EDICAO JUNHO 2011

8
Mais um passo a caminho do Fortalecimento Comunitário Jornal ganha mais páginas e contempla outros serviços realizados na comunidade Informativo AMOSAD - Junho/Julho de 2011 - número 09 A partir deste mês, o Jornal Passo a Pas- so passará a ter mais quatro páginas com a participação de quatro instituições atuantes no bairro. Com essa edição, estamos inau- gurando um novo momento na história do Carianos, no qual a união de diversas insti- tuições trará mais informações para os mo- radores. O Jornal ampliou seu tamanho e está muito mais voltado para você. Confira: + Esporte + Esporte + Esporte + Esporte + Esporte + Religião + Religião + Religião + Religião + Religião + Educação + Educação + Educação + Educação + Educação + Comunidade + Comunidade + Comunidade + Comunidade + Comunidade Na página 4 ampliamos as in- formações sobre a comunidade, buscando cada vez mais o envolvimento dos moradores nas ações desenvolvidas pelas orga- nizações representativas do bair- ro. Nesta página você conhecerá o Projeto Garcia Esporte e Laser e terá informações sobre as ações da Associação de Moradores e Amigos do Carianos – AMOCAR. A página 5 é destinada às ações voltadas para o cultivo co- munitário da mística e da espiri- tualidade, com a participação de duas Comunidades Católicas do bairro. Confira como foi o tríduo da Semana Santa na Comunidade Católica Santa Catarina de Alexandria e, também, a Festa da Comunidade Santa Rita de Cássia em honra a sua padroeira. Página 05 Página 04 A página 6 conta com a parti- cipação do Kumon que levará a nossos leitores exercícios de por- tuguês e matemática, além de tex- tos reflexivos sobre educação e informações da unidade no Carianos. Aproveite! Página 06 Na página 7 você ficará infor- mado sobre os eventos da Esco- la A Nova Dimensão. Você encon- trará relato de mães sobre a ho- menagem feita na escola, infor- mações sobre a feira literária e como os alunos se prepararam para a Páscoa deste ano. Página 07

description

EDICAO 9 do jornal da AMOSAD

Transcript of EDICAO JUNHO 2011

Page 1: EDICAO JUNHO 2011

Mais um passo a caminho doFortalecimento ComunitárioJornal ganha mais páginas e contempla outros serviços realizados na comunidade

Informativo AMOSAD - Junho/Julho de 2011 - número 09

A partir deste mês, o Jornal Passo a Pas-so passará a ter mais quatro páginas com aparticipação de quatro instituições atuantes

no bairro. Com essa edição, estamos inau-gurando um novo momento na história doCarianos, no qual a união de diversas insti-

tuições trará mais informações para os mo-radores. O Jornal ampliou seu tamanho eestá muito mais voltado para você. Confira:

+ Esporte+ Esporte+ Esporte+ Esporte+ Esporte + Religião+ Religião+ Religião+ Religião+ Religião + Educação+ Educação+ Educação+ Educação+ Educação + Comunidade+ Comunidade+ Comunidade+ Comunidade+ Comunidade

Na página 4 ampliamos as in-formações sobre a comunidade,buscando cada vez mais oenvolvimento dos moradores nasações desenvolvidas pelas orga-nizações representativas do bair-ro. Nesta página você conheceráo Projeto Garcia Esporte e Lasere terá informações sobre as açõesda Associação de Moradores eAmigos do Carianos – AMOCAR.

A página 5 é destinada àsações voltadas para o cultivo co-munitário da mística e da espiri-tualidade, com a participação deduas Comunidades Católicas dobairro. Confira como foi o tríduo daSemana Santa na ComunidadeCatólica Santa Catarina deAlexandria e, também, a Festa daComunidade Santa Rita de Cássiaem honra a sua padroeira.

Página 05Página 04

A página 6 conta com a parti-cipação do Kumon que levará anossos leitores exercícios de por-tuguês e matemática, além de tex-tos reflexivos sobre educação einformações da unidade noCarianos. Aproveite!

Página 06

Na página 7 você ficará infor-mado sobre os eventos da Esco-la A Nova Dimensão. Você encon-trará relato de mães sobre a ho-menagem feita na escola, infor-mações sobre a feira literária ecomo os alunos se prepararampara a Páscoa deste ano.

Página 07

Page 2: EDICAO JUNHO 2011

Para seguir a AMOSAD no Twitter, acesse http://twitter.com/amosad,clique em follow (é preciso ser cadastrado no Twitter para seguir seus usuários).

