Edição 433

16
0,50 R$ APENAS MELHOR ATÉ NO PREÇO SEXTA -FEIRA, 21/09/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 433 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » DELEGACIAS DO SUL DO ESTADO TERÃO NOVOS DELEGADOS SEMANA QUE VEM A CHEFIA DO DPJ DE CACHOEIRO TAMBÉM MUDARÁ: SAI DELEGADO FAUSTINO ANTUNES E ENTRA PAULO ROGÉRIO SOUZA DA SILVA » CASAGRANDE DIZ QUE OS PRÓXIMOS PREFEITOS TERÃO MENOS DINHEIRO » A INICIATIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO PERMITIU AOS PREFEITÁVEIS A EXPOSIÇÃO DAS SUAS PROPOSTAS DE GOVERNO » SEGURANÇA | Pág 15 AO INAUGURAR OBRA EM ALEGRE, GOVERNADOR ALERTA PARA CRISE POLÍTICA | Pág 04 e 05 LIMINAR EM FAVOR DE PREFEITO EM EXERCÍCIO DE BOM JESUS DO NORTE REVOLTA VEREADORES POLÍTICA | Pág 06 A INDIGNAÇÃO ACONTECEU DURANTE O TRABALHO DA COMISSÃO PROCESSANTE QUE RESULTOU NA CASSAÇÃO DO MANDATO DO EX-PREFEITO ADSON SALIN GETÚLIO (PRB) PAULINHO (PSB) DITO (PV) VILMA (PSDB) JUNINHO (PMDB) MP FAZ DEBATE COM CANDIDATOS DE MUNIZ FREIRE CIDADES | Pág 12 DR. LUCIANO: UM CANDIDATO QUE DESAFIA A HEGEMONIA DOS FERRAÇOS EM ITAPEMIRIM OPINIÃO | Pág 03 CACHOEIRENSE RICARDO LEMOS LANÇA LIVRO FILIPE RODRIGUES FOTOS: MARCOS FREIRE

description

jornal Aqui Notícias

Transcript of Edição 433

0,50R$

APENAS

MELHOR ATÉ NO PREÇO

SEXTA-FEIRA, 21/09/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 433 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

delegacias do sul do estado terão novos delegados semana que vem

A cHEfiA dO dPj dE cAcHOEiRO TAMbÉM MudARá: SAi dELEgAdO fAuSTiNO ANTuNES E ENTRA PAuLO ROgÉRiO SOuzA dA SiLvA »

cASAgRANdE diz QuE OS PRÓXiMOS PREfEiTOS TERÃO MENOS diNHEiRO »

A iNiciATivA dO MiNiSTÉRiO PÚbLicO PERMiTiu AOS PREfEiTávEiS A EXPOSiÇÃO dAS SuAS PROPOSTAS dE gOvERNO »

SEguRANÇA | Pág 15

AO INAUGURAR OBRA EM ALEGRE, GOVERNADOR ALERTA PARA CRISE

POLÍTicA | Pág 04 e 05

LIMINAR EM FAVOR DE PREFEITO EM EXERCÍCIO DE BOM JESUS DO NORTE REVOLTA VEREADORES

POLÍTicA | Pág 06

A iNdigNAÇÃO AcONTEcEu duRANTE O TRAbALHO dA cOMiSSÃO PROcESSANTE QuE RESuLTOu NA cASSAÇÃO dO MANdATO dO EX-PREfEiTO AdSON SALiN

gETÚLiO (PRb) PAuLiNHO (PSb)

diTO (Pv)

viLMA (PSdb) juNiNHO (PMdb)

MP FAZ DEBATE COM CANDIDATOS DE MUNIZ FREIRE

cidAdES | Pág 12

DR. LUCIANO: UM CANDIDATO QUE DESAFIA A HEGEMONIA DOS FERRAÇOS EM ITAPEMIRIM OPiNiÃO | Pág 03

CACHOEIRENSE RICARDO LEMOS

LANÇA LIVRO

fiLiP

E ROd

Rigu

ES

FOTO

S: M

ARCO

S FR

EIRE

SEXTA-FEIRA, » 21/09/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Ilauro OliveiraEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola GERENTE COMERCIAL: Marcela Paganotti REPóRTEREs: Alissandra Mendes, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira e Marcos Freire e Olívia MariaDIAGRAMADOREs: Carlos Guilherme Gomes e Marcelo Lopes Mothé

E-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]; [email protected]; [email protected]

Circulação: Es - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma,

DEPARTAMENTO COMERCIAL: Diego Gomes (28) 3521 [email protected]: Jane Cruz (28) 3036 2960 / 3521 [email protected]

COLAbORADOREs: Sérgio Oliveira, Sérgio Garschagen, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Ruy Guedes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Lucas Oliveira, Jussan Silva e Silva, Ramon Barros, Marcelo Soncino, Ewerton M. Tréggia, Alexandre Garcia

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, bairro GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES.Anexo a GrafBand. Tel: (28) 3521 7726

Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

FALE COM A REDAÇÃO: (28) 3521 7726 ANUNCIE / AssINE: (28) 3521 7726 / 3036 [email protected] [email protected]

Também é sobrinho de Don Gars-chagen, outro ilustríssimo cachoeiren-se, dos mais reconhecidos tradutores brasileiros e editor-chefe da Enciclo-pédia Barsa do Brasil.

Então, para aqueles que não conhecem nossa história, vale dizer que Breno Gars-chagen vem de uma família de intelectu-ais dos que melhor expressam a cultura da cidade fora das nossas fronteiras.

Só que Breno, por impulso e teimo-sia, abdicou do caminho das letras em contraste com a família, optando pela educação física. Entretanto, ao fazer esta escolha, Breno não renunciou ao desejo de estar só, pensando, deixando que seu pensamento fluísse... Assim, a carreira de professor de edu-cação física muitas vezes o irrita, pela relação contínua com pessoas e a impossibilidade de ficar sozinho.

Na academia “Movimento” na qual é sócio, além de avaliar os clien-tes, depois tem que monitorá-los e cor-rigi-los diariamen-te nos exercícios. Tem, ainda, que aguentar os chatos, os “reclamões” e os implicantes como este que lhe escreve que sempre estão a importunar suas idéias. No Colégio, onde leciona, tem as algazarras e perturbações das crianças e dos pré-adolescentes.

Porém, o ápice das irritações de Breno chega à época das festas juninas, quando é convocado a marcar quadrilha. Já nos ensaios ele começa a ouvir os alaridos da festa, a correria das crianças, a música alta e os rojões; começa a pensar na confusão de gente andando para lá e para cá, nos fa-latórios e nos tumultos das barraquinhas. É quando ele lamenta por ter na função o ensaio e marcação da quadrilha. Aí tudo vira uma irritação pura!

Nesses momentos, Breno vai para a academia e malha sozinho, para ameni-

zar o estresse e encarar o ensaio do outro dia. Mas, no dia oficial da apresentação da quadrilha a malhação é dobrada, tama-nha a carga de adrenalina antecipada.

Na academia, como Breno também cuida da administração, esse estresse é rotineiramente aflorado. Certa vez, al-gum tempo após abastecer o bebedouro com copos descartáveis, gritei para tes-tar o seu estresse: - Breno! Acabaram os copos! Ele, então, com a face corada e os braços levantados, deu umas balan-çadas nas mãos e no corpo, como que acertando os passos de alguma dança marroquina, e saiu esbravejando: - Não é possível seu Wagner! Não houve um só que não desse uma boa risada!

Re c e n t e m e n -te, porém, Breno tem dado os seus primeiros passos estressados na li-teratura. Para que nenhum leitor possa pensar que estou divagando, copio na íntegra um de seus ensaios: ATENÇÃO! Peço pelo amor de Deus e encarecidamen-te que não jogue papel de qualquer espécie no vaso sa-nitário, ou seja, na privada. Assinado: Direção executiva e judiciária da aca-demia.

Em outro aviso ele diz: ATENÇÃO! Comunicamos aos alunos que devi-do ao feriado, fecharemos o estúdio na quinta-feira dia 23/06/2001 (sic) e retornaremos na segunda-feira dia, dia (sic) 27/06/2011, por motivos de forças ocultas. Obrigado: A direção executiva do estúdio, legislativa e judiciária.

Quiçá as mesmas forças ocultas que motivaram o alongamento do feriado (e que feriado!), venham fazer de Bre-no um novo intelectual da família. Mas que não venham torná-lo um estressa-do do legislativo ou do judiciário, por-que senão, não valerá perdermos nosso personal na academia.

Breno é irmão mais moço de Bruno Garcshagen - o mais brilhante intelectual das últimas gerações de Cachoeiro de Itapemirim - e sobrinho do escritor Sérgio Garschagen, nosso expoente do jornalismo e professor universitário em Brasília.

