Edição 2070 de 24 de julho 2014

20
1 O Alto Jacuí O Jornal da Comunidade ANO 39 - Edição nº 2070 IBIRUBÁ/RS, Quinta-feira, 24 de julho de 2014 Avulso:R$ 3,00 Aproveite as Ofertas da Semana Homenagem aos 115 anos da imigração alemã em Ibirubá Página 05 Taxi do Machado Taxi do Machado ENTREGA e TELE-BUSCA, para facilitar a sua vida! Inovando para melhor atende-lo. Seja cliente fixo e transporte as suas compras sem custo adicional. (54) 9165-0556 (54) 8428-4977 (54) 99072377 Nova gestão de prendas e peões do CTG Rancho dos Tropeiros Hoje durante o dia tem Feira de produtos coloniais e de negócios na Coopeagri Pág.02 Variedades Nesta edição tem encarte João Financeira João Financeira Atenção aposentados e pensionistas de INSS! Se você esta precisando de dinheiro, a JOÃO FINANCEIRA têm a melhor condição para você fazer o seu empréstimo. Sem consulta ao APC nem SERASA com agilidade na liberação do credito. Saia do cheque especial liquide as suas dividas. Fale com o João ele tem a solução. Telefones: 54-9183-6368 ou 54-3324-1068 Rua Getúlio Vargas, 1026.

description

jornaloaltojacui on line

Transcript of Edição 2070 de 24 de julho 2014

Page 1: Edição 2070 de 24 de julho 2014

1O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014

O Alto JacuíO Jornal da Comunidade

ANO 39 - Edição nº 2070 IBIRUBÁ/RS, Quinta-feira, 24 de julho de 2014 Avulso:R$ 3,00

Aproveite as Ofertas da Semana

Homenagem aos 115 anos daimigração alemã em Ibirubá

Página 05

Taxi do MachadoTaxi do MachadoENTREGA e TELE-BUSCA, para facilitar a sua vida!

Inovando para melhor atende-lo. Seja cliente fixo e

transporte as suas compras sem custo adicional.

(54) 9165-0556

(54) 8428-4977

(54) 99072377

Nova gestão de prendas e peões

do CTG Rancho dos Tropeiros

Hoje duranteo dia temFeira deprodutos

coloniais e denegócios naCoopeagri

Pág.02 Variedades

Nesta edição tem encarte

João FinanceiraJoão FinanceiraAtenção aposentados

e pensionistas de INSS!

Se você esta precisando de dinheiro, a JOÃO FINANCEIRA têm a

melhor condição para você fazer o seu empréstimo.

Sem consulta ao APC nem SERASA com agilidade na liberação do credito. Saia

do cheque especial liquide as suas dividas. Fale com o João ele tem a solução.

Telefones: 54-9183-6368 ou 54-3324-1068 Rua Getúlio Vargas, 1026.

Page 2: Edição 2070 de 24 de julho 2014

O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 2Geral

Curtas

Charge

Editorial

Endereço: Rua Mérito, 189.Telefone (54) 3324 -1093 celular: 91665138.e-mail:jornaloaltojacuí@hotmail.comImpressão: Gráfica Gespi - Rua Mauá, 590 - Tapera/RSOpiniões e artigos assinados, não refletem a posição do Jornal, sendo detotal responsabilidade do autor.

Razão Social: EPJIL - Empresa Publicitária e JornalísticaIbirubá Ltda. - CNPJ: 88641741/0001-00.

Fundado em: 28 de fevereiro de 1975- Por: Justino Guimarães Netto.

O Alto JacuíO Jornal da Comunidade

Christian Rodrigo [email protected] - Telefone: 91277047

Rua Tiradentes, 1034, 3º Andar

Sala 02, Centro, Ibirubá/RS

(54) 3324 4485 | [email protected]

www.elvisjosealves.com

ELVIS JOSÉ ALVESAdvocacia e Assistência Jurídica

OAB/RS 91748

Educação, saúde e segurança:A Copa dos brasileiros

Cada vez que são publicados índices sobreeducação básica, do Rio Grande do Sul e do Brasil,verificamos péssimos resultados e, por consequência,a fraca educação que está sendo dada às criançase aos adolescentes, salvo em alguns pequenosmunicípios, e incluímos Ibirubá entre esses que sãodiferenciais. Apesar disso, as necessidades educa-cionais mínimas para a formação dos estudantessão alcançadas, graças a professores abnegados,com seus ideais que os levaram a escolher essaprofissão, e que se orgulham de ser chamados deprofessor. A abnegação, contudo, não impede quese desestimulem com o passar dos anos. As direçõesdas escolas públicas são definidas por um sistemadito democrático, nem sempre são eleitos os maispreparados para a função. Já outro problema é apouca participação dos pais na escola, através dosCPMs/APMs. Talvez por falta de visão da importân-cia de os pais viverem a vida escolar de seus filhos.Cabe a cada pai ou mãe, e à comunidade cobrar detodos os governos, independentemente de qual par-tido estiver no poder, tudo o que é de direito para aeducação crescer de fato. Temos de ser protagonis-tas de uma transformação para a educação. A nossacopa é agora e é pra valer, para formar cidadãos queesse Brasil tanto precisa.

Brasil um país mais seguro! Parece que a copanos ensinou que podemos ser um país que inspiremais segurança, para nós e para os turistas que nosvisitem. Se o país gastou um pouco mais de 1 bilhãoem segurança, na compra de equipamentos e cus-teio, e a segurança funcionou tão bem apesar damovimentação extraordinária de pessoas em tornodos jogos, por que isso não pode continuar? Há umaclara convicção de que podemos reduzir a sensaçãode insegurança, mesmo que nem todos os proble-mas tenham sido resolvidos. Na avaliação dos bra-sileiros a segurança mereceu notas altíssimas, e doponto de vista estrangeiro também. O país superouas melhores expectativas, como o resultado de umesforço reconhecido desde as primeiras providenci-ais. Combinaram-se, os êxitos da empreitada, osinvestimentos em tecnologia, em treinamento eintegração das policias, em todas as esferas. Asnossas grandes cidades ficaram mais seguras,durante um mês, também pelo reforço operacionalde policiais militares deslocados de comunidadesinterioranas, e o país foi apresentado à outra surpre-sa, não houve aumento nos índices de criminalidadenas áreas menos protegidas. Isso posto, o país nãopode desperdiçar o aprendizado de mais de 160 milprofissionais da segurança e da defesa civil.

Já na questão da saúde, terminada essa verda-deira farra da Copa, espera-se agora que os governosfinalmente voltem seus olhos para as vergonhosasfilas do SUS. Se há dinheiro nas burras do governopara sanar esta vergonha que é a saúde do povonacional, não vão agora dizer que faltam verbas paraas cirurgias e para as consultas. E se realmentefaltam, então por que colocaram tantos bilhõesnessa farra da Copa? É agora ou nunca. Não seadmitem mais brasileiros morrendo ou ficando alei-jados por falta de atendimento. Ibirubá ainda podeser classificado como um exemplo de município queaplica bem mais do que o previsto em lei na saúde.Valores que deveriam ser de inteira responsabilidadedos governos federal e estadual estão sendo alocadospela administração municipal, que poderiadisponibilizar esses recursos para outras necessi-dades dos munícipes.

*por Célio PezzaSão Paulo, 22 de julho de 2014Naquele dia, num canto do céu, o Profeta do Islã

olhava entristecido para o nosso mundo, sem entenderos motivos de tantas loucuras, muitas delas em seu nomee sofria ao ver suas palavras perdidas nos ventos quen-tes dos desertos de sua terra. Por que não ouviram seusensinamentos? Eles eram simples, fáceis de seguir, e oshomens poderiam viver em paz.

Repentinamente, percebeu alguém ao seu lado; vi-rou-se e viu seu irmão de fé, com a mesma expressão dedor, usando um manto branco manchado de sangue.

-Assalamu Aleikum!(¹) - Eles não entenderam a mi-nha mensagem, diz o Profeta.

-Shalom Aleichém!(²) - Também a mim não entende-ram, respondeu o Nazareno! Veja todo o mal que já cau-saram em meu nome! Desde as cruzadas até os dias dehoje, quantos já morreram pelo uso errado das minhaspalavras. Os homens perderam a capacidade de ouvir ede entender. Nós fomos claros, demos exemplos e elesnão nos ouviram. Infelizmente eles se perderam ao lon-go do caminho, Profeta.

Naquele instante olharam para baixo e viram a Faixade Gaza, a Síria, a Ucrânia e muitas outras partes daTerra em chamas e repleta de mortos e mutilados. De umlado, os seguidores do Torá invadem a Palestina en-quanto aguardam o Messias para uma Era de Paz. Dooutro, os seguidores do Alcorão bombardeiam Israelenquanto alguns clamam por uma Jihad(³). Os dois la-dos perdem a conta dos seus mortos e feridos, e seesquecem de que nunca vai existir uma guerra santa,pois uma guerra não pode ser santa.

Lá embaixo, as luzes assassinas dos mísseis mos-tram toda loucura humana e são embaladas pelo som detodos os tipos de armas criadas por mentes doentias,como uma sinfonia triunfal da morte contra a espéciehumana.

-E o que sugere Nazareno? Tentaremos mais umavez, quem sabe de outra forma?

-Você sabe a resposta, Profeta. Você sabe que exis-tem muitos deles que ainda têm esperança, que acredi-tam em nós e num mundo melhor. Não podemosdecepcioná-los.

-Eu sei, Nazareno! Por estes, faremos tudo de novoquantas vezes forem necessárias. Um dia eles encontra-rão uma forma de viver em paz.

-Assim seja, Profeta!Neste momento, um avião civil da Malásia é abatido

nos céus da Ucrânia e cai como uma imensa bola defogo com seus 298 passageiros. Na terra, muitos viramaquele brilho incomum sem saber ao certo o que era.

-Allah, o Misericordioso! Bendito seja! O nascentee o poente Te pertencem e notamos a Tua presença!-Falaram alguns fiéis que olhavam para o céu naquelahora.

-O Messias verdadeiro está chegando, profetizaramoutros!

(1) - Assalamu Aleikum! Que a paz esteja contigo!(saudação árabe)

(2) - Shalom Aleichém! A paz esteja convosco! (sau-dação hebraica)

(3) – Jihad – conceito islâmico que pode ser enten-dido como uma luta interna para se buscar e conquistara paz em Deus. Ao contrário do que muitos pensam, nãosignifica “guerra santa”, nome dado pelos europeus àslutas religiosas na Idade Média.

O escritor Célio Pezza, 63 anos, iniciou acarreira de escritor em 1999, movido pela vontadede levar as pessoas a repensarem o modelo de vida

atual dos seres humanos. Seus livros misturamrealidade e suspense, e Celio já tem 6 livros publica-dos, inclusive no exterior, e é colunista colaborador

de dezenas de jornais e revistas por todo o país.Saiba mais em: www.facebook.com/celio.pezza

Um encontro no céuRETROAGINDO 12 ANOS – No dia 31 de

maio de 2002, O Alto Jacuí estampava em suacapa: “Orçamento Participativo em Ibirubá reu-niu cerca de 1/3 do número de participantes doano passado”. Na época a comunidade elegeuem primeiro lugar, tendo como prioridade a pa-vimentação asfáltica da rodovia ERS 506. Hoje pas-sados 12 anos, a prioridade é a mesma e as pro-messas são semelhantes. A população está emdúvidas sobre o aparecimento ou não das má-quinas.

A PALAVRA DO DIRETOR – Ainda em 2002,ano da despedida de nosso eterno escriba,Justino respingava: “Com respeito a RS...,O GaloMissioneiro transformado num coió sem o arrojoque dele se esperava, deixou a estrada como aencontrou, traçada no mapa do RS, mas sem umpalmo de pavimentação asfáltica...”

EM 2002 – Lauro V. Muller escreveu a crôni-ca intitulada: “Onde foram parar nossas rodovi-as?” assunto muito pertinente aos dias atuais, ocontribuinte convive com o martírio de rodoviasem péssimas condições, daí o parágrafo escritohá doze anos: “No dia que o cidadão tiver opoder de executar e responsabilizar o Estadopelos prejuízos causados pelo mau estado dasestradas, a conta certamente será muito alta e tal-vez somente assim, essa irresponsabilidade serápunida”.

DEFESA CIVIL - Na próxima edição, estare-mos trazendo ampla reportagem sobre as áreasde risco de nosso município. A cada chuva maisintensa existe uma preocupação de algumas fa-mílias quanto ao comportamento do ArroioPuxiretê, e a possibilidade dele invadir residênci-as.

CANDIDATOS EM MELHOR SITUAÇÃO FI-NANCEIRA – Parece que a carreira política não édas piores atividades no Brasil. A julgar pela de-claração de patrimônio dos que concorrem a re-eleição, alguns com acréscimo superior a 100%,os nossos representantes estão sendo bem re-munerados.

CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA – Pelaquantidade de lixo, principalmente garrafas petque descem o centro, levadas pela enxurrada,cabe a indagação: cadê a consciência ecológicade um povo que já realizou vários congressos arespeito do assunto? Se cada um fizer a sua par-te certamente as gerações futuras terão uma me-lhor qualidade de vida.

Page 3: Edição 2070 de 24 de julho 2014

3O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014Geral

Kathia Margareth GuimarãesOAB/RS 56.03954 - 9188-0434

Priscila SalvatoriOAB/RS 94.05454 - 9108-6558

Rua Dumoncel Filho, 153 - sala 02

Fone: (54) 3324-3628

A Câmara Municipal de Vereadores de Quinze de Novembro,

Estado do Rio Grande do Sul,

tem a honra em convidá-lo para a Sessão Ordinária Interiorizada doPoder Legislativo Municipal, a realizar-se às 19:30 horas do dia 2828282828

de julho de 2014de julho de 2014de julho de 2014de julho de 2014de julho de 2014, no Salão da Comunidade de Picada Café.

O convite é extensivo aos familiares, amigos e vizinhos.Sua presença é de fundamental importância para o desenvolvimento

do nosso município!Gustavo Peukert StolteGustavo Peukert StolteGustavo Peukert StolteGustavo Peukert StolteGustavo Peukert Stolte

PresidentePresidentePresidentePresidentePresidente

Cada vez mais as pes-soas ditas, da terceira ida-de, aumentam sua preocu-pação quanto ao cuidadocom o corpo econsequentemente com asaúde. No Bairro Progres-so em Ibirubá, temos umexemplo de como é leva-da a termo essa preocupa-ção. Coordenadas pelasagentes de saúde, em es-pecial a Araci, que fundouhá oito anos atrás o Grupodenominado As Ativas, quetrês vezes por semana re-alizam caminhadas em tor-no da praça do bairro. Éimportante destacar que nogrupo existem várias pes-soas com idades em tornodos oitenta anos e que par-ticipam ativamente dos

Grupo de Caminhadas serve deexemplo em Ibirubá

exercícios. Periodica-mente é feito uma medi-ção da pressão arterialdas participantes. Na úl-tima segunda-feira o gru-po recebeu um terno decamisetas personaliza-das, entregue pelo Secre-tário de Indústria e Co-mércio, Olindo de Cam-

o gabinete do PrefeitoMunicipal para relataressas demandas e proportomadas de decisão arespeito desses pleitos.

Ainda foi citada aquestão envolvendo osbailões que todas as sex-tas-feiras têm atividadesnaquele bairro o que atraipessoas de outras locali-dades e os finais de fes-ta seriam naquela praça.Para finalizar, mães eavós relataram o alto ín-dice de drogascomercializadas junto àpraça, principalmente du-rante a noite, e foisugerida a instalação deuma ou mais câmeras devideomonitoramento.

pos. Na oportunidade foicobrado do secretário ainexistência de banheirosnaquele local público e re-latado a depredaçãoconstante em bancos enas árvores daquela pra-ça. Olindo, imediatamen-te, constituiu uma comis-são que estará visitando

Cada vez mais frequentes,os atos de vandalismo e deperturbação do sossego públiconas proximidades da Asfuca edo Instituto Federal estãoexigindo por parte dasautoridades constituídasprovidencias no sentido decombater esse ilícito. Somautomotivo perturbador,consumo de bebidas alcoólicase todo tipo de transgressãoquanto as leis do trânsito tem

Desordens próximo a ASFUCAse tornado comumnaquela localidade.Quando a nossareportagem se dirigiu aolocal, na tarde do últimodo domingo, a cena eraconstrangedora. Eminstantes, diversos carrosdeixaram o local aspressas, mas, conformeos registros fotográficospode se ter uma ideia dafesta ocorrida naquelavia de trânsito. Osmoradores perplexos jánão sabem mais a quemrecorrer. Nas sextas,sábados e domingos, aincidência tende aaumentar e os moradoresdo Loteamento Bela Vita,Hípica e Asfuca vivem oterror de todo tipo deocorrência. Se ao naturalo trânsito já é muitoperigoso naqueleentroncamento, imagineo que pode acontecercom motoristas movidospor elevadas doses debebida alcoólica.

