edição nº 3831 Quinta-feira - smabc.org.br695FCDFF-4EAB-49F3-AAC0... · após atualização da...

4
Quinta-feira 21 DE JANEIRO DE 2016 Edição nº 3831 WWW.SMABC.ORG.BR PÁGINA 2 PÁGINA 4 Companheiros na Advansat definem horários do novo turno em assembleia Rafael está no Conselho da Presidência da República ARTE SOBRE CAMPANHA SALARIAL DOS BANCÁRIOS DE SP 2015 Sindicato denuncia abuso do Itaú no reajuste das taxas do crédito consignado na base, surpreendendo companheiros na Volks que utilizam o sistema. PÁGINA 3

Transcript of edição nº 3831 Quinta-feira - smabc.org.br695FCDFF-4EAB-49F3-AAC0... · após atualização da...

Quinta-feira21 de janeiro de 2016

edição nº 3831

www.smabc.org.br

Página 2 Página 4

Companheiros na Advansat definem horários do novo turno em assembleia

rafael está no conselho da Presidência da república

arte sobre campanha salarial dos bancários de sp 2015

Sindicato denuncia abuso

do Itaú no reajuste das

taxas do crédito consignado

na base, surpreendendo companheiros na Volks que

utilizam o sistema.

Página 3

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Departamento de Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

Saúde

Hoje, Às 20H

canal 8.1 Hd

fotos: divulgação

Notas e Recados

Todos pela educação Levantamento da organização Todos Pela Educação mostra que o número de crianças de 4 a 5 anos matriculadas subiu de 72,5% em 2005, para 89,1% em 2014.

InscrIções no prounI

O Programa Universidade para Todos recebeu 1.071.075 ins-crições de 559.327 candidatos à bolsa de estudos. As inscrições vão até 23h59 de amanhã.

surTo de dengue

Pelo menos uma em cada dez cidades paulistas já vive epide-mia de dengue com taxa de in-cidência da doença acima de 300 casos por 100 mil habitantes.

análIse do ZIka

Estudo do Instituto Carlos Cha-gas confirmou que o vírus Zika consegue ultrapassar a placenta durante a gestação. A infecção é suspeita de provocar aumentos nos casos de microcefalia.

água nas escolas

O governo federal planeja cons-truir mais de três mil cisternas em escolas públicas do semiári-do brasileiro neste ano. O obje-tivo é chegar a 10 mil cisternas em três anos.

www.smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

TrabalHadores na advansaT aProvam segundo Turno de Produção

edu guimarães

Prevenção ao câncer de peleCom a chegada do verão, as praias

ficam lotadas de pessoas que querem aproveitar o sol e o mar. Entretanto, devemos tomar algumas precauções quanto à exposição da nossa pele aos raios ultravioleta, que é o principal fator de risco para o câncer de pele.

O câncer mais frequente no Brasil é o de pele não melanoma, que corresponde a 25% dos tumores malignos no País. Este tipo tem baixa mortalidade e alta chance de cura se for detectado pre-

cocemente. Já o câncer de pele do tipo melanoma é mais agressivo, com alta possibilidade de metástase, mas também tem bom prognóstico se detectado nos estágios iniciais.

Todos os tipos de câncer de pele podem ser prevenidos evitando a ex-posição ao sol no horário das 10h às 16h, quando os raios são mais intensos, uma vez que o maior fator de risco para o seu surgimento é a sensibilidade ao sol (queimadura pelo sol e não bronze-

amento). Mesmo em outros períodos, recomenda-se a utilização de proteção como chapéu, guarda-sol, óculos escu-ros e filtros solares com fator de proteção 15 ou superior.

Ao notar sinais – como feridas na pele, cuja cicatrização demore mais de quatro semanas; variação na cor de si-nais pré-existentes; manchas que coçam, ardem, descamam ou sangram – deve-se procurar o mais rápido possível o der-matologista (especialista em pele).

Agenda

Reunião com trabalhadoresna Heatmec

Companheiros na Heatmec, em Ribeirão Pires, estão convocados para reunião hoje e amanhã, às 17h30, na Regional. Rua Felipe Sabag, 149, apto 1, Centro, Ribeirão Pires. Na pauta, assuntos internos. Fone 4823-6898.

Aposentados voltam às ruas dia 23

Trabalhadores aposentados no ABC, Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pa-raná e interior paulista participam neste sábado, dia 23, do ato pelo Dia Nacional dos Aposentados, celebrado domingo, dia 24. Na pauta, reivindicação das perdas salariais, problemas no transporte interestadual, saúde e educação.

Concentração na Praça Matriz de São Bernardo, às 9h, de onde sairão em caminhada até a Sede do Sindicato, no sentido contrário da Rua Marechal Deo-doro. A atividade é promovida pela Associação dos Metalúrgicos Aposentados do ABC, a AMA-ABC.

