Edição nº 261 - 14.11.2015

19
facebook.com/folhavaleverde [email protected] SÁBADO de novembro de 2015 14 EDIÇÃO 261 Próxima edição, Especial de Natal, com circulação no dia 23 de dezembro

description

 

Transcript of Edição nº 261 - 14.11.2015

Page 1: Edição nº 261 - 14.11.2015

facebook.com/[email protected]ÁBADO de novembro de 201514

EDIÇÃO

Nº261

Próxima edição, Especial de Natal, com circulação no dia 23 de dezembro

Page 2: Edição nº 261 - 14.11.2015

02 Folha Vale Verde 14 de novembro de 2015

[email protected] o per� l da Folha Vale Verdewww.facebook.com/folhavaleverde

Diretora Geral: Helena Miura da CostaEsporte: Benedito Leal da SilvaDiagramação: Bruno CavalherImpressão: Grá� ca Imprevale - Palotina/PR

Folha Vale Verde Ltda CNPJ: 09.198.622/0001-40

Folha Vale Verde

Rua Goiânia, 92 | AltosAssis Chateaubriand -PR

Expediente

(44) 3528-2919Entre em contato com a redação:

Editorial

Vale Verde FM: 26 anos de sucesso

no ar!A Rádio da Família tem orgulho de comemorar o ani-

versário da Emissora com a celebração da Santa Missa em Ação de Graças presidida pelo bispo diocesano de Toledo, D. João Carlos, agradecendo o sucesso da 96,5 e pedindo a Deus sabedoria para superar os desafi os com seriedade. E neste ano, com a ausência do empresário fundador José Costa, a equipe se prepara espiritualmen-te para continuar o trabalho de evangelização pelo meio rádio.

José Costa fundou a Rádio Vale Verde com o dese-jo de divulgar o que há de melhor na música brasileira, as informações importantes, os valores da nossa terra e as conquistas de gente batalhadora, demonstrando sem-pre responsabilidade em relação aos conteúdos. Durante mais de 25 anos, dirigiu esse importante instrumento de divulgação da informação e da boa música, e foi o res-ponsável pelas conquistas fundamentais que não podem ser esquecidas, como consolidar-se como a “Rádio da Fa-mília”, a grande audiência em vários municípios, estúdios em Jesuítas e Assis Chateaubriand, centro de produção em Toledo, equipamentos modernos e a credibilidade jun-to aos parceiros.

Neste ano, mais uma vez a Vale Verde conquista o títu-lo de Emissora FM mais ouvida no Prêmio Chateau e isso se deve a cada amigo ouvinte e a cada parceiro amigo que fazem da 96,5 uma das maiores rádios do estado do Paraná. A Vale Verde quer continuar a missão de ajudar na construção de um mundo cada vez melhor pela boa música e pela boa mensagem através do som que alegra o dia a dia de tanta gente que trabalha, que estuda, que acredita... Obrigada a todos.

É próprio do ser humano exa-gerar. Com Deus, o exagero não existe. Ele é o Deus da justa me-dida. Assim, quando vemos um espetáculo que realmente nos comove, aplaudimos estrepitosa-mente e enchemos os autores e atores dos mais rebuscados ad-jetivos: – Magnífi co! Estupendo! Incrível! Hiper fantástico!

Quando não gostamos de alguma obra, cidade ou constru-ção ou, ainda, um grupo de pes-soas, damos um jeito de diminuir seu valor com alguma frase cruel: – Legalzinho… Passável… Mais o menos… Podia ser melhor…

Temos essa incrível tendên-cia de exagerar para o positivo e para o negativo. Raramente conseguimos dar aos aconte-cimentos a devida dimensão, porque nos deixamos levar por nossas simpatias e antipatias ao adjetivar aqueles acontecimentos ou aquelas pessoas. Somos pre-conceituosos até quando elogia-mos…

Deus é diferente. Diz o livro sagrado que depois de haver criado este incrível, estupendo, magnífi co e incomensurável uni-verso, disse apenas uma palavra para classifi car o que fi zera: – Bom !

Ele fez até onde sabemos… centilhões de corpos siderais, com distâncias inimagináveis, di-mensões com tantos zeros que nem caberiam nos papéis do planeta. Fez esta misteriosa dan-ça do universo que atordoa cien-tistas e máquinas de calcular e… diz o escritor sagrado que Deus

E Deus disse que era bom...

( ) A Rádio Vale Verde se consagrou como a Rádio da Fa-mília.

( ) A Rádio Vale Verde consagrou-se como a Rádio da Fa-mília.

Para o uso do pronome “se” em relação ao verbo pode-se considerar o ritmo, a harmonia e a ênfase, e é bastante livre. No entanto, de acordo com a regra da Língua Portuguesa, o pro-nome “se” pode fi car antes ou depois do verbo quando houver sujeito explícito. Nesse caso, com o sujeito “Rádio Vale Verde” o pronome “se” pode fi car antes ou depois do verbo.

apenas disse : – Bom!Nós vamos a Brasília e ve-

mos um edifício de Niemayer, olhamos um dique russo, uma represa do tipo Itaipú, uma Torre Eifel, um super estádio na Alema-nha e dizemos que é fantástico. O homem precisa dar uns tapinhas nas próprias costas para sentir-se criador. Faz-lhe bem julgar a cria-ção dos outros e dar notas altas e baixas, porque, no fundo o pe-cado original de querer ser como Deus ainda o persegue a cada passo da jornada.

Alguns humanos são capa-zes de desprezar toda a sinfonia ou mistério do universo ou fenô-menos envolventes como algo futurível, por isso não necessaria-mente miraculosos. Ao mesmo tempo consideram um milagre a descoberta de uma vacina pelo doutor J. J. R. Fica mais importan-te o que o homem descobriu do que o que Deus fez. Aplaude-se o doutor que descobriu a vacina e duvida-se do Deus que, milhões de anos antes, lhe deu o material para a vacina só agora descober-ta.

Nem as Igrejas estão isen-tas. É comum as igrejas se auto elogiarem e desmoralizarem as

outras. Só elas sabem. Só elas produzem os santos e os hones-tos. Só o seu profeta é profeta. Só o seu santo é santo. Isso tal-vez explique nossas brigas com Deus. No fundo, esperamos que Ele exagere. Como Deus é per-feito, aquele que é quem é e vê as coisas como elas são, fi camos irados com sua falta de soluções mágicas para nossos problemas superlativos.

Mas Deus permanece Deus. Ele não sabe amar mais ou me-nos e também não sabe adjetivar mais ou menos. Iahweh, aquele que é quem é não sabe adjetivar mais nem menos. Deus não pre-cisa da palavra ótimo. Nós aqui, debaixo de nossa infi nita peque-nês teimamos em agir como a formiga diante do elefante. Para a formiga o elefante é uma mon-tanha… para nós é apenas um animal grande. Questão de pers-pectiva… Nosso relacionamento com Deus só fará sentido se des-cobrirmos a perspectiva justa.

Moral da história: – façamos o que Deus acha que é bom e estaremos fazendo algo extraor-dinariamente super ótimo.

Page 3: Edição nº 261 - 14.11.2015

03Folha Vale Verde14 de novembro de 2015

Assis

Garota Comércio 2015 de JesuítasDa Assessoria

No dia 31/10, aconteceu em Jesuítas a 7ª edição da Garota Comércio e 23 em-presas associadas participa-ram com suas candidatas. O evento contou com a pre-sença do grupo de dança de Assis Chateaubriand Fire, vencedoras das edições an-teriores. Para ajudar as candi-datas no palco teve a presen-ça do Mister Popularidade 2014/2015 de Umuarama e modelo fotográfico Luan Ca-valcante. Após, o tão espe-rado desfile com a primeira

Patrícia Melão, Garota Comércio 2014; presidente da Câmara, Edicarlos Grizotto de Oliveira; Jessica Rai-zi Brito, Garota Comercio 2015; Taila Souza, representando a empresa Mega Mix, e Francisco de Souza, presidente da Acij

Jéssica Raizi Brito, Garota Comércio 2015

Rosane Rocha Andrade Mou-rinho, proprietária da empresa Moane, e Dhyellen Ventura de Oliveira, Garota Simpatia 2015

Gisele Azevedo, Miss Comércio 2004; Natana Thiara de Souza, Miss Comércio 2005; Ana Paula Moraes de Oliveira, Garota Comércio 2012; Mayara Paschoal, Garota Comércio 2013; Patrícia Melão, Garota Co-mércio 2014

entrada valendo a pontuação com traje casual, as candida-tas desfilaram com vestido de gala, patrocinado pela em-presa Rossi Ateliê. Durante a apuração das notas, quem subiu no palco foi a dupla sertaneja Daiane e Denise de Iracema do Oeste que lançou seu primeiro CD.