No Orkut, através do endereço: http://www.orkut.com.br/M a i n #C o m m u n i t y.aspx?cmm=91418496

Acompanhe aAMOSAD na internet:

Site: www.amosad.org.br

Neste primeiro ano queestou à frente da AMOSAD,diversas pessoas pergunta-ram: por que o Carianos temduas associações de mora-dores se é um bairro só? Aresposta não é simples,mas começo falando dasinúmeras associações queexiste no bairro, além daAMOCAR e da AMOSAD,que os moradores não co-nhecem. Existem associa-ções no Jardim Califórnia,na Panaia, nos diversos se-guimentos como igrejas, clu-bes de esportes, etc. Existeaté a associação da caixad‘água que se encontra detempos em tempos numbarzinho do bairro.

A formação de uma as-sociação é fruto da neces-sidade de organização jurí-dica de um grupo de pesso-as que buscam representarcoletivamente seus interes-ses. No caso da associa-ção de moradores, sua fina-lidade é articular a luta pe-las reivindicações da popu-

De quantas Associações o Carianos precisa?lação, em busca de melhorqualidade de vida.

Nos últimos 10 anos,nosso bairro cresceu consi-deravelmente. Em 2000,éramos 3.656 moradores.Hoje, somos quase 6.000pessoas. Isso representaque temos a mesma popu-lação de 117 dos 293 muni-cípios catarinenses. A dife-rença é que nesses municí-pios há prefeitos, secretári-os, vereadores e diversasorganizações sociais e co-merciais, entre elas as as-sociações de moradores.No entanto, o Carianos nãotem nem um vereador pararepresentar esse universopopulacional.

Nesse processo de cres-cimento, o Loteamento San-tos Dumont tem se desta-cado por sua expansão. Te-mos um total de 1.640 lotes,dos quais não ocupamosnem a metade deles. So-mos o maior loteamento deFlorianópolis. Imagine aquantidade de demandas

sociais que surgem numloteamento como o nosso:são ruas para pavimentar,praças, escolas e crechespara construir, esgoto eaterros ilegais, eventos so-ciais e culturais para pro-mover, etc.

Agora eu devolvo a per-gunta: de quantas associa-ções o Carianos precisa?Minha resposta é: dequantas forem necessáriaspara atender as demandasdo crescimento constantedo bairro. Portanto, todasdevem nutrir o sentimentode pertencimento ao Caria-nos, o que fortalece, assim,as iniciativas, promove obem comum, na buscaconstante de um lugar cadavez melhor para viver.

Essa edição do jornal daAMOSAD é um exemplo con-creto que é possível criarunidade na diversidade. Exis-tem, ainda, espaços comu-nitários que devem ser valo-rizados como o CONSEG, oConselho Local de Saúde, a

ENDEREÇO:Rua Jardim Esperança, 125CEP 88047-667 - Carianos -

Florianópolis-SCTelefone: (48) 8808-8795 /

9919-1319

E-mail:[email protected]: www.amosad.org.br

DIRETORIA:Presidente

Fernando Anísio Batista

Vice-presidenteStela Elzira Côrrea

1º SecretárioAnésio Kulkamp

2º SecretárioMiriam Duarte Renault

1º TesoureiroCláudio Rodrigues

2º TesoureiroIsair da Cruz Rosa Moraes

Diretor de EventosAnísio Batista

Diretor de ComunicaçãoCláudio Vicente

CONSELHO FISCAL:Membros Titulares

Valmir Pedro MachadoRomilda Fernandes

Graziela da Silva Varella Batista

SuplentesEloisa Subtil Duarte

Alberto Carlos Correa

JORNAL DA AMOSADConselho Editorial:

Cláudio VicenteFernando BatistaTiago Cargnin

Jornalista Responsável:Zulmar Faustino

SC 01224 JP

Revisão:Tatiana Wippel

Tiragem: 3.000 exemplares

Distribuição: Carianos

Calendário - junho e julhoCalendário - junho e julhoCalendário - junho e julhoCalendário - junho e julhoCalendário - junho e julho

OpiniãoOpiniãoOpiniãoOpiniãoOpinião

APP das Creches e Escola,entre outros. Cabe a cadapessoa escolher qual é a or-ganização que mais se iden-tifica e buscar fortalecer suasações.

Fernando Anísio BatistaSociólogo e Presidente

da AMOSAD

“Temos maismoradores que

muitos municípioscatarinenses.

Precisamos deorganizações sociaisfortes que busquem

melhorias para o bairrode forma coletiva”.

