Edição 840

8
SEMANAL | Ano 7 | n° 840 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br SEXTA-FEIRA 24/02/2012 O CARNAVAL DO CAPARAÓ TAMBÉM TEM TRADIÇÃO APESAR DE MUITA GENTE PROCURAR O LITORAL, ALGUNS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO CAPARAÓ MANTIVERAM A TRADIÇÃO E » FIZERAM A ALEGRIA DOS FOLIÕES QUE PREFERIRAM FICAR EM CASA MUNIZ FREIRE PODERÁ GANHAR TEATRO EM BREVE ACUSADOS DE ASSASSINAR VEREADOR DE CALÇADO AINDA NÃO FORAM JULGADOS COLUNA VIP CANAL ABERTO E FOLHEANDO OPINIÃO | Pág 02 FOLHA GOSPEL Pág 07 Pág 08 ESPECIAL | Págs 04 e 05 WWW.CLIQUECERTOAE.COM.BR DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO GERAL| Pág 06 CIDADES| Pág 03 Distribuição GRATUITA

description

Edição 840 do Jornal Folha do Capraó

Transcript of Edição 840

Page 1: Edição 840

SEMANAL | Ano 7 | n° 840 | Região do Caparaó | www.aquies.com.br

SEXTA-FEIRA 24/02/2012

O Carnaval dO Caparaó também tem tradiçãO

ApESAR dE MuITA gENTE pRoCuRAR o LIToRAL, ALguNS MuNICípIoS dA REgIão do CApARAó MANTIvERAM A TRAdIção E »FIzERAM A ALEgRIA doS FoLIõES quE pREFERIRAM FICAR EM CASA

Muniz Freire poderá ganhar teatro eM breve acusados de assassinar vereador de calçado ainda não ForaM julgados

coluna vip canal aberto e Folheando opinião | pág 02 Folha gospel pág 07 pág 08

especial | págs 04 e 05www.cliquecertoae.com.br

divulgação

divulgação

geral| pág 06

cidades| pág 03

distribuiçãogRATuITA

Page 2: Edição 840

Passaram as festas de fim de ano – Natal e Ano Novo – e também o Carnaval. Então, ago-ra, vai começar o ano de 2012, porque antes da Festa do Momo, parece que tudo anda devagar, esperando a folia acabar, para pegar embalo e conseguir ritmo. Mesmo assim, até esta sexta-fei-ra, tudo ainda está naquele cli-ma de mormaço, devagar quase parando. Logo, vamos esperar a segunda-feira, para ver se a coisa começa a correr.

É, correr mesmo. Porque como todo mundo estava esperando o Carnaval, já perdemos bastante tempo para iniciar 2012 com 100% de força e tem muita coisa para acontecer este ano. E, é cla-ro, o principal serão as eleições municipais, as que mais mexem com as comunidades de cada município, porque se trata da eleição de prefeitos e vereadores, os políticos que ficam mais pró-ximos de cada cidadão.

Diferente do presidente, go-vernadores, senadores e depu-tados, os prefeitos e vereadores funcionam como porta-vozes de suas comunidades, justamente, junto aos demais políticos, para que as reivindicações de cada município tenham chance de se concretizar. Porque, com recur-sos próprios, as prefeituras não conseguem realizar tudo que é necessário para suprir as carên-cias das suas cidades.

No Espírito Santo, as cidades do interior, inclusive na região do Caparaó, têm recebido in-vestimentos do Estado, com a política de interiorização do desenvolvimento, iniciado por Paulo Hartung e incrementado por Renato Casagrande, que co-locou isso como uma prioridade de seu governo. Contudo, em regiões como a do Caparaó, as

carências e demandas ainda são muitas, apesar do muito que já tem sido feito. Muitas realizações, que nem estavam nos melhores dos sonhos, têm chegado, mas outras muito importantes preci-sam chegar, principalmente, no que diz respeito à infratestrutura, saúde e segurança.

Por isso, já que estamos em um ano de eleições municipais, a po-pulação precisa acordar das férias de início de ano e da embriaguez das festas, para atentar para o fato de que o voto é mais do que uma mercadoria – como é o caso daque-les que adoram vender seus votos e consciências – e sim uma arma pa-cífica e não-dolosa que pode servir para banir os maus políticos e eleger gente de bem. Porque existem pes-soas de bem na política, apesar de muita gente não acreditar nisso.

