Edição do dia 07/02/2012

8
PODER oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] Redes Sociais ANO 6 NÚMERO 1004 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2012 PREÇO - R$ 1,00 Professores de Rosário recebem abono da Prefeitura Última hora Professores, diretores, coordenadores, orientadores e supervisores que atuam na rede de ensino básico do município de Rosário, receberão ainda esta semana, abono salarial que varia de acordo com a função. O valor refere-se à complementação do limite mínimo de 60% que anualmente deve ser aplicado na educação básica do município, utilizando recursos do Fundo de Ma- nutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). FACEMA conquista 2ª etapa do Streetball Esporte A equipe da FACEMA faturou a 2ª etapa do Circuito Caxiense de Streetball, categoria estilo li- vre, adulto masculino, realizado pelos ‘basqueteiros’ de Caxias (MA), com apoio da Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Juventude. A competição ocor- reu na tarde do último sábado (4), no Ginásio João Castelo. No total, sete equipes participaram da competição: FACEMA, X-plode, Detroit, Só no Mocó, Street Boys e Borogodó representaram a Princesa do Sertão e mais um time convidado, Cerâmica Alvorada de Teresina (PI). Página 5 Prefeito abandona praça em São Mateus Os recursos enviados pelo governo federal por meio do Ministério do Turis- mo não foram aplicados da forma pela Prefeitura de São Mateus. Página 6 Homenagem ao jornalista Udes Cruz Página 2

description

Jornal O quarto Poder

Transcript of Edição do dia 07/02/2012

Page 1: Edição do dia 07/02/2012

PODER

oquartopoder.com

[email protected] - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto PoderOrkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

Redes Sociais

ANO 6 NÚMERO 1004 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 7 DE FEVEREIRO DE 2012 PREÇO - R$ 1,00

Professores de Rosáriorecebem abono da Prefeitura

Última hora

Professores, diretores, coordenadores, orientadorese supervisores que atuam na rede de ensino básico domunicípio de Rosário, receberão ainda esta semana,abono salarial que varia de acordo com a função.

O valor refere-se à complementação do limite mínimode 60% que anualmente deve ser aplicado na educaçãobásica do município, utilizando recursos do Fundo de Ma-nutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e deValorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB).

FACEMA conquista 2ªetapa do Streetball

Esporte

A equipe da FACEMA faturou a 2ª etapa doCircuito Caxiense de Streetball, categoria estilo li-vre, adulto masculino, realizado pelos ‘basqueteiros’de Caxias (MA), com apoio da Secretaria Municipalde Esporte Lazer e Juventude. A competição ocor-reu na tarde do último sábado (4), no GinásioJoão Castelo. No total, sete equipes participaramda competição: FACEMA, X-plode, Detroit, Só noMocó, Street Boys e Borogodó representaram aPrincesa do Sertão e mais um time convidado,Cerâmica Alvorada de Teresina (PI). Página 5

Prefeito abandonapraça em São Mateus

Os recursos enviados pelo governo federal por meio do Ministério do Turis-mo não foram aplicados da forma pela Prefeitura de São Mateus.Página 6

Homenagem ao jornalista

Udes Cruz

Página 2

Page 2: Edição do dia 07/02/2012

2 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 7 de fevereiro de 2012- Geral

4º PODER PODER PODER PODER PODERDiretor Geral

Udes Cruz Filho

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

E-mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque. Univer-sitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

Se foi uma perdairreparável para oj o r n a l i s m o

maranhense, muito maior eprofundamente dolorosa foipara todas as pessoas quetiveram o privilégio deconhecê-lo e privar da suaamizade. Não há maneirasdiferentes de falar sobre UdesLemos da Cruz, quer sejacomo jornalista, como em-presário e ser humano,uma vez que todas eram in-tegradas harmonicamente, oque fazia dele uma pessoadigna, solidária e fraterna,com um coração que o reme-tia a ver no seu próximo a suacaminhada para a constru-ção do Reino de Deus.

O conhecia desde 1976,quando tivemos oportunidadede compor a equipe de jor-nalismo de O JORNAL, deCordeiro Filho e Mauro Be-zerra, dois grandes jornalis-tas que decidiram entrar nodesafiante campo empresa-rial da comunicação. Apesardas divergências naturais porposicionamentos ideológi-cos, sempre estivemos pró-ximo de uma equipe harmô-nica, da qual faziam parteDjalma Rodrigues, EloyCutrim, Antonio HenriquePolary, Adenis Matias,Silvan Alves, Lima Coelho,Chico Coimbra, Flor de Liz,Fernando Borges e outroscolegas que infelizmentenão consegui recordar.

Udes Cruz sempre de-monstrou a sua preferênciapara a cobertura política, comanálises coerentes que fize-ram-no merecedor do respei-to de experientes políticos econstantemente era distingui-do com informações privile-giadas , diante de confiançaconquistada. Mauro Bezerra

profissional . No entanto,sempre mantive uma aproxi-mação com Udes Cruz,Djalma Rodrigues e EloyCutrim, sem no entretantodeixar de trocar idéias comos demais, com exceção deAntonio Henrique Polary,chamado muito novo paramissões na casa do Pai.

Udes Cruz casou-secom uma mulher de valorese princípios , chamada Ro-sário de Fátima AzevedoCruz, da qual eu e minhaesposa nos tornamos ami-gos e mais tarde Udinho eJusse Cruz, jornalistasatravés das redes sociais

UDES CRUZ PARA SEMPRE

como jornalista político e nocampo empresarial delegavaa Udes Cruz a coordenaçãopolítica do jornal , inclusivepautando a linha editorial.Nada operava mudanças emseus princípios e nos finaisde semana ele sempre apa-recia com a produção dematérias de cidade e polici-ais e revezava comigo,Djalma Rodrigues e AntonioHenrique Polary as ediçõesdas segundas-feiras.

Depois de alguns anos,os componentes da equipeforam tomando rumos dife-rentes, o que é natural dian-te das perspectivas de cada

se tornaram amigos dosmeus filhos.

Há aproximadamenteuns 30 anos escrevo a colu-na Espaço Aberto, iniciadano O Imparcial, passandopelo Debate, Jornal Peque-no, Diário da Manhã e nosúltimos três anos é editadano jornal Atos e Fatos, a con-vite de Udes Cruz, com ga-rantias de não impor censu-ra, o que realmente foi hon-rado. Udes Filho, dono doportal OQUARTOPODER,me convidou e aceitei emcriar um blog com o mesmocompromisso do seu pai.

Por duas vezes entrei naUTI do Hospital Aliança paravê-lo. A primeira em compa-nhia de Djalma Rodrigues,quando ele estava em comainduzido e a segunda hápoucos dias do seupassamento, em companhiada sua esposa Rosário. Eleme reconheceu apertou aminha mão, fez gestos po-sitivos e acendeu no meucoração, muitas esperançasde recuperação, mas infeliz-mente o perdemos. UdesCruz deixou a vida terrena,muitas saudades e um gran-de legado de construçãocoletiva nos campos do jor-nalismo, da solidariedade,da fraternidade, da lealdade,não só para Rosário de Fá-tima Azevedo Cruz , sua es-posa e aos seus filhos UdesFilho e Jusse Cruz (jornalis-tas), Saile e Maira Cruz(advogadas) e o adolescenteHilário Justino da Cruz Neto,mas a todos os que tiveram oprivilégio de tê-lo como ami-go e também dos que acredi-tam que uma sociedade maishumana é possível. UdesCruz ficará para sempre emnossos corações, principal-mente pela sua gratuidade eos seus exemplos.

Fui levado ao jornalismo pelas mãos competentes do jornalistaAldionor Salgado, em 1979. Depois conheci Udes Cruz,que trabalhava no O Jornal, de Cordeiro Filho e Mauro

Bezerra (também falecido). Depois Udes foi para o Jornal de Hoje.Sempre na cobertura política.

Foi um dos melhores repórteres, cobrindo os fatos da política.Investigativo e intrigante, além de ser dono de texto impecável e respeita-do pelo núcleo do poder local. Chegou a ocupar cargos importantes,inclusive o de secretário de Comunicação Social do Governo do Estado.

Fomos sócios em dois momentos: na revista Atos & Fatos, queposteriormente virou o jornal Atos & Fatos, que permanece até hojeentre os melhores da capital. Mas Udes Cruz, apesar do peso de suacaneta, não tinha inimigos e, talvez, nem mesmo adversários. Ao contrá-rio, muitos amigos. Da velha à nova geração de bons profissionais.

