Edição 339

12
O seu jornal www.opcaoguarulhos.com.br O PÇÃ PÇÃ O Guarulhos Guarulhos Jornal Jornal EX PRESS O Débitos fiscais? Chegou a consolidação do Refis e não vai dar para pagar? Parcelamento judicial é a resposta certa e segura. Redução do débito em até 50% e 180 meses para pagar. Consulte-nos 2447-1010 O O 8 a 16 de março de 2012 Ano XII Nº 339 Editor-Chefe: Wanderley Simone Figueiredo História Beleza A manifestação foi re- primida com total vio- lência. As mulheres fo- ram trancadas dentro da fábrica, que foi in- cendiada. Não perca! Em setembro, a 10ª edição Troféu Expressão Prefeitura celebra o Dia Internacional da Mulher com programação especial Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, a Prefeitura de Guarulhos, por meio da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres (CPM), da Rede Guarulhense de Não- Violência à Mulher, repre- sentações parlamentares e organizações da sociedade civil, realiza o 12 º Mês Es- pecial de Gênero, com ampla programação em vários pontos da cidade. Foto Márcio Lino / PMG Hoje, não quero ser a mulher forte, com atitude de leoa, sedutora, aquela que luta, defende, conquista, consola, abriga... Hoje, eu quero deixar que a mulher sensível, delicada, romântica, frágil... seja vista e sentida! Quero um carinho, um abraço, um colo... Quero braços que me envolvam protejam, abriguem. Quero um corpo onde possa me aconchegar; um ombro para poder chorar, uma mão que acaricie meus cabelos, olhos que vejam as lágrimas cairem no meu rosto quando falo dos meus medos ... uma boca que me diga palavras de ânimo e esperança e que me beijem com amor e carinho! Quero olhos que vejam minha fragilidade, que me admirem por ser delicada e que não desejem que eu tenha que ser sempre forte! Quero ser admirada, notada, e quero que me queiram por também ter um lado frágil. Quero que me admirem por ser mulher na sua essência não só o lado leoa, mas o lado beija-flor e também flor! O lado que necessita do outro que também precisa receber! Quero hoje... a fragilidade de ser mulher! 8 de Março, Dia Internacional da Mulher Se você é uma daquelas mães sortudas cujo bebê começou a dormir de uma estirada só já aos 3 meses e nunca reclama quando é levado ao berço, nem perca seu tempo com esta reportagem. Já se colocar seu filho para dormir é quase sempre um tormento, saiba que você não está sozinha. Página 9. Mais de 70% dos bebês acordam os pais no meio da noite até os 2 anos Especial Pág. 3 A novela das seis “A Vida da Gente”, da Rede Globo, tem feito tanto sucesso que o look da dupla Ana (Fernanda Vascon- cellos) e Manu (Mar- jorie Estiano) já figura entre os mais consul- tados pelas telespec- tadoras da emissora. Pág. 8

description

Jornal Opção Guarulhos - Edição 339

Transcript of Edição 339

Page 1: Edição 339

O seu jornalwww.opcaoguarulhos.com.br

OPÇÃPÇÃOGuarulhosGuarulhos

JornalJornal

EXPRESSO

Débitos fiscais?Chegou aconsolidação doRefis e não vai darpara pagar?Parcelamentojudicial é a respostacerta e segura.Redução do débitoem até 50% e180 meses parapagar.Consulte-nos2447-1010

OO8 a 16 de março de 2012 Ano XII Nº 339 Editor-Chefe: Wanderley Simone Figueiredo

História

Beleza

A manifestação foi re-primida com total vio-lência. As mulheres fo-ram trancadas dentroda fábrica, que foi in-cendiada.

Não perca! Emsetembro, a 10ª edição

TroféuExpressão

Prefeitura celebra o Dia Internacional daMulher com programação especial

Em comemoração ao DiaInternacional da Mulher,celebrado no dia 8 de

março, a Prefeitura deGuarulhos, por meio daCoordenadoria de Políticas

para as Mulheres (CPM), daRede Guarulhense de Não-Violência à Mulher, repre-sentações parlamentares eorganizações da sociedadecivil, realiza o 12 º Mês Es-pecial de Gênero, com amplaprogramação em váriospontos da cidade.

Foto Márcio Lino / PMG

Hoje, não quero ser a mulher forte, com atitude de leoa, sedutora,aquela que luta, defende, conquista, consola, abriga...Hoje, eu quero deixar que a mulher sensível, delicada, romântica,frágil... seja vista e sentida!Quero um carinho, um abraço, um colo... Quero braços que meenvolvam protejam, abriguem.Quero um corpo onde possa me aconchegar; um ombro parapoder chorar, uma mão que acaricie meus cabelos, olhos quevejam as lágrimas cairem no meu rosto quando falo dos meusmedos ... uma boca que me diga palavras de ânimo e esperança eque me beijem com amor e carinho!Quero olhos que vejam minha fragilidade, que me admirem por serdelicada e que não desejem que eu tenha que ser sempre forte!Quero ser admirada, notada, e quero que me queiram por tambémter um lado frágil. Quero que me admirem por ser mulherna sua essência não só o lado leoa, mas o ladobeija-flor e também flor!O lado que necessita do outroque também precisa receber!Quero hoje...a fragilidade de ser mulher!

