DOCUMENTAÇÃO SAI NAhora e dinheiro em sete dias

Cachoeirenses atingidos pela maior enchente dos últimos tempos são atendidospela prefeitura no Caçadores Carnavalescos Clube para dar entrada no processo

Preso por venderBEBIDA A MENOR

página 19

Mais seis títulosA FOLCLORISTAS

Reconhecidos como patrimônio vivo domunicípio, grupos vão desenvolver atividades

para repassar seus conhecimentose técnicas em comunidades

BÊBADO ESPANCA MULHERGRÁVIDA DE CINCO MESES

página 197

Dario Dias

2

Divulgação/PMCI

Arquivo FATO

José Rubens Brumana

10

Page 2: EDição 2060

ES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011GERAL2

FGTS: documentação sai nahora e dinheiro em sete dias

Os cachoeirenses que tiveramsuas casas atingidas pela en-chente de dezembro de 2010,considerada uma das maioresda história, têm direito à libera-ção do FGTS.

Eles estão sendo atendidos,em grupo, por equipes da pre-feitura, no Caçadores Carnava-lescos Clube (Rua Costa Pe-reira, 21, Centro), desde o últi-mo dia 19. Mais de 700 pesso-as já conseguiram dar entradano processo. Os atendimentosacontecem de segunda a sex-ta, das 8h às 17h, e aos sába-dos, das 8h ao meio-dia.

Toda documentação referen-te ao processo é recebida pe-las equipes, que em seguida,emitem uma declaração da

Defesa Civil. Com o documen-to em mãos, o morador poderequerer junto à Caixa Econô-mica Federal, até o dia 15 deabril, o saque da quantia dispo-nível no FGTS. O valor máxi-mo é de 5,4 mil.

Segundo Thiago Furtado, co-ordenador da Defesa Civil, todoo processo é realizado no mes-mo dia. "A documentação éapresentada à nossa equipe,nós emitimos o laudo, e a pes-soa pode fazer seu requerimen-to na Caixa no mesmo dia. Sãodois dias para a agência dar o'ok'. Após este prazo, o fundopode ser liberado em até umasemana", explicou.

De acordo com dados da Pre-feitura, a média de atendimen-

tos gira em torno de 100 pordia. A estimativa é de que cer-ca de 3 mil pessoas solicitemo documento.

Mas problemas com a docu-mentação têm sido comuns. "Osproblemas mais comuns sãocom relação às pessoas que mo-ram de aluguel e não passam ascontas da residência para osseus próprios nomes. Assim fi-camos sem referência paracomprovar residência. Mas, porcausa deste problema, estamosaceitando qualquer tipo de fatu-ra ou correspondência em nomedo titular para tal comprovação,desde que as datas de emissãosejam do mês de setembro (de2010) em diante", disse o coor-denador da Defesa Civil.

Em relação às pessoas quenão têm saldo de FGTS etambém foram afetadas pe-las chuvas, a defesa Civil in-formou que os órgãos públi-cos não podem, legalmente,fornecer ajuda financeira,mas que oferecem doaçõesde cestas básicas, colchões,cobertores, telhas e lonas.

É importante frisar que, porenquanto, somente as vítimasdas chuvas de dezembro es-tão sendo atendidas. A Pre-feitura ainda aguarda o reco-nhecimento de um decreto doGoverno Federal para quepossa também prestar supor-te às famílias atingidas pelaschuvas mais recentes. A ex-pectativa, segundo a coorde-nação da Defesa Civil, é decinco meses de tramitaçãopara tal liberação.

Seguindo o cronograma deatendimento da PMCI, sex-ta foram atendidos os mora-dores dos bairros CoronelBorges e Elpídio Volpini (Va-lão). Ontem, das 08h às 12h,foi a vez dos distritos de Con-duru, Coutinho e Pacotuba.E amanhã, os bairros Ibiti-quara e Ilha da Luz.

CONSEQÜÊNCIASEm todo o município, mais

de 2 mil pessoas foram afe-tadas diretamente. Dessas,122 ficaram momentanea-mente desabrigadas e 854,desalojadas. Quatro casasforam destruídas e 377 foramafetadas. Sete pontes foramdanificadas. Outras cincoforam destruídas, todas comestrutura em madeira. Servi-ram de abrigo provisório es-colas e uma unidade de saú-de da rede pública

Apesar dos estragos, o abas-tecimento de água, o forneci-mento de energia elétrica e oserviço de comunicação nãoforam afetados. O trânsito deveículos e pedestres foi preju-

E quem não tem saldo no FGTS?dicado, por conta de vias in-terditadas por alagamentos,quedas de barreiras e desliza-mento de encostas.

Com trabalho conjunto en-tre diversas secretarias mu-nicipais, a população afeta-da vem recebendo atendi-mentos diversos, como deso-bstrução de bueiros e ruas,reparos, limpeza e recolhi-mento de lama e entulhos,bem como distribuição deitens como alimento, materi-al de limpeza e higienização.

CRONOGRAMAPara serem atendidos, os

moradores devem se infor-mar sobre o cronogramaatravés do site da PrefeituraM u n i c i p a l(www.cachoeiro.es.gov.br)e, em seguida, procurar oCaçadores CarnavalescosClube na data especificada.

Para o cadastro no progra-ma, as vítimas deverão apre-sentar os seguintes docu-mentos: Carteira de trabalho- Páginas da foto, verso e detodos os contratos de traba-lho que serão movimentados;Carteira de identidade (so-mente o protocolo não seráaceito); CPF; Cartão de ins-crição no PIS; Comprovantede endereço - emitido no pe-ríodo compreendido entresetembro e dezembro de2010 - (os filhos poderão uti-lizar os comprovantes dospais - comprovantes emnome de outros familiaresnão serão aceitos).

Senhoras casadas que nãoalteraram os documentosdeverão apresentar Certidãode Casamento. Para o bene-ficiário que for utilizar o com-provante de endereço do côn-juge cuja união não está for-malizada, é preciso apresen-tar Declaração de União Es-tável. Mais informações notelefone: 3155 5410.

Sistema agiliza acesso ao mercado de trabalhoA partir de abril, os trabalha-

dores capixabas vão contarcom uma nova ferramenta paraacessar os serviços e progra-mas de geração de emprego equalificação profissional da Se-cretaria Estadual da Assistên-cia Social e Direitos Humanos(SEADH). O novo portal MaisEmprego substituirá o Sistemade Gestão de Ações de Empre-go (Sigae), que atualmente ge-rencia as 11 agências estadu-ais do trabalhador, distribuídaspor todo o Estado.

Totalmente interativo, o novosistema permitirá ao trabalha-dor, gratuitamente, inscrever-separa oportunidades do SistemaNacional de Empregos (Sine-ES); cadastra-se; obter infor-mações sobre seguro-desem-prego; elaborar currículo; soli-citar a carteira de trabalho di-gital; informar-se sobre PIS/abono salarial; e consultar, em

tempo real, vagas disponíveis.Além disso, será possível suge-rir a aplicação de cursos dequalificação profissional nosmunicípios.

De acordo com o secretário deEstado de Assistência Social eDireitos Humanos, Rodrigo Co-elho, o portal irá democratizar oprocesso de intermediação demão de obra no Estado, já queserá integrado às prefeituras,por meio das secretarias muni-cipais que gerenciem o convê-nio no seu município. O objetivoé tornar mais eficaz a políticapública de emprego e renda doGoverno do Estado.

Outro benefício do novo sis-tema é a intermediação de mãode obra para quem solicita oseguro-desemprego. Quando otrabalhador entrar com o pedi-do do benefício, o mesmo seráencaminhado para vagas dispo-níveis relacionadas com sua

ocupação anterior.

SUSPENSÃOO trabalhador que recusar o

novo emprego sem justificativalegal terá o pagamento do segu-ro suspenso, como previsto pelaLei nº 7.998/90 (artigo 19), quetambém prevê que, caso o tra-balhador seja convocado para umnovo posto de trabalho e nãoatenda à convocação por trêsvezes consecutivas, o benefíciopoderá ser suspenso.

O Mais Emprego é desenvol-vido e gerenciado pelo Minis-tério do Trabalho e Emprego(MTE) e já funciona em seteestados do país: Paraíba, RioGrande do Sul, Mato Grosso,Mato Grosso do Sul, Rondônia,Acre e Minas Gerais. A previ-são é que, até o fim de 2011,todos os demais estados já es-tejam com o novo sistema dis-ponível.

Os funcionários das Agências estão passando por capacitação para operar o sistema

Assessoria de Comunicação / SEADH

Page 3: EDição 2060

3SOCIALES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

Reflexão

A vida me ensinou...A dizer adeus às pessoas que amo, semtirá-las do meu coração;Sorrir às pessoas que não gostam de mim,Para mostrá-las que sou diferente do queelas pensam;Fazer de conta que tudo está bem quandoisso não é verdade, para que eu possaacreditar que tudo vai mudar;Calar-me para ouvir; aprender com meus erros.Afinal eu posso ser sempre melhor.A lutar contra as injustiças; sorrir quando oque mais desejo é gritar todas as minhasdores para o mundo.A ser forte quando os que amo estão comproblemas;Ser carinhoso com todos que precisam domeu carinho;Ouvir a todos que só precisam desabafar;Amar aos que me machucam ou querem fazerde mim depósito de suas frustrações edesafetos;Perdoar incondicionalmente, pois já preciseidesse perdão;Amar incondicionalmente, pois tambémpreciso desse amor;A alegrar a quem precisa;A pedir perdão;A sonhar acordado;A acordar para a realidade (sempre quefosse necessário);A aproveitar cada instante de felicidade;A chorar de saudade sem vergonha dedemonstrar;Me ensinou a ter olhos para "ver e ouvirestrelas",embora nem sempre consiga entendê-las;A ver o encanto do pôr-do-sol;A sentir a dor do adeus e do que se acaba,sempre lutando para preservar tudo o queé importante para a felicidade do meu ser;A abrir minhas janelas para o amor;A não temer o futuro;Me ensinou e está me ensinando a aproveitaro presente,como um presente que da vida recebi, eusá-lo como um diamante que eu mesmotenha que lapidar, lhe dando forma damaneira que eu escolher.Charles Chaplin

Ficha LimpaEsta semana, o Supremo Tribunal Federal

(STF) foi manchete nos principais veículos decomunicação do País. Na última quarta-feira(23), o STF decidiu, por 6 votos a 5, que a Leida Ficha Limpa não deveria ter sido aplicadaàs eleições do ano passado. A norma, quebarra a candidatura de políticos condenadospor decisões de colegiados, entrou em vigorem junho de 2010, e, com a decisão, tem seusefeitos adiados para as eleições de 2012.

Lei Maria da Penha é pra valerMais uma vitória de todos que lutam contra a

violência e pelo respeito aos direitos humanos- O Supremo Tribunal Federal decidiu que aLei Maria da Penha é constitucional! Segundoo STF a Lei Maria da Penha está de acordocom a Constituição ao impedir benefícios paraos agressores. Para os ministros, os crimespraticados no ambiente doméstico contra amulher são gravíssimos, pois atingem à famíliae precisam ser combatidos. Eles consideramainda, não só as agressões físicas, mas tam-bém, à violência psicológica. O Supremo Tri-bunal Federal decidiu também, que a Lei Mariada Penha não será submetida à Lei dos Juiza-dos Especiais, pois estes não têm condições depunir efetivamente os agressores.

