Edição nº 7 Jornal 4Cidades

8
Ano I - D.C.M - Nº 7 - 16 de Fevereiro de 2013 www.jornal4cidades.com.br Pág. 4 Pág. 6 Pág. 5 Pág. 8 Pág. 7 Zé Galvão disse que seu Departamento Jurídico está estudando a melhor forma para se contratar profissionais da área da Saúde. Após a conclusão dos estudos, será elaborado um Proje- to de Lei que será enviado à apreciação dos vereado- res e votado na Câmara Municipal de Lagoinha. Zé Galvão diz que Lagoinha pre- cisa de médicos e enfermeiros Dito Carlos (PSDB) fará duas ações emergên- cias em Natividade da Ser- ra. Uma para consertar ambulâncias e caminhões e outra para amenizar pon- tos críticos das Estradas do Município. Outro anuncio do prefeito é que a Câmara Municipal de Natividade da Serra aprovou quarta-fei- ra passada, o convênio que fará o novo tratamento de esgoto da cidade. Dito Carlos fará ações emergenciais em Natividade Plantação de uva doméstica O prefeito de Re- denção da Serra Nequi- nho (PMDB) conta que em nota emitida no Di- ário Oficial da União, terça-feira dia 5, confere que Redenção ganhou do Ministério do Desen- volvimento Agrário, uma Retroescavadeira que be- neficiará a população da cidade e zona rural. Participação de Nequinho no Encontro Nacional dos Prefeitos rende bons frutos “A dedicação, o em- penho e a garra dos funcio- nários da Prefeitura, aliado ao forte apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bom- beiros, da Defesa Civil, das empresas contratadas para Segurança, Zona Azul, Som, montagem de palcos e também dos moradores, apoiadores e patrocinado- res do Carnaval foram de- cisivos para o êxito alcança- do durante os cinco dias de carnaval em nossa cidade”, disse Alex Torres Prefeito de São Luiz faz balanço positivo sobre o Carnaval As principais características de um parreiral doméstico são o cultivo das videiras em áreas redu- zidas, a necessidade de um planejamento mais sim- plificado e o destino da produção para o consumo da própria família produtora. Sessão Extraordinária aprova Programa Água Limpa em Natividade 99% dos requerimen- tos da Câmara de Reden- ção tratam de gastos do Executivo. - Comissões de Justi- ça e Finanças são eleitas por vereadores de Lagoi- nha. - Melhorar ainda mais a Educação é meta da vereadora Ana Lúcia. Vereador Luiz Rober- to Antunes quer hidro- ginástica para idosos de São Luiz. Pág. 5 Pág. 6 Pág. 4 Pág. 7 Câmaras SÃO LUIZ DO PARAITINGA NATIVIDADE DA SERRA REDENÇÃO DA SERRA LAGOINHA

description

edição numero 7 do Jornal 4Cidades

Transcript of Edição nº 7 Jornal 4Cidades

Ano I - D.C.M - Nº 7 - 16 de Fevereiro de 2013 www.jornal4cidades.com.br

Pág. 4Pág. 6

Pág. 5

Pág. 8 Pág. 7

Zé Galvão disse que seu Departamento Jurídico está estudando a melhor forma para se contratar profi ssionais da área da Saúde. Após a conclusão dos estudos, será elaborado um Proje-to de Lei que será enviado à apreciação dos vereado-res e votado na Câmara Municipal de Lagoinha.

Zé Galvão diz que Lagoinha pre-cisa de médicos e enfermeiros

Dito Carlos (PSDB) fará duas ações emergên-cias em Natividade da Ser-ra. Uma para consertar ambulâncias e caminhões e outra para amenizar pon-tos críticos das Estradas do Município. Outro anuncio do prefeito é que a Câmara Municipal de Natividade da Serra aprovou quarta-fei-ra passada, o convênio que fará o novo tratamento de esgoto da cidade.

Dito Carlos fará ações emergenciais em Natividade

Plantação de uva doméstica

O prefeito de Re-denção da Serra Nequi-nho (PMDB) conta que em nota emitida no Di-ário Ofi cial da União, terça-feira dia 5, confere que Redenção ganhou do Ministério do Desen-volvimento Agrário, uma Retroescavadeira que be-nefi ciará a população da cidade e zona rural.

