Edição Set./Out. 2011

32
CRMDF discute situação da Rede Suplementar com operadoras e representantes de sociedades médicas Orgão de divulgação do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal www.crmdf.org.br - [email protected] Revista Ano IX nº 5 set./out. de 2011 ISSN 1807-7285 CINQUENTENÁRIO DO CRMDF Edição Especial

description

Edição Set./Out. 2011

Transcript of Edição Set./Out. 2011

Page 1: Edição Set./Out. 2011

CRMDF discute situação da Rede Suplementar com operadoras e representantes de sociedades médicas

Orgão de divulgação do ConselhoRegional de Medicina do Distrito Federalwww.crmdf.org.br - [email protected] Revista

Ano IX nº 5 set./out. de 2011ISSN 1807-7285

CINQUENTENÁRIO DO CRMDFE d i ç ã o E s p e c i a l

Page 2: Edição Set./Out. 2011

Job: AndreJun -- Empresa: Eugenio -- Arquivo: 25643-077-POLITEC-LIFE-REV-RORUM-CRM-210x280_pag001.pdfRegistro: 63969 -- Data: 17:53:44 11/01/2012

Page 3: Edição Set./Out. 2011

ExpedienteÉtica RevistaISSN 1807-7285Ano IX, n.º 5,set/out., 2011Órgão oficial de divulgação do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal

Diretor responsávelAntônio Carvalho da Silva - [email protected]

Conselho EditorialAlexandre Morales Castillo OlmedoAlexandre Cordeiro Duarte XavierAntônio Carvalho da SilvaDimitri Gabriel HomarEdna Márcia XavierIran Augusto Gonçalves Cardoso

Jornalista responsável - Viviane C. Viana - RP 3081 / SJP DFEditoração eletrônica - Cartaz Publicidade Arte e diagramação - Marcelo Rubartelly Foto da capa: Rey SampaioFotolitos e impressão - Azul Editora e Indústria Gráfica Ltda.Periodicidade - BimestralTiragem - 10.000 exemplares

CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DO DFDiretoriaPresidente - Dr. Iran Augusto Gonçalves CardosoVice-Presidente - Dr. Dimitri Gabriel Homar1.º Secretário - Dr. Farid Buitrago Sánchez2.º secretário - Dra. Josélia Lima NunesTesoureiro - Dr. Ricardo Theotônio Nunes de Andrade.

Departamento de Fiscalização Dr. Alexandre Cordeiro Duarte XavierDr. Ely José de AguiarDr. Marcela Augusta Montandon GonçalvesDr. Gustavo Bernardes (Suplente)

CorregedoriaDr. Alexandre Morales Castillo OlmedoDr. Antônio Carvalho da SilvaDr. Denise Prado de AlvarengaDr. Procópio Miguel dos Santos

OuvidoriaDr. Antonio Carvalho da Silva

Conselheiros ALAN ANTUNES PINTOALEX FABIANE CASTANHEIRA ALEXANDRE CORDEIRO DUARTE XAVIER ALEXANDRE MORALES CASTILLO OLMEDO ANTONIO CARVALHO DA SILVA CAMILO DE LELIS DE MELO CHAVES JUNIOR DANILO LIMA TORRESDAVI CELSO DE SOUZA CRUZ RODRIGUES DENISE PRADO DE ALVARENGA DIMITRI GABRIEL HOMAR EDNA MARCIA XAVIERELY JOSE DE AGUIARFABIO ZANFORLIN BUISSA FARID BUITRAGO SANCHEZFELIPE DIAS MACIEL DINIZGERIVAL AIRES NEGRE FILHOGUSTAVO BERNARDESICARO ALVES ALCANTARAIRAN AUGUSTO GONCALVES CARDOSOJAIME MIRANDA PARCAJAIR SHIGUEKI YAMAMOTOJOSE DA SILVA RODRIGUES DE OLIVEIRAJOSE NAVA RODRIGUES NETO JOSE RICARDO SIMOES JOSELIA LIMA NUNESLEONARDO RODOVALHO LEONILDA MARION LUCIA ELMARA MARTINS PARCA LUIZ ANTONIO RODRIGUES AGUILA MARCELA AUGUSTA MONTANDON GONCALVES MARCELO SALOMAO ROXO MARCIO SALOMAO ROXOMARCOS GUTEMBERG FIALHO DA COSTA MARIA DA CONCEICAO PINTO CORREA ALVESMIRZA MARIA MOREIRA RAMALHO GOMESPROCOPIO MIGUEL DOS SANTOSRENATO ALVES TEIXEIRA LIMARIAN PASCOAL CAMPELO RICARDO THEOTONIO NUNES DE ANDRADEROBERTO DE AZEVEDO NOGUEIRA ROGERIO NOBREGA RODRIGUES PEREIRATATIANA MIRANDA LEITE DE SIQUEIRA

Conselho Regional de Medicina do Distrito FederalSRTVS Quadra 701 – Centro Empresarial Assis Chateaubriand, Bloco II, 3.º andar, salas 301-314, Brasília-DF- CEP 70340-906 Tel.: (61) 3322-0001 Fax: (61) 3226-1312E-mail: [email protected]

Publicação de interesse cultural e distribuição gratuita. Permitida a reprodução total ou parcial dos textos, desde que seja citada a fonte. As matérias e os artigos assinados não refletem, necessariamente, a opinião da diretoria do CRM-DF. Os artigos para a Ética Revista devem ser enviados para o endereço do CRM-DF ([email protected]) ou para o endereço eletrônico da instituição ([email protected]). Caberá ao Conselho Editorial aprovar a publicação. A Ética Revista adota as normas oficiais do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, da ABNT, do INMETRO e as normas de Vancouver (bibliografias).

Palavra do Presidente ......................................................................................................2oPinião do Conselheiro ...................................................................................................3artigo - a força do marketing Pessoal ..........................................................................7Crmdf Promove Curso de ÉtiCa mÉdiCa ................................................................... 25rePresentantes do Crmdf reCebem título de moção da Câmara legislativa ....... 27notas .............................................................................................................................. 28

Sumário

9

15

5

11

artigo alexandre Castillo

Câmara legislativa

Presta homenagem

Pelos 50 anos do Crmdf

23Crmdf entrega Cestas básiCas aos moradores do sol nasCente

Caminhada reúne mÉdiCos no Parque da Cidade

Crmdf Comemora 50 anos Com festa em grande estilo

19mÉdiCos Com mais de 50 anos de atividade reCebem homenagem

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Page 4: Edição Set./Out. 2011

2

Palavra do Presidente

Dr. Iran Augusto Gonçalves Cardoso

Presidente do CRMDF

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Com esta edição comemorativa, brindamos os 50 anos do nosso Conselho...

