Edição - 76

16
HORIZONTE O que a comunidade e os prefeitos sonham para 2010 Maioria dos carnês de IPTU já foi distribuída Sport Club Barueri é o novo time da cidade Denise Dummont resgata a história do pai em filme Cobrança na Castello começa neste domingo (17) REGIÃO ESPORTE COTIA ENTREVISTA S/A PÁGINA 5 PÁGINA 10 PÁGINA 12 PÁGINA 5 PÁGINA 7 Publisher: Cláudia Azevedo Ano II - nº 76 Sexta-feira, 15 de janeiro de 2010 ALPHAVILLE | TAMBORÉ | ALDEIA DA SERRA | GRANJA VIANA | SÃO FRANCISCO BARUERI | SANTANA DE PARNAÍBA | COTIA | OSASCO| ITAPEVI www. girosa .com.br Pelo segundo ano con- secutivo, a reportagem do Giro S/A ouviu cidadãos e representantes dos gover- nos municipais para saber das prioridades para este ano, sob o ponto de vista de cada um deles. Entre os políticos, foram destacados investimentos nas áreas de segurança, infraestrutura, saúde e esporte. para a população, questões como meio am- biente e oportunidade de tra- balho estão entre as mais im- portantes. Mas ressaltou-se, que em ano eleitoral, as boas escolhas são definitivas para po- líticas públicas que privilegiem a todos, em diversas as áreas. Salão de Detroit: sem novidades DIVULGAÇÃO PEDÁGIO PÁGINAS 4 E 6 LEONARDO SOARESAE FOTOS: DIVULGAÇÃO E ZÉ CARLOS BARRETTA GIRO S/A “Onde vivem os monstros” retrata mundo infantil de forma criativa Parnaíba, Barueri e Osasco ajudam a reconstruir São Luiz do Paraitinga PÁGINA 14 PÁGINA 15 CINEMA SOLIDÁRIO Ruas devem ganhar radares e zona azul AUTOS IMPACTO COMUNICAÇÃO WARNER BROS. DIVULGAÇÃO PÁGINA 9

description

 

Transcript of Edição - 76

Page 1: Edição - 76

horizonte

O que a comunidade e os prefeitos sonham para 2010

Maioria dos carnês de IPTU já foidistribuída

Sport Club Barueri é o novo time da cidade

Denise Dummont resgata a história do pai em filme

Cobrança na Castello começa neste domingo (17)

região

esporte

Cotia

entrevista s/a

PágIna 5

PágIna 10

PágIna 12

PágIna 5

PágIna 7

Publisher: Cláudia Azevedo

Ano II - nº 76Sexta-feira,

15 de janeiro de 2010

alPhavIlle | TaMBOré | alDeIa Da Serra | granja vIana | SãO FranCISCOBarUerI | SanTana De ParnaíBa | COTIa | OSaSCO| ITaPevI

www.girosa.com.br

Pelo segundo ano con-secutivo, a reportagem do Giro S/A ouviu cidadãos e representantes dos gover-nos municipais para saber das prioridades para este ano, sob o ponto de vista de cada um deles. Entre os políticos, foram destacados investimentos nas áreas de segurança, infraestrutura, saúde e esporte.

Já para a população, questões como meio am-biente e oportunidade de tra-balho estão entre as mais im-portantes. Mas ressaltou-se, que em ano eleitoral, as boas escolhas são definitivas para po-líticas públicas que privilegiem a todos, em diversas as áreas.

Salão de Detroit: sem novidades

DIv

Ulg

açã

O

pedágio

PágInaS 4 e 6

leO

na

rD

O S

Oa

reS

ae

FOTO

S: D

IvU

lga

çãO

e Z

é Ca

rlO

S B

ar

reT

Ta g

IrO

S/a

“Onde vivem os monstros” retrata mundo infantil de forma criativa

Parnaíba, Barueri e Osasco ajudam a reconstruir São luiz do Paraitinga

PágIna 14PágIna 15

CIneMa

SOlIDárIO

ruas devem ganhar radares e zona azul

autos

IMPa

CTO

CO

MU

nIC

açã

O

Wa

rn

er B

rO

S.

DIv

Ulg

açã

O

PágIna 9

Page 2: Edição - 76

Até o dia 22, a prefeitura de Itapevi recebe as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos na Casa das Artes. Informações 4141-0403.

Até o dia 30 de janeiro, o Centro de Memória e Integração Cultural (CEMIC) “Bertha Moraes”, em Santana de Parnaíba, recebe a exposição Os Direitos do Homem e da Criança. Informações 4154-6251.

A prefeitura de Barueri está com as inscrições para o curso gratuito de Informática Básica. Informações 4198-8177.

No dia 31, às 18h, o percussionista Willians Marques, da trupe O Teatro Mágico, apresenta o show Pindorama, no Espaço Cultural Grande Otelo, em Osasco. Ingressos R$ 10,00. Informações 3652-9514.

A partir do dia 26, todas as terças-feiras, das 10h às 17h, acontece a Feira de Alimentos Orgânicos no varandão do Parque Ecológico Chico Mendes, em Osasco. Informações 3591-1828.

Termina no dia 22 o prazo para inscrições no Centro de Convivência do Idoso de Itapevi. Rua Cesário de Abreu 610 – Centro.

No dia 29, encerra-se o prazo para os estudantes do município de Osasco retirarem o requerimento do Bilhete Eletrônico Social Escolar. Informações 3656-4509.

A secretaria de Esportes de Cotia está com as inscrições abertas para as aulas gratuitas de atletismo, basquete adaptado para a 3ª idade e outras modalidades. Informações 4148-1724.

A secretaria de Atividade Física, Esporte e Lazer de Santana de Parnaíba recebe as inscrições para as atividades oferecidas nas escolinhas de esportes. Informações 4154-6353.

A partir desta sexta-feira (15), a Trust Advocacia se muda do Centro Comercial de Alphaville para Rua Bartolomeu Bueno da Silva 28, Centro Histórico de Santana de Parnaíba.

opinião | nacional | economia | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbano

editorial

Sexta-feira, 15 de janeiro de 20102

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas e faculdades.

Diretor Executivo: J.C. Rocha | Publisher: Cláudia AzevedoEditora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson NovaisDepartamento Comercial: [email protected] Calçada dos Cravos, nº 130, Centro Comercial Alphaville, Barueri - Tel. 4208-3777. CEP - 06453-053 | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Atlântica Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

artigo

Acesse versão on-line:www.girosa.com.br

No último dia 03 de dezembro, come-moramos mais um Dia Nacional de Combate à Pirataria e Biopirataria, com ações de destrui-ção de produtos ilegais apreendidos por nossas autoridades. Aliás, cada vez mais presenciamos recordes na apreensão destes produtos.

Pensar nos avanços alcançados em 2009, nos faz lembrar as ações de Governo, algumas li-deradas pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria, do Ministério da Justiça, e pelas ações privadas, realizadas pelo Fórum Nacional de Combate à Pirataria - FNCP, em estreita par-ceria com outras enti-dades como a FIESP, o Instituto do Capital Inte-

lectual – ICI e o Instituto Brasil Legal - IBL.

O CNCP - Conselho Nacional e Combate à Pirataria, apresentou em 2009, o seu novo plano estratégico para os próximos anos, re-presentado por 23 ações, que se imple-mentadas, significarão duro golpe nas quadri-lhas que lidam com a falsificação de produ-tos em nosso país.

O Fórum Nacio-nal contra a Pirataria e Ilegalidade – FNCP mostrou-se bastante atuante em 2009, ano em que priorizou a aproximação com o Mi-nistério Público, aliás, importante parceiro no enfrentamento dos crimes contra a Pro-priedade Intelectual.

Outra linha buscada pelo Fórum contra a Pirataria foi a da troca de informações qualifi-cadas com os represen-tantes dos nossos paí-ses vizinhos. E m 2009, na cidade de Foz do Iguaçú, promoveu a se-gunda edição do encon-tro na tríplice fronteira, com o irrestrito apoio da Superintendência da 9ª Região Fiscal, da Re-ceita Federal do Brasil.

Para encerrar o ano, o FNCP empossou o seu novo Presidente, Edson Vismona, expe-riente combatente nas causas contra a ilegali-dade. Em tal cerimônia de posse, a qual estive presente, foi feito o anúncio de uma par-ceria entre o FNCP e a produtora do cineasta José Padilha, através do qual, intenciona-se a produção de uma longa metragem que

retratará os bastidores da pirataria no Brasil.

Para 2010, espera-se um ano difícil do ponto de vista legislati-vo, principalmente em vista do processo elei-toral que teremos. E o pior, é que temos “dor-mindo” nos escaninhos de nosso Congresso Nacional, importantes projetos de lei, como o PL 333/99, que infeliz-mente completou dez anos de vida, sem ter sido aprovado.