Participação de Nequinho no Encontro Nacional dos Prefeitos rende bons frutos

“A dedicação, o em-penho e a garra dos funcio-nários da Prefeitura, aliado ao forte apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bom-beiros, da Defesa Civil, das empresas contratadas para Segurança, Zona Azul,

Som, montagem de palcos e também dos moradores, apoiadores e patrocinado-res do Carnaval foram de-cisivos para o êxito alcança-do durante os cinco dias de carnaval em nossa cidade”, disse Alex Torres

Prefeito de São Luiz faz balanço positivo sobre o Carnaval

As principais características de um parreiral doméstico são o cultivo das videiras em áreas redu-zidas, a necessidade de um planejamento mais sim-plifi cado e o destino da produção para o consumo da própria família produtora.

Sessão Extraordinária aprova Programa Água Limpa em Natividade

99% dos requerimen-tos da Câmara de Reden-ção tratam de gastos do Executivo.

- Comissões de Justi-ça e Finanças são eleitas por vereadores de Lagoi-nha.

- Melhorar ainda mais a Educação é meta da vereadora Ana Lúcia.

Vereador Luiz Rober-to Antunes quer hidro-ginástica para idosos de São Luiz.

Pág. 5

Pág. 6

Pág. 4

Pág. 7

CâmarasSÃO LUIZ DO PARAITINGA

NATIVIDADE DA SERRA

REDENÇÃO DA SERRA

LAGOINHA

Pág. 2

Uma cidade também tem seus antepassados. Aqueles que fi zeram a história que viven-ciamos hoje. Não saber destas pessoas é uma ingratidão. Elas construíram o mundo no qual vivemos. O caminho percorrido por elas são os atalhos que hoje utilizamos para facilitar nossas vidas.

E nem estou falando dos políticos ou autoridades que deixaram seus nomes nas ruas, nos quadros das paredes, ou, no mínimo, nas atas das reuniões ofi ciais. Falo daquele povo, ge-ralmente humilde e anônimo, mas com grandeza sufi ciente para fi carem na memória dos mais atentos.

Redenção está cheia deles: Luiz Santeiro, Pedro Freitas, Maneco Rocha, Amadeu, Dito Dias, Guatambu, Gardino, Car-

minho,Maria Macaqué e a Cega, Flozina, Nha Brisa, Nhã, Nha Corá... Tantos que se sentásse-mos, alguns amigos para falar deste assunto, cada um se lem-brando de um fato, passaríamos horas e horas e o assunto não se esgotaria.

É a nossa história, da qual nos orgulhamos e que ainda provoca uma emoçãozinha em nosso peito, nos enchendo de saudades.

Escrevi sobre esta gente. Está lá, em meu livro,”Redenção da Serra”. Quem quiser, é só pegar e ler. Para alguns, mais novos, será um aprendizado; Para ou-tros, distração; Mas, para aque-les que conviveram com estes personagens, será uma opor-tunidade de sentirem-se emo-cionados e, fechando os olhos, se verem, novamente, naquele tempo de alegria.

eD

Ito

RIA

LeDItoRIAL

o que é o momento?O momento é um tempo e pode ser linear ou angular,

mas o que cada momento trás ou pode trazer para cada um de nós é uma coisa impressionante. Muita gente pensa: isso não teria acontecido se eu não tivesse feito isso, mas naquele momento, a reação pode ser positiva ou negativa. Eu to falando isso, porque fi co imaginando como várias pessoas perdem boas oportunidades por não souberam interpretar o momento, para poder colher bons frutos, ainda que seja necessário, plantar, regar, esperar crescer, amadurecer, pra ai poder colher.

Ai cabe como uma luva aquele velho ditado: ‘Você colhe o que planta’, e no meu ver tudo vai de você estar ligado no bendito momento. No fi nal do ano passado, no churrasco das empresas, que era organizado pela prefeitura de Taubaté, encontrei um amigo, que me falou sobre um projeto, mas seria conversado naquele dia, mas um pouco mais tarde.