Meu nome é Jorge Melo,moro na cidade de Santa Maria,RS, e gostaria de relatar o se-guinte: perdi meu pai recente-mente e, dentre os herdeiros doinventário, tenho um cunhado,Ivo Arlindo da Rocha, moradorem São Paulo, com o qual perdicompletamente o contato hámais de dez anos. Ao procurarno Google, verifiquei que seunome estava associado a umsorteio realizado em maio de2010 na AMOSAD. Entrei emcontato com o Presidente daAssociação, Sr. Fernando, peloqual fui gentilmente atendido.

Espaço do LeitorEspaço do LeitorEspaço do LeitorEspaço do LeitorEspaço do Leitor Relatei meu problema e eleprontamente me ajudou, forne-cendo contatos de parentes domeu cunhado que moravam noLoteamento.

Para se ter uma ideia, te-nho uma amiga que procuraseu irmão, que mora em SãoPaulo, há mais de 15 anos pelamesma razão que eu procura-va meu cunhado e, até hoje,ela não consegue localizá-lo.Essa amiga não teve a sortede encontrar uma associaçãoorganizada e que tem a rela-ção de seus associadosatualizados, como eu.

Agradeço à AMOSAD.Jorge Melo

2 Editorial

Evento Data Horário Local

Reunião do CONSEG06/06

2ª feira19h

Escola IldefonsoLinhares

Reunião do ConselhoLocal de Saúde

14/062ª feira

19h30 Posto de Saúde

Festa Junina25/06

sábado16h

Com. CatólicaSanta Catarina

Reunião Diretoria AMOSAD26/06

domingo18h Creche Zilda Arns

Reunião do CONSEG04/07

2ª feira19h

Escola IldefonsoLinhares

Coleta de Lixo Pesado11/07

2ª feiraCarianos

Reunião Diretoria AMOSAD31/07

domingo18h Creche Zilda Arns

Page 3: EDICAO JUNHO 2011

AMOSAD realiza Assembleia-GeralDurante o evento, lideranças da comunidade debateram as principais necessidades do bairro

Aconteceu no dia 27 deabril a Assembleia-Geral daAMOSAD, que teve comopauta: aprovação do relató-rio de atividades de 2010;aprovação da prestação decontas de 2010; construçãode uma praça no bairro; eprioridades e calendáriopara 2011.

Durante a Assembleia,os moradores debateramsobre as principais neces-sidades do bairro e surgi-ram as seguintes propostas:construção de uma praça;drenagem e pavimentaçãoda Rua do Aviador; drena-gem da Rua RaimundoStarosky; pista de caminha-da no Contorno do Estádioda Ressa-cada; construçãode calçada no Campo do In-ternacional; entre outras.

Na avaliação de Fer-nando A. Batista, presiden-te da AMOSAD, dada a im-

Comunidade em AçãoComunidade em AçãoComunidade em AçãoComunidade em AçãoComunidade em Ação

Assembleia da Associação reuniu jovens e experientes lideranças dacomunidade na sede do Núcleo de Educação Infantil Dra Zilda Arns

3Geral

portância da Assembleia,houve pouca participaçãodos moradores. Para ele,falta o fortalecimento do es-pírito comunitário e de parti-

No dia 11 de maio (quar-ta-feira), o Secretário deMeio Ambiente e Desenvol-vimento Urbano, Sr. JoséCarlos Rauen, atendeu aopedido da AMOSAD e fezuma visita à área pública

Secretário de Desenvolvimento Urbanorealiza visita o bairro do Carianos

onde será construída umapraça para o bairro.

A visita ocorreu depoisque a AMOSAD participoude uma reportagem do Jor-nal do Meio Dia da Emisso-ra de Televisão SBT. Na oca-

cipação, pois infelizmentemuitas pessoas não enten-dem a importância de teruma associação de mora-dores forte no bairro.

sião, o Secretário deu entre-vista ao vivo ao jornal e secolocou à disposição paraatender a comunidade. Pos-teriormente, foi convidadopara participar da Assem-bleia-Geral da AMOSAD, daqual não foi possível partici-par por estar em Brasília –DF. Em seguida, a Diretoriada Associação se reuniucom o Secretário na própriaSecretaria, onde foi apre-sentada a reivindicação dacomunidade para constru-ção de uma praça.

Como desdobramentodessa reunião, o Secretárioveio pessoalmente conhecera área reivindicada para cons-trução da praça e se compro-meteu em buscar formas eorçamento para construí-laainda neste ano.

No último mês, a RuaAurino de Máximo Nauck,próxima à oficina do Mar-quinho, recebeu melho-rias. A conquista é fruto daorganização dos morado-res, que, juntamente coma AMOSAD, entraram emcontato com o VereadorErádio Gonçalves para so-licitar melhorias na ruaque estava intransitável.Após uma reunião com oVereador, o pedido foi acei-

Rua Aurino Nauck recebe melhoriasto e em poucos dias a ruarecebeu aterro, serviço demáquinas, o que melhorouconsideravelmente suaqualidade.

