EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

23
ANO 43 - SANTO AUGUSTO, SEXTA-FEIRA 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240 Festa do Costelão Dia 9 de dezembro 5ª FESTA DO COSTELÃO. Promoção do CTG Pompílio Silva e Lions Clube de Santo Augusto. Local: Estância de Rodeios Nerci Liberato da Conceição, a partir das 12:30 horas. Valor: R$ 25,00 adulto. Levar prato e talher. O resultado financeiro será destinado à Campanha da Visão e à recuperação estrutural da Estância de Rodeios. O jornal O CELEIRO seliciona candidatos a vendedor de assinatura para atuar em Santo Augusto e muni- cipios da região de sua abrangência. Interessados devem apresentar- se na sede do semanário, Rua Inde- pendência, 387, Santo Augusto, em horário comercial. Informações, 3781-1249 Opor Opor Opor Opor Oportunidade tunidade tunidade tunidade tunidade para vendedor para vendedor para vendedor para vendedor para vendedor Chiapetta suplica A crise financeira nos municí- pios e apelo a que a presidente Dilma Rousseff sancione o PL 2565/2011, aprovado, que de- termina a redistribuição dos royal- ties do petróleo, motivaram gran- de manifestação popular onbtem, 29/11, na cidade de Chiapetta. O movimento, liderado pela Confe- deração Nacional de Municípios, através das associações regionais, no caso, a AMUCELEIRO, vem pa- ralisando atividades públicas du- rante a semana. Página 4 Rejeitada PEC do PPP Página 10 População apoiou manifesto em Chiapetta pag01c.pmd 30/11/2012, 09:32 1

description

EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

Transcript of EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

Page 1: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

ANO 43 - SANTO AUGUSTO, SEXTA-FEIRA 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

Festa do CostelãoDia 9 de dezembro

5ª FESTA DOCOSTELÃO.

Promoção do CTG PompílioSilva e Lions Clube de

Santo Augusto.Local: Estância de Rodeios

Nerci Liberato daConceição,

a partir das 12:30 horas.Valor: R$ 25,00 adulto.Levar prato e talher.

O resultado financeiroserá destinado à

Campanha da Visão eà recuperação estruturalda Estância de Rodeios.

O jornal O CELEIRO selicionacandidatos a vendedor de assinaturapara atuar em Santo Augusto e muni-cipios da região de sua abrangência.

Interessados devem apresentar-se na sede do semanário, Rua Inde-pendência, 387, Santo Augusto, emhorário comercial. Informações,3781-1249

OporOporOporOporOportunidadetunidadetunidadetunidadetunidadepara vendedorpara vendedorpara vendedorpara vendedorpara vendedor

Chiapetta suplicaA crise financeira nos municí-

pios e apelo a que a presidenteDilma Rousseff sancione o PL2565/2011, aprovado, que de-termina a redistribuição dos royal-ties do petróleo, motivaram gran-de manifestação popular onbtem,29/11, na cidade de Chiapetta. Omovimento, liderado pela Confe-deração Nacional de Municípios,através das associações regionais,no caso, a AMUCELEIRO, vem pa-ralisando atividades públicas du-rante a semana. Página 4

Rejeitada PECdo PPP

Página 10

População apoiou manifesto em Chiapetta

pag01c.pmd 30/11/2012, 09:321

Page 2: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

JORNAL O CELEIRO LTDAFundado em 05/03/1970CNPJ 10480535/0001-60

Registro no Cartório de Ofícios dos Registros

Circula às sextas-feirasREDAÇÃO: Rua Independência, 387Fone/Fax (0xx)55 3781-1249 98590.000-SANTO AUGUSTO E-mail: [email protected]: www.jornaloceleiro.com.br

Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá,Nova Ramada e Redentora.

EXPEDIENTE

ASSINATURAS: Daniela BudtingerREPRESENT. COMERCIAL:EXECUTIVA COMUNICAÇÕES/POAImpressão: Cia da Arte CNPJ: 92.107.978/0001-75 Rua Albino Brendler, 146 - IJUÍ-RS Fone: 55 3331-0318/3331-0320

DIRETOR: Pedro Valmor MarodinEDITOR: Renato MarodinDIAGRAMAÇÃO: Cleusa Strada/Adriane DornelesREDAÇÃO: Lúcio Steiner

ASSOCIADO

à ADJORI-

RS e

UNIJORN

*Os artigos assinados não tradu-zem necessariamente a opinião do jornal, são de inteira responsabilidade do autor.

Nas Pegadas de Jesus

e-mail:[email protected]

Públicos de Santo Augusto - Livro A-03, FL Nº 193, Averbação nº 608, Registro 02/B-1, FL 02

Enio Felipin

GERAL2 Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Apoio:Sindicato dos Centros de Remoção e Depósito de Veículos do Estado do Rio Grande do SUL

Av. João Correa, 991- salas 302/303 CEP: 93020-690-São Leopoldo – RS

E-mail: [email protected] Fone/ Fax: (051) 35921277

Ofi cial do Registro de Imóveis e Tabelião de Protestos

“Marcos Salomão é colunista em 18 jornais

abrangendo uma área de 120 municípios gaúchos”

Crendice malucaÉ admirável o poder de criar mitos e crendices

que o ser humano tem. Há pessoas que criam, co-locam no mercado e muitas pessoas seguem as mais absurdas proposições. Enquanto uns cho-ram, outros vendem lenços. Essa parece ser uma máxima verdadeira.

O município de Alto Paraíso-GO se prepara para receber muitas pessoas dispostas a fugir do fi m do mundo, que segundo o calendário maia, terminaria em 21 de dezembro do corrente ano. Muitas pessoas de diversas partes do país estão adquirindo terrenos e casas nessa cidade. Empre-sários do setor imobiliário estão faturando alto com todo esse alvoroço, que terminará em frustração todo o projeto enquanto o mundo continua.

Penso que essa crendice do fi m do mundo faz parte da diversidade de pensar e imaginar do ser humano. Isso é próprio dos humanos. Se imagina alguma coisa, justifi ca-se com dados mirabolan-tes, divulga-se e alimenta-se essas ideias, com o apreço de pessoas que se deixam levar por essas supostas verdades.

O que dirão esses líderes aos seus seguidores no dia 22 de dezembro? Que desculpa arranjarão? Que data do futuro jogarão tal acontecimento? Certamente terão uma justifi cativa.

Ouvi alguém dizer que haverá enchentes, tem-pestades, tremor de terra e tantos outros eventos da natureza no dia 21 de dezembro. Certamente que em algum lugar do planeta haverá tais even-tos da natureza. Isso acontece todo dia. Aqui faz sol, em outro lugar chove, venta, cai neve, geada, tudo ao mesmo dia.

O ser humano deveria se preocupar com outras coisas de maior importância, como a fome, as do-enças, o cuidado com a própria natureza. O tem-po que se gasta em alimentar e propagar essas ideias, creio que seria bem mais útil se fi zesse al-guma obra de caridade ao semelhante. Há muitas pessoas passando necessidades e que precisam da ajuda dos ocupados e dos desocupados des-se mundo. Nem conhecemos direito a civilização maia e já se está fazendo leituras e conclusões de calendário desse povo. Devemos respeitar a civili-zação maia, mas tirar conclusões místicas sem co-nhecimento e sem contexto histórico é algo muito maluco, crendice.

Boas ações devem ser valorizadas. Devem ser comentadas. A sociedade muda, quando mu-damos. O bom exemplo é aquele que deve ser seguido, e elogiado.

Em Santo Ângelo, o juiz da Infância e Juven-seguido, e elogiado.seguido, e elogiado.

tude Dr. Luis Carlos Rosa reativou um projeto adormecido da Comarca, chamado “Família Aco-lhedora”, e vale aqui o registro desta belíssima ação do judiciário em relação à sociedade.

As famílias interessadas em ajudar, cadas-tram-se no Foro de Santo Ângelo e, se aprova-

As famílias interessadas em ajudar, cadas-As famílias interessadas em ajudar, cadas-

das, poderão receber em suas casas, por um de-terminado período, crianças e adolescentes que necessitam de proteção. É uma nova alternativa terminado período, crianças e adolescentes que terminado período, crianças e adolescentes que

em relação aos atuais abrigos de menores.Com as difi culdades que o município enfren-

tava para conseguir vagas em abrigos para estes jovens, reuniu-se uma rede de proteção e apoio e, conversando com os poderes Legislativo e Executivo, idealizaram um projeto de lei, que foi aprovado.

Funciona da seguinte forma:Famílias interessadas em receber em suas

casas crianças e adolescentes procuram o foro local e realizam um cadastro. Psicólogas e as-sistentes sociais judiciárias então avaliam o perfi l dos candidatos. O parecer então é encaminhado ao Ministério Público local, para análise e con-cordância. Por fi m, ocorre uma audiência no ju-ízo da Infância e Juventude com os candidatos. Dez famílias já encaminharam a documentação. Uma já está habilitada a receber uma criança.

A criança acolhida na nova casa, receberá acompanhamento de Assistentes Sociais e Pe-dagogos do município que farão a preparação deles para retornarem às suas famílias biológi-cas ou, se for o caso, sejam encaminhadas para adoção. O município remunera cada família aco-lhedora com um salário mínimo.

Em princípio, cada família recebe um acolhi-do, mas o caso de irmãos será estudado.

Nas sábias palavras do magistrado Dr. Luis Carlos Rosa: “A família acolhedora vai fazer as vezes do que hoje existe no abrigo. A diferença é que o tratamento a relação dada às crianças e adolescentes, é individualizado. Elas terão o carinho, o amparo e o afeto de uma família de verdade”.

Realmente é uma atitude muito linda. Como é bonito quando os três poderes, Judiciário, le-gislativo e Executivo, juntos tomas medidas em favor da comunidade. Quem conhece abrigos de menores, sabe que são enormes as difi culda-des enfrentadas por aqueles que administram. Essa atitude, vem somar ao sentimento de so-lidariedade que todos nós temos, mesmo que em alguns adormecidos. Se cada um conseguir ajudar, mesmo que pouco, juntos construiremos uma sociedade mais justa. Parabéns ao juiz Dr. Luis Carlos Rosa, por reativar o projeto e envol-ver mais órgãos e poderes na empreitada. A so-ciedade agradece!

Das minhas leituras da madrugada:Educai a criança, e não precisarás punir o adulto...

Programa Família Acolhedora

Inconformismo com a verdadeConta a lenda que o conquistador Gengis Khan, conhe-

cido e temido por sua crueldade nos combates, mandava matar os mensageiros quando estes traziam más notícias. Guardadas as proporções, essa reação de inconformismo com a verdade ainda motiva nos dias de hoje ações de represália e violência contra quem ousa informar a ver-dade. O jornalismo independente e responsável enfrenta, historicamente, a perseguição sistemática de ditadores, políticos de intenções duvidosas, autoridades e cidadãos que atuam à sombra e não gostam de ver suas malfeito-rias reveladas. Com as exceções que se conhecem, os in-comodados já não mandam matar os mensageiros como fazia o guerreiro mongol. Mas censuram, constrangem, usam de artifícios políticos hostis para, pelo menos tentar, calar quem informa a verdade. A eles, a verdade incomo-da, muito!

O direito é dos cidadãosA prerrogativa de informar sem sofrer represálias não

é um privilégio dos jornalistas e das empresas de comuni-cação. É, antes de tudo, o direito dos cidadãos de serem é um privilégio dos jornalistas e das empresas de comuni-é um privilégio dos jornalistas e das empresas de comuni-

informados corretamente, sem qualquer tipo de censura ou restrição. Esse é um pré-requisito indispensável para a busca da verdade. Evidentemente, o direito de informar também impõe responsabilidades. Para merecer a aten-ção e o respeito de seus públicos, os meios de comuni-cação têm o dever de apresentar todas as versões dos fatos, de contemplar a pluralidade de opiniões e de colo-car o interesse coletivo acima de seus próprios interesses. E é exatamente o público, na condição de consumidor e benefi ciário da informação, que deve avaliar e julgar os veículos e profi ssionais. Só o cidadão, no exercício de seu direito de escolha, deve ter poderes para selecionar a in-formação que deseja receber. É inadmissível que grupos direito de escolha, deve ter poderes para selecionar a in-direito de escolha, deve ter poderes para selecionar a in-

políticos, governos ou órgãos por eles criados queiram controlar a informação. Por isso, luta-se tanto pela liber-dade de expressão.

Corruptos fazem a festaAprovada em comissão especial da Câmara dos Depu-

Corruptos fazem a festaCorruptos fazem a festa

tados, a proposta de emenda constitucional que restringe os poderes de investigação do Ministério Público é moti-vo para os corruptos de todos os portes fazerem a fes-ta. Ainda não foi aprovada em plenário, mas se for, deve ser vista como um obstáculo ao combate à corrupção. A previsão Constitucional e Processual Penal atual parece não deixar dúvidas de que a competência para investiga-ções de infrações penais é da Polícia Judiciária, ou seja, da Polícia Civil e da Polícia Federal, formalizada por meio de Inquérito Policial, exceto para os crimes militares. Mas aos poucos, mesmo que a legislação penal vede a prática investigativa criminal por parte de outros segmentos do Estado, o Ministério Público passou a realizar investiga-ções criminais, principalmente no combate à corrupção.

Interesses escusosA quem interessa restringir os poderes de investigação

do Ministério Público? A pergunta feita pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, durante a posse de Joaquim Barbosa na presidência do STF, e repetida por representantes do MP, precisa servir de refl exão, em espe-cial para os parlamentares. A Comissão Especial aprovou na semana passada a proposta em seis minutos, com um placar de 14 a dois, favorável ao plano que assegura às po-lícias o direito privativo de atuar em investigações criminais. Apelidada de PEC da Impunidade, a emenda será agora encaminhada aos plenários da Câmara e do Senado. Cer-tamente não há mais tempo para votação ainda neste ano, mas é importante que a sociedade fi que atenta. O trabalho de investigação do MP, com ênfase em crimes envolvendo corrupção, só contribui para a democracia. Um bom exem-plo é o mensalão. Não há motivo “racional” para impedir o MP de investigar.

Polícia Civil e MP juntosAs Delegacias de Polícia Civil, exceto as especializadas,

Polícia Civil e MP juntosPolícia Civil e MP juntos

acumulam no dia-a-dia uma miscelânea de atendimento ao público, desde o assassinato, roubo, estupro, aos mais cor-riqueiros como as desavenças entre vizinhos, a perturbação do sossego, enfi m. E a polícia tem que atender a todos os casos, por mais insignifi cantes que pareçam. E essa mis-celânea, associada à falta de estrutura humana e material, impede que a Polícia Civil se dedique aos casos de crimes de corrupção, do colarinho branco. Portanto, é imperioso que o Ministério Público continue investigando os casos de corrupção, pois é um somatório a mais no combate aos ladrões do dinheiro público, até porque é realizado em par-ceria com a Polícia Civil. Ao ensejo, parabenizo a honrada polícia civil por seus 171 anos dia 3 de dezembro. Fiz parte dela por 33 anos. Com muito orgulho! Leia na pág. 8.

Page 3: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

3Sexta-feira, 30 de novembro de 2012INFORMATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO AUGUSTOPricila Aita/Assessoria de Imprensa

Centro do Idoso desenvolve atividadesIdosos estão frequentando local para manter uma vida saudável e ativa

O Centro Social do Idoso, localiza-do no bairro Santa Fé, semanalmente, tem reunido a melhor idade de Santo Augusto em diversas atividades para promover a qualidade de vida, possi-bilitando um envelhecimento ativo e saudável.

As atividades são as mais diversas possíveis, sendo que de segunda-feira os idosos utilizam os equipamentos da academia, e na terça-feira as ações são voltadas para a ginástica. A coor-denação dos trabalhos está sob respon-sabilidade do professor de educação física Alex Diogo Pires Taborda.

E na manhã de terça-feira, 27, a secretária Iracer Teresinha Polo, da Secretaria de Habitação, Assistência Social e Cidadania (Sehas), fez a en-trega gratuita das camisetas aos grupos de ginástica e da academia. Essas ca-misetas vão ser utilizadas como uni-forme para que assim os grupos sejam diferenciados, por atividades que cada um desenvolve. A Administração Mu-nicipal conversou com os idosos sobre as percepções deles sobre esse projeto. “Nós fi camos felizes que vocês estão participando e gostando, porque isso foi idealizado pensando em vocês, em

Grupos realizam atividades físicas semanalmente

Idosos praticam ginástica e academia para manter a qualidade de vida

Prefeito entrega projeto de Mobilidade Urbana na Caixa

Na sexta-feira, 23, o prefeito Al-vorindo Polo, juntamente com o chefe de gabinete Marcelo Both, estiveram na Caixa Econômica Federal de Passo Fundo para fazer a entrega da docu-mentação do projeto de Mobilidade Ur-bana de Santo Augusto.

A apresentação da documentação faz parte da segunda etapa do PAC - 2 Pavimentação e Qualifi cação de Vias Urbanas, e foi entregue dentro do prazo previsto, de acordo com o ofício rece-bido pelo prefeito no dia da entrega, e desta forma permite o prosseguimento do processo.

O projeto prevê pavimentação, dre-nagem superfi cial (guias e sarjetas),

rede coletora de águas pluviais, sinali-zação viária, passeios com acessibili-dade e obras complementares (recapea-mento). Serão pavimentados 4.184,08 metros e a extensão de passeios com acessibilidade é de 9.289,74 metros. O investimento total destas obras é de R$ 5.165.841,52, sendo que R$ 258.292,07 são de contrapartida do município.

O município de Santo Augusto só conseguiu se adequar a este fi nancia-mento, pois conta com um projeto de Mobilidade Urbana completo, para toda a cidade, desde o ano de 2009. A admi-nistração, oportunamente, vai divulgar todas as ruas que serão contempladas com essas melhorias.

promover a qualidade de vida”, disse o prefeito Alvorindo.

Os estudos científi cos comprovam o efeito benéfi co de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física du-rante o processo de envelhecimento. Além disso, também melhora a velo-cidade de andar, o equilíbrio, aumenta o nível da atividade física espontânea, melhora a auto-efi cácia, contribui na manutenção e aumento da densidade óssea, ajuda no controle do diabetes, artrite, doença cardíaca, melhora a in-gestão alimentar e diminui a depres-

são.Além das atividades físicas (ginás-

tica e academia), também são desen-volvidas com as pessoas da melhor idade (acima de 60 anos) ofi cinas de artesanato e o grupo Conviver (toda a quarta-feira).

