Edição nº 216: 28/03/2015

12
Farmácias de Plantão Até sexta-feira (3): Farmácia N. Sra. do Carmo e Farmácia Cristo Rei SÁBADO de março de 2015 facebook.com/folhavaleverde [email protected] 28 EDIÇÃO 216 ASSIS CHATEAUBRIAND SEDIA HOJE PARANAENSE DE KARATÊ • Pág. 12 • Pág. 3 • Pág. 3 • Pág. 6 • Pág. 6 Melhorias Jesuítas inicia pavimentação asfáltica em várias ruas O Governo de Jesuítas vem intensificando os traba- lhos e em todo o município é possível constatar que um verdadeiro canteiro de obras foi instalado, seja em cons- truções, reformas, adequa- ções ou pavimentação. Prefeito Osvaldinho, vice Bernardini e o secretário de obras Reginaldo acompanham de perto as obras Assessoria Assessoria Brasília-DF Vice-presidente Michel Temer recebe Marcel Micheletto O prefeito de Assis Chateaubriand, Mar- cel Micheletto, que ocupava na oportunidade também a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), foi recebido na tarde de terça-feira (24), pelo vice-presidente da República Michel Temer. O assunto em pauta foi a reforma política. Deputado Sérgio Souza, prefeito Marcel, vice-presi- dente Temer e deputado Osmar Serraglio Prefeito de Santa Tereza do Oeste é o novo presidente da Amop Foi realizada ontem (27), na sede da entidade em Cascavel, a eleição da nova diretoria da Asso- ciação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). O novo presidente é o prefeito de Santa Tereza do Oes- te, Amarildo Rigolin. Ele substitui Marcel Micheletto de Assis que saiu com a certeza do dever cum- primido. Marcel agora é candidato à presidência da Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Momento da troca de comando de Marcel para Rigolin Brasilândia do Sul Saúde disponibiliza atendimento em oftalmologia A solicitação da secretária municipal de Saúde de Brasilândia do Sul, Lucélia Marcolino, feita ao Con- sórcio Intermunicipal de Saúde (CISA) foi atendida da melhor forma possível. Devido às férias no fim de ano houve o acúmulo nos pedidos de consulta na área de Oftalmologia. Para melhor comodidade dos pacientes, o atendimento foi feito na Unidade de Saúde Valeriano Iriedi Assessoria José Monteiro

description

Folha Vale Verde - O Oeste em um grande Jornal

Transcript of Edição nº 216: 28/03/2015

Page 1: Edição nº 216: 28/03/2015

Farmácias de PlantãoAté sexta-feira (3): Farmácia N. Sra. do Carmo e Farmácia Cristo Rei

SÁBADO de março de 2015facebook.com/[email protected]

EDIÇÃO

Nº216

ASSIS CHATEAUBRIAND SEDIA HOJE PARANAENSE DE KARATÊ

• Pág. 12

• Pág. 3

• Pág. 3 • Pág. 6

• Pág. 6

Melhorias

Jesuítas inicia pavimentação asfáltica em várias ruas

O Governo de Jesuítas vem intensifi cando os traba-lhos e em todo o município é possível constatar que um verdadeiro canteiro de obras foi instalado, seja em cons-truções, reformas, adequa-ções ou pavimentação.

Prefeito Osvaldinho, vice Bernardini e o secretário de obras Reginaldo acompanham de perto as obras

Assessoria

Assessoria

Brasília-DF

Vice-presidente Michel Temer recebeMarcel Micheletto

O prefeito de Assis Chateaubriand, Mar-cel Micheletto, que ocupava na oportunidade também a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), foi recebido na tarde de terça-feira (24), pelo vice-presidente da República Michel Temer. O assunto em pauta foi a reforma política.

Deputado Sérgio Souza, prefeito Marcel, vice-presi-dente Temer e deputado Osmar Serraglio

Prefeito de Santa Tereza do Oeste é o novo presidente da Amop

Foi realizada ontem (27), na sede da entidade em Cascavel, a

eleição da nova diretoria da Asso-ciação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). O novo presidente

é o prefeito de Santa Tereza do Oes-te, Amarildo Rigolin. Ele substitui

Marcel Micheletto de Assis que saiu com a certeza do dever cum-

primido. Marcel agora é candidato à presidência da Associação dos

Municípios do Paraná (AMP).

Momento da troca de comando de Marcel para Rigolin

Brasilândia do Sul

Saúde disponibiliza atendimento em

oftalmologia

A solicitação da secretária municipal de Saúde de Brasilândia do Sul, Lucélia Marcolino, feita ao Con-sórcio Intermunicipal de Saúde (CISA) foi atendida da melhor forma possível. Devido às férias no fim de ano houve o acúmulo nos pedidos de consulta na área de Oftalmologia.

Para melhor comodidade dos pacientes, o atendimento foi feito na Unidade de Saúde Valeriano Iriedi

Assessoria

José Monteiro

Page 2: Edição nº 216: 28/03/2015

SÁBADO, 28 de março de 20152Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNALOpinião

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretor Geral: José Costa Diretora Financeira: Helena Miura da Costa

Reportagem Policial: Léo SilvaEditor: Nilson Hort (MTB/PR: 10293)

Esporte: Dito SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Correio do Cidadão - Campo Mourão - PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

Editorial(44) 3528-2919

Entre em contato com a redação:

NINGUÉM TIRA A MINHA VIDA; EU A DOU LIVREMENTE

OS PORQUÊS DA CRÍTICA

DOMINGO DE RAMOS

QUAL É O CORRETO?( ) Movidos pela raiva e inveja, os doutores da lei de-

cidem matar Jesus, por isso procuram uma maneira de prendê-lo.

( ) Movidos pela raiva e inveja, os doutores da lei de-cidem matar Jesus, porisso procuram uma maneira de prendê-lo.

A palavra “por” é uma preposição e a palavra “isso” é um pronome demonstrativo. “Por isso” é uma locução e signifi ca “por esse motivo”. A forma correta de escrita é “por isso” separado, e indica uma consequência daqui-lo que foi dito ou feito. É sinônima de “dessa maneira”, “desse modo”. O correto é escrever: “Movidos pela raiva e inveja, os doutores da lei decidem matar Jesus, por isso procuram uma maneira de prendê-lo”.

MISSA NÃO É SHOW!

Luiz Carvalho*

“O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais signifi cativa por ‘esta-rem intimamente ligados à ação litúrgica’, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da ora-ção, a participação unânime da assembleia nos mo-mentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da fi nalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santifi cação dos fi éis” (Catecismo da Igreja Católica, n. 1157).

Não pretendo fazer aqui um tratado de liturgia, apenas darei algumas dicas sobre a postura do mi-nistério de música em animações litúrgicas, especial-mente nas Celebrações Eucarísticas.

Na Santa Missa, o presidente é o sacerdote; por-tanto, antes de toda e qualquer celebração, converse com o padre e exponha o que o ministério preparou em unidade com a equipe de liturgia.

Sei de toda a complexidade e até das diferentes in-terpretações sobre a liturgia que alguns padres dão; em todo o caso, vale a máxima: “Quem obedece não peca”. Portanto, consulte-o e obedeça-lhe.

Se você tiver conhecimento o bastante sobre o as-sunto e abertura com o sacerdote, poderá defender sua opinião; o diálogo nos faz crescer. Mas converse em outro momento, não poucos minutos antes do iní-cio da celebração.

Na Celebração Eucarística, a música deve contri-buir para o engrandecimento e a profundidade dos momentos litúrgicos; por isso, cada canção precisa se encaixar com o momento certo e acompanhar os tempos litúrgicos.

Santa Missa não é show! Não chame a atenção do povo para si ou para seu grupo musical. Na Eucaris-tia, Jesus é o centro. Não desvie a atenção das pessoas com “caras e bocas” durante a interpretação de uma música, nem na execução de um solo instrumental. Tampouco converse durante a Celebração Eucarísti-ca, escolha antecipadamente as músicas e seus res-pectivos tons. Se houver extrema necessidade de al-gum diálogo, faça-o da forma mais discreta possível. Nada mais desagradável do que um ministério se en-treolhando com ar desesperado, de: “Qual a próxima música?” ou “Qual o tom?”.

Não use, durante a Missa, roupas com cores fortes ou estampadas, a não ser que você seja convocado de surpresa e não tenha condições de se trocar. Também não use, de jeito nenhum, roupas sem mangas, deco-tadas, transparentes ou bermudas durante a Celebra-ção Eucarística.

Escolha os cânticos de acordo com as leituras e o tempo litúrgico. Não se pode cantar os “hits”, a não ser que se encaixem com o tema da celebração.

Peça aos músicos que toquem de forma harmônica e com um volume que favoreça a oração. Já vi muitas vezes sacerdotes e até bispos serem “martirizados” pelo alto volume dos instrumentos, inclusive da bate-ria, montados a menos de um metro de seus ouvidos, em palcos pequenos.

Não use a harmonia mais complicada que você sabe tocar. Nas celebrações, precisamos ajudar o povo a rezar as canções. Acordes muito dissonantes não são os mais indicados nessas ocasiões. Cuidado para não fazer das Missas uma “válvula de escape” para seu desejo de tocar no “Free Jazz Festival” ou no barzinho mais “out” de sua cidade.

Ensaie com os fi éis antes da Missa. Ensine-lhes os cânticos novos e motive-os a rezar com eles.

Algumas fórmulas da Santa Missa, como o “Cor-deiro de Deus”, não podem ser modifi cadas. Estude liturgia! Em liturgia não dá para improvisar.

Não queira ser um ministro de música “garçom”, que apenas serve aos outros o banquete. Participe ati-vamente de cada momento da Celebração, sente-se à mesa. Você também é um “feliz convidado para a Ceia do Senhor”.

Se você é animador de música na liturgia, não multiplique as palavras. Não queira fazer uma ho-milia a cada música, nem queira roubar o papel do comentarista.

* Luiz Carvalho é fundador da Comunidade Cató-lica Recado - [email protected].

A liturgia do Domingo de Ramos, também chamado Domingo da Paixão, ilumina o nosso caminho quaresmal através da proclamação de dois evangelhos, ambos de São Marcos. No mesmo dia somos convidados a reviver a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e acompanhar os últimos momentos de sua vida. Com esta celebração entramos na grande semana que dá sentido à nossa fé, a Semana Santa.

Na primeira parte participamos da Procissão dos Ra-mos. São Marcos narra a recepção alegre e festiva que o povo de Jerusalém dá ao Messias-Salvador. No homem sentado em um jumentinho, a multidão reconhece o Rei Messias e proclama: “Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor. Bendito seja o que vem”.

Depois vamos acompanhar a longa leitura da Pai-xão que relata que os gritos de alegria dos peregrinos se transformam em gritos de ódio: “Crucifica-o” (15,13). Não há aqui uma contradição, mas o coração do mistério. O mistério que se quer proclamar é este: Jesus se entre-gou voluntariamente a sua Paixão; não se sentiu esmaga-do por forças maiores do que Ele: “Ninguém tira a minha vida; Eu a dou livremente” (Jo 10,18). Foi o próprio Je-sus que acolhendo a vontade do Pai, compreendeu que havia chegado a sua hora e, obedientemente, cumpriu o seu papel de Filho e, com infinito amor, aceitou o desti-no que lhe era reservado: morrer na cruz para salvar a humanidade.

