Edição nº 570

24
LUGAR DE DECISÃO 23 NOVEMBRO A 14 DEZEMBRO

description

Religião da violência Será a causa. O extremismo e a intolerância têm provocado verdadeiros massacres um pouco por todo o mundo. Jihadistas e Al-Qaeda são apenas dois exemplos de como a religião pode destruir a Humanidade.

Transcript of Edição nº 570

Page 1: Edição nº 570

L U G A R D E D E C I S Ã O

23 NOVEMBRO A 14 DEZEMBRO

Page 2: Edição nº 570

O propósito de Fé do Centro de Ajuda tem como objetivo a transformação de vida de todas as pessoas que se propõem a participar. Não se trata apenas de uma mudança ou uma melhora, mas sim de uma transformação radical em todos os sentidos.A pessoa pode chegar aonde jamais imaginou e alcançar a tão esperada realização dos sonhos por meio da Fé, Determinação e Sacrifício.É com essa intenção que a Fogueira Santa existe, dando a oportunidade dos que participam de praticar a sua Fé.Durante o período da Campanha, os participantes do propósito materializam a Fé, aplicando toda a força em oferecer a Deus um excelente Sacrifício, tanto físico como espiritual, para que, da mesma forma, haja a materialização das promessas divinas nas suas vidas.

● Dificuldades económicas: o sobreendividamento, o desempre-go, a falência da empresa por fal-ta de clientes, o despedimento, a incapacidade de se sustentar, que culmina na miséria e perda da pró-pria habitação.

● Deceções sentimentais: os divórcios sucessivos, a solidão, a incompatibilidade amorosa e a violência doméstica.

● Problemas familiares: a incompreensão entre o casal e os

filhos, os desentendimentos entre os vários membros da família, os filhos rebeldes, o desinteresse dos pais pelos seus filhos, a falta de amor.

● Problemas de saúde: pessoas que descobrem uma doença incu-rável, e ficam entre a palavra do médico e a de Deus. Entram em conflito pessoal, uma vez que não sabem como agir, se devem seguir a direção do médico, fazendo o tratamento, ou os Ensinamentos de Deus.

● Maldições hereditárias: do-enças que passam de geração em geração, membros da família que morrem de forma semelhante, em acidentes ou com sintomas inexpli-cáveis, problemas económicos que passam de pais para filhos. ● Perseguições por causa da Fé no Deus-Vivo: pessoas que até acreditam em Deus, mas não estão dispostas a assumir publicamente a sua Fé n'Ele, por medo de sofrer represálias em casa, no trabalho, na escola ou na universidade.

NÃO TEM CHEGADO A LUGAR NENHUM?

Mortes violentas, acidentes, traição, doenças, fome, miséria, epidemias mortais... Em pleno séc. XXI, mesmo

com os avanços científicos, o mundo vive imerso no negativismo, na destruição e em situações para as quais não consegue encontrar uma saída

Quando muitos escutam a palavra “DEUS” ou esta lhes é apontada como a solução, muitas vezes não a associam a um desenlace feliz. Na verdade, a grande maioria já se encontra vacinada, completamente imune a qualquer saída que aponte para as Escrituras Sagradas.

E assim passam a vida, indecisos, divididos, entre duas opções: recorrer a Deus, pedindo-Lhe ajuda, ou culpá-Lo, acusá-Lo e renegá-Lo. Porém, isto não passa de uma repetição da História, pois

o grande calcanhar d’Aquiles do ser humano sempre foi este: a INDECISÃO!

Corrupção, prostituição, desgraças atrás de desgraças... Infelizmente, o mundo pouco mudou e as pessoas continuam a insistir nos mesmos erros de outrora. Parece que os ensinamentos ou lições que ficam do passado nada produzem, pois a História tende a repetir-se, sucessivamente.

Elias foi um homem de Deus, um Profeta do Deus-Vivo. Ele não permitiu que a sua condição humana o limitasse ou o tornasse limitado, pelo contrário, mesmo tendo ficado só como o único Profeta do Deus-Vivo, isso não o amedrontou ou fez recuar. Ele não estava dividido, e, sim, perfeitamente decidido a que a paz do povo se TORNASSE DEFINIDA!

AS PESSOASINDEFINIDAS ENFRENTAM:

O QUE É A FOGUEIRA SANTA?

Page 3: Edição nº 570

EDIÇÃO Nº 570 ❚ Ano 11 ❚ 23 a 29 novembro 2014 ❚ Edição Nacional e Ilhas ❚ Jornal de distribuição gratuita ❚ 65.000 exemplaresEDIÇÃO Nº 570

f o l h a d e p o r t u g a l . p t

Siga-nos no facebook!

Diretor: João Filipe

atualidade... PÁG. 5reportagem... PÁG.10 economia... PÁG. 9

■ Estima-se que tenham morrido 1.434 mulheres indianas como consequência de esterilizações “forçadas” entre 2003 e 2012

■ A pneumonia mata 23 portugueses por dia, número que tem aumentado na última década. Os grupos de risco são os idosos e as crianças

■ A máxima“O crime compensa” poderá estar a cair por terra, pois a Autoridade Tributária está empenhada em contrariá-la

1.434 indianas mortas

Pneumonia mata 23 por dia

Combate aos que fogem

economia... PÁG. 11

Centro de Ajuda, acreditamos em si como ninguém!

c o n q u i s t a s f i n a n c e i r a s . p tPUB

TEMA CAPA... PÁGS. 6/7

, acreditamos em si como ninguém!

Rel igiãoda violência

Rel igiãoRel igiãoSerá a causaRel igiãoRel igião

da violênciaRel igião

da violênciaRel igião

■ O extremismo e a intolerância têm provocado verdadeiros massacres um pouco por todo o mundo. Jihadistas e Al-Qaeda são apenas dois exemplos de como a religião pode destruir a Humanidade

■ Num mundo cada vez mais globalizado existem detalhes que podem fazer a diferença entre ter sucesso ou sentir o fracasso e o Encontro Empresarial dá uma ferramenta importante para quem quer ter sucesso

Saber gerir um negócio é uma arte

FOTOS: MOHAMMED SABER/ EPA

Page 4: Edição nº 570

DOMINGO  23 novembro 2014

folhadeportugal.ptfolhadeportugal.pt em foco « 2

PUB

Diretor: João Filipe [email protected]: IurdRedação: Carla Vaz e Joana OliveiraCopydesk: Carla VazAssistente de Redação: Cláudia PereiraPaginação: Eliane Rosa , Paulo Cabral e Tiago Lopes Correio do Leitor / [email protected]

A FOLHA DE PORTUGAL NÃO SE RESPONSABILIZA NEM PELAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS CARTAS DOS LEITORES,

POIS ELAS NÃO EMITEM NECESSARIAMENTE A OPINIÃO DO JORNAL, NEM PELA AUTENTICIDADE DOS ANÚNCIOS PUBLICADOS

FOLHA DE PORTUGAL Título registado no ERC com o nº 125046 Propriedade: IURD Sede administrativa: Praceta Professor Francisco Gentil, nº 3 - Póvoa de Santo Adrião - Lisboa NIPC: 592001679 Periodicidade: Semanal Impressão: Rafik Comunicação e Imagem Unipessoal, Lda. - Sítio da Bemposta, nº 1, 1A e1B, Longo da Vila - Mafra Tira-gem: 65.000 exemplares Depósito Legal: 322699/11 Distribuição: Gratuita Circulação: Portugal Continental e Ilhas

FOLHA DE PORTUGAL Av. Marechal Gomes da Costa n.º 21- D1800-255 Marvila - LisboaTel: 219 016 650

PUB

Todas as fotografias e imagens que não estão devidamente identificadas, reservam-se os direitos de autor.Todas as fotografia respeitantes aos Centros de Ajuda são da responsabilidade dos mesmos.

■ O Governo já aprovou um diploma que torna o inglês disciplina curricular obrigatória a partir do 3º ano de escolaridade, com efeitos no próximo ano letivo, e a realização de um concurso extraordinário de professores em 2015.

■ A edição deste ano do Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, o Amadora BD, recebeu 30.340 visitantes, mais 400 do que em 2013, anunciou a organização. Na 25ª edição, o Amadora BD apresentou um total de 25 exposições.

❚ “Aproximadamente 30 a 40 por cento das pessoas com diabetes tipo 1 e entre 10 a 20 por cento das pessoas com diabetes tipo 2 acabam por sofrer uma deterioração da função renal”, alertou a vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Nefrologia.

❚ O número de passageiros transportados no Metropolitano de Lisboa voltou a cair em 2013, com menos 12 por cento a optar pelo metro para se deslocar, segundo as Estatísticas dos Transportes e Comunicações 2013.

frente verso

verso

MUSEU DO CÔA “O Resto e o Gesto: Desenhos para o século XXI”■ O Museu do Côa (MC), em Vila Nova de Foz Côa, já abriu portas para uma exposição plástica que procura o entrosamento da Arte Rupestre do Côa, com cerca de 25 mil anos, através de três abordagens plásticas.“O Resto e o Gesto: Desenhos para o século XXI”, estará patente até 25 de janeiro de 2015, é uma exposição considerada pelos seus promotores, Direção Regional de Cultura do Norte e MC, um projeto de criação artística contemporânea.

SUGESTÕES∫

OBJ

ETIV

A

BURROS E TURISMO: Uma turista e uma criança montam um dos burros mirandeses que fazem passeios com turistas numa herdade de turismo rural em Portimão. Esta espécie encontra-se ameaçada de extinção e distingue-se dos burros comuns por ter o pelo comprido e ser mais sociável e dócil.

A religião, normalmente, é vista como uma forma de mostrar que uma pessoa ou um povo crê em Deus. A religião tradicional católica fez questão de incutir na mente humana muitos conceitos. A maior mentira é que todas as pessoas que nasceram na religião católica e foram batizadas em criança, já seria o suficiente para serem filhas de Deus, independentemente da postura que possam ter nas suas vidas.

A outra grande mentira é que para estar perto de Deus é necessário ter uma religião, quando, na realidade, a religião tem afastado muitas pessoas de Deus.

Mas, para além destes grandes erros, a História está recheada de exemplos de como a religião é negativa. Durante a Idade Média, a religião católica tinha como missão impor a sua religião a todos os povos, com as famosas e sangrentas cruzadas.

Hoje em dia, muitas atrocidades são cometidas em nome da religião, como se estas pudessem servir de álibi para torturar, invadir e até mesmo tirar a vida daqueles que não professam a mesma religião.

A região que mais tem sofrido com o flagelo da religião tem sido o Médio Oriente, onde estão as duas religiões mais numerosas do mundo, o judaísmo e o islamismo.

O ser humano não precisa de dogmas, regras religiosas ou filosofias, mas sim de descobrir a fé viva e aprender a usá-la, para que daí venha a usufruir de uma vida de qualidade.

O Centro de Ajuda durante os seus 37 anos tem travado uma luta muito grande para derrubar o espírito de religiosidade, pois este tem escravizado muitas pessoas. Muitos milhões em todo o mundo foram já libertos do jugo da religião, assim como da religiosidade, pois aprenderam a usar a fé prática e, desta forma, alcançaram a mudança nas vidas.

JOÃO FILIPE Diretor

Religião versus Fé

Tenha uma boa leitura!

Desperte os 7 PODERES DO AMOR na sua vida e tenha a garantia de um 2015 de felicidade sentimental!

