Edição 659

6
Ano XX - Nº 659 - 16 de Março de 2013 - Telefone: (19) 3608-7282 OU (19) 9646-6307 A prefeitura mu- nicipal de São Sebastião da Grama realizou um show para comemorar e homenagear as mulheres pelo dia a elas dedica- do. O evento foi realizado no dia 08 de março, no Centro Cultural do Café. O show “MPB – Mulheres Populares Brasi- leiras” apresentou músicas, com nome de mulheres, fa- zendo conhecidas as histó- rias das canções narradas pela vocalista do grupo. O repertório escolhido foi de músicas que contam histórias simples e que cativaram o público, que ao final do show, aplaudi- ram de pé a apresentação. Prefeitura homenageia mulheres com show de MPB Grupo Marakangá, que encantou o público du- rante o show em São Sebastião da Grama “O show foi um belo espetáculo e com cer- teza será apresentado mais vezes na cidade. Foi um grande presente às mulheres gramenses”, res- saltou o gerente de cultura, Gustavo Campos. São Sebastião da Grama Suplicy realiza palestra em São Sebastião da Grama Zé da Doca, Pio Leiteiro e Rafael durante a recepção ao senador Eduardo Suplicy O Senador da Re- pública, Eduardo Suplicy, esteve em São Sebastião da Grama no último dia 09 para visita e palestra. O senador foi recebi- do pelo prefeito Zé da Doca, pelo vice Pio Leiteiro, pelo presidente da Câmara, Rafa- el Mascherin Montouro e pelo vereador Milton Cesar Palmiro. Na palestra, Eduardo Suplicy defendeu o progra- ma Bolsa-Família e enfatizou a importância da adoção do programa de Renda Bási- ca como um avanço ainda maior no combate a pobre- za e à desigualdade social. O projeto político do senador propõe a cada brasi- leiro, e também a alguns es- trangeiros residentes no país, o direito de partilhar da rique- za nacional de forma incon- dicional, sem burocracia ou submissão a qualquer tipo de exigência. Segundo ele, a ren- da básica de cidadania seria a universalização da Bolsa-Fa- mília. “A renda básica de cida- dania é o resultado da refle- xão de economistas, filósofos, cientistas sociais, que chegaram à conclusão de que a me- lhor maneira de se contribuir para os objetivos de erradicação da pobreza absoluta, de melhoria da distribuição da renda, de garantia de real dignidade e liberdade às pessoas, é prover a todos o direito inalienável de participar da riqueza da Na- ção através de uma renda básica que, na medida do possí- vel, seja suficiente para atender às suas necessidades vitais.” Durante a palestra, o senador interagiu com o público e declamou o rap “Um homem na estrada”, do grupo Racionais. Ao final do evento, Suplicy e voluntários da plateia encenaram uma peça teatral, cujo tema foi a Renda Básica de Cidadania no combate ao crack.

description

Jornal A Cidade Autoria dos jornalista Ângela Ranzani e Lucas Pacheco - 2013

Transcript of Edição 659

Page 1: Edição 659

Ano XX - Nº 659 - 16 de Março de 2013 - Telefone: (19) 3608-7282 OU (19) 9646-6307

A prefeitura mu-nicipal de São Sebastião da Grama realizou um show para comemorar e homenagear as mulheres pelo dia a elas dedica-do. O evento foi realizado no dia 08 de março, no Centro Cultural do Café. O show “MPB – Mulheres Populares Brasi-leiras” apresentou músicas, com nome de mulheres, fa-zendo conhecidas as histó-rias das canções narradas pela vocalista do grupo.O repertório escolhido foi de músicas que contam histórias simples e que cativaram o público, que ao final do show, aplaudi-ram de pé a apresentação.

Prefeitura homenageia mulheres com show de MPB

Grupo Marakangá, que encantou o público du-rante o show em São Sebastião da Grama

“O show foi um belo espetáculo e com cer-teza será apresentado mais vezes na cidade. Foi um grande presente às mulheres gramenses”, res-saltou o gerente de cultura, Gustavo Campos.

São Sebastião da Grama

Suplicy realiza palestra em São Sebastião da Grama

Zé da Doca, Pio Leiteiro e Rafael durante a recepção ao senador Eduardo Suplicy

O Senador da Re-pública, Eduardo Suplicy, esteve em São Sebastião da Grama no último dia 09 para visita e palestra. O senador foi recebi-do pelo prefeito Zé da Doca, pelo vice Pio Leiteiro, pelo presidente da Câmara, Rafa-el Mascherin Montouro e pelo vereador Milton Cesar Palmiro. Na palestra, Eduardo Suplicy defendeu o progra-ma Bolsa-Família e enfatizou a importância da adoção do programa de Renda Bási-ca como um avanço ainda maior no combate a pobre-za e à desigualdade social. O projeto político do senador propõe a cada brasi-leiro, e também a alguns es-trangeiros residentes no país, o direito de partilhar da rique-za nacional de forma incon-dicional, sem burocracia ou submissão a qualquer tipo de exigência. Segundo ele, a ren-da básica de cidadania seria a universalização da Bolsa-Fa-mília. “A renda básica de cida-dania é o resultado da refle-xão de economistas, filósofos,

cientistas sociais, que chegaram à conclusão de que a me-lhor maneira de se contribuir para os objetivos de erradicação da pobreza absoluta, de melhoria da distribuição da renda, de garantia de real dignidade e liberdade às pessoas, é prover a todos o direito inalienável de participar da riqueza da Na-ção através de uma renda básica que, na medida do possí-vel, seja suficiente para atender às suas necessidades vitais.” Durante a palestra, o senador interagiu com o público e declamou o rap “Um homem na estrada”, do grupo Racionais. Ao final do evento, Suplicy e voluntários da plateia encenaram uma peça teatral, cujo tema foi a Renda Básica de Cidadania no combate ao crack.