São Marcos nos convida a seguir o Senhor, não so-mente na acolhida triunfal na entrada da cidade, mas, acima de tudo, no Gólgota, até a cruz. É ali que Jesus grita ao céu: “Meu Deus, meu Deus, porque me abando-nastes?” Não é um grito de desespero, mas de vitória. Naquele instante Ele faz a oferta de si mesmo ao Pai e ao seu plano salvador. Abandonando-se nas mãos de Deus, Jesus realiza o sacrifício supremo de si mesmo e garan-te, assim, a salvação da humanidade. A segunda leitura da missa expressa com muita propriedade este gesto de amor ao Pai e à humanidade: “Jesus Cristo, existindo em condição divina, não se apegou ao ser igual a Deus, mas Ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo, fazendo-se semelhante aos homens. Encontrado com aspecto humano, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fl 2,6-8).

De outro lado, não podemos esquecer os motivos que levaram Jesus à morte: motivos religiosos e políticos, trai-ção de Judas, apóstolo que partilhava de sua vida e fé, e dos outros discípulos, que foram incapazes de permanecer com o Mestre até o fim. O medo foi maior. Durante a narração da Paixão, Jesus, segundo São Marcos, permanece calado. “O silêncio do Senhor denuncia a maldade daqueles que o condenam à morte. O silêncio de Jesus revela também a sua compreensão de que no desfecho dramático da sua existên-cia terrena se realiza o desígnio de Deus. Do ponto de vista humano, a paixão de Jesus é dolorosa e escandalosa, mas, do ponto de vista teológico, a Paixão do Senhor é positiva, pois ela é a manifestação mais completa do imenso amor de Deus pela humanidade” (cf. A Bíblia dia a dia, Paulinas).

Neste domingo somos convidados a realizar o gesto concreto da Campanha da Fraternidade através da ofer-ta de doações em dinheiro na Coleta da Solidariedade. É um sinal real de amor, partilha e solidariedade, feito em âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs cató-licas, paróquias e dioceses. A coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade, ela deve expressar o empenho quaresmal de conversão. Por meio deste gesto concreto, a Igreja dá um testemunho de fra-ternidade e aponta o caminho cristão da partilha (cf. At 2,45) para a superação das grandes desigualdades pre-sentes nas estruturas da sociedade brasileira. Todas as doações financeiras realizadas pelos fiéis farão parte do Fundo Nacional de Solidariedade.

A coisa mais fácil do mundo é criticar o outro sem pro-curar saber por que ele diz o que diz e porque faz o que faz. Na igreja católica, o caminho mais fácil é criticar os outros grupos de igreja dos quais discordamos, sem procurar sa-ber qual a sua origem, porque dizem o que dizem, oram como oram e fazem o que fazem.

Serve para nós, serve para eles. Cabe a todos, sem ex-ceção conhecer-nos de verdade para que, então, quando houver críticas a fazer, sejam feitas com amor. Se houver elogios a dar, que sejam dados com o mesmo amor e sem excessivos louvores. Elogiar é uma coisa e glorifi car é ou-tra. Não temos que concordar com todas as propostas e respostas dadas por outros católicos e nem eles são obriga-dos a concordar conosco.

Há um saber essencial, inspirado no qual devemos, to-dos, caminhar, após e só após o qual há as diversas opções. Se o Papa e os Bispos aprovam determinado movimento do qual nós discordamos por alguma razão de ênfase ou de formação, então é bom que aceitemos esse movimento.

Se as autoridades acham valor neles, compete a nós também achar valores. Se estivessem tão errados, a Igreja os teria suprimido porque este é o papel da autorida-de: corrigir, redirecionar e, se o desvio for inaceitável, suprimir a congregação, ordem ou movimento.

A unidade pode exigir isto. Mas se eles estão na igreja e nós também estamos. Precisamos aprender a discordar sem odiar e a valorizar tudo o que eles tem de bom. E quando acharmos ser nosso dever corrigi- los, ou ao menos questioná-los, façamo-lo com ternu-ra e respeito.

Há duas atitudes famosas, uma de Gamaliel e a outra de Tertuliano. Tertuliano, mais radical opunha ouras filosofias à cristã dando a entender que não terí-amos nada a aprender com filósofos não cristãos. Mas ele mesmo acabou rompendo com a Igreja por conta de seu radicalismo. Gamaliel aconselhou seus pares judeus a não condenar algo novo só porque era novo. Falava do nascente cristianismo. Se não fosse de Deus se esvairia com o tempo, mas se fosse os agressores perderiam.

Nossa condição de católicos exige que dialogue-mos, concordemos e que discordemos, a depender o tema, do comportamento e do caminho trilhado pelo outro. Mas é bom que tenhamos argumentos imbatí-veis. Pura e simplesmente investir contra não é atitu-de de católico; omitir-se também não. Se corrigidos digamos: “Tentarei me corrigir” Se ele errou digamos: “Sobre este assunto creio estar melhor informado que você. Permita-me corrigi-lo”. Pode ser o começo de um frutuoso diálogo.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O município de Maripá torna público e esclarece à população maripaense e interessados que na manhã de quinta-feira (26) o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) cumpriu mandado de busca e apreensão de documentos re-lacionados a empresas que tem contratos firmados com municípios da região, inclusive com o muni-cípio de Maripá. Além do Paço Municipal, também foi cumprido mandado de busca e apreensão junto à residência particular do prefeito municipal. Em vir-tude da busca e apreensão ocorrida na residência do prefeito municipal com o objetivo de localização e apreensão de documentos, o GAECO, encontrou uma arma de fogo de uso particular do prefeito. Após os devidos esclarecimentos sobre a mencionada arma, o mesmo foi liberado.

Pela Administração Municipal não houve objeção quanto à entrega dos documentos solicitados, colocan-do-se à disposição da Justiça, caso haja necessidade de outros esclarecimentos. São objetos da investigação con-tratos mantidos com as empresas investigadas desde o ano 2012.

O povo aclama Jesus como o Messias, o enviado de Deus, e Ele entra em Je-rusalém entre agito de ramos num clima de festa e alegria. É a entrada triunfal de Jesus na cidade, mas Ele não é um Messias glorioso, vencedor, pronto a lutar pela liberta-ção política do povo contra o poder romano. Jesus, o filho de Davi, é o servo sofredor, amigo dos pobres e doentes,

dos pequenos e dos pecado-res. Jesus é aquele que fala do amor, da misericórdia, da fraternidade, do perdão, do Reino onde todos são ir-mãos.

No entanto, os doutores da lei tem raiva e inveja de Jesus e decidem matá-lo, por isso, os fariseus e sa-duceus procuram uma ma-neira de prender Jesus. Um dos discípulos, o Judas,

combina com os inimigos para entregar o Mestre por trinta moedas. Induzidos pelos inimigos de Jesus, alguns que agitaram ramos na entrada de Jesus em Je-rusalém, juntam-se àqueles que pedem a morte do filho de Deus. E assim, inicia-se a Semana Santa, tempo de-dicado às reflexões e con-versões.

Mais uma vez a Páscoa se

aproxima. É hora de sermos solidários com Jesus na pes-soa dos pequenos, pobres ou doentes. É hora de colocar em prática o tema da Cam-panha da Fraternidade des-te ano, “Eu vim para servir”. Existe muitas maneiras de prestar um bom serviço para que a nossa sociedade seja mais justa, fraterna e soli-dária. Bom “serviço” e bom Domingo de Ramos a todos.

Page 3: Edição nº 216: 28/03/2015

Folha CotidianoSÁBADO, 28 de março de 2015 3Página

Vice-presidente Michel Temer recebe Marcel MichelettoDa assessoria

O prefeito de Assis Chate-

aubriand, Marcel Micheletto, que ocupava na oportunida-de também a presidência da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP -, foi recebido na tarde da úl-tima terça-feira (24), pelo vi-ce-presidente Michel Temer.

Na oportunidade, o as-sunto em pauta foi a reforma política. Acompanhado pelos deputados federais Sérgio Souza e Osmar Serraglio, Mi-cheletto voltou a afirmar que a sociedade cobra dos políticos esta reforma e o melhor mo-mento para se fazer é agora.

“Nós peemedebistas esta-mos cumprindo nosso papel que é prestar uma colabo-ração para este tema funda-mental para nosso país que é a reforma política. Necessita-mos da Reforma Política para ontem”, afirmou Marcel.

O PMDB apoia o fim do voto proporcional e a adoção do voto majoritário para de-putados federais, federais e vereadores, o chamado “dis-

Temer recepciona Marcel, deputados Osmar Serraglio e Sérgio Souza

Assessoria

tritão” em que os mais votados são eleitos; o fim da reeleição para presidente, governador e prefeito; mandatos de cin-co anos para cargos executi-vos, deputados e vereadores; coincidência das eleições ge-

rais com eleições municipais; fim das coligações partidárias e eleição exclusiva nos parti-dos políticos; cláusula de de-sempenho, obrigando os par-tidos a terem votação de, no mínimo, 5% para a Câmara

dos Deputados em, pelo me-nos, um terço das unidades da Federação; financiamento exclusivo de campanha, em que pessoas físicas e jurídicas façam doações para apenas um candidato ou partido.

Assis recebe Mostra

Itinerante de Filmes John

DeereDa assessoria

O município de Assis Chateaubriand receberá

nos dias 30,31 de março e 01º de abril a 6º edição da Mostra Itinerante de Filmes John Deere, que pela primeira vez estará no Paraná, trazendo sessões de cinema gratuitas a bordo de um caminhão especial-mente preparado para receber o público. Além de Assis Chateaubriand, Medianeira, Goioerê e Paloti-na receberam o cinemóvel.

O projeto, que é encabeçado pela própria John Deere tem como objetivo levar arte e diversão a co-munidades que não tenham tanto acesso à cultura como a oferecida a grandes centros. A Mostra conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Assis Chate-aubriand, através da secretaria de Educação e Cul-tura.

Durante os dias que o Cinemóvel estará em Assis Chateaubriand, serão exibidas sessões de manhã e a tarde para alunos das Escolas Luís Osíris, Heitor de Alencar Furtado, Nellita Ramos Sabella, Merce-des Carrilho e Cherley Coutrin. “As sessões à noite, que acontecerão no dia 30, na segunda-feira, e na terça-feira, dia 31, são abertas a comunidade em ge-ral com idade acima de 16 anos e na oportunidade será exibido o filme ‘A menina que roubava livros’. Para participar da sessão, os ingressos, que serão 60, 30 em cada noite já estão disponíveis na Casa da Cultura e serão trocados por um quilo de alimento não perecível. Já as sessões pela manhã e pela tarde serão oportunizadas nessa primeira etapa as escolas selecionadas para turmas do 4º e 5 º ano”, disse a co-ordenadora pedagógica da Casa da Cultura, Rosanne Marcante Vaz. Já para os alunos, de acordo com a escolha feita pela secretaria de Educação e Cultura, será exibido o filme “Meu malvado favorito”.

Cinemóvel

O Cinemóvel é um caminhão cinema com sala climatizada, telão de 120 polegadas, sistema de som e até lanterninha. Montada na carroceria de um ca-minhão, a sala oferece 30 poltronas e lugar especial para cadeirantes. Desde a primeira edição do proje-to, em 2010, o caminhão cinema já passou por 181 cidades de oito estados brasileiros: São Paulo, Mi-nas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Tocantins e Piauí. Foram 1.949 sessões de cinema gratuitas que proporcionaram momentos de cultura e lazer a 52.734 espectadores. A Mostra Itinerante de Filmes John Deere faz parte do Projeto Cine Gira Brasil, coordenado pela Magma Cultura. Quem patrocina é a Fundação John Deere, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

Os filmes disponíveis para exibição no Cine-móvel, destinados ao público infanto-juvenil, são: Frozen (Duração: 1h42); Meu Malvado Favorito 2 (1h38), Rio 2 (1h42), Minhocas (1h22), Como trei-nar o seu dragão 2 (1h43), com classificação indica-tiva livre. Também estão disponíveis os filmes com classificação indicativa de 10 anos, sendo: A menina que roubava livros (Duração: 2h11) e Classificação 12 anos, com o filme “SOS Mulheres ao Mar” (1h36).

