Edição nº 238 - Jornal Hoje

8
Distribuição Gratuita - www.hojeonline.com.br 14 de abride 2015 - Ano 11 - Nº 238 em notícias Jornal Hoje em notícias 11 anos SEGURA PEÃO TABOÃO DA SERRA A CIDADE DO LIXO A SAGA DE JESUS CRISTO Procissões, missas e apresentações teatrais dos últimos dias de Jesus Cristo marcaram a Páscoa na região. Página 8 Foto: Eduardo Toledo/otaboanense A Alegra Eventos realizou na noite de sexta-feira, 10, no espaço Tennessee um coquetel de lançamento da Festa do Peão de Taboão da Serra que acontece de 30 de abril a 09 de maio, no terreno em frente ao INSS do Jardim Helena. A escolha da rainha do rodeio acontece na próxima sexta, 18, às 20h, no Tennessee. Vendas de ingressos: www.rodeiodetaboaodaserra.com.br. Telefones: 4787 7244 / 4787 7213 e 4787 7501 Coquetel lança Festa do Peão de Taboão de 2015 Tribunal de Justiça pede explicações sobre suposto crime e MP instaura inquérito para investigar contrato da SPDM em Taboão da Serra; Câmara Municipal decide o afastamento do prefeito Fernando Fernandes. Página 3. Foto: Reprodução da Internet A greve dos garis continua sem data para acabar. Já são 23 dias de paralisação e as ruas de Taboão da Serra estão tomadas por lixo, mau cheiro e ratos. A Siemaco critica falta de intervenção da prefeitura para resolver impasse e a ilegalidade no uso de funcionários públicos sem treinamento específico. Ela também questiona a quantidade de lixo que a prefeitura diz que recolheu. Leia mais na página 5 Morador cansado de esperar a coleta do lixo atea fogo em lixo espalhado pela rua Durante a tumultuada Audiência Pública de Transportes, que aconteceu na manhã de quarta- feira, 08, o secretário municipal Rinaldo Tacola Filho afirmou que nova licitação será realizada em junho e que a tarifa sofrerá aumento. Sindicato e representantes da empresa concessionária reivindicam manutenção dos empregos e aditivos contratuais para permanecer com a concessão. Leia a reportagem completa na página 4 Passagem de ônibus deverá ficar mais cara em Taboão Jornalistas da rede Globo foram agredidos durante repor- tagem na manhã de segunda- feira, 13, no Pronto Socorro Antena por seguranças na por- Jornalistas da TV Globo são agredidos por seguranças do PS Antena taria. A equipe estava fazendo uma matéria sobre os números da dengue na cidade e deparam com um quadro crítico. Leia mais na página 3

description

 

Transcript of Edição nº 238 - Jornal Hoje

Page 1: Edição nº 238 - Jornal Hoje

Distribuição Gratuita - www.hojeonline.com.br 14 de abride 2015 - Ano 11 - Nº 238em notícias Jornal Hoje em notícias

11anos

Segura peão

TaBoão Da Serra

a CIDaDe Do LIXo

a Saga De JeSuS CrISTo procissões, missas e apresentações teatrais dos últimos dias de Jesus Cristo marcaram a páscoa na região. página 8

Foto: Eduardo Toledo/otaboanense

A Alegra Eventos realizou na noite de sexta-feira, 10, no espaço Tennessee um coquetel de lançamento da Festa do Peão de Taboão da Serra que acontece de 30 de abril a 09 de maio, no terreno em frente ao INSS do Jardim Helena. A escolha da rainha do rodeio acontece na próxima sexta, 18, às 20h, no Tennessee.

Vendas de ingressos: www.rodeiodetaboaodaserra.com.br. Telefones: 4787 7244 / 4787 7213 e 4787 7501

Coquetel lança Festa do peão de Taboão de 2015

Tribunal de Justiça pede explicações sobre suposto crime e Mp instaura inquérito para investigar contrato da SpDM em Taboão da Serra; Câmara Municipal decide o afastamento do prefeito Fernando Fernandes. página 3.

Foto: Reprodução da Internet

A greve dos garis continua sem data para acabar. Já são 23 dias de paralisação e as ruas de Taboão da

Serra estão tomadas por lixo, mau cheiro e ratos. A Siemaco critica falta de intervenção da prefeitura para resolver impasse e a ilegalidade no uso de funcionários públicos sem treinamento específico. Ela também questiona a quantidade de lixo que a prefeitura diz que recolheu. Leia mais na página 5 Morador cansado de esperar a coleta do lixo atea fogo em lixo espalhado pela rua

Durante a tumultuada Audiência Pública de Transportes, que aconteceu na manhã de quarta-feira, 08, o secretário municipal Rinaldo Tacola Filho afirmou que nova licitação será realizada em junho e que a tarifa sofrerá aumento. Sindicato e representantes da empresa concessionária reivindicam manutenção dos empregos e aditivos contratuais para permanecer com a concessão. Leia a reportagem completa na página 4

passagem de ônibus deverá ficar mais cara em Taboão

Jornalistas da rede Globo foram agredidos durante repor-tagem na manhã de segunda-feira, 13, no Pronto Socorro Antena por seguranças na por-

Jornalistas da TV Globo são agredidos por seguranças do PS Antena

taria. A equipe estava fazendo uma matéria sobre os números da dengue na cidade e deparam com um quadro crítico. Leia mais na página 3

Page 2: Edição nº 238 - Jornal Hoje

• Taboão da Serra, 14 de abril de 20152 www.hojeonline.com.br opInIão

uM JornaL que TeM opInIão

Bronca do leitor

Mande sua Bronca pelo telefone:

(011)4787-4225 ou mande um email para

[email protected]

EXPEDIENTE:Editor ResponsávelRenata Gomes

Editores de ArteDouglas de Freitas, Ian Fagundes

Impressão:Gráfica PANA

Correspondente Internacional:Renato Neumann

Uma publicação da empresa Art Pro Market e Editora LtdaRedação: Rua Marconi, 107 - 6º andar - Centro - São Paulo - SP CEP.: 01047-000 - Fone:4787-4225email: [email protected] - Site: www.hojeonline.com.br

Diretor ExecutivoMário de Freitas

Conselho Editorial:Mário de Freitas, Renata Gomes, Karen Santiago.

ColaboradoresMárcio Amêndola, Douglas de Freitas, Ian Fagundes, Igor Fagundes, Rodrigo Contrera

Circula nos municípios de São Paulo, Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço, Juquitiba

editorial

Anuncie: 4787-4225

Um jornal de conteúdo

Rodrigo Contrera é jornalista e conselheiro de condomínio em Taboão da Serra.

Rodrigo Contrera

não importa quem está lá

Do ponto de quem quer apenas viver sua vida, não importa quem está lá. Refiro-me a quem está no poder. Claro, refiro-me com isso à ameaça de cassação do prefeito Fernando Fernandes.

Voltando ao assunto do artigo. Digo que no fundo não importa quem está no poder porque no fundo o que todos

querem é que as coisas sejam feitas, os direitos respeitados e as pessoas, deixadas em paz.

Claro, para que tudo ande bem é preciso, antes de mais nada, que as coisas sejam feitas. E é para isso que escolhemos aqueles que – a gente acha – têm condições de fazer essas coisas. Quando a gente nota que não é isso que acontece a gente fica insatisfeito.

Ontem, numa padaria conhecida, havia o comentário de que do jeito que está não dá. Referiam-se à saúde, ao lixo espalhado na cidade, etc. Perguntaram-me: e agora? Eu disse que, não importa o que aconteça, as pessoas têm que cobrar.

Mas então. Disse que as coisas precisam ser feitas. Disse também que os direitos precisam ser respeitados. Pois uma senhora comentou em meu facebook que passou por poucas e boas ao ter um problema de saúde aqui num posto de saúde do Taboão.

Ela reclamou, reclamou e reclamou. Passou o tempo e cedeu então a palavra a uma pessoa da política que, quan-do começou a tergiversar, tive que bloquear. Tergiversar é enrolar. Fazer marketing. Terminar com uma frase de efeito. É típico.

Todo mundo sabe que o que todo mundo quer é ape-nas ser atendido com pres-teza e competência. Quando começam a falar demais, qualquer um, eu me encho e saio. Todo mundo sai. Meu ouvido não é penico.

