Edição 283

24

description

De 17 a 23 de maio de 2013

Transcript of Edição 283

02

Jornal A Semana Ltda ME - CNPJ: 08.707.885/0001-75

Administração: Rua Parintins, 74 - Vila Izabel - Curitiba - Redação: Av. Brasil, 1890 - Sob 01 - Eucaliptos - FRG - Fone: (41) 3627-1997 / 9162-6192 - [email protected]: Sérgio Dalgallo - Jornalista Responsável: Dimas Rodrigues DRT 3023-PR - Jurídico: Dra. Daniele Silvia de Oliveira - OAB-PR 44453

Diagramação: Tatiana Carla de Souza - Distribuição: Curitiba e Região MetropolitanaOs artigos assinados não expressam necessariamente a opinião do jornal, sendo de total responsabilidade

de seus autores. O jornal não se responsabiliza pelo conteúdo publicitário dos anúncios veiculados.

www.asemananews.com.br

Disse Jesus: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por Mim”. (João 14:6)

A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

Expediente

Editorial

Sinais do fim

Opinião

Metrô em CuritibaPassa ano, troca prefeito e

a novela não muda: o anúnciodo início das obras do Metrô emCuritiba é para breve. É eviden-te que o roteiro dessa novelaestá muito chato. Está parecen-do macarronada de domingo,tudo é previsível. Fala-se muito,mas nada acontece.

Vamos sair desse campo defofocas e partir para os números.O custo de um quilometro de me-trô está por volta de 200 milhõesde dólares. Curitiba precisa deuma rede de 100 km, são 20 bi-lhões de dólares, 40 bilhões dereais. Quem vai pagar a conta?

Ficar falando de uma linhade 10 ou 20 km é bobagem. Di-zer que o Governo Federal estádoando 1 bilhão de reais a fundoperdido é piada, representa 2%do custo total da obra. É precisofalar do projeto completo. Curitibavai levar de 20 a 40 anos paraconstruir uma boa rede de metrô.O que se fazer nesse intervalo?

É evidente que a atual redede ônibus não vai tão longe, pormais melhorias que sejam feitas.Ficar discutindo subsídios às ta-rifas também é outra bobagem.Ninguém vai conseguir aguen-tar muito tempo. A atual estraté-gia não dura mais dois anos.

Eis me aqui mais uma vezna função de atalaia de Deuspara falar de algo muito, mas mui-to sério mesmo. E quando digosério é por estar tratando do seufuturo, da sua eternidade, da suavida após a morte e não somentedos seus dias vindouros, ou vocêacha que tudo acabará por aquimesmo e quando morrer tudoestará consumado?

Não que eu tenha ressur-gido de uma vida após a mortee esteja aqui para lhe falar dealgo que já vivi, contudo, estourelatando algo que verdadeira-mente creio: a Bíblia. E por crerna Palavra de Deus tenho fé emtudo o que nela está escritocomo, por exemplo, que a vidanão acaba aqui...

E pela minha fé lhe digo queestando morto na volta do SenhorJesus, seremos ressuscitados,bem como se estivermos vivosquando Jesus voltar, e se o nos-so nome estiver escrito no livroda vida, seremos arrebatados, ouseja, levados com o nosso Rei.De maneira que temos de estaratentos para o que será do nossoamanhã. Não devemos nos pre-ocupar em ajuntar tesouro e per-dermos o principal: a nossa alma.

E o fim ao qual me refiro estámais próximo do que você podeimaginar nobre e fiel leitor. Sigacomigo mais uma vez o que foideixado escrito há quase dois mil

anos pelo próprio Senhor e Sal-vador Jesus. Se comungares damesma fé que a minha confirme,caso contrário, peço que meditesomente. Acompanhe os versí-culos do livro de Mateus no ca-pitulo 24, da Bíblia Sagrada, “ten-do Jesus se assentado no montedas Oliveiras, os discípulos diri-giram-se a ele em particular edisseram: Dize-nos, quandoacontecerão essas coisas? Equal será o sinal da tua vinda edo fim dos tempos? Jesus res-pondeu: Cuidado, que ninguémos engane, pois muitos virão emmeu nome, dizendo: 'Eu sou oCristo!' e enganarão a muitos”.

Quando Jesus proferiu taispalavras Ele se referia a inúme-ros pastores e falsos profetas quese denominam homens ou envia-dos de Deus e sabedores da ver-dade, mas enganam os seus se-guidores, muitas vezes distorcen-do o que está escrito na Bíblia.

Continuando o mesmo livroe capítulo Jesus afirma: “Vocêsouvirão falar de guerras e rumo-res de guerras, mas não tenhammedo. É necessário que tais coi-sas aconteçam, mas ainda não éo fim. Nação se levantará contranação, e reino contra reino. Ha-verá fomes e terremotos em vári-os lugares. Tudo isso será o iní-cio das dores”.

Será que preciso apontarque tudo isto que foi falado por

Jesus há quase dois mil anos jáaconteceu, e outros tantos queestamos ainda convivendo? Eusei que não está difícil de obser-var que estamos realmente amercê do fim!

E disse Ele mais: “Naqueletempo, muitos ficarão escandali-zados, trairão e odiarão uns aosoutros, e numerosos falsos profe-tas surgirão e enganarão a mui-tos. Devido ao aumento da mal-dade, o amor de muitos esfriará,mas aquele que perseverar até ofim será salvo”. E em meio a tantaverdade, para aqueles que crê-em digo que falta muito poucopara que ocorra a volta do Se-nhor Jesus.

Se você parar para anali-sar esta parte da Escritura Sa-grada verá que apenas o quefalta se cumprir é a Palavra deDeus ser pregada para todas asnações, o restante já aconteceu:“E este evangelho do Reino serápregado em todo o mundo comotestemunho a todas as nações, eentão virá o fim”.

Creio que a finalidade dissopara Deus é que no dia do juízofinal Ele não ouça de alguém que“não sabia, nunca ouvi falar detais acontecimentos”, pois será oinstante em que O Juiz dos Juízeslhes refrescará a memória dequantas foram às vezes em quebateram em sua porta para lhesfalar do Evangelho do Senhor e

você rejeitou. Insisto em dizer que o fim

está próximo, pois Jesus dissemais: “Se aqueles dias não fos-sem abreviados, ninguém sobre-viveria; mas, por causa dos elei-tos, aqueles dias serão abrevia-dos. Vejam que eu os avisei ante-cipadamente”.

E para encerrar quero dei-xar também as últimas palavrasdo Senhor Jesus em relação aonosso assunto em pauta no diade hoje: “Eu asseguro a vocêsque não passará esta geração atéque todas estas coisas aconte-çam. Os céus e a terra passarão,mas as minhas palavras jamaispassarão”. "Quanto ao dia e àhora ninguém sabe nem os anjosdos céus, nem o Filho, senão so-mente o Pai”. “Como foi nos diasde Noé, assim também será navinda do Filho do homem”.

Rogo a você amigo leitorpara que não tenha esta minhaparticipação como algo que euqueira lhe enfiar goela a baixa,e sim como algo que tenho porobrigação de lhe fazer participar.Tudo isso para mim um dia tam-bém foi difícil assimilar. Leia a Bí-blia e chegará ao lugar que es-tou tentando lhe mostrar, ou seja,apenas o início de um longo,maravilhoso, glorioso e eternocaminho: o da Salvação!

Um forte abraço e viva o Se-nhor Jesus!

Tudo está sendo feito para du-rar até a eleição do próximo ano.Aliás, ela começou para tentardar sustentação à campanha doex-prefeito de Curitiba, LucianoDucci. Agora continua para darapoio à candidatura do Beto Ri-cha à reeleição. São ações quenão tem sustentação.

Quando ficarem prontas asatuais obras de reforma do siste-ma viário,o trânsito de Curitibavai ter uma pequena melhora,mas nada espetacular. A implan-tação de ônibus mais rápidos nascanaletas dos expressos devemelhorar um pouco o transportepúblico. O término da Linha Ver-de vai possibilitar uma alternati-va ao corredor norte-sul quepassa no centro da cidade equem sabe desafogar um poucoo trânsito no centro.

Essas obras demoraramtanto tempo para serem implanta-das que o crescimento da RegiãoMetropolitana de Curitiba já en-goliu quase todos os benefícios.Curitiba perdeu a capacidade deplanejar.

Existe uma grande brechaentre as melhorias do transportepor ônibus e a chegada do me-trô. É preciso pensar em alterna-tivas. Uma delas é a implantação

de uma rede de Veículos Levessobre Trilho (VLT). São trens ur-banos que operam sobre trilhose tem muitas características do sis-tema de metrô. A principal diferen-ça é que opera na superfície.

O custo de um quilômetro deVLT é um quarto do metrô, algoem torno de 50 milhões de dóla-res. Uma rede de 100 km custa-ria 5 bilhões de dólares, ou seja,10 bilhões de reais. Algo que po-deria ser construído em 10 anos.Mesmo para esse sistema, 1 bi-lhão de reais a fundo perdido émuito pouco, representa só 10%do custo total da obra.

Essa solução está sendoimplantada em cidades que já têmredes de metrô. Paris parou deampliar a rede de metrô e estáacelerando o aumento das redesde VLT, pois o custo é muito me-nor e os resultados quase iguais.Mais de 20 cidades francesasestão implantando linhas de VLT.

Curitiba ainda tem trens decarga cortando a cidade. Nes-ses percursos é bem mais fácil aimplantação do VLT, pois os im-pactos construtivos seriam bemmenores. O que precisa ser feitoantes é deslocar esses trens decarga para um anel ferroviárioque contorne a Região Metro-

politana. Esse anel poderia serprojetado para também transpor-tar pessoas, como São Pauloestá fazendo agora. Implantan-do uma rede de trens de médiavelocidade que vai integrar asprincipais cidades em torno dacapital. É preciso integração en-tre os sistemas de transporte.

Com uma rede de 50 km deVLT e a implantação de ônibusexpressos com poucas paradasnas canaletas atuais o sistema detransporte público já teria umamelhora sensível. Essa obra po-deria ser feita em menos de cin-co anos. Num segundo momen-to se implantaria os VLT nas atu-ais canaletas dos expressos, au-mentando a rede de VLT para100 km. Enquanto isso se iriaconstruindo a rede de metrô.

Imaginar que um só siste-ma de transporte coletivo vai sal-var as grandes cidades brasilei-ras do colapso do trânsito é in-fantil. É preciso construir redesde diversos sistemas de trans-portes, integrá-las operacional-mente e otimizar o seu funciona-mento.

Precisamos sair dessa discus-são sem sentido e partir para a cons-trução de soluções duradouras.

Prof. César Graça

03Destaque A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

Ministros devem participar em Pinhaisdo Encontro Estadual de Prefeitos

Os prefeitos paranaen-ses que estão há poucotempo no cargo terão umagrande oportunidade de en-tender como é o processode obtenção de recursosjunto ao governo federal,sem precisar fazer escalasou marcar audiências comautoridades em Brasília.Acontece nesta sexta-feira,em Pinhais, o Encontro Es-tadual de Novos Prefeitose Prefeitas, promovidopelo Governo Federal emparceria com a Associaçãodos Municípios do Paraná– AMP. Ao todo, já estãoconfirmadas as presençasde três Ministros de Esta-do. O encontro terá comosede o Expotrade Conven-tion Center.

No encontro, técnicosde vários ministérios esta-rão disponíveis para forne-cer informações sobre to-dos os programas e linhasde financiamento do Go-verno Federal. Além disso,o presidente da AMP e pre-feito de Nova Olimpia, LuizLázaro Sorvos, vai entre-gar uma carta contendocinco reivindicações aoGoverno Federal. Outra ati-vidade será a assinatura,por um grupo de prefeitos,de sua adesão ao progra-mas “Crack, é possível ven-cer” e ODM (Objetivos de

Brasília está aqui

Encontro acontece no Expotrade em Pinhais e deverá reunir maisde 1.500 pessoas entre prefeitos, vereadores, secretários, entre outras autoridades de todo o Paraná

Desenvolvimento do Milê-nio), desenvolvido pelaONU (Organização dasNações Unidas).

O número exato deministros que estarão pre-sentes ainda não foi con-firmado pela Presidênciada República, mas já estãogarantidas as participaçõesda ministra-chefe da CasaCivil, Gleisi Hoffmann; daministra-chefe da Secreta-ria de Relações Institucio-nais da Presidência da Re-pública, Ideli Salvatti; e doministro da Saúde, Alexan-

dre Padilha. Cada um des-tes ministérios levará téc-nicos para prestar atendi-mento individual às prefei-turas.

A pauta contém cincopontos básicos: instituiçãode um mecanismo de com-pensação do FPM (Fundode Participação dos Muni-cípios) caso as prefeiturasrecebam valores a menorem cada ano fiscal; inclu-são das prefeituras no uni-verso das contribuições ar-recadadas pela União; apoiopara que a aplicação dos re-

cursos arrecadados a títu-lo dos royalties do petróleosejam livres; instituição deum Programa a fundo per-dido, para aquisição de me-dicamentos pelas prefeitu-ras dos municípios com até50 mil habitantes; amplia-ção dos recursos destina-dos ao PNATE (ProgramaNacional de Apoio aoTransporte Escolar).

Para o prefeito de Pi-nhais e presidente da Asso-ciação dos Municípios daRegião Metropolitana – As-somec, a oportunidade é

boa para os prefeitos obte-rem conhecimento e tirardúvidas sobre importantes

projetos para suas cidades.“Será uma honra receberaqui em Pinhais este en-contro, importante para aGrande Curitiba e tambémpara o Paraná, pois de-monstra o prestígio doGoverno Federal ao nossoEstado”, destacou.Presenças confirmadas

Cerca de duas mil pes-soas são esperadas no en-contro promovido pela Se-cretaria de Relações Ins-titucionais da Presidênciada República e pela AMP(Associação dos Municípi-os do Paraná). Este será oquinto evento promovidopela Secretaria de RelaçõesInstitucionais em parceriacom as associações estadu-ais de municípios. Os ou-tros quatro foram realiza-dos no Rio de Janeiro,Piauí, Rio Grande do Nor-te e Pará.

A ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmanntambém estará presente, ao lado de outros ministros

O governador do Para-ná, Beto Richa esteve naúltima quarta-feira (15) naCâmara de Economia daCroácia, na capital Zagreb,em mais uma etapa daagenda que cumpre nopaís, como líder da missãocomercial que busca novosinvestimentos para o Para-ná. Richa e a comitiva deempresários foram recebi-dos pelo diretor internaci-onal da Câmara, MiroslauKaramarkovic e empresá-rios de vários setores.

Richa falou sobre aspolíticas públicas do Esta-do para atração de investi-mento e sobre a infraestru-tura do Estado. “O Paraná

Beto Richa apresenta aempresários croatas a infraestrutura do Paraná

é hoje um território compotencial e estrutura parareceber investimentos pro-dutivos de todos os seg-mentos”, afirmou o gover-nador. “O sucesso do pro-grama Paraná Competitivo,já responsável pela atraçãode R$ 20 bilhões em inves-timentos nos últimos doisanos, é decorrente do in-centivo fiscal e também dasegurança jurídica e credi-bilidade política proporcio-nada pelo Governo do Es-tado”, disse Richa.

O governador relatouos principais investimentosfeitos pelo governo paraaprimorar a infraestrutura.Ele citou o plano rodoviá-

rio, que é considerado omaior do País atualmente.Estão sendo aplicados R$840 milhões em manuten-ção e conservação de 11,8mil quilômetros de estradasdo Estado. Além disso, ogoverno investe R$ 250milhões em duplicações derodovias e outros R$ 1,5bilhão estão sendo investi-

dos pelas concessionárias.Richa enfatizou, tam-

bém, as melhorias do Por-to de Paranaguá, com oaumento do calado e a im-plantação de uma metodo-logia que eliminou as filasde caminhões que trans-portam mercadorias paraexportação. “O Porto deParanaguá é hoje competi-

tivo”, afirmou o governa-dor. Ele citou, ainda, os in-vestimentos de R$ 21 mi-lhões já realizados nos ae-roportos regionais e maisR$ 34 milhões que serãoaplicados até o o final de2014, tanto nos aeroportosregionais como no apoio àInfraero para melhoria dosaeroportos federais. O go-

vernador ressaltou, ainda,o investimento da Copel, deR$ 4 bilhões em dois anos,para dar ainda mais quali-dade e confiabilidade à redeelétrica do Estado.

Rússia e FrançaApós a Croácia, o go-

vernador Beto Richa e acomitiva paranaense cum-prem agenda na Rússia.Em Moscou, terão reuniãocom empresários do setorde energia, na empresa res-ponsável pela fiscalizaçãosanitária da Rússia e en-contros na Embaixada Bra-sileira no país, que está or-ganizando reuniões cominvestidores.

Richa e a comitivade empresáriosforam recebidospelo diretorinternacional daCâmara, MiroslauKaramarkovic eempresários devários setores

04 A SEMANA17 a 23 de maio de 2013 RMC

Exponoivas e Festas 2013 serárealizado na próxima semana

Prefeito Marcio Wozniack acompanhaanúncio de novo subsídio aotransporte no Palácio Iguaçu

O prefeito em exercí-cio de Fazenda Rio Gran-de, Marcio Wozniack(PSDB) esteve no últimosábado no Palácio Igua-çu, ao lado do governa-dor Beto Richa e do pre-feito de Curitiba, Gusta-vo Fruet durante o anún-cio do novo subsídio aotransporte coletivo daRMC. Wozniack que estáno cargo há duas sema-nas adota uma nova dire-triz administrativa no mu-nicípio, aproximando oExecutivo do Legislativoe neste momento de tran-sição no governo que acidade passa, o objetivo,segundo o prefeito emexercício, é dar transpa-rência as ações e priori-

Nos dias 23 e 24 demaio, quinta e sexta-feira dapróxima semana, será reali-zado a Exponoivas e Festas2013. Promovido pelo Con-selho da Mulher Empresá-ria e Executiva da Associa-ção Comercial e Industrialde Fazenda Rio Grande(CMEE / ACINFAZ), oevento tem como principalobjetivo abrir espaço paraque empresários e profissi-onais deem visibilidade aosseus negócios e serviços.

A exposição trará es-tandes de empresas dosmais variados ramos: ves-tidos de noivas e trajes defesta, estúdios fotográfi-cos, floricultura e decora-ção, ambientes para loca-ção, entre outros. Comoatrações, estão programa-dos os desfiles de modaque serão realizados nosdois dias do evento. Teráainda praça de alimentaçãoe o Espaço de Negócios,no qual o profissional ouempresário que não adqui-

O deputado federalRubens Bueno que presi-de o PPS(agora MD apósfusão com PMN) esteveno último dia 03 em Fazen-da Rio Grande e em suapassagem pela CâmaraMunicipal foi recebido pelovereador Silvestre da DBS.O deputado veio fazer pres-tação de contas do seu man-dato para os eleitores fa-zendenses. Estiveram na

riu estande, poderá divul-gar seu trabalho (é neces-sário entrar em contatocom a Associação Comer-cial para maiores deta-lhes).

