EDIÇÃO DO DIA 2/12/2009

8
www.oquartopoder.com SÃO LUÍS - MA, QUARTA -FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2009 / ANO III / N° 323 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO O QUARTO PODER Bandidos assaltam outra agência do Banco do Brasil Shopping da Ilha é lançado em São Luís PÁGINA 8 PÁGINA 6 PÁGINA 4 24 MIL MULTAS DE TRÂNSITO CANCELADAS Maluco por seios tatua dois mamilos nas nádegas EM SÃO LUÍS Fraco orçamento do TJ não melhora a Justiça Nivea Stelmann exibe sua boa forma PÁGINA 2 Jogador Vagner Love é agredido em São Paulo PÁGINA 3 Rádio Expectativa de vida do brasileiro chega aos 72,8 anos SAÚDE PÁGINA 3 PÁGINA 7 A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) decidiu cancelar todas as multas de trânsito cujas notificações foram feitas sem as datas de expedição devidamente caracterizadas. As multas entregues, no período compreendido entre 23 e 27 de novembro de 2009, foram tornadas insubsistentes administrativamente. Em entrevista coletiva à imprensa, o secretário de Trânsito e Transportes, José Ribamar Oliveira explicou que foram canceladas 24 mil notificações, uma vez que o documento expedido, após o prazo de 30 dias da data da infração, torna nulo o auto da mesma. PÁGINA 4 José Ribamar Oliveira O atacante Vagner Love, do Palmeiras, foi agredido em São Paulo nesta terça-feira (1º). Ele estava na porta de uma agência bancária quando foi cercado por três integrantes de torcidas orga- nizadas do clube. A discussão co- meçou depois que cobraram a fal- ta de gols do jogador. A polícia conseguiu prender os torcedores.

description

O QUARTO PODER

Transcript of EDIÇÃO DO DIA 2/12/2009

Page 1: EDIÇÃO DO DIA 2/12/2009

www.oquartopoder.com

SÃO LUÍS - MA, QUARTA -FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2009 / ANO III / N° 323 / DIRETOR: UDES CRUZ FILHO

O QUARTO PODER

Bandidos assaltamoutra agência doBanco do Brasil

Shopping da Ilhaé lançado em

São LuísPÁGINA 8 PÁGINA 6PÁGINA 4

24 MIL MULTASDE TRÂNSITOCANCELADAS

Maluco por seiostatua dois mamilos

nas nádegas

EM SÃO LUÍS

Fraco orçamento do TJnão melhora a Justiça

Nivea Stelmannexibe suaboa forma

PÁGINA 2

Jogador Vagner Love éagredido em São Paulo

PÁGINA 3

Rádio

Expectativa de vidado brasileiro chega

aos 72,8 anos

SAÚDE

PÁGINA 3

PÁGINA 7

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) decidiu cancelar todas as multas de trânsitocujas notificações foram feitas sem as datas de expedição devidamente caracterizadas. As multasentregues, no período compreendido entre 23 e 27 de novembro de 2009, foram tornadas insubsistentesadministrativamente. Em entrevista coletiva à imprensa, o secretário de Trânsito e Transportes, JoséRibamar Oliveira explicou que foram canceladas 24 mil notificações, uma vez que o documento expedido,após o prazo de 30 dias da data da infração, torna nulo o auto da mesma. PÁGINA 4 José Ribamar Oliveira

O atacante Vagner Love, doPalmeiras, foi agredido em SãoPaulo nesta terça-feira (1º). Eleestava na porta de uma agênciabancária quando foi cercado portrês integrantes de torcidas orga-nizadas do clube. A discussão co-meçou depois que cobraram a fal-ta de gols do jogador. A políciaconseguiu prender os torcedores.

Page 2: EDIÇÃO DO DIA 2/12/2009

JORNAL O QUARTO PODER

Endereço : Parque Un ivers i tá r io , T ravessa Sousândrade, n° 1 – T i r i r i ca l – Cep 65059-810 - São Lu ís -MA.

Diretor GeralUdes Cruz Filho

Diretora FinanceiraRosário Azevêdo da Cruz

Diretora AdministrativaTereza Freire

SuperintendenteMarcia freire

Consultores JurídicosDrª. Saíle Azevêdo da Cruz

DiagramaçãoJimmy Olsen

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 - Telefone: (98) 4141-0891 E-mail: [email protected]

GERAL2SÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2, QUARTA-FEIRA, 2, QUARTA-FEIRA, 2, QUARTA-FEIRA, 2, QUARTA-FEIRA, 2 DEDEDEDEDE DEZEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Fraco orçamento do TJnão melhora a JustiçaCAEMA PODERÁ SER MULTADA

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema)está desrespeitando liminar da juíza Rosângela dos Santos Praze-res Macieira que proíbe a empresa de despejar resíduos tóxicosprovenientes da lavagem do sistema Italuís no povoado Vila Cearen-se, no km 56 da BR-135, município de Bacabeira. Por desrespeitara decisão, a Caema poderá pagar multa diária de R$ 3 mil reais.

“ARROTANDO BABOSEIRAS”Durante sessão dessa segunda-feira (30), o vereador de

Bacabeira, Jefferson “mentira” Calvet (PV), voltou a usar a tri-buna da Casa para “arrotar” baboseiras contra “Deus e o mun-do”. O vereador por sinal, é um “falso religioso”...

‘DETONANDO’ COM ROSEANA...Em seu ‘grotesco’ discurso, o parlamentar mirou sua

‘metralhadora’ contra o governo do Estado, e ‘detonou’ comRoseana Sarney. “É um governo que só gasta com marketing.Não existem obras, apenas propagandas”, disse o sobrinhodo ex-prefeito de Bacabeira, Reinaldo Calvet...

“ARTILHARIA ENSAIADA”...O discurso de “artilharia ensaiada” também sobrou para o

editor da COLUNA MUNICÍPIOS. Pelo visto, o ‘nobre’ vereadorJefferson Calvet anda desonrando os evangélicos, apenas coma intenção de agradar aos pedidos do tio, o ex-prefeito ReinaldoCalvet. Se ele não tem dignidade para mentir na Câmara deBacabeira, imagine para enganar os ‘aliados evangélicos’.

PESQUISA É MOTIVO DE PIADAFalando nisso, a pesquisa IPOP encomendada pelos políticos

“secretos” e divulgada com exclusividade pelo blog do jornalistaDécio Sá (no imirante) coloca o ex-prefeito de Bacabeira, ReinaldoCalvet na liderança das intenções de voto a deputado estadual,com 10% contra 1% do secretário de Estado de Educação, depu-tado César Pires, que é aliado do atual prefeito de Bacabeira...

IPOP HUMILHA CÉSAR PIRES...O mais engraçado é a discrepância dos dados, ou seja,

quem “pagou” a pesquisa do IPOP, deixou claro que queriahumilhar o Secretário César Pires. Em algumas constatações,até vereador aparece como candidato a governador e ‘deputa-do-secretário’ não consegue votação nem para se eleger avereador, ou em outras palavras: estão brincando com a ‘cara’das pessoas, ou acham que todos nós somos tontos?...

AVALIANDO A LEGITIMIDADE...Outro instituto de pesquisa já está em campo em Baca-

beira para constatar a ‘legitimidade’ da avaliação do IPOP.Assim que sair os novos resultados a COLUNA MUNICÍPIOSvai divulgar os prováveis números. Aguardem!!!

TIRANDO PROVEITO DA PESQUISAJá que tocamos no assunto, a pesquisa do Instituto de

Opinião Pública (IOP), realizada em Bacabeira, entre osdias 16 e 20 de novembro mostrando que a governadoraRoseana Sarney (PMDB) venceria o cassado Jackson Lago(PDT) por 56,51% contra 24,93%, mostrou também que omelhor vereador de Bacabeira é o atual Presidente da Câ-mara, Alan Linhares que venceu em primeiro lugar a pes-quisa do Instituto de Opinião Pública – IOP...

OS NÚMEROS QUE CONFIRMAM...No mês de maio, os internautas do Zill de Bacabeira, tam-

bém haviam confirmado a pesquisa. Alan Linhares já havia ven-cido uma enquete no inicio do ano. Para o vereador, a aprova-ção é uma resposta positiva da sociedade, ao trabalho que vemfazendo junto dos demais vereadores na Câmara Municipal.

VEREADORES DE ROSÁRIO...A Câmara de Rosário analisou na sessão dessa segunda-

feira a prestação de contas do ex-prefeito Ivaldo Cavalcante(PTB) referente ao ano de 2005. O expediente chegou a Casapor meio do Tribunal de Contas do Estado, que julgou as con-tas do ex-prefeito e mandou ao Legislativo para emitir a posi-ção final, como determina a legislação.