8 de Março, Dia Internacional da Mulher

Se você é uma daquelas mães sortudas cujo bebêcomeçou a dormir de uma estirada só já aos 3 meses enunca reclama quando é levado ao berço, nem percaseu tempo com esta reportagem. Já se colocar seu filhopara dormir é quase sempre um tormento, saiba quevocê não está sozinha. Página 9.

Mais de 70% dos bebês acordam ospais no meio da noite até os 2 anos

Especial

Pág. 3

A novela das seis “AVida da Gente”, daRede Globo, tem feitotanto sucesso que olook da dupla Ana(Fernanda Vascon-cellos) e Manu (Mar-jorie Estiano) já figuraentre os mais consul-tados pelas telespec-tadoras da emissora.

Pág. 8

Page 2: Edição 339

22012pçãpçãOO OOJornal

8 a 16 de MARÇOGuarulhos

Wanderley Simone Figueiredo

O Jornal Opção Guarulhos, devidamenteregistrado junto ao INPI está sediado à Av.Aniello Pratici, 361, Jd. Santa Francisca,Guarulhos, CEP 07013-000

Tel: (11) 2447-1010

[email protected]

Circulação: Guarulhos.Distribuição: gratuíta, porta-à-porta, assinantes e agências depublicidade. As matérias assinadas não expressam necessariamente a opinião do Jor-nal e este não se responsabiliza pelos conceitos, artigos e afirmações feitas em entre-vistas concedidas e publicadas.Tiragem: 50.000 exemplares semanais. Jornalistas:Carlos Eduardo V. Vicentini, Vanessa Figueiredo Rúbio, Alessandra Longuinho Moreira,Marcos Rogério Figueiredo, Wanderley Simone Figueiredo Júnior.

pçãO OpçãO OJornal

Guarulhos

Dia da Mulher

Nas comemorações doDia Internacional da Mulhero que se pode notar é que amulher está cada vez maisassumindo responsabili-dades que antes eramsomente do homem, e hojeé uma sucessão praticamen-te natural.

Dilma Roussef é a pri-meira mulher presidente doBrasil, porém não foi poracaso e, sim, porque amulher já estava ocupandocargos políticos importan-tes dentro de nossa Re-pública haja vista as mu-lheres congressistas, prefe-itas e vereadoras de nossoPais.

No Dia Internacional daMulher o avanço é destaque

Aqui em Guarulhos, esteexemplo foi seguido onde amulher teve destaque naCâmara, no Judiciário, no

Ministério Público e emtantos cargos de relevânciaque se fossemos citar terí-amos que passar horas di-vagando.

O que se vê hoje é umaex-Ministra Ellen Gracie quefoi presidente do SupremoTribunal Federal, a MinistraEliana Calmon que é acorregedora do ConselhoNacional de Justiça e estáfazendo uma faxina noJudiciário sem precedentes,

a Ministra Carmen Lúciaque será presidente doTribunal Superior Eleitorale já se fala também em MartaSuplicy como presidente doSenado Federal.

Tudo este contexto é asituação atual em nossopaís onde não se questionamais a competência damulher brasileira e, sim,apenas quando ocorrerá,isto é sabido porque compe-tência as mulheres já de-

monstraram que têm e eraapenas uma questão detempo o homem dar lugar aela para vê-la em ação,mostrando para o que veio

e mais, fazendo aquilo quetodos esperam de umcidadão brasileiro deprimeira classe.

Quem neste país nãogostaria de cumprimentar aministra Eliana Calmon porsua atuação naquele órgão

onde ela teve inclusive deenfrentar um julgamentodos próprios colegas paracontinuar investigandodesmandos no Poder Judi-ciário?

Será que alguém podeaquilatar o que ela passouou quanta pressão sofreu?

Mas esta mulher nãoarredou o pé de seu obje-tivo e aconteceu aquilo quepoucos acreditavam, poisem uma vitória apertada, porapenas um voto, o SupremoTribunal Federal entendeuque ela poderia e deveria,sim, investigar todos os

problemas do Judiciárioinclusive até pagamentosde precatórios que estavamacumulados nas váriasinstâncias de nosso país,enquanto aquele que deve-ria receber por direito seudinheiro aguardava umalonga fila sem saber quandoele veria o pagamento deseu precatório.