SÁBADO I 19Hterapiadoamor.pt

LUIS FORRA/ LUSA

EDITORIAL

Page 5: Edição nº 570

>CulturaSugestões da Semana“Arte Numa Perspetiva Diferente”ExposiçãoAté 19 dezembro

Sete “artistas plásticos” de Beja e portadores de paralisia cerebral vão expor numa galeria de arte da cidade, 23 quadros de pintura com as suas visões artísticas do quotidiano. As obras da exposição foram pintadas pelos utentes no último ano letivo, no ateliê de pintura do Centro de Atividades Ocupacionais do CPCB.

”Boyhood” Cinema27 de novembroGénero: Drama Classificação: M12 Realização: Richard Linklater

O filme acompanha um menino de 6 anos, ao longo da década mais impactante da sua vida, pelo meio de um turbilhão de mu-danças. Numa maré de pais e padrastos, raparigas, professores e patrões, perigos, anseios e paixões criativas, Mason emerge para seguir o seu caminho.

Vodafone MexefestMúsica28 e 29 de novembro

O Vodafone Mexefest regressa à Avenida da Liberdade, em Lisboa, nos próximos dias 28 e 29 e os horários dos concertos já foram divulgados. Os passes para os dois dias de festival estão à venda nos locais habituais ao preço único de 40 euros. Clã e Convidados e Capicua são dois dos vários artistas que marcarão presença.

23/11/2002 Rebenta o escândalo Casa Pia, e o apresentador Carlos Cruz é detido.

29/11/2001Morre o músico britânico George Harrison, 58 anos, cofundador dos Beatles.

26/11/2009O Parlamento Europeu aprova a resolução proposta para a proibição total de fumar nos espaços públicos fechados, em toda a UE.

24/11/2010Greve geral junta novamente as duas centrais sindicais (CGTP e UGT), 22 anos depois.

25/11/1992

O Parlamento da Checoslováquia aprova a separação do país em duas repúblicas, a República Checa e a Eslováquia.

28/11/1994

27/11/2008O Tribunal de Westminster ordena a extradição de João Vale e Azevedo para Portugal.

marcas dotempoMomentos Históricos de...

Os noruegueses rejeitam, em referendo, a adesão à União Europeia.

a sua carreira

■ O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, anunciou recentemente que será apresentado em breve um projeto de resolução com o objetivo de criar o Dia Nacional da Gastronomia.

“Dentro de poucos dias será apresentado o projeto de resolução que visa a criação de um Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa”, revelou, no final da sua distinção com o Grau de Associado de Mérito pela Federação das Confrarias de Gastronomia, no Casino da Figueira da Foz.

A gastronomia é património “cultural, social e económico”, sublinhou o responsável, referindo que este setor “tem um forte impacto nas atividades económicas”, como é o caso do “turismo determinado pela gastronomia”.

Para Poiares Maduro, a

gastronomia pode ser vista como “uma vantagem competitiva”, ao valorizar “os recursos endógenos”.

No próx i mo qu ad ro comunitário haverá também fundos para este setor, em que as confrarias poderão assumir um papel importante.

As confrarias poderão participar na “ação de base local com parcerias entre instituições privadas e públicas”, promovendo os produtos locais, afirmou.

Fonte: Diário Digital com lusa

DOMINGO  23 novembro 2014

folhadeportugal.pt 3» sete dias

■ Quando iniciamos atividade no mercado de trabalho, algumas dificuldades são inevitáveis. A tarefa não é fácil, sobretudo para os jovens, que têm também que lidar com outras mudanças nas suas vidas. Por isso, deixamos aqui algumas dicas sobre atividades relacionadas com a carreira e que podem ser essenciais para as relações de trabalho.✓Um bom currículoEscrever um bom currículo é o primeiro passo para quem procura emprego. Cite as informações mais importantes sobre si e que mostram a razão pela qual é o candidato ideal para aquela vaga, e que vão permitir que comece a ser chamado para as entrevistas. ✓ Boas entrevistasAs entrevistas podem deixá-lo/a mais desconfortável numa fase inicial, mas com um pouco de prática, vai acabar por se acostumar

a responder às perguntas com mais calma e confiança, deixando claros os motivos pelos quais é a pessoa ideal para a vaga em questão. Outra dica importante é fazer perguntas que mostrem interesse em saber mais sobre a empresa.

✓PriorizePerceba que alguns projetos são menos importantes do que outros e isso irá ajudá-lo/a a organizar melhor o tempo. Ao priorizar as suas ideias, está a selecionar o que poderá vir a utilizar no futuro e a orientar melhor a sua procura de

emprego. ✓Defender-se quando necessárioNo novo emprego algumas pessoas podem tentar aproveitar-se da sua pouca experiência. Por isso, aprenda a impor-se, a manifestar as suas vontades e a defender-se. Fazer listas dos problemas que tem no trabalho pode ajudá-lo/a a controlá-los e a que possa explicar a sua situação ao seu chefe.✓Cabeça erguidaÉ provável que no início da carreira tenha que acabar por deixar um emprego por uma oportunidade melhor. Mesmo que o momento de informar o chefe lhe pareça um tanto ou quanto assustador, tente esquematizar calmamente a situação na sua mente e quando chegar a altura de o informar mantenha-se fiel ao que planeou.

Fonte: universia Portugal

Escrever um bom currículo é o primeiro passo para quem procura emprego

Dia Nacional da Gastronomia

Gastronomia

Dificuldades no início de carreiraEstá a começar a carreira e sente-se inseguro? Aqui ficam cinco dicas para diminuir as dificuldades no início de carreira

Page 6: Edição nº 570

DOMINGO  23 novembro 2014

folhadeportugal.pt sete dias « 100 O concelho de Vila de Rei vai ter, em cin-co anos, três novas infraestruturas de assistência social e de saúde, um investimento entre cinco e seis milhões de euros que vai permitir criar 103 postos de trabalho.

Youtube O portal anunciou a criação do “Music Key”, um serviço pago por subscrição que permitirá ouvir música, mesmo quando o utilizador não estiver ligado à Internet.

Mestrado Segundo o estudo “Preparados para Trabalhar?” do ISCAP, os empregadores valorizam as experiências extracurriculares e o grau de mestrado dos diplomados.

460.000€ A Câmara Munici-pal de Ovar distribuiu 460.000 euros por 28 associações e coletividades do con-celho, para apoiar a atividade desportiva promovida ao longo da época 2014/2015.

ANIMAIS

6 processos-crime e 249 denún-cias por maus tratos ■ Seis processos-crime foram instaurados a pessoas por maus tratos contra animais desde que, a 1 de outubro, entrou em vigor a lei que criminaliza estas ações, revelou à Lusa fonte da GNR.

UE

7 EM CADA 10 famílias não têm filhos

■ O Instituto de Política Familiar (IPF) divulgou um relatório, segundo o qual sete em cada dez famílias da União Europeia não têm filhos, estando o índice médio de fecundidade nos 1,58 por mulher. Em média, os europeus gostariam de ter 2,3 filhos por mulher, sendo o horário de trabalho pouco flexível o principal obstáculo identificado pelo IPF.

GRIPE

Mais de um milhão vacinados■ De acordo com o relatório do Vacinómetro, que monitoriza em tempo real a taxa de cobertura da vacinação em grupos prioritários, a que SIC teve acesso, mais de um milhão de portugueses com mais de 60 anos já se vacinaram contra a gripe sazonal.

DESEMPREGO NA GRÉCIA ABAIXO DOS 26%

❚ A taxa de desemprego na Grécia continuou em agosto a ser a mais elevada da União Europeia, embora tenha caído abaixo dos 26 por cento pela primeira vez nos últimos dois anos, segundo a Agência de Estatística grega Elstat.

ADIADA REMOÇÃO EM REATOR DE FUKUSHIMA

pelo mundo

FARMÁCIAS VENEZUELANAS LIMITAM VENDAS

❚ Entre as redes de farmácias que decidiram restringir a venda de produtos médicos, cosméticos e alimentares, está a Farmatodo, que colocou na porta dos seus 166 estabelecimentos, nas principais cidades do país, uma listagem dos bens cuja aquisição está condicionada.

❚ A central nuclear de Fukushima adiou por um ano a retirada da capa protetora de um dos reatores danificados devido ao risco de contaminação radioativa, o que poderá atrasar o processo de desmantelamento da central, informaram os media japoneses.

*Com Lusa

aconteceu

Justiça penhora IMPDMuitos têm sido os reveses que a IMPD tem enfrentado durante o ano que corre, situações que têm colocado a nu as debilidades da sua organização

■ Desde março deste ano que Valdemiro tem sofrido bastante com a justiça brasileira, pois tem visto muitas sentenças serem contrárias às suas intenções e viu bloqueados mais de dois milhões de reais das contas da Mundial.

O mesmo ainda teve contra si uma sentença judicial a nível laboral, a qual deu razão aos trabalhadores que estavam ligados à “igreja” ou a empresas anexas, tendo Valdemiro tido de repor os valores em dívida.

As dívidas têm subido mais a cada dia que passa e a “Cidade Mundial”

está fechada, pois faltam pagar prestações da mesma. Também algumas “igrejas” tiveram de encerrar portas por falta de pagamento das rendas.

Nova derrotaNo início de julho, a “igreja” de Valdemiro e Josivaldo sofreu mais um revés na sua estratégia empresarial. Tudo começou com a perda de horas de programas na televisão brasileira, por falta de pagamento.

Esta situação fez as dívidas aumentarem mais e mais e o Grupo

Bandeirantes intentou uma ação judicial contra a “igreja” de Valdemiro. A sentença foi favorável ao Grupo Bandeirantes e representou um forte golpe na estratégia de Valdemiro. Foi decretada a penhora de 10 por cento de todas as receitas da “igreja”, ou seja, de todas as doações que são entregues a Valdemiro. Para evitar alguma fuga à sentença decretada pelo tribunal, o mesmo decretou que Valdemiro tivesse de registar um mínimode operações.

PUB

Fonte: GospeL prime

SEGUNDA-FEIRA 20H 7H, 10H, 12H e 15H

MESMO PARECENDO IMPOSSÍVEL AJUDAMO-LO A CHEGAR LÁ

centrodeajuda.pt

4

❙Valdemiro e Josivaldo estão alegadamente acusados do crime de abuso de uma criança na sua “igreja” em Lisboa

Page 7: Edição nº 570

cerebrais (AVC) isquémicos e oclusão das artérias cerebrais, 2013 foi também o ano com menos mortes (2.317) dos últimos cinco analisados no relatório “Doenças Cérebro-Cardiovasculares em Números 2014”.

Relativamente às angioplastias primárias, o tratamento considerado mais adequado para doentes com enfarte do miocárdio, deu-se uma subida de 36 por cento na realização deste procedimento entre 2009 e 2013.

O relatório da DGS, divulgado pela Lusa, analisa ainda a atividade das vias verdes do AVC e coronária (um acesso direto destes doentes

aos serviços de saúde para acelerar a prestação de cuidados), considerando que “não houve qualquer alteração na tendência de crescimento dos indicadores”.

» atualidade 5SAÚDE

PNEUMOLOGIA

DOMINGO  23 novembro 2014

folhadeportugal.pt

Na União Europeia, a vacina tem indicação para a popula-ção em geral e é ainda mais importante para os grupos de risco: idosos e crianças

Pneumonia mata 23 portugueses por dia

■ A pneumonia mata, em média, 23 portugueses por dia, um número que tem vindo a aumentar na última década, indicam os números mais recentes da Direção-Geral da Saúde.

Recentemente assinalou-se o Dia Mundial da Pneumonia, a doença pneumológica que mata três milhões de pessoas por ano, segundo dados da Organização Mundial de Saúde.

A falta de cuidados preventivos relativos ao consumo de tabaco é apenas uma parte da justificação para este aumento da mortalidade, avançou à Renascença o presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP), Carlos Robalo Cordeiro.