APROVAM CONTAS DE IVALDOO decreto legislativo foi aprovado pelos vereadores seguindo

exatamente a recomendação do TCE. A posição do Tribunal,emitida ainda em 2007, foi pela emissão de parecer favorável ascontas do ex-prefeito. No entanto, o TCE multou Ivaldo em R$ 20mil por inobservância a normas de administração financeira eorçamentária. No decreto aprovado pelo Legislativo, as contastambém tiveram parecer favorável, mas a multa foi mantida.

NOTA DA DIREÇÃOVisando democratizar o acesso do povo a uma boa infor-

mação, o Jornal O Quarto Poder deixa de ser vendido nasbancas e passa a ter 70 % de sua tiragem diária, distribuídagratuitamente, nos Terminais de Integração de TransportesColetivos e em outros pontos de São Luís. Os 30% restan-tes de nossa tiragem serão destinados às assinaturas. Nos-sos atuais assinantes continuarão a receber, normalmente,os exemplares em suas residências. Os exemplares conti-nuarão a ser vendidos, apenas, na sede deste jornal.

Com esta iniciativa, acreditamos que todas as par-tes envolvidas saem ganhando. O povo além de poderinteragir com o jornal, passa a ter informação de quali-dade sem custo algum, nossos anunciantes terão suasmarcas divulgadas de maneira certa e eficaz.

O jornal continuará a vender assinaturas, para aspessoas que tiverem o interesse de receber os exem-plares no conforto de seus endereços.

Jornal de banca é coisa do passado!

São Luís, 14 de outubro de 2009.

Udes FilhoDiretor Geral

Mantendo o melhor relacionamento possível com os desembargadores, juízes e funcionários do Tribunal de Justiçado Maranhão, o atual presidente daquela Corte, desembargador Raimundo Freire Cutrim, aos 67 anos, entrega adireção do Poder Judiciário, no próximo dia 18 de dezembro para o desembargador Jamil Gedeon.

Considerado como o presidente que abriu o diálogo com os servidores, o desembargador Raimundo Cutrim desen-volveu, no curso de suas administrações como corregedor de Justiça e presidente do TJ, uma gestão de respeito aopensamento de desembargadores, juízes e servidores da Casa, conquistando avanços significativos no setor. “Se nãocorrigi os erros todos, o meu sucessor o fará”, diz o desembargador Raimundo Cutrim.

Veja abaixo a entrevista que o desembargador Raimundo Cutrim concedeu ao jornalista Udes Cruz:

O QUARTO PODER -Como o senhor iniciou suavida na magistratura?

RAIMUNDO CUTRIM -Coisas do destino. Veja bem:como comerciário, trabalheitambém como balconista defarmácia e propagandista demedicamentos junto a classemédica. Com isso, pensei emfazer medicina, só que essecurso exige tempo integral.Por segundo opção, fiz direi-to. Nessa época já trabalha-va em Rádio (Rádio Educado-ra e depois Difusora). Conclu-indo o curso passei a advo-gar juntamente com meu ir-mão Edmar Cutrim. Surgiu oconcurso para a magistraturae, por incentivo do escrivãoJosé Arnoldo, fiz minha ins-crição, fui aprovado e relutavaem não assumir o cargo. Foiaí que os meus familiares en-traram em cena pedindo queeu assumisse e acabaramme convencendo. Assumi ocargo e em nenhum momen-to enfrentei arrependimento anão ser quando os vencimen-tos eram muito aviltantes.

O QUARTO PODER - Háquantos anos o senhor atuoucomo juiz e há quanto tempoo senhor é desembargador?

RAIMUNDO CUTRIM -Atuei como juiz durante 11anos (novembro de 1982 asetembro 1997), passandopelas Comarcas de SantaLuzia (que instalei), Itapecu-ru-Mirim, Imperatriz, Codó eSão Luis, sendo promovido adesembargador em setembrode 1997, portanto há 12 anos.

O QUARTO PODER –Como é a sua convivência comos colegas desembargadores?

RAIMUNDO CUTRIM -Minha convivência com oscolegas de Corte é a melhor

possível, em razão do respei-to e consideração que nutropor todos eles. Esse respei-to e consideração se esten-dem também a todos osmagistrados de 1º grau.

O QUARTO PODER – Comoo senhor lida com as acusaçõesfeitas contra magistrados?

RAIMUNDO CUTRIM - Ajustiça estadual é o pára-cho-que dos grandes problemassociais. E tudo geralmentecomeça com o juiz. O juizquando julga, acaba, em

regra, desagradando umadas partes. Aí vem o inconfor-mismo, acusações de impar-cialidade, desonestidade eoutros adjetivos pejorativos. Émuito fácil acusar, difícil é elo-giar, por mais que o magis-trado dê exemplos nesse sen-tido. Conheço bem essa situ-ação, por isso lido com muitaprudência quando sou chama-do a manifestar-me. Quandoas acusações são fundamen-tadas, defendo a aplicaçãodas penalidades legais.

O QUARTO PODER –A sua gestão, como presi-dente do TJ, enfrentou difi-culdades junto ao ConselhoNacional de Justiça?

RAIMUNDO CUTRIM -Na minha gestão enfrenteiduas inspeções do ConselhoNacional de Justiça, dei asexplicações que me compe-tiam dar. Mostrei ao CNJ queo Tribunal de Justiça do Ma-ranhão não era a exceção,apesar de ser o terceiro Tri-bunal mais antigo do País eparti para corrigir os erros, senão corrigi tudo, o meu suces-sor certamente o fará.

O QUARTO PODER – Osenhor acha que a atuação doCNJ faz com que a justiça sejadistribuída com mais acertos?

RAIMUNDO CUTRIM -Não acredito. A distribuiçãocorreta de justiça implica emvários fatores. Por exemplo:não é correto querer igualar adistribuição de justiça dosEstados fortes da Federação(São Paulo, Rio Grande doSul, Minas Gerais etc.) comos Estados fracos (Norte eNordeste), sem estradas,sem saúde, educação etc.Recentemente o CNJ decidiuque os secretários de Varadevem ter nível superior. Essaregra vai implicar no fecha-mento de várias Comarcas noMaranhão, carentes de pes-soas com essa qualificação.É um sério problema para oPresidente DesembargadorJamil Gedeon resolver.

O QUARTO PODER –Que ações precisariam serdesencadeadas para que ajustiça maranhense pudesseatingir com mais eficácia to-dos os Municípios?

RAIMUNDO CUTRIM -Bom seria que todos os mu-nicípios fossem elevados àcategoria de Comarcas. Aísim a prestação jurisdicionalse tornaria mais eficaz, atin-gindo toda população do Es-tado, porém, o orçamento nãopermite que isso aconteça.

O QUARTO PODER –Como se desenvolve o relacio-namento entre os Poderes Ju-diciário, Legislativo e Executivo?

RAIMUNDO CUTRIM - Orelacionamento entre os pode-res constituídos do Estado é omelhor possível, com todo o res-

peito e harmonia que as Cons-tituições Estadual e Federal re-comendam. Sou testemunhovivo desse relacionamento, pelomenos durante meu mandatonada tenho a reclamar.

O QUARTO PODER –Qual a contribuição que suagestão, como presidente doTJ/MA, deu e da qual o se-nhor tem maior orgulho?

RAIMUNDO CUTRIM -Cada administrador públicotem uma maneira de condu-zir, de traçar as suas metasa serem atingidas com maisurgência. Foi assim que euprocurei me conduzir com pru-dência, ouvindo minha equipede trabalho e sempre de olhoorçamento. Elegi como me-tas prioritárias a assistênciae melhorias de vencimentosdos juízes e funcionários.Com relação aos juízes pro-piciei os instrumentos detrabalho e redução de umaentrância elevando substan-cialmente seus vencimen-tos. Com relação aos funci-onários, estes foram bene-ficiados com significativosreajustes, descompressão eprogressão salariais, auxíliosalimentação e saúde.

Porém, o que marcouminha administração foi aconstrução do Anexo I do Fó-rum Des. Sarney Costa, quevai propiciar melhores condi-ções de trabalho dos magis-trados e funcionários.

Orgulho-me de tudo oque fiz como Corregedor ePresidente do TJ/MA

O desembargador Raimundo Cutrim e o jornalista Udes Cruz

Page 3: EDIÇÃO DO DIA 2/12/2009

Governo e Prefeitura fechamacordo sobre terreno para hospital

3GERALSÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍS,,,,, QUARTAQUARTAQUARTAQUARTAQUARTA-FEIRA-FEIRA-FEIRA-FEIRA-FEIRA, , , , , 22222 DE DE DE DE DE DEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRO DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

O secretário de Adminis-tração e Previdência Social(Seaps), Luciano Moreira, re-cebeu ofício da SecretariaMunicipal de Urbanismo eHabitação (Semurh) informan-do que Prefeitura de São Luísaceitou a troca de área, doAngelim para a Avenida dosFranceses, no Sacavém, su-

dores públicos estaduais,pelo Governo do Estado, den-tro do programa Viva Habitar.No mesmo terreno a Prefeitu-ra planejava construir o hos-pital público municipal.

