Edição - 84

16
Mário Mantovani, especialista em rios e recursos hídricos e diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, disse que em cinco anos a população deve começar a perceber melhoras significati- vas na qualidade da água do rio Tietê, no trecho que corta São Paulo e região Metropolitana. “A implantação de mais uma fase do Projeto Tietê tem tudo para ser um sucesso”, diz. Mantovani afirmou que as doenças serão reduzidas por mil, as pessoas terão mais qualidade de vida, in- clusive, sem sentir o odor caracte- rístico que exala do Tietê, por conta do excesso de gás sulfídri- co. A boa notícia foi dada ao Giro S/A às vésperas do Dia Mundial da Água, comemorado na segun- da-feira (22). PÁGINA 9 ALPHAVILLE TAMBORÉ ALDEIA DA SERRA GRANJA VIANA SÃO FRANCISCO BARUERI SANTANA DE PARNAÍBA COTIA OSASCO ITAPEVI Ano II - nº 84 Sexta-feira, 19 de março de 2010 www. girosa .com.br Publisher: Cláudia Azevedo DIA DA ÁGUA Rio Tietê: águas mais limpas e com menos odor em 5 anos Antenados com as ex- pectativas da Secovi-SP, que previu um aumento no volume de venda de 5% em 2010 para empreendimentos com dois dormitórios, cons- trutoras na região também apostam no nicho dizendo que eles são uma boa opção para famílias menores e ótima oportunidade para o pequeno poupador, já que a locação é um investimento rentável. Apês de dois dormitórios estão em alta ENTREVISTA S/A PÁGINA 13 Selton Mello vira palhaço para superar crise IMÓVEIS > PÁGINA 12 ALERTA> PÁGINA 8 POLÍTICA > PÁGINA 5 Aumentam casos da doença na região Furlan avalia mandatos e comenta futuro COTIA> PÁGINA 6 VIÁRIO > PÁGINA 10 Maternidade da cidade é a 5ª melhor do estado Governador anuncia corredor Itapevi-Butantã PARNAÍBA > PÁGINA 8 Peccioli continua em “guerra” contra a Sabesp DIVULGAÇÃO FOTOS: ZÉ CARLOS BARRETTA - GIRO S/A Estreia nas telonas filme que deu Oscar a Bullock CINEMA> PÁGINA 14 Kia Magentis chega até o final de 2010 AUTOS> PÁGINA 15 Público-alvo começa a ser vacinado na segunda-feira (22) GRIPE A > PÁGINA 10 ROMILDO JOSÉ - GIRO S/A WARNER BROS. EQUIPES DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DE PARNAÍBA EM AÇÃO PROFISSIONAIS DE SAÚDE SERÃO VACINADOS ATÉ ESTA SEXTA-FEIRA (19) SOHO TAMBORÉ - DA BROOKFIELD INCORPORAÇÕES “UM SONHO POSSÍVEL”

description

 

Transcript of Edição - 84

Page 1: Edição - 84

Mário Mantovani, especialista em rios e recursos hídricos e diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, disse que em cinco anos a população deve começar a perceber melhoras significati-vas na qualidade da água do rio Tietê, no trecho que corta São Paulo e região Metropolitana. “A implantação de mais uma fase do Projeto Tietê tem tudo para ser um sucesso”, diz. Mantovani afirmou que as doenças serão reduzidas por mil, as pessoas terão mais qualidade de vida, in-clusive, sem sentir o odor caracte- rístico que exala do Tietê, por conta do excesso de gás sulfídri-co. A boa notícia foi dada ao Giro S/A às vésperas do Dia Mundial da Água, comemorado na segun-da-feira (22). Página 9

alPhavilleTamboréaldeia da Serragranja viana São FranciScobarueri SanTana de ParnaíbacoTiaoSaScoiTaPevi

Ano II - nº 84Sexta-feira, 19 de março de 2010

www.girosa.com.br

Publisher: Cláudia Azevedo

Dia Da água

rio Tietê: águas mais limpas e com menos odor em 5 anos

antenados com as ex-pectativas da Secovi-SP, que previu um aumento no volume de venda de 5% em 2010 para empreendimentos com dois dormitórios, cons-trutoras na região também apostam no nicho dizendo que eles são uma boa opção para famílias menores e ótima oportunidade para o pequeno poupador, já que a locação é um investimento rentável.

apês de dois dormitórios estão em alta

enTr

eviS

Ta S

/a Pá

gin

a 13

Selton mello vira palhaço para superar crise

imóveis > Página 12

alerta> Página 8

política > Página 5

aumentam casos da doençana região

Furlan avalia mandatos e comenta futuro

cotia> Página 6

viário > Página 10

maternidade da cidade é a 5ª melhor do estado

governador anuncia corredor itapevi-butantã

parnaíba > Página 8

Peccioli continua em “guerra” contra a Sabesp d

ivu

lgaç

ão

FoToS: zé carloS barreTTa - giro S/a

estreia nas telonas filme que deu oscar a bullock

cinema> Página 14

Kia magentis chega até o final de 2010

auToS> Página 15

Público-alvo começa a ser vacinado na segunda-feira (22)

gripe a > Página 10

ro

mil

do

joSé

- g

iro

S/a

War

ner

br

oS.

equiPeS da vigilância ePidemiológica de Parnaíba em ação

ProFiSSionaiS de Saúde Serão

vacinadoS aTé eSTa

SexTa-Feira (19)

Soho Tamboré - da brooKField incorPoraçõeS

“um Sonho PoSSível”

Page 2: Edição - 84

Na quinta-feira (25), das 13h às 17h, a secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri realiza o Programa de Desenvolvimento Profissional com dicas para quem procura emprego. Informações 4198-8188.

No dia 31, às 10h, acontece a premiação “Cidadãos e Empresários do Bem” e ampliação da Galeria do Bem na Câmara Municipal.

Neste sábado (20), das 8h às 18h, acontece o I Encontro de Surdos de Osasco “Compreender, educar e transformar”, no Teatro Municipal de Osasco. Inscrições [email protected].

Estão abertas as inscrições para as aulas de canto coral e cavaquinho oferecidos no Projeto Guri em Santana de Parnaíba. Informações 4156-5230.

Todas as terças, quintas e sábados, o palco do Azure Bar, na Avenida Ipanema 500, Alphaville recebe grupos de Sertanejo Universitário. As quintas é a vez dos Djs. As sextas, a banda Rock Machine apresenta “classic rock”. Informações 4195-6383.

Neste sábado (20), das 14h às 17h, acontece o 1º Encontro de 2010 do Núcleo Granja Viana Fundação

opinião | nacional | economia | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbano

editorial

Sexta-feira, 19 de março de 20102

Onde encontrar oDistribuição gratuita às sextas-feiras | 30 mil exemplaresNos princípais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana), Osasco (São Francisco, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Adalgisa, Campesina, Jd. Guadalupe) e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas e faculdades.

Diretor Executivo: J.C. Rocha | Publisher: Cláudia AzevedoEditora-chefe: Graziela Costa MTB 26268 [[email protected]] | Editor de Arte: Anderson NovaisDepartamento Comercial: [email protected] Calçada dos Cravos, nº 130, Centro Comercial Alphaville, Barueri - Tel. 4208-3777. CEP - 06453-053 | Versão on-line na íntegra a partir da zero hora de sexta-feira. www.girosa.com.br | Impressão: Atlântica Gráfica e Editora. O Giro S/A é uma publicação semanal da Editora Alphasete & Comunicação Ltda. | Tiragem: 30 mil exemplares.

artigo

Acesse versão on-line:www.girosa.com.br

Não é novo o desejo do atual Governo Federal em cen-surar a liberdade de imprensa, algo que é bastante comum (o que não significa dizer que seja normal, tampouco legal) em países que são comandados por líderes autoritários, tais como Equador, Nicarágua, Bolívia e Venezuela, este último exemplo vivo -- e dos mais retumbantes -- da anti democracia, do auto-ritarismo militar e do regime totalitário e de exceção.