A Exponoivas e Festas2013 acontecerá no salãode festas da Igreja São Ga-briel, com início às 18h e

encerramento às 23h, tan-to na quinta como na sex-ta. O valor da entrada seráde R$ 5,00 e os ingressospodem ser adquiridos nahora ou na sede da ACIN-FAZ.

Para maiores informa-ções, entre em contatocom a secretaria da ACIN-

FAZ através do telefone3627-1958 ou, se preferir,esclareça suas dúvidas eadquira seu convite na pró-pria sede, localizada na RuaCésar Carelli, n° 90, 2° an-dar, bairro Pioneiros.

Departamento de Comu-nicação da ACINFAZ

zar o interesse da popula-ção nas mais diversas áre-as. “Tive a honra de estarcom o governador Beto Ri-cha e com o prefeito Gus-tavo Fruet que na oportu-nidade, durante o discur-so, relevaram as diferen-ças políticas em relação aoimpasse do subsídio aotransporte público da RMCe buscaram resolver a si-tuação pelo bem da popu-lação. E é dessa maneiraque procuro agir, querotraçar uma linha de traba-lho em que, independenteda questão política, voubuscar atender com o cui-dado que a função exige,aos interesses da popula-ção, que para mim é prio-ridade”, disse Wozniack.

Vereador Silvestrerecebe deputado Rubens

Bueno em FRG

reunião o secretário munici-pal de Indústria e Comércio,Eloi Kuhn e José RobertoZanchi. “Eu como vereadoreleito pelo PPS em FazendaRio Grande ,também líder doPartido achei muito interes-sante, pois todos os deputa-dos deveriam prestar con-tas do seu mandato para apopulação e conhecer me-lhor seus representantes”,disse o vereador Silvestre.

PrefeitosGustavoFruet eMárcioWosniackao lado dogovernadorBeto Richa

Casinha pros amigosE em um conjunto habitacional em Fazenda Rio Gran-

de, construído há pouco tempo para pessoas que mora-vam em situações de risco, existem proprietários que nãodeveriam estar ali. Não porque são vizinhos inconvenien-tes, mas pelo simples fato de terem tomado lugar de pes-soas que realmente precisavam de uma moradia. Por se-rem amiguinhos da turma do ex-prefeito, conseguiramum “ap” no nome da sogra, da filha ou de outro parente ese arranjaram. Mas será que é justo isso? Se arranjar,tirar vantagem e proveito às custas do sofrimento de al-guém que continua na fila?

Casinha IIEntre os que se beneficiaram, dizem por aí, inclusive

com provas que chegaram aos radares do Antenado es-tão duas figuras que desfilam por aí, com carro plotadode Imprensa (mas nem sabem quem foi Gutemberg),contando histórias lá do Sul... O figura, além de ter aju-dado a derrubar o “chefe”, pode tropeçar nas própriaspernas e responder mais um processo, pois estaria ten-tando vender o “ap” que está no nome de um familiardele, algo proibido. Bom, essa turma gosta de fazer coisaerrada, pensa que está acima do bem e do mal e que “nãovai dar nada”.

AntenadoNa mira da Justiça

O ex-prefeito Chico Santos continua na mira da Justi-ça. Afastado do cargo em razão da cassação por abuso depoder, outros processos que já tramitavam, começaram ater desdobramentos e como já se esperava, com pareceresdanosos para ele. Depois do “escândalo dos jornais”, bron-ca que o derrubou do poder, veio à tona, a compra irregu-lar de máquinas, assunto tratado na última edição desseperiódico e que repercutiu fortemente em Fazenda RioGrande, no Centro Cívico de Curitiba e nas cidades vizi-nhas. E vem mais por aí, temas que devem balançar (ederrubar mais pessoas) das cadeiras do Palácio de Vidro...

AtordoadoUm passarinho contou que quem deveria estar afas-

tado das funções, continua querendo fazer parte do go-verno em uma cidade da RMC. Tenta se passar por víti-ma, mas foi omisso, trouxe gente do mal pra trabalharcom ele, prejudicou pessoas do bem que o alertaram detudo isso que está ocorrendo e agora, começa a se sentircarta fora do baralho. Fica um novo alerta. Aqueles quecontinuam dando tapinhas em suas costas e dizendo que“vamos reverter isso, vai dar certo” são os mesmos quecontribuíram pra essa derrocada. Tudo bem que o patri-mônio cresceu mas e a honra?

05Paraná A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

Motoristas se passam porpassageiros em treinamento

Conferência destacaintegração metropolitana

e mobilidadePara atender bem ao

cliente, nada melhor que osprofissionais terem a visãoe saberem na prática dasdificuldades e das necessi-dades deste cliente.

Por isso, o Grupo Le-blon Transporte de Passa-geiro, em Fazenda RioGrande, no Paraná, realizaentre esta e a outra semanaum inovador treinamentode Dirigibilidade e Segu-rança com vistas ao passa-geiro, que é o cliente dotransporte coletivo. O Res-peito ao pedestre e ao ci-clista também foi enfatiza-do no treinamento.

Os motoristas assisti-ram a uma série de pales-tras e tiveram noções naprática sobre a melhor for-ma de atender ao passagei-ro e dirigir com segurançae habilidade, inclusive emsituações que necessitemde decisões rápidas ao vo-lante.

Uma das dinâmicas foicolocar os motoristascomo passageiros e subme-tê-los a situações como

Karoline Dea Falcão,assessora de imprensa do

Grupo Leblon

Ônibus da empresa Leblon do Paraná. Entre os conceitosabordados em treinamentos práticos estão o respeito ao passageiro,

ao pedestre e ao ciclista. Numa das simulações, são colocadoscones e bonecos na frente do ônibus para mostrar que é necessáriomanter uma velocidade sempre controlada e uma distância segura,pois dependendo da ocasião, se os limites não forem respeitados,

os resultados podem ser fatais

curvas rápidas, freadasbruscas, altas velocidades,etc para verem na prática anecessidade de dirigir demaneira respeitosa e segu-ra. Algumas frenagens fo-ram realizadas com o ôni-bus a 60 km/h.

As manobras e o trei-namento foram realizadospor profissionais habilita-dos e em local seguro.

Pedestre e Ciclista:Tomou conta dos no-

ticiários a relação entre pe-destres, ciclistas e ônibus

no trânsito em diversas ci-dades brasileiras.

Assim, uma das partesdo treinamento prático foicolocar cones e bonecos nafrente do ônibus e mostrarque em determinadas velo-cidades e manobras, às ve-zes os resultados podemser fatais nessa relação notrânsito.

Os motoristas têm anoção disso por treinamen-tos teóricos e práticos, masquando as simulações e osconceitos são aplicadosnum ambiente de curso de

capacitação, a percepçãodo profissional ao volantemuda.

Os cursos abordamvários assuntos, em aulasteóricas e práticas, e segun-do a empresa, com resul-tados positivos. A relaçãodos temas é a seguinte:

- Características dossistemas de frenagem e dis-positivos dos diferentes ti-pos de veículos (Minis-trado pelo Gilson Droho-mereschi - Coordenador deManutenção);

- Comportamento domotorista, adversidades dapista e pontos críticos dotrajeto (Ministrado peloCelso Alves Hipólito Barbo-sa (Assessor de Tráfego),Olacid Misael Cunha deOliveira (Assessor de Trá-fego) e Lilian Josebel Ma-chado (Analista de RH);

- Qualidade na presta-ção do serviço e conceitos( Ministrado por ÁlvaroRodrigues - Capelão)

Dez unidades básicasde saúde de Curitiba pas-sam por reformas para ga-rantir melhor qualidade noatendimento. O investi-mento total é de R$ 553,5mil. Até dezembro, das 109unidades municipais de saú-de, 97 serão reformadas.Melhorias no piso, no te-lhado, no forro e na pintu-ra garantirão aos usuáriose profissionais de saúdeambientes mais agradáveise confortáveis.

A US Santa Quitéria, járeaberta, foi a primeira a teras obras concluídas. Até ofinal de maio, as unidadesBairro Alto, Ouvidor Pardi-nho (Centro), Eucaliptos

Curitiba aplica meio milhãode reais na reforma de 10 unidades de saúde

(Boqueirão), Camargo (Ca-juru) e Tancredo Neves(CIC) estarão com a estru-tura readequada para rece-ber os usuários.

“Só as unidades maisnovas não precisam passarpor intervenções na infraes-trutura”, afirma o secretá-rio municipal de Saúde, Adri-ano Massuda. As obras es-tão sendo subsidiadas pelogoverno federal, com o ob-jetivo de reestruturar e for-talecer a Atenção Primáriano Sistema Único de Saúde(SUS) em todo o Brasil.Obras sem interromper

atendimentoOutras quatro unidades

também estão com a refor-

A 5ª Conferência daCidade de Curitiba foi en-cerrado no dia 11 de maiocom aprovação em sessãoplenária de novas propos-tas do Conselho da Cida-de de Curitiba (Concitiba)para o município. As pro-postas foram discutidas eaprimoradas pelos delega-dos da Conferência reuni-dos em grupos temáticosno dia anterior. Entre ostemas debatidos estavamas prioridades quanto àpolítica de desenvolvimen-to urbano, no período de2014 a 2016, no âmbitomunicipal. Também fo-ram aprovadas contribui-ções para as conferênciasestadual e nacional que se-rão realizadas em agostoe novembro de 2013, res-pectivamente.

No âmbito municipal,foram aprovadas dez pri-oridades, com destaquepara o desenvolvimentode uma política de integra-ção da Região Metropoli-tana de Curitiba, uma vezque a capital paranaense eos municípios vizinhosenfrentam problemas co-muns que precisam sersolucionados de formaconjunta. Também foi le-vantada a necessidade decriação de um programapreventivo de manutençãourbana, vinculado às Ad-ministrações Regionais deCuritiba, com o objetivode fiscalizar a qualidadedos equipamentos existen-

ma prevista para este perí-odo: Nossa Senhora da Luz(CIC), Tarumã (BairroAlto), Concórdia e Palmei-ras (ambas no Pinheirinho).Nestas unidades estão pro-gramados a troca de piso,telhado, forro e readequa-ção de espaços.

Inicialmente, não háprevisão de fechamentodas unidades durante asreformas, situação que sódeve ocorrer nos locaisonde o atendimento aosusuários fique comprome-tido. “O objetivo é evitarprejuízos às pessoas quefrequentam essas unidades,mas sabemos que realizaras obras sem interromper

o atendimento acaba do-brando o tempo necessáriopara execução dos traba-lhos”, diz o secretário.

Massuda lembra queuma das diretrizes do pla-no de governo na área daSaúde é reforçar a AtençãoPrimária para facilitar o aces-so e garantir a assistência àpopulação. “Quando o pa-ciente é bem atendido e temseus problemas resolvidosna unidade perto da suacasa, ele não tem necessi-dade de recorrer a um hos-pital ou mesmo uma Unida-de de Pronto Atendimento,que deve ser referência so-mente nos casos realmenteurgentes”, afirma.

tes e mapear a necessida-de de novos serviços.

Em relação à mobili-dade urbana, os delegadossugeriram a criação de umsetor especializado emmobilidade não motoriza-da dentro da Prefeitura deCuritiba que seria respon-sável pelo desenvolvimen-to e implementação de po-líticas públicas para o se-tor. Na área relacionadaao meio ambiente, foi in-dicada como prioridade asolução de conflitos entrea legislação ambiental e alegislação urbanística.

As questões relaciona-das à habitação e à funçãosocial da propriedade dosolo urbano tiveram gran-de destaque nas priorida-des eleitas nos âmbitos mu-nicipal, estadual e federal,evidenciando grande pre-ocupação e interesse da so-ciedade civil organizada emrelação a esse tema. “Fo-ram dois dias de muitosdebates, discussões e gran-de riqueza de contribuições.Todos os representantesdas organizações e entida-des puderam se manifes-tar, trazendo seus pontosde vista, com o interessemaior de contribuir para aqualidade de vida das pes-soas e o desenvolvimentode Curitiba”, avaliou Sér-gio Póvoa Pires, presiden-te da Conferência da Cida-de e do Instituto de Pes-quisa e Planejamento Ur-bano de Curitiba (IPPUC).

A 5ª Conferência da Cidade de Curitiba terminou com aaprovação, em sessão plenária, de novas propostas do

Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) para o município

06 A SEMANA17 a 23 de maio de 2013 Brasil

Falta de PlanejamentoEnquanto as nações

mais ricas estão numa criseeconômica muito intensa oBrasil continua crescendopouco, mas ainda crescen-do, demonstrando que anossa política de adminis-tração dos bancos é melhorque a deles. Os nossos ban-cos estão saudáveis e o en-dividamento do país é sau-dável. Esse é o lado bom.

O lado ruim na nossaeconomia é a falta de visãode longo prazo. É dar umaolhada nas notícias econô-micas para verificar comoestamos atrasados naconstrução de uma infraes-trutura que sustente o cres-cimento num longo prazo.

O congestionamentodos portos e estradas con-tinua. A atual safra conti-nua represada nas fazendas.Simplesmente não existemestradas e portos paratransportar tudo o que opaís produz. Fala-se mui-to, mas pouco é feito.

Nas cidades brasileirasa opção pelo transporte in-dividual é evidente. Tudo éfeito para as pessoas pode-rem comprar o seu carro.Mas não tem ruas e aveni-das para toda essa quanti-

A Secretaria Municipal de Saúde realiza uma novacampanha de vacinação gratuita anti-rábica de cães egatos nos próximos sábados (18 e 25 de maio). A açãoacontecerá nos bairros Cidade Jardim (18) e Borda doCampo (25).

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) pro-move a campanha de vacinação gratuitamente. A vaci-nação será realizada por veterinários e pelos servidoresda UVZ.

Para quem deseja vacinar seus animais, confira abai-xo algumas informações úteis:

- O animal deverá ser levado por adulto;- A vacina é indicada apenas para cães e gatos;- Os animais devem possuir no mínimo três meses

de idade;- Levar a carteira de vacinação do animal (caso pos-

sua);- Animais doentes, em tratamento ou em final de

gestação não serão vacinados;- Os animais deverão ser conduzidos por proprietá-

rios maiores de idade;- Os animais de raças perigosas ou animais bravos,

tais como Rotweiller e Pit Bull devem estar de focinhei-ra, guia/coleira;

- Os gatos deverão ser conduzidos de preferênciaem caixas de transporte ou envoltos em panos, pois,devido à presença de cães poderão fugir;

- Os proprietários deverão levar sacolas plásticaspara recolhimento de fezes do animal;

- Não serão fornecidas vacinas para levar para casa;- Não serão realizadas consultas pelos médicos ve-

terinários no local.

Vacinação anti rábica – Cidade JardimData: 18 de maioHorário: das 10horas às 16horasEndereço: Rua das Nações Unidas, 363 – Cidade

Jardim

Vacinação anti rábica – Borda do CampoData: 25 de maioHorário: das 10horas às 16horasEndereço: Estrada da Roseira, 5800 – São SebastiãoLocal: Sub-prefeitura da Borda do CampoPara mais informações, entre em contato com Uni-

dade de Vigilância de Zoonoses da Secretaria de Saúdepelos telefones 3384-1228/ 3382-2839.

dade de novos carros. Ossistemas de transporte pú-blico não acompanham ocrescimento do país. Ostempos de deslocamentosaumentam todos os diasnas grandes cidades brasi-leiras e também nas estra-das.

O sistema de produçãode eletricidade está a pontode entrar em colapso. Porpouco não entramos em ra-cionamento de energia elé-trica em 2013. As chancesque venha a falta energiaelétrica em 2014 são bas-tante altas. Todo o sistemaestá trabalhando no limite,não existe nenhuma folga.

É evidente que falta aoatual governo uma visão delongo prazo, da construçãode um futuro. Tudo é feitovisando o curto prazo. Éuma corrida do dia a diapara apagar incêndios. Deincêndio em incêndio a eco-nomia entrará em colapso.

O que é preciso fazeré mudar o ponto de obser-vação. Pensar o Brasil, oestado, a cidade e o bairroa longo prazo. Não é pos-sível imaginar que o país vaiter um crescimento susten-tável com a atual infraes-

trutura. Logo o crescimen-to vai parar.

O transporte nas cida-des não pode ter como pri-oridade o transporte indivi-dual, simplesmente nãoexiste espaço nas cidadespara isso. As pessoas atévão comprar carros, masnão conseguirão andar comeles. Os investimentos emtransporte público são ca-ros e difíceis de implantar.Não se consegue construirsistemas de metrô em anos,são necessárias décadas.

Portos, rodovias e fer-rovias são mais rápidos deserem construídos. Em al-guns anos é possível cons-truir novas redes. A dificul-dade está em se conseguiros recursos e sua obtençãoé prioridade. O governo atualtende a reagir muito às de-mandas imediatas. Distri-buir cargos para os aliadospolíticos é uma prioridade.Aumentar o quadro de fun-cionários é uma forma deconquista de novos caboseleitorais. Tudo é feito paraganhar as próximas eleições.

Para construir umnovo país é preciso deixaras próximas eleições delado. Deixar os amigos pro-

curarem emprego no setorprivado e reduzir a quanti-dade de funcionários públi-cos. Tudo ao contrário queo atual governo está fazen-do.

Quando o governo au-menta o quadro de minis-tros ou de secretários paraacomodar os seus aliadospolíticos está colocando aconstrução da nova infra-estrutura de lado,está au-mentando o caos no trân-sito nas grandes cidades, oengarrafamento nos portos.

É evidente que os ob-jetivos de curto prazo es-tão dominando a gestãopública. Perdeu-se a capa-cidade de construção doamanhã. Tudo são acordospolíticos do curto prazo.Com esse tipo de gestãopública as crises aumenta-rão. Não tem como ser di-ferente. Não existe plane-jamento, tudo é apagar in-cêndios.

É evidente que essarealidade tem que mudar. OBrasil precisa crescer. Omundo político precisa sercontido por uma nova ge-ração de políticos que co-loque o Brasil em primeirolugar. (CG)

Prefeitura de SJP realizacampanha de vacinação

anti-rábica nosbairros Cidade Jardim e

Borda do Campo

Brasília(ABr) - Pacien-tes com câncer deverão ini-ciar o tratamento até 60dias após o registro da do-ença no prontuário médico.A regulamentação da Lei12.732/12, que determina oprazo, foi detalhada nestaquinta-feira (16) pelo Mi-nistério da Saúde. A legis-

Câncer: entra em vigor no dia 23lei que garante início do tratamento em até 60 dias

lação entra em vigor no pró-ximo dia 23. Na tentativade auxiliar estados e muni-cípios a gerir os serviçosoncológicos da rede públi-ca, a pasta anunciou a cri-ação do Sistema de Infor-mação do Câncer (Siscan).

Dados do Instituto Na-cional do Câncer (Inca) in-

Costa do Sauípe (BA)– Estudantes beneficiadospelo programa governa-mental Bolsa Família nasregiões Norte e Nordestetêm rendimento melhor doque a média brasileira noensino médio. A taxa deaprovação desses alunos é82,3% no Norte e 82,7%no Nordeste, enquanto ataxa brasileira é 75,2%.