Guardo recordações e boas lembranças. Somos eternos parceiros,companheiros e irmãos. Aliás, ele sempre dizia que eu era o irmão quesempre quis ter, que me desculpe meu velho amigo jornalista DjalmaRodrigues, irmão de Udes Cruz.

Houve um período em que éramos um trio, ou melhor, um quarteto:Udes Cruz, Roberto Kenard, eu e a boêmia. Travávamos belas discus-sões e até mesmo enveredamos para o campo literário, que não eraminha praia e nem a de Udes.

Quando soube pelo Djalma que Udes havia sido internado noAliança com complicações decorrentes da diabetes, estava em Bacabal.Quando retornei a São Luís, tive vontade de visitá-lo. Mas ele jáestava na UTI, de onde nunca mais saiu.

Detesto entrar em hospitais. Adoro bares, festas e conversar comamigos. Aí, sim, tenho a sensação de vida. Hospitais me causam pés-simas impressões. Assim também era com o Udes.

No último que entrei foi para olhar e minha mãe. Foi uma cenadeprimente. Minha mãe cadavérica, nos últimos instantes de vida.Gostaria de ter na lembrança aquela imagem saudável, sorridente,mesmo quando lutando contra a morte, em nossa casa. Dona Con-ceição faleceu no leito de um hospital, em maio de 2010, menos detrês dias antes do Dia das Mães.

Não fui visitar o amigo, até porque só os familiares tinham acesso aoleito da UTI. Mas fiquei aqui do lado de fora sempre em contato e orandopela sua imediata recuperação.

Mas a nenhum ser humano é dada a condição de imortal. Nemmesmo aos membros das Academias de Letras.

Udes Cruz deixa um legado no jornalismo maranhense e umalegião de amigos e de tantos que dele precisaram e sempre tive-ram o esforço e a mão amiga para ajudá-los. Udes Cruz era, emvida, um ser assim extraordinário. De um coração maior que a alma.Nunca conheci ninguém que tirasse o último do seu para não deixarfaltar ao outro, ainda que nem soubesse quem fosse a pessoa.

E lá do alto, em outro plano, tenho absoluta certeza de que sua mãoestará sempre estendida para ajudar aos amigos, conhecidos e desco-nhecidos aqui embaixo, neste mundo que é apenas uma passagem.

Homenagem de Luís Cardoso

Udes Cruz, comLuís Cardoso, Ricardo

Guterres e Roberto Kenard

Palavras de Djalma RodriguesHouve um desnor

teio, com a morte do Udes Cruz,

mais que um amigo. Umgrande irmão. Ao longo dosanos, tivemos uma relação in-teressante, marcadas por con-flitos e reconciliações, mastudo por conta do jornalismo.

Em 1984, ao criar a re-vista ATOS E FATOS, em-brião do jornal que atualmen-te leva o mesmo nome, tive-mos as primeiras rugas, emconseqüência da charge quemostrava o então deputadofederal Epitácio Cafeteira,que logo seria candidato aogoverno do Estado, vestido denoiva, grávida, aliançada pelosenador Sarney. Sua prosti-tuição política.

A polêmica foi grande eUdes acabou perdendo es-paços entre seus aliados.Mas fomos em frente. Emdezembro de 1997, me desa-

fiou, para que colocássemoso jornal diariamente na rua.Topei e até hoje estamos su-perando barreiras.

Mas Udes era o proprie-tário, ditava e editava quan-do queria. Dava seu tom pes-soal. Isso nos levava a con-flitos interessantes. Mas asmanchetes sempre eram dis-cutidas, como se fala, no paua pau. Conseguia levá-lo nobico na maioria das vezes,mostrando que a mancheteque tinha construída era amais interessante.

Ele ajudou uma geraçãode comunicadores. Era vi-brante, era assistencialista enão aceitava um colega pas-sar necessidades.

Sofreu reveses, muitasdecepções, mas era um gran-de sonhador. Um grande pro-fissional. Ainda estou com opunhal no peito, sangrando,mas a vida deve continuar.Djalma Rodrigues

Por Aldir Dantas

Page 3: Edição do dia 07/02/2012

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 Política - 3

Contribuinte com mais de65 anos poderá ter isenção

de imposto de renda

Agência Senado

Pessoas a partir de 65anos de idade poderão serdispensadas de pagar impos-to de renda sobre rendimen-tos de qualquer espécie (enão apenas aposentadoria)até o limite máximo estabe-lecido para os benefícios doRegime Geral de PrevidênciaSocial - atualmente fixado emR$ 3.916,20. A medida cons-ta de substitutivo do senadorLindbergh Farias (PT-RJ) ela-borado a partir de projeto(PLS 158/ 2010) de PauloPaim (PT-RS) em exame naComissão de Assuntos So-ciais (CAS), que se reúne naquarta-feira (8).

A legislação atual (Lei7.713/1988) já prevê a isen-ção de imposto de renda paraaposentados e pensionistascom mais de 65 anos, até oteto da Previdência Social,seja a aposentadoria ou pen-são paga pela União, esta-dos, municípios ou por enti-dade de previdência privada.Com a proposição, Paimquer estender a isenção atodos os brasileiros que com-pletarem 65 anos, sejam elesaposentados ou não.

Para o autor, a lei deveser modificada para fazer jus-tiça àqueles que fizeram pou-pança individual como umaforma de previdência.

"Na verdade, é até umacontradição lógica dar o be-nefício fiscal a quem já rece-be do Estado um benefícioprevidenciário e não dar esse

No Senado

benefício a quem, por outrosmeios, amealhou ao longo davida os recursos necessári-os para se manter na velhicee não depender da Previdên-cia ou da Assistência Soci-al", argumenta Paim.

Em seu voto favorável,Lindbergh concorda com aargumentação do autor damatéria. O relator, no entan-to, modificou o projeto paratornar mais claro que o be-nefício proposto não é cumu-lativo, ou seja, se o contribu-inte já conta com isençãoprevista na tabela do impos-to de renda (sobre indeniza-ção por acidente de trabalho,por exemplo), a nova isenção,caso o projeto se torne lei,incidirá apenas sobre a dife-rença entre a parcela já isen-ta e o teto de benefício doRegime Geral de Previdência.

O relator também incluiuartigo estabelecendo que aaplicação da futura lei "es-tará condicionada à previ-são e à estimativa de recur-sos constantes na lei de di-retrizes orçamentárias e àsrespectivas dotações de re-cursos da lei orçamentáriaanual". Conforme argumen-ta, a medida é uma exigên-cia da Lei de Responsabili-dade Fiscal (Lei Comple-mentar 101/2000) para pro-posições que resultem emrenúncia de receita.

Após o exame na CAS,a matéria segue para a Co-missão de Assuntos Econô-micos (CAE), onde será vo-tada terminativamente .

Governo convocacandidatos aprovados

Concurso da Seduc

O Governo do Estado,por intermédio da ComissãoCentral de Concurso, estáconvocando 136 candidatosaprovados e classificados noconcurso público de 2009,para os cargos de professorda Educação Básica, paracomparecerem à Rua da Es-trela, 427 - Centro (Reviver),em São Luís (MA).

O candidato deve se

Ainda neste ano

Do G1

Os 29 partidos políticosbrasileiros devem receber,juntos, R$ 286,2 milhões du-rante o ano de 2012, quan-do acontecerão eleiçõespara prefeito e para vereador.

O montante total a serdistribuído, divulgado nestasegunda-feira (6) pelo Tribu-nal Superior Eleitoral (TSE),faz parte do fundo partidá-rio, o Fundo Especial deAssistência Financeira aosPartidos Políticos.

Conforme a lei 11.459/2007, prevê que 5% do fun-do seja dividido entre todos

os partidos e 95% na "pro-porção dos votos obtidos naúltima eleição geral para aCâmara dos Deputados".

Em janeiro, as 29 le-gendas começaram a rece-ber os valores do fundo paraeste ano. No total, foramdistribuídos no mês R$23,85 milhões. O PT foi opartido que mais recebeu -R$ 4,491 milhões. Em se-guida, vem o PMDB, com3,469 milhões.

