Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca...

15
Líderes partidários buscam “alternativas para problemas da gestão” JAGUARÉ Ruberci pode ser cassado WWW . PORTALSBN . COM . BR J ORNAL /portalsbn @portalsbn 27 99914-9706 portalsbn #portalsbn Página 4 Página 3 Páginas 7, 8, 9 e 10 LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN • CADERNO ESPECIAL • BR 101 Espírito Santo, de 1° a 15 de Agosto de 2017 Edição 04 Ano I Distribuição Gratuita SÃO MATEUS A administração municipal realizou com sucesso o 29º Forró da Tábua Lascada, resgatando a tradicional festa de Pedro Canário. A organização destacou que 40 mil pessoas curtiram os shows e outras atrações na área ao lado da BR-101. Frisando o incremento na economia local, o prefeito Bruno Araújo agradeceu - taria Municipal de Cultura e Turismo e a união da equipe de governo. Hartung ganha apoio de ministro sobre duplicação LEONARDO NUNES/SECOM-ES Página 5 Página 13 CENAS DO FESTIVAL DE ITAÚNAS Por Alessandra Lemos LUSCIVANIO LOPES E MIDIÃ ALMEIDA/REDE SBN

Transcript of Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca...

Page 1: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Líderes partidários buscam “alternativas para problemas da gestão”

• JAGUARÉRuberci pode ser cassado

W W W.P O R T A L S B N .C O M.B R

JORNAL/portalsbn @portalsbn 27 99914-9706 portalsbn #portalsbn#portalsbn#portalsbn

Página 4

Página 3

Páginas 7, 8, 9 e 10

LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

• CADERNO ESPECIAL• BR 101

Espírito Santo, de 1° a 15 de Agosto de 2017 • Edição 04 • Ano I

DistribuiçãoGratuita

• SÃO MATEUS

A administração municipal realizou com sucesso o 29º Forró da Tábua Lascada, resgatando a tradicional festa de Pedro Canário. A organização destacou que 40 mil pessoas curtiram os shows e outras atrações na área ao lado da BR-101. Frisando o incremento na economia local, o prefeito Bruno Araújo agradeceu

-taria Municipal de Cultura e Turismo e a união da equipe de governo.

Hartung ganha apoio de ministro sobre duplicação

LEONARDO NUNES/SECOM-ES

Página 5

Página 13

CENAS DO FESTIVAL DE ITAÚNAS

Por Alessandra Lemos

LUSCIVANIO LOPES E MIDIÃ ALMEIDA/REDE SBN

Page 2: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Jornal w w w.p o r t a l s b n.c o m.b r Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 201702

MENSAGEM POSITIVA

Conta-se que por volta do ano 250 a.c, na China antiga, um prín-cipe da região norte do País, esta-va às vésperas de ser coroado im-perador. Mas, de acordo com a lei, ele deveria se casar.

Sabendo disso, ele resolveu fazer uma ‘disputa’ entre as mo-ças da corte, ou quem quer que se achasse digna de sua propos-ta. No dia seguinte, o príncipe anunciou que receberia, numa celebração especial, todas as pretendentes e lançaria um de-safio.

Uma velha senhora, serva do palácio há muitos anos, ouvindo os comentários sobre os prepa-rativos, sentiu uma leve tristeza, pois sabia que sua jovem filha nutria um sentimento de pro-fundo amor pelo príncipe.

Ao chegar em casa e relatar o fato à jovem, espantou-se ao sa-ber que ela pretendia ir à celebra-ção, e indagou incrédula:

Minha filha, o que você fará lá? Estarão presentes todas as mais belas e ricas moças da corte. Tire esta ideia insensata da ca-beça! Eu sei que você deve estar sofrendo, mas não torne o sofri-mento uma loucura.

E a filha respondeu: – Não, querida mãe, não estou sofrendo e muito menos louca! Eu sei que jamais poderei ser a escolhida, mas é minha oportunidade de fi-car, pelo menos, alguns momen-tos perto do príncipe. Isto já me torna feliz.

À noite, a jovem chegou ao pa-lácio. Lá estavam, de fato, todas as mais belas moças, com as mais belas roupas, com as mais belas joias e com as mais determinadas intenções.

Então, finalmente, o príncipe anunciou o desafio: – Darei a ca-da uma de vocês, uma semente. Aquela que, dentro de seis meses, me trouxer a mais bela flor será escolhida minha esposa e futura imperatriz da China.

A proposta do príncipe não fugiu às profundas tradições da-quele povo, que valorizava muito a especialidade de ‘cultivar’ algo, sejam costumes, amizades, rela-cionamentos, etc.

O tempo passou e a doce jo-vem, como não tinha muita ha-bilidade nas artes da jardinagem, cuidava com muita paciência e ternura a sua semente, pois sabia que, se a beleza da flores surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.

Passaram-se três meses e na-da surgiu. A jovem tudo tentara, usara de todos os métodos que conhecia, mas nada havia nasci-do.

Dia após dia, ela percebia cada vez mais longe o seu sonho, mas cada vez mais profundo o seu amor. Por fim, os seis meses ha-viam passado e nada havia bro-tado.

Consciente do seu esforço e dedicação, a moça comunicou à sua mãe que, independentemen-te das circunstâncias, retornaria ao palácio na data e hora combi-nadas, pois não pretendia nada além de mais alguns momentos na companhia do príncipe.

Na hora marcada estava lá, com seu vaso vazio, bem co-mo todas as outras pretenden-tes, cada uma com uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores. Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe observa cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, uma a uma, ele anuncia o resultado e indica a be-la jovem como sua futura esposa.

As pessoas presentes tiveram as mais inesperadas reações. Ninguém compreendeu porque ele havia escolhido justamente aquela que nada havia cultivado.

Então, calmamente o príncipe esclareceu: – Esta foi a única que cultivou a flor que a tornou dig-na de se tornar uma imperatriz. A flor da honestidade, pois todas as sementes que entreguei eram estéreis!

A honestidade é como uma flor tecida em fios de luz, que ilu-mina quem a cultiva e espalha claridade ao redor.

Autor desconhecido

A Flor da Honestidade

REDAÇÃO REDE [email protected]

Policiais militares voltaram na quinta-feira (3/08) à residência de Elisângela de Jesus, depois de um ano que estiveram no local. Eles foram confraternizar com a famí-lia o aniversário de Eliza Vitória de Jesus Rodrigues, menina que eles ajudaram no parto em Barra de São Francisco.

No dia 3 de agosto de 2016, por volta das 11h, os sargentos Ander-son Sabará da Silva e Naelson So-dré de Assis, e os soldados Yurie Renato Silva Ferreira e Michel

Dias de Souza estavam na Escola Estadual de Ensino Fundamental, em Vargem Alegre, ministrando palestra.

PARTOInesperadamente eles foram

acionados para prestar auxílio a Elisângela de Jesus. A mulher, que reside no mesmo povoado, estava no sétimo mês de gestação e havia entrado em trabalho de parto. Em casa e sozinha contou com a ajuda dos militares para trazer ao mundo a pequena Eliza.

Os policiais, durante o atendi-mento pré-hospitalar, verificaram

que a placenta havia sido expelida e que a criança, apesar de ter nas-cido prematura e em condições inadequadas, apresentava sinais vitais.

Prontamente, Elisângela foi so-corrida, juntamente com a filha, ao Hospital Doutora Rita de Cássia. Posteriormente foi conduzida a uma unidade hospitalar da Gran-de Vitória, onde permaneceu por aproximadamente dois meses.

Hoje, a pequena Eliza Vitória, apesar de ter nascido antes do tempo normal, leva uma vida sau-dável.

REDAÇÃO REDE [email protected]

A Diretoria de Inteligência (Dint) encerrou no dia 4 deste mês a o 11º Curso Básico de Inteligência de Segurança Pública (CISP). A es-pecialização teve início no dia 24 de julho com 32 participantes.

Dentre os alunos estavam agentes do Sistema de Inteli-gência da Polícia Militar (SI-POM), da Subsecretaria de Es-tado de Inteligência, do Núcleo de Operações Especiais da Casa Militar (NOE), do Corpo de Bombeiros Militar (CBOM), das Guardas Civis dos municípios de Serra, Vitória e Vila Velha, do Ministério Público do Espírito Santo e do 38º Batalhão de In-fantaria do Exército Brasileiro. Todos atuantes em seus respec-

CorrespondentesLinhares:ADEILSON FRANCISCO

(27) [email protected]

Serra:ELAINE ARAÚJO

(27) [email protected]

Fotógrafa/Produtora: MIDIÃ ALMEIDA (27) 99729-7413 midiã@portalsbn.com.br

Colunista: ALESSANDRA LEMOS (27) 99803-7837 [email protected]

Diretor de Jornalismo e Conteúdo

ANDRÉ OLIVEIRA (MTE 1.408-ES)(27) [email protected]

Edição, Editoração e Expedição:EQUIPE REDE SBN DE COMUNICAÇÃO

Fale com a Redação-ES

(27) 99914-9706

Fale com a Redação-BA

(73) 99936-1132

Diretor Comercial e de Relações Institucionais

LUSCIVANIO LOPES (MTE 4.457-BA)(73) [email protected]

JORNAL SBN | SISTEMA BRASILEIRO DE NOTÍCIAS

www.portalsbn.com.br

Visão Atalaia Editora e Produções-MEICNPJ: 14.395.836/0001-47

Inscrição Municipal: 0001529End.: Av. José Tozzi, 2.383 - Boa VistaCEP: 29.931-345 - São Mateus-ES

Telefone: (27) 99914-9706E-mail: [email protected]

Portal SBN Ltda MECNPJ: 14.161.669/0001-70

Inscrição Municipal: 0657947End.: Praça da Bíblia, 244 - Sl 102 - CentroCEP: 45.995-044 - Teixeira de Freitas/BA

Telefone: (73) 99936-1132E-mail: [email protected]

PUBLICAÇÃO SUCURSAL

Os sargentos Anderson Sabará da Silva e Naelson Sodré de Assis, e os soldados Yurie Renato Silva Ferreira e Michel Dias de Souza comemoraram com a mãe Elisângela de Jesus o aniversário da pequena Eliza Vitória.

