Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

12
Sexta - Feira, 04 de julho de 2014 - Ano 18 - Nº 643 - www.jornalcorreiodenoticias.com.br|R$ 1,00 Calçadão de cara nova Página 6 A revitalização da área central tão aguardada por comerciantes e moradores, deve sair do papel nos próximos meses. A Prefeitura espera que até o fim de julho seja lançado o edital para execução da obra. Entre elas, a reforma da Praça da Bandeira, Praça da Bíblia e Calçadão. Na fotos abaixo, uma comparação de como está e como vai ficar o moderno Calçadão. Fotos: Divulgação/CN Consumidor ganha serviço na internet para reclamações Página 8 Economia Rodovia do Parque volta a ter iluminação pública Página 7 Geral

description

Edição Publicada em 04/07/2014

Transcript of Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

Page 1: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

Sexta - Feira, 04 de julho de 2014 - Ano 18 - Nº 643 - www.jornalcorreiodenoticias.com.br|R$ 1,00

Calçadão de cara novaPágina 6

A revitalização da área central tão aguardada por comerciantes e moradores, deve sair do papel nos próximos meses. A Prefeitura espera que até o fim de julho seja lançado o edital para execução da obra. Entre elas, a reforma da Praça da Bandeira, Praça da Bíblia e Calçadão. Na fotos abaixo, uma

comparação de como está e como vai ficar o moderno Calçadão.Fo

tos:

Div

ulga

ção/

CN

Consumidor ganha serviço na internet para

reclamaçõesPágina 8

Economia

Rodovia do Parque volta a ter iluminação pública

Página 7

Geral

Page 2: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

2 - Sexta - Feira 04 de julho de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Voto em CanoasA pulverização de votos para candidatos de fora, de outras localidades, sempre foi uma das princi-

pais críticas dos canoenses ao longo dos anos. Mesmo assim, a cada eleição para deputado, acabam por distanciar o município da representatividade no cenário político Estadual e Federal. Na eleição de 2010, houve um avanço. Residentes em Canoas, um deputado estadual foi eleito e outro federal foi reeleito. Um candidato à Assembléia Legislativa ficou como suplente. Mas, ainda é pouco para uma cidade da envergadura como Canoas.

Para se ter uma ideia, em 2010, apenas para o pleito de deputado federal, 271 candidatos foram votados em Canoas. O mais impressionante é que apenas 72 desses tiveram mais de 100 votos na cidade. Para deputado estadual, os canoenses votaram em 531 candidatos. Destes, 421 não chegaram a cem votos.

Pasadena: TCU exclui Dilma do rol de suspeitosUma divergência entre técnicos do TCU levou à exclusão do nome de Dilma Rousseff da lista de pes-

soas sujeitas a ser responsabilizadas por irregularidades cometidas na compra da refinaria de Pasadena, no Texas. O processo que investiga o negócio da Petrobras estava na Secretaria de Controle Externo de Estatais, órgão do TCU que fica no Rio de Janeiro. Seguiu para o relator do caso, ministro José Jorge.

RS tem 127 nomes na lista de contas irregulares do Tribunal de Contas da UniãoO Rio Grande do Sul tem 127 nomes na lista de administradores públicos que tiveram as contas julgadas

irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU).A presença na relação não impede qualquer candidatura, pois a decisão é da Justiça Eleitoral. No entanto,

as informações do TCU servem de subsídio para que seja declarada uma eventual inelegibilidade de um cida-dão, a partir da Lei da Ficha Limpa, por exemplo. Entram na lista das contas irregulares os casos em que foram exauridas as chances de recurso. No Brasil, são 6,5 mil nomes, repassados nesta terça-feira pelo presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli.

A relação gaúcha traz dezenas de ex-prefeitos e alguns políticos que podem aparecer nas urnas em outubro.

Quadrilha de cambistas era liderada por membro da FifaO esquema milionário de venda ilegal de ingressos da Copa do Mundo, desarticulado pela operação

Jules Rimet, era comandado por um integrante da Fifa, segundo a Polícia Civil do Rio. Na quadrilha, o membro da federação está acima do franco-argelino Lamine Fofana, de 57 anos, preso terça-feira no Rio, que rodava pela cidade com carro oficial da Federação e tinha trânsito livre pela entidade.

Só no Mundial do Brasil, a quadrilha, que contava com cerca de 30 pessoas, faturava 2 milhões de reais por jogo. Segundo o delegado Fábio Barucke, da 18ª DP (Praça da Bandeira), responsável pela in-vestigação, a voz do integrante da Fifa está nas gravações feitas pela polícia, com autorização da Justiça.

Pesquisa indica que mais da metade dos brasileiros recebe o salário em dinheiroA quantidade de brasileiros que recebem seus salários em dinheiro caiu, mas esta ainda é a forma

de recebimento mais comum no país e atinge um pouco mais da metade dos entrevistados, segundo pesquisa do Banco Central (BC) divulgada hoje, 2 de julho. Em 2010, 55% recebiam o salário em espécie. Em 2013, esse percentual caiu para 51%. A pesquisa ouviu mais de mil pessoas em todas as capitais brasileiras e no Distrito Federal.

Canoas Shopping cresce 18,2% nos primeiros meses do anoO Canoas Shopping, maior centro de compras da Região Metropolitana fora de Porto Alegre, come-

mora os resultados de crescimento de janeiro a maio deste ano no comparativo com o mesmo período do ano passado, um incremento de 18,2% nas vendas nestes primeiros cinco meses. O destaque fica para o mês das mães, que superou maio de 2013 em 19,2% na ampliação das vendas, número maior que os 12,5% verificado para o mês de maio pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado no dia 11/06.

Os números não surpreendem a administração do shopping, que segue superando os índices oficiais desde 2013, quando o empreendimento fechou o ano num crescimento total de 12,08% com relação ao ano anterior. O resultado foi acima dos 8% verificado pela ABRASCE (Associação Brasileira de Shopping Centers) para o segmento de shopping centers no mesmo período.

Segundo Haidée Höfs, superintendente do Canoas Shopping, os ótimos números e consequente atração de operações nacionais, devem-se a gestão profissional, realizada desde 2006 pela empresa paulista Mais Valor Planejamento e Gestão de Negócios.

Editorial

Espaço do Leitor

Copa das Copas? Parece que simDentro e fora de campo, a Copa do Mundo no Brasil está sendo um grande espetáculo. Dentro de

campo, vemos repetidamente belas demonstrações de talento, raça, amor à camisa, espírito esportivo com grandes jogos, sem violência e com alta média de gols.

Fora de campo, contrariando algumas previsões contrárias, a Copa no Brasil é repleta de elogios dos estrangeiros.

A imprensa internacional é só elogios para o Brasil. Alguns jornais já chegam até mesmo a sugerir que este Mundial é o melhor de todos os tempos. A cordialidade dos brasileiros aliada à boa qualidade dos jogos parece ter apagado da memória o pessimismo que pairava há até quando teve início o evento.

Após a realização de cinco jogos de Copa do Mundo em Porto Alegre, os números apontam que o evento na capital teve balanço positivo. O Beira-Rio teve uma média de 42.993 torcedores por jogo, total de 22 gols e a presença de seleções de cinco continentes. Algumas das estimativas apontadas anteriormente por órgãos e governos foram superadas, como o número de turistas: 350 mil circularam pelo estado, de acordo com a Secretaria do Turismo. O dado inicial apontava 200 mil durante o período.

Está sendo a Copa das Copas. É muito bonito ver as confraternizações entre torcedores brasileiros e estrangeiros, a festa feita em torno do esporte!

Ponto & Contraponto

Escreva para a coluna pelo e-mail: [email protected] telo twiter: @cnoticiasonline

Leitor Matheus Marques, morador do Centro, reclama que placas de publicidade de lojas atra-palham a mobilidade de pedestres na Rua Tiradentes, no centro. Os cavaletes estão espalhados em três pontos na Rua Tiradentes (trecho entre a 15 de Janeiro e a BR116).

O Jornal Correio de Notícias encaminhou a informação à Secretaria de Comunicação e até o fechamento da edição não obteve resposta.

Nesta seção, os problemas dos leitores são relatados e o CN cobra uma resposta das autoridades. Se você já reclamou nos órgãos competentes e não teve o problema resolvido, pode participar deste espaço. Conte qual é a questão e, se tiver, envie fotos para redaçã[email protected] ou pelo telefone 3032.3190.

Sugestões de matérias sobre qualquer assunto também são bem-vindas.

Page 3: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

www.jornalcorreiodenoticias.com.br Sexta - Feira - 04 de julho de 2014 - 3

Política

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/C

N

Copa do Mundo agrada brasileiros e Dilma avança nas pesquisas

A presidente avançou de 34% para 38%, enquanto Aécio foi de 19% para 20% e Campos de 7% para 9%

O evento influenciou também a avaliação do governo

PSOL oficializa candidatura de Luciana Genro à

Presidência da RepúblicaPorto Alegre - O PSOL registrou oficialmente, a candidatura à

presidência da gaúcha Luciana Genro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O vice-presidente da chapa é Jorge Leonardo Paz. O primeiro turno da eleição presidencial está marcado para 5 de outubro.

Luciana foi aprovada como candidata do PSOL na convenção do partido, no dia 22 de junho. Na ocasião, ela anunciou que uma das plataformas da campanha é a de responder às demandas das manifestações populares do ano passado. Ela informou ainda que o partido pretende rediscutir a maneira como a apuração de tributos está estruturada no Brasil, promovendo “uma verdadeira revolução tributária”. Já Paz afirmou que o momento é propício para dialogar com diversos setores.

Uniforme e o kit escolar como política pública municipal

Canoas - Os vereadores aprovaram em segundo turno, projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal (LOM) que institui o unifor-me e o kit escolar como política pública permanente na área da educação em Canoas. De autoria do vereador Paulo Ritter (PT), o texto altera o art. 248 da LOM, que trata do Plano Municipal da Educação. O objetivo é garantir o direito aos estudantes da rede pública municipal, independentemente de quem estiver à frente do governo. Por se tratar de emenda à LOM, o projeto passou por duas votações em Plenário – a primeira ocorreu em 17 de junho. Em ambas, obteve aprovação unânime.

TSE mantém composição da bancada do RS para eleição

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que não haverá mudanças na composição das bancadas de 13 Estados para as eleições de outubro, entre eles o Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada horas após o Supremo Tribunal Federal (STF) ter mantido o entendimento de que é inconstitucional resolução do TSE que reduziu o número de deputados em oito Estados e aumentou em cinco. Com a decisão, o Rio Grande do Sul segue com uma bancada de 31 deputados federais para o pleito deste ano, mesmo número de 2010.

Se fosse mantida a decisão do TSE, além do RS, perderiam uma cadeira da Câmara Federal Alagoas, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro. Ficariam sem duas cadeiras a Paraíba e o Piauí. Ganhariam uma vaga o Amazonas e Santa Catarina; duas cadeiras, o Ceará e Minas Gerais. O maior beneficiado seria o Pará, com mais quatro deputados.