Esperamos mais ações

de mulheres em todas asinstâncias do Poder denosso país e, como eu nãosou bobo, irei mostrar paraminha mulher o que pensode todas as mulheres bra-sileiras que detêm o co-mando quando lhe dãocomo é o caso dela.

Felicidade a todas asmulheres de nosso paísnesta data, afinal, já somosgratos a elas por seremmães.

Dilma Roussef

Eliana Calmon

Ellen Gracie

Carmen Lúcia

Marta Suplicy

Anuncie no Jornal OpçãoGuarulhos... Basta umaligação: 2447-1010

ALUGA-SE

Centro de GuarulhosR$ 1.500,00

Excelente localização à uma quadra do Bosque Maia,Mac Donalds e Av. Paulo Faccini. Apartamento com2 ótimos dormitórios, linda varanda de 17 metrospara a Av. Paulo Faccini, ampla sala, ótima cozinha,dois banheiros, área de serviço, vaga de garagem.Recebe sol o dia inteiro. Tratar pelo fone 2447-1010no horário comercial com Sr. César ou, nos fins desemana, pelo fone 7553-0598.

Page 3: Edição 339

32012pçãpçãOO OOJornal

8 a 16 de MARÇOGuarulhos

Depois da sua família, a maiorconquista de todas, sua casa própria

Casasprontas,chavesnamão

R$179.000,00TOTALMENTE FINANCIADO

Rua São Paulo de Oliveira, 754Jardim Cumbica Guarulhos

EXCELENTELOCALIZAÇÃOPróximas ao supermercado Nagumo,farmácias, padarias, terminais deônibus,centro comercial

Varanda

2 vagas

Acabamento

de primeira

Lindos sobrados à venda: 2 dormitórios (1 suite);varanda, acabamento nobre, lavanderia(+ espaço gourmet), banheiros azulejados até o teto,2 vagas de garagem. Financiamento total pela CEFR$179.000,00 sem entrada ou parcelas intermediárias.

O melhornegócio

na região! 2 D

OR

MIT

ÓR

IOS

, U

MA

SU

ITE

CONTATO(11) 7898-3286ID 126*61552Sr. Nilson

Ampla

lavanderia,

espaço

gourmet

Dia da Mulher

No Dia 8 de março de1857, operárias de uma fá-brica de tecidos, situada nacidade norte americana deNova Iorque, fizeram umagrande greve. Ocuparam afábrica e começaram a re-ivindicar melhores condi-ções de trabalho, tais como,redução na carga diária detrabalho para dez horas (asfábricas exigiam 16 horas detrabalho diário), equipara-ção de salários com os ho-mens (as mulheres chega-vam a receber até um terçodo salário de um homem,para executar o mesmo tipode trabalho) e tratamentodigno dentro do ambientede trabalho.

A manifestação foi re-primida com total violência.As mulheres foram tranca-das dentro da fábrica, que

História do 8 de marçofoi incendiada. Aproxima-damente 130 tecelãs mor-reram carbonizadas, numato totalmente desumano.

Porém, somente no anode 1910, durante uma con-ferência na Dinamarca,ficou decidido que o 8 demarço passaria a ser o “DiaInternacional da Mulher”,em homenagem as mulheresque morreram na fábrica em1857. Mas somente no anode 1975, através de umdecreto, a data foi ofici-alizada pela ONU (Organi-zação das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data,não se pretendia apenascomemorar. Na maioria dospaíses, realizam-se confe-rências, debates e reuniões

cujo objetivo é discutir opapel da mulher na soci-edade atual. O esforço épara tentar diminuir e, quemsabe um dia terminar, com opreconceito e a desvalori-zação da mulher. Mesmocom todos os avanços, elasainda sofrem, em muitoslocais, com salários baixos,violência masculina, jorna-da excessiva de trabalho edesvantagens na carreiraprofissional. Muito foiconquistado, mas muito a-inda há para ser modificadonesta história.

Conquistas dasMulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia24 de fevereiro de 1932 foium marco na história damulher brasileira. Nesta data

foi instituído o voto femi-nino. As mulheres conquis-tavam, depois de muitosanos de reivindicações ediscussões, o direito de vo-tar e serem eleitas para car-gos no executivo e legisla-tivo. Marcos das Conquis-tas das Mulheres na Histó-ria:

� 1788: o político e filósofofrancês Condorcet reivin-dica direitos de participaçãopolítica, emprego e edu-cação para as mulheres.� 1840: Lucrécia Mott lutapela igualdade de direitospara mulheres e negros dosEstados Unidos.� 1859: surge na Rússia, na

cidade de São Petersburgo,um movimento de luta pelosdireitos das mulheres.� 1862: durante as eleiçõesmunicipais, as mulheres po-dem votar pela primeira vezna Suécia.� 1865: na Alemanha,Louise Otto, cria a Associ-açãodas Mulheres Alemãs.