A pavimentação de qualquer rua representa umaumento na qualidade de vida dos habitantes. No interioressa diferença se acentua ainda mais em função da poeirae do barro presentes no cotidiano dessas pessoas. Emrazão disso, por iniciativa do vereador da bancada do PP,Liberto Franken, e graças a uma emenda parlamentar doDeputado Federal Luis Carlos Heinze, a localidade daVárzea está sendo contemplada por esse melhoramento.Iniciado junto ao entroncamento com a ponte do RioJacuí Mirim e com previsão de atingir até em frente aosalão de festas daquela comunidade, é importantesalientar que essa era uma antiga reivindicação dosmoradores que agora está virando realidade. Olevantamento fotográfico dá uma mostra da qualidadedo serviço que está sendo executado por uma empreiteirade Quinze de Novembro, com pedras de qualidade e numritmo bastante forte. No contato com o vereador Liberto,esse não escondeu a sua satisfação em ver essacomunidade atendida por esse melhoramento. “Éobrigação de o vereador estar atento a oportunidadesque surgem junto aos deputados no sentido de buscaremendas parlamentares que melhorem as condições devida do homem do campo. Como um dos representantesdo interior e diretamente ligado ao agro negócio esperoconseguir essas melhorias para outras localidades”. Em2.015, o vereador Liberto pretende, através de emendaparlamentar, beneficiar outra comunidade dentre aquelasque lhe conferiram o direito de representá-las junto àCâmara de Vereadores de Ibirubá.

Obras na Várzeaem rítmo acelerado

Page 4: Edição 2070 de 24 de julho 2014

O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 4Geral

Para o Plano Safra 2014/2015 o Sicredi vai liberar R$ 5 bilhões em crédito ruralpara os estados do RS e SC, representando 25,62% de crescimento sobre o ciclo anterior.Desse total, R$ 3,9 bilhões vão para custeio, comercialização e investimento em linhasdo Pronaf, do Pronamp, e voltadas aos demais produtores. E os R$ 1,1 bilhão restanteserá para operações com o BNDES nos mercados gaúcho e catarinense.

O Sicredi vem registrando crescimento constante em valores e em número de opera-ções no Plano Safra. Na Safra 2013/2014, o Sicredi RS/SC liberou um total de R$ 3,98bilhões em crédito e registrou 121.139 propostas de financiamentos. Ao todo no Brasil,o Sistema Sicredi vai liberar R$ 9,5 bilhões em crédito rural para o Plano Safra 2014/2015 e projeta atingir 195 mil financiamentos. O valor representa 12% a mais no totalde recursos previstos para serem liberados na comparação com os anos de 2013/2014,quando foram disponibilizados R$ 8,5 bilhões em 185 mil operações.

Do total, R$ 7,5 bilhões serão destinados para custeio, comercialização e investi-mento em linhas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar(Pronaf), do Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), e volta-das aos demais produtores. Os outros R$ 2 bilhões serão liberados em operações comrecursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fun-do Constitucional do Centro-Oeste (FCO).

Em fase de conclusãoreforma da IECLB

greja que fazparte dahistória deIbirubá, aEvangélica de

Confissão Luterana doBrasil, localizada na Ruado Comércio, em frentea Praça General Osóriopassa por uma amplareforma estrutural earquitetônica. Em razãodo ataque de cupins, adiretoria resolveu realizaruma série de obrasnaquele templo. Asubstituição completa dotelhado e da sustentação

do mesmo, a parteinterna totalmenteremodelada, uma pinturainterna e externa e acompleta revisão dorelógio um dos símbolosde Ibirubá. Com data aser confirmada, areinauguração da igrejapromete ser um marcopara os sócios efrequentadores damesma. Essa igrejatradicional faz parteimportante de um períododa história do município.Diretamente ligada aEscola Sinodal, a

Comunidade Evangélicaé uma das maisimportantes no cenárioeclesiástico brasileiros. Afoto colhida por nossareportagem dá umapequena noção do que osassociados encontrarão apartir da reinauguração.Linhas modernas eaconchegantes fazem dolocal um ambiente demuita paz e reflexão. Naspróximas ediçõesestaremos trazendo umamplo trabalho sobre aprogramação alusiva areinauguração daIECLB.

I

Sicredi anuncia R$ 5 bilhões em créditopara o RS e SC no Plano Safra 2014/2015

O movimento municipalista brasileiro teve uma grande vitória na semanapassada com a ampliação de um ponto percentual no repasse de recursos doImposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) parao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), aprovada pela Comissão deConstituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, na quarta-feira (16/07). Oreforço às finanças municipais deverá ser realizado em duas parcelas de 0,5%,sendo R$ 2,3 bilhões em 2015 e R$ 4,5 bilhões, em 2016. A medida consta deproposta de emenda à Constituição da senadora Ana Amélia (PP-RS). O textooriginal propunha o aumento de dois pontos percentuais do repasse do IR e IPIna composição do FPM, de forma integral.

O presidente da Associação dos Municípios do Alto Jacuí (Amaja) e prefeitode Colorado, Lírio Riva, ressalta que a proposta foi construída a partir de umentendimento entre o Governo, o Congresso e os prefeitos. “O aumento aindanão é suficiente para a melhora financeira dos municípios. Não é o percentualque pleiteávamos. Mas, sem dúvida, é uma conquista e tanto do movimentomunicipalista brasileiro”, disse Riva.

FPM: CCJ aprovaaumento de 1%

MD. Jeferson

WollmeisterCRM 24764

Rua Diniz Dias, 310Fone/Fax:

(54) 3324-6425Cel. 9113-4227

Ibirubá/RS

Garantindo Qualidadee Experiência para a

Prevenção,Diagnóstico e

Tratamento dasDoenças

do Coração

Dr. Seno Otto Kunrath

Especialista, Mestre e Ph.D em Dermatologia - Doenças da pele -Câncer e outros tumores da pele - Professor Livre-Docente

(UFRGS DCM e UFCSPA-DCM)

Fone: (54) 3324-1504

Cel. (51) 97989417

Atendimentos em Ibirubá: No 1º e3º sábado de cada mês,

na Rua Diniz Dias, nº 543

Clínica Dermatológica

CRM 6649

Page 5: Edição 2070 de 24 de julho 2014

5O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014

InformativoPrefeitura Municipal de Ibirubá

João Batista Machado de Lima - Jornalista MTB 15.515 - Assessor de Imprensa

Geral

Após a apreciação e aprovação pela ComissãoMunicipal de Avaliação de Imóveis e negociação como proprietário, Sr. José Orlando Nicolodi, conhecidopelo apelido de Candóca, a administração municipalatravés do prefeito Carlos Jandrey editou e publicouum Decreto de Utilidade Pública Para Fins de Desa-propriação de Imóvel nº. 3.925/14, de uma área de25.442,494 m² junto ao Bairro Hermany, para im-plantação de um novo núcleo habitacional. O municí-pio pagou à vista a importância de R$ 726.917,49 atra-vés de recursos próprios do município.

O ato de assinatura da escritura pública entre aspartes aconteceu na segunda-feira (21/07), às 11 ho-ras, junto ao gabinete do prefeito com a presença dotabelião Paulo Roberto Hanel e as partes envolvidasna negociação, bem como autoridades legislativas, lí-deres comunitários, presidentes de cooperativashabitacionais, conselho habitacional, lideranças políti-cas, secretários municipais e convidados pela admi-nistração para presenciarem o ato de assinatura.

De posse da escritura, a administração dará inícioao trabalho burocrático para adequar a área para ofuturo núcleo habitacional, como o aumento do perí-

Município adquire 2,5 hectares paranovo núcleo habitacional

metro urbano e registro do novoloteamento. A aquisição da área fechaum longo período em que o municípionão adquiria imóvel para essa importan-te finalidade e cuja demanda aumenta acada dia devido ao alto nível de desen-volvimento da cidade.

Numa iniciativa do departamento de cultura da se-cretaria municipal de educação, envolvendo a biblio-teca pública municipal e museu, foi realizada na ma-nhã de segunda-feira (21/07) uma homenagem aos115 anos de imigração alemã no município, com odescerramento de uma placa comemorativa junto aomonumento em homenagem a eles, na Praça GeneralOsório. O ato contou com a presença do prefeitoCarlos e o vice Rogério, secretários, apresentação dabanda municipal e a participação do Grupo FolclóricoDie Lustgen, autêntico representante da cultura ale-mã.

Placa homenageia os 115 anos daimigração alemã em Ibirubá

Sr. JoséOrlandoNicolodi nomomento daassinatura

EDITAL PARA SELEÇÃO DE VIGIAS Nº 015/2014DE 22 DE JULHO DE 2014

HOMOLOGA O RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELE-TIVO DE VIGIAS.

CARLOS JANDREY, Prefeito de Ibirubá, Estado do Rio Gran-de do Sul, no uso de suas atribuições legais, TORNA PÚBLICOo RESULTADO FINAL do PROCESSO SELETIVO DE VIGIAS, doEdital de Abertura n.º 011/2014, conforme segue:

Class. Nº Insc. Nome do Candidato Nota 1º 003 João Carlos Dias 95 2º 007 Rudinei Neuland Forquim 85 3º 008 Marilaine Bonfada da Rosa 80 4º 004 Daniel da Silva Lima 80 5º 002 Marina Lopes 70 6º 005 Scheila da Silva 70 7º 006 Debora Cristina Ortiz 30

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE IBIRUBÁ, em 22 dejulho de 2014.

Carlos Jandrey,Prefeito.

Registre-se e Publique-se.

Gustavo Roberto Schroeder,Secretário da Administração e Planejamento

Rudi Schweig representou os descendentes dosimigrantes alemães

A SOBENI comunica os interessados emaulas de Informática que possui vagas paramanhã e tarde no NÚCLEO DE INCLUSÃODIGITAL (NID), instalado no ginásio AssisRoque de Souza no bairro Planalto.

O curso é GRATUITO e inicia em 04 deagosto. Informações pelo telefone (54)3324-9344.

Curso de Informáticagratuíto

EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 025/2014DE 23 DE JULHO DE 2014

Edital de convocação de candidatos aprovados emConcurso Público instituído pelo Edital n.º 006/2011.

O PREFEITO DE IBIRUBÁ, Estado do Rio Grande do Sul,CARLOS JANDREY, no uso de suas atribuições legais, TORNAPÚBLICO para conhecimento dos interessados, aprovadosem Concurso Público, instituído pelo Edital n.º 006/2011 e oEdital n.º 001/2012, que homologa a classificação final,prorrogado através do Decreto n.º 3.855/2013, que deverãoapresentar-se dentro de 10 (dez) dias, junto ao Setor dePessoal da Prefeitura Municipal de Ibirubá-RS, na RuaTiradentes, 700. O não comparecimento, no prazodeterminado, será entendido como desistência dos candidatosà nomeação nos cargos em que foram aprovados.

Inscrição Cargo Candidato Classif.4519 Agen. de Fiscalização Marcelo Gunchoroski 7º2703 Aux. de Ensino Ana Graciela Rigoli Pires 168º4512 Prof. Séries Iniciais Viviane O. de Oliveira 8º3899 Prof. Séries Iniciais Tânia Regina Nenê Nunes 9º2051 Prof. Séries Iniciais Regina C. T. Scheffer 10º1403 Prof. Educ. Infantil Carla Liane Saturno 24º2197 Prof. Educação Infantil Luciana Maria Roos 25º2737 Fonoaudiólogo Giseane Conterno 1º

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE IBIRUBÁ, EM 23DE JULHO DE 2014.

Carlos Jandrey,Prefeito.

Registre-se. Publique-se.Cumpra-se.

Gustavo Roberto Schroeder,Secretário de Administração e Planejamento.

EDITAL PARA SELEÇÃO DE VIGIAS Nº 016/2014DE 23 DE JULHO DE 2014

Convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo de Vigias.

CARLOS JANDREY, Prefeito de Ibirubá-RS, no uso de suasatribuições legais, TORNA PÚBLICO para o conhecimento dosinteressados, abaixo relacionados, aprovados no ProcessoSeletivo de Vigias, de acordo com Edital de Abertura n.º 011/2014 e o Edital n.º 015/2014, que homologa o Resultado Final,que deverá apresentar-se junto ao Setor de Pessoal da Pre-feitura Municipal, no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis. Onão comparecimento será entendido como desistência doscandidatos à nomeação nas vagas em que foram aprovados.

N.º Inscrição Candidato Nota Classificação Final003 João Carlos Dias 95 1º

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DEIBIRUBA, EM 23 DE JULHO DE 2014.

Carlos Jandrey, Prefeito.

Registre-se e Publique-se.Gustavo Roberto Schroeder,Secretário da Administração

e Planejamento.

A cerimônia abriu as comemorações que irão seestender até o dia 31 de julho com várias atividades,entre elas exposição de livros editados em língua ale-mã e exibição de documentário sobre a cidade, nabiblioteca pública Justino Guimarães Neto, diariamentedas 9 às 11 horas, com exceção do dia 25 e final desemana. O museu Theobaldo Becker mostrará e seuacervo de origem alemã e o grupo folclórico alemãoDie Lustgen vai expor vestimentas folclóricas alemãsque fazem parte de seu acervo.

Page 6: Edição 2070 de 24 de julho 2014

O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 6

Rua Tiradentes, nº1034. Telefone: 3324-1136

Escritório Contábil ZENI

Mário Pedersen

e Nelson Zeni

Quinze de Novembro

Na tarde do dia 21 de julho (segunda-feira), omunicípio de Quinze de Novembro, recebeu maisum ônibus escolar através do Programa Caminhoda Escola/FNDE. O veículo será usado no transportedos alunos da rede de ensino.

O programa Caminho da Escola foi criado com oobjetivo de renovar a frota de veículos escolares,garantir segurança e qualidade ao transporte dosestudantes e contribuir para a redução da evasãoescolar, ampliando, por meio do transporte diário,

Deinner Jarbiel Maurer - Assessor de Imprensa

Quinze de Novembro recebe ônibuso acesso e apermanência na escolados estudantesmatriculados naeducação básica da zonarural das redesestaduais e municipais.O programa também visaà padronização dosveículos de transporteescolar, à redução dospreços dos veículos e aoaumento datransparência nessasaquisições.

O governo federal,por meio do FNDE e emparceria com o Inmetro,oferece um veículo come s p e c i f i c a ç õ e sexclusivas, próprias parao transporte deestudantes, e adequadoàs condições detrafegabilidade das viasdas zonas rural e urbanabrasileira. A Prefeita Nilva Lopes Maldaner e a Assessora de Projetos Habitacionais

Julia Costa, estiveram em Santa Maria dia 17 de julho, para participar daCapacitação Regional de Agentes Públicas, promovida pela Secretária dePolíticas para as Mulheres.

A atividade, inserida no Programa “Mulher, Viver sem Violência”, écomposta por palestras sobre gênero, raça/etnia, violência de gênero e raça,rede lilás, implementação da política estadual para as mulheres rurais,implementação da política estadual para as mulheres do campo e da floresta,e ainda orienta sobre o encaminhamento de denúncias e sobre a aplicabilidadeda Lei Maria da Penha.

A capacitação aconteceu no Centro de Referência em Economia SolidáriaDom Ivo Lorscheiter, e estava dentro das atividades que compõem a 21ª FeiraInternacional do Cooperativismo e 10ª Feira Latino Americana de EconomiaSolidária.

Prefeita participa de capacitação paraagentes públicas em Santa Maria

Na tarde da últimaterça-feira, a PrefeitaNilva Lopes Maldaner, oVice-Prefeito LeandroRuppenthal e o GerenteTécnico Evandro Galera,estiveram visitando alocalidade de PicadaCafé, onde aAdministração Municipalbusca uma alternativamais eficaz que ocascalho para amanutenção econservação dasestradas municipais.