A nova composição das bancadas foi definida de acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os cálculos levaram em conta a população do Estado e os números mínimo (oito) e máximo (70) de parlamentares permi-tidos por lei, além do quesito de proporcionalidade exigido pela Constituição.

Tarso sanciona alterações na Lei Kiss

Porto Alegre - O governador Tarso Genro assinou, nesta sema-na, a sanção com adequações na lei estadual de prevenção contra incêndios, além de dois decretos: um deles designando os membros do Conselho Estadual de Prevenção e Proteção contra Incêndio (COESPPCI) e outro instituindo um Grupo de Trabalho (GT) para regulamentar a autonomia do Corpo de Bombeiros em relação à Brigada Militar.

Conhecida como Lei Kiss, em função da tragédia da boate, que matou 242 pessoas em janeiro do ano passado, em Santa Maria, a lei sancionada em 26 de dezembro (Lei 14.376) recebeu alterações e complementos, em especial quanto à celeridade na análise de processos. “Trabalhamos em cima de uma concertação, palavra cara para nós. Significa o debate de maneira aberta e determina que se chegue a um consenso em cima de um interesse público, de um interesse social”, disse o governador.

Os documentos foram assinados pelo chefe do Executivo e pelo secretário adjunto da Casa Civil, Flávio Helmann, na presença do secretário da Segurança Pública, Airton Michels, do comandante-geral da BM, Coronel Fábio Duarte Fernandes, representantes da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros e de entidades, no Salão dos Espelhos do Palácio Piratini.

A vigência da Lei Kiss vai depender, agora, da regulamentação do Executivo, que deve ser finalizada em um mês, segundo a as-sessoria de imprensa da Casa Civil. A partir daí, os municípios terão prazo de um ano para se adequarem. A intenção é de que as medidas tornem mais rígidas as fiscalizações das prefeituras e do Corpo de Bombeiros, a fim de evitar riscos de incêndio.

Ponto & Contraponto Brasília -

Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha, a Copa do Mundo melhorou o humor

dos brasileiros — o evento in-fluenciou também a avaliação do governo, expectativas eco-nômicas e a eleição presidencial. No plano político, a presidente Dilma Rousseff (PT) foi a mais beneficiada. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.A proporção de eleitores favo-ráveis à Copa no Brasil subir de 51% para 63% em um mês. O or-gulho da população em relação ao Mundial passou de 45% para 60% durante o mesmo período.Pegando carona nos números, as intenções de voto em Dilma avançaram de 34% para 38% — a maior variação entre todos os concorrentes. A aprovação do governo variou positivamente: de 33% para 35%. Durante o mesmo período, o senador Aécio Neves (PSBD) oscilou de 19% para 20%. Eduardo Cam-pos (PSB) foi de 7% para 9% — deixando a posição de em-pate com o Pastor Everaldo (PSC), estacionado com 4%.Na pesquisa espontânea, em que o entrevistador pergunta pelo voto sem apresentar o nome

dos concorrentes, a petista foi de 19% para 25%.

EconomiaA reversão do humor, quando o assunto é a economia do país, aparece em relação à expecta-tiva de inflação, com recuo de 64% para 58%; desemprego, que foi de 48% para 43% e o poder de compra do salário, que avançou de 27% para 32%.Atualmente, 30% da popoula-

ção acha que a economia do país irá melhorar — número de que era de 26% em julho. 48% estão otimistas com a própria situação econômica — há um mês, eram 42%.

Dilma no MundialO Datafolha mostrou também que, para 76%, os torcedores que xingaram a presidente no jogo de estreia da Copa, em São Paulo, agiram mal. Mesmo entre

os eleitores de Aécio e Campos, a reprovação foi majoritária, com 69% e 72%, respectiva-mente.*Fonte: Pesquisa do Datafolha, realizada entre os dias 1 e 2 de julho de 2014, com 2.857 en-trevistados em 177 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Registro no TSE: BR-0019/2014.

Campeãs do Carnaval recebem homenagem

Canoas - Em Grande Expe-diente na Câmara dos Vereadores foi dedicado às escolas de samba vencedoras do Carnaval na Paz 2014. Proposta pelo vereador Pau-linho de Odé (PT), a homenagem reconheceu o trabalho da Rosa Dourada e Acadêmicos de Niterói, campeã e vice-campeã do Grupo Especial, e da Unidos do Guajuviras e Pérola Negra, campeã e vice-campeã do Grupo de Acesso.

Paulinho de Odé destacou os diferencias de Canoas e as inova-ções implantadas pela Prefeitura este ano, como a realização do Car-naval fora de época e as Muambas descentralizadas. “O Carnaval traz o desenvolvimento econômico e social, além de propagar o respeito à diversidade e às diferenças”, enfatizou.

A presidente da Escola Rosa Dourada, Irene Mancy, e o vice-presidente da Unidos do Guajuviras, Márcio Rodrigues, agradeceram a homenagem em nome das comunidades. Rodri-gues comentou a importância da parceria entre o segmento e o poder público.

A secretária municipal adjunta

da Cultura, Isabel Poggetti, res-saltou que o Carnaval é o evento que conta com o maior aporte de recursos da pasta. Em 2014, o valor foi de R$ 1,4 milhão. “Temos a cada dia um trabalho mais qualificado das entidades e da comunidade”, disse. Após o Grande Expediente, integrantes das escolas fizeram uma apresentação no Plenário e homenagearam o aniversário de Canoas cantando e tocando o hino da cidade em ritmo de samba.

Participaram da homenagem: o secretário municipal da Diversi-dade, Rogério Tigre; o secretário especial da Coordenadoria da Igualdade Racial, Sidiclei Mancy; o Rei Momo do Carnaval de Canoas, Pedro Gregório; a Rainha do Car-naval de Canoas, Juliana Andrade; a 1ª e a 2ª princesas do Carnaval de Canoas, Jenifer Silva dos Santos e Lidiane da Silva, respectivamente; a presidente do Conselho Fiscal da Império da Mathias, Vera Lúcia; o presidente da Escola de Samba Acadêmicos de Niterói, Diego Lo-pes; os reis momos do carnaval de Sapucaia do Sul e São Leopoldo, Marco Aurélio Bicca e Ivo Silva Jr, respectivamente.

Plano Cicloviário é apresentado ao Conselho de Desenvolvimento Urbano

Canoas - O diretor-presidente do Instituto Canoas XXI, Celso Pitol, apresentou o Plano Diretor Cicloviário de Canoas ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, no plenário da Câmara Municipal, na última quarta-feira (2). Representantes da 3C Arqui-tetura e Urbanismo, empresa vencedora da licitação pública para fazer o estudo e elaborar o projeto, participaram da apresentação.

De acordo com Celso Pitol, Canoas é geograficamente privile-giada para o transporte ciclístico, por ser plana. “A intenção é que, a partir do Plano Diretor Cicloviário, os canoenses passem a utilizar mais este meio de transporte, com mais segurança e rapidez”, co-mentou. O plano é uma das metas do Programa de Governo/2013.

A empresa 3C Arquitetura e Urbanismo já iniciou o estudo do traçado da rede cicloviária, levando em conta todo o território municipal. O planejamento prevê a integração da rede com pontos de ônibus e estações da Trensurb.

Simone Leite pede afastamento para concorrer ao Senado

Canoas – Após ter sido oficializada como candidata ao Senado pelo Partido Progressista, a empresária Simone Leite solicitou seu afastamento do cargo de presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS), durante reunião de diretoria realizada na segunda-feira (30).

Em seu lugar assumirá o empresário Eltamar Salvadori, atual vice-presidente da CICS. A alteração no comando da entidade segue até o mês de outubro.

Page 4: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

4 - Sexta - Feira 04 de julho de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Ponto de Vista

Nosso arraigado patrio-tismo é tão profundo que dura menos que um mês. É pré-datado. A culpa é da cor de nossa bandeira, verde e amarela, tão con-dizente com nossa história. Tudo nela nos foi dado pela natureza, não construído por nossas honras e glórias. O amarelo traduz mais a vergonha histórica de to-dos os ‘grandes homens’ da Inconfidência terem aban-donado à própria sorte o ‘soldado raso’ Tiradentes, que o ouro que represen-taria nossa memória em momento síntese da nação. Representa mais a vergonha de ter feito Teófilo Otoni, o aclamado Ministro do Povo, um dos maiores mineiros em todos os tempos, de-pois de rendido e vencido pelo Exército Nacional, ser levado, prisioneiro, a pé, puxado por cavalo, da re-voltosa Santa Luzia a Ouro Preto, capital da Província.Nosso amarelo não é pelo ouro garimpado e agente construtor de uma nova nação. Mas sim o ouro sa-queado com a aquiescência e subserviência dos minei-ros e de Portugal. Mais ou menos o que acontece nos dias de hoje com a floresta

amazônica e com o mineiro de ferro de Minas e do Pará, tudo doado, trezentos anos depois, sem nenhuma inconfidência. Essa é a nossa orgulhosa Es-trada Real, que para nós era o caminho do saque, a estrada pavimentada pela exploração e pelo servilismo.

Sem revoluções e sem he-róis, o majestoso Hino Nacio-nal evoca e traduz a verdade que não vivemos, o Brasil que dividimos, todos nós, todos os dias, deitados eternamente em berço esplendido. Por isso o entoamos tão alto, com a confortável justificativa de não repeti-lo mais durante todo o ano.

Quando andamos pelas ruas de nosso imenso país, vemos nossa verdade es-tampada em tapumes, nossa vergonha exposta e emoldu-rada. De norte a sul é assim: é preciso nos protegermos de nós mesmos. Temos mais a esconder que mostrar. Por isso maquiamos tão bem os caminhos tortos por onde irão passar as seleções e os turistas, deixando-os bem policiado, limpos e sinaliza-dos, bem diferentes de nossa pobre vida diária.

Em campo, os heróis na-cionais, tão distantes da rea-lidade de seu país que foram

cooptados a viver bem lon-ge dele. Fazem sua história fora, assim como todas as nossas riquezas, desde sempre. Talvez por isso nos identificamos tão pouco com nossa Seleção.

Servilmente, clamando por um naco da atenção do mundo, vamos construindo estádios no lugar de cons-truirmos uma nação, vamos construindo aeroportos, no lugar de construirmos um povo, vamos fazendo a batucada da festa en-quanto os estrangeiros e o povo que vive de circo e de muito pouco pão, dançam, alegremente. A ignorância é sempre protetora.

É tão fácil aquinhoar-mos gente e produzirmos uma festa... Impossível é reunirmos pessoas e ergue-mos uma nação.

Daqui a algumas horas, enrolaremos nossas bandei-ras, esqueceremos nossa fé, guardaremos a nossa espe-rança. Peço, apenas, como bem sintetizou o poeta, que “se temos a febre da festa, tenhamos também a lucidez da ressaca”.