Alessandra L. Moreira

Page 4: Edição 339

Fundado em 1972, o Restaurante Guaru Center é um marco da GastronomiaGuarulhense. Operando exclusivamente no sistema à La Carte, dispõe deCozinha Internacional, Churrascaria e Pizzaria, o que se traduz em umcardápio farto e variado, compreendendo massas, peixes, carnes, aves epizzas, preparados de modo a atender aos mais exigentes paladares.

Rua Soldado José de Andrade, 129, esquinacom a Avenida Aniello Pratici (defronte a praçaQuarto Centenário), próximo a Via Dutra e ao centrode Guarulhos.

2409-5032 2408-7935 2409-2810

GuaruCenterGuaruCenterR E S T A U R A N T E

42012pçãpçãOO OOJornal

8 a 16 de MARÇOGuarulhosDia da Mulher

� 1866: No Reino Unido, oeconomista John S. Millescreve exigindo o direitode voto para as mulheresinglesas�1869: é criada nos EstadosUnidos a Associação Naci-onal para o Sufrágio dasMulheres� 1870: na França, as mu-lheres passam a ter acessoaos cursos de Medicina.� 1874: criada no Japão aprimeira escola normal paramoças� 1878: criada na Rússiauma Universidade Femini-na� 1901: o deputado francêsRené Viviani defende odireito de voto das mu-lheres.

Mulheres importantespara a História

CleópatraCleópatra foi a última Rai-nha da Dinastia ptolomaicaque dominou o Egito apósa Grécia ter invadido aquele

país. Filha de Ptolomeu XIIcom sua irmã, ela subiu aotrono egípcio aos 17 anosde idade, após a morte dopai. Contudo, ela teve quedividir o trono com seuirmão, Ptolomeu XIII (comquem casou), e depois, comPtolomeu XIV.

Maria, Mãe de JesusDeu a luz, criou e educouJesus Cristo. Nasceu, pro-vavelmente em Jerusalém,por volta de 20 a.C.

Joana D’arcJoana D’arc nasceu na Fra-nça no ano de 1412 e morreuem 1431 (época medieval).Foi uma importante perso-nagem da história francesa,durante a Guerra dos CemAnos (1337-1453), quandoseu país enfrentou a rivalInglaterra. Joana D’arc foicanonizada (transformadaem santa) no ano de 1920.

Rainha VitóriaFoi rainha do Reino Unido

entre 1837 a 1901. Emboracom poucos poderes polí-ticos, se tornou um exemplonacional da moral e dosbons valores e costumes.

Anita GaribaldiCompanheira do líderrevolucionário GiuseppeGaribaldi, Anita foi umexemplo de mulher corajosae forte. Lutou ao lado domarido na Guerra dosFarrapos.

Princesa IsabelIsabel Cristina LeopoldinaAugusta Micaela GabrielaGonzaga de Bragança, aPrincesa Isabel, nasceu nopalácio de São Cristóvão, nacidade do Rio de Janeiro noano de 1846. Teve importân-cia para a História do Brasilao assinar a Lei Áurea em1888, que aboliu a escravi-dão no país.

Marie CurieCientísta polonesa, ganhou

dos prêmios Nobel de Física(1903 e 1911). Fez importan-tes descobertas e avançoscientíficos na área da radi-oatividade. Foi tambémimportante na descoberta dedois elementos químicos:polônio e rádio.

Madre Teresa de CalcutáImportante missionáriacatólica do século XX.Lutou pelos mais neces-sitados. Ganhou o prêmioNobel da Paz em 1979. Foibeatificada pela IgrejaCatólica em 2003.

Irmã DulceFoi uma importante religi-

osa católica do século XX.Lutou em prol dos maiscarentes e necessitado.,destacando-se por suasobras de caridade e assis-tência social. Foi beatificadapela Igreja Católica em maiode 2011.

Indira GandhiFoi primeira-ministra daÍndia entre os anos de 1966e 1977 e depois entre 1980 e1984. Fez um governo po-pular, voltado para os maisos mais pobres.

Margaret TatcherPolítica britânica, foi pri-meira-ministra do Reino

Unido entre os anos de 1979e 1990. Conhecida como a“dama de ferro” conseguiuimplantar importantes refor-mas políticas e econômicasno Reino Unido.

Mesmo com todos osavanços, elas aindasofrem, em muitos

locais, com saláriosbaixos, violência

masculina, jornadaexcessiva detrabalho e

desvantagens nacarreira

profissional.