Pesquisas eleitorais têmo dom bipolar de provocar calafrios de medo e de puro prazer extasiante em candidatos, aliados e agregados. Viram bússola que em vezde norte tanto tira um candidato do rumo quanto coloca no prumo algum mequetre-fe, como diria o ministro do STF referindo-se a testemunha menor do mensalão.

HIsTóRIAs DA ACADEMIA

wAGNER MEDEIROS [email protected] »

VIA VITÓRIALUIZ TREVISAN - [email protected] »

São igualmente exaltadas,quando positivas ou rejeitadas, claro, se os números forem desfavoráveis. Candi-dato só acredita em pesquisa quando está favorável, do contrário, deplora, diz não confiar, lança dúvidas sobre quem estaria por trás daquilo. Há pesquisa e pesquisa que, como quase tudo nessa vida, tem dois lados.

Quando é científica, feita com rigor e por instituto de credibilidade, dá um retrato da campanha, aponta ca-minhos. Do contrário, vira uma arma mortífera e errante, tipo motociclista despreparado fazendo zigue-zague no trânsito. A pesqui-sa tem capacidade de anabolizar ou esturricar uma candidatura, eis aí seu poder de fogo.

Como não há maior rigor sobre esses institutos que vendem pes-quisas, vira um mercado onde se misturam alhos e bugalhos. A saída não é proibir, pois ninguém repre-sa água com as mãos, mas adotar mecanismos de controle eficazes. Um delesseria esta-belecer um calendário para permitir a publicação das pesquisas. Como ého-je, três meses antes do pleito, longe do calor das ruas, já aparecem pesquisas. Pois é na antecedência quer mora o perigo, posto que a memória não é o forte da maioria das pessoas.

Essas pesquisas longe do período eleitoral permitem manipulações,que podem desidratar financeiramente o candidato e induzir ao chamado voto útil. Muita gente vota por obrigação e naquela história de “não perder o voto”, inclina-se para o favorito, e a

eleição vira uma projeção do jogo que tanto empolga a galera, e a condição de torcedor do vitorioso. Já a ficha do concorrente, se é limpa ou suja, fica em segundo plano.

O que também permite a perma-nência no mercado dos institutos que maqueiam pesquisas como quem embeleza dragão em salões, é o fator tempo. Os erros das pesquisas são re-parados depois, àsvésperas do dia das eleições, quando têm de passar a re-fletir mais fielmente o que se comenta nos bares, igrejas, elevadores, feiras, taxis e becos. Sob pena do descrédi-

to estampado na fachada,quando as urnas forem computadas.

Contudo, o queficou para trás, o estrago causado no início e meio da campanha, isso acaba indo para o lixo da memória coletiva. Há um argumento pode-roso para justifi-car os erros desse passado: “ Ah, o eleitor mudou de voto, os indecisi-vos se definiram, o candidato me-

lhorou ou piorou de desempenho”, e vai por aí num rosário de explicações subjetivas.

Daí, exponho como mercadoria nesse balcão das pesquisas a proposta de limitar ao prazo de uma semana an-tes do dia das eleições o período per-mitido paradivulgação das pesquisas. Antes disso, nem pagando. Evitaria a maquiagem antecedente, daria igual-dade aos candidatos, acabaria com o lobbie que corre solto e incontrolável nos bastidores, enquanto a galera se diverte com Carminha, Tufão e Nina, elogia Neymar e cobra do Mano.

O bALCÃO DAs PEsqUIsAs

Essas pesquisas longe do período eleitoral permitem manipulações,que podem desidratar financeiramente o candidato e induzir ao cha-mado voto útil. Muita gente vota por obrigação e naque-la história de “não perder o voto”, inclina-se para o fa-vorito, e a eleição vira uma projeção do jogo que tanto empolga a galera, e a condi-ção de torcedor do vitorioso.

Na academia “Mo-vimento” na qual é só-cio, além de avaliar os clientes, depois tem que monitorá-los e corrigi-los diariamente nos exer-cícios. Tem, ainda, que aguentar os chatos, os “re-clamões” e os implicantes como este que lhe escreve que sempre estão a im-portunar suas idéias.

ESPAÇO POPULAR

SEXTA-fEiRA, 21/09/2012 CACHOEiRO DE iTAPEMiRiM E REGiÃO SUL 03OPiNiÃOwww.AQUiES.com.br

PARTiCiPE: envie sua foto para [email protected], com crédito e informações

@Tá na NET, tá AQUIParticipe das nossas redes sociais e aparaceça AQUi

@folhadocaparao facebook.com/grupofolhadocaparao

COMENTáRiOS DivERSOS NA REDE SOCiAL

A campanha em Itapemirim anda desafiando os meios políticos do Espírito Santo. Ninguém consegue entender como a candidatura de Dr. Luciano (PSB), homem desconhecido na política, e até mesmo dentro do seu partido, caminha para derrotar o clã Ferraço (Theodorico, Norma Ayub e o senador Ricardo). Nem a ida do poderoso ex-governador Paulo Hartung (PMDB) para o palanque oposto fez com que o médico socialista deixasse de ser favorito por lá.

Pesquisas de consumo interno não dizem claramente que já exista vencedor, mas indicam que há um sentimento de mudança muito grande entre os moradores locais. E isso apesar de haver também o reconhecimento de que o governo atual melhorou a qualidade de vida das pessoas. Até entre os mais simpáticos à candidatura de Dr. Luciano corre esse respeito de que houve muitas obras, mais investimentos em algumas áreas e maior distribuição dos recursos em forma de prestação de serviço às comunidades.

E se é assim, então se torna ainda mais desafiador descobrir como brota e porque brota esse sentimento de mudança entre os eleitores. Alguns fatores nos ajudam. Por exemplo: a escolha do nome do vereador Estevão (PMDB) como o candidato da continuidade pode não ter sido boa, apesar de se tratar de um político experimentado com vários mandatos no município.

Outra questão pode ter sido a demora na escolha. O governo (leia-se Theodorico Ferraço, articulador político

DR. LUCiANO: A MUDANÇA QUE bROTA DA TERRAda prefeita Norma) balebou vários nomes por muito tempo, mas sem dar ao real escolhido a chance de se projetar e colar sua imagem à da administração. Estevão está fazendo agora, mas tem sido tarde.

Mas a principal questão, que pode ser o peso maior, é a rejeição que os itapemirinenses têm a Ferraço e principalmente aos ferracistas que após serem derrotados pelo PMDB de Valadão (2004) e pelo PT de Casteglione (2008), desceram para uma outra terra com os mesmos hábitos e costumes com os quais mandaram e desmandaram em Cachoeiro e impregnaram o governo Norma Ayub (DEM) por lá. E ao invés de se fazerem parte integrada dessa nova comunidade, passaram a ser vistos como forasteiros que foram para Itapemirim apenas para ganhar bons salários na prefeitura, mas depois voltar para gastá-los em Cachoeiro. Resultado: o sentimento de mudança está alicerçado principalmente no comércio local.

O resumo do slogan de campanha de Dr. Luciano é o seguinte: uma Itapemirim feita pelo povo de Itapemirim e para o povo de Itapemirim, onde a riqueza da terra será distribuída para o povo da terra, no comércio, nas praias, e nos mais variados segmentos da vida da população. Enfim, coisa simples e banal, mas que colou entre os moradores.

Se esse discurso é suficiente para ganhar uma eleição não se sabe. A conjuntura eleitoral se resume em diversos fatores, e o que Dr. Luciano tem de real hoje é apenas o discurso enraizado de um forte bairrismo e projetos que

DIV

ULG

ÃO

A coluna parabeniza o ex-prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Roberto Valadão pelo seu aniversário, comemorado ontem com seus familiares e amigos.

[email protected]

PARTiCiPE

@folhadocaparaofacebook.com/[email protected]

POR iLAURO OLivEiRA

CACHOEiRO DE iTAPEMiRiM vARGEM ALTA ANCHiETAMARATAízES GUAÇUí ibATibA33ºC 28ºC 29ºC30ºC 29ºC 33ºC22ºC 19ºC 21ºC24ºC 19ºC 22ºC

DóLAR COMERCiAL (EM R$) >> COMPRA 2,02 >> vENDA 2,02COTAÇÃO DO CAFÉ ARábiCA TiPO 6, bEbiDA DURA R$ 366,00 | ARábiCA TiPO 7, bEbiDA RiO R$ 309,00 | CONiLON TiPO 8 R$ 278,00

CláuDIA sAbADInI

Chamamos de ética o conjunto de coisas que as pessoas fazem quando todos estão olhando. O conjunto de coisas que as pessoas fazem quando ninguém está olhando chamamos de caráter. Oscar Wilde

ADRIen lOuzADA

Professora Mariluza, essa só tenho a agradecer, seus ensinamentos me ajudam na carreira e na vida!

