Edicao 87 Americana

12
Carro da semana Acesse: www.avozdopovo.com Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected] Tempo Filmes em exibição Frase Moviecom Tivoli Sta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448 Padre Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas /3D Thor Velozes e Furiosos 5 Quinta . . . . . . . .Min 15ºc Max 29ºc Sol com algumas nuvens. Não chove. Sexta . . . . . . . . .Min 17ºc Max 26ºc Sol com algumas nuvens. Não chove. Sábado . . . . . . .Min 16ºc Max 24ºc Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Domingo . . . . .Min 14ºc Max 24ºc Sol com algumas nuvens. Não chove. Fonte: Clima Tempo Eu compreendo e mereço os sentimentos de raiva e decepção dos meus amigos e família. Não existem desculpas, assumo toda a responsabilidade. Arnold Schwarzenegger, ator e ex- governador da Califórnia, assumindo que teve um filho com a empregada VW Passat chega com tração nas quatro rodas

description

edicao87, americana, a voz do pvoo

Transcript of Edicao 87 Americana

Page 1: Edicao 87 Americana

Carro da semana

Acesse: www.avozdopovo.com Fone: (19) 9733-7070 • 9850-0511 • e-mail: [email protected]

Tempo Filmes em exibição Frase

Moviecom TivoliSta Bárbara d'Oeste • (19)3458-7448

◗◗ Padre◗◗ Piratas do Caribe: Navegandoem Águas Misteriosas /3D◗◗ Thor◗◗ Velozes e Furiosos 5

◗ Quinta . . . . . . . .Min 15ºc • Max 29ºcSol com algumas nuvens. Não chove.

◗ Sexta . . . . . . . . .Min 17ºc • Max 26ºcSol com algumas nuvens. Não chove.

◗ Sábado . . . . . . .Min 16ºc • Max 24ºcSol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas

de chuva à tarde e à noite.

◗ Domingo . . . . .Min 14ºc • Max 24ºcSol com algumas nuvens. Não chove.

Fon

te:

Clim

a Te

mpo

Eu compreendo emereço os sentimentos deraiva e decepção dos meus

amigos e família. Nãoexistem desculpas, assumotoda a responsabilidade.

Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador da Califórnia, assumindoque teve um filho com a empregadaVW Passat chega com tração nas quatro rodas

Page 2: Edicao 87 Americana

■ COMPLICOUCada vez mais dificil a vida

do Prefeito de Campinas Dr.Hélio de Oliveira Santos(PDT) com tantas denúnciasde corrupção envolvendo mi-lhões de reais em seu governocom o caso SANASA. Tudocaminha para que o Prefeitosofra mesmo um processo de cassação proposto poruma CPI da Câmara de Vereadores. Para os que nãose recordam Dr. Hélio já foi Secretário da Saúde emAmericana na época que o Prefeito da cidade era osaudoso Dr. Waldemar Tebaldi.

■ DEMO Vereador de Americana

Oswaldo Nogueira estarácomandando o DEM na regiãoe muitos dos candidatos aPrefeitos se articulam para ter opartido ao seu lado. Oswaldovem adotando a política deouvir a todos e nos próximosdias o democrata deverá se posicionar qual rumo opartido deverá tomar em diversos municípios. EmAmericana o deputado Antonio Mentor estaria bas-

tante interessado em contar com o partido numaaliança para 2012.

■ LIXEIRASOs vereadores Paulo Cho-

colate (PSC) e Thiago Brochi -foto (PSDB) protocolaram naSecretaria da Câmara Muni-cipal de Americana um projetode lei em que autoriza o PoderExecutivo a instalar lixeirasecológicas nos abrigos exis-tentes nos pontos de ônibus do município. De acordocom a propositura, as lixeiras deverão ser adotadas dedivisórias para receber materiais recicláveis comopapel, plástico, vidro e metal, e ainda resíduos geraisnão recicláveis, em cores que atendam à Resolução nº275/01 do Conselho Nacional de Meio Ambiente(Conama).

■ GUERRAO Secretário de Obras de

Americana Flavio Biondo vemdeclarando guerra por ondepassa ao Jornal O Liberal,procurando a cada discurso oucomentários desqualificar as

informações do referido órgão de imprensa. ParaBiondo o Jornal vem esquecendo-se da ética quesempre pregou e com "sangue nos olhos" faz umaoposição barata e sem credibilidade aAdministração do Prefeito Diego De Nadai.

■ SOZINHOO empresário Omar Najar

não esconde de ninguém osonho de ser Prefeito deAmericana, mas parece queseus articuladores não estãoencontrando muitos partidosque poderiam estar juntocom Omar na campanha de2012. Isso porque muitos dos partidos já estãoapoiando o atual Prefeito Diego De Nadai (PSDB)e aqueles que querem fazer oposição ao Governoestão se alinhando ao deputado Antonio Mentor(PT). Apesar de contar com muita água para pas-sar por debaixo da ponte, o empresário vem fican-do cada vez mais isolado.

