Edição n° 013

3
[email protected] - @joaoradio João Garcia FALA DO PROFESSOR Wonghon [email protected] Tomaz DIRETO DO BUNKER Schwartzhaupt [email protected] | 51 983 45645 Kadu Guaibacar VIAMÃO ( 51 3492 6100 A gente faz muito MAIS por você. Fez 25 anos, e muita gente ainda não conhece os direitos que ela garante ao cidadão. É a nossa Constituição. Foto: Divulgação/web

description

Teu Jornal

Transcript of Edição n° 013

Page 1: Edição n° 013

08 10 2013 001 013

[email protected] - @joaoradio

JoãoGarcia

FALA DO PROFESSOR

Wonghon

[email protected]

Tomaz

DIRETO DO BUNKER

Schwartzhaupt

[email protected] | 51 983 45645

Kadu

GuaibacarVIAMÃO

( 51 3492 6100

A gente faz muito MAIS por você.

Fez 25 anos, e muita gente ainda não conhece os direitos que ela garante ao cidadão. É a nossa Constituição.

Foto

: D

ivulg

ação/w

eb

Page 2: Edição n° 013

Como está o Grêmio?O Grêmio venceu o Botafogo, por 1 a 0, se no

próximo jogo vencer o Criciúma, ai pode até disparar, mas na tabela o G4 está bem próximo um do outro, com exceção é claro do Cruzeiro, que está numa situação bem confortável lá na frente.

Mas vocês querem saber minha opinião? o Grêmio não ganha do Criciúma amanhã e ai vai ter que se esforçar para vencer o próximo jogo que é contra o Fluminense, e ai sim a coisa pega preço, porque se perder, começa a desestabilizar, se empatar com o Fluminense é um baita resultado, porque continua se mantendo no G4.

O Inter está numa pior, antes de ontem perdeu

para o Fluminense, no próximo dia 10, vai jogar com o Flamengo, não tem chance de ganhar é zero pontos de novo, e ai começa a ficar critica a situação do time.

Sorte do Inter é que depois do Flamengo, vai jogar contra o Náutico, que é fregues da dupla, tem que aproveitar para fazer saldo e subir na tabela.

Paulo MoreiraProfessor de Educação Física - Interino

Como está o Inter?

Terça-feira | 08 de outubro de 2013 Página 02

Assédio...A campanha eleitoral de 2014 para presidente,

senador, governador, deputado federal e deputado estadual, já começou.

Quem vive neste meio, já começou a receber o assédio dos assessores destes deputados, ocorre que se seus deputados não vencerem (se reelegerem) as próximas eleições, lá se foi o emprego, que por sinal normalmente paga-se muito bem. Já recebi três propostas, duas vieram me trazer em casa, veja bem, e ainda num Domingo. Recusei todas, com toda a delicadeza claro, nunca se sabe quando poderá precisar destes assessores.

A recusa de auxiliar algum candidato de fora, numa campanha deste porte é porque está sendo criado uma nova proposta para o município e acredito que posso contribuir, tenho que aguardar os acontecimentos para integrar o grupo que vai organizar e coordenar esta campanha, senão fizer parte, coisa que não acredito, ai até posso quem sabe contribuir para que algum companheiro de fora possa fazer alguns votos por aqui, desde que o mesmo se comprometa com a cidade, claro. Mas hoje o pensamento é outro. .

Bandeiras.Como falei anteriormente, as assessorias e os pré-

candidatos, estão todos eufóricos e loucos para aparecer como salvadores da pátria, e não medem esforços para tal, escrúpulos? nem pensar. Tudo porque tem muitos partidos e o povo já não consegue mais identificar nenhum com uma bandeira que os cative.

Esta questão de bandeiras é bem complicado, e quem não tem, se apega a qualquer coisa, o importante é vender para o povo que partido A ou partido B, vai representar o povo, vai manter suas conquistas e coisa e tal. Mas já vimos que nem sempre é verdade, porque alguns falam para o povo, mas governam para os empresários e outros falam para os empresários, mas governam para o povo, se bem que este último já não se encontra mais, é uma espécime em extinção, coisa rara. Então caro eleitor, se instrua, acompanhe as atividades do seu parlamentar, cobre postura dele diante de temas polêmicos, use o e-mail, as redes sociais, mas não deixe de externar seus pensamentos em relação a posição que seu candidato tomou em votações polemicas que seguidamente acontecem, seja no Senado, na Câmara Federal e/ou na Câmara Municipal. Em suma, Participe!

Só de olho.. Acompanho os políticos de Viamão, mas vejo

que nossa Câmara ainda não acordou para ajudar a construir as mudanças que nossa cidade precisa. É uma pena!!.

Kadu SchwartzhauptServidor Público

“ ”

“ ”

Material que circula nas linhas de ônibus da Região MetropolitanaJornalista responsável: João Lopes Garcia - MTB:E-mail: [email protected] - Fone: (51) 8572 5646

7678

DIRETO DO BUNKER

Schwartzhaupt

[email protected] | 51 983 45645

KaduTerça-feira, 08 de outubro de 2013 | Ano 01 - nº 013 | Região de Viamão/RS | Distribuição Gratuita.