O que é novo nessa tentati-va do Governo é a maneira pela qual tal intenção está sendo posta em prática: desta feita, e sob as vestes daquilo que se denominou de “Programa Na-cional de Direitos Humanos - PNDH-3”, o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva pontificou na Diretriz 22, do Decreto nº 7.037 de 21 de dezembro de 2009, que um Comitê formado pelo Ministério das Comunica-ções, Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidên-cia da República, Ministério da Justiça e Ministério da Cultura deverá garantir o direito à co-municação democrática e ao acesso à informação para con-solidação de uma cultura em Direitos Humanos.

De início e do modo como tal Diretriz foi vazada, até se tem a impressão de que o obje-tivo do Governo é dos melhores, pois estaria visando garantir o direito à comunicação demo-crática. Ledo engano.

Na verdade, uma leitura mais detalhada e completa de

tal Decreto (que possui quase 90 páginas) faz emergir uma intenção bem menos nobre do que aquela vislumbrada de iní-cio, vez que a chamada Diretriz 22 procura – pasmem – estabe-lecer censuras à imprensa, tais como a criação de um marco le-gal regulamentando o art. 221 da Constituição Federal (CF), que preverá penalidades admi-nistrativas como advertência, multa, suspensão da progra-mação e cassação dos órgãos de imprensa, de acordo com a gravidade das violações prati-cadas, bem como a elaboração de critérios de acompanha-mento de editoriais e a suspen-são de patrocínio e publicidade oficiais aos órgãos de imprensa classificados como tal.

A assombrosa ilegalidade de tal Decreto se inicia com a criação de um marco legal para se regulamentar o art. 221 da CF (algo absolutamen-te desnecessário) e perpassa pela criação de um Comitê que irá avaliar o comportamento dos órgãos de imprensa, em flagrante usurpação dos po-deres atribuídos ao Ministério Público Federal (artigo 129 da CF), bem como em inominável acinte ao artigo 220 da Carta Magna, que estabelece, como um dos pilares de nosso Esta-do Democrático, a liberdade de imprensa. Vejamos:

“Art. 220. A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer

restrição, observado o disposto nesta Constituição.

§ 1º - Nenhuma lei conterá dispositivo que possa constituir embaraço à plena liberdade de informação jornalística em qualquer veículo de comunica-ção social, observado o dispos-to no Art. 5º, IV, V, X, XIII e XIV.

§ 2º - É vedada toda e qual-quer censura de natureza polí-tica, ideológica e artística.”

Como se vê, o Programa Nacional de Direitos Huma-nos surge como um verda-deiro instrumento para a violação da CF e para o sa-grado sacerdócio da liberda-de de imprensa, sem a qual o livre e irrestrito acesso à informação perecerá, dando lugar ao regime totalitário, à concentração de poder nas mãos dos Governantes e à publicidade em prol do Governo como meio de exal-tação das figuras dos líderes antidemocráticos.

Portanto, e caso o Poder Legislativo não extirpe de tal Decreto as aberrações legais aqui denunciadas, a imprensa brasileira passará a ser, final e infelizmente, patrulhada pelo Governo, primeiro passo para a destruição gradual e maquiavélica do nosso Esta-do Democrático de Direito, a exemplo do que ocorreu na Venezuela de Hugo Chaves.

* Gustavo Lorenzi de Castro, sócio sênior de De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados

GuStavo Lorenzi de CaStro

A escassez no planeta é um problema antigo e que ganha luz especial perto do Dia Mundial da Água, comemorado na segunda-feira (22). Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem 11,6% de toda a água doce do planeta. Em pesquisa feita pela Agência Nacional de Águas (ANA), mostra-se que a demanda de água nas regiões metropolitanas é maior que a produção atu-al dos recursos.

Para impedir proble-mas com a falta de água nos próximos 15 anos, será necessário um inves-timento de R$ 27,7 bilhões em produção, tratamen-to, fornecimento de águas e tratamento de esgotos. No Brasil, 80% do esgoto coletado vai parar em cur-sos d’água sem receber ne-nhum tratamento.

A população também pode contribuir evitando o desperdício de água com pequenas mudanças no cotidiano em suas casas,

propriedades, estabeleci-mentos comerciais, etc. No Brasil gasta-se cerca de cin-co vezes mais água do que o necessário. Nosso consumo é de cerca de 200 litros por dia por pessoa, sendo que a OMS recomenda gastos de

40 litros por dia por pes-soa. O desperdício preocu-pa. Mudanças no cotidiano podem evitar a escassez de água. Quando abrir o chuveiro ou uma torneira, lembre-se desses números. A natureza agradece.

agenda s/a entre aspas

“O presidente da República já

apresentou o projeto. O Congresso

que resolva o problema (...) eu

já cumpri a minha parte. Apresentei (a proposta sobre

o tema) como o resultado de um

acordo”.

preSidente Luiz ináCio LuLa da SiLva, neSta quinta-feira

(18), Sobre a aprovação, peLa Câmara doS deputadoS,

da emenda que eStabeLeCe a diviSão iGuaLitária doS

royaLtieS entre eStadoS e muniCípioS.

“ A outra conclusão não se pode chegar, portanto, senão pela

responsabilidade do primeiro

representado (Lula) pela prática

de propaganda eleitoral antecipada, com a consequente

aplicação de multa”.deSpaCho do miniStro auxiLiar do tribunaL

Superior eLeitoraL (tSe) JoeLSon diaS, por entender

que o preSidente fez Campanha anteCipada em favor de diLma rouSSeff.

A inconstitucionalidade do Programa Nacional de Direitos Humanos

Joseph Campbell. Rua Santo Antonio 86. Levar 1 kg de alimento que será doado à Paróquia Santo Antonio.

No domingo (21), das 14h às 22h, o Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Cotia, realiza ato cultural pelo “Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial”. Praça dos Romeiros, Caucaia do Alto.

Termina no dia 31, o prazo para empreendedores (individuais ou coletivos) se cadastrarem no programa Economia Popular e Solidária da Incubadora de Osasco. Informações Rua Dimitri Sensaud de Lavoud, 70 .

No dia 23, às 20h, Marcela Lead apresenta o seu espetáculo Stand Up, no Cine Teatro Alphaville, Centro Comercial. Informações 4688-1264.

De 24 de março a 4 de abril, no Piso Autonomistas do Shopping União de Osasco, serão oferecidas atividades para crianças de 4 a 10 anos de idade em comemoração à Páscoa.

No dia 6 de abril, às 15h30, o Grupo de Voluntariado do Residencial 11 realiza um chá beneficente em prol do Grupo Reaja. Informações e convites: 4186-5510.

Page 3: Edição - 84
Page 4: Edição - 84

samanta [email protected]

Na quarta-feira (17), o senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do go-verno no Senado, afirmou que a votação sobre a dis-tribuição dos royalties da exploração do petróleo, espécie de compensação paga pelos explorados, pode ficar para depois das eleições deste ano. Prevendo dificuldades pa- ra resolver as divergên-cias, Jucá defende a reti-rada da discussão sobre royalties dos projetos que fazem parte do mar-co regulatório do pré-sal, cuja votação é prioridade para o governo.

A aprovação da emen-

da dos deputados Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) e Humberto Souto (PPS-MG) pela Câmara dos De-putados no dia 10 gerou polêmica tanto no Con-gresso quanto nos esta-dos produtores. A medi-da, conhecida por Ibsen, obriga que a compensa-ção financeira passe a ser distribuída entre to-dos os entes federativos seguindo os critérios dos fundos de participação dos estados e dos muni-cípios.

Na regra atual, os es-tados produtores ficam com a maior parte dos royalties pagos pelas empresas. Rio de Janeiro e Espírito Santo respon-dem por 90% da produ-

ção de petróleo nacional. No Senado, os par-

lamentares mantêm o discurso de que o pre-sidente Lula irá vetar a alteração, assim como fez o líder do governo na Câmara dos deputados, Cândido Vaccarezza (PT-SP). Ele argumentou que a emenda é inconstitucio-nal, porque fere contratos já firmados.

Para o deputado João Paulo Cunha (PT-SP), ex-presidente da Câmara dos Deputados, a tática dos colegas de Congresso não é acertada. “Eu acho que está errado falar que o pre-sidente vai vetar. A gente não sabe o que sairá do Se-nado e ele não pode tomar uma posição de veto sem

conhecer a matéria pro-fundamente e exatamente como ela foi votada”, res-saltou o petista.