Policiais comemoram aniversário de criança que ajudaram a nascer

Encerrado 11º Curso Básico de Inteligência

A solenidade de encerramento do curso teve a presença do comandan-te-geral da PMES, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, do subcoman-dante da PMES, coronel Rogério Maciel Barcellos, do diretor de Inteligên-cia da PMES, coronel Douglas Caus, e do corregedor da PMES, coronel Reinaldo Brezinski Nunes, entre outras autoridades e convidados.

ASCOM PMES

ASCOM PMES

tivos órgãos de inteligência.

Durante o curso, os alunos es-tudaram disciplinas que abran-geram os ramos da atividade de

inteligência, compostos por In-teligência e Contrainteligência, além do Segmento Operações de Inteligência, somando uma carga horária total de 80 horas aula.

Page 3: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

JORNAL 03Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017 www.portalsbn.com.br

REPORTAGEM EXCLUSIVA

COMISSÃO PARLAMENTAR PROCESSANTE DA CÂMARA APURA DENÚNCIAS DE IMPROBIDADE NO EXECUTIVO DE JAGUARÉ

CPP ouve testemunhas e garante defesa do prefeito interino; plenário pode definir pela cassação de Ruberci Casagrande

O presidente João Vanes dos Santos destaca que a Câmara de Jaguaré está realizando o seu tra-balho de maneira isenta, dando todo o suporte possível para que a Comissão Parlamentar Processan-te realize as apurações e emita um parecer de forma independente.

“A população de Jaguaré pode ficar tranquila, porque a Câmara de Vereadores está atuando com responsabilidade e imparcialida-

de. Não atrapalhamos em nada a administração do prefeito interi-no Ruberci Casagrande e jamais vamos agir nesse sentido. Mas, diante de denúncias, nós temos que tomar providências. Assim como tomamos nesse caso para investigá-lo, também o faremos se aqui chegar denúncia para apurar quem quer que seja no exercício de mandato político ou função pública”, concluiu o presi-dente do Legislativo.

LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

Os membros da Comissão Parlamentar Processante (CPP), instalada na Câmara de Jaguaré, tomaram os de-poimentos de testemunhas em reunião aberta ao público e com a presença também de outros vereadores.

ANDRÉ [email protected]

Estão adiantadas as atividades da Comissão Parlamentar Pro-cessante instalada na Câmara de Jaguaré com o objetivo de apurar supostas irregularidades cometi-das pela atual administração mu-nicipal, apresentadas em denúncia protocolada no Legislativo. Rela-tor da CPP, o vereador Gustavo Sossai deu parecer pelo prossegui-mento do processo contra o pre-feito interino Ruberci Casagrande. Até o fechamento desta edição, os membros da Comissão ouviam tes-temunhas e preparavam-se para tomar o depoimento do chefe do Executivo. As etapas seguintes são a definição do relatório final, que será votado pelos 11 vereadores, ou seja, caberá ao plenário a decisão de cassar ou não Ruberci, que as-sumiu o comando da Prefeitura de Jaguaré depois do afastamento do prefeito Rogério Feitani determi-nado pela Justiça.

Gustavo Sossai destaca que há oito supostas irregularidades en-

volvendo a atual administração municipal: “São infrações político-administrativas que teriam sido cometidas pelo prefeito interino Ruberci Casagrande. Essa denún-cia foi assinada por eleitores do Município de Jaguaré. O rito, com base no Decreto de Lei 201/1967, de-

João Vanes: “Câmara atua com responsabilidade e imparcialidade”

O presidente João Vanes dos Santos destaca que a Câmara de Jaguaré está realizando o seu tra-balho de maneira isenta, dando todo o suporte possível para que a Comissão Parlamentar Processan-te realize as apurações e emita um parecer de forma independente.

“A população de Jaguaré pode ficar tranquila, porque a Câmara de Vereadores está atuando com responsabilidade e imparcialida-

de. Não atrapalhamos em nada a administração do prefeito interi-no Ruberci Casagrande e jamais vamos agir nesse sentido. Mas, diante de denúncias, nós temos que tomar providências. Assim como tomamos nesse caso para investigá-lo, também o faremos se aqui chegar denúncia para apurar quem quer que seja no exercício de mandato político ou função pública”, concluiu o presi-dente do Legislativo.

João Vanes: “Câmara atua com responsabilidade e imparcialidade”

As oitivas foram acompanhadas por procuradores municipais, que fa-zem a defesa do prefeito Ruberci Casagrande.

Os depoimentos das testemunhas confirmam que há fortes indícios pa-ra que o relatório final da Comissão Parlamentar Processante recomen-de a cassação do prefeito interino Ruberci Casagrande (detalhe), o que será decidido em votação pelos 11 vereadores.

termina que o presidente da Câma-ra coloque em votação na primeira sessão após a denúncia ser proto-colizada. Foi o que aconteceu e a denúncia foi acolhida por unanimi-dade dos presentes; foi feito o sor-teio e instalada essa comissão da qual o vereador Dejair de Siqueira é o presidente, eu sou o relator e o vereador Jorge Morelo é membro”.

O relator diz que deu parecer favorável ao prosseguimento do processo contra Ruberci, levando em conta que a denúncia, como

salienta, é acompanhada de far-ta documentação comprobatória das supostas irregularidades: “A denúncia documenta a utilização de veículo e maquinário oficiais em proveito particular de tercei-ro, desvio de finalidade de veículo do Município cedido em favor de particulares, utilização de máqui-na pública em proveito próprio e de seus familiares, compra de pro-dutos e mercadorias sem licitação, nomeação de servidor contra ex-pressa nomeação de lei em cargo inexistente, ordenação de despe-sas e com aplicação indevida de verbas públicas, desaparecimento de processo e superfaturamento de compra de produto”.

“AMPLA DEFESA”Gustavo Sossai salienta que o

prefeito Ruberci Casagrande foi notificado e teve prazo de dez dias para apresentar sua defesa prévia perante a Comissão Parlamentar Processante, antes da definição pe-la apuração minuciosa dos fatos: “Um dos preceitos que está no De-creto 201/1967 é garantir em todo o momento do rito o contraditório e a ampla defesa”.

No fechamento desta reporta-gem, na quinta-feira (10/08), a Co-missão Parlamentar Processante ouvia as testemunhas arroladas

Presidente da Câmara de Jaguaré, João Vanes dos Santos: “Diante de denúncias, temos que tomar pro-vidências”.

Vereador Gustavo Sossai, relator da CPP: “Um dos pre-ceitos que está no Decreto 201/1967 é garantir em todo o momento do rito o contraditório e a ampla defesa”.

no processo após diligências: Már-cio José da Silva, Josenildo Mene-ses Balbino, Cley Marcos Martins, Gleison Alves Cardoso, Sebastião de Assis Silva, Uesley Bazílio, An-tônio Carlos Nunes Borges, Sérgio Rubens de Farias, Edson Lopes da Silva, Jefferson Reinaldo de Olivei-ra, Luciano Serafim Barbosa, Tânia Maria Pariz Xavier, Paulo Roberto Bergamashi e João Manoel Santa-na Folha. As oitivas eram acompa-nhadas por procuradores munici-pais, que fazem a defesa do prefeito Ruberci Casagrande. Eles também puderam inquirir as testemunhas e esclarecer dúvidas quanto aos fatos abordados. A Reportagem da Rede SBN de Comunicação (Jornal SBN e Portal SBN) fez a cobertura dos trabalhos com exclusividade. Nenhum outro veículo de comuni-cação do Espírito Santo estava pre-sente. Participaram, além dos inte-grantes da CCP (Dejair de Siqueira, Gustavo Sossai e Jorge Morelo), os também vereadores João Vanes dos Santos, Paulo José Zanelato, Aloísio Cetto, Jorge Santana Ma-galhães, Jair Sandrini e Penha Gro-bério Bettim. Não compareceram os vereadores Robson Grobério e Sávio Martins. A reunião foi aberta ao público. Pessoas da comunidade e servidores municipais do Execu-tivo e do Legislativo acompanha-ram os depoimentos.

PRÓXIMA ETAPASO presidente da CPP, vereador

Dejair de Siqueira, destacou que a intenção era ouvir as testemunhas naquele mesmo dia e, posterior-mente, seria convocado o prefeito interino. A Reportagem constatou que, pelos depoimentos das tes-temunhas, há fortes indícios pa-ra que o relatório final da Comis-são Parlamentar Processante reco-mende a cassação do prefeito inte-rino Ruberci Casagrande, o que se-rá decidido pelo plenário da Câma-ra de Jaguaré.

Page 4: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Jornal w w w.p o r t a l s b n.c o m.b r04 Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

REDAÇÃO REDE [email protected]

Vereadores de São Mateus se reuniram na tarde de quinta-fei-ra (3/08), na sede do Ministério Público Estadual, com o promo-tor Paulo Robson da Silva. Na pauta, a reestruturação do Plano de Cargos do Poder Legislativo Municipal e a realização de con-curso público.

“Sabemos da necessidade de preencher as vagas da Câmara com funcionários efetivos e por isso firmamos este compromisso com o MPE. Vamos estudar com a procuradoria da Casa a rees-truturação das vagas e a reali-zação do concurso. Os primeiros passos serão estudar o plano de cargos e inserir no Orçamento de 2018 todo o processo de seleção para contratar efetivos”, expli-cou o presidente Carlos Alberto Gomes Alves (PSB).

Até o final de setembro, a Câ-mara deverá entregar um crono-grama de ações ao MPE. Exceto

o vice-presidente Jorge Recla (PTB), todos os vereadores parti-ciparam da reunião.

OUTRAS AÇÕESDurante a reunião com o pro-

motor de Justiça, os vereadores pontuaram diversas ações já realizadas pela Câmara de São Mateus em sete meses de man-dato, como a aprovação do pro-jeto de lei que pôs fim a estabi-lidade financeira de servidores efetivos do Município, a trans-missão ao vivo das sessões e li-citações realizadas pelo Legis-lativo e a economia de recursos públicos.