Segundo o secretárioLuciano Moreira, desde oinício houve a preocupaçãoe boa vontade da governa-dora Roseana Sarney emencontrar uma solução ne-gociada que atendesse aosinteresses da sociedade.

“A Prefeitura poderá utilizaruma área grande, bem locali-zada, cujas vias de acesso têmmaior fluidez de trânsito do queas próximas à área do Ange-lim, e o Governo do Estado,que já estava com o projetodos apartamentos para os ser-vidores aprovado na CaixaEconômica, poderá tocar adi-ante, sem atrasos, o cronogra-ma de execução de seu pro-grama habitacional”, afirmou.

Antonio Martins

Secretário mostra área onde serão construídosos apartamentos para os servidores

gerida pelo Governo do Esta-do, para a construção do Hos-pital Central de Emergência.

No documento, o secretá-rio municipal de Urbanismo eHabitação, Domingos Brito,confirma a troca da área ante-riormente solicitada no Ange-lim, de 124 mil metros quadra-dos, de propriedade do Fundo

Estadual de Pensão e Aposen-tadoria do Maranhão (Fepa),pelo terreno no Sacavém, pró-ximo ao Terminal Rodoviáriode São Luís, de posse daCompanhia de Águas e Sane-amento (Caema).

Domingos Brito ressaltouno ofício que o terreno atendeaos pré-requisitos necessári-os para a construção do hos-pital. A nova área tem 280,5mil metros quadrados e abri-gará também um espaço ver-de denominado no projeto dohospital de Parque da Saúde.

A substituição do terrenoocorreu após entendimentosentre o Governo do Estado,por meio da Seaps e da Cae-ma, e a Prefeitura de SãoLuís, por meio da SecretariaMunicipal de Urbanismo eHabitação. O motivo foi a des-tinação da área no Angelimpara a construção de dois milapartamentos para os servi-

Portal R7 terá que retirarvídeo de striptease deadolescente em escolaA Jus t i ça p ro ib iu a

Rede Record, proprietáriado Portal R7, de continu-ar veiculando em seu we-bsite um vídeo de 2 mi-nutos e 23 segundos deduração, postado no dia13 de novembro desteano, com o striptease deuma estudante do Centrode Ensino Médio CoelhoNeto, no João Paulo, emSão Luís. A decisão aten-de a Ação Civil Públicaajuizada pela 1ª Promoto-ria de Justiça da Infânciae Juventude de São Luís.

Além de determinar aretirada do vídeo do portale de qualquer endereço dain te rne t reg is t rado em

nome da Rede Record e/oude suas afiliadas, a liminardeferida no último dia 27pelo ju iz José AméricoAbreu Costa determina quea emissora adote todas asm e d i d a s n e c e s s á r i a spara identificar e excluirde qualquer website asimagens veiculadas. Ojuiz também determinou aabertura de inquérito po-licial junto à Delegacia deProteção à Criança e aoAdolescente (DPCA) deSão Luís para apuraçãodas responsabilidades so-bre a produção das ima-gens. A multa por des-cumprimento fo i f ixadaem R$ 1 mil diários.

Expectativa de vida dobrasileiro chega aos 72,8 anos

VENDOÓtimo terreno plano, documentado,

com área 2.025 M² 45x45. Energia, água etelefone na porta, ao lado da sombra. Si-tuado na Matinha perto da linha de ônibus– Vila Sarney Filho. Valor R$ 12.000,00,contato: (98) 8812-4152/8859-1652.

1º BPMAnjo da Guarda I - 8802-

3371/Anjo da Guarda II - 8802-4507/Coroadinho I - 8802-4508/Coroadinho II - 8802-5426/VilaEmbratel I - 8802-5431/Vila Em-bratel II - 8802-5560/São Cristó-vão - 8802-7637/Sá Viana - 8802-7729/Bom Jesus - 8802-7732/VilaMaranhão - 8802-7796/Vila Nova- 8802-7805/Vila Itamar - 8802-7809/Santo Antônio - 8802-7814/Coheb do Sacavém - 8802-7862/Vila Bacanga - 8802-7863

6º BPMCidade Olímpica I - 8802-7971/

Cidade Olímpica II - 8815-8302/Maiobão - 8815-8303/Ipem SãoCristóvão - 8864-1279/Vila Brasil

- 8865-0013/Estiva - 8865-0325/Vila Esperança - 8865-0326/Ma-racanã - 8865-0327/Vila Vitória -8865-0328/São Raimundo - 8865-0329/Vila Flamengo - 8865-0332/Vila Janína - 8865-0484/JardimTropical - 8865-0519/Santa Efigên-cia - 8865-0520/Vila Sarney Filho- 8865-0521/Santa Clara -8865-0522/Paranã - 8865-0523

8º BPMCohatrac I - 8865-0631/Co-

hatrac II - 8876-0163/Cohab -8876-0164/Cohama - 8876-0165/Ilhinha - 8876-0166/Jardim Eldo-rado - 8876-0168/Araçagy - 8876-0169/Litorânea I - 8876-0170/Li-torânea I I - 8876-0171/Olhod´Água - 8876-0172/Parque Sha-

lon - 8876-0173/Parque Vitória -8876-0174/Renascença I - 8876-0175/Renascença II - 8876-0176/São Francisco - 8876-0177/Sol eMar/Divinéia - 8876-0178/Planal-to Vinhais I - 8882-5396/Vinhais- 8882-5399/Vila Luizão - 8882-5405/Turu/Chácara Brasil - 8882-5406/Bequimão - 8882-5407/For-quilha - 8882-5474/Vila Isabel Ca-feteira - 8882-5565/Jaracaty -8882-5567/Aurora - 8882-5568/Angelim - 8882-5569/Ipase/Mara-nhão Novo - 8882-5585/Cohafu-ma - 8883-0130

9º BPMAlemanha - 8883-0490/Bairro

de Fátima - 8883-0493/Camboa -8883-0495/Liberdade I - 8883-0498/

Liberdade II - 8883-0501/Monte Cas-telo - 8883-0504/Centro - 8883-0506/Filipinho - 8883-0646/JoãoPaulo - 8883-0647/Vila Palmeira -8883-0649/Anil - 8883-0652/Arei-nha - 8883-0653/Coroado - 8883-0654/Santo Antônio - 8883-0655/Barreto - 8883-0656/Madre Deus -8883-0657/Lira - 8883-0658/VilaPassos - 8883-0659

12º BPMPaço do Lumiar/Maioba -

8883-0500/Raposa - 8883-0502/Ribamar/Centro - 8883-0503/J.Câmara/Panaquatira - 8883-0650

CPTUR INDLagoa da Jansen I - 8883-

0651/Lagoa da Jansen II - 8883-0660/Reviver - 8883-0487

Celulares das “Rondas Comunitárias”

Jogador do Palmeiras VagnerLove é agredido em São Paulo

O atacante Vagner Love,do Palmeiras, foi agredido emSão Paulo nesta terça-feira(1º). Ele estava na porta deuma agência bancária quan-do foi cercado por três inte-grantes de torcidas organiza-das do clube. A discussãocomeçou depois que cobra-ram a falta de gols do joga-dor. A polícia conseguiu pren-der os torcedores.

A assessoria de impren-sa do clube confirmou aagressão e que o atacantenão foi a hospital, mas diretoao centro de treinamento, naBarra Funda. Ainda segundoa assessoria, um membro dadiretoria irá comentar o assun-to ainda nesta terça.

Segundo uma testemu-nha, os torcedores pergunta-ram: “E aí, negão? Vai fazergol ou não?”. Ainda de acor-

do com a testemunha, o jo-gador teria, então, chamadoos torcedores para a briga etrocado socos e pontapéscom eles. Um vigilante daagência ouvido pela reporta-gem contou que o trio entrouem um carro preto e ameaçouo jogador de morte: “Vamosvoltar e te pegar na bala”.

O jogador disse que os tor-cedores “tentaram [agredir], masnão aconteceu nada demais.

A esperança de vida aonascer dos brasileiros deambos os sexos subiu para72,8 anos em 2008, segun-do a pesquisa Tábua Com-pleta de Mortalidade da Po-pulação do Brasil, divulgadapelo Instituto Brasileiro deGeografia e Estatíst ica(IBGE), nesta terça-feira(1º). Em 2007, a esperançade vida era de 72,5 anos.

A diferença da expecta-tiva de vida entre homens emulheres era de mais desete anos, no ano passa-do. O IBGE informa que,entre os homens, o índice

é de 69,1 anos. Entre asmulheres, 76,7 anos.

Segundo o instituto, em1998, a expectativa de vidaera de 69,6 anos. Ou seja,em dez anos, a esperançade vida subiu três anos.

Os números atuais, entre-tanto, são menores do que emmuitos países. O IBGE dizque no Japão, em Hong Kong,na Suíça, na Islândia, na Aus-trália, na França e na Itália, amédia já ultrapassou os 81anos. A previsão é de que aesperança de vida da popula-ção brasileira alcance os 80anos por volta de 2040.

