Edição do dia 18/06/2011

12
www.oquartopoder.com PODER SÃO LUÍS - MA, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2011 / ANO 5 / N° 541 / PREÇO R$ 1,00 O corpo do deputado Luciano Moreira foi sepultado no fim da tar- de desta sexta-feira (17), no Ce- mitério Jardim da Pax, em Paço do Lumiar. Centenas de pessoas foram ao cemitério para dar adeus ao parlamentar que morreu na noi- te de quinta-feira (16), vítima de um acidente automobilístico nas pro- ximidades da cidade de Morros. Página 10 Jardim São Cristovão planeja manifestação O ÚLTIMO ADEUS A LUCIANO MOREIRA Página 4 Pela quinta vez, desde o começo do ano, os moradores do Conjunto Habitacional Jar- dim São Cristovão procuraram a redação do portal O Quarto Poder.com para denunciar as péssimas condições das vias públicas do bairro. “É impossível rodar de car- ro nas ruas do Jardim São Cristovão sem ter algum pre- juízo. Aqui, nós não temos buracos, temos verdadeiras crateras”, afirma a microempresária Cristina Tavares de Aguiar. Página 2 Flávio Dino é nomeado para a presidência da Embratur

description

Jornal O Quarto Poder

Transcript of Edição do dia 18/06/2011

www.oquartopoder.com

PODERSÃO LUÍS - MA, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2011 / ANO 5 / N° 541 / PREÇO R$ 1,00

O corpo do deputado LucianoMoreira foi sepultado no fim da tar-de desta sexta-feira (17), no Ce-mitério Jardim da Pax, em Paçodo Lumiar. Centenas de pessoasforam ao cemitério para dar adeusao parlamentar que morreu na noi-te de quinta-feira (16), vítima de umacidente automobilístico nas pro-ximidades da cidade de Morros.

Página 10

Jardim São Cristovãoplaneja manifestação

O ÚLTIMOADEUS ALUCIANOMOREIRA

Página 4

Pela quinta vez, desde ocomeço do ano, os moradoresdo Conjunto Habitacional Jar-dim São Cristovão procurarama redação do portal O QuartoPoder.com para denunciar aspéssimas condições das viaspúblicas do bairro.

“É impossível rodar de car-ro nas ruas do Jardim SãoCristovão sem ter algum pre-juízo. Aqui, nós não temosburacos, temos verdadeirascrateras”, afirma amicroempresária CristinaTavares de Aguiar. Página 2

Flávio Dino énomeado paraa presidênciada Embratur

POLÍTICA2 SÃO LUÍS, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2 0 1 1

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

O 4º PODER

Endereço : Travessa Sousândrade, N° 1, Parque. Un ivers i tá r io – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.Diretora Financeira

Rosário Azevêdo da CruzConsultores Jurídicos

Dr. José Silva JúniorDiagramaçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Te l e f o n e : ( 9 8 ) 4141-0891 / 8129-3749 E - m a i l : r edacao@oqua r topode r. com

Flávio Dino é nomeado paraa presidência da Embratur

Do G1, em Brasília

O ex-deputado federalFlávio Dino (PCdoB-MA) foinomeado para a presidênciado Instituto Brasileiro de Tu-rismo (Embratur) em substi-tuição a Mário AugustoLopes Moysés. A nomeaçãofoi publicada na edição des-ta sexta-feira (17) do “DiárioOficial da União”.

“Irei me dedicar ao máxi-mo para ajudar nosso país ehonrar a confiança da presi-dente Dilma”, afirmou FlávioDino no microblog Twitter.

Nas eleições de 2010,Flávio Dino foi derrotado porRoseana Sarney (PMDB) nadisputa ao governo do

Maranhão. Desde então, oPCdoB buscava uma colo-cação para ele no governoDilma Rousseff.

Segundo o blog deCristiana Lôbo, a indicaçãode Flávio Dino para aEmbratur sofria resistênciade setores do PMDB, contrá-rios à nomeação de um ad-versário político da famíliaSarney no estado. AEmbratur, empresa vinculadaao Ministério do Turismo,tem como titular PedroNovaes, deputadomaranhense ligado ao presi-dente do Senado, JoséSarney (PMDB-AP).

Para resolver o impasseem torno da indicação feita

pelo PCdoB, o governo acio-nou o vice-presidente, MichelTemer, para que fizesse ges-

tões junto aos grupos doPMDB contrários ao nome deDino para a Embratur.

Audiência Pública apresenta Projeto daUsina Termelétrica MPX Parnaíba II

O secretário de Estado deAssuntos Estratégicos, IsraelFerreira, representou o Gover-no do Estado, na audiência pú-blica de apresentação do Es-tudo de Impacto Ambiental(EIA), do Projeto da UsinaTermelétrica MPX Parnaíba II,presidida pela Secretaria deEstado de Meio Ambiente eRecursos Naturais (Sema), nomunicípio de Capinzal do Norte.

A audiência pública apre-sentou a sustentabilidadeexistente no projeto da usina,com base em estudos de im-pacto ambiental e seus efei-

tos positivos e negativos, comapresentação de um diagnós-tico e avaliação.

Israel Ferreira falou daimportância da audiência parao município e para o estado.“O Governo está preocupadoem ouvir as demandas domunicípio visando à prepara-ção deste para o desenvolvi-mento, já que a prioridade doprojeto da MPX é contratarmão de obra local para as di-ferentes fases do projeto”.

A Usina Termelétrica MPXParnaíba II é a segunda fasedo complexo de geração

termelétrica a gás natural quea MPX pretende implantar emSanto Antônio dos Lopes, naRegião do Médio Mearim. Oempreendimento terá capaci-dade de geração de energia de1.859 MW, utilizando comocombustível o gás natural.

O empreendimento vaigerar energia equivalente àconsumida por mais de trêsmilhões de casas por ano.Essa energia será produzidaa partir do gás natural retira-do do subsolo e enviada pormeio de dutos para atermelétrica.