Em um trecho a serrecuperado foi aplicadouma camada de britão,que inicialmente já

Estão abertas as inscrições para aquisição demudas para o Projeto Coprel Ecologia. O projeto dispõede mudas nativas frutíferas, nativas, inclusive erva-mate,e estarão disponíveis após o dia 09 de agosto. AAssessora Ambiental da Prefeitura Municipal de Quinzede Novembro Joice Horbach destaca que cada inscriçãodeve receber no mínimo 200 mudas, as mesmassendo preferencialmente plantadas em áreas depreservação permanente, devendo elas serestaqueadas, sendo que as estacas serãodisponibilizadas juntamente com as mudas.

Joice ainda destaca que as mudas não podem seradquiridas para reposição obrigatória e que as

Equipe administrativa visita obrasno interior do município

No decorrer da última

semana o Departamento

Municipal de

Assistência Social e

Habitação, promoveu no

Centro de Referência de

Assistência Social – CRAS

Acolhendo com Amor, um

curso livre pra

q u a l i f i c a ç ã o

profissional com

conhecimentos básicos

de unhas decoradas e

noções de atendimento

ao cliente, higiene e

biossegurança, e

tutoriais e adesivos para

unhas. O curso de

duração de dezesseis

horas, foi ministrado

pela professora Andréia

Schwartz e destinado aos

jovens do município.

Curso de unhas

decoradas

Inscrições para o Projeto Coprel Ecologia

demonstrou um melhor aproveitamento de materialpor área, menor uso e desgaste do maquinário econsequentemente melhor trafegabilidade.

Nesse sentido está sendo viabilizada a compra demil toneladas de britão, para serem utilizados narecuperação de nossas estradas.

inscrições devem serrealizadas juntamente aoDepartamento Municipal deTurismo, Cultura e MeioAmbiente.

Administração Municipal de Quinze de Novembro

25 de Julho25 de Julho

Parabéns ao Colono e ao Motorista

Page 7: Edição 2070 de 24 de julho 2014

7O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014

Parte II

Quinta-feira, 24 de julho de 2014OAJ

Caderno

“A solidariedade é uma atitude que trás muita satisfação aquem a pratica.”

Imigração Alemã - 190 anos no RS (1824 -2014)

115 Anos em Ibirubá (1899 – 2014)

Projeto em Parceria Biblioteca Pública Justino Guimarães Neto e jornal O Alto Jacuí

Na edição passada vimos que os primeiros colonos alemães que chegaram ao RioGrande do Sul foi em São Leopoldo, em 25 de Julho de 1824, eram 39 pessoas que seestabeleceram na antiga Real Feitoria do Linho-Cânhamo. A colônia abrangia uma regiãoque ia dos hoje municípios de Sapucaia até Caxias do Sul e de Taquara até Montenegro.

Vimos também, que em 1850, com a LEI DA TERRA, a terra passou a ser consideradamercadoria e não podia mais ser doada, foi assim que surgiram as Empresas Coloniza-doras, responsáveis pelo que hoje chamaríamos de “Empreendimentos Imobiliários”,que compraram grandes áreas de terras e fundavam “Colônias”,dividindo-as em lotes queeram vendidos aos imigrantes.

Uma destas empresas colonizadoras foi a “Dias e Fagundes”, fundada pelo Advogadoe Capitão Diniz Dias Filho e pelo intendente de Cruz Alta Serafim Fagundes, em 1898, como objetivo de colonizar uma área 143.354.728 metros quadrados de terras adquiridasde posseiros e do Estado. O primeiro lote foi vendido à família de Karl Krammes (CarlosKrammes), a primeira de muitas famílias alemãs que vieram colonizar a nossa hojeIbirubá.

A colônia recebeu o nome de General Osório e a Sede (vila) foi denominada de Barãode São Jacob, título de nobreza do Coronel Diniz Rodrigues Dias (pai do Capitão Diniz Dias).Em 1914 tornou-se Distrito, com a denominação de “General Osório”, passando nomesmo ato, seu núcleo principal a ser sede do mesmo, mudando denominação de “SãoJacob para General Osório”, pertencente ao Município de Cruz Alta. Este Distrito recebeupor poucos meses a denominação de “General Câmara” em 1937, sendo intituladodefinitivamente de Ibirubá em 1938, origem Guarani significa Pitangueira do Mato.

Com o apoio referencial no TCC “A Formação do Professor de História e o Estudo daImigração Alemã em Ibirubá – RS”, apresentado ao Curso de História da Universidade deCruz Alta pelo Professor Henrique Antônio Hentges, resgatamos um pouco da extensahistória nos deixada pela Colonização Alemã aqui em Ibirubá, onde o autor inicia nosdizendo: “Quem vive a facilidade do mundo moderno de hoje e do conforto da tecnologiaque veio com o progresso, nem de longe pode imaginar como era a vida dos antigos e asdificuldades que enfrentaram. Eram intermináveis longas viagens a cavalo, de carroça,puxando cargueiro e pousando ao longo dos caminhos. Enfrentavam caminhos e piquesesburacados, lamacentos e muitas vezes intransitáveis. Quando chegavam ao destino,tomavam-se por surpresos pelo ambiente agreste encontrado. Abrigar-se, abrir pique afacão para localizar, perto de alguma água a futura moradia, construir a casa, roçar ederrubar o mato, enfrentar a falta de dinheiro, de alimentos, de roupas e de meios parao trabalho.

A Imigração Alemã iniciou em Ibirubá no ano de 1899 com a chegada dos primeirosimigrantes alemães a então colônia. Muitos deles vindos da Alemanha, e outros dacolônia velha de Santa Cruz. Conforme Theodor Göbels (2003, p. 1), a História daImigração Alemã iniciou em Ibirubá da seguinte maneira e com estas famílias:

Na primavera do ano de 1899 chegaram os primeiros imigrantes á colônia. Osprimeiros foram: Erhard Mertel, o qual atuou como agrimensor, Peter Nicknich, KarlKrammes, Johann Stutzbecher, Julius Loppe, Heinrich Werner e Karl Maier. Os senhoresMertel e Werner vieram da Alemanha, os outros vieram de Santa Cruz. Após em 1900vieram às famílias Wilhelm Boness, Ernsto Wilm (solteiro) Albert e Joseph Adiers,Hermanno Kumm, Hermann Spengler e Lorenz Kloh. No final do ano de 1902 contamos com24 famílias alemãs domiciliadas na colônia nova. Além dos acima mencionados eras asfamílias Friedrich Kunz, Friedrich Tauchert, Johann Gabe, Gustav Müller, August Böttcher,Richard Garmatz, Heinrich Knach, Karl Harnopp, Jakob Schveig, Karl Garmatz e WilhelmGenz.

Estas foram às primeiras famílias alemãs a desbravar a colônia General Osório, naépoca o 7º distrito de Cruz Alta. Muitos encontraram enormes dificuldades, pois nãoexistiam mercadorias para comprar. Salienta Göbels (2003, p. 1): “O começo, na matavirgem, foi muito difícil. Não havia nada para comprar, e muitas vezes faltavam o mais

necessário. Além disso,nos anos de 1905 e 1906havia grande seca e gafa-nhotos”.

Até o final de 1906 mo-ravam 60 famílias nacolônia, das quais algu-mas, como Loppe e Theisen,a deixaram após poucotempo. Daqueles que per-maneceram certamenteninguém se arrependeu deter enfrentado os primei-ros anos de dificuldades,as quais venceram com aajuda de Deus e sua perse-verança. Talvez o maiorfator que contribui paraque os alemães jamais de-sistissem de continuar oseu trabalho foi a insistên-cia no pensamento de cons-truir um lugar próprio paramoradia e a fé, que ganhagrande ênfase principal-mente entre os germânicos.É através dela que as for-ças de luta e de esperançasão renovadas a cada dia.Crer, trabalhar e educar sãoelementos imprescindíveisquando se fala na etniaalemã.

Ibirubá orgulha-se deser um município de ori-gem alemã e já demonstrou

isso muitas vezes, com a construção do Monumento aoImigrante Alemão, construído e inaugurado em 1933 naPraça da Independência (hoje Praça General Osório), aolado da Casa de Cultura Osvaldo Krames. Este monumentorecebeu a placa comemorativa ao Centenário da Imigra-ção Alemã no RS (1824-1924), com os dizeres “UnsernVätern zum Dank”, ou seja “Aos nossos pais, em agradeci-mento”. Foi um evento que contou com a presença degrande número de pessoas, como podemos ver nas fotos.Em 1974 recebeu a placa comemorativa aoSesquicentenário da Imigração Alemã no RS (1924-1974),descerrada pelo Sr. Theobaldo Becker. Em 2014 recebeu aplaca comemorativa aos 190 Anos da Imigração Alemã noRS e 115 Anos em Ibirubá, evento que contou a com aapresentação da Banda Municipal de Ibirubá, leitura doResgate Histórico dos 190 Anos da Imigração Alemã no RSpelo Diretor da Biblioteca Pública Municipal Justino Gui-marães Neto, o Biblioteconomo Jorge Gonçalves Ferreira edos 115 Anos em Ibirubá pela Coordenadora do MuseuMunicipal Theobaldo Becker, a Professora Ivanisa CoretiLenz. O Sr Prefeito Municipal Carlos Jandrey fez odescerramento da placa.

A Biblioteca Pública Justino Guimarães Neto, de 21 a 31de julho de 2014, participa destas comemorações comapresentações do filme “Ibirubá no Passado” e com aExposição de Livros na Língua Alemã, composta por livrosdo acervo que pertencia ao Professor Arthur Kanitz, doa-dos em 2011 pelos seus filhos Ademar e Ayrton Kanitz etambém e do acervo doado pelo Grupo Folclórico DieLustigen.

Viver sua cidade é

conhecer a sua

história

Variedades

Page 8: Edição 2070 de 24 de julho 2014

O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 82

Terno e gravataE

Antônio Mesquita GalvãoFilósofo, escritor e Doutor em Teologia Moral

Para refletir...Para refletir...

�Para você se aquecer neste inverno: Edre-dons de malhas, algodão e plush; mantas demicrofibra, cobertores pelo de carneiro; lençóis tér-micos;

�Além dos produtos Natura, perfumes impor-tados para todos os gostos.

Rua General Osório, 1196, em frente ao Banrisul.

Telefone: (54) 91068730 / 3199-3569

�SUPEROFERTA

DE EDRE-DONS.

Suave EncantoSuave Encanto

u trabalhei muitos anos de terno e gravata. Vinha em casa almoçar, enão tirava o paletó nem a gravata. Meu pai igualmente era um usuário

permanente do terno e da gravata. Quando vinha almoçar ele apenas tirava ocasaco, vestindo um robe curto de veludo marrom, para recostar-se numa bergéree tirar alguns minutos de sesta.

Meu pai era formal. Dificilmente ele vestia uma roupa esporte. Nunca o viusando tênis, que naquele tempo se chamava “sapato de tênis”. Bermuda eu nun-ca o vi usando. Hoje, depois de aposentado só ando de tênis, calça de abrigo oubermuda, com camiseta com ou sem mangas, roupa esporte. Não uso mais grava-ta. Já proibi lá em casa de me enterrarem de gravata.

A cidade de Pelotas é conhecida nacionalmente pela “capital da gravata”. Te-nho um conhecido, que mora lá, ele limpa a piscina de terno de gravata. Poisquando trabalhei em Pelotas, recordo que numa noite, havia uma festividade numdos principais clubes de cidade, era dezembro e fazia um calor infernal. Não tivedúvidas: fui com um daqueles terninhos (era moda) chamado “safári”. Quandocheguei ao clube era só eu sem gravata. Azar! Aos poucos o pessoal foi aderindo,tirando os casados e as gravatas e arregaçando as mangas...

Isto tudo é preâmbulo para o que vou falar. Nos últimos quinze dias assisti trêsfilmes, em DVD: Tarde demais para esquecer, o Retrato de Jennie e Pandora. Oprimeiro ambientado em 1958, num transatlântico de luxo e em Nova York, o se-gundo em 1930, também na Big Apple e o terceiro na costa mediterrânea da Espanhaem 1930. Nos três filmes, os galãs (Cary Grant, Joseph Cotten e James Mason)vestem terno e gravata, quando não smoking o tempo todo. Causa estra-nheza queesses homens, mesmo em situações informais, em casa, visitas, beira de piscina ena praia e idas ao comércio, em momento alguém usam traje menos formal. Curi-oso, não?

Isto serve para se avaliar o quanto progredimos em vestuário masculino. Fizum cruzeiro marítimo na Grécia, onde em noite de recepção era sugerido o black-tie. Poucos usaram. Em Paris, um programa triplo (jantar na Torre Eifell, passeiode barco pelo rio Sena e uma noitada no Moulin Rouge) informava a obrigatorie-dade do traje de gala. Como tenho um certo feeling para esses eventos, à tardeliguei para agência de turismo, que me informou a liberação do traje. Se me base-asse no folder da companhia, estaria eu e dois americanos de smoking, o resto decamisa esporte. Para não ser surpreendido, nessas viagens sempre levo um smo-king, mas raramente o uso.

No meu tempo, mesmo nas ínvias grotas, não de admitia um gerente de bancosem gravata. Hoje, até nas grandes cidades, a camisa esporte assumiu a moda dosexecutivos.

“É que tem mo-mentos que não es-tou preparada praouvir certas coisasou disposta pra lidarcom certos proble-mas. Mas ainda as-sim estou aqui, nãoé? Fingindo estarpronta pra qualquerbomba que for jo-gada em meu peitomesmo sem sabercomo desarmá-la.”

— FernandaMedeiros.

“Admito quedoeu, que me sufo-cou. Admito que eunão sabia pra ondecorrer. Admito queme consumiu, queme corroeu, que medespedaçou. Mastambém admito mefez olhar pra frente eentender que tudonessa vida tem umarazão, e que se vocêse machuca muito,começa a não doermais tanto.”

— CaioFernando Abreu.

“Existiu um momento, um triz, talvez te-nha sido apenas um dia ou uma semana, nãosei, em que a coisa realmente pareceu queia dar tudo certo.”

— Gabito Nunes.

Em um grande jantar fandango na noite de sábado,19 de julho, tomaramposse as Prendas e Peões do Rancho dos Tropeiros ,gestão 2014-2015.Casacheia, comida de Patrão, animado pelas apresentações artísticas das invernadasda casa ,nosso CTG mostra sua tradição e sua força no cultivo e preservaçãoda cultura gaúcha.O Departamento Cultural através das suas coordenadorasTeresinha Soares e Neusa Camara terá Como 1ª Prenda Aline Hesel - 1ªPrenda Juvenil Dayala Marina Ubessi Streit - 2ª Prenda Juvenil Maria Eduardade Vargas Sfalcim - 1ª Prenda Mirim Maria Clara Conrad – Prenda Dente deLeite Luiza Bohrz Benini – Prenda Boneca do Rancho Rafaella Artmann. PeãoMarcio Binsfeld de Souza – Guri João Gabriel Alves Ilha –Piá Djonathan JulioUbessi Streit. O Patrão Fábio Carvalho, juntamente com sua patronagem agra-dece a presença de todos os que lá estiveram prestigiando mais esse grandeevento do nosso CTG. Forte abraço a todos.

Prendas e Peões 2014-2015

Reascendendo o Brio da Raça no Fogo da Tradição

Ciência MalucaCiência Maluca�cachorros ajudam você a se

manter mais jovem

Dir

eto

da

Su

pe

rin

tere

ssa

ntr

e

Ah, os cachorros. Além de serem bons companhei-ros, ainda fazem bem à saúde – tanto que até ajudamvocê a ter o pique de alguém 10 anos mais jovem.

Pesquisadores da Universidade St Andrews coloca-ram um dispositivo eletrônico em 547 idosos, com ida-de média de 79 anos, para medir o nível de atividadefísica praticada por eles. Cerca de 9% dos participantes

tinham um cão em casa. E eleseram os mais ativos: 12% maisque os outros.

Segundo a pesquisa, apesardas dificuldades da velhice, essaspessoas aguentam, em média, pra-ticar a mesma atividade física quealguém 10 anos mais jovem. E omotivo é simples: eles precisambrincar e sair para passear comos cães. Aí acabam se esforçandopara se movimentar mais, com dorou não.

Além disso, os voluntáriostambém responderam a um ques-tionário. E os idosos donos decães apresentam menos sintomasde depressão.

E aí? Não vale a pena ter umdeles em casa?