■ VICEA disputa para ver quem será o candidato a Vice

do Prefeito Diego De Nadai (PSDB) continua agi-tando os bastidores políticos de Americana. Essa

história ainda vai rendermuitas discussões e crise nosvários partidos que estãoapoiando a AdministraçãoMunicipal. Comenta-se que oDeputado Chico Sardelli(PV) não abre mão de indicaro Vice e essa seria umaexigência para continuar apoiando o Governotucano na cidade.

■ PERGUNTADizem que perguntar não

ofende. Como anda a relaçãopolítica entre o PrefeitoDiego De Nadai (PSDB)com os Deputados VanderleiMacris e Cauê Macris? Oprefeito segue rasgando elo-gios ao Deputado ChicoSardelli e a Deputada AlineCôrrea e me parece que o relacionamento deDiego com os Macris fica sempre para segundoplano ou muito distante.

O ninho dos tucanos está em crise ou nãopassa de mera especulações de adversários? Otempo dirá...!

interatividade em sala de aula, em tempo real,através da internet e com o auxilio das lousas digi-tais.

Educação é um assunto sério, e fico feliz em cons-tatar que o prefeito Diego De Nadai está com aatenção voltada para as escolas e os alunos dacidade. Ao todo, 90 lousas digitais estão sendo insta-ladas nas salas de aula das unidades municipais. Oprojeto piloto "Ciep Digital" teve início no CiepSão Vito, onde foram instaladas lousas digitais emtodas as salas de aula da unidade, 16 no total.

Em breve, o projeto Ciep Digital será estendidoàs unidades Emef Paulo Freire, no Parque NovoMundo, Emef Florestan Fernandes, no Morada doSol, Emef Darcy Ribeiro, no Jardim da Paz, eCiep Jaguari, no Jaguari. As outras dez unidadesde ensino fundamental, incluindo a Casa doAutista Tempo de Viver, também receberam umalousa digital na sala de informática para uso dos

alunos. A Emei Cunhataí, no Jardim Alvorada,foi a primeira unidade a receber a lousa para oensino infantil.

Esta metodologia já vem sendo utilizada comsucesso na maioria das instituições ao redor domundo. A educação de Americana também estáinserida nesse contexto, o das cidades que investemna qualidade de ensino e na preparação do jovempara o futuro e para o mercado de trabalho.

Além das lousas, todas as unidades do funda-mental receberam salas de informática com com-putadores novos.

Os espaços físicos também têm merecidoatenção especial. A admisntração reformou eampliou as unidades escolares no JardimIpiranga, Parque Gramado, Jardim Alvorada,Jardim da Paz, Parque Novo Mundo, Jardim doLago, Mathiensen, Frezzarin, Vila Galo, VilaBelvedere, Mário Covas, Praia dos Namorados,

São Roque, Profilurb e Vila Dainese. Estãoem construção a Creche do Vale dasNogueiras, da Emei e Creche do Jaguari, daampliação da Casa da Criança Pitanga, naPraia Azul e da Casa da Criança Aracy, noSão Jerônimo. Em breve, essas novas obrasdevem ser entregues à população.

Espero que o prefeito Diego continue assim,buscando novidades e investindo na Educação ena qualidade de vida da população deAmericana. Disposiçãopara isso é o que não lhefalta.

2 Palavra Livre Marcelo Harteman

Ponto de vista

Interatividade naeducação com lousa digital

e salas de informática

Estive em uma das aulas de formação que osprofessores da rede municipal estão tendo paraaperfeiçoar a utilização dos recursos da lousadigital, equipamento recém-adquirido pelaPrefeitura de Americana para as escolasmunicipais, e fiquei encantada. Por ummomento fiquei parada, só observando e lem-brando da minha época de aprendizadoinfantil, fundamental e superior. Aquelaépoca do pó de giz está obsoleta. Já era!

Antes, os professores usavam o mimeógrafopara rodar as folhas de tarefa. Hoje, os alunostêm a possibilidade de usar a tecnologia e a

Kelen BuenoJornalista e assessora de

imprensa da Secretaria deEducação de Americana

Page 3: Edicao 87 Americana

Osistema de rastreamento via satélite deveículos, torna-se a cada dia maisindispensável. Além do monitora-

mento 24 horas, o serviço também possibilita ocontrole logístico do veículo. Em caso de furto,roubo ou seqüestro com o veículo, é feito o ras-treamento em tempo real. "Em ocorrências, acentral bloqueia o veículo e aciona as autori-dades indicando a sua localização", explicouFabrício Dutra, um dos proprietários da DutraSistemas, empresa que atua com monitoramen-to e rastreamento veicular em Americana. Oserviço ainda fornece relatório de trajeto, veloci-dade desenvolvida a cada momento, se o mesmoestá com a ignição acionada ou não, tempo deparada, entre outros. "No caso de seqüestro, oveículo tem um botão de emergência, instaladoem local estratégico, para acionar a nossa centralde rastreamento. O cliente também terá umlogin para acompanhar o monitoramento doveículo. Grandes empresas com frotas, nãofazem mais seguro, pois o rastreamento lhefornece um serviço de logística 24 horas, comacompanhamento e controle online".