E o fazemos com alegria incontida por termos tido a opor-tunidade e o privilégio de aqui estar, à frente desta importante au-tarquia — que sempre nos uniu e irmanou — no momento em que atingimos um elevado estágio de coerência e harmonia, jamais vista entre nós.

Na semana dedicada ao médico, realizamos atividades diversas, tais como uma caminhada no parque da cidade, a participação na solenidade prestada ao CRMDF pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, o grande baile comemorativo, que contou com cerca de 1,8 mil médicos e familiares e, finalmente, a merecida homenagem feita aos médicos jubilares, pelos seus 50 anos de formados.

Mas, apesar dessas amenidades, não descuramos de nossas prer-rogativas na defesa dos interesses da Classe Médica regional. De nossa parte, tem sido diuturna e permanente a luta por uma Medi-cina Pública e Suplementar de qualidade.

Sabemos que população do Distrito Federal não suporta mais o estado deplorável que atingimos e que não aceita a inércia de quantos não assumem os seus papéis na defesa dos interesses da comunidade.

Por esses objetivos aqui viemos e, enquanto aqui permanecer-mos, estaremos na vanguarda por direitos que se tornaram im-prescindíveis e inadiáveis e por esses iremos até o extremo dos nossos limites.

É isso que queremos!

Palavra do

Presidente

Page 5: Edição Set./Out. 2011

3

Opinião do Conselheiro

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Senhoras e senhores... Deca-nos da Medicina Brasileira. Honrados com a distinção de

homenageá-los, com a simplicidade de nossas modestas palavras, o fa-zemos com a irrecusável e prazerosa sensação de quem tem uma oportu-nidade única de se dirigir a tão sele-to universo de ilustres colegas.

Há longínquos cinquenta anos, en-tão jovens profissionais, os senhores inegavelmente constituíam o esteio de um Brasil renovado de esperanças.

Vivíamos os anos sessenta, com todo o charme da bossa nova.

Da nossa revolução industrial.Dos “cinquenta anos em cinco”

do saudoso presidente da república, Doutor Juscelino Kubitschek de Oli-veira, também médico como todos nós, cuja memória reverenciamos neste instante.

A ele este memorial é, com justi-ça, devotado.

Também vivíamos a euforia da inauguração de Brasília, a Capital do Brasil e, ainda, a emoção do nas-cimento do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal, que tantos e tão relevantes serviços tem prestado à Capital Federal.

Quantas coisas memoráveis, quan-tos desafios e responsabilidades para essa geração de brasileiros e brasilei-ras, constituída pelos senhores.

Foi nesse contexto, que os senho-res e senhoras, verdadeiros — “Ca-valeiros da Esperança” — deram os primeiros passos em direção a con-cretização da pujante Medicina Bra-sileira que hoje se pratica.

Mas, apesar da grande energia despendida e dos incontáveis avan-ços, temos que reconhecer que, cer-tamente, a utopia da vitória da vida sobre a morte continua a ser a pro-fundidade abissal intransponível — o desafio que nos instiga e avassala.

Aos Médicos

Por isso mesmo, humildemente, devemos reconhecer que seria por demais pretensioso de nossa par-te — enquanto seres biológicos — querermos inverter essa inexorável ordem limitante, que nos faz que-dar diante do implacável ciclo natu-ral da vida.

A este ponto, gostaria de chamar a atenção, senhoras e senhores, ca-ríssimos colegas, para ressaltar que o hercúleo trabalho desenvolvido por um médico, apesar do impor-tante e valoroso reconhecimento da sociedade brasileira, não encon-tra guarida aos olhos dos nossos mandatários de ontem, de hoje e, quiçá, de sempre.

Saímos de uma economia basica-mente rural, praticada até a metade do século passado e adentramos na era industrial e capitalista, que faz do Brasil de hoje a sexta potência econômica mundial.

JubilaresDiscurso proferido por ocasião da entrega do Mérito Médico aos jubilares de 2011

Page 6: Edição Set./Out. 2011

4

Opinião do Conselheiro

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Entretanto, se eventuais benes-ses para cá vieram, certamente, es-sas não nos contemplaram.

Vivemos dias difíceis. Lutamos pelo reconhecimento

em lei, em pleno Século XXI, de uma das mais antigas profissões da humanidade — a Medicina, prati-cada por Hipócrates e pelo apóstolo Lucas, cujo 18 de outubro — dia do médico, também lhe é dedicado.

Não é inoportuno lembrar que na esquadra de Cabral, que aqui aportou, já havia médicos.

Para nascer, estudar, praticar es-portes, ingressar no mercado de trabalho, adquirir a CNH, aposen-tar e até morrer, é necessário um atestado ou uma certidão assinada por médico.

Mas, é inacreditável: nossa pro-fissão não é reconhecida, nós a exercemos irregularmente!

Em um país onde vigora o pleno Estado Democrático de Direito, nós estamos inseridos em sua sociedade, ilegalmente, após mais de quinhen-tos anos de nossa existência política no cenário mundial das nações.

Não há lei que nos reconheça profissionalmente, apesar de termos que referendar todas as atividades de que a sociedade brasileira neces-sita, como dissemos há pouco.

Quanta incoerência — distin-tos colegas — somos forçados a admitir!

Se hoje temos os nossos ór-gãos representativos de classe a lutar, diuturnamente, por essa conquista, o que poderão dizer os senhores que nunca receberam apoio semelhante?

Que, durante toda a vossa exis-tência profissional, sofreram cin-quenta anos de discriminação?

A atividade privada não nos ga-rante a subsistência, uma vez que poucos podem pagar os nossos serviços.

O Sistema de Saúde Suplemen-tar, com seus contratos leoninos e tabelas defasadas, usurpa os nos-sos honorários, interfere na nossa autonomia e se locupleta a custa de médicos e usuários.

O Governo não demonstra qual-quer celeridade na estruturação da Carreira de Estado para os médicos do Sistema Único de Saúde.

Tampouco está motivado em aplicar a C B H P M como referên-cia, para pagar condignamente os procedimentos clínicos ou cirúrgi-cos no SUS.