Eu e meu irmão Tiulu, o fi lho dele Pedro Pistilli e o meu Khayky Ramos, estávamos aproveitando o churrascão, quando esse meu amigo, que se chama Bonani, também meu irmão, veio a nossa mesa e me falo mais sobre o tal projeto e ali nasceu uma parceria que fundou o Jornal 4Cidades, que seguindo o raciocínio do Bonani, seria dirigido a Lagoinha, Natividade da Serra, Redenção da Serra e São Luiz do Paraitinga. Nós fomos em busca de outra importante parceria, com a Iára Carvalho, proprietária do Jornal Diário de Taubaté.

Eu me lembro, que o Bonani disse que tínhamos de aproveitar o momento e, a partir daí comecei a escrever a 1ª edição do nosso Jornal. Também me lembro que liguei pro Lu, Luciano Lobato, diagramar o Jornal, mas como estávamos entre o Natal e Fim de Ano, ele não pode atender a nossa necessidade. O Bonani já tinha me falado sobre um amigo dele, que sabia diagramar e já tinha mostrado ser bom e que era gente fi na. Esse terceiro é Diego Anastácio, que veio para fechar a parceria e perpetuação do Jornal 4Cidades, que todos os sábados está nas mãos dos moradores de Lagoinha, Natividade, Redenção e São Luiz do Paraitinga.

Se no momento que o Bonani me apresentou o projeto, se na hora que o apresentamos pro Diego, não houvesse uma simbiose, e todos nós tivéssemos aproveitado o bom momento, hoje não estaríamos indo para a 7ª Edição deste jornal que veio pra fi car.

expediente

Figuras de Redenção

Todos gostam de saber de seus antepassados. Quem foi seu bisa-vô? O que ele fazia? O avô, o pai, um parente mais velho!

São nossos ídolos.

Por Paulo Pereira

Estamos abrindo espaço a todos que quiserem publicar seus artigos, contos, histórias e curiosidades das suas cidades. Os interessados podem enviar os textos para o endereço eletrônico [email protected]. Estamos criando meios para que as pessoas também possam entregar seus textos escritos. O Jornal pretende abrir escritórios nas quatro cidades para melhor atender a municipalidade e a população de Lagoinha, Natividade da Serra, Redenção da Serra e São Luiz do Paraitinga.

Jornal 4Cidades – Parceria entre o Jornal Diário de Taubaté e GRAMVAP Grupo de Administração e Marketing do Vale do Paraíba. Endereço da Sede: Rua Marquês do Herval, 246, Centro, Taubaté- SP.

Distribuição: Lagoinha – Natividade da Serra – Redenção da Serra – São Luiz do Paraitinga

Jornalista Responsável:Oswaldo Ramos Junior -MTB nº 34088Corpo Jurídico: Drº Robson Fernando BarbosaOAB nº 178089Diagramação: Diego Anastácio Colunista: Paulo PereiraContato Publicitário: (12) 9133.9447 / (12) 8118.5011Contato: (12) 3621-4679 / (12) 9133-9447

[email protected]

Curta nossa página no facebookhttp://www.facebook.com/JornalquatroCidades

Pág. 3

Acontece

Ingressos antecipados com desconto, até dia 19/02, às 21hR$ 10,00 – Para trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo matriculado no Sesc e dependentes.R$ 20,00 – Para usuário matriculado no Sesc e dependentes, aposentado, pessoa com mais de 60 anos, pes-soa com deficiência, estudante e professor da rede pública com comprovante.

MARTINHO DA VILA É ATRAÇÃO NO SESC TAUBATÉ

SESC TAUBATÉ APRESENTA TEATRO INFANTIL NESTE DOMINGO

Em meio à progra-mação especial, o Sesc Taubaté recebe, dia 20, às 21h, o espetáculo musi-cal “Martinho da Vila, O Melhor do Carnaval”.

Especialmente conce-bido para o Sesc, o show “Martinho da Vila, O Melhor do Carnaval” é o primeiro show do can-

tor totalmente dedicado ao Carnaval, com uma seleção dos melhores sambas enredo, frevos e marchinhas. O repertó-rio selecionado pelo pró-prio Martinho da Vila irá resgatar pérolas do Can-cioneiro Brasileiro, como Pierrot Apaixonado e Bandeira Branca, e os

sambas enredo que mais fizeram sucesso nas últi-mas décadas e também, o samba enredo da Escola Vila Isabel 2013, de auto-ria do cantor em parce-ria com Arlindo Cruz e Tunico Ferreira. O show faz parte do Projeto Le-gítimos Brasileiros que trabalha com dois ícones

da cultura brasileira que despertam a curiosidade, o interesse o estudo e a pesquisa, mas acima de tudo a paixão: o samba e o futebol, dois Legítimos Brasileiros!

