Edição 325

20
POLÍTICA | Pág 04 CLIMA TENSO PARA JOGO ENTRE ESTRELA E DESPORTIVA 0,50 R$ APENAS MELHOR ATÉ NO PREÇO SÁBADO , 12/05/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 325 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » TRÂNSITO MUDA EM CACHOEIRO PARA ATENDER A CULTURA A NOVA UNIDADE » MATERNO INFANTIL SERÁ INAUGURADA NA MANHÃ DE HOJE EM ITAPEMIRIM A PRAÇA JERÔNIMO MONTEIRO SOFRERÁ MUDANÇAS EM NOME DA BIENAL RUBEM BRAGA » CIDADES | Pág 14 A SAÚDE DO LITORAL GANHA REFORÇO CIDADES | Pág 07 LEILÃO DO TRECHO DA BR-101 TEM RESULTADO MANTIDO PELA ANTT ECONOMIA | Pág 18 ECONOMIA | Pág 18 BANDES E FINDES JUNTOS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO DIVULGAÇÃO ILAURO OLIVEIRA PRB TROCA PRESIDENTE E DEIXA GOVERNO POLÍTICA | Pág 04 O VEREADOR WILSON DILLEN CAIU; EM SEU LUGAR ASSUME ALEXANDRE DO GÁS FREI PAULÃO ESCONDE O JOGO E NÃO CONFIRMA CANDIDATURA EM MUQUI ESPORTES | Pág 19 LEANDRO MOREIRA DIVULGAÇÃO

description

Jornal Aqui Notícias Folha do Caparao

Transcript of Edição 325

Page 1: Edição 325

POLÍTICA | Pág 04

CLIMA TENSO PARA JOGO ENTRE ESTRELA E DESPORTIVA

0,50R$

APENAS

MELHOR ATÉ NO PREÇO

SÁBADO, 12/05/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 325 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

TRÂNSITO MUDA EM CACHOEIROPARA ATENDER A CULTURA

A NOVA UNIDADE »MATERNO INFANTIL SERÁ INAUGURADA NA MANHÃ DE HOJE EM ITAPEMIRIM

A PRAÇA JERÔNIMO MONTEIRO SOFRERÁ MUDANÇAS EM NOME DA BIENAL RUBEM BRAGA » CIDADES | Pág 14

A SAÚDE DO LITORAL GANHA REFORÇO CIDADES | Pág 07

LEILÃO DO TRECHO DA BR-101 TEM RESULTADO MANTIDO PELA ANTT

ECONOMIA | Pág 18

ECONOMIA | Pág 18

BANDES E FINDES JUNTOS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO

DIVU

LGAÇ

ÃO

ILAU

RO O

LIVE

IRAPRB TROCA

PRESIDENTE E DEIXA GOVERNO

POLÍTICA | Pág 04

O VEREADOR WILSON DILLEN CAIU; EM SEU LUGAR ASSUME ALEXANDRE DO GÁS

FREI PAULÃO ESCONDE O JOGO E NÃO CONFIRMA CANDIDATURA EM MUQUI

ESPORTES | Pág 19

LEANDRO MOREIRA

DIVULGAÇÃO

Page 2: Edição 325

[email protected] »

SÁBADO, » 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

Já tem bolinho de linha...Para saber quem vai ser o próximo# Ou os próximos...Afastados# Mansur por causa do artigo que escreveu...Elogiando o RR Soares, primo dele#Ganhou duas antenas da Nossa TV e cinco anos de assinatura grátis...E ainda uma tv de 72 polegadas em 3 D#Dois presidentes municipais de partido político...Na Terra de Neném Doido...Perderam o cargo#Não estariam rezando na mesma cartilha...Da direção nacional e estadual#E assim caminha...A humanidade# Uma dupla de frade franciscanos...Passeando ontem na Praça Jerônimo Monteiro# Joaquim Neiva com moderno I Pod...Já o colunista vai mesmo de Ipim#Gaiola de Ouro...Vai ter o elevador consertado# Adilson Santos , o gerente...Com saudades do China, o Rei da Terceira Idade#O sonho do Corintians...Vai acabar em São Januário#Bienal começa na terça-feira....E tem tudo para ser sucesso#Hoje é sábado...Dia de descanso#Vou aproveitar e comprar o presente...Da Mãe Joana#Feliz Dia das Mães...Caros leitores...

FRASE Do PIPoquEIRo FRASE Do SoRVETEIRo

“VARAl é PARA oS FRA-• CoS, Eu uSo é A PARTE DE TRáS DA gElADEIRA!”

”o TEMPo PASSA, o TEM-• Po VoA, E o BAMERINDuS Não ExISTE MAIS.”

PATulEIA •

Postado no orkut do gordo do RB – ex Village

O compromisso de trabalho inclui o dever de associar-se a criatura ao esforço de equipe na obra a realizar.Obediência digna tem o nome de obrigação cum-prida no dicionário da realidade.Quem executa com alegria as tarefas conside-radas menores, espontaneamente se promove as tarefas consideradas maiores.A câmara fotográfica nos retrata por fora, mas o trabalho nos retrata por dentro.Quem escarnece da obra que lhe honorifica a existência, desprestigia a si mesmo.Servir além do próprio dever não é bajular e sim entesourar apoio e experiência, simpatia e cooperação.Na formação e complementação de qualquer trabalho, é preciso compreender para sermos compreendidos.Quando o trabalhador con-verte o trabalho em alegria, o trabalho se transforma na alegria do trabalhador.

ExPEDIENTEDIREToR gERAl: Elias CarvalhoEDIToR CHEFE: Ilauro OliveiraEDIToR DE CRIAÇão E ARTE: Luan Ola REPóRTERES: Alissandra Mendes, Gustavo Ribeiro, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos FreireDIAgRAMADoRES: Suheley Garcia Suhett e Carlos Guilherme Gomes

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com/ [email protected]ção: ES - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo

DEPARTAMENTo CoMERCIAl: Rafaella Macedo (28) 3521 7726 / 9982 [email protected]: Joana Campos (28) 3521 7726 9921 7914 / 9885 6604 - [email protected]: Sérgio Oliveira, Sérgio Garschagen, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Ruy Guedes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Lucas Oliveira, Ramon Barros, Marcelo Soncino, Ewerton M. TréggiaDPTo. JuRíDICo: MIGNONE ADVOGADOSDR RICARDO MIGNONE - OAB/ES 12.699

Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, bairro GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES.Anexo a GrafBand. Tel: (28) 3521 7726

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

FILOSOFIA DE “BUTIQUIM” RICARDO LEMOS » - [email protected]

Dois sonhos me acompanham desde menino: ficar rico e morar na praia. Como o primeiro estava demorando muito para acontecer, resolvi pular direto pro segundo, assim mesmo.

