Edição 35

24
Frase da Semana - “O temperamento humano é muito suscetível, mas em todos os seres humanos existe uma boa condição que permite corrigir erros, aplainar dificuldades e atenuar reações.” (Carlos Bernardo González Pecotche) Ariquemes - Rondônia 30 de julho a 7 de agosto de 2011 Edição 35 - Ano I R$ 2,50 Marinho da Caerd poderá ter seus bens bloqueados pela justiça Pág. 5 Pág. 16 Supermercados de Ariquemes não poderão mais limitar quantidade de produtos em promoções Os doutores da boiada Com profissão valorizada em Rondônia, vaqueiros ganham mais que bacharéis em administração Foto: Senar / CNA Pág. 7

description

Os doutores da boiada

Transcript of Edição 35

Page 1: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Frase da Semana - “O temperamento humano é muito suscetível, mas em todos os seres humanos existe uma boa condição que permite corrigir erros, aplainar difi culdades e atenuar reações.” (Carlos Bernardo González Pecotche)

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano IR$ 2,50

Marinho da Caerd poderá ter seus bens bloqueados pela justiça

Pág. 5Pág. 16

Marinho da Caerd poderá ter seus bens bloqueados pela justiça

Pág. 5

Supermercados de Ariquemes não poderão mais limitar quantidade de produtos em promoções

Os doutores da boiadaCom pro� ssão valorizada em Rondônia, vaqueiros ganham

mais que bacharéis em administraçãoFoto: Senar / CNA

Pág. 7

Page 2: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I Variedades

Áries - De 21/3 a 20/4O começo da semana pede cautela, cuidado com fal-sas promessas. Na carreira, abuse de seu poder de comunicação, divulgue suas ideias e faça parcerias. As relações estáveis estão protegidas, mas as des-gastadas não terão chance. Não desperte o ciúme na pessoa amada.

Touro - De 21/4 a 20/5É hora de batalhar por seus objetivos. Nada cairá do céu. No entanto, cuidado para não deixar o roman-ce em segundo plano. Amigos e familiares queridos serão importantes neste período. Cuidado com falsas amizades, uma decepção não está descartada. Acre-dite em seu talento.

Gêmeos - De 21/5 a 20/6A fase é ideal para quem busca uma relação mais séria. A comunicação será sua aliada durante esta semana. Suas ideias estarão fervilhando. O romance passa por uma fase positiva, porém tenha cuidado para não idealizar a pessoa amada. Não tenha medo de se envolver.

Câncer - De 21/6 a 21/7Ser gentil e amável no ambiente de trabalho contará pontos a seu favor. Há chance de uma grande vitó-ria no ambiente profi ssional. O romance conta com a proteção das estrelas e é hora de mostrar mais com-prometimento. Valorize sua privacidade e a discrição no trabalho.

Leão - De 22/7 a 22/8Atividades que exijam discrição estão favorecidas e a carreira conta com boas vibrações. O setor sentimen-tal anda um pouco reprimido e, talvez seja importante avaliar a necessidade de dar novo rumo ao amor. Não permita que o excesso de autovalorização atrapalhe a relação.

Virgem - De 23/8 a 22/9Interesses profi ssionais e sentimentais podem entrar em choque. Será importante concentrar-se em seus objetivos. Tenha bastante jogo de cintura e não aceite provocações de pessoas próximas. Cuidado com o sentimento de posse. Não abuse da sorte.

Libra - De 23/9 a 22/10Mudanças no ambiente profi ssional poderão vir a ca-lhar. Aceite as novidades com entusiasmo, tudo indi-ca que serão positivas. Os astros indicam que você estará mais popular e que saberá farejar boas opor-tunidades. No amor, o clima é de companheirismo. Surpreenda o par.

Escorpião - De 23/10 a 21/11Será importante deixar a individualidade de lado e apostar nas parcerias no ambiente profi ssional. Você passará por uma fase de renovação e será importante fechar um ciclo para iniciar outro. O romance passa por uma fase positiva. Não tenha medo de fazer mu-danças.

Sagitário - De 22/11 a 21/12Tenha cuidado com fofocas e com o julgamento das pessoas com quem convive. A profi ssão contará com boas energias e novas oportunidades poderão surgir no decorrer da semana. Já o amor passará por uma fase crítica, mas passageira. Enxergue as coisas por um outro ângulo.

Capricórnio - De 22/12 a 20/1Este é o momento de melhorar suas relações de uma forma geral. Concentre-se em sua carreira e saberá resolver qualquer situação. No romance, não tenha medo de expor seus sentimentos e de falar sobre o que te aborrece. Faça uma autoanálise e veja o que deve ser mudado.

Aquário - De 21/1 a 19/2Compartilhe seus projetos e aposte nas parcerias no setor profi ssional. Não vale a pena fi car remoendo má-goas e ressentimentos do passado. O momento é de estreitar laços de afeto. Tenha cautela para não ferir as pessoas queridas com suas palavras. Controle sua irritabilidade.

Peixes - De 20/2 a 20/3Sua comunicação estará em evidência durante esta se-mana. Aproveite. Será fundamental focar sua atenção no trabalho e não fugir de suas responsabilidades. Os assuntos do coração passam por uma boa fase. O com-panheirismo será marcante. Aprenda com pessoas mais experientes.

HORÓSCOPO SEMANAL Charge

Só pra zuar!!!

Tirinha

Adão e Eva passeavam pelo Paraíso. E Eva perguntou a Adão:- Adão, tu amas-me?Adão, resmungando:- E eu lá tenho outra escolha?

_____________________

A melhor maneira de se lembrar do aniversario da mulher é esquecê-lo uma vez.

_____________________

Sou um cara de situação fi nanceira estável... sempre fui pobre.

_____________________

O homem é como macarrão: quanto mais você o esquenta, mais ele gruda.

_____________________

Nunca bata em um homem com óculos. Use as mãos, é mais efi ciente.

_____________________

O mais importante quando se é advogado é saber que uns casos se ganham e outros se perdem. Mas todos se cobram!

_____________________

O vendedor ambulante bate à porta da casa:- Minha senhora tenho aqui linhas, agulhas, alfi netes, presilhas, zíperes, grampos, pentes, escovas...- Não preciso de nada disso já tenho tudo!- Então, que tal comprar esse livro de orações pra agradecer a deus por não lhe faltar nada!

Planeta Bizarro

OS PReçOS CONGELARAM

Av. Capitão Silvio - Grandes Áreas Ariquemes - RO

DISTRIBUIDORA

Brasil Distribuidora e Brasil Super Atacado

SuperPromoção

Ar Condicionados

no mês de

OS PReçOS OS PReçOS OS PReçOS JulhoAs melhores

nossodestaque Variedades2

Americano bate recorde ao alcançar 502 km/h com moto de 1299 cc

Com uma moto de 1299 cc, o norte-ameri-cano Bill Warner, de 42 anos, atingiu a veloci-dade de 502 km/h e ba-teu seu próprio recorde mundial no dia 17 de julho em Limestone, no estado do Maine (EUA). A antiga marca de War-ner era de 448,36 km/h.

AAPA – Associação dos Pecuaristas de Ariquemes, fun-dada em 1983, re-

alizou em 84 a 1ª EXPOA-RI, e de lá para cá, numa vertente de crescimento e desenvolvimento, chega hoje à sua 28ª EXPOARI, e conta com cerca de 400 as-

sociados. Tem um parque com uma área de 45ha, com uma estrutura moder-na, arrojada e defi nitiva, o que nos dá orgulho de ser-mos a 4ª melhor arena de shows e rodeio do Brasil e disparadamente a 1ª da re-gião Norte, com destaque para os 03 pavilhões para

exposição de bovinos, tota-lizando 188 argolas; 01 pa-vilhão para exposição de ovinos e caprinos; 01 pavi-lhão para exposição de equinos com 20 baias; Ta-tersal de Leilões contendo em anexo um curral com 2.200m2 com 68 divisões; 01 pavilhão para exposito-

res empresariais com área de 2.000m2 e capacidade para 100 expositores; Áreas para mais 100 expositores no interior do parque; Praça de Alimentação com 100 pontos comerciais; Estacio-namento para 5.000 veícu-los; salão aberto para sho-ws e danças com área de 1.000m2; Arena de shows e rodeios com capacidade to-tal de 30.000 pessoas; ar-quibancadas em concreto armado; 52 camarotes com capacidade de 25 pessoas cada; Danceteria panorâmi-ca com 400m2; pista de pro-vas equestres; pista de mo-tocross; Área para parque de diversões com 6.000m2; Palco para apresentações artísticas com área de 350m2, contendo 03 cama-rins; alojamento climatizado

para 100 pessoas contendo cozinha e refeitório.

A APA está realizando agora a 28ª EXPOARI, e o deputado estadual Lorival, aproveita a oportunidade para parabenizar a atual di-retoria, na pessoa do Presi-dente Zé Luis que vem rea-lizando um grande trabalho, assim como também todos os expositores, barraquei-ros e os participantes que lotam as dependências do parque durante os 09 dias de festa, alcançando ai a marca expressiva das mais de 300.000 pessoas que abrilhantam a grande festa.

O deputado Lorival, só-cio e Ex-Presidente em dois biênios, lembra que tam-bém já prestou um grande trabalho à Entidade durante os quatro anos de sua ges-

Assessoria

Lorival é sócio da APA e foi ex-presidente em dois biênios, e também prestou um grande trabalho à Entidade durante os quatro anos de sua gestão

tão, e deixa claro “que só conseguimos alcançar grandes feitos à frente da Associação porque tinha uma diretoria e uma equipe de trabalho muito unida, competente e comprometi-da com as nossas proposta, tanto é que quando não pu-demos mais continuar na Presidência, por exigências estatutárias, apoiamos a atual diretoria que agora também completa o último ano do ciclo, e a APA conti-nuou bem comandada, e quem ganhou com isto fo-ram seus associados e co-munidade de Ariquemes, porque ali se estimula e im-pulsiona o nosso setor pro-dutivo rural, industrial e co-mercial, movimentando todos os seguimentos de nossa comunidade.

Prefeito Márcio Raposo, deputado federal Moreira Mendes, presidente da APA Zé Luiz e o deputado estadual Lorival Amorim.

Deputado Lorival elogia organização da Expoari pelo sucesso

Page 3: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

OS PReçOS CONGELARAM

Av. Capitão Silvio - Grandes Áreas Ariquemes - RO

DISTRIBUIDORA

Brasil Distribuidora e Brasil Super Atacado

SuperPromoção

Ar Condicionados

no mês de

Julho

22 nossodestaque 3Geral

Qualidade produtiva de Rio Crespo é destaque em Stander na Femuar

Aprefeitura muni-cipal de Rio Crespo inovou participando ati-

vamente na 28ª Expoari. Com um stander localiza-do no espaço da Feira Multisetorial de Arique-mes (Femuar), mostra a todos os visitantes um pouco das qualidades deste munícipio da região do Vale do Jamari.

Rio Crespo possui uma população estimada em 3.316 habitantes, onde a principal economia gira em torno da agrope-cuária. Motivados pela ex-posição de grandes em-presas e de um grande número de pessoas que passam por essa, que é uma das maiores feiras agropecuárias do norte do Brasil, a equipe comanda-

Ivan de Lara

da pelo prefeito munici-pal, Geraldo Nicodemos Sanvido Junior, popular Junior do Arroz, levam a feira um pouco de seu povo, de sua história e de seu trabalho.

Com o intuito de divul-gar o potencial agrícola, baseado na localização favorável próximo a capi-tal do estado e com uma topografia que ajuda na prática das mais diversas culturas, a administração atual decidiu mostrar para as pessoas da região a realidade deste povo ho-nesto e trabalhador. “Nos-so município esta em constante desenvolvimen-to, e hoje com os vários projetos em execução da prefeitura municipal, nos setores de infraestrutura, saúde, educação e ação

social, nós estamos pre-parando o município para o crescimento e o avanço jamais vistos em nossa história. Um município onde a pecuária, agricul-tura e a extração de miné-rio são as principais ativi-dades econômicas, mostra ao estado a nossa capacidade de produção, que cresce a cada ano”, destaca Junior do Arroz.

O município conta hoje com um grande apoio do atual Governo do Estado. Em várias das visitas fei-tas pelo governador Con-fúcio Moura, a administra-ção municipal tem se sentido segura e ampara-da para inicializar os mais diversos projetos de res-truturação do município. “Possuímos um o apoio do governo, e vários par-

lamentares que acreditam e confiam no potencial rio-crespense”, frisa o prefeito.

As milhares de pesso-as que passaram nesses dias de feira ficaram im-

pressionadas com as qua-lidades que este pequeno município tem a mostrar para o estado. “O prefeito Junior do Arroz está de parabéns pela iniciativa, pois aqui ele mostra uma

28ª Expoari

nova e ótima impressão ao estado de Rondônia sobre o seu município”, salienta Marcelo Paiva Nunes, visitante do stan-der do município na Expo-ari.

Editor do Jornal Nossa Folha, Ivan de Lara e o prefeito Junior no stander da prefeitura de Rio Crespo

No início dessa semana o de-putado estadu-al Adelino

Follador (DEM) lançou seu primeiro informativo, este que traz um balanço das ações desenvolvidas pelo parlamentar no pri-meiro semestre deste ano. Entre elas destacam-se as conquistas do transpor-te escolar do IFRO e de duas ambulâncias para Ariquemes, e a luta para isenção do ICMS.

De acordo com Adelino a edição n° 01 do informa-tivo parlamentar é mais uma alternativa do cida-dão rondoniense acompa-nhar suas ações. “Já te-nho o site – www.adelinofollador.com – e o facebook. O informativo é

Deputado Adelino lança seu informativo parlamentar

mais uma ferramenta de comunicação que deixará a comunidade mais infor-mada, sobre meus traba-

Assessoria

lhos e visitas”.Os 10 mil exemplares

de 12 páginas, esta sendo distribuídos na Expoari

(Exposição Agroindustrial de Ariquemes) e em toda a região do Vale do Jama-ri.

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Pro-motoria de Justiça de Buritis, recomendou à Secretaria Municipal de Educação de Campo Novo de Rondônia que sejam adotadas provi-dências visando garantir a alimentação e a merenda es-colar para os alunos, em con-formidade com os cardápios apresentados pela Semec, com oferecimento dos gêne-ros alimentícios ali relaciona-dos e adquiridos por meio dos procedimentos de licita-ção documentados, a fi m de atender às necessidades nu-tricionais dos educandos, sendo observadas as diretri-zes e os padrões estabeleci-dos na legislação pertinente, em todas as escolas do mu-nicípio, em especial na Esco-la Municipal de Ensino Fun-damental Tancredo Neves II.

Na recomendação, o Promotor de Justiça Weber Augusto Rabelo Vasconce-los determina que o Ministé-rio Público seja informado, por escrito, das medidas adotadas, no prazo de 30

dias, sob pena de ajuiza-mento de ação civil pública para fazer cessar a omissão e violação às normas do Es-tatuto da Criança e do Ado-lescente e à legislação vi-gente.

Um dos motivos para a expedição da recomenda-ção foi denúncia formulada ao MP, relatando que a Es-cola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Ne-ves II, no município de Cam-po Novo, não vem oferecen-do a merenda dentro dos padrões legais. A recomen-dação feita pelo Ministério Público leva em considera-ção que se aproxima o início do segundo semestre do ano letivo de 2011 e que a ali-mentação escolar é direito dos alunos da educação bá-sica pública e dever do Esta-do, sendo promovida e in-centivada com vistas no atendimento das diretrizes estabelecidas na Lei 11.947/2009, que dispõe so-bre o atendimento da alimen-tação escolar e outras provi-dências.

Ascom MP-RO

Campo novo terá que melhorar qualidade da merenda escolar

Page 4: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano Iopinião2 nossaopinião2 nossaosao Ariquemes - Rondônia

30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Direto da RedaçãoColuna Pinga Fogo

Editorial

Paulo Morais e Olavo SubtilIvan de Lara

Por Ivan de Lara

Nossa Folha Publicações LtdaCNPJ - 06.934.246/0001-17

Rua Rio Negro, 4612 - Jd das PalmeirasAriquemes - Rondônia

DIREÇÃO GERALJosé Olavo Subtil de Oliveira

(69) 8427-5868Paulo Roberto de Freitas Morais

(69) 8405-7922

DIRETOR DE REDAÇÃOIvan de Lara(69) 8439-9797

Artigos e Colunas são de responsabilidade de quem os as-sina e não representam nescessariamente a opinião do jornal

[email protected]@jornalnossafolha.com

[email protected]

Distribuido semanalmente em - Porto Velho, Ariquemes, Alto Paraíso, Cujubim, Monte Negro, Buritis, Machadinho D´Oeste, Cacaulândia, Rio Crespo, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Caco-al, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena

nossoesporte 214 nossaopinião

infoco

Tentando ser ariquemenseTem um parlamentar rondoniense que está montando um negócio na cidade de Ariquemes. Talvez seja esse o passo defi nitivo para o no-bre poder se dizer cidadão de Ariquemes.

Tem mais...Além das “personalidades de fora” que tem o passado sujo e por aqui tentam se limpar, há por aí um político de um mandato só, tentando voltar ao cenário. Seus opositores que cuidem com ele, pois um pas-sarinho me falou que ele virá forte e que ele afi rma que a derrota não se repetirá.

Se fosse só isso!Este é um momento que ninguém está tranquilo na política. Vereado-res tentam correr mais do que nunca, prefeitos precisam planejar as próximas inaugurações para antes do início da campanha de 2012. O negócio anda meio agitado. Nomes e mais nomes surgem como pos-sibilidades. Mas ninguém esta certo de nada e os grupos que antes pareciam formados estão se dissolvendo. Parece que até lá (campa-nha do ano que vem) muita coisa vai mudar, mas o que interessa é que a maior preocupação de todos é a campanha. Ops... não deveria ser o trabalho pelo povo?

Clã AmorimO governador Confúcio Moura falou em seu blog sobre a família Amo-rim, seus antigos rivais políticos. Elogiou-os e disse que Daniela é uma forte candidata a prefeitura de Ariquemes, e alertou a seus rivais quanto a sua força no ano vindouro.

Calculadora na mãoConfúcio elogiou o prefeito Márcio Raposo (DEM), disse que ele “anda com uma calculadora na mão”. Márcio, mesmo não tendo de-clarado ofi cialmente seu interesse em reeleição, tem como passo automático a opção de se largar em busca dela.

Apoio do governadorOfi cialmente o governador ainda não manifestou apoio a alguém para o pleito do ano que vem, mas ouve-se que o PMDB ariquemense terá candidatura própria. Os nomes sondados são vários, como o do Dr. Ricardo Rodrigues, do apresentador Ricardo Shwantes, do vereador Clóvis José, Dr. Mauro Pedro e o professor Eldo de Lima.

Acesse o mais novo site de notícias da região:www.

.com.br

Fifa evita falar sobre preços de ingressos da Copa e "culpa" estádios

Copa 2014

Os preços dos ingressos, uma das grandes preocupações, se não a principal, dos torcedores que sonham em assistir à Copa do Mundo no Brasil, em 2014, segue com a situação indefi nida.

Questionados durante entre-vista na última quarta-feira, na Ma-rina da Glória, no Rio de Janeiro, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário geral da entidade, Jerome Valcke, colocaram a culpa na falta de solução do assunto nos estádios do Mundial.

"A questão dos preços dos in-gressos não tem como ser respon-dida enquanto os estádios não fi -carem prontos. Precisamos disso para saber a capacidade de cada estádio e a divisão de ingressos

por setores (dos mais caros aos mais baratos)", afi rmou Valcke.

O secretário geral da Fifa, no entanto, quis tranquilizar os torce-dores de que os preços não serão exorbitantes e repetirão um pa-drão já visto nas duas últimas edi-ções da Copa do Mundo: em 2006, na Alemanha, e em 2010, na África do Sul.

"Será mais ou menos o mesmo modelo utilizado nas duas últimas Copas. Terão ingressos mais ca-ros para os principais setores, in-gressos que serão distribuídos para algumas instituições e alguns ingressos mais baratos para se adequar aos torcedores brasilei-ros. Assim como foi feito com os sul-africanos".

