Edição Online de Agosto de 2014

13
CALOUROS E VETERANOS SEJAM BEMVINDOS À CRUZEIRO DO SUL SUCESSO! Trabalhamos por uma Universidade sempre melhor para você! Conquista: Mestranda de Astrofísica é aceita em escola do Vaticano Ano VI – Nº 54 AGOSTO/2014

description

Edição de Agosto de 2014 do Jornal online da Universidade Cruzeiro do Sul.

Transcript of Edição Online de Agosto de 2014

Page 1: Edição Online de Agosto de 2014

CALOUROS E VETERANOS SEJAM BEMVINDOS À CRUZEIRO DO SUL

SUCESSO!Trabalhamos por uma Universidade sempre melhor para você!

Conquista: Mestranda de Astrofísica é aceita em escola do Vaticano

Ano VI – Nº 54AGOSTO/2014

Page 2: Edição Online de Agosto de 2014

Em Cartaz - Vida Acadêmica - Ano VI - Nº 54 - agosto/20142

SUCESSO!

O novo semestre letivo já começou e para que você saiba como melhor utilizar e usufruir de algumas ferramentas úteis, listamos al-

gumas facilidades que servirão de apoio durante sua vida acadêmica:

Calouros e Veteranos sejam bem-vindosà Cruzeiro do Sul!

• Portal Cruzeiro do Sul: De qualquer utili-tário conectado à internet, você tem acesso a notícias, informações e serviços de maneira rápida e prática. O link “Área do Aluno” permite o acesso a: notas, faltas, calendário de provas, 2ª via do boleto bancário etc., garantindo um acompanhamento detalhado de suas ativida-des acadêmicas. Acesse: www.cruzeirodosul.edu.br.

• Manual do Aluno: Como será o calendário de aulas? Como funciona o processo de ava-liação? Essas e outras informações úteis para o seu dia a dia, você encontrará detalhadas no Manual do Aluno 2014, disponível na Área do Aluno.

• CAA On-line: Você pode abrir diversos pro-cessos e solicitar a emissão de declarações, entre outros, além de consultar informações sobre sua vida fi nanceira e acadêmica, com mais comodidade.

• Biblioteca: possibilita livre acesso ao acervo, disponibilizando estrutura moderna e bem equipada, além do acervo eletrônico. Funcio-na de 2ª a 6ª, das 8h às 22h30, e, aos sábados, das 8h às 16h.• SMS: Ao manter o seu celular atualizado >

Área do Aluno > Dados Cadastrais > Atualiza-ção de Dados, você receberá avisos e informa-ções importantes sobre assuntos pertinentes ao seu curso e sua rotina acadêmica.

• Redes Sociais: Você pode seguir a Cruzeiro do Sul no Facebook, Twitter, Youtube, Insta-gram e LinkedIn. Nelas são divulgadas as notí-cias da Instituição, do mercado, avisos e fotos de eventos.

• Em Cartaz: em alguns murais da Universi-dade e também pelo nosso site você pode conferir as principais notícias e eventos do mês.

• Wireless: A Cruzeiro do Sul conta com o sis-tema wireless, que permite o acesso à internet em seu notebook ou celular pessoal, em pon-tos estratégicos como: área de convivência e biblioteca.

Vida Acadêmica

Page 3: Edição Online de Agosto de 2014

News UNICID - Vida Acadêmica - Ano V - Nº 87 - maio/2014

Trabalhamos por uma Universidade sempre melhor para você!

Ano VI - Nº 54 - agosto/2014 - Vida Acadêmica - Em Cartaz 3

Docente na Cruzeiro do Sul desde 2007, a Prof.ª Ms. Helba Carvalho assumiu a coordenação do curso de Letras da

Instituição.

“Receber a proposta para coordenar o curso foi muito gratifi cante, pois se trata de um reconhe-cimento de meu trabalho, durante os três anos em que estive como coordenadora adjunta, e de grande responsabilidade, de continuar o legado de excelência construído durante os 15 anos de gestão da Profa. Magalí Sparano”, afi r-ma a docente.