Assessoria

Jesuítas inicia pavimentação asfáltica em várias ruas do municípioObras e melhorias crescem a cada diaDa assessoria

O município de Jesuítas iniciou importantes obras de pavimentação asfáltica em várias ruas da cidade. O Go-verno vem intensificando os trabalhos e em todo o muni-cípio é possível constatar que um verdadeiro canteiro de obras foi instalado, seja em construções, reformas, ade-quações ou pavimentação. Os avanços de infraestrutura tem sido também uma das prioridades da atual admi-nistração. E dando sequên-cia e reforçando ainda mais esse trabalho de melhorias, o prefeito Osvaldo de Souza firmou o contrato de Ordem de Serviço com a construto-ra vencedora do processo li-citatório, a ECEC- Empresa cascavelense de engenharia e construções Ltda, que exe-cutará quatro obras no muni-cípio.

Nesta semana, o reca-pe asfáltico iniciou na Rua Padre Donizete em fren-te ao Posto de Saúde e nas ruas Papa São Martinho e Travessa Dois, próximas a APAE. E as obras serão re-alizadas ainda em parte da Avenida Padre Inácio de Azevedo, Rua João Gomes, Albertino Santos Marçal e Papa São Lino, pedras irre-gulares na Rua Santo Ale-xandre, Papa Pio I e Rua Santo Ambrósio e no distri-to do Carajá pavimentação poliédrica nas Ruas Iporã, Iverã Maringá, Presidente Epitácio e Marabá.

Os recursos são oriundos do governo federal, através de emendas parlamentares dos deputados federais Al-fredo Kaefer, Fernando Gia-

A equipe da ECEC em trabalho na Rua Travessa Dois

Rua Padre Donizete após receber o asfaltoA Rua Papa São Martinho também já está recebendo asfalto mudando a realidade de vida da população

cobo, Reinhold Stephanes e Dilceu Sperafico, totalizando um investimento total de R$ 1.000.000,00.

Osvaldinho, de forma bastante otimista, destacou que a execução das obras é o fruto do esforço dos vere-adores que buscaram jun-tamente com os deputados a indicação e aprovação das emendas parlamentares. “É uma grande conquista para o nosso município. Agrade-ço em especial os deputados que viabilizaram os recursos, pois as parcerias firmadas

entre a administração muni-cipal, seja com os vereadores, governo federal e estadual e ainda com os deputados fede-rais e estaduais, ao longo dos últimos dois anos de gestão, vem assegurando uma série de investimentos e melhorias em diversos setores do nosso município e garantindo me-lhorias significativas na qua-lidade de vida da população”, destacou.

Segundo ainda o prefeito, reforço que estamos acele-

rando e buscando cada vez mais investimentos em me-lhorias da qualidade de vida da população e um dos prin-cipais eixos desse avanço são as obras de pavimentação em nosso município. “Temos o compromisso de conquistar e trazer recursos e obras para Jesuítas. Isso significa mais qualidade de vida e uma ci-dade que caminha para um índice de desenvolvimento urbano cada vez maior”, disse o prefeito.

Assessoria

Marcel viaja a Coreia do

SulO prefeito de Assis Chateaubriand, Marcel Michelet-

to, integra desde ontem (27) uma missão oficial a Coreia do Sul. Além do prefeito, a comitiva é formada pelo pre-feito de Ibiporã, José Maria e um tradutor. A agenda a ser cumprida no país inclui uma recepção do grupo por representantes do governo coreano, visita às instalações de uma fábrica de produção de LED (diodo de emissor de luz) das empresas Fine Field Trading LTD e KSB, vi-sita a uma fábrica de sistemas fotovoltaicos de geração de energia e reunião com o Conselho de Administração de ambas as empresas. (Fonte: Assessoria de Imprensa/ Prefeitura de Assis)

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Page 4: Edição nº 216: 28/03/2015

Folha Cotidiano SÁBADO, 28 de março de 20154Página

CTESOPAcadêmicos participam de Aula Magna com enfoque em ÉticaDa assessoria

Os acadêmicos do CTE-SOP, faculdade de Assis Cha-teaubriand, estiveram reuni-dos para a Aula Magna dos cursos, realizada na Aciac. O evento ocorreu em dois mo-mentos, no dia 19 com acadê-micos de Administração e Sis-temas de Informação e no dia 20 para as turmas de Enferma-gem, Pedagogia e Matemática, com o tema “Ética nas relações pessoais e profissionais”, mi-nistrado pelo professor-doutor Jaime José Rauber.

O palestrante é graduado em Filosofia pela Unioeste, mestre em Filosofia pela PUC do Rio Grande do Sul e dou-tor em Filosofia pela Univer-sidade Federal de São Carlos. Autor e co-autor de diversos livros.

Os coordenadores enfati-zam que é muito importan-te os futuros profissionais terem conhecimento sobre esse assunto tão essencial no contexto familiar e profissio-nal. “É relevante, que além da família, as instituições de ensino também propiciem a

Divulgação

formação dos valores éticos no cotidiano escolar. Vale a pena lembrar que ser ético é agir correto sem prejudicar os outros. É cumprir com os valores da sociedade em que se vive, em que se trabalha. Ter clareza disso contribui para que o indivíduo reflita sobre suas ações, sobre seu papel na sociedade, sobre sua

conduta profissional. É isso que almejamos dos profissio-nais formados pelo CTESOP”, destacaram.

Trote SolidárioNos dias 21 e 28 de março,

os acadêmicos dos cursos do CTESOP participam do Tro-te Solidário “Doação de San-gue”, organizado pelo curso

de Enfermagem. De acordo com a professora Haline Pe-res Praça, coordenadora do curso de Enfermagem, “o tro-te solidário será realizado em dois momentos para atender-mos ainda melhor a demanda, tanto da necessidade de san-gue do Hemocentro de Casca-vel, quanto da procura dos aca-dêmicos por essa ação social”.

Aciac realiza AGO na segunda-feira

‘Mulher Empreendedora’: palestra foi sucesso total

Três importantes assuntos serão discutidos na Assem-bleia Geral Ordinária (AGO) da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Assis Chateaubriand (Aciac) na próxima segunda-feira (30). Todos os associados estão convocados a participar da AGO, que terá início às 19h30 em primeira convocação e em segunda às 20h. Na opor-tunidade irão deliberar sobre:

- Prestação de contas 2014;- Implantação do Departamento de Assessoria Jurídi-

ca; - Câmara de Arbitragem entre outros assuntos.

No dia 24 de março, a consultora do Sebrae, Rosi Neto, ministrou uma importante palestra que teve como tema “O Poder da Mulher Empreendedora”, destacando os desafios e benefícios da empresária moderna. O evento foi realizado na sede da Aciac. A parceria é entre Aciac, CME e Empreender, tendo iniciativa do Núcleo Setorial Mulher Empresária.

VagaS 2 vagas de estágio

Função: auxiliar administrativo;Auxiliar no setor de contas a receber, auxiliar no lan-

çamento de duplicatas, auxiliar na conferência de esto-que, auxiliar nas rotinas internas do setor;

Cursando: Ensino Médio;Horário 2: Seg. a sex. das 13h30 às 18h;Bolsa inicial: R$ 400;Sexo: Masculino

1 vaga de estágio - laboratório

Função: auxiliar atendimento a pacientes, atendimen-to a pacientes para exames, coleta de material para aná-lise.

Cursando: Enfermagem/Farmácia; Horário : Seg. a sex. das 8h às 12h e 14h às 16h;Bolsa inicial: R$ 800;Sexo: Feminino;Interessados comparecer na Aciac com a seguinte do-

cumentação: RG, CPF e declaração de matrícula atuali-zada;

Mais informações: (44) 3528-3000, agente de inte-gração: Wellington Macedo.

Marcel discute demarcações de Terras Indígenas com ministra da AgriculturaDa assessoria

O prefeito de Assis Chate-

aubriand e representante da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná – AMOP – esteve na terça-feira (24) na Frente Parlamentar da Agro-pecuária, e na quarta – feira (25) no Ministério da Agricul-tura, em Brasília, em audiência

com a Ministra da Agricultura, Kátia Abreu. No Ministério, Marcel abordou o mesmo as-sunto discutindo na Frente Parlamentar da Agropecuária, demarcações de Terras Indíge-nas. Na região Oeste, os prin-cipais municípios que não que-rem a demarcação de Terras é Guaíra e Terra Roxa.

De acordo com o Deputa-

Audiência com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, na quarta-feira (25), em Brasília

Prefeito Marcel esteve acompanhado na terça-feira (24) pelo prefeito Fa-bian Vendrusculo, Guaíra, e pelo prefeito Jucenir Stenzler, de Palotina, na Frente Parlamentar da Agricultura

do Federal, Sérgio Souza, que acompanhou o prefeito Mar-cel, “é necessário estabelecer-mos um ordenamento jurí-dico que garanta o direito de propriedade e que dê ao Con-gresso Nacional o papel de definir novas demarcações”.

Já para o prefeito Marcel Micheletto, as demarcações

são inviáveis, pois, ‘tiraria’ de Guaíra e Terra Roxa, a exem-plo de outros municípios, grande parte de suas terras férteis. “Acredito que essa é uma discussão bastante am-plo, por isso, estamos sen-sibilizando a Ministra Kátia Abreu para discutir melhor essa questão”,afirmou.

Assessoria

IraCEma dO OESTE

Alunos recebem orientações sobre saúde bucalDa assessoria

O Centro de Saúde de Iracema do Oeste realizou no começo do mês, na Esco-la Professora Aparecida R. Carneloz, um trabalho co-letivo de prevenção com os alunos, os quais receberam orientações sobre higiene bucal. Durante a visita, as crianças do pré ao 3º ano participaram de uma pales-tra realizada pela dentista do município, Alexandra L. Ferrari, que enfatizou a im-portância da saúde bucal, repassando as técnicas de uma boa escovação e de que uma alimentação saudável, que também é responsável pela a saúde dos dentes.

O trabalho também foi realizado com alunos do 3º ao 5º ano de uma maneira

em que eles pudessem inte-ragir mais, conhecendo os dentes naturais, como e por-que a doença cárie se insta-la, dentre outros assuntos. Durante a palestra, os alunos realizaram um trabalho ex-pondo os “amigos e inimigos” dos dentes.

De acordo com Alexan-dra, é necessário que exista um incentivo para que as crianças lembrem sempre da importância de se ter saúde na boca. “Sabemos que a frequência é que nos faz adquirirmos hábitos. Aproveito para agradecer a diretora de Saúde, Francielli Marcolin, que sempre vem apoiando os nossos proje-tos, porque sabe o quanto a saúde bucal é de extrema importância”, concluiu a dentista.