Da Redação

Da Redação

A falta de planejamento e agilidade nos preparativos para a copa de 2014, como a construção e reforma de estádios, aeroportos e o atrazo nos investimentos de infraestrutura em geral, tem causado polêmica e expectativa aos olhos dos críticos no país.

Luis Fabiano já custa R$ 6 milhões ao São Paulo

Falta estrear

Rondônia

Futebol do Norte

Quando Luis Fabiano enfi m es-trear, o São Paulo já terá gasto mais de R$ 6,1 milhões com seu mais es-perado (e até agora mais frustrante) reforço para esta temporada.

O valor equivale às parcelas já pagas ao Sevilla por sua contratação e à soma dos salários e rendimentos extras pagos pelo clube ao jogador.

O retorno do centroavante ao Morumbi foi anunciado no dia 11 de março. Mas, devido a uma ruptura de um tendão da coxa direita e a uma série de erros de avaliação sobre seu retorno, ele ainda não pôde estrear.

Na última semana, foi revelado um novo problema do atacante. O corte da operação a que foi submeti-do há dois meses para retirada da fi -brose no local da lesão não cicatrizou dentro do prazo esperado. E o São Paulo decidiu que ele passará por uma cirurgia plástica para fechar a área.

Para o médico do clube José Sanchez, o novo procedimento deve atrasar pouco a estreia de Luis Fabia-no, em “uma semana ou dez dias”.

Assim, a previsão de que ele po-deria fi nalmente voltar a jogar no pró-ximo mês ainda não está descartada.

Até lá, o camisa 9 já terá recebido cinco salários de R$ 170 mil e o mes-mo número de parcelas da bonifi ca-ção que o São Paulo lhe paga para alcançar o rendimento mínimo de R$ 350 mil --o valor pode ser maior, de-pendendo dos contratos de explora-ção de imagem envolvendo o atleta.

Segundo o clube, o jogador ren-deu no período R$ 3 milhões devido a três acordos publicitários, e não há expectativa de novas parcerias antes da estreia. Só que os contratos fi rma-dos duram até um ano. E o dinheiro gerado por eles acabou.

“Já pagamos 2 milhões de euros (R$ 4,4 milhões) ao Sevilla”, afi rmou o diretor fi nanceiro são-paulino, Os-valdo Vieira de Abreu. A negociação com o time espanhol custou no total 7,6 milhões de euros (R$ 16,8 mi-lhões), que serão parcelados ao lon-go de quatro anos.

“É só fazer a conta para ver quan-to falta pagar. A próxima parcela ven-ce em outubro”, adicionou o dirigente.

O São Paulo só espera que, quando fi zer o próximo depósito para o Sevilla, Luis Fabiano já tenha inicia-do a pagar com gols o dinheiro que vem sendo investido nele.

Médico José Sanchez conversa com Luis Fabiano

O Departamento Técnico da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) divul-gou nesta terça-feira (26) o Re-gulamento da Segunda Divisão do Campeonato Rondoniense 2011.

A entidade publica o regula-mento com 61 (sessenta e um) dias de antecedência ao inicio do campeonato, conforme pre-vê as leis vigentes do esporte. O regulamento ainda poderá sofrer alterações a depender da inscrição e regularização de clubes para a disputa da com-petição, com prazo a se encer-rar dia 12 de agosto do corrente ano.

Até o momento estão confi r-madas apenas três equipes na competição, sendo elas: Ji-Pa-raná, Pimentense e União Ca-coalense.

A Segundinha está progra-mada para iniciar no dia 25 de setembro.

FFER divulga regulamento da Segundinha

Após voadora, goleiro é indiciado por tentativa de homicídio

O goleiro Gustavo Pereira de Lima, 18, foi indiciado por tentativa de homicídio qualifi ca-do pela agressão ao volante Elivélton, do Vasco, em partida da Taça BH de juniores, na se-gunda-feira.

O jogador do Sport acertou uma voadora na altura da nuca do adversário, durante confu-são nos acréscimos da partida.

Após demiti-lo, Sport pro-mete dar psicólogo para goleiro que deu voadora em vascaíno.

Agressão

Não é de hoje e nem de ontem que nossos governantes fazem far-ra com o dinheiro do povo. Em nos-sa região, a corrupção e a falta de responsabilidade têm tomado conta da cabeça de grandes administra-dores. Exemplo claro destas afi rma-ções marcam a edição desta sema-na do Jornal Nossa Folha, onde mostramos os atos ilícitos cometi-dos pelo prefeito do município de Machadinho do Oeste, Mário Alves da Costa (Marinho da Caerd – PV), juntamente com o secretário de ad-ministração, Admilson Ferreira dos Santos e o pregoeiro Dário Geraldo da Silva. Onde em um município carente, que faltam investimentos

Dinheiro público em festapraticamente em todos os setores, o chefe do executivo e sua equipe efe-tuam a compra de um veículo blinda-do ao valor de quase R$ 200 mil.

Machadinho do Oeste vem so-frendo fortemente com a atual admi-nistração, desde o início de seu man-dato, Marinho vem mostrando ao povo que ainda não sabe ao certo o que deve fazer um prefeito. O caos na saúde, educação, assistencialismo social e principalmente infraestrutura tem tomado conta administração atu-al. Ou deveríamos chamar de “desad-ministração”? Pois ao ponto que che-gou a cidade e o contexto organizacional da administração pú-blica deste município, poderíamos re-

alemente chama-la com o nome “de-sadministração”.

Nem sempre a competência e for-mação específi ca são exigidas pelos eleitores, mas o eleito deve cobra-las, ao organizar a estrutura dos funcioná-rios nomeados em áreas técnicas, onde seus atos refl etem diretamente nos serviços prestados em prol da co-munidade. Convenhamos, mas que o mínimo de competência e formação o chefe do executivo deveria exigir ao fazer tamanhas admissões.

Algo que pode vir como alívio para o prefeito Marinho é a notícia que este tipo de difi culdade não é só ele que está passando. Outros exemplos de péssimos administradores públi-

cos, em nossa região, podemos ci-tar aos montes. Ainda nesta edição temos o prefeito Alex Testoni, de Ouro Preto do Oeste, como denun-ciado por não prestar contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimen-to da Educação (FNDE). Neste caso Alex, o homem que não tem secretário algum, perdeu o montan-te de R$ 170 mil que foi destinado aquisição de veículo para o trans-porte escolar.

Um político quando conquista algo em prol do povo não merece mérito algum, pois está apenas cumprindo com suas obrigações. Mas quando há algum deslize, que a justiça seja feita.

Em destaque o pre-sidente da Associação dos Pecuaristas de Ari-quemes (APA), o pecu-arista Zé Luiz, que este-ve a frente da organização de uma das maiores festas do norte do país, a 28ª Ex-poari.

O Jornal Nossa Fo-lha parabeniza o presi-dente e toda sua equi-pe pelo sucesso desta grande festa. O traba-lho e o esforço de to-dos os envolvidos foi reconhecido com o nú-mero recorde de públi-co nestes dias de festa.

TrabalhandoUm dos poucos vereadores que aparecem trabalhando no período de recesso da Câmara de Vereadores é o presidente Val do PT. A assessoria ta trabalhando direitinho mostrando as andanças do ve-reador presidente. Outro que está com um projeto em andamento atendendo várias pessoas no bairro Nova União III e adjacências é o vereador Clovis José (PMDB), idealizador do Projeto Vida. A mu-lherada está se profi ssionalizando pra melhorar a qualidade de vida por lá.

EstruturandoQuem deu o ar da graça em Ariquemes nesta semana foi o sena-dor Ivo Cassol (PP). Cassol que está de licença do cargo, assumi-do por seu pai Reditário Cassol, está cortando o Estado reestrutu-rando o Partido Progressista visando as eleições municipais em 2012.

CertinhoA hora de fazer qualquer coisa para estruturar ou desestruturar as coisas é agora. O intuito de Cassol é lançar o seu pupilo, o ex-de-putado estadual Tiziu Jidalias como candidato ao cargo máximo do executivo municipal. Tiziu não declara nada mas os indícios de uma candidatura são fortes. Segundo observações ele já tem até coordenador de campanha, o polêmico Ezídio Matos, empresário local. Nas próximas edições o Jornal Nossa Folha trará um mate-rial completo sobre a situação política do empresário Jidalias dos Anjos, o Tiziu da Rondo Motos.

Os R$ 5 milhões da saúdeEm uma reunião entre o prefeito Márcio Raposo (DEM) e os três deputados estaduais eleitos por Ariquemes, Adelino Follador, Lori-val e Saulo Moreira saiu a decisão de buscar uma alternativa junto ao governador Confúcio Moura para que Ariquemes não saia pre-judicada com o veto governamental. Segundo o deputado Adelino Follador, em conversa com o governador, o mesmo se comprome-teu em enviar um novo projeto para aprovação na ALE, logo que os parlamentares voltem do recesso. Ainda segundo Adelino, assim que chegar, o projeto será votado em regime de urgência.

Expoari 2011Um sucesso. O número recorde de público mostrou o resultado do trabalho de toda a diretoria da APA – Associação dos Pecuaristas de Ariquemes, organizadora do evento. Uma nova diretoria assu-me a APA a partir do ano que vem e a responsabilidade de superar os trabalhos anteriores vai pesar bastante para todos. Uma das maiores e mais bem organizadas associações pecuaristas do país mostra que, quem quer que esteja a frente dela terá uma equipe na retaguarda dando suporte.

Page 5: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I nossapolítica 520 nossobrasil Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Fazendo partedo crescimento de

Cujubim

Se depender do MP, prefeito Marinho da Caerd terá bens bloqueados pela justiça

Machadinho do Oeste

Ouro Preto do Oeste

OMinistério Público de Rondônia ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar,

pedindo a indisponibilidade de bens do prefeito de Machadinho do Oeste, Mário Alves da Costa, em razão de irregularidades no pro-cesso de compra com dinheiro pú-blico de um veículo Toyota blinda-do, no valor de R$ 192 mil. Também são réus na ação o secretário mu-nicipal de Administração e Fazen-da, Admilson Ferreira dos Santos; o pregoeiro Dário Geraldo da Silva e a empresa Nissey Motors Ltda.

A Promotoria pede que seja de-clarada liminarmente a indisponibi-lidade dos bens dos citados, em caráter solidário, até o dobro do valor do contrato (R$ 384 mil),

MP-RO

como forma de assegurar desde já a efetividade do pedido e evitar di-lapidações patrimoniais em casos como este, após a ciência do curso de ação ressarcitória contra os res-ponsáveis pelo ato ilícito.

A ação foi motivada em razão da cassação da liminar concedida em cautelar preparatória, o que na prática a inutilizou, que visava sus-tar o pagamento da compra do ve-ículo, ato já cumprido pelos réus da ação. Assim, entende a Promo-toria de Machadinho do Oeste, res-ta, de fato, a indisponibilidade dos bens como forma de assegurar o cumprimento de eventual conde-nação.

De acordo com a Promotoria, os envolvidos na compra do veícu-lo violaram os princípios da Admi-

nistração Pública da legalidade, impessoalidade, moralidade e efi -ciência, elencados na Constituição Federal. Violaram a legalidade por-que desobedeceram aos coman-dos constitucionais que determi-nam a prioridade absoluta à infância e à juventude e primazia à educação e à saúde. Desobedece-ram ainda à norma que regula-menta o processo licitatório de pre-gão quando publicaram errata do edital, e, posteriormente, adendo esclarecedor modifi cando comple-tamente o objeto do certame com apenas três dias corridos de ante-cedência da sessão de recebimen-to das propostas, quando a lei exi-ge, no mínimo, oito dias úteis de interstício entre a publicação e o recebimento.

O princípio da impessoalidade também foi violado porque o pro-cesso de compra do veículo teve o fi m de atender aos interesses pes-soais do prefeito, que pretendia adquiri-lo com dinheiro público por pura questão de vaidade. E, mes-mo tendo conhecimento dessa fi -nalidade, o secretário municipal da Fazenda e o pregoeiro também agiram para consecução da com-pra do veículo o mais rápido possí-vel. Os atos praticados pelo prefei-to e seus assessores confi guram, de acordo com a Promotoria, ato de improbidade administrativa tipi-fi cado nos artigos 10 e 11 da Lei 8.429/92. As irregularidades no processo licitatório para compra do veículo também benefi ciaram a Nissey Motors.

O chefe do executivo decidiu bene� ciar o seu ego e ostentar status com luxo � nanciado pela prefeitura municipal ao adquirir um veículo a prova de bala, mas agora poderá arcar com seu próprio patrimônio.

Alex Testoni é denunciado por prestar contas com atraso

para a aquisição de veículo de transporte coletivo de alunos da Educação Básica.

O convênio fi rmado com o Mi-nistério da Educação autorizou o repasse de R$170.973,00 para a compra de um veículo zero quilô-metro que deveria fazer o trans-porte escolar de alunos da Educa-ção Básica do município.

A prestação de contas deveria ter sido feita até março de 2009, porém, o prefeito só a apresentou em maio do mesmo ano. “O de-

nunciado, na condição de prefeito do município, não cumpriu com sua obrigação legal de prestar contas no prazo previsto no convê-nio, sendo que o atraso na apre-sentação das contas confi gura in-fração à lei”, explicou o procurador regional da República Osnir Beli-ce.

A denúncia aguarda o recebi-mento pelo Tribunal Regional Fe-deral da 1ª Região (TRF1).

Nº judicial: 0026718-83.2011.4.01.0000

Ouro Preto do Oeste (RO), Juan Alex Testoni, por não prestar con-tas no prazo, de convênio fi rmado com o Fundo Nacional de Desen-volvimento da Educação (FNDE)

Juan Alex Testoni recebeu mais de R$170 mil para a compra de veículo para transporte escolar.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito de

MPF RO

Programa de bolsas de estudos no exterior selecionará quem tem mérito, segundo Dilma

Educação

Ao apresentar, na última se-mana, as diretrizes do programa Ciência sem Fronteiras, que pre-tende conceder 100 mil bolsas de intercâmbio para brasileiros, a presidenta Dilma Rousseff disse que a seleção dos estudantes não será baseada no critério do “quem indica”, mas sim no de quem tem mérito. Segundo ela, a distribui-ção das bolsas levará em conta a representação étnica, social e re-gional.

“Não estamos fazendo um programa baseado em quem indi-ca. Estamos criando ações orien-tadas pelo mérito”, assinalou a presidenta. “Todos [os contempla-dos] vão ter de ter nota acima de 600 no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e daremos espe-cial atenção aos alunos ganhado-res de olimpíadas, notadamente a da matemática”, acrescentou Dil-ma, no encerramento da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

De acordo com a presidente, o governo quer que os estudantes brasileiros estudem nas melhores universidades e em cursos de ci-ências exatas, onde há maior de-fi ciência de profi ssionais, como as áreas de engenharia e de tecnolo-gia da informação.

Ao falar sobre o programa, o ex-reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Monteiro, aler-tou para o risco de que o critério de seleção por mérito favoreça os estudantes que têm acesso à educação privada e que, por isso, ingressam nas melhores universi-dades. “Assim, o Estado brasileiro vai custear um programa justa-mente para a parcela representa-tiva da camada que tem recursos e acesso e os estudantes das classes pobres fi carão fora”.

No discurso, a presidenta Dil-ma abordou o assunto. De acordo com ela, o critério por mérito é crucial e o Programa Universida-de para Todos (Prouni) comprova

que os estudantes de baixa renda têm bom desempenho. “Não há demérito em ter política por méri-to. Está provado que política por mérito pode contemplar as clas-ses menos privilegiadas. O Prouni mostrou que o desempenho no Enem para os selecionados para o programa era adequado para os parâmetros existentes.”

Dilma adiantou que a pré-se-leção dos alunos que poderão ser benefi ciados pelo programa será feita pelo Sistema de Seleção Unifi cada (Sisu) e pelo ProUni.

O secretário-geral da Nova Central Sindical de Trabalhado-

res, Moacyr Auerswald, pediu a criação de cursos de línguas para que a necessidade de dominar um idioma estrangeiro não preju-dique os estudantes de baixa ren-da a ter acesso às bolsas no exte-rior.

O Ciência sem Fronteiras dará bolsas para diferentes níveis de estudo, do ensino médio ao dou-torado. As bolsas serão custea-das com parceria público-privada. Do total, 75 mil bolsas serão cus-teadas pelo governo federal e 25 mil com a colaboração de empre-sas privadas.

Agência Brasil

Expedito Junior tem contas da campanha reprovadas pelo TRE

O órgão técnico do TRE havia apontado várias irregu-laridades e situações penden-tes de esclarecimento, no total de 14 itens. Parte dessas irre-gularidades foi sanada pelo candidato com a apresenta-ção de novos documentos e de prestação de contas retifi -cadora, contudo, dois itens não foram regularizados: a falta de abertura de conta bancária dentro do prazo e dí-vidas de campanhas não re-gularizadas.

Previdência Social registra de� cit de R$ 1,903 bilhão em junho

A Previdência Social regis-trou saldo negativo de R$ 1,903 bilhão em junho desse ano. Esse valor é 35,8% menor do que o verifi cado no mesmo período de 2010, quando o de-fi cit foi de R$ 2,967 bilhão. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Previdência Social.

O resultado de junho é de-corrente de uma arrecadação liquida de R$ 19,612 bilhões. Já as despesas com o paga-mento de benefícios foram de R$ 21,515 bilhões.

No primeiro semestre do ano, o rombo nas contas do INSS (Instituto Nacional do Se-guro Social) foi de R$ 19,779 bilhões. Em comparação com o seis primeiros meses do ano passado, o defi cit recuou 18,9%.

O pagamento de benefícios previdenciários no semestre foi de R$ 131, 211 bilhões. Já a arrecadação da Previdência Social somou R$ 111,431 bi-lhões.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RIO CRESPO/ROAVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 001/2011PROCESSO Nº 414/2011.

O Município de Rio Crespo – RO, através do Pregoeiro do Município nomeado através da Portaria nº 1451/2011, torna público que realizará Licitação na modalidade Pregão Eletrônico, tipo Menor Preço por item, nos termos da Lei n° 10.520/02, Decretos Federais n° 3.555/00 e 5.450/05, Decreto Municipal nº 796/2011, aplicando-se subsidiariamente a Lei n° 8.666/93 e a Lei 123/06, AQUISIÇÃO DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS, em atendimento a Secretaria Municipal de Obras e Transportes / SEMOT. Através do Termo de Convênio Nº 040/2010, Sendo o valor estimado de R$ 143.000,00 (cento e quarenta e três mil reais), processo administrativo n.º 414/2011 - Data para cadastramento de propostas a partir do dia 04/08/2011 as 08h00, abertura de propostas 10/08/2011 as 10:30min e início da sessão pública: 10/08/2011, as 11:00 horário de Brasília – DF, local www.bll.org.br. Informações Complementares: O Edital encontrar-se-á a disposição dos interessados no site supracitado e [email protected], ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Rio Crespo-RO, sito à Av. Joaquim Pedro Sobrinho, s/n – Setor 04 para maiores informações através do fone/fax 69-3539-2007.

Rio Crespo – RO, 25 de julho de 2011.Andréia da Silva Siqueira Pontes

PregoeiraPortaria Nº. 1451/2011

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RIO CRESPO/ROAVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 002/2011PROCESSO Nº 415/2011.

O Município de Rio Crespo – RO, através do Pregoeiro do Município nomeado através da Portaria nº 1451/2011, torna público que realizará Licitação na modalidade Pregão Eletrônico, tipo Menor Preço por item, nos termos da Lei n° 10.520/02, Decretos Federais n° 3.555/00 e 5.450/05, Decreto Municipal nº 796/2011, aplicando-se subsidiariamente a Lei n° 8.666/93 e a Lei 123/06, AQUISIÇÃO DE TRATOR AGRICOLA DE PNEUS, GRADE ARADORA COM CONTROLE REMOTO, em atendimento a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente / SEMAMA. Através do Termo do Contrato de Repasse Nº 0329448-50/2010/MDA/CAIXA, Sendo o Valor Estimo de R$ 102.500,00 (cento e dois mil e quinhentos reais). Processo Administrativo n.º 415/2011 - Data para cadastramento de propostas a partir do dia 04/08/2011 as 08h00, abertura de propostas 10/08/2011 as 11:30min e início da sessão pública: 10/08/2011, as 12:00 horário de Brasília – DF, local www.bll.org.br. Informações Complementares: O Edital encontrar-se-á a disposição dos interessados no site supracitado e [email protected], ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Rio Crespo-RO, sito à Av. Joaquim Pedro Sobrinho, s/n – Setor 04 para maiores informações através do fone/fax 69-3539-2007.

