Edição 29

8
17 de julho de 2012 Ano I - Edição 29 - STI e Foz do Iguaçu - 17/07/12 - R$ 1,00 Página 2 Página 4 Página 5 Os 18 anos de estabilidade da moeda e os benefícios do Plano real Astrologia confira as previsões do signo para essa semana Causos do Rio Grande - Homero Estudantes de Foz terão direito a meio passe no transporte coletivo Os vereadores aprovaram o projeto de lei no 77/2012, que institui o Cartão Estudante, garante desconto de 50% do valor da passagem durante o período letivo de cada estabelecimento de ensino. Página 8 Meninos do Lago ficam em quinto no Mundial de Canoagem Slalom Paraná confirma 760 casos de gripe A e recebe mais 200 mil doses de vacina Página 7 Página 3

description

Edição 29 do JC

Transcript of Edição 29

Page 1: Edição 29

17 de julho de 2012

Ano I - Edição 29 - STI e Foz do Iguaçu - 17/07/12 - R$ 1,00

Página 2

Página 4

Página 5

Os 18 anos deestabilidade damoeda e os benefíciosdo Plano real

Astrologia confira asprevisões do signopara essa semana

Causos do RioGrande - Homero

Estudantes de Foz terãodireito a meio passe notransporte coletivo

Os vereadores aprovaram o projeto de lei no 77/2012, que institui oCartão Estudante, garante desconto de 50% do valor da passagemdurante o período letivo de cada estabelecimento de ensino.

Página 8

Meninos do Lagoficam em quinto noMundial deCanoagem Slalom

Paranáconfirma

760 casosde gripe A

e recebemais 200mil dosesde vacina Página 7

Página 3

Page 2: Edição 29

17 de julho de 201222222 Geral

Os que conviveramcom a tragédia da inflação,que chegou a inacreditá-veis 60% ao mês ou até

Os 18 anos de estabilidade damoeda e os benefícios do Plano real

mais nos anos 80, têm ra-zões para comemorar os18 anos do Plano Real,completados no dia 1º dejulho.

Na época, para os que

não sabem, receber chequeno final da tarde de sexta-feira ou na manhã de sába-do significava grande per-da, pois na segunda-feira,quando fosse descontado

no banco, valeria bem me-nos.

Os trabalhadores recebi-am o salário no final do mêse corriam ao supermercado,para comprar tudo o quepodiam, pois os alimentose demais bens de consumotinham preços reajustadosdiariamente ou até váriasvezes ao dia.

O Plano Real, idealiza-do pelo então ministro daFazenda, Fernando Henri-que Cardoso, e assumidopelo então presidente, Ita-mar Franco, para o bem doPaís e de todos nós, conse-guiu cumprir seu principalobjetivo, que era recuperara credibilidade da moedabrasileira, fator decisivopara o controle da inflação.

As novas gerações po-dem não saber avaliar aconquista, mas o PlanoReal fez do Brasil um paísnormal, como os demais,onde as pessoas sabem comantecedência do valor efe-tivo ou do poder de comprado salário no final do mês.

Como o plano de esta-bilização econômica atin-giu suas finalidades, hoje oreal é uma moeda madura,aceita em todo o mundo. Na

época da inflação alta, osassalariados tinham reajus-te mensal, mas quando re-cebiam o pagamento no fi-nal do mês seguinte, já ha-via sido desvalorizado no-vamente.

Em sua implantação, oquadro era tão incerto queo Plano Real sofreu ataquespolíticos e enfrentou a des-confiança de economistas.O temor do retorno da in-flação era tão grande quecédulas de 100 reais foramproduzidas em excesso, aoponto de durarem desde1994 até 2007.

Felizmente a iniciativaestava correta e o PlanoReal sobreviveu a grandescrises mundiais, como as doMéxico, Asiática, da Rús-sia e da Comunidade Euro-péia, que afastaram inves-tidores estrangeiros.

Tais dificuldades exigi-ram mudanças na políticacambial, que passou a serflutuante, pois havia neces-sidade de dólares, permitin-do o acúmulo de reservaconfortável, o que signifi-cou proteção contra ataquesespeculativos.

Assegurado o êxito doPlano Real e passada a des-

confiança inicial, o novodesafio do País e do gover-no é prosseguir com a re-dução da pobreza, diminu-indo a desigualdade social.Para que tais avanços sejamrealmente efetivos e dura-douros, no entanto, precisa-mos de novos planos, tãoinovadores e ousados, nasáreas da educação, da saú-de e da infraestrutura.

O Plano Real, como pro-jeto de retomada do cresci-mento econômico com dis-tribuição de renda, cumpriusuas finalidades iniciais,mas o País necessita aindade novas ações para garan-tir o desenvolvimento naci-onal, com seus benefíciosacessíveis a todos os brasi-leiros, especialmente osmais pobres, que prosse-guem carentes, apesar dasconquistas consecutivas apartir dos anos 90.

Medidas como a redu-ção da taxa básica de juros,incentivos à indústria naci-onal e incentivo ao consu-mo interno, têm sido posi-tivas, mas devemos ir além.

Graças ao sucesso doPlano Real, nossa situaçãoainda é confortável, mas jásão perceptíveis deteriora-ções conjunturais, comonossa dependência do co-mércio exterior, o que fazcom que as crises da eco-nomia mundial, afetem odesenvolvimento nacional,penalizando os setores pro-dutivos, como a agropecu-ária, a agroindústria e osbrasileiros mais pobres.