Participaram da mesa, agerente de Licenciamento daEngenharia de Recursos Na-turais (ERN), Ana Paula Cos-ta; representando a Secretá-ria de Meio Ambiente e Recur-sos Naturais (Sema), a secre-tária da assessoria jurídica,Adriana Arouche, e a analistaambiental, Kiara Mesquita; odiretor de Projetos deSustentabilidade da OGX, Bru-no Shevalié; e representandoa MPX, o gerente de Respon-sabilidade Social e Ambiental,Roberto Brito, e o especialis-ta em Energia, Marcelo Bassi.

POLÍTICA 3SÃO LUÍS, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

MUITO BOM, O SÃO JOÃO DE JOÃO CASTELOProduzido pela Produsan e agência Clara Comunicação, o vídeo

promocional do São João de São Luís 2011, é um verdadeiro espetáculo.Com uma plástica extremamente contagiante, com jogo de imagens e

transições coerentes, o filme promocional do São João da Prefeitura deSão Luís, ma minha modesta opinião, é perfeito.

O arremate da perfeição vem com uma toda simples, objetiva, cativan-te e emocionante, interpretada na voz do cantador Chagas.

Gostei!

QUANTO BOI NO MARANHÃO!A peça publicitária da campanha de vacinação contra a

febre aftosa 2011, promovida pelo Governo do Estado, podeaté ter surtido o resultado esperado, entretanto, o jingletrás um duplo sentido de certa maneira negativo para osmaranhenses.

“Quanta fazenda, quanto boi no Maranhão, só quemvacina tem boi igual campeão…”

Um paulista, um cariosa, um gaúcho ou qualquer ou-tro cidadão de outro estado, poderia facilmente fazer go-zação com o trecho: Quanta fazenda, quanto boi no Maranhão… O pior é que ainda se ouve ao fundo um mugido.

No final, ainda tem o refrão: é vacinar, é vacinar. Bem parecido com: é vacilar, é vacilar.Bem! Tudo isso é apenas uma analise superficial de um ex-estudante de publicidade, louco pela arte de ser criativo.

Arquivados três pedidos de intervençãoMUNICÍPIOS MARANHENSES

O Tribunal de Justiça doMaranhão (TJMA) arquivou,nesta sexta-feira, 17, três re-presentações do MinistérioPúblico estadual que pediamintervenção do Estado nosmunicípios de Bom Jardim,Grajaú e Coroatá. Por unani-midade, em sessão das Câ-maras Cíveis Reunidas, osdesembargadores entende-ram que, nos três casos, fo-ram removidas as causas quemotivaram os pedidos.

A representação referenteao município de Grajaú foi ajui-

zada por descumprimento deordens judiciais datadas de2005, para que fossem reinte-grados servidores e pagosseus vencimentos. Adesembargadora NelmaSarney (relatora) argumentouque os servidores foram recen-temente reintegrados e votoupelo arquivamento. O parecerda Procuradoria Geral de Jus-tiça (PGJ), inicialmente peloprosseguimento da ação, foimodificado em banca, tam-bém pelo arquivamento.

O pedido de intervenção

em Coroatá foi motivado porsuposta falta de prestação decontas ao Tribunal de Contasdo Estado, referente ao exer-cício financeiro de 2009. Oparecer da PGJ era pelo ar-quivamento, em razão de terobservado que o municípiocomprovou ter prestado ascontas em 26 de abril de 2010.A relatora, desembargadoraAnildes Cruz, votou pelo arqui-vamento e foi acompanhadapelos demais magistrados.

No caso de Bom Jardim,a representação foi por

descumprimento de ordemjudicial para pagamento deprecatório à livraria e papela-ria “A Colegial”, que vendeumateriais à prefeitura em1996. A defesa diz que a ad-ministração municipal man-dou incluir a previsão de re-cursos no orçamento de2005, mas foi surpreendidapor decisão do Tribunal Regi-onal do Trabalho – 16ª Re-gião, que determinou o se-questro de recursos do muni-cípio para quitar débitos degestões anteriores.

CIDADE4 SÃO LUÍS, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2 0 1 1

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Jardim São Cristovãoplaneja manifestação

Do 4º PODEREm São Luís

Pela quinta vez, desdeo começo do ano, os mora-dores do ConjuntoHabitacional Jardim SãoCristovão procuraram a reda-ção do portal O QuartoPoder.com para denunciaras péssimas condições dasvias públicas do bairro.

“É impossível rodar decarro nas ruas do Jardim SãoCristovão sem ter algum pre-juízo. Aqui, nós não temosburacos, temos verdadeirascrateras”, afirma amicroempresária CristinaTavares de Aguiar.

A equipe do portal OQuarto Poder.com já havia vi-sitado o local e constatadoque os veículos que circulampelas ruas do bairro sofrempancadas intensas, quandosão abrigados a atravessar osburacos espalhados por qua-se todas as ruas do bairro.

Na Rua 32, Quadra 46,nossa equipe flagrou a difi-culdade enfrentada por veícu-

los de passeio, carros ofici-ais e, até, mesmo ônibus, emtransitarem pelo local.

De acordo com morado-res, a localização do conjun-to, que fica entre duas aveni-das de forte movimentação deveículos, Lourenço Vieira daSilva e Guajajaras, faz comque as vias do Jardim SãoCristovão funcionem comoválvulas de escape para osmotoristas que tentam fugirdos engarrafamentos rotinei-ros em horários de pico. “APrefeitura deveria ter maisatenção com o Jardim SãoCristovão”. “As vias do conjun-to servem para escoar os veí-culos, diminuindo os engarra-famentos”, afirma o comerci-ante Dilson Cardoso da Silva.

Os moradores Rua 32,Quadra 46, esperam que aSEMOSP se semsibilizecomo caso e emcaminhe a“Operação São LuísTrafegavel”, para solucionaros probelmas do local.