Rio Crespo – RO, 25 de julho de 2011.Andréia da Silva Siqueira Pontes

PregoeiraPortaria Nº. 1451/2011

Page 6: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

De Trivela

Alexandre JabáPedaladas

Ciro Martins

6 nossacidade

Aafirmação do juiz Danilo Paccini de que está apenas cumprindo o que

determina a Lei ao dar a reintegração de posse ao latifundiário João Arnaldo Tucci das terras ocupadas há oito anos pelos integran-tes da Liga dos Campone-ses Pobres (LCP) nos As-sentamentos: Canaã e Raio de Sol, localizado há cerca de 100 quilômetros de Ari-quemes e 40 km de Jaru, tem preocupado os mora-dores da localidade.

Diante da situação ins-tável, agricultores das duas áreas, acompanhados dos vereadores Valmir Francis-co dos Santos (Val) e Eno-que Nunes procuraram na manhã do último sábado, o governador Confúcio Mou-ra para buscar uma solução para o problema.

Na reunião, o líder do Assentamento Canaã, P Jotta argumentou que para cumprir a ordem de despe-jo, o Governo do Estado vai gastar em torno de R$ 1 mi-lhão. “A proposta que faze-mos é que ao invés de des-pejar a gente, repasse esse valor a esse homem que se diz dono da terra, mas não mora em Rondônia e não gera impostos para o esta-do”, disse.

Na oportunidade, os agricultores afirmaram ain-

Liga dos Camponeses Pobres pede apoio ao governador Confúcio Moura

Assentamentos em Ariquemes

da ao governador que ape-sar da decisão, irão perma-necer resistindo à desocupação. “Não vamos sair da propriedade. Com tudo que produzimos no de-correr destes anos, não va-mos aceitar ser despeja-dos”, reforçaram. “Se necessário, vamos para o conflito, mas não vamos sair!”, completou o grupo garantindo que não medi-rão esforços para se man-ter no local.

NegociaçãoO governador Confúcio

Moura explicou que na últi-ma visita em que a presi-dente Dilma Roussef fez ao estado, ela se colocou à disposição para dar todo apoio necessário aos acampados do estado “e pediu encarecidamente que fosse evitado qualquer tipo de conflito. Dom Moacir (Dom Moacyr Grechi, arce-bispo de Porto Velho) tam-bém já ligou fazendo este mesmo pedido. E eu tam-bém peço a vocês: mante-nham a calma e vamos ten-tar negociar sem conflitos”, pediu o governador tam-bém se colocando à dispo-sição com os vereadores no sentido de apoiar os camponeses.

De acordo P Jotta, uma comissão que representa as famílias também já este-

ve em Brasília (DF) para agilizar o processo de ne-gociação da Fazenda, que, conforme ele, também está em trâmite pelo Superior Tribunal Federal (STF).

BenfeitoriasEm visita aos dois as-

sentamentos neste domin-go (25), a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Ariquemes en-controu os camponeses reunidos para tratar sobre a reintegração. Na oportuni-dade foi possível testemu-nhar o quanto os agriculto-res têm produzido no decorrer do tempo. Casas (algumas inclusive sendo reformadas); criação de gado, peixes, porcos, gali-nhas, patos e outros ani-mais; produção de cacau, banana, café, arroz, milho, açaí, mamão, e outros ali-mentos que servem de sub-sistência das 160 famílias que moram nas proprieda-des de 3.600 (Canaã) e de 1.000 hectares (Raio de Sol) tomaram conta de pra-ticamente tudo o que pode ser visto a olho nu. “Há uns 30 dias mandamos dois ca-minhões de café limpo para Jaru. E todo mês são três caminhões de banana. Eu mesmo estou com um bom estoque de arroz armaze-nado pra ser comercializa-do”, conta o agricultor Joa-

quim Pires da Silva.João Pimentel e a espo-

sa Áurea Maria da Costa contam que também inves-tiram tudo que tinham na área onde moram e se acontecesse o pior, não têm alternativa para sobre-viver. “Nós estamos aqui desde o início, colocamos tudo o que tínhamos aqui. Se formos despejados, va-

mos para onde?”, questiona o casal que já construiu uma nova moradia e sobre-vive da produção agrícola e da criação de animais.

No local, um Posto da Sucam também foi constru-ído junto à Associação que representa os assentados. “Tudo o que temos na vida está aqui. A situação de to-dos é praticamente a mes-

ma: quando chegamos aqui, colocamos cada suor do nosso trabalho neste pe-daço de chão e produzimos tudo o que pode ser visto aqui. Estas terras estavam abandonadas há mais de 30 anos, não é justo este homem vir agora e querer simplesmente despejar as famílias que estão aqui”, re-sume o líder da LCP.

OpiniãoApesar de dizerem que estão dispostos a se manterem na terra a “qualquer custo”,

quem visita estas famílias que vivem nos dois assentamentos entende que não se trata de protagonizadores de conflitos como insistem em chamar alguns desinforma-dos. Apenas de pessoas humildes que precisam sobreviver e querem fazer isso por intermédio do seu trabalho. Assim como o governador Confúcio, a presidente Dilma e o arcebispo dom Moacir, esperamos que todos se unam a este entendimento de que haja uma negociação pacífica e não, em hipótese nenhuma, a necessidade de viven-ciarmos os conflitos de 2005 e 2006 que literalmente mancharam a imagem do estado e da LCP.

Câmara Municipal de AriquemesAssessoria de Comunicação

Assessoria da Câmara Municipal

Assentados se reuniram com o governador Confúcio Moura

Violência começando cedo!!!A Taça BH, torneio sub-19 que tem uma das sedes em Barão de Cocais, cida-de mineira a 93 km de Belo Horizonte, viveu nes-ta segunda-feira(25) uma tarde de briga com grave proporção. Já no fim do jogo entre Vasco e Sport, o clube carioca vencia por 3 a 1 quando o goleiro

Gustavo, do Sport, prota-gonizou uma agressão co-varde a Elivélton, do Vas-co. Após levar uma voadora pelas costas, o volante do clube carioca deixou o campo de ambu-lância, com suspeita de trauma na coluna cervical. Mais tarde, no Hospital Municipal de Barão de Co-cais, ele passou por um exame de raio-x, que des-cartou fratura.Elivélton vai passou a noi-te no hospital de Barão de Cocais e, na terça, foi transferido para Belo Hori-

zonte, onde fez exames complementares por pre-caução. Ainda na noite de segunda, o atleta já con-versava normalmente e até andava pelo quarto do hospital.

A agressãoO lance se deu no meio do campo, quando Romário, do Vasco, estava caído no gramado. Um jogador do Sport se aproximou para apressar o vascaíno no chão, e foi empurrado por outros atletas do time ca-rioca. Gustavo, então, saiu

correndo de sua meta e deu uma voadora em Eli-vélton que, de costas, nem sequer viu a aproximação do agressor.A atitude desencadeou uma confusão generaliza-da. Quando os ânimos se-renaram, todos estavam de pé, exceto Elivélton. O volante foi removido do campo de ambulância e le-vado a um hospital. Gusta-vo foi expulso por conta da agressão.

Sport afasta o goleiro, e Polícia vai registrar

ocorrênciaAinda antes de deixar o estádio, o goleiro Gus-tavo já sofreu as conse-quências. O jogador, de 18 anos, foi afastado pelo Sport (o clube per-nambucano publicou nota em seu site ofi-cial). A Polícia Militar, presente no local, infor-mou que registrou bole-tim de ocorrência por conta da agressão. Que vergonha, esse menino precisa de psicólogo e muita atenção. E claro banirão do futebol!!!

Peladão do 09 Apoio Cerveja KaiserComeça a 3ª Rodada, Sábado:16 hs, Pérola Mat. Const. X Amota, 17hs Ypiranga X Casa das Bicicletas

Domingo:08 hs, Napolis X Mutirão/Mad.Itagiba09 hs Verdurão X Primu´s, 10 hs Inconjel Calçados X Assoc.Rondonove, 14:45hs Marechal X Os Cumpadres, 15:45 hs Kigol X Neguinho Lanternagem, 16:45 FAar/Setor 10 X W90.

Destaque da rodada anterior foi o jogão entre Joinvil-le 0 X 0 A.C.A /Polaquinho Veículos, o DeDe não fez gol e pior ficou no banco o jogo todo.

28ª ExpoariParabéns a está dire-tória da APA, que é ar-rojada que fiz desta a melhor festa do Peão da Região Norte. A saudade é grande, já ficamos na ansiedade de como vai ser a festa de 2012.

O PLANTÃO ESPOR-TIVO PARABENIZA O SUCESSO DA XXVIII EXPOARI!

BrasileirãoCruzeiro tira a invencibilidade do Corinthians, golaço de Walyson fez Tião Jibóia perder 10 caixas de cerve-ja para o Dorival Gaspar, Palmeiras é rezar muito para tentar a libertadores, Atlético-PR até que enfim, será que escapa da segunda divisão?

Copa América A Seleção Celeste ganhou 15º titulo da América, fute-bol bonito, raça, garra e determinação, venceram os melhores, justo pelo futebol apresentado. Parabéns Uruguai.

Page 7: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Um condomínio pra quem pode escolher onde morar,com segurança, área verde e de lazer...

Para você e sua família aproveitarem o que a vida tem de melhor!

Últimas UnidadesTerrenos de 360m² a 1.000m² - Garanta já o seu!!!

INFORMAÇÕES

(69) 3536-3432Av. Capitão Silvio, ao lado do Hospital da Criança

Setor Grandes Áreas - Ariquemes / RO

nossacapa 7

Rondônia é um dos principais Estados da re-gião norte do

Brasil, em que se destaca pela força da sua econo-mia, onde parte dela é pro-veniente da atividade pecu-ária.

A pecuária de Rondônia se expandiu de forma con-sistente nos últimos anos. Somente na década passa-da, de acordo com o Institu-to Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE) e estima-tivas da Scot Consultoria, o rebanho do Estado cresceu mais de 100%, dobrando de seis para mais de 12 mi-lhões de cabeças.

Na contramão deste crescimento está o aumen-to na defasagem da profi s-são de vaqueiro. Em con-versa com pecuaristas de Ariquemes, muitos deles falam sobre a difi culdade de encontrar mão de obra

qualifi cada para trabalhar como vaqueiro na região e quem é bom nesse trabalho consegue se destacar e ga-nhar mais.

O pecuarista Erli S. Oli-veira cria aproximadamente 300 cabeças de gado em um sítio no município de Cujubim, região do Vale do Jamari. Para o trabalho com os animais, necessita de um vaqueiro e um auxi-liar. “Está muito difícil en-contrar um vaqueiro de qualidade e quando encon-tra, o salário é alto demais porque é preciso valorizar esta mão de obra de quali-dade”, comentou.

Contratar um vaqueiro profi ssional é uma missão difícil em Rondônia. O deta-lhe, é que mesmo oferecen-do o dobro do salário pago nas regiões leiteiras do Bra-sil, este tipo de mão de obra continua em falta no esta-do.

Enquanto bacharéis em Administração Empresarial ganham em torno de R$ 800,00 a R$ 1100,00 em Ariquemes, o salário de um vaqueiro varia entre R$ 1.200 e R$ 1.500. E se hou-ver indicação do mesmo reconhecendo o seu traba-lho entre os pecuaristas o pagamento pelo trabalho do mesmo pode chegar a R$ 2.000,00 livres de mora-dia e alimentação.

Na maioria das proprie-dades rurais de Rondônia, a ordenha é feita apenas uma vez por dia. O trabalho começa muito cedo. Às 4 horas da manhã, Pedro das Chagas já está no curral para organizar mais de 30 vacas para ordenha. Além de receber o salário, o va-queiro mora na propriedade e não tem despesa com aluguel, luz, água e trans-porte. “A vida aqui é muito tranqüila, fi camos longe da

agitação da cidade e nem sentimos falta dela” desta-cam Pedro e seu ajudante Mateus Andrade.

Segundo a gerência do Sine/RO na agência de em-pregos de Ariquemes, a procura por vaqueiros é constante. A disponibilidade de vagas é muito grande, diferente da procura por elas.

“Desemprego nesta área existe somente para maus profi ssionais e quem consegue realizar um bom trabalho sempre encontra porteiras abertas quando busca emprego”, declara Pedro das Chagas, vaquei-ro a mais de 30 anos.

Profi ssão RegulamentadaA Comissão de Constitui-

ção e Justiça da Câmara apro-vou, por unanimidade, o projeto de lei (PL 2123/07), que regula-menta a profi ssão de vaqueiro, de autoria dos deputados Ed-son Duarte e Edigar Mão Bran-ca do Partido Verde. A proposta segue agora para apreciação no Senado Federal, ultimo está-gio para ser transformada em lei.

O objetivo do projeto de acordo com os autores é “pre-encher uma cruel lacuna na le-gislação brasileira pela insensi-bilidade com estes trabalhadores”, ao reconhecer como vaqueiro o profi ssional que faz o trato, manejo e condu-

ção de espécies animais, que estão sob sua responsabilidade, buscando condições de sobre-vivência para o rebanho e o gado diante das difi culdades do semi-árido brasileiro. O vaqueiro também terá direito a um regis-tro para o exercício da profi ssão e passa a ter todas as garantias dadas as profi ssões que estão regulamentadas no país. Du-rante a votação, diversos depu-tados, dos mais variados parti-dos se manifestaram favoráveis, afi rmando a injustiça com estes profi ssionais que colocam a vida em risco e que não conta-vam com o reconhecimento ofi -cial. O relator na comissão foi o deputado Gonzaga Patriota, do PSB do Pernambuco.

Em falta no mercado rondoniense, vaqueiros ganham mais que bacharéis em adminitraçãoPaulo Morais

Foto: Senar / CNA

Page 8: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I By Taciane Basso

[email protected]

O melhor da moda

Indianaespera você com grandes promoções!!!

Av. Canaã - Centro

A moda Indiana que faz o seu estilo!

Utensílios para decoração em geral.

nossaregiãoAgronegócio

Cotação do Boi

Boi Gordo @ à vista R$ 87,00Boi Gordo @ à prazo R$ 88,00Vaca Gorda @ à vista R$ 79,00

8

PINTURASJPResidenciais e ComerciaisTexturas, Grafitados e Arranhados

Estruturas metálicas

JacksonPINTOR RESPONSÁVEL

(69) 9237-5719Ariquemes - RO

Carne ovina: importante fonte de Ômega 3Artigo

Os ovinos se tornarão em breve uma fonte importante do sau-dável ácido graxo

conhecido como Ômega 3. As fontes mais utilizadas atualmen-te são peixes de águas frias como atum, salmão e sardinha, além do azeite de oliva e algu-mas outras fontes vegetais de menor importância.

Diversas pesquisas demons-traram altos níveis de Ômega 3 na carne ovina, com alta herda-bilidade entre as gerações se-guintes de fi lhotes. Isso está pa-vimentando um programa de seleção genética, na Austrália e na Nova Zelândia, para aumen-tar a quantidade de ácidos gra-xos benéfi cos na carne de ove-lhas e cordeiros e estes animais chegarão em breve ao Brasil.

Os benefícios dos ácidos graxos Ômega 3 são conheci-dos há vários anos. O ácido gra-xo Ômega 3 mais importante em termos de nutrição humana é o ácido docosa hexanoico (DHA). Todas as membranas celulares no corpo humano necessitam o DHA. Ele é vital para o cresci-mento inicial das crianças e, em particular, para o desenvolvi-mento do cérebro e dos olhos. Também é largamente reconhe-cido como redutor da pressão sanguínea e do risco de doen-

ças coronorianas, assim como da chance de ocorrência de diabetes do tipo 2, do malde--Alzheimer e da asma.

As autoridades de saúde de alguns países sugerem um consumo diário de no mínimo 430 mg para mulheres e 610 mg para homens de ácidos graxos poliinsaturados, in-cluindo o DHA, para reduzir o risco de doenças crônicas. No entanto, diversas pesquisas de dieta da população mos-tram que o consumo real al-cança somente uma fração desta quantidade, cerca de 10 a 30%, de acordo com o país.

A maciez e suculência da carne vermelha é relacionada ao seu teor de gordura intra-muscular (também chamado de marmoreio). Uma carne ideal, do ponto de vista indus-trial, contém de 3 a 5 gramas de gordura intramuscular por 100 gramas de carne. Esta gordura intramuscular, nos ovinos, é também fonte impor-tante de antioxidantes e de Ômega 3.

A difusão da carne ovina como fonte importante de Ômega 3 pode trazer um im-pacto positivo para a ovinocul-tura, que fi gura há muitas dé-cadas como um dos maiores rebanhos brasileiros desta es-

pécie animal. Já foi demons-trado que ovelhas que se ali-mentam de pastagens comuns, como as existentes em várias regiões do Brasil, produzem altos níveis de Ômega 3, então, não existem custos adicionais para a pro-dução deste tipo de carne pe-los produtores brasileiros.

Naturalmente, para se aproveitar melhor deste pro-missor nicho de mercado, os criadores deverão mudar seu foco de melhoramento gené-tico, do aumento da velocida-de de crescimento para o au-mento da gordura intramuscular.

Um fato curioso é que a idade da mãe interfere na

proporção de Ômega 3 na car-caça dos cordeiros. Filhotes nascidos de ovelhas mais ve-lhas têm quantidades signifi ca-tivamente mais altas de Ôme-ga 3 em sua carne. Alguns grupamentos de ovelhas pro-porcionam mais do que o do-bro da quantidade de Ômega 3 em relação ao padrão, e isto faz sua carne ser classifi cada com Boa Fonte de Ômega 3 de acordo com os padrões austra-lianos e neozelandeses. A car-ne de salmão, por exemplo, também entraria nesta mesma classifi cação.

Para os produtores rurais o grande benefício será o desen-volvimento de um mercado de nicho de cortes de carne de cordeiro ainda mais saudáveis do que a que atualmente se encontra no mercado.

Para os consumidores piauienses, a maior vantagem será a disponibilidade de uma carne de produção local, rica em Ômega 3, que é muito mais acessível do que peixes impor-tados.

Assim, a combinação da rica culinária feita com carne ovina com o Ômega 3 pode se tornar mais um ponto impor-tante para alavancar o desen-volvimento do interior do Esta-do e para melhorar as condições de saúde da popula-ção em geral.

Arco Jornal

O agronegócio brasileiro está prosperando. O primei-ro semestre do ano viu um crescimento de 20,5% nos lucros da exportação em re-lação ao mesmo período de 2010. Isso signifi ca US$ 34,7 bilhões a mais. O agronegó-cio foi o setor que segurou o superávit brasileiro na ba-lança comercial, já que os outros produtos, como mi-nérios, petróleo e seus deri-vados, outras commodities não agrícolas e produtos semimanufaturados e ma-nufaturados não derivados de produtos agropecuários geraram um défi cit de US$ 21,7 bilhões. A conta é sim-ples e explica o superávit de US$ 13 bilhões na balança comercial no primeiro se-mestre. Se mantido o ritmo, o segundo semestre verá um resultado maior nas ex-portações que o recorde de 2010, de US$ 76,4 bilhões.

A força do agronegócio

Nem chegamos ao � m e mais uma vez a Expoari já éconsiderada a melhor Exposição Agropecuária do estado e região. E mais uma vez inovando, este ano com a “Expoari Solidária” que arrastou uma mutidão no dia das Porteiras Abertas e, a quem levasse um 1kg de alimento ganhava cartela do Bingo de um Celta e ainda com o Mega Show de João Carreiro e Capataz que agitou os participantes da festa.