*O autor é deputado federalpelo Paraná

� Dilceu Sperafico*

Page 3: Edição 29

17 de julho de 2012 Geral 33333

Estudantes de Foz vão ter direito ameio passe no transporte coletivoO projeto de lei que institui desconto de 50% na tarifa foi aprovado pela Câmara de Vereadores

A última sessão ordi-nária do mês de julho, re-alizada nesta terça-feira(17), trouxe uma boa no-tícia para os estudantes deFoz do Iguaçu. Os verea-dores aprovaram, em 1ª e2ª discussões, o projeto delei no 77/2012, que insti-tui o Cartão Estudante. Amodalidade de venda an-tecipada de passagem ga-

rante desconto de 50%(cinquenta por cento) dovalor da tarifa para o des-locamento de ida e voltadurante o período letivo decada estabelecimento deensino, e para a realizaçãode atividades extracurricu-lares, devidamente com-provadas pela instituição.

Após vetar o PL por ví-cio de origem, o prefeito

devolveu a matéria à casade leis, incluindo emendaspropostas pelos vereado-res. O novo texto ampliao benefício do meio passeaos estudantes de cursospreparatórios para oENEM - Exame Nacionaldo Ensino Médio e pré-vestibulares ministradospor instituições de ensino,mediante comprovação de

renda familiar de até 3(três) salários mínimos na-cional. Terão direito aindaos alunos que comprova-rem residência em distân-cia superior a 1000m (milmetros) entre o ponto deônibus mais próximo desua casa e a parada maispróxima do estabeleci-mento de ensino. Outrobenefício é a venda fraci-

onada dos créditos doCartão. O aluno poderá ad-quiri-los na quantidade ne-cessária para o desloca-mento, com intervalo deno mínimo 10 (dez) diascorridos entre as aquisi-ções. Os créditos que even-tualmente não forem utili-zados poderão ser com-pensados quando da aqui-sição de novos créditos.

Ficam alteradas algu-mas disposições com re-lação ao cadastramento eà recarga de créditos nocartão: além do compro-vante de matrícula, serápreciso apresentar relató-rio de frequência mensal,fornecidos pela escola.Após receber o projeto, oprefeito tem 15 dias parasancionar a lei.

Projeto de lei no 77/2012, que institui o Cartão Estudantecom direito a 50% desconto no preço da passagem

Page 4: Edição 29

17 de julho de 201244444 Geral

tural não faz mal”, salien-tou Zardinello.

A educação ambientalé uma das preocupaçõesda Prefeitura Municipal deSTI, que vem desenvol-vendo constantes traba-lhos neste âmbito em par-ceria com a Itaipu Binaci-onal. “Nós nos preocupa-mos com a preservação dabiodiversidade, acredita-mos que com a conscien-tização ecológica pode-mos gerar mudanças nomodo com que a comuni-dade lida com a natureza”,ratificou o Diretor de Agri-cultura e Meio Ambiente,Carlos Milioli.

Dicas*

Evitar plantas que pro-duzem substâncias visco-sas como seiva ou leite.

A diferença entre umremédio e um veneno estána quantidade que é utili-zada.

Evite comprar ou usaras plantas expostas ao sol,a poluição, mofadas ou su-jas.

Prefeitura de STI realizoupalestra sobre o uso corretode plantas medicinais

Formas depreparo*Infusão ou aba-

fo – Colocar águapotável fervente so-bre uma colher desopa de erva secarasurada ou umacolher e meia deplanta verde emuma xícara, abafarpor dez minutos emrepouso e coar emseguida. Indicadopara chás a base deflores, folhas e fru-tos.

Decocção oucozimento – Colocar a plan-ta em um recipiente comágua fria e ferver de dez aquinze minutos com o reci-piente tampado. Indicadopara preparo de partes du-ras das plantas como cas-cas, raízes, caules e semen-tes.

Xarope caseiro – Prepa-rar um copo médio de cal-da com duas partes de águae três partes de açúcar e fer-ver. Depois juntar uma co-

lher de sopa de planta pica-da e cozinhar em banho-maria durante 45 minutos,mexendo algumas vezes.Coe e coloque em um vidrolimpo com tampa e guardeem local fresco e ao abrigode luz. Tomar três vezes aodia ou conforme recomen-dação médica e no máximovinte dias. (Assessoria)

* Informações retiradas da cartilha in-

formativa sobre Plantas Medicinais do

“Projeto Cultivando Água Boa”.

Astrologia

As receitas das vovós jámostravam como as plan-tas medicinais são podero-sas e como podem auxiliarem tratamentos. Para mos-trar a importância dos fito-terápicos a Prefeitura Mu-nicipal de Santa Terezinhade Itaipu através da Secre-taria de Agricultura e MeioAmbiente, realizou umapalestra com o Técnico

Agrícola da Itaipu Binaci-onal, Altevir Zardinello. Oevento ocorreu no Auditó-rio do Paço Municipal e es-clareceu a forma correta deutilização das plantas me-dicinais e suas contra-indi-cações.

De acordo com Zardine-llo são liberadas pela Vigi-lância Sanitária 72 espéci-es de plantas para uso. “As

plantas medicinais são re-médios naturais, mas temosque ter cuidado com a for-ma que as preparamos ecom as plantas que usamos.Não se deve fazer autome-dicação na fitoterapia”, afir-mou.