Fabrício ainda disse que em caso de cami-nhões, a segurança é total, pois o rastreadorfornece até a posição do tacógrafo. Sobre o con-trole online, o sistema da Dutra é de uso ilimita-do, sem taxa adicional, diferente da concorrên-cia. Miracy Dutra, fundador da empresa, foiquem visualizou a idéia de atuar com o rastrea-mento, com base em Americana. "As centrais demonitoramento dos concorrentes ficam fora dacidade, nossa empresa tem sede própria emAmericana. Possuímos uma equipe de profis-sionais treinada e altamente qualificada, atuando

Serviço de rastreamento deveículos oferece

vantagens

3Tecnologia e Segurança

Sistema possibilita controle logístico de veículos

Dutra Sistemas: Monitoramento e rastreamento veicular em Americana

24 horas por dia, todos os dias da semana, mo-nitorando os veículos e prestando atendimentoaos usuários", detalhou. A instalação do ras-treador é rápida, levando em média 1h30 e emlocal sigiloso. Segundo Fabrício, desde veículosantigos, aos mais modernos, podem receber orastreador. "Em caso de troca do veículo, é pos-sível transferir o aparelho para outro carro,mediante uma pequena taxa e com garantia per-manente, desde que o contrato esteja em dia",explicou. Outro fator a se considerar, segundoDutra, é a relação custo/benefício, que é muitogrande em comparação ao seguro. "Até as segu-radoras optam pelo rastreador, em caso de veícu-lo de alto valor, devido ao grande índice de recu-peração", ressaltou. O proprietário tambémdisse que em alguns anos, os veículos já sairão defábrica com rastreador.

"A Dutra Sistemas tem uma parceria com ofornecedor, por isso não vendemos o equipa-mento, mas um serviço. O aparelho é emcomodato, gerando uma grande economia demais ou menos R$ 1 mil para o cliente. Já ocusto do serviço é de menos de R$ 3 por dia",falou Fabrício. O serviço de rastreamento é feitopor contrato, que pode ser de um a dois anos, outambém para outros períodos. "A DutraSistemas também faz plano para uma semana,quinze dias ou mesmo um mês", esclareceu. Aempresa instala o rastreador também emmáquinas agrícolas, veículos náuticos, motos,caminhões e utilitários e a cobertura do serviçotem abrangência nacional e no Mercosul. ADutra Sistema atua no ramo de veículos, locado-ra e imóveis, desde 1983 e com equipamentosde rastreamento há quase três anos.

Page 4: Edicao 87 Americana

4Geral

Fotos: Susy Coutinho/Prefeitura de Americana

ASecretaria de Desenvolvimento Eco-nômico iniciou o curso profissiona-lizante "Time do Emprego" com todas

as vagas preenchidas. Ministrada pela diretora daSecretaria de Emprego e Relações de Trabalho,Aline Camargo Salem, o objetivo principaldurante as aulas será incentivar os alunos para ainserção no mercado de trabalho. "A progra-mação é baseada em orientações profissionais.Vamos dar dicas sobre como se portar duranteuma entrevista de trabalho, como elaborar umcurrículo atraente, entre outros. Esse treinamen-to estimula a busca por uma vaga de emprego ea segurança dos alunos", disse a facilitadora.

O grupo irá se reunir em 12 encontros, umavez por semana. O secretário de Desenvol-vimento Econômico, Luiz Carlos Martins, deuboas-vindas aos participantes e enalteceu oserviço prestado pelo CUCA (Centro daUniversidade do Conhecimento de Ame-ricana). "Este é um trabalho de muitaimportância, pois através de vários assuntosabordados em relação a emprego, questões bási-cas esclarecidas e orientações, as pessoas podemconseguir um trabalho novamente ou oprimeiro emprego. Espero que todos aprovei-tem ao máximo e ganhem experiência no assun-to", afirmou.