Realizado, o sonho ganhou ritmo, letra, melodia, virou música e vários sonhos novos.

(REFRÃO)Vem mais eu, vem mais eu

Simbora, fugir daqui.Vem mais eu, vem mais euViver de amor e abacaxi.

Vem mais eu, vem mais euFincar o chão, criar raízes.Vem mais eu, vem mais eu

Morar nesse lugar que chama Marataízes.

Eu vim lá da cidade onde faz todo dia um calor da peste,Me sentei na areia e fiquei abraçado ao vento Nordeste.Quando o sol se escondeu e a lua pôs a cara pra passear,Esqueci da minha vida, esqueci que tinha de trabalhar.

Vem mais eu... (REFRÃO)

E na beira das águas ouvi uma voz me chamando, assim:“Vem, meu filho. Mergulha. Entre-

ga seus problemas pra mim.”Até hoje não sei se era Nossa Senhora ou Iemanjá.

Eu só sei que deixei todas dores da vida no fundo do mar.

E continua crescendo: esta semana, os 3Loucados, banda composta por este que vos escreve, mais Luciana Fernandes (aquela da coluna de quinta-feira) e Ronald Mignone (advo-gado) entraram em estúdio para, a convite da Prefeitura de Marataízes, gravar a música, que fará parte de uma coletânea de artistas locais, com músicas alusivas à Pérola Capixaba.Vem novidade por aí, em breve.

Quer conferir?! Acesse: youtube.com/user/ricardoolemos

E, com esta declaração de amor à terra que amo e escolhi para meu lar, por ser a terra a mãe de todos nós, estendo meu carinho, admiração e respeito a todas as mães deste nosso planeta.

FELIZ DIA DAS MÃES!!!PAZ!!!

AMoR E ABACAxI

Page 3: Edição 325

ESPAÇO POPULAR

SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03OPINIÃOwww.AQUIES.com.br

PARTICIPE: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça AQUI

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

COMENTÁRIOS DIvERSOS NA REDE SOCIAL

Os automóveis estão invadindo a simples cidade... (Sérgio Sampaio - Dona Maria de lourdes)

As ruas de Cachoeiro já não estão cabendo automóveis e pessoas. E quando se associa a essa mistura algum evento aí piora tudo. Em muitos casos precisamos de desvios e até mesmo interditar passagens. É o que vai acontecer nesta semana de Bienal Rubem Braga, em plena Praça Jerônimo Monteiro. Chamo a atenção sobre o tema porque o transtorno vai existir, mas a causa merece a consideração e a compreensão popular.

O evento em voga, iniciado brilhantemente na gestão anterior pelo jornalista e ex-secretário de Cultura José Carlos Dias, e que teve sequência nesta gestão através da sensibilidade cultural da secretária Cristiane Paris, necessita da nossa solidariedade por questões óbvias: coloca as nossas gerações futuras em contato com as artes; e trabalha o nome de Cachoeiro para se tornar em breve uma referência cultural em nível nacional.

Se se considerar o ganho da cidade em aspectos culturais com a passagem de grandes

nomes das letras e das músicas, cabe dizer que vale a pena o esforço de enfrentar um trânsito difícil nesses próximos dias. Não se faz omeletes sem quebrar ovos.

Talvez a pergunta que não queira calar é se a Bienal poderia ser feita em outro local. Talvez sim, talvez não. A dimensão que o evento vem ganhando, sobretudo com a participação dos estudantes da rede pública e privada, merece o coração da cidade. Merece a efervescência, a aproximação das pessoas...a felicidade. Pelo menos por alguns dias.

O contato com o outro, que perdemos no dia-a-dia, trancados no nosso mundo e no nosso trabalho, sem olhar, sem ser visto, isolados e distantes, deve ser em algum momento superado para que as relações próximas possam fluir. Desse prisma é que enxergo o momento da Bienal porque acho que será uma grande festa de aproximação nossa com as artes e com as pessoas.

Quem acompanha essa coluna sabe que não tenho aliviado a administração naquilo que considero erros gritantes, como agora no caso dessa disputa estapafúrdia em que

se transformou a escolha do Cachoeirense Ausente e que imagino que o governo municipal pode e deveria dar desfecho melhor. Mas neste caso da Bienal não tenho como não aplaudir a ousadia de se fazer um evento em plena praça para desagradar cem motoristas, mas alegrar mil crianças.

Antes de um pai ou mãe xingar, irritados, a interdição do trânsito no centro, devem pensar que o seu filho ou filha podem estar lá dentro de uma daquelas barracas se divertindo e libertando seu imaginário nas páginas fascinantes de um livro. E que os professores que os acompanham nesse instante raro de felicidade quase sempre descem a pé ou de ônibus os muitos morros da cidade até chegar nas escolas esbanjando alegria.

Não sei exatamente de quem foi a idéia, mas adorei a Bienal na praça Jerônimo Monteiro. Melhor gente, livros, música e alegria nela do que os carros que sufocam seus espaços nas ruas e até nas calçadas. Que, pelo menos por alguns momentos, ela seja verdadeiramente das crianças e das artes, como o céu de Cachoeiro é das garças de Rubem Braga.

AR

QU

IVO

PE

SS

OA

L IL

AU

RO

OLI

VE

IRA

Em um momento de descontração, o churrasqueiro Carlinhos (ex- Zardos). Aos domingos ele atende os clientes no Bar da Lú, no bairro Amarelo, com o seu famoso frango assado e feijão tropeiro.

[email protected]

PARTICIPE

@folhadocaparaofacebook.com/[email protected]

POR ILAURO OLIvEIRA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM vARGEM ALTA ANCHIETAMARATAízES GUAÇUí IBATIBA35ºC 30ºC 32ºC32ºC 29ºC 31ºC21ºC 18ºC 19ºC23ºC 15ºC 17ºC

DóLAR COMERCIAL (EM R$) >> COMPRA 1,95 >> vENDA 1,95COTAÇÃO DO CAFÉ ARÁBICA TIPO 6, BEBIDA DURA R$ 361,00 | ARÁBICA TIPO 7, BEBIDA RIO R$ 330,00 | CONILON TIPO 8 R$ 249,00

FLáviO MArÃO

Projeto Feijoada está na coletânea do Sebrae - CATÁLOGO DA MÚSICA DO ESPÍRITO SANTO com outros amigos e bandas também selecionados!

(comentário via Facebook)

NágiLA SCArpi NÉSpOLi

Podemos facilmente perdoar uma criança que têm medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.

