Edição 286

16
TEATRO CRESCE NA REGIÃO SUL QUARTA -FEIRA, 21/03/2012 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 286 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » DIVULGAÇÃO GERAL | Pág 14 DUAS MULHERES SÃO PRESAS NA SAFRA COM 14 KG DE COCAÍNA ENQUANTO THEODORICO FERRAÇO ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA CASA, RODRIGO » COELHO TOMOU POSSE COMO DEPUTADO ESTADUAL. O NOVO PRESIDENTE ESQUECEU A RIVALIDADE E CHAMOU O PETISTA “DE IRMÃO” A DROGA JÁ ESTAVA REFINADA E FOI AVALIADA EM QUASE 100 MIL REAIS » SEGURANÇA | Pág 15 DIA DE CACHOEIRO NA ASSEMBLEIA ESPORTES | Pág 16 SEM LAUDO DO CORPO DE BOMBEIROS, ESTRELA JOGARÁ EM CASTELO CONSELHEIROS DE SAÚDE E PREFEITURA DE CACHOEIRO NÃO SE ENTENDEM SOBRE TANU VEREADORES APROVAM REAJUSTE DO MAGISTÉRIO ESPORTES| Pág 16 DIRETORIA TRABALHA PARA MANTER O ORIENTE F.C DE JERÔNIMO MONTEIRO POLÍTICA | Pág 06 ALUÍSIO FILGUEIRAS COMENTA LIDERANÇA EM PESQUISA ELEITORAL DE MUQUI POLÍTICA| Págs 03 e 04 CIDADES | Pág 12 DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO

description

Jornal Aqui Noticias Folha do Caparao

Transcript of Edição 286

Page 1: Edição 286

TEATRO CRESCE NA REGIÃO SUL

QUARTA-FEIRA, 21/03/2012 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 286 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SULR$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

divu

lgaç

ão

GERAL | Pág 14

DUAS MULHERES SÃO PRESAS NA SAFRA COM 14 KG DE COCAÍNA

ENQUANTO THEODORICO FERRAÇO ASSUMIU A PRESIDÊNCIA DA CASA, RODRIGO »COELHO TOMOU POSSE COMO DEPUTADO ESTADUAL. O NOVO PRESIDENTE ESQUECEU A RIVALIDADE E CHAMOU O PETISTA “DE IRMÃO”

A DROGA JÁ ESTAVA REFINADA E FOI AVALIADA EM QUASE 100 MIL REAIS » SEGURANÇA | Pág 15

DIA DE CACHOEIRO NA ASSEMBLEIAESPORTES | Pág 16

SEM LAUDO DO CORPO DE BOMBEIROS, ESTRELA JOGARÁ EM CASTELO

CONSELHEIROS DE SAÚDE E PREFEITURA DE CACHOEIRO NÃO SE

ENTENDEM SOBRE TANU

VEREADORES APROVAM REAJUSTE DO MAGISTÉRIO

ESPORTES| Pág 16

DIRETORIA TRABALHA PARA MANTER O ORIENTE F.C DE JERÔNIMO MONTEIRO

POLÍTICA | Pág 06

ALUÍSIO FILGUEIRAS COMENTA LIDERANÇA EM PESQUISA ELEITORAL DE MUQUI

POLÍTICA| Págs 03 e 04

CIDADES | Pág 12

divu

lgaç

ãodi

vulg

ação

divu

lgaç

ão

divu

lgaç

ão

Page 2: Edição 286

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Ilauro OliveiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos FreireDIAGRAmADOREs: Suheley Garcia Suhett e Carlos Guilherme Gomes

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com/ [email protected]ção: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DEPARTAmENTO COmERCIAL: Rafaella Macedo (28) 3521 7726 / 9982 [email protected]: Joana Campos (28) 3521 7726 9921 7914 / 9885 6604 - [email protected]: Sérgio Oliveira, Sérgio Garschagen, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Ruy Guedes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Lucas Oliveira, Ramon Barros, Marcelo Soncino, Ewerton M. TréggiaDPTO. JURíDICO: MIGNONE ADVOGADOSDR RICARDO MIGNONE - OAB/ES 12.699

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

[email protected] »

QUARTA-FEIRA, » 21/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Espirito da Valéria Vasquez baixou ontem...No vereador professor Leo...Da tribuna na sessão da Gaiola de Ouro#A vítima foi ... Jhonathan William presidente do Sindimunicipal#Teve até...sessão da Tarde em DVD...Passaram o X-9 no meio dos bons companheiros#E a história do aluguel de ambulância...Continua rendendo...E tem tudo para virar B.O e escândalo# Prefeitura iniciou...A distribuição dos uniformes escolares...Para os alunos da rede pública# Município vai comprar 5 mil alevinos de tilápia do Nilo...Para incentivar a psicultura em Cachoeiro #Traíra...Já tem demais# Atílio Vivácqua em alta...Pela vídeo-cacetada de domingo no Faustão...E pela descoberta do menor sapo que deveria ser da espécie ‘rasga pão”# Para a alegria e orgulho...Da Rosângela Venturi...De marapé para o mundo# Verão foi embora...Para a chegada do outono#E na Terra de Neném Doido...O sabiá vai cantar...Com as palmeiras que estão sendo plantadas...Na Lacerda de Aguiar# Dei uma... de poeta# E assim caminha...A humanidade#Amaral..Sensato# Domingo de manhã tem mais um a caminhada da misericórdia...Da Igreja de são sebastião até soturno#O encerramento será...Com uma missa celebrada pelo Bispo Dom Dario#briga boa agora....É entre o apóstolo Valdemiro santiago da mundial do Poder de Deus...Contra o bispo Edir macedo da Universal do Reino de Deus# Pior se o homem lá de cima...Resolver chamar os dois para resolver o problema...Frente a frente#Hoje é quarta...Dia de futebol...

FRAsE DO PIPOqUEIRO

“sE EssA RUA, sE EssA RUA FOssE • mINHA... EU ALUGARIA TODAs As CAsAs E NÃO TRAbALHARIA NUNCA mAIs.”

FRAsE DO sORVETEIRO

“NO PRóXImO CARNAVAL EU VOU PARA • Um EsTADO ONDE só TEm ALEGRIA E mU-LHER bONITA... O EsTADO DA EmbRIAGUEz.”

PATULEIA •

Cláudio Vilarinho, pré-candidato a prefeito pelo PTN. O “homem da vassoura vem aí!”.

Confia Sempre. Não percas a tua fé entre as sombras do mundo. Ainda que os teus pés estejam sangrando, segue para a frente, erguendo-a por luz celeste, acima de ti mesmo. Crê e trabalha. Esforça-te no bem e espera com paciência. Tudo passa e tudo se renova na terra, mas o que vem do céu permanecerá. De todos os infelizes os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmo, porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé e prosseguir vivendo. Eleva, pois, o teu olhar e caminha. Luta e serve. Aprende e adianta-te. Brilha a alvorada além da noite. Hoje, é possível que a tempestade te amarfanhe o coração e te atormente o ideal, aguilhoando-te com a aflição ou ameaçando-te com a morte... Não te es-queças, porém, de que amanhã será outro dia.

JUSSAN SILvA E [email protected] »

Repousa sobre mim uma emoção preguiçosa e altamente melancólica. Nesse momento, sinto-me como se minhas vís-ceras salpicassem de medo por motivo que nem sei ao certo descrever. Aliás, certas palavras só existem para dificultar o pensamento, pois muitas vezes nada e nada nem sempre são as mesmas coisas. Ademais, creio que nem tudo pode ser descrito, aí aonde o espaço das letras perdem o sentido, só a escrita da alma sensível pode mensurar a intensidade das formas gramaticais do coração.

Não sei ao certo que sentimento atravessado na Avenida Presidente Vargas com a Rio Branco é esse. Hoje por exemplo tive a ligeira impressão de que poderia estar a um passo da morte. Quanta bobagem. Deus não me daria essa graça de interpretação, sou humano demais para isso. Até sei que é na humanidade que encontro o alicerce para a santidade, mas minha ríspida vontade de acabar com as horas, nesse momen-to, é mais forte que eu. Sei que isso vai passar, e essas dores também, entretanto, reconheço que tal carência de estabili-dade emocional é sem dúvida, uma grande arma de defesa.

Quando encontro-me nesses dias de tênue amargura, sinto-me como uma criança sem o leite materno: impotente. Mes-mo com rigidez personificada em postura e competência, não seria essa uma capa protetora dos homens industrializados pela política no “não sentir”? Quisesse meu Bom Deus me remeter aos 5 anos de idade, lá sim era feliz. Uma felicidade crua e dependente dos sentidos da vida, lá era mais poeta e mais inteligente o suficiente para reconhecer o que me ali-menta o que me irrita e o que me alegra.