Aí desci para tomar um café. Passei por uma rua com o lixo acumulado na es-quina. Lá estava um sujeito que parecia querer arrumar um pouco a bagunça.

Falei com ele – como é fácil falar pura e simples-mente com quem percebe que a gente no fundo tá na mesma merda que ele! – e ele não exagerou. Disse que estava tentando dar um jeito para que aquela zona apenas não piorasse muito.

Perguntei que aqueles sofás na rua estavam acumulando ratos. Ele me disse que não sabia. Que esperava que não. Ficou lá, arrumando os sacos de lixo para lá e para cá.

Mas as pessoas também querem apenas ser deixadas em paz. Pois todo mundo – ou quase todo mundo – sabe muito bem, com o tempo, como tocar a vida. Afinal, vejo poucos pedintes ou gente desesperada pelas ruas. Dá para perceber que a maioria das pessoas anda com pouco dinheiro. Mas ninguém ou quase ninguém parece em estado de penúria.

Nesse sentido, um poder público que aumenta os impostos assim, meio na surdina, não ajuda, ao contrário atrapalha bas-tante. Ou que tira ônibus das ruas – o Haddad tirou o Campo Limpo-Praça Ramos das madrugadas, lembrem-se. Ou que finge que não vê problemas no atendimento nos hospitais (“fingir que não vê” é algo difícil de provar, mas quando os problemas se tornam vergonhosos a questão se torna séria).

Tudo isso torna a vida das pessoas complicada. Parece que uma foice está prestes a nos tomar algo precioso, a vida, a tranquilidade, sei lá. Aí a gente sente que não consegue mais viver em paz.

Em alguns bares que frequento, alguns senhores sempre aparecem de cara amarrada. Parece que para eles nunca nada está perfeito. Acho que eles têm razão. Pois afinal a gente sabe muito bem: quem realmente manda é quem paga a conta.

Fui na audiência pública de 08-04-2015 para contribuir, visto que o Jardim Iolanda foi vítima de mais de 135 enchentes, por conta da obra que o Prefeito Fernando Fernandes Filho executou sob a Rodovia Federal Regis Bittencourt no ano de 2002, defronte ao Motel Morumbi, jogando para dentro do Jardim Iolanda 2 metros de água através de obra executada com tubos de aço no

Km 275+300 metros BR 116.

NÃO PUDE FALAR PORQUE NÃO FUI INSCRI-TO, portanto falhou a assessoria da comissão de obras.

Responsabilidades:1 - Cabe a Prefeitura coletar as águas pluviais de

precipitações pluviométricas dos leitos carroçáveis, e encaminhá-las canalizadas até os córregos e rios, através das centenas de milhares de bueiros espalhados por toda a Cidade de Taboão da Serra.

2 - Cabe ao Estado através do DAEE a responsabilidade

Como não pude falar, segue minha contribuição

Nilton Esteves

de rios, córregos e lagos, portanto não só a Prefeitura de São Paulo tem a responsabilidade de limpar o Córrego Pirajuçara sob a Avenida Eliseu de Almeida, mas também o DAEE Departamento de Águas e Energia Elétrica. O Prefeito deve oficiar a Prefeitura de São Paulo e o Supe-rintendente do DAEE para que a limpeza seja efetuada.

3 - Cabe a Autopista Regis e a ANTT, a responsabilidade sobre o leito carroçável da Rodovia Federal e das faixas de domínio, que tem responsabilidade sobre os 30 metros para a direita e para esquerda a partir da barreira rígida de concreto, do centro do leito carroçável. Portanto, cabe a Prefeitura fazer passagens subterrâneas com anéis de aço, para transpor as águas pluviais oriundas a montante da Pista Sul e da Pista Norte da Regis Bittencourt, em toda extensão de 5 quilômetros, desde o Largo do Taboão até a divisa com o Município de Embu das Artes.

Sendo só para o momento, aproveitamos o ensejo para apresentar os protestos de estima e consideração.

Nilton Esteves é sindico do Condomínio Chácara Iolanda, em Taboão da Serra

[email protected]

Veículos Seminovos e OKMNacionais e Importados

Rua Francisco Celso, 231 - Vilas das Oliveiras CEP 06765-430 - Taboão da Serra – SP

Vivá Automóveis

O povo taboanense vive hoje uma das maiores situações de descasos. Os problemas são graves e diversos: montanhas de lixo por toda a cidade, mau cheiro, péssimo atendimento na saúde, denúncias de negligência médica, transporte público ineficiente que vai ficar ainda mais caro e por aí vai. A insatisfação e revolta tomou conta dos munícipes. Taboão da Serra virou a cidade do lixo. Está feia, suja e abandonada. Quase que diariamente a grande mídia expõe tanto o problema causado com os 23 dias da greve dos coletores de lixo da empresa Cavo como também o descaso e ineficiente do nosso sistema de saúde. Já se passaram mais de dois anos da gestão do atual prefeito Fernando Fernandes Filho e nada caminha como deveria, a cidade está na contramão do desenvolvimento e das soluções dos problemas que fazem o taboanense sofrer e ser prejudicado. Responder a população que nossos prontos socorros estão lotados porque o número de pessoas atendidas que moram fora da cidade não convence nosso povo. Também implantar um plano emergencial de coleta não está resolvendo o problema. O povo taboanense está cansado de tergiversações, ou seja, de rodeios, de respostas evasivas e clama por ações efetivas, clama por trabalho. A cidade está um caos em diversas áreas e sensação popular de cidade abandonada ou até mesmo acéfala está cada dia mais evidenciadas nas manifestações e reclamações.

Taboão da Serra está abandonada ou acéfala?

Page 3: Edição nº 238 - Jornal Hoje

3 www.hojeonline.com.br• Taboão da Serra, 14 de abril de 2015 poLíTICa

Mário de [email protected]

Fotos Arquivo/Hoje

Renata Gomes e Karen [email protected]

TaBoão Da Serra

Foto: Reprodução da TV

A Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde apresen-tam dados contraditórios da Dengue em Taboão da Serra e dúvidas quanto aos números reais da doença começam a surgir e assustar ainda mais os moradores.

Não há respostas dos e-mails enviados pelo blog “A Notícia em Questão!” e o jornal “Hoje em notícias”, porém quando eles decidem divulgar, como foi veiculado pela rede Globo, na 1ª edição do SPTV desta segunda-feira, 13, a prefeitura afirma que a cidade tem 163 casos confirmados, contrariando informações da própria Secretaria de Saúde da cidade, onde a informação divulgada foi de 121casos.

O governo municipal parece não querer responder e uma morte, de possível dengue hemorrágica, ocorrida em 28 de março, infelizmente foi re-gistrada na cidade, a do jovem gesseiro Hélio da Silva Milke de 29 anos.

Devido a tantas denúncias, a cidade foi mais uma vez notícia em rede nacional, pelos números da doença, demora e descaso no atendimento. Alguma novidade? Não para quem afirma e acusa “negli-gência médica que resultaram em mais de nove mortes”, “espera por horas”, “que não há preparo dos médicos, em diagnosticar a doença”, entre outras queixas.

Denúncias de locais com fo-cos da dengue são amplamente divulgadas na rede social Face-book e a preocupação em pegar a doença se torna constante, especialmente com o acúmulo de água em cima das sacolas de lixo, espalhadas pelas ruas de Taboão da Serra, devido à greve dos coletores de lixo que dura mais de 20 dias.

equipe da globo é agredida

Uma equipe da Rede Globo, gravou com o telefone celular

Dengue em Taboão: números apresentam contradições e jornalista é agredidoPrefeitura e secretaria de Saúde apresentam dados contraditórios. Equipe da rede Globo foi agredida durante reportagem na manhã de segunda-feira, 13

muita gente reclamando da de-mora e o próprio diretor do PS dizendo que tem seis médicos atendendo, admitindo que o número não é suficiente. Na gravação ele diz que há dois ortopedistas e quatro clínicos gerais e questionado se era suficiente respondeu: “Eu acho que não, mas é o que a gente consegue colocar”.

A gravação mostra ainda a “grosseria de um porteiro”, que irritado bate no celular tentando evitar a filmagem. As imagens abordam falas dos pacientes e por fim uma senhora sendo flagrada san-grando pelo nariz e andando sozinha, quando é amparada por outro paciente até que uma enfermeira chega.