Existem plantas medici-nais tóxicas, por isso é ne-cessário o critério de utili-zação. “Nem tudo que é na-

Técnico Agrícola, Altevir Zardinello

ÀRIES - Come-çará a semana ca-rente, precisarade companhiasalegres, ligue

para os amigos e converse bastan-te sobre assuntos sem importân-cia mesmo. Sua criatividade seráelogiada no trabalho. Boa sema-na para fazer mudanças no cam-po profissional. Não quero dizerque tenha que mudar de empre-go. Tudo melhora no amor. Nº. 32

TOURO - A sor-te será sua compa-nheira nesta se-mana tanto em jo-gos quanto nas di-

versões. Só não exija demais doseu organismo, reservando umtempo para o necessário descan-so. No amor tudo ficará esclare-cido. Alguém que ainda não co-nhece poderá despertar fortes de-sejos. Cuidado com certo tipo degente que vive ao seu redor. Cli-ma bom em família. Nº. 16

GÊMEOS - Nãofaltará energiapara que vocêpossa resolver um

problema que dependerá única eexclusivamente de você e da sua

capacidade de inteligência. Nãoacredite em tudo que lhe disserem.Confie apenas em pessoas de atitu-des sensatas e ações exemplares. Oprazer de fazer o que gosta vai falarmais alto. Saberá defender suas opi-niões. N º25

CÂNCER - Algu-mas mudanças po-dem fazer você bus-car um sentido mais

amplo para sua vida. Deixe de ladoseu estilo radical para aprender ou-tros valores. Vida amorosa precisan-do demais carinho e paciência. A se-mana apresentará belas oportunida-des no campo sentimental. Forçasastrais prometem sorte, mas cabe avocê a tarefa de canalizá-la melhor.Nº. 13

LEÃO - Aspectosplanetários commarte deixa vocêmais corajoso e

cheio de iniciativa nesta semana.Tudo que for novo irá beneficiá-lo, mas procure não se stress arcom a correria do dia-a-dia. É me-lhor deixar de pensar nos outros eprestar mais atenção em você. Avida não permite ensaios, entãonão podemos errar demais. E tem-po de amar. Não brinque com asorte e tome cuidado com o quediz. Nº. 29

VIRGEM - Paradar um novo impul-so em sua vida pro-fissional invista em

técnicas novas, idéias modernas emuita garra. Em matéria de dinhei-ro terá boas chances de aumentar ofaturamento do mês. Quanto aoamor seja mais paciente. Viagens econtatos com gente diferente vãoampliar seus horizontes. Não de es-paço para pessoas negativas, Nãodeixe atrapalhar seus planos N 05.

LIBRA - Sua cria-tividade fará seu di-nheiro render. Pro-cure abrir mão de

conceitos antigos no seu trabalho.Tire proveito o seu sexto sentido edo seu otimismo nos relacionamen-tos e bem feito. Ninguém tem o di-reito de julgar suas atitudes. Se es-tiver acontecendo isso, cobre expli-cações. Sorte no amor Nº93

ESCORPIÃO -Antes de tomar umadecisão importanteavalie todos os lados

da questão. A semana será boa paradedicar-se a atividades artísticas erelacionar-se com jovens e crianças.Terá sorte em parceria com uma pes-soa de outra cidade. O lado amoro-so pode se complicar. Conte comsua força de vontade para conseguir

o que deseja. N 71

SAGITÁRIO -Poderá passar poruma prova de gogona área profissio-

nal ainda nesta semana, mas não sepreocupe,não esquenta tanto acabeça,você é inteligente e poderámostrar como é hábil.Seja pruden-te nos negócios e evite choquescom pessoas mais velhas.A dedica-ção a pessoa amada lhe dará bonsmomentos. Saiba reconhecer assuas qualidades. N º 84

CAPRICÓRNIO- Vida profissionalem ascensão, lutepelo que lhe perten-

ce. Aposte mais em sua realizaçãoe não de atenção a pessoas que sósabem te criticar. A incompetênciadelas é que não as deixam satisfei-tas com o que fazem. O amor estáem alta, aproveite e seja feliz. Vejoboa sintonia com a pessoa amada.Saúde favorecida Nº. 25

AQUÁRIO - O se-tor financeiro vaimerecer atenção es-pecial de sua parte.

Abra os olhos para não cometerdeslizes e se arrepender depois.Não tenha medo de enfrentar no-vas mudanças. Novos ventos de-

PROFESSORA DELAMARIS -ASTROLOGIA E TARÔ |

[email protected] COM HORA MARCADA

(45) 9903 2465 | Foz do Iguaçu

Professora DELAMARIS

vem soprar em seu horizonte, tra-zendo perspectivas de crescimento.No amor libere seu carisma, Façacoisas diferentes, viagem conheçanovos lugares. Nº. 43

PEIXES - Admi-nistre melhor seutempo em função doseu bem estar e sua

privacidade. Algumas viradas im-portantes podem mudar o curso dasua vida no decorrer da semana. Avida profissional receberá ótimasenergias. Aproxime-se mais das pes-soas com quais tem afinidade. Vejomaior sensibilidade para poder en-xergar as oportunidades. amor commais paixão Nº. 62

Page 5: Edição 29

17 de julho de 2012 55555Prosa & Mate

e-mail: [email protected]

Causos do Rio Grande - Homero

Chê! Piá! Chê! Guria! Atenção no quelhes digo: corremos grande perigo fren-te essa desvalia da pura filosofia de umórgão protetor, pelo avassalador grandepoder financeiro, num MTG Brasileirojá sem moral e valor! Não te enganes aoouvir que as festas são gaúchas. Inver-dades esdrúxulas irão sempre repetir.Continuarão a mentir para os jovens vi-ventes. Modismos não são pertences des-sa antiga Tradição; Festas Gaúchas nãosão, somente sul-rio-grandenses!