(comentário no Facebook)

(comentário no Facebook)

vão de encontro aos eleitores. Lembrando que o seu pai foi prefeito de Itapemirim e isso também ajuda.

Dr. Luciano pode até não ganhar, porque como é sabido as urnas só abrem dia 7 de outubro, mas que está dando e vai dar uma canseira para os adversários, isso é certo. A disputa segue apertadíssima, e enquanto Ferraço opera por cima para ajudar Estevão, Dr. Luciano opera por baixo, nos braços da população. Alicerçado por esse real sentimento de mudança que brota do povo de um lugar que quer comandar seu próprio destino.

********************************Se Norma tem o reconhecimento popular, por sua vez

a rejeição a Ferraço e ao seu estilo mandão é tão grande que nas imagens de campanha do Estevão só aparecem a prefeita e o ex-governador Hartung. O deputado não aparece, mas todo mundo sabe que ele terá forte influência no governo caso o seu candidato ganhe. E o povo que ele levou para lá, muito provavelmente também. Eis o X da questão que pode definir a eleição.

******************************** “Todo dia o sol levanta / E a gente canta / Ao sol de

todo dia.../ Fim da tarde a terra cora / E a gente chora / Porque finda a tarde.../ Quando a noite a lua mansa / E a gente dança / Venerando a noite.../ Madrugada, céu de estrelas / E a gente dorme sonhando com elas”. – Canto de um povo de um lugar (Caetano Veloso)

SEXTa-fEira, 21/09/2012 CaCHOEirO DE iTaPEMiriM E rEGiÃO SUL

www.aQUiES.com.br04 POLíTiCa

Destacando que a corrupção é um mal que acompanha a história da humanidade e que os contratos de terceiros para prestação de serviços, pelas prefeituras, é uma das maneiras usadas para desviar recursos e “lim-par o dinheiro sujo”, a pergunta formulada pelo representante do Minis-tério Público, o promotor Elion Vargas, questionou a opinião dos candidatos sobre o assunto. E, na mesma questão, pergun-tou se eles pretendiam contratar empresas para prestar serviços ou realizar concurso público para que estes mesmos serviços sejam feitos por funcio-nários da Prefeitura.

Por ordem determinada por sorteio, o primeiro a responder foi o candidato Gési Antonio da Silva –

MP perguntou sobre corrupção, contratos de serviços e concursos

fotos marcos freire

muniz freire

MARCOS [email protected]

Ministério Público promove debate entre candidatos a prefeito

O DEbaTE aCOnTECEU na QUarTa-fEira (19), nO PLEnáriO Da CâMara »MUniCiPaL, SEnDO COOrDEnaDO PELO PrOMOTOr DE JUSTiça DO MUniCíPiO, ELiOn VarGaS, QUE ELOGiOU O COMPOrTaMEnTO DOS CanDiDaTOS

Entre o final da tarde e início da noite de quarta-feira (19), os candidatos a prefeito de Muniz Freire participaram de um debate promovido pelo Ministério Público (MP) local, onde fizeram perguntas entre si e responderam a perguntas de internautas e do próprio MP. O debate aconteceu no plenário da Câmara Muni-cipal de Muniz Freire e só foi aberto à imprensa e as-sessores dos candidatos, não sendo permitida a presença de público, que pode acom-panhar por meio de uma rá-dio da região e da internet.

O debate foi coordenado pelo promotor de Justiça do município, Elion Vargas, que abriu os trabalhos e ex-plicou as regras para os can-

didatos. Todos eles estavam presentes: Paulinho Mig-none (PSB) – da coligação “Unidos por Muniz Freire”, Getúlio Areas (PRB) – da coligação “O futuro é ago-ra”, Vilma Louzada (PSDB) – da coligação “Mudança já”, Adroaldo Júnior – Ju-ninho – (PMDB-PHS-PT) e Gési Antônio da Silva – Dito (PV-PSD).

Conforme com as regras apresentadas e acertadas em reunião anterior, depois da abertura feita pelo promo-tor, cada candidato teve um minuto para se apresentar. Depois, no primeiro bloco, o nome de um candidato era sorteado e ele escolhia para qual outro faria a pergunta. Os sorteados seguintes não podiam fazer perguntas para aqueles que já tives-sem respondido. Como em todos os blocos, o candida-

to tinha 30 segundos para formular a questão, o ou-tro candidato questionado possuía 1:30 minuto para responder, o mesmo tempo dado para réplica do ques-tionador, com mais um 1 minuto para a tréplica de quem estava respondendo.

O mesmo se repetiu no terceiro bloco, com a dife-rença de que o sorteado não podia fazer a pergunta para o mesmo candidato do pri-meiro bloco. Já no segundo bloco, os candidatos foram sorteados para responderem a questões dos internautas, também por meio de sor-teio, que eram comentadas (réplica) por outro candida-to, com direito à tréplica. E no quarto e último bloco, todos responderam a uma pergunta formulada pelo Ministério Público – com a ordem determinada por

O debate entre os candidatos aconteceu na Câmara municipal de muniz freire

meio de sorteio.

OpOrtunidadeTanto na abertura como

nas considerações finais, os candidatos elogiaram a ini-ciativa do Ministério Públi-co em realizar o debate, por ser uma oportunidade para os eleitores fazerem uma comparação do pensamen-to de cada um deles. Eles também agradeceram à Câ-mara Municipal que cedeu tanto o espaço físico, como o horário de uma sessão or-

dinária do Legislativo, que sempre acontece às quartas-feiras, a partir das 16h, o que permitiu a transmissão do debate pela rádio.

O promotor Elion Var-gas destacou que o objetivo do debate foi justamente o de proporcionar um espa-ço para que os candidatos pudessem expor seus pen-samentos e ideias. Segun-do ele, a eleição não pode ser vencida pelo poder do dinheiro e que a liberdade democrática do voto deve

ser respeitada. E no final, elogiou o comportamento dos candidatos no debate, que seguiu de forma tran-quila, sem ataques entre candidatos. “Os candidatos se comportaram muito bem e houve respeito com a opi-nião do outro, e acho que o debate vai contribuir para a decisão do voto, principal-mente, entre os indecisos”, destacou o promotor, que usou uma frase do filósofo Rousseau: “o povo sabe o que é bom para ele”.

Dito (PV). Ele disse que tem o compromisso de formar uma cooperativa para que estes serviços sejam realiza-dos por mão de obra local, para que o dinheiro fique em Muniz Freire. Segundo ele, colocar empreiteiros no município é prejuízo, enquanto a cooperativa vai garantir obras de qua-lidade, com menos custos. Por isso, se comprometia a realizar o concurso público.

Já o candidato Adroaldo Júnior – Juninho (PMDB) – lembrou que, para realizar obras, é preciso fazer lici-tações, mas afirmou que a prestação de serviço precisa ser feita por meio de concur-so público. No entanto, des-tacou que realizar um con-curso leva tempo e, por isso, já em janeiro, o prefeito terá que tocar a administração, que depende da realização de serviços e, até a realização

do concurso, seria preciso contratar, afirmando que o município tem veículos e máquinas parados, por falta de servidores municipais.

O candidato Paulinho Mignone (PSB) afirmou que é favor do concurso público. Contudo, lembrou que é preciso se preocupar com o tamanho da folha de pagamento, porque não pode ultrapassar ao limite determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal. “E preciso fazer um levan-tamento e enxugar a folha, para fazermos concurso para contratar”, afirmou. Ele disse que é contra a contra-tação de empresas de fora, mas também afirmou que é preciso passar um pente fino nas empresas locais, porque não pode haver, em seus quadros, parentes ou familiares de pessoas ligadas à administração municipal,

O promotor elion Vargas coordenou o debate e fez uma pergunta aos candidatos

para que possam prestar serviços ao município.

penalizaçãOO candidato do PRB,

Getúlio Areas, destacou que a corrupção tomou conta da política e que a culpa não é só das empreiteiras, porque isso também depende dos governantes. Ele afirmou que é favorável à realização do concurso público, mas que também existem casos em que é preciso contratar terceiros, dependendo do serviço a ser realizado. “E não podemos esquecer que existem concursos em que acontecem problemas e são cancelados”, disse, se referin-do a um caso que aconteceu em Muniz Freire. Segundo ele, o importante é fazer um governo sério, admi-nistrando com servidores e empresas, “porque os bons não podem ser penalizados

por causa dos desonestos”.Por último, respondeu

a candidata Vilma Louza-da (PSDB). E, de acordo com ela, antes de qualquer coisa, é preciso fazer uma análise da folha de pa-gamento, para saber se é possível realizar o concur-so público. Se for possí-vel, disse que realizará o processo de seleção, como determina a lei. Segundo ela, esta é uma maneira de dar uma chance aos moradores do município de entrarem para o ser-viço público municipal, para que o dinheiro fique em Muniz Freire. “Quero agir com transparência, porque nunca vou me envolver com corrup-ção e qualquer um, da minha administração, se fizer isso, eu mesmo vou entregar ao Minis-tério Público”, afirmou.