Daí, a nossa indagação?Se, somos órfãos do Governo, es-

poliados pelas operadoras de saúde, desdenhados pela Agência Nacional de Saúde, perseguidos pela Secre-taria de Direito Econômico e, além de tudo, não temos a profissão re-conhecida, a quem nos resta apelar?

Parece-nos que só nos resta à Providência Divina!

Felizmente, vivemos um momen-to ímpar no plano político profissio-nal, a integração das nossas entida-des de classe (CFM e seus regionais, AMB e Fenam) engajadas, como jamais estiveram, no processo de valorização e reconhecimento do importante papel do médico na sociedade brasileira.

Já é um alento!Queridos amigos e amigas, re-

conhecidos pelo relevante papel desempenhado pela plêiade de mé-dicos de notório saber, que os se-nhores e senhoras representam.

Agradecidos pela inestimável con-tribuição que os conhecimentos e a

dedicação dos senhores e senhoras trouxeram ao pleno exercício da Me-dicina no Distrito Federal e alhures.

Felizes com a oportunidade de dirigir-lhes nossa mensagem de feli-citações — encerramos essas poucas palavras, com as quais o CRMDF vos homenageia — reconhecendo com justiça o valoroso papel que cada um de vós desempenhou nesses cin-quenta anos de vida profissional, de-dicados à Comunidade Brasiliense.

Também estendemos os nossos parabéns as vossas dignas famílias, cientes de que sem o seu apoio, a missão de cada um teria sido muito mais árdua.

Muito obrigado.

Antonio Carvalho da Silva

é médico formado pela Universidade de

Brasília;“fellowship nell’Universitá degli

Studi di Roma - La “Sapienza” - Itália;

Fellowship nell’Istituto di Anestesiologia e

Rianimazione della Facoltá di Medicina e

Chirurgia Agostino Gemelli dell’Universitá

Cattolica del Sacro Cuore, di Roma – Itália;

Doutor em Oftalmologia pela Universidade

de São Paulo – FMRP; Conselheiro Regional

e Diretor da Ética Revista do CRMDF.

E-mail: [email protected]

Page 7: Edição Set./Out. 2011

Ética é um ramo multidiscipli-nar do conhecimento huma-no, é um conceito que pode

ser entendido através de várias áre-as do saber, em especial através do estudo da conduta social.

Um ser humano tem a formação de seu comportamento através da expressão de seu conteúdo moral, que é seu entendimento e sensibili-dade acerca das coisas da vida.

No panorama social, as convic-ções morais se encontram através do diálogo e do convívio, onde cada ser encontra no outro carac-terísticas comportamentais ago-nistas e antagônicas em relação às suas. Isso cria uma discussão acer-ca do que seria certo ou errado, ou do que seria socialmente adequa-do ou não. Assim se estabelece o padrão comportamental.

Artigo

5

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Por Dr. Alexandre Castillo

Ética empresarial

Page 8: Edição Set./Out. 2011

O médico, que é norteado por suas regras, se depara com gestores de

operadoras de planos saúde que não são

profissionais de Medicina e que dessa

forma possuem entendimentos

diversos dos seus acerca da prestação

desses serviços.

6

Artigo

Alexandre Castillo é Doutorando em

Bioética pela Faculdade de Medicina da

Universidade do Porto, em Portugal;

é medico pela Universidade Federal do

Triângulo Mineiro; advogado pela Facul-

dade de Direito do Centro Universitário

de Brasília; corregedor e ex-presidente

do Conselho Regional de Medicina do

Distrito Federal.

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Essa normatização que nasce do entendimento entre as dife-rentes convicções morais é a éti-ca, e a positivação dessa ética cria um normativo, o código de ética.

A complexidade dessa situação se torna evidente quando, em um mesmo convívio, normativos se confrontam nos aspectos que lhe são particulares, e a ética do profis-sional entra em conflito com a ética empresarial, aquela que estabelece a forma como uma empresa fun-ciona. Isso ocorre por intermédio de seu administrador, que organiza os recursos que envolvem a presta-ção dos seus serviços.

Nesse particular é marcante o conflito de interesses que ocorre em relação á exploração do tra-balho em Medicina. O médico, que é norteado por suas regras, se depara com gestores de ope-radoras de planos saúde que não são profissionais de Medicina e que dessa forma possuem enten-dimentos diversos dos seus acer-ca da prestação desses serviços. Isso cria um confronto que traz de um lado o prestador de servi-ços e de outro um administrador

que muitas vezes sequer possui comprometimento com um nor-mativo ético.

A ética empresarial deveria asse-melhar-se à ética profissional, mas na prática isso não ocorre, pois esta primeira trata de uma área do em-preendimento cujos praticantes, muitas vezes, não estão sujeitos a um estatuto profissional formal-mente regulamentado. Cada orga-nização estabelece o seu compor-tamento através das manifestações sociais envolvidas em suas culturas. A empresa visa o lucro enquanto o médico tem o compromisso com o bem estar de seus pacientes.

Um desafio que temos nes-se início de século é a conquista do respeito entre operadoras de planos de saúde e profissionais prestadores de serviços. Os mé-dicos não podem ficar reféns dos planos de saúde, numa política primeva, onde o mais forte repri-me o mais fraco. A incorporação a cultura de um país da prática da união da classe como responsabi-lidade social é fator decisivo para o desenvolvimento e qualidade de vida de todos nós.

Page 9: Edição Set./Out. 2011

Minos era o rei de Cre-ta, na Grécia. Este, antes de se tornar rei,

tentou enganar o deus Posei-don, sacrificando um touro comum no lugar de um belo touro branco que sairia do mar. Poseidon, para se vingar, fez com que a esposa de Minos se apaixonasse pelo belo touro branco, e dessa paixão nasceria o Minotauro, com corpo de ho-mem e cabeça e cauda de tou-ro. Minos, com medo do terrí-vel animal, contratou Dédalo, o maior artesão da antiguidade,

para construir algo que pudes-se conter o Minotauro. Dédalo idealizou e construiu um belo e complicado labirinto na cidade de Cnossos, em Creta. O rei pas-sou a cobrar tributo da cidade de Atenas – sete rapazes e sete

donzelas para alimentar aquela terrível criatura.

