Edição 32

12

description

Jornal Data X

Transcript of Edição 32

Page 1: Edição 32
Page 2: Edição 32

2Semanário de 19/06 a 26/06 de 2009 Jornal Data X

Editorial

Geisa Galon, 25 anosAtendente - moradora do Centro“Eu acho que o que está faltando são

cursos técnicos e profissionalizantes.Geralmente quem tem interesse em fazer umcurso assim, vai até Xanxerê e em municípiosmaiores”.

Diego Reginato Cichelero, 13 anosEstudante - morador do Bairro Guarany“Para mim o que falta é ter mais festivais de

dança, canto... Para incentivar a cultura e opessoal. Tem muita gente que tem esse talento,mas fica escondido. Com isso, terá maisvalorização da cultura. Devem tomariniciativas também para melhorar a questão dasegurança, em relação aos bêbados emendigos”.

Airton José Sulchinschi, 21 anosAutônomo - morador do Centro“O que eu sinto falta é de uma pista de skate.

Faz oito anos que ando de skate no municípioe nunca teve uma pista. Muita gente anda aquie sente falta disso. Agora temos que ir emoutros municípios para andar na pista, porqueaqui a gente se obriga andar na rua”.

Jandir Nardino , 60 anosProfessor - morador do Centro“Eu acho que deveria ter cursos mais

diversificados. Ultimamente o que é maisoferecido é o curso de costura. Mas acho queestá um pouco saturado. Na minha opinião, oque deve ser mais oferecido, são cursos demecânica, eletricidade e carpinteiro. Alémdisso, melhorar a pintura nas faixas e limpar osterrenos baldios”.

Vanessa Bilibio, 22 anosRepositora - moradora do Bairro Ari Lunardi“Acho que o que está faltando e que muitas

pessoas reclamam é ter um espaço para opessoal caminhar. Além disso, mais áreas delazer para os jovens se divertirem”.

André Luiz Zanella, 20 anosAutônomo - morador do Centro“Acho que falta um cinema e uma pista de

boliche. Todo mundo comenta isso, pois temque sair daqui e ir para cidades vizinhas parater esse tipo de lazer”.

Coisas de invernoCoisas de invernoCoisas de invernoCoisas de invernoCoisas de inverno

ADMINISTRADORA/ LisianeZanotto

[email protected] CHEFE e REDAÇÃO/

Daniel Alves do [email protected]

JORNALIST A RESPONSÁVEL/Patrícia Vanzin (Mtb/SC-2434 JP)

[email protected]

REPORTER/Dieila Zanetti

[email protected]/ Joel Alves do

[email protected]

FINANC EIRO/ Andreia Alves doAmaral

[email protected] SAMAMBAIA/ Caderno Especial/

Ismael Alves do [email protected]

SITE/ Rafael [email protected]

Endereço: Av. Plínio Arlindo de Nês,1619. Centro SC. CEP 89825-000

Contato: (49) 3353 6707 /[email protected]

www.jornaldx.com.br

Artigos e colunas assinados são deinteira responsabilidade dos

colunistas, não representam a opiniãodo jornal

Nesta edição a equipe do Jornal Data X saiu à ruase perguntou:

Na sua opinião, o que faz falta nacidade de Xaxim?

Informação do ProgramaData: 23/06/2009 (terça-feira)Horário de início: 19:30hEncerramento: 21:45hLocal: Salão Paroquial da Igreja MatrizCidade: Xaxim – SC

Contato para inscrições(049) 9977 – 7498Falar com Aluisio ou Roberto(049) 9912 – 7923(049) 8825 – 8925Falar com Fernanda ou Glaucia

Na última edição o quadro “Coisas deInverno” apresentou um vendedor delenha de Xaxim. Ele explicou comoestavam as vendas com a chegada do frio.

Em entrevista, o vendedor EdegarIreno Pierezan, declarou à nossa equipeque “não vai demorar cinco anos que vaiacabar esse ramo de lenhas. Quem usafogão à lenha são pessoas mais antigas.Hoje em dia, o pessoal pensa em compraraquecedor e lareira e não mais a utilizar ofogão para aquecimento”.

Contrariando aprevisão do vendedorde lenha, numa loja demóveis de Xaxim asvendas de fogões estãomuito boas. Conformea gerente MariletePeretti, o fogão à lenhaé algo que não vai acabartão logo. “Por mais queas pessoas compremaquecedores e lareiraspara se aquecer, amaioria das famílias nãoconsegue se desfazer do

fogão, pois além de aquecer a casa, eleajuda na prática de uma boa comida”,explica Marilete.

Segundo a comerciante, o preço médiodo fogão à lenha é de aproximadamenteR$ 459,00 e sempre é vendido muitodurante o ano. “Aqui na minha loja,geralmente são vendidosaproximadamente 200 fogões durante oinverno. O fogão à lenha tem duração deseis, sete anos para mais... Vale ressaltarque o fogão à lenha é um “produto”, que

quanto mais se ocupa mais dura, quantomenos ocupa menos dura”, informa agerente.

Na mesma loja de móveis, a lareira éum item menos vendido. SegundoMarilete, não chega a 1% do que se vendeem fogão e aquecedor. Aproveitando omomento, a vendedora lembra que outroproduto campeão nas vendas durante oinverno, é a centrífuga. ConformeMarilete, só nessas primeiras semanasde frio já foram vendidas 60 centrífugas.

Próxima ediçãoPara explicar qual a utilidade do fogão

à lenha e o motivo por qual ele não vaiser “extinto” tão logo, vamos apresentarna próxima edição uma família que nãodispensa o fogão a lenha.

SugestãoSe você tem alguma sugestão

para o quadro “Coisas de Inverno” –tudo aquilo que acontece e éindispensável nessa época do ano – entreem contato conosco pelo [email protected], ou pelotelefone 49-3353-6707.

Vendas de fogão à lenha

Na verdade em guerra o mundonão está, mas que o mundo andaconfuso demais isso anda. O OrienteMédio vive suas turbulentasrelações de intrigas milenares quejá ninguém realmente espera quecheguem a um acordo definitivo,mas ainda existe quem aposte queObama resolverá isso. O revoltadoditador norte coreano ameaçaexplodir o mundo com suas armas

O mundo está em guerra, berra o psicopata.

nucleares, e ainda existe a apostade que o Obama também resolveráisto. Pelo menos apesar de toda aturbulência existe alguém em quemmuitos depositam esperanças. E éclaro o Obama ainda aposta nonosso Lulinha paz e amor, quesegundo o Obama “é o cara”, entãonem vamos nos preocupar, o Lulasalvará o planeta.

Ainda bem que aqui no Data X,

não nos apegamos às desgraçasdo mundo, aqui pensamos emmostrar as coisas boas einteressantes de nossa cidade edeixamos que a televisão mostre aspartes ruins do Brasil, e já bastaeles.