Page 9: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I nossacapital 9Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

9Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I nossacapitalO melhoramento genético

de ovinos e bovinos que o seu rebanho merece

PROMOÇÃO 1010 anos na Ovinocultura // 10 pagamentos

Para comemorar 10 anos na Ovinocultura

a Fazenda Shangri-Lá continua inovando!

Compre 09 Matrizes + 01 Reprodutor Santa Inês

e pague pelo financiamento próprio em

10 VEZESSEM JUROS

Não perca esta oportunidade!

Compre um Pacote Shangri-Lá

Preço + Qualidade + Facilidade

Ganhe 10 anos de seleção em seu rebanho

* Promoção válida somente para o período da Expoari

Vem com a

voce vai se apaixonar!

GRANNTUR^

Você quer, você pode!

16 nossacidade

Supermercado de Ariquemes não poderá mais limitar quantidade de produtos em promoções

Ações do MP

OMinistério Públi-co de Rondônia, por meio da Pro-motoria de Justi-

ça de Ariquemes, ajuizou Ação Civil Pública, com pedi-do de liminar, contra um grande supermercado da ci-dade para que deixe de limi-tar a quantidade de produtos a serem adquiridos pelos consumidores, durante pro-moções ou em qualquer ou-tra circunstância, sob pena de multa. O MP aguarda análise do Judiciário sobre o pedido.

A ação foi proposta pelo Promotor de Justiça Elias Chaquian Filho após receber reclamações de três consu-

Ascom MP-RO

midores que, ao comprarem produto em promoção, tive-ram a quantidade da merca-doria restringida em cinco unidades.

O Promotor de Justiça explica que a prática abusiva de limitação quantitativa vio-la o Código de Defesa do Consumidor. No artigo 39, a lei estabelece ser vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, entre outras práti-cas abusivas, condicionar o fornecimento à compra de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.

“A imposição de limites mínimos quantitativos pelo supermercado caracteriza,

sem sombra de dúvidas, a prática expressamente con-siderada abusiva pelo artigo 39 do CDC e ainda transgri-de o princípio fundamental da Política Nacional das Re-lações de Consumo, que é o atendimento e respeito às necessidades reais dos con-sumidores”, afi rma o Promo-tor de Justiça.

Na ação civil pública, o integrante do MP pede que, ao fi m, o supermercado seja condenado a cessar a impo-sição de limites quantitativos nas promoções ou vendas normais dos produtos, dei-xando de praticar atitudes violadoras ao CDC, sob pena de multa.

Vendas feitas com cartão devem ter o mesmo preço de operações à vista

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promo-toria de Justiça de Ariquemes, recomendou a estabelecimen-tos comerciais da cidade que pratiquem o mesmo preço das vendas feitas à vista nas opera-ções com cartões de crédito e de débito. Empresários que não atenderem a orientação do MP e mantiverem a prática abusiva da diferenciação de preços poderão ser demanda-dos judicialmente.

Conforme recomendação do Ministério Público, os esta-belecimentos deverão manter o mesmo desconto oferecido nas vendas em dinheiro ou cheque, inclusive quando es-ses descontos se estenderem a vendas a crédito parceladas,

deixando de repassar ao con-sumidor qualquer encargo que tenham junto à operadora.

Na recomendação, o Pro-motor de Justiça Elias Cha-quian Filho também orienta co-merciantes a informarem antecipadamente ao consumi-dor, quando for o caso, de que o estabelecimento não efetua parcelamento de vendas me-diante pagamento com cartões de créditos e que eventuais parcelamentos são feitos por conta da operadora, com inci-dência de juros sobre o preço fi nal.

O integrante do Ministério Público adotou a providência com base no Contrato de Cre-denciamento da rede Cielo e da Redecard, operadoras utili-

zadas pela maioria dos estabe-lecimentos de Ariquemes, o qual defi ne que o estabeleci-mento comercial credenciado deverá praticar preços iguais aos praticados nas vendas rea-lizadas em dinheiro ou cheque, sem qualquer acréscimo de en-cargos ou taxas, oferecendo aos consumidores as mesmas condições e/ou vantagens pro-mocionais oferecidas a quais-quer outros meios ou formas de pagamento diferentes dos car-tões.

O Promotor de Justiça afi r-ma ainda que a Lei nº 8.137/90 dispõe ser crime elevar o valor cobrado nas vendas a prazo de bens ou serviços, mediante a exigência de comissão ou de taxa de juros ilegais.a vendas a crédito parceladas, da Redecard, operadoras utili- taxa de juros ilegais.

Page 10: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

10 nossaregião 15

É a sua chance de ganhar um

Aceitamos todos cartões

Super Promoções

Pra Você!!!

Av. Candeias, esquina com Av. Canaã - Industrial (69) 3535-3300(69) 3535-33003535-4430

Al. Fortaleza, Setor 03 - Ariquemes / RO

Corra!! Ainda dá tempo!

nossoestado

Depois que o de-putado estadual Saulo Moreira (PDT) assumiu

uma das das cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado em fevereiro deste ano, a região do Vale do Ja-mari passou a avançar ain-da mais através de reivindi-cações e emendas parlamentares de autoria dele. Só neste primeiro se-mestre de mandato, o de-putado já destinou mais de R$ 1.300.000,00 (Um mi-lhão e trezentos mil reais) em emendas em favor da Grande Ariquemes.

Entre as prioridades do parlamentar, estão as emendas destinadas para a

Deputado Saulo Moreira já liberou mais de R$ 1,3 milhão em emendas

Vale do Jamari

Assessoria

recuperação de estradas vi-cinais. Na lista dos municí-pios benefi ciados estão: Machadinho do Oeste com uma emenda de R$ 251 mil; Cacaulândia emenda de R$ 50 mil; e Cujubim, com emenda de R$ 300 mil. “De-pois de recuperadas, essas estradas em boas condi-ções ajudam os produtores a escoar sua safra garantin-do renda as famílias de agricultores e o crescimen-to econômico da região”, destaca Saulo Moreira.

EsporteO esporte também tem

ganhado atenção especial do deputado. Ao participar de uma Audiência Pública

em Rio Crespo, ele anun-ciou uma emenda parla-mentar de sua autoria de R$ 50 mil para ajudar nas obras de construção do Es-tádio Municipal da cidade. Reafi rmando seu compro-misso com o esporte da re-gião do Vale do Jamari, Saulo Moreira também des-tinou uma emenda parla-mentar de sua autoria no valor de R$ 100 mil para a cobertura da arquibancada do Estádio Gentil Valério de Ariquemes, e outra de R$ 80 mil para custear as des-pesas das competições es-portivas de todas as modali-dades que serão realizadas no município no segundo semestre deste ano. “Ao

assumir o meu primeiro mandato como deputado, também assumi o compro-misso de sempre apoiar o esporte”, lembra Saulo Mo-reira.

Guarda-MirimPadrinho da Guarda-Mi-

rim na região do Vale do Ja-mari. É assim que o deputa-do Saulo Moreira tem sido tratado em suas visitas aos municípios da região. Ele já destinou uma emenda de R$ 100 mil para a Guarda--Mirim da região e, aten-dendo a um pedido dele, o governador do Estado Con-fúcio Moura (PMDB) liberou outros R$ 100.000,00 para fomentar o projeto na locali-

dade. “Acredito muito na ideologia da Guarda-Mirim. É um projeto semelhante ao que desenvolvo em Arique-mes e por isso entendo suas metas de afastar os jovens das drogas e inseri--los em um contexto social que garante um futuro me-lhor para eles”, afi rma Sau-lo Moreira que tem partici-pado de reuniões periódicas com coordenadores do pro-jeto em toda a região e dan-do sua parcela de contribui-ção também através de sua experiência em projeto so-cial. “Valorizo muito a Guar-da-Mirim e pretendo apoiá--la ainda mais”, reforça, considerando o apelido de padrinho apenas um cari-

nho que, claro, deixa ele li-sonjeado.

Somam-se as emendas parlamentares do deputa-do: uma de R$ 100.000,00 para a Missão Kadoshi; ou-tra de R$ 100.000,00 para a Secretaria de Agricultura de Ariquemes e outra de R$ 200.000,00 para a compra de medicamentos para o município de Buritis. “Isto é apenas o começo, preten-demos fazer muito mais pela nossa região através deste mandato. Tenho um carinho muito grande pelo Vale do Jamari e como de-putado, pretendo continuar dando atenção especial aos moradores desta localida-de”, resume.

“O diálogo e a ética, e não a truculência, são marcas de Confúcio Moura”, diz Val

“O diálogo e a ética, e não a truculência como prin-cipal marca do Governo Con-fúcio Moura, sempre tem dado resultados positivos”. Assim o presidente da Câ-mara Municipal de Arique-mes, vereador Valmir Fran-cisco dos Santos (Val do PT) destacou a assinatura da Or-dem de Serviço (O.S) e lan-çamento da obra de dez qui-lômetros de asfaltamento dos bairros: Jardim Primave-ra, Coqueiral, São Luiz, Nova União 3 e rua Euclides da Cunha, no Setor 6. A obra, segundo o diretor do Depar-tamento de Estradas e Roda-gem do Estado (DER) Lúcio Mosquini, será executada em parceria com o município.

A solenidade realizada

pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Ariquemes aconteceu nesta sexta-feira (22), às 16 horas, na avenida Canaã, entre o Jardim das Flores e bairro Coqueiral, e também foi marcada pela en-trega de viatura e ambulância ao Corpo de Bombeiros do município, e cheques refe-rentes a fi nanciamentos fei-tos por micro empresários através do Banco do povo.

Nove dos 10 vereadores de Ariquemes prestigiaram o evento. Na oportunidade, Val destacou também que a in-terlocução política dos verea-dores com o estado e o muni-cípio também tem este objetivo de “garantir o que é melhor para Ariquemes” e elogiou ainda o prefeito de

Ariquemes José Márcio Lon-de Raposo (DEM) por adotar a mesma postura como che-fe do Executivo.

Toda asfaltada“Cada ato que faço no

meu governo, penso em Ari-quemes”. Com esta afi rma-ção, o governador Confúcio Moura aproveitou o evento realizado no seu município de origem para falar das con-quistas que já foram alcança-das por ele como o pioneiro que viu a cidade nascer e se projetar sendo deputado fe-deral por 10 anos e prefeito de Ariquemes. “E agora te-mos que deixar o nome do nosso município bonito como governador”, ressaltou reafi r-mando um compromisso de

sua última campanha. “Até o fi nal do meu Governo, Ari-quemes será totalmente as-faltada e o quartel de Arique-mes terá uma nova Sede”, disse confi rmando ainda in-vestimentos na área da agri-cultura.

O prefeito de Ariquemes cobrou do diretor do DER o envio de máquinas e caçam-bas para ajudar na execução das obras, agradeceu ao go-

vernador Confúcio Moura (PMDB) também pela ambu-lância e viatura entregue aos bombeiros, e destacou as emendas destinadas ao mu-nicípio pelos parlamentares estaduais e federais que, conforme ele, têm ajudado no desenvolvimento da cida-de.

O evento também contou com a presença dos deputa-dos estaduais: Saulo Moreira

(PDT), Lorival Amorin (PMN) e Adelino Follador (DEM); dos deputados federais: Na-tan Donadon (PMDB) e Mo-reira Mendes (PPS); do co-mandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coro-nel Lioberto Ubirajara Caeta-no de Souza; do secretário estadual de Defesa Social (SEDS) Edson Vicente; de-mais autoridades; empresá-rios; e a comunidade.

Assessoria

Ação conjunta � agra falsos dentistas em RondôniaApós denúncias de que

falsos dentistas estavam atu-ando no município de Ma-chadinho do Oeste, fi scais do CRO-RO – Conselho Re-gional de Odontologia de Rondônia – , em ação con-junta com o Ministério Públi-co do Estado, Polícia Civil e Vigilância Sanitária do muni-cípio, lacraram, na última sexta-feira (22), nove pontos

de atendimento odontológico clandestinos, onde, foram confi scados e recolhidos vá-rios equipamentos e mate-riais de uso odontológico.

De acordo com o cirur-gião-dentista Hailton Caval-cante dos Santos, fi scal do Conselho, foram encontra-das salas repletas de mate-riais odontológicos, todas em pleno funcionamento. “En-

contramos até uma raiz resi-dual (dente), comprovando a atividade ilegal. Mas o que chamou a atenção foi à falta de higiene e a precariedade do local, sem quaisquer cui-dados com a saúde bucal”, relatou o fi scal.

Foram notifi cados tam-bém vários protéticos, que não possuem diploma para prática odontológica. “Alguns

deles realizavam , além do procedimento de prótese, o clínico , como extração e res-tauração, sem qualquer es-pecialização”, explicou o fi s-cal.

ApoioA Polícia Civil, assim

como o Ministério Público do Estado e Vigilância Sanitária do município, tem prestado

apoio ao Conselho de Odon-tologia no combate aos char-latães.

Os locais foram lacrados pela Polícia , que aguarda decisão da Justiça para dar destino ao material. O presi-dente do CRO-RO, cirurgião dentista Luiz Fernando Rosa, parabenizou a ação e espera que a comunidade busque mais informações

sobre a pessoa que vai lhe atender, solicitando, antes de qualquer procedimento, a inscrição no Conselho. “O exercício ilegal da profi ssão põe em risco a saúde das pessoas e solicito a todos que se informem sobre o profi ssional; caso o mesmo não tenha registro no CRO--RO , denuncie”, fi nalizou o presidente.

Assessoria

Page 11: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

14 Geral nossoestado 11

LAVOURA

BOVINOS DE CORTE E LEITE, OVINOS E CAPRINOSAVES, SUÍNOS, PEIXES E EQUINOS

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I nossoestado 11

Pica PauDe mãos dadas pelo

progresso de Rondônia

Av. Capitão Silvio, Grandes Áreas - Ariquemes / Rondônia

Os melhores produtos com os menores preços!Os melhores produtos

com os menores preços!

Material de Pesca e Camping em GeralNutrição Animal

Implementos AgrícolasPeças para as melhores máquinas

Essa Pica Pau tem tudo mesmo!

Nas fotos temos o nosso amigo Diogo Keitaro em uma bela pescaria nas margens do rio Jamari.

Ainda dizem que no Jamari não tempeixe heim Diogão.

Page 12: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Despertando novas habilidades e aperfeiçoando aquelas já desenvolvidas pelo homem rural

Senar

Nesse primeiro semestre de 2011, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) re-alizou 389 cursos gratuitos de for-mação de mão-de-obra rural em vários municípios de Rondônia. As demandas surgem da própria comunidade e dos produtores ru-rais. Os participantes conquistam maior qualifi cação no mercado de trabalho. E é com esse pensa-mento, que o SENAR vem atuan-do no estado, ou seja, despertan-do novas habilidades e aperfeiçoando aquelas já desen-volvidas. Mas as ações do SE-NAR são realizadas de forma sis-tematizada, seguindo um processo de planejamento, exe-cução, acompanhamento, avalia-ção e controle. São ações educa-tivas, que têm como objetivo o desenvolvimento do homem rural,

como cidadão e como trabalhador o que vai promover a formação rural e a promoção social. O SE-NAR é uma entidade sem fi ns lu-crativos, criada por lei, vinculada ao sistema CNA - Confederação Nacional da Agricultura e Pecuá-ria do Brasil e mantida pelo setor rural através de contribuição arre-cadada pela Previdência Social (FUNRURAL).

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL

A Formação Profi ssional Rural é um processo educativo, não formal, participativo e sistematizado que possibilita a aquisição de conheci-mentos, habilidades e atitudes volta-das para os produtores e trabalha-dores rurais que exercem ou exercerão atividades no meio rural.

PROMOÇÃO SOCIAL

O SENAR promove social-mente produtores, trabalhadores rurais e suas famílias, desenvol-vendo atividades de caráter edu-cativo que proporcionam conheci-mentos, troca de experiências e refl exão crítica. Por meio das ati-vidades de promoção social, os participantes conscientizam-se de seu poder ativo como transforma-dores da vida em comunidade e constroem uma autoimagem po-sitiva.

No primeiro semestre de 2011 houve um crescimento de 49% na demanda de cursos em rela-ção ao mesmo período de 2010. Uma prova de que o homem do campo sabe que o Serviço Na-cional de Aprendizagem Rural contribui para sua profi ssionali-zação, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e

para o pleno exercício da cidada-nia. O quadro abaixo mostra a evolução:

Comparativo de Evolução das Ações de fevereiro a julho

2010/2011

2010 2011 Evolução260 389 49% aumento em relação ao mesmo período do ano anterior

CURSOS MAIS DEMANDADOS 2011

GESTÃO:- Administração de Associações Rurais;- Administração de Cooperativas Rurais;- Administração Rural;- Gestão da Propriedade Rural;

Para solicitar treinamentos, palestras,reuniões, visitas técnicas entre em contato:

Escritórios Regionais do Senar Rondônia

Rolim de Moura: (69) 9248 - 5143

Programa Empreendedor Rural - PER

Programa Negócio Certo Rural - NCR

tribuir para a gestão da propriedade rural por meio da capacitação, tendo como foco primordial o empreendedorismo, visando o fortalecimento da agropecuária brasileira. Este programa auxiliara os produtores na melhoria de negócios já existentes ou na implementação de novos negócios na propriedade. O SENAR e SEBRAE trabalham e conjunto na difusão de ferramentas presenciais por meio da aquisição de competências, conteúdos técnicos e humanos por todos os mesmos da família para que as mesmas consigam adquirir maiores rendas e melhor qualidade de vida. No segundo semestre desse ano a SENAR e o SEBRAE-RO estarão desenvolvendo o Programa NCR nos seguintes Municípios: Itapuã do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Alvorada do Oeste, Rolim de Moura, Porto Velho, Vilhena e Colorado do Oeste.

de 10 (dez) módulos presenciais que abordam os temas de administração e finanças da propriedade rural, técnicas de produção, transporte, logística, preço e mercado. Em Rondônia o PER é executado com a parceria do SEBRAE-RO, Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas de Rondônia. Trata-se hoje de um programa estratégico para o SENAR, na medida em que forma gerentes para as propriedades rurais.Em 2011 o SENAR e o SEBRAE-RO estarão desenvolvendo o PER nos seguintes Municípios: Cacoal, São Miguel, Porto Velho, Candeias, Rolim de Moura, Castanheiras, Machadinho do Oeste e Alto Alegre dos Parecis.

O PER, como é conhecido em todo o país, desenvolve o talento gerencial e empreendedor no homem do campo por intermédio

O Sistema CNA/SENAR e o SEBRAE fo rmataram o Programa Negócio Certo Rural com o objetivo de con-

Porto Velho: (69) 9258 - 4731

Ji-Paraná: (69) 9228 - 6834

Área de Atuação: Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Rio Crespo.

Área de Atuação: Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis. Castanheiras, Costa Marques, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Primavera de Rondônia, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras.

Área de Atuação: Alvorada do Oeste, Gov. Jorge Teixeira, Jaru, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso.

Vilhena: (69) 9211 - 4590

Área de Atuação: Cabixi, Cacoal, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Pimenteiras.

Mais Perto do Homem RuralEm novos tempos, com o mesmo compromisso

José Luis

Eliane Caldeira

Juvenildo Juvino

Joaquim Anjo

CADEIA PRODUTIVA DO LEITE:

- Aplicação de Medicamentos e Controle de Epidemias;- Doma Bovina;- Doma Racional;- Nutrição Animal;- Rédeas;- Vaqueiro;- Preparo de Bovinos para Expo-sição;- Inseminação Artifi cial;- Melhoria da Qualidade do Leite;

AGROINDÚSTRIAS:- Embutidos e Defumados;- Produção de Derivados do Leite;- Fabricação de Farinha de Man-dioca;- Fabricação do Melado, Açúcar Mascavo, Rapadura;- Benefi ciamento do Pescado;- Benefi ciamento da Carne;

Senar trabalha na capacitação profi ssional de jovens.

Uma opção na complementação da renda familiar.