“Estamos fazendo o últi-mo apelo, e pedindo até peloAmor de Deus, se aSEMOSP não nos atenderseremos forçados a interditaras ruas do bairro”, desabafaGildo Cutrim.

Jardim São Cristovãoplaneja manifestação

Por péssimas condições das vias públicas do bairro

Na Rua 32, Quadra 46

Arraial comemora título do Tambor de Crioula“MARIA ARAGÃO”

Comemorando o aniversá-rio de quatro anos de reconhe-cimento da manifestaçãoTambor de Crioula comoPatrimônio Cultural Imaterialdo Brasil, o Arraial da PraçaMaria Aragão apresenta nes-te sábado (18) uma programa-ção especial. Em celebraçãoà data, a partir das 18 horas,dez grupos de Tambor de Cri-oula se apresentarão simul-taneamente na praça e no en-

torno dela.Após as comemorações,

a programação da noite se-gue com a apresentação daDança Portuguesa Sonho deLisboa. Às 21 horas, a sono-ridade criativa de Alê Muniz eLuciana Simões sobe ao pal-co para mostrar toda a versa-tilidade da dupla, em um showcontemporâneo e cheio de rit-mos.

A partir das 22 horas,

quem invade o terreiro daMaria Aragão é o Boi NovilhoBranco para, em seguida, oBoi de Axixá fazer a festa,embalando todos em sotaquede orquestra. Encerram a noi-te os Bois de São José dosÍndios (matraca) e de NinaRodrigues (orquestra).

No Barracão do Forró, o“arrasta-pé” começa a partirdas 19 horas com os gruposForró Pegado e Flor da Serra.

Idade vira aliada de ElanoESPORTE 5SÃO LUÍS, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Por Adilson BarrosDireto de Montevidéu

Com o Santos de Neymar e companhia, Elano vive um mo-mento diferente nesta edição da Taça Libertadores. Embora tenhaparticipado da campanha de 2003, quando a trupe comandadapor Robinho e Diego caiu diante do Boca Juniors na final (2 a 0, naBombonera, e 2 a 1, no Morumbi) - ele não disputou as decisõespor estar lesionado – ele reconhece que a sensação é diferenteagora, diante do Peñarol.

Oito anos depois, Elano já não é mais um menino. Aos 30anos, ele é um dos mais experientes do grupo santista e colecio-na passagens pelo futebol europeu, além de ter estado na Sele-ção Brasileira durante a Copa de 2010. Mas estar nas finais como Peñarol, pela Libertadores, é um debute com quase uma déca-da de atraso.

- É uma novidade, uma situação que não tinha enfrentado em2003 e que sabia que seria difícil pelo adversário que o Peñarol é.Acho que a idade ajuda um pouco neste sentido. É claro queainda sinto um frio na barriga, mas é diferente, não é como antes.Hoje acho que estou mais bem preparado para a situação – disseElano, antes de embarcar para o Brasil, ao Globoesporte.com.

Kleber nega que deixará o VerdãoPor GLOBOESPORTE.COMSão Paulo

O atacante Kleber, doPalmeiras, usou o Twitterpara negar, nesta sexta-feira,que estaria deixando o clubeem solidariedade a WellingtonPaulista, que não vem sendoutilizado pelo técnico LuizFelipe Scolari e estuda pro-postas de Internacional,Botafogo e Al-Rayyan, doQatar. O Gladiador demons-trou irritação e ironizou os bo-atos.

- Sair do Palmeiras denovo? Mas quantas vezes jáme tiraram do Palmeiras?Não fui procurado por nin-

guém e não estou sabendo de nada.E nunca vou sair do Palmeiras por-que um ou outro jogador está de sa-ída! São meus amigos, mas cada umtem que ver o que é melhor pra cada!

Questionado por seus seguidoresse Wellington Paulista está mes-mo deixando o Palmeiras,Kleber respondeu:

- Gente, eu não sei sealgum jogador sairá. Sóque tem algumas pesso-as dizendo que eu vousair porque o WellingtonPaulista está de saída.Primeiro que não sei seele está de saída e segun-do que não, ninguém podesair de um clube porque ou-tro jogador está saindo.

City e Interpodem trocar

Eto'o por TevezPor GLOBOESPORTE.COMMilão, Itália

A principal novidade domercado europeu poderá seruma surpreendente troca en-tre dois dos melhores atacan-tes do mundo. De acordo como jornal "Mundo Deportivo", ocamaronês Eto'o, da Inter,pode ir para o clube inglês emtroca envolvendo Tevez.

Tevez não pretende seguirna Inglaterra e a Itália é umaboa opção para facilitar a adap-tação da família do jogador àvida na Europa. Eto'o disse re-centemente que gostaria dejogar o Campeonato Inglês,mas que só iria caso recebes-se uma proposta consideradajusta, o que financeiramentenão seria um problema para omilionário clube de Manchester.

www.oquartopoder.com/gospelO Portal Gospel do Maranhão Email: [email protected]

Educação sexualEducação sexualEducação sexualEducação sexualEducação sexual

Muitos são ost a b u squando o

assunto é sexualidade,ainda que isso pareçaestranho em pleno sécu-lo XXI. Quando está asso-ciada às crianças, então, aquestão ganha maior dimen-são e muitos pais preferemevitar que os filhos tenhamcontato com o tema. Noentanto, a curiosidade dospequenos desencadeia a ne-cessidade do início da edu-cação sexual. Afinal, quemãe nunca se surpreendeucom a pergunta: “De ondevêm os bebês“?

A principal questão équando começar a falar sobreo tema. Dentro de casa, o in-teresse dos filhos é que vaiditar o tempo certo para a con-versa. “Quando eles começa-rem a fazer perguntas, discu-ta o assunto. E as respostasdevem ser de forma simplese verdadeira, sem historinhas”,ensina a psicóloga especi-alizada em sexualidade hu-mana Katia Horpaczky.