Page 9: Edição 2070 de 24 de julho 2014

9O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014

Vanessa

Fontana

RebelatoAnos DouradosVéra

Fontana

Eu Recomendo

Estevan

Scarsi

Excelente atendimento

(54) 9129 - 9511

Rua General Osório, nº 1045Telefone: (54) 9986-1058

Número 23 - Homem ganha de presenteo livro "O Número 23", que narra a obsessão de

um homem com este número e como istocomeça a modificar sua vida, ao lê-lo ele reco-

nhece várias de suas passagens, como sendosituações que ele próprio viveu e aos poucos

nota a presença do número 23 em seu passadoe também no presente, tornando-se cada vez

mais paranóico.Ilha do Medo - Em 1954 detetive investi-

ga o desaparecimento de um paciente noShutter Island Hospital, ele descobre que os

médicos realizam experiências radicais com ospacientes, envolvendo métodos ilegais e anti-éticos, assim tenta buscar mais informações,

mas enfrenta a resistência dos médicos em lhefornecer os arquivos que possam permitir que o

caso seja aberto, e ainda precisa vencer antigostraumas.

Séries: Ray Donovan - Série criada porAnn Biderman (“Southland”), a história acompa-nha a vida de Ray, um homem que mantém uma

agência de detetives com a função de dar umjeito nos problemas causados pelos ricos e

famosos em Los Angeles, enquanto lida com asneuroses das celebridades ele também precisa

cuidar de sua família de origem irlandesa e cheiade problemas.

Séries: Peaky Blinders – Ambientada naInglaterra de 1919, apresenta a história da

família de gangstêres Shelby que é liderada porTommy Shelby, um veterano da 1ª Guerra

Mundial que perdeu o respeito por autoridades,bem como seu temor a Deus, e agora seu

objetivo é estabelecer seu domínio na cidade,que sofre com o pós-guerra, uma crise econô-

mica e greves.Séries: True Detective – Série da HBO,

com roteiro de Nic Pizzolatto (“The Killing”), atrama acompanha Rust Cohle (McConaughey) e

Martin Hart (Harrelson), dois detetives que,após 17 anos, têm de voltar ao Estado da

Louisiana para servir de testemunhas em umbizarro caso de assassinato que foi reaberto. A

1ª temporada foi inspirada no livro de contos “ORei de Amarelo” (1895), de Robert W.

Chambers, já a 2ª temporada será sobre mulhe-res duronas, homens maus e uma história

secreta do sistema de transporte americano.

Para pensar: "E se sua vida fosse

um filme, qual seria a trilha sonora?”. RobGordon.

Frase da semana: “Para enten-

der o francês necessito de três coisas: que falemdevagar, em voz alta e em português!”. Chapolin

Colorado.

3

Baile das Debutantes em Ibirubá no

Clube Comercial em 1990Em clima de muito romantismo e em cenários lu-

xuosos, as festas de debutantes nos anos 90 retornaramos clássicos rituais do sonho da menina moça. As festasde debutantes voltaram a moda nos anos 80 e conser-vavam os mesmos padroes classicos de uma modaque surgiu em Paris no século XIX, e foi adotado noBrasil na década de 40.

O DEBUT – palavra francesa que significa inicio –é uma verdadeira cerimonia de iniciacao da adolescen-te no mundo adulto. O modelo adotado no Brasil ins-pirava-se nas apresentacoes das jovens a corte e guar-dava muitas caracteristicas aristocraticas. Foi assim queos tradicionais bailes de debut se firmaram ao comple-tarem 15 anos, um grupo de meninas é apresentado asociedade em um grande baile, aos adultos. A festa eramarcada pela elegancia dos trajes, pela qualidade damusica e pela tradicao.

Mas, se hoje estas festas praticamente marcam o ini-cio da adolescencia, para suas avos tinham carater maisserio. Nenhuma garota antes da festa de debutantes,podia frequenter festas ou bailes.

Elas eram mantidas em casa, onde recebiam aulasde musica. A noite do debut marcava seu primeiro ves-tido de baile, o primeiro salto alto, o direito damaquiagem e de poder desse dia em diante tomar par-te dos acontecimentos sociais. Mas tudo esta mudado,hoje ja nao existe a aflicao de esperar o primeiro baile,pois elas ja saem antes, frequentam boates com 13, 14anos. A espera acabou e tudo mudou.

Nos dias atuais as jovens nao se interessam maispelo Baile de Debutantes, preferindo viajens, presentese festas particulares. Será que o sonho acabou? sera queesta caindo de moda?Sera que esta muito dificil porparte dos pais bancar este sonho?

A seguir algumas fotos do 1. Baile das Debutantes em Ibirubá , na antiga Sede do Gremio Ibiruba(17-07-1965).

Fotos do 1. Baile de debutantes na atual Sede do Clube Comercial de Ibiruba (set/1968).

Parabéns aos Colonos e Motoristas pelo com-prometimento e responsabilidade com que produ-zem e transportam nossos bens mais preciosos.

Abraços,Vera e

Vanessa

Page 10: Edição 2070 de 24 de julho 2014

O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 10

12345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212345678912345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890121234567891234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012123456789

4

Dia 25/07 a 02/08

Social

Parabénstambém para... Participações de

Nascimento

- ��� �

Linhas

Fone: (54) 3324-6515 - E-mail: [email protected] General Osório, 1280 - Centro - Ibirubá, RS

Coleção de lãs e tecidospara o inverno!

tricoarteCursos de tricô, crochê,bonecas e patchwork.

Áries: Momento em que enfrenta-rá algumas oposições e dificuldades im-postas por parentes, familiares e vizi-nhos. Não se preocupe, pois comautoconfiança e inteligência sairá ven-cedor. Bom ao casamento.

Touro: Evite, neste período, qual-quer ação, que possa afetar seu equilí-brio nervoso. Por outro lado, sua saú-de melhorará totalmente, suas chancesde sucesso geral também serão eviden-tes. Pode viajar que será bem sucedi-do.

Gêmeos: Excelente fase para tratarcom agricultores, agropecuários, fei-rantes e agrônomos. Terá sucesso nosnegócios imobiliários e muito poderáprogredir, profissionalmente. Fluxoneutro.

Câncer: Êxito e ótimos lucros, nocomércio e na indústria de líquidos, demodo geral, e de produtos químicospara a lavoura e a veterinária. Todavia,terá algumas dificuldades, mas, se agircom otimismo e inteligência, sair-se-ábem.

Leão: Período em que haverá dis-putas, dificuldades, que só serão aba-tidas com muito otimismo e força devontade. Evite os perigos de aciden-tes de trânsito, a precipitação nos ne-gócios e discussões no campo profis-sional. Contatos.

Virgem: Este é um bom período doano para você levar avante negócios eempreendimentos. Os presságios paraesta fase são mais promissores para em-préstimos, realização de negócios lu-crativos, compra e venda de objetos eimóveis.

Libra: Procure compreender o seuvalor profissional, relacionando-o aobem que poderá causar ao seu seme-lhante no futuro. Leia mais, penetre nascoisas para realmente melhorar e valo-rizar o seu intelecto e sua personalida-de.

Escorpião: Melhora de saúde e daschances de sucesso geral. Aja com in-teligência e com perícia que consegui-rá chegar onde pretende nesta fase.Êxito pessoal, social, elevação do ca-ráter e felicidade íntima e amorosa.

Sagitário: Período positivo que obeneficiará muito e de modo decisivo.Notícias agradáveis. Não de crédito arumores e boatos que possam surgir.Data positiva para fazer mudanças ouviajar.

Capricórnio: Com prudência e re-serva você chegará onde deseja. Pro-pício no plano profissional, financeiroe amoroso. Fase favorável para jogos,loteria sorteios e casamento. Grandesprojetos e realizações. Pessoas estra-nhas poderão ser úteis

Aquário: Alguma prudência é bas-tante aconselhável, uma vez que afas-tará a possibilidade de se perder empequenos negócios ou assuntos, prin-cipalmente se não aniversariou. Influ-ências benéficas.

Peixes: Aproveitando suas opor-tunidades para viajar, mudar, fazer no-vas amizades e arquitetar novos pla-nos para ganhar dinheiro, demonstra-rá ser prático. Esteja atento para umanovidade ou uma visita. Alguma coisaboa pode acontecer.

Dia 24/07: Lorenzo Guedes de Oliveira. / Patrí-cia Rochemback da Rosa. / Edson Muller. /Beatriz Daniela Iora. / Juliana Felles Pereira. /Graziela Felles Pereira.Dia 25/07: João Batista Machado. / João H. Melo./ Vera Lucia Muskopf da Rosa. / NeviaReinheimer.Dia 26/07: Flávio Alves Gomes. / Gilnei Andrédos Santos. / Ana Betina Depellegrim.Dia 27/07: Marlei Soares Camargo. / ElvanaWaimer.Dia 28/07: Sibilo Maier Schemmer. / Inês daMotta.Dia 29/07: Nicolas Isaias Hüther. / FernandoSchiefelbein.Dia 30/07: Lauro Reichert. / Marlene InêsPrediger. / Bruno Matte dos SantosDia 31/07: Leandro Galera. / Mirela dos Santos./ Luiza Beitune. / João Lindemayer FilhoDia 01º/08: Gabriel Sauder. / Nathalia K. Knak. /Odete Barzoto Andrade de FariasDia 02/08: Jasmin Falcade Schemmer. / VilmarRauch. / Professor Lutz

Bodas

de

Ouro“Este dia merece um brinde especial. Que a felicidade esteja sempre bem

perto de vocês. E que o amor que vocês sentem um pelo outro se fortaleçacada dia mais.”

No dia 18/07, Arthur e Selmira Schäfer comemoraram 50 anosde feliz matrimônio. Os parabéns partem de familiares e amigos.

Parabens

A lindinha EduardaFritsch comemorou 4

aninhos no dia 16/07. Ospais Edson e

Cristiane, osmanos Fábioe Gabriel

desejam muitasfelicidades à pequena.

eduarda

Mateus Pazinato de Mattos, comemorou no dia 19/07 seu01º aninho. Os pais Tiago e Tatiane desejam muitas felicidades

ao pequeno.

Dia 16/07: Murilo, filho de TaniaLunkes e de Eduardo Ruchkaber. /Lara Luize, filho de Lilian Mahler eEvanderson Silveira. / Matheus, filhode Joceli Klaesener e de AribertKlaesener.

Dia 18/07: João Victor, filho deMicheli Hendges e de Jardel Persch.

Dia 20/07: Emily, filhade Tanara Ferreira e deGenilson Nascimento

A pequena Endrea Müller Portelacomemora 2 aninhos hoje, dia 24/07.Seus pais Leandro e Cristina, demaisfamiliares e amigos desejam muitas

felicidades, saúde, amor e risos.

´

Page 11: Edição 2070 de 24 de julho 2014

11O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 1234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901234567890123456789012123456789012345678901234567890123456789012345678901212345678901234567890

5

Terças: Rodízio de massas

Restaurante ePizzaria

Segundas e quintas: SopaTele-Entrega

3324-3198 / 9969-7313Rua do Comércio, nº 922

Comentando

Agende-se

....

Av. Mauá, 1189, sala 02. Telefone: (54) 91001170 / Agende seu horário!

Aulas de step + local: Terçase quintas às 18h e 15 min

Aulas de power local:Segundas e quartas às

14h30min

Pró Forma

Festival de Suínoem Quinze de Novembro Jantar CTG

No sábado, dia 19/07, aconteceu o Festi-val do Suíno em Quinze de Novembro, aosom da banda Estrela do Mar, o baile foi atéaltar horas. Confira as fotos

No dia 02/08, acontece em Arroio Gran-de a Escolha das soberanas da rede EPU.

Animação com Banda Antares, show uni-versitário com Jefinho Dias e mais LM Som eLuz e DJ's!

Ingressos antecipados a R$ 20,00 - naportaria da Rádio Ibirubá; com as candidatase alunos das escolas participantes; Loja JC emSelbach, e no Cachorrão do Luis em XV deNovembro.

Também acontece em agosto, no dia 10, o01º Derrubados Fest Car, no Aqua Mania Park.Com muito som automotivo, carros rebaixa-dos e música boa.

Hoje, dia 24/07, acontece o 15º Baile doColono e Motorista da Comunidade de Li-nha duas. Não dá pra perder.

.... ....

Dia 24/07, quinta-feira: 15º Baile do Coloni eMorotista da Comunidade de Linha Duas. / Feijoa-da - M.C.C. Católico

Dia 26/07, sábado: 23ª Procissão Motorizada eJantar Baile do Colono e Motorista da Associaçãodos Motoristas de Ibirubá - Bairro Hermany. /

Dia 27/07, domingo: Chá da Vovó - Comuni-dade Católica do Bairro Floresta.

....Também aconteceu no sábado, o Jantar

Fandango de troca de faixas de prendas e pe-ões, gestão 2014-2015 do CTG Rancho dosTropeiros.

Comentando deseja à todos um ótimoferiado e fim de semana.

Também aconteceu no sábado, o JantarFandango de troca de faixas de prendas e pe-ões, gestão 2014-2015 do CTG Rancho dosTropeiros.

....E para sábado e domingo a tarde, nada

como tomar um chimarrão e aproveitar a pra-ça de Ibirubá para ver o movimento e jogarconversa fora.

Page 12: Edição 2070 de 24 de julho 2014

O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 12

AgronegócioVENDE-SE 75ha, 57ha de plan-ta, 2 casas, galpão, sala deordenha, mangueira, poçoartesiano, açude, emEspumoso. Tratar pelofone:3324-3671.

VENDE-SE 11ha de terra nacosta do alague, na localidadede Volta Grande, Quinze deNovembro. 300 scs/ha.Contato por Telefone:(54)99037215 - João Christ.

VENDO - Trator Ford 8 BR/ ano1965. Valor R$ 7.000,00. Tra-tar pelo telefone: (54)91062760.

VENDO - Uma égua matrizApaloosa e uma égua quartode milha c/ crioulo, pelagembaia/ruana. Fone 3324-1312com sargento Abreu.

VENDE-SE MF 3640/K ano1988; SLC 6200 ano 1987; MF5650/K ADV ano 2004. Tratarcom Neto pelos fones: 9972-7300 e 3324-1705.

VENDO: cavalo crioulo comdocumentos, manso e ótimopara laço. Para interessadosentrar em contato pelo fone(54) 91756909

VENDE-SE novilha Jerseypura, prenha de oito meses.Fone (54) 99692296.

VENDO: Cavalo crioulo cas-trado confirmado, para toda alida, ótimo de laço. Tratar fone(54) 3324-13 30/99321930.

Publicações 6

Imóveis

Anuncie!!!

(54) [email protected]

Aqui está a sua

oportunidade de negócio!!!ClassificadosVeículos

VENDO: Gol G3 ano 2000, bran-co, ar condicionado, roda ligaleve, 4 portas. Aceito troca -valor. Tratar (54) 9158 5117.

VENDO CAMINHÃO: Ano/78,carroceria baixa, comp. 9,70m; me-cânica revisada, pneus em bomestado, com rodoar, interclima emotor interculado. Ideal p/transpor-te de máquinários. Ótimo estado.Fone: (54) 91259584 c/ Paulo.

VENDO: Brasília/74 em bomestado R$ 1.600,00. Fone:(54) 91990067

VENDO: Uno Fire 4 portas ,branco, ar cond., barbada R$10.500. Tratar (54) 9139 2073.

VENDO: moto NX 200/99, ver-de metálica, bom estado, motode cidade. Fone: (54)9979-6297.

VENDO: Fusca branco, ano1975, em ótimo estado. Tratarpelo fone (54) 3324-6048/81521005.

VENDO - Gol G3 2011 prata, 4portas, 8 valvulas, alarme, tra-va, ar quente, rodas de ligaleve. R$ 16.000,00. Tratar pelofone: (55) 9162-3894.

VENDO: Gol 2000, branco 8vc/4portas e Gol 2001 comple-to, 8v. Tratar pelo telefone:(54) 3324-3427 ou 91184552.

VENDO: Moto Titan 150 cc,ano/modelo 2007, com 9000km, estado de nova, na corazul. Tratar pelo fone(54)91406983

VENDO: Passat ano 81, motor1.5, 5 marchas, roda 14 bino,vermelho em bom estado. Jair(54) 91912851.

VENDO: GM Corsa/WIND ano1998, 4portas, peneus novos.R$11.500,00. Tratar pelo fone(54) 99647122

VENDO - Um Uno Flex, ano 95,1.0 eletronico.Tratar pelo fone(54) 99539645.

VENDO: Celta Life 2011, ver-melho, 2 portas com 17 mil Km.Fone: 84116166.

Vendo- Belina Del Rei, prata,em bom estado. Tratar pelofone (54) 96201510. Luiz.