Quando Mário Quintana diz; “vive em mim inúmeros eu’s” não quer apenas relatar aspectos psicológicos, mas, sobretudo a capacidade de sermos eternos seres em movimento e dota-dos de imutabilidade. Isso se torna possível, pois existe uma essência transcendente em nós, que não muda. Enquanto isso, num mundo exterior, tratamos de recompor nossa pos-tura social criando um processo de transformação da perso-nalidade. Por isso, que flui em nós a chamada eterna criança, onde residem os sentimentos mais primitivos e humanos no melhor sentido morfológico e interpretativo das palavras. O olhar simples e puro, o sorriso tímido e a áurea translúcida de Beatriz no retrato com mesmo nome pintado por Tarsila do Amaral fizeram-me reafirmar que a arte, a fé e a emoção estão situadas no mesmo espaço, mesmo que qualquer apatia ou descrença possa abater qualquer coração.

A firmeza em acreditar nisso tudo, faz da emoção pregui-çosa e melancólica o combustível necessário para superar os desafios da alma que grita pedindo sentido de seguir fazendo poesia. Eis o significado da dor.

Docinha, docinha.

Minha infância tem gosto de geleia de mocotó, doce de abóbora, angú com feijão, e banana-maçã.

Tem cheiro de chuva e de terra molhada. Minha infância era uma horta só!

A dor de ser gente

Page 3: Edição 286

O deputado Theodorico Ferraço (DEM) é o novo presidente da Assembleia legislativa (Ales). Por una-nimidade, o democrata foi eleito por seus pares na sessão ordinária de ontem, ocorrida no Plenário Dir-ceu Cardoso. Ele ficará no cargo até janeiro de 2013; em 1º de fevereiro haverá nova eleição.

Ferraço ocupava o cargo de 1º vice-presidente, vago com sua eleição para presi-dente. Ainda nesta sessão foi realizada nova eleição, desta vez para o cargo de vice-presidente. Foi eleito,

também por unanimidade, o atual líder de Governo na Casa, deputado Mar-celo Coelho (PDT). Nas eleições não houve disputa, mas somente um candida-to para cada cargo.

A vaga de presidente foi aberta com a renúncia de Rodrigo Chamoun (PSB), que assumiu como conse-lheiro do Tribunal de Con-tas do Estado. Desde en-tão, Ferraço ocupava a pre-sidência interinamente. A sessão desta terça foi aberta por ele, que passou a presi-dência para o 1º secretário da Mesa, deputado Rober-to Carlos (PT), quando da condução da eleição.

QUARTA-FEIRA, 21/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03POLÍTICAwww.AQUIES.com.br

ESTADUAL

Ferraço é eleito presidente da ALES e Marcelo Coelho o vice

ELE FICARá nO CARGO ATé jAnEIRO DE 2013; EM 1 » º DE FEvEREIRO HAvERá nOvA ELEIçÃO. ELE PROMETEU COnTInUAR A GESTÃO DE RODRIGO CHAMOUn

Fonte: ALESfotos: divulgação

“Que a Mesa possa mostrar ao ES que os políticos merecem respeito”, disseRoberto Carlos deu

posse a Theodorico Fer-raço após o resultado da votação, e o democrata assumiu a cadeira prin-cipal da Mesa. Prometeu dar continuidade à gestão de Rodrigo Chamoun, que pregava a necessida-de de buscar o resgate da política e dos políticos. “Que a Mesa possa mos-trar ao Espírito Santo que os políticos merecem res-peito”, ensejou Ferraço.

“Seremos respeitados, mas para isso temos que dar o exemplo, temos que defender o Espírito Santo a qualquer custo, seu re-gimento, a Constituição”,

alertou Ferraço. Mais: fazer com que todos, in-dependentemente de cor partidária, trabalhem em defesa da Assembleia Le-gislativa.

Após seu discurso, abriu o processo de eleição para o cargo de 1º vice-presi-dente. Empossado, Mar-celo Coelho agradeceu aos colegas de Plenário pela confiança; também ao governador Renato Casagrande (PSB), que o escolheu como líder de Governo. “Esta Casa tem me dado muito orgulho”, assegurou, referindo-se à qualidade da política rea-lizada na Assembleia.

Theodorico Ferra-ço classificou Coe-lho como sendo “um homem de bem, um homem honrado”. O deputado Rober-to Carlos avaliou que Marcelo Coelho vem desenvolvendo seu trabalho com “hombridade”. O vice-líder de Gover-no, deputado Sérgio Borges (PMDB), as-sume interinamente a liderança, até que seja enviada à As-sembleia mensagem do Governo o indi-cando como novo líder.

Page 4: Edição 286

Um novo deputado esta-dual ocupa assento no Ple-nário da Assembleia Legis-lativa (Ales). Rodrigo Co-elho (PT) tomou posse no início da sessão de ontem. Para tanto, pediu exonera-ção do cargo de secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Huma-nos, que ocupava.

O presidente interino da Assembleia, deputado The-odorico Ferraço (DEM), abriu a solenidade de posse após a leitura do Expedien-te. A sessão foi suspensa para que autoridades, fa-miliares e amigos do novo deputado pudessem se aco-modar no Plenário Dirceu Cardoso.

O prefeito de Cachoei-ro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT), acompa-nhou a solenidade. Rodri-go Coelho fez o juramento e foi declarado empossado pelo presidente interino, que em seguida concedeu ao novo deputado a Co-menda Domingos Martins, no Grau de Comendador, como é de praxe.

estadual

Rodrigo Coelho tomou posse e anunciou que pedirá licença

No primeiro discurso, »agradeceu a coNfiaNça dos

eleitores, a compreeNsão

da família pela ausêNcia,

e foi bem tratado por

theodorico ferraço, que

presidiu a sessão

Fonte: Ales divulgação

Rodrigo Coelho assumiu como primeiro suplente da coligação PT, PMDB e PSB, na vaga aberta com a renúncia de Rodrigo Cha-moun (PSB), que foi nome-ado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Em determinado mo-mento da solenidade, o pre-sidente Theodorico Ferraço esqueceu as rivalidades com o PT de Cachoeiro e sau-dou Rodrigo Coelho com

a frase “um irmão que vem somar esforços em favor de um novo Espírito Santo”. O deputado Roberto Car-los (PT), 1º secretário da Mesa Diretora, disse que a trajetória de Rodrigo reflete a qualidade da política: “Ele demonstra que vale a pena acreditar na política”.

Primeiro discursoEm seu primeiro discur-

so como deputado, Coe-

lho agradeceu aos 20.108 eleitores que votaram nele no pleito de 2010. Agrade-ceu, ainda, ao governador Renato Casagrande (PSB) pela confiança nele deposi-tada. Lembrou a época em que atuou na Assembleia como assessor do então deputado Carlos Caste-glione. Voltou depois para Cachoeiro, onde, afirmou, o PT vem desenvolvendo um trabalho de transfor-

mação da realidade social, melhorando a vida dos ci-dadãos.

Suplente nas eleições de 2010, assumiu como secretário de Assistência Social. No discurso, re-lacionou algumas ações desenvolvidas pela pasta durante sua gestão, entre elas o programa de redu-ção da pobreza, vinculado ao programa Brasil sem Miséria. Foram bons os

resultados obtidos, fruto de um trabalho de equipe, assegurou.

licença do mandatoRodrigo Coelho adian-

tou que será mantido na secretaria pelo governador e que irá se licenciar do mandato. “Respeito todas as pessoas que votaram em mim”, salientou, admitin-do que a decisão de per-manecer à frente da pasta foi difícil. Em considera-ção aos eleitores, disse que seu objetivo é servir a cada um dos cidadãos.

O deputado acrescen-tou que somente irá pe-dir licença do mandato após percorrer o Estado explicando “a cada um dos meus eleitores” os motivos que o levaram a permanecer na Secretaria de Assistência Social. Em seguida, cumprimentou sua família, presente à posse: mãe, irmão, mulher e duas filhas. Às últimas, que cobram a presença do pai, um recado: “O povo do Espírito Santo merece o nosso sacrifício, o nosso serviço”.

quarta-feira, 21/03/2012 cachoeiro de itapemirim e região sul

www.aquies.com.br04 política

Page 5: Edição 286

Durante o 2º Congresso Nacional da Juventude do PMDB (JPMDB), no últi-mo final de semana, o capi-xaba Luciano Salgado – que é de Ibatiba – assumiu a Vi-ce-Presidência da Juventude Nacional do PMDB. Com a reorganização da Executi-va Nacional da Juventude do PMDB, após a desfiliação de algumas lideranças, o parti-do reuniu o Diretório para indicar novos membros para os cargos em vacância, den-tre eles, o de vice-presidente nacional.

“Após uma longa articu-lação política, envolvendo principalmente os estados do sul e sudeste do país, conseguimos que o Espírito Santo ocupasse esse espaço, tudo isso fruto do trabalho coletivo da Juventude do PMDB capixaba e do apoio recebido da Executiva do partido e também das nos-sas lideranças”, citou Lucia-no Salgado.

Para Luciano é uma honra ocupar o cargo e, ao mesmo tempo, um grande desafio. “É uma vitória para a minha querida cidade de Ibatiba e para o Espírito Santo, pois ajudar a conduzir a juven-tude do PMDB é tarefa ár-dua, principalmente, com a desilusão que a sociedade tem deste processo, mas sou ousado e perseverante, e com muita fé em Deus, vou superar os obstáculos, claro,

contando e compartilhando das decisões com a nossa base partidária, pois sem eles não existe partido forte”, de-clarou.