CNBB apóia Lei Maria da PenhaNesta semana, a CNBB lançou uma nota

em apoio à mobilização nacional em defesada Lei Maria da Penha. Para a entidade,"Após cinco anos de vigência, a lei recebeugrande apoio da sociedade e merece ampliarseu alcance, assegurando todos os mecanis-mos e instrumentos nela previstos de modoque todas as mulheres vítimas de violênciatenham seus direitos e sua cidadania garanti-dos". Muito bom!

Marcelo GrilloQue orgulho! O livro 'Anauê', do escritor

Marcelo Grillo, poderá virar um belo filme, di-rigido por Roberto Faria. O premiado cineas-ta chegará a Cachoeiro no dia 07 de abril equer conhecer de perto os ambientes deta-lhados no livro. Na passagem do cineasta pelacidade, estão previstas outras atividades, comouma palestra no Cineclube Jece Valadão. Equem sabe.... até uma entrevista no Progra-ma ENTRE ELAS.

Encontro de AmigosUma turma das mais animadas agitou o Sho-

pping Sul, no último sábado. Num papo ale-gre estavam os casais Adilson-Vera Maia eJosé Carlos-Célia Turbay.

Em AltaCachoeiro é a capital da moda no sul do

estado. Começou a temporada de desfiles elançamento das novas coleções de inverno.Vale conferir as novidades que enfeitam aslojas. Estão belíssimas!

Reflexão de domingoCada pessoa que passa em nossa vida passa

sozinha. Porque cada pessoa é única e ne-nhuma substitui a outra! Cada pessoa quepassa em nossa vida passa sozinha e nãonos deixa só, porque deixa um pouco de si eleva um pouquinho de nós. Essa é a maisbela responsabilidade da vida e a prova deque as pessoas não se encontram por acaso.

Charles Chaplin

É muito fácil!!!Você já sabe que é fácil, muito fácil, extrema-

mente fácil falar com Regina Monteiro. Ligue:(028) 9988-2211, ou acesse:[email protected] ou twitter.com/colunistaregina, ou seja mais um amigo do Fa-cebook. Desejo a todos os leitores uma ótimasemana de paz, saúde e muitas felicidades.

"Se me contar eu falo pro mundo!!!"

Maria Thereza ViannaA competente jornalista Anete Lacerda, diz

sempre: "Quer começar o dia bem? Encon-tre pela manhã com Maria Thereza Vianna.Ela é a personificação do alto astral". E, éverdade! A empresária Maria Thereza Via-na é uma pessoa que ilumina a vida daspessoas, alegra todos os ambientes por maissombrios que sejam, torna a vida melhor, maisleve e bonita. Na segunda-feira (21), MariaThereza Viana completou mais um ano devida. A data foi comemorada em família e pe-las amigas mais íntimas. Nós, do ProgramaENTRE ELAS, a elegemos como a 'Podero-sa da Semana'. Enfim, não faltaram homena-gens a ela. Mas, mesmo assim, vale sempremais um registro a esta mulher rara, genero-sa e especialíssima. Ela é a nossa amiga "Chi-quéééééérrima"! Parabéns, Maria Thereza,por mais um ano de vitórias e alegrias. Quevocê receba, sempre, o melhor da vida.

Vila AconchegoDiariamente várias pessoas visitam a Vila

Aconchego, o residencial para idosos, edifi-cado em alto padrão pelo casal RonaldoDepes-Marilene. O local já está recebendoos primeiros moradores que contam com todaassistência à saúde, lazer, muita atenção ecarinho. A Vila Aconchego é considerada ummodelo e já é referência para todo estado doEspírito Santo. Parabéns à família Depes.

Page 4: EDição 2060

4 OPINIÃO ES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

Opinião

Ela soube do diagnóstico comleucemia, em fevereiro de 2009,ao receber a notícia, foi como setivesse morrido. Fez tratamento, foiinternada, e foi á luta em busca detratamento.

Passou por muita ansiedade, an-gústia, até que conseguiu a sua alta.Já retornou ao trabalho na novela"Ti - Ti - Ti", para uma participaçãoespecial, através do convite da au-tora Maria Adelaide Amaral.

Foi no final de 2009, que ela co-meçou a passar mal, durante asfilmagens de "Bruna Surfistinha,quando foi hospitalizada por vári-as vezes, achando que era umavirose, devido ser difícil o diagnós-tico da leucemia.

Ao saber do problema, muitaspessoas sentem raiva, revolta esentimento de culpa. A maior partedas pessoas, entram em depres-são, mas Drica percebeu que nãopodia se abater.

Porque apesar de tudo, é preci-so ser confiante, positivo e lutador.Segundo as pesquisas, o pensa-mento positivo aumenta 3 vezes aresistência as doenças.

A idéia da morte assola muito aspessoas com doenças graves, mastemos de aceitá-la, porque ela éirreversível, inadiável. E como di-zem os ingleses, tem duas coisasque não conseguimos evitar; amorte e o imposto de renda.

Drica enfrentou o medo da mor-te com resignação, pois concluique já foi feliz, fez muitas coisas,seu filho vai crescer, o mundo con-tinua igual, etc.

Os seus problemas começaramem 2009. Separou-se em janeiro,em fevereiro seu filho adotivo che-gou e ela tornou-se mãe solteira.

O diretor do filme "Bruna, Surfis-tinha", relata que achava que eraalgo simples, apesar dela sentir-se mal, ela enfrentou tudo muitobem. E quando entrava em cena,ela se transformava.

Ao saber da doença, percebeuque não podia se abater. Muitasvezes for dormir, mas não sabiase iria acordar.

Recuperada, ela agora atraves-sa a fase da formiga, que cada dialeva uma coisinha para casa, comose num processo de renovação.

Aos poucos recupera a memóriae usa o embaralhamento para sele-cionar o que vale a pena lembrar.

Ela aparentemente frágil, quan-do entra em cena fica enorme,bonita e poderosa. E é toda estaforça que ela nos mostra agora.

É por isso que temos de come-morar o seu retorno à TV, ao cine-ma e ao teatro.

Fernando Fiuza - psicó[email protected]

Drica Moraes

Sergio DamiãoPato Negro

Uma das boas coi-sas em Cachoeiro éver o rio Itapemirimapós as chuvas. Nomomento em quesuas águas encon-tram-se, apesar debarrentas, em seu maior volume.Não acompanhamos todo o rio, aparte que vemos, aquela atraves-sando a cidade, é suficiente paraentendermos seu nascimento efim. E, mais, lembrar o grau deagressão que o rio e seus afluen-tes sofreram com a chegada dacolonização e modernização.

Diferente dos tempos das longasestiagens, em que suas águasquase desaparecem, as pedrasem seu leito se sobressaem e umagrande tristeza nos invade devidoo rio se assemelhar a um corposem membros e um coração combatimentos lento e fraco, após aschuvas o rio se renova como umcorpo com membros ativos e ocoração com vários artérias e vei-as transbordando em sangue e ocoração explodindo em êxtase.Gosto de assistir o Itapemirim nes-se momento. Gosto de uma partedele, o trecho que corta a cidade.

Estava próximo à Ilha da Luz,minha parte preferida, onde o vo-lume de água, em nossa cidade,é maior mesmo nos tempos dasestiagens. Nesse dia, após aschuvas, o volume de água eraimenso, as águas chegavam pró-ximo à base das nossas pontes, osom era inebriante e agradávelcomo há muito tempo não ouvia.Sinto saudades desse som forte ealto do Itapemirim, ainda mais que,não cresci com essa sensaçãoacústica, aprendi a gostar com osanos de vida.

Observando o rio, de repente, euvi, passava rápido por baixo daponte junto à Ilha da Luz, vinha pe-las águas barrentas, aproveitava

a correnteza do rio.Mergulhava porum tempo, eramsegundos, achoque procurava ali-mento, um peixetalvez, não enten-

dia bem, logo retornava, pareciaindiferente em seu destino, apre-sentava-se só, sem uma compa-nhia, deixava-se levar. Demorei aidentificar o pato negro, uma bele-za maior que o normal. Diferentede todos que habitam o rio Itape-mirim. Diferente das garças de fimde tarde. Procurei seguir com oolhar, logo o perdi, temi por suavida, pelas pedras que encontra-ria rio abaixo, procurei acompa-nhar como se fosse um filho quenecessitasse preparar o cami-nho. Estava longe, já não maisidentificava.

Atravessei a ponte e segui pelocalçadão da beira-rio. Em dire-ção ao mar ele seguia. Pelo ca-minho eu o procurava, segui todoo trajeto da cidade até o Baimi-nas, não consegui encontrá-lo.Por alguns instantes, pensei nacoisa bela que a cheia do rio ti-nha me proporcionado, a belezado pato negro. Logo me lembreidas coisas no rio arrastadas pe-las correntezas, não deveriam aliestar. O rio é diferente. Na vidahumana, nascemos e seguimospara o envelhecimento e morte.O rio se renova e nasce a todoinstante, necessita de seus aflu-entes, nasce diariamente e mor-re lentamente sem os cuidados,de tempos em tempos, com asnuvens fortes, em seus transbor-damentos, com seu leito cheio,da sinal de uma vida forte. O nos-so Itapemirim assemelha-se aum moribundo em seu últimosuspiro, com as chuvas parecereviver. Mas, sem cuidados, éapenas isso: um último suspiro.

Sergio Damião Santana Moraes

Unimed Viva Saúde

Dicas de saúde e qualidade de vida:www.unimedvivasaude.blogspot.com www.twitter.com/unimedvivasaude

Hipertensão, mal silencioso

No dia 26 de abril é comemoradoo Dia Mundial de Combate à Hi-pertensão, doença silenciosa que,muitas vezes, atinge pessoas de to-das as idades. Considerada umadas principais causas de doençascardíacas, a hipertensão arterialatinge mais de 50% dos brasilei-ros na terceira idade.

CRIANÇAS TAMBÉM SOFREMCOM PRESSÃO ALTA

Com os maus hábitos alimentares,a hipertensão hoje atinge tambémcrianças e adolescentes no País. Osdados são da Sociedade Brasileirade Cardiologia e da Sociedade Bra-sileira de Hipertensão.

SÓDIO É VERDADEIRO VILÃODA HIPERTENSÃO

Um alerta importante dos pesqui-sadores é que a tabela nutricionaldas embalagens não informa a quan-tidade de sal e sim a de sódio, umdos componentes do sal de cozinha,e o verdadeiro causador da pres-são alta.

ADOÇANTES EINDUSTRIALIZADOS

CONTÊM SÓDIOÉ bom saber que o sódio, verda-

deiro causador da pressão alta, estápresente em conservantes, adoçan-tes (ciclamato de sódio e sacarinasódica), fermentos (bicarbonato desódio) e realçadores de sabor (glu-tamato monossódico). Uma lata com140 gramas de capuccino contém 66mg de sódio e um pacote de pó paragelatina, 14 mg.

DOSE MÁXIMA RECOMENDADAEmbora a Organização Mundial da

Saúde recomende o consumo diáriode no máximo seis gramas de sal, umacolher de chá, a Sociedade Brasileirade Cardiologia (SBC) deve lançar embreve uma nova diretriz reduzindoesse valor para cinco gramas.