VENDO: Gol 2000, G3, 4 por-tas. Aceito troca. Gol 1988,todo equipado, gasolina. Fus-ca 1981 super inteiro. Fone9154-7365.

Vendo-Corcel 1, ano 1973,Série Luxo, em excelente es-tado de conservação. Fone:(55) 91458494 (Mauricio).

VENDE-SE - Fiat 93, verde,gasolina, em bom estado. Tra-tar pelo fone (55) 96820849/91642166.

VENDE-SE - Palio Economy2010 4portas vermelho, com-pleto menos A/C e direção hi-dráulica, excelente estado.Tratar(54)91820037 ou96743372.

VENDE-SE: Uma caminhonete,F1000, ano 1996, completa.Fone: (54) 92005222, falar comAdair.

VENDE-SE Uma Pampa ano1985 e uma Moto YBR125(2001) ótimo estado(54)91094360 tratar André

VENDE-SE: Reboque para ca-valo, dois animais, trucado.Fone: (54) 96243342, falar comJeferson Guedes.

VENDO-EcoSport FreestyleXLT, Flex/09,completa, únicodono.43.000 Km; R$ 35.000,00.Fone: (54) 9969-6289.

VENDO - 2 Veltra BM 110 ano 2004 4x4; 1 Valmet 12.80 4x4 ano94; 2 New Holland 7630 4x4 ano 2001 e 2002; 1 TL 75 4x4 ano2002; 4 MF 292 ano 2002, 2000, 93 e 88; 1 MF 296 4x4 ano 88;1 MF 283 4x4 ano 2002; 1 MF 275 4x4 ano 2000; 4 MF 290 4x2ano 89, 87; 1 MF 275 4x2 ano 84; 1 Ford 6600 ano 82; 1 Valmet85 e 65 ano 78; Valmet ano 78 e 88; 1 Trator Max Spray automá-tico 2 M.L - revisado 18 M.B.; 2 Pulverizador jato automático 800le 600l; Interessados tratar pelos fones: (54) 3324/1067ramal: 215; (54) 91364560. - Vila Alfredo Brenner.

MAISNER TRATORES - Ireno e EliasTratores

ImplementosVENDO:� TC57/98 Gabine a ar condicionado -19 pés� 7700 John Deer, ano 94 c/Master� 3640, ano 1988, c/Gabine.Tratar pelo telefone(55) 99015435.

VENDO - Ford/Fiesta, ano1995, cor vermelho em bomestado. R$6.000,00. Aceitaanimais. Fone: 99243790

VENDE-SE - Verona, ano 91,em ótimo estado, aceito 3 milem material de construção e osaldo a negociar. Fone:91155223.

VENDO: Uma EcoSportFreeStyle, completa, ano 2012vermelha, com 33 mil km, per-feita condição, R$45.000,00.Peugeot 207, 1.4 branco, ano2011, com 16 mil km,R$25.000,00. Fone:91134735.

VENDO: caminhão VW 23310Titan Truck, ano 2002, aceitocarro ou terreno no negócio,preço tabela FIPE, fone 549160 2820.VENDE-SE: uma casa de 9,5mx11,5m, terreno medindo 12,5mx35m

de fundos. R$ 340.000,00. Na rua Tiradentes, 1328, centro. Tra-tar pelo telefone: (54) 3324-2145 ou 041 (54) 81455134, tratarcom Normélia.

VENDE-SE casa de alvenaria (mais de 200m²) em Cruz Alta,dois pisos, 4 dormitórios, 3 banheiros, garagem, 2 varandas,cozinha, lareira, churrasqueira, e poço artesiano. Financiável.Aceita-se veículo no negócio. Valor 180.000,00. Próxima à Ro-doviária, bairro Bonini II. Telefone: (55) 91435173.

VENDE-SE: Uma fração de terras de cultura com a área de20.000,00m², sem benfeitorias, dentro de uma área maior com103.000,00m², situada em Capela Fátima, interior de Ibirubá/RS,confrontando: ao Norte, com terras de Abílio Lora; ao Sul, comterras de Rosa Miguel ; ao Leste com terras de Pedro Luiz Ubessi;ao Oeste, com o Rio Jacuí Mirim. Conforme matrícula nº 11.656 doCRI de Ibirubá/RS. Pç. R$ 30.000,00. Fones: 054 99727294/33243738

VENDE-SE: Em Ibirubá um terreno de 693,39m², na Rua LeopoldoJost, Loteamento Eurico (em frente à Cohabi), matrícula 18.799,por R$ 85 mil á vista, em dinheirou ( ou R$90,00 mil via financia-mento). Há possibilidade de devidir o terreno em dois ou três apro-veitando servidão de passagem em outro imóvel. Negócio de oca-sião.Fone: (54) 91013214

VENDE-SE apartamento, 2quartos, garagem p/dois car-ros, em Sta Maria/RS. Pelo fone(55) 99692296.

VENDE-SE - Uma casa de al-venaria mista, 4 quartos, 2 sa-las, 2 cozinhas, 2 banheiros,garagem, area de serviço.140m . Rua Merito Centro. Tra-tar pelo fone (54) 9972-7300.PROCURA-SE: Casal com umafilha(15anos) procura casa ouapartamento para alugar c/2quartos, garagem e patio fe-chado, de preferencia nosbairros Por do Sol ou SãoJacob. (55)99991080 c/ Gladisou (54) 3324-8000.

VENDE-SE: casa mista de 12/19, terreno 15,5x27,6, com 3quartos, 1 banheiro, com ga-ragem e duas salas. Av.Goianêsia, 173. Bairro Progres-so. Fone: 3324-4775

VENDE-SE: 2 terrenos no bair-ro planalto, 166 m² cada um,na rua Diniz Dias. Fone: (54)3324-1735 falar com Adair.

VENDE-SE - casa de alvena-ria com 153 m² e terreno de410 m², 3 quartos, 2 banhei-ros, garagem para 2 carros.Bairro Boa Vista em Quinze deNovembro. Valor R$200.000,00. Fone: (54)96273295ALUGA-SE: Um kit net próxi-mo a distribuidora Rother.Fone (54) 99739742

ALUGA-SE: Um kitnet em Por-to Alegre a 100m da Universi-dade Federal no edificio Palá-cio Itália,na Av. Senador Sal-gado FIlho, 359. Apart. 604.Fone: (54) 91953055

VENDE-SE: Uma casa mista, no centro com 91m². No valor deR$200.000,00, com uma entrada de 80 mil o restante em safra2014, ou a combinar. Telefone: (54) 91278327/ (54) 91403928.

VENDO - Casa de Alvenaria,96m2 - 2 quartos, 2 banhei-ros, sala, cozinha, lavanderiae garagem. Rua Ida Berlet,2099 / Bairro Jardim. Fone:91094172 / 3324-1978

VENDE-SE: um terreno comcalçamento e cercado de580m² na Chácara do Justo,em Sede Aurora, próximo abarragem. Fone: (54)91665138/ (54) 3324-1093.

VENDO/TROCO: Monza 87 emótimo estado de conservação.Vendo ou troco por móveis eeletrodomésticos. Fone:91000061

CURSO DE MASSOTERAPIAInscrições abertas, inicio em junho. Maiores infor-mações: Av. Brasil 843 - Ibirubá. Telefone: 3324-1887/ (54) 91481165.

MASSAGEM: estética erelaxante terapêutica. Atendoà domicílio. Tratar pelo telefo-ne: 9107-2553.

SERVIÇO: Trabalho em casade família para serviços ge-rais. (55) 91837100, Luana.

JARDINAGEM- Presto serviçode jardinagem, corte de gra-ma, passo secante edetetização. Tratar pelo tele-fone: 3324-4105 com NildoGonzatti.

PROCURA-SE: vendedora ex-terna com experiência. Fone:91718005

Aulas particulares de Inglês - Professora com experiêncianos Estados Unidos e Canadá.Se você não quer perder tempoe deseja aprender rápido e de maneira consistente, a melhoropção, de fato, é a aula particular.Telefone: 8152 1005

FAÇO- Descarga de areia emhorários diferenciados. Tratarpelo fone: 99351026. Com Ser-gio.

CORTE DE GRAMADOS -Contato pelo telefone (54)91258629.

Ofereço-me para Cuidar de Crianças de 6 meses a 6 anos.Entre em contato pelo Fone (54) 9917.8786.

AULA PARTICULAR - Quertirar suas duvidas? Faça aulasparticulares de matemática.(54) 84248282/91682477.

Serviços de Informática; - Instalação e Configuração de Pro-gramas e Jogos;- Formatação, Backup e Reinstalação de Siste-mas;- Compartilhamento de Rede e Internet Remoção de vírus eSpywares; - Atendimento 24 hora. Ligue-já! Fone: (54) 9138-9588 c/ Carlos Schmidt

VENDO - Camioneta S10, 4x4,cabine dupla, ano 2000, com-pleta. Fone: (54) 91781999

VENDE-SE: caminhão ano 90, turbinado, reduzido com caçambanova, todo revisado. 12 pneus em ótimo estado. Fone: 91038937

VENDE-SE: Ford Escort GHIA1.6 ano 85, em ótimo estado,no valor de R$3.500,00 reais avista ou R$4.000,00 em duasvezes. Fone: 91527573/96345588/96049028, a noite.

VENDO ou TROCO: Fox 2005,prata, por carro mais novo,mesmo com divida. Fone: (54)92108460.

Compra-se terreno para construção área comercial com aproxi-madamente 2.500m2, de preferência na BR.Paga-se até R$500.000,00. Tratar com Paulo (55) 9964-1240.

ALUAGE-SE: apartamento na Av. de Setembro, 930. Fone:3324-4915/ 84064480

VENDO: Uma EcoSporTowrshift 2014, em couro,cambio automatico. R$58.000,00. Fone: 84084542

VENDE-SE: Pintos da raça indiogigante, codornas giganteamericana e italiana, codornamini chinesa e codorna bobwhite. Fone: 91733323

Diversos

VENDO - notebook LG R580core 2 duo 4 gb, placa videodedicada, windows licencia-do. R$ 850,00. Fone: (54)91010710.

VENDE-SE: uma armação paraoutdoor de 2,50m x 4,00 m euma bicicleta da barbie aro 18.Maiores informações pelo fone54 8112 5534.

VENDO -Dois filhote fêmea daraça shih tzu. Tratar fone: (54)9946-9622.

VENDO: Uma máquina de cor-tar grama CID 1300W, um anode uso ao preço de R$ 200,00.Telefone: (54) 91010710 ou(54) 3199-3255.

VENDO - YBR Factor, 125 kpreta, com 300 K, ipva pago(moto nova). Contato (55)91092552.

VENDO - Moto Bros/2009, in-jeção eletrônica, partida elé-trica e freio a disco. 13 mil km.R$ 7.800,00, fone:(54) 9148-8482.

VENDE-SE: Duas mesas demanicure, R$50,00 cada.Fone: 3324-5934.

VENDO OU TROCO PORMOTO: Dois alto falantesBravox 1100 RMS,cada.Corneteira,1 taramps3.000 RMS e 1 taramps400RMS e uma bateria 100 Ahcom 3 meses de uso. Barbada.Fone: (54)96643906.

VENDO -1 filhote de 6 mesesde Piquinês e um filhote deshihtzu com 50 dias.Fone: 3324-5661 / 91828691

VENDE-SE: um anel de “ouro 7elos”, valor a combinar.Fone: 9144-6740/9902-1326,tratar com Ana.

VENDO -Piscina de 3,5x1,50,por 1m de profundidade novalor de R4.000,00. Fone:84084542/ 91308222

Problemas com insetos? Faça uma detetização em sua residên-cia com produtos que funcionam mesmo.Ligue 5 9152-7573 / 54 96345588 e agende seu horário.

VENDE-SE: casa de alvenaria com 4 anos de uso,52 metros qua-drados no valor de 150.000 reais sendo que pode ser 60.000 deentrada e o restante financiado. Fone:54-9152-7573 ou 54-9634-5588

Av. Mauá nº 1483Telefones: (54) 3324-1564/

Corretores de Imóveis eAvaliadoresDarci: CRECI 13.282 -CNAI 3.915Martis: CRECI 17.571 -CNAI 3.917

Imobiliária Hilgert

* C R U Z A L T A :- Arrendamento/Venda: Área rural de 270 há, com benfeitorias.* T A P E R A :- Área rural de 25 há, calçamento, casa alvenaria, galpão eaçude.* I B I R U B Á :- Área rural de 29 há, em Fazenda Itaíba, com benfeitorias.- Área rural de 5,0 ha, Stº Ant do Bom Retiro, sem benfeitorias,parcelado.- Área rural de 9,0 há, Lª Pulador Sul, sem benfeitorias, recebecasa na cidade.- Terreno, centro, rua 7 de setembro, 506m².- 23.400m², 80 metros da RS 223, sem benfeitorias, R$160.000,00.- 43.000m², área industrial, frente RS 223.- 70.000m². rua General Osório, para loteamento.- 40.000m², 200 metros da RS 223, com benfeitoria, 97 % deaproveitamento.* S T ª B Á R B A R A D o S U L :- Área rural de 200 há, com benfeitorias, parcelado em 10 anos.

ESCOLA DE MÚSICA DODANI: Agora também com co-mércio de instrumentos musi-cais e acessórios. Fone (54)91828786.

VENDO - Resfriador Friomax,400litros agranel, semi-novo.R$ 4.500,00.Fone: 91961135.

VENDO - Fossas sépticas 1.850 litros e filtro anaeróbio 1300litros em concreto padrão pela caixa e pela prefeitura, R$1.000,00 o conjunto. Telefone: (54) 3324-1124 / (54) 84217618.

VENDE-SE - um filhote depoodle micro toy e três filho-tes de poodle. Fone: 9149-4287/91043531/96912868

Serviços de pinturas residenciais, colocação de pisose azulejos, reformas em geral. Se precisar é só cha-mar. Fone: 36058193.Orçamento sem compromisso, serviço com qualida-de e garantia.

Serviços

Page 13: Edição 2070 de 24 de julho 2014

13O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 7

Passando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoPassando a LimpoAlmir

Braatz

Porque só nós e não todos nós?Croniqueta Por: Guaracy

Valente

* Enquanto a imprensa emgeral – grande ou nanica, pro-vinciana ou regional,engajada ou liberal – vitupe-ra profetizando o caos eco-nômico para o país em 2014,bolsões tipo COREDE ALTOJACUÍ acenam com soluções“dentro da porteira”. Ibirubáé exemplo típico: não faltamempregos, a indústria está àmil, o empreendedorismo vi-ceja abundantemente (que odiga a Secretaria Municipalde Indústria, Comércio e Em-preendimentos), os pequenosempresários estão encon-trando o seu espaço. Impor-tantes medidas estão sendoencaminhadas para soluci-onar a carênciainfraestrutural: plano dire-tor, área industrial e políticaambiental.

* CRESCENDO À OESTE –mais um exemplo degovernança. Num trabalhoconjunto da equipe adminis-trativa do município, vem deser adquirida uma área de25.500 metros quadrados,destinada a umnúcleohabitacional. Situadana zona oeste da cidade(bairro Hermany), devida-mente urbanizada einfraestruturada, constituirá

1.Em 2013 o PIB do Rio Grande do Sul aumen-tou 5,8%! De acordo com a Fundação de Economia eEstatística do Estado (FEEES), refletindo principal-mente o crescimento de 39,7% da Agropecuária, re-sultante da safra recorde de grãos, com impactos fa-voráveis sobre as atividades industriais e de serviços,que cresceram, no Estado, em 2,9%, e 3,2%, respec-tivamente.

Nos primeiros meses de 2014 a economia doEstado manteve o desempenho favorável. Nesse con-texto, o índice brasileiro de crescimento (IBCR-RS)elevou-se de 1,8% no trimestre encerrado em feve-reiro, em relação ao finalizado em novembro, quandocresceu 1,3% (um crescimento trimestral de 38%!).Considerados período de doze meses, o indicador au-mentou 8,8% em fevereiro (7,6% em novembro) 17%de aumento. Tudo isso em termos de Rio Grande doSul.

2.Relativamente à Ibirubá, o saldo das opera-ções de crédito, superiores a R$ 1 mil, aumentaram2,8% no trimestre (dezembro, janeiro e fevereiro) e15% em doze meses. As operações com pessoas físi-cas elevaram-se 3,9% no trimestre e 18,2% em dozemeses. A carteira do segmento de pessoas jurídicascresceu 1,4% no trimestre e 10,6% em doze meses,destacando-se o setor imobiliário.