“São mais de 600 mil reais aplicados. Temos o projeto de, até o fim do ano, economizar 1 milhão e devolver esses recur-sos para o Município, que deve-rão ser utilizados para a aqui-sição de ambulâncias. Estamos trabalhando de forma diferente, não vemos essa prática de de-volução de dinheiro em outras Câmaras do Estado”, salientou o presidente Carlos Alberto.

ANDRÉ [email protected]

Um grupo de líderes políticos li-gados a 24 partidos vem se reunin-do regularmente em São Mateus para, segundo eles, buscar “alter-nativas para problemas da atual gestão municipal”. A Reportagem do Jornal SBN foi convidada para acompanhar o encontro da intitu-lada Frente SOS São Mateus, reali-zado na segunda-feira (31/07), na se-de da CDL. Foi feita uma avaliação da reunião anterior e encaminha-das sugestões para a elaboração de propostas concretas a serem divul-gadas à comunidade mateense.

Entre os presentes estavam Leo-nardo Conde, o Nadinho (PMDB), Dr. José Geraldo de Andrade e Ma-xwell Miranda (PTC), Dr. Gildo San-tana Lima (PTB), Adão Henrique (PPL), Valdemir Andrade Santana, o Dema, e Arino Braga (PHS), Egui-naldo Andrade Santana (PCdoB), Jadir Bachetti (Solidariedade), Luiz Carlos Sossai (PTdoB), Paulo Mar-tins (PSDB), Nelson Dias de Andra-de Junior (Rede), Dirceu Nieto (PR-TB), Temístocles Rocha (PSC), Her-mann Morais (Novo), além de Darly Santos, Paulo Geovane e Berenice Rocha Verly (sem partido). Nos en-contros anteriores também partici-param representantes de PP, PPS, Pros, PMB, PDT, PV, PSB e outras si-glas, segundo os organizadores.

Eles destacam a necessidade de providências urgentes nas áreas de limpeza urbana, infraestrutu-ra, iluminação pública e abasteci-

mento de água. “O grupo está per-cebendo que a Cidade não tem um projeto, os assessores do atual Pre-feito não têm vínculo com a Cida-de, alguns muito pouco, e a admi-nistração pública não conhece, na essência, os problemas e o po-tencial de São Mateus. Nós quere-mos encaminhar um projeto para ajudar a Cidade, quer o atual pre-feito fique no cargo ou não”, afir-mou Nadinho, que coordenou a re-união. Mostrando uma preocupa-ção com a situação da bacia do Rio Cricaré, ele frisou que não repre-senta o PMDB no grupo, mas par-ticipa como cidadão.

GESTÃOO presidente do PHS, Dema,

afirma que 24 partidos fazem par-te do grupo político. “A receita do Município não caiu, os royalties do petróleo não caíram, a receita do Saae também não caiu. Então o que falta hoje no nosso Municí-pio é gestão. É isso que nós preci-samos e queremos”, afirmou o ex-vereador.

O presidente do Partido Pátria Livre (PPL), Adão Henrique, res-saltou que o interesse dos líderes políticos é ajudar São Mateus. “A Cidade vinha caminhando muito bem, mas nesse momento, não é feito o trabalho que a Cidade pre-cisa. Está tudo parado, e isso está refletindo muito no comércio de São Mateus, na agricultura. O Mu-nicípio está passando por muita dificuldade”, frisa Adão, que tam-bém é presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Paulo Martins, da Executiva Municipal do PSDB, afirma que “a população precisa ser esclarecida sobre a real situação do Município”. “Muito importante saber sobre a arrecadação, quais são os gastos que estão sendo realizados e, prin-cipalmente, que a população defi-na as prioridades da gestão”, disse o tucano, reclamando que o prefeito não ouve os correligionários.

RECURSOS HÍDRICOSVice-presidente do PTC, Max-

well Miranda destaca que o obje-tivo é fazer uma oposição propo-sitiva: “Uma oposição que aponta erros, mas aponta também solu-ções. Enquanto membro do Comi-tê de Bacias, o meu grande foco é a questão dos recursos hídricos, dos resíduos sólidos, da logística reversa. Nós temos muita coisa a discutir, como a questão da edu-cação, segurança pública, empre-go e renda”.

A professora Berenice da Ro-cha Verly avalia que a Frente SOS São Mateus é constituída de pes-soas que estão preocupadas com o futuro do Município: “Buscamos soluções para os problemas e me-lhorias para a nossa Cidade. Eu ve-jo hoje todas as áreas precárias e precisamos urgente de mudar es-se quadro”.

PREFEITOO Jornal SBN repercutirá na

próxima edição com o prefeito Da-niel Santana as questões levanta-das pelos líderes partidários nesta reportagem.

Em reunião com promotor, vereadores se comprometem a realizar concurso público

ASCOM CMSM

O presidente Carlos Alberto Gomes Alves disse ao promotor Paulo Robson da Silva que os vereadores estudarão o plano de cargos e vão inserir no Orçamento de 2018 todo o processo de seleção para contratar efetivos.

ERRATA: Na edição 03 do Jornal SBN, houve um equívoco da Edição quanto ao título da seção PERSONALIDADE, à página 11, re-produzido também na capa.

Foi publicado Juliano Miranda: “Samatec doou 300 bolsas para cursos técnicos online” quando o correto é Juliano Mi-randa: “Samatec doou 300 bolsas para cursos livres online”, como foi devidamente explicado pelo empresário na entrevis-ta ao jornalista André Oliveira.

Líderes partidários buscam “alternativas para problemas da gestão em São Mateus”

Na reunião na sede da CDL, os representantes de partidos destacaram que querem “encaminhar um projeto para ajudar a Cidade, quer o atual prefeito fique no cargo ou não”.

ANDRÉ OLIVEIRA/REDE SBN

Page 5: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Jornalw w w.p o r t a l s b n.c o m.b r 05Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

Os deputados estaduais Jo-sias Da Vitória e Euclério Sam-paio, ambos do PDT, convoca-ram o diretor-presidente da Eco 101, José Carlos Cassaniga, pela Comissão de Defesa do Consu-midor da Assembleia Legislati-va, para prestar esclarecimentos sobre os serviços prestados pela empresa e seus contratos. A reu-nião está marcada para o dia 29 de agosto, às 11 horas.

Além do diretor-presidente,

a comissão convocou o diretor superintendente da concessio-nária, Roberto Paulo Hanke, o diretor-geral da ANTT, Jorge Luiz Macedo Bastos, e o superin-tendente regional do Dnit, Ezio Gonçalves dos Reis. Caso não compareçam, os convocados podem responder pelo crime de responsabilidade.

Para o deputado Da Vitória,

o momento é de atenção por conta das inúmeras mortes que estão ocorrendo na BR-101. De ja-neiro ao primeiro dia de agosto, morreram 106 pessoas no trecho

capixaba da BR-101, ou seja, uma morte a cada dois dias.

COBRAR SOLUÇÕESO deputado disse que o

objetivo é confrontar o presi-dente da concessionária pelo não cumprimento do contrato: “Queremos entender os pontos, os motivos e cobrar soluções, que é o que o capixaba e quem usa a rodovia tanto desejam. O Governo Federal pediu 60 dias para responder a proposta da Eco 101. Se a rodovia tem uma média de uma morte a cada dois dias, podemos ter 30 pes-soas perdendo a vida enquanto o governo analisa uma propos-ta. Isso é inadmissível. Preci-samos de solução e vamos nos movimentar pela Assembleia, usar todas as nossas prerroga-tivas e utilizar todos os canais possíveis”.

Caso seja necessário, o pre-

sidente da comissão, deputado Euclério Sampaio, transforma-rá a reunião ordinária do dia 29 deste mês em audiência pública.

REDAÇÃO REDE [email protected]

O governador Paulo Hartung conseguiu o apoio do ministro dos Transportes, Maurício Quin-tella, e do diretor-geral da Agên-cia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, na cobrança pela duplicação da BR-101, obra federal executada pela concessionária ECO 101. A reunião realizada recentemen-te no Palácio Anchieta teve a presença de representantes das bancadas federal e estadual, do setor produtivo capixaba e de autoridades estaduais e munici-pais.

REDAÇÃO REDE [email protected]

A Câmara de São Mateus aprovou em sessão ordinária o requerimento nº 122/2017, de autoria do vereador Francisco Amaro de Alencar Oliveira (PT-doB), que sugere que a Procura-doria Municipal ingresse com representação em face da em-presa Eco-101, administradora da BR-101 no Espírito Santo.

O pedido é para a suspensão imediata da cobrança de pedá-gio da praça de São Mateus, ten-do em vista o não cumprimen-to do contrato que se refere às obras de melhorias da referida rodovia, anunciada pela pró-pria empresa.

“A Serra já fez essa represen-

tação e penso que todos os mu-nicípios explorados pela ECO 101 devem repetir a ação. Não podemos só ficar abaixados e eles colocando a carga”, salien-tou Amaro.

Segundo o vereador, a ar-recadação diária da empresa é de R$ 1 milhão. “Olha o vo-lume que essa empresa tem tirado dos nossos munícipes e em contrapartida nada. Fa-rei contato com as Câmaras de municípios prejudicados para que tomem a mesma provi-dência. Uma hora vai aparecer alguém que vai dar um basta nisso”, frisou.

O requerimento, assinado por todos os vereadores, já foi encaminhado à Procuradoria do Poder Executivo.

O governador Paulo Hartung reuniu-se com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, e o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Jorge Bastos, acompanhado de outras autoridades e empresários: “Precisamos ter respeito nos contratos assinados entre as partes”.

LEONARDO DUARTE/SECOM-ES

Hartung recebe apoio de ministro e da ANTT na cobrança por duplicação da BR-101MINISTRO MAURÍCIO QUINTELLA PROMETEU QUE, EM ATÉ 60 DIAS, TERÁ RETORNO SOBRE A PROPOSTA DA ECO 101 E DAS ALTERNATIVAS DA ANTT PARA A REPACTUAÇÃO DO CONTRATO DA RODOVIA FEDERAL

Durante o encontro, autorida-des e empresários falaram sobre a importância de manter o crono-grama de duplicação da BR 101 e de retomar investimentos federais que são fundamentais para a com-petitividade e a geração de empre-go e de renda no Estado.

