Edição 476

12
A onda de violência que atingiu a região e todo o estado de São Paulo em 2012 continua neste ano. A semana foi marcada pela execução de um policial militar no Centro de Osasco, terça- -feira, e mais dez assassinatos na cidade, Carapicuíba e Jandira. A polícia investiga se há relação entre os crimes. Os motoboys que não se enquadrarem nas regras da lei que entrou em vigor há uma semana só serão multados após o dia 20. Após atraso, a conclusão da duplicação da rua da Estação deve ser entregue no aniver- sário de 51 anos de Osasco, dia 19. Data também terá entrega de moradias populares. Em entrevista, a nova secretária de Trabalho de Osasco, Mônica Veloso, fala dos desafios e de projetos à frente da pasta. O prefeito Jorge Lapas (PT) participou da primeira sessão do ano na Câmara de Osasco e disse que o gabinete está de portas abertas inclusive à oposição. O PM Luiz Carlos Nascimento da Costa foi enterrado na quinta-feira no cemitério Santo Antônio Em reunião pública realizada na terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Cotia, diversas entidades da sociedade civil começaram a debater a revisão do Plano Diretor da cidade, que deve ocorrer neste ano. Verticalização e meio ambiente são principais preocupações. Primeira sessão ordinária reuniu os 21 vereadores e o prefeito PÁGINA 6 PÁGINA 3 PÁGINA 5 PÁGINA 4 PÁGINA 9 PÁGINA 5 Violência continua na região: 11 mortes em 24h DISTRIBUIÇÃO GRATUITA www.visaooeste.com.br ano 10 - nº 476 - de 8 a 14 de fevereiro de 2013 Câmara inicia trabalhos Entidades apresentam propostas para Cotia Confira na página 8 as vagas de empregos no Carnaval tem Santana de Parnaíba como principal opção. Veja programação completa da folia PÁGINA 12 Após sofrer goleada diante da Lusa, Grêmio Osasco tem Noroeste e São Carlos pela frente PÁGINA 11 Motoboys tentam se adaptar a lei Nova rua da Estação será entregue dia 19 Mônica leva visão sindical a secretaria Eduardo Metroviche Renato Silvestre/Folhapress Eduardo Metroviche Eduardo Metroviche Luis Pires/finePhoto Fevereiro Sábado - Sol/Chuva 29 o C máx - 20 o C mín Domingo - Sol/Chuva 29 o C máx - 20 o C mín Nova Crescente Cheia Minguante 10 17 25 3

description

Edição 476 do Jornal Visão Oeste

Transcript of Edição 476

A onda de violência que atingiu a região e todo o estado de São Paulo em 2012 continua neste ano. A semana foi marcada pela execução de um policial militar no Centro de Osasco, terça--feira, e mais dez assassinatos na cidade, Carapicuíba e Jandira. A polícia investiga se há relação entre os crimes.

Os motoboys que não se enquadrarem nas regras da lei que entrou em vigor há uma semana só serão multados após o dia 20.

Após atraso, a conclusão da duplicação da rua da Estação deve ser entregue no aniver-sário de 51 anos de Osasco, dia 19. Data também terá entrega de moradias populares.

Em entrevista, a nova secretária de Trabalho de Osasco, Mônica Veloso, fala dos desafios e de projetos à frente da pasta.

O prefeito Jorge Lapas (PT) participou da primeira sessão do ano na Câmara de Osasco e disse que o gabinete está de portas abertas inclusive à oposição.

O PM Luiz Carlos Nascimento da Costa foi enterrado na quinta-feira no cemitério Santo Antônio

Em reunião pública realizada na terça-feira, 5, na Câmara Municipal de Cotia, diversas entidades da sociedade civil começaram a debater a revisão do Plano Diretor da cidade, que deve ocorrer neste ano. Verticalização e meio ambiente são principais preocupações.

Primeira sessão ordinária reuniu os 21 vereadores e o prefeito

PÁGINA 6

PÁGINA 3

PÁGINA 5 PÁGINA 4

PÁGINA 9PÁGINA 5

Violência continua na região: 11 mortes em 24h

DISTRIBUIÇÃO GRATUITAwww.visaooeste.com.br

ano 10 - nº 476 - de 8 a 14 de fevereiro de 2013

Câmara inicia trabalhos

Entidades apresentam propostas para Cotia

Confira na página 8 as vagas de empregos no

Carnaval tem Santana de Parnaíba como principal opção. Veja programação completa da folia

PÁGINA 12

Após sofrer goleada

diante da Lusa, Grêmio

Osasco tem Noroeste e São Carlos pela frente

PÁGINA 11

Motoboys tentam se adaptar a lei

Nova rua da Estação será entregue dia 19

Mônica leva visão sindical a secretaria

Eduardo Metroviche

Rena

to S

ilves

tre/

Folh

apre

ss

Eduardo Metroviche

Eduardo Metroviche

Luis Pires/finePhoto

Fevereiro

Sábado - Sol/Chuva29oC máx - 20oC mín

Domingo - Sol/Chuva29oC máx - 20oC mín

Nova Crescente CheiaMinguante

10 17 253

“O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos polí-ticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas...”. Essa citação, par-te do poema “O Analfabeto Político”, do dramaturgo alemão, Bertold Brecht (1898-1956), é uma lição que continua atual. E ganha ainda mais significado no iní-cio de cada nova gestão pública, cada nova legislatura, depois de um processo eleitoral.

Exercer a cidadania, no âmbito político, não se trata apenas de cumprir a obrigação de votar e escolher nos-sos representantes. Se trata, também, de bem exercer o dever e o direito de fiscalizar os gestores e legislado-res aos quais escolhemos para levar os nossos anseios, nossas demandas e nossas reivindicações às esferas do poder público que poderão dar-lhes a devida atenção. Espera-se que, no processo democrático, eles sejam porta-vozes de seus representados.

Mas nem sempre é assim. As promessas de campa-nha, não raro, dão lugar a objetivos pessoais, mercan-tilistas ou oportunistas. E somada à ampla divulgação de episódios de corrupção e escândalos, cria-se uma situação que gera na sociedade um efeito refratário à política. Aprofunda-se, assim, o fenômeno do analfa-betismo criticado pelo dramaturgo alemão.

É preciso lutar contra isso e incentivar a partici-pação. A cada reinício do ciclo, principalmente no horizonte que mais se aproxima da comunidade, que é justamente o Legislativo e o Executivo munici-pais, cujos trabalhos começam a se realizar mesmo a partir de agora, o cidadão tem a oportunidade de retomar seu próprio compromisso com a cidadania. De exercer seu dever de fiscalizar e cobrar trabalho, posições coerentes e éticas dos políticos aos quais delegou a tarefa de representá-lo.

opinião2

Momento de acompanhar e fiscalizar

“Amo os homossexuais como amo os bandidos, os assassinos…”

Silas Malafaia - pastor, em entrevista ao programa “De Frente com Gabi”, da jornalista Marilia Gabriela, no SBT

“Que o meu Deus, que não sei se é o mesmo que o seu, te perdoe”.

Marilia Gabriela - em resposta a Malafaia

“Está havendo abuso de autoridade. Quando a situação está normal, é como a casa da mãe Joana. Aí, estoura uma crise, fecham tudo. Pela legislação, é preciso primeiro autuar, dar prazo para regularizar”.

Bernard Fuldauer - presidente da Associação dos Profissionais de Fiscalização do Estado de São Paulo, sobre as ações de fiscalização às casas noturnas após a tragédia

de Santa Maria, na Folha de S. Paulo

“No momento em que o governador [Cid Gomes] priorizou a contratação do show [de Ivete Sangalo], a saúde pública foi preterida”.

Oscar Costa Filho - procurador da República que entrou com ação na Justiça Federal pedindo restituição aos cofres

públicos de R$ 650 mil pagos por um show da cantora em inauguração de hospital no Ceará

EDITORIAL ARTIGOS

8 a 14 de fevereiro de 2013

As opiniões expressas nos artigos são de responsabilidade dos autores e não correspondem necessariamente à opinião do jornal

FRASES

Exercer a cidadania não se trata apenas de cumprir a obrigação de votar

Diretor ExecutivoValter Santos

Diretor de redaçãoRenato Rovai - Mtb 23.140

EditorJeferson Martinho

([email protected])Projeto Gráfico

Carmem Machado/Publisher BrasilDiagramação

Rodrigo Domingues([email protected])

Chefe de ReportagemFernando Augusto

([email protected]) Repórteres

Leandro Conceição([email protected])

William Galvão([email protected])

Depto. JurídicoEdu Éder de Carvalho

[email protected] Publicitário

[email protected]ãoFolha GráficaTiragem

35.000 exemplares

Visão Oeste é uma publicação semanal da Editora Visão Oeste.

Av. Yara, 223 - Vila Yara - Osasco - SP Cep 06028-100

Redação/publicidadeTel.: 3683-3592 - Fax.: 3681-3150

Filiado a ABRARJ / ADJORI-SPRegistro n° 3247 - 1° Oficial de Registro Civil das

Pessoas Jurídicas de Osasco

Osasco - Carapicuíba - Santana de Parnaíba - Cotia - Itapevi - Taboão da Serra - Barueri

Pirapora do Bom Jesus - Vargem GrandeEmbu das Artes - Itapecerica da Serra - Jandira

*Renato Rovai

Está previsto para o dia 18 deste mês, o lançamento do livro A Outra História do Mensalão – As contradições de um julgamento político, do jornalista Paulo Moreira Leite. A obra é o 7° titulo da coleção “História Agora”, lançada pela Geração Editorial. Entre os livros da coleção está o best-seller A Privataria Tucana.