A professora é doutoranda em Língua Portu-guesa e Filologia, mestre em Literatura Brasilei-ra, graduada em Língua Portuguesa, licenciada em Língua Portuguesa e bacharel em Comu-

Novidade: Curso de Letrastem nova Coordenadora

nicação Social. Faz parte do Grupo de estudos “Da Retorica à Estilística”, liderado pela Profa. Dra. Guaraciaba Micheletti e, também, desenvolve pesquisa em estilística discursiva sobre poesia e contos modernos e contemporâneos.

InfraestruturaConcluída a otimização das salas de aten-dimento aos alunos EAD.

Trabalhamos por uma Universidade sempre melhor para você!

A Cruzeiro do Sul preza pelo bem-estar e conforto de todos os seus alunos. Por isso, vem realizando uma série de

melhorias e investimentos para oferecer am-bientes agradáveis e que atendam às neces-sidades de seus acadêmicos. Assim, vamos compartilhar com você, alu-no, alguns desses progressos.

Page 4: Edição Online de Agosto de 2014

Trabalho de ex-aluno foi tema de redação do Enem

Em Cartaz - Vida Acadêmica - Ano VI - Nº 54 - agosto/20144

Jéssica Reis Kitamura, aluna do Mestrado em Astrofísica e Física Computacional e orien-tada pela Profa. Dra. Lucimara Martins, foi

aceita para aprimorar seus estudos na Escola de Verão 2014 do Observatório do Vaticano, uma das escolas internacionais para estudantes de Pós-graduação mais importantes do mundo.

A mestranda estudou por um mês no castelo de verão do Papa Francisco, na Itália, e ao fi nal do cur-so, com os demais estudantes selecionados (fo-ram apenas 25 no mundo todo), ganhou o privilé-gio de ser parabenizada pessoalmente pelo Papa.

“Esta foi a primeira turma da escola a ser recebida por ele. Foi uma verdadeira honra. Além disso, du-

Um dos textos do ex-aluno do curso de Psicologia, Rafael de la Torre Oliveira, embasou o tema da prova de redação do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino

Médio), intitulado “Trilha da Costura: Flexibilidade Laboral ou Escravidão”.

Hoje, Rafael é Psicólogo e especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde do Estado de São Paulo. Parabéns ao egresso pela a qualidade e relevância do material desenvolvido.

Conquista: Mestranda de Astrofísicaé aceita em escola no Vaticano

rante o curso, que foi sobre galáxias, tive a oportu-nidade de aprimorar conhecimentos com professo-res renomados na sociedade astronômica e percebi que o conteúdo foi bem relacionado ao que apren-di durante o curso na Cruzeiro do Sul”, declarou Jéssica.

Page 5: Edição Online de Agosto de 2014

Dê o seu voto para a Cruzeiro do Sul no Prêmio Cabelos&Cia 2014

Laboratório de Física Teórica e Computacional recebe pesquisador estrangeiro

Ano VI - Nº 54 - agosto/2014 - Vida Acadêmica - Em Cartaz 5

O Laboratório de Física Teórica e Computa-cional (LFTC) fi rmou acordo internacional com o departamento de Física da Univer-

sidade Estadual da Carolina do Norte (NCSU), por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Em maio, após visita de docentes da Cruzeiro do Sul à universidade estrangeira, teve início o desenvolvimento do projeto intitulado “Light-cone phenomenology of generalized parton distribuition functions”, sob coordenação do Prof. Dr. João Pacheco B. C. de Melo, Professor Titular e Coordenador do LFTC, e o Prof. Dr. Chueng R. Ji, Diretor de Programas de Pós-graduação na NCSU.

Por conta disso, em julho, o Prof. C. Ji e dois estu-dantes de doutorado da NCSU, Murat An e Ziyue Li, estiveram no LFTC trabalhando na pesquisa.

FIES: FACILIDADE QUE NÃO IMPACTA NO SEU BOLSO!

FINANCIE ATÉ 100% DAS MENSALIDADES COM A MENOR TAXA DO MERCADO! ESTA ECONOMIA POSSIBILITA QUE VOCÊ DÊ UM UP EM SEU CURRÍCULO E FAÇA UM CURSO

DE LÍNGUAS OU INTERCÂMBIO, POR EXEMPLO.