Func apresenta últimos diasda exposição Juçararte

Permanece em cartaz atéesta sexta-feira (04), na GaleriaZaque Pedro, todos os trabalhosque fizeram parte do I ConcursoJuçararte. As obras são peçasfeitas com inspiração na juçara,usando o fruto e a palmeira emsua confecção, com finalidadesartísticas ou utilitárias.

A mostra é uma promoçãoda Prefeitura de São Luís,com realização da FundaçãoMunicipal de Cultura (Func).

Entre os trabalhos expos-tos, destaque para os vence-dores “Cena Rural – Vendedo-

res de Juçara” de Antônio Melo,e o relógio caroço de Juçara deOdeth Maria Oliveira.

Esta é a oportunidade paraquem não foi ao Parque da Ju-çara durante o mês de outubroapreciar a qualidade e origina-lidade das obras apresentadas.Com essa exposição, a Funcdá maior visibilidade aos artis-tas, trazendo seus trabalhospara o centro de São Luís.

A exposição Juçararte estáaberta à visitação na GaleriaZaque Pedro, localizada na ruado Ribeirão, 395, Centro.

Page 4: EDIÇÃO DO DIA 2/12/2009

Cuscuz de LingüiçaIngredientes- 4 colheres (sopa) deMargarina Cremosa- 1 cebola média picada- 2 embalagens de Lingüiça Fi-

ninha cortada em rodelas (480 g)- 2 cenouras cortadasem rodelas- 4 tomates sem pele e sem

sementes cortados em cubos- 1/2 vidro de palmitodesfiado (150 g)- 2 xícaras (chá) deervilhas congeladas (200 g)- 3 xícaras (chá) de

farinha de milho (240 g)- 2 colheres (chá) de sal- 1 colher (café) demolho de pimenta- 6 ramos de salsalavados e picados- 4 talos de cebolinhaverde lavados e picadosModo de Preparo1. Aqueça uma panela

grande por 1 minuto em fogoalto, derreta a margarina edoure levemente a cebola.Junte 1 1/2 embalagem da lin-güiça e as cenouras e cozi-

nhe por 5 minutos ainda emfogo alto ou até as lingüiçasficarem douradas.

2. Acrescente os tomates,o palmito e 4 xícaras (chá) deágua quente, tampe a panela,abaixe o fogo e cozinhe pormais 10 minutos. Misture aservilhas, a farinha e temperecom o sal e o molho de pimen-ta, mexendo até que fiquembem incorporados.

3. Desligue o fogo e juntea salsa e a cebolinha. Unteuma fôrma refratária para pu-

FOTO DO DIA

JOVEM GINECOLOGISTAUm jovem ginecologista, recém-formado, atende uma

garota de fechar o comércio.Ele pede para ela se despir, mas abandona a ética pro-

fissional imediatamente quando a vê nua sobre a cama gine-cológica. Ele não resiste, e passa a mão sobre aquela pelelisa e sensual.

- Você entende o que estou fazendo?A moça responde:- O senhor está fazendo um teste dermatológico?- Exatamente, diz o médico.Depois ele acaricia aqueles seios duros e empinados.E novamente pergunta:- Você entende o que estou fazendo?- O senhor está verificando se eu tenho algum tumor no seio?O médico mente mais uma vez:- Exato!Não resistindo, vendo aquelas pernas abertas,ele abaixa as calças e....- E agora,Você entende o que estou fazendo?- Sim, doutor.O senhor está contraindo herpes e HIV que é o motivo

pelo qual estou aqui.

dim (25 cm de diâmetro) comóleo e despeje o cuscuz, aper-tando bem a superfície com oauxílio de uma espátula.

Deixe em geladeira por 1hora para esfriar e desenfor-me sobre um prato de servir.

4. Enquanto o cuscuz res-fria em geladeira, preaqueçauma frigideira grande e gros-sa por 1 minuto em fogo altoe doure as fatias das lingüi-ças restantes dos dois lados.Coloque à volta do cuscuz de-senformado e sirva.

SMTT cancela 24 milnotificações de trânsito

HORÁRIO DO FERRY BOATServi Porto

São Luís/Cajupe08:0012:3015:0017:00

Cajupe/São Luís 10:20 14:30 17:05 19:20

Telefones: (98)3232.5590/ (98) 3231.2216

A Secretaria Municipalde Trânsito e Transportes(SMTT) decidiu cancelartodas as multas de trânsi-to cujas notificações foramfeitas sem as datas de ex-pedição devidamente ca-racterizadas. As multas en-tregues, no período com-preendido entre 23 e 27 denovembro de 2009, foramtornadas insubsistentesadministrativamente.

“Tomamos a decisãomais acertada, que foi a detornar nulos estes autos deinfração”, afirmou o secretá-rio de Trânsito e Transportes,José Ribamar Oliveira Filho.

Em entrevista coletiva à

PIADA

GERAL4 SÃO LUÍS,SÃO LUÍS,SÃO LUÍS,SÃO LUÍS,SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 QUARTA-FEIRA, 2 QUARTA-FEIRA, 2 QUARTA-FEIRA, 2 QUARTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRODE DEZEMBRODE DEZEMBRODE DEZEMBRODE DEZEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

imprensa, ele explicou queforam canceladas 24 mil no-tificações, uma vez que odocumento expedido, apóso prazo de 30 dias da datada infração, torna nulo oauto da mesma.

“Ninguém vai ser pena-lizado por estes autos. Ago-ra, inegavelmente houve, defato, o cometimento das in-frações de trânsito, oraquestionadas. Tais autos deinfração foram lavrados le-gitimamente por meio deequipamentos eletrônicosautuadores e agentes detrânsito legalmente investi-dos em suas funções”, ga-rantiu Ribamar Oliveira.

Grupo processa conselho porproibir uso de peixes-pedicure

O Pagodão da QQ, no bairro da Forquilha, maisprecisamente na Rua 5, comandado pela mais belaloira do samba, a QQ, traz todos os domingos, a par-tir das 21 horas, o melhor do samba e do pagode

Em nome de um salão debeleza, um grupo conservadorentrou com uma ação judicialcontra o Conselho de Cosme-tologia do Arizona, porque o ór-gão decidiu que a utilização depeixes-pedicure está sujeita aocontrole regulatório.

No processo movido na se-gunda-feira em Mesa, no estadodo Arizona, o Instituto Goldwater

destacou que o conselho ultra-passou seus limites quando to-mou a decisão de regular o usoda técnica com peixes-pedicure.

Cindy Vong abriu um salãode terapia com peixes-pedicureem Gilbert no ano passado. Elacobrava US$ 30 para os clientesmergulharem os pés em um tan-que cheio de peixes, que têm afunção de remover a pele morta.

A técnica é muito popularna Ásia e em alguns estadosnorte-americanos. O conse-lho decidiu pelo fechamentodo salão, porque os peixesnão podem ser esterilizados.No entanto ela argumenta quefez um grande investimentopara abrir o negócio.

Uma Linda Quase Mulher 10anos – Um sonho realizado

O espetáculo que estreoudia 19 de novembro de 1999,leva o público ao delírio comgargalhadas em quase duashoras de apresentação, onde ainteratividade, a tônica do espe-táculo, com o improviso imedi-ato faz com o texto da peça sigaleve e descontraído até o final.

O espetáculo já foi visto pormais de trezentas mil pessoas.A cada apresentação, temas no-vos, curiosidades e assuntos dapolítica, do cotidiano e assuntospolêmicos nacionais e locaisalerta a DSTs, fazem parte do es-petáculo. Sempre encontramosdois públicos aqui em são Luis:quem ainda não assistiu (acre-ditem existe) e quem já viu maisde duas vezes nunca quem as-sistiu apenas uma vez.

E para comemorar 10anos a turma esta preparandoalgumas surpresas pois esseé um fato inédito para umacompanhia de teatro local.

Então você não pode per-der essa grande festa e come-morar com esse grupo genui-namente maranhense queacredita no talento, valor e tra-balho de nossos artistas. Se-rão apenas duas sessões dia05/12 as 21:0h e dia 06/12 as20:oh no Espaço Cultural napraça Maria Aragão, escolhe-mos esse local para dar opor-tunidade de mais pessoas po-derem assistir e baratear ospreços dos ingressos cumprin-do assim também uma dasmetas da companhia que é apopularização do teatro.

Maluco por seios tatuadois mamilos nas nádegasO britânico Jay Norwell

gosta tanto de seios resol-veu ter o seu próprio par.Mas ele não quis implantarsilicone no seu peito. Emvez disso, o maluco tatuoudois mamilos em cada umade suas nádegas.

Para fazer sua obra dearte, Norwell se baseou nospeitos da cantora Lily Allen enos de uma garota chamadaRebecca, de Bournemouth.

Com o trabalho pronto, obritânico não sente vergonha demostrar suas nádegas por aí.