Em consideração a tudo isso, o Centro do Idoso, é um espaço desti-nado às pessoas com mais de 60 anos, para que as mesmas possam continuar envelhecendo com saúde e prazer, através de atividades físicas, de lazer, oportunizando o convívio entre a me-lhor idade do município.

Page 4: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

Sexta-feira, 30 de Novembro de 2012Por: Fábio Diettrich - Sec. ImprensaINFORMATIVO DE CHIAPETTA 4

A Mobilização dos Municípios pela Distribuição dos RoyaltiesA força dos

municípios da RegiãoCeleiro que estiveramjuntos com a CNM aolongo desses dois últimosanos, com o pleito deurgência para a votaçãodo projeto que estabelececritérios mais equitativosde distribuição dosRoyalties (PL 2565/2011),resultou na aprovação damatéria no CongressoNacional, agora, a lei queredistribui de forma justaos Royalties segue parasanção da PresidenteDilma. Uma minoria deEstados e Municípiosprodutores, que ganharáum valor menor apenasno primeiro ano davigência da nova lei, semobiliza para pressionarcontra essa partilha deum bem que é de todos.

Com esseobjetivo os municípiosestão em forma deprotesto paralisando asatividades durante estasemana, segundo oPrefeito Osmar Kuhn éhora de mais uma vez nos

unirmos. Dessa vez, comexpressões de cadaMunicípio, de cadacidadão, em uma só voz,para que a Presidenteesteja convicta danecessidade desancionar a nova regra.Com uma grandeM O B I L I Z A Ç Ã OM U N I C I P A L I S T ANACIONAL mostraremosao Governo Federal quea justiça na partilha dosRoyalties é uma questãosocial e que esse projetoé fundamental para ofuturo dos Municípios edo Brasil.

O objetivo édemonstrar a crisevivenciada pelaFederação brasileira, emque o Município possuiautonomia apenas nopapel. O último ano demandato explicita ocontexto dessa crise. Nomomento em que oCongresso Nacionalamplia o custeio (como opiso do magistério), oExecutivo Federal aprovaisenções da CIDE e do

IPI, diminuindo astransferências derecursos obrigatóriaspara os entes locais.

O projeto quesegue para sanção foifruto de um grandeacordo realizado noSenado Federal e quebuscou viabilizar umaproposta equilibrada queviesse a tratar os víciosque levaram ao veto daEmenda Ibsen. A

preocupação dosparlamentares foi demanter o direito deEstados e Municípiosprodutores econfrontantes a uma fatiaespecial das receitas,mas também ampliar aparcela que é destinada atodos os Estados eMunicípios, obedecendoaos mesmos critérios doFPE e FPM.

Page 5: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

SANTO AUGUSTO 5Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

GINÁSIO: EM RITMO DE RENOVAÇÃONo dia 22 de novembro, a Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto elegeu a nova Gestão

Escolar para o triênio 2013-2015. Encabeçada pelo professor Élio Pithan da Silva, tendo como vices-diretoras as professoras Grasiela Lourenzon de Lima, Glades Barcelos Antonow e Sandra IáraCardoso Ramos a CHAPA 1 obteve 70,39% dos votos contra os 29,59% da Chapa 2.

Diante de tal resultado, sentimo-nos no compromisso de vir, através deste meio de comunicação,agradecer aos professores, alunos, pais e funcionários que nos apoiaram e colaboraram para adivulgação de nossas propostas e ideias para uma escola alicerçada no DIÁLOGO, na TRANSPARÊNCIAe no DINAMISMO.

Estamos profundamente gratos e felizes por percebermos que a comunidade escolar entendeunossas propostas e, principalmente, acreditou que o GINÁSIO vive um tempo de RENOVAÇÃO.

Em nossas visitas e conversas com a comunidade escolar e santoaugustense sempredestacamos o nosso compromisso com o DIÁLOGO nas relações interpessoais, fator queconsideramos fundamental para a construção de uma escola democrática. Ouvir os diferentessegmentos que compõem a escola será uma das atividades que alavancará nossas ações, porqueacreditamos que é no COLETIVO que uniremos forças para continuar construindo a escola quealmejamos.

Continuamos contando com o apoio e colaboração de todos e deixamos registrado o nossosincero MUITO OBRIGADO!

Professores Élio, Grasiela, Glades e Sandra CHAPA 1

No último dia 22 de novembro, aexemplo do que ocorreu em todo o Estadodo Rio Grande do Sul, as Escolas Estaduaissituadas em Santo Augusto, elegeram seusnovos diretores.

A Escola Estadual de EnsinoFundamental Francisco Andrighetto(Grupo Escolar), apresentando chapaúnica, com quase 100% dos votos válidoselegeu como diretora a atual diretoraprofessora Eliane Paier, e como vice-diretoras as professoras Marilei Maroso,Lineia Bertollo e Roseli Stiebe.

A Escola Estadual de Ensino MédioSanto Augusto (Ginásio), concorreu comduas chapas, resultando vencedora a chapa1, que adotou como lema: “Unindo ideiaspara construção de uma escola alicerçadano diálogo, na transparência e nodinamismo”. Foi eleito diretor, o professorÉlio Pithan da Silva, com 70,39% dosvotos válidos, sendo eleitas como vice-diretoras as professoras Grasiela Lorenzonde Lima, Glades Barcelos Antonow e

Pensamos que esta é aoportunidade ideal para agradecer acomunidade da Escola Estadual deEnsino Médio Senador AlbertoPasqualini pelo apoio recebido emvirtude da Eleição para diretor e vices,ocorrido no último dia 22 denovembro.

Estamos orgulhosos de vocêsprofessores, funcionários, pais e alunosque souberam exercer a cidadaniadirigindo-se à escola e elegendo acandidata para Diretora: Marli HolzAndrighetto; Vice-Diretora (manhã):Cristiane Siqueira Santi Martins;Vice-Diretora (tarde): Clara SileneMacagnan Stankowski e a Vice-Diretora (noturno): Juliane Koehler.

Obrigado a vocês que acreditaram emnossa proposta de trabalho e quecompartilharão os prazeres e dificuldadesdesta jornada conosco. Partamosconfiantes em busca de nossos ideais, no

Eleitos os novos diretores das Escolas EstaduaisSandra Iara Cardoso Ramos.

A Escola Estadual Alberto Pasqualini(Ciep), com a quase totalidade dos votoselegeu a chapa única apresentada. Foieleita diretora a professora Marli HollsAndrihetto, sendo eleitas como vice-diretoras as professoras Cristiane SiqueiraSanti Martins, Juliane Keller e ClaraMacagnan.

A Escola Estadual José Andrighetto,situada na localidade de São Jacó, tambémteve chapa única, sendo reeleita diretora aprofessora Clarice Moresco.

A eleição seguiu as diretrizes da Lei deGestão Democrática e suas recentesatualizações, oportunizando aproporcionalidade de votos dos diversossegmentos da comunidade escolar, maisespecificamente, 50% do segmento depais/alunos, e 50% professores/funcionários. Outra inovação foi aobrigatoriedade de as chapas concorrentesapresentarem por ocasião do seu registro,o plano de gestão.

Escola Francisco Andrighetto reelege diretoraAgradecer é um ato mais que humano, ele é humanizador!Nesse momento de extrema alegria e carregada de responsabilidades quero agradecer a todos

que nesse período de eleição para direção buscaram em mim não apenas uma colega candidata,mas uma colega amiga em quem poderiam confiar. Em nome das componentes de minha chapa: RoseliStiebe, Linéia Bertollo e Marilei Maroso, quero agradecer mais uma vez e pedir o apoio e colaboraçãoporque uma escola não se faz apenas com uma equipe diretiva, mas com toda a comunidade escolar,conto com os alunos, professores, pais, comunidade em geral, todos que fazem deste lugar umespaço de aprendizagem. Tudo que faço é de forma clara e busco sempre pensar que “aqui nesteespaço tempo da matéria estou de passagem e quero dar sim o melhor de mim em tudo que faço.

Agradeço a participação de cada integrante de nossa Comunidade Escolar Francisco Andrighettoem mais este processo eleitoral, em especial à Comissão Eleitoral, Fiscais/ e C. E. , pela excelentecondução dos trabalhos.

Muitíssimo obrigado pelo apoio e confiança depositada em nossa chapa, aprovação de 93,3 %.A forma de retribuição pelo apoio recebido continuará sendo a fidelidade com a causa da educação,e o esforço permanente para implementar melhorias.

Parabéns a todos os colegas eleitos, em especial aos colegas da Francisco Andrighetto queforam eleitos em outras escolas e nos deixarão: Marli Andrighetto e Élio Pitthan e suas equipes.

Eliane Paier – Diretora Eleitaexercício de nossa gestão, sabendo que temos muitos desafios a serem enfrentados em prol daconstrução de um sistema educacional que vise à inclusão e o sucesso de todos.

Queremos manifestar nossos agradecimentos pelo empenho da Comissão Eleitoral, do ConselhoEscolar, bem como das pessoas que trabalharam como fiscais da chapa. Também, gostaríamos deparabenizar àqueles que com dedicação, profissionalismo, respeito e ética participaram desteprocesso educacional e que fizeram a diferença constituindo-se como agentes protagonistas.

“Nossa alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido, não na vitória propriamentedita” (Gandhi).

É com esta citação que queremos deixar a mensagem de um bom Natal e votos de um 2013 repletode vitórias para todos os santoaugustense e em especial à comunidade escolar da Escola SenadorAlberto Pasqualini.

CIEP elege equipe diretiva

Escola Estadual José Andrighetto reelege diretora

Elio Pithan da Silva com as vice-diretoras eleitas

Marli HolzAndrighetto

Eliane Paier

Elaine Zanoso Moresco Marli com as vice-diretoras

Pag05geral.pmd 30/11/2012, 09:371

Page 6: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

06 GERALSexta-feira, 30 de novembro de 2012

O dia 26 de novembro de 2012 é maisuma data que fica marcada na rica históriado Hospital de Caridade de Ijuí(HCI), poiso serviço de cardiologia ganhou mais umimportante suporte para melhorar aindamais o atendimento médico-hospitalar prée pós operatório. A partir de agora, são 13novos leitos específicos para pacientes dacardiologia. A unidade clínica cardiológicaestá situada no terceiro andar em frente aunidade clínica oncológica. Segundolevantamento feito pela controladoria doHCI, foram investidos de recursos próprios240 mil reais e mais um incentivo de 59 mildo Ministério da Saúde para complementaro serviço de reformas. Os equipamentos etoda a mobília foram adquiridos comrecursos próprios da Instituição. " Mais doque comemorar, queremos ressaltar todoo esforço que a diretoria fez para bancaresta estrutura, com certeza vai qualificarainda mais um serviço que já estáconsolidado na macrorregão missioneira",disse o presidente Claudio Matte Martins.

Na cerimônia de inauguração, diretoria,

Na sexta-feira última, dia 23 denovembro, em Assembleia geral, foi eleitaa diretoria que administrará a AFUMUSApor dois anos, ficando assim constituída.

PRESIDENTE – ANTONIO DASILVA (ANTONINHO)

VICE-PRESIDENTES- E D I S O NGOMES DE ALMEIDA E NADIRLUIZ DE OLIVEIRA (NECA)

1º SECRETARIO –EDERSON CAVALHEIRO

2º SECRETARIO – EMILIADE LIMA CORREA

1º TESOUREIRO –VALDEZ MACHADO DE OLIVEIRA

2º TESOUREIRO –MAURO LORENZON

DIRETORES:DIRETOR DE PATRIMONIO – SADI

SOUZA DE ALMEIDA

AFUMUSA com nova diretoria para2012/2014

Futur os gestores municipaisde Santo Augusto buscam

subsídiosObjetivando a melhor qualidade da

administração pública municipal,os próximos mandatários de SantoAugusto, José Luiz Andrighetto (Zé) e Dr.Naldo Wiegert, juntamente com os futurossecretários e vereadores eleitos da basealiada, tiveram na tarde da última terça-feira, dia 27 de novembro, mais uma reuniãode trabalho. Desta vez contando com oprofissionalismo da equipe da N & HTraining da cidade de Panambi, empresaespecializada no conhecimento emconsultoria, treinamento e desenvolvimentode recursos humanos, através dosinstrutores Delmar Hinnah e Daniel Hinnah.Ofereceram aos presentes o curso“Primeiras Orientações para uma Gestãode Sucesso”. Foram abordados assuntoscomo: - A transição: Estamos vivenciandoum momento de troca de comando emgrande parte dos municípios Brasileiros, eeste momento exige responsabilidade, tantode quem deixa a administração, quanto

daquele que chega. Em primeiro lugar,sempre deve estar o interesse público. - AGovernabilidade: O conceito deGovernabilidade pode ser entendido atravésda viabilidade política de projetos e de açõesde governo baseadas em três fatores: Projetoou plano de Governo, Apoio Político eCapacidade de Gestão. Ainda foram dadasvárias dicas do cotidiano em umaadministração municipal e também citadovários casos de pessoas e as suas trajetóriasde sucesso. O aproveitamento foi consensoentre os participantes e já ficou agendadauma nova data que será em 17 de janeiro de2013 com a realização da 2ª etapa, inclusivecom um número maior de servidoresmunicipais. Em breve estaremosdivulgando os nomes e as respectivaspastas dos secretários e a composição doGabinete da futura administração de Zée Naldo 2013 - 2016.

(Assessoria de Imprensa, União PorSanto Augusto)

Inaugurada a Unidade ClínicaCardiológica do HCI

médicos, colaboradores e 17ªCoordenadoria Regional da Saúdemostraram a importância do momento."Nós médicos queremos agradecer oempenho de todos para a concretizaçãodesta unidade que será fundamental para ocuidado do paciente. Não é somente osmédicos de Ijuí, mas de toda a região quevão poder contar com este suporte", disseo experiente cardiologista Bruno Wahys.

Neste primeiro momento são 15profissionais da enfermagem capacitadospara atender a nova unidade, com duasenfermeiras no comando. "Todas asconquistas do HCI são resultados da gestãoestratégica da instituição que visaexclusivamente melhorar processos,capacitar permanentemente osprofissionais e acima de tudo investirnaquilo que é necessário para qualificarainda mais os nossos serviços", finalizaClaudio Matte Martins. Para encerrar acerimônia de inauguração, um coquetel foioferecido aos convidados pela equipe danutrição e dietética.

PROERD terá formatura emSanto Augusto

Na próxima segunda-feira, 3 de dezembro,o Programa Educacional de Resistência àsDrogas e à Violência (PROERD) terásolenidade de formatura dos 107 alunos de 4escolas de Santo Augusto. O momentoacontecerá no CTG Pompílio Silva, a partirdas 19:00 horas.

Durante 10 semanas os alunos de 5ª sérieassimilaram lições de cidadania ministradaspelo tenente Mauro Luís Simm de Faveri,comandante da 2ª Companhia PM. Sãoestudantes da EEEMSA e das escolasmunicipais Sol Nascente, São João e AntônioLiberato.

PROERD formará mais de 650 alunosem Três Passos

Na próxima sexta-feira, 7 de dezembro,a Brigada Militar de Três Passos realizaráa formatura de mais de 650 alunos doPrograma Educacional de Resistência àsDrogas e à Violência (PROERD). Sãocrianças do Ensino Fundamental que

receberam l ições de c idadania,representando um esforço cooperativoentre escolas, pais e Polícia Militar.

A solenidade de formatura iniciaráàs 19:30 horas. Local: ginásio deesportes do Colégio Ipiranga.

Naldo e José Luiz entre a equipe da N&H Training

DIRETOR SOCIAL – MARCELOCAETANO

DIRETOR DE HABITAÇÃO – ROSANGELAAPARECIDA NOVACHINSKI

DIRETOR DE ESPORTES – GESSELTEODORO DA ROSA

DIRETOR DE DEPARTAMENTOFEMININO – LEONEL C. CARNEOSSO

CONSELHO FISCAL :TITULARES:IVANEZ ANTONIO TALHEIMERADEMAR TEODORO DA ROSALUIZ VALDEMAR BURCKHARDT

SUPLENTES:JOÃO CARLOS MACHADOADELAIDE FATIMA DA S. HOFMEISTERIVO ANDRIGHETTO

CHAMAMENTO PÚBLICO Nº05/2012

O Município de São Valério do Sul, RS, Pessoa Jurídica de Direito Publico (Poder Executivo),CNPJ 94.442.241/0001-34, COMUNICA aos interessados que esta procedendo ao CHAMAMENTOPÚBLICO, para fins de recebimento dos Projetos de Venda de gêneros alimentícios da AgriculturaFamiliar para alimentação escolar Habilitação dos fornecedores, em conformidade com a Lei 11.947/2009 e Resolução FNDE 38/09. O prazo para a entrega dos envelopes será 04 de dezembro de 2012,as 10:00H, tendo por local as sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, sito a Av.Balduino Weiller, 626, Centro da cidade de São Valério do Sul, que será procedida a seleção dosprodutos interessados na compra direta de alimentos da agricultura familiar.

Em caso de empate entre duas ou mais propostas será utilizado sorteio, em ato publico, com aconvocação previa de todos os licitantes, nos termos do inciso 2º do artigo 45 da Lei 8.666/93 eposteriores alterações.

São Valério do Sul – RS, 29 de novembro de 2012.

CLOVIS TABORDA PADILHAPrefeito Municipal

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DESÃO VALÉRIO DO SUL

GABINETE DO PREFEITO ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DESÃO VALÉRIO DO SUL

EXTRATO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº11/2012

Modalidade : Dispensa de Licitação nº011/2012Objeto : Aquisição de gêneros alimentícios para merenda escolar para alunos da rede municipal de ensino.Base legal : art.24, inciso IV, da Lei nº 8.666/93.Fornecedor : Jucieli Kremer de Oliveira – Pacheco CNPJ: 08.987.651/0001-29Município: São Valério do SulValor Total : R$ 5.134,96 (cinco mil, cento e trinta e quatro reais e noventa e seis centavos).