Ao SPTV a prefeitura de Taboão disse que o PS atende pessoas de outras cidades. Que nas segundas-feiras a procura é maior e que durante a manhã, 329 pacientes foram atendidos, mas que nem todos tinham os sintomas da dengue. Sobre os casos da doença, a prefeitura ainda afirmou que têm 1.131 em andamento, contrariando, novamente, o número divulga-do de 693, representando outra contradição.

Itapecerica da Serra

Na cidade de Itapecerica da Serra 121 casos da doença já foram confirmados. Deste número, 48 são importados (contraídos fora do município) e 73 autóctones (contraídos na cidade). Outras 617 notifica-ções encontram-se em análise. De acordo com a secretária de Saúde, “o bairro que teve maior pico de casos confirmados foi o Jd. São Pedro e região, no entanto, como as ações foram intensificadas, a região já apresenta declínio do número de casos”.

embu das artesA cidade possuía até o dia

7 de abril, 693 casos suspeitos e 116 confirmados. Existem, ainda, 16 casos importados, que não estão contabilizados nos números anteriores.

Karen [email protected]

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - TJ pediu explicações para a prefeitura de Taboão da Serra sobre o contrato emergencial na gestão de saúde do município com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – SPDM, em abril de 2013. O pedido faz parte de um proces-so de crime de prefeito que o TJ investiga contra o prefeito Fernando Fernandes (PSDB). A Desembargadora Angélica de Almeida, da 12ª Câmara de Direito Criminal, disse em seu despacho, no dia 24 de março, que a prefeitura tem que expli-car o contrato emergencial fora do prazo estipulado por lei e aditamentos sem publicações.

O Ministério Público – MP também instaurou Inquérito Civil para apurar ato de Im-

Tribunal de Justiça e Ministério público investigam crimes no contrato da prefeitura com a SpDMCom o pedido de explicações do Tribunal de Justiça e o Inquérito Civil instaurado pelo Ministério Público para apurar eventuais irregularidades, o prefeito se vira para informar os vereadores sobre o contrato emergencial que a prefeitura fez com a SPDM. Se condenado, o prefeito pode ser preso e terá que ressarcir os cofres públicos o valor do contrato

probidade Administrativa do prefeito; na peça o MP apura eventuais irregularidades no convênio emergencial celebra-do entre a prefeitura e a SPDM. Foram várias representações para o pedido de investigação do MP. Segundo a promotora de Justiça Adriana de Cássia Delbue Silva, os indeferi-mentos de alguns pedidos de investigações no contrato são por conta de um Inquérito Civil de número 14.0452.1371/2014 já havia instaurado e preenche todos os pedidos narrados pelos representantes.

Agora a Câmara Municipal de Taboão da Serra analisa um pedido de afastamento de Fernando Fernandes pelo Decreto-lei 201 de 1967. De acordo com o decreto, os vereadores terão que fazer a leitura da denúncia em ple-nário e decidirem se aceitam o pedido. Essa é terceira vez que a Câmara analisa pedidos de afastamento do prefeito.

A primeira foi à denúncia do possível uso indevido dos serviços advocatícios do seu cunhado Gerson Brito, que hoje exerce a função de secretário municipal; no se-gundo pedido, os vereadores analisaram os documentos da área de doação que o Shopping Taboão fez para a prefeitura. Os documentos comprovam que a área ainda não foi doada para a municipalidade, mas a prefeitura faz serviços de ma-nutenção. Para o denunciante, essa prática é ilegal. Só que não foi isso que os vereadores acharam, em ambos os casos, os parlamentares optaram para o arquivamento das denúncias.

No caso dessa semana, a saúde é uma questão discu-tível, nos últimos seis meses nove pessoas morreram por possíveis erros médicos, que são contratados pela SPDM. Os vereadores vêm debru-çando em cima da matéria há muito tempo. Em abril

de 2014, o Jornal Hoje em notícias fez uma série de reportagens sobre a SPDM e sua forma de gerir a saúde pública. São vários processos que a Organização Social tem e vereadores ameaçaram fazer uma Comissão Especial de In-quérito para apurar o contrato com a prefeitura. Na época, o presidente da casa, vereador Eduardo Nóbrega (PR) falou em tribuna que o “jornal vem com uma matéria muito bem elaborada”. Ele tinha a “cer-teza que o jornalista não iria escrever se não tivesse inves-tigado, mas que era cedo para a abertura de uma CPI”, disse o vereador na época. Ele foi mais além, “se houver alguma coisa no contrato da SPDM com a prefeitura, essa casa irá apurar”, garantiu na tribuna.

Hoje, líder do governo, Eduardo Nóbrega terá di-ficuldades em defender o executivo, pois as provas são contundentes.

Foram longas cinco horas de debates intensos e várias acu-sações aos serviços prestados na área da saúde em Taboão da Serra na terça-feira, 31, duran-te a realização da Audiência Pública da Saúde na Câmara Municipal. O plenário estava lotado de moradores e de membros das famílias de dois jovens que acusam os Pronto Socorros Antena e o UPA de possível negligência médica que causaram as mortes da jovem Rosemeire Manfrim de 25 anos e Hélio Mike de 29 anos no mês de março.

Os familiares aguardaram por mais de uma hora a pres-tação de contas apresentada na primeira parte da audiência. Eles até se ausentaram do ple-nário e retornavam indagando: “quando vai começar a falar dos nossos casos”. Durante o uso da tribuna, vários familiares se dirigiram a secretária para dizer que os números apresentados eram bonitos, mas que não condiziam com a realidade da saúde de Taboão da Serra.

Às 11:48 iniciou a segunda parte da Audiência entrando no assunto das acusações de pos-síveis negligência médica nas mortes dos jovens. A presidente da comissão, vereadora Joice Silva disse que em respeito às

Famílias das vítimas de supostas negligência médica pedem justiça na audiência da Saúde

famílias deixaria as famílias usarem a tribuna primeiro e que depois os vereadores podiam usar a palavra.

Viúva acusa secretária de saúde de atender paciente que morreu

A afirmação de Geoflezia Muniz de que foi a própria secretária municipal de Saúde, responsável pelo atendimen-to do jovem gesseiro, Hélio Milke da Silva, na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Akira Tada), na sexta-feira, 27, caiu como uma verdadeira bomba no plenário, durante Audiência Pública.

A viúva de Hélio questionou a frieza de Raquel Zaicanner no caso, apesar “dela ter tomado a frente, visto as alterações nos exames de urina e sangue, perguntado se as manchas ver-melhas coçavam, deu um toque para o médico e depois liberou Hélio para casa, sem pedir ou-tros exames e receitar dipirona para febre”, acusou. O gesseiro faleceu no dia seguinte, às 8h45 da manhã no Antena.

Em resposta a Geoflezia, a secretária afirmou “lembrar dela e do Hélio”. Explicou que “estava no consultório médico conversando com o doutor e que atendeu o seu marido, na verdade vieram trazer a ficha dele para olhar, porque ele (médico) estava falando que os

dados da ficha estavam todos bem. Então, eu pedi na verdade quando vi seu marido pálido, chamei atenção que ele deveria rever o caso”, tentou explicar.

A família de Rosemeire de Souza Manfrim, de 25 anos também marcou presença na Audiência e fez acusações de mau atendimento no Pronto Socorro do Antena, despreparo dos médicos “até em diagnos-ticar a dengue” e do Samu “quando é chamado [Samu], não comparece ou demora mais de uma hora”, também falta até cadeiras de rodas para atender as emergências”, relatou.

Michele Manfrim, irmã de Rose ainda disparou: “o PS Antena tem que fechar as por-tas, ou haver troca de todos os médicos e atendentes. Nenhum médico está preparado para diagnosticar a dengue e nem pe-dir exames complementares”.

A secretária afirmou que “está aguardando exames complementares que o IML solicitou”. Ela citou que a Rosemeire era uma moça de 25 anos “que não tinha histórico cardíaco e morreu com edema no pulmão. Nós queremos saber o que aconteceu, não é só a família”, frisou.

responsáveis da SpDM não comparecem

A Associação Paulista para

o Desenvolvimento da Medi-cina (SPDM) responsável pela gestão na área da saúde em Taboão da Serra enviou dois representantes que não falaram nada. Os vereadores fizeram duras críticas pela ausência dos médicos Nancime Salo-mão Mansur e Jorge Salomão, responsáveis pela SPDM.