O deputado Fernando Chucre (PSDB-SP) não acha a partilha defen-dia pela Emenda Ibsen a melhor solução. “Minha opinião é que o ideal se-ria dar o direito do Rio de Janeiro manter na forma anterior a divisão dos contratos feitos até então, ou seja, receber os valores que ele já vinha recebendo, e daqui para frente tudo que fosse fei-to no pré-sal seria distri-buído igualmente entre os estados. Infelizmente não havia esta emenda para ser votada”, comen-tou Chucre.

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbano sexta-feira, 19 de marÇo de 20104

decisão sobre royalties no senado pode ficar para depois das eleições

Minerva Nesta quinta (18), ainda na Jordânia, presidente Lula disse que sua vontade era não votar royalties neste ano

ar

qu

ivo

gir

o s

/a

Nesta quinta-feira (18), o Governo anunciou corte de R$ 21,8 bilhões no orçamento de 2010, o maior dos dois mandatos de Lula

ChuCre e joão paulo Parlamentares comentam disputa

Page 5: Edição - 84

A partir de segunda-feira (22), os vereadores de Santana de Parnaíba participam do 54ª Congresso Estadual de Municí-pios, na cidade de Serra Negra. O Congresso é organizado pela Associação Paulista de Municí-pios (APM). Para o presidente da Câmara da cidade, Regis Salles (PMDB), o evento será uma boa oportunidade para dialogar com senadores, secretários de estado e representantes da União. “Todo ano que envolve campanha para deputados, governador, presi-dente e senador, o Congresso tende a promover palestras mais quentes e para nós também é um chance de ficar mais próximo desse pessoal, de quem ficamos distantes ao longo do ano”, ar-gumentou Salles.

O prefeito de Osasco, Emidio de Souza (PT), participa da aber-tura do evento, que deve contar ainda com a presença do gover-nador do estado, José Serra, e do presidente Lula.

SAMANTA DiAS [email protected]

Às vésperas do ani-versário de 61 anos da cidade de Barueri, o prefeito Rubens Furlan (PMDB) disse que após quatro mandados como administrador vê todas as suas aspirações reali-zadas. “Passados 25 anos, eu vejo tudo realizado e a nossa cidade com todos os equipamentos neces-sários para as pessoas terem auto-estima. Os er-ros passaram imperceptí-veis até para mim, porque a minha preocupação em não errar é permanente”, afirmou Furlan.

Desde que ele assu-miu seu primeiro man-dato como prefeito, em

1983, a cidade segue sen-do administrada por Fur-lan ou por políticos que têm seu apoio. “Eu acho que o povo aceitou man-ter a nossa situação, en-tão não é uma oligarquia. Muita gente torce para que outro grupo gover-ne a cidade. Eu não torço não é porque sou eu, mas porque está indo muito bem”, argumentou.

Para o prefeito, sua liderança não impediu que outros políticos se formassem e aqueles que não “se somaram” ao seu grupo ao longo destes anos “já não eram bons na origem”. Furlan resu-me seus “inimigos” a, por exemplo, funcionários pú- blicos exonerados por má conduta.

Mesmo entre seus alia-dos, no entanto, ele defen-de sua maneira de gover-nar. “Se alguém for ver o governo do outro e pegar o que eu deixei e o que ele deixou, vai ver a diferença do trabalho”, mencionou. Em 2004, Furlan suce-deu o atual deputado Gil Arantes (DEM) à frente da prefeitura.

Furlan ainda não re-velou qual será seu futu-ro ao deixar a prefeitura daqui a dois anos. “Isso é uma incógnita. Quando terminar este mandado eu vou estar com 60 anos e não sei em que momen-to, mas eu vou analisar se continuo numa militância política, que terá de ser num âmbito estadual”, disse o prefeito.

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbanoSExTA-fEiRA, 19 DE MARçO DE 2010 5Na próxima semana, a prefeita de Itapevi Ruth Banholzer (PT) participa do Fórum Nacional de Prefeitas no Rio de Janeiro

Para furlan, erros foram imperceptíveis Futuro Prefeito de Barueri indica intenção de continuar a atuação em âmbito estadual, após encerrar seu mandato na prefeitura

CongressoZé CARLOS BARRETTA - GiRO S/A

Vereadores em Serra Negra

fURLAN “Eu me preocupo com o futuro da cidade, pensando no que vem depois”

Page 6: Edição - 84

vânia alves [email protected]

Nesta semana, o pre-feito de Barueri Rubens Furlan afirmou que o projeto de instalação de duas policlínicas na cida-de deve ser revisto e re-duzido para apenas uma unidade na região central da cidade. Em abril de 2009, havia sido anuncia-da a construção de dois pronto-atendimentos, um no bairro Engenho Novo e outro na região do Jar-dim Silveira. A obra esta-va prevista para começar ainda naquele ano.

Com a nova configura-ção do projeto, as obras devem começar em me-ados de 2011, conforme informações do prefeito.

Segundo Furlan, limitar a policlínica a apenas uma unidade, no centro, seria uma forma de racionali-zar o recurso administra-tivo. “Este será o ano de decidir e desenhar o que de fato será a policlínica. Esta decisão não pode ser errada porque gera custo”, explicou o prefeito. Ainda assim, Furlan ressal-tou que a Policlínica será entregue em seu mandato, que termina em 2012.

A unidade funcionará com médicos especialistas de baixa complexidade: pe-diatra, ortopedista e outras especialidades. O objetivo é complementar os serviços oferecidos na rede da ci-dade e aliviar a sobrecarga no Hospital e nas Unidades Básicas de Saúde.

Dados divulgados pe- la secretaria de Estado de Saúde referentes ao “Provão do SUS” dão conta que a maternida-de do Hospital Regio-nal de Cotia é a quinta melhor do estado, com média geral de 8,982. A primeira colocada foi a Maternidade Santa Mar-celina, na capital. O es-tudo, realizado entre os usuários da rede pública de saúde, ouviu 158 mil pacientes que passaram por internações e exa-mes em 630 estabele-cimentos de saúde con-

veniados à rede pública paulista entre março de

2009 e janeiro de 2010.A pesquisa também

avaliou a satisfação dos pacientes quanto aos hospitais. Segundo o provão, o melhor hospi-tal público é o Hospital Estadual de Ribeirão Preto. Nenhum hospital da região foi menciona-do entre os 35 melhores. Os pacientes receberam o questionário pelo Cor-reios e responderam via carta-resposta, internet ou pelo telefone. O ob-jetivo do Provão é mo-nitorar a qualidade e satisfação do usuário da rede pública de saúde

do estado.

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbano sexta-feira, 19 de março de 20106 Neste mês, o Pronto-Socorro Infantil de Barueri completa três anos. No local, foram realizados mais de 480 mil atendimentos

Policlínica de Barueri fica para 2011Saúde Prefeito diz que projeto inicial de duas unidades deve ser alterado para apenas uma na região central

provão

Maternidade de Cotia é a quinta melhor

sxC

Page 7: Edição - 84
Page 8: Edição - 84

Vânia alVes [email protected]

Levantamento feito nesta semana junto às se-cretarias municipais de Saúde da região indica que o número de casos con-firmados de dengue au-mentou nos últimos dias. Osasco, que anotou 15 ca-sos até o mês passado, já chegou a 20 confirmações, destas, 13 casos são im-portados. Em Santana de Parnaíba, que até fevereiro não contabilizava nenhum caso confirmado, passou para sete em março.

“Estamos em alerta e estes números nos preo-cupam, em especial, por-que sabemos que muitos moradores de Alphaville vão frequentemente ao Guarujá onde já temos mais de mil casos da do-ença”, disse o secretário de Saúde de Santana de Parnaíba, Tales Garcia. Segundo ele, foi feito um pedido à secretaria de Comunicação do municí-pio para uma programa-ção especial de outdoors

pelo bairro, pedindo aos moradores que procurem uma unidade de saúde ao chegarem de viagem.

Esta tendência pro-gressiva de confirmações

de contágio já havia sido anunciada ao Giro S/A (ed. nº 83) pelo epide-miologista da Faculdade de Saúde Pública da USP, Eliseu Waldman. Segun-

do ele, o calor e o exces-so de chuvas dos últimos

meses aumentaram o nú-mero de fonte de vetores e ele não descartou mais epidemias. “Aumentando as fontes de vetores, am-plia-se a possibilidade de contaminação”, alertou.