Ribamar Oliveira concedeu coletiva ao lado de José Arthur Cabral(secretário-adjunto) e do secretário de Comunicação, Edwin Jinkings

Honorio Moreira

Page 5: EDIÇÃO DO DIA 2/12/2009

5GERALSÃO LUÍS ,SÃO LUÍS ,SÃO LUÍS ,SÃO LUÍS ,SÃO LUÍS , QUARTA-FEIRA, 2 QUARTA-FEIRA, 2 QUARTA-FEIRA, 2 QUARTA-FEIRA, 2 QUARTA-FEIRA, 2 DE DE DE DE DE DEZEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO DEZEMBRO DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009 DE 2009O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

Portfólio e Metodologia dePesquisa em Artes Visuais éo novo curso que a Casa daArte oferta a partir deste mês.Dividido em módulos e minis-trados pela professora dou-tora Viviane Rocha, o primei-ro módulo, “Técnicas de con-fecção de portfólio e seleçãode material” inicia nestaquarta-feira, 02 e segue atéo dia 03, das 9h às 12h.

O objetivo do curso épossibilitar montagem de por-tfólio em grupo com análisecrítica e consultoria individu-al. Os participantes recebe-rão orientação especializadana forma de organizar os re-gistros da trajetória artística,difundir e promover seus tra-balhos. Contarão ainda com

Professora doutora Ane Rochaoferta cursos com enfoque nas artes

o estudo da metodologia depesquisa em artes com de-senvolvimento de projeto in-dividual e em grupo.

O 2º módulo, agendadopara os dias 19 e 20 de janei-ro tem como tema “Análisecrítica e arte-final dos portfóli-os”, seguido de “Metodologiada pesquisa em artes visuais”,através do 3º módulo, nos dias03 e 04 de fevereiro. O cursoserá encerrado com “Desenvol-vimento de um projeto de pes-quisa”, temo do 4º módulo,marcado para os dias 03 e 04de março. O investimento paracada módulo é de R$ 100.

A arte, o sagrado e o pro-fano – Completando o estudoacerca dos valores estéticos,a pesquisadora nas áreas da

performance artística e cultu-ral, oferece ainda o workshop“Traços do sagrado na artemoderna e contemporânea”.Trata-se de um estudo doscruzamentos entre a arte, osagrado e o profano.

Segundo Ane Rocha, “aquestão não é criticar ou as-sumir a sacralização maspensar sobre ela, enquantofenômeno que energiza umaprática social outra que não aciência, o trabalho ou o lazer.Significa ir além do seu papelde manutenção do status quoou de seu sentido estético.É pensar a relação arte e sa-grado em um contexto não te-ológico, evitando assim ten-tativas de explicações”.

O workshop acontecerá em

Palmeiras volta a ter timecompleto após três meses

O retorno do volante Pier-re e do lateral-esquerdo Pa-blo Armero, que cumpriramsuspensão na partida contra oAtlético-MG, deixará o Palmei-ras com o elenco completo paraa partida decisiva contra o Bo-tafogo, domingo, no Engenhão.O feito não ocorria desde o dia30 de agosto, quando o Palmei-ras empatou com o São Pau-lo, no Morumbi.

Depois desse jogo, o téc-nico Muricy Ramalho perdeuPierre, Cleiton Xavier, Maurí-cio Ramos, Willians e Edmíl-son, lesionados, além de jo-gadores suspensos por car-tões. A possibilidade de con-tar com todos os jogadores foicomemorada pelo treinador.

"É muito bom contar comtodo grupo para essa partidadecisiva. Seria muito melhorse isso tivesse acontecidoantes, pois nossa força e ascondições de reação seriammaiores. Mas ainda vivemosum momento importante e va-mos com força máxima parao Rio de Janeiro", afirmou.

Ainda na disputa pelo tí-tulo, o Palmeiras necessitade uma combinação imprová-vel para ser campeão brasi-leiro: vencer o Botafogo no En-genhão e torcer para tropeçosem casa de Flamengo, con-tra o Grêmio, e Internacional,diante do Santo André. Umempate garante o clube pau-lista na Copa Libertadores.

Juninho pede para Botafogocontrolar a ansiedade

O Botafogo terá uma se-mana complicada até a par-tida de domingo contra oPalmeiras, no Engenhão,onde precisa da vitória parafugir do rebaixamento semdepender de outros resulta-dos. Ciente da decisão queterá pela frente, o capitãoJuninho pede para o elencodosar a ansiedade e se man-ter calmo até o confronto.

“Não podemos ficar intran-quilos. É difícil, você passa asemana sob pressão, porqueenvolve o projeto do clube e acarreira de todos. Tem de do-sar a ansiedade. Precisamosde uma semana tranquila, éuma partida que não permiteerros”, avaliou Juninho.

A principal esperança dozagueiro é o retrospecto daequipe nas últimas seis parti-das, quando conquistou 12dos últimos 18 pontos dispu-tados. “Nos momentos quemais fomos questionados cor-respondemos muito bem. Dosúltimos seis jogos vencemosquatro. É um aproveitamentomuito bom. Nós nos coloca-mos nessa situação, só nóspodemos sair dela”, afirmou.

Ricardo Gomes admiteabatimento no São Paulo

Os jogadores do São Pau-lo voltaram a treinar nesta ter-ça-feira, dois dias após a der-rota para o Goiás por 4 a 2,abatidos com o tropeço e adiminuição das chances deconquistar o título do Campe-onato Brasileiro. O técnico Ri-cardo Gomes reconheceu queo clima é ruim, mas prometeuque a equipe vai se recuperaraté o duelo com o Sport.

“Vamos nos preparar ebuscar um bom resultado. Écomplicado voltar a trabalhardepois de uma derrota, masamanhã o treinamento seráainda melhor”, afirmou o trei-nador, em entrevista à TVBandeirantes, garantindo queo time estará concentrado noduelo de domingo.

Ricardo Gomes ressaltoua necessidade do São Paulovencer, já que ainda tem chan-ces matemáticas de ser cam-peão brasileiro. “Temos quefazer nossa parte. É difícilacontecer uma combinação deresultados, mas pode aconte-cer. É vencer e esperar umacombinação”, comentou.

dois encontros, divididos entreos dias 07 e 08 de dezembro,das 18h30 às 21h30. O primeiroencontro abordará a arte, sa-grado e profano; os objetos sa-grados. Já o segundo temcomo enfoque os vestígios dosagrado na arte moderna econtemporânea. O investimen-to é de R$ 70 (público em ge-ral) e de R$ 50 (estudantes).

As inscrições tanto parao workshop, quanto para ocurso Portfólio e Metodologiade Pesquisa em Artes Visu-ais podem ser realizadas naCasa da Arte, localizada naRua do Ribeirão, 226 – Cen-tro (ao lado da sede do PT).

Mais informações pelotelefone (98) 3221 1882, comAna Borges ou Josélio Alves.

MEIO AMBIENTE

Veja lista dos carrosmenos poluentes

Dez modelos de carros depasseio fabricados em 2009receberam nota máxima noranking de emissões de polu-entes, divulgado nesta terça-feira (1) pelo Ministério doMeio Ambiente e o Ibama.

Os carros com cinco es-trelas são os que menos polu-em, segundo a lista. Os veí-culos classificados com umaestrela são os mais poluentes,de acordo com o ministério.

No ranking 2009, que re-úne 402 veículos de passeio,inclusive alguns importados,os dez modelos que recebe-ram cinco estrelas, ou seja,são menos poluentes, sãoFiat Idea, Palio, Siena, Sti-lo, Ford KA, GM Prisma eCelta, Citröen C3, Volkswa-gen Fox e SpaceFox.

Os classificados comomais poluentes, com apenasuma estrela, são Mitsubishi

Outlander, Pajero e L200 Tri-ton, Citroën Berlingo, C4,Xsara Picasso, Picasso,Peugeot 407 e VolkswagenJetta e Jetta Variant.

A medição de poluen-tes da nova classificaçãoleva em consideração osníveis de emissões dosgases poluentes - monóxi-do de carbono (CO), hidro-carbonetos (NMHC) e óxi-dos de nitrogênio (NOX) -e dos gases relacionadosao efeito estufa, como odióxido de carbono (CO2).

O cálculo da chamada“nota verde” envolve a médiadas emissões desses gasespoluentes, medidos em tes-tes de produção e compara-dos aos valores máximos deemissões permitidos em le-gislação específica do Pro-grama de Controle da Polui-ção do Ar por Veículos Auto-motores (Proconve).

Nos sites do órgão fede-ral e do Ibama, além da novaclassificação, é possível tam-bém comparar marca, mode-lo e ano de alguns carros. Oconsumidor poderá, ainda, teracesso aos dados de desem-penho de consumo por litro decombustível dos veículos, porum link, na página do Ibama,que remete ao Inmetro.

Políticas públicas desaúde mental debatida

em mesa-redonda

A diretora do HospitalNina Rodrigues, Cláudia Du-arte, e o coordenador doPrograma de Saúde Mentalda Secretaria de Estado daSaúde (SES), Rui RibeiroCruz, participaram de umamesa-redonda sobre políti-ca de atenção à saúde daspessoas acometidas portranstornos mentais, duran-te a terceira edição da Fei-ra do Livro de São Luís, en-cerrada no domingo (29), naPraça Maria Aragão.

