Edição 453

16
0,50 R$ APENAS MELHOR ATÉ NO PREÇO QUINTA-FEIRA , 18/10/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 454 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao » LOJAS DO SHOPPING SUL VÃO FUNCIONAR AOS DOMINGOS O JORNAL AQUI NOTÍCIAS TRAZ UMA SÉRIE DE REPORTAGENS ESPECIAIS » EM HOMENAGEM AOS MÉDICOS, QUE COMEMORAM HOJE O SEU DIA ELES DEDICAM A VIDA PARA SALVAR VIDAS MORADORES COBRAM FICHA LIMPA EM IBATIBA POLÍTICA | Pág 03 ESPECIAL | Págs 11, 12, 13, 14 e 15 ECONOMIA | Pág 16 FEIRÃO DA COLA VEÍCULOS É ADIADO PARA OS DIAS 25, 26 E 27 DESTE MÊS SEGURANÇA | Pág 06 MOTOCICLISTA FICA FERIDO EM ACIDENTE EM GUAÇUÍ NESTE DIA 21, HAVERÁ NO LOCAL EVENTO SOCIAL EM PROL DE ENTIDADES DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM » POLÍTICA | Pág 03 AMARAL É RECORDISTA DE MANDATOS DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO ILUSTRAÇÃO LEANDRO MOREIRA

description

jornal Aqui Notícias

Transcript of Edição 453

Page 1: Edição 453

0,50R$

APENAS

MELHOR ATÉ NO PREÇO

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 | DIÁRIO | ANO 2 | N° 454 | CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

lojas do shopping sul vão funcionar aos domingos

O jORNAL Aqui NOTíciAS TRAz uMA SÉRiE dE REPORTAgENS ESPEciAiS »EM HOMENAgEM AOS MÉdicOS, quE cOMEMORAM HOjE O SEu diA

eles dedicam a vida para salvar vidas

mOradOres cOBram FicHa limpa em iBaTiBa

POLíTicA | Pág 03

ESPEciAL | Págs 11, 12, 13, 14 e 15

EcONOMiA | Pág 16

FeirÃO da cOla veÍcUlOs É

adiadO para Os dias 25, 26 e 27 desTe mÊs

SEguRANÇA | Pág 06

mOTOciclisTa Fica FeridO em acideNTe em GUaÇUÍ

NESTE diA 21, HAvERá NO LOcAL EvENTO SOciAL EM PROL dE ENTidAdES dE cAcHOEiRO dE iTAPEMiRiM »

POLíTicA | Pág 03

AMARAL É RECORDISTA DE MANDATOSdivuLgAÇãO

divuLgAÇãO

iLuSTRAÇãOLEANdRO MOREiRA

Page 2: Edição 453

QUINTA-FEIRA, » 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br02 OPINIÃO

[email protected] »

Foi ontem a Missa de Ação de Graças na Catedral de São Pedro...Pela reeleição do prefeito Carlos Casteglione#Falando no prefeito...Ele começa a preparar a sua segunda gestão...Ouvindo sugestões dos servidores...Começou pelo pessoal da educação# Presidência pela Gaiola de Ouro em 2013...Pode ter azarão levando a melhor na disputa#E neste período pós eleitoral...Muita gente passa por uma metamorfose#De cabra...Viram borboleta desde pequeno#E assim caminha...A humanidade#Gordo RB, ex-Village não é Robério de Ogum...Mas acertou o resultado das eleições#Ele agora vai volta estudar...Quer virar filósofo#E vai cursar à distância o curso pela FAFIFÓ...Faculdade de Filosofia de Fortaleza#Sócrates, Platão e Aristóteles...Que se cuidem#Madame esqueceu de apagar o histórico do PC...Marido foi dar uma olhada nos papos que rolam no face#E descobriu que levou ao invés de uma futucada...Uma galhada #Agora..Só resta a Vara de Família ou os encontros conjugais... Para resolver o problema# Hoje é quinta...Dia de preparar o despacho de amanhã que já está encomendado.

FRASE DO PIPOquEIRO FRASE DO SORVEtEIRO “MInhA MulhER ME PEDIu PRA •

DIzER COISAS SujAS nO OuVIDO DElA, EntãO RESPOnDI: COzInhA, BAnhEIRO, SAlA, quARtOS, ROuPAS...”

‘Eu nãO SOu O POEtA DAS FRA-• SES MAIS lInDAS, MAS SOu O PAtEtA DAS FRASE ChOCAntES.”

Ora com mais confiança em Deus. Trabalha um tanto mais. Serve com mais alegria. Age mais caridosamente.

Desculpa as faltas alheias com mais compaixão pelos ofensores. Usa mais calma, par-ticularmente nas horas difíceis. Tolera, com mais paciência, as situações desagradáveis. Coloca mais gentileza no trato pessoal.

Emprega mais serenidade na travessia de qualquer provação. E, assim, com a benção de Deus, encontrarás mais segurança e paz, nas estradas do tempo, garantindo-te o êxito preciso nos deveres de cada dia, a caminho da vida maior.

EXPEDIEntEDIREtOR GERAl: Elias CarvalhoEDItOR ChEFE: Ilauro OliveiraEDItOR DE CRIAÇãO E ARtE: Carlos Guilherme Gomes GEREntE COMERCIAl: Marcela Paganotti REPÓRtERES: Alissandra Mendes, Filipe Rodrigues,Leandro Moreira, Marcos Freire e Olívia MariaDIAGRAMADORES: Carlos Guilherme Gomes e Marcelo Lopes Mothé

[email protected]; [email protected]; [email protected]; [email protected]

Circulação: ES - Afonso Cláudio, Alegre, Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Conceição do Castelo, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Guaçuí, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Irupi, Itapemirim, Iúna, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do

[email protected]@gmail.com

COlABORADORES: Sérgio Oliveira, Sérgio Garschagen, Sérgio Neves, Wagner Medeiros Junior, Ruy Guedes, Luciana Fernandes, Ricardo Lemos, Lucas Oliveira, Jussan Silva e Silva, Ramon Barros, Guilherme Gomes, Marcelo Soncino, Ewerton M. Tréggia, Alexandre GarciaE-mails: [email protected]

As matérias assinadas publicadas neste jornal, necessariamente não traduzem a opinião do próprio jornal. A veracidade das informações publicitárias veiculadas é de responsabilidade de quem as patrocina (anunciante). A legislação não impõe ao órgão que veicula o anúncio (jornal) a obrigatoriedade de verificação e comprovação da fidedignidade e correção destes anúncios. Fonte: STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Editora e Jornal Sul Capixaba Ltda - ME | CNPJ: 10.916.216.0001-55. AV. GOVERNADOR CRISTIANO DIAS LOPES FILHO, 75, bairro GILBERTO MACHADO, CEP 29.303-320, Cachoeiro de Itapemirim-ES.Anexo a GrafBand. tel: (28) 3521 7726

Sul, Muniz Freire, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante.

FAlE COM A REDAÇãO: (28) 3521 7726 AnunCIE / ASSInE: (28) 3521 7726 / 3036 [email protected] [email protected]

PAtulEIA •

Bernardo Carneiro horta, neto de Bernardo horta, lança na próxima terça-feira o livro biográfico de Anália Franco. Será às 20h00 na livraria Mr. Book, Shopping Sul.

BRAnDInG. PORquE A MARCA VAI MuItO AléM DO lOGOtIPO

LUCIANA [email protected] »

Luciana é publicitária, blogueira, designer, mãe da Laura, artista plástica, artesã, cantora dos 3Loucados, metida à escritora e feitora de branding.

Tenho batido muito no tema de que a marca, como representação gráfica, precisa de evolução e modernização a partir do momento em que não representa ou reflete o que a empresa/produto/serviço é atualmente. A construção de uma marca vai muito além da escolha de um logotipo bonito e funcional. Ela se faz com a verdadeira identidade que a marca se posiciona, também pelo processo interno que uma empresa opta por trabalhar.

Vamos a uma pergunta que muitos fazem: “qual o papel das redes sociais na construção das marcas?”: segundo o autor, as redes criam uma exposição que antes não existia. O consumi-dor agora, cada vez mais, é um pugilista que pode atacar a marca, para o bem e para o mal. Concor-do plenamente com ele, apesar de trabalhar com comunicação e com as redes o tempo todo ainda me surpreendo com a velocidade das informações e com o acesso direto às marcas. Um fato interes-sante que aconteceu essa semana ilustra bem o que estamos falando. O Teris, redator e mídia aqui da LFernandes, estava em uma fila quilométrica em um BanesFácil tentando pagar algumas contas. Através do iPhone, ele tweetou um comentário sobre a demora para ser atendido e a enorme fila. Logo em seguida, alguém do marketing do Ba-nestes entrou em contato através de um retweet, perguntando em qual BanesFácil ele estava para que pudessem fazer uma fiscalização e melhorar a qualidade do atendimento. Em qual plataforma de comunicação isso seria possível há tempos atrás? Ou ao menos pensado?