Page 13: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Despertando novas habilidades e aperfeiçoando aquelas já desenvolvidas pelo homem rural

Senar

Nesse primeiro semestre de 2011, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) re-alizou 389 cursos gratuitos de for-mação de mão-de-obra rural em vários municípios de Rondônia. As demandas surgem da própria comunidade e dos produtores ru-rais. Os participantes conquistam maior qualifi cação no mercado de trabalho. E é com esse pensa-mento, que o SENAR vem atuan-do no estado, ou seja, despertan-do novas habilidades e aperfeiçoando aquelas já desen-volvidas. Mas as ações do SE-NAR são realizadas de forma sis-tematizada, seguindo um processo de planejamento, exe-cução, acompanhamento, avalia-ção e controle. São ações educa-tivas, que têm como objetivo o desenvolvimento do homem rural,

como cidadão e como trabalhador o que vai promover a formação rural e a promoção social. O SE-NAR é uma entidade sem fi ns lu-crativos, criada por lei, vinculada ao sistema CNA - Confederação Nacional da Agricultura e Pecuá-ria do Brasil e mantida pelo setor rural através de contribuição arre-cadada pela Previdência Social (FUNRURAL).

FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL

A Formação Profi ssional Rural é um processo educativo, não formal, participativo e sistematizado que possibilita a aquisição de conheci-mentos, habilidades e atitudes volta-das para os produtores e trabalha-dores rurais que exercem ou exercerão atividades no meio rural.

PROMOÇÃO SOCIAL

O SENAR promove social-mente produtores, trabalhadores rurais e suas famílias, desenvol-vendo atividades de caráter edu-cativo que proporcionam conheci-mentos, troca de experiências e refl exão crítica. Por meio das ati-vidades de promoção social, os participantes conscientizam-se de seu poder ativo como transforma-dores da vida em comunidade e constroem uma autoimagem po-sitiva.

No primeiro semestre de 2011 houve um crescimento de 49% na demanda de cursos em rela-ção ao mesmo período de 2010. Uma prova de que o homem do campo sabe que o Serviço Na-cional de Aprendizagem Rural contribui para sua profi ssionali-zação, integração na sociedade, melhoria da qualidade de vida e

para o pleno exercício da cidada-nia. O quadro abaixo mostra a evolução:

Comparativo de Evolução das Ações de fevereiro a julho

2010/2011

2010 2011 Evolução260 389 49% aumento em relação ao mesmo período do ano anterior

CURSOS MAIS DEMANDADOS 2011

GESTÃO:- Administração de Associações Rurais;- Administração de Cooperativas Rurais;- Administração Rural;- Gestão da Propriedade Rural;

Para solicitar treinamentos, palestras,reuniões, visitas técnicas entre em contato:

Escritórios Regionais do Senar Rondônia

Rolim de Moura: (69) 9248 - 5143

Programa Empreendedor Rural - PER

Programa Negócio Certo Rural - NCR

tribuir para a gestão da propriedade rural por meio da capacitação, tendo como foco primordial o empreendedorismo, visando o fortalecimento da agropecuária brasileira. Este programa auxiliara os produtores na melhoria de negócios já existentes ou na implementação de novos negócios na propriedade. O SENAR e SEBRAE trabalham e conjunto na difusão de ferramentas presenciais por meio da aquisição de competências, conteúdos técnicos e humanos por todos os mesmos da família para que as mesmas consigam adquirir maiores rendas e melhor qualidade de vida. No segundo semestre desse ano a SENAR e o SEBRAE-RO estarão desenvolvendo o Programa NCR nos seguintes Municípios: Itapuã do Oeste, Governador Jorge Teixeira, Alvorada do Oeste, Rolim de Moura, Porto Velho, Vilhena e Colorado do Oeste.

de 10 (dez) módulos presenciais que abordam os temas de administração e finanças da propriedade rural, técnicas de produção, transporte, logística, preço e mercado. Em Rondônia o PER é executado com a parceria do SEBRAE-RO, Serviço de Apoio as Micros e Pequenas Empresas de Rondônia. Trata-se hoje de um programa estratégico para o SENAR, na medida em que forma gerentes para as propriedades rurais.Em 2011 o SENAR e o SEBRAE-RO estarão desenvolvendo o PER nos seguintes Municípios: Cacoal, São Miguel, Porto Velho, Candeias, Rolim de Moura, Castanheiras, Machadinho do Oeste e Alto Alegre dos Parecis.

O PER, como é conhecido em todo o país, desenvolve o talento gerencial e empreendedor no homem do campo por intermédio

O Sistema CNA/SENAR e o SEBRAE fo rmataram o Programa Negócio Certo Rural com o objetivo de con-

Porto Velho: (69) 9258 - 4731

Ji-Paraná: (69) 9228 - 6834

Área de Atuação: Alto Paraíso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo, Candeias do Jamari, Cujubim, Guajará-Mirim, Itapuã do Oeste, Monte Negro, Nova Mamoré, Rio Crespo.

Área de Atuação: Alta Floresta do Oeste, Alto Alegre dos Parecis. Castanheiras, Costa Marques, Nova Brasilândia do Oeste, Novo Horizonte do Oeste, Parecis, Primavera de Rondônia, Santa Luzia do Oeste, São Felipe do Oeste, São Miguel do Guaporé, Seringueiras.

Área de Atuação: Alvorada do Oeste, Gov. Jorge Teixeira, Jaru, Machadinho do Oeste, Mirante da Serra, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Teixeirópolis, Theobroma, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso.

Vilhena: (69) 9211 - 4590

Área de Atuação: Cabixi, Cacoal, Cerejeiras, Chupinguaia, Colorado do Oeste, Corumbiara, Espigão do Oeste, Ministro Andreazza, Pimenta Bueno, Pimenteiras.

Mais Perto do Homem RuralEm novos tempos, com o mesmo compromisso

José Luis

Eliane Caldeira

Juvenildo Juvino

Joaquim Anjo

CADEIA PRODUTIVA DO LEITE:

- Aplicação de Medicamentos e Controle de Epidemias;- Doma Bovina;- Doma Racional;- Nutrição Animal;- Rédeas;- Vaqueiro;- Preparo de Bovinos para Expo-sição;- Inseminação Artifi cial;- Melhoria da Qualidade do Leite;

AGROINDÚSTRIAS:- Embutidos e Defumados;- Produção de Derivados do Leite;- Fabricação de Farinha de Man-dioca;- Fabricação do Melado, Açúcar Mascavo, Rapadura;- Benefi ciamento do Pescado;- Benefi ciamento da Carne;

Senar trabalha na capacitação profi ssional de jovens.

Uma opção na complementação da renda familiar.

Page 14: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

14 Geral nossoestado 11

LAVOURA

BOVINOS DE CORTE E LEITE, OVINOS E CAPRINOSAVES, SUÍNOS, PEIXES E EQUINOS

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I nossoestado 11

Pica PauDe mãos dadas pelo

progresso de Rondônia

Av. Capitão Silvio, Grandes Áreas - Ariquemes / Rondônia

Os melhores produtos com os menores preços!Os melhores produtos

com os menores preços!

Material de Pesca e Camping em GeralNutrição Animal

Implementos AgrícolasPeças para as melhores máquinas

Essa Pica Pau tem tudo mesmo!

Nas fotos temos o nosso amigo Diogo Keitaro em uma bela pescaria nas margens do rio Jamari.

Ainda dizem que no Jamari não tempeixe heim Diogão.

Page 15: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

10 nossaregião 15

É a sua chance de ganhar um

Aceitamos todos cartões

Super Promoções

Pra Você!!!

Av. Candeias, esquina com Av. Canaã - Industrial (69) 3535-3300(69) 3535-33003535-4430

Al. Fortaleza, Setor 03 - Ariquemes / RO

Corra!! Ainda dá tempo!

nossoestado

Depois que o de-putado estadual Saulo Moreira (PDT) assumiu

uma das das cadeiras na Assembleia Legislativa do Estado em fevereiro deste ano, a região do Vale do Ja-mari passou a avançar ain-da mais através de reivindi-cações e emendas parlamentares de autoria dele. Só neste primeiro se-mestre de mandato, o de-putado já destinou mais de R$ 1.300.000,00 (Um mi-lhão e trezentos mil reais) em emendas em favor da Grande Ariquemes.

Entre as prioridades do parlamentar, estão as emendas destinadas para a

Deputado Saulo Moreira já liberou mais de R$ 1,3 milhão em emendas

Vale do Jamari

Assessoria

recuperação de estradas vi-cinais. Na lista dos municí-pios benefi ciados estão: Machadinho do Oeste com uma emenda de R$ 251 mil; Cacaulândia emenda de R$ 50 mil; e Cujubim, com emenda de R$ 300 mil. “De-pois de recuperadas, essas estradas em boas condi-ções ajudam os produtores a escoar sua safra garantin-do renda as famílias de agricultores e o crescimen-to econômico da região”, destaca Saulo Moreira.

EsporteO esporte também tem

ganhado atenção especial do deputado. Ao participar de uma Audiência Pública

em Rio Crespo, ele anun-ciou uma emenda parla-mentar de sua autoria de R$ 50 mil para ajudar nas obras de construção do Es-tádio Municipal da cidade. Reafi rmando seu compro-misso com o esporte da re-gião do Vale do Jamari, Saulo Moreira também des-tinou uma emenda parla-mentar de sua autoria no valor de R$ 100 mil para a cobertura da arquibancada do Estádio Gentil Valério de Ariquemes, e outra de R$ 80 mil para custear as des-pesas das competições es-portivas de todas as modali-dades que serão realizadas no município no segundo semestre deste ano. “Ao

assumir o meu primeiro mandato como deputado, também assumi o compro-misso de sempre apoiar o esporte”, lembra Saulo Mo-reira.

Guarda-MirimPadrinho da Guarda-Mi-

rim na região do Vale do Ja-mari. É assim que o deputa-do Saulo Moreira tem sido tratado em suas visitas aos municípios da região. Ele já destinou uma emenda de R$ 100 mil para a Guarda--Mirim da região e, aten-dendo a um pedido dele, o governador do Estado Con-fúcio Moura (PMDB) liberou outros R$ 100.000,00 para fomentar o projeto na locali-

dade. “Acredito muito na ideologia da Guarda-Mirim. É um projeto semelhante ao que desenvolvo em Arique-mes e por isso entendo suas metas de afastar os jovens das drogas e inseri--los em um contexto social que garante um futuro me-lhor para eles”, afi rma Sau-lo Moreira que tem partici-pado de reuniões periódicas com coordenadores do pro-jeto em toda a região e dan-do sua parcela de contribui-ção também através de sua experiência em projeto so-cial. “Valorizo muito a Guar-da-Mirim e pretendo apoiá--la ainda mais”, reforça, considerando o apelido de padrinho apenas um cari-

nho que, claro, deixa ele li-sonjeado.

Somam-se as emendas parlamentares do deputa-do: uma de R$ 100.000,00 para a Missão Kadoshi; ou-tra de R$ 100.000,00 para a Secretaria de Agricultura de Ariquemes e outra de R$ 200.000,00 para a compra de medicamentos para o município de Buritis. “Isto é apenas o começo, preten-demos fazer muito mais pela nossa região através deste mandato. Tenho um carinho muito grande pelo Vale do Jamari e como de-putado, pretendo continuar dando atenção especial aos moradores desta localida-de”, resume.

“O diálogo e a ética, e não a truculência, são marcas de Confúcio Moura”, diz Val

“O diálogo e a ética, e não a truculência como prin-cipal marca do Governo Con-fúcio Moura, sempre tem dado resultados positivos”. Assim o presidente da Câ-mara Municipal de Arique-mes, vereador Valmir Fran-cisco dos Santos (Val do PT) destacou a assinatura da Or-dem de Serviço (O.S) e lan-çamento da obra de dez qui-lômetros de asfaltamento dos bairros: Jardim Primave-ra, Coqueiral, São Luiz, Nova União 3 e rua Euclides da Cunha, no Setor 6. A obra, segundo o diretor do Depar-tamento de Estradas e Roda-gem do Estado (DER) Lúcio Mosquini, será executada em parceria com o município.

A solenidade realizada

pelo Governo do Estado e a Prefeitura de Ariquemes aconteceu nesta sexta-feira (22), às 16 horas, na avenida Canaã, entre o Jardim das Flores e bairro Coqueiral, e também foi marcada pela en-trega de viatura e ambulância ao Corpo de Bombeiros do município, e cheques refe-rentes a fi nanciamentos fei-tos por micro empresários através do Banco do povo.

Nove dos 10 vereadores de Ariquemes prestigiaram o evento. Na oportunidade, Val destacou também que a in-terlocução política dos verea-dores com o estado e o muni-cípio também tem este objetivo de “garantir o que é melhor para Ariquemes” e elogiou ainda o prefeito de

Ariquemes José Márcio Lon-de Raposo (DEM) por adotar a mesma postura como che-fe do Executivo.

Toda asfaltada“Cada ato que faço no

meu governo, penso em Ari-quemes”. Com esta afi rma-ção, o governador Confúcio Moura aproveitou o evento realizado no seu município de origem para falar das con-quistas que já foram alcança-das por ele como o pioneiro que viu a cidade nascer e se projetar sendo deputado fe-deral por 10 anos e prefeito de Ariquemes. “E agora te-mos que deixar o nome do nosso município bonito como governador”, ressaltou reafi r-mando um compromisso de

sua última campanha. “Até o fi nal do meu Governo, Ari-quemes será totalmente as-faltada e o quartel de Arique-mes terá uma nova Sede”, disse confi rmando ainda in-vestimentos na área da agri-cultura.

O prefeito de Ariquemes cobrou do diretor do DER o envio de máquinas e caçam-bas para ajudar na execução das obras, agradeceu ao go-

vernador Confúcio Moura (PMDB) também pela ambu-lância e viatura entregue aos bombeiros, e destacou as emendas destinadas ao mu-nicípio pelos parlamentares estaduais e federais que, conforme ele, têm ajudado no desenvolvimento da cida-de.

O evento também contou com a presença dos deputa-dos estaduais: Saulo Moreira

(PDT), Lorival Amorin (PMN) e Adelino Follador (DEM); dos deputados federais: Na-tan Donadon (PMDB) e Mo-reira Mendes (PPS); do co-mandante do Corpo de Bombeiros do Estado, coro-nel Lioberto Ubirajara Caeta-no de Souza; do secretário estadual de Defesa Social (SEDS) Edson Vicente; de-mais autoridades; empresá-rios; e a comunidade.

Assessoria

Ação conjunta � agra falsos dentistas em RondôniaApós denúncias de que

falsos dentistas estavam atu-ando no município de Ma-chadinho do Oeste, fi scais do CRO-RO – Conselho Re-gional de Odontologia de Rondônia – , em ação con-junta com o Ministério Públi-co do Estado, Polícia Civil e Vigilância Sanitária do muni-cípio, lacraram, na última sexta-feira (22), nove pontos

de atendimento odontológico clandestinos, onde, foram confi scados e recolhidos vá-rios equipamentos e mate-riais de uso odontológico.

De acordo com o cirur-gião-dentista Hailton Caval-cante dos Santos, fi scal do Conselho, foram encontra-das salas repletas de mate-riais odontológicos, todas em pleno funcionamento. “En-

contramos até uma raiz resi-dual (dente), comprovando a atividade ilegal. Mas o que chamou a atenção foi à falta de higiene e a precariedade do local, sem quaisquer cui-dados com a saúde bucal”, relatou o fi scal.

Foram notifi cados tam-bém vários protéticos, que não possuem diploma para prática odontológica. “Alguns

deles realizavam , além do procedimento de prótese, o clínico , como extração e res-tauração, sem qualquer es-pecialização”, explicou o fi s-cal.

ApoioA Polícia Civil, assim

como o Ministério Público do Estado e Vigilância Sanitária do município, tem prestado

apoio ao Conselho de Odon-tologia no combate aos char-latães.

Os locais foram lacrados pela Polícia , que aguarda decisão da Justiça para dar destino ao material. O presi-dente do CRO-RO, cirurgião dentista Luiz Fernando Rosa, parabenizou a ação e espera que a comunidade busque mais informações

sobre a pessoa que vai lhe atender, solicitando, antes de qualquer procedimento, a inscrição no Conselho. “O exercício ilegal da profi ssão põe em risco a saúde das pessoas e solicito a todos que se informem sobre o profi ssional; caso o mesmo não tenha registro no CRO--RO , denuncie”, fi nalizou o presidente.

Assessoria

Page 16: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I nossacapital 9Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

9Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I nossacapitalO melhoramento genético

de ovinos e bovinos que o seu rebanho merece

PROMOÇÃO 1010 anos na Ovinocultura // 10 pagamentos

Para comemorar 10 anos na Ovinocultura

a Fazenda Shangri-Lá continua inovando!

Compre 09 Matrizes + 01 Reprodutor Santa Inês

e pague pelo financiamento próprio em

10 VEZESSEM JUROS

Não perca esta oportunidade!

Compre um Pacote Shangri-Lá

Preço + Qualidade + Facilidade

Ganhe 10 anos de seleção em seu rebanho

* Promoção válida somente para o período da Expoari

Vem com a

voce vai se apaixonar!

GRANNTUR^

Você quer, você pode!

16 nossacidade

Supermercado de Ariquemes não poderá mais limitar quantidade de produtos em promoções

Ações do MP

OMinistério Públi-co de Rondônia, por meio da Pro-motoria de Justi-

ça de Ariquemes, ajuizou Ação Civil Pública, com pedi-do de liminar, contra um grande supermercado da ci-dade para que deixe de limi-tar a quantidade de produtos a serem adquiridos pelos consumidores, durante pro-moções ou em qualquer ou-tra circunstância, sob pena de multa. O MP aguarda análise do Judiciário sobre o pedido.

A ação foi proposta pelo Promotor de Justiça Elias Chaquian Filho após receber reclamações de três consu-

Ascom MP-RO

midores que, ao comprarem produto em promoção, tive-ram a quantidade da merca-doria restringida em cinco unidades.

O Promotor de Justiça explica que a prática abusiva de limitação quantitativa vio-la o Código de Defesa do Consumidor. No artigo 39, a lei estabelece ser vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, entre outras práti-cas abusivas, condicionar o fornecimento à compra de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.

“A imposição de limites mínimos quantitativos pelo supermercado caracteriza,

sem sombra de dúvidas, a prática expressamente con-siderada abusiva pelo artigo 39 do CDC e ainda transgri-de o princípio fundamental da Política Nacional das Re-lações de Consumo, que é o atendimento e respeito às necessidades reais dos con-sumidores”, afi rma o Promo-tor de Justiça.

Na ação civil pública, o integrante do MP pede que, ao fi m, o supermercado seja condenado a cessar a impo-sição de limites quantitativos nas promoções ou vendas normais dos produtos, dei-xando de praticar atitudes violadoras ao CDC, sob pena de multa.

Vendas feitas com cartão devem ter o mesmo preço de operações à vista

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promo-toria de Justiça de Ariquemes, recomendou a estabelecimen-tos comerciais da cidade que pratiquem o mesmo preço das vendas feitas à vista nas opera-ções com cartões de crédito e de débito. Empresários que não atenderem a orientação do MP e mantiverem a prática abusiva da diferenciação de preços poderão ser demanda-dos judicialmente.

Conforme recomendação do Ministério Público, os esta-belecimentos deverão manter o mesmo desconto oferecido nas vendas em dinheiro ou cheque, inclusive quando es-ses descontos se estenderem a vendas a crédito parceladas,

deixando de repassar ao con-sumidor qualquer encargo que tenham junto à operadora.

Na recomendação, o Pro-motor de Justiça Elias Cha-quian Filho também orienta co-merciantes a informarem antecipadamente ao consumi-dor, quando for o caso, de que o estabelecimento não efetua parcelamento de vendas me-diante pagamento com cartões de créditos e que eventuais parcelamentos são feitos por conta da operadora, com inci-dência de juros sobre o preço fi nal.

O integrante do Ministério Público adotou a providência com base no Contrato de Cre-denciamento da rede Cielo e da Redecard, operadoras utili-

zadas pela maioria dos estabe-lecimentos de Ariquemes, o qual defi ne que o estabeleci-mento comercial credenciado deverá praticar preços iguais aos praticados nas vendas rea-lizadas em dinheiro ou cheque, sem qualquer acréscimo de en-cargos ou taxas, oferecendo aos consumidores as mesmas condições e/ou vantagens pro-mocionais oferecidas a quais-quer outros meios ou formas de pagamento diferentes dos car-tões.

