Edição dod ia 04/09/2012

8
PODER oquartopoder.com [email protected] Twitter - oquartopoder4# face - Jornal O Quarto Poder Orkut - O Quarto Poder Jornal Gmail - [email protected] Redes Sociais ANO 6 NÚMERO 1130 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 4 DE SETEMBRO DE 2012 PREÇO - R$ 2,00 Delegação do Maranhão embarca para disputar as Olimpíadas Escolares Esporte Com o patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel), a delegação maranhense que participará da edi- ção deste ano das Olimpíadas Escolares - categoria Infantil (de 12 a 14 anos), embarca, na madrugada desta quarta-feira (5), para a cidade de Poços de Caldas (MG). Ao todo, o Maranhão contará com uma delegação composta por 184 in- tegrantes. Neste primeiro momento, apenas os atletas que dis- putarão provas individuais embarcam. O segundo grupo, que corresponde aos participantes dos esportes coletivos, viaja somente no dia 10 para a cidade mineira. Página 5 Voltado a idosos Estão abertas até a próxima segunda- feira (10), inscrições para concurso literá- rio “Re-vivendo memórias”, da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA). Serão pre- miadas as melhores crônicas, contos e po- esias produzidos por pessoas com idade a partir dos 60 anos. O edital com o regu- lamento do concurso está disponível no sítio eletrônico da Defensoria, no endere- ço www.dpe.ma.gov.br. Página 7 Abertas inscrições para concurso literário da DPE Chaguinhas está insatisfeito com o governo Castelo A relação entre o vereador Francisco Chaguinhas (PRP) com o prefeito João Castelo (PSDB), candidato a reeleição, está bastante deteriorada. O parlamentar tem queixas inci- sivas à postura política que o governo tucano vem realizando em São Luís.Página 2 Gil Cutrim recebe apoio de todas as regiões de Ribamar Página 6 Prefeitura realiza mais um sorteio do “Minha Casa, Minha Vida São Luís” Página 3 Página 3 Reconhecimento de paternidade deve ser gratuito, diz CNJ Página 8 Onze homicídios, neste fim de semana, na região metropolitana de São Luís

description

O Quarto Poder

Transcript of Edição dod ia 04/09/2012

PODER

oquartopoder.com

[email protected] - oquartopoder4#

face - Jornal O Quarto PoderOrkut - O Quarto Poder Jornal

Gmail - [email protected]

Redes Sociais

ANO 6 NÚMERO 1130 SÃO LUÍS - MA, TERÇA-FEIRA, 4 DE SETEMBRO DE 2012 PREÇO - R$ 2,00

Delegação do Maranhão embarca paradisputar as Olimpíadas Escolares

Esporte

Com o patrocínio da Secretaria de Estado de Esporte eLazer (Sedel), a delegação maranhense que participará da edi-ção deste ano das Olimpíadas Escolares - categoria Infantil(de 12 a 14 anos), embarca, na madrugada desta quarta-feira(5), para a cidade de Poços de Caldas (MG). Ao todo, oMaranhão contará com uma delegação composta por 184 in-tegrantes. Neste primeiro momento, apenas os atletas que dis-putarão provas individuais embarcam. O segundo grupo, quecorresponde aos participantes dos esportes coletivos, viajasomente no dia 10 para a cidade mineira.Página 5

Voltado a idosos

Estão abertas até a próxima segunda-feira (10), inscrições para concurso literá-rio “Re-vivendo memórias”, da DefensoriaPública do Estado (DPE/MA). Serão pre-miadas as melhores crônicas, contos e po-esias produzidos por pessoas com idadea partir dos 60 anos. O edital com o regu-lamento do concurso está disponível nosítio eletrônico da Defensoria, no endere-ço www.dpe.ma.gov.br. Página 7

Abertas inscrições paraconcurso literário da DPE

Chaguinhas está insatisfeitocom o governo Castelo

A relação entre o vereador Francisco Chaguinhas (PRP) com o prefeito João Castelo(PSDB), candidato a reeleição, está bastante deteriorada. O parlamentar tem queixas inci-sivas à postura política que o governo tucano vem realizando em São Luís.Página 2

Gil Cutrim recebe apoio detodas as regiões de Ribamar

Página 6

Prefeitura realiza maisum sorteio do “MinhaCasa, Minha Vida São Luís”

Página 3

Página 3

Reconhecimento depaternidade deve ser

gratuito, diz CNJPágina 8

Onze homicídios, nestefim de semana, na regiãometropolitana de São Luís

2 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 4 de setembro de 2012- Geral

Blog do

Udes NetoColuna publicada simultaneamentenos jornais ATOS E FATOS e 4º PODER

Coluna escrita e editada interinamente pelo jornalista Isaías Rocha

Caminhada promove alerta contra as drogas

Chaguinhas deixa vice-liderança dogoverno alegando descontentamento

VISITA DE MARINAPropagandas eleitorais propositivas, caminhadas diárias nos

bairros de São Luis e o apoio de Marina Silva são as principaisestratégias de campanha da candidata a prefeita Eliziane Gama(PPS), que conf i rmou a presença da ex-minist ra na capi ta lmaranhense entre os dias 18 ou 20 de setembro.

BANCADA DO BATOMRose Sales (PCdoB), Barbara Soeiro (PMN), Helena Duailibe

(PMDB), Luciana Mendes (PTdoB), Eidmar Gomes (PSDB) e ClaraMoreira (PMDB), podem formar a chamada “bancada do batom” (mu-lheres vereadores) na próxima legislatura.

BATE-BOCA AO VIVOO secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel

bateu boca com o apresentador Juarez Sousa durante o programade Álvaro Luiz, na tarde dessa segunda-feira na Rádio Educadora.A polêmica foi entorno do espaço das cabines de transmissão reser-vadas aos cronistas esportistas.

TRE ‘BARRA’ ZÉ VIEIRAO Tribunal Regional Eleitoral (TRE) indeferiu, ontem, registro de can-

didatura de Zé Vieira (PR), que tenta disputar a prefeitura de Bacabal. Acandidatura de Vieira já havia sido barrada em primeiro grau. Ele tevecontas rejeitadas pelo TCU.

FLAGRANTE EM VÍDEOO prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo (PDT) foi flagrado por

um cinegrafista amador supostamente dando dinheiro a eleitores empraça pública. Adversários do pedetista dizem que ele estava com-prando votos para o seu candidato, Tim Ribeiro (PRB). Até o fecha-mento desta edição o prefeito havia sido localizado para comentar oassunto. As imagens foram postadas no YouTube.

VANTAGEM AMPLIADAO candidato do PSB, Léo Coutinho, ampliou ainda mais a vanta-

gem sobre o segundo colocado, Paulo Marinho Júnior (PMDB), nadisputa pela Prefeitura de Caxias. É o que revela pesquisa Escutecrealizada no último dia 29 de Agosto. De acordo com o instituto,Coutinho tem agora 52,5%, contra 23,3% dados a Marinho Jr. Sãoquase 30 pontos percentuais de diferença em favor do socialista.

ONIPRESENÇA NA TVA onipresença do ex-deputado Flávio Dino (PCdoB) na campa-

nha do candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC); e do ex-presiden-te Lula, no programa de Washington (PT) chegou à TV. Dino e Lulaaparecem mais nas inserções que os próprios protagonistas.

LEI PARA EDUCADORESA lei aprovada na Assembleia Legislativa, que garante o direito a

meia-entrada a professores das redes de ensino pública e privada doMaranhão em eventos culturais e de lazer mesmo que já estejamaposentados, foi sancionada pela governadora Roseana Sarney.

ONDE ELES ESTÃO?A proximidade das eleições tem tornado as sessões na Câmara

Municipal e na Assembleia Legislativa do Maranhão cada vez maisesvaziadas. As incursões de vereadores e deputadas em suas baseseleitorais, sendo candidatos, ou não, têm feito de alguns deles figurascada vez mais raras nos plenários das Casas de Leis. A falta de quorumtem viabilizado a votação das matérias mais importantes.

PRIVILEGIADOS NO PPO PP espera eleger dois vereadores. E os candidatos reclamam que

o partido tem privilegiado os candidatos Neto Maranhão. Eles já estãopreparando um ‘boicote’ contra a candidatura de Tadeu Palácio.

VERDADEIRA MARATONALíder absoluto nas pesquisas de intenção de voto no município de São

José de Ribamar, o prefeito e candidato a reeleição, Gil Cutrim (PMDB),vem promovendo, desde o início do período eleitoral, uma verdadeiramaratona de atos de campanha, nos quais recebe, diariamente, o apoioincondicional dos eleitores das mais diferentes regiões da cidade.

TROPAS EM SÃO MATEUSO pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de

tropas federais para ajudar na organização e segurança das eleiçõesmunicipais de São Mateus do Maranhão, cidade localizada a 180 quilôme-tros da capital maranhense, na microrregião do Médio Mearim. O pedi-do do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) foi aceito no último dia 31,na mesma sessão em que também foi deferido o envio de tropas parareforçar a segurança em 39 municípios do Pará.

A relação entre o verea-dor Francisco Chaguinhas(PRP) com o prefeito JoãoCastelo (PSDB), candidatoa reeleição, está bastantedeteriorada. O parlamentartem queixas incisivas à pos-tura política que o governotucano vem realizando emSão Luís.

