Edição 302

16
POLÍTICA | Pág 04 QUARTA -FEIRA, 11/04/2012 | DIÁRIO | ANO 1 | N° 302 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL R$ 1,00 www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » PR QUER LANÇAR NOME EM VARGEM ALTA DIVULGAÇÃO/CMCI DIVULGAÇÃO RODOVIA ES 297 QUE LIGA PRESIDENTE KENNEDY À BR 101 SERÁ DUPLICADA A OBRA DE INFRAESTRUTURA FOI ANUNCIADA PELO GOVERNO ESTADUAL APÓS A NOTÍCIA QUE O MUNICÍPIO RECEBERÁ O » PORTO CENTRAL, UM MEGA INVESTIMENTO FEITO PELA EMPRESA TPK E O PORTO DE ROTERDÃ, A PARTIR DE 2013 CIDADES | Pág 11 CIDADES | Pág 06 POLÍTICA | Pág 05 COMITÊ COMEÇA DISCUTIR NOMES DE CANDIDATOS PARA PREFEITURA DE CACHOEIRO NA CÂMARA MUNICIPAL » DE CACHOEIRO, O PRESIDENTE DA SELITA RECLAMOU DA FALTA DE INCENTIVOS FISCAIS PARA A COOPERATIVA E MAIS UMA VEZ COMENTOU SOBRE A POSSIBILIDADE DE TRANSFERIR A SEDE PARA OUTRA CIDADE CHORANDO O LEITE (QUASE) DERRAMADO ESPORTES | Pág 16 ALVINEGRO DE CACHOEIRO TEM DOIS DESFALQUES PARA JOGO DE HOJE À NOITE GRANDE ÍDOLO DE ALEGRE RECEBE HOMENAGEM O CANTOR » PAULO SÉRGIO SERÁ LEMBRADO NESTE SÁBADO

description

Jornal Aqui Noticias Folha do Caparao

Transcript of Edição 302

Page 1: Edição 302

POLÍTICA | Pág 04

quarta-FEIra, 11/04/2012 | DIÁrIO | aNO 1 | N° 302 | CaCHOEIrO DE ItaPEMIrIM E rEGIÃO SuLr$ 1,00

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » Pr quEr LaNÇar NOME EM VarGEM aLta

divu

lgaç

ão/C

mCi

divu

lgaç

ão

rodovia ES 297 quE liga PrESidENTE KENNEdY À Br 101 SErÁ duPliCada

A OBRA DE INFRAESTRUTURA FOI ANUNCIADA PELO GOVERNO ESTADUAL APÓS A NOTÍCIA QUE O MUNICÍPIO RECEBERÁ O »PORTO CENTRAL, UM MEGA INVESTIMENTO FEITO PELA EMPRESA TPK E O PORTO DE ROTERDÃ, A PARTIR DE 2013 CIDADES | Pág 11

CIDADES | Pág 06

POLÍTICA | Pág 05

COMITÊ COMEÇA DISCUTIR NOMES DE CANDIDATOS PARA PREFEITURA DE CACHOEIRO

NA CÂMARA MUNICIPAL »DE CACHOEIRO, O PRESIDENTE DA SELITA RECLAMOU DA FALTA DE INCENTIVOS FISCAIS PARA A COOPERATIVA E MAIS UMA VEZ COMENTOU SOBRE A POSSIBILIDADE DE TRANSFERIR A SEDE PARA OUTRA CIDADE

CHORANDO O LEITE (QUASE) DERRAMADO

ESPORTES | Pág 16

ALVINEGRO DE CACHOEIRO TEM DOIS DESFALQUES PARA JOGO DE HOJE À NOITE

GraNDE ÍDOLO DE aLEGrE rECEBE HOMENaGEM

O CANTOR »PAULO SÉRGIO SERÁ LEMBRADO NESTE SÁBADO

Page 2: Edição 302

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Ilauro OliveiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos FreireDIAGRAmADOREs: Suheley Garcia Suhett e Carlos Guilherme Gomes

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com/ [email protected]ção: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DEPARTAmENTO COmERCIAL: Rafaella Macedo (28) 3521 7726 / 9982 [email protected]: Joana Campos (28) 3521 7726 9921 7914 / 9885 6604 - [email protected]: Sérgio Oliveira, Sérgio Garschagen, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Ruy Guedes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Lucas Oliveira, Ramon Barros, Marcelo Soncino, Ewerton M. TréggiaDPTO. JURíDICO: MIGNONE ADVOGADOSDR RICARDO MIGNONE - OAB/ES 12.699

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. Rua Resk Salim Carone, S/N º - Ed. Ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de Itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

[email protected] »

quarta-FEIra, » 11/04/2012 CaCHOEIrO DE ItaPEMIrIM E rEGIÃO SuL

www.aquIES.com.br02 OPINIÃO

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A empresa Urbisenvolvida na Operação Camaro...Tem contrato também com a prefeitura de Cachoeiro...É 0 109/2010#Bienal Rubem Braga será lançada hoje pela manhã...Na sala Levino Fanzeres pelo prefeito Casteglione#moradores de Ibatiba...sofrendo com a falta de água#Um buraco na praça Pedro Cuevas Júnior...Vai dar dor de cabeça para ser tapado#O brasil não tem terremoto e nem tsunami....mas em compensação tem cachoeira#E assim caminha...A humanidade#Gordo do Rb (ex –Village) já arrumou 20 bodes...Para o encontro dos nordestinos em maio#São Pedro mandando água...Com vontade#Quase a metade os brasileiros acima do peso...É o espetáculo do crescimento dos companheiros# Sinais de trânsito precisando de uma...Regulada antes que acidentes aconteçam#Um ex-secretário promoveu uma devastação ambiental...Antes de desocupar um imóvel#Henrique Taliuli...Na bronca#Alô Leandro moreno...manda ver as condições de uma parte de uma junta de dilatação...Da ponte Karin Tanure#Hoje é quarta...Dia de futebol...

FRAsE DO PIPOQUEIRO FRAsE DO sORVETEIRO

“sE ALCOOLIsmO É • DOENÇA, REssACA DEVERIA RENDER ATEsTADO.”

“DEmósTEmIs COm QUEm • ANDA E A POLíCIA FEDERAL TE DIRás QUEm És!”

PATULEIA •

Um dueto histórico nos tempos do Clube da seresta, Ruy Guedes e José Paineiras

Boa-vontade descobre trabalho. Trabalho opera a renovação. Renovação encontra o bem. O bem revela o espírito de serviço. O espírito de servi-ço alcança a compreensão .A compreensão ganha humildade. A humilda-de conquista o amor O amor gera a renúncia. A renúncia atinge a luz. A luz realiza o aprimoramento próprio. O aprimoramento próprio santifica o homem. O homem santificado converte o mundo para Deus. Caminhan-do prudentemente, pela simples boa-vontade a criatura alcançará o Divino Reino da Luz.

JuSSaN SILva E [email protected] »

A subjetividade nunca esteve tão em voga nos últimos anos, talvez pela sua complexidade ou pela literal conexão com a vida humana. Ora, somos feitos só disso. Mas infelizmente, desde o pós Iluminismo que a sociedade vem tentando encontrar um eixo de discussão sobre as dificuldades dos conceitos e temas que nos envolvem. Nesse sentido, valores se inverteram e muitos discursos soaram de forma estranha.

Adélia Prado, grande escritora brasileira, vêm retratar em seus livros poéticos essa dificuldade humana e consegue através de um pensamento voltado para a va-lorização do cotidiano, o debate que muitos esperavam. Acredito que o dia a dia e as realidades que o envolvem seja de tamanha complexidade que poucos queiram desbravar alguns questionamentos, ora pela inércia social provocada pelo sistema de educação, ora seja pelo desamino que temos em nos questionarmos.

A nossa sociedade está dotada de elementos transversais que estão mudando e transformando a rotina. O tempo, a linguagem, as relações e os sentimentos estão cada vez mais confusos e para gerar uma possível ordem, alguns institutos sociais tratam essa realidade com certa lentidão. Não fomos preparados para humanizar os conceitos e por isso nossa mente tenha certa dificuldade de processar tanta informação. Porém, diante de tanta novidade, destaco aqui, a importância do que fazemos diariamente como sendo a ferramenta para encontrarmos os avanços internos e externos que precisamos. Explico.

Acredito que esteja nos elementos mais naturais o segredo de tudo que busca-mos. O ser humano tem sede de sentido, é por isso que as descobertas nos parecem dar algum tipo de alívio interno. Entretanto, penso que é na admiração da beleza rotineira de nossas ações, que se encontram a perenidade que tanto almejamos, pois na verdade, qualquer tipo de contemplação da vida, requer um posiciona-mento mais sensível diante do mundo. Quem não possui tal característica, deveria cultivá-la.

Quando somos jovens, talvez não damos muito valor a um prato de comida feito com carinho pela avó, pela missa celebrada no Natal, ou pela fila do banco ou do supermercado. Mas quando começamos a administrar a vida com um olhar mais poético de tudo isso, compreendemos que fazemos parte de um sistema complexo e daí nos posicionamos no mundo de maneira diferenciada.