Vanessa Figueiredo Rúbio

Page 5: Edição 339

52012pçãpçãOO OOJornal

8 a 16 de MARÇOGuarulhosDia da Mulher

A Secretaria de Serviços Públicos, em parceria coma Coordenadoria da Mulher, realiza no dia 13 de março,das 14 às 17 horas, no Adamastor Centro (avenidaMonteiro Lobato, 734, Macedo), a 23ª CapacitaçãoGuarulhos Consciente: Educando e Reciclando.Realizada uma vez por mês, a atividade tem por objetivocapacitar e sensibilizar os servidores com relação àlimpeza urbana, sustentabilidade e manejo de resíduos.Neste mês, a atividade terá como tema Mulher eSustentabilidade.

O encontro contará com palestra de Cristina Palmieri,representante do Conselho Estadual da CondiçãoFeminina do Estado de São Paulo, órgão institucionalde assessoria do Governo, que conta com a participaçãode representantes da sociedade civil e do poder públicona construção das Políticas Públicas em defesa dosdireitos da mulher. Cristina também faz parte daSecretaria Internacional para as Américas e do Comitêde Sustentabilidade da União Geral dos Trabalhadores(UGT).

Interessados devem se inscrever pelo telefone 2468-7217, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, comMaurine Pontes.

Serviços Públicos e Coord.da Mulher promovemcapacitação de servidoresEm comemoração ao Dia

Internacional da Mulher, ce-lebrado no dia 8 de março, aPrefeitura de Guarulhos, pormeio da Coordenadoria dePolíticas para as Mulheres(CPM), da Rede Guarulhen-se de Não-Violência àMulher, representações par-lamentares e organizaçõesda sociedade civil, realiza o12 º Mês Especial de Gênero,com ampla programação emvários pontos da cidade.

A abertura oficial dasfestividades aconteceusegunda-feira (5), no TeatroAdamastor Centro, paracerca de 200 mulheres, comaula explicativa do ProjetoMulheres de Negócios(ProMuNe). A iniciativa tempor objetivo atender asinteressadas em montar ouampliar o próprio negócio,

Prefeitura celebra o Dia Internacionalda Mulher com programação especial

por meio de aulas práticasnas áreas de educação fi-nanceira e gestão de negó-cios, e a concessão de cré-dito, com juros abaixo domercado, oferecido pela Ca-ixa Econômica Federal.

Nesta terça-feira (6), apalestra Lei Maria da Penhae as Formas de Violênciacontra a Mulher será minis-trada em três locais: às 9horas, na rua SalgadoTenente Renato Ometti, 65,Jardim Cumbica, às 10

horas, na rua FranciscoAntônio de Miranda, 65,Centro, e às 14 horas, noCentro de Apoio Psicos-social (CAPS), que fica naSanta Helena, 70, ParqueAlvorada, ao lado do PAAlvorada.

Fortalecer as Mulherespara o Equilíbrio Socioeco-nômico da Nação é o temada palestra ministrada nestaquarta-feira (7), às 14 horas,na avenida Marginal, 273,Jardim Santo Afonso, e às16 horas, na rua RosaAngela Borato Magalhães,245, Jardim Angélica I. Naquinta-feira (8), a partir das9h30, a Prefeitura inauguraa 6º unidade da Casa daMulher Clara Maria, na ruaDoutor Mario Luiz Macca,781, Ponte Alta.

Ainda na quinta-feira

(15), a partir das 12 horas,no marco zero da rua DomPedro II, em frente à Matriz,ocorre um ato cultural emhomenagem às mulheres,com diversos serviços daPrefeitura.

A tradicional Corrida eCaminhada do Batom acon-tece no dia 25, às 9 horas,na avenida Paulo Faccini,Bosque Maia. Mulheresnos Espaços de Poder é oassunto principal de umseminário que serárealizado no dia 30, das 9 às13 horas, no Teatro Ada-mastor Centro, que fica naavenida Monteiro Lobato,734, Macedo. Para encerrarno dia 31, acontecem asOficinas da Mulher, comdiversos serviços de beleza.Mais informações pelotelefone 2472-6926.

A tradicionalCorrida e

Caminhada doBatom acontece no

dia 25, às 9 horas, naAv. Paulo Faccini,

Bosque Maia.

Page 6: Edição 339

3

1 2

4

Quatro excelentesoportunidades de receber umdinheiro que é seu por direito

CARTÕESDE CRÉDITO

CHEQUESDEVOLVIDOS

PLANOSDE SAÚDE

Se você teve seu CARTÃO DEDÉBITO OU CRÉDITOCLONADO, se fizeram saques ecompras indevidas em seunome, nos procure

Se você teve seu CHEQUEDEVOLVIDO pelo motivo“divergência de assinatura” e foivocê quem o assinou, nosprocure imediatamente, você tem

Se o senhor ou a senhora possui60 anos ou mais, e o seuPLANO DE SAÚDEAUMENTOU AMENSALIDADE por conta do