(comentário via Facebook)

rOBSON SABADiNi

Galera, dia 20 tem Almoço Beneficente ao Lar João 23. Quem quiser convites pode adquirir na Padaria Bela Massa (em frente a Rodoviária), na loja Mundo das Tintas (no Guandú) ou ainda na Secretaria do GED - Fone: 3522-1882. Bora lá!!!!

(comentário via Facebook)

BIENAL: AS CRIANÇAS NA PRAÇA, COMO AS GARÇAS NO CéU

Page 4: Edição 325

Com o recuo do pre-feito Nicolau Esperidião (PSB) diante da reeleição, o natural era que o ex-prefeito frei Paulão (PSB)

fosse o pré-candidato. No entanto, na

missão de re-construir

a base a l i a -

da,

Paulão adiantou que have-rá reunião hoje, às 16h00, para definir os próximos passos.

Segundo o ex-prefeito, pode ocorrer dele colocar seu nome à disposição do partido; porém, o foco são os interesses do grupo. “Por muitos aliados terem dispersado durante esta administração, teremos que buscar o entendimen-to”, explicou.

Paulão deixou claro que o nome do grupo para

disputar as eleições a prefeito pode ser de outro partido da base aliada. “Se conseguir-mos aglomerar to-

dos em torno de meu

O diretório municipal do PRB está sob nova dire-ção. Após interferência da executiva estadual, o ve-reador Wilson Dillen não é mais o presidente da si-gla, sendo substituído por Alexandre de Castro, mais conhecido por Alexandre do Gás.

Conforme Alexandre, a alteração na cúpula do PRB aconteceu nesta se-mana. O motivo seria a falta de alinhamento do diretório com a estadual na condução junto ao go-verno. Enquanto a sigla

nome, fica mais fácil. Mas, estamos abertos ao diálogo, já que não se pode fechar as portas para ninguém”.

NicolauO prefeito Nicolau decidiu

não disputar a reeleição após conversa com sua família. A notícia foi publicada quinta-feira pelo Aqui Notícias, com exclusividade. Nicolau informou que participará do processo eleitoral, apoiando o candidato indicado pelo partido, no intuito de mos-trar “como se deve ser digno dentro da política”.

NomesO presidente regional

do PSB, Macaciel Breda,

compunha a base aliada, o sentimento de cima para baixo era de insatisfação com a administração ca-choeirense.

“Faltou alinhamento. O partido participou da administração com duas secretarias e agora não tem nenhuma, não pudemos fazer indicação”, contou Alexandre.

Na verdade, as duas pas-tas foram ocupadas por Wilson Dillen, em épocas diferentes. Quando esse esteve à frente da Secreta-ria de Serviços Urbanos, teve de deixar para assu-mir vaga na Câmara Mu-nicipal, após a cassação

SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 POLÍTICA

PSB ainda não está definidofREI PAULÃO DISSE QUE O nOME à PREfEITO PODE SER DE OUTRO PARTIDO, MESMO APóS A DESISTênCIA DE nICOLAU »

LEANDRO [email protected]

LEAN

DRO

MORE

IRA

ILAUR

O OLIV

EIRA

muQui

cacHoeiRo De iTaPemiRim

elogiou a capacidade ad-ministrativa do prefeito Nicolau e acrescentou que o partido não teria prejuízo eleitoral, já que Paulão foi prefeito por duas vezes e tem capital político respeitável no município.

Ainda assim, frei Pau-lão revelou que existem outros nomes dentro do PSB, a exemplo do que ocorreu no período pré-eleitoral de 2008. “Tínhamos seis nomes cotados para ser o can-didato do PSB, todos levantados através de pesquisa. O consenso por Nicolau foi alcança-do entre eles”.

do mandato da vereadora Arlete Brito (PT).

No início deste ano, Wil-son deixou a Câmara para chefiar a pasta de Trans-portes, tendo de retornar à Casa de Leis no mês passa-do, em respeito à lei eleito-ral, uma vez que pretende tentar a reeleição. “Desde a ruptura entre o governo petista e o senador Magno Malta (PRB), nós perma-necemos na base, tenta-mos nos alinhar, mas nada evoluiu”, afirmou.

Alexandre ressaltou que o partido não está satisfei-to com a condução da ad-ministração, porém segue aberto ao diálogo com foco

PRB muda direção e sai da basenas eleições. “Estamos com as portas abertas para con-versar com todos os parti-dos, inclusive o PT. Porém, estamos mais próximos dos deputados Glauber Coelho (PR) e Theodorico Ferraço (DEM)”, revelou.

Glauber é pré-candidato a prefeito, Ferraço ainda não se manifestou, em-bora lidere as pesquisas de intenção de votos. A reportagem fez um primeiro contato te-lefônico com Wilson Dillen, e ele pediu para retornar em 20 minutos, já que estava no trânsito. No tempo acordado, não houve sucesso.

Page 5: Edição 325

SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 05www.AQUIES.com.br

Page 6: Edição 325

SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br06 POLÍTICA

Transição deixa feridas no PSLRôMULO CHAvEIRO SE COLOCA COMO vÍTIMA DE GRUPO DE SEU PARTIDO. ESTADUAL AfIRMA QUE ExECUTIvA nÃO ExISTE DESDE fEvEREIRO »

As emendas são da deputada federal Rose de Freitas

LEANDRO [email protected]

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Quatro municípios do ES serão beneficiados pela liberação de verba de emendas da deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). O Ministério da Agricultura liberou R$ 1,560 milhão para Con-ceição do Castelo, Itagua-çu, Pancas e Santa Teresa.

Os recursos são oriun-dos de emendas da de-putada ao Orçamento-Geral da União (OGU) do ano passado.

Cada município recebe-rá R$ 390 mil. O dinhei-ro é destinado à aquisição

de máquinas (motonive-ladora) a serem usadas na melhoria das estradas vi-cinais desses municípios para facilitar o escoamen-to da produção agrícola.

As ordens bancárias de pagamento das emendas foram autorizadas no dia 3 de maio pelo Ministério da Agricultura.

OuTROs MunICíPIOsAlto Rio Novo, Brejetu-

ba, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante – tam-bém serão beneficiados com recursos de emendas

de Rose de Freitas no Mi-nistério da Agricultura.

A exemplo dos muni-cípios já contemplados com as ordens bancárias, as emendas de Rose des-tinam verba aos demais para a compra de patru-lhas mecanizadas.

Rose lembra que o Es-pírito Santo é um Estado com forte tradição agrí-cola, “e, por isso, temos atuado junto aos minis-térios, entre os quais o da Agricultura, para aju-dar aqueles que atuam no setor”.