Nas escolas, a educaçãodos alunos passa por umametodologia. “Idealmente, otema deve ser iniciado a par-tir do sétimo ano do ensinofundamental, dentro da gra-de escolar. No entanto, emcasos como a gravidez deuma professora, por exemplo,acontece o que caracteriza-mos de forma episódica. Porconta disso, teremos algu-mas aulas relacionadas aotema”, aponta opsicopedagogo especializa-do em educação sexual emescolas Ênio Brito Pinto.

Em meio ao desenvolvi-mento do corpo e da mente,é natural que a curiosidade

AlisamentoAlisamentoAlisamentoAlisamentoAlisamentoamericanoamericanoamericanoamericanoamericano

Fonte: Portalangels

Famoso nos Estados Unidos, o alisamento americano ou relaxamento ameri-

cano agora promete virar moda no Bra-sil. É um tipo de alisamento que com-bina relaxamento e hidratação paraproteger os fios do ressecamento e doefeito de pontas quebradiças causadopela aplicação de química.

Diferente das técnicas conheci-das por aqui, que utilizam tioglicolatode amônia, o alisamento americano temcomo princípio ativo a guanidina. En-quanto o primeiro altera a estrutura dofio de dentro para fora, a guanidinamolda, alisa os fios, modifica sua estru-tura de fora para dentro e ainda hidratalogo após sua aplicação. Assim que éfeito o alisamento, as cutículas do ca-belo ainda estão abertas e isso permi-te que a hidratação atinja até as cama-das mais profundas do fio.

O alisamento americano não érecomendado para qualquer tipo decabelo. O produto é ideal apenas paraquem tem cabelo bem crespo, no esti-lo afro. O resultado do relaxamentoamericano depende da aplicação e podevariar entre soltar mais os cachos,controlar o volume ou alisar completa-mente as madeixas. Todo o processode aplicação pode durar entre 25 a 45minutos, inc lu indo as fases dealisamento e hidratação.

Os retoques devem ser feitos acada dois meses e é recomendávelque sejam feitas hidratações adicionaisa cada semana para maximização dosresultados.

Quem já fez outros tipos dealisamento e de escova permanentedeve ter cuidado.

Por: Sandra Miguel

VARIEDADES6 SÃO LUÍS, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Qual é a melhor hora paraexplicar tudo ao seu filho?

das crianças se volte aosseus órgãos sexuais. Porisso, a psicopedagoga IedaCury, especialista em educa-ção infantil, mostra como, des-de sempre, o assunto podeser tratado com leveza e semcriar tabus. “A criança tem queaprender a lidar com o seucorpo desde seus primeirosanos na escola. Eles têmmuitas dúvidas, inclusive so-bre a sua sexualidade. Nessahora, a família e a escola pre-cisam estar preparadas pararesponder tudo”, destaca.

COOPERAÇÃO FAMÍ-LIA E ESCOLA - A simbioseentre os pais e o estabeleci-mento de ensino é a peça-chave para colher bons resul-tados. “Deve ser a relaçãomais aberta possível, passan-do pela aprovação dos pais eestabelecendo limites bemesclarecidos”, reitera Pinto.Para Cury, a escola não deveser a primeira a levantar o as-sunto e, sim, os pais. “Se elesnão souberem abordar otema, existe uma excelenteliteratura que pode auxiliar.Nas reuniões de pais, a es-cola pode promover tambémalguns encontros para ensiná-

los”, diz.INFORMAÇÃO -

Os problemas de mo-ral e bons costumes,responsáveis pelostabus, já estão fora de

moda. A questão é in-formar os alunos sobreos inúmeros transtor-nos decorrentes da máeducação sexual. “Exis-te uma enorme gama detemas: gravidez, aborto,DSTs, pedofilia. Todossão assuntos muito sé-rios e não podem ser ig-norados pelo currículo

escolar”, salienta Cury.As fases da educação

sexual começam na infância,no conhecimento do corpo,passam pela higiene, proteçãoe funcionamento do aparelhoreprodutor até atingir as rela-ções sexuais. “Dar o conheci-mento é a maior das armas, eaí entra o papel da escola. Jáa decisão de como utilizá-lo éde cada um”, decreta Cury.

Um dos maiores temoresdos pais é que, ao se tocarmuito no assunto, os filhos sesintam livres para fazer o quequiserem. “Muitos pensamque, por isso, o jovem vai sairfazendo sexo por curiosida-de. Ou que vai despertar a cu-riosidade da criança antes dahora”, explica. Mas, na opi-nião dos orientadores, é umprocesso natural. “Ninguémdiz para o menino que eledeve sentir desejo pela meni-na. Existem os hormôniosque entram em ação e des-pertam esse interesse”, co-menta Cury. Pinto corrobora:“Eles próprios são o objeto deestudo. É algo que já estáacontecendo com eles. Sãoos exemplos vivos da didáti-ca. E cabe a nós orientá-los”.

Áries21/3 a 20/4Na carreira, a discrição e o anonimatoserão fundamentais. Quem trabalha emcasa terá uma ajuda extra dos Astros.

Touro21/4 a 20/5Aposte em seus instintos e saberá tirarproveito das oportunidades que surgi-rem. A fase será ideal para fazer novoscontatos.

Gêmeos21/5 a 20/6Concentre-se no trabalho e tudo parece-rá melhor. Atividades que exijam priva-cidade de planejamento estarãofavorecidas.

Câncer21/6 a 21/7É hora de somar forças e trabalharem equipe. Novos horizontes estãose abrindo.

Leão22/7 a 22/8Explorar seus talentos e aproveitar asoportunidades será uma boa estratégia.No campo afetivo, as coisas andamum pouco instáveis.

Virgem23/8 a 22/9Sua intuição estará aguçada. Será fácilidentificar as necessidades do públicocom que trabalha.