Os ingressos são limi-tados.

O Sesc Taubaté traz a apresentação da peça infantil A Família Sujo, com Grupo Cuidado que Mancha de Porto Alegre – RS, no dia 17 de fever-eiro, às 11h. A atuação conta a história de uma família que não se es-mera na limpeza, que não gosta muito de banho ou qualquer outro tipo de limpeza. O espetáculo faz parte do projeto Arte aos Domingos, que traz ao público infantil uma programação diversifica-da que utiliza linguagens como teatro e circo.

A apresentação é gratuita e está em novo horário: Dia 17, às 11h.

A Família Sujo com Grupo Cuidado que Mancha Sesc Taubaté: Avenida Milton de Alva-renga Peixoto, 1264, Es-planada Santa Terezinha. Informações: 3634-4000. Horário de Funciona-mento:Terça a sexta, das 8h às 21h30Sábados, domingos e fe-riados, das 9h15 às 17h45Samantha AzambujaCoordenação de Comu-nicação / Atendimento12.3634.4052 / 12.8855.4689Vivian GasperottoEstagiária de Comuni-cação12.3634.4021

O Sesc Taubaté leva para cinco cidades da região a Caravana es-portiva de Judô, com o medalhista Leandro Guilheiro, nos dias 19 e 20 de fevereiro. O atleta ministra durante a Cara-vana uma clínica espor-tiva com exercícios e fundamentos do Judô e

conversa com o público sobre sua carreira.

No dia 19, a Caravana estará nas cidades de Cruzeiro, Lorena e Tau-baté. E no dia 20, percor-rerá Guaratinguetá e Pin-damonhangaba.

A atividade é gratuita. Confira os horários e lo-cais em cada cidade:

JUDOCA LEANDRO GUILHEIRO PARTICIPA DE CARAVANA ESPORTIVA DO SESC TAUBATÉ* Dia 19 9h – CruzeiroESEFIC – Escola Superior de Educação Física de Cruzeiro Ginásio Zé da BolaR. Dr. João Rodrigues Sobrinho, 191 – Vila Celestina15h – LorenaClube Comercial de LorenaR. Pedro Prudente, s/n – Centro 19h30 – TaubatéSesc TaubatéAvenida Milton de Alvarenga

Peixoto, 1264 – Esplanada Santa Terezinha

* Dia 209h – GuaratinguetáItaguará Country ClubePraça Treze de maio, 90 – Pe-dregulho 15h – PindamonhangabaCentro Esportivo João Carlos de Oliveira – João do PuloR. Eng. Orlando Drumond Murgel, 493 – Pq. São Domingos

Pág. 4

LAGOINHA

O prefeito de La-

goinha Zé Galvão (PSDB) disse que está sendo ela-borado o Projeto de Lei que fará a reestruturação do quadro de funcioná-rios da Prefeitura Muni-cipal. O Departamento Jurídico está estudando a questão, mas, certa é a necessidade de criar car-gos para médicos, enfer-meiras, psicopedagogo e fonoaudióloga.

Segundo Zé Galvão, Lagoinha está necessitan-do de médico plantonista, cardiologista e geriátri-co e o estudo está sendo

feito com base na Lei de Responsabilidade Fiscal. “Temos que ver a folha de pagamento. A contrata-ção de um psicopedagogo e de uma fonoaudióloga será para a área da Edu-cação”, disse o prefeito.

As demais áreas que precisam de funcionários serão atendidas por meio do Concurso Público rea-lizado pela administração passada que ainda está vigorando. “Nós vamos chamar as pessoas que passaram no Concur-so Público, conforme as necessidades”, disse Zé Galvão lembrando que

no próximo domingo, dia 17/02/3013, será realiza-do o Concurso Público para uma vaga de pro-fessor (a) de Educação Artística. As inscrições já se encerraram. Zé Gal-vão disse que o Carnaval em Lagoinha transcor-reu sem incidentes e que o único problema fora as chuvas. “As chuvas es-tragaram as Estradas e destelhou a antiga Escola Arco Ires, que já está sen-do reformada e, depois de conclusas as obras, no local funcionará o Centro Cultural do município”, disse o prefeito.