SEXTa-fEira, 21/09/2012 CaCHOEirO DE iTaPEMiriM E rEGiÃO SUL 05POLíTiCawww.aQUiES.com.br

fotos divulgação

muniz freire

MARCOS [email protected]

Candidatos responderam a questões sobre diversos setores da administração

Getúlio (PrB) Paulinho (PSB) Dito (PV) Vilma (PSDB) Juninho (PmDB)

Os candidatos responderam e comentaram as respostas dos ou-tros candidatos, assim como res-ponderam a questões formuladas por internautas. E o primeiro a responder a uma pergunta foi o candidato Juninho (PMDB) que falou sobre o setor de saúde que, de acordo com ele, precisa ser reestru-turado e humanizado, para atender melhor a população, além de con-tratados mais médicos especialistas. Teve a oportunidade também de responder sobre a administração de estradas rurais, o que, segundo ele, necessita de um planejamento, para não haver desperdício de re-cursos e com serviços que durem

mais. Juninho também falou sobre a necessidade de ações para dar op-ções de lazer para os jovens, além de incentivar o primeiro emprego, com o apoio a empreendimentos e ações sociais.

Já Paulinho Mignone (PSB) pode responder sobre como bus-car recursos, dizendo que tem uma ampla aliança de partidos e um forte laço com os governos do Estado e Federal. Ao mesmo tempo, disse que é preciso buscar a união de todas as siglas, em prol do desenvolvimento de Muniz Freire. Respondeu também sobre turismo, destacando que o muni-cípio tem grande potencial e que não é necessário criar uma secreta-ria municipal para isso, o que vai evitar mais gastos. Quanto ao fato

de ser apontado como o candida-to da continuidade, disse que vai continuar com o que for bom na atual administração e modificando aquilo que for necessário.

O candidato Getúlio Areas (PRB) começou respondendo que pretende mandar apurar qualquer irregularidade encontrada, sem o objetivo de querer prejudicar nin-guém, mas sim pelo bem do muni-cípio. Por isso, disse que pretende abraçar quem quiser ajudar Muniz Freire, com igualdade para todos e abrindo para a participação da população. Ele falou, ainda, sobre esportes, dizendo que pretende dar opções para a prática esportiva, mas principalmente focar na reestrutu-ração dos campos de futebol. E quando questionado sobre greves

de servidores, quando foi prefeito, disse que o movimento foi político e que os salários eram o dobro do que são hoje. Logo, segundo ele, para dar reajuste, basta aplicar bem os recursos.

Na sua oportunidade, o candi-dato Gési Antonio da Silva – Dito (PV), falou sobre a necessidade de gerenciar bem o dinheiro pú-blico e que a Câmara Municipal deve fazer seu papel, fiscalizando a administração. Lembrando que foi vereador por oito mandatos, disse que é normal o prefeito que assume encontrar dívidas de pre-feitos anteriores, mas destacou que a situação é desagradável quando o administrador assume uma dí-vida, sabendo que aquela despesa aconteceu de forma irregular e não

trouxe qualquer benefício para a população.

Finalmente, a candidata Vilma Louzada (PSDB) falou sobre a ne-cessidade de oportunidades para os jovens, tanto na cidade quanto na zona rural, além de fortalecer os programas existentes, como Bolsa Família e Bolsa Alimentação, entre outros, com o apoio de parlamenta-res dos quais afirma ter apoio, desta-cando que a cidade está bem cuida-da e bonita. Ele criticou o setor de saúde, principalmente, no hospital da cidade e disse que vai buscar tra-zer uma UTI Móvel e médicos es-pecialistas. E também afirmou que pretende pedir uma auditoria do Tribunal de Contas, na Prefeitura, e seguir o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

SEXTa-fEira, 21/09/2012 CaCHOEirO DE iTaPEMiriM E rEGiÃO SUL

www.aQUiES.com.br06 POLÍTiCa

BOM JESUS DO NORTE

LEANDRO [email protected]

Liminar em favor de Pedro Chaves indigna vereadores Para OS ParLaMEnTarES, OS DOiS aCUSaDOS »

DEvEriaM SEr jULGaDOS PELO PLEnáriO

A juíza Maria Izabel Pereira de Azevedo Altoé expediu liminar que exi-gia a retirada do pedido de cassação do mandato do prefeito em exercício Pedro Chaves (PMDB) da votação que ocorreu na quarta-feira, quando os ve-readores cassaram o man-dato do prefeito afastado Adson Salim (PSDB). No entanto, a decisão judicial parcial causou revolta en-tre os parlamentares.

A Comissão Processante foi criada pela câmara para investigar suposto superfa-turamento no carnaval de 2010, quando o município teria investido mais de R$ 600 mil entre recursos pró-prios e do governo federal. À época, Pedro Chaves era o presidente da comissão de festa e teria ficado res-ponsável pela contratação de artistas e assinatura de cheques.

Por essa participação efetiva no processo do car-naval, tanto a Comissão Processante como o Mi-nistério Público entendeu que Pedro foi coautor do prefeito no suposto esque-

ma de corrupção. Por isso, o pedido inicial seria para apreciar a cassação dos dois. Mas, minutos antes da sessão, os vereadores tomaram conhecimento da liminar que excluia o peemedebista da votação.

“É uma decisão absur-da. A justiça atrapalhou o trabalho da comissão. Será que se a juíza visse este re-latório ela ia impedir de cassar o vice-prefeito (Pe-dro Chaves)? O esclareci-mento à nossa população está indo pela metade”, revoltou-se o edil Zé Ma-noel (DEM), que decidiu se abster da votação, justi-ficando não ser justo cassar apenas um dos envolvidos nas denúncias.

Cloilson Pedrosa (PSB), vereador mais votado do município, também ma-nifestou sua indignação. “O Pedro Chaves parti-cipou de tudo, assinou cheques. Tinha que deixar cassar ele também. Estou indignado por ter que vo-tar em apenas um dos dois acusados. Minha palavra aqui só vale 50%”.

RElaTORO vereador Marcelinho

(PSB) foi o relator da Co-

missão Processante expli-cou que o julgamento de Pedro ficará por conta da justiça. “A denúncia co-meçou com três folhas e hoje o relatório tem mais de 1 mil páginas. Queria que fosse votado do jeito que está (com a inclusão de Pedro), mas não é pos-

sível.

JUSTiçaO entendimento da juíza

é de que Pedro Chaves não exerceu o cargo de prefeito no período de dezembro de 2009 a abril de 2010, quando ocorreram as su-postas infrações político-

administrativas. Segundo ela, este tipo de julgamen-to pela Câmara Municipal limita-se aos atos emana-dos pelo prefeito durante o exercício do cargo.

O presidente da Comis-são Processante, vereador Toninho Gualhano (PT), informou que aguardará

o julgamento do mérito e acredita que o julgamen-to contra Pedro possa ter prosseguimento. Toni-nho tem 10 dias para se manifestar a respeito da liminar. Adson informou à imprensa estadual que buscará orientações jurí-dicas ante sua cassação.

Zé Manoel e Cloilson fizeram discursos inflamados após saber da decisão preliminar da justiça

FOTOS: LEANDRO MOREIRA

E para contar um pouco mais sobre a história desse livro Ri-cardo Lemos conversou com o Jornal Aqui Notícias e falou da experiência de transformar um sonho em realidade.

Como surgiu a ideia de escrever este livro?

Se existe algo de que eu pos-sa dizer: “nasci com isso”, esse algo seria a ideia de escrever um livro. Praticamente desde que me entendo por gente, nutro esse desejo.

A foto da capa é pratica-mente um presságio; ou uma manifestação de um desejo: o

grande sorriso de júbilo, por poder dar alguns toques na máquina de escrever da mãe (é claro que eu achava aquilo o máximo... e é claro que estava proibido até mesmo de chegar perto daquele equipamento tão sofisticado, à época).

O fato é que as letras são parte da minha vida desde sempre e a publicação de Arroubos Literários – Crô-nicas Cotidianas representa a materialização de um sonho antigo.

Esse sonho começou a to-mar forma em 2009, quan-do criei o blog Arroubos Li-terários. Desde o princípio, um projeto virtual do que seria o livro.

Quais assuntos você aborda nele?

Os assuntos são os mais variados. Procuro escrever sobre temas com os quais as pessoas se identifiquem: AMOR, FAMÍLIA, SEXO, RELACIONAMENTOS, CIÚMES, FOFOCA, MO-DERNIDADES... e uma in-finidade de outros temas.

A ideia é fazer pensar, refletir, questionar as ver-dades prontas que, muitas vezes, a vida nos obriga a engolir.