No entanto, só é possível acre-ditar que a política pode mudar a qualidade de vida das pessoas, se valorizarmos o ato de votar, se esco-lhermos pessoas honestas, de cará-ter, o mais ilibado possível. Porque, se alguém vende o voto, não pode cobrar nada depois, em obras e ser-viços, pois já recebeu o combinado e ninguém vai querer pagar duas vezes pela mesma mercadoria. Ou seja, vender o voto é burrice, igno-rância, idiotice – tudo junto.

Por isso, é preciso se conscienti-zar e conscientizar a quem estiver próximo para que, este ano, agora no início, comece a pensar no que deseja para seu município, para a sua população, para melhorar a qualidade de vida de cada um, e pense em quem tem capacidade para realizar tudo isso, ou pelo menos, se aproxime do ideal. Caso contrário, corremos o risco de vermos a folia continuar, pelos anos seguintes, num eterno carna-val fora de época com o dinheiro público.

Acabou a folia

SEXTA-FEIRA, » 24/02/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ02 OPINIÃO

EXPEDIENTEDIRETOR GERAL: Elias CarvalhoEDITOR CHEFE: Marcos FreireEDITOR DE CRIAÇÃO E ARTE: Luan Ola

DPTO. JuRíDICO: Cleber Vagner de Oliveira - Advocacia - ConsultoriaDpto. Contábil: ACAD ContabilidadeE-mails: [email protected]@gmail.com; [email protected]@gmail.com

REPóRTERER: Marcos FreireDIAGRAmADORA: Suheley Garcia Suhett DEPARTAmENTO COmERCIAL: (28) 3521 7726 / 99761113COLAbORADOREs: SérGiO OLiVEirA, JOSé MOntOni, JurACy DE ALMEiDA - tiGrinhO, ADiLSOn SALOtO E VitOr MOrAES.

Circulação: Es - Alegre, Apiacá, Bom Jesus do norte, Divino de São Lourenço, Dores do rio Preto, Guaçuí, ibatiba, ibitirama, irupi, iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Editora e Jornal sul Capixaba Ltda - mE | CNPJ: 10.916.216.0001-55. rua resk Salim Carone, S/n º - Ed. ibisa - Loja 03 - Bairro Gilberto Machado. Cachoeiro de itapemirim-ES (Próximo à rodoviária) . Tel: (28) 3521 7726

»

FOLHEANDO

ENQUETE

Por Problemas de força maior, a nova enquete da folha que deveria ter entrado no site www.aquies.com.br Para Permanecer até o dia 1º de março, só Pode entrar no ar nes-ta quinta-feira (23) e, Portanto, vai continuar até o dia 8 de março.

As delegacias de Polícia Civil deveriamficar abertas 24 horas para atender a população?

- sim, o cidadão precisa do atendimento 24 horas.- não, fechar às 18 h e aos finais de semana (fds) atendem as necessidades.

em recente visita ao município de

Guaçuí, o governa-dor renato casa-

grande abraçou o empresário do

município, Gilberto conrado, ao lado do prefeito vagner ro-drigues. um encon-tro que pode acon-

tecer mais vezes. só o futuro dirá.

também em Guaçuí, antes do carna-val, a vereadora vera costa estava bem animada, mas não com a proximidade da festa de momo, e sim com uma reu-nião que conta ter realizado, onde mais

no sábado do carnaval (18), uma equipe da Polícia militar ambiental, que atua na região do caparaó, atendendo uma denún-cia no município de divino de são louren-ço, constatou um serviço de terraplanagem e construção de muro de arrimo às mar-gens do rio veado, no centro da cidade. segundo o sargento ailton Júnior, que comandava a fiscalização, “o proprietário apresentou projeto registrado no crea, mas não possuía licenciamento ambiental expe-dido pelo iema, já que é uma obra em área de preservação permanente localizada às margens do curso d’água”. Por se tratar de

de 300 pessoas teriam participado, em apoio à sua pré-candidatura a prefeita do município. Parece que as movimen-tações para que as eleições não tenham o tal candidato único começaram.

crime previsto no artigo 60, da lei de cri-mes ambientais (lei 9.605/98), foi lavrado boletim de ocorrência e a atividade foi para-lisada até apresentação da licença devida.

Encontro de forças

Animação total

Obra em área de preservação

CANAL AbERTOPOR MARCOS FREIRE - [email protected] »

www.AQUIES.com.br

Page 3: Edição 840

Dois anos se passaram desde que o crime aconte-ceu e os acusados de matar o vereador de São José do Cal-çado, Warley Lobo Teixeira, ainda não foram julgados. O vereador foi assassina-do a tiros, em frente à sua casa, no dia 21 de fevereiro de 2010, num crime que comoveu toda a comunida-de do município, da região do Caparaó e do Estado do Espírito Santo. E provocou ainda mais perplexidade, quando a polícia descobriu que o acusado de ser o man-dante do homicídio seria o ex-prefeito da cidade, Al-cemar Lopes Pimentel. Ele nega o crime.