O jovem ainda destacou algumas metas para 2012. “O ano é de eleição e vamos trabalhar para eleger o maior número de vereadores jovens em todo o país e até mesmo prefeitos e vice-prefeitos. Ainda, levaremos, através da Fundação Ulysses Gui-marães, cursos de Formação Política para a sociedade. Va-mos lutar e buscar renovar o PMDB”, finalizou.

Candidaturas própriasNo Congresso, a Ju-

ventude Peemedebista do Espírito Santo defendeu o lançamento de candida-turas próprias em Vitória e em outros municípios do estado. A caravana capixa-ba contou com 45 jovens de mais de 20 municípios que também debateram o fortalecimento da legenda, por meio da renovação de lideranças, lançamento de candidaturas jovens e for-mação política.

De acordo com o pre-sidente estadual e, agora,

vice-presidente nacional da JPMDB, Luciano Salgado, o evento, além de servir para debater em torno das eleições deste ano, também foi momento para discutir políticas públicas de juven-tude. “Precisamos ampliar o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país e, em especial, no Espírito Santo, onde quere-mos iniciar ganhando a elei-ção na capital, Vitória”, afir-mou Luciano. “O PMDB capixaba quer juntamente com os aliados estabelecer um choque de gestão, igual ao implantado no Governo do Estado e, para isso, temos nomes, onde destaco o pró-prio Paulo Hartung e o de-putado federal Lelo Coim-bra”, ressaltou.

Luciano ainda parabeni-zou o senador Ricardo Fer-raço pela atitude – que jul-gou como responsável – de permanecer no Congresso Nacional, defendendo os legítimos e valorosos recur-sos dos royalties, Fundap e ICMS. E também destacou as palavras do ex-governador Paulo Hartung que citou: “a cidade está sem rumo”, se referindo à Vitória.

estadual

Ibatibense assume Vice-Presidência nacional da JPMDB

Durante congresso »nacional, no final De

semana passaDo, o

presiDente Da JpmDB

no estaDo, luciano

salgaDo, assumiu como

vice-presiDente Da JpmDB

nacional

luciano salgado assumiu como vice-presidente durante congresso da JpMdB

MARCOS [email protected]

marcos freire

ricarDo ferraço

Alta é explicada pelo câmbio e pela renda, não pelos incentivos re-gionais; se eles deixarem de existir, importações vão migrar para os por-tos dos Estados ricos

O debate sobre os incentivos esta-duais do ICMS na importação está focado no projeto de resolução do Senado 72/2010, que reduz as alí-quotas interestaduais e o espaço para que os Estados concedam incentivos para o desenvolvimento regional.

A discussão em torno da chamada “guerra dos portos” precisa ser ama-durecida, sob pena de se converter em equívoco.

O fato é que o conjunto de dez es-tados incentivadores (São Paulo, Pa-raná, Espírito Santo, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Maranhão) importou US$ 67 bilhões em 2011 (30% do total), menos que São Paulo (US$ 82 bilhões).

Essas importações ampliam a oferta de bens intermediários e dão acesso a novas tecnologias para modernizar a produção (82% da pauta são insumos industriais, máquinas e equipamentos). Elas também respaldam os acordos bi-laterais de comércio, como no caso automotivo.

Está provado que 99% da alta re-cente pode ser explicada pelo câmbio e pela renda. Assim, eliminando-se os incentivos regionais, as importa-ções apenas migrarão para os portos dos Estados ricos.

A competitividade da indústria, por sua vez, tem sido prejudicada pelo custo Brasil e pelo cenário in-ternacional. Após a crise de 2008, os países desenvolvidos deixaram de crescer, comprimindo nossas expor-tações de manufaturados.

Por outro lado, parte da injeção maciça de liquidez nas economias avançadas converge para o Brasil em busca de oportunidades. Isso, juntamente com as divisas trazidas por exportadores de commodities,

por que crescem as importações?contribuem para valorizar o câm-bio e estreitar a competitividade.

O problema é difícil, mas a solu-ção está na melhoria de infraestru-tura, da educação e do ambiente de negócios, algo que precisamos resolver internamente.

O projeto de resolução 72 não é uma solução para a falta de com-petitividade na indústria, mas po-derá gerar rupturas no atual equi-líbrio federativo.

Soluções de curto prazo para problemas estruturais não existem. Os Estados, por sua vez, perderão uma fonte legítima de defesa do desenvolvimento regional e deixa-rão de compensar, com recursos próprios, a precariedade dos in-vestimentos na infraestrutura de competência federal.

O conjunto de Estados incenti-vadores contribuiu muito para o crescimento recente do PIB, com aumento de empregos, de renda e de arrecadação. São bons exem-plos de gestão fiscal e de melhoria nos indicadores sociais.

Ademais, ao ampliar a escala de negócios nos portos regionais, os incentivos estaduais viabilizam o custo dessas estruturas e, conse-quentemente, as exportações, ge-radoras de empregos que não en-contrariam espaço nos portos dos Estados ricos.

A crise internacional tem tra-zidos desafios para o Brasil. Para superá-los, precisamos evitar pre-juízos adicionais, como o risco de eliminar mecanismos efetivos de desconcentração do desenvolvi-mento. Precisamos rediscutir de modo amplo e integrado o pacto federativo e os instrumentos para o desenvolvimento regional.

________________________

RICARDO FERRAÇO, 48, é sena-dor pelo PMDB-ES. Foi deputado fede-ral (de 1999 a 2003) e vice-governador do Espírito Santo entre 2007 e 2010

quarta-feira, 21/03/2012 cacHoeiro De itapemirim e regiÃo sul 05políticawww.aquies.com.br

Page 6: Edição 286

O médico Aluísio Fil-gueiras (PSDB) lidera a pes-quisa de intenção de votos feita pelo Instituto Ipeses, em parceria com o jornal Aqui Notícias. Na estimula-da, ele tem a preferência de 41,78% dos 426 entrevista-dos, seguido por frei Paulão (PSB) 28,64%. À reporta-gem, o tucano disse estar contente com o resultado e informou que o sentimento é comum entre os eleitores do município.

“Gostei, pois o percentual é muito bom, e eu acredito na pesquisa. A partir dela, já

O empresário José Luiz Passaline (PR) quer fazer a diferença em São José do Calçado. Ele é pré-candidato a prefeito e tem como objeti-vo moralizar a política local. Segundo ele, ocorrem muitas brigas políticas e a população é a principal vítima.

Esta é a primeira vez que Passaline ingressa na política eleitoral. Ele faz parte do gru-po de 12 partidos opositores, que conversa para escolher um candidato. O republicano acredita que é possível adotar no poder público o modo de gestão da iniciativa privada.

“Não tenho vaidades, a única coisa que almejo no momento é fazer história na vida pública, da mesma forma que fiz na particular. A polí-tica em Calçado está muito suja e quero dar moral à ela. A cidade não cresce, e eu não acredito que ela não tem jei-to”, afirmou.

Sobre sua vida particular, José Luiz contou que há 19 anos alugou um imóvel com fins comerciais; algumas pes-

é possível iniciar um traba-lho, até mesmo para identifi-car possíveis falhas. Nas ruas é fácil ver que a população está satisfeita com o resulta-do”, disse.

Aluísio analisou que a sua liderança na pesquisa também se deve à credibi-lidade que ele sempre teve no município. “Os mora-dores conhecem meu perfil de honestidade, aqueles que moram no interior também depositam crédito na gente. Já apresentei a minha pro-posta de trabalho em outras ocasiões; já os que venceram as eleições prometeram, mas não cumpriram”, informou o médico.

Os integrantes da Comissão Processante (CP) estiveram em Vitória, nesta semana, para apresentar ao desembargador Maurílio Almeida de Abreu as contra razões com o intuito de realizar a sessão para votar o relatório final, interrompida através de liminar. A CP in-vestigou suposto superfatura-mento no carnaval de 2010;

os alvos da averiguação são o prefeito Adson Salim (PSDB) e o vice-prefeito Pedro Chaves (PMDB).

Na última semana, a co-missão iria votar, em sessão extraordinária, o relatório final das investigações. O plenário poderia decidir, até mesmo, pela cassação do pre-feito. Com várias viaturas da

soas o diziam que ele quebra-ria: hoje, ele tem, além do su-permercado, dois prédios, um imóvel onde é a Caixa Econô-mica e propriedades rurais.

Nesse foco de moralização, Passaline reforça que pretende resgatar a história política do município, que já ofertou ao estado duas lideranças polí-ticas de renome: Cristiano Dias Lopes e José Carlos da Fonseca.

Na área econômica, o re-publicano acredita ser pos-sível resgatar o município, mediante planeja-mentos. “Pelo o que escuto de algumas pessoas, a arrecadação não é ruim. Além disso, temos aqui o Banco do Bra-sil, Banestes, Sicoob,

Mas, o ponto principal de sua ascendência está atrela-do à má avaliação da saúde no município. Na pesquisa sobre a gestão da adminis-tração, 57,98% afirmaram ser esse setor o principal de Muqui. “A saúde está dete-riorada em Muqui. Fui dire-tor de hospital, nesta época a situação era confortável, tínhamos pacientes de todo sul do estado. Temos poten-cial para revolucionar a saú-de”, lembrou.