Page 2: Edição 659

16 de Março de 2013 JORNAL A CIDADE - Ano XX - Nº 659 Página 02

Diversão

História Fundação: 4 de abril de 1865 Segundo Rodolfo José Del Guerra, historiador e cronis-ta da cidade, em seu livro "São José do Rio Pardo: história que muitos fizeram", "(…)em 4 de abril de 1865 alguns fazendeiros se reuniram, traçando os planos para edificar a capela, primeira etapa para a criação da futura freguesia. A 30 de maio de 1873, o Vigário Capitular do Bispado de São Paulo assinou documento autorizando bênção e celebração da missa e dos demais ofícios divinos na Capela de São José do Rio Pardo, filial da Matriz do Espírito Santo do Rio do Peixe. A primeira missa só foi celebrada em 19 de março de 1874. A Capela Curada de São José foi elevada à categoria de freguesia em 14 de abril de 1880, pela Lei nº 70, da Assem-bleia Provincial. São José do Rio Pardo, desanexou-se da vila de Caconde, passando à de Casa Branca, constituindo-se em paró-quia, confirmada pelo Bispo de São Paulo, em 1º de fevereiro de 1881. Pela Lei nº 49, de 20 de março de 1885, a freguesia foi elevada à categoria de vila, vinte anos depois daquela primeira reunião dos fundadores. Mas outra lei determinava que sem o edifício da Casa de Câmara e Cadeia, construído às expensas dos respectivos povos, a Vila não poderia ser instalada. Chegou 1889, o ano da Proclamação da República. Um acontecimento político, ocorrido em 11 de agosto, três meses an-tes da Proclamação, ressoou, projetando nacionalmente a Vila de São José do Rio Pardo. O episódio teve seu prelúdio em ju-nho, quando membros da Sociedade Italiana XX de Setembro, infiltrada de republicanos, depois de uma festa de assentamento da pedra fundamental de sua sede, saíram às ruas, cantando a Marselhesa, defrontando-se com monarquistas. Houve agressão, confusão e envio de tropas. Dois meses passados, depois de aparente paz, a contenda recomeçou. Na noite de 10 de agosto, o Hotel Brasil, do republicano Ananias Barbosa, foi atacado pela polícia, depois de uma reunião e homenagens ao pregador repu-blicano e líder, Francisco Glicério… A 11 de agosto de 1889, os republicanos (…) apoderaram-se do edifício da Casa da Câmara e Cadeia, que representava a força e a lei, hasteando, a bandeira revolucionária de Júlio Ribeiro, proclamando a República, sob o som da proibida Marselhesa." No início do Século XX, São José do Rio Pardo acolheu grande quantidade de imigrantes, principalmente italianos. Tam-bém foi no município que Euclides da Cunha escreveu sua obra prima, Os Sertões, durante o período em que viveu e trabalhou no município, entre 1898 e 1901.

Euclides da Cunha O escritor de Os Sertões redigiu o livro em 1902, junta-mente com a construção da Ponte de São José do Rio Pardo. A chamada Casa de Zinco, feita de folhas de zinco, na qual Eucli-des escreveu e projetou suas obras está localizada à beira do rio Pardo e ao lado de sua ponte, protegida por uma casa de vidro. Devido à concepção d´Os Sertões nesse município, a Casa de Cultura Euclides da Cunha promove a Semana Euclidiana e a Maratona Euclidiana dos dias 9 a 15 de agosto; trata-se de even-tos destinados a alunos das escolas do município e de outros.

São José do Rio Pardo 148 anos

O outono (AO 1945: Outono) é a estação do ano que su-cede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por queda na temperatura, e pelo amarelar das folhas das ár-vores, que indica a passagem de estações (excepto nas regiões próximas ao equador).

O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono bo-real", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono aus-tral". O "Outono boreal" tem início, no hemisfério norte, a 22 ou 23 de Setembro e termina a 21 ou 22 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no hemisfério sul, a 20 de Março e termina a 20 ou 21 de Junho.

Vem ai o Outono

Suco de laranja com abacateIngredientes:

• 2 colheres de sopa de abacate

• 180 ml de suco de laranja

• Adoçar a gosto

Como fazer:

Bater os ingredientes no liquidificador

Frapeé de banana com cocoIngredientes:

• ½ banana nanica

• 1 colher de sobremesa de coco ralado

• 180 ml de leite desnatado

• Adoçar a gosto

Como fazer:

• Bater os ingredientes no liquidificador

Sopa de OutonoOutono fresquinho, faz-me ter vontade de começar sopas quentinhas como prato principal, principalmente ao jantar. Ainda por cima sem dar trabalho nenhum :) Esta receita dá para 6 pessoasIngredientes

1 cebola picada

1 dente de alho picado

2 batatas médias cortadas aos quadradinhos

1 cenoura cortada aos quadradinhos

10 rodelas de chouriço cortadas a meio

1 febra cortada aos quadradinhos

100 g de massa cotovelinhos

1 frasco de feijão vermelho

1l de água

2 colheres de sopa de azeite

sal e pimenta qb

6 rodelas de farinheira

Tradicional

Juntar tudo num tacho, menos a massa e a farinheira, e levar ao lume cerca de 25 minutos. Juntar a massa e cozer mais 10 minutos.Bimby

Colocar tudo no copo menos a massa e a farinheira, e pro-gramar 20 min/100º/vel.colher inv..Juntar a massa e pro-gramar 10min/100º/vel.colher inv..Juntei uma rodela de farinheira a cada tijela de sopa.

Bom apetite!

Nova Era no Jornal A Cidade, divulgue seu trabalho ou negócio. Entre em contato pelo telefone (19) 3608-7282

Page 3: Edição 659

16 de Março de 2013 JORNAL A CIDADE - Ano XX - Nº 659 Página 03

DECRETO Nº 015, DE 11 DE MARÇO DE 2013NOMEIA OS MEMBROS PARA COMPOSIÇÃO DA CO-MISSÃO ESPECIAL DE PLANEJAMENTO, IMPLANTA-ÇÃO E ACOMPANHAMENTO EMPREENDEDOR DO DISTRITO INDUSTRIAL “PARQUE UNENORTE – UNIDA-DE EMPREENDEDORA NORTE” - CEPEX/UNENORTE. JOSÉ FRANCISCO MARTHA, Prefeito Muni-cipal de São Sebastião da Grama, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, com fundamento na Lei Municipal nº 038, de 30 de outubro de 2009, considerando a necessidade de compor a COMISSÃO ESPECIAL DE PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO EMPREENDEDOR DO DISTRITO INDUSTRIAL “PARQUE UNENORTE – UNI-DADE EMPREENDEDORA NORTE - CEPEX/UNENORTE;