[email protected] - @joaoradio

JoãoGarcia

Lasier Martins vence ação por publicada no blog “Conversa dano moral e fatura 30 salários Afiada”, criado e editado por Paulo mínimos em cima de Paulo Henrique Amorim, e deve receber Henrique Amorim. 30 salários mínimos a título de

indenização, como determinou o juízo de primeira instância, em

Lasier não gostou das calúnias e sentença confirmada pelo Tribunal processou Paulo Henr ique de Justiça do Rio Grande do Sul.Amorim.

Relatora do REsp ajuizado por Nesta sexta-feira o jornalista Amorim, a ministra Nancy

Gabriel Mandel, do Conjur, Andrighi afirmou que a Súmula 221 informa que a 3ª Turma do Superior do STJ já determinou que, em caso Tribunal de Justiça rejeitou de dano derivado de publicação Recurso Especial e manteve a pela imprensa, a reparação cabe condenação do blogueiro e tanto ao autor da matéria quanto ao apresentador Paulo Henrique proprietário do veículo que a levou Amorim a indenizar por danos ao ar. Paulo Henrique Amorim morais o jornalista Lasier Martins. alega que não partiram dele as

Leia tudo: expressões tidas como ofensivas, pois o texto foi escrito por terceiro.Lasier Martins foi considerado

vítima de ofensa em matéria Fonte: www.plibiobraga.blogspot.com

Lasier Martins vence Ação por Dano Moral

Centro de ViamãoRua Rev. Américo Vespúcio Cabral, 259, Centro

RESERVAS:[email protected]

51 3045 9000

Page 3: Edição n° 013

Terça-feira | 08 de outubro de 2013 Página 03

Dois pra lá , Dois pra cá!

Os sopros de liberdade quando sentidos trazem euforia, coragem, ousadia de tentar. Quem não lembra do esforço dos primeiros passos, no emprego, na dança, na luta política, no relacionamento, enfim em qualquer faceta da ação humana.

Mas quem não lembra, também, dos erros que se comete na euforia do tentar.

Na dança o resultado dos erros resulta pés pisoteados no passo errado. No emprego, decepções de dispensas e contratações até engrenar uma carreira. Nos relacionamentos resulta desacertos e se amadurecidos e compreendidos podem resultar em reencontros ou descobertas. Na luta política os erros debilitam a confiança, arrefecem o entusiasmo e corroem a credibilidade.

Mas, convenhamos, não há outra forma de acertar senão estar sempre praticando, de boa fé é claro, e sempre sujeito a erros.

Torna-se importante, então, o processo de análise, conhecimento e decisão de postura.

Ainda assim, com postura definida é sempre conveniente manter-se aberto ao debate, capaz de convencer e ser convencido. Afinal, ninguém merece ser pejorativamente reconhecido como “dono da verdade”.

Fico imaginando como teríamos maior crescimento individual e coletivo exercitando este processo, difícil, mas riquíssimo de debate aprofundado. Como ficaríamos incólumes a verdadeiros duelos de “opiniões definitivas” e reações intolerantes que mais servem a aniquilar pessoas e menos a confrontar idéias..

Tomaz WonghonProfessor

FALA DO PROFESSOR

Wonghon

[email protected]

Tomaz

Anuncie Aqui!

51 8457 8902

Hoje comemoramos 25 anos de uma conquistaNACIONAL DE ENTIDADES por grupo) a cada gabinete de NACIONAIS e saímos a coletar Constituinte.assinaturas em Emendas Populares. Lembro que certa feita tínhamos Bancas nas calçadas, mutirão em tantos professores na campanha que grandes centros, em assembléias de faltava onde alojá-los. A saída criativa trabalhadores, em eventos esportivos, foi alugar a lona de um circo e num em rodoviárias... Imaginem o tempo espaço cedido pela UNB (com acesso de coleta de cada assinatura tendo que a banheiros) montar uma barraca preencher tantos dados exigidos. gigante. As caravanas sempre Imaginem ainda quantos saíam à rua levavam colchonetes e cobertas e o com título eleitoral à mão. clima de Brasília favorecia. Pronto!

A Emenda sobre ENSINO Tudo resolvido!PÚBLICO E GRATUITO (registrada Outro episódio que a lembrança, com o nº 49) foi sustentada pela hoje, me causa risos (mas que na Confederação de Professores do época era de tensão enorme) ocorreu Brasil (CPB) presidida por mim, pela no Grupo Temático. O Regimento Associação Nacional dos Docentes do obrigava a que o Relator tivesse seu Ensino Superior (ANDES) e pela relatório aprovado até meia noite do União Nacional dos Estudantes segundo dia de debate. O primeiro dia (UNE). Com um esforço incomum Professor Tomaz Wonghon havia sido marcado por debates e coletamos 279.013 (duzentas e setenta interrupções. Por três vezes retiraram Confesso que foi com surpresa e e nove mil e treze) assinaturas. a assistência do recinto. A minoria de incredulidade que li o Convite para a