Se você é SERVIDORPÚBLICO, ESTADUAL OUMUNICIPAL, nos procureimediatamente, você tem direitoa receber a incorporação de

SERVIDORESPÚBLICOS

imediatamente, você tem direito a receber uma ótimaindenização financeira do banco e / ou operadora decartão sem custo nenhum. É de graça e você aindaganha indenização em dinheiro! Corra, não perca maistempo!

direito a receber uma ótima indenização financeira dobanco sem custo nenhum. É de graça e você aindaganha indenização em dinheiro!Corra, não perca mais tempo!

aumento da sua faixa etária após os 60 anos, nosprocure imediatamente, você tem direito a voltar a pagaro que pagava antes do aumento. E você ainda ganha oque pagou a mais durante os últimos 5 anos emdinheiro! Corra, não perca mais tempo!

acréscimos em seus vencimentos, bem como a recebercorrigida e atualizada a diferença das perdas da URV,que a fazenda não lhe pagou entre os meses Nov/93 aFev/94. Corra, não perca mais tempo!

2447-1010www.centraltributaria.com.br

� Recebimentos em dinheiro

� Sem custos iniciais até o êxito

Page 7: Edição 339

72012pçãpçãOO OOJornal

8 a 16 de MARÇOGuarulhosDia da Mulher

Projeto que oferece créditopara mulheres teve aulaexplicativa no último dia 5

A Coordenadoria dePolíticas para as Mulheres(CPM) promoveu no últimodia 5, segunda-feira, às 10

horas, no Auditório 8, doTeatro Adamastor Centro,uma aula explicativa doPromune (Projeto Mulheres

de Negócios ). A iniciativateve por objetivo esclarecertodos as dúvidas das mu-lheres que passaram pelos

cursos profissionalizantesoferecidos nas Casas ClaraMaria, e que estão interes-sadas em obter o créditooferecido pelo projeto paramontar e estruturar o pró-prio negócio.

Lançado pela Prefeiturade Guarulhos em junho de2010, o Promune visa ofe-recer uma linha de micro-crédito especial para mulhe-res interessadas na criaçãoe no desenvolvimento deseus próprios empreendi-mentos. Dessa forma, pro-move a autonomia finance-ira feminina, além da ge-ração de renda para a fa-mília.

Para obter esta linhaespecial de microcrédito, asmulheres interessadas de-verão participar de oficinastemáticas, palestras e cur-sos de capacitação focadosno empreendedorismofeminino. O Projeto é umaparceria da Prefeitura com aSecretaria de Políticas paraas Mulheres (SPM), da

Presidência da República, ecom a CEF. O público-alvoé formado principalmentepor mulheres em situação

de risco social e vulnerabi-lidade, que podem estarinscritas no Cadastro Únicodos Programas Sociais.

Lançado pela Prefeitura de Guarulhosem junho de 2010, o Promune visa ofe-

recer uma linha de micro-crédito especialpara mulheres interessadas na criação e no

desenvolvimento de seus própriosempreendimentos

Foto Zaca Oliveira / PMG

Page 8: Edição 339

82012pçãpçãOO OOJornal

8 a 16 de MARÇOGuarulhos

Eli Correa Filho

Parabéns Mulheres!

Dia 8 de

março é

apenas um

dia das

mulheres,

isso não

basta, todos

os dias são

dias de

comemorar

e

homenagear

as mulheres

de nossa

vida.

Dia da Mulher

Profissionais entregam visual de Fernanda Vasconcellose Marjorie Estiano na novela “A Vida da Gente”

A novela das seis “AVida da Gente”, da RedeGlobo, tem feito tantosucesso que o look da du-pla Ana (Fernanda Vascon-cellos) e Manu (MarjorieEstiano) já figura entre osmais consultados pelas te-

lespectadoras da emissora.A história começa com asirmãs ainda adolescentes e,aos poucos, o amadure-cimento delas reflete tam-bém no visual.

A franja reta de Manu,que caracterizava o ar de

menina, deu espaço aos fiosalongados e com movi-mento. “Fiz um corte repica-do nas pontas e na franja.Agora ela usa um megahairpara encher o cabelo, darvolume”, conta Luiz Fer-reira, supervisor de carac-

terização da novela. O tomcontinuou castanho médioe a manutenção da cabeleiraé feita sem grandes se-gredos. “Hidratação umavez por semana. Tambémpeço para ela não prendermuito, senão fica marcado”,conta o profissional. O

cellos chegou ao salão comos cabelos na altura dosombros, em tom castanhomédio, pronta para mer-gulhar na personagem. Asmechas foram clareadas ealongadas para deixar Anacom uma aparência maissuave. Responsável pela

make contina natural, porémmais elegante. A ousadiaestá nas unhas: esmalte corChic, da marca Colorama.