Artigos para esta coluna com no máximo 3000 caracteres.As opiniões publicadas nesta seção por seus autores não expressam necessariamente a opinião deste jornal

E-mail: [email protected]

As cores de meu país

Petrônio Souza GonçalveS

JornaliSta e eScritor

O que não é dito da CopaSabe-se que a FIFA é au-

toritária em qualquer parte, mas nunca com a força que manda e desmanda nos países de terceiro mundo, como a atual. A tão decantada sobe-rania nacional está suspensa enquanto durar a realização da Copa por aqui.

Mas o torneio realmente trouxe coisas boas. Por falta de tempo, de prioridade ou por desinteresse do telespectador os programas policialescos sumiram. Datena narra jogo no lugar de estupros e degolas; Marcelo Rezende nem sei o que está fazendo.

Ninguém diz por que os chorões da seleção só dão entrevistas exclusivas aos fun-cionários da rede Globo. Pode ser que a emissora detenha os direitos autorais dessa ra-paziada.

Além desse abuso, Gal-vão Bueno quer, porque quer, mostrar ser o mais patriota dos brasileiros, com seus berros estridentes, seus comentários de torcedor irracional e a sua mania de obrigar os colegas a comentarem o que ele quer ouvir.

No jogo contra Camarões, o comentarista Casagrande afirmou que o Brasil teria feito um bom 1º tempo. O baba-o-vo chefe interpelou que não

teria sido bem assim. Logo o Casão mudou e conseguiu ver “o melhor tempo de jogo do Brasil até aquele momento”. Só faltou dizer que fora o melhor da Copa, superando, inclusive, o de Holan-da e Espanha. Ronaldo está mais empastelado do que um boneco de Olinda. Um boneco que fala.

Nada se falou quem seria o líder se o árbitro não tivesse marcado um pênalti inexistente a nosso favor e se o outro não tivesse anulado os dois legítimos do México contra Camarões. E o oba-oba voltou sobre o Neymar, por ter marcado dois gols, muito mais por colaboração dos ad-versários do que por mérito do atacante.

Nenhum comentarista se lembrou de que se ele perder a Copa repete “o ganhar tudo” do Dunga, que só perdeu a Copa e a Olimpíada que disputou. Com certeza, a unanimidade dos brasileiros trocaria “tudo que ele ganhou” por um dos títulos perdi-dos. Além da Olimpíada, Neymar ainda perdeu a Copa América, na qual a seleção conseguiu a proeza de não marcar nenhum gol de pênalti.

Aqui em São Paulo sempre ressaltei a semelhança entre a Polícia Militar e Jesus Cristo por existirem e nunca serem vistos. Em tempos de Copa só falta ver Jesus, já que os policiais

estão por todos os cantos da cidade. Acontece que nenhum está usufruindo de férias, nem licença, e até suas as folgas di-minuíram. O que significa que sumirão ainda mais das ruas assim que a Copa terminar.

Também cabe mencionar os torcedores pró Copa, que se rebelaram contra os que criticaram a realização do evento e, principalmente, aos gastos exorbitantes. Eles não merecem maiores considera-ções, por estarem no grupo dos beneficiados com os mi-lhares de cargos comissiona-dos, aumentando o leque de distorções por receberem os maiores salários sem presta-rem concurso público.

Quanto à organização da Copa, ficou comprovado que os governos podem fazer uma administração melhor, desde que os brasileiros se coloquem como pessoas padrão-FIFA e passem a exigir serviços ao menos no nível que vêm sendo prestados no período da Copa. Nesse ponto concordo com o jornalista Jorge Kajuru quando diz: “a seleção pode até ganhar a Copa, mas o país já perdeu de goleada”.

Pedro cardoSo da coSta

Bacharel em direito

Mitos sobre as privatizaçõesAs privatizações no Bra-

sil, assim como em qualquer outro lugar, são envolvidas de debates acalorados e ideológicos, onde um lado é acusado de entreguista, de entregar o patrimônio nacional, enquanto o outro possui, em geral, o mono-pólio da virtude. A questão, não é preciso dizer, é mais complexa do que isso. A in-tenção desse texto é apon-tar cinco pontos que mais geram discussão: a venda do patrimônio nacional, as estatais serem vendidas “a preço de banana”, as priva-tizações gerarem desem-prego, elas prejudicarem o consumidor e, digno de um item a parte, o “roubo” do nióbio.

“Estão vendendo o que é nosso”

Quando alguém afirma que “o petróleo é nosso”, você deveria perguntar: e aonde está a minha gaso-lina de graça? A Petrobras, o “orgulho nacional”, não pode ser vendida – os recur-sos naturais são nossos! A coisa, é claro, não funciona assim. Primeiro, os recursos naturais pertencem ao go-verno, e quem aqui afirmar que o governo, com toda a corrupção, impopularidade

e oposição, é nosso só pode estar delirante. Além do mais, se traçarmos a história das estatais brasileiras até sua criação, veremos que foram criadas, predominantemente, por ditaduras, senão ex-dita-dores – é o caso da Petrobras, Vale, Telebras, COBRA, CSN e tantas outras. Se as estatais são do povo, por que elas foram criadas por gente que sequer foi escolhida por ele? É digno de risos dizer que o Estado represente o bem co-mum e defende nossos inte-resses, quem dirá suas crias!

Aceitemos então, leitor, que as estatais em si não nos pertencem. E quanto aos recursos que elas exploram? O ouro, o ferro, o petróleo, o nióbio estão em territó-rio nacional e portanto, nos pertencem, só precisando ser extraídos. A verdade é que todos esses recursos são tão nossos quanto o ouro de Minas Gerais era português. Apesar de eles existirem por si só e terem um preço no mercado internacional, eles não valem nada debaixo da terra, e que utilidade há em ter um subsolo rico e um “so-bresolo” pobre?

Entenda que a riqueza se dá em duas partes: o trabalho e o comércio. O trabalho é

responsável pela extração do que antes não valia nada por estar debaixo do solo, e o comércio – a venda – nos dá uma compensação pelo que extraímos. Ter recursos naturais e não explorar é como ter um talento e não trabalhar: você pode ser o melhor músico do mundo, mas se não trabalhar para explorar esse talento e vendê-lo com shows, CDs e o que for, ele não vale absolutamente nada.

Qual o saldo final desse roubo? A Vale do Rio Doce pagou em impostos, em 2005, 2 bilhões de reais – três vezes o lucro dela quando estatal. Em 2011 fo-ram 10 bilhões, além de 5,5 bilhões em salários e, com o aumento da produção, um fluxo de dólares para dentro do país. A empresa também investe sozinha 28 bilhões de reais, contra menos de 1 bilhão quando estatal. A CSN paga mais de um bilhão por ano. Se alguém “roubou nossas riquezas”, esse alguém foi o governo, ao escondê-las por tanto tempo.

Guilherme dalla coSta

acadêmico de economia

Imperialismo não tem nada a ver com o livre mercado

Muitos liberais são acu-sados de defender o impe-rialismo praticado por um grupo de nações, a partir do século XIX. Tais críticos, en-tretanto, não compreendem o conceito de livre mercado e imperialismo, chegando a afirmar que ambos são bastante similares. É aquela velha história de que o co-mércio é feito de perdedores e vencedores, onde, para que um ganhe, outro tem que perder. Portanto, antes de prosseguir, tentarei mostrar a diferença básica entre esses dois conceitos.

O livre mercado é feito de trocas voluntárias, onde indivíduos trocam produtos de forma bastante pacífica. O imperialismo é baseado na força dos agentes, onde o mais forte obriga o outro a realizar uma troca. No pri-meiro caso, ambos ganham, enquanto no segundo é um jogo de “soma zero”, onde um ganha e outro perde. Agora podemos prosseguir.

O imperialismo nasceu de uma aliança entre o go-verno e grandes empresários. Como o segundo controlava o primeiro, era muito simples fazer com que a conquista de terras e mercados além-mar

deixassem de ser apenas um interesse de poucos, para se tornar interesse da nação intei-ra. Dessa forma, as potências da época passaram a mobilizar tropas, produzir armamentos e até mesmo inventar motivos de caráter civilizador para dominar países asiáticos, africanos e latinos. Vale ressaltar que essas grande operação não era ape-nas bancada com o capital dos empresários, mas também dos pagadores de impostos. Sem falar que, segundo o economis-ta Milton Friedman, os ganhos obtidos pelo país explorador não compensavam os altos cus-tos para dominar certa região. O lucro, portanto, era privado e o prejuízo coletivo.

O preço que os povos domi-nados pagaram já é do conheci-mento de todos os leitores. Es-tes foram sim explorados, uma vez que não só eram obrigados a trabalhar como também eram constantemente tratados com violência pelos dominadores. Por mais que algumas potên-cias da época fossem contra a escravidão, como é o caso do Reino Unido, suas razões estavam longe de ser em prol dos direitos humanos.

Em regiões como o conti-nente africano, onde a opinião pública era quase inexistente,

escravizar ou forçar um indi-víduo a trabalhar era muito mais fácil, principalmente quando as tropas do estado ajudavam na coerção. Com isso, era melhor acabar com o comércio de escravos para que estes pudessem ser usa-dos como mão de obra em sua terra natal. Isso explica as ações contra navios negreiros por parte dos ingleses, no Atlântico.

Portanto, o livre mercado não tem nada a ver com o imperialismo. A planificação geral das relações interna-cionais, onde o estado e os grandes empresários vão a outros países para roubar ri-quezas e subjulgar povos não é de longe compatível com a teoria de trocas voluntárias, defendida pelos liberais. O imperialismo não é um filhote do capitalismo, mas sim de um relacionamento entre o Rei e vários amigos. Tal rela-cionamento cria vários filhos, desde a Era das Grandes Navegações, que acabam por reduzir a liberdade espalhan-do miséria durante séculos.

mateuS maciel

eStudante da Faculdade de ciênciaS econômicaS

Page 5: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

www.jornalcorreiodenoticias.com.br Sexta - Feira - 04 de julho de 2014 - 5

Geral

Encontro debate ações e melhorias na BR-116

A revitalização envolve medidas de curto, médio e longo prazo

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/C

N

Revitalização envolve pinturas, pórticos e plantios de árvores

Canoas -

O Projeto de Revitalização Paisagística e Ambiental da BR-116 e laterais, no

trecho de Canoas, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Inovação (SMPECI), foi debatido pelo Núcleo de Inovação da cidade, em reunião nesta semana, no Canoas Park Hotel. A reunião foi mediada pelo consultor Gustavo Grisa, da Agência Futuro. De acordo com prefeito Jairo Jorge, o objetivo é transformar a via, que é o grande cartão de visitas de Canoas, em algo positivo para a cidade.

Segundo o projeto da SM-PECI, a revitalização envolve medidas de curto, médio e longo prazo. Entre os limites com Esteio e Porto Alegre, o ele envolve pinturas, pórticos, plantios de árvores, ajardina-mentos e a ocupação criativa de vazios urbanos e áreas da rodovia. O prefeito lembrou que as rodovias que passam pela cidade já têm recebido melhorias permanentes, como a sinalização turística da BR-448 e o Bosque das Famílias, inaugurado recentemente jun-to à BR-116.