Ministro da Agricultura libera R$ 1,5 milhão para compra de máquinas no Espírito santo

EsTADuAL

Grupo de filiados articu-lou junto à executiva esta-dual do PSL a resolução de questões administrativas e teria descoberto que o dire-tório municipal cachoeirense estava sem diretoria instituí-da, conforme disse um dos membros Rogério Athaíde. Ainda assim, Rômulo Rabe-lo, conhecido como Romulo Chaveiro, apresentava-se em encontros partidários como presidente da sigla, posição que foi desmentida pelo presidente estadual Adriano Francisco Rocha.

Adriano afirmou que a executiva local foi destitu-ída em fevereiro deste ano, por falta de cumprimento ao estatuto da sigla, e que,

até então, ninguém esta-ria autorizado a falar pelo partido. Revelou também que recebeu contato de um grupo de filiados e reco-mendou que fosse realiza-do encontro com os demais membros para discutir e eleger nova diretoria.

“Foi feita essa reunião e já enviamos o documento à estadual. No encontro, elegemos como presidente o advogado Geraldo Ma-chado”, contou Rogério. A reportagem tentou conta-to com Geraldo, para mais informações, porém não obteve sucesso.

Rômulo Chaveiro expli-cou que há um grupo den-tro do partido articulando a sua queda. Acrescentou que houve o respeito às deter-minações estatutárias, pelo

menos de sua parte. “Tenho a minha contribuição parti-dária paga até o dia 9 deste mês. Porém, alguns filiados não colaboravam, inclusive os pertencentes a este grupo. Soube que eles foram a Vitó-ria para pagar todo o débito. A gente confia e nos jogam de lado”, falou Chaveiro.

No entanto, ao ser indaga-do se é o presidente do PSL, Rômulo achou por bem não responder. Nos últimos me-ses, representando o PSL, ele participou de eventos políti-cos liderados pelo ex-depu-tado federal Camilo Cola (PMDB), que construía projeto para Cachoeiro com mais outros seis partidos.

BAsEEmbora não tenha cadei-

ra na Câmara, a informação

é de que o PSL terá chapa completa de vereadores para o pleito deste ano e pode ser grande atrativo para parti-

dos grandes. Desde o início do governo, o PSL estava na base governista; porém começou a seguir rumos

contrários. Com a nova exe-cutiva, a sigla irá de encontro aos anseios da administração municipal.

LEAN

DRO

MORE

IRA

DIvu

LgAç

ãO

Page 7: Edição 325

Foram R$ 9 milhões em investimentos, sendo R$ 6 milhões da prefeitura de Ita-pemirim e R$ 3 milhões do Governo do Estado. Agora, a região sul ganha uma uni-dade materno infantil total-mente nova: o Hospital Me-nino Jesus. A inauguração será hoje, às 10h00, com a presença da prefeita Norma Ayub (DEM), o governador Renato Casagrande (PSB), o presidente da Assembleia Le-gislativa Theodorico Ferraço (DEM), e o ex-governador Paulo Hartung (PMDB).

Ontem, a prefeita Nor-ma conversou com a re-

portagem por telefone. Na hora da entrevista ela disse que estava na casa de uma vizinha, “para esfriar um pouco a cabeça, porque o ritmo estava muito corri-do”, mas comentou sobre a inauguração. “Estou me sentindo irradiante. Mui-to feliz. Não imaginava que seria possível entregar uma obra dessa magnitu-de para nosso município”, comentou Norma.

O hospital será 100% Sis-tema Único de Saúde (SUS). São 48 leitos, com capacida-de para atender 150 pacien-tes por mês, com pediatra e anestesista 24 horas todos os dias, além de heliporto já funcionando.

“As mães receberão tra-tamento especial no Hos-pital Menino Jesus, terão inclusive condução para ter acesso ao seu pré-natal. São avanços que realmente mu-dam nossa visão de futuro e nossa forma de pensar o presente com mais dignida-de e transparência. Aguardo a presença de todos para vivenciarmos juntos esse momento”, frisou a prefeita Norma Ayub Alves.

Como domingo é dia das mães, a prefeita comentou sobre esse momento. “É o melhor presente que pode-ríamos dar para as mães de nossa cidade. É um momen-to de muita festa”, finalizou Norma.

SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 07CIDADESwww.AQUIES.com.br

Unidade materno infantil 100% SUS será inaugurada hoje PREfEITA NORMA AyUB NÃO ECONOMIzOU NOS »

ADjETIvOS E DISSE QUE SE SENTE REALIzADA

ITAPEMIRIM

filipe [email protected]

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Cachoeiro de Itapemirim vai ganhar na manhã de hoje um núcleo de ensino da ca-poeira. Às 9h00, será aberto o Ponto de Cultura “Casa do Capoeira”, no Centro Cultural Mestre Salatiel, no prédio da extinta Rede Fer-roviária Federal S/A, locali-zado no bairro Recanto. O

imóvel foi recuperado pela prefeitura para receber as atividades culturais.

Para marcar a abertura do espaço, serão realizadas apresentações culturais, tais como: Dança Afro, Macu-lelê e Rodas de Capoeira. O Ponto de Cultura será ad-ministrado pela Associação

Cultural e Educacional de Capoeira Filhos da Princesa do Sul, que conseguiu sele-cionar o projeto em edital da Secretaria de Estado da Cul-tura (Secult). Para desenvol-ver as atividades durante três anos, a associação vai rece-ber R$ 180 mil, em parce-las anuais de R$ 60 mil. Os

recursos são do programa “Mais Cultura”, do Ministé-rio da Cultura (Minc).

As aulas serão dadas gra-tuitamente por membros de cinco grupos de capoei-ra do município. No local também vão ser oferecidas oficinas de artesanato, aulas de informática, de ritmo, de

samba de roda, contação de histórias, além de apresen-tações culturais de outras expressões folclóricas para o público em geral.

“É importante ressaltar que as aulas de capoeira são para todas as idades e vamos contemplar tam-bém as crianças e adoles-

centes em risco social do município. Quem quiser participar, poderá se diri-gir ao Centro Cultural e se inscrever na atividade que preferir”, afirmou Bruno Fajardo, subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura de Cachoeiro de Itapemirim.

Cidade ganha hoje Ponto de Cultura Casa do Capoeira

divulgação

Page 8: Edição 325

sábado, 12/05/2012 CaCHoEIRo dE ITaPEMIRIM E REGIÃo sUL

www.aQUIEs.com.br08

Page 9: Edição 325

A noite da próxima quinta-feira será de mis-tura de sons e ritmos no Bistrô, no bairro Gilberto Machado, em Cachoeiro. E o melhor: com cantor de hip-hop, consagrado nacionalmente, B Negão. Além dele, roda de samba com a galera do Projeto Feijoada e os dois rappers de destaque na cena capi-xaba, Mc Adikto e J3.