Em Itapevi, que até o mês de fevereiro não havia anotado nenhum caso, foi confirmado uma infecção nesta semana. A secretária de Saúde do município ainda não sabe informar se a pessoa con-traiu a doença na cidade ou se o caso é importado.

Barueri também con-firmou novos casos. Se-gundo a secretaria mu-nicipal, a cidade tem dez casos positivos, sendo que três foram contraídos no próprio município. Até fevereiro, Barueri tinha apenas um caso importa-do. Cotia é a única cidade da região que não teve nenhum caso confirmado em 2010.

Em todos os municí-

pios, os agentes de saúde da Vigilância Epidemio-lógica prosseguem com trabalho preventivo, visi-tando residências, orien-tando a população e pro-cedendo a nebulização, em casos de foco.

aumentam os casos de dengue na regiãoPrevenção Preocupação em Alphaville é com casos importados do Guarujá, destino frequente da comunidade

Ro

mil

do

José

GiR

o s

/a

opinião | nacional | economia | política |metrópole | esportes | imóveis cenário urbano sexta-feiRa, 19 maRço de 20108 Nesta sexta-feira (19), a Av. Prefeito Guilherme Perereca Guglielmo, em Barueri, fica interditada até às 11h de sábado (20)

fiscalização Em Santana de Parnaíba, agentes de saúde verificam condições das caixas d´água

MoviMento

Parnaíba

O estudo “Pontos de Colapso no Sistema Cli-mático Terrestre e suas consequências”, encomen-dado pela Rede WWF e Allianz SE, e divulgado no final de 2009, mostrou que diversas regiões e ecossis-temas do planeta correm risco de atingir um pon-to de colapso com sérios efeitos ambientais, sociais e econômicas, entre eles a Amazônia. Secas como a que atingiram a região em 2005 poderão ser fre-quentes, passando de uma a cada 20 anos, para uma a cada dois anos, entre 2025 e 2050. Para alertar sobre estas e outras consequên-cias do aquecimento glo-bal, o WWF promove no Brasil, pela segunda vez, o movimento mundial a Hora do Planeta no dia 27 deste mês, com adesão de três cidades da região.

Depois de o Jornal Giro

S/A e as prefeituras de Barueri e Osasco declara-rem apoio ao movimento, nesta semana a prefeitura de Cotia e a Associação Co-mercial e Industrial de Ba-rueri (Acib) informaram que também vão apagar as luzes entre 20h30 e 21h30 em adesão ao movimento. Para Laércio de Camargo, secretário de Meio Ambien-

te e Agropecuária de Cotia, “são eventos como este que aguçam a consciência am-biental, como o Greenpea-ce que enfrenta os navios que abatem baleias, outros defendem as focas, outros divulgam o dia-a-dia das mudanças climáticas, mas que no montante são gritos de Parem!”, disse o secretá-rio Camargo.

nesta semana, o prefei-to de santana de Parnaíba silvinho Peccioli voltou a afirmar que a Sabesp é “ini-miga pública número um dos municípios da Região me-tropolitana de são Paulo”. a afirmação veio em resposta ao fato de moradores de diversos bairros da cidade, entre eles alguns residenciais

de Alphaville, terem ficado com o fornecimento de água interrompido por uma se-mana. “O serviço prestado pela Sabesp é de má quali-dade, seja no fornecimento de água, seja na coleta e no tratamento de esgoto”, disse Peccioli. segundo informa-ções da prefeitura, foram enviados carros-pipas para

socorrer a população. A Sabesp informou que a

falta de energia elétrica parou o booster Jaguara e casou o problema. Nesta quinta-feira (18), a empresa avisou que a construção de um novo boos-ter enviará um volume maior de água para o bairro colinas do anhanguera. a obra deve começar em abril.

Hora do Planeta ganha mais adeptos na região

Peccioli reafirma que Sabesp é “inimiga pública número um”

número de casos confirmados em 2010

Barueri: 10cotia: 0itapevi: 1osasco: 20s. Parnaíba: 7

Informações sobre prevenção e denúnciasde focos de dengue:

Barueri: 0800-7717207osasco: 3696-4272cotia: 4616-1889itapevi: 0800-7708133s. Parnaíba: 0800-7706232

Page 9: Edição - 84

vânia alves [email protected]

No dia 22, comemora-se o Dia Mundial da Água com o tema “Água Limpa para um Mundo Saudá-vel”, escolhido pela Orga-nização das Nações Uni-das (ONU). Para falar de um dos mais importantes rios que cortam o estado de São Paulo, o Giro S/A conversou com o diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Má-rio Mantovani.

Para o especialista em rios e recursos hídri-cos, em cinco anos a po-pulação deve começar a perceber melhoras signi-ficativas na qualidade da água do rio Tietê no tre-cho que corta São Paulo e região Metropolitana. “Vamos reduzir por mil as doenças de origem hí-drica e as pessoas terão mais qualidade de vida, inclusive sem os odores característicos que exa-lam do rio por conta do excesso de gás sulfídrico”, explicou Mantovani. No trecho do rio que corta Santana de Parnaíba, na Barragem Edgard de Sou-za, a redução será menor. “Com a queda d´água há mais oxigenação e a libe-ração deste gás”.

Para o especialista que

acompanhou a despoluição de rios em diversas partes do mundo, o Projeto Tietê, em sua terceira etapa, tem tudo para ser um sucesso. “Acredito na despoluição do rio [Tietê] porque te-mos recursos financeiros e tecnologia, que somados ao engajamento da socie-dade chegará a fatos inédi-tos”, disse Mantovani. Em 2009, o Banco Interameri-cano de Desenvolvimento - BID - emprestou R$ 600 milhões para a 3ª etapa.

Na fase atual do Pro-jeto Tietê, estão sendo

executadas quatro impor-tantes obras que devem beneficiar 620 mil habi-tantes. Entre elas, a exe-cução do coletor São João de Barueri e secundários, que coletará o esgoto ge-rado na bacia do rio São João e vai beneficiar 120 mil moradores da região com o envio de mais de 240 litros por segundo de esgoto para a Estação de Tratamento de Esgoto ETE Barueri. A terceira etapa deve terminar em 2015 e vai beneficiar diretamente as cidades da região.

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esportes | imóveis cenário urbanosexta-feira, 19 de marçO de 2010 9Na quarta-feira (17), o Movimento Barueri Sou do Bem entregou o material escolar arrecadado para São Luiz do Paraitinga

melhoria na qualidade da água, só em cinco anos

Rio TieTê Quando se comemora do Dia Mundial da Água, especialista diz acreditar em despoluição

arquivO GirO s/a

Parnaíba Trecho do Tietê que corta a cidade é conhecido pelo mau cheiro

resPirO Alça vai desafogar gargalo que se forma na praça Wagih Sales Nemer

Leia mais

CQC

a funcionária pública municipal de barueri com quem a equipe do pro-grama Custe o que Custar (CqC), da tv bandeirantes, encontrou um aparelho de televisão que teria sido do-ado pelo próprio programa à secretaria de educação, será demitida, segundo o prefeito rubens furlan. a polêmica começou nesta semana, depois que a pre-feitura conseguiu uma limi-nar proibindo o programa de veicular uma matéria no dia 15 acusando a prefei-tura de desvio de recursos públicos. a ação foi retirada no dia seguinte pela pró-pria prefeitura. “mandei re-tirar porque se eu me sentir

ofendido pelo programa vou processá-lo”, avisou furlan. O aparelho teria sido doada pelo programa à secretaria no mês de dezembro.

de acordo com o pre-feito, como o aparelho não havia sido solicitado por nenhuma escola, ficou no depósito sem número de re-gistro de patrimônio. “uma pessoa mal-intencionada se aproveitou disto e o le-vou para sua casa, mas não contava com o GPs colo-cado no aparelho, que foi facilmente localizado pelo programa”, explicou. “ela roubou o CqC e não a pre-feitura, o aparelho nem es-tava em nosso patrimônio”. disse furlan.