Já conhecemos o final dessa história: Teseu — um forte e belo

rapaz — ofereceu-se como uma das vítimas, mas esta-va decidido a matar o Mi-notauro. Ariadne, a filha do rei Minos, apaixonou-se

pelo herói e resolveu ajudá-lo, entregando-lhe um novelo de lã para que, no momento da saída do labirinto, não se perdesse na-quele emaranhado de caminhos. Usando uma espada mágica que ganhara de Ariadne, Teseu conse-

A força do Marketing pessoal

Ilust

raçã

o so

bre

imag

em d

e D

édal

o e

Ícar

o de

Ant

onio

Can

ova

7

Artigo

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Page 10: Edição Set./Out. 2011

Artigo

8

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

guiu matar aquela terrível e peri-gosa criatura, e, de quebra, sal-vou algumas pessoas que ainda estavam vivas, perdidas dentro do labirinto.

Demonstrado que o labirinto não era intransponível, Dédalo e seu filho Ícaro foram coloca-dos em uma ilha-prisão, à beira do mar, por determinação do rei Minos. O velho artesão construiu dois pares de asas para que ele e seu filho Ícaro pudessem esca-par daquela ilha. Ícaro, por des-cumprir as determinações de seu pai, voou muito alto, e a cera que prendia suas asas derreteu com o calor do sol vindo a se espatifar sobre os rochedos.

O desfecho fatal de Ícaro me lembra o que ocorre com a maio-ria dos cupins subterrâneos, que constroem imensas galerias no solo — e se movimentam nesses túneis com desenvoltura. Acon-tece, porém, que, no processo de formação de novas colônias, eles fazem uma revoada, e ganham dois pares de asas para, no perío-do entre agosto e dezembro, mi-grarem para lugares distantes, em busca de locais para instalação de novos ninhos, a partir de uma rai-nha. No ninho, a rainha põe mi-

lhares de ovos todos os dias e o processo se reinicia.

Acontece que grande par-te dos cupins aproveita as asas para empreender voos impos-síveis e a maioria, fascinada e ofuscada com as luzes das cida-des, fica dando voltas em torno das lâmpadas, onde a quase to-talidade se espatifa no solo, tal qual Ícaro, sem que algo de pro-dutivo tenha realizado.

Quem de nós já ouviu falar de Dédalo, o maior de todos os ar-tesãos da Grécia antiga? Ao con-trário, Ícaro teve seu nome asso-ciado ao romantismo dos voos argonáuticos, quase impossíveis, conquistas heróicas e espaços a serem conquistados. Milhões de pessoas e muitas empresas usam o seu nome. Em toda a minha vida não conheci uma só pessoa com o nome de Dédalo.

Luiz Eduardo Vitti e Mauro Schweizer em O desafio de re-alizar a estratégia corporativa enfatizam: “Uma boa ideia não é aquela que simplesmente voa alto, mas sim a que possui trem de pouso para poder aterrar em seu destino”.

A força do marketing pessoal materializa-se em Ícaro.

Evaldo Alves de Oliveira

Médico Pediatra, sócio correspondente

do Instituto Histórico e Geográfico do RN

Uma boa ideia não é aquela que

simplesmente voa alto, mas

sim a que possui trem

de pouso para poder aterrar em

seu destino

Page 11: Edição Set./Out. 2011

9

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

O respeitável trabalho de-senvolvido pelo Conse-lho Regional de Medicina

(CRMDF) e os resultados positivos alcançados pela autarquia na ca-pital federal, ao longo de meio século de atividades, motivaram a deputada distrital Liliane Roriz a realizar uma Sessão Solene. A parlamentar e diversos outros de-putados prestaram homenagens ao progresso do CRM, responsá-vel por coordenar, auxiliar e regu-lamentar toda a classe médica do Distrito Federal. “Os conselheiros lutam há décadas para melhorar a saúde dos nossos cidadãos.

Além de registrar os médicos, o CRM zela por todos os pacien-tes. Coloco-me à disposição para apoiá-los”, afirmou Liliane.

O Secretário Adjunto da Se-cretaria de Saúde e Conselheiro Federal de Medicina, Elias Fernan-do Miziara, esteve presente na solenidade e disse estar honrado em poder homenagear o CRMDF. Parabenizou ainda o ofício desen-volvido por todos os médicos do DF. O vice-presidente da Associa-ção Médica Brasileira (AMB), José Luiz Dantas, também compôs a mesa de autoridades. Em seu dis-curso, ressaltou que “os 50 anos

de trabalho pela ética na Medici-na é muito relevante”. Citou ainda sobre a importância da aprovação do plano de carreira médica, da Emenda 29 e da degradação do Sistema Único de Saúde (SUS), o que dificulta ainda mais o exercí-cio médico.

O presidente do Conselho Re-gional de Medicina, Iran Augusto Cardoso, agradeceu a homena-gem oferecida pela deputada Li-liane e por todas as mensagens de congratulações dos demais parlamentares da Câmara Legis-lativa. Na ocasião, Iran afirmou que o CRM tem desenvolvido um

Câmara Legislativa presta homenagem pelos 50 anos do CRMDFCentenas de convidados prestigiaram a sessão solene dedicada ao cinquentenário do Conselho de Medicina do Distrito Federal. Na ocasião, médicos também receberam títulos de moção.

Rey

Sam

paio

Page 12: Edição Set./Out. 2011

10

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

trabalho profícuo, o que resultou em diversas conquistas duran-te os três anos da nova gestão. “Além de supervisionar o cumpri-mento da ética na Medicina, dis-ciplinamos e julgamos também o exercício profissional do médico. Realizamos um diagnóstico do Sistema Público e Particular de Saúde no Distrito Federal. Como prova disso, realizamos mais de 1.500 fiscalizações, no período de janeiro de 2010 a junho de 2011”, destacou. Acrescentou ainda que grande parte desses relatórios foi encaminhado à Se-cretaria de Saúde, à Ordem de Advogados do Brasil e ao Minis-tério Público.

Iran ressaltou que o CRMDF luta também para manter a qua-lidade da saúde na Rede Suple-mentar. Para isso, foram criadas medidas que dessem fim às in-terferências dos planos de saú-de diante dos atendimentos e procedimentos médicos. Em seu discurso, o presidente agrade-ceu a todos que contribuíram com a história e com o sucesso do Conselho. Ele reconheceu inclusive o empenho dos con-selheiros, que trabalharam com tanta dedicação e competência. Iran agradeceu também o apoio dos médicos, da sociedade, dos parlamentares e dos funcioná-rios do CRMDF, os quais muito

colaboraram com as atividades da autarquia. “Sinto-me honra-do em fazer parte da história do CRMDF”, finalizou.