Toda vez que passamos pela mesma rua todos os dias nem temos vontade de dizer uma palavra educada à pessoa que está a nossa frente. Mas quando esse indi-víduo morre, percebemos sua falta não pelo que represente, e daí concluímos que àquele porteiro, cabeleireiro, mendigo, professor, gari, atendente ou pipoqueiro, recebeu um perfil social de sentido que em vida não tinha.

A compreensão do dia a dia ainda é tida como algo menor, mas se pensarmos bem é a única coisa material que possuímos. Andar, pegar o metrô, entrar no elevador, sentar-se à mesa de trabalho, atender ao telefone, comer, ir ao banheiro, estudar, escrever, ler, namorar, pegar o ônibus, ir pra casa, ver TV, tomar banho e dormir pode parecer cansativo demais pra quem não possui sensibilidade o su-ficiente para compreender o poder da rotina. Porém, geralmente só enfrentamos essa discussão quando perdemos ou estamos perto de perder tudo isso.

O doce Quando estudava no Grupo e batia a hora do recreio;

Ficava no pátio, meio sozinho. Não tinha condições de comprar nada na cantina.

Mas não ligava pra isso, pois minha mãe fazia os lanches pra mim. Certa vez levei pra sala um doce de abóbora, que sempre preferi.

Ao sair para o corredor, minha professora; Tia Branca quis provar e adorou. O doce ficou tão famoso que poucos iam à cantina.

Depois, conclui que minha mãe tinha um perfil empreendedor que nem sabia. Quase uma economista.

Espertinha.

O poder da rotina

Page 3: Edição 302

Pré-candidatura lançadaNo último dia 4, na Pousada Art Final, centenas de pessoas

prestigiaram o lançamento da pré-candidatura do Toninho Bitencourt (PMDB) a prefeito de Marataizes. Entre as lideranças que vão apoiá-lo estavam Marcos Viváqua, Jorge Bechara, Marcos Gazzani, Jaiminho, e os vereadores Venceslau, Luiz Carlos, Paulo Resende, além do presidente da Câmara William de Souza. Presidente de partidos, pré-candidatos a vereador, comerciantes e demais lideranças empresariais e comunitárias também marcaram presença.

As eleições de Cachoeiro nos últimos 40 anos sempre passaram por Theodorico Ferraço (DEM). E agora, liderando as pesquisas de opinião e com superpoderes como presidente da Assembleia, passam mais ainda. Passarinho me contou que há uma verdadeira romaria de cachoeirenses em seu gabinete, em Vitória. Personagens políticos famosos por aqui são vistos aos montes por lá, todos querendo uma dica ou sinal para saber como o democrata se posicionará neste pleito.

Aliás, Ferraço tem sido objetivo nesse assunto: só decide sobre eleição dia 31 de maio. Isso será numa quinta-feira. Como se percebe, a data ao contrário é 13. Enfim, dependendo da decisão, pode ser um dia de azar para muita gente.

31 ou seria 13?

Romaria no gabinete de Ferraço

ESPAÇO POPULAR

qUARtA-FEiRA, 11/04/2012 CACHOEiRO DE itAPEMiRiM E REGiÃO SUL 03OPiNiÃOwww.AqUiES.com.br

PARtiCiPE: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça AqUi

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

COMENtáRiOS DivERSOS NA REDE SOCiAL

JON

ATH

AN

FO

NTA

NA

De malas prontas para deixar a Superintendência Regional de Saúde e disputar a eleição de prefeito em Castelo, Jair Ferraço (PSB) deve durar no posto mais umas duas semanas. Sua despedida entre os funcionários já aconteceu.

Posto o fato, vem a conseqüência: quem o substituirá nesse cargo que é pra lá de importante para a região, uma vez que a sede é em Cachoeiro, mas o atendimento é regional? Apesar da cobiça de muita gente, sobretudo políticos, corre nos bastidores que o PSB, partido do governador Casagrande, vai bancar José Luiz Darós para a cadeira de superintendente.

Ele é dos quadros do partido no município há algum tempo, e a indicação não é técnica, mas política. Nada de novo para um cargo que costuma ser político mesmo, já que antes de Jair quem ocupou por quase dez anos foi Jathir Moreira (PP), ex vice-prefeito de Cachoeiro e sempre aliado do hoje presidente da Assembleia Legislativa Theodorico Ferraço (DEM).

O nome ainda não foi confirmado pelo governo, mas não deve haver surpresas. Caso haja, ainda assim é muito provável que seja alguém do PSB. Um dos argumentos que os socialistas cachoeirenses usaram para indicar o nome é de que a cota deles na administração Casagrande é muito pequena.

PSB vai bancar Darós na Superintendência Regional de Saúde

O prefeito Carlos Casteglione esteve presente no FC1 Combat MMA no Ginásio de Esportes Nello Borelli, no último dia 31. Na foto ele aparece ao lado de Muca.

[email protected]

PARtiCiPE

@folhadocaparaofacebook.com/[email protected]

POR iLAURO OLivEiRA

CACHOEiRO DE itAPEMiRiM vARGEM ALtA ANCHiEtAMARAtAízES GUAÇUí iBAtiBA33ºC 28ºC 31ºC30ºC 29ºC 32ºC22ºC 19ºC 21ºC24ºC 19ºC 20ºC

DóLAR COMERCiAL (EM R$) >> COMPRA 1,82 >> vENDA 1,83COTAÇÃO DO CAFÉ ARáBiCA tiPO 6, BEBiDA DURA R$ 338,00 | ARáBiCA tiPO 7, BEBiDA RiO R$ 303,00 | CONiLON tiPO 8 R$ 240,00

ANA BEATriz MirANDA

“Não devemos resisitir às tentações: elas podem não voltar.” Do mestre e sábio Millôr Fernandes. Desenhista, tradutor, jornalista, roteirista de cinema e dramaturgo. Todos bem-sucedidos. O cara era bom em tudo que se propunha fazer. Simples assim. Deixará saudades.

(comentário via Facebook)

Só cego não vê que há uma desidratação política do PT. O movimento é comandado pelo ex-governador Paulo Hartung (PMDB) e visa principalmente afundar os petistas em Vitória. Em Cachoeiro, no entanto, tem um sinal de alerta dentro da sigla. Alguns entendem que dificilmente essa orquestração será isolada e pode vir como uma grande tsunami, atingindo por gravidade o município e também Colatina. Com um agravante: aqui os números mostram que a situação do prefeito Carlos Casteglione, quando se trata de reeleição, é muito pior que a do Leonardo Deptulsk, prefeito de Colatina.

Desidratação do Pt preocupa cachoeirenses

KArOliNE ArAujO

“A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso. A única magia que existe é a nossa incompreensão.”

(comentário via Facebook)

KAMilA C. BriTO zANETTi

Algumas pessoas acham que podem entrar e sair de nossas vidas quando bem entendem. Um dia elas se surpreenderão ao encontrar a porta fechada.

(comentário via Facebook)

Page 4: Edição 302

Depois da reunião esta-dual do PR, onde foram colocados os nomes dos pré-candidatos a prefeito nos municípios capixabas, Cláu-dio Pazetto renovou os âni-mos e está disposto se apre-sentar como “o candidato da renovação”. Segundo ele, o seu partido não faz parte da oposição, nem da situação, colocando-se apenas como uma opção de mudança no quadro político municipal de Vargem Alta.

Cláudio tem 38 anos e trabalhou nas duas últimas administrações municipais. Foi secretário de turismo, chefe de gabinete e respon-sável pela comunicação da prefeitura. Deixou os car-gos para não criar descon-forto, já que o atual vice-prefeito, João Bosco (PSB),

o Bosquinho é o candidato a ser apoiado pelo atual chefe do executivo, Elieser Rabelo (PMDB).

Um dos fatores deter-minantes para a confirma-ção da pré-candidatura de Cláudio foi o número de fi-liados que o PR conseguiu alcançar depois que ele ingressou na sigla: 658. É lógico que essa não foi uma conquista exclusivamente dele. “O bom trabalho de-senvolvido pelo deputado Glauber Coelho e o secre-tário estadual de Esporte Vandinho Leite refletiram dessa forma em nossa ci-dade. É uma quantidade expressiva, que, proporcio-nalmente, supera outros municípios”, comentou Cláudio.

Como novidade, Cláu-dio acredita que a bandeira do combate ao tráfico de drogas, às drogas, a defesa

da família, da vida e da ju-ventude farão a diferença. “Nossa cidade precisa es-tar equipada com tudo de necessário para garantir a segurança do nosso povo. Câmeras de vigilância, por exemplo, fizeram fal-ta nesse carnaval, quando houve tiroteio no meio da praça central. O Espírito Santo mudou nos últimos 10 anos e nós queremos que essa mudança positiva também aconteça em Var-gem Alta”, ponderou.

Para viabilizar sua candi-datura, Cláudio conversa com todos os partidos, prin-cipalmente o PDT, PRP, DEM e PT. “Estamos dia-logando com todos, porque política se faz na construção do debate e alianças. Mas vamos respeitar o limite de prazo legal para manifestar quem irá compor conosco”, acrescentou.