A secretária da SMPECI, Thais Pena, disse ainda que na BR-116 existem projetos de revitalização em execução e outras dependem de licen-ciamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). “Traba-lhamos com propostas que dialogam com a cidade e a rodovia”.

O encontro também marcou a inauguração da Célula Soluções Urbanas, a terceira área que o Núcleo enfoca. Na ocasião, o arquiteto e professor doutor da Ufrgs, Edson da Cunha Mahfuz, especialista convidado, apre-sentou o Projeto Escola Modelo Inovadora Sete de Setembro, construído a partir da Célula Edu-cação, com a parceria com Secre-taria Municipal de Educação, a partir de princípios sustentáveis e inovadores. A instituição de ensino orienta-se por uma pro-posta pedagógica diferenciada, com turno integral, enfoque interdisciplinar e envolvimento da família no aprendizado.

Programa habitacional será ampliado

Brasília - A terceira etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida foi anunciada ontem (03) pela presidenta Dilma Rousseff com a meta de construir 3 milhões de unidades habitacionais a partir de 2015. O lançamento ocorreu durante cerimônia de entrega simultânea de mais de 5 mil moradias da segunda etapa do programa, em dez cidades.

Na primeira etapa do programa foram construídas 1 milhão de moradias e, na segunda etapa, que está em vigor, a meta é chegar a 2,75 milhões de casas até o fim deste ano.

O Minha Casa, Minha Vida financia moradias para famílias com renda até R$ 5 mil por mês. As condições de financiamento variam de acordo com a renda familiar. Para famílias com renda mensal até R$ 1.600, a prestação é 5% da renda. Para aquelas que ganham R$ 3.275, o programa dá um subsídio que pode chegar a R$ 25 mil. Para as famílias com ganhos mensais entre R$ 3.275 e R$ 5 mil, o benefício é uma taxa de juros mais baixa do que a dos financiamentos imobiliários tradicionais.

Programa gratuito de caminhada e corrida

Canoas - A Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL) está com inscrições abertas para o Programa de Caminhada e Corrida Orien-tada. Promovida pela Unidade de Esporte Participação da SMEL, o programa objetiva a realização de atividades com diferentes tipos de intensidade, prescritas por monitores de educação física.

Pessoas com idade a partir de 15 anos, que devem preencher cadastro, apresentar documento de identidade e atestado médi-co. As inscrições devem ser realizadas diretamente nos locais das atividades. Informações podem ser obtidas na Unidade de Esporte Participação da SMEL, pelo telefone 3428 5980 ou pelo e-mail [email protected].

Onde participarParque Municipal Getúlio VargasTelefone: 3462 1629Centro Olímpico MunicipalTelefone: 3477 6417

Ministério das Cidades aprova medidas contra cheias na RM

Canoas - A Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades aprovaram os termos de referência do dique de Alvorada, de Eldorado do Sul, e os estudos de alternativas do Rio dos Sinos e do Rio Gravataí, da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). O edital deve ser lançado em agosto, e o início dos serviços devem começar em outubro deste ano. O prazo para a entrega dos termos na Caixa encerrou-se nessa segunda-feira (30), mas a Metro-plan já recebeu a garantia de aprovação. Os recursos do Ministério das Cidades destinados para o PAC 2 - Plano Nacional de Gestão de Riscos e Respostas a Desastres Naturais, são de R$ 228 milhões.

De acordo com o diretor de Incentivo ao Desenvolvimento da Metroplan, Dante Larintes, o Ministério deve aprovar também, no mês que vem, os anteprojetos da bacia de detenção do Arroio de Sapucaia.

A capacidade da bacia de detenção do Arroio Sapucaia será de 800 mil metros cúbicos de água e deve atender um tempo de retorno da água da chuva de 25 anos. A obra vai atingir cerca de 37 hectares de área. É apontada, pelo superintendente da Metroplan, Oscar Escher, como essencial contra as cheias na região, principalmente no limite dos municípios de Esteio e Canoas.

ANS autoriza reajuste de até 9,65% para planos de saúde

Brasília - A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) autorizou nesta quinta-feira um reajuste de até 9,65% aos planos de saúde médico-hospitalares individuais/familiares contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. O percentual, válido para o período de maio de 2014 a abril de 2015, incide sobre os contratos de 8,8 milhões de consumidores, o que representa 17,4% do total de 50,3 milhões de beneficiários de planos de assistência médica no Brasil. A metodologia utilizada pela ANS para calcular o índice máximo de reajuste dos planos individuais é a mesma desde 2001 e leva em consideração a média ponderada dos percentuais de reajuste aplicados pelas operadoras aos planos coletivos com mais de 30 beneficiários.

O índice de reajuste autorizado pela ANS pode ser aplicado so-mente a partir da data de aniversário de cada contrato. É permitida a cobrança de valor retroativo caso a defasagem entre a aplicação e a data de aniversário seja, no máximo, de quatro meses. Deverão constar claramente no boleto de pagamento o índice de reajuste autorizado, o número do ofício de autorização da ANS, nome, código e número de registro do plano, bem como o mês previsto para apli-cação do próximo reajuste anual. A relação dos reajustes autorizados encontra-se permanentemente disponível na página da ANS.

O NúcleoCriado pela Prefeitura de

Canoas para responder às novas demandas da sociedade - nas áreas da Educação, Soluções Urbanas e Economia Inova-dora - o Núcleo de Inovação é formado por especialistas de diversas áreas, que atuam por meio de reuniões ampliadas e grupos de trabalho em debates e na construção das sugestões de políticas públicas nas áreas específicadas. Saiba mais aqui.

PresençaEstiveram presentes ao

encontro os especialistas con-vidados Daniel Bittencourt, que é jornalista e professor

universitário; Eduardo Ferreira, que é sócio-fundador da Sinergy Novas Mídias; e Alfredo Fedrizzi, diretor da Escala Comunicação e MKT e vice-presidente da Federasul.

Também participaram da reunião os secretários munici-pais de Transporte e Mobilidade, Osvaldo Steffen; de Comuni-cação, Lurdes Nascimento; de Meio Ambiente, Carlos To-deschini; de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Joceane Gasparetto; e o secretário espe-cial do Escritório de Engenharia e Arquitetura (EEA), Maurício da Rocha, além da secretária Thais Pena e o prefeito Jairo Jorge.

Prefeitura entrega mais 280 moradias para famílias

Canoas - A Prefeitura entre-gou 280 unidades habitacionais do Residencial Mathias, no Bairro Mathias Velho, na manhã desta quinta-feira (3). Entre as famílias que receberam as moradias estão as beneficiadas no terceiro sorteio do Programa Minha Casa, Minha Vida, as que moravam em área de risco no Dique São Paulo, va-las do Leão e Curitiba, Vila Porto Belo, duas famílias com crianças com sérios problemas de saúde, pessoas com deficiência e idosos.

Após o descerramento da placa de entrega do empreen-dimento, o prefeito Jairo Jorge entregou a primeira chave à ma-nicure Camila Casani Cezar, que representou todos os beneficia-dos do programa habitacional do Governo Federal, destacando o momento como o da realizaçãio do sonho da casa própria para todos.

Com as 280 unidades en-tregues, o Município já benefi-ciou 2.451 famílias. “Outras 2.512 moradias populares estão em construção e 1.034 aguardam a assinatura da Caixa Econômica Federal para o início das obras”, salientou o prefeito.

O superintendente nacio-nal da Caixa para a Região Sul, Roney de Oliveira Granemann, afirmou a instituição bancária continuará a parceria com a Prefeitura para que mais pes-soas tenham acesso à casa própria.

Segundo Jairo Jorge, serão investidos aproximadamente R$ 100 milhões, através do PAC2, nas áreas de risco em que as famílias moravam. Nesses locais será construída uma perimetral ligando os bairros Mathias Velho e Rio Branco. “Entre os investimentos estão canalização e drenagem no Dique São Paulo; construção de uma casa de bombas; mais saneamento básico e o fecha-mento das valas Curitiba (obra já iniciada) e do Leão.

Representando o governa-dor Tarso Genro, o secretário estadual de Habitação e Sanea-mento, Marcel Frison, destacou que o Rio Grande so Sul é o estado com o menor déficit habitacional nos últimos anos. “Em 2007, o déficit era de 26%, sendo reduzido, entre 2011 e 2012, para 17%”, afirmou.

Estado repassa novos equipamentos para UBS

Porto Alegre - A Secreta-ria Estadual da Saúde (SES) está realizando o repasse de novos equipamentos para a qualificação da estrutura de 378 Unidades Básicas de Saúde em 24 municípios na Região Metropolitana. Neste primeiro momento, começaram a ser distribuídos refrigeradores para armazenar testes rápidos de HIV e Sífilis, sendo um desses equipamentos para cada UBS. Ao todo, a iniciativa conta com um investimento de R$ 25 mi-lhões em recursos do Ministério da Saúde.

Nesta semana, foi realiza-da em Porto Alegre a entrega simbólica dos bens para o mu-nicípio, em evento realizado na UBS Cohab Cavalhada. Acom-panhada do secretário munici-pal de Saúde, Carlos Henrique Casartelli, a secretária estadual da Saúde, Sandra Fagundes, valorizou o investimento feito. “Investir em capacitação, equi-pamentos e informatização na Rede Cegonha, aprimorando o pré-natal e o Primeira Infância Melhor (PIM), assim como a pre-venção com testes rápidos de

HIV, é decisivo para a qualidade de vida da população”, afirmou ela. Somente na Capital serão 148 unidades beneficiadas.

Os equipamentos que estão sendo licitados incluem monito-res cardíacos, sonares para pré-natal, ecógrafos, cardiotocógra-fos, respiradores; kits educativos para saúde da mulher, saúde da criança e atenção básica; computadores, impressoras, entre outros. Também serão realizados cursos de qualificação das equipes de saúde e controle social. Os primeiros equipamen-tos que estão sendo distribuídos são os refrigeradores. Os demais têm previsão de entrega para este segundo semestre, de acor-do com os processos de licitação em andamento.Municípios contemplados:

Alvorada, Araricá, Cachoeiri-nha, Campo Bom, Canoas, Dois Irmãos, Estância Velha, Esteio, Glorinha, Gravataí, Ivoti, Lindol-fo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, Porto Alegre, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval, São Leopoldo, Sapi-ranga, Sapucaia do Sul e Viamão.

Page 6: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

6 - Sexta - Feira 04 de julho de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Inscrições para CNH Social devem ser feitas até hoje

Canoas - As pessoas interessadas em concorrer a uma das sete mil vagas da CNH Social neste ano têm até a sexta-feira, dia 4 de julho, para realizar sua inscrição no programa, que isenta o selecionado do pagamento de todas as taxas para os serviços de habilitação. Nesta edição, o Detran disponibilizará 1,4 mil primeiras habilitações, 1,4 mil adições de categoria e 4,2 mil mudanças de categoria.