Prefeitura de Lagoinha criará cargos para a área da Saúde

A vereadora reeleita Ana Lúcia Olivei-

ra Dias (PSDB), disse que nesta legislatura seus tra-balhos continuarão volta-dos para legalidade, para a ética e pela moralidade dentro do serviço públi-co. “Entendo ser uma das funções primordiais de um vereador, a fiscaliza-ção dos gastos públicos, tanto do Executivo quan-to da Câmara municipal, com o objetivo de que todos consigam com-preender que o dinheiro público precisa ser gasto com muito zelo, pois é di-nheiro de todos”, disse a

vereadora. Segundo Ana Lúcia, sua prioridade será trabalhar em prol do mu-nicípio, somando forças com o Executivo e de-mais vereadores. “Como já fiz na outra gestão vou priorizar o trabalho por Lagoinha e juntos ire-mos atrás de recursos por emendas parlamentares e pelo Governo Federal”, disse a vereadora, frisan-do que todas as áreas do município merecem mui-ta atenção.

No primeiro pleito (2009/2012) a vereadora apresentou Projetos de Lei nas áreas de Esporte, Educação e Funcionalis-mo Público. “Percebo que é preciso melhorar ain-da mais a qualidade na educação em nosso mu-nicípio, a qual já é con-siderada de bom nível, mas a todo tempo ações são necessárias para dar apoio aos profissionais da educação, aos pais e, principalmente, aos alu-nos”, disse a vereadora.

A Câmara Munici-pal de Lagoinha aprovou com oito votos favoráveis e uma abstenção, a Ata da 1ª e 2ª Sessões Extra-ordinárias, realizadas no dia 21 de janeiro de 2013. Também foram constituí-das as Comissões de Jus-tiça e Finanças as quais tem a seguinte composi-ção: Comissão de Justiça: Presidente- Tiago Magno de Oliveira (PTB), Se-cretário- Relson Apare-cido Coelho dos Santos (DEM) e Membro- Wal-

demar José Ribeiro (PR). A Comissão de Finanças: Presidente- Jorge Luiz Ribeiro (PPS), Secretá-rio- João Evangelista de Souza (PSDB), Membro- José Valdemir Monteiro (DEM).

Também foram apro-vados por unanimida-de os requerimentos: nº 01/2013 e 02/2013. O nº 01 é de autoria do vere-ador Jorge Luiz Ribeiro (PPS), que solicita in-formação do Executivo sobre a contratação de terceiros, e o período de

vigência dos serviços de transporte de alunos das redes Municipal e Estadu-al de Ensino e se os veícu-los e motoristas contrata-dos atendem ao disposto na Legislação Federal e Estadual, no que se refere ao transporte escolar.

O nº 02 de autoria do vereador Jorge Luiz Ri-beiro (PPS), solicita do Presidente da Câmara, que seja constituída uma Comissão Especial, para o acompanhamento dos trabalhos realizados pelo Executivo municipal, re-ferente à contratação de terceiros para realização do transporte de alunos da rede de ensino Muni-cipal e Estadual de ensi-no do município. Os dois requerimentos foram as-sinado pelos vereadores: Relson Aparecido Coelho dos Santos (DEM), Tiago Magno de Oliveira (PTB) José Valdemir Monteiro (DEM) e Waldemar Jose Ribeiro (PR).

Vereadora Ana Lúcia continuará tra-balhando pela legalidade e pela ética

Câmara de Lagoinha elege membros das Comissões de Justiça e Finanças

Pág. 5

NATIVIDADE DA SERRA

C om previsão de

quitar as principais dívi-das da prefeitura de Na-tividade da Serra até o próximo mês, o prefeito Dito Carlos (PSDB) dis-se que fará duas ações emergências: uma para consertar as ambulâncias e caminhões e outra, para amenizar pontos críticos das Estradas do Municí-pio. Segundo o prefeito, os munícipes estão com dificuldades de desloca-mento devido ao estado das Estradas. “O mês de janeiro e fevereiro choveu muito. Num dia a Estra-da tá boa e no outro já tá ruim”, disse Dito Carlos referindo-se aos mil qui-lômetros de Estradas.