Sem o Fundap (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias), o ES perde cerca de R$ 1 bilhão por ano de sua re-ceita, e 50 mil empregos. Os números foram citados pelo deputado federal Lelo Coimbra (PMDB) na tri-buna da Câmara Federal.

Ele criticou a falta de investimentos do governo

federal no ES, e disse que o acordo com líderes do Senado para votação do projeto PRS 72/10, que reduz a 4% a alíquota do ICMS e acaba com o Fun-dap, é uma decisão auto-ritária.

“Isto não é acordo, e sim uma postura autoritária, sem diálogo, que não per-mite quaisquer regras de transição, que substitua este importante instrumento de

desenvolvimento para nos-so estado e que resultará em “morte súbita” de empre-gos, desenvolvimento. Não há acordo que recomponha a perda do estado”, disse.

Lelo disse ainda que caso seja consumado o fim do Fundap ele se considera liberado de quaisquer vota-ções em favor do governo. “Informo ao meu partido, o PMDB, que me consi-dero liberado de quaisquer

QUARTA-FEIRA, 11/04/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 POLÍTICA

vargem alta

NacioNal

PR quer candidato ‘da mudança’DEPOIS DE EnCOnTRO ESTADUAL, REPUbLICAnOS COnFIRMAM PRé-CAnDIDATURA EM VARGEM ALTA »

filipe [email protected]

AgÊNCiA CoNgresso AgênciA câmArA

divu

lgAç

ão

Segundo Cláudio, du-rante a reunião realizada na capital, as lideranças de seu partido, como o sena-dor Magno Malta, além de Glauber Coelho e Van-dinho Leite, disseram que vão deixar as lideranças municipais livres para de-cidirem que rumo seguir. “Eles manifestaram apoio ao que nós decidirmos. Então, acredito que assim que começar a campanha vamos criar mais força e musculatura”, enfatizou.

“Chegou o momento de fazer administração com ‘A’ maiúsculo. Queremos que Vargem Alta acompa-nhe o nível de desenvolvi-mento do estado e do país. Os prefeitos que passaram deram sua contribuição, mas precisamos avançar mais. Quero cuidar de gente. Mudar o municí-pio”, disse.

votações em favor do go-verno. Não posso apoiar um governo que não com-preende seu papel federati-vo, que pactua com oligar-quias e mantém o “status quo! das políticas do atraso do país.” O deputado dis-se ainda que o argumento do governo federal de que o projeto é fundamental para a indústria do país não passa de lobby da indústria paulista.

Sem Fundap espírito Santo perde 50 mil empregos, diz lelo

Page 5: Edição 302

Depois de muita discus-são e muita conversa de bas-tidores, a Câmara de Iúna aprovou por unanimidade o projeto que abre um crédi-to adicional suplementar no Orçamento Municipal. O projeto aprovado autoriza a abertura de um crédito de R$ 9,8 milhões, necessário para a manutenção do Ter-mo de Compromisso com o Ministério das Cidades, para que o município possa receber obras do Programa de Aceleração do Cresci-mento (PAC), que serão realizadas no bairro Qui-lombro, o mais populoso e carente da cidade.

O projeto foi aprovado junto com uma emenda apresentada pela bancada da oposição. A emenda de-

termina que o valor da con-trapartida do município, de R$ 190 mil, não seja transferida de outra rubri-ca do orçamento, mas sim que seja oriunda do 1% de suplementação a que o pre-feito José Ramos (DEM) tem direito. Os recursos, conforme destacou a verea-dora Maria da Penha Barros Pereira (PDT), servirão para a construção de 21 casas po-pulares, reforma de outras 59 residências, construção de um muro de arrimo, de uma quadra coberta, rede de esgoto, calçamentos e urbanização do bairro Qui-lombo. “As obras irão trans-formar o bairro”, disse.

Contudo, os vereadores de oposição fizeram algu-mas ressalvas, apesar de te-rem aprovado o projeto. O vereador Jonildo de Castro Muzi (PR) acha que os vere-

adores devem acompanhar todo o processo de licita-ção e a execução das obras, porque o bairro Quilombo necessita do que será reali-zado. “E dá para fazer muita coisa”, destacou.

O mesmo pensa o vere-ador Edson Márcio de Al-meida (PSB), ao dizer que os vereadores estão fazendo a parte deles, ao aprovar o projeto, mas que agora precisam fiscalizar. Assim como o vereador Jonathan Bonfante (PTB) disse que não vai aceitar que seja feita “politicagem” com as obras. Enquanto o vereador Waldren Marcelo (PSC) reconheceu que o bairro Quilombo precisa de in-vestimentos, mas lamentou que todo o recurso seja co-locado apenas em um bair-ro da cidade. “São quase R$ 10 milhões em um bairro

QUARTA-FEIRA, 11/04/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 05POLÍTICAwww.AQUIES.com.br

IÚNA

Vereadores aprovam crédito para o PAC do Quilombo

O PROjETO FOI MUITO DISCUTIDO E DEPEnDIA DA vOTAçÃO DE OUTRA MATéRIA PARA SER APRECIADO, O QUE ACOnTECEU nA nOITE DE SEGUnDA-FEIRA »

MARCOS [email protected]

FIlIpE [email protected]

só, e existem problemas em outros bairros”, afirmou.

PAutA destrANcAdAO projeto que autorizava a

abertura de crédito adicional demorou a ser votada, por-que outro projeto que havia entrado em pauta ainda não havia sido votado, e o Regi-mento Interno da Câmara não permite que um projeto que entrou em pauta, poste-

riormente, seja votado antes de um anterior ser aprecia-do. O projeto que estava trancando a pauta – como se fala no jargão do Legisla-tivo – era o que autorizava a concessão de bens públicos municipais e que está sendo questionado pelos vereado-res de oposição.

Desta forma, para destran-car a pauta e como a oposição queria que o projeto de con-

cessão de bens fosse modifi-cado, o que não foi feito por parte do Executivo Munici-pal, os vereadores resolveram colocar a matéria em votação. Com isso, a oposição votou contra este projeto e o rejei-tou, por 5 votos a 3, liberan-do a pauta para que fosse vo-tada a matéria que autorizava a abertura de crédito que vai viabilizar as obras no bairro Quilombo.

Os vereadores aprovaram o projeto do PAc do Quilombo por unanimidade

divulgação

cAcHOeIrO de ItAPeMIrIM

comitê suprapartidário vai começar a discutir candidaturas

O comitê supraparti-dário realiza mais uma reunião. Será amanhã, às 19h00, na Câmara Muni-cipal. Todos os 23 parti-dos habilitados legalmen-te a lançar candidatos

foram convidados e a expectativa é que pelo menos 18 deles com-pareçam. Des-sa vez, além de discutir um projeto para Cachoeiro, a questão

das can-d i d a -t u r a s estará e m pau-ta.

Segundo Roberto Vala-dão, presidente do comi-tê, mais de 150 pessoas participaram do último encontro e a expectativa é de um número ainda maior, dessa vez. “Não há motivos para os re-presentantes de todas as siglas não participarem. É um movimento que en-volve o município como um todo e vai além dos interesses particulares e políticos de cada um”, comentou Valadão.

Sobre as candidaturas, Valadão disse que será a primeira discussão. Por-tanto, pode ser que não sejam ainda discutidos nomes, mas coligações. “Vamos começar a traçar quais partidos perma-necerão e a intenção de cada um deles”, ponde-rou Valadão.

Segundo ele, depois de quinta-feira, já existe outro encontro marcado. “No dia 30 de maio va-mos nos reunir novamen-te. Com o tempo, as coi-sas vão se desenhando e se definindo. É o tempo de construirmos um debate sadio e que busque alter-nativas para construir um município cada vez me-lhor”, comentou Valadão.

O presidente do comitê não quis comentar sobre as reuniões feitas paralela-mente pelo presidente do seu partido, Camilo Cola, mas disse que algumas pes-soas não têm entendido a proposta. “Parece-me que tem gente que não com-preendeu o nosso objetivo. É um movimento dos par-tidos, onde os partidos são responsáveis por conduzir o processo”, resumiu.

No início da semana, o presidente da Assembleia Legislativa, Theodorio Ferraço (DEM), disse que vai aguardar o posiciona-mento do comitê. “É um movimento liderado pelo PMDB e que vai se unir em torno de um nome. Vou esperar e ver o que será decidido. Mas tenho acompanhado os traba-lhos e me colocado a dis-posição”, disse Ferraço.

Dos pré- candidatos re-conhecidos pela opinião pública já participaram das reuniões: o deputado estadual Glauber Coelho (PR); ex-vereadora Cláu-dia Lemos (PSB);; ex-pre-feito José Tasso Andrade (PMDB); e o deputado estadual Theoodorico Ferraço (DEM). Todos estes comprometidos com o Comitê.

grup

o fo

lha d

o ca

para

ó

Page 6: Edição 302

O presidente da Coope-rativa de Laticínios Selita, José Onofre Lopes, parti-cipou da sessão ordinária da Câmara de Cachoeiro realizada ontem. Na tribu-na da Casa de Leis ele falou sobre as dificuldades e so-bre a importância econô-mica da cooperativa para o município.