O desempenho do PIB ibirubense (de aproxi-madamente R$ 600 milhões, a se confirmarem em2014), deverá atingir cerca de R$ 1 bilhão de reais em2020. Essa projeção é baseada em regressão linearfeita a partir de 2009.

3.Segundo mapeamento das rede e dos serviçosde Telecom no Brasil, baseado no PIB “per capita”, o

Contraponto:índice de Potencial de Consumo (IPC) de Ibirubáestá entre os 30 melhores do país!!! (sem contarque 13 dessas cidades são gaúchas...). O estudo éclassificado segundo a classe econômica da faixaAB, renda familiar acima de R$ 3.729,00; de rendafamiliar até R$ 1.524,00. Fonte: IPC Maps 2013.

As ponderações são elaboradas a partir do po-tencial de consumo de cada milhão de habitantessobre o total. Computam-se acessos telefônicos fi-xos; banda larga fixa por grupos de cem domicílios;acessos à TV paga por cem domicílios; acessosmóveis por cem habitantes. Fonte: Atlas brasileirode telecomunicações, com base na Anatel.

4.Acresce ainda anotar que à elaboração doIPC não são apenas os retro mencionados e nemapenas baseados no PIB “per capita”. Considera-se também o consumo de energia elétrica, númerode veículos, recolhimento de impostos e demais da-dos quantificáveis. Juntando-se a tudo isso qualida-de de vida, longevidade, escolaridade e outros itenscategóricos obtêm-se o que se denomina Índice deDesenvolvimento Humano, o tal IDH!

E, por derradeiro: por que só nós e não todosneste imenso país?

5.CRONIQUETA agradece ao Sr. GustavoSchroeder – o popular Fuks – o acesso aomapeamento do Atlas brasileiro de telecomunica-ções.

6. Muitos dados foram alcançados com a as-sessoria de Boanerges e Cia, empresa paulista es-pecializada em estudos econômicos pertinentes aovarejo financeiro (cartão de crédito) e estruturaçãologística da área.

um passo importante nasolução do problemahabitacional do município.Louve-se a ação da Secre-taria Municipal de Assis-tência Social, na conduçãoda problemáticahabitacional a partir dasposturas emanadas doPlanalto Central contando,é claro, com apoio da ad-ministração do município.Em outras palavras, traba-lho de equipe. O Sr. Jandreyestá dizendo a que veio...

* Pelo andar da carru-agem nas próximas diretasteremos novidades. É de seesperar que os caminhosdo veículo persigam a mes-ma rota... com relação aIbirubá.

* HAICAIDIA DO COLONODa Europa distantechegou ele ansioso:Colono operoso!* Romanos 13 - (Para-

doxo)Eu não faço o bem que

quero,Mas faço o mal que

aborreço.Portanto perdão espe-

ro.De ser bom eu não me

esqueço.

Enquanto o Prefeito Municipal cumpria mais uma pro-messa de campanha, dois futuros prefeituraveis acom-panhavam atentos o ato.

Quem seria o titular dessa cadeira que repentinamenteficou vazia ainda que a sessão estava em pleno anda-mento.

Área industrial, área habitacional, o PT em busca demais espaço na administração municipal. Hoje secretá-rio, amanhã...

Pela liderança excercida uma opção cada vez maisviavel na oposição em 2016

Depois do calçamento da Várzea mais uma emendavem por ai.

pedro bial

A certa altura do filme Crimes e Pecados, o personagem inter-pretado por Woody Allen diz: "Nós somos a soma das nossas deci-sões".

Essa frase acomodou-se na minha massa cinzenta e de lá nuncamais saiu. Compartilho do ceticismo de Allen: a gente é o que a genteescolhe ser, o destino pouco tem a ver com isso.

Desde pequenos aprendemos que, ao fazer uma opção,estamosdescartando outra, e de opção em opção vamos tecendo essa teiaque se convencionou chamar "minha vida".

Não é tarefa fácil. No momento em que se escolhe ser médico, seestá abrindo mão de ser piloto de avião. Ao optar pela vida de atriz,será quase impossível conciliar com a arquitetura. No amor, a mesmacoisa: namora-se um, outro, e mais outro, num excitante vaivém deromances. Até que chega um momento em que é preciso decidir entrepassar o resto da vida sem compromisso formal com alguém, ape-nas vivenciando amores e deixando-os ir embora quando se findam,ou casar, e através do casamento fundar uma microempresa, comdireito a casa própria, orçamento doméstico e responsabilidades.

As duas opções têm seus prós e contras: viver sem laços e vivercom laços...

Escolha: beber até cair ou virar vegetariano e budista? Todas asalternativas são válidas, mas há um preço a pagar por elas.

Quem dera pudéssemos ser uma pessoa diferente a cada 6meses, ser casados de segunda a sexta e solteiros nos finais desemana, ter filhos quando se está bem-disposto e não tê-los quandose está cansado. Por isso é tão importante o auto conhecimento. Porisso é necessário ler muito, ouvir os outros, estagiar em várias tri-bos, prestar atenção ao que acontece em volta e não cultivar precon-ceitos. Nossas escolhas não podem ser apenas intuitivas, elas têmque refletir o que a gente é. Lógico que se deve reavaliar decisões etrocar de caminho: Ninguém é o mesmo para sempre.

Mas que essas mudanças de rota venham para acrescentar, enão para anular a vivência do caminho anteriormente percorrido. Aestrada é longa e o tempo é curto.Não deixe de fazer nada quequeira, mas tenha responsabilidade e maturidade para arcar com asconseqüências destas ações.

Lembrem-se: suas escolhas têm 50% de chance de darem certo,mas também 50% de chance de darem errado. A escolha é sua!

Escolhas de uma vida

Page 14: Edição 2070 de 24 de julho 2014

O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 148

Page 15: Edição 2070 de 24 de julho 2014

15O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014Geral

O setor de construção civil

cresce a passos largos na região

do Alto Jacuí. Ibirubá tornou-se

referência como município polo

em desenvolvimento

imobiliário. Focado neste

segmento de vital importância

a De Bortoli & Marcante coloca

a disposição da comunidade

uma empresa especializada em arquitetura e urbanismo.

Realizando desde loteamentos, desmembramentos, edificações

comerciais e residenciais, até o monitoramento da obra desde o

projeto, passando pelo fornecimento de mão de obra especializada.

Também elabora projetos do Programa Minha Casa Minha Vida do

Governo Federal, além de excelentes sugestões para projetos

interiores. Com várias obras em execução, os profissionais da De Bortoli

& Marcante trabalham no desenvolvimento do Projeto da nova sede da

Unopar junto ao Bairro Hermany.

Com escritório localizado na Rua Mérito, a De Bortoli & Marcante está

de portas abertas para tornar o seu sonho de bem viver numa realidade.

De Bortoli & MarcanteArquitetura e Urbanismo

1ª Feira Interna dessa cooperativa de pequenos produtores da agriculturafamiliar promete colocar a disposição da comunidade dezenas de produtos coloniais.Salames, cucas, bolachas e outros produtos serão ofertados a partir das 9 horasda manhã na sede da cooperativa. Nesse dia de preços diferenciados, a Coopeagriestará oferecendo toda sua linha de produtos, desde insumos agrícolas até sementesde pastagens. Essa programação está aberta a toda a comunidade e, em funçãode tão importante data, que lembra a luta de nossos colonizadores, a direçãoespera muitos visitantes.

O dia 25 de julho, tra-dicional por comemorar odia do colono e o moto-rista traz também a im-portância que represen-tou a colonização alemãe italiana para o desen-volvimento do país, Esta-do e de Ibirubá. Paradesbravadores que trazi-dos da Europa aqui sóencontraram matas parafincar novas raízes o pas-sado foi de lutas e sofri-mento. Para lembrar osimigrantes alemães, aAdministração Municipalrealizou no dia 20 de ju-lho, segunda feira, um atosolene na Praça GeneralOsório alusivo aos 190anos da imigração noBrasil e aos 115 anos noEstado do Rio Grande do

Colonização alemã recebehomenagem do Poder Público

Sul. Uma placa foi colo-cada junto ao monumen-to dos imigrantes. O atoteve a participação daBanda Municipal e diver-sas pessoas fizeram usoda palavra para fazer umhistórico de como foi e oque representou a chega-da desses desbravadoresa região. O Prefeito Mu-nicipal, Carlos Jandrey,lembrou a sua descen-

dência alemã e algumaspassagens de fatos quederam início a história domunicípio diretamente li-gada à colonização ale-mã. Diversas autoridadesse fizeram presentes aoato solene. O grupo ale-mão D Lustinguen, liga-do ao Clube Divertidoque na palavra de seu in-tegrante, professor RudiSchweig enalteceu o le-gado deixado pelos des-cendentes alemães eagradeceu esse reconhe-cimento feito pela admi-nistração municipal comessa placa alusiva. Noencerramento, a BandaMunicipal, sob a regênciade Marcos Petry, entooumusicas da cultura alemãemocionando os presen-tes.

Coopeagri realiza programaçãoalusiva ao Dia do ColonoUma cena um tan-

to “inexplicável” foiflagrada pela nossa repor-tagem na tarde do dia 22de julho, terça-feira naRua Brasil, BairroHermany. Um motoristade caminhão, entre ou-tros, invadiu um espaçoem obras, junto a RuaBrasil onde está sendorealizada a pavimentaçãocom calçamento irregular,apesar de farta sinaliza-ção existente no local,com fitas indicando cla-ramente o trânsito inter-rompido. Não suportandoo peso do veículo, o cal-çamento cedeu e o cami-nhão ficou literalmenteatolado no seco. Os da-nos ficaram registradospela nossa lente e os re-paros necessários impos-

TÚNEL DO TEMPO (21h às 23h)Quintas-feiras

“A minha,a sua,

a nossaRádio

Cidade”.

Muita música e informação

24 HORAS NO ARByBoy

�: 3324-3131

Caminhão invadiu ruaem obras causando danos

sibilitarão a conclusão da obra para as festividades doDia do Motorista que será realizada nesta sexta-feiradia 25, na sede da entidade na mesma rua. O motoris-ta alegou ter seguido um caminhão que vinha a suafrente e que conseguiu passar sem problemas. O pro-prietário do veículo, em contato com o responsávelpelo trânsito e o secretário de obras assumiu a res-ponsabilidade no ressarcimento dos danos. Já o Se-cretário Chico Severo lamentou o acontecido em vir-tude de um compromisso assumido de entregar a obraaté o final de semana, o que, em virtude do fato, tornaessa possibilidade muito remota.

Page 16: Edição 2070 de 24 de julho 2014

O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 16Geral

Boletim Informativo do Legislativo IbirubenseBoletim Informativo do Legislativo IbirubenseSESSÃO ORDINÁRIA Nº 014/201 de 21 de julho de 2014:

01 – Deliberação e votação da Ata nº 1.868/14 (ordi-nária): Aprovada por unanimidade.

02 – Leitura dos ofícios recebidos e expedidos;

03 – LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 080/2014: O vereadorALBERI ANTÔNIO BEHNEN, integrante da bancada do DEM:Que o Executivo Municipal, através do setor competente, ela-bore Projeto de Lei denominando o prédio do CRAS, de “Cen-tro de Referência de Assistência Social Rosa Floss”, sendoque estou encaminhando currículo da Srª Rosa Floss (inmemorian) em anexo para fazer parte do referido Projeto.LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 081/2014: O vereador ELÓIFERRAZ DE ANDRADE, integrante da bancada do PDT: Que oExecutivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Obrase Viação, providencie a substituição das lâmpadas queima-das na Rua Três de Outubro e na Rua Fiorindo Cervieri, maisprecisamente em torno do Cemitério Católico/Municipal, assimcomo que providenciem a iluminação do beco localizado abai-xo do cemitério. Justificativa: Esta indicação atende a solicita-ção de munícipes, levando em consideração que já apresen-tei várias indicações para que a Administração Municipal fi-zesse melhoramentos junto ao referido cemitério, como a ins-talação de pontos de água, iluminação interna, dentre outros,e até o momento não obtive êxito em relação a estes pleitos.Cabe ressaltar que se houverem assaltos, furtos ou danosaos túmulos, estas ocorrências se caracterizarão como omis-são do Poder Público Municipal, passível de ressarcimentoaos lesados. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 082/2014: O verea-dor ELÓI FERRAZ DE ANDRADE, integrante da bancada doPDT: Que o Executivo Municipal, através da Secretaria Munici-pal da Saúde, reveja os critérios de emergência e urgênciajunto ao Pronto Atendimento no Hospital Annes Dias. Justifica-tiva: Esta indicação se justifica devido inúmeras pessoas pro-curarem atendimento junto ao Hospital e acabam não sendoatendidas devido não passarem pela triagem feita pelas en-fermeiras, levando em consideração que há vários casos emque as mesmas não identificaram o real problema do paciente,pois há alguns problemas sérios de saúde que não manifes-tam sintomas claros, mascarando a gravidade do caso, ecolocando em risco a vida da pessoa. Cabe ressaltar que seacontecer algum óbito devido o não atendimento, isto se ca-racteriza como omissão do Poder Público Municipal, tendo emvista que há recursos públicos investidos no Pronto Atendi-mento. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 083/2014: O vereadorLEOMAR SCHEFFLER, integrante da bancada do PP: Que oExecutivo Municipal, através da Secretaria de Obras e Via-ção, providencie o conserto da iluminação pública no Cemité-rio Municipal como também providencie a contratação de umzelador para este local. Justificativa: Esta indicação se justifi-ca pelo fato deste local estar com pouca luminosidade e estarsem segurança. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 084/2014: O ve-reador LEOMAR SCHEFFLER, integrante da bancada do PP:Que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras eViação, providencie a colocação de aparelhos de ginásticana Praça do Bairro Jardim, sendo esta uma solicitação dosmoradores deste Bairro. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 085/2014:O vereador LEOMAR SCHEFFLER, integrante da bancada doPP: Que o Executivo Municipal, através da Secretaria de Obrase Viação, providencie o conserto da ponte na Localidade deRincão Seco Fundos. Justificativa: Esta indicação se justificapelo fato desta ponte necessitar de reparos para que o tráfe-go aconteça de forma mais segura. LEITURA DA INDICAÇÃONº 086/2014: O vereador LEOMAR SCHEFFLER, integrante dabancada do PP: Que o Executivo Municipal, estude a possibi-lidade de apresentar Projeto de Lei isentando os produtoresrurais do pagamento do cascalho utilizado nos acessos inter-nos às suas propriedades. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 087/2014: Os vereadores, SILVESTRE A. REBELATO, ROGÉRIOMAURI DE OLIVEIRA e ILVO ADAM SCHLINTWEIN, integrantesda bancada do PMDB: Que o Executivo Municipal, através daSecretaria Municipal de Obras e Viação, providencie a con-clusão dos trabalhos, conforme projeto, da Praça do bairroFloresta, pois verificamos “in loco” no último sábado que faltailuminação e em algumas ruas próximas falta efetuarem otérmino do calçamento. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 088/2014:Os vereadores, SILVESTRE A. REBELATO, ROGÉRIO MAURIDE OLIVEIRA e ILVO ADAM SCHLINTWEIN, integrantes da ban-cada do PMDB: Que o Executivo Municipal, através do setor

competente, providencie os devidos reparos e melhorias junto àQuadra Poliesportiva Olmiro Rodrigues da Silva do Bairro Flores-ta. Na parte externa: a reconstrução do pequeno muro que caiu,o qual fazia a contenção da água evitando que a mesma invadis-se a calçada em torno do referido Ginásio; Que também façam alimpeza e roçada do matagal existente nos arredores do Ginásio,levando em consideração que o capim está invadindo a tubula-ção do bueiro, o qual não possui grade, podendo trancar a pas-sagem da água. Pôde-se constatar inclusive que uma cerca vivaestá quase encostando na parede do ginásio e também há apresença de mau cheiro. Que ainda se construa uma churras-queira no local, para que a comunidade tenha a oportunidade derealizar eventos com jantares e almoços, tendo em vista que acomunidade utiliza o Ginásio para diversos eventos. Na parteinterna: Que retirem do Ginásio as mesas e cadeiras quebradas,assim como o fogão e freezer que não funcionam, os quais sóestão ocupando lugar e demonstrando um desleixo por parte doPoder Público Municipal. Que substituam as fechaduras e os vi-dros quebrados e que providenciem uma limpeza e a manutençãoconstante do referido Ginásio! Justificativa: Esta indicação aten-de a solicitação de inúmeros moradores do bairro Floresta, osquais utilizam o local frequentemente, sendo que sugerimos quea Administração Municipal verifique os salões comunitários dointerior, se espelhando nos mesmos em relação a cuidados emanutenção. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 089/2014: O vereadorELÓI FERRAZ DE ANDRADE, integrante da bancada do PDT: Queo Executivo Municipal, através da Secretaria de Obras e Viação,providencie o calçamento na Rua Alfredo Welzel no BairroHermany, com início na Rua General Osório até a Rua AloysioMuller. LEITURA DA INDICAÇÃO Nº 090/2014: Os vereadores SIL-VESTRE ANTÔNIO REBELATO, ROGÉRIO MAURI DE OLIVEIRA, eILVO ADAM SCHLINTWEIN, integrantes da bancada do PMDB:Que o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal deObras e Viação, providencie o calçamento da estrada que dáacesso à Localidade de Arroio Grande, com início no asfalto daERS 223 até a referida Localidade. Justificativa: Esta é uma soli-citação dos moradores da referida Localidade, tendo em vistaque este trajeto é relativamente curto, apresentando pequenaextensão que irá beneficiar assim esta comunidade.

