Edição 356 do Nova Odivelas

16
FINAL ODIVELAS FASHION 2010. MAR DE GENTE NO JARDIM DA MÚSICA Sexta-feira, 30 de Julho de 2010 // Nº 356 Ano XI Director: Henrique Ribeiro www.novaodivelas.pt | informação regional Entre Tanto Horóscopo Susana Amador faz balanço da gestão municipal Posto de Comando Directas Mostra de Artesanato Urbano Odivelas Fashion 2010 Miss NO TV Directas Editorial Universidade Sénior Mundo das Tropelias Sol e Mar a maior loja do concelho de Odivelas Férias dos Odivelenses Papelaria Paminu Sofás Design Odivelas SAD elogia vereador do Desporto AFL com novos escalões no Futsal Captações no futebol do Odivelas Centro Comercial Oceano Belas Garden Restaurante Hacienda D. Luísa Odivelas Life Realmente! Nobres Confissões Guarda Real Flash do reino Consilcar 2 2 3 3 4 4 5 5 5 6 6 6 7 8 10 10 11 11 11 12 13 14 14 15 15 15 15 16 PUB NESTE NÚMERO PUB PUB BOAS FÉRIAS MOSTRA DE ARTESANATO URBANO

description

Nova Odivelas 356 de 30 de Junhlo de 2010

Transcript of Edição 356 do Nova Odivelas

Page 1: Edição 356 do Nova Odivelas

FINAL ODIVELAS FASHION2010.MARDEGENTENO JARDIMDAMÚSICA

Sexta-feira, 30 de Julho de 2010 // Nº 356 Ano XI

Director: Henrique Ribeiro wwwwww..nnoovvaaooddiivveellaass..pptt || informação regional

Entre TantoHoróscopoSusana Amador faz balançoda gestão municipalPosto de ComandoDirectasMostra de ArtesanatoUrbanoOdivelas Fashion 2010Miss NO TVDirectasEditorialUniversidade SéniorMundo das TropeliasSol e Mar a maior lojado concelho de OdivelasFérias dos OdivelensesPapelaria PaminuSofás DesignOdivelas SAD elogiavereador do DesportoAFL com novos escalõesno FutsalCaptações no futeboldo OdivelasCentro Comercial OceanoBelas GardenRestaurante HaciendaD. LuísaOdivelas LifeRealmente!Nobres ConfissõesGuarda RealFlash do reinoConsilcar

2

2

3

3

4

4

5

5

5

6

6

6

7

8

10

10

11

11

11

12

13

14

14

15

15

15

15

16

PUB

NESTE NÚMERO

PUB

PUB

BOASFÉRIAS

MOSTRA DE ARTESANATO URBANO

Page 2: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 20102 NovaOdivelas

Mas que Piada tem IssoA última edição antes de férias doprograma da NO TV, Mas que Piadatem Isso, apresentado por JoséDuarte, vai ser dedicado aos ani-mais e gravado ao vivo esta noiteno Centro de Exposições de Odive-las. Com muito humor e boa dispo-sição, o programa tem participaçãoespontânea do público que assistaà gravação, pelo que está desde jáconvidado. Se gosta de piadas, his-tórias engraçadas, poesia humorís-tica, então este é o sítio ideal. Estáconvidado. Apareça.

Feira de Antiguidadese Velharias em OdivelasNuma iniciativa da Junta de Fre-guesia de Odivelas vai ter lugar aterceira edição da Feira de Antigui-dades e Velharias de Odivelas, nodia 08 de Agosto, das 09h00 às19h00. Este evento é mensal e rea-liza-se no segundo Domingo decada mês no Largo de D. Dinis, es-colhido pela autarquia pelas suas«Características emblemáticas no âm-bito da história da freguesia, bem comoa própria disposição do espaço e a en-volvente urbana que o rodeia». É objectivo desta feira «Promoverjunto da população o interesse pelostestemunhos do passado, incentivar ocoleccionismo, mas também aumentara oferta cultural da freguesia, nomea-damente através de iniciativas de ani-mação no centro histórico, contribuindopara a sua reabilitação».Para além da venda, compra e troca deantiguidades e velharias, como livros,porcelanas, móveis, moedas, artigosde ourivesaria, tapeçarias e pinturas,haverá animação com exposições,poesia, jogos tradicionais e música.

No tradicional mês de férias dosportugueses, os eventos tambémfazem uma pausa, havendo no en-tanto uma vasta oferta cultural quese mantém. Relembramos hoje al-gumas das exposições patentes aopúblico no concelho de Odivelas.

O Padrão do Sr. RoubadoNo Centro de Exposições de Odivelasencontra-se patente o 2º painel dainiciativa “Conhecer para Proteger” que«Visa dar a conhecer algumas das peçasmais emblemáticas do património cultu-ral do concelho de Odivelas, de forma a

criar laços de afectividade e sensibilizaçãojunto da população, valorizando-o e con-tribuindo para a sua protecção».Este painel é dedicado ao Padrão doSr. Roubado.

As grandes viagensmarítimas da China No Centro de Exposições de Odive-las pode ver até 29 de Agosto a Ex-posição “As Grandes Viagens daChina” que «Tem como objectivo di-vulgar as importantes expedições ma-rítimas chinesas do século XV, sob ocomando do almirante Zheng He, ofi-cial da corte do Imperador Ming. Sãoapresentadas as características geo-gráficas, sociais, económicas e cultu-rais da China de então, com particularrelevo para as inovações técnicas utili-zadas nestas expedições. Apresentam-se as rotas navegadas e os povos comque entraram em contacto, através dautilização de mapas, fotos de lugares ereproduções de navios».

Grândola Vila Morena No Núcleo Museológico do Posto deComando do MFA, no Regimentode Engenharia 1, na Pontinha, estápatente a exposição documental“Grândola Vila Morena” que permiteaos visitantes «(Re)verem capas deLP’s, EP’s e CD’s de grande simbolismoe significado histórico, e ainda revela-doras de diferentes concepções e esco-las gráficas. Mas acima de tudo, estaexposição visa reavivar palavras deautores e estudiosos e escutar músicas,de cantores, cantautores, compositoresque marcaram o século XX, sobretudodos anos 40 até ao fim do século. E quetiveram uma importância axial para acultura portuguesa».Patente no Regimento de Engenha-ria N.º 1 (Pontinha)

Pedras para a Históriado Território de Odivelas No Centro de Exposições de Odive-las pode ver esta pequena mostrade peças arqueológicas que relem-bram um pouco da Pré-História doterritório de Odivelas. Expostos emvitrina com um breve enquadra-mento, encontram-se diversos ma-teriais líticos recolhidos dentro e emredor da anta de Pedras Grandes.Esses utensílios ilustram a presençahumana do período Neolítico, e quepor vezes eram utilizados como ofe-rendas funerárias.

Cadernos e Desenhosde ViagemNa Biblioteca Municipal D. Dinispode ver até 09 de Agosto, a expo-

ENTRE TANTODE 30 DE JULHO A 05 DE AGOSTO

CARNEIROCarta Dominante: 8 de Paus, que significa Rapidez.Amor: Arranje mais tempo para si mesmo. Vai ver que valerá a pena. Permita-se a si próprio viver com alegria e cultive-a diariamente.Saúde: Tome vitaminas para fortalecer o cérebro. Dinheiro: Período favorável a investimentos de maior amplitude.

TTOOUURROOCarta Dominante: os Enamorados, que significa Escolha.Amor: Poderá surgir um mal entendido na sua relação, mas com calma tudo seresolverá. Viva alegre e optimista, não se irrite!Saúde: Este será um período favorável a este nível, aproveite para descansar.Dinheiro: Momento pouco propício para grandes investimentos.

GGÉÉMMEEOOSSCarta Dominante: Rainha de Ouros, que significa Ambição, Poder.Amor: Poderá viver uma aventura de grande importância para si. Que o Amorseja uma constante na sua vida!Saúde: Dê mais atenção às dores de cabeça.Dinheiro: Não seja tão materialista, pois só tem a perder com isso.

CCAARRAANNGGUUEEJJOOCarta Dominante: a Papisa, que significa Estabilidade, Estudo e Mistério.Amor: Tenha cuidado pois pode perder aquilo que tanto trabalho lhe deu a con-quistar. Se quer ser verdadeiramente vitorioso, vença-se a si próprio!Saúde: Não sobrecarregue o seu corpo.Dinheiro: Trabalhe mais e confie no seu sucesso.

LLEEÃÃOOCarta Dominante: Rei de Copas, que significa Poder de Concretização,Respeito.Amor: Seja mais generoso com a sua cara-metade. Não prejudique a sua rela-ção devido à sua teimosia. A sua felicidade depende de si!Saúde: Modere o consumo de doces. Dinheiro: Resista à tentação, não gaste mais do que tem projectado.