Oprefeito Diego De Nadai assinou noúltimo dia 13, o projeto de lei de auto-ria do Poder Executivo que cria o

Programa Formação de Agentes de Inclusão, emparceria com a Associação de Pais e Amigos dosExcepcionais de Americana (APAE). O projetoprevê o repasse anual de R$ 307 mil à associ-ação. O foco principal é a geração de renda eabertura de oportunidades de trabalho para pes-soas com deficiências. Na primeira etapa, serãoabertas 20 vagas para os agentes de inclusão esta-giarem durante um ano na Prefeitura, em suasautarquias e fundação, recebendo uma bolsa-auxílio. "Considero que esse é um dos maisimportantes programas sociais da história deAmericana. Esse programa é a nossa maior obraem prol do município e das famílias das pessoas

com deficiência", disse, emocionado, o prefeito.Durante a cerimônia de assinatura, que acon-

teceu no Centro de Cultura e Lazer (CCL), opresidente da APAE José Luiz de Carvalho disseque "Nos dias de hoje não é raro que um defi-ciente físico seja o responsável pelo sustento dacasa e esse programa vem auxiliar essas famílias.Agradeço ao prefeito por sempre acreditar notrabalho da APAE e espero que as demaisempresas privadas do município façam omesmo", destacou. Para o prefeito, o projeto é aconcretização de uma vontade antiga de fazeralgo em prol das pessoas com deficiência físicade Americana. O projeto será, agora, levadopara a Câmara Municipal para votação e, tãologo seja aprovado, será colocado em prática nasrepartições públicas.

Começam as aulasdo Time do Emprego

Projeto de leicria programa de

inclusão de pessoascom deficiência

Todas as vagas foram preenchidas

Programa tem parceria com a

APAE de Americana

Cerimônia de assinatura do projeto

Page 5: Edicao 87 Americana

Moradia5

Oprefeito de Americana, Diego De Nadai,e o secretário de Habitação e Desen-volvimento Urbano, Davi Ramos, assi-

naram na última sexta-feira (20/5), projeto quecria o Programa de Locação Social "BolsaHabitação". O programa prevê subsídios parafamílias em situação habitacional emergencial, vul-nerabilidade social ou aquelas que residam emáreas submetidas às intervenções urbanas de inter-esse público ou de preservação ambiental. Cerca de100 famílias deverão receber o benefício, que con-siste de uma bolsa no valor de um salário mínimomensal pelo prazo de 12 meses, renovável por igualperíodo. "Este é mais um projeto de lei que fiz embusca do alcance social, mais humanizado e commoradias dignas para toda a população", disseDiego. Serão beneficiadas as famílias que tiveramsua habitação destruída, total ou parcialmente,interditada devido a deslizamentos, inundações,incêndios, insalubridade ou outras condições queimpeçam a utilização segura da moradia familiar.

"Este é um grande projeto e fico muito honradode poder colocar em prática. Nós buscamoshumanizar e, com isso, a cidadania plena detodos", comentou o secretário de Habitação. Asituação de vulnerabilidade social será reconhecidacom a elaboração de relatório socioeconômico dafamília, realizado por assistente social. Será prio-rizado o atendimento às famílias com renda glob-al de até três salários mínimos e que tenham cri-anças ou adolescentes matriculados em escolas oucursos educacionais públicos; idosos; pessoas comdeficiência; e mulher arrimo de família. Amanutenção do subsídio fica condicionada à par-ticipação dos beneficiários em programas sociais ede requalificação profissional, manutenção e fre-quência das crianças e adolescentes na escola, bemcomo a não exploração econômica da infânciadecorrente de mendicância ou trabalho infantil. Oprojeto será, agora, levado para a CâmaraMunicipal para votação.

Dados divulgados pela FIRJAN(Federação das Indústrias do Estado doRio de Janeiro), comprovam queAmericana ocupa a 22ª posiçãonacional e a 21ª estadual na pesquisaIFDM (Índice Firjan deDesenvolvimento Municipal), rankingelaborado sobre as 100 melhorescidades para se viver no Brasil. Portratar-se de dados municipais, foramprivilegiados aspectos básicos indispen-sáveis ao desenvolvimento local. AFederação analisou, durante o ano de2010, o desenvolvimento socioe-conômico dos 5.564 municípiosbrasileiros de forma objetiva e com baseexclusiva em dados oficiais relativos atrês principais áreas de desenvolvimen-to: educação, saúde, emprego e renda(geração e salários médios de empregosformais). Americana ficou à frente deCampinas e Piracicaba, registrando osseguintes dados: emprego e renda(0,8328), saúde (0,9140) e educação(0,9219), e no total do IFDM(0,8895). A Federação avalia os municí-pios com IFDM entre 0,8 e 1,0 em altoestágio de desenvolvimento.