Divulgação

Page 5: Edição nº 216: 28/03/2015

Folha Cotidiano SÁBADO, 28 de março de 20155Página

Assis

Unidade de Saúde Central terá atendimento estendido até fim de maioDa assessoria

O município de Assis Cha-

teaubriand, através da Secre-taria de Saúde, anunciou na quarta-feira (25) o novo ho-rário de atendimento da Uni-dade Central Maria Efigênia Ferracini Campos. Até o dia 31 de maio, a Unidade, co-nhecida também como Posto Central, funcionará das 7h às 19h, sem horário para almo-ço. “Estamos vivendo uma pré-epidemia de dengue e precisamos atender a todos os munícipes que chegam às nossas Unidades com sinto-mas de dengue. Por isso, de-cidimos aumentar o horário de expediente da Unidade Central, das 7h às 19h, sem horário para almoço. Esse é mais um esforço conjunto

Assessoria

da administração municipal, da Secretaria de Saúde, para melhor atender a popula-ção”, afirmou o secretário da pasta, Junior Weiller.

O secretário ressaltou ainda que todos os muníci-pes com sintomas de Den-gue devem procurar uma Unidade de Saúde. “O pri-

meiro atendimento deve ser realizado em alguma Unida-de de Saúde depois será en-caminhado aos Hospitais”, afirmou.

Prefeito de Brasilândia do Sul, Marcio Marcolino, este-ve na semana passada em Brasília no gabinete do deputa-do federal Sergio Souza. Em pauta, vários projetos na área de Educação e Saúde que tramitam no Governo Federal e novas reivindicações para beneficiar a população confor-me a demanda do município.

CombAte à dengue

Cerca de duas toneladas de entulhos são retiradas de residências em ErcilândiaArrastão para eliminar focos do mosquito ocorreu na quinta-feira (26)

Dando continuidade ao trabalho de combate ao mos-quito da dengue, na quinta-feira (26) foi realizado mais um arrastão no município, desta vez no distrito de Er-cilândia. Equipes, formadas pelos funcionários das áreas de Saúde e Obras passaram em todas as casas e com aju-da dos moradores, retiraram quatro carretas de trator com entulho, perfazendo aproxi-madamente duas toneladas. O trabalho foi acompanhado pelo diretor de Vigilância em Saúde, Alex Sandro do Nasci-mento.

Além da limpeza dos quintais, os agentes apro-veitavam a ocasião para ex-plicar aos moradores o pe-rigo que é a dengue e como prevenir. “Não deixar água parada em recipientes nos quintais ou até mesmo den-tro de casa”, destacou Alex Sandro.

Assessoria

De acordo com a secretá-ria de Saúde do Município, Lucélia Gimenes Marcolino, com o surgimento de casos no município, o trabalho deve ser ainda maior. “De-vemos estar atentos a todo momento, não podemos descuidar. Vamos limpar os quintais e afastar a doença”, lembrou Lucélia.

tupãssi

Alunos do projeto Guayi produzem decoração de Páscoa com garrafas petDa assessoria

Adolescentes que fazem parte do projeto Guayi, pro-grama social desenvolvido em Tupãssi, produziram este ano uma decoração especial de Páscoa com garrafas pet. Os enfeites foram coloca-dos no lago que fica na Pra-ça Central da cidade e estão chamando a atenção dos mo-radores e visitantes. Foram aproximadamente 30 dias de trabalho para a produção dos enfeites.

Os alunos do projeto de-senvolvem durante o ano diversas atividades extra-curriculares, entre elas, as atividades voltadas ao arte-sanato. Eles também são os responsáveis pelos enfeites de Natal, que são feitos com garrafas pet, entre outros materiais recicláveis. No to-tal, 43 adolescentes são do Guayi e 18 deles participam do trabalho com os reciclá-veis.

“O principal objetivo des-sa proposta é tirar adoles-centes das ruas para aplicar

Divulgação

atividades importantes no desenvolvimento pessoal. E acaba sendo uma ação que ajuda o município a dar a destinação a alguns mate-

riais, como as garrafas pet”, explica a secretária de Ação Social, Renata Acco Mariussi.

Os participantes também estão em trabalhos realiza-

dos nas escolas e auxiliam os professores em monitorias nas unidades de educação, na Biblioteca Municipal e no Gi-násio de Esportes.

SESC entrega certificado de participação a

Assis pelo Dia do Desafio 2014

Sanepar realizará estudo

sobre gestão consorciada de

resíduos sólidos

Da assessoria O SESC de Toledo, através dos técnicos de atividades,

Georgett Zancanaro e Wagner Pino Augusto, estiveram na tarde de quinta-feira (26) visitando o município de Assis Chateaubriand. Na oportunidade os técnicos entregaram ao prefeito Marcel Micheletto, no gabinete, o certificado de participação do município de Assis Chateaubriand no Dia do Desafio 2014 e entregaram ainda a carta de adesão para a participação na edição de 2015. “Estivemos convi-dando o município de Assis Chateaubriand para partici-par da edição do Dia do Desafio 2015. O Prefeito Marcel aceitou mais esse convite que neste ano será realizado no dia 27 de maio”, afirmou a técnica de atividades, Georgett Zancanaro.

O prefeito Marcel destacou a participação do municí-pio e disse da importância das pessoas praticarem ativida-des físicas e saírem do sedentarismo. “A exemplo de outros anos, novamente estaremos participando e nos esforçando para vencermos esse Dia do Desafio”, afirmou.

Da assessoria

O prefeito de Jesuítas, Osvaldo de Souza, recebeu na manhã de quarta-feira (25) a visita do diretor comercial de Resíduos Sólidos Urbanos da gestão de Aterro Sanitário da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Oda-cir Fiorentin, para assinar um oficio viabilizando estudos na área de resíduos sólidos.

Segundo Odacir, frente às necessidades de adequação ao uso e ocupação do solo e da destinação corretas dos re-síduos sólidos da municipalidade, será feito e apresenta-do um estudo de viabilidade e análise jurídica de eventual criação de um consorcio regional em parceria com outros municípios. “Essa possibilidade de consórcio entre mu-nicípios irá viabilizar a gestão destes resíduos através da integração e parceria com outros municípios, em especial ao de Assis Chateaubriand”, destacou.

Nesse sentido, o prefeito Osvaldinho firmou entendi-mento a Sanepar para que a mesma apresente um estudo de viabilidade técnica, para a possibilidade da criação do consórcio regional, que poderão ser os destinos dos resí-duos sólidos urbanos.

Assessoria

Assessoria

JesuítAs

Prefeito Osvaldinho e o assessor da Sanepar Odacir após a assi-natura do ofício

Page 6: Edição nº 216: 28/03/2015

Folha CotidianoSÁBADO, 28 de março de 2015 6Página

Brasilândia do Sul desenvolve programa de saúde bucalDa assessoria

Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Brasilândia entregou aos alunos da escola municipal, CMEI e creches, Kits de higiene bucal, para aproximadamente 320 alunos. O kit contém uma escova, creme dental e fio dental. Além da entrega do material, um profissional da saúde fará o acompanhamento ensinando corretamente a escovação e como se deve fazer o bochecho com o flúor.

Na próxima semana, o kit será entregue aos alunos de Ercilândia. No distrito, mais 47 crianças serão beneficia-das com o projeto que foi criado com recursos do próprio município. “Sabemos que a Educação é a base de tudo e nada melhor que desenvolver este projeto nas escolas e creches, pois as crianças com mais saúde terão um rendi-mento ainda maior no aprendizado. Elas também apren-dem que a prevenção e os cuidados com a higiene bucal são fundamentais e devem fazer parte do dia a dia”, frisou a secretária de Saúde, Lucélia Gimenes Marcolino.

A entrega dos kits ainda contou com a presença do pre-feito Marcio Marcolino em algumas salas de aula e do den-tista Bruno Gobi D´Avila, além de diretores e professores e profissionais da Saúde. Assessoria

EDITAL REFERENTE À CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

A FEDERAÇÃO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DO ESTADO DO PARANÁ e o SINDICATO DOS EMPREGADOS NO COMÉRCIO DE ASSIS CHATEAUBRIAND, ESTADO DO PARANÁ comunicam aos senhores empresários do comércio das cidades de Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Jesuítas, Nova Aurora e Tupãssi a obrigação de descontar da folha de pagamento de seus empregados relativa ao mês de MARÇO de 2015 a CONTRIBUIÇÃO SINDICAL devida pelos empregados, correspondente a um dia da respectiva remuneração, e recolhê-la em estabelecimento bancário, em conta específica do Sindicato obreiro, até o dia 30 de abril de 2015, conforme o disposto nos artigos 578 a 610 da Consolidação das Leis do Trabalho.

(PUBLICAR NAS PRÓXIMAS 03(TRÊS) EDIÇÕES)

Edital

Circuito de palestras sobre obesidade infantil é realizado em TupãssiDa assessoria

Pais e responsáveis dos estudantes da rede municipal de ensino, em Tupãssi, participaram esta semana de pa-lestras sobre obesidade infantil, ministradas pela nutri-cionista Elaine Bertasso. Os eventos foram realizados na cidade e também no distrito de Jotaesse.

Durante as palestras foram discutidos assuntos rela-cionados principalmente às causas e consequências da obesidade infantil, além dos benefícios de uma alimenta-ção saudável. “Devemos desmistificar a ideia de que tudo que é gostoso engorda, deve-se ter alternativas, descobrir o quanto uma alimentação mais natural (frutas, legumes e verduras, leguminosas, cereais integrais, leite e deriva-dos, carnes com pouca gordura) pode ser saborosa, e com o mesmo preço” explica a nutricionista.

Entre as principais causas da obesidade infantil está uma junção de fatores que incluem o desmame precoce (oferecer alimentação com suplementos), mães no mer-cado de trabalho, alimentos industrializados e sedenta-rismo. “A educação alimentar e nutricional deve ocorrer na escola, em casa e em todo lugar. O trabalho deve ser realizado em conjunto, ou seja, alunos, direção, profes-sores (fundamental educação física), nutricionista, pais e responsáveis”, diz Bertasso.

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Prefeito de Santa Tereza do Oeste é o novo presidente da AMOPDa eDitoriaDito silva

Foi realizada ontem (27), na sede da entidade em Cas-cavel a eleição da nova diretoria da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). A chapa “Fortalecimento e União dos Municípios” foi a única ins-crita sendo eleita por aclama-ção. O novo presidente é o pre-feito de Santa Tereza do Oeste, Amarildo Rigolin, primeiro vice-presidente Beto Lunitti, de Toledo, e a segundo vice-presi-dente Jucerlei Sotoriva, de San-ta Helena.

A Amop é a maior entida-de municipalista do Estado com 52 prefeitos e se destaca no apoio técnico a pequenos municípios e por empunhar bandeiras que buscam o de-senvolvimento integrado re-gional. Prestigiaram o evento o senador Álvaro Dias, de-putados federais, deputados estaduais e outras lideranças regionais. Na oportunidade foi lançado também um livro que conta a história da região Oeste e dos 45 anos da Amop.

“O principal desafio é pro-mover a geração de empre-gos principalmente nos pe-quenos municípios com base no que fizemos e deu certo em nosso município. Que-remos também dar aos mu-nicípios o apoio necessário para elaboração de projetos visando recursos nas mais diversas áreas. Vamos con-tinuar lutando também pela duplicação das BRs 277 e 163 e temos como prioridade ou-

Entre as autoridades presentes senador Álvaro Dias, deputados federais e estaduais

José Monteiro

‘Dever cumprido’, afirma Marcel

Da assessoria

“Fica a sensação de dever cumprido”. A afirmação é do

presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, prefeito de Assis Chateaubriand Marcel Henrique Micheletto, ao deixar a presidência da maior entidade municipalista do Pa-raná na manhã de ontem (27). “Sinto-me honrado em ter tido a oportunidade de presidir a Amop durante este período. Eu e toda essa diretoria podemos nos orgulhar de termos cumprido o nosso papel frente a entidade. São 52 prefeitos e prefeitas que me deram essa honra de ser o presidente. Acredito que a minha gestão, foi uma gestão bem ligada ao municipalismo, ao desenvolvimento da nossa região. Várias demandas e gargalos que a região tem, nós tentamos atender com muita humildade e respeitando todos os prefeitos e ouvindo as sugestões de to-dos eles, para que a gente pudesse fazer uma gestão diferencia-da”, agradeceu o prefeito.