“O envelhecimento da população é também um dos principais fatores de risco, uma vez que a infeção se manifesta sobretudo em pessoas com mais de 75 anos”, explica.

Vacinas comparticipadasOutra das partes responsáveis poderá ser a austeridade que faz com que, por exemplo, exista “um menor uso de aquecimento no inverno ou a não utilização da vacinação, visto que não é barata”, sublinha.

Por essa razão, o presidente da SPP sugere a comparticipação da vacina para os grupos de maior risco.

Cessação tabágicaAnualmente, o tabaco mata mais de 650 mil pessoas por ano na União Europeia, sendo que, só em Portugal

estima-se que existam mais de dois milhões de fumadores.

No entanto, são cada vez mais as pessoas que procuram ajuda para combater esta dependência, uma luta que nem sempre é bem sucedida.

A Comissão de Tabagismo

da Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) pretende introduzir a cessação tabágica nos Cuidados de Saúde Primários.

“É fundamental tratar a dependência tabágica de uma forma multidisciplinar. Deixar de fumar é um processo que envolve

inúmeras áreas da saúde passando pela pneumologia, psicologia até à nutrição. Seria importante que uma intervenção fosse realizada ao nível dos Cuidados de Saúde Primários, incutindo nos médicos de família a preocupação de orientar e motivar

os fumadores para as consultas de cessação tabágica”, refere Ana Figueiredo, presidente da Comissão de Tabagismo.

A prevalência do tabagismo em Portugal situa-se nos 23 por cento, o que não sendo muito elevada é preocupante pelo aumento da prevalência nos jovens.

Apesar dos dados disponíveis, o tabagismo continua a ser um tema pouco debatido e pouco ensinado, existindo inclusivamente alguns Centros de Saúde em que as consultas de cessação tabágica são inexistentes.

Tabagismo e austeridade são os principais responsáveis pela maioria dos casos

Mortes por AVC e enfarte baixaramNúmero de mortes por enfarte do miocárdio e por AVC registou no ano passado o valor mais baixo dos últimos cinco anos

■ Os dados são de um relatório apresentado recentemente pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e

mostram que em 2013 se registaram 1.028 mortes por enfarte do miocárdio entre os 12.642 casos nos hospitais, quando no ano anterior tinham morrido 1.129 pessoas em 12.683 casos.

Desde 2009, os óbitos ocorridos no ano passado por enfarte foram os mais baixos, mesmo em anos em que se registaram mais casos nos hospitais.

Quanto aos acidentes vasculares

-Francisco George, diretor-geral de Saúde

ANTÓNIO COTRIM/ LUSA

Joana Marques [email protected]

Page 8: Edição nº 570

DOMINGO ¡ 23 novembro 2014

folhadeportugal.pt tema capa « 6

Perseguições, atentados e milhares de mortes... A violên-cia cometida em nome da “fé” generalizou-se e está a aumentar, assim como a ameaça do extremismo também

O LADO MAU da RELIGIÃO

RELIGIÃOA defi nição de religião assenta no conjunto de sistemas culturais e de crenças que relacionam o Homem a Deus.A palavra é, muitas vezes, utilizada como sinónimo de fé, como algo privado, mas, na realidade, a maioria das religiões têm comportamentos organizados e hierarquias.Algumas religiões colocam enfâse na crença e outras na prática; umas na expe-riência do individuo e outras nas atividades da comunidade religiosa. Atualmente, as religiões monoteístas são dominantes no mundo, sendo que o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo agregam juntos mais de metade da populaçã o.

Em nome de uma suposta religião, vários grupos extremistas têm cometido

atos verdadeiramente horrendos.Um pouco por todo o mundo,

assistimos ao crescimento da intolerância religiosa, bem como a conflitos que opõem etnias e religiões, em grande parte devido a fundamentalismos.

Na Síria e no Líbano, a luta entre muçulmanos sunitas e xiitas continua; no Líbano cresce ainda o jihadismo e o perigo de o país se transformar num califado islâmico; no Paquistão e na Índia aumentam os confl itos entre muçulmanos e hindus; em Myanmar budistas e muçulmanos guerreiam e em Israel permanece a eterna luta com o Hamas.

Qualquer um dos conflitos se traduz em verdadeiros genocídios em nome de uma religião que legitima estas ações.

Jihad e Al-QaedaA Al-Qaeda é uma organização f u nda menta l i s ta i s lâ mica internacional, constituída por células colaborativas e independentes.

Acredita-se que o seu fundador, líder e principal colaborador seria Osama bin Laden, que terá sido morto pelos militares norte--americanos.

A estrutura organizacional da Al--Qaeda e a ausência de dados precisos sobre o seu funcionamento são fatores que dificultam as estimativas acerca do número de

membros que a compõem, bem como a sua capacidade bélica.

Os ataques de 11 de setembro de 2001 ao World Trade Center em Nova Iorque, ao Pentágono e ao voo 93 na Pensilvânia são atribuídos a esta estrutura.

Por sua vez, o terrorismo islâmico, ou terrorismo jihadista, é mais uma forma de violência religiosa cometida por extremistas.

A organização está envolvida em táticas que incluem ataques suicidas, raptos e decapitações em público e recrutam novos membros, sobretudo, através da Internet.

O grupo radical Estado Islâmico (EI) executou, em apenas cinco meses, quase 1.500 pessoas, sendo a maioria das vítimas civis. Muitos foram degolados e os cadáveres expostos em praças públicas, com o propósito de lançar o terror a quem decida combater o EI e atrair novos jihadistas para as suas fi leiras.

Portugal não escapou à “recruta” dos jihadistas e são vários os jovens

que se mudaram para a Síria em nome da “fé”.

Quando questionado sobre aquilo que mais gosta de fazer na Síria, um dos jovens responde “treinar e matar”.

O religioso e a violênciaO terrorismo motivado pela religião tornou-se um problema

global que marca e irá continuar a marcar o século XXI. Os religiosos tornaram-se também adeptos do recrutamento de novos elementos, organizando-se em células semiautónomas, com o objetivo de destruir alvos inimigos e associando imagens de morte e destruição à religião.

A crença em Deus nada tem a ver com religião, mas sim com a entrega e submissão ao Divino. As formas religiosas que têm um Deus transcendente parecem conduzir mais à violência do que aquelas que apresentam um Deus presente e vivo.

Será este o propósito da Fé? Serão as religiões a causa da violência?

Um pouco por todo o mundo, a religião e a religiosidade parecem estar a afastar cada vez mais as pessoas de Deus, da Fé e dos verdadeiros propósitos de quem crê.

Violência religiosa generalizou-se e está a aumentar

¡Joana Marques [email protected]

EPA

Page 9: Edição nº 570

■ Um relatório internacional sobre liberdade religiosa analisou a situação da liberdade religiosa no período entre outubro de 2012 e junho de 2014 e concluiu que esta “entrou numa fase de declínio grave”.

O documento confirma a “impressão inevitável”, criada pelas notícias sobre violência em nome da religião, de que “o terror de inspiração religiosa não só está generalizado como está a aumentar”.

Afeganistão, República Centro--Africana, Egito, Irão, Iraque, Líbia, Maldivas, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Síria, Iémen, Birmânia, China, Eritreia, Coreia do Norte, Azerbaijão e Uzbequistão são os piores países em matéria de liberdade religiosa.Classificados como locais de perseguição religiosa elevada, nos primeiros 14 países as perseguições estão relacionadas

com o extremismo islâmico,

enquanto nos restantes seis surgem ligadas a regimes autoritários.

Oitenta e um dos 196 países (41 por cento) são identificados no relatório como locais onde a liberdade religiosa é perseguida de forma grave ou está em declínio e em 55 destes (28 por cento) as condições de liberdade religiosa

DOMINGO ¡ 23 novembro 2014

folhadeportugal.pt» tema capa 7

O LADO MAU da RELIGIÃO“impressão inevitável”, criada pelas notícias sobre violência em nome da religião, de que “o terror de inspiração religiosa não só está generalizado como está a aumentar”.

-Africana, Egito, Irão, Iraque, Líbia, Maldivas, Nigéria, Paquistão, Arábia Saudita, Somália, Sudão, Síria, Iémen, Birmânia, China, Eritreia, Coreia do Norte, Azerbaijão e Uzbequistão são os piores países em matéria de liberdade religiosa.

RELIGIÃOA defi nição de religião assenta no conjunto de sistemas culturais e de crenças que relacionam o Homem a Deus.A palavra é, muitas vezes, utilizada como sinónimo de fé, como algo privado, mas, na realidade, a maioria das religiões têm comportamentos organizados e hierarquias.Algumas religiões colocam enfâse na crença e outras na prática; umas na expe-riência do individuo e outras nas atividades da comunidade religiosa. Atualmente, as religiões monoteístas são dominantes no mundo, sendo que o Judaísmo, o Cristianismo e o Islamismo agregam juntos mais de metade da populaçã o.

81 países em que a liberdade religiosa está ameaçada

Violência religiosa está a aumentarAs perseguições estão relacionadas, maioritariamente, com o extremismo islâmico e com os regimes autoritários

pioraram em relação à avaliação anterior.

Outros 35 países (18 por cento) foram classificados como tendo problemas “preocupantes” de liberdade religiosa, mas a sua situação em matéria de liberdade religiosa manteve-se.

Cristãos mais perseguidosOs c ristãos são o grupo religioso mais perseguido, mas há também

perseguições a grupos minoritários muçulmanos e aumento das ameaças e violência sobre as comunidades judaicas em algumas zonas da Europa ocidental.

O relatório assinala ainda o “declínio da tolerância, do pluralismo e do direito à autodeterminação” religiosas, considerando que são direitos “ameaçados em quase todo o lado”. Foram também identifi cadas

ameaças à liberdade religiosa nos países ocidentais cristãos devido a divergências sobre o papel da religião e ao aumento da preocupação social com o extremismo religioso.

Identificaram-se “tendências perturbadoras” em matéria de liberdade religiosa, sendo que a responsabilidade de combater a violência e a perseguição pertencem “em primeiro lugar às próprias comunidades religiosas”. J.M.

❙ A religião, o extremismo e a intolerância têm provocado verdadeiros massacres um pouco por todo o mundo

MOHAMMED SABER/ EPA

Page 10: Edição nº 570

DOMINGO  23 novembro 2014

folhadeportugal.pt

DEMOGRAFIASAÍDAS

■ Em 2014, há já registo de 300 médicos portugueses que saíram do país à procura de trabalho. Estima-se que, até ao final do ano, o número atinja os 400.

A maioria dos profissionais vai em busca de um salário muito acima da média nacional, mas também de reconhecimento, sendo Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Dinamarca e Noruega os principais destinos.

O pessoal médico sente-se desconsiderado, queixa-se das más condições de trabalho, da falta de perspetivas e motivação. “O SNS paga oito euros limpos à hora, um valor que não remunera minimamente o risco da profissão, a complexidade, as noites e a entrega dos médicos”, alertou o bastonário da Ordem dos Médicos à RTP.

Arábia Saudita No final de outubro, 200 médicos portugueses, que trabalhavam nos setores público, privado ou estavam reformados, candidataram-se a hospitais da Arábia Saudita. País onde o ordenado pode atingir os 11 mil euros por mês, estando isento de impostos, para além dos profissionais ainda terem direito a alojamento pago para a família, seguro de saúde familiar, 44 dias de férias e viagens pagas. C.V.

atualidade « 8

110 mil emigraram em 2013

Mais médicos a emigrar em 2014

Abandonam o país mais homens do que mulheres, assim como as pessoas menos escolarizadas

■Em 2012, tinham emigrado 95 mil pessoas e, em 2013, 110 mil. “O mais provável é que em 2014 este número volte a aumentar ligeiramente”, afirma o investigador José Carlos Marques, do Centro de Estudos Sociais da universidade de Coimbra, ao Público.