Com o tema “FerreiraGullar e a assistência em saú-de mental: uma polêmicaatual”, os debatedores expu-seram seus pontos de vistasobre a questão envolvendoo poeta e escritor maranhen-se. Segundo Cláudia Duar-te, há cerca de dois mesesFerreira Gullar concedeu en-trevista a uma revista de cir-culação nacional onde con-tou as dificuldades enfrenta-

das por sua família na bus-ca de tratamento para doisfilhos seus, ambos portado-res de transtornos mentais.

As declarações do poeta,segundo ela, caíram comouma bomba sobre as autori-dades de saúde e profissio-nais da área. Durante o deba-te, a diretora do Nina Rodri-gues enfatizou que passadaa euforia inicial, levantada pelapolêmica, o momento agora éde lutar pela efetivação deações e conquistas para aspessoas assistidas pela políti-ca de atenção à saúde mental.

“Se a política ainda nãofoi implementada por com-pleto não quer dizer que nãopresta ou está equivocada.Não estou aqui para defen-der ou acusar a política desaúde mental, mas achoque precisamos deixar essadiscussão de lado paraavançarmos nessa área”,destacou Cláudia Duarte.

A chefe do Departamento de Saúde Mental,Claudia Duarte, fala sobre transtornos mentais

Francisco de Paula

Novo perfil da epidemia de Aids desmobiliza prevençãoA melhora dos dados so-

bre Aids e a maior expectativade vida para quem tem a do-ença prejudica o trabalho deprevenção, na avaliação deentidades e especialistas queatuam com prevenção e trata-mento dos pacientes com HIV.

Para os especialistas noassunto, o mais importantepara combater a doença -nesta terça-feira (1º) é co-memorado o Dia Mundial deLuta contra a Aids - é man-ter o trabalho de prevenção.

Duas pesquisas apresen-tadas nesta semana trouxeram

dados positivos. Dados do Pro-grama Conjunto das NaçõesUnidas sobre HIV/Aids (Unai-ds) mostraram que entre 2000e 2008, o número de novas in-fecções caiu 17%. Segundo oórgão, as pessoas com Aidsestão vivendo mais e cada vezmenos gente adquire o vírus.

Outro levantamento, oBoletim Epidemiológico Aids/DST 2009, do Ministério daSaúde, mostrou que o núme-ro de casos caiu nos gran-des centros urbanos - embo-ra tenha ocorrido um cresci-mento nas cidades pequenas.

Para a coordenadora deprojetos da Sociedade VivaCazuza, Christina Moreira, osjovens são os mais vulnerá-veis a novas infecções, masdescuidam da prevenção.

“Diariamente jovens inici-am sua vida sexual e muitosdeles sem qualquer cuidadocom prevenção de DSTs (Do-enças Sexualmente Transmis-síveis) e Aids. Isso faz com quevenham a ser mais vulneráveispara os novos casos de infec-ção. (...) Eles não viram o es-trago que a Aids fez nos anos80 e 90. Acham que a Aids é

um problema resolvido, soluci-onado, e se forem contamina-dos, é só tomar um remedinho.”

Coordenadora da área deprevenção da Associaçãopara Prevenção e Tratamentoda Aids (APTA) - entidadecom apoio da Unesco, Tere-zinha Pinto concorda e avaliaque no Brasil há um "cansa-ço" do uso do preservativo porparte dos jovens. "A impres-são que se tem é que essageração que não viu o boomda Aids banalizou essa ques-tão. (...) Não se tem a ideiado que significa o tratamento."

Page 6: EDIÇÃO DO DIA 2/12/2009

GERAL6SÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA,, QUARTA-FEIRA,, QUARTA-FEIRA,, QUARTA-FEIRA,, QUARTA-FEIRA, 22222 DE DE DE DE DE DEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009

O QUARTO PODERwww.oquartopoder.com

O corte e o penteado são essenciais para se terum impacto no estilo. O corte certo vai ressaltar omelhor do seu rosto, porém um erro pode ser desas-troso para o visual.

Um dos melhores truques é saber combinar o pen-teado com o formato do rosto. Acerte no seu cortebaseando-se nas dicas abaixo:

Rosto quadrado: vai bem com penteados volu-mosos com cachos soltos e naturais, em cortes com-pridos. Evite o cabelo muito liso e grudado na caraporque acentua o formato mais "duro" do rosto.

Rosto redondo: o objetivo é esconder as curvas,por isso o penteado liso e com pouco volume está aseu favor. O cabelo longo é o mais indicado. Se quiserum cabelo curto, o melhor é que ele não tenha volume.

Rosto alongado: é preciso dar volume à zona maxi-lar. O cabelo de comprimento médio é o mais adequado.Escolha um corte que dê um ar mais fresco, descansado.

Rosto em formato de coração: se tiver o queixopequeno, pode equilibrá-lo com franja e cabelo naaltura dos ombros. Um pouco de ondulação dará maismovimento ao corte.

Rosto triangular: o cabelo curto com movimentoé o mais indicado para esse tipo de rosto, mas sepreferir o cabelo comprido, deixe no máximo até aaltura do ombro e use franja de lado.

Rosto ovalado: o rosto oval é um pouco mais lar-go na altura das bochechas e se estreita em direçãoao queixo. O volume é perfeito para esse tipo de ros-to. Cai bem com cabelos compridos ou curtos e podeser usado com franjas.

Rosto diamante: mandíbula pequena e maçã dorosto proeminente são características desse tipo derosto. O que mais se destaca são as bochechas. Oscortes retos na altura dos ombros são ótimos; oscortes médios apresentarão melhores resultados.Nunca use penteados carregados demais.

Rosto pêra: se tem maçãs do rosto ressaltadas equeixo triangular, esse é o seu formato de rosto. Oque mais chama a atenção é a região média do rosto,por isso deve-se acrescentar volume na parte superi-or do penteado com mechas de diferentes tamanhos,mas que não caiam sobre as bochechas.

Melhor corte de cabelopara cada tipo de rosto

Por Luiz Moreno

Sá Cavalcante lança Shopping da Ilha

Com direito a um animado show do cantor JorgeBen Jor, o Grupo Sá Cavalcante recebeu cercade mil convidados na festa de apresentação oficial do mega projeto do Shopping da Ilha, que

vai contemplar a cidade com um complexo multiuso – alémdo maior e mais moderno Shopping Center, terá aindaprédios residenciais e comerciais.

Detalhe que confirma o sucesso do empreendimento: Onovo Shopping da Ilha já está 70% comercializado e terá lojasâncoras importantes e inéditas na cidade, a exemplo da megarede de decoração Etna e da multimarcas esportiva Centauro.O evento de lançamento aconteceu no Hotel Pestana e teve comoanfitriões os empresários Walter Cavalcante Jr., fundador do Grupojuntamente com os filhos e executivos Leonardo, Victor e Walter.

O fundador do Grupo Sá Cavalcante,Walter Jr. com a esposa Elizabeth

Walter Jr. com os filhos Leonardo e Victor de Sá Cavalcanterecebendo os executivos do Banco do Nordeste,

agente financiador desse mega projeto

O cantor Jorge Ben Jor que deu um showde animação e descontração no evento

O casal José Dominguez Neto e Danielle Vieiracom executivos da Petrobras

As jornalistas Shirley Freire e Evelyne Cunha

O casal Everardo e Teresa Silveira

Os franqueados da Florense Ernando e Ramon Cavalcante

Toda a simpatia da jornalista eapresentadora de TV Mônica Moreira Lima

Papito Netiar

Fotos: Danielle Vieira

Papito Netiar

Page 7: EDIÇÃO DO DIA 2/12/2009

Áries21/3 a 20/4É hora de somar forças

com as pessoas que tenhamas mesmas afinidades e ob-jetivos que você. A fase é dasmais promissoras nos relaci-onamentos.

Touro21/4 a 20/5O esquecimento e a de-

satenção podem te causarproblemas. É hora de se apro-fundar nos assuntos que maisinteressam.

Gêmeos21/5 a 20/6Não deixe o medo das

coisas desconhecidas cres-cer. Bom astral para trocaridéias e incluir alguém emseus planos de vida.

Câncer21/6 a 21/7Poderá pecar pela falta

de objetividade, mas, poroutro lado, conseguirá re-verter a situação se souberagir sem se expor.

Leão22/7 a 22/8Sentirá desejo de se

destacar no trabalho e terásorte em contratos e acordos.Hoje, você estará mais sensí-vel às necessidades alheias.

Virgem23/8 a 22/9Atenção, pois apesar de

começar o dia com muita sen-sibilidade, as impressõescaptadas podem não ser tãoprecisas.

Libra23/9 a 22/10Hoje, poderá se distrair

facilmente e fugir dos proble-mas será uma válvula de es-cape! O astral garante êxitocom atividades mentais.