VVIIRRGGEEMM Carta Dominante: Valete de Paus, que significa Amigo, Notícias Inesperadas.Amor: Os seus amigos poderão fazer-lhe um convite irrecusável. Que a alegriade viver esteja sempre na sua vida!Saúde: Cuidado com a alimentação, não coma gorduras.Dinheiro: Momento muito favorável sob o aspecto financeiro, aproveite-o.

BBAALLAANNÇÇAA Carta Dominante: 4 de Ouros, que significa Projectos.Amor: Poderá dar um passo mais sério na sua relação amorosa. Que o amor es-teja sempre no seu coração!Saúde: Relaxe um pouco mais, anda muito tenso.Dinheiro: Estabilidade financeira.

EESSCCOORRPPIIÃÃOOCarta Dominante: O Mágico, que significa Habilidade.Amor: Poderá zangar-se com um familiar, mas se colocar de lado o orgulho sairávitorioso. Uma personalidade forte sabe ser suave e leve como uma pena!Saúde: Pode vir a ter uma dor ligeira de dentes. Dinheiro: Tenha cuidado, avizinham-se gastos extra.

SSAAGGIITTÁÁRRIIOOCarta Dominante: 10 de Paus, que significa Sucessos Temporários, Ilusão.Amor: Estará tão feliz com a sua relação que todos irão notar tamanha satisfa-ção. Que a sua Estrela-Guia brilhe eternamente!Saúde: Faça um Check-up.Dinheiro: Tenha mais atenção ao seu mealheiro, pois ele está a ficar vazio.

CCAAPPRRIICCÓÓRRNNIIOOCarta Dominante: 10 de Copas, que significa Felicidade.Amor: Seja justo consigo mesmo e pense na sua felicidade. Que tudo o que ébelo seja atraído para junto de si!Saúde: Tome atenção à higiene dos seus pés; pode ocorrer o aparecimentode fungos.Dinheiro: Com muito trabalho conseguirá alcançar o sucesso.

AAQQUUÁÁRRIIOOCarta Dominante: 9 de Espadas, que significa Mau Pressentimento, Angústia. Amor: Não sobrevalorize o aspecto físico, procure ver primeiro o que realmente aspessoas são por dentro. Não perca o contacto com as coisas mais simples da vida.Saúde: Poderá sofrer de alguma retenção de líquidos.Dinheiro: Não seja irresponsável e pense bem no seu futuro.

PPEEIIXXEESSCarta Dominante: O Diabo, que significa Energias Negativas.Amor: Poderá sentir-se um pouco desanimado se está só. Quando nos sentir-mos mais perdidos, temos que nos lembrar que nunca estamos sozinhos. Saúde: Andará um pouco em baixo de forma, faça ginástica.Dinheiro: Se pretende adquirir algo de que gosta muito, este é o momento ideal.

Horóscopo

SEXTA 30 DE JULHO

AGENDA.Mais eventos emwww.diariodeodivelas.com

MAIS INFORMAÇÃO À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE

PDF INTEGRAL DO NOVA ODIVELAS EMwww.novaodivelas.ptFOLHEAR A EDIÇÃO IMPRESSAwww.jornal.novaodivelas.ptAS NOTÍCIAS DIÁRIAS PARA LER EMwww.diariodeodivelas.comAS NOTÍCIAS COM ROSTO PARA VER EMwww.novaodivelas.tv

+

+

+

+Um Mundo de Comunicação

E AINDA...

DOMINGO 08 DE AGOSTO

> Descontrai-te – Sessões de Yoga:A pensar em todos os que querembem-estar… Terças e Quintas-feiras,das 19h às 20h30, e Sábados, das08h00 às 09h30, na Casa da Juven-tude. Informações pelo 219 320 480.

> Visitas ao Moinho da Laureana:Às Quartas-feiras, das 10h00 às12h00. Informações e inscriçõespelos telefones 219 320 800. (CMO)ou 219 347 880 (JFF).

> Visitas ao Posto de Comando doMFA: Às Quartas-feiras de manhãe Sextas-feiras à tarde mediantemarcação prévia que pode ser feitapelo telefone 219 320 800.

> Bibliófilo Vai a Casa: Serviço deEmpréstimo Domiciliário para resi-dentes no concelho de Odivelasque por dificuldades motoras, vi-suais ou outras, não se possamdeslocar, autonomamente, à Biblio-teca Municipal. Informações: Bi-blioteca Municipal D. Dinis – 219327 770.

sição de Desenhos e Cadernos deViagem de Rui Sousa composta por17 desenhos originais, 2 telas e 12cadernos de viagem.

Imagens de SantoAntónio Até 29 de Agosto no Centro de Ex-posições de Odivelas pode ver umaexposição com imagens de SantoAntónio produzidas por vários ar-tistas e em vários materiais, dobarro, ao metal, passando pelo te-cido e pela madeira. Composta+por 180 peças de coleccionadoresparticulares as peças são originá-rias de Portugal e de várias partesdo mundo.

Exposições de JúlioPomar Até 29 de Agosto o Centro de Expo-sições de Odivelas tem patenteuma Exposição de Esculturas e Se-rigrafias do artista Júlio Pomar, «Ar-tista que é um dos maiores marcos dapintura nacional e internacional». Até 26 de Setembro, também noCentro de Exposições, pode veruma exposição com pinturas desteartista.

PARA VER NESTAS FÉRIAS

Page 3: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 2010 3NovaOdivelas

Concluímos esta semana aronda às três freguesias àvolta do Posto de Comandodo MFA, a saber: Pontinha,Carnide e Alfornelos. Emtodas elas encontrámos umareceptividade assinalável.O Dr. Paulo Quaresma, presi-dente da Junta de Freguesiade Carnide, recebeu-nos estasemana no seu gabinete edemonstrou um interesseinexcedível sobre a preserva-ção e classificação do Postode Comando, disponibili-zando o boletim da juntapara divulgarmos a petiçãoon-line a favor da sua trans-formação em monumentonacional.Quanto às actividades que omovimento cívico POSTO DECOMANDO SEMPRE se pro-põe implementar a partir deSetembro, colocou ao nossodispor, ou comprometeu-se afacilitar a sua utilização, osespaços da freguesia, taiscomo o Espaço Bento Mar-tins, o Auditório Natália Cor-reia, o Teatro de Carnide e aEscola Secundária VergílioFerreira. Estamos a falar so-bretudo do 1º Ciclo Anual dasConferências Democráticasdo Posto de Comando. Comefeito, esta iniciativa, quequeremos realizar em Abril eMaio do próximo ano, teráque constituir um marco naregião e fora dela, que dê avisibilidade que o Posto deComando do MFA merece eprecisa, para ganhar novofôlego enquanto recursocultural e educativo e me-mória privilegiada do 25 deAbril de 1974.No início de Setembro fecha-se a primeira fase de contac-tos institucionais com areunião agendada com a Câ-mara Municipal de Odivelas.Entretanto, nas reuniõescom as juntas de Alfornelose Carnide, surgiu a ideia deenvolver as câmaras daAmadora e de Lisboa nesteprojecto. Assim faremos emdevido tempo.Cumprindo os nossos objecti-vos programáticos, partire-mos de seguida para aauscultação das escolas se-cundárias do concelho deOdivelas e das freguesias en-volvidas na organização dasconferências. As escolasterão uma palavra impor-tante a dizer, pois os nossosestudantes serão destinatá-rios prioritários.

Jorge [email protected]

Junta de Carnideabraça o projecto

Entrevista completa na NO TVwww.novaodivelas.tv

DUODÉCIMOS FÉRIAS. Odivelas continua a ser notícia em www.diariodeodivelas.come www.novaodivelas.tv

PODER LOCAL

Seis meses de gestão municipal

programa foi emitido em02 de Julho e conduzidopor Henrique Ribeiro com

imagem de David Braga. Nos pri-meiros dias de Agosto será publi-cado o 2º programa com obalanço do mês de Julho.Susana Amador começou por re-ferir o lado negativo deste pri-meiro semestre. O corte nastransferências do Orçamento deEstado para o município de Odi-velas, no âmbito do Plano de es-tabilidade e Crescimento foi decerca de 700 mil euros o que ob-riga a alguma contenção finan-ceira por parte do executivomunicipal. Também o impacto so-cial e económico da actual crisena vida das famílias foi subli-nhado pela edil, que referiu aindaa aplicação do Regulamento deTabelas e Taxas do Município queteve interpretações diferentes nasdiversas juntas de freguesia. Paraa presidente é vital a uniformiza-ção de critérios e já está a ser feitotrabalho nesse sentido. Como aspecto negativo a edil re-feriu também o facto do Protocolode Delegação de Competênciasnão estar a funcionar como motorde uma boa limpeza urbana e es-paços verdes bem cuidados, salvoraras excepções. «Não é com-preensível que assim seja quando aCâmara transfere mensalmentepara as sete juntas de freguesia umtotal de cerca de 500 mil euros».Passando para os aspectos positi-vos deste semestre Susana Ama-dor referiu a Agenda para aEducação que decorreu nos mesesde Janeiro, Fevereiro e Marçocom a visita a 23 escolas e a re-cepção de competências ao nívelda gestão do parque escolar e de388 novos trabalhadores (pessoalnão docente) das escolas do 2º e3º ciclos do ensino básico. A edil sublinhou o trabalho de-senvolvido para que em Setembroo concelho tenha mais 27 salas de