Este grupo de Entidades: Sindicais, Constituintes comprometidos e Sessão Especial de Promulgação da Associações Profissionais, Técnicas, aliançados com a platéia travavam o Constituição em 5 de outubro de 1988. C i e n t í f i c a s o u A c a d ê m i c a s embate ao microfone. A platéia fazia Surpresa de receber um convite pa t roc inaram 62 Emendas e sua parte com aplausos, apupos e nominal e incredulidade que, de fato, recolheram 6.081.248 assinaturas. manifestações. Com firmeza, garra, fosse observado o protocolo de lugar

legitimidade e força. Sem mostrar N u m e r a d o , R e s e r v a d o e A cada Emenda acolhida por bundas nem danificar patrimônio Intransferível. cumprir as exigências regimentais foi (desculpe, mas não resisti a concedido o tempo de 40 minutos para Afinal, nos meses em que provocação). Tínhamos consciência exposição e defesa na tribuna da transcorreu o processo constituinte, o de que a postergação era a única saída Assembléia Nacional Constituinte. que mais se exercitava transpor era o para evitar o retrocesso. A ter um Consciente da responsabilidade que protocolo. Foi um duro embate. A relatório prejudicial melhor era não ter me eram conferida assumi a tribuna e sociedade civil organizada lutava, de relatório aprovado. Pois enquanto o fiz a defesa da Emenda do ENSINO todas as formas, para consignar no ponteiro dos relógios pareciam PÚBLICO E GRATUITO aparteado texto constitucional, marcos de c o n g e l a d o s o s s e m b l a n t e s p o r D e p u t a d o s e S e n a d o r e s avanço e conquista. Buscava-se expressavam a tensão e a angústia de Constituintes. Confesso que concedi reconquistar terreno perdido, já na resistir, e quando ultrapassaram a meia os apartes já nos minutos finais para instalação da Assembléia Nacional noite o plenário explodiu em abraços, que não restassem dúvidas do que Constituinte, que se pretendia livre e c h o r o e c o m e m o r a ç ã o d e tinha de dizer e que qualquer soberana e acabara sendo formada de Constituintes (os aliados) e sociedade. t ransgressão do tempo fosse Deputados e Senadores com poder Comemorávamos o nada, a não administrada entre o Presidente e os Constituinte. Conhecíamos seu aprovação. Claro, significava que o Constituintes. Ainda me restou tempo espectro, sabíamos, de cor e salteado, relatório seguia então à revisão e novo para ratificar a indignação com a quem era quem, seus nomes e embate então com o Cabral Relator.banalização da Escola e seu fim compromissos. A saída alternativa era

precípuo e dizer: “Temos até Escolas Não sei nem porque estou contanto mobilizar a sociedade colhendo que estão virando refeitórios, como se tudo isto, afinal este processo é tão assinaturas por Emendas Populares e o lugar adequado de fazer o café da desconhec ido a té mesmo de c o n s t r u i r a l i a n ç a s c o m o s manhã não fosse a casa do cidadão, contemporâneos. Mas me bateu uma Constituintes comprometidos com o com mesa farta, café da manhã, nostalgia assim que jornais, as redes futuro da Nação (minoria). Sei que almoço, jantar e com o pai deste aluno sociais e rádios passaram a me contando não consigo repassar o recebendo salário digno para ter lembrar que hoje comemora-se 25 clima, a luta, a alegria de pequenas habitação, transporte, lazer e dar anos da Constituição que o Presidente conquistas e as decepções de grandes educação”. Ulisses denominou Cidadã, que ajudei retrocessos registrados dia após dia.

a escrever atuando tresloucadamente Ah! Que aprendizado! O processo O art. 24 do Regimento Interno da em seus bastidores, que assisti nos exigia isto constantemente. Usar o C o n s t i t u i n t e a s s e g u r a v a a comportadamente na poltrona Regimento, desenvolver táticas de apresentação de Emendas ao Projeto reservada pelo protocolo e que embate de discurso, exercitar a de Constituição desde que subscrita lamento a sociedade brasileira não ter criatividade, encontrar soluções por no mínimo 30 mil eleitores tido nestes 25 anos organização e força quando o risco de retrocesso era brasileiros, em lista organizada por no suficientes para exigir regulamen-iminente.mínimo 3 entidades associativas tação de tantos dispositivos funda-legalmente constituídas. A assinatura Na presidência da CPB recebia, mentais conquistados a duras penas e do eleitor deveria ser acompanhada coordenava e liderava caravanas que tão necessários para construção de de: nome completo e legível, endereço chegavam semanalmente oriundas de uma sociedade mais justa e e dados identificadores do título Estados. Desenvolvemos uma igualitária.eleitoral. campanha permanente: “DE OLHO

NA CONSTITUINTE” com visitação A s E n t i d a d e s n a c i o n a i s Texto redigido no dia 05 de outubro de 2013, diária de grupos de professores (4 a 6 articularam-se criando o FÓRUM pelo Professor Tomaz Wonghon.