Esperamos assim, que o Poder Executivo, através de suas forças de repressão, possa dar continuidade às ações repressivas que vêm realizando. Espe-ramos de igual forma, um expressivo incre-mento dos encontros para trocas de infor-mações entre a socie-dade civil organizada, e os representantes do poder público.

Por fim, e não me-nos importante, espe-ra-se que a sociedade brasileira seja cada vez mais intransigente com a comercialização de produtos ilegais. Os danos causados pela pirataria, descaminho e contrabando, ao nosso país, são imensuráveis. É hora de a sociedade brasileira defender a bandeira da legalidade.

Márcio Costa de Menezes e Gonçalves é sócio da De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados. Foi o primeiro Secretário Execu-tivo do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Proprieda-de Intelectual, do Ministério da Justiça. É o Presidente fundador do ICI – Instituto do Capital Intelectual.

O combate à pirataria em retrospectiva e perspectiva

MÁrCio CoSta de MeneZeS e GonÇaLVeS

Como já fez em outras edições, a reportagem do Giro S/A conversou com pessoas da comunidade e políticos e perguntou: qual a sua prio-ridade para 2010? Apesar de os entrevistados viverem em cidades diferentes, e possuí-rem as mais diversas profis-sões, todos foram unâmimes em dizer que 2010 precisa ser um ano de boas escolhas (confira a reportagem nas páginas 4 e 6). Este ano será decisivo para o sucesso dos próximos quatro, portanto, seja criterioso e consciente.

Comece o ano cheio de sonhos, mas não se esqueça de pensar coletivamente. Al-meje o melhor para si, valori-ze sua família, mas também cuide do meio ambiente, res-peite o próximo e faça com que o “mundo” ao seu redor gire de maneira perfeita.

O mundo com o qual você sonha pode se tornar realidade, mas você tem de dar um pouco de si para que isto aconteça.

“Os grandes navegado-res devem sua reputação aos temporais e tempestades”.

Cláudia Azevedo Publisher

agenda s/a

entre aspas

“A doutora Zilda Arns estava em uma igreja, onde proferiu uma palestra para cerca de 150 pessoas. Ela já

tinha acabado seu discurso e estava conversando com um sacerdote, que

queria mais informações sobre o trabalho da Pastoral da Criança. De repente, começou o tremor”.

neSta quinta-feira (14), eM nota fLÁVio arnS, Senador e Sobrinho da fundadora da PaStoraL da CrianÇa que Morreu no haiti

“Desde ontem (12), a população dorme nas ruas, e períodos de silêncio são

entrecortados por cânticos e clamores, sobretudo após os tremores. Em frente a

nossa casa, foram erguidas barraquinhas, onde dezenas de pessoas se preparam

para passar mais uma noite”. texto PoStado eM bLoG na noite de quarta-feira (13), PeLo ProfeSSor

da uniCaMP, oMar ribeiro thoMaZ, no haiti deSde 31 de deZeMbro.

Page 3: Edição - 76

samanta [email protected]

Desde a tarde de ter-ça-feira (12), quando um terremoto de sete pontos na escala Richter atingiu a capital do Haiti, Porto Príncipe, mais de 20 paí-ses enviaram ajuda hu-manitária para atender as necessidades emergen-ciais do país caribenho.

Do Brasil, um avião da FAB partiu na manhã desta quinta-feira (14) levando 13 toneladas de suprimentos, bombeiros, médicos e cães farejado-res. A Marinha deve en-viar nos próximos dias um navio para o aten-dimento das vítimas. A embarcação vai levar um equipamento capaz de produzir água potável.

O plano emergencial do Brasil para ajuda ao

Haiti, segundo o ministro da Defesa Nelson Jobim, vai se concentrar no sepul-tamento dos mortos, so-corro médico aos feridos, remoção de destroços, reforço da segurança e dis-tribuição de suprimentos.

Os militares brasileiros

ainda vão montar hospitais de campanha. Um hospital móvel equipado com tera-pia intensiva e laboratório foi cedido pela Rússia, que também disponibilizou 120 médicos especialis-tas em diversas áreas. De acordo com o ministro das

relações exteriores da Ar-gentina, todos os hospitais de Porto Príncipe desaba-ram com o terremoto.

República Dominicana, Venezuela, Cuba, México, EUA, Chile, Bélgica, Suécia, Luxemburgo, China, Israel, Canada, França, Guiana, Is-

lândia, Marrocos, Holanda e Inglaterra também con-tribuíram com o esforço internacional.

Organizações de assistênciaSegundo a Cruz Ver-

melha Internacional, o espaço aéreo haitiano foi aberto para as organiza-ções não governamentais de ajuda humanitária na manhã da quinta-feira (14). A sede dos Médi-cos sem Fronteiras foi bastante danificada pelo terremoto, informou a organização, que não está funcionando plenamente.

A Ong brasileira Viva Rio, que desenvolve pro-jetos no país desde 2007, abriu uma conta corrente no Banco do Brasil para receber doações. O nú-mero da conta é 5113-6 e a agência, 1769-8.

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbanosexta-feira, 15 de janeiro de 2010 3

mais de 20 países prestam auxílio ao HaitiAjudA humAnitáriA Brasil enviou 13 toneladas de suprimentos, médicos, bombeiros e cães farejadores

ro

ose

wel

t P

inH

eir

o -

ab

r

Panorâmicas

O corpo da médica sanitarista, Zilda Arns, morta em decorrência do terremoto no Haiti, chega ao país nesta sexta-feira (15)

tragédia Terremoto que deixou milhares de desabrigados chegou a sete pontos na escala Richter

Sem seguroAs empresas TAM e Gol foram proibidas pela Anac de incluir o seguro contra acidentes na venda de passagens áreas pela internet. A Agência constatou que as empresas adicionavam o valor do seguro ao preço da passagem, sem especificar claramente a tarifa. A Anac, no entanto, disse que não tem competência para definir se a prática consiste em venda casada ou não.

Aumento da gasolinaA Fundação Getúlio Vargas divulgou nesta quinta-feira (14) que o preço na gasolina na bomba pode ter um aumento de 2% em fevereiro, como reflexo da diminuição da porcentagem de álcool misturado ao combustível de 25 para 20%. A redução anunciada pelo governo na segunda-feira vai vigorar de fevereiro a maio e, segundo os economista da FGV, vai impedir maiores elevações no preço do etanol.

Page 4: Edição - 76

Samanta diaS [email protected]

Entre as iniciativas que serão tocadas pelas ad-ministrações municipais neste ano, os prefeitos da região escolheram, a pe-dido do Giro S/A, as prio-ridades de suas gestões. Dar fluidez ao trânsito nos locais afetados por congestionamentos e er-radicar os pontos de ala-gamento são as metas de

Rubens Furlan (PMDB), prefeito de Barueri.

“Eu assumi o compro-misso de que em 2011 não haverá mais enchen-tes na região do Alpha-ville. Me reuni com os técnicos e achamos uma alternativa que demanda investimentos da ordem de 20 milhões”, falou Fur-lan. A região ainda vai ganhar um novo acesso à rodovia Castello Branco, a partir da Avenida Mar-

cos Penteado. Em Osasco, o foco

será continuar as canali-zações de córregos, du-plicações de avenidas e urbanização de favelas. “Eu diria que este ano a prioridade é terminar as obras de infraestrutura que estão em andamento e fazer a reestruturação do setor da saúde, que é o nosso maior problema, começando pela troca da gestão do hospital muni-

cipal”, explicou o prefeito Emidio de Souza (PT).

A prefeita de Itapevi, Ruth Banholzer (PT), também destacou a con-tinuidade de ações como a substituição das es-colas de madeira e os investimentos em segu-rança, mas ressaltou o aumento de receita para o esporte. “Temos uma previsão de investimen-tos mais forte na área de infraestrutura para o

esporte porque há uma necessidade pendente de nossa cidade neste setor”, afirmou.

A intenção do prefeito de Cotia, Carlão Camargo (PSDB), é entregar refor-mas e novos postos de pronto-atendimento em saúde em vários bairros da cidade. Ele ainda des-tacou as obras como re-capeamento e construção de escolas. “Fiz um levan-tamento com o secretário

de obras de 79 interven-ções grandes e pequenas que serão feitas na cidade durante este ano”, afir-mou o prefeito.

Segundo a assessoria de imprensa de Santa-na de Parnaíba, entre as prioridades da prefeitura para 2010 estão a implan-tação de câmeras de mo-nitoramento na região de Alphaville e a entrega de nove colégios municipais e uma Etec.

Corrida 2010

restrições eleitoraiscomeçam em abril

Neste ano, as adminis-trações públicas come-çam a trabalhar com res-trições comuns aos anos eleitorais. A partir de 6 de abril, por exemplo, os governos estaduais não poderão repor salários acima da inflação. Na mesma data, os partidos políticos devem publicar as normas internas para a formalização das coliga-ções com outras siglas.