No livro, Paulo Moreira Leite demonstra coragem ao sair do discurso comum, tão propagado pela “grande mídia” e pela direita brasileira, de que a Ação Penal 470 foi um exemplo de moralidade e combate a corrupção pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Nas suas 352 páginas, ele afirma que o julgamento foi contraditório, político e injusto. Um processo pautado pela opinião pública, que expressa a visão daqueles que detém os grandes meios de comunicação.

O jornalista defende que o STF, com a contribuição fundamental da PGR (Procuradoria Geral da República),

*Paulo Pereira da Silva

Neste início de ano, um fato importante a ser destacado é a retomada da unidade de ação das centrais sindicais. Elas já iniciaram a convocação da marcha pelo desenvolvimento com valorização do trabalho, a ser realizada dia 6 de março, em Brasília.

As reivindicações são unitárias, pois constam da “Agenda da Classe Trabalhadora”, aprovada pelo movimento sindi-cal em 2010. Basicamente, exigimos do governo a intro-dução de um projeto nacional de desenvolvimento com soberania e valorização do trabalho.

Entre tantas reivindicações do documento, decidimos priorizar algumas que devem ser postas em prática imedia-tamente para acelerar o crescimento econômico e valorizar o emprego e o rendimento dos trabalhadores.

Na concentração a ser realizada em frente ao Palácio do Planalto vamos deixar claro a necessidade de o governo acelerar o investimento público e estímulos para a reto-

transformou em crime eleitoral empréstimos bancários do PT, que o partido ao fim pagou. E culpou um acusado por acredi-tar que ele teria a “obrigação” de saber todos os passos dos seus ex--comandados.

Embora o mais alto tribunal do país classifique os atos denuncia-dos na Ação Penal 470 como “cor-rupção”, ignorou os corruptores. Empresários que sempre finan-ciaram campanhas eleitorais, de todos, inclusive daqueles que acu-saram os envolvidos neste processo. Tema este que seria muito caro para a direita que apontou o dedo para o PT.

O livro é uma contribuição fundamental para aqueles que querem entender o que há por trás deste julgamento. Já reservei meu exemplar.

mada dos investimentos privados em áreas geradoras de emprego.

Mostraremos a nossa indignação pela manutenção do fator previdenciário, que deve ser revogado imediatamente. Queremos também a jornada de 40 horas semanais, sem redução salarial, 10% do PIB para a educação e 10% para a saúde. Pleiteamos ainda a regulamentação da Convenção 151 e aprovação da Convenção 158, ambas da OIT.

Os trabalhadores não podem esquecer das demandas que atendem outros segmentos da sociedade, como a criação de uma política nacional de valorização das aposentadorias e a efetivação da reforma agrária.

Com unidade na luta, acreditamos ser possível ampliar a pressão sobre o governo e patrões para o atendimento da nossa pauta, que cobra mais atenção à produção, aos salários e ao investimento em políticas públicas.

Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, é deputado federal pelo PDT-SP e presidente da Força Sindical

Renato Rovai é diretor de redação do Visão

Oeste e editor da revista Fórum

As contradições de um julgamento político

Centrais retomam unidade pela agenda trabalhista

política 38 a 14 de fevereiro de 2013

Leandro Conceição

Em discurso na primeira sessão do ano na Câmara de Osasco, o prefeito Jorge Lapas (PT) declarou que seu gabi-nete está “aberto a todos os vereadores”. Lapas ressaltou que pretende buscar o diálogo inclusive com os quatro vere-adores da oposição, todos do PSDB. “Não sou um prefeito de partidos. A oposição tem o direito de cobrar”, afirmou.

O vereador Aluisio Pinhei-ro (PT) foi escolhido líder do prefeito na Câmara e discur-sou no mesmo tom: “Quero aprofundar o diálogo, a busca de entendimento, não apenas com a base aliada, mas tam-bém com a oposição”.

O tucano André Sacco elogiou a escolha de Aluisio como líder do prefeito e afir-

CÂMARA

Prefeito discursou na Câmara na primeira sessão ordinária do ano

Lapas abre ano legislativo com afagos à oposição

Prefeito destaca ações e projetos

Ex-secretário do Ministério da Justiça assume Secretaria de Assuntos Jurídicos

Vem me ver Vergínio também encheu a

Câmara de Osasco de elogios. Depois, a esposa dele, a verea-dora Andrea Vergínio Capriotti (PSD), brincou: “Ele falou que gosta desta Casa. Pensei que ele vinha aqui para me ver”.

CemitérioO vereador Alex Sandro de

Souza Sá, o Alex da Academia (PDT), pediu do prefeito Jorge Lapas (PT) a reforma do cemité-rio do Jardim Santo Antônio. “As pessoas vão ali num momento de sofrimento e precisam ter o mínimo de conforto possível”, declarou o pedetista.

SalárioOs vereadores da Câmara

Municipal de Taboão da Serra aprovaram, por unanimidade, na sessão de terça-feira, 5, o aumento salarial para médicos, enfermeiros, auxiliares e dentistas da rede municipal. A proposta foi enviada pelo prefeito Fernando Fernandes (PSDB), que explicou que o aumento era necessário já que o salário no município estava

abaixo do mercado e os profissio-nais buscavam outras cidades. Os médicos recebiam R$ 25,00 por hora trabalhada e passam a rece-ber R$ 60,00.

Aluguel socialA Câmara de Barueri aprovou

esta semana, na primeira sessão ordinária do ano, a criação do Programa de Aluguel Social no município. A proposta, enviada pelo Poder Executivo, prevê o auxílio a famílias de baixa renda que tiverem que deixar suas resi-dências em situações extremas, como desastres ou risco iminente à integridade física dos moradores.

ONGsEm discurso na Câmara de

Barueri, o vereador Saulo Góes (PDT) defendeu maior rigor no repasse de verbas para ONGs. Para ele, muitas instituições sobrevi-vem apenas à custa dos cofres públicos, o que descaracteriza o aspecto não governamental das entidades. “As ONGs não podem viver apenas de dinheiro público. Elas precisam buscar alternativas para viabilizar seu funcionamen-to”, declarou.

Vergínio e o ventoEm discurso durante a pri-

meira sessão do ano na Câmara de Osasco, na terça-feira, 5, o deputado estadual Osvaldo Vergínio (PSD), que assumiu o cargo em janeiro, falou sobre um dilema vivido em seus primeiros

dias na Assembleia Legislativa. “Falaram pra mim ‘esquerda de um lado, direita do outro’. Um dia fiquei do lado da esquerda, no outro da direita. Falaram: ‘Osvaldo, você é de onde?’. Eu sou de onde o vento me levar”.

Ano novo legislativoOs vereadores começaram o ano legislativo na Câmara de Itapevi, na terça-feira, 5, com a aprovação de cinco projetos. Entre eles, o programa de recuperação fiscal, que dará oportu-nidade aos inadimplentes regularizarem suas pendências junto à Prefeitura, e a criação do Conselho Municipal de Defesa Civil. A sessão teve a presença do prefeito Jaci Tadeu (PV).

Eduardo Metroviche

mou que “o PSDB sempre votou em projetos importan-tes para esta cidade, indepen-dentemente de bandeiras”.

IPTUDepois, André Sacco voltou

a disparar contra o aumento de cerca de 28% do IPTU após uma revisão feita pela Prefeitura no valor venal dos imóveis. “Inúmeras são as

reclamações dos cidadãos com aumentos abusivos”.

Mais tarde, em entrevis-ta coletiva em seu gabine-te, Lapas respondeu: “Os imóveis foram valorizando, de dois, três anos, para cá, o valor [dos imóveis na cidade] quase dobrou. Duvido que haja imóvel com o valor venal maior que um terço do valor do imóvel”.

Jorge Lapas também apre-sentou em seu discurso na Câmara um balanço das ações realizadas pela Prefeitura após o primeiro mês de mandato e dos principais projetos do Executivo.

Entre as ações destacadas estão a abertura de processo seletivo para a contratação de 187 médicos para reduzir as

filas de espera para consultas e o início dos diálogos com o governo do estado visando a implantação do Bilhete Inte-grado no município. “Já pedi audiência com o governador”, disse.

Além disso, o prefeito osas-quense disse ter iniciado as conversas com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha,

para implantação de um cen-tro de oncologia na cidade.

Outras ações destacadas foram o início das negociações com a Via Oeste - concessio-nária que administra a rodo-via Castello Branco - para a abertura de novos acessos a Osasco, e a intensificação da fiscalização contra o despejo irregular de entulho.

Após participar da primei-ra sessão do ano na Câmara, na terça, 5, Lapas nomeou, em seu gabinete, os novos comandantes das secreta-rias de Assuntos Jurídicos, Marcelo Vieira de Campos, de Segurança e Controle Urbano, André Santiago, e da Ouvidoria do município, Luiz Carlos Garcia, o Luiz da Locadora.