Famílias de rose e Hélio são atendidas na secretaria de saúde

A secretária recebeu as famílias de Rosemeire Man-frim e Hélio Milke da Silva na tarde segunda-feira, 06. Segundo informações dos familiares eles foram atendi-dos pela secretária de saúde, representantes da SPDM e também participaram os vereadores Joice Silva e Ronaldo Onishi.

A irmã de Rose diz que a reunião foi mais do mesmo. Demonstrando insatisfa-ção, Michele informou que eles prometeram fazer a entrega das informações de atendimento em 15 dias e que continuaram investi-gando o caso.

A viúva de Hélio diz que vai aguardar as respostas e que também já está com um advogado cuidando do caso para processar a prefeitura e os responsáveis pela morte do Hélio.

César Tralli, SPTV, critica ação dos funcionários do PS Antena

Dr. Nancime Salomão Mansur, diretor da SPDM e prefeito Fernando Fernandes assinaram o contrato emergencial, em 2013, que está sendo questionado no Tribunal de Justiça e no Ministério Público do Estado de São Paulo

Page 4: Edição nº 238 - Jornal Hoje

• Taboão da Serra, 14 de abril de 20154 www.hojeonline.com.br

regIão

Redação do [email protected]

anunCIe: 4787-4225

poLíTICa

Horóscopo semanal previsão para 14 a 20 de abril

No geral, tem estado ponde-rando todas as vantagens e desvantagens dessa decisão que deverá to-

mar sem mais demoras, não perca mais tempo e decida-se.

No geral, as surpresas não existem para si, pois sem-pre se antece-de aquilo que os outros tra-

mam, mas hoje poderá ser di-ferente estando desprevenido.

No geral, de-verá cuidar o seu estômago, os excessos dos últimos dias poderão trazer alguns

síntomas de mal estar. Tra-te de todos os assuntos pendentes que tenha hoje.

No geral, para todos aque-les que são amantes da a r q u i t e t u r a hoje poderão ter a sorte de

parcticipar em algum ate-lier relacionado com o tema.

No geral, apro-veite este da para fazer uma limpeza pro-funda na sua casa, você

foi acumulando demasia-dos objetos e chegou a hora de se desfazer deles.

No geral, ten-tará ter tudo controlado na sua casa, mas entre tantas vistas que es-

tará recebendo será compli-cado manter a ordem que ti-nha planeado para estes dias.

No geral, evite comer dema-siados doces, será dif´cil nestas alturas mas não tem outra opção se

realmente está interessa-do em cuidar do seu corpo.

No geral, po-derá surgir hoje a opor-tunidade para ganhar algum dinheiro extra. As apostas que

faz em loteria ou outro tipo de jogo podem dar resultado.

No geral, deve-rá ter em con-ta que as suas possessões de ordem materal não são o úni-co que lhe per-

tence, exstem outras coi-sas menos visíveis mas nem por isso menos reais.

No geral, o ob-jetivo hoje será o de terminar o que come-çou tem pouco tempo, evite dexar as coisas

inacabadas pos afnal ficam lhe pesando como culpas.

No geral, de-verá de enfren-tar a realidade e participar de forma atva em alguns even-tos familiares,

isso sim podem custar mais dinhero do que tinha planeado.

No geral, hoje terá a oportu-nidade para ter uma conversa franca com al-guém da sua família mais

chegada. Quanto mais na-tural conseguir ser melhor será para a vossa relação.

Secretário afirma que tarifa de ônibus ficará mais cara em TaboãoNova licitação será realizada, afirmou secretário Tacola e linhas terão integração com Cartão Bom. Sindicalistas reivindicaram manutenção dos empregos e representantes da viação Pirajuçara/Fervima criticaram falta de diálogo com a prefeitura

Renata [email protected]

Na manhã quarta-feira, 08, foi realizada pela prefeitura de Taboão da Serra, uma Audiên-cia Pública sobre Transportes no Cemur. Poucos moradores, representantes de conselhos municipais, sindicalistas, fun-cionários da viação Pirajuçara/Fervima e vereadores estive-ram presentes.

O secretário de Transpor-tes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra, Rinaldo Tacola Filho afirmou que não será renovado o contrato e uma nova licitação será realizada. Durante entrevista coletiva, afirmou que a tarifa deverá sofrer reajuste, mas não soube informar de quanto será esse aumento. “Temos a necessi-dade de adequar o transporte público para resolver os pro-blemas que hoje temos em nossa cidade. A última licita-ção foi feita em 2000. Estamos propondo um novo contrato e a nova empresa que ganhar a licitação, através da propos-ta de menor tarifa, terá que cumprir o novo modelo que tem como o objetivo atender a população com um transporte de qualidade”, disse.

De acordo com o secretário, hoje existem nove linhas de ônibus na cidade que transportam 1.260.502 passageiros por mês. A frota é de 114 ônibus e são realizadas 1.907 viagens por mês.

Apesar de utilizar muito o termo “outra empresa”, o se-cretário frisou que a prefeitura não tem intenção de tirar a atual empresa Pirajuçara/Fervima, que segundo ele, tem todas as condições de permanecer na cidade. “Não temos interesse de tirar ninguém. A Pirajuçara tem todas as condições de se manter em Taboão, mas a ideia é que seja aberta possi-bilidade de outras empresas participarem da concorrência pública”, afirmou.

O secretário apresentou o novo modelo com as mudan-ças propostas pela prefeitura e

falou de integração “do bilhete BOM por duashoras”, não citou o Bilhete Único prome-tido em campanha do prefeito Fernando Fernandes.

Dentre as alterações apre-sentadas, Tacola destacou a exigência de renovação da frota com idade média de cinco anos, otimização com apenas uma empresa responsável pela concessão [hoje são duas Pirajuçara/Fervima], ortoga onerosa, ou seja, repasse de percentual para a prefeitura que ainda será definido e ins-talação de câmeras de seguran-ças, central de monitoramento e ferramentas para gerenciar e controlar o sistema municipal de transporte.

Para a auxiliar de escritório Vania Aparecida Souza de 29 anos, moradora do Jardim São Salvador, o serviço de transpor-te coletivo é ruim e muito caro. “Vai aumentar mais? Acho que pagamos um valor alto demais. Os horários não são certos, ôni-bus cheio, como estar satisfeita, está cada vez mais difícil morar em Taboão”, reclamou.

público critica falta de divulgação da audiência

O público ouviu a apresen-tação do secretário e depois foi convidado para expor opini-ões, mas os questionamentos foram escritos e entregues ao secretário que prometeu res-ponder posteriormente.

A advogada Julia Collet que participa do Conselho Municipal de Desenvolvimen-to Urbano disse que a cidade precisa de um Plano de Mobi-lidade Urbana que não existe e que todas as mudanças saíram do bolso do usuário. “Estou cansada de ver a prefeitura pintar as ciclofaixas e depois tirar e tudo isso quem paga é a gente”, disse.

O professor Evandro Garcia criticou a falta de divulgação da Audiência e disse que ela teria que ser feita em vários bairros. “Essa Audiência é

muito pequena para o tamanho do problema que temos. Cadê os estudantes, os idosos, os mo-radores? Essa hora tem muita gente trabalhando. Outra coisa, o certo seria abrir a “caixa preta” da Pirajuçara, quanto realmente ela fatura aqui em nossa cidade? questionou. O secretário respondeu que a divulgação foi feita seguindo os aspectos legais.

Motoristas e sindicalistas pedem manutenção dos empregos

Vários representantes do Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários de Osas-co falaram sobre a manutenção dos quase 500 empregados contratados da Pirajuçara/Fer-vima. “Nossa preocupação é com os trabalhadores. Se outra empresa assumir, a prefeitura precisa dar um jeito de obrigar assumir a mão de obra da atual empresa”, disse Luiz Cândido Valentim do sindicato.

Funcionários das concessionárias criticam prefeitura

Representando a Viação Pi-rajuçara/Fervima, o advogado Ivan Lima declarou que todos os apontamentos apresentados pelo secretário são supríveis com um aditivo contratual e que a prefeitura poderia prorrogar por mais cinco anos o contra-to. Lima também rebateu as críticas de alguns moradores sobre os “péssimos” serviços da empresa na cidade. “A pre-feitura tem como multar isso. Não fomos chamados para conversar com a prefeitura, ela decidiu sozinha, a única percepção que tenho é que ela quer cobrar uma ortoga, essa é única mudança”, disse.