Na segunda fase datrama, Manu passou a usaro esmalte Chic, da Colorama

Já Fernanda Vascon-

transformação, o cabeleire-iro William Ferrari precisavadar mais leveza e combinaro visual com a história. “Fizo ombré hair, deixando a raiznatural e as pontas emdegradê. Também aumenteidez centímetros para dar

mais volume e compri-mento”, explica.

Fernanda Vasconcellosexibe as unhas em tom decinza. Cor parecida com oJackie, da Impala

Para a segunda fase, core alongamento foram reto-cados. A tenista também

adotou o colorido nasunhas e abandonou de veza base incolor que exibiadurante os jogos. O esmaltecinza, seu predileto, e oscílios carregados demáscara caracterizam onovo estilo “mulherão”. Onome do vidrinho, ela nãoentrega, faz parte de suacoleção pessoal, mas a coré muito próxima do Jackie,da Impala.

Anuncie no

Jornal

Opção

Guarulhos:

2447-1010

Copie o look das irmãs Ana e ManuMarcos Rogério Figueiredo

Page 9: Edição 339

92012pçãpçãOO OOJornal

8 a 16 de MARÇOGuarulhos

Orientur Viagens e TurismoRua Luiz Gama, 258 Centro GuarulhosFone/Fax: (11) Tel.:2087-3030 [email protected]

NOVINHO BRASILVereador

As flores irradiam a glória e a beleza de Deus-Mãe,pois ela caminha sobre a Terra em cada mulher.

Mulher, ao olhar-te no espelho, reconhece ali aMãe Divina! Mira-te nela! Encarna comdignidade os dons femininos de amor, fidelidade,pureza, sensibilidade, compreensão, delicadeza,generosidade, doçura, abnegação, serenidade e odom de tudo embelezar.

Homenagem aoDia da Mulher

Mais de 70% dos bebês acordam ospais no meio da noite até os 2 anos

Dia da Mulher

Se você é uma daquelasmães sortudas cujo bebêcomeçou a dormir de umaestirada só já aos 3 meses enunca reclama quando élevado ao berço, nem percaseu tempo com esta repor-tagem. Já se colocar seufilho para dormir é quasesempre um tormento, saibaque você não está sozinha.

Embora os médicos di-gam que aos 6 meses todacriança está fisiologica-mente apta a dormir a noiteinteira, a realidade é umpouco diferente. Os resul-

tados preliminares de umapesquisa com quase 1.000mães no Canadá indicamque 73% das crianças de 6meses a 2 anos acordam ospais no meio da noite pelomenos uma vez por semana.E quase metade, ou 43%, fazisso na maior parte dasnoites.

Coordenado pela profe-ssora de psicologia LynnLoutzenhiser, da Universi-dade de Regina, o levanta-mento ainda mostra que20% das mães levantam nomínimo três vezes durantea madrugada para acudir obebê. Uma rotina que fazmuita gente desistir dosegundo filho.

Como explica o pediatrae especialista em sonoGustavo Moreira, da Uni-versidade Federal de SãoPaulo (Unifesp), despertarvárias vezes é absoluta-mente normal do ponto devista fisiológico. Quandoisso acontece, a maioria daspessoas (inclusive muitosbebês) muda de posição, dáuma olhada ao redor e voltaa dormir. “Mas algumascrianças não conseguemfazer isso sozinhas”, explica.Elas precisam de colo, decompanhia ou de algo para

sugar para voltar aos braçosde Morfeu.

Claro que qualquercriança vai acordar de ma-drugada se estiver resfriada,com dor no ouvido oudesconforto pelo dente queestá chegando. É precisoconsiderar, ainda, doençascom diagnóstico maisdifícil, como refluxo ealergias.

As causas para os des-pertares podem ser varia-das, mas, em boa parte dasvezes, tudo se resume aoque especialistas chamamde imaturidade neurológicaou psíquica. “O cachorro dáos primeiros passos assimque nasce, mas com os

“Distúrbios do Sono” (Casado Psicólogo).

O pediatra explica que obebê quase sempre compen-sa a falta de sono noturnonos cochilos que tira du-rante o dia. Além disso, hácrianças que dormem me-nos, assim como aconteceentre adultos.

Ainda que o médicogaranta que o bebê estásadio e crescendo adequa-damente, é compreensívelque os pais busquem solu-ções para dormir melhor. Osefeitos da privação (ainda

que parcial) do sono sãobem conhecidos pelaciência: irritabilidade, mauhumor, cansaço, dores efalta de memória, entreoutros. Depois de acordara noite inteira, fica difíciltrabalhar e mesmo cuidar dofilho.

“Minha personalidademudou muito desde quecomecei a dormir picado.Ando muito menos toleran-te ultimamente e não podeacender fósforo perto demim”, relata Ligia Sena, emum dos divertidos posts doseu blog Cientista QueVirou Mãe. Doutora emneurofarmacologia, ela con-cilia um novo doutorado

com os cuidados da filha,Clara, de 1 ano e meio, queainda acorda algumas vezesdurante a noite.