Funcionária que ficou com TV será exonerada

no dia 22, a secretaria de recursos naturais e meio ambiente de barueri lança o programa nascentes Peda-gógicas em parceria com o exército. alunos de dez a 12 anos farão um turismo eco-lógico numa trilha dentro da área militar e terão orienta-ções sobre mata ciliar e sobre a importância de se preservar a água. em Osasco, entre os dias 22 e 26, a secretaria de meio ambiente realiza visitas monitoradas à estação de tratamento de Água de Cotia e no dia 24, especialistas da-rão palestra no senai Osasco sobre despoluição dos Córre-gos e rios (destinação correta do óleo lubrificante automoti-vo). Passeios ciclísticos tam-bém estão na programação. informações 3652-9511.

região lembra o dia da Água

Região cria 2398 vagas de empregos formaisDados divulgados esta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) indicam que as cidades de Barueri, Cotia, Itapevi, Osasco e Santana de Parnaíba fecharam o mês de fevereiro com saldo positivo de empregos formais. Juntos, os municípios criaram 2398 vagas de emprego. A cidade com melhor desempenho foi Osasco, responsável por 1.366 novos postos de trabalho, seguida por Barueri com 1.135.

Cotia prepara oficinas culturais e ecoturismoA secretaria de Cultura e Turismo de Cotia recebe as inscrições para as oficinas culturais e cursos de educação ambiental e ecoturismo que acontecerão no Sítio do Mandú. A ação faz parte de um projeto em parceria com a Sociedade Ecológica Verde Amarelo (SELVA) e os cursos serão ministrados pela Graffit Assessoria e Planejamento Turístico. Informações 4614-2952 ou [email protected].

Parnaíba inicia construção do cenário do “Drama da Paixão”Há mais de dez dias, 40 funcionários da prefeitura de Santana de Parnaíba estão trabalhando na confecção do cenário do espetáculo Drama da Paixão 2010 que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de abril, às 20h30, na barragem Edgard de Souza. Neste ano, na primeira tomada será contada a história de Sansão e Dalila e na segunda a história de Jesus Cristo.

Novo prédio da prefeitura de Barueri será entregue este mêsAinda neste mês de aniversário de 61 anos do município de Barueri, a prefeitura deve inaugurar o novo prédio da prefeitura. A nova sede fica ao lado do prédio antigo da prefeitura (entre a rua do Paço e rua Guilhermina Carril Loureiro), mas o acesso será pela rua Professor João da Mata e Luz, no Centro. O local vai abrigar as secretarias de Gabinete e Governo, Finanças, Jurídico e a secretaria de Administração.

Page 10: Edição - 84

Vânia alVes [email protected]

Nesta semana, uma publicação americana di-vulgou um estudo enco-mendado pelos governos americano e canadense que indica queda de 61% nas infecções por gripe entre membros de comu-nidades agrícolas em que crianças com idade entre três e 15 anos foram va-cinadas. Com base neste resultado, estes países definiram o público da campanha de vacinação contra a Gripe A, porém o Brasil deixou esta faixa etária fora da campanha. “Trata-se de critério que varia de país para país. E diversos parâmetros foram utilizados para ra-cionalizar procedimentos de acordo com avaliação de mais de 400 mil casos que tiveram confirmação diagnóstica em 2009, com situação de maior risco e gravidade”, avaliou Fran-cisco Aoki, professor de Moléstias Infecciosas da Unicamp.

Nesta segunda-feira (22), começa a vacina-ção de gestantes, doentes crônicos e de crianças com idade entre seis me-ses e um ano e onze me-ses. Para estas pessoas, a campanha se estende até o dia 2 de abril (veja o cronograma ao lado) e

acontece nos postos de saúde. A dose é gratuita. “Com a imunização do público alvo, espera-se redução dos casos de do-ença grave com compli-cações que redundem em óbitos. Assim considera o Ministério da Saúde”, completou Aoki.

A boa expectativa, se-gundo o professor, está baseada no fato de as pessoas imunizadas te-rem sido exatamente as mais atingidas pelo vírus no Brasil em 2009. “Por isto o Brasil escolheu os grupos que tiveram maior potência de desenvolver doença grave, incluindo óbitos no ano passado. A escolha pelo público da campanha está correta”, afirmou Aoki.

Na quarta-feira (17), o governador José Ser-ra esteve em Itapevi e anunciou a licitação para a execução do corredor Itapevi-Butantã, com 33 km de extensão. O corre-dor será iniciado a partir do futuro Terminal Me-tropolitano Itapevi, junto à Estação da CPTM, em Itapevi, e segue até a fu-tura Estação Butantã do Metrô (Linha 4 – Amare-

la), na capital paulista. A informação foi dada du-rante a inauguração do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Itapevi.

A unidade vai ofere-cer 190 mil consultas por ano e este novo mo-delo de atendimento am-bulatorial oferece con-sultas com especialistas e exames em um único lugar. “Este Ambulatório

Médico está em Itape-vi, mas vai atender à região. Portanto, é uma obra regional que rom-pe um ponto de estran-gulamento crítico no atendimento à saúde no Estado de São Paulo e na região”, disse Serra. O prédio onde funciona o AME Itapevi, na Av. Pre-sidente Vargas 215, Vila Nova Itapevi, foi doado pela prefeitura.

Público vulnerável à doençacomeça a ser vacinado dia 22

gripe a Expectativa é que haja redução dos casos da doença grave com complicações e óbitosFo

tos:

car

los

ba

rr

etta

Gir

o s

/a

opinião | nacional | economia | política |metrópole | esportes | imóveis cenário urbano sexta-Feira, 19 março de 201010 A secretaria de Estado da Saúde promove campanha para que as pessoas doem sangue antes de se vacinarem contra a Gripe A

Leia mais

1ª Fase Profissionais da saúde serão vacinados até esta sexta-feira (19)

ame Ruth, de Itapevi, governador Serra e prefeito Carlão, de Cotia

iNterligados

campaNha

serra anuncia corredor itapevi-Butantã

cronograma de vacinação

Até 19 de marçoprofissionais de saúde e indígenas

De 22 de março a 2 de abril gestantes (mulheres que engravidarem após a data, podem ser vacinadas nas demais etapas) / doentes crônicos / crianças de seis meses a menores de dois anos

De 5 a 23 de abril População de 20 a 29 anos

De 24 de abril a 7 de maio Pessoas com mais de 60 anos vacinam con-tra a gripe comum e os que tiverem doenças crônicas também contra a gripe a

De 10 a 21 de maio população de 30 a 39 anos

Fonte: ministério da saúde

Segue preso suspeito de matar cartunista GlaucoSegue preso na sede da Polícia Federal em Foz do Iguaçu, o estudante Carlos Eduardo Sundfeld Nunes, o Cadu, de 24 anos, principal suspeito de matar o cartunista Glauco Vilas Boas e seu filho Raoni, no último dia 14, em Osas-co. O crime ocorreu na casa de Glauco diante de sua esposa e filha. A polícia investiga ainda o estudante Felipe Iasi, suspeito de colaborar com a ação do acusado. Cadu vai responder por pelo menos nove crimes: em São Paulo por duplo homicídio, tentativa de homicí-dio, lesão corporal dolosa e roubo e ou-tros cometidos no estado do Paraná.

Projeto de Osasco entre ospré-finalistas do “Rosani Cunha”O projeto Incubando Empreendimen-tos Populares, Tecendo uma Estratégia de Desenvolvimento Socioeconômico e Justo”, da secretaria de Desenvolvi-mento, Trabalho e Inclusão de Osasco, está entre os pré-finalistas do Prêmio “Rosani Cunha de Desenvolvimento Social”, do Ministério do Desenvolvi-mento Social e Combate à Fome (MDS). A cerimônia que revelará os finalistas será no dia 25, em Brasília.

Baile da Cidade integracomemoração de aniversárioNeste sábado (20), a partir das 21h, no Centro de Eventos de Barueri, acontece o Baile da Cidade. O evento faz parte da programação de aniversário de 61 anos de emancipação político-admi-nistrativa da cidade (26 de março). No dia do aniversário, às 20h, a dupla Zezé di Camargo e Luciano e o cantor Alexandre Pires se apresentam no es-tacionamento do ginásio poliesportivo José Corrêa, centro.