• SOLICITE EM QUALQUER PERÍODO DO ANO.

ESSA É A SUA OPORTUNIDADE!

WWW. .COM.BR

Baixe o leitor de QR Code no seu smartphone

s

A Universidade Cruzeiro do Sul foi indicada ao 5º Prêmio

Cabelos&Cia 2014, maior premia-ção do segmento beleza profi ssio-nal, na categoria de Melhor Escola /Academia / Universidade.

Em 2013 a Universidade venceu o Prêmio. Contamos com o seu voto para repetir o feito em 2014.

Para dar o seu voto acesse:premiocabelos.editorasegmento.com.br.

Page 6: Edição Online de Agosto de 2014

Estão abertas até 30/9 as inscrições para o Programa Ciência Sem Fronteiras, do Governo Federal. Para participar basta

acessar www.cruzeirodosul.edu.br, clicar em Notícias e seguir as instruções.

O que você está esperando?

Núcleo de Enfermagem ofereceserviço gratuito à comunidade

Em Cartaz - Fique por dentro - Ano VI - Nº 54 - agosto/20146

Ganhe o Mundo!

Fique por dentro

Que tal fazer umcurso no exterior?

O Núcleo Clínico de Enfermagem da Cru-zeiro do Sul oferece avaliação e trata-mento gratuito de feridas a toda comuni-

dade. Para usufruir do serviço não é necessário apresentar encaminhamento ou receita médica.

Os atendimentos serão realizados nos Núcleos dos campi Anália Franco (subsolo do prédio Lui-za) e Liberdade (5º andar Bloco B - sala 508). Os pacientes que precisarem receberão todo tipo de material para a realização e troca do curativo também em casa, como gaze estéril, álcool 70%, luva de procedimento, placas, entre outros.

Os interessados devem agendar horário pelos telefones 2672-6246/ 3385-3011.

Page 7: Edição Online de Agosto de 2014

Cruzeiro do Sul na9ª Feira do Guia do Estudante: de 29 a 31/8

A programação conta com atividades interativas, que serão desenvolvidas nos estandes por alunos e professo-

res, como: evento completo da Era Vitoria-na com degustação (Gastronomia, Eventos e História), estacionamento vertical e au-tomação residencial (Engenharia Elétrica), manipulação magistral de cápsulas (Far-mácia), atendimento clínico e simulação de atendimento a vítimas de acidentes (Enfer-magem), show de reações químicas (Quí-mica), minicircuito de treino propriocepti-vo (Fisioterapia), demonstração de alimentos e compostos bioativos (Nutrição), júri simulado de caso histórico (Direito) e aplicativo Android da Universidade (Ciências da Computação).

Participe do Seminário Políticase Práticas sociais com famílias

Ano VI - Nº 54 - agosto/2014 - Fique por dentro - Em Cartaz 7

O Programa de Mestrado em Polí-ticas Sociais da Cruzeiro do Sul realizará no dia 26/9, das 8h às

17h, no Auditório da UNICID, o Semi-nário “Políticas e Práticas Sociais com Famílias: desafi os para a efetivação de direitos”.

Estão convidados a participar profi ssionais de áreas relacionadas à proteção social de crianças, adolescentes e famílias, estudantes das áreas das ciências humanas e sociais (Graduação e Pós-graduação), e demais interessados.

A proposta é apresentar e debater re-sultados de três pesquisas desenvolvi-das pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas

De 29 a 31/8, mais uma vez a Cruzeiro do Sul marcará presença na 9ª Feira do Guia do Estudante, no Expo Center Norte, em São Paulo.

A entrada na Feira é gratuita e as inscrições podem ser realizadas em www.feiraguiadoes-tudante.com.br. Avise aos amigos e familiares!

sobre Políticas e Práticas Sociais com Famílias (NEPPSF), articuladas ao pro-jeto “Práticas sociais com famílias e acesso a direitos: a efetividade da Política de Assistência Social na interface com a Justiça da Infân-cia e da Juventude”. Investimento: R$ 20,00 – estu-dantes (vagas limitadas a 30% dos participantes).R$ 40,00 (profi ssionais de to-das as áreas e demais inte-ressados).