O recém-criado PSD,embora tenha uma bancadade quase 40 deputados, re-cebeu pouco por conta dasregras do repasse do fundo

Atrasar salário

Projeto prevê multa diária para empregadorAgência Câmara de Notícias

Tramita na Câmara oProjeto de Lei 2898/11, dodeputado Reguffe (PDT-DF),que prevê multa ao emprega-dor que atrasar o pagamentode salário. Essa multa seráde 5% do salário, acrescidode 1% ao dia de atraso, quan-do o pagamento não for efe-

Calendário escolar

Dilma pede dedicação e bom trânsitopolítico a novo ministro das Cidades

Do G1

A presidente DilmaRousseff afirmou nesta se-gunda-feira (6) que espera donovo ministro das Cidades,Aguinaldo Ribeiro (PP), "to-tal dedicação" para as açõessob responsabilidade da pas-ta e ainda "bom trânsito polí-tico" para poder executá-lasem parceria com governosestaduais e municipais.

No discurso de posse donovo ministro, Dilma destacouo perfil da pasta, responsávelpelo programa habitacionalMinha Casa, Minha Vida. Apasta, disse, é "estratégica",por aliar investimentos eminfraestrutura, distribuição derenda e qualidade de vida.

"Espero, caro ministroAguinaldo, sua total dedica-ção a essas prioridades. Es-tará sobre sua gestão o Mi-nha Casa, Minha Vida, o maiore mais importante programade construção de moradias nahistoria recente do país (...)Ele [Minha Casa, Minha Vida]é a nossa estratégia centralde garantir que as famílias de

baixa renda conquistem osonho da casa própria".

Depois, disse que as ati-vidades da pasta envolvemUnião, os governos estadu-ais e as prefeituras, sendopor isso, "um dos ministéri-os mais federativos", o que,nas palavras da presidente,exige "parcerias". "Isso im-põe ao seu titular capacida-de de negociação, bom trân-sito politico e postura rigoro-samente republicana".

A presidente lembrouque, até 2014, o Programa deAceleração do Crescimento(PAC) destinará quase R$ 100

bilhões para esgoto sanitário,abastecimento de agua, urba-nização de assentamentosprecários e drenagem.

"Ate 2014, serão quaseR$ 100 bilhões de investi-mento nessas áreas para re-alizar obras que considera-mos como estruturantes eindispensáveis para o nossopaís dar um salto em relaçãoàs carências históricas dascidades brasileiras", disse.

Ao falar sobre AguinaldoRibeiro, Dilma disse que odesafio de chefiar a pasta dasCidades seria atingido "pelasua capacidade de gestão e

de comando". "Eu tenho cer-teza que a sua determinaçãoe seu empenho serão decisi-vos para o conjunto do gover-no", completou a presidente.

Negromonte - Aindano início de seu discurso,Dilma agradeceu ao ex-mi-nistro Mário Negromonte,que deixou o cargo apósdesgaste junto à bancadado PP no Congresso e de-núncias de irregularidades nagestão da pasta.

"Eu quero em primeirolugar agradecer a colabo-ração, o empenho e o tra-balho do deputado MárioNegromonte nesse períodoem que esteve à frente doMinistério das Cidadesexecutando os principaisprogramas do governo naárea de saneamento, habi-tação, construção de mo-radias e urbanização debairros precários. Tenho cer-teza que continuarei contantocoma contribuição e apoiodeste baiano deputado fede-ral e integrante da nossabase aliada. Agradeço e de-sejo boa sorte".

Partidos políticos vãoreceber R$ 286,2 milhões

partidário - R$ 45,68 mil.Em 2011, os partidos

obtiveram juntos R$ 265,35milhões. O PT foi o que mais

recebeu (R$ 44,265 mi-lhões), seguido por PMDB(R$ 33,97 milhões) e PSDB(R$ 30,74 milhões).

apresentar no prazo de 10dias, a contar da data dapublicação (2 de fevereiro).A listagem com os nomesdos candidatos estápublicada no Diário Oficialdo Estado do dia 2 de feve-reiro. Os convocados devemse apresentar no horário de8h às 18h, munidos da do-cumentação conforme oedital 001/2009.

Classificados

Anuncie aqui e venda muito mais!4141 0891

tuado até o quinto dia útil domês subsequente.

O projeto altera a Conso-lidação das Leis do Trabalho– CLT (Decreto-Lei 5.452/43).

Segundo o autor, a multavai coibir o atraso do pagamen-to de salário aos empregadosregidos pela CLT. “Além dehaver uma previsão legal queobriga o empregador a pagar

o salário do empregado até oquinto dia útil do mêssubsequente, é necessáriotambém garantir que, por meiode compensação financeira,essa data seja respeitada peloempregador”, afirma.

Tramitação - O projetotramita em conjunto com o PL3943/89, que está pronto paraentrar na pauta do Plenário.Deputado Reguffe (PDT-DF)

A presidente Dilma Rousseff e o novo ministro das Cidades,Aguinaldo Ribeiro, durante assinatura do ato de posse

Page 4: Edição do dia 07/02/2012

Horóscopo

4 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 7 de fevereiro de 2012- Variedades

Áries21/3 a 20/4É hora de administrar seus recursoscom mais disciplina. Planeje bem seuorçamento se pensa em adquirir umbem de maior valor.

Touro21/4 a 20/5Cuide da sua imagem! Não tenha re-ceio de provar aos outros a sua capa-cidade de produzir bons resultados.

Gêmeos21/5 a 20/6Neste dia, há uma tendência ao exa-gero e ao drama. Mas isso não signi-

Célia LimaFerreira

[email protected]

www.oquartopoder.com

Foram divulgadas, as fotos do ensaio que Rosana Ferreira, a Miss Bumbum, e a viceGraciella Carvalho estrelaram para promover a etapa 2012 do concurso. As fotos foram feitas naFrança e a íntegra do ensaio pode ser conferida no site do concurso.

Celebridades

Resumodas NovelasFina Estampa

A Vida da GenteNanda mostra a Francisco apartitura manuscrita por Luie os dois se emocionam.Ana convida Lúcio para almo-çar na casa de Eva. Júlia falapara Rodrigo que foi à fazen-da de Gabriel. Ana se preo-cupa com a amargura deRodrigo. Wilson fica insegu-ro ao ver Moema conversarcom colegas de cursinho.Lorena pede para Cris dei-xá-la se despedir de Tiago.Sofia sugere que Miguel tra-balhe como auxiliar de Ana.Manuela fica envergonhadacom os elogios de Iná nafrente de Gabriel. Lúcio e Anadecidem se casar.

Griselda fica aflita para sabernotícias de Antenor. PedroJorge implora que Danielle otire da casa de Celina. Vilmacomenta com Letícia queacredita que Chiara será des-mascarada. Wallace elogiaDagmar para Leandro. Dani-elle revela para Esther queBeatriz e Guilherme são ospais biológicos de Victoria.Mônica avisa a Teodora queQuinzinho pode dormir comela. Pedro Jorge fala paraHenrique que ele tem umairmã. Celina exige que Bea-triz explique como ela teveum filho com Guilherme.

Lucena ameaça destruir acarreira de Vicente. Lenapresencia Henrique assinarum contrato com Maruschka.Iara, Joselito e Herondi des-cobrem que Ted Boy pode es-tar com Grace Kelly. Renatooferece ajuda financeira a Be-lezinha para concorrer ao MissRio de Janeiro. Damianaameaça ir embora por cau-sa das chantagens de Rai-mundinha e ela lhe propõeum acordo. Vicente recebea notícia de que saiu suanomeação para presidir acomissão de inquérito.

Aquele Beijo

Celebridades

Livia Valim e Cáren Nakashima, iG São Paulo

fica que deve deixar de lado os seuscompromissos financeiros.

Câncer21/6 a 21/7Bo m d ia para desenvo lver novosprojetos de trabalho ou impulsionarnegociações. Leve suas atividadesadiante com a colaboração de ou-tras pessoas.

Leão22/7 a 22/8É tempo de lutar com determinaçãopor seus interesses. Bom dia parabuscar benefícios com o chefe. De-monstre sua capacidade de realiza-

ção, mesmo sob pressão por resulta-dos. Deixe a sua sensualidade fluir li-vre e solta.

Virgem23/8 a 22/9Terá tendência de pensar mais em di-nheiro e aquisições materiais. Concen-tre-se em seus interesses e chegaráaonde quer.