Marcelo Vieira de Cam-pos, Especialista em Direito

Administrativo e Proces-sual Civil, foi secretário de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça.

O novo secretário também já foi chefe de gabinete do hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, quando este era subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, e procurador-geral do muni-cípio de Santo André.

O secretário de Segurança e Controle Urbano (Secon-tru), o advogado André San-tiago, era adjunto na pasta e foi confirmado após ocupar o cargo interinamente desde o afastamento de José Amando Motta. Também já foi asses-sor Jurídico no Instituto de Previdência do Município de Osasco (IPMO).

O ouvidor Luiz da Loca-dora assume na cota do PCdoB.

“Não sou um prefeito de partidos”

política4 8 a 14 de fevereiro de 2013

Fora do governo, PSD se mantém na base

Leandro Conceição

O prefeito de Osasco, Jorge Lapas (PT), con-cluiu a formação de seu secretariado na terça-feira, 5, e acabou com as especu-lações de que o PSD faria parte do governo. Mesmo assim, os dois vereadores do partido na Câmara afir-mam fazer parte da base do governo Lapas.

De acordo com Josias da Juco, líder do PSD na Câmara, o partido “vem somar com a base”. “Se hoje o prefeito é o Lapas, com certeza vamos fazer parte [da base aliada] para ajudar ele”, afirma.

Sobre a possibilidade de a legenda buscar o comando de pastas, ele declara que “pode ser que venha acon-tecer. Mas entendemos que podemos ajudar o Executi-vo tendo secretaria ou não”.

Já a vereadora Andrea Verginio Capriotti diz não ser “nem base, nem oposi-

ção”. Mas sinaliza um ali-nhamento com o governo Lapas. “Se ele está ali para representar o Executivo e eu vou precisar dele, vou ter que ir atrás dele. É uma intimidade para que se possa fazer uma melhoria pela cidade”.

Andrea afirma que não vê “nenhum problema” no fato de o partido não fazer parte do governo. “O importante é dentro desta Casa”.

Em entrevista coletiva, Lapas afirmou que “os par-tidos participam [do gover-no] não só com secretarias”.

VERGÍNIO

Principal representante do PSD, o deputado esta-dual Osvaldo Vergínio foi um dos adversários de Lapas na disputa à Prefei-tura. Mas fez parte da base do governo de Emidio de Souza (PT), antecessor de Lapas, e sempre manteve relação próxima com os petistas.“Não vai haver descontinuidade de absolutamente nada”

ENTREVISTA LÁ OU CÁ?

O trabalhismo de Mônica Veloso na Secretaria de Trabalho

A nova secretária de Desenvolvimento, Traba-lho e Inclusão de Osasco, Mônica Veloso, fala, em entrevista, dos planos para a pasta e destaca a impor-tância de uma sindicalista assumir o comando do órgão pela primeira vez.

“A gente quer somar esforços, trazer os olhares também do mundo sindi-cal para políticas públicas”, afirma. Mônica Veloso é secretária-geral licenciada do Sindicato dos Metalúr-gicos de Osasco e Região e da direção executiva da Força Sindical.

Ela também fala sobre o crescimento do PDT em Osasco. “É um caminho que tem sido construído com participação, debate, formação dos quadros”.

Visão Oeste: Como está o início dos trabalhos à frente da secretaria?

Mônica Veloso: A Secretaria de Trabalho é um desafio enorme, pela dimensão que as políticas públicas implantadas por ela tomaram durante todo o período da gestão do [ex--prefeito] Emidio [de Sou-za - PT]. É uma secretaria que deu um respaldo forte para as ações estratégicas do governo anterior e que a gente tem agora não só o desafio [de manter], mas também conceber todas as potencialidades, a polí-tica pública de empregos, inclusão e desenvolvimen-to. A gente integrou uma equipe para dar conta de todas as expectativas que, com certeza, nosso prefei-to tem, e a integralidade que precisamos ter como secretaria.

Qual a importância de um sindicalista assumir a Secretaria de Trabalho pela primeira vez?

Para nós é uma honra, uma alegria, poder contri-buir de uma forma efetiva

“Resultados mostram a força e a motivação do PDT na cidade”

com a política pública que está voltada ao trabalho, que é uma lógica que a gente conhece bem, pela vivência. E a gente quer somar os esforços, trazer os olhares também do mundo sindical para políti-cas públicas voltadas para o mundo do trabalho.

Dos projetos atuais, quais precisam de ajus-tes, podem ser descon-tinuados ou ampliados?

Não vai haver desconti-nuidade de absolutamente nada. A secretaria está con-formada por eixos muito consolidados, na geração do trabalho e renda, nos programas de economia solidária, no programa de captação de vagas formais. A cidade de Osasco tem, nos últimos anos, batido todas as metas estabelecidas pelo Ministério do Tra-balho para a inclusão das pessoas no mercado com carteira assinada, no regis-tro formal, além das outras ações estratégicas, Bolsa Família, a cidade de Osasco participa hoje do programa Brasil Sem Miséria, um programa muito grande, que vai alcançar uma estra-tégia maior aqui. E nós esta-

mos debruçados sobre estes projetos. Políticas voltadas às questões ambientais aqui na cidade... Enfim, muita coisa boa vindo pelo cami-nho e que vai permitir ao secretariado trabalhar de forma muito integrada com a Secretaria do Trabalho.

A senhora é filiada ao PDT, um partido em ascensão no muni-cípio, que elegeu um vereador (Alex da Aca-demia) e tem a senho-ra no comando de uma secretaria importante. Quais os fatores para este crescimento?

Primeiro porque é um partido histórico, que tem essa característica de dar a sua contribuição às polí-ticas nacionais e da nos-sa cidade. E exatamente com esse empenho, com esse compromisso, que o nosso presidente, Milton Cavalo, compôs um gru-po que está muito moti-vado a não só trazer o olhar a partir da lógica do trabalhismo, mas também

dar nossa contribuição de forma política, na gestão pública de nossa cidade. A gente está junto com este governo [de Jorge Lapas - PT], já estávamos participando [do governo do antecessor, Emidio de Souza - PT], com a coor-denadoria de Relações Internacionais, com a Gleides [Sodré Almazan - hoje gerente do Fundo Social do Solidariedade]. O resultado dessas ações nos permite mostrar a força, a motivação e o comprometimento que o PDT tem com a cidade de Osasco. É um caminho que tem sido construído com participação, deba-te, formação dos quadros e que quer trazer as dis-cussões, a luta das políti-cas públicas, a partir das comunidades.

“Osasco tem batido todas as metas estabelecidas”

cidades 58 a 14 de fevereiro de 2013

Plano de Cotia é cópia do de Guarulhos

o meio ambiente na cida-de. “Entre as propostas está a não verticaliza-ção, que é uma preocu-pação latente em todas as reuniões que fizemos até agora”, explica o ex--vereador Giba Marceli-no, que preside o Institu-

to Vis Vida de Desenvol-vimento Socioambiental.

Também foi proposta a criação de uma “zona de amortecimento” de 10 quilômetros, no entor-no da Reserva do Morro Grande, para garantir a preservação da área,

Alex da Força, Giba Marcelino e Wlad Farias durante reunião

Obra de duplicação da Rua da Estação sofreu atraso, mas deve terminar quando Osasco faz 51 anos

COTIA

ANIVERSÁRIO

Sem o poder público, entidades discutem revisão do Plano Diretor

Duplicação da Rua da Estação deve ser entregue dia 19

Fernando Augusto

Uma reunião na Câma-ra Municipal, convocada por diversas entidades, iniciou nesta semana a discussão sobre a revi-são do Plano Diretor de Cotia, que deve ser feita neste ano. Como a Pre-feitura ainda não apre-sentou um projeto, as entidades já discutem o tema e pedem um cro-nograma para o poder público.

As propostas já elabo-radas, segundo os orga-nizadores da reunião, buscam um crescimento sustentável, que preserve

A Prefeitura de Osas-co deve entregar a con-clusão da duplicação da rua da Estação no dia do aniversário de 51 anos da cidade, 19 de fevereiro. Um passeio ciclístico na via deve marcar a data.

A expectativa é que mais motoristas passem a utilizar a rua da Estação e a avenida Hilário Pereira de Souza (Superavenida) para ir da Vila Yara ao Km 18, e, com isso, haja melhora na fluidez do tráfego na avenida dos

Autonomistas.A duplicação começou

em 2007. A primeira fase foi entregue em 2008 e o restante estava trava-do devido a pendências judiciais envolvendo pro-prietários de imóveis que não concordaram com o valor proposto pela administração municipal para a desapropriação e entraram na Justiça.

Outra entrega prome-tida para o aniversário é a de 420 unidades habi-tacionais no Jardim Bel-

monte para famílias de baixa renda por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, realiza-do em parceria com o governo federal. Entre as famílias beneficiadas, muitas moram sob as torres da Eletropaulo no Jardim Aliança.

O tradicional bolo com um metro para cada ano do município para cele-brar o aniversário deve ser cortado no Parque Piratininga, e não mais no calçadão da Antonio Agu.