Rua Itália, 156 - Nações - FRG - 3627-2501

Precisando dePrecisando dePrecisando dePrecisando dePrecisando de

uma força?uma força?uma força?uma força?uma força?

A Sculptor te dá!A Sculptor te dá!A Sculptor te dá!A Sculptor te dá!A Sculptor te dá!

Alunos beneficiados pelo Bolsa Família no Norte eNordeste têm aprovação maior que média brasileira

Os números são docruzamento de dados de2011 do Ministério da Edu-cação (MEC) e do Minis-tério do DesenvolvimentoSocial e Combate à Fome(MDS) apresentados dia 16pela ministra do Desenvol-vimento Social, TerezaCampello, no 14º FórumNacional dos DirigentesMunicipais de Educação da

União Nacional dos Diri-gentes Municipais de Edu-cação (Undime).

“Os mais pobres tive-ram um desempenho me-lhor do que a média”, cons-tata Tereza Campello. “Nãosó conseguimos garantirque essas crianças não sai-am mais da escola, masconseguimos garantir queelas consigam ir melhor na

escola”. Ela atribui o ren-dimento ao fato de que osestudantes beneficiadospelo programa não podemter uma taxa de frequênciainferior a 85%. Para os de-mais alunos, a taxa é 75%.“Além disso, esses estu-dantes são superestimula-dos, as famílias entendemque é um ganho muito gran-de”, diz a ministra.

dicam que aproximadamen-te 518 mil novos casos dadoença devem ser registra-dos no Brasil este ano. A pre-visão é que 60.180 homenstenham câncer da próstatae 52,6 mil mulheres sejamdiagnosticadas com câncerda mama.

Em 2010, o país regis-

trou 179 mil mortes em de-corrência da doença. Ocâncer dos brônquios e dopulmão foi o tipo que maismatou (21.779), seguido docâncer do estômago(13.402), de próstata(12.778), de mama(12.853) e de cólon(8.385).

07Mundo A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

Crise na Europa deveprovocar quebradeira de bancos

Economia e seus reflexos• Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

(CNA) prevê que o crescimento da produção e o elevado pata-mar de preços de commodities como soja e milho poderãolevar o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária do país aR$ 435 bilhões em 2013, 9,9% mais que em 2012.

• O VBP da agricultura foi projetado pela entidade em R$269,4 bilhões, um crescimento de 10,5% em relação ao anopassado. A recuperação da safra de grãos é a grande respon-sável pela alta prevista. Segundo a Companhia Nacional deAbastecimento (Conab), a colheita chegará ao recorde de 184,15milhões de toneladas nesta safra 2012/13, 10,8% acima de2011/12.

• A Secretaria de Relações Internacionais do Ministé-

rio da Agricultura, Pecuária e Abastecimento informou queas exportações brasileiras do agronegócio somaram 99,6 bi-lhões de dólares no período de 12 meses encerrados em abril,alta de 4,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. Asimportações caíram 6,5% de maio de 2012 a abril deste anoem comparação com o mesmo período anterior e somaram16,5 bilhões de dólares. A balança comercial do agronegócioregistrou um saldo positivo recorde de US$ 83,1 bilhões dedólares nos últimos 12 meses.

• O Itaú Unibanco confirmou a compra da Credicard por2,7 bilhões de reais. A operação envolve a compra da marcaCredicard, do banco Citicard e da promotora Citifinancial, com96 pontos de venda. A transação envolve ainda uma carteira decrédito de 7,3 bilhões de reais, com uma base de 4,8 milhõesde cartões de crédito.

• Os bancos espanhóis preparam-se para sofrer umnovo impacto financeiro, uma vez que o Banco da Espanhaaumenta as pressões para que registrem baixas contábeis novalor de suas carteiras, com 200 bilhões de euros em créditosreestruturados a empresas e pessoas físicas em dificuldadesno país.

• As instituições financeiras espanholas refinanciaramcerca de 14% de sua carteira total de créditos, o equivalente a208,2 bilhões de euros. As instituições de crédito, no entanto,continuam a tratar mais de 40% de todos seus créditos reestru-turados como se fossem normais, o que significa que evitamfazer provisões contra perdas.

• O presidente-executivo do HSBC, Stuart Gulliver, re-conheceu que o banco pode enfrentar dificuldades para cum-prir a meta de atingir de 12% a 15% de retorno sobre o capitalem 2013.

• O HSBC informou que cortará cerca de 14 mil empregosglobalmente como parte do esforço para economizar até 3 bi-lhões de dólares e aumentar a distribuição de dividendos paraos acionistas.

• A Eurostat, agência europeia de estatísticas, informouque a economia da zona do euro encolheu mais que o espera-do nos três primeiros meses do ano, estendendo a recessãopelo sexto trimestre e aumentando a pressão sobre os líderesdo bloco para estimular o crescimento. O Produto Interno Bruto(PIB) dos 17 países da região recuou 0,2%, após queda de0,6% no último trimestre do ano passado.

• O Instituto Italiano de Estatística (Istat) informou que oPIB da Itália teve uma redução de 0,5% no primeiro trimestrede 2013 em relação ao trimestre anterior e que é o sétimotrimestre consecutivo em queda. Situação parecida com estanunca foi registrada desde 1990, quando começaram as pes-quisas estatísticas.

• Instituto Nacional de Estatística de Portugal (INE)informou que economia portuguesa continua a encolher a ritmoacelerado. No primeiro trimestre deste ano, o PIB registou asegunda maior queda desde 1978 e caiu 3,9% em relação aomesmo período do ano passado. A maior queda ocorreu apósa falência do Lehman Brothers, quando a economia portuguesaencolheu 4,1% em 2008.

Finalmente a Europacomeça a se mover na dire-ção de resolver a crise ban-cária. O modelo será Chi-pre, ou seja, os depósitos eaplicações acima de 100 mileuros (260 mil reais) pode-rão sofrer confisco para sal-var um banco da falência.O mais provável, no caso dequebra de um banco, é quedepósitos acima de 100 mileuros só sejam recuperadosparcialmente anos à frente.

Os governos desistiramde injetar dinheiro públicopara salvar os bancos. Ago-ra os ricos vão pagar a contada crise financeira. É umamudança de rumo radical.Até agora quem estava pa-gando a conta eram os maispobres. O desemprego eraa consequência da reduçãode despesas dos países emcrise. O corte de despesasera a imposição da troica -Comissão Econômica Euro-peia, Banco Central Europeue o Fundo Monetário Inter-nacional (FMI) - para ten-tar reduzir o endividamentode alguns países.

Definida a estratégia aaplicação deve ser rápida. Omais provável é que seja

O plantio da safra nor-te-americana está bem atra-sado. A primavera está maisfria que o costume e tam-bém mais chuvosa, o queestá impedindo os fazendei-ros de plantarem a safra degrãos. As próximas duassemanas serão decisivaspara determinar a produtivi-dade da safra norte-ameri-cana. As possibilidades dequeda da produtividade sãobastante altas. O mercadoficou nervoso e os preçoscomeçaram a subir forte.

Além da seca, de tem-pos em tempos os EstadosUnidos sofrem grandes en-chentes que atingem emcheio o seu sistema agríco-la e também o de transportede grãos. O território norte-americano é cortado de nor-te-sul por dois rios: o Mis-sissipi e o Missouri que sãorios largos e pouco profun-dos. Quando ocorrem en-chentes esses atingem gran-des áreas de plantio e inter-rompem o sistema de expor-tação de grãos. Faz tempoque não ocorrem grandesenchentes nos Estados Uni-dos. Olhando o histórico ve-mos que elas são bem maisfrequentes que imaginamos.

decretado feriado bancáriona Europa inteira. Muitosbancos vão ser fechados.Alguns conseguirão sobre-viver à crise e voltarão acrescer.

A crise econômica quese arrasta desde 2007 de-monstrou que não é commedidas paliativas que seresolve uma crise bancá-ria. É preciso cortar nacarne, no caso nos depó-sitos bancários das pesso-as mais ricas.

Para os brasileiros maisvelhos não há nada de novo.Eles viveram muitas crisesbancárias. Quem se lembrado Banestado e do Bame-rindus? Eram bancos para-naenses que não existemmais. Foram vendidos aoutros grupos econômicos.E o confisco dos depósitosfeitos pelo governo Collor,que num só dia travou to-dos os recursos bancáriosacima de 50 mil reais.

É o que vai acontecerna Europa. Muito da rique-za já foi destruída na espe-culação financeira. Só faltaescolher como se vai pagara conta. No início os go-vernos achavam que pode-

riam empurrar o problemacom a barriga, e uma gran-de quantidade de dinheiro foiemprestado aos bancoscom juros reais negativos.Nem assim a situação me-lhorou. Todo o mundo estádesconfiado dos balançosdos bancos. A economianão anda, pois não existecrédito para as pequenasempresas.

O confisco dos depó-sitos de aplicações acima de100 mil euros é uma medi-da necessária para a recu-peração do sistema bancá-rio europeu e também paraa sua economia. Muitas for-tunas vão virar pó. O valordos salários na Europa vaicair. O euro vai se desvalo-rizar em relação ao dólar eoutras moedas, até em rela-ção ao real. Ficará mais ba-rato ir para a Europa quepara os Estados Unidos. Aclasse média brasileira vaidescobrir Paris.

Passado o susto a po-pulação europeia vai seacostumar às novas condi-ções de vida. A Europa en-frentou grandes crises,sempre saindo mais forteque entrou. Para o Brasil vai

ser um grande susto, pois asua posição na economiamundial vai mudar rapida-mente. Logo passaremos aser a 4ª economia do mun-do. É uma posição que nãoestávamos esperando.

Os investimentos noBrasil vão aumentar bastan-te. As exportações dos pro-dutos agrícolas são umagarantia para o crescimen-to da nossa economia. Anecessidade de construiruma nova infraestrutura noBrasil é premente.

Por incrível que pareçao Brasil vai aumentar osseus investimentos na Eu-ropa. As empresas europei-as ficarão muito baratas. Vaiaumentar muito a integraçãoeconômica do Brasil com ospaíses europeus, principal-mente os latinos.

As empresas europei-as têm tecnologia e pesso-al para executar constru-ção de uma nova infraes-trutura, virão para o Brasilcom mala e cuia. Os euro-peus vão migrar para o Bra-sil e o Brasil vai investir emempresas europeias, esseserá o saldo dessa crise fi-nanceira na Europa. (CG)

A Safra Norte-AmericanaNesses momentos de

incerteza é preciso ter muitacalma, pois o quadro doplantio pode reverter de ummomento para outro. Oque faz diferença nesse anosão os estoques que estãomuito baixos principalmen-te os do milho e o da soja.A safra sul-americana estáembarcando muito lenta-mente nos navios. O gar-galo do sistema logístico doBrasil já virou piada inter-nacional. Compara-se oBrasil com a África, comtoda a razão, por causa dasineficiências dos portos.

Para complicar maisainda a safra da Argentinaserá menor do que a esti-mada. A queda da produti-vidade foi bem maior emvirtude da falta de chuvas edo plantio tardio. Paraacrescentar o quadro de in-certezas o mercado negrona Argentina explodiu. Hojeo dólar vale mais de 10 pe-sos, o dobro da cotaçãooficial tornando as expor-tações pouco atrativas. Émuito provável que o go-verno argentino tenha quefazer uma desvalorizaçãodo peso. Mas ele só faráapós as eleições que ocor-

rerão em outubro. O quecoloca em risco o plantio dapróxima safra argentina.

Todo esse quadro des-favorável ainda não foi com-putado pelo serviço de pre-visão de safras do Departa-mento de Agricultura dosEstados Unidos, que funci-ona com um termômetro domercado mundial de grãos.

Para o Brasil uma novaquebra da safra norte-ameri-cana seria um segundo im-pulso para o aumento da áreaplantada. Um crescimento daárea plantada de 10% para opróximo ano seria uma pre-visão conservadora. O desa-fio maior é aumentar a pro-dutividade que nos últimosdois anos ficou abaixo damédia. No ano passado tive-mos uma severa seca no sule neste ano o clima foi regu-lar. Em alguns lugares teveuma leve seca,o que resultounuma safra de 185 milhõesde toneladas de grãos.

Uma safra excepcionalestá começando a se formarpara o ano que vem. Os pre-ços já começam a subir, aintensão do plantio é de au-mento de área e o aumentode produtividade pode serde mais de 10%, se o tem-

po ajudar. Os investimentosem tecnologia estão sendointensos. A venda de máqui-nas agrícolas aumentou em30%, o que levaria a safrabrasileira para acima de 200milhões de toneladas, talvezaté chegue perto de 220milhões. Seria o colapso to-tal da nossa infraestruturade exportação, num ano deeleições presidenciais.

O apagão da infraestru-tura seria para o PT o quefoi o apagão elétrico para oPSDB: o motivo para a tro-ca de governo, pois após 10anos de governo o PT pou-co fez para melhorar a in-fraestrutura do país.

Concertar essa deficiên-cia vai levar tempo, pelo me-nos quatro anos para que oBrasil duplique a sua capaci-dade de exportação de grãos.É algo que deve ser feito commuita urgência, pois a pres-são mundial por mais alimen-tos deve aumentar.

Nesse cenário de aumen-to da produção agrícola e cri-se bancária nos países maisricos a posição econômicado Brasil deve melhorarbastante, atraindo um mai-or volume de capitais paraeconomia brasileira. (CG)

08 A SEMANA17 a 23 de maio de 2013 Política

Deputado Toninho confirmapresença no Encontro Estadual

com Prefeitos e Prefeitas do Paraná

Vereadores de Curitibaquestionam secretário a

respeito do projeto do Metrô

O deputado estadualToninho Wandscheer (PT)confirmou a presença noEncontro Estadual comPrefeitos e Prefeitas doParaná. Evento está confir-mado para o dia 17 de maioàs 8 horas, no Expotradeem Pinhais.

Participam os ministrosparanaenses Gleisi Hoff-mann (Casa Civil), PauloBernardo (Comunicações)e Gilberto Carvalho (Secre-taria Geral da Presidênciada República). Além deles,deverão estar em Pinhais osministros Alexandre Padilha

Toninho Wandscheer que foi prefeito durante oito anos em FazendaRio Grande, hoje deputado estadual estará presente no evento

(Saúde), Ideli Salvatti (Se-cretaria de Relações Insti-tucionais da Presidência daRepública), Miriam Belchi-or (Planejamento), Fernan-do Coelho (Integração),Aguinaldo Ribeiro (Cida-des) e Gastão Dias Vieira(Turismo).

A ministra-chefe daCasa Civil, Gleisi Hoff-mann, apoia o evento e res-salta a importância deações como essa para oEstado. “Como paranaen-se, é muito bom saber queos municípios estão rece-bendo esse apoio do Go-

verno Federal, que além deimplantar programas e des-tinar recursos, faz orienta-

ções sobre gestão e acom-panha a aplicação dessesrecursos", destacou.

A construção e aplica-ção de políticas públicas efe-tivas para o combate à ex-ploração sexual de criançase adolescentes durante aCopa do Mundo de 2014motivou reunião no Plenari-nho da Assembleia Legislati-va na manhã desta quarta-feira (15). Uma carta com-promisso também foi pro-posta para que as esferas degoverno façam de fato o de-vido enfrentamento da ques-tão. O documento foi elabo-rado pelo Fórum Estadualdos Direitos da Criança e doAdolescente do Paraná.

Comissão de Direitos Humanos debatecombate à exploração sexual de crianças e

adolescentes durante a Copa

Após mais de 41 ho-ras de debate em dois diasde votação, o Plenárioconcluiu na última quin-ta-feira (16) a análise daMedida Provisória dosPortos (MP 595/12), queestabelece novas regraspara as concessões e au-torizações de portos pú-blicos e terminais priva-

A Câmara Municipalrecebeu, na sessão da úl-tima quarta-feira (15), avisita do secretário de Pla-nejamento e Gestão daprefeitura, Fábio DóriaScatolin, que veio à Casafalar sobre a implantaçãodo Metrô de Curitiba eesclarecer os vereadoressobre o Procedimento deManifestação de Interes-se (PMI), lançado pelaprefeitura para convocarinteressados em aprofun-dar os estudos e apresen-tar alternativas para umprojeto mais consistente.

Scatolin detalhou aosvereadores como a pro-posta herdada da gestãoanterior foi construída eindicou as falhas que fo-ram verificadas por umacomissão de revisão, insti-tuída no inicio do ano peloprefeito Gustavo Fruet. Osprincipais problemas, rela-tou, estão no orçamento daobra, na projeção da de-manda de passageiros, queteria sido superestimada, eos métodos construtivossugeridos, consideradosinadequados.

Apesar das críticas,Scatolin negou que a atu-al administração tenha in-teresse em abandonar oprojeto. “Nós estamosmantendo 80% do plane-jamento anterior, a come-çar pelo traçado, que nãosofrerá alterações. Nãoestamos abandonandonada, mas sim, aperfeiço-ando. Sem uma pesquisa

de origem e destino, nãoé possível discutir outrostraçados. Contudo, comos dados disponíveis atu-almente, sabemos que oeixo norte-sul é o queapresenta a maior deman-da de passageiros”, afir-mou.

Fábio Scatolin acres-centou que a prefeituraestá comprometida com oprojeto, mas garantiu queo prefeito terá cautela natomada de decisões. “Nãopodemos entrar em umaaventura. Nós teremosmetrô apenas se o projetofor viável, considerandoas perspectivas técnicas eeconômicas. Quem quiserver o que não deve ser fei-to, vá a Salvador (BA). Láestão 6 km de obra para-da e os trens estão apo-drecendo”, lamentou.

O presidente da Co-missão de Urbanismo eObras Públicas, JonnyStica (PT), também co-mentou sobre o projeto dagestão anterior, que teriasido construído com pou-cos estudos técnicos ebaixa participação popular.“A maior parte do metrôseria edificada com a téc-nica Cut and Cover (ca-var e cobrir), o que trariaum grande impacto ambi-ental, além de problemaspara a mobilidade urbanae para as atividades co-merciais. É uma das op-ções mais baratas, mastraria graves transtornosà cidade”.

“Discutir a temáticade enfrentamento é impor-tante. Como produto destaaudiência elaboramos umacarta compromisso paraimplantação de políticaspúblicas. É preciso que sedê visibilidade ao assunto eque existam ações de for-ma articulada pelo poderpúblico, principalmente fa-zendo valer a legislação.Esta iniciativa de audiênciaé fundamental para pensar-

mos nestas questões”, dis-se a representante do Fó-rum, Geliane Quemelo.

A reunião foi propostapela Comissão de DireitosHumanos e Cidadania daAssembleia Legislativa. Se-gundo o presidente da co-missão, deputado TadeuVeneri (PT), o objetivo éque o tema seja levando emconta não apenas durantea Copa do Mundo, maspermanentemente, para um

combate efetivo da explo-ração sexual. “Que a gentepossa dar suporte àquelesque vivem em situação devulnerabilidade. Que a redede proteção às crianças eadolescentes de fato acon-teça. Antes mesmo da Copatemos que fazer campa-nhas educativas e promo-ver esta integração para ocombate aos abusos comnossos meninos e meni-nas”, afirmou.