Boa leitura a todos

Page 3: Edição 32

Semanário de 19/06 a 26/06 de 2009

3Jornal Data X

ESPAÇO ABERTO

O projeto de extensão da Celer FaculdadesXaxim, intitulado Cinejur, está em andamento nasescolas do município de Xaxim, bem como detoda a região oeste de Santa Catarina. O projetovisa a estimular a reflexão teórica a partir de filmesnacionais ou filmes que possuem temáticas comoética, direito e moral. O projeto é uma propostado curso de Direito da Celer com a colaboraçãodo curso de Publicidade e Propaganda. Os filmessão assistidos e debatidos posteriormente,visando uma interpretação destes. O professorVitório Dervanovski Junior coordena a iniciativa

Exibições de filmes podem sersolicitadas por escolas

que congrega uma equipe de acadêmicos. Paraa coordenadora do Direito, professora AnneFae, a iniciativa certamente renderá frutos coma possibilidade de um maior diálogo entre aacademia e os alunos do Ensino Médio. Os filmes podem ser exibidos na própria CelerFaculdes ou também nas escolas. Interessadosenviar e-mail para agendar exibição [email protected]. Ou acesse o blog doprojeto www.cinejur.blogspot.com .* Alunos assistem a filme e participam de debateguiado por alunos e professores da Celer.

Atletismo XaximO atleta Wivson Souza participou no

dia 24 de maio da 26ª MaratonaInternacional de Porto Alegrerepresentando a cidade de Xaxim. Nestaprova Wivson disputou com umamédia de 22 mil participantes e concluiua prova de 42 km em 15° lugar. O 1°lugar ficou com o atleta Adriano Bastosde São Paulo.

No dia 06 de junho Wivsonrepresentou Xaxim na 1ª CorridaRústica de Caibi, onde alcançou o 5°lugar na colocação geral.

No próximo dia 21 o atleta viaja à SãoPaulo onde estará participando deprovas e treinamentos para a Maratonada Caixa da cidade do Rio, no dia 28 dejunho.

Segundo Wivson as provas de longopercurso, como as Maratonas, sãodifíceis de prever resultados, maspromete dar o máximo de seus esforçospara representar bem a nossa cidade.Para Wivson hoje a maior dificuldadeem ser atleta ainda é conseguirsustentar a carreira, já que é difícilconseguir e manter os patrocinadores.Em dezembro Wivson participa do PanAmericano do Rio de Janeiro onde temo objetivo de classificar-se para o Pan2010.

Incentive o Atletismo de Xaxim, Patrocinios: LIGUE 9927-0795

Alunos da rede estadual podem se inscreverpara o Enem

nas salas de informática das escolas Iniciou no último dia 15 o prazo de inscrições

no Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009.As inscrições vão até às 23h59min do dia 17 dejulho e só poderão ser realizadas pela Internet,por meio do endereço eletrônicowww.enem.inep.gov.br/inscricao.

Aqui em Santa Catarina, a Secretaria de Estadoda Educação está divulgando o exame, atravésdas 36 Gerências Regionais de Educação. Osestudantes das 1.323 escolas da rede públicaestadual, que não possuem computador, poderãose inscrever utilizando os equipamentos dassalas de informática das escolas.

A partir deste ano, muitas universidadesfederais usaram os resultados do Enem, comoforma de ingresso nos cursos. A Universidade

ERRATAPrezados leitores, todos devem ter notado que na última edição(edição 31) tivemos duas páginas repetidas da edição 30, página02 e página 11. O motivo desta falha foi um erro de impressão nagráfica. Pedimos desculpas por este transtorno, e prometemos evitarque aconteça nas próximas edições.

Federal de Santa Catarina (UFSC), por exemplo,utilizará 20% da nota do exame e para ocupaçãode vagas remanescentes.

Provas - Neste ano o Enem contará comduas provas. A prova I será realizada no dia 3 deoutubro (sábado), das 13h às 17h30min. Nessaprova, o aluno vai responder questões deCiências da Natureza e suas Tecnologias eCiências Humanas e suas Tecnologias. No dia 4de outubro (domingo) acontecerá a Prova II, das13h às 18h30min. Nesta parte serão abordadasas Linguagens, Códigos e suas Tecnologias eMatemática e suas Tecnologias.

Taxa de inscrição - Os alunos da redepública e os economicamente carentes, estãoisentos da taxa de inscrição do Enem. Osestudantes de escolas particulares devemimprimir o boleto e o efetuar o pagamento dataxa de R$ 35 reais, em qualquer agência bancáriaintegrada ao Sistema Nacional de Compensação.

AberAberAberAberAbertas as inscrições dotas as inscrições dotas as inscrições dotas as inscrições dotas as inscrições do

Enem 2009Enem 2009Enem 2009Enem 2009Enem 2009

Page 4: Edição 32

4Semanário de 19/06 a 26/06 de 2009 Jornal Data X

Informativo da Prefeitura Municipal de Xaxim

Cleusa Varnier Frese

Cleusa Varnier Frese

Em Xaxim o artesanato pode seruma fonte de renda. Inserida noPrograma Criando Laços eGerando Renda, desenvolvidopela administração municipal –Secretaria de Educação e Cultura -, a oficina de Artesanato édirecionada para moradores doBairro Santa Terezinha eproximidades que desejamaprender a atividade e aindacomercializar os produtos queconfeccionam.

João Paulo Oliveira Antunes tem12 anos, estuda na 6ª Série daEscola de Educação Básica SantaTerezinha e faz parte do grupo deArtesanato, composto em suamaioria por mulheres e com maisidade. Mas João Paulo não seintimida e com seus finos dedos,mostra a habilidade quedesenvolveu para o bordado compedras nos chinelos. A peça fica

As comunidades menosfavorecidas socialmente, aexemplo do Bairro Santa Terezinha,em Xaxim, são prioridade deinvestimentos para o prefeitoGilson Vicenzi (Tinho). Na atualadministração estão sendoplanejadas e realizadas ações emtodos os aspectos, desdeeducacionais, a exemplo daalfabetização de adultos, até asaúde coletiva, orientação familiare outras oportunidades deinclusão social.

Um dos programasdesenvolvidos pela administraçãomunicipal é executado pelaSecretaria de Educação e Culturae contempla cerca de 700 pessoasdo Bairro Santa Terezinha. Trata-se do Programa Criando Laços e

O Departamento de MeioAmbiente da Secretaria Municipalde Agricultura e Meio Ambiente,de Xaxim, realiza o programa delimpeza do Rio Xaxim. A açãoiniciou no Bairro Santa Terezinha,próximo a Unochapecó, onde oRio apresentava maior quantidadede lixo. A limpeza segue ao longodo Rio para, futuramente, seremrecuperadas as margens com oplantio de espécies nativas.

Este programa também seráimplantado no interior domunicípio e prevê a distribuiçãode mudas de árvores nativas para

Xaxim investe em projetos paracomunidades carentes

Secretaria inicia limpezado Rio Xaxim

Gerando Renda que prevê oficinaspara adultos, crianças eadolescente.

Uma das oficinas destePrograma é a de Alfabetização deAdultos. É nesta oficina queestudam as irmãs Iraci Portella, de63 anos e Jurema Silvestre da Paz,de 59 anos. “Eu sempre sonhavaem estudar e prá mim essaexperiência da aula é a melhor domundo”, diz dona Iraci. “Eu nãovejo a hora de vir para aula. Ficomuito faceira e feliz”, completa asenhora de aparência marcada pelotempo e inconfundível carisma.

Dona Jurema, irmã de Iraci, falousobre sua alegria de estarestudando. “Quando eu erapequena eu estudei um pouco, maséramos pobres e precisamos

trabalhar e não continuei o estudo.Hoje, tenho a oportunidade deestar aqui e agradeço a quem estános ajudando nessa caminhada”,diz Jurema.