O Promotor de Justiça afi r-ma ainda que a Lei nº 8.137/90 dispõe ser crime elevar o valor cobrado nas vendas a prazo de bens ou serviços, mediante a exigência de comissão ou de taxa de juros ilegais.a vendas a crédito parceladas, da Redecard, operadoras utili- taxa de juros ilegais.

Page 17: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I By Taciane Basso

[email protected]

O melhor da moda

Indianaespera você com grandes promoções!!!

Av. Canaã - Centro

A moda Indiana que faz o seu estilo!

Utensílios para decoração em geral.

nossaregiãoAgronegócio

Cotação do Boi

Boi Gordo @ à vista R$ 87,00Boi Gordo @ à prazo R$ 88,00Vaca Gorda @ à vista R$ 79,00

8

PINTURASJPResidenciais e ComerciaisTexturas, Grafitados e Arranhados

Estruturas metálicas

JacksonPINTOR RESPONSÁVEL

(69) 9237-5719Ariquemes - RO

Carne ovina: importante fonte de Ômega 3Artigo

Os ovinos se tornarão em breve uma fonte importante do sau-dável ácido graxo

conhecido como Ômega 3. As fontes mais utilizadas atualmen-te são peixes de águas frias como atum, salmão e sardinha, além do azeite de oliva e algu-mas outras fontes vegetais de menor importância.

Diversas pesquisas demons-traram altos níveis de Ômega 3 na carne ovina, com alta herda-bilidade entre as gerações se-guintes de fi lhotes. Isso está pa-vimentando um programa de seleção genética, na Austrália e na Nova Zelândia, para aumen-tar a quantidade de ácidos gra-xos benéfi cos na carne de ove-lhas e cordeiros e estes animais chegarão em breve ao Brasil.

Os benefícios dos ácidos graxos Ômega 3 são conheci-dos há vários anos. O ácido gra-xo Ômega 3 mais importante em termos de nutrição humana é o ácido docosa hexanoico (DHA). Todas as membranas celulares no corpo humano necessitam o DHA. Ele é vital para o cresci-mento inicial das crianças e, em particular, para o desenvolvi-mento do cérebro e dos olhos. Também é largamente reconhe-cido como redutor da pressão sanguínea e do risco de doen-

ças coronorianas, assim como da chance de ocorrência de diabetes do tipo 2, do malde--Alzheimer e da asma.

As autoridades de saúde de alguns países sugerem um consumo diário de no mínimo 430 mg para mulheres e 610 mg para homens de ácidos graxos poliinsaturados, in-cluindo o DHA, para reduzir o risco de doenças crônicas. No entanto, diversas pesquisas de dieta da população mos-tram que o consumo real al-cança somente uma fração desta quantidade, cerca de 10 a 30%, de acordo com o país.

A maciez e suculência da carne vermelha é relacionada ao seu teor de gordura intra-muscular (também chamado de marmoreio). Uma carne ideal, do ponto de vista indus-trial, contém de 3 a 5 gramas de gordura intramuscular por 100 gramas de carne. Esta gordura intramuscular, nos ovinos, é também fonte impor-tante de antioxidantes e de Ômega 3.

A difusão da carne ovina como fonte importante de Ômega 3 pode trazer um im-pacto positivo para a ovinocul-tura, que fi gura há muitas dé-cadas como um dos maiores rebanhos brasileiros desta es-

pécie animal. Já foi demons-trado que ovelhas que se ali-mentam de pastagens comuns, como as existentes em várias regiões do Brasil, produzem altos níveis de Ômega 3, então, não existem custos adicionais para a pro-dução deste tipo de carne pe-los produtores brasileiros.

Naturalmente, para se aproveitar melhor deste pro-missor nicho de mercado, os criadores deverão mudar seu foco de melhoramento gené-tico, do aumento da velocida-de de crescimento para o au-mento da gordura intramuscular.

Um fato curioso é que a idade da mãe interfere na

proporção de Ômega 3 na car-caça dos cordeiros. Filhotes nascidos de ovelhas mais ve-lhas têm quantidades signifi ca-tivamente mais altas de Ôme-ga 3 em sua carne. Alguns grupamentos de ovelhas pro-porcionam mais do que o do-bro da quantidade de Ômega 3 em relação ao padrão, e isto faz sua carne ser classifi cada com Boa Fonte de Ômega 3 de acordo com os padrões austra-lianos e neozelandeses. A car-ne de salmão, por exemplo, também entraria nesta mesma classifi cação.

Para os produtores rurais o grande benefício será o desen-volvimento de um mercado de nicho de cortes de carne de cordeiro ainda mais saudáveis do que a que atualmente se encontra no mercado.

Para os consumidores piauienses, a maior vantagem será a disponibilidade de uma carne de produção local, rica em Ômega 3, que é muito mais acessível do que peixes impor-tados.

Assim, a combinação da rica culinária feita com carne ovina com o Ômega 3 pode se tornar mais um ponto impor-tante para alavancar o desen-volvimento do interior do Esta-do e para melhorar as condições de saúde da popula-ção em geral.

Arco Jornal

O agronegócio brasileiro está prosperando. O primei-ro semestre do ano viu um crescimento de 20,5% nos lucros da exportação em re-lação ao mesmo período de 2010. Isso signifi ca US$ 34,7 bilhões a mais. O agronegó-cio foi o setor que segurou o superávit brasileiro na ba-lança comercial, já que os outros produtos, como mi-nérios, petróleo e seus deri-vados, outras commodities não agrícolas e produtos semimanufaturados e ma-nufaturados não derivados de produtos agropecuários geraram um défi cit de US$ 21,7 bilhões. A conta é sim-ples e explica o superávit de US$ 13 bilhões na balança comercial no primeiro se-mestre. Se mantido o ritmo, o segundo semestre verá um resultado maior nas ex-portações que o recorde de 2010, de US$ 76,4 bilhões.

A força do agronegócio

Nem chegamos ao � m e mais uma vez a Expoari já éconsiderada a melhor Exposição Agropecuária do estado e região. E mais uma vez inovando, este ano com a “Expoari Solidária” que arrastou uma mutidão no dia das Porteiras Abertas e, a quem levasse um 1kg de alimento ganhava cartela do Bingo de um Celta e ainda com o Mega Show de João Carreiro e Capataz que agitou os participantes da festa.

Page 18: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Um condomínio pra quem pode escolher onde morar,com segurança, área verde e de lazer...

Para você e sua família aproveitarem o que a vida tem de melhor!

Últimas UnidadesTerrenos de 360m² a 1.000m² - Garanta já o seu!!!

INFORMAÇÕES

(69) 3536-3432Av. Capitão Silvio, ao lado do Hospital da Criança

Setor Grandes Áreas - Ariquemes / RO

nossacapa 7

Rondônia é um dos principais Estados da re-gião norte do

Brasil, em que se destaca pela força da sua econo-mia, onde parte dela é pro-veniente da atividade pecu-ária.

A pecuária de Rondônia se expandiu de forma con-sistente nos últimos anos. Somente na década passa-da, de acordo com o Institu-to Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE) e estima-tivas da Scot Consultoria, o rebanho do Estado cresceu mais de 100%, dobrando de seis para mais de 12 mi-lhões de cabeças.

Na contramão deste crescimento está o aumen-to na defasagem da profi s-são de vaqueiro. Em con-versa com pecuaristas de Ariquemes, muitos deles falam sobre a difi culdade de encontrar mão de obra

qualifi cada para trabalhar como vaqueiro na região e quem é bom nesse trabalho consegue se destacar e ga-nhar mais.

O pecuarista Erli S. Oli-veira cria aproximadamente 300 cabeças de gado em um sítio no município de Cujubim, região do Vale do Jamari. Para o trabalho com os animais, necessita de um vaqueiro e um auxi-liar. “Está muito difícil en-contrar um vaqueiro de qualidade e quando encon-tra, o salário é alto demais porque é preciso valorizar esta mão de obra de quali-dade”, comentou.

Contratar um vaqueiro profi ssional é uma missão difícil em Rondônia. O deta-lhe, é que mesmo oferecen-do o dobro do salário pago nas regiões leiteiras do Bra-sil, este tipo de mão de obra continua em falta no esta-do.

Enquanto bacharéis em Administração Empresarial ganham em torno de R$ 800,00 a R$ 1100,00 em Ariquemes, o salário de um vaqueiro varia entre R$ 1.200 e R$ 1.500. E se hou-ver indicação do mesmo reconhecendo o seu traba-lho entre os pecuaristas o pagamento pelo trabalho do mesmo pode chegar a R$ 2.000,00 livres de mora-dia e alimentação.

Na maioria das proprie-dades rurais de Rondônia, a ordenha é feita apenas uma vez por dia. O trabalho começa muito cedo. Às 4 horas da manhã, Pedro das Chagas já está no curral para organizar mais de 30 vacas para ordenha. Além de receber o salário, o va-queiro mora na propriedade e não tem despesa com aluguel, luz, água e trans-porte. “A vida aqui é muito tranqüila, fi camos longe da

agitação da cidade e nem sentimos falta dela” desta-cam Pedro e seu ajudante Mateus Andrade.

Segundo a gerência do Sine/RO na agência de em-pregos de Ariquemes, a procura por vaqueiros é constante. A disponibilidade de vagas é muito grande, diferente da procura por elas.

“Desemprego nesta área existe somente para maus profi ssionais e quem consegue realizar um bom trabalho sempre encontra porteiras abertas quando busca emprego”, declara Pedro das Chagas, vaquei-ro a mais de 30 anos.

Profi ssão RegulamentadaA Comissão de Constitui-

ção e Justiça da Câmara apro-vou, por unanimidade, o projeto de lei (PL 2123/07), que regula-menta a profi ssão de vaqueiro, de autoria dos deputados Ed-son Duarte e Edigar Mão Bran-ca do Partido Verde. A proposta segue agora para apreciação no Senado Federal, ultimo está-gio para ser transformada em lei.

O objetivo do projeto de acordo com os autores é “pre-encher uma cruel lacuna na le-gislação brasileira pela insensi-bilidade com estes trabalhadores”, ao reconhecer como vaqueiro o profi ssional que faz o trato, manejo e condu-

ção de espécies animais, que estão sob sua responsabilidade, buscando condições de sobre-vivência para o rebanho e o gado diante das difi culdades do semi-árido brasileiro. O vaqueiro também terá direito a um regis-tro para o exercício da profi ssão e passa a ter todas as garantias dadas as profi ssões que estão regulamentadas no país. Du-rante a votação, diversos depu-tados, dos mais variados parti-dos se manifestaram favoráveis, afi rmando a injustiça com estes profi ssionais que colocam a vida em risco e que não conta-vam com o reconhecimento ofi -cial. O relator na comissão foi o deputado Gonzaga Patriota, do PSB do Pernambuco.

Em falta no mercado rondoniense, vaqueiros ganham mais que bacharéis em adminitraçãoPaulo Morais

Foto: Senar / CNA

Page 19: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

De Trivela

Alexandre JabáPedaladas

Ciro Martins

6 nossacidade

Aafirmação do juiz Danilo Paccini de que está apenas cumprindo o que

determina a Lei ao dar a reintegração de posse ao latifundiário João Arnaldo Tucci das terras ocupadas há oito anos pelos integran-tes da Liga dos Campone-ses Pobres (LCP) nos As-sentamentos: Canaã e Raio de Sol, localizado há cerca de 100 quilômetros de Ari-quemes e 40 km de Jaru, tem preocupado os mora-dores da localidade.

Diante da situação ins-tável, agricultores das duas áreas, acompanhados dos vereadores Valmir Francis-co dos Santos (Val) e Eno-que Nunes procuraram na manhã do último sábado, o governador Confúcio Mou-ra para buscar uma solução para o problema.

Na reunião, o líder do Assentamento Canaã, P Jotta argumentou que para cumprir a ordem de despe-jo, o Governo do Estado vai gastar em torno de R$ 1 mi-lhão. “A proposta que faze-mos é que ao invés de des-pejar a gente, repasse esse valor a esse homem que se diz dono da terra, mas não mora em Rondônia e não gera impostos para o esta-do”, disse.

Na oportunidade, os agricultores afirmaram ain-

Liga dos Camponeses Pobres pede apoio ao governador Confúcio Moura

Assentamentos em Ariquemes

da ao governador que ape-sar da decisão, irão perma-necer resistindo à desocupação. “Não vamos sair da propriedade. Com tudo que produzimos no de-correr destes anos, não va-mos aceitar ser despeja-dos”, reforçaram. “Se necessário, vamos para o conflito, mas não vamos sair!”, completou o grupo garantindo que não medi-rão esforços para se man-ter no local.

NegociaçãoO governador Confúcio

Moura explicou que na últi-ma visita em que a presi-dente Dilma Roussef fez ao estado, ela se colocou à disposição para dar todo apoio necessário aos acampados do estado “e pediu encarecidamente que fosse evitado qualquer tipo de conflito. Dom Moacir (Dom Moacyr Grechi, arce-bispo de Porto Velho) tam-bém já ligou fazendo este mesmo pedido. E eu tam-bém peço a vocês: mante-nham a calma e vamos ten-tar negociar sem conflitos”, pediu o governador tam-bém se colocando à dispo-sição com os vereadores no sentido de apoiar os camponeses.

De acordo P Jotta, uma comissão que representa as famílias também já este-

ve em Brasília (DF) para agilizar o processo de ne-gociação da Fazenda, que, conforme ele, também está em trâmite pelo Superior Tribunal Federal (STF).

BenfeitoriasEm visita aos dois as-

sentamentos neste domin-go (25), a assessoria de comunicação da Câmara Municipal de Ariquemes en-controu os camponeses reunidos para tratar sobre a reintegração. Na oportuni-dade foi possível testemu-nhar o quanto os agriculto-res têm produzido no decorrer do tempo. Casas (algumas inclusive sendo reformadas); criação de gado, peixes, porcos, gali-nhas, patos e outros ani-mais; produção de cacau, banana, café, arroz, milho, açaí, mamão, e outros ali-mentos que servem de sub-sistência das 160 famílias que moram nas proprieda-des de 3.600 (Canaã) e de 1.000 hectares (Raio de Sol) tomaram conta de pra-ticamente tudo o que pode ser visto a olho nu. “Há uns 30 dias mandamos dois ca-minhões de café limpo para Jaru. E todo mês são três caminhões de banana. Eu mesmo estou com um bom estoque de arroz armaze-nado pra ser comercializa-do”, conta o agricultor Joa-

quim Pires da Silva.João Pimentel e a espo-

sa Áurea Maria da Costa contam que também inves-tiram tudo que tinham na área onde moram e se acontecesse o pior, não têm alternativa para sobre-viver. “Nós estamos aqui desde o início, colocamos tudo o que tínhamos aqui. Se formos despejados, va-

mos para onde?”, questiona o casal que já construiu uma nova moradia e sobre-vive da produção agrícola e da criação de animais.

No local, um Posto da Sucam também foi constru-ído junto à Associação que representa os assentados. “Tudo o que temos na vida está aqui. A situação de to-dos é praticamente a mes-

ma: quando chegamos aqui, colocamos cada suor do nosso trabalho neste pe-daço de chão e produzimos tudo o que pode ser visto aqui. Estas terras estavam abandonadas há mais de 30 anos, não é justo este homem vir agora e querer simplesmente despejar as famílias que estão aqui”, re-sume o líder da LCP.

OpiniãoApesar de dizerem que estão dispostos a se manterem na terra a “qualquer custo”,

quem visita estas famílias que vivem nos dois assentamentos entende que não se trata de protagonizadores de conflitos como insistem em chamar alguns desinforma-dos. Apenas de pessoas humildes que precisam sobreviver e querem fazer isso por intermédio do seu trabalho. Assim como o governador Confúcio, a presidente Dilma e o arcebispo dom Moacir, esperamos que todos se unam a este entendimento de que haja uma negociação pacífica e não, em hipótese nenhuma, a necessidade de viven-ciarmos os conflitos de 2005 e 2006 que literalmente mancharam a imagem do estado e da LCP.

Câmara Municipal de AriquemesAssessoria de Comunicação

Assessoria da Câmara Municipal

Assentados se reuniram com o governador Confúcio Moura

Violência começando cedo!!!A Taça BH, torneio sub-19 que tem uma das sedes em Barão de Cocais, cida-de mineira a 93 km de Belo Horizonte, viveu nes-ta segunda-feira(25) uma tarde de briga com grave proporção. Já no fim do jogo entre Vasco e Sport, o clube carioca vencia por 3 a 1 quando o goleiro

Gustavo, do Sport, prota-gonizou uma agressão co-varde a Elivélton, do Vas-co. Após levar uma voadora pelas costas, o volante do clube carioca deixou o campo de ambu-lância, com suspeita de trauma na coluna cervical. Mais tarde, no Hospital Municipal de Barão de Co-cais, ele passou por um exame de raio-x, que des-cartou fratura.Elivélton vai passou a noi-te no hospital de Barão de Cocais e, na terça, foi transferido para Belo Hori-

zonte, onde fez exames complementares por pre-caução. Ainda na noite de segunda, o atleta já con-versava normalmente e até andava pelo quarto do hospital.

A agressãoO lance se deu no meio do campo, quando Romário, do Vasco, estava caído no gramado. Um jogador do Sport se aproximou para apressar o vascaíno no chão, e foi empurrado por outros atletas do time ca-rioca. Gustavo, então, saiu

correndo de sua meta e deu uma voadora em Eli-vélton que, de costas, nem sequer viu a aproximação do agressor.A atitude desencadeou uma confusão generaliza-da. Quando os ânimos se-renaram, todos estavam de pé, exceto Elivélton. O volante foi removido do campo de ambulância e le-vado a um hospital. Gusta-vo foi expulso por conta da agressão.

Sport afasta o goleiro, e Polícia vai registrar

ocorrênciaAinda antes de deixar o estádio, o goleiro Gus-tavo já sofreu as conse-quências. O jogador, de 18 anos, foi afastado pelo Sport (o clube per-nambucano publicou nota em seu site ofi-cial). A Polícia Militar, presente no local, infor-mou que registrou bole-tim de ocorrência por conta da agressão. Que vergonha, esse menino precisa de psicólogo e muita atenção. E claro banirão do futebol!!!

Peladão do 09 Apoio Cerveja KaiserComeça a 3ª Rodada, Sábado:16 hs, Pérola Mat. Const. X Amota, 17hs Ypiranga X Casa das Bicicletas

Domingo:08 hs, Napolis X Mutirão/Mad.Itagiba09 hs Verdurão X Primu´s, 10 hs Inconjel Calçados X Assoc.Rondonove, 14:45hs Marechal X Os Cumpadres, 15:45 hs Kigol X Neguinho Lanternagem, 16:45 FAar/Setor 10 X W90.

Destaque da rodada anterior foi o jogão entre Joinvil-le 0 X 0 A.C.A /Polaquinho Veículos, o DeDe não fez gol e pior ficou no banco o jogo todo.

28ª ExpoariParabéns a está dire-tória da APA, que é ar-rojada que fiz desta a melhor festa do Peão da Região Norte. A saudade é grande, já ficamos na ansiedade de como vai ser a festa de 2012.

O PLANTÃO ESPOR-TIVO PARABENIZA O SUCESSO DA XXVIII EXPOARI!

BrasileirãoCruzeiro tira a invencibilidade do Corinthians, golaço de Walyson fez Tião Jibóia perder 10 caixas de cerve-ja para o Dorival Gaspar, Palmeiras é rezar muito para tentar a libertadores, Atlético-PR até que enfim, será que escapa da segunda divisão?

Copa América A Seleção Celeste ganhou 15º titulo da América, fute-bol bonito, raça, garra e determinação, venceram os melhores, justo pelo futebol apresentado. Parabéns Uruguai.