Libra23/9 a 22/10Você terá sucesso para resolver ques-tões judiciais ou ligadas à herança.Mudanças no ambiente familiar estãoprevistas.

Escorpião23/10 a 21/11O trabalho contará com ótimas energi-as. À noite, seu desejo de tranquilidadefalará mais alto.

Sagitário22/11 a 21/12Você perceberá a necessidade de dei-xar o orgulho de lado e atuar em equipe.

Capricórnio22/12 a 20/1A Lua ingressa em seu signo conferin-do mais seriedade e profissionalismoàs atividades.

Aquário21/1 a 19/2A discrição no trabalho será valorizada.No amor, a falta de uma companhiapode incomodar você.

Peixes20/2 a 20/3Tarefas que envolvam comunicação,viagens, vendas e publicidade terão aajuda das estrelas. Fuja dos gastos.

InsensatoCoração

CordelEncantado

Úrsula conta a Jesuínoquando Herculano serátransferido. Penélope contapara Patácio que os canga-ceiros propuseram trocarTernurinha por Herculano eo prefeito combina açãocom Batoré. Timóteo confi-dencia a Fausto que usaráDora para separar Jesuínode Açucena. Batoré tira Her-culano da cela, que se tran-quiliza ao ver Cesária na de-legacia. Ternurinha foge doacampamento dos canga-ceiros. Bel e Zóio-Furado sedesesperam ao constatarque Ternurinha fugiu. Migué-zim avisa a Açucena para to-mar cuidado com o coronel.

Os médicos entram no quar-to de Gregório para atendê-lo e André se afasta, abala-do. E chega atrasado com obolo no aniversário do filho.Só Marina sabe o motivo doatraso e aconselha o desig-ner a contar a verdade paraCarol. No dia seguinte, a pró-pria Marina acaba contandopara Carol sobre a doença dopai de André e a executivadecide ir ao hospital apoiá-lo. Na festinha, Marina e Raulse encontram e ficam cons-trangidos. Mas depois, o paide Pedro decide contar paraMarina que Léo foi o respon-sável pela morte de Luciana.

Virgínia diz que ganhouseu vestido de John, masMinerva desconfia. Salomépressiona Zariguim a dizeronde estão os diamantes eele dá coordenadas falsas.Pink, Irene, Augusta e Ca-rolina disputam a atenção deCristiano. Fernando propõeque Lavínia fuja com ele. Ti-ago leva Lídia para passeare os dois se beijam. Augus-ta vê Elaine/Élcio com Eli-seu e conclui que os doisestão namorando. Leandropercebe que Naomi robôestá triste e se preocupa.

Morde eAssopra

NOVELAS

LEIA MAIS NOOQUARTOPODER.COM

Nana Gouvêa entraNana Gouvêa entraNana Gouvêa entraNana Gouvêa entraNana Gouvêa entraem depressãoem depressãoem depressãoem depressãoem depressão

Acostumada a desfilarsuas belas curvas por onde

passa, Nana Gouvêa foi vistaultimamente com alguns

quilinhos a mais, o que logochamou a atenção. A modelo eatriz, entretanto, explicou quenão se trata de descuido, e simde um sério problema de saúde

que a levou à depressão."Comecei com uma

infecção no ouvido, depoispeguei uma virose e em

seguida tive dengue e infec-ção urinária. Com a imunidade baixa, fui orientada a mudar

hábitos alimentares e acabei engordando", disse.

TELEVISÃO7 SÃO LUÍS, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Júnior Lima denova namorada

Junior Lima não está maissolteiro e não passou o Dia dos

Namorados sozinho. No final do mêspassado ele colocou “comprometi-do” no seu status do Facebook . O

cantor está namorando RaisaMaciel, Miss Contagem 2010, de 23anos. A bela morena é bacharel em

Direito e trabalha como modelodesde os 11 anos.

Os fãs de Junior começaram adesconfiar do romance quando

Raisa escreveu no Twitter uma frasesuspeita: “ Sábado com Dexter

depois de uma noite com Dexterz... Oque poderia ser melhor?! Meu

namorado do meu lado, CLARO!!”.

Scheila Carvalho pede doaçõesScheila Carvalho pede doaçõesScheila Carvalho pede doaçõesScheila Carvalho pede doaçõesScheila Carvalho pede doaçõesem aniversário da filhaem aniversário da filhaem aniversário da filhaem aniversário da filhaem aniversário da filha

Scheila Carvalho quer festejar a va-ler o primeiro aniversário da filha Giulliano dia 21 de junho. Tanto é que vai fazeruma festa em Salvador, e outra em SãoPaulo, onde fica bastante por conta detrabalho e tem muitos amigos. No conviteda festa da filha, no lugar de presentes,Scheila e o marido Tony Salles pedem queos convidados levem alimentos não pere-cíveis para que sejam doados para insti-tuições de caridade.

BRASIL8 SÃO LUÍS, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2 0 1 1

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

ProUni abre inscrições dia 20Do G1, em São Paulo

As inscrições para o Pro-grama Universidade para To-dos (ProUni) do segundo se-mestre vão começar na se-gunda-feira (20) e estarãoabertas até sexta-feira (24). OMinistério da Educação publi-cou nesta sexta-feira (17) oedital do ProUni no "DiárioOficial da União". O ProUnidistribui bolsas de estudo eminstituições de educação su-perior privadas. Serão ofere-cidas bolsas integrais (100%)ou parciais (50% e 25%).

O processo seletivo doProUni será constituído porapenas uma etapa com trêschamadas sucessivas. Osresultados dos candidatospré-selecionados estarão dis-

poníveis no site do ProUni naInternet nas seguintes datas:primeira chamada: 27 de ju-nho; segunda chamada: 12de julho; e terceira chamada:25 de julho.