Mais de 140 médicos receberam títulos de Moção de Louvor

A deputada distrital elogiou o trabalho desempenhado por Iran Cardoso à frente do Conselho de Medicina. “O CRM está muito bem representado. O senhor conhece a estrutura da saúde pública no Dis-trito Federal”, destacou. Por fim, a parlamentar entregou, juntamen-te com os representantes do CR-MDF, títulos de Moção de Louvor para mais de 140 médicos da capi-tal federal.

Plenário da Câmara Legislativa durante a sessão solene. Membros da

diretoria do CRMDF participam da entrega de títulos de louvor aos médicos do DF.

Rey

Sam

paio

Page 13: Edição Set./Out. 2011

11

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Fotos: Rey Sampaio

Caminhada reúne dezenas de médicos no Parque da Cidade

A caminhada no Parque da Cidade registrou o início das comemorações dos

50 anos de atividade do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF). O evento, reali-zado na manhã do dia 09 de ou-tubro, contou com a participação de dezenas de médicos. A estru-tura preparada pelo Conselho foi elogiada por todos os presentes.

Havia, no local, uma grande tenda, cedida pela construtora Caenge, para receber os parti-cipantes. Foi oferecido também água e frutas para reidratar os

convidados. O Laboratório Sa-bin ofereceu também um espaço para aferir a pressão dos médicos e dos demais cidadãos que cami-nhavam no parque.

O presidente do CRMDF, Iran Augusto Cardoso, defende a rea-lização de eventos como esse, que valorizam a qualidade de vida dos médicos e de seus familia-res. “Não há nada melhor do que promover a saúde por meio da prática de excercícios. Viabili-zamos também o reencontro de diversos amigos da classe médi-ca nessa caminhada”, afirmou.

Page 14: Edição Set./Out. 2011

12

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

1. Presidente, Iran Augusto, participa da caminhada e leva filhos, sobrinho e amigos; 2. Médicos na cami-nhada; 3. Dimitri Homar (vice-presidente) ao lado do representante do Acquavilla, um dos mais novos em-preendimentos da CAENGE, patrocinadora do evento.; 4. Dimitri Homar e família; 5. Dimitri Homar, Ricardo Theotônio (tesoureiro) e a deputada distrital Celina Leão ; 6. Iran Augusto (presidente) e Ricardo Theotônio (tesoureiro)

1

3

5

2

4

6

Page 15: Edição Set./Out. 2011

7. Iran Augusto e sobrinho durante a caminhada; 8. Os conselheiros Iran, Ricardo e Alexandre Xavier re-cebem os participantes; 9. Alexandre Xavier e Ricardo Theotônio dão início a caminhada; 10. Membros da diretoria ao lado da funcionária do CRMDF e organizadora do evento, Socorro Ferreira; 11. Médicas e amigas dos conselheiros participam do evento.

7

9

10

8

11

Notícias

13

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Page 16: Edição Set./Out. 2011

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

A solenidade reuniu um nú-mero expressivo de con-vidados, entre médicos,

amigos e familiares, no salão do Clube do Exército, no dia 15 de outubro. Autoridades e gover-nantes compareceram ao evento, como o secretário de Saúde, Rafa-el Barbosa, o presidente da Câma-ra Legislativa, Patrício Sidney e as deputadas distritais Celina Leão e Liliane Roriz. Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OABDF) e de entidadades médi-cas nacionais e regionais também prestigiaram o evento. Membros

do Conselho Federal de Medicina (CFM), do Sindicato dos Médicos (SindMédico) e da Associação Médica Brasileira (AMB) e local (AMBr) estiveram presentes.

De acordo com o presidente do CRMDF, Iran Augusto Cardoso, o sucesso do baile e a participação em massa dos médicos e de auto-ridades no evento é um reflexo do sério e profícuo trabalho desem-penhado pela autarquia ao longo de cinco décadas. “A nossa insti-tuição conseguiu reunir centenas de médicos e representantes de diferentes esferas. Isso demons-

CRMDF comemora seu cinquentenário com festa em grande estiloO Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF) promoveu um baile, com a presença de mais de 1.500 convidados, para celebrar os 50 anos de atividade da autarquia.

14

Fotos: Rey Sampaio

Page 17: Edição Set./Out. 2011

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

tra que o Conselho de Medicina de nossa cidade vem adquirindo prestí-gio e respeito diante da sociedade e dos governantes”. O presidente des-tacou ainda que a atual gestão não poderia deixar de realizar uma festa deste porte para comemorar os 50 anos de história da autarquia. Duran-te todo o mês de outubro, no qual é celebrado o Dia do Médico, ocorre-ram diversas outras solenidades em comemoração ao cinquentenário do órgão.

Os convidados foram recepciona-dos ao som da voz da cantora Marcia Tauil e de uma orquestra de Brasília. Com um repertório variado, a ban-da “Squema Seis” foi a responsável pela animação do restante da fes-ta. Em um determinado momento, os cantores se apresentaram sobre um mini trio-elétrico, o que surpre-endeu todos os presentes. O baile contou com o renomado serviço da Adriana Buffet. A decoração do baile também mereceu destaque, os ar-ranjos de todas as mesas e o hall de entrada do local deram ainda mais requinte ao evento. Na ocasião, fo-ram sorteados Ipads, entre outros brindes. Vale ressaltar que os convi-

Diretoria, conselheiro e Socorro Ferreira, umas das organizadoras, brindam o sucesso da festa

Iran Augusto (pres. do CRMDF) ao lado de sua esposa

Conselheiros agradecem a presença dos convidados na solenidade

dados adquiriram os ingressos após a entrega de cestas-básicas no CR-MDF, o que resultou em centenas de doações. Diferentes entidades, que prestam serviço social à população da baixa renda, foram beneficiadas com os donativos.

15

Farid Buitrago (segundo secretário), o pres. e vice do CRMDF e suas respectivas esposas

Page 18: Edição Set./Out. 2011

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Antonio Carvalho (conselheiro e diretor da Ética Revista) e família

Ely Aguiar (conselheiro) e família

Conselheiros e familiares

Marcela Montandon e Edna Xavier (conselheiras) e amigas

Josélia Lima (primeira secretária) e família

Alexandre Castillo (conselheiro) e seus pais

Gustavo Bernardes (conselheiro) e amigos

José Rodrigues (conselheiro) e sua acompanhante

Dr. Alexandre Xavier (conselheiro), esposa e amigos

Dimitri Homar (vice-presidente) e família

Gutemberg Fialho (Pres. do SindMédico) e esposa

Lairson Vilar (o então presidente da AMBr) ao lado de sua esposa.