São diversas crônicas, todas refletindo situações e persona-gens fictícios.

E todas sugerindo um olhar bem humorado.

SEXTA-FEIRA, 21/09/2012 DIÁRIO | Ano 2 | n° 433

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

O cachoeirense Ricardo Lemos lança livro hoje em MaRataízes

CAChOEIREnSE RADICADO Em mARATAízES, RICARDO DE OlIvEIRA lEmOS, pROFESSOR, »jORnAlISTA, múSICO, COzInhEIRO, blOguEIRO, ESCRITOR E ESpECIAlISTA Em gEnERAlIDADE lAnçA hOjE Em mARATAízES, àS 20h00, nO pAlÁCIO DAS ÁguIAS, SEu lIvRO ARROubOS lITERÁRIOS

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

OLÍVIA [email protected]

Rir continua sendo o melhor remédio para a grande maioria dos males.

O que as pessoas podem

esperar?Coloquei todo o meu carinho

nessa obra e é claro que eu dese-jo que isso atinja os leitores, de uma forma positiva.

O desafio de fazer rir é sempre imenso. A proposta é fazer rir e pensar. E acreditar que devemos e podemos ser os autores da nos-sa própria HISTÓRIA.

Para qual público você es-

creveu?ARROUBOS LITERÁ-

RIOS é um livro voltado para todas as idades.

São diversos personagens, vivendo as situações mais inu-sitadas: um náufrago numa ilha deserta, Chapeuzinho Verme-lho e seu marido, Lobo Mau, o “ZÔTO”, com sua língua fa-migerada e perigosa, a periguete que um dia descobre que a sua imagem no espelho resolveu en-trar em greve e muitos outros...

O universos é amplo e estou certo de que o leitor vai encon-trar alguém com quem se iden-tificar.

Mas, mais do que isso, o meu desejo, como autor, é que ao fim de cada texto lido, fique um sor-riso no rosto e o desejo de levar adiante uma mensagem de PAZ e ALEGRIA.

ARQUIVO PESSOAL

SEXTa-fEira, 21/09/2012 CaCHOEirO DE iTaPEMiriM E rEGiÃO SUL02 www.aquies.com.br

Começa hoje o maior festival de música sertaneja do Espírito Santo que che-ga a sua 3ª edição em Vitó-ria. Depois do sucesso em 2010 com Victor & Leo,

Bruno & Marrone e Fer-nando & Sorocaba e em 2011 com Victor & Leo, Paula Fernandes e Fernan-do & Sorocaba, o Cowboy Forever 2012.

Sucesso nos anos ante-riores, Victor & Leo mar-carão presença mais uma vez. A dupla que acaba de lançar o DVD “Ao Vivo em Floripa” trará uma das participações especiais do trabalho para completar a noite: a cantora Nice Sil-va. Ela que tem como sua cidade natal Guaçuí com-pôs “Sem Negar” e gravou a canção ao lado da dupla no novo DVD. No palco do Cowboy Forever, Nice

e Victor & Leo prometem emocionar o público.

Para completar a festa, Munhoz & Mariano ani-marão a plateia com o hit “Camaro Amarelo” e as can-ções do novo trabalho. João Bosco & Vinícius vão es-quentar o festival com o rit-mo contagiante do arrocha em “Colo, Colo”. Michel Teló cantará seus sucessos internacionais como “Ai Se Eu Te Pego” e “Fugidinha”. Zé Ricardo & Thiago com-pletam a lista de convidados da noite cantando “Sinal Disfarçado”.

O Cowboy Forever é um evento realizado pelo Clube do Cowboy há

Cowboy Forever chega a vitória pela 3ª vez com grandes nomes do sertanejoOLÍVIA MARIA

[email protected]

divulgação

HOJE NA TV

Sinopse: O sonho de Maya Dolittle de se formar em veterinária vai ter que esperar. Ela recebe um telefonema do presidente dos Estados Unidos, porque o primeiro-cão está completamente descontrolado. Com isso, o presidente precisa de sua ajuda já que ela fala com os animais como seu pai. Agora, cabe a ela impedir que uma catástrofe canina se transforme numa grande crise nacional.

Rede Globo. Sessão da Tarde, 16h15DR DoliTTle 4

Sinopse: Na fronteira dos EUA com o Canadá, os aloprados patrulheiros rodoviários e os policiais locais vivem em pé de guerra. Para estes rivais, até mesmo as investigações de crimes se transformam em disputa.

SBT, Tela de Sucessos, 22h45SupeR TiRaS

Laura e edgar discutem. Constância e Bonifácio se beijam. Lau-ra destrata Edgar. Cons-tância exige que o Senador mande notícias do governo para seu marido. Isabel decide contar a verdade para Zé Maria. Edgar exige conversar com Laura. Zé Maria começa a construir sua casa no morro.

sarmento sofre na cadeia. Gilson encontra Samuel desacor-dado. Cida conversa com Elano sobre o processo. Sarmento sofre na cadeia. Penha apoia Lygia ao saber do acidente de Samuel. As bailarinas de Socorro chegam para o ensaio e Chayene se entriste-ce. Liara se acerta com Brunessa na Galehip.

Binho e migueL procuram por Lucy na ViLa Lene. Alice diz a Pilar que Lucy fugiu da clínica. Tatiana e Miguel conversam sobre Lucy. Raul e Lucas fazem pacto e se unem. Mariana diz a Beatriz que planeja conquistar todos os garotos do terceiro ano. Miguel pega o carro e dirige atrás de Lucy.

VaLéria encon-tra com otáVio. Décio blefa com os tortu-radores e diz que Otávio (Martim) deve ligar para o seu celular. Martim (Otávio) ordena que Pulga monte vigia na casa de Valéria. Otávio (Martim) marca um encontro com Valéria no laboratório para descobrir quem é o verdadeiro Tavinho.

tessáLia aceita namorar darkson. Carminha cuida de Tufão. Nina tenta convencer Iva-na de que Carminha está mentindo. Jorginho e Nina decidem se afastar de toda a família dele. Tufão pede para Carminha voltar para casa e Max fica contrariado. Verônica, Noêmia e Alexia descobrem que Cadinho tem uma conta na Suíça e decidem morar com ele no Divino. Tessália aceita namo-rar Darkson. Suelen observa Leandro deixar o Divino. Carminha repreende Janaína e Zezé na cozinha. Leleco se preocupa com a depressão de Tufão. Max desconfia quando Carminha fala que conseguiu todas as provas que Nina ti-nha contra ela. Max descobre que Carminha pegou o seu dinheiro e fica furioso. Suelen vai atrás de Leandro. Jorgi-nho conta para Leleco que Max é amante de Carminha.

laDo a laDo ReBelDe

MÁSCaRaS

aVeNiDa BRaSil

CHeiaS De CHaRMe

Globo, 18h00 Record, 19h00

Record, 22h15

Globo, 21h00

Globo, 19h15

mais de 15 anos em várias cidades do país. Na capi-tal do Espírito Santo, o evento foi realizado pela primeira vez em 2010, repetindo o sucesso em 2011. Uberlândia/MG, Pouso Alegre/MG, São José do Rio Preto/SP e Curitiba/PR também já sediaram o festival.

Em cada uma das edi-ções anteriores, o Cowboy Forever teve ingressos es-gotados, reunindo mais de 30 mil pessoas. Quem quiser garantir a presença precisa se apressar. As en-tradas podem ser compra-das pela internet ou em uma das lojas Dadalto.Nice Silva é natural de Guaçuí Michel Teló

Vitor & léo

SEXTa-fEira, 21/09/2012 CaCHOEirO DE iTaPEMiriM E rEGiÃO SUL 03www.aquies.com.br

Karine Carvalho contou à revista “Playboy” que faz uso de brinque-dinhos sexuais para aumentar seu prazer. A ex-Morena da Laje do “Zorra Total”, que ficou conhe-cida após ter tido seus seios apal-pados pelo ator Jayme Matarazzo,

disse que enquanto ela usa os objetos, curte observar a reação dos homens. “Gosto de usar aqueles brinquedinhos enquanto o cara fica me olhando. Mas não vai pensar que eu sou louca... Louca, eu sou só na cama”, disse ela à revista.

Conhecida como o Furacão da CPI, Denise Ro-cha autografou exemplares de sua “Playboy” em uma banca de jornal na rua Oscar Freire, ontem, em São Paulo. O tu-

binho esco-lhido por ela realçou seus seios em um enorme decote.

As fotos da Furacão nua acon-teceram em uma man-são em São Paulo e o ensaio, que durou dois dias, foi feito pelo fotógrafo J R Duran.

Ontem pela manhã, Isis Valverde gravou “Ave-nida Brasil” na orla da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. A atriz, que contrace-nou com Thiago Martins, estava de biquíni, e usou um roupão nos inter-valos, para esconder o corpo.