O candidato pré-selecio-nado deverá comparecer àrespectiva instituição de en-sino superior para aferiçãodas informações prestadasem sua ficha de inscrição e

eventual participação em pro-cesso seletivo próprio da ins-tituição.

Para concorrer às bolsas,os candidatos devem ter feitoo Exame Nacional do EnsinoMédio (Enem) em 2010, teratingido no mínimo 400 pon-tos na média das cinco no-tas do exame (ciências danatureza e suas tecnologias;ciências humanas e suas

tecnologias; linguagens, có-digos e suas tecnologias;matemática e suastecnologias, e a redação) eter nota superior a zero naredação.

Podem se candidatar àsbolsas integrais estudantescom renda familiar, por pes-soa, de até um salário míni-mo e meio. O estudante nãopode ter nenhum curso supe-rior. As bolsas parciais sãodestinadas a candidatos comrenda familiar de até três sa-lários mínimos por pessoa.Além de ter feito o Enem2010 e ter alcançado a pon-tuação mínima, o candidatodeve ter cursado todo o ensi-no médio em escola públicaou em escola particular nacondição de bolsista integral.

Kawasaki anuncia recall da D-Tracker XDo G1, em São Paulo

A Kawasaki Motores doBrasil anunciou nesta sexta-feira (17) o recall da motoci-cleta D-Tracker X, ano/mode-lo 2009 e 2010. De acordocom a fabricante, foi consta-tado que algumas unidades,

“se utilizadas em condiçõesextremas”, podem apresen-tar infiltração de umidade nafiação principal, o que podelevar a falha ou interrupçãono funcionamento do motor,ou podem apresentar trincano tanque de combustível,que pode resultar em vaza-

mento e risco de incêndio.A empresa ainda não

tem dados sobre quantasunidades estão envolvidas naação, mas destaca que elaabrange número de chassiscom final sequencial entreDA03155 e DA03815.

O atendimento começa

na próxima segunda-feira(20) e os proprietários podemprocurar qualquer concessi-onária autorizada Kawasaki.

Mais informações nostelefones 11 4422-9309(para São Paulo) ou 0800-773- 1210 (demais localida-des).

GERAL 9SÃO LUÍS, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Poesia Contemporâneano Café Literário de junhoCom o tema “A Poesia

Maranhense Contemporâ-nea”, mais uma edição doCafé Literário será realizadapelo Centro de CriatividadeOdylo Costa, filho (CCOCF),órgão da Secretaria de Esta-do de Cultura, nesta terça-fei-ra (21), às 18h30. O bate-papo, que reúne autoresmaranhenses e amantes daliteratura, terá participação dapoetisa e membro da Acade-mia Maranhense de Letras,Laura Amélia Damous, e dospoetas e jornalistasmaranhenses Celso Borges ePaulo Melo Sousa, que tam-bém é ambientalista e pesqui-sador de cultura popular.

Os três comporão amesa-redonda da noite. Se-gundo a diretora do Centro,

Ceres Fernandes, o Café Li-terário, que tem se mostradoum espaço legítimo para dis-cussões literárias. “Em cadaCafé há um enfoque literáriodiferente. Já passamos pelosaspectos histórico, teatro, ci-nema, homenagens e agoraabordaremos a poesia con-temporânea”, ressaltou.

Nesta edição, serão trêsgerações de poetas, cada umacom seu enfoque. Ainda naprogramação, serão apresen-tadas performances poéticascom os poetas Geraldo Iesen,Júlio César e Cláudia Matos.

O evento acontecerá naGaleria Valdelino Cécio, doCentro de Criatividade OdyloCosta, filho (Rampa do Co-mércio, n° 200, Praia Gran-de). A entrada é franca. O poeta, jornalista e letrista Celso Borges

Na próxima segunda, 20,o Centro Cultural SESCBoulevard vai receber a próxi-ma atividade que está inseridano projeto “Sonora Brasil” doServiço Social do Comércio(SESC). A atração deste mêsvem do estado Maranhão, apercussão do grupo “Caixeirasdo Divino”, que se apresenta-rá a partir das 19 horas com aentrada franca.

O “Sonora Brasil” foi cria-do pelo Departamento Nacio-nal do SESC e desde 1998percorre o país com apresen-tações que priorizam o de-senvolvimento históricoda música nacional. O proje-to faz a seleção de artistaslocais que contribuem para aprodução artística não comer-cial, pretendendo despertar o

olhar crítico do seu público.Em todas as suas edi-

ções, o projeto promove apre-sentações de caráter essen-cialmente acústico, que valo-rizam a pureza do som e aqualidade das obras e de seusintérpretes. Excepcionalmen-te, este ano o Sonora apre-sentará duas temáticas: So-taques do Fole e SagradosMistérios: Vozes do Brasil.Para o estado do Pará o temaescolhido foi Sagrados Mis-térios: Vozes do Brasil, quetraz repertório vocal presen-tes nas festividades popula-res em devoção às entidadesreligiosas.

Este é o caso do grupo“Caixeiras do Divino” doMaranhão, mostrando emsuas apresentações as ca-

racterísticas da Festa do Di-vino do Espírito Santo, que noMaranhão está ligada às reli-giões afro-brasileiras. O gru-po “Caixeiras do Divino é for-mado por senhoras devotasque tocam caixas – uma es-pécie tambores de origemafricana – e cantam às vezesno improviso.

O “Caixeiras do Divino”traz consigo o popular e osagrado e é integrante dasatividades projeto “SonoraBrasil”. O grupo se apresen-tará no próximo domingo, 20,às 19 horas no SESCBoulevard. A entrada seráfranca. O Centro CulturalSESC Boulevard fica localiza-do no Boulevard CastilhoFrança, n°522/523, em frenteà Estação das Docas.