Dentre os pontos destacados por Onofre em sua fala na tribuna estão a falta de incentivos fis-cais por parte dos governos e a forte con-cor rênc ia

Representantes dos prin-cipais veículos de comuni-cação do Espírito Santo par-ticiparam ontem do curso de Energia para Jornalistas, promovido pela Petrobras, que aconteceu no Hotel Aquário, em Anchieta. O evento termina hoje, quan-do a estatal falará sobre novo empreendimento portuário, a ser implantado naquele litoral.

O curso faz parte do pro-jeto Agência Petrobras de

de empresas nacionais e internacionais. “Estamos

Notícias e tem como objeti-vo levar aos jornalistas infor-mações sobre a indústria do petróleo e sobre as atividades da Petrobras, contribuindo para uma cobertura cada vez mais completa e apro-fundada. Desde 2009, mais de 1000 jornalistas de todo o Brasil já participaram do curso.

Em Anchieta, o progra-ma do curso aborda temas como o empreendimento da Base Portuária da Petrobras no Espírito Santo, que será instalada no município de Anchieta, e cuja audiência

Dezessete estabelecimen-tos de saúde da região sul do estado foram premiados por desenvolverem ações socio-ambientais relevantes para as comunidades em que estão inseridos. Eles receberam o Selo Unimed Sul Capixaba de Responsabilidade Social, que a cooperativa médica criou para estimular laboratórios, clínicas e hospitais de sua rede creden-ciada de atendimento a agirem em prol de uma sociedade mais justa, ética e sustentável.

Para serem certificados, os estabelecimentos responde-ram a um questionário e tive-ram suas atividades avaliadas. Foram analisados critérios como valores, transparência, respeito ao meio ambiente e a relação com o público in-terno, clientes, fornecedores, governo e sociedade.

Os estabelecimentos certifi-cados são de Cachoeiro, Cas-telo, Mimoso, Itapemirim, Muniz Freire, Venda Nova, Guaçuí e Alegre. O processo de avaliação contou com a participação de duas orga-nizações reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem na área, a Unimed Vitória e a As-sociação Junior Achievement do Espírito Santo.

“Entendemos que reco-nhecer as boas práticas desses nossos parceiros é um modo

lutando pra continuar em Cachoeiro de Itapemirim, pois tivemos diversas pro-postas para transferirmos nossa sede para outros estados, onde são ofere-cidos diversos incentivos. Gostaríamos de continuar aqui, mas pra isso é preci-so incentivos do governo municipal e estadual. Hoje temos concorrentes ofere-

cendo seus produtos aqui em nossa região com

preços mais atrativos. Até alguns países

estão ofertando produtos laticí-

nios com bons

pública acontecerá no dia 17 de abril. Outros temas rela-tivos à geopolítica do Petró-leo, exploração e produção e atuação da Companhia no Estado e no Brasil também serão abordados.

Ontem, durante o even-to, Álvaro Arouca falou so-bre Geologia Brasileira e do Pré-sal; Leonardo Fonseca Muroni abordou a ques-tão do desenvolvimento do Pré-sal; Carlos Rechelo ex-planou sobre gás e energia; Márcio Naumann expli-cou sobre Geopolítica do Petróleo.

de incentivá-los a desenvolver novas e mais efetivas ações, que produzam ainda mais benefícios para a sociedade. Com o Selo, a Unimed quer disseminar a responsabilida-de social corporativa, que há tempos pratica, e multiplicar as ações socioambientais em sua área de atuação”, explica o vice-presidente da cooperativa médica, Silvio Casotti.

2ª edição do Selo Será lançada neSte mêS

Neste mês, a Unimed Sul Capixaba lança a edição 2012 do Selo de Responsabilidade Social. Todos os 113 estabele-cimentos de saúde da rede de atendimento da cooperativa poderão concorrer ao prêmio. O questionário e o regulamen-to já estão sendo entregues. A previsão é de que a premiação seja realizada no próximo mês de novembro.

A certificação faz parte da política de Responsabilidade Social da Unimed Sul Capi-xaba, que é reconhecida em nível nacional. Em 2010 e 2011, a cooperativa conquis-tou o Prêmio Djalma Chasti-net Contreiras, por estar entre as Unimeds que desenvolvem as melhores práticas socioam-bientais. Além disso, há nove anos é premiada com o Selo de RS da Unimed do Brasil.

QUARTA-FEIRA, 11/04/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br06 CIDADES

CaCHoeiro de itaPemirim

anCHieta

CaCHoeiro de itaPemirim

Presidente da Selita reclama da falta de incentivos fiscais

JOSé OnOFRE LOPES ESTEvE nA CâMARA MUnICIPAL PARA PEDIR APOIO AOS vEREADORES »

filipe [email protected]

filipe rodrigues

Unimed premia estabelecimentos de saúde por boas práticas

Petrobrás promove curso para jornalistas e apresenta novo projeto portuário

Durante o curso, os pales-trantes apresentaram diver-sos números, demonstrando o avanço tecnológico e na

exploração de novos pontos de captação de petróleo. Os representantes da Petrobras também mostraram as proje-

ções até 2030, onde aponta-ram também as dificuldades em estabelecer novas fontes de energia, mas revelando o crescimento na utilização de gás e o aumento significati-vo na produção de barris de petróleo.

Hoje, o evento continua e tem início às 8h00, com término às 12h00. Com a apresentação do novo proje-to portuário, a empresa trará mais detalhes, que também serão mostrados à sociedade em breve, mas que poderão ser conferidos na edição de amanhã.

preços no mercado brasi-leiro”.

José Onofre também des-tacou a importância econô-mica da Selita para Cacho-eiro. “Hoje nós contamos com 500 funcionários di-retos, dois mil cooperados e ainda compramos leite de outras cooperativas gerando para cooperados indiretos. Nosso faturamento anual é de R$ 200 milhões. Ca-choeiro não pode perder a Selita, enquanto eu estiver à frente da cooperativa conti-nuaremos aqui, mas não sei se o meu sucessor vai man-ter a Selita aqui. Uma coisa eu digo, dentro de oito anos teremos que arrumar um novo espaço para abrigar

nossa sede”, fi-nalizou Onofre pedindo apoio dos vereado-res para cobrar ajuda aos go-vernos.di

vulg

ação

Page 7: Edição 302

No sábado, dia 14, um dos filhos ilustres de Alegre será homenageado em sua cidade natal. Talvez para os mais jovens, o nome Paulo Sérgio não signifique muito, mas para quem tem mais idade a identidade do cantor e compositor é sinônimo de sucesso. E foi exatamente isso que ele teve quando iniciou sua carreira musical no início da década de 1970. Ele ficou eternizado pela música “Úl-tima Canção”, que também dá nome ao documentário, dirigido e por Paulo Paraizo e Taynara Barreto.

O documentário “Última Canção” surgiu, segundo os diretores, quando percebe-ram que a cidade de Alegre não tinha conhecimento de quem foi Paulo Sérgio, nem da sua história e importância para o cenário musical bra-sileiro. “É nessa deficiência

que o documentário preten-de atuar, ressurgindo com a memória do cantor’, revelou Paraizo.

Paulo Sérgio faleceu mui-to cedo, aos 36 anos em decorrência de um derrame cerebral. E essa morte pre-coce, de certa forma, foi um empecilho no momento de reunir informações sobre o cantor e compositor. De acordo com eles foi preciso descobrir, a princípio, quem foram as pessoas que fizeram parte da vida dele, de forma direta ou indireta. Então, o passo seguinte foi traçar as entrevistas chaves e dessa forma as informações foram aparecendo naturalmente.

Todo o tempo de produ-ção do documentário foi divido da seguinte forma, cinco meses para pesquisa, três de produção e dois de pós-produção. O docu-mentário foi finalizado com 14 minutos de duração. Mas mesmo com pouco

tempo, ele é emocionante e abrange muitas áreas da vida do artista. “Existem vários assuntos relaciona-dos ao cantor. Logo, exis-tem várias partes que são emocionantes, não tendo como escolher somente uma”, explicou Paraizo ao se referir sobre alguma par-te mais emocionante do curta.

ExpEctativa A apresentação do docu-

mentário será realizada no teatro Virgínia Santos , a partir das 20h00, com a pre-sença dos diretores e pessoas que fizeram parte do proje-to e também o público em geral que queira conhecer a história desse artista de su-cesso. Para Taynara e Paulo a expectativa é grande. “Fize-mos o trabalho com respon-sabilidade, e acreditamos que isso seja de vital importância para a realização de qualquer obra de resgate histórico e

ponto chave para entreter as pessoas. Além do mais o lançamento contará com a apresentação do show de Tributo à Paulo Sérgio, que propõe novas versões para algumas canções do cantor”, disseram.