Visto o relatório estatístico do Observatório da Emigração comparar as saídas dos portugueses com os dados sobre as entradas nos países estrangeiros de destino, o investigador considera que a realidade possa ser ainda mais dura: “Nem todos os portugueses que saem vão inscrever-se nos consulados dos países de destino”. Na caracterização dos portugueses que procuram trabalho no estrangeiro, comprova-se que 61 por cento apenas possui a escolaridade básica, o que contraria a tese da “fuga de cérebros”.

Crise e migraçãoO estudo em questão verificou que a emigração diminuiu no início da crise, tendo voltado a aumentar a partir de 2011. Entre 2007 e 2012, deixaram Portugal, em média, 82,5 mil pessoas anualmente, segundo o relatório coordenado pelo investigador do ISCTE, Rui Pena Pires. Este relatório revelou que a crise intensificou o caráter europeu da emigração portuguesa. Entre 1960 e 2010, “a percentagem de emigrantes portugueses a viver na Europa passou de 16 para 67 por cento”, ou seja, “multiplicou por nove, passando de 165 mil para mais de milhão e meio”.

Já entre 2008 e 2012, a Europa foi o destino escolhido por 80 a 85 por cento dos emigrantes portugueses. Para Angola e Moçambique terão ido entre 10 a 12 por cento e apenas um por cento para o Brasil. “Apesar da crise, ainda existem na Europa bolsas de emprego em alguns setores específicos nos quais os portugueses têm alguma facilidade em se inserir”, esclareceu José Carlos Marques, apontando ainda o “fator proximidade” n a e s c o l h a do destino.

Novos destinosReino Unido, Suíça e Espanha perfazem o conjunto dos principais novos destinos da emigração portuguesa. O total da população portuguesa emigrada nestes três países aumentou cerca de 600 por cento.

No ano passado, o Reino Unido, atualmente o principal destino da emigração portuguesa, registou

um aumento de 50 por cento no total de novas chegadas, atraindo especialmente os portugueses mais qualificados.

No geral, os portugueses a morar fora do país rondam os 2,3 milhões. “Contando com os descendentes diretos destes emigrantes, a população de origem portuguesa nos países de emigração ultrapassará os cinco milhões”.

Idade e qualificaçãoCom base em dados provisórios

da OCDE, os autores do relatório constataram que, na última década, a emigração portuguesa tornou-se ligeiramente mais masculina, “tendo em conta que a população

emigrada masculina aumentou mais do que a feminina”. Isto dever--se-á “provavelmente ao grande crescimento de uma emigração para Espanha em que predominava a procura de trabalho pouco qualificado no setor da construção

e obras públicas”. Entre os portugueses emigrados

em 2010 e 2011, mais de metade continuava a ter somente o nível básico de escolaridade. Os portugueses com o ensino superior a procurar trabalho no estrangeiro representaram 10 por cento do total naquele período. Segundo José Carlos Marques, “é verdade que os emigrantes altamente qualificados são hoje mais do que no passado, mas exagerou-se no destaque dado à emigração qualificada, porque a nossa emigração continua a ser marcada pela saída de pessoas pouco ou nada escolarizadas, o que se compreende porque um dos setores que mais sofreu com a crise em Portugal foi a construção civil”.

No ano passado, emigraram cerca de 110 mil portugueses

❙ Portugal é o país da Europa com mais emigrantes em percentagem da população

Carla Vaz [email protected]

PÚBLICO

PÚBLICO

PUB

Page 11: Edição nº 570

9DOMINGO  23 novembro 2014

folhadeportugal.pt» atualidadeFiscalizar para fazer cumprir a lei

■ A Autoridade Tributaria (AT) levou a cabo uma operação a nível nacional de fiscalização aos softwares de faturação, uma vez que os estabelecimentos comerciais, as PME’s e as demais empresas têm a obrigatoriedade de possuir softwares certificados pela AT.

Esta medida foi um rude golpe no sistema financeiro paralelo ou na chamada economia informal, mas ainda assim existem formas de fugir à enorme carga fiscal, pois foi permitido que cada um pudesse usar um software próprio, ou seja, não necessitava de comprar um já aprovado pela AT. Esta abertura permitiu que continuasse a existir um motivo de fuga aos impostos, por esta razão, é necessário que exista uma maior vigilância e que sejam fiscalizados para que se possa combater a fuga aos impostos.

Operação de FiscalizaçãoA AT destacou 400 inspetores para passarem a “pente fino” todos os sistemas de faturação usados em Portugal, tendo sido inspecionados 1.325 estabelecimentos comerciais. Esta não foi a única operação do

género, pois tem ocorrido, de uma forma mais cirúrgica, em setores específicos, como restaurantes, cabeleireiros e estabelecimentos do ramo hoteleiro.

Esta operação resultou em 153 autos de notícia aos responsáveis dos estabelecimentos inspeccionados, os quais resultaram por duas razões: porque não estavam a emitir fatura ou simplesmente porque não estavam a utilizar softwares certificados. Este

número de autos representa 11,55 por cento dos estabelecimentos inspecionados.

Os sujeitos passivos podem ser punidos com valores que podem chegar a um máximo de 37.500 euros por cada infração que venha a ser provada como praticada pelos mesmos.

Para além dos fiscais da AT ainda participaram nesta mega operação os efetivos da PSP, GNR, ASAE, SEF, ACT e Instituto da Segurança Social.

Foram inspecionados 1.325 estabelecimentos comerciais

Crédito mal parado continua altoO acesso ao crédito foi facilitado durante anos e anos, enquanto as entidades bancárias tinham lucros verdadeiramente milionários, mas os tempos mudaram

Para além das modalidades de crédito referidas convém salientar ainda que as entidades bancárias quase “obrigavam” os seus clientes a possuírem um cartão de crédito, isto já para não falar de todos os cartões de fidelização que a grande maioria das marcas estimula os clientes a obter.

Quando chegam os problemasQuando começam a surgir as primeiras dificuldades financeiras, as famílias começam a fazer escolhas sobre o que é prioritário e o que é secundário.

No fim do mês de setembro de 2014 foram contabilizadas na Central de Responsabilidade de Crédito do Banco de Portugal, 660 mil famílias em incumprimento. Comparativamente com os valores do fim do mês de julho, em setembro diminuíram 9.500 famílias.

O crédito à habitação, normalmente, é o último a deixar de ser pago pelas famílias. No fim do mês de setembro eram apenas 151 mil famílias em incumprimento no crédito à habitação, mas, desde o início do ano, 5.200 famílias deixaram de o pagar. j.f.

João Filipe [email protected]

■ Estes tempos de crise aguda, tanto a nível financeiro como económico, trouxeram à luz muitos outros problemas, como o aumento do desemprego, os cortes em prestações sociais e o aumento da carga fiscal.

Um dos problemas causados pela crise foi a falta de condições para o pagamento dos vários créditos. Antes, pela facilidade com que podia ser obtido o crédito passou a ser uma prática quase banal, sendo usado para tudo, desde a compra de um telemóvel de última geração, uma televisão, casa ou carro novos.

A luta do Governo português consiste em combater a fraude e a evasão fiscais, para além da economia paralela ou informal

Page 12: Edição nº 570

DOMINGO  23 novembro 2014

folhadeportugal.pt

compensações monetárias e são pressionados para atingir as metas. Às famílias são oferecidas grandes recompensas, muito acima do rendimento médio, tornando ainda mais frágeis as mulheres mais pobres. Em Chhattisgarh, os familiares receberam 1.400 rúpias (18 euros), o equivalente a duas semanas de salário.

Sobe o número de mortesSegundo o jornal The Guardian, foram realizadas 30 intervenções em apenas uma hora num recinto clínico organizado especificamente para o efeito. Para além da morte de uma mulher há mais vinte que foram hospitalizadas, de acordo com o Hindustan Times.

Entretanto, o total de vítimas que morreram na sequência de operações em massa realizadas ascendeu a 14, segundo as autoridades de saúde estaduais. Diversas dezenas de mulheres continuam internadas e é previsível que o número de mortes possa subir.

Médico presoAs complicações surgiram pouco depois de 83 mulheres terem sido

sujeitas a esterilizações num campo organizado pelo governo estadual, no âmbito das políticas de controlo de natalidade indianas. O mesmo médico terá operado todas as

mulheres em apenas cinco horas, de acordo os jornais locais.

As autoridades sanitárias de Chhattisgarh prometeram, entretanto, efetuar uma investigação e anunciaram a detenção de RK Gupta, o médico que operou as mulheres. Por seu lado, Gupta nega qualquer responsabilidade pelas mortes, afirmando estar a ser apenas “um bode expiatório”. “Não apenas eu, mas toda a administração regional é responsável pelas mortes”, declarou o médico, citado pelo jornal India Today, que apontou para os “remédios de pouca qualidade” prescritos às mulheres após a

operação como a razão para as complicações apresentadas.

Tratadas como gadoA polícia descreveu as más condições do local onde as mulheres foram operadas, local onde havia cães a passar e teias de aranha penduradas no teto. Ao ritmo a que as operações foram feitas, cada uma terá demorado dois minutos e muito provavelmente não houve troca de lençóis, nem de instrumentos.

Já as famílias das vítimas encontram-se chocadas com o modo como as mulheres foram tratadas e descrevem as suas mortes após um “sofrimento tremendo”. “Disseram que nada lhes iria acontecer, que era uma pequena intervenção”, contou o cunhado de uma das vítimas ao Indian Express, concluindo “trataram-nas como gado”.

reportagem « 10

Esterilizações “forçadas” matam mulheres indianas Segundo o Hindustan Times, estima-se que tenham morrido 1.434 mulheres como consequência destes procedimentos entre 2003 e 2012, o equivalente a 12 mortes por mês

FONTE: PÚBLICO

■O controlo demográfico tornou-se numa das prioridades dos sucessivos governos indianos. Num primeiro momento, o Governo de Indira Gandhi organizou um processo de esterilização maciça, o qual incluiu 10 milhões de pessoas, a maior parte homens. Contudo, numa sociedade fortemente patriarcal, as esterilizações masculinas provocaram a ira generalizada, por causa da crença de que os procedimentos tiravam a virilidade masculina.

Os programas começaram a

centralizar-se quase exclusivamente nas mulheres, calculando-se que 37 por cento das indianas casadas tenham sido operadas face a apenas dois por cento dos homens. Segundo dados oficiais do Governo, somente em 2012 foram esterilizadas 4,6 milhões de mulheres.

Metas estaduaisPara cada estado é fixada uma meta anual de esterilizações que deverá ser alcançada pelas autoridades de saúde. Por exemplo, o estado de Chhattisgarh tem de atingir as 180 mil até ao final deste ano. Os responsáveis de saúde recebem

O controlo populacional é uma verdadeira obsessão das autoridades indianas

Carla Vaz [email protected]

-Cerca de 4,6 milhões de mulheres indianas foram sujeitas a esterilizações em 2012

❙ Calcula-se que a Índia seja responsável por 37% das esterilizações femininas em todo o Mundo

EPA

Page 13: Edição nº 570

DOMINGO  23 novembro 2014

folhadeportugal.pt 11» economia

PUB

A arte de bem gerirPara um empresário existem muitas situações que devem ser observadas e uma delas é a gestão, pois esta área é muito abrangente, envolvendo a vertente financeira, a de recursos humanos, a comercial e a de gestão pessoal

■ No passado dia 16 de novembro, no hotel Altis Park, nas Olaias, em Lisboa, ocorreu mais um Encontro Empresarial, com a finalidade de motivar e contribuir para que os empresários possam aprender como desenvolver e/ou estabelecer o seu negócio no mundo globalizado.