O cantor B Negão fez carreira de destaque ao lado de Marcelo D2, quando ambos inte-gravam a banda Planet Hemp, onde dividiram o palco por cerca de oito anos. Além de cantar, BNegão atuou como le-trista da banda. Ele teve idas e vindas no Planet Hemp, intercalando com

seu trabalho paralelo como líder da banda The Funk Funkers.

Já o Projeto Feijoada dispensa apresentação. O grupo tem carreira conso-lidada principalmente na região sul capixaba, mas também se apresenta em diversos outros municí-pios, inclusive com show marcado na Europa. Na quinta-feira deve ter no-vidade, já que a galera do Feijoada acaba de gravar vídeo clipe e o projeto Con(m)vida, que teve a participação dos músicos Renato Casanova e inte-grantes da banda Casaca e Fred, da banda Macucos.

O evento tem início às 21h00 e mulheres até às 22h00 pagam apenas R$10. A entrada será R$15. A realização é do Quarta Visão Produções e Vooa.

SÁBADO, 12/05/2012 DIÁRIO | Ano 2 | n° 325

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

Do hip-hop ao sambaNOIte NO BIStRô teRÁ CANtOR De »

ReNOme NACIONAl DO RAp: B NegãO

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

filipe [email protected]

Page 10: Edição 325

SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02 www.aquies.com.br

Frodo recebe de presente de seu tio o Um Anel, um anel mágico e maligno que precisa ser destruído antes que caia nas mãos do mal. Para isso terá um caminho árduo pela frente, onde encontrará perigo e medo. Aos poucos ele poderá contar com outros hobbits, um elfo, um anão, dois humanos e um mago, totalizando nove pessoas que formarão a Sociedade do Anel.

Após a captura de Merry (DominicMonaghan) e Pippy (Billy Boyd) pelos orcs, a Sociedade do Anel é dissolvida. Enquanto que Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) seguem sua jornada rumo à Montanha da Perdição para destruir o Um Anel, Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) partem para resgatar os hobbits sequestrados.

Sauron planeja um grande ataque a Minas Tirith, o que faz com que Gandalf e Pippin partam para o local na intenção de ajudar a resistência. Um exército é reunido por Theoden em Rohan, em mais uma tentativa de deter as forças de Sauron. Enquanto isso Frodo, Sam e Gollum seguem viagem rumo à Montanha da Perdição, para destruir o Um Anel.

A SOCIEDADE DO ANEL AS DUAS TORRES O RETORNO DO REI

>> DICAS DA SEMANA [email protected] »>> PARTICIPE, ENVIE SUA SUGESTÃO PARA

A BATALHA PELA TERRA MÉDIA

fILME “O SENHOR DOS ANÉIS”

de seu criador Sauron, o Senhor do Escuro. Partindo dos primórdios tran-quilos do Condado, a história muda através da Terra-média e segue o curso da Guerra do Anel através dos olhos de seus personagens, especialmente do protagonista, Frodo Bolseiro.

Após todo o sucesso e os milhares de fãs que o filme conquistou, agora basta aguardar (e já há algum tempo) pelo filme “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada”, que precede a trilogia e está com lançamento previsto para o mês de dezembro. Também dirigido por Peter Jackson, segue a jornada de Bilbo Bolseiro, que é levado para uma

Pela primeira vez a coluna vai indicar uma trilogia, e não um filme individual. Uma das maio-res produções que a sétima arte já produziu. Trata-se do filme “O Senhor Dos Anéis” (The LordOf-theRings). Baseado no romance de fantasia, criado pelo escritor britânico J.R.R. Tolkien e adapta-do para o cinema e dirigido por Peter Jackson. O filmeé um dos recordistas em premiações,ao lado de Bem-Hur e Titanic, contando na bagagem com 26 Oscars* (em toda a trilogia).

Dividido em três partes (A So-ciedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei). A história

de O Senhor dos Anéis ocorre em um tempo e espaço imaginários, a Terceira Era da Terra Média, que é um mundo inspirado na Terra real, mais especificamente, segun-do Tolkien, numa Europa mitoló-gica, habitado por Humanos e por outras raças humanóides: Elfos, Anões e Orcs. Tolkien deu o nome a esse lugar de Terra-Média, o reino onde humanos vivem na mitologia Nórdica e Germânica.

A história narra o conflito contra o mal que se alastra pela Terra-mé-dia, através da luta de várias raças - Humanos, Anões, Elfos, Ents e Hobbits - contra Orcs, para evitar que o “Anel do Poder” volte às mãos

aventura épica para recuperar o tesou-ro dos anões, que há muito tempo foi roubado por um dragão chamado Smaug. Convidado de repente pelo mago Gandalf, o Cinzento, a entrar na aventura com mais 13 anões lide-rados pelo lendário guerreiro Thorin. Sua viagem vai levá-los para a vida selvagem; por terras traiçoeiras cheio de goblins e orcs, wargs e aranhas gi-gantes, metamorfos e magos e até que finalmente Bilbo Bolseiro encontra Sméagol, onde ele ganha a posse do anel “precioso”, um anel de ouro sim-ples que está ligado ao destino de toda a Terra Média.

NO CINEMAPOR GUILHERME GOMES »

[email protected] »

APóS TODO O SUCESSO E OS MILHARES DE fÃS qUE O fILME CONqUISTOU, AGORA BASTA AGUARDAR (E jÁ HÁ ALGUM TEMPO) PELO fILME “O HOBBIT”.

Page 11: Edição 325

SÁBADO, 12/05/2012CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Renata Frisson, mais conhecida como Mulher Melão, não quer saber de namorar. Em entrevis-ta, a funkeira falou que já sofreu por amor e que não pretende arru-mar um namorado atualmente. Melão também afirmou que não existe rixa entre as mulheres frutas.

Mais um homem decidiu acusar John Travolta de assédio sexual. Ainda de acordo com a publicação, o chileno Zanzi trabalhava no navio Royal Caribbean, em 2009, quando Travolta o teria abordado e ofereci-do US$ 12 mil para fazer sexo com

ele. Recentemente, um massagista entrou com um processo contra o ator e o acusou de ter pedido favores sexuais a ele. O advogado do autor do processo ainda afirmou que mais massagistas po-

deriam entrar com ação na justiça

contra John Travolta.

Gilberto Gil falou sobre Michel Teló. Apesar de não se interessar pelo tipo de música que o sertane-jo canta, Gil falou que o considera um fenômeno.

“Não me interessa muito a músi-ca dele, mas o fenômeno de massa Mi-chel Teló me atrai”, disse à publicação.

“Gosto de variedade. Não aposentei o hot, o rock, a eletricidade. Mas eu transito muito bem nes-se suavel”, acrescentou.