Em resposta, o ministro dos Transportes prometeu que, em até 60 dias, terá um retorno sobre a proposta da Eco 101 e também das alternativas da própria ANTT para a repactuação do contrato da rodo-via. Quintella ressaltou também que o Governo Federal está traba-lhando para retomar, ainda este ano, as obras do Contorno de Vitó-

ria e da BR 262, e que a inauguração da ampliação do Aeroporto de Vi-tória está mantida para dezembro.

GOVERNADORO governador Paulo Hartung

ressaltou que o encontro com o ministro dos Transportes e o pre-sidente da ANTT foi intermediado pela bancada federal.

“Fizemos um encontro envol-vendo representantes da socie-dade capixaba com a presença de empresários, prefeitos, lideranças sociais e deputados das bancadas estadual e federal. Recebemos do ministro e do presidente da ANTT um conjunto de providências que serão tomadas. Precisamos ter respeito nos contratos assinados entre as partes. Estabelecemos um ponto de partida ou recomeço para que possamos avançar e ga-rantir a segurança dos usuários da BR- 101”, destacou Hartung.

POSIÇÃO ESTRATÉGICAO Espírito Santo tem uma po-

sição estratégica no país e a BR-101 tem papel importante não só para a logística do Estado, mas para o Brasil. A rodovia federal é um integrador modal, com mais de 475 quilômetros de extensão, interligando portos, aeroportos e ferrovias das regiões Sudeste e Nordeste. Pela rodovia trafegam pessoas do país inteiro e milhares de mercadorias são transporta-das diariamente.

Por se tratar de uma obra fe-deral importante para o desen-volvimento capixaba, o governo estadual faz o acompanhamento institucional desse e de outros in-vestimentos em infraestrutura.

“A duplicação da BR-101 dará ao Espírito Santo e ao Brasil uma es-trutura logística de melhor quali-dade e mais competitiva. Com essa obra, teremos redução nos custos e no tempo de viagem, podendo atrair e ampliar negócios que ge-rem oportunidades de emprego e renda para os capixabas”, afirmou o secretário de Estado de Desenvol-vimento, José Eduardo Azevedo.

O trecho administrado pela concessionária Eco 101 vai do trevo de Mucuri (Bahia) até a divisa entre Espírito Santo e Rio de Ja-neiro.

Em São Mateus, vereadores pedem fim da cobrança de pedágio

Assinado por todos os vereadores, o requerimento é para que a Procuradoria Municipal ingresse com representação em face da empresa Eco-101, concessionária da BR-101 no Espírito Santo.

ASCOM CMSM

Deputados querem explicações de Eco 101, ANTT e Dnit

LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

CONCESSÃO POR 25 ANOSO contrato de concessão de

duplicação da BR 101 no Espíri-to Santo é federal. Ele foi assina-do entre a ANTT e a ECO 101 em 2013, por um prazo de 25 anos.

O objeto é a concessão para a exploração da infraestrutu-ra e da prestação do serviço público de recuperação, ope-ração, manutenção, monitora-ção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodo-viário dentro do trecho que inicia em Mucuri (Bahia) até a divisa entre Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Devem ser implantados 32 trevos em desnível e 24 rotató-rias em nível, 36 quilômetros de vias marginais, 19 passare-las, além de todo serviço para monitoramento, atendimento e socorro nas rodovias, além de duplicar os 475,9 km e reali-zar atendimento 24 horas.

Page 6: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Jornal w w w.p o r t a l s b n.c o m.b r06 Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

REDAÇÃO REDE [email protected]

O trabalho do deputado federal Dr. Jorge Silva (PHS-ES) garantiu, por meio de emenda parlamentar, R$ 600 mil reais para o Hospital Maternidade de São Mateus (HMSM). Com esse recurso, foi possível adquirir novos equipamentos de ponta, co-mo duas incubadoras neona-tais estacionárias, uma incu-badora neonatal de transpor-te, quatro Cpap - babypap, além de equipamentos para a Central de Material e Este-rilização (CME): termodesin-fectadora, gabinete de seca-gem, lavadora ultrassônica, autoclave 365lts com barrei-ra, impressora DryStar para revelação radiológica e um grupo gerador.

Os equipamentos estão em fase de instalação e incorpo-ração nos setores. A coorde-nadora de Enfermagem do Hospital Maternidade São Mateus, Mariana Quinquim Nascimento, relata que, em julho de 2017, a unidade foi contemplada com a emenda parlamentar do deputado Dr. Jorge, que possibilitou a aquisição dos equipamentos para Central de Material Es-terilizado.

“Hoje, ao se tratar de hos-pital, sabemos que a CME é o coração do hospital e, com essa aquisição, pode-

REDAÇÃO REDE [email protected]

As atividades em celebração à Semana Mundial do Aleita-mento Materno envolveram as mamães, acompanhantes, fun-cionários e visitantes do Hospi-tal Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra. O ponto alto da celebração, no dia 4 de agos-to, foi a participação de antigos pacientes que se juntaram as mais de 30 mulheres, entre ges-tantes, puérperas e mães que estão acompanhando seus fi-lhos na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal (Utin) e na Unidade de Cuidados Interme-diários (Ucin) para o ‘mamaço’.

No pátio central, cerca de 18 recém-nascidos foram ama-mentados coletivamente, in-clusive, o Adam William Fa-varato. O bebê, de apenas seis meses, nasceu em janeiro desse ano, pesando 1,4 kg. A mãe con-tou que, desde o nascimento, Adam recebia o leite materno, mas só conseguiu colocar seu filho no peito depois de quase dois meses de internação.

“Ele nasceu com baixo peso e com problemas graves, pre-cisou de muitos cuidados da equipe mas, desde o início, me estimulavam a retirar o leite para dar ao Adam. Só consegui amamentá-lo, segurá-lo nos meus braços, com quase dois

meses de internação e foi uma experiência única. Fiz questão de vir até aqui hoje agradecer esses profissionais que cuida-ram do meu filho e mostrar a essas mães que vale a pena acreditar”, falou para todo o público presente a mãe Vanes-sa Paula da Rocha.

Com quase 2 aninhos, o Da-vi também veio participar da ação. Antigo paciente do Hospi-tal Dr. Jayme, o menininho nas-ceu com 845 gramas e batalhou muito para estar aqui hoje. “O Davi é uma vitória de Deus na minha vida. Ele nasceu com seis meses de gestação, nós não acreditávamos que ele fosse so-breviver e aqui está, lindo, forte e cheio de vida. Acreditem nos seus filhos e confiem na equi-pe, eles são exemplo de dedi-cação e coragem”, disse a mãe Sônia Damasceno.

CAMPANHADurante quatro dias, mé-

dicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais e volun-tários se dividiram para colo-car em prática as ações com mais de 60 mães internadas na Maternidade ou que estão acompanhando seus filhos na Utin/Ucin. Para o diretor-geral do Hospital Estadual Dr. Jayme, Rogério Griffo, o resultado foi é o símbolo maior do amor da família.

HMSM adquire equipamentos com recursos de emenda de Dr. Jorge

O deputado Dr. Jorge ao lado da recém-adquirida incubadora neonatal de transporte: “Fico mais satisfeito em saber que par-te desses investimentos foram empregados no atendimento de Utin”.

mos ofertar uma melhor qualidade na manipulação de nossos materiais, além de iniciarmos algumas rotinas novas nas quais não pode-riam ser realizadas sem es-se recurso”, destaca Maria-na. Com os equipamentos de UTI Neonatal (Utin), se-rá possível realizar o aten-dimento a crianças nos am-bientes de internação de re-cém-nascidos e para trans-porte neonatal.

“Estamos realizando em média 200 partos/mês no Hospital Maternidade São Mateus, sendo esse hospital referência para risco habi-tual de seis municípios (São Mateus, Pedro Canário, Pon-to Belo, Mucurici, Jaguaré e Conceição da Barra). Mes-mo sendo referência em ris-co habitual, nos deparamos com algumas situações que seria alto risco, muitas vezes sem tempo hábil para trans-ferência, sendo necessário um suporte ao recém-nas-cido nas primeiras horas de vida (minuto ouro), período esse classificatório para um bom prognóstico. O recurso nos possibilitou a compra de alguns equipamentos neces-

sários para prestar essa as-sistência”, explica a coorde-nadora.

DR. JORGEDr. Jorge afirma que se

sente “muito feliz” em poder contribuir, mais uma vez, com o Hospital Maternidade, ressaltando sua importância para a comunidade regional. “Fico mais satisfeito em sa-ber que parte desses investi-mentos foram empregados no atendimento de Utin, pois tenho compromisso com a saúde materno infantil em nosso Estado”, destaca Dr. Jorge Silva, que esteve no HMSM para conhecer de per-to os equipamentos, durante o recesso parlamentar.

APOIOPara apoiar os hospitais fi-

lantrópicos do Espírito San-to, o deputado federal Dr. Jorge tem direcionado apor-te financeiro, através de emendas parlamentares in-dividuais para custeio e aqui-sição de equipamentos. Em 2016 e 2017, somam R$ 4 mi-lhões para hospitais filan-trópicos e mais R$ 4 milhões para o Hospital Estadual Ro-berto Silvares.

As atividades em celebração à Semana Mundial do Aleita-mento Materno envolveram as mamães, acompanhantes, funcionários e visitantes do Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, em Serra. No pátio central, cerca de 18 re-cém-nascidos foram amamentados coletivamente.

‘Mamaço’ reforça campanha sobre aleitamento materno

ASCOM SESA

A emenda de R$ 600 mil possibilitou a aquisição de duas incubadoras neonatais estacionárias e quatro Cpap - babypap, além de uma incubadora neonatal de transporte e equipamentos para a Central de Material e Esterilização.

ASCOM

Page 7: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

JORNAL 07Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

Forró da Tábua Lascada reúne 40 mil pessoasPREFEITO BRUNO ARAÚJO AGRADECE PARCERIAS E CONFIRMA 30ª EDIÇÃO PARA JUNHO DE 2018. VICE-PREFEITO GIL SANTOS EXALTA UNIÃO DA EQUIPE DE GOVERNO PARA O SUCESSO DA FESTA

O cantor Gabriel Gava fez um show marcante na segunda noite do Forró da Tábua Lascada, empolgando os participantes.

