Edição 3

2
JORNAL MURAL DO PARQUE DR. FERNANDO COSTA EDIÇÃO 3/2010 V vo Parque Bruna Dezordi Bruna Dezordi e Bruna Siqueira educação ambiental A Trilha "Pau-Brasil " revelará árvores notáveis da flora brasileira no Parque Nova trilha promoverá Com a limpeza do bosque será possível um contato maior com a natureza aproximando os visitantes dos animais. Você sabia? Limpeza do bosque é o primeiro passo para a construção da Trilha "Pau-Brasil" N o dia 21 de julho, começaram os trabalhos para a criação da trilha “Pau-Brasil”, que traça o caminho das árvores notáveis da flora brasileira existentes no Parque da Água Branca. Localizada no bosque, atrás do Fundo de Solidariedade, a trilha será delineada por varas de eucalipto e preenchida com pedriscos. O bosque já começou a ser limpo.Foram retiradas espécies exóticas e consideradas invasoras conforme a resolução 154/09 do DEPAVE/SVMA (Departamento de Parques e Áreas Verdes da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente). Árvores como a dracena serão substituídas por exemplares nativos nobres, caso do carvalho nacional. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do mês de setembro. Na extensão da trilha, também serão colocadas placas indicativas para que os usuários possam identificar as espécies. As placas indicativas possuirão a escrita braille, o que aumentará a acessibilidade. “O objetivo é promover a educação ambiental de todos que visitam o Parque”, afirma João Henrique Lara, engenheiro do Instituto Florestal. A trilha recebeu o nome “Pau- Brasil”, pois foram encontrados diversos exemplares dessa árvore no local. Apesar de não ser considerado parte da Mata Atlântica, o bosque apresenta diversas espécies nativas deste ecossistema que serão preservadas. Foto:Bruna Dezordi

description

Jornal Parque Vivo

Transcript of Edição 3

JORNAL MURAL DO PARQUE DR. FERNANDO COSTA

EDIÇÃO 3/2010

V voParque

Bru

na D

ezor

di

Bruna Dezordi e Bruna Siqueira

educação ambientalA Trilha "Pau-Brasil " revelará árvores notáveis da flora brasileira no Parque

Nova trilha promoverá

Com a limpeza do bosque será possível um contato maior

com a natureza aproximando os

visitantes dos animais.

Você sabia?

Limpeza do bosque é o primeiro passo para a construção da Trilha "Pau-Brasil"

No dia 21 de julho, começaram os trabalhos para a

criação da trilha “Pau-Brasil”, que traça o caminho das árvores notáveis da flora brasileira existentes no Parque da Água Branca. Localizada no bosque, atrás do Fundo de Solidariedade, a trilha será delineada por varas de eucalipto e preenchida com pedriscos.

O bosque já começou a ser

limpo.Foram retiradas espécies exóticas e consideradas invasoras conforme a resolução 154/09 do DEPAVE/SVMA (Departamento de Parques e Áreas Verdes da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente). Árvores como a dracena serão substituídas por exemplares nativos nobres, caso do carvalho nacional. A previsão é que as obras sejam concluídas até o final do mês de

setembro. Na extensão da trilha, também serão colocadas placas indicativas para que os usuários possam identificar as espécies. As placas indicativas possuirão a escrita braille, o que aumentará a acessibilidade. “O objetivo é promover a educação ambiental de todos que visitam o Parque”, afirma João Henrique Lara, engenheiro do Instituto Florestal.

A trilha recebeu o nome “Pau-Brasil”, pois foram encontrados diversos exemplares dessa árvore no local. Apesar de não ser considerado parte da Mata Atlântica, o bosque apresenta diversas espécies nativas deste ecossistema que serão preservadas.

Foto

:Bru

na D

ezor

di

A partir desta semana, o Parque Dr. Fernando Costa conta com o

projeto PraLer que visa incentivar o hábito de leitura. Seus oito quiosques de exposições foram divididos por gêneros literários como poesia, infanto-juvenil e literatura estrangeira e nacional. Há cerca de 800 publicações disponíveis entre livros, gibis, jornais e revistas.

Os frequentadores podem usufruir das mesas instaladas ao ar livre ou das outras acomodações do Parque. O local é aberto ao público de terça a domingo das 9 às 18 horas, mas os livros devem ser devolvidos até 17:30 horas. Para o empréstimo dos livros, basta apresentar o RG.

Com o objetivo de fazer da leitura um ato de prazer, o projeto PraLer é resultado da

parceria da área compartilhada do Parque Dr. Fernando Costa, administrado pela Secretaria da Agricultura e Abastecimento e o Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp) com a Organização Social de Cultura (Poiesis). Ele faz parte do projeto de “Revitalização do Parque da Água Branca”.

PROJETO GRÁFICO E DIAGRAMAÇÃODayane SouzaJoão Paulo Brito

REDAÇÃOBruna DezordiBruna SiqueiraDayane SouzaJoão Paulo Brito

CONTATOSFones: (11) 3865-4130/31www.parqueaguabranca.sp.gov.br

COORDENAÇÃO DO CURSO DEJORNALISMOProf. Alexandre BarbosaProfª Ana Lúcia TsutsuiProfª Débora Cristine Rocha

PROFESSORES-ORIENTADORESProf. Alexandre BarbosaProfª. Debora Cristine Rocha

Exp

edie

nte

DIRETORIA TÉCNICA DO PARQUE DR. FERNANDO COSTAToninho Teixeira e Equipe

UNINOVEUniversidade Nove de Julho

PARQUE DR. FERNANDO COSTAÁGUA BRANCAAv. Francisco Matarazzo, 455

Parque Vivo, o jornal mural do Parque Dr. Fernando Costa, é uma publicação realizada em parceria pelo curso de Jornalismo da Uninove e a Administração do Parque da Água Branca

V voParque

MoMentos do Parque

VILA MARIARua Diamantina, 310VERGUEIRORua Vergueiro, 235/249SANTO AMARORua Amador Bueno, 389

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO,TURISMO E SERVIÇO SOCIALProfª Gabriela Pavanato Sardinha

MEMORIALRua Adolfo Pinto, 109

Dayane Souza e João Paulo Brito

João

Pau

lo B

rito

Daya

ne So

uza

Parque da Água Branca abriga novo espaço cultural destinado à leitura

Quiosques e mesas do Parque à disposição do projeto PraLer

o Parque da

Água Branca, as

“gaiolas” (como

eram conhecidos os quiosques

do local) foram utilizadas

em exposições de aves, caso

de araras e tucanos, além

de outros animais como o

macaco.

Quando o Ibama, em 1997,

retirou os animais silvestres

do Parque, o espaço foi usado

para eventos culturais, tais

como feiras e exposições.

Em 26 de julho de 2010, a área

passou a abrigar o Espaço de

Leitura PraLer, com o intuito

de incentivar o interesse

pela leitura e pela criação

artística.

N