“Mas uma criança édiferente da outra, não sópelo ambiente, mas do pon-to de vista biológico tam-bém”, defende a cientista.

Como descreve Ganhitoem um de seus artigos, “amãe é a guardiã do sono dobebê”. Como a criançaainda não é capaz de inter-nalizar a figura materna,fechar os olhos é renunciara ela. E a mulher, muitasvezes fascinada pela mater-nidade (é difícil ficar umahora sequer longe da cri-ança), ansiosa (será que eleestá respirando bem, seráque está nutrido?), ouausente (investindo menos

do que o bebê precisa), po-de acabar tornando essa“separação” ainda mais pe-nosa.

Como sugere a especi-alista, uma autoanálisepode ser o primeiro passopara fazer o filho dormirmelhor. “É preciso pensarque o problema tambémestá na relação e não só nofuncionamento neurobioló-gico da criança”, acredita.

O pediatra e homeopataJosé Armando Macedo, do

grupo de estudos Espaço-Potencial Winnicott, doInstituto Sedes Sapientiae,também acredita que oestado da mãe possainterferir no sono dospequenos. “Um bebê quesente fisicamente o corpotenso da mãe que estáinsegura e ansiosa sóconsegue sustentaçãoemocional quando estácolado ao corpo dela; eleexige uma sustentação queé física: o colo”, avalia.

Wanderley Simone Figueiredo Júnior

Page 10: Edição 339

102012pçãpçãOO OOJornal

8 a 16 de MARÇOGuarulhosVox Legis

Decio Eduardo de Freitas Chaves Jr.

Supermercados em SP vão distribuirsacolas retornáveis no Dia do Consumidor

Decisão do BC não mudajuros do cheque e docartão, dizem economistas

8 de Março,Dia da Mulher

Ser guerreira, guerrilheira,lutadora... multimidia,multitarefa, multifaceta,multi-acaso... multi-coração...

Os supermercados deSão Paulo distribuirãogratuitamente, no Dia doConsumidor, comemoradoem 15 de março, uma sacolareutilizável para o consu-midor que adquirir aomenos cinco itens em suacompra. A informação é daApas (Associação Paulistade Supermercados) e a ini-ciativa faz parte do acordo

firmado com o MinistérioPúblico e o Procon-SP.

“Conforme o acordo as-sinado, estamos na épocada transição e este é omomento de conscientizaros consumidores”, afirma opresidente da associação,João Galassi.

A ação integra a cam-panha “Vamos Tirar o Pla-neta do Sufoco”, promo-

vida pela Apas, e tem comointuito conscientizar osconsumidores sobre o fimdas sacolinhas, que serãodefinitivamente banidas docomércio a partir do dia 3de abril.

Prazo

Segundo a associação,no próximo dia 15, a expec-

tativa é que 6 milhões desacolas reutilizáveis sejamdistribuídas em todos ossupermercados do estadode São Paulo. Além deganhar a sacola no Dia doConsumidor, os clientestambém poderão trocá-laem até seis meses, gratu-itamente, em caso de danos.

“Acreditamos que estepresente para o consumidorgarantirá uma transiçãomais eficaz e suave para quetodos possam se acostumare perceber o quanto essaação beneficiará toda apopulação e o planeta”, en-cerra Galassi.

As taxas do cheque especial e do cartão de créditonão devem ficar menores com a decisão sobre a taxabásica de juros (Selic), anunciada nesta quarta-feira (7)pelo Copom (Comitê de Política Monetária), do BancoCentral.

“O consumidor não deve sentir a diferença porque,se acontecer alguma mudança, ela será muito pequenaem relação às taxas que vigoram para as pessoasfísicas”, diz Keyler Carvalho Rocha, professor definanças da FIA (Fundação Instituto de Administração).Segundo ele, as variações da Selic são irrelevantes pertodas taxas cobradas pelos bancos, que ultrapassam160% ao ano. As taxas de rotativo do cartão de créditochegaram a 238% ao ano em média, segundo dadosdivulgados pela Proteste em janeiro.

Os bancos devem manter as margens de lucro altasnos empréstimos devido ao aumento da inadimplência,segundo José Nicolau Pompeu, professor doutor emEconomia da PUC-SP. Ele diz que a crise financeiraeuropeia, a diminuição do ritmo no crescimento daChina e a queda dos preços de matérias-primas fazemos bancos ficarem mais receosos com o cenárioeconômico e aumentarem seus lucros.

Sinal verde para os seus negócios!Anuncie no Jornal Opção

Guarulhos: 2447-1010

Page 11: Edição 339
Page 12: Edição 339