As convenções partidá-rias para definir candida-tos podem ser realizadas entre os dias 10 e 30 de junho. Até o dia 5 de julho, todos os candidatos aos cargos em disputa (pre-sidente, senador, gover-

nador, deputado federal e deputado estadual) devem estar registrados junto à Justiça Eleitoral.

Em 3 de julho, ficam proibidas as contrata-ções e nomeações de no-vos servidores no âmbito estadual e da União até a posse dos candidatos eleitos. Também a partir desta data, a lei barra a participação dos candi-datos aos cargos de presi-dente, governador e seus vices em inauguração de obras públicas.

Para os eleitores, a data importante é 5 de maio, o último dia para solicitar ou transferir o título eleitoral de uma cidade para outra.

Prefeitos revelam metas para 2010Prioridades Segurança, infraestrutura, saúde e esporte receberão mais investimentos nas cidades da região

foto

S: z

é ca

rlo

S b

ar

ret

ta -

Gir

o/S

a

chefeS do executivo Emidio, Carlão, Furlan, Silvinho e Ruth, prefeitos dos municípios de Osasco, Cotia, Barueri, Parnaíba e Itapevi, respectivamente, falam das áreas que serão priorizadas ao longo do ano

opinião | nacional | economia | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbano Sexta-feira, 15 de janeiro de 20104 A Justiça concedeu uma liminar ao vereador André Sacco (PSDB) anulando a lei que terceira a gestão do Hospital Antônio Giglio, em Osasco

BastidoresEmenda parlamentar A cidade de Itapevi vai receber R$ 558 mil destinados pelo governo do estado para a construção de um centro de lazer no bairro Parque Wey e de uma passarela no Jardim Vitápolis. A verba foi viabilizada pelo deputado João Caramez (PSDB).

Nobel da PazO governador José Serra se pronunciou em nota oficial na quarta-feira (13sobre a morte da fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns. Ele lembrou que em 2001, foi o coordenador da proposta de dar à brasileira o Prêmio Nobel de Paz, que recebeu apoio internacional.

Cidadã osasquenseO prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), lamentou a morte da médica Zilda Arns em nota à imprensa na quarta-feira (13). Emidio comentou que Zilda tinha o título de cidadã osasquense e também demonstrou solidariedade aos haitianos e familiares dos militares mortos.

Pedágio na CastelloEmidio de Souza (PT), prefeito de Osasco, participou ao vivo do programa do jornalista José Datena na terça-feira (12), que falava sobre as novas praças de pedágio instaladas na rodovia Castelo Branco. O prefeito criticou a iniciativa e comentou a tentativa de barrar a cobrança na Justiça.

Novo cartório eleitoralDe acordo com a Justiça Eleitoral em Barueri, a instalação de um novo cartório eleitoral em Santana de Parnaíba para atender à população da cidade depende da aprovação do Tribunal Superior Eleitoral, que já está com os documentos do processo.

*Log

ístic

a so

men

te p

ara

alun

os a

cim

a de

18

anos

.

ar

qu

ivo

- G

iro

/Sa

Page 5: Edição - 76

vânia alves [email protected]

A prefeitura de Cotia encomendou um estudo de uma empresa especia-lizada em trânsito - que por meio de Parceria Pú-blico-Provada (PPP), Lei 1557 de 2009 vai gerir os serviços na cidade – para definir quais serão os pontos da cidade que receberão radares, zona azul e outras interven-ções. Segundo o prefeito Carlão Camargo, é preci-so disciplinar o trânsito da cidade, com foco no centro, Granja Viana e Caucaia do Alto.

“A questão do radar é algo que não me agrada, mas se mostra necessária. Na Estrada de Caucaia, mais de três pessoas mor-reram há pouco tempo por excesso de velocida-de, na Avenida Professor

José Barreto, motoqueiro já foi autuado pilotando a 120 km/h”, exemplificou o prefeito. Carlão ressal-tou que a empresa tem mais 45 dias para apre-sentar um diagnóstico e soluções completas para

os problemas de trânsi-to na cidade, inclusive de estacionamento.

Como forma de orga-nizar o fluxo no centro, um estacionamento deve ser erguido a 100 metros da região central. Os mo-

toristas seriam levados ao destino por meio de vans. Já nas ruas centrais seria implantada a Zona Azul. “Está tudo sendo estuda-do e será encaminhado conforme a viabilidade”, completou Carlão.

iptu

Vencimentos já começaram

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbanosexta-feira, 15 de janeirO de 2010

Granja Viana, em Cotia vai ficar sem fornecimento de água nos dias 18 e 19. A Sabesp fará manutenção em Estação de Tratamento

5Granja Viana, em Cotia, ficará sem fornecimento de água nos dias 18 e 19 . A Sabesp faz manutenção na Estação de Tratamento

vias de Cotia vão ganhar radares e zona azulGestão Por meio de Parceira Público-Privada, prefeitura vai conceder a gestão dos serviços de trânsito na cidade

zé C

ar

lOs

ba

rr

etta

- G

irO

/sa

estaCiOnamentO Prefeitura quer organizar vagas na região central

Na região, as prefeituras já distribuíram os carnês do Imposto Predial e Territo-rial Urbano (IPTU) e os ven-cimentos já começaram. No dia 10 de janeiro, foi o venci-mento da primeira parcela do IPTU de Santana de Par-naíba, as demais parcelas vencem no mesmo dia dos meses subsequentes. Quem for pagar à vista, com 10% de desconto, deve fazê-lo no dia 25 deste mês. Mais in- formações 4622-7542.

Em Barueri, os carnês serão enviados até o final de fevereiro e o imposto deverá ser pago em duas parcelas, desde que o va-lor de cada uma delas não seja inferior a R$ 25. In-formações 4199-8000.

Os carnês também já

foram distribuídos aos contribuintes de Cotia. A primeira das doze parce-las vence no dia 20 de ja-neiro. Pagamento à vista garante 10% de desconto. Informações 4614-1814.

Em Osasco, o contri-buinte que pagar a taxa à vista terá 5% de des-conto, ou sem desconto, pode pagar em dez vezes. O primeiro vencimento será no dia 19 de feverei-ro, para imóveis da região central, e em 8 de março para os demais bairros.Informações 3652-9506.

Os contribuintes de Itape-vi receberão os carnês ainda neste mês. O vencimento da primeira das onze parcelas será no dia 25 de fevereiro. Informações 4143-7500.

Page 6: Edição - 76

vânia alves [email protected]

A reportagem do Giro S/A convidou cidadãos que atuam em diversos setores para des-tacar as ações que gostariam de ver priorizadas em sua cidade. Em ano eleitoral, todos parecem muito certos que é preciso votar com consciência e esco-lher representantes mais preocupados e envolvidos com as questões que real-mente interessam à comuni-dade, além de cobrar dos que já estão no poder, ações mais efetivas sobre os problemas que afetam a população. Meio ambiente também foi citado.

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbano sexta-feira, 15 de janeirO de 20106 A prefeitura de Barueri segue com a força-tarefa de limpeza de bocas de lobo e galerias pluviais para evitar transbordamentos

Comunidade destaca prioridades para 2010 OpiniãO Convidados pelo jornal, cidadãos da região destacaram ações que merecem receber atenção neste ano

ar

qu

ivO

gir

O s

/a

“Espero que em 2010 todos os segmentos tenham como objetivo estimular a economia para diminuir a carga tributária e os juros,

gerando emprego, riqueza e justa distribuição de renda.O ano de 2010 é um ano eleitoral. Temo que a

economia seja estimulada de forma diversa, por meio da generosidade excessiva do governo, que poderá ter um alto preço social no futuro e comprometer ainda mais a grande maioria de nosso povo

que é mais carente. Espero em 2010 mais responsabilidade e seriedade nas ações para

que a cada ano, passo a passo, alcancemos a prosperidade em bases sólidas, para alcançarmos

um país mais justo e com menos pobreza”.Sônia Furlan | Primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri e moradora da cidade

“Neste ano, temos a oportunidade de escolher com bastante consciência nossos representantes dos poderes Executivo e Legislativo. Gostaria que quando eleitos, estes cidadãos desenvolvessem campanhas públicas em benefício da população sem interesses próprios. Gostaria que a saúde fosse melhor e que a educação fosse de qualidade para todos os setores da sociedade, sem apadrinhamentos. Espero também, que o povo plante a semente anticorrupção e que isto comece nas classes mais baixas e desde cedo, nas escolas, e chegue até o Palácio do Planalto, em Brasília. Todos sabemos que isto não é fácil de se conseguir e nem se pode alcançar em curto prazo, mas precisa ser iniciado. Se isto for encaminhado, os benefícios sociais, educacionais, em saúde e em todos os setores serão maiores para a população, para o eleitor, para o pagador de imposto. Se conseguirmos escolher melhor nossos representantes e lutar contra a corrupção, nossas vidas serão melhores, a dos nossos vizinhos e a de todos os cidadãos de nossa cidade”.Hermógenes José Sant’anna | Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itapevi (Acita) e morador da cidade

“Mais um ano que se inicia nos 429 anos de Santana de Parnaíba. Gostaria que em 2010 não fosse permitida a entrada de tanta gente vinda de outros lugares ocupando espaços inadequados, colocando em risco as próprias vidas e de toda a família. Espero que o poder público tenha condições de conter a formação de tantas favelas que infestam a cidade e trazem dezenas de problemas para a comunidade que mora de forma regular no município. Espero que seja dado um basta a esta questão, que é conveniente apenas aos aspirantes a vereadores que fazem tudo por voto. Santana de Parnaíba também poderia ser um bolsão verde de hortifrutigranjeiros, por possuir uma saída fácil para o Ceasa”.