A difícil escolha ficou por conta das cinco juradas convidadas Cristiane Mazzo-netto (turismóloga, designer de moda e pós-graduada em designer e produção de moda e estilista responsável pela marca Cris Mazzonetto); Nayara Radaelli (blogueira de Moda, arquiteta e design de interiores); Roberta Pasqua-latto (consultora de imagem e personal stylist formada pelo The Image Resource Cen-ter of New York-USA); Sueli Rosália Barbieri (contadora e Presidente da Associação Comercial e Industrial de Assis Chateaubriand) e Ca-mila Stefanello (Miss Planet Universo 2014 e Engenheira Elétrica).

A Garota Simpatia ficou para a empresa Moane com a candidata Dhyellen Ventura de Oliveira e Garota Comér-cio 2015 ficou para a empre-sa Mega Mix com a candidata

Jessica Raizi Brito. “Depois de cinco meses

de trabalho intenso, quando todos os diretores empenha-ram-se em suas funções o evento foi fechado com ab-soluto sucesso. Ficam os agradecimentos, em espe-cial às empresas que partici-param diretamente, as can-

didatas que deram um show na passarela de maneira po-derosa, patrocinadores, pre-feitos Osvaldinho de Jesuí-tas e Donizete de Iracema do Oeste, presidente da Câma-ra de Jesuítas e ex-presiden-te da Acij, Edicarlos Grisotto de Oleveira, imprensa, par-ceiros enfim, a todos nossos

mais estimados reconheci-mentos,” disse o presidente da Acij, Francisco de Souza.

O intuito da Garota Comér-cio é movimentar o comércio no geral, sempre priorizando empresas associadas da Acij- Associação Comercial e Agro-pecuária de Jesuítas: “Não fique só, Fique Sócio”.

Page 4: Edição nº 261 - 14.11.2015

04 Folha Vale Verde 14 de novembro de 2015

Page 5: Edição nº 261 - 14.11.2015

05Folha Vale Verde14 de novembro de 2015

Alunos de Agronomia da Universidade Federal do Paraná visitam cafezais de Jesuítas

Da Assessoria

Os alunos do 8º e 9º semes-tre do curso de Agronomia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do campus de Palotina, estiveram na quinta-feira (21/10), visitando os cafezais do muni-cípio de Jesuítas. E na oportu-nidade, foram recebidos pelo extencionista da Emater Roberto Natal Dal Molin, pelo secretário municipal de Agricultura Arlindo Trichez, que representou o pre-feito municipal Osvaldo de Souza e ainda estavam acompanhados pelo professor Laércio Augusto Pivetta.

Na aula prática de apren-dizado sobre o café, os alunos visitaram o viveiro de café man-tido pela prefeitura municipal e que produz mudas da mais alta qualidade e de variedades mais promissoras em produtividade e sanidade e ainda nas diversas la-vouras de café puderam observar as tecnologias utilizadas no plan-tio e condução, inclusive o esque-letamento, que permite recuperar e revigorar lavouras debilitadas por esgotamento resultante da alta produção ou estres hídrico.

Já na área de beneficiamento e análise sensorial da bebida os alunos visitaram o entreposto da Copacol, onde foram recebidos pelo gerente Dirceu Claudino da Silva, pelo engenheiro agrônomo Vuri e pelo degustador Laudevi-no, e ainda para complementar a visita foram recebidos pelo diretor proprietário do Café Gosto Bom, Anderson Carrilo Garcia, que abriu as portas da indústria para que os alunos conhecessem o processo final do café, antes que o mesmo chegue ao con-sumidor: torrefação, moagem e envase. O que esta empresa in-dustrializa e comercializa é o café produzido aqui e na região.

Os futuros agrônomos tive-ram a oportunidade de conhecer os trabalhos que vêm sendo reali-zados em Jesuítas em café, onde a Emater e a Secretaria Estadual de Agricultura aglutinam parcei-ros, como a prefeitura municipal, cooperativa Copacol, Sindicato dos Trabalhadores, entidades financeiras, na busca de incenti-vos aos cafeicultores, que ainda acreditam na cultura como alter-nativa de diversificação de renda e de atividade.

Segundo o professor Laér-cio, a grande maioria dos alunos não possuía familiaridade com a cultura, pois dos que são filhos de produtores, eles trabalham apenas com culturas como soja,

milho e trigo, desta forma, a visita às regiões produtoras de novas culturas é imprescindível para tor-nar os alunos mais familiarizados e quem sabe algum dia precisarão se especializar nestas culturas, en-tre elas, a cultura do café.

No município, puderam ver todo o ciclo da cultura bem como os tratos culturais adotados pe-los agricultores, visitaram o viveiro municipal onde estão sendo, pro-duzidas mais de 200 mil mudas das variedades, ipr 107, ipr 100 e ipr 103, viram lavouras recém-im-plantadas, lavouras esqueletadas, lavouras em produção, terreiro, se-cador além da prova de qualidade de bebida e a torrefação.

O secretário da agricultura, Arlindo Trichez, enaltece as par-cerias do município com a Co-pacol, com as torrefações, entre elas, o Café Gosto Bom, o Café Jesuítas e o Café Sul Brasil, com as indústrias de equipamentos, com a fábrica de secadores e

equipamentos de café Metalfen, com os produtores, com a Ema-ter e com todos que incentivam de uma maneira ou outra todas as atividades agrícolas do muni-cípio. “A dedicação dos cafeicul-tores na busca de alternativas e tecnologias juntamente com o apoio técnico do instituto Ema-ter, da cooperativa Copacol e da prefeitura municipal faz de Jesu-ítas um exemplo de persistência com a cultura no Oeste do Para-ná e por isso o município além de exemplo aos produtores, recebe durante o ano, muitas delega-ções de alunos de colégios agrí-colas da região e faculdades de Agronomia como a FAG de Cas-cavel, Unioeste de Marechal Cân-dido Rondom e PUC de Toledo, e agora da Universidade Federal do Paraná - campus de Palotina, fortalecendo as parcerias do ins-tituto Emater com as instituições de ensino da região”, destacou o secretário.

Jesuítas recebe investimentos para

início da construção da nova creche

Da Assessoria

Na tarde de sexta-feira (6), o prefeito de Jesuítas, Osvaldo de Souza, esteve juntamente com o secretário de Educação, André Luiz Antunes, recebendo a visita do deputado federal Zeca Dirceu, o qual esteve contemplando Jesuítas com um em-penho no valor de R$ 316.000,00, referentes à primeira parcela para a construção de uma nova creche no município. Através desse recurso em breve será iniciada a obra, a qual virá de en-contro com a demanda municipal, abrindo novas vagas e tra-zendo mais qualidade de vida às crianças e professores.

De acordo com o deputado Zeca Dirceu, é muito animador ver mais uma ação do Governo Federal beneficiando centenas de famílias do município. “O Governo Federal proporcionou ao Paraná um volume de investimentos muito grande para a cons-trução de novas escolas e creches municipais. Fico muito satis-feito em saber que o FNDE está garantindo o início de mais uma unidade para a educação infantil”, disse o parlamentar.

Segundo o prefeito Osvaldinho, essa é uma importante de-manda do município. “Nós precisamos de espaço totalmente adequado para nossas crianças. Muitas famílias precisam da creche para deixar os seus filhos. Agradeço ao Zeca por nos dar apoio nessa conquista, que como um deputado bem arti-culado e trabalhador nos deu todo apoio para que o município recebesse essa obra”, destacou.

Estiveram presentes também a primeira-dama, Lucinéia Au-gusta Maria de Souza; os vereadores Edicarlos Grizotto, Adilson Nieto, Dinho, Mil e Marron; professoras e funcionárias do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI); o secretário geral, Dener Beloto, e outros convidados.

Jesuítas recebe materiais esportivos do programa ‘Paraná Mais Esporte

Da Assessoria

O município de Jesuítas participou no último dia 16, do evento do programa “Paraná Mais Esporte”, da Secretaria do Esporte e do Turismo do Para-ná, em Toledo, para receber materiais esportivos e debater incentivos.

Estiveram participando o secretário da SEET, deputado estadual Douglas Fabrício; os deputados Elio Rusch e José Carlos Schiavinato; o chefe do Escritório Regional de Toledo, Jorge Morgenstern e demais lideranças regionais. A etapa atual do projeto oportuniza a discussão da política estadual do esporte com a comunidade de todos os municípios. Houve repasse de investimentos do

estado em materiais esportivos às regiões que traçaram o seu diagnóstico na área do esporte.