Quando falamos em marca, uma pergunta vem logo à tona: “o que a afinal é branding?”. Mar-cos nos explica que é uma postura empresarial. É um modelo de gestão que coloca a marca como o centro de toda e qualquer decisão da empresa. Ele prega a filosofia de que tudo comunica a marca, desde a cor dos caminhões até o atendimento da recepcionista ao telefone e o tratamento ao forne-cedor. Então agora fica mais fácil de entender. A identidade de que falamos acima é o tal do bran-

ding, que precisa ser muito melhor trabalhado e vivenciado.

Logo em seguida então surge outra pergunta: “as empresas brasileiras já pensam em branding?”. Hiller nos fala que certamente não. Você percebe um avanço, vê algumas marcas engatinhando nesse sentido. É uma filosofia muito nova no Brasil. Aqui há a companhia aérea Azul, que fez um trabalho bem honesto de branding. A maioria cria uma área de branding e pendura isso em baixo de uma estrutura de marketing. Está errado! Ela deveria ser uma atitude do CEO da empresa, de todos. Eu, infelizmente, acrescento: “será que alguém em Cachoeiro está pensando em branding para sua marca?”. Ai ai... Podem adivinhar a resposta facilmente: quase (me permito usar o “quase” pra não ser unanime) ninguém está trabalhando a sua marca como deveria, pensando macro, vivencian-do o branding.

A polêmica dos pôneis malditos da Nissan também é um assunto discutido por Marcos Hiller e encaixa direitinho na problemática da imagem das marcas. A pergunta é: ”qual o problema com a campanha dos ‘pôneis mal-ditos’ da Nissan?” Simples! É a empresa ainda pensar na construção da marca pela ótica da campanha. Aquilo é feito para viralizar e gerar visualizações no YouTube, prêmio em Cannes. Quanto “amor de verão”!

Que coisa! Tem muita gente boa por aí se con-tentando com um amor de verão, que passa como o vento “nordestão” de Marataízes ao invés de que-rer um amor de alma gêmea, ainda possível e nada utópico para a sua marca.

Procure a boa e velha ajuda sentimental de uma agência de propaganda, do tipo que procura valori-zar a sua identidade visual e não o próprio umbigo. Ainda tem por aí.

A coluna de hoje é dedicada ao Teris, aniver-sariante do dia e extremamente paciente com as longas filas do BanesFácil.

Eu recebo e leio muita informação todo o dia (imagino que a maioria das pessoas também), mas algumas realmente captam e chamam a minha aten-ção. Um artigo em especial eu quero dividir aqui, ele foi escrito por Marcos Hiller, autor do livro “Branding: A Arte de Construir Marcas”. Ele fala sobre a visão da maior parte dos empresários, de que “nove entre dez empresários pensam que a marca é apenas o logotipo”. Um dado assustador...

Page 3: Edição 453

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03POLÍTICAwww.AQUIES.com.br

LEANDRO [email protected]

MARCOS [email protected]

Um grupo de morado-res de Ibatiba está fazendo circular pelo município um abaixo assinado pe-dindo para que a Lei da Ficha Limpa seja aplicada, de forma efetiva. Segundo os organizadores do movi-mento, não se trata de um movimento político e mui-to menos de oposição ao prefeito eleito José Alcure de Oliveira, mas sim uma solicitação de que a lei seja cumprida, independente de quem assuma a Prefeitura, desde que o mesmo prove que não deve nada e tem a ficha realmente limpa.

Parafraseando o ex-técni-co da seleção brasileira de futebol Zagalo, o vereador José Carlos Amaral (DEM) soltou a máxima da tribuna da Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim, nesta semana: “Vão ter que me engolir!”.

A frase de efeito foi proferida porque, segun-do Amaral, “tramaram” contra ele no intuito de inviabilizar sua reeleição. Se ocorreu ou não, o dito entra para a lista de mis-térios. A verdade é que com mais um mandato conquistado, o demista chega a sete em sua his-tória política, sendo o recordista no município, em atividade.

Ao concluir o próximo mandato, Amaral comple-tará 28 anos na função de vereador. O curioso deste currículo político é que ape-sar de seguir para o sétimo

O governador Renato Casagrande (PSB) estará em Cachoeiro de Itape-mirim nesta sexta-feira. A razão da visita é a en-trega de um equipamen-to ao Hospital Evangéli-co (Heci). O evento está marcado para iniciar às 10h00.

De acordo com a asses-soria do hospital, o gover-nador vai inaugurar o novo acelerador linear, no setor de radioterapia. O Heci atende pacientes de Ca-choeiro e de todo o sul do estado, sendo que mais de 78% são através do Sistema Único de Saúde (SUS).

José Alcure foi eleito pre-feito do município, no últi-mo dia 7, e os manifestantes alegam que ele não tem a ficha limpa e, pela lei, não poderia assumir a Prefeitu-ra. No entanto, a defesa do prefeito eleito afirma que ele não é ficha suja, porque não possui qualquer conta rejeitada pela Câmara Mu-nicipal. “O abaixo assinado também está pedindo a rea-lização de novas eleições no município”, como explica uma das organizadoras do movimento, a dona de casa Juliana Oliveira de Freitas.

E o movimento chegou a resultar em uma grande ma-nifestação, que aconteceu no último domingo (14),

que reuniu cerca de 1.100 pessoas, segundo os organi-zadores. E o clima chegou a ficar tenso, quando correli-gionários do prefeito eleito também se reuniram perto do local da manifestação, mas a Polícia Militar con-seguiu manter a calma e o protesto seguiu sem proble-mas, com os manifestantes apresentando cartazes que pediam a aplicação da Lei da Ficha Limpa, no muni-cípio.

Contudo, os organizado-res do movimento fazem questão de destacar que o objetivo não é atacar este ou aqueles político, nem beneficiar outro candidato. “O que nós queremos é que

Moradores do município pedem aplicação da Lei da Ficha Limpa

“Vão ter que me engolir” Governador entrega equipamento ao Evangélico

UM AbAIxO ASSINADO ESTá CORRENDO A CIDADE, PEDINDO QUE SEjAM REALIzADAS NOvAS ELEIçõES, PORQUE QUEREM QUE A LEI DA FICHA LIMPA SEjA APLICADA DE FORMA EFETIvA, NO MUNICÍPIO »

IBATIBA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

O movimento rendeu uma manifestação, onde os participantes portavam cartazes pedindo a aplicação da Lei da Ficha Limpa

o município seja adminis-trado por alguém que possa se apresentar sem qualquer problema na justiça, com a

ficha limpa, como determi-na a lei”, afirma a cabelei-reira Tatiana Morais Dias. Segundo os organizadores,

o abaixo assinado será en-viado ao Ministério Público e à Justiça, e outras manifes-tações poderão acontecer.

divulgação

divulgação

divulgação

mandato, ele tem em oito diplomas de parlamentar.

Amaral contou à repor-tagem que nas eleições mu-nicipais de 1982, ele ficou na condição de primeiro suplente, embora afirme ter vencido aquele pleito. “Muitas pessoas votaram escrevendo o meu apelido, que é Cabeção, e esses votos não foram computados para mim. Eu recorri e argumen-tei que o apelido também es-tava registrado, assim como meu nome”, explicou.

De acordo com o vereador, no fim daquele mandato ele foi convidado a tomar posse, após o deferimento de seu re-curso. “Isso foi após as eleições de 1986. Como eu já tinha saído vitorioso nas urnas, op-tei por não assumir, mesmo assim recebi o diploma”.

COERênCIAJosé Carlos Amaral, no

meio político, sempre foi conhecido por sua fidelidade ao ex-prefeito Theodorico Ferraço (DEM), com quem

caminha lado a lado ainda hoje. Na oposição nos últi-mos dois mandatos (Roberto Valadão – 2005/08; Carlos Casteglione – 2009/12), ele conseguiu se manter na Casa de Leis, sempre obtendo boa votação no bairro Aeroporto – seu reduto eleitoral - e adja-cências. Neste pleito, Amaral conquistou 1337 votos.