aula do 1º ciclo (12 nos Aprésti-mos, 12 no Porto Pinheiro, 2 naEça de Queiroz e 1 no OlivalBasto). No 2º e 3º ciclos vão ser25 novas salas de aula no Porto Pi-nheiro. Quanto aos jardins-de-infância serão 12 novas salas (3nos Apréstimos, 3 no Porto Pi-nheiro e 2 na Eça de Queiroz). Su-sana Amador sublinhou ainda arecuperação e ampliação da EscolaGonçalves Crespo, na Pontinha.O Projecto Pedibus, onde os adul-tos acompanham as crianças a péno percurso casa escola e vice-versa; a construção da Sala de Gi-nástica na EB1/JI D. Dinis; aconclusão das obras de beneficia-ção da EB1/JI da Quinta da Paiã;o lançamento da 1ª pedra da Es-cola João de Deus, em Odivelas;o Parque Infantil no Bairro deSanto Eloy e na Serra da Luz,foram também obras referidaspela edil. A atribuição dos pré-mios de Mérito Rainha Santa Isa-bel e de Cidadania bem como oprojecto de hipoterapia foram su-blinhados na área da educação.Em Março e Abril, decorreu o Ro-teiro Para a Valorização do EspaçoPúblico. Susana Amador referiunesta área o Circuito de Manuten-ção da Ribeirada; o Jardim dos

Henrique [email protected]

A NO TV estreou recente-mente o programa Duodé-cimos, onde, a presidenteda Câmara de Odivelas,Susana Amador, farámensalmente um balançoda actividade municipal.No primeiro programaforam abordados os primei-ros seis meses deste ano.

O

Aromas, no Olival Basto; as IlhasEcológicas de Caneças e da Av.Abreu Lopes. Em Odivelas; a Ro-tunda da Rua António FelicianoCastilho, em Odivelas; a recepçãodefinitiva das obras de urbanizaçãodo Bairro das Sete Quintas, AUGI 1e Bairro Casal da Torre, em Cane-ças. A edil sublinhou ainda a assi-natura de três protocolos adicionaisde Delegação de Competênciaspara a manutenção de espaços ver-des na freguesia de Famões.No que se refere à mobilidade e es-paço público Susana Amador refe-riu a inauguração do Parque deEstacionamento Dr. Egas Moniz eo 1º aniversário da carreira delinha azul Voltas. Referiu ainda oParque Infantil da Ribeirada, daSerra da Luz, da Quinta das Dáliase de Santo Eloy; o espaço públicodo Largo Elina Guimarães, a recu-peração da Praça Bento de JesusCaraça, na Pontinha e os Parquesde Regueirão, no Olival Basto e deS. Sebastião, em Famões. A Agenda para o CrescimentoEconómico e Emprego tambémfoi destacada pela presidente daCâmara que falou na isenção dederrama para empresas que criemtrês postos de trabalho; no pro-cesso de Certificação da Marme-

lada Branca de Odivelas e em vá-rias sessões de esclarecimento esensibilização dos empresários,bem como na visita a cerca de 40empresas do concelho. No que à saúde diz respeito Su-sana Amador sublinhou o lança-mento da 1ª pedra do HospitalBeatriz Ângelo (que irá servirtambém a população do conce-lho); a preparação da Adjudica-ção da Unidade de Saúde Familiar(USF), Pólo II de Odivelas, a pre-paração dos projectos das USF’sda Póvoa de Santo Adrião e Ra-mada; os Protocolos com a LigaPortuguesa Contra a Sida e aconstituição do Grupo Técnicopara a elaboração do Plano Muni-cipal para as Doenças Infecciosas. Quanto à 3ª Idade a presidentereferiu as obras de beneficiaçãodo Centro de Dia do Cantinho doIdoso, na Pontinha, o Passeio Sé-nior, que este ano foi a Tomar, e oencerramento do Ano lectivo doClube do Movimento. Sobre os equipamentos sociais Su-sana Amador referiu vários apoiosa IPSS’s e 65 realojamentos.No desporto, juventude e culturafoi referido o relvado sintético doTenente Valdez, o apoio aos váriostorneios de futebol, as obras dereabilitação das sedes da SMO eSMDC, e o Pavilhão Municipal queestá a ser construído nas Colinasdo Cruzeiro. O crescimento do nú-mero de visitantes no Centro deExposições e de espectadores naMalaposta também foi sublinhadopor Susana Amador assim como amodernização administrativa coma implementação do Executivo Di-gital em Abril deste ano.

Foto

graf

ias:

Hen

rique

Rib

eiro

Page 4: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 20104 NovaOdivelas

PUB

QUOTIDIANOSDIRECTAS

Crianças do CentroInfantil da Arroja No passado dia 22 de Julho, ascrianças que frequentam o Cen-tro Infantil da Arroja da Junta deFreguesia estiveram na Tapadade Mafra, num passeio que in-cluiu a visita ao Museu de Carrosde Tracção Animal e ao Museu daTojeira. A vogal da Acção Socialda Junta de Odivelas, Maria dosAnjos Madeira, acompanhou ainiciativa.

100 mil euros paraentidades de cariz socialA Presidente da Câmara Munici-pal de Odivelas, Susana Amador,entrega na próxima Segunda-feira, 02 de Agosto, dois chequesde 50.000 euros à Associação deParalisia Cerebral de Lisboa, e àIrmandade da Misericórdia daPóvoa de Santo Adrião.De acordo com os protocolos es-tabelecidos entre a Câmara Mu-nicipal de Odivelas e as duasinstituições, os cheques de50.000 euros correspondem aopagamento de uma tranche do fi-nanciamento para a construçãodas Casas da Granja e das insta-lações da Irmandade da Miseri-córdia da Póvoa de Santo Adrião. «Estas duas entidades são parcei-ras da Câmara Municipal de Odi-velas, e mantêm uma actuaçãodeterminante na concretização dosseus objectivos sociais. Situadas nafreguesia de Odivelas, as Casas daGranja terão, numa primeira fase,a valência de creche, lar residen-cial, residência autónoma e serviçode apoio domiciliário. Já a Irman-dade da Misericórdia da Póvoa deSanto Adrião tem em curso umequipamento social que respon-derá às necessidades da freguesiada Póvoa para um Lar de 3ª Idade,Centro de Dia e Serviço de ApoioDomiciliário».

Inscrições no CNOde CaneçasEntre 02 e 27 de Agosto estãoabertas as inscrições no Centro deNovas Oportunidades de Cane-ças, que devem ser feitas entre as14h00 e as 18h00. As inscrições podem também serefectuadas on-line em http://www.esec-canecas.rcts.pt/Matrículas nos Módulos CapitalizáveisAlunos que já frequentavam/fre-quentaram os Módulos Capitali-záveis e UFCD’s de Espanhol,Inglês ou Português para Estran-geiros: Entre as 09h30 e as 18h00(salvo período de almoço).As inscrições podem ser efectua-das, também, na Junta de Fre-guesia de Caneças.

ARTESANATO

1ª Mostra de Artesanato Urbanoencheu de cor o Jardim da Música

iniciativa partiu do Sectorde Turismo da CâmaraMunicipal de Odivelas e

segundo o vereador Mário Má-ximo é para continuar e alar-gando-se a outros espaços nassete freguesias do concelho. A Mostra começou às 17h00 eapesar do calor que se fazia sentircomeçou desde logo a receber vi-sitantes que faziam questão dever cada uma das bancadas onderepousavam as mais imaginativaspeças, em diversos materiais, dostecidos às madeiras, passandopelos metais.Numa das bancadas encontramoso vereador Mário Máximo, a fazeruma aquisição, uma peça que as-sinala o Centenário da RepúblicaPortuguesa, «Porque os ideais darepública são algo que me dizmuito e as celebrações são este anotambém uma aposta da CâmaraMunicipal. Fiquei tocado com estapeça e por isso resolvi comprar». Frequentador deste tipo de expo-sições Mário Máximo confessou-nos ter um problema. «Não façomuitas compras mas quando meapaixono por uma peça tenho de acomprar e por vezes os preços, quenão é o caso desta, são elevados».Este tipo de eventos é uma apostado município para continuar, as-segurou o vereador que considera

que «Os munícipes de Odivelasestão sedentos de iniciativas destetipo». Para Mário Máximo é im-portante fazer este tipo de even-tos e defendeu que para além doJardim da Música há outros locaiscom boas condições para acolhereste tipo de eventos, como oLargo D. Dinis e o Parque do Sil-vado, na freguesia de Odivelas.Quanto às restantes freguesias doconcelho, Mário Máximo disse-nos que estão a ser analisados ou-tros locais porque o seu objectivoé a descentralização do eventopelas sete freguesias. Outra compradora com quem ti-vemos oportunidade de conversar

foi a historiadora Maria MáximaVaz que nos disse gostar muito detodas as iniciativas ao ar livre,porque são as iniciativas de ruaque o povo mais gosta. «O povogosta de conversar, de se encontrar,de conviver, de se divertir». Para ahistoriadora as iniciativas ao arlivre são mais acessíveis e atraemmais visitantes. «Nestas mostras deartesanato aparecem peças demuito bom gosto, que o povo faz,porque o povo tem imaginação, écriativo e faz coisas muito bonitascom preços baixíssimos que nãopagam a mão obra. Eu comprariatudo, se pudesse. Não preciso édisto tudo mas por gosto comprava