MIDIÃ ALMEIDA E LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

eúne 40 mil

www.portalsbn.com.br

ANDRÉ [email protected]

O prefeito Bruno Araújo e o vi-ce-prefeito e secretário de Cultu-ra e Turismo, Gildenê Pereira dos Santos, o Gil, comemoram o suces-so do resgate do tradicional Forró da Tábua Lascada. Segundo a co-missão organizadora, a 29ª edição da festa realizada nos dias 29, 30 e 31 de julho reuniu cerca de 40 mil pessoas e teve 36 horas de muita música e diversão, na área monta-da ao lado da BR-101.

A programação foi aberta na sexta-feira (29/07) pelo cantor Boy Borgys, autor da música oficial do Forró da Tábua Lascada. Também passaram pelos palcos os cantores Ingrid Collares, Dan Rocha, Feli-pe Fantin, Dan Rocha, Diego Fan-tin & Raffael, Adilson Brasil, Look de Patrão, João Victor & Vinícius, Morenos Júnior, DK1 Cheiro e as atrações nacionais Gabriel Gava e Robério & Seus Teclados, entre ou-tros destaques da música .

PREFEITO BRUNO“Quero parabenizar toda a equi-

pe envolvida. Agradeço a Deus, aos meus familiares, ao meu vice-pre-feito e secretário de Cultura Gildenê Santos, comissão de festa, patroci-nadores, colaboradores, secretários municipais e funcionários da Pre-feitura de Pedro Canário, que deram tudo de si para que a festa fosse um sucesso. Foi difícil, muito cansativo, mas valeu a pena. Obrigado à popu-lação por nos prestigiar”, agradeceu o prefeito Bruno Araújo.

O vice-prefeito e secretário de Cultura e Turismo, Gildenê San-tos, sentiu-se realizado com a reali-zação do Forró da Tábua Lascada: “Entramos na Secretaria de Cul-tura e Turismo com esse objetivo, de realizar a festa ainda este ano. Tivemos muito trabalho, foram

O prefeito Bruno Araújo com apoiadores da festa: “Quero para-benizar toda a equipe envolvida”.

O vice-prefeito Gil com autoridades e convidados: “Tivemos muito trabalho, foram dias corridos, mas valeu a pena”.

O diretor da Findes Cássio Cadeira e o prefeito de Boa Esperan-ça, Lauro Vieira.

O prefeito de Mucurici, Dr. Osvaldo Fernandes, ladeado pela es-posa Sílvia Helena e o locutor Paulinho Lima.

dias corridos, mas valeu a pena”. Ele agradeceu o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais, da CDL, do Banestes, da Placas do Brasil e da Automação S/A”.

TRIO-ELÉTRICOE SEGURANÇANo encerramento, domingo

(31/07), os foliões participaram do 10º Trilhão Canários da Trilha e, em seguida, a banda baiana Acsão se apresentou no arrastão com trio-elétrico pelas ruas da Cidade com os blocos Lascadão e Safadex.

Com esquema reforçado com cerca de 40 seguranças, 35 poli-ciais militares e agentes na Cen-tral de Videomonitoramento, a festa foi tranquila para canarien-ses e turistas.

30ª EDIÇÃO CONFIRMADAO prefeito Bruno Araújo confir-

mou o 30º Forró da Tábua Lascada para junho de 2018. De acordo com a Secretaria de Cultura, Comuni-cação e Turismo, é possível que a tradicional festa ocorra no perío-do de 21 a 24 (com um dia a mais), em Pedro Canário.

A tradicional festa atraiu famílias e muitos jovens à area de eventos em Pedro Canário.

Page 8: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

Page 9: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Jornal w w w.p o r t a l s b n.c o m.b r10 Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

ANDRÉ [email protected]

A expectativa da organização se confirmou com um grande número de pessoas participando dos três dias de atividades da programação, espe-cialmente dos shows nacionais de Gabriel Gava e Robério & Seus Tecla-dos, as grandes atrações da retomada da tradicional festa. Os participantes tiveram à disposição barracas de co-midas, comidas e artesanato, além de parque de diversão.

Não houve espaço para todo mundo no tablado montado na parte central, e os casais de for-

Cortesia:REDE SBN DE

COMUNICAÇÃO portalsbn.com.br Jornalismo que faz a diferença!

Multidão vibra com três noites de shows

Autor da música-tema da festa, o cantor Boy Borgys fez o show de abertura da retomada do Forró da Tábua Lascada.

A atração nacional Gabriel Gava não decepcionou: levantou a galera na segunda noite de shows.

MIDIÃ ALMEIDA E LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN

A dupla João Victor & Vinícius foi a atração da terceira noite da Tábua Lascada.A banda baiana Acsão puxou o arrastão com trio-elétrico pelas ruas da Cidade com os blocos Lascadão e Safadex.

rozeiros transformaram cada pe-dacinho do parque de eventos em pista de dança.

“E o principal disso tudo: muita segurança. Muitas famílias presen-tes, canarienses que há muito tempo não vinham à Cidade retornando e, junto com turistas, aproveitando es-se momento de confraternização”, destacou o prefeito Bruno Araújo, enaltecendo o trabalho do vice-pre-

feito Gil Santos, secretário de Cultu-ra e Turismo, e toda a comissão orga-nizadora.

ELOGIOSAliás, Bruno e Gil, em nome da

equipe, ouviram muitos elogios de autoridades e convidados que mar-caram presença nos shows. Além de homenagem aos pioneiros do Forró da Tábula Lascada, Marílio e Marina Mafra, houve breves pronunciamen-tos na abertura oficial, no sábado (30/07).

Participaram o deputado estadual Gildevan Fernandes (representan-do o governador Paulo Hartung) e prefeitos da região, entre eles Muri-lo Coelho (Ponto Belo), Lauro Vieira (Boa Esperança) e Dr. Osvaldo Fer-nandes (Mucurici), além do diretor da Findes Cássio Caldeira e represen-tantes de outras entidades. Os depu-tados estaduais Rafael Favatto e Da Vitória também estiveram na arena de shows.

Page 10: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Jornalw w w.p o r t a l s b n.c o m.b r 11Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

REPORTAGEM ESPECIAL

A Lei Maria da Penha 11 anos depois no ESPRODUÇÃO WEB/ALESREDAÇÃO REDE [email protected]

A construção de uma rede de proteção e punição eficaz na luta contra a violência doméstica pode ser apontada depois de onze anos como o principal impacto da Lei Maria da Penha (11.340/2006) na sociedade brasileira. No entanto, representantes e especialistas nos Poderes e órgãos envolvidos des-tacam dois dilemas: a urgência em fortalecer a principal meta do texto legal, que é a prevenção, e a necessi-dade de uma verdadeira integração dos agentes públicos na elaboração de políticas em defesa da integrida-de da mulher.

Coordenadora dos Direitos Hu-manos da Defensoria Pública Esta-dual, Vivian Almeida ressalta que a lei já é um fator que potencializa a questão da prevenção ao permitir que espaços de discussão sobre ela existam, e que, ao fomentar o deba-te, o texto legal traz sugestões para os órgãos do sistema de proteção à mulher.

“Políticas passam a ser desenvol-vidas por esses órgãos no sentido da prevenção. Hoje você consegue trabalhar políticas de formação continuada em cada órgão, conse-gue trabalhar também a questão da própria discussão e da educação de direitos”, destaca.

Vivian Almeida ressalta a neces-sidade de fortalecer um trabalho conjunto: “Hoje não conseguimos, por exemplo, um espaço físico ade-quado onde todos esses atores se encontrem, onde a mulher chegue e tenha a demanda satisfeita. Pre-cisa inicialmente da estruturação de cada órgão em si. Há também a ausência de uma política pública comum”.

DELEGADAPara a delegada Natália Tenório,

responsável pelo Plantão Especia-lizado da Mulher da Grande Vitó-ria (PEM), apesar da legislação “ex-tremamente propositiva”, ao tratar com qualidade da questão da vio-lência no âmbito preventivo, o Bra-sil ainda consegue errar o passo e trazer o enfrentamento quase que exclusivamente para o direito pe-nal, agente que sozinho não aten-deria a demanda.

“Não é que não temos situações

que o direito penal possa agir, te-mos sim, crimes extremamente graves. Mas dentro do espectro da criminalidade que envolve a mu-lher nós temos situações muito mais simples, não menos comple-xas. É preciso dar uma resposta efe-tiva numa pessoa que está amea-çando uma mulher porque ela é mulher, que está puxando o cabelo de uma pessoa porque essa pessoa é mulher. O que fazer? Encarcerar? Será que não estamos no momento de discutir como poderíamos fazer essa responsabilização sem falar em penalização?”, questiona.

A delegada completa que a so-lução ao mal deveria começar nas escolas, com o amadurecimento do Estado incluindo a discussão de gê-nero em seus planos de educação. “Precisamos da discussão de gêne-

ros, que equivocadamente é tacha-da de ideologia de gênero por uma parcela da sociedade que conse-guiu incutir dentro da cabeça das pessoas essa expressão, atrasando a discussão, como se ‘ideologia de gênero’ fosse alguém querer pregar que a mulher tem que ter mais di-reito, que o mundo é das mulheres. Isso atrapalha discutirmos gêne-ro como política pública, para que assim escolas trabalhem com as crianças e adolescentes que os pa-péis devem ser revistos, avaliados e tidos como iguais”, defende.

Especialistas afirmam que o fato de o Brasil contar desde 2006 com umas das melhores legislações do mundo contra a violência doméstica não é sinônimo de proatividade do Estado. Esta é uma das principais cobranças das mulheres engajadas nessa luta.

Defensora pública Vivian Al-meida: “necessidade de forta-lecer um trabalho conjunto”.

Delegada Natália Tenório: “so-lução ao mal deveria começar nas escolas, com o amadureci-mento do Estado”.

Juíza Hermínia Azoury: “erra-dicar a violência doméstica é um objetivo comum”.