“O segredo deste de-sempenho é ter coerência, saber dizer sim ou não, ter uma cara só. Comigo não existe promessas, apenas trabalho. A pessoa tem que ter um posicionamen-to e tem que cumprir com a sua palavra. E a amizade é algo fundamental para todos”, disse o vereador.

Page 4: Edição 453

O bairro São Francisco de Assis recebe pela pri-meira vez neste sábado o Cachoeiro Família Cidadã, programa da prefeitura de Cachoeiro que chega a sua 33ª edição. São oferecidos à comunidade visitada ser-viços gratuitos nas áreas jurídica, de saúde, esporte e lazer, uma vez por mês em um bairro ou distrito.

Já são 48 mil atendimen-tos no município desde o início do programa, co-ordenado pelo Núcleo de Promoção do Voluntariado e da Cidadania (NPVC).

Desta vez as equipes vão atender na escola municipal São Francisco de Assis, de 8h ao meio-dia. A edição será especial em comemoração ao

A Secretaria de Meio Am-biente de Anchieta realiza hoje, das 8h30 às 14h00, na Escola

Família Agrícola de Olivânia, na comunidade de Olivânia, reunião para implantação do

Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) no município.

De acordo com o titular da pasta, Pablo Merlo Pra-ta, todas as lideranças locais,

Dia da Criança. Uma ginca-na será realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (Seme). As crian-ças da equipe vencedora vão participar do sorteio de uma bicicleta 18 marchas.

Para encerrar as come-morações tem apresenta-ção musical com a dupla Wanderson & Roberlan, descoberta no show de ta-lentos da edição 2011 da Feira da Bondade.

“Com o Cachoeiro Fa-mília Cidadã, as equipes da prefeitura e os parceiros disponibilizam benefícios para toda a família, mas este mês é especial e não podemos deixar de dar uma ênfase às nossas crianças”, destaca a primeira-dama

do município, Auxiliadora Casteglione, coordenadora do Núcleo.

O Cachoeiro Família Ci-dadã é parte do Programa Acolher, lançado pela pre-feitura de Cachoeiro duran-

te a Semana Estadual sobre Drogas. O programa envol-ve todos projetos e progra-mas nas várias secretarias municipais que trabalham no combate ao problema das drogas no município.

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br04 CIDADES

Cachoeiro Família Cidadã terá foco nas crianças

ALéM DOS TRADICIONAIS ATENDIMENTOS SOCIAIS, NESTE SábADO TEM PROGRAMAçÃO ALUSIvA AO DIA DAS CRIANçAS »

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

Inscrições abertas para curso técnico de agropecuária

Programa de pagamentos por serviços ambientais será implantado

INSCREvA-SEDas 8h00 às 16h00Fazenda Experimental

de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba.

Telefones: 3539-7147 / 9910-0585 / 9271-2720

E-mail: [email protected]

Teve início nesta quar-ta-feira (17) as inscrições para cursar o ensino mé-dio integrado ao profis-sionalizante de agropecu-ária, oferecido na Escola Família Agrícola (EFA) de Cachoeiro de Itapemirim, na Fazenda Experimental de Bananal do Norte, no distrito de Pacotuba.

O modelo pedagógico adotado pela EFA favorece a junção da parte prática e teórica, e o curso é pro-movido pelo Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes) em parceria com a prefei-tura de Cachoeiro.

Os alunos passam duas semanas com atividades teóricas na escola e duas semana com a família, com atividades práticas direcionadas. O curso tem duração de quatro anos.

Para se inscrever, os in-teressados precisam ter concluído o ensino fun-damental. A inscrição pode ser feita na própria escola, por telefone ou e-mail.

Na escola, as inscri-ções podem ser feitas de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 16h. Para se inscrever só é preciso do nome completo, tele-

fone de contato, endere-ço completo e e-mail de contato, caso o candidato tenha. As inscrições serão realizadas até o dia 7 de dezembro.

divulgação PMCi

Vacinação regularEmissão de carteira

de identidadeEmissão de CPFCadastro para o programa

Adolescente AprendizCadastro Único - para

benefícios sociaisBolsa FamíliaInscrição para

Casamento ComunitárioOrientações de

Políticas de GêneroAgersa – conta de águaAtendimento jurídico

e orientação ao consumidor do Procon

NossoCréditoLaboratório de informáticaAtendimento médicoNutrição

OdontologiaPrograma de Controle

do TabagismoFisioterapiaOrientações sexuais e

distribuição de preservativoCrias (HIV / sífilis

/ hepatite B)Coleta de preventivoCaps - ADComsod - Conselho

Municipal de Prevenção e Políticas sobre Drogas

Oficina de reciclagemOrientação Família

x EscolaBiblioteca PedagógicaOrientação e

divulgação dos trabalhos realizados pela Defesa Civil no município

SERvIçOS OFERECIDOS NO CACHOEIRO FAMíLIA CIDADÃ

associações e sindicatos de produtores rurais, secretarias municipais envolvidas, asso-ciações de moradores, pro-prietários rurais e sociedade civil organizada devem par-ticipar desse encontro. “Ire-mos apresentar o programa e é importante a participação de todos”, disse.

Técnicos da Secretaria Municipal de Meio Am-biente e o consultor técni-co e gestor ambiental do programa de PSA, Paulo Henrique Pereira, da Fun-dação de Apoio à Pesqui-

sa Agrícola (Fundag) irão repassar as informações e explicar a implantação do programa.

A reunião servirá para prestar os esclarecimentos necessários para o planeja-mento das atividades através de definições de objetivos e critérios para implantação do PSA, estabelecimentos da metodologia, possibilidades de parcerias e financiamen-tos, qual a sua importância, e por fim, serão esclarecidas possíveis dúvidas e opiniões dos atores envolvidos.

divulgação

Page 5: Edição 453

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 05CIDADESwww.AQUIES.com.br

O município de Gua-çuí recebeu nesta semana a visita de representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que foram

avaliar o terreno que a prefeitura tem disponível para a construção de um Centro Regional de Espe-cialidades (CRE).

De acordo com o pre-feito de Guaçuí, Vagner Rodrigues Pereira, a obra beneficiará tanto a popula-ção local quanto da região

do Caparaó, além de faci-litar o acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) às diversas especiali-dades médicas.

Área é avaliada para construção de CREREPRESENTANTES DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAúDE ESTIvERAM NO MUNICíPIO NESTA SEMANA »

GUAÇUÍ

“Temos feito um in-vestimento importante na área da saúde, como a UTI da Santa Casa, a Policlínica, o Pronto So-corro, reformas e cons-truções de Unidades de Saúde, e agora o CRE, uma obra que será do povo de Guaçuí”, afir-mou o prefeito.

Segundo a represen-tante do Departamento de Políticas Públicas da Sesa, Luciana Pestana, entre as especialidades que estarão disponíveis para a população estão as voltadas a cardiologia, endocrinologia, hiper-tensão, diabetes e parte materna infantil.

TerrenoO terreno avaliado é

uma área do Parque de Exposições da cidade. De acordo com os engenhei-ros da Secretaria de Esta-

do da Saúde que acompa-nharam a visita, o espaço é bom porque se enquadra em uma série de exigências do Estado, além do acesso fácil para a população, já que fica na parte central do município.

Durante a visita ao ter-reno também estiveram presentes a secretária mu-nicipal de Saúde, Terezinha de Maria Aparecida Souza, e demais membros de sua equipe; a secretária mu-nicipal de Planejamento, Heliene Coutinho, além dos vereadores Francisco Carlos Rangel Pereira e Vera Costa.

MAis visiTAsAlém da ida ao terreno,

parte da equipe visitou as obras da Unidade do Corpo de Bombeiros e da Unidade de Saúde da Gente que está sendo construída no final do bairro Tancredo Neves.

PMG

eDiTAL De ProCLAMAsFaço saber que pretendem casar-se : O Sr. PAULo eDUArDo FrinHAni e MAriA KAroLine oLiveirA FABer.

Ele, Natural de Muniz Freire, -ES, com 32 anos de idade, estado civil divorciado, profissão Professor, residente e domiciliado Fazenda Benfica, Área Rural em Muniz Freire-ES, filho de Paulo Frinhani e de dona Eva Elias Antunes Frinhani .

Ela, Natural de Ibatiba, -ES, com 16 anos de idade, estado civil solteira, profissão Estudante, residente e domiciliada Rua Ramiro Alexandre Dias, 9999, Centro em Ibatiba-ES, filha de Elcenir Faber e de dona Silvana Pereira de Oliveira.