O orador, Manuel Teixeira, alertou os mais de 250 empresários que participaram para a importância de bem gerir, pois quem não dá importância a esta vertente acaba por conduzir a uma boa ideia ou um bom projeto ao fracasso.

Participações Este Encontro Empresarial, para além do orador Manuel Teixeira, recebeu ainda Luísa Alcaçarenho, Laurentino e César Ribeiro, tendo cada um apresentado uma vertente importante sobre a questão central do tema do encontro, a gestão.

Luísa Alcaçarenho deixou bem claro que mais importante do que uma formação académica é uma boa gestão pessoal, devendo esta existir dentro de cada indivíduo que deseja triunfar, não dando importância às muitas vozes negativas que surgem a cada momento.

Laurentino falou sobre a questão de que nem sempre pelo facto de não se obter bons resultados num determinado projeto tal não é motivo para desanimar ou desistir dos sonhos. Ele enfrentou esta situação, mas com as palavras que tem recebido no Encontro Empresarial surgiu-lhe a ideia de se relançar numa empresa e tem obtido muito sucesso.

César R ibeiro, professor universitário, trouxe uma outra vertente da gestão, apresentando uma dica importantíssima para a gestão financeira, que consiste em criar um mapa com as obrigações fiscais e extras que um empresário enfrenta ao longo do ano.

João Filipe [email protected]

PUB

 ■ “Estes Encontros Empresariais têm-me dado uma motivação muito maior, pois permite-nos tomar conhecimento de muitas ferramentas importantes no mundo dos negócios. Quando colocamos em prática a visão que nos é transmitida aqui começamos a observar as mudanças.Participo neste Encontro Empresarial desde a sua criação e para mim vale a pena participar, pois o que aqui aprendemos é de muito valor. Dentro de mim, observei que mudou a minha forma de pensar, assim como a minha atitude no dia a dia. Aprendi ainda que não posso ter medo de me lançar, pois no mundo dos negócios temos que arriscar”. Hélder Costa, Gestor da enGimove s.a.

PRÓXIMOENCONTRO EMPRESARIAL:

opinião

ALGARVE

29.11.201419 horas

R. do Município Lt 31 – Albufeira (Hotel Paraíso Albufeira)

Page 14: Edição nº 570

DOMINGO ¡ 23 novembro 2014

folhadeportugal.pt bem-estar « 12

Coma frutos secos pela sua saúde

■ A maioria dos frutos secos são ricos em gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, as quais ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (o mau) e os lípidos do sangue. Para além das gorduras boas, proteínas e fibras, cada tipo de fruto seco contém uma combinação específi ca de vitaminas e minerais. A maior parte possui quantidades significativas de vitaminas E, um poderoso antioxidante que neutraliza os radicais livres e evita que estes ataquem as células saudáveis.

Artérias Os frutos secos ajudam a diminuir

bem-estarbem-estar «

Devido ao seu alto teor calórico não devem ser comidos em excesso, mas em pequenas quantidades apresentam benefícios enormes para a saúde

NOZES E IDADE■ A noz é rica em ácidos gordos essenciais, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, zinco, potássio, ácido fólico, vitamina C e E. A ingestão diária de sete nozes favorece a boa saúde dos neurónios.Segundo os investigadores do Jean Mayer USDA Human Nutrition Research Center on Aging da Universidade Tufts, nos EUA, ingerir esta quantidade diariamente pode melhorar a função motora e a capacidade cognitiva em idosos de 60 anos. Os seus ácidos gordos e antioxidantes protegem o cérebro contra os radicais livres e promovem o crescimento de novos neurónios. Um outro estudo elogia ainda as vantagens nutritivas deste fruto, pois, para além de prevenir certos tipos de cancro, também diminui o risco de doenças cardiovasculares e respiratórias, que tendem a agravar-se com a idade.

Human Nutrition Research Center on Aging da Universidade Tufts, nos EUA, ingerir esta

protegem o cérebro contra os radicais livres e promovem o crescimento de novos

outro estudo elogia ainda as vantagens nutritivas deste

que estes ataquem as células saudáveis.

Os frutos secos ajudam a diminuir

a infl amação das artérias, que é um sintoma precoce da doença cardíaca. Estes alimentos são especialmente ricos em arginina, um aminoácido proteico. A arginina é necessária

na produção de óxido nítrico, um composto que ajuda a relaxar e dilatar as artérias e outros vasos

sanguíneos, promovendo uma boa circulação sanguínea.

Sendo assim, uma dieta rica em nozes reduz a infl amação arterial e pode neutralizar os efeitos de uma refeição rica em gordura.

Diabetes e cancroAlguns estudos demonstraram que a ingestão habitual de frutos secos encontra-se ligada a um menor risco de diabetes mellitus tipo II, também conhecido como diabetes do adulto. Esta associação poderá dever-se à sua atividade anti--infl amatória. Também se conjetura que estes alimentos possam ter uma ação protetora contra certos tipos de cancro. FONTE: SITE IDADE MAIOR

Consuma os frutos secos crus

-Ingerir uma porção de uma

mistura de frutos secos,

diversas vezes por semana, é benéfico para

a saúde

¡Carla Vaz [email protected]

PUB

STRUDEL DE CHOCOLATE E

BANANA

SEMANARECEITA DA

Preparação:Pré-aqueça o forno a 220ºC. Com um pincel, cubra 1 folha de mas-sa filo com manteiga derretida. Coloque as outras 3 folhas sobre a primeira, pincelando cada uma

Ingredientes: � 4 folhas de massa filo

� 3 colheres de sopa de manteiga sem sal, derretida � 2 bananas maduras� 40g de pepitas de chocolate puro� 28g de amêndoas lascadas

com manteiga. Coloque as duas bananas juntas num dos lados mais curtos da massa, deixando uma borda de 2,5cm dos dois lados das bananas. Polvilhe com as pepitas de chocolate. Dobre as bordas sobre as bananas para as agarrar e enrole o strudel. Coloque o strudel num tabuleiro forrado a papel vegetal. Pincele o topo com manteiga e polvilhe com amêndoas cortadas. Faça 3 ou 4 cortes na parte de cima do strudel. Deixe cozer até o chocolate derreter e o strudel ficar dourado.

Confi e no seu Sorriso

Ortodontia . Dentisteria Restauradora e

Estética . Reabilitação Oral . Odontopediatria

. Odontogeriatria . Oclusão . Cirurgia Oral .

Motivação e Conscientização para a

Higiene Oral

Tel.: 218 051 520 Tlm.: 912 057 878 Site: con� dente.eu E-mail: contacto@con� dente.eu Estamos na: Av. João II, lote 1.12.02, loja L, Edifício Adamastor - Parque das Nações

CLINICA DE MEDICINA DENTÁRIA

Page 15: Edição nº 570

FolhaSUPLEMENTO JORNAL FOLHA DE PORTUGAL ■ DOMINGO, 23 novembro 2014

Págs. 4i/5i

bispo Júlio Freitas

Pág.3i

Fidelidade e justiça

O santo e o profano

bispo Edir Macedo

Terapia do Amor

■ O evento “Família ao Pé da Cruz” reuniu centenas de pessoas que se dirigiram ao Centro de Ajuda, em busca de uma solução para a sua vida

nacional... pág. 7i

Concen-tração de Fé

nacional... pág. 2i

força jovem europa... págs. 4i/5i

■ Com o propósito de ajudar a obter o bem-estar sentimental, os pastores aconselham sobre como conseguir conquistar a felicidade a dois

Foi no passado dia 15 de novembro, que centenas jovens se reuniram no Pavilhão Multiusos de Odivelas, a fim de poderem participar no mais esperado evento do ano, o “Saiba Dizer Não”

Lisboa Sabe Dizer Não

■ As dificuldades da criação sem partilha, a relação com o filho e a ausência do pai são alguns dos pontos que mais pesam nesta decisão

coisas de mulher... pág. 6i

Grávida e sozinha

Page 16: Edição nº 570

DOMINGO ■ 23 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.pt

2i

centro de ajuda . nacional

No passado sábado teve lugar, no Norte do país, um evento muito especial

na Terapia do Amor, a palestra dedicada à felicidade na vida amorosa.

O evento “2 contra 1” pretendeu ensinar aos presentes a força da união e quais os fatores que provocam a divisão, com especial foco na culpa, um dos principais motivos.

“Na divisão há fraqueza, a casa

dividida nunca subsistirá, nem o mal abre mão de se unir para destruir! Os casais deixam o problema entrar e dividir. Um dos maiores causadores da divisão é encontrar a culpa, o que começou com Adão e Eva. Quando se foca nos erros do outro, não vê a sua culpa mas, quando muda, inspira o outro a mudar. Assuma a sua parcela de culpa!”, sublinhou o palestrante Fábio Schapowal.

No entanto, apesar de devermos assumir a nossa culpa, não devemos olhar para esta como um fardo, mas sim resolver

Terapia do Amor : 2 contra 1Com o propósito de ajudar os participantes a obterem o bem-estar sentimental, os pastores conversam, aconselham e exemplificam os comportamentos mais adequados para se conquistar a felicidade a dois

o problema.“Quando peço ajuda a Deus, Ele

tem liberdade de me ajudar. Dois contra um... Vocês vão vencer tudo, e se o seu parceiro não quiser ou se não tem ninguém, faça de Deus o seu parceiro”, referiu.

Além da palestra “2 contra 1”, houve ainda, no mesmo dia, uma palestra especial, dedicada somente aos casados, na qual foram abordados os dois principais tabus do casamento: o sexo e as finanças do casal.

Nesta palestra, os participantes tiveram a oportunidade de tirar as suas dúvidas e aprender o que é o certo e o que são os mitos transmitidos hoje em dia e que devem ser ignorados.

Os 7 poderes do amorNo Centro de Ajuda do Império, em Lisboa, deu-se início à série de aconselhamentos “7 Poderes do Amor”.

O primeiro poder é a Fé e o conselheiro Amauri Freitas abordou sobretudo a importância da complementaridade entre o amor e a Fé, para o sucesso de uma relação.

Citando o exemplo da mãe que coloca toda a força nas dores de parto porque ama, mas também porque tem Fé de que com aquele esforço terá o seu filho nos braços,

o orador explicou às centenas de pessoas presentes que o amor aliado à Fé, consegue vencer tudo.

“É assim tem que ser num relacionamento, principalmente, no princípio do casamento que é quando surgem mais problemas, que para serem solucionados vão precisar de um esforço do casal. Esse esforço só será possível com o amor aliado à Fé! Esse poder só usa quem é definido e muda qualquer situação”, salientou.

O principal conselho da noite para os casais fez lembrar a todos o quanto é importante resolver os problemas enquanto ainda são pequenos, não deixando de forma alguma que a falta de comunicação impeça a resolução rápida de um problema, que poderia já nem existir.

Como exemplo foi referida a situação profissional que, por vezes, impede que exista uma maior comunicação entre o homem e a mulher, podendo gerar ciúmes, os quais poderão levar a outros problemas maiores.

“É algo que dá trabalho mas tem que se continuar a investir no relacionamento. É dando que se recebe e muitos têm-se esquecido disso”, disse o orador, destacando que é através do diálogo e da união dos dois que se conseguem resolver os problemas.

Para além disso, aconselhou ainda os solteiros e os divorciados a não exporem os seus sentimentos a tudo e a todos, mas somente ao Criador do amor.