Americana ganha"Bolsa Habitação"

Americanaé a 22ªmelhorcidade dopaís parase viver

Projeto beneficiará 100 famílias

O secretário de Habitação, Davi Ramos e o prefeito Diego De Nadai no ato da assinatura do programa

Afirmação tem base em dados da

Federação dasIndústrias do RJ

Fotos: Susy Coutinho/Prefeitura de Americana

Page 6: Edicao 87 Americana

cheques a um determinado cliente. Nocaso de novos contratos a exigência já estáem vigor. O CMN deixou livre para cadainstituição decidir quais regras devem serutilizadas para a concessão de cheques,mas determinou que os bancos observemse há restrições cadastrais, o histórico deocorrências com cheques, a suficiência desaldo e o estoque de cheques em poder docorrentista.

Sustação: Os bancos terão aindaque exigir um boletim de ocorrência doconsumidor quando este quiser sustarcheque por furto, roubo ou extravio.Atualmente, isto já é feito por alguns ban-cos, mas ainda não era obrigatório. Depoisda sustação, o cheque não poderá ser com-pensado.

Impressão nos cheques: Será impressonos cheques também a data em que

ele foi confeccionado,

a exemplo do que se faz hoje com a dataem que o seu titular passou a ser cliente dobanco. Para isto os bancos terão seis mesesde prazo para se enquadrarem.

Maior transparência e informações nalocalização de emissores de cheques semfundo: O artigo 6º da resolução determinaque, em caso de cheques devolvidos, asinstituições financeiras sacadas são obri-gadas a fornecer, mediante solicitação for-mal do interessado as seguintes infor-mações: nome completo, RG, endereçoresidencial e comercial do emitente edeclaração sobre a autenticidade ou não daassinatura. Tal medida visa maiortransparência e facilidade na negociaçãode débitos entre credor e devedor.

Em caso de dúvida que o consumidortenha, o Procon de Americana fica na ruaPanamá, 40. O atendimento é feito desegunda a sexta feira, das 9h às 16h.Telefone para maiores informações: 151

ou 3467-0465.

6Comércio

OProcon de Americana está infor-mando sobre a resolução 3.972(28 de abril), na qual o Conselho

Monetário Nacional (CMN) dispõe sobrecheques, devolução e oposição ao seupagamento. A medida torna mais clara etransparente a relação dos consumidorescom os bancos tendo em vista que as insti-tuições financeiras serão obrigadas afornecer informações mais precisas edefinir novas regras na utilização decheques.

Principais mudançasOs bancos serão obrigados a disponibi-

lizar informações aos estabelecimentoscomerciais, como se um cheque foiextraviado, cancelado ou bloqueado.Atualmente quem presta este serviço é oSPC e Serasa. Com a decisão, a respon-sabilidade por prestar informações aoscomerciantes passa a ser dos bancos e oleque de informações será maior. No prazode um ano os bancos terão que incluir emtodos os contratos já existentes os critériosque utilizam para conceder ou não

Utilização de chequestem novas regras

PROCON de Americana está informando consumidores

Page 7: Edicao 87 Americana

7Desenvolvimento

Oprefeito de Santa Bárbarad’Oeste, Mário Heins, participouna noite de terça-feira (24), do

lançamento da 1ª Semana da Indústria,promovida pelo Núcleo de JovensEmpreendedores do CIESP (Centro dasIndústrias do Estado de São Paulo) local. Osecretário de Desenvolvimento Econômico,Christóvão Silveira, acompanhou Heinsdurante a cerimônia. A 1ª Semana daIndústria se estende até o dia 27 de maio,com ciclo de palestras voltadas a jovensempreendedores e empresários. Esta se-mana tem como tema “Qualidade noAmbiente de Trabalho”. A solenidade deabertura aconteceu na Escola SENAI(Serviço Nacional da Indústria) ÁlvaresRomi, com a presença de diversas autori-dades da cidade e região.

Rogério Bosco, diretor do CIESP local,destacou a importância do empreende-dorismo, principalmente entre os jovens.“Todos nós temos planos, buscamos tec-nologia e aprimoramento e nisto tudo háalgo em comum: a coragem, que diferenciao empreendedor do investidor”, disse. Emseu discurso, Heins destacou o importantepapel desempenhado pela indústria e pelosempresários, que contribuem com o desen-volvimento econômico e social. “Em nossaregião, o empreendedorismo é forte e issose deve à coragem do empreendedor decolocar seu capital em risco”.

O prefeito ainda destacou as ações desen-volvidas durante seu governo para alavan-

car o desenvolvimento econômico. “Nóstemos feito a nossa parte, qualificando otrabalhador por meio do Projovem e deparcerias com o SESI, por exemplo”.Heins lembrou também da decisão emmanter o ISS

(Imposto sobre Serviço de QualquerNatureza), que incide sobre os serviços

executados no município, em 2%, o maisbaixo permitido no País e citou amanutenção dos preços cobrados por con-sumo de água e na passagem de ônibus, osmesmos desde 2009. “Fizemos tudo issopensando no trabalhador, mas sabendoque estamos, em outra ponta ajudando aindústria”, afirmou.