Nem Tradicionalistas são esses suin-gueiros ou aqueles maxixeiros ou os ou-tros nativistas; também não os crioulis-tas, pois com vermelho, azulão, preto,amarelo, verdão, chapéu claro chaparral,lencito virado e tal, são só regionalistas!Gaúcho não é urbano, mas o campeiro,rural, jamais esse comercial estilo coun-try-texano. Nem é gaúcho o fulano coma calça mercadista; poderá ser um mo-dista a vender sua Tradição, com batu-que no Bailão do CTG anarquista!

Não esqueças: Tradição não é modacomercial, é Patrimônio Regional anti-go e nativo do chão, de geração em ge-ração pelo tempo transmitido; por isso

que com vestido de prenda a mulher ga-úcha ao coração ela puxa o seu Rio Gran-de querido! Não sigas pela esteira dessafalsa integração, dessa globalização semética, sem fronteira; não creias nessa as-neira da flexibilização para atender aopovão, pois Tradicionalismo com voto emercadismo não é Fazer Tradição! Nãoconfies na vivência daquele que não tempago, do que não mostra afago pelas coi-sas da querência; por lhe faltar consci-ência, valorizar o capital, de calça e cin-to normal e de chapéu no salão desres-peita a Tradição, sua Cultura Regional!Lembres: é o uso xucro regionalistacampeiro do Pampa Sul-brasileiro quedo órgão é o fulcro, não o público, olucro; nem o voto eleitoreiro ou a buscade dinheiro daqueles que fazem o malao Maior Fim Cultural do MTG Brasi-leiro! Por isso os meus conselhos se-guem contra os diversos, contrários, ad-versos atos falhos e trambelhos, que nãopodem ser espelhos pra quem tem nocoração apego ao Sulino Chão, apreçopelo Rio Grande, a zelar, por ondeande, sua rica Tradição!(Conselhos da Tradição, de José Itajaú Oleques Teixeira)

CONSELHOS À JUVENTUDE DO MTG BRASILEIRO!

O Homero era o maisnovo de seis irmãos quemoravam num fundo derincão. Guri duns vinteanos, desde cedo se acos-tumou a ouvir as façanhasdos irmãos mais velhos: eralorota, briga, baile, gaucha-da... E o Homerinho ficavaencimesmado: “Um dia,ainda vou fazer algumacousa como esses meusirmãos!”. O Homero ti-nha duas particularida-des: a primeira era umavontade louca de conhe-cer a cidade, um baile dopovo, uma tasca; a segun-da era que tinha um medoque se pelava todo de polí-cia, porque um irmão tinhasido lastimado, um outromorto e ainda outro tinhalevado uns planchaçosdeBrigadiano. E ele tinha, en-tão, um medo que se pela-va todo de polícia... Min-to! O Homero tinha trêsparticularidades: medo depolícia, uma vontade gran-de de conhecer uma tascae uma ânsia louca de com-prar um revólver... - “Umdia ainda vou ter um revól-ver!”, dizia. Acontece queele era changador. Quandoaparecia serviço, ele pega-va. Às vezes, ficava emcasa de companheiro damãe, mulher já bem velha,quando os irmãos mais ve-lhos saíam. Um dia apare-ceu um comparsa de esqui-la. Era mês de setembro,quando logo se iniciam astosas de ovelha. No segun-do dia, um tosador cansou,e o Homero estava lá. Ochefe da comparsa pergun-tou ao patrão: - Não terá

alguém que pegue na te-soura? - Olha, tem o Home-ro. Quem sabe não dá? To-caram o Homero na tesou-ra. O homem se revelou umaço! E ficou de efetivo nacomparsa. Começou a ga-nhar dinheiro, o Homero. Esempre com aquele troçona cabeça: - “Vou conhecera tasca e vou comprar umrevólver!”.

Começou a ganhar di-nheiro, ganhar dinheiro... Eterminou a esquila.

Ele pegou o dinheiro,encilhou o cavalo e tocoupra cidade. - “É hoje!

Mas conheço a tasca oucompro o revólver antes?Se eu comprar o revólver efor pra tasca, vai dar umbaita bochincho! Vou fazero seguinte: vou na tasca pri-meiro e amanhã compro orevólver!”. Assim foi. To-mou um trago no bolicho ecomeu salame com bola-cha. O bolicheiro tinha umrevólver. Homero já deixouentabolado o negócio e dis-se pro bolicheiro: - Cuidado meu cavalo com os ar-reios e da minha faca. Ama-nhã, bem cedo, pego o re-

vólver. E saiu, o Homero.Por informação do irmão,ele sabia o rumo da tasca.Dali uns quinhentos metrosachou armado o moçoron-go. Foi-se chegando, porlonge, assim como quemtropeia zorrilho: devagari-nho e bem por longe.... Feza volta no salão, devagari-nho... Daí há pouco veio

uma moça: - Vamos dan-çar, Baixinho? - É!Se for preciso,bamo... E saiudançando, comoquem dança de

meio-luto: bem abai-xadinho, pelo cantos.Dança daqui,dança dali, sentou.Uma Brahma... Alipela sexta Brahma oHomero era dono dosalão. - É comigomesmo, hoje!Quando o sol levan-tou pegou o Home-ro saindo da tasca,

numa baita ressaca esem um tostão no bolso.