De Jesuítas estiveram o pre-feito municipal Osvaldo de Sou-za, o vereador Adilson Nieto e o representante do departamento de esportes Denilson Broleze. O prefeito Osvaldinho chamou a atenção para o auxílio do inves-timento em material esportivo. “É uma ajuda grande que vem de encontro ao nosso objetivo de divulgar e incentivar o espor-te. Os materiais viabilizam ainda mais a prática”.

Em Toledo, prefeitos, vice- prefeitos, secretários e gestores do esporte de 23 municípios contribuíram com sugestões e questionamentos. Participaram prefeitos de Jesuítas, Iracema do Oeste, São Pedro do Iguaçu

e Serranópolis, e vice-prefeitos de São José das Palmeiras e Santa Terezinha de Itaipu.

Já o secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, Douglas Fabricio, analisa que o envolvi-mento de lideranças políticas traz agilidade para atuação do espor-te. “Hoje estamos trazendo meio milhão de reais em materiais esportivos para participantes do projeto. É muito importante a par-ceria que temos com deputados.

Passamos por diversas experi-ências conjuntas na Assembleia Legislativa. É essencial o debate com lideranças regionais para traçarmos a realidade esportiva de todos os municípios. O es-porte tem penetração na socie-dade, mas queremos ampliá-lo. Sabemos que é um mecanismo essencial para inclusão de jovens e tem reflexo na segurança e na saúde preventiva”, disse o secre-tário.

Page 6: Edição nº 261 - 14.11.2015

06 Folha Vale Verde 14 de novembro de 2015

Mais do queuma instituição

feita de pessoas. Uma instituição feita de grandes

pessoas.

Sicredi, pela quinta vez consecutiva, entre as melhores empresas para trabalhar no Brasil.

Este é um reconhecimento ao trabalho cooperativo

e de altíssima qualidade feito pelos mais de 18 mil

colaboradores do Sicredi. Uma instituição financeira

cooperativa, humana, transparente e sustentável

que é feita de dentro para fora. Temos certeza que

todo o crescimento do Sicredi no Brasil se deve a

este grande time. A todos, nosso muito obrigado.

SAC Sicredi - 0800 724 7220 / Deficientes Auditivos ou de Fala - 0800 724 0525. Ouvidoria Sicredi - 0800 646 2519.

Pelo quinto ano consecutivo, Sicredi está entre as Melhores Empresas para Você Trabalhar

Levantamento da revista Você S/A aponta crescimento no Índice de Felicidade no Trabalho

Da Assessoria O Sicredi, instituição fi nan-

ceira cooperativa com mais de 18,7 mil colaboradores, fi gura, pelo quinto ano consecutivo, entre as “Melhores Empresas para Você Trabalhar”. O guia é elaborado pela revista Você S/A em parceria com a Funda-ção Instituto de Administração (FIA). O evento de divulgação do ranking foi realizado na noite do dia 19 de outubro, em São Paulo.

Em 2015, o Sicredi obteve 81,2 pontos no Índice de Felici-dade no Trabalho (IFT), 1,7 pon-to acima da nota fi nal registrada no ano passado (79,5). O le-vantamento mostra crescimen-to também no percentual de co-laboradores que se identifi cam com a instituição, 91,2%, 1,2 ponto acima do ranking ante-rior. Além disso, 82,5% dos co-laboradores estão satisfeitos e motivados, 81,9% acreditam ter desenvolvimento e 84% apro-vam os seus líderes. A nota do colaborador, que aponta o Índi-ce de Qualidade no Ambiente do Trabalho (IQAT) foi 84.

Entre as empresas inscritas para participar do levantamen-to, que avaliou, entre outros quesitos, o índice de confi ança dos funcionários com o ambien-te de trabalho e as melhores práticas de gestão de pessoas das empresas, a organização do ranking apontou as 150

melhores, como integrantes de um time especial. Segundo a publicação, elas são exemplos de lugares onde a boa gestão prevalece.

O presidente Jaime Basso acredita que o reconhecimento nacional fortalece a instituição e que o mérito é de todos: dirigen-tes, diretores e os mais de 18 mil colaboradores que no cotidiano participam da construção do Sistema. “A empresa cooperati-

va é feita por pessoas e investir nesse relacionamento é funda-mental para a construção de uma instituição forte e que aten-da aos interesses da socieda-de cooperativa e também dos colaboradores que fazem parte dessa conquista. Parabéns a to-dos!”, disse.

Na área de atuação da Si-credi Vale do Piquiri ABCD PR/SP, as equipes comemoraram a conquista com eventos re-

gionais.

Sobre o SicrediO Sicredi é uma instituição

fi nanceira cooperativa com mais de 3 milhões de associa-dos e 1.366 pontos de aten-dimentos, em 11 Estados do País*. Organizado em um sis-tema com padrão operacional único, conta com 95 coope-rativas de crédito fi liadas, dis-tribuídas em quatro Centrais

regionais, acionistas da Si-credi Participações S.A., uma Confederação, uma Fundação e um Banco Cooperativo que controla uma Corretora de Se-guros, uma Administradora de Cartões e uma Administradora de Consórcios.

* Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocan-tins, Pará, Rondônia e Goiás.

Page 7: Edição nº 261 - 14.11.2015

07Folha Vale Verde14 de novembro de 2015

Vale Verde FM: há 26 anos a rádio da família e 100% nacional

A Rádio Vale Verde FM entrou oficialmente no ar, no dia 4 de novembro de 1.989, com a música Apo-calipse de Roberto Carlos, inicialmente com a potên-cia de 5.000 watts. Graças a sua qualidade de som e sua programação essen-cialmente brasileira feita com seriedade e profissio-nalismo, a sua audiência cresceu nos quatro cantos da região Oeste do Paraná.

Com a preocupação de oferecer o que há de me-lhor na comunicação rádio aos ouvintes e anunciantes, foi colocado um novo siste-ma irradiante que propor-cionou o aumento de sua abrangência. Com 33.000 watts de potência, a Vale Verde conseguiu ultrapas-sar as fronteiras, chegando até o estado do Mato Gros-so do Sul e Paraguai.

A partir do ano de 2.000, o Estúdio 2 está presente na cidade de Assis Chate-aubriand, sendo a única

emissora de rádio do Para-ná, a transmitir simultanea-mente de 2 estúdios em 2 municípios. Hoje também o Centro de Produções no Shopping Cadetral em To-ledo e a Folha Vale Verde.

Com uma equipe de profissionais qualificados, a Vale Verde é assim: com-panheira, diferente e ousa-da. Além da boa música, transmite também no ar o som da alegria, da terra, do trabalho, da luta e da espe-rança da nossa gente. Pela sua responsabilidade com os valores éticos e morais, tornou-se referência como a Rádio da Família e está entre as melhores do Paraná.

Passam os anos e a Vale Verde FM segue firme com seu propósito consolidando sua missão de ser a rádio da família e 100% nacional.

Vale Verde premia ganhadores dos ‘26 anos’

e ‘Linha Aberta’Na manhã de sábado

Promoção 26 anos da Vale Verde FM comemorados no dia 4 de novembro

Linha Aberta de outubro

Construindo

Ganhadora da bicicleta do sorteio da Expo Assis 2015

(07/11/15) foram entregues no Estúdio 2 da Vale Verde FM os prêmios das promo-ções “26 anos” e “Linha Aberta” da Vale Verde FM. Os ganhadores foram re-cepcionados pela diretora professora Helena Miura da Costa com um delicioso café da manhã e depois re-ceberam seus respectivos prêmios.

Construindo com a Vale Verde

Waldenir Mori e sua equipe foram os ganha-dores do Construindo com a Vale Verde FM do mês de outubro. Eles tra-balham na construção da residência de Rafael Mota na Rua Morata 269 no Jardim Mônaco de Assis Chateaubriand. Ganha-ram churrasco completo na obra na parceria com o Supermercado Copacol de Jesuítas.

Expo AssisBicicleta: Rainha das

Bicicletas de Assis Cha-teaubriand, Ivone Maria Coelho de Terra Nova

Cesta básica: Super-mercado C.Vale de As-sis, Sirley Urbano, Assis Chateaubriand

Tablet: cantora Naja-ra Lheander, Xororó de Assis Chateaubriand

Violão: A Musical Ins-trumentos e Acessórios de Toledo, Jefferson Bo-

namo, Assis Chateau-briand

Óculos: Ótica e Re-lojoaria Comercial de Assis, Sirlei Silvério dos Santos, Assis Chateau-briand

DVD com karaokê da

Rick Tur Transportes: Diony Mara Malvezi, As-sis Chateaubriand.

Almoço com acom-panhante: Restaurante Mazikely de Jesuítas, Carmem Dietrich, Assis Chateaubriand

Page 8: Edição nº 261 - 14.11.2015

08 Folha Vale Verde 14 de novembro de 2015

Prefeitura Municipal

de Tupãssi

Tupãssi tem ação e emoção.ação e emoção.