Escorpião23/10 a 21/11Talvez, sinta uma certa

tensão entre suas priorida-des e os interesses alhei-os. Alguém da família podeprecisar da sua ajuda.

Sagitário22/11 a 21/12Tenha mais objetividade

e saiba aonde quer chegarpara que os ventos te favo-reçam. Trabalho em equipetrará bons resultados.

Capricórnio22/12 a 20/1A vida profissional está

bem-amparada, porém, vocêestará mais confortável ao agirsem se expor. O romance re-quer mais discrição hoje.

Aquário21/1 a 19/2Netuno vai aguçar a sua sen-

sibilidade, principalmente, emrelação à família ou questões queenvolvam a sua intimidade.

Peixes20/2 a 20/3Se tiver dúvidas, é me-

lhor não tomar nenhuma de-cisão. Você corre o risco dese decepcionar com alguémdo seu convívio hoje.

Dafne aceita voltar para Gabriel. Clô pressiona Tadeu a secasar e ele cede. Cléo exige que Cássio seja demitido. Jac-ques expulsa Mercedes da mansão e ela vai pedir abrigo aFrederico. Gabriel se reconcilia com Denis. Dafne volta paracasa e Anita comemora. Ivonete conta com o apoio de Socor-ro para reatar com Fabiano. Anita confidencia a Dafne que temmedo que seu filho nasça com deficiência visual. Jacquesconsidera tirar Frederico da presidência da empresa. Vicen-te resolve sair de casa. Amarilys demonstra gratidão a Cás-sio e promete protegê-lo no emprego. Pelópidas surge nabutique e pede que Cléo o ajude a se vingar de Judith. Jac-ques diz a Piedade que precisa de Frederico para descobrirquem foi o mandante do acidente de seu filho. Dirce não aceitahospedar Mercedes na pensão e Adenor lhe oferece um quartoem sua casa. Téo comenta que vai encontrar Vanessa e Bi-anca aprova. Amarilys procura Dafne para definir a situaçãode Cássio na butique. Tadeu conta para a família que irá secasar. Dafne promove a paz entre Cléo e Amarilys. Andrécelebra com Cássio e Léa o desfecho do namoro com Cléo.Ivonete, pensando no dinheiro, aceita hospedar Mercedes.Denis volta a procurar uma namorada pela internet.

Caras & Bocas

Cama de GatoGustavo tenta revidar, mas Rose grita para impedi-lo.

Tião fica irritado quando seus filhos defendem Gustavo ediz que não vai embora. Mari encontra Débora e os capan-gas de Roberto soltam a menina e fogem. Os segurançasda loja não conseguem pegá-los e Mari fica frustrada. Elavai abraçar Débora, mas Verônica se adianta e conforta aenteada. A vilã finge espanto ao saber o que aconteceu eMari fica furiosa. A ex-assistente tenta levar Débora paracasa, mas a menina se recusa e fica ao lado de Verônica.Ferdinando e Julieta analisam o recibo que encontraram eacreditam que homem que recebeu o dinheiro sumiu comGustavo. Alcino tenta persuadir Leda, mas ela não lhe dá aten-ção. O empresário joga vinho no vestido da fotógrafa, que ficafuriosa. Alcino vai atrás de Leda no banheiro e fica espantadocom seus comentários. Ele arrasta Leda para fora da galeriade arte, deixando o dono atônito com o ocorrido. Sofia choraao sair da casa de Davi e ele vai atrás da esposa. Rose desa-bafa e conta para os filhos tudo que Tião lhe aprontou. Gusta-vo aproveita e conta para as crianças que os dois estão jun-tos. Tião fica desolado ao ver que seus filhos ficaram felizescom a notícia. Verônica e Débora chegam em casa e a vilã sedespede de Mari, que dá seu cartão para a filha de Alcino.

Eunice vai ao CIP e pergunta a Homero se ele fez algumdepósito em sua conta. Cauã comenta com Irani que vai sairpara pescar. Mãe e filho se abraçam. Eunice entra na sala deRubens com a caixa de Maria Célia. A megera pergunta porque a caixa estava com Renata. Irani vai à delegacia levar mar-mita para Ulisses. Ao abrir a caixa de Maria Célia, Rubens ficaemocionado. Eunice se irrita. Irani vai à cela de Ulisses. Elaconta que a polícia internacional vai interrogá-lo outra vez. Ulis-ses pede para Irani informar Homero. Eliana e Yasmin chegamao hospital. Rita diz que o quadro de Fabrício está estabilizado.Irani discute com o carcereiro que comeu a marmita de Ulisses.

Vende-se um Véu de Noiva

Resumo das Novelas

Viver a VidaDora dá um presente para Rafaela, que fica muito feliz.

Suzana tenta seduzir Jorge, mas ele diz que ama Luciana.Marcos e Helena jantam e brindam à felicidade. Regina jantacom Renata, que começa a chorar com pena de si mesma.Ricardo chega à casa de Tomie e implica com Ellen, que vaiembora irritada. Ariane tenta convencer Ellen a reatar comRicardo. Miguel e Jorge conversam sobre o tratamento deLuciana. Larissa consegue colocar Luciana sentada na beirada cama e deixa Jorge, Miguel, Marcos e Tereza emociona-dos. Bruno e Felipe chegam ao Rio de Janeiro.

7TELEVISÃOO QUARTO PODERwww.oquartopoder.com SÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍSSÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 , QUARTA-FEIRA, 2 , QUARTA-FEIRA, 2 , QUARTA-FEIRA, 2 , QUARTA-FEIRA, 2 DE DE DE DE DE DEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRODEZEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009

MalhaçãoSerjão chega para dar

aula e é recepcionado pelaalunas com presentes. Eleagradece Maria Cláudia, aosaber que ela foi a respon-sável por sua volta. Os paisdos alunos pedem que amáquina de preservativosseja retirada do colégio. Li-vramento sugere um debatecom pais, alunos, professo-res e funcionários para resol-ver a questão. Cristiana vaifalar com Bernardo ao vê-losozinho, mas ele não acre-dita na solidariedade dela.Juju chama Samira para ir aoRocket no final da tarde. Biae Tati ficam preocupadasquando Beto conta queBernardo falou bem deRita. Zuleide se preocupacom as contas do mês edecide pedir para Jotapege Juju procurem mais ummorador para o Himalaia.Tati vai falar com Bernardoe fica irritada ao ver Bia comele. Maria Cláudia mostrapara Juju a gravação que fezdas pessoas retirando pre-servativos. Ela deixa a mo-chila aberta e não percebequando a filmadora cai narecepção do colégio.

Tereza diz a Marcosque sabe de seufilho bastardo

Camila Rodrigues:'Ainda não assinei o divórcio’

A história do filhobastardo de Marcos (JoséMayer) em “Viver a vida” vaivoltar à tona nos próximoscapítulos. E quem tocaráno assunto será Tereza

(Lília Cabral): ela vai jogarna cara do ex-marido quesabe que ele abandonouum filho — nenhum dos

dois imagina que se trata deBruno (Thiago Lacerda). A

conversa ocorre na cobertu-ra do empresário, onde

Tereza chega sem avisar,para falar da relação de

Luciana com a madrasta.Tereza aproveita para

mostrar todo o seu ciúmeda gravidez de Helena:

“Minha preocupação é quea família venha a se

envolver com esse seunovo filho e ele passe a ser

o ‘ai, Jesus’ de todomundo”. Ela continua,negando que esteja

enciumada, mas logo voltasua mira para Helena.

“Pensei que tivesse tidouma crise de consciência eacabado com esse casa-mento de fachada. Estouvendo o desastre que ela

vai ser na sua vida. E essefilho vai ser apenas maisum que você vai abando-nar”, diz ela. “Sei muitobem do filho que você

nunca mais viu. Conheçoessa história muito mais

do que você imagina”.

Nóticias da semanapassada davam contade que Camila Rodri-gues estava prestes a

oficializar sua separa-ção do ator Bruno

Gagliasso para que eleficasse livre para

futuros compromissos.A atriz falou sobre o

assunto durante ainauguração da tercei-

ra loja do tatuadorKiko Tattoo no Rio.

“Não tenho proble-ma de falar sobre isso.

Ainda não assinei odivórcio, mas não

tenho problema ne-nhum com isso. Até

porque já fazem doisanos que não estamos

mais juntos”, disse ela.

Flávia Alessandra mostra o corpãoe diz: ‘Doce só no fim de semana’

FláviaAlessandra está

mesmo comtudo. Além de

estampar a capada “Playboy”em dezembro,ela mostra ocorpão e falasobre a boa

forma na revista“Shape” do

mesmo mês. Osegredo da

atriz? Doces sónos finais de

semana, mas sebater aquelavontade: “O

leite condensa-do é para

quando eu digo‘eu mereço’”,

brinca.

Nivea Stelmannexibe suaboa forma

A atriz Nivea Stelmann, conta que perdeu trêsquilos em menos de dois meses. A Kátia de“Cama de gato” apelou à “dieta do trabalho”,digamos assim, para afinar ainda mais. “Estreeidois personagens (na trama das seis e no tea-tro) quase que simultaneamente. Uma semanadepois de ter feito a minha primeira apresenta-ção, comecei a gravar a novela. Sem contar queensaiar gasta energia. Ainda mais sendo um mu-sical, que a gente dança o tempo todo.”

Page 8: EDIÇÃO DO DIA 2/12/2009

SÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBROSÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBROSÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBROSÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBROSÃO LUÍS, QUARTA-FEIRA, 2 DE DEZEMBRO DE 2009DE 2009DE 2009DE 2009DE 20098POLÍCIA O QUARTO PODER

www.oquartopoder.com

Libertado preso queaguardava julgamentohá mais de dois anos

Na primeira semana detrabalhos coletivos do II Muti-rão Carcerário do Maranhão,os juízes expediram alvarásde soltura para mais de 50presos provisórios que aguar-davam a sentença. Em maisda metade dos casos foiconstatada alguma irregula-ridade, segundo informaçãoda coordenação do mutirão.

As onze varas criminaisda comarca de São Luis en-caminharam, até sexta-feira(27), 182 processos de pre-sos provisórios à secretariado mutirão carcerário, noFórum de São Luís. De 87processos revisados até estasegunda-feira (30), 51 resul-taram na expedição de alva-rás de soltura em função deexcesso de prazo na conclu-são da instrução criminal.

Segundo o juiz auxiliar doConselho Nacional de Justi-ça (CNJ), Roberto Lemos, es-sas situações demonstram fla-grante descumprimento às leisprocessuais penais e, acimadelas, do art. 5º da Constitui-ção Federal, que assegura osdireitos e garantias fundamen-tais dos cidadãos.

“Isso é intolerável, poistodos devem ter o direito àrazoável duração do proces-so garantido. A Constituiçãotambém prevê a necessida-de de adoção de meios quegarantam a celeridade na tra-mitação processual”.

Segundo o juiz David Mo-rais Meneses, auxiliar do mu-tirão, “não se pode admitir

que, em um Estado Demo-crático de Direito, um cidadãofique preso preventivamentepor mais de um ano sem con-clusão da instrução criminal”.

Dentre tudo o que foi ana-lisado, os juízes, promotorese defensores averiguaram asituação de réus que estavampresos há mais de dois anose meio, à espera de julgamen-to. Esse tempo representamais do que a pena total devários crimes de contravençãoprevistos no Código Penal.

SOLTURA - Esse foi ocaso de A.M.S., preso em fla-grante em 26 de abril de 2007por crime de homicídio e queaté o momento seu proces-so ainda não foi incluído napauta para julgamento peloTribunal do Júri Popular. Eleteve alvará de soltura expedi-do e já cumprido.

Outro caso é o do réu A.C. S. V., preso preventiva-mente em 27 de setembro de2008. Ele aguarda julgamen-to há mais de um ano pelocrime de roubo com empre-go de arma. Sem a instruçãoprocessual concluída, a au-diência estava marcada so-mente para março de 2010.

As atividades coletivas,que iniciaram na capital em17 de novembro último,prosseguirão em todo o Es-tado até 8 de fevereiro de2010, quando espera-seque todas as irregularidadesem processos envolvendopresos provisórios sejamsanados no estado.

Bandidos assaltam agênciado Banco do Brasil em Mirador

Dez bandidos assaltaram,na manhã desta terça-feira(1), a agência do Banco doBrasil da cidade de Mirador.Após o assalto, eles se des-locaram com reféns em umacaminhonete D-20 vermelha eoutro carro pequeno preto, emdireção ao município de Su-cupira do Norte. Logo em se-guida, eles libertaram os re-féns e abandonaram os veícu-los na entrada do estaleiro.

A polícia foi acionada etrocou tiros com os assaltan-tes. O resultado do tiroteio foia morte de dois bandidos.

Segundo informações daSecretaria de Segurança doEstado, outros dois assaltan-tes foram presos durante à

tarde. Os policiais tambémapreenderam dois fuzis e re-cuperaram parte do dinheiro.

Equipes do Grupo TáticoAéreo (GTA), Delegacia de In-vestigações Criminais (Deic), 6ª CI de São João dos Pa-tos, 11ª CI de Presidente Du-tra e 1ª CI de Colinas, até ofinal da tarde de ontem, con-tinuavam as buscas para pren-der o restante da quadrilha.

A polícia manteve o cer-co à quadrilha. Pelo menosquatro assaltantes estão es-condidos numa área de ma-tagal nas proximidades dopovoado Laranjeiras, entreos municípios de Sucupirado Norte e Pastos Bons.

A polícia conseguiu recu-

O QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERO QUARTO PODERAPOIO: JornalJornalJornalJornalJornal

Cinco presos fogem dedelegacia na Vila Palmeira

Cinco detentos fugi-ram, por volta das 4h30desta terça-feira, (1), dadelegacia de Roubos eFurtos de Veículos, lo-ca l izada no ba i r ro daVila Palmeira. Entre osfugitivos estão LeonardoMelo Vieira, LuzeniltonMuniz Cardoso, Ander-son Silva Gonçalves, Eli-omar Silva Madeira e Gil-son Cantanhede Almei-da. Apenas os detentosAlan Kardec e Lúcio An-dré Lopes Silva perma-neceram na delegacia.

De acordo com os po-l ic iais que estavam deplantão, os fugitivos serra-ram as grades de ventila-ção de uma das celas. Elespassaram para o corredore em seguida para o gaio-lão, onde a porta estavasem cadeado, facilitando afuga dos cinco, entre ossete detentos, que esta-

vam na delegacia.Um dos pol ic ia is,

identificado por Jordão,não soube explicar comoos detentos conseguiramas serras. Eles participa-ram de uma audiência,nesta segunda-feira, 30,no Tribunal de Justiça doMaranhão. Jordão disse,que no momento em queos presos retornaram,não pôde colocá-los nacela, pois estava ocupa-do com o registro de umaocorrência. Ele acreditaque não houve revista aospresos. Segundo Jordão,ele foram colocados nacela por um funcionário dosetor de limpeza da dele-gacia e que o mesmo so-fre de deficiência auditiva.

O policial aproveitoupara denunciar a faltade infraestrutura na de-legac ia de Roubos eFurtos de Veículos.

Réu é condenado à penamínima em Bacabal

O Tribunal do Júri se reu-niu na segunda-feira (30), emBacabal, para julgar AnfilóquioOliveira Fernandes Júnior. Elecometeu o crime de homicí-dio contra Domingos ReisFerreira Sousa. O fato acon-teceu no Centro da cidade, nocruzamento das ruas GetúlioVargas e Teixeira Mendes. Ocrime foi resultado de váriasdesavenças entre as partes eaconteceu na manhã do dia16 de novembro de 1997.

O julgamento foi presi-d ido pelo ju iz Rober toAbreu Soares. Na defesa do

réu, trabalhou o advogadoBento Vieira. A acusação foisustentada pelo promotorde Justiça Luiz GonzagaMartins Coelho.

O Conselho de Sentençaimputou ao réu a pena deseis anos, por homicídio pri-vilegiado. Essa pena foi re-duzida para quatro anos emrazão dos seguintes atenu-antes: boa conduta, não re-velar personalidade inclinadapara a prática de crimes e osmotivos que o levaram a co-meter o crime. A pena serácumprida em regime aberto.

perar R$ 133.900,00. O dinhei-ro estava divido em dois malo-

tes que foram abandonadospelos bandidos durante a fuga.

Policiais civis vão paralisaratividades por 48h

Os policiais civis dacapital decidiram, em as-sembleia geral no fim datarde da segunda-feira(30), por uma paralisaçãodas atividades nos dias 9e 10 de dezembro. A pa-ralisação de advertência éem repúdio à reconstru-ção das celas nas delega-cias de polícia da capital.

- Essa situação de re-torno dos presos nas de-legacias vai, praticamente,inviabilizar o trabalho deinvestigação da Polícia Ci-vil – afirmou o presidenteda Associação dos Servi-dores da Polícia Civil doEstado do Maranhão

(Aspcema), Heleudo Albi-no Moreira, em entrevis-ta ao programa Ponto Fi-nal, da rádio Mirante AM,no dia 25 de novembro.

Suspeita de sedar bebês édenunciada por 11

tentativas de homicídioO Ministério Público de

Canoas (RS) denunciou,nesta terça-feira (1º), umatécnica de enfermagem por11 tentativas de homicídiocontra recém-nascidos.

A jovem, de 25 anos, foipresa em 13 de novembrosuspeita de aplicar sedati-

vos em bebês que nasce-ram no hospital em que elatrabalhava, em Canoas. Deacordo com a polícia, fo-ram encontradas seringascom morfina na bolsa dajovem. Os crimes teriamocorrido entre os dias 5 e13 de novembro.