Câmara dos Deputados aprovaredação final da MP dos Portos

dos. “Se houve um vence-dor, foi o debate, a contro-vérsia, a formação demo-crática, a lealdade da basedo governo, a valentia daoposição e a responsabili-dade de todos os parlamen-tares”, disse o presidente daCâmara, Henrique EduardoAlves. O objetivo principalda medida é dar maior com-

petitividade ao setor por-tuário. Texto aprovado é orelatório da comissão mis-ta que analisou a MP, alte-rado por uma emenda etrês destaques. O texto se-guiu para o Senado e pre-cisava ser votado até meia-noite(após fechamento daedição) para que a MP nãoperdesse a validade.

09Geral A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

10 A SEMANA17 a 23 de maio de 2013 Cidades

Prefeito Setim premia campeões dos Jogos EscolaresA Prefeitura de São

José dos Pinhais, através daSecretaria de Esporte e La-zer (SEMEL), realizou nes-ta quarta feira (15), a en-trega do troféu dos JogosEscolares-2013 para o Co-légio Estadual Barro Preto,campeão geral dos jogos.

O Colégio Estadual Bar-ro Preto se sagrou tricam-peão consecutivo da etapamunicipal dos jogos esco-lares na última edição queaconteceu de 12 a 25 deabril.

“É um prazer enormereceber esse troféu, prin-cipalmente devido às difi-culdades que encontramosno nosso espaço físico. Osalunos se esforçaram mui-to, e acredito que isso osfez vitorioso. Temos mui-

to apoio do nosso diretor,que esta sempre motivan-do, e claro, a dedicação dosalunos”, declarou o profes-sor de Educação Física etreinador, Sidney Francis-co Moro.

O Prefeito Luiz CarlosSetim ressaltou a importân-cia do esporte, e declarou:“Parabenizo a todos vocêspela vitória, pois pela infra-estrutura de vocês, acredi-to que tenha sido muito tra-balho. São José dos Pinhaisse orgulha de alunos comovocês, e vocês merecem,pois são persistentes e bonsatletas. Parabéns tambémaos professores que sãograndes apoiadores desseprojeto”, e encerrou incen-tivando os alunos: “Pode-mos começar a preparar a

nossa seleção municipal”. “Cumprimento a todos

pelo trabalho, pois ser cam-peão não é fácil, tricam-peão então, é mais difícilainda. Mas com muito tra-balho e motivação nósconseguimos o que alme-jamos”, disse o vice-prefei-to Toninho da Farmácia, ecompletou: “Vocês ajudama construir a história donosso município. Desejoa vocês muita sorte e su-cesso, e que Deus osabençoe. E que no ano quevem possamos comemo-rar o tetra”, brincou.

O Secretario de Espor-te e Lazer, Tiago Buhrer,também fez uso da pala-vra para parabenizar osvencedores: “Vocês sãodestaque na etapa munici-

pal, e esperamos que vo-cês sejam destaques tam-bém na próxima fase. Que-ro agradecer-los e também

toda a equipe do Departa-mento de Esporte que tra-balhou dia e noite na orga-nização dos jogos. A Se-

cretaria de Esporte e La-zer estará sempre a dispo-sição de vocês”, ressaltouBuhrer.

A partir da próximasessão ordinária da Câ-mara de Vereadores deMandirituba do dia (21),qualquer pessoa que tenhaacesso a internet poderáacompanhar ao vivo assessões do legislativomunicipal,que acontecemtodas as terças-feiras apartir das 19h, através darede mundial de compu-tadores.

O sistema da TV Câ-mara consiste em duascâmeras de vídeo comtecnologia digital e padrão

Tolardo, Francisco Bührer e CassioTaniguchi falam sobre a

industrialização de Quatro Barras O prefeito de Quatro

Barras, Loreno Tolardo, eo deputado estadual Fran-cisco Bührer, se reuniramnesta segunda-feira (13)com o secretário de Esta-do do Planejamento, Cas-sio Taniguchi, no Paláciodas Araucárias, para falarsobre a industrialização dacidade.

Também participaramdo encontro o chefe de ga-binete da Secretaria, PauloBase; o chefe de gabinetede Quatro Barras, RonaldoLoures Rocha; o coordena-

Sessões da Câmara deMandirituba serão transmitidasao vivo a partir de terça-feira

de alta definição, um su-porte articulado que permi-te operar a câmera a dis-tância, além do novo pro-jeto acústico implantandocom novas caixas e mesade som.

Com esta iniciativa opresidente do legislativomunicipal Celso Luis Ma-chado, pretende aproximarmais a relação entre a po-pulação e o poder público,“Gostaria primeiramente deagradecer o bom públicoque tem acompanhado nos-sas sessões de terça-feira,

desde janeiro o plenárioestá sempre movimenta-do. Passado os primeirostrês meses como presi-dente eu e toda a equipetomamos conhecimentodos trabalhos que a Câma-ra vinha desenvolvendo,agora já podemos colocarem prática as melhorias eos projetos que tem comofoco o melhor para a po-pulação, a exemplo da TVCâmara e as sessões iti-nerantes que serão reali-zadas nas comunidades”,comentou o presidente.

dor de Indústria e Comér-cio, Frederico Bernardi; e osecretário de Saúde, Dr. Ju-lio Lopes.

Tolardo enfatizou queuma das metas da gestão éampliar o crescimento orde-nado, através da instalaçãode empresas não poluentese da geração de novos pos-tos de trabalho, como for-ma de desenvolvimento lo-cal. A meta, segundo ele,além de dinamizar a econo-mia e fomentar a geração deempregos, é ampliar a arre-cadação municipal, permitin-

do mais investimentos emáreas como saúde, educa-ção e infraestrutura urbana.“Estamos pleiteando apoioneste sentido, até porque oGoverno do Estado com-partilha esta visão de cres-cimento”, disse.

O deputado FranciscoBührer citou o empenho doprefeito e da equipe, e des-tacou a importância da jun-ção de esforços neste sen-tido. “É uma soma entremunicípio, Estado e lide-ranças, em prol da melho-ria das cidades”, comentou.

O Colégio Estadual Barro Preto se sagrou tricampeão consecutivo da etapa municipal

11Geral A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

12 A SEMANA17 a 23 de maio de 2013 Saúde

PPPPPAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOAPO SÉRIOCom: Daniela Bispo

Cref: 013091G/PR

Hábitos simples garantem saúde dos olhos

Parou de ganharmassa magra?

Dicasde saúde:

Dengue preocupa também no inverno

Dados da Agência Internacional de Prevenção à Cegueira estimamque, no Brasil, 33 mil crianças são cegas por doenças oculares que poderiam ter sido

evitadas ou tratadas precocemente

Combate à doença deve ser mantido para evitar epidemia noverão. Ovos podem durar mais de um ano

A visão é um dos cin-co sentidos mais importan-tes, mas nem sempre noslembramos de cuidar destaparte tão sensível do nos-so corpo. Para que seja pre-servada, a saúde dos olhosdepende de cuidados sim-ples, tais como alimentaçãobalanceada, higiene, exa-mes preventivos, atençãoao histórico familiar, usode óculos escuros paraproteger dos efeitos noci-vos dos raios solares, alémde atenção às condições doambiente de trabalho.

"Um exame oftalmoló-gico completo é o únicopasso seguro para checara saúde dos olhos, tanto nainfância, quanto na vidaadulta", alerta a médica Ta-nia Schaefer. Ela lembraque, dados da Agência In-ternacional de Prevenção àCegueira, ligada à Organi-zação Mundial de Saúde(OMS), estimam que, noBrasil, 33 mil crianças sãocegas por doenças ocula-res que poderiam ter sidoevitadas ou tratadas preco-cemente. Um levantamen-to do Conselho Brasileirode Oftalmologia (CBO) re-alizado em 2012 tambémestimou que, no país, o to-tal de cegos é de 1,2 mi-lhão de pessoas. A estima-tiva de cegueira cresce ex-ponencialmente em funçãoda idade, chegando a ser de15 a 30 vezes maior empessoas com mais de 80anos do que na populaçãocom até 40 anos de idade.

Veja dicas simples que

podem contribuir para manu-tenção das saúdes dos olhose lembre-se sempre de pro-curar um médico oftalmolo-gista para quando surgiremsintomas como vista cansa-da, coceira, irritação ou difi-culdade em focar imagens.

Prevenção: visite regu-larmente o oftalmologista efaça exames preventivos;sintomas que trazem incô-modos à visão não devemser negligenciados; mantenhaa higiene das mãos e evitetocar os olhos, para afastarriscos de infecções virais.

Proteção: em nenhu-ma hipótese compre oufaça uso de óculos de grausem orientação médica.Certifique-se que os ócu-los escuros têm realmenteproteção para os raios ul-travioletas. A mesma aten-ção deve ser dada quandose decide usar lentes decontato, que devem seradaptadas e recomendadasexclusivamente pelo médi-co oftalmologista, os danospodem ser irreversíveis;

Hereditariedade: éessencial conhecer o histó-rico familiar, já que muitasdas doenças oculares sãohereditárias. Se um paren-te teve alguma patologiadiagnosticada, a atenção ecuidados devem ser redo-brados.

Alimentação: Umadieta equilibrada também éessencial para manter olhossaudáveis. Nutrientescomo a Zeaxantina e Lute-ína previnem o envelheci-mento da visão e o surgi-

mento da catarata. Eles es-tão presentes em folhasverde-escuras, como acouve, espinafre, rúcula etambém nos ovos. Uma di-eta rica em vitaminas A e Ctambém têm ação positivano funcionamento e pre-venção da degeneração dosolhos. Consuma oleagino-sas, como castanhas,amêndoa, macadâmia, ce-reais integrais, batata doce,óleos vegetais (óleo de gi-rassol, de macadâmia, azei-te) e peixes, além de frutascítricos, como laranja, li-mão, abacaxi e acerola, alémde a goiaba. O ômega 3 pre-sente no salmão, atum, sar-dinha e linhaça, bem comoo Zinco encontrado em se-mente de abóbora, sementede girassol, castanha,amêndoa, ostras, frango eleguminosas, como feijão,ervilha, lentilha e grão debico também é indicado.

Diabetes: Um pacien-te diabético tem quase 30vezes mais chance de tor-nar-se cego, se compara-do a um paciente não dia-bético. O Conselho Brasi-leiro de Oftalmologia esti-ma que, cerca de 50% dosportadores de diabetes de-senvolverão algum grau deretinopatia diabética ao lon-go da vida. Portanto, con-trolar o peso é essencialtambém à saúde dos olhos.

Tabaco: Fumantesapresentam um risco duasvezes maior de desenvolvercataratas, e três vezes mai-or de apresentar degenera-ção macular. Os efeitos

nocivos do cigarro tambémestão associados com aqueda das pálpebras, quederiva em outras doenças,como diminuição do cam-po visual e aparecimento daoftalmopatia de Graves.

Tecnologia: passarhoras na frente do compu-tador traz danos a visão,como secura lacrimal e vis-ta cansada. Na medida dopossível, faça pequenos in-tervalos, saindo da frentedo computador. O ambien-te de trabalho também teminfluência em nossos olhos.Informe-se sobre ergoftal-mologia e como adequarluminosidade e mobiliáriopara não fadigar a visão.

Lentes de contato:confie a um oftalmologistaa indicação da lente de con-tato certa para seu caso.Hoje existem materiais eformatos que garantemconforto e liberdade paratodo tipo de usuário, masapenas o médico é quemtem habilidade para melhoradaptar a lente às suas ne-cessidades. Não durma delente sem consultar seumédico oftalmologista.Como os olhos precisamde oxigênio o ideal, nestecaso, é usar lentes que te-nham permeabilidade aooxigênio acima da necessi-dade mínima da córnea e,para isso, um exame oftal-mológico permitirá umarecomendação segura. Cui-dado com a contaminaçãona hora da limpeza: use ape-nas os produtos indicadospelo seu médico.

Mesmo com as baixastemperaturas e a aproxima-ção do inverno, os cuida-dos no combate ao mosqui-to da dengue devem sermantidos. Embora a proli-feração seja mais propíciadurante o calor, a estaçãomais fria é ideal para inten-sificar o combate aos fo-cos do Aedes aegypti e ado-tar cada vez mais medidaspreventivas.

"Eliminando os cria-douros nessa época do ano,aumenta-se a possibilidadede garantir um verão livrede uma epidemia e da pro-liferação em maior escala.",destaca Adriana Piemonte-ze, Coordenadora Operaci-onal da Biotrat - empresado Grupo PoliService, es-

pecializada no controle depragas. Segundo a especi-alista, apesar de as chuvasserem mais escassas de astemperaturas serem bemmais baixas no inverno,existem outros fatores quecontribuem para a prolife-ração dos mosquitos, umavez que, geralmente, a po-pulação fica menos alerta eos focos da doença nos jar-dins e quintais acabam au-mentando em função dodescuido.

Os ovos podem sobre-viver por mais de um anoàs condições mais adver-sas, até eclodirem ao entra-rem em contato com aágua. "O cuidado, portan-to, deve ser redobrado e asações para o combate à

dengue devem ser cons-tantes", alerta Piemonteze.Para a especialista "o maisimportante é prevenir queestes mosquitos se repro-duzam, evitando objetosque possam conter águaparada, pois a fêmea domosquito pode voar até 3km à procura de um localpropício para depositar seusovos, geralmente próximoda superfície e nas bordasinternas dos recipientes",ressalta.

Ajude a combater adengue, confira as

dicas:• Evite deixar água pa-

rada em qualquer recipien-te, por menor que seja;

• Proteja os pneus daágua da chuva e cuide para

que não acumulem água;• Limpe as calhas, pe-

riodicamente;• Limpe os reservató-

rios de água, como caixasd'água, galões e tonéis,mantendo-os sempre bemfechados;

• Vistorie os jardins equintais periodicamente;

• Guarde latas e garra-fas com a boca para baixo;

• Evitar acumular lixose utensílios sem uso nosquintais;

• Cuide das plantas or-namentais e coloque areiaem seus pratinhos, evitan-do o acúmulo de água;

• Jogue desinfetante quin-zenalmente nos ralos exter-nos das edificações e nos in-ternos pouco utilizados.

Muitas pessoas se perguntam por que seus mús-culos pararam de crescer, mesmo se estão treinandopesado. Se você é uma delas, veja as principais razõesque fazem com que isso aconteça.

* RECUPERAÇÃO MUSCULAR - Toda vez quevocê treina intensamente, ocorre micro-rupturas nasfibras musculares e é como se seus músculos estives-se "machucados". Dessa forma, eles precisam se recu-perar dos danos que lhe foram causados, e é exata-mente isso que os fortalece e faz com que eles cres-çam. Porém, se você não der o tempo para que eles seregenerem, o crescimento muscular não acontecerá.Então procure dar no mínimo 2 dias de descanso paracada grupo muscular antes de treiná-los novamente.

* MUITO TEMPO DE TREINO- Se você preten-de ganhar massa muscular, os seus treinos devem du-rar de 45min a 1 hora. Treinando sério e pesado, vocênão precisa de mais tempo que isso para estimular osmúsculos. Após 45 minutos de treino, o seu nível decortisol aumenta, e esse hormônio é conhecido pordestruir as células musculares. Dessa forma, procurerealizar treinos curtos e intensos.

* DORMINDO POUCO - Os seus músculos nãocrescem enquanto você treina, e sim quando você des-cansa. O ideal é que você durma 8 horas por noite e sevocê dorme menos que isso, essa pode ser a razão desua estagnação muscular. Como a vida de muitas pes-soas é muito corrida, com trabalho, faculdade, acade-mia, etc., fica um pouco complicado ter uma noite desono decente. Se esse for o seu caso, tente ao menostirar pequenos cochilos durante o dia que já ajuda bas-tante.

* ABUSANDO DO ÁLCOOL - O álcool é co-nhecido por deixar o seu corpo em estado catabólico(quebrando a massa muscular). Dessa forma, ganhosde massa muscular e bebida não combinam. Se vocêgosta de beber e quer ganhar massa muscular, sintodizer que deve escolher entre um ou outro.

* ROTINA DE TREINOS - O corpo humano éfantástico por se adaptar rapidamente às dificuldades,e para ganhar massa muscular você sempre deve desa-fiá-lo. Procure trocar sua rotina de treinos a cada 6-8semanas, isso fará com que seus músculos sejam sem-pre estimulados.

* AUMENTANDO A CARGA - Você sempre deveevoluir no número de repetições ou carga dos exercíci-os. Conheço pessoas que levantam o mesmo no supinohá uns 2 anos, e sequer tentam colocar mais peso ouaumentar as repetições. Se você seguir esse caminho,não dará nenhuma razão pra que os músculos cres-çam. Você precisa evoluir!

* MÁ ALIMENTAÇÃO - Um carro não anda semcombustível, e seu corpo não ganha massa muscularsem uma boa nutrição. Se você quer ganhar músculosprecisa ingerir grandes quantidades dos alimentos cer-tos. Inclua alimentos ricos em proteínas, carboidratose gorduras boas em sua dieta.

Siga essas dicas e seus resultados serão melhoresdo que imagina!!! Foco e Determinação sempre!!

Academia SculptorDeixe seu corpo falar bem de você!

Nossa Fan Page no Facebook -Academia Sculptor e tire suas dúvidas etenha dicas diariamente.

13A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

Alcance seus objetivos físicos

e de saúde de forma mais eficiente,

consulte um Personal Trainer!

Academia SCULPTOR, Rua Itália 156

– Nações – Tel (41) 3627-2501

Quem completouidade nova naúltima segunda-feira 13 foiRobsonWosniack erecebeu umahomenagem todaespecial da suanamorada NatielyBispo.Felicidades!

Parabéns aoamigo Kaduque nestesábado estaráapagando umpunhado develinhas paracomemorarmais umaniversário.Recebe ahomenagemda esposaAdriana e dafilha Beatriz.Sucesso!

No último dia 16José Acircompletou maisum ano de vidae recebeu ummimo todoespecial daesposa Silvia.Parabéns e queDeus oAbençoe!

Em breve adupla de maiorsucesso deFazenda RioGrande Alyssone Fernandoestará lançandoo seu novo CD“BaúSertanejo”. Aansiedade dosfãs é muitogrande.Sucesso!

Show NunErvO! & Marquinhos Diet no Bardo TatáraAconteceu no último sába-

do dia 11 uma noite inesquecí-vel no Bardo Tatára em Curiti-ba, onde se apresentaram o

compositor paranavaienseMarquinhos Diet, interpretandosuas musicas autorais e seudelicioso e raro repertório, e a

banda curitibana NunErvO! queapresentou suas suaves poe-sias distorcidas com um reper-tório pra lá de interessante, mis-

turando suas músicas autoraise outras preciosidades.

No final uma divertida Jamsession fechou a noite no acon-chegante bar do patrono damúsica paranaense onde ocompositor, escritor, poeta eagitador cultural João GilbertoTatára subiu ao palco para can-tar a música Frisson escrita emparceria com o guitarrista e vo-calista da banda NunErvO!Paulo Paim.