O Sindicato realizou a primeira assembleia com os trabalhadores na Advansat, empresa de antenas em Ribeirão Pires, na última terça-feira, dia 19, quando os 70 companheiros aprovaram os horários dos dois turnos de trabalho.

“A Advansat é nova na cidade e tem grandes perspectivas de crescimento. Eles aumentaram a produção, criaram o segundo turno e contrataram mais

35 trabalhadores”, comemorou o co-ordenador da Regional Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Marcos Paulo Lourenço, o Marquinhos.

Os trabalhadores aprovaram os ho-rários dos turnos das 6h às 14h e das 14h às 22h. “Foi o primeiro contato dos companheiros com o nosso Sindicato e falei da importância da união para ga-rantir os direitos trabalhistas e sociais,

além de mais conquistas”, explicou o dirigente. “Os trabalhadores estão contentes com a perspectiva de crescer. Tanto que existe a possibilidade de abrir mais turnos de trabalho na fábrica”, prosseguiu.

“Os resultados serão ainda melhores com a sindicalização dos companhei-ros. Em breve, agendaremos datas para ampliar a participação na luta dos tra-balhadores”, destacou.

sindicaTo alerTa manobra do iTaú no crédiTo consignado

edu guimarães

www.smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

“Não vamos permitir au-mentos nas taxas do em-préstimo consignado de

maneira abusiva e indiscri-minada na categoria”. Esse é o recado do diretor de Organiza-ção do Sindicato, José Roberto Nogueira da Silva, o Bigodinho, após atualização da tabela na modalidade oferecida aos tra-balhadores na base pelo banco Itaú no início de janeiro.

O dirigente contou que, sem qualquer conversa pré-via com o Sindicato, o banco, que atende os companheiros na Volks, em São Bernardo, e outras fábricas na região, aumentou os juros surpreen-dendo os companheiros que utilizam o sistema.

Com dados de março de 2015 da subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos no Sindicato, o Dieese-SMABC, a taxa de juros era bem menor. O Itaú, na Volks, cobrava em parcelas de até seis ve-zes 1,50% contra 1,99% em 2016; em até 12 vezes 1,75% contra 2,26%; e até 24 vezes 2,00% contra 2,51% hoje, por

Parcelas

Até 6 xAté 12 xAté 24 x Até 36 xAté 48 x Até 60 x

Volkswagen

Banco VW Itaú1,5 1,991,75 2,262,0 2,512,19 2,812,19 3,01- -

Ford

Bradesco1,6

1,751,92,22,22,3

Mercedes

Itaú1,992,262,472,712,91

-

Toyota

Bradesco--

1,92,32,4-

Scania

Itaú1,992,262,51

-3,01

-

Mahle

Itaú-

2,402,722,82

--

Crédito consignado em janeiro de 2016 na base

Segundo o dirigente, ope-rações no mercado financeiro e apostas em serviços e linhas de crédito, além do reajuste de taxas, são algumas das ativida-des que mais rendem ao banco.

“Não vamos pagar essa conta. Se há um setor que ganha muito no Brasil é o sis-tema financeiro, enriquecen-do os cofres dos banqueiros significativamente”, lembrou Bigodinho.

Os empréstimos consigna-dos começaram a ser discuti-dos em 2003 quando, a partir de uma proposta da CUT, o governo federal regulamen-tou a operação. O objetivo foi reduzir as taxas de juros no País e, desta forma, au-mentar oferta de crédito aos trabalhadores.

“Como os companheiros ofereceram seus pagamentos como garantia para quitar o empréstimo, não justificava que os bancos cobrassem ta-xas tão altas como na época. E é isso que a categoria não admitiu e nem deve mais ad-mitir”, concluiu o diretor de Organização.

exemplo (confira tabela nesta página).

“Os juros do empréstimo consignado são mais baixos porque o banco desconta di-retamente do salário, ou seja, não existe risco de calote. Por

isso, não podemos aceitar abusos”, declarou Bigodinho.

De julho a setembro pas-sado, o Itaú teve um lucro lí-quido de R$ 5,945 bilhões, um avanço de 10% ante o mesmo período de 2014, já que os

ganhos haviam atingido R$ 5,404 bilhões, apesar da crise. “E os ganhos do banco não param de aumentar desde o primeiro trimestre de 2013, em valores corrigidos pela inflação”, garantiu.

Como funciona o crédito consignado

As taxas de juros do crédito consignado são bem mais baixas que as praticadas no mercado, afinal, como o desconto é feito diretamente na folha de pagamento do consumidor, o risco de inadimplência é bem baixo.