04 – LEITURA DO PEDIDO DE INFORMAÇÃO Nº 018/2014:Os vereadores SILVESTRE ANTONIO REBELATO, ILVO ADAMSCHLINTWEIN e ROGÉRIO MAURI DE OLIVEIRA, integrantesda Bancada do PMDB e o vereador ELÓI FERRAZ DEANDRADE integrante da Bancada do PDT: Que o ExecutivoMunicipal, através do setor competente, informe se os prédiospúblicos municipais possuem funcionários encarregados da suamanutenção e limpeza? Caso afirmativo, que informem o nomedestes funcionários (as), local de trabalho e suas atribuições/funções que exercem.

05 – CONSTITUIÇÃO DOS INTEGRANTES DA FRENCOOP –Frente Parlamentar de Apoio ao Cooperativismo, conforme Reso-lução 003/2001: Presidente: Rogério Mauri de Oliveira, Vice-Pre-sidente: Alberi A. Behnen e Secretário: Elói Ferraz de Andrade.

06 – LEITURA E DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 026/2014: O vereador VANDERLEI SANTOS DE SOUZA da banca-da do DEM: Requer que esta Casa Legislativa preste uma home-nagem para Juventude Evangélica Ibirubá – Tsunamy, coordena-da pelo Pastor Rogério Richter da Igreja Evangélica de ConfissãoLuterana no Brasil. O Projeto coordenado pelo Pastor Rogériocom a Juventude Evangélica Tsunamy visa a integração e forma-ção em amadurecimento intelectual e espiritual dos jovens, queparticipam de aulas de violão, olímpiadas e torneios com jovensde outras comunidades evangélicas e, inclusive, de CongressosNacionais como a Congrenaje que está acontecendo em Rondôniacontando com a participação de 20 jovens do Grupo Tsunamy.Esta homenagem é uma forma de reconhecimento do trabalhodesenvolvido e incentivo para que se perpetue agregando cadavez mais jovens ao projeto: Aprovado por unanimidade. LEITURAE DELIBERAÇÃO DO REQUERIMENTO Nº 027/2014: Os vereado-res SILVESTRE A. REBELATO, ILVO ADAM SCHLINTWEIN e RO-GÉRIO MAURI DE OLIVEIRA, integrantes da bancada do PMDB, eo vereador ELÓI FERRAZ DE ANDRADE, integrante da bancadado PDT: Requerem que esta Casa Legislativa delibere sobre aconvocação da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Tu-rismo e Desporto, Senhora Jussara Rodrigues, para participar deuma sessão ordinária com o objetivo de discutir sobre todo oprocesso do projeto de construção da Pista de Skate, tendo como

foco principal o local escolhido pela Administração Municipalpara a construção da referida pista. Justificativa: Acreditamosser de fundamental importância aprofundar o assunto, repar-tindo esta discussão com todos os vereadores, já que somosos representantes do povo. Ressaltamos que somos totalmen-te favoráveis à construção de uma pista de skate, inclusive jáapresentamos proposições pleiteando esta pista, que é umsonho e um desejo de inúmeros praticantes desta atividade,porém gostaríamos de discutir em conjunto com a Administra-ção Municipal e a comunidade o local mais apropriado para aconstrução desta pista, pois há várias questões que precisamser levadas em consideração, como a diminuição do tamanhoda pracinha das crianças, a qual é muito frequentada por cri-anças e alunos de escolas; e o barulho excessivo provocadopelos skates que perturbariam o sossego dos trabalhadores emoradores dos arredores da praça, levando em consideraçãoque ficaria ao lado da Câmara Municipal de Vereadores, queempresta o seu Plenário para entidades, conselhos e associa-ções, as quais realizam diversas reuniões, cursos e pales-tras, sendo ocupado para estas finalidades quase todos osdias e turnos. Desta forma, gostaríamos de discutir sobre esteassunto para encontrarmos juntos alternativas para que osskatistas sejam beneficiados, e para que as crianças, os mo-radores e trabalhadores não sejam prejudicados: Aprovadopor unanimidade. LEITURA E DELIBERAÇÃO DO REQUERIMEN-TO Nº 028/2014: Os vereadores ROGÉRIO MAURI DE OLIVEI-RA, SILVESTRE ANTÔNIO REBELATO e ILVO ADAMSCHLINTWEIN, integrantes da bancada do PMDB, e o vereadorELÓI FERRAZ DE ANDRADE, da bancada do PDT: Requer queesta Casa Legislativa encaminhe ofício aos integrantes doIMPASI convidando os mesmos para participar de uma sessãoordinária com o objetivo de explanar sobre o funcionamento doInstituto, prestando esclarecimentos sobre a atual situação, atítulo de informação: Aprovado por unanimidade.

07 – LEITURA DO PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Nº009/2014: Acresce um cargo de Enfermeiro ao Quadro de Car-gos Efetivos. Baixado para a Comissão de Legislação, Justiçae Redação Final, para a Comissão de Finanças e Orçamento epara a Comissão de Educação, Segurança, Saúde e Assistên-cia.

08 – LEITURA DO PROJETO DE LEI DO LEGISLATIVO Nº010/2014, de autoria do vereador Silvestre A. Rebelato:Renumera o parágrafo único do artigo 1º da Lei Municipal nº2.475/2013 e acresce os parágrafos 2º e 3º ao mesmo artigo.Baixado para a Comissão de Legislação, Justiça e RedaçãoFinal e para a Comissão de Finanças e Orçamento.

09 – VOTAÇÃO DOS PARECERES E DO PROJETO DE LEIMUNICIPAL Nº 018/2014: Autoriza a contratação temporáriade Técnicos de Enfermagem. Leitura e votação dos Pareceresda Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, da Co-missão de Finanças e Orçamento e da Comissão de Educação,Segurança, Saúde e Assistência: Aprovados por unanimida-de. Discussão e votação do Projeto de Lei Municipal nº 018/2014: Aprovado por unanimidade.

10 – VOTAÇÃO DO PARECER E DO PROJETO DE LEI DOLEGISLATIVO Nº 009/2014, de autoria dos vereadores Elói eRogério: Denomina logradouros do Loteamento Alto da Glória.Leitura e votação do Parecer da Comissão de Legislação, Jus-tiça e Redação Final: Aprovado por unanimidade.

11 – MANIFESTAÇÃO DOS (AS) VEREADORES (AS) EMTRIBUNA.

Os vereadores (as) e funcionários (as) da Câmara deVereadores de Ibirubá parabenizam todos os Colonos e Mo-toristas pela passagem do seu dia, reconhecendo o trabalhosério e digno desempenhado por estas duas classes detrabalhadores que são muito importantes para o nosso de-senvolvimento!!!

Feliz Dia do Colono e Motorista!!!

Telefone da Câmara Municipal: (54) 3324-4221/1919/3838.“Doe órgãos, doe sangue: SALVE VIDAS”!!!

Ver. Vanderlei Santos de Souza,Presidente do Legislativo Ibirubense.

Rua Diniz Dias, 454 Fone: (54) 3324 -2102

Funerária

Mês de Julho de 2014

Dia 04: Germano Dal Castel

Dia 05: Eusébio Balest

Dia 06: Fritoldo Grave

Dia15:Alfredo Ücker

Dia 17: Cleri Maurer Kunz

Dia18:Lucinda Guedes

Dia19:Maristela Batista Stan

ÓbitosÓbitos“Querido pai, Altamiro Graminho Bento.Um ano se passou! Quanta saudade, quanta dor a separação

causou. Mas hoje temos certeza de que você continua aqui,mesmo que não estamos vendo, mas te sentimos em todas ascoisas e tua bondade faz com que tenhamos cada vez mais fé

em Deus e que um dia nos encontraremos.Pai mesmo que o tempo passe e nos leve a lugares distantes e faça esquecermos

parte da nossa vida, haverá sempre lembranças de ti. Prometemos guardar o SenhorPai na nossa alma e não no coração, porque nossos corações pararam de bater, masnossa alma jamais deixará de existir.”

SaudadesTua esposa Emilia, filhos Neiva, Neidi, Marli, Altair e Carlos Alberto, genros,

noras, netos e bisneto.

1º Ano de falecimento deAltamiro Graminho Bento

*03/04/1936 +15/07/2013

É fácil assinar

O Alto

Jacui

Ligue para

3324 -1093

Page 17: Edição 2070 de 24 de julho 2014

17O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 Rural

Rua Serafim Fagundes, 1010Fone: (54) 3324 - 2036

Plasticar

Cópias de Chaves

Carimbos

PlasticarPlasticarCópias de controle

de portãoPlastificação de

documentos

Micheli Emanuele Zorzo

Engenheira Ambiental – Sócia da empresa EngenhAmbi Engenharia e

Consultoria Ambiental

[email protected]

Transformar resíduos em

riqueza depende

primeiramente do fabricante

Venda de toda a linha de

sementes, fertilizantes,

insumos agrícolas

e adubos folhares.

Rua Ida Berlet, 1300

Em frente ao Kaderli

Fones: (54)3199-3566/3567

Rua Ida Berlet, 1300

Em frente ao Kaderli

Fones: (54)3199-3566/3567

Venda de toda a linha de

sementes, fertilizantes,

insumos agrícolas

e adubos folhares.

O principal instrumento que permitiu aos paí-ses desenvolvidos ampliar de maneira significati-va a reciclagem de resíduos sólidos, desde o iníciodo milênio, é a responsabilidade ampliada do pro-dutor (Extended Producer Responsibility, na ex-pressão em inglês

Maior riqueza e menos lixo: como isso é possí-vel?

A responsabilidade ampliada do produtor aju-da a responder essa pergunta. O conceito, que hojese encontra no âmago das políticas européias e éadotado também em vários Estados norte-ameri-canos, foi usado pela primeira vez em 1990 pelopesquisador Thomas Lindhqvist num relatório parao Ministério do Meio Ambiente da Suécia. Vale apena citar sua própria definição: “A responsabili-dade ampliada do produtor é uma estratégia deproteção ambiental para alcançar o objetivo de re-duzir o impacto ambiental de um produto tornan-do seu fabricante responsável pelo conjunto do ci-clo de vida do produto e, especialmente, por suacoleta, sua reciclagem e sua disposição final”.

É claro que, para que isso ocorra, o consumidortem que fazer uma separação correta, os comerci-antes devem possuir dispositivos onde alguns re-síduos serão colocados, e o governo precisa orga-nizar a coleta nos domicílios. Mas é ilusão imaginarque o avanço europeu recente na redução do lixo ena elevação da taxa de reciclagem seja apenas de-vido ao nível educacional da população e à eficiên-cia das prefeituras.

O fundamental, e que em última análise res-ponde pelos bons resultados europeus, é a respon-sabilidade do fabricante pelo conjunto do ciclo devida do produto. No caso francês, por exemplo, jáexistem 19 cadeias produtivas em que vigora umecoimposto que contribui para financiar os siste-mas municipais de coleta e reciclagem. Quem pro-duz o detrito paga antecipadamente (e cobra deseu consumidor, é claro) por dar-lhe a destinaçãocorreta. Foi aprovada uma lei segundo a qual quemcompra uma cadeira paga 0,20 euros por suareciclagem futura e 4 euros para que um colchãonão acabe na rua ou num rio. É uma prática contrá-ria à que marcou o crescimento econômico do sé-culo 20.

Na prática corrente até aqui, a vida econômicase organiza de maneira linear, a partir do procedi-mento “pega-produz-consome-joga”. Os produtosvão do berço à sepultura e, para fazer novos produ-tos, recorre-se novamente a matérias-primas vir-

gens, que alimentam processos produtivos, cujosresultados são consumidos e, em seguida, jogadosfora. O problema é que não existe esse “fora”.

A escassez e o encarecimento das matérias-pri-mas, as possibilidades cada vez mais limitadas deencontrar espaços para aterros e os custosexorbitantes da incineração abrem caminho a queos agentes econômicos passem a tratar como fon-te de riqueza os materiais até então destinados aolixo.

Numa economia circular, a própria concepçãodo produto, seu design, já incorpora e amplia aspossibilidades de recuperação e reutilização dosmateriais nele contidos. Isso revoluciona, porexemplo, a maneira como são fabricados bens ele-trônicos, cujas ligas devem prever recuperação emanuseio fácil, sem o que o destino de materiais,muitas vezes raros e preciosos, acabará sendo olixo e, pior, o lixo tóxico, já que a separação doscomponentes é muito difícil. Existindo responsa-bilidade ampliada do produtor, o fabricante exigi-rá de seus engenheiros um produto que, contraria-mente ao que ocorre hoje, facilite o trabalho dareciclagem e, preferencialmente, o reuso da maiorparte daquilo que o integra.

O trabalho da Fundação Macarthur mostra que,na Grã-Bretanha, a substituição de garrafasdescartáveis de cerveja pela velha prática do de-pósito de vasilhame permitiria, por exemplo, a re-dução de 20% do custo total do produto. Onze Esta-dos norte-americanos já adotaram leis que obri-gam a volta dessa prática. O consumo de cerveja“one-way”, por exemplo, pode ser mais confortá-vel, mas, se o seu custo real estiver incorporado aoproduto, caberá ao consumidor saber se deseja, defato, pagar por ele.

São exemplos importantes e que oferecem li-ções valiosas, neste momento em que, no Brasil,se estabelecem os acordos setoriais que vão darvida para a nossa Política Nacional de Resíduos Só-lidos. Acabar com os lixões, melhorar a situaçãodos catadores e ampliar seu papel no interior dapolítica são objetivos decisivos. Mas a capacidadede a PNRS diminuir a produção de lixo e ampliar areciclagem depende, antes de tudo, de mecanis-mos que estimulem os fabricantes a usar menosmateriais, menos energia e propiciar à sociedademaiores oportunidades de transformar lixo em ri-queza. É fundamental então que fique claramenteesclarecida sua responsabilidade pelos resíduos li-gados aos produtos que colocam no mercado.

Dados divulgados nas últimas semanas dão contaque 82% da soja produzida no ciclo de verão já foinegociada no país. Aqui no Estado, como já é tradição,a média é um pouco menor: 64%. Com mais dinheirono bolso depois de duas colheitas cheias, maiorcapacidade de armazenamento e último a colher nocalendário nacional, o produtor gaúcho vinhasegurando o produto à espera de preços melhores.Nas últimas semanas, com as sucessivas quedas novalor da commodity na Bolsa de Chicago, por causada perspectiva de produção recorde nos EstadosUnidos, o ritmo das vendas acelerou um pouco. Oprodutor literalmente está saindo da toca porque vê opreço cair diariamente. Para exemplificar, o volumede soja negociado no Brasil soma cerca de 71,1milhões de toneladas até 11 de julho. O percentual de82% é igual à média dos últimos cinco anos, mas umpouco abaixo de igual período do ano passado, que foide 84%.