DomingoDes�le das equipes e ArrancadãoLocal: Estádio MunicipalHorário: 14h

22de novembro

Page 9: Edição nº 261 - 14.11.2015

09Folha Vale Verde14 de novembro de 2015

A produção e a busca de mercado para os alimentos brasileiros

Por Dilceu Sperafico*

Em boa hora, especialmente após o acordo comercial firmado entre países banhados pelo Oceano Pacífico, o Mi-nistério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), anunciou a ampliação de adidos agrícolas em embaixadas brasileiras em outras nações.

A presença dos adidos representa uma estratégia efi-ciente do Mapa para conquistar novos mercados para os produtos do agronegócio nacional.

Para isso, o Brasil terá o reforço de 16 novos adidos agrí-colas a partir de 2016, com a missão de encaminhar novas exportações para mercados estratégicos.

Na condição de integrantes das embaixadas do Brasil, os adidos são especialistas que atuam como representan-tes diplomáticos e comerciais do País.

No caso dos adidos agrícolas, eles articulam novas ne-gociações do agronegócio, como as exportações de grãos, carnes e derivados, após a liberação de empresas e orga-nizações como exportadoras nacionais para os novos mer-cados.

Como o mercado globalizado é cada vez mais compe-titivo e a crise que atinge muitos países vêm reduzindo as importações, o Brasil está correto ao enfrentar a concorrên-cia e as dificuldades naturais das negociações, colocando especialistas para a divulgação da qualidade, diversidade e sanidade dos produtos agropecuários nacionais.

Na atualidade, são apenas oito os adidos agrícolas tra-balhando em embaixadas no exterior, mas eles passarão a ser 24, na condição de competentes representantes da agri-cultura brasileira no mercado internacional.

Três dos novos adidos irão trabalhar na China que, mes-mo com muita cautela, vem abrindo mercado para diversos produtos agrícolas brasileiros.

O aumento do efetivo de adidos será permanente a par-tir de 2016, segundo informa o Mapa, é que é muito positivo e alentador para o agronegócio brasileiro, que deseja e tem condições de ampliar a produção nacional de alimentos e matérias-primas, mas necessita de mercados seguros para viabilizar seus investimentos.

A ministra da Agricultura, Kátia Abreu, merece nosso apoio e nossos aplausos ao afirmar que planeja elaborar uma norma para avaliar a necessidade de novos adidos e incluir o custo da indicação no orçamento anual do ministé-rio, o que permitirá a racionalização da iniciativa.

Com a providência, na medida em que os mercados para os produtos brasileiros forem ampliados ou surgirem novos compradores potenciais, em novos países e conti-nentes, o Mapas poderá indicar mais adidos agrícolas, com retorno compensador para o País.

O Mapa também estaria articulando com a Casa Civil, a flexibilização da regra que permite a contratação de até dois adidos nativos dos países nos quais o Brasil necessita indicar representantes comerciais.

Se aprovada a solicitação, o agronegócio brasileiro po-derá elevar de dois para cinco o número de adidos agrícolas locais, ampliando para 120 o contingente de especialistas buscando novos e maiores mercados para a produção na-cional.

A informação sobre a ampliação da presença de adidos agrícolas no exterior nos parece muito importante e decisi-va para o agricultor e o agronegócio nacional, porque não basta apenas saber produzir alimentos de qualidade e sani-dade, a preços competitivos.

Junto com a tecnologia que permite o aumento da pro-dutividade e da qualidade dos produtos agropecuários, o que o agricultor brasileiro domina com muita competência, o País precisa também ser eficiente na divulgação e colocação de sua produção de alimentos no mercado internacional

*O autor é deputado federal pelo ParanáEmail: [email protected]

Show de Juca Bala e Jauri Gomes reuniu milhares de

pessoas em TupãssiDa Assessoria

Juca Bala e Jauri Gomes apresentaram no último sá-bado (7), em Tupãssi, o show Bolicho em Cores. A apresen-tação ocorreu no Palco de Eventos da Praça Central de graça para toda a população e reuniu milhares de pessoas. O evento fez parte da programa-ção especial em comemora-ção aos 32 anos do município.

O prefeito de Tupãssi, José Carlos “Cal” Mariussi, esteve presente no evento acompa-nhado da primeira-dama Re-nata Acco Mariussi. Também o vice-prefeito, Ailton “Ito” Caeiro, presidente da Câma-ra, José Vanderlei dos San-tos, vereadores, entre outras autoridades municipais. Na

Juca Bala e Jauri Gomes em Tupãssi

ocasião, o público presente também acompanhou um ví-deo especial sobre os 32 anos da cidade.

“Estamos muito felizes por poder trazer uma atração dife-rente e de graça para toda a população. Foi um show mui-to divertido e nos alegra tam-

bém ver tanta gente na praça, mais um momento para todas as famílias da nossa cidade. E no próximo dia 22 teremos o Arrancadão de Jericos para fechar essa série de eventos que comemora o aniversário do nosso município”, afirma o prefeito Cal Mariussi.

Page 10: Edição nº 261 - 14.11.2015

11Folha Vale Verde14 de novembro de 2015

Expo Assis bate recorde de públicoAproximadamente 100 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos Ângelo Micheletto

Da Assessoria Foi encerrada no domingo

(25/10), a maior festa do Oeste do Paraná, a Expo Assis 2015. Superando todas as expectati-vas, o evento bateu recorde de público. Com entrada gratuita em todos os quatro dias, a Expo Assis levou ao Centro de Even-tos Ângelo Micheletto aproxi-madamente 100 mil pessoas.

Destaque para o dia de abertura, quinta-feira (22) e sá-bado (24). Na quinta-feira (22), o público chegou a mais de 30 mil pessoas com o show da du-pla Jads e Jadson. Já no sába-do, João Neto e Frederico levou um público estimado de 40 mil para o evento. Já os violeiros, da Orquestra Paranaense de Viola Caipira, que se apresen-taram na sexta-feira (21) e os

Presidente da Câmara de Vere-adores, Natanael Ferreira: “ O lazer também faz parte da vida do ser humano. A administração do prefeito Marcel, juntamente com a Câmara de Vereadores, vem fazendo isso gradativamen-te, investindo também em lazer e entretenimento, como forma de gratidão à população”

Vice-prefeito e representante da CCO, João Aparecido Pegoraro: “O sucesso da Festa vem do suor de cada pessoa, seja voluntário ou funcionário de empresa, mas de todos que estão há dias, me-ses, trabalhando na organização de mais uma grandiosa festa”

Presidente da UNEBAC, Claudi-ney Lucio: “O lucro do evento, em especial nos sete restauran-tes que fizeram parte da 32ª Festa das Nações, será revertido para as entidades beneficentes e o re-sultado será apresentado no iní-cio de dezembro, durante o baile do município, quando acontecerá a prestação de contas da Expo Assis”

Prefeito Marcel Micheletto: “Es-tou sem palavras, conseguimos com o esforço de todos, desde nossos servidores que prepara-ram o Centro de Eventos até os que de forma solidária doaram seus serviços realizar mais uma vez uma grande festa. Nosso ob-jetivo é fazer da Expo uma das maiores festas do Paraná e, para 2016, ano do cinquentenário do município, novidades devem vir por aí”

artistas locais de domingo (25) contribuíram para expressivo público.

O presidente da Câmara de Vereadores, Natanael Fer-reira, destacou o envolvimento das entidades, sociedade e de toda a população que está colaborando significativamen-te para o desenvolvimento do município. “O lazer também faz parte da vida do ser humano. A administração do prefeito Mar-cel, juntamente com a Câmara de Vereadores, vem fazendo isso gradativamente, investindo também em lazer e entreteni-mento, como forma de gratidão à população”. Já o vice-prefeito e vice-presidente da Comissão Central Organizadora – CCO, João Aparecido Pegoraro, agra-deceu a toda CCO pelo em-penho na realização da Festa, bem como todos os patrocina-dores e colaboradores. “O su-cesso da Festa vem do suor de cada pessoa, seja voluntário ou funcionário de empresa, mas

Durante os quatro dias de evento, cerca de 100 mil pessoas passaram pelo Centro de Eventos Ângelo Micheletto

Representando a beleza da mulher chateaubriandense, cada Restaurante/Barraca teve sua Rainha desfilan-do elegância e glamour nos quatro dias de evento

de todos que estão há dias, meses, trabalhando na organi-zação de mais uma grandiosa festa”, afirmou.