OpOsiçãOAluisio contou que inicia-

rá diálogo visando a união da oposição no município. O outro pré-candidato que

Polícia Militar e populares em frente à Câmara Munici-pal, a sessão foi desautorizada via liminar expedida pelo de-sembargador.

No documento judicial, constavam diversas irregula-ridades sobre o processo que criou a CP apresentadas pela defesa do prefeito, entre elas ser evidente a parcialidade dos vereadores, ter havido cerceamento de defesa na condução dos trabalhos e ví-cios de ordem formal no pa-recer em favor da instauração da comissão.

No dia da votação, a infor-mação era de que o relatório indicava a cassação do pre-feito e a absolvição do vice. No entanto, o presidente da CP, vereador Toninho Gualhano, fatos novos po-dem alterar o rumo final do relatório. Os vereadores aguardam a resposta do de-sembargador. (LM)

Caixa e está abrindo o Bra-desco; é um sinal que nossa economia não é ruim”.

Para ele, é preciso reforçar o apoio aos produtores rurais, uma vez que a agricultura é a base da economia calçadense. “Temos três distritos, mas te-mos que levantar as associações locais, dar apoio. Hoje, não há técnicos agrícolas, os dois que existem estão em desvio de função”, denunciou.

Sobre sua pré-candidatura, Passaline afirmou que só leva-rá adiante mediante consen-

so do grupo. O critério de escolha, de acordo com

ele, será a realização de pesquisa de intenção de voto. “É a forma mais democrática, pois a escolha será da população. Se não for eu, irei apoiar o

nome do grupo”. (LM)

QUARTA-FEIRA, 21/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br06 POLÍTICA

MUQUi

BOM JEsUs DO NORTE sãO JOsÉ DO CALçADO

Pesquisa: Aluísio diz que população gostou do resultado LIDERAnDO A PESQUISA ELEITORAL EM MUQUI, ALUISIO »

FILGUEIRAS (PSDB) SE COLOCA COMO SOLUçÃO nA áREA DA SAúDE

populares e viaturas da polícia Militar ficaram em frente à Câmara Municipal no dia em que seria votado o relatório final da Comissão processante

LEANDRO [email protected]

LEANDRO MOREIRA

é contrário ao projeto go-vernista é Renato Prúcoli (PTB), que aparece com 11,03% na estimulada. “Te-mos que construir essa uni-dade para acabar também com a corrupção eleitoral que ocorre antes, durante e no dia da votação. É algo violentíssimo”, denunciou.

TENTATivAsO tucano nunca exerceu

mandato político em Mu-qui, porém já tentou por quatro vezes o pleito majo-ritário. Em 1996, ele tentou pela primeira vez a prefei-tura, porém só conseguiu a terceira colocação: foram 2.182 votos, contra 2.948 de

Antonio Domingos Maroni (PMN) e 3.662 de Gilberto Mofate Vicente (PDT).

Nas eleições de 2000, Aluisio aumentou sua vota-ção para 3.427 votos, mas foi superado por frei Paulão (PSB), que obteve 3.755 su-frágios. No pleito seguinte,

houve nova polarização e Paulão se reelegeu após con-quistar 4.843 votos e Aluisio 2.926. Em 2008, o tucano perdeu para o candidato de Paulão, o atual prefeito Nicolau Esperidião (PSB), que teve 2.871 votos contra 2.631.

Comissão processante aguarda posição do desembargador

“política de Calçado está muito suja”

LEANDRO MOREIRA

DIvu

LgAç

ãO

Page 7: Edição 286

Hoje é comemorado o Dia Universal do Teatro. Uma arte que iniciou há muitos anos e para alguns historiadores não há uma data definida em que as primeiras apresentações co-meçaram. Existem aqueles que afirmam que a arte começou na China outros na Grécia, enfim, o importante é o que esta forma de comunicar se tornou. Ela evoluiu, ganhou status, saiu das ruas, foi para os palcos, rádios, TVs, cine-mas, internet, provando que mesmo depois de tanto tem-po, não possui limites.

Contar histórias por meio do corpo, da fala e voz talvez seja a primeira forma que todos temos de nos comunicar. Por isso, é difícil u m lu-

g a r o n d e

não exista o teatro,

mesmo que seja realizado

em algum local improvisado, na escola, igre-ja ou até mes-mo na rua com o céu como teto.

O sul do estado foi agraciados com bons atores e ó t i m o s

grupos da arte. Portanto, neste dia que comemora-se universalmente este trabalho, conversamos com quem faz a arte acontecer na região. Para Carlos Ola, diretor e ator do Grupo Gota, Pó e Poeira de Guaçuí, o teatro tem uma im-portância imensa para a nossa cultura.

“O teatro é uma das mani-festações artísticas mais anti-gas da humanidade e veio do desejo do homem em imitar o que ocorria em sua volta, principalmente para contar suas caçadas. Ele se estru-

turou a partir de festas po-pulares e religiosas, por isso tem sua força no contexto social, podendo ser uma arte representada por todas as ca-tegorias. Em nossa região, é uma manifestação forte, com importantes grupos em vários municípios do sul do estado, e com isso leva reflexão, en-tretenimento, conhecimento e contemplação, mas ele acima de tudo é político-social, pois forma o pensamento das pes-soas, abrindo seus horizontes”,

disse Carlos.Mesmo com toda

importância que o teatro tem dentro da sociedade, o sul do estado ainda precisa de melhora em al-

guns aspectos, explica Ola. “O sul do estado ain-

da carece de uma campanha de popularização do teatro, embora tenhamos avan-çado muito nos últimos anos. Precisamos de mais patrocínios das empresas, maior veiculação de nos-sos trabalhos e a presença do público. Falta tam-

bém a

construção de mais espaços

para encenação e a manutenção dos

espaços já existentes”.Em Cachoeiro foi

criada a Associai Te-atral de Cachoeiro (Asteca) com a finalidade de unir os grupos teatrais aqui existen-tes. “Nos últimos 15 meses tivemos um momento muito

QUARTA-FEIRA, 21/03/2012 DIÁRIO | Ano 1 | n° 286

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

TeaTro no sul do estado está melhor

NO DIA UNIvERSAl DO TEATRO, A AvAlIAçãO é DE QUE »A ARTE NA REgIãO SUl mElhOROU NOS úlTImOS ANOS

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

Gustavo [email protected]

bom no teatro, principalmente em Cachoeiro, com a criação da Associação. Tivemos bons investimentos na área, como nunca até então. Isso demons-trou um crescimento muito grande dos atores”, revelou Lucimar Costa, diretor e ator do Grupo Ela.

Para Carlos, a melhora veio através de maior divulgação da mídia, com apoio dos jornais e televisão, além da construção de teatro em cidades que não tinham. “Hoje temos Castelo, Cachoeiro, Guaçuí, Alegre, Rio Novo do Sul, Muqui e Mimoso do Sul, que podem abrigar espetáculos. Acima de tudo tivemos maior credibi-lidade com as Secretarias de Cultura em contratar nossos

trabalhos e assim circular com nossas produções. Também surgiram os editais estaduais e federais para apoio à realização de espetáculos”, ressaltou.

Novidades Já que o assunto é teatro,

e estamos a poucos dias da nova temporada de peças na região, eles revelaram o que seus respectivos grupos estão preparando este ano. Em Ca-choeiro, Segundo Lucimar, a Asteca está fazendo leitura de textos para escolherem a peça que será o carro chefe do grupo este ano, além da preparação para a inscrição de editais que beneficiem os grupos.

Na região do Caparaó, o grupo Gota, Pó e Poeira

se prepara para estrear uma nova comédia de rua cha-mada “A Saga Amorosa dos Amantes Píramo e Tisbe, do autor mineiro Lúcio Mar-ques, inspirada na obra de Shakespeare, em abril, em Curitiba. “. Também estamos estudando a possibilidade de uma montagem expressionis-ta baseada na obra de Nelson Rodrigues. Para a infância e juventude, começaremos a circular com nossa nova pro-dução “Pluft, o fantasminha”. Também estamos com nosso Ponto de Cultura - Guaçuí em Cena, com oficinas con-tínuas; além da preparação do XIII Festival de Teatro de Guaçuí, de 20 a 25 de agos-to”, finalizou.

divu

lgaç

ão

divu

lgaç

ão

Page 8: Edição 286

QUARTA-FEIRA, 21/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02 www.aquies.com.br

“Olha que coisa mais lin-da, mais cheia de graça...” nem é preciso terminar a canção para saber que se tra-ta de Garota de Ipanema. A música que imortalizou a be-leza da mulher carioca perso-nificada em Helo Pinheiro, foi eleita segunda música mais tocada da história.

Isso mesmo, a música de Tom Jobim e Vinicius de Morais só perde para ‘Yes-

terday’, dos meninos de Li-verpool, os Beatles. De acor-do com a editora do grupo Universal, que administra a comercialização da música, há mais de 1,5 mil produtos (LPs, CDs, DVDs) com ela. É impossível saber ao certo o número de interpretações gravadas, mas deve ultra-passar 500.