História dE paulo sérgio

Paulo Sérgio de Macedo nasceu em 10 de mar-ço de 1944, no distrito de Anutiba (an-tigo Lam-bari), filho do alfaia-te Carlos Beath de

Macedo e de Hilda Paula de Macedo. Desde cedo mostrou-se interessado pela música, sendo que aos seis anos de idade foi elei-to o melhor calouro entre as caravanas que passavam nas cidades do interior. Após se mudar para o Rio de Janeiro, nos anos 50, Paulo Sérgio começou a trabalhar em uma loja de discos. Os amigos sempre o incentivavam a mostrar suas canções e a tocar seu violão.

Em 1968, com o lança-mento do primeiro disco solo, chamado Paulo Sér-gio - Volume 01, alavan-cado pelo grande sucesso Última Canção,Paulo Sér-gio vendeu mais de 300 mil cópias – um recorde. A gravadora Copacabana, uma das maiores do país naquela época, quis logo

te-lo em seu grupo de ar-tistas. Sua contratação foi uma das maiores da his-tória da música brasileira. Lá, ele gravou oito álbuns. Vendeu mais de 8 milhões de discos.

Em 27 de julho de 1980, num show em Itapecerica da Serra, ele passou mal e foi levado às pressas para

o hospital, falecendo dois dias depois, vítima de um acidente vascular cerebral. Eram 20h30 do dia 29 de julho de 1980. Paulo Sérgio estava no auge da carreira e da vida, com 36 anos de idade. Seu enter-ro foi cercado de grande comoção pública, com manifestação de desespero por centenas de fãs angus-tiados com a perda do ído-lo jovem.

amizadE Um dos grandes amigos

de Paulo Sérgio em vida foi o advogado Dr. Sérgio Es-pinoso. Ele relembra com emoção os momentos que viveu ao lado do amigo. “Eu e Paulo éramos inseparáveis, quando vinha no Alegre fi-cava na minha casa e comía-mos na casa da minha mãe,

Lançamento do documentário “A Última Canção”Show “Tributo a Paulo Sérgio”, com a Banda Estado de SítioTeatro Municipal Virgínia Santos - Alegre/ESDia 14 de abril de 2012 – A partir das 20h00Entrada FrancaAtenção: Os ingressos serão distribuídos 2 horas

antes do evento, na Bilheteria do Teatro.

QUARTA-FEIRA, 11/04/2012 DIÁRIO | Ano 1 | n° 302

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

Cortinas abertas a Paulo Sérgio

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

Gustavo [email protected]

divu

lgaç

ão

O DOCUmEnTÁRIO “ÚlTImA »CAnçãO” COnTA A hISTóRIA DESSE

CAnTOR AlEgREnSE QUE FEz gRAnDE

SUCESSO nA DéCADA DE 70 nO pAíS

ele pra mim era como um irmão”, contou o advogado.

Segundo Espinoso, dife-rente do que muita gente pensava não havia nenhu-ma rixa entre Paulo Sérgio e Roberto Carlos, que na época já fazia grande su-cesso no país. “Paulo ado-rava Roberto, sua música e sempre dizia que não havia como ele fazer tanto sucesso e que Roberto sempre seria o rei da música”, contou.

Page 8: Edição 302

QUARTA-FEIRA, 11/04/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02 www.aquies.com.br

Transformar a argila em obras de arte. Esse é o talento da artista plástica Gracinha Sabadini, que expõe seus trabalhos a partir de sexta-feira (13), na Sala Levino Fanzeres, em Cachoeiro de Itapemirim. A abertura da mostra, intitulada “Memória feita à mão”, será realizada às 19h00, com entrada franca.

Trinta e duas esculturas compõem a exposição. São bonecos inspirados em gran-des nomes da cultura cacho-eirense e em figuras típicas

do bucólico distrito de Bu-rarama, onde vive a artista. Foram retratados o cantor Roberto Carlos, os irmãos escritores Rubem e Newton Braga, a atriz Dora Vivacqua (Luz del Fuego), entre ou-tros notáveis personagens, mas também o pescador, o vendedor de galinhas, santos e mães.

Na argila fresca, Gracinha molda as características mais marcantes da personagem es-colhida, e imprime seu traço inconfundível em cada peça,

sua assinatura. As tintas que usa para colorir as estatuetas são extraídas da terra. Tons tão intensos que dão vida aos bonecos.

A exposição ficará em car-taz até o dia 11 de maio. Pode ser conferida pelo público de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 18h00, na Sala Levi-no Fanzeres, no edifício Ber-nardino Monteiro, Centro. A entrada é gratuita. A Secre-taria Municipal de Cultura é responsável pela curadoria e produção da mostra.

Bonecos de Argila na Levino Fanzeres

A PARTIR DE SExTA, DIA 13, OUTRA ExPOSIçÃO SERá AbERTA EM CACHOEIRO »

HOJE NA TV

Marlene e Gilda se desentendeM. Virgílio pede que Rodrigo vá até sua antiga casa. Fer-nando liga para Antônio atrás de notícias do primo. Zilda incentiva o genro a namorar Beatriz. Rodrigo volta para o Rio de Janeiro.

Betão conta ao pai que terMinou o naMoro. Herma-nita diz a Iara que a levará embora. Vera convida Sa-rita para ser sua assistente. Claudia recebe uma carta anônima. Mirta abre um ponto de jogo no Covil do Bagre. Raimundinha rouba o apartamento de Valério.

téo receBe uMa Missão de Binho. Alice tem como missão dizer a Pedro que tudo está bem entre eles. Lucy conversa com Pedro e diz que Miguel é um cara comum, que jamais prejudicou alguém.

sônia afirMa não ter Muito teMpo de vida. Otávio suspeita que Maria tenha armado o sequestro de Tavinho junto com Martim. Otávio diz a Décio que não confia no cunhado. Maria pres-siona a babá para saber aonde ela quer levá-la.

JorGinho teM cri-se de sonaMBulis-Mo. Nina tenta convencer Carminha de que precisa do emprego e Jorginho reprova a atitude da mãe. Nilo entra na casa de Lucinda para falar sobre Rita. Iran reclama por Monalisa não deixá-lo se apro-ximar de Tessália. Roniquito consegue que Max feche um bom contrato para Leandro. Tessália se apavora ao encon-trar Jair na sessão de fotos. Cadinho faz um jantar para Noêmia, mas ela não lhe dá atenção. Carminha repreende Max por tentar vender uma lancha para a família de Tufão. Nina trata Jorginho friamen-te e ele estranha. Cadinho tira Noêmia de uma boate. Jorginho tem uma crise de so-nambulismo e Nina o socorre.

Sinopse: Melanie Parker (Michelle Pfeiffer), uma arquiteta, e Jack Taylor (George Clooney), um colunista de um jornal, se encontram quando seus filhos se atrasam e perdem um passeio da escola. A partir de então o que deveria ser um dia normal de trabalho acaba sendo uma loucura de idas e vindas entre celulares, filhos e várias outras crises que ameaçam acabar com as carreiras dos dois em apenas 12 horas.

amor eterno amor rebelde

maScaraS

avenida braSil

aQUele beiJo

Globo, 18h00 record, 19h00

record, 22h15

Globo, 21h00

Globo, 19h15

rede Globo. Sessão da tarde, 16h15Um dia eSpecial

DIVU

LGAÇ

ÃO/P

MCI

Page 9: Edição 302

QUARTA-FEIRA, 11/04/2012CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Áries

Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem20/0320/04

23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

22/1221/01

21/0118/02

19/0219/03

21/0420/05

21/0520/06

21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

Teste para sua paciência, e um convite a dobrar o orgulho. Palavras e pensamentos terão um peso gran-de hoje, cuide pra não dar a impres-são de que você faz declarações sobre tudo e tem sempre uma resposta pronta. Saúde mais delicada.

Estudos, viagens, relações com a lei e assuntos universitários em destaque hoje. Evite fazer emprés-timos bancários, ou emprestar di-nheiro a amigos.. Alguém também vai atrasar um dinheiro devido. No amor, ao menos, tudo bem!

Problemas burocráticos afetam seu poder de compra. No âmbito humano, tome cuidado com fas-cinações de ocasião. Tente ver de fora o que se passa para não cair em armadilhas. Você faz parte da tribo dos instintivos, escute seu instinto.

Um dia feliz. Aceite um desafio amoroso, vá ao encontro de uma organização ou empresa grande no trabalho, mostre suas ideias a um amigo que tem dinheiro pra realiza-la, convença seu chefe com argu-mentos de solidez, praticidade.

Antevendo o sucesso, hoje é dia de mostrar serviço de verdade, exi-bindo seu poder de dar formas à toda uma serie de passos que exis-tia apenas no plano imaterial. Em casa, poder e controle se unem a vontade de obedecer.

Você atravessa uma fase em que renovação, mudança e beleza an-dam juntas. Aproveite para testar novas soluções pessoais. Cuide da saúde também. Sócios e parcerias podem pressionar, encantar, seduzir. Analise se é isso que você quer.

Amigos darão suporte a inicia-tivas profissionais, um deles pode somar com você numa proposta grande. Cena financeira ganha destaque hoje, mais vale um passo atrás do outro. Decisões e opções terão de se submeter ao possível.

Confiante no seu valor, em sua capacidade de criar algo do nada, e de valorizar o que estava invisível a muitos. Esse é os eu ponto forte hoje, que vai segurar você de ver-dade. Exageros são uma tendência forte, embora passageira.