O presidente da UNEBAC, Claudiney Lúcio, destacou que todo o lucro do evento, em es-pecial nos sete restaurantes que fizeram parte da 32ª Festa das Nações, será revertido para as entidades beneficentes e o resultado será apresentado no início de dezembro, durante o baile do município, quando acontecerá a prestação de con-tas da Expo Assis.

O prefeito Marcel Michelet-

to mais uma vez deixou claro a sua satisfação nos resultados positivos alcançados de uma forma geral durante a realização da Expo. “Estou sem palavras, conseguimos com o esforço de todos, desde nossos servidores que prepararam o Centro de Eventos até os que de forma solidária doaram seus servi-ços realizar mais uma vez uma grande festa. Nosso objetivo é fazer da Expo uma das maiores festas do Paraná e, para 2016, ano do cinquentenário do muni-cípio, novidades devem vir por aí”, concluiu.

Em seu discurso, o prefeito Marcel lembrou da importância da Expo Assis, afirmando que é uma forma de demonstrar a gratidão da admi-nistração junto a população de Assis Chateaubriand

Deputado Federal Sérgio Souza esteve presente durante a aber-tura e destacou o grande número de pessoas, como um dos pontos altos da Festa

Um verdadeiro show pirotécnico abriu a Expo Assis 2015, dando as boas vindas a todos os visitantes da Festa

Dupla levou Assis Chateaubriand ao delírio

Na sexta-feira, o Concurso Gastronômico à base de peixe foi uma das atrações da noite. Cada Barraca apresentou o seu prato

Apresentação dos pratos foi um dos itens que mais chamou a atenção do corpo de jurados este ano

Mais de 40 artistas brilharam no show de viola caipira. A Orquestra Paranaense de Viola Caipira trouxe ao pú-blico o resgate da vida no interior, com músicas de raiz

Dupla chateaubriandense Bruno e Diego também subiram ao pal-co na sexta-feira à noite

Dupla mineira levou mais de 40 mil pessoas ao Cen-tro de Eventos

Prefeito Marcel fez questão de curtir o show pertinho do palco, próximo do público

Com mais de 100 expositores, Pavilhão de Indústria e Comércio lotou nos quatro dias de eventos; a Expo Assis foi uma grande vitrine aos lojistas

Este ano, a Sec. de Assistência Social e a Divisão de Indústria e Comércio reservaram um espaço especial aos artesãos de Assis Chateaubriand, com espaço para comercialização e exposição de produtos

Rodeio do Bagre ensabo-ado foi a grande atração do último dia de festas

Novidade no Parque de Diversão, a Montanha Russa atraiu um grande número de público querendo expe-rimentar a adrenalina de perto

Pela primeira vez o Eco Expresso da Sanepar e a Unidade Móvel do Detran estiveram em Assis expondo seus projetos e sendo uma atra-ção a mais aos visitantes

Durante todos os dias da Expo Assis, milhares de pessoas circularam pelo Centro de Eventos

Artistas locais se apresentaram domingo no palco principal

Parte da equipe que trabalhou incansavelmente na or-ganização de toda a Festa durante meses

10 Folha Vale Verde

Fotos: Valdecir Alchapar

Page 11: Edição nº 261 - 14.11.2015

12 Folha Vale Verde 14 de novembro de 2015

Page 12: Edição nº 261 - 14.11.2015

13Folha Vale Verde14 de novembro de 2015

Alunos recebem uniformes gratuitos em Iracema do OesteMais de 240 alunos das escolinhas de futebol, voleibol e dança recebem uniformes gratuitos

Da Assessoria

A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, em parceria com a Prefeitura Municipal e empresa Copacol realizou na noite de segunda-feira (26 de outubro), nas dependências da Escola Municipal, a entrega dos uniformes para os alunos das escolinhas de futebol, vo-leibol e dança. Na ocasião, também foram entregues equi-pamentos eletrônicos e maté-rias esportivos.

Mais de 240 crianças re-ceberam de forma gratuita uni-formes que irão utilizar durante os treinos e competições. Os pais assinaram um termo de responsabilidade pela conser-vação e o uso dos uniformes.

Essas conquistas foram por meio do Projeto 4x4, da Copacol, que visa apoiar e

incentivar o desenvolvimento Educacional, Cultural e Espor-tivo dos municípios parceiros.

No evento estiveram pre-sentes, o prefeito Donizete Lemos, o secretário de Edu-cação, Cultura e Esportes, Ro-berto da Costa Pereira, a coor-denadora do Projeto Cultural,

A Arte de Ser Feliz, Tamires Putini, o professor de dança, Tiago Silva e representando a Copacol, a coordenadora dos projetos sociais, Gislaine Pon-tes Fernandes e o assistente de cooperativismos, Denilson Afonso de Oliveira.

De acordo com o prefeito Donizete Lemos, essa é uma grande conquista para o mu-nicípio, que certamente irá beneficiar e muito todos os alunos envolvidos. “Só temos que agradecer a empresa Co-pacol, por ser grande parceira do nosso município. Apesar de toda a crise no nosso País, sempre está preocupada com a responsabilidade social”, sa-lientou o prefeito que aprovei-tou para agradecer ao secre-tário Roberto, pelo excelente trabalho que vem desenvol-vendo.

3ª Mostra de Dança em Iracema do Oeste

acontece hoje O município de Iracema do Oeste raliza hoje a 3ª Mostra de dança, que promete

ser mais um sucesso

Da Assessoria

O projeto A Arte de Ser Feliz de Iracema do Oeste, em parceria com a secretaria de Educação, Cultura e Esporte e prefeitura muni-cipal, se preparam para a 3ª Mostra de Dança, que acontecerá hoje (14), nas dependências do ginásio de esportes, Otávio Rocha e pro-mete ser mais um sucesso, como nas edições passadas.

Esse evento tem como principal objetivo disseminar a Cultura e valorizar os grupos de dança de todo Paraná. Mais de 20 coreo-grafias de dança irão se apresentar e estarão mostrando todo seu potencial para o público e também serão avaliados pelos jurados gabaritados na área. A premiação será para os primeiros coloca-dos, que se destacaram em vários critérios, como ritmo, coreografia e sincronia.

Segundo o professor de dança do projeto A Arte de Ser Feliz e um dos idealizadores do evento, Tiago Silva a expectativa é grande. “Estamos nos programando para que essa seja mais uma edição de muita alegria. Contamos com a participação de toda nossa comuni-dade, que sempre vem prestigiando tudo o que proposto no nosso município”, salientou Tiago.

Iracema do oeste recebe investimentos do Programa ‘Paraná Mais Esportes’

Da Assessoria

O município de Irace-ma do Oeste foi contempla-do com kits esportivos, por meio do Programa “Paraná Mais Esportes”, do Governo Estadual. Na sexta-feira (16 de outubro), o prefeito Doni-zete Lemos juntamente com os secretários de Educação, Cultura e Esporte, Roberto da Costa Pereira e o de Saúde, Nilton Martinelli França foram

ao município de Toledo, parti-cipar de uma solenidade de en-trega dos kits (bolas, uniformes, colete, cronômetro e rede).

Esse programa foi realiza-do em três etapas. A primeira foi para a apresentação do projeto, no qual o município apresentou o “ Formando Ci-dadão”, e as demais foi para o procedimento de preenchi-mento do formulário e reu-nião com os dirigentes.

De acordo com o secre-

tário de Educação, Cultura e Esporte, Roberto da Costa Pereira, o esporte no muni-cípio esta sendo discutido e executado com seriedade. No começo do mês, uma reunião com representantes da área esportiva foi realiza-do, com a finalidade de criar um calendário esportivo para o ano de 2016, no qual já foi todo programado. “Perce-bemos cada vez mais a im-portância do esporte, porque

além de uma melhor qualida-de de vida, ele visa a integra-

ção de toda uma sociedade”, afirmou Roberto.

Page 13: Edição nº 261 - 14.11.2015

14 Folha Vale Verde 14 de novembro de 2015

Alfredo Mota MartinsNossa Gente

Por Gilmar Bosquette

FiliaçãoAlfredo Mota Martins é des-

cendente de espanhol por par-te de mãe e alagoano por par-te de pai. Nasceu na cidade de Marília, estado de São Paulo no dia 14 de junho de 1945. É um dos 10 filhos do senhor Antonio Mota Nunes e Dolores Parra Nunes.

Chegada No ano de 1960, o pai de

Alfredo Mota comprou trin-ta alqueires de terra na gle-ba Silveira, proximidades do patrimônio de Silveirópolis, onde contratou uma família

para derrubar a mata e mo-rar na propriedade. De família de cafeicultores no estado de São Paulo, Alfredo tinha 19 anos quando veio para Assis Chateaubriand no ano de 1964. Inicialmente a família re-sidiu aqui na sede do povoa-do quando ainda se chamava Tupãssi e pertencia a Toledo, a casa ficava na Rua Osório próximo onde hoje se encon-tra o Hotel Querência. No ano de 1968 a família mudou para a propriedade rural onde por alguns anos plantou café, de-pois hortelã e com a chegada da mecanização passou a cul-tivar soja e milho.