Mariazinha Fernandes | Artista plástica e moradora de Santana de Parnaíba

“Há hoje uma grande preocupação com o meio ambiente. Parece existir a percepção de que estamos deteriorando o nosso habitat de forma irreversível, e que se não tomarmos providências, nossa civilização estará em risco. Os governos municipais eleitos em 2008 já tiveram seu período de carência, é preciso cobrar que suas promessas eleitorais realmente sejam cumpridas. Deve-se cobrar principalmente que os municípios planejem o desenvolvimento. É inevitável que haja especulação imobiliária, que forças econômicas tentem a todo custo expandir seus negócios. A questão é que se houver um planejamento estratégico, prevendo isso, esse desenvolvimento pode se dar, mantendo-se minimamente a qualidade de vida. Espero que a preocupação com o meio ambiente abranja além das questões do verde, mas também as questões da produção (a economia) e as do dia a dia das pessoas (os problemas concretos). Os ambientalistas devem se esforçar para fazer essa abrangência”.Altamir Borges Filho | Licenciado em Filosofia, e ditor e morador da Granja Viana

“Espero que em 2010 possamos exercer e praticar cidadania, respeitar os outros e suas ideias, mesmo que discordemos delas, aceitar cada qual com sua opção de vida, trabalhar sério e com foco em buscar soluções simples para os problemas complexos que nos cercam. É preciso ser absolutamente transparente na relação com terceiros no campo pessoal e profissional, torcer (e haja torcida) para que a turma do andar de cima não faça muita confusão para prejudicar o que , nós do andar debaixo, estamos tentando fazer.Ano novo tem cheiro de novidade, mas não nos esqueçamos que elas só acontecem se nós quisermos e fizermos por elas. Então, espero que possamos continuar querendo e fazendo o possível, e às vezes o impossível (que demora um pouco, mas sempre vem), para que tenhamos um país melhor e mais justo, com pessoas melhores e com mais oportunidades, porque já provamos em vários campos que podemos e sabemos fazer. Temos que ter sempre uma pergunta: o que estamos fazendo para mudar esta realidade?”

Carlos Valmer P. T. Silva | do Comitê Gestor da Zoomp

“Com o crescente e rápido desenvolvimento tecnológico, as tradicionais oportunidades de trabalho formal, com registro profissional e direitos trabalhistas, vão ficando cada vez mais restritas, exigindo permanente e diversificada formação técnica, em todas as áreas.

Preocupa-me a redução das oportunidades de trabalho, em especial para os jovens, que estão estudando nas escolas técnicas e nas faculdades, que em nossa região

já somam mais de 50 mil. Sem espaço para desenvolverem suas habilidades e sem perspectiva de outros meios legais de conquistar os recursos financeiros para sobreviverem e

serem felizes na sociedade consumista em que vivemos, o que lhes restará?Será que os dirigentes responsáveis pela área de formação técnica e acadêmica estão analisando seriamente essa questão? De que adianta criar cursos e mais cursos, sem ter a certeza de muitas oportunidades de trabalho para os formandos? Penso que o governo deva ser mais rigoroso na liberação de autorizações para funcionamento de estabelecimentos de ensino e, com base em séria análise do mercado, divulgar o que país mais precisa, com garantia de trabalho para os profissionais que estão saindo aos milhares,dos fornos das escolas técnicas e faculdades”.Carlos Marx Alves | Secretário de Meio Ambiente de Osasco e morador da cidade

fOtO

s: a

rq

uiv

O p

essO

al

Page 7: Edição - 76

vânia alves [email protected]

A partir do próximo domingo (17), deve ser iniciada a cobrança de pe-dágio nas pistas expressas da rodovia Castello Bran-co, nos km 18 e 20. O valor praticado será de R$ 2,80 nas duas pistas. O preço da tarifa no km 33 será menor, R$ 5,60 contra os R$ 11,20 cobrados atualmente. As obras do Projeto Cebolão - contrapartida para o início da cobrança - foram inau-guradas pelo governador José Serra no dia 6 deste mês, e contemplam a nova ponte sobre o rio Tietê, na

chegada às marginais, a re-configuração das praças de pedágio e um trevo em Jan-dira/Aldeia da Serra.

Consta do projeto, o fe-chamento dos acessos ao Rodoanel Mário Covas exis-tentes antes das praças de pedágio da Castello Branco. Para acessar o Rodoanel pela rodovia, o motorista terá que pagar o pedágio, e fazê-lo novamente para dei-xar o Rodoanel.

Nova velocidadeO trecho da Rodovia

Castello Branco, a partir das marginais Pinheiros e Tietê até Itapevi deverá ter o limite máximo de veloci-dade alterado, segundo in-formações da CCR ViaOeste. Segundo a assessoria de

imprensa da concessioná-ria, responsável pela rodo-via, a empresa solicitou ao Departamento de Estradas e Rodagens do Estado de São Paulo (DER) e à Agên-cia Reguladora de Trânsi-to do Estado de São Paulo (Artesp) revisão dos limites máximo da velocidade pra-ticada hoje na Castello (120 km/h nas pistas marginas e 100 km/h nas expressas) em virtude da nova configu-ração da rodovia.

O tempo de viagem no trecho também deve ser menor. A concessionária es-tima que em um dia de se-mana, nos horários de pico, os motoristas façam o traje-to entre os Km 24 e 13 em 10 minutos. Hoje o percur-so é feito em 30 minutos.

Por meio do progra-ma Barueri Sem Dengue, a Vigilância em Saúde de Barueri intensifica as ações de combate a den-gue principalmente nos três primeiros meses do ano, época de muita chuva e que possibilita a proli-feração do mosquido Ae-des Aegypt, transmissor da doença. Neste primei-ro semestre, os alunos

da rede municipal parti-cipam de uma ação edu-cacional por meio de um concurso de redação so-bre dengue. Até o final de janeiro, os profissionais da rede municipal de saú-de serão reciclados sobre sintomas e tratamentos, e em fevereiro, os funcio-nários responsáveis por prédios públicos serão capacitados.

Nesta semana, por meio de uma liminar con-cedida pelo Ministério Público, a prefeitura de Santana de Parnaíba de-socupou imóveis em áreas de risco nos bairros Jar-dim São Pedro, Colinas da Anhanguera, Parque San-tana e 120. A desocupa-ção foi acompanhada por policiais militares, inte-grantes da Guarda Munici-pal, oficial de Justiça e por funcionários da prefeitura. Das 26 famílias removi-das, oito estão alojadas em colégios municipais e as demais foram para ca-sas de amigos e parentes. Segundo técnicos da De-fesa Civil, algumas famí-lias pagavam aluguel em algumas destas casas que estão em área de risco.

A medida é preven-tiva e quer evitar que a chuva faça novas vítimas por deslizamento de ter-ra, como a que aconteceu em dezembro de 2009 quando quatro pessoas, três crianças e um jovem de 20 anos, foram soter-radas no Bairro 120 en-quanto dormiam.

parnaíba

Funcionários e alunos em Barueri recebem treinamento contra dengue

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbanosexta-Feira, 15 de janeirO de 2010 7Neste domingo (17), das 9h às 17h, acontece o Sesc Verão em Osasco com atividades no Parque Jardim das Flores

domingo (17), começa a cobrança de novos pedágios na Castello

Limite DER e ARTESP também estudam implantação de nova velocidade na rodovia

agilidade Tempo de deslocamento entre Km´s 24 e 13 será de dez minutos em horário de pico

Leia mais

arquivO girO s/a

liminar garante desocupaçãode área de risco

Inscrições para cursos gratuitos no Senai BarueriEntre os dias 8 e 23 de fevereiro e 3 e 7 de maio, o Senai Barueri recebe as inscrições de candidatos para seleção nos cursos de aprendizagem industrial de candidatos enviados por empresas e público geral, respectivamente. Os cursos são gratuitos e têm duração de dois anos. Mais informações através do site www.sp.senai.br/barueri.