Se alguém souber de algum impedimento, oponha-se na forma da Lei.

Ibatiba, ES, 17 de outubro de 2012.

____________________________LiGiA FiGUeireDo De ALMeiDA

oFiCiALA

Page 6: Edição 453

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br06 SEGURANçA

ALISSANDRA [email protected]

divulgação

divulgação

Um acidente registra-do na manhã de ontem, na Rodovia 482, na saída do município de Guaçuí, deixou um motociclista ferido. Ele teria perdido o controle da moto e bateu em um poste às margens da Rodovia. O acidente aconteceu por volta das 05h30.

Segundo informações policiais, Adalberto Mar-ques de Almeida, 29 anos, foi socorrido e encami-

nhado ao Pronto Socor-ro do município, e em seguida transferido para a Santa Casa de Miseri-córdia de Cachoeiro de Itapemirim.

CaChoeiro Ainda na manhã de

ontem, um caminhão acabou causando um aci-dente na Rodovia ES 164 Geraldo Sartório, que liga Cachoeiro de Itapemirim a Vargem Alta, após fazer uma irregularidade. O acidente aconteceu por volta das 08h00, na altura

do distrito de Soturno.De acordo com infor-

mações da polícia, o ca-minhão teria invadido a contramão para entrar em uma estrada e uma caminhonete que seguia no sentido contrário não conseguiu desviar e ba-teu de frente com o ou-tro veículo.

O motorista da cami-nhonete sofreu ferimentos leves e recebeu os primei-ros socorros no local. No caminhão estavam três pessoas que não sofreram ferimentos.

Motociclista fica ferido em acidente

A víTIMA, DE 29 ANOS, PERDEU O CONTROLE DA MOTO E bATEU EM UM POSTE »àS MARGENS DA RODOvIA 482

guaçuí

CaChoeiro de itapemirim

CaChoeiro de itapemirim

CoNCeiçÃo do CaSteLo

o motociclista de guaçuí foi encaminhado até a Santa Casa

Bandidos roubam malote no centro

pm recupera veículo furtado em marataízes no fim de semana

Na tarde de ontem, dois homens armados em uma moto roubaram um malote na porta da Caixa Econô-mica, do bairro Guandu. A vítima chegava ao local para fazer o depósito.

Na manhã de ontem, policiais militares recu-peraram um veículo com restrição de furto ou roubo em Cachoeiro de Itapemi-rim. Os dois ocupantes do veículo foram encaminha-dos para o Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) do município.

Após montar um cerco tá-tico na Rodovia Cachoeiro x Alegre, no bairro BNH,

De acordo com a Polícia Militar, o valor levado pe-los criminosos ainda não foi divulgado. Várias bus-cas foram feitas na região, mas nenhum suspeito foi localizado.

os militares abordaram um veículo VW Gol, de cor bege, placa JLS 8220, e após consulta ao sistema de placas foi constatado que o veículo havia sido furtado na cidade de Marataízes no último dia 13.

Magno Abreu Polonini, 24 anos, e Gilmar Almeida dos Anjos, estavam no ve-ículo e foram encaminha-dos ao DPJ.

ação da polícia ambiental constata degradaçãoDurante fiscalização

em Conceição de Caste-lo, na localidade de Ri-beirão do Meio, policiais militares ambientais da 4ª Companhia flagraram um trator realizando ser-viço de aração em uma área de preservação per-manente (margens de um córrego), sem licença do órgão ambiental compe-tente. Também foi cons-tatada pelos agentes po-liciais a queima de taboa e de vegetação nativa. Ao todo foram degradados 2,5 hectares.

Por se tratar de crime, os envolvidos foram con-duzidos à Delegacia do município. Foi apreen-dido o trator que estava sendo utilizado para a prática da infração, jun-tamente com um arado acoplado à máquina.

O infrator responde-rá pelo crime previsto no artigo 60 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), que prevê uma pena de detenção de um a seis meses, ou multa.

Já na parte da tarde, ainda na localidade de Ribeirão do Meio, foi

constatado um desmate de vegetação nativa em estágio inicial em uma área de preservação per-manente (nascente e ta-boa) sem autorização do órgão ambiental compe-tente (IDAF), totalizan-do 0,6 hectare.

O infrator responderá pelo crime tipificado no artigo 38 da Lei de Cri-mes Ambientais, que pre-vê uma pena de detenção de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.

A intervenção em áreas

de preservação permanen-te, de acordo com o novo Código Florestal, somen-te pode ser autorizada pe-los órgãos ambientais em caso de utilidade pública e interesse social, ou ainda, em caso de baixo impacto ambiental.

o trator foi flagrado fazendo serviço de aração sem licença do órgão ambiental competente

Page 7: Edição 453

O mês de outubro, mês da criança, está ainda mais especial no Shopping Sul que preparou uma série de atrações e lança uma gran-de novidade: a partir do dia 21funcionará com todas as lojas abertas também aos domingos.

Agora, além das mais va-riadas opções da praça de alimentação e de lazer, toda a família poderá desfrutar da comodidade de fazer suas compras também aos do-mingos.

Cinema SolidárioE neste domingo, dia 21,

o Shopping Sul realizará um grande evento social em prol das Casas de Apoio aos

Portadores de Câncer, do Instituto do Coração e dos portadores de HIV. Neste dia, o ingresso para as sessões de cinema do Cine Ritz será um litro de leite Selita.

Segundo Sérgio Libera-ti, proprietário do cinema, neste dia três filmes estarão estreando no Cine Ritz Sul, “Além da ação social que

estamos promovendo com a arrecadação dos litros de leite, no domingo três filmes estarão estreando na progra-mação do cinema, são eles: Ruby Sparks - A Namorada Perfeita, O Diário de Tati, Valente”, disse Sérgio.

A ação social será coor-denada pelo Lions Clube Frade e a Freira, que doará

o leite arrecadado para as instituições beneficiadas. As sessões terão início a partir das 13h00, e em cada uma haverá sorteio de uma cesta de produtos Selita.

Show da TinaAinda neste domingo,

na programação haverá

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 DIÁRIO | Ano 2 | n° 454

Cachoeiro de Itapemirim e Região Sul

Shopping Sul inova com abertura de todas as lojas aos domingoS

NESTE DOmINgO, DIA 21, O ShOppINg SUl REAlIzARÁ Um gRANDE EvENTO SOCIAl Em pROl DAS »CASAS DE ApOIO AOS pORTADORES DE CâNCER, DO INSTITUTO DO CORAçãO E DOS pORTADORES DE hIv

www.aquies.com.br @folhadocaparao » facebook.com/grupofolhadocaparao »

RôMULO CéSAR

Show com a Turma da Tina, das 15h00 às 19h00, com atividades recreativas especiais para as crianças.

Já no dia 23, terça-feira, tem apresentação do Gru-po Sonora, 19h00, na Pra-ça de Alimentação.

Page 8: Edição 453

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL02 www.aquies.com.br

HOJE NA TV

Sinopse: Dois irmãos encrenqueiros herdam uma mansão caindo aos pedaços, mas que pode render uma fortuna se reformada a tempo. Eles não contavam, porém, com o morador do lugar: um ratinho disposto a expulsar os “invasores”.

Título Original: Mouse HuntElenco: Nathan Lane, Lee Evans, Christopher Walken, Maury Chaykin, Vicky Lewis, Eric ChristmasDireção: Gore VerbinskiNacionalidade: AmericanaGênero: Comédia

Rede Globo. Sessão da Tarde, 16h15Um RaTiNhO ENcRENqUEiRO

Praxedes fecha o jornal de Guer-ra. Zé Maria é gentil com Isabel. Guerra quer publicar uma entrevista com Zé Maria. Bonifácio exige que Praxedes tome uma atitude contra o jornal de Guerra. Eulália acompanha Teresa à biblio-teca. Quequé descobre que Neusinha pegou o convite que Frederico lhe deu.

carolina des-cobre o seGredo de juliana. Roberta descobre que o valor pago pelas ações de Vitório sumiu. Carolina se faz de vítima para Juliana. Fábio fala para Felipe que precisa resolver seu problema com Carolina. Vânia desmente a versão de Carolina, e Manoela fica furiosa.