AGÊNCIA BRASIL

ASCOM DPES

DIVULGAÇÃO

ASCOM TJES

Mucurici é a primeira cidade a receber unidade móvel do fórum estadual

Mucurici, no extremo-norte capixaba, foi a primeira cidade a receber em todo o Estado a unidade móvel de trabalho do Fórum Estadual Permanente de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres do Campo, ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH). A ideia deste novo ônibus é o go-verno estadual entrando como o “realizador” da ação, cabendo depois aos municípios dar conti-nuidade como membro da rede de proteção.

A premissa da nova política preventiva é garantir o acesso igualitário às políticas de en-frentamento da violência em diferentes realidades. Segundo informações da SEDH, o servi-ço móvel levará atendimento multidisciplinar, com profissio-nais das áreas de serviço social,

psicologia, jurídica e segurança pública.

“É preciso explicar para a mulher que não existe apenas violência física, existe a verbal, a emocional. Para elas sabe-rem que quando o homem, por exemplo, esconde um documen-to, ele está cometendo um cri-me”, destaca a subsecretária He-lena Pacheco.

A discussão sobre a necessi-dade de ir até a mulher do cam-po começou com as reuniões do fórum, criado em março deste ano, com os representantes das macrorregiões. Segundo a pasta estadual, Mucurici é a primeira a receber a unidade móvel por uma simples questão de parti-cipação e envolvimento com os debates, apesar da distância da Capital.

Unidade móvel de trabalho do Fórum Estadual Permanente de En-frentamento da Violência contra as Mulheres do Campo, ligado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos.

ASCOM SEDH

Janete de Sá: “pouca visibilidade”

Deputada estadual Janete de Sá: mais acesso à informação à mulher do campo.

A deputada Janete de Sá (PMN), presidente da Comis-são de Agricultura, vê a inicia-tiva do fórum com bons olhos. A parlamentar lembra que a mulher do campo na maioria das vezes é um público mais distante da Justiça por falta de acesso à informação.

“Uma população com pouca visibilidade, muitas vezes sem vizinhos para socorrer, que não conhece os seus direitos, não tem acesso muitas vezes à mídia, e por não conhecer os mecanismos de proteção, não denuncia, não registra e conti-nua naquela situação”, lembra.

ALES/DIVULGAÇÃO

JUÍZAResponsável pela Coordenado-

ria Estadual da Mulher em Situa-ção de Violência Doméstica e Fami-liar, do Tribunal de Justiça do Espí-rito Santo (TJES), a juíza Hermínia Azoury ressalta que erradicar a vio-lência doméstica é um objetivo co-mum, e que o bojo da lei (Maria da Penha) aponta a responsabilidade de todos os entes. “Não é uma prer-rogativa só do Tribunal, é do Esta-do de um modo geral, é da socieda-de civil organizada”, enfatiza.

“É relevante a integração para

que possamos trabalhar juntos. Às vezes o Executivo detecta o proble-ma, mas quem vai acompanhar, jul-gar e dar um amparo legal?”, indaga a magistrada.

HISTÓRICOO fato de o Brasil contar desde

2006 com umas das melhores legis-lações do mundo contra a violên-cia doméstica não é sinônimo de proatividade do Estado. A Lei Ma-ria da Penha (11.340/2006) foi uma

recomendação dada cinco anos an-tes no processo da Comissão Inte-ramericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Ame-ricanos (OEA) que condenou o Es-tado brasileiro por negligência e omissão com os casos de violência doméstica contra a mulher. Apesar do peso do texto da Lei há 11 anos, a situação no País ainda é preocu-pante.

A mesma ‘puxada de orelha’ da OEA no Brasil cobrou um desfe-cho para o processo penal contra o agressor de Maria da Penha Maia Fernandes, o que só aconteceria em 2002. A farmacêutica foi vítima de duas tentativas de homicídio em 1983 - ficando paraplégica na primei-ra - cometidas pelo próprio marido: Marco Antonio Heredia Viveros.

A brasileira, que conseguiu or-dem judicial para deixar de mo-rar com o marido colombiano, mas que lutou por justiça, viu na década de 1990 dois julgamentos para o mesmo caso e nenhuma punição ao agressor; lançou livro em 1994 sobre a vida dela e das fi-lhas com o agressor; procurou e ganhou apoio de organizações in-ternacionais para que o caso che-gasse até a OEA e aí a construção tardia do desfecho.

Page 11: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Jornal w w w.p o r t a l s b n.c o m.b r12 Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

Jornalismo que faz a diferença!

portalsbn.com.br

Ricardo de Oliveira destaca redução de mortalidade infantil e ampliação de serviçosEM PRESTAÇÃO DE CONTAS NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, SECRETÁRIO ESTADUAL DA SAÚDE MOSTROU QUE, DE JANEIRO A ABRIL DE 2016, FORAM REGISTRADAS 12,58 MORTES PARA CADA GRUPO DE 1.000 NASCIDOS VIVOS. NO MESMO PERÍODO DESTE ANO, FORAM 9,51 MORTES: “COM A ESTRATÉGIA DA REDE CUIDAR, VAMOS REDUZIR AINDA MAIS ESSE INDICADOR”

REDAÇÃO REDE [email protected] Apesar da crise, a Secreta-

ria de Estado da Saúde (Sesa) conseguiu conservar sua saú-de financeira, manter a estru-tura de serviços para a popu-lação e avançar na execução dos projetos e na melhoria dos indicadores de saúde. Esta foi a mensagem que o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, transmitiu, na sexta-feira (4/08), durante a prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre deste ano reali-zada na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

Um dos destaques da apre-sentação foi a redução da mor-talidade infantil. No primeiro quadrimestre de 2016, foram registradas 12,58 mortes para cada grupo de 1.000 nascidos vivos. Já no primeiro quadri-mestre de 2017, 9,51 mortes para cada 1.000 nascidos vivos. “Con-seguimos baixar a mortalidade infantil para a casa de um dígi-to. Isso é motivo de comemora-ção. Com a estratégia da Rede

Cuidar, vamos reduzir ainda mais esse indicador”, destacou o secretário.

Estiveram presentes na prestação de contas Bartolo-meu Martins, representando o Ministério da Saúde; o promo-

tor de Justiça Gilberto Moreli; Carlos Magno Dalapicola, pre-sidente do Conselho Regional de Medicina do Espírito Santo (CRM-ES); Sirlene Mota, repre-sentando os hospitais filantró-picos; a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joseni Valim

de Araújo; diretores de hospitais e profissionais da Secretaria de Estado da Saúde, entre outros.

Secretário estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, em prestação de contas na Ales: “Com a Rede Cuidar, o cidadão vai ter atendimento na sua região, de forma humanizada, com equipe multipro-fissional”.

ALES

“Demanda diária muito grande”

O secretário Ricardo de Oliveira destacou que, no primeiro quadrimestre deste ano, foram oferecidas 3.227.217 consultas, 6.840.986 exames e foram realizadas 74.638 internações: “Isso é SUS (Sistema Único de Saúde). O SUS funciona”.

O secretário Ricardo de Oliveira comentou, na presta-ção de contas à Comissão de Saúde da Assembleia Legis-lativa, que o setor tem uma demanda diária muito grande e que precisa ser resolvida. Na apresentação, ele citou os números referentes a con-sultas, exames e internações como prova de que o siste-ma funciona, apesar de estar precisando de planejamento e governança para alcançar resultados efetivos na presta-

ção de serviços.

“No primeiro quadrimes-tre deste ano, oferecemos 3.227.217 consultas, 6.840.986 exames e foram realizadas 74.638 internações. Isso é SUS (Sistema Único de Saúde). O SUS funciona. Com esses nú-meros, como dizer que o siste-ma não atende?”, questionou.

Outros números que tive-ram destaque na prestação de contas do secretário de Es-

tado da Saúde foram os da ju-dicialização. Oliveira mostrou que de 2011 a 2016 o número de processos judiciais com so-licitações de medicamentos, internações e outros pedidos cresceu 330%.

As demandas judiciais, muitas vezes inadequadas, defendeu o secretário, causa-ram um impacto financeiro de R$ 18,6 milhões na pasta no primeiro quadrimestre deste ano.

Mutirões para zerar filasO secretário estadual de Saú-

de, Ricardo de Oliveira, lembrou dos mutirões lançados em ju-lho com o objetivo de zerar, até o mês de dezembro, as filas de espera por cirurgias oftalmoló-gicas e por cadeiras de roda, ór-teses e próteses. No mutirão de oftalmologia serão realizadas 6.510 cirurgias oftalmológicas eletivas (aquelas que não são de urgência), beneficiando 3.600 pacientes de todo o Estado até o final do ano.

Serão ofertadas cirurgias de catarata (3.780), pterígio (2.400), vitrectomia (210) e estrabismo (120) nos Hospitais Evangélico de Vila Velha e de Cachoeiro de Itapemirim. O investimento se-rá de R$ 6.115.058,99 sendo R$ 4.819.778,99 do Governo Federal e R$ 1.295.280 do Governo Estadual.

Já o mutirão de reabilitação, realizado por meio do Centro de Reabilitação Física do Espíri-to Santo (Crefes), vai beneficiar 6.521 pacientes adultos, jovens e crianças de todo o Estado com a entrega de órteses, próteses e meios auxiliares de locomo-ção. Será investido o valor de R$ 5.457.520,49 (Recurso Federal: R$ 2.805.666,72 / Recurso Estadual: R$ 2.651.853,77).

AMPLIAÇÃO DE LEITOSA ampliação do número de

leitos também foi destaque na prestação de contas do secre-tário de Estado da Saúde. Um dos cases citados pelo secretá-rio Ricardo de Oliveira foi o do Hospital Estadual Infantil de Vitória.

Ele ressaltou que, mesmo com todas as dificuldades, a obra no Hospital da Polícia Militar – em Bento Ferreira – para a transferência do pron-to-socorro do Hospital Infan-til está avançando em tem-po recorde. Com a conclusão da obra, serão acrescentados mais 130 leitos ao total de lei-tos do hospital infantil.