São Valério do Sul, RS, 27 de novembro de 2012.

CLOVIS TABORDA PADILHAPrefeito Municipal

GABINETE DO PREFEITO

Pag6g.pmd 30/11/2012, 09:391

Page 7: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

ANO 43 - SANTO AUGUSTO, SEXTA-FEIRA 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº2240

Secretaria de Educação deSão Martinho recebe mais

um ônibus novo

Jovem deCampo Novo

morto emacidente em

Santiago

Página 22

A Secretaria Municipal de Educação deSão Martinho recebeu do FNDE, na últimasexta feira dia 23 de novembro, mais umônibus escolar rural com capacidade para 26passageiros equipado com cadeira de rodas.O ônibus faz parte das conquistas da Secre-taria Municipal de Educação por meio daelaboração do PAR – Plano de Ações Articu-ladas, que através do termo de compromissonº 4070/2012 firmado entre a PrefeituraMunicipal de São Martinho e o FNDE conce-deu ao município os seguintes bens:

# 1 Ônibus Rural Escolar ORE 2 – médiono valor de R$ 214.880,00 , recebido namanha de quinta-feira dia 29/11/2012;

# 1 Ônibus Rural Escolar ORE 1 – peque-no no valor de R$ 186.000,00, recebido nasexta-feira dia 23/11/12;

# 15 aparelhos de ar condicionado splitde 9000 BTUS no valor de R$ 11.175,00 já

instalados na Escola Municipal Pe. AntonioMichels;

# 120 conjuntos alunos (classes e cadei-ras) e três mesas para pessoas em cadeirasde rodas totalizando R$ 19.515,00 comprevisão de entrega para o início do mês dedezembro;

#1 projetor Proinfo com lousa digital novalor de R$ 1.825,00 para a Escola Munici-pal José Pedro Schimitt que será entreguenos próximos dias.

Segundo a secretária de educação profªDirce Kunz Deves, “as conquistas acimacitadas vêm ao encontro das necessidadesda comunidade escolar, possibilitando aosalunos e usuários do transporte escolar maiorsegurança e conforto no desempenho desuas atividades”.

Prefeito Jeancarlo Hunhoffentregando as chaves do ônibus

Pag07CSMART.pmd 30/11/2012, 09:401

Page 8: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

08 Sexta-feira, 30 de novembro de 2012 GERAL

Sujeito de DireitosFelipe Osmar Krüger,

Acadêmico

de Direito

Blog: http://sujeitodedireitos2012.blogspot.com.br/

Mitra Diocesana FredericoMitra Diocesana FredericoMitra Diocesana FredericoMitra Diocesana FredericoMitra Diocesana FredericoWestphalenWestphalenWestphalenWestphalenWestphalen

Paróquia São João BatistaParóquia São João BatistaParóquia São João BatistaParóquia São João BatistaParóquia São João BatistaTravessa Menino Deus, 34 – Cx. Postal. 03-Santo Augusto-RS

Fone: 55 3781 1527–E-mail: [email protected] -

Programação da semana da ParóquiaSão João Batista Santo Augusto - RS

INFORMATIVO

CAMPUS SANTO AUGUSTO

Carla MaronJornalista do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto - MTB 12.733Fone: 55-3781-3555 ou 9938-7017

Aposent adoria Idadee Especial

Dia 03 de dezembro, portanto na próxima segunda-feira, a Polícia Civil gaúcha comemora seus 171 anos deexistência. Eis um pouco da história da instituição. APolícia, como instituição, nasce como uma necessidadesocial e de forma paralela ao desenvolvimento da sociedadehumana.

A evolução da Polícia pode ser observada pelos teste-munhos escritos deixados pelos povos antigos. Os egípci-os e os hebreus foram os primeiros povos a incluíremmedidas policiais em suas legislações. No entanto, so-mente em Roma, ao tempo do Imperador Augusto (63 a.C.a 14 d.C.), adquiriu organização de fato.

Dessa época em diante, seguiram-se períodos deobscurantismo, como o das invasões bárbaras, até surgiro sistema anglo-saxão de organização policial, na Inglater-ra.

A Polícia no BrasilO surgimento da Polícia Civil no Brasil remonta à época

da chegada de D. João VI, em 1808, quando criou ele ocargo de “Intendente Geral da Polícia da Corte e Estado doBrasil”, com um delegado em cada Província.

A infração penal e sua autoria sempre foram apuradaspela Instituição Policial Civil, mesmo antes de no Brasilhaver sido criado o Inquérito Policial. A legislação vigente noBrasil era a mesma de Portugal, baseadas na herançaromana e nas Ordenações Afonsinas, Manuelinas e Filipi-nas.

Às Assembleias Legislativas Provinciais era outorgadaa competência para legislar sobre polícia. Em 1835 eracriado, pela lei nº 29, o Código de Processo Criminal. EstaLei outorgava à polícia uma organização descentralizada,conferindo autoridade policial aos Juízes de Paz e atribuin-do a um juiz de Direito o cargo de Chefe de Polícia.

Polícia Civil comemora 171 anosA Polícia no Rio Grande do SulNo Estado do Rio Grande do Sul, fundado em 19 de

fevereiro de 1737, a polícia inicialmente passou pela épocadas “comandanças”, havendo, nesse período, os chama-dos “Corpos Policiais”.

A organização das polícias provinciais, prevista noCódigo de Processo Penal de 1832, somente teve efetiva-ção com a lei nº 261, de 3 de dezembro de 1841, portanto,há 171 anos. Com essa lei estavam criadas as Polícias Civisdas Províncias. Nela estavam previstos os cargos de Chefede Polícia, Delegados e Subdelegados e, pelo Regulamentode 31 de janeiro de 1842, era previsto ainda o cargo de“Inspetor de Quarteirão”. Era o nascimento da Polícia Civilgaúcha, com estrutura e organização próprias. Hoje, oscargos na Polícia Civil são: Delegado, Comissário, Inspetore Escrivão de Polícia.

Missão da Polícia CivilAgir na defesa da sociedade e preservação da ordem

pública, promovendo e participando de medidas de proteçãoà sociedade e ao indivíduo, exercendo com excelência suasatribuições na apuração das infrações penais e na identifi-cação de sua autoria. Colaborar para a convivência harmô-nica da sociedade respeitando a dignidade da pessoahumana e protegendo os direitos coletivos e individuais.

A Polícia Civil, atenta às demandas de segurançapública ao longo dos anos, foi se adaptando, sendo que em23.12.1970 formou a 1ª turma de agentes policiais femininase, em 04.08.1987 a primeira turma de delegadas, com trêsintegrantes.

Incorporando novas tecnologias, adotando modernastécnicas de segurança, com atendimento qualificado àpopulação, a Polícia Civil torna-se uma instituição dereferência no Brasil, com fidelidade ao seu lema: “Para Servire Para Proteger”.

Por Alaides Garcia dos Santos – Repórter jornal O Celeiro

Semana passada falamos sobre a aposentadoria porinvalidez, mas agora chega de falar de doença, de incapa-cidade, de tristeza, chegou o tão esperando descanso,completamos o tempo necessário para não precisarmostrabalhar mais, nesta edição vamos falar sobre Aposenta-doria Especial e Aposentadoria por Idade.

Estamos chegando ao final de mais um ano e aprovei-tando este momento gostaria de compartilhar com osamigos leitores uma pequena historinha para refletirmos.

Um menino ia de uma caixa para a outra numa loja debalas, tentando decidir qual delas iria comprar. Sua mãecansada de esperar, disse: “Apresse-se e gaste o seudinheiro! Nós precisamos ir.” O menino respondeu: “Masmãe, eu só tenho uma moeda, por isso preciso gastá-lacom cuidado.”

Em sua conclusão o texto compara a moeda com anossa vida e faz o seguinte questionamento: “Levando emconta que temos uma vida só, como estamos gastando-a?”

Tendo em vista que o mês de dezembro vai passarmuito rápido e logo terminará o ano, meu desejo é que você“gaste” de maneira correta a sua vida e aproveite-a bem,seja feliz, pois mais um ano está se encerrando. E paraquando chegar o tempo de se aposentar vou lhes trazeralgumas informações:

Para aposentar-se por idade é preciso que o homemtenha 65 anos e a mulher 60 anos, mas só a idade não éo suficiente, é preciso ter contribuído para a PrevidênciaSocial pelo menos 180 meses(15 anos).

A Aposentadoria Especial, não deixa de ser uma apo-sentadoria por idade, só visa beneficiar os agricultores,segurados especiais, diminuindo 05 anos, o requisitoidade, sendo que o homem poderá aposentar-se aos 60anos e a mulher as 55 anos.

Como falamos na edição passada, o segurado espe-cial não realiza contribuição mensal para a PrevidênciaSocial, sua contribuição é abatida da venda dos seusprodutos, assim, não será necessário que ele comprove180 contribuições, mas deverá comprovar que durante180 meses esteve exercendo a atividade rural.

Lembrando que para ser segurado especial é neces-sário que a pessoa resida(more, habite) no imóvel rural enão possua mais do que quatro módulos fiscais, o quepara o município de Santo Augusto corresponde a 64hectares. Também é segurado especial o seringueiro, oextrativista vegetal, o pescador artesanal e o garimpeiro.

- Capela São Paulo Apóstolo: Missa, sexta-feira, dia 30de novembro, às 19:30h.- Capela São Pedro: Missa, sexta-feira, dia 30 denovembro, às 20:00h.- Capela São Francisco: Último dia do Tríduo empreparação para a festa, sexta-feira, dia 30 de novembro,às 19:30h.- Capela Santo Antônio: Missa com 1ª Eucaristia,sábado, dia 01 de dezembro, às 15:00h. As Confissõesdas crianças e da comunidade, será antes da missa, às14:00h.- Matriz: Missa, sábado, dia 01 de dezembro, às 18:30h.e domingo, dia 02 de dezembro, às 8:30h. e às 19:00h. .- Capela Nossa Senhora de Fátima: Missa com confis-sões, domingo, dia 02 de dezembro, às 9:00h.- Capela São Francisco: Missa com Festa, domingo, dia02 de dezembro, às 10:00h.- Capela N. Senhora da Glória: Missa com confissões,segunda-feira, dia 03 de dezembro, às 19:30h.- Capela N. Senhora do Rosário: Missa com confis-sões, terça-feira, dia 04 de dezembro, às 15:00h.- Capela N. Senhora da Saúde: Missa com confissões,terça-feira, dia 04 de dezembro, às 15:00h.- Capela Anjo da Guarda: Missa com confissões, terça-feira, dia 04 de dezembro, às 20:00h.- Capela Rainha dos Apóstolos: Missa com confissões,quarta-feira, dia 05 de dezembro, às 15:00h.- Capela N. Sra. Aparecida: Missa da saúde, quarta-feira, dia 05 de dezembro, às 18:00h.- Capela São Jacó: Missa com confissões, quarta-feira,dia 05 de dezembro, às 20:00h.- Matriz: Missa da saúde, quinta-feira, dia 06 de dezem-bro, às 15:00h.- Capela São Roque: Confissões da Comunidade e dascrianças que farão a 1ª Eucaristia, quinta-feira, dia 06 dedezembro, às 20:00h.- Terço dos Homens: segunda-feira, dia 03 de dezembro,às 19:00h. Na Igreja Matriz.- Mil Ave-Marias: terça-feira, dia 04 de dezembro, naIgreja Matriz. Com início às 8:00h.Os Livros da Novena de Natal, já estão disponíveis naSecretaria Paroquial.

Curso de formação p araprofissionais da educação

O NEABI (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas) doIF Farroupilha-Câmpus Santo Augusto realizou nos dias 28 e 29de novembro o “Curso de Formação de Professores, Profissio-nais, Funcionários e Gestores da Educação: Cultura e HistóriaAfricana, Afro-brasileira e Indígena”.

O curso gratuito teve como objetivo promover a inserção datemática da afrodescendência brasileira, no contexto acadêmicoe proporcionar aos participantes o contato com estas diferentesculturas a fim de que construam uma referência potencializadorado respeito à plurietnicidade/multiculturalidade nas localidades desua atuação.

Destinado a professores da rede pública municipal, estadual,acadêmicos de licenciatura, servidores do Câmpus Santo Augustoe demais interessados vinculados a área da educação básica, ocurso teve início no dia 28, às 9h com a palestra “Do 13 de maioao 20 de novembro: Identidade e luta dos afrodescendentes noBrasil”, ministrada por Léslie Sedrez Chaves. À tarde a progra-mação iniciou às 13h30 com a palestra “Escravidãoinstitucionalizada às Politicas de Reconhecimento e Reparação”,ministrada pelo professor do Câmpus Santa Rosa, Dr. LeandroDaronco, seguida por Roda de Capoeira com Grupos de Capo-eira de Santa Rosa e de Ijuí. À noite, às 19h, houve apresentaçãodo Grupo Cultural Herdeiros de Zumbi, coordenador pela profes-sora Keli Barreto, de Ijuí, na sequência a palestra “O debate sobrea questão racial no Brasil: Conquistas e desafios nacontemporaneidade”, ministrada por Léslie Sedrez Chaves.

No dia 29, a programação iniciou às 9h com a palestra “Histó-ria e cultura afro-brasileira”, ministrada pelo professor do CâmpusPanambi, Ericson Flores. À tarde houve às 13h30 a palestra “Ahistória do negro no Rio Grande do Sul”, ministrada pelo profes-sor do Câmpus Júlio de Castilhos, Ênio Grigio, e o encerramentoàs 16h com a Mesa Redonda coordenada por Vilmar Costa daRosa, Presidente da Etnia Afro-Brasileira de Ijuí.

Câmpus Santo Augusto recebeGrupo de T eatro

No dia 27 de novembro o Câmpus Santo Augusto re-cebeu o grupo de teatro “A Turma do Dionísio” que apre-sentou para alunos e servidores, em duas sessões (10he 15h30), no auditório da instituição, a peça “Quem fazgemer a terra”, adaptação do romance do autor gaúcho,Charles Kiefer. Na peça, Mateus, filho de agricultores,conta a sua história: as brincadeiras de guri, as lidas nalavoura, a tentativa de dar certo na vida, os amores, aperda da terra amada, as incertezas do cárcere.

O ator da peça, Jerson Fontana, trabalha com teatrodesde 1981, já tendo encenado mais de 20 espetáculosde teatro no Brasil, Argentina, Polônia, Suíça, França eItália. Na sua formação conta com cursos ministradospor profissionais do Brasil e do exterior. É professor deCursos de Teatro e autor do livro A Montagem do Espetá-culo de Teatro.

O grupo de teatro “A Turma do Dionísio” foi fundadoem 1º de janeiro de 1986, no município de Santo Ângelo-RS. Encenou 20 espetáculos de teatro e 30 esquetes eperformances e seus integrantes já realizaram mais de1700 apresentações, atingindo um público superior a 485mil espectadores no Brasil (estados do Rio Grande doSul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais eEspírito Santo), na Argentina, Bolívia, França, Suíça,Polônia e Itália.

pag08G.pmd 30/11/2012, 09:421

Page 9: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

REGIÃO 9Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CTG Monjolo Velhopresente na 1ª Festa

Campeira em Três Passos

MUNICIPIO DE SÃO MARTINHORECEITA PUBLICA MUNICIPAL

SETOR TRIBUTÁRIOEDITAL DE INTIMAÇÃO E NOTIFICAÇÃO

De acordo com o Artigo 93 e Artigo 95 da Lei Municipal 1660/2002(CódigoTributário Municipal) e alterações, a Secretaria Municipal da Fazenda, INTIMA osSujeitos Passivos de Lançamento do Alvará 2012, contra eles lançados, constantesno anexo deste, para constituição, a favor da Fazenda Municipal, dos respectivoscréditos Tributários constantes no Anexo deste Edital disponível junto ao SetorTributário.

NOTIFICA, ainda, os referidos Sujeitos Passivos a, no prazo de 20(vinte) diascontados da publicação deste Edital, pagar os mencionados créditos tributáriosjunto a Fazenda Municipal, sob pena de cobrança judicial e ou em se tratando deCNPJ optante do Simples Nacional será excluído do Simples Nacional.

Os valores identificados por contribuinte e demais informações poderão serobtidas junto a Fazenda Municipal, sito Avenida Osvaldo de Souza, 124, SãoMartinho-RS.

São Martinho, 28 de novembro de 2012.

Fazenda Publica Municipal.

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro, oCTG Monjolo Velho, de Sede Nova, esteveparticipando da 1ª Festa Campeira da 20ªRegião Tradicionalista, em Três Passos.

Na oportunidade, o peão HenriqueMeller conquistou o 1º Lugar – Laço Gurie o peão Lucas Nicolau dos Santos o 1ºLugar – Laço Rapaz.

A Patronagem do CTG parabeniza aosCampeões, bem como agradece eparabeniza a todos os demais peões quemuito bem representaram a entidade.

O CTG Monjolo Velho está com novaPatronagem eleita e empossada no dia 20de outubro de 2012:PATRÃO: Gilson MellerVICE-PATRÃO: Magnos Malmmann1º SECRETÁRIO: Adair Paim2º SECRETÁRIO: Celso Lopes da Silva1º TESOUREIRO: Milton Engeroff2º TESOUREIRO: Joelson Paim da SilvaCONSELHO:Ari SulzsbacherAdelar RibeiroAldair NenningLuis SchmalzValtezer Marques da Rosa

SEDE NOVA

Lucas Nicolau, 1º Lugar Laço Rapaz eHenrique Meller , 1º Lugar Laço Piá

Patrão Gilson, vice-patrão Magnos e equipe de laçadores do CTG Monjolo Velho

Classmann recebe alunos deSão Martinho em visita àAssembleia Legislativa

Alunos e professores estiveram com Classmann na sede do Legislativo (Foto: GalileuOldenburg/AL)

Os alunos da Escola Municipal PadreAntônio Michels, de São Martinho, foramrecebidos pelo líder da bancada do PTB,deputado Aloísio Classmann, nestaquarta-feira (28/11). A visita àAssembleia Legislativa integrou umasérie de atividades culturais e turísticasrealizadas na Capital, pelo grupo formadopor 33 estudantes da 7ª série.

"Receber professores e alunos domunicípio onde fui vereador e prefeito ésempre uma honra e motivo de alegria",

destacou Classmann, que esteve com osalunos no saguão do Plenário 20 deSetembro.