Astral oscilante para alguém que está mais elétrico e impaciente, dis-traído e pouco amigo de rotinas, co-branças e criticas como você tende a estar hoje. Por causa disso, é bom ter cuidado com aparelhos perigosos, dirigir etc. Amor em baixa.

Muito trabalho, é o fruto do seu sucesso, não reclame dele. Tente afastar preferências pessoais de seu julgamento profissional. Pressão de pessoas influentes e po-derosas, espere, aguarde, observe. No amor, solte, confie, libere.

Comportamento errático e ines-perado pode ser mal interpretado, seja moderado e segure a tendência a sair dos trilhos em hora errada. Urano tem a ver com isso, espe-cialmente no amor, pois chacoalha agora certezas e hábitos.

Clima astral focaliza temas éticos na profissão, direção de vida pessoal, propósitos finais. Conte com sua ca-pacidade de enxergar detalhes com exatidão e destrinchar os meandros da alma humana. Nem a maior pai-xão está livre da monotonia.

A “Playboy” divulgou novas fotos da ex-panicat Aryane Steinkopf, capa da edição que chegou às bancas nesta terça-feira, 10. A loira posou em São Paulo, em ruas movimentadas.

Linda e com o maior corpão, Beyon-cé mostra que já voltou à boa forma apenas três meses após dar à luz Blue Ivy. Ela mer-gulhou no Caribe, de férias com o marido, Jay-Z, e foi clicada por paparazzi na praia. O jornal inglês The Sun publicou as fotos.

A frieza tem imperado sempre quando Kelly e Fabiana, unha e carne no “BBB 12”, se encontram. “Não é como era antes. Não tenho raiva, mas fiquei com um pé atrás e não confio mais tanto”, diz a morena.

Paula Fernandes deixa o ar sertanejo de lado em ensaio para a revista “Joyce Pas-cowitch”, mas man-tém o tom angelical. A cantora conta que deu o primeiro beijo aos 19 anos.

Carla Diaz está curtindo uns dias de férias com seus amigos na cidade de Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro. A atriz mostrou sua excelente forma usando um biquíni de oncinha e se divertiu bastante com seus amigos. Eles visitaram várias praias e fizeram passeios de lancha. Ê vidão!

NoVAS foToS dE

AryaneSTEiNkoPf

BEyoNCé aparece de maiô

apenas três meses após dar à luz

Kelly, do ‘BBB 12’, diz que não confia mais tanto em fABiANA

primeiro Beijo aos 19 ANoS

carla diaz exiBe Boa forma Em ANGRA

Horóscopo

Page 10: Edição 302

GENTE & NEGÓCIOS DE ABRAHAM LINCOLN: “A MAIOR HABILIDADE DE uM LíDER é DEsENvOLvER HABILIDADEs ExtRAORDINáRIAs EM pEssOAs COMuNs”.

quarta-feira, 11/04/2012 CaCHOeirO De itaPeMiriM e reGiÃO SuL

www.aquieS.com.br04

@ramonbarros [email protected] (28) 9882 8981 por RamON BaRROS

As belas e elegantes da noite cachoeirense: Patrícia Rangel, Raquel Bressan, Margareth Misse, Sabrina Grafanassi, Fabíola Bonadiman, Silvana Misse, Valquíria e Valéria Malheiros.

Encontro de lideranças em

Cachoeiro, prefeito Carlos

Casteglione, Oscar Rache

Ferreira e Manoel

Pimenta.

FOTO RAMON BARROS

FOTO ARQUIVO PESSOAL

CENTENÁRIO RUBEM BRAGA será comemora-do em Cachoeiro de Itapemirim no dia 12 de ja-neiro de 2013.

CRISTIANE PARIS coordena em maio, de 15 a 20, a Bie-nal Rubem Braga, com parti-cipação do pianista Marcos Resende.

CÁ ENTRE NÓS, muitas

crianças pedindo esmola nas ruas de Cachoeiro. Sempre tem algum adulto escondido, orientando a sessão pedinte.

AUTORIDADES precisam agir para coibir estas práticas que acontecem diariamente.

SITUAÇÃO de acessibilidade em Ca-choeiro é crítica: nenhum prédio público oferece as reais condições para que os deficientes físicos possam ter acesso a ser-viços essenciais.

RECEITA FEDERAL ratravés do compe-tente gerente João Batista, informou à Co-

luna que existe um projeto para construir uma rampa para os deficientes.

ATRAVESSAR a rua para deficientes visuais como Álvaro Duarte que nos disse depender da boa vontade de motoristas e pedestres para vencer este desafio diariamente.

PAULO TURBAY nos acompanhando diaria-mente pelo AQUI Noticias e Record News, canal 4. Abraços e obrigado.

FECHOU EM ALTA

FECHOU EM BAIXA

Ações sociais realizadas por diversas religiões, amparando pessoas em situação de risco, crianças em extrema pobreza, idosos com problemas de saúde e orientando de forma construtiva os seus fiéis. Essa é uma das atribuições da Igreja, tão esquecida ao longo dos anos...

Intolerância de al-gumas pessoas em relação à fé de outras. Não existe verdade suprema com nenhuma religião. Forçar para que as pessoas acreditem em algo beira à perse-guição religiosa. Cada um tem o direito de pensar e agir como lhe convier. Jesus pregou a tolerância e o respeito.

Page 11: Edição 302

O projeto do Porto Cen-tral, que será instalado em Presidente Kennedy, foi apresentado ao governa-dor Renato Casagrande no Palácio Anchieta pela empresa TPK (Terminal

Portuário de Kennedy) e o Porto de Roterdã. Um memorando entre as par-tes foi assinado. As obras começam em 2013 e a pri-meira fase do projeto entra em operação em 2015.

Os investidores do Porto Central darão toda infraes-trutura, inclusive o terminal portuário, sem limitação de profundidade, para que indústrias e empresas de co-mércio exterior instalem-se

na retroárea. Mineradora, siderúrgica, montadora, es-taleiro, tudo reunido num só lugar. Essa é a proposta do Porto Central, porto-in-dústria que será construído numa área de 25 milhões de

metros quadrados em Presi-dente Kennedy.

Com anúncio do Porto Central feito, começa ago-ra a luta pela infraestrutura que dará acesso ao empre-endimento. Durante a reu-

nião, o governador Renato Casagrande garantiu que a rodovia ES 297, que liga Presidente Kennedy à BR 101, será duplicada e terá sua capacidade de carga au-mentada.

QUARTA-FEIRA, 11/04/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 11CIDADESwww.AQUIES.com.br

Presidente Kennedy

Rodovia que liga o município à BR 101 será duplicada para receber Porto Central

ESTE é APEnAS UM DOS GRAnDES bEnEFíCIOS QUE PRESIDEnTE kEnnEDy RECEbERá A PARTIR DA COnCRETIzAçÃO DA ObRA AnUnCIADA ESTA SEMAnA »

divulgação

CACHOeirO de itAPeMiriM

Todos os eleitores de Cachoeiro de Itapemi-rim vão poder ir às urnas no domingo (15) para eleger a composição do novo Conselho Tutelar do município. A votação será das 8h00 às 16h00, na Escola Municipal de Educação Infantil “Zil-ma Coelho Pinto”, bair-ro Ferroviários (antiga Campanha).

Os conselheiros serão eleitos pelo voto faculta-tivo dos eleitores do mu-nicípio, em eleição orga-nizada e coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cacho-eiro de Itapemirim e fis-calizada pelo Ministério Público.

Para votar, a pessoa deve se dirigir à escola levando o título de elei-

tor e um documento de identificação com foto. Ela deverá votar em três candidatos. Ao todo 24 candidatos disputam cinco vagas para conse-lheiros efetivos e outras cinco para conselheiros suplentes. Depois do encerramento das elei-ções, vai ser iniciado o processo de contagem dos votos na própria es-cola.

Os candidatos estive-ram reunidos ontem, na sede da Secretaria Municipal de Desenvol-vimento Social, na Ilha da Luz, com o promo-tor da Vara da Infância e Juventude, Paulo Sérgio Moreira Nóbrega, para tratar dos procedimen-tos a serem adotados e o que é permitido no dia da eleição.

eleição do Conselho tutelar será neste domingo Os membros do Conselho Tutelar

têm a função de atender a criança e o adolescente em todas as situações de risco. Mas ele também deve aconselhar e atender os pais ou responsáveis, inclusive aplicando medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Outra função do conselheiro tutelar é encaminhar ao Ministério Público denúncias de infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente. Os conselheiros também colaboram com a prefeitura na elaboração de propostas orçamentárias para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

“Temos um dos mais estruturados conselhos do estado. E uma das prioridades da administração é sempre fortalecê-lo, para que desenvolva a política de atendimento social às crianças e aos adolescentes do município com todos os recursos necessários”, afirmou a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Nilcéia Pizza.

Para acionar o Conselho Tutelar de Cachoeiro de Itapemirim, basta ligar para 3155-5284.