Confi ra a programação e inscreva-se emwww.cruzeirodosul.edu.br

Sociais com adas ao pro-famílias e dade da cial na a Infân-

estu-30%

to-e-

Page 8: Edição Online de Agosto de 2014

Dias: 28 e 29/11Local: Universidade Cidade de São Paulo - UNICIDInscrição e regulamento:www.conic-semesp.org.brDúvidas e informações:[email protected] / (11) 2069-4416.

Se você é Educador, estudante de Peda-gogia, Psicologia, gestor ou coordena-dor pedagógico, venha participar do

Encontro Internacional de Educação e In-clusão para aprimorar seus conhecimentos e trocar experiências com pesquisadores internacionais de diferentes contextos cul-turais.

O Encontro será realizado de 29 a 31/10, no campus Anália Franco. Para inscrições, acesse www.cruzeirodosul.edu.br/pos.

Em Cartaz - Fique por dentro - Ano VI - Nº 54 - agosto/20148

Chegou a hora de estimular sua produção científi ca! Estão abertas as inscrições para o 14º Congresso Nacional de Iniciação Científi ca – CONIC-SEMESP.

Vem aí o EncontroInternacional sobreEducação e Inclusão

Inscreva o seuprojeto no14º CONIC-SEMESP

No dia 1/11, o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática realizará o evento comemorativo “10 anos do Programa de

Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática: contribuições da pesquisa para o ensino”.

Destinado exclusivamente a alunos e egressos, a programação oferecerá palestras, mesas-re-dondas e exposição de banners com autoria de docentes, alunos e egressos.

Veja como participar!Data: 01/11/2014Horário: das 8h às 17h Local: Rua Galvão Bueno, 868 - São Paulo/SP - campus LiberdadeInscrições de participantes e trabalhos:acesse www.cruzeirodosul.edu.br/pos.Informações: 3385-3015

Venha comemorar os 10 anos do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Page 9: Edição Online de Agosto de 2014

Ano VI - Nº 54 - agosto/2014 - Acontece - Em Cartaz 9

O professor Gustavo Lanfranchi, do Mes-trado em Astrofísica, concedeu diversas entrevistas à imprensa para falar sobre o

fenômeno Perigeu lunar/Lua gigante, ocorrido em agosto. Entre as principais publicações, po-demos citar Revista Galileu, Veja.com e Info Exa-me, entre outras.

Docente de Astrofísica concede entrevista para veículos de comunicação

Acontece

De 14 a 19/7, a Reitora Prof.ª Dr.ª Sueli Cristina Marquezi apresentou o trabalho “Aspectos Composicio-

nais da Sentença Judicial: as sequências textuais e o plano de texto”, durante o XVII Congresso Internacional da Associa-ção de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL), realizado na Universidade Federal de Paraíba, em João Pessoa – PB.

Durante o evento, foram apresentados e discutidos diferentes trabalhos científi -cos de Linguística e Filologia. Estiveram presentes pesquisadores (docentes e alunos) da área.

Reitora apresenta trabalho emimportante evento na área da Linguística

Docentes do Mestrado de Políticas Sociais lançam livro

As professoras doutoras Dirce Koga, Dalva Aze-vedo De Gois e Eunice

Terezinha Fávero, do Mestrado de Políticas Sociais, acabam de lançar o livro Serviço Social e Temas Sociojurídicos – Debates e Experiências – 2014, pela Edi-tora Lumen.

Com a participação de outros autores, a publi-cação aborda temas do dia a dia de trabalho dos assistentes sociais e de outros profi ssionais que atu-am em diferentes espaços sócio-ocupacionais da área sociojurídica e traz também debates que emer-giram de estudos e/ou experiências profi ssionais, contribuindo com subsídios para a prática profi ssio-nal cotidiana e para a formação e pesquisa na área.

Page 10: Edição Online de Agosto de 2014

Em Cartaz - Fique por dentro - Ano VI - Nº 54 - agosto/201410

Que tal fazer o seu curso de graduação com tranquilidade e sem comprometer o seu orçamento? Aproveite, o Prouni (Programa Universidade para Todos – do Governo Federal) abriu inscrição para as bolsas remanescentes, que variam de 50% a 100%.