Primeiro vôo da América do Sul faz 100 anosPara marcar os cem anos do primeiro vôo da América do Sul, realizado por Dimitri Sensaud de Lavaud, em Osasco, no dia 7 de janeiro, a prefeitura promove até o dia 26 de fevereiro a exposição “Nas asas do São Paulo, 100 anos do Primeiro Vôo na América do Sul”, no museu que leva o nome do aviador, no Jardim Alvorada. Informações 3654-3108.

Itapevi protagoniza primeira chacina do anoAs primeiras horas do último sábado (9) foram marcadas por mortes em Itapevi. À 0h um homem disparou uma arma de fogo contra outros quatro que jogavam baralho num bar no Jardim Santa Rita. Todos morreram. O atirador segue foragido. O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa assumiu as investigações do crime.

Cotia ganha dois postos do Acessa SPJá estão funcionando os dois postos do Acessa SP em Cotia, um na Rua Eid Mansur, 793, Parque São George e outro na Rua Manoel Carlos Ferraz de Almeida, 38 em Caucaia do Alto. No local, a população tem acesso gratuito à internet. O programa é resultado de uma parceria entre prefeitura e governo do estado. O Acessa SP abre de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.

Page 8: Edição - 76
Page 9: Edição - 76

vânia alves [email protected]

Na terça-feira (12), o secretário de Cultura de Santana de Parnaíba Luís Alexandre Chiló e o responsável pelo Projeto Oficina e Escola de Artes e Ofícios (POEAO), Turi-nã Inácio, estiveram em São Luiz do Paraitinga em reunião com o minis-tro da Cultura interino, Alfredo Manevy, e com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), Luiz Fernando de Almeida, para definir a participação do projeto no trabalho de reconstru-ção da cidade. São Luiz do Paraitinga foi totalmente destruída pelo transbor-

damento de um rio no final de dezembro.

Segundo Turinã, já está definido que o PO-EAO começará o traba-lho pela recuperação da Capela Nossa Senhora Mercês. “Coincidentemen-te, em 2005, o Projeto fez o restauro da capela da base à cobertura com elementos artísticos, por-tanto conhecemos bem a construção, que é feita em taipas de pilão”, ex-plicou. “Além do amplo conhecimento técnico em restauro, daremos tam-bém nossa contribuição social, que é o foco do Projeto. Pretendemos ca-pacitar e certificar mora-dores da própria cidade em sistema construtivo tradicional (pau a pique,

taipa de pilão)”, salientou Turinã.

Para que o trabalho do POEAO seja iniciado, ressaltou o coordenador, será necessário que todo o entulho seja retirado para avaliar o que de fato se perdeu. “Com toda aquela sujeira é difícil mensurar o que de pre-cisa ser feito, até porque muitas paredes estão se-guras por entulho e ainda vão cair”, disse Turinã.

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbanosexta-feira, 15 de janeirO de 2010 9Segundo a ClimaTempo, neste fim de semana, a temperatura chega aos 29°C , no entanto, há previsão de pancadas de chuva

POeaO vai ajudar a restaurar Paraitinga

Barueri e Osasco também se movimentam

sobre a destruição

SOlidáriOS Restauradores de Santana de Parnaíba já haviam recuperado a Capela Nossa Senhora das Mercês, em 2005

recOnstruçãO Dezenas de casarões históricos foram destruídos

lucas lacaZ ruiZ/ae

Por meio do Mo-vimento Barueri, Sou do Bem, Barueri está arrecadando material escolar (caderno, lápis, caneta, régua, livros di-dáticos, etc.) e gás de cozinha (GLP) para São Luiz do Paraitinga. Em-presários e a população que quiserem contri-buir, podem deixar as doações num dos postos de coleta montados na Associação Residencial e Empresarial de Alpha-ville (AREA), Associação

Comercial e Industrial de Barueri (Acib), Cen-tro Comercial de Alpha-ville e na Padaria La Ville Alphaville. Os endereços podem ser obtidos pelo telefone 4199-2810.

Já Osasco, por meio do Fundo Social, vai doar cem fogões, dez geladei-ras e 150 colchões para o município destruído. Na segunda-feira (18), a doação será feita pesso-almente pela primeira-dama e presidente do FSS, Marcia Abreu.

As fortes chuvas que atingiram a região do Vale do Paraíba nos últimos dias de 2009 obrigaram cerca de nove mil pessoas a deixar suas casas na cidade de São Luiz do Paraitinga, qua-se a totalidade da popu-lação, já que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a população es-timada da cidade em 2009 é 10.908 habitan-tes. Foram destruídos prédios históricos, en-tre eles a igreja matriz de São Luiz de Tolosa, datada do século 19. Devido à tragédia, a tra-dicional Festa do Divino e o Carnaval da cidade estão cancelados.

Page 10: Edição - 76

samanta dias [email protected]

Apesar do Grêmio Ba-rueri ter mudado a sede de jogos para o estádio Eduardo José Farah, o Prudentão, em Presiden-te Prudente, a prefeitura negocia a locação de seu estádio para outra equi-pe, o Sport Club Barueri, recém-fundado por em-presários do município.

“A ideia começou a existir quando a relação das pessoas com o clube anterior ficou complicada porque ele era totalmente fechado e inacessível”, dis-se Tom Moisés, um dos só-cios fundadores. Apesar de dois secretários municipais estarem entre os fundado-res, o grupo nega qualquer ligação com a prefeitura. O presidente do novo clube é o empresário do ramo imo-

biliário Adir Leme da Silva.A equipe está inscrita

na Federação Paulista de Futebol desde dezembro e vai disputar a quarta di-visão do Paulista, a partir

de abril. O time começa a ser montado em feve-reiro e pode contar com o Cafú, ex-Seleção Brasi-leira, na equipe técnica ou até como jogador. Ele

também está envolvido na criação do SC Barueri.

Discórdia A locação do estádio e

centros de treinamento foi o que deu início aos boa-tos sobre a mudança do Grêmio Barueri para Presi-dente Prudente. De acordo com a diretoria do time, a prefeitura de Barueri não teve interesse em renovar o direito de uso por mais de seis meses, enquanto o clu-be esperava um contrato por, no mínino, três anos.

Após a diretoria do Grêmio Barueri divulgar as conversas com o prefeito de Presidente Prudente para a mudança de sede, em de-zembro, a prefeitura se pro-nunciou dizendo que “aceita as exigências feitas pelo Grê-mio Barueri Futebol LTDA e, em contrapartida, tem ape-nas uma reivindicação: que o clube seja devolvido ao povo da cidade. Desde julho de 2008, o Grêmio Barueri foi transformado em uma empresa privada, cujos do-nos são o presidente, o filho dele e mais quatro amigos deles”, dizia a nota.

Neste domingo (17), às 11h, o Grêmio Barueri estreia no Campeonato Paulista contra o Sertão-zinho, em Sertãozinho. O time anunciou a contra-tação de dois reforços: o atacante Tadeu Mouro, que estava no Bursaspor, da Turquia e o meia Wes-ley, que defendia o sul-co-reano Chunnam Dragons.

Os dois atletas não devem estar disponíveis para esta partida, mas o clube vai contar com ou-tros recém-contratados, como o zagueiro Dênis,

que assinou com o Barue-ri por dois anos em de-zembro. O jogador mara-nhense veio do FC Khazar Lankaran, do Azerbaijão. Vindo do Corinthians, Marcelo Oliveira é mais um reforço para a tempo-rada 2010. Desde dezem-bro, o Barueri acertou com cerca de 12 atletas.

O estádio Eduardo José Farah, o Prudentão, em Presidente Pruden-te, vai abrigar o segundo jogo do Barueri, contra o Palmeiras, no próximo dia 21.

arena Transferência do Barueri para Presidente Prudente vai custar R$ 300 mil, de acordo com a Federação Paulista de Futebol

opinião | nacional | política | metrópole | esporte | imóveis | arquitetônico cenário urbano sexta-feira, 15 de janeiro de 201010 O novo time adulto de basquete de Barueri, comandado por Marcel de Souza, começou a treinar nesta segunda-feira (11)

mesmo sem o GrB, arena não ficará paradoRecomeço Sport Club Barueri, time recém-fundado por empresários do município, deverá usar os campos

velocidade

TempoRada 2010

Lou

riv

aLd

o s

an

tos

Barueri estreia no paulista

A edição 2010 da Copa São Paulo de Kart terá início no dia 6 de março, de acordo com o calendário publica-do pelo Kartódromo da Granja Viana, sede da competição. As primei-ras etapas da Copa se-guirão até 28 de agosto.

O Kartódromo tam-bém já confirmou a re-alização da prova 500 milhas de Kart Amador, disputada pela primeira vez em 2009. A corrida reuniu 42 equipes em no-vembro passado e deve acontecer em 31 de outu-bro. A prova é disputada

nos mesmo karts dispo-níveis para locação.