Os professores que acompanharama comitiva foram Caroline Führ, CleiaRohden, Janine Thalheiner, JessicaPinheiro, Jonas Hermann, Maria HelenaHartamann, Marlene Schmidt, MarliseRibeiro, Paula dos Santos e RoseleiColling.

Imprensa | Deputado AloísioClassmann

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO NOVO

ADM. 2009-2012

AVISO DE LICITAÇÃO

Modalidade: Leilão n° 02/2012. Tipo: Maior lance. Objeto: Alienação de bens móveisinservíveis de propriedade do Município de Campo Novo-RS, constituídos em 09 (nove)Lotes descritos na relação anexa ao Edital (ANEXO 01). Edital: disponível a partir do dia30/11/2012, no Setor de Compras e Licitações, das 07h às 13h, situado junto ao CentroAdministrativo Municipal, sito na Av. Bento Gonçalves, n° 555, Campo Novo-RS e no sitewww.camponovo.rs.gov.br. Sessão de Abertura: dia 19/12/2012, às 10h, na SecretariaMunicipal de Obras, Viação e Urbanismo, sita na Av. Padre Bernardo, nº 671. Informações:Setor de Compras e Licitações, Fone (55) 3528- 1300 ou Leiloeiro Oficial Maurício Gehm,fone (55) 3781-3470 ou 99732799.

Campo Novo/RS, 29 de novembro de 2012.

Edison Baraldi Machado ,Prefeito Municipal.

Foi dado o início do Mutirão de Natal no dia 24 de novembro e

neste sábado, 01/12 estaremos visitando as residências dos 13

bairros de Santo Augusto, arrecadando alimentos não perecíveis.

Postos de coletas nos supermercados colaboradores do Mutirão de

Natal 2012 e na Loja TV SOM.

IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA REALIZAMUTIRÃO DE NATAL 2012

Pag9 SãoMartinho.pmd 30/11/2012, 09:441

Page 10: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

GERAL10 Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A Escola Municipal de Ensi-no Fundamental Maria BelmontAlbert de Redentora aderiu aoPrograma Mais Educação, co-nhecido como “escola em tem-po integral”, no segundo semes-tre letivo, aumentando a ofertaeducativa na escola por meio deatividades optativas.

Entre as alternativas de ativi-dades complementares estãoações ligadas ao acompanha-

REDENTORAREDENTORAREDENTORAREDENTORAREDENTORA

Escola Maria Belmont Alber testá desenvolvendo o

programa Mais Educação

A Rede de Apoio Integrada de SantoAugusto - RAISA, composta por técnicosdas Secretarias Municipais de Saúde, Edu-cação e Assistência Social; do HospitalBom Pastor; Conselho Tutelar; PIM; De-legacia de Polícia; Ministério Público;Poder Judiciário; Brigada Militar, se cons-tituiu como fato dia 20 de junho de 2012,oportunidade que realiza encontros quin-zenais, no intuito de fortalecimento deações junto ao trabalho coletivo com focona prevenção de violências e qualidade devida.

O trabalho intersetorial desencadeoude ensaios coletivos, de parcerias firma-das entre a área social do poder público eórgãos da segurança para resolução desituações-problemas, na busca de melho-res resultados. A Procuradoria Regionalda Educação de Santo Ângelo foi incenti-vadora da organização do trabalho emrede. Também fortaleceu muito com aimplementação do Programa primeira In-fância melhor – PIM.

Rede de Apoio é fato emSanto Augusto

Outra iniciativa foi a elaboração de umprojeto intersetorial encaminhado ao Mi-nistério da Saúde, via Secretaria Municipalde Saúde de Santo Augusto, junto aoPrograma Promoção e Vigilância em Saú-de: prevenção de diferentes formas deviolência. Da aprovação deste, a rede vemdesenvolvendo várias ações. Entre elas:capacitação de 40 horas sobre vários tiposde violência, pela FAISA Faculdades; Pla-no de Ação da rede: Projeto Acordar: abriros olhos para a violência é preciso; oficinateórico-prática de implementação da rede;produção de uma cartilha informativa, deadesivo de carro e jingle; realização deduas peças teatrais para a comunidadeescolar e grupos sociais, pais: “Bulling - Omacaco Mariola e o Pestinha da Escola” e“Fuga - O submundo das drogas”, a cargodo Teatro Social Produções Artísticas, deTeutônia.

A rede se amplia dependendo da situa-ção familiar em estudo e da necessidade dearticulação e proposição de ações.

Elenice Alebrandt, Assistente Social, Cláudia PadilhaPsicóloga e Marilei Andrighetto, Sec. da Educação

Disque: 197Disque: 197Disque: 197Disque: 197Disque: 197“Abrir os“Abrir os“Abrir os“Abrir os“Abrir os

Olhos paraOlhos paraOlhos paraOlhos paraOlhos paraViolência éViolência éViolência éViolência éViolência é

P r e c i s o ”P r e c i s o ”P r e c i s o ”P r e c i s o ”P r e c i s o ”

mento pedagógico, horta escolar, tê-nis de mesa, dança, teatro e capoeira.

O Mais Educação atende 277 estu-dantes. Para o desenvolvimento decada atividade, o governo federal re-passa recursos para ressarcimentode monitores, materiais de consumoe de apoio segundo as atividades.

Faz tempo que o Governodo Estado alardeia que “o quevocê decidir será feito”. Ochamarisco, inclusive já emforma de panfleto, buscavamotivar a população a “partici-par da votação das prioridadesmunicipais e regionais da Con-sulta Popular. Em outras pala-vras, você vai decidir o que érealmente importante para asua cidade e a sua região, coma garantia de que o que forescolhido pela maioria seráposto em prática pelo Governodo Estado, prometia a convo-cação.

Governo do Estadoignora decisão popular

Nunca foi bem assim. O povo compa-receu e decidiu. Porém, o Governo doEstado ignora a decisão popular. Já em 11de novembro de 2004, a constatação re-sultou em manifesto dos Conselhos Regi-onais de Desenvolvimento do Estado doRio Grande do Sul (COREDES), quandoestes estiveram reunidos em assembleiaordinária em Porto Alegre.

No dia 16 de novembro, a propósito, oCOREDE-NORC distribuiu “comunicadoà Região Noroeste Colonial” denunciando“a baixíssima execução orçamentária daConsulta Popular de 2003, sendo que omontante executado e pago é inferior a10% do total dos recursos destinados”originalmente. “Apesar de todos os esfor-ços”, sublinha o comunicado, “persistemenormes dificuldades em várias secretari-as de Estado e estatais na tramitação dasdemandas. Por exemplo, dos R$ 36 mi-lhões constantes no orçamento da Secre-taria do Trabalho, Cidadania e AssistênciaSocial, apenas 3,5% foram empenhados enada ainda foi pago”. A nota do COREDE-NORC concluiu que “a expectativa dosCOREDES era de que em 2004 fosseexecutado, no mínimo, 70% da ConsultaPopular, o que, faltando apenas um mêspara o término do ano, não acontecerá.

Nada mandou desde então, embora acada ano se repetisse a cantilena: o quevocê decidir será feito. Na sessão plenáriadesta terça-feira (27), a Proposta de Emen-da à Constituição (PEC) n°223/2011, queprioriza demandas do Processo de Partici-pação Popular no orçamento estadual, deautoria do deputado Ernani Polo (PP), foirejeitada em plenário. Foram 24 votosfavoráveis e 25 contrários. A maior parteda base aliada e a bancada do Partido dosTrabalhadores foram responsáveis peladerrota da proposta. A bancada do PSBe um deputado do PTB votaram favora-velmente à PEC.

Para Ernani Polo, a decisão dos depu-tados do PT revela a incoerência entre aideologia petista e a atitude demonstradaao votar contra um projeto que prioriza asescolhas da população. O parlamentar pro-gressista comprova o paradoxo ao lem-brar que o governo do Estado criou 37cargos em comissão de coordenadoresregionais dos Coredes remunerados paracuidar das demandas oriundas do Proces-so de Participação Popular:

“É a confirmação que o partido gover-nista joga no lixo a ideologia do orçamentoparticipativo. Deveriam trocar o nome deParticipação Popular para Enganação Po-pular, pois parece que a mobilização de 1milhão e 200 mil gaúchos que votaram no

processo não significa nada para o gover-no. Porque não recolhem o valor gastocom estes Cargos de Confiança, que sóem salários representa mais de R$ 2,3milhões de reais ano, chegando a R$ 10milhões em 4 anos? Este valor seria osoficiente para parar o piso do magistériopara mais de 3.000 professores “, exaltouErnani.

Ernani Polo lamentou a atitude dosparlamentares do Partido dos Trabalhado-res e da maioria dos deputados da basegovernista: “Há vários ex-prefeitos, hojedeputados, que sabem o significado de vercumprido o pagamento dos recursos. Ogoverno Tarso é baseado no discurso, nãomantém coerência entre teoria e prática. OPT se opõe às suas origens e rasga abandeira da participação popular que sem-pre pregou. Na hora de definir as priorida-des do mandato, os petistas vão contra avontade da população”, protestou o depu-tado Ernani.

NegociaçãoApós inúmeras tentativas de acordo

com a base governista, o deputado Ernani,apoiado pela FAMURS, UVERGS e CO-REDES, se deparou com um governoresistente e contrário às suas própriasideias: “O partido governista, que sempredefendeu a pauta, contraditoriamente seopôs à PEC, argumentando que a medidaengessaria o orçamento. Por que o gover-no vota contra um projeto que prevê asdemandas da consulta popular? Qual oprejuízo que isso causaria para o Estado,já que é o próprio governo quem determinaos valores? “, pontuou o parlamentar.

Ernani Polo acrescentou também queum dos argumentos usados pelos parla-mentares da bancada petista era que otermo “impositivo” presente no texto en-gessaria o executivo: “O termo foi supri-mido da redação da PEC, sendo apresen-tada uma emenda mantendo o caráterpreferencial, ressalvando as vinculaçõesconstitucionais (saúde, educação e parce-las de ICMS aos municípios) e mesmoassim foi rejeitada pelo PT, em mais umademonstração de uma grave contradiçãopetista “, manifestou.

PassivoEm 2011, por decreto, foram retirados

recursos do Processo de Participação Po-pular para o custeio do Estado. A reduçãofoi de aproximadamente R$ 95,1 milhõesde um total de R$ 165 milhões. Em 2012,até o final do mês de novembro, forampagos pelo governo apenas R$ 50,4 mi-lhões, não chegando nem a 30% do total.

Pag10gt.pmd 30/11/2012, 09:451

Page 11: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

11Sexta-feira, 30 de novembro de 2012GERAL

www.faisaceleiro.com.br

INFORMATIVO

3781-1111 /

3781-4103

Carelisa S tof fel - Imprensa – F AISA [email protected]

Eleitos emCampo Novo

serãodiplomados

dia 14/12A diplomação dos

eleitos pelo município deCampo Novo na eleiçãode 7 de outubro, estáagendada para o dia 14de dezembro, às 14h, noauditório da Câmara deV e r e a d o r e scamponovense. Porequívoco, na edição de23/11, foi trocado o nomee a foto de um vereadoreleito. Os eleitos para ol e g i s l a t i v ocamponovense são:

-SELMO WEISS, DEM-LAURO SZALASKI, PSB-JURANDIR G. DOS SANTOS, PSDB-MARCOS R. DOS REIS, PMDB-JOAO LUIZ DE LIMA, PP-JOSÉ CARLOS DE ARAUJO, PSDB-CARLOS ALBERTO DA SILVA, PSDB-PROF. LUIZ CLAUDIO RASCHE, PSB-NELSON MASARRO, PDT

Prof. Luiz Claudio Rache, PSB

Na noite de 23 de novembro o Sicredi realizou o 2ºsorteio da Promoção Sorte Cooperada. Na oportunidadeforam sorteados 15 notebooks entre os 41 mil associadosdos 13 municípios participantes. Confira os associadoscontemplados:

A Promoção Sorte Cooperada Sicredi tem duração atéo mês de janeiro de 2013 e entre os prêmios que serãosorteados, além dos televisores e notebooks, estão 04camionetes Montana zero quilômetro e 01 camioneteAmarok zero quilômetro. O próximo sorteio ocorrerá nodia 04 de janeiro de 2013 e contemplará 04 associadoscom uma camionete Montana cada um.

Sicredi realiza 2º sorteio daPromoção Sorte Cooperada

No segundo sorteio 15 associados foram contemplados com um notebook cada

Ordem CUPOM Associado Unidade de

Atendimento

1º 408.135 Vilmar da Silva Ijuí Centro

2º 267.703 José Solon Viecili Ajuricaba

3º 276.993 Antônio da Rosa Sobrinho Ajuricaba

4º 206.800 Marisa Korb Dobler Ijuí Centro

5º 381.170 Terezinha M. F. Vieira Panambi

6º 469.040 Dorício João Menegazzi Jóia

7º 231.044 Karina Bacchieri Ijuí São Francisco

8º 517.174 Marcos Kreling Coronel Barros

9º 251.057 Antenor Grenzer Ijuí Centro

10º 76.877 Ari Hugo Albrecht Ajuricaba

11º 68.267 Arthur J. Padoim Bozano

12º 346.665 João Rotili Teixeira Santo Augusto

13º 336.972 Décio M. Leindecker Augusto Pestana

14º 341.689 Paulo Feyh Augusto Pestana

15º 344.846 Fátima M. Sima Lara Chiapetta

Sorteio realizado em Ajuricaba

Presidente da Sicredi Santo Augusto RS, Alcides JoséBandeira, auxiliou no sorteio dos notebooks

Curso Duração Inicio Turno Monitor de Recreação

180 hs 25/02 Tarde

Operador de Supermercados

180 hs 29/04 Tarde

Operador de Computador

180 hs 08/07 Tarde

Auxiliar de Cozinha

220 hs 16/09 Tarde

Eletricista 80 hs 26/02 Noite

Corte e Costura 100 hs 22/07 Tarde

Município deBraga define

cursos decapacitação para

2013, via PronatecA Administração Municipal de Braga, através da

Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centrode Referência de Assistência Social – CRAS, estevereunida esta semana com a direção do Senac TrêsPassos, definindo a programação de cursosprofissionalizantes para 2013, através do Pronatec –Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico eEmprego.

Os cursos pactuados são:

As inscrições terão início a partir de janeiro de 2013.Os cursos ofertados serão realizados junto ao CRAS,sendo que o público prioritário é dos programas sociais.

Maiores informações ou documentação necessáriapodem ser buscadas junto ao CRAS do município de Braga.

Fonte: Prefeitura Municipal de Braga

Capacit ação epós-graduação em Atendimento

Educacional Especializado (AEE)100% presencial

No dia 24 de novembro de 2012, na sede da APAE, de SantaRosa, foi realizada a Aula Inaugural da Turma de Capacitação ePós-Graduação em Atendimento educacional Especializado(AEE). A aula foi ministrada pela professora Luciane Sippert,Mestre em Educação nas Ciências e Coordenadora de Extensãoda Faisa, a qual também efetuou as inscrições e matrículas dospresentes.

O curso transcorrerá com aulas presenciais quinzenais, comuma semana intensiva no mês de janeiro e previsão de términoem julho de 2013.

Os alunos receberam com entusiasmo as orientações eparticiparam com muita motivação da primeira aula. Caso alguémtenha interesse em fazer parte da turma ainda poderá ingressarna mesma. A próxima aula será realizada no dia 08 de dezembrode 2012, sábado, nos turnos da manhã e da tarde, a partir das8 horas, na sede da APAE, de Santa Rosa, com a professoraDoutora em Educação Marlene Denti.

Informações poderão ser obtidas na 17ª CRE, de Santa Rosa,com a professora Ivete Faccin ou pelos fones 9999-7985 - [email protected] [email protected], com Luciane Sippert.

Vestibular de V erão FAISA2013/01 foi um SucessoAconteceu no último dia 24 de novembro o Vestibular de

Verão FAISA 2013/01. No domingo seguinte, foi divulgada a Listados Aprovados para do vestibular em mídias locais. As matriculasirão até o dia 20/12/2012, das 14:00h a 21:00h.

As lista dos aprovados dos Cursos de Administração, CiênciasContábeis e Educação Física, com a colocação dos candidatose suas sucessivas notas estão disponíveis no site da instituição.

A matricula deverá ser feita na Secretária Acadêmica daFAISA Faculdades, e os candidato deverão estarem munidos dosseguintes documentos na realização da matricula:* Foto 3x4 recente;* Cópia de RG;* Cópia de CPF;* Cópia de Título Eleitoral;* Cópia do Comprovante de Quitação Militar (para homens);* Cópia de Certidão de Nascimento ou Casamento;* Cópia do Histórico de Conclusão do Ensino Médio;* Cópia do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.

Será Um Grande Prazer tê-lo em nossainstituição. Esperamos por você!

Pag11Região.pmd 30/11/2012, 09:461

Page 12: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

Sociedade em Destaque12 Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Quick DecoQuick DecoQuick DecoQuick DecoQuick DecoraçõesraçõesraçõesraçõesraçõesA Quick Decorações, de Magali Santi, assinou a decoração do espetáculo de dança, Uma Noite de Natal, da Academia Dançarte,

no CTG Pompílio Silva, dia 25 de novembro.

Decoração do níver de BENTO BUZANELLO, dia 25/11,no CTG de Coronel Bicaco

Decoração do níver de GUILHERME FRIDERICH,dia 24/11, na AABB, de Santo Augusto

Em breve novidades. Aguarde!Rua Floresta, 1450Fones: 3781-3372/99588799

Familiares, namorado e amigos,parabenizam a Dra. Maria AlexandraOrtmann pelo recebimento da carteirada OAB, ocorrido na Subseção de SantoAugusto, na data de 1º de novembro de

2012. Parabéns e sucesso.

Carteira da OAB

DERMOPIGMENTADORESPAÇO VIP traz novamente FRANCOIS, renomado

DERMOPIGMENTADOR, de São Paulo,

dia 18/12/2012

Interessadas em sobrancelha definitiva, contorno labial, tatua-gem, marcar seu horário pelo fone 3781-3426 (terça a sábado)

pag12e13sociais.pmd 30/11/2012, 10:062

Page 13: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

em Destaque13 Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Refinaria, vestindo você comas cores vibrantes da estação

Estamos

esperando você!