Há reserva de vagas para população negra (15% de cada categoria) e para mulheres (50% das vagas para mudança de categoria). Os candi-datos que se inscreveram na primeira edição e não foram selecionados devem fazer uma nova inscrição.

Para se inscrever, o candidato deve estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal antes de 30 de abril deste ano. Para abertura do serviço, deve-se comprovar, ainda, residência de dois anos no Estado. Os endereços dos CFCs, calendário e mais infor-mações podem ser consultados no site do Detran. A seleção será feita por sorteio e o resultado final da primeira chamada será em 22 de julho.

Terceirizada da Oi ajuíza ação pedindo fim de grevePorto Alegre - A empresa RM, terceirizada da empresa Oi, de-

cidiu ajuizar uma petição pedindo para que todos os trabalhadores retomem as atividades até o julgamento do dissídio. Os funcionários não aceitaram. Eles mantêm 20% dos servidores nas ruas. De acordo com o presidente do Sindicato dos Telefônicos do Rio Grande do Sul, Gilnei Azambuja, a empresa alega que todos os itens da pauta de reivindicações foram atendidos.

Segundo eles, ainda falta debater a jornada de trabalho. Os funcionários pedem que a carga de 44 horas semanais seja cum-prida de segunda a sexta-feira. Também querem reajuste de 7% e a empresa oferece 6%. O salário médio dos funcionários é de R$ 800. A greve começou no dia 9. O acordo aponta para compensação de 100% das horas paradas.

O Tribunal Regional do Trabalho julga os dissídios, tradicional-mente, no dia 7. Com isso, a expectativa dos funcionários é que a paralisação seja julgada nesta data. A proposta salarial da empresa é considerada “indecorosa” pelos servidores.

Inscrições para os Jogos Juvenis Escolares Canoense

Canoas - A Secretaria de Esporte e Lazer (SMEL), por meio da Diretoria de Esporte Formação, abriu as inscrições para os Jogos Juvenis Escolares Canoense (JJEC). Até o dia 18 de julho, os estudan-tes regularmente matriculados nas escolas de ensino fundamental, ensino médio e técnico do município podem se inscrever em uma das modalidades oferecidas: basquete, futsal, handebol ou vôlei, mascu-lino e feminino. No futsal, a competição ocorre por rede de ensino (municipal, estadual e particular), com eliminatória para as finais.

Conforme o secretário de Esporte e Lazer, Edimilson Tresoldi, os jogos objetivam estimular a prática esportiva escolar. “Por meio da competição, poderemos revelar novos talentos, que terão a oportunidade de participar em equipes de base de rendimento do Município”, disse.

As fichas de inscrição, regulamento, cronograma da competição e relação nominal de alunos foram encaminhos para as 98 escolas do município (municipais, estaduais e particulares). As escolas deverão enviar a ficha de inscrição por modalidade para o e-mail [email protected] ou entregá-la na Diretoria de Esporte Formação da SMEL até o último dia estabelecido no cronograma do JJEC. Cada escola poderá inscrever uma equipe por modalidade e gênero. Participam da competição, atletas nascidos em 1997 e 1998.

Pardais podem entrar em funcionamento até o fim do mês

Porto Alegre - As duas empresas que venceram a licitação para instalar novos pardais em rodovias estaduais passaram no teste. A assinatura dos contratos deve acontecer na próxima semana e o prazo para instalação de 45 controladores de velocidade e de 20 câmeras de monitoramento é de 60 dias. O Daer, entretanto, espera que, até o fim deste mês, alguns aparelhos já estejam em funcionamento. Isso será possível porque os equipamentos serão instalados aos poucos nas 13 rodovias determinadas e, na medida em que estiverem prontos, o Inmetro afere um a um. Se for aprovado, ele já começa a operar e a registrar multas.

O prazo final, no entanto, deve se encerrar em setembro, contando dois meses a partir da assinatura dos contratos. O governo vai investir R$ 8,9 milhões na instalação e manutenção dos pardais e câmeras nos 24 primeiros meses.

Em maio, dois dos novos pardais foram testados em Candelária, na RSC-287, e em Teutônia, na RSC-453 durante três dias. Durante o perío-do, não foram registradas multas, mas serviu para que o Daer pudesse verificar se as empresas e os equipamentos cumpriam as exigências.

Geral

Edital de revitalização do Centro previsto para este mês

A reforma do Calçadão está prevista para iniciar em janeiro de 2015

Orçada em mais de 5 milhões de reais, a reforma da Praça da Bandeira, Calçadão e Praça da Bíblia ocorrerá em duas etapas

Foto

s: D

ivig

ulçã

o/C

N

Canoas -

A revitalização do Centro de Canoas está próxi-ma de ser realidade. O

edital para execução das obras de revitalização está previsto para a primeira quinzena deste mês. Orçada em mais de cinco milhões de reais, a reforma do largo ao lado da Praça da Bandeira, Calçadão e Praça da Bíblia ocorrerá em duas etapas, com perspectiva de conclusão em 2015.

Segundo o secretário mu-nicipal de Desenvolvimento Econômico, Mário Cardoso, o recurso para a revitalização virá do financiamento firmado pelo prefeito Jairo Jorge com a Corporação Andina de Fomento (CAF), que prevê verba parcial para ações como o Programa Integrado de Investimentos para Revitalização e Ampliação da In-fra-estrutura Urbana de Canoas.

Em relação à revitalização do mobiliário urbano, Mário Cardoso salientou que o objetivo é a maior inserção da população em espaços públicos abertos da cidade, o estímulo a investimen-tos no comércio por lojistas, com segurança e acessibilidade.

No contexto geral, o pro-jeto de revitalização aponta investimentos em calçamen-to com piso tátil, câmeras de monitoramento, arborização, ajardinamento, bicicletário, barreiras de veículos, bancos de praça, coletores de resíduos, lu-minárias, bancas/estandes para o comércio popular, totem com informação institucional, display educativo com informações dos princípios do desenvolvimento sustentável e o histórico do local.

De acordo com o cronogra-ma do projeto, na primeira etapa será revitalizado o largo ao lado da Praça da Bandeira, que fica na Rua Coronel Vicente. Na segunda etapa estão incluídas melhorias no Calçadão, que fica

na Rua Tiradentes, e na Praça da Bíblia, localizada entre a rua Tiradentes e a Avenida Getúlio Vargas (lateral da BR-116).

Sindilojas e CICS comemoram a iniciativa

A tão sonhada Reforma do Calçadão que era uma das bandeiras do Sindilojas Canoas de longa data agora está mais próxima de tornar-se realidade. Conforme verificamos, o edital para execução das obras de Revitalização no Centro está previsto para a primeira quin-zena de julho. “Esta era uma de nossas antigas reivindicações. Agora vamos acompanhar o andamento e para nós é de grande relevância estas mudan-ças no centro pois irá contribuir para alavancar as vendas no comércio varejista”, destaca Neumann. “Vai mexer com a balança comercial da cidade, dará um resultado econômico

importante para nossas empre-sas e consequentemente para nosso município”, explica. “Irá incentivar os consumidor a vir com mais frequência ao centro da cidade o que beneficiará lojistas e consumidores de Ca-noas. Estas mudanças vem para agregar e deixará a cidade mais bonita, elegante e esteticamen-te mais atrativa para termos mais consumidores. Vai dar uma nova vida ao centro da cidade uma vida renovada!”, finalizou.

“Com a revitalização do calçadão, Canoas estará reafir-mando sua identidade cultura e resgatando seu orgulho. A mo-dernização de toda a área cen-tral da cidade melhorará con-sideravelmente a mobilidade, propiciando a reorganização do comercio popular e dinamizan-do ainda mais a economia local”, de acordo com o presidente da CICS, Eltamar Salvadori.

Cronograma

Primeira etapaPraça da Bandeira

O início das obras na Praça da Bandeira está pre-visto para o segundo semes-tre de 2014, com execução em quatro meses.

Segunda etapaCalçadão e Praça da Bíblia

A reforma do Calçadão está prevista para iniciar em janeiro de 2015, com previ-são do período de execução de oito meses. As obras na Praça da Bíblia também se iniciarão em janeiro de 2015, com previsão de conclusão em oito meses.

Semáforos para pedestres são instalados próximos ao shopping

Canoas - Desde esta quinta-feira (3), a instalação de semáfo-ros para pedestres no entorno do Canoas Shopping deu mais segurança a quem caminha pelo local. A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Trans-portes e Mobilidade (SMTM).

Para acionar os semáforos, os pedestres dispõem de botoei-ras, tanto na Rua Mathias Velho quanto na Avenida Guilherme Schell. Quando o sinal está ver-de para eles, são 30 segundos para a travessia. Além disso, foi modificado o local da faixa de segurança na Guilherme Schell, para dar mais segurança a quem caminha por aquele entorno.

“Era uma medida neces-sária, pois deve prevalecer a segurança dos pedestres em

relação aos veículos. Em outros pontos do Município, já estamos pensando em ações semelhan-tes”, disse o secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Oswaldo Steffen.

“O motorista deve lembrar que, em algum momento, ele será pedestre. Por isso, é impor-tante que ele respeite a sinaliza-ção. E o pedestre também deve ter atenção ao atravessar a rua, dando preferência aos pontos em que há mais segurança e, como aqui no caso do entorno do shopping, observando o tempo dos semáforos para pedestres. Além disso, deve atravessar a via com o máximo de atenção, evi-tando o uso de fones de ouvido”, acrescenta o secretário adjunto de Operações da SMTM, Júlio Matte.

Os semáforos para pedes-tres da Rua Mathias Velho tive-ram a instalação concluída na quarta-feira (2). Nesta quarta-feira (3) pela manhã, foram colocados em funcionamento

os semáforos para pedestres na Avenida Guilherme Schell. O trabalho foi supervisionado pelo diretor de Manutenção e Sina-lização da SMTM, Eric Douglas Dornelles Feijó.

A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade

Page 7: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

www.jornalcorreiodenoticias.com.br Sexta - Feira - 04 de julho de 2014 - 7

AcessoDesde a última semana, mo-

toristas já acessam a BR-448 em Canoas, através de uma entrada provisória. Os acessos são pela Avenida das Canoas e Ruas Dona Maria Isabel, na altura do número 745. As obras foram realizadas pela prefeitura municipal.

Conforme a prefeitura, os acessos provisórios foram necessá-

Dirigentes do Sindilojas compõem nova Diretoria da Fecomércio

Canoas - Os dirigentes do Sindilojas Canoas, Denério Rosales Neumann e Itamar Tadeu Barboza da Silva foram empossados nesta semana, na Sede da Fecomércio – RS. Eles compõem a Nova Diretoria do Sistema Fecomércio-RS, gestão 2014-2018 presidida pelo empresário Luiz Carlos Bohn, Itamar vai para mais uma gestão no cargo de Vice-Presidente e Neumann assume o cargo de diretor onde representarão a Fecomércio em ações nas cidades de toda a Base Territorial que integra os municípios de Canoas, Sapucaia, Esteio, Nova Santa Rita, Santo Antônio da Patrulha e Triunfo.