Para conhecer a bandaNunErvO! Acesse o facebook ouyoutube... Curtir, compartilhar efavoritar... Vamos incentivar a cul-tura musical do nosso estado.

Sexta Sábado Domingo Segunda

Reflexão

14 A SEMANA17 a 23 de maio de 2013 Diversão

A certeza da sobrevivênciaDatas comemorativas

Piadas

Simepar

Máx. 20ºCMín. 12ºC

Máx.24ºCMín. 13ºC

Parcialmente nublado com

chuvas e trovoadas

Dia 7 de Abril,Dia do

Jornalista

Datas e Fatos

Máx. 16ºCMín. 10ºC

Nebulosidade

variável

Máx. 23ºCMín.13ºC

Muitas

nuvens

Pancadas de chuva

isoladas

Dia 22 de maio: Dia do Abraço

Veja outras datas comemoradas na próxima semana:

Notícia ruim!!!-Alo seu Geraldo, aqui é o Zé Ripa, o casei-

ro do sitio.-Oi, houve algum problema?-To ligando pra avisá que seu papagaio

morreu.-Que pena! Morreu de que?-De comer carne estragada.-Quem deu carne estragada pra ele?-Ninguém. Ele comeu carne estragada

dos seus cavalos de raça, que morreram detanto carregá água pra apagá o incêndio desua casa.

-Meu Deus!!! Que incêndio?-Uma vela caiu e pegou fogo nas cortinas.-Vela? Mas ai tem luz elétrica.-A vela era do velório da sua mãe, que apa-

receu sem avisá e eu dei um tiro nela pensandoque fosse ladrão...

******Era uma vez um rapaz que pediu a uma

linda garota:- Você quer casar comigo?Ela respondeu:- NÃO!E o rapaz viveu feliz para sempre, foi pes-

car, jogou futebol, conheceu muitas outras garo-tas, visitou muitos lugares, foi morar na praia,comprou outro carro, mobiliou sua casa, sem-pre estava sorrindo e de bom humor, nunca lhefaltava grana, bebia cerveja com os amigos eninguém mandava nele.

A moça teve celulite, estrias, varizes, ospeitos caíram, a bunda murchou e ficou sozinha.

Foi na primavera de 1995. Rick acabarade ganhar sua medalha de ouro nas olimpía-das. Era a sensação do colégio. Depois deuma palestra, o diretor lhe perguntou se elepoderia fazer uma visita a um aluno especial.

O menino se chamava Matthew e não pu-dera se fazer presente à palestra. No entanto,tinha manifestado interesse em conhecer Rick.

Como o diretor se sensibilizara com o pedi-do e Rick concordou, eles foram à casa do garo-to. No trajeto de 14 quilômetros, Rick descobriualgumas coisas. O menino era portador de dis-trofia muscular. Quando nascera, os médicosdisseram a seus pais que ele não viveria até os5 anos. Depois, que ele não chegaria aos 10. Eleestava com 13 anos, e era um lutador.

Queria conhecer Rick porque ganhara amedalha de ouro nas olimpíadas e ele, Mat-thew sabia tudo sobre superar obstáculos ecorrer atrás de sonhos. Durante uma hora con-versaram e, em nenhum momento, Matthewreclamou da sua situação, nem questionou: porque eu? Falou sobre vencer e correr para al-cançar os seus sonhos.

Não comentou que seus colegas de turmagozavam dele, às vezes, porque ele era dife-rente. Falou apenas de suas esperanças parao futuro e de como, um dia, haveria de conse-guir fazer levantamento de peso.

Quando a conversa se encerrou, Rick ti-rou de sua pasta a medalha de ouro que ga-nhara por levantamento de peso e a colocou nopescoço do garoto. Disse a Matthew que eleera um vencedor e que sabia mais sobre su-

cesso e superar obstáculos do que ele próprio.O menino olhou a medalha, depois a de-

volveu, dizendo: Rick, você é um campeão.Mereceu esta medalha. Algum dia, quando forpara a olimpíada e ganhar a minha medalha deouro, vou mostrá-la a você.

Quando chegou o verão, Rick recebeuuma carta dos pais de Matthew. Ele havia mor-rido, mas endereçara-lhe uma carta que es-crevera apenas alguns dias antes de partir.

Rick a abriu e leu:Caro Rick, minha mãe disse que eu deve-

ria lhe mandar uma carta agradecendo pela fotolegal que você me mandou. Eu também queriacontar que os médicos disseram que não vouviver muito tempo. Está ficando muito difícil respi-rar e eu me canso com facilidade. Mas aindasorrio o quanto posso. Sei que nunca vou ser tãoforte quando você e sei que nunca vamos levan-tar peso juntos. Um dia eu disse a você que iria àolimpíada e ganharia uma medalha de ouro.Agora sei que nunca vou fazer isso. Mas seique sou um campeão. E Deus também sabe.Ele sabe que eu não desisto. Por isso, quandoeu chegar do outro lado, Deus vai me dar umamedalha de ouro. E quando você chegar lá, euvou mostrá-la a você. Obrigado por me amar.Seu amigo. Matthew.

Para quem guarda a certeza da imortali-dade da alma, todo adeus se transforma emum até logo. E quando percebe que a vida físi-ca vai acabar, já arruma toda sua bagagempara a nova vida! E você já esta preparadopara sua viagem para uma nova vida???

17/05/1968 - O jornalista brasileiro José Hamilton Ribeiro, que cobria a Guerra do Vietnã, teve aperna esquerda mutilada por uma mina terrestre.

18/05/ 1990 - As Alemanhas Ocidental e Oriental unificaram suas moedas, seis meses depois daqueda do Muro de Berlim.

19/05/1982 - A cantora Elis Regina morreu aos 36 anos por overdose de cocaína e álcool. Ela foiencontrada em seu apartamento, em São Paulo, pelo namorado Samuel MacDowell.

20/05/1498 - Vasco da Gama chegou a Calicute e se tornou o primeiro europeu a atingir a Índiacontornando a África.

21/05/1988 - O atleta Aurélio Miguel conquistou a medalha de ouro no Pan-Americano de Judô,realizado na Argentina.

22/05/2004 - O documentário Fahrenheit 9/11, do polêmico diretor Michael Moore, foi premiadocom a Palma de Ouro em Cannes. O longa critica o governo do presidente George W. Bush edenuncia a manipulação da opinião pública após os atentados de 11 de setembro de 2001 nos EUApara justificar a guerra no Iraque.

23/05/1960 - Agentes israelenses prenderam na Argentina o nazista Adolf Eichmann, o criador da"solução final", que apontava o extermínio como meio de por fim ao "problema dos judeus na Alema-nha". Ele foi condenado à morte e enforcado em 1962.

O dia 22 de maio também éconhecido, entre outras datas,como o Dia do Abraço. Tudocomeçou na Austrália quando umsujeito com o nome de JuanMann quis por em prática a má-xima que dizia que às vezes umabraço é tudo que precisamos.

Ele saiu pelas ruas de Sydney, com umaplaca escrito “Free Hugs” ou “Abraços gratuitos”e oferecia abraços de graça para as pessoasque passavam por ele.

Certo dia, Man ofereceu um abraço paraShimon Moore, que é o líder da banda SickPuppies, se tornando bons amigos desde então.

Moore então decidiu gravar Juan Mann fa-zendo sua campanha “Free Hugs”. A ação co-

meçou a atingir proporções maio-res, e o conselho da cidade tentoubani-la. Mann e seus amigos tra-taram de fazer uma petição commais de 10 mil nomes para apoiara campanha do abraço de graça.

Quando a avó de Mann fale-ceu, Moore decidiu mixar o vídeo

que ele tinha feito para a campanha com a músi-ca All the Same, que ele tinha gravado para suabanda.

A partir daí o mundo todo conheceu a cam-panha, tendo até um site oficial – http://www.freehugscampaign.org/.

Países como o Brasil e Espanha fizeram asua versão do “Free Hugs” e hoje conhecemoso dia 22 de Maio como o Dia do Abraço.

Dia 17 - Dia Internacional da Comunicação e dasTelecomunicaçõesDia 17 - Dia da ConstituiçãoDia 18 - Dia dos VidreirosDia 18 - Dia Internacional dos MuseusDia 19 - Dia dos Acadêmicos do Direito

Dia 20 - Ascensão do SenhorDia 20 - Dia do Comissário de MenoresDia 21 - Dia da Língua NacionalDia 22 - Dia do ApicultorDia 23 - Dia da Juventude Constituciona-lista

Estreia

O Hamlet de Thiago Lacerda vem a Curitiba

15Agenda Cultural A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

CinemaCinemark Shopping São JoséGiovanni Improtta – sala 1 – 11:20 - 13:30 – 16:00 – 18:20 – 20:50 – 23:10Somos Tão Jovens – sala 2 – 11:20 – 13:30 – 16:00 – 18:20 – 20:50 – 23:10O Último Exorcismo: Parte 2 (Dub) – sala 2 – 12:50 – 15:00 – 00:00Reino Escondido (Dub) – sala 3 – 11:40 – 14:00 – 16:30 – 19:00 –21:20 – 23:40Homem de Ferro 3 (Dub) – sala 4 – 13:10 – 15:50 – 18:40 – 21:30Homem de Ferro 3 3D (Dub) – sala 5 – 20:30 – 23:20Reino Escondido 3D (Dub) – sala 5 – 13:00 – 15:30 – 18:00Cinesystem – Shopping CuritibaFinalmente 18 (Leg) – sala 4 – 17:50 – 19:50 – 21:50Giovanni Improtta – sala 2 – 14:30 – 17:00 – 19:30 – 21:50Homem de Ferro 3 (Dub) – sala 1 – 15:25Homem de Ferro 3 3D – sala 5 (Dub) 14:00 – 16:40 – 19:20 - (Leg) 22:00O Massacre da Serra Elétrica (Leg) – sala 1 – 18:05 – 20:00 – 21:55O Último Exorcismo: Parte 2 (Leg) – sala 1 – 13:35Reino Escondido (Dub) – sala 3 – 13:30 – 15:35 – 17:40Reino Escondido 3D (Dub) – sala 6 – 14:30 – 16:45 – 19:00 – 21:15Somos tão Jovens – sala 4 – 15:40Terapia do Risco (Leg) – sala 3 – 19:45 – 22:00Uma Ladra Sem Limites (Leg) – sala 4 – 13:30Cinesystem – Shopping TotalFinalmente 18 (Dub) – sala 3 – 17:40 – 19:40 – 21:40Giovanni Improtta – sala 5 – 14:20 – 17:00 – 19:30 – 21:50Homem de Ferro 3 (Dub) – sala 3 – 15:00Homem de Ferro 3 3D – sala 4 (Dub) 14:00 – 16:40 – 19:20 - 22:00O Último Exorcismo: Parte 2 (Dub) – sala 1 – 21:55Reino Escondido (Dub) – sala 1 – 13:30 – 15:35 – 17:40Reino Escondido 3D (Dub) – sala 2 – 14:30 – 16:45 – 19:00 – 21:15Somos tão Jovens – sala 1 – 19:45

HoróscopoÁriesAs atividades individuais

renderão mais nesta semanae você terá a disposição ne-cessária para cumprir prazos.A presença de seus familiarestrará uma sensação de bem-estar para sua vida. No ro-mance, aproveite para vivermomentos agradáveis comquem ama. Na paquera, evi-te tomar decisões precipitadas.

TouroDedique-se aos estudos,

cursos de aperfeiçoamento oua observação de pessoasexperientes se quer aprendercoisas novas. Trabalho emequipe deve fluir. O universofamiliar estará no centro dassuas atenções. Na paixão,deixe o par mais à vontadepara agir e conhecerá melhorsuas necessidades e emo-ções.

GêmeosO trabalho vai exigir mais

disposição: mostre sua capa-cidade de realização aos seussuperiores e abra caminhospara a sua carreira. O perío-do é de definições no cenáriofamiliar. Mudança de residên-cia será muito bem-vinda.Vênus aumenta sua autoesti-ma e favorece os momentosde romance. Paquera em alta!

CâncerÉ tempo de reavaliar

seus objetivos com relação àcarreira. Bons ventos sopramem direção ao seu crescimentoprofissional, mas terá que fa-zer a sua parte. O tempo pas-sado em família deve diminuirdevido aos compromissos,mas dê a atenção que elesprecisam. Amor em alta, masnão permita interferências.

LeãoSeja mais objetivo(a)

nas questões profissionais erepense nas prioridadesexistentes. As responsabili-dades familiares podem pe-sar para você nesta sema-na, mas evite cobrançasexageradas aos seus paren-tes. Romance em uma fasede grande cumplicidade: in-vista no diálogo para supe-rar conflitos do passado.

Virgemoncentre-se em seus

afazeres e tente colocar suastarefas em dia para evitarcobranças. Há sinais de ani-mação na interação com seusparentes. Viagens e visitasaos familiares contam comboas vibrações. Mas o amorpassa por uma fase maisconfusa e o diálogo será amelhor forma de resolver asdiferenças.

LibraSe deseja alcançar o

sucesso em sua vida profissi-onal, deve investir em seusconhecimentos e melhorarseu desempenho. Em seu lar,momentos de isolamento po-dem ajudar você a estabele-cer objetivos de vida. Reser-ve um tempo para o pessoalde casa. Há sensualidade adois, mas amor desgastadocorre riscos.

EscorpiãoO período favorece de-

cisões que podem dar umnovo rumo para sua rotinaprofissional. No ambiente fa-miliar, vigie suas reações, poishá uma tendência a ser maisautoritário(a) neste momento.Na paixão, ouça a pessoaamada de mente aberta, masnão se permita depender dis-so sempre. Paquera favore-cida.

SagitárioVocê buscará suas am-

bições com toda a garra e dis-posição, mas lembre-se derespeitar seus limites ou po-derá se dar mal. Há uma sin-tonia com os parentes e umclima de bem-estar vai reinarem seu lar. Bons momentos adois: um astral apaixonado vaidominar a relação. Está só?Chegue junto do seu alvo.

CapricórnioFique de olho nas opor-

tunidades de progredir em suacarreira e chegue mais pertode realizar suas ambições. Hásinais de problemas em casae seu maior desafio será ten-tar conciliar os desejos de to-dos sem brigas. Um astral deerotismo deve invadir o cam-po amoroso e esquentar a re-lação a dois: aproveite!

AquárioA semana promete ser

muito cheia, mas tudo indicaque seus esforços podem tra-zer vantagens profissionais.Só não acredite em promes-sas milagrosas. O clima emcasa estará mais ameno econseguirá se aproximar maisde quem ama, mas não tenteimpor suas vontades. O amorganha novos estímulos nestemomento.

PeixesInvista em tudo que pos-

sa gerar novos conhecimen-tos para você, inclusive a ex-periência dos demais. De-monstrações de afeto têm tudopara aprofundar ainda mais osvínculos familiares. A maturida-de vai dar as cartas na paixãoe uma relação desgastadapode se romper agora. Estásó? Agite sua vida social.

Estreia nesta sexta-feiranos cinemas Reino

Escondido

Em 'Reino Escondido', uma adolescente é magicamente trans-portada para um universo secreto, e precisará da ajuda de váriosseres místicos para conseguir salvar seu mundo, e o universosecreto, de uma força maligna.

O fantasma do velho reida Dinamarca à procura deseu filho e clamando porvingança está de volta. A tra-gédia de Hamlet, conside-rado um dos mais perfei-tos personagens criadospor William Shakespeare, érevisitada por um elenco de15 atores que tem ThiagoLacerda como o príncipedinamarquês. Em cena es-tão Antonio Petrin, SelmaEgrei, Sylvio Zilber, Eduar-do Semerjian, Anna Gui-lhermina, André Hendges,Chico Carvalho, EversonRomito, Fernando Azam-buja, Marcelo Valente La-puente, Marcos Suchara,Rafael Losso, RicardoNash e Rogério Romera.Com realização da Parnaxx,o espetáculo Hamlet fazcurta temporada, de 17 a19 de maio, no palco doGuairinha (R: XV de No-vembro, 971). As apresen-tações serão realizadas nasexta (17) e no sábado (18)às 21horas, e no domingo(19) às 18 horas.

Foto

: Jo

ão

Ca

lda

s

Para enfrentar o desa-fio de encarnar o míticopersonagem que proferiaemblemática frase "Ser ounão ser, eis a questão", oator Thiago Lacerda con-tou com a batuta do dire-tor anglo-brasileiro RonDaniels, hoje, um dos Di-retores Associados daRoyal Shakespeare Com-pany (Nova York). Desdejulho de 2012, Daniels semudou para São Paulopara dedicar-se à monta-gem. Hamlet é o seu retor-no aos palcos brasileiros -sua última encenação noBrasil foi Rei Lear, em2000, protagonizada pelo

ator Raul Cortez. O dire-tor também foi responsá-vel pela fundação do Tea-tro Oficina, ao lado de JoséCelso Martinez Corrêa eRenato Borghi.

“Hamlet paira constan-temente entre a vida e amorte, a esperança e a de-silusão, o que é verdadei-ramente trágico e o que égozado também. É umapeça violenta, onde corre osangue, o cuspe e as lágri-mas, e que fala da maneiramais íntima e urgente denós mesmos e do nossotempo. Uma trajetória ma-ravilhosa que a cada novamontagem define todo o

espírito de uma geração”,declara Daniels.

“Estava há tempospensando em fazer meuprimeiro Shakespeare poridentificar, nos textos doautor, a maior fonte dramá-tica para exercitar meu ofí-cio", diz Thiago Lacerdaque também deu luz à ex-travagância de Calígula,texto clássico do escritorargelino/francês Albert Ca-mus (1913-1960), dirigidopor Gabriel Villela em 2008/2010. “Mas não pensavaem "Hamlet". A coisa mu-dou quando recebeu o con-vite. “Descobri em Ron ummestre. Estou realizandoum sonho, meu trabalho éme comunicar com o pú-blico, e não temo essa res-ponsabilidade. Shakespea-re dá trabalho, mas oaprendizado é grande”,acrescenta Thiago.

Os ingressos já estãodisponíveis e custam PLA-TEIA/BALCÃO - R$70,00(inteira) e R$35,00 (meia-entrada).

16 A SEMANA17 a 23 de maio de 2013 Segurança

Ocorrências da SemanaSuspeito de crimes morre emtroca de tiros com policiais

O número de pessoas baleadas em Fazenda Rio Grandetem aumentado gradativamente. Em uma semana foram quatro,sendo três Guardas Municipais. Por volta das 19h40 do últimosábado (11), mais uma pessoa acabou ferida por arma de fogo.Robison Rodrigues, 26 anos sofreu um tiro de raspão quandoestava na Rua Rio Paranapanema, no Bairro Iguaçu. Foi apenaso susto, pois a vítima se recusou a ser encaminhada ao hospital.Mas certamente terá que comparecer a delegacia de políciapara as devidas explicações.