Warley Lobo foi assassina-do quando chegava em casa e o acusado de ser o pisto-leiro que executou o crime é Fernando Souza, que foi preso horas depois, porque teve problemas com a sua motocicleta. Além dele e do ex-prefeito, também foi pre-so Enéas Borges, acusado de ser o intermediário entre o mandante e o pistoleiro que executou o vereador. Enéas também nega o envolvi-mento no assassinato.

Warley era um vereador atuante e estava em seu ter-ceiro mandato, quando foi o segundo mais votado na

última eleição de que parti-cipou, tendo sido o mais vo-tado nas outras duas eleições em que foi vitorioso. Ele era conhecido por ser um políti-co polêmico, que não temia fazer as denúncias de qual-quer irregularidade dentro do poder publico. Inclusive, ele afirmava que morreria feliz, se morresse lutando pelo povo calçadense.

E uma dessas denúncias feitas por Warley Lobo sobre irregularidades de administrações anteriores, acabou provocando o afas-tamento do então prefeito Alcemar Pimentel, que não conseguiu terminar o man-dato, o que poderia ser uma das motivações para seu as-sassinato. E também existe a afirmação de que o vereador iria protocolar uma denún-cia, no Ministério Público, no dia seguinte ao assassi-nato, que envolveria outros políticos e ex-funcionários comissionados da Prefeitu-ra. Warley não teve tempo de fazer a denúncia, mas ha-via deixado todos os docu-mentos com outras pessoas que acabaram concretizan-do a vontade do vereador, que sonhava em, um dia, ser prefeito do seu municí-pio. A denúncia está sendo apurada pelo Ministério Pú-blico.

O vereador assassinado era muito amigo do atual prefeito de São José do Cal-çado, José Carlos de Almei-da, que diz sentir muita falta do companheiro até hoje.

Segundo ele, a morte de Warley Lobo foi uma gran-de perda para o município, já que ele trouxe muitos be-nefícios para a cidade, prin-cipalmente, por intermédio

do deputado estadual Sérgio Borges, a quem trouxe para a cidade e que, até hoje, trabalha por Calçado e faz questão de lembrar o amigo em seus discursos.

SEXTA-FEIRA, 24/02/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 03CIDADES

Marcos [email protected]

coM inForMações de addison Viana addison-Viana.blogspot.coM

SÃO JOSÉ DO CALÇADO

Acusados de assassinar Warley Lobo ainda não foram julgados

DOIS AnOS DEPOIS DO CRImE, A POPulAçÃO DO munICíPIO COnTInuA AGuARDAnDO O julGAmEnTO DOS ACuSADOS Em mATAR O vEREADOR WARlEy lObO »

O ex-prefeito de São José do Calçado, Alcemar Lopes Pimentel, acusado de ser o mandante do assassinato do vereador Warley Lobo, teve o pedido de habeas corpus negado pela Quinta Tur-ma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A defesa do ex-prefeito preten-dia cassar o decreto de

prisão preventiva, alegando que Alcemar estaria sendo vítima de constrangimento ilegal, pois o Tribunal de Justiça do Estado do Espí-rito Santo (TJES) não teria apresentado fundamentação idônea que justificasse a manutenção de sua prisão.

Mas no entendimento do relator do processo, mi-nistro Jorge Mussi, a prisão

preventiva está justificada e se faz necessária, para a garantia da ordem pública, em razão da gravidade do delito de homicídio, duplamente qualificado, que até então, teria sido cometido pelo acusado.

(Fonte: www.direitosc.com.br)

Alcemar tem habeas corpus negado pelo STj

Divulgação

arquivo Folha Do Caparaó

Alcemar Pimentel é acusado de ser o mandante do crime

Warley Lobo foi assassinado há dois anos e acusados ainda não foram julgados

www.AQuIES.com.br

sua localização. Ao ser preso, Fernando Souza confessou o crime e contou que teria sido contratado por Enéas Borges e Alcemar Pimentel para matar o vereador. Enéas também foi preso na mesma noite.

Já Alcemar, acusado por Fernando de ser o mandante do crime, foi preso uma semana depois, em Bicas (MG) – numa operação que contou até com a participação do então secretário do Estado de Segurança Pública e hoje deputado estadual, Rodney Miranda. Em depoimentos prestados durante oitivas de testemunhas, Enéas e Alcemar negaram qualquer participação no crime. Já Fernando, informou que só irá falar no dia de seu julgamento.