Para Fernando A. Batis-ta, presidente da AMOSAD,“O próximo passo é reivin-dicar a pavimentação darua para acabar de umavez por todas com o sofri-mento dos moradores quepassam dificuldades emchegar a suas casas”.

O lixo mal destinado atraivetores de doenças. Porisso, a Prefeitura Municipalde Florianópolis, por meioda Comcap, recolhe resídu-os de grande volume quenão podem ser descartadosna coleta comum ou seleti-va. Essa coleta especial éfeita em todos os bairros dacidade, num dia previamen-te agendado.

No Carianos, a coletaacontecerá no dia 11 de julho(segunda-feira). Nesse dia,deposite os resíduos de gran-de volume em local acessí-vel ao caminhão da coleta.

Coleta de lixo pesado

Como deve ser a entre-ga: a) o lixo pesado deveestar disponível na rua às 7hde segunda-feira; b) o reco-lhimento pode se estenderpor alguns dias, dependen-do da produção do bairro; c)os resíduo que serão reco-lhidos são: móveis e eletro-domésticos, bicicletas, pe-daços de madeira, pneus,latas, bacios e restos depoda; d) não se deve colo-car lixo orgânico ou sanitá-rio. Outras informações pelofone 0800 643 1529 ou peloe-mail: [email protected]ário do Meio Ambiente (centro) ladeado pela diretoria da AMOSAD

Comunidade é convidada a contribuir com a coleta de lixo

Page 4: EDICAO JUNHO 2011

Fundado em 3 de maiode 1997, o Projeto GarciaEsporte e Lazer, desen-volve práticas esportivasem todos os sábados paracrianças jovens e adoles-centes de nosso bairro e co-munidades próximas. Nesseprojeto já participaram maisde 1.000 (mil) crianças, jo-vens e adolescentes.

O objetivo do projeto nãoé fazer jogadores de futebolprofissionais, mas, sim, uti-lizar o prazer do esportepraticado regularmente comjogos e competições parainibir o uso de drogas. O pro-jeto leva a frase ESPORTE:UM ADOLESCENTE LON-GE DAS DROGAS em suascamisetas.

Atualmente, três ex-alunosdo projeto estão em catego-rias de base de equipes pro-fissionais. Sabemos que paratornar-se jogador profissionalé muito difícil (estima-se quea cada 10 mil crianças queentram em escolas de fute-bol, apenas uma chegará aser profissional). Mesmo as-sim, em 2009, o Prof. RuyFernando Garcia, que dirigeo projeto, levou oito ex-alunospara o futebol amador adulto,do qual foram campeões doAMADOR NORTE DA ILHA,em 2010. O Prof. Ruy foi con-vidado a treinar a equipe doCachoeira do Córrego Gran-de, que foi vice-campeãoamador de Florianópolis elevou consigo nove ex-atletasdo Garcia Esporte & Lazer.Sendo assim, aqueles quecontinuam buscando um lu-gar ao sol devem participar,então, do futebol amador.

Jovens do time principal. Embora o objetivo não seja formar atletasprofissionais, vários jovens já foram encaminhados para clubes

4 Geral

Bairro tem Projeto voltado ao EsporteComunidade em AçãoComunidade em AçãoComunidade em AçãoComunidade em AçãoComunidade em Ação

Garcia Esporte Clube proporciona aos jovens da comunidade o prazer de jogar futebol

AMOCAR - 21 anos de trabalho pelo bairroAtuante no bairro desde

1990, a Associação de Mo-radores e Amigos doCarianos - AMOCAR já de-senvolveu diversas açõesimportantes, sempre nabusca de atender às de-mandas dos moradores.Atualmente, a AMOCARpossui um site, onde pode-mos encontrar várias rei-vindicações que a Associ-ação tem feito junto a ór-gãos públicos. Nesse site,também encontramos oPlano Diretor Participativoelaborado por nossa comu-

nidade e enviado à PMFcomo proposta de nossacomunidade. Acesse:www.amocar.com.br.

Segundo o Presidenteda Associação, Ruy Fer-nando Garcia: “o site daAMOCAR foi criado paraque a comunidade possafazer um rápido contatocom a Associação e assimtenha também um rápidoretorno”.

A Associação dispõe deum e-mail para estar sem-pre em contato com a co-munidade: amocar@

zipmail.com.br. Se você ti-ver alguma reivindicação,entre em contato conoscoque encaminharemos seupedido ou sugestão.