Líder na comunidade de Silveirópolis

DificuldadeNaquele tempo não havia

energia elétrica, água tratada e conforto. A casa era sim-ples e o meio de transporte era carrinho de tração animal de roda dura. “Eu e minha fa-mília vínhamos fazer compras na cidade a cada 15 dias e era tudo mato ainda, só tinha duas propriedades derrubadas” lembra o pioneiro. Mas depois, por sorte, a estrada se tornou rodovia ligando Assis a Umu-arama e valorizou bastante as propriedades do local.

Emancipação Alfredo Mota participou da

festa de emancipação do mu-nicípio no dia 20 de agosto de 1966, quando aqui estiveram o governador Ney Braga e o jornalista Assis Chateaubriand Bandeira de Melo que foi ho-menageado dando o nome à cidade. “O helicóptero com as autoridades desceu ali onde hoje é a matriz São Francis-co de Assis que na época era Nossa Senhora do Carmo. Ti-nha muita gente, foi uma festa bonita”, recorda ele.

CasamentoAlfredo casou-se com a

senhora Maria Helena da Silva Martins no ano de 1969 na ci-dade de Osvaldo Cruz, estado de São Paulo. Eles estudaram juntos quando crianças e de-pois de adultos acabaram se encontrando quando Alfredo viajava com caminhão para São Paulo e passava por lá para rever parentes. O pai de Maria Helena também estava morando em Assis e isso apro-ximou o casal. Depois de ca-sados moram na mesma casa até hoje às margens da PR 486 que liga Assis Chateaubriand a Alto Piquri.

PolíticaComo o senhor Alfredo

sempre foi um líder da comu-nidade ele foi convidado por duas vezes para ser candidato a vereador, mas apesar de ter boa votação não foi eleito. O pioneiro sempre era procura-do pelos candidatos a prefeito e deputados para ajudar nas campanhas políticas devido ao seu grande conhecimento e liderança.

ComunidadeDesde 1972 o senhor Alfre-

do é envolvido com trabalhos da igreja e comunidade. Ele foi catequista, depois presi-dente e coordenador geral da comunidade de Silveirópolis por muitos anos, e este ano completou 43 anos de colabo-ração nesse sentido. Hoje ele é coordenador de ministros da igreja. Durante 14 anos foi coordenador da Diocese de Toledo e representava o grupo de famílias em nível estadual e nacional.

PartilhaA família do senhor Alfre-

do: pai, mãe e irmãos sempre trabalharam unidos e assim conseguiram adquirir um bom capital. Diagnosticado com a doença de chagas o pai de Alfredo lutou muito contra a enfermidade, mas seu estado de saúde se agravou ele fez a partilha dos bens com os filhos e um acordo, de que, enquan-to ele e a esposa estivessem

vivos, tudo seria centralizado neles e só depois cada um dos filhos poderia assumir seu pedaço de terra e assim foi de maneira ordeira e fraterna. O patriarca, senhor Antônio Mota Nunes, faleceu no ano de 1991, e sua esposa Dolores Parra Nunes faleceu em 2006.

CooperativismoHá 35 anos Alfredo é sócio

da cooperativa C Vale e há cin-co mandatos faz parte do con-selho fiscal da diretoria.

Sobrinho famosoO pioneiro é tio do ex-joga-

dor do Corinthians, Alessan-dro, filho de seu irmão, Louri-val popular Loro. “ Quando era criança, o Alessandro e o pri-mo dele Márcio brincavam de bola na porta da minha casa onde tinha uma grama e de-pois a gente fez um campinho no pasto pra eles jogarem. Em seguida ele entrou pra esco-linha de futebol do professor Wilson Shinaider, o Calango. Eu fui junto com o meu irmão e o Calango levar o Alessandro para fazer teste no Flamengo no Rio de Janeiro” conclui o tio orgulhoso do sobrinho famoso.

Uma vidaAos 71 anos de idade o

senhor Alfredo Mota Martins, está completando 51 anos e meio de Assis Chateaubriand e tem orgulho de fazer parte da “Nossa Gente” chateau-briandense.

Page 14: Edição nº 261 - 14.11.2015

15Folha Vale Verde14 de novembro de 2015

Social por Gilmar Bosquette

Valdenei de Oliveira (Teddy) aniversariou no dia 05/11

Roberta Scane esperando o pequeno Vinícius (Valdecir Alchapar)Olha só a alegria da Nair Miura ao lado do padre Reginaldo em Londri-na (08/11/15)

Helena (Rádio Vale Verde) e Jéssica Raizi Brito (eleita Garota Comér-cio de Jesuítas 2015)

Silvane Lima comemorou idade nova dia 04/11

Nilce Haraki aniversariou no dia 05/11

José Aparecido Bernardini (vice-pre-feito de Jesuítas) estará de aniversário dia 16/11

José Roberto Coco (Coquinho) prefeito de Formosa do Oeste aniversaria dia 17/11

Padre Milton Wermann (Paróquia São Roque de Nova Aurora) aniversaria dia 29/11

No dia 8 de novembro de 2015, sete crianças foram batizadas na Matriz Nossa Senhora do Carmo. São elas: Alexandre Ga-breiel Rodrigues Gomes, Felipe Gabriel Botas Gomes, Ketel-len Rayne Botas Gonsalve, Pedro Henrique Botas Dos Santos, Rakeli Kailany Botas dos Santos, Vinicios Fonseca Lima e Willian Kauan Rodrigues

Parabéns, Matheus Audi! Dia11/11 é uma data especial e

dia de grande festa. Que

Deus e Nossa Senhora sem-pre protejam

você

Geovana (13/11) completou mais um ano de vida e recebe os parabéns da irmãzinha Lívia, pais Andrea e Max, e da vovó Helena

Page 15: Edição nº 261 - 14.11.2015

16 Folha Vale Verde 14 de novembro de 2015

Ctesop recebe centenas de visitantes de Assis Chateaubriand e região em sua 12ª Mostra de Cursos

Da Assessoria

Nas noites de 28 e 29 de outubro a Faculdade Ctesop de Assis Chateaubriand recep-cionou centenas de visitantes para a décima segunda edição da Mostra de Cursos.

Trabalhos realizados por acadêmicos e professores dos cursos de Graduação em Enfermagem, Pedagogia, Ad-ministração, Sistemas de Infor-mação, História, Matemática, Geografia, Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas, transformaram salas de aulas e ambientes da IES em ex-posições surpreendentes de-monstrando aos estudantes do ensino médio e comunidade presente as atividades desen-volvidas durante o aprendizado em cada curso e suas áreas de atuação.

Os visitantes também tive-ram a oportunidade de conhe-cer os Laboratórios de Anato-mia, Microscopia, Semiologia, Informática, Hardware e Redes, Matemática e Física, Geografia, Artes, o Museu de Informática e a Brinquedoteca.

“Ao final da segunda noite recebemos a Portaria de Autori-zação do MEC para o Curso de Biomedicina, ao qual consegui-mos divulgar para os visitantes mais essa opção de Gradua-

ção no Ctesop, já para o pró-ximo vestibular”, destaca a Pro-fessora Fabiany Politi Begosso Alves, diretora do Ctesop.

“Parabenizamos nossos acadêmicos, professores e fun-cionários que tanto se dedica-ram para realizar as atividades apresentadas nestas noites tão especiais. Foram 13 municípios que estiveram conosco visitan-do e conhecendo o Ctesop e aceitarem nosso convite e vi-rem até aqui é gratificante pela

grandiosidade dos trabalhos apresentados”, diz a Professo-ra Maria Oro, Coordenadora Pedagógica da IES.

“Agradecemos a atenção com que os diretores e profes-sores nos receberam nos colé-gios e a visita de seus alunos aqui conosco. Também à co-munidade que se fez presente e pode conhecer um pouco mais do nosso trabalho”, con-clui Fábio Politi Begosso, Mem-bro da Comissão Organizadora da 12ª Mostra de Cursos.

As noites foram encerradas com Apresentações Musicais dos Acadêmicos do Ctesop.

Biomedicina – Novo curso do Ctesop

autorizado pelo MECDa Assessoria

Ampliando os cursos do Ctesop, foi publicado em Diário Oficial da União no dia 30 de outubro de 2015, sob Portaria nº 818 a auto-rização de funcionamento do Curso de Biomedicina, com duração de quatro anos e 50 vagas anuais, no período noturno.