Violeta aGride duas mulheres na Pastelaria. Isabel visita Danilo no hospital e propõe que ele vá para sua casa. Pressionado por Madame Zenaide, Norber-to faz as vontades de Diva. Violeta sugere que Osório trate Vinagre com menos regalias. Zé Maria inicia mais uma gravação. Luiza se inscreve no curso de artes plásticas. Duílio acompa-nha Plínio em uma sessão de fotos e falta ao trabalho com Aragão. Norberto se espanta ao saber que Danilo sobreviveu. Vicente e João Paulo comentam sobre a beleza de Mirela em um restaurante. Com ciúmes de Plínio, Violeta agride duas mulheres na pastelaria. Após denúncia de Isabel, detetives invadem o cassino.

a emissora não diVulGou o re-sumo de hoje.

tonico flaGra olGa e ezequiel juntos. Mundinho convence Nacib a chamar Gabriela para trabalhar no restaurante. Gabriela conta a Miquelina e Sete Voltas que vai se reaproximar de Nacib. Tonico flagra Olga e Ezequiel juntos. Olga enfrenta Tonico. Gabriela tenta agradar Nacib, que finge não se importar. Glória conta para Josué que outro coronel montará casa para ela. Josué se despede de Glória. A inauguração do novo restaurante da cidade é um sucesso. Mun-dinho ajuda Malvina. Nacib se surpreende ao chegar em casa e ver Gabriela.

LaDO a LaDO baLacObacOaVENiDa bRaSiL

GabRiELa

GUERRa DOS SEXOS

Globo, 18h00 Record, 22h15Globo, 21h00

Globo, 23h00

Globo, 19h15

A Biblioteca Municipal de Anchieta “Professor José de Anchieta Pomper-mayer” vai realizar a 9ª edição do Café Literário. O evento, que será um debate-papo com escrito-res, acontece amanhã, às 18h00, na própria biblio-teca, situada no Centro da cidade.

Para esta edição, a co-ordenação da biblioteca convidou dois grandes escritores capixabas. O Pedro J. Nunes, membro

do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo (IHGES), abor-dará o tema Trajetória Literária. Já o Getúlio P. Neves, presidente do IHGES, irá debater so-bre o tema Produção Literária no Instituto. Haverá, ainda, apresen-tação dos alunos do cur-so de violino do Centro Cultural Anchieta.

“O Café Literário tornou-se frequente no nosso calendário. É um

evento que deu certo e que reúne amantes da li-teratura. Hoje, temo um grande público que se faz presente nos eventos, bem como os associados. A cada edição procura-mos inovar, com temas diferentes, e trazendo, também, escritores para contarem um pouco das suas histórias, como já aconteceu em outras edições”, disse a coor-denadora da Biblioteca, Adriana Louzada.

Biblioteca de Anchieta realiza a 9ª edição do Café Literário amanhã

HAvERá, AINDA, APRESENTAçÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE vIOLINO »divulgação

Page 9: Edição 453

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 03www.aquies.com.br

Áries

Libra Escorpião Sagitário Capricórnio Aquário Peixes

Touro Gêmeos Câncer Leão Virgem20/0320/04

23/0922/10

23/1021/11

22/1121/12

22/1221/01

21/0118/02

19/0219/03

21/0420/05

21/0520/06

21/0621/07

22/0722/08

23/0822/09

O tema de hoje é aproveitar me-lhor os recursos - aqueles que você tem com outras pessoas, como um parceiro de negócios, ou com o cônjuge. Seja flexível também numa negociação que envolverá bônus, dívidas e empréstimos.

Cenário astral perfeito para você tratar de uma decisão im-portante que afetará seus rendi-mentos e sua rotina de trabalho. Uma atividade extra será um bom caminho, reconsidere e alo-que mais tempo para isso.

Concentração planetária em seu signo coloca em primeiro pla-no questões relevantes de saúde, bem-estar, aparência. Suas emo-ções também estão mais oscilan-tes, e a flor da pele. Tire o dia para cuidar melhor de si mesmo.

Um dia excelente para abrir sua alma com alguém em quem confie, a conversa vai render entendimen-to e mudança verdadeira, que virá aos poucos. Mantenha-se longe dos palcos e da vida social, este é um período de recolhimento.

Você tem amigos de verdade? Pois desde que Saturno entrou em Escorpião está descobrindo quem é seu amigo e quem apenas se aproximou por interesse. É o momento de cortar com alguns e de estreitar laços com outros.

Em foco sua reputação, seja social ou profissional. Não se ex-ponha nas redes sociais, por exem-plo. Você também está bem ligado nos seus propósitos e objetivos, e saberá aplicar a intuição de um modo único, sendo original.

Se até o amor tem limites, o que não haverá de ter? Relações com seu amado e com filhos são motivo de aprendizado sobre os contornos do bem querer. A boa noticia é que você está bem intuitivo. Modere manifestações de ciúmes.

Foco total nas relações pesso-ais, com alguns lances dramáticos inclusive. Algumas pessoas cutu-cam você, e isto o obriga a rever comodidades, confortos e hábi-tos. É uma saudável maneira de crescer e se tornar melhor.

Mercúrio e Vênus em ótimo ângulo continuam favorecendo as arrumações no lar! Cônjuge eficiência com harmonia estética e obterá a fórmula certa para tor-nar a sua casa um local mais leve, luminoso e acolhedor.

Astral bastante intenso, com o tema das fidelidades e dos ciúmes em ponto alto. Amar ou contro-lar é o assunto que tem de ser encarado. Uma viagem também atrai sua atenção. Sua intuição está forte, que ela o oriente.

Este é um período em que quan-to mais você se recolher, cuidar mais da sua vida intima, atender as suas necessidades pessoais, melhor para todo mundo. Relações com familiares um tanto intensas e car-regadas. Bons investimentos.

É bom que você faça segredo de seu sucesso, de seus sonhos e metas, por enquanto. Observando mais e falando menos, nem por isto deixa de atrair quem pode somar esforços com você. Muita conversa abala o amor, agora.

Aryane Steinkopf pode estar fora do “Pânico” há algum tempo, mas ela anda usando o tempo livre para engordar o cofrinho. Ela esteve em Goiânia, Goiás, para fotografar a campanha da Set Jeans. Nas imagens, Aryane aparece bem sensual. Em algums momentos ela está completamente nua e segurando um dos modelos de jeans e em outras, ela abusa dos decotes e até arrisca um topless.

“Minha sorte, meu destino, minha fortuna”, declama com voz pausada e cheia de sugestões o ator americano Brad Pitt, que protagoniza a nova campanha publicitária do Chanel Nº5. No entanto, o que chama atenção no

trabalho não é só a beleza de Brad, e sim as duas mulheres que dividem a cena com o ator. Uma loira e uma morena, que remetem tanto à Angelina Jolie, sua atual mulher, quan-to à Jennifer Aniston, que ficou com Brad durante muito anos, e sugerem uma ambigui-dade de sentimentos.

Roberto Carlos pode ter encontrado um novo amor para cha-mar de seu. Pelo menos é o que sugere a coluna de Ancelmo Gois, do jornal “O Globo”. O Rei tem sido visto com seu Lamborghini pelas ruas da Urca, no Rio, acompanhado de uma bela morena.

O homem que invadiu a casa da filha de Kurt Cobain e Courtney Love, Frances Bean Cobain, era um mendigo, que entrou no local para lavar a roupa. Segun-do o site americano “TMZ”, o homem foi identificado como Marc James Franco, de 22 anos. O ho-mem foi preso no sábado, 13, na casa

de Frances e ela não estava no local na hora do ocorrido. O mendigo foi encontrado no local pela empregada e disse a ela que conhecia a filha de Kurt Cobain e que ela havia autorizado a entrada dele.

Hugh Jackman foi mais um que se rendeu à dancinha do hit “Gangnam Style”. O ator recebeu a visita do rapper coreano Psy no set de filmagem de “Wolverine”, e fez a coreografia com ele. Empolgados, os dois usavam as famosas garras do mutante.

SEminuA,AryAnE STEinkoPf

foToGrAfA CAmPAnhA dE modA

BrAd PiTT fica entre uma loira e uma morena em campanha publicitária

noVo Amor? roberto carlos é visto com morena, diz jornal

homem que invadiu casa de frances cobain estava lavando rouPA

hugh jackman dança ‘gangnam style’ Com PSy

horÓscopo

Page 10: Edição 453

www.AQUIES.com.brQUINTA-FEIRA, 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL04

Ramon BaRRos @ramonbarros

www.facebook.com/ramonbarros.tv

[email protected](28) 9882 8981

A competente editora da Revista, MIX AQUI, Marcella Paganotti, está preparando a proxima edição do suplemento do AQUI Noticias com várias novidades.