Karine Camargo na ‘Playboy’: ‘gosto de

usar brinquedinhos’

Com deCotão, FuraCão da CPi autografa ensaio nu em banCa

de biquíni, isis ValVerde grava ‘avenida brasil’ na orla do rio

www.AQUIES.com.brSEXTA-FEIRA, 21/09/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL04

Ramon BaRRos @ramonbarros

www.facebook.com/ramonbarros.tv

[email protected](28) 9882 8981

Sempre inovando, Rafael Bandeira criou esta obra prima da fotografia tendo como modelo Lorena Brasil, de Atílio Vivácqua, que se casou com uma festa de arromba no cerimonial Vitória

Rotary Cachoeiro Oeste em ação: Adivaldo Vargas, Jorge Luiz de Souza, Maria José Linhares, Rosângela Valiatti de Souza, Edma Cipriano, Carlos Cipriano, Liane Amorim e o Presidente José Clarimundo Amorim

“Esta semana a matriarca da Familia Carvalho Soares, Dona Elci Maria de Carvalho celebrou seus 62 anos com saúde e o carinho dos filhos e netos. Neste flash ela coruja Eduardo. Saúde e Paz dona Elci!”

AQUI É NOTÍCIA O Grupo Folha do

Caparaó está inves-tindo na maior cidade do Sul do Estado, de olho no desenvolvi-mento da região. Em breve vamos anunciar

em primeira mão os novos projetos que serão apresentados pelo Diretor Elias Carvalho Soares.

O AMOR ESTÁ NO AR Maria Luiza e

Camilo Cola es-tão frequentando os melhores even-tos capixabas . O casal de noivos demonstra carinho e muita s intonia . Fe-licidade aos dois !

COM JUÍZO A peça da Cia Per-

sonalidades de Tea-tro leva ao palco do Teatro Rubem Braga uma peça que mistura comédia e mistério, neste domingo dia 23.

DEBATE Cultura FM recebe nes-

te domingo dia 23 Car-los Casteglione e Glau-ber Coelho para debate com apresentação de César Nemer e partici-pação de Ilauro Oliveira.

FOTO: LUAN OLA

FOTO: rAFAeL bANdeirA

Bom dia Especial para este casal que a Coluna gosta muito: Rosangela Venturi & Almir Barros

FOTO: MÁrCiA LeAL

SEXTa-fEira, 21/09/2012 CaCHOEirO DE iTaPEMiriM E rEGiÃO SUL 11www.aQUiES.com.br

O Presidente do Conselho de Administração da empresa COMPANHIA DE ALIMENTOS UNIAVES, Sr. Ricardo Brunoro, no uso de suas atribuições legais e nos termos deliberado em reunião pelo Conselho de Administração, convoca os acionistas da empresa, os Srs. Ricardo Brunoro, Oswaldo Perim, Paulo Sérgio Feriani, Giovani Feriani, Enelda Andreão Perim, Penha Angelita Alledi Eller Brunoro, Roberto Kaefer, Velci Luiz Kaefer, Produtora Avícola e Agrícola S/A, Kaefer Administração e Participações S/A e FUNRES – Fundo de Recuperação Econômica do Estado do Espírito Santo, sendo as três últimas devidamente representadas por seus representantes legais, para comparecerem à Assembleia Geral Extraordinária que ocorrerá na sede social, sito à Rua Felinto Elysio Martins, n°. 1.000, Aracuí, Castelo/ES, às 10:00 horas do dia 28 de setembro de 2012, a fim de tratar da seguinte ordem do dia: a)Análise e discussão das condições econômico-financeiras da Companhia; e b)Deliberação sobre a adoção de eventuais medidas estruturais e legais que possam contribuir para melhoria da produtividade e para reorganização financeira da empresa. Castelo (ES), 19 de setembro de 2012.

RICARDO BRUNORO-PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

O GED- Grupo Executivo Diocesano, através do seu coordenador convoca seus integrantes para comparecerem no dia 09 de outubro de 2012, no salão do seminário Bom Pastor localizado à rua Bom Pastor, número 21, bairro Bela vista- Cachoeiro de Itapemirim/ES, a partir das 18:30 horas, para tratar das alterações no Regimento do MCC.

Laerte Barboza Moulin JuniorCoordenador do GED

Faço saber que pretendem casar-se : O Sr. PÁBLO TEODORO BARBOSA DE SOUZA e LAUDICEIA MOTTA REAL.

Ele, Natural de Venda Nova do Imigrante, -ES, com 20 anos de idade, estado civil solteiro, profissão Servente de Pedreiro, residente e domiciliado Rua Antonio Mendes N° 227 Bairro Brasil Novo em Ibatiba-ES, filho de Teodoro Rodrigues de Souza e de dona Ana Maria Araújo Barbosa .

Ela, Natural de Teixeira de Freitas, -BA, com 22 anos de idade, estado civil divorciada, profissão Vendedora, residente e domiciliada Loteamento Alvarino Toledo 1 Area Rural em Ibatiba-ES, filha de Idalicio Reis Real e de dona Edna Motta Real .

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Faço saber que pretendem casar-se : O Sr. RENATO DE ASSIS FLORINDO e SILVANI MOTA DOS REIS.

Ele, Natural de Ibatiba, -ES, com 24 anos de idade, estado civil solteiro, profissão Lavrador, residente e domiciliado Córrego Santa Maria s/n° Area Rural em Ibatiba-ES, filho de Jaconias Florindo de Jesus e de dona Marlene Sudré de Assis Florindo .

Ela, Natural de Iúna, -ES, com 32 anos de idade, estado civil solteira, profissão Lavradora, residente e domiciliada Córrego Santa Maria s/n° Area Rural em Ibatiba-ES, filha de Joaquim Mota Neto e de dona Ivanilda Maria dos Reis Neto .

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Ibatiba, ES, 20 de setembro de 2012.____________________________

LIGIA FIGUEIREDO DE ALMEIDAOFICIALA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRORDINÁRIA COMPANHIA DE ALIMENTOS UNIAVES CNPJ nº 07.144.671/0001-

75 - NIRE 32300030866 “EMPRESA APOIADA PELO FUNRES”

CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA

EDITAL DE PROCLAMAS

SEXTa-fEira, 21/09/2012 CaCHOEirO DE iTaPEMiriM E rEGiÃO SUL

www.aQUiES.com.br12 CiDaDES

Durante a soleni-dade de entrega da unidade de saúde e delegacia em Alegre, o governador Renato Casagrande aprovei-tou para fazer um

prognóstico econômico dos próximos dois anos no Espírito Santo. Ele resumiu da seguinte forma: “preparamos o estado para uma crise”.

Segundo Casagrande, a intenção é ampliar os investimentos, em virtu-

“O Espírito Santo vai entrar em crise financeira em 2013 e 2014”

filipe rodrigues

alegre

marataízes

filipe [email protected]

filipe [email protected]

Nova unidade de saúde vai beneficiar cerca de seis mil pessoas

Obra fOi inaUGUraDa OnTEM EM aLEGrE PELO GOvErnaDOr CaSaGranDE »

O governador Renato Casagrande inaugurou ontem uma nova Unidade Saúde da Família (USF) em Alegre, no bairro Vila Sul, que beneficiará cer-ca de seis mil pessoas. A obra foi financiada com o repasse de R$ 881 mil, feito pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa),

que também ficou res-ponsável pelos equipa-mentos mécido-hospita-lares e mobiliários, tota-lizando mais R$ 48 mil. Essa é a vigésima unidade inaugurada desde 2011.

Em seu discurso, feito na solenidade realizada na Praça 6 de Janeiro, no Centro, Casagrande re-forçou os investimentos feitos na área da saúde. “Até o fim de meu manda-

to vamos inaugurar mais de 70 unidades de saúde. Nossos investimentos são em microrregiões, para fa-cilitar a oferta de serviço e atendimento à população do interior”, destacou.

A USF de Alegre “Dr. Rubens Machado Mou-lin” possui 600 metros quadrados e conta com cinco consultórios, espa-ço para higiene bucal, sala de inalação, imunização, suturas e curativos, far-mácia, auditório com 75 lugares e ambientes ad-ministrativos.

DelegaciasNa mesma solenida-

de da praça, Casagrande também anunciou a en-trega do serviço 24 horas na delegacia. Segundo ele, a intenção é que nas microrregiões também sejam estabelecidas dele-gacias com esse serviço

disponível durante todos os dias da semana.

“Daqui a 50 dias va-mos entregar a delegacia de Itapemirim. Com isso, a população não vai mais precisar sair de sua cidade e andar centenas de qui-lômetros para conseguir

registrar sua ocorrência e acionar a Polícia Civil”, enfatizou Casagrande.