Saúde próxima de Você chega a AlphavilleNeste sábado (20), das 9h às 12h, a secre-taria de Saúde de Santana de Parnaíba re-aliza mais uma edição do programa Saú-de Próxima de Você na Avenida Vênus 92, Centro de Apoio II, Alphaville. Serão oferecidos serviços como verificação do nível de glicose no sangue, orientações de vacinas, busca de tuberculose e han-seníase e controle de pressão arterial. O programa teve início em maio de 2009 e já passou por diversos bairros.

Barueri realiza 1ª Expo do Bem no dia 31No dia 31, a partir das 9h, acontece a 1ª Expo do Bem de Barueri no bulevar cen-tral. No evento, vinte Organizações Não Governamentais (ONG’s) apresentam seus serviços e trabalhos desenvolvidos na cidade. Por meio de fotos, vídeos e performances de música, teatro e coral. Entre outros, o evento quer desencadear outras ações de relacionamento entre as ONG’s e a comunidade, além de parcei-ros e do Fundo Social da cidade.

Novo prédio da prefeituraserá entregue neste mêsAinda meste mês de aniversário de 61 anos do município de Barueri, a pre-feitura deve inaugurar novo prédio. A nova sede fica ao lado do prédio antigo da prefeitura (entre a rua do Paço e rua Guilhermina Carril Loureiro), mas o acesso será pela rua Professor João da Mata e Luz, no Centro. O local vai abrigar o Gabinete e as secretarias de Governo, Finanças, Jurídico e Adminis-tração.

nesta sexta-feira (19), termina a primeira etapa da campanha de vacina-ção contra a Gripe a des-tinada aos profissionais

de saúde de todo o país. Um levantamento inicial indica que mais de 23 mil pessoas foram vacinadas nas cidades de barueri,

cotia, santana de Par-naíba, osasco e itapevi. o objetivo do ministério da saúde nesta primei-ra fase da campanha é

garantir que o sistema de saúde não entre em colapso no caso de um surto da doença entre a população.

Mais de 23 mil profissionais de saúde são vacinados na região

Page 11: Edição - 84

samanta dias [email protected]

Apenas o atacante Fág-ner, ex- CSA (Alagoas), um dos reforços anunciados pelo Sport Club Barueri na última semana, entrou em campo no sábado (13) contra o Ferroviária, em Araraquara. Além dele, estavam à disposição para jogar os meias Ale-xandre (ex-Oeste de Itá-polis) e Fabinho (ex-Real Ovieda, Espanha), o late-ral Buique (ex-Desportivo Brasil), o volante Ângelo (ex- Ituano), o zagueiro Duílio (ex-Joinville) e o atacante Wanderson (ex-Irati/PR). A lista das úl-timas contratações do SC Barueri também inclui o goleiro Camilo, que veio do Nacional do Paraná, e havia atuado na cidade

como terceiro goleiro do extinto Grêmio Barueri. Camilo não é o único com passagem pelo agora Grê-mio Prudente.

O técnico Gerson Sodré, que comanda a equipe há duas sema-nas, foi auxiliar de Este-van Soares no antigo Ba-rueri e o novo treinador de goleiros, Rinaldo Fer-reira, exercia a mesma função no clube. Sodré, conhecido por revelar o atacante Grafite, substi-tuiu Toninho Moura.

A renovação dos jo-gadores e da comissão técnica é uma tentativa de colocar o SC Barueri na zona de classificação para a próxima etapa do Paulista Série A3, que será disputada por oito equipes. Após perder para o São Carlos nesta

quarta-feira, 17, por 1 a zero, o time de Barueri está em 15º na tabela, com 14 pontos. O próxi-mo desafio do time será contra o Taubaté, neste domingo, 21, às 10h, no Arena Barueri. O Tau-baté é o 11º colocado, com 18 pontos até o momento.

Rebaixado Após a derrota para

o Osvaldo Cruz no dia 10 deste mês, por 3x2, o Grêmio Osasco está ma-tematicamente rebaixa-do, sem ter conseguido vencer nenhuma partida até o momento. Neste sá-bado (20), o time enfren-ta o Rio Preto, às 15h, no Estádio Prefeito José Liberatti, na Avenida Dr. Brasil 1361, no Ro-chdalle.

opinião | economia | nacional | política | metrópole | esporte | imóveis cenário urbanosexta-feira, 19 de março de 2010 11

No domingo (21), a partir das 9h, a prefeitura realiza a Corrida de 15 Km de Barueri. A largada será em frente ao ginásio José Correa

sC Barueri contrata oito jogadores

GRB estreia neste sábado

Renovação Time troca o técnico e contrata jogador e preparador que atuaram no extinto Grêmio Barueri

Basquete

flá

vio

Co

sta

O time de basque-te masculino adulto do Grêmio Recreativo Ba-rueri faz sua primeira partida no Torneio Novo Milênio neste sábado (20). O jogo será contra a Liga Sorocabana, às 18h, no Ginásio Municipal da Boa Vista, que fica na rua Da Prata 1, em Barueri. A entrada é gratuita.

Na primeira fase da competição, que segue até o dia 30 de maio, os times de cada grupo jo-garão entre si em parti-das de turno e returno. Ainda na próxima se-mana, o GRB enfrenta o Americana, em America-na, dia 24, às 20h30.

Nesta quinta-feira (18), o GR Barueri anunciou que deve participar da edição do campeona-to Novo Basquete Bra-sil (NBB), temporada 2010/2011, em parce-ria com a Universidade

Sport Club, ex- Ulbra, do Rio Grande do Sul. A competição é organi-zada pela Liga Nacional de Clubes e a Universi-dade SC tem uma vaga por ser membro funda-dor da Liga.

Placar |BikeQuem gosta de manobras radicais com bicicletas, pode conferir no sábado (20) e domingo (21), a partir das 11h, uma das etapas da BMX Flatand, que será disputa no Parque Municipal Dom José, em Barueri. O Flatand é modalidade de manobras de equilíbrio em bicicletas em piso plano e liso. O Parque fica na rua Ângela Mirela, 500, Vila Porto.

Rally de BarretosA equipe Acelera Siriema, do piloto de Alphaville Luis Facco e do navegador Deco Muniz, venceu a etapa de domingo (14), do Rally de Barretos. No dia anterior, depois de terminar o prólogo, que define o grid de largada, em quinto, a dupla não completou o primeiro trecho cronometrado por causa da quebra do diferencial traseiro de sua Mitsubishi L200 RS.

Superliga O Sollys Osasco venceu a equipe pernambucana Sport/Banco BMG nesta terça-feira (16) por 3 sets a zero. A partida foi válida pela 11ª rodada do segundo turno da Superliga Feminina de Volêi. No primeiro encontro das equipes, o Osasco havia sido derrotado. As meninas de Osasco retornam às quadras neste sábado, às 18h, contra o Macaé Sport, no Rio de Janeiro. Categoria de BaseNo último sábado (12), as equipes Pré-Mirim e Mirim de basquete do GRB venceram na estreia do Campeonato Paulista da Modalidade, realizado no Vale do Paraíba. Os dois times enfrentaram equipes da cidade de São José dos Campos.

oBjetivo Time do técnico Gerson Sodré está focado em se aproximar do G8

treinos Equipe se prepara para o Novo Milênio desde dezembro

Zé C

ar

los

Ba

rr

etta

- G

iro

s/a

Page 12: Edição - 84

cenário urbano Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, a construção civil deverá abrir mais de 270 mil empregos em 201012

opinião | nacional | economia | política | metrópole | esportes | imóveis

Cresce procura por dois dormitórios

compactos Em 2009, só na cidade de São Paulo, aumentou em 26,5% os lançamentos com este perfil

Sexta-feira, 19 de março de 2010

vânia alveS [email protected]

Se as expectativas do Secovi-SP se confirmarem, em 2010, o lançamento de empreendimentos re-sidenciais com dois dor-mitórios deve crescer em 10% em relação ao ano passado. Só na capital, este segmento respondeu por 43% dos lançamen-tos, o que representa um

crescimento de 26,5% em relação a 2008. Segundo a entidade, a grande pro-cura por imóveis menores aliada à abundância de recursos disponíveis para o setor pode impactar no volume de venda, que deve ter alta de 5% neste ano.

Seguindo a tendência da capital, as construtoras com empreendimentos na região também têm apos-tado neste nicho, como é

caso do empreendimento Soho Tamboré, na Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, em Santana de Parnaíba. O produto ofere-ce unidades com 80 e 100 m² com dois dormitórios. O condomínio leva a assi-natura da Brookfield Incor-porações.