Nessa modalidade, é vedada a cobrança de

tarifa e outras taxas administrativas. Também é proibido o estabelecimento de prazo de carência para o início do pagamento das parcelas.

Crédito consignado é um empréstimo cujo pagamento

das prestações é feito por meio de

desconto direto no salário do trabalhador

ou do benefício previdenciário, no caso

de aposentados ou pensionistas.

Operações com crédito consignado não podem superar o comprometimento da renda de 30%, considerada a margem de consignação.

Podem contratar esse tipo de crédito aposentados e pensionistas, servidores públicos e trabalhadores com carteira assinada.

Ronaldo ignora desmanche e vê Corinthians preparado: “Se planejou”, declarou. Ex-jogador dá voto de confiança para a di-retoria e afirma que clube está em busca de reforços.

Timão apostará em jogadores com potencial de valorização e que não são tão badalados. Substitutos de Jadson (foto) e Renato Augusto são os que mais preocupam.

Novo titular no Verdão, Ale-csandro (foto) quer retri-buir oportunidade com gols. Atacante jogará na vaga de Barrios.

"O São Paulo financia torcidas organizadas com dinheiro e ingressos". Revelação foi feita ontem pelo próprio presidente do clube, Carlos Augusto Bar-ros e Silva, o Leco.

Afirmando “não ter como não conviver com as torcidas”, o mandatário do Tricolor admitiu que jogadores têm medo delas e repassa verbas para ajudar as escolas em desfiles de Carnaval.

Santos aguarda avaliação de Dorival (foto) para diminuir elenco. Diretoria pensa em em-prestar jogadores como Jubal, Lucas Otávio, Leandrinho, Cittadini, Pedro Castro e Sté-fano Yuri.

adonis guerra

ivo gonçalves / pmpa

www.smabc.org.br4 Tribuna Metalúrgica – Quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Cinthia Fanin e Luciana Yamashita. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

Tribuna Esportivafotos: divulgação

O presidente do Sindicato, Rafael Marques, foi convida-do a compor o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, conhecido como “Conselhão”, da presidência da República. A posse será no próximo dia 28 durante a primeira reunião da nova composição do Conselho, que é presidido por Dilma Rousseff e coordenado pelo ministro da Casa Civil, Jaques Wagner.

“Recebemos o convite com alegria e responsabilidade para representar os metalúrgicos do ABC, os trabalhadores da região e também do Brasil”, afirmou Rafael.

“O Sindicato é um dos agen-tes fundamentais na luta pelo combate à crise. Consegui-mos instituir o Programa de Proteção ao Emprego, o PPE, e atuamos pelo Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões. Vamos

rafael inTegrará conselHoeconômico e social do brasil

Desenho Técnico Mecânico, Matemática Aplicada à Mecânica, AutoCad 2D, Redação Técnica, Comandos Elétricos e Eletricista Instalador, do convênio Sindicato-Senai, e Sindicato e Cidadania continuam com matrículas abertas até 27 de janeiro e Inspetor de Qualidade até dia 26 na Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”.

A instituição fica na Regional Diadema com horário de atendimento das 10h às 20h. Av. Encarnação, 290, próximo ao terminal de trólebus Piraporinha. Fone 4061-1048.

cursos do senai e sindicaTo e cidadania com inscrições aberTas na “dona lindu”

15ª edição do fórum social mundialinicia em PorTo alegre

continuar a luta por medidas de estímulo ao desenvolvi-mento”, destacou.

O Conselho é composto por 90 pessoas, sendo repre-sentantes dos trabalhadores, empresários, movimentos

sociais, governo e sociedade civil. Foi criado no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em maio de 2003, para ser um impor-tante canal de diálogo entre o governo e a sociedade na

definição dos grandes rumos do País.

“Iremos levar ao Conselho toda energia, garra e disposi-ção dos metalúrgicos do ABC para o Brasil voltar a crescer”, concluiu Rafael.

A 15ª edição do Fórum So-cial Mundial começou na terça-feira, dia 19, em Porto Alegre, com o tema “Paz, democracia, direitos dos povos e do planeta”.

Amanhã, às 10h, a Confe-deração Nacional dos Meta-lúrgicos da CUT, a CNM-CUT, realiza a oficina “A industriali-zação e os desafios para a classe trabalhadora no Brasil e na América Latina”.

O diretor de Comunicação do Sindicato e secretário de Re-lações Internacionais da CNM-CUT, Valter Sanches, discutirá a função social da indústria em temas como a distribuição

de renda, a sustentabilidade ambiental e a precarização do trabalho na indústria brasileira e na América Latina.

O Fórum é um movimento da sociedade civil criado em 2001 em oposição ao Fórum Econômico Mundial, realiza-

do em Davos, na Suíça, para discutir e lutar contra as desi-gualdades sociais provocadas pelo neoliberalismo.