Page 20: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I nossapolítica 520 nossobrasil Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Fazendo partedo crescimento de

Cujubim

Se depender do MP, prefeito Marinho da Caerd terá bens bloqueados pela justiça

Machadinho do Oeste

Ouro Preto do Oeste

OMinistério Público de Rondônia ingressou com ação civil pública, com pedido de liminar,

pedindo a indisponibilidade de bens do prefeito de Machadinho do Oeste, Mário Alves da Costa, em razão de irregularidades no pro-cesso de compra com dinheiro pú-blico de um veículo Toyota blinda-do, no valor de R$ 192 mil. Também são réus na ação o secretário mu-nicipal de Administração e Fazen-da, Admilson Ferreira dos Santos; o pregoeiro Dário Geraldo da Silva e a empresa Nissey Motors Ltda.

A Promotoria pede que seja de-clarada liminarmente a indisponibi-lidade dos bens dos citados, em caráter solidário, até o dobro do valor do contrato (R$ 384 mil),

MP-RO

como forma de assegurar desde já a efetividade do pedido e evitar di-lapidações patrimoniais em casos como este, após a ciência do curso de ação ressarcitória contra os res-ponsáveis pelo ato ilícito.

A ação foi motivada em razão da cassação da liminar concedida em cautelar preparatória, o que na prática a inutilizou, que visava sus-tar o pagamento da compra do ve-ículo, ato já cumprido pelos réus da ação. Assim, entende a Promo-toria de Machadinho do Oeste, res-ta, de fato, a indisponibilidade dos bens como forma de assegurar o cumprimento de eventual conde-nação.

De acordo com a Promotoria, os envolvidos na compra do veícu-lo violaram os princípios da Admi-

nistração Pública da legalidade, impessoalidade, moralidade e efi -ciência, elencados na Constituição Federal. Violaram a legalidade por-que desobedeceram aos coman-dos constitucionais que determi-nam a prioridade absoluta à infância e à juventude e primazia à educação e à saúde. Desobedece-ram ainda à norma que regula-menta o processo licitatório de pre-gão quando publicaram errata do edital, e, posteriormente, adendo esclarecedor modifi cando comple-tamente o objeto do certame com apenas três dias corridos de ante-cedência da sessão de recebimen-to das propostas, quando a lei exi-ge, no mínimo, oito dias úteis de interstício entre a publicação e o recebimento.

O princípio da impessoalidade também foi violado porque o pro-cesso de compra do veículo teve o fi m de atender aos interesses pes-soais do prefeito, que pretendia adquiri-lo com dinheiro público por pura questão de vaidade. E, mes-mo tendo conhecimento dessa fi -nalidade, o secretário municipal da Fazenda e o pregoeiro também agiram para consecução da com-pra do veículo o mais rápido possí-vel. Os atos praticados pelo prefei-to e seus assessores confi guram, de acordo com a Promotoria, ato de improbidade administrativa tipi-fi cado nos artigos 10 e 11 da Lei 8.429/92. As irregularidades no processo licitatório para compra do veículo também benefi ciaram a Nissey Motors.

O chefe do executivo decidiu bene� ciar o seu ego e ostentar status com luxo � nanciado pela prefeitura municipal ao adquirir um veículo a prova de bala, mas agora poderá arcar com seu próprio patrimônio.

Alex Testoni é denunciado por prestar contas com atraso

para a aquisição de veículo de transporte coletivo de alunos da Educação Básica.

O convênio fi rmado com o Mi-nistério da Educação autorizou o repasse de R$170.973,00 para a compra de um veículo zero quilô-metro que deveria fazer o trans-porte escolar de alunos da Educa-ção Básica do município.

A prestação de contas deveria ter sido feita até março de 2009, porém, o prefeito só a apresentou em maio do mesmo ano. “O de-

nunciado, na condição de prefeito do município, não cumpriu com sua obrigação legal de prestar contas no prazo previsto no convê-nio, sendo que o atraso na apre-sentação das contas confi gura in-fração à lei”, explicou o procurador regional da República Osnir Beli-ce.

A denúncia aguarda o recebi-mento pelo Tribunal Regional Fe-deral da 1ª Região (TRF1).

Nº judicial: 0026718-83.2011.4.01.0000

Ouro Preto do Oeste (RO), Juan Alex Testoni, por não prestar con-tas no prazo, de convênio fi rmado com o Fundo Nacional de Desen-volvimento da Educação (FNDE)

Juan Alex Testoni recebeu mais de R$170 mil para a compra de veículo para transporte escolar.

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou o prefeito de

MPF RO

Programa de bolsas de estudos no exterior selecionará quem tem mérito, segundo Dilma

Educação

Ao apresentar, na última se-mana, as diretrizes do programa Ciência sem Fronteiras, que pre-tende conceder 100 mil bolsas de intercâmbio para brasileiros, a presidenta Dilma Rousseff disse que a seleção dos estudantes não será baseada no critério do “quem indica”, mas sim no de quem tem mérito. Segundo ela, a distribui-ção das bolsas levará em conta a representação étnica, social e re-gional.

“Não estamos fazendo um programa baseado em quem indi-ca. Estamos criando ações orien-tadas pelo mérito”, assinalou a presidenta. “Todos [os contempla-dos] vão ter de ter nota acima de 600 no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] e daremos espe-cial atenção aos alunos ganhado-res de olimpíadas, notadamente a da matemática”, acrescentou Dil-ma, no encerramento da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES).

De acordo com a presidente, o governo quer que os estudantes brasileiros estudem nas melhores universidades e em cursos de ci-ências exatas, onde há maior de-fi ciência de profi ssionais, como as áreas de engenharia e de tecnolo-gia da informação.

Ao falar sobre o programa, o ex-reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Monteiro, aler-tou para o risco de que o critério de seleção por mérito favoreça os estudantes que têm acesso à educação privada e que, por isso, ingressam nas melhores universi-dades. “Assim, o Estado brasileiro vai custear um programa justa-mente para a parcela representa-tiva da camada que tem recursos e acesso e os estudantes das classes pobres fi carão fora”.

No discurso, a presidenta Dil-ma abordou o assunto. De acordo com ela, o critério por mérito é crucial e o Programa Universida-de para Todos (Prouni) comprova

que os estudantes de baixa renda têm bom desempenho. “Não há demérito em ter política por méri-to. Está provado que política por mérito pode contemplar as clas-ses menos privilegiadas. O Prouni mostrou que o desempenho no Enem para os selecionados para o programa era adequado para os parâmetros existentes.”

Dilma adiantou que a pré-se-leção dos alunos que poderão ser benefi ciados pelo programa será feita pelo Sistema de Seleção Unifi cada (Sisu) e pelo ProUni.

O secretário-geral da Nova Central Sindical de Trabalhado-

res, Moacyr Auerswald, pediu a criação de cursos de línguas para que a necessidade de dominar um idioma estrangeiro não preju-dique os estudantes de baixa ren-da a ter acesso às bolsas no exte-rior.

O Ciência sem Fronteiras dará bolsas para diferentes níveis de estudo, do ensino médio ao dou-torado. As bolsas serão custea-das com parceria público-privada. Do total, 75 mil bolsas serão cus-teadas pelo governo federal e 25 mil com a colaboração de empre-sas privadas.

Agência Brasil

Expedito Junior tem contas da campanha reprovadas pelo TRE

O órgão técnico do TRE havia apontado várias irregu-laridades e situações penden-tes de esclarecimento, no total de 14 itens. Parte dessas irre-gularidades foi sanada pelo candidato com a apresenta-ção de novos documentos e de prestação de contas retifi -cadora, contudo, dois itens não foram regularizados: a falta de abertura de conta bancária dentro do prazo e dí-vidas de campanhas não re-gularizadas.

Previdência Social registra de� cit de R$ 1,903 bilhão em junho

A Previdência Social regis-trou saldo negativo de R$ 1,903 bilhão em junho desse ano. Esse valor é 35,8% menor do que o verifi cado no mesmo período de 2010, quando o de-fi cit foi de R$ 2,967 bilhão. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Previdência Social.

O resultado de junho é de-corrente de uma arrecadação liquida de R$ 19,612 bilhões. Já as despesas com o paga-mento de benefícios foram de R$ 21,515 bilhões.

No primeiro semestre do ano, o rombo nas contas do INSS (Instituto Nacional do Se-guro Social) foi de R$ 19,779 bilhões. Em comparação com o seis primeiros meses do ano passado, o defi cit recuou 18,9%.

O pagamento de benefícios previdenciários no semestre foi de R$ 131, 211 bilhões. Já a arrecadação da Previdência Social somou R$ 111,431 bi-lhões.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RIO CRESPO/ROAVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 001/2011PROCESSO Nº 414/2011.

O Município de Rio Crespo – RO, através do Pregoeiro do Município nomeado através da Portaria nº 1451/2011, torna público que realizará Licitação na modalidade Pregão Eletrônico, tipo Menor Preço por item, nos termos da Lei n° 10.520/02, Decretos Federais n° 3.555/00 e 5.450/05, Decreto Municipal nº 796/2011, aplicando-se subsidiariamente a Lei n° 8.666/93 e a Lei 123/06, AQUISIÇÃO DE MAQUINAS E EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS, em atendimento a Secretaria Municipal de Obras e Transportes / SEMOT. Através do Termo de Convênio Nº 040/2010, Sendo o valor estimado de R$ 143.000,00 (cento e quarenta e três mil reais), processo administrativo n.º 414/2011 - Data para cadastramento de propostas a partir do dia 04/08/2011 as 08h00, abertura de propostas 10/08/2011 as 10:30min e início da sessão pública: 10/08/2011, as 11:00 horário de Brasília – DF, local www.bll.org.br. Informações Complementares: O Edital encontrar-se-á a disposição dos interessados no site supracitado e [email protected], ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Rio Crespo-RO, sito à Av. Joaquim Pedro Sobrinho, s/n – Setor 04 para maiores informações através do fone/fax 69-3539-2007.

Rio Crespo – RO, 25 de julho de 2011.Andréia da Silva Siqueira Pontes

PregoeiraPortaria Nº. 1451/2011

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RIO CRESPO/ROAVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 002/2011PROCESSO Nº 415/2011.

O Município de Rio Crespo – RO, através do Pregoeiro do Município nomeado através da Portaria nº 1451/2011, torna público que realizará Licitação na modalidade Pregão Eletrônico, tipo Menor Preço por item, nos termos da Lei n° 10.520/02, Decretos Federais n° 3.555/00 e 5.450/05, Decreto Municipal nº 796/2011, aplicando-se subsidiariamente a Lei n° 8.666/93 e a Lei 123/06, AQUISIÇÃO DE TRATOR AGRICOLA DE PNEUS, GRADE ARADORA COM CONTROLE REMOTO, em atendimento a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente / SEMAMA. Através do Termo do Contrato de Repasse Nº 0329448-50/2010/MDA/CAIXA, Sendo o Valor Estimo de R$ 102.500,00 (cento e dois mil e quinhentos reais). Processo Administrativo n.º 415/2011 - Data para cadastramento de propostas a partir do dia 04/08/2011 as 08h00, abertura de propostas 10/08/2011 as 11:30min e início da sessão pública: 10/08/2011, as 12:00 horário de Brasília – DF, local www.bll.org.br. Informações Complementares: O Edital encontrar-se-á a disposição dos interessados no site supracitado e [email protected], ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Rio Crespo-RO, sito à Av. Joaquim Pedro Sobrinho, s/n – Setor 04 para maiores informações através do fone/fax 69-3539-2007.

Rio Crespo – RO, 25 de julho de 2011.Andréia da Silva Siqueira Pontes

PregoeiraPortaria Nº. 1451/2011

Page 21: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano Iopinião2 nossaopinião2 nossaosao Ariquemes - Rondônia

30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Direto da RedaçãoColuna Pinga Fogo

Editorial

Paulo Morais e Olavo SubtilIvan de Lara

Por Ivan de Lara

Nossa Folha Publicações LtdaCNPJ - 06.934.246/0001-17

Rua Rio Negro, 4612 - Jd das PalmeirasAriquemes - Rondônia

DIREÇÃO GERALJosé Olavo Subtil de Oliveira

(69) 8427-5868Paulo Roberto de Freitas Morais

(69) 8405-7922

DIRETOR DE REDAÇÃOIvan de Lara(69) 8439-9797

Artigos e Colunas são de responsabilidade de quem os as-sina e não representam nescessariamente a opinião do jornal

[email protected]@jornalnossafolha.com

[email protected]

Distribuido semanalmente em - Porto Velho, Ariquemes, Alto Paraíso, Cujubim, Monte Negro, Buritis, Machadinho D´Oeste, Cacaulândia, Rio Crespo, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná, Caco-al, Rolim de Moura, Pimenta Bueno e Vilhena

nossoesporte 214 nossaopinião

infoco

Tentando ser ariquemenseTem um parlamentar rondoniense que está montando um negócio na cidade de Ariquemes. Talvez seja esse o passo defi nitivo para o no-bre poder se dizer cidadão de Ariquemes.

Tem mais...Além das “personalidades de fora” que tem o passado sujo e por aqui tentam se limpar, há por aí um político de um mandato só, tentando voltar ao cenário. Seus opositores que cuidem com ele, pois um pas-sarinho me falou que ele virá forte e que ele afi rma que a derrota não se repetirá.

Se fosse só isso!Este é um momento que ninguém está tranquilo na política. Vereado-res tentam correr mais do que nunca, prefeitos precisam planejar as próximas inaugurações para antes do início da campanha de 2012. O negócio anda meio agitado. Nomes e mais nomes surgem como pos-sibilidades. Mas ninguém esta certo de nada e os grupos que antes pareciam formados estão se dissolvendo. Parece que até lá (campa-nha do ano que vem) muita coisa vai mudar, mas o que interessa é que a maior preocupação de todos é a campanha. Ops... não deveria ser o trabalho pelo povo?

Clã AmorimO governador Confúcio Moura falou em seu blog sobre a família Amo-rim, seus antigos rivais políticos. Elogiou-os e disse que Daniela é uma forte candidata a prefeitura de Ariquemes, e alertou a seus rivais quanto a sua força no ano vindouro.

Calculadora na mãoConfúcio elogiou o prefeito Márcio Raposo (DEM), disse que ele “anda com uma calculadora na mão”. Márcio, mesmo não tendo de-clarado ofi cialmente seu interesse em reeleição, tem como passo automático a opção de se largar em busca dela.

Apoio do governadorOfi cialmente o governador ainda não manifestou apoio a alguém para o pleito do ano que vem, mas ouve-se que o PMDB ariquemense terá candidatura própria. Os nomes sondados são vários, como o do Dr. Ricardo Rodrigues, do apresentador Ricardo Shwantes, do vereador Clóvis José, Dr. Mauro Pedro e o professor Eldo de Lima.

Acesse o mais novo site de notícias da região:www.

.com.br

Fifa evita falar sobre preços de ingressos da Copa e "culpa" estádios

Copa 2014

Os preços dos ingressos, uma das grandes preocupações, se não a principal, dos torcedores que sonham em assistir à Copa do Mundo no Brasil, em 2014, segue com a situação indefi nida.

Questionados durante entre-vista na última quarta-feira, na Ma-rina da Glória, no Rio de Janeiro, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, e o secretário geral da entidade, Jerome Valcke, colocaram a culpa na falta de solução do assunto nos estádios do Mundial.

"A questão dos preços dos in-gressos não tem como ser respon-dida enquanto os estádios não fi -carem prontos. Precisamos disso para saber a capacidade de cada estádio e a divisão de ingressos

por setores (dos mais caros aos mais baratos)", afi rmou Valcke.

O secretário geral da Fifa, no entanto, quis tranquilizar os torce-dores de que os preços não serão exorbitantes e repetirão um pa-drão já visto nas duas últimas edi-ções da Copa do Mundo: em 2006, na Alemanha, e em 2010, na África do Sul.

"Será mais ou menos o mesmo modelo utilizado nas duas últimas Copas. Terão ingressos mais ca-ros para os principais setores, in-gressos que serão distribuídos para algumas instituições e alguns ingressos mais baratos para se adequar aos torcedores brasilei-ros. Assim como foi feito com os sul-africanos".

Da Redação

Da Redação

A falta de planejamento e agilidade nos preparativos para a copa de 2014, como a construção e reforma de estádios, aeroportos e o atrazo nos investimentos de infraestrutura em geral, tem causado polêmica e expectativa aos olhos dos críticos no país.

Luis Fabiano já custa R$ 6 milhões ao São Paulo

Falta estrear

Rondônia

Futebol do Norte

Quando Luis Fabiano enfi m es-trear, o São Paulo já terá gasto mais de R$ 6,1 milhões com seu mais es-perado (e até agora mais frustrante) reforço para esta temporada.

O valor equivale às parcelas já pagas ao Sevilla por sua contratação e à soma dos salários e rendimentos extras pagos pelo clube ao jogador.

O retorno do centroavante ao Morumbi foi anunciado no dia 11 de março. Mas, devido a uma ruptura de um tendão da coxa direita e a uma série de erros de avaliação sobre seu retorno, ele ainda não pôde estrear.

Na última semana, foi revelado um novo problema do atacante. O corte da operação a que foi submeti-do há dois meses para retirada da fi -brose no local da lesão não cicatrizou dentro do prazo esperado. E o São Paulo decidiu que ele passará por uma cirurgia plástica para fechar a área.

Para o médico do clube José Sanchez, o novo procedimento deve atrasar pouco a estreia de Luis Fabia-no, em “uma semana ou dez dias”.

Assim, a previsão de que ele po-deria fi nalmente voltar a jogar no pró-ximo mês ainda não está descartada.

Até lá, o camisa 9 já terá recebido cinco salários de R$ 170 mil e o mes-mo número de parcelas da bonifi ca-ção que o São Paulo lhe paga para alcançar o rendimento mínimo de R$ 350 mil --o valor pode ser maior, de-pendendo dos contratos de explora-ção de imagem envolvendo o atleta.

Segundo o clube, o jogador ren-deu no período R$ 3 milhões devido a três acordos publicitários, e não há expectativa de novas parcerias antes da estreia. Só que os contratos fi rma-dos duram até um ano. E o dinheiro gerado por eles acabou.

“Já pagamos 2 milhões de euros (R$ 4,4 milhões) ao Sevilla”, afi rmou o diretor fi nanceiro são-paulino, Os-valdo Vieira de Abreu. A negociação com o time espanhol custou no total 7,6 milhões de euros (R$ 16,8 mi-lhões), que serão parcelados ao lon-go de quatro anos.

“É só fazer a conta para ver quan-to falta pagar. A próxima parcela ven-ce em outubro”, adicionou o dirigente.

O São Paulo só espera que, quando fi zer o próximo depósito para o Sevilla, Luis Fabiano já tenha inicia-do a pagar com gols o dinheiro que vem sendo investido nele.

Médico José Sanchez conversa com Luis Fabiano

O Departamento Técnico da FFER (Federação de Futebol do Estado de Rondônia) divul-gou nesta terça-feira (26) o Re-gulamento da Segunda Divisão do Campeonato Rondoniense 2011.

A entidade publica o regula-mento com 61 (sessenta e um) dias de antecedência ao inicio do campeonato, conforme pre-vê as leis vigentes do esporte. O regulamento ainda poderá sofrer alterações a depender da inscrição e regularização de clubes para a disputa da com-petição, com prazo a se encer-rar dia 12 de agosto do corrente ano.

Até o momento estão confi r-madas apenas três equipes na competição, sendo elas: Ji-Pa-raná, Pimentense e União Ca-coalense.

A Segundinha está progra-mada para iniciar no dia 25 de setembro.

FFER divulga regulamento da Segundinha

Após voadora, goleiro é indiciado por tentativa de homicídio

O goleiro Gustavo Pereira de Lima, 18, foi indiciado por tentativa de homicídio qualifi ca-do pela agressão ao volante Elivélton, do Vasco, em partida da Taça BH de juniores, na se-gunda-feira.

O jogador do Sport acertou uma voadora na altura da nuca do adversário, durante confu-são nos acréscimos da partida.

Após demiti-lo, Sport pro-mete dar psicólogo para goleiro que deu voadora em vascaíno.