O gerente de tráfego Mai-quel Frandoso afirmou que a empresa tem dinheiro e condi-ções para atender as mudanças propostas pela prefeitura.

Com a fiscalização precária, o secretário de Transportes e Mobilidade Urbana de Taboão da Serra, Rinaldo Tacola Fi-lho assumiu que a prefeitura “não tem infraestrutura para a fiscalização, já que não tem funcionários suficientes para colocar atrás de cada ônibus”.

Dias piores no transporte público da cidade

Ele ainda deixou uma sensação de caos no ar; segundo ele, o novo edital será publicado em 04 de maio. A abertura das propostas será realizada no dia 17 de junho e a assinatura do contrato no início de julho.

O contrato com as conces-sionárias termina em primeiro

de junho de 2015. Temos aí um mês de vacância, ou seja sem o transporte coletivo legalmente. O secretário afirma que o servi-ço não será prejudicado, já as empresas não garantem os 30 dias após o término do contrato. A cidade corre o risco de ficar sem o transporte público.

Secretário Municipal de Transportes, Rinaldo Tacola apresenta mudanças no contrato de concessão do transporte público e afirma que valor da passagem vai aumentar

Foto divulgação

A Comissão de Obras Pú-blicas da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na manhã de quarta-feira, 08, uma audiência aberta aos mo-radores para debater diversas as obras na cidade. O secretário municipal de obras, Rogério

audiência pública de obras discute obras de prevenção as enchentes em TaboãoNova audiência será agendada no mês de maio para responder questionamentos dos moradores

Balzano, participou da reunião que contou com a participação de 30 moradores, segundo divulgação da assessoria de imprensa.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Eduardo Lopes, a iniciativa da Câmara Municipal é realizar diversas audiências neste ano para debater os assuntos de inte-resse da população. Segundo o parlamentar, as audiências serão temáticas e essa primeira abordou as ações de prevenção as enchentes.

“Nessa audiência aborda-mos a questão da canalização do córrego Poá e de outras obras de combate as enchentes no nosso município. Acho que foi muito proveitoso, porque tivemos acesso a todos os projetos e a população pôde entender o que está sendo feito para a prevenir as enchentes”, afirmou Eduardo Lopes.

O secretário municipal de Obras, Rogério Balzano, mos-

trou as mudanças no projeto de canalização do córrego Poá, que estão aguardando a desapropriação de imóveis e a autorização da Caixa Eco-nômica Federal referente as alterações no projeto original. “Fizemos essas mudanças por questões técnicas”, disse.

A vereadora Luzia Aprígio pediu agilidade para notificar proprietários de terrenos na estrada São Francisco, que não fizeram as calçadas, dificul-tando a locomoção de pessoas portadoras de necessidades especiais. “Essa questão da mobilidade passa pela pasta de obras e é um problema que vemos em toda a cidade”. Balzano disse que irá notificar todos os proprietários do local que estão em situação irregular até sexta-feira, dia 10.

Uma nova audiência públi-ca será marcada em maio para dar respostas para as demandas apresentadas durante a audiên-cia pública.

Page 5: Edição nº 238 - Jornal Hoje

• Taboão da Serra, 14 de abril de 20155 www.hojeonline.com.br CoTIDIano

Anuncie: 4787-4225

TaBoão Da Serra

”“

Um jornal de conteúdo

Sem acordo, a greve dos coletores de lixo e varredores de Taboão da Serra da empresa Cavo, que já dura 23 dias, con-tinua. O cenário de sujeira, lixo acumulado, mau cheiro e pro-liferação de ratos são visíveis em toda a cidade. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) vai julgar a greve, mas a data ainda não foi definida e a pa-ralisação segue sem previsão de término. Na segunda-feira, 13, os funcionários realizaram nova manifestação na BR 116.

A categoria que exigia um reajuste de 11,73% sobre os salários e benefícios, tenta acor-do de pelo menos 9,5%, como aconteceu na cidade do ABC Paulista, porém a empresa Cavo insiste no percentual de 8,5.

O cheiro dos sacos de lixos acumulados e empilhados toma conta de todas as ruas, inclusive as dos bairros no-bres. Uma verdadeira carniça é sentida por onde se passa e para evitar que todo esse lixo transmita doenças e atraia mui-tos bichos moradores ateiam

greve continua e lixo toma conta da cidadeOs coletores de lixo realizaram nova manifestação na BR 116 na segunda-feira, 13. TRT vai julgar a greve e enquanto isso a paralisação segue sem data para acabar

fogo. Eles também espalham sacos de lixo pelas ruas para chamar atenção para a coleta.

Moradores relatam que não aguentam mais essa situação, culpam a administração muni-cipal e prometem novos pro-testos. “Pagamos por ano taxa do lixo e não é feito nada para evitar esse caos que a cidade se tornou sem a coleta? Isso é um absurdo, a vontade que temos é contratar um caminhão para jogar na porta da Prefeitura”, afirmou Wellington Vieira, do bairro Freitas Júnior.

Nota oficial da Cavo Em nota a CAVO reiterou,

mais uma vez, que as nego-ciações com os empregados de limpeza urbana vêm sendo conduzidas pelos sindicatos patronal (Selur) e dos trabalha-dores (Femaco), descartando as negociações individuais entre empresas e sindicatos.

“O reajuste no ABC só chegou a 9,5% porque as prefeituras da região se comprometeram a repassar o 1% às empresas locais, si-tuação que não se aplica aos demais municípios, como Taboão da Serra".

De acordo com nota oficial da prefeitura, a operação emergencial conta com o apoio de 70 funcionários da Defesa Civil e das Secretarias de Manutenção e de Obras, e já foram recolhidas mais de duas mil toneladas de lixo.O presidente da Siemaco também questionou essa divulgação. “Olha em dias de pico, como as segundas-feiras, a Cavo coletava cerca de 180 toneladas, a média geral era de 160 toneladas por dia. Se a prefeitura fez realmente essa coleta não estaríamos com tanto problemas na cidade, duas mil toneladas é um muito”, relatou.

Reproduçaõ da Internet - Luiz Carlos Murauskas - Folhapress

Para o presidente Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Limpeza Urbana de Taboão da Serra, Cotia e Região (Siemaco), Donizeti França a situação da cidade é séria e a cidade está entrando em estado de calamidade pú-blica por causa da sujeira.

Donizeti acusou a prefeitura de fazer contratação e usar funcionários públicos sem os devidos treinamentos e disse que isso é irregular. “Eles [a prefeitura] estão usando fun-cionários do PAP – Programa de Apoio ao Profissional, para fazer o trabalho de coleta e isso é ilegal. Essas pessoas não têm treinamento específico e podem pegar e transmitir doenças. Va-

Coletores de lixo e varredores realizaram nova paralisação na BR 116 na manhã de segunda-feira, 13

Foto: Movimento Acorda Taboão

Sem coleta de lixo há 23 dias, Taboão da Serra tem acúmulo de lixo e mau cheiro em toda a cidade

Plano emergencial que não funciona

Sindicato acusa prefeitura de uso ilegal de funcionários

Foto: Comunidade O Grito - Taboão da Serra/facebook

mos notificar os órgãos compe-tentes dessa irregularidade, pois ao invés de resolver o problema, eles estão colocando em risco a vida desses trabalhadores”, acusou.

Segundo o presidente, a pre-feitura poderia já ter resolvido o problema e que está faltando boa vontade. “A prefeitura poderia intervir para resolver logo esse impasse, o problema do lixo na cidade está muito sério, mas não temos nenhuma resposta nem da prefeitura e a empresa também nem tentou falar com a prefeitura. Em ou-tras cidades foi assim que o pro-blema foi resolvido. As ações emergenciais não dão conta da cidade”, disse Donizeti.

Donizeti também achou absurdo a empresa não entrar em contato por conta de 1%. “A diferença que a categoria está pedindo agora é de cerca de cerca de R$ 10, R$ 12 e a população de Taboão da Serra continua sofrendo por esse acordo não ser concluído”, falou.