1ª Semana da Indústriaé realizada em Santa Bárbara

Evento será realizado até amanhã

O prefeito Mario Heins participou da abertura do evento juntamente com autorizades locais

A Secretaria Municipal de Governo eParticipação Cidadã de Sumaré, vem pro-movendo no auditório das FaculdadesAnhanguera, o curso de capacitaçãoprofissional ofertado aos servidoresmunicipais que desenvolvem a função desecretariado. O curso, foi desenvolvido aolongo da semana passada, num total de12 horas, ministrado pelo professorRicardo Melo. Na abertura, o secretáriomunicipal de Governo e ParticipaçãoCidadã, Francisco de Assis Pereira deCampos, o Tito, esteve presente e desta-cou a importância da capacitação profis-sional para uma melhor excelência dosserviços públicos. "O Governo doprefeito José Antonio Bacchim vemgarantindo essa oportunidade aos servi-dores municipais que desenvolvem afunção de secretariado nas mais diversaspastas municipais. O nosso grande objeti-vo é qualificar e garantir um serviçopúblico de qualidade", declarou Tito. Nototal, cerca de 40 servidores participaramdo curso. No encerramento do curso, nasexta-feira passada, a atividade contoucom a presença do prefeito Bacchim.

VacinaçãoContra aGripe éprorrogadaaté o dia 27

Page 8: Edicao 87 Americana

A linha do Povo

para participação

ao vivo:

3455-1991

3455-8182

Santa Bárbara FM 95,9

Segunda a sexta das 11h30 às 13h

Programa de prestação de serviços e utilidade pública

• entrevistas • entretenimento • reportagens

• participação do ouvinte

8Santa bárbara d´Oeste

Na última segunda-feira (23), ementrevista coletiva, o prefeitode Santa Bárbara d'Oeste,

Mário Heins, anunciou a saída de LuisJosé Sartori (Dedé), da secretaria deFazenda. Segundo Dedé, motivos pes-soais o levaram a se desligar da adminis-tração municipal. O prefeito anunciou afuncionária concursada Maria AparecidaVicentini, como secretária interina.Mário Heins agradeceu o empenho deSartori à frente da Fazenda. "Ele enfren-tou grandes batalhas para a informatizara Prefeitura e trouxe grandes conquistasno setor de Tributação, principalmentecom o ISS eletrônico. Deixou sua marca,servindo muito bem à população de

Santa Bárbara", disse.Dedé agradeceu ao prefeito, afirmando

que foi a primeira experiência de traba-lho na vida pública. "Graças a Deus,tudo caminhou de maneira progressista.Batalhamos para que a Prefeitura tivesseseu sistema informatizado, o que faz comque a cidade torne-se cada vez mais com-petitiva. Me desligo da Prefeitura paratomar conta dos meus empreendimen-tos. No balanço que faço, destaco osamigos que fiz e os avanços tecnológicosque implementamos nesta Adminis-tração", destacou.

O presidente da Câmara dosVereadores, Erb Uruguaio, parabenizou aescolha da substituta, Maria Aparecida

Vicentini. "O prefeito, dessa forma, va-loriza os funcionários de carreira", enfa-tizou. A secretária interina, MariaAparecida, agradeceu a confiança deposi-tada nela. "Espero poder contribuir cadavez mais com o desenvolvimento dacidade", enfatizou. Ao final da coletiva, o

prefeito enfatizou a dedicação de MariaAparecida. "Ela é uma servidora exem-plar, muito comprometida com seuserviço. Enfrentou de perto os desafioscom serenidade e tranquilidade naimplementação da informatização",disse.

■■ BIOGRAFIA - Maria Aparecida Vicentini nasceu em Jales - SP, em 10 de agosto de 1960. É casa-da e tem três filhos. É formada em Ciências Contábeis pela FAM (Faculdade de Americana) desde2008. Já atuou como gerente administrativa da indústria Filizola e também em dois escritórios decontabilidade. Mudou-se para Santa Bárbara d'Oeste em janeiro de 2000. Prestou concurso públicopara a Prefeitura do município e, em 2008, assumiu o cargo de contadora.