CONSUMIR POUCOSAL É SAUDÁVEL

A recomendação é porque um es-

tudo publicado recentemente apon-tou que diminuir o consumo de salpode reduzir as chances de doen-ças cardiovasculares tanto quantoparar de fumar, reduzir o peso oucontrolar o colesterol.

MOTIVOS DE ALERTAÉ importante ter uma alimentação

saudável e praticar exercícios físi-cos porque 90% dos casos de hi-pertensão são assintomáticos. Porisso, todo o cuidado, e a visita peri-ódica ao médico, são de fundamen-tal importância para a manutençãoda saúde e qualidade de vida.

CONSUMO EXCESSIVODE SÓDIO

O consumo excessivo de sódioprovoca a liberação de algunshormônios que causam a reten-ção de líquidos. Isso aumenta apressão sanguínea e sobrecarre-ga o coração.

HIPERTENSÃO:É PRECISO CONTROLAR

A hipertensão não tem cura, maspode ser controlada. Ela é mais se-vera em pessoas obesas, aumen-ta conforme a idade e é alta e bas-tante frequente em pessoas da raçanegra.

ÁLCOOL, ESTRESSE EPRESSÃO ALTA

Além do excesso na ingestão desal (e sódio), o álcool, o cigarro, oestresse prolongado e a predisposi-ção hereditária também são causa-dores da pressão arterial.

REFRIGERANTE TEM SÓDIOVocê sabia que o refrigerante light

ou diet tem uma quantidade muitomaior de sódio do que o tradicio-nal? Um copo de refrigerante tradici-onal tem em média 10mg de sódio,já um copo de refrigerante light oudiet tem de 23 a 30mg.

ERROS COMUNS:- Achar que pressão baixa é tão

prejudicial quanto pressão alta;- Usar o saleiro antes de provar o

alimento;- Considerar-se velho para come-

çar a fazer exercícios;- Ser "atleta" somente nos finais de

semana;- Deixar o tratamento porque a

pressão abaixou momentanea-mente;

- Fazer uso frequente de alimentosindustrializados.

Page 5: EDição 2060

5POLÍTICAES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

O PMDB - Partido do Movimento Democrático Brasileiro, deste município, reunidopor sua Comissão Executiva, em sua sede, dia 25 deste mês, decidiu que terácandidatos a todos os cargos nas eleições do próximo ano.

Na ocasião o PMDB decidiu ainda, formalizar estrutura partidária com vista ao pleitode 2012.

O Partido coloca à disposição de todos os seus filiados e eleitores cachoeirenses oseu calendário de reuniões e os convida de antemão a participarem de todos os seuseventos.

Comissão Executiva MunicipalPMDB maior partido do Brasil e de Cachoeiro também

A Secretaria de Estado daFazenda (Sefaz) deve assinarno dia 1º de abril um protoco-lo para a divisão do Impostosobre Circulação de Mercado-rias e Serviços (ICMS) dasvendas interestaduais pela in-ternet e por telemarketing.

O protocolo vai ser votadodurante a reunião do Conse-lho Nacional de Política Fazen-dária (Confaz), no Rio de Ja-neiro. A expectativa é de queo documento tenha apoio depelo menos mais 16 Estados.

O objetivo é regulamentar atributação das vendas pela in-ternet e por telemarketing. So-mente em 2011, segundo esti-mativa da Sefaz, o comérciocapixaba perderá mais de R$1,4 bilhão em vendas, devidoà compra de produtos de ou-tros estados pela internet.Com isso, cerca de R$ 167milhões deixam de ser arreca-dados pelo governo capixaba.

Atualmente, nas vendas pelainternet e telemarketing, o im-posto é totalmente retido noestado de origem da mercado-ria, independente da cidadeonde mora o comprador. Aproposta dos Estados consu-midores é que o tributo sejadividido como nas operaçõesinterestaduais por meios tra-dicionais, quando é aplicado oregime de substituição tribu-

ESTADO QUER RECEBER ICMS DEprodutos comprados na internet

tária - o recolhimento do ICMSa favor do Estado de destino éfeito pelo estabelecimento reme-tente da mercadoria.

Segundo o subsecretário daReceita Estadual, GustavoGuerra, as vendas do comércioeletrônico têm aumentado emmédia 2% ao mês e isso estádescompensado, tanto na dis-tribuição de receita quanto nasvendas entre os Estados. "OsEstados consumidores queremuma carga tributária que sejaequalizada, como no pacto au-tomotivo de 2000 - nas vendasde automóveis pela internet,parte do imposto fica com oEstado de origem e a outra par-te com o Estado de destino", in-forma Guerra.

Alguns Estados haviam toma-do decisões isoladas para co-brança do ICMS nesses casos,como Bahia, Ceará e Mato Gros-so. Na última segunda-feira (21),em Salvador (BA), representan-tes de 12 Estados definiram aminuta do protocolo que serálevado ao Confaz.

Gustavo Guerra, que participouda reunião de Salvador, explicaque alguns Estados estão dandobenefícios para empresas pon-tocom na venda interestadual.Em alguns casos, o imposto ficaem 1% nesse tipo de comércio.Ele cita o caso de produtos não-essenciais, como bebidas alco-

ólicas e perfumes, que no Es-pírito Santo têm carga de 25%de ICMS, para compensar aredução da carga em itenscomo os derivados de trigo,carne e leite.

"Têm estado que está aplican-do tributação de 1% para bebi-das alcoólicas nas vendas inte-restaduais pela internet. Assim,uma loja do mesmo setor, aquino Espírito Santo, que pagatodos os seus custos e encar-gos - energia elétrica, aluguel,impostos, etc -, com carga tri-butária de 25%, não tem comoconcorrer contra outra, emoutro Estado, que trabalha comcomputadores e um armazémde estocagem, para despacharpor caminhões e correios, pa-gando 1% de ICMS", explica osubsecretário.

Ele afirma que todos os be-nefícios fiscais importantespara o desenvolvimento doPaís são legítimos, como osconcedidos a estaleiros, hidre-létricas, termelétricas e mon-tadoras de automóveis. "Masdar benefício fiscal para con-sumo de bens não-essenciaise supérfluos descompensa ocomércio local, causa desar-ranjo na distribuição da recei-ta e na distribuição de rendano País. Essas distorções anu-lam inclusive os benefícios doSimples Nacional", avalia.

PMDB descarta PT eanuncia candidatura

A executiva do PMDB agiu rá-pido para evitar qualquer espe-culação sobre a aproximaçãoeleitoral com o PT, em Cachoei-ro de Itapemirim.

Numa reunião na noite de sexta-feira, um dia depois da reconcilia-ção pública do presidente do par-tido, Camilo Cola (PMDB) com oprefeito Carlos Casteglione (PT),a parceria eleitoral foi sumariamen-te descartada. A definição é de queo PMDB vai ter candidatos a to-dos os cargos em 2012.

O nome preferido dos peeme-debistas para a disputa é justa-mente o do deputado federal Ca-milo Cola. Mas, caso este prefiranão disputar, haverá a busca deoutras opções dentro da própriasigla. O partido tem mais de 4 milfiliados e não fecha as portas paranovas filiações.

Camilo Cola, que preside o par-

tido, por conta de outros com-promissos, não esteve na reuniãoda Executiva, mas já está cienteda decisão.

A defesa da candidatura própriapara prefeito, tira o partido daposição de coadjuvante que lhefoi legada nas eleições de 2008,quando não conseguiu reelegerRoberto Valadão, e sequer con-quistou uma cadeira na Câmarados vereadores.

De acordo com Dejalmo Car-valho, um dos componentes daexecutiva e que participou da reu-nião, pela grandeza do partido, omaior, em número de filiados, nopaís e em Cachoeiro, não have-ria como fugir da disputa.

"Historicamente, o PMDB sem-pre venceu as eleições em Ca-choeiro, quando não ficou em se-gundo lugar. È assim desde Hé-lio Carlos Manhães, passando

por Gilson Carone e Valadão".A reação da executiva do PMDB

se contrapõe ao cortejo petista,que começou no início desteano, com o convite, recusado,ao partido para integrar o gover-no. É uma ducha de água frianas expectativas de que os doispartidos pudessem se entender,depois que na quarta-feira o de-putado Camilo Cola, publicamen-te, reconheceu que se excedeunas críticas feitas ao prefeitoCarlos Casteglione, pela demorana aplicação de recursos de suasemendas, e reafirmou apoio àgestão petista, conforme publi-cado na edição de ontem.

Imaginava-se que o fim dasrusgas entre as duas liderançasabriria o caminho para o enten-dimento eleitoral, o que fica di-ficultado com a decisão da exe-cutiva.

Camilo Cola é a principal aposta do PMDB

O partido definiu que terá candidato a prefeito em Cachoeiro de Itapemirim, contra Casteglione

PARTIDO DO MOVIMENTODEMOCRÁTICO BRASILEIRO

NOTA OFICIAL

Arquivo FATO

Page 6: EDição 2060

6 SOCIAL ES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

Rasgando o verbo

Parabéns ao nosso amigo, ve-reador Gildo Abreu (PT), que ani-versariou esta semana. Deseja-mos toda paz, saúde e muitosucesso ao nosso companhei-ro. Que Deus lhe abençõe.

Regina Monteiro esteve visitandoa Câmara Municipal esta semana.Sempre cordial, gentil e bem humo-rada. Um bom fim de semana pravocê aminha amiga!

Prestamos aqui nossa solida-riedade à família e aos amigosdo nosso querido amigo Weri-ton, que faleceu esta semana ví-tima de acidente de trabalho."Deus está com vocês, e não osabandonará nas dificuldades".

Tradicional missa do dia "27" tem iní-cio amanhã, no bairro IBC. Celebra-ção faz parte de novena proposta pelaParóquia Nossa Senhora das Graças,no mesmo bairro.

Católicos, evangélicos, espíritase demais fiéis tem o mesmo direitona terra, sob os olhos de seus Deu-ses. Viva a cultura Brasileira e aliberdade de expressão!

Venda de chocolate já começa fortenas pequenas lojas e redes franquea-das em Cachoeiro. supermercadosestão ficando para trás!

Ficamos por aqui meus amigos.Obrigado pela audiência e tambémpela paciência. Fiquem com Deus.Forte abraço, e até sábado que vem!

por Jackson Soares publicitário e jornalista ([email protected])

(28) 9976-8914 / (28) 3517-9194 / (28) 3515-1067

Personal trainerQue o Studio Corpus é uma das melhores academias de Cachoeiro, você já

sabia. Mas além disso, meu amigo Isaías, professor e proprietário do centro espor-tivo, oferece ainda atendimento profissional, dentro e fora do espaço. Se vocêprocura um personal trainer profissional, bem preparado e de responsabilidade, jáencontrou. Conheça o Studio Corpus ou entre em contato o professor Isaías no tel:(28)9991-8046, e informe-se. Aqui a saúde está sempre em primeiro lugar!

EventosAcontece hoje, a partir das 16h, o inédito "Domingão do Atalanta". Uma

grandiosa festa que unirá variados ritmos em um só espaço. São dezsuper bandas trazendo o melhor do forró, do pagode, do sertanejo etambém dos ritmos de boate através de DJ's. Não perca essa megacurtição. Venha para o Atalanta e encha seu domingo de alegria!