Na opinião do prefeito Tinho, daprimeira-dama Rita, e da secretáriade Educação e Cultura IraciBarrionuevo, a diferença está emfazer acontecer. “Nós falamos quefaríamos e estamos fazendo comcomprometimento e com qualidadee o bom disso tudo, é que jáestamos vendo os resultadospositivos. Isso nos motiva”, diz asecretária Iraci.

Em outras épocas ascomunidades mais carentes eramesquecidas e ficam aguardandoprojetos e ações que nucachegava. Na administração deTinho Vicenzi, as ações já estãoacontecendo. “Nossa equipe estáacompanhando todos os projetos,ações e situações dascomunidades carentes, a exemplodo Bairro Santa Terezinha.Estramos contemplando essascomunidades com ações viáveis enecessárias para que elas tenhammais qualidade de vida e para quesua inclusão na sociedadeaconteça de forma gradativa esegura, sem preconceito, comigualdade e oportunidade”, dizTinho Vicenzi.

Oficina de Ar tesanato ensina e gera rendamuito bonita e quandoquestionado sobre o motivo deestar participando da oficina, numgrupo bem diferente, João Pauloprontamente responde: “A idadee o sexo não importam. O queimporta é que eu gosto de fazeresse trabalho e depois eu possovender o que eu faço e ganhardinheiro para comprar maismaterial para fazer mais chinelos”,salienta o menino João Paulo.

Além do bordado em chinelos,a oficina de Artesanato possuigrupos de confecção de colar comfuxico (técnica com restos detecido), pintura em tela e pinturaem tecido. Depois deconfeccionados os produtospodem ser comercializados.

A primeira-dama Rita Vicenzi,acompanhou uma das aulas doPrograma Criando Laços eGerando Rendas, elogiou a

iniciativa e valorizou o trabalho dosalunos e dos professores. “Aexemplo deste programa, aadministração municipal estáoferecendo outras opções deaprender para ter condições debuscar outras oportunidades navida. Melhor do que darmos tudopronto é ensinarmos a fazer, poiso conhecimento ninguém tira”, diz

Rita.“Temos que agradecer à

secretária Iraci Barrionuevo, peloacompanhamento e peladedicação a estes assuntos; aosprofessores pelo carinho econhecimento repassado e aosalunos, de todas as idades, poracreditarem na sua capacidade eterem esperança em dias melhores,

pois eles virão”, acrescenta aprimeira-dama Rita Vicenzi,incentivadora das ações quevisam aos menos favorecidos.

Informações sobre o ProgramaCriando Laços e Gerando Rendaspodem ser obtidas diretamente naSecretaria de Educação e Culturade Xaxim, pelo telefone (49) 3353-4272.

o plantio e recuperação dosmananciais.

Outra ação nesse sentidocontempla o Rio Jacu. A margemdo Rio será cercada e serãoplantadas árvores nativas.

Conforme o secretario deAgricultura e Meio AmbienteIvanor Galon, nos próximos diasserão realizadas palestras parasensibilizar a população sobre aimportância dessas ações e parasolicitar a colaboração quantoao destino correto do lixo e apreservação dos rios domunicípio.

Grupo alfabetização

Cleusa Varnier Frese

Page 5: Edição 32

Semanário de 19/06 a 26/06 de 2009

5Jornal Data X

GERAL

Lajeado Grande

Peso Saudável na Escola aborda alimentaçãoadequada

peso considerado normal para suaidade.

Conforme a secretária deEducação e Cultura de Xaxim, IraciBarrionuevo, nas escolas osalunos são pesados duas vezes noano e nas creches, três vezes.“Quando estes alunos apresentamalteração dos ditos normais, anutricionista faz contato com afamília e, juntos buscam-se umequilíbrio alimentar para sanar oproblema de sobrepeso ou de baixopeso do aluno”, informa Iraci.

O Programa Peso Saudável nasEscolas é realizado peloDepartamento de AlimentaçãoEscolar, da Secretaria, comsupervisão da nutricionistaMargareth Tribess. O programaque visa à saúde da população

escolar por meio de orientaçõesrelacionadas à alimentaçãosaudável, ainda encontra algumasbarreiras, talvez a mais difícil: opreconceito.

“Muitas vezes nos deparamoscom resistências porque algumasfamílias não admitem que haja umproblema. Somente podemosajudar quando a família nosautorizar e abrir as portar paraorientarmos sobre os hábitossaudáveis da alimentação do seufilho e da família”, diz a secretáriaIraci Barrionuevo. “Anutricionista, que é umaprofissional competentíssima, nãovai dar remédio, vai orientar comodever ser a alimentação do aluno.Não há porque ter preconceito.Quanto antes solucionarmos o

Mês/Ano : Março/2009DESPESADespesa Orçamentária 50.578,01Despesas exceto Intra-orçamentárias 50.578,01PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS 46.719,33OUTRAS DESPESAS CORRENTES 3.858,68Despesa Extra - Orçamentária 57.134,59DEPOSITOS 489,69CONSIGNACOES 489,69EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS 489,69OBRIGACOES EM CIRCULACAO 56.644,90OBRIGACOES A PAGAR 56.644,90FORNECEDORES 6.802,40PESSOAL A PAGAR 49.842,50Saldos anteriores 6.288,51BANCO C/ MOVIMENTO 6.288,51INVESTIMENTOS DO RPPS 0,00TESOURARIA GERAL 0,00Total 154.775,60Saldos atuais 47.063,00BANCO C/ MOVIMENTO 47.063,00INVESTIMENTOS DO RPPS 0,00TESOURARIA GERAL 0,00Total 154.775,60Receita Extra - Orçamentária 148.487,09DEPOSITOS 7.909,08CONSIGNACOES 7.849,08PREVIDENCIA SOCIAL 3.533,70TESOURO ESTADUAL E MUNICIPAL 2.761,62EMPRESTIMOS E FINANCIAMENTOS 1.553,76DEPOSITOS DE DIVERSAS ORIGENS 60,00DEPOSITOS PARA QUEM DE DIREITO 60,00OBRIGACOES EM CIRCULACAO 50.578,01OBRIGACOES A PAGAR 50.578,01FORNECEDORES 3.858,68PESSOAL A PAGAR 46.719,33INTERFERENCIAS ATIVAS 90.000,00TRANSFERENCIAS RECEBIDAS 90.000,00REPASSE RECEBIDO 90.000,00

Contador CRC/SC-13720/0-6XAXIM, 02/05/2009RONI LUIZ DAL MAGROPresidente da Câmara MunicipalAMARILDO MAROCCO

*Nota: Os valores da conta ‘Despesas Empenhadasa Liquidar’ referem-se à contrapartida dasDespesas Orçamentárias empenhadas mas nãoliquidadas que ainda não foram inscritas em Restos

Títulos Valor Títulos Valor Receita Balancete Financeiro - Por Categoria Econômica XAXIM SANTA CATARINA

A prefeitura de Lajeado Grande, dentro do seu plano detrabalho, acaba de adquirir dois novos automóveis (zeroquilômetro): um Vectra Elegance 2.0 para a Administração eum Celta Life 1.0 Total Flex para o setor da Saúde. Ambosos veículos foram adquiridos com recursos próprios domunicípio.

As aquisições contemplam as necessidades da população

problema, mais cedo esse alunoencontrará a alegria. Estamos aquipara ajudar e precisamos que osdiretores, os professores, osalunos e as famílias sejam nossosparceiros, pois esse trabalho épara o bem da população”, salientaa secretária de Educação e Cultura.