Na internet, encontram-se versões em finlandês,

estoniano e até esperanto. E a inclusão em filmes, programas de TV, comer-ciais e jogos eletrônicos não para.Só neste ano, os herdeiros de Tom Jobim e Vinicius de Moraes apro-varam a utilização na série “Mad men”, num filme dos irmãos Coen e em campanhas da Nike e da Calvin Klein, dentre ou-tras consultas.

DIVULGAÇÃOGarota de Ipanema é a segunda canção mais tocada da história

A MúSICA Só PERDEU PARA YESTERDAY DOS BEATLES »

HOJE NA TV

Verbena des-maia. Fernando se preocupa com o estado de Miriam. Verbena garante a Melissa e Dimas que seu filho voltará com Fernando e Miriam. Clara fala para Zilda que Lexor ajudará a trazer Rodrigo de volta.

Vicente é leVa-do para a cirur-gia. Felizardo decide fazer o exame de DNA com Agenor, Raíssa e Damiana. Alberto conta para Ana Girafa que Maruschka doará o terreno do Covil do Bagre para ela. Jose-lito afirma a Amália que Vicente voltará a andar.

pedro e alice quase se beijam. Miguel e Lucy garantem a Roberta que está tudo bem. Roberta afirma ter pensado que Miguel estava machu-cando. Miguel e Lucy con-cordam em não brigar. To-más sai atordoado do beijo.

adalberto tra-ma contra rita. Adalberto diz a Patrícia que Rita pode tentar matá-la. Ele afirma que não pode revelar como descobriu tudo. Patrícia fala so-bre o CD que recebeu. Adalberto conta que Rita sempre fala ao telefone com um presidiário.

teodora e quin-zé fazem as pazes. Ferdinand atinge detetive enquanto foge da polícia. Quinzé pede para reatar com Teodora. Ferdinand conse-gue escapar dos policiais. O delegado Paredes vai até a mansão de Tereza Cristina. Baltazar chega em casa e vê sua cama arrumada no sofá. Teodora e Quinzé fazem as pazes. René pensa em com-prar uma casa no Marapendi Dreams e pede a opinião de Griselda. Baltazar tenta se aproximar de Solange, mas não consegue. Íris e Alice partem de caminhão pela estrada. Teodora pede para Quinzé avisar Griselda onde ele está. Celina se enfurece por Beatriz ter aceitado fazer um acordo com Danielle.

Sinopse: Após um cruel líder invadir a China, o imperador local pede a cada família que envie um homem para se alistar no exército, para ajudar na expulsão dos invasores. Como seu pai está velho e é o único homem da família, a jovem Mulan resolve vestir-se de homem e se apresentar junto ao exército chinês.

AMOR ETERNO AMOR REbEldE

vidAS EM jOgO

fiNA ESTAMpA

AQUElE bEijO

globo, 18h00 Record, 19h00

Record, 22h15

globo, 21h00

globo, 19h15

Rede globo. Sessão da Tarde, 16h15MUlAN

Sinopse: 1997. O dia-a-dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE (Wagner Moura), que quer deixar a corporação e tenta encontrar um substituto para seu posto. Paralelamente dois amigos de infância se tornam policiais e se destacam pela honestidade e honra ao realizar suas funções, se indignando com a corrupção existente no batalhão em que atuam

Record, Super Tela, 23h15TROpA dE EliTE

Tom jobim e frank Sinatra que também gravou a música

Page 9: Edição 286

QUARTA-FEIRA, 21/03/2012CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Áries

Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem20/0320/04

23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

22/1221/01

21/0118/02

19/0219/03

21/0420/05

21/0520/06

21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Os arianos podem comemorar a entrada do Sol em seu signo! A partir de hoje começa um novo ciclo zodiacal. Até março de 2013 os assuntos domésticos e familia-res estarão em destaque. O poder do sentimento se fará sentir.

O Sol alcança o ponto mais dis-tante do seu signo hoje. E a partir de agora, reinicia sua jornada por todos os 12 signos. É um recomeço! A Lua é o astro regente, e para você isto quer dizer mais ambição e ne-cessidade de domar caprichos.

Bom ano novo pra você, que terá a Lua a seu favor por todos os 12 meses próximos. Outono que começa brando sob os raios do Sol em Áries. Concentre-se nos as-pectos miúdos da vida, mas cuide bem de sua vida espiritual.

Para os sagitarianos é motivo de alegria quando o Sol atinge o sig-no irmão de Áries. É a sua chance de somar paixão ao entusiasmo e assim ter mais garra pra explorar a vida e suas possibilidades. Serão 12 meses para ir fundo isso.

Relacionamentos: tema que estará em pauta por 12 meses a começar de hoje, com o novo ciclo solar que começa. O Sol entra em Áries, e todo um movimento de renovação tem lugar. Casamentos, sociedades e parcerias serão revistas.

Clima astral de renovação com entrada do Sol em Áries, boa chan-ce de recomeçar do zero - e neste período, regido pela Lua, quem ganha destaque é o lado emotivo, as memórias e os sonhos. Que eles seus tijolos para um novo amanhã.

Mudança a vista e com boas perspectivas pra você, pois a Lua, astro dos sentimentos e das emoções, será a regente do novo ano zodiacal que começa hoje. O acento será na vida espiritual, nas viagens, na sensibilidade maior.

Com o Sol em Áries todo tau-rino começa a viver sua fase de revisão de vida, intervalo bom pra analisar o que deu ou não certo em seus últimos meses.. Todo um novo ciclo começa hoje também, e será muito favorável a você.

Brinde ao novo ciclo astral que tem início hoje, tudo muda e tem gosto de novidade - algo que você adora! Sol em Áries reforça importância dos amigos em sua vida. Tenha planos e lute por eles. Ano zodiacal regido pela Lua.

Um ciclo solar novo e super favorável aos cancerianos tem iní-cio hoje, com a entrada do Sol em Áries. È que o astro regente do pe-ríodo será a Lua, que comanda seu próprio signo. Chance de se desta-car. E de se realizar muito mais.

Como ocorre todo ano, o ou-tono chega instaurando a chance de uma nova oportunidade - é o ano zodiacal em ação. Desta vez a Lua comanda o ciclo todo, ressal-tando a chance de você resolver assuntos do passado e da família.

Sol em Áries - motivo de come-moração, sem duvida, pra você, que terá 12 meses inteirinhos pra melho-rar ainda mais sua vida, adaptando e modificando o seu presente. Nosso satélite comanda este ciclo, sinal de muitas instabilidades a vista.

Um detalhe anatômico de An-dressa Urach, dançarina de Latino, chama a atenção na revista “Sexy” de abril. Ela aparece só de calci-nha, escondendo o bico do seio esquerdo com a mão (o do direito é oculto pelo cabelo). Só que o local em que ela segura é muito lateral, dando a impressão de que seu mamilo está fora de lugar.A apresentadora Xuxa, 48, vai aparecer ape-

nas enrolada em uma toalha em “As Brasilei-ras” (Globo). No episódio que protagoniza, que vai ao ar na quinta-feira, ela viverá a socialite Rita. Além de Rodrigo Lombardi, ela contra-cenará com Giulia Gam e Bianca Byington.

Gusttavo Lima é prova viva de como o tempo (ou será o dinheiro?) opera milagres. O ex-patinho feio sofreu uma transformação para chegar ao estrelato.

Ronald e Milene Do-mingues foram cuidar da pele em uma clínica de estética em São Paulo na última sexta-feira (16) e acabaram chamando a atenção da empresária Paola de Nigris, da Agên-cia Ten Model MGT, que conta em seu casting

com nomes como Ma-riana Weickert,Michelle Bittar, a apresentadora da RedeTV! entre outros.

Durante seu tour de entrevistas para a divulgação do filme “Heleno”, Rodrigo Santoro contou que é um tipo diferente de mulherengo. “Eu não sou esse mu-lherengo... O que é ser mulherengo? Se é gostar muito de mulher, talvez eu seja mulherengo então, porque gos-to bastante de mulher. Adoro as mulhe-res, não mentirei para você!”, contou

SeioESTrAnho?

xuxA fica só de toalha em episódio de “as Brasileiras”

fEiTiçAriA ou tecnologia?

ronALd fecha contrato com agência de modelos

“se muLhErEnGo é gostar de mulher, então eu sou”

horóscopo

Page 10: Edição 286

GENTE & NEGÓCIOS DE FRANCIS BACON - TRISTE NãO é muDAR DE IDéIA. TRISTE é NãO TER IDéIA pARA muDAR.

QUARTA-FEIRA, 21/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04

@ramonbarros [email protected] (28) 8111 4881por RamON BaRROS

Esta menina, quem diria, realizou seu grande sonho, e escreveu ao Colunista no momento em que estava no Projac, vendo a Rainha Xuxa. Feliz da vida, Cyntia de Oliveira Mathias é só felicidade.

Os parabéns da Coluna seguem com endereço

certo: preparando seu casamento

para 14 de julho, o Médico e

professor de Neurologia, Flavio

Henrique Costa recebe o carinho

de seus pais Teresa Cristina

Rezende Costa e Carlos Henrique

Costa.

ARQUIVO PESSOAL

LEONARDO BOFF em Cachoeiro ama-nhã participa de ex-tensa programação, com sua palestra.