“Caixeiras do Divino”: o popular e osagrado no “Sonora Brasil” do SESC

Arraial noSESI Clube

Araçagi hojeO SESI, entidade do Sis-

tema Fiema, realiza neste sá-bado (18) sua tradicional fes-ta de São João no SESI Clu-be Araçagi, o "melhor SãoJoão de todos os sotaques"feita especialmente para o tra-balhador da indústria e suafamília.

A festa começa a partirdas 18h e busca valorizar amúsica popular maranhensea mais expressiva e uma dasmais antigas manifestaçõesculturais maranhenses: obumba-meu-boi.

A entrada é franca tam-bém para a comunidade emgeral e terá a seguinte progra-mação: Boi Barriquinha –18h; Cacuriá de D. Teté – 19h;Boi Barrica – 20h; Papete –21h; Boi Brilho da Ilha -22h.

Centenas se despedem dodeputado Luciano Moreira

O corpo do deputadoLuciano Moreira foi sepultadono fim da tarde desta sexta-feira (17), no Cemitério Jardimda Pax, em Paço do Lumiar.Centenas de pessoas foramao cemitério para dar adeusao parlamentar que morreu nanoite de quinta-feira (16), víti-ma de um acidente automo-bilístico nas proximidades dacidade de Morros.

Durante todo o dia, o cor-po do deputado foi velado noplenário Nagib Haickel, naAssembleia Legislativa. Fa-miliares, amigos e autorida-des estiveram no local pres-tando solidariedade à famí-

ESTADO10 SÃO LUÍS, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

que foi “recebido pelos an-jos do céu”.

Casada há 31 anos como deputado, Clara Moreira afir-mou que os dois irão se “en-contrar na outra vida” porqueo amor deles é “eterno”.

“Que ele parta em paz,que vá tranquilo. Ele cumpriua missão dele, como pai,marido. Foi uma pessoa mui-to ética. Tenho certeza queele já foi recebido pelos an-jos do céu. Deus sabe o quan-to o nosso amor foi fiel e infi-nito. Foram 31 anos de casa-mento. Ele me fez muito fe-

liz. Peço força a ele, aosamigos, para que eu possacarregar minha família. Ele ti-nha muita vontade de conti-nuar trabalhando por esseEstado que o acolheu tãobem. Vamos pedir a Deus quecontinue nos iluminando. Omaior legado dele foi o exem-plo de uma pessoa compro-metida com as causas dopovo e que trabalhava incan-savelmente pelo Maranhão.Quero que ele vá em paz.Nosso amor por ele é eterno.Com certeza, vamos nos en-contrar na outra vida”, disse.

l ia e se despedindo deLuciano Moreira.

A governadora RoseanaSarney chegou somente àtarde à AssembleiaLegislativa e, muito emocio-nada, lamentou a morte dodeputado Luciano Moreiraque, segundo ela, era “umgrande amigo”. “Senti muitoa morte do Luciano, meuamigo em particular de tan-tos anos. Nós perdemos umgrande homem, político e ad-ministrador, que sempre tra-balhou para melhorar a vidade cada cidadãomaranhense, com ideias ino-vadoras”, declarou.

Na saída do corpo daAssembleia Legislativa, hou-ve chuva de pétalas de rosassobre o caixão do deputadoLuciano Moreira, que estavaenvolvido por uma enormebandeira do Maranhão.

“AMOR ETERNO”Antes do corpo do depu-

tado deixar a AssembleiaLegislativa, a esposa dele,Clara Moreira, fez um brevediscurso que emocionou atodos. Ela disse que LucianoMoreira “cumpriu a sua mis-são como pai e marido” e

A governadora compareceu ao velório do deputado LucianoMoreira, no plenário Nagib Haickel, da Assembleia Legislativa

Rodoviária de Imperatriz inicia operaçõesNESTA SEGUNDA

Em entrevista coletiva,realizada no final da manhãdesta sexta-feira (17), repre-sentantes do Governo do Es-tado, da Prefeitura de Impe-ratriz, da administração danova rodoviária e das empre-sas de ônibus que irão ope-rar o terminal de passageiros,comunicaram a decisão doGoverno do Estado de autori-

zar o funcionamento da Ro-doviária Jackson Lago, emImperatriz, a partir desta se-gunda-feira (20).

A medida visa beneficiaros usuários do transporte ro-doviário e contemplar a popu-lação da região, que recebea maior e mais moderna ro-doviária do estado.

Construída pelo Governo

do Estado, a rodoviária estálocalizada no Jardim Tropical,nas proximidades da RodoviaBR-010 (saída para Belém) econta com 10.500 m² de áreaconstruída.

São 10 plataformas deembarque e 9 de desembar-que, interligadas por uma pas-sarela de pedestres. O espa-ço físico é composto de 26 lo-

jas, sendo 3 de conveniências;24 guichês para venda de pas-sagens; 1 restaurante; 3 lan-chonetes; 1 posto policial; 1posto médico; 1 sala para im-plantação de ponto de atendi-mento bancário; 1 sala para ojuizado cível; 2 praças de ali-mentação, além de banheiroscom acessibilidade para por-tadores de deficiência física.

GERAL 11SÃO LUÍS, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2011

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Iniciadas obras de pavimentaçãoasfáltica na Zona Rural de SL

A Prefeitura de São Luís,por meio da Secretaria Muni-cipal de Obras e Serviços Pú-blicos (Semosp), iniciou asintervenções preliminares depreparação das vias dos bair-ros da Zona Rural para a pa-vimentação. As equipes detrabalho começaram pela ruaSão Jerônimo, no bairro San-ta Bárbara, e, também, pelarua da Pedreira, na VilaSarney.

O titular da Semosp, Mar-cos Aurélio Freitas, disse quea Zona Rural passou décadasesquecida pelo Poder Públi-co Executivo, em se tratandode infraestrutura de vias, eagora recebe a atenção devi-da com um Plano Macro de

Revitalização. “A obra é umadeterminação do prefeito JoãoCastelo para melhorar as con-dições de vida da populaçãoque mora na região rural deSão Luís e assim proporcio-nar melhor qualidade de vidapara todos”, ressaltou.