16

Page 19: Edição Set./Out. 2011

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Procópio Santos (conselheiro) e família

Edna Xavier (conselheira) e seus pais

Mirza Gomes (conselheira) e família

Ricardo Theotônio (tesoureiro do CRMDF) ao lado de sua esposa

Josélia Lima (primeira secretária) e as esposas do pres. e vice do CRMDF

Rian Campelo, o seu marido e as esposas do pres. e vice do CRMDF

Suzana Estela e Maria das Graças (esposas do pres. e vice do CRMDF), a representante do laboratório SABIN, amigos e familiares

Emens Pereira de Souza (vice-presidente da OAB/DF) e acompanhante

Denise Alvarenga (conselheira) e Suzana Estela (esposa do pres. do CRMDF)

Marcela Montandon (conselheira) ao lado de seu marido

Iran Augusto e Dimitri Homar ao lado de suas respectivas esposas e da deputada Celina Leão

17

Representante do SindMédico e sua acompanhante

Page 20: Edição Set./Out. 2011

18

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Como parte das comemora-ções do cinquentenário do Conselho Regional de Me-

dicina do Distrito Federal (CRMDF), os conselheiros promoveram uma solenidade para entregar honra-rias aos médicos com mais cinco décadas de dedicação à Medicina e que nunca cometeram qualquer infração ética. A homenagem, re-alizada no auditório do Memorial JK, promoveu um encontro espe-cial entre os amigos de jornada médica, que tanto colaboraram com a saúde do Distrito Federal. Os 47 homenageados ficaram

emocionados após o discurso pro-ferido pelos membros do CRMDF.

O presidente da autarquia, Iran Augusto Cardoso, declarou a sua satisfação em homenagear os co-legas que tanto colaboraram com a saúde de Brasília. “Esses ilustres profissionais nos motivam a per-manecer lutando pela defesa da ética na Medicina. Os senhores são exemplos e nos sustentam diante da incansável luta por uma saúde digna e apropriada para o exercí-cio médico”, afirmou. Iran lem-brou ainda que os homenageados persistiram em manter os seus

ofícios, apesar de terem enfrenta-do diferentes obstáculos ao longo suas carreiras.

O nascimento da capital fede-ral e do CRMDF também foram lembrados pelo conselheiro An-tônio Carvalho durante a soleni-dade. Ele reverenciou inclusive o ex-presidente e doutor Juscelino Kubitschek de Oliveira. Em seu admirável discurso, longamente aplaudido, falou ainda sobre a ne-cessidade de se aprovar uma Lei, em pleno séc. XXI, que reconheça a Medicina, profissão considerada uma das mais antigas da humani-

Médicos com mais de meio século de atividade recebem homenagemO CRMDF entregou certificados de mérito ético-profissional e placas condecorativas aos médicos, regularmente inscritos na jurisdição do Distrito Federal, com mais de

50 anos de exercício profissional e com uma conduta médica ilibada.

Fotos: Rey Sampaio

Page 21: Edição Set./Out. 2011

19

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

dade. Falou também sobre o Sis-tema de Saúde Suplementar, que atualmente interfere na autono-mia dos médicos e oferece hono-rários defasados.

Carvalho falou ainda sobre a falta de celeridade do Governo Fe-deral, o qual não aprovou, até o momento, a estruturação da Car-reira de Estado para os médicos

do Sistema Único de Saúde. No entanto, o conselheiro enfatizou que “as entidades de classe (CFM, CRMs, AMB e Fenam) estão enga-jadas, como jamais estiveram, no processo da valorização e do reco-nhecimento do médico na socie-dade brasileira”.

Durante o evento, as autori-dades presentes enalteceram a

atuação do CRMDF. “Congratulo o CRMDF pela iniciativa de home-nagear esses nobres profissionais, que tanto colaboraram com o sis-tema de saúde do Distrito Fede-ral”, afirmou a deputada federal Liliane Roriz. Após a solenidade, os convidados participaram também de um coquetel oferecido pelo Conselho e por patrocinadores.

Iran Augusto (presidente) em seu discurso

Dr. Arnaudo Cunha Campos (homenageado) - representado pelo genro

Dr. Agustin Nieto Rey (homenageado)

Dr. Carlos de Laet Azevedo Braga (homenageado)

Dr. João Eugenio Gonçalves de Medeiros (homenageado)

Page 22: Edição Set./Out. 2011

20

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Dr. Francisco Pinheiro Rocha (homenageado) Dr. José Roberto Castillo Borges (homenageado)

Dr. José Severino de Barros Dias (homenageado)representado pela filha

Dr. Renault Mattos Ribeiro (homenageado)representado pelo filho

Dr. Paulo Ferreira Borges (homenageado)

Dr. Rene Schwengber (homenageado)

Dr. Carlos Torquato da Silva (homenageado) Dr. Dario Alves dos Santos (homenageado)

Page 23: Edição Set./Out. 2011

Notícias

2121

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Dra. Ana Alves Bastos Ribeiro Nogueira (homenageada)

Dra. Aurea Frattini Ramos (homenageada)

Dra. Esmeralda Villar Marques de Sá (homegeada)

Apresentação do selo comemorativo dos 50 anos do CRMDF

Dr. Rochael Ribeiro (homenageado) Dr. Sergio da Cunha Camões (homenageado)

Convidados durante o coquetel

Page 24: Edição Set./Out. 2011

22

ÉTICA Revista - mai./jun. – 2009

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

O presidente Iran Augusto Cardo-so e o tesoureiro Ricardo Theo-tônio do Conselho Regional de

Medicina do Distrito Federal (CRMDF) visitaram, no dia 04 de dezembro, mais de 16 locais e diversas famílias da co-munidade carente do Sol Nascente, si-tuada próximo à Ceilândia. Na ocasião, os conselheiros distribuíram aos mora-dores centenas de cestas básicas, ad-quiridas por meio de doações da classe médica durante as solenidades dos 50 anos do Conselho.