Por volta das 20h45 do domingo (12), Rogério de CastroCorrea, 33 anos foi agredido quando estava na Rua Manoel C.Barbosa, no Bairro Pioneiros em Fazenda Rio Grande. A vítimasofreu ferimentos considerados graves mas sem risco à vida.Socorrido pelo SIATE, Rogério foi encaminhado ao Hospital doTrabalhador.

Um incêndio em um veículo estacionado no Posto Tabordaem Mandirituba mobilizou uma equipe de combate a incêndiosde Fazenda Rio Grande às 18 horas da segunda-feira (13). Di-ante da propagação da chama, a equipe do Corpo de Bombeirosteve que cortar a energia do estabelecimento, isolar o local, poishavia a possibilidade de uma grande explosão. Graças a inter-venção imediata, tudo foi controlado. O veículo destruído pelofogo foi o Escort placa AAR-5260 de Curitiba de propriedade deWillian Taborda.

Um homem não identificado, aparentando 30 anos, foiencontrado desacordado na Rua Joaquim Bertoldi, Campo doSantana, por volta das 5h da última quarta-feira (15). Ele foi so-corrido pelo Siate com várias marcas de agressão, e encami-nhado ao Hospital do Trabalhador em estado grave.

Um rapaz, de aproximadamente 20 anos, levou um tiro nacabeça na Rua Celeste Tortato Gabardo, Sítio Cercado, às 6h daúltima quarta-feira (15). Ele foi socorrido pelo Siate e encaminha-do ao Hospital Evangélico, em estado grave. Segundo testemu-nhas, os atiradores fugiram de moto. A vítima não foi identificadano local.

José Maria dos Santos, 42 anos, trabalhava nas obras derestauração do Contorno Leste, na Planta São Marcos, em SãoJosé dos Pinhais por volta das 8h20 da quarta-feira (15), quandoo colega dele, Espedito Trabuco iniciou a manobra do caminhãoMercedes-Benz 2423 e, em marcha à ré, atropelou José, quemorreu na hora.

Luiz Antonio guardava produtos de roubos em uma casa de Campo Largo

O foragido da ColôniaPenal Agroindustrial(CPAI) Luís Antônio Ta-borda dos Santos, 22anos, morreu em confron-to com a Polícia Civil noinício da tarde da terça-fei-ra (14), em Campo Largo.Ele estava nas ruas desdefevereiro e era procuradopela suspeita de ter parti-cipado de quatro homicí-dios. Na casa onde ele seescondia, na Rua São Se-bastião, Rondinha, os po-liciais encontraram a ex-namorada dele, de 23anos, que pediu para nãoser identificada, que eramantida em cárcere priva-do. Ela acusa Luís de termatado seu namorado emmarço.

A jovem contou quemorava em Mandiritubaquando Luís fugiu daCPAI. Ela afirmou que foisurpreendida pelo retornodele, que a mantinha presaem casa sob ameaça dematar sua família. "Eu meenvolvi com ele no ano pas-sado, mas, depois que foipreso, terminei tudo e ele

Jovem mantinha em cárcere privado moradora de Mandirituba

não aceitou. Luís me dei-xava trancada, me batia. Eufugia dele, mas ele ia atráse ameaçava minha mãe",relatou a moça. "Estou li-vre agora!".

Luís Antônio foi mor-to ao enfrentar os policiaiscivis que foram cumprirmandado de prisão no en-dereço. Luís tentou fugir,ao tentar pular o muroameaçou atirar nos polici-

ais e foi atingido por trêsdisparos. O foragido tom-bou no terreno em que ha-via uma pequena plantaçãode milho.De acordo com odelegado Rodrigo Silva deSouza, da delegacia de Fa-zenda Rio Grade, Luís erasuspeito de ter participadode três homicídios na cida-de, além da morte de Fábiode Andrade, em Mandiritu-ba, e de ter feito uma fa-

mília refém em Balsa Novapara roubar objetos dacasa."Recebemos a infor-mação que ele estaria emCampo Largo e pedimosapoio da delegacia da ci-dade, porque sabíamosque o suspeito era perigo-so. Infelizmente ele reagiue foi baleado", explicou odelegado Rodrigo. Dez po-liciais participaram da ope-ração.

Uma mulher foi presana manhã da terça-feira (7),no município de Piraquara,com mais de 21 quilos demaconha. A prisão ocorreuapós diversas denúnciasserem feitas através do 181(Narcodenúncia). A ação foirealizada por policiais mili-tares do Serviço Reservadodo 17º Batalhão de PolíciaMilitar (17º BPM) em con-junto com equipes do Bata-lhão de Polícia de Guarda(BPGd) e da Rondas Osten-sivas de Natureza Especial(RONE), pertencente aoBatalhão de Operações Es-peciais (BOPE).

Segundo o tenente An-tônio Carlos dos Santos,que participou da ação epertence ao BPGd, os poli-ciais do Serviço Reserva-do do 17º BPM fizeram umlevantamento, a partir dedenúncias anônimas feitasno 181 (Narcodenúncia),de que uma mulher, resi-dente no bairro Guarituba,estaria comercializando en-

Após denúncias, PMprende mulher com 21 Kgde maconha em Piraquara

torpecentes na região."Aequipe foi até o local con-firmar as denúncias e soli-citou apoio das equipes daRONE e do BPGd. Ao che-garmos na residência, a res-ponsável nos levou até umaoutra casa, bem próximodo local, onde ela guarda-va e produzia os entorpe-centes", explica o tenenteAntônio.

No local foram locali-zados mais de 21 Kg demaconha, uma balança deprecisão e uma bicicletaproveniente de furto."Aquela região já é conhe-cida pelo tráfico de drogas,inclusive, recentemente, asobrinha dessa mulher tam-bém foi presa por este mes-mo crime", relata otenente.A mulher de 40anos foi conduzida, junta-mente com a droga, a ba-lança de precisão e a bici-cleta apreendida, à Delega-cia de Polícia de Piraquarapara serem tomadas asmedidas cabíveis.

O agente de cadeia pú-blica Ildefonso EmersonNascimento de Mira, 43anos, acusado de ter facili-tado a fuga de detentos daDelegacia de Pinhais, no úl-timo dia 9, foi preso na ma-nhã de terça-feira (15), emcasa, na Rua Gabriel F. deMiranda, no Xaxim, em Cu-ritiba, por policiais do Cen-tro de Operações PoliciaisEspeciais (Cope), numaação conjunta com a Divi-são de Polícia Metropolita-na (DPMetro).

Segundo AmarildoJosé Antunes, delegado ti-tular do Cope, o agente foipreso graças a mandadosde busca e apreensão e deprisão preventiva expedi-dos pelo juiz da Vara Cri-minal de Pinhais, José Or-lando Cerqueira Bremer, apedido do delegado titularda Delegacia de Pinhais,Fábio Amaro.Antunes con-tou que na casa do agentede cadeia foram encontra-

Agente de cadeia que facilitoufuga em Pinhais é preso

dos um colete balístico,duas máquinas de choque,um par de algemas, umspray de pimenta, um re-vólver 38 municiado e comnumeração suprimida e cin-co cartuchos de calibre 12."No dia da fuga, quatro fo-ragidos foram recaptura-dos pela Guarda Municipale levados para o 5.º DP, emCuritiba. Lá, eles contaramque um agente de cadeiahavia facilitado a entrada dedrogas, um celular e umrevólver dentro da carce-ragem. Na mesma noite oMira foi trazido até o Copee negou tudo. Mesmo as-sim, o delegado Fábio Ama-ro pediu à Justiça a prisãopreventiva do agente e hojepela manhã o Cope cum-priu o mandado", explicouAntunes.

Amaro destacou quedos quinze presos que fu-giram na quinta-feira dasemana passada dez já fo-ram recapturados. "A situ-

Ildefonso é acusado de facilitar fuga

ação de saúde do superin-tendente Osmair ainda re-quer cuidados, mas feliz-mente aos poucos ele co-meça se recuperar", contouAmaro, sobre a situação deum dos policiais baleadosna ação. O outro policialbaleado também já está serecuperando bem.

O delegado titular daDPMetro, Agenor SalgadoFilho, salientou a importân-cia o trabalho ágil e con-junto da Polícia Civil parasolucionar o motim. "Te-

nho que parabenizar o Ti-gre e o Cope pela ação fei-ta para controlar o tumul-to. Também é importantedestacar a união da PolíciaCivil demostrada nessahora difícil, foram várioscolegas de outras divisões,de delegacias vizinhas, quequando ficaram sabendodo ocorrido se dirigiramcom suas equipes até Pi-nhais para prestar apoio.Mostrou mais uma vez quea Polícia Civil está muitounida", disse Salgado.

MAREA 1998 completa, re-visada, em ótimo estado. R$9.900,00. www.goldcarros.com.br.Fone 3627 1677

PALIO EL 1.5, 1997, gas.,4 ptas, cor branca. R$10.300,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

PALIO fire economy 2010,branco, carro impecável, con-fira, aceito troca-valor e finan-cio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

PALIO fire flex 2007, pra-ta, ar quente, limpador e de-sembaçador traseiro. Carro im-

CLASSIFICADOS DE LINHA NO BALCÃO DO JORNAL. Avenida Brasil, 1890 - Sobrado 01 - Eucaliptos - FRG - Próx. ao Caic.

PUNTO 2008 preta im-pecável, 1.4, flex, completo+ couro. R$ 24.900,00.www.go ldcar ros .com.brfone 3627 1677

SIENA 99/00 cor cinza,gasolina, ar qte, dt, Insulfilme,4P, veículo revisado, vale apena conferir. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

STILO 1.8 8v 04/05 corprata, Completo, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, rll, vte, 4P,Bancos de couro, Paracho-que personalizado, Volanteescamoteavel. Entrada +

ESCORT GL 1.8 16 v1997, vermelho, 4 portas,completo. Oferta R$7.500,00. Rotta 8 Veículos.Fone: 3675-3028/3608-1000.rotta8veiculos.com.br

FIESTA hatch, 1.0, flex,4P, 10/10, cor, vermelha,Completo, Alarme, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, vte, Cd player,Chave cópia, Parachoque per-sonalizado. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KA GL 1.0 06/07 Gasolinacor preta, Ar Quente, ldt,Insulfilme,2P. Documentos2013 tudo pago.Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

KA GL, 2004, prata, alar-me, vidros, ar quente, limpadore desembaçador. Entrada +

pecável, confira! Aceito troca-valor e financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

PALIO fire flex economy2010, branco, carro impecável,confira! Aceito troca-valor e fi-nancio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

PALIO Fire Flex, bran-co, 2004, alarme, travas,rodas de liga. Financia ematé 48x Fixas. Eliauto Veí-culos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PALIO Weekend 1.5, gas.,98/99, cor cinza, alarme, ar qte,ldt, dh, rll, vte, Controle interno doespelho, parachoque pers. Ent+ 60x. Fone 3604-2428 Riale ve-ículos www.rialeveiculos.com.br

PALIO Young Fire 02/02cor azul, Alarme, ar qte, ldt, Tra-va elétrica, 2P. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

U N O E C O N O M Y2 0 1 0 , b r a n c o , c o m a rq u e n t e R $ 1 5 . 9 0 0 , 0 0 .www.go ldcar ros .com.brfone 3627 1677

UNO fire 2P 07/08 flex, ldt,Insulfilme. Documentos 2013tudo pago.Entrada + 60x. Fone3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

UNO mille fire flex eco-nomy 2010, branco, baixo km,confira carro impecável. Troca-valor e financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

UNO Mille, 1999, gas., corazul. R$ 8.900,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis

UNO Smart, 2001, gas.,cor preta. R$ 10.000,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis

17Classificados A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

ELIAUTO VEÍCULOS ESTÁCOMPRANDO.

PAGAMENTO À VISTA.

18 A SEMANA17 a 23 de maio de 2013 Classificados

48X de R$ 289,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

KA Rocan 2003 prata, óti-mo estado. R$ 9.900.00.www.goldcarros.com.br. Fone3627 1677

ASTRA Confort 2006flexpower, prata, completo(+ 4 pneus novos). Supero fe r ta R$ 22 .900 ,00www.goldcarros.com.br.Fone 3627 1677

ASTRA GL 1.8 2000,azul, 2 portas, ar qte, direção,vidro elet., rodas. Confira! FipeR$ 15.500,00 - oferta R$10.800,00. Rotta 8 Veículos.Fone: 3675-3028/3608-1000.rotta8veiculos.com.br

ASTRA GL, 1.8, 01/01,cor preta, completo, ac, ar qte,ldt, dh, Insulfilme, rodas de ligaleve aro 17, vte. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

CELTA 1.0, 2P, 02/02, corprata, Alarme, ar qte, ldt, Insul-filme, rll, Chave cópia, Espelhocortesia para passageiro emotorista, Parachoque perso-nalizado. Entrada + 60x. Fone3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

CELTA 1.0, flex, 4P, 11/12, cor branca, ar qte, ldt, in-sulfilme, vte, Controle internodo espelho, MP3 Player, Pa-rachoque personalizado.Entrada + 60x. Fone 3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

CELTA life 1.0 VHC flexpower 2008, cinza, duas por-tas, carro impecável, confiraaceitocarro Impecavel, con-fira, aceito troca-valor e finan-cio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

CELTA LT 2012 ver-melho 4 portas, completo(+ ar, dh, travas, vidrs )impecável. Promoção im-p e r d í v e l R $ 2 3 . 9 0 0 , 0 0www.goldcarros.com.br.Fone 3627 1677

CLASSIC lifeVHC flexpower 2008, cinza, ar quen-te, desembaçador traseiro, 4ptas carro Impecavel, confi-ra, aceito troca-valor e finan-cio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

CLASSIC Life, 2007,preto, alarme, travas, arquente. Aceito seu carrona troca. Eliauto Veículos.F o n e 3 6 2 7 - 3 6 4 3 .www.eliautoveiculos.com.br

CORSA Maxx, 1.4, 2012,flex, completo, 4 ptas, cor pre-

ta. R$ 27.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis

CORSA Sedan Classic1.6, 04/04 cor prata, dt, dh, In-sulfilme, Calotas, Veículo revi-sado, motor. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Sedan Pre-mium, 1.4, preto, 2009, dh,alarme, vidros, travas, arquente, desembaçador. Fi-nancia em até 60X fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

CORSA sedan VHC 1.003/04, cor prata, Completo, Alar-me, ac, ar qte, dt, dh, Insulfilme,rll, vte, espelho cortesia parapassageiro e motorista, para-choque personalizado. Entrada+ 48x. Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

CORSA Sedan, 1999,gas., cor vermelha. R$10.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

CORSA super 1.0 mpfi1997, vermelha, 4 portas, arquente, limpador e desembaça-dor traseiro, carro impecável,confira. Financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

KADETT GLS 1998 pretocompleto (-ar). Promoção dasemana R$ 7.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

KADETT Ipanema flair 2.01994, cinza, ar quente, direção,vidros elétricos, limpador e de-sembaçador traseiro. Carroimpecável, confira. Oferta R$5.800,00. Rotta 8 Veículos.Fone: 3675-3028/3608-1000.rotta8veiculos.com.br

MERIVA Joy 1.4 Flex2010, prata, completa + alarme.Financia em até 60X fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

MERIVA Joy, 2007, flex +GNV, cor branca. R$ 26.800,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis

PRISMA Maxx Flex, 1.4, 10DH ar quente, alarme, vidros e tra-vas placa A. Aceito seu carro natroca. Eliauto Veículos. Fone 3627-3643. www.eliautoveiculos.com.br

CROSSFOX 1.6 2009,preto, completo, rodas, som,

bancos em couro, carro impe-cável, confira! Aceito troca-va-lor e financio. Rotta 8 Veículos.Fone: 3675-3028/3608-1000.rotta8veiculos.com.br

FUSCA 1300, 1978, bege,bancos em couro. Carro impe-cável. Confira! Rotta 8 Veículos.Fone: 3675-3028/3608-1000.rotta8veiculos.com.br

GOL 1.0 GIV 2011, prata,2 portas, carro impecável, con-fira, aceito troca-valor e finan-cio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

GOL 1.0 special 2p 01/01cor branca, Alarme, Rodas deliga leve, farol de neblina, veicu-lo revisado. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

GOL 1.0, GIV Trend 2009,cinza, ar quente. Aceito seu car-ro na troca. Eliauto Veículos.Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL 1.6 total flex 2012,preto, ar qte, vd elet., direção,travas, roda de liga, carro im-pecável, confira! Aceito troca-va-lor e financio. Rotta 8 Veículos.Fone: 3675-3028/3608-1000.rotta8veiculos.com.br

GOL city 1.0, 2005, flex,cor cinza. R$ 15.800,00. Fone:3604-6258 - Fazenda Automó-veis

GOL CL 1.8 mi 1997, ver-melho, 2portas, ar qte, vidroelet. desemb. e limpador trasei-ro, confira. Oferta. R$ 7.900,00.Rotta 8 Veículos. Fone: 3675-3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

GOL G4 2011, prata, bai-xo km, confira carro impecá-vel. Peq. ent. + 48x de R$590,00. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

GOL GIV 2011 prata, ex-celente estado. R$ 19.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

GOL GIV 2011, prata, Bási-co. Aceito seu carro na troca.Eliauto Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL GLLL, 1.6, branco,2003, DH, ar quente, rodas deliga, placa A. Entrada + 48X deR$ 309,00 fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOL GV trend 1.0 flex, 4P,08/09, cor vermelha, alarme,ar qte, ldt, dh, insulfilme, vte,Cd player, Controle internodo espelho, Espelho corte-sia para passageiro e moto-rista, Parachoque personali-zado. Entrada + 60x. Fone3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

GOL plus 1.0 16 v 2002,branca, 2 portas, limpador edesembaçador traseiro. Carroimpecável, Confira! Aceito tro-ca-valor e financio. Rotta 8 Veí-culos. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

GOL Special, 2002, prata,alarme, ar quente. Entrada +48X de R$ 239,00 fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

GOLF 1.6 00/01, cor bran-ca, completo, ac, ar qte, ldt, dh,insulfilme, rll, vte, Espelho cor-tesia para passageiro e moto-rista, MP3 Player, Parachoquepersonalizado. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

GOLF 1.6, 2000, gas.,completo, 4 ptas, cor verde. R$19.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

GOLF 2001 prata, únicodono, completo, impecável.Oferta imperdível R$ 19.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

GOLF Flash 1.6, flex,06/06, cor preta, completo,alarme, ac, ar qte, ldt, dh,Insulfilme, rLL aro 18, vte,4P, ABS, Bancos de couro,Break light, Câmbio Manu-al , Engate, Parachoquepersonalizado, vidros elétri-cos nas 4P. Entrada + 60x.Fone 3604-2428 Ria le .www.rialeveiculos.com.