‘Namorar é muito chato’, afirma mulher

melãoMais uM hoMeM

acusa John TravolTa de aSSéDio

‘não Me inTeressa MuiTo a múSica dele’

Page 12: Edição 325

GENTE & NEGÓCIOS DO FILME A TROCA : “NuNCA COMECE uMA bRIgA, MAs sEMpRE A TERMINE.”.

SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04

@ramonbarros [email protected] (28) 9882 8981 por RamON BaRROS

Só por que elas são poderosas e absolutas e foram algumas das grandes mulheres que roubaram a cena na festa do AQUI Notícias Grupo Folha do Caparaó: Rafaella Viana, Joana Campos, Beatriz Kleim e Raquel Tofano.

Durante a badalada festa

do AQUI Notícias o registro

da jornalista Pammela Volpato

e seu amor Igor Tófano.

FOTO RAMON BARROS

FOTO HÉRCULES RIBEIRO

DIA DAS MÃES che-gando e a Co-luna G&N vai publicar uma edição especial no domingo.

HÉRCULES RIBEIRO é um grande amigo e fotógrafo. Ele atuou durante a Festa do AQUI Notícias registran-do as celebridades que desfilaram elegância no Shopping Sul durante a festa mais badalada do ano.

VÍDEOS exclusivos com entre-

vistas, você assiste no site www.aquies.com.br com produção de Elviro Novais, Iris Agrizzi e Cintia

Campagna. Clica lá e compartilhe nas redes sociais.

CAIXA D’ÁGUA precisa ser lavada anualmente. Você já cuidou da sua?

POR FALAR em faxina, que bom fazer isso em casa e na vida. Você descobre que fica mais leve. A dica é reciclar tudo o que for preciso para não agredir o meio am-biente.

ANTONIO CARLOS ANDRADE Con-sultor e Mestre em Administração têm realizado palestras em Empresas e es-colas para falar de finanças pessoais. Muito bom por sinal.

BIENAL RUBEM BRAGA promete ser um grande acontecimento literário e cul-tural. Grandes nomes do cenário nacio-nal estarão presentes e a estrutura é de alta qualidade.

FECHOU EM ALTA

FECHOU EM BAIXA

Cuidar da saúde envolve manter relações saudáveis com família e amigos. Investir em conta-tos, encontros, telefone-mas e emails é fortalecer as amizades para que em tempos difíceis pos-samos contar com um numero razoável de amigos verdadeiros.

Mandar convite para um evento via terceiros ou enviar em cima da hora é deselegante. É a mesma coisa que dizer que “esqueceu de convi-dar” ou que na falta de outras opções “lembrei de você”. Infelizmente, centenas de boas pesso-as deixam de participar de eventos importantes por esse papelão, fruto de gente que diz que entende de evento.

Page 13: Edição 325

Sábado, 12/05/2012 CaCHoEIRo dE ITaPEMIRIM E REGIÃo SUL 13www.aQUIES.com.br

Page 14: Edição 325

SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br14 CIDADES

filipe [email protected]

Em virtude da quar-ta edição da Bienal Ru-bem Braga, o trânsito em frente a Praça Jerônimo Monteiro será interditado, entre os próximos dias 15 e 21. A secretária de cul-tura, Cristiane Fagundes, pede a compreensão da sociedade e salienta: “lu-gar de cultura é na praça. É uma oportunidade que os cachoeirenses terão de respirar literatura e ter a chance de estar em conta-to com músicos de renome nacional”.

A mudança será na en-trada da rua Barão de Itapemirim (ao lado da Câmara Municipal) até o semáforo do cruzamento com a ponte Carin Tannu-re. “É por uma boa causa. Teremos intervenções culturais de todo o tipo e a gente sabe que essa mu-dança causa algum tipo de transtorno, mas o retorno para o nosso crescimento cultural e intelectual é ga-rantido e não tem preço”, enfatizou Cristiane.

A secretária disse que essa edição da Bienal precisava ser na Praça. “É o momen-to de consolidarmos esse evento. A sociedade preci-sa ter o sentimento de que essa feira é do povo e para o povo. Uma feira literária tem que ser em praça pú-blica. A próxima edição,

quem estiver no comando, até poderá pensar em ou-tro espaço”, acrescentou.

Este ano, ao contrário da última Bienal, será preciso interditar essa parte do trân-sito por um período maior porque a estrutura física está cerca de 20% maior. Além disso, um dos grupos traz estrutura e utiliza uma car-reta para se apresentar.

BienalA Bienal Rubem Bra-

ga devolve a Cachoeiro aquele espírito de ‘Ate-nas capixaba’. Sem nem mesmo começar efeti-vamente, apenas aque-las estruturas metálicas e de tendas já exalam um ar diferente para a cidade e fazem lembrar aqueles versos: “Sempre tenho confiança de que não serei maltratado na porta do céu, e mesmo que São Pedro tenha or-dem para não me deixar entrar, ele ficará indeciso quando eu lhe disser em voz baixa: - Eu sou lá de Cachoeiro”.

E é esse sentimento que a secretária acredita que o município deve se envolver. Segundo ela, as escolas já têm trabalhado a temática, utilizando textos de autores que estarão presentes no evento e irão, inclusive, se reunir horas antes com pa-lestrantes para entregar cer-ca de 160 textos que foram produzidos por alunos.

O pianista Markos Resen-de, por exemplo, é uma atra-ção mais que especial para a secretária. “Ele é de Cacho-eiro e tem seu trabalho re-conhecido nacionalmente. Seus pais sempre sonharam vê-lo tocando piano na praça e será uma contribuição sem preço para a cidade. Estamos com expectativa muito boa”, comentou Cristiane.

Atenção: entre os dias 15 e 21 o trânsito será diferente no centro da cidade

EM vIRTUDE DA BIEnAL, PARTE DA »RUA 25 DE MARçO SERÁ InTERDITADA

CaCHOeiRO De iTaPeMiRiM

espaço: Palco Rubem Braga (praça Jerônimo Monteiro, Centro)

entrada franca

Sexta-feira (18)21h – Espetáculo Musical: Markos Resende

e Amigos (Emílio Santiago e Pepeu Gomes)

Sábado (19)20h – Espetáculo Musical: Palavra Cantada Domingo (20)20h – Espetáculo Musical: Pato Fu,

com o show “Música de Brinquedo” e participação especial do Giramundo.