No final, os homens foram aconselhados a utilizarem o poder da Fé, ou seja, crer contra tudo e contra todos que no amor terão

Devemos assumir a nossa culpa e não olhar para esta como um fardo, mas sim resolver o problema

Joana Marques [email protected]

Depoimento

■ “Esta reunião foi muito importante porque acabámos de perceber que a união de um casal tem toda a força se formos os dois, juntamente com Deus, contra os problemas e todas as circunstâncias com que nos deparamos no nosso dia a dia. Essa força vai fazer-nos raciocinar e, acima de tudo, superar asadversidades. Foi ótimo para abrirmos a mente e, ao mesmo tempo, aprender formas de lidar com as coisas. Aconselho toda a gente a vir, pois é muito proveitoso!”

SuSana e Raul

essa felicidade única, enquanto que as mulheres foram orientadas a usar esse poder do amor, a Fé, para que nasça a semente do amor que vai fazer de cada um a pessoa ideal para alcançar uma vida sentimental realizada.

Império Norte

Império

Norte

Terapia do Amor

Page 17: Edição nº 570

❚ realizar casamentos❚ realizar batizados (adultos)❚ dar aconselhamento matrimonial❚ aconselhar e acompanhar indivíduos toxicodependentes❚ aconselhamento pastoral❚ participar na Santa Ceia❚ realização da unção com óleo❚ visitas ao domicílio❚ visitas a doentes no hospital❚ visitas a presidiários❚ distribuição de cestas básicas às famílias carenciadas❚ distribuição de bens (roupas, mobílias, eletrodomésticos, etc.) a pessoas carenciadas❚ acolher o Instituto Português do Sangue nas suas instalações para a doação de sangue❚ ajudar a manter o Lar de Idosos Universal❚ apresentação de crianças (não batiza crianças, somente adultos)❚ participar no Grupo de Jovens "Força Jovem"❚ a realização de orações❚ a entrada nas igrejas e participação nos cultos❚ participação em Concentrações, em locais como: Coliseu dos Recreios, Pavilhão Rosa Mota, estádios, Pavilhão Atlântico, etc.❚ ajudar a manter a Sociedade “Pestallozi” (presta assistência aos portadores da síndrome de Down)❚ manter a Fazenda Nova Canaã❚ a realização de cursos informáticos❚ aconselhar e apoiar na escolha de uma carreira profissional❚ atendimento telefónico pela linha amigo 24 horas❚ apoio a mulheres vítimas de abusos❚ apoio e aconselhamento a indivíduos dependentes alcoólicos❚ visitas a lares de terceira idade❚ dar alimento aos sem-abrigo❚ apoio em catástrofes❚ a realização de atividades lúdicas e desportivas com os jovens❚ aconselhamento e campanhas na prevenção do HIV❚ transporte de pessoas com dificuldades de locomoção❚ estacionamento no parque da Igreja❚ estudos Bíblicos realizados❚ entrada e participação no maior Congresso Financeiro do País❚ realização de funerais❚ distribuição do Óleo Santo de Israel❚ cursos de Teologia (IBURD)❚ milagres que acontecem em todos os Centros de Ajuda espalhados pelo Mundo.

Só ensina às pessoas a VERDADE. O dízimo, como também as ofertas, são mandamentos bíblicos.

O CENTRO DE AJUDA NÃO COBRA PARA D

ACREDITAMOS EM SI COMO NINGUÉM!

■ (...) “Não é possível! Será que ninguém vai me dizer o que está a acontecer?”, pensava o rei muitíssimo irritado.

Até que um dos oficiais falou: “Excelência, gostaria de dizer que essa pregadeira na sua capa tem bastante estilo, o que faz aumentar ainda mais a sua elegância!”

O segundo aproximou-se e disse: “Acredito que essa moda que vossa excelência criou logo estará presente no meio dos seus servos. Afinal, o senhor tem extremo bom gosto. E assim sucedeu com cada um dos oficiais até ao último.

Porém, um certo servo, vendo que todas aquelas palavras eram

pura demagogia e falsos elogios, criou coragem e afirmou em alto e bom tom: “Excelência, eu sei que isto não é da minha conta, muito menos lhe deveria dirigir qualquer palavra sem ser chamado, mas gostaria de o informar que essa enorme barata que está na sua capa é horrível e pavorosa!”

Todos os oficiais ficaram admirados com a coragem daquele rapaz, mas, ao mesmo tempo, constrangidos por não terem pelo menos um pouco dela.

O rei, demonstrando surpresa, explicou: “Esperei que os meus oficiais fossem leais e corajosos o suficiente para me dizerem o que estava na minha roupa. Imaginei que pudesse confiar na lealdade e fidelidade de cada um de vocês, mas vejo que me enganei. Coloquei, propositadamente, esta barata na minha capa, para ver que homem seria autêntico para me dizer o que precisava saber. E, como recompensa, dar-lhe-ia a minha filha mais bela em casamento. O único capaz de me dizer a verdade,

entretanto, foi este servo fiel. Ele, portanto, será o meu genro e o homem em que mais confiarei dentro do meu reino”.

Moral Uma das grandes qualidades de uma pessoa é a autenticidade. Porém, muitas vezes, o medo pode fazer com que a verdade fique escondida ou impedir o nosso

crescimento, por pura falta de coragem. Confie em si e nas suas habilidades e crie coragem para lutar pelos seus sonhos e defender aquilo em que acredita. A falta de autenticidade pode acabar com muitas oportunidades.

“...Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares” (Josué 1.9).

O que mais se observa na mistura do café com o leite é que os dois assumem um

novo paladar e perdem o paladar original. O mesmo se dá em relação à vida secular e espiritual.

Ao unir-se à prostituta o homem forma um só corpo com ela. A partir daí, os dois são uma só carne. Mesmo que não a veja jamais, ainda assim, carregará consigo a sua imundícia até ao arrependimento e à conversão. Se ele se unir a outras prostitutas, o seu corpo continuará acumulando partes de cada uma delas e vice-versa.

“...não sabeis que o homem que se une à prostituta forma um só corpo com ela? Porque, como se diz, serão os dois uma só carne” (1 Coríntios 6.16). Da mesma forma, se dá em relação ao SENHOR.

“Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com Ele” (1Co 6.17).

É possível ser um espírito com o Senhor e dividir o seu corpo com outro

que nada tem com o Senhor?O Reino de Deus é caracterizado

pela justiça, misericórdia e Fé (Mateus 23.23). Significa disciplina.

Cada mulher tenha o seu próprio marido e cada marido tenha a sua própria mulher (1 Timóteo 3.12 e Tito 1.6).

Os relacionamentos extraconjugais

sinalizam desordem espiritual. Desordem espiritual aponta para a separação do Deus Altíssimo.

A indisciplina na vida espiritual resulta em desordem na vida secular; a desordem na vida secular é sinal de desordem na vida espiritual.

Quem insiste em viver segundo os prazeres da carne jamais terá o privilégio de ser um com o Senhor. É impossível o profano ser um com o Santo.

Deus tem selado os Seus filhos para separá-los da sórdida desordem deste mundo.

O Vale da Decisão serve para definir quem é e quem não é um com o Senhor.

Sejam todos abençoados no Nome do Senhor Jesus Cristo.

DOMINGO ■ 23 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.pt

3i

bispo Edir Macedo

O santo e o profano

mensagem

centro de ajuda . reflexão

LISBOA 107.7 FM

PORTO 95.5 FM

COIMBRA 92.6 FM

COIMBRA 98.7 FM e 107.8 FM

AÇORES 91.1, 91.0 e 94.0 FM

ÉVORA 90.4 e 95.5 FM

FUNCHAL 100.0 FM

LEIRIA 101.3 FM

PORTIMÃO 91.8 - 92.4 - 93.7 FM

23H¢ e também na IURDTV.eu, pelas 14H (hora de Lisboa)

às

Palavra Amiga Bp. Macedo

bispomacedo.com.br/blogyoutube.com/obispomacedo

twitter.com/BispoMacedo

facebook.com/BispoMacedo

Acessos oficiais do bispo Macedo

DIARIAMENTE

história de sabedoria

O servo fielConfie em si e nas suas habilidades e crie coragem para lutar pelos seus sonhos e defender aquilo em que acredita

(parte II)

“A indisciplina na vida espiritual resulta em desordem na vida secular”

Page 18: Edição nº 570

SDN arrasa LisboaO grupo Força Jovem Europa (FJE), pertencente ao Centro de Ajuda (CdA), aposta não só na diversão dos mais jovens, mas também na direção para o seu futuro

Foi no passado sábado, dia 15 de novembro, que centenas jovens se reuniram no

Pavilhão Multiusos de Odivelas, a fim de poderem participar no maior e mais esperado evento do ano, o “Saiba Dizer Não” (SDN).

A apresentação do evento foi deixada a cargo dos jovens da FJE e contou com diversas participações, entre as quais: Mauro Santos; a cantora Eloisa Pina; o grupo campeão europeu de Break Dance (“Momentum Crew”); o grupo de Hip-Hop formado por integrantes da FJE do Porto (“FJ Crew”); o grupo de teatro da FJE da Pontinha... entre muitas outras atuações.

Neste evento houve ainda tempo para um jogo amigável de futebol, disputado entre os jovens da FJE e os coordenadores do CdA, o qual proporcionou aos presentes momentos emocionantes.

Ser positivoQuem também não quis deixar de

Uma tarde memorável para centenas de jovens lisboetas

4iDOMINGO ■ 23 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . "saiba dizer não"Força Jovem Europa

Carla Vaz [email protected]

marcar presença foi o responsável pelo trabalho do CdA em Portugal e na Europa, o bispo Júlio Freitas, o qual deixou uma mensagem que pretendia consciencializar todos os jovens presentes. O orador explicou que ainda que a vida seja uma guerra, a

-A cantora Eloisa Pina encantou a todos com

as suas belas canções

Page 19: Edição nº 570

DOMINGO ■ 23 novembro 20145i

Fidelidadee justiça

se algo está mal......mantenha-se bem!

Bispo Júlio Freitas Por seu servo em Cristo,

juliofreitas.com

A promessa de Deus é que sobre o fiel, aquele que obedece à Palavra de Deus, repousem as

sete manifestações do Espírito Santo.“Repousará sobre ele o Espírito

do SENHOR...” (Isaías 11.2). Primeiro, o fiel recebe o Espírito do Senhor e Este vale mais do que todas as coisas neste mundo porque todo o resto é passageiro. É Ele que nos guarda, guia, protege, realiza, salva... O Espírito de Deus, disse o Senhor Jesus, é vida eterna! Mas você tem de O receber aqui nesta vida, pois é aqui que você tem de decidir entregar a sua vida para o Senhor Jesus e buscá-Lo com sinceridade, perseverança, humildade e obediência. Aí, então, Ele pode-nos possuir e você pode vir a herdar aqui uma vida de sucesso, superação e realização, mas também, após esta vida, receber a vida eterna.

Segundo, “...Espírito de sabedoria...” (Is 11.2). A sabedoria vale mais do que diplomas ou conhecimento e, quando você tem esse espírito, torna-se independente dos outros, das circunstâncias. Com a Sabedoria de Deus, você sabe quem é e quem Deus quer que você seja, o que você faz e o que Ele quer você faça, o que você tem e o que Ele quer que você tenha, onde você está e onde Ele quer que você esteja.

Terceiro, “...de entendimento...” (Is 11.2). Esse espírito faz com que você desenvolva os seus talentos, multiplique os seus recursos, resolva ou evite problemas.