Todo a atendimento e asorientações nutricionais realizadasatravés do Programa PesoSaudável nas Escolas sãogratuitas. As famílias que desejamsaber mais sobre este trabalhopodem fazer contato diretamentecom o Departamento deAlimentação da Secretaria deEducação e Cultura de Xaxim.

No Brasil, o Ministério daSaúde consideradeterminados problemasnutricionais comoproblemas de saúdepública e para acompanhare orientar os alunosreferentes à alimentaçãoadequada, a administraçãomunicipal de Xaxim realizao Programa Peso Saudávelnas Escolas.

Desenvolvido pelaSecretaria Municipal deEducação e Cultura oprograma é direcionadopara alunos das creches edo ensino fundamental dasescolas e visa atender,principalmente, alunos queestão acima ou abaixo do

Prefeitura adquire dois veículos novose agilizam os trabalhos junto aos setores. Conforme aAdministração Municipal, os veículos também visamgarantir segurança dos pacientes que precisam se deslocarpara outras cidades para a realização de exames.

Segundo o prefeito Zeno Zemijevski, as iniciativas visam“sempre atender a população lajeadograndense, da melhorforma possível”. Divulgação Luiz Durante

Prefeitura Lajeado Grande

Acadêmicos do Curso de Agronomia, da Unochapecó,participaram de reunião com membros da Secretaria deMunicipal de Agricultura e Meio Ambiente de Xaxim.

Durante a atividade realizada na Câmara de Vereadoresde Xaxim, foram abordados assuntos relacionados àdisciplina curricular de Sistemas Agrários.

Na ocasião, o secretário de Agricultura e MeioAmbiente, Ivanor Galon e o agrônomo Volnei Dervanoski,explanaram sobre as diferentes situações de sistema deprodução, relevo, clima, solo, e outros fatores queinterferem na produção.

Após a reunião, os acadêmicos visitaram duas regiõescom sistema de produção diferente no município: LinhaColorado, que centraliza a produção de aves, suínos ebovinos de leite, e Fazenda Santo Antonio, que concentraa produção de grãos.

Acadêmicos de Agronomia daUnochapecó reunidos em Xaxim

Page 6: Edição 32

6Semanário de 19/06 a 26/06 de 2009 Jornal Data X

ESPAÇO ABERTO

Dieila Zanetti

A Secretaria de Saúde doMunicípio de Xaxim realizaneste sábado, dia 20 junho, das08h às 17h, o Dia ‘D’ daCampanha de Vacinação contraa Poliomielite, tambémconhecida como ParalisiaInfantil. Essa é a primeira etapada campanha, que iniciou naúltima segunda-feira (15) esegue até o dia 26 deste mês.

Em todo o país o objetivo doMinistério da Saúde é imunizar14,7 mil crianças menores decinco anos. Em Santa Catarina406,4 mil crianças devemreceber a vacina. Aqui emXaxim, a meta é vacinar 95%das crianças. Até sexta-feira, dia19, haviam sido vacinadas...crianças.( quantas crianças jáforam vacinadas....)

Dia ‘D’Desde segunda-feira a Unidade

de Saúde Central disponibilizouas gotinhas. Neste dia ‘D’, omedicamento será oferecido emtodos os Postos de Saúde daFamília do município.

Segundo o enfermeiroresponsável pela Campanha,Sady Marcos Leal Brazeiro, alémdo dia ‘D’ de vacinação, do dia22 ao dia 26 vão imunizar apopulação da zona rural quemoram em lugares com difícil

SaúdeSábado é o Dia ‘D’ de vacinação contra a Poliomielite

A vacina contra a Poliomelite é considerada pela Organização Mundial da Saúde, comoa única maneira de combater totalmente a doença. Pesquisa da instituição constatou quede janeiro até o último dia 03 de junho, foram confirmados 522 casos de paralisia infantilno mundo.

O que é a Poliomielite?

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma infecção viral causadapelo poliovírus. A doença pode ser moderada ou severa e nos casos mais graves apoliomielite pode levar à paralisia e a morte.

É uma doença que poderá ocasionar um atraso de crescimento mental. Faz com que acriança “pare” e não se desenvolva normalmente.

A transmissão da poliomielite ocorre principalmente por contato direto, pessoa a pessoa.A boca é a porta de entrada do vírus, percorrendo o corpo através do sistema sanguíneo.

A vacina só deve ser evitada em casos de hipersensibilidade, em criançasimunologicamente deficientes ou quando apresentam febre acima de 38º, vômitos oudiarréia.

acesso.

Roteiro de vacinaçãoPara vacinar todas as crianças

do município de Xaxim, foiorganizado um roteiro nascomunidades do interior.Confira:

No dia 22 (segunda-feira) noperíodo da manhã, serãoatendidas as crianças do Distritode Anita Garibaldi às 08h;seguindo pela Linha Golfo SãoRoque às 8h30min; Linha RuiBarbosa I às 9h; e terminandona Linha Golfo de Cima às9h30min.

No período da tarde, avacinação começa na LinhaRondinha às 13h30min;seguindo pela Linha Frei Plácidoàs 14h; Fazenda Santo Antonioàs 14h30min; Linha Campo às15h; Linha Pocinho de Baixo, às15h30min; finalizando na LinhaPocinho de Cima às 16h.

Na terça-feira, dia 23 pelaparte da manhã começa às8h30min, no Bairro Bela Vista; eàs 9h30min no Bairro Chagas.Pela parte da tarde a vacinaçãocomeçará às 13h30min na LinhaJK; seguindo às 14h pela LinhaCanarinho; e às 14h30min naLinha Uvarana; terminando naLinha Nova Brasília às 15hmin.

Na quarta-feira, dia 24 as

vacinas começam pelo BairroFlor, às 8h30min; seguindo às9h15min pela Vila FlorindoFolle. Na parte da tarde avacinação inicia às 13h30minpela Linha Antonio Prado;seguindo às 14hmin pela LinhaIrani II. Logo, às 15hmin naLinha Santa Lucia; e às15h30min na Linha Monte Belo.

No dia 25 a vacinação começaàs 8h pela Linha Tigre;prosseguindo às 8h30min peloRodeio Bonito; e encerrando às9h na Linha Pilão de Pedra. Noperíodo vespertino a primeiracomunidade a ser visitada seráa do Distrito de Vila Diadema;seguindo pela Linha São José às14h. Às 14h30min na LinhaCachoeirinha São José;continuando pela Barra doXanxerê e terminando às15h30min na Linha SãoSebastião.

É importante lembrar que éfundamental os responsáveispela criança levarem a carterinhade vacinação para que osenfermeiros façam o registro eanalisam se existem outrasvacinas que devem ser feitas.

A segunda etapa da Campanhade Vacinação contra aPoliomielite, está marcada parao dia 26 de agosto.

São apenas duas gotinhas que garantem proteção contra a poliomielite

Enfermeiro Sady e as auxiliares de enfermagem e vacinadoras, Rosemari B. Coregnattoe Rosangela Peroza

para agradar, após a vacina oral é dado um pirulito para as crianças

Page 7: Edição 32

Semanário de 19/06 a 26/06 de 2009

7Jornal Data X

ESPAÇO ABERTO

Macacos me mordam! A“bananalização” do indivíduo

Dieila Zanetti

“Associação Beneficente realiza o Dia deFazer O Bem”

A Associação Beneficente Vida Nova, da IgrejaMissionária Caminho Novo, realizou no dia 18/06/2009a entrega dos donativos arrecadados na campanha doagasalho.