O bairro Carianos ne-cessita de muitas melho-rias. A AMOCAR tem comobandeira a construção de

Desde cedo, os adolescentes já participam do clube. A práticaesportiva estimula a obediência, concentração e competitividade

No mês de junho, tere-mos a COPA GARCIA DEFUTEBOL, da qual partici-parão 180 crianças e ado-lescentes com idades dis-tribuídas nas categorias sub11 anos, sub 13 anos e sub16 anos.

Para o Prof. Ruy, é fun-damental que os alunos par-ticipem de competições,pois, assim, se sentembem mais motivados e oefeito do esporte na inibiçãodo uso de drogas se tornabem maior.

Associação busca representar a comunidade juntos aos órgãos públicos

uma grande praça em fren-te ao Mercado Martins, àqual foram solicitados osseguin-tes equipamentos:pista para cooper e cami-nhada, parque para crian-ças pequenas, pista deskates, aparelhos para gi-nástica, estacionamento,

quadra polivalente e bancose mesas para um bom batepapo. Essa praça é, semdúvida, uma obra urgente,pois sem ela muitos mora-dores ainda se arriscarãocaminhando pelo acosta-mento da Av. DiomícioFreitas.

Page 5: EDICAO JUNHO 2011

Comunidade realizou Tríduo Pascal

5Geral

Comunidade Católica Santa CatarinaComunidade Católica Santa CatarinaComunidade Católica Santa CatarinaComunidade Católica Santa CatarinaComunidade Católica Santa Catarina

Realizado pela primeira vez, evento envolveu crianças, jovens e adultos nas celebraçõesA Comunidade Santa

Catarina de Alexandria, situ-ada na Rua Maria GeraldinaRamos, próximo à CrecheNEI Dra. Zilda, realizou pelaprimeira vez as celebraçõesdo triduo pascal.

Na quinta-feira santa foifeita a celebração do lava-pés, que marcou o inicio dotriduo pascal e fez memóriaao momento vivido por Je-sus Cristo. Nessa celebra-ção, houve a participação decrianças e jovens da comu-nidade, que lavaram e enxu-garam os pés de seus pais.Para todos os presentes foium momento de muita emo-ção, pois com certeza o atode lavar os pés é o mesmoque se colocar a serviço dosirmãos. Nessa mesma noi-te, ocorreu a vigília, que pro-porcionou ao fiéis um mo-mento de meditação e ado-

A Comunidade Católica doCarianos celebrou durantetodo o mês de maio a festade sua padroeira Santa Ritade Cássia. A festa, que duroutrês semanas, iniciou comuma bonita CelebraçãoEucarística com a apresen-tação dos festeiros no dia 7de maio. Em seguida, a co-munidade se confraternizoucom a deliciosa Noite daMacarronada. No sábado dodia 14 foi realizado o tradicio-nal Bingo Festivo, no qual acomunidade local se fez pre-sente. A semana que marcao dia de Santa Rita de Cássia,de 15 a 22/05, foi toda vividaem clima de festa e de ora-ção. No domingo do dia 15 demaio, fez-se a abertura daNovena de Santa Rita e as-sim foi por todos os dias dasemana, até encerrar na sex-ta-feira com uma procissão

de velas e queima de fogospara homenagear a santa.Cada dia da semana umapastoral, grupo ou movimen-to ficou responsável em pre-parar a atividade, com a pre-sença sempre animadora

dos freis carmelitas ediáconos de nossa paróquia,o que contribuiu muito paraos bons momentos de ora-ção, de reflexão sobre a vidade Santa Rita e sobre o com-promisso de mudança e se-

Igreja realiza Festa de Santa Rita de Cássia

ração sobre o sentido dapáscoa em nossas vidas.

Na Sexta-feira Santa,aconteceu a celebração daPaixão de Cristo, na qual foinarrada a agonia, a angústiade Jesus Cristo e o seu so-frimento na crucificação. Foifeita, também, uma pequenaprocissão pelas ruas de nos-so bairro onde as pessoastiveram a oportunidade departicipar e renovar sua fé.

No Sábado de Aleluia,aconteceu a maior de todasas celebrações. Em volta deuma fogueira, os presentestiveram a oportunidade delançar no fogo suas cruzesque representavam seuspecados. Logo após, houveuma seresta, que iniciou acelebração. Segundo Adria-na Luiza Batista, coordena-dora da Liturgia da Capela,“foi um momento muito bo-

nito de participação dos fi-éis, no qual tivemos a ale-gria de estar com nossacapela cheia”. Posterior-mente, todos participaramde uma confraternização.

Toda programação dotríduo teve a coordenação doFrei Tiago Evaristo e o apoiodo CPC, da Equipe deLiturgia e das demais pas-torais da comunidade.

guimento a Cristo, a exemploda padroeira.