FECHOU EM ALTA

FECHOU EM BAIXA

Excelente iniciativa de se levar conhecimentos musicais a alunos da Escola Inah Werneck, em Cachoeiro. A pro-fessora Michele Fonse-ca Nars é uma grande profissional e a diretoria da instituição está de parabéns pela forma-ção dos pequenos.

Ciúmes em excesso pode sufocar um rela-cionamento. Primeiro certifique-se de que outra pessoa é de sua confiança e com alto caráter. Depois, para que sentir ciume de fan-tasmas? Integre-se ao universo do outro(a) e verá que o ciume desa-parece que por encanto.

GENEZIO DARCI BOFF, seu nome verdadeiro, é teólogo brasileiro, escri-tor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil.

RENATO PALDÊS, conceituado arquiteto, conversando com o Colu-nista e com Elias Carvalho Soares - diretor do Grupo Folha do Caparaó - comemora um ano sem o cigarro.

PARAR DE FUMAR é uma de-cisão importante e que melhora radicalmente a qualidade de vida.

ENGENHEIROS DO HAWAI fazem show dia 20 de abril em Cachoeiro, em promoção do xará Ramon Silveira.

WAGNER SANTOS comemora ao lado da sua Lílian o sucesso

do seu Jornal com muita gar-ra e dedicação. Este Colunista iniciou sua carreira na mídia impressa, em Cachoeiro, no Jor-nal Fato. Saúde e Sucesso.

SANTA CASA promove no dia 23 o seminário sobre o SUS, com participação de Maria Aparecida Thiengo, Mestre em Enfermagem.

ARQUIVO PESSOAL

Page 11: Edição 286

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, levou ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, na segunda-feira, em Brasília, proposta de transição com redução gradual de 1% ao ano no incentivo do ICMS para produtos impor-tados pelos portos capixabas atéchegar aos 4% em 2020. Tempo suficiente para que os investimentos em infraestru-tura federal, que só agora co-meçam a sair do papel,possam proporcionar ao Espírito San-to as mesmas condições de disputa que os demais estados possuem para atrair o investi-dor privado enovos negócios que geram emprego, renda e sustentabilidade.

No início da reunião, o mi-nistro Guido Mantega expôs os motivos e a necessidade de defender a produção local,

reiterando os pontos queman-tém a indústria local em des-vantagem com a concorrên-cia dos produtos importados como o câmbio, o custo Brasil e a valorização do Real. Dis-se que o Governo Federal vai agir em todas as frentes para estimular a produção no país e acenou com empréstimos do BNDES paracompensar as perdas eminentes de receita.

O ministro também listou álbuns dos investimentos pre-vistos para o Estado, como o Polo Gás Químico, que deve sair do papel efetivamente em 2018, adequações nos portos públicos, concessão à iniciativa privada de rodo-vias federais e a promessa de entrega do novo aeroporto de Vitória, prometido para 2007 e que será entregue so-mente em 2015.

Por toda essa lógica de re-torno dos investimentos, o Governo do Espírito Santo, sem desmerecer a tese defen-dida pelo ministro Guido Mantega, apresentou núme-ros que demonstram que a lista de produtos incentivados pelos portos capixabas repre-senta aproximadamente3% de tudo que é importado pelo Brasil. O governador Renato Casagrande disse que a me-dida não impedirá a entrada dos produtosestrangeiros e que toda a importação ape-nas mudaria de porto e iria concentrar-se ainda mais nos portos paulistas, grande mer-cadoconsumidor.

“Há mais de 40 anos nos deram o direito de cons-truir um mecanismo cria-tivo e inteligente onde não há renúncia fiscal e toda

QUARTA-FEIRA, 21/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 11ECONOMIAwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Governo do ES propõe redução gradual de ICMS sobre importaçāo

OS NúMEROS MOSTRAM QUE A LISTA DE PRODUTOS INCENTIvADOS PELOS PORTOS CAPIxAbAS REPRESENTA CERCA DE 3% DE TUDO QUE é IMPORTADO PELO bRASIL »movimentaçãofinanceira é contabilizada pelo caixa do Governo. Construímos uma base econômica, ao longo deste tempo, neces-sária para manterequilibra-da as finanças da maioria dos municípios capixabas. Não podemos desequili-brar, de uma hora para ou-tra, um arranjo econômico. Podemos mudar paulatina-mente essa modalidade de incentivo dando um prazo de transição. Topamos ela-borar uma “lista negativa”, ondeprodutos que pressio-nam a econômica brasi-leira possam ser retirados imediatamente da lista de incentivos como o polieti-leno, aço e têxtil”, avançou Casagrande.

Durante a reunião, que contou com grande parte da

equipe econômica do Go-verno Federal, o governador Renato Casagrande estavaa-companhado do secretário de Fa z e n d a , Maurício Duque , do secre-tário de Projetos Especiais, José Edu-ardo Aze-vedo, par-lamentares da Bancada capixaba e do prefeito de Vitó-ria, João Coser. Também par-

ticiparam da reunião o go-vernador de Santa Catarina, Raimundo Colombo e sua

equipe econômica. O go-vernador Renato Ca-

sagrande continua nesta terça-feira em Brasília onde participa de au-diência públi-cado Senado para debater os incentivos fiscais à im-

portação pra-ticados no país.

ARQU

IVO

Page 12: Edição 286

A partir de abril os professores da rede pú-blica municipal de en-sino passam a receber o novo piso salarial do magistério. O Projeto de Lei (PL) foi encaminha-

do à Câmara e aprovado ontem, por unanimida-de. Agora, o primeiro nível do magistério pas-sa a receber R$ 1.451,00 e os outros níveis terão reajuste de acordo com o plano de carreira.

O presidente da Câ-mara, Júlio Ferrari (PV), comemorou mais esse momento. “Enquanto Poder Legislativo, não temos a prerrogativa de decidir sobre aumento salarial de servidor ou professor. Mas votamos a favor porque entende-mos a importância dessa decisão. Estaremos sem-pre do lado do traba-lhador. Se pudéssemos, os índices seriam até maiores do que esses”, comentou Júlio.

Para o nível 1 está ga-rantido o piso nacional da categoria, no valor de R$ 1451,00, com-promisso que a admi-nistração municipal já vinha honrando desde o ano passado e para os demais níveis a tabela é

a seguinte: nível 2 (piso mais 5%), nível 3 (piso mais 10,25%), nível 4 (piso mais 26,79%), ní-vel 5 (piso mais 33,13%) e o último nível (piso mais 46,44%).

Os professores lota-ram ontem o plenário da Câmara. A intenção foi pedir apoio, mas nenhum dos parlamen-tares sequer esboçou en-tendimento contrário ao reajuste, encaminhado pela prefeitura. Agora, o PL volta para o pre-feito Carlos Casteglione (PT) que vai sancionar e pagar, a partir de abril, mas retroativo a janeiro, o novo piso salarial do magistério.

“Estamos atentos às demandas da sociedade e vamos sempre traba-lhar em prol do povo de Cachoeiro de Itapemi-rim. Entendemos que fizemos apenas a nossa parte, porque o paga-mento do piso é uma determinação nacional”, finalizou Ferrari.

quarta-feira, 21/03/2012 CaCHOeirO De itaPeMiriM e reGiÃO SuL

www.aquieS.com.br12 CiDaDeS

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Vereadores aprovam reajuste para magistério: novo piso a partir de abril

O PrOjetO De Lei DO exeCutivO PaSSOu na ínteGra e POr unaniMiDaDe e O PaGaMentO Será retrOativO a janeirO »

LEANDRO [email protected]

fILIpE [email protected]

divulgação

eleitorais do atual presidente do sindicato. Leo relatou à reportagem que foi denegrido nos últimos movimentos sindicais conduzidos por Jonathan.

“Ele dizia que fui eleito pela categoria e sumi. Isso é mentira. Só não participei do movimento por ele estar presente. Está mais que clara a utilização do dinheiro do servidor para a sua promoção pessoal”, disse o parlamentar, que acredita ser Jonathan pré-candidato a vereador PV.

Jonathan rebateu as acusações de Leo

O vereador Professor Leo (PT) apresentou na sessão de ontem vídeo onde o então tesoureiro do Sindimunicipal, Jonathan Willian, ‘guerreava’ com o então presidente Marcelo Viana. Na gravação, feita em 2009, Jonathan falava de contrato assinado entre o sindicato e o seu irmão e do posicionamento do Sindimunicipal de só ‘bater’ na administração.

Para o vereador petista, o vídeo retrata negociatas e pretensões

PaLCO eLeitOraL

e diminuiu o efeito do vídeo. “Tudo foi gravado com o meu consentimento e não tem nada de ilegal. O Professor Leo está indignado com o sucesso do movimento dos servidores”. Sobre o uso do dinheiro dos funcionários públicos para promoção pessoal, ele também se defendeu. “Tudo sai em nome do sindicato e eu tenho que aparecer, pois sou o presidente. Ele (Leo) tem que dizer como é essa promoção”.