Quarto, “...Espírito de conselho...” (Is 11.2). Quando é que você pode dar conselhos a alguém? Quem é que tem direito de dar conselhos? Quem é um exemplo! Para você ter espírito de conselho isso quer dizer que tem testemunho e equilíbrio e é um exemplo a ser seguido. Você é definido e resolve problemas.

Quinto, “...de fortaleza...” (Is 11.2). Quando você tem esse espírito de fortaleza, não desiste e vai até ao fim. Podem até surgir dificuldades, deceções e obstáculos, mas, com esse espírito, você ultrapassa-os e alcança os seus objetivos. Com esse espírito, você não deixa nada incompleto e tudo na sua vida se realiza.

Sexto, “...Espírito de conhecimento...” (Is 11.2). O que é que faz o conhecimento? Fá-lo desenvolver e crescer como pessoa.

Uma pessoa com conhecimento amplia a sua visão, aprende, desenvolve, cresce e multiplica aquilo que chega às suas mãos. Porque com o conhecimento, a

pessoa sabe o que tem que ser feito, independentemente dos outros fazerem ou não, crerem ou não, ela crê.

Por último, “...de temor do SENHOR...” (Is 11.2). A pessoa quando tem o espírito de temor do Senhor desvia-se do mal, não permite que a sua Fé e o seu relacionamento com Deus seja comprometido ou destruído por causa de sentimentos, crise, más notícias, pessoas mal intencionadas...

“Deleitar-se-á no temor do SENHOR...” (Isaías 11.3). Quando você se deleita nas coisas de Deus, em entendê-Lo e agradá-Lo, então, também vai deleitar-se na casa dos seus sonhos, na alimentação, na roupa, no calçado e no meio de transporte que merece. Quando você se deleita em Deus, então, Ele também vai permitir que você se deleite nas coisas físicas. Quando você teme a Deus e se preocupa em cumprir com os Seus mandamentos, certamente Ele vai cumprir com as Suas promessas. Todos querem que as promessas de Deus se cumpram na sua vida, mas há um preço a pagar. E qual é ele? Obediência aos Seus mandamentos!

“...não julgará segundo a vista dos seus olhos...” (Is 11.3). Quer dizer, a pessoa quando tem o Espírito de Deus não se julga a si própria como os outros a julgam. Quando as pessoas olham para si mesmas o mal fala, mas quando têm o Espírito de Deus ignoram o mal e veem-se como Deus as vê, fiéis, tementes, com conhecimento, sabedoria, fortaleza, entendimento...

“...nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos” (Is 11.3). Os outros podem até estar a falar palavras de morte, mas você tem que repreender tudo o que é mau e interfira com o seu bem-estar.

“mas julgará com justiça os pobres e decidirá com equidade a favor dos mansos da terra...” (Is 11.4). É isso que Deus faz e é isso que Ele espera que cada um de nós faça também. Deus espera que nós façamos justiça. E qual é a maior injustiça que existe no mundo? É rejeitar a Deus, ao Senhor Jesus, que foi e é o dizimo de Deus para nos salvar. A maior injustiça é rejeitar a Salvação. E se você comete a maior das injustiças é porque Deus não está em primeiro lugar na sua vida. Então, como poderá repousar sobre si o Espírito do Senhor?

Mas se você não comete essa injustiça, então, o Espírito do Senhor virá sobre si e manifestará todas essas características.

centro de ajuda . "saiba dizer não"

maior batalha ocorre nos nossos pensamentos, cabendo a cada um de nós substituir os pensamentos negativos pelos positivos.

“A vida é uma guerra e para vencermos temos que ultrapassar todas as batalhas. E onde é travada a maior batalha? Na vida financeira, na família, na saúde ou na vida sentimental? Não! A maior batalha acontece sobre os seus ombros, na sua cabeça. Você e eu

somos diariamente bombardeados com pensamentos negativos contra nós, contra os outros e contra as circunstâncias. Se, substituirmos todos os pensamentos negativos pelas promessas de Deus, seremos

mais que vencedores”, concluiu.

MALTA

-Os grupos “Momentum

Crew” e “FJ Crew” animaram e fizeram

mexer o recinto

Força Jovem em MaltaO grupo Força Jovem Europa realizou em Malta o evento "Saiba Dizer Não!" Muitos foram os jovens que puderam mostrar em público os seus talentos, no teatro, na dança e na música

Page 20: Edição nº 570

omo sou escrava, se sou filha de Deus?” É a pergunta que talvez tenha em mente. “Eu

sou uma esposa de pastor, obreira, dizimista, evangelista, faço parte do Grupo Jovem; sou uma líder... E ain-da sou escrava e devo libertar-me? Conhecerei a verdade e a verdade me libertará? Isso é para pessoas que estão em fase de libertação. Não pa-ra mim! Já tenho o Espírito Santo, tive um encontro com Deus; estou num processo e o Espírito Santo vai descer, etc, etc.”Talvez seja uma pessoa que se apoie naquilo que já conquistou até agora. Mas literalmente, é uma escrava!

Vamos saber porquê:“Responderam-lhe: Somos

descendência de Abraão e jamais fomos escravos de al-guém; como dizes tu: Sereis livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: todo o que comete pecado é escravo do pecado. O escravo não fica sempre na casa; o fi-lho, sim, para sempre. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadei-ramente sereis livres. Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-Me, porque a Minha palavra não está em vós. Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vós, porém, fazeis o que vistes em vosso pai” (João 8.33-38).

É muito forte e explícito o que o Se-nhor Jesus diz!

Mas quando é que eu não creio, não ouço e não me submeto à voz de Deus? Quando não estamos sensí-veis ou à procura de servi-Lo melhor, na realidade, sentimo-nos “ataca-das”. O Senhor Jesus não estava a

“atacar”, mas a dizer a verdade!Os judeus que pertenciam à des-

cendência de Abraão assemelham--se a muitas pessoas hoje em dia, as quais se apoiam num título ou no facto de estarem na Igreja há muito tempo... Se está a acompanhar as crónicas, lembra-se que já falámos sobre o verdadeiro discípulo, o qual permanece na Palavra do Senhor Jesus. Se não permanecemos, mes-mo eu, sendo filha do bispo Macedo e esposa do bispo Júlio, tendo qual-quer posição, jamais serei livre, mas colocar-me-ei como escrava.

A ideia que o Senhor Jesus quer transmitir é a de que seja livre! Se al-go a tem feito cativa, se vive sujeita a uma situação que não consegue mudar, então, está a ser escrava. Não está a permitir que a Palavra de Deus permaneça em si. E tem algo de errado, sim! Não pare de ler! Preste atenção, não se sinta ofendi-da, mas resolva a questão que está dentro de si, pois foi assim que eu ti-ve de resolver a minha! Tive que me libertar porque, muitas vezes, en-contramos coisas dentro de nós que não são agradáveis a Deus.

“Em verdade, em verdade vos di-go: todo o que comete pecado é escra-vo do pecado”.

Se sou dependente, se vivo domi-nada por um sentimento, então, sou escrava daquilo. E só serei livre, quando permanecer na Palavra de Deus. Por exemplo, você diz que era ciumenta e foi livre. Tudo bem. Mas talvez, hoje, tenha orgulho, não ad-mite submeter-se; não quer come-çar de novo e sujeitar-se a aprender novamente. Então está, literalmen-te, como uma escrava, pois é domi-nada pelo seu orgulho.

“Se, pois, o Filho vos libertar, ver-dadeiramente sereis livres”.

for a circunstância, estar grávida e ter um filho sozinha é, sem sombra de dúvidas, um desafio.

No caso das que se veem obriga-das a lidar com a situação, muitas vezes encaram este período como o pior das suas vidas.

Hoje em dia, as coisas muda-ram, as famílias também e criar um filho sozinha é difícil mas não é uma tarefa impossível, sobretudo se tiver o apoio, o carinho e a com-preensão de familiares e de amigos.

Principais dificuldadesA sobrecarga e o excesso de res-ponsabilidades são características próprias das mães solteiras, já que têm de fazer tudo sozinhas, as-sumindo as funções de mãe e de pai, de domésticas, profissionais, educadoras, etc.

A principal dificuldade que as mães solteiras têm que enfren-tar é a economia, uma vez que se torna mais complicado fazer frente aos gastos que um bebé ou uma

criança supõe. Para além disso, na maior parte das vezes nem rece-bem a pensão por parte dos pais, o que piora ainda mais a situação.

Grávida e sozinhaConfie em si e esteja segura, assim transmitirá segurança também ao bebé. Quando o seu filho pergun-tar pelo pai, conte-lhe a verdade, mas sem grandes detalhes. Para que o seu filho confie em si, há que dizer sempre a verdade ajudando-o a confiar na mãe.

São muitas as crianças que cres-cem sem pai e num núcleo fami-liar incompleto, o que não supõe necessariamente dificuldades para que a criança tenha um desenvol-vimento e crescimento normal e saudável.

Recorde-se que ser mãe solteira não significa ser uma super-he-roína. Deve assumir as suas novas responsabilidades, mas sempre consciente de que tem limitações e de que não deve sobrecarregar-se.

Como sou escravo se sou de Deus?! (parte I)

crónica Vivi Freitas

“Se sou dependente, se vivo dominada por um sentimento, então sou escrava daquilo”

visite: vivifreitas.me

C

Como enfrentar uma gravidez sozinha?

A decisão de ter um filho sem a presença do pai nem sempre é fácil. As dificul-

dades da criação sem partilha, a relação com o filho e a ausência do pai são alguns dos pontos que pesam, bem como as futuras ques-tões da criança “tenho pai?”, “onde está ele?”.

São várias as causas que podem levar as mulheres a enfrentarem sozinhas a difícil tarefa da materni-dade. Em alguns casos, trata-se de uma decisão própria, noutros é o destino que assim obriga. Seja qual

Joana Marques [email protected]

A decisão de ter um filho nem sempre é fácil, sobretudo quando não háa presença paterna. As dúvidas, o medo, a insegurança e a solidão podem encontrar espaço para entrar, mas a coragem e o amor podem ajudar a superar

Relacionamentos passageiros podem deixar um elo para a vida inteira

6iDOMINGO ■ 23 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . nacional

"Coisas de Mulher"

Assista ao programa“Coisas de Mulher”,no próximo dia 27, às 22 horas, na iurdtv.eu

Está sozinha e não sabe como encarar a gravidez?

PUB

Page 21: Edição nº 570

casamento, usando a sua confiança e Sacrificando ao Deus vivo na Campanha de Israel. O resultado não tardou em chegar!

A sua esposa regressou ao lar, reataram o casamento que parecia algo impossível e hoje em dia estão bem, há união, diálogo entre os dois, carinho respeito. Hoje podem afi rmar com toda a certeza que há realização e felicidade.

Fechar a porta aos maus pensamentosO palestrante falou ainda da importância de fechar as portas para o mal e abri-las para o Criador, substituindo os maus pensamento pelos bons e não se deixando infl uenciar pelo que vê ou ouve.

Sublinhou a importância de usar as palavras, pois em determinadas

situações elas usam-se de forma negativa, pessimista e até nos podem

auto-amaldiçoar. “Tudo isso muda quando você

se entrega ao Criador, pois as Suas palavras servem de vitamina e não de veneno. Essa transformação de espírito dá-se quando se chega ao Altar!”, referiu.

“Quando se entrega ao Criador, a sua boca não é mais a mesma, passando a ser um instrumento do Criador a seu favor. Os seus ouvidos não são mais os mesmos, os seus olhos passam a ver as coisas de forma positiva e a sua mente deixa de ser pobre e negativa”, acrescentou.

No fi nal foi realizada um oração por todos os que queriam assumir a sua Fé no Criador. Uma tarde especial que benefi ciou a todos e que fi cará na memória de todos aqueles que estiveram presentes.