No dia 21 de fevereiro de 2010, no primeiro domingo depois do carnaval, o vereador Warley Lobo Teixeira, ao descer de seu carro em frente à sua casa, foi atingido por três tiros, disparados por um homem, que fugiu em seguida em uma motocicleta. Baleado, Warley conseguiu chegar ao bar localizado ao lado de sua casa para pedir socorro, sendo levado ainda com vida para o Hospital São José, onde não resistiu aos ferimentos e faleceu.

O acusado de ser o assassino, segundo as investigações policiais, teve dificuldades para fugir, após sua motocicleta apresentar problemas mecânicos, na saída da cidade, o que facilitou

RElEmbRE O CASO

Page 4: Edição 840

Quando se fala em Carnaval, a maioria das pessoas pensa logo em

litoral, mas muitos mu-nicípios da região do Ca-paráo Capixaba prepara-ram programações que se transformaram em opção para os foliões que não

quiseram ou não pude-ram sair de suas cidades. Ao mesmo tempo, não deixou de ser um cartão de boas vindas para os visitantes que buscaram

uma nova opção de lazer durante o feriado.

O destaque ficou para o Carnaval de Guaçuí, que manteve a tradição, com escola de samba

na rua, muitos blocos, e também para Muniz Freire, que realizou mais um baile à fantasia, na sexta-feira passada (17), um dos eventos mais

esperados da região. Outros municípios do Caparaó também fize-ram seu carnaval, como em São José do Calçado, Alegre e Iúna.

REGIÃO

Carnaval do Caparaó mantém a tradição e difunde raízes culturaisMARCOS FREIRE

[email protected]

ApesAr de muitA gente procurAr o litorAl, Alguns municípios dA região do cApArAó mAntiverAm A trAdição e fizerAm A AlegriA dos foliões que preferirAm ficAr em cAsA »

Em Guaçuí, muito folia nas ruas com o desfile de blocos, no domingo e terça

seXtA-feirA, 24/02/2012 região do cApArAó04 especiAl www.Aquies.com.br

Em Guaçuí, destaque para o desfile de blocos

Como acontece to-dos os anos, Guaçuí investiu no carnaval de rua, com desfile de blocos e muitos shows, para os foliões que ficaram na cidade – e não foram poucos. E a festa começou na sexta (17), com a pro-gramação preparada pela Secretaria Mu-nicipal de Cultura, Turismo e Esporte e o apoio da Câmara Mu-nicipal.

Na primeira noite, os foliões puderam curtir os shows das bandas Ki-Swing e Beijo com Mel. Já no sábado (18), a festa continuou com as bandas Badallados e Mídia Show. E no do-mingo (19), um dos momentos mais espe-rados com o desfile de blocos que levou muita gente para a Avenida José Alexandre e con-tou com a participação do prefeito Vagner Ro-

drigues tocando em to-das as baterias. O show da noite ficou por con-ta da Banda Furrupaê Elétrico.

Na segunda-feira de carnaval (20), a festa teve prosseguimento com os shows das ban-das Beijo com Mel e de Wemerson Araújo. E o carnaval foi fechado na terça-feira (21), com o desfile de mais blocos de carnaval e o show da Banda Badallados.

Carnaval de Alegre teve Casaca e outras atrações

Com o palco armado na Praça 6 de Janeiro, em Alegre, o carnaval da ci-dade também foi aberto na sexta-feira (17), com o show da banda Casaca e de Wemerson Araújo. E no sábado (18), a fo-lia começou com a Ma-tinê Eletrônica, com o DJ Alan Massini e de-pois teve o desfile dos blocos e show com a banda Na Levada.

No domingo (19), a festa também começou cedo, com a Matinaro-ck, com a banda Gelo 9. E à noite, mais desfile de blocos e o Carnaval da Melhor Idade, com a banda Styllo Brasilei-ro, no Comercial Atlé-tico Clube. A noite foi fechada com o show da banda Ginga Axé.

Na segunda-feira (20), mais Matinaro-

ck, com a banda Esta-do de Sítio, mais des-file de blocos e show com a banda Swing de Verão. E na terça (21), a folia teve a Ma-tinê Eletrònica, com o DJ Alan Massini, e o desfile dos blocos. E a folia foi encerra-da com a entrega da premiação dos blocos vencedores e o show da banda AM5.