PROGRAMAçÃO:

Page 15: Edição 325

SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 15www.AQUIES.com.br

Page 16: Edição 325

GERAL SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br16

divulgaçãoA Assembleia Legislati-

va do Estado do Espírito Santo (Ales) lançou nesta quinta-feira (10), o livro «Caparaó: História e Po-tencialidades», um retrato sobre dez municípios da região em diversas áreas como cultura, turismo, economia, entre outras. O evento aconteceu no Tea-tro Fernando Torres, em Guaçuí, e contou com a presença do secretário de Estado da Cultura José Paulo Viçosi, o Frei Pau-lão, prefeitos e secretários municipais, além de re-presentantes de entidades e escolas e estudantes.

A obra foi idealizada pelo deputado estadual Glauber Coelho (PR),

Assembleia Legislativa lança livro sobre o Caparaó

A OBRA fOI »IDEALIzADA PELO

DEPUTADO ESTADUAL

GLAUBER COELHO

regional

produzida por servidores da Assembleia Legislati-va e impressa pelo Diário

Oficial do ES. “A Casa não teve qualquer custo para a produção do livro. Esta-

mos muito satisfeitos com o resultado e com as possi-bilidades que a obra trará

para região em termos de visibilidade turística, cul-tural e econômica”, disse o deputado.

Para Frei Paulão, o pri-meiro dos dez livros pre-vistos para serem editados pela Ales que conta a his-tória das regiões capixabas, tem grande valor para as futuras gerações. “Trata-se de um resgate importante de nossas riquezas cultu-rais e naturais que poderá ser visto em bibliotecas, escolas e outras entidades. Contar a história do Ca-paraó é um privilégio pela grande riqueza da região”, afirmou o secretário.

O prefeito de Guaçuí, Vagner Rodrigues, desta-cou que além do resgate

histórico a obra lançada vai dar visibilidade às belezas naturais dos municípios, podendo atrair novos in-vestimentos para a região. “Nossa região embora re-pleta de atrativos, precisa ser mostrada, conhecida e valorizada. Uma publi-cação como esta tem essa proposta”, elogiou.

Durante o lançamento, ocorreram homenagens e apresentações cultu-rais. Os exemplares do livro serão distribuídos em escolas, bibliotecas, entidades culturais e do governo. Outras regiões do Estado serão destaca-das nas próximas edições previstas pela Assembleia Legislativa.

Page 17: Edição 325

SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 17ENTREVISTAwww.AQUIES.com.br

Page 18: Edição 325

sábado, 12/05/2012 CaCHoEIRo dE ITaPEMIRIM E REGIÃo sUL

www.aQUIEs.com.br18 EConoMIa

divulgação

divulgação

A fim de realizar ações visando à execução de pro-gramas integrados, volta-dos prioritariamente para o desenvolvimento das pequenas e médias empre-sas industriais capixabas, o Banco de Desenvolvi-mento do Espírito Santo (Bandes) e a Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes) firmaram um convênio de cooperação nesta semana.

Dentre as ações previs-tas inclui-se a participação dos sindicatos setoriais, na condição de parceiros, para o aperfeiçoamento ou a criação de novos produ-tos, para atendimento das

A Central de Precatórios (Cepres) do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) começou a emitir os alvarás para o pagamen-to da dívida do Estado transformada no processo nº 200990000347. Serão beneficiadas, até o final do mês, 150 pessoas que acei-taram receber, após acor-do judicial realizado em

necessidades de arranjos e cadeias produtivas indus-triais consideradas priori-tárias pelos signatários.

De acordo com o dire-tor-presidente do Bandes, Guerino Balestrassi, o pa-pel do banco é o de esti-mular o desenvolvimento sustentável do Estado, viabilizando investimen-tos por meio de soluções financeiras e estratégicas para gerar emprego, renda e competitividade da eco-nomia. “Com parcerias, como essa com a Findes, é mais viável realizar esse trabalho. Quem sai forta-lecido com essa integra-ção são os empresários e,

dezembro de 2011, parte do montante devido.

O valor já recolhido em conta judicial che-ga ao montante de R$ 5.947.238,53. De acordo com o juiz orientador da equipe de conciliação da Central de Precatórios, Izaías Eduardo da Silva, a Cepres se empenhou em finalizar esse proces-

consequentemente, a eco-nomia capixaba”, afirma Guerino.

O presidente da Findes, Marcos Guerra, também completou que a missão da Federação é congregar os interesses das empresas do setor, além de contri-buir para a construção de estratégias de ação voltadas para a elevação da com-petitividade dos diversos segmentos da indústria ca-pixaba. “Por isso, essa par-ceria se torna importante. Trabalhamos junto com o Bandes há muito tem-po, e esse convênio agora vem para somar”, ressalta Marcos.

so, que tramitava desde 1999.

Todos os beneficiados aceitaram receber por deságio, como são deno-minados os alvarás feitos por acordos firmados em conciliações e realizados mediante aceitação do en-volvido em abrir mão de parte da quantia (até 50% do valor), uma forma para

Bandes e Findes assinam convênio de cooperação para atender as indústrias

dE aCoRdo CoM GUERIno baLEsTRassI, o PaPEL do banCo é o dE EsTIMULaR o dEsEnvoLvIMEnTo sUsTEnTávEL do EsTado »

estadual

Brasília

estadual

aNtt nega recurso de segunda colocada e mantém resultado do leilão de trecho da Br-101

Precatório para 150 pessoas sai até final do mês, diz juiz

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) deverá homolo-gar, na próxima semana, o resultado do leilão de con-cessão da Rodovia BR-101, no trecho entre o município de Mucuri (BA) e a divisa

entre o Rio de Janeiro e Es-pírito Santo. Uma resolução publicada ontem no Diário Oficial da União indeferiu o recurso apresentado pelo segundo colocado na licita-ção, feita em janeiro deste ano.

A ANTT também anun-ciou que o Tribunal de Contas da União revogou a determi-nação cautelar do ministro José Múcio Monteiro que suspen-dia o processo de licitação da BR-101 por indícios de irregu-laridades no edital.

O vencedor do leilão de concessão para a exploração do trecho foi o consórcio Rodovia da Vitória, lidera-do pela Ecorodovias. Mas o resultado da licitação foi questionado por um recurso apresentado pelo segundo

colocado, o consórcio Ro-dovia Capixaba. O vencedor apresentou uma tarifa básica de pedágio de R$ 0,03391 por quilômetro, o que re-presentou um deságio de 45,63% sobre a tarifa teto estabelecida pelo governo.

A ANTT deve definir também nos próximos dias o novo cronograma do leilão até a assinatura do contrato de concessão. An-tes do recurso, a assinatura estava prevista para o dia 5 de julho.

ganhar mais rápido o valor devido.

Cerca de 100 pessoas ainda estão envolvidas no processo, mas não aceitaram receber somente metade do pagamento. Assim, elas con-tinuam no mesmo lugar que estavam na fila de espera do pagamento, mas agora para serem contempladas pela quitação por antiguidade.