O Bom dia de hoje vai para este casal super especial que a Coluna admira: Fabiola e Eduardo Carlette, durante noite VIP na The One.

Eloiza Borges Valadão, Helena Borges Valadão Lonardeli, Roberta Borges Valadão Donnici de Azevedo, Beatriz Valadão Donnici de Azevedo, Isabel Valadão Donnici de Azevedo, Juliana Borges Valadão.

ATERRISSANDO EM CACHOEIRO Aviões do Forró é a atração do dia

27 de outubro no Parque de Expo-sições. Produção assinada pelo meu xará Ramon Silveira que é um dos maiores promotores de eventos do ES.

TEM QUE CORRERSão dois palcos com o

melhor do “arrocha”. Os ingressos estão se esgo-tando e por isso o segun-do lote está liberado para o público.

PONTOS DE VENDACachoeiro: Gravo Gra-

ph Life - Shopping Ca-choeiro. Castelo: Tanea Modas.

DOSE DUPLAFoi In Family a Cele-

bração do aniversário da vovó Eloiza e da netinha Isabel. Você confere na foto acima o registro das gerações das grandes mu-

FOTO

: JON

ATHA

N LE

SSA

FOTO

: RAM

ON B

ARRO

S

lheres da familia Valadão.

ANTI DROGASA Policia Militar do Mato Grosso do Sul dá um

grande exemplo de como combater o tráfico em uma das regiões mais perigosas do Brasil. Veja AQUI http://minim.in/2mU.

MEU, SEU, NOSSO DINHEIRO Dia 25 de outubro acontece a palestra “DE Olho Vivo

no dinheiro Público” no Sest/Senat. O público alvo são os funcionários públicos municipais de Cachoeiro e sul do ES.

FOTO

: ARQ

UIVO

PESS

OAL

Page 11: Edição 453

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 11ESPECIALwww.AQUIES.com.br

filipe [email protected]

A Santa Casa Cachoeiro tem feito grandes investimentos para modernizar e inovar seus serviços prestados junto à população sul capixaba. Atualmente, existe um processo junto ao Ministério da Saúde para aquisição de importantes equipamentos, como, por exemplo, Microscópio cirúrgico, Arco cirúrgico, Aparelho de Eco Dopller transcraniano e um novo aparelho de ultrassom. Todos de alta tecnologia que agregaram maior capacidade de resolução em procedimentos clínicos complexos.

Na parte estrutural a instituição entregará em breve a reforma e ampliação do Pronto Socorro, UTI e uma Enfermaria. Para o próximo ano, a entidade investirá na

reforma e modernização de uma seção destinada a convênios e participará da Rede bem Nascer, do Governo Estadual, que contempla a ampliação e modernização em estrutura e equipamentos dos setores de maternidade SUS.

Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, os equipamentos estão orçados em aproximadamente R$ 1,35 milhão (um milhão trezentos e cinquenta mil reais). A obra de reforma e ampliação soma um total de R$ 2,8 milhões (dois milhões e oitocentos mil reais). Já a sua estruturação com novos equipamentos é um projeto de R$ 3,5 milhões. As demais reformas ainda estão em fase de levantamento de projetos.

SANTA CASA AMPLIA PRONTO SOCORRO E

RENOvA EQUIPAMENTOS

Hoje é o Dia do Médico. Uma das profissões mais respeitadas e de grande responsabilidade não po-deria ser comemorada de outra forma: investimen-tos na área da saúde, bus-cando, além da valorização do profissional, aumentar a oferta de serviços presta-dos para toda a população da região sul capixaba e manter o título de referên-cia em medicina nas diver-sas áreas que Cachoeiro de Itapemirim trabalha.

Não é preciso procurar muito para perceber que Cachoeiro é polo em ser-viços de saúde. Pelas prin-cipais ruas da cidade é fácil encontrar ambulâncias e

veículos de cidades vizi-nhas trazendo pacientes para serem atendidos nos hospitais da cidade. Des-de simples consultas, até intervenções de alta com-plexidade, envolvendo setores como oncologia e cardiovascular, os médicos cachoeirenses não perdem em nada para os profissio-nais das grandes cidades.

Como a mão de obra está cada dia mais qualificada, o aumento da demanda é natural. Com isso, os hos-pitais referências precisam ampliar em estrutura física e também na sua equipe. E é exatamente isso que eles têm feito.

A cooperativa de mé-dicos Unimed Sul Capi-xaba, por exemplo, além das ações que envolvem

Cachoeiro de Itapemirim, expandiu seus investimen-tos para outras cidades. Foi inaugurado em Gua-çuí, no mês passado, um Pronto Atendimento (PA) 24 horas, para atender os clientes da região do Ca-paraó com um serviço de urgência e emergência de alto padrão de qualidade.

O objetivo é também ga-rantir uma estrutura mo-derna e adequada para os médicos cooperados locais atuarem. A unidade tem confortáveis instalações –

com consultórios, sala de procedimentos e leitos de apoio – e uma qualificada equipe de médicos e enfer-meiros.

A implantação do Pron-to Atendimento de Gua-çuí faz parte da política de fortalecimento da rede de atendimento da Unimed. A cooperativa também promoveu melhorias na Santa Casa de Castelo, que recebeu novos equi-pamentos e mobília para quartos, e no Hospital Padre Máximo, de Ven-

da Nova do Imigrante, que ganhou novos leitos de internação e um Cen-tro de Diagnóstico por Imagem que atende com exames de ultrassonogra-fia e tomografia compu-tadorizada os clientes do plano de saúde e também pacientes particulares e de convênios com o Estado e prefeituras.

E no Hospital Evangéli-co e Santa Casa de Cacho-eiro os investimentos são ainda maiores. Através de parcerias com o Governo

do Estado, Governo Fede-ral e emendas parlamenta-res, esses dois hospitais têm crescido de forma acentu-ada nos últimos anos.

Amanhã, o governador Renato Casagrande estará no Hospital Evangélico para a entrega do novo acelerador linear, no setor de radioterapia, às 10h00. Essa é mais uma iniciativa de investimento que per-mitirá consolidar ainda mais Cachoeiro como re-ferência nos tratamentos de câncer.

No Dia do Médico, hospitais destacam investimentos na área da saúde

UNIMED, SANTA CASA E EvANGéLICO DESTACAM AçõES QUE vALORIzAM O PROFISSIONAL E AUMENTAM A OFERTA DE SERvIçOS PARA PACIENTES DA REGIÃO SUL DO ES »

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

foto

s: fil

ipe r

odri

gues

Page 12: Edição 453

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br12 ESPECIAL

filipe [email protected]

Por meio de convênios firmados com o Estado e Governo Federal chamados de contratualização, os Hos-pitais Evangélico, Infantil Francisco de Assis e Santa Casa de Misericórdia, todos entidades filantrópicas de Cachoeiro, receberam, em 2011, R$ 87,47 milhões. Em 2012, esse valor passou para R$ 106,8 milhões.

Os recursos são usados para o custeio e ampliação de serviços de média e alta complexidade, tais como in-ternações, exames cirurgias e procedimentos especializa-dos, manutenção leitos de Unidade de Terapia Intensi-va (UTI) e semi-intensivos, tratamento oncológico, en-tre outros.

Na região do Caparaó, o Governo do Espírito Santo assinou, em setembro passa-do, convênio no valor de R$ 747 mil com a Santa Casa

de Guaçuí para a abertura e manutenção de 10 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Em abril de 2011, o Hospital Estadual São José do Calçado passou a con-tar com mais dois carros de anestesia, o que possi-bilitou dobrar o número de cirurgias realizadas. Antes de serem colocados em funcionamento, os anestesistas foram capaci-tados para usar os apare-lhos, que juntos custaram R$ 339 mil.

Já a Santa Casa de Mise-ricórdia de Iúna, entidade filantrópica, receberá quase R$ 2,5 milhões em 2012 do Estado. Os recursos serão usados para custear, entre outros, serviços como in-ternações, cirurgias, exames especializados e consultas ambulatoriais.

Atenção PrimáriA Convênios entre Estado e

município estão permitindo

ainda o financiamento para construção de Unidades Saúde da Família (USF) e Centros de Atenção Psi-cossocial Álcool e Drogas (CAPSad).

Somente esse ano, foram inauguradas unidades em Cachoeiro de Itapemirim, Anchieta, Alegre e Piúma. O Governo também está fi-nanciando as obras das USFs de Castelo, Alfredo Chaves, Itapemirim, Marataízes, Muniz Freire, Iúna, Guaçuí e Bom Jesus do Norte.