Durante esse ano, à frente da presidência Marcel lutou e buscou por diversas bandeiras. Uma delas foi às energias re-nováveis. “Várias pautas aconteceram e a maior delas, que foi a responsável por dar algo diferente em nossa gestão, foi em relação às energias renováveis. O Oeste é uma região que tem um potencial enorme para se utilizar esse tipo de energia que seja do biogás, por termos grande desenvolvimento da suino-cultura, bovinocultura e também a avicultura. Nós, através de uma parceria com a Itaipu, com as cooperativas e os produto-res, desenvolvemos um trabalho com os produtores rurais, pu-desse diversificar sua propriedade e ter mais uma renda. Penso que é algo inovador para a nossa região e fazer da nossa região uma região por excelência também em energias renováveis em sustentabilidade, para que possamos fazer da região Oeste do Paraná altamente sustentável e ajudando no meio ambiente”, contou o prefeito.

Marcel vai disputar presidência da AMP

Marcel foi o primeiro prefeito chateaubriandense a assumir a presidência na história de 46 anos de existência da entidade. Marcel deixa a presidência da Amop e agora se dedica a outro projeto importante dentro de sua recém, mas consolidada tra-jetória política. Será candidato a presidente da Associação dos Municípios do Paraná que abrange as 399 cidades paranaen-ses. A eleição da AMP acontecerá em maio. Atualmente, a enti-dade tem como presidente Luiz Lázaro Sorvos (PDT), prefeito de Nova Olímpia, da região noroeste do estado.

tras bandeiras. Substituir o Marcel não vai ser fácil, mas conto com o apoio dele que pleiteia a AMP e dos demais colegas prefeitos e prefeitas para conquistar nossos obje-tivos”, disse Rigolin.

Diretoria Presidente: Amarildo Ri-

golin/Santa Tereza do Oeste;Vice-presidente: Beto Lu-

nitti/Toledo;Vice-prefeito: Jucerlei So-

toriva/Santa Helena.

Conselho fiscal titularesAdalgiso Cândido de Sou-

za/Santa Lúcia;Luiz Carlos Ferri/Serranó-

polis do Iguaçu;Renato Antonio Pereira/

Diamante do Oeste.

SuplentesSilvio de Souza/Lindoeste;Rineu Manoncin/Matelân-

dia;Valdir Andrade da Silva/

Cafelândia.

Pitágoras da Silva Barros, escritor e jornalista, um dos autores do livro que conta a história do Oeste dos 45 anos da Amop entrega o primeiro exemplar ao até então presidente Marcel Micheletto

Brasilândia do sulSaúde disponibiliza atendimento em oftalmologiaPara melhor comodidade dos pacientes, o atendimento foi feito na Unidade de Saúde Valeriano Iriedi

Da assessoria

A solicitação da secretária municipal de Saúde de Brasilân-dia do Sul, Lucélia Marcolino, feita ao Consórcio Intermuni-cipal de Saúde (CISA) foi atendida da melhor forma possível. De acordo com Lucélia, devido às férias no fim de ano houve o acúmulo nos pedidos de consulta na área de Oftalmologia. Diante da demanda, para a comodidade da população, a Se-cretaria teve a ideia de solicitar para que a equipe da área de oftalmologia atendesse um dia na Unidade de Saúde Valeriano Iriedi. O pedido foi atendido e somente no sábado (21), cerca de 50 munícipes da Sede, da Vila Rural e do distrito de Erci-lândia, receberam o atendimento de forma completa, ou seja, além da consulta com o oftalmologista, Anderson Muzachi, os pacientes foram encaminhados pela responsável pelo Setor de Glaucoma, Sandra Terezinha Siqueira, para os demais proce-dimentos conforme a necessidade de cada um. “Se não fosse dessa forma, teríamos que levar essas pessoas até Umuarama e depois aguardar para fazer o encaminhamento. Hoje não, tudo é feito na mesma hora, proporcionando mais comodida-de aos pacientes. Nossas ações são assim, sempre pensando na população”, lembrou a Secretária.

A ideia da descentralização do serviço agradou a população e o prefeito Marcio Marcolino que parabenizou a equipe de Saúde bem como os profissionais que se dedicaram durante o sábado nesta ação. “A saúde é prioridade em nossa admi-nistração, pois todos sabem que sempre foi um compromisso meu cuidar bem desta área, parabéns a todas as pessoas envol-vidas. Quero destacar também o empenho da equipe médica que deu toda atenção à população neste dia”, lembrou Marcio.

Assessoria

Jesuítas promove reunião para

discutir o Plano Municipal de

EducaçãoDa assessoria

O município de Jesuítas realizou no último dia 20, na Secretaria de Educação, mais uma reunião para discutir o Plano Municipal de Educação (PME), com o objetivo de apresentar os dados estatísticos para a construção do pla-no. O desafio é recolher dados concretos para contemplar todos os níveis de ensino e o próximo passo é construir estratégias para atingir as metas do PME e para isso, o grupo está em trabalho de equipe com as escolas muni-cipais, estaduais, particulares, profissionais da Secretaria de Educação e da prefeitura municipal para concluir esta etapa.

A Secretaria de Educação agradece o trabalho e refor-ça a importância da participação de todos os envolvidos para alcançar o objetivo de construir o Plano Municipal de Educação.

O PME é um documento que define metas educacionais para o município por um período de 10 anos

Dito Silva

Page 7: Edição nº 216: 28/03/2015

SÁBADO, 28 de março de 2015 7Página

Mulher fi ca ferida em acidente no trevo de Bragantina

Um acidente de trânsito na tarde de quinta-feira (25), por volta das 14h10 mobilizou uma equipe do Siate do Cor-po de Bombeiros de Toledo e a Polícia Rodoviária Estadual de Assis Chateaubriand, no trevo de entroncamento da PR 239 e 317, trecho que liga

Assis a Toledo em Bragantina. No acidente envolveram uma GM S10, placas DGX 6194 de Assis Chateaubriand, condu-zida por Egnaldo Ferreira de Souza e um caminhão Agra-le 8500, placas ATB 1044 de Toledo, conduzido por José Valdir Tenório Barros.

Léo Silva

Do acidente resultaram em danos de média monta nos veículos e ferimentos leves na passageira, Roselei Maria de Jesus Vieira, de 44 anos, sendo socorrida pela equipe dos bombeiros e encami-nhada a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no mu-

nicípio de Toledo, onde fi cou aos cuidados do médico de plantão. Outras informa-ções dão conta que a vítima fez uma cirurgia há pouco tempo e com o impacto, a mesma foi conduzia para o pronto socorro para realizar exames.

POLÍCIA MILITAR APREENDE FIORINO

CARREGADA COM CIGARROS EM ASSIS

GAECO REALIZA OPERAÇÃO EM

RONDON E MARIPÁ E PRENDE SUSPEITOS

Por volta das 14h45 desta terça-feira (24), a equipe Tá-tico da 3ª Cia de Assis Chateaubriand, em deslocamento para a cidade de Terra Roxa pela PR 364, avistou o veícu-lo Fiat Fiorino, placas IDZ-6978 de Cantagalo, sendo que foi realizada a abordagem ao veículo nas proximidades do Conjunto Ivo Muller, onde foi identifi cado o condutor pe-las iniciais J B S. Dentro do veículo, foi encontrado apro-ximadamente 15 caixas de cigarros oriundos do Paraguai. O mesmo informou ter adquirido pelo valor aproximado de R$ 5.500,00 e que levaria para a cidade de Cantagalo, local onde reside. O condutor e o veículo foram encami-nhados à sede da 3ª companhia, para confecção do bole-tim de ocorrência e posteriormente liberar o condutor. Já o veículo juntamente com a carga foram conduzidos para a Receita Federal na cidade de Cascavel.

Equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) estavam em Marechal Cândido Rondon e Maripá na manhã desta quinta-feira (26). Os po-liciais estão cumprindo vários mandados de busca e apre-ensão nas duas cidades. A Operação Tentáculos faz parte de uma investigação que já perdura cerca de dois anos, de cri-mes envolvendo empresas que participam de licitações pú-blicas. O objetivo seria de combater possíveis fraudes e so-negação fi scal no Estado do Paraná. Buscas foram realizadas em residências de empresários e políticos e nas prefeituras dos dois municípios. Três pessoas foram detidas, entre elas o empresário rondonense Ivan Kist e o prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria. As detenções foram feitas por porte ilegal de arma e não teriam relação com o objeto da inves-tigação. Três armas foram apreendidas durante o cumpri-mento dos mandados de busca e apreensão. Ao todo, foram cumpridos dez mandados em Marechal Cândido Rondon e dois em Maripá. Vários documentos foram requisitados pela equipe da Gaeco, tanto junto as empresas envolvidas como também nas prefeituras dos dois municípios. É aguardada uma entrevista coletiva do delegado que conduz a opera-ção, para dar mais detalhes sobre a investigação. O Gaeco é composto por membros do Ministério Público, Polícia Civil e Polícia Militar, e Secretaria de Fazenda, designados e inte-grados em Grupo.

Léo Silva

PM recupera celular furtado e apreende drogas em Assis Chateaubriand

Policiais militares da 3ª Cia de Assis Chateaubriand, por volta das 11h desta terça-feira (24), foram informados de que um celular Iphone 6, produto de furto no início da manhã, estava sendo moni-torado pelo seu GPS locali-zador e que o mesmo estava nas proximidades da rua Marechal Castelo Branco, com a rua das Paineiras no centro da cidade. De ime-diato os militares foram até o endereço informado, onde um menor de 17 anos esta-va em uma loja comprando acessórios para o celular ci-tado. O adolescente se fazia acompanhar pela pessoa de iniciais M. L. S, 25 anos, que o aguardava do lado de fora da loja com um ciclomotor importado da marca Hero-Buch, sem os documentos devidos. Diante do fato foi dado voz de prisão aos dois, sendo encaminhados até a sede da 3ª Cia, onde a ví-tima do furto reconheceu o celular Iphone 6 apreen-dido. Em conversa com os envolvidos, os mesmo nos informaram que o Iphone 6 foi comprado de uma pessoa no “miolo”, pelo valor de R$ 50,00, mas afi rmaram não saber que era produto ilícito. O menor estava de posse de uma corrente de prata autên-

Léo Silva

tica de 41 gramas que ele não soube informar a procedên-cia. Ele, ainda, informou que possui uma pequena quantia de maconha no quintal de sua residência. A equipe do serviço reservado deslocou até a residência do mesmo, onde localizou em diversos cômodos da residência 30 buchas de maconha pron-tas para a venda e mais 3

porções grandes, totalizan-do aproximadamente 487 gramas da substância, bem como 23 papelotes de cocaí-na prontos para a venda, to-talizando aproximadamente 14 gramas da substância e ainda, 21 pedras de crack de vários tamanhos, totali-zando aproximadamente 33 gramas da substância. Foi localizado, ainda, uma ba-

lança de precisão, além de papéis celofanes e alumínios utilizados para embalar o entorpecente, uma bicicleta da marca Break Point Pro, modelo Aluminium Séries, e um boné com a inscrição King. Já na residência de M L S nada foi encontrado. Os envolvidos e tudo que foi apreendido foram encami-nhados para a 48ª DRP.