O presidente da Siemaco também falou que a integridade física dos trabalhadores estão sendo ameaçadas e informou também que a determinação legal do efetivo mínimo está sendo cumprida, mas que não dá conta . “Estamos cumprindo sim, mas não dá conta, com a grande quantidade de lixo o caminhão enche muito rápi-do”, justificou.

Foto: Divulgação internet.

Presidente Siemaco, Donizeti França

Olha em dias de pico, como as segundas-feiras, a Cavo coletava cerca de 180

toneladas, a média geral era de 160 toneladas por dia. Se a prefeitura fez realmente essa coleta não estaríamos com tanto problemas na cidade

presidente Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Limpeza Urbana de Taboão da Serra, Cotia e Região (Siemaco), Donizeti França

Renata [email protected]

ATERRO SANITÁRIO: Montanha de lixo acumulado na Usina, no setor de almoxarifado da prefeitura, o local pode causar riscos à saúde dos servidores. Moradores dizem que a Usina virou “aterro sanitário” e reclamam do mau cheiro.

Um jornal de conteúdo

Page 6: Edição nº 238 - Jornal Hoje

• Taboão da Serra, 14 de abril de 20156 www.hojeonline.com.br

regIão

CoTIDIanoplantão de polícia

DISquE DENúNCIA: 181

SuA IDENTIDADE SERá PRESERVADA

TaBoão Da SerraDupla é detida por tráfico de drogas no Jardim Trianon

Um homem de 39 anos e um adolescente de 16 anos foram presos por suspeita de tráfico de drogas, na manhã de sexta-feira, 03, na rua José Mielli, no bairro Jd. Trianon, em Taboão da Serra. De acordo com a Guarda Civil Municipal, eles foram flagrados quando tentavam comercializar os en-torpecentes na região. Com os suspeitos, foram apreendidas 26 trouxinhas de maconha, 31 pedras de crack, além de R$ 121 em dinheiro.

Segundo relatos dos guar-das, eles efetuavam um patru-lhamento de rotina pelo bairro

Homem é preso por agredir companheira no Maria Helena

A equipe da Guarda Civil Municipal prendeu um homem de 46 anos em flagrante por agredir a companheira na noite de domingo, 29, na rua Felipe sel Pagio, no bairro Maria Helena, em Taboão da Serra. A mulher denunciou o marido e pediu medida protetiva.

O agressor foi preso no 1º Distrito Policial de Taboão da Serra. De acordo com a GCM, por volta das 20h50, eles foram acionados via rádio para atender uma ocorrência de briga de casal. Quando chegaram ao local, a vítima informou que após uma dis-cussão com o companheiro, o homem a agrediu com um

policial à paisana reage e mata assaltante em embu

Um tentativa de assalto à uma residência terminou com a morte de um assaltante e outro ficou ferido durante troca de tiros com um Policial Militar à paisana, na manhã de quarta-feira, 01, no Jardim São Francisco, em Embu das Artes.

Segunda informações di-vulgadas, os criminosos foram flagrados por um policial que mora nas imediações do ocor-rido quando tentavam roubar

adolescente tenta assaltar sítio e morre em Juquitiba

Durante uma tentativa de assalto a um sítio no bairro Pal-meiras na cidade de Juquitiba, o menor H.D.S.G de 15 anos, que morava na mesma rua, foi morto pela moradora do local, na tarde de quarta-feira, 01.

Segundo as informações divulgadas, a dona da resi-dência, que tem porte de arma, disparou dois tiros contra ado-lescente que morreu no local. Ele também estava armado, de acordo com a polícia, mas não chegou a atirar.

A Polícia informou também que o jovem morava na mesma rua e conhecia o local. Ele agiu sozinho. Segundo a Delegacia de Polícia de Juquitiba a mu-

romu da gCM de Itapecerica recupera carro roubado

Um veículo que havia sido roubado na tarde de quarta-feira, 01, foi recuperado pela equipe Romu da Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra, na rua das Estrelas, Jardim Idemori.

Em patrulhamento de ro-tina, os guardas passavam pelo local quando avistaram um carro abandonado. Após realizar consulta da placa, no DP de Itapecerica, foi constado registro de queixa de roubo na área do Valo Velho. A polícia entrou em contato com o dono

pM recupera caminhão com carga roubada

Carga avaliada em R$ 29 mil é recuperada pela PM

Assaltantes trancaram motorista e ajudante atrás do caminhão que transportava alimentos da Sadia avaliada em R$ 29 mil

A Polícia Militar recuperou na manhã do dia 1º de abril, um caminhão transportador da rede alimentícia Sadia, na Estrada Kizaemon Takeuti, nas imediações do Jardim Santa Clara em Taboão da Serra.

De acordo com informa-ções, o motorista e o ajudante que estavam no caminhão

foram rendidos e presos no baú. Um dos assaltantes diri-giu o veículo antes da polícia fazer a abordagem. Os assal-tantes fugiram abandonando o veículo e não conseguiram roubar nada.

A mercadoria que estava sendo transportava era no valor de aproximadamente R$ 29.420. Os assaltantes conse-guiram fugir sem roubar nada. Nenhum suspeito foi preso.

Moradores de Itapecerica sofrem com falta de água

quando avistaram a dupla próximo a um terreno baldio em atitudes suspeitas, os dois, ao notarem a presença das viaturas tentaram fugir, mas foram capturados.

Os suspeitos foram dirigi-dos para a Delegacia Central de Taboão da Serra onde foram presos em flagrante. Eles serão autuados por tráfico de drogas e permanecem à disposição da justiça. Um dos acusados já tinha passagem por roubo seguido de morte. O adolescente foi levado para a Fundação Casa e segue a disposição da justiça.

do veículo que compareceu na Delegacia. A vítima relatou em seu depoimento que dois assaltantes a pé fizeram a abordagem em um semáforo. Um dos criminosos apontou uma arma para sua cabeça e o obrigou a dirigir por duas horas pelo bairro e depois de encontrar mais um comparsa foi liberado.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Itape-cerica da Serra. O veiculo foi guinchado e depois devolvido ao proprietário

lher que atirou no adolescente prestou depoimento e declarou que agiu em legítima defesa. Ela foi liberada depois de prestar depoimento. Nas redes sociais, os familiares do jovem lamentaram o fato dele ter op-tado por esse caminho.

De acordo com relatos e publicações dos moradores da cidade, os assaltos andam tirando o sossego dos mora-dores dos sítios. Recente-mente o dono de uma chácara acabou morto pelos bandidos durante assalto. Os morado-res da região não escondem o medo e se protegem como podem, mas as ocorrências são crescentes.

uma casa. O PM deu voz de prisão e um dos suspeitos re-agiu iniciando o tiroteio.

Um dos assaltantes foi atingido e morreu no local e outro foi socorrido e levado ao Pronto Socorro do Vaza-me, passou por cirurgia e está em estado estável, fora de perigo. O policial à paisana não ficou ferido e o caso foi registrado na Delegacia de Embu das Artes.

soco no rosto e vários chutes em sua perna.

Quando questionado pelos guardas sobre a agressão, o homem confessou aos policias ter agredido a mulher pelo fato dela ter passado o dia inteiro fora de casa e ele ter ficado cuidando dos filhos.

O agressor foi conduzido para o distrito policial, onde diante dos fatos foi preso em flagrante, e responderá pelos crimes de violência doméstica e lesão corporal. A vítima pediu medida protetiva e o indiciado não poderá se aproximar dela e nem da família. O caso foi registrado na Delegacia Cen-tral de Taboão da Serra.

Redação do [email protected]

Foto: Divulgação

projeto aparecendo abre inscrições para 10ª Corrida do TrabalhadorPara participar do evento esportivo, o atleta precisa fazer a doação de 2 kg de alimentos não perecível no site www.projetoaparecendo.org

Com o objetivo de promo-ver saúde, qualidade de vida e integração entre a comuni-dade, a tradicional Corrida do Trabalhador, realizada há 10 anos em Taboão da Serra, acontece no dia 1º de maio no Jardim São Judas, na rua Iside Betro Lupo Issa, o percurso é de 5 km.

As inscrições estão aber-tas e para participar, o atleta precisa doar 2 kg de alimento não perecível (exceto sal e farinhas em geral). As ins-crições serão feitas somente pela internet, através do site: www.projetoaparecendo.org. O atleta precisa preencher um formulário com todas as

Na edição de 2014, quase 900 pessoas participaram da Corrida do Trabalhador

informações, e após o envio, receberá da organização a confirmação da participação.