No sábado do dia 21/5,após a Santa Missa, tive-mos a noite das barra-quinhas: uma bonita confra-ternização, na qual as pas-torais puderam oferecer ali-mentos, bebidas, doces esalgados para a comunida-de. Nossa noite ficou maisalegre com a apresentaçãoda Banda Nossa Senhorada Lapa, que fez um beloshow. Um dos momentosmais bonitos foi, sem dúvi-da, a procissão de domingode manhã (22/05), em queSanta Rita percorreu as ruasde nossa comunidade, aben-çoando o povo e levando suamensagem de amor, fé eresistência. A missa festiva,a homenagem aos festeirose o almoço comunitário en-cerraram a programação do

mês de maio.O CPC da Comunidade

do Carianos agradece aDeus pela oportunidade depoder confraternizar-se, derezar a vida e o outro, a exem-plo de Santa Rita. Agradece-mos, também, a todas aspastorais, movimentos, gru-pos, associações e festeiros,pela harmonia e união que de-monstraram ao construir e re-alizar a festa, que fortalececada vez mais a nossa co-munidade. Por fim, agradece-mos ao nosso comércio lo-cal e a Fundação FranklinCascaes pelas doações epatrocínios, que nos propor-cionaram redução dos nos-sos gastos e a continuidadede reformas e melhorias donosso salão comunitário.

Carla C. de Oliveira GuimarãesCPC Carianos - Sta Rita de Cássia

Nóis da Comunidade deSanta Catarina de Alexan-dria temus u prazer decunvidar voceis para partici-par do nosso arraíá, quesera no dia vinte e cincode junho (25/06 – sába-do), a partir das 16h.

Vamus ter várias apresen-tações: casamento na roça,quadrilha, boi de mamão, en-tre outras. Issu tudo até asvinte horas (20h). Asdispoisteremus um maravilhosobingo com várius prêmiusbouns. Vamo ter tumbém unscomis e bebis: uma deliciosacanja feita pelas titias dacuzinha e não podemos siisquece do quentão do seuAnisio que é pra lá di bom.VENHA PARTICIPAR !!!!!!!

Convite

FESTA JUNINA

Festa da padroeira da comunidade foi vivida em clima de oração e confraternização

Celebração do Lava-Pés fez memória ao momento vivido por Jesus emarcou o início do Tríduo Pascal com a participação da comunidade

Na manhã de domingo, a imagem de Santa Rita de Cássia percorreuas ruas da comunidade em procissão abençoando o povo

Comunidade Católica Santa RitaComunidade Católica Santa RitaComunidade Católica Santa RitaComunidade Católica Santa RitaComunidade Católica Santa Rita

Page 6: EDICAO JUNHO 2011

6 Geral

UNIDADE CARIANOSMATEMÁTICA E PORTUGUÊS

Fonte: www.kumon.com.br

PARABÉNS

MINHA MENSAGEMFrequentemente ouvimos crian-

ças e adolescentes se definiremcomo bons ou ruins em certas dis-ciplinas. Muitas vezes vão aceitan-do e se impondo rótulos como “souuma negação em matemática” ou,“sou um nó cego em português”.Estas rotulações autoimpostas aca-bam por limitar ainda mais o avançodo aluno, causando-lhes prejuízos deordem emocional e comportamentalao longo dos anos. Imaginemos cadaindivíduo como condores que estão

destinados a fazer enormes voos,mas agora se arrastam pela terra,carregando o peso de um fracasso.Podemos citar ainda os elefantes,que nos circos são presos por cor-das a uma pequena estaca, e nosperguntamos: por que ele não arre-benta tudo e foge? Isto não aconte-ce porque são amarrados quandoainda são bebês e então as cordaspresas à estaca são muito resisten-tes e por mais que tentem, de início,rompê-las, eles não conseguem. O

que acontece a partir daí é que se-rão presos não pelas cordas, maspelas lembranças de seus fracassosao tentar rompê-las. No Kumon aproposta é que se comece exata-mente ao contrário, ou seja, ensinan-do o aluno a romper pequenas bar-reiras e reforçando esta idéia inúme-ras vezes, até que esta memória pre-valeça sobre a idéia antiga de fracas-so, oportunizando a ele que construa,a partir daí, inúmeras histórias desucesso. Orientadora Ana Maria Guimarães

ALUNA EM DESTAQUE! Júlia Rodrigues Garcia

(MTM- C 60)Resolveu o maior número defolhas de exercícios no mês

de Abril/11 - 440 fls.PARABÉNS PELA DEDICAÇÃO!