- “E agora? O que é queeu vou fazê!”. Chegou nobolicho.

O bolicheiro deu ummate gordo pra ele. O Ho-mero foi perguntando: -Quanto tu me dá pela faca?– Dou cinqüenta pila, disseo bolicheiro. Cinqüenta erao que custava uma passa-gem da cidade à estação doHomero. E ainda tinha decaminhar duas léguas a pé.- Então tá. Tu me dá cin-qüenta pela faca e eu te doumeu cavalo encilhado pelorevólver. O xiru olhou o ca-valo; sabia que era bom. Viuos arreios: mais ou menos...- Tá feito o negócio! Home-ro pegou o revóver. Era oque mais queria! E o baixi-

nho saiu meio ladeado,com aquele baita trinta-e-oito na cintura. Comprouuma passagem de segundae entrou no vagão. Logo queentrou, sentou pra direita. Eassim ficou, no meio daque-le mundo de gente, sozinhono banco. Dali a pouco saio trem. E ele com aquelerevólver... - “Tomara queesse trem chegue duma vezna minha estação”, pensouo Homero.

Lá na ponta do vagãoabriram a porta. E ele viu,assim por cima do banco,que levantou um quepe. Oíndio velho que vinha diz:- Revistas!

Aí o Homero se apertou!O xiru velho chegava numbanco, noutro e vinha vin-do... - “Ai, ai, ai... tô liqui-dado!”, pensava o Homero.

Esse xiru, na verdade,vendia bilhetes de loteria erevistas, umas até do Exér-cito da Salvação. E vinha: -Trinta-e-dois e trinta-e-oito!

Pra hoje! E o do Home-ro era trinta-e-oito! A la pu-cha, chê! E ele pensava: - “Tô arrebentado!”. E o viven-te vinha num banco, chega-va noutro: - O Policial! ODetetive! Salva Tua Alma!- “Tô roubado!”, pensava oHomero. Um gaúcho com-

� Nei Machado� Foto: Divulgação

prou todo o mil novecentose trinta e dois que o vende-dor tinha. E o bilheteiro: -Trinta-e-dois já foi!

Agora, o trinta-e-oito! -“Aaaaai... agora não esca-po!”, pensou o coitado doHomero. - O Policial! E ovendedor de bilhetes chegoubem perto do Homero esampou, forte: - Trinta-e-oito! E o baixinho Homero,já não aguentando maisaquela aflição braba, soltou,já aliviado:

- Tá, seu guarda! Pegaessa porquera logo, que des-de que eu comprei essa des-graça foi só pra me incomo-dá!!!

Page 6: Edição 29

17 de julho de 201266666 Geral

A Delegacia da ReceitaFederal do Brasil (DRF)em Foz do Iguaçu realizoua destinação de 1.074 veí-culos apreendidos no perí-odo compreendido entre 1ºde junho e 6 de julho. A ati-vidade exigiu um esforçoconcentrado neste períodopré-eleitoral, considerandoque no interstício compre-endido entre 7 de julho e 31de outubro deste ano a leieleitoral veda a destinaçãode bens apreendidos a ór-gãos da administração pú-blica estadual ou munici-pal, salvo para o atendi-mento a situações de emer-gência ou de calamidadepública.

De toda forma, a Recei-ta Federal poderá continu-ar fazendo a destinação debens apreendidos a órgãosfederais e entidades assis-tenciais sem fins lucrati-vos.

A maior parte dos 1.074veículos entregues no pe-ríodo mencionado foi des-tinada a prefeituras muni-cipais (vide quadro abai-xo). Nos últimos dez dias

RF realiza a destinaçãode mais de mil veículosno período de um mês

de entrega, houve o atendi-mento médio diário de 15prefeituras, sendo cada mu-nicípio contemplado com 5veículos, em média.Entidades Federais: 07Entidades Estaduais: 461Entidades Municipais: 603Instituições de AssistênciaSocial: 03Total: 1074

Dos veículos entregues aórgãos estaduais, 451 cor-respondem a bens em esta-do de sucata que tiveramcomo destino o Detran/PR,com a finalidade de seremalienados em leilão a ser or-ganizado pelo referido ór-gão.

No primeiro semestrede 2012, o total de veícu-

los destinados pela DRF/Foz do Iguaçu já alcançou2.224 unidades, entre ca-minhões, utilitários, auto-móveis, vans, ônibus emotocicletas. O total deveículos atualmente exis-tentes no pátio da ReceitaFederal é de 5.987 unida-des.(Texto e Foto: Assessoria DRF/FOZ)

O governadordo Paraná, BetoRicha e o governa-dor da província(estado) de Misio-nes na Argentina,Maurice FabianCloss assinaramontem em Foz doIguaçu um proto-colo de intençõespara melhorar ascondições de vida das popu-lações localizadas nas áreasde fronteira entre o Estadodo Paraná e Misiones (AR).O documento contendo seisitens foi assinado após umareunião de trabalho no Ho-tel Mabu. Entre as questõesdiscutidas no encontro estãoassuntos relacionados ao li-vre acesso de pessoas entreos municípios fronteiriços, afalta de estrutura e de espa-ço nas aduanas, os entravesambientais da região do Par-que Nacional do Iguaçu e asrelações comerciais entre ospaíses que fazem parte datríplice fronteira.