O secretário lembrou ainda que, com a área do pronto-so-corro livre no edifício locali-zado no Bairro Santa Lúcia, o espaço será ampliado e refor-mado para receber os leitos de hospital dia da oncologia, que são utilizados pelos pacientes que vão ao hospital para to-mar medicação e voltam para casa no mesmo dia.

As modificações vão per-mitir acomodar melhor os pa-cientes e seus acompanhantes, além de tornar o ambiente de trabalho mais funcional e aco-lhedor para os profissionais do setor oncológico.

ATENÇÃO PRIMÁRIARicardo de Oliveira ressal-

tou que não adianta olhar para a atenção primária, a atenção ambulatorial especializada e a atenção hospitalar isolada-mente. A Rede Cuidar, segundo ele, é um conceito de trabalho e de atendimento que integra os três níveis de atenção. O secre-tário defendeu que a atenção primária é a base do sistema de saúde e é quem ordena gran-de parte dos atendimentos da atenção ambulatorial especia-lizada e da atenção hospitalar, por isso tem sido o foco inicial dos esforços da Sesa.

“Esse projeto vai reorganizar toda a rede de atenção à saúde. O SUS trabalha em rede. Com a Rede Cuidar, o cidadão vai ter atendimento na sua região, de for-ma humanizada, com equipe mul-tiprofisisonal, terá um plano de cuidados, ou seja, muito mais qua-lidade de vida”, complementou.

Page 12: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Jornalw w w.p o r t a l s b n.c o m.b r 13Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

Alessandra é jornalista por formação, pós-graduada em

filosofia, antropologia e sociologia. Mãe da Mayara e apaixonada por

tudo que envolve o mundo cultural.

[email protected]

Por Alessandra Lemos

Como já era de se esperar, o Fenfit 2017 foi um sucesso de público e alegria, man-tendo-se assim como um dos maiores eventos do movi-mento roots do forró.

O festival manteve o pa-drão de casas cheias e mui-ta gente linda circulando na vila. Grandes nomes da nação forrozeira e ‘regueira’ abrilhantaram a festa, co-mo Dorgival Dantas, Ame-linha, Mestrinho, Zeca Ba-leiro, Ponto de Equilíbrio, Edson Gomes e Falamansa, entre outros. Esse último foi o responsável por um dos momentos mais lindos da edição!

Com uma megaestrutura, a banda e seus convidados fizeram um show no cen-tro da Vila de Itaúnas para gravar o DVD Falamansa 20 anos. A multidão de fãs foi um espetáculo à parte, emo-cionante!

Claro que devemos citar aqui a ganhadora deste ano, afinal é um festival. Com uma apresentação deslum-brante, Bernadete França entoou lindamente a can-ção “Saudade”, levando o primeiro lugar para São Paulo. Parabéns!

Pronto, cliquei! já sente uma ansiedade à espera do Festival de Forró de Itaú-nas 2018!

Alguns dos momentos eter-nizados nas imagens de Bruno Correia, Juliana Briel e Nayara Leite para vocês!

Cenas do Festival de Forró de ItaúnasDorgival Dantas, encantador!Gravação do DVD Falamansa

Vandeco, ao melhor estilo forrozeiro, comemorando seu aniversario!

Mestrinho, um dos convidadosda banda e o vocalista Tato.

Mimi do Acordeon!

Sanfoneiros por todos os lados!

Page 13: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Jornal w w w.p o r t a l s b n.c o m.b r14 Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

REDAÇÃO REDE [email protected]

Levantamento feito pelo anuário Finanças dos Muni-cípios Capixabas, da Aequus Consultoria, aponta que as ci-dades investiram R$ 999,6 mi-lhões, em 2016, valor próximo do registrado em 2013, de R$ 975,9 milhões, em valores cor-rigidos pela inflação, e 16,6% a menos do que aplicado em 2015, que foi de R$ 1,20 bilhão.

A economista e editora do

anuário, Tânia Villela, explica que o recuo em 2016 foi ocasio-nado, sobretudo, pela redução de recursos próprios aplica-dos em obras e equipamentos pelas administrações munici-pais, que passaram de R$ 983,3 milhões em 2015 para R$ 745,8 milhões, em 2016. As transfe-rências da União, de R$ 125,3 milhões, tiveram variação de apenas 0,5%; e as estaduais, que somaram R$ 48,8 milhões, cres-ceram 35,6% em relação ao efe-tuado no ano anterior.

“Apesar da alta, as transfe-rências alcançaram níveis bas-tantes baixos para o padrão histórico. Elas já haviam sido fortemente reduzidas em 2015. Tanto a redução dos recursos próprios quanto os baixos ní-veis de transferências têm ori-gem na grave crise econômica e fiscal do Estado brasileiro”, lembra Tânia.

O maior corte, em termos

percentuais, foi em São José do Calçado, de 84,2%, passando de R$ 2,6 milhões, em 2015, pa-ra apenas R$ 406,4 mil no ano passado. Outros cortes acima de 60% foram registrados em Alto Rio Novo (-81,9%), São Ga-briel da Palha (-80,4%), Itagua-çu (-70,7%), Brejetuba (-66,8%),

REDE SBN DE COMUNICAÇÃO

portalsbn.com.br

Compromisso com a informação.Imparcialidade. Seriedade. Ética. Qualidade.

Jornalismo.

Menos R$ 198 milhões aplicados em investimentos pelas cidades do ESCOM QUEDA NAS SUAS RECEITAS, PREFEITURAS CORTARAM GASTOS E REDUZIRAM O RITMO DE OBRAS EM 2016, CONFORME DADOS DO ANUÁRIO FINANÇAS DOS MUNICÍPIOS CAPIXABAS

Economista Tânia Villela, editora anuário Finanças dos Municípios Capixabas, da Aequus Consultoria: “O recuo em 2016 foi ocasionado, sobretudo, pela redução de recursos próprios aplicados em obras e equipamentos pelas administrações municipais”.

OLHAR POLÍTICO

ADEILSON FRANCISCO*

Após as eleições munici-pais, os vereadores de várias cidades estão agora de olho numa das trinta vagas dispo-níveis na Assembleia Legis-lativa. E tem os mais ousados que pensam na Câmara Fede-ral. É a busca por mais poder! Valer ressaltar que tem verea-dor que ainda não conseguiu emplacar um projeto de rele-vância social, e muito menos fiscalizar o Executivo.

VITÓRIANa capital, o vereador licen-

ciado Fabrício Gandini (PPS), aliado de primeira hora do pre-feito Luciano Rezende (PPS) é cotado para disputar vaga pa-ra a Câmara Federal.

Outro vereador licenciado que é pré-candidato a deputa-do estadual é o secretário esta-dual de Esportes, Max da Mata (PDT), que tem causado muito ciúmes nos deputados, pois os últimos titulares da pasta vi-raram deputados (ou quase): Guerino Zanon, Vandinho Lei-te... A ida de Max para a Ses-port foi uma indicação do de-putado Amaro Neto (SD).

SERRANa Serra, a euforia entre

os o vereadores na busca por mais poder é maior. Estão en-tre os pré-candidatos: Guto Lorenzoni (licenciado, ainda no PP mas já existe uma con-versa com a REDE, para dis-putar uma vaga na Câmara Federal), Miguel da Policlínica (PTC), Fábio Duarte (PDT), Cé-sar Nunes (REDE), Basílio da Saúde (PROS), Neidia Pimen-tel (PSD), Xambimho (REDE).

O vereador Nacib Hadad (PDT) já disputou vaga na As-sembleia Legislativa em 2014 e teve uma excelente votação, alcançando a marca de 18.087 votos. Nacib vem sendo son-dado por outros partidos pa-ra a disputa de 2018, mas ainda aguarda a janela de troca de partido.

VILA VELHAEm Vila Velha, a disputa te-

rá ao menos seis nomes: Osval-do Maturano (PRB), Arnaldi-nho Borgo (PMDB), Ivan Car-lini (DEM), Adeilson Horti Su-per (PSD), Heliossandro Matos (PR), Reginaldo Almeida (PSC). Como a cidade é o maior colé-gio eleitoral do Estado, poderá ter outros vereadores que na disputa.

LINHARESEm Linhares, os vereadores

que poderão ir para a disputa são: Dr. Carlos Almeida (PDT) para Federal, e para estadual Ricardinho da Farmácia (SD), Estefano Silote (PHS), Amanti-no Pereira Paiva (PMDB), que está licenciado, e Tarcísio Silva (PSB).

Comenta-se na cidade que existe a maldição da presidên-cia, pois nenhum presidente da Câmara de Linhares con-seguiu vencer a disputa. Será que o atual presidente Ricar-dinho vai quebrar a tal maldi-ção?

SÃO MATEUSEm São Mateus, os vereado-

res também irão para a dispu-ta. Temperinho (PRTB) deverá disputar para federal a pedido do eterno presidenciável Levi Fidelix, que também é do PR-TB; para estadual, Jerri Pereira (PRTB), Jaciara (PT).

Alguns vereadores irão para a disputa com reais chances de serem eleitos, já outros irão em busca de aumentar sua visibi-lidade, pois não estão usando as ferramentas disponíveis, como as redes sociais e os in-formativos que podem ser produzidos por seus gabinetes e aumentar a visibilidade de suas ações.

(*Adeilson Francisco é jornalista, correspondente

da Rede SBN de Comunicação em Linhares)

Vereadores querem voos mais altos

DIVULGAÇÃO

Linhares (-66,2%) e Ecoporanga (-64,7%). Em termos absolutos, as maiores quedas foram re-gistradas por Itapemirim (R$ -59,5 milhões), Serra (R$ -33,6 milhões) Linhares (R$ -23,9 mi-lhões), Anchieta (R$ -23,6 mi-lhões) e Vitória (R$ -22,3 mi-lhões).

INVESTIMENTOSO município de Serra, mes-

mo com a queda nos valores investidos, foi o que mais in-vestiu no Espírito Santo em 2016. Assim, voltou ao primeiro lugar do ranking, posição que ocupou em 2005, enquanto que Vitória, que por muito tempo foi o maior investidor dentre as cidades capixabas, ocupou a quarta posição em 2015 e desceu para a quinta, em 2016, quando Presidente Kennedy a ultrapassou.