A corrida começou a ser dis-putada em 2005, da necessida-de de incentivar os moradores do bairro a praticarem algum tipo de atividade esportiva. Porém, com a repercussão e sucesso das edições anteriores, tornou-se um evento conheci-do que traz a comunidade de Taboão da Serra esportistas amadores e atletas profissio-nais, até mesmo de outros es-tados, para participar da prova.

A organização é do Projeto Aparecendo e conta com o apoio cultural do vereador Cido da Yafarma, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, ChipTiming Crono-metragem e Paróquia Santa

Margarida Maria Alacoque. O idealizador e apoiador do

evento, presidente da Câmara Municipal, vereador Cido da Yafarma, disse “chegamos a décima edição, a expectativa é termos mais de mil corredores, entre amadores e profissionais, além de promover a região e proporcionar um evento de qualidade para a comunidade”. premiação

Os cinco primeiros coloca-dos receberam uma premiação em dinheiro, além de troféu e brindes como uma televisão de 32 polegadas (1º colocado) e bicicletas (2º ao 5º colo-cados). Os 100 atletas que cruzaram a linha de chegada receberam uma medalha de participação.

Redação do [email protected]

No Parque Paraíso, munícipes passaram até seis dias sem água O problema da falta de água já virou rotina para os moradores de toda a região. Em Itapecerica da Serra, os moradores das ruas Estados Unidos, Luisiania, Texas e Michigam do bairro Parque Paraíso reclamaram que estão há quase seis dias sem água. Eles relatam que a água chega nas residências e ficam disponíveis para as necessidades diárias por apenas cinco minutos, é tão rápido que acaba não dando tempo de encher totalmente as caixas d’água maiores. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico De São Paulo), sendo a responsável pelo fornecimento, não atende o apelo da população, segundo informações dos moradores do bairro. A esperança de que o fornecimento possa ser restabelecido normalmente no decorrer da semana. Uma das moradoras expressou o seu descontentamento com a falta de água potável. “Tenho dois filhos pequenos para criar, é ruim demais para uma mãe de família ficar sem água em casa. To cheia de roupas pra lavar”, acabou desabafando.

Taboão e embu ficam sem água por causa de reparo em adutora Devido a um reparo em uma adutora na região do Jardim Jardim João XXIII, a Sabesp informou que na manhã desta sexta-feira, 10. Diversos bairros de Embu e todo o município Taboão da Serra ficaram sem água até a madrugada de sábado, 11. De acordo com a Sabesp, se desculpou pelos transtornos e informou que para realizar os trabalhos as equipes tiveram que fechar as válvulas e aguardar o esvaziamento da água para iniciar os reparos.

Diversos bairros estão com abastecimento prejudicado

Redação do [email protected]

Na noite de domingo, 12, sete adolescentes, com ida-des entre 14 e 16 anos, foram detidos após assaltarem duas pessoas nas proximidades do Shopping Taboão.

Sete adolescentes são detidos em TaboãoO grupo aguardava as vítimas que saiam a pé nas proximidades do Shopping TaboãoRedação do [email protected] O grupo de menores, que

dominou as vítimas com duas armas , uma delas de brinque-do, vinha agindo nas proxi-midades do local e abordava pessoas na saída do shopping.

Alguns deles foram locali-zados pela Guarda Municipal

na Rua Argentina; os demais na Avenida São Paulo, no Jardim Mirna. Na delegacia, os pedestres reconheceram o bando. Parte dos pertences das vítimas foi recuperada. Os jovens foram encaminhados para a Fundação Casa.

UM JORNAL QUEM TEM OPINIÃO

Page 7: Edição nº 238 - Jornal Hoje

• Taboão da Serra, 14 de abril de 20157 www.hojeonline.com.br

TaBoão Da Serra

Um jornal de conteúdo

eSporTe

Anuncie: 4787-4225

Semi-Final do paulistão 2015Ian [email protected]

Foto divulgação

Renata [email protected]

Anuncie: 4787-4225um jornal de conteúdo

Dois netos de pelé estão no CatsO meia Gabriel de 14 anos já acertou com o Cats e o atacante Octávio de 16 anos está se recuperando de lesão e pode fechar com clube taboanense

O Clube Atlético Taboão da Serra (Cats), anunciou na manhã de quarta-feira, 01, a contratação de Gabriel Aran-tes Nascimento Felinto, de 14 anos, reforço para o Campe-onato Paulista de 2015 para disputar o Paulistão sub 15 e sub 17. O atleta é neto de um dos maiores ícones do futebol brasileiro, o Edson Arantes do Nascimento, o rei Pelé.

O outro neto de Pelé, o atacante Octávio Felinto, irmão de Gabriel recorreu à infraestrutura do Cats para se recuperar de uma lesão no joelho direito. O jogador sofreu uma entorse enquan-to defendia sua equipe, o Guarani de Divinópolis, no Campeonato Mineiro.

Ambos são filhos da ex-vereadora de Santos, Sandra Regina Arantes do Nascimen-to Felinto, que só foi reconhe-cida como filha de Pelé em 1996, depois de uma intensa batalha nos tribunais. Sandra faleceu em 2006, vítima de um câncer de mama.

Comemorando o espaço e visibilidade que o time tabo-anense está conquistando, o presidente do Cats, Anderson Nóbrega, diz estar feliz com a presença dos jogadores. “O Cats está abrindo as portas para todos os atletas independente de quem sejam parentes, es-pero que ele possa ser muito feliz com essa camisa e possa nos ajudar a conquistar todos os objetivos traçados nesta temporada”, disse.

Gabriel comentou a es-trutura e as boas condições oferecidas pelo time taboa-nense e pretende dar alegrias aos torcedores. Já Octávio foi autorizado pelo clube mineiro para realizar parte de sua recuperação no clube taboanense e ficará por um mês. Caso o jogador rescinda o contrato com o Guarani poderá acertar com o Cats para disputar o Paulista.

Segundo o atacante do Gua-rani de Divinópolis, Octávio, o presidente do Cats abriu as portas do clube para que ele possa me recuperar o mais rápido possível e voltar a fazer o que eu mais gosto que é jogar futebol.

Cats recebe reforço para disputar o sub 15 e sub 17 do Paulista e acerta com neto de Pelé, Gabriel. O outro neto do rei, Octávio está na cidade para se recuperar de lesão

Foto: Fernando Firmino - Esportesnet

Redação do [email protected]

Mais um reforço foi anun-ciado pelo Clube Atlético Taboão da Serra (Cats) na quinta-feira, 09, o time con-tratou o centroavante Fabrício Carvalho, de 37 anos que estava na equipe Cabofriense do Rio onde disputou o Cam-peonato Carioca, na primeira divisão.

Fabrício Carvalho reforça o time principal

Centroavante estava na equipe carioca Cabofriense e fica em Taboão até o fim do Campeonato Paulista

O atleta fica em Taboão até o final do Paulistão. Será apresentado oficialmente em 20 de abril e comandará junto com o veterano Viola o ataque taboanense na competição.

Anderson Nóbrega, presi-dente do Cats, comemorou e disse que a experiência de Fa-brício é muito importante para Taboão. “O Fabrício Carvalho é experiente e campeão em todos os lugares onde passou, além de ter uma história de vida de superação, que é importante na formação de atletas da base do nosso time”, disse.

Fabrício Carvalho surgiu em 2002, na Ponte Preta e se destacou por ser rápido e goleador despertando in-teresses dos grandes clubes brasileiros. Em 2005, já no São Caetano foi diagnosticado com arritmia cardíaca e ficou afastado retornando em 2007 no Goiás. Rodou ainda por Remo, Bragantino, Ferroviária e Araxá. Em 2014, acertou com a Cabofriense. Jogador se apresentou a diretoria e já começa a treinar

Jogando no sábado, 11, e reencontrando sua torcida, o São Paulo não teve muita dificuldade para se classificar para as semifinais. Com gols de Rogério Ceni, Pato e Ganso o Tricolor voltou a encantar sua torcida.

O Santos também passou fácil diante do XV de Piracicaba. Ricardo Oliveira e Robinho de pênalti e Lucas no final do jogo.