Foto

s/Ed

uard

o M

etro

vich

e

Apenas dois vereadores comparecem

compensação ambien-tal para implantação de novos empreendimen-tos, entre outras.

A proposta mais polê-mica deve ser a suspen-são de liberação de novos empreendimentos imo-biliários por três anos. De acordo com documento distribuído no evento, as novas liberações devem ocorrer “somente quan-do houver infraestrutura adequada no local, como saneamento, sistema viá-rio etc.”

Wlad Farias, da ONG EcoExistir, explica como defende a compensação ambiental. “Aqueles que já degradaram áreas de proteção ambiental terão que ser responsáveis por projetos de compensação em outras áreas da cida-de. Em contrapartida, os

A administração muni-cipal de Cotia ainda não se envolveu na discussão. “Oficialmente ainda não se iniciou a discussão. O Plano atual está vigente desde 2007 e é cópia fiel do Plano de uma cidade aqui da região metropo-litana. A revisão teria que ser feita ano passado”, diz Alex da Força, do Sindi-cato dos Metalúrgicos de Osasco e Região.

De fato, o poder públi-co da cidade ainda não demonstrou interesse. A reunião pública reali-

zada na Câmara Muni-cipal teve a participação apenas do presidente do Legislativo, vereador Marcos Nena (PSB) e do vereador de primeiro mandato Luís Gustavo Napolitano (PSDB).

Outras entidades que participaram, além das já citadas acima, são: Movimento de Defesa da Granja Vianna, Sin-dicato dos Bancários de Osasco e Região, In--pacto – Instituto de Proteção Ambiental, entre outras.

empreendimentos ins-talados a partir do novo Plano Diretor deverão estar de acordo com a

legislação ambiental e, havendo necessidade, fazer a devida compen-sação”.

cidades6 8 a 14 de fevereiro de 2013

MPC-MECÂNICA, MANUTENÇÃO E GRÁFICA LTDA-EPP, torna público que

requereu da CETESB-Osasco a renovação da Licença de Operação para Fabricação de Máquinas, Acessórios e Peças para

Indústrias Gráficas, bem como, Confecção de Impressos. Sito à Av. Juan Cabrerizo, 252

– Vila Osasco, Osasco, SP.

Retrato falado dos suspeitos de terem matado policial

VIOLÊNCIA

OSASCO

Morte de PM e chacinas voltam a amedrontar região

Força-tarefa lacra mais 23 estabelecimentos comerciais

Após a execução de um PM no Centro de Osasco e mais dez mor-tes em apenas uma noite na cidade, Carapicuíba e Jandira, a região rece-berá reforço no efetivo durante o feriado do Carnaval. A informação é do capitão da Polícia Militar Joaquim Keida Mendonça, que coman-da a área compreendida pelo 1º DP (Pestana), 5º DP (Centro) e 9º DP (Presidente Altino) em Osasco.

Na quarta-feira, 6, a polícia divulgou o retra-to falado dos suspeitos de terem executado o PM Luiz Carlos Nascimen-to da Costa, de 42 anos.

Div

ulga

ção

As Câmaras Municipais voltaram ao trabalho nesta semana. Você acompanha o trabalho dos vereadores?

É mui to raro , mais por falta de tempo que de interesse. De vez em quando dou uma olhada na TV Câmara, nos jornais daqui, mas não acompa-nho com tanta frequência.

Graziele Cristina Pereira, 26, professora,

Carapicuíba

Na verdade, não. É meio difícil, a gente costuma saber quando aparece na TV ou acontece algum escândalo. A gente acom-panha mais a presidente, o prefeito.

Sônia da Silva, 47, dona de casa, Osasco

Mais ou menos, o que eles fazem mesmo não acompanho tanto. Já pro-curei vereador uma vez pra conseguir caçamba para tirar entulho. Agora, o que eles fazem eu estou por fora.

Manoel Almeida, 38, açougueiro, Osasco

Bem pouco. Acho que isso é um defe i to da

maioria das pessoas, não acompanhar a política no geral.

Antônio Gonçalves, 35, marceneiro, Osasco

Não sou fã de política, mesmo sem acompanhar a gente sabe a roubalhei-ra que é. Então prefiro me preocupar com outras coisas.

Paulo Vicente Lopes, 37, vendedor, Itapevi

Não. Trabalho fora, tenho dois filhos, é muita coisa para cuidar que só lembro de polít ica em época de eleição.

Maria Lucia Alves, 40, doméstica, Carapicuíba

Vereador não. Estou bem por fora do que acon-tece na política daqui. Tem época que venho pra cá só pra dormir mesmo.

Silas Cordeiro, 29, instrutor, Osasco

Polícia investiga se crimes têm relação

De acordo com o capitão Keida, as investigações estão sendo feitas pelo DHPP e a Corregedoria da PM.

Luiz Carlos foi morto com 15 tiros no rosto em frente à farmácia onde fazia bico de segurança na rua Primitiva Vianco. O crime aconteceu na

manhã da terça-feira.O PM estava atuando

no setor administrativo do batalhão de Osasco após ter se envolvido em quatro ocorrências que terminaram em mor-tes quando fez parte da Força Tática, grupo de maior repressão ao crime na PM.

Em Osasco, 23 casas noturnas foram lacradas por irregularidades na noite de quarta-feira, 6, de acordo com a Prefei-tura, em uma operação de fiscalização e visto-ria que contou com a Secretaria de Seguran-ça e Controle Urbano (Secontru) e as Polícias Civil e Militar.

A força-tarefa teve a participação de mais de 60 profissionais, entre policiais, agentes de fiscalização e guardas municipais, segundo a assessoria da Prefeitura.

O objetivo foi averi-guar desvios de função dos estabelecimentos e outras irregularidades, como falta de alvará de funcionamento e de outras documentações.

A fiscalização às casas noturnas e bares em Osasco foi intensificada após a tragédia na boate Kiss, em Santa Maria,

Visão Oeste contrata:

Representante Publicitário / Vendedor

Preferencialmente com experiência no mercado editorial.

Enviar currículo para:

[email protected]

TRABALHE CONOSCO

REAÇÃO?Na madrugada de terça

para quarta-feira foram oito mortos em um inter-valo de apenas duas horas em Osasco, Carapicuíba e Jandira.

No Jardim Padroei-ra (Osasco) três irmãos foram mortos em uma chacina praticada por homens em um carro pre-to. Outras quatro pessoas foram baleadas em um bar no Jardim Cirino.

Em Carapicuíba, um homem de 28 anos foi assassinado no bairro Cidade Ariston, enquan-to em Jandira homens ati-raram contra uma padaria no bairro Fátima e duas pessoas morreram.

A polícia investiga se os crimes têm relação com a morte do PM Luiz Carlos Nascimento da Costa.

Rio Grande do Sul, que causou 238 mortes, no dia 27 de janeiro. Des-de o dia 30 já foram 82 estabelecimentos visto-riados.

A Prefeitura osasquen-se também estuda tornar mais rígidas as regras para concessão e renova-ção de alvarás.

Outras c idades da região também intensi-ficaram a fiscalização de baladas.

Nos últimos dias, casas noturnas também foram lacradas em Embu das Artes e Taboão da Serra. Em Barueri foi implanta-da uma operação de fis-calização preventiva.

78 a 14 de fevereiro de 2013

Secretaria da Educação

Secretaria da Educação

www.saopaulo.sp.gov.br

GRANDES IDEIAS. COMPROMISSO COM VOCÊ.

Bom Prato O maior programa social

de alimentação popular do Brasil.100 milhões de refeições servidas. Todas por R$ 1.

O Governo do Estado de São Paulo está comemorando uma marca impressionante: 100 milhões de refeições servidas no Bom Prato. Esta iniciativa do Governo do Estado deu tão certo que transformou o Bom Prato no maior programa social de alimentação popular do Brasil. As refeições são balanceadas e saborosas e o prato servido é diferente todos os dias. O que não muda há 12 anos é o preço: apenas 1 real. Acesse o site www.saopaulo.sp.gov.br e conheça a unidade mais próxima.

trabalho8 8 a 14 de fevereiro de 2013

Essas vagas foram divulgadas na última quarta-feira e estão disponíveis nos Portais do Trabalhador da Região Oeste Rua Fiorino Beltramo, 300 – Centro – Osasco/Avenida João de Andrade, 1778 – Jardim Santo Antonio - OsascoVagas sujeitas a alterações por fluxo de atendimento. A partir do dia 7 de fevereiro, além da carteira de trabalho, será necessário apresentar o CPF para atendimento no Portal de Trabalhador devido à atualização do sistema.