DECRETA: Art. 1º - Ficam nomeados os seguintes membros para composição da CEPEX/UNENORTE - COMISSÃO ESPECIAL DE PLANEJAMENTO, IMPLANTAÇÃO E ACOMPANHAMEN-TO EMPREENDEDOR DO DISTRITO INDUSTRIAL “PARQUE UNENORTE – UNIDADE EMPREENDEDORA NORTE: I - 1 (um) representante indicado pela Câmara Munici-pal:- RAFAEL MASCHERIM MONTOURO – RG n°33.687.142-9-SSP/SP II - 1 (um) representante da Associação Comercial e In-dustrial de São Sebastião da Grama:- RAFAEL MOUSSI VALENTIM DO NASCIMENTO – RG n° 25.647.071-6. III - 1 (um) técnico do quadro funcional da Prefeitura - engenheiro ou arquiteto:- JOSÉ LUIZ PEIXOTO, RG nº M-10.954.500. IV - 2 (dois) representantes Poder do Público Municipal, indicados pelo Chefe do Executivo Municipal, sob a presidência do primeiro:- EMERSON FABIANO DE LIMA – RG n° 22.788.667-7-SSP/SP;- MARCELO RODRIGO CRUZ – RG nº 34.007.783-9-SSP/SP;

Art. 2 º - Os membros da CEPEX/UNENORTE poderão ser substituídos a qualquer tempo, uma vez verificada a não par-ticipação efetiva nas ações do UNENORTE. Art. 3º - A CEPEX/UNENORTE poderá reunir-se a qual-quer momento, sempre que convocada pelo Chefe do Executivo Municipal, pelo seu presidente, ou na falta deste, pela maioria de seus membros. Art. 4º - A CEPEX/UNENORTE, dentre seus membros, nomeará um relator. Art. 5º - A função de membro da “CEPEX/UNENORTE” é considerada como relevante serviço prestado à comunidade, portanto, exercida gratuitamente. Art. 6º - O presente Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

São Sebastião da Grama, 11 de março de 2013JOSÉ FRANCISCO MARTHA

Prefeito MunicipalENCADERNADO NO LIVRO PRÓPRIO E PUBLICADO POR EDITAL NA SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL E NA IMPREN-SA LOCAL. DATA SUPRA.

Milton João HespanholLíder de Assuntos Administrativos

LEI Nº 011, DE 13 DE MARÇO DE 2013. ALTERA A CARGA HORÁRIA SEMANAL DE EMPREGO PÚ-BLICO E SEU RESPECTIVO VENCIMENTO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. JOSÉ FRANCISCO MARTHA, Prefeito Municipal de São Sebastião da Grama, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,FAZ SABER que a Câmara Municipal de São Sebastião da Gra-ma aprovou e ele sanciona e promulga a seguinte LEI: Art. 1º - Fica alterada a carga horária semanal - C.H.S. do emprego público, efetivo, de Nutricionista - Cód. 21/EPE, constante do Anexo I da Lei nº 024, de 18 de junho de 2009, que dispõe sobre a Estrutura Organizacional e sobre a Reestrutura-ção do Quadro Geral de Pessoal da Prefeitura do Município de São Sebastião da Grama, passando de 20 (vinte) para 40 (qua-renta) horas semanais, atualizando os vencimentos mensais para R$ 2.063,50 (dois mil e sessenta e três reais e cinquenta centavos), correspondentes à nova carga horária. Art. 2º - Ao profissional com contrato de trabalho em vigor na data da publicação desta Lei, é garantida a adequação da nova jornada de trabalho de que trata o artigo anterior, com os respectivos vencimentos mensais. Art. 3° - As despesas decorrentes com a aplicação da presente Lei serão custeadas pelas dotações próprias previstas no orçamento vigente, suplementadas se necessário. Art. 4º - A presente Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

São Sebastião da Grama, 13 de março de 2013.JOSÉ FRANCISCO MARTHA

Prefeito Municipal

ENCADERNADA NO LIVRO PRÓPRIO E PUBLICADA POR EDITAL NA SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL E NA IMPREN-SA LOCAL. DATA SUPRA.

Milton João HespanholLíder de Assuntos Administrativos

PORTARIA Nº 115, DE 01 DE MARÇO DE 2013.DISPÕE SOBRE A NOMEAÇÃO DE MEMBROS TITULARES PARA A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE SÃO SEBASTIÃO DA GRAMA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. JOSÉ FRANCISCO MARTHA, Prefeito Municipal de São Sebastião da Grama, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, e, CONSIDERANDO o disposto na Lei Municipal n° 031, de 14 de dezembro de 2001, que cria o CONSELHO TUTELAR; CONSIDERENADO o desligamento, a pedido, do Membro do Conselho Tutelar, Senhor Marcelo Mascarin Hes-panhol, conforme consta do Requerimento protocolado sob n° 000.353/2013, em 18 de fevereiro de 2013, e o parecer favorável da Assessoria Jurídica; CONSIDERANDO o afastamento de um dos membros do Conselho Tutelar, conforme consta da Portaria n° 113/2013, e a decisão judicial proferida pela MMª Juíza do Foro Distrital de São Sebastião da Grama, nos autos do Processo n° 1426/2012.

R E S O L V E: - Art. 1º - Nomear, como TITULARES, a segunda e a quinta suplente abaixo identificadas, para compor o CONSELHO TUTELAR do Município de São Sebastião da Grama-SP.

MEMBROS TITULARES:- MARISA LORENZINI MELCHIORI, RG n° 18.899.122-0-SSP/SP;- GILYARA BRAZ, RG nº 34.381.349-X-SSP/SP; Art. 2º - A presente Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

São Sebastião da Grama, 01 de março de 2013JOSÉ FRANCISCO MARTHA

Prefeito MunicipalENCADERNADA NO LIVRO PRÓPRIO E PUBLICADO POR EDITAL NA SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL E NA IMPREN-SA LOCAL, DATA SUPRA.

Milton João HespanholLíder de Assuntos Administrativos

SP: ciclista atropelado na Paulista vai ganhar braço mecânico

O ciclista David Santos Souza, 21 anos, irá ganhar um braço mecânico do empresário Nelson Nolé, dono de uma clínica especializada em próteses ortopédicas. O rapaz foi atropelado na avenida Paulista e teve seu braço arrancado pelo carro do estudante de Psicologia Alex Siwek no último domingo em São Paulo. Ele está internado no Hospital das Clínicas em estado estável. As informações foram publicadas no jornal O Estado de S. Paulo. O Ministério Público Estadual (MPE) vai contestar a decisão do juiz Alberto Anderson Filho, de que o motorista en-volvido no acidente não deve ser julgado por crime intencional (doloso), como havia sido proposto pela Polícia Civil e pela pró-pria Promotoria. Na visão do magistrado, a ação foi culposa e, por isso, precisa ser apreciada por uma vara regional ou central.