Agressão

Não é de hoje e nem de ontem que nossos governantes fazem far-ra com o dinheiro do povo. Em nos-sa região, a corrupção e a falta de responsabilidade têm tomado conta da cabeça de grandes administra-dores. Exemplo claro destas afi rma-ções marcam a edição desta sema-na do Jornal Nossa Folha, onde mostramos os atos ilícitos cometi-dos pelo prefeito do município de Machadinho do Oeste, Mário Alves da Costa (Marinho da Caerd – PV), juntamente com o secretário de ad-ministração, Admilson Ferreira dos Santos e o pregoeiro Dário Geraldo da Silva. Onde em um município carente, que faltam investimentos

Dinheiro público em festapraticamente em todos os setores, o chefe do executivo e sua equipe efe-tuam a compra de um veículo blinda-do ao valor de quase R$ 200 mil.

Machadinho do Oeste vem so-frendo fortemente com a atual admi-nistração, desde o início de seu man-dato, Marinho vem mostrando ao povo que ainda não sabe ao certo o que deve fazer um prefeito. O caos na saúde, educação, assistencialismo social e principalmente infraestrutura tem tomado conta administração atu-al. Ou deveríamos chamar de “desad-ministração”? Pois ao ponto que che-gou a cidade e o contexto organizacional da administração pú-blica deste município, poderíamos re-

alemente chama-la com o nome “de-sadministração”.

Nem sempre a competência e for-mação específi ca são exigidas pelos eleitores, mas o eleito deve cobra-las, ao organizar a estrutura dos funcioná-rios nomeados em áreas técnicas, onde seus atos refl etem diretamente nos serviços prestados em prol da co-munidade. Convenhamos, mas que o mínimo de competência e formação o chefe do executivo deveria exigir ao fazer tamanhas admissões.

Algo que pode vir como alívio para o prefeito Marinho é a notícia que este tipo de difi culdade não é só ele que está passando. Outros exemplos de péssimos administradores públi-

cos, em nossa região, podemos ci-tar aos montes. Ainda nesta edição temos o prefeito Alex Testoni, de Ouro Preto do Oeste, como denun-ciado por não prestar contas ao Fundo Nacional de Desenvolvimen-to da Educação (FNDE). Neste caso Alex, o homem que não tem secretário algum, perdeu o montan-te de R$ 170 mil que foi destinado aquisição de veículo para o trans-porte escolar.

Um político quando conquista algo em prol do povo não merece mérito algum, pois está apenas cumprindo com suas obrigações. Mas quando há algum deslize, que a justiça seja feita.

Em destaque o pre-sidente da Associação dos Pecuaristas de Ari-quemes (APA), o pecu-arista Zé Luiz, que este-ve a frente da organização de uma das maiores festas do norte do país, a 28ª Ex-poari.

O Jornal Nossa Fo-lha parabeniza o presi-dente e toda sua equi-pe pelo sucesso desta grande festa. O traba-lho e o esforço de to-dos os envolvidos foi reconhecido com o nú-mero recorde de públi-co nestes dias de festa.

TrabalhandoUm dos poucos vereadores que aparecem trabalhando no período de recesso da Câmara de Vereadores é o presidente Val do PT. A assessoria ta trabalhando direitinho mostrando as andanças do ve-reador presidente. Outro que está com um projeto em andamento atendendo várias pessoas no bairro Nova União III e adjacências é o vereador Clovis José (PMDB), idealizador do Projeto Vida. A mu-lherada está se profi ssionalizando pra melhorar a qualidade de vida por lá.

EstruturandoQuem deu o ar da graça em Ariquemes nesta semana foi o sena-dor Ivo Cassol (PP). Cassol que está de licença do cargo, assumi-do por seu pai Reditário Cassol, está cortando o Estado reestrutu-rando o Partido Progressista visando as eleições municipais em 2012.

CertinhoA hora de fazer qualquer coisa para estruturar ou desestruturar as coisas é agora. O intuito de Cassol é lançar o seu pupilo, o ex-de-putado estadual Tiziu Jidalias como candidato ao cargo máximo do executivo municipal. Tiziu não declara nada mas os indícios de uma candidatura são fortes. Segundo observações ele já tem até coordenador de campanha, o polêmico Ezídio Matos, empresário local. Nas próximas edições o Jornal Nossa Folha trará um mate-rial completo sobre a situação política do empresário Jidalias dos Anjos, o Tiziu da Rondo Motos.

Os R$ 5 milhões da saúdeEm uma reunião entre o prefeito Márcio Raposo (DEM) e os três deputados estaduais eleitos por Ariquemes, Adelino Follador, Lori-val e Saulo Moreira saiu a decisão de buscar uma alternativa junto ao governador Confúcio Moura para que Ariquemes não saia pre-judicada com o veto governamental. Segundo o deputado Adelino Follador, em conversa com o governador, o mesmo se comprome-teu em enviar um novo projeto para aprovação na ALE, logo que os parlamentares voltem do recesso. Ainda segundo Adelino, assim que chegar, o projeto será votado em regime de urgência.

Expoari 2011Um sucesso. O número recorde de público mostrou o resultado do trabalho de toda a diretoria da APA – Associação dos Pecuaristas de Ariquemes, organizadora do evento. Uma nova diretoria assu-me a APA a partir do ano que vem e a responsabilidade de superar os trabalhos anteriores vai pesar bastante para todos. Uma das maiores e mais bem organizadas associações pecuaristas do país mostra que, quem quer que esteja a frente dela terá uma equipe na retaguarda dando suporte.

Page 22: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

OS PReçOS CONGELARAM

Av. Capitão Silvio - Grandes Áreas Ariquemes - RO

DISTRIBUIDORA

Brasil Distribuidora e Brasil Super Atacado

SuperPromoção

Ar Condicionados

no mês de

Julho

22 nossodestaque 3Geral

Qualidade produtiva de Rio Crespo é destaque em Stander na Femuar

Aprefeitura muni-cipal de Rio Crespo inovou participando ati-

vamente na 28ª Expoari. Com um stander localiza-do no espaço da Feira Multisetorial de Arique-mes (Femuar), mostra a todos os visitantes um pouco das qualidades deste munícipio da região do Vale do Jamari.

Rio Crespo possui uma população estimada em 3.316 habitantes, onde a principal economia gira em torno da agrope-cuária. Motivados pela ex-posição de grandes em-presas e de um grande número de pessoas que passam por essa, que é uma das maiores feiras agropecuárias do norte do Brasil, a equipe comanda-

Ivan de Lara

da pelo prefeito munici-pal, Geraldo Nicodemos Sanvido Junior, popular Junior do Arroz, levam a feira um pouco de seu povo, de sua história e de seu trabalho.

Com o intuito de divul-gar o potencial agrícola, baseado na localização favorável próximo a capi-tal do estado e com uma topografia que ajuda na prática das mais diversas culturas, a administração atual decidiu mostrar para as pessoas da região a realidade deste povo ho-nesto e trabalhador. “Nos-so município esta em constante desenvolvimen-to, e hoje com os vários projetos em execução da prefeitura municipal, nos setores de infraestrutura, saúde, educação e ação

social, nós estamos pre-parando o município para o crescimento e o avanço jamais vistos em nossa história. Um município onde a pecuária, agricul-tura e a extração de miné-rio são as principais ativi-dades econômicas, mostra ao estado a nossa capacidade de produção, que cresce a cada ano”, destaca Junior do Arroz.

O município conta hoje com um grande apoio do atual Governo do Estado. Em várias das visitas fei-tas pelo governador Con-fúcio Moura, a administra-ção municipal tem se sentido segura e ampara-da para inicializar os mais diversos projetos de res-truturação do município. “Possuímos um o apoio do governo, e vários par-

lamentares que acreditam e confiam no potencial rio-crespense”, frisa o prefeito.

As milhares de pesso-as que passaram nesses dias de feira ficaram im-

pressionadas com as qua-lidades que este pequeno município tem a mostrar para o estado. “O prefeito Junior do Arroz está de parabéns pela iniciativa, pois aqui ele mostra uma

28ª Expoari

nova e ótima impressão ao estado de Rondônia sobre o seu município”, salienta Marcelo Paiva Nunes, visitante do stan-der do município na Expo-ari.

Editor do Jornal Nossa Folha, Ivan de Lara e o prefeito Junior no stander da prefeitura de Rio Crespo

No início dessa semana o de-putado estadu-al Adelino

Follador (DEM) lançou seu primeiro informativo, este que traz um balanço das ações desenvolvidas pelo parlamentar no pri-meiro semestre deste ano. Entre elas destacam-se as conquistas do transpor-te escolar do IFRO e de duas ambulâncias para Ariquemes, e a luta para isenção do ICMS.

De acordo com Adelino a edição n° 01 do informa-tivo parlamentar é mais uma alternativa do cida-dão rondoniense acompa-nhar suas ações. “Já te-nho o site – www.adelinofollador.com – e o facebook. O informativo é

Deputado Adelino lança seu informativo parlamentar

mais uma ferramenta de comunicação que deixará a comunidade mais infor-mada, sobre meus traba-

Assessoria

lhos e visitas”.Os 10 mil exemplares

de 12 páginas, esta sendo distribuídos na Expoari

(Exposição Agroindustrial de Ariquemes) e em toda a região do Vale do Jama-ri.

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Pro-motoria de Justiça de Buritis, recomendou à Secretaria Municipal de Educação de Campo Novo de Rondônia que sejam adotadas provi-dências visando garantir a alimentação e a merenda es-colar para os alunos, em con-formidade com os cardápios apresentados pela Semec, com oferecimento dos gêne-ros alimentícios ali relaciona-dos e adquiridos por meio dos procedimentos de licita-ção documentados, a fi m de atender às necessidades nu-tricionais dos educandos, sendo observadas as diretri-zes e os padrões estabeleci-dos na legislação pertinente, em todas as escolas do mu-nicípio, em especial na Esco-la Municipal de Ensino Fun-damental Tancredo Neves II.

Na recomendação, o Promotor de Justiça Weber Augusto Rabelo Vasconce-los determina que o Ministé-rio Público seja informado, por escrito, das medidas adotadas, no prazo de 30

dias, sob pena de ajuiza-mento de ação civil pública para fazer cessar a omissão e violação às normas do Es-tatuto da Criança e do Ado-lescente e à legislação vi-gente.

Um dos motivos para a expedição da recomenda-ção foi denúncia formulada ao MP, relatando que a Es-cola Municipal de Ensino Fundamental Tancredo Ne-ves II, no município de Cam-po Novo, não vem oferecen-do a merenda dentro dos padrões legais. A recomen-dação feita pelo Ministério Público leva em considera-ção que se aproxima o início do segundo semestre do ano letivo de 2011 e que a ali-mentação escolar é direito dos alunos da educação bá-sica pública e dever do Esta-do, sendo promovida e in-centivada com vistas no atendimento das diretrizes estabelecidas na Lei 11.947/2009, que dispõe so-bre o atendimento da alimen-tação escolar e outras provi-dências.

Ascom MP-RO

Campo novo terá que melhorar qualidade da merenda escolar

Page 23: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I Variedades

Áries - De 21/3 a 20/4O começo da semana pede cautela, cuidado com fal-sas promessas. Na carreira, abuse de seu poder de comunicação, divulgue suas ideias e faça parcerias. As relações estáveis estão protegidas, mas as des-gastadas não terão chance. Não desperte o ciúme na pessoa amada.

Touro - De 21/4 a 20/5É hora de batalhar por seus objetivos. Nada cairá do céu. No entanto, cuidado para não deixar o roman-ce em segundo plano. Amigos e familiares queridos serão importantes neste período. Cuidado com falsas amizades, uma decepção não está descartada. Acre-dite em seu talento.

Gêmeos - De 21/5 a 20/6A fase é ideal para quem busca uma relação mais séria. A comunicação será sua aliada durante esta semana. Suas ideias estarão fervilhando. O romance passa por uma fase positiva, porém tenha cuidado para não idealizar a pessoa amada. Não tenha medo de se envolver.

Câncer - De 21/6 a 21/7Ser gentil e amável no ambiente de trabalho contará pontos a seu favor. Há chance de uma grande vitó-ria no ambiente profi ssional. O romance conta com a proteção das estrelas e é hora de mostrar mais com-prometimento. Valorize sua privacidade e a discrição no trabalho.

Leão - De 22/7 a 22/8Atividades que exijam discrição estão favorecidas e a carreira conta com boas vibrações. O setor sentimen-tal anda um pouco reprimido e, talvez seja importante avaliar a necessidade de dar novo rumo ao amor. Não permita que o excesso de autovalorização atrapalhe a relação.

Virgem - De 23/8 a 22/9Interesses profi ssionais e sentimentais podem entrar em choque. Será importante concentrar-se em seus objetivos. Tenha bastante jogo de cintura e não aceite provocações de pessoas próximas. Cuidado com o sentimento de posse. Não abuse da sorte.

Libra - De 23/9 a 22/10Mudanças no ambiente profi ssional poderão vir a ca-lhar. Aceite as novidades com entusiasmo, tudo indi-ca que serão positivas. Os astros indicam que você estará mais popular e que saberá farejar boas opor-tunidades. No amor, o clima é de companheirismo. Surpreenda o par.

Escorpião - De 23/10 a 21/11Será importante deixar a individualidade de lado e apostar nas parcerias no ambiente profi ssional. Você passará por uma fase de renovação e será importante fechar um ciclo para iniciar outro. O romance passa por uma fase positiva. Não tenha medo de fazer mu-danças.

Sagitário - De 22/11 a 21/12Tenha cuidado com fofocas e com o julgamento das pessoas com quem convive. A profi ssão contará com boas energias e novas oportunidades poderão surgir no decorrer da semana. Já o amor passará por uma fase crítica, mas passageira. Enxergue as coisas por um outro ângulo.

Capricórnio - De 22/12 a 20/1Este é o momento de melhorar suas relações de uma forma geral. Concentre-se em sua carreira e saberá resolver qualquer situação. No romance, não tenha medo de expor seus sentimentos e de falar sobre o que te aborrece. Faça uma autoanálise e veja o que deve ser mudado.

Aquário - De 21/1 a 19/2Compartilhe seus projetos e aposte nas parcerias no setor profi ssional. Não vale a pena fi car remoendo má-goas e ressentimentos do passado. O momento é de estreitar laços de afeto. Tenha cautela para não ferir as pessoas queridas com suas palavras. Controle sua irritabilidade.

Peixes - De 20/2 a 20/3Sua comunicação estará em evidência durante esta se-mana. Aproveite. Será fundamental focar sua atenção no trabalho e não fugir de suas responsabilidades. Os assuntos do coração passam por uma boa fase. O com-panheirismo será marcante. Aprenda com pessoas mais experientes.

HORÓSCOPO SEMANAL Charge

Só pra zuar!!!

Tirinha

Adão e Eva passeavam pelo Paraíso. E Eva perguntou a Adão:- Adão, tu amas-me?Adão, resmungando:- E eu lá tenho outra escolha?

_____________________

A melhor maneira de se lembrar do aniversario da mulher é esquecê-lo uma vez.

_____________________

Sou um cara de situação fi nanceira estável... sempre fui pobre.

_____________________

O homem é como macarrão: quanto mais você o esquenta, mais ele gruda.

_____________________

Nunca bata em um homem com óculos. Use as mãos, é mais efi ciente.

_____________________

O mais importante quando se é advogado é saber que uns casos se ganham e outros se perdem. Mas todos se cobram!

_____________________

O vendedor ambulante bate à porta da casa:- Minha senhora tenho aqui linhas, agulhas, alfi netes, presilhas, zíperes, grampos, pentes, escovas...- Não preciso de nada disso já tenho tudo!- Então, que tal comprar esse livro de orações pra agradecer a deus por não lhe faltar nada!

Planeta Bizarro

OS PReçOS CONGELARAM

Av. Capitão Silvio - Grandes Áreas Ariquemes - RO

DISTRIBUIDORA

Brasil Distribuidora e Brasil Super Atacado

SuperPromoção

Ar Condicionados

no mês de

OS PReçOS OS PReçOS OS PReçOS JulhoAs melhores

nossodestaque Variedades2

Americano bate recorde ao alcançar 502 km/h com moto de 1299 cc

Com uma moto de 1299 cc, o norte-ameri-cano Bill Warner, de 42 anos, atingiu a veloci-dade de 502 km/h e ba-teu seu próprio recorde mundial no dia 17 de julho em Limestone, no estado do Maine (EUA). A antiga marca de War-ner era de 448,36 km/h.

AAPA – Associação dos Pecuaristas de Ariquemes, fun-dada em 1983, re-

alizou em 84 a 1ª EXPOA-RI, e de lá para cá, numa vertente de crescimento e desenvolvimento, chega hoje à sua 28ª EXPOARI, e conta com cerca de 400 as-

sociados. Tem um parque com uma área de 45ha, com uma estrutura moder-na, arrojada e defi nitiva, o que nos dá orgulho de ser-mos a 4ª melhor arena de shows e rodeio do Brasil e disparadamente a 1ª da re-gião Norte, com destaque para os 03 pavilhões para

exposição de bovinos, tota-lizando 188 argolas; 01 pa-vilhão para exposição de ovinos e caprinos; 01 pavi-lhão para exposição de equinos com 20 baias; Ta-tersal de Leilões contendo em anexo um curral com 2.200m2 com 68 divisões; 01 pavilhão para exposito-

res empresariais com área de 2.000m2 e capacidade para 100 expositores; Áreas para mais 100 expositores no interior do parque; Praça de Alimentação com 100 pontos comerciais; Estacio-namento para 5.000 veícu-los; salão aberto para sho-ws e danças com área de 1.000m2; Arena de shows e rodeios com capacidade to-tal de 30.000 pessoas; ar-quibancadas em concreto armado; 52 camarotes com capacidade de 25 pessoas cada; Danceteria panorâmi-ca com 400m2; pista de pro-vas equestres; pista de mo-tocross; Área para parque de diversões com 6.000m2; Palco para apresentações artísticas com área de 350m2, contendo 03 cama-rins; alojamento climatizado

para 100 pessoas contendo cozinha e refeitório.

A APA está realizando agora a 28ª EXPOARI, e o deputado estadual Lorival, aproveita a oportunidade para parabenizar a atual di-retoria, na pessoa do Presi-dente Zé Luis que vem rea-lizando um grande trabalho, assim como também todos os expositores, barraquei-ros e os participantes que lotam as dependências do parque durante os 09 dias de festa, alcançando ai a marca expressiva das mais de 300.000 pessoas que abrilhantam a grande festa.

O deputado Lorival, só-cio e Ex-Presidente em dois biênios, lembra que tam-bém já prestou um grande trabalho à Entidade durante os quatro anos de sua ges-

Assessoria

Lorival é sócio da APA e foi ex-presidente em dois biênios, e também prestou um grande trabalho à Entidade durante os quatro anos de sua gestão

tão, e deixa claro “que só conseguimos alcançar grandes feitos à frente da Associação porque tinha uma diretoria e uma equipe de trabalho muito unida, competente e comprometi-da com as nossas proposta, tanto é que quando não pu-demos mais continuar na Presidência, por exigências estatutárias, apoiamos a atual diretoria que agora também completa o último ano do ciclo, e a APA conti-nuou bem comandada, e quem ganhou com isto fo-ram seus associados e co-munidade de Ariquemes, porque ali se estimula e im-pulsiona o nosso setor pro-dutivo rural, industrial e co-mercial, movimentando todos os seguimentos de nossa comunidade.

Prefeito Márcio Raposo, deputado federal Moreira Mendes, presidente da APA Zé Luiz e o deputado estadual Lorival Amorim.

Deputado Lorival elogia organização da Expoari pelo sucesso

Page 24: Edição 35

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011

Edição 35 - Ano I

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano I

Frase da Semana - “O temperamento humano é muito suscetível, mas em todos os seres humanos existe uma boa condição que permite corrigir erros, aplainar difi culdades e atenuar reações.” (Carlos Bernardo González Pecotche)

Ariquemes - Rondônia30 de julho a 7 de agosto de 2011Edição 35 - Ano IR$ 2,50

Marinho da Caerd poderá ter seus bens bloqueados pela justiça

Pág. 5Pág. 16

Marinho da Caerd poderá ter seus bens bloqueados pela justiça

Pág. 5

Supermercados de Ariquemes não poderão mais limitar quantidade de produtos em promoções

Os doutores da boiadaCom pro� ssão valorizada em Rondônia, vaqueiros ganham

mais que bacharéis em administraçãoFoto: Senar / CNA

Pág. 7