Durante a visita, a população local foi orientada sobre o papel do CRM dian-

te da sociedade e da classe médica. As dificuldades enfrentadas pelos médicos que atuam na Rede Pública de Saúde também foram destacadas. “Verifica-mos, por meio das fiscalizações realiza-das pelo CRMDF, que os hospitais públi-cos estão cada vez mais precários. Esse cenário dificulta a atuação dos médicos e prejudica o atendimento dos pacien-tes”, afirmou Iran Augusto.

Na ocasião, o presidente do Conse-lho enfatizou sobre a necessidade de se implantar postos de saúde, sanea-mento e escolas na região. Com o in-tuito de ajudar a comunidade do Sol

Escolas, centros comunitários e famílias carentes foram beneficiados com as doações. A população da localidade recebeu mais de 300 cestas de alimentos

CRMDF entrega cestas básicas para moradores do Sol Nascente

Page 25: Edição Set./Out. 2011

23

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Nascente, Iran se prontificou em organizar um futuro mutirão de médicos para realizar consultas na área de clínica médica, pediatria, ginecologia e oftalmologia na loca-lidade. Vale ressaltar que a deputa-da distrital Liliane Roriz e o prefeito comunitário daquela região, Edson Batista Lopes, participaram das vi-sitas e auxiliaram os conselheiros ao indicar os locais que mais ne-cessitavam receber cestas-básicas. Diferentes entidades voltadas para os serviços sociais no Distrito Fede-ral também receberam as doações do CRMDF.

Page 26: Edição Set./Out. 2011

24

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

O último curso de ética reuniu aproximadamente 180 médicos residentes.

Todos foram orientados sobre os conceitos éticos, normas e regras de conduta, além de fundamen-tos sobre o exercício da Medicina na sociedade. Promovido gratui-tamente pelo Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF), o curso oferece aos profissionais recém-formados no-ções sobre questões que foram, até então, pouco debatidas. Hou-ve inclusive uma palestra sobre a diferença entre crenças e deve-res. Este último tema foi debati-do na aula inaugural pela reno-mada palestrante Debora Diniz, antropóloga com doutorado na Universidade de Brasília (UnB). Na ocasião, Débora falou sobre a objeção de consciência e o papel social do médico.

As aulas do XXXVIII Curso de Ética Médica foram ministradas

por profissionais renomados, ao longo de todo o mês de setem-bro, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS). Neste período, foram discutidos temas sobre o segredo médico, atestado, bole-tim e prontuário médico, relação com pacientes e familiares, a éti-ca diante das pesquisas em seres humanos, erro médico, entre ou-tros assuntos. Os alunos presen-ciaram também uma simulação de julgamento ético-profissional. Foi realizada ainda uma avaliação sobre todo o conteúdo adminis-trado. Vale ressaltar que o curso ocorre duas vezes por ano e tor-nou-se uma extensão da forma-ção do médico, pois a sua con-clusão tornou-se pré-requisito para o recebimento do certifica-do de residência.

Autoridades, que participaram da aula inaugural, parabenizaram o Conselho pela realização do cur-

so. “A ética é um ponto fundamen-tal no exercício da medicina. Princi-palmente, na relação entre médico e paciente e nas relações interpes-soais”, afirmou o Dr. Renato Silva Melo, assessor geral do Hospital de Base. O conselheiro Procópio Miguel dos Santos, coordenador do evento, afirmou que o CRMDF procura orientar os médicos para que os mesmos não venham co-meter futuras irregularidades pelo simples fato de desconhecerem o Código de Ética Médica. Entre os demais presentes, estava o Dr. Mourad Ibrahim, diretor geral da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), o Dr. Renato Silva Melo, assessor geral do Hospital de Base, o Dr. Antônio Carlos Rodrigues, diretor adjunto do Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Dr. Leonardo Esteves Ramos, presidente da As-sociação Brasiliense de Médicos Residentes (Abramer).

Temas voltados para os direitos e deveres dos profissionais de Medicina foram ministrados durante o curso. Ocorreram também debates à respeito de dilemas relacionadas ao exercício médico.

CRMDF promove novo Curso de Ética Médica

Rey

Sam

paio

Page 27: Edição Set./Out. 2011

25

Notícias

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

A deputada distrital Celina Leão, juntamente com o parlamentar Aylton Go-

mes, promoveram uma solenida-de voltada para o Dia do Médico na Câmara Legislativa. A Sessão Solene, realizada no dia 17 de ou-tubro, prestigiou o presidente do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF), Iran Augusto Cardoso, e o vice-pre-sidente, Dimitri Gabriel Homar. Ambos receberam, na ocasião, um título de Moção de Louvor

como um reconhecimento do trabalho desenvolvido por eles, como médicos e conselheiros no Distrito Federal.

O presidente do Conselho Regional de Medicina, Iran Au-gusto Cardoso, agradeceu a ho-menagem dos parlamentares da Câmara Legislativa. “Sinto-me lisonjeado em receber tão ilustre honraria. Afirmo, nesta ocasião, que sempre mantive uma condu-ta ética à frente do CRMDF e du-rante os meus 35 anos de pedia-

Presidente e vice do CRMDF recebem título de moção da Câmara Legislativa

tria. Sinto-me honrado também pelo reconhecimento dos parla-mentares e da sociedade diante do relevante trabalho exercido no Conselho, órgão este que tem lutado para manter a ética e qualidade na Medicina do Distri-to Federal”, ressaltou. Iran citou ainda que a autarquia havia com-pletado 50 anos de atividade em 2011, momento considerado his-tórico para os conselheiros e para toda a classe médica. Segundo ele, inúmeras conquistas foram

Iran Augusto, presidente do CRMDF, recebe da Deputada Celina Leão o título de moção

Rey

Sam

paio

Page 28: Edição Set./Out. 2011

Notícias

26

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

alcançadas ao longo das últimas cinco décadas.

Dimitri Homar também agra-deceu o recebimento do título de Moção. Bastante emocionan-do, o vice-presidente agradeceu o apoio da sua família, amigos e parentes na formação de sua car-reira médica. Destacou também que a atual gestão da autarquia tem se esforçado para tornar o CRMDF um exemplo para todo o país. “Nos empenhamos para tor-nar mais célere o sistema de fun-cionamento da autarquia. Dedi-camos horas de trabalho para dar andamento nas sindicâncias e nos

processos instaurados. Lutamos diariamente para melhorar a assis-tência médica da população e pela valorização da Medicina, o que in-clui melhores condições de traba-lho, mais autonomia para os mé-dicos, mais investimento na saúde pública e a consolidação de uma carreira de Estado para os médi-cos”, declarou. Homar acrescen-tou ainda que todas as conquistas foram possíveis graças ao trabalho de cada membro do CRMDF e dos seus funcionários. Agradeceu tam-bém o apoio da população, dos médicos, das entidades e dos de-putados distritais.