Questões de ordem pessoal motivaram a saída

O ex secretário Dedé Sartori e o prefeito Mario Heins

A nova secretária, Maria Aparecida Vicentini

Dedé Sartori deixa

secretaria de Fazenda de SB

Foto: Valter Guarnieri

Marcelo Harteman é A Voz do Povo

Foto: Valter Guarnieri

Page 9: Edicao 87 Americana

9Região

Mamografia: mutirão de pedidosatenderá mulheres com mais de 45 anos

ASecretaria de Saúde de Americana progra-mou, para os dias 4 e 18 de junho, doissábados, atendimento com ginecologista

em cinco Unidades Básicas de Saúde da cidade. Oobjetivo é oferecer às mulheres com mais de 45anos e que não fazem mamografia há mais de doisanos a oportunidade de fazer o pedido do examepreventivo para detecção de câncer de mama nofinal de semana. Em ambas as datas o atendimen-to será das 8 ao meio dia, nas Unidades Básicas deSaúde do Centro, São Vito, Parque Gramado,Mathiensen e Jardim Brasil. As equipes serão com-postas por recepcionista, enfermeira e ginecologistaatendendo e fazendo a solicitação do exame.Posteriormente, as mamografias serão agendadas e

realizadas pela Secretaria de Saúde. Para o coordenador da Saúde da Mulher,

Abnadar Reis Filho, o câncer de mama é doença fre-quente e de rápida evolução. "Através do mutirão depedido de exames podemos realizar a detecção pre-coce do câncer de mama como também possíveisalterações na mama das mulheres acima de 45 anos,principalmente naquelas que fazem mais de doisanos que não realizam o exame de mamografia",explicou. "Estamos oferecendo oportunidade paraas mulheres - nessa faixa etária - que trabalhamdurante a semana e não têm condições de procuraratendimento ou que por algum motivo não con-seguiram realizar a consulta preventiva do câncer demama nos últimos dois anos", finalizou.

Oprefeito de Santa Bárbara d'Oeste,Mário Heins, vistoriou sábadopassado (14), as obras de criação

de um centro de lazer no Parque do Lago.Ele esteve acompanhado do chefe daSecretaria de Obras, Mário Almussa, e dovereador Kadu Garçom, autor do pedido demelhoria para o bairro. Segundo Almussa,as obras naquela região incluem a limpezade uma área pública vizinha à AvenidaLázaro Gonçalves de Oliveira, a execução deuma pista de caminhada, a instalação deuma academia ao ar livre e a criação de doiscampos: um minicampo de areia e umcampo gramado para a prática esportiva.

Durante a visita ao bairro, o prefeito con-versou com moradores e lembrou que a

Administração Municipal tem direcionadouma série de investimentos públicos para aregião do Parque do Lago. Além do centrode lazer em obras, os moradores contarãobenefícios como as novas unidades habita-cionais do programa Minha Casa, MinhaVida e a terceira UPA (Unidade de ProntoAtendimento) do município. O campo defutebol de areia é executado em um terrenovizinho à Rua Euclides da Cunha, próximoà Avenida Lázaro Gonçalves de Oliveira,com o uso de máquinas e caminhões pesa-dos. Na área pública anexa, foi removida avegetação existente, criando um espaçoamplo ao lado da Emei (Escola Municipalde Educação Infantil) Charles KeeseDodson.

Obra incluirá instalação de academia ao ar livre, mini campo de area e gramado

Seguem obras do Centro deLazer no Parque do Lago

Mamografia: exame é a melhor forma de prevenir o câncer

Page 10: Edicao 87 Americana

10Espaço da Mulher

Cabelos amarelados e opacos podem setransformar em loiros luminosos e radiantes,transformando uma simples loira, numa"super" loira! Os cabelos loiros fazem acabeça das mulheres e principalmente doshomens, por isso, cuide bem dos seus. Istovale tanto para as loiras naturais, que devemsempre dar um bom trato nas madeixas,como para as mulheres que se tornaramloiras. É lógico que no caso destas, amanutenção é muito mais trabalhosa e oscuidados devem ser redobrados. Se foremloiríssimos então, a atenção deve ser aindamaior e é preciso cuidar dos fios antes edepois da tintura ou descoloração. Além dos

retoques, que precisam ser feitos constante-mente. É importante que os cabelos estejamfortes e saudáveis para aguentar qualquertipo de química. Os xampus, condi-cionadores e cremes para recuperar os fiosdanificados fazem toda a diferença para umloiro perfeito. Mas para sorte das loiras, háuma variedade imensa de produtos, marcas epreços. O kit de manutenção para cabelosloiros deve ter também produtos para tirar o"amarelado" ou "alaranjado" dos cabelos,que geralmente aparece quando a coloraçãocomeça a desbotar. Se o desejo é ser loira,que seja em grande estilo!

■■ ■■ ■■ RReecceeiittaa ■■ ■■ ■■

■■ INGREDIENTES:

✔ 400g de farinha de trigo;

✔ 2 colheres de fermento de

cerveja;

✔ 1 xícara de leite;

✔ 6 ovos;

✔ 6 colheres (sopa) de açúcar;

✔ 3 colheres (sopa) de manteiga.

■■ MODO DE PREPARO:

Separe 100g de farinha de trigo e

junte o fermento e o leite. Misture

bem e deixe crescer. Isto deve ser

feito de véspera, à noite. No dia

seguinte, junte às 300g de farinha,

os ovos (as claras em neve), o açú-

car a manteiga. Sove bem a massa

e deite em forma. Deixe crescer por

espaço de três

horas. Asse em

forno quente e

depois sirva!