O Plano Macro deRevitalização da Malha Viá-ria vai executar a pavimenta-ção asfáltica de 56 km de viasem 30 comunidades da ZonaRural do município. As inter-venções estão orçadas emR$ 14 milhões e os serviçosincluem ações de limpeza,preparação de meio-fio,terraplanagem, drenagem,pavimentação e sinalizaçãovertical e horizontal.

DIVERSAS LOCALIDA-DES - Os serviços, que tive-ram início nesta semana pelaRua São Jerônimo, no SantaBárbara, incluem as localida-des da Vila Cascavel, SãoRaimundo, Vila Vitória, VilaMagril, Tajaçuaba, Coquilho eTajipuru (Zona Rural I).

Também receberão pavi-mentação o Recanto Verde,Vila Esperança, Vila Prima-vera, Vila Industrial, Vila NovaRepública (Maracanã),Residencial 21 de Abril(Maracanã), Distrito Industri-al, Pedrinhas, Vila Samara,Coqueiro, Juçara, Estiva, VilaSantana, Itapera, QuebraPote, Vila Maranhão, VilaTiradentes, Povoado Taim,

Ruas recebem serviçospreliminares para a obra

de pavimentação

Rio dos Cachorros, Vila Colier,Vila Funil e Matadouro, situ-ados na Zona Rural II (próxi-mo à BR-135).

Email: [email protected] Fones: (98) 4141-0891 - 8129-3749

ÚLTIMAS12 O QUARTO PODERwww.oquartopoder.comSÃO LUÍS, SÁBADO, 18 DE JUNHO DE 2011

Robson Caetano ministrapalestra a jovens em São Luís

Amizade, Respeito, Ex-celência. O espírito e símbo-los inerentes às atividadesesportivas dos Jogos Olímpi-cos estiveram em evidência nacapital maranhense nos últi-mos dias. Isso porque SãoLuís sediou, de terça (14) aquinta-feira (16), o OlympycDay, ação promovida peloComitê Olímpico Brasileiro(COB), em parceria com aSecretaria de Estado do Es-porte e Lazer (Sedel), e aSecretaria de Segurança Pú-blica, (SSP).

O ápice do evento acon-teceu na tarde de quinta-feira(16), no auditório do Centro de

Convenções Pedro Neiva deSantana, onde estudantes,atletas e criançasrecepcionaram o medalhista

olímpico e ex-atleta RobsonCaetano.

O atleta olímpico conver-sou com 1.500 crianças e

adolescentes integrantes deprojetos comunitários daSSP, como o “Esporte semdrogas” e “Jovens Construin-do a Cidadania”, sobre suaexperiência de atleta olímpi-co e de como o esporte podeser um trampolim os jovensconquistarem uma melhorqualidade de vida.

“O esporte, além de pro-porcionar uma inserção ho-mogênea dentro dos princípi-os de respeito e igualdade apartir de movimentos cultu-rais, esportivos e de lazer, fazdessas crianças melhorescidadãos”, destacou RobsonCaetano.

Policiais Civis da Superin-tendência Estadual de Inves-tigações Criminais (Seic)recapturaram, na manhã des-ta sexta-feira (17), IgorGleidson Costa, de 26 anos,conhecido como Velhão. Eleé condenado a 25 anos de pri-são por latrocínio ocorrido em2004, no bairro da Liberdade,e estava foragido desde 2010.

O CRIME - Durante um

assalto, em 2004, IgorGleidson matou a tiros umcliente de uma pizzaria loca-lizada em frente ao 8º DP, naLiberdade. Após o crime, Igorfoi preso e condenado a 25anos de reclusão.

O acusado estava cumprin-do pena na Penitenciária dePedrinhas, quando, no ano pas-sado, saiu no indulto da Sema-na Santa e não mais retornou.

Seic recaptura foragido de justiça

COMISSÃO PRO - FUNDAÇÃO DA ASSOCIAÇÃODAS MULHERES DA CIDADE OPERARIA

Edital de ConvocaçãoAssembléia Geral de Fundação

Pelo Presente Edital, ficam convocados todos os morado-res da Cidade Operaria para participarem da Assembléia Geralde Fundação da Associação de Mulheres da Cidade Operaria,que se realizará, no dia 26/06/2011, no horário das 16:00hs emprimeira convocação e em segunda e ultima convocação as16:30h na Unidade 201 - Rua 17- Casa 01 -Cidade Operariaafim de deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:

1- Fundação da Associação das Mulheres da Cidade Ope-raria;

2- Aprovação do Estatuto Social da Entidade;3- Eleição e posse da 1ª Diretoria;

São Luís-MA, 16 de junho de 2011.

Adriana Silva de MouraP/Comissão Organizadora

Os policiais da Seic obti-veram informações de que oIgor estaria em uma chácarano bairro Vila Pirâmide. Asequipes foram até o local eefetuaram sua prisão. Segun-

do informações, ele estariatrabalhando naquela chácaracomo caseiro. Após a prisãoele retornará a Penitenciáriade Pedrinhas, onde cumpriráao seu mandado judicial.

Preso casal de traficantesPoliciais civis da Delega-

cia Regional de Açailândia,sob a coordenação do dele-gado Vital Rodrigues de Car-valho, cumpriram, na quinta-fei-ra (16), um mandado de prisãopreventiva contra Pedro Ferreirados Santos e sua esposa HildaQueiroz dos Santos. Ambosforam presos no ano de

2008 na Operação Varejo portráfico de entorpecentes.

Segundo informações dodelegado, na época do crimeeles foram condenados a 10anos de prisão e R$ 1.400,00em dias multa, mas após qua-tro meses passaram a res-ponder o processo em liber-dade.

Robson Caetano conversa com jovens e criançasparticipantes de projetos comunitários da SSP

Biaman Prado