Na oportunidade, um veículo de transportar cadáveres, chamado de “Rabecão”, ficou em ex-posição na praça. Um carro totalmente novo e

moderno. “A gente sabe da dificuldade, quando acontece uma fatalidade e a vítima fica exposta durante muito tempo. Nosso objetivo é minimi-zar esse sofrimento que as famílias passam”, comen-tou Casagrande.

de das arrecadações que foram possíveis nos úl-timos anos. “A previsão é que tenhamos R$ 1,5 bilhão para aplicar em todo território capixaba. Isso significa dizer que ampliamos em 50%, já que no ano passado

investimos R$ 1 bi-lhão”, disse Casagrande.

No entanto, apesar do valor expressi-vo em investimentos próprios, Casagrande alerta para momento de crise financeira. “A extinção do Fundap e

uma possível mudan-ça na distribuição dos royalties vão causar um impacto enorme em nossa economia. Preci-samos estar preparados”, alertou o governador.

Ele também citou a importância do perí-

odo eleitoral. “Os próximos prefeitos precisarão estar pre-parados, porque a arrecadação de todos os municípios vai cair e teremos que buscar alternativas para dri-blar a crise”, finalizou.

Prefeitura abre inscrições para curso na área de VendasA Prefeitura Municipal

de Marataízes, através da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento, infor-ma que estão abertas as inscrições para o Curso na área de Vendas em parce-ria com o Senac – Serviço Nacional de Aprendiza-gem Comercial.

As inscrições poderão ser feitas das 8h00 as 17h00 até a próxima segunda-feira, na Secretaria de Tra-balho e Desenvolvimento no 3º andar do prédio da Prefeitura de Marataízes, localizada na Avenida Ru-bens Rangel 411, Cidade Nova, Marataízes.

Serão oferecidas 40 va-gas para o município de Marataízes. O candidato deverá ser maior de 18 anos, ter concluído o en-sino fundamental e apre-sentar cópias da Carteira de Identidade e CPF.

“É um curso muito im-portante para a nossa re-

gião, pois com a chegada de grandes investimentos e também com a proximi-dade da alta temporada precisamos estar prepara-dos para suprir a demanda por mão-de-obra especia-lizada, além de desenvol-ver nossos talentos”, des-taca Daniel Andrade e Sil-

va, secretário de Trabalho e Desenvolvimento.

Com carga horária de 160 horas, o curso é gra-tuito e abordará as Técni-cas de Venda, Marketing Pessoal, Qualidade no Atendimento, Telemarke-ting, Ética e Responsabi-lidade Social e terá início

no próximo dia 1º de outubro na Escola Maria da Glória Nunes Nemer, de segunda a sexta, das 18h00 às 22h00.

assessoria de comunicaçãotelefone: (28) 8814-3442 e-mail: [email protected]: www.marataizes.es.gov.br

SEXTa-fEira, 21/09/2012 CaCHOEirO DE iTaPEMiriM E rEGiÃO SUL 13GEraLwww.aQUiES.com.br

divulgação

divulgação

Incêndio está sem controle na Serra do Caparaó

SEGUnDa infOrMaçõES Da CHEfia DO ParQUE naCiOnaL DO CaParaó, »a ESPErança é QUE a PrEviSÃO DE CHUvaS Para O fiM DE SEMana SE COnCrETizE, POrQUE O fOGO já aTinGiU a ParTE aLTa DO ParQUE

regional

cachoeiro de itapemirim

Um incêndio que come-çou na semana passada, já pode ter consumido apro-ximadamente 900 hecta-res do Parque Nacional do Caparaó, entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais. Segundo informa-ções da chefia do Parque, o fogo está sem controle e vem sendo combatido de forma ininterrupta por homens do Corpo de Bombeiros, brigadistas do Parque e voluntários, além da ajuda de um helicóp-tero do Núcleo de Ope-rações e Transporte Aéreo

(Notaer) da Polícia Militar do Espírito Santo.

O fogo, que também já atingiu várias áreas do parque, ontem, havia atin-gido a região da cabeceira de São João do Príncipe, apesar do aceiro feito pela equipe que está combaten-do o incêndio. No entanto, segundo informações do chefe interino do Parque, Luizmar Catheringer, o tempo está muito quente e a vegetação seca, o que está dificultando o combate ao fogo, que já atingiu a parte alta do Parque Nacional. “A nossa maior esperança é a previsão de chuvas para amanhã (hoje), porque se

não chover, será muito di-fícil controlar o fogo”, dis-se. Ele explicou que a ajuda do helicóptero – que está usando água de um ponto do rio José Pedro, tem sido importante no combate ao incêndio, utilizando o sistema de helibalde, com capacidade para lançar 540 litros de água em cada via-gem. Segundo o chefe da seção de instrução do No-taer, major Paolo Quinti-no, a equipe, com sete mi-litares, ficará na região até o término dos focos.

Luizmar Catheringer ex-plicou, ainda, que 45 ho-mens do Corpo de Bombei-ros estão acampados próxi-

MARCOS [email protected]

mos ao local do incêndio, para fazer o combate sem interrupção do fogo, dia e noite. Além disso, outros 35 homens estão ajudan-do nos trabalhos, o que dá um total de 80 pessoas combatendo os focos de in-cêndio. Ele disse, também, que a possibilidade do in-cêndio ter sido criminoso é quase certa, já que os focos iniciaram em cinco locais diferentes da cabeceira do Parque. “Tudo indica que o incêndio é criminoso e

estamos com muita difi-culdade para combatê-lo, porque a área é de difícil acesso”, destacou.

Luizmar Catheringer afirmou que ainda é difícil precisar qual o dano para a flora e fauna do Parque, até que o último foco seja apa-gado, mas concorda que já são muitos, os prejuízos. Contou, inclusive, que dois brigadistas foram ata-cados por abelhas, enquan-to combatiam o incêndio, e precisaram ser levados para

o hospital de Iúna, para to-mar medicamentos contra as centenas de picadas que receberam. “Para se ver, que não está sendo fácil comba-ter o fogo”, disse o chefe in-terino do Parque Nacional do Caparaó, que tem uma extensão de 31.853 hecta-res, entre Espírito Santo e Minas Gerais, e abriga ri-quezas naturais e espécies ameaçadas de extinção.

Até o fechamento da edi-ção, não houve confirma-ção de chuvas na região.

Um total de 45 homens dos Bombeiros está combatendo o incêndio, junto com mais 35 brigadistas e voluntários

acidentes de trânsito são responsáveis pela morte de jovens no sul do estado

De acordo com dados apurados pelo Programa de Prevenção de Aci-dentes de Trânsito da Santa Casa Cachoeiro, o número de acidentes de Trânsito com vítimas tem aumentado cada dia mais, só neste ano de ja-neiro a julho foram1510 acidentesque represen-tam um aumento de aproximadamente20% na comparação com o mesmo período de 2011, ocasião em que foram re-gistradas 1252 vítimas.

Os médicos plantonis-tas do Pronto Socorro

da Instituição apontam que as principais causas de acidentes é a impru-dência no trânsitoe a in-gestão de álcool antes de dirigir.

Quanto a este último fator, sabemos que, mes-mo em pequenas quanti-dades, o álcool, além de prejudicar a percepção de velocidade e distân-cia, pode causar dupla visão e incapacidade de coordenação.

A Santa Casa Cacho-eiro preocupada com a temática, faz periodica-mente o monitoramento

destes dados e divulga junto aos veículos de Comunicação como um alerta sobre o risco pro-vocado pelo consumo de bebida alcoólica as-sociado com a direção, principalmente durante o período de festas e, em especial, para ho-mens jovens. A escolha desse segmento de nos-sa população encontra ampla justificativa em dados que sinalizam cla-ramente que os aciden-tes de trânsito são uma das principais causas de morte entre pessoas do

sexo masculino com ida-de entre 18 e 30 anos.

Outro elemento essen-cial para evitar acidentes que é trabalhado pela instituição por meio de palestras em parceria com diversos órgãos refere-se à adoção da di-reção defensiva. A partir dessa importante prática, ampliam-se de maneira considerável os padrões de segurança no trânsi-to, sobretudo pela ênfase dada a ações incorretas de outros motoristas e às possíveis condições da pista e do tempo.

SEXTa-fEira, 21/09/2012 CaCHOEirO DE iTaPEMiriM E rEGiÃO SUL

www.aQUiES.com.br14 GEraL

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Divulgados os vencedores da 2ª edição do Foz do Brasil Estimula a Pesquisa

PrOjETOS vEnCEDOrES fOraM anUnCiaDOS »PELa fOz na úLTiMa TErça-fEira

Os vencedores da 2ª edição do Prêmio Foz do Brasil Estimula a Pesqui-sa, realizado pela Foz em Cachoeiro de Itapemirim (ES), são de estudantes do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Alegre (ES), e do Centro Universitário São Camilo de Cacho-eiro de Itapemirim. O anúncio foi feito nesta semana, na cerimônia re-alizada no Maison Belas Artes, também em Ca-choeiro, para entrega dos prêmios. O evento reu-niu os autores de todos os projetos finalistas sele-

cionados por uma banca avaliadora e representan-tes das instituições de en-sino parceiras do projeto Foz do Brasil Estimula a Pesquisa.