Aqui Agora

RAPAZ É MORTO A GOLPES DE FACA EM

PALOTINAPor volta das 14h desta quinta-feira (26) a Polícia Civil de Pa-

lotina foi acionada para comparecer no distrito de São Camilo onde havia ocorrido um homicídio. Ao chegarem no local o fato foi constatado, conforme levantado duas pessoas estavam em uma casa bebendo e após uma discussão entraram em luta cor-poral a qual resultou na morte de José Carlos de Maria, de 37 anos.

O principal suspeito do assassinato é Gabriel Alves que fugiu do local tomando rumo ignora-do. O IML de Toledo foi acionado para compare-cer ao local para realizar a retirada do corpo e reali-zar a necropsia e consta-tar o motivo da morte, o que tudo indica foi a fa-cadas. A Polícia Militar e a Polícia Civil de Palotina estão no distrito realizan-do buscas com o intuito de encontrar o suspeito.

GM DE TOLEDO RECUPERA MOTO FURTADA DURANTE PATRULHAMENTO DE ROTINA

Por volta das 22h35 desta quinta-feira (26), uma equipe de rondas da Guarda Municipal de Toledo, ao realizar rondas de rotina no Ginásio Eusébio Garcia, localizado na Vila Pioneiro, avistou uma motocicleta de Honda CG, placa AVK-4973, de Toledo, de cor vermelha, que levantou suspeita, por se encon-trar no referido local sem nenhuma pessoa por perto e resol-veram consultar o sistema de informação da Guarda Munici-pal, onde foi constatado que a mesma possuía indicativo de furto/roubo. Diante dos fatos, a motocicleta foi encaminhada a 20ª SDP, para as medidas cabíveis.

Radar BO

Page 8: Edição nº 216: 28/03/2015

Entre em contato!Mande sua foto, recado, dica ou sugestão para [email protected]

SÁBADO, 28 de março de 2015 8Página

Semana SantaComeça amanhã (29) a Semana Santa. Uma semana onde

os católicos se voltam para fazer orações e penitências. Perí-odo que antecede a ressurreição de Jesus Cristo, que é o Do-mingo de Páscoa. A Igreja tem uma programação diferencia-da dos demais dias:

- Hoje (28), celebração da santa missa, às 19h30, nas duas matrizes;

- Domingo (29), celebração de Ramos na matriz Nossa Se-nhora do Carmo, às 8h, com a saída da procissão em frente à Prefeitura. Na matriz São Francisco de Assis, tem início tam-bém às 8h, em frente à matriz. No domingo não haverá missa à noite na matriz Nossa Senhora do Carmo;

- Segunda-feira (30), na matriz Nossa Senhora do Carmo, missa dos enfermos, às 15h;

- Terça-feira (31), na matriz São Francisco de Assis, missa dos enfermos, às 15h;

- Quarta-feira (1º), missa dos Santos Óleos, na matriz São Pedro e São Paulo, de Toledo;

- Quinta-feira (2), missa do Lava Pés, às 20h, na duas ma-trizes de Assis;

- Sexta-feira (3) acontece a celebração da Paixão de Cristo, com início às 15h. Após a celebração, segue com a procissão às 19h.

Paradise Music - PalotinaA Paradise Music de Palotina traz hoje (28) mais uma

atração. A “Sabadeira Sertaneja”, com a animação da dupla Jonas e Henrique. Mulheres não pagam para entrar até a 1h da manhã. Mais informações e reservas, com Alifer no telefo-ne (44) 9814-1768.

Clube Olímpico - ToledoHoje (28), no Clube no Olímpico de Toledo, acontece o

“Baile da Cerveja”, com refrigerante, água e cerveja Skol a R$ 1 na moeda. A animação da noite vai ser por conta do “Mu-sical Integração”. Ingressos antecipados no Clube Olímpico até as 23h. No domingo (29), os bailes continuam, no período da tarde, com o “Grupo Embalos”, e para fechar a noite com chave de ouro, o Musical Integração animará a galera. Mais informações: (45) 3378 1441.

Curso de Técnica VocalHoje (28), acontece o curso de Técnica Vocal, no Centro

Catequético da matriz Nossa Senhora do Carmo. O curso é gratuito. As inscrições podem ser feiras na secretaria da ma-triz.

Social

Quem trocou as alianças no sábado (21) foi o casal Kamila e Diego, de Assis Chateaubriand. Felicidades ao casal (Foto do Zinho)

Ontem (27), quem comemorou mais um ano de vida foi o jovem Rodri-go Bauermann (Demassis). Receba as felicitações de seus familiares e amigos. Parabéns!

Quem esteve de aniversário na quinta-feira (26) foi Marco Lang. Hoje (28), Karina Miura (fi lha de Helena e José Costa) completa mais um ano de vida. Parabéns e muitas felicidades! É o que desejam a família e amigos

A acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, Adriana Gussi, completa hoje (28) mais um ano de vida. Receba os parabéns, com muito amor e carinho do namo-rado Herminho Moura (Vale Verde), de familiares e amigos

A pequena Ana Beatriz, de Formosa do Oeste, comemorou na quarta-feira (25) 4 aninhos (Foto do Zinho)

Quem recebe os parabéns pela formatura em Técnico em Eletromecânica é o jovem Wanderson Cristiano Saran Anélli. Que Deus continue te abençoando e que seu futuro seja cheio de muita prosperidade

Amanhã (29), quem vai comple-tar mais um ano de vida é a bela Moniky Marretto. Receba os para-béns de toda a família e amigos. Felicidades!

Renan Bernardo completou on-tem (27) mais um ano de vida. Re-ceba os parabéns de seus amigos e familiares

Rádio Vale Verde FM Rádio Vale Verde FM

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

Rádio Vale Verde FM, encantando ouvintes e conquistando anunciantes!

André Luiz (Prefeitura de Jesuítas) visita o amigo José Costa (Vale Verde FM)

Page 9: Edição nº 216: 28/03/2015

SÁBADO, 28 de março de 2015 9Página

Seminário da C.Vale empolga 1.300 mulheresDa assessoria

Mil e trezentas associadas e esposas de cooperados de mais de 20 municípios com-pareceram, quarta-feira (25), ao 16º Seminário da Mulher da C.Vale, na Asfuca de Palo-tina. O palestrante e mágico Marco Zanquetta empolgou as participantes ao mesclar ilusionismo com orientações motivacionais. “Sonhar é o fator inicial, mas precisamos ter metas e disciplina, ou seja, pés no chão”, orientou. Con-forme ele, quando alguém acredita e planeja, fica mais fácil alcançar metas. “Muitas vezes sabotamos nossos so-nhos porque deixamos para amanhã o que podemos fazer hoje. A disciplina, não é nin-guém que te impõe, é você mesmo”, ensinou.

Joana Castanheira per-correu os 220 quilômetros

Zanquetta misturou orientações com magia em evento na Asfuca

que separam Doutor Camar-go de Palotina e estava empol-gada após o seminário. “Valeu a pena, foi maravilhoso. A gen-te costuma não se valorizar. Esse tipo de evento melhora nossa autoestima”, avaliou.

O presidente da C.Vale, Alfredo Lang, participou do evento, acompanhado da es-posa Sônia, e afirmou que o evento é bastante esperado. “São 16 seminários, sempre com grande número de par-

ticipantes. A nossa preocupa-ção é qualificar cada vez mais as associadas e esposas dos associados”, resumiu.

O Seminário da Mulher foi promovido em parceria com a Basf.

Mauro Jordão é reeleito

presidente da Agropar com 143

votosComo já era esperado, a eleição da Cooperativa Agroin-

dustrial do Médio Oeste do Paraná (Agropar), de Assis Chateaubriand, realizada na terça-feira (24) foi tensa. Diferente das últimas assembleias para escolha de dire-tores, a disputa atual teve oposição liderada por Valdenir Aparecido Denuzzi, da chapa “Renovação”. A situação concorreu com a chapa “Agropar Mais Forte”, tendo como candidato o médico Mauro José Jordão, que foi reeleito para comandar a cooperativa nos próximos quatro anos com 143 votos.

Segundo informações extras-oficiais conseguidas por nossa reportagem, uma vez que a imprensa não teve aces-so ao local dos trabalhos, a eleição transcorreu nervosa durante todo período, com muitos embates entre as par-tes. De início, a chapa de oposição exigiu que os diretores atuais prestassem contas de todas as atividades. Depois, com base em irregularidades apontadas pela situação contra a chapa “Renovação”, a assembleia, que é sobera-na, decidiu que o candidato Valdenir Aparecido Denuzzi não poderia concorrer. Resolvidas todas as questões, os associados realizaram votação e reelegeram Mauro José Jordão para mais um mandato. Como não houve tempo para confecção de nova cédula de votação, a chapa do can-didato Denuzi recebeu 27 votos, mas considerados nulos, segundo a comissão eleitoral. Na contagem ainda foram registrados nove votos brancos, totalizando 179 associa-dos presentes.

A Agropar resultou da união de vários agricultores que assumiram a antiga Cotia que foi a falência. A cooperati-va conta hoje cerca de 530 associados e a estrutura conta com a sede próximo ao CTA e unidades na saída para To-ledo, Barreiro e Brasilândia do Sul.

Ademir Ribeiro

Tupãssi participa de programa de Gestão de SoloParceria entre Município e Estado disponibiliza calcário para produtores ruraisDa assessoria

Aproximadamente duas mil toneladas de calcário estão sendo distribuídas em pequenas propriedades ru-rais de Tupãssi. Trata-se de um incentivo para produto-res rurais que estão partici-pando do programa de Agri-cultura de Precisão. Cada agricultor recebe 10 tone-ladas do insumo custeadas pelo município, em parceria com o Governo do Paraná.

Na quarta-feira (25), o programa passou pela pro-priedade de Gilberto Ribei-ro, de seis alqueires. “É a primeira vez que participo desse projeto. Estou apli-cando o calcário e também o cloreto de potássio. Sem-pre tivemos uma terra boa, mas a expectativa é de uma melhora bastante expressi-va na produção”, diz o agri-cultor.

Os pequenos produtores que vão receber o benefí-cio já foram selecionados.

Prefeito Cal com representantes da Emater e produtor beneficiado com o programa

Assessoria

Agricultura de Precisão e programa de Gestão de Solos beneficia pro-dutores de Tupãssi

O calcário disponível foi adquirido por meio do Pro-grama de Calcários e pelo Programa de Gestão do Solo e Água em Microbacia, da Emater e Governo Estadu-al, para serem utilizados em propriedades do município e na microbacia do Rio Ho-rizonte.

CARProdutores rurais devem preencher o cadastro de imóveis até 5 de maio

Curitiba (AEN) - O Para-ná tem cerca de 530 mil pro-priedades rurais que devem ter os dados registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR) até 5 de maio des-te ano. O CAR é gerenciado pelo Governo Federal e no Paraná, esses cadastros serão homologados pelo IAP, Insti-tuto Ambiental do Paraná. O Cadastro é obrigatório para todos os imóveis rurais do país. O objetivo é promover a identificação, regularização ambiental e monitoramento das propriedades, e posses rurais. Os proprietários que não se cadastrarem terão dificuldades para conseguir linhas de crédito e financia-mentos. Além disso, quem perder o prazo vai perder benefícios previstos na lei do Novo Código Florestal, como

Rural Pecuaria

a suspensão de multas admi-nistrativas por corte irregular de vegetação no imóvel e a pos-sibilidade de regularizar áreas de Reserva Legal.