A Igreja também aproveitou o dia para distribuir cestasbásicas tanto para o povo da cidade como para o interior.Esse trabalho é realizado todos os meses pela igreja para

as pessoas cadastradas da cidade de Xaxim.Se fez presente neste dia, a vereadora Joseane Sampaio,

prestigiando esse trabalho, do qual ela também faz parte.A Direção da Igreja na pessoa do Presidente Pastor

Jose Carlos Sampaio, agradece a toda a populaçãoxaxinense que colaborou para a realização desta campanha.

“Que Deus abençoe a todos”.

É DANDO QUE SE RECEBE

Toda mulher é forte e bela pornatureza. Sempre está “lutando” pelosseus ideais, enfrentando e vencendodiversos obstáculos que a vida e,principalmente, nós homens colocamosem seu caminho.

Mulheres cheias de encanto, semprecom um lindo e extraordinário sorriso,estendendo as mãos para auxiliar.

Acredito que chegará o dia que oshomens compreenderão que é a mulhernão deva ser tratada com discriminação,mas sim com igualdade, com respeito,com carinho e compreensão, face asdiferenças naturais (físicas e biológicas)e, por isso mesmo, admirá-las aindamais.

Temos a obrigação e o dever legal emoral de erradicar a discriminaçãocontra a mulher. A mulher não querproteção, mas sim o que lhe é de direito,que é o tratamento isonômico entrehomem e mulher, sem qualquer formade discriminação e preconceito.

Já percebeu que quando você olha para alguém, conhecendo ou não essa pessoa, vocêconsegue, num único e imediato pensamento reduzi-la a nada mais que um adjetivo? Feio,pobre, bonito, rico, mal vestido, bem vestido. Nisso é que seu julgamento se resume. As causasque esse comportamento tem nos mais diversos campos? Irei me ater hoje em um destes meios,o da política.

“Vende-se um voto”. Por dinheiro, favor individual ou capricho, não se pensa no que issoacarreta. Pior. Alguns enchem o peito para falar “Vendi meu voto!”. Tira-se de outrem a esperançade ter um governante mais justo, que atenda os anseios da maioria. Essa pessoa que teve seu“direito tirado”, (o governante não vai agir com benevolência sabendo que teve que gastaruma quantia X para se eleger, no mínimo ele vai querer isso de volta, com juros!) pode necessitarmuito mais do dinheiro. Dinheiro que você usou para comprar som para seu carro ou fazer um“tunning”, outra pessoa precisa para comer, para ter uma saúde básica e não passar horasagonizando na fila de um posto de saúde. Todo homem que se vende recebe muito mais do queele realmente vale.

E o fato da mesma pessoa que vendeu seu voto, assistir o Jornal Nacional e posteriormentefalar que se emocionou ao ver uma velhinha na fila do SUS? O governo é reflexo do cidadão,que não reflete sobre seus atos, que pensa em si e per si o tempo todo. Que não mais vêhumanidade, e sim uma disputa por poder e status social. É esse o legado que você irá deixarpara as próximas gerações? De mais uma geração eivada de corrupção e de futilidades? Queseu pai não passou de mais um no rebanho dentre outros tantos que viveram no mesmorebanho? Consumindo o máximo que podia, despreocupando-se com o ser que estava ao seu

lado, se ele tinha água ou comida, se possuía saúde ou senecessitava. Animais em geral não atacam semelhantes queestão em condição inferior, e o homem?

Chega de pensar nas diferenças que nos separam,comecem a pensar no que nos une. O anseio por justiça, pordias melhores, por um espaço sem violência, em termos amesma essência, de evoluirmos do mesmo macaco ou desermos criados pelo mesmo Deus. Não se deixe enganar,não se acomode, busque se conhecer, reprima (não comviolência) aquele que em seus atos não demonstrarhumanidade – corrupção e má utilização da verba pública –sejamos enfim, “filhos de uma só esperança”. E o maisimportante, acredite. Nunca é tarde para uma auto-revolução.Não é porque algumas pessoas só conseguem olhar para opróprio umbigo que sua capacidade de enxergar deixará deexistir.

Paulo Henrique Teston

Opinião do leitor:

SEJA HOMEM. RESPEITE A MULHER.

A mulher se tornou independenteeconômica, social e cultural, destacando-se sobremaneira na realização de suavida profissional, onde se destacam porserem mais exigentes, perfeccionistas eautocríticas. Elas estão mais preparadas,pois sempre buscam o aperfeiçoamentoe, mesmo assim, se constata diferençade salários e de funções em muitoscasos, pelo “simples fato de ser mulher”.

Cabe a cada um de nós homensreconhecermos e nos conscientizarmosque somente com respeito econsideração mútua entre homens emulheres, constituiremos uma sociedademelhor, mais fraterna e maiscomprometida com o bem-estar detodos.

Mulher... Você é especial e merecenosso respeito, carinho e amor eterno.

Prof. MARIOL Y OZE MENDES, Msc.

[email protected] Faculdades - Xaxim

Page 8: Edição 32

8Semanário de 19/06 a 26/06 de 2009 Jornal Data X

VARIEDADES0

Piada

MODELO: VALOR R$:

ANO:

CB 500 HONDA

19.000,00 2001/2002

XTZ 125 E YAMAHA

6.500,00 2005/2005

YBR 125 K FACTOR YAMAHA 6.290,00 2008/2009 WEB 100 SUNDOWN 4.500,00 2006/2007 NEO AT 115 YAMAHA 3.800,00 2005/2005

TITAN 150 ES HONDA 5.200,00 2005/2006 TITAN 150 KS HONDA 4.900,00 2004/2004 TITAN 150 KS HONDA

4.900,00 2005/2006

TITAN 150 KS HONDA 4.900,00 2004/2005 DT 180 YAMAHA 1.500,00 1988/1989 BIZ 125 KS HONDA

4.900,00 2006/2006

BIZ 125 ES HONDA 5.500,00 2006/2007 XR 200 R HONDA 3.500,00 2000/2000

No Saboreando destaedição quem vai ensinar umareceita muito saborosa é aprofessora Rosane PeruzzoGasparin.

DELICIE-SE

Sobremesa de morangoIngredientes:2 bandejas de morango2 latas de leite condensado4 gemas1 barra de chocolate (para derreter)

Modo de fazer:Cozinhar o leite condensado, peneirar e acrescentar

as gemas, mexer bem durante quatro minutos.Coloque a mistura no microondas, retire e mexa bem.Deixe mais três minutos no microondas. Verifique seendureceu e depois deixe esfriar. Enquanto isso, laveos morangos e coloque numa travessa. Depois,espalhe o creme frio por cima dos morangos. Derretao chocolate no microondas durante um minuto eespalhe por cima. Coloque na geladeira até gelar. Estápronto para servir!

O caipira vai a uma estação ferroviária para comprar um bilhete. - Quero uma passagem para o Esbui -solicita ao atendente.

-Não entendi; o senhor pode repetir? -Quero uma passagem para o Esbui!

- Sinto muito, senhor, não temos passagem para o Esbui.Aborrecido, o caipira se afasta do guichê, se aproxima do amigo que o estava

aguardando e lamenta: - Olha Esbui, o homem falou que prá ocê não tem passagem não!