A folia no municí-pio de Iúna aconteceu na Avenida Deputado João Rios, onde foi montado o palco para os shows. O municí-pio estava a dois anos sem carnaval, mas co-meçou 2012 com fo-lia, na sexta-feira (17), com o show da banda Pique Total. Já no sá-bado (18), os show ficaram por conta das bandas Beijo com Mel e Furrupaê Elétrico e, no domingo (19), os show foram de We-

merson Araújo e Ban-da Badallados.

Já na segunda-feira (20), a folia continuou com mais um show das Banda Badallados e da Banda Mídia Show. E, no último dia de car-naval, a folia foi encer-rada com os shows das bandas Furrupaê Elé-trico e de Wemerson Araújo.

IbItIRAmAJá em Ibitirama, a

Prefeitura preparou uma programação para

três dias de carnaval, começando no sábado (18) e indo até a segun-da-feira (20). A folia aconteceu na Quadra Poliesportiva Ednal-do Duque de Castro, com a primeira noite animada pelo DJ Amé-rico Neto, que tocou todas as noites, e pelo show da banda Dose Mais. No domingo, a show ficou por conta da banda Swing Baia-no e, na segunda-feira, show com Alex Paulo e Cadillac de Luxo.

Em Iúna também teve carnaval

DIVULGAçÃO

Page 5: Edição 840

A Prefeitura de São José do Calçado prepa-rou uma programação para realizar o que cha-mou de o melhor car-naval do extremo sul capixaba. A programa-ção contou com sho-ws e matinês. E a folia começou na sexta-feira (17), com a matinê ani-

mada pelo DJ Barbosa, que também encerrou a noite, que também teve o show da banda Cadillac de Luxo.

No sábado (18), o dia começou com mais uma matinê com o DJ Barbosa – que se repetiu por todas as outras tar-des e noites, e também

contou com o show da Banda Quinta Essência. Já no domingo (19), o show foi da banda Sinal dos Tempos, enquanto na segunda (20), quem fez o show foi a banda Arte e Voz, e o carna-val foi encerrado com o show da banda Cadillac de Luxo.

REGIÃO

Muniz Freire realizou mais um baile à fantasia e teve muitos blocos nas ruas

SEXTA-FEIRA, 24/02/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 05ESPECIALwww.AQUIES.com.br

Calçado realizou o melhor Carnaval do Extremo Sul Capixaba

Os shows do carnaval de Calçado reuniram grandes públicos.

divu

lgaç

ão

O Carnaval de Muniz Freire vem se tornando um dos mais tradicio-nais da região do Ca-paraó, principalmente, pela realização do baile à fantasia, na sexta-feira antes do início oficial da folia. E este ano inovou, mais uma vez, valorizan-do a parte cultural, com

a Exposição Fotográfica “De Outros Carnavais”, na Casa da Cultura, e também a inclusão social com o desfile do bloco de carnaval do Peti.

O baile à fantasia, como em todos os últimos sete anos, desde quando co-meçou a ser realizado, aconteceu no Carretão

Show, com mui-ta gente fantasia-da e a animação por conta da Banda AM5. A entrada custou um produto de limpeza, com o total arreca-dado sendo re-passado para a

Santa Casa de Muniz Freire.

Na tarde do dia seguinte, a folia con-tinuou com a matinê do Bloco do Xixi, partindo do Parque de Ex-posições, todos os dias, para a

alegria da criançada. De-pois, a noite foi aberta pelo encontro dos blocos de rua, o que também se repetiu em todas as noites de carnaval, partindo da Praça Antônio Guizzar-di. A noite de sábado foi fechada pela Banda Art e Voz, na Praça Divino Espírito Santo, onde foi montado o palco.

No domingo (19), de-pois do Bloco do Xixi e do encontro de blocos de rua, o show na praça fi-cou por conta da Banda Pik Total. Já na segunda-feira (20), o show foi da Banda Timbalaxé. E na terça-feira (21), no últi-mo dia de folia, o show ficou por conta de Van Brasil e Banda.

O Baile à Fantasia já é tradição e Muniz Freire e foi animado pela AM5

divulgação

O Encontro de Blocos de Muniz Freire reúne muitos foliões

divulgação

Page 6: Edição 840

GERAL sExtA-FEIRA, 24/02/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ06

O município de Muniz Freire está perto de realizar o sonho de muitas cidades. Com a assinatura de um convênio com a Secretaria do Estado de Saneamento, Ha-bitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), no valor de R$ 75,8 mil, a cidade po-derá ter a construção de um teatro. O convênio determi-na a contratação dos projetos executivos de arquitetura, pelo Governo do Estado, que irá repassar os recursos para que o município, por meio de licitação, contrate a empresa que irá desenvolver este serviço.