As novas unidades fa-zem parte de um con-junto de 73 USF que devem ser entregues à população capixaba até 2014, em 47 municípios. Dezenove delas já foram inauguradas desde 2011. As demais são as de São Mateus (Nestor Gomes e Vila Nova), Linhares (Jardim Laguna e Interla-gos), Boa Esperança, Rio Bananal, Venda Nova do Imigrante, Jaguaré,

Sooretama, Cariacica, Ecoporanga, Vila Velha, Colatina, Águia Branca, Ibiraçu e Marilândia.

O investimento total ultrapassa R$ 75 milhões – para financiamento das obras, compra de mobiliário e equipamentos médico-hospitalares. Tudo isso para garantir que os cerca de 80% dos problemas de saúde que oneram a rede hospitalar in-devidamente sejam atendi-dos nas unidades de atenção primária.

Além das USF, o Governo vem financiado a constru-ção de Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Dro-gas (CapsAD). Em agosto deste ano, foi inaugurado o CapsAD de Anchieta, num investimento de R$ 1,47 milhão (entre obras e equipamentos) para o mu-nicípio. No local, no bairro Guanabara, serão atendidas cerca de 190 pessoas por mês com problemas decor-rentes do uso abusivo dessas

substâncias. Também está em construção um CAPSad em Marataízes. Em janeiro, foi inagurado o serviço em Cachoeiro.

QuAlificAção ProfissionAlO Governo do Espíri-

to Santo está capacitando profissionais como médi-cos, enfermeiros, dentis-tas, biólogos, farmacêuti-cos, psicólogos e assisten-tes sociais que atuam na rede municipal de saúde. Todos concluíram o Cur-so de Especialização em Atenção Primária à Saúde, ofertado pela Sesa, com vistas a qualificar ainda mais o atendimento bási-co. Trabalhadores de todas as cidades que compõem a Região Central Sul passa-ram pelo Curso.

sAmu 192Em dezembro passado,

a Secretaria de Estado da Saúde apresentou a pro-posta de implantação do

Samu 192 aos municí-pios da Região. O encon-tro teve a participação de prefeitos e secretários. Fi-cou estabelecido que será formalizada uma carta de intenções e estabelecida uma comissão técnica para dar continuidade ao projeto. A ideia é que o serviço cubra todo o ter-ritório do ES.

rede cegonhALógica similar segue o

projeto para implanta-ção da Rede Cegonha na Região. A Sesa está inter-mediando reuniões com representantes dos mu-nicípios para orientar na adesão a esta política, de iniciativa do Governo Fe-deral, que reúne medidas para garantir um atendi-mento adequado e huma-nizado às mulheres, desde a confirmação da gravidez, passando pelo pré-natal e o parto, até os dois primeiros anos de vida do bebê.

Governo repassa R$ 106,8 milhões para hospitais municipais HOSPITAIS DA REGIÃO DO CAPARAó »

TAMbéM TêM PARCERIA E RECEbEM RECURSOS

cAchoeiro de itAPemirim

fotos: divulgação

Page 13: Edição 453

Para secretária de saúde, o momento agora é de avançar

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 13ESPECIALwww.AQUIES.com.br

filipe [email protected]

Ela é médica formada des-de 1982 e secretária de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim desde 2009. Márcia Fardim sempre trabalhou no serviço público, fosse no estado ou no município. A convite do prefeito Carlos Casteglione, ela comanda uma das pastas mais importantes da cida-de e, chegando ao final de sua gestão, comenta como encontrou a secretaria e diz que tem a certeza do “dever cumprido”.

“Quando cheguei à secre-taria faltava material, medi-camentos, kits de oxigênio, ambulâncias e o mais gra-ve: o Pronto Atendimento Paulo Pereira Gomes tinha sido inaugurado há cerca de quatro meses. Então, falta-va médico, equipe e tudo o

que é necessário para o bom funcionamento. Foram de-safios enormes”, comentou Márcia.

Com todas as dificuldades encontradas, Márcia destaca que seu principal desafio era organizar a secretaria e “pôr a casa em ordem”. “Os em-penhos tinham sido cancela-dos. Nossos fornecedores só continuavam a trazer o que precisávamos se fossem pa-gos os compromissos feitos na administração passada. Aos poucos fomos conse-guindo deixar tudo em dia e já no segundo ano de man-dato fechamos com saldo positivo”, acrescentou.

Depois de organizar as finanças da secretaria e a própria questão funcional da pasta, a secretária diz que o objetivo foi dar condições de trabalho aos médicos e demais profissionais, além

de qualidade no serviço ofer-tado. “Nosso maior objetivo foi atender melhor. No dis-trito de Itaoca, por exemplo, agora temos posto de saúde 24 horas. No Paulo Perei-ra, chegamos a atender 250 pessoas por dia, com cerca de 230 medicamentos dife-rentes e médicos disponíveis 24 horas. Tivemos também atenção às reivindicações dos profissionais: conseguimos dar condições dignas de tra-balho”, salientou Márcia.

Para administrar uma se-cretaria com cerca de 1200 servidores e cinco subsecre-tarias, Márcia enfatiza que é preciso confiança, equipe qualificada e comprometi-mento. “Hoje, temos vários projetos em andamento. Emendas parlamentares também permitiram que conseguíssemos avanços. A então deputada Iriny Lopes,

MáRCIA FARDIM DESTACA QUE ENCONTROU UMA SECRETARIA »DESESTRUTURADA E DESORGANIzADA. AGORA, O MOMENTO é DE AvANçAR

a senadora Ana Rita, o de-putado Camilo Cola, a de-putada Aparecida Denadai, todos eles colaboraram com nosso município”, conta.

Dos projetos em anda-mento citados pela secretá-ria, destaque para as unida-des de saúde do bairro Abe-lardo Machado, Coramara, Novo Parque e Teixeira Lei-te; construção de academias da saúde nos bairros BNH de baixo, Coramara e Jardim Itapemirim; ampliação das unidades de saúde em Cór-rego dos Monos e Village da Luz; reforma da unidade de saúde de Conduru.

“Nosso receio maior era a falta de continuidade. Desen-volvemos ações importantes, que permitiram Cachoeiro possuir hoje uma Secretaria de Saúde estruturada e pron-ta para avançar ainda mais. Agora, com o segundo man-dato de Casteglione, a gente fica mais tranquila porque sabe que isso será possível”, ponderou a secretária.

Em Cachoeiro de Itapemirim, assim como em outras cidades e regiões do país, ainda há dificuldade na contratação de médicos. Os motivos são variados, mas o fato de não haver uma faculdade de medicina na cidade dificulta ainda mais. Entretanto, municípios como Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, Itaperuna, também no estado do Rio, Vila Velha e Vitória têm fornecido profissionais para Cachoeiro.

“Com a implantação do curso de medicina nessas cidades, a oferta aumentou. Não chega perto do ideal ainda, mas antigamente existia escola de médico só na Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) ou na capital carioca, o que dificultava ainda mais. No entanto, ainda hoje é difícil atrair o profissional para nossa região”, contou Márcia.

Para ela, existem quatro fatores principais que são levados em conta pelo médico

na hora de escolher onde trabalhar: a estrutura oferecida; capacitação da equipe; plano de carreira salarial; e bons salários.

“Precisamos fidelizar os médicos do Programa de Saúde da Família, os efetivos e os contratados que trabalham nos Prontos Atendimentos. E também buscar maneiras de viabilizar a vinda de novos profissionais”, acrescentou.

Como está se encerrando o primeiro mandato de Casteglione e ele já anunciou que acontecerão mudanças no secretariado, Márcia não sabe ainda qual será o seu destino, mas disse que seja o que for, termina com sensação do dever cumprido. “Não há nada definido, mas não penso em parar de trabalhar, ainda que tenha condições de aposentar, vou continuar a exercer minha profissão na medicina, porque é o que gosto de fazer. Vou exercer enquanto puder”, finalizou.

DIFICULDADE EM CONTRATAR MéDICOS

Se Cachoeiro de Itapemi-rim é referência nos serviços de oncologia, os responsáveis têm nome e podem ser facilmente identificados. Os médicos do Hospital Evangélico, principal-mente, têm dado contribuição significativa para manter a ci-dade entre as mais respeitadas nesse segmento. São profissio-nais que não se cansam de se atualizar e buscarem respostas para problemas que surgem no dia a dia de um hospital.