As inscrições no CAR de-vem ser feitas no site www.car.

gov.br. O proprietário ou pos-seiro rural pode pedir auxílio para alguma entidade parceira que atua como multiplicador. Entre as entidades parceiras no Paraná estão a Secretaria de Agricultura e do Abasteci-

mento, Emater, cooperativas, federações e sindicatos rurais. Para sanar dúvidas frequentes dos proprietários rurais, o IAP preparou uma lista de pergun-tas e respostas, no site www.iap.pr.gov.br.

Assessoria

Page 10: Edição nº 216: 28/03/2015

ClassificadosFolhaSÁBADO, 28 de março de 201510Página

O OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Veículos

Imóveis

Empregos

Fipal•AssisChateaubriand

•AvenidaBrasil,nº521,telefone:(44)3528-3376.

Interlagos •Assis

•Chateaubriand•

•AvenidaTupãssi,nº4105,telefone:(44)3528-8500

Castro Imóveis •AssisChateaubriand

•RuaMarechalCasteloBranco,637•telefone:(44)3528-7975

Brasil Car Veículos•Toledo

•RuaSãoJoão,1362-Centro•(45)3278-3024

•AstraAdvantage4P,2006-2007-prata,completoR$25.000,00

•ClassicLS2008,preto,VE-TRV-AL•R$15.000,00

•Palio,1997,vermelho,básicoR$9.000,00

•S-10Executive4x2,2011-Prata-Diesel,completaR$66.0000,00

•VectraColection,2005-2005-cinza,com-pletoR$24.000,00

VENDA SOBRADOS

R$440.000,00-JARDIMAMÉRICA-SOBRADO-RuaVenezuela,1suítec/closet+2quartos,copa,cozinha,1sala,1WC,c/185,52m²,laje,eedículac/75m²,c/lavan-deriafechada,despensa,1WC,garagem,echurrasqueira,terrenoc/300,00m².

CASASR$350.000,00-JARDIMAMÉRICA-RuaCanadá,1suíte+2quartos,sala,copa,co-zinha,1WC,edículacomlavanderia,1WC,despensa,garagem,180m²delaje,terrenoc/

600,00m².

R$280.000,00-JARDIMEUROPA-RuaPolônia,1suíte,2quartos,cozinha,copa,sala,WC,garagem,edículacomlavanderia,despensaechurrasqueira,áreatotalconstru-

ída,240m²,laje,terrenoc/600m².

R$265.000,00-JARDIMEUROPA-RuaVaticano,1suíte,2quartos,cozinhamo-biliada,sala,WC,garagem,edículacomlavanderiaedespensa,áreaconstruídaemlaje90m²,edículacom30m²,terrenocom

600m².

R$250.000,00-JARDIMAMÉRICA-RuaPeru,1suíte+2quartos,sala,cozinha,1WC,lavanderia,despensa,120m²,gessoepvc,

terrenoc/570,00m².

R$190.000,00–JARDIMAMÉRICA–RuaVenezuela,3quartos,sala,cozinha,garagem,

100m²,terrenoc/300m².

R$180.000,00-JARDIMPARANÁ-RuaToledo,3quartos,cozinha,sala,WC,100m²,

forro,terrenoc/600m².

R$175.000,00–CENTRO–RuadoBosque,2quartos,1suíte,sala,cozinha,lavanderia,

despensa,130m²,terrenoc/300m².

R$168.000,00-JARDIMPARANÁ-RuaPontaGrossa,4quartos,cozinha,sala,WC,garagem,edícula,130m²,forro,terrenoc/

200m².

R$125.000,00-JARDIMARAÇÁ-RuaPiratininga,3quartos,cozinha,sala,WC,despensa,garagem,90m²deforroeterreno

c/390,00m².

R$110.000,00-JARDIMAMÉRICA-RuaChile,casamista70m²,terrenoc/214,20m².

R$90.000,00-JARDIMPANORAMA-RuadasMagnólias,casamista90m²,terrenoc/

390,00m².

BARRACÃO

R$700.000,00-JARDIMPARANÁ-RO-DOVIA,Av.Londrina,construçãoemalvenaria

c/600,00m²,terrenoc/1.200m².

R$420.000,00-JARDIMPARANA-Av.RadialSul,construçãoemalvenariac/300,00m²,

JardimParaná,frentecom40mx30m,terrenoc/1.750m².

TERRENO COMERCIAL R$175.000,00-CENTRO-AvenidadoBosque,ESQUINA,asfalto,frentecom40metros,terreno

murado,390m².

R$150.000,00-JARDIMPARANÁ-AvenidaTupassi,asfalto,7,5(frente)x40m,300m².

TERRENOSR$115.000,00-JARDIMEUROPA-RuaÁus-

tria,asfalto,600m².

R$90.000,00-JARDIMEUROPA-AvenidaRadialSul,asfalto,366,00m².

R$80.000,00–DISTRITODEBRAGANTINA–AvenidaParaná,ESQUINA,asfalto,322,00m².

R$70.000,00-JARDIMEUROPA-RuaÁus-tria,asfalto,09(frente)x40m,360,00m².

R$70.000,00-JARDIMPANORAMA-RuaRosas,13(frente)x30m,390,00m².

R$68.000,00-JARDIMEUROPA-TravessaVarsovia,290m².

R$56.500,00-JARDIMPARANÁ-TravessaFlorindoDiasdeCastro,asfalto,10(frente)x25m,

250,00m².

R$54.900,00–JARDIMPARANÁ–RuaPontaGrossa,esquina,15(frente)x20m,300,00m².

R$51.900,00-JARDIMPARANÁ-TravessaAnterodaSilvaPires,asfalto,10(frente)x25m,

250,00m².

R$47.900,00–JARDIMPARANÁ–Rua”S”,10(frente)x31m,310,00m².

R$45.900,00–JARDIMPARANÁ-RuaPal-mas,10(frente)x30m,300,00m².

R$44.900,00–JARDIMPARANÁ-RuaRon-don,10(frente)x30m,300,00m².

R$40.900,00–JARDIMPARANÁ–Av.RadialSul,10(frente)x29m,272,48m².

R$35.900,00-MINIPARQUE-RuaAnto-nioSiloti,8(frente)x30m,240,00m².

LOCAçÃOCASAS

-R$1.200,00–CENTRO:RuaPresidenteCostaeSilva,8quartos,2WC,sala,2cozi-

nhas,garagem,lavanderia;

-R$800,00–JARDIMCAROLINA:RuaGraceKelly,3quartos,WC,sala,cozinha,garagem.Edícula:2suítes,churrasqueira,

lavanderia,garagem;

-R$700,00–JARDIMAMERICA:RuaEquador,3quartos,2WC,sala,cozinha,Áreadeserviçolavanderia,despensa,01

quarto,garagem;

-R$550,00–JARDIMPARANÁ:Av.RadialSul,3quartos,WC,sala,cozinha,lavanderia;

-R$450,00–JARDIMEUROPA:RuaVielaBistrol,1suíte,01quarto,Wc,sala,cozinha;

SALÃO COMERCIAL-R$2.500,00–JARDIMPARANÁ:Aveni-daLondrina,salãocomaproximadamente

600m²;

-R$1.600,00–JARDIMPARANÁ:Aveni-daRadialSul,salãocomaproximadamente300m²,eterrenocomaproximadamente

1.750m²,2WC,antigoCTG.

-R$600,00–JARDIMAMÉRICA:AvenidaTupãssi,salacomercialcomaproximada-

mente50m²,WC.

-R$500,00–CENTRO:RuaCostaeSilva,salacomercialcomaproximadamente25m²,

WC.

•PalioFireEconomy2011-2012-4portas-vermelho-flex-DH.OFERTA

•PalioFireEconomy2013-2014-2P-bran-co-flex-Básico.OFERTA

•Polo2.0Sportline,2011-2012-prata-flex-Completo.OFERTA

•SienaEL2010-prata-flex-DH.OFERTA

•UnoMilleEconomy2009-2010,4P-bran-co-flex-Básico.OFERTA

•Astrasedan2007Advantage2.0flex-completopor25.900

•Estradatrekking2009-1.4flexcomdire-çãoh.porR$26.990

•Golg3power2003-1.6comdireçãoh.porR$16.900

•Paliofire2007-1.0flex-4p-completoporR$19.800

•Palioweekend2003-1.88vcompletaporR$16.500

Page 11: Edição nº 216: 28/03/2015

SÁBADO, 29 de março de 2015 11PáginaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

Copa Assis tem 15 jogos neste sábado

A 16ª Copa Assis de Fute-bol, promoção da Secretaria de Esportes de Assis Cha-teaubriand, segue neste sábado com a realização de quinze partidas em seis locais diferentes. Até agora o certa-me teve 27 partidas, 101 gols marcados e média de 3,74.

Dia 28/03/159h: Umuarama x Perobal13h45: Avetra/Paraíso

E.C/Terra Roxa x Formosa do Oeste

13h45: Genoma/La Salle/Toledo x Alto Piquiri

13h45: Altônia x Iporã13h45: Brasilândia do Sul x

CEFA/Cascavel

Dia 30/03/1514h15: Medianeira x Cane-

cão/AER/Sadia

Dia 04/04/1514h: Assis Chateaubriand x

SER/São Cristóvão/Cascavel Equipe Mirim de Assis enfrenta SER/São Cristóvão no dia 4 de abril

Assis

Suíço das Associações

será disputado por 30 equipes

Aconteceu na segunda-feira (23), no GETAN, o con-gresso técnico do 19º Suíço das Associações Comuni-tárias promovido pela Secretaria de Esportes de Assis Chateaubriand (SEAC). Foram confirmadas 30 equi-pes divididas em seis grupos de 5 times classificando os dois primeiros. O vínculo para o atleta atuar é o título de eleitor. Certame começa dia 11 de abril sem torneio início.

GrupoGrupo A: Sheila B, Amaujjp, Bragantina/Santa Cla-

ra, AREC e Encantado;Grupo B: R. Pimenta, Bragantina/AHE, Guarani A,

Ramal H, APMAC B;Grupo C: Guarani B, Terra Nova, Nice, Ivo Mullher/

Tropical e Jd. Paraná;Grupo D: Araçá, Acamar, Engº Azaury, Primavera

B e Primavera A;Grupo E: Jd. Progresso B, Gralha Azul B, Silveiró-

polis, Ascol e São João Batista/DSI; Grupo F: R. Soipê/Ramal X, APMAC A, Ramal

Góia, JD. Progresso A e Santa Rita A.

Vôlei

Etapa da Copa Amizade transferida para Assis Chateaubriand

Atendendo a uma deter-minação da Promotoria Pú-blica da Comarca de Formosa do Oeste, os organizadores da Copa Amizade de Voleibol Feminino, que aconteceria em Iracema do Oeste neste fim de semana, foram obrigados a transferir a competição para Assis Chateaubriand. A trans-ferência é em virtude da situ-ação relacionada à dengue em Iracema do Oeste. As disputas começariam ontem (27) e se-guem até amanhã no Pixute.

Dos oito municípios con-firmados para a primeira etapa, apenas Capitão Leô-nidas Marques está em Assis Chateaubriand e com isso as equipes foram divididas em dois grupos. O grupo A terá Cascavel, Juranda, Corbélia e Palotina e o B terá Cafelân-dia, Assis Chateaubriand e Iracema do Oeste.