Lideranças capixabasVárias lideranças políticas estive-

ram presentes na Assembleia Or-dinária Geral da Cooperativa Ca-choeirense Selita, no ultimo sába-do, no parque de exposições deCachoeiro de Itapemirim. Na oca-sião foram feitos agradecimentos aoGoverno do Estado pela assinatu-ra do decreto que baixa para 0%o ICMS cobrado no leite em todo oES. Na foto, aparecem o vice-go-vernador, Givaldo Vieira, o presi-dente da Câmara Municipal de Ca-choeiro, vereador Júlio Ferrari, oprefeito municipal, Carlos Castegli-one e também o senador RicardoFerraço. Homens de fibra e res-ponsabilidade com uma preocupa-ção em comum: o desenvolvimen-to de Cachoeiro e do sul do Estadono cenário nacional.

Page 7: EDição 2060

Cachoeiro de Itapemirim, Domingo, 27 de março de 2011. Edição 156

Arquivo FATO

III CONCURSO DE CONTOS DA ACL

Folclore reconhecido

Mais cinco mestres e um gru-po de folclore de Cachoeiro deItapemirim vão receber o títu-lo de patrimônio vivo do muni-cípio. São representantes docaxambu, da capoeira e da fo-lia de reis, que terão suas tra-jetórias de guardiões da cultu-ra popular reconhecidas pelaprefeitura, por meio da LeiMestre João Inácio.

A certificação será realizadanesta segunda-feira, às 8h30,no gabinete do prefeito CarlosCasteglione.

Hildo Caetano e AdevalmiraAdão, mestres de caxambu há66 e 56 anos, respectivamente,encabeçam a lista dos contem-plados. Ele integra o "Alegriade Viver", de Vargem Alegre.E ela, o "Santa Cruz", de Mon-te Alegre, grupos de caxambus

reconhecidos, pelo Institutodo Patrimônio Histórico e Ar-tístico Nacional (Iphan),como patrimônios imateriaisdo Brasil.

Os mestres de folias de reisAreno Francisco dos Santos(Mensagem Divina) e WilsonDiniz (Missão Divina), ambosde Burarama, também serãocertificados, assim como osrepresentantes da capoeira,mestre Paulo Henrique Silva ea Associação Cultural e Edu-cacional de Capoeira Filhos daPrincesa do Sul.

A escolha dos contempladosfoi feita pelo Conselho Munici-pal de Registro do PatrimônioVivo no início deste mês, de-pois da análise dos dez repre-sentantes da cultura popularque se inscreveram para rece-

Adevalmira Adão Felipe, mestra do caxambu Santa Cruz, é uma dasnovas contempladas com título de "patrimônio vivo" - folcloristas vão

desenvolver atividades para repassar conhecimentos em comunidades de origem

10

Dario Dias

ber o título. Todo ano, o conse-lho escolhe seis mestres ou gru-pos para serem reconhecidos.

Além de ganharem reconhe-cimento, os escolhidos vão de-senvolver atividades para re-passar seus conhecimentos etécnicas em suas comunida-des. O objetivo é que as mani-festações folclóricas que elesrepresentam se fortaleçam ese mantenham vivas.

"A partir de agosto, mês dofolclore, eles e os outros seiscertificados no ano passadovão realizar várias ações edu-cativas. Também teremos nes-se período outras atividadesimportantes para a cultura po-pular de Cachoeiro", explica osubsecretário de PatrimônioCultural da prefeitura, Genil-do Hautequestt Filho.

Fusão de ritmos é o focoHOJE À TARDE NO ATALANTA

Acontece hoje, a partir das16h, mais um super evento emuma das maiores casas deshow do Sul do Estado, o iné-dito "Domingão do Atalanta".Uma grandiosa festa que unirávariados ritmos em um só es-paço. São dez super bandastrazendo o melhor do forró, dopagode, do sertanejo e tam-bém dos ritmos de boate atra-vés de DJs.

Representando o estilo ser-tanejo, apresentam-se as ban-das Gang Brasil, TradiçãoGaúcha, Luciano e seus Te-clados, Cheiro de Flor, Alan eNem Ribeiro, Juninho e seusTeclados, Celso e Éder eCompanhia da Vaneira. Napista, o Dj Daniel Rubim pro-mete agitar com ritmos deboate nos intervalos.

PAGODEÚnica banda de pagode a se

apresentar nesta tarde no Ata-lanta, o grupo Danados doSamba, de Cachoeiro de Ita-pemirim, vive momento de

grande ascensão. Além de seruma atração conhecida emtodo o Estado, com passagenspor todo o litoral sul e tambémpor casas de show da capital,a banda também já fez apre-sentações em Minas Gerais(Manhumirim), e tem se apre-sentado com frequência emCampos, no Rio de Janeiro,todas as segundas-feiras.

Para o promoter do Atalan-ta, Pica Pau, a união dos rit-mos será uma inovação degrande sucesso. "Teremosespaços para os adeptos detodos os ritmos aqui. Seráuma mega festa, que comcerteza vai lotar a casa maisuma vez", disse.

TELÃOO evento contará ainda com

três telões, que farão a trans-missão do jogo entre Flumi-nense e Vasco da Gama, pelocampeonato carioca. Os in-gressos estão sendo vendidosa R$ 5,00, o feminino, e a R$10,00, o masculino.

O grupo Danados do Samba está em grandefase, e será uma das atrações

Divulgação

Page 8: EDição 2060

8 ES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011SOCIAL

Mariana Monteiro

AGENDA

CaL Odalva e PDG Darly Anacleto de Vasconcelos (Lions Guarapari)

estarão terça-feira na Assembléia Festiva do Lions Frade e a Freira

Frederico Robinson - Andréa Correa Cola: o casamento

do ano, dia 9 de abril na Fazenda Pindobas

Flavia Cola

REGISTROS > Nesta data em 1900era fundada a nossa Santa Casa deMisericórdia. / Na Santa Missa de hojeé celebrado o III Domingo da Qua-resma. / Católicos reverenciam osSantos Lázaro da Pérsia; Lídia e Gui-lherme Tempier. / Hoje é Dia do Circoe do ator Circense (Alô Paulo "Bele-za" Chagas!), Dia Mundial do Teatroe Dia do Grafite. / Saindo hoje às cin-co da manhã da Paróquia de SãoSebastião (Praça da Bandeira, Aqui-daban) rumo a Soturno, a "XVI Cami-nhada da Misericórdia".

PARABENS > Coluna cumprimentaos aniversariantes deste domingo (27/03): engenheiros Antonio Carlos Bra-coni e José Eurico Altoé / médico Dr.Gilberto Neves Araújo / No Rio, Te-nente do Exército, Renato Martins doNascimento / Na capital, Joerley Des-saune / Neyde Ultramar / João Pe-dro, filho da Sílvia Depes (neto de Adaire Jorginho Depes) faz 13 anos. / Ni-ver de casamento de Regina - Josi-mar Rabelo. * De amanhã (28): Ma-drinha CaL Nadir, viúva do saudosoCL Rivaldo Araújo. / Marcelo MoreiraMonteiro ("Queixada", da MarceloVeículos) / Rosanita Machado / San-dra Mara de Oliveira (Sicoob-Sul) /Lorena e Lucas Motta.

GENTE NOSSA > De Marcos Ja-cob e Juarez Marquetti coluna rece-beu gentil convite para o Encontro dosEmpresários, quarta-feira ao meio diano Buffet Bom Gosto. / Está de para-béns a Renildes Nunes de Abreu Fran-ça pelo sucesso do programa quecoordena o "AABB Comunidade. /Salmo Calazans e Arnoldo Silva, emparceria, gravando CD "Hino do Mis-sionário" / Terça -feira, 20h00, no ItaCampestre casal Presidente DM Cláu-dia - CL Marcos Vinicius Barbozaempossa dezessete novos compa-nheiros no Lions Clube "Frade e aFreira". / Retornando, hoje ao Rio,vindo da boa terra, a Moema Baptistaonde esteve à serviço do Instituto dosAdvogados Brasileiros - IAB.

DAQUI & DALI - Em ponto de balana Graf Band a edição de março darevista "Sttylu´s" com nossa coluna"Gallery" / Sábado próximo, dois bonsshows no Parque Carlos Caiado: Jor-ge Aragão e Fundo de Quintal. / Go-vernadora do Distrito LC-11 do LionsInternacional, CaL Zuraides Guedespousa na cidade terça-feira para amega assembléia festiva do LionsCACHOEIRO - "Frade e a Freira". /Hospital Evangélico, sexta (08) às14h00, vai celebrar o primeiro ano defundação do seu Banco de Perucas:presença da escritora Mirela Janotti,de São Paulo, autora do livro "A For-ça da Peruca". / "Meninos de Goiás"e Dudu Nobre, farão os shows naFeira da Bondade, em junho, no Par-que de Exposições. / Cantor e com-positor Marquinhos Macedo divulgan-do novo CD: traremos os detalhes daprodução nas próximas colunas.

ZZ-AG

FacebookCasal DM Glória Sílvia - CL Jos

Presidente da nossa Coope

Gente Nossa E

Caçadores/ELYAN

Renomados nomes da área médica integram a Diretoria da cooperativa

UNIMED SUL CAPIXABA, encabeçada pelo Presidente Dr. Pedro Scarpi ©

Divulgação

Reeleito Presidente da SICOOBesposa Zélia, em noite elegant

Page 9: EDição 2060

TEMPERATURA MÁXIMA

Suely Mathias

Ana Paola Teixeira

Governadora do Distrito LC-11, CaL Zuraides Guedes, ladeada pelos CCLL

Deocleciano Andrade (E) e Marcos Vinicius Barboza do Lions Frade e a Freira

Nos elegantes salões da corte da Princesa do Sul as presenças

dos empresários Joaquim Antonio Carlette e Camilo Cola

Gente nossa em evidência: Marcelo Gottardi, Superintendente do Shopping

Sul (E) e o conceituado publicitário Marcos José Jacob, da Briefing Publicidade

Para o casamento de Andrea Colae Fred Robinson, dia 9 de abril às17h00 na bela fazenda Pindobas,convidados receberam anexo aoconvite cartões magnéticos paraterem ingresso ao local. // O sena-dor Ricardo Ferraço (PMDB/ES) par-ticipou, desta quinta (24), em Manaus,do 2º Fórum Mundial de Sustentabili-dade, tendo sido convidado oficialmentecomo membro da Comissão Mista Es-pecial de Mudanças Climáticas do Con-gresso Nacional Fórum: o encontro ter-minou ontem. // Mais cinco mestres eum grupo de folclore da cidade vãoreceber o título de patrimônio vivodo município, através da Lei Mes-tre João Inácio: os mestres de ca-xambu Hildo Caetano e Adevalmi-ra Adão; os mestres de folias dereis Areno Francisco dos Santose Wilson Diniz; e o mestre de ca-poeira Paulo Henrique Silva e aAssociação Cultural e Educacionalde Capoeira Filhos da Princesa doSul. // Coordenadora da bancada doEspírito Santo e vice presidente daCâmara dos Deputados, Rose de Frei-tas (PMDB), estará de volta ao Con-gresso amanhã: ela esteve em Van-couver, Canadá, desde o dia 17, visi-tando a neta recém-nascida, Sofia. //Começam no próximo sábado, como plantio do milho - na FazendaSaúde, um dos pontos turísticosde Venda Nova - os preparativosda Festa da Polenta 2011, que estámarcada para os dias 7, 8 e 9 deoutubro. // Sexta feira na solenidadede posse do juiz Luciano Vasconcelos,filho do desembargador aposentadoHélio Gualberto, como desembargadorfederal, em Brasília, teve até fundomusical com "Meu pequeno Cachoei-ro". // Chegando convite da Acade-mia de Letras para lançamento dolivro de crônicas "Cesta de Reta-lhos" da acadêmica Dra. Marília Me-deiros Mignone, dia 6 próximo ás20h00, no Bistrô. // Uma edição es-pecial produzida pela Secretaria Muni-cipal de Comunicação, com os perfisde todos os contemplados com o títulode Cachoeirense Ausente Número Um(honraria criada por Newton Braga)será lançada dia 24 de junho, uma sex-ta-feira, véspera do Baile de Gala doCaçadores. // Hoje, somos convida-dos do cantor-compositor Arnol-do Silva, no seu programa "Musi-cultura" pela Rádio Tupi (08h00/10hh0, em 1590 AM). // Coluna hon-rada, sabendo ser acompanhada comatenção pela bonita e comunicativaMariana Monteiro que dá brilho a umdos painéis femininos de nossa "gal-lery" deste domingo. // Um Bom DiaEspecial para nossa madrinha deleonismo, CaL Nadir Araújo, aniver-sariante desta segunda-feira (28).// Elyan Peçanha (28) 9222-4621.