Page 13: Edição 286

Levar a inclusão social ao pé da letra. Com essa determinação, os orga-nizadores do 1º Fórum Ambiental de Inclusão Social do ES colocaram na programação do evento a tradução simultânea em Libras das palestras do te-ólogo Leonardo Boff e do ex-ministro do Meio Am-biente José Carlos Carva-lho. As palestras aconte-cem amanhã, a partir das 19h00, na Praça Jerônimo Monteiro, em auditório montado especialmente para o evento.

Segundo a organização do evento, 20 alunos do Centro de Atendimento

ao Surdo de Cachoeiro de Itapemirim (CAS) tiveram

a participação confirmada no evento. Os intérpretes

quarta-FEIra, 21/03/2012 CaCHOEIrO DE ItaPEMIrIM E rEGIÃO SuL 13CIDaDESwww.aquIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Palestra de Leonardo Boff terá tradução em Libras

20 aLunOS DO CEntrO DE atEnDIMEntO aO SurDO PartICIParÃO DOS DEbatES »divulgação

de Libras serão os pro-fessores Charles de Cas-tro Leite e Rogéria Pretti Campagna.

Conforme explicou o presidente da Agersa, Luis Carlos de Oliveira, que realiza o Fórum em parceria com a Prefeitura de Cachoeiro, a inclusão

dos deficientes auditivos na pauta do evento aten-de a uma solicitação do próprio Leonardo Boff e do prefeito Carlos Caste-glione.

“Não tem como falar de inclusão sem praticar a inclusão. Creio que será a primeira vez que este tipo

de evento alcança os sur-dos, que poderão não só acompanhar as palestras como fazer perguntas du-rante o debate” – disse. O Fórum tem ainda o apoio das empresas Foz do Bra-sil, Samarco e Ecogreen e assessoria da agência Po-wer.

Page 14: Edição 286

Os conselheiros muni-cipais de Saúde, Marcelo Viana, Isac Juciel e Maris-sol Dalrio questionaram a implantação do Projeto de Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU), feito pela prefeitura de Cachoeiro e que está em funcionamen-to desde janeiro deste ano. Para eles, como o Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA) presta esse serviço, não há necessidade de o mu-nicípio desembolsar mais re-cursos para uma mesma área da saúde.

Para Marcelo, a triagem auditiva feita pelo HIFA é suficiente para atender a demanda. “Nós visitamos as instalações do hospital e constatamos que a policlíni-ca é estruturada e realiza cer-ca de 300 exames por mês, para Cachoeiro e a região sul”, comentou Marcelo.

O conselheiro Isaac insi-nuou que “a prefeitura está

quarta-feira, 21/03/2012 CaCHOeirO De itaPeMiriM e reGiÃO SuL

www.aquieS.com.br14 GeraL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Conselheiros de Saúde questionam tanu e prefeitura se defende

iMPLantaçÃO DO »PrOjetO tanu fOi

aLvO De CrítiCaS, MaS

COOrDenaçÃO aPreSenta

arGuMentOS

Conselheiros acham o TANU desnecessário

Claudy, conselheira do TANU, disse que é obrigação da prefeitura prestar esse serviço

filipe [email protected]

filipe rodriguesdivulgação

querendo invalidar o servi-ço prestado pelo HIFA, ao invés de se preocupar com outros serviços deficientes no município como a aten-ção Básica no Paulo pereira Gomes, que está abando-nado. No Espírito Santo, a taxa de mortalidade infantil é de aproximadamente 17 óbitos a cada mil nascidos vivos”.

Eles protocolaram na pre-feitura um pedido de escla-recimento, visando levantar informações sobre o funcio-namento do TANU, como, por exemplo, a forma de contratação dos profissionais

que vão atuar no programa; se o prédio onde funciona é alugado ou próprio; de onde sairá o recurso para custear a manutenção desse serviço; entre outros aspectos.

TANUA coordenadora do

TANU, Claudy Helayny Storch Schmittel, disse que “de acordo com a Lei Municipal n.º 6532/2011, de autoria do Executivo Municipal, o programa cumpre e amplia o aten-dimento previsto na Lei Federal nº. 12.303/2010, que torna obrigatória a re-

alização gratuita do Teste da Orelhinha em todos os hospitais e maternidades, para identificação precoce de surdez nos recém-nas-cidos. Em Cachoeiro, além da detecção do problema, é possível solucionar os casos diagnosticados, com a indicação e realização de tratamento adequado, sem custo para o paciente e sua família”.

Segunda ela, dos 146 nas-cidos na Santa Casa, no mês de fevereiro, 133 foram tria-dos e 13 referenciados. No Hospital Evangélico foram 195 nascidos, desses, 191

sobreviveram, sendo que 185 passaram por triagem e 10 encaminhados para fazer novamente o exame.

Todos os dias a equipe do TANU percorre os hospitais fazendo as triagens nas crian-ças. Segundo Claudy, depois dessa avaliação, os bebês são encaminhados para o Hospi-tal das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universida-de de São Paulo (FMUSP),

que indica o uso de aparelho auditivo ou de implante co-clear, dispositivos eletrônicos que devolvem a sensibilida-de auditiva. A reabilitação é viabilizada com terapia com fonoaudiólogo, na clínica da prefeitura de Cachoeiro. O tratamento, totalmente gratuito, dura, em média, quatro anos, até que o pa-ciente desenvolva aquisição da linguagem.

E D I T A L A Coordenadora Executiva de Administração do Gabinete do Prefeito, em cumprimento ao disposto no Art. 4° do Decreto nº 20.716, de 31 de março de 2010, que Regulamenta a Lei nº 6279, de 23 de setembro de 2009, que dispõe sobre Concessão de Homenagens e Honrarias no âmbito do Município de Cachoeiro de Itapemirim.

DECIDE:Fica considerado ABERTO o processo para escolha do Cachoeirense Ausente n° 1, edição 2012, cuja eleição acontecerá no dia 19 de maio de 2012, no período das 08h00min as 17h00min, na Praça Jerônimo Monteiro, com a participação da população cachoeirense apta a votar, munido de cédula de identidade, em votação secreta, devendo o interessado ao inscrever um concorrente ao título de Cachoeirense Ausente nº 1, entregar currículo contendo os dados pessoais e profissionais do candidato no Palácio Bernardino Monteiro – Setor de Cerimonial, localizado na Praça Jerônimo Monteiro, nº 32, Centro, até o dia 04 de maio de 2012, às 17h00min. Cachoeiro de Itapemirim, 20 de março de 2012.

CLÁUDIA SERAFIM CARVALHOCoordenadora Executiva de Administração doGabinete do Prefeito

Page 15: Edição 286

QUARTA-FEIRA, 21/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 15SEGURANÇAwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Polícia Rodoviária Federal apreende 14 kg de cocaína

A DROGA ESTAvA COM DUAS MULHERES, QUE FORAM PRESAS EM UM ôNIbUS QUE SEGUIA PARA SALvADOR »

Na madrugada de on-tem, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou um ônibus que fazia linha Rio de Janeiro x Salvador e localizou 14 kg de cocaína. A droga era transportada em duas mochilas que per-tenciam a C.L.C.H., 31 anos, e S.A.S., 36 anos.

De acordo com a PRF, o coletivo foi parado du-rante uma abordagem de rotina no posto da Safra. As acusadas confessaram que a droga seria entregue na capital baiana.

Uma delas disse ter rece-bido R$ 500,00 e a outra R$ 800,00 para transpor-tar a droga. A cocaína já

estava refinada e foi avalia-da em quase R$ 100 mil.

Elas foram detidas e encaminhadas até a De-legacia de Polícia Federal (PF) em Cachoeiro, onde foram autuadas por tráfi-co de drogas e associação para o tráfico. Somadas as penas podem ir de 8 a 25 anos de reclusão. C. e S. estão presas no Presídio Feminino de Monte Líba-no à disposição da Justiça.

Na madrugada de do-mingo, a mesma ação conjunta da Polícia Fede-ral e da Polícia Rodoviária Federal já havia resultado na prisão de um homem e uma mulher que estavam transportando 30 kg de maconha do Rio de Janei-ro para Vitória.

ALISSANDRA [email protected]

Todos os 30 presos que ocupavam a carceragem da Delegacia de Polícia de Mi-moso do Sul foram transfe-ridos para presídios do Es-tado. Essa é a 33º delegacia que é desocupada, sendo a primeira deste ano.

De acordo com o Supe-rintendente de Polícia do Interior (SPI), delegado Da-nilo Bahiense, será mantido o plantão para atendimento de ocorrências na delegacia. “Vamos continuar com o plantão para atendimen-to ao público por meio do trabalho de investigadores e agentes”, informou.

A iniciativa de retirada dos presos das delegacias segue uma tendência das delegacias de todo o Brasil e aqui no Estado foi facili-tada a partir da implantação da portaria nº 240-R, pu-blicada em 16 de fevereiro de 2012, pela Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). A portaria, que entrou em vi-gor no início do mês, trata

do acolhimento de presos nos presídios capixabas. A grande facilidade, segundo o superintendente, é que os presos serão recebidos de se-gunda a segunda sem restri-ções de horário.