Acabador de Marmore e Granitosal. R$1300 - São Paulo

Acabador de Marmore e Granitosal. R$1200 - Osasco

Açougueirosal. R$1000 - São Paulo

Açougueirosal. R$1300 - Osasco

Ajudante de Cozinhasal. R$850 - São Paulo

Ajudante de Cozinhasal. R$804 - Osasco

Ajudante de Estruturas Metálicassal. R$976 - Barueri

Analista Contábilsal. R$2000 - Osasco

Analista Fiscalsal. R$2000 - Osasco

Assistente de Vendassal. R$921 - Carapicuiba

Atendente de Balcãosal. R$843 - São Paulo

Atendente de Balcãosal. R$940 - Osasco

Atendente de Lanchonetesal. R$832 - São Paulo

Atendente de Lanchonetesal. R$850 - São Paulo

Auxiliar de administraçãosal. R$850 - Osasco

Auxiliar de cozinhasal. R$885 - São Paulo

Auxiliar de Escrituração Fiscalsal. R$800 - Osasco

Auxiliar de Faturamentosal. R$1111 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$690 - Osasco

Auxiliar de Limpezasal. R$885 - Barueri

Auxiliar de Limpezasal. R$690 - Osasco

Auxiliar de manutenção Predial sal. R$1000 - São Paulo

Auxiliar de Oprientação Pedagógicasal. R$1200 - Osasco

Auxiliar de Pessoalsal. R$800 - Osasco

Auxiliar no Serviço de Alimentaçãosal. R$755 - Osasco

Auxiliar Tecnico eletronicosal. R$1100 - São Paulo

Babásal. R$800 - Osasco

Balconista de Lanchonetesal. R$861 - Osasco

Balconista de Lanchonetesal. R$910 - Osasco

Camareira de Hotelsal. R$1109 - Barueri

Camareira de Hotelsal. R$1056 - São Paulo

Chapista de Lanchonetesal. R$832 - São Paulo

Chapista de Lanchonetesal. R$825 - Osasco

Chapista de Lanchonetesal. R$1200 - São Paulo

Chefe de Serviços de Limpezasal. R$878 - Osasco

Confeiteirosal. R$1200 - Osasco

Confeiteirosal. R$1800 - São Paulo

Conferente de Mercadoriasal. R$764 - Carapicuiba

Copeirosal. R$850 - São Paulo

Cortador de Roupassal. R$1100 - Osasco

Costureira de Máquina Overloquesal. R$933 - Osasco

Costureira de Máquina Retasal. R$850 - Carapicuiba

Costureira de Máquina Retasal. R$933 - Osasco

Costureira de Máquina Retasal. R$930 - Osasco

Costureira de máquinas Industriaissal. R$933 - Osasco

Costureira em Geralsal. R$933 - Osasco

Costureira em Geralsal. R$888 - Osasco

Costureira em Geralsal. R$968 - Osasco

Cozinheiro de Restaurantesal. R$1000 - Diversas Regiões

Cozinheiro de Restaurante de Insustriasal. R$1000 - Osasco

Desenhista Industrial Graficosal. R$1000 - Osasco

Eletricistasal. R$1400 - Diversas Regiões

Eletricistasal. R$1500 - Barueri

Eletricistasal. R$1356 - Osasco

Eletricista de Manutenção Industrialsal. R$1600 - Osasco

Enfestador de roupassal. R$1016 - São Paulo

Funileiro de Automóveissal. R$1300 - Osasco

Garçomsal. R$850 - São Paulo

Gerente de Restaurantesal. R$1000 - Osasco

Instalador de Alarmesal. R$695 - Osasco

Instalador de Sistema eletronico de Segurançasal. R$800 - Diversas Regiões

Jardineirosal. R$900 - Osasco

Lavador de Carrossal. R$770,78 - São Paulo

Limpador de Piscinassal. R$900 - Osasco

Manobristasal. R$969 - Barueri

Marceneirosal. R$100,00 por dia - Osasco

Mecânico de Ar Copndicionadosal. R$1200 - Osasco

Mecânico de Empilhadeirasal. R$2000 - Diversas Regiões

Mecânico de Veiculossal. R$1500 - Osasco

Meio Oficial de Eletricistasal. R$980 - Osasco

Monitor de alunossal. R$810 - Osasco

Monitor de Alunossal. R$810 - Osasco

Montador de Vidrossal. R$1300 - Barueri

Motoboysal. R$6,50 por hora - Osasco

Motoboysal. R$7,5 - São Paulo

Motorista Carreteirosal. R$2500 - Diversas Regiões

Motorista Carreteirosal. R$1250 - Barueri

Motorista de Caminhãosal. R$1241 - Osasco

Motorista de Caminhãosal. R$1300 - Cotia

Motorista de Caminhãosal. R$1140 - Osasco

Motorista de Caminhão Levesal. R$1000 - Osasco

Motorista de Camninhãosal. R$1241 - Barueri

Motorista de Kombisal. R$1100 - Diversas Regiões

Motorista de ônibussal. R$1440 - Carapicuiba

Motorista de Onibus Urbanosal. R$1034,79 - Diversas Regiões

Motorista Entregadorsal. R$1242 - Osasco

Oficial de Serviços Geraissal. R$780 - Osasco

Operador de Esmerilsal. R$1311 - Osasco

Operador de Maquina de Cortesal. R$900 - Osasco

Operador de Vendassal. R$800 - Osasco

Orientador de Trafego para Estacionamentosal. R$894 - Osasco

Padeiro Confeiteirosal. R$1110 - Santana de Parnaíba

Passadeira de Peças Confeccionadassal. R$933 - Osasco

Passadeira de Peças Confeccionadassal. R$933 - Osasco

Pedreirosal. R$1500 - Cotia

Pintor de Automóveissal. R$1000 - Osasco

Porteirosal. R$838,04 - Osasco

Porteirosal. R$970 - Osasco

Porteirosal. R$820 - Osasco

Porteirosal. R$925 - Diversas Regiões

Professor de Inglêssal. R$900 - Barueri

Promotor de Vendassal. R$700 - Osasco

Serralheirosal. R$1000 - Carapicuiba

Serralheirosal. R$1600 - São Paulo

Serralheirosal. R$1200 - Osasco

Soldadorsal. R$1500 - Barueri

Sushimansal. R$808 - Osasco

Tecnico de Equipamentos de Informaticasal. R$1000 - Osasco

Tecnico de Telecomunicaçõessal. R$1150 - Barueri

Tecnico de Telecomunicaçõessal. R$900 - Osasco

Vendedor Internosal. R$819 - Osasco

Vendedor Internosal. R$900 - Osasco

Vendedor Pracistasal. R$827 - São Paulo

Vendedro Internosal. R$800 - Osasco

Vidraceirosal. R$1200 - São Paulo

Vigiasal. R$838 - Osasco

Vigilantesal. R$1024 - Osasco

índicesINFLAÇÃO

Outubro Novembro Ano 12 mesesIPCA 0,59% 0,60% 5,00% 5,53%

INPC 0,71% 0,54% 5,41% 5,95%

IGP-M 0,02% -0,03% 7,08% 6,95%

IPC-Fipe 0,80% 0,68% 4,29% 4,93%

ICV-Dieese 0,81% 0,57% 5,94% 6,47%

POUPANÇA* – ÍNDICE MENSALDezembro Janeiro No ano (2012)

0,500% 0,500% 6,5750%

CORREÇÃO DO FGTSSetembro - crédito em 10/11/2012 0,002466%

Outubro - crédito em 10/12/2012 0,002466%

INSS CONTRIBUIÇÃOAUTÔNOMO

Salário base (R$) Alíquota Contribuição (R$)622,00 11% 68,42622,01 a 3.916,20 20% 124,40 a 783.24ASSALARIADOS

Salário (R$) Alíquota (INSS)Até R$ 1.174,86 8,00%De 1.174,87 a 1.958,10 9,00%De 1.958,11 a 3.916,20 11,00%

DOMÉSTICOS

Alíquotas (%) Mínimo1 Máximo2

Empregado 8 a 11 R$ 49,76 R$ 430,78Empregador 12 R$ 74,64 R$ 469,94Total 20% a 23% R$ 124,40 R$ 900,72

1 Cálculo sobre um salário mínimo (R$ 622,00)2 Cálculos sobre o teto do salário máximo de contribuição (R$ 3.916,20)Obs.: Prazos para pagamentos: empresas, pagamento vence em 02/12. Para pessoas físicas, o prazo acaba no dia 15/12. Após o vencimento, o segurado fica sujeito a multas de 4% a 100% mais juros Selic, sendo 1% no mês de vencimento e 1% no mês do pagamento. Desde 01/04/2003, os segurados podem pagar de acordo com a remuneração declarada, independentemente do período de inscrição.

IMPOSTO DE RENDA RETIDO NA FONTE (2012)Base de cálculo (R$) Alíquota A deduzir (R$)Até 1.637,11 Isento ---

De 1.637,12 a 2.453,50 7,5% 122,78

De 2.453,51 a 3.271,38 15% 306,8

De 3.271,39 até 4.087,65 22,5% 552,15

Acima de 4.087,66 27,5% 756,53

Deduções do IR:a) por dependente, R$ 164,56 (mensal); b) por aposentadoria ou pensão paga por previdência pública ou privada para quem tem 65 anos ou mais, R$ 1.499,15; c) pensão alimentícia integral; d) contribuição previdenciária oficial.