Porciúncula/ELYAN

Lions Cachoeiro / ELYAN

ZZ-AG

é Onofre Lopes, "Zito", atuanteerativa de Laticínios SELITA

a Em Destaque

Elyan Peçanha

BANESTES/Elyan Peçanha

Clóves Louzada

BL - Sul, Rubens Moreira e suate nos salões do UNIMED HALL

9SOCIALES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

Elyan Peçanha

Page 10: EDição 2060

CULTURA ES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 201110

III CONCURSO DE CONTOS DA ACLA Academia Cachoeirense de

Letras (ACL) está promovendoo III Concurso Claudionor Ribei-ro de Contos, em nível nacional.

As inscrições são gratuitas.Os interessados têm até o dia18 de maio para se inscrever.O tema é de livre escolha, po-dendo cada concorrente envi-ar até dois trabalhos inéditos(confira o regulamento com-pleto no quadro).

Os contos serão julgados poruma comissão constituída pormembros efetivos da entidade

ou intelectuais por ela indicados.Os três primeiros colocados

receberão, além de diplomas emedalhas, prêmios em dinhei-ro, na forma seguinte: 1º lugar- R$ 800,00; 2º lugar - R$600,00; 3º lugar - R$ 400,00.

A data da premiação aindaserá divulgada. O objetivo doconcurso é incentivar e divul-gar a produção literária, e, prin-cipalmente, despertar o gostopela linguagem escrita, em pro-sa, segundo o presidente daACL, Solimar Soares da Silva.

REGULAMENTO:O tema é de livre escolha,

podendo cada concorrenteinscrever até dois trabalhosinéditos, datilografados ou di-gitados, em três vias, em es-paço dois, numa só face depapel tamanho ofício, vedadaa participação dos membrosefetivos da ACL.

Com os trabalhos deveráseguir um envelope menor la-crado, constando, em sua par-te externa, o título da obra eo pseudônimo, e, na parte in-terna, uma ficha de inscriçãodo autor, contendo: nomecompleto, pseudônimo, títuloda obra, endereço (comCEP), número de documentode identidade, data do nasci-mento, telefone para contato(com DDD) e e-mail (se hou-ver).

A remessa dos trabalhos,sem qualquer identificação,deverá ser feita para: Acade-mia Cachoeirense de Letras- III CONCURSO CLAU-DIONOR RIBEIRO DECONTOS - Rua Cel. Fran-cisco Braga, 71 - Sala 1101 -Ed. Itapuã - Centro - CEP29300-220 - Cachoeiro de Ita-pemirim (ES), valendo o ca-rimbo postal como data deinscrição.

O prazo de entrega termina-rá no dia 18 de maio próximo,

correspondendo à inscriçãoa simples remessa ou entre-ga dos trabalhos, ficando im-plícita a concordância doscandidatos às disposições des-te regulamento, sendo os ca-sos omissos resolvidos peladiretoria da ACL, cujas deci-sões serão irrecorríveis.

Os contos serão julgados poruma comissão constituída pormembros Efetivos da Acade-mia ou intelectuais por ela in-dicados, desde que não te-nham participado do Concur-so, não havendo, em nenhu-ma hipótese, devolução dostrabalhos remetidos, reservan-do-se à Academia o direito denão conceder as premiaçõesanunciadas, caso não sejamos contos examinados mere-cedores de tais distinções.

Os três melhores concor-rentes receberão, em sessãosolene da Academia, em dia,horário e local a serem defi-nidos, além de medalhas e di-plomas, prêmios em dinheiro,sendo os vencedores avisadoscom antecedência, podendo aAcademia publicar os melho-res trabalhos, com a citaçãodo nome do autor.

As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até 18 de maio - objetivo doconcurso é despertar o gosto pela linguagem escrita, em prosa, diz o presidente

da Academia Cachoeirense de Letras, Solimar Soares da Silva

Desfile antecipa as tendências do invernoJOSÉ RUBENS BRUMANA

MARATAÍZES - O outo-no mal começou, mas emMarataízes, cidade íntima dosol de verão, as empresáriasOze Monte e Salena Vantil jápreparam para abril o desfile"Inverno Quente", que ante-cipa as tendências da estaçãomais fria do ano.

E o militarismo vem comtudo. Oze, da For You Bouti-

que, chegou recentemente daPlanet Girl, um dos maioreseventos de moda do país. É elaquem garante que o militarismocontemporâneo ditará a moda.

No desfile, marcado para o dia21 de abril, no Shopping Via Sul,a partir das 20h00, serão home-nageadas grandes mulheres,estrelas como a atriz MarylinMonroe e a princesa Daiana.

"Rendas e botas com saltos detodos os tamanhos, ombreiras e

o verde militar serão apresen-tados no desfile", adianta Oze.

Já a empresária Salena, queempresta seu nome à sua lojade bijuterias, diz que as peçasnos tons verde, azul, e doura-do farão parte do dia a dia dasmais elegantes do litoral.

Elas asseguram que Mara-taízes já está ditando moda eque esses eventos têm a par-ticipação de pessoas de todoo litoral sul capixaba.

As empresárias Oze e Salena estão por dentro das tendências da moda

José Rubens Brumana

Desfile Inverno QuenteData: 21 de abril de 2011Local: Via Sul (Marataízes)Horário: 20h00

Serviço

Arquivo FATO

Page 11: EDição 2060

ES de Fato, Domingo, 27 de Março de 2011

Alugam-se salas comerciais no Ed. Bro-adway. Tratar visita pelo telefone (28)3522-5069.____________________________________________ALUGO - VILA RICA - PERTO DO CIO-DES - PM, APTº TÉRREO, TODO GRA-DEADO, 3 QUARTOS, SENDO UMA SU-ÍTE, SALÃO 2 AMBIENTES COM ESTAN-TES (VASADAS), BANHEIRO SOCIAL,BANHEIRO EMPREGADA, COPA, COZI-NHA COM ARMÁRIOS (DUPLEX) 2 ÁRE-AS DE SERVIÇOS E 1 VAGA DE GARA-GEM (GRADEADA). ALUGUEL: R$800,00 SEM CONDOMÍNIO. TRATAR:(28) 9985-7080.________________________________________Aluga-se apartamento e quitinete emfrente ao colégio Inah Werneck, noAquidaban. "NÃO COBRAMOS CONDO-MÍNIO". Tratar com Geraldo ou Néiapelo tel: 9959-6393 / 9956-2073 /3522-0287.__________________________________________

MARATAÍZESApartamento 2 e 3 quartos na CidadeNova, aluga-se mensal ou anual. Tel:(28) 3522-5069.__________________________________________Alugo um apartamento na cidade novaMarataizes (rua da igreja católica), com2 quartos, suíte, sala, cozinha, terraçocom ampla área de serviço, vaga degaragem para dois carros, varandacom vista para o mar, à 50 metros dapraia. Obs: rua calçada. Tel: 3521-4417.__________________________________Aluga-se uma sala comercial na RuaBernardo Horta, 304, 1º andar, bairroGuandu. Tratar com a Senhora Mariadas Graças. Tel: (28) 3522-6849.______________________________________Alugo apartamento de um quarto e de-mais dependências com mobília (opci-onal), próximo ao Hospital Evangéli-co/Detran/Receita Federal. Tel: (28)9885-1480 / 9945-4629 / 9884-6900 /3517-2636.______________________________________________Alugo um galpão grande na entradada Vila Rica. Contato pelo telefone3521-4417.___________________________________Alugam-se apartamentos no centro, ruaAlziro Viana, com 2 e 4 quartos e de-mais dependências. Tratar (28) 3522-3517.__________________________________Aluga-se casa na Rua Coronel Borges,nº 04, com 3 quartos. Tratar (28) 3522-5069.__________________________________MARATAÍZES - Apartamentos com 2,3e 4 quartos todas as dependências.Bairro Cidade Nova, aluguel mensalou anual. Tratar (28) 3522-5069.__________________________________________Alugam-se salas comerciais, na rua Mo-reira, Independência. Tel: 28 3522-2969 ou 3515-1670.

MARATAÍZESAut:5661- Apto c/ sala, varanda, 02quartos, 01 banheiro social, copa,cozinha, área de serviço, dependen-cia de empregada, wc e garagem.C/escritura pode ser financiado. R$95,000,00____________________________________

MARATAÍZESAut:3523 - 01 apto no centro de Ma-rataízes, com 02 qtos, sala, copa,cozinha, WC, garagem c/ 01 vaga, apttodo em granito, frente p/ o mar.R$85,000,00_______________________________________

MARATAÍZESAut: 5393- Prédio de 04 pav. C/ sala,varanda, 05 quartos sendo 02 sui-tes, copa, cozinha, 07 banheiros,área de serviço, área de lazer, ga-ragem. Escritura do terreno.R$120,000,00_______________________________________

MARATAÍZESAut: 5357- Casa c/ 03 salas, varan-da, 03 quartos sendo uma suite c/closed, banheiro social, copa, cozi-nha, dep. de empregada, quintal ejardim todo gramado. Escritura doterreno e casa averbada.R$200,000,00____________________________________

MARATAÍZESAut: 5667- Casa c/ sala de estar ejantar, varanda, 01 bh social, 03quartos sendo um suite c/ closedarmario embutido, copa, cozinha.área de serv. Fogão a lenha, piscina,sistema de motoriamento , paraboli-ca, garagem e quintal. Escritura doterreno.R$ 130,000,00_________________________________________

MARATAÍZESAUT-5861-casa c/ sala, varanda, wcsocial, 04 qtos sendo 01 suite, copa,cozinha,area de serviço, piso emgranito importado - forro pvc no tetoe estacionamento.Recibo de comprae venda.R$.75,000,00_______________________________________

MARATAÍZESAut: 5665- Casa c/ sala, varanda, 03quartos sendo 03 suites, copa, cozi-nha, 01 banheiro social, área gran-de c/ fogão e cama, garagem e quin-tal frente pra duas Ruas s/ móveis.Escritura do terreno e casaaverbada.R$ 140,000,00______________________________________