Av. do Comércio, 965, aolado do Gilo Lanches, fone:

3781 - 3516

Parabéns,Rafael

No próximo dia2 de dezembro,

o garotoRAFAEL DA ROSA

completará seu1º aninho .

O aniversarianterecebe o carinhoespecial dos pais

Gessel e Mari e damana Gabriela.

A família resideem SantoAugusto

A Loja REFINARIA sob o comandodo casal Régis e Roberta, está commuitas novidades na moda feminina emasculina para seus clientes de SantoAugusto e região. Marcas exclusivasLez a Lez, Visual Jeans, Pepsi Collection.Com coleções modernas e vibrantesda atual estação.

Venha conferir nossos looksexclusivos e com preçosdiferenciados!

Temos blusas femininas e camisetasHering a partir de R$ 30,00 e mais, nomês de Dezembro a cada compra ocliente terá uma promoção especial.

Na loja REFINARIA, também tem aárvore do Natal da Sorte.

A cada compra você poderá ganhar descontos e brindes, e no finaldo mês de Dezembro a REFINARIA sorteará brindes da Pepsi, Lez aLez e Hering.

Para concorrer passe na REFINARIA e confira as novidades .

AniversárioDia 27/11 esteve aniversariando THALES PEDROSO. Homenagemn dos pais Evandro e

Fatima Pedroso e dos manos Thais, Thailon, Thaísa, desejando felicidades.

pag12e13sociais.pmd 30/11/2012, 10:083

Page 14: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

Ijuí-RS

P r o f i s s i o n a i s

Antonio Vanderlei PereiraADVOGADO

Fone 3781-1311

Rua Cel. Júlio Pereira dos Santos, 560SANTO AUGUSTO-RS

OAB/RS 8.505

GERAL 15Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

LIGUE GÁS

TELE-ENTREGA3781-1912

9953-4195

SUPER GÁS

Dr. Sidnei RonaldoDaniel

CRM 18.429GINECOLOGIA/OBSTETRÍCIA -

CLÍNICA GERAL, CIRURGIA (varizes e esclerose das veias)

Atende: IPE, UNIMED e p articularConsultório: R. Independência, s/n(ao lado daFarmazé) - Fone 55 3781-1928 - Santo Augusto

End. ConsultórioRua Pe. Roque Gonzales, 371Fone: 3781-1621 Res.: 3781-3404SANTO AUGUSTO - RS

Dr. Claudio HoringCir. Dentist a CRO 8184

OdontologiaEstética

OrtodônticaClínica Geral

Dr. Claudio HoringCir. Dentist a CRO 8184

End. ConsultórioRua Pe. Roque Gonzales, 371Fone: 3781-1621 Res.: 3781-3404SANTO AUGUSTO - RS

Rua Vicente Silva, 512 - Santo Augusto

Materiais Hidroelétricos Ltda

- Ferragens

- Tintas

- Materiais hidráulicos

- Materiais elétricos

- Produtos para piscina

Av. Central, 88 - Fone 3781-1844Santo Augusto - RS

pag15Prof.pmd 30/11/2012, 09:481

Page 15: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

CLASSIFICADOS16 Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Avenida do Comércio, 1787 – Fone: (55)3781-1500

List a de máquinas e equip amentosdisponíveis p ara venda:

Prezado produtor, quando necessitar de máquinase insumos para sua lavoura, faça-nos uma visita,

pois teremos grande satisfação em recebê-lo eatender sua necessidade.

Imóveis à venda

EQUIPAMENTO MODELO ANOAutopropelido Ford 6600, Montana 2000LColheitadeira 8040 New Holland 13 pés 1987Colheitadeira 1530 New Holland 13 pés

Distribuidor de FertilizantesTwistter 1500, com APS PSE Semeato 8 linhas

2010

Plantadeira MF 6 linhas de 70 cm 2000Plataforma de Milho NH 5 linhas de 70 cm 2002Plataforma de Milho Max 7 linhas de 60 cm 2004Plataforma de Milho MF 265 (Pneus estreitos)Trator MF 296 , 4x2 1998Trator Valmet 118 , 4x2 1977Trator BX 6150 1986Trator 2011

Vendo: Apartamento com 172 mt2, 3 quar-tos(1 suíte),1 v. garagem,B. Centro.Vendo: 2 Salas Comerciais B. Centro, RuaRio Branco.Vendo Apartamento: com 200 mt2 com 2quartos, 2 vaga na garagem Bairro CentroVendo: Casa (Ponto comercial) na Av. doComércio, B. Santa Fé, Santo Augusto.Vendo:Casa Alvenaria : -2 quartos,sala comlareira, terreno 345 mt2. rua Julio deCastilho Nº 61, Bairro CentroCasa Alvenaria , com 65 mt2, Rua MoisesViana, B. Centro.Casa Alvenaria : 110 mt2, 2 quarto(1 Suite),garagem, no B. Glória.Casa Alvenaria : 70 mt2, 2 quartos, gara-gem, no B. GlóriaCasa Alvenaria , com 224 mt2, 1 Suíte + 2quartos , garagem, no Bairro Zeca Silva.Casa Alvenaria : 3 quartos com 70 mt2, RuaEgberto S. de morais, B. PetrópolisCasa Alvenaria : 2 quartos com 96 mt2, RuaBrasília, B. São FranciscoCasa Alvenaria : 2 quartos com 42 mt2, RuaAfonso Pena, B. Santo Antonio.Casa Mista : Rua João S. Lucca, B.Petrópolis, Terreno com 500 mt2.Casa Alvenaria : 83 mt2, 2 quartos.Rua 24de Julho B. São João.Casa Mista ,80 mt2, 3 quartos, Rua Mem deSá, B.Getulio VargasCasa Alvenaria : na Avenida Ângelo Santi,Bairro Getulio VargasCasa de Alvenaria : com 58.20 mt2, 2 quar-tos, terreno 287 mt2, B. Getulio Vargas.Casa de Alvenaria : com 120 mt2, 3 quar-tos, quiosque com 50 mt2, B Getulio Vargas.Casa de Alvenaria : com 108 mt2, 3 quar-tos, terreno de 680 mt2, B Getulio Vargas.Casa Mista : com 77 mt2, 3 quartos, RuaZeca Luis -B. Getulio Vargas.Casa Mista - com 81 mt2, 3 quartos, Rua Memde Sá , B. Getulio Vargas (aceita carro).Casa de Alvenaria , com 112 mt2, 2 quartos,Rua Floresta, Bairro Floresta.Casa Mista : com 66 mt2, 2 quartos, -B. SantaFé.Casa Alvenaria : com 130 mt2, 2 quartos naRua São Paulo, B. Santa Fé.Casa Alvenaria , com 45.5 mts2, 2 quartos,Rua Floresta, Bairro Santa FéVendo Terreno de 12 x 35 = 420 mt2 noBairro Santa Fé.Vendo Terreno com 800 mt2 na Rua RioBranco, B Centro.VENDO TERRENOS QUE PODEM SER FI-NANCIADOS JUNTO COM A CASA PELAC.E.F NO MINHA CASA MINHA VIDA:Terreno: com 330.90 mt2 na Rua EgbertoS. de Morais, sn B. Petrópolis , aceita carro.Terreno: com 234 mt2 Travessa Cul de Sas-B PetrópolisTerreno: com 529 mt2 na Rua RepublicanoMeirese, B. GloriaTerreno: com 292 mt2 na Rua Valter Jobim,B. Gloria3 TERRENOS na Rua Bom Fim no B. Glória :1ºde 14 x 28,com 392 mt2, - 2º de 13 x 26 com338 mt2 e 3º de 12 x 45 com 540 mt213 TERRENOS na Rua Arlindo Scheifel, B.Santa Rita de 12 x 30 com 360 mt2 a partirde r$ 13,000,00+TERRENOS :Loteamento Maria Valentina,B. Santo Antonio e loteamento de Idílio Ascolino B. Gloria.Vendo : Imóvel Rural 33 hectares de terra,com uma casa de alvenaria de 180 mt2,galpão, maquinas, pomar, açude, com 28hectares de plantio a 2 km do centro S.A.Vendo : Chácara com 1,75 hectares, Casamadeira com 63 mt2, água encanada, 2000mudas de eucaliptos e Erva Mate(colhe 500arrobas/ano) em Sto Augusto.ALUGO Casa Alvenaria(nova) Rua ValterJobim, no B. Glória.ALUGO Casa na Rua Inhacora 194.B. Santa Fé.ALUGO:Casa Mista,Rua Mem de Sá, B.Getulio VargasALUGO:Apartamento com 1 quarto, Av. Co-mércio 679,Centro

AVISO DE LEILÃOEDITAL DE LEILÃO Nº 005/2012

Modalidade: LEILÃO – Tipo : MAIOR LANCE - Objeto: Venda de bens móveis de propriedade doMunicípio sendo, Lote 01 (uma Retro Escavadeira ano 2005/2005), Lote 02 (um veículo Palio Weekendano 1998), Lote 03 (um veículo Royale 1.8GL ano 1994). Data/Hora para início: 21/12/2012 as 10:00horas . Local: Sala de Licitações na Prefeitura Municipal de Braga, Informações: Prefeitura Munici-pal de Braga, sito a Av. Mal. Floriano Peixoto, 602, Email: [email protected].

Luis Carlos BalestrinPrefeito Municipal

AVISO DE LICITAÇÃOEdital nº. 073/2012

Modalidade : PREGÃO PRESENCIAL nº 044/2012 - Tipo : MENOR PREÇO POR ITEM. Objeto :Aquisiçao de equipamentos para atendimento ao programa FEAS. Data/Hora para entrega dosenvelopes (Proposta e Habilitação): 13/12/2012 até as 10:00 horas. Local: Sala de Licitações daPrefeitura Municipal de Braga, Rs. Data de abertura dos envelopes: 13/12/2012 às 10:30 horas.Informações: Prefeitura Municipal de Braga, sito a Av. Mal. Floriano Peixoto, 602, ou pelo e-mail:[email protected] .

Luis Carlos BalestrinPrefeito Municipal

AVISO DE LICITAÇÃOEDITAL Nº 074/2012

Modalidade: PREGÃO PRESENCIAL – Tipo : MENOR PREÇO POR ITEM - Objeto: Aquisição decombustíveis automotivos para manutenção da frota Municipal de veículos no exercício de 2013.Data/Hora para entrega dos envelopes (Proposta e Habilitação): 14/12/2012 até as 08:00horas. Local: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Braga. Data de abertura dos envelo-pes : 14/12/2012 às 08:30 horas Informações: Prefeitura Municipal de Braga, sito a Av. Mal. FlorianoPeixoto, 602, ou pelo e-mail: [email protected].

Luis Carlos BalestrinPrefeito Municipal

AVISO DE LICITAÇÃOEdital nº. 071/2012

Modalidade : PREGÃO PRESENCIAL nº 043/2012 - Tipo : MENOR PREÇO POR ITEM. Objeto :aquisição de Equipamentos, para o atendimento aos Programas PIES, VISA, PROJETO ÚNICO DETELESAÚDE, EPIDEMIOLOGIA E CONTROLE DE DOENÇAS da Secretaria Municipal de Saúde. Data/Hora para entrega dos envelopes (Proposta e Habilitação): 13/12/2012 até as 10:00 horas.Local: Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Braga, Rs. Data de abertura dos envelopes:13/12/2012 às 10:30 horas. Informações: Prefeitura Municipal de Braga, sito a Av. Mal. FlorianoPeixoto, 602, no horário das 07:00 as 13:00 ou pelo Email: [email protected].

Luis Carlos BalestrinPrefeito Municipal

BARBADA! GOL MI, ano 99, 08 válvulas, 04 portas,bordô, ar quente, limpador traseiro, travas, preço abaixoda Fipe, somente R$ 9.600,00. Tratar fone 55 9973-9476.

PAMPAVENDO PAMPA ano 90 motor 1.8.

Contato 55 9941 9091

CORCEL IIVendo Corcel II, ano 84, ótimo de

mecanica. Fone 55 9941 9091

Vende-Se Gol 1.0 GIII, 2001, 8v, R$14.000,00 Tratar (55) 9925-0076

GOL

Gol 1.0 G5, 2011, 04 portas, ape-nas 29 mil km, ar condicionado,vidros e travas elétricas, limpa-dor e desembaçador traseiro, ma-nual do veiculo. Estudo troca porveiculo ou moto de menorvalorTratar f. 55 9973-9476.

GOLVende-se fusca ano 85, todo original,

único dono, raridade, tratar com Jonathan9966-4106

FUSCA

pag16Clas.pmd 30/11/2012, 09:491

Page 16: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

Rua Rio Branco, 475 -Fone Fax(0xx)55 3781-1212

CORRETOR:JAIME PERINI - CRECI 18.216

Rua Rio Branco, 755Fone 0xx 55 3781-1308 -

55 9962-7527e-mail: [email protected]

CorretoresPedro Augusto Lazzari CRECI-31258Vera Lúcia Lazzari CRECI-36309

E-mail: [email protected]: www.jotapeimoveis.com.br

IMOBILIÁRIAS 17Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

A CHAVE DOS BONS NEGÓCIOS

IMOBILIÁRIA

CRECI:36.691 PILIKA

CRECI:41.144 CRISTIANE

Avenida do Comércio, 71, CentroSanto Augusto/RSFone: 3781-3580 / 9963-2602 / 9621-9016 [email protected]

IMÓVEIS À VENDA!!

IMÓVEIS A VENDA

JOTA PE IMÓVEIS VENDEAPTO EM SANTA MARIA :

-Apartamento nº. 403, com área de75,08m2, contendo dois dormitórios, 02banheiros, sala, cozinha, sacada, áreade serviço, além de garagem privativacom área real total de 37,94m2, sito naRua Olavo Bilac, nº 621, esquina com aRua Conde de Porto Alegre, Bairro Cen-tro, conjunto residencial Morada do Sol.Excelente localização (próximo aos Co-légios Maria Rocha e Olavo Bilac; comônibus para a Universidade Federal háduas quadras do prédio). Apartamentosemi-mobiliado. Ocupação imediata.Preço: R$ 200.000,00.

JOTA PE IMÓVEIS VENDE- “Com exclusividade”, terrenos urbanoslocalizados na Rua Mario Fucilini, den-tro do quarteirão formado pelas RuasMario Fucilini, Carlos Machado, Dr. Mil-ton Krause e Tenente Portela, BairroGlória, próximo à Avenida Central, nestacidade de Santo Augusto (RS).A quadra conta com toda a infra-estrutu-ra, tais como: calçamento, água, telefo-nia e rede de energia elétrica.Terrenos a partir de R$ 20.000,00 (vintemil reais). Possibilidade de financia-mento pelo Programa Minha Casa Mi-nha Vida, cujo processo poderá serencaminhado diretamente na JOTA PEIMÓVEIS. Excelente investimento.

JOTA PE IMÓVEIS ALUGA :“ Casas”LC-182: Alvenaria, 02 dormitórios. RuaCastro Alves, 86, São Francisco.LC-199: Alvenaria, 03 dormitórios. RuaInhacorá, 90, Santa Fé.LC-215: Mista, 03 dormitórios. Rua Ciri-lo Sperotto, 320, Glória.LC-238: Alvenaria, 02 dormitórios. RuaMauricio Cardoso, 845.

“ Apartamentos ”LA-012 : Alvenaria, 03dormitórios. RuaPe. Roque Gonzales, 70.LA-017 : Alvenaria, 01 dormitório. RuaTiradentes, 722, Centro.LA-022 : Alvenaria, 01dormitório. RuaErnesto Nicoli, 37.LA-036 : Alvenaria, 02 dormitórios. Av.do Comércio, 760, Centro.

“ Salas/Prédios Comerciais ”LCM-017: Sala com 133,00m2. Rua RioBranco, 781, Centro.LCM-048: Sala com 217,00m2. Rua Ju-lio de Castilhos, 270, Centro.LCM-058: Sala com 325,00m2. Rua Ti-radentes, 639. Centro.LCM-065: Sala com 21,00m2. Av. doComercio, 190, Centro.LCM-066: Sala com 208,00m2. Rua In-dependência, nº 07, esquina com RuaTiradentes/Centro. Prédio novo. Exce-lente localização.LCM-067: Sala com 40,00m2. Rua RioBranco, 543/sala 01, Centro.LCM-068: Sala com 30,00m2. Rua Cel.Julio P. dos Santos, 553/ sala 02. Cen-tro.

JOTA PE IMÓVEIS – O SEU COR-RESPONDENTE IMOBILIÁRIO“CAIXA AQUI”, DISPÕE PARA

VENDA: IMÓVEIS RESIDENCIAIS,COMERCIAIS E RURAIS. VENHA

CONFERIR!

BAIRRO CENTRO:- Av. Comércio, com 456m²; com12m de frente.- Av. Comércio, com 1.140m²; com20m de frente.- Av. Comércio, com 1.000m²; com20m de frente.- R. XV de Novembro terreno com553m² e 398m².- R. Uruguai esq. com D. Bonés:1 terreno 1000m².- R. Pe. Roque Gonzáles, 192m².

BAIRRO FLORESTA :- R. São João, 2 terrenos com450m² e 2 terrenos com 390m².

BAIRRO GETULIO VARGAS:- Av. Comércio, 2 terrenos com200m² cada.- R. Augusto Chagas, 3 terrenoscom 276m² cada.

BAIRRO PETRÓPOLIS:- Rua Clodomiro Si lva, com305m².- Rua José Maroso, com 1.814m².- Rua Damaceno Bones, 2 terre-nos de 250m².

BAIRRO GLÓRIA:- R. Bom Fim, com 600m².- R. Mário Fucilini, com 321m².- R. Pedro Prates, com 480m².- R. Reinoldo Langner, com276m².

BAIRRO ZECA SILVA:- Rua Pe. Roque Gonzáles, 2 ter-renos com 232 m².

BAIRRO SANTO ANTÔNIO:- R. Dona Sinhá, 1 terreno 400m².

ALUGUEL COMERCIAL:

- Sala Comercial à Av. ÂngeloSanti nº 157, com 200m².- Sala Comercial à Av. ÂngeloSanti, nº 372, com 50m².- Sala Comercial à Avenida doComércio, nº 78, com 56m².- Sala Comercial à Rua PadreRoque Gonzáles, Centro.