VAGAS DESTINADAS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS

Alimentador de Linha de Produçãosal. R$1073,6 - Barueri

Atendente de Balcãosal. R$830 - São Paulo

Atendente de Balcãosal. R$881,9 - Barueri

Auxiliar de Administraçãosal. R$1000 - Santana de Parnaíba

Auxiliar de Administraçãosal. R$850 - Osasco

Auxiliar de Armazenamentosal. R$780 - Barueri

Auxiliar de Linha de Produçãosal. R$5,52 por hora - São Paulo

Auxiliar de Linha de Produçãosal. R$1089 - São Paulo

Auxiliar de Linha de Produçãosal. R$10406 - Santana de Parnaíba

Auxiliar de Linha de Produçãosal. R$1118 - Osasco

Auxiliar de Linha de Produçãosal. R$1118 - Osasco

Cobrador de transportes Fcoletivossal. R$1000 - Diversas Regiões

Conferente de Mercadoriassal. R$899,97 - Osasco

Fiscal de Lojasal. R$986 - Osasco

Operador de Ativo e Receptivosal. R$1076 - Barueri

Operador de Caixasal. R$922 - Osasco

Operador de Máquinas Operatrizessal. R$1080 - Barueri

Operador de supermercadosal. R$986 - Osasco

Operador de Telemarketing Receptivosal. R$750 - São Paulo

Promotor de Vendassal. R$1008 - São Paulo

Repositor de Mercadoriasal. R$850 - Osasco

Repositor de Mercadoriasal. R$921 - Osasco

Tecnico de Usuário de Informáticasal. R$921 - Osasco

trabalho 98 a 14 de fevereiro de 2013

Foto

s/Ed

uard

o M

etro

vich

e

iro sindicaliro sindical

NOVAS REGRAS

Fiscalização educativa em São Paulo

90% dos motoboys da região estão sem capacitação

Falta de instituições que ministram curso prejudica profissionais da região de Osasco

Estado de São Paulo registrou queda de 3,9%

Auris Sousa

Há quase uma semana em vigor, a Lei dos Motoboys (Lei federal 12.009/2009) preocupa a categoria. Isso porque a maior parte dos profissionais não conse-gue se adequar às medidas implantadas pela Lei, que condicionou a atividade profissional à adoção de equipamentos de seguran-ça, o uso de motos brancas e determinou a realização de curso de qualificação a todos os motoboys.

Este último quesito é justamente a maior difi-culdade dos profissionais, segundo o presidente do Sindicato dos Motoboys e Motociclistas de Osasco e Região (SIMOSASCO), Reinaldo Carias de Mora-es. Ele revela que existem 6 mil motoboys na região e, desses, 90% ainda precisam se qualificar.

Isso porque, segundo Moraes, o número de instituições credenciadas no estado de São Paulo para ministrar o curso é insuficiente. “Não tem instituições credenciadas suficientes para os moto-boys fazerem o curso, principalmente na região de Osasco. Quando o profissional encontra uma, não tem vaga ou não

tem condições de pagá--la”, explicou.

O Sindicato estima que 85% dos trabalha-dores vão diariamente ao centro de São Paulo, onde a fiscalização quan-to à adequação às novas regras tem sido mais rigorosa.

MANIFESTAÇÃO Na semana passada,

mototaxistas e motoboys fizeram manifestações em Brasília e em várias ruas de São Paulo contra a entrada em vigor das novas regras. Os profis-sionais argumentaram sobre a falta de institui-

ções, o custo das aulas e dos equipamentos.

Diante disso, Moraes contou que a categoria conquistou 20 mil vagas gratuitas para o curso de capacitação a motoboys na capital e no interior do estado, oferecidos pelo governo paulista.

Graças à pressão feita pela categoria, em São Paulo os motoboys não poderão ser multados até o dia 20 de fevereiro. Até a data, o estado adotará a chamada “fiscalização edu-cativa”, em que o agente de trânsito apenas alerta e orienta o condutor sobre as novas medidas, sem apli-cação de multas.

A punição obrigatória era para ocorrer desde o domingo, 3. A multa para o profissional que traba-lhar em moto sem curso é de R$ 191,54 e sete pontos na carteira. A infração é tida como gravíssima.

Segundo Moraes, no dia 20 de fevereiro os sin-dicatos se reunirão com os Departamentos de Trânsi-

tos (Detrans) e com o Con-selho Nacional de Trânsito (Contran) para discutir, entre outros assuntos, a ampliação da fiscalização educativa por mais um ano.

Além do curso, as novas regras exigem do motoci-clista a adoção de equipa-mentos de segurança, como antena corta-pipa, protetor de pernas e faixas reflexivas.

2012

Produção industrial caiu em nove estados

A produção industrial caiu em nove dos 14 locais pesquisados pelo Institu-to Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2012, em relação ao ano anterior. As principais quedas foram observadas nos estados do Amazonas (-7%), Espírito Santo (-6,3%), Rio de Janeiro (-5,6%) e Paraná (-4,8%).

Ta m b é m t i v e r a m quedas acima da média nacional, de 2,7%, os estados do Rio Gran-de do Sul (-4,6%) e São Paulo (-3,9%). Outros estados que apresenta-ram redução na produção industrial foram Santa Catarina (-2,7%), Ceará (-1,3%) e Pará (-1,1%).

Segundo o IBGE, o

resultado negativo da indústria nesses estados foi puxado pelos bens de consumo duráveis, como motos, eletrodo-mésticos e automóveis, e de bens de capital, espe-cialmente as máquinas e os equipamentos volta-dos para o transporte e a construção. Os setores têxtil, de calçados, vestu-ário, metalurgia básica e extrativo de minério de ferro também deram sua contribuição.

Por outro lado, cinco locais tiveram aumen-to na produção: Bahia (4,2%), Goiás (3,8%), Região Nordeste (1,7%), Minas Gerais (1,4%) e Pernambuco (1,3%). (Da Agência Brasil)

almanaque10 8 a 14 de fevereiro de 2013

Sociedade em visão

Prefeito Cezar (centro) ao lado de Reinaldo Franco e Ligia Ferolla, do Rotary

André Menezes comemorou seus 40 anos de idade

Sociedade em visãoSociedade em visão

Mar

io J

usto

Ivan

Cru

zAniversárioO p r e s i d e n t e d a

Associação Comercial e Empresarial de Osasco (Aceo), André Menezes, comemorou dia 1º seu aniversário de 40 anos. O evento foi realizado no salão do Sindicato do Comércio Varejista e con-tou com a presença do pre-feito Jorge Lapas. “Você foi um grande parceiro em projetos como a revi-são do Código Tributário e tenho certeza de que será em outras ações”, disse Lapas.

José Roberto GuimarãesO técnico da seleção feminina de vôlei, José Roberto Guimarães, visitou o secretário

de Esportes de Barueri, Paulo Sérgio, na sexta-feira, 1º, ocasião em que conheceu a estrutura esportiva de Barueri e também os novos projetos de investimento em equipes de alto rendimento. José Roberto se comprometeu em emprestar sua experiência no voleibol para Barueri.

Visita...Na segunda-feira, 4, o prefeito de Santana de Parnaíba, Marmo Cezar, recebeu

em seu gabinete a visita do governador do Rotary Club Internacional, Distrito 4610, Reinaldo Franco. O encontro contou ainda com a presença do vice-prefeito Boreli, da presidente do Rotary Club de Santana de Parnaíba-Centro Histórico, Ligia Ferolla, além dos membros da entidade.

... RotarianaSegundo Franco, o encontro teve como objetivo estreitar os laços entre a Prefeitura e

o Rotary Club. “Há um forte laço de objetivos comuns entre a municipalidade e o Rotary. Nós, como rotarianos e cidadãos, temos um envolvimento com as demandas da comu-nidade, disse o governador do Rotary.

ÁRIES (21/03 a 20/04)Já faz algum tempo que você não sabe ao certo o que puxar para si.

As discussões com os colegas continu-am. Porém, a camaradagem seria ideal para ser praticada essa semana. Festas e eventos prometem surpresas para o ariano. Trabalho, sucesso.

TOURO (21/04 a 20/05)Solte as amarras, deixe a preguiça de lado e caminhe por aí. Mais

alegre, encontrará a coragem necessária para continuar seu trabalho. Curta um bom restaurante com amigos mais che-gados. Os exercícios continuam em alta. A família está unida.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Com dúvidas em seu mundo interior, circule por esferas

estimulantes. A sagacidade gemi-niana incomoda os circunstantes, mas não dê importância ao fato. Os familiares estão atentos ao seu sucesso, o que muito os orgulha. Atenção para a saúde.

CÂNCER (21/06 a 21/07)Suas meditações noturnas não têm trazido as respostas espera-

das, o que dificulta seus empreendimen-tos. Isso o torna irritadiço e aborrecido nessa semana, tumultuando seu alto astral. Surgirão convites para eventos familiares, compareça. Paz.

LEÃO (22/07 a 22/08)Com os medos controlados efi-cientemente, o felino fica mais

livre para tomar as decisões neces-sárias ao seu bem-estar. Pondere sobre as neuroses alheias e fuja de envolvimentos neuróticos que o aborrecem. O trabalho segue no ritmo planejado.

VIRGEM (23/08 a 22/09)Nessa semana, será necessário muito empenho de sua parte para

solucionar problemas familiares. Os per-calços são comuns para trazerem ama-durecimento e crescimento. No trabalho, tente delegar o que é possível e verá que os outros são capazes.