As três corridas que integram o campeonato Endurance também já estão programadas. A abertura ocorre em 25 de abril, as demais pro-vas em 4 de julho e 26 de setembro.

Kartódromo já tem calendário de competições

após folga, osasco enfrenta são Caetano

invicto e liderando a superliga de vôlei femini-no, a equipe sollys/osasco joga contra o Blausiegel /são Caetano nesta segunda-feira (18), às 18h30, no Ginásio josé Liberatti. a partida é valida pela 10ª rodada da competição e terá transmissão pela sportv. o time de osasco teve duas rodadas de fol-ga na última semana. até o momento a equipe não perdeu nenhum jogo e foi superado por adversários em apenas 3 dos 21 sets que disputou.

supeRliga

Page 11: Edição - 76

opinião | nacional | economia | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbanoSexta-feira, 15 de janeiro de 2010 Neste ano, o Orçamento Geral da União e o FGTS aportarão R$ 3 bilhões para financiamentos da casa própria

11

Vânia [email protected]

Está previsto para final de janeiro ou início de fe-vereiro, o lançamento do empreendimento Alpha Style, mais uma emprei-tada da Trisul Incorpora-dora e Construtora com coordenação futura da CIA Lançamentos Imobiliários. O condomínio fica na Ala-meda Itapecuru 214, no coração de Alphaville, ao lado da Rodovia Castello Branco. O empreendimen-to vai oferecer 4 mil m² de área para esporte e lazer aos moradores.

Serão oferecidos aparta-mentos de dois e três dormi-tórios, sendo uma suíte. As plantas podem ser escolhi-das entre 64m² a 97m² de área privativa e vai ocupar um terreno de 5.420 m² que e será entregue num prazo estimado de 30 meses após o início da comercialização. O Alpha Style será composto por duas torres, uma com 27 e outra com 17 andares. “Trata-se de um produto voltado para o público mo-derno, com qualidade vida e alto estilo, além de boas perspectivas de investi-mento”, afirmou Ricardo Stella, diretor comercial da Trisul SA.

Segundo Stella, o mer-cado imobiliário tem boas expectativas de cresci-mento para 2010, com aquecimento da demanda e o Alpha Stylle se projeta como uma ótima oportu-nidade de oferta. “A gran-de quantidade de linhas de crédito têm condições bastante vantajosas para os compradores”, afirmou.

O lazer no Alpha Style estará completo com play-ground teen, salão de jo-gos, ateliê, lan house, chur-rasqueira, prainha, piscinas adulto e infantil, deck, per-golado com espelho d’água, praça de estar, praça dos aromas, salão de festas adulto, praça das frutíferas, playground de 6 a 10 anos e de zero a seis anos de ida-de, brinquedoteca e muito mais. Informações www.alphastyle.com.br.

empreendimento ao “estilo” alphaville

Start Residencial da Trisul Incorporadora deve ser lançado no final de janeiro

diV

ulg

açã

o

Page 12: Edição - 76

Sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Entrevista S/AMenuCinemaAutos

12

iMpa

cto

co

Mu

nic

açã

o

en

tr

eV

iSt

a S

/a

A históriado parceiro

esquecido de luiz gonzaga

resgatar a história do cearense Humberto teixeira, o parceiro esquecido de Luiz Gonzaga, era um sonho antigo de sua filha, a atriz Denise Dummont, que levou oito anos para produzir o documentário “O homem que engarrafava nuvens”, com direção de Lírio Ferreira, que estreia nesta sexta-feira (15). Na película, se descortina a intimidade e a personali-

dade do coautor de pérolas como Asa Branca, Baião (“Eu vou mostrar pra vocês, como se dança o baião/e quem quiser aprender/é favor presta atenção”), Baião de dois e Adeus Maria Fulô, entre outras. O compositor, que ajudou a transfor-mar o baião em ritmo nacional e internacional na década de 50, morreu em 1979. Com depoimentos de Caetano Veloso,

Gilberto Gil, Bebel Gilberto, Belchior, Sivuca, David Byrne, e a narrativa do próprio Teixeira, o filme fica à altura de seu legado, que reúne mais de 400 músicas. “Eu queria contar a história de meu pai, mas acabei contando a história da nossa

música e da nossa cultura. Estou muito orgulhosa de ser brasileira”. Por Graziela Costa

SerViço:‘O homem que engarrafava nuvens” - Estreia sexta-feira (15) Unibanco Arteplex São Paulo, Rua Frei Caneca 569 – Shopping Frei Caneca.Cine Bombril - Avenida Paulista 2.073 - Conjunto Nacional.Espaço Unibanco de Cinema - Rua Augusta 1470 / 1475 – Cerqueira Cesar.

Qual o mote para produzir “o homem Que engarrafava nuvens”?Eu tinha essa vontade imensa de contar a história de papai, falar sobre a sua produção, que tem mais de 400 músicas. Comecei a tocar o projeto em 2000, e em 2002, minha afilhada, Leandra Leal, me apresentou ao Lírio Ferreira. Eu queria apenas resgatar a memória do meu pai e descobrir o que eu não sabia, mas acho que Lírio foi além de qualquer sonho que eu tenha tido. Estou muito emocionada com tudo isso.

vocês eram distantes?Eu tinha cinco anos quando meus pais se separaram. Minha mãe (Margarida Jatobá) foi morar em Nova York e eu fiquei com ele. Vivi com ele até os 19 anos, quando me casei. Ele sempre foi um pai carinhoso quando eu era pequena, mas quando eu comecei a crescer, ele se tornou um machão nordestino, bem rígido, portanto, tínhamos nossas diferenças. Eu não podia ir às festas, ter namorado. Até meu sobrenome mudei, já que ele me proibiu de usar o Teixeira porque ele não queria que eu fosse atriz. Mas durante o processo de pesquisa para a produção do filme, pude entendê-lo melhor, ver as coisas pelas quais passou. E no final da vida, ele estava muito deprimido.

Quanto tempo foi necessário para produzir o documentário musical?Foi um tempo longo, oito anos. A gente ficou um tempão na estrada gravando as cenas. Gravamos em Nova York, porque papai morou um bom tempo lá, eu moro lá também e agora o estado vive uma nova invenção do forró, que é o ‘Baião in doctor’, que de qualquer forma lembra Humberto Teixeira e traz muito para perto da gente essa essência da musicalidade que ele criou, o baião. Começamos lá, gravamos no Rio de Janeiro, Juazeiro, Crato, o Pernambuco, a terra de Luiz Gonzaga, que eram lugares que lembravam também meu pai e estão diretamente ligados com as raízes do baião. Foi percorrendo os lugares

onde ele viveu, conhecendo pessoas que conviveram com ele, conhecendo suas letras, suas músicas que a gente identifica Humberto Teixeira, um homem de alma grande, de uma sensibilidade fora do comum, um amigo, um apaixonado por tudo à sua volta.

Quem escolheu o título?Esse título foi uma coisa muito particular de meu pai. Antes de morrer, nas suas conversas com os amigos, dizia que naquela fase da sua vida em que estava compondo somente para satisfazer sua veia poética, fazendo suas obras, suas artes, ele estava engarrafando nuvens.

o filme já foi exibido em vários festivais?Sim, nós já o exibimos em Israel, Holanda, Colômbia, Estados Unidos, França. Em todos esses lugares a reação é mais ou menos a mesma. Ou o espectador se emociona por se lembrar da obra, por relembrar as músicas da infância, ou porque nunca tinha ouvido falar de meu pai, apenas de Luiz Gonzaga. Minha missão só estará cumprida a partir da estreia do filme, quando as pessoas assistirem ao filme e conhecerem essa história.

foto

S: d

iVu

LGa

ção

Page 13: Edição - 76

Sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

EntrevistaMenuCinema Autos

13

Delícias asiáticas

ganham representante na Granja

Graziela [email protected]

Depois de 11 anos de sucesso em São Paulo, o Tantra Restaurante abre a primeira franquia na Granja Viana no próximo dia 25. Sob o comando de Omar Grespan e Paula Por-ciúncula, a casa, que tem o cardápio criado pelo chef Eric Thomas, baseia-se na filosofia hindu do prazer supremo à culinária, ela-borando exóticas receitas dos tempos do imperador mongol Kublai Kan. “Es-colhemos a Granja por-que acreditamos que há algum tempo a região já estava precisando de um restaurante renomado, à

altura do público que pos-sui. A Paula é “granjeira” e por isso conhece bem a região, o que contribuiu bastante para a escolha do ponto comercial e o tipo do imóvel, com muito verde e vários ambientes”, comentou Omar Grespan. Ele se refere às seringuei-ras centenárias e jardins com palmeiras imperiais vistos logos na entrada do novo espaço e à decoração interna que privilegia or-quídeas e bromélias, que dividem a atenção com objetos de países asiáticos como Mongólia, Índia, Chi-na, Tailândia, Indonésia e Japão. Em 2009, tanto o Tantra, como seu Chef Eric Thomas, foram premiados na eleição “O melhor da ci-dade” pela revista Go Whe-re Gastronomia.