Mutirão na JF alcança 99,11% de acordos

Canoas - A Justiça Federal de Canoas promoveu um grande mutirão de conciliação envolvendo ações de matéria previdenciária. O índice de acordos chegou a 99,11%. As tratativas aconteceram no Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania (Cejuscon).

Foram realizadas 113 audiências, das quais, em apenas uma não houve consenso. Como decorrência dos acordos fechados com o INSS, os benefícios concedidos serão implantados imediatamente. O mutirão foi conduzido pela juíza coordenadora do Cejuscon local, Mariléia Damiani Brun.

Prática recorrente na Justiça Federal gaúcha, a conciliação permite que os próprios envolvidos na disputa decidam qual a melhor solução para o conflito. Além de proporcionar maior grau de satisfação, o método destaca-se pela agilidade, economicidade, simplicidade e efetividade.

Novos conselheiros de Cultura e Patrimônio

Histórico tomam posseCanoas - Tomaram posse, nesta semana, os novos membros

do Conselho Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Canoas (CMCPH), para a gestão 2014/2015. A solenidade foi no auditório da Biblioteca Pública João Palma da Silva, da Secretaria Municipal de Cultura.

A nova diretoria do CMCPH foi eleita no dia 14 de abril, em reunião ordinária desse coletivo, realizada na Casa dos Conselhos de Canoas. A eleição foi realizada em conformidade com o artigo 8º da Lei Municipal nº 4.694, de 20 de novembro de 2002, e dos artigos 7º e 12º de seu regimento interno (Decreto nº 588, de 4 de julho de 2005).

A nova diretoria do CMCPHPresidente - Miriam Dalva Knczel de OliveiraVice-presidente - Simone Loureiro Brum Imperatore1º Secretário - Mariza Goretti Bertoldo Saldanha2º Secretário - Carlos Alberto Meinardo

Defesa Civil amplia a campanha Ajudar não tem hora

Canoas - A Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, amplia as ações que integram a Campanha Ajudar não tem hora, oferecendo atendimento fixo à comunidade, todas as terças e quintas-feiras, a partir deste 1º de julho, para distribuição de agasalhos. Interessados podem ir até a sede da coordenadoria, que fica na Rua Bandeirantes, 450, no Bairro Marechal Rondon, das 9h às 11h e das 14h às 17h.

De acordo com o secretário especial da Defesa Civil, Rodolfo Pacheco, esta iniciativa complementará o serviço que é oferecido nas associações comunitárias e nos bairros com as volantes, todas as semanas, para atender pessoas que precisam de roupas, cober-tores e calçados.

A Coordenadoria também recebe e repassa doações de cestas básicas, eletrodomésticos em condições de uso e móveis em bom es-tado. O telefone da Defesa Civil para mais informações é 3476 3400.

Geral

Rodovia do Parque volta a ter iluminaçãoCabos haviam sido furtados logo depois da inauguração, em dezembro

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/C

N

A Prefeitura de Canoas decidiu não mais esperar pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes

Canoas -

Depois de quase seis meses às escuras, os postes de luz da Rodovia do Parque

foram religados no trecho de Canoas. Desde o começo da semana, a empresa Mercúrio trabalha no conserto da ilumina-ção pública da BR-448. Os cabos de energia foram furtados dias após a inauguração da rodovia, em dezembro do ano passado.

Dos 10 quilômetros que es-tão sem luz no trecho de Canoas, 2,5 quilômetros já estão ilumi-nados, entre o limite de Esteio até a BR-386. Todo o trecho de Canoas deve estar religado até 15 de agosto. A Prefeitura vai in-vestir R$ 300 mil na recuperação da rede. O custo mensal para manutenção da iluminação será de aproximadamente R$ 600 mil.

A Prefeitura de Canoas de-cidiu não mais esperar pelo De-partamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit). A autarquia federal chegou a prometer que recuperaria a luz nos postes antes de repassar a responsabilidade às prefeituras. Porém, o anúncio de que a con-corrência será publicado já vem desde abril e até agora a disputa pública ainda não ocorreu.

A Prefeitura ainda aguarda que o Dnit repasse R$ 4 milhões que se-rão usados na colocação de câmeras de monitoramento na BR-448, o que facilitará o cuidado com o vandalis-mo, depredação e a segurança dos usuários. As câmeras são um pedido da prefeitura na contrapartida de assumir a iluminação. O prefeito lamentou que a autarquia ainda não tenha liberado os recursos.

rios porque a Avenida das Canoas, localizada no Bairro Central Park - principal acesso à rodovia federal -, aguarda 217 metros de asfalto que devem ser executados pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (DNIT). Para dar agilidade às obras e evitar a interrupção do trânsito, também foi construída uma estrada provi-sória nestes 217 metros.

Trensurb entrega três toneladas de agasalhosCanoas - A Trensurb entre-

gou cerca de três toneladas de agasalhos à Fundação de Assis-tência Social e Cidadania (FASC), de Porto Alegre, e à Defesa Civil de Canoas, respectivamente, nesta semana. Cada instituição recebeu aproximadamente 1,5 tonelada de donativos arrecada-dos na Campanha do Agasalho da empresa metroviária, entre roupas masculinas, femininas, infantis e calçados diversos. Os materiais serão distribuídos entre

famílias em situação de vulne-rabilidade social e pessoas em risco em virtude da temporada de chuvas na região e em todo o estado. Desde o início do ano até agora, a Trensurb já fez entregas de 6,4 toneladas de agasalhos.

O chefe do Setor de Res-ponsabilidade Socioambiental da empresa, Cláudio Carvalho Teixeira, lembra que as doações são fruto de iniciativa da Trensurb e da solidariedade dos usuários do metrô gaúcho: “Todas as

doações são provenientes da solidariedade dos usuários da Trensurb. Para nós, é muito im-portante estarmos preparados para ajudar a população em mo-mentos de dificuldade”. Carvalho lembra, ainda, que a Trensurb possui pontos para a arrecadação de doações em todas as estações do metrô. “Nesta Campanha do Agasalho, queremos bater um novo recorde de doações. No ano passado, arrecadamos 42,3 toneladas. Também vale lembrar

que os materiais doados devem estar em bom estado de conser-vação”, explica.

Interessados em doar gran-des volumes de peças, mas que não tem disponibilidade para se dirigir até um ponto de coleta em uma estação podem entrar em contato com o Setor de Res-ponsabilidade Socioambiental da empresa para agendar uma possível coleta da equipe da Trensurb, através do telefone (51) 3363-8116.

PUBLICIDADE LEGAL

Page 8: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

8 - Sexta - Feira 04 de julho de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Economia

Novo serviço público permite ao consumidor reclamar pela internet

Plataforma foi concebida e desenvolvida pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça

Brasília -

Agora o consumidor terá a sua disposição uma plataforma virtual para

resolver conflitos de consumo sem sair de casa: o consumidor.gov.br – um novo serviço pú-blico para solução alternativa de conflitos de consumo por meio da internet que permite a interlocução direta entre consu-midores e empresas, fornece ao Estado informações essenciais à elaboração e implementação de políticas públicas de defesa dos consumidores e incentiva a competitividade no mercado pela melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor.

A plataforma foi concebida e desenvolvida pela Secretaria Nacional do Consumidor do Mi-nistério da Justiça (Senacon/MJ), em parceria com os Procons Es-taduais do Acre, Distrito Federal, Maranhão, Paraná e São Paulo, e teve seu primeiro teste realizado na cidade do Rio de Janeiro em parceria com o Procon carioca.

A secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira, afirma que a concepção do novo serviço público pressupõe a transparência e o controle social, que são imprescindíveis à efetividade dos direitos dos consumidores. “As informações apresentadas pelos cidadãos consumidores são estratégicas para elaboração e execução de políticas públicas de defesa do consumidor. Estamos seguros de que o consumidor.gov.br contribuirá para o aprimora-mento das relações de consumo no Brasil, inaugurando um novo espaco público de atendimento ao consumidor e promovendo o diálogo efetivo entre con-

sumidores e empresas, tudo acompanhado pelos orgãos de defesa do consumidor”, conclui a secretária.

A participação das empre-sas na plataforma é voluntá-ria e só é permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço, mediante assinatura de termo no qual se compro-metem em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados.

Com foco na sustentabili-dade do novo serviço e no con-trole social, será desenvolvido um módulo de transparência onde estarão disponíveis as informações sobre os assun-tos mais demandados, os problemas apresentados, os índices de solução pelas em-presas, indicadores de tempo de resposta, entre outras informações.

O uso e a gestão da platafor-ma proporcionarão aos órgãos de defesa do consumidor a am-pliação da análise e monitora-mento do mercado de consumo, o aprimoramento dos fluxos e processos de atendimento pelos fornecedores participantes e um novo incremento à competitivi-dade no mercado pela qualidade do atendimento ao consumidor.

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, destaca a efi-ciência do novo portal. “Nós não estamos construindo um muro das lamentações. Estamos cons-truindo um muro de soluções. É a cidadania do consumidor sendo respeitada. O consumidor.gov.br vai contribuir para desafogar as demandas do judiciário e dos Procons, que podem se concentrar em questões mais complexas. Estamos criando um ambiente de respeito entre consumidores e empresas”.

O consumidor.gov.br já pode ser usado pelos consumi-dores dos seguintes estados: Acre, Amazonas, Distrito Fede-ral, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. A partir de 1º de setembro de 2014 estará dispo-nível a todos os consumidores brasileiros.

O novo serviço faz parte do Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec), instituído pela Presidência da República em 15 de março de 2013, que tem como objetivo a promoção da proteção e defesa dos con-sumidores em todo o território nacional, por meio da integra-ção e articulação de políticas, programas e ações, e nesse propósito, reúne diversas áreas do governo e da sociedade civil organizada.

Iniciativa prevê melhoria da qualidade e do atendimento ao consumidor

Foto

s: D

ivul

gaçã

o/C

N

Redução de IPI para veículos é mantida até dezembro

Brasília - O ministro da Fa-zenda, Guido Mantega, anun-ciou nesta semana, a manu-tenção da alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Com isso, a alíquota para carros com mo-tor 1.0, que deveria voltar a 7%, vai continuar em 3%. Para veí-culos como motor flex até 2.0, a alíquota retornaria para 11%, mas será mantida em 9%. As alíquotas deveriam voltar ao normal amanhã, 1º de julho. A manutenção das atuais tarifas foi prorrogada até dezembro.

A continuidade da tarifa menor foi anunciada após o ministro se reunir com re-presentantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (An-favea). As montadoras têm sofrido com alto nível de es-toques e reduziram em 18% a produção de veículos nas linhas de montagem em maio, na comparação com o mesmo mês de 2013.