Participaram também au-

Um evangelho barato e in-consistente não merece estenome.

Vitória completa não estáem promoção, como produ-tos sazonais de supermerca-dos.

Há um preço a pagar paraser vitorioso.

Existem recomendações bíblicas, leis espirituais eprincípios cristãos que não podem ser substituídos porquaisquer estratagemas.

Vitória não é destinada aos que confundem a Igrejacom um clube de férias.

Vitória não está caindo do céu como as folhas secascaem das árvores.

Vitória não é um bônus. É uma conquista. Uma duraconquista. Mas você pode alcançar.

Vitória não se alcança entrando no elevador, aper-tando um botão e indo diretamente do andar térreo aovigésimo-quinto.

Vitória está no topo de uma escada. Todos os degrausprecisam ser palmilhados. Mas, a grande notícia é quehá anjos de Deus, subindo e descendo por essa mesmaescada.

Vitória não está no fundo do vale, onde se aglome-ram os tímidos e frouxos. Está, sim, no topo da monta-nha, aonde só chegam os valentes, os fortes e os per-severantes.

Vitória é oferecida aos guerreiros de todas as horas,aos lutadores de sempre, e não aos “turistas” espiritu-ais, que assistem os cultos de quando em quando.

Deus não oferece vitória àqueles que fazem da Casade Deus um hotel-de-fim-de-semana.

Ele a destina aos que carregam CADA DIA a suacruz.

Mantenha-se na linha de combate. E ouça o que oapóstolo Paulo está proclamando:

“Graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Se-nhor Jesus Cristo”.

A VERDADEIRAVITÓRIA

A doação de bens apreendidos é feita a órgãos federais e entidades

Paraná e Misionesterão projeto de

toridades paranaenses e“misioneras” além de repre-sentantes de municípios eentidades do turismo dosdois lados da fronteira.

Para o secretário estadu-al do Turismo, Faisal Saleh,deve existir mais integraçãoentre os povos das regiõesde fronteira. “Devemos ela-borar uma carta de inten-ções para humanizar a linhade fronteira. Temos que pro-porcionar um ambientemais receptivo e agradávelpara os moradores dos mu-nicípios que fazem frontei-ra com a Argentina e paraas pessoas que frequentama região”, disse. (GI)

Page 7: Edição 29

17 de julho de 2012 77777Geral

O número de casos da gripe A (H1N1) no Paraná aumentou29% na última semana, com o registro de 172 novos casos.Informe divulgado nesta segunda-feira (16) pela Secretariada Saúde mostra que agora são 760 casos confirmados e23 mortes causadas pela doença desde o início do ano

O número de casos dagripe A (H1N1) no Paranáaumentou 29% na últimasemana, com o registro de172 novos casos. Informedivulgado nesta segunda-feira (16) pela Secretaria daSaúde mostra que agora são760 casos confirmados e 23mortes causadas pela doen-ça desde o início do ano. Deacordo com a secretaria,apesar do aumento no nú-mero de casos a situaçãoepidemiológica atual não secompara à de 2009. Há mai-or vigilância e um protoco-lo de tratamento antiviralpara todos os casos de sus-peitos de síndrome gripal.

A maior concentraçãode casos (306) está na fai-xa etária de 20 a 49 anos.Das 23 mortes, 20 foram depacientes que tinham doen-ças crônicas, como tubercu-lose, asma grave, paralisiacerebral, obesidade, entreoutros. Os outros três paci-entes morreram porque adi-aram a procura por assistên-cia.

De acordo com o infec-tologista Moacir Pires Ra-mos, que integra a Comis-são Estadual de Infectolo-gia, a experiência de 2009garante o controle da situa-ção este ano. “Aprendemosmuito com a pandemia vi-venciada naquele ano. Hojesabemos que a gripe e assíndromes respiratórias, deum modo geral, matam”,disse Ramos. “Além da va-cina para os grupos priori-tários, temos o tratamento(antiviral oseltamivir) à dis-posição para qualquer paci-ente que tenha síndromegripal.”

No sábado (14) o Para-

Paraná confirma 760 casos de gripe Ae recebe mais 200 mil doses de vacina

ná recebeu mais 200 mildoses de vacina contra agripe. A estratégia de vaci-nação adotada pela Secre-taria da Saúde é imunizar osgrupos de crianças entredois e três anos que fre-quentam instituições públi-cas, adultos e crianças es-peciais, cuidadores de cre-ches públicas e de idososem asilos e doentes crôni-cos, conforme a disponibi-lidade de doses nos muni-cípios. Neste ano o Paranájá recebeu cerca de 2,2 mi-lhões de doses da vacinapara a imunização dos gru-pos prioritários.

Como agirO médico ressalta que é

imprescindível que o paci-ente com sintomas associ-ados à gripe A – febre aci-ma de 38º, dor de gargantae tosse seca, por exemplo –deve procurar imediata-mente o serviço de saúde.“A avaliação deve ser feitapelo profissional de saúde.Nesta hora, não é indicadoautomedicação e nem espe-ra para que o quadro seagrave”, recomenda.