SOJA – Queda de preçoaumenta substancialmente

as vendas

US$ 3,4 bilhões somente no primeiro semestre emembarques para o exterior, a indústria brasileira decarne bovina se permite reforçar a projeção deresultado anual igualmente recorde. Isso que na contados US$ 8 bilhões esperados em receita de exportaçãopara 2014 ainda não entram dois mercados de pesomáximo; China e estados Unidos. Os chineses mantémrestrição ao nosso produto por conta do caso nãoclássico de vaca louca registrado em 2010, no Paraná,isso apesar da Organização Mundial de Saúde Animalmanter o status para o Brasil de risco insignificante àdoença. Uma missão sanitária, com técnicos chineses,veio ao país, e os resultados foram bastante positivos.Os indicadores podem ser considerados muito bons.Outro desfecho aguardado para este ano é a aberturado mercado americano para carnes in natura. Aindaestá pendente a publicação das regras de consultapública realizada por lá. As razoes do interessebrasileiro nos Estados Unidos são claras: estão entreos maiores importadores do planeta e representamuma porta de acesso a outros países que fazem partedo Tratado Norte Americano de Livre Comércio. Atéessas duas questões se resolverem, o setor seguirácomemorando os bons resultados obtidos no mercadoexterno nos primeiros sis meses do ano. Sobretudoporque refletem uma oferta contínua, em quantidadee qualidade.

Carne Made in Brazil:Nunca se vendeu tanto

Page 18: Edição 2070 de 24 de julho 2014

O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 18Geral

Pré Moldados e Metalúrgica

TREINTREINTREINTREINTREINRua Duque de Caxias, 173Área IndustrialQuinze de Novembro(54) 3322-1059

[email protected]

Pedro TreinGabriel Trein

(54) 9107-2500

(54) 9188-7348

Seu futuro no trânsito é

o nosso presente

IBIRUBÁ - Rua do Comércio, 938 Fone: 3324 -1099ESPUMOSO - Av. Oswaldo Julio Werlang, 1877Fone: 3383-3407

Rua 3 de outubro, 878

Telefones: (54) 9149-4287/91043531/96912868

Produtos veterinários

- rações - sementes -

ferramentas. Serviço de

banho e tosa para cães e

gatos.

Na tarde de quinta-feira, dia 17/07, por vol-ta das 17h40min, a Po-licia CIvil efetuou umaprisão na cidade dePejuçara, pertencente à5a Região Policial/CruzAlta.

Foi recebida infor-mação, na Delegacia dePolícia de Pejuçara, queuma criança furtarauma bicicleta.

As duas agentes daDP passaram a fazer di-ligências, encontrandoo autor do crime e recu-perando a bicicleta fur-tada.

O preso foi atuadoem flagrante e, depois,recolhido ao presídio deCruz Alta.

No último sábado, dia19/07, a policia civil reali-zou opreção policial nacidade de Cruz Alta, como apoio da Brigada Mili-tar, para cumprimentosde dois mandados debusca e apreensão domi-ciliar e cumprimento demandado de prisão, emvirtude de rouos que vi-nham acontecendo na ci-dade.

Durante a busca foipreso C.M.P, que era fo-

OOOOO cor cor cor cor corrências rências rências rências rências PPPPP oliciais oliciais oliciais oliciais oliciaisBrigada Militar

3324-1148Policia Civil

3324-1638

Saudações Coloradas!A retomada do Brasileirão trouxe a segunda derrota

ao Internacional, frente ao Corínthians no EstádioItaquerão. Em 15 minutos de jogo, a equipe comandadapor Abel Braga já perdia por 2 x 0, e após o recuo dospaulistas, o colorado “dominou” o jogo. Tudo bem quena maioria das vezes após 2 x 0, o recuo do time é natu-ral, mas se basear na maior posse de bola e um futeboltico-tico para achar que os gaúchos jogaram bem, é de-mais. Jogar bem, na minha concepção, é amassar o ad-versário, perder chances, meter bolas na trave, obrigaro goleiro a fazer milagres e claro, fazer gols, de preferên-cia sem levar muito perigo. Foi mais ou menos isso queaconteceu diante do Flamengo no Beira-Rio. O amplodomínio vermelho aconteceu por méritos da equipe (tec-nicamente e taticamente), mas não há como desprezar abagunça que virou essa equipe rubro-negra, lanternada competição nacional. Alguns anos atrás (2), aconte-ceu algo semelhante, mas a janela de transferência sal-vou a equipe flamenguista que inclusive teve várias ro-dadas adiadas, e atuou com a equipe já reforçada emboa parte da competição. Ainda sobre o jogo do últimodomingo, o Inter atropelou inapelavelmente os cario-cas, empilhando chances de gols. Ao final da partidahouve uma confusão e um jogador flamenguista foi agre-dido pelo seu torcedor no pátio do Beira-Rio, einacreditavelmente as imagens foram solicitadas por umauditor do STJD, e dessa maneira o Internacional correrisco de ser punido e até perder mandos de campo outer de atuar com os portões fechados. Era só o que fal-tava! No próximo final de semana a parada será contra oBahia em estádio vazio, em Salvador. Caso os comanda-dos de Abel Braga queiram lutar por algo a mais na com-petição uma vitória é inadiável.

Até a próxima!

Marcos [email protected]

Na tarde da última terça-feira, dia 22/07, aPolicia Civil efetuou mais uma prisão na 5a Re-gião Policial, pertencente a Cruz Alta.

Foi recebida denúncia de que um padrasto vi-nha abusando sexualmente a sua enteada desdeos 09 anos de idade (atualmente com 15 anos).

A Delegacia de Polícia de Salto do Jacuí rea-lizou a investigação policial, vindo a confirmar aprática do crime de estupro.

O Delegado de Polícia João Paulo ColoméBarcellos representou pela prisão preventiva doacusado, tendo sido expedido o mandado de pri-são pelo Poder Judiciário da comarca.

Assim, os policiais civis da Delegacia de Polí-cia de Salto do Jacuí acabaram prendendo J.L.S.,de 51 anos de idade, em casa, em Jacuizinho e orecolheram ao presídio de Sobradinho.

Preso por estuprar enteadaFurto bicicletaPolícia Civil esclarece origem deroupas e notebook apreendidos

ragido do sistema peniten-ciário, na residência delee de outro indivíduo foramencontradas e apreendi-das 322 peças de roupasnovas, de mercas diversase 1 notebook, das quaisnão foi informada a proce-dência.

Em rápido e eficientetrabalho de investigaçãopolicial, a 1a Delegacia dePolícia de Cruz Alta apu-rou no dia seguinte que asroupas tinham sido furta-das na cidade deEspumoso, em uma loja,na noite anterior ao cum-primento da busca e aapreensão da mercadoria.

Também, a policia civilapurou que o notebook ti-nha sido furtado na cida-de de Cruz Alta, no mêsde junho, em umaresidência.Os bens foramrestituídos aos seus pro-prietários e os suspeitosirão responder pelo delitode furto.

�Foragido é presoem Ibirubá

Policiais Civis da Delegacia de Polícia de Ibirubá,coordenados pela delegada de Diná Rosa Aroldi,prenderam, na tarde desta quarta-feira, dia 23/07,L.S., de 21 anos, na cidade de Ibirubá/5a RegiãoPolicial.

O preso estava foragido desde março de 2014,sendo que existia contra si mandado de prisão emsentença condenatória, de 07 anos e 03 meses dereclusão, pelo delito de furto qualificado ocorridono ano de 2012, no Salão Católico da ComunidadeNossa Senhora da Conceição, em Ibirubá. L.S. foiencaminhado ao Presídio Estadual de Espumoso.

Na manhã de sábado, dia 19/07, a policia civil realizou operação policial,que culminou com uma prisão e apreensões.

A ação foi desencadeada pela 1a Delegacia de Polícia de Cruz Alta, sob ocomando do Delegado de Polícia Josuel Muniz e contou com o apoio da BrigadaMilitar.

Cedo da manhã foi dado cumprimento a dois mandados de busca e apreen-são, sendo localizado e preso C.M.P., vulgo "Gardenal", morador do bairro SãoJosé, conhecido por "Passo Feio".

�Foragido é preso em Ibirubá

Contra C.M.P. está sendo investigado pela Polícia Ci-vil como um dos suspeitos dos assaltos que estão sendocometidos na cidade e estava foragido do presídio local.

O preso possui antecedentes policiais por crimes dehomocídio, roubos, furto e receptação.

Também foram apreendidas dezenas de peças de rou-pas novas, com etiqueta, cuja procedência será apuradapela Delegacia de Polícia, uma vez que o criminoso nãoinformou a origem delas.

Participaram da ação um total de 26 policiais.

Page 19: Edição 2070 de 24 de julho 2014

19O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 EsportesPor:Andrei Grave

[email protected]

Jogaço. Foi o que viram os mais de mil pagantes do clássico regional que agitou anoite do último sábado no Ginasião. Frente a frente uma das grandes rivalidades dofutsal a nível de estado, capaz de mobilizar um forte aparato de segurança com direitoa Tropa de Choque e mais de uma dúzia de brigadianos atentos a qualquer manifestaçãomais calorosa por parte da torcida. A segurança aliás foi um dos pontos positivos danoite.

Dentro de quadra ambas equipes sabiam da importância de se vencer um clássico,mas quem colocou a teoria em prática foi o time ibirubense. Marcando sempre em cima,a ASIF / Vence Tudo não deixava espaço para a ACAF trabalhar a bola. A pressão resultouem gol, dessa vez dos pés de quem mais dele precisa: Ronaldo, o camisa 9, marcou doisem sequência. Paulinho Cambalhota marcou um e comemorou ao seu estilo: uma cam-balhota em frente a torcida adversária. Alemão Glaeser também anotou o seu, dandovantagem de 4 a 0 para a ASIF. Zé Renato descontou para a ACAF, mas Bernardo, em lindajogada do time da casa, definiu o placar do primeiro tempo: ASIF 5 x 1 ACAF.

No segundo tempo o ritmo diminuiu um pouco, e o placar teve mais um gol para cada

ASIF aplica meiadúzia na ACAF

lado: Vaé Paranhos marcoupara os cruz-altenses eRonaldo decretou a vitóriada ASIF / Vence Tudo por 6 a2. Os três pontos somadoscolocam a equipe do técni-co Sandro Côlvero na lide-rança isolada da competi-ção, num momento oportu-no. Restando cinco jogos, otime ainda joga dois emcasa. Vencendo, garanteclassificação. Torcida foi o destaque do clássico

Lagoa para nadarnesse sábado

Em seu melhor momento na competição, a ASIF/Vence Tudo vai até Lagoa Vermelha para o confrontode volta com a equipe da casa. O jogo em Ibirubá ter-

minou com reclamaçõespor parte do Lagoa Futsal,acusando de intimidaçõese agressão ao jogadorXande. Ortiz e Chimiatambém foram mais cedopro vestiário, depois de tro-carem gentilezas. A parti-da terminou empatada em2 a 2. O que menos seespera é ‘’clima de com-padres’’ a partir das 20 ho-ras quando inicia o jogoem Lagoa Vermelha.Willian Costa retorna desuspensão. A Rádio Ami-zade FM anuncia trans-missão.

Os outros jogos da 13ª rodada: AGF x ACAF – Guaíba AES x Arsenal - Sobradinho Acle x DC Futsal - Cerro Largo

Mielo foi surpresa na escalação

Emoção, alegria e prin-cipalmente gratidão. Estesforam apenas alguns dossentimentos que, nóscolorados de todo planeta,pudemos compartilhar dia20 no jogo do Inter contrao Flamengo, vencido pelonosso alvirrubro por 4 a 0.

Em nome do Consuladode Ibirubá gostaria de agra-decer aos 80 colorados

Consulado do Inter no Beira-Rio

presentes, vindos de toda anossa região e que em umamemorável excursão nostrouxeram a certeza de queo sentimento por nossoClube amado perdura ecresce, fortalecendo laçosde amizade e principalmen-te de respeito e agradeci-mento ao eterno FernandãoF9.

Obrigado Ibirubá,

Selbach, Tapera e Quinzede Novembro pelo apoio.Obrigado Inter e obrigadoFernandão, nosso inesque-cível Capitão! Somos Inter-nacional vencendo ou per-dendo pois, literalmente:Colorado, nada vai nosseparar, somos todos teusseguidos, para sempre euvou te amar! Venhamconosco: juntem-se aosmais de 120 mil sócioscolorados. Juntem-se aogrupo “Colorados-Ibirubáe região” no facebook, pos-tem fotos e vídeos e façamde nosso Inter uma verda-deira religião.

Saudações Coloradas!Vinicius Stadtlober –

Cônsul do Inter em Ibirubá

A SASE entrou em quadra na noite de quarta feira parao primeiro jogo da segunda fase do Estadual Série Bronzede Futsal. A equipe do técnico Javali encarou o TupanFutsal no Módulo Esportivo Selbachense. Os outros ad-versários da chave são Juventude de Caxias do Sul (amelhor campanha até o momento) e Garra de Alvorada.Durante a semana o grupo recebeu reforço do ibirubenseEdivaldo Carpes, que passa a fazer parte do plantelalviverde. Seu ponto forte é a habilidade com a bola nospés.

Bronze: começou asegunda fase

Amiguinhos do ClóvisA cada domingo mais e mais

se juntam aos Amiguinhos doClóvis. Eles batem uma bolinhae no final vão para as cobran-ças de pênaltis, para ver quemfoi o melhor do domingo, e quevai levar para casa um troféudos Amiguinhos do Clóvis/RádioIbirubá/Liduks/Napolitana Es-portes.

Edivaldo Carpes

Destaque da Equipe 10

QUINZE DE NOVEMBROCampeões do último domingo

�FUTSALNa Quinta Feira dia 17, veterano: Real 6 (Filimbertti 2, Alberto 2,Joãozinho, Viola) x Grêmio Esp. 25

De Julho 5 ( Baton 2,Laone, Loreno, Volnei).Pela Segunda Divisão: Grêmio Esp. 25 De Julho 1 (Darlan (contra) x Mandraques 4 (Darlan 2, Felipe

2), Sete de Setembro 2 (Diego) x Volta Gaucha 3 (Carlos).No Domingo dia 20, Segunda Divisão: Gaucho 4 (Eder 2, Paulo, Luis) x Grêmio Esp. 25 De Julho 2

(Adair, Jeferson). Rio Grandense 9 (Jarbas 3, Adenir 2, Diego 2, Gabriel, Chapola) x Volta Gaucha 3(Camerinha 2, Uilian). Pela Primeira Divisão Progresso 2 (Mauricio, André) x Eutueotaba 9 (Fabinho 4,Jaderson 3, Renan, Géio). Gaucho/Floresta 3 ( Marcio Horst 2, Marciel) x Pirambu B 2 ( Marcos, Luiz).

Com os resultados os cruzamentos da Primeira Divisão ficaram assim definidos:Eutueotaba (1º) x Karkara ( 6º)Gaúcho/ Floresta (2º) x Grêmio Esp. Aurora (5º)

�O CampeonatoMunicipal será realizadosomente nos domingos eterças feiras.

A segunda fase teráinício dia 27 comMercenários x Arakrak(infantil), Eutueotabinha Jr xArsenal (fraldinha),Mandraques x Pirambu(segunda divisão), Gaúcho/Floresta x Grêmio Aurora(primeira divisão).

�Na terça feira dia 22, aúltima rodada da primeirafase fechou com os seguintesresultados: Sete de Setembro 1(Diego) x Pirambu 7 (Praguinha 2,Felipe, Roberto,Juliano, Deinner, Alex).Segunda Divisão: Karkará 2(Cleber) x Mandraques 3(Darlan 2, Felipe).

Progresso 2 (Andre,Henrique) xEutueotaba 6(Luciano 3,Ari Jr 2, Fernando)

Page 20: Edição 2070 de 24 de julho 2014

O Alto Jacuí - Quinta-feira, 24 de julho de 2014 20

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ibirubá

Colono e Motorista É com o seu

trabalho que a gente

segue em frente

Colono e Motorista É com o seu

trabalho que a gente

segue em frente

Colono e Motorista

Mãos calejadas, mas nunca vacilantes; pés

doloridos, mas sempre firmes; olhos

cansados, mas sempre vigilantes; suor no

rosto, sem esquecer o sorriso...

Mãos calejadas que plantam e colhem,

que criam, abençoam e guiam.

Só que ama a terra reconhece todos os

seus valores! Ele olha para o céu. Esse é

seu ritual sagrado.

Alimenta-se do céu

para alimentar a terra,

cava o chão, acaricia a

planta que alimentará

muitas e muitas pessoas...

Homenagem pelo seu dia.

25 de julho.

Dia do Colono e Motorista

Nesta data tão especial não apenas comemora-mos o dia destes profissionais que estão na base dodesenvolvimento e do progresso da nação, mas rea-

firmamos todo onosso orgulho pelo

que produzem e transportam

as riquezasda nossa terra.

25 de Julho-Dia do Colono e Motorista