MARATAÍZESAut: 5371- Casa c/ varanda, sala, 02quartos, cozinha, banheiro social egaragem. Escritura do terreno.R$38,000,00_____________________________________

MARATAÍZESAUT 5529 - TERRENO COM 300M²(COM ESCRITURA).R$ 40,000,00__________________________________________

MARATAÍZESAUT 5510 - LOTE COM 312.50M² COMVISTA PARA O MAR E LAGOA. R$20,000,00 _________________________________________________________

MARATAÍZESAUT 5383 - TERRENO MEDINDO 1.560M².ESCRITURA E REGISTRO.R$15,000,00_________________________________________

MARATAIZES / ITAPEMIRIMLOTES FINANCIADOS - FINANCIA-MENTO DIRETO COM A EMPRESA EMATÉ 62 VEZES - SEM BUROCRACIA -SEM COMPROVAÇAO DE RENDA LI-GUE E COMPROVE : (28) 3532.1810 /(28) 3532.3558 / (28) 9989.3178_____________________________________Vende-se uma casa no bairro MonteCristo com 3 quartos, sala, cozinha, ba-nheiro e com uma vaga de garagem.Tel: (28) 3511-0657 / 9959-1638.____________________________________Vende-se uma casa com 3 quartos comsuíte, 2 banheiros sociais, 2 garagenscobertas toda em granito. Financia-sepela Caixa Econômica. Tel: 9963-0111._________________________________________________________Compra-se terrenos com escrituras de200m² ou maior. Tel: 3521-1665 / 9253-2570._________________________________________Vende-se uma casa no bairro GilsonCarone com 3 quartos, sala, cozinha,banheiro e terreno escriturado. Tel:(28) 3511-0657 / (28) 9959-1638._________________________________________Vende-se um prédio com 3 andares - 3apartamentos - com 2 quartos, 1 sala,cozinha, banheiro, área de serviços,precisando fazer reforma. Valor de R$100.000,00. Aceito carro no negócio.Tel: (28) 3518-5809 / 9962-0933 comArthur._____________________________________Vende-se terreno com casa, precisan-do de reforma, com 4 moradias, comfrente para duas ruas: Basílio Pimentae Pedro Estelita Herkenhoff. Valor R$40.000,00 aceito carro. Tel: (28) 9962-0933 / 3518-5809 com Arthur.____________________________________VILA RICA - vendo apartamento, novo,amplo, com 2 quartos, sala para 2 am-bientes, banheiro social, cozinha, áreade serviço, garagem, vista panorâmi-ca. R$ 92 mil - não financia Caixa. Fa-lar com Roberto: 9253-5734._____________________________________2 lotes de 296m², Itapemirim, bairro Ma-raguá. R$ 20.000,00, próximo a praia.Contato 9952-1578 / 8809-0812.__________________________________________Vende-se no Belvederi, em Marataízes,logo na chegada perto do Centro, aolado da torre da Telemar, uma casa comregistro e escritura com tudo pago, comuma suíte, sala, cozinha, fogão a le-nha, varanda, quintal para construção,árvores e toda com cobertura de telhapor R$ 40.000,00. Tel: 3532-2610_________________________________________Vende-se uma casa em Marataízes,logo na entrada em Belvederi com 3quartos, sala de visita, sala de jantarconjugada, cozinha, 2 suítes, 1 banhei-ro e garagem para 2 carros, prontopara mudar, ônibus circular na porta edocumentos em dia. R$ 85.000,00. Tel.:3532-2610._________________________________________

BARRA / MARATAÍZESVendo uma casa simples de laje. 1ºpavimento 6 cômodos, com quintal,sem garagem, na Barra de Marataí-zes. Próximo da praia. Aceita trocapor outra em Cahoeiro. Tel: (28)9974-5209 (Chico / Terezinha).____________________________________

Vende-se um imóvel rural com 80.900m², perto do centro de Vargem Alta. Tel.(28) 3521-0410 / 9981-7876._____________________________________Vende-se um galpão de 1200 m² emItaóca (Pedra), distrito de Cachoeirode Itapemirim-ES, no Centro, rua Ade-mar Cosse. E mais dois lotes lateraiscom 400 m² com água, energia, esgo-to, telefone, calçamento e documento.Tel: (28) 3522-4528 (das 8h30 às11h00).______________________________________Vende-se uma propriedade rural com30 alqueires, nascente, casa e curral,em Palmeiras, município de Muqui. Tel.9959-1638.___________________________________

OPORTUNIDADESVendo sítios e chácaras na região deCachoeiro. Sítio com 5 alqueires, for-mado; chácara de meio alqueire e sítiode 6 alqueires. Tenho outros imóveisrurais no sul do estado. Contato: Gil-berto (27) 9986 2827 [email protected].___________________________________Vendo um apartamento em Marataízes,localizado na Cidade Nova (rua daigreja católica), com 2 quartos, umasuíte com varanda de vista para o mar,banheiro social, sala, cozinha, amplaárea de serviço no andar de cima, 2vagas de garagem, ótimo preço, R$66.000,00. Telefones 9254-4848 ou9904-6822 ou 3521-4417.________________________________Vende-se uma propriedade rural com4 alqueires, no lugar Estação de So-turno. Valor R$ 90.000,00. Tel: (28)9959-1638._______________________________________Marataízes 03 casas com garagem, jar-dim, murada, por R$120.000. Cel: (28)92738313. Motivo: mudança.____________________________________Vende-se uma casa no bairro Amarelocom 2 quartos, sala, cozinha, banhei-ro, 2 áreas de serviço e quintal. Tratarno telefone 3522-8861._________________________________Vende-se uma área de 600 metros,com 50 metros de fundo e 12 de frente.Nela a uma casa de 7 cômodos, gara-gem para 2 carros, terraço com 3 cô-modos. Fica localizada no Distrito deSão Joaquim. Contato 9903-8370.____________________________________________Vende-se uma casa no bairro Corama-ra com 2 quartos, sala, copa, cozinha euma área. Ótima localização, perto doponto do ônibus. Preço a combinar.Fone: 9901-2333 falar com Marcelo.__________________________________________Vende-se propriedade rural, 8 alquei-res, na Br 101, município de Mimoso doSul. Interessados ligar para tel: 3521-2737 / 9959-1638.___________________________________________Vende-se um sítio localizado no córre-go da prata, município de Castelo, com18 mil pés de café produzindo, 2 ca-sas, terreiro de cimento para café enascente, contatos (028) 3522-0039 /3522-4670 / 9881-0976.__________________________________________Terreno de 20 x 40 (800 m²) próximo aLagoa de Siri, em Marataizes, a 50 me-tros da praia, asfalto na porta. Somen-te interessados 9923-6754 e falar comCássio.___________________________________________Vende-se um terreno no AgostinhoSimonato, 340m² com IPTU em dia. Fa-lar com Rosana 3518-9087 ou 9955-5083._______________________________________________Vende-se um ponto comercial na LinhaVermelha, no Ibitiquara (entre o Tiro

de Guerra e o Detran). Interessadosligar das 12h00 às 22h00 para o fone(28) 9919-5221.__________________________________________Vendo um sobrado, 2 residências, 2garagens e um terraço. Rua CoronelLobato, s/nº, Em frente à lavanderia emMuqui. Tel: (28) 3554-1332.__________________________________________Vendo terreno na rua Aroldo Pastro -Basiléia. Tratar Fone: (28) 35222-7530.__________________________________________Vendo lote no KM 90 c/ 850m², 22 me-tros de frente ótima topografia, vis-ta maravilhosa, troco por carro,moto, sítio ou casa na praia. R$60.000,00. Contato 9938-7588/ 3521-2410._________________________________________Vendo apto no IBC c/ 03 qts, suíte,sala 02 ambientes, coz., área de ser-viço, garagem, varanda, terraço c/box de serviço, piso todo em grani-to. Prédio novo. R$ 120.000,00. Con-tato 9938-7588/3521-2410.______________________________________Vendo um apartamento na avenida Jo-nes dos Santos Neves, nº 66, próximoao Perim Supermercados. Com 3 quar-tos, sala grande, copa, cozinha, áreade serviços com banheiro. (sem taxade condomínio). Ótimo preço! Conta-tos no tel: (28) 3521-4417 ou 9254-4848.

ART & DESIGNE(Decorações de quarto infantil, sala,quarto e cozinha), agendar visita. Li-gar para Cristiano (28) 9885-7372 ouMaria (28) 9985-0989.___________________________________________

APRENDA A GOSTARDE MATEMÁTICA

AULA PARTICULAR DE MATEMÁTICA.Ensino Fundamental/ Ensino Médio /Preparação p/ Concursos. PREÇOSEXCELENTES. Profª Gisely Miranda(28) 9935-3880._______________________________________Vende-se uma máquina Canon EOSRebel 2000 (analógica) portando len-te 28-90mm e alça, valor R$ 500,00.Tel. (28) 9966-8331.__________________________________________________Vende-se um computador completoWindows Profissional XP, HD 80, 512memória, monitor 17 polegadas LG, te-clado e mouse, uma geladeiraConsul,uma impressora multifuncionalHP, leve de brinde um filtro de louça,preço a combinar. Falar com LucianaMaximo, (28) 98837453.__________________________________________Vendo geladeira, fogão, armário, sofá,mesa com 4 cadeiras, rack e mesa decentro. Contato: (28) 9271-2414._______________________________________

AULAS DE REDAÇÃOPara aprimoramento pessoal, vestibu-lares e concursos. Aulas personaliza-das, com melhora expressiva na inter-pretação e desenvolvimento de textos.(28) 3511-7080 / 9905 1903._______________________________________Vende-se Contener 20 litros de Nitro-gênio Liquído HCN-20, vem com 6 co-pos no valor de R$ 1.500,00 (que podeser utilizado pra laboratório de fertili-zação de animais). Falar com Gina (28)9985-9592 ou 3522-9544._____________________________________Vende-se Balança Balmak Antropome-trica capacidade 150 kg no valor deR$ 300,00. Falar com Gina (28) 9985-9592 ou 3522-9544.

Vende-se um Gol 96 (bolinha),vinho, duas portas, motor AP,1.8, em bom estado de conser-vação. Documentação em dia.Completo (exceto ar). Valor R$10.700,00. Contatos: 9924-7328 / 9965-5415 / 3521-8874,falar com Wagner.

VILLAGE MARATAIZESLOTES EM CONDOMINIO FECHADO - ÓTIMA OPORTUNI-

DADE DE TER SUA CASA NA PRAIA COM SEGURANÇA OANO INTEIRO. VILLAGE MARATAIZES A 250 METROS DA PRAIA,TOTAL INFRA-ESTRUTURA - PORTARIA 24 HORAS, PISCINA,CAMPO SOCIETY,SQUASH,SAUNA,SALÃO DE FESTAS.