Oportunidades de empregoO Posto do Sine, de Xaxim disponibiliza as seguintes vagas

de trabalho: - linha de produção em fábrica de reciclados;- balconista de loja;- linha de produção em malharia;- empregada doméstica que tenha disponibilidade para fazer

almoço;

- costureira;- auxiliar de almoxarifado;- motoboy com experiência;- linha de produção em frigorífico (a entrevista será dia 26 de

junho às 09h no Sine).Os interessados nas vagas devem comparecer no Posto do

Sine de Xaxim, munidos dos documentos pessoais ou fazercontato pelo telefone 3353-1299.

Quem completa mais uma ano de vida com muita alegria, énosso tatuador favorito Joe Zairo.

O zairo que é também é nosso sócio e diagramador do DataX, fez aniversário no dia 15 de junho.

Toda a equipe do jornal e toda a sua família e amigos desejama você todo o sucesso e toda felicidade do mundo.

Outra aniversariante desta semana é nossa amiga AlinePalaoro. Desejamos sucesso e felicidade sempre. Alinefaz aniversário no dia 22 de junho. Parabéns.

Page 9: Edição 32

Semanário de 19/06 a 26/06 de 2009

9Jornal Data X

VARIEDADES

Franciele Maroso dos SantosMédica Veterinária

CRMV 3600

Para marcar o Dia Mundial do MeioAmbiente, comemorado no último dia 05de junho, a Secretaria de Educação deXaxim, realizou um concurso de expressãoliterária e artística. O tema proposto peloregulamento, foi: “Ações que contribuempara a preservação do meio ambiente”.

Participaram do concurso crianças,adolescentes e adultos, matriculados nasescolas de Ensino Fundamental de Xaxim.O concurso foi divido em quatro categorias:Pré II, Pré III e 1º Ano - (Desenho); 2ª a 4ªséries - (Poesia); 5ª a 8ª séries - (Redação);e Ensino Médio – (Redação).

Vencedores Na última edição do Data X

apresentamos a redação vencedora daquarta categoria - Ensino Médio. Nessaedição, vamos apresentar a redaçãovencedora da quarta categoria - 5ª a 8ªséries. A autora é Alessandra PachecoPadilha, de 14 anos, aluna da 7ª série daEscola Básica Municipal Cecília Meireles.

“Ações que contribuem para a preservação do meioambiente” – Parte 02

Preservar é nosso compromisso* Alessandra Pacheco Padilha

A preservação do meio ambiente começa em nossa casa, adotando hábitos conscientescomo: O uso adequado da água, evitando o seu desperdício, plantando árvores, produzindomenos lixo, usando menos agrotóxicos, protegendo as nascentes e as margens dos rios edando m destino correto para o lixo orgânico e reciclável.

O meio ambiente em que vivemos hoje é agredido com atividades humanas excessivas,como a poluição industrial, as queimadas, o desmatamento e o aquecimento global, que éo que mais preocupa. Este é responsável pelas alterações climáticas que provocam osdesastres naturais.

Algumas ações como plantar árvores, separar o lixo e principalmente participar comocidadão cobrando das autoridades políticas a preservação das matas, rios e ajudando omeio ambiente a se manter limpo.

Agora só falta você, a natureza já pede socorro, o que você está fazendo? Asconsequências virão, então seja consciente e colabore com o que há de mais importanteem sua ida.

Faça com que seus descendentes possam desfrutar do planeta terra, e não só do meio.

* Alessandra Pacheco Padilha, de 14 anos - Estudante da 7ª série da Escola BásicaMunicipal Cecília Meireles.

Obs.: O texto foi reproduzido respeitando a pontuação e grafia usada pelos autores.

OBESIDADEA obesidade canina, assim como a

humana é caracterizada pelo excesso depeso do animal. Um dos sinais aparentesé o acúmulo de gordura ao redor dopescoço do cão e a formação de dobrasna pele em raças que originalmente nãodeveriam tê-las.

É compreensível que o cão obesoapresente diversos problemas de saúde.Os mais comuns são os problemasósseos e cardíacos, sendo que uma dasregiões mais afetadas é a colunavertebral que fica sobrecarregada com oexcesso de peso. Problemas nasarticulações também são comuns aindamais se a obesidade ocorrer enquanto oanimal é filhote, principalmente os deraças grandes, e entre outros problemascomo hérnias e prejudicar odesenvolvimento. Além disso, os cãesobesos têm mais dificuldade para andar,tornam-se mais sonolentos, perdem ofôlego mais facilmente e podemdesenvolver diabetes.

Uma das principais causas daobesidade canina é a alimentaçãoinadequada, na maioria dos casos oproprietário, muitas vezes pordesinformação, super-alimenta o cãooferecendo-lhe grandes quantidades deração ou exagerando na quantidade de“petiscos” ou sobras de comida.

Outro motivo de obesidade é a faltade exercícios físicos apropriados para araça. Assim sendo o proprietário devesaber escolher a raça que quer criar deacordo com sua disponibilidade detempo para exercitar o animal.

Em outros casos a obesidade écausada por uma deficiência hormonal eapenas um veterinário pode indicar umtratamento adequado.

Para resolver a obesidade elabore, emconjunto como o veterinário, uma metade peso adequada ao seu cão; verifiquesempre as quantidades recomendadasde ração pelo fabricante; reduza ospetiscos entre as refeições; procure nãodeixar a ração a disposição do cão einicie ou aumente as sessões deexercícios com seu cão.

Tel:3353-6388/[email protected]/Rua Cândido Teston, 677

Na quarta-feira dia 10/06 o Ibizza Club realizou a 1ª Fit Fest. O eventofeito em parceria com a Academia Fit Total foi elaborado parademonstrar as atividades desenvolvidas na academia.

Durante a festa enquanto os DJs tocavam e embalavam a noite,alguns atletas, utilizando os aparelhos da academia, praticavamexercícios, demonstrando ao vivo, as mais variadas modalidades deesportes.

Na mesma noite ainda houve um desfile da Moda Fitness organizadopelas acadêmicas de Design em Modas, da Celer Faculdades.

Ibizza Club e Fit TotalMúsica, moda e corpo em

forma

Page 10: Edição 32

10Semanário de 19/06 a 26/06 de 2009 Jornal Data X

OPINIÃO

Bruno A. Picoli

A Acupuntura é um método deprevenção e tratamento de patologias, quesurgiu há mais de 5 mil anos na China. Émuito usada juntamente com outrosmétodos de tratamento no Oriente, empaíses como Japão, Coréia do Sul, Coréiado Norte e Índia, além da própria China.E, atualmente, muito utilizada nos paísesocidentais como o Brasil, embora umaboa parte da população desconheça estetipo de tratamento.

A Acupuntura consiste em estimulardeterminados pontos do corpo humano

Além dos casos de dor, várias doençasfuncionais podem ser tratadas pelaacupuntura. Dentro da concepçãochinesa, a doença é uma manifestação de

desequilíbrio, e a acupuntura seriauma forma de readquirir aharmonia perdida. Entre asdoenças tratáveis pela acupunturaestão dores em geral,especialmente do aparelhomúsculo-esquelético (dores nascostas, dores no pescoço, doresnas pernas, dores nos braços),gastrite, estresse, distúrbioshormonais, insônia, asma,distúrbios menstruais, paralisiafacial, incontinência urinária,cefaléia (dor de cabeça),

Conhecendo um pouco sobre Acupuntura

depressão, ansiedade, doenças dosistema pulmonar como rinites esinusites, entre tantas outras patologias.