De acordo com o projeto a ser desenvolvido, o teatro terá capacidade para 400 pessoas, aproximadamente, podendo ser adaptado para outros usos de interesse so-cial e cultural, como aconte-ce com os teatros existentes na região do Caparaó, em Guaçuí e Alegre, onde são realizados simpósios, semi-nários e outros eventos. A área estimada da construção é de 900 metros quadrados.

Segundo a secretária mu-nicipal de Educação, Cul-tura, Desporto e Turismo, Roseane de Souza Ribeiro, este foi justamente um dos motivos para decidir pela

MUNIZ FREIRE

ALEGRE

Região do Caparaó poderá ganhar mais um teatro

EstADO já GARAntIu RECuRsOs PARA Os PROjEtOs ExECutIvOs DE ARquItEtuRA quE sERÃO REPAssADOs AO munICíPIO PARA A COntRAtAçÃO DE EmPREsA »

www.AquIEs.com.br

Uma empresa foi contratada para desenvolver o projeto arquitetônico do teatro

construção do teatro, na cidade: a necessidade de ter um espaço apropriado para a manifestação das diversas atividades artísticas e cultu-rais existentes no municí-pio. Além disso, a secretária destaca que a Prefeitura está desenvolvendo atividades na área do turismo, buscan-do resgatar a memória cul-tural. “E, quando conver-

samos com a comunidade ou visitamos nossa Casa da Cultura, percebemos clara-mente o quanto é produtiva a vida cultural da cidade”, afirma.

SoNhoPor isso, a secretária colo-

ca que é um sonho do mu-nicípio possuir um espaço apropriado para o desen-

mental para a qualidade de vida e que solidificam as ra-ízes do nosso povo”, salienta Roseane Ribeiro.

O gerente do Setor de Convênio da Sedurb, José Carlos Martins Coelho, destaca a importância da parceria fechada com a Prefeitura de Muniz Freire, para trazer mais qualidade de vida à população sob

volvimento e promoção de diversas atividades e, agora, existe a expectativa de que o sonho, de várias gerações que sempre tentaram man-ter a vida cultural de Mu-niz Freire, pode se tornar realidade. “Desenvolver o projeto para posteriormen-te construir o teatro coroa, com êxito, todos os anseios que tornam a arte funda-

vários aspectos. Segundo ele, o investimento em um teatro vai fortalecer a cul-tura local. “O investimento em um equipamento como esse promoverá o desenvol-vimento cultural da cidade e permitirá que toda a po-pulação tenha mais acesso às atividades culturais, edu-cativas e de entretenimen-to”, destaca.

Divulgação

Município preocupado com casos de coquelucheA Secretaria Municipal

de Saúde de Alegre, por meio da Vigilância Epi-demiológica, está preo-cupada com os casos de coqueluche registrados no município. A Secretaria está pedindo à população que evite aglomerações de pessoas, em locais fe-

chados, principalmen-te as crianças, e solicita que qualquer pessoa que apresente tosse incontro-lada, seguida de vômito ou guincho (vômito mais intenso), deve procurar o médico, imediatamente, e comunicar à Vigilância Epidemiológica, pelo te-

lefone (28)3552-4235, para ser feitas as ações de bloqueio. Em qualquer dúvida, as pessoas devem procurar a unidade de saú-de mais próxima de sua re-sidência.

A coqueluche é uma doença bacteriana que atinge o sistema respira-

tório, cujas complicações – convulsões, pneumonias e encefalopatias – podem levar o indivíduo a óbito. Os primeiros sintomas são semelhantes aos da gripe e consistem em tosse, coriza, febre e olhos irritados. O próximo estágio se desen-volve cerca de duas sema-

nas depois e tem como ca-racterística acessos de tosses sucessivas, com intervalos variáveis, que podem estar acompanhadas de muco e, a ocorrência de vômito, é possível. Estas crises duram alguns minutos e impedem que o indivíduo respire até que se encerrem. No tér-

mino, o fôlego é retomado, geralmente por um “guin-cho respiratório”. As crises tendem a ser mais frequen-tes no período noturno. A doença é mais grave quando ocorre em crianças com poucos meses de vida. (Com informações do site Brasil Escola)

Page 7: Edição 840

Espaço AbertoAtenção igrejas evangélicas do sul do esta-

do! Este espaço está aberto gratuitamente para mandarem a agenda de suas festas e, após realizá-las, mandarem fotos com o histórico do evento para matéria.

Obs: mínimo de 15 dias de antecedência.