O Projeto “Influência da Ação Antrópica na Qualidade da Água dos Afluentes do Rio Itape-mirim: Amarelo, Aero-porto e Monte Cristo no Município de Cachoeiro Itapemirim (ES)”, de dois alunos da São Camilo, apontou que o lançamen-to de lixo nos mananciais provoca impacto negati-vo sobre os córregos da cidade e sugeriu que seja intensificado o processo

de monitoramento das margens destes afluentes para minimizar esse im-pacto ambiental.

Já o “Construção e Ins-talação de um Viveiro Florestal de Mudas Nati-vas na Fazenda Esperan-ça São Francisco de Assis, em Alegre”, de uma aluna da Ufes, visa justamente criar um viveiro nessa unidade de recuperação de dependentes quími-cos, pois prevê o reflo-restamento no local, que poderá ser feito com a produção de mudas me-

dicinais, paisagísticas e frutíferas. O viveiro trará uma alternativa de renda para a fazenda e suas mo-radoras.

“Com o prêmio da Foz, vamos desenvolver mais projetos. Esse tipo de estímulo é muito im-portante para os estudan-tes. Nós crescemos mui-to profissionalmente e academicamente, e a área da pesquisa acadêmica é cada vez mais importante para nossa área”, afirmou o universitário Lúcio Bár-bara Canas, cujo projeto

desenvolvido em parceria com Ailton Vinicius Cor-deiro da Silva – alunos do Centro Universitário São Camilo – foi vencedor na categoria “Saneamento (água e esgoto) e Saúde”.

Já a estudante da Ufes Thamara Lins Bravo, cujo projeto foi vencedor na categoria “Sustenta-bilidade”, vai aplicar o prêmio de R$ 5.000,00 para ampliar a atuação do que apresentou. “Esse incentivo da Foz é muito importante, e eu estou muito feliz”, afirmou.

Professor da Universidade de São Paulo (USP) e palestrante no evento, Orestes Gonçalves afirmou que iniciativas como o Prêmio Foz do Brasil Estimula a Pesquisa são fundamentais para a promoção do desenvolvimento sustentável local e regional. “Cria-se uma ligação virtuosa”, justificou.

Já o Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio

Itapemirim, Paulo Torres, destacou que o prêmio – criado pela Foz para estimular a produção de conhecimento científico a respeito da bacia – também é importante por formar novos quadros técnicos sobre o assunto e divulgar as informações da área.

Pablo Andreão, diretor da Foz, por sua vez, destacou que o prêmio faz parte do amplo Programa de Educação

Ambiental desenvolvido pela concessionária, há dez anos, juntos com muitos parceiros. “É compromisso empresarial nosso estimular projetos que contribuam para o desenvolvimento do município. E não existe desenvolvimento que não seja sustentável, segundo o fundador da Organização Odebrecht, Norberto Odebrecht”, ressaltou Andreão.

ESTíMULO aO DESEnvOLviMEnTO rEGiOnaL

Foto: Wallace Hull

nota da redaçãoNa edição de ontem, quinta-feira, na página 15

– Segurança – na matéria sobre a operação ‘Inte-gração’ em Iúna e Muniz Freire, cabe registrar que no município de Iúna a ação foi realizada entre a Polícia Civil e o Ministério Público.

SeXta-feira, 21/09/2012 CaCHoeiro de itaPeMiriM e reGião SUL 15SeGUrançawww.aQUieS.com.br

alissandra mendes

alissandra mendes

Mudanças nas delegacias do sul do estado

eM CaCHoeiro, aS MUdançaS aConteCeM na CHefia do dPJ e na dePatri, »aLéM da diPo, QUe GanHa novo deLeGado

regional

CaCHoeiro De iTaPeMiriM venDa nova Do iMigranTe

Com a formatura de 89 novos delegados da Polícia Civil, as delegacias do sul do estado ganharão mu-danças de comando. Em Cachoeiro, no Departa-mento de Polícia Judiciária (DPJ) de Cachoeiro, o de-legado Faustino Antunes deixa a chefia da unidade e assumirá, a partir de segunda-feira, a delegacia de Rio Novo do Sul. Em seu lugar, assumirá o dele-gado Paulo Rogério Souza da Silva.

Além disso, Faustino respondia também pela Delegacia de Infrações Pe-nais e Outras (Dipo), que foi assumida pelo delega-

do Eduardo Teixeira Co-elho. A Delegacia de Cri-mes Contra o Patrimônio (Depatri) também ganha-rá novo delegado. Antônio Oliveira Pinto assumirá a Delegacia de Muqui, e em seu lugar assumir José Au-gusto Militão. O delegado Guilherme Eugênio per-manece como titular da Delegacia de Crimes Con-tra a Vida (DCCV).

A partir de agora, o DPJ contará com mais delega-dos, já que na semana pas-sada o governador Renato Casagrande anunciou a implantação da Delegacia 24 horas, que terá mais de-legados e escrivães. Com a implantação do projeto, o atendimento á população será mais rápido.

Em Guaçuí, o delegado Fábio Teixeira Macha-do deixa a unidade para assumir a delegacia de Alegre. Em seu lugar as-sumirá a delegada Edilma Luzia Barbosa de Olivei-ra. Em Castelo, o delega-do Robson Vieira deixa o comando para assumir a delegacia de Mimoso do Sul. Em seu lugar assu-mirá o delegado Marcelo Meurer Ramos.

Em Presidente Kenne-dy, o delegado Eduardo Martelo deixa o comando para assumir a Delegacia de Apiacá. Em seu lugar assumirá a delegada Natá-lia Brito Patrão. Em Ma-rataízes, o delegado Edson Lopes Junior passa a res-ponder pela delegacia de

ALISSANDRA [email protected]

Afonso Cláudio. Em seu lugar assumirá o delegado Djalma Pereira

A mudança também aconteceu em Muniz Freire. O delegado Paulo Amaral deixou a unidade

e assumiu como titular da Delegacia de Crimes Con-tra a Vida (DCCV) de Ca-riacica. Em seu lugar assu-miu o delegado Maurício Faria Junior.

Em Atílio Vivácqua as-

sumirá o delegado Vladson Bezerra Oliveira. Em São José do Calçado assumirá o delegado Ademar Pereira Fully, e em Conceição do Castelo assumirá o delega-do Juarez Serafim Junior.

o delegado Faustino antunes deixa a chefia do DPJ para assumir a delegacia de rio novo do Sul

gao apreende drogas e dinheiro no bairro Teixeira leite

Uma pessoa morre e outras três ficam feridas em acidente

Na tarde de ontem, após denúncias anôni-mas, policiais milita-res do Grupo de Apoio Operacional (GAO), se-guiram até o bairro Tei-xeira Leite, onde apreen-deram drogas, dinheiro e prenderam uma pessoa por envolvimento com o tráfico. A ação aconteceu por volta das 15h00.

Segundo informações policiais, ao chegar ao local da denúncia, os po-liciais encontraram um rapaz e com ele foram encontradas 12 buchas de maconha e a quan-tia de R$ 650,00 em dinheiro. Ele disse que o dinheiro não era dele, só que estava guardando

para uma pessoa, mas não disse quem era.

Ele foi detido e enca-

minhado ao Departa-mento de Polícia Judici-ária (DPJ) de Cachoeiro

de Itapemirim, onde foi autuado em flagrante por tráfico de drogas.

a droga e o dinheiro foram encontrados na casa de um rapaz, que foi detido

Um grave acidente ocor-rido na noite de quarta-feira, na localidade de serra do Alto Bananeiras, zona rural de Venda Nova do Imigrante, resultou na mor-te de uma mulher e deixou outras três pessoas feridas. O acidente aconteceu por volta das 19h00.

De acordo com informa-ções policiais, o lavrador Adeir Rodrigues, 41 anos, conduzia um Fiat Uno, quando perdeu o controle do veículo e caiu em uma ribanceira de 30 metros de

altura. A esposa do condu-tor, Dalza Velozo do Nas-cimento Silva, morreu a caminho do hospital.

Eles voltavam da casa de amigos quando aconteceu acidente. A irmã de Dalza, que também estava no ve-ículo, identificada apenas por Irineia, e a filha do ca-sal de um ano e seis meses, foram socorridos e encami-nhados ao Hospital Padre Máximo, em Venda Nova do Imigrante, e liberados após receberam os primei-ros socorros.

SEXTa-fEira, 21/09/2012 CaCHOEirO DE iTaPEMiriM E rEGiÃO SUL

www.aQUiES.com.br16