Page 19: Edição 325

Se a preocupação da dire-toria é garantir a segurança dos torcedores, dentro de campo os jogadores do Es-trela esperam alcançar os três pontos e disparar na liderança isolada da compe-tição. “O pós-campo tem pouca influência na parte interna e esses problemas não fazem parte do nosso jogo”, garantiu o técnico Paulo Ferreira.

“A nossa expectativa é grande para essa partida, pois temos seis pontos em jogo que vale a liderança e marca a história do Estrela. A vitória é primordial e te-mos a necessidade de vencer para dar tranqüilidade na tabela, pois sabemos das di-ficuldades da competição”, completou.

Paulo Ferreira já defi-niu o time que entra em campo na segunda-feira, e a grande novidade é a estreia do goleiro De-nis, ex-Vitória. O time entra em campo com a seguinte formação: De-nis, Fernando Paulista,

Guilherme, João Carlos, Leandro, Pingo, Patri-ck, Pelica, Ítalo, Rodol-fo e Thiago Carioca. O jogo acontece a partir das 20h00.

SÁBADO, 12/05/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 19ESPORTESwww.AQUIES.com.br

ALISSANDRA [email protected]

Ainda faltam dois dias para um dos jogos mais aguardados do returno do Campeonato Capixaba pela Série B, e os ânimos já estão alterados fora das quatro linhas. No início da semana, o presidente do clube, Adilson Conti deu uma declaração di-zendo que seria melhor se os torcedores da Despor-tiva não viessem acompa-nhar o jogo. E na mesma semana, a diretoria do time da capital respondeu com um comunicado pe-dindo às torcidas paz no estádio.

No primeiro confron-to entre as duas equipes,

realizado no Engenheiro Araripe, o ônibus que transportava os jogado-res do Estrela foi apedre-jado pela torcida grená. Três jogadores e dois integrantes da comissão técnica ficaram feridos. Para evitar um novo con-fronto, a Federação Ca-pixaba de Futebol (FES) encaminhou um ofício ao 9º Batalhão da Polícia Militar solicitando um reforço no policiamento para a partida.

De acordo com o dire-tor financeiro, Danielo Moreira na quinta e on-tem, os policiais foram ao estádio para traçar o pla-nejamento da segurança, que terá o apoio de poli-ciais do Grupo de Apoio

Operacional (GAO). “O ônibus que transportará os atletas da Desportiva será escoltado da Safra até o estádio e a rua lateral ao Sumaré será interditada para evitar problemas”, contou.

“O problema não é o time da Desportiva e sim a torcida”, completou Danielo. Os ingressos já começaram a ser vendidos ontem e as vendas conti-nuam hoje das 09h00 às 13h00 e segunda-feira das 08h00 às 17h00, com o valor de R$ 10,00. Após às 17h00, o valor será normal de R$ 20,00 a in-teira e R$ 10,00 a meia, para estudantes, mulhe-res, idosos e portadores de deficiência.

Segurança será reforçada para jogo entre Estrela e Desportiva

A TORCIDA DO TIME GREnÁ fICARÁ EM UMA ÁREA LOnGE DA TORCIDA ESTRELEnSE PARA EvITAR COnfROnTOS DURAnTE E APóS A PARTIDA DE SEGUnDA-fEIRA »

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

ClAssIfICAçãO:

Depois da greve de dois dias dos jogadores do Gel Laran-jeiras, que reivindicam dois meses de salários atrasados, o clube foi punido com a perda de seis pontos pela escalação

irregular do volante Paulinho Tevez, na estreia da competi-ção contra o Tupy-ES.

Além da perda dos pontos, o time ainda foi multado em R$ 100,00.

Agora com oito pontos somados, o clube serra-no se mantém no G-4, mas caiu para a quar-ta posição na tabela de classificação.

Gel perde seis pontos na competição

O presidente do Estrela do Norte Futebol Clube, Adilson Conti, vem a público esclarecer alguns pontos envolvendo a partida entre Estrela do Norte e Desportiva Ferroviária, na próxima segunda-feira, dia 14, no Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim

1º - Quem inicialmente se preocupou com a segurança do jogo foi o presidente do Estrela do Norte, que junto com a diretoria está tomando todas as providências cabíveis para que a partida seja realizada sem problemas entre as torcidas, como por exemplo, enviar ofício à Federação solicitando que pedisse ao Comando da Polícia Militar um reforço na segurança dos torcedores no Estádio.

2º - O presidente Adilson Conti já se reuniu por duas vezes com os policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar de Cachoeiro, visando armar um esquema de trabalho que permita dar segurança a todos os torcedores, principalmente os da Desportiva Ferroviária.

3º - Quem contribuiu decisivamente para que o clima da partida esteja ‘pesado’ foram alguns torcedores da Desportiva, que no jogo de turno no Engenheiro Araripe jogaram pedras, latas e garrafas no ônibus que transportava os jogadores do Estrela, machucando três jogadores. Agora fica a pergunta: Onde estava o presidente da Desportiva naquele momento que éramos agredidos? Onde estava o presidente da Desportiva quando seu técnico e a

esposa eram espancados por torcedores do seu clube? Agora vem com essa conversa de que o presidente do Estrela está errado? É brincar com coisa séria.

4º - O Estrela do Norte fez um relatório de todos os acontecimentos que ocorreram, qual foi a punição da Desportiva Ferroviária? Nenhuma até o momento.

5º - O Estrela jogou contra o Vila Velha, em Guarapari, e tinha apenas dois policiais no estádio. Contra a própria Desportiva, na área destinada aos torcedores do Estrela, havia três policiais. Em Marilândia tinha quatro policiais no estádio. Será que somente no estádio do Sumaré que existe risco de brigas e confrontos de torcedores? É perseguição ao Estrela do Norte?

6º - O Estrela do Norte, através de seu presidente, enaltece o bom relacionamento que sempre teve com as administrações anteriores da Desportiva e espera continuar mantendo já que lá se encontra um grande homem de caráter, o Sr. Pedro Soares, amigo do Estrela e do futebol capixaba.

7º - Por último, convida os verdadeiros torcedores da Desportiva Ferroviária a comparecerem ao estádio Sumaré, que serão bem recebidos e que orientem os que gostam de brigas a não virem à Cachoeiro, para se evitar qualquer tipo de provocação. Que cada torcida faça festa para seu time e vença em campo aquele que for melhor.

nOTA DE ESCLARECIMEnTO:

Clima tranquilo entre as quatro linhasO goleiro Denis é a novidade no elenco

Page 20: Edição 325

sábado, 12/05/2012 CaCHoEIRo dE ITaPEMIRIM E REGIÃo sUL

www.aQUIEs.com.br20