Libra23/9 a 22/10Trabalhe duro e reflita sobre os seusverdadeiros objetivos. O esforço serámaior do que de costume, mas conse-guirá se realizar naquilo que faz.

Escorpião23/10 a 21/11No trabalho, o contato com os colegasserá muito produtivo. Em casa, há si-nais de entendimento e companheiris-mo, aproveite!

Sagitário22/11 a 21/12Trabalhe com afinco, mesmo que osalário não faça jus às suas responsa-bilidades.

Capricórnio22/12 a 20/1Pensar no bem-estar de pessoas pró-ximas e nos investimentos que preci-

sará fazer revelará preocupações nestedia. Mas não se deixe contaminar pelopessimismo, aceite as situações comentusiasmo.

Aquário21/1 a 19/2Ótimo dia para comprar ou vender,principalmente objetos de maior valorcomo terrenos e propriedades.

Peixes20/2 a 20/3Este é um dia para ganhar dinheiro eampliar as suas reservas financeiras.Harmonia e felicidade na relação como seu amor.

'Playboy' divulgaaperitivo de sua capa

Miss Bumbum e vice posam seminuas

Limpeza e revitalizaçãoda pele express

Contato(98) 9975-3999

[email protected]@wilsonzara.com

www.wilsonzara.com

AGENDA DE 1ºA7 DE FEVEREIRO

Quarta (01) às 20:30hDi Capri - Av. Litorâ-nea-Calhau-Slz-Ma{voz, violão e guitarra}Quinta (02) (EventoParticular)Sábado (04) às 21:30hDi Capri - Av. Litorâ-nea-Calhau-Slz-Ma{ voz, violão, baixoe guitarra }Segunda (06) às20:30h Choperia daIlha - Lagoa-Slz-Ma{voz e violão- palco livre}Terça (07) às 20:30hLandruá - Av. Litorâ-nea-Calhau-Slz-Ma{voz e violão}

Wilson ZaraEntretenimento

Maquiagem , sol, água do mar, piscina, comidas gordurosas, bebidas alcoólicas.Os excessos refletem na pele, e já é hora de correr atrás do prejuízo. Saibacomo limpar e revitalizar a pele do rosto com receitas caseiras.

A esfoliação elimina as células mortas e renova a pele1. Comece higienizando a pele com um produto indicado para o seu tipo de pele. Se for

oleosa, prefira os géis de limpeza. Para as peles secas ou maduras, as melhores opçõessão os cremes de higienização. A água usada em todo o processo deve ser fria, para nãoestimular a oleosidade. Não tem nada disso em casa? Use sabonete neutro glicerinado.

2. O segundo passo é renovar a pele com uma esfoliação suave. A dermatologistaBianca Gastaldi, de São Paulo, ensina duas receitas caseiras de esfoliantes:

- esfoliante de açúcar: misture uma colher (de sopa) de açúcar cristalizadocom uma colher (de sopa) de mel. Aplique em movimentos circulares e lave comágua em seguida. “É ideal para peles com muitos cravos, mas não é reco-mendável para peles sensíveis”, explica Bianca.

- esfoliante de aveia: misture duas colheres (de sopa) de aveiaem flocos com duas colheres (de sopa) de mel. Aplique em todoo rosto com movimentos circulares. Retire o produto comágua fria. “Como é mais suave, ele é indicado parapeles sensíveis”.

3. Tonificar é a ordem após a limpezaprofunda. Não vale usar produtos com ál-cool, que ressecam ainda mais a pele. Aesteticista Roseli Siqueira, especialista em tratamentos naturais, dá uma dica valiosa detônico para fazer em casa.

- tônico de rosas: junte duas rosas brancas despetaladas com um litro de água fervente.Espere esfriar totalmente e faça compressas com algodão em todo rosto, pescoço e colo.

4. As máscaras são indispensáveis para recuperar a vitalidade da pele. “As peles oleo-sas funcionam melhor com máscaras adstringentes, as mistas preferem as hidratantes àbase de gel creme. Já as secas ou maduras precisam de máscaras hidratantes, nutritivas erejuvenescedoras em creme ou mousse”, descreve Roseli. A esteticista ensina uma receitade máscara que pode ser usada em todos os tipos de pele e é perfeita para devolver o brilhoe a beleza para os rostos cansados.

- máscara de maçã: rale meia maçã gelada e misture com uma colher (de sopa) defarinha de trigo e duas colheres (de sopa) de leite. Misture bem, até que fique bem lisa, eaplique no rosto e deixe agir por 20 minutos. Retire com água mineral.

5. A última etapa é hidratar. E não se engane, até as peles oleosas precisam de hidratação.

Mas, nesse caso, os produtos devem ser fluidos ou em gel.As peles secas ou maduras, por outro lado, beneficiam-semais com os cremes. Aplique o hidratante de dentro parafora, aplicando uma leve pressão.

Três dicas rápidas para o resto do verão:- Escolha protetores solares com antioxidantes e vitaminas

na fórmula, pois eles ajudam a deixar a pele mais resistente;- É imprescindível beber dois litros de água ou suco por

dia. Alimentos desintoxicantes também não podem faltar nadieta, como melancia, melão e muita salada;

- A pele perdeu o viço de novo? Aí vai um truque rápido:faça uma massagem no rosto com movimentos de ondinhase dê leves batidinhas com as pontas dos dedos. Aplique com-pressas frias com rodelas de pepino ou batata.

Limpeza e revitalizaçãoda pele express

A revista "Playboy" divulgou fotos deJessica Amaral. A garota estará na capa daedição de feveiro da publicação. Jessica foia vencedora do "Preferência Nacional", con-curso promovido pela revista que elegeu obumbum mais bonito do país.

Page 5: Edição do dia 07/02/2012

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 Cidade e Esportes - 5

FACEMA conquista2ª etapa do Streetball

Festival de Marchinhas do SESC elege"Vai Quem Quer, Brinca Quem Quiser"

Só perda de peso levaráAdriano à Libertadores

O Sine São Luís fica na Rua da Paz, 31 – Centro. Fones: (98) 3218 9875 / 9876 / 9873

ACOMPANHANTE DE IDOSOSAGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLARAGENTE DE PESQUISAATENDENTE DE LANCHONETEAUXILIAR ADMINISTRATIVO DE PESSOALAUXILIAR DE COZINHAAUXILIAR DE LIMPEZAAUXILIAR DE OPERAÇÃOAUXILIAR DE PESSOALBALANCEADORBARBEIROCASEIROCOBRADOR INTERNOCONSULTOR DE VENDAS

COZINHEIRO DE RESTAURANTECOZINHEIRO GERALCOZINHIEIRO DO SERVIÇO DOMÉSTICOELETRICISTA DE INTALAÇÕES DEVEICULOS AUTOMOTORESEMPREGADO DOMÉSTICO NOS SERVIÇOSGERAISENCANADOR INDUSTRIALENCARREGADO DE ALMOXARIFADOENCARREGADO DE TESOURARIAFAXINEIROGARÇOMGERENTE ADMINISTRATIVOGERENTE DE SUPRIMENTOS

INSTALADOR- REPARADOR DE EQUIPA-MENTOS DE ENERGIA EM TELEFONIAINSTRUTOR DE INFORMATICAJARDINEIROLAPIDADOR DE VIDROS (ACABAMENTO)MANICUREMARTELEIROMECANICO DE BICICLETASMECÂNICO DE VEICULOSMECANICO DE VEICULOS AUTOMOTORESA DIESELMOTORISTA CARRETEIROMOTORISTA DE CAMINHÃOMOTORISTA DE CAMINHÃO BASCULANTE

EMPREGO

Um show de talento,criatividade e animação. As-sim foi o Festival deMarchinhas “Vai QuemQuer”, promovido pelo SESC-MA nesta sexta (3), na ÁreaVivência do SESC Deodoro.A platéia, embalada ao somdas marchinhas, dançava ese encantava com as apre-sentações. As marchinhaspremiadas foram “Vai QuemQuer, Brinca Quem Quiser”,de Chico Nô e “Cordão do VaiQuem Quer”, de Marco

Dualibe e Henrique Duailibe,enquanto o título de melhorintérprete ficou comCoracinha, do “O Vai QuemQuer Não Pode Parar”.