VENDAS D&C IMÓVEISWWW.DEC-IMOVEL.COM.BR

28-3511-388528-9976-0700

__________________________________Vendo balcão vidro temperado, 4mts, tipo farmácia, R$ 1.000,00 e vi-dros de prateleira, 20 cm por 80 cm,com cantoneiras, R$ 20,00. Tel.:9956-9005, falar com Cristina ouEmerson.______________________________________Ofereço-me para trabalhar de chur-rasqueiro e cozinheiro. Precisandoé só ligar. Tel. (28) 9974-5209. Falarcom Chiko._________________________________________Vende-se ou troca-se uma máquina deSorvete Expresso Soft Italianinha,semi-nova, único dono, com nota fis-cal, no valor de R$ 15.000,00. Contato9926-5677 ou 3521-1804, falar comLuciano.____________________________________Vendo um par de alianças, ouro 18 qui-lates, novas, com garantia. Tratar (28)3522-4692.______________________________________

TIAGO ALVESSonorização & Eventos

Tudo para sua festa, casamento, pa-lestras e eventos em geral. Conta-to: [email protected]. Tel. 9946-8894 ou 3511-8077.

Vendo moto CB 450 carenada até omotor, vermelha pintura recente, me-cânica zero, pneus novos e parte elé-trica toda revisada. Alexandre (28)9885-7307._________________________________________Vende-se Fusca 73, em ótimo estado,pintura nova. R$ 3.500,00. Tel: (28)3522-7902.___________________________________________Vende-se uma CB 300 2010 dourada,com ABS. Tel: (28) 9982-0811.__________________________________________Vende-se Volkswagem Saveiro, ano97/98, motor 1.6 AP, cor vermelha. Car-ro inteiro, com alarme e travas elétri-cas, bancos de couro, faróis de nebli-na, reboque, capota marítima, rodas deliga leve e aro 15. R$ 14.500,00. Tra-tar com Jackson (28) 9976-8914.____________________________________________Vende-se um Vectra GLS, branco, ano97, motor 0 KM, completo, 2.0, 8 V. Tel.8111-9586 / 9979-5792, valor a com-binar.___________________________________________________Vende-se um Golf 2004, 1.6, branco,aro 17, central multimídia, xenon. Tel.(28) 9985-2481, Cassio Guio._____________________________________________Vende-se um Chevete ano 1976, todooriginal, mecânica e lanternagem100%, pneus semi-novos. Tel: (28)9885-8413._________________________________________Vende-se um Peugeot 206, ano 05/06, prata Feline, 1.6, 16v, flex, com ardigital. Tel. 9961-8691.____________________________________Vende-se um Gol, 98, completo (exce-to vidro elétrico), branco, duas portas,1.8, motor AP, roda 15. Tel. 9923-9390ou 3539-3095.____________________________________Vende-se uma Twister, preta, com 15mil km rodados, documentação em dia,2007. Valor R$ 7.500,00. Falar com Neino telefone 9986-6510.______________________________________Vende-se uma CB 500, ano 01/01, do-cumentação ok, revisada, pneus no-vos, R$ 12.300,00. Tel. (28) 9886-2552.___________________________________Vende-se um carro Corsa Sedan,branco, com 4 portas, t rava ealarme, 1.0, em ótimo estado, 2001,em conservação. Tel. 9882-9791.___________________________________________Vende-se uma MB 1313, ano 75, Con-tato: (28) 9985-6039 / 3522-0039.

Page 12: EDição 2060

12 CLASSIFICADOS ES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

Page 13: EDição 2060

13CLASSIFICADOSES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

Page 14: EDição 2060

14 CLASSIFICADOS ES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

CASA

Aut: 5848- Marataizes-AreiasNegras-03 Casas c/ 2º pav. 1ºC/ sala, varanda, 02 qtrs, copa,cozinha, área de serviço, 02 ba-nheiros sociais e uma quitinete c/sala, 01 quarto, cozinha, área deserviço e banheiro, 2º casa c/sala, varanda, 02 qtrs, copa, co-zinha, 02 banheiros, dep.Emp.Terraço, 01 quarto, 01 banheiro equintal. Recibo do terreno/plantada casa, R$ 150.000.00

Aut: 5961-Marataizes-Acapul-co - Casa c/ sala 02 quartos,suíte, copa, cozinha, área de ser-viço e garagem. Recibo de com-pra e venda. R$ 25.000.00

Aut: 5890-Marataizes-WandaMaria Casa c/ Sala, varanda, 02quartos, copa, cozinha, banheirosocial, duas (02) lojas e quintal.Recibo do lote-R$ 200.000.00

Aut: 5696-Marataizes-Arraias-Três casas ambas c/ Sala, va-randa, 03 quartos, 01 banheirosocial, cozinha e garagem. Es-critura do terreno-R$ 150.000.00

Aut: 5431-Marataizes-Barra-Casa c/ sala, varanda, 02 quar-tos, copa, cozinha, banheiro, áreade serviço e garagem. Recibode compra e venda. R$50.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FE-CHADO –- LAZER – SEGU-RANÇA – TOTAL INFRA-ES-TRUTURA – FINANCIAMENTODIRETO COM PROPRIETARIOEM ATÉ 62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588

Aut: 5432-Mrataizes-Barra-Casa c/ Sala, varanda 02 quar-tos, copa, cozinha, banheiro so-cial, área de serviço e terraço.Recibo de compra e venda. R$32.000.00

Aut: 5894- Marataizes- Can-dinha -03 casas c/ 1º c/ sala,varanda, 02 quartos, 01 banheirosocial, copa, cozinha, área deserviço e quintal, 2ª casa sala,varanda, 01 quarto, 01 banheirosocial, copa, cozinha e área deserviço. 3º sala, 01 quarto, áreade serviço. Em construção. Es-

critura do terreno. R$ 70.000.00Aut: 5426- Marataizes-Acapul-

co-Casa c/ dois pav. 1º c/ sala, 02quartos, copa, cozinha, banheiro eárea de serviço, 2º c/ sala, 01 quar-to, 01 banheiro e área de serviço.R$ 35.000.00

Aut: 5434-Marataizes-Alto Aca-pulco- Casa c/ sala, varanda, 02quartos, cozinha, banheiro social,área de serviço e quintal. Recibo decompra e venda. R$ 12.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FE-CHADO –- LAZER – SEGURAN-ÇA – TOTAL INFRA-ESTRUTURA– FINANCIAMENTO DIRETO COMPROPRIETARIO EM ATÉ 62X (28)3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5815-Marataizes-Barra- 02casas: 01° casa c/ sala, varanda,04 quartos, copa, cozinha, área deserviço, WC social, garagem e quin-tal, 2º casa c/ sala, varanda, 03quartos, banheiro social, copa, co-zinha, área de serviço e garagem.Recibo de compra e venda. R$70.000.00

Aut: 5813- Marataizes-Alvorada-casa c/ sala, varanda, 03 quartossendo 01 suíte, banheiro social,copa, cozinha, área de serviço,garagem e quintal. Escritura do ter-reno, R$ 70.000.00

Aut: 5682-Marataizes-CidadeNova-Casa c/ sala, 02 quartos sen-do uma suíte, cozinha, varanda eárea de serviço. Recibo de comprae venda R$ 35.000.00

Aut: 5689-Marataizes-Candinha07-Casa c/ sala, varanda, 02 quar-tos, 01 banheiro social, copa, cozi-nha, área de serviço e quintal, umakitnete nos fundos, lote 360 m, c/pomar. Escritura do terreno e RG.R$ 60.000.00.

Aut: 5881-Marataizes-Barra-Casas c/ sala, varanda 03 qtrs sen-do uma suíte, copa, cozinha, áreade serviço e garagem. Escritura doterreno. R$ 80.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FE-CHADO –- LAZER – SEGURAN-ÇA – TOTAL INFRA-ESTRUTURA– FINANCIAMENTO DIRETO COMPRÓPRIETARIO EM ATÉ 62X (28)3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5034-Piuma-Monte Agha-casa duplex c/ 190 m² de pav. Paraa inferior garagem p/ 03 carros todaavarandada, área de ventilaçãoexterna, jardim, copa, cozinha. 2ºpav. Sala, 03qtos sendo 01 suíte,wc social, varanda, cozinha áreade serviço,R$ 150.000.00

Aut: 4215-Piuma-Monte Agha-Casa c/ 02 quartos sendo 01 suítec/ Blindéx, sala, copa, cozinha, WCsocial, lavabo, área de serviço,churrasqueira. Semi mobiliado. Es-critura do terreno. R$ 110.000.00

Aut:5878-Piuma Mote Agha- 02Casas, 1º c/ sala, varanda, 02 quar-tos sendo uma suíte, copa, cozi-nha, área de serviço e garagem, 2ºSala, varanda, 02 quartos sendouma suíte, copa, cozinha, área deserviço, terraço e garagem. R$170.000.00

Aut: 5843-Piuma- Monte Agha-Casa c/ sala, varanda, 02 quartos,banheiro social, copa, cozinha, áreade serviço, garagem e quintal. Es-critura do terreno. R$ 50.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FE-CHADO –- LAZER – SEGURAN-ÇA – TOTAL INFRA-ESTRUTURA– FINANCIAMENTO DIRETO COMPRÓPRIETARIO EM ATÉ 62X (28)3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5391- Piuma Monte Agha-Casa c/ sala, 02 quartos, banheirosocial, cozinha, área de serviço eum terreno medindo 470 m². Recibode compra e venda. R$ 17.000.00

Aut: 5873-Itapemirim-Itaoca-Casa c/ sala, varanda, 03 quartossendo uma suíte, copa, cozinha,banheiro social, área de serviço equintal e um duplex em construçãoc/ 42m², c/ 02 quartos, sala, cozi-nha e área de serviço. Escritura doterreno R$ 60.000.00

Aut: 5874-Itapemirim-Itaipava02 casas c/ 1º c/ sala, varanda, 03quartos, banheiro social, copa, co-zinha, área de serviço e garagem,2º casa c/ sala, varanda, 02 quar-tos, cozinha, área de serviço, 01banheiro e garagem. Escritura doterreno. R$ 120.000.00

Aut: 5875- Itapemirim-Itaipava-Casa c/ sala, varanda, 03 quartos,

01 banheiro, copa, cozinha, área deserviço e garagem. Escritura do ter-reno. R$ 27.000.00

AUT: 5871-Itapemirim- Itaoca-Duas casas - 1º c/ sala, varanda,03 quartos sendo um suíte, banhei-ro social, copa, cozinha, área deserviço, quintal frente p/ duas ruas,2º Casa c/ sala, varanda, 02 quar-tos, banheiro social, copa, cozinhae área de serviço. Escritura do ter-reno R$ 95.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FE-CHADO –- LAZER – SEGURAN-ÇA – TOTAL INFRA-ESTRUTURA– FINANCIAMENTO DIRETO COMPRÓPRIETARIO EM ATÉ 62X (28)3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5039-Itapemirim-Itaoca-casa c/ sala, varanda, 03 quartos,banheiro social, copa, cozinha, áreade serviço e quintal, outra casa emcima esta em construção. Escriturado terreno R$55.000.00

AUT: 5870-Itapemirim-ItaocaCasa c/ sala, varanda, 02 quarts,banheiro social, copa, cozinha, áreade serviço e garagem. Recibo decompra e venda R$ 35.000.00

Aut: 5862-Itapemirim-Itaoca-Casa c/sala, varanda, 02 quartossendo uma suíte, 01 banheiro soci-al, copa, cozinha, área de serviço,garagem e quintal. Escritura do ter-reno R$ 75.000.00

AUT: 5859- Itapemirim- Itaoca-Casa c/ Sala, varanda, 02 quartos,sendo 01suite, 03 cozinhas, copa,WC social, área de serviço, quintal,churrasqueira, piscina e terraço.Escritura do terreno. R$ 95.000.00

AUT: 5836- Itapemirim-Itaoca-CASA C/ 02 quartos, sala, varan-da, 02 wc social, copa, cozinha,área de serviço, quintal e garagem,R$ 80.000.00

Aut: 5842-Itapemirim- Itaocacasa c/ 02 pavimentos: 1º pavimen-to- área livre c/ garagem, varanda,02 quartos, sala, cozinha, wc soci-al, 2º pav- 03 qtos, sala c/ 02 ambi-entes, cozinha, área de serviço ebase para 02 andares.150.000.00.