Assim como o primeiro Tantra, o carro-chefe e gran-de atrativo do novo restau-rante é o sistema Mongolian Grill, que reúne o que há de melhor nas culinárias dos países asiáticos. Em um úni-co prato, é possível encon-trar ingredientes da Índia, Tailândia e Japão. Desta for-

ma, o cliente pode se servir à vontade, escolhendo sua própria combinação de di-versos tipos de carnes exó-ticas (como javali, búfalo ou tubarão) acompanhados de uma infinidade de tempe-ros para serem grelhados em uma grande chapa de ferro, ali na hora, e na frente de todos. “O cardápio será o mesmo do Tantra, tendo algumas inovações como o “Kids menu” e pratos de-dicados ao público vege-tariano, que estão sendo elaborados pelo chef Eric Thomas”, explicou Grespan.

Ele também ressaltou os já conhecidos shows performáticos diários que contam com teatro, show aéreo, leitura de tarô e a famosa dançarina egípcia e sua serpente e os drinks afrodisíacos, uma atração à parte. Com nomes como Orgasmo, Cor do Pecado, Sweet Dreams, entre ou-tros, são servidos em co-pos de gelo, com enfeites de flores, frutas ou com algodão doce e pirulitos.

Entre as opções à la carte, Grespan destaca o recém-lançado “Filé mig-non com morangos e pi-menta (R$ 48,90), “Thai Shrimp” (R$ 56,90) e a “Lagosta e camarões com frutas proibidas salpicados com sementes de papoula (R$ 49,90) que é montada na cauda da lagosta e de-corada com flores comes-tíveis.

Sabor inuSitado“Filé Mignon com

morangos e pimenta”

Combinado Ingredientes da Índia, Tailândia

e Japão se misturam

afrodiSíaCoS Drinks tem nomes como Orgasmo e Sweet Dreams

drink Cor do pecado é um dos mais pedidos

tantra Granja Vianaav. São Camilo 988 - Granja Viana, Cotia. tel.: 4702-6883.

monGolian Grill Reúne o que há de melhor nas culinárias dos países asiáticos

Page 14: Edição - 76

Entrevista S/AMenu

CinemaAutos

Adaptação do livro “Where the wild things are”, publicado em 1963 por Maurice Sendak, “Onde vivem os monstros” conta a história de Max (Max Records), um garoto travesso que fica de castigo depois de uma malcriação. Fantasiado de lobo, sua imaginação o leva para um reino desconhecido, a terra dos Monstros Selvagens, onde Max se torna rei. De-pois de farras e risadas, o reizinho percebe que seus peludos súditos têm um comportamento semelhante ao dele em relação à família. Direção Spike Jonze. Estreia prevista para sexta-feira (15). [Graziela Costa]

em cartaz

Shopping Tamboré www.cinemark.com.brBarueri | Avenida Piracema, 669. | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 25

Sala 1 a PrinceSa e o SaPo (Dub) - Livre 11h15 | Vício Frenético - 18 Anos 13h40 - 16h25 - 19h15 - 21h55 Sala 2 contatoS De 4º Grau - 16 Anos 22h05 | alVin e oS eSquiloS 2 (Dub) - Livre 11h00 - 13h10 - 15h20 - 17h40 - 19h50Sala 3 aVatar 3D - 12 Anos 15h30 - 18h50 - 22h10 | aVatar 3D (Dub) - 12 Anos 12h10 Sala 4 alVin e oS eSquiloS 2 (Dub) - Livre 12h00 - 14h10 - 16h20 - 18h30 - 20h50 - 23h05 M Sala 5 SemPre ao Seu laDo (Dub) - Livre 17h35 - 19h45 - 21h50 - 23h55 M | aStro Boy (Dub) - Livre 11h05 - 13h15 - 15h25 Sala 6 lula, o Filho Do BraSil - 12 Anos 12h05 - 15h00 - 17h45 - 20h40 - 23h30 M Sala 7 encontro De caSaiS - 14 Anos 19h20 - 22h00 T | XuXa em o miStério Da Feiurinha - Livre 11h10 - 13h00 - 15h05 | o FaDa Do Dente (Dub) - Livre 17h05 | amor Sem eScalaS - 12 Anos 22h00 M Sala 8 aVatar (Dub) - 12 Anos 11h20 - 14h30 - 18h05 - 21h20 Sala 9 Sherlock holmeS (Dub) - 14 Anos 12h20 - 15h10 - 18h10 - 21h00 - 23h50 M Legendas: M Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (16/01). T Esta sessão NÃO será exibida Sábado (16/01).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.brSão Paulo | Avenida das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros |Tel.: 3024-3705| Ingressos R$14 a R$ 26

Sala 1 aVatar 3D - 12 Anos 12h00 - 15h10 - 18h20 - 21h30 Sala 2 lula, o Filho Do BraSil - 12 Anos 12h10 - 16h50 | uma mãe em aPuroS - Livre 14h50 - 19h50 - 22h00 Sala 3 alVin e oS eSquiloS 2 (Dub) - Livre 11h20 - 13h20 - 15h30 - 17h40 - 19h40 | SemPre ao Seu laDo - Livre 21h50 - 23h50 I Sala 4 alVin e oS eSquiloS 2 (Dub) - Livre 12h20 - 14h20 - 16h30 - 18h40 - 20h40 - 22h50 I Sala 5 a PrinceSa e o SaPo (Dub) - Livre 11h00 | Sherlock holmeS - 14 Anos 13h10 - 16h00 - 18h55 - 21h40 - 00h15 I Sala 6 encontro De caSaiS - 14 Anos 12h35 - 19h35 - 22h05 | SemPre ao Seu laDo - Livre 15h00 | o FaDa Do Dente (Dub) - Livre 17h10 Sala 7 manhã tranSFiGuraDa - 14 Anos 14h00 | Vício Frenético - 18 Anos 16h15 - 18h50 - 21h35 - 00h10 I | aStro Boy (Dub) - Livre 11h40 Legendas: I Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (15/01) e Sábado (16/01)

ConTinenTal Shopping www.rbmcinemas.com.brSão Paulo | Av. Leão Machado, 100 - 3º piso | Ljs 53 e 54 - São Paulo. Tel: 3765-3774 | Ingressos R$ 7 a R$ 14 (Sessão Pipoca R$ 6)

Sala 1 alVin e oS eSquiloS 2 (Dub) – livre – 13h30 – 15h30 – 17h30 – 19h30 – 21h15 Sala 2 XuXa em o miStério De Feiurinha (Nac) – livre – 13h – 14h50 | aVatar (Dub) – livre – 16h45 – 20h15 Sessão Pipoca Dia 17/01 Sala 2 alVin e oS eSquiloS 2 (Dub) – livre – 11h30

Super Shopping www.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 1 Sherlock holmeS (Dub) – 14 anos – 13h – 15h40 – 18h20 – 21h – Sáb: 13h – 15h40 – 18h20 – 21h – 23h40 Sala 2 lula o Filho Do BraSil (Nac) – 12 anos – 14h20 – 21h20 – Seg: 18h40 – 21h20 | o FaDa Do Dente (Dub) – Livre – 16h50 – 19h – Seg: 14h20 – 16h30 Sala 3 contatoS De 4ª Grau (Leg) – 16 anos – 19h20 – 21h30 – Sex/Sab: 19h20 | Premonição 4 (Dub) – 14 anos – 21h30 | XuXa em o miStério De Feiurinha (Nac) – livre – 15h – 17h Sala 4 amoS Sem eScalaS (Leg) – 20h50 | Avatar (Dub) – 12 anos – 14h – 17h20 | Avatar (Leg) – 12 anos – 20h40 Sala 5 alVin e oS eSquiloS 2 (Dub) – livre – 13h10 – 15h10 – 17h10 – 19h10 – 21h10 Sala 6 3D aVatar (Dub) – 12 anos – 13h30 – 16h50 – 20h10 – Sáb: 13h30 – 16h50 – 20h10 – 23h30 Sala 7 Vício Frenético (Leg) – 18 anos – 14h10 – 16h40 – 19h10 – 21h40

Programação válida de 15 a 21/01

Na refilmagem de “Vício Frenético” (Bad Lieute-nant: Port of Call New Orleans/1992), do americano Abel Ferrara, Nicolas Cage interpreta um policial cor-rupto que namora uma prostituta, viciado em drogas e enterrado em dívidas de jogo, que investiga o assas-sinato de uma família de Nova Orleans. Indicado ao Leão de Ouro do Festival de Veneza em 2009. Elenco Nicolas Cage, Eva Mendes, Val Kilmer, Jennifer Coolid-ge, Fairuza Balk, Brad Dourif, Shawn Hatosy e Denzel Whitaker. Censura 16 anos. Diretor Werner Herzog. Estreia prevista para dia 15.