LIBRA (23/09 a 22/10)Pessoas éticas e honestas são companhias valiosas para o libria-

no. Combinam harmonicamente com sua forma de ser. Procure deixar os empre-endimentos como estão encaminhados e aproveite para se dedicar aos amigos. Esses devaneios lhe farão bem.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)Não é sempre que você con-corda em ajudar as pesso-

as, ao contrário do que se pensa. Elas precisam querer ser ajudadas e melhorar. Viagem de negócios pode-rá surgir e aproveite para relaxar, divagar e, desse modo, aliviar o estresse. Bom astral.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)Apesar de muito esforço, você não consegue dosar seus empre-

endimentos. Tanto no trabalho quanto na ajuda aos outros, o sagitariano se supe-ra sempre. A chegada de amigos pode ser uma surpresa agradável. Sua saúde merece uma atenção especial.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)Sua capacidade de ajudar as

pessoas será testada essa semana em especial. Abra seu coração para a esfera familiar e, quando a turbulência passar, a recompensa vai ser gratificante. Atenção para a saúde, providencie um bom pro-grama alimentar.

AQUÁRIO (21/01 a 19/02)Nessa semana, você que é muito controlado em suas despesas

pessoais, poderá ser surpreendido com gastos não planejados. Uma mudança de rota fará o aquariano pensar melhor. Projetos interessantes na sua seara vão gerar bons lucros. Coragem.

PEIXES (20/02 a 20/03) Intuitivo por natureza, você está à espera de uma semana

repleta de boas surpresas. Reuniões e festas familiares vão tomar boa parte de seu tempo. Viagens podem surgir, não descarte. Chefia satisfeita com seu bom desempenho profissional.

Horóscopo

E na novela...SALVE JORGESexta-feira, 8Clóvis observa Vanúbia dançan-do na laje de Miro. Demir fala de Morena com Zyah. Lucimar desconfia de Lívia. Helô liga para Garcia e fica intrigada com a his-tória que a agenciadora contou sobre Morena. Antonia tenta tran-quilizar Raissa. Drago vê Élcio sabotar a água de Théo. Theo desmaia durante sua apresentação

Sábado, 9Aisha descobre o telefone de Wanda na conta de Berna. Lurdinha e Vanúbia discutem no bloco. Miro pede para Delzuite deixar Pescoço tocar no bloco. Sheila aconselha Lucimar a não confiar em Wanda. Rosângela chega à boate com o DVD de

seu comercial.

Segunda-feira, 11Lucimar fala para Russo que não acredita que Lívia não sabe de Morena. Morena pensa em moti-var Irina a brigar com Russo. Helô arruma suas coisas na delegacia. Mustafa reclama de Berna para Stenio.

GUERRA DOS SEXOSSexta-feira, 8Veruska e Nenê pensam em enga-nar um ao outro para ficar com o dinheiro que Vitório escondeu. Nieta não aceita que Nando e Roberta a ajudem na barraca. Ulisses ouve Frô confirmar que tomará conta da barraca do beijo. Carolina beija Felipe.

Sábado, 9Zenon beija Charlô, mas fica irritado por ela não cair em seus truques. Veruska fala para Nenê que Vitório pede ter escondido o dinheiro em um sítio. Dino e Nieta se recon-ciliam. Ronaldo beija Isadora. Juliana decide se declarar para Nando.

LADO A LADOSexta-feira, 8Berenice para o apartamento que usa para encontros amoro-sos, mas ela não cede à sedu-ção do empresário. Celinha e Guerra se reconciliam. Guerra decide promover um encontro entre Antônio Ferreira e Laura. Constância revela a Isabel que ama Elias.

Sábado, 9Isabel avisa a Mario que produzirá a peça escrita por ele. Catarina comunica a Isabel que não quer que ela se aproxime de Melissa. Edgar aconselha Isabel a entrar em acordo com Albertinho.

MALHAÇÃOSexta-feira, 8Fatinha tenta se aproximar de Lia para falar sobre o incidente no hostel, mas desiste quando Ju chega. Fatinha se aconselha com Marcela sobre o assédio que sofreu. Mathias avisa a Orelha que os pais de Rafael exigiram um direito de resposta no TV Orelha. Morgana consegue fazer com que Orelha beba a poção do amor, mas o plano dá errado e o rapaz afirma que está apaixonado por ela.

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2013

www.coquetel.com.br

NAS BANCAS e livrAriAS

TUDO O qUe a ciência SaBe SOBre cOMO prOlOngar a jUvenTUDe

BANCO 34

HSPR

QUESTIONADANPRSCAÇ

A

VIAGEMPRDÃTTERRENO

SOIVANACESMECTNTT

SACRIFICARTAURACAFE

CATREGAISAVREGARIMPO

EIPANNDALCOOLGENTE

LASOTERCONCORRENTE

MERCENARIOS

Manha; estrata-gema

Pedido queexige aten-

dimentourgente

Discuti-da (uma

proposta)

Letra-símbolo

da maço-naria

O hábitodo mito-maníaco

Esporte darealeza

britânica

Forma deaprimoraro aprendi-

zado

NoraEsteves,bailarinabrasileira

Situaçãode traba-lho do guiaturístico

Unidadede novo

loteamento

Entidade organiza-dora doEnem

O "ouroverde" doséculo XIX

(BR)

Brinquedode parques

infantis

Hospeda-ria, eminglês

Combus-tível do

carro flex

Antis-séptico

de cheiroforte

Superfícieonde sefixa olustre

Nicolau Copérnico, astrônomopolonês

Serviçooferecido

no petshop

Compo-nentes dalegião es-trangeira

Localização daescultura "Os

Candangos", emBrasília

Divisão depastos

Diz-se doparente

sem relação deconsanguinidade

Lugar, em inglêsEvento doRJ (07)

Povo

Filho, em inglês

(?)-doce:anis

Mina dediamantes

Explosivo amarelousado em pedreirasCuidado,em inglês

Rua, emfrancês

BrisaTorcedor doSão Paulo

(fut.)

A empresa quecompete no mesmo

segmento de mercado

ImolarLeito

rústico epobre

Pontos desaquesGrandesbarcos

A doença que atinge o fígado

A menor regiãobrasileira (abrev.)

Formalização derelação amorosa comobjetivo de constituir

família (Dir.)

3/inn — pan — rue — son. 4/care. 5/place — treta.

cultura 118 a 14 de fevereiro de 2013

Santana de ParnaíbaSexta-feira, 8 23h: Abertura Oficial Do Carnaval – Noite Dos FantasmasRua Suzana Dias - Centro Histórico

Sábado, 9 18h: Bloco Esquenta do Sambão20h: Samba pras MoçasRua Suzana Dias

Domingo, 1018h: Desfile das Escolas de Samba RRua Suzana DiasDas 14h às 17h: Matinê Infantil no Cine Teatro Coronel RaymundoRua Suzana Dias

Segunda-feira, 1115h: Bloco Alegria dos Koroas (Coreto Maestro Bilo)18h: Briga de GaloRua Suzana Dias

Terça-feira, 12 Das 14h às 17h: Matinê Infantil – Cine Teatro16h: Bloco PraieirosRua Suzana Dias18h: Desfile das Escolas de Samba (se chover, no dia 10/02)

OsascoDomingo, 10Das 16h às 19h: Matinê Carnavalesca (Pq. do Rochdalle)Avenida Esmeralda15h: Carnaval da Velha Guarda (Centro Cultural Pedro Bortolosso)Rua Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18, Osasco

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Noite dos Fantasmas e Grito da Noite abrem folia no município

CARNAVAL

Folia de Parnaíba é destaque

AS AVENTURAS DE TADEOOsasco Plaza ShoppingLivre/DubladoSala 1 (3D): 14h, 15:45Kinoplex OsascoLivre/DubladoSala 6 (3D): 14:30, 16:40, 18:50, 21h

CAÇA AOS GANGSTERESOsasco Plaza Shopping16 anos/DubladoSala 2: 20:20Kinoplex Osasco

16 anos/DubladoSala 2: 21:30

TAINÁ – A ORIGEMOsasco Plaza ShoppingLivre/NacionalSala 2: 14:20, 16:20, 18:20Kinoplex OsascoLivre/NacionalSala 2: 14h, 15:50, 17:40, 19:30

O VOOKinoplex Osasco14 anos/LegendadoSala 1: 13h, 15:40, 18:30, 21:20Sex/Qui: 15:40, 18:30, 21:20MEU NAMORADO É UM ZUMBI

Osasco Plaza Shopping10 anos/DubladoSala 3: 14:30, 16:30, 18:30, 20:30

CarnavalNeste sábado, 9, a partir

das 15h30, o Sesc Osasco apresenta o bloco carnava-lesco Unidos da Alegria. A apresentação inclui cortejos de bateria de escola de sam-ba, casal mestre e sala e porta bandeira e puxador de samba interpretando enredos do carnaval paulistano e carioca, além de sambas tradicionais. O Sesc fica na avenida Sport Club Corinthians Paulista, 1.300, Jardim das Flores.

ClownQuem passar pelo Calça-

dão de Osasco na manhã de sábado, 9, vai se deparar com uma intervenção artística pro-

movida por um dos grupos teatrais do município. A Cia. Fanaticlowns apresenta gra-tuitamente, a partir das 11h, um espetáculo de “clowns” (palhaços). Entre as piadas e piruetas, os dez palhaços que compõem a apresentação farão uma série de brincadei-ras e esquetes com a participa-ção do público. O Calçadão fica na avenida Antônio Agu, no centro.