Toda a diretoria doSESC marcou presença noFestival de Marchinhas. An-tes das apresentações, oscompetidores distribuíramas composições inéditaspara o público entrar no rit-mo. Com uma “batucada”marcante, o Bloco Tradicio-nal Os Trapalhões abriu a

Por Carlos A. FerrariSão Paulo, SP

Adriano tem uma sema-na para convencer Tite deque merece estar na relaçãodos 25 jogadores inscritos naTaça Libertadores. E não seráfácil encontrar espaço na jáquase fechada lista do trei-nador. Acima do peso e acu-mulando desempenhos ruinsnos treinamentos, o Impera-dor está seriamente ameaça-do de ficar fora da primeirafase do torneio se não con-seguir emagrecer e evoluirtecnicamente nos próximoscinco dias.

O técnico evita ao máxi-mo falar publicamente sobreo assunto, mas não abre mãode escolher os atletas por

Em Caxias

OPERADOR DE CAIXAOPERADOR DE EMPILHADEIRAOPERADOR DE TELEMARKETING ATIVOPEDREIROPIZZAIOLORECEPCIONISTA ATENDENTEREPOSITOR DE MERCADORIASSALADEIROSERVENTE (CONSTRUÇÃO CIVIL)TÉCNICO DE EDIFICAÇÕESTÉCNICO DE ENFERMAGEMTÉCNICO DE PLANEJAMENTO DE OBRASTÉCNICO DE REFRIGERAÇÃO (INSTALAÇÃO)VENDEDOR INTERNO

VENDEDOR PRACISTA

Sine Imperatriz (Rua Maranhão - Centro)

EMPREGADA DOMESTICACOZINHEIRA PARA RESTAURANTEGARÇONETESBABÁVAQUEIROCASEIROENCARREGADO DE MANUTENÇÃO DE AUTOSSERVIÇOS GERAIS EM TRABALHOFLORESTAIS (para pessoas com deficiência)ELETRICISTA DE AUTOS C

Melhor composição

Esporte

MECÂNICO PESADOTÉCNICO DE CENTRAL DE ARAUXILIAR TÉCNICOMOLEIROPINTOR DE AUTOSINSTRUTORA DE INFORMÁTICAMOTORISTA DE ÔNIBUSOPERADOR INDUSTRIALVENDEDOR EXTERNOAUXILIAR DE ESCRITÓRIO (CONTAS APAGAR E COBRANÇA DE CLIENTE)VENDEDORA EXTERNAVENDEDORA INTERNAPORTEIRO

Para concorrer às vagas do Sine, é necessário estar cadastrado no serviço. O cadastro pode ser feito presencialmente, na Agência do Sine, levando Carteira de Trabalho,CPF, Identidade e certificados originais de escolaridade ou ainda na internet, pelo Portal Trabalho Maranhão, no endereço www.trabalho.ma.gov.br

Por Mano Santos

A equipe da FACEMA fa-turou a 2ª etapa do CircuitoCaxiense de Streetball, cate-goria estilo livre, adulto mas-culino, realizado pelos‘basqueteiros’ de Caxias(MA), com apoio da Secre-taria Municipal de EsporteLazer e Juventude. A compe-tição ocorreu na tarde do úl-timo sábado (4), no GinásioJoão Castelo.

No total, sete equipesparticiparam da competi-ção: FACEMA, X-plode,Detroit, Só no Mocó, StreetBoys e Borogodó represen-taram a Princesa do Sertãoe mais um time convidado,

Cerâmica Alvorada deTeresina (PI).

Foram disputados onzejogos até se chegar ao ven-cedor da etapa. O time doDetroit terminou na terceiracolocação. Na final, aFACEMA, que chegou a es-tar em desvantagem de seispontos, virou o placar sobrea Cerâmica Alvorada e ven-ceu a partida por 22x17, con-quistando a competição.

Na campanha vitoriosaa FACEMA entrou em qua-dra quatro vezes e além devencer todos os desafios,marcou 83 pontos. O timefoi campeão com: Ramar,Ronan, Elias, Neném,Stênio e Robinho.

merecimento. Pesam com-prometimento, empenho nostreinos e boas atuações naspartidas do Paulistão. Des-de que chegou ao clube, Titeprega pela coerência paratomar decisões que envolvamo grupo de jogadores paraevitar atritos e problemas derelacionamento.

Até dia dezPrefeitura de São Luís realiza

cadastro de sorteados noMinha Casa, Minha VidaA Prefeitura de São Luís

realiza até o dia dez de feve-reiro o cadastro para os sor-teados e excedentes no Pro-grama “Minha Casa, MinhaVida”. Muitas famílias aindanão apresentaram a docu-mentação necessária paradar início ao processo decontrato do imóvel. A últimachamada aconteceu nosmeses de novembro e de-zembro do ano passado.

A nova convocação épara todos os sorteados dosgrupos I e II, onde estão ins-critos idosos responsáveispela renda da família, famíli-as com pessoas com defici-ência, famílias remanejadasde área de risco e na condi-ção de aluguel social, alémde famílias residentes emárea de risco. Os exceden-tes sorteados em qualquerdesses grupos também de-vem comparecer aos postosde atendimentos, munidosde documentação. Os pos-tos de atendimento funciona-rão no horário das 8h às 17h.

As famílias que já pos-suem o NIS (Número de Iden-tificação Social), que é omesmo número do cartão doBolsa Família, devem procu-rar a Escola de Gestão e

Governo do Município(Eggem), no bairro do Renas-cença, munidas de cópia doNIS, CPF, certidão de nas-cimento ou casamento edeclaração de união estável.

Já as famílias que nãocontam com o NIS precisamse dirigir até a SecretariaMunicipal da Criança e As-sistência Social - Semcas(Anexo na Rua da Palma,Centro, em frente à PraçaBenedito Leite) ou aos CRAS(Vicente Fialho, na RuaLaerte Santos nº 310/ Cida-de Operária, na Avenida Oes-te Interna, s/n - próximo aoSupermercado Mateus/ VilaBacanga, na Rua João Cas-telo, nº 20 - Próximo aoLiquigás), levando originale cópia do CPF, certidãode nascimento ou casa-mento, RG, carteira de tra-balho e previdência social,comprovante de endereço,certidão de nascimentodos filhos e declaração daescola na qual os filhosestudam, para que seja fei-to o CadÚnico (CadastroÚnico para Programas So-ciais) e, assim, adquiriremo NIS, que é a condiçãoprévia para contrato com aCaixa Econômica Federal.

alegre noite.A primeira marchinha a

se apresentar foi “Revivendoo Carnaval com o Vai QuemQuer”. Na sequência, “O VaiQuem Quer Não Pode Pa-rar”, “Vai Quem Quer, Brin-ca Quem Quiser”, “Cordãodo Vai Quem Quer” e “TôZuando no Vai Quem Quer”,com direito a torcida organi-zada e cartazes.

Com uma letra que sinte-tizou a trajetória do tradicionalBloco do SESC - Vai QuemQuer- de forma leve e ritmada,o “Vai Quem Quer, BrincaQuem Quiser” do talentoso econhecido Chico Nô conquis-tou a todos e foi a composi-ção vencedora da noite.

Fantasiado de fofão,Marco Dualibe deu vida ao“Cordão do Vai Quem Quer”,letra que fez em parceiracom o irmão, HenriqueDuailibe. Ao receber o prê-mio pela segunda colocação,agradeceu ao SESC pelaoportunidade, exaltando opapel determinante da insti-tuição na consolidação e

propagação da culturamaranhense. “Que venhamoutros festivais”, declarou.

Ivanilson Costa, oCoracinha, conquistou o tí-tulo de melhor intérprete doFestival, com a música “OVai Quem Quer Não PodeParar”, de Paulo Rayol e Sil-vio Rayol. Ele que há 14anos faz da música a suaarte, tem mais de 10 anosdedicados à Favela do Sam-ba como intérprete e inúme-ros outros trabalhos realiza-dos, como o desenvolvido noBloco Tradicional “Os Vam-piros”. E esse não é o pri-meiro prêmio que Coracinharecebe em parceira com oscompositores. “Já desenvol-vemos vários trabalhos jun-tos. Além dessa conquista,uma das nossas composi-ções foi a letra campeã parao enredo 2012 da Turma doQuinto”, conta.