E quem faz parte dessa his-tória é o médico Anderson Zer-bone. Formado na Emescan do Rio de Janeiro, ele conta que no início de sua jornada uni-versitária chegou a pensar em fazer outro curso. “Na época, fiz vestibular para medicina no Rio e economia na Ufes. Passei nos dois e cheguei a cursar um ano de cada. Mas depois decidi que minha vontade mesmo era seguir na medicina”, contou.

Para ele, a história compro-va que Cachoeiro sempre foi referência em medicina. “Os

médicos em Cachoeiro sempre foram muito bons. Esse, inclu-sive, é um fator muito impor-tante para o desenvolvimento da cidade. Sermos referência em medicina contribui para o crescimento de Cachoeiro”, enfatizou.

Anderson também já passou por diversas situações que lhe ti-raram do lazer e o levaram para o trabalho. “Acontece muito: a gente está em casa e tem que sair correndo para atender alguma emergência. No entanto, desde que escolhemos essa profissão a gente sabe que vamos passar por situações assim”, disse.

Como a profissão de mé-dico exige muito tempo de dedicação, a família, em al-guns casos, sente a ausência. “Apesar desse contratempo, a gente procura compensar com intensidade em nossos relacio-namentos familiares. Acredito que o fato de estar empenha-do na medicina só influenciou positivamente em casa, tanto, que minha filha mais velha

está estudando para ser médi-ca”, acrescentou.

Aos 48 anos de idade, Ander-son Zerbone não tem dúvidas ao afirmar que o fator financei-ro não pode ser o motivador na hora de escolher a profissão. “Se alguém for fazer medicina por questões da ordem financeira estará fadado ao insucesso e ostracismo. É preciso estar mui-to bem preparado, estudando sempre e focado em fazer o que gosta, porque a pro-fissão exige muito”.

“A medicina, historicamente, sempre foi muito importante para o progresso da cidade”

foto

s: fil

ipe r

odri

gues

Page 14: Edição 453

filipe [email protected]

Ele nasceu em Afonso Cláudio, foi criado em Muqui e estudou medi-cina no Rio de Janeiro, durante 10 anos. Fez residência médica em ci-rurgia geral e hoje é um dos médicos mais anti-gos atuando em Cacho-eiro. Franklin Wilson Novaes tem de profissão 46 anos e 71 de idade. Não pensa em parar de exercer a profissão. “Só no dia do meu funeral, contra minha vontade”, ele brinca.

O desejo de estudar medicina, segundo ele, não veio da família ou de algo inexplicável. “Sem-pre tive muita facilidade em atividades manuais. E, na época em que era

estudante na cidade de Muqui, não existiam muitas profissões para nos inspirar. Havia uma pessoa que estudava me-dicina em outra cidade. A gente não sabia quem era, mas tinha a informa-ção que ela existia. Isso foi despertando a minha curiosidade e interesse”, conta.

Apesar de 46 anos de profissão, Franklin mu-dou-se para Cachoeiro em 1983. Antes, parti-cipou da fundação do hospital Santa Helena, em Itapemirim, onde também trabalhou.

Sua vida, como a da maioria dos médicos, nunca foi fácil: passava mais tempo em serviço do que no lazer. “Não dá nem para contar quantas vezes passei natal e ou-

tros feriados trabalhan-do. Médico tem que ser médico 24 horas todos os dias da semana, ou então não pode ser chamado como tal”, acrescentou.

Membro titular da So-ciedade Brasileira de Ci-rurgia Bariátrica e Meta-bólica, sendo o presiden-te do Capítulo Espírito Santo, ele se lembra dos momentos mais intensos de sua profissão. “Teve época que chegava a trabalhar 72 horas sem parar. Eram duas noites sem dormir. Hoje em dia é mais tranquilo”, comentou.

“A gente estuda a vida inteira e não para de se atualizar. Com os avan-ços da tecnologia, preci-samos nos atualizar sem-pre. Nunca tive medo de mudanças, de me en-

Com 46 anos de medicina, o desejo é o mesmo: continuar trabalhando

Franklin Wilson novaes está com 71 anos e não tem êxito ao aFirmar que “ser médico é estar disponível 24 horas por dia, todos os dias da vida” »

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

contrar com o progresso e fazer parte dele. Tudo é desafio”, disse.

Depois de tantos anos de profissão, ele não tem dúvidas ao afirmar que o lazer não vem antes do trabalho. Para quem pensa em ingressar na medicina, ele dá a dica: “é preciso saber se o pro-fissional vai querer se relacionar e cuidar das pessoas. Se essa for a vontade, então terá que se dedicar todos os dias a isso. O segredo é escolher o que real-mente gosta e fazer o que dá prazer”, finalizou.

Higor Colli Zerbone tem 26 anos, é formado em me-dicina e está fazendo resi-dência em clínica médica no Hospital Evangélico de Cachoeiro. Seu objetivo é especializar-se em geriatria - ramo da medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas.

Ele estuda há oito anos e pretende continuar sua bus-ca pelo conhecimento, pelo menos, por mais três anos. “Quero me especializar em geriatria. Para tanto, terei que fazer novamente uma prova e ingressar em outra residência, em Belo Hori-zonte”, contou Higor.

Apesar de ter sido aprova-do em outras cidades, Higor decidiu fazer sua residência em Cachoeiro. “Aqui nós te-

mos orientações mais de per-to, o que nos ajuda muito na formação. Tenho aprendido bastante e cada vez mais gos-tado da profissão”, disse.

A vida estudantil de Higor foi toda no Colégio Jesus Cristo Rei, em Cachoeiro. Ele conta ainda que o que lhe motivou a fazer medi-cina foi a condição de seus avós. “Geriatria era uma área pouco explorada. Apesar de atualmente ser diferente, estou determinado a me es-pecializar e trabalhar com pessoas de idade avançada”, acrescentou.

Ainda jovem, ele já tem noção do tanto que irá ter que dispor de seu tempo para a profissão. E está dis-posto a isso. “Atualmente, trabalho cerca de 60 horas semanais. A gente sabe que muitos feriados, natal e ano

novo poderão ser dentro de hospitais. Mas estou dispos-to a isso e a família enten-de”, ponderou.

Sobre relacionamentos amorosos, ele conta que já tem namorada e sua forma-ção não atrapalha. “Ela (a namorada) está se formando em psicologia e sabe que a minha rotina será um pou-co puxada. Como somos de Cachoeiro não temos muita dificuldade, mas outros co-legas que fazem residência em cidades distantes de suas famílias encontram essa difi-culdade. Faz parte”, disse.

E para quem pensa em ingressar na faculdade de medicina, Higor orienta: “tem que gostar. A questão financeira não pode pesar na decisão. Temos que buscar aquilo que nos dá prazer e realização”.

aos 26 anos de idade, residente em medicina quer se especializar em geriatria

foto

s: fil

ipe r

odri

gues

quinta-Feira, 18/10/2012 cachoeiro de itapemirim e reGião sul

www.aquies.com.br14 especial

Page 15: Edição 453

QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL 15ENTREVISTAwww.AQUIES.com.br

Page 16: Edição 453

ECONOMIA QUINTA-FEIRA, 18/10/2012 CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM E REGIÃO SUL

www.AQUIES.com.br16

O Feirão da Cola Veí-culos, que iniciaria hoje e iria até o sábado, foi adiado. A empresa in-formou que imprevistos fizeram que o evento fosse marcado para a

próxima semana, nos dias 25, 26 e 27.

No pátio da Cola Ve-ículos estarão em oferta 110 automóveis, dentre novos e seminovos. Para os carros ‘zero quilôme-tro’ a taxas variam entre 1,09% e 0,99% para toda a linha Fiat.

Os interessados nos seminovos serão benefi-ciados com taxas seme-lhantes aos dos novos, sem contar que irão adquirir um veículo re-visado, com garantia de seis meses, transferência e IPVA grátis e com o tanque cheio.

Além disso, os feirantes estarão diante de uma va-riedade de carros; na ala dos seminovos, os preços oscilam entre R$ 50 mil e R$ 15 mil. O evento irá acontecer no pátio da pró-pria empresa, que fica lo-calizada na avenida Fran-cisco Lacerda de Aguiar.

Cola adia feirão de veículos O FEIRÃO DA COLA VEíCULOS ACONTECERá NOS DIAS 25, 26 E 27 DESTE MêS »

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM

LEANDRO [email protected]

FOTOS: LEANDRO MOREIRA