Capoeira e ViolãoA Prefeitura de Carapicuíba

abriu inscrições para as aulas gratuitas de capoeira e violão, realizadas no Complexo Cul-tural e Esportivo FUCA. Os interessados deverão compa-recer ao FUCA, localizado na

rua José Fernandes Teixeira Zuza, 510, na Vila Cretti, até o final do mês com RG e com-provante de residência.

CursosOs Centros Comunitários

de Barueri, agora ministrados pela Secretaria da Mulher, estão com inscrições abertas para diversos cursos. As aulas de dança, esportes, artesana-to, teatro e artes plásticas são ministradas tanto para crian-ças e adolescentes como para adultos. As oportunidades são para os períodos da manhã e tarde. As inscrições podem ser realizadas em um dos cin-co Centros. Mais informações no site: barueri.sp.gov.br; ou no telefone 4198-6320.

Endereços:Cinemark Osasco - (Shopping União): Preços (2ª, 3ª e 5ª, inteira R$ 17 / 4ª R$ 15 / 6ª, Sab, Dom e Fer, R$ 22/ preços diferenciados para as salas XD). Cartões: Visa, Mastercard e Amex. Endereço: Av. dos Autonomistas, 1.400. Fone: 3184-5120Osasco Plaza - R. Antonio Agu, 300, tel. 3682-3621. Ingr.: R$ 7 a R$ 18(3D). www.cinemasercla.com.br/. Ar-condicionado Acesso a defcientes. Som dolby estéreo.Parque Shopping Barueri - ARua General de Divisão Pedro Rodrigues da Silva, 400, tel.: 4688-6800, Ingr.: de R$ 13 a R$ 28 (VIP 3D) www.cinepolis.com.brKinoplex Osasco - Av. dos Autonomistas, 1.828, Osasco, tel. 3131-2004. Ingr.: R$ 12 a R$ 21 (3D). www.kinoplex.com.br. Ar-condicionado. Acesso a defi-cientes. Som digital Shopping Taboão - Rod. Régis Bitten-court, km 271,5 - Taboão da Serra. Tel: 4787-7644. Ingressos: de R$ 8 a R$ 20(3D). www.cinearaujo.com.br

Agenda CulturalCinema

Willian Galvão

Quem pretende passar o Carnaval na região tem algumas alternativas para cair na folia. Em Santa-na de Parnaíba o evento é considerado um dos mais tradicionais do estado. Esse ano a festa não terá os trios elétricos, mas permanecem os desfiles das escolas de samba e samba de bumbo.

A abertura oficial do Carnaval acontece às 23h desta sexta-feira, com a Noite dos Fantasmas, quando foliões se vestem de personagens de terror e seguem atrás do Grito da Noite, grupo mais antigo da cidade.

O sábado será marca-do pelos blocos estrean-tes Esquenta o Sambão e

Div

ulga

ção

Cidade não terá trios elétricos

Samba pras Moças. Ambos os grupos tocam samba de bumbo e prometem resga-tar as antigas marchinhas que tocavam no Largo Domingos Jorge Velho. No domingo, três esco-las tradicionais da cidade entram em cena a partir das 18h: Mocidade São Luiz, Portal da Amizade e Unidos de Parnaíba.

Na segunda-feira, 11, o

evento segue com o bloco Alegria dos Koroas, que existe há mais de 20 anos. Veja a programação com-pleta ao lado.

OUTROS CARNAVAISAs demais cidades da

região não terão desfiles de rua. Em Osasco, acontece no domingo, 10, a Mati-nê Carnavalesca, entre 16h e 19h, no Parque do

Rochdalle. O evento reúne atividades para as crianças como pula-pula e gincanas, além das músicas de Car-naval. Ainda no domingo, a partir das 15h, acontece o Carnaval da Velha Guarda, no Centro Cultural Pedro Bortolosso.

Em Carapicuíba, a Aldeia recebe no fim de semana e feriado, dias 9, 10 e 12, apresentações de algumas escolas da cidade. Cotia realiza, de 9 a 12 de fevereiro, quatro noites e duas matinês com as esco-las Tom Maior e Pérola Negra, além dos grupos de micareta Carnasampa e Empurra aí.

Jandira realiza o Carna-val Solidário no domingo, 10. O JandFolia conta com a escola de samba Império Caucaia do Alto e os grupos Lamaeróbica Adrenalina, NS1 e o DJ Caruso.

esportes12 8 a 14 de fevereiro de 2013

PROJETOS SÉRIE A2

PAULISTÃO

Barueri quer terceirizar Arena para shows

GEO tenta recuperação em Bauru

Corinthians recebe Azulão no Pacaembu

Edua

rdo

Met

rovi

che

Mar

cos

Zanu

tto/

VIPC

OM

M

Luí

s Pi

res/

fineP

hoto

William Galvão

Entre as ações para os próximos quatro anos, a Secretaria de Esportes de Barueri pretende tercei-rizar a Arena Barueri para que possa abrigar shows de grande porte, ampliar o número de atletas barue-rienses nas Olimpíadas de 2016, além de nutrir a pos-sibilidade de se tornar sub-sede na Copa do Mundo no ano que vem.

As informações são do novo secretário da pasta, Paulo Sérgio, que conce-deu entrevista na terça--feira, 5.

De acordo com o secre-tário, as negociações para a

O secretário de Esportes é o ex-jogador de futebol Paulo Sérgio

No Canindé, equipe sofreu revés e perdeu chance de liderar

Negociações estão avançadas, diz secretário

terceirização estão adian-tadas. Com a medida, a Prefeitura poderá capita-lizar recursos investidos na área. “Vamos tirar um custo da cidade e esse cus-to pode ser revertido para projetos”, explica.

COPA DO MUNDO

No último mês, Pau-

lo Sérgio esteve na Suíça para apresentar Barueri aos dirigentes da seleção suíça, visando a Copa do Mundo. “Vamos torcer para a Suí-ça se classificar para poder estar conosco em Barueri. Nesse ano quero ir também para a Alemanha conversar com dirigentes da seleção alemã”, garante.

O Grêmio Osasco foi goleado pela Portuguesa por 4 a 0 no Canindé na quarta-feira, 6, e perdeu a chance de chegar à lide-rança da Série A2 do Cam-peonato Paulista. Com a derrota, o GEO ficou com oito pontos e é o oitavo colocado na competição. A Lusa entrou no G8 e está em sétimo.

Neste sábado, 9, a equipe de Osasco encara o Noro-este, em Bauru, às 17h. Em seguida, volta a jogar no Rochdale, na quarta-feira de cinzas, dia 13, contra o São Carlos, às 16h.

Na última quarta, no Canindé, o técnico Balte-mar Brito ainda não pro-moveu a estreia do atacante Viola, de 44 anos, que foi apresentado pelo Grêmio dia 21 de fevereiro. O lateral Índio também não atuou.

O Grêmio Barueri per-deu de 1 a 0 da Catandu-vense e ocupa a 15º posição, com cinco pontos. Neste sábado, 9, encara o Comer-cial, e dia 13 o Velo Clube.

O Corinthians, do zagueiro Paulo André (foto), recebe o São Cae-tano neste sábado, 9, às 16h20, no Pacaembu. A sétima rodada do Paulis-tão também tem Guara-ni x São Paulo, (sábado, 16h20), Santos x Pau-lista (domingo, 17h) e Mogi Mirim x Palmeiras (domingo, 19h30).

AGORA SUA CIDADE TEM A MAIOR TV POR ASSINATURA DO PAÍS: VÍRTUA COMBO HD.

3181-6500Oferta válida até 28/02/13 para novas assinaturas do VÍRTUA COMBO MAIS HD por R$ 59,90/mês, nos cinco primeiros meses (proporcional aos dias utilizados a partir da data de instalação mais os quatro meses subsequentes). Após o período promocional, o valor da seleção VÍRTUA COMBO MAIS HD será de R$ 99,90/mês. Valores válidos no pacote de serviços Conforto, mediante autorização do débito automático em conta corrente como forma de pagamento e compromisso de permanência mínima de 12 meses com a TV. Em caso de cancelamento será cobrada multa de até R$ 249,00. A mudança de plano ou desistência do serviço obriga o cliente a pagar o valor de tabela do produto contratado conforme política comercial vigente no momento da alteração. A programação em alta defi nição está sujeita à disponibilidade das programadoras de canais. A programação dos canais de TV aberta é de recepção gratuita e disponível no sistema convencional de TV. Os canais fechados podem variar conforme cada seleção e região. Verifi que disponibilidade dos canais e a grade completa. Os equipamentos cedidos deverão ser devolvidos na rescisão do contrato. Consulte condições desta oferta em sua cidade, disponibilidade técnica para instalação em seu endereço, características do serviço e condições de aquisição.

ASSINE VÍRTUA COMBO HD COM NOWE TENHA MAIS DE 130 CANAIS POR APENAS

R$ 59,90/MÊSPOR 5 MESES, NO VÍRTUA COMBO

Mais de 6.000 Títulos, uma locadora direto na sua TV!

ASSINE JÁ!