Assis joga hoje contra Cafelândia e Iracema do Oeste

Organização

Sábado (28)8h: Cascavel x Corbélia9h: Palotina x Juranda

10h: Cafelândia x Assis Chateaubriand

14h: Palotina x Corbélia

15h: Cascavel x Juranda16h: Assis x Iracema

Nova Aurora foi sede da 2ª Etapa

Regional de Mountain Bike

‘XCO’Da assessoria

Foi realizada no dia 15 de março em Nova Aurora, a 2ª Etapa do Campeonato Regional de Mountain Bike “XCO”. Participaram da etapa 85 atletas de vários muni-cípios. A prova teve total apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria de Esporte e Lazer.

O município de Nova Aurora foi representado por nove atletas, sendo eles, André, David, Robson, Mazinho, Marquinho, Robinho, Zezinho, Fabrício e Valdecir Pauli-no (Laranja).

De acordo com os atletas, a prova foi muito disputada e foi considerado o melhor trajeto de “XCO” do Paraná, por existir vários pontos que exige técnica, coragem e um bom preparo físico dos competidores.

Segundo o secretário de Esporte, Maycon E. Ambró-zio, todos os objetivos foram alcançados. “Tivemos mais um grande evento esportivo em nosso município. Hoje somos referência na região no Mountain Bike, devido ao ótimo comportamento e bons resultados que nossos atle-tas vêm conquistando no dia a dia”.

“Quero parabenizar e agradecer todos os atletas que representaram o nosso município em especial aos que não mediram esforços para que o evento fosse realiza-do mais uma vez com sucesso. Fico feliz em ver as pes-soas colaborando para que tudo corra da melhor forma possível. Estamos trabalhando com o objetivo de buscar sempre o melhor para os nossos munícipes”, finalizou o secretário.

A próxima etapa do campeonato será realizada no município de Assis Chateaubriand, no dia 26 de abril.

Colocação dos atletas de Nova AuroraCategoria OPEN SPORT1º Lugar - Robinho

Categoria OPEN PRÓ1º Lugar - Robson2º Lugar – David

Categoria MASTER “B” PRÓ1º Lugar - Valdecir Paulino (laranja)3º Lugar – Mazinho

Categoria ELITE3º Lugar – André

Categoria MASTER “A” SPORT5º Lugar - Marquinho

Mais um grande evento de ciclismo realizado em Nova Aurora

Taça David Moretto tem jogos decisivos no domingo em Palotina

Neste domingo (29), dois jogos decisivos serão realiza-dos pela 4ª Taça David Moretto, que está sendo promovida pela equipe Máster La Salle com apoio da Secretaria Muni-cipal de Esportes, Kaiser, Imobiliária Elmar Machado, Palo-tina Esportes e QI Informática. Às 14h jogarão Gbyte Infor-mática x Academia Boa Forma e às 15h30 jogarão Empório da Cerveja x Romera.

No último domingo foram realizados dois jogos. A equi-pe Jardim Nova Esperança derrotou a ITVale/Palotina Es-portes pelo placar de 7x1 e a equipe Empório da Cerveja ven-ceu pelo placar de 1x0 a equipe Academia Boa Forma.

Futebol: Cury toma nova posse no dia 8

A posse da nova diretoria da Federação Paranaense de Futebol será no próximo dia 8 de abril, às 18h30, na sede da FPF (Avenida República Argentina, nº 2153, Portão, Curiti-ba). O atual presidente Hélio Cury foi reeleito no último dia 21 de março. Junto com Cury, assumem também como vices o deputado federal Evandro Roman (PSD), João Jacob Mehl (ex-presidente do Coritiba), Reginaldo Santos Cordeiro (atual vice-presidente e secretário de Urbanismo de Curitiba), Amil-ton Stival (atual vice-presidente), Amauri Escudero (secretá-rio estadual de Representação em Brasília), Helio Camargo (atual vice-presidente) e Idu Blasczak (diretor de esportes de Araucária), além dos membros efetivos do conselho fiscal: Eloir Azevedo, José Faleiros, Osni Marcos Leite, Rafael Henri-que Alves dos Santos, Sávio Christani de Pádua e os suplentes Fabio Martinez Dib, Luiz Mario Schereiber e Ronald Carlos de Oliveira. (Gazeta do Povo/Rádiogol).

Kury segue no comando da Federação Paranaense de Futebol

Page 12: Edição nº 216: 28/03/2015

SÁBADO, 28 de março de 2015 12PáginaO OESTE EM UM GRANDE JORNAL

*** Assis Chateaubriand sedia hoje, no GETAN, o Para-naense ‘Do Goju-Kai’ inédito para a cidade que sempre rece-beu competições da modalidade, mas em outros estilos.

*** Todos na Amaujjp amanhã (29) prestigiando a fi nal do 20º Suíço Regional entre equipes de Cascavel e Toledo. Não esqueça que a entrada será um quilo de alimento não pe-recível.

*** Para não depender de outras combinações, o Casca-vel precisa vencer o Foz amanhã no clássico do Oeste para se classifi car e se manter na elite do futebol paranaense. Trans-missão da equipe Líder da Vale Verde FM, a partir das 16h.

*** Esquecer o passado, mas para que ele não se repita o Toledo tenta reabilitação neste domingo, novamente em casa na Divisão de Acesso, contra o Cianorte do conhecido técnico Rogério Perrô.

*** Umuarama x Perobal, Terra Roxa x Formosa, Toledo

x Alto Piquiri, Altônia x Iporã e Brasilândia x Cascavel são os jogos de hoje de manhã e tarde pela Copa Assis de Futebol.

*** Trinta equipes confi rmadas no 19º Suíço das Associa-ções Comunitárias de Assis. Os times foram divididos em seis grupos e começa dia 11 de abril.

*** As disputas da I etapa da II Copa da Amizade de Vôlei

Feminino, que aconteceriam em Iracema do Oeste neste fi m de semana, foram transferidas para Assis. Jogos hoje e ama-nhã no Pixute.

*** Amistosos: hoje tem Asfuca/Palotina x Nice, Aroeira/Formosa x Grêmio/Terra Roxa e amanhã o ACEC joga em Me-dianeira.

Assis sedia hoje Paranaense de KaratêDA ASSESSORIA

Um grande evento es-

portivo movimenta Assis Cha-teaubriand neste sábado (28), no Ginásio Tancredo Neves. Cerca de 350 atletas, de 15 municípios do Paraná, dis-putam o Campeonato Para-naense ‘Do Gofu – Kai’ de ka-ratê. A programação começa às 9h com a abertura ofi cial e na sequência haverá as competições. A promoção é da Associação Internacional de Karatê-Do Goju-Ryu, em parceria com a Associação Conquista/Assema, contan-do com o apoio do Governo Municipal, através da Secre-taria de Esportes.

“A prática do karatê em As-sis já passa a casa dos 30 anos e, nesses anos todos, muitos eventos foram realizados aqui em nossa cidade com organi-zação da Associação Conquis-ta, mas é com muito orgulho e

Professores Vera e Luiz, 30 anos de dedicação ao karatê

satisfação que hoje, com apoio irrestrito do representante do karatê Goju-Ryu no Brasil,

Renshi Luiz Antônio Kotsubo, pela primeira vez na história temos a honra de sediar um

campeonato Estadual da IKGA Brasil”, disse o professor Luiz Carlos Evangelista.

Cascavel e Toledo decidem amanhã o Suíço da Amaujjp

Uma grande festa, com destaque para o público que deve ser maravilhoso, acon-tece neste domingo (29), na Amaujjp, em Assis Chateau-briand, a decisão do 20º Cam-peonato de Futebol Suíço dos Jardins Jussara e Panorama. A fi nal será entre União Jar-dim América/Top 10/Bara-to Mania/JKM Transportes de Toledo e Cascavel Auto Peças, a partir das 16h, com premiação de R$ 10 mil ao campeão e R$ 5 mil para o vice. Às 15h disputa do ter-ceiro lugar entre a Academia Boa Forma/Mecânica do To-ninho/Dr. Carmelo/Tonhão Joias de Assis Chateaubriand x Estofados Magalhães A de Umuarama, valendo R$ 3 mil para o terceiro colocado e R$ 2 mil para o quarto lugar.

Arrecadação alimentosA Associação de Morado-

res e Amigos Unidos dos

Público deve levar um quilo de alimento não perecível

Jardins Jussara e Panora-ma realiza uma promoção beneficente em parceria com o Grupo Vale Verde de Comunicação, Rádio

Jornal AM e jornal O Re-gional. A entrada será um quilo de alimento não pe-recível. Tudo que for arre-cadado será revertido para

o Hospital Beneficente Moacir Micheletto de Assis Chateaubriand e o Hospi-tal do Câncer de Cascavel (Uopeccan).

Cascavel decide permanência na elite do futebol paranaense

A última rodada da fase de classificação do Campe-onato Paranaense será dis-putada neste domingo (29), com todos os jogos come-çando às 16h. A equipe Líder da Vale Verde FM transmite o decisivo jogo entre Foz do Iguaçu x Cascavel no clás-sico do Oeste. Os donos da casa já estão classificados, mas o FFC precisa vencer para não depender de ou-tros resultados. Se empatar, tem de torcer para o Atléti-co empatar e, caso perca, o Atlético não pode vencer o Londrina.

De acordo com o técni-co Paulo Foiani, o FCC jo-gará com cautela em Foz, mas “como se não houves-se amanhã”. “Essa é nossa última partida, não existe depois, não existe amanhã. Contra o Operário existia Operário, Coritiba e existia Foz, contra o Coritiba exis-tia Coritiba e Foz, e agora existe apenas o Foz. É par-tida única e não queremos pensar no resultado lá de Londrina, queremos fazer nossa parte. Vai ser muito

Técnico Paulo Foiani espera que o ataque defi nitivamente funcione

difícil e complicado, mas quem quer se classificar tem que vencer partidas as-sim. Nós vamos para Foz, respeitando a equipe deles e o trabalho que eles têm rea-lizado, mas precisamos ven-cer”, diz o treinador. (Fon-te: Radiogol)

O Atlético precisa passar pelo Londrina e torcer por um tropeço do Cascavel. O Operário necessita de ou-tras combinações como der-rotas de Cascavel e Atlético. Coritiba, J. Malucelli, Ope-rário, Paraná, Maringá, Foz e Londrina já estão classifi-cados. Nacional e Prudentó-polis já estão no Torneio da Morte.

Futebol 2015 na Vale Verde FM e Folha Vale

VerdeOferecimento: C.Vale,

Probar Distribuidora de Be-bidas de Cascavel, Panifica-dora e Mini-Mercado Varela de Toledo, Radial Pneus de Assis Chateaubriand, Lan-chonete Sede Zero de Tole-do, Terraplanagem Eifler de Toledo, Sintrascoop/Fetra-

coop, Lojas Mais, Consultec Contabilidade, Consultório Odontológico, Dr. Rangel

Pitol e Dr. Juliano Martins, Prefeitura de Nova Aurora, Amop e Folha Vale Verde.

DIVISÃO DE ACESSO

TOLEDO TENTA RECUPERAÇÃO

EM CASAA derrota por 5x1 em casa, diante do Paranavaí no

último domingo (22), ainda não foi esquecida pelo To-ledo. A única maneira de passar uma borracha e ganhar novamente a confi ança do torcedor é conseguir um bom resultado neste domingo (29), novamente em seus do-mínios, contra o Cianorte do ex-técnico Rogério Perrô. Vencendo, o Tricolor do Oeste segue bem rumo a uma das oito vagas na segunda fase, dando sequência ao pro-jeto de voltar para a primeira divisão em 2016.

Torcedor quer sair do 14 de Dezembro satisfeito