Em “A mente que mente” (The Great Buck Howard/2009), Troy Gable (Colin Hanks) é um jovem cansado da faculdade de Direito que sonha em ser escritor. Enquanto busca um emprego freelancer, conhece Buck Howard (John Malkovich), mentalista famoso nos anos 70, que tenta fazer sua carreira deslanchar novamente e vai contar coma ajuda do jovem assistente recém-formado na arte do ilusionismo. Produção de Tom Hanks e Gary Goetzman. Direção: Sean McGin-ly. Estreia hoje (15).

Em “Uma mãe em apuros” (Motherhood/2009), Eliza Welch (Uma Thurman), escritora de ficção, mãe e blogueira, se vê às voltas com os pre-parativos da festa de aniversário de seis anos de sua filha, mas ainda tem de cuidar de seu filho mais novo que está começando a andar, lutar por uma vaga no estacionamento, socializar com outras mães no playground e resol-ver uma encrenca após postar uma confissão de sua melhor amiga em seu blog. Cansou? Além de tudo isso, a supermãe decide entrar em um concurso organizado por uma revista sobre pais e tudo que ela precisa fazer é escrever uma redação de 500 palavras sobre o que a maternidade representa para ela. Diretor: Katherine Dieckmann. Com Uma Thurman, Anthony Edwards e Minnie Driver. Estreia prevista para sexta-feira (15).

Vício frenético

“Uma mãe em apuros”

o rei das feras“a mente que mente”

Wa

rn

er b

ro

S.

ima

gem

Fil

meS

par

iS F

ilm

eS

eur

opa

Fil

meS

Page 15: Edição - 76

Entrevista S/AMenu

CinemaAutos

Foto

s: D

ivu

lga

ção

É verdade que o mais tra-dicional salão de automóvel da grande potência do consu-mo mundial dá os primeiros sinais de recuperação, após a turbulência econômica inicia-da em setembro de 2008. Vá-rias marcas voltaram a mon-tar estande e há um discurso

uníssono de otimismo em relação ao mercado para

este ano. Mas o Salão de Detroit de 2010 está lon-ge de lembrar os áureos tempos, e as grandes novidades se limitam à reestilizações, novas

versões de conceitos ou de carros conhecidos e

séries especiais. Uma es-tratégia modesta, para não

dizer retraída, mas coerente com o momento no qual os Estados Unidos acabam de perder o posto de maior mer-cado de veículos do mundo para a China.

Só que, diferentemente de outras épocas e até como si-nal dos novos tempos, o Salão de Detroit apresenta produ-tos que serão vistos nas ruas brasileiras. A longo ou curto prazo. O Volkswagen New Con-

cept Coupé, por exemplo, já entrega o estilo de

design que vai ser aplicado no novo

sedã médio da marca alemã. O modelo vai ser feito no Bra-sil ainda este ano sobre uma platafor-ma alongada

do novo Polo europeu. Outro

sinal de novos tempos: a Ford debutou em Detroit a terceira geração do Focus, que segue o estilo Kinetic Design dos mo-delos europeus da marca.

Tradicionalmente, o Fo-cus norte-americano sempre foi diferente visualmente do vendido na Europa.

O novo Focus que chega ao mercado estadunidense no ano que vem, contudo, só vai dar as caras por aqui lá para 2014. Mais atual para o mercado brasileiro está o es-tande da General Motors. A grande sensação do fabricante é o GMC Granite Concept, um crossover futurista e estiloso que, dizem, vai rivalizar com o Kia Soul. Mas a GM também exibe no motorshow ninguém menos que o Agile, o recém-lançado compacto feito na Argentina. De quebra, mostra um conceito do Aveo – com-pacto feito na Coreia do Sul e vendido em diversos países da América Latina. Chamado de RS, ele é menor que a atual ge-ração do Aveo e agora é cotado para ser produzido em Grava-taí, em vez do Spark, que tam-bém dá as caras em Detroit.

Na nova ordem automo-bilística sobra até uma misci-genação difícil de imaginar há uma década. Um Lancia Delta com a logomarca da Chrysler, primeiro fruto da venda de 20% das ações da montadora ianque para a Fiat. O modelo usa plataforma do hatch mé-dio Bravo, mas adotou nova grade frontal, ao gosto ian-que. De quebra, a Fiat ainda exibiu uma versão elétrica do Cinquecento, enquanto as de-

mais marcas do Grupo Chrys-ler se concentraram em ver-sões de modelos conhecidos, como o Jeep Wrangler Island ou os Chrysler 300 S6 e S8.

No mais, Detroit traz ainda conceitos e soluções conheci-das. Está lá o Audi e-Tron, que estreou no Salão de Frankfurt, em setembro. O conceito de esportivo, contudo, trocou os quatro motores elétricos – um para cada roda e com 333 cv de potência total – por dois: um para cada eixo que, so-mam 204 cv. Aliás, no quesito ambiental, Detroit não foge aos outros salões internacio-nais, com um desfile de mode-los híbridos e elétricos. A Hon-da, por exemplo, apresentou a versão definitiva do CR-Z, seu próximo híbrido, mostrado como protótipo no ano passa-do. A Toyota preferiu mostrar o FT-CH, que nada mais é que uma evolução do Lexus FT-CH apresentado em Frankfurt.

Outro conceito manjado é o Mini Beachcomber, espécie de crossover da marca de luxo britânica já revelado no ano passado. O Mercedes-Benz Classe E Cabriolet também dá as caras em Detroit, mas as fotos oficiais do conversível médio-grande da marca alemã surgiram ainda em dezembro do ano passado – o modelo, aliás, chegará ao Brasil este ano. Outro conversível de marca premium, o BMW Z4, também chega ao motorshow norte-americano com uma versão mais nervosa, as Dri-ve35is. Modelo que também já tinha sido revelado no último mês do ano passado.

Detroit adota discurso otimista, mas a falta de modelos de impacto expõe as sequelas da crise

Sorriso forçado

sexta-Feira, 15 De janeiro De 2010 15

As principais atrações do Salão de Detroit

Volkswagen New Concept Coupé Exibido como conceito de cupê, o modelo sugere o novo sedã que a montadora vai lançar no mercado norte-americano. Ao mesmo tempo, sinaliza as linhas do sedã médio que a marca alemã prepara para o Brasil e que deve ser fabricado ainda este ano sobre uma plataforma alongada do novo Polo europeu. O conceito de Detroit usa sistema híbrido de propulsão, com um motor 1.4 turbo com injeção direta de 152 cv e uma unidade de força elétrica.

Ford Focus A terceira geração do médio surge em Detroit com estilo Kinetic Design, ou seja, a tendência de estilo europeia da marca. Isso significa que a partir do ano que vem o modelo vai ter o mesmo desenho nos Estados Unidos e na Europa. Para o Bra-sil, esta geração dificilmente chega antes de 2014.

GMC Granite Concept O novo conceito de crossover da di-visão de utilitários da General Motors segue a receita “caixotinho moderninho” já utilizada pelo Kia Soul, pelo Honda Element e pelos exóticos modelos da Scion, divisão jovem da Toyota para os Estados Unidos. O protótipo usa rodas aro 20, portas que se abrem em par e motor 1.4 turbo Ecotec de 138 cv.

Chevrolet Aveo RS Concept Especula-se que é a nova gera-ção do Aveo, modelo feito na Coreia do Sul pela Daewoo e líder de vendas em países da América Latina, como Colômbia e Venezuela. O conceito usa o propulsor 1.4 turbo Ecotec de 138 cv, conta com uma generosa entrada de ar dianteira que remete ao Agile e com lanternas traseiras arredondadas que parecem com as do Spark. Pode dar sinais de como será o novo compacto que a GM pretende produzir em Gravataí, no Rio Grande do Sul.

Chrysler Delta Nada mais é que o Lancia Delta, hatch médio da marca italiana que faz parte do Grupo Fiat, hoje controlador da montadora norte-americana. O modelo, porém, adotou uma grade com barras cromadas horizontais e a logomarca da Chrysler. Usa como base a estrutura do Fiat Bravo, modelo que vai ser lançado no segundo semestre deste ano no Brasil.

Jeep Wrangler Island Edition A marca norte-americana Chrysler ressuscita o nome Island para batizar esta série especial do jipinho voltada para surfistas e apreciadores de praias. Usa ro-das aro 17, tapetes de borracha e estribos na cor preta.

novo ForD Focus

chevrolet aveo rs concept

toyota Ft - ch concept

volkswagen coMpac coupé

Page 16: Edição - 76