O atropelamento do limpador de vidros David Souza, que teve o braço amputado ao ser atingido por um Honda Fit em alta velocidade na ciclo-faixa da avenida Paulista, em São Paulo, ocorreu no dia 10

O acidente David ia de bicicleta para o trabalho na madrugada de domingo quando foi atropelado por Alex e teve parte de seu braço amputado. Após o acidente, o universitário fugiu do local sem prestar socorro à vítima, com o braço do limpador de vidros dentro de seu carro. Ele ainda jogou o membro em um córrego próximo à avenida Doutor Ricardo Jafet. Depois de se entregar à polícia, o estudante se negou a fazer exame de bafômetro, de sangue e urina, e só realizou o exame clínico no Instituto Médico Legal (IML) às 11h21, mais de cinco horas depois do acidente. Testemunhas disseram que Alex apresentava sinais de embriaguez, e que ele dirigia em alta velocidade pela avenida Paulista, cortando os outros veículos, antes de atropelar David. No exame, já entregue à polícia, a médica afirma que o atropelador apresentava sinais de embriaguez, mas negou que Alex estivesse embriagado. A polícia pretende ouvi-la para escla-recer a situação. A comanda deixada por Alex na casa noturna Jose-phine, no Itaim Bibi, onde o jovem esteve na noite do acidente, mostra que ele consumiu três doses de vodca e um energético. A polícia ainda não conseguiu localizar gravações que mostrem o momento do acidente, e ainda está à procura de imagens.

14/03 às 10h30 - Atualizada em 14/03 às 10h35

Jornal Online disponivel em: http://issuu.com/jornal-acidade/docs

Facebook: https://www.facebook.com/acidadesjrpardo?ref=ts&fref=ts

Page 4: Edição 659

16 de Março de 2013 JORNAL A CIDADE - Ano XX - Nº 659 Página 04

PORTARIA Nº 123, DE 07 DE MARÇO DE 2013. ADMITE, PARA EMPREGO PÚBLICO EFETIVO NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DIRETA, PELO REGIME CE-LETISTA, O SENHOR FABIANO MARCELINO TOLEDO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. JOSÉ FRANCISCO MARTHA, Prefeito Municipal de São Sebastião da Grama, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO: - 1º - Que o Senhor ALESSANDRO APARECIDO AL-FREDO, RG n° 29.518.675-6-SSP/SP, foi aprovado no Concur-so Público Municipal nº 002/2009 para o emprego de VIGILAN-TE PATRIMONIAL, Cód. 30-EPE, criado pela Lei Municipal nº 024, de 18 de junho de 2009, que dispõe sobre a Estrutura e Organização e sobre a Reestruturação do Quadro Geral de Pes-soal da Prefeitura do Município de São Sebastião da Grama-SP, e demais alterações, classificado em 6º lugar, com 32 pontos, convocado por Edital para manifestar interesse e apresentar do-cumentação necessária para o preenchimento da vaga, o mes-mo foi desclassificado através da Portaria n° 122/2013, de 07 de março de 2013;

(seiscentos e setenta e oito reais) mensais. Art. 2º - A presente Portaria entra em vi-gor na data de sua publicação, devendo o(a) Respon-sável pelo Departamento Municipal de Recursos Hu-manos tomar as devidas providências administrativas. Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

São Sebastião da Grama, 07 de março de 2013JOSÉ FRANCISCO MARTHA

Prefeito MunicipalENCADERNADA NO LIVRO PRÓPRIO E PUBLICADA POR EDITAL NA SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL E NA IMPREN-SA LOCAL. DATA SUPRA.

Milton João HespanholLíder de Assuntos Administrativos

A CATI – Regional de São João da Boa Vista tem a satisfação de convidar para o Dia de Cam-po sobre Planejamento Produtivo da Pecuária

Leiteira.Data: 21 de março

Horário : 13h00

Local: Sítio Santa Helena (Sr. Gabriel)

Município: São Sebastião da Grama

Informações: (19) 36233723/(19)36461186

Convite

COMUNICADO DEPARTAMENTO DE MEIO AMBIENTE

A prefeitura municipal de São Sebastião da Gra-ma, através do Departamento de Meio Ambien-te, pede a colaboração da população para não jogar lixo e entulho na rodovia que liga São Se-bastião da Grama a Divinolândia.

O mesmo degrada o meio ambiente e causa da-nos a saúde da população. Faça a sua parte, o meio ambiente agradece!

PREGÃO PRESENCIAL n.º 11/13 José Francisco Martha, Prefeito Munici-pal de São Sebastião da Grama, torna público que acha-se aberto, procedimento licitatório, na modalidade Pregão Presencial, com encerra-mento no dia 26/03/2013, às 09:30 horas, ten-do como objetivo a aquisição de equipamentos hospitalares, de informática e eletrodomésticos. Maiores informações poderão ser obtidas pelo Tel. (0XX19) 3646 9700, (0xx19) 3646-9951, ou pelo e-mail: [email protected]ão Sebastião da Grama, 12 de março de 2013.

José Francisco MarthaPrefeito Municipal

PREGÃO PRESENCIAL n.º 12/13 José Francisco Martha, Prefeito Municipal de São Sebastião da Grama, torna público que acha-se aberto, procedimento licitatório, na mo-dalidade Pregão Presencial, com encerramento no dia 27/03/2013, às 09:30 horas, tendo como objetivo a aquisição de pneus. Maiores informa-ções poderão ser obtidas pelo Tel. (0XX19) 3646 9700, (0xx19) 3646-9951, ou pelo e-mail: [email protected]ão Sebastião da Grama, 12 de março de 2013.

José Francisco MarthaPrefeito Municipal

PREGÃO PRESENCIAL n.º 13/13 José Francisco Martha, Prefeito Municipal de São Sebastião da Grama, torna público que acha-se aberto, procedimento licitatório, na mo-dalidade Pregão Presencial, com encerramento no dia 01/04/2013, às 09:30 horas, tendo como objetivo a contratação de serviços de transporte, através de veículos, para efetuar transporte de ida e volta de alunos até as escolas existentes no Município. Maiores informações poderão ser obtidas pelo Tel. (0XX19) 3646 9700, (0xx19) 3646-9951, ou pelo e-mail: licitacao@ssgrama.

sp.gov.brSão Sebastião da Grama, 12 de março de 2013.