Ramos enfatiza que associedades médicas estãomobilizadas para orientaros profissionais de saúde areceitarem o medicamentooseltamivir sempre que ne-cessário. “Se prescrito ematé 48 horas, a chance deresposta ao tratamento au-menta muito. Também nãohá registro de efeitos cola-terais significativos, portan-to qualquer paciente podereceber o medicamento”,afirma.

A Secretaria da Saúdedistribuiu às secretarias

municipais e hospitais es-tratégicos mais de 150 miltratamentos e manipula adosagem infantil sempreque necessário. “O Minis-tério da Saúde também temo medicamento em estoquecaso seja necessário”, ex-plicou o superintendente deVigilância em Saúde, Sezi-fredo Paz.

O infectologista MoacirRamos reforça outras me-didas importantes paracombater a gripe e preve-nir outras doenças: lavagemconstante das mãos, o usodo álcool 70º e a manuten-ção dos ambientes ventila-dos. “O contato através dasmãos ainda é a forma maiscomum de transmissão dedoenças”, afirma.

SeminárioNa quinta-feira (19) re-

presentantes da Secretariada Saúde das áreas de vigi-lância em saúde, laborató-rio, atenção à saúde, assis-tência farmacêutica e co-municação participam do

seminário “AlinhamentoEstratégico de Vigilância eResposta à Influenza”, pro-movido pelo Ministério daSaúde, com foco no enfren-tamento da gripe nos trêsestados do sul.

ComissãoA Comissão Estadual

Infectologia reúne 16 enti-dades médicas e foi criadapara avaliar e apoiar açõesda Secretaria da Saúde noenfrentamento da gripe.

Participam da comissãorepresentantes da SecretariaEstadual de Saúde, Associ-ação Médica do Paraná, So-ciedades Paranaenses de In-fectologia, Pneumologia,Pediatria e Terapia Intensi-va, Conselhos Regionais deEnfermagem, Farmácia e deMedicina, Conselho de Se-cretarias Municipais de Saú-de, Secretaria Municipal deSaúde de Curitiba, Hospitalde Clínicas, Hospital Peque-no Príncipe e Associação Pa-ranaense de Controle de In-fecção Hospitalar.

Todos nós nos revol-tamos e não concorda-mos com as coisas erra-das que existem e acon-tecem no país. O que a gente não tem consciên-cia é de quanto somos peças importantes na so-lução desses problemas. Abaixo, segue uma se-qüência de problemas e soluções que você podepraticar.

É fácil resolver a situação de violência noBrasil e só depende de nós, cidadãos brasileiros.A chave para a solução dos problemas atuais é amesma que o prefeito de Nova Iorque usou háuma década: TOLERÂNCIA ZERO. Veja os 11mandamentos:1. Você acha um absurdo a corrupção da polícia?Solução: NUNCA suborne nem aceite suborno!2. Você acha um absurdo o roubo de carga, in-clusive com assassinato dos motoristas?Solução: EXIJA a nota fiscal em TODAS as suascompras!3. Você acha um absurdo a desordem causada pe-los camelôs?Solução: NUNCA compre nada deles! A maiorparte de suas mercadorias é de produtos rouba-dos, falsificados ou sonegados.4. Você acha um absurdo o poder dos marginaisdas favelas?Solução: NÃO consuma drogas!5. Você acha um absurdo o enriquecimento ilíci-to?Solução: denuncie à Receita Federal aquele vizi-nho que enriquece repentinamente. Não o admi-re, repudie-o.6. Você acha um absurdo a quantidade de pedin-tes no sinal ou de flanelinhas nas ruas?Solução: NUNCA dê nada.7. Você acha um absurdo que qualquer chuva ala-gue a cidade?Solução: jogue o LIXO no LIXO.8. Você acha um absurdo haver cambistas parashows e espetáculos?Solução: NÃO compre deles, ainda que não as-sista o evento.9. Você acha um absurdo o trânsito da sua cida-de?Solução: NUNCA feche o cruzamento10. Você acha um absurdo o poder econômico emilitar dos Estados Unidos da América?Solução: Prestigie a indústria brasileira, dentrodo que lhe seja possível.11. Você está indignado com o desempenho deseus representantes na política?Solução: Nunca mais vote neles e espalhe aosseus amigos seu desalento e o nome dos eleitosque o decepcionam.

Estamos passando por uma fase de falta decidadania e patriotismo. Precisamos mudar nos-so comportamento para que possamos viver numpaís onde tenhamos orgulho de dizer: EU SOUBRASILEIRO! Ficando parado, você não con-tribui com nada, portanto não pode reclamar.

Pratique os pontos com os quais você concor-dou, divulgue esta mensagem para seu mailing-list e você estará contribuindo para um Brasilmelhor.

www.rivalcir.com.br

Tolerância zero!A única solução

Fot

o: V

enilt

on K

uchl

er/S

ES

A

Page 8: Edição 29

17 de julho de 201288888 Geral

A equipe de canoístasdo Projeto Meninos doLago ficou na quinta posi-ção no Campeonato Mun-dial Júnior e Sub 23 deCanoagem Slalom, emWasau nos Estados Uni-dos. Pedro Henrique Gon-çalves, Ricardo MartinsTaques e Fábio Schena Ro-drigues participaram da ca-tegoria canoa individualpor equipe sub 23, provaem que os três canoístasdescem a pista ao mesmotempo. Eles integram a se-leção brasileira formadapor oito canoístas da Con-federação Brasileira deCanoagem (CBCa). Omundial começou na quin-ta-feira (11) e as finais fo-ram no domingo (15).