Segundo Mantega, na reu-nião, que também contou com a participação da Fenabrave, foi feito uma avaliação sobre o se-tor neste primeiro semestre. De acordo com o ministro, “uma sé-rie de motivos, entre os quais, a questão do crédito”, influenciou negativamente o setor. “Houve uma diminuição de crédito e um encarecimento nesse período e também no período mais atual”, disse Mantega.

O ministro afirmou ainda que a Copa, “apesar de estar sendo um sucesso” e de ser boa para o país, tem impactos nega-tivos no setor. “Foram sete dias úteis a menos, o que influenciou as vendas. Temos que tomar as medidas para viabilizar um se-gundo semestre melhor”.

Com a manutenção da alí-quota reduzida do IPI, o governo vai deixar de arrecadar R$ 800 milhões e a renúncia fiscal no ano deverá ser de R$ 1,6 bilhão. Mantega ressaltou, no entanto, que não é uma renúncia pro-

priamente dita, pois o governo já não estava arrecadando o tributo e já não contava com esse valor.

O presidente Anfavea, Luiz Moan, afirmou que a perda da arrecadação do governo só acontecerá se as vendas con-

tinuarem no mesmo patamar — e a expectativa é de que haja elevação nas vendas. Moan afir-mou ainda que no ano passado, quando a alíquota do IPI passou a ser menor, “houve aumento de vendas e de arrecadação de PIS/Cofins e de emplacamentos”.

Com a redução do IPI, o governo vai deixar de arrecadar R$ 800 milhões

Page 9: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

www.jornalcorreiodenoticias.com.br Sexta - Feira - 04 de julho de 2014 - 9

PolíciaPC recupera caminhão roubado

Canoas - Policiais civis da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV) de Canoas recuperaram, nesta semana, um caminhão Mercedes Benz que transportava uma carga de produtos alimentícios avaliada em R$ 5.000,00. O caminhão havia sido furtado na cidade na última sexta-feira (27).

Segundo o delegado Thiago Almeida Lacerda, após o furto do veículo os criminosos passaram a efetuar contato com a vítima, extorquindo-a em R$ 15.000,00 para ter o caminhão devolvido. Os policiais monitoraram as ações da associação criminosa e realizaram uma ação no sentido de prender os envolvidos. Conforme o delegado, os criminosos não apareceram para a entrega do resgate estipulado, mas foi possível a recuperação do veículo da vítima que estava escondido na cidade de Novo Hamburgo. A quadri-lha, após o furto do caminhão desativou o GPS utilizando um aparelho conhecido como Jammer, que bloqueia a frequência dos sinais emitidos pelo dispositivo anti-furto. “As investigações prosseguem no sentido de desmantelar esta associação criminosa que tem agido no furto de cami-nhões na cidade de Canoas”, completou o delegado Lacerda.

Preso integrante de quadrilha de roubo de veículos

Canoas - Policiais da Delegacia de Furtos, Roubos e Receptação de Veículos (DFRV) de Canoas, do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), coordenados pelo delegado Thiago Almeida Lacerda, prenderam nesta quarta-feira (02/07) um homem de 26 anos. Os agentes cumpriam mandado de prisão preventiva, expedido pela Justiça. A prisão faz parte da Operação Berlim, cujas investigações iniciaram em 26 de março deste ano com um roubo de veículo ocorrido nas imediações do Shopping Canoas seguida de extorsão para a devolução do bem da vítima. Após os trâmites legais na Polícia, o indivíduo foi encaminhado ao sistema prisional gaúcho.

Segundo o delegado Lacerda, o indivíduo era o último foragido da Operação Berlim referente à quadrilha armada que atuava no roubo de veículos e extorsões na cidade de Canoas. Na ocasião foram cumpridos onze mandados de prisão e quinze de busca e apreensão resultando no desmantelamento da quadrilha oriunda da cidade de Esteio. Com esta prisão, encerra-se o cumprimento dos mandados de prisão estando todos recolhidos ao sistema penitenciário à disposição da justiça. Os integrantes da quadrilha foram indiciados por formação de quadrilha armada, tráfico de armas, disparo de arma de fogo, roubo de veículos, extorsão, tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas. A quadrilha era chefiada por um foragido do sistema penitenciário que se encontra recolhido no sistema penitenciário – relatou o delegado.

Metade dos apenados que usam tornozeleiras no RS já

recebeu novos equipamentosPorto Alegre - A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe)

informa que praticamente metade dos apenados do Rio Grande do Sul já recebeu os novos equipamentos nas últimas quatro semanas. Ou seja, 640 presos dos regimes aberto e semiaberto, de um total de 1264, estão com novas tornozeleiras eletrônicas. São mais modernas e garantem maior monitoramento. Este é um dos principais objetivos da Secretaria da Segurança: trocar os equipamentos para ter tecnologia mais avançada e evitar possíveis falhas. Foram investidos R$ 15 milhões neste ano e serão 4 mil novos equipamentos até o final de 2014.

Existe um sensor de pele que possui comunicação mais veloz e mais abrangente, podendo inclusive separar e monitorar apenados de facções rivais. O equipamento também será mais leve e o sistema vai permitir passar de 80 mil para 200 mil pontos monitorados por minuto.

Neste mês, a Susepe pretende concluir a substituição de todas as tornozeleiras antigas e a partir de agosto vai enviar para outras regiões do interior do estado. Outras 50, com tecnologia específica, vão ficar com condenados por crimes envolvendo violência contra a mulher.

Roubo de veículos cai pela metade durante jogos do Brasil na Copa

Canoas - De acordo com os dados da Delegacia de Repressão aos Furtos e Roubos de Veículos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), este tipo de crime cai pela metade em Porto Alegre durante jogos do Brasil na Copa do Mundo e a média diária também reduziu nos dias em que houve partidas disputadas na capital. Para a Polícia, os motivos são simples: policiamento e interesse dos próprios criminosos em assistir à Seleção.

O delegado Juliano Ferreira, do DEIC, destaca que neste ano a média diária é de 27 furtos e roubos de veículos em Porto Alegre. No entanto, quando o Brasil jogou, quatro vezes até agora na Copa, esta média caiu praticamente pela metade: 14 casos por dia. Os números também caíram quando houve cinco partidas disputadas na capital, a última nesta segunda-feira (30) entre Alemanha e Argélia. A média tem sido de 19 ocorrências, uma diminuição de 30%.

Ferreira diz que os motivos para esta redução são simples. O primeiro é o maior número de policiais, neste período, nas ruas da capital. O segundo é uma maior concentração de pessoas pelas ruas, o que inibe a ação dos bandidos.

Brasil bate recorde em homicídios e fica em sétimo lugar entre 100 países

Principais vítimas são jovens do sexo masculino e negros

As principais vítimas são jovens do sexo masculino e negrosFo

tos:

Div

ulga

ção/

CN

Canoas -

A cada dia, 154 pessoas morreram, em média, vítimas de homicídio no

Brasil, em 2012. Ao todo, foram 56,3 mil pessoas que perderam a vida assassinadas, 7% a mais do que em 2011. Os dados são do Mapa da Violência 2014, que mostra um crescimento de 13,4% de registros desse tipo de morte em comparação com o número obtido em 2002. O per-centual é um pouco maior que o de crescimento da população total do país: 11,1%.

As principais vítimas são jo-vens do sexo masculino e negros. Ao todo, foram vítimas desse tipo de morte 30.072 jovens, com ida-de entre 15 e 29 anos. O número representa 53,4% do total de ho-micídios do país. Também, desse total, 91,6% eram homens.

Os dados de 2012, último ano da série projetada pelo mapa, mostram ainda que, a partir dos 13 anos de idade, o per-centual começa a crescer. Passa de quatro homicídios a cada 100 mil habitantes para 75, quando se chega aos 21 anos de idade.

Os homicídios também viti-mam majoritariamente negros, isso é, pretos e pardos. Foram 41,1 mil negros mortos, em 2012, e 14,9 mil brancos. Considerando toda a década (2002 – 2012), houve “crescente seletividade

social”, nos termos do relatório. Enquanto o número de assas-sinatos de brancos diminuiu, passando de 19,8 mil, em 2002, para 14,9 mil, em 2012, as ví-timas negras aumentaram de 29,6 mil para 41,1 mil, no mesmo período.

Ao todo, ao longo dessa dé-cada, morreram 556 mil pessoas vítimas de homicídio, “quanti-tativo que excede largamente o número de mortes da maioria dos conflitos armados registra-dos no mundo”, destaca o texto.

Comparando 100 países que registraram taxa de homicídios, entre 2008 e 2012, para cada grupo de 100 mil habitantes, o estudo conclui que o Brasil ocupa o sétimo lugar no ranking dos analisados. Fica atrás de El Salvador, da Guatemala, de Trinidad e Tobago, da Colômbia, Venezuela e de Guadalupe.

O Brasil já ocupou posições piores no ranking. A situação foi amenizada tanto por políticas de enfrentamento à violência desenvolvidas internamente,

que frearam o crescimento expo-nencial das mortes, quanto pelo fato de países, especialmente da América Central, estarem viven-do “uma eclosão de violência”. Sobre isso, o relatório destaca que mesmo os países com me-nores taxas da América Latina, quando comparados com os da Europa ou da Ásia, assumem posições intermediárias ou mes-mo de violência elevada. Nesses continentes, segundo a pesquisa, os índices não chegam a três ho-micídios em 100 mil habitantes.

MP cede espaço para a Apac de Canoas

Porto Alegre - A Asso-ciação de Proteção e As-sistência aos Condenados (Apac) de Canoas já conta um espaço, onde as ques-tões administrativas serão resolvidas e outros contatos poderão ser feitos. O Pro-curador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, firmou termo cedendo uma sala, localizada no Palácio do Ministério Público, para a entidade.

Em setembro de 2013, a primeira Apac do Rio Grande do Sul foi constituída. A pre-visão da entidade é de que, até o final de 2015, uma casa prisional, que está sendo er-guida no bairro Guajuviras, já esteja em funcionamento, abrigando 100 apenados. No Método Apac, os conde-nados a penas privativas de liberdade são recuperados e reintegrados ao convívio social de forma humanizada e com auto-disciplina.

Durante o ato formal, o Procurador de Fundações Antônio Carlos de Avelar Bastos, falando em nome do Ministério Público, destacou que o Procurador-Geral de Justiça, Eduardo de Lima Veiga, desde o primeiro momento, apoiou a cons-

tituição formal da Apac por que reconhece no método uma forma atual do sistema prisional. Por isso, segundo ele, chegou o momento de também ceder um espaço para que os trabalhos de implantação da Apac de Ca-noas prossigam a contento.

Por sua vez, o Presiden-te da Apac, Enio Andrade, afirmou que é fundamental a “junção de interesses en-tre o MP e a entidade” por que resultará em benefício para a sociedade. Ele tam-bém agregou que o sistema penitenciário que predomi-na no país é falho “por que predomina a violência” e, ao contrário, o Método Apac “renova nos homens os seus valores, casa ainda os tenha, ou traz para eles, caso não os tenha”.