José Francisco Martha Prefeito Municipal

PREGÃO PRESENCIAL n.º 14/13José Francisco Martha, Prefeito Municipal de São Sebastião da Grama, torna público que acha-se aberto, procedimento licitatório, na mo-dalidade Pregão Presencial, com encerramento no dia 02/04/2013, às 09:30 horas, tendo como objetivo a contratação de empresa para a rea-lização de exames laboratoriais. Maiores infor-mações poderão ser obtidas pelo Tel. (0XX19) 3646 9700, (0xx19) 3646-9951, ou pelo e-mail:

[email protected]

São Sebastião da Grama, 12 de março de 2013.José Francisco Martha

Prefeito Municipal

PREGÃO PRESENCIAL n.º 15/13 José Francisco Martha, Prefeito Munici-pal de São Sebastião da Grama, torna público que acha-se aberto, procedimento licitatório, na modalidade Pregão Presencial, com encer-ramento no dia 02/04/2013, às 14:30 horas, tendo como objetivo a contratação de serviços de publicação dos atos oficiais do Município em Jornal de Grande Circulação no Estado de São Paulo e Circulação Local no Município de São Sebastião da Grama. Maiores informações po-derão ser obtidas pelo Tel. (0XX19) 3646 9700, (0xx19) 3646-9951, ou pelo e-mail: licitacao@

ssgrama.sp.gov.br

São Sebastião da Grama, 12 de março de 2013.José Francisco Martha

Prefeito Municipal

EDITALRECOLHIMENTO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

- ANO 2013. O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚS-TRIAS DA CONSTRUÇÃO, DO MOBILIÁRIO E MONTAGEM INDUSTRIAL DE MOCOCA, E REGIÃO, com sede social na Rua Profª. Elisa Maia Norte, 30 - Conj. Habitacional Dr. Gilber-to Rossetti - município de Mococa/SP., com base territorial nas cidades de Mococa, (distritos de São Beneditos das Areias e Igaraí), São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Ta-piratiba, Itobi, Divinolândia (distrito de Campestrinho) e Cacon-de (distrito de Palmeral), em atenção ao disposto nos artigos 605 e 578, da CLT, comunica as empresas do ramo da indús-tria da construção civil de pequenas e grandes estruturas, in-clusive empreiteiras, as indústrias de materiais p/ construção tais como: olarias cerâmicas para construção (branca, verme-lha e refratários), ladrilho, hidráulicos, artefatos de cimento e amianto, mármores e granitos, pinturas, decorações, estuques, ornatos, cimento, cal e gesso, tijolos refratários; das indústrias de serrarias e carpintarias, tanoarias, artefatos de madeiras, compensados e laminados, aglomerados e chapas de fibras da madeira e fórmica, móveis de madeira, de junco e vime, estofa-dos, colchões, banco de automóveis e de cortinas, vassouras e pincéis, das instalações elétricas, gás hidráulicas e sanitárias, montagens industriais, poços artesianos, da Construção Pe-sada, de Estradas, pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral (Pontes, Portos, Canais, Barragens, Aeroportos, Hi-drelétricas e Engenharia Consultiva) Construção, Recupera-ção, Reforço, Melhoramentos, Manutenção e Conservação de Estradas, Pontes, Barragens, Hidrelétricas, Termoelétricas, Ferrovias, Túneis, Eclusas, Dragagens, Aeroportos, Obras de Saneamento, Operadores de Máquinas de Terraplanagem, de Basculantes e de Equipamentos, inclusive nas áreas adminis-trativas, Empreiteiras ou Empresas Prestadoras de Serviços na Construção Pesada, Fornecedoras e Locadoras de mão de Obra de serviços temporários e terceirizados destes seguimen-tos ou a eles equiparados, que deverão descontar, dos salários dos empregados em folha de pagamento do mês de março/2013 (CLT Art.582) o valor equivalente a uma diária (CLT Art.580-I). A Contribuição Sindical deverá ser recolhida nas agências da Caixa Econômica Federal ou na rede bancá-ria credenciada no decorrer do mês de abril/2013, sendo o código desta entidade nº 004.134.04299.1 - Após o reco-lhimento a empresa deverá remeter ao Sindicato, cópia da guia quitada, acompanhada da relação nominal dos empre-gados, especificando o valor dos salários e da contribuição correspondente (Portaria nº 3.690 de 04.10.1977). O não recolhimento da Contribuição Sindical no prazo legal impli-cará nas penalidades previstas no artigo 600 e 608 da CLT.

Mococa/SP. 15 de março/2013.Antonio Celso de Souza

Diretor Presidente.RG. 12.696.942-SSP/SP.

PORTARIA Nº 124, DE 07 DE MARÇO DE 2013.ADMITE, PARA EMPREGO PÚBLICO EFETIVO NA ADMINIS-TRAÇÃO MUNICIPAL DIRETA, PELO REGIME CELETISTA, O SENHOR JOÃO BATISTA DA SILVA E DÁ OUTRAS PROVI-DÊNCIAS. JOSÉ FRANCISCO MARTHA, Prefeito Municipal de São Sebastião da Grama, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais,

CONSIDERANDO: - Que o Senhor JOÃO BATISTA DA SILVA foi aprovado no Concurso Público Municipal nº 002/2009 para o emprego de VIGILANTE PATRIMONIAL, Cód. 30-EPE, criado pela Lei Mu-nicipal nº 024, de 18 de junho de 2009, que dispõe sobre a Es-trutura e Organização e sobre a Reestruturação do Quadro Ge-ral de Pessoal da Prefeitura do Município de São Sebastião da Grama-SP, e demais alterações, classificado em 8° lugar, com 30 pontos;

RESOLVE:- Art. 1º - Admitir, pelo regime jurídico celetista, o Se-nhor JOÃO BATISTA DA SILVA, RG nº 18.133.061-1-SSP/SP, para o emprego público efetivo de VIGILANTE PATRI-MONIAL, Cód. 30-EPE, a partir desta data, com a carga ho-rária semanal de 40 (quarenta) horas, referência R$ 678,00