Conforme o anuário, que

utiliza como base os dados do

Tribunal de Contas do Estado, 29 municípios registraram au-mento em seus investimentos em 2016. Em termos absolutos, o destaque foi Vila Velha, com investimentos que saltaram de R$ 82,6 milhões, em 2015, para R$ 112,1 milhões, em 2016. Na se-quência aparecem Aracruz (R$ 10,5 milhões a mais), Cachoeiro de Itapemirim (R$ 6,7 milhões a mais) e Presidente Kennedy (R$ 5,1 milhões a mais).

Já em termos relativos, a

maior alta foi registrada por Guaçuí, com 78,2% entre 2015 e 2016, seguido por Divino de São Lourenço (76,2%), São Roque do Canaã (75,6%), Muqui (74,5%), Castelo (65,1%), João Neiva (53%) e Fundão (51,6%). “Com exceção de Fundão, as elevadas taxas de crescimento, na maio-ria dos casos, se devem aos bai-xos níveis de investimento de 2015, ano-base de comparação”, lembra Tânia Villela.

Page 14: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Jornalw w w.p o r t a l s b n.c o m.b r 15Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

Moda & EstiloPOR JULIANA MARANGONI*

*Juliana Marangoni é consultora de modae estilo. Atua em São Paulo (SP).

Esta foto foi tirada na Praia da Boa Viagem, em Niterói-RJ. Nesse dia, eu saí de casa com a ideia de tirar esse tipo de foto, que se chama fra-me (quadro).

Tirei inúmeras fotos, mas esta, de longe, foi minha favorita. Pelas cores presentes nela, os elemen-

tos naturais que as compõem e o helicóptero, que apareceu de pe-netra e acabou complementando a foto.

Eu só não esperava nem pensava que era possível harmonizar ele-mentos naturais e construções, e até com objetos. Esta foto talvez

seja a prova de que seja possível, e você só saberá se tentar!

Então vá e quebre paradigmas! Ah! Não esqueçam de fotografar sempre!

(*Jonathan Otto é fotógrafo, resi-dente em Niterói-RJ)

Gorros couture vêm com tudo no inverno

OLHAR & LENTE

JONATHAN OTTO*Quadro natural?!

Depois do sucesso em desfiles dos estilistas Jean Paul Gaultier e Armani Privé em Pa-

ris, os gorros couture vêm nas versões com véus de poás, arrastão, plumas, pompons, laços e tecidos com brilhos e bordados, o que é sinônimo de estilo, feminilidade e sofis-ticação.

No dia a dia, se o tra-balho for menos formal, vale apostar no acessó-rio ousado e quentinho, e usar a criatividade para compor o look.

Pode combinar o cou-ture com peças neutras. Deixa o look mais clássi-co para deixar o ponto focal no gorro.

Podemos combinar o gorro couture desde looks despejados a clássicos.

Os gorros couture po-dem ser usados sem medo e com muito estilo no dia a dia, exceto em ambientes que exigem formalidade.

Page 15: Edição 04 Ano I Ruberci pode ser cassado ORNAL · 2018. 10. 5. · Ela estava admirada, nunca ha-via presenciado tão bela cena. Finalmente, chega o momento esperado e o príncipe

Jornal w w w.p o r t a l s b n.c o m.b r16 Espírito Santo, de 1º a 15 de Agosto de 2017

CONEXÃO ES-BA

FIQUE SABENDO

REDAÇÃO REDE [email protected]

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) recomendou, em 17 julho de 2017, ao prefeito de Teixeira de Freitas, Te-móteo Alves de Brito, e ao presidente da Câmara de Vereadores, Agnaldo Teixeira Barbosa, a adotarem medidas contra a prática de nepotismo.

As recomendações foram assinadas pelo promotor George Elias Pereira, que disse que a medida baseia-se em decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que considera a nomeação de pa-rentes até o terceiro grau uma violação à Constituição Federal. As anulações, conforme o MP-BA, devem ocorrer até o próximo dia 31. A recomendação prevê também a rescisão, no prazo de dez dias, dos contratos realizados por tempo determinado de servidores nas mesmas condições.

Ao todo, são 31 municípios investi-gados pelo Ministério Público. Dez já têm a situação resolvida, seja por sen-tença judicial ou pelos próprios prefei-tos terem atendido às recomendações dos promotores. Em 21 municípios, por outro lado, os prefeitos mantêm os fa-miliares e as investigações ainda estão em andamento.

LEGISLAÇÃOEm 2005, o então prefeito de Tei-

xeira de Freitas, Apparecido Rodri-gues Staut, no uso de suas atribuições legais, sancionou, depois de projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, a Lei nº 363, de 13/10/2005:

Art. 1º - Ficam terminantemente proibidas as contratações, nomeações e manutenção de contratação e no-meação, caso existam para cargos em comissão, de livre nomeação e exone-ração, da Administração Pública Di-reta ou Indireta deste Município, de cônjuge ou companheira, de parentes naturais ou civis nas linhas teta e co-lateral, até o segundo grau do Prefeito Municipal, do Vice-Prefeito Municipal, dos Vereadores, dos Secretários Muni-cipais ou ocupantes de cargos de dire-cionamento superior tanto no Núcleo Estratégico dos poderes Executivo e

Legislativo, bem como Diretores, Che-fes ou Cargos equivalentes na Admi-nistração indireta.

§ 1º - A proibição se estende nas mesmas condições, a parentes de côn-juges companheiros ou coniventes, até o segundo grau dos agentes públicos mencionados no Art. 1º.

§ 2º - Fica vetada também a contra-tação de parentes de Agentes Públi-cos, mencionadas no art. 1º por outros agentes ocupantes de cargos de che-fias e direção, bem como presidente de Federações e Empresas Públicas no âmbito e em setores distintos da Admi-nistração Pública Municipal.

§ 3º - Para eleitos desta Lei, fica tam-bém caracterizado como prática de ne-potismo a contratação de pessoas que tiverem grau de parentesco de até se-gundo grau, com deputados estaduais, federais, senadores, governadores e vi-ce-governadores, que tenham domici-lio eleitoral em Teixeira de Freitas.

Art. 2º - Ficam ressalvadas as no-meações ou designações de parentes habilitados em concurso público, e/o ocupantes de cargos efetivos no âmbi-to da Administração Municipal.

Art. 3º - Os Poderes Executivo e Le-gislativo terão um prazo de 30 (trinta) dias para realizar as exonerações nos casos tipificados nesta Lei.

Art. 4º - Configurará ato improbi-dade administrativo e quando for o caso, constituirá infração politico-ad-ministrativa, a inobservância a qual-quer título, do disposto do Art. 1º e 2º desta Lei.

Parágrafo Único - A não observân-cia desta Lei, implicará também na nu-lidade do ato e punição da autoridade responsável, com a devolução dos valo-res pagos aos cofres do Município.

Art. 5º - Esta Lei entrará em vigor em 01 de dezembro de 2005.

Art. 6º - Revogam-se as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito de Teixeira deFreitas-BA, 13 de outubro de 2005,

Apparecido Rodrigues Staut - Prefeito

REDAÇÃO REDE [email protected]

Em breve, Teixeira de Freitas e o extremo sul baiano receberão a Policlínica da Saúde. A obra é do Governo da Bahia com investi-mentos de R$ 20 milhões, incluin-do equipamentos. A Reportagem do Portal SBN acompanhou o andamento da nova unidade de saúde no dia 1º de agosto. Os tra-balhos estão na etapa final.

Mesmo com chuvas, Rui Costa mantém obras da Policlínica em Teixeira de Freitas

O Governo da Bahia investe cerca de R$ 20 milhões em obras e equipamentos da Policlínica da Saúde de Teixeira de Freitas.

REDE SBN

Segundo a Assessoria de Co-municação do Governo do Es-tado, assim que inauguradas, as novas instalações da Policlí-nica oferecerão aos pacientes 19 tipos de especialidades, jun-tamente com ressonância mag-nética, ultrassonografia, tomo-grafia, ecocardiograma, eletro-cardiograma, gastroenterolo-gia, endoscopia, além de proce-dimentos e exames cirúrgicos e biópsia.

“Espera-se atender cer-ca de sete mil pacientes por mês, e aproximadamente seis ônibus trarão os cidadãos de outros lugares para procedi-mentos na unidade”, destaca a Ascom.

O governador Rui Costa pre-tende inaugurar outras poli-clínicas nas cidades de Jequié, Guanambi e Irecê, no interior da Bahia, revolucionando a saúde no Estado da Bahia.

Governo recupera rodovia que liga a Ibirapuã

As obras rodoviárias do trecho que liga a cidade de Ibirapuã pela BA-693 até a BA-290 estão na reta final. É um dos itens dos contratos assinados pelo governador Rui Costa contemplando mais de 3.000 quilômetros de estradas.

REDAÇÃO REDE [email protected]

Motoristas que transportam cargas em geral para a cidade de Ibirapuã, especialmente os caminhoneiros, certamente já perceberam mudanças nos úl-timos meses. Se antes era pre-ciso parar a todo instante pa-ra evitar cair em buracos e en-frentar perigosos trechos de estradas de terra, hoje a situa-ção é diferente. Os condutores economizam tempo na viagem

e com gastos na manutenção dos veículos.

Desde o início da gestão de Rui Costa, o Governo do Estado tem investido maciçamente na melhoria das rodovias. E uma das obras que estão na reta fi-nal é o trecho que liga Ibirapuã pela BA-693 até a BA-290.

São 37 quilômetros de asfal-to recuperados, conforme re-gistro de fotos feito pela Equi-pe do Portal SBN em 28 de ju-

lho, mostrando que as faixas de sinalização estão em fase de execução.

Em 24 de maio deste ano, o governador Rui Costa assi-nou contratos para a recupe-ração de mais de 3.000 quilô-metros de estradas. Por meio de oito consórcios formados por 126 municípios baianos a atual gestão vai acelerar e ampliar os contratos, inclusi-ve equipando algumas usinas de asfalto.

Saiba mais sobre a Lei 363/2005, que trata sobre nepotismo em Teixeira de Freitas

LUSCIVANIO LOPES/REDE SBN