O acupunturista deve realizar umaavaliação completa do paciente, pois hápatologias que além de serem tratadascom acupuntura e seus métodosprecisam ser avaliadas com exames deimagem e encaminhadas ao seu médicoespecialista e ou fisioterapeuta paracomplementação do tratamento, sejacom tratamento cirúrgico, conservadorou tratamento fisioterapêutico.

através de agulhas esterelizadas edescartáveis, através do toque (massageme auto-massagem), através de aparelhosconectados às agulhas e também atravésde bastões de erva Artemísia(moxabustão) visando reequilibrar oorganismo e suas funções.A estimulaçãode pontos certos para cada paciente trará

uma resposta do Sistema NervosoCentral com produção de substânciasque teriam ação sobre receptores dosistema nervoso (neurotransmissores eneuromediadores) normalizando asfunções alteradas para prevenir ou tratardeterminada patologia, curando seussintomas e manifestações. A acupunturatem também ação antinflamatória.

Dra. Jucielly Carla TéoFisioterapeuta e Acupunturista

Crefito 5 55187-F

Depressão é uma palavrafreqüentemente usada para descrevernossos sentimentos. Todos se sentem“para baixo” de vez em quando, ou dealto astral às vezes e tais sentimentossão normais. Embora na pratica clinicadiaria cada vez vem crescendo mais onumero de pacientes que procuramatendimento medico devido a estesproblemas, ou melhor dizendo, estessintomas. Pois na grande maioria dasvezes as pessoas procuram atendimentoacreditando se tratar de doença orgânica.A depressão, enquanto eventopsiquiátrico é algo bastante diferente: éuma doença como outra qualquer queexige tratamento.

Os sintomas da depressão são muitovariados, indo desde as sensações detristeza, passando pelos pensamentosnegativos até as alterações da sensaçãocorporal como dores e enjôos. Contudopara se fazer o diagnóstico é necessárioum grupo de sintomas centrais: perda deenergia ou interesse, humor deprimido,dificuldade de concentração, alteraçõesdo apetite e do sono.

Os sintomas corporais mais comunssão sensação de desconforto nobatimento cardíaco, constipação, doresde cabeça, dificuldades digestivas.Períodos de melhoria e piora são comuns,o que cria a falsa impressão de que seestá melhorando sozinho quando durantealguns dias o paciente sente-se bem.Geralmente tudo se passa gradualmente,

DEPRESSÃOnão necessariamente com todos ossintomas simultâneos, aliás, é difícil vertodos os sintomas juntos. Até que sefaça o diagnóstico praticamente todas aspessoas possuem explicações para o queestá acontecendo com elas, julgandosempre ser um problema passageiro.

Outros sintomas que podem viracompanhado dos sintomas centrais são:Pessimismo, dificuldade de tomardecisões, dificuldade para começar afazer suas tarefas, irritabilidade ouimpaciência, inquietação, achar que nãovale a pena viver, chorar à-toa, desejo demorrer, dificuldade para chorar, sensaçãode que nunca vai melhorar, desesperança,dificuldade de terminar as coisas quecomeçou, sentimento de pena de simesmo, persistência de pensamentosnegativos, queixas freqüentes,sentimentos de culpa injustificáveis, bocaressecada, constipação, perda de peso eapetite, insônia, perda do desejo sexual.

Para afirmarmos que o paciente estádeprimido temos que afirmar que elesente-se triste a maior parte do dia quasetodos os dias, não tem tanto prazer ouinteresse pelas atividades que apreciava,não consegue ficar parado e pelocontrário movimenta-se mais lentamenteque o habitual. Passa a ter sentimentosinapropriados de desesperançadesprezando-se como pessoa e atémesmo se culpando pela doença ou peloproblema dos outros, sentindo-se umpeso morto na família. Com isso, apesar

de ser uma doença potencialmente fatal,surgem pensamentos de suicídio. Essequadro deve durar pelo menos duassemanas para que possamos dizer que opaciente está deprimido.

A causa exata da depressãopermanece desconhecida. A explicaçãomais provavelmente correta é odesequilíbrio bioquímico dos neurôniosresponsáveis pelo controle do estado dehumor. Esta afirmação baseia-se nacomprovada eficácia dosantidepressivos. O fato de ser umdesequilíbrio bioquímico não excluitratamentos não farmacológicos. O usocontinuado da palavra pode levar apessoa a obter uma compensaçãobioquímica. Apesar disso nunca ter sidoprovado, o contrário também nunca foi.Eventos desencadeantes são muitoestudados e de fato encontra-se relaçãoentre certos acontecimentos estressantesna vida das pessoas e o início de umepisódio depressivo. Exemplos deeventos estressantes são perda de pessoaquerida, perda de emprego, mudança dehabitação contra vontade, doença grave,pequenas contrariedades não sãoconsideradas como eventos fortes osuficiente para desencadear depressão.A influência genética como em todamedicina é muito estudada.

Luis Felipe Diniz

As manifestações em Teerãapontam novas perspectivas aoIrã. Provavelmente não se tratade uma revolução. Quiçá umarevolução exitosa. Representam,talvez, uma nova forma de seentender enquanto povo pelosiranianos. Não se pode limitar posprotestos – como o faz a grandemídia – à rejeição ao candidatovitorioso MahmudAhmadinejad; osquestionamentos gravitam emtorno da radicalidade da lei e daintolerância dos costumes.

Um parêntese: quando merefiro à radicalidade da lei e àintolerância dos costumes nãomenciono, sequer referênciafaço ao islamismo. Todocostume, toda tradição, éintransigente e conservadora.Podemos aferir como exemplo oslevantes juvenis de 1968 e 1969– respectivamente na França enos Estados Unidos – quequestionavam a sociedadepaternalista, chauvinista, racista,que historicamente se constituiunestes países. Não foramvitoriosos – pelo menos não emplenitude –, mas conseguiramirromper alguns paradigmas.

O Irã é um paradoxo em si: arevolução de 1979 foi tambémuma contrarrevolução. Atéentão o país era uma monarquiacomandada pelo xá (rei)Mahammad Reza Pahlevi que,pressionado pelas potênciasocidentais – Estados Unidos eReino Unido, com os quais tinhacomércio no campo petrolífero– promoveu uma espécie de‘revolução branca’. Permitiu aentrada de capital e valoresculturais do Ocidente (bailes,rock, cinema, mini-saia, jeans...).Essas medidas beneficiaram umapequena elite local e os paísesocidentais (mercadoconsumidor).

A população pobre, excluídadessas inovações devido suabaixa – às vezes iníqua – renda,tinha na religião um refúgio, umaproteção, um salvaguardo.

O povo na rua

Reclamavam o retornoconstitucional dos valoresbásicos do islamismo. Enquantoessa massa popular passavafome e dormia em casas emruínas o xá e seus convivasfartavam-se com caviarparisiense em festejos queduravam até três dias.

A classe média e algunssetores das camadas maispobres urbanas passaram a seorganizar em torno de liderançaspolíticas de esquerda quedefendiam o fim da monarquia ea constituição de um Estadolaico.