ALUGUEL RESIDENCIAL:

- Casa alvenaria : à R. FranciscoS. Sobrinho, nº 190 - Getúlio Var-gas. 3 quartos.

- DISPOMOS DE OUTROSIMÓVEIS

URBANOS E RURAISPARA VENDA.

VENDETerrenos urbanos

- Prédio Misto em São Martinho - Localizadana Av. Getúlio Vargas, esquina com a Rua MatoGrosso, Bairro centro, sendo o primeiro piso dealvenaria em ótimo estado, com sala comercial,banheiro e lavanderia, e o segundo de madeira deprimeira em bom estado, com 2 dormitórios, 2salas, cozinha, banheiro e 2 sacadas. Terrenomedindo 300m2. Tratar com Antônio (55) 9979-4873- Casa de Alvenaria- Localizado na Rua Flores-ta esquina com a Coronel Júlio Pereira dos Santos,Bairro Centro, medindo 330m2, com uma suíte comcloset, 3 dormitórios, 3 salas, cozinha, escritório,banheiro social, lavabo, lavanderia, sacada, va-randa, churrasqueira com pia e balcão, depositopra lenha, dispensa, porão e garagem para 4automóveis. Casa com ótima localização, todofechada com muro com portão elétrico.-Prédio Comercial - Localizado Rua Tiradentes693, Centro, tendo no 1° pavimento uma salacomercial medindo 246m2 com porão para depo-sito medindo aproximadamente 100m2, e duasvagas de garagem, no 2° pavimento um aparta-mento residencial medindo 202m2, com suíte combanheira e closet, 2 quartos com sacadas, ba-nheiro lavabo, sala de estar com lareira, sala dejantar, varanda, sala de estudo e sacada, terraçocom piscina, churrasqueira, lavanderia, banheiroe sóton.- Casa de Alvenaria – Localizada na Rua AlbertoPasqualini. n° 76, Bairro Santa Fé, com 2 dormitó-rios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e gara-gem.- Casa de Alvenaria - Localizada na Rua AlcidesJaques, 169, Petrópolis, com 2 dormitórios, sala,cozinha, lavanderia, banheiro e garagem fecha-da com churrasqueira, medindo 69,86m2, e terre-no com área de 250m2.- Casa de Alvenaria- Localizada na Rua JoãoSilveira Lucas, n° 238, Bairro Petrópolis, com 3dormitórios, sala, cozinha, banheiro, porão combanheiro, cozinha, garagem, 1 quarto e lavande-ria. - Casa de Alvenaria – localizado na Rua Reinol-do Langner, n° 49, Bairro Glória, medindo 130m 2,e um porão de alvenaria medindo 50m2.- Casa Alvenaria- Localizada na Rua AntonioLiberato, 303, Getulio Vargas, com 3 dormitórios,sala cozinha, banheiro, garagem fechada.

OFERTA ESPECIAL:- Casa Mista- Localizada na Rua Moises Viana,n° 670, Bairro Zeca Silva, com 2 dormitórios, sala,cozinha, banheiro, lavanderia e garagem, comterreno de 460m2.No valor de R$ 65.000,00. Obs.:Próximo à escola Sol Nascente; aceita-se auto-móveis no negocio.- Casa de Madeira- Localizada na Rua MarioFucilini, n°1404, Bairro Cerro Azul, com 3 dormi-tórios, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, comterreno de 390m2. No valor de R$ 38.000,00. Obs.:Troca-se por imóvel de maior valor nos bairros:Santa Fé, Getúlio Vargas, e Petrópolis; aceita-seautomóvel no negocio

ALUGUEIS-Peça Comercial -Localizada na Rua Rio Bran-co, Centro.-Peça Comercial - Localizada na Rua Cel. JulioPereira dos Santos, Centro.- Apartamento- Localizado na Rua Rio Branco,n° 303, apto 03, centro, com 3 dormitórios, sala,cozinha, banheiro, lavanderia, sacada e umavaga na garagem.

TERRENOSTerreno - localizado na Rua Mario Fucilini, BairroCerro Azul, medindo 482 m2.Terreno – localizado na Rua Jose Maroso, SãoFrancisco medindo 600m2.Terreno – localizado na Rua Bom Fim, BairroGlória, 600m2.

ÁREAS RURAIS!-Área de 1.185 ha de terra- Localizado, em SãoFrancisco de Assis/RS, com estabelecimentosrurais completos, muito bem servido de águanatural, como: sangas, açudes e rios, aproveita-mento de 85% para plantio de soja, trigo e milho,solo composto de aproximadamente 30% deargila.

TEMOS MAIS OPÇÕES EM ÁREASRURAIS e URBANAS! Confira!

(Terreno medindo 300m2)casa de ma-deira de esquina Rua São Jacó, BairroSão Franscisco.(Terreno medindo 600m2)casa de alve-naria Rua Ernesto Nicoli, Bairro SantaFé.(Terreno medindo 320m2)Prédio de es-quina com dois pavimentos, Rua Da-masceno Bones, Bairro Centro.(Terreno medindo 864m2 )com duas casade madeira:Rua Rio Branco, Bairro Cen-tro(Terreno medindo 292m2 )casa alvena-ria de esquina Rua Independência,BairroFloresta(Terreno medindo 515m2 )casa alvena-ria de esquina Rua Machado deAssis.Bairro Getúlio.(Terreno medindo 364m2 )casa alvena-ria Rua Tiradentes. Bairro Glória(Terreno medindo 250m2 )casa alvena-ria Rua Alcides Jaques.Bairro Petrópo-lis(Terreno medindo 250m2 )casa alvena-ria Rua XV de Novembro.Bairro Floresta.(Terreno medindo 1.156m2)casa alvena-ria de esquina Rua Tiradentes BairroCentro(Terreno medindo 471m2 )casa alvena-ria de esquina Rua Damasceno BonesBairro Petrópolis.(Terreno medindo 498m2) casa mistaRua Mauricio Cardos. Bairro Glória.(Terreno medindo 500m2) casa alvenariaRua Vicente Silva |Bairro Centro(Terreno medindo 1000m2) com duascasa de madeira Rua Julio Pereira dosSantos. Bairro Centro.(terreno medindo 600m2) casa alvenariaRua Cirilo Sperotto Bairro Glória.Apartamento medindo 278m2 Rua Ma-chado de Assis, Bairro Getulio Vargas.

ALUGA-SE:- Casa de Alvenaria: 2 dormitórios, ba-nheiro, sala e cozinha, garagem fecha-da com churrasqueira e lavanderia, pátiofechado. Rua Mauricio Cardoso, BairroZeca Silva.- Casa de Alvenaria:3 dormitórios, ba-nheiro,, sala, cozinha, lavanderia, gara-gem. Pátio Fechado. Rua: Uruguai, BairroPetrópolis.- Casa de Alvenaria: suíte+2 dormitóri-os, banheiro, sala, cozinha, lavanderia,garagem aberta, pátio fechado. Rua 30de Maio, Bairro Zeca Silva.- Casa de Alvenaria: 3 dormitórios, ba-nheiro, sala, cozinha, lavanderia, Gara-gem, Patio fechado.Rua XV de Novem-bro, Bairro Floresta.- Apartamento: 1 dormitório, banheiro,sala, cozinha, lavanderia. Avenida Cen-tral, Bairro Glória.- Apartamento: 2 dormitórios, banheiro,sala, cozinha, lavanderia. Avenida Cen-tral, Bairro Glória.- Casa de Madeira: 4 dormitórios, ba-nheiro, sala, cozinha, lavanderia, gara-gem. Avenida Central, Bairro Gloria.

PEÇA COMERCIAL:- Avenida do comércio- Rua Rio Branco

pag17IMOBILIÁRIAS.pmd 30/11/2012, 09:501

Page 17: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

Sexta-feira, 30 de novembro de 2012○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

18

Helena Meller reeleitadiretora na EscolaRaimundo Almeida

No dia 22 denovembro, foirealizada a Eleiçãopara Diretor emtodas as escolasestaduais do RS.Em Sede Nova, naEscola Estadual deEnsino MédioP r o f e s s o rR a i m u n d oAlmeida, foireeleita com92,33% dos votos,a professoraHelena Meller esua vice-diretorap r o f e s s o r aGregória Lopes,que estarão afrente da equipe

SEDE NOVA

diretiva por mais 3 anos.A diretora reeleita agradece pelos votos recebidos e promete a toda a

comunidade escolar continuar desenvolvendo um trabalho com muitaresponsabilidade e seriedade, visando manter a qualidade do ensinooferecido na instituição.

No último dia 23 a Prefeitura Municipal de Redentora recebeu daEmpresa Ricci de Passo Fundo, um Ônibus Escolar Acessível referente aoPrograma Caminho da Escola do Ministério da Educação, o veículo temcapacidade para transportar 22 passageiros e também é equipado complataforma de embarque e área reservada para acesso com cadeira derodas.

No entanto o Município ainda aguarda a entrega de mais três Ônibus,que serão entregues no decorrer deste ano ou início de 2013, conformeinformações do Ministério da Educação.

Prefeitura de Redentorarecebe ônibus

Na manhã de segunda-feira (26/11), 18 famíliasbeneficiadas pelo programaMinha Casa, Minha Vida –na categoria PSH ProgramaSocial de Habitação,participaram da assinaturados contratos, o eventoaconteceu junto ao Centrode Referência de AssistênciaSocial –CRAS, participaramdo evento o Senhor MarcosCesar Giacomini, PrefeitoMunicipal, Ailton Croda,Diretor Presidente daCrehnor Noroeste, DaianeMazzurana, AssistenteSocial da Crenhor,Coordenadora do CRAS,Dalva Regina Gonzatto, aAssistente Social CristianePivetta e a Gestora de

Habitação Dieike Francianede Bona.

A Gestora de Habitaçãorelatou que o setor recebeu177 inscrições e foramencaminhadas para oConselho Municipal deHabitação para que os

Beneficiários do Programa MinhaCasa Minha Vida assinamcontratos em Redentora

mesmos selecionassem 52cadastros que foramencaminhados para aCrehnor,onde apenas 40famílias serãocontempladas.

Conforme o PrefeitoMunicipal as habitações

serão construídas emterrenos particulares etambém em terrenospúblicos. As obras serãoiniciadas a partir doprimeiro trimestre de2013.

Os beneficiários nãoparticiparam com contra-partida financeira a únicaobrigação é participar dasreuniões mensais doTrabalho Técnico Social,pois a preocupação dosgestores não é apenasrealizar o sonho dosbeneficiários em ter a casaprópria mas tambémelevar a sua qualidade devida.

Pag18ccapa.pmd 30/11/2012, 09:511

Page 18: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

e-mail:[email protected]: www.gasparautomoveis.com.br

VEÍCULOS19 Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

CONSÓRCIOS

LISTA DE VEÍCULOS USADOS

Av. David José Martins, 897Fone: (55) 3331-6000

Sol Nascente - Ijuí-RSwww.sponchiado.com.br

S-10 DLX, 2.8 disel, 4p completa, 04F1000, gabine dupla, prata, 86F1000, baú c/avanço, preta, 90MB Classe A 160, prata,comp.02Passat 1.6,original, branco, 84Celta Branco 05 com ar condicionadoBelina 87, Ghia, completa, azulOpala Diplomata 4.1 4 p, comp., 89Focus Hatch, verde, completo, 01Astra Sedan Milenium, comp,prata,00Palio Fire 2p, c/ar cond, branco, 03Gol Special, c/ar, branco, 04Kadett GLS, comp, branco, 94Verona GL, verde, 92Uno Fire, 4p, azul, com ar, 04Siena Fire, prata, 05Monza, 2p GL, 94Belina original, bege, 86Ford KA, prata, 2000, completoGol G IV, 4p, ar e dir., 08Honda XLX 250, 89Gol Power, 1.6, comp, 4p, prata, 06Focus 1.6, Sedan, completo, preto, 05Ford Ka CLX, 1.3, bordô, 99Fiesta 4p, prata, 98Gol GIII, 1.0, branco, 2p, 04Gol 1000, branco, 94Gol CLI, 1.8, 2p, azul, 97Logus GL 1.8, completo, bordô, 94Corsa GL, 1.4, cinza, 95Escort Hobby, bordô, 94Corsa Super, 4p, verde, 97Gol 1000,bordô, 94Honda Biz Mais, 125, vermelha, completa, 08

Av. do Comércio - 1623 - SANTO AUGUSTO - RS

55-3332-3131

UTILITÁRIOS:Amarok CD High 2.0 4x4 completo 12Saveiro CL 1.6 93Ecosport XLS Flex 1.6 completa 06Ecosport XLT 1.6 completa 04S-10 2.2 completa 98Blazer DLX 2.2 96

CHEVROLETAgile LTZ 1.4 completo 12Astra Adavantage completo 05Astra gl 1.8 99Meriva CD 1.8 completa 03Corsa Hatch Maxx1.8 completo 05Corsa Wind 4p completo 02Corsa Sedan GL 1.6 99Corsa Wind 2p (ar/c/AL/TVE/) 99Corsa GL 1.6 2P 97Kadett gl 97Kadett GL 1.8 completo 96Vectra GLScompleto 94

VOLKSWAGENVoyage 1.0 completo 12Voyage CL 1.6 95Fox 1.02P 09Gol G5 1.0 4p completo 12Gol 1.0 G5 4p 10Gol 1.0 4p 09Gol 1.0 4p completo 08Gol Copa 1.6 4p 06Gol 1.0 2p 05Gol 1.0 4p 04Gol Special 2p 02Gol Special 2p 00Gol MI 2p 99Gol 2p 99Gol MI 2P 98Gol 1000 i 96Gol 1000 i 95Gol Rolling Stones 1.6 95Gol 1000 94Parati Trackfield 1.6 completa 08Polo Sedan 1.6 completo 07Polo Hatch 1.6 completo 03

FIATUno Mille Fire 4p completo 03Uno Mille Fire 4p complete 03Uno Mille Fire 02Uno Mille Fire 02Uno Mille EX 4p ar/q/v/e/t/v 99Uno Electronic 4p 96Uno Electronic 4p ar/q/ve/al//tve 96Uno Mille IE 2p 96Palio Fire 2P 04Palio W ELX 01Palio EDX 2p 97

FORDFocus Hatch 1.8 completo 03Focus Hatch 1.8 completo 03Fiesta Street 2p 02Mondeo GLX fg 2.0 completo 97Escort Hobby 1.0 95Belina l 89

RENAULTLogan EXP 1.0 completo 09Logan EXP 1.0 dh/al/tve 09Logan EXP 1.0completo 08Clio EXP Sadan 1.6 completo 05Clio Authentique Hacth 1.0 04Clio RN 1.0 completo 02Scenic EXP 1.6 16v completa 08Scenic RXE 2.0completa 00

OUTROSPicasso GLX 1.6 completo 10C3 Exc Flex 1.6 completo 07206 Soleil 1.6 completo 00

MOTOSFactor YBR 125 E 10Factor YBR 125 K 09

Acesse mais em: www.paulomokan.com

Av. do Comércio, 1352 - Santo Augusto

Fone: 9964-2387 e 3781-1393

ImóveisParcelas a partir de R$ 92,26

AutomóveisParcelas a partir de R$ 144,82MotosParcelas a p artir de R$ 115,75

CaminhõesParcelas a partir de R$ 706,69

Fone: 55 3781-1560

Modelo Cor Ano OpcionaisVW

GOL G5 CINZA 2010 AC-LTD

GOL 8V 4P VERM 2004 AC-LTD-VE-AL-4P

GOL G4 PRATA 2007 ARQ-2P

FOX 4P CINZA 2005 AC-AL-DH-LTD

FUSCA CINZA 1984 RARIDADE-2DONO-ORIGINAL

POLO 1.8 PRATA 1999 COMPLETO

GOL CL 1.6 AZUL 1991 ARQ-MOTOR AP

Ford

FOCUS HACTH PRETO 2009 COMPLETO-MOD NOVO

FIESTA HACTH PRETO 2008 COMPLETO

FOCUS HACTH PRATA 2003 COMPLETO

FIESTA SEDAM PRETO 2005 1.6-COMPLETO

VERONA GLX AZUL 1991 COMPLETO

PAMPA VERM 1993 18.DH

FIESTA SEDAM PRATA 2008 COMPLETO

Chevrolet

S 10 CB.DUPLA PRATA 2011 COMPLETA-4X4

CHEVETE PRETO 1992 ARQ

CELTA LIFE VERM 2009 AC-4P-RODAS

MONZA SLE BORD 1991 DH-TRV-VE-2P

VECTRA GT PRATA 2010 COMPLETO

FIAT

PALIO PRATA 2010 4P-COMPLETO

UNO FIRE BRANC 2008 2P-ARQ

UNO EP 1.0 BRANC 1996 AC-TRV-VE-LTD-4P

PALIO FIRE BRANC 2007 COMPLETO

SCENIC EXPR. 1.6 Vinho Completo + couro 2009VECTRA ELEGANCE Prata Completo 2008FOCUS 1.6 Preto Completo 2007307 FELINE PRATA Completo + couro 2007FIESTA SEDAN Prata Completo 2005POLO SEDAN 1.6 Prata Completo 2005ECOSPORT XLT Cinza Completa 2004ASTRA SEDAN CD Prata Completo 2004CELTA VHC Prata 2004CELTA SUPER 4P Vermelho 2003FOCUS SEDAN Bordo Completo 2003FOCUS SEDAN Cinza Completo 2001ASTRA HATCH Verde Completo 1999VECTRA GLS Azul Completo 1999MONDEO Azul Completo 1999VECTRA GLS Verde Completo 1998ESCORT GLX Verde Completo 1998UNO MILLE Vinho 1998MONZA SL Prata 1993DEL REY GL Marrom 1987F-1000 S. MWM Prata TURBO + ar 1994SAVEIRO G4 1.6 Branca Completa 2008DAKOTA SPORT AZUL Diesel 1999MOTOSCB 300 R Dourada Com ABS 2010CBX 200 STRADA Vermelha 1999