JETTA 2.5, 08/09 corazul, Completo, alarme comacionamento dos vidros, ACdigital, ar qte, dt, dh, insulfil-me, rll, vte, 4P, ABS, Air bagcortina e lateral, Aquecimen-to dos bancos, Automático,Banco elétrico e de couro,Cd player, Computador debordo, Controle de Som noVolante, Controle interno doespelho, Farol de neblina,Manual, Película, Piloto au-tomático, Regulagem elétricados faróis, Retrovisor elétri-co, Sensor de chuva, de es-tacionamento e de iluminação,

Tip-Tronic, Volante escamo-teavel. Entrada + 60x. Fone3604-2428 Riale.www.rialeveiculos.com.br

PARATI club 1.8 mi 1997,verde, vidros elétricos, som ro-das, alarme. Carro impecável,confira! Financio. rotta 8 veícu-los. fone: 3675-3028/3608-1000.rotta8veiculos.com.br

PARATI MI, 1.6, 2011,flex, 4 ptas, cor prata. R$29.900,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

SPACEFOX 1.6, Flex,2011, Completo + Alarme +Sensor de Ré. Financia ematé 60x fixas. Eliauto Veícu-los. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

SPACEFOX confortline,1.6 07/08 cor prata, comple-to, alarme, ac, ar qte, ldt, dh,Insulfilme, rll, vte, 4P, Câm-bio Manual, Chave cópia,Controle interno do espelho,MP3 Player,Parachoquepersonalizado, vidro elétri-co nas 4P, Volante esca-moteavel. Entrada + 48x.Fone 3604-2428 Ria le .www.rialeveiculos.com.br

S PA C E F O X r o u t e2009 preta, completa +ro-das de liga leve, entradaU S B . R $ 2 7 . 9 0 0 , 0 0 .www.go ldcar ros .com.brfone 3627 1677

VOYAGE 1.6 2010, prata,completo, carro impecável,confira em ate 48x. Rotta 8 Re-ículos. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

VOYAGE Trend, 1.6,2009 Bordo, Completo (-ar).Aceito seu carro na troca. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

VOYAGE, 1.6, trend, ver-melho, 2009, dh, vidros, arquente, desembaçador. Finan-cia em até 60x Fixas. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

VOYAGE, 1.8 turbo legali-zado todo revisado imperdível.

R $ 1 4 . 5 0 0 , 0 0 .www.goldcarros.com.br. Fone3627 1677

AUDI A3 turbo 1.8 2002,carro impecável, prata, 4 ptas,placa A, 2° dono, manual, cha-ve reserva, estepe 0 km, teto,couro, rodas 19, kit multi midia,pneus 0km, revisado. Confira!Troco por carro de maior valor.Rotta 8 Veículos. Fone: 3675-3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

CLIO campus 1.0 16 v2011, vermelha, desemb. tra-seiro, ar quente. Carro impecá-vel, confira. Aceito troca-valor efinancio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

CLIO RN 4 ptas, 2000,prata, a r quen te , l impa-d o r e d e s e m b a ç a d o rt r a s e i r o . R $ 9 . 9 0 0 ,00.www.go ldcar ros .com.brfone 3627 1677

CLIO, RN, 1.0, 2000, gas.,cor vermelha, 4 ptas. R$12.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

MEGANE Grantour 2008,automática, completa, air -bagduplo, imperdível. Super pro-moção R$ 29.900,00.www.goldcarros.com.br fone3627 1677

MERIVA CD, flex, 2004,cor cinza. R$ 23.900,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis

PEUGEOT 206 rallye 1.62004, prata, completo, gasolina,rodas de liga, carro impecável,confira aceito troca-valor e finan-cio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

PEUGEOT 206 Sensation,2004 cinza, ar quente, alarme,travas, insulfilme, desembaça-dor, placa A. IPVA PAGO. EliautoVeículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

PEUGEOT 207, SW, 1.4,flex, 2009, cor cinza. R$26.000,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

SANDERO Expression1.0 16 v flex 2010, prata, com-pleto, carro impecável, confi-ra, aceito troca-valor e finan-cio. Rotta 8 Veículos. Fone:3 6 7 5 - 3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

COMPROCOMPROCOMPROCOMPROCOMPROconsórcio mesmo com parcelas

atrasadas. Pago à vista.Tel 9937-4143 / 8531-0394

7811-2926 / 3604-6258

19Classificados A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

SENTRA 2012, comple-to, automático, preto. R$46.900,00. Super promoção.www.goldcarros.com.br Fone3627 1677

XSARA Picasso exc.2008, completa, alarme, carroimpecável, confira! Aceito troca-valor e financio. Rotta 8 Veícu-los. Fone: 3675-3028/3608-1000. rotta8veiculos.com.br

BESTA KS, 2.7, 1998, di-esel, cor prata, para 12 luga-res. R$ 23.800,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis

BLAZER Executive 4.3 99/99 gas. e GNV, cor azul alar-me, ar qte, ldt, dh, insulfilme, rll,vte, 4P, Acendedor de Cigarro,Bancos de couro, farol de ne-blina, Parachoque personaliza-do. Entrada + 60x. Fone 3604-2428 Riale veículoswww.rialeveiculos.com.br

COURIER XL, 1.6, 2002,prata, completa+air bag duplo.Financia em até 48x fixas. Eliau-to Veículos. Fone 3627-3643.www.eliautoveiculos.com.br

FIORINO Furgão, 2011,flex, cor branca. R$ 24.000,00.

SINE FAZENDA RIO GRANDE

VAGA SEXO

AGENTE FUNERÁRIO 1697221 MASAJUDANTE DE CARGA E DESCARGA 1643082 MASAJUDANTE DE MOTORISTA 1651491 MASAUXILIAR DE DEPÓSITO 1642879 MASAUXILIAR DE DEPÓSITO 1651440 MASAUXILIAR DE PRODUÇAO 1647850 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1631316 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1632484 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1655887 MASAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1668488 MASBORRACHEIRO 1665149 MASCARPINTEIRO 1588276 MASCARPINTEIRO 1687798 MASFERRAMENTEIRO 1647117 MASFUNILEIRO MONTADOR 1663764 MASMECÂNICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 1645975 MASMECÂNICO DIESEL 1665019 MASMONTADOR SOLDADOR 1677864 MASMOTOBOY 1631226 MASOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 1633055 MASOPERADOR DE FRESADORA COM CNC 1694372 MASPEDREIRO 1634964 MASPEDREIRO 1669620 MASPEDREIRO 1687776 MASPEDREIRO AZULEJISTA 1651068 MASSERVENTE DE OBRAS 1651038 MASSERVENTE DE OBRAS 1669718 MASSERVENTE DE PEDREIRO 1687758 MASSUPERVISOR COMERCIAL 1695421 MASTÉCNICO QUÍMICO INDUSTRIAL 1646060 MASTORNEIRO 1647272 MASAUXILIAR DE COZINHA 1683243 FEMAUXILIAR DE COZINHA 1686553 FEMAUXILIAR DE LIMPEZA 1632594 FEMCAIXA NO COMÉRCIO 1627115 FEMCAIXA NO COMÉRCIO 1671117 FEMCOZINHEIRA 169674 FEMOFICIAL DE SERVIÇOS GERAIS 1669337 FEMVENDEDOR INTERNO 1665781 FEMASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1663542 INDFASSISTENTE ADMINISTRATIVO 1664805 INDFATENDENTE DE BALCÃO 1631269 INDFAUXILIAR CONTÁBIL 1633012 INDFAUXILIAR DE COZINHA 1678958 INDFAUXILIAR DE CRÉDITO 1671338 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1663713 INDFAUXILIAR DE PRODUÇÃO 1694818 INDFAUXILIAR FINANCEIRO 1678838 INDFCAIXA NO COMÉRCIO 1673957 INDFCAIXA NO COMÉRCIO 1677954 INDFCONFEITEIRO 1669299 INDFCOZINHEIRO GERAL 1649708 INDFFARMACÊUTICO 1627790 INDFMARCENEIRO 1677722 INDFOPERADOR DE CAIXA 1635550 INDFOPERADOR DE CAIXA 1637366 INDFOPERADOR DE MÁQUINA FIXA 1663601 INDFVENDEDOR DE MERCADORIAS 1631828 INDF

Adesivador Líder (masc) – Fazenda Rio Grande

Assistente de Departamento Pessoal (masc) – Pinheirinho/Curitiba

Auxiliar Contábil (masc/fem) – Fazenda Rio Grande

Auxiliar de Cozinha (fem) – Campo do Santana/Curitiba

Auxiliar de Cozinha (fem) – Fazenda Rio Grande

Auxiliar de Eletricista (masc) – Fazenda Rio Grande

Auxiliar de Expedição (masc) - Pinheirinho/Curitiba

Auxiliar Industrial (fem) – Pinheirinho/Curitiba

Auxiliar de Logística (masc) – Fazenda Rio Grande

Ajudante de Motorista (masc) – Tatuquara/Curitiba

Auxiliar de Produção (masc) – Tatuquara/Curitiba

Auxiliar de RH (fem) – Fazenda Rio Grande

Auxiliar de Serviços Gerais/Zelador (fem/masc) - Pinheirinho

Eletromecânico de Manutenção (masc) – Fazenda Rio Grande

Eletricista Industrial (masc) - Mandirituba

Encarregado de Injetora (masc) - Mandirituba

Eletromecânico de Manutenção (masc) – Fazenda Rio Grande

Frentista (masc) – Campo do Santana

Lubrificador Diesel (masc) – Campo do Santana

Gerente de Manutenção Industrial (masc) – Pinheirinho

Lavador de Veículo (masc) – Fazenda Rio Grande

Lubrificador Diesel (masc) – Campo do Santana/Curitiba

Motorista/Carga e descarga (masc) Fazenda Rio Grande

Pedreiro (masc) – Fazenda Rio Grande

Pessoa Portadora de Deficiência Física (fem/masc) – Faz. Rio Grande

Pessoa Portadora de Deficiência Física (fem) – Tatuquara/Curitiba

Interessados encaminhar currículo para

[email protected] ou levar currículo

pessoalmente a rua Cesar Carelli, 90 - Edifício

Cordilheira, Bairro Pioneiros

Fazenda Rio Grande/PR - Fone: (41) 3627-4759

Interessados comparecer na Agência do Trabalhador de FRGRua Cedro, 343 das 8h as 12h - 13h as 17h

Munidos de documentos

SÚMULA DE RECEBIMENTODE LICENÇA DE OPERAÇÃO

OLARIA DE TIJOLOS VALE DAS ARAUCARI-AS LTDA - ME, torna público que recebeu do IAP aprorrogação da Licença de Operação até a data de 29/09/2013, para a atividade de Olaria - Fabricação deTijolos, implantada na Rod Br 116, Km 128, Sn, SãoSebastião, Fazenda Rio Grande, Pr, Cep 83820-000.

SÚMULA DE RENOVAÇÃODE LICENÇA DE OPERAÇÃO

OLARIA DE TIJOLOS VALE DAS ARAUCÁRI-AS LTDA - ME, torna público que requereu ao IAP arenovação de sua Licença de Operação com validadeaté a data de 29/09/2013, para a atividade de Olaria -Fabricação de Tijolos, implantada na Rodovia Br 116,Km 128, Sn, São Sebastião, Fazenda Rio Grande, Pr,Cep 83820-000.

Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis

FORD TRANSIT 2010branca, completa +airbag +abs. Oportunidade imperdívelR$ 59.900,00www.goldcarros.com.br fone3627 1677

KOMBI 2003, gas + kitGNV, vidraçada, cor branca. R$16.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

KOMBI 2005, gas., corbranca, vidraçada. R$19.500,00. Fone: 3604-6258 -Fazenda Automóveis

MONTANA Conquest 1.4ecoflex 2010, prata capota ma-rítima, carro impecável. Confi-ra! Aceito troca-valor e financio.Rotta 8 Veículos. Fone: 3675-3 0 2 8 / 3 6 0 8 - 1 0 0 0 .rotta8veiculos.com.br

PAJERO Full GLS, 2002,diesel, 4X4, completa + rodasaro 22, cor preta. R$ 58.000,00.Fone: 3604-6258 - FazendaAutomóveis

PEUGEOT 504, 1995, di-esel, cor bordo, com capota defibra. R$ 12.000,00. Fone: 3604-6258 - Fazenda Automóveis

3627-2501Rua Itália, 156

NaçõesFazenda Rio Grande

Transforme seus objetivos em metas e os tornem reais!

FARMACÊUTICO 1627790 INDF

INSTRUTOR DE AUTOESCOLA 1626514 INDF

MARCENEIRO 1677722 INDF

OPERADOR DE CAIXA 1635550 INDF

OPERADOR DE CAIXA 1637366 INDF

OPERADOR DE MÁQUINA FIXA 1663601 INDF

RECEPCIONISTA ATENDENTE 1669568 INDF

VENDEDOR DE MERCADORIAS 1631828 INDF

20 A SEMANA17 a 23 de maio de 2013 Classificados

Rua Itália, 156 - Nações - FRG - 3627-2501

Transforme seus objetivosem metas e os tornem reais!

21Caderno imobiliário A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

22 A SEMANA17 a 23 de maio de 2013 Caderno imobiliário

RUA TUIUIU, 2001, CS 01R$ 115.000,00 - 02 quartos.CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

APARTAMENTO com ele-vador R$ 180.000,00 - 02 quar-tos - Centro - FRG - última uni-dade. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

APARTAMENTOS 02 quar-tos, a partir de R$ 104.000,00 -Av. Paraná. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

AVENIDA POLONIA, 708,CS 04 R$ 118.000,00. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

CASA R$ 125.000,00 - 02quartos, sala, cozinha, bwc e la-vanderia - Av. Estados Unidos,157. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CASA R$ 125.000,00 - 02quartos - Esquina - Rua Rio Ne-gro - Iguaçu. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CASA RUA Etiopia, CS 01E 02 R$ 120.000,00 terreno com180m². CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA GUARA, sobrado 02Quartos - Esquina R$150.000,00. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA PARÁ, casa 01 (es-quina) R$ 125.000,00 - 03 quar-tos. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

RUA PARÁ, , CS 02, 03 E04 - R$ 115.000,00 - 03 quar-tos. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

SOBRADO 04, rua RioAmazonas R$ 120.000,00 - 02quartos - última unidade. CRECIJ-04483. www.imobiliariarm.com.Tel.: 3627-2444.

RUA RIO NUNES - R$130,000,00 - 62,00m² 02 quar-tos, sala, cozinha, bwc, lavabo egaragem. CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

IGUAÇU - Rua Rio Peque-no, cs 04 R$ 105.000,00 - 02quartos - CRECI J-04483.www.imobiliariarm.com. Tel.:3627-2444.

CONDOMÍNIO CENTRALPARK, bairro Nações, casascom 38m², sendo 02 dorm,sala,coz., bwc,área de serviço.Projeto Minha Casa Minha Vidaa partir de R$ 82.000,00, sinalR$ 500,00. Faça sua reserva,disponibilidade limitada. MMDInc.Part.Ltda. Fone 3627-2037.creci J 0158.

FRG – Vendo ½ terreno7,5X20, bairro Santa Terezinha,contendo casa mista 90m2, sen-do 3 qtos, sala, coz e bwc, ótimalocalização, ao lado do ginásioGurizão, R$ 65.000,00, tratarcom Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – Vendo ½ terreno7,5X30, Av. Condor bairro Gra-lha Azul, contendo casa de alve-naria de 60m2, com 2 qtos, sala,coz, bwc e garagem, R$80.000,00, tratar com Kleverson.Tel. 3604-6258/9937-4143/9800-1690.

FRG – Vendo terreno7x16, Na Av. Uruguai BairroNações, ao lado do Colégio Lin-damir, R$ 80.000,00, tratar comKleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG TORRO - terreno10x20 av. Mandagascar, Na-ções II - contendo casa de ma-deira 55m² R$ 45.000,00, tratarcom Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

FRG – “TORRO”, terreno9X20, Bairro Gralha Azul, áreaplana, pronto para construir, R$45.000,00, tratar com Kleverson.Tel. 3604-6258/9937-4143/9800-1690.

FRG – Vendo barracão

360m2 com 2 pisos, Bairro GralhaAzul, R$ 360,000,00, aceito troca,tratar com Kleverson. Tel. 3604-6258/9937-4143/ 9800-1690.

TERRENO 12x30 otimo p/aptos Rua Oiapoque, proximo,colégio bayard, R$140.000,00.Imobiliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

TERRRENO 12x30 otimop/aptos Rua Jau,linha ônibusR$110.000,00. Imobiliária Fa-zenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO c/67mts 3 quar-tos, 2bwc, Av. N. S. Aparecida,R$135.000,00 financia minha casaminha vida. Imobiliária FazendaRio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO c/64mts 2quartos,1bwc,1 lavabo, sala ecozinha. Rua Andorinhas a100mts da BR-116, R$125.000,00. Imobiliária FazendaRio Grande. www.imobiliariafazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO Gralha AzulFRG, c/67mts c/3quartos,2 bwc,sala, cozinha, Av.Portugal, JdmPalmeiras, R$150.000,00. Imo-biliária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SOBRADO - EucaliptosFRG, c/67mts, 3quartos, 2bwc,casinha, sala, copa, terrenocom ótimo espaço atras,emc o n d o m i n i ofechado,R$180.000,00. Imobi-liária Fazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e9652-6821.

CASA alvenaria mais edi-cula, terreno 12x30,a duas qua-dras do terminal novo da fazen-da, R$ 230.000,00. mobiliáriaFazenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

FRG - 1/2 terreno deesquina. Excelente localiza-ção na Rua Uruguai esquinacom Rua Argentina. BairroNações. Próximo a Canchado Pereira. R$ 110.000,00.Tratar com Kleverson. Tel3604-6258 / 9937-4143 /9800-1690.

GRALHA AZUL ao ladoBOZA; área c/6021mts c/36lotes p/sobrados, com pro-jeto aprovado,Alvará e in-cluso toda infraestrutura as-fa l to etc. R$ 1.800.000,00.w w w . i m o b i l i a r i af a z e n d a r g r a n d e . c o m . b r .Fone 8423-3778, 8869-7735e 9652-6821.

EUCALIPTOS frente APAE;área c/1.600mts ótimo p/centrocomercial, R$ 1.300.000,00.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

SANTA TEREZINHA aolado cemitério área c/30.610mtsmetade limpa, ótima p/condomí-nio. R$2.000.000,00.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e 9652-6821.

EMPREENDEDOR - Ex-celente terreno em FazendaRio Grande na Rua Quero

Quero, próximo ao supermer-cado e em frente ParóquiaNossa Senhora da Luz. Ruaasfaltada, com fácil acesso aBR, Rua Portugal e NicolaPelanda.Faço parceria paraconstrução ou empreendimen-to. Interessados entrar emcontato no tel 9980-9103 [email protected] sua proposta.

FRG – Vendo terreno, ulti-ma unidade comercial no Resi-dencial Anita, sendo de esquinae linha de ônibus. Valorizaçãoprojetada em 12 meses de R$40 mil. Propostas em dinheiro,tel 9664-0710 com Adriel.

VENDE-SE LOTE nobairro Nações, Jd. Santarém,sito à Rua Madagascar, com472 m2, a uma quadra do as-falto, bem localizado com luz,água, cólegio, próximo a doiscondomínios. Ideal para mo-radia, barracão. Preço: R$65.000,00 à v ista ou R$42.000,00 de entrada e assu-me 113 parcelas de R$205,00. Aceita-se veículo deaté R$ 20.000,00. Interessa-dos tratar no fone 9928-3624/ 8461-3212.