Foto

graf

ias:

Edu

ardo

Sou

sa

tudo». Máxima Vaz manifestou oseu desejo de que este tipo deeventos continue e se multiplique.«Festas ao ar livre… festas na ruaque é isso que o povo quer». Acompanhada da filha mais nova,a presidente da Câmara Munici-pal de Odivelas também visitouesta mostra de Artesanato Urbanoe como não podia deixar de serfoi a filha que determinou as duasprimeiras compras: um fio e umabandelete. Entrevistada por NunoAbranja para o programa da NOTV, Odivelas Turística, acerca dasua primeira impressão da Mos-tra, Susana Amador disse que«Acima de tudo vê-se colorido. Ojardim tem cor, costuma ser verdee hoje está de todas as cores e commuita gente e com muita vida que éo que pretendemos que o jardimtenha no futuro, que as pessoassaiam de casa, convivam e possamestimular aquilo que é o artesanato».A edil disse também que naquelamostra se encontravam peçasmuito interessantes e pode ser umbom atractivo para os visitantes ex-teriores ao concelho e defendeuuma continuidade destes eventosde forma a fidelizar públicos.

Reportagem integral no programaOdivelas Turística de 30 de Julho.

Henrique [email protected]

No dia 24 de Julho e com-plementando o OdivelasFashion, o Jardim da Mú-sica recebeu a 1ª Mostrade Artesanato Urbano deOdivelas que contou com aparticipação de 56 exposi-tores e encheu de anima-ção aquele espaço verde.

A

Page 5: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 2010 5NovaOdivelas

PUB

Colecção de Postaisde OdivelasA Junta de Freguesia de Odivelaspromoveu no âmbito da celebra-ção dos 20 anos de elevação deOdivelas a cidade o lançamentode uma colecção de 12 postaisilustrados representativos do pa-trimónio histórico da freguesia.«No entendimento de que a divulga-ção dos nossos monumentos constituiuma homenagem que dignifica aque-les que são os locais mais emblemáti-cos e marcantes da história dafreguesia, acreditamos também sereste um incentivo à descoberta de Odi-velas: um convite para visitar ou vol-tar a percorrer, com um novo olhar»,diz a Junta em nota de imprensa.A colecção de postais poderá ser ad-quirida pelo valor de 2 Euros na sededa Junta de Freguesia e nas delega-ções da na Arroja e nas Patameiras.

Campanha de VacinaçãoAnti-RábicaDecorre de 9 a 12 de Agosto de2010, a Campanha de VacinaçãoAnti-Rábica e de Identificação Elec-trónica no Concelho de Odivelas,sendo esta vacinação obrigatória,por lei, para os canídeos com trêsmeses ou mais de idade, existentesem todo o território nacional. O Calendário Oficial referente aesta campanha, com cobrança daTaxa N (taxa única), é o seguinte:Caneças: Gabinete Médico Ve-terinário Municipal, junto aomercado. Dia 09 de Agosto às10h00 e dia 12 às 14h00Famões: Quinta do Alvito. Dia09 de Agosto, 14h00.Odivelas: Quartel dos Bombei-ros Voluntários de Odivelas. Dia10 de Agosto, 10h00.Olival Basto: Ringue 1.º deMaio. 10 de Agosto, 14h00.Pontinha: Olival Pancas, insta-lações da Limpeza Urbana, daJunta de Freguesia da Pontinha.Dia 11 de Agosto, 10h00. Póvoa de Santo Adrião: An-tiga Escola n.º 2. Dia 11 deAgosto, 14h00. Ramada: Bons Dias, instalaçõesda Junta de Freguesia da Ra-mada. Dia 12 de Agosto, 10h00.

Rua Infante D. HenriqueA Câmara Municipal de Odivelas,«No âmbito de reforço da segu-rança rodoviária e tendo em contaa existência de alguns acidentes naRua Capitão Salgueiro Maia com aRua Infante D. Henrique, na Fre-guesia da Pontinha» trocou o sen-tido do trânsito da Rua Infante D.Henrique e da Av. Fundação Ca-louste Gulbenkian (troço situadoentre a Rua Infante D. Henrique ea Rua Diogo Cão).

DIRECTASODIVELAS FASHION 2010

Joana Martins é Miss Concelhode Odivelas 2010

as 21 finalistas, apuradasnas eliminatórias realiza-das nas sete freguesias do

concelho, onde foram eleitas aMiss da respectiva freguesia e as

suas duas Damas de Honor, o júrida final escolheu Raquel Almeidae Dhébora Perez para 1ª e 2ªDama de Honor, respectivamente.A Miss Fotogenia, eleita pelos fo-tógrafos que cobriram o evento,segundo a organização, foi JoanaMonteiro. As candidatas elegeramentre si a Miss Simpatia, títuloconquistado por Marisa Lopes.

Para além dos vários desfiles das con-correntes, que comparecem peranteo júri com uma T-shirt da Câmara deOdivelas, em traje casual, fato debanho e traje formal, a noite fez-setambém com actuações dos váriosgrupos e artistas que actuaram aolongo das várias eliminatórias, comoos The New Kids, XocDanse, Alfa Fa-mily e Grupo de Dança do Ajax de

Henrique [email protected]

Tendo como pano defundo o cenário magníficodo Jardim da Música, tevelugar no Sábado a final doOdivelas Fashion 2010com a eleição da MissConcelho de Odivelas, dassuas Damas de Honor e daMiss Fotogenia e MissSimpatia. Joana Martinsfoi a escolhida pelo júripara ostentar o título até àedição de 2011.

D

DUODÉCIMOS. Dia 03 de Agosto na NNOO TTVV Susana Amador faz balançoda gestão municipal no mês de Junho.

Odivelas, entre outros. O júri, presidido por Susana Ama-dor, presidente da Câmara Muni-cipal de Odivelas, contou com apresença do vereador da Cultura,Mário Máximo; dos presidentes,ou seus representantes, das setejuntas de freguesia do concelho;de representantes das empresaspatrocinadoras e dos órgãos decomunicação social local.A apresentação esteve a cargo deCatarina Sousa e Jaime Ferreirade Carvalho que também contri-buíram para o êxito deste eventoanual da responsabilidade deEduardo Sousa, da Photovideo eque contou com o apoio de todasas autarquias do concelho, paraalém de várias empresas e da co-municação social.Os órgãos de comunicação, daSimprus Press foram Media Part-ners do evento e na NO TV podever os vídeos de todas as elimina-tórias bem como da final.

ODIVELAS FASHION 2010

um complemento do Odive-las Fashion 2010 o jornal im-presso Nova Odivelas, o

jornal on-line Diário de Odivelas e aWeb estação regional de televisãodo concelho de Odivelas NO TV,lançaram aos seus leitores o desafiode elegerem a Miss NO TV 2010,enviando um e-mail com o nome dasua preferida. A votação decorreudas 00h00 do dia 15 até às 17h00do dia 24 de Julho tendo sido re-cepcionados cerca de 14 mil votos. Maria Alice Lisboa recebeu o maiornúmero de votos tendo conquistado otítulo de Miss NO TV. Joana Oliveiraficou em 2ª lugar nesta votação fi-cando como 1ª Dama de Honor. A ter-ceira mais votada foi Joana Martinsficando 2ª Dama de Honor NO TV.