[email protected](28) 9986 8414

PArticiPE

REFLITA COMIGOJOSÉ MONTONI | SETTAB - MITAB - MG »

Sabemos da necessidade e benefícios das sementes na nature-za. Muitas espécies de plantas podem se reproduzir naturalmente, mas a maioria necessita de sementes. Você já parou para pensar, por exemplo, em uma semente de milho, quantas espigas uma única semente produz, e cada uma das espigas, quantas novas sementes?

A vida pelo mato a fora precisa muito de sementes, pena que cada dia que passa grande é o espaço que fica sem ser semeado, pois todos acham mais fácil comprar pronto aquilo que precisa para comer. Muitos não ligam para plantar, mas precisam respirar me-lhor e viver bem. Se cada família, a começar em nossa região, plan-tasse uma árvore ou uma flor qualquer, multiplicaria as sementes e, cada cidade, ficaria muito mais bonita. A sombra de uma árvore de oiti, por exemplo, com apenas 4 anos, já cobre um automóvel. Mas tem gente que prefere ficar 40 anos no sol, do que esperar 4 anos para usufruir de uma sombra.

São tantas as espécies no planeta, mas se os semeadores não cuidarem, irão ficar cada vez mais escassas. Devemos semear por onde passamos, não importa se nós não vamos usufruir de tal. A Bíblia diz que a seara é grande e os semeadores são poucos se referindo no campo espiritual. E realmente está cada vez menor o número de trabalhadores na obra de Deus, mesmo com o aumento da população. E no campo da natureza, parece que também os semeadores são cada vez menos. “Então disse a seus discípulos: na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mateus 9:37).

Amigos leitores, plantem uma semente de árvore, de frutas, de amizade, de carinho, de amor, de socorro, de simpatia... E quando tu menos esperar, ela irá frutificar em sua vida.

Abraços, em cristo.

SEMENTES E SEMEADOR

MINISTRANDO VIDAHERON SOARES FRIASçA* »

Jesus foi enfático: “Quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus” (Jo 3.3) e acrescentou: “Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3.5), e arrematou: “Importa-vos nascer de novo” (Jo 3.8).

Nenhum indivíduo pode entrar no céu sem novo nascimento. Essa é uma condição indispensável. O que vem a ser, pois, o novo nascimento? O novo nascimento não é algo que fazemos para Deus, mas o que Espírito Santo faz em nós e por nós. Nicodemos foi ao encontro de Jesus, de noite, e perguntou-lhe: “Mestre, sabemos que és vindo da parte de Deus porque ninguém pode fazer os sinais que tu fazes se Deus não for com ele” (Jo 3.1,2). Nicodemos era um homem rico, culto e religioso. Ele era fariseu e membro do sinédrio. Tinha conhecimento, poder e influência. Tinha uma vida ilibada e guardava muitos preceitos da lei.

Não se alcança o novo nascimento através de ritos, cerimônias e práticas religiosas. Ninguém entra no céu por pertencer a uma família cristã ou por frequentar uma igreja evangélica. Ninguém é salvo porque recebeu o sacramento do batismo ou porque guarda determinados preceitos religiosos. Não se obtém a vida eterna por ter determinadas informações corretas a respeito de Deus e das Escrituras. Nicodemos era um mestre (Jo 3.10). Ele era um especialista nas Escrituras, mas não estava salvo. Faltava-lhe o novo nascimento.

Amigo, se você ainda não teve o novo nascimento, isto é, sua experiência com Cristo, vida nova, seguidor da palavra de Deus, agora é a hora!

Que Deus nos Abençoe!

*Pastor da Igreja Presbiteriana. Campos – RJ

O NOVO NASCIMENTOCONDIÇÃO INDISPENSÁVEL

ACONTECEu

IBITIRAMAA Igreja Metodista empossou

seu novo pastor na semana pas-sada. A pastora Eunice foi trans-ferida para Faria Lemos (MG) e quem assumiu foi o pastor Jack-son da Silva Pereira.

IBATIBAA Igreja Presbiteriana realizou

mais um retiro de época, com to-dos os jovens e adolescentes.

ALEGREA Igreja Batista realizou mais

um lindo acampamento, levando seus membros a refletir, crescer espiritualmente e também des-cansar. Deus foi glorificado.

AGENDA DA FOLHA

CASTELOA Igreja Presbiteriana reali-

zará, neste fim de semana, um grande culto de louvor a Jesus Cristo. Vários cantores estarão presentes.

GUAÇUÍA Igreja Assembleia de Deus,

cujo pastor é Adonias, realizará um grande culto de louvor no próximo domingo. Um dos prin-cipais cantores serão Valéria e Sandra.