“Completando 25 anos de Ctesop estamos felizes em ofertar à nossa região 3 novos cursos para o Vestibular 2016. Ciências Contábeis e Gestão de Cooperativas como já divulgados ante-riormente e agora Biomedicina que acaba de ser autorizado para ampliar o leque de opções à comunidade Chateaubriandense e toda a região”, destaca a professora Fabiany Politi Begosso Alves, diretora do Ctesop.

Para o professor Fabrício Jacob Begosso, fundador do Ctesop “é uma área que vem agregar aos cursos que Ctesop oferta, tendo certeza da qualidade no ensino, como já demonstramos nos de-mais cursos que aqui ministramos”.

Vestibular com provas hoje (14)O Vestibular 2016 do Ctesop acontece hoje (14). Os cursos

ofertados são: Enfermagem, História, Geografia, Pedagogia, Ma-temática, Administração, Sistemas de Informação, Ciências Contá-beis, Gestão de Cooperativas e Biomedicina.

Segundo a professora Fabiany Begosso, diretora do Ctesop “os cursos já ofertados pelo Ctesop contam com Portaria de Au-torização e Reconhecimento de Cursos Superiores pelo MEC, e esta é a segurança para o aluno de que a instituição que o oferta foi avaliada e está apta a trabalhar com esses futuros profissionais dentro dos padrões de qualidade necessários à excelência do En-sino Superior. Ainda garantindo ao aluno a segurança e validade do diploma em todo o território nacional para o mercado de tra-balho e concursos públicos”, conclui. Informações pelo site www.ctesop.com.br ou 44 3528-2337.

12ª Mostra de Cursos do CTESOP

Page 16: Edição nº 261 - 14.11.2015

17Folha Vale Verde14 de novembro de 2015

Aos 52 anos C.Vale prepara investimentos

Da Assessoria

Industrializar grãos e trans-formá-los em carnes e leite, para gerar mais receita, em-pregos, tributos e qualidade de vida. Esses têm sido al-guns dos desafios da C.Vale ao longo de sua trajetória. Ao completar 52 anos de ativida-des, neste sábado (7), a coo-perativa vem anunciando aos seus associados mais dois grandes empreendimentos: a construção de um frigorífico para suínos pela Frimesa, da qual faz parte e um abatedouro de peixes pela C.Vale.

A construção do frigorífico para peixes deve iniciar ainda este ano. Ele será edificado na área que já abriga o complexo avícola. A cooperativa vai apli-car R$ 80 milhões no empreen-dimento que terá capacidade para processar 50 toneladas de

Frigorifico de suínos da Frimesa será construída em Assis Chate-aubriand

Frigorífico será erguido no parque industrial da C.Vale em Palotina

peixe por dia. “Se os produtores tiverem interesse, poderemos ampliar esse volume”, revelou o presidente da C.Vale, Alfredo Lang. Na primeira etapa, o frigo-rífico vai gerar 250 novos postos de trabalho.

Já a pouco mais de 40 qui-lômetros de Palotina, no muni-cípio de Assis Chateaubriand, será construído o maior frigorífi-

co de suínos da América Latina. A Frimesa vai investir R$ 800 milhões para erguer uma plan-ta industrial de 140 mil metros quadrados, capaz de processar até 15 mil animais por dia. A construção do frigorífico come-ça em 2016.

O novo frigorífico será ergui-do nas proximidades da comu-nidade de Engenheiro Azaury, a 10 quilômetros do centro de Assis. O local estava destinado a receber o segundo abatedou-ro de frangos da C.Vale, mas como a obra não sairia antes de 2020, Lang sugeriu à direção da Frimesa que instalasse ali a nova planta industrial. “Abrimos mão do terreno por entender que Assis Chateaubriand me-rece. Os benefícios serão mais imediatos”, avalia o presiden-te.

Vale Verde FM no 23º Congresso Paranaense de Radiodifusão

Iniciado na quarta-feira (11) foi encerrado ontem (13) no Hotel Bourbon Cataratas em Foz do Iguaçu o 23º Con-gresso Paranaense de Radiodifusão e a Feira Nacional de Equipamentos. Como é tradicional, a Vale Verde FM este-ve presente por meio da diretora Helena Miura da Costa e Gilmar Bosquette.

O evento foi promovido pela AERP - Associação Para-naense de Rádio e Televisão e SERT/PR - Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná. Reuniu diver-sas autoridades, palestras, mesas de discussões e mais de 20 expositores, trazendo as últimas tendências do setor promovendo novas oportunidades para conhecer e adqui-rir serviços de alta tecnologia.

“A participação é importante tanto para nosso apren-dizado como também para conhecermos novas tecnolo-gias. No congresso de 2013, por exemplo, adquirimos o moderno equipamento Tie Line que revolucionou nossas transmissões externas, principalmente do futebol”, disse professora Helena.

Diocese de Toledo anuncia transferências

de padresEm fevereiro de 2016 serão realizadas mudanças em

algumas das paróquias pertencentes à diocese de Toledo. A mudança é de tradição e acontece de acordo com as ne-cessidades pastorais. Dessa vez várias comunidades da re-gião recebem novos párocos.

As transferências referem-se a dez paróquias e nos se-minários. Em breve na Diocese de Toledo serão ordenados dois novos jovens, os quais seguem no próximo ano para estágio pastoral, Anderson Sgarbossa, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Guaíra, e Jociel Cristiano de Almei-da, na Paróquia Sagrada Família, em Toledo.

- Padre Ademir Teixeira - Pároco da paróquia Nossa Se-

nhora dos Navegantes (Guaíra);- Padre André Mendes - Pároco da paróquia Maria Mãe

da Igreja (Marechal Cândido Rondon);- Padre Jauri Strieder - Pároco da paróquia Nossa Se-

nhora da Glória (Quatro Pontes) e Nossa Senhora das Gra-ças (Novo Sarandi) e diretor espiritual do Seminário São Cura D’Ars (Quatro Pontes);

- Padre José Aparecido Bilha - Reitor do Seminário de Teologia (Curitiba);

- Padre José Roberto Garcia - Administrador da paróquia Santo Antonio (Formosa do Oeste);

- Padre Juarez Pereira - Vigário paroquial da Catedral Cristo Rei e diretor espiritual do Seminário Maria Mãe da Igreja (Toledo);

- Padre Luiz Carlos Franzener - Pároco da paróquia São Cristóvão (Toledo);

- Padre Neimar Troes - Vigário da paróquia Sagrada Fa-mília (Toledo);

- Padre Roberto Lopes - Vigário da paróquia São Cristó-vão (Toledo);

- Padre Sérgio Augusto - Pároco da paróquia Nossa Se-nhora de Lourdes (Tupãssi);

- Padre Vagner Aparecido Alves - Vigário paróquia Nos-sa Senhora do Carmo (Assis Chateaubriand).

Associação dos Deficientes Físicos de Assis elege nova diretoria

Por Benedito Leal da Silva (Dito Silva)

A Associação dos Defi-cientes Físicos de Assis Cha-teaubriand (ADECAF) realizou na sexta-feira (30 de outubro) a eleição da nova diretoria no Salão Social da Capela São Miguel do Jardim Progresso. A chapa única encabeçada por Sirlei Aparecida dos San-tos foi eleita por aclamação para mandato de dois anos. A eleição foi coordenada por Do-rival Lulu, diretor de Assuntos Comunitários do Município e prestigiada pelos vereadores Osmar Aparecido Rink, Doni-sete da Silva Borges e Cesinha Lulu, lideranças, de vários seg-mentos, familiares, membros da diretoria e incentivadores.

Acessibilidade e sede próprias são os principais projetos

“O principal objetivo é lutar pelos interesses entre eles acessibilidade e sede pró-pria. Como já é entidade de utilidade pública contamos com o apoio do legislativo para recebermos subvenção do Executivo, mas para isso

temos que esperar os trâmi-tes legais do processo. Outro objetivo é filiar nossa entida-de junto a Unebac para tam-bém recebermos repasse do resultado financeiro da Expo Assis, por exemplo,”, disse a nova presidente.

Page 17: Edição nº 261 - 14.11.2015

18 Folha Vale Verde 14 de novembro de 2015

Page 18: Edição nº 261 - 14.11.2015

19Folha Vale Verde14 de novembro de 2015

Ubiratã e Medianeira iniciam amanhã decisão da Copa Amop

Depois de eliminarem Cas-cavel e Palotina respectiva-mente as equipes de Ubiratã e Medianeira iniciam amanhã (15) a decisão da VII Copa Amop de Futebol. O primeiro confronto começa às 16h no Estádio Claudinão em Ubiratã com transmissão da equipe Líder da Vale Verde FM, a úni-ca emissora que acompanha o certame desde sua primeira edição em 2009 quando Ubira-tã foi campeão, e agora tenta o bicampeonato. Medianeira nunca foi campeão.