O primeiro jogo entre Santos x São Paulo acabou empatado em 2 a 2, no ano de 1930, na Vila Belmiro; esse será o mesmo palco do jogo no domingo, 19, às 18h30.

O último confronto também terminou empatado graças a Rogério Ceni que em noite inspirada fez grande defesas. O jogo aconteceu no dia 11 de fevereiro pelo Campeonato Paulista

Ao todo o Tricolor tem 128 vitórias contra 95 do time da baixada santista e 70 empates no confronto. O San São tem em 293 jogos, 910 gols marcados.

Corinthians x palmeiras - DerbyO primeiro jogo da semifinal do campeonato Paulista irá acontecer para Corin-

thians e Palmeiras. O Timão se classificou jogando no último sábado, 11, vencendo por 1x0 a Ponte Preta em Itaquera. O time de Tite sofreu para vencer a Macaca, mas garantiu sua vaga.

O time de Palestra também teve dificuldades para se classificar. Jogando pela segunda vez no domingo, 12, às 11h, o Palmeiras não teve muita facilidade para vencer o Botafogo-SP.

O primeiro Derby foi disputado em 06 de maio de 1917, na época o Palmeiras, ainda com o nome de Palestra Itália, venceu o Corinthians por 3x0, no Palestra Itália.

No último confronto em 08 de fevereiro deste ano, o Corinthians venceu o Palmeiras. Em 346 jogos disputados o Palmeiras tem uma vitória a mais, com 121 vitórias. Os times foram às redes 959 vezes.

No próximo domingo, 19, o confronto acontecerá em Itaquera às 16h.

Santos x São paulo - San-São

Com o pé direito, a equipe feminina de futsal do Clube Atlético Taboão da Serra/Jaguaré E.C goleou por 5 a 0 o CSS II Exército/Osasco/Portuguesa na estréia do Cam-peonato Paulista. O próximo desafio será contra a forte equipe da Associação Pinhal Futsal, nesse sábado, 18, às 19h, no Ginásio Poliesportivo José Sousa Sobrinho “Zé do Feijão”, no Jardim Roberto. Os gols da vitória taboanense foram anotados por Aline, Su Reis, Bruninha e Delise marcou dois.

Nove equipes estão na dis-

Futsal Feminino goleia Osasco na estréia do Paulistão

puta do título e o campeonato é considerado um dos mais fortes do país. Além de Taboão da Serra, estão na competição o atual bicampeão São José dos Campos/Instituto Buzzo Sports, a Associação Pinhal Futsal, o CSS II Exército/Osasco/Portuguesa, CB Marí-lia Futsal, ADC São Bernando/SABESP, ACE Bebedouro, ACE Kurdana/Cotia e o Pri-meiro de Maio/Santo André.

Em 2014, a equipe tabo-anense terminou a primeira fase como melhor equipe da competição, ficou com terceira colocação.

Page 8: Edição nº 238 - Jornal Hoje

• Taboão da Serra, 14 de abril de 20158 www.hojeonline.com.br eSpeCIaL

encenações da paixão de Cristo reúnem milhares de fiéis na regiãoProcissões, missas e apresentações da Paixão de Cristo marcaram a Páscoa em Taboão da Serra, Embu das Artes e Itapecerica da Serra

Para contar a trajetória bí-blica, as encenações da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo reuniram milhares de

fiéis em toda a região na sexta-feira santa, 03 de abril.

Em Taboão da Serra, mais de 10 mil pessoas, acompa-nharam no centro a 59ª edição que apesar de público menor ao ano passado, presenteou

os espectadores por quatro horas com inovações no tex-to, remodelação do cenário e renovação dos figurinos. No total, 120 atores e figurantes fizeram parte da apresentação dirigida por Amaral Alves. O

Foto: Eduardo Toledo/otaboanese

Foto: Eduardo Toledo/otaboanese

evento é avaliado como um dos melhores do Estado de São Paulo.

O espetáculo foi dividido em três etapas, a primeira no palco em frente ao Parque das Hortênsias encenando da vida pública até a condenação de Je-sus. Em seguida, em procissão nas ruas do centro, os atores retratam os passos de Cristo rumo ao calvário. Na terceira etapa, um dos pontos mais emocionantes, é encenado a crucificação e depois ressurrei-ção no Morro do Cristo.

Monsenhor Aguinaldo de Carvalho, pároco do Santuário Santa Terezinha, comemorou a apresentação que segundo ele foi além das expectativas. “Foi um evento maravilhoso, a Paixão de Cristo a cada ano cresce na cidade e cresce a paixão interior no coração de cada um de nós, dos munícipes, de todo o povo de Taboão da Serra”, disse.

O prefeito Fernando Fer-nandes (PSDB) não esteve presente e foi representado pelo vice e secretário de cul-tura Laércio Lopes (PTB). O presidente da Câmara Cido da Yafarma (DEM), presi-dente da Câmara Municipal apreciou a apresentação do início ao fim e teceu elogios. “A cidade está de parabéns, é um marco em Taboão da Serra, faz parte da agenda da nossa cidade, tinha aqui muita gente, sem dúvida é um momento [páscoa] que todos param e em Taboão não

é diferente, somos referência em todo o Estado de São Paulo”, declarou. no pirajuçara, cerca de cinco mil fiéis participaram do evento religioso

Em outro lado da cidade taboanense, a 14ª Paixão de Cristo emocionou um públi-co aproximado de 5 mil fiéis na região do Pirajuçara, na sexta-feira, 03, na rua Carlos Fernandes, atrás do Poupa-tempo e depois a procissão até a avenida Fernando Fernandes . Foram quase três horas de espetáculo encenada por 93 atores e integrantes da produção. No domingo de Páscoa, 5, eles reconstituíram a ressurrei-ção de Cristo, na rua Carlos Fernandes com a participa-ção de mais de 500 fiéis.

Seis mil fiéis prestigiam encenação em embu das artes

Na cidade de Embu das Artes as principais encenações da Paixão de Cristo foram rea-lizadas no Jardim Santo Emí-lia, organizada pela Paróquia Todos os Antos e no Parque Pirajuçara pela Paróquia Cristo Ressuscitado.

No Santa Emília foi o 15º ano do trabalho cultural e re-ligioso que durou quase cinco horas e levou muita emoção

aos presentes. De acordo com informações da organização, aproximadamente 100 pessoas estiveram envolvidas direta ou indiretamente, e a preparação aconteceu em quatro meses de intenso trabalho em todos os finais de semana durante este período. O elenco conta com a colaboração de jovens da Paróquia Todos os Santos e de comunidades vizinhas.

No Parque Pirajuçara, foi o terceiro ano de apresen-tação. O palco foi montado em frente à escola municipal Valdelice Prass, com a parti-cipação de cerca de 80 atores.

6ª paixão de Cristo em Itapecerica reúne três mil pessoas

Em Itapecerica da Serra, a encenação foi realizada na escadaria do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Di-vina Misericórdia, no Largo da Matriz, em Itapecerica da Serra. Mais de três mil pessoas acompanharam pelo sexto ano consecutivo a Paixão de Cristo que contou com a participação de 30 atores.

A peça teve a duração de uma hora e dez minutos. Após a apresentação, a tradicional via-sacra foi realizada pelas ruas da cidade conduzidas pelo padre Alberto Gamba-rini iniciou a tradicional pro-cissão pelas ruas da cidade, com a meditação das estações da Via-Sacra.

Renata [email protected]

Cerca de mil fiéis foram a Praça da Matriz, em Itapeceri-ca da Serra para a inauguração da imagem de Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da cidade, na manhã de domingo, 12. A Missa Campal teve início as nove horas e foi celebrada pelo Padre Alberto Gambarini e com a presença de políticos da cidade e do deputado fede-ral, Carlos Zarattini (PT).

A Festa da Divina Miseri-córdia ocorreu com muita fé e devoção a Santa que ganhou uma imagem no centro da pra-ça. O trânsito nas imediações foi desviado por agentes de tráfego da cidade.

Festa da Misericórdia em Itapecerica da SerraRedação do [email protected]

Foto: Mário de Freitas/Hoje

Fiéis lotaram a praça em devoção a Santa

Mais de 10 mil pessoas, acompanharam no centro de Taboão a 59ª edição, público foi menor que 2014

Em Taboão da Serra, 120 atores e figurantes fizeram a apresentação dirigida por Amaral Alves