O Grupo que trabalha pela implementação do Método Apac possui repre-sentantes do Legislativo, Executivo, Judiciário, Mi-nistério Público, Ordem dos Advogados do Brasil, Defensoria Pública, Supe-rintendência dos Serviços Penitenciários, Prefeitura de Canoas, entidades re-ligiosas e sociedade civil organizada.

Polícia Civil revela ter suspeitos para morte de jornalista

C a n o a s - D o i s m e s e s após a morte do jornalista F a b i a n o C a r d o s o , d e 4 4 anos, a Polícia Civil revelou ter identif icado dois sus-peitos de envolvimento no latrocínio, registrado na noi-te de 1° de maio, no bairro Nossa Senhora das Graças.

Dois mandados de busca e apreensão foram cumpri-dos na região Metropolita-na, um deles na casa de um dos invest igados. A ação ocorreu cerca de doze dias atrás. Objetos que ajudaram a embasar o trabalho da Po-lícia foram recolhidos pelo delegado Thiago Lacerda. O local exato das buscas e os materiais coletados ainda não foram divulgados.

Durante o transcorrer d a i n v e s t i g a ç ã o , 1 5 t e s -temunhas foram ouvidas. Um dos suspeitos também prestou esclarecimentos e foi liberado.

O teor do depoimento é mantido em sigi lo pelo delegado. Apenas laudos p e r í c i a s s ã o a g u a r d a d o s para f inal izar o processo investigatório. O delegado pretende realizar uma co-letiva de imprensa, na pró-xima semana, para detalhar o que apurou sobre o caso.

Além das testemunhas, i m a g e n s d a s c â m e r a s d e segurança também foram analisadas pela investiga-ção. Na época do crime, o delegado informou traba-lhar com as hipóteses de que Cardoso tenha sido baleado ao tentar reagir ou fugir do assalto.

Sobre o caso

O jornalista Fabiano Car-doso, de 44 anos, foi balea-do dentro do carro durante um assalto. Ele teria sido abordado por dois homens que estavam a pé. Os mora-dores encontraram a vítima no interior do seu veículo na rua Santos Ferreira, próximo ao Hospital Nossa Senhora das Graças.

C a r d o s o f o i a t e n d i d o pelo Serviço de Atendimen-to Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) em estado grave, mas não resistiu.

Ele era assessor de im-prensa da Secretaria Munici-pal de Obras e Viação (Smov) de Porto Alegre e teve pas-sagem pela Rádio Guaíba. O profissional deixou mulher e dois filhos.

Page 10: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

10 - Sexta - Feira 04 de julho de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Page 11: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

www.jornalcorreiodenoticias.com.br Sexta - Feira - 04 de julho de 2014 - 11

Bom astral para defender suas vontades e opiniões. Seu carisma vai aumentar e você tem tudo para sobressair. No emprego, aproveite para apresentar propostas e pro-jetos.

O Sol manda boas energias para aumentar seus ganhos. Pode transformar um hobby em algo rentável. Levar tarefas para fazer em casa pode ser uma boa ideia, já que vai produzir mais trabalhando no seu cantinho.

Você vai contar com mais facilidade para expor suas ideias. Com bons argumen-tos, terá o que quiser. Boa sintonia com jovens e crianças. No serviço, vai ser mais fácil ganhar elogios dos chefes.

VariedadesManhã produtiva no emprego. Você vai se concentrar melhor e levar as tarefas a sério. No fim do dia, curtir a família será prazeroso. Mostre seu lado responsável e poderá conquistar o apoio dos superiores.

Horóscopo

Soares SocialASMC 52 anos de fundação

O Presidente da Associação dos Servidores Municipais de Canoas (ASMC),Firmo Farias recebeu os convidados para o coquetel que ce-lebra os 52 anos de fundação da entidade. centenas de associados e autoridades prestigiaram o evento na sede da ASMC.

Dia indicado para se concentrar em seus interesses financeiros e explorar seu sexto sentido, que es-tará afiado. Siga suas impressões e poderá ganhar mais dinheiro.

Aproveite o estímulo dos astros para focar na carreira. É hora de fazer pla-nos ambiciosos e correr atrás de uma promoção. Terá chances de obter o reconhecimento dos superiores.

Momento de juntar forças com as pesso-as do seu convívio para atingir objetivos em comum. Conte com o apoio dos ami-gos. Aproveite para cooperar no trabalho e conquistar a simpatia dos colegas.

Busque sossego e evite se incomo-dar com o que não pode resolver de imediato. Não confie tanto nos outros. Priorize o que gosta de fazer, assim, seu dia vai render mais.

Sinal verde para se aperfeiçoar, aprender e expandir seus horizontes. Bom dia para entrar em contato com pessoas de fora e assuntos diferentes. Terá mais disposição para começar um curso.

A Lua vai dar aquela força para você mostrar seu lado sociável e receptivo. Também ajudará a se destacar profissionalmente. Aposte em sua competência e explore suas qualidades.

O astral deste dia é indicado para realizar transformações. Abra espaço para as novidades, coisa que seu signo adora. Não tenha medo de deixar de lado tudo o que atrapalha o seu crescimento.

Hoje, o segredo do seu sucesso estará na cooperação. Alie-se aos outros e verá como o trabalho fluir com agilidade. À tarde, fique de antena ligada na família.

Ernani e Nelma Daniel, Marli e Gil RodriguesDeputado Nelsinho Metalurgico e Itamar Tadeu

João e Silvana Abadi, Maria Inez Colares Vanessa Oliveira e Eva dos Santos Escorsato

Firmo Farias e José Francisco Farias

Page 12: Edição 643 - Jornal Correio de Notícias

12 - Sexta - Feira 04 de julho de 2014 www.jornalcorreiodenoticias.com.br

Presença de campeões e surpresas marcam fase final

Feito inédito, todas as seleções que estão nas quartas terminaram em primeiro lugar em seus grupos

Canoas - Começam nesta sexta-feira (4) as quartas de final da Copa do Mundo. Das 32 seleções que começaram o torneio, restam apenas oito, entre elas quatro campeãs do mundo – Brasil, Alemanha, França e Argentina – na busca por mais uma taça. Também estão na disputa a Holanda, Bélgica, Co-lômbia e Costa Rica. Todas essas seleções terminaram em primeiro lugar em seus grupos. É a primeira vez que isso ocorre desde o Mundial de 1986, quando o sistema de oitavas de final passou a ser adotado após a fase de grupos.

Apesar de credenciadas por títulos mundiais, as quatro campeãs não encheram os olhos do público, como têm feito a Colômbia e a Costa Rica, as surpresas do torneio. Mesmo que não passe pela favorita Holanda, o time costarriquenho já fez grande papel em campos brasileiros.

A Costa Rica terminou a primeira fase na liderança de um grupo que tinha o Uruguai, a Inglaterra e a Itália, apresentando um futebol convincente. O meio-campista Ruiz e o atacante Campbell são destaques da equipe que destronou campeãs mundiais e que, independentemente do que ocorrer no próximo sábado (5), será recebida com festa nas ruas de San José, a capital do país.

A Colômbia foi o time mais regular do torneio até agora, a única seleção que ainda não deu qualquer susto em seus torcedores e que tem enchido os olhos do público mais do que se imaginava. Após uma primeira fase irrepreensível, eliminou o Uruguai com facilidade. Mesmo sem o atacante Suárez, suspenso pela Federação Internacional de Futebol após morder um jogador adversário durante a partida contra a Itália, esperava-se mais de um Uruguai que pouco ameaçou o gol de Ospina.

O Brasil deverá ter muito trabalho. Ter a torcida ao seu lado ou a presença da camisa canarinho em campo não garantirá o passaporte para as semifinais. Depois de uma partida difícil de oitavas de final contra o Chile, o Brasil precisará corrigir falhas para o jogo de amanhã (4) na Arena Castelão, em Fortaleza. Os brasileiros torcem para que o técnico Luiz Felipe Scolari tenha a receita para parar os habilidosos James Rodríguez e Cuadrado.

Alemães e franceses farão a primeira partida desta fase da Copa, no Maracanã. As atuações dos dois times, no entanto, têm sido irregulares. As partidas de ambos nas oitavas de final não convenceram plenamente a torcida. Enquanto os franceses foram dominados pela Nigéria durante quase todo o primeiro tempo antes de vencer o jogo no final da segunda etapa, a Alemanha sofreu com os contra-a-taques da Argélia durante todo o tempo normal e só conseguiu marcar os gols da vitória na prorrogação.

A Holanda é favorita a vencer a Costa Rica, mas a partida contra o México, na fase anterior, mostrou que o time de Robben e Sneijder tem deficiências que podem ser exploradas pelo time da América Central. O torcedor holandês sabe que será difícil contar, mais uma vez, com dois gols salvadores nos últimos minutos, como ocorreu no jogo anterior.

Os torcedores brasileiros e argentinos ainda esperam uma grande atuação de suas seleções. Embora demonstrem otimismo após cada vitória, os argentinos ainda não viram um futebol à altura de seus jogadores. A vitória argentina sobre a Suíça nos últimos minutos foi, possivelmente, a melhor partida da equipe do técnico Alejandro Sabella.

Os “Diabos Vermelhos” vão, pela primeira vez nesta Copa, entrar em campo sem favoritismo, dispensado aos argentinos. Vencedora de todas as partidas na fase de grupos, a Bélgica chegou às quartas de final após uma partida sofrida contra os Estados Unidos, decidida apenas na prorrogação. Os contra-ataques em velocidade, com Lukaku, Origi e De Bruyne, podem ser uma arma contra a defesa argentina.

www.jornalcorreiodenoticias.com.br - Sexta - feira, 04 de julho de 2014

Foto

: Div

ulga

ção/

CN

Seleção Brasileira enfrenta nesta sexta-feira a Colômbia em Fortaleza

Jogo do Brasil e Papas da Língua são atrações na Fan Fest

Porto Alegre - A Seleção Brasileira volta a Fortaleza, onde enfrentou o México na primeira fase da Copa, para a partida das quartas de final do Mundial, nesta sexta-feira, 4 de julho, a partir das 17h. Torcedores podem acompa-nhar todas as emoções do jogo entre Brasil x Colômbia na Fifa Fan Fest Porto Alegre.

Os portões serão abertos às 11h.

Além do jogo do Brasil, a partir das 11h30, o público po-derá assistir ao show da ban-da Street Flash. Logo após o show, será exibida a partida entre França x Alemanha. A banda Papas da Língua será a última a se apresentar na Fan Fest.

4 de julho – sexta-feira11h – Abertura dos portões

Shows12h – Banda Street Flash15h – Cadica15h40 – Tchê Garotos19h – Papas da LínguaJogos13h – França x Alemanha17h – Brasil x Colômbia