CBR 450 SR Vermelha 1991

NH CR 9060 ANO 2008 C/ PLATAFORMAMILHO GTS 13 LINHANH TC 5090 ANO 2010NH TC 59 ANO 2007NH TC 57 HIDRO ANO 2003NH 8055 ANO 90NH 8040 ANO 87NH 5050 ANO 85JOHN DEERE STS 9750 ANO 2005JOHN DEERE 1550 ANO 2007JOHN DEERE 1550 ANO 2003JOHN DEERE 1450 ANO 2002JOHN DEERE 1185 ANO 2001JOHN DEERE 1175 ANO 2004JOHN DEERE 1165 ANO 2001SLC 7700 ANO 92SLC 6300 ANO 94SLC 6200 ANO 88MF 38 ANO 2003MF 34 ANO 2007MF 5650 ANO 2004CASE 2388 ANO 2004MF 660 4X4 ANO 2002MF 292 4X4 ANO 2008MF 292 4X4 ANO 2003MF 290 4X4 ANO 93MF 290 ANO 94MF 283 4X4 ANO 2002CBT 2105 ANO 84VALTRA BH 180 4X4 ANO 2002VALTRA 1680 4X4 ANO 96VALTRA 1580 4X4 ANO 95VALMET 148 4X4 ANO 89VALMET 138 4X4 ANO 86 C/ LÂMINA,CONCHA, BÉGUE 2100kg TATUVALTRA BM 125i ANO 2011VALTRA BM 110 ANO 2004VALMET 880 ANO 89NH TM 150 4X4 ANO 2003NH TM 7010 4X4 C/ CABINE ANO 2009NH TM 135 4X4 ANO 2004FORD 7630 TS 4X4 ANO 2004FORD 6610 4X4 ANO 88FORD 6610 ANO 89JOHN DEERE 7815 4X4 C/ CABINE, DUPLADOE PILOTO AUTOMÁTICO ANO 2010JOHN DEERE 7515 4X4 C/ CABINE, DUPLADOC/ LÂMINA, CONCHA, BÉGUE STARA 1750ANO 2009JOHN DEERE 6405 4X4 C/ LÂMINA, CONCHA,BÉGUE 750 STARA ANO 2004JOHN DEERE 5705 4X4 ANO 2007PLANTADEIRA VALTRA 29 LINHA ANO 2009PLANTADEIRA FANKAUZER 8 LINHA ANO 02PLANTADEIRA METASA 9810 12 LINHA ANO2004PLANTADEIRA IMASA MPS 2600 ANO 2005PLANTADEIRA STARA SFIL 12 LINHA ANO2007PLANTADEIRA STARA SFIL 10 LINHA ANO2002PLANTADEIRA SFIL 9 LINHA ANO 2003PLANTADEIRA SFIL 8 LINHA ANO 2002PLANTADEIRA SEMEATO SHM 1517 ANO 2002PLANTADEIRA SEMEATO PERSONAL DRIL 21ANO 2004PLANTADEIRA SEMEATO SSM 27 ANO 2007PLANTADEIRA VENCE TUDO HIDRAULICA 5LINHA ANO 96PLATAFORMA MILHO STARA SFIL 11 LINHA45cm ANO 2005PLATAFORMA MILHO STARA 9 LINHA 45cmANO 2006PLATAFORMA MILHO MF 7 LINHA ANO 99PLATAFORMA MILHO SLC 4 LINHA ANO 98PLATAFORMA MILHO GTS 9 LINHA 45 ANO 12JACTO UNIPORTE ANO 2003JACTO UNIPORTE ANO 94JACTO AD 18 2000 LITROS ANO 2003PULVERIZADOR JACTO 8OO LITROAUTOMÁTICO ANO 2003MAX SISTEN FORD 6600 C/ COLUMBIA KROSANO 99MAX SISTEN FORD 6630 C/ AD18 ANO 2007CARRETA JAN ADUBO E GRÃO 10.500kg ANO2004FORD F1000 4X4 REDUZIDA C/ AR XLT ANO 98FIAT STRADA 1.4 FIRE ANO 2010 COMPLETA

AGILE LTZASTRA HACHTASTRA HB ADVANTAGEASTRA HB ADVANTEGEASTRA SEDAN CDCELTACELTACELTA SPIRITCITROEN C4COROLLACORSA CLASSICCORSA CLASSICCORSA GLCORSA MILENIUMCORSA MILLENIUMCORSA SEDANCOURIERD20 CUSTOM DE LUXEECOSPORT XLTESCORTFIESTA STREETFOCUSFOCUS SEDAN 1.6FOXFUSCAFUSIONGOL POWERGOL TRENGOL 1.0GOLGOL 1.0 PLUSHONDA CIVICKA FLEXKA GLMERIVAMERIVA EXPRESSIONMERIVA JOYMERIVA PREMIUMPEJERO SPORTPALIO CELEBRPALIOPALIO FIRE FLEXPARATI 1.6 CITYPEUGEOT 206PEUGEOT 307PRISMA JOYPRISMA JOYSAVEIROSIENA FIRE FLEXSTRADA ADVENTURESTRADA ADVENTURES10 CAB.DUPLA 2.8 LTS10 CAB.SIMPLESS10 COLINAS10 EXECUTIVES10 EXECUTIVE 4X2S10 LTUNO MILE FIRE FLEXUNO MILLEUNO MILLEUNO MILLEVECTRAVECTRA CHALLENGEVECTRA ELEGANCEVECTRA ELEGANCEVECTRA SEDAN ELITE

09/1008/0908/0807/0802/0302/0207/0805/0509/4010/1105/0603/0496/9701/0201/0203/0404/0493/9403/0495/9502/03,9/0907/0808/0995/9609/1003/0307/0804/0406/0708/0907/0809/1099/0011/1208/0909/1009/1007/0808/0800/0008/0810/1108/0807/0810/1110/1010/1107/0711/1209/1012/1303/0410/1109/1009/1012/1307/0799/0007/0707/0700/0001/0111/1111/1108/09

IQL-4932IPA-6047JUK-7021INX-0943AKN-9726IKQ-7456IOF-9828ASB-0843IQG-2813IRM-3932ACS-1359ILO-5910AGQ-1964IKK-7791DFO-6613ILI-7328ILS-6809IEW-3535HAF-1969ICR-4222AKR-9732IQF-9810IOM-3100IOW-2739IEH-4940EIP-6702ILG-5365IOK-0127ILQ-0300INJ-4599IOU-7498JQK-2232IQG-5204IJI-1029ISS-9055IPK-6937IQL-7004ISO-1110MFG-0103HIC-3171IJM-8632ION-9502IRG-7730IOT-1578IOP-5481IQU-0299IQZ-6697IRJ-6005INR-9715IRX-6857IQL-8906ISZ-6066ILL-2051IRL-5951IQC-2946IQJ-4682ITQ-4608INS-3907IJF-6798INS-3899INR-6676IJJ-8030IZZ-5558IRP-4793IRS-0904IOZ-4307

pag19Veiculos.pmd 30/11/2012, 09:521

Page 19: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

GERAL20 Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Plantadeiras e Colheitadeiras seminovas a pre-ços abaixo da cotação. Exposição e vendas na Avenida Getúlio Vargas, 298, Santo Augusto, em

horário comercial.

OPORTUNIDADE DE BONS NEGÓCIOS

Informativo da Câmara Municipalde Vereadores de Santo Augusto

Informativo da Câmara MunicipalInformativo da Câmara Municipal

Acompanhe os trabalhos do Poder Legislativo, acessando o site www.camarasantoaugusto.rs.gov.br

Transmissão das Sessões:Informamos que o espaço do Grande Expediente das Sessões Ordinárias realizadas por este Poder Legis-lativo é transmitido, ao vivo, todas as segundas-feiras, a partir das 20 horas, pela Rádio Ciranda FM 105.5.

Leticia Gabriela NovaskiServidora Pública Municipal

- 1 Colheitadeira New Holand 8040, revisada, commotor reformado.- 1 Colheitadeira New Holand 8040, revisada, Gabinada

- 1 Plantadeira SFIL 8 linha ano 2000,ótimo estado

VENDE-SE Renault Clio 2008, completo, baixa quilometragem, em estado de novo. Tratar pelo fone: (55) 9644-6880

CLIO

Fone: 55 3781-1973

VENDE-SE CAMIONE-TE S10, ano 2000, ca-bine simples 2.8, com-pleta. Tratar 3781-1010 ou 99123858 com Clau-dio.

CAMIONETE

Vendo Escort 1.6, ga-solina, teto solar, ano e modelo 1989, placas IBQ 3208. R$ 4.800,00. Con-tato (55) 9954-8862

ESCORT

VENDE-SE HATCH 2005, 2p, R$ 23.000,00. Tratar fone 99991053.

ASTRA

VENDE-SE um monza, 95, completo, revisado, motor novo, 4 portas, bran-co. R$ 9.000,00. Tratar: 9938-2477

MONZA

• Sessão OrdináriaSob a Presidência do vereador Presidente Horácio Ferrando Dornelles, o Poder Legislativo Santo-augustense esteve reunido no dia 26 de novembro de 2012, às 19h30min, junto à Sede do Poder Legislativo Santo-augustense.A Sessão Ordinária contou com a presença dos edis: Delci Prestes, Irani Oliveira da Rosa, João Batista de Lima, Jorge Luiz da Silva, Juarez Speroni, Luiz Josmar Bertolo, Marlize Sperotto e Naldo Wiegert. • ExpedienteDeram entrada na Casa Legislativa as seguintes matérias:De origem do Poder Executivo:- Projeto de Lei nº 65/2012, que “Inclui frutas cítricas no cardápio da merenda escolar”;- Resposta ao pedido de informações, de autoria do vereador Juarez Speroni, protocolado sob nº 183/2011.De origem do Poder Legislativo:- Um pedido de providências apresentado pelo vereador Juarez Speroni, a ser encaminhado ao Poder Executivo Municipal para análise.• Ordem do DiaAprovado por unanimidade Pedido de Informações de autoria do vereador Juarez Speroni, solici-tando que o Poder Executivo Municipal informe quais os produtores e associações foram agracia-dos com a doação de óleo diesel, óleo lubrifi cante e graxa nos últimos dois anos, e qual a data e quais as quantidades foram fornecidas para cada um nos últimos dois anos. A próxima sessão ordinária acontece no dia 03 de dezembro de 2012, com início, às 19h30min, junto à Sede do Poder Legislativo Santo-augustense.• Sessões ExtraordináriasNo dia 2’6 de novembro, às 19h, o Poder Legislativo Municipal realizou Sessão Extraordinária para primeira discussão do Projeto de Lei nº 64/2012, que “Estima a receita e fi xa a despesa do Municí-pio de Santo Augusto para o exercício fi nanceiro de 2013”.No dia 29 de novembro, às 19h, foi realizada a segunda discussão do projeto acima referido. A ter-ceira e última discussão acontecerá no dia 03 de dezembro, às 19h. O projeto deverá ir à votação no dia 10 de dezembro.

Informativo da Câmara Municipalde Vereadores de Chiapetta

A Câmara Municipal de Vereadores deste município esteve reunida em caráter ordinário no dia 26 de novembro de 2012, sob a Presidência do Vere-ador Valtair de Paula Alves, com a presença dos seguintes Edis: Aldair Clovis Maron; Antonio Juarez Kovalski; Carlos Valacir Sima Lara; Eder Luis Both; Enio Alberto Delatorre; Fernando Henrique da Rosa Schreiber; Leandro Daniel Tomm e Valdecir Dorn, onde foram analisados os seguintes projetos de lei oriundos do Poder Executivo Municipal, Projeto de Lei nº043/12, de 07 de novembro de 2012, que “Institui a Medalha de Defesa Civil no município de Chiapetta e dá outras providências”. Matéria que estava baixada em comissão foi reprovada por unanimidade. Projeto de Lei nº046/12, de 23 de novembro de 2012, que “Introduz alteração na Lei Municipal nº024/97, de 20.05.1997, e dá outras providências”. Matéria aprovada por unanimidade de votos. Próxima sessão ordinária será no dia 10 de dezembro. Todos estão convidados para assistir. VALORIZE A VIDA, NÃO USE DROGAS, PRATIQUE ESPORTES. Itacir Valdes BertassoAssessor Legislativo

Homologadas inscrições do Processo Seletivo 2013O Instituto Federal Farroupilha divulgou, no dia 26, a lista

das inscrições homologadas para o Processo Seletivo 2013/1. A relação dos candidatos inscritos e os locais de prova estão disponíveis no site www.sa.iffarroupilha.edu.br. Os nomes dos candidatos estão classifi cados em ordem alfabética, por câm-pus, sala e curso.

O Câmpus Santo Augusto homologou ao todo 621 inscri-ções, dos quais 104 candidatos se inscreveram para o curso técnico em Administração (2,97 por vaga), 91 para Agrope-cuária (2,6 por vaga), 33 para Alimentos (0,94 por vaga), 60 para Informática (1,71 por vaga), 158 para o Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio (5,64 por vaga), 66 para Tecnolo-gia em Alimentos (2,36 por vaga) e 109 para Licenciatura em Computação (4,36 por vaga). Conforme o edital do Processo

Seletivo 2013, 30% das vagas dos cursos superiores serão destinadas para os candidatos que se inscreveram através da nota do ENEM.

A prova seletiva para os cursos superiores será neste do-mingo, dia 02 de dezembro, no Câmpus Santo Augusto, das 8h30 às 12h30 (prova objetiva), e da 15h às 17h (prova de redação), e a prova seletiva para os cursos técnicos no dia 16 de dezembro, das 8h30 às 12h30. Os candidatos deverão comparecer ao local de prova com 30 minutos de antecedên-cia, munidos de documento ofi cial com foto, comprovante de pagamento da inscrição e caneta esferográfi ca azul ou preta.

Mais informações no site www.sa.iffarroupilha.edu.br, no Câmpus Santo Augusto, na Rua Fábio João Andolhe nº 1100, Bairro Floresta, Santo Augusto/RS ou pelo fone 55 3781 3555.

EDITAL Nº. 114, DE 29 DE NOVEMBRO DE 2012.Realização de Audiência Pública para dar publicidade ao Projeto de Lei n°. 64/2012, que Es-

tima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Santo Augusto, RS, para o exercício fi nanceiro de 2013.

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Augusto, Estado do Rio Gran-de do Sul, juntamente com o Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, no uso de suas atribuições legais e com base no disposto na Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, CONVOCAM as Autoridades e a comunidade Santo-augustense para Audiência Pública a realizar-se às 10h (dez) horas do dia 06 de dezembro de 2012, tendo como local o Plenário da Câmara Municipal de Vereadores, sito à Rua Coronel Julio Pereira dos Santos, nº 465, 4º andar, para dar publicidade ao Projeto de Lei nº 64/2012, que Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Santo Augusto, RS, para o exercício fi nanceiro de 2013.

Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Vereadores de Santo Augusto/RS, em 29 de novembro de 2012.

Ver. HORÁCIO FERRANDO DORNELLESPRESIDENTE

Ver. DELCI PRESTESPRESIDENTE DA COMISSÃO DE FINANÇAS E ORÇAMENTO

Registre-se e publique-se.

Ver. JORGE LUIZ DA SILVA SECRETÁRIO

Page 20: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

GERAL 21Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Estado do Rio Grande do SulPrefeitura Municipal deSão Martinho

EXTRATOEDITAL DE NOTIFICAÇÃO DE INSCRIÇÃO EM DÍVIDA ATIVA

O Município de São Martinho, Estado do Rio Grande do Sul, no uso de suas atribuições legaise em conformidade com a Lei Municipal 1660/2002 – Código Tributário Municipal, CTN - CódigoTributário Nacional, NOTIFICA os contribuintes relacionados no Anexo Único, parte integrante desteEdital, de inscrição em dívida ativa de créditos tributários vencidos, referentes aos exercícios de2008 dos seguintes Tributos: IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial; Territorial Urbana); CL(Coleta de Lixo); ISS (Imposto Sobre Serviços); TAXA FISCALIZAÇÃO(Taxa de Fiscalização deAlvarás Municipais); CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA e demais créditos tributários.Os créditostributários inscritos em dívida ativa foram atualizados com base no IGPM-FGV, acrescidos da multa,juros de mora, conforme previsto na Legislação Municipal, o contribuinte inscrito na dívida ativa temo prazo de 20 (vinte) dias contados a partir da publicação deste edital para efetuar o pagamento do(s) debito (s) – cobrança amigável, ou apresentar defesa. Expirado este prazo, as Certidões de DívidaAtiva serão enviadas à Advocacia do Município, para os procedimentos de execução fiscal. Ocontribuinte que já tenha efetuado o pagamento de seus débitos tributários até a publicação dopresente Edital e que porventura ainda consta na relação em anexo, favor comparecer a SecretariaMunicipal de Fazenda, munido das guias de arrecadação com seus respectivos comprovantes depagamento para sua regularização de cadastro, no horário de atendimento das 07:00 ás 13:00 horasde segundas ás sextas-feiras.Em obediência ao que dispõe o Código de Defesa do Consumidor arelação constante do anexo único do presente edital não contém o valor do débito, podendo ocontribuinte/devedor obtê-lo junto ao Setor de Tributação.PUBLIQUE-SE.

São Martinho aos vinte e três dias do mês de novembro de 2012.

JEANCARLO HUNHOFFPREFEITO MUNICIPAL

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São Martinho, SIMUSAM, no uso de suasatribuições legais, que lhe confere no Estatuto Social da Entidade, conforme seus artigos, convocaos associados (as) para eleição na Nova Diretoria e Conselho Fiscal, à realizar-se no dia 07 dedezembro de 2012, no recinto do Centro Multiuso de São Martinho, RS, das 14:00 horas até às 18:00horas.

Outrossim, informa ainda que se encontram abertos a partir desta data, até o dia 05 de dezembrode 2012, o prazo para efetivação de inscrições de chapas, que poderão ser efetivadas por qualquermembro da categoria, sócio (a) do Sindicato e em dia com as suas contribuições sociais, das 8:00horas até às 12:00 horas na Secretaria de Obras e Saneamento com o senhor Inácio Follmann, ondese encontra afixado o edital.

Por outro lado, convoca todos os associados (as) a posse da nova diretoria da entidade, queserá realizado em dia ainda ser publicado pela entidade.