Valor: R$ 250,00

PORTARIA Nº 122, DE 07 DE MARÇO DE 2013.DESCLASSIFICA CANDIDATOS PARA O EMPREGO PÚBLICO DE VIGILANTE PATRIMONIAL E MONITOR DE INFORMÁTI-CA APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO MUNICIPAL Nº 002/2009 E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. JOSÉ FRANCISCO MARTHA, Prefeito Municipal de São Sebastião da Grama, Estado de São Paulo, no uso de suas atribuições legais, eCONSIDERANDO que: 1 – O Senhor ALESSANDRO APARECIDO ALFREDO, RG n° 29.518.675-6-SSP/SP, aprovado no CONCURSO PÚBLI-CO MUNICIPAL nº 002/2009, para o emprego público de VIGI-LANTE PATRIMONIAL, criado pela Lei Municipal nº 024, de 18 de junho de 2009, que dispõe sobre a Estrutura e Organização e sobre a Reestruturação do Quadro Geral de Pessoal da Prefeitu-ra do Município de São Sebastião da Grama-SP, e demais altera-ções, classificado em 6º lugar, com 32 pontos, não compareceu nos dias, períodos e horários e nem apresentou documentação exigida no Edital de Convocação, conforme consta da certidão do Departamento competente (cópia anexa); 2 – A Senhora YASMIM LOTTI SILVA MATHEUS, RG n° 46.387.241-1-SSP/SP, aprovada no CONCURSO PÚBLICO MU-NICIPAL nº 002/2009, para o emprego público de MONITOR DE INFORMÁTICA, criado pela Lei Municipal nº 024, de 18 de junho de 2009, que dispõe sobre a Estrutura e Organização e sobre a Reestruturação do Quadro Geral de Pessoal da Prefeitura do Município de São Sebastião da Grama-SP, e demais alterações, classificada em 6º lugar, com 46 pontos, não compareceu nos dias, períodos e horários e nem apresentou documentação exi-gida no Edital de Convocação, conforme consta da certidão do Departamento competente (cópia anexa);

RESOLVE: - Art. 1º - Desclassificar os candidatos ALESSANDRO APARECIDO ALFREDO, portador da Cédula de Identidade RG n° 29.518.675-6-SSP/SP e YASMIM LOTTI SILVA MATHEUS, portadora da Cédula de Identidade RG n° 46.387.241-1, pelos motivos acima expostos. Art. 2º - A presente Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

São Sebastião da Grama, 07 de março de 2013JOSÉ FRANCISCO MARTHA

Prefeito MunicipalENCADERNADA NO LIVRO PRÓPRIO E PUBLICADA POR EDITAL NA SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL E NA IMPREN-SA LOCAL. DATA SUPRA.

Milton João HespanholLíder de Assuntos Administrativos

PREGÃO PRESENCIAL n.º 16/13 José Francisco Martha, Prefeito Munici-pal de São Sebastião da Grama, torna público que acha-se aberto, procedimento licitatório, na modalidade Pregão Presencial, com encer-ramento no dia 01/04/2013, às 16:00 horas, tendo como objetivo a contratação de empresa especializada para a prestação de serviço de operação “tapa buraco” em C.B.U.Q. (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), incluindo limpe-za, transporte e aplicação de massa asfáltica. Maiores informações poderão ser obtidas pelo Tel. (0XX19) 3646 9700, (0xx19) 3646-9951, ou

pelo e-mail: [email protected]

São Sebastião da Grama, 12 de março de 2013.José Francisco Martha

2° - Que o Senhor FABIANO MARCELINO TOLEDO foi aprovado no Concurso Público Municipal nº 002/2009 para o emprego de VIGILANTE PATRIMONIAL, Cód. 30-EPE, criado pela Lei Municipal nº 024, de 18 de junho de 2009, que dispõe sobre a Estrutura e Organização e sobre a Reestruturação do Quadro Geral de Pessoal da Prefeitura do Município de São Se-bastião da Grama-SP, e demais alterações, classificado em 7° lugar, com 32 pontos;

RESOLVE:- Art. 1º - Admitir, pelo regime jurídico celetista, o Senhor FABIANO MARCELINO TOLEDO, RG nº 32.233.297-7-SSP/SP, para o emprego público efetivo de VIGILANTE PATRIMONIAL, Cód. 30-EPE, a partir desta data, com a carga horária semanal de 40 (quarenta) horas, referência R$ 678,00 (seiscentos e se-tenta e oito reais) mensais. Art. 2º - A presente Portaria entra em vigor na data de sua publicação, devendo o(a) Responsável pelo Departamento Municipal de Recursos Humanos tomar as devidas providências administrativas. Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

São Sebastião da Grama, 07 de março de 2013JOSÉ FRANCISCO MARTHA

Prefeito MunicipalENCADERNADA NO LIVRO PRÓPRIO E PUBLICADA POR EDITAL NA SEDE DA PREFEITURA MUNICIPAL E NA IM-PRENSA LOCAL. DATA SUPRA.

Milton João HespanholLíder de Assuntos Administrativos

Page 5: Edição 659

16 de Março de 2013 JORNAL A CIDADE - Ano XX - Nº 659 Página 05

Sindicato em assembleia na empresa C.P.F.L. Serviços em S.J. do R. Pardo

No ultimo dia 11 de março nosso sindicato esteve realizando uma assembleia com todos os trabalhadores da C.P.F.L. Serviços(Unidade Fabrica) afim de levar ao conhecimento de todos os companheiros as repostas passada pela diretoria da empresa em reunião na cidade de Campinas, abaixo listados as reivindicações e soluções apresentada pela empresa e sindicato.

1) Transportes

Iremos fornecer transporte para os colaboradores que entram as seis da manha e para os que saem as 22:00 horas, por tempo determinado até que o transporte coletivo da cidade atenda os horários.

2) Horas extras

No primeiro horário, havendo necessidade, haverá prorrogação de duas horas.

No segundo horário, havendo necessidade, haverá antecipação de duas horas.

3) Alimentação – Jantar e almoço para trabalhadores em turnos

No mês de março, liberamos a pedido dos colaboradores almoço e jantar aos sábados, para que a família dos colaboradores envolvidos possam adaptarem-se à nova rotina.

Os intervalos de almoço e jantar nos dois novos horários são de uma hora cada, conforme legislação

Também mantemos local apropriado para refeições nas nossas instalações em São José do Rio Pardo.