MANDIRITUBA – estra-da da rocinha, 5 km da BR,chácara de 5 litros, com casa40 m de alvenaria, com luz eágua da Sanepar e água en-canada da serra, pomar. Comônibus próximo e escriturada.Aceito troca (carro ou terre-no) ou vendo. Valor R$55.000,00. Interessados tratarno fone 3627-6713 / 9631-0659, tratar com Maria.

CASA em condomínio fe-chado no Sta Terezinha, Av. N.S. Aparecida, com 2quartos,1bwc, sala e cozinha conjuga-da, R$ 603,00. Imobiliária Fa-zenda Rio Grande.w w w . i m o b i l i a r i afazendargrande.com.br. Fone8423-3778, 8869-7735 e9652-6821.

23Meio Ambiente A SEMANA17 a 23 de maio de 2013

São José dos Pinhais destinacorretamente mais de 50 toneladas de lixo por dia

São José dos Pinhaisé o município pioneiro naRegião Metropolitana deCuritiba a transformar lixodoméstico em combustí-vel e composto orgânico.Através de um contratoentre a Prefeitura Munici-pal e a empresa Tibagi, umterço de todo lixo domés-tico coletado na cidade étransformado em Com-bustível Derivado de Re-síduos (CDR).

Para produzir o CDR,cerca de 50 toneladas delixo doméstico são envia-das diariamente a empresaTibagi. Este material pas-sa por uma máquina quesepara o lixo orgânico (res-tos de comida e papel hi-giênico) do lixo reciclável(garrafas pet, vidros e la-tas) e após este procedi-mento acrescenta cavacode madeira ao compostoorgânico triturado geradopelo aparelho.

A iniciativa da cidadefaz parte do processo deintegração à proposta dePolítica Nacional de Resí-duos Sólidos, lei nº 12.305/10, que estabelece metas

A utilização dos par-ques e bosques do municí-pio para eventos esportivosprofissionais, competitivosou de lazer acaba de serregulamentada pela Secre-taria Municipal do MeioAmbiente. As normas,quena maioria apenas oficiali-zam práticas já adotadas,foram publicadas no Diá-rio Oficial do Município doúltimo dia 9.

"O objetivo é estabele-cer as responsabilidades,especificar as rotinas deprocedimentos e medidasrelativas à segurança, saú-de e meio ambiente que ospromotores desses eventosdeverão assumir", afirma odiretor do Departamento deParques e Praças da Secre-taria Municipal do MeioAmbiente, Renato Nicolau.

O decreto estabeleceque somente serão autori-zados eventos e atividadesesportivas profissionais oude lazer compatíveis como local e realizadas em par-

A Comissão de De-fesa do Consumidoraprovou, na quarta-feira(8), o Projeto de Lei2433/11, do deputadoJhonatan de Jesus (PRB-RR), que obriga os fa-bricantes e importadoresde produtos geradoresde resíduos sólidos su-jeitos ao sistema de lo-gística reversa a coloca-rem nos rótulos ou em-balagens informaçõessobre a obrigatoriedadee importância ambientalde sua entrega em pos-tos de coleta.

O sistema de logísti-ca reversa é caracteriza-do por um conjunto deações, procedimentos emeios destinados a viabi-lizar a coleta e a restitui-ção dos resíduos sólidosao setor empresarial, parareaproveitamento, em seuciclo ou em outros ciclos

Mais de um terço do resíduo doméstico produzido na cidade é encaminhado a programas de reciclagem

Programa de troca de resíduos recicláveis por mudas de flores ou de árvores de espécies nativas

de eliminação dos lixõesatravés da compostagem eda reciclagem.

Em conjunto com estereaproveitamento do lixoorgânico, a Prefeitura deSão José dos Pinhais dis-ponibiliza para a populaçãodois programas de troca delixo reciclável por flores everduras.

A troca de resíduos re-cicláveis por mudas de flo-res ou por árvores de es-pécies nativas é realizada

todas as quintas-feiras naCentral de Triagem e Valo-rização de Resíduos Reci-cláveis, situada na Rua Pe-dro Trevisan, 249, no bairroColônia Rio Grande. A cada2kg de resíduos recicláveiso cidadão recebe um valeou uma muda disponívelnaquela data. Por pessoa atroca semanal é limitada a50kg.

Na troca de verduras,através do programa Saco-lão Verde, as famílias rece-

bem uma ficha, que lhes dádireito a uma sacola de ver-duras ou frutas da época,a cada 15kg de material re-ciclável levado.

Este programa, criadopelo prefeito Setim em suaprimeira gestão em 1999,funciona com caminhõesque percorrem os bairrosda cidade realizando as tro-cas e a coleta do material.Todos podem participar eo limite de trocas é de duasfichas por família. Mais in-

formações sobre o progra-ma, e os dias de visitaçãodos caminhões nos bairros,podem ser obtidas atravésdo telefone 3381-5824.

Programa SacolãoVerde

O prefeito Setim decla-rou que este tipo de inicia-tiva traz inúmeros benefí-cios ao município e disseque além da correta desti-nação dos resíduos produ-zidos aqui a reciclagem éuma alternativa considerá-vel de produção de renda."Quando destinamos corre-tamente o lixo evitamosmuitos problemas, tantosociais quanto ambientais.Além disso a reciclagem semostra hoje como uma fon-te de trabalho e renda paraas pessoas".

Para facilitar a coletado lixo reciclável o cidadãopode separar o seu lixo cor-retamente, colocando eleem sacos claros e deposi-tando na lixeira no dia cer-to da coleta.

O Secretário Municipalde Meio Ambiente, GastãoVosgerau, disse que nemtodos os resíduos que pa-

recem ser recicláveis naverdade são. "É comumque as pessoas confundamdiversos materiais de resí-duo comum, com reciclá-veis. Geralmente alguns ti-pos de plásticos (embala-gens de salgadinhos, demacarrão, pacotes de bo-lacha), vidros (pára-brisas)espelhos e cerâmicas sãodepositados nos dias decoleta reciclável quando,na verdade, esta não é adestinação certa para eles.Para orientar a populaçãosobre o descarte corretodestes materiais já esta sen-do produzido pela Secreta-ria um material informati-vo".

Além de recolher o lixodoméstico e o reciclável, aSecretaria de Meio Ambi-ente de São José dos Pi-nhais possui um serviço decoleta de carcaças de ani-mais de pequeno e grandeporte. Quem precisar daremoção de montantesmaiores de entulho, comomadeiras, folhagens e res-tos de móveis, pode solici-tar através do telefone3383-3065.

Comissão aprova mudançaem rótulo de produtos com

logística reversaprodutivos, ou outra des-tinação.

O relator na comis-são, deputado RicardoIzar (PSD-SP), defendeua aprovação da propostaargumentando que ela"preenche uma lacuna"da Lei dos Resíduos Só-lidos (12.305/10), regu-lamentada pelo Decreto7404/10.

Segundo Izar, o pro-jeto de lei permite "ao con-sumidor conhecer suasobrigações ambientais ecolaborar efetivamentecom a Política Nacional deResíduos Sólidos".

TramitaçãoA proposta tramita em

caráter conclusivo e seráanalisada pelas comissõesde Meio Ambiente e De-senvolvimento Sustentá-vel; e de Constituição eJustiça e de Cidadania.

Portaria regulamenta eventos em parques e praças de Curitiba

As unidades de conservação do município ganharam

uma proteção, através de uma regulamentação dirigida a quem

pretende realizar eventos esportivos profissionais, competitivos ou

de lazer nesses locais. Na imagem, Parque São Lourenço

ceria com algum órgão daadministração pública mu-nicipal.

Também fica definidoque a Secretaria Municipaldo Meio Ambiente, ao au-torizar a realização de even-tos nas Unidades de Con-servação do Município,poderá interferir nas pro-postas sempre que julgarpertinente e útil.

Cabe à Secretaria Mu-nicipal do Esporte, Lazer e

Juventude avaliar se há in-teresse público na realiza-ção de cada evento propos-to. As autorizações devemser pedidas com 45 dias deantecedência.

Entre outras atribui-ções do promotor, está aobrigatoriedade de garantiros serviços de atendimen-to médico de emergências,assim como fazer a limpe-za do local durante e apóso evento e restaurar possí-

veis danos aos própriosmunicipais.

O decreto reafirma,ainda, que no interior dosparques e bosques munici-pais é vedada a realizaçãode panfletagem; a distribui-ção de brindes ou amostras;o uso de fogos de artifícioe qualquer ação que envol-va pirotecnia ou instalaçãode objetos nas árvores eequipamentos, entre outras.

No ano de 2012, foramrealizados nos parques ebosques de Curitiba apro-ximadamente 200 eventosesportivos, culturais, desaúde, qualidade de vida,lazer e institucionais. Asunidades de conservaçãomais solicitadas foram osparques Barigüi, Tingui,Bacacheri e São Lourenço,seguidos pelo Bosque doPapa, Parque dos Tropei-ros, Passeio Público, Par-que Cambuí, Náutico, Bos-que Alemão, Praça Bela Vis-ta do Passaúna, Parque Bar-reirinha e Parque Tanguá.

24 A SEMANA17 a 23 de maio de 2013 Esporte

Fonte e fotos: Site Terra

Lua de mel da torcidacoxa-branca com o time

pode terminar cedo Fórmula 1:

Pirelli terá novos pneus para F1 a partir do GP do Canadá

A fabricante italiana Pirelli fornecerá às onze escuderias que dis-putam o Mundial de Fórmula 1 uma nova gama de pneus a partir doGP do Canadá, no dia 9 de junho, anunciou a empresa na última terça-feira, 48 horas após um GP da Espanha marcado pelo número alto depit-stops. "A estrutura dos pneus será revista e a nova gama combinará a durabilidade de 2012 coma performance de 2013", explicou o diretor da Pirelli Competition, Paul Hembery, em um comunicadono qual admite também que as mudanças foram feitas em função do GP da Espanha, onde a maioriados pilotos se viu obrigada a parar quatro vezes nos boxes. "Nossa empresa sempre foi capaz dereagir com agilidade para trazer melhorias quando necessário", completou Hembery, que negociacom Ecclestone a renovação do contrato entre a Pirelli e a F1 para além de 2013. Hembery admitiuque o número de paradas nos boxes durante o GP da Espanha foi "alto demais". No total, foram 82 em1h40 minutos de corrida.

UFC:

Cigano ‘preocupado’ com possibilidade de ficar sem adversário

Junior Cigano volta a Las Vegas para enfrentar o peso-pesado MarkHunt pelo UFC 160 no dia 25 de maio. Porém, problemas com o visto podemimpedir o neozelandês de embarcar para os Estados Unidos. Em conferên-cia por telefone com a imprensa, o brasileiro mostrou preocupação. “Quan-do soube da notícia fiquei preocupado e com medo de cair a minha luta.

Quero muito lutar nesse evento, treinei muito para isso. Estou preocupado. Tenho certeza que o MarkHunt também treinou muito para isso, e espero que ele consiga esse visto e a gente possa ter nossaluta”, disse o ex-campeão. Diretor de comunicações do UFC, Dave Sholler mostrou confiança nasolução do contratempo.

Copa das Confederações:

Seleção abrirá treinos ao torcedor durante preparação

A preparação da Seleção Brasileira para a Copa das Confederações seinicia no fim do mês, no Rio de Janeiro. O técnico Luiz Felipe Scolari adiantouque boa parte dos treinos será aberto ao torcedor. "De cada dez treinos, um oudois serão fechados porque vamos trabalhar alguma coisa", disse o técnico. Os 23 convocados seapresentarão no dia 27 e os treinamentos começarão dois dias depois, após os jogadores terem sidosubmetidos a exames médicos. Depois do amistoso contra a Inglaterra, no dia 2, a delegação seguirápara Goiânia, onde dará continuidade aos trabalhos. Antes da estreia contra o Japão, dia 15, emBrasília, o time fará um teste diante da França, no dia 9 de junho, em Porto Alegre.

Após escândalo, CBF assina acordo com a Gol

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) assinou na última terça-feira,logo antes da convocação da Seleção Brasileira, um novo contrato com umacompanhia aérea transportadora oficial. O presidente da CBF, José MariaMarin, evitou falar com a imprensa e deixou a cargo do diretor comercial da

Gol, Eduardo Bernardes, responder perguntas sobre o rompimento polêmico da rival TAM coma entidade no final de outubro do ano passado. A TAM resolveu romper contrato com a CBFdepois que foi revelado que a empresa tinha que depositar o valor do patrocínio (R$ 16 milhõesanuais) nas contas de quatro empresas de um amigo do ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira.“Nossa negociação é diretamente com a CBF. Já tínhamos contratos com o vôlei e agora passa-mos a ter nossa marca associada aos dois principais esportes do País”, disse Bernardes. Odiretor da Gol tentou escapar de pergunta sobre o constrangimento de se envolver com umaentidade relacionada a um escândalo tão pouco tempo atrás.

Brasil 2014:

Arena Corinthians pode ficar fora da Copa 2014, diz Valcke

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, disse na última terça-feira quea Arena Corinthians, prevista como palco para a abertura da Copa do Mundode 2014, pode deixar de sediar jogos da Mundial por causa de atrasos. Paraele, a Fifa pode “mudar tudo” até agosto, quando começam as vendas dos ingressos. “Eles vão ter deacelerar (as obras). Isso não é uma ameaça. Podemos mudar tudo até 1º de agosto, quandocomeçarem as vendas dos ingressos. Ainda temos um prazo para mudarmos o que for necessário”,disse Valcke, em entrevista coletiva após visita ao Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Osecretário-geral promete menos tolerância com atrasos para os estádios da Copa de 2014 por setratar de “um evento de outra dimensão, outra magnitude”. As 12 arenas deverão ficar prontas atédezembro deste ano.

Americano que viajava com bola para ver Copa no Brasil morre atropelado

Um homem de Seattle, que cumpria o desafio de percorrer 16 milkm até o Brasil com uma bola de futebol nos pés, morreu na últimaterça-feira. A polícia de Lincoln City informou que o americano RichardSwanson, 42 anos, foi atropelado por um caminhão por volta das 10hlocais enquanto caminhava pela U.S. Highway 101, próximo aos limi-tes da cidade. Ele foi declarado morto no hospital, enquanto que o

motorista não foi indiciado. Swanson promovia o projeto One World Futbol, baseado em Berke-ley, que doa bolas de futebol a habitantes de países em desenvolvimento. Ele mantinha um sitena Internet no qual informava a sua rota até o Brasil e planejava chegar ao país a tempo deassistir à Copa do Mundo de 2014.

A festa pelo tetracampe-onato no Paranaense do Co-ritiba não durou uma sema-na. A derrota vexatória parao Nacional por 4 a 1, emManaus, na última quarta-feira no jogo de ida da se-gunda fase da Copa do Bra-sil fez piscar o sinal de alertano Alto da Glória. PouparAlex da viagem e da partidana longíqua capital amazo-nense foi uma decisão equi-vocada da comissão técnicacoxa-branca. Sem ele, ficounovamente escancarado queo Coritiba é um time media-no - em uma análise bemotimista – para as fases maisagudas da Copa do Brasil epara a disputa do Brasileirãoda Série A.

A constatação de que aequipe precisa de reforçosurgentes, especialmente naslaterais e no ataque, veiocomo um duro golpe, de-pois de perceber que o timenão teria forças para virar oplacar diante um time queestá na Série D(quarta divi-são do futebol brasileiro). OCoxa que além de não ter

Com o fim do Para-naense, a diretoria atleti-cana contabiliza de formapositiva o saldo da com-petição. O rendimento dotime sub-23 surpreendeucom o vice-campeonato eos jovens jogadores quedisputaram o Estadual, sevalorizaram e enquantoaguardam uma eventualnegociação ou uma chan-ce no time principal, te-

Alex, poupado, perdeu ain-da no primeiro tempo, ou-tra peça fundamental dotime, o meia Rafinha, con-tundido. Chico foi expulsoe já é baixa certa para o jogoda volta, no dia 23, no Cou-to Pereira, duelo em que otime terá que vencer por 3a 0 para avançar à terceirafase do torneio. “É difícilexplicar. O time deles jogoumuito bem e a gente não jo-gou nada. Tenho certeza queos nossos gols perdidos, seentrassem, mudariam o pla-car. Mas quinta-feira quevem será no Couto Pereira

e lá é completamente dife-rente”, afirmou o meia Lin-coln, substituto de Alex, re-conhecendo que o Coxapouco produziu.

O técnico alviverde, Mar-quinhos Santos aposta na for-ça da torcida para reverter oplacar. Porém, o torcedor sabeque só o apoio das arquiban-cadas não será suficiente e umadesclassificação precoce nacompetição em que o time che-gou duas vezes seguidas na fi-nal poderá fazer com que a luade mel com o time termineantes do previsto.

Dimas Rodrigues

Atlético deve faturar com time sub-23rão pela frente a partici-pação no Yokohama Cup,na Alemanha. A delegaçãorubro-negra chegou aopaís na tarde da últimaquinta-feira e neste sába-do, enfrenta o Pfullendorf,da Alemanha. No mesmodia o Furacão joga tambémcontra o Ryutsu Universi-ty, do Japão. A equipe bus-ca o bicampeonato dacompetição.

Já o time principal, seconcentra na Copa do Bra-sil e no Brasileirão. Na últi-ma quarta-feira, o clubeconheceu o adversário daterceira fase da Copa doBrasil. O Furacão enfren-tará o Naviraiense, do MatoGrosso do Sul e os jogosdesta fase estão marcadospara o mês de julho, após adisputa da Copa das Con-federações.

Depois de uma sema-na à frente do Paraná Clu-be, o técnico Dado Caval-canti já está inteirado doelenco que tem em mãos.Com maior conhecimen-to das características deseus comandados, o pro-fissional faz questão delembrar: não existe trata-mento diferenciado entreos atletas. "Procuro tratartodos os jogadores damesma maneira", ponde-rou. "Porém, a formacompetitiva e intensa que

Após uma semana no cargo, Dado Cavalcantideve optar por dois atacantes no Tricolor

queremos que o Paranátenha em campo, será algocobrado para todos".

Ainda sem dar pistasem relação a possível for-mação do time para a lar-gada do Brasileirão, Dadodeixou clara apenas suapreferência para a partedefensiva. "Lá atrás, joga-remos com uma linha dequatro. Do meio para fren-te, estou testando a cadatreino, fazendo algumasmodificações", explicou otreinador que pode formar

o time com dois atacantesde ofício, no 4-4-2 ou ape-nas um, no 4-2-3-1.

O lateral Roniery foiconfirmado como o 12ºreforço e um atacante, in-dicado por Dado, pode serapresentado nos próximosdias, antes da estreia naSérie B, contra o ABC/RN,no dia 24. Para a posição,o treinador tem JJ Mora-les, Reinaldo, Léo (recen-temente contratado), Luisi-nho, Carlinhos. Júlio Césare Néverton.

Time coxa-branca se perdeu em Manaus e

está aceso o sinal de alerta no Alto da Glória