SAIbA O QUE FAz UM COnSELHEIRO TUTELAR

Ana CaldonhoAndré Altoé Archanjo

Braulyo Lima Daver e SouzaBruna Batista Barbieri

Diego Benevides de AraújoEliana Carvalho Longo

Elizângela Santos de PaulaElizabeth de Oliveira Davel Rodrigues

Jeremias Oliveira SilvaJéssica dos Santos Silva

Jorgelei Simões AlvesJoseli Mariani Souza

Karla Rodrigues ScaramussaMichelle Aparecida Gonçalves Baiense

Paula Marques LealPollyana Marques Guimarães Correia

Priscila Rodrigues de Paula SilvaRegina Márcia Montenegro

Reginaldo Luiz PereiraRosa Zagotto Cipriano

Rosângela MatosSilvana Viana Jacintho

Tiago Elias TognereVanessa Bernardo Caetano

COnFIRA A LISTA DOS CAnDIDATOS:

Page 12: Edição 302

QUARTA-FEIRA, 11/04/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br12

EDITAL DE PROCLAMASREPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ARMAS DA REPÚBLICA

MATRÍCULA: LIGIA FIGUEIREDO DE ALMEIDA, Oficiala do Registro Civil de Ibatiba, Estado do Espírito Santo, por nomeação na forma da lei. Faço saber que pretendem casar-se e apresentaram os documentos exigidos pelo artigo 1525 nºs I,II,III,IV,V do Código Civil Brasileiro: FRANCISCO MARTINS e LEIDIANE DE SOUSA TONETE. Ele, natural de Vagem Grande Distrito de Conceição do Castelo, -ES, nascido em 24 de março de 1955, estado civil divorciado, profissão Lavrador, residente e domiciliado Avenida 07 de novembro s/n° Bairro Brasil Novo em Ibatiba-ES, filho de Clarino Martins Erpes, falecido e Normandina Anna Lima. Ela, natural de Conceição do Castelo, -ES, nascida em 01 de setembro de 1994, estado civil solteira, profissão Lavradora, residente e domiciliada Avenida 07 de novembro s/n° Bairro Brasil Novo em Ibatiba-ES, filha de Alzenir Tonete e Jocilene Maria de Sousa.

Ibatiba, ES, 04 de abril de 2012.

LUIZ FERNANDO BRAVIM DE MOURA eRAQUEL CARMARGO DOS SANTOS. Ele, natural de Vila Velha, -ES, nascido em 25 de fevereiro de 1991, estado civil solteiro, profissão auxiliar de eletricista, residente e domiciliado Avenida Amazonas, n° 03, Canaã em Viana-ES, filho de Odair Soares de Moura e Valdineia Bravim de Moura. Ela, natural de Iúna, -ES, nascida em 01 de julho de 1995, estado civil solteira, profissão do lar, residente e domiciliada Rua Ceciliano Dias de Carvalho, s/n°, Centro em Ibatiba-ES, filha de Siotonio Raposo dos Santos e Lucinéa Medeiros Camargo.

Ibatiba, ES, 09 de abril de 2012.

GILBERTO FERREIRA ELER e LAUDICEA SILVEIRA CAMARGO. Ele, natural de Irupi, -ES, nascido em 06 de dezembro de 1953, estado civil divorciado, profissão Soldador, residente e domiciliado Rua Ceciliano Dias de Carvalho s/n° Centro em Ibatiba-ES, filho de Argecino Ferreira da Cunha, falecido e Celia Kunp da Cunha. Ela, natural de Lajinha, - MG, nascida em 24 de março de 1968, estado civil divorciada, profissão Lavradora, residente e domiciliada Rua Ceciliano Dias de Carvalho s/n° Centro em Ibatiba-ES, filha de Dario Silveira Camargo e Inez Medeiros Camargo.

Ibatiba, ES, 10 de abril de 2012.

FELIPE AUGUSTO DA SILVA e ANA PAULA DOS REIS. Ele, natural de Lajinha, -MG, nascido em 27 de maio de 1987, estado civil solteiro, profissão Mecânico, residente e domiciliado Rua Projetada s/n° Bairro Boa Esperança em Ibatiba-ES, filho de Elias Batista da Silva e Maria Aparecida Santos da Silva. Ela, natural de Iúna, -ES, nascida em 23 de dezembro de 1989, estado civil solteira, profissão Lavradora, residente e domiciliada Rua Projetada s/n° Bairro Boa Esperança em Ibatiba-ES, filha de Jézio Dos Reis, falecido e Zeni dos Reis.

Ibatiba, ES, 10 de abril de 2012.

 Se alguem souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei, lavro o presente para ser afixado em Cartório, no lugar de costume e publicado no jornal.

LIGIA FIGUEIREDO DE ALMEIDAOFICIALA do Registro Civil

COMUNICADO CASTEMAR CASTELIONI MÁR-MORES E GRANITOS LTDA., torna público que requereu do IEMA, através do processo n° 32123965, Licença de Instalação - L.I. (Ampliação) e Licença de Operação - L.O. (Ampliação), para a atividade de Polimento e Corte de Rochas Ornamentais, na localidade de Boa Esperança, distrito de Jaciguá, município de Vargem Alta - ES.

Page 13: Edição 302

Como secretário-geral da Associação Nacional de Municípios Produto-res (Anamup), o prefeito Carlos Casteglione repre-sentou a entidade nesta terça-feira (10) em Porto Alegre na audiência pú-blica “A mineração e suas implicações no âmbito municipal”, na Assem-bleia Legislativa gaúcha, com mais de 400 prefei-tos.

Casteglione foi pales-trante em um dos painéis sobre mineração e am-pliou a mobilização na defesa do percentual da Compensação Financei-ra pela Extração Mineral (Cfem), bem como a ga-rantia do repasse de 62% da Cfem aos municípios.

“Todos os prefeitos pre-cisam atuar intensamente

QUARTA-FEIRA, 11/04/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 13GERALwww.AQUIES.com.br

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Casteglione defende repasse de arrecadação da mineração

O PREFEITO »DE CACHOEIRO

ESTEVE EM

PORTO ALEGRE,

ONTEM

Agência Brasil

A Receita Federal anun-ciou ontem a Operação Camaro, com o objetivo de combater uma organização envolvida em processos fraudulentos em licitações, corrupção de servidores públicos, desvio de recur-sos e compensação irregu-lar de impostos no Espírito

Santo. A operação foi pla-nejada pelo Grupo Especial de Trabalho Investigativo do Ministério Público do estado (Geti), Ministério Público de Contas, pela Polícia Militar e por servi-dores da Receita Federal.

De acordo com infor-mações da Receita em Brasília, foram cumpridos oito mandados de busca e

apreensão e cinco de pri-são temporária. As ações concentram-se nas cida-des de Vitória, Vila Velha e Guarapari. Durante um ano, as investigações cons-tataram que uma associa-ção, cujo nome não foi di-vulgado, prestava assesso-ria a diversos municípios do estado e os contratos eram firmados por meio

de processos licitatórios fraudulentos.

A Receita informou ain-da que a prestação de ser-viços visava à recuperação de créditos decorrentes de contribuições previdenci-árias indevidas recolhidas pelos municípios. No caso da recuperação dos créditos, era cobrado pela empresa um percentual

que variava entre 15% e 20%.

Durante as investiga-ções, os fiscais da Receita verificaram que a maior parte desses valores havia sido recolhida correta-mente e não era passível de recuperação pelos municí-pios. Os autos de infração, por exemplo, passam de R$ 10 milhões em apenas

duas prefeituras do Espíri-to Santo.

Os contratos com a em-presa investigada não estão restritos apenas ao estado. A Receita explicou que pelo menos 98 prefeituras, em vários estados, contrataram os serviços da assessoria. A maior parte concentra-se no Espírito Santo, em Mi-nas Gerais e São Paulo.

Receita desarticula organização envolvida em fraudes no ESESTADUAL

na fiscalização da compen-sação financeira em suas regiões. Na audiência, apontei a necessidade de cada cidade elaborar seu termo de cooperação téc-nica com o Departamen-to Nacional de Produção Mineral (DNPM), para aprimorar a fiscalização da atividade mineradora”, relata Casteglione.

Ainda no evento, o pre-feito de Cachoeiro mobi-lizou os municípios para o Ciclo Anamup de Fóruns Regionais dos Municípios Mineradores - Edição Sul, que ocorre nos próximos dias 19 e 20 em Floria-nópolis. No fórum será debatido novo Código Brasileiro da Mineração, que deve ser enviado ao Congresso Nacional ain-da neste ano.

grupo folha do caparaó

Page 14: Edição 302

Durante toda a segunda-feira, uma equipe da Polícia Militar Ambiental realizou diligências no município de Jerônimo Monteiro, devido a várias denúncias anônimas sobre pássaros da fauna nativa em cativei-ro. Foram fiscalizadas 10 residências e lavrados cin-co Boletins de Ocorrência Ambiental, com a apreen-são de 31 pássaros silvestres nativos que não possuíam a devida autorização do Ibama, sendo 18 coleiros, 10 canários-da-terra e três

Na tarde de ontem, foi publicado no Diário Ofi-cial a nomeação de 63 es-crivães, dentro projeto de reestruturação da Polícia Civil . O edital previa 60 vagas para o cargo, mas, foram nomeados todos os 123 candidatos aprovados nas seis etapas do con-curso. Os futuros escri-vães disputaram as vagas com 2.800 inscritos no concurso, representando quase 47 candidatos por vaga.