O SESC anunciou quetodas as cinco músicasselecionadas farão parte deum cd, que será distribuídoem todo o Brasil.

Chico Nô

Page 6: Edição do dia 07/02/2012

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 7 de fevereiro de 20126 - Municípios

MP propõe acordo paraconstrução de escola

A Promotoria de Justiçada Comarca de Senador LaRocque firmou, na quinta-fei-ra, 2, Termo de Ajustamentode Conduta (TAC) com o pre-feito do referido município,João Alves Alencar, para aconstrução de uma escolapública na cidade. A obradeverá ser iniciada em mar-ço de 2012 e concluída emjunho de 2012.

Propôs o TAC a promo-tora de Justiça Glauce MaraLima Malheiros. Ficou acor-dado que a escola municipaldeve ser estruturada com

Em Senador La Rocque

Em São Mateus

uma sala de aula, cantina,secretaria, dois banheiros eárea de lazer. A unidade de-verá dispor de professora edois auxiliares de serviçosgerais.

Em caso dedescumprimento, está pre-vista uma multa diária de R$1 mil, além das medidas ju-diciais cabíveis.

O Ministério Público doMaranhão se comprometeu anão ingressar com Ação Ci-vil Pública caso o TAC sejacumprido de acordo com oscritérios estabelecidos.

MaranhãoTribunal de Justiça promove

campanha de combate àviolência contra a mulherO combate à violência

contra a mulher é alvo decampanha do Tribunal de Jus-tiça do Maranhão (TJ-MA) nocarnaval de 2012. Com otema “Leve a alegria do car-naval para sua casa. Diganão a violência”, a iniciativatem o objetivo de prevenir oaumento da violência contraa mulher no período carnava-lesco, que tem como um dosfatores agravantes o consu-mo de bebida alcoólica.

A coordenação da cam-panha está a cargo daCoordenadoria Estadual daMulher em Situação da Vio-lência Doméstica e Familiardo TJ-MA. O órgão é presidi-do pela desembargadoraNelma Sarney e compostopelos juízes Nelson Melo deMoraes Rego, Sara Gama eMirella Freitas.

Para sensibilizar a popu-lação quanto à importânciade um carnaval saudável esem violência contra a mu-lher estão sendo utilizadasvárias peças publicitárias nodesenvolvimento da campa-nha – outdoor, cartazes eanúncios em jornais – alémde propagandas em ônibus(backbus, busdoor).

A distribuição do materi-al levou em consideraçãodados da Delegacia da Mu-lher, que divulgou as áreascom maior incidência dessetipo de violência – Centro,

Prefeito abandona PraçaOs recursos enviados

pelo governo federal por meiodo Ministério do Turismo nãoforam aplicados da forma pelaPrefeitura de São Mateus.

Conforme o 4º PODERapurou, a prefeitura assinouum convênio nº 647656 coma União no R$ R$301.546,39, para construçãode uma Praça, às margensda BR 135, em São Mateusdo Maranhão. No entanto, osrecursos supostamente teri-am sidos usados de manei-ra irregular.

Ministério Público denunciaex-prefeito de Bela Vista do Maranhão

A 1ª Promotoria daComarca de Santa Inês ofe-receu denúncia, em 11 de ja-neiro, contra o ex-prefeito deBela Vista do Maranhão (a242km de São Luís), AntônioMoraes da Silva. O motivo foi aemissão de cheques sem fun-dos no ano de 2001. AntônioMoraes da Silva administrou omunicípio de 2001 a 2004. BelaVista é termo judiciário daComarca de Santa Inês.

O Ministério Público do

Maranhão requer a condena-ção do ex-gestor conforme oartigo 171 do Código Penal,que prevê pena de reclusãode um a cinco anos e paga-mento de multa. Ofereceu adenúncia a promotora de Jus-tiça Rosanna ConceiçãoGonçalves.

Segundo as investiga-ções da Promotoria, o ex-pre-feito emitiu cinco cheques àempresa J.Q. de Queiroz Fi-lho, perfazendo o total de R$

68.728,73, para o pagamen-to de material médico-hospi-talar adquirido pela prefeitu-ra. Desse montante, três che-ques - sendo dois no valor deR$ 16 mil e um no valor deR$ 3 mil - foram devolvidospor insuficiência de fundos,de acordo com informaçõesdo Banco do Brasil.

Foi apurado também quea J.Q. de Queiroz Filho nãoconsta no item que trata dedespesas da prestação de

Itaqui-Bacanga, Coroadinho,São Francisco e Bairro deFátima, entre outros.

A partir dessas informa-ções, nos locais de concen-tração das brincadeirasmomescas acontecerá umamaior divulgação da campa-nha. As comarcas tambémreceberão os informativos.

Órgão Permanente - Acomposição daCoordenadoria aconteceupor meio da Portaria n° 6949/2011, assinada no dia 26 dedezembro de 2011, pelo pre-sidente do Tribunal de Jus-tiça, desembargador Anto-nio Guerreiro Junior. É umórgão permanente da As-sessoria da Presidência doTribunal, e segue aindaorientações do ConselhoNacional de Justiça (CNJ),para realização da VI Jorna-da da Lei Maria da Penha,no mês de março.

Emissão de cheques sem fundos

Patrimônio Arqueológico na Ilha de São Luís"

Lançamento do documentário “Memória de Pedra”Às vésperas das come-

morações dos 400 anos defundação da cidade de SãoLuís pelos franceses faz-senecessário uma reflexãosobre o passado ancestraldos primeiros habitantes,anteriores aos índios en-contrados pelos europeus,denominados na literaturaarqueológica pré-históricade paleoíndios.

Estes primeiros habitan-tes da Ilha chegaram seguin-do curso de rios, na buscade alimentos, seja de caça,coleta ou pesca. Por milha-res de anos, ocuparam oque viria a ser o Maranhão.Devido ao trabalho minuci-

oso de profissionais da Ar-queologia e História é pos-sível reconstruir parte des-te acervo a partir de artefa-tos de pedra, utensílios decerâmica e restos do queum dia foi moradia dessesseres humanos, como porexemplo, os sambaquis.

Neste sentido, odocumentário em sua am-pla capacidade de registrarexperiências da realidadecom liberdade e particulari-dades narrativas pode ser-vir como elemento desensibilização da sociedadena preservação do acervopré-colonial da Ilha de SãoLuís, no sentido de conhecer

e valorizar a “memória depedra”, a saber, memória ar-queológica pré-histórica.

O documetário será lan-çado hoje no Cine Praia

Grande, às 19:30. Mais Infor-mações: Marcus Saldanha -Contatos: (98) 8409 7000/9601 8186 e-mail:[email protected]

contas do exercício financei-ro de 2001 da Prefeitura deBela Vista do Maranhão, en-viada ao Tribunal de Contasdo Estado (TCE).

"A conduta apurada nosautos descumpriu normas per-tinentes à atuação do gestormunicipal que deixou de ze-lar pelo patrimônio público dis-pondo do mesmo como bemparticular", declarou a promo-tora de Justiça Rosanna Con-ceição Gonçalves.

O diretor Marcus Saldanha escolhendo locação com o arqueólogo Deusdédit Leit

De acordo com as infor-mações disponíveis na placa,a obra tinha um prazo de 180dias, devendo ser inauguradaem 26 de dezembro de 2011,data do aniversário de 50anos da cidade. A Prefeitura

chegou a realizar uma gran-de festa com a contrataçãode grandes bandas, entretan-to, a inauguração nunca foi re-alizada nada. A populaçãocobra explicações da gestãopública municipal

Page 7: Edição do dia 07/02/2012

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 7 de fevereiro de 2012 Saúde, Economia e tecnologia - 7

Mais de 50 mil donas decasa se inscrevem no INSS

Benefícios

Anvisa suspende fabricaçãoe distribuição de produtos

naturais sem registro

Saúde

Do G1

O Ministério da Previdên-cia Social informou que52.040 donas de casa se ins-creveram no Instituto Nacio-nal do Seguro Social (INSS)em novembro e dezembro doano passado, um crescimen-

Economia

to de mais de 800% desde olançamento, em outubro de2011, de um programa paraque as donas de casa de fa-mílias de baixa renda podemcontribuir com a PrevidênciaSocial pagando somenteuma alíquota de 5% sobre osalário mínimo (R$ 31,10).