O diretor de incorpo-ração da empresa, Ricardo Lahan, aposta que o seg-mento dois dormitórios é tendência de mercado. “As famílias estão meno-res, além disto, do ponto de vista mercadológico, apartamentos de dois dor-mitórios são ótimas opor-

tunidades para o pequeno poupador, já que a locação é um investimento rentá-vel”, afirmou.

Outro empreendimento que oferece dois dormitó-rios é o Green Tamboré, da Rodobens Negócios Imobi-liários. O prédio, que fica na Avenida Marcos Penteado, apresenta a opção por uni-dades de 80 m² com ape-nas dois quartos. Já o Alto da Mata, da Tecnisa, na Rua Werner Goldberg, em fren-te ao Parque Municipal de Barueri, é uma boa opção com unidades de 76 m² .

O London Ville, da Ga-fisa, também possui uni-

dades de dois dormitórios em área útil de 79 m². O empreendimento fica na Avenida Copacabana, em Alphaville. Outro empre-endimento da empresa que também oferece opções a este segmento é o edifício Sabiá – condomínio-clube Parque Barueri, que traz a

opção compacta de 74m² com dois dormitórios.

A MPD Engenharia e a Engenharia Marco su-gerem o Spazio Club Ba-rueri, que fica na Estra-da das Nações 395: duas torres com unidades de dois dormitórios, com 56 e 60m².

brookfield Soho Tamboré tem unidades com 80 e 100 m²

Spazio Club A MPD tem

oferta no segmento:

duas torres com dois

dormitórios

Page 13: Edição - 84

Sexta-feira, 19 de março de 2010

Entrevista S/ACinemaAutos

13

zé c

ar

loS

ba

rr

etta

- g

iro

S/a

eN

tr

eV

iSt

a S

/a

aju

do

u S

elto

n M

ello

a su

pera

r cr

ise

“O pa

lhaç

o”

Foi durante as filmagens de “Jean Charles” (2009), quando protagonizava a história real do brasileiro morto pela polícia britânica, que o ator Selton Mello percebeu que estava em

crise existencial, “cheio de dúvidas em relação à profissão”. O drama passou, mas a situação

lhe serviu de inspiração para escrever o roteiro de “O palhaço”, que começou a ser rodado este

mês, em Paulínia. No estúdio, foi montado o circo Esperança, local onde se passará boa

parte da história de Benjamin (Selton), jovem palhaço que toca com o pai, Valdemar (Paulo

José), uma trupe mambembe e que não tira da cabeça a pergunta “eu faço todo mundo rir, mas quem vai me fazer rir? Na segunda-feira (15), ele falou com a imprensa no polo cinematográfico do interior, para contar a experiência de rodar

segundo longa-metragem, o primeiro foi “Feliz natal” (2009). As filmagens terminam em 13

de abril e o longa chegará às telas no primeiro semestre de 2011. “A grande vantagem de ser

ator é poder sublimar ideias, rir de si próprio, das próprias dores”. Por Graziela Costa

QuANdO é QuE SurGiu A idEiA dE “O PAlhAçO”? Veio de um sentimento bastante pessoal em relação à profissão de ator. Eu me perguntava, será que é isso mesmo que eu quero para a minha vida? Será que eu não deveria ir para a Bahia, abrir um barzinho? Sabe aqueles questionamentos que todos fazemos uma vez na vida? O auge deste sentimento foi quando eu filmava “Jean Charles”. Tinha tudo para estar bem, mas não estava. Não conseguia me concentrar no papel, não estava com a cabeça ali, não estava feliz. Então, desse período de questionamento, veio a ideia de escrever a história da crise de identidade de um palhaço, que se pergunta “eu faço as pessoas rirem, mas quem fará isso por mim?”. É uma história bonita sobre pai e filho (Paulo José e Selton) que formam a dupla de palhaços Puro Sangue e Pangaré. Eles são os donos do pequeno Circo Esperança e lideram uma trupe de artistas pelas estradas do país.

dá CErtO CONtAr uMA hiStóriA ChEiA dE tErNurA EM diAS dE ViOlêNCiA?Nos dias cíclicos e loucos que vivemos talvez o natural fosse fazer um filme com perseguições e tiroteios. Mas eu busquei algo que faça bem ao espírito. O circo tem essa coisa de tocar, de remeter ao terreno da infância e do encantamento. Este é um filme solar, para agradar o público. Meu desejo é que “O palhaço” seja classificado como uma comédia sonhadora.

VOCê ChEGOu A CONVidAr O WAGNEr MOurA E O rOdriGO SANtOrO PArA ViVErEM O PANGAré?Convidei sim. O Wagner adorou, mas por conta do Capitão Nascimento de “Tropa de elite 2”, não pode aceitar. O Santoro também gostou muito, mas se preparava para rodar “Heleno”. Então pensei: é comigo mesmo. Para mim está tudo bem, porque há pouquíssimos diretores que entendem e sabem dirigir um ator. Não está sendo diferente de outras vezes em que atuei. Na verdade, é até mais difícil, porque eu sou um ator que trabalha com um dos diretores mais rígidos que eu conheço, eu mesmo.

QuAl FOi O ENVOlViMENtO dO uNiVErSO CirCENSE NO FilME?O filme está abençoado pelas pessoas do circo. Conseguimos a participação do Cochicho, um jovem artista do circo do Beto Carrero, que nos deu todas as dicas necessárias para compor melhor nossos palhaços. Além disto, temos gente ligada ao circo que trabalhou conosco com exercícios de leitura e malabarismo. Além de assistir Fellini, Oscarito, Mazaroppi, Didi Mocó e o filme “Bye, bye Brasil” (1979), durante um ano entrevistei vários palhaços pelo país onde descobri personagens sensacionais. Antes, os palhaços é quem eram os donos dos circos. Não é como agora, que eles apenas amarram números, como no Cirque du Solei. Meu filme é de uma época em que eles eram os caras. Daí, a homenagem que faço dando aos personagens os nomes destas pessoas, como Benjamin de Oliveira (1870-1954), ex-escravo que se tornou grande artista circense, e Waldemar Seyssel (1905-2005), o Arrelia, um dos mais populares. Com eles, também aprendi que a grande vantagem de ser ator é poder sublimar ideias, rir de si próprio, das próprias dores.

Page 14: Edição - 84

14

em cartaz

EntrevistaCinemaAutos

Sexta-feira, 19 de março de 2010

Shopping tamboré www.cinemark.com.brBarueri | Avenida Piracema, 669. | Tel: 4193-1839. Ingressos R$ 12 a R$ 23

Sala 1 EntrE IrmãoS - 14 Anos 11h05 B - 13h30 - 16h10 - 18h40 - 21h10 - 23h35 A | Sala 2 Ilha Do mEDo - 16 Anos 13h05 - 16h15 - 19h10 - 22h10 Sala 3 Avatar 3D - 12 Anos 15h20 - 18h35 - 21h50 | toy Story 2 3D (Dub) - Livre 11h00 B - 13h10 Sala 4 o lIvro DE ElI - 16 Anos 12h30 - 15h10 - 18h10 - 21h00 - 23h50 A Sala 5 lEmbrançaS - 12 Anos 11h10 B - 13h40 - 16h20 - 18h50 - 21h20 - 00h00 A Sala 6 avatar (Dub) - 12 Anos 17h30 | hIgh School muSIcal - O Desafio - Livre 13h00 - 15h15 | SIm-plESmEntE complIcaDo - 14 Anos 20h45 - 23h30 A Sala 7 pErcy JackSon E o laDrão DE raIoS (Dub) - 12 Anos 12h20 - 15h00 | o amor acontEcE - 12 Anos 17h40 - 20h10 - 23h00 A Sala 8 um Sonho poSSívEl - 10 Anos 13h15 - 16h00 - 18h45 - 21h30 - 00h15 A Sala 9 um Sonho poSSívEl - 10 Anos 13h15 B - 16h00 - 18h45 - 21h30 - 00h15 A Legendas: A Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (20/03). B Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (20/03) e Domingo (21/03).