Além das ações emer-genciais, o Departamento Jurídico da prefeitura está preparando a reestrutura-ção do quadro de funcio-nários do Executivo. “Nós

vamos ter de criar alguns cargos. Atualmente não temos fiscal de postura e esse é um dos cargos que teremos de criar”, expli-cou o prefeito.

Dito Carlos também esclareceu que o fecha-mento de bares, lancho-netes e bailes terem de encerrar suas atividades às 2 horas da manhã foi por determinação Judi-cial, num acordo entre juiz e promotor. “Nosso Carnaval não teve proble-mas, foi tudo tranquilo” contou o prefeito.

O prefeito também adiantou que a Câmara Municipal de Natividade da Serra aprovou quarta-feira passada, o convênio que fará o novo tratamen-to de esgoto da cidade. “Ainda neste mês assi-naremos o convênio que tem previsão de investi-mento de mais de dois milhões de reais”, disse.

Colocando a casa em ordem

A Câmara Muni-cipal de Natividade da Serra aprovou por una-nimidade o Projeto nº 603/2013 em Sessão Ex-traordinária realizada no último dia 13, o qual per-mite o Poder Executivo celebrar convênio com o Governo do Estado para que o município de Nati-vidade tenha tratamento de esgoto.

A obra chegará a cida-de por meio do Progra-ma Água Limpa, criado

pelo Governo do Estado em ação conjunta com a Secretaria Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, DAEE (Depar-tamento de Águas e Ener-gia Elétrica) e Secretaria Estadual de Saúde, execu-tado em parceria com as Prefeituras. O convênio deverá ser assinado ainda neste mês.

O Programa visa im-plantar sistemas de trata-mento de esgotos, prefe-rencialmente por lagoas de estabilização, em mu-

nicípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp e que despe-jam seus efluentes ‘in na-tura’ nos córregos e rios locais.

A segunda Sessão Or-dinária da Câmara foi realizada ontem, mas até o fechamento dessa ma-téria, período da tarde de quinta-feira, só foi possí-vel apurar que as discus-sões seriam sobre reque-rimentos.

Sessão Extraordinária aprova Programa Água Limpa em Natividade

Pág. 6

ReDenÇÃo DA SeRRA

A visita do prefei-

to de Redenção da Ser-ra Nequinho (PMDB) a Brasília no final de janei-ro no Encontro Nacional de Prefeitas e Prefeitos, rendeu bons frutos para o município. Em nota emitida no Diário Oficial da União, terça-feira dia 5, confere que o prefeito ganhou do Ministério do Desenvolvimento Agrá-rio, uma Retroescavadei-ra que beneficiará a po-pulação da cidade e zona rural. Não há uma data para que o equipamen-to chegue a Redenção da Serra.

Nequinho disse ao Jornal 4Cidades, que o ‘Redenção Folia, o Car-

naval da Família’, foi um sucesso de público, de Marchinhas Carnava-lescas, de Segurança, de tranquilidade e de ale-gria. Foram 19 Blocos que animaram os cinco dias de Carnaval da cida-de. Segundo Nequinho o Carnaval de 2013 supe-rou as expectativas de pú-blico no município, uma vez que este ano mais de 40 mil foliões compare-ceram durante os cinco dias do evento. Os blo-cos foram animados ao som da banda Jacú da Roça que de cima do trio elétrico fizeram a festa pelo circuito carnavales-co da cidade, tocando as marchinhas dos 19 blo-cos que desfilaram neste

ano. “Quero agradecer a Banda Jacú da Roça que animou todas as noites do Carnaval, aos funcio-nários da Prefeitura que trabalharam dia e noite para realização dessa Fes-ta, aos representantes dos Blocos, aos moradores de Redenção que parti-ciparam os cinco dias de folia e aos nossos visitan-tes”, ressaltou Nequinho.Além do trio elétrico, a folia também foi coman-dada por uma banda no palco da Praça, que tocou durante as cinco noites, e duas matinês. Um dos atrativos encontrados na cidade durante o carnaval é o banho de espuma, que fez a alegria dos foliões de todas as idades.