4) Horário do café da tarde

No horário atual, no primeiro horário e no segundo horário pretendemos servir o café às 14:10h, mas podemos modificar se os colaboradores solicitarem outro (s) horários.

5) Ponto eletrônico – comprovante com horários de entrada e saída

Instalamos no refeitório um quiosque (mesa com computador) para uso de quem não possui micro computador, podendo acessar o relatório a qualquer tempo. Basta para isso cada co-laborador solicitar acesso a rede para logar os relatórios pessoais. Outra forma é abrir um chamado que o RH envia o relatório do período solicitado.

6) Horário dos estudantes

Neste caso, o colaborador que estuda a noite fará o primeiro horário, enquanto que o co-laborador que estuda de manha, fará o segundo horário

7) Plano de carreira – função diferentes da anotação em carteira

A descrição de cargo abrange as atividades de operador de quindautos, empilhadeiras, e outras atividades inerentes à nossa operação.

8) Plano e cargo

Num prazo de até 120 dias será criado steps dentro dos cargos de meio oficial de manu-tenção, oficial de manutenção 1 e oficial de manutenção 2 , afim de reconhecer os colaboradores mais experientes

9) Dupla função

Não possuímos política de dupla função.

No caso de operadores de guindauto e empilhadeiras, faz parte da função do cargo.

10) Periculosidade (iniciantes na empresa não recebem)

Não se trata de iniciantes, o que procuramos fazer no passado foi limitar o adicional aos colaboradores que sistematicamente entram no sistema elétrico de potência, tanto na fábrica quan-to em serviços externos. Como a operação na Serviços tem se reorganizado de forma que os cola-

boradores sejam dedicados à unidade de negócio, o adicional no caso de Recuperação de Equi-pamentos não é cabível.

11) Material escolar para filhos de colaboradores

Não faz parte da política da CPFL Serviços, por inviabilidade orçamentária, ou seja, nossa operação não consegue suportar esta doação. no entanto, com o decorrer do tempo e na análise de resultados, a direção irá estudar a possibilidade.

12) Brindes para filhos dos colaboradores

Não faz parte da política da CPFL Serviços, por inviabilidade orçamentária, ou seja, nossa operação não consegue suportar esta doação, no entanto, com o decorrer do tempo e na análise de resultados, a direção irá estudar a possibilidade.

13) Trabalho com produtos químicos (pintores)

O uso de tinta e fundo dos pintores é analisado pela área de segurança, medicina e qua-lidade do trabalho, quando é preparado o PPRA e PCMSO. Todos os EPIs e EPCs são fornecidos para o manuseio destes produtos, bem como os exames médicos periódicos referentes à função.

O uso obrigatório de EPIs é exigido e fiscalizado periodicamente pelos encarregados e pelas inspeções de segurança.

Reinvidicação de CCM

1) Horario de saída do pessoal de Mococa (Locomoção com veículos próprios ate São José do Rio Pardo)

Quando houve a contratação de eletricistas para atender os contratos da Mococa e Leste Paulista, foi muito bem explicado que o local de trabalho (estabelecimento) seria São José do Rio Pardo, portanto, o transporte para acesso ao canteiro é de reponsabilidade do colaborador. Na área de Recuperação de equipamentos não temos este caso.

Sindicato encontra irregularidade em obras da região.

Em visitas de rotina realizadas pela diretoria do nosso sindicato é comum encontrar companheiros trabalhando sem E.P.I (equipamento de proteção individual), sem local apropriado para refeições, aguá potável entre outras irregularidades, o nosso sindicato vem atuando de forma consistente contra esse tipo de pratica, as leis existentes exigem e o dever do sindicato é fazer que se cumpra essas leis. As empresas que desrespeitarem as garantias dos trabalhadores serão notificadas e podem sofrer ações judiciais.

O Sindicato de homenageia os moradores de São José do Rio Pardo pelos 148 anos de muito progresso e pela belezas que aqui existe.Parabéns rio-pardenses pela sua pequena e significante cidade.

Page 6: Edição 659

16 de Março de 2013 - JORNAL A CIDADE - Ano XX - Nº 659 - Página 06

OAB e Departamen-to de Educação

realizam palestra motivacional para

as mulheres

No último dia 06 de mar-ço, a 183º Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em parceria com o Departamento de Educação da prefeitura municipal de São Sebas-tião da Grama, realizou uma palestra em comemo-ração ao Dia Internacional da Mulher. Com o tema “Tera-pia Automotivacional, Au-toestima x Automotivação”, a palestra foi ministrada pela professora Ivone En-gelman e reuniu dezenas de mulheres no anfiteatro da prefeitura. O objetivo da pa-lestra foi gerar a reflexão das mulheres em relação à importância delas na sociedade, bem como mo-tivá-las, para a busca de uma sociedade mais igua-litária. “Essa palestra foi uma forma de homenage-ar as mulheres de nossa cidade e incentivá-las a buscar seus propósitos através da automotivação. Acredito que conseguimos alcançar nosso objetivo, pois falamos para mulhe-res de várias idades, cren-ças e sonhos”, finalizou a gerente de educação, Elza Olívia da Silva.

Dr. Antonio Henrique de Marco, professora Ivone Engelman, Drª Juliana Fernandes de Marco, Elza Olívia da Silva e Dr. Rafael de Camargo após a palestra em comemoração ao Dia Internacio-nal da Mulher

Representantes da empresa Melitta estiveram em São Sebastião da Grama no dia 07 de março para a entrega de kit escolar para os alunos da Escola Pólo do Vale da Grama. A ação faz parte do projeto social da empresa “Fazendas Sustentáveis”, que visa desenvolver as pes-soas e gerar progresso através da educação. Também foram doados brinquedos que ficarão disponíveis aos alunos na brinquedoteca da escola. O prefeito Zé da Doca acompanhou a entrega dos materiais e falou da importância da ação. “A iniciativa é de grande valia para o município, já que esses alunos são carentes e não têm condições de adquirir o material escolar. A prefeitura agradece a parceria.” A gerente de educação, Elza Olívia da Silva tam-bém esteve presente à entrega.