Leitores escolheram Alice Lisboa para Miss NO TV

NAs restantes classificadas, até aonono lugar, foram, respectivamente,Marisa Lopes, Vera Gomes, DeboraPerez, Inês Gonçalves, FrancilinySilva e Tânia Lopes.No final do Odivelas Fashion, as jo-vens receberam as respectivas fai-xas, que foram entregues pelosrepresentantes dos órgãos de co-municação aderentes à iniciativa,Luísa Martins, da NO TV, MiguelRamos, do Nova Odivelas e o artistaplástico Pulk, Diário de Odivelas. Em Setembro as três jovens, com umacompanhante à sua escolha, irãopassar uma noite inesquecível ao Res-taurante Hacienda D. Luísa, com umjantar mexicano ao som da músicados Mariachis, que ali actuam ao vivoàs Quintas-feiras e Sábados. HRFo

togr

afia

: Pho

tovi

deo

Foto

graf

ia: P

hoto

vide

o

Page 6: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 20106

mudar numeração

NovaOdivelas

Mundo dasTropelias

Todos gostamos de férias, de momentos mais descontraídose informais onde as salas de estudo dão lugar a novas ex-periências e vivências.As férias representam, por isso, um período muito impor-tante para as crianças que saboreiam de forma especialestes dias diferentes, não esquecendo nunca as regras es-tabelecidas ao longo do ano.Actualmente, a vida das crianças assemelha-se muitasvezes à de um adulto, os horários e as tarefas a cumprir nãodeixam muito tempo para viver a infância, brincar e sonhar.As férias devem compensar essa carência de forma a pro-mover um desenvolvimento cognitivo saudável.As brincadeiras ajudam a desenvolver a noção espacial ecorporal e a promover a organização do raciocínio e a cons-trução do conhecimento.É de realçar que as férias são um momento para repor ener-gias, descansar, sair da rotina. Se este período não for res-peitado a criança terá menos disposição para aprenderquando regressar à escola.Vamos, por isso, deixar as crianças brincar, pois o tempopassa muito depressa.

81

Importânciadas férias paraa aprendizagem

Universidade Sénior

Não me apetecefazer nada!

claro que todos nós sabemos o que é não fazer nada– é muito fácil estar deitado no sofá a ver o tempopassar.

Mas a maioria das pessoas está demasiado ocupada para sepoder dar ao luxo de ver o tempo passar e, quando tem umaoportunidade de não fazer nada, não a sabe aproveitar!Pensa no trabalho, nos afazeres domésticos, na discussãoque teve ontem com o colega de trabalho, no presenteque tem de comprar para oferecer à esposa, ou nisto, ounaquilo.Desta maneira, raramente é possível saborear o simples actode não fazer nada que, para muitos, é ainda contra-produ-tivo. Fazer nada pode ser altamente stressante, porque es-tamos habituados ao corre-corre diário.Não fazer nada pode parecer que é uma perca de tempo,mas também pode ser uma arte. Uma arte que devemosaprender a dominar e que pode contribuir para melhorar anossa vida, ajudando a dissipar o stress e, por incrível quenos pareça, pode até proporcionar um aumento dos nossosníveis de produtividade.Mas, ao começarmos a nossa aula da “Oficina de Jorna-lismo”, fomos confrontados com a sugestão de escrever umacrónica sobre qualquer tema.Ao ouvir isto, disse cá para os meus botões, ora quem haviade dizer que tinha de escrever uma crónica, e logo hoje queacordei mal disposto, rabugento, não me apetecendo fazerrigorosamente nada!Mas a vida é feita destas coisas. Não raras vezes nos depa-ramos com situações inesperadas, com as quais nos con-frontamos e que temos de solucionar e resolver.Foi isto mesmo que me sucedeu hoje. Embora sem jeito,aqui alinhavei umas linhas sobre o meu desconforto de hojepor ter de elaborar uma crónica, apresentando desde já, aocaro Henrique Ribeiro, o meu pedido de desculpas por estaspalavras e esta minha franqueza.

Vasco Lopes da Gama

É

PUBLIRREPORTAGEM

> Editorial

stamos de novo naquele período do ano emque Portugal quase que pára para que possa-mos ter um mês de sol e calor sem grandes

preocupações profissionais. Férias são férias eapesar dos constrangimentos financeiros que atão propalada crise trouxe à vida dos portugue-ses, temos de aproveitar bem estes dias demenos preocupações e compromissos para re-carregar baterias e prepararmo-nos para Setem-bro, que rapidamente chegará implicando, namaioria dos casos, mais um ano de trabalhoininterrupto.Como já é habitual o Nova Odivelas, na sua edi-ção impressa, também irá de férias. Fazemoshoje a nossa última edição antes do descanso,regressando a 03 de Setembro, certamente coma mesma vontade de produzir informação dequalidade cumprindo a tradição que já criámosao longo da nossa existência e, como habitual-mente, com algumas novidades. Este ano temos uma novidade, a nossa maisjovem companheira de informação, a NO TV,que começou as suas emissões experimentais a05 de Maio e que não irá de férias. Em www.no-vaodivelas.tv encontrará a emissão no ar, 24horas por dia, embora com programas pré-gra-vados e as necessárias e compreensíveis repeti-ções. No entanto, de quando em vez e sempreque os acontecimentos o ditarem, a programa-ção, durante o mês de Agosto, irá ser refrescadacom novos vídeos e programas. Em Setembro, a NO TV dará por findo o períodode emissões experimentais e avançará com umagrelha de programas mais estável que incluiráalguns dos programas que já são emitidos masque apresentará algumas novidades, nas áreasinformativas e lúdicas. Novos rostos tambémirão marcar presença na “informação com rosto”trazendo novos conteúdos e novas parcerias noâmbito do seu Estatuto Editorial na «Produção deconteúdos formativos, informativos e de sensibiliza-ção colaborando com as entidades locais na divulga-ção de informações de utilidade pública» com vista a«Fomentar o desenvolvimento colectivo do concelho ede todas as suas sete freguesias, em todas as áreas,da económica à desportiva e cultural, fornecendo con-teúdos de âmbito regional, informativo e formativoem formato audiovisual e multimédia».Temos a consciência de ter abraçado um pro-jecto ambicioso, mas sabemos que podemoscontar com todas as instituições e associaçõesdo concelho, numa colaboração que nos permitacumprir os nossos objectivos, que são tambémde todos, e que são apenas fazer crescer e de-senvolver este território que escolhemos paramorar ou trabalhar. Vamos de férias, deixando-lhe a certeza deque voltamos em Setembro e continuamos acontar consigo, caro leitor, colaborador ouanunciante. Todos juntos continuaremos afazer boas notícias…Aceite os nossos desejos de umas boas férias.

Henrique RibeiroDirector do Nova Odivelas

[email protected]

E

Rectificação

JSD de Odivelas tem novo líderNa edição da passada semana, no texto sobre a tomada deposse dos novos Órgãos Sociais da JSD de Odivelas, por lapso,trocámos a ordem a uma frase de Paulo Pinheiro e consequen-temente o sentido do que pretendia dizer. A frase que publicámos dizia que «Construir não é anunciar masdenunciar» quando na verdade o que foi dito pelo novo líderconcelhio da JSD de Odivelas foi: «Construir não é denunciarmas anunciar».Assumimos a inteira responsabilidade deste lapso e por ele pe-dimos desculpa ao visado e aos nossos leitores. HR

Grito de Alerta no Comércio LocalNa edição de 18 de Junho, na reportagem sobre o debate do Mo-vimento Odivelas no Coração, realizado a 15 desse mês no Pa-vilhão Polivalente de Odivelas, sobre o Comércio Local, referimosde forma errada o nome da Associação Empresarial de Comer-cio e Serviços dos Concelho de Loures de Odivelas (AESCLO),bem como do seu representante nesse debate, Abel Matos.Por este lapso, da nossa inteira responsabilidade, apresenta-mos a AECSCLO e ao seu representante as nossas desculpas,assim como aos nossos leitores. HR

Até Setembro…E, boas fériastambém!

Page 7: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 2010 7NovaOdivelasPUB

Page 8: Edição 356 do Nova Odivelas

8 NovaOdivelas 30 Julho 2010

ACTUALIDADELAZER

Agosto cheira a férias,praia e descanso. Nestemês de muito calor, não sóo Nova Odivelas faz umamerecida pausa, comogrande parte dos portugue-ses opta por ir passear al-guns dias. E quais osplanos de quem mora noconcelho? Para obter res-postas, fizemos algumasentrevistas a munícipes.

bitual dos mesmos sítios. Escolheu o Algarve para descan-sar. «Revemos amigos, zonas boni-tas de praia» e acrescenta quetalvez dê um salto à Andaluzia es-panhola. José Carlos Vieira afirma que hojeem dia os orçamentos familiaresimpedem muitas pessoas de viajar,sobretudo no seu próprio país. Cri-tica os preços praticados em Por-tugal, que são um “balde de águafria” para quem quer passear cádentro: «São demasiado altos. Iraté à Tunísia, Ilhas Baleares,França, Inglaterra ou Luxemburgotorna-se muitas vezes mais barato,

Lina [email protected]

Odivelenses mais contidos nos planos de férias

além de ser novidade». E se hácrise, aconselha a poupar.Como destino de férias, refere aTunísia. «Surpreendeu-me há dois,três anos. Para um continente comoÁfrica aquele país está, quanto amim, muito desenvolvido. Temzonas turísticas muito boas (…) ese calhar gasta-se metade do di-nheiro se compararmos a uma via-gem ao Algarve».