7i

Concentração de Fé

DOMINGO ■ 23 novembro 2014

visite-nos em centrodeajuda.ptcentro de ajuda . nacional

“Família ao Pé da Cruz” O fortalecimento espiritual de cada um de nós, possibilita conseguir alcançar uma vida plena e seguir em frente sem olhar para trás

N o passado domingo a região da Baixa da Banheira foi privilegiada

ao receber a visita do conselheiro Pedro Alvarenga, responsável pelo trabalho evangelístico de Lisboa.

Centenas de pessoas dirigiram-se ao Centro de Ajuda (CdA), muitas delas pela primeira vez, tendo a oportunidade de conhecer o trabalho efi caz do CdA.

Com todos os conselheiros ao

Pé da Cruz, foi ministrada a cura, a libertação e um grande clamor em favor da família, determinando a superação e transformação de todos os presentes e seus familiares.

Durante a reunião, Paula de Jesus e Miguel Marques Loureiro não quiseram deixar de dar o seu exemplo de como Deus mudou as suas vidas.

Os dois chegaram ao CdA com a família destruída, as discussões eram constantes e os desentendimentos e agressões verbais também, o que fez com que a esposa abandonasse o lar.

Miguel entrou em depressão, entregou-se ao álcool, fi cou muito tempo desorientado e chegou mesmo a pensar no suicídio.

Foi nesta situação que ele regressou ao CdA, depois de já ter frequentado as reuniões inteligentes antes.

Ao retornar, Miguel começou a lutar pela esposa e pelo seu

Deve substituir os maus pensamentos pelos bons e não se deixar influenciar pelo que vê ou ouve

¡Joana Marques [email protected]

PUB

OS 6 ÚLTIMOS DOMINGOS DE 2014 SERÃO DETERMINANTESVocê, com certeza, até este momento, já dedicou 330 dias deste ano para si mesmo e para tantos outros... então, por que não dedicar 6 DIAS para Deus CRIAR na sua vida o que ainda não existe?

A partir deste domingo, dia 23 de novembro, no CdA mais próximo de si!Às 9h30 e 15H

Escreva o que deseja que Deus crie na sua vida e entregue no Altar do CdA

Para mais informações contactar a linha:

CentroDeAjuda.Pt

Page 22: Edição nº 570

CASOS

7 DIAS para mudar a sua vida!

7H30 | 9H30A HORA DO MILAGRE

SESSÃO DO Desbloqueio | 15HMULHERES E HOMENS Sábios | 18H

TERAPIA do Amor | 19H

Para mais informações ligue para a linha:DE SEGUNDA A SEXTA 7H, 10H, 12H, 15H E 20H

Sucesso e desenvolvimento da sua empresa, casos na justiça,pagamento de dívidas, desemprego, imigração

RestauradaDoenças, dores, problemas de saúde persistentes...

CONQUISTAS Financeiras

SEMANA 23 A 29 NOVEMBRO

Agenda Semanal

DOMINGO

SÁBADO

SAÚDE

Desenvolva a sua vida espiritual e força interior, através da leitura da Palavra de Deus...

CURA Interior

Orientação para a resolução de confl itos familiares...

Cura dos Vícios e Família

Má sorte, maldições, energia negativa, insónia, pesadelos, inveja, bruxaria...

LIMPEZA Espiritual

Problemas sentimentais, falta de diálogo no relacionamento, discussões...

perdidos | 8H | 15H

OU NO CdA MAIS PRÓXIMO DE SI!

f o l h a d e p o r t u g a l . p tD

ª

ª

ª

ª

ª

Facebook.com/folha.deportugal

estaquePORTASDA VIDA

PROFISSIONAL

Que portas têm sido abertas na sua vida?

São locais de passagem e permitem-nos passar de um ambiente para outro. Porém, não são poucas as pessoas que, quando atravessam portas, estão a passar de uma realidade péssima, para uma francamente pior...

“Há algum tempo atrás, cheguei a ser uma grande empresária e dona de um cabeleireiro, o qual tive que deixar, pois, mudei de residência para mais longe. Desde então, fiquei sem trabalho e dependia do meu marido. Mas,

depois de frequentar as reuniões das Conquistas Financeiras, não aceitei mais o estado negativo da minha vida financeira. E, em menos de um mês, conquistei um cabeleireiro e reconquistei a minha posição de empresária”. LUÍSA HELENA COSTA

4ª PORTA DA

LIMITAÇÃO

Tudo é limitado: o salário é limitado, os clientes são limitados e a pessoa nunca sai da mesma situação.

Escreva, neste âmbito,as portas que se fecharam

na sua vida:

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

Entregue no Altardo CdA

Escreva, neste âmbito,as portas que se fecharam

na sua vida:

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

_______________________

Entregue no Altardo CdA

REUNIÃO DAS CONQUISTAS FINANCEIRASSEGUNDA-FEIRA | 24 DE NOVEMBROàs 7H, 10H, 12H, 15H e 20H

Centros de Ajuda em Portugal Continental e Ilhas

Rua Dr. José Espírito Santo, 36 - Chelas (próximo da estação de metro)

Largo Gil Eanes, lt.A

Póvoa Stº. Adrião Rua General Alves Roçadas, nº 4

Benfica Av. Gomes Pereira, nº 39A

Pontinha Estrada Militar, s/n Amadora Rua Heróis da Aviação, nº 2C

ImpérioAlameda D. Afonso Henriques, nº35

Cacém Praceta da Fraternidade Universal, nº 28A

Mercês Rua Dr. João de Barros, nº 14

S. João do EstorilRua Sacadura Cabral, nº 102C

Rio de MouroCalçada da Rinchoa, lt. B1

Torres VedrasEdifício Choupal, bloco D, r/c

Santarém Largo Comendador, nº 01

Alverca Rua António de Sousa, nº 1 (Galeria do Choupal), lº andar

Caldas da Rainha Rua da Alegria, nº3

AlmadaAv. 23 de Julho, nº 14/16/18 Cova da Piedade

Cruz de Pau Rua da Cordoaria, Qt. das Cordas, nº 42 , Vale dos Gatos

Baixa da Banheira Estrada Nacional 11, nº 243

Montijo Rua da Indústria Corticeira, lt. 16E

Setúbal Avenida do Alentejo, nº 30 , Quatro Caminhos

Évora Av. São Sebastião, s/nº

Coimbra Rua do Sota, nº 20

LeiriaRua Capitão Mouzinho de Albuquerque, nº 105Castelo Branco Rua Frei Roque Espírito Santo, nº 3, r/c

Aveiro

Av. D. Lourenço Peixinho, 181

ViseuRua Vila Lusitana, nº 15

Figueira da FozRua Vasco da Gama, nº 47, r/c

PortoRua Egas Moniz, nº 485

Matosinhos Av. Villagarcia de Arosa, nº 1038

Braga Av. Imaculada Conceição, nº 567

Famalicão Rua Atriz Amélia Rey Colaço, nº3000

Paredes Av. Comendador Abílio Seabra, entrada 7

Vila Nova de GaiaRua do Agueiro, nº 151

S. J. da Madeira Rua General Norton de Matos, nº 201

Rio Tinto Rua Fernão Magalhães, nº 306

Portimão Largo Gil Eanes, lt. A

Faro Largo de São Sebastião, nº 10

Madeira - FunchalRua Dr. Brito Câmara, nº 32

Funchal IRua D. Carlos I, nº 11

Ribeira BravaEd. D. Pedro - A, sítio da Murteira

Açores - Ponta DelgadaRua da Boa Nova, nº 5

Rua da Boa Nova, nº 5

GRA

NDE L

ISBO

A

MORADAS...

ZONA

NOR

TEZO

NA C

ENTR

O

ZONA

SUL

ILH

AS

CdA de Portimão

CdA de Ponta Delgada

SEDE DO CdA NA EUROPA

ABERTAS 7 DIAS POR SEMANA | 365 DIAS POR ANO

| VÁRIOS HORÁRIOS DIARIAMENTE

SEDE DOE

+ DE 122 IGREJAS ESPALHADAS POR TODO O PAÍS

|

Page 23: Edição nº 570

NESTA FOGUEIRA SANTA,É NECESSÁRIO QUE COMPREENDA QUE:● Houve um DESAFIO:Elias apelou para a inteligência das pessoas, fez um DESAFIO, que envolvia a sua própria vida, sim, ele correu verdadeiro risco de vida, pois, se Deus não enviasse o fogo, os profetas de Baal iriam cortá-lo em pedaços e oferecê-lo ao demónio chamado Baal.“Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o Nome do SENHOR; e há-de ser que o deus por fogo esse é que é Deus” (1 Rs 18.24).Apele para a sua inteligência e faça um desafio, que envolva a sua própria Fé. Não aceite viver como os incrédulos, mas proponha-se a fazer algo que nunca fez antes!

● Houve um SACRIFÍCIO● Houve OBEDIÊNCIA

O Fogo de Deus, a Sua Resposta, vem apenas sobre os que VERDADEIRAMENTE SACRIFICAM! E esta é a Fé que agrada a Deus: a Fé Inteligente, Definida, Arrojada, Intrépida e Sacrificial!

Para que a maldição seja totalmente quebrada na sua vida, só através do SACRIFÍCIO pessoal para o Deus-Vivo!

■ “A minha filha era uma jovem muito rebelde, desobediente e, por isso, motivo de muitas dores de cabeça. Tinha o hábito de passar várias noites fora de casa e, muitas vezes, nem sequer dava notícias a ninguém. Ficávamos aflitos e muito preocupados. Não tinha compromissos com nada nem responsabilidades e eu era uma mãe muito infeliz por ver a minha filha naquele estado.Não podia aceitar mais aquilo e revoltei-me

com a situação. Foi através do sacrifício ao Deus-vivo no Altar que recebi a transformação total e completa da minha filha. Além disso, todos os meus problemas de saúde foram curados, não me falta trabalho e consegui o principal, o encontro com Deus”.

Maria de FátiMa

■ “Quando cheguei ao Centro de Ajuda vinha de um casamento fracassado que durou apenas quatro meses. O meu marido saiu de casa e fiquei sozinha com o meu filho de um ano e meio, cheia de dívidas para pagar. O desespero tomou conta de mim e chorava de dia e de noite. Tinha pesadelos, acordava cansada, e durante a noite, ouvia passos dentro de casa. Pela minha cabeça passavam cenas de violência e tortura. Eu sabia

que não era real mas sentia a mesma dor e desespero como se fosse verdade.Tinha sentimentos de rejeição, complexos de inferioridade e vergonha e sentia-me humilhada. A dor e o desespero começaram a dar lugar a uma raiva e ódio que cresciam a cada dia. Um dia, bati no meu ex-marido e parti a porta de vidro da entrada do prédio. Orientada pelos pastores e pela obreira que me acompanhava, decidi Sacrificar na Campanha de Israel pela minha libertação. Tinha consciência que estava à beira da loucura e tinha que fazer de tudo para me libertar disso.Custou muito mas valeu a pena! Hoje estou liberta e transformada! Perdoei o meu ex-marido, durmo bem, tenho paz dentro de mim, alegria, prazer de viver e pensamentos positivos!”

Cesária silva

Resultados da Fogueira Santa

Page 24: Edição nº 570

CentroDeAjuda.Pt

"Mas, assim como nos dias de Elias, onde havia sete mil que não se curvaram, também há nos dias de hoje milhões!"

Na Sede do CdA na Europa: Rua Dr. José Espírito Santo, nº 36, Chelas

(próximo do Metro)

E no CdA mais próximo de si!