Os estados que tiveramo maior número de donas decasa que se tornaram segu-radas da Previdência Socialforam São Paulo (10.232),Minas Gerais (8.672) e Riode Janeiro (5.492), informouo governo federal.

A Previdência Social in-formou ter intensificado, nofinal de 2011, em vários es-tados brasileiros, a campa-nha para que as donas decasa de família de baixa ren-da tenham proteçãoprevidenciária. Destacou queo governo foi um grandefacilitador ao aprovar a lei quereduz a alíquota de contribui-ção desse segmento.

O governo lembrou que alei 12.470 fixou em 5% so-bre o salário mínimo (R$31,10) a alíquota para a con-tribuição previdenciária do

Entrega do IR 2012começa em 1º de março

Do G1

A Secretaria da ReceitaFederal publicou nesta se-gunda-feira (6), no "Diário Ofi-cial da União", as regras paraa declaração do Imposto deRenda Pessoa Física (IRPF)de 2012, ano-base 2011.

Segundo o órgão, o pra-zo de entrega da declaraçãodo IR 2012 começa em 1º demarço e vai até o dia 30 deabril. Quem perder o prazoestá sujeito a uma multa mí-nima de R$ 165,74.

Formas de entrega - Adeclaração poderá ser envia-da pela internet, por meio dautilização do programa detransmissão da Receita Fede-ral (Receitanet), ou viadisquete, nas agências doBanco do Brasil ou da CaixaEconômica Federal, durante oseu horário de expediente. Aentrega do documento, viaformulário, foi extinta em 2010.

O contribuinte que rece-beu, em 2011, rendimentostributáveis, sujeitos ao ajustena declaração, cuja soma foisuperior a R$ 10 milhões, devetransmitir a declaração deajuste anual com a utilizaçãode certificado digital, estabe-leceu a Receita. Essa é umadas novidades do IR neste ano.

Obrigatoriedade - Se-gundo a Receita Federal, es-tão obrigadas a apresentar adeclaração as pessoas físicasque receberam rendimentostributáveis superiores a R$23.499,15 em 2011 (ano-basepara a declaração do IR de2012). O valor foi corrigido em4,5% em relação ao ano an-terior, conforme já havia sidoacordado pela presidenteDilma Rousseff.

Também estão obrigadosa apresentar o documento oscontribuintes que receberamrendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados ex-clusivamente na fonte, cujasoma tenha sido superior a

R$ 40 mil no ano passado.Também é obrigatória a

entrega para quem obteve,em qualquer mês de 2011,ganho de capital na alienaçãode bens ou direitos, sujeito àincidência do imposto, ou re-alizou operações em bolsasde valores, de mercadorias,de futuros e assemelhadas.

Quem tiver a posse ou apropriedade, em 31 de de-zembro de 2011, de bens oudireitos, inclusive terra nua, devalor total superior a R$ 300mil, também deve declarar IRneste ano. Este é o mesmovalor que constava no IR 2011(relativo ao ano-base 2010).

A obrigação com o Fis-co se aplica também àque-les contribuintes que passa-ram à condição de residenteno Brasil, em qualquer mêsdeste ano, e que nesta con-dição se encontrem em 31 dedezembro de 2011.

A regra também vale paraquem optou pela isenção doimposto sobre a renda inci-dente sobre o ganho de ca-pital auferido na venda de imó-veis residenciais, cujo produ-to da venda seja destinado àaplicação na aquisição deimóveis residenciais localiza-dos no país, no prazo de 180dias contados da celebraçãodo contrato de venda.

Atividade rural - Tam-bém é obrigatória a entregada declaração de IR 2012para quem teve, em 2011,receita bruta em valor supe-rior a R$ 117.495,75 oriundade atividade rural. No IR de2011, relativo ao ano-base2010, este valor era de R$112.436,25.

Do G1

A Agência Nacional deVigilância Sanitária (Anvisa)suspendeu nesta segunda-feira (6) a fabricação, a dis-tribuição o comércio e o usode uma série de produtos na-turais. A suspensão afeta amarca Naturnatus ProdutosNaturais e umamicroempresa, registrada noEspírito Santo com o númerode CNPJ 39.635.925/0001-44. A medida foi publicada noDiário Oficial da União.

Os produtos são alimen-tos vendidos geralmente em póou cápsulas e não possuíamregistro junto à Anvisa. Segun-do a agência, alimentos nãopodem ser vendidos com a

contribuinte facultativo semrenda própria que se dediqueexclusivamente ao trabalhodoméstico no âmbito de suaresidência, desde que per-tencente a família de baixarenda.

Quais os benefíciosEsses segurados têm

direito aos seguintes benefí-cios da Previdência Social:aposentadoria por idade, apo-sentadoria por invalidez , au-xílio-doença, salário-materni-dade, pensão por morte eauxílio-reclusão. Para se ins-crever, as donas de casa po-dem ligar para o telefone 135.

É preciso que a famíliaesteja inscrita no CadastroÚnico para Programas Soci-ais (CadÚnico) e tenha ren-da familiar de até dois salári-os mínimos (atualmente emR$ 1.244,00).

promessa de algum efeito es-pecífico para a saúde, comofunções de laxantes, porexemplo. Registros desse tiposão reservados a medicamen-tos que tenham a eficácia e asegurança comprovadas.

Da Naturnatus, foramsuspensos os produtosGinkgo Biloba com Ginseng,Sene, Chá Verde Cápsulas,Catuaba Cápsulas, TribulusTerrestris, Cáscara Sagrada,Castanha da Índia, Garcínia,Composto Laxante, Alcacho-fra com Berinjela, CompostoCirculatório e Hipérico.

Já os produtos damicroempresa capixaba queforam suspensos sãoImuniflora, Salsa Caroba, Rins500ml, Unha de Gato, AlgasFlora, Zedoária, Ginkgo Bilobacom Castanha da Índia, Car-vão Vegetal, Garra do Diabo,Erva São João, Lobélia Anti-Fumo, Fucus, TribulusTerrestris, Ginkgo Biloba, Alca-chofra com Berinjela, Dolomita,Maca, Valeriana, Colágeno,Tanaceto, Isoflavona, Anis Es-trelado, Anti-Depressivo eAcerola Cápsulas.

Beneficiários com pagamentobloqueado têm até dia 29para regularizar cadastroAgência Brasil

Os beneficiários do Pro-grama Bolsa Família que nãoreceberam os recursos nomês de janeiro por falta deatualização de cadastro têmaté o dia 29 para regularizara situação e voltar a sacar odinheiro. Caso contrário, opagamento será cancelado.

Para desbloquear os re-cursos, os beneficiários, quetinham até o dia 31 de de-zembro para regularizar a si-tuação, devem procurar asprefeituras. Em todo o país,729 mil famílias tiveram osrecursos suspensos proviso-riamente por descumpriremesse prazo. Somente no Riode Janeiro, foram 51.070 fa-

Bolsa Família

mílias.De acordo com o Minis-

tério do DesenvolvimentoSocial e Combate à Fome,os moradores de cidadescujas prefeituras decretaramsituação de emergência porcausa da chuva não tiverambloqueio no pagamento.

A atualização cadastral éfeita anualmente para todasas famílias que completamdois anos sem alteração ouconfirmação em seus cadas-tros. Trata-se de um meca-nismo de controle que permi-te aos gestores identificarmudança de endereço ou derenda, localização da escolados filhos para acompanha-mento da frequência escolare composição familiar.

Viagens ao espaçoTurismo espacial pode

acontecer em 2012A Companhia Virgin

Galactic já possui lista deespera com 475 reservaspara suas possíveis viagensao espaço. Sir RichardBranson, fundador e dono daVirgin Galactic, informou quea primeira viagem com turis-tas a bordo - ele e sua famí-lia - poderá ser feita no finaldeste ano ou início de 2013.

Já existe infra-estruturano Novo México, onde estásendo erguido o "Spaceport",um complexo futurista, deonde está previsto que sai-am a nave mãeWhiteKnightTwo (WK 2) e asSpaceShipTwo (SS2).

Personalidades de dife-

rentes países já têm assen-to reservado e irão viajar aconvite da Virgin Galactic.

Para os interessados, umapassagem para o primeiro anode voo sai por US$ 200 mil, ouum bilhete para o segundo,com uma entrada de US$ 20mil e pagamento do resto quan-do o voo estiver confirmado. Osresponsáveis acreditam que,em cinco anos, as passagensficarão mais baratas.