José RebeloEx-comandante de aviação,73 anosOdivelasDiz que as últimas férias a sério

que teve foram em 2002. Hojeestá reformado e adianta que ofacto de ser pai solteiro o impedede grandes deslocações, mesmoem período balnear: «Não possodeixar a minha filha sozinha».Foi piloto de aviação, pelo que éum homem muito viajado. «Já fuia quase todos os destinos, e dei al-gumas voltas ao mundo! Estive in-clusive dentro daquele vulcão queentrou em erupção na Islândia».Se pudesse deixar tudo para trás,avança que escolheria o Orientepara descansar. «Ensina-nos muitacoisa: tem toda uma parte antiga,carregada de História», que se-

PUB

ara muitos é altura de pôr otrabalho de parte e carregarbaterias. Quem tem mais

possibilidades financeiras geral-mente prefere um destino paradi-síaco no estrangeiro, mas é dosenso comum que os tempos nãoestão fáceis e que aconselham apoupança. Grande parte das pes-soas opta por viajar dentro dopaís, ir visitar a família que nãovê à alguns meses, ou simples-mente parar tudo aproveitandoos dias de sol na praia ou actuali-zando as leituras.Há muitas formas de aliviar a ca-beça da rotina. Fomos saber qual o“plano” de férias dos odivelenses.

José Carlos VieiraFuncionário público,45 anos OdivelasEncontramo-lo a estudar para umcurso de Gestão de Empresas nazona de restauração do OdivelasParque. Em Agosto vai tirar 15dias, «Fundamentais para quebrara rotina que se instala durante oano», e que inclui a frequência ha-

P

Foto

graf

ia: E

duar

do S

ousa

Foto

graf

ias:

Hen

rique

Rib

eiro

Page 9: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 2010 9NovaOdivelas

Reportagem sobre o temawwww.novaodivelas.tv

Odivelenses mais contidos nos planos de férias

PUB

gundo José Rebelo vale a penadescobrir.Em tempos que não recomen-dam grandes riscos, o que acon-selharia a visitar em Portugal?Remete as pessoas para «O inte-rior desertificado». Diz que emmuitos locais não há infra-estru-

turas que assegurem uma boaqualidade de vida, além de pou-cas oportunidades, pelo que oshabitantes fogem para o litoral.«Devia-se ir ver aquilo e enfrentara situação, sentir na pele as difi-culdades que outros passam emuitas vezes não vemos».Diz ainda que os tempos actuais«Não são bem de crise», mas o pro-duto de uma situação «Geradapelos poderosos». Se houvesse uma«Distribuição mais equitativa dosrendimentos» – sem empresas comlucros exorbitantes e no outro ex-tremo idosos a receber pensões de180 euros – considera que o paísestaria mais evoluído. «Neste mo-mento temos um país de pobres»,afirma José Rebelo, acrescentandoque se estes tivessem mais possi-bilidades financeiras, Portugal sóganharia com o aumento da circu-lação de dinheiro cá dentro, inclu-sive nas férias. «Porque os ricos

põem muitas vezes as suas fortunasnos paraísos fiscais estrangeiros»,conclui.

Nuno NascimentoTécnico comercial,34 anosRamada

Está a trabalhar numa mesa doOdivelas Parque quando o aborda-mos. Avança que em Agosto vaitirar uma única semana – já a pri-meira do mês – «Para carregar ba-terias. Depois só no Natal».O “plano” de férias passa por umaida até ao Algarve, onde a mulhertem família. Reforça que não é preciso viajarpara o estrangeiro em busca damerecida pausa. «Muitas pessoasacham que só indo para fora dopaís se descansa (caso das Caraí-bas)». Acredita que «Com menosdinheiro» também é possível fazê-lo, desde que se saiba aproveitaros pequenos prazeres da vida.

Luísa BerenguerDesempregada,28 anos Póvoa de Santo AdriãoEstá desempregada e à procura detrabalho, à semelhança de outros600 mil portugueses. De poucaspalavras mas sempre de sorriso norosto, Luísa Berenguer responde oque seria expectável: «Este anonão vou a lado nenhum».No Verão de 2009 deslocou-se aoPorto para passar uns dias, e agoraafirma que se pudesse «Ia a qual-quer sítio fora de Lisboa».

ODIVELAS FASHION. Em Agosto na NNOO TTVV entrevista à Miss Concelhode Odivelas e à Miss NNOO TTVV.

A crise trocou-lhes as voltas evê-se impedida de deixar Odi-velas durante a época estival,pois os tempos aconselham apoupança. Contudo, não parecepessimista e imagina-se, umdia, a viajar: «Gostava de conhe-cer o mundo inteiro. Nenhumpaís em particular».

Ângela Rodrigues Funcionária deestabelecimento comercial42 anosPontinhaComeçou a trabalhar há poucotempo no centro comercial, peloque as férias ainda estão longe.«Agora só em Dezembro!», afirma,bem-disposta. Refere ainda quenão a atrapalha saber que a maio-ria das pessoas vão ter direito adescanso. «Isto assim está maiscalmo», explica.Quando viaja também não sai dePortugal: «Fico sempre aqui nazona».E se pudesse conhecer outros paí-ses? «Ia ao Brasil ou a Angola por-que não conheço e dizem que émuito bonito».

Baixa de preços aumentou procurados circuitos organizadosSegundo Luís Sequeira, respon-sável da Best Dream, em Cane-ças, a procura de viagensregistou um aumento este ano,em resultado de uma significa-tiva baixa de preços na maioriadas ofertas turísticas, sendoainda difícil dados pormenori-zados, uma vez que o mês deférias por excelência é Agosto«E é costume dos portugueses dei-xarem as coisas para última hora»esperando-se ainda muitasvendas nos próximos dias. Uma das características tam-bém de grande parte das pes-soas que procura viagens àultima hora e não saberemmuito bem os destinos que

querem, e acabarem por decidirum pouco pelo preço, de acordocom as suas possibilidadeseconómicas. Nesta agência os destinos maisprocurados até agora foram asCanárias, Palma de Maiorca,Cabo Verde e Caraíbas, no quese refere a destinos estrangei-ros. Quanto a Portugal, a Ma-deira, os Açores e o Algarverecolhem a preferência damaioria dos compradores deviagens de férias. Mas, os preços acabam porlevar os portugueses para des-tinos fora do país. «Há muitaspessoas que preferem a costa es-panhola devido a uma excelente

relação qualidade preço». UmHotel com regime de meia-pensão, durante sete dias eviagem custará os 1.100 eurosenquanto uma semana numapartamento do Algarve cus-tará, só alojamento, cerca de1.000 euros. Com 450 euros pode-se ir setedias para as ilhas espanholas,com viagens e hotel incluídoem regime de meia-pensão.Para as Caraíbas já são precisos850 euros e ir para Cabo Verdeirá custar 1.000 euros. Quatro dias na Madeira ron-dam os 350 euros e para osmesmos dias nos Açores sãoprecisos 400 euros. HR

Page 10: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 201010 NovaOdivelasPUB

PUB

Page 11: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 2010 11NovaOdivelas

FUTEBOL

DESPORTIVAMENTE

m comunicado publicadono site oficial da OdivelasSAD e assinado por pelo

seu presidente do conselho deadministração, Luís GuilhermeBatista, são feitos elogios ao ac-tual vereador do Desporto da Câ-mara Municipal de Odivelas,Hugo Martins. Diz o comunicado que Luís Ba-tista foi, a seu pedido, recebidopelo vereador «Sendo com agrado,que constatamos que ao fim dequase 10 anos, finalmente a Câ-mara Municipal de Odivelas temum Vereador do Desporto, na ver-dadeira acepção da palavra, umapessoa dedicada, empenhada, soli-dária e atenta ao movimento asso-ciativo e desportivo do Concelho eda Cidade de Odivelas».O comunicado regista e enaltece«A forma com defende e se batepela continuidade do Odivelas Fu-tebol Clube, uma luta difícil,

árdua, mas que a quervencer, pelo bem do des-porto no Concelho. Talpode não vir a aconte-cer, mas temos a certezaque tudo o que estáao seu alcance,está a ser feitopara garantir aviabilidade econtinuidadedo OdivelasF u t e b o lClube».O comuni-cado explicaque a Odive-las SAD solici-tou essareunião paraapresentar «As difi-culdades que está asentir, de modo apoder competir naÉpoca Desportiva

INSOLVÊNCIA. Dia 06 de Agosto Assembleia de Credores vai definirfuturo do Odivelas Futebol Clube. Vamos acompanhar e dizer-lhe tudona NNOO TTVV e no Diário de Odivelas.