Nequinho anuncia que Redenção da Serra ganhou uma retroescavadeira

O vereador de Re-denção da Serra Antonio Carlos Freitas Nogueira (DEM), popularmente conhecido como Toninho Careca, reeleito por qua-tro mandatos, presidente da Câmara (2010/2012), prefeito por 41 dias por Ordem Judicial, disse ao Jornal 4Cidades que irá trabalhar nas áreas de Educação, Saúde, Espor-te, Cultura e demais se-tores, apoiando Projetos

que visem o bem da po-pulação e infraestrutura de Redenção da Serra. “Quero agradecer a Deus, minha família que me apoiou e apoia na minha batalha política desde 1990, aos amigos e a po-pulação de Redenção da Serra que confiaram em meu trabalho mais uma vez!” Até o momento o vereador não apresentou nenhuma propositura, mas deixou claro que as divergências políticas das

eleições estão no passado. “Os três meses de eleição já acabou, e os lados po-líticos espero que tenham sido deixados de lado, nós vereadores e prefeito devemos trabalhar jun-tos para o bem do povo redencense. Tudo que for de melhor para nossa po-pulação estarei junto! De-vemos trabalhar todos, poder legislativo, executi-vo e população para uma Redenção melhor”, disse o vereador.

Vereador Toninho Careca diz que é hora de unir Câmara e Prefeitura

Pág. 7

SÃo LUIZ Do PARAItInGA

O prefeito Alex Torres (PR), em clima de grande euforia após o su-cesso do Carnaval, o pri-meiro realizado em seu mandato, destacou em suas avaliações iniciais, o comprometimento e a dedicação das equipes responsáveis pela logísti-ca que apoiou os 150 mil foliões que superlotaram as ruas e Praças da cida-de na 33ª edição do Car-naval de Marchinhas. “A dedicação, o empenho e a garra dos funcionários da Prefeitura, aliado ao forte apoio da Policia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, das em-presas contratadas para Segurança, Zona Azul, Som, montagem de pal-cos e também dos mora-dores, apoiadores e pa-

trocinadores do Carnaval foram decisivos para o êxito alcançado durante os cinco dias de Carnaval em nossa cidade”, decla-rou Alex Torres.

Alex Torres conta que em seu primeiro Carna-val como Chefe do Exe-cutivo, ele procurou es-tar presente em todos os locais e, em quase todos os eventos, para poder observar, avaliar, criticar e buscar ações corretivas e melhorias para o apri-moramento nas próximas edições do Carnaval.

O Chefe do Executivo ainda destacou as dificul-dades previstas e a deter-minação e coragem para enfrentar e superá-las. “Cidades mais estrutura-das e com mais recursos que a nossa, optaram por não realizar o Carnaval,

pelo pouco tempo das novas administrações. No nosso caso, a tradição e a historia do nosso Car-naval, exigia uma atuação forte, corajosa e determi-nada”, disse o prefeito.

Alex Torres conta que sabia do grande público que viria participar do Carnaval de São Luiz e, não poderíamos decep-cionar essas pessoas, me-nos ainda os munícipes. “Nos próximos dias, fa-remos uma série de reu-niões de avaliação com as diversas equipes partici-pantes do Carnaval, para discutir os acertos e as principais falhas, objeti-vando buscar alternativas para aprimorar as futuras edições de um dos mais tradicionais Carnaval de Marchinhas de nosso país”, concluiu o prefeito.

Alex destaca que dedicação das equipes garantiu sucesso do carnaval

E m seu segundo

mandato á frente do Le-gislativo de São Luiz do Paraitinga, o vereador Luiz Roberto Antunes (PPS), alem do atendi-mento geral das deman-das da população, elegeu o segmento dos idosos, como uma de suas prio-ridades. “Numa cidade como a nossa, vejo de for-ma triste muitos idosos. O dia todo nas janelas de suas casas, sem terem

acesso á atividades que com certeza fariam muito bem ao seu estado físico e mental, garantindo mais saúde á todos”, informou o vereador.

Luiz Antunes pre-tende através de parce-rias e articulações junto ao Executivo, conseguir uma Sede ou um espaço físico para que membros da 3ª idade possam reali-zar encontros, jogos, dan-ças, artesanatos e ainda realizarem cursos e ativi-

dades artísticas. O vere-ador finaliza a entrevista concedida á reportagem do Jornal 4Cidades, in-formando: “Sei das difi-culdades, mas pretendo abraçar essa causa, alem das outras que já fazem parte do meu dia-a-dia e, se Deus quiser, vamos conseguir até um local para que o pessoal da 3ª idade possa praticar hi-droginástica”, concluiu o vereador.