Este valor não inclui sóo bilhete, mas os três diasde treinamento no aeroportoespacial em regime de pen-são completa - excluindo aviagem da cidade de proce-dência do turista.

Page 8: Edição do dia 07/02/2012

Prefeitura promove SLem feira de turismo

A Prefeitura de São Luís,por meio da Secretaria Mu-nicipal de Turismo (Setur),participará da 18ª edição doWorkshop CVC, que aconte-cerá a partir desta quarta-fei-ra (08), em São Paulo (SP).O evento é realizado pelaCVC - uma das maiores ope-radoras de viagens da Amé-rica Latina - na Expo CenterNorte com o tema “40 AnosCrescendo Juntos”.

O secretário municipalde Turismo, LiviomarMacatrão, e equipe da Seturestarão no local com estandepróprio, material promocionalda marca turística, contendotag bags, adesivos, sacolasestilizadas. Haverá, ainda,exposição de vídeosinstitucionais e participaçãoem rodadas de negócios.

Deputado defendefuncionamento dos anexos

Através de indicação, odeputado Hélio Soares (PP)requer à Mesa Diretora daAssembleia Legislativa queencaminhe ofício à governa-dora Roseana Sarney(PMDB), solicitando provi-dências no sentido de deter-minar à Secretaria de Esta-do da Educação (Seeduc)que autorize o imediato fun-cionamento de todos os ane-xos do ensino médio da redepública estadual de ensino.Ele ressaltou que o ensinomédio é uma função do Es-tado e alvo de política gover-namental e de avaliação.

A propositura tem como

“A CVC é uma grandeparceira e, como tal, nãopoderíamos deixar de tomarparte no evento que é, semdúvida, um dos maiores doBrasil. Já participamos devárias negociações nas edi-

escopo colaborar com asautoridades da área da edu-cação do governo para queexecutem uma política deeducação voltada paramelhoria da qualidade doensino médio, adequando arealidade da educação aomercado. Segundo o parla-mentar, o Estado precisaser mais eficiente, criar ain-da mais oportunidades deacesso a educação médiae profissionalizante, assimcomo estabelecer metaspara a expansão deste nívelde ensino, entretanto, comqualidade.

“Os Anexos das escolasdo ensino médio precisamser reabertos. As causas quelevaram o fechamento des-ses anexos precisam seresclarecidas, até porque sãomilhares de jovens fora dasala de aula no momento emque há a necessidade deampliar a oferta de vagas nosistema de ensino do Esta-do”, afirmou Hélio Soares.

oquartopoder.com

8 Últimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/

Fale conosco

Setur participa de feiras e eventos para potencializar atrativos

ções anteriores e este nãoserá diferente. Tenho certe-za. É uma oportunidade ím-par de divulgar nossos atra-tivos às milhares de pesso-as que passarão pelo even-to”, disse Macatrão.

Na MA-201

Motoqueiro morre atropelado por carreta

Em São PauloFiema abre inscrições

para missão empresarialA Federação das Indús-

trias do Estado doMaranhão (Fiema), por meiodo Centro Internacional deNegócios (CIN), está cominscrições abertas paraempresários industriaismaranhenses que se inte-ressarem em participar damissão empresarialprospectiva que a Confede-ração Nacional das Indústri-as (CNI) está montandopara visitar a Feira Industri-al Hannover 2012, na Ale-manha. O evento é um dosprincipais acontecimentosem tecnologia industrial domundo e este ano aconte-cerá entre 21 e 29 de abril.

O grupo irá fazer visitastécnicas programadas naárea da Feira de Hannoverpara conhecer as novastecnologias industriais nasáreas de automação, ener-gia, tecnologias móveis, in-dústria digital, fornecimen-to industrial, tecnologia debobinas, indústria detecnologias limpas, inova-ção, pesquisa e desenvolvi-mento em processos indus-triais, além de ter contatocom empresas detecnologia industrial de todoo mundo que podem firmarparcerias e fazer negócios.

A missão será realiza-da no âmbito da Agência

Brasileira de Promoção deExportações e Investimen-tos (Apex-Brasil) e do pro-grama AL Invest IV, manti-do pela ComissãoEuropeia para fortalecimen-to e internacionalização demédias e pequenas empre-sas latino-americanas, pro-moção de negócios comempresas europeias e in-tercâmbio de inovação econhecimento emtecnologia industrial.

No ano passado, doisexecutivos de empresasindustriais maranhenses fi-zeram parte do grupo deempresários brasileirosque visitou a feira alemã.Em 2012, a missão empre-sarial tem como público-alvo empresas interessa-das em exportar, importar,estabelecer parcerias eatual izar-se nos novoslançamentos tecnológicosmundiais. A expectativa érepetir o volume de executi-vos do ano passado.

As inscrições podemser feitas até 24 de fevereiroe maiores informações sobreprogramação e custos po-dem ser obtidas junto aoFiema/CIN, pelo telefone (98)3212-1896. As vagas para amissão brasileira que irá aFeira Industrial Hannover2012 são limitadas.

Ensino médio

O condutor da moto deplaca NXA 7403, César Pe-reira Soares, foi atropeladopor uma carreta de placaNNE 4038. Segundo teste-munhas, o César Pereira ten-tou fazer uma ultrapassagem,

Na Alemanha

Evento - Nos 20 milmetros quadrados de área,os visitantes encontrarão 26secretarias e órgãos oficiaisde turismo nacional, 14 se-cretarias e órgãos oficiais deturismo internacional, 38 re-des hoteleiras, 42 companhi-as aéreas, 30 empresas deturismo receptivo, 17 exposi-tores de serviços variados,entre eles veículos de comu-nicação, seguradoras, finan-ceiras, despachantes, redeslocadoras de automóveis,456 estandes de hotéis epousadas de todo o mundo.

Além de diversas autori-dades e importantes nomesdo turismo, o Workshop &Trade Show CVC 2011 con-tará com a presença e parti-cipação do ministro do Turis-mo e de várias celebridades.

pela direita, quando perdeu ocontrole da moto e caiu em-baixo da carreta.

O atropelamento aconte-ceu ontem, na MA-201, es-trada que liga São Luís à SãoJosé de Ribamar.

Interior do Estado

A jovem Katherine Car-neiro Magaline, de 17 anos,está desaparecida desde aúltima sexta-feira (03), foivista pela última vez saindoda residência de parentes,localizada no Jardim

Eldorado. Trajava uma blu-sa rosa e short amarelado.A menor que reside em Pal-mas - TO estava passandoas férias em São Luís e es-taria com o namorado, tam-bém menor idade.

TAC prevê a transferênciade 600 presos de São Luis

A transferência de 600presos provisórios do Com-plexo Penitenciário de Pedri-nhas para o interior do Esta-do, até dezembro deste ano,é um dos compromissos es-tabelecidos no Termo deAjustamento de Conduta(TAC), assinado nesta se-gunda-feira (6), na Secreta-ria de Justiça e Administra-ção Panitenciária (SEJA).

A assinatura do TAC foidecidida na semana passa-da, após entendimento entreo secretário de Justiça e Ad-ministração Penitenciária,Sergio Tamer, e o coordena-dor nacional do Sistema Co-meçar de Novo e do Grupode Monitoramento e Fiscali-zação Carcerária do Tribunalde Justiça, desembargadorFróz Sobrinho, que pediuuma solução urgente para oproblema de superlotação einsalubridade em várias uni-dades prisionais.

Hoje, 62% dos presos no

Estado são provisórios, o quecontribui para a superlotaçãodas unidades prisionais emSão Luís.

No ato de assinatura –que contou com a presençado juiz auxiliar da 2ª Vara deExecuções Penais, DouglasMelo Martins, do defensorpúblico Alberto Pessoa Bas-tos, e do promotor de Justi-ça, Marco Aurélio RamosFonseca – o secretário Sér-gio Tamer anunciou que se-rão concluídas, ainda nestemês, três unidades prisionaisnos municípios de SantaInês, Davinópolis e Bacabal.

Outras quatro unidadesserão entregues até dezem-bro de 2012, possibilitando atransferência do detento paraa comarca onde o processojudicial se originou. O objeti-vo é fazer com que o presocumpra a sua pena perto dafamília, acabando com asuperlotação de unidadesprisionais na capital.