Fotografia: Eduardo Sousa

2010/2011, tendo trans-mitido que pretende sus-pender a sua actividadedesportiva por um pe-ríodo de 2 anos».De acordo com o comu-nicado esta decisãoprende-se com o factode a Odivelas SAD terrealizado um Proto-colo com um Clube defora do Concelho deOdivelas, «Mas quedevido a uma situa-

ção idêntica àque vive oOdive lasF u t e b o lC l u b e ,teve que

ser anuladoda nossa

parte, por conside-rarmos que não esta-vam garantidas as

condições mínimas para realizar onosso trabalho».Como no concelho de Odivelasnão existem outros campos, paraalém dos do complexo do clube,com as medidas mínimas regula-mentares para competições sob aégide da Federação Portuguesa deFutebol, «A Odivelas SAD procu-rou solução fora do concelho, massem resultado», diz ainda o comu-nicado afirmando que peranteesta situação o vereador do Des-porto considerou que «Era impor-tante a continuidade, esta épocadesportiva e nas vindouras, da Odi-velas Futebol SAD, em competição,levando o nome de Odivelas, poresse País fora». A Odivelas SAD afirma aindaque o vereador Hugo Martinslhes transmitiu «Que da suaparte tudo fará para que as Ins-talações do Odivelas FutebolClube, tenham as condições ne-

cessárias para efectuarmos osnossos treinos e jogos».Apesar de já ter tomado a deci-são de suspender a actividadedesportiva por dois anos, a Odi-velas SAD diz no comunicadoque «Confrontada com esta forçae determinação demonstradaspelo Senhor Vereador, Dr. HugoMartins, vamos analisar com amaior brevidade, a decisão decompetir esta Época no Campeo-nato Nacional da III divisão», su-blinhando que caso conclua quea melhor solução é mesmo a sus-pensão de competir na próximaépoca «Tal não será por falta deapoio por parte do Exmo. Se-nhor Vereador, Dr. Hugo Mar-tins. Da nossa parte, só temos derealçar e agradecer a sua sensi-bilidade e abertura para abordartodos estes processos e a sua in-transigente defesa do Desportono Concelho de Odivelas». HR

E

FUTSAL

AFL divulga calendarizaçãopara a época 2010/2011

Associação de Futebolde Lisboa (AFL) jádivulgou a ca-

lendarização para aépoca desportiva2010/2011 refe-rente ao futsalque tem a novi-dade da cria-ção de 2 novosescalões; peti-zes (5-6 anos)e traquinas (7-8 anos) e asubstituição doescalão escolaspelo de benjamins(9-10 anos). O município de Odi-velas deverá estar repre-sentado por cerca de trêsdezenas e meia de equipas dis-tribuídas por todos os escalõescompetitivos e representativos detodas as freguesias.

Aprimeira

competição oficial será a Taça AFLe inicia-se a 4 ou 11 de Setembro

e possivelmente o Famões será aúnica equipa de Odivelas a dis-putá-la caso se confirme a desis-tência do GROB no escalão sénior.Nos escalões de formação a épocainiciar-se-á a 18 de Setembro coma 1ª divisão de juniores que con-tará com a presença dos BonsDias e ACO.Em femininos a única represen-tante no escalão sénior do conce-lho, a SMD Caneças começa ajogar a 30 de Outubro disputandoa 3ª divisão.A época finaliza a 11 de Junho de2011 com a final da Super-taça sé-nior masculina que coincide com a2ª gala do futsal organizada pelaAssociação de Futebol de Lisboa.O Nova Odivelas e a NO TVacompanharão todas as equipasdo concelho apelando à colabo-ração dos dirigentes e técnicosno envio de informações sobreas respectivas equipas. DB

A

FUTEBOL

Captações no OdivelasFutebol Clube

Odivelas SAD elogia vereador do Desporto

Odivelas Futebol Clube vairealizar no próximo mêsde Agosto treinos de cap-

tação para os seus escalões de Ini-ciados e Juniores. Para os iniciados, jovens nascidosem 1996 e 1997 as captações ocor-rem a partir de 22 de Agosto, apartir das 19h00 no ComplexoDesportivo do Clube. Os interessa-dos devem comparecer com o seuBilhete de Identidade ou Cartão deCidadão, contactando antes os trei-nadores por e-mail ou telemóvel. Os contactos são: Iniciados A - André António.E-mail: [email protected]óvel 916 845 673.Iniciados B - Gonçalo Gomes.E-mail: [email protected]. Telemóvel 934 116 767. Para os Juniores, que na próximatemporada disputam a 2ª DivisãoNacional, o primeiro treino rea-liza-se já no próximo dia 2 de

Agosto, às 19 horas, sendo que oescalão abrange jovens nascidosem 1992 e 1993.O Odivelas procura jovens atletasque sejam federados. Os interes-sados devem enviar os seusdados: nome, idade, clube, posi-ção e contacto telefónico para oDepartamento de Prospecção doclube, através do [email protected].

O

A SIMPRUS PRESS deseja a todos os leitores, colaboradores e anunciantesumas boas férias. Voltamos em Setembro para continuar a contar consigo.

Page 12: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 201012 NovaOdivelasPUB

Page 13: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 2010 13NovaOdivelasPUB

Page 14: Edição 356 do Nova Odivelas

30 Julho 201014 NovaOdivelas

1. Qual foi o último livro que leu?“Máscaras de Salazar” de Fernando Dacosta.2. Qual é a sua viagem de sonho?Cabo Verde.3. Que personalidade mais admira?Nelson Mandela, pela sua vida pessoal e política.4. Qual foi o filme que mais o marcou?“E tudo o vento levou”, de Victor Fleming.5. A que prato de comida não resiste?A uns belos “Pézinhos de coentrada” feitos pela minha sogra.6. Prefere praia ou campo?Ambos, depende do estado de espírito.7. Bebida?Água, sempre. Às refeições Vinho Tinto ou Vinho Verde, depen-dendo do prato.8. Qual é o seu clube desportivo?Benfica, sempre! 9. Não dispensa a companhia de…Família.10. O que o faz feliz?Sentir os outros felizes, pois felicidade gera felicidade. 11. De que tem medo?Das injustiças sociais e consequentemente a falta de respeito peloser humano. 12. Orgulha-se de…Ser amigo do meu amigo e estar lá quando é preciso.13. Qual é a sua maior ambição?Ver o meu filho crescer feliz e saudável, tanto física como psiqui-camente. 14. E o maior sonho?Continuar a progredir na minha carreira.15. Um lugar para descansar…Qual lugar junto ao mar.16. Onde se sente melhor?Em casa. 17. Se não fosse realizador de rádio o que seria?Realizador de Rádio. Sempre foi a minha paixão.18. Não vive sem…A família e os amigos. 19. Quem gostaria de conhecer?Xanana Gusmão.20. Por último, um desejo…Conhecer uma sociedade onde todos sejam tratados com “gente”.

Odivelas Life

Nasceu em Março de 1956 e moraem Odivelas desde 1957. É ca-sado tem dois filhos é profissio-nal de radiodifusão. Sempreteve paixão pela comunicaçãosocial, especialmente rádio,onde trabalhou com os maio-res profissionais da área. Enquanto estudante, comalguns amigos gravou algunsprogramas radiofónicos caseiros ena Paróquia de Odivelas, com osmesmos amigos, criou um espaçodedicado teatro, onde ensaiaramalgumas peças e mais tarde par-ticiparam na Campanha de Alfa-betização.Foi locutor da Rádio Universidade eem 1980 entrou nos quadros daRádio em 1992, passou para aRádio Comercial, primeiro atravésde dois Programas de grande au-diência: “Estrada Fora” e “Praça deTáxis”, e mais tarde tem a respon-sabilidade regular pelos progra-mas “Fora de Horas” e “Terra aTerra”, assim como apresentandotambém as noites da Comercialna Feira Popular, juntamente comRui Castelar, José La Feria, Carlos Ribeiro entre outros.É essencialmente um homem virado para a divulgaçãoda musica Portuguesa fazendo sempre que possível,nos seus programas a promoção das Festas que vãoacontecendo por todo o País.Foi porta-voz para a comunicação social no Gabinetede Protecção Civil no tempo da Comissão Instaladorado Município de Odivelas e presentemente faz parteda Rádio Vida.Em Odivelas tem feito a apresentação de alguns eventoscomo as eliminatórias e a final do Odivelas Fashion.