Vereador Roberto quer maior apoio aos idosos

Pág. 8

cÂMARAS MUnIcIPAIS

A s principais carac-

terísticas de um parreiral doméstico são o cultivo das videiras em áreas re-duzidas, a necessidade de um planejamento mais simplificado e o destino da produção para o con-sumo da própria família produtora. Os melhores terrenos para o plantio de um parreiral domésti-co são às áreas mais frias, pois as baixas temperatu-ras auxiliam no bom de-senvolvimento dos frutos.

Segundo o pesquisa-dor Samar Velho da Sil-veira, da Embrapa Uva e Vinho, de Bento Gonçal-ves, no Rio Grande do Sul, as variedades de videiras mais recomendadas para o cultivo são as de mesa comum, as ditas america-

nas, tais como a Niágara Branca e Rosada, a Isabel e a Concord. Cuidados na escolha das mudas e do sistema de condu-ção também são funda-mentais para o sucesso do cultivo. Além disso, o solo precisa receber o tratamento adequando “é importante que quatro meses antes do plantio se realize uma análise do solo, para verificar os ní-veis de Ph, macro e micro nutrientes e dessa forma, com uma orientação de um engenheiro agrôno-mo, realizar a adubação para a correção destes níveis”, ressalta o pesqui-sador. É importante que sejam escolhidas mudas de viveiros conceitua-dos e que as mudas se-jam de raízes nuas com

no mínimo três raízes. O agricultor deve adotar o sistema de latada que favorece o crescimento horizontal. No inverno, a planta deve ter uma poda racional para evitar o sombreamento. Questões referentes ao tamanho da cova são importantes de serem observados. Em solos argilosos as covas devem ter 60 cm de lar-gura por 60 de altura por 60 de profundidade. Em solos arenosos podem ser menores e se deve usar o sistema de 30 x 30 x 30. Outra recomendação é o cuidado com o trato da muda logo após o plantio. Elas devem ser irrigadas e receber uma taquara a fim de que a muda seja orientada a crescer na vertical.

Plantação de uva domésticaOr ientações de como faz er uma plantação de uva doméstica

A Câmara Munici-pal de Redenção da Ser-ra aprovou no último dia 11 de janeiro de 2013, em sua primeira Sessão Ordinária, nove requeri-mentos (do nº 01 ao 05 e, do nº 10 ao 13), oito apre-sentados só com a assina-tura do vereador Jucimar Ferreira da Silva (PR) e um, assinado por ele e pelo vereador Antonio Carlos Freitas Nogueira (DEM), conhecido como Toninho Careca. 99% dos requerimentos solicitam do Poder Executivo, ex-plicações sobre as dividas e demais gastos, inclusive cópia da despesa empe-

nhada com acordo extra-judicial entre a Prefeitura e a ex-funcionária Ângela Claudia Pereira Santos. O requerimento assina-do pelos dois vereadores faz a seguinte solicitação ao Executivo: Os nomes dos proprietários de taxi; tipo de carro, ano dos ve-ículos e se todos eles têm inscrição na Prefeitura como taxistas. Segundo o prefeito de Redenção da Serra Nequinho (PMDB), os requerimentos da pri-meira Sessão da Câmara, já estão sendo avaliados pelo Departamento Ju-rídico e demais Setores. Porém o prefeito já está agilizando toda docu-

mentação requerida pelos vereadores para respon-der antes do prazo. Após o recebimento, a prefei-tura tem prazo de 15 dias para responder os ques-tionamentos.

Na Sessão do próximo dia 18, serão votados oito requerimentos (do nº 06 aos 09 e do nº 14 a 18), todos assinados pelos ve-readores Daniel Apareci-do Pereira (PSDB) e Ge-raldo Aparecido da Silva (PSDB), conhecido como Paçoquinha, sendo três com questionamentos sobre o ex-prefeito João Carlos Fonseca e os de-mais, sobre a atual admi-nistração do Executivo.

Primeira Sessão da Câmara de Redenção aprova nove requerimentos