‘LOTES – CONDOMINIO FE-CHADO –- LAZER – SEGURAN-

ÇA – TOTAL INFRA-ESTRUTURA– FINANCIAMENTO DIRETO COMPRÓPRIETARIO EM ATÉ 62X (28)3511-3885 /(28) 9938-7588’

APARTAMENTOS

Aut: 5684- Marataizes-Xodo-Apto c/sala, varanda, 02 quartossendo uma suíte, copa, cozinha, ba-nheiro social, área de serviço, dep.empregada WC, 02 vagas na gara-gem, área de lazer e churrasqueira.Escritura do terreno. R$ 80.000.00

Aut: 5828-Marataizes-Cancelas-02 aptos: 1º c/ sala, varanda, 03qrtos, copa, cozinha, área de servi-ço, WC social e garagem. 2ºc/ sala,varanda, 02 qtros, copa, cozinha,WC social, área de serviço e gara-gem. Recibo de compra e vendaR$ 50.000.00

Aut: 5879- Marataizes-Barra-Apto c/ sala, varanda, 03 quartos,copa, cozinha e área de serviço.Vende só a frente por R$ 40.000.00.Escritura do terreno. R$ 60.000.00

Aut: 5686-Marataizes- Centro-Apto c/sala, 02 quartos, copa, co-zinha, banheiro e lavanderia. Escri-tura e RG. R$ 45.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FE-CHADO –- LAZER – SEGURAN-ÇA – TOTAL INFRA-ESTRUTURA– FINANCIAMENTO DIRETO COMPRÓPRIETARIO EM ATÉ 62X (28)3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut: 5661- Marataizes- Centro-Apto c/ sala, varanda, 02 quartos,01 banheiro social, copa, cozinha,área de serviço, dependência deempregada, wc e garagem. C/ es-critura pode ser financiado. R$95.000.00

Aut: 3523-Marataizes-Xodó-Apto no 2º andar, c/ 02 quartos,WC, sala, copa, cozinha, área deserviço, garagem, varanda de fren-te p/ o mar, piso em granito. Escri-tura do terreno. R$ 70.000.00

Aut: 5362- Marataizes-CidadeNova- Apto c/ sala, varanda, 02quartos sendo uma suíte, 01 banheirosocial, copa, cozinha e garagem.Recibo de compra e venda. R$42.000.00

Aut: 5677- Marataizes-Centro-Prédio c/ 03 pav. Sala, varanda,05 suítes c/ closes e varanda, 01banheiro social, copa, cozinha, áreade serviço e garagem p/ 05 carros.Escritura do terreno e prédio aver-bado. R$ 220.000.00

Aut: 5393- Marataizes-Centro-Prédio de 04 pav. C/ sala, varan-da, 05 quartos sendo 02 suítes,copa, cozinha, 07 banheiros, área

de serviço, área de lazer, gara-gem. Escritura do terreno. R$120.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FE-CHADO –- LAZER – SEGU-RANÇA – TOTAL INFRA-ES-TRUTURA – FINANCIAMENTODIRETO COM PRÓPRIETARIOEM ATÉ 62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’.

TERRENOS

Aut: 5886-Itapemirim - Praiade Itaoca- 03 Lotes c/ 709 m².Escritura do terreno. R$25.000.00

Aut: 5691- Itapemirim-Itaoca-04 lotes por R$ 24.000.00, ven-de separado R$ 6.000.00 cada.Recibo de compra e venda.

Aut: 5428- Itapemirim -RozaMeireles- Lote c/ 360 m². Reci-bo de compra e venda. R$7.000.00

Aut: 5438- Itapemirim- Itao-ca- Lote c/ 240 m². Recibo decompra e venda. R$ 10.000.00

Aut: 5969--Itapemirim Itaipa-va- Terreno c/ 240 m² a 500 m²da praia. C/ escritura. R$25.000.00

‘LOTES – CONDOMINIO FE-CHADO –- LAZER – SEGU-RANÇA – TOTAL INFRA-ES-TRUTURA – FINANCIAMENTODIRETO COM PRÓPRIETARIOEM ATÉ 62X (28) 3511-3885 /(28) 9938-7588’

Aut:5827- Itapemirim- Pon-tal- Lote c/ 200 m². Recibo decompra e venda. Recibo de com-pra e venda

Aut: 5375- Itapemirim - Vila-03 Lotes c/ 150 m², vende sepa-rado R$ 5.000.00 cada. Recibode compra e venda. R$ 15.000.00

Aut:5367-Itapemirim –Vila-Área c/ 2.530 m². Recibo decompra e venda. R$ 120.000.00

Aut: 5699- Itapemirim-RosaMeirelles- Terreno medindo1.104 m². Recibo de compra evenda. R$ 35.000.00

Aut: 5383- Itapemirim -Alvo-rada-Terreno medindo 1.560 m².Escritura e Registro. R$ 15.000.00

Aut: 5501-Itapemirim-Mara-gua- Terreno c/ 300 m², as mar-gens da rodovia. R$ 30.000.00

Aut: 5241- Itapemirim - Pon-tal-Terreno medindo 450 m².Recibo de compra e venda. R$7.000.00

Aut: 5237- Itapemirim - Pon-tal- Terreno c/ 387 m². Recibode compra e venda. R$11.000.00

Page 15: EDição 2060

15INFORMEES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

Page 16: EDição 2060

16 INFORME ES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

Page 17: EDição 2060

17INFORMEES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

Page 18: EDição 2060

18 INFORME ES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

Page 19: EDição 2060

19POLÍCIAES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011

Operação contra prostituiçãoINFANTIL LEVA UM PARA CADEIA

João Francisco Pedroti, 31anos, dono da Boite Lua Nua,que fica localizada na Rodo-via ES 482, no bairro BNH,em Cachoeiro de Itapemirim,foi preso na madrugada deontem, durante uma operaçãoda Vara da Infância e Juven-tude em combate à prostitui-

ção infantil.De acordo com informações

policiais, quatro menores -três meninos e uma menina -foram encontrados na BoiteLua Nua, local onde só é per-mitida a entrada de adultos.

O dono do estabelecimento foipreso e encaminhado ao DPJ

do município. João Francisco foiautuado no Art. 243, do Esta-tuto da Criança e do Adoles-cente (venda de bebida a me-nores).

No entanto, ele pagou fiançano valor de R$ 700,00, e vairesponder ao processo em li-berdade.

O dono da Boite Lua Nua foi preso durante uma operação da Vara da Infância eJuventude de Cachoeiro - quatro adolescentes foram encontrados no estabelecimento Preso com arma de fogo

Wallace Soares de Almeida,vulgo "Café", foi preso namadrugada de ontem, na RuaFrancisco Santana Fraga, nobairro Zumbi, em Cachoeirode Itapemirim, por porte ile-gal de arma.

De acordo com informaçõespoliciais, Wallace estava ame-açando sua ex-namorada comum revólver calibre 32.

A mulher chamou a PolíciaMilitar, mas "Café" acaboufugindo em direção ao Alto

Eucalipto.PMs na viatura RP 2741 re-

alizaram buscas e consegui-ram prendê-lo. Com ele foiapreendido o revólver, queestava com cinco muniçõesintactas.

O acusado foi conduzido aoDepartamento de Polícia Ju-diciária (DPJ) do município,onde foi autuado em flagran-te por porte ilegal de arma ena Lei Maria da Penha, deproteção à mulher.

Veículo arrombadoHenrique Alves Martins

Neto, 20 anos, teve seu veí-culo arrombado na madruga-da de ontem, no estaciona-mento da casa noturna TheOne Club, que fica localiza-da em anexo ao Jaraguá Tê-nis Clube, no bairro GilbertoMachado, em Cachoeiro deItapemirim.

De acordo com a polícia, porvolta das 4h30, Henrique per-

cebeu que o seu veículo, umFiat Strada, placa MRM0983, havia sido arrombado.Os bandidos roubaram doautomóvel, módulos de som,cornetas e alto falantes, ava-liados em R$ 2,5 mil.

A PM foi acionada, e a víti-ma foi orientada a prestarqueixa na Delegacia de Cri-mes Contra o Patrimônio (De-patri) do município.

Entregador de cervejaassaltado na "Buraca"

Gilmar Andrade da Fonse-ca, 40 anos, foi assaltado nanoite de sexta-feira, na RuaJosé Dias, no bairro AltoNovo Parque, em Cachoeirode Itapemirim, em um localconhecido como "Buraca".

De acordo com a polícia, Gil-mar estava fazendo entrega decerveja em um estabelecimen-

to comercial, quando foi abor-dado por dois homens arma-dos com revólveres calibre 38.

A vítima foi obrigada a en-tregar aos bandidos a quan-tia de R$ 70,00 em dinheiro.

Buscas foram realizadaspela Polícia Militar, mas osassaltantes não foram encon-trados.

O Mercado Ponto Verde, quefica localizado na Avenida Jus-tiniano da Silva Júnior, no bair-ro Rubem Braga, em Cachoei-ro de Itapemirim, foi arromba-do na sexta-feira.

De acordo com o boletim de

ocorrências policial, do interiordo estabelecimento os crimino-sos levaram R$ 57,00 em es-pécie e diversos produtos.

A PM foi acionada, mas, atéo fechamento da edição, nin-guém havia sido preso.

Mercado arrombado

Detido por espancar mulher grávidaWANDERSON AMORIM

Alcebíades Ferreira dosSantos, 41 anos, foi preso namanha de ontem, acusadode espancar a esposa Jane-te Kellys Miranda, 25 anos,que está grávida de cincomeses.

O crime aconteceu na resi-dência do casal, localizada àRua Professor Gilceu Macha-do, no bairro Amaral, em Ca-choeiro de Itapemirim.

De acordo com informa-ções policiais, Janete ficoubebendo em um bar até as23h00 de sexta-feira, fato quepode ter motivado uma dis-cussão com Alcebíades, du-rante toda a madrugada.

Por volta das 6h30, Janetefoi espancada pelo marido, elevou chutes, inclusive, nabarriga. O homem, que apre-sentava sintomas de embria-gues, acabou preso.

A mulher foi socorrida e le-vada para o Hospital Evan-gélico de Cachoeiro. Até ofechamento da edição, elapermanecia internada.

O acusado foi encaminhado aoDPJ do município, onde está àdisposição da Justiça.

Alcebíades foi preso após dar pontapés na barrigada esposa, que está grávida de cinco meses

Essa não é primeira vez queAlcebíades agride a mulher,segundo a polícia.

Wanderson Amorim

Divulgação

Page 20: EDição 2060

20 INFORME ES DE FATO, DOMINGO,27 DE MARÇO DE 2011