SUPERARAM AS METAS!Guilherme dos Santos Barducco – LP – CI 50

Júlia Rodrigues Garcia - MTM – C 60

ATINGIU A META!Gladys da Costa – MTM F 200

BEM VINDA!!Manoela Guimarães Galeazzi Paz

(Benjamin Franklin - 1706 –1790 - Estadista e físico norte-americano. Foi um dos líderesda Revolução Americana, co-nhecido por suas citações e ex-periências com a eletricidade.)

Para Refletir...“Não fracassei. Encon-

trei 10.000 soluçõesque não funcionam.”

Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/cartazes/cartaz_03-ver.shtml

SOMA ZERO

Qual é a rocha mais leve que existe?Resolva a charada abaixo e descubra!

Page 7: EDICAO JUNHO 2011

7Geral

Nos caminhos da Educação...EducaçãoEducaçãoEducaçãoEducaçãoEducação

Escola à Nova Dimensão foi a primeira instituição privada da comunidade, atuando desde 1984É com grande satisfação

que a Escola À Nova Dimen-são estreia no Jornal daAmosad, com o objetivo defornecer informações e di-cas que possam contribuirno crescimento de nossacomunidade. É uma alegria,pois nossa participação emvários setores e eventos nosanima e justifica a escolacomo instituição participan-te dos direitos e deveres so-ciais da sua Comunidade.

Ser engajado na Educa-ção, cuidar e aprimorar essesetor é um prazer, pois nos-sa escola foi a 1ª instiuiçãode ensino privada do bairro,desde 1984. Conhecemos

nosso bairro como a “palmada mão”, nascemos, vive-mos e recebemos as heran-ças de sonhos de antepas-sados que aqui viveram etrabalharam pelo nosso so-cial - escolas, igrejas, servi-ços públicos e tantos ou-

tros. Queremos crescercom o bairro!

Nesta edição estamosmostrando nossos melho-res momentos do 1º Trimes-tre: os alunos brincaram,dramatizaram, cantaram,adquiriram novos conheci-mentos, reviram seus anti-gos amigos e fizeram no-vos. É o nosso coração quese abre para receber, ensi-nar e auxiliar. A Feira Literá-ria tem presença marcantetodos os anos; a Páscoa eo Coelhinho trouxeramideias promissórias de vidanova; e a homenagem àsmamães ao estilo dos anos60 foi um sucesso!

A nossa escola procuroufazer uma homenagem espe-cial às mães abrindo o mêsde maio com uma emocio-nante festa que encantou atodos. As apresentações real-mente estavam maravilhosas!Todos os alunos e os profes-sores, da Educação Infantil ao9° Ano, se dedicaram muitopara que esse momento fos-se inesquecível. Eles nos sur-

Homenagem ao Dia das Mães

No dia 20 de abril a nossaescola realizou a III Feira Lite-rária e a comemoração inter-na de Páscoa. Nossos alunostiveram um dia especial comprogramações direcionadas acada faixa etária e interesse.

Os alunos da Educação

Feira Literária e reflexão sobre a PáscoaInfantil ao 9º Ano realizaramdiversas apresentações, vi-sitaram os stands, conferi-ram as novidades em Lite-ratura Infanto-Juvenil e pu-deram adquirir livros. Ainda,os alunos do FundamentalII tiveram algumas ativida-

des direciona-das: seminári-os, palestra,Roda Literária eGincana Literá-

ria, com o lançamento doconcurso da logomarca dosJogos Escolares 2011.

Por fim, os alunos parti-ciparam de reflexões sobrea Páscoa com a participa-ção do Pastor Fabiano, noperíodo matutino, e do FreiAlexandre, no vespertino.Ambos deixaram mensa-gens sobre o significado daPáscoa, nos levaram a re-fletir sobre nossas ações ereavaliar nossas atitudes.

Foi um dia muito pra-zeroso, envolvido de ativida-des culturais e reflexivas queproporcionaram um contatomaior com a literatura e comsuas possibilidades de ex-pressão.

Evento reuniu alunos da educação infantil ao 9º ano

Diretora Miriam Sueli da Silva

A vida é assim, uma correria louca: nos desdobramos emmil para sermos mães, profissionais, donas de casa, compa-nheiras, e por ai vai... cada função dessa traz em si muitasoutras e nessa roda viva os filhos vão crescendo. De repente jáamarram seus próprios tênis, já não precisam de ajuda paraescovar os dentes, nos surpreendem a cada dia com uma novafaçanha... Porém, no meio disso tudo temos alguns momen-tos, como o de ontem [se referindo às homenagens]. Pareceque de repente o mundo para, somos só nós e nossospequeninos, e o sentimento que nos invade é o de: VALEU APENA! Foi essa a sensação maravilhosa que de novo eu expe-rimentei: a de que toda loucura simplesmente vale a pena, cadaapuro, cada noite não dormida, cada preocupação (eu sei queainda virão muitas), todas elas valem, e valerão a pena!.