As nomeações dos 63 candidatos foi possível devido à ampliação do quadro organizacional da Polícia Civil. O projeto do aumento no número de va-gas para os diversos cargos da corporação foi enviado pelo governador Renato

Casagrande à Assembleia Legislativa do Espírito San-to (Ales).

Após a nomeação, os candidatos terão o pra-zo de 30 dias para tomar posse. Para isso eles devem providenciar documentos pessoais, exames médicos e se submeterem à perícia médica do Instituto de Pre-vidência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM.

Após a posse, os novos policiais passarão por um curso de formação, com duração aproximada de dois meses, na Academia de Polícia (Acadepol). De acordo com o diretor da Acadepol, Heli Schimittel, a previsão é que o curso de formação comece na se-gunda semana de maio.

tizis, além de várias gaiolas e alçapões.

Cinco pessoas serão inti-madas a comparecer na De-

legacia de Jerônimo Mon-teiro, por terem cometido crime ambiental, conforme previsto na Lei de Crimes

QUARTA-FEIRA, 11/04/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br14 SEGURANÇA

JERÔNIMO MONTEIRO ESTADUAL

Polícia Ambiental apreende pássaros em cativeiro A MULTA POR MANTER PáSSAROS EM CATIvEIRO SEM A »

DEvIDA LICENÇA é DE R$ 500,00 POR UNIDADE E A PENA O

CRIME é DE DETENÇÃO DE SEIS MESES A UM ANO

Os pássaros foram apreendidos em residências de Jerônimo Monteiro

MARCOS [email protected]

Polícia ambiental

Novos escrivães para a reestruturação da Polícia Civil

Ambientais. Os pássaros fo-ram encaminhados para o Ibama de Cachoeiro de Ita-pemirim que, por sua vez, irá lavrar as devidas multas.

A multa por manter pás-saros em cativeiro sem a de-vida licença é de R$ 500,00 por unidade e a pena para tal crime é de detenção de seis meses a um ano, além de multa. A manutenção de pássaros nativos em ca-tiveiro é crime. Quem de-seja possuir estes pássaros deve se cadastrar no Ibama como criador amadorista e manter os pássaros devi-damente anilhados e bem tratados.

Page 15: Edição 302

No sábado, terá início o 3º Campeonato Sulino de Master ,que contará com a participação de 10 equipes, que serão dividi-das em duas chaves: An-chieta, Vargem Alta, Al-fredo Chaves, Comercial SC (Castelo), Cachoeiro, Muniz Freire, Mimo-sense, Muqui, Filipense e Atlético de Jerônimo Monteiro.

De acordo com o diretor técnico da Liga, Sebastião Zanelato, a quantidade de equipes que partici-parão confirma o sucesso da competição. “Teremos a participação de muitas equipes e a competição promete repetir o sucesso

As inscrições para a II Copa Alegre de Jiu-Jítsu 2012 continuam abertas. O evento acontece no dia 22 de abril, no Ginásio Municipal de Esportes ‘Victor Emanuel Alcuri’ a partir das 09h00. A expectativa da organização é reunir 300 atletas.

dos anos anteriores”, con-tou o diretor.

Na primeira rodada, pela Chave A, o Anchieta enfrenta o Alfredo Chaves e o Vargem Alta enfrenta o Comercial SC. O Cacho-

De acordo com um dos organizadores, Michel Polastrelli é a segunda vez que o município sediará a competição da modali-dade. “O Jiu-Jítsu é um esporte que está crescen-do rapidamente no es-tado, temos bons atletas

eiro estará de folga. Pela Chave B, o Muniz Freire enfrenta o Mimosense e o Filipense enfrenta o Atlé-tico Jerônimo Monteiro. O Muniz Freire estará de folga.

em todo o estado e bons campeonatos também. No ano passado o evento foi um sucesso e espera-mos repetir neste ano”, contou.

A categoria Juvenil acompanhará a pesagem da Confederação Brasi-

QUARTA-FEIRA, 11/04/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 15ESPORTESwww.AQUIES.com.br

CASTELO

ALEGRE

Campeonato Sulino de Master começa sábado

A COMPETIçÃO REúnE 10 EQUIPES DIvIDIDAS EM DUAS CHAvES, QUE SE EnFREnTARAM EnTRE O GRUPO »

ALISSANDRA [email protected]

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site www.caramujoblackhouse.com.br ou pelos contatos:

[email protected] – (28) 8117-5609 (Caramujo)[email protected] – (27) 9993-1900 (Renan)[email protected] – (27) 9875-1309 (Thiago Oliveira)[email protected] – (28) 9884-5218 (Michel)

InSCRIçÕES

Chave BMuniz FreireMimosenseMuquiFilipenseAtlético Jerônimo Monteiro

Chave AAnchietaVargem AltaAlfredo ChavesComercial SC (Castelo)Cachoeiro

AS EQUIPES FORAM DIvIDIDAS EM DUAS CHAvES:

1ª rodada – 14/04 – Sábado

Chave AAnchieta x Alfredo ChavesVargem Alta x

Comercial SCFolga: Cachoeiro

Chave BMuniz Freire x MimosenseFilipense x Atlético

Jerônimo MonteiroFolga: Muqui

PRóxIMOS jOGOS

II Copa de Jiu-Jítsu premiará atletasleira de Jiu-Jítsu (CBJJ). A premiação no Absolu-to será: faixa preta - R$ 1.200,00; faixa marrom - R$ 1.000,00; faixa roxa + de 80 kg - R$ 500,00; faixa roxa - de 80 kg - R$ 500,00; faixa azul + de 80 kg - R$ 400,00; faixa azul -

de 80 kg - R$ 400,00; fai-xa branca + de 80 kg R$

200,00; e faixa branca - de 80 kg R$ 200,00.

FuTEbOL AmAdORNo dia 05 de maio, será

a vez do Sulino de Fu-tebol Amador. Já foram confirmadas as equipes do Castelo FC, Alfredo Cha-ves, Jerônimo Monteiro,

Guaçui, Calçado, Vargem Alta, Mimoso e Muqui, e a Liga ainda aguarda a confirmação das equipes do Anchieta, Piúma, Ar-mando Zanata e o Valão de Cachoeiro.

“Assim que tivermos a confirmação de todas as equipes, os times serão divididos em Chaves para o início da competição, que acontece no dia 05 de maio”, completou Za-nelato.

No ano passado, Inde-pendentes do Valão, único representante de Cacho-eiro no Campeonato Su-lino, sagrou-se campeão após vencer o Castelo FC por 3 x 1 na grande final. Para este ano, a equipe

ainda não confirmou par-ticipação.

O Campeonato Sulino de Futebol Amador terá início no dia 05 de maio e ainda aguarda confirmação de quatro equipes

divulgação

Page 16: Edição 302

ESPORTES QUARTA-FEIRA, 11/04/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br16

O Estrela do Norte terá dois desfalques para o jogo de hoje à noite diante do Tupy-ES. Sandro, que foi operado na manhã de on-tem, depois de sofrer uma fratura na face no jogo con-tra o Castelo, e Uélton, que está com virose, não entram em campo. O jogo acontece às 20h00, no estádio Mário Monteiro, o Sumaré.

De acordo com o técni-co Paulo Ferreira, Magno substituirá Sandro e Edu-ardo entra no lugar de Uél-ton. “Não adianta lamentar agora. Quando entramos no campeonato sabíamos das dificuldades e que isso poderia acontecer. O que precisamos agora é de resul-

tados, que são os três pon-tos”, contou.

Se a Desportiva tro-peçar no jogo de hoje à tarde e o Estrela vencer

à noite, o time alvinegro poderá assumir a ponta da tabela, mas o técnico disse que não quer pensar nessa na liderança. “Existe sim

a possibilidade, mas nosso objetivo é alcançar os três pontos. Isso nos interessa no momento”, comple-tou.

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Estrela tem dois desfalques para jogo de hoje SAnDRO, QUE FOI OPERADO OnTEM, E »

UéLTOn COM UMA vIROSE ESTÃO FORA DO COnFROnTO DIAnTE DO TUPy-ES

ALISSANDRA [email protected]

FICHA TéCnICA:

RenatoKinkaGuilhermeJoão CarlosLeandroPingoPatrickMagnoPelicaÍtalo Eduardo

Técnico: Paulo Ferreira

PatrikAlexandreErivanMarcelo Teodoro JacksonAlmiroGabrielZé CarlosAnailsonThiago SabinThiago Rodrigues.

Técnico: Rui Mendes

Árbitro: Giovani de OliveiraAssistente 1: Jarbas Aquino Santana

Assistente 2: Wendel Mecca4º Árbitro: Rudimar Goltara

alissandra mendes

O Estrela do Norte enfrenta o Tupy-ES hoje à noite pela quarta rodada do Capixabão da Série B