“Tal medida veio facilitar na remoção dos presos das delegacias e ainda agilizar o processo de entrada deles nos presídios”, destacou Danilo Bahiense. A portaria engloba os presos provisórios, con-denados e aqueles que estão cumprindo pena no regime semi-aberto.

Em dezembro passado quatro delegacias foram de-sativadas, sendo elas: Bom Jesus do Norte, Conceição do Castelo, Guaçuí e Alegre. Somente em 2011, 22 carce-ragens foram desativadas, in-cluindo as quatro citadas aci-ma. Dentre as 36 delegacias do Espírito Santo, somente em três delas ainda existem presos e a previsão para re-tirada dos mesmos é para o primeiro semestre deste ano.

Carceragem é desativada

MIMOSO DO SUL

ALEGRE

Princípio de incêndio assusta moradores

No fim da tarde de segunda-feira, uma equi-pe da Polícia Ambiental, atendendo denúncias anô-nimas em Muniz Freire, de manutenção de pássaros da fauna silvestre nativa sem a devida licença de criador, estiveram na residência de quatro pessoas, onde foram encontrados três trinca ferros, cinco coleiros, um papagaio chauá, dois curi-ós e um pássaro que ainda não foi identificado, sendo o que o papagaio chauá, os curiós e os catataus apre-endidos se encontram na lista de pássaros ameaça-dos de extinção.

Por se tratar de crime ambiental previsto no Art. 29 da Lei Federal 9.605/98 (Lei de Crimes

Na tarde de ontem, um princípio de incêndio assus-tou os moradores do bairro Vila Alta, em Alegre. De acordo com informações, uma residência teve um princípio de incêndio, que atingiu rapidamente dois cômodos da casa ao lado.

No momento, não havia ninguém na casa e os mo-

radores jogaram água para apagar o fogo, que só foi contido com a chegada de dois caminhões pipas da prefeitura de Alegre.

A porta da residência foi arrombada e os próprios vi-zinhos retiraram os bens da casa. A polícia acredita que o fogo teve início na parte elétrica do imóvel.

Juliana SancheS e Dioener PireS

No momento, não havia ninguém na residência e os moradores jogaram água para apagar o fogo

MUNIZ FREIRE

Polícia Ambiental apreende pássaros em cativeiro de forma irregular

Ambientais), foram lavra-dos boletins de ocorrência sendo entregue na De-legacia de Muniz Freire. Os animais foram levados para a sede do IBAMA

de Cachoeiro de Itapemi-rim.

A pena prevista para tal crime é de detenção de seis meses a um ano e multa. A multa por manter pássaros

em cativeiro sem a devida licença é de R$ 500,00 por unidade sendo que, no caso de espécie em vias de ex-tinção, o valor chega a R$ 5.000,00 por indivíduo.

As aves apreendidas estão na lista de pássaros ameaçados de extinção

PolÍcia aMBienTal

Divulgação A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 14 kg de cocaína na madrugada de ontem, na Safra

Page 16: Edição 286

ESPORTES QUARTA-FEIRA, 21/03/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br16

A diretoria do Estrela do Norte foi surpreendida na manhã de ontem, de que o estádio Mário Monteiro, o Sumaré, não está libera-do para o primeiro jogo do Estrela da Série B do Cam-peonato Capixaba, que acontece na segunda-feira, às 15h00. A partida será realizada no estádio Emílio Nemer, em Castelo.

Segundo o presidente Adilson Conti, o prejuízo com a transferência do jogo para Castelo será de quase R$ 40 mil. “Desde quando assumimos a presidência do Estrela, estamos traba-lhando para construir o que a administração anterior destruiu. Fizemos tudo que foi possível para liberar o estádio Sumaré. Atendemos todas as determinações dos Bombeiros, da Polícia Mili-tar, da Vigilância Sanitária e CREA, apenas o laudo dos Bombeiros não ficou pronto e a Federação de Futebol de-terminou que o jogo seja em Castelo. Resta-nos cumprir e continuar trabalhando para mudar esse quadro”, lamen-tou o presidente.

Adilson ressaltou que para o primeiro jogo não acredita que tenha chance de reverter a decisão. “É muito difícil conseguir. Vou procurar pessoalmente o prefeito Cas-teglione e pedir que interve-nha junto ao governador do estado, para que consigamos que o Bombeiros de Vitória venham até Cachoeiro em caráter de urgência, caso contrário, vamos correr atrás

para o próximo jogo aqui”, explicou Conti.

Além do prejuízo com a venda de publicidade no es-tádio, bilheteria e venda de bar, o clube terá a despesa de transporte dos jogadores. “Temos que correr atrás de um ônibus agora para levar os jogadores. Isso é um des-respeito com o Estrela e com os torcedores. Além de tudo isso, temos a questão moral. Isso só nos mostra a fraque-za política de nossa cidade”, continuou o presidente.

Para completar, Adilson disse que vai fazer o que pu-der para reverter a situação. “Contamos com a ajuda

do prefeito e dos políticos de Cachoeiro, porque sabe-mos que sozinhos não va-mos conseguir reverter este quadro. Peço desculpas aos torcedores e patrocinadores e podem ter certeza que não vou me calar e me acovardar. Vou fazer o impossível para mudar essa situação”, com-pletou Conti.

A partida contra o Mari-lândia acontece no sábado às 15h00, no estádio Emílio Nemer, em Castelo. O valor do ingresso é R$ 20,00 intei-ra e R$ 10,00 meia. Quem chegar ao estádio usando a camisa do Estrela pagará R$ 10,00.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Primeiro jogo da Estrela na Segundinha será em Castelo

A DETERMInAçÃO DA FEDERAçÃO CAPIxAbA DE FUTEbOL (FES) FOI »PASSADA AO CLUbE nA MAnHà DE OnTEM

ALISSANDRA [email protected]

A VigServ conquistou o troféu de campeã da II Copa Empresarial Bom Gosto ao vencer o time da Polícia Militar por 9 x 5. A equipe terminou a compe-tição invicta vencendo os cinco jogos que disputou.

De acordo com o organiza-dor, Agnaldo Reis, o ‘Sassá’, mesmo com chuva, a torcida compareceu para torcer pelas equipes. “Em um jogo eletri-zante e digno de uma grande final, a VigServ e a Polícia Militar, mesmo de baixo de muita chuva, apresentaram um excelente futebol, valori-zando a final”, contou.

‘Sassá’ contou que já planeja o campeonato do próximo ano. “Esperamos repetir o sucesso do ano

VigServ conquista Copa Empresarial

No início do ano, o Atlé-tico Futebol Clube de Jerô-nimo Monteiro, fundado em 1930 empossou sua nova diretoria (2012/2014) composta pelo presidente: Gilson Salles de Souza; vice-presidente, Elias Britt; e ge-rente de futebol, Denílson Louvem (Puaia). O objetivo do grupo é o trabalho de re-estruturação do estádio e in-vestir nas categorias de base, principal e máster do time.

A nova diretoria vem rea-lizando melhorias na infraes-trutura do clube como: pin-tura geral e reforma das arqui-bancadas e vestiários. Novas obras ainda serão realizadas para oferecer mais comodida-de e bem estar ao torcedor.

Para marcar o início das atividades de 2012, a direto-ria realizou no fim de semana o 1º Domingão Bola Cheia, que reuniu oito times das comunidades de Jerônimo Monteiro, durante todo o do-mingo. Participaram as equi-pes: da Parada Cristal, Santo Antônio, Aliança, Andori-nha, Oriente, Monte Cristo, Rancharia e Sertão.

Para valorizar a iniciativa e participar do evento, as comu-nidades priorizaram o Domin-gão Bola Cheia no Atlético, direcionando seus times e as torcidas que compareceram em massa alegrando o campeona-to. A participação das comuni-dades prestigiando os jogos fez do evento um grande sucesso.

Das equipes participantes, o Oriente Futebol Clube foi o grande campeão, vencen-do o time Aliança FC, que garantiu o segundo lugar no campeonato.

A diretoria agradeceu a pre-sença da torcida e parabeni-zou as equipes. “Estamos tra-balhando para um futuro de sucesso para os nossos atletas, assim como para o futebol do nosso município. Esperamos que a população continue participando e valorizando nossos futuros eventos, pois o importante é a presença das comunidades estimulando o nosso trabalho e apreciando os nossos atletas, esse é o ob-jetivo maior da nossa equipe”, completou Elias Britto.

JERÔNIMO MONTEIRO

Oriente FC conquista o 1º Domingão Bola Cheia

passado e desse ano. A competição e a presença do público superaram nossas expectativas”, completou.

O artilheiro da competi-ção foi Adalto da VigServ com 13 gols marcados. O

melhor goleiro foi Yuri da Polícia Militar. Na classifi-cação geral o primeiro lugar ficou com a VigServ, o se-gundo com a Polícia Mili-tar e a Unimed ficou com a terceira colocação.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

A VigSer conquistou o título de campeã da II Copa Empresarial Bom Gosto

divu

lgaç

ão

O Oriente FC sagrou-se campeão do 1º Domingão Bola Cheia de Jerônimo Monteiro

divulgação

A diretoria seguiu todas as exigências do Corpo de Bombeiros

alissandra mendes

O presidente Adilson Conti contou que o prejuízo com a transferência do local de jogo é alto