Sabemos que ser mãevai além de um momento de

preendem a cada apresenta-ção e a cada trabalho realiza-do! Estão sempre se superan-do e isso é muito bom.Estamos felizes por nossosalunos! Como escreveu amãe dos alunos: João Pedro- 4º Ano e Luiz Felipe - 2º Ano,Karla C. Hermans Lima, emum e-mail enviado à escola,parabenizando a todos pelaHomenagem às Mães:

Homenagem. Ser mãe éuma dádiva diária, eterna e

sem preço. Sóquem é Mãesabe o real sig-nificado dessapalavra tão lindae sagrada. QueDeus abençoe atodas as Mães.

Crianças do infantilrealizaram apre-sentação queemocionou os paise todos os presentesao evento

Feira Literáriafaz com quedesde cedo ascrianças desper-tem o interessepela leitura

Page 8: EDICAO JUNHO 2011

8 Geral

Boca Carianos: uma equipe campeãEspaço das EntidadesEspaço das EntidadesEspaço das EntidadesEspaço das EntidadesEspaço das Entidades

Clube existe há dois anos e é um dos cinco melhores times de futebol sete de FlorianópolisO Boca Carianos surgiu

de um grupo de amigos quedesde muito cedo jogava pe-los campos de areia e barrodo loteamento SantosDumont. O que quase nin-guém sabe é que uma pri-meira tentativa de fundar aequipe aconteceu em 2005:na oportunidade, a equipeainda não tinha nome e ascores eram azul e grená.Sua fundação foi oficializa-da alguns anos depois, em1º de maio de 2009, quandoos primos Maikon e RicardoCosta deram nome e coresao sonho antigo de montaruma equipe competitivapara disputar campeonatoslocais. Surgia, então, o Clu-

be Atlético Boca Carianos,Azul e Amarelo, que seespelhava no Boca Juniorsda Argentina, a equipe maisvitoriosa das Américas, quetem como marca registradaa raça e a vibração.

Depois de uma série invic-ta de 29 partidas, a equipe foiem busca de voos mais al-tos e se lançou em uma com-petição oficial da Federaçãode Futebol Sete Society deSanta Catarina. Tornou-sevice campeã da série D daFloripaCup, maior torneio defutebol sete do sul do Brasil,o que garantiu acessos con-secutivos até chegar à sérieA da competição.

Formado na sua grande

maioria por atletas residen-tes do bairro, a equipe pos-sui um retrospecto impres-sionante, como a conquistada Sul da Ilha Cup e Recopada Ilha, torneio que mantevea equipe do Carianos no es-tadual da categoria. No anode 2010, o Boca fechou suaparticipação entre as 5 me-lhores equipes do Estado.

Atualmente, o Boca Ca-rianos joga no campeonatometropolitano e busca se fir-mar na primeira divisão domaior campeonato de fute-bol sete do sul do país, alémde se preparar incansavel-mente para uma possívelparticipação na Copa doBrasil de 2012.

A pavimentação demais um trecho da RuaSaul Silveira Penha, pelainiciativa privada, infeliz-mente visa apenas a ven-da de lotes. Sem a fiscali-zação da prefeitura e a cor-reta infraestrutura, os pro-blemas que surgirão nãoserão fácies de resolver acurto prazo, deixando paraos moradores a tarefa deresolver os problemasocasionados pela explora-ção mobiliária que não sepreocupa com a qualidadede vida no bairro.

Fatos em FotosFatos em FotosFatos em FotosFatos em FotosFatos em Fotos

No dia 12 de maio, vári-os moradores do bairroparticiparam da reporta-gem para o Jornal do MeioDia da Rede RIC Record,apresentado por Hélio Cos-ta. Na ocasião, foi relatadaa grande problemática oca-sionada pela falta de demo-lição do prédio que abriga-va o posto de saúde do bair-ro. O prédio é um verdadei-ro depósito de entulhos eserve para abrigar usuáriosde drogas, o que coloca emrisco os estudantes da Escola Es-tadual Ildefonso Linhares. A repor-tagem foi gravada após uma denún-cia de uma mãe, que relatou por e-

Antigo Posto de Saúde

mail ao apresentador que no prédioabandonado existiam usuários dedrogas que chamavam as estudan-tes para dentro do local.

Pavimentação daRua Saul Silveira Penha

Fundado em 2009, clube busca alçar voos mais altos, com aparticipação na copa do Brasil de 2012 de futebol sete