BalançoNúmeros: 94 jogos, 317

gols e média de 3,37Classificação geral: Media-

Ubiratã quer o bicampeonato

neira 28, Ubiratã 24, Palotina 26 e Cascavel 17

Ataques: Medianeira 36, Ubiratã 30, Palotina 27 e Cas-cavel 14

Defesas: Ubiratã 11, Cas-cavel 11, Palotina 18 e Media-neira 19

Final dia 15/11/16 em Ubi-ratã, às 16h

Ubiratã x Medianeira

Final dia 22/11/16 em Me-dianeira, às 16h

Medianeira x Ubiratã

Histórico2009: campeão Ubiratã/

vice Guaíra2010: campeão Tupãssi/

vice Vera Cruz2011: campeão Cafelân-

dia/vice Vera Cruz2012: campeão Vera Cruz/

vice Assis2013: campeão Cafelân-

dia/vice Palotina2014: campeão Marechal/

vice Cafelândia

Marco A. Lemes

Medianeira tenta título inédito

CCO

Suplast conquista Municipal de

Futebol de AssisFoi disputada na tarde do sábado (31/10) no Estádio

Manoel de Souza Ramos a final do Campeonato Municipal de Futebol de Assis Chateaubriand promovida pela SEAC - Secretaria de Esportes. A Suplast venceu a APMAC/Bom Samaritano com gol de Daniel e conquistou o título do certame que superou as expectativas. Prestigiaram a decisão o secretário Celso Luiz Pommerening, vereadores Joaquim Martins Cardoso/vice-presidente da Câmara e Francisco do Nascimento, além de um bom público.

PremiaçãoCampeão: Suplast R$800,00 e troféuVice: APMAC/Bom Samaritano R$500,00 e troféuTerceiro: Encantado R$300,00 e troféuArtilheiro: Letilson/EncantadoGoleiro menos vazado: Vagner Orlantini e Vicente da

APMAC

Suplast campeão

Assis sedia final do Campeonato Paranaense

de Tiro PráticoEvento acontece dias 21 e 22 na sede da ATAC

Da Assessoria O município de Assis Cha-

teaubriand foi escolhido para sediar nos dias 21/11 (sábado) e domingo (22/11) a final da 10º Etapa do Campeonato Parana-ense de Tiro Prático 2015, que deve reunir de 150 a 200 atletas nos dois dias de competição. O evento será realizado na sede da Associação de Tiro de Assis Chateaubriand – ATAC – no Ra-mal Beija-Flor.

Na terça-feira (3) o Major Goldoni, juntamente com o presidente da ATAC, Jefferson Messias, estiveram no gabinete do prefeito Marcel, entregando em mãos o convite do evento, bem como destacando a im-portância do mesmo. “Essa é a primeira vez que Assis Chateau-briand sedia e temos a honra de

Major Goldoni e Jefferson Messias oficializam convite ao prefeito Marcel Micheletto

sediar a final do Campeonato a nível de estado já. O evento inicia no sábado, às 8h30 e tem previsão de término no domin-go a tarde”, afirmou Jefferson.

O prefeito Marcel destacou a participação do município como apoiador do evento e disse da honra de receber um

evento dessa envergadura em Assis.

Inscrições

Os interessados em parti-cipar do Campeonato, podem realizar as inscrições pelo email: [email protected] ou pelo telefone: 41 3014 – 4149.

Amistosos marcam retomada das categorias de base em Jesuítas

Da Assessoria

Com total apoio do prefeito Osvaldo de Souza, diretor de esportes Denilsinho e Asfunj foram retomados os trabalhos de treinamentos das categorias de base de Jesuítas por meio do professor Renatinho. Para começar de forma positiva recente-mente aconteceu uma confraternização com amistosos entre as escolinhas de Jesuítas e Assis Chateaubriand no Estádio Zicão.

“Agradeço de coração os atletas, familiares, prefeito Os-valdinho, Denilsinho, direção da Asfunj, professores Hellinfton Pretinho e Matheus Borges, e também os amigo Dô Gonçal-ves e Vera, fundamentais para a realização do evento e via-bilização do nosso projeto”, explicou satisfeito o professor Renatinho.

Amistosos que significam a retomada dos treinamentos das cate-gorias de base em Jesuítas.

Page 19: Edição nº 261 - 14.11.2015

20 Folha Vale Verde 14 de novembro de 2015

• Evento histórico neste fi nal em Assis: a avaliação do Corin-thians no Souza Ramos inclusive com a presença do Alessandro amanhã. Valoriza os trabalhos dos municípios jurisdicionados ao NRE e pode descobrir novos talentos como foi o Alessandro que é uma referência para todos.

• Ubiratã e Medianeira iniciam amanhã (15) às 16h30 no Es-tádio Claudinão com transmissão da equipe Líder da Vale Verde FM a disputa pelo título da VII Copa Amop. Ubiratã poder ser bi enquanto Medianeira tenta título inédito.

• A Lifac terá que vender sua sede para pagar um ação tra-balhista. Infelizmente é a saída para resolver um velho problema enfrentado pela entidade. Triste, mas necessário agora para dar saúde fi nanceira para a principal entidade do futebol regional.

• Parabéns para a Suplast que venceu a APMAC e conquis-

tou o Municipal de Futebol de Assis promovida pela Secretaria de Esportes.

• Começou ontem a IX Taça Verão Fest tradicional compe-

tição de futebol suíço de Assis Chateaubriand. Certame segue hoje na Chácara Mainen.

• Roma/Tóquio conquistou o Suíço das Associações e Co-munidades de Jesuítas, mais um importante evento promovido pelo Departamento de Esportes.

• Assis vai sediar nos dias 21 e 22, próximo fi nal de semana, o Paranaense de Tiro. Será na ATAC com total apoio do prefeito Marcel e secretário Celso. Belo trabalho do Jefferson Messias e major Goldoni e equipe.

Corinthians realiza avaliação em Assis neste final de semana com presença de Alessandro

Por Marco Antônio Le-mes / Assessoria Regional

Foi iniciada ontem (13) e segue hoje e amanhã no Es-tádio Manoel de Souza Ra-mos de Assis Chateaubriand a avaliação de atletas do Co-rinthians resultado da parce-ria e amizade entre o prefeito Marcel Micheletto e secretário Celso Luiz com o ex-jogador Alessandro que hoje ocupa o cargo de coordenador de fu-tebol do Timão.

A avaliação é destinada aos atletas dos municípios do Núcleo Regional de Edu-cação de Assis que abrange Tupãssi, Jesuítas, Formosa, Nova Aurora, Iracema, Brasi-lândia do Sul e Assis.

“Temos apenas três dias para atender sete municí-pios, portanto não temos como abrir precedentes para outras cidades”. Alessandro não descarta a possibilidade de realizar um novo peneirão para os demais municípios.

Alessandro e Marcel, grandes parceiros em prol do esporte

“Quem sabe com o aval do nosso prefeito Marcel Mi-cheletto, possamos em um futuro bem próximo realizar uma nova peneira para outros municípios”, concluiu Ales-sandro.

Alessandro presente

amanhãO ex-jogador Alessandro

estará presente no evento amanhã (15) para acompa-nhar juntamente com o obser-vador Luciano Nether, a sele-ção dos atletas.

O prefeito de Assis Cha-teaubriand e presidente da AMP, Marcel Micheletto, que intermediou o evento, tam-bém confi rmou presença no último dia de avaliação. “Faço questão de estar ao lado do Alessandro e torcendo para que haja um número bom de garotos selecionados. Quem sabe no futuro possamos ter mais um grande at leta chateaubriandense ou da nossa região brilhando com a camisa do Corinthians”, co-mentou o prefeito Marcel.

Lifac venderá sede para pagar ação trabalhista

O presidente da Liga de Futebol de Assis Chateau-briand, Valter Tibério, anun-ciou que a entidade terá que se desfazer do seu prédio próprio. A negociação, se-gundo o presidente, terá que ser realizada atendendo a um pedido judicial, para que a mesma possa quitar uma dívida trabalhista antiga. “Estamos em débito com um funcionário há vários anos e isso vem se arrastando de outros mandatos e ago-ra precisamos resolver para que a Lifac consiga voltar a atender em um novo local”, ressaltou Tibério.

Após vender o prédio e quitar a dívida, a Lifac utiliza-rá de parte do recurso para construir uma nova sede. O terreno onde está localizada a Liga de Futebol possui 360m² e o prédio 90m². Os interessa-dos devem ligar para 44 9949-5752, 8412-8599 e 9981-6634.

Lifac vai utilizar parte do recurso para construir nova sede