InscriçãoPodem se candidatar: aqueles que se inscreveram no ProUni e não tiveram turmas formadas, professores da rede pública e interessados que ainda não fi zeram a inscrição no Programa.Onde se inscrever: acesse http://siteprouni.mec.gov.br/Prazos: até 7/9 para o estudante não matriculado no curso da instituição em que deseja se inscrever ou até 1/12 para o aluno já matriculado.

Critérios de participaçãoPara obter a bolsa de estudo, deverão preencher os critérios de renda e ter obtido no mínimo 450 pontos em qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010. Não poderão ter zerado a redação.

Preenchimento das vagasO preenchimento das bolsas é feito por ordem de inscrição. Após manifestar o interesse no site, o can-didato tem dois dias para comparecer à Instituição e comprovar as informações prestadas. Caso o es-tudante não compareça, a mesma voltará a ser oferecida pelo sistema.

ImportanteO bolsista parcial poderá utilizar o Fundo de Financiamen-to Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade. No caso dos professores, é dispensada a comprovação de renda e a participação no Enem.

PROUNI ABRE INSCRIÇÃOPARA BOLSAS REMANESCENTESAPROVEITE! As vagas serão ocupadas por ordem de inscrição.

Page 11: Edição Online de Agosto de 2014

MEC reconhece Curso deArquitetura e Urbanismo da UNICID

A organização didático-pedagógica, o corpo docente e a infraestrutura da Instituição foram algumas das dimensões avaliadas de forma totalmente satisfatórias.

Curso de Engenharia Mecânicada UNIFRAN participará do CONEN 2014

Durante o Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, alunos e ex-alunos do curso farão apresentação oral de trabalhos desenvolvidos.

Professor de Ciências Biológicasdo Módulo publica artigo científi co

O Prof. Marcus Rodrigues da Costa, de Ciências Biológicas publicou o artigo “Composição e estrutura da comunidade de peixes em duas praias sob o mesmo tipo de pressão antrópica, litoral de São Paulo, Brasil”, na revista BioScience.

UDF realiza o 4º Congresso de Pesquisae Iniciação Científi ca e o 2º Encontro de Iniciaçãoem Desenvolvimento Tecnológico e Inovação

O evento, que será realizado nos dias 30 e 31/10, contará com apresentações orais, ofi cinas, exposição de pôsteres e mesa-redonda.

Campus Virtual em MinutosNesta edição, você conhece quem está na linha de frente do EAD

da Universidade: os tutores. No quadro Aconteceu, detalhes sobre o convênio entre o Campus Virtual e a Universidade peruana San Luiz Gonzaga de Ica. E, ainda, conhece um pouco mais sobre o curso de Filosofi a EAD. Confi ra www.youtube.com/cruzeirovirtual

Ano VI - Nº 54 - agosto/2014 - Cruzeiro do Sul Educacional - Em Cartaz 11

Cruzeiro do Sul Educacional

Page 12: Edição Online de Agosto de 2014

acruzeirodosul instagram.com/unicidonline

11

3

Uma honra receber a visita do Prof. Chueng R. Ji, diretor de programas de Pós-graduação da NCSU, no campus Liberdade. O Prof. Chueng está desenvol-vendo pesquisa junto ao Laboratório de Física Teórica e Computacional, Coorde-nado pelo Prof. João Pacheco. #Universi-dadeCruzeirodoSul

Manhã foi bem tranquila no campus Liberdade. #universidadeCruzeirodoSul

Em Cartaz - Instagam - Ano VI - Nº 54 - agosto/201412

Page 13: Edição Online de Agosto de 2014

Em Cartaz é uma publicação destinada aos alunos da Universidade Cruzeiro do Sul. Produção: Gerência de Marketing & Comunicação da Cruzeiro do Sul Educacional. Coordenação Editorial: Priscilla Freire. Edição e Redação: Carolina Cezar. Redação: Luciana Carla Allves e Ludmila Piatek. Diagramação: Cido Pereira. As reproduções podem ser feitas, desde que citada a fonte. As matérias assinadas não refl etem necessariamente a opinião deste jornal.

www.cruzeirodosul.edu.br [email protected]