São Martinho, RS, 20 de novembro de 2012

Inácio FollmannPresidente do Simusam

SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DESÃO MARTINHO – SIMUSAM

Fundado em 20 de novembro de 1996 – CNPJ 01.903.408/0001-36EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ELEIÇÃO SINDICAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAGAEXTRATO DE EDITAL Nº 019/2012

PROCESSO SELETIVOREALIZAÇÃO: OBJETIVA CONCURSOS LTDA

O MUNICÍPIO DE BRAGA TORNA PÚBLICO que a Prova Escrita para o emprego deAgente Comunitário de Saúde será realizada no dia 15/12/2012 (sábado ), às 9h, naEscola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini , sita na Rua Rui Barbosa, 335, Centro,no Município de Braga/RS .O Edital na íntegra está divulgado no Painel de Publicaçõesda Prefeitura Municipal, bem como, em caráter meramente informativo, na internet, pelossites www.objetivas.com.br e www.braga.rs.gov.br . Em 30 de novembro de 2012. LUISCARLOS BALESTRIN , Prefeito Municipal e PEDRO ROBERTO CAZATO , Secretário Muni-cipal de Administração.

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRAGAEXTRATO DE EDITAL Nº 020/2012

CONCURSO PÚBLICOREALIZAÇÃO: OBJETIVA CONCURSOS LTDA

O MUNICÍPIO DE BRAGA TORNA PÚBLICA a Homologação das Inscrições doConcurso Público , para o cargo de Médico , aberto pelos Editais de nºs 014 e 016/2012.A Prova Escrita para todos os cargos será realizada no dia 15/12/2012 (sábado ), às 9h,na Escola Estadual de Ensino Médio Santo Pazini , sita na Rua Rui Barbosa, 335, Centro,no Município de Braga/RS . O Edital na íntegra que divulga o Relatório de candidatos cominscrições homologadas e inscrições não processadas para o cargo de Médico estádivulgado no Painel de Publicações da Prefeitura Municipal, bem como, em carátermeramente informativo, na internet, pelos sites www.objetivas.com.br ewww.braga.rs.gov.br . Período de Recursos para o cargo de Médico : dias 03, 04 e 05/12/2012, na Prefeitura Municipal, em horário de expediente. Em 30 de novembro de 2012.LUIS CARLOS BALESTRIN , Prefeito Municipal e PEDRO ROBERTO CAZATO , SecretárioMunicipal de Administração.

AVISO DE LICITAÇÃOEdital nº. 075/2012

Modalidade: PREGÃO PRESENCIAL nº 046/2012 - Tipo: MENOR PREÇO POR ITEM. Objeto:Contratação de Seguro para veículo ônibus placa IQW 3419. Data/Hora para entrega dosenvelopes (Proposta e Habilitação): 18/12/2012 até as 10:00 horas. Local: Sala de Licitaçõesda Prefeitura Municipal de Braga, Rs. Data de abertura dos envelopes: 18/12/2012 às 10:30horas. Informações: Prefeitura Municipal de Braga, sito a Av. Mal. Floriano Peixoto, 602, nohorário de expediente das 07:00 hs as 13:00 hs ou pelo Email: [email protected] .br

Luis Carlos BalestrinPrefeito Municipal

Gestores de Inhacorá eAlegria buscam auxílio na

Secretaria de ObrasNa manhã de sexta-feira

(09), o secretário Estadualde Obras Públicas, Irrigaçãoe Desenvolvimento Urbano,Luiz Carlos Busato, estevereunido com o secretário deSaúde de Inhacorá, EveraldoBueno Rolin, e o vice-prefei-to de Alegria, Elias LucasCavalinn. Na ocasião, os ges-tores conversaram sobre apossibilidade de construirnovas redes de abastecimen-tos de água nas cidades, bemcomo a viabilização de má-quinas para melhorias nas estradas vici-nais.

Segundo Busato, os técnicos da SOPirão verificar a viabilização das deman-das. “Vamos trabalhar para que os mu-nicípios sejam atendidos. É importantesabermos das necessidades de cada re-

gião, para trabalharmos de forma efi-caz, focando no desenvolvimento eco-nômico e social do Estado.” Acompa-nharam a reunião o diretor de AssuntosEstratégicos da SOP, Djedah Lisboa, eo vereador de Inhacorá, Valtair José deMoura.

Foto: Thiago Nascimento/SOP

Os gestores municipais na Secretaria de Obras Públicas

INHACORÁINHACORÁINHACORÁINHACORÁINHACORÁ

Bom dia. Gostaria de pedir desculpas por divulgar o cargo do secretário de saúdede Inhacorá, Everaldo Bueno Rolim, e publicar como Prefeito, ao invés de secretário.

Estou lhes enviando a matéria redigida e mais uma vez, minhas desculpas.Ass. Thiago Nascimento.

ESCLARECIMENTO

Um dia nossos entes queridos se vão. Quando menosesperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o quemais amamos.

O tempo nunca irá apagar as boas lembranças que nosdeixou,um ótimo,educado e amoroso FILHO,um carinhosoNETO,um alegre SOBRINHO,um querido PRIMO,um DINDObrincalhão e um AMIGO dedicado,sorridente, companheiropara todas as horas.

Todos sabemos que a vida é um ciclo,que nenhumafolha cai segundo o pai quer,você partiu tão cedo, que nosperguntamos “Mas Porque”?

A nossa culpa está apenas em amar tanto e sentir tantoperder alguém como você.

E essa saudade?Essa saudade que dói, machuca muito pensar que o

nosso menino lindo,educado,carinhoso não esta mais

Querido GabrielSeu nome significa: “Homem de Deus”

entre nós.Mas o tempo é remédio e nele conquistaremos o consolo, com ele pensamos nos

bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entesqueridos em eternos companheiros.

É impossível não lembrarmos de ti, pois pessoas especiais como você ficam namemória e no coração de todos os que conviviam contigo.

Gabi você está mais perto de Deus e ele o levou porque precisava de mais um anjono céu, e uma estrela verdadeiramente brilhante o nosso eterno ANJO GABRIEL .

Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes,nossa vida conquista anjos. E no fim apenas a saudade e uma certeza:

Não importa onde esteja, estará sempre conosco.Gabinho te amamos.“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”Queremos agradecer a todos pelo carinho, pelo conforto, pela força e pelas orações

recebidas.Família Daltrozzo.

EXTRATO DE LICITAÇÕES 2012

Nº MODALIDADE DATA

PROCESSO

DATA

ABERTURA

DATA

HOMOLOGAÇÃO

OBJETO

LICITADO

EMPRESAS

ADJUDICADAS

VALOR

R$

070 DISPENSA 19/11/2012 23/11/2012 26/11/2012

Aquisição e conjuntos infantis de camisetas, calções e meias para atendimento ao programa FEAS.

Lucia J. Ribeiro - ME

999,90

Pag21EDIT.pmd 30/11/2012, 09:541

Page 21: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

POLICIAL22 Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Polícia Civil de Santo Augusto prendeindivíduo foragido da Justiça

de CarazinhoFoi preso segunda-feira, 26/11/2012,

pela Polícia Civil de Santo Augusto, apro-ximadamente às 15h50min, no bairro San-ta Fé, nesta cidade, G.F.S., 29 anos,natural de Santa Bárbara do Sul, o qualhavia contra si mandado de prisão preven-tiva expedido pelo juízo de Carazinho/RS,local onde responde processo pela práticade crime contra a dignidade sexual. G.F.S.

também possuía contra si mandado deprisão expedido pela Vara de ExecuçõesCriminais daquela comarca, em razão decondenação por nove meses de reclusão(delito não divulgado no mandado). Apósa realização dos procedimentos legais, opreso foi encaminhado aoPresídio Estadual de Três Passos.

Fonte: DP/SANTO AUGUSTO.Estupro, sequestro, cárcereprivado e outros, são crimesque levaram J.B.S. à prisão

Domingo, 25.11.2012, por volta das14h02min, a Brigada Militar de Redentoraapresentou à Polícia Civil a pessoa deJ.B.S, 32 anos, natural do Braga, o qualhavia contra si mandado de prisão preven-tiva expedido pelo juízo da comarca deSanto Augusto/RS. J.B.S está sendo in-vestigado pela prática de estupro, porteilegal de arma de fogo, coação no curso doprocesso, sequestro e cárcere privado,todos delitos praticados no início destemês na cidade de Santo Augusto. Naocasião da prisão, o investigado foi encon-trado portando uma pistola com numera-ção raspada; assim, foi feita sua autuaçãoem flagrante pela prática de porte ilegal dearma de fogo de uso restrito. Após osprocedimentos legais, J.B.S foi encami-

nhado ao Presídio Estadual de Três Pas-sos. Referente aos fatos sob apuração, oinvestigado, em 06/11/2012, teria cons-trangido sua ex-companheira, utilizando-se de uma pistola, a manter com ele relaçãosexual. Dias após, J.B.S subtraiu a filhaem comum do casal, com dois anos deidade, sem a devida permissão de suagenitora, levando-a para local incerto, nãoa entregando após exigências realizadaspela Polícia Civil, via telefone com o inves-tigado. A menor esteve desaparecida porquase vinte horas, quando retornou aoscuidados de sua mãe, após o investigadodevolvê-la, porém, logo, após, empreen-deu fuga.

Fonte: DP/SANTO AUGUSTO.

Jovem militar de Campo Novo morto emacidente de trânsito em Santiago

Por volta de 3h30min da madrugada desábado, 24/11, morreu em acidente detrânsito na cidade de Santiago/RS, o jo-vem camponovense Paulo Henrique JungSolano, 19 anos. Ele dirigia um automóvelGolf na Avenida Alceu Carvalho, acesso àBR-287 e, por motivos ainda não esclare-cidos, perdeu o controle da direção doautomóvel que chocou-se contra uma ár-vore, vindo a ter morte instantânea. Ojovem era filho do vice-prefeito CláudioAirton Solano, de Campo Novo, e estava

cumprindo serviço militar no 9º BatalhãoLogístico (9º Blog).

No carro, estavam mais três pessoas.Uma delas, Diogo Antonow, 19 anos, tam-bém soldado do Exército, que sofreu lesõescorporais de natureza grave e está interna-do na CTI do Hospital de Caridade de SantaMaria. Ele é filho de Lucídio Antonow,residente na cidade de Santo Augusto. Asoutras duas eram uma adolescente de 16anos e Daiéle Moreira Flores, 19 anos, quesofreram apenas escoriações leves.

Paulo Henrique Diogo Antonow

Pag22G.pmd 30/11/2012, 09:551

Page 22: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

GERAL 23Sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Já sinto saudade

Bagunça; D’ale; Dunga e Paulo P

Botafogo e Américadecidirão

Campeonato SêniorNos jogos de volta pelas seminais do

Campeonato Municipal da Categoria Sêni-or, em Santo Augusto, sábado, 24/11, oAmérica foi a primeira equipe a classifi-car-se para a decisão do título, derrotandoo Internacional pelo placar de 2x1. A

seguir, o Botafogo derrotou o Grêmio por4x2 também assegurando sua participa-ção na final do certame.

A decisão está prevista para amanhã,1º de dezembro. Será palco o estádio doBotafogo.

AVISO DE LICITAÇÃOModalidade: Pregão Presencial Nº 18/2012Objeto: Aquisição de Cestas Básicas, SMA; Tipo: Menor preço Montante Global; Data daAbertura: 13 de Dezembro de 2012 às 09:00 H; Local da Abertura: Centro AdministrativoMunicipal, sito a Av. Balduino Weiller, 626, Centro, na Sala LicitaçõesDemais Informações: Departamento de Compras ou pelo fone 55 3617 2200. Editaldisponível no site www .saovaleriodosul.rs.gov .br .São Valério do Sul-RS, 28 deNovembro de 2012.Clovis T aborda Padilha - Prefeito

CESA com três equipes nas finaisda Copa Carlos Eduardo

Revelando-se surpreendente na CopaCarlos Eduardo, 4ª edição, o CentroEsportivo Santo Augusto (CESA) estánas finais do certame em três categori-as. No sub-15 decide o título neste do-mingo, 02/12/12, contra o Cometa, dePanambi. O jogo acontecerá em Coro-nel Barros. Já no sub-11, venceu nasemifinal por 3x2 sobre o Grêmio Con-dor. A decisão também será neste do-mingo contra o Pindorama, de Ijuí. Nes-

se jogo foi destaque Pithan, que marcouduas vezes, disparando na artilharia com10 gols.

Finalmente, no final da tarde de quar-ta-feira, 28/11/12, o CESA jogou pelacategoria sub-17, semifinal, diante daSER Santo Ângelo, vencendo pelo pla-car de 2x0. Com o resultado, creden-ciou-se para a decisão do título, diante darepresentação de Júlio de Castilhos nodia 09/12/12.

Lembro como se fosse hoje sobre minha pri-meira visita ao Olímpico. Eu tinha 10 anos. Foiuma daquelas excursões onde um bando de cri-anças do interior pagavam 15 pila e iam conhecera capital. A primeira coisa que pensei quando pi-sei sobre as ensolaradas arquibancadas foi: doque os homens são capazes?

Eu estava perplexo com a magnitude daquelaconstrução. Poucos minutos depois, sentadosobre o frio concreto, me percebi ‘conversando’com aquele lugar. Era tão místico quando umaigreja, tão apaziguador quanto à casa dos avós,tão acolhedor quanto a minha primeira camisa doGrêmio. Então novamente pensei: do que esteazul é capaz?

Pensar no fim do Olímpico é sentir a lastimade quem perde alguém muito próximo, alguém quenos viu crescer e sempre esteve ao nosso lado.Eis o poder deste clube. E para os que dizem: ‘ésó futebol’. Eu respondo com uma pergunta: comoalgo que da vida a concreto e aço pode ser ‘só’?

A real tristeza que é a despedida deste está-dio ainda não foi sentida, pois por mais que nossalte os olhos a verdade, ainda assim parecementira. É ilógico pensar que ali, onde tantos seajoelharam, se conheceram, se abraçaram emestase da glória, choraram aplaudindo as amar-gas derrotas, que este lugar nunca mais pulsaráno ritmo dos bumbos, no compasso dos pulos, nomais sincero amor; no amor passado de pai prafilho, na herança que todos - por mais jovens que

ESTADO DO RIO GRANDE DO SULPREFEITURA MUNICIPAL DESÃO VALÉRIO DO SUL

Bagunça – segundo o dicionário “ desordem,confusão, sem organização...sem um coordena-dor.”. Essa é a tônica do Coloradão hoje.

D’ale – protagonizou duas frases à mídiamuito emblemáticas, “ eu já foi goleado em Grenal,eu já fui goleado em Grenal... isso é coisa daimprensa..”; “ eu pulo da barca... minha vida nãoacaba aqui”. Demonstra sua indignação com asuposição de goleada no Grenal, e indiferençacom o que pode acontecer.

D’ale III – mas tudo isso, sucumbirá a partirdo seu futebol. Ele sempre assumiu a responsa-bilidade nas dificuldades, e torcemos para queisso ocorra novamente no domingo, com ele jo-gando tudo fica mais fácil.

Dunga – quando diziam que tudo estava cer-to, algo aconteceu, e não houve, até o momento

FUTEBOL DA DUPLA

Eduardo [email protected]

Renato [email protected]

sejam, pensam dar a seus filhos.O fim do Olímpico representa muito mais do

que a queda de um gigante. Para todos osgremistas, a queda do Monumental representaum salto no tempo, um aviso de que: sim, os anospassam e nós passamos. Pois quando oirremovível se despede, surge em nós a sensa-ção real de não sermos para sempre. Surge emnós a afirmativa que os antigos nos davam, afrase póstuma, repleta em dor e saudade: ‘tu pre-cisavas ver como era no Olímpico”.

E eu não poderei descrever em palavras aosmeus netos o que era este Olímpico lotado, e elesnão vão sentir mais do que minha voz emociona-da e meus olhos que se perdem ao longe da me-mória.

O que vai ao chão não é somente um estádio,é o coração de cada gremista que fez sua pró-pria história lá dentro - mesmo os que quiseram láestar e nunca puderam. E recordaremos em vídeose fotos sobre os pedaços nossos que ficaram lá,sobre o que apenas nós poderemos recordar.

Morre um pedaço nosso, um sonho de outrasépocas, materializado pela luta de homens quefizeram do Grêmio sua vida. Mas a força de tudoisso permanece, irremovível, inigualável.

E o que um dia foi ‘só’ concreto e ferro, hojerevela seu último respiro. E se pudesse nos falaro vô Olímpico, nos diria: ‘meu espirito, nosso Grê-mio... este segue’.

Texto: Felipe Sandrin

que escrevo, o acordo de Dunga com a direção.Há algo mais acontecendo que não sabemos.

Paulo Paixão – se confirmada suacontratação, teremos garantia de um excelenteprofissional, e mais, um homem que exige, e mui-to, profissionalismo dos seus jogadores.

Grenal – findamos o ano com um clássico,que se para uns é algo emblemático, para o Interserá mais um na história. Torceremos para quedevido ao grau emotivo não haja brigas e/ou acon-tecimentos que estraguem o espetáculo.

Olímpico – no domingo o RS, terá a despedi-da de um estádio de muitas histórias, umas atéhoje sem confirmação da veracidade. E, para nósColorados, especificamente, será a despedidade campo de jogo que nos trouxe inúmeras ale-grias

Botafogo

Pré-mirim na final

América

Torneio de Futebol na SobasaNesta quarta-feira (05/12) começa o tradicional torneio de futebol 7

para sócios da Sobasa. Interessados em participar entrar em contatocom o Cabo João pelos fones: (55) 9955-5084 ou 8115-9041.

pag23G.pmd 30/11/2012, 09:561

Page 23: EDIÇÃO DE 30 DE NOVEMBRO DE 2012 Nº 2240

○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○ ○

Informando a região desde 05/03/70

Festa do CostelãoDia 9 de dezembro

5ª FESTA DO COSTELÃO.Promoção do

CTG Pompílio Silva eLions Clube deSanto Augusto.

Local: Estância deRodeios

a partir das 12:30hValor: R$ 25,00 adulto.

Levar prato e talher.O resultado financeiro

será destinado àCampanha da Visão e

à recuperaçãoestrutural da Estância

de Rodeios.

pag24cc.pmd 30/11/2012, 09:581