Momento da entrega dos brinquedos

Melitta entrega kit escolar para os alunos da Escola Pólo do Vale da Grama

São Sebastião da Grama

Deputado Antonio Mentor visita São Sebastião da Grama

No dia 08 de março, o prefeito Zé da Doca recebeu em seu gabinete o deputado estadual, Antonio Mentor. Em reunião, o prefeito e o presidente da Câmara, Ra-fael Mascherin Montouro, falaram sobre as necessidades do município e solicitaram apoio do deputado para liberação de verbas dos governos estadual e federal. “Estamos buscando incansavelmente recursos para investir em melhorias para a população e, o apoio dos deputa-dos, é fundamental para agilizar a liberação das verbas”, expli-cou o prefeito. O deputado Antonio Mentor se dispôs a colaborar no que for preciso com a administração municipal. “Coloco-me à disposição do prefeito Zé da Doca para que o Governo Estadual e Federal possam disponibilizar recursos para São Sebastião da Grama”, ressaltou o parlamentar. Ao final da reunião, Zé da Doca destacou a importân-cia da visita do deputado. “Uma nova história está sendo gra-vada em São Sebastião da Grama, e a administração sempre estará de braços abertos para firmar boas parcerias e elaborar projetos totalmente voltados para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, finalizou o prefeito.

Mais uma parceria que vem demonstrar a preocupação do prefeito Zé da Doca em buscar recursos para melhoria da qualidade de vida da

população

O ESF Saúde Certa, localizado no Jardim São Sebastião, em São Sebas-tião da Grama, realizou um mutirão para a realização do exame preventivo. O exame é destinado às mulhe-res com a finalidade de prevenir e detec-tar precocemente o câncer de colo do útero, além de doenças como o HPV. Como muitas mulheres deixam de realizar o exame devido ao trabalho, o mutirão aconteceu das 18h00 as 21h00. Também foi sorteado um kit de beleza entre todas as pacientes que re-alizaram o exame preventivo no mês de fevereiro. O kit foi sorteado no dia 08 de março, dia internacional da mulher, e a ganhadora foi Joseane Aparecida Ferrei-ra Saturnino.

ESF “Saúde Certa” realizou mutirão do exame preventivo

Enfermeira Thaís faz a entrega do kit de beleza à ganhadora Joseane

Queda de preço da cesta básica deve chegar ao cliente em breve, diz Agas

Associação de supermercados do RS garante redução para o consumidor.Governo federal anunciou retirada dos impostos federais de produtos.

Os índices anuncia-dos pelo governo federal. Se-gundo ele, é de interesse dos supermercadistas reajusta-rem os preços o mais rapida-mente possível para atrair os consumidores em um setor marcado por forte concorrên-cia. “O fato é que ainda precisamos interpretar a nova legislação. O setor comemora porque é uma reivindicação antiga, principalmente na de-soneração de tributos básicos relacionados a produtos de higiene básica. Acredito que a medida anunciada pelo go-verno será aplicada em bre-ve pelos supermercadistas”, sustenta. “A partir de agora, a empresa que se adequar de forma mais rápida, sai na frente da concorrência”, avisa Longo.

Carnes de todos os tipos (bovina, suína, aves e peixes), café, óleo, mantei-ga, açúcar e papel higiênico sofreram desoneração de 9,25%. Pasta de dentes e sabonete caíram 12,5%. Al-guns itens como leite, feijão, arroz e farinha já não tinham nenhuma incidência de PIS--Cofins e de IPI. No total, 16 produtos serão afetados pela medida do governo federal.

Anunciada pela presidente Dilma Rousseff, a retirada de impostos fede-rais que incidem sobre todos os produtos da cesta básica devem chegar às prateleiras dos supermercados gaúchos em breve. A associação do setor diz que as redes vare-jistas ainda precisam estudar a medida, mas comemora o anúncio e garante redução no preço das mercadorias.

O presidente da Associação Gaúcha de Su-permercados (Agas), Antônio Cesa Longo, diz que a redu-ção deve acompanhar.

“A entidade vai pro-curar seus associados nesta semana e vamos ver como é possível viabilizar isso. Mas é certo que vai acontecer (a redução de preços), só pre-cisamos saber quando. Três mil lojas disputam o mesmo consumidor. É uma con-corrência muito forte. Não há como manter o mesmo patamar nos preços das mercadorias”, afirma Lon-go.

Segunda cesta básica mais cara do país

O preço da cesta básica em Porto Alegre é o segundo mais alto do país, segundo a pesquisa divulga-da na quinta-feira (7) pelo De-partamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioe-conômicos (Dieese). O estu-do apontou que o valor médio de R$ 318,16 registrado em fevereiro só perde para os R$ 326,59 de São Paulo. A alta em relação a janeiro foi de 2,85%. Entre as 18 capitais pesquisadas pelo Dieese, 15 apresentaram altas nos preços. As maiores foram re-gistradas em Recife (8,35%), Fortaleza (7,22%), e João Pessoa (7,11%). As três cida-des com baixa nos valores fo-ram Vitória (-0,63%), Goiânia (-0,56%) e Brasília (-0,24%).Renúncia fiscal.

Com a medida anunciada nesta sexta-feira, o governo abrirá mão de R$ 7,3 bilhões em impostos ao ano, dos quais R$ 6,8 bilhões relativos ao PIS/Cofins e R$ 572 milhões ao IPI. Somen-te em 2013, a renúncia fiscal será de R$ 5,5 bilhões, se-gundo as contas do governo. Durante o pronun-ciamento em rede nacional, Dilma Rousseff falou sobre o “cuidado” com o controle da inflação. “É por isso que não descuido um só momento do controle da inflação, pois a estabilidade da economia é fundamental para todos nós”, afirmou.Defesa dos consumidores A presidente tam-bém anunciou que, a partir de 15 de março, o governo passará a adotar novas me-didas de defesa do consumi-dor. Ela disse que o país pas-sará a “fiscalizar com mais rigor, aplicar multas mais adequadas, vai conscientizar empresas, consumidores e toda a sociedade sobre as vantagens, para todos, da melhoria das relações de consumo”. “No próximo dia 15 de março, não por coincidên-cia, o Dia Internacional do Consumidor, vamos anunciar um elenco de medidas que transformarão a defesa do consumidor, de fato, em uma política de Estado no Brasil”, declarou Dilma. O governo deverá criar novos instrumentos le-gais premiar boas práticas e punir as más, conforme disse a presidente, além de reforçar os Procons e criar mecanismos capazes de dar “respostas mais ágeis e mais efetivas” às demandas do consumidor. “Vamos cobrar melhorias de serviços e mais transparências das empre-sas e do próprio governo”, afirmou.