Jaime Ferreirade Carvalho

PUB

Page 15: Edição 356 do Nova Odivelas

até a doutora presidenta tinha sido convidada, por escrito e tudo, para láaparecer. Como certamente altos afazeres municipais a impediram de láir, enviou a senhora vereadora da educação que chegou ao local e da juntaapenas viu uns cantoneiros que estava a uma mesa e a quem se dirigiuperguntando pelos autarcas da Pontinha. Pois mas os senhores não sa-biam de nada e a senhora doutora vereadora deu a volta ao cavalinho erumou para o seu gabinete que pelo menos tinha ar condicionado. Ah como eu gosto da terra da marmelada.

dorei ver a eleição da Miss do concelho. Nunca tinha visto tantagente no Jardim da Música. Nem mesmo na campanha da dou-tora presidenta, ou na era pré-jardim quando ali se fez o Festi-

val Rotas que custou uma grande pipa de massa. É verdade, não soumuita boa a matemática mas pelas minhas contas ainda andaram porali umas seis mil alminhas. Ah g’anda Eduardo, mesmo com todas asrasteiras lá vais conseguindo fazer esse evento anual. Sim eu sei quecusta ficar até às cinco da matina a arrumar os tarecos todos mas olhaque valeu a pena. E este ano até tiveste o Joãozinho que apesar de tra-balhar onde trabalha não se rendeu e mostrou a fibra de que é cons-truído. Parabéns João. Sabe bem depois de emprateleirado voltar arespirar vida e contribuir para o êxito das coisas não sabe? És feito deboa fibra e sei que um dia, quando o bom senso mandar, vais brilharcomo mereces.

já que estou em maré de parabéns tenho de mandar beijinhos àFátinha que, com paixão, meteu mãos à Mostra de ArtesanatoUrbano que encheu de cor o jardim sem música. De facto foi um

grande evento e só faltaram alguns meios para a coisa ser ainda me-lhor. Quem sabe se para o ano já assim será.Falando ainda da mostra. Adorei ver o senhor vereador cultural e eco-nómico a enfeirar uma pecita do centenário da república, que hoje háquem ache ser da bananas mas os republicanos celebram com alegria.Eu cá como sou monárquica não gosto dessas repúblicanices. Mas assimé que é caro doutor Máximo. Dar o exemplo é obrigação de quemdetém o poder. Também a doutora presidenta deu o exemplo. Apresentando-se comum bonito vestido a doutora arrasou e até comprou duas pecitas ar-tesanais urbanas. Assim é que é.

A editora foi de férias e não me editou a Anita. Que fazer?

Fiquem bem que eu fico também.

NNoobbrreess CCoonnffiissssõõeess Maria Ricardina de Marmelo e Sá Viscondessa da Memória

[email protected]

SIMPRUS PRESS, COMUNICAÇÃO LDAAv. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || NIPC: 509 172 962 || DIRECTORA GERAL: Helena Figueira [[email protected]] TLM: 966 569 857 || DIRECTOR DE INFORMAÇÃO: Henrique Ribeiro[[email protected]] TLM: 962 646 230 || DIRECTORA FINANCEIRA: Manuela Escoval || CONTABILIDADE: Adélia Santos [[email protected]] || PUBLICIDADE: [[email protected]] TLM: 966 569 857

NOVA ODIVELAS - Semanário do Concelho de Odivelas Av. de Lisboa, 103 B - 2605-002 Casal de Cambra TLF: 219 817 000 FAX: 219 817 009 || DIRECTOR: Henrique Ribeiro [[email protected]] || PUBLICIDADE: Helena Martins [[email protected]] TLM: 966 569 857 ||DESIGN: Nuno P. Silva [[email protected]] || COLABORADORES: Eduardo Sousa, Miguel Lopes (Fotografia), Lina Manso, Sérgio Mendonça (Desporto) || COLUNISTAS: Edgar Valles, Fernando Tudela, Helena Jardim, Manuel Var-ges, Maria Máxima Vaz, Paula Paçó, Sofia Mendes, Teresa Salvado || CORRESPONDENTES: Olival Basto - Sara Sousa; Desporto - David Braga, Pedro Beato, Sandra Braga || REGISTO NO ERC: 123252 || DEPÓSITO LEGAL Nº: 105904/9 || IM-PRESSÃO: GRAFEDISPORT Impressão e Artes Gráficas, SA - Rua Consiglieri Pedroso, Casal de Santa Leopoldina Queluz de Baixo || DISTRIBUIÇÃO: Casa-a-casa Distribuidores Lda. || TIRAGEM DESTE NÚMERO: 20 mil exemplares - Interdita areprodução de textos e imagens sem o devido consentimento. || As crónicas e artigos de opinião ou de leitores são da inteira responsabilidades dos seus autores e podem não corresponder à orientação editorial do jornal.

1530 Julho 2010 NovaOdivelas

Confesso, sim confesso…

stou mesmo curiosa. Segundo a Ermelinda, viscondessa doBairro dos Sete Castelos, um dia destes, num restaurante doreino da Marmelada, comeram juntos um ex-autarca mor e um

autarca muito desejoso de ser, num futuro próximo, autarca mor tam-bém e que está a fazer um grande esforço nesse sentido.O motivo do jantar cá a Ricardina não conseguiu apanhar, nem sei sehavia por ali conspiração, alianças, ou apenas um fraternal convívio.Mas alguma coisa transpirou e porque sei que o meu director não o vaifazer, cumpro eu aqui esse papel em nome dele. Aqui vai. Agradeçodo fundo do meu grande coração de sangue azul aos senhores ex e fu-turo autarca mor os rasgados elogios que fizeram ao meu boss e direc-tor do jornal. Mas acho que exageraram um cadinho que o homemnão é assim tão virtuoso e há-de ter também os seus defeitozitos. Maspronto percebo que como grandes e nobres almas que os senhoressão só vejam as coisas boas. E a talhe de foice tenho também de agradecer ao aposentado vogalassessor e caminhante o bem que tem dito ao meu chefe em tudoquanto é sítio. Ah, Odivelas é mesmo uma terra de gente nobre…Adoro Odivelas!

á há muito que não falava aqui do assessor Rocha. Pois o senhornão tem feito nada que até passa despercebido. Mas segundo pa-rece o senhor anda triste com essa situação e não se sente bem, se-

gundo me contou a Felisbela, duquesa da Ribeirada. Receber avençazitae não bulir nem um cadito incomoda-o. Então parece que meteu paraaí uma cunhas (no bom sentido) que levaram a que o senhor enge-nheiro urbanista aposentado e candidato derrotado fosse falar com ochefe da cidade pedindo que arranjasse um trabalhito para o senhor seentreter, já que os seus chefes directos não o faziam. Mas, O grandechefe El Charmoso lavou as mãos do assunto. Mais uma vez disse. Oproblema é rosa, o laranja não se mete. Adorei…

’anda barraca. A Junta da Pontinha fez o Dia dos Avós no Pi-nhal da Paiã. O presidente da junta não pôs lá os pés. Já está-vamos à espera. Desde que foi proibido de entrar com a

carrinha da junta, em episódio que já aqui contei, nunca mais entrouno pinhal. «Oh Ricardina mas essa greve eu não conhecia. É greve de quê?»perguntou-me a Florentina Salgado Suave que anda a arrastar a asa aoMarquês do Alvito. Pois. Mas se o grande Guerreiro está em greve ao Pinhal, os outros vo-gais também lá não meteram os belos dos pezitos. Claro que a Cindi-nha da Silveira foi, ou não fosse o pelouro dela. Mas logo que pôdepirou-se. O chato da coisa é que o evento tinha parceria da Câmara e

Realmente!

E

~~ FFllaasshh ddoo RReeiinnoo ~~~~ GGuuaarrddaa RReeaall ~~

«Faz precisamente amanhã umano que foi aprovada nesta câ-mara a proposta de contratoprograma a celebrar com aARSLVT com vista à construçãoe apetrechamento de 4 unidadesde saúde no nosso Concelho,concretamente nas freguesias deOdivelas, Póvoa de St.º Adrião,Ramada e Famões.Logo no dia seguinte, a 30 deJulho, foi esse mesmo contratoassinado, data a partir da qualcomeçou a contar o prazo de 18meses, prazo global estabelecidopara a construção daquelas uni-dades de saúde.E todos nos lembramos bem detodo o aproveitamento político-partidário que esteacordo com o Governo – parafazer aquilo que há muitos fazfalta e tem sido sucessivamenteprometido e não cumprido – tãoconvenientemente assinado emvésperas de eleições, permitiu aosresponsáveis e então tambémcandidatos, do PS local. Discursos empolgados, promes-sas repetidas, garantias firmesde mais e melhor saúde em Odi-velas, propaganda, muita pro-paganda…Expressamos então o nosso maisprofundo desejo que aquele com-promisso fosse respeitado e aobra efectivamente feita e quenão se repetisse o que aconteceuem 2001, quando também emvésperas de eleições, foi assinadoidêntico contrato para constru-ção de 3 centros de saúde, quedeveriam estar concluídos e aoserviço dos utentes em 2004 masque o Governo não respeitou nemhonrou e ficaram todos por fazer.Lamentavelmente e mais umavez, o filme repete-se: passadoum ano, 2/3 do tempo total pre-visto, nem um único equipa-mento está iniciado, nem umúnico tijolo foi ainda colocado,nem sequer se conhece qualquerdata segura e fiável de quandotal ocorrerá.Desde então e à semelhança doque, há anos, vem acontecendo,os cuidados de saúde em Odivelascontinuam a piorar, as instalaçõescontinuam a degradar-se, o nu-mero de médicos e enfermeiros adiminuir, as especialidades a aca-barem por completo e os utentessem médico de família não paramde aumentar, sendo já mais de umterço dos inscritos nos centros desaúde deste concelho.A única decisão concreta e efec-tiva foi a redução do horário doCATUS, que agora funcionamenos 14 horas por semana, pe-nalizando ainda mais toda a po-pulação doConcelho».

Declaração política da CDUna última reunião de câmara

J

A

E

G

Page 16: Edição 356 do Nova Odivelas

NovaOdivelas Informação credível e completaPUB