Rosa MariaSabino dos Santos

Pão de Forma

SSuuppeerr llooiirraass

Boca ressecada não é uma situaçãoque só ocorre no calor intenso doverão. O problema pode se agravar

no inverno, quando é menos percebido. Oque precisa-se nesses casos é de hidratação,para repor o que a pele perde. Batonshidratantes, condicionadores labiais, acomum manteiga de cacau (que existe emforma de batom e brilho labial) e vaselina,são bons aliados na estação mais fria doano. Outra boa dica, muito raramenteseguida, é não tomar banhos extra-quentes, pois a água quente resseca a pelede todo o corpo, inclusive dos seus lábios.Há também a opção por tratamentos compomadas e técnicas como dormir combatons hidratantes ou manteiga de cacaue sempre beber muita água. Diferente doque muitas pessoas pensam, passar a lín-gua nos lábios só piora ainda mais oressecamento dos lábios. Vale ressaltarainda que mesmo no inverno, não deve-mos esquecer do protetor solar labial aolongo do dia. Seguindo tais dicas, vocêpode evitar algo que não quer: lábiosraxados e ásperos!

Cuidados com os lábios no inverno

Page 11: Edicao 87 Americana

11Perfil

ODAIR DIAS

PPEERRFFIILL DDOO VVEERREEAADDOORR AAMMEERRIICCAANNAA

✔ 1- Nome CompletoOdair Benedito Dias Silveira✔ 2- Data e local de NascimentoAmericana, 21 de outubro de 1971.✔ 3- FormaçãoPublicidade e Propaganda / Pedagogia /MBA Executivo em Marketing✔ 4- ProfissãoGestor de Marketing / Vereador✔ 5- Porque ingressou na política?Para dar minha parcela de contribuição àsociedade por meio da força política.Melhor do reclamar é agir.✔ 6- Quem o incentivou a entrar na política?O Deputado Estadual Chico Sardelli✔ 7- Qual projeto gostaria de aprovar?O passe atleta, para que crianças e adoles-centes de baixa renda possam ir aos centrosde treinamento sem pagar pelo translado.Assim, estaremos combatendo drogas e ou-tras atividades ilícitas por intermédio doesporte.✔ 8- Um livro de cabeceira ou que gos-tou?Uma vida com propósitos.✔ 9- Qual seu lazer preferido?Praticar esportes.✔ 10- O que pediria a presidente Dilma?Para cuidar da sociedade como se estivesse

cuidando da própria vida.✔ 11- Diga uma conquista.Ser eleito Vereador.✔ 12- E ao prefeito da cidade?Para jamais perder essa imensa vontade defazer o melhor por Americana, indepen-dente dos problemas que possa ter.✔ 13- O que o deixa irritado?Falsidade, má vontade e falta de caráter.✔ 14- Qualidade que mais admira naspessoas?Sinceridade, honestidade e comprometimento.✔ 15- E o defeito que não suporta?Não assumir responsabilidades.✔ 16- Pretende disputar outros cargospolíticos?Com certeza, mas tudo na hora certa. Umpasso de cada vez.✔ 17- O que é NOTA 10?As pessoas que fazem o bem, sem discri-minação.✔ 18- O que falta na cidade?Opções de lazer e entretenimento, masvale lembrar que quando temos, muitagente se opõe.✔ 19- Cite um político que Admira.Milton Ortolan✔ 20- Um pensamento ou uma frase.Quem não luta pelos seus direitos não temo direito de ter direito.

Page 12: Edicao 87 Americana

12Americana

Obras completarão 100% de ligaçõesde esgoto no Jardim da Mata

ODAE Americana completará aexecução de um total de 410 li-gações de esgoto para servir o

bairro Jardim da Mata, que já conta comEstação Elevatória de Esgoto - EEE - e65% de ligações instaladas, entre ligaçõescompulsórias - para as residências queainda necessitam de fossas - e completas -já conectadas à rede e à EEE, em fun-cionamento. No projeto também está

incluído o remanejamento de trechos derede das ruas dos Pinhais e da Floresta."Tratamos como prioritária essa questão.Extensão de rede de esgoto, especialmenteno Jardim da Mata, é importante paraAmericana e para cada cidadão", destacouo Diretor Geral do DAE, Rumoaldo JoséKokol. De acordo com o DAE, só 0,1%do esgoto de origem doméstica é consti-tuído de impurezas de natureza física,

química e biológica, mas o contato comesses efluentes e a sua ingestão é respon-sável por cerca de 80% das doenças e 65%das internações hospitalares em todo o

Brasil. Estender a rede de esgoto domunicípio aos bairros mais afastados éuma das metas da administração DiegoDe Nadai.