IRUPIA Igreja Presbiteriana Reno-

vada realizará um grande culto de cura e libertação na próxima quinta-feira, às 19 horas. Você é convidado especial.

DICA quE EDIFICA

Olá, amados leitores e leito-ras! Passadas as idas e vindas de fim e início de fim de ano, é hora de colocar a cabeça em ordem. E para as horas vagas ou mesmo no trabalho, Folha Gospel indica o CD de Camila Amaral. Contatos (28)9974-0643.

EM CRISTO, IÚNA RENOVA SUAS FORÇAS

REFÚGIO NO CAPARAÓ

Um clima de frescor e, ao mesmo tempo, a fuga do ba-rulho exagerado da cidade grande, foi o que buscou a Igreja Presbiteriana, de Para-íso, em Cachoeiro, liderada pelo pastor Aureo Matos. Se-gundo o pastor, o período do carnaval é uma boa hora de se aproximar ainda mais dos jovens da igreja, lhes propor-cionando atividades espiritu-ais que vão gerar forças para

encarar e vencer o resto do ano.

A igreja, que reuniu mais de 50 jovens nas instalações da 1ª IPB de Iúna (foto), chegou no sábado pela manhã. Com uma programação bem ampla, os jovens, alguns adultos e adoles-centes louvaram a Deus, sábado à noite, domingo pela manhã e à noite, e assim por diante. Eles também participaram de uma vigília em conjunto com os jo-

vens de outro retiro. O Ministé-rio de Louvor da igreja anfitriã participou dos cultos com o povo cachoeirense.

Na terça-feira de feriado, após o almoço e com as bate-rias espirituais recarregadas, o grupo juntou toda a bagagem e colocou o pé na estrada de volta para Cachoeiro de Itape-mirim. Os cultos lá acontecem às quartas-feiras, às 19 horas, e domingo, às 8 e 19 horas.

Depois de viver momentos tristes na mídia, a cidade de Iúna volta a sorrir com a presen-ça de vários retiros espirituais de igrejas que vieram de Ibatiba, Cachoeiro e outras cidades, além de mais uma edição do Congresso ENJUMITAB. Este foi o XXIII encontro nacional de jovens da Igreja Ministério Tabernáculo e aconteceu na Es-cola Dr. Nagem Abikahir, entre os dias 18 a 21.

Os cultos foram realizados na quadra coberta, várias ve-zes ao dia. Centenas de jovens e adultos vieram com suas ca-ravanas de diversas localida-des, como Taubaté (SP), La-jinha (MG), Belo Horizonte (MG), Chalé (MG) e outros. Animados e louvando a Deus, o povo lotou a quadra – vista na parte de cima da foto.

Quem abriu os trabalhos, pregando a santa palavra no

sábado, foi o pastor Roberto, de Pocrane (MG), e o encerra-mento ficou por conta do pas-tor Renato Melo, de Ibatiba.

Os cantores Adilson e Ado-nias participaram, além do mi-nistério de louvor da IPB local, que dirigiu a grande vigília no domingo. Na parte debaixo da foto, está a nova diretoria do congresso para 2013 e, junto, os pastores orando e abenço-ando cada integrante.

SEXTA-FEIRA, 24/02/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ 07FOLHA GOSPELwww.AquIES.com.br

CONHECIMENTO

Muito se prega sobre o Rei Davi. Linda foi a sua historia e grande foi a ação de Deus por meio de sua vida. Fora os que nasceram em Jerusalém, quantos eram e como se chamavam os filhos de Davi que nasceram em Hebrom? Resposta: Leia I Crônicas 3:1.

Page 8: Edição 840

>> SEXTA-FEIRA, 17/02/2012 REGIÃO DO CAPARAÓ

08www.AQUIES.com.br

Região do Caparaó

Você que é da Região do Caparaó, apareça na Coluna VIP. Envie sua foto com legenda para o e-mail: [email protected]. VEM GENTE!

(28) 9981-7647

“O carnaval chegou ao Brasil em meados do século XVII, influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como a França, o carnaval acontecia em forma de desfiles urbanos, ou seja, os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um

crescimento considerável neste período, que ocorreu em virtude das marchinhas carnavalescas”.E por aqui também teve muita folia este ano. Confira nas fotos abaixo:

www.cliquecertoae.com.br

www.cliquecertoae.com.brwww.cliquecertoae.com.br

www.cliquecertoae.com.brarquivo Pessoal

arquivo Pessoal

arquivo Pessoal