Nesta segunda-feira (3),o vereador Chaguinhas, queé presidente regional doPRP, evitou rodeios e deudeclaração à imprensa quedimensionou o tamanho desua insatisfação com ogovernante. A revolta do par-lamentar que até ontem eravice-líder do governo é pela

falta de ações do governo naárea do São Cristovão, emSão Luís.

“Não podemos falar emmetrô de superfície, quandonós há quatro anos não te-mos um ‘tapa buraco’ poraqui. O exemplo está no SãoCristovão, bairro que tem100 anos”, atirouChaguinhas.

Insatisfeito, Chaguinhasresolveu deixar a liderançado governo na Câmara Mu-nicipal. “Quando você é vice-líder e não consegue resol-ver um tapa-buraco em suacomunidade, é melhor deixaro cargo. O negócio está des-feito”, declarou.

O Conselho Comunitáriode Segurança Pública daFialho (CONSEGFIALHO) vairealizar no próximo dia 16 desetembro, a partir das 15 ho-ras, a caminhada “FialhoSem Drogas”, com concen-tração no estacionamento daPizzaria Internacional.

A iniciativa do líder comu-nitário Herbertt Morais tem oobjetivo de despertar para agravidade de uso de drogasentre os jovens.

“Hoje em dia às drogasmovimentam todas as outrasações criminosas. É por en-tender que as drogas preci-sam ser combatidas com de-terminação, que organiza-mos mais uma caminhadapara fortalecer, ainda mais nacomunidade, a disposição

para lutar contra esse graveproblema social”, disseHerbertt Morais.

Presidente doCONSEGFIALHO, Moraisargumenta que as ações con-tra as drogas devem ser per-manente, envolvendo toda asociedade.

O trabalho de prevençãoe controle do uso das drogas,tem que serpermanente.Tanto no aspec-to educativo, evitando que osjovens chegue ao uso,e,disponibilizando,ao mesmotempo, meios de recuperaçãopara os eventuais usuários,quanto repressivo, colocandoum aparelhamento policial efi-ciente capaz de inibir o trafe-go de drogas dentro das co-munidades”, declarou.

Deputado elogia instalação decâmeras de segurança em SLO deputado Jota Pinto

(PR) ocupou a tribuna daAssembleia Legislativa nes-ta segunda-feira (3) para re-gistrar que o governo do Es-tado, por meio da Secreta-ria de Estado de SegurançaPública, começou a instalaras câmeras de segurançaem locais públicos de SãoLuis. As primeiras já funcio-nam na Lagoa da Jansen.

O parlamentar lembraque o benefício é fruto de in-dicação de sua autoria, apro-vada por unanimidade naAssembleia Legislativa nocomeço dessa legislatura, eencaminhada ao governo doEstado. No documento, Jota

Pinto pediu a instalação ime-diata das câmeras de segu-rança, para evitar casos de

violência em locais públicos.Para Jota Pinto, a ins-

talação das câmeras de

segurança deve ser feitanas avenidas, pontos turís-ticos e também em locaisestratégicos, como a entra-da e a saída de São Luísonde, segundo o Comandoda Polícia Mil i tar doMaranhão, predomina umalto índice de violência.

No pronunciamento,Jota Pinto parabenizou oGoverno do Estado pela ins-talação das câmeras de se-gurança e, também, por en-tregar grandes obras públi-cas em comemoração aos400 anos de existência dacidade de São Luís, como aAvenida Quarto Centenário,a Via Expressa.

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 4 de setembro de 2012 Geral - 3

No INSSProposta concede

a catador status desegurado especial

4º PODER PODER PODER PODER PODERDiretor Geral

Udes Cruz Filho(Licenciado)

FinanceiraRosário A.Cruz

AdministrativoCélia Lima Ferreira

JurídicoSaíle Azevêdo da Cruz

José Silva Junior

EditoraçãoCris Almeida

U.L. DA CRUZ FILHO - CNPJ: 09.406.142/0001-28 -Telefone: (98) 4141-0891 / 3229 1560 / 8129-3749

E-mai l : [email protected]

Endereço : Av. Odilo Costa Filho, N° 55, Parque. Univer-sitário – Cep 65059-810 - São Luís-MA.

A Câmara analisa o Pro-jeto de Lei 3997/12, do Se-nado, que inclui o catador dematerial reciclável como se-gurado especial da Previdên-cia Social. A proposta alteraas leis 8.212 e 8.213, ambasde 1991, que tratam da Pre-vidência Social.

Conforme as regras emvigor, a pessoa que trabalhacom coleta de lixo inclui-se nacategoria “contribuinte indivi-dual”. Ou seja, entre as pes-soas físicas que exercem porconta própria atividade econô-mica de natureza urbana,com fins lucrativos ou não.

Dessa forma, o catadorde lixo deve contribuir comalíquota de 11%, válida secontribuir sobre o salário mí-nimo. Caso o salário-de-con-tribuição seja superior aomínimo, o percentual sobepara 20% sobre a renda.

Hoje são segurados espe-ciais os pequenos produtoresrurais e os pescadores

artesanais. Eles contribuempara a Previdência com 2,3%incidentes sobre o valor bruto dacomercialização da produçãorural ou da pesca artesanal.

IgualdadeSegundo o autor da pro-

posta, senador RodrigoRollemberg (PSB-DF), o pro-jeto garantirá o princípio daigualdade no custeio daseguridade social, fazendocom que todos contribuamdentro de suas possibilida-des. “O Estado e toda a so-ciedade devem participar, deforma direta ou indireta, do fi-nanciamento da Seguridade.A equidade na participaçãodo custeio determina que olegislador estabeleça pa-drões justos e razoáveis”,observa o senador.

Rollemberg lembra queum dia de trabalho rende aoscatadores de R$ 2 a R$ 5reais, dependendo da quan-tidade e do tipo de materialque recolhem.

“Minha Casa, Minha Vida”

Prefeitura de São Luísrealiza mais um sorteio hoje

A Prefeitura de São Luís,por meio das secretariasmunicipais de Planejamentoe Desenvolvimento (Seplan)e da Criança e AssistênciaSocial (Semcas), realiza,nesta terça-feira (04), na As-sociação Atlética do Bancodo Estado do Maranhão(AABEM), na Forquilha, apartir das 9h, mais um gran-de sorteio de empreendimen-tos do Programa “MinhaCasa, Minha Vida São Luís”,em parceria com o GovernoFederal através do Ministériodas Cidades.

O sorteio tem o aval daCaixa e do Ministério dasCidades, que solicitou daPrefeitura de São Luís a indi-cação da demanda do públi-co para concluir o processode entrega das unidades daNova Aurora (1.440 unidades)e Recanto Verde (992 unida-des), que serão entregues nopróximo mês de outubro.

A portaria nº 610/2011, doMinistério das Cidades, es-tabelece alguns critérios deseleção dos candidatos,priorizando famílias residen-tes em áreas de risco, insa-lubres ou desabrigadas, famí-lias onde a mulher é respon-sável pela unidade familiar efamílias com pessoas porta-doras de deficiência. Alémdestes critérios, foram defi-nidos ainda, em Assembleiado Conselho Municipal deAssistência Social, priorida-de para as famílias com dois

ou mais dependentes com18 anos, famílias beneficia-das com o programa BolsaFamília e famílias cadastra-das no Cadúnico.

Este sorteio vai contem-plar ainda os empreendimen-tos do Minha Casa MinhaVida II, cujas obras já foraminiciadas. Fazem parte dasegunda etapa do programade habitação os empreendi-mentos Piancó (496 unida-des), Vila Maranhão I, II, III eIV (1.488 unidades), LuisBacelar I e II (1.000 unida-des), Santo Antônio (720 uni-dades) e Amendoeira (1.600unidades).

O superintendente deProjetos da Seplan, ArturThiago Costa, explicou ain-da que este sorteio vai utili-

zar a mesma base de cadas-tro, onde constam 180 milinscritos. “As pessoas quefizeram seus cadastros oupela Prefeitura, Governo doEstado ou mesmo pela Cai-xa e que ainda não foramsorteadas continuam cons-tando na base de cadastro,portanto, elas não precisamde uma nova inscrição”,enfatizou.

De acordo com a secre-tária municipal de Planeja-mento e Desenvolvimento,Maria do Amparo, dos 9.608sorteados em julho de 2011,apenas cerca de 5.500 en-tregaram a documentação eficaram aptos a receber oimóvel. “Em 2011,disponibilizamos de 8.702unidades em São Luís e sor-

teamos o correspondente a20% a mais do total de uni-dades, infelizmente muitaspessoas deixaram de com-parecer aos postos de aten-dimento montados pela Pre-feitura levando a documen-tação necessária. Com estenovo sorteio, a meta é as-segurar a entrega, aindaeste ano, de todos os em-preendimentos do MinhaCasa Minha Vida já concluí-dos”, afirmou.

Entrega– No mês de ju-nho, foram entregues todasas 1.199 casas do ConjuntoNatureza I, II e II. Além dis-so, já se encontram em fasede entrega as 247 casas e960 apartamentos do empre-endimento São José I a V,além dos apartamentos doResidencial Pitangueiras I(156 unidades), II (182 uni-dades), III (181 unidades) eIV (245 unidades), no bairroPiçarreira, em São José deRibamar.