Shopping Villa-loboS www.cinemark.com.brSão Paulo | Avenida das Nações Unidas 4.777 | Alto de Pinheiros |Tel.: 3024-3705| Ingressos R$14 a R$ 25

Sala 1 avatar 3D - 12 Anos 21h05 - 00h10 D | toy Story 2 3D (Dub) - Livre 11h10 B - 13h05 - 15h05 - 17h05 - 19h05 Sala 2 IDaS E vInDaS Do amor - 12 Anos 11h00 B - 13h30 - 19h00 | lEmbrançaS - 12 Anos 16h20 - 21h40 - 00h15 D Sala 3 SESSão traIlEr cInEmark - 14 Anos 13h00 C | Ilha Do mEDo - 16 Anos 13h50 - 16h40 - 19h30 - 22h20 Sala 4 um Sonho poSSívEl - 10 Anos 13h10 - 15h50 - 18h50 - 21h50 - 00h30 D Sala 5 o lIvro DE ElI - 16 Anos 12h50 - 15h30 - 18h10 - 20h50 - 23h50 D Sala 6 É proIbIDo Fumar - 14 Anos 14h00 | SImplES-mEntE complIcaDo - 14 Anos 11h30 B - 16h05 - 18h45 - 21h20 - 00h00 D Sala 7 o amor acon-tEcE - 12 Anos 15h00 | crIação - 10 Anos 12h40 - 17h20 - 19h40 - 22h00 Legendas: B Esta sessão será exibida SOMENTE Sábado (20/03) e Domingo (21/03). D Esta sessão será exibida SOMENTE Sexta-feira (19/03) e Sábado (20/03)

Continental Shopping www.rbmcinemas.com.brSão Paulo | Av. Leão Machado, 100 - 3º piso | Ljs 53 e 54 - São Paulo. Tel: 3765-3774 | Ingressos R$ 7 a R$ 14 (Sessão Pipoca R$ 6)

Sala 1 um olhar Do paraíSo (LEg) – 14 anos – 15h – 18h | o lobISomEm (Dub) – 16 anos – 21h Sala 2 alvIn E oS ESquIloS 2 (Dub) – livre – 15h | Percy JackSon E o laDrão DE raIoS ( Dub) – livre - 18h30 – 21h Sessão Pipoca dia 21/03 Sala 1 alvIn E oS ESquIloS 2 (Dub) – livre – 12h30 Sala 2 PErcy JackSon E o laDrão DE raIoS (Dub) – livre – 12h30

Super Shopping www.kinoplex.com.brOsasco | Av. dos Autonomistas, 1.828. | Tel: 3131-2004. Ingressos R$ 10 a R$ 22

Sala 2 alvIn E oS ESquIloS 2 (Dub) – livre – 14h20 | lEmbrançaS (Leg) – 12 anos – 14h – 16h20 – 18h40 – 21h – Sáb/Dom: 16h20 – 18h40 – 21h Sala 3 IDaS E vInDaS Do amor (Leg) – 12 anos – 14h20 – 19h | O lobISomEm (Dub) – 16 anos – 16h50 – 21h30 Sala 4 o FaDa Do DEntE (Dub) – livre – 14h20 | pErcy JackSon E o laDrão DE raIoS (Dub) – 12 anos – 14h – 16h20 – 18h50 – 21h20 – Sáb/Dom: 16h20 – 18h50 – 21h20 Sala 5 o lIvro DE ElI (Leg) – 16 anos – 14h10 – 16h40 – 19h10 – 21h40 Sala 6 ava-tar 3D (Dub) – 12 anos – 14h -17h20 – 20h40 – sáb/dom: 17h20 – 20h40 | 3D Toy Story 2 (Dub) – livre – 13h20 – 15h20 Sala 7 Ilha Do mEDo (Leg) – 16 anos – 15h – 17h50 – 20h50

Programação válida de 19 a 25/3

Em “O livro de Eli” (The Book of Eli/2010), Eli (Denzel Washington) é um guerreiro solitário que sobreviveu a um mundo pós-apocalíptico e tem de atravessar os EUA para conseguir passar adiante conhecimentos que podem ser a chave para a redenção do planeta, escritos em um misterioso livro. Elenco: Gary Oldman, Jennifer Beals e Mila Kunis. Dire-tores: Albert e Allen Hugues. Estreia: sexta-feira (19).

“Um sonho possível” (The Blind Side/2010), o filme que deu à Sandra Bullock o Oscar e Globo de Ouro de Melhor Atriz, conta a história de Mi-chael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído que recebe ajuda de uma família branca, liderada por Leigh Anne (Bullo-ck), que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desa-fios, o que também mudará a vida de todos à sua volta. Diretor: John Lee Hancock. Estreia prevista sexta-feira (19).

Ao invés de promover o debate em torno da te-oria da evolução, que suscitou uma briga que durou 150 anos e tão cedo não vai acabar, “Criação” (Cre-ation/2010) enfoca a vida pessoal do pai da ideia, Charles Darwin, vivido por Paul Bettany. Baseado no best-seller de Randal Keynes titulado “Annie’s Box – Darwin, His Daughter, and Human Evolution”, a película conta a luta entre ciência e religiosidade vivida pelo cientista dentro de casa, assim como suas dúvidas, doenças e a apreensão que ele, a mulher (Jennifer Connelly) e a filha (Martha West) passarão a enfrentar se ele expor suas teorias para o mundo. Direção: Jon Amie. Estreia prevista para sexta-feira (19). [Graziela Costa]

“o livro de eli” Sandra Bullock brilha em “um sonho possível”

A vida particular do pai da teoria

da evolução

WA

rn

Er B

rO

S.So

ny

piC

tur

eS

ima

gem

fil

meS

Page 15: Edição - 84

Entrevista S/ACinemaAutos

Foto

s: d

ivu

lga

ção

sexta-Feira, 19 de março de 2010 15

Gustavo Henrique Ruffo

Nova geração do Kia

Magentis estreia no

Salão de Nova York

Sedã médio-grande deve chegar

ao Brasil até o final de 2010

A Kia só não vende mais no

Brasil porque não consegue im-

portar grandes volumes de veí-

culos como Cerato e Soul, ambos

lançamentos relativamente re-

centes e com bom preço. Mais

um modelo que deve engrossar

a lista é a nova geração do Ma-

gentis, sedã médio-grande que

é vendido a R$ 69,9 mil, em

sua atual geração. Se mantiver

o bom preço, o novo carro será

outro a ajudar a marca coreana

a ampliar sua participação de

mercado.Com apresentação marcada

para o Salão de Nova York, em

abril, o novo sedã concorrerá

com Ford Fusion, Hyundai Aze-

ra, Honda Accord, Citroën C5 e

VW Passat. Outro concorrente

neste segmento deve ser o Che-

vrolet Malibu, cuja nova geração

deve despontar nos EUA no ano

que vem. Se é que não antes...

Segundo Peter Schreyer, o ex-

designer da Audi que revolucio-

nou o desenho dos produtos da

Kia, “a nova geração do Optima”

(nome que o Magentis recebe

nos EUA e em outros mercados)

“possui o poder de surpreender”.

“Ele é um carro que as pessoas

simplesmente não esperavam

da Kia. E é exatamente isso que

queríamos conseguir”, disse ele

no informativo de imprensa da

companhia coreana.

Segundo a Kia, que não quis

se estender em detalhes técni-

cos sobre o novo automóvel, ele

é maior, mais largo e mais baixo

que o modelo anterior. Tem tam-

bém linha de cintura alta, área

envidraçada estreita e teto se-

melhante ao de um cupê. A pre-

tensão é clara: tornar o Magentis

mais esportivo.Para isso,

ele deverá

contar com

os mesmos

motores do

modelo atu-

al, mas com aperfeiçoamentos.

O 2-litros de quatro cilindros,

por exemplo, deve ganhar inje-

ção direta de combustível, assim

como o V6 2,7-iltros, motor que

não é comercializado no Brasil.

Além destes, há também o mo-

tor 2,4-litros Theta II, que é forte

candidato a vir para cá.

Falando em importação, a

do novo Magentis deve começar

até o final do ano, considerando

que as vendas do novo modelo

devem começar logo depois do

Salão de Nova York, nos EUA. A

Kia não costuma gastar mais de

seis meses para trazer suas

novidades até aqui.

Page 16: Edição - 84