Dimitri Homar, vice-presidente do CRMDF, ao lado da Deputada Celina Leão, exibe o título de moção

Rey

Sam

paio

Page 29: Edição Set./Out. 2011

Notícias

27

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

houve um protesto semelhante que também apresentou um re-sultado positivo.

Conhecido como “Saúde sem exploração”, o movimento realiza-do no mês de setembro foi orga-nizado pela Comissão Distrital de Honorários Médicos (CDHM) e ad-quiriu ainda mais força com a ade-são das associações de médicos dos hospitais privados e das socie-dades de especialidades médicas. Vale ressaltar que a paralisação não atingiu as urgências e emer-gências dos hospitais privados.

A CDHM é formada pela Asso-ciação Médica de Brasília (AMBr), Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF) e Sin-dMédico. O presidente do CRM defende que é importante neste momento unir a classe médica e a Comissão de Honorários.

AssembleiaMédicos reuniram-se após a

paralisação, em 21 de setembro, no auditório da Associação Mé-dica de Brasília (AMBr). Além de discutirem os resultados do mo-vimento e a criação de um fundo de campanha, os participantes definiram também metas para combater os abusos cometidos pelos seguintes operadoras: As-sefaz, Intermédica e Unimed.

Segundo a assessoria de impren-sa do Sindicato, três novas assem-bleias foram realizadas no mês de outubro. Nesses encontros, foram discutidas ações referentes ao pro-cesso de negociação com as opera-doras de planos de saúde e seguros de saúde.

Foi estabelecido ainda que as assembléias serão realizadas mensalmente.

Médicos suspendem atendimento no Distrito Federal

Médicos da rede de saú-de suplementar do Dis-trito Federal não reali-

zaram atendimento aos usuários dos planos de saúde da Amil, Bradesco Saúde, Golden Cross e Sul América durante todo o dia 21 de setembro. Nesta data, ocorreram protestos em outros Estados contra os baixos honorá-rios oferecidos aos médicos pelas operadoras e contra a interferên-cia dos planos na relação entre os profissionais de Medicina e os seus pacientes.

De acordo com o Sindicato dos Médicos, 80% de adesão dos médicos que atuam na rede su-plementar aderiram à paralisação no Distrito Federal. O movimen-to também obteve sucesso no restante do país. Em 07 de abril de 2011, Dia Mundial da Saúde,

Page 30: Edição Set./Out. 2011

Notas

28

O CRMDF agradece o apoio de todos que contribuíram com a realização das solenidades

em comeração aos 50 anos desta autarquia

ÉTICA Revista - set./out. – 2011

Em comemoração ao cinquentenário do Con-selho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF), a CAENGE ofereceu um almoço para os médicos no Acquavilla Reserva, o mais novo empreendimento da construtora. Além do requin-tado buffet e da bela paisagem existente no local, os convidados foram presenteados também com o sorteio de uma passagem aérea com destino à Paris, com direito a acompanhante.

O evento, realizado no dia 03 de dezembro, en-cerrou as solenidades em comemoração aos 50 anos de atividade do Conselho. A Caenge apoiou também a caminhada dos médicos no Parque da Cidade, promovida em 09 de outubro. O CRMDF contou inclusive com a colaboração da empresa no Grande Baile dos médicos, realizado no Clube do Exército. Em todas as ocasiões, a Caenge teve a oportunidade de expor, por meio de um stand, os benefícios do seu inovador empreendimento, Acquavilla Reserva.

A posse da nova diretoria da Associação Médi-ca de Brasília (AMBr), para o triênio 2011-2014, ocorreu no 18 de outubro, data alusiva ao Dia do Médico. Na ocasião, Lairson Vilar Rabelo, que esteve à frente da AMBr durante seis anos, trans-mitiu o cargo para o seu vice-presidente, Luciano Carvalho de Souza. Na ocasião, os conselheiros do CRMDF, Alexandre Castillo, Edna Xavier e José Rodrigues Nava foram empossados como delega-dos da Associação.

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Rafael Aguiar Barbosa, também esteve presente no evento, além de integrantes de sociedades e lideranças médicas. Entre eles, estavam os representantes da Federação Nacional dos Mé-dicos (Fenam), da Associação Médica Brasileira (AMB), do Conselho Federal de Medicina (CFM), do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), e do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRMDF), na figura de seu presidente Iran Augusto Cardoso.

Caenge oferece almoço para classe médica

Nova diretoria assume AMBr

Foto

s: L

uan

- C

omun

icaç

ão/A

MBr

Edna Xavier, Alexandre Castillo e José Nava (conselheiros) tomam posse como delegados da AMBr.

Foto

s: C

aeng

e

Page 31: Edição Set./Out. 2011

Job: AndreJun -- Empresa: Eugenio -- Arquivo: 25643-077-POLITEC-LIFE-REV-RORUM-CRM-210x280_pag001.pdfRegistro: 63969 -- Data: 17:53:44 11/01/2012

O novo conceito de bairro sustentávelchega a Brasília trazendo uma excelente

oportunidade para você.

Acquavilla Reserva é o novo conceito de bairro sustentável da cidade, com reserva natural cercada

de muito verde, segurança, lazer, tranquilidade e conveniência. Tudo isso a 20 minutos do Park Shopping.E você, médico conveniado ao CRM, já pode garantir sua unidade com tabela diferenciada. Um benefício exclusivo

da parceria entre a CAENGE e o CRM-DF. Aproveite.

www.acquavillareserva.com.br61 3410-0017 | [email protected] loteamento denominado Acquavilla Reserva encontra-se registrado sob o R-2, na matrícula no 161.150, do Cartório de Registro de Imóveis e Tabelionato 1o de Notas da Comarca de Luziânia-GO, em 30/9/2010. Os projetos arquitetônicos dos equipamentos de lazer e portaria serão aprovados nos órgãos competentes, podendo sofrer alterações sem aviso prévio. Imagens ilustrativas

Planejamento e Construção:

25699_043_CAENGE_ACQUAVILLE_An_REV_ETICA_21x28.indd 1 12/15/11 12:38 AM

Page 32: Edição Set./Out. 2011