A Prefeitura de São Luísvai montar um cronogramade atendimento para oscontemplados no novo sor-teio, que irá funcionar de 4de setembro a 21 de no-vembro, das 8h às 17h, noCentro Caxeral, na PraçaBenedito Leite.

Por dia, serão realizados200 atendimentos, seguindoa ordem dos sorteados e ain-da casos de preferência,como pessoas com deficiên-cia, idosos e gestantes.

Brasil

Reconhecimento de paternidadedeve ser gratuito, diz CNJ

A averbação do reconhe-cimento de paternidade deveser gratuita às pessoascomprovadamente pobres: éeste o conteúdo de um pro-vimento editado pelaCorregedoria Nacional deJustiça, órgão do ConselhoNacional de Justiça e publi-cado nesta segunda-feira.Essa medida visa ao incen-tivo do reconhecimento vo-luntário da paternidade, cam-panha que está sendo bas-tante divulgada em todos osestados brasileiros.

No Maranhão, o projeto“Reconhecer é Amar”, cria-do através de resolução as-sinada pelo corregedor-geralda Justiça, DesembargadorCleones Cunha, visa exata-mente ao reconhecimento depaternidade voluntário, e teminspirado muitos juízes a in-

tensificar ações dessa natu-reza em suas comarcas.

No Maranhão, segundodados do Censo Escolar de2010, aproximadamente 450mil alunos não possuem onome do pai em suas certi-dões de nascimento. NoBrasil, segundo dados doCenso escolar de 2011, exis-tem cerca de 5,5 milhões deestudantes brasileiros semo nome do pai na certidãode nascimento.

O “Reconhecer é Amar”é baseado no programa PaiPresente, do Conselho Na-cional de Justiça. Este tra-balho de reconhecimento vo-luntário de paternidade estáacontecendo em São Luis,cujo posto funciona o Fórumdo Calhau, e em comarcasdo interior do Estado, aexemplo de Açailândia, San-

ta Inês, Colinas, Zé Doca,Lago da Pedra, Olho Dáguadas Cunhas, e Paraibano.Em diversas outrascomarcas, está sendo feitoo levantamento junto às es-colas das crianças que nãotêm o nome do pai na certi-dão de nascimento. NoMaranhão, este serviço sem-pre foi oferecido gratuitamen-te à população.

GRATUIDADE - Sobre oProvimento que determina agratuidade do reconheci-mento de paternidade, eleatende a uma decisão doPlenário do CNJ, que, aojulgar um Procedimentode Controle Administrativo(PCA), entendeu que “aaverbação da paternidadereconhecida no registro denascimento integra o plexode direitos da personalidade

que conferem dignidade àpessoa humana, razão pelaqual sua gratuidade é com-plemento necessário eindissociável da gratuidadede registro civil, asseguradaconstitucionalmente aoscomprovadamente pobres,com validade em todo opaís”.

De acordo com o provi-mento, assinado pela minis-tra Eliana Calmon na últimasemana, a pobreza pode serdemonstrada por uma sim-ples declaração escrita, semnecessidade de qualquer ou-tra formalidade. Nesse caso,determina o provimento, acertidão de nascimento cor-respondente também deveser gratuita, e não deve con-ter qualquer informação queindique a fragilidade econô-mica da pessoa.

Projeto exige inclusão de pessoa com deficiência

no ensino superior

Educação

O sorteio tem o aval da Caixa e do Ministériodas Cidades, que solicitou da Prefeitura de

São Luís a indicação da demanda do público

A Câmara analisa o Pro-jeto de Lei 3533/12, do de-putado Irajá Abreu (PSD-TO), que torna obrigatóriaa matrícula de pessoascom deficiência nas insti-tuições de educação supe-rior públicas e privadas. Ointeressado deverá ter en-sino médio completo e po-derá estar sujeito, como osdemais cidadãos, às regrasdos exames de acesso aoensino superior.

Segundo a proposta, osestabelecimentos de ensinodeverão assegurar o aces-so, a permanência e o apro-veitamento dos alunos comdeficiência. Para isso, asinstituições e os sistemasde ensino terão de garantirinfraestrutura, assim comocondições técnicas e peda-gógicas para que tenhameducação de qualidade.

O projeto estabelece

que o Poder Executivo regu-lamentará a lei, designandoinstância responsável pelafiscalização e aplicação depenalidades em caso dedescumprimento das medi-das previstas. Ainda de acor-do com a proposta, as des-pesas decorrentes da apli-cação da lei correrão porconta de recursos do Orça-mento Geral da União.

DesigualdadeIrajá Abreu argumenta

que, apesar dos avanços naproteção dos direitos daspessoas com deficiência,seu acesso ao ensino supe-rior continua inexpressivo.Segundo ele, os dados dis-poníveis apontam que nãopassavam de 20 mil as ma-trículas nesse nível educa-cional de alunos com algumtipo de deficiência em 2009,em um universo de quase 6milhões de estudantes.

4 O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 4 de setembro de 2012- Variedades

Célia LimaFerreira

[email protected]

www.oquartopoder.com

Resumodas Novelas

Avenida Brasil

Amor Eterno AmorMelissa ameaça Rodrigo.Pedro acompanha Miriamaté a casa de Melissa.Clara tenta ajudar Rodri-go. Zenóbio aparece aolado de Melissa, que aca-ba ferindo Clara. Miriamcuida da irmã com a aju-da de Rodrigo. Pedroacusa Melissa para a po-lícia, e a vilã é presa. Já-qui aceita que Valdireneleve Michele para morarcom ela. Laís se entendecom William. Michele im-plora para ficar com Re-gina. Priscila tenta con-vencer Gil de que ele eLaura são apaixonadosum pelo outro. Gabi eCris estranham o cuida-do que Francisco temcom Zilda. Vanessa pro-tege Clara. Rodrigo ajudaAngélica a se acalmar.Fernando fica indignadoao saber que Melissa foia responsável pelo se-questro de seu primo. Di-mas procura Rodrigo.

Tufão não consegue disfar-çar a frustração diante deNina. Jorginho tem ciúmesao saber que Nina saiu comseu pai. Carminha vê Tufãoe Nina no restaurante e ficafuriosa. Tufão desiste de sedeclarar para Nina. Nina sesurpreende ao encontrar Jor-ginho em seu quarto. Tufãose emociona com o apoiode Ágata. Carminha exigeque Max espione a mansão.Darkson tenta alertar Tessá-lia sobre Leleco, mas elanão acredita. Max afirma aNina que está longe de Car-minha. Alexia, Noêmia eVerônica reclamam da faltade dinheiro. Ivana conta paraMax que Tufão está apaixo-nado por Nina. Débora, To-más e Paloma sugerem quesuas famílias morem juntas.Max cerca Nina no merca-do. Tufão confirma para Car-minha que ama Nina.

Rosário ajuda Inácio/Fabi-an a se tranquilizar. Sandrofica arrasado com a falta deconfiança de Penha. Gilsone Penha pensam um nooutro. Fabian fica com ciú-mes de Inácio. Conradopede para morar com Cida.Inácio mente para expulsarRosário de seu quarto. Ju-rema sugere que Gilson dêaula de surf para as crian-ças do Borralho. Sarmentoé preso e Cida se deses-pera. Inácio comenta comRomana que seu planopara fazer Rosário odiarFabian está dando certo.Gilson anuncia suas aulasde surf e Patrick se interes-sa. Rosário e Inácio/Fabi-an trocam ofensas duranteuma coletiva. Elano come-mora a prisão de Sarmen-to. Cida decide continuarapoiando o pai depois deouvir seus apelos. Gilsonbeija Penha.

HoróscopoÁries21/3 a 20/4Bom dia para investir em seus estu-dos ou fazer viagens a trabalho. En-care as dificuldades sem medo e nãoconte muito com a ajuda de terceiros.

Touro21/4 a 20/5Hoje é um dia para trabalhar semchamar atenção dos colegas. Tomeas iniciativas necessárias, mas nãoespere reconhecimento imediato.

Gêmeos21/5 a 20/6Ót imo período para começar um

por Ulrica d'Orey e Simone Ota

novo curso ou aprender coisas dife-rentes. Coloque a mente para funcio-nar e encontre soluções inteligentes.

Câncer21/6 a 21/7No campo profissional, bom dia parafazer pequenas viagens e desloca-mentos. Exerça a sua liderança sematropelar os demais.

Leão22/7 a 22/8O dia é ideal para pequenas viagenscom amigos ou colegas de trabalho.Que ta l invest i r na ampl iação deseus projetos profissionais?

Virgem23/8 a 22/9Problemas e dificuldades não estãodescartados neste dia. Conte com oapoio de outras pessoas para solu-cioná-los.

Libra23/9 a 22/10No trabalho, demonstre sua determina-ção para alcançar seus objetivos. Hoje,manter-se independente dos familiarespode causar um certo incômodo.

Escorpião23/10 a 21/11Dedique-se a aumentar os seus co-

os seus problemas. Prefira trabalharpor conta própria neste dia.

Aquár io21/1 a 19/2Você terá facil idade para aprendersobre novos assuntos. É hora de secomprometer com o seu aperfeiçoa-mento. Procure sentir prazer em suasatividades de rotina.

Peixes20/2 a 20/3Aproveite sua independência e auto-nomia para cuidar de suas ativida-des profissionais. Tome a iniciativade se aproximar das pessoas.

nhecimentos em sua área de atuaçãoprofissional. Aprenda com os outros,veja como eles realizam as suas tare-fas e tire as suas próprias conclusões.