A tensão entre o xá e os mulas(líderes religiosos) e aiatolás(doutores na lei islâmica), que jáera intensa devido à políticaspró-ocidente do governo, seacentuou após um plano dereforma agrária. O objetivo doxá era ganhar apoio popular,porém as terras confiscadas paratal pertenciam ao clero iraniano.À partir de então (1977) osaiatolás, sob a liderança doaiatolá Khomeini (entãoexilado), iniciaram uma ‘guerrasanta’ contra a monarquia. Coma revolução, Khomeini assumiuo poder em 1979, frustrando ossonhos dos esquerdistas.

Desde então o Irã e governadocom base na Sharia (lei islâmica),sendo proibido qualquer hábitoque remeta à forma de vidaocidental (exemplo disso é aausência da gravata no trajeformal iraniano). Entretanto, coma internet e a acelerada circulaçãode informações, o regime dosaiatolás tornou-se anacrônico. Oque a multidão que apóia MirHoussein Moussavi – queprovavelmente é minoria no país– quer não é apenas mudar depresidente (isso ocorre emqualquer país onde há eleição,não tem muita gente que quertirar o Lula do cargo?), mas sim,atualizar e dinamizar o país emque vivem.

Bruno A. Picoli é historiador

Page 11: Edição 32

Semanário de 19/06 a 26/06 de 2009

11Jornal Data X

ESPORTE

Galera, um forte abraço ebom final de semana á todos.

Acesse também o meu blog nainternet:

www.esportecomjorgeroberto.blogspot.comAté a próxima, pessoal!

· Torcedor, agora nãotem do que reclamar,Xaxiense vai brigar pelaliderança, e sua presençaé indispensável.

· Ta na hora de lotar oAlbertão e fazer ocalderão ferver!

· A melhor contrataçãodesde que comeceiacompanhar a Xaxiense,se chama Daniel Junior.

· Xaxiense tem tudopara fazer uma grnadecampanha no Estadualdeste ano.

· Deu Corinthians noprimeiro tempo da decisãoda Copa do Brasil.

· Definidos osconfrontos do Municipal.Agora é matar ou morrer.

· Juventus, sem dúvidanenhuma, o melhor daprimeira fase.

· Boa participaçãotambém do Interior.

· A c o m p a n h ediariamente naprogramação da Vang, oBoletim esportivo, comnotícias e informações doesporte local, regional enacional.

· Todas as quartas edomingo, tem plantãoesportivo na Vang. Fiqueligado!

XAXIENSE QUEBRA TABÚ DECINCO ANOS

COPA EMPREENDEDOR2009

Iniciou no último dia 11/06, a Copa Empreendedor. Dezenoveequipes participam da competição. As rodada serão realizadasdurante a semana, nos ginásios Pedro Ivo e Albertão.

Classificam os dois primeiros de cada chave para o cruzamento.As chaves ficaram assim definidas:

CHAVE CNova Arte/TecmateRec. Xaxim/GloboavesSercaFáb. Rações DiplomataBombeiros/Policia

CHAVE ASanta Marta/PatrimonialMaioli Motos/MavamparPiaia Contabilidade/Inst.AlmeidaRafitec

CHAVE DTronicMet. Central/Marte MCooper Alfa/Mec. NegoCremoso/CzecoskiFit Total/Hospital Frei Bruno

CHAVE BBradesco/Transp. LunardiLaticínios Tirol/JP ElétricaAuto E. Certa/Vicari MotorTransp. Momoli/Sansa Cont.Dona alimentos

XAXIM RECEBEU RODADA DOBRASILEIRO DE SHOW BOL

Torcedores de Corinthians, Botafogo, Fluminense e Cruzeiro,tiveram oportunidade única de rever seus ídolos. Realmente Show deBola. Ídolos como Dinei, Aílton, Ricardo Rocha, Mauricio e tantosoutros fizeram a festa no gramado do Albertão. Gramado sim, umgramado foi montado para recepcionar este evento que está tornandoo maior sucesso no Brasil. Xaxim não poderia ficar de fora. Por ter aXaxiense como exemplo, em que lota seus jogos pelo Estadual, osorganizadores sentiram-se na obrigação de passar por Xaxim.

Parabéns ao secretário de esportes Chico Viacelli, que vem realizandoum trabalho digno, eficiente e respeitável.

A Xaxiense vem fazendo grandesjogos e superando adversáriosimportantes. Primeiro, quebroumtabú de cinco anos diante deSão Miguel, ao vencer no Albertãopelo placar de 2 a 1. Depois, quebroo tabu de não vencer fora de casadesde o ano passado no Estadual.

A Xaxiense vem atravessandoum ótimo momento. Tem tudo parachegar a lideerança do Estadual nopróximo dia 27/06, quando enfrentaem casa o líder Concórdia, abrindo o returno da competição.

Concórdia que venceu na noite de quarta, a equipe de Pinhalzinho por 7 a 3 é a líderdo Estadual com 1

Começa neste final de semana, a segunda fase do Campeonato Municipal de Futebolde Campo. Na última rodada, jogos definiram a ordem de classificação e os confrontos.

No Estádio daMontanha, oJuventus (camisaescura) derrotou oCanarinho ec o n q u i s t o usimbolicamente otítulo da primeirafase de formainvicta.

Santa Terezinha eUnião de MonteBelo empataram em0 a 0, enquanto queVasco de NovaBrasília derrotou ojá eliminado SãoCristóvão.

A classificaçãofinal da primeirafase ficou a seguinte:

CAMPEONATO MUNICIP AL

Com os resultados os confrontos para as quartas definal ficaram da seguinte forma:

Você que desejaanunciar aqui na

página de esporte entreem contato pelo

telefone: (49) 8404-1493 ou através do e-

mail:[email protected]

Grêmio não fez uma grande partidae não balançou as redes, frustrando atorcida que compareceu em peso aoestádio Olímpico. Mas o empate como Caracas-VEN, em 0 a 0, nesta quarta-feira, em Porto Alegre, pelo jogo devolta das quartas-de-final da CopaLibertadores, foi suficiente para oclube avançar na competição e seguirem busca do tricampeonatocontinental.

Com o resultado, o Tricolor gaúcho

está classificado para as semifinaisgraças ao gol marcado fora, no empateem 1 a 1, em Caracas. Agora, o Grêmiosó aguarda o seu adversário, que saido confronto entre São Paulo eCruzeiro, que fazem o jogo de voltanesta quinta-feira, no Morumbi. Noprimeiro jogo, o time mineiro levou amelho e venceu por 2 a 1. Destaforma, o Brasil garante um time nadecisão da Libertadores.

O Corinthians pôs uma mão na taçada Copa do Brasil. Diante de mais de38 mil torcedores, o Timão seaproveitou dos desfalques doInternacional (Kléber, D’Alessandro eNilmar) e venceu a primeira partida dadecisão por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, em São Paulo.A vitória começou a ser construídaainda no primeiro tempo. Melhor emcampo, o Corinthians abriu o placarcom Jorge Henrique, em gol de

oportunismo. No segundo tempo,Ronaldo concluiu bem após belolançamento de Elias e deu númerosfinais ao jogo.

Agora, os paulistas têm a faca e oqueijo na mão para sagrarem-setricampeões da Copa do Brasil. OCorinthians pode perder por até umgol de diferença na segunda partida, dia1º de julho, que garante a taça. Ao Inter,resta somente uma alternativa: vencerpor três gols de diferença.

Page 12: Edição 32

12Semanário de 30/01 a 06/02 de 2009