A equipe concluiu a pro-

Meninos do Lago ficam em quintono Mundial de Canoagem Slalom

va em 143"37 (143 segun-dos e 37 centésimos). Comas quatro penalidades (to-ques nas balizas) foramacrescentados oito segun-dos, gerando o tempo final:151"37. Os cinco primeiroscolocados foram: Eslovênia(126"49), França, Repúbli-ca Tcheca, Eslováquia eBrasil.

Mais de 300 canoístasde 27 países participaramda competição para atletasentre 15 e 19 anos (Júnior)ou menores de 23 anos.Além de competirem naprova por equipe, os "Me-ninos do Lago" tambémdisputaram no caiaque in-dividual sub-23 e na canoaindividual júnior. Esta é aprimeira participação dosatletas em competição de

nível internacional após oPan-Americano de Canoa-gem Slalom, que aconteceuem março, no Canal Itaipu,e valeu vagas para a Olim-píada de Londres.

Meninos do LagoO projeto Meninos do

Lago reúne cerca de cemjovens carentes dos bairrosVila C e Morumbi, na peri-feria de Foz do Iguaçu. Aproposta é trabalhar a in-clusão por meio do esportee preparar os jovens para aOlimpíada de 2016, no Riode Janeiro. Os jovens trei-nam diariamente no CanalItaipu. O projeto é manti-do pela Itaipu, por meio doPrograma de Proteção àCriança e ao Adolescenet(PPCA) e CBCa. (JIE)

Seleção brasileira, da esquerda para direita: Guille DIez-Canedo, GuilhermeMapelli, Fábio Schena, Leonardo Curcel e Pedro Henrique Gonçalves.Agachados: Jean Möller, Felipe Borges da Silva e Ricaro Martins Taques

� VENDE-SE CASA COM 123 M² NO JARDIM EUROPAEM FOZ DO IGUAÇU. 02 QUARTOS, 01 SUITE, GARA-GEM PARA 02 CARROS. TERRENO QUITADO. INFOR-MAÇÕES LIGAR NO FONE: 9969-1405

� MOTO TITÂN, COR AZUL, ANO 2008 INTERESSADOSLIGAR NO FONE:9972-9249 FALAR COM MAURO.

� VENDE-SE CASA COM 02 QUARTOS, SALA, COZINHACOM ÁRMÁRIOS E PIA PLANEJADOS, BANHEIRO COMBOX, ÁREA COM CHURRASQUEIRA E PIA, LAVANDERIAFICA AO LADO DO GINÁSIO DE ESPORTES NATALINOSPADA. INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO COMLUCY PELO FONE: 9129-3125.

� VENDE-SE UM TERRENO COM DUAS CASAS DE AL-VENARIA. LOCALIZADO NO BAIRRO CURITIBANO. INTE-RESSANDOS ENTRAR EM CONTATO PELOS FONES:9931-2314 OU 9122-6329 ACEITA-SE PROPOSTA

� VENDE-SE UM TABLET 4 G - TELA DE 5 POLEGADAS -SEMI-NOVO COR BRANCO INTERESSADOS LIGAR NOFONE: 91445506 FALAR COM ISADORA

� VENDE-SE UMA CASA NO CONJUNTO CATARATAS.CASA DE LAJE,NOVA, COM 70 METROS QUADRADOS.INTERESSADOS ENTRAM EM CONTATO COM O TELE-FONE 9974-4497

� VENDE-SE UMA MOTO TWISTER 2002 - 2003. INTE-RESSADOS LIGAR NO TELEFONE 9974.4497.ACEITA-SETROCA POR CARRO MESMO VALOR.

CLASSIFICADOS JC� VENDE-SE UM TERRENO COM 520 M² COM CASA -NO PARQUE DOS ESTADO, TERRENO BEM LOCALIZA-DO, DE ESQUINA . INTERESSADOS LIGAR NO FONE:9102-0530

� VENDE-SE UM CORSA SEDAN COR PRATA, FLEXCOMPLETO. ANO 2002 MODELO 2003. INTERESSADOSLIGAR NO FONE: 3541-3691 OU 8407-9697 COM ILDO

� TROCA-SE MOTO TWISTER 2002 - 2003. POR CARROMESMO VALOR. INTERESSADOS LIGAR NO TELEFO-NE 9974.4497

� VENDE-SE UM TERRENO EM SÃO JORGE - SMI -COM1000M² QUITADO. INTERESSADOS LIGAR NO FONE:9997-9146 - FALAR COM VANETE

� VENDE-SE MOTO YAMAHA FAZER 250 CILINDRADAS,ANO 2011/2012, COR VERMELHO, COM 5,700 Km RO-DADOS ÚNICO DONO, POR APENAS 6,500 MAIS 15 PAR-CELAS DE 210, INTERESSADOS LIGAR 9810-5944 OU3541-1862, DANIEL.

� VENDE-SE AR-CONDICIONADO, CONSUL, 7500W, RE-FRIGERAÇÃO. INTERESSADOS ENTRAR EM CONTA-TO PELO FONE: 99281840 FALAR COM ANA

� PRECISA-SE DE 2 MOTORISTAS DE CAMINHÃO, IN-TERESSADOS LIGAR PARA PAULO NO TELEFONE99272835 PARA MAIORES DETALHES.

Quer anunciar seu classificado gratuitamente? Mande e-mail para [email protected].