Sagitár io22/11 a 21/12Momento favorável para formar ali-anças no campo profissional. Apro-veite a sua facil idade em aprenderpara conhecer novos métodos dedesenvolver seu trabalho.

Capricórnio22/12 a 20/1No ambiente profissional, mantenhasua autonomia e resolverá melhor

15 soluções para o cabelo

Cheias de Charme

Seja qual for o problema - excesso de volume , oleosidade, ressecamento -, estána hora de resolvê-lo de uma vez por todas. Com estes truques de especialistas,cabeleireiros e famosas, vai ficar fácil você manter o brilho e o balanço dos fios

1- Queda livreExperimente mudar a temperatura da água do ba-

nho, o xampu, o condicionador, o leave-in, o elásticode cabelo, a dieta e o ritmo acelerado no trabalho. Secontinuar perdendo mais de 100 fios por dia, procureum médico. Você pode estar com uma infecção nocouro cabeludo, disfunção na tireóide, falta de vita-mina ou até mesmo depressão. Com o diagnósti-co, é possível combater a causa.

2- Lavagem vitaminadaAlguns xampus ajudam a fortalecer os fios, evi-

tando a queda. Procure no rótulo ingredientes comobabosa, que tem ação anti-séptica, quinina e vita-minas B5 e B6, que ativam a circulação. Suges-tões: Shampoo Antiqueda, Ecologie, 15 reais, eConcentrado Revitalizante Antiqueda de Quinina,Klorane, 92 reais.

3- Pontas duplasProcure cortar o cabelo a cada 40 dias e evi-

tar processos químicos. "Além disso, desem-barace-o, ainda molhado, sempre com um pen-te, da raiz em direção às pontas para evitar aquebra", sugere a cabeleireira GleyceWuldarczki, do salão Soho Pompéia, em SãoPaulo.

4- Receita de volumeSe hoje a apresentadora Amanda Françozo tem uma bela cabeleira, deve

isso às artes de sua mãe. "Como o meu cabelo era ralinho e caía muito, elabatia no liquidificador uma folha de babosa, 1 colher de sopa de óleo de rícino,2 colheres de sopa de creme hidratante e uma ampola de vitamina A. Depois,espalhava a mistura em toda a minha cabeça, deixava agir por uns 20 minutose enxaguava. A cada 20 dias, repetia o processo. Reconheço que, graças aessa receita, meus fios são hoje fortes e brilhantes."

5- Brilho vapt-vuptA dica do cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, do M.G. Hair Design, em

São Paulo, ajudou a apresentadora Adriane Galisteu a resolver o ressecamentocausado por excesso de escova, baby-liss e chapinha. "Indiquei umahidratação a cada 15 dias com o Acqua-Oleum, Kérastase, que recupera obrilho em três minutos", ensina ele.

6- Tratamento de choqueO cabelo da atriz Leandra Leal tinha tudo para ser apagado. Cacheado,

com tendência ao ressecamento, ele recebe tintura desde que Leandra tinha14 anos. O segredo dela: uma hidratação profunda a cada dez dias no salão."Aplico nos fios da atriz os produtos da linha Repair, da Schwarzkopf. O resul-tado é imediato", revela o cabeleireiro César Renckel, do HBD Spa, no Rio deJaneiro.

7- Máscara renovadoraPara recuperar o brilho do cabelo em casa, espalhe uma máscara

hidratante, começando pelas pontas e terminando no alto da cabeça. Deixeagir de dez a 15 minutos e em seguida enxágüe bem. Sugestões: ForceDensité Creme-Gel Rénovatrice, Lancôme, 204 reais, e Super Máscara paraCabelos, OX, 13,50 reais.

8- Hidratação de última horaSe você precisa chegar impecável a um compromisso, mas não teve tem-

po de hidratar, use spray de brilho. "Dê uma secada rápida e aplique o produtoda metade do comprimento até as pontas. O ar de vitalidade vai durar até a

próxima lavagem", diz o cabeleireiro Júlio Crepaldi, do salão Galeria,em São Paulo.

9- Mais luzO cabelo da atriz Suzana Vieira é misto e perde o brilho com

facilidade. "Para mantê-lo do jeito que eu gosto, sou obrigada atrocar o xampu a cada 15 dias. Além disso, nunca passo

condicionador na raiz", revela.10- O caminho da prevenção

As empresas estão investindo em produtos antiidadepara o cabelo. Eles contêm vitamina E e óleo de uva,

que combatem os radicais livres, evitando as temi-das pontas duplas. Sugestões: Age Recharge,

Kérastase, 62 reais, e Phytocyane Xampu,Phyto, 54 reais.

11- Gotas mágicasUm reparador à base de silicone puro

resolve temporariamente o problema daspontas duplas. Pingue umas cinco go-

tas na palma das mãos, esfregue umana outra e aplique. O efeito dura até

a lavagem seguinte.12- Tesoura nas pontas

Atenção: se o problema doseu cabelo for pontas duplas,

não vale desfiar os fios com navalha. "O corte definido, com repicado leveapenas nas pontas, é o mais indicado", sugere o cabeleireiro Júlio Crepaldi.

13- Cachos sob controleQue eles arrepiam com facilidade é sabido. Mas nem todo mundo sabe

que modeladores de cachos, de preferência em forma de gel, amansam asmadeixas. "É fácil aplicar: espalhe o produto nas mãos e amasse as me-chas de baixo para cima, deixando-os secar naturalmente ou com um difusor",ensina a cabeleireira Silvinha Carvalho, do salão L'Autre Femme Coiffeurs,em São Paulo. Sugestões: HairLife Ativador de Cachos, Embelleze, 3 reais,e Creme para Pentear, da linha Cachos, Vita Derm, 22 reais.

14- Peso pesadoPara assentar o cabelo arrepiado, aposte no gel líquido com fixação

média para deixá-lo mais encorpado e pesado. "Espalhe uma pequena quan-tidade nas mãos e deslize-as do meio do comprimento até as pontas, pas-sando por último no alto da cabeça. Evite aplicar no couro cabeludo. Modelecom secador", diz Júlio Crepaldi.

15- Proteínas nos arrepiadosPara abaixar os fios, a especialista em tratamento capilar Léo Nunes, do

salão Mod's Hair Paris, em São Paulo, aconselha: "Aplique um xampu anti-resíduos, enxágüe e passe uma máscara reestruturante com fibras e prote-ínas. Coloque uma touca ou envolva em papel-alumínio e deixe o produto agirpor 15 minutos".

16- Cheio de corpoO truque é usado por dez entre dez famosas que têm cabelo curto e

querem deixá-lo um pouco mais encorpado: aplique na raiz um spray ouuma musse para dar volume aos fios. Depois, é só secar de baixo para cimasoltando as mechas com os dedos. É tiro e queda!

17- Acerte no corteQuem tem cabelo fino e longo deve desfiar totalmente os fios com a

tesoura, de cima para baixo, em um ângulo de 45 graus. "Isso evita que seformem degraus e que o rabo-de-cavalo fique murcho, por exemplo", afirma ocabeleireiro Toninho Alves, do salão Lay Out, em São Paulo.

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 4 de setembro de 2012 Cidade e Esportes - 5

Técnico Tite prometeseriedade no Brasileirão

Futebol Seleção BrasileiraApesar de desfalque,

Muricy torce por sucesso de Arouca na Seleção

Além de Neymar e Pau-lo Henrique Ganso, o Santosterá um terceiro desfalquesignificativo para os jogoscontra Fluminense (quinta-feira, no Engenhão) e SãoPaulo (domingo, na VilaBelmiro), pelas 22ª e 23ª roda-das do Brasileirão,respectivaente: Arouca. Talqual o camisa 11, o volante vaidefender a seleção brasileiranos amistosos contra África doSul (quinta, em São Paulo) eChina (dia 10, em Recife).

Apesar de lamentar aausência de Arouca - a quemconsidera o "motorzinho"santista, o técnico MuricyRamalho afirmou que está natorcida pelo sucesso do vo-lante na Seleção. O treina-dor lembrou que a convoca-ção do jogador, de 26 anos,era pedida há um bom tem-po e reconhece que a expe-riência será importante parao jogador e o próprio clube.Mas deixou um pedido à di-retoria para o próximo ano.

- Para o Santos e oArouca, é super importante(defender a Seleção). Todosestávamos pedindo a convo-cação do Arouca, ficamosmuito contentes por ele e nãotem problema. A gente tem

Depois de vencer o Atlé-tico-MG, o Corinthians inici-ará um período de cuidadofísico com alguns titulares. Aescalação para a partida con-tra o Figueirense, quarta-fei-ra, às 22h, em Florianópolis,

de por nossos jogadores parajogar e torcer para que ele vábem na Seleção - resumiuMuricy, após a derrotasantista para o Sport, emRecife, por 2 a 1, pela 21ªrodada do Brasileirão.

- Não temos um jogadorno elenco parecido com ele(Arouca). Ele é nosso"motorzinho", que arma asjogadas para o Ganso, e quetambém não teremos (paraenfrentar Flu e São Paulo).Até por isso, temos de arru-mar jogadores parecidos comele para o próximo ano. As-sim, não sentiremos tanto afalta - emendou o treinador.

Sem o jogador, MuricyRamalho tem apenas trêsopções para o setor: EwertonPáscoa (zagueiro de ofício,mas que já atuou como vo-lante no Brasileiro), Alan San-tos e Leandrinho - que é meiade origem, mas atuou na po-sição na edição deste ano daCopa São Paulo de Juniores.Henrique com uma lesão nopúbis e sem previsão de re-torno pelo departamento mé-dico.

Com 46 jogos na tempo-rada, Arouca é o santista quemais atuou pelo clube noano, ao lado de Durval. NoPeixe desde 2010, já dispu-tou 144 partidas, marcandodois gols. Um deles, inclusi-ve, na decisão do Paulistãodo ano passado, contra oCorinthians - o Santos ven-ceu por 2 a 1 e se sagroucampeão. O volante ainda fezparte de outros quatro títulosconquistados pelo Alvinegrodesde sua chegada (maisdois Estaduais, uma Copa doBrasil de 2010 e a Libertado-res do ano passado).

Delegação do Maranhão embarca paradisputar as Olimpíadas Escolares

Categoria Infantil

SES inaugura Centro de Atenção à Saúde

do Trabalhador

Na Vila Palmeira

Além dos jogadores quenão estiverem aptos fisica-mente, o Corinthians não teráoutros quatro atletas para apartida no Orlando Scarpelli.O goleiro Cássio e o volantePaulinho se apresentarão àseleção brasileira, enquantoo meia Ramírez e ocentroavante Guerrero foramconvocados pelos peruanos.

Com a vitória por 1 a 0sobre o Atlético-MG, oCorinthians subiu para a dé-cima posição, com 28 pon-tos, mas tem chances muitoremotas de se aproximar dabriga pelo título. Tite reconhe-ce que o Timão não estaráno topo do torneio em 2012,mas promete seriedade parapreparar a equipe visando oMundial de Clubes, marcadopara dezembro, no Japão.

- Estamos jogando pelaconsolidação da equipe. Éum novo grupo, um novoCorinthians. Precisamos nosfortalecer, passar por grandesjogos, adversidades e absor-ver. É pela alma de uma equi-pe.

passará pelas mãos do cor-po clínico. Quem estiver maisdesgastado, não jogará. Porisso, o técnico Tite prometeseriedade para não prejudicarequipes que estejam brigan-do pelas primeiras ou últimas

colocações no Brasileirão.- Em seis dias, tivemos

três jogos. Não vai para ojogo quem o departamentofísico falar que tem risco deestourar. Vamos ver númerode jogos, tempo de recupe-ração, se tem algum trauma.O detalhe só de poupar nãotem, porque respeito muitoquem está em cima ou em-baixo na tabela - afirmou.

Desde que voltou aoCorinthians, em outubro de2010, Tite sempre mostroudescontentamento com clu-bes que modificaram suasequipes em momentos dedecisão do torneio para, pos-sivelmente, prejudicar um ri-val que necessitasse de pon-tos. Agora, o treinador nãoquer que outros times se sin-tam prejudicados com asmodificações.

- Faço o que gostaria quefizessem comigo. Vamospara dentro de campo e lu-tar. O mesmo respeito mere-ce quem está em cima ouembaixo na tabela. Vamoslutar - ressaltou.

Com o patrocínio da Se-cretaria de Estado de Espor-te e Lazer (Sedel), a delega-ção maranhense que partici-pará da edição deste ano dasOlimpíadas Escolares - ca-tegoria Infantil (de 12 a 14anos), embarca, na madruga-da desta quarta-feira (5), paraa cidade de Poços de Cal-das (MG). Ao todo, oMaranhão contará com umadelegação composta por 184integrantes.

Neste primeiro momento,apenas os atletas que dispu-tarão provas individuais em-barcam. O segundo grupo,que corresponde aos partici-pantes dos esportes coleti-vos, viaja somente no dia 10para a cidade mineira.

"Estamos felizes por en-viarmos os nossos atletaspara o maior evento de es-porte estudantil do país. Te-nho certeza de que todos osnossos jovens irão represen-tar muito bem o nosso esta-do. A Sedel se orgulha empatrocinar e apoiar em todosos sentidos a delegação doMaranhão", destacou o se-cretário de Estado de Espor-te e Lazer, Joaquim Haickel.

De acordo com o secre-tário-adjunto de DesportoEducacional, Alim Maluf

Neto, a Sedel adotou todasas providências com relaçãoao transporte, alimentação ehospedagem da delegaçãomaranhense. "Estamos rea-lizando todo o possível paraque nossos atletas possamcompetir da melhor forma.Acreditamos que todo esseesforço em enviar uma dele-gação deste tamanho paraas Olimpíadas Escolares ébastante útil para o cresci-mento do esporte em nossoestado", declarou.

As disputas das Olimpí-adas Escolares começam nodia 6 e prosseguem até o dia15 deste mês. Ao todo, osmaranhenses participarão de12 modalidades. No individu-

al, os esportes serão atletis-mo, badminton, ciclismo,judô, natação, tênis de mesa,xadrez e ginástica rítmica.Nas disputas coletivas, oestado estará representadono basquetebol, futsal,handebol e voleibol. Todos osatletas foram campeões dosJogos EscolaresMaranhenses (JEMs) desteano.

Olimpíadas EscolaresMaior evento de esporte

estudantil do país, as Olim-píadas Escolares revelaram17 atletas para o Time Brasilnos Jogos Olímpicos de Lon-dres 2012. O evento, organi-zado pelo Comitê OlímpicoBrasileiro (COB) e

correalizado pelo Ministériodo Esporte desde 2005, foi oresponsável pelo surgimentode medalhistas olímpicascomo as judocas SarahMenezes e Mayra Aguiar,das finalistas olímpicasRosângela Santos e AnaClaudia Lemos, do atletismo,e do semifinalista Leonardode Deus, da natação. Alémdestes, atletas de handebol,futebol feminino e basquetederam seus primeiros pas-sos esportivos nas Olimpía-das Escolares.

Além das competições,os jovens atletas terão à suadisposição uma ampla gamade eventos paralelos às com-petições. O programasocioeducativo e culturalabrange diversas atividadesextras com o intuito de apro-ximar os jovens de todo o paísaos valores olímpicos e aoexemplo positivo da práticaesportiva.

Em Poços de Caldas2012, os jovens talentos con-tarão com uma inspiração amais. Treze atletas, incluin-do medalhistas olímpicos epan-americanos, atuarãocomo embaixadores, trans-mitindo suas experiênciaspara a nova geração do es-porte nacional.

Secretário Joaquim Haickel no momento do embarque dadelegação maranhense para as Olimpíadas Escolares de 2011

A nova sede do Centrode Referência Estadual daSaúde do Trabalhador(Cerest) foi inaugurada, namanhã desta segunda-feira(3), pelo subsecretário deEstado de Saúde (SES),José Márcio Leite, e pelosecretário-adjunto de Vigi-lância em Saúde, AlbertoCarneiro. A assistência àsaúde do trabalhador passaa funcionar na Vila Palmei-ra, ao lado do Centro de Saú-de Genésio Rêgo.

"Estou muito feliz emparticipar da inauguraçãodeste espaço, que tem todaa estrutura para referenciar ostrabalhadores para os aten-dimentos especializados desaúde", afirmou José Márcio.O público alvo são os traba-lhadores formais e informais

do setor público, privado, dacidade, do campo, aposen-tados, autônomos e desem-pregados.

O Cerest é um serviçoque tem como finalidade pro-mover a saúde, prevenir do-enças e reduzir a morbi-mor-talidade dos trabalhadoresmediante ações integradas,sobre os determinantes dosagravos decorrentes dosmodelos de desenvolvimen-to e processos produtivos,assim como implementar asnotificações. "O nosso focoé o trabalhador. Realizarcapacitações e mobiliza-ções na área de saúde dotrabalhador e dialogar comoutras instituições na defe-sa do profissional que adoe-ce no trabalho", explicouAlberto Carneiro.

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 4 de setembro de 20126 - Municípios

ImperatrizMPMA garante correto

funcionamento do CAPS IIIAs promotoras de Jus-

tiça Alline Matos Pires eEmanuella Souza de BarrosBello Peixoto, titulares da4ª e 5ª Promotorias de Jus-tiça Especializadas de Im-peratriz, realizram uma vis-toria na última quarta-feira,29, uma vistoria na sede doCentro de AtençãoPsicossocial III (CAPS III)no município. Foi verificadoque a unidade, inauguradano início de 2012, contaagora com psiquiatra duran-te 24 horas e demais pro-fissionais da área de saúde.

A presença de psiquiatrana unidade, conforme deter-minam as diretrizes da Re-forma Psiquiátrica, é resulta-do de decisão liminar proferi-da a partir de Ação Civil Pú-blica do Ministério Públicoem junho deste ano.

O MPMA vem atuando noprocesso de alteração daestrutura de tratamento desaúde mental em Imperatriz,

Gil Cutrim recebe apoio detodas as regiões de Ribamar

Procedimento de suspensão da CNHjá atingiu 738 condutores em 2012

Maranhão

Dados divulgados nestasegunda-feira (3) pelo setorde Suspensão da CarteiraNacional de habilitação(CNH) do Departamento Es-tadual de Trânsito doMaranhão (Detran-MA) reve-lam que 738 condutores es-tão com processos de ins-tauração e aplicação da pe-nalidade de suspensão dodireito de dirigir em 2012.

De acordo com os dadosforam instaurados, até agos-to, 453 processos, sendo285 já aplicados. Nos últi-mos três anos, o Detran-MAregistrou 2.032 processosreferentes a suspensão deCNH, o que implica numamédia de 678 condutores

Eleições 2012

Líder absoluto nas pes-quisas de intenção de votono município de São José deRibamar, o prefeito e candi-dato a reeleição, Gil Cutrim(PMDB), vem promovendo,desde o início do períodoeleitoral, uma verdadeira ma-ratona de atos de campa-nha, nos quais recebe, dia-riamente, o apoio incondici-onal dos eleitores das maisdiferentes regiões da cidade.

Na semana passada, sópara citar um exemplo, GilCutrim esteve em bairros daregião das Vilas; da zona ru-ral; da sede do município enas localidades da chama-da região limítrofe. Em todoseles, o prefeito e candidatoa reeleição conseguiu arras-tar centenas de eleitores,uma prova concreta da suaforça popular e política.

“Administro ouvindo opovo e junto com o povo. Mi-nha campanha, portanto, nãopoderia ser diferente. Gostode ouvir diretamente do elei-

tor a sua reivindicação. Egosto de mostrar diretamen-te a ele as minhas propos-tas para os próximos quatroanos”, afirmou Cutrim, cujacampanha tem o slogan “EuDigo SIM para Gil Cutrim 15”e já ganhou a preferência doeleitorado ribamarense.

Além do corpo-a-corpo

diário, a campanha de GilCutrim tem forte volume naInternet. O prefeito e candi-dato a reeleição tem site pró-prio de campanha(www.gilcutrim15.com.br) –onde o eleitor pode acompa-nhar suas realizações, pro-postas, notícias, agenda,dentre outras ações -- e está

presente no facebook, twittere youtube, todos com o en-dereço /votogil15.

Tais iniciativas tem cha-mado a atenção do eleitora-do, que participa ativamenteda campanha dopeemedebista, seja nas ati-vidades diárias de rua, sejaatravés da Internet.

“O prefeito Gil, além deser um gestorcompromissado e que trataa coisa pública com extre-ma transparência, estáantenado com as novastecnologias. Até neste que-sito o Gil se destaca dosoutros”, avaliou a estudanteThaís Silva, moradora dasede do município.

Gil Cutrim comanda acoligação Força PopularRibamarense, que reúne 20partidos, alguns deles dochamado campo de esquer-da, e que já se configuroucomo o maior grupo políticodestas eleições em todo oMaranhão.

o que já resultou no fecha-mento de um hospital psiqui-átrico com características demanicômio. Essareestruturação passa peloadequado funcionamento doCAPS III, que não vinha ocor-rendo pois o município nãovinha disponibilizando o cor-po técnico necessário. Des-sa forma, ressantam as pro-motoras, fica inviabilizado oserviço e o tratamento ade-quado aos pacientes comproblemas psíquicos.

Além da lotação dos pro-fissionais no CAPS III, a co-ordenação do centro tomououtras medidas administrati-vas, definindo melhor o aco-lhimento a pacientes em cri-se e o ingresso de pessoasno serviço. Na avaliação daspromotoras de justiça, apósessas medidas, a populaçãopassa a contar com um ins-trumento eficiente de acolhi-mento e tratamento de doen-ças mentais.

São LuísEscola estadual

realiza desfile emcomemoração aos 400 anos

A Unidade IntegradaMato Grosso, escola da redeestadual de ensino, localiza-da no Bairro da Forquilha,organizou, no sábado (1º),um desfile em comemoraçãoaos 400 anos de São Luís,com o Tema "Preservar é Pre-ciso", com a participação de300 alunos, que percorreramas principais ruas do bairro.

O evento foi resultado deum projeto pedagógico reali-zado durante o ano letivo,envolvendo questões relacio-nadas às praias; poetas; len-das; parques ambientais,Centro Histórico; igrejas;mercados e fontes; palácios,museus e teatros; festas edanças; artesanato; e culiná-rias de São Luís.

Para a gestora da esco-la, Vera Lúcia Cordeiro No-gueira, essa atividade foipensada e trabalha durantemuito tempo, e esse momen-

to é a culminância de váriosmeses de pesquisas e traba-lho. "Estamos contente como trabalho que foi realizado ecom tudo que pudemospesquisar e apresentar paraos moradores do nosso bair-ro. A história da cidade deSão Luís é muito rica e devesempre ser resgatada paraque os nossos jovens pos-sam ter conhecimento des-sa belíssima narrativa", co-mentou.

Desfile do Dia da RaçaNo Dia da Raça, nesta

quarta-feira (5), o Governo doEstado, por intermédio daSecretaria de Estado de Edu-cação (Seduc) vai promovero desfile estudantil em come-moração ao Dia da Raça. Oevento vai acontecer na Ave-nida Vitorino Freire (Areinha),a partir das 8h, e deve ser as-sistido por cerca 25 mil pes-soas.

Gil arrasta multidão de eleitores pelos bairros por onde passa

por ano que tiveram umcomportamento inadequadono trânsito resultante eminfrações que ensejam apenalidade de suspensão dodireito de dirigir veículos,conforme previsto no Códi-go de Trânsito Brasileiro.

“É importante que o con-dutor e o passageiro princi-palmente de moto tenhamconsciência e use o capace-te para evitar a suspensão daCNH, e principalmente, umacidente que pode, inclusive,tirar a vida”, destacou o dire-tor geral do Detran-MA, Flá-vio Trindade Jerônimo.

Dentre os comportamen-tos impróprios que podeminclusive ocasionar aciden-

tes fatais no trânsito e quegeraram infrações, os maiscometidos pelos conduto-res infratores foram: condu-zir motocicleta sem o usode capacete e conduzirmotocicleta transportandopassageiro sem capacete(art. 244 - I e II), dirigir soba influência de álcool (art.165), utilizar-se de veículospara exibir manobras peri-gosas (art. 175), além doscondutores infratores queatingem 20 pontos no perío-do de 12 meses.

PenalidadesO procedimento para

aplicação da penalidade desuspensão está disciplinadona resolução 182/2005 do

Conselho Nacional de Trân-sito (Contran). De acordocom a resolução, o procedi-mento será instaurado de-pois de finalizado o prazo dedefesa da infração e a partirdesta instauração, caberádefesa junto ao Detran-MA.Não acolhida à defesa, ounão apresentada, será apli-cada a penalidade, que ain-da caberá recurso à JuntaAdministrativa de Recursosde Infrações (Jari).

O prazo mínimo da pe-nalidade é de 30 dias e nomáximo de 12 meses. Nocaso de infratores reinciden-tes, o prazo mínimo é de seismeses e no máximo 24 me-ses.

Canal de comunicação

Ouvidoria da Segep entra em funcionamentoO Sistema de Ouvidoria

da Secretaria de Estado daGestão e Previdência (Segep)entrou em funcionamentonesta segunda-feira (3). Osecretário Fábio Gondim, aolado do subsecretário Mar-cos Fernando Jacinto e doassessor Márcio Medeiros,acompanhou o início dos tra-balhos da ouvidoria, que járecebem as primeiras mani-festações.

Além de um canal de

comunicação permanentedos servidores do órgão,aposentados e pensionistasdo Estado com a Secreta-ria, Gondim enfatizou quetodo um trabalho será reali-zado para detectar os gar-galos existentes na Segepe, assim, buscar soluçõespráticas, ágeis e eficientespara equacioná-los e,consequentemente, apri-morar processos e atitudesque assegurem a real

melhoria dos serviços pres-tados pelo órgão.

A implantação daOuvidoria do Servidor acon-tece em duas etapas, a pri-meira, já inaugurada, dáacesso aos servidores ati-vos da Segep, aposentadose pensionistas de todo oEstado. Na segunda etapa,prevista para ter início emjaneiro de 2013, o acessoserá estendido a todos osservidores públicos do go-

verno do Estado. A ouvidora da Segep,

Patrícia Camacho, ao lado desua equipe composta pelasservidoras Zulméia Monteiroe Isabela Lobato, explicouque o acesso à Ouvidoriapode ser feito no link http://ouvidoria.segep.ma.gov.br,ou diretamente na páginada Segep, onde poderãoser feitas críticas, reclama-ções, sugestões, elogios edenúncias.

Estudantes desfilam pelas ruas do Bairro da Forquilha

O QUARTO PODER - São Luís, terça-feira, 4 de setembro de 2012 Geral - 7

Obras da Escola de Músicaestarão concluídas este mês

Reforma e modernizaçãoApós 110 dias, professoresmantêm greve e sindicato

reavaliará estratégia

Educação

Abertas inscrições paraconcurso literário daDPE voltado a idosos

“Re-vivendo memórias”

O Sindicato Nacional dosDocentes das Instituições deEnsino (Andes) divulgou nes-ta segunda-feira (3) um co-municado anunciando a ma-nutenção da greve de profes-sores das universidades fe-derais, que já dura 110 dias.No entanto, o sindicato ava-lia que a a situação para areabertura das negociaçõesficou mais difícil e pede paraque novas assembleias ge-rais sejam feitas até quinta-feira (6) para definir uma de-cisão unificada de continui-dade ou não da greve.

No documento de setepáginas, o Andes destacaque a maioria dasassembleias realizadas nasuniversidades realizadas nasemana passada votou pelacontinuidade da greve mes-mo após o término do prazopara um acordo dado pelogoverno federal.

"O Comando Nacionalde Greve reafirma a continui-dade da greve e a necessi-dade de avaliação do movi-mento e da correlação de for-ças necessária aosenfrentamentos que se im-

põem, produzindo encami-nhamentos e agenda de tra-balho. Outrossim, pautar,nas próximas assembleias,a discussão dos horizontesda greve e o debate sobre asuspensão unificada da gre-ve nacional dos docentes",diz a nota.

O Andes pede para queas assembleias de professo-res das universidades e ins-titutos federais avaliem: acontinuidade da greve; se adecisão for pela suspensãodo movimento, definir quan-do as aulas serão retoma-das; analisar o projeto de leienviado ao Congresso Naci-onal para a reestruturação dacarreira docente (PL4368/2012) e propor elementospara definição das estratégi-as de ação frente à suatramitação; insistir no pedi-do de audiência com o Mi-nistro de Educação; mantera realização de atos públicospela reabertura de negocia-ção; estabelecer estratégiasjunto aos sindicatos de ser-vidores (Sinasefe e Fasubra);e unificar a participação doscomandos de greves locais.

Oficinas

Casa Abrigo oferece capacitaçãoa mulheres vítimas de violência

Em São Luís, um dos lo-cais de atendimento a vítimasfemininas de violência domés-tica é a Casa Abrigo, mantidapelo Tribunal de Justiça doMaranhão (TJMA), e que rece-be mães sob ameaça de mor-te e também seus filhos, am-bos encaminhados por órgãosde proteção, a exemplo daDelegacia da Mulher e VaraEspecial de Combate à Vio-lência Contra a Mulher. Alémdo atendimento psicossociale de saúde, a Casa oferece aelas capacitação profissionale possibilidade de trabalho erenda.

Atualmente, oito mulhe-res abrigadas participam de

oficina de tapetes iniciada nasemana passada. De acor-do com a instrutora EliudeCosta a técnica aplicada nes-sa manufatura serve paraoutros trabalhos artesanais,como os “jogos americanos”.

Para a coordenadora deprojetos especiais do TJMA,Vera Jordão, essa é uma for-ma das abrigadas geraremrenda própria, pois no perfildas vítimas é uma constantea dependência financeira docompanheiro. Esse seria omotivo pelo qual muitas ale-gam sofrer violência duranteanos e não denunciam osmaus tratos.

M.S.S há dois meses

recebe atendimento e é umadas participantes da oficina.Sua expectativa é de que oaprendizado sirva para reco-meçar a vida com os cincofilhos, depois de seresfaqueada pelo companhei-ro e ter comprometido o mo-vimento das duas pernas.Sem familiares em São Luís,afirma ter encontrado naCasa Abrigo um porto segu-ro, no momento em quemnão tinha a quem recorrer.

L.G., 30 anos, foi reco-lhida pela Casa Abrigo comtrês dos quatro filhos. Há 10anos vivia com o companhei-ro, e lembra que a vida dafamília mudou depois que elepassou a usar crack, o quelevou a brigas e agressõesrotineiras. O estopim foi veros filhos passando fome.

“Eu não trabalhava por-que ele não deixava. Depoisdas drogas, passou a não tra-balhar mais e a vender tudodentro de casa”, conta. Comrelação ao apoio recebido noabrigo, L.G. considera a ofi-cina de artesanato uma tera-pia e espera fazer bom usodo aprendizado.

SERVIÇOS – Quandochegam à Casa, as mulhe-

res recebem atendimento deassistente social, psicólogoe enfermeiro, e são encami-nhadas a serviços oferecidospela rede pública – inclusãono Programa Bolsa Famíliae emissão de documentos,entre outros.

O cronograma de ativida-des inclui educação física epalestras educativas. Estasemana, a promotora GlóriaMafra falou a elas sobre osusuários de drogas. Cursosde confecção de flores ebiscuit foram atividades ofe-recidas este ano.

CASA ABRIGO – Im-plantada em 1999, na gestãodo então presidente doTJMA, desembargador JorgeRachid, a Casa Abrigo aten-deu 621 mulheres e 1.016crianças e adolescentes atémarço de 2012.

O trabalho da Casa estávinculado à CoordenadoriaEstadual da Mulher em Situ-ação da Violência Domésticae Familiar do Tribunal de Jus-tiça, presidida peladesembargadora NelmaSarney, e que tem comomembros os juízes NelsonMoraes Rego Sara FernandaGama e Mirella Cezar Freitas.

Atualmente, as mulheres estãoaprendendo técnicas de trabalhos artesanais

Depois de passar porobras de reforma e moderni-zação a Escola de MúsicaLilah Lisboa deverá ser entre-gue este mês a estudantesprofessores e músicos. Nes-ta segunda-feira (3) a secre-tária de Estado de Cultura,Olga Simão, o adjunto deobras Civil da Secretaria deEstado de Infraestrutura(Sinfra), Aparecido Bandeira,e o diretor da escola,Raimundo Luiz Ribeiro, vis-toriaram a obra e confirma-ram a entrega do prédio prin-cipal para os próximos dias.

"Estamos avaliando oque já foi feito e acertamosdetalhes que estão faltando;em pouco tempo vamos en-tregar a escola recuperadaem condição de funciona-mento", disse a secretáriaOlga Simão, acrescentandoque a obra também inclui arecuperação paisagística dojardim que terá a configuraçãosemelhante a original. "É umaobra que está sendo feito comcuidado para ser entregue àpopulação", completou.

A secretária contou que,durante o período de obra, a

Secretaria de Estado de Cul-tura (Secma) se adequou emanteve os cursos ofereci-dos pela Lilah Lisboa nasCasas da Cultura, a exem-plo do Centro de CriatividadeOdilo Costa, filho e MuseuHistórico e Artístico.

Com a obra os prédios,tanto principal como o ane-xo, tiveram o telhado recupe-rado; as salas do mirante, dosegundo piso, bem com oauditório ganharam pintura eo piso foi recuperado. "Jáestamos em condições de

reiniciar as atividades no pré-dio principal. Uma vez con-cluída a obra nos jardins ire-mos também voltar com ossaraus, tradicionais na esco-la de música", disse o dire-tor Raimundo Ribeiro.

AnexoO prédio anexo ainda

necessita de obras, que de-vem ser concluídas a partirde um aditivo do governo.Entre os serviços pendentesestá a escadaria que dáacesso ao mirante. Pelo seumodelo atual precisa sertrocada por um mais atual oque vai possibilitar a realiza-ção dos oitos cursos que láacontecem.

O secretário-adjunto Apa-recido Bandeira explicou quea nova escadaria será ade-quada de acordo com o Ins-tituto do Patrimônio Históri-co e Artístico Nacional e coma Defesa Civil para que fiquede acordo com as normasatuais. "O investimento doGoverno do Maranhão nestaprimeira etapa da obra foi decerca de R$ 150 mil e com oaditivo iremos dar continuida-de aos serviços", contou.

Secretária Olga Simão, adjunto da Sinfra, Aparecido Bandeira, e odiretor da Escola de Música, Raimundo Luiz Ribeiro, vistoriaram a obra

Estão abertas até apróxima segunda-fei ra(10), inscrições para con-curso literário “Re-vivendomemórias”, da DefensoriaPública do Estado (DPE/MA). Serão premiadas asmelhores crônicas, contose poesias produzidos porpessoas com idade a par-tir dos 60 anos. O editalcom o regulamento doconcurso está disponívelno sí t io e letrônico daDefensoria, no endereçowww.dpe.ma.gov.br.

Tendo como parceira aAcademia Maranhense de

Letras (AML), a Defensoriapretende, com a realiza-ção do evento literário, darvisibilidade e valorizar asexpressões culturais pro-duzidas por pessoas ido-sas no Maranhão. O even-to conta, ainda, com oapoio de parceiros da RedeNacional de Proteção eDefesa da Pessoa Idosa(Renadi) e de outras insti-tuições comprometidascom a valorização e a dig-nidade da pessoa idosa.

Os vencedores serãoanunciados no dia 1º deoutubro.

ESTADO DO MARANHÃOSECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDECOMISSÃO SETORIAL DE LICITAÇÃO

AVISO DE ADIAMENTOPREGÃO ELETRÔNICO N.º 065/2012/CSL/SES/MA

PROCESSO N.º 8831/2012/SES

A Secretaria de Estado da Saúde, através de seu Pregoeiro Oficial, comu-nica que a sessão pública de licitação, objetivando a aquisição de aparelhode tomografia para implantação do Hospital Regional Mamede Trovão,marcada para as 10:00 horas (horário de Brasília), do dia 04 de setembro de2012, fica adiada para às 10:00 horas do dia 14 de setembro de 2012.

São Luís, 30 de agosto de 2012.

MAURO HENRIQUE SOUSA MUNIZPregoeiro Oficial da SES/MA

Polícia Comunitária

oquartopoder.com

8 Últimas Fones fixos: (98) 4141 0891 / 3229 1560/Celulares: (98) 9911 8325 / 8129 3749/

Fale conosco

PolíciaOnze homicídios, no

fim de semana, na regiãometropolitana de São Luís

Onze assassinatosregistrados no fim de se-mana, na região metropo-l i tana da capitalmaranhense. Um dos cor-pos que passou pelo Insti-tuto Médico Legal (IML), ode Manoel de JesusSampaio, 32 anos, assas-sinado a t i ros, na Vi laEmbratel. Além dele teve ode Josielson Pinho Perei-ra, de 23 anos. Ele foi exe-cutado em uma quitineteno Residencial Paraíso.Os suspeitos do crime sãoCarequinha, Adriano e"Zolhudo". O trio é tam-bém acusado de assassi-nar na noite deste domin-go (2), uma criança deapenas 5 anos,identificada como TalitaEmanoela Dourado, na VilaBacanga.

Segundo informações,eles estariam à procura dopai da vítima, identificadocomo Dijauto Silva Doura-do. Os bandidos subirampelo telhado da casa e ati-raram contra a garota. Oalvo deles que seria oDijauto não se encontravano interior da residência nomomento da tragédia.

Ìtalo Pablo Ferreira, de26 anos, estava em ummoto quando foi alvejadocom cinco tiros. O casoaconteceu no bairro doSacavém. Leandro AcácioSilva Santos, de 22 anos, foimorto por espancamento nobairro do Olho D´Àgua.

Anailton Ferreira Bar-bosa, de 24 anos, foi mor-to com um tiro na cabeçana Vila Isabel Cafeteira.Edilson Silva Marinho, de

Encerrada mais umaetapa do Curso Nacional

A Secretaria de Estadode Segurança Pública (SSP),por intermédio da Secretaria-Adjunta de Desenvolvimentoe Articulação Institucional(Sadai), concluiu, neste fim desemana, mais uma turma doCurso Nacional de Promotorde Polícia Comunitária(CNPPC).

O Curso é uma iniciativa

fruto de um convênio firmadoentre a SSP e a SecretariaNacional de Segurança Públi-ca (Senasp) do Ministério daJustiça. Esta foi a quarta edi-ção formada no ano de 2012.Na oportunidade, 39 profissi-onais da Segurança Públicae lideranças comunitárias deSão Luís foram formados.

De acordo com a Coor-

denação Estadual de PolíciaComunitária, com o términodesta turma, totalizam-se156 novos promotores dePolícia Comunitária formadossomente no ano de 2012.

A solenidade de encerra-mento da 4ª edição doCNPPC ocorreu no auditórioLeofredo Ramos, na sede daSSP, sendo presidida pelo

27 anos, morador do bair-ro do São Luís, foi mortocom um tiro na cabeça, emum bar na Lagoa daJansen.

O policial militar MárioJorge Lima, de 39 anos,morador do Cohatrac,lotado no oitavo batalhãoda PM, foi morto a tirosapós uma confusão comum empresário no bairro doOlho D´Água. Outra vítimada violência foi BrunoZózimo Batista, de 25anos. Ele foi morto a tirosem um bar no ParqueAraçagy. Wilton de JesusCosta Silva, de 23 anos, foimorto por arma branca. Ocrime aconteceu emTajaçuaba, zona rural deSão Luís. O comercianteEdison Pinheiro Cunha, de61 anos, foi assassinadono bairro do João de Deus.

Interior do EstadoEm Presidente Vargas,

Josenilde Oliveira, de 15anos, foi morta tiros pelocompanheiro Valdemir CruzNicácio. Segundo informa-ções, o casal estava juntohá uma semana. A jovempediu a separação que nãofoi aceito pelo acusado.Valdemir convidou a mu-lher para um passeio no rioe no meio do caminho as-sassinou a tiros enterrando-a em uma cova rosa.

O corpo foi localizadoe trazido pelos familiarespara o Instituto Médico Le-gal (IML), em São Luís,onde estão providenciandoa liberação. Valdemir foipreso por policiais milita-res e na delegacia confes-sou a autoria da barbaríe.

Em Santa InêsPolícia apreende adolescente suspeito de crimes

Alunos concludentes do Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária

secretário-adjunto de Desen-volvimento e ArticulaçãoInstitucional da SSP, que re-presentou o secretário deSegurança Pública, AluísioMendes, coronel da PolíciaMilitar Antonio Roberto dosSantos Silva.

Na ocasião do encerra-mento, foi entregue um certi-ficado de honra ao mérito ao1º tenente do Corpo de Bom-beiros Militar, Jader MendesCosta, que atualmente estána Assessoria de Planeja-mento e Assuntos Estratégi-cos da SSP, por ter concluí-do em 1º lugar o Curso deEspecialização de Gestãode Projetos realizado na Po-lícia Militar do Estado de SãoPaulo, entre os meses dejulho e agosto.

O policiamento comuni-tário é uma estratégia aplica-da ao policiamento que vemsendo adotada pelas políci-as em vários estados da Fe-deração, a fim de aproximarmais a comunidade aos ór-gãos de segurança pública,para juntos pensarem emsoluções preventivas para aredução de índices de violên-cia nas cidades.

Em São Domingos do AzeitãoPolícia Militar prende dupla por latrocínioPoliciais militares que atu-

am na cidade de São Domin-gos do Azeitão prenderam, noúltimo domingo, (2), por voltadas 15h, Valdivan Borges deSousa, 19 anos, e FirminoPereira da Silva, no povoadoSanta Teresa. Os dois sãoacusados de crime de latrocí-nio, roubo seguido de morte.

A vítima foi identificada

como Maria Rossicle Guima-rães Paiva, de 65 anos. Ocrime ocorreu, por volta das23h30, do sábado (1o), naporta da sua residência. Elesabordaram a mulher e rouba-ram a quantia de R$ 115,00e cinco frascos de colônia.Em seguida, a vítima foi mor-ta a pauladas e pedradas naregião da cabeça.

Depois de matarem a se-nhora, a dupla colocou o cor-po na sala e enrolou com acapa do sofá. O cadáver foiencontrado no dia seguinte,(2), por volta das 11hs. O de-legado regional de São Joãodos Patos, Francisco SalesTaveira de Oliveira, disse quea vítima morava sozinha e quena casa funcionava uma pe-

quena pousada e um bar.Os dois envolvidos na

morte foram presos pela Po-lícia Militar às 15h deste do-mingo (2) na casa de um de-les e foram autuados em fla-grante delito pelo delegado.Valdivan Borges de Sousa eFirmino Pereira da Silva per-manecem detidos à disposi-ção da Justiça.

Uma ação realizada porpoliciais civis da Delegaciada cidade de Santa Inês, co-ordenados pelo delegadoValter Costa, apreendeu, nodomingo (2), um adolescen-te de 15 anos, suspeito depraticar um roubo, um homi-cídio e duas tentativas dehomicídio em uma só noite.

De acordo com informa-ções da Polícia Civil, o ado-lescente roubou um celularna Avenida Castelo Branco,depois tentou vender por R$

20 reais a Klemilton MatosBarros, o ‘Bitão’, na Praçada Matriz, só que este sóquis pagar R$ 10 reais.

Ainda de acordo com aPolícia, o adolescente nãoaceitou o valor dado pelo ho-mem, daí a vítima disse queia entregar o adolescente àPolícia, pois o celular era rou-bado. Então o adolescenteteria desferido um golpe defaca no homem. A vítima foilevada ao hospital TomasMartins, onde ficará se recu-

perando dos ferimentos.Conforme informações

colhidas pela Polícia, os doisirmãos da vítima, Kleber Ro-gério Matos Barros e KlécioHenrique Matos Barros, de-cidiram fazer vingança pelofato ocorrido.

Os irmãos foram atrásdo menino e o encontraramna Rua da Petrobras. Se-gundo a Polícia, ao encontrá-lo, agarraram ele e o coloca-ram dentro de um porta-ma-las do carro, mas o adoles-

cente se soltou e esfaqueouKléber Rogério no peito, queveio a óbito no local, já KlécioHenrique ficou ferido.

Depois de algumas in-vestigações da Polícia Civilde Santa Inês, o adolescen-te foi apreendido quandochegava a sua residência, lo-calizada no Bairro SãoBernardo. O adolescenteserá trazido a São Luís,onde ficará internado emuma unidade de menoresinfratores.

Polícia Civil interroga suspeitode matar policial militar

Foi ouvido, nesta se-gunda-feira (3), pelo dele-gado Paulo Márcio, titulardo 7º Distrito Policial noTuru, o homem suspeito deser o autor do homicídioque vitimou o policial mili-tar Mário Jorge Lima Paiva,crime ocorrido no sábado(1º), no Bairro do Olhod’Água. João Batista Cos-ta Rodrigues, 30 anos, co-nhecido por João Capão, seapresentou no 7º DP nacompanhia dos advogadospara prestar depoimento.

De acordo com informa-ções do delegado PauloMárcio, em depoimento,João Batista confessou aautoria dor crime. “Em de-

poimento, ele, também,alegou que o crime foi mo-tivado devido ter se sentidoameaçado pela vítima”, re-latou o delegado. Ele foi li-berado logo após depoi-mento.

Conforme explicou odelegado Paulo Márcio, umnovo depoimento do acusa-do será tomado, ainda,esta semana, tendo em vis-ta que o mesmo estava sobo efeito de medicamentos.Segundo ele, depoimentosde outras testemunhas se-rão colhidos. “Alguns pro-